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Especialistas alertam sobre a importância da documentação no mercado imobiliário

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Neste mês, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o Provimento n. 195, que tem o objetivo de modernizar os serviços de registro de imóveis no Brasil e permitir mais transparência e segurança jurídica nas transações imobiliárias. O objetivo é solucionar problemas, como grilagem de terras, sobreposição de áreas e fragmentação de dados cadastrais. A norma, que vai entrar em vigor 90 dias depois da publicação (3 de junho), também prevê a criação de dois sistemas de âmbito nacional –Inventário Estatístico Eletrônico do Registro de Imóveis (Ieri-e) e Sistema de Informações Geográficas do Registro de Imóveis (SIG-RI)–, que vão integrar tecnologia georreferenciada, automação de processos e padronização de práticas.

A decisão do CNJ ocorre em um momento em que vender, comprar e alugar um imóvel têm se tornado processos cada vez mais simplificados pela era digital. Presentes em plataformas on-line e aplicativos, as imobiliárias podem ser acessadas facilmente pelos clientes. De acordo com a advogada especialista em direito imobiliário, Leticia Madureira, existem fatores essenciais que não podem se perder na praticidade e um deles é a documentação imobiliária.

Ela explica que o conjunto de documentos que deve ser exigido em uma transação imobiliária é o que garante a legitimidade do negócio, a segurança jurídica e, principalmente, a transparência do processo. “É essa documentação que comprova a real existência do imóvel, sua localização e valores, assim como a identidade e idoneidade das pessoas envolvidas no negócio.”

De acordo com a advogada, que atua como consultora jurídica da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), a conferência dos principais documentos em uma transação é um diferencial decisivo para evitar fraudes. Leticia ressalta que, “mesmo diante de anúncios tentadores, compradores e locadores devem ter muita cautela antes de efetuar qualquer pagamento ou assinar qualquer documento”. Ela adverte que, “do ponto de vista legal, uma venda feita com a documentação irregular pode causar a nulidade do negócio, além de prejuízos às partes envolvidas, inclusive ao corretor de imóvel que intermediou a negociação”.

Segundo Leticia, a irregularidade na documentação pode gerar, entre outros riscos, reprovação de financiamentos, responsabilidade por dívidas ocultas, impossibilidade de registro da escritura e até mesmo a invalidação do negócio jurídico celebrado. “Deve ser verificada a procedência dos anúncios on-line, se a empresa está vinculada a um número de Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) ou CNPJ e sempre desconfiar de preços muito abaixo do mercado. O ideal é conhecer o imóvel e a parte interlocutora antes de efetuar qualquer pagamento”, explica a advogada.

De acordo com o gerente de vendas da Sonho Real Netimóveis, Victor Almeida, é essencial prezar por uma política de proteção para todas as partes envolvidas. “Principalmente para certificarmos a propriedade do imóvel, se quem está vendendo de fato tem poderes para isso. Também para analisarmos, a partir da documentação, se há algo que possa impedir ou representar risco para a transação”, afirma.

Segundo ele, entre os cuidados necessários, estão a confirmação de quem realmente é o proprietário do imóvel e a verificação de eventuais impedimentos, feita por meio da matrícula com ônus reais e ações atualizadas. Também é fundamental conferir o estado civil de todos os vendedores e garantir que ele esteja de acordo com a matrícula, por meio da certidão de estado civil atualizada. 

Ele ressalta ainda a importância de consultar registros em órgãos como SPC, Serasa, Fazenda Municipal, Estadual e Federal, Justiça do Trabalho, curatela e Tribunais de Justiça nas esferas estadual e federal. “É indispensável contar com um profissional qualificado para analisar todos esses documentos, identificar possíveis riscos e verificar se há algum processo pendente que exija regularização”, destaca.

Victor relata que a verificação da conformidade da documentação deve ocorrer desde a captação do imóvel, mas, especialmente, no momento do fechamento. “Por esse motivo, só validamos o pagamento do sinal e prosseguimento do negócio com a análise de toda documentação atualizada dos vendedores”, explica.

A diretora de Marketing da Netimóveis BH, Nathália Luiza de Oliveira, alerta para o risco da realização de negócios sem as devidas verificações dos documentos pertinentes. “Temos observado em Belo Horizonte algumas negociações sendo feitas sem a rigorosa apuração da documentação, com o intuito apenas de agilizar o processo e receber a comissão. O correto é oferecer aos clientes um imóvel somente quando estiver totalmente livre e desimpedido, pois, assim, não haverá riscos”, afirma Nathália.



Concierge personalizado atua em hospitalidade de luxo

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O conceito de hospitalidade no mercado de alto padrão está mudando. Segundo dados da Coherent Market Insights, o mercado global de serviços de concierge de luxo (serviço personalizado que auxilia clientes com tarefas, reservas ou solicitações específicas), estimado em US$ 681,6 milhões em 2025, deve ultrapassar US$ 1,2 bilhão até 2032.

A valorização da personalização também aparece no State of Personalization Report 2024, que mostra que 89% dos tomadores de decisão consideram a personalização essencial para o sucesso de seus negócios nos próximos três anos. Para Roberto Pinheiro, CEO da MyDoor, proptech brasileira especializada em segundas residências de alto padrão, essa mudança de comportamento já se reflete no setor: “Já não basta mais oferecer uma casa impecável, os consumidores querem experiências únicas, personalizadas e com curadoria de alto nível. Essa mudança de expectativa impulsiona a demanda por serviços de concierge de luxo e redefine o que significa oferecer hospitalidade em segundas residências”.

Ele explica que “a hospitalidade de alto padrão precisa ser mais do que acolhedora, ela precisa ser inesquecível. O consumidor busca conveniência, mas também experiências únicas, que reflitam seu estilo de vida, desejos e expectativas. Nesse cenário, o concierge de luxo se tornou indispensável, porque une excelência operacional à sensibilidade na entrega de serviços customizados”.

Segundo Roberto, entre as principais demandas dos clientes estão o planejamento de experiências gastronômicas com chefs renomados, roteiros culturais e wellness com curadoria. O serviço de concierge também inclui a gestão da casa, compras, reservas e outros cuidados que garantem conforto e praticidade antes mesmo da chegada do hóspede.

A personalização como diferencial competitivo

De acordo com Roberto, a tendência se intensifica também no Brasil, onde o mercado de segundas residências cresce com força. “As experiências estão ganhando força em todos os mercados e com segundas residências não poderia ser diferente. O comportamento do consumidor brasileiro acompanha o que vemos no exterior: busca por exclusividade, agilidade e, sobretudo, por uma experiência alinhada aos seus valores pessoais. É isso que transforma uma estadia em algo memorável.”

“A expansão global do mercado de concierge de luxo acompanha a tendência de personalização no setor de hospitalidade e imóveis premium. A integração entre tecnologia, curadoria e excelência em atendimento pode ser o fator estratégico para o setor”, completa. 



Grupo Unità apresenta soluções em bombeamento na IFAT Brasil 2025

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O Grupo Unità, por meio da Lepono do Brasil, participará da IFAT Brasil 2025, feira internacional de tecnologias ambientais, que será realizada de 25 a 27 de junho no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A presença no evento marca um momento estratégico para a empresa, que vem expandindo sua atuação no setor de saneamento.

Organizada pela Messe München do Brasil, a IFAT Brasil reúne os principais players do setor de gestão de água, esgoto, resíduos e energia. O evento promove o encontro entre fornecedores, especialistas e autoridades públicas para apresentar soluções, fomentar negócios e impulsionar a inovação em toda a cadeia de tecnologias ambientais.

Segundo Darcio Machado, Gerente Comercial Industrial do Grupo Unità, a participação é uma oportunidade de fortalecer a marca no mercado nacional: “A expectativa para a IFAT é muito positiva. Trata-se de uma feira estratégica para o setor ambiental e saneamento, e acreditamos que será uma excelente oportunidade para reforçar a presença da Lepono no mercado brasileiro, especialmente após os avanços que tivemos nos últimos meses”.

Durante a feira, a Lepono do Brasil apresentará um portfólio de soluções voltadas às demandas do saneamento básico: “Um dos destaques será as nossas bombas submersíveis WQ, bombas axiais e de eixo vertical da linha ZLB e acessórios para instalação”.

A empresa também destacará como suas tecnologias se alinham às exigências do Novo Marco Legal do Saneamento: “Iremos mostrar a importância de aliar eficiência energética, durabilidade e competitividade de preços e também vamos destacar nossa estrutura local e a capacidade de suporte técnico e logístico para atender todo o território nacional”, afirma Darcio.

A IFAT Brasil 2025 reunirá mais de 300 marcas nacionais e internacionais e contará com espaços dedicados à inovação, economia circular, gestão hídrica e sustentabilidade. Entre os destaques estão as arenas Blue Stage, Orange Stage, Arena de Demonstração e Arena de Inovação e Startups.

 

Sobre o Grupo Unità

O Grupo Unità, com centro de distribuição em Itajaí (SC), Jundiaí (SP) e Recife (PE) e sede administrativa na cidade catarinense e paulista, foi fundado em 2018, com o objetivo de suprir a necessidade de empresas chinesas em trabalhar no Brasil com o segmento da construção civil.

Desde então, vem crescendo exponencialmente e, atualmente, já conta com diversas marcas em seu portfólio.

Neste curto período de atuação, a empresa tem se notabilizado pelo crescimento exponencial em solo brasileiro, além de abrir novas unidades em outros locais do mundo, como Uruguai e Paraguai.

Mais informações em www.grupounita.com.br ou pelo telefone (47) 3515-0880.

SANTOS PRESS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Diretor de Atendimento – Rogério Amador
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Assessor de Imprensa – Jornalista Lucas Campos
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Encontro de Relações com Investidores debaterá transformação digital e dados em RI

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A 26ª edição do Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais vai abordar no painel 4 do evento “Transformação Digital e Dados no RI”, no dia 23 de junho de 2025, das 14:00 às 15:30, no Teatro B32, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, no Itaim Bibi, em São Paulo (SP).

O painel contará com a participação de: Chris Blake, Executive Director of Advisory Innovation & Technology da S&P Global; Daniel Dias, Manager of Solution Consulting da Workiva; Maiara Madureira, sócia das áreas de Companhias Abertas, Mercado de Capitais, Fusões e Aquisições e Societário do escritório Demarest Advogados; e PH Zabisky, CEO da MZ.

Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), a 26ª edição do Encontro de RI ocorrerá nos dias 23 e 24 de junho de 2025.

O evento tratará de temas como: “Instrumento de dívida e Mercado de dívida”; “Estratégias para reduzir o custo de captação das companhias no cenário atual”; “Apresentação da pesquisa Deloitte e IBRI – Evolução nas Relações com Investidores: Normas Regulatórias e Tecnologias Emergentes impulsionam o papel do RI”; “Transformação Digital e Dados no RI”; “Dupla listagem – ADR BDR, como explorar outros mercados, porque duas listagens, como escolher a Bolsa onde listar e como fazê-lo”; “Geração de Valor para o Programa de Relações com Investidores – Insights com as companhias que aumentaram liquidez no último ano”; “Construindo a Estratégia ESG”; “Perspectivas Macroeconômicas”; “ISSB S1 e S2”; e CRSFN Função e Estrutura.

O 26º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais já conta com os seguintes patrocinadores: Diamante – Itaú Unibanco; Ouro – Banco do Brasil; blendON – ESG Services; Bradesco; BTG Pactual; e Valor Econômico S/A; e Prata – B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); Deloitte; Demarest Advogados; MZ Group; Netshow.me; Sando Video Service; TheMediaGroup; e Vale. Apoio especial: Cescon Barrieu Advogados; Fitch Ratings; SUMAQ; e Workiva. Parceiros de mídia: Portal Acionista e Revista RI.

Além disso, há o apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil); Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS); Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON); e Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP).

Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://www.encontroderi.com.br/

Credenciamento de Imprensa: credenciamento@digitalassessoria.com.br

 



Como o File Activity Monitoring Transforma a Segurança Empresarial

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A Thales anunciou hoje o lançamento do Thales File Activity Monitoring, um novo recurso poderoso da plataforma Thales CipherTrust Data Security que melhora a visibilidade e o controle das empresas sobre dados não estruturados, permitindo que as organizações monitorem a atividade dos arquivos em tempo real, detectem usos indevidos e garantam a conformidade regulatória em todo o seu patrimônio de dados. Como único fornecedor de plataforma integrada que protege dados estruturados e não estruturados, a empresa oferece monitoramento e auditabilidade abrangentes para tipos de dados que antes eram difíceis de rastrear.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250610196928/pt/

©Thales

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No cenário atual de ameaças em constante evolução, as organizações precisam obter um controle mais rígido sobre o acesso não autorizado e o uso indevido de dados não estruturados, que, de acordo com a IDC, representam 90% de todos os dados mundiais. O monitoramento de atividades de arquivos permite que as equipes de segurança analisem e monitorem as atividades de dados não estruturados, incluindo cópias, downloads e compartilhamentos inesperados de arquivos, como e-mails, registros de bate-papo, arquivos de mídia e registros de aplicativos que podem conter dados confidenciais. Alertas em tempo real, análises e rastreamento de criptografia aceleram ainda mais a identificação de ameaças e protegem dados confidenciais em toda a empresa. Isso reduz os riscos de exposição, apoia a conformidade com normas como GDPR, HIPAA e PCI DSS e fortalece a postura geral de segurança de dados das organizações.

“A abordagem inovadora da Thales para o monitoramento de atividades de arquivos aborda desafios importantes, como pontos cegos em ambientes híbridos, oferecendo visibilidade em tempo real e detecção inteligente de anomalias – uma potencial revolução para equipes sobrecarregadas por falsos positivos. Ao encontrar o equilíbrio certo entre profundidade e simplicidade, o FAM se mostra promissor para nos ajudar a fortalecer o SOC sem adicionar complexidade. Com uma integração SIEM mais estreita, ele pode melhorar a resposta e permitir que as equipes se concentrem no que é mais importante. Estamos entusiasmados para ver como o FAM evolui e incrementa nossa segurança de dados”, disse Leila KUNTAR, engenheira principal de Segurança da Informação da Amadeus.

“À medida que os dados não estruturados crescem rapidamente em ambientes distribuídos, as organizações precisam de maneiras mais integradas de rastrear e proteger suas informações mais confidenciais”, disse Todd Moore, vice-presidente de Produtos de Segurança de Dados da Thales.“Com o File Activity Monitoring, a Thales reforça sua liderança em segurança de dados corporativos, oferecendo insights em tempo real, automação inteligente e visibilidade unificada por meio de uma plataforma única e poderosa.”

A Thales é líder em segurança digital há décadas em atividades de bancos de dados estruturados. Com base nessa ampla experiência, os clientes podem esperar a mesma experiência de nível internacional que tiveram com a Thales, agora ampliada para abranger a proteção de dados não estruturados.

O File Activity Monitoring fortalece o DSPM, permitindo que as equipes de segurança:

  • Descubram, classifiquem, observem e controlem dados confidenciais em ambientes locais, híbridos e multicloud
  • Identifiquem onde os dados confidenciais residem, quem tem acesso e se estão devidamente protegidos, em tempo real, permitindo a detecção de comportamentos suspeitos, incluindo cópia, download ou compartilhamento não autorizados
  • Transformem a classificação estática em inteligência de risco dinâmica por meio do contexto comportamental
  • Apliquem criptografia forte e outras técnicas de remediação, incluindo a reconstrução rápida de incidentes com logs de auditoria em caso de violação ou violação de política e habilitação de criptografia forte, para proteger dados comprometidos ou em risco

As ferramentas GenAI integradas simplificam as auditorias, aumentam a capacidade de resposta e reduzem a complexidade

Para otimizar ainda mais as operações de conformidade e segurança, o File Activity Monitoring inclui um assistente de segurança de dados alimentado por IA generativa. Esse chatbot integrado ajuda as equipes a consultar dados de auditoria, gerar relatórios personalizados e otimizar os fluxos de trabalho de conformidade, reduzindo a carga sobre os profissionais de TI e segurança e facilitando o cumprimento das obrigações regulatórias.

“À medida que a tecnologia evolui rapidamente, nossos controles devem ser flexíveis o suficiente para acompanhar o ritmo sem adicionar complexidade”, disse Moore. “A automação e a inteligência ajudam as equipes de segurança sobrecarregadas a dimensionar as operações e se concentrar no que é mais importante. Com ferramentas como nosso chatbot, elas podem fazer perguntas em linguagem natural e obter respostas instantâneas e acionáveis, acelerando os tempos de resposta e melhorando a eficiência operacional.”

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial e Cibernético e Digital. Seu portfólio de produtos e serviços inovadores aborda diversos desafios importantes: soberania, segurança, sustentabilidade e inclusão.

O Grupo investe mais de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento em áreas-chave, especialmente para ambientes críticos, como Inteligência Artificial, cibersegurança, tecnologias quânticas e de nuvem.

A Thales conta com mais de 83.000 funcionários em 68 países. Em 2024, o Grupo gerou vendas de € 20,6 bilhões.

ACESSE

Thales Group

Cloud Protection & Licensing Solutions | Thales Group

Cybersecurity Solutions | Thales Group

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Thales, Assessoria de Imprensa

Security & Cybersecurity

Marion Bonnet

+33 (0)6 60 38 48 92

marion.bonnet@thalesgroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



InfraFM 2025 discute soluções para ambientes corporativos

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De 9 a 11 de junho, o Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, será palco do 20º Congresso InfraFM e da 12ª Expo InfraFM — eventos dedicados ao Facility, Property e Workplace Management.

Com foco em inovação, sustentabilidade e liderança, os encontros vão reunir especialistas e executivos de destaque para compartilhar conhecimento e apresentar soluções voltadas à gestão de ambientes corporativos.

Durante os três dias, o Congresso InfraFM receberá 57 palestrantes que trarão insights e estudos de caso do setor divididos em oito temas e dois palcos: Estratégia, Gestão de Terceiros, Workplace, ESG, Wellness, Prédios Existentes, Operações e Tecnologias. A entrada é paga e a inscrição pode ser feita on-line neste link.

Já nos dias 10 e 11 de junho, além das palestras do Congresso, os profissionais do setor terão a oportunidade de acompanhar 101 uma palestras gratuitas na Arena de Soluções para FM, com especialistas do mercado, que vão explorar as últimas tendências no gerenciamento de edifícios e espaços de trabalho mais inteligentes e sustentáveis. Programação completa aqui na edição digital da revista InfraFM. A entrada é gratuita e o credenciamento pode ser feito on-line neste link. 

A organização do evento é do Italian Exhibition Group (IEG), que traz a relevância de ser um dos mais importantes organizadores de feiras e eventos da Europa.

Assuntos como o uso da inteligência artificial no gerenciamento e planejamento de ambientes corporativos, sustentabilidade e produtividade, tecnologia e mão de obra, ambientes saudáveis, segurança privada, espaço físico e cultura organizacional e contratos inteligentes são apenas alguns dentro do universo temático do Congresso Infra FM.

Haverá dois palcos no auditório principal e quatro arenas de apresentação com palestras que começam às 9h55 e vão até às 18h30, dependendo do dia (a abertura oficial no dia 9 será às 14h), com intervalos de uma hora e meia para visitação da Expo InfraFM.

Na abertura do dia 9, às 14h30, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, traz o tema “Qual o impacto da gestão de FM frente às cidades sustentáveis?”, seguido de um outro assunto de relevância: “Como a Inteligência Artificial está redefinindo a eficiência operacional em Facilities”, ministrada por Helbert Costa, CEO e fundador da Adalink.

Temas que movimentam o setor

Entre os diversos temas, algumas novidades se destacam na grade de conteúdo. De situações caóticas ainda é possível crescer? É o que Lilian Ester Lohmann, gerente de CSC na Unimed Federação/RS e Ivson Fonseca, gestor de Manutenção Predial na Cacau Show, vão abordar na palestra “Como usar situações caóticas como oportunidade de crescimento”, às 11h, no dia 10. Na mesma lógica de ação, Bruno Amabile, engenheiro civil-acústico, fala às 15h, também no dia 10, sobre “Acústica Inteligente: como transformar custo em benefício”.

Ainda no dia 10, às 17h30, Adelqui Bohrer, diretor na Escola de Gestão Método SGN (By Base Facilities e Columbia Suprimentos) vai apresentar a palestra “A nova liderança em facilities: menos chefes, mais facilitadores de cultura”.

No dia 11, a palestra “Mobilidade corporativa sustentável: o papel do fretado na redução do congestionamento urbano e na promoção de ambientes mais verdes” será ministrada por Antônio Carlos Gonçalves, CEO e cofundador do Fretadão, que acontece às 12h. Às 16h30, será a vez de Cintia Saade, líder de Alimentação e Keila Hanashiro, head of Hospitality & Facilities, ambas da TOOLS Digital Services, tratarem de “Uma Gastronomia que transforma o local de trabalho e contempla o social e ambiental”.

Serviço:
Expo InfraFM e Congresso InfraFM
Data: 
9 a 11 de junho de 2025
Horários: dia 9 das 14h às 20h e dias 10 e 11 das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Entrada Principal – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, SP.

Mais informações: IEG Brasil IEG Expo



DALI Alliance tem grande vitória na LightFair 2025, recebendo dois prêmios na categoria inovação pelo DALI+

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LAS VEGAS, June 10, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A DALI Alliance tem o orgulho de anunciar que o DALI+, sua tecnologia de controle de iluminação sem fio e baseada em IP de última geração, recebeu duas grandes honrarias no evento de premiação 2025 LightFair Innovation Awards.

Apresentado em 6 de maio no Las Vegas Convention Center, o prêmio anual reconhece os desenvolvimentos mais inovadores no setor de iluminação e controles. Entre os onze vencedores de categorias e quatro prêmios gerais distintos, o DALI+ recebeu as seguintes premiações:

  • Prêmio por categoria: melhor tecnologia de habilitação de controle
  • Prêmio geral: prêmio de excelência em design

Avaliados por especialistas em iluminação e controles de todo o setor, esses prêmios reconhecem o DALI+ como uma inovação de destaque que oferece funcionalidade avançada, escalabilidade e interoperabilidade para os sistemas de iluminação modernos. Os avaliadores elogiaram a tecnologia, afirmando: “Isso representa um grande passoàfrente, expandindo os benefícios do DALI às redes sem fio.”

“Esses prêmios ratificam a nossa visão de um ecossistema de iluminação mais inteligente e conectado”, declarou Paul Drosihn, gerente geral da DALI Alliance. “O DALI+ estende o DALI para domínios sem fio e baseados em IP, sem sacrificar a interoperabilidade ou a conformidade com os padrões globais.”

O DALI+ baseia-se no protocolo DALI confiável, usando o Thread como portadora sem fio, permitindo um controle padronizado, robusto e bidirecional para recursos como escurecimento avançado, diagnóstico e troca de dados. O DALI+ traz controle sem fio ao comprovado ecossistema DALI e, quando emparelhado com o DALI-2, possibilita sistemas híbridos perfeitos que simplificam a integração nos edifícios inteligentes de hoje.

Essas vitórias duplas posicionam o DALI+ como um passo transformador na inovação em iluminação, consolidando o papel da DALI Alliance na vanguarda da tecnologia de construção inteligente.

Sobre a DALI Alliance

A DALI Alliance (também conhecida como Digital Illumination Interface Alliance ou DiiA) é a organização global da indústria para o controle da iluminação digital baseado em DALI, impulsionando a adoção pelo mercado e a padronização do protocolo Digital Addressable Lighting Interface (DALI®). A organização desenvolve especificações técnicas, promove a interoperabilidade e gerencia os programas de certificação DALI-2, DALI+ e D4i, assegurando que os sistemas de controle de iluminação sejam escaláveis, flexíveis e prontos para o futuro. A DALI Alliance trabalha com fabricantes, integradores de sistemas e usuários finais para apoiar a inovação e impulsionar a adoção de soluções de iluminação inteligentes e conectadas. Para saber mais, acesse www.dali-alliance.org

Contato com a mídia:
Jeremy Ludyjan
gerente de marketing global, DALI Alliance
MarCom@dali-alliance.org

Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/748de591-68e5-4549-9b54-5ff86ca38d45


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Tecnologia e interoperabilidade permitem nova abordagem na segurança logística

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A adoção de tecnologias passivas e soluções de interoperabilidade tem ganhado espaço no setor logístico como estratégia para fortalecer a segurança no transporte de cargas. A Fractal, especializada em soluções de controle de violação e integridade logística, defende que o uso de lacres inteligentes com RFID e NFC, aliados à interoperabilidade de dados, amplia o controle sobre a cadeia de custódia sem depender de rastreadores ou fontes de energia.

Conforme informações do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), o Brasil registrou mais de 7,2 mil casos de roubo de cargas em 2024 (APISUL, 2024). Esse cenário reforça a necessidade de adoção de tecnologias que atuem na prevenção de violações e na integridade das cargas.

Mary Anne Amorim, cofundadora e CCO da Fractal, explica que “a proposta da tecnologia passiva é garantir a integridade da carga sem depender de dispositivos ativos, como rastreadores com bateria. O lacre eletrônico é de uso único, sem fonte de energia, e utiliza RFID para longas distâncias e NFC para curta distância, garantindo a leitura e validação em qualquer ponto da operação”.

Ainda segundo Amorim, uma das principais características do lacre passivo é não exigir logística reversa. “Como é de uso único, o lacre não precisa ser recolhido ao final da operação, o que reduz custos operacionais e simplifica o processo. Essa solução foi desenvolvida justamente para oferecer ao mercado uma alternativa mais acessível, sem abrir mão da eficácia no controle de violações”.

Além do controle físico da integridade, afirma Amorim, “a interoperabilidade permite que os dados dos lacres sejam integrados a sistemas de gestão, ERPs e plataformas de rastreamento já utilizados pelos operadores logísticos. Essa integração proporciona visibilidade sobre eventos como abertura não autorizada, rompimento ou desvio de rota. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o Brasil registrou mais de 6 mil casos de roubo de cargas em 2023, conforme informações do SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública)“.

A expectativa é que a expansão dessas tecnologias contribua para a redução de perdas e fortalecimento da segurança logística em diferentes setores.



IA e automação impulsionam revendas de automóveis

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A adoção de inteligência artificial (IA) e automação avança no Brasil, transformando setores como o de revenda de veículos. Segundo análise do setor automotivo para 2025, a digitalização dos processos já está alterando significativamente a forma como lojistas, concessionárias e revendedores operam, com sistemas integrados e ferramentas de IA revolucionando desde a avaliação de veículos até o atendimento ao cliente.

No contexto das revendas, essas tecnologias são aplicadas em áreas como controle de estoque, processos de venda e relacionamento com o cliente. A implementação visa simplificar tarefas administrativas e repetitivas, permitindo que as equipes se concentrem em atividades estratégicas. A análise de dados proporcionada pela IA oferece suporte à tomada de decisões, enquanto a automação agiliza fluxos de trabalho, com muitas empresas já relatando aumento de receita e economia de tempo.
“A automação de tarefas repetitivas libera as equipes para focarem em atividades de alto valor, como o relacionamento com o cliente e a estratégia de vendas”, observa Thiago Dias Lage, CEO da Boom Sistemas. Ele aponta que processos como controle de estoque, emissão de documentos fiscais e integração de anúncios podem ser significativamente agilizados com o uso dessas tecnologias.
Na gestão de estoque, sistemas automatizados utilizam algoritmos para analisar dados de mercado e histórico de vendas, auxiliando na previsão de demanda. Essa capacidade preditiva ajuda a otimizar os níveis de estoque, evitando tanto excesso quanto falta de veículos. “Isso permite ajustar preços dinamicamente com base nas tendências, garantindo que os veículos certos estejam disponíveis no momento certo e maximizando o giro”, explica Nicolle Hencke, COO da Boom Sistemas.
Os processos de venda e financiamento também passam por transformações significativas. Plataformas digitais permitem que clientes realizem parte da jornada de compra de forma on-line, incluindo pesquisa, comparação, solicitação de financiamento e assinatura eletrônica. “A digitalização dessas etapas oferece conveniência ao cliente e agiliza o fluxo para a revenda, reduzindo o tempo de espera”, comenta Thiago Dias Lage.

A automação contribui ainda para a redução de custos operacionais ao otimizar tarefas administrativas como agendamentos, follow-ups e gestão de documentos. Isso permite que as revendas operem com maior eficiência, direcionando recursos para áreas estratégicas que geram mais receita e valor para o negócio.
Para Nicolle Hencke, a escolha de ferramentas adequadas e a capacitação das equipes são fatores cruciais na implementação bem-sucedida dessas tecnologias. “É fundamental selecionar plataformas que se integrem bem aos sistemas existentes. A equipe precisa entender como usar essas ferramentas para potencializar seu trabalho”, aconselha a COO.

Para os especialistas, a adoção de inteligência artificial e automação representa um passo importante para as revendas de automóveis que buscam aprimorar sua gestão e competitividade no mercado atual, especialmente considerando que o consumidor de 2025 está cada vez mais digital, pesquisando on-line e comparando opções antes mesmo de visitar uma loja física.



Brindes personalizados fortalecem estratégias de marca

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Brindes promocionais continuam sendo amplamente utilizados por empresas em feiras, congressos e eventos corporativos. De acordo com o estudo Ad Impressions Study 2023, realizado pelo Advertising Specialty Institute (ASI), os consumidores afirmam lembrar da marca presente em um brinde recebido nos últimos dois anos. Além disso, outros mantêm esses produtos por pelo menos 12 meses, o que reforça sua eficácia no fortalecimento da marca e na geração de leads qualificados.

Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, afirma que o planejamento estratégico tem papel central nesse tipo de ação. “Brindes eficazes precisam refletir o posicionamento da marca e dialogar com o perfil do público presente no evento. É esse alinhamento que transforma um presente em um ponto de contato eficaz com o consumidor”, explica.

De acordo com Pereira, brindes com identidade visual personalizada funcionam como extensão da comunicação institucional. “Quando bem projetados, esses itens ajudam a fixar valores da marca e contribuem para a diferenciação no mercado”, acrescenta.

O executivo também observa que brindes úteis e criativos favorecem o engajamento do público. “A combinação entre funcionalidade e apelo visual aumenta as chances de o item ser incorporado à rotina do participante. Isso reforça a presença da marca no dia a dia”, afirma.

Outro ponto abordado é a visibilidade prolongada dos brindes. Itens como mochilas, garrafas reutilizáveis e canetas continuam circulando mesmo após o evento, muitas vezes sendo compartilhados nas redes sociais. “Esse prolongamento da exposição gera um alcance espontâneo valioso para a marca”, pontua Pereira.

Na seleção dos produtos, ele recomenda considerar perfil, idade e contexto do público. “Em eventos formais, brindes corporativos e discretos funcionam melhor. Já em eventos de interação ou públicos mais jovens, dá para usar opções mais criativas ou com apelo visual”, afirma.

Sobre a qualidade dos itens, Pereira comenta: “A durabilidade e o acabamento refletem diretamente na percepção sobre a empresa. Por isso, recorremos a técnicas como gravação a laser e impressão UV 360°, que garantem sofisticação e resistência”.

A expectativa, segundo o porta-voz, é de que o uso de brindes continue em expansão. “A ação só funciona bem quando está alinhada a um planejamento de marketing mais amplo. Quando isso acontece, o brinde se transforma em um elo entre marca e público, com retorno visível”, conclui.



Setor de seguros cresce 12,2%, impulsionado por franquias

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O mercado de seguros brasileiro encerrou 2024 com um crescimento expressivo de 12,2%, atingindo R$ 751,3 bilhões em arrecadação, de acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). As indenizações totalizaram R$ 504 bilhões, um aumento de 7,8% em relação a 2023, impulsionado pela maior demanda por proteção em um cenário de recuperação econômica.

Para André Costa, CEO da Touareg Seguros, esse avanço reflete mudanças estruturais no setor, como a popularização de produtos voltados à pessoa física, o fortalecimento dos canais digitais e, principalmente, a capilarização promovida por redes franqueadas. Em um país de dimensões continentais, segundo o executivo, o modelo de franquias tem permitido a regionalização do atendimento, combinando eficiência operacional com proximidade e personalização.

“Outro aspecto que tem impulsionado as franquias é a baixa necessidade de capital inicial, em comparação com outros modelos de negócio, aliada ao suporte operacional oferecido pelas seguradoras franqueadoras. Isso tem contribuído para a interiorização dos serviços e a inclusão de regiões historicamente com baixa penetração de seguros no Brasil”, afirma Costa.

Nesse contexto, a Touareg Seguros registrou um crescimento de 163% no volume de prêmios no início de 2024, impulsionado pela expansão de sua rede de 330 franquias — que hoje representam 60% dos negócios da companhia — e pela diversificação do portfólio, com produtos como consórcios. A empresa planeja chegar a 400 unidades até o fim de 2025, alinhada à projeção de crescimento do setor.

“O modelo de franquias possibilita escalar com agilidade e levar soluções personalizadas a diferentes mercados”, afirma o CEO da Touareg. “Além disso, a integração de produtos como seguros e consórcios fortalece a relação com o cliente, oferecendo um ecossistema completo de proteção e planejamento financeiro”, complementa.

A CNseg projeta que o setor manterá sua trajetória de crescimento em 2025, com destaque para a digitalização de processos e automação na subscrição; seguros especializados, como proteção cibernética e para PMEs; e modelos híbridos de distribuição, combinando corretores tradicionais, franquias e plataformas digitais.

“O mercado de seguros está em expansão e a tendência é seguir crescendo, com mais pessoas buscando proteção e planejamento. O modelo de franquias tem papel fundamental nesse cenário, já que permite levar atendimento de qualidade e soluções personalizadas para cada região do país”, finaliza o CEO da Touareg.

Com atuação nacional, a Touareg integra o Grupo REAG, um dos maiores grupos financeiros independentes do país, e oferece soluções em seguros, consórcios e serviços financeiros, sempre pautada por três pilares: inovação, capacitação e suporte próximo aos franqueados.



Conhecimento em IA impulsiona carreiras no mercado

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O avanço da inteligência artificial (IA) tem transformado significativamente o mercado de trabalho, exigindo dos profissionais uma constante atualização de habilidades para se manterem competitivos. A integração da IA nos processos empresariais redefine funções existentes e cria oportunidades que demandam conhecimento técnico e adaptabilidade.

Segundo o Estudo Experis CIO 2025 Outlook, publicado pelo ManpowerGroup Brasil, as principais áreas de investimento tecnológico atualmente incluem cibersegurança (77%), infraestrutura em nuvem (68%) e inteligência artificial (67%). Além disso, 84% dos empregadores brasileiros de TI relatam dificuldades em encontrar talentos com as habilidades necessárias, destacando uma lacuna significativa entre as exigências do mercado e a formação oferecida pelas instituições de ensino.

Andréa Felgueiras, Gerente de Marketing para Atração de Talentos no ManpowerGroup Brasil, observa que “a inteligência artificial não substitui as pessoas, mas muda o jeito como elas trabalham. Quem entende como usá-la pode ganhar tempo, tomar melhores decisões e até se destacar em processos seletivos”.

Ela enfatiza que o domínio da IA não é exclusivo de especialistas em tecnologia. “Não estamos falando somente de programadores ou engenheiros de dados. Hoje, profissionais de diversas áreas, como Marketing, Finanças e RH, também precisam entender como a IA pode ser aplicada no seu dia a dia”, explica Andréa. 

O mesmo estudo do ManpowerGroup revela que 52% dos líderes tech estão incorporando habilidades adicionais de IA às funções existentes, indicando uma tendência de transversalidade no uso da tecnologia nas organizações. No entanto, apenas 28% das empresas oferecem treinamentos contínuos para manter suas equipes atualizadas, evidenciando uma necessidade urgente de programas de capacitação interna.

Diante desse cenário, torna-se cada vez mais necessário que os profissionais assumam a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento. Buscar cursos livres, explorar ferramentas de IA no dia a dia e acompanhar as transformações tecnológicas são formas de se manter relevante no mercado. Mesmo com os desafios de tempo ou acesso, iniciativas individuais podem fazer a diferença na adaptação às novas exigências das empresas.

“É importante que o profissional pesquise e entenda quais tarefas podem ser otimizadas com o apoio da IA e como usar isso para agregar valor ao seu trabalho. A tecnologia por si só não resolve nada. É o ser humano que dá sentido ao uso dela. Por isso, precisamos de profissionais que saibam analisar dados, tomar decisões conscientes e agir com responsabilidade”, finaliza Andréa.



Empresas brasileiras buscam espaço na London Tech Week

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A Missão Reino Unido 2025 marca uma nova etapa da estratégia brasileira de internacionalização no setor de tecnologia. Organizada pelo projeto setorial Brasil IT+, iniciativa da Softex em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a missão prevê uma série de ações de conexão com o ecossistema britânico, incluindo a participação na London Tech Week 2025, que ocorre de 9 a 11 de junho no Olympia London.

Com apoio institucional do Department for Business and Trade (DBT), a ação integra um Memorando de Entendimento (MoU) firmado entre a Softex e o governo britânico, voltado à promoção de negócios e inovação entre os dois países. A London Tech Week deve reunir mais de 45 mil participantes de 90 países, com 500 palestrantes discutindo o tema “Tecnologia na Era da Inteligência Artificial”, focado nos impactos da inteligência artificial em diversos setores.

Ao todo, 12 empresas integram a delegação brasileira: Caren.app, Pulsus, Orange Testing, Argotechno, Apura Cyber Intelligence, bycoders, CWS Platform, SV Digital Connections, SoftExpert Software, Do Silêncio ao Silício, Infinite Foundry e GOW. O objetivo comum é explorar oportunidades de negócios, parcerias e visibilidade internacional no competitivo mercado europeu de tecnologia e inovação.

Programação estratégica inclui London Tech Week e agenda de negócios

Além da conferência, a agenda da missão inclui encontros com investidores e aceleradoras, visitas técnicas ao Connected Places Catapult e ao polo de tecnologia de West Midlands. Também estão previstos eventos de networking e sessões informativas sobre políticas públicas, incentivos e regulamentações para empresas estrangeiras que buscam se estabelecer no Reino Unido.

Vinicius Boemeke, CEO da Pulsus, especializada em soluções para o segmento de gestão de dispositivos móveis corporativos, entende a missão como uma oportunidade para atualização tecnológica e conexão com o mercado europeu. “Nosso objetivo é consolidar nosso posicionamento global, fortalecendo parcerias e explorando novos mercados, especialmente na Europa e países do BRICS”, afirma.

Participando pela primeira vez de uma missão do Brasil IT+, Miguel Faria, fundador da Gow, software house e desenvolvedora de produtos sob medida, avalia o Reino Unido como um mercado estratégico. “A London Tech Week nos conecta a hubs de inovação, aceleradoras e potenciais parceiros. Nosso foco é estabelecer colaborações com empresas que buscam acelerar seus roadmaps tecnológicos com times dedicados”, explica.

Outra empresa que faz sua estreia no programa é a healthtech Caren.App, especializada em engajamento de pacientes e transformação digital na saúde. A Caren.App leva para o encontro seu “Copiloto de Saúde” — uma plataforma baseada em inteligência artificial que converte protocolos clínicos em jornadas digitais gamificadas. A proposta é melhorar a adesão a tratamentos, promover a autogestão de pacientes e reduzir custos evitáveis. A solução já é usada por instituições como BNDES, Unimed e Novartis, e agora busca validá-la junto a parceiros estratégicos no mercado europeu. “É o momento de posicionar a Caren.app como referência latino-americana em engajamento digital na saúde”, destaca Thiago Bonfim, CEO da empresa.

Samara Valério, CEO da agência de software SV Digital Connections, também participa pela primeira vez de uma ação comercial internacional promovida pelo programa. “Já contamos com uma agência parceira no Reino Unido, um mercado conhecido por valorizar relações de longo prazo, com um perfil de negócios mais relacional do que transacional. Participar da missão é uma oportunidade estratégica para aprofundar essas conexões, ampliar nossa rede de contatos e gerar novas oportunidades comerciais. Embora nosso principal mercado internacional atualmente sejam os Estados Unidos, vemos no Reino Unido um potencial significativo: uma vez superadas as barreiras iniciais de entrada, o foco na confiabilidade tende a garantir relações comerciais mais duradouras, menos sensíveis a fatores como preço. As reuniões qualificadas durante a missão podem ser decisivas nesse processo de inserção”, avalia Samara Valério.



Salton promove Ciclos & Vinhas e reúne setor vitivinícola

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Cerca de 500 pessoas – entre estudantes, produtores parceiros e profissionais do agronegócio – participaram da quarta edição do “Ciclos & Vinhas – Semeando a Sustentabilidade”, realizada na quarta-feira, 4 de junho de 2025. Promovido anualmente pela Salton, o evento aconteceu em frente à sede da vinícola, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, e contou com Mostra Técnica e uma série de palestras que trouxeram atualizações e novidades do setor. A edição bateu recorde de expositores, com mais de 30 empresas e cerca de R$ 2,5 milhões em negócios gerados durante o evento.

Consolidado como um dos principais encontros sobre viticultura no país, o evento apresentou alternativas para o cultivo da uva, com foco em práticas sustentáveis e soluções que otimizam o trabalho no campo. Entre as iniciativas compartilhadas pela equipe da vinícola, destacou-se a eliminação dos herbicidas nos vinhedos próprios da Salton, na unidade de Santana do Livramento (RS) – resultado das ações implementadas pela área de viticultura, apresentadas pelo coordenador Junior Marques. A apresentação foi amplamente prestigiada por alunos de cursos técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), do campus de Bento Gonçalves.

Em sua apresentação, Marques detalhou algumas inovações presentes na unidade da Salton na Campanha Gaúcha, como a plantadeira de videira, que consegue plantar, em média, 6 mil mudas por dia – o que equivale a mais de um hectare/dia. “Na unidade de Santana do Livramento, cerca de 80% dos nossos processos produtivos são tecnológicos. Temos máquinas para desbrotar o caule, outras que desfolham a região dos cachos, mais uma para despontes e cortes de galhos laterais indesejáveis. A nossa colheita também é mecanizada e agora, neste ano, nossa plantação passou a ser automatizada. Nenhum processo na Azienda Domenico é 100% manual”, resume Marques.

A rodada de palestras do evento contou também com um painel conduzido pelo diretor-presidente da vinícola, Mauricio Salton. Na apresentação “Perspectivas Salton” foram abordados os últimos dados da vinícola, bem como os desafios e as oportunidades do mercado. A programação integrou conhecimento técnico, inovação e troca de experiências, com outras palestras que falaram sobre o futuro do campo, como mudanças climáticas, planejamento sucessório e contratação segura de colaboradores para a safra.

Ao abordar o planejamento sucessório nas propriedades rurais, Leandro Caon, sócio e advogado da Dupont Spiller Fadanelli Advogados, ressaltou a importância de o agricultor refletir sobre esse tema em família sempre que possível. O viticultor possui um patrimônio significativo ligado à terra, à produção e à continuidade do negócio familiar. Esse cenário foi construído ao longo de gerações. Por isso, é essencial discutir a preservação e a sucessão organizada desse patrimônio. A continuidade do negócio familiar e como evitar litígios, além de preservar a identidade e o legado, são algumas das pautas relacionadas ao planejamento sucessório e patrimonial que precisam ser debatidas”, detalha Caon.

Tecnologia e inovação presentes na Mostra Técnica

As mais de 30 marcas que participaram da Mostra Técnica do Ciclos & Vinhas apresentaram ao público tecnologias que trazem mais agilidade, economia e, claro, sustentabilidade no manejo das videiras. Entre as soluções que o público teve acesso estava a Desfolhadeira Pneumática, máquina apresentada pela empresa Tecnofrutt. O equipamento é responsável por fazer a desfolha no final da florada e ajudar na limpeza floral, assim propiciando menos doenças nas videiras. Tem uso sugerido para os meses de outubro e novembro, com destaque para o sistema hidráulico independente e pneumático. Isso permite que a desfolhadeira seja usada em todas as formas de condução do vinhedo – latada, espaldeira e Y. O ar é produzido através de um compressor e é conduzido até a base da máquina, local que ocorre a desfolha. Projetada para ser fixada na frente de tratores, torna o trabalho mais rentável e com maior comodidade ao operador. Ao invés do agricultor precisar contratar de 15 a 20 pessoas para esse serviço, a máquina desempenha essa função e gera economia e agilidade para a família produtora”, explicou Anderson Benato, diretor da Tecnofrutt.

A programação iniciou pela manhã e seguiu até à noite, reunindo produtores de uva de diversos cantos do Estado. “Esse tipo de iniciativa é bem importante, pois assim podemos descobrir novas oportunidades de trabalho, além de conhecer novos implementos e maquinários que poderemos usufruir na agricultura e facilitar nossa rotina. Já estive em outras edições e é sempre uma experiência muito proveitosa”, avalia Ivana Ziero, produtora de Farroupilha. Vindo de Santana do Livramento diretamente para o Ciclos & Vinhas, Pedro Henrique Escosteguy reforçou o entusiasmo pelo fato de ter acesso a tantas oportunidades em um mesmo espaço. “Especialmente para nós que estamos distantes do centro do Estado, na Campanha, é uma troca de experiências muito grande e importante. Aqui encontramos pessoas que nos falam tanto da parte técnica quanto da parte comercial”, explicou.

 



Facephi aprimora a segurança digital com biometria comportamental avançada para evitar fraudes sofisticadas em tempo real

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  • Seu novo produto cria perfis comportamentais exclusivos para detectar fraudes complexas sem comprometer a experiência do usuário.
  • Essa atualização tecnológica aumenta a segurança em tempo real, combinando inteligência artificial e análise contextual para identificar padrões anômalos e comportamentos suspeitos.
  • Com esse novo serviço, a Facephi oferece proteção contínua contra ameaças como roubo de identidade e fraude em novas contas (new account fraud, NAF).

ALICANTE, Espanha, 10 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Facephi, uma empresa espanhola de tecnologia especializada em proteção e verificação de identidade digital, está enfrentando um dos maiores desafios do mundo digital: detectar e neutralizar fraudes cada vez mais sofisticadas em tempo real com sua solução Behavioral Biometrics. Essa tecnologia analisa mais de 3.000 sinais contextuais e é capaz de gerar um perfil comportamental exclusivo para cada usuário a fim de detectar atividades suspeitas, sem depender da biometria tradicional.

“O objetivo desse produto é criar uma espécie de “DNA cibernético” com base em vários parâmetros do usuário derivados da biometria comportamental, algo tão exclusivo quanto suas impressões digitais. A solução identifica características individuais na forma como as pessoas digitam ou interagem com seus dispositivos eletrônicos, como smartphones ou computadores, permitindo uma verificação altamente precisa”, explica Jorge Sanz, gerente geral da Facephi.

Segurança em tempo real por meio de IA e análise contextual
A Behavioral Biometrics da Facephi se integra perfeitamente ao seu ecossistema de produtos, combinando análise contextual com inteligência artificial. A solução não apenas reforça a autenticação do usuário, mas também avalia continuamente o risco com base no contexto de cada interação, como geolocalização ou histórico de transações, adaptando-se a novas ameaçasàmedida que elas surgem.

Em outras palavras, o sistema reúne uma variedade de parâmetros por meio da biometria comportamental: como um usuário opera um dispositivo, padrões de comportamento e detalhes sobre quando, de onde e o que o usuário está acessando. Ele também fornece informações sobre o dispositivo e a rede, incluindo todos os dados associados ao acesso a um site protegido ou a um servidor de aplicativo móvel.

Graçasàsua capacidade de analisar sinais dinâmicos, o Facephi acrescenta uma camada extra de proteção ao avaliar cada interação digital dentro de seu contexto, garantindo que somente usuários legítimos obtenham acesso a sistemas e serviços em setores altamente regulamentados e sensíveis, como bancos, fintech, seguros e saúde, no quais a proteção da identidade digital é fundamental. A solução da Facephi garante que as interações dos usuários estejam sempre protegidas e em conformidade com os mais altos padrões de segurança.

Esse recurso ajuda a evitar roubos de identidade e fraudes em novas contas (NAF), detectando comportamentos suspeitos, como alterações no ritmo de digitação, mudanças de foco na tela ou tempos de resposta anormais.

Com apenas duas interações, o Facephi consegue identificar a pessoa real por trás de cada usuário com mais de 99% de precisão em milissegundos. Ele também detecta anomalias, avalia os níveis de risco e gera alertas, permitindo que as empresas configurem com facilidade os seus sistemas para lidar automaticamente com casos de fraude.

Sobre a Facephi

A Facephi é uma empresa de tecnologia especializada em proteção e verificação de identidade digital e é reconhecida por seu compromisso com a segurança e a integridade dos dados. Suas soluções são projetadas para permitir processos mais seguros, acessíveis e livres de fraudes, além de evitar o roubo de identidade e garantir o tratamento ético de dados pessoais.

Com mais de uma década de experiência no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a proteção da identidade digital, a Facephi tem sede na Espanha e escritórios na APAC, EMEA e LATAM. A empresa atende clientes em mais de 25 países, com um histórico de mais de 500 milhões de transações processadas, oferecendo soluções inovadoras para enfrentar os desafios em constante evolução da segurança digital.

Para obter mais informações ou entrar em contato
Evercom – facephi@evercom.es

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Brasileiros ampliam busca por vagas internacionais

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A busca por oportunidades de trabalho internacionais tem ganhado força entre os brasileiros, impulsionada por fatores como qualidade de vida, crescimento profissional e estabilidade econômica. Ao mesmo tempo, empresas estrangeiras, principalmente nos Estados Unidos, ampliam o recrutamento de talentos brasileiros devido à alta qualificação técnica e adaptabilidade cultural desses profissionais.

Segundo uma pesquisa da plataforma TechFX, 53,65% dos brasileiros que conseguiram uma vaga em uma empresa internacional utilizaram o LinkedIn como ferramenta principal para se conectar com empregadores estrangeiros. Indicações de amigos também desempenham um papel importante no processo, mencionadas por 22,92% dos entrevistados. Outros meios utilizados incluem agências de recrutamento (10,42%), plataformas de emprego (8,85%) e os próprios sites das empresas (4,17%).

O crescimento do trabalho remoto também ampliou consideravelmente o acesso dos brasileiros ao mercado global, permitindo que profissionais atuem para empresas internacionais sem a necessidade de uma mudança imediata de país. Esse modelo facilita a construção de relações profissionais e, muitas vezes, abre portas para oportunidades de realocação futura.

De acordo com Kayan Fernandes Almeida, executivo comercial que atua nos EUA com emissão de vistos e gestão de times internacionais, muitos brasileiros ainda enfrentam desafios ao tentar se inserir no mercado internacional. Entre os principais obstáculos estão o desconhecimento dos requisitos legais, como os tipos de vistos disponíveis e critérios de elegibilidade, além da barreira linguística, que pode dificultar o acesso a cargos de maior responsabilidade.

“Embora muitos brasileiros tenham conhecimento do inglês, nem todos possuem o nível de fluência exigido para uma comunicação empresarial eficaz. Além disso, há o desafio da validação profissional, especialmente em áreas regulamentadas, como saúde ou engenharia, onde é necessário apresentar certificações ou realizar testes adicionais para atuar legalmente no exterior”, explica o especialista, que há 14 anos atua como executivo comercial em áreas como investimentos, seguros e imigração.

Por outro lado, Almeida ressalta que as empresas norte-americanas vêm ampliando o recrutamento de brasileiros devido à escassez de mão de obra qualificada em setores estratégicos. “O Brasil forma profissionais criativos, resilientes e com boa capacidade de resolver problemas complexos, habilidades muito valorizadas em ambientes de negócios dinâmicos como o norte-americano”.

“O brasileiro também é conhecido por sua flexibilidade cultural e facilidade de adaptação, o que facilita sua integração em equipes multiculturais. Além disso, muitos brasileiros trazem consigo uma mentalidade empreendedora, mesmo quando atuam como colaboradores, uma qualidade que é muito valorizada no mercado americano. Essa combinação de habilidades técnicas e emocionais torna o profissional brasileiro um diferencial competitivo no cenário internacional”, acrescenta.

Qualificações de destaque no mercado

Ainda segundo o especialista, nos últimos anos os brasileiros têm se destacado no mercado global por um conjunto de competências técnicas e comportamentais, fatores altamente valorizados pelas empresas internacionais, especialmente nos Estados Unidos. Entre as principais competências listadas por ele, destaca-se a formação sólida em áreas como tecnologia da informação (TI), engenharia, finanças e marketing, por exemplo.

“Outros fatores determinantes na contratação é o domínio de ferramentas digitais e metodologias ágeis, como Scrum, DevOps e Design Thinking, a experiência em ambientes de alta pressão e inovação, além do conhecimento em múltiplas linguagens de programação, softwares especializados e análise de dados, principalmente no setor de tecnologia”, ressalta.

Nas habilidades comportamentais que envolvem a interação com o outro e com si mesmo (soft skills), Almeida afirma que “a adaptabilidade e flexibilidade, a boa comunicação interpessoal e trabalho em equipe, e o perfil proativo e orientado a resultados também são muito valorizados em outros países”.

O papel das consultorias

Diante do aumento da demanda por brasileiros no mercado internacional, consultorias especializadas desempenham um papel importante no processo de transição para os Estados Unidos. Além de oferecer orientação sobre vistos de trabalho e adaptação do currículo ao formato requisitado, essas empresas ajudam a conectar candidatos a oportunidades reais e ainda podem auxiliar na preparação para entrevistas.

“Em primeiro lugar, essas consultorias oferecem orientação estratégica sobre vistos de trabalho, como o H-1B (exige conhecimento especializado), o L-1 (Transferência Intracompanhia) ou o EB-2 NIW (permite que trabalhadores com habilidades e qualificações profissionais possam emigrar permanentemente para os EUA), ajudando o profissional a entender qual categoria melhor se encaixa no seu perfil e como estruturar a documentação de forma adequada”, explica Almeida.

Ele garante, ainda, que a consultoria também pode representar um diferencial estratégico na busca por empregos internacionais. “Enquanto profissionais que tentam o processo por conta própria podem enfrentar dificuldades e riscos que comprometem suas chances de sucesso, o suporte especializado pode garantir uma abordagem estruturada, reduzir erros e acelerar o processo com maior segurança”.

Com um cenário cada vez mais competitivo e globalizado, brasileiros continuam enxergando o mercado internacional como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento. “A busca por qualificação, networking e planejamento estratégico são fatores decisivos para quem deseja construir uma carreira fora do Brasil, seja atuando remotamente ou buscando realocação definitiva”, conclui o especialista.



HR Tech Nexti chega a 500 mil trabalhadores atendidos

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A Nexti alcançou o marco de 500 mil colaboradores diretamente atendidos por sua tecnologia. Esse resultado foi conquistado três anos após a aquisição pela Caatinga Capital. 

Marcelo Gomes, CEO da Nexti, afirma que os números atingidos são um reflexo direto da cultura da empresa. “Nossos ideais e objetivos formam a base que permite a Nexti não só ter vivido esse crescimento exponencial nos últimos anos, mas também projetar crescimentos ainda maiores para os anos que virão”, comemora.

O executivo relembra o histórico da empresa, que surgiu como uma empresa de serviços de segurança privada, desenvolvida para resolver desafios da gestão de pessoas dentro de uma grande operação. “Com o tempo, ficou claro que essa tecnologia poderia transformar o setor de Recursos Humanos (RH) de muitas outras empresas. Assim, demos um passo além”, conta.

De acordo com ele, os setores de RH e Departamento Pessoal (DP) enfrentavam dificuldades diárias, como controle de ponto manual e ineficiente, erros em cálculos trabalhistas e pagamentos, além da falta de dados para tomada de decisão.

“As empresas têm desafios muito similares em relação à gestão de capital humano, como muito processo, papel, rotina e burocracia que, se não forem bem executados, o negócio trava”, explica. “Nesse cenário, nós buscamos centralizar tudo isso com tecnologia de ponta”, detalha. 

Transformação digital no RH é prioridade

Segundo um levantamento realizado pela Ahgora by TOTVS e divulgado pelo portal Ti Inside, cerca de 30% dos profissionais de RH ainda não utilizam softwares para gestão de pessoas. O estudo ainda evidenciou que as principais tarefas que incluem algum tipo de tecnologia para sua realização são  registro e gestão de ponto (60%), folha de pagamento (51%), gestão de férias (45%) e atração e seleção (40%). 

Marcelo ressalta que uma HR Tech (startups que produzem softwares ou hardwares para automatizar processos de RH),  pode auxiliar as companhias de diversas formas na digitalização de serviços e processos. 

“Nossa tecnologia, por exemplo, pode trazer mais eficiência, automatização de processos, eliminação de papel, redução considerável de custos, mais agilidade na rotina de trabalho e tempo para dar mais ênfase ao lado estratégico do negócio”, explica.

Ele também destaca as principais dores que as organizações enfrentam quando o assunto é transformação digital no RH:

  • Resistência dos times na adoção da inovação;
  • Mercado oferece ferramentas que prometem um processo linear de transformação, quando na verdade a transformação digital tem uma série de desafios e contexto de negócios complexos. Ou seja: não é só contratar um software;
  • Dificuldade em encontrar um SaaS (Software as a Service) que centralize todas as soluções numa só ferramenta.

Após atingir a marca de meio milhão de trabalhadores impactados pelos serviços da Nexti, o CEO afirma que a meta é continuar inovando, criando novas soluções e ampliando esse número, chegando a um milhão de colaboradores impactados.

Para mais informações, basta acessar: www.nexti.com 



Rauhe assume direção de MKT e Novos Mercados na PowerOfData

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A PowerOfData, empresa especializada em soluções de negócios com dados e inteligência artificial, anuncia o mestre em computação pelo ITA, Rauhe Abdulhamid, como novo diretor de marketing e novos mercados da companhia.

Essa movimentação estratégica representa um novo momento para a organização, que está expandindo sua atuação além dos mercados financeiro e varejista e ainda fortalecer sua presença em regiões-chave do Brasil, como Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com Dalmer Sella, CEO da PowerOfData, a escolha de Rauhe está alinhada à cultura da empresa de valorizar talentos e agregar protagonismo para atender às necessidades dos clientes em um mundo cada vez mais complexo e tecnológico.

“Temos como estratégia incentivar o desenvolvimento de talentos internamente e complementar com executivos externos, quando necessário. O Rauhe é um dos talentos que chegou em 2019 com uma bagagem grande e a desenvolveu ainda mais aqui na empresa. E agora chega a uma posição estratégica para nós”, ressalta o CEO.

Com a liderança de Rauhe, a PowerOfData busca ampliar sua atuação para novos setores, incluindo empresas que buscam inovação por meio de startups, resolvendo desafios internos com tecnologia, dados e inteligência artificial (IA).

“Essa movimentação sinaliza o objetivo de expansão da empresa em atuar em novos mercados e se diferenciar da concorrência ao gerar resultados concretos de forma eficiente, aplicando expertise tanto nos mercados onde já atuamos quanto nos novos que serão explorados”, destaca Sella.

Rauhe Abdulhamid é engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Como empreendedor, fundou duas startups antes de integrar ao time da PowerOfData — uma voltada para soluções em dados e robótica aplicadas à indústria alimentícia e de mineração, e outra na área educacional, com experiência prática em dados e inteligência artificial desde 2011.

Além disso, atuou como professor de Machine Learning e Internet das Coisas (IoT) e palestrante sobre Transformação Digital e IA. Nos últimos seis anos, Rauhe atuou como consultor especialista na B3 (Bolsa de Valores Brasileira), liderando projetos estratégicos relacionados à análise de riscos, produtos financeiros e prevenção à lavagem de dinheiro. Atuou também em trazer novos clientes para a PowerOfData em diversos setores, como petróleo e gás, energia, mineração, segurança pública e telecomunicações.

Além disso, ele atuou no desenvolvimento de soluções de IA Generativa para segurança pública e colaborou com o time da PowerOfData na criação da plataforma de IA Generativa – PoD GenAI, que é uma solução para empresas utilizarem IA Generativa nos processos internos. “São agentes de IA que entendem do seu negócio — e falam sua língua — visando permitir que empresas transforme seus dados brutos em decisões inteligentes, com apenas uma pergunta, 100% em compliance com a LGPD”, reitera Rauhe.

Além de suas contribuições tecnológicas, Abdulhamid é cofundador, marketing advisor e membro do conselho da PoD Academy, uma escola de aprendizado contínuo voltada para dados e IA desenvolvida pela PowerOfData com foco no posicionamento da marca também no setor educacional.

Com a nova posição de Rauhe, a PowerOfData deseja reforçar seu compromisso em acelerar o crescimento nos próximos anos e se consolidar como referência em setores estratégicos e inovadores.

“Ao meu ver, a PowerOfData está na fronteira do uso de dados e IA aplicada aos negócios, uma vez que buscamos ter uma visão única e pragmática de como usar os dados para construir uma visão 360º do cliente”, afirma. 

“A verdadeira ‘hiper personalização’ que tanto se fala atualmente, não é apenas construir uma comunicação natural e rápida com o cliente, usando agentes de IA, mas também permitir que as empresas possam usar 100% dos seus dados internos, maximizando o potencial das suas informações, para tratar o cliente como único, por exemplo, realizando a oferta certa, no momento certo, para o cliente certo”, acrescenta Abdulhamid. 

Para ele, esse tipo de visão tecnológica, aliada à visão estratégia de negócios e possibilidade de aplicar isso em qualquer mercado, e em escala, posiciona a PowerOfData como uma das principais empresas no mercado.

Para saber mais, basta acessar: http://www.powerofdata.com.br



Cuidados urológicos: saúde deve superar o preconceito

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A saúde urológica ainda é cercada de tabus e desinformação, o que faz com que muitas pessoas adiem consultas essenciais e coloquem seu bem-estar em risco. É o que destaca o médico urologista Dr. Henrique Kefler, em um panorama que um alto índice de homens ainda não procuram essa especialidade médica com a devida regularidade.

Em média, 37% dos homens com até 39 anos de idade e 20% acima dos 40 revelaram que procuram um médico somente quando se sentem mal, conforme dados da pesquisa “Um Novo Olhar Para a Saúde do Homem”, realizada pelo Instituto Lado a Lado, em parceria com a revista Veja Saúde e apoio da Astellas Farma Brasil.

De acordo com o estudo, repercutido pelo portal Medicina S/A, apesar de 37% dos participantes acreditarem que o urologista é o especialista responsável pela saúde do homem, 59% não costumam procurar o profissional.

Aliás, “a maioria das pessoas não sabe que o urologista não atende apenas homens, mas também mulheres, já que a especialidade cuida do sistema urinário de ambos os sexos”, ressalta Dr. Henrique Kefler.

O Dr. Henrique Kelfer (CRM 8309-MT RQE Nº: 3536) iniciou sua especialização em Cirurgia Geral na Casa de Saúde Santa Marcelina, em São Paulo – SP, e concluiu a residência médica em Urologia no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente sua especialização e atuação é voltada a doenças urológicas adultas e cálculo renal.

Por que a prevenção urológica é tão importante?

Muitos homens tratam seus carros com mais cuidado do que a própria saúde, realizando revisões periódicas para evitar problemas futuros, observa Dr. Henrique Kelfer. “O mesmo princípio deveria ser aplicado ao corpo humano. Doenças como câncer de próstata, infecções urinárias e disfunção erétil têm tratamento muito mais eficaz quando diagnosticadas cedo”.

No câncer de próstata, por exemplo, as chances de cura são próximas a 100% quando detectado na fase inicial, avalia o especialista. “Vale destacar que as infecções urinárias mal cuidadas podem levar a danos renais irreversíveis e que as disfunções sexuais têm resultados melhores e mais duradouros quando tratadas precocemente”, explica.

O que acontece quando se adia o acompanhamento?

O Dr. Henrique Kefler alerta: “O maior risco é descobrir uma doença já em estágio avançado, quando as opções de tratamento são limitadas”.

Além do mais, prossegue, pacientes que evitam o urologista podem enfrentar sequelas irreversíveis, como perda da função renal ou impotência sexual, tratamentos mais invasivos e menos eficazes, além de redução significativa na qualidade de vida.

Quais são as condições mais comuns tratadas pelo urologista?

O Dr. Henrique Kefler revela que, em um consultório de urologia, as queixas mais frequentes incluem:

  • Disfunções sexuais (como impotência e ejaculação precoce);
  • Alterações urinárias (dificuldade para urinar, incontinência);
  • Infecções urinárias e sexualmente transmissíveis (ISTs);
  • Cólica renal (pedras nos rins).

Como vencer o preconceito e priorizar a saúde?

Muitos homens ainda associam a ida ao urologista a um “sinal de fraqueza” ou vergonha. “Esse pensamento é perigoso, pois sintomas podem surgir apenas quando a doença já está avançada”, aconselha o médico.

A seguir, o Dr. Henrique Kefler elenca três dicas para cuidar da saúde urológica:

  • Homens a partir dos 40 anos devem fazer check-up anual;
  • Mulheres com infecções urinárias recorrentes devem procurar um urologista;
  • Qualquer alteração no hábito urinário ou sexual merece investigação.

Autocuidado é essencial para cuidar dos outros

O urologista finaliza com um alerta: “Assim como em um avião, precisamos colocar nossa máscara de oxigênio primeiro para depois ajudar os outros. Cuidar da própria saúde é o primeiro passo para estar presente por quem amamos”.

O Dr. Henrique Kefler pondera que não se deve deixar que o preconceito atrase o diagnóstico. “Agende sua consulta com um urologista de confiança e garanta uma vida mais saudável e tranquila”, conclui o especialista.

Para mais informações, basta acessar: https://drhenriquekefler.com.br/



Oftalmologia: cirurgias podem ser soluções definitivas

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Algumas cirurgias oftalmológicas proporcionam a correção definitiva de problemas de visão e eliminam a necessidade de óculos ou lentes de contato. Outros procedimentos cirúrgicos exigem acompanhamento para controle de doenças a longo prazo, e algumas intervenções cirúrgicas possibilitam a prevenção, evitando a progressão para cegueira ou perda grave da visão.

As cirurgias refrativas corrigem miopia, hipermetropia e astigmatismo através da remodelação da córnea com laser, um procedimento minimamente invasivo na superfície ocular que otimiza o foco da luz na retina. Já a cirurgia de catarata substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular, eliminando definitivamente a causa da perda de visão e restaurando a capacidade visual de forma eficaz e duradoura.

O Dr. Lucas Faria, médico oftalmologista, esclarece que a cirurgia refrativa é um procedimento oftalmológico rápido e seguro, e que o planejamento e a técnica mais indicados dependerão da avaliação individualizada para cada caso, enquanto a cirurgia de catarata é considerada um procedimento curativo capaz de restituir uma visão nítida, desde que não existam outras doenças oculares associadas.

“A tecnologia avançou significativamente na oftalmologia, desde o diagnóstico e planejamento, através de exames de imagens com aparelhos de alta tecnologia, aos procedimentos com a evolução do laser, inteligência artificial (IA) e robótica integrada. Essas inovações têm melhorado a segurança, previsibilidade dos resultados e conforto do paciente”, afirma o Dr. Lucas Faria.

Mais de 35 milhões de pessoas no Brasil têm algum grau de dificuldade visual, segundo o Ministério da Saúde (MS). A pasta também divulgou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que revelam cerca de 285 milhões de pessoas no mundo com visão prejudicada. De acordo com a OMS, entre 60% e 80% desses casos poderiam ser evitados e dispõem de tratamento.

Para o Dr. Lucas Faria, os dados mostram uma grande lacuna no acesso à informação, além de uma deficiência na prevenção, no diagnóstico precoce e na oferta de cuidados oftalmológicos. “Entre as causas mais comuns da perda de visão evitável estão erros de refração não corrigidos — como miopia e hipermetropia e astigmatismo —, que podem ser tratados de forma simples e acessível, com a cirurgia refrativa a laser”, avalia.

Ainda segundo o oftalmologista, as cirurgias oftalmológicas são indicadas a pacientes que apresentam problemas de visão, como os chamados erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), ou doenças oculares graves que necessitam prevenção de progressão para cegueira ou perda grave de visão.

“A decisão para cada caso é individualizada e feita com base em uma avaliação completa, levando em consideração o grau e tipo da doença ocular, impacto da condição na qualidade de vida, resposta a outros tratamentos menos invasivos, condições de saúde geral do paciente e exames específicos, como mapeamento de retina, tomografia de córnea, biometria e campimetria visual”, explica o Dr. Lucas Faria.

Problemas se estendem para o trânsito

O número de brasileiros com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por conta de problemas de visão em 2024 foi de 25,4 milhões, um aumento de 77% em dez anos. Em 2014, eram 14,4 milhões de motoristas que só podiam conduzir veículos com o uso obrigatório de óculos ou lentes de grau. Os dados foram divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com base em informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e publicados pela Agência Brasil.

O médico pontua que doenças como glaucoma, descolamento de retina ou retinopatia diabética, que podem progredir para cegueira ou perda grave da visão, podem ser prevenidas com intervenção cirúrgica. Outro benefício das cirurgias oftalmológicas, apontado pelo especialista, é a redução de riscos associados à visão prejudicada.

“Com melhor visão, os pacientes têm menor risco de quedas, acidentes domésticos ou de trânsito — especialmente os idosos, que são mais vulneráveis. Os pacientes apresentam melhor bem-estar emocional e satisfação com a vida após cirurgias que restauram a nitidez visual. Manter uma boa visão ao longo dos anos contribui para o envelhecimento ativo, ajudando os pacientes a se manterem independentes e engajados por mais tempo”, pondera Dr. Lucas Faria.

Para mais informações, basta acessar: https://drlucasfariaoftalmo.com.br/



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