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Suplementação alimentar será tema de congresso na Europa

A Vitafor Nutrientes atua no mercado nacional há 20 anos e agora aposta na expansão internacional. A empresa, que em 2024 produziu 10,9 milhões de suplementos, reforça a sua presença na Europa ao promover, em Portugal, a primeira edição do Congresso Internacional Vitafor Science, que acontece em 26 de outubro, das 8h às 18h, no Casino Estoril. O evento reunirá médicos, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos e educadores físicos para discutir inovações, evidências científicas e a aplicabilidade clínica dos suplementos nutricionais.

“Estamos comprometidos em oferecer aos profissionais não apenas conhecimento atualizado, mas ferramentas práticas que possam transformar a vida de seus pacientes. Essa é a missão da Vitafor ao longo de duas décadas, e agora queremos expandir esse impacto internacionalmente”, reforça Débora Dutra, diretora de marketing da Vitafor.

Os temas no congresso vão desde a saúde intestinal e autoimunidade até nutrição para performance desportiva, controle de peso, saúde da pele e otimização do rendimento cerebral.

Presente em Portugal há pouco mais de um ano, a Vitafor prevê expansão de atuação para os próximos anos. A escolha do país como porta de entrada para a Europa vai além das semelhanças culturais e linguísticas, e também se dá pela oportunidade de estimular a troca de conhecimento com profissionais de saúde locais e internacionais.

Para o mercado europeu, a marca oferece diversas opções de produtos, incluindo proteínas, creatina, termogênicos, colágeno, aminoácidos, ômega 3 e vitaminas.

Saúde intestinal será um dos temas do Congresso em Portugal

A importância da saúde intestinal e o seu impacto direto no bem-estar físico e mental será um dos temas centrais do 1º Congresso Internacional Vitafor Science. O nutricionista e professor Murilo Pereira será um dos palestrantes, abordando “Saúde intestinal em foco: modulação intestinal nas fases da vida”.

“A suplementação pode ser uma aliada importante na saúde intestinal, sobretudo quando há desequilíbrios da microbiota, alterações digestivas ou carências nutricionais. O intestino precisa de substratos adequados para manter as suas barreiras, o equilíbrio das bactérias benéficas e a comunicação com o sistema imunológico. Entre os principais suplementos que contribuem para a modulação intestinal, destacam-se: os probióticos, os prebióticos, a glutamina e os polifenóis, além do zinco, da vitamina D e do ômega 3”, explica o especialista Murilo Pereira, autor de três livros sobre o tema e palestrante Vitafor.

Além de saúde intestinal, o programa do congresso inclui temas como longevidade ativa, nutrição desportiva, suplementação baseada em ciência, equilíbrio hormonal e estratégias de performance física e cognitiva.

Speakers confirmados no Congresso Internacional Vitafor Science: Andreia Naves – Nutrição para o Pico de Performance Esportiva; Sofia Liberal – Suplementação inteligente para o controle do peso; Olívia Fernandes – Suplementação na saúde da pele: do diagnóstico ao tratamento; Dr. Ivan Ibáñez – Nutrição: da saúde celular à saúde metabólica; Inês Mazagão – Nutrição para otimizar o rendimento cerebral; Luisa Wolpe – Lipedema e estratégias nutricionais; Daniel Coimbra – Modulação nutricional na inflamação crônica; e Murilo Pereira – Saúde intestinal em foco.

Laboratório próprio e cursos online

A Vitafor leva para Portugal a experiência de uma empresa que cresceu na região de Sorocaba, interior de São Paulo, em meio a desafios que moldaram sua essência. No início, quando o acesso a suplementos alimentares no Brasil era restrito, Débora Dutra, hoje diretora de marketing da companhia, lembra que fazia ligações para apresentar os produtos: “Eu contatava médicos, nutricionistas e lojistas do Brasil todo, por telefone, para apresentar as nossas formulações. Nem sempre era bem recebida, mas a persistência e a crença no propósito nos mantiveram firmes”.

Ao longo da trajetória, a empresa investiu em infraestrutura e conhecimento científico, caminhando lado a lado com especialistas em saúde e bem-estar. Criou o VLabor, laboratório próprio, e desenvolveu o Vitafor Science, um portal que concentra conteúdos técnicos, artigos, protocolos, receitas e eventos exclusivamente para profissionais de saúde. A iniciativa evoluiu para a Vitafor Science University, que oferece cursos online. E a grande novidade em 2025, celebrando os 20 anos de história, foi o lançamento do Vitafor Awards, premiação que contemplou profissionais da saúde por seus cases de sucesso com produtos da marca.

No Brasil, a empresa conta com um portfólio que, atualmente, possui mais de 270 produtos. Já realiza o congresso de suplementação alimentar há 11 anos com a participação de profissionais da saúde em torno de conteúdos científicos e aplicabilidade clínica. Agora, pela primeira vez na Europa, o encontro consolida-se como um hub internacional de conhecimento, aproximando especialistas da América Latina e da Europa.

“A chegada do congresso Vitafor Science em Portugal representa muito mais do que um novo destino para troca de experiências. É a consolidação de uma ponte estratégica entre Brasil e Portugal. Estamos buscando incentivar parcerias institucionais e aproximar experts em qualidade de vida visando sempre promover saúde, bem-estar e longevidade”, afirma Débora.



Campanhas em 2026 irão exigir adaptação de políticos

Nos últimos anos, pesquisas e estudos têm mostrado que o consumo de informação política ocorre majoritariamente pelo celular e por plataformas digitais. Segundo levantamento do DataSenado (2024), 72% dos eleitores afirmam se informar sobre política por meio das redes sociais, enquanto apenas 18% citam televisão ou rádio como principal fonte.

Esse cenário exige das campanhas domínio de linguagem digital, estratégias de microsegmentação, uso de IA e produção de conteúdo capaz de gerar engajamento real. Se antes as campanhas se sustentavam em longos tempos de televisão e rádio, agora é necessário dominar a linguagem digital, que transforma o cidadão em protagonista, disseminador e criador de conteúdo, e não apenas em espectador, segundo o publicitário Zuza Nacif.

Ele esteve no centro de algumas das campanhas mais disputadas da política brasileira nas últimas décadas. Atuou em eleições presidenciais, estaduais e municipais em diferentes regiões do país. Só em 2024, Nacif leu pesquisas de mais de 100 cidades e conduziu 11 campanhas municipais em Minas Gerais. À frente da Brasil Comunicação, é reconhecido como um dos principais nomes do marketing político e digital do país.

Reportagem: Zuza, por que as eleições de 2026 serão diferentes das anteriores?

Zuza Nacif: O cenário mudou muito. Destaco cinco pontos: o amadurecimento do ativismo digital, a microsegmentação, a força dos influenciadores locais ou de causa, o uso da inteligência artificial e, por fim, a capacidade de comunicação do político. Hoje não é mais o discurso tradicional que conquista votos, e sim a habilidade de despertar sentimentos e falar com o eleitor, tratando-o como participante ativo da construção da campanha e das propostas. Se antes as campanhas dependiam de longos tempos de TV e rádio, hoje é preciso dominar a linguagem digital, que transforma o cidadão em protagonista, disseminador e criador de conteúdo.

O ativismo digital começou a se organizar em 2013, evoluiu com diferentes disputas eleitorais e debates públicos e, mais recentemente, se manifesta em temas como Pix, questões econômicas internacionais e mudanças legislativas. A população aprendeu a se organizar online para mobilizar, pressionar e participar das discussões políticas. Basta vermos o que aconteceu com a foto da Fernanda Torres no Oscar: ninguém precisou dar um start. As pessoas sabiam que um like mostraria apoio à indicação dela. Isso também acontece em assuntos políticos, seja com likes, views ou envio por WhatsApp.

Em 2024, das 460.613 candidaturas registradas, 372.408 informaram contas em redes sociais, ou seja, 80,9% do total. O Instagram foi usado por 182.927 candidatos, o Facebook por 151.304, concentrando quase 90% das contas, enquanto TikTok e Twitter aparecem com 3,6% e 0,9%, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso mostra claramente a centralidade dessas plataformas nas campanhas e como os políticos precisam se adaptar a esse novo tempo. Também é importante considerar números do WhatsApp nessa avaliação.

Reportagem: Como essa segmentação funciona na prática?

Zuza Nacif: Funciona com micro e médios influenciadores locais ou de causas. A comunicação eficiente acontece quando as mensagens circulam em perfis, grupos e postagens com os quais o público se identifica. É volume e frequência. Mesmo grandes influenciadores dependem dessa rede para viralizar. Para a política, significa entrar nas bolhas certas e adaptar o conteúdo à linguagem de cada público. Quando bem feito, isso representa uma oportunidade real para o político.

Reportagem: Os políticos estão conseguindo se adaptar a essa nova lógica?

Zuza Nacif: A maioria ainda fala como se estivesse em comícios antigos. A linguagem é majoritariamente analógica. Muitos opinam sobre temas amplos tentando atingir todo mundo, mas pesquisas mostram que isso é visto como oportunismo. Os que se destacam são os que debatem assuntos do cotidiano. O brasileiro quer ser ouvido. Ele não quer apenas validar o discurso do político, quer participar e sentir que está sendo representado.

Reportagem: E o papel dos influenciadores nesse processo?

Zuza Nacif: Eles são fundamentais. Quando um tema chega a uma bolha com linguagem e formato que as pessoas reconhecem, se integra à rotina delas. Um bom exemplo foi a mobilização sobre mudanças legislativas recentes: nomes maiores anunciaram, mas o movimento só ganhou força quando perfis médios e pequenos ajudaram a gerar volume e frequência, reforçando a credibilidade.

Reportagem: Como identificar esses influenciadores estratégicos?

Zuza Nacif: Ferramentas de inteligência artificial ajudam a mapear perfis e mostrar quais assuntos importam para cada grupo. Mas mobilizá-los depende de estratégia humana. Perfis médios, com 10 a 20 mil seguidores, podem alcançar milhões em semanas. Não é só sobre grandes nomes; é sobre relevância dentro de cada segmento.

Reportagem: Falar de forma segmentada significa defender mais causas?

Zuza Nacif: Significa tratar temas de forma transversal e adaptada. Por exemplo, ao invés de falar genericamente sobre emprego, é discutir políticas que apoiem quem quer empreender. Em saúde, não basta mencionar a falta de especialistas; é propor formas de otimizar o tempo que a pessoa leva para sair de casa, pegar transporte, esperar em filas, pagar um lanche e voltar para casa. Os princípios que norteiam as demandas do cidadão hoje não são apenas ter uma consulta ou mais professores, mas garantir tudo isso de forma que corresponda à rotina da vida moderna.

Reportagem: Qual é o papel da inteligência artificial nesse cenário?

Zuza Nacif: A IA é fundamental. Ela cruza dados de redes sociais, pesquisas e histórico de temas, permitindo entender não só o que o eleitor pensa, mas como reagiu ao que foi apresentado a ele. Com isso, é possível direcionar a comunicação certa para cada grupo, seja em grandes centros, no interior, entre estudantes ou grupos específicos.

Reportagem: E como a comunicação digital evoluiu entre diferentes grupos?

Zuza Nacif: Alguns se organizaram cedo, criando estruturas digitais bem definidas para ocupar redes como X e Facebook. Outros adotaram uma lógica mais comunitária, com presença constante e linguagem próxima do cotidiano, abordando tanto política quanto temas ligados à vida, família ou cultura.



SINTX Technologies Recebe Autorização da FDA para Sistema de Implantes de Pé e Tornozelo SINAPTIC®

A FDA liberou o sistema de implante fabricado nos EUA, posicionando a SINTX para entrar no mercado bilionário do país

SALT LAKE CITY, Utah, 20 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A SINTX Technologies, Inc. (NASDAQ: SINT) (“SINTX” ou a “Empresa”), líder em cerâmica avançada especializada em aplicações biomédicas de nitreto de silício (Si₃N₄), anunciou hoje a liberação da U.S. Food and Drug Administration (FDA) 510(k) do Sistema de Cunha de Osteotomia de Pé e Tornozelo SINAPTIC®, permitindo a entrada comercial da SINTX em cirurgia reconstrutiva de pé e tornozelo nos Estados Unidos. A SINTX planeja fazer o lançamento comercial nos EUA no primeiro trimestre de 2026, utilizando sua fabricação nos EUA para impulsionar a aceleração da receita e a eficiência operacional.

O sistema de implante SINAPTIC combina o biomaterial de nitreto de silício proprietário da SINTX com projetos de implantes informados pelo cirurgião e um kit de instrumentos estéreis de uso único projetado para aumentar a eficiência cirúrgica, precisão e reprodutibilidade. Ao combinar a ciência de materiais diferenciada com a inovação cirúrgica prática, o sistema de implantes SINAPTIC exemplifica a estratégia da SINTX de utilizar sua plataforma única de biomateriais em soluções médicas escaláveis e de alto valor que atendem às necessidades clínicas não atendidas e impulsionam o crescimento a longo prazo.

“A ortopedia está evoluindo para além dos materiais tradicionais”, disse Lisa Marie Del Re, Diretora Comercial. “Com a crescente demanda por soluções não metálicas, o sistema SINAPTIC oferece o desempenho comprovado do nitreto de silício para reconstrução de pés e tornozelos – elevando as expectativas dos resultados cirúrgicos.”

De acordo com a aprovação da FDA, algumas das afirmações de materiais de nitreto de silício da SINTX relevantes para o dispositivo são:

  • Pró-osteogênico: Mecanismos únicos de química de superfície demonstraram absorção e osteointegração de proteínas superiores quando comparados aos biomateriais tradicionais.
  • Bacteriostático: As propriedades da superfície demonstraram repelir e/ou inibir ativamente o crescimento de vários tipos de bactérias em estudos laboratoriais e em animais.
  • Hidrofílico: Atrai fluidos, impedindo ainda mais a colonização de bactérias e aumentando os mecanismos de construção óssea.
  • Visibilidade aprimorada na geração de imagens: Ao contrário dos implantes metálicos, o nitreto de silício permite uma visualização clara dos tecidos circundantes em raios X e tomografias computadorizadas.

“A liberação da FDA do nosso portfólio SINAPTIC é um marco comercial definidor para a Empresa”, disse Eric Olson, Presidente e CEO. “Ao entrar no mercado de alto valor, orientado por procedimentos com biomaterial diferenciado e projetos validados pelo cirurgião, esperamos gerar impacto clínico significativo e criar valor para os acionistas com a nossa estratégia comercial.”

Estimativas da indústria colocam o mercado global de dispositivos de pé e tornozelo em aproximadamente US $4,75–US $ 5,4 bilhões em 2024. Embora as cunhas de osteotomia representem um subconjunto dessa categoria, a SINTX acredita que o crescimento do procedimento, a migração de ASC e a instrumentação de uso único que aprimora o fluxo de trabalho criam uma oportunidade de receita atraente.

Para mais informações sobre a SINTX Technologies ou a sua plataforma de materiais, visite www.sintx.com.

Sobre a SINTX Technologies, Inc.

Localizada em Salt Lake City, Utah, a SINTX Technologies é uma empresa de cerâmica avançada que desenvolve e comercializa materiais, componentes e tecnologias para aplicações médicas e outras de alto valor. A SINTX é líder global em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de nitreto de silício, e seus produtos são implantados em humanos desde 2008. Por meio da inovação e de parcerias estratégicas, a SINTX continua a expandir seu portfólio em vários mercados.

Declarações de Previsão

Este comunicado de imprensa contém “declarações de previsão” na acepção da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995, incluindo, sem limitação, declarações sobre os planos da Empresa e o tempo esperado para a comercialização do Sistema de Cunha de Osteotomia de Pé e Tornozelo SINAPTIC™; adoção antecipada de parte dos cirurgiões, eficiências dos procedimentos e das salas de cirurgia, e o impacto na receita; configurações planejadas de produtos, como instrumentação estéril e de uso único; aumento da escala de fabricação esperada nos EUA, eficiência da cadeia de suprimentos e sistemas de qualidade; estratégia de comercialização da Empresa, capacidade de gerar impacto clínico e criar valor para os acionistas; e tamanho do mercado e expectativas de crescimento, tendências e a oportunidade comercial associada. As declarações de previsão são baseadas nas expectativas atuais e são frequentemente identificadas por palavras como “pode”, “irá”, “poderia”, “deveria”, “esperaria”, “planeja”, “antecipa”, “pretende”, “acredita”, “estima”, “projeta”, “visa”, “continua” e expressões semelhantes. Essas declarações envolvem riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam substancialmente diferentes, incluindo riscos relacionadosàexecução de comercialização, treinamento e utilização de cirurgiões, estoque e criação de canais, aumento da escala e da qualidade da fabricação, cadeia de suprimentos e componentes de terceiros, preços e reembolso, dinâmica de compras de hospitais e ASC, produtos competitivos, propriedade intelectual, integração de aquisições, condições macroeconômicas e a precisão das estimativas de mercado de terceiros. A aprovação FDA 510(k) não garante o sucesso comercial, e qualquer discussão sobre possíveis atributos de prevenção de infecção do nitreto de silício reflete a pesquisa de materiais em nível de plataforma e não faz parte das indicações aprovadas para este sistema. Riscos e incertezas adicionais são descritos nos registros da SINTX na Comissão de Valores Mobiliários, incluindo seu Relatório Anual mais recente no Formulário 10-K e Relatórios Trimestrais no Formulário 10-Q, disponível em www.sec.gov. As declarações de previsão são válidas apenas a partir da data deste comunicado para a imprensa, e a SINTX não se compromete a atualizá-las, exceto conforme exigido por lei.

Contatos da SINTX:

Jack Perkins ou Maria Hocut
KCSA Strategic Communications
Sintx@kcsa.com

SINTX Technologies, Inc.
801.839.3502
IR@sintx.com


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Piscou, Perdeu: Vibe aposta no engajamento em tempo real

Piscou, Perdeu: Vibe aposta no engajamento em tempo real
Piscou, Perdeu: Vibe aposta no engajamento em tempo real

Em um cenário em que 84% dos brasileiros participam de programas de benefícios (CX Trends 2024), o Vibe, plataforma de engajamento e benefícios desenvolvida pela Vertem, lança o ‘Piscou, Perdeu’. A novidade conecta usuários a vantagens reais e imediatas, enquanto gera novas oportunidades de impacto para marcas e parceiros dentro do ecossistema de benefícios Vibe. A proposta é simples: toda quinta-feira, uma oferta exclusiva é liberada no app por tempo limitado. O usuário precisa estar atento, se perder o tempo, perde também o benefício.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), o Brasil já ultrapassou 332 milhões de cadastros em programas de fidelidade, movimentando R$ 21,9 bilhões em 2024, um crescimento de 17,6% sobre o ano anterior. Foram emitidos 920 bilhões de pontos e resgatados 803 bilhões, índices recordes de engajamento.

“Apesar do avanço, o consumidor brasileiro ainda enfrenta programas complexos, lentos e pouco transparentes, com pontuações que demoram dias para se converter em valor real. O consumidor não quer mais fazer contas ou esperar dias para ver o retorno. Ele quer ver o benefício agora, sem regras complexas ou pegadinhas. Com o ‘Piscou, Perdeu’, o objetivo é oferecer uma experiência fluida, ágil e direta ao ponto.” comenta Natalia Moreira, Head de Marketing e Produto do Vibe.

Segundo levantamento da Ernst & Young, 83% dos entrevistados relataram que sua percepção da marca melhora com a existência de um programa de fidelidade ou benefício. Outro dado da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias Febrafar e Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) mostra que 84% dos usuários preferem marcas nas quais estão cadastrados em programas de benefícios. Estudos de comportamento de consumo apontam que programas com menos etapas e regras mais claras registram maiores índices de adesão e recompra, fidelizando o consumidor.

“A estratégia do Piscou, Perdeu une escassez, mistério, alto valor percebido e a construção de um novo hábito de consumo. A ideia foi transformar uma simples oferta em uma experiência semanal de descoberta e urgência. O resultado superou as expectativas e consolidou a campanha como um sucesso dentro do ecossistema Vibe” diz Natalia Moreira, Head de Marketing e Produto do Vibe.

Inspirado por esse movimento, o Vibe posiciona-se como uma plataforma de benefícios e engajamento e não apenas um programa de fidelidade. Sua proposta é transformar cada compra do dia a dia em uma experiência recompensadora: do café da manhã ao supermercado, passando por farmácias, serviços e lazer.

Simplicidade e agilidade como diferenciais

O Vibe está ancorado em quatro pilares estratégicos: proximidade, praticidade, transparência e agilidade. Esses fundamentos também norteiam o lançamento do ‘Piscou, Perdeu’. O benefício é liberado na hora, o objetivo é reduzir etapas consideradas redundantes e eliminar barreiras que possam dificultar a experiência do usuário.

“Estudos de mercado apontam que programas de fidelidade extensos e complexos tendem a reduzir o engajamento dos usuários. Nosso propósito é o oposto: queremos devolver o prazer de ganhar, de sentir benefício real e imediato” diz Natalia Moreira, Head de Marketing e Produto do Vibe.

O Piscou, Perdeu simboliza um passo importante na consolidação dos Créditos Vibe, moeda digital da plataforma que segue a lógica 1 Crédito = R$ 1 real, a proposta busca promover transparência nas interações com usuários e parceiros, facilitando a compreensão das regras e condições de uso.

Com base crescente e parcerias em expansão, o Vibe consolida seu espaço como uma das plataformas que mais apostam na recompensa instantânea como motor de engajamento.

Segundo especialistas do setor, os programas de fidelidade passam por uma transformação significativa, deixando de focar exclusivamente na lógica de pontuação e resgate. “A tendência é clara: fidelizar deixou de ser sobre acumular pontos e passou a ser sobre viver experiências rápidas, emocionais e recompensadoras” afirma Natalia Moreira.

Sobre o Vibe

O Vibe é uma plataforma gratuita que transforma compras e interações do dia a dia em Créditos Vibe, moeda digital que pode ser utilizada em mais de 250 marcas parceiras dentro do app. Com o propósito de tornar o consumo mais vantajoso, o app coloca o usuário no centro, oferecendo benefícios reais em todas as áreas da vida, do trabalho ao lazer.



Live commerce ganha espaço na estratégia de grandes empresas

Live commerce ganha espaço na estratégia de grandes empresas
Live commerce ganha espaço na estratégia de grandes empresas

As transmissões ao vivo com foco em vendas, conhecidas como live commerce, vêm ganhando protagonismo no Brasil. Segundo a pesquisa Social Commerce 2.0 – Tendências de consumo nas redes sociais, realizada pela Opinion Box em parceria com a All iN, 28% dos brasileiros já realizaram compras por meio de transmissões ao vivo, convertidos por vantagens como descontos exclusivos, interação com influenciadores e demonstrações em tempo real.

A Soldiers Nutrition, uma das principais marcas de suplementos alimentares e esportivos, iniciou seus testes com o formato em meados de 2024, com transmissões na Shopee. A resposta do público engajado e receptivo a lançamentos e promoções impulsionou a expansão da estratégia para novas plataformas, como o TikTok, e consolidou as lives como um dos pilares do marketing digital da empresa.

"Enxergamos no live commerce a união entre entretenimento, informação e urgência. É uma forma de estarmos mais próximos do consumidor e explicar o diferencial dos nossos produtos em tempo real", explica Rafael Pereira, head de marketing da empresa.

A estratégia tem se mostrado eficaz. Só na Shopee, a Soldiers viu o número de pedidos crescer 176% entre junho e julho deste ano, saltando de 268 para 741. Em agosto, registrou estabilidade. No período, o ticket médio também bateu recorde, chegando a R$ 144,99. Numa das lives promovidas na plataforma, realizada no dia 26 de julho, alcançou mais de 63 mil espectadores simultâneos, quando foi registrado o maior faturamento em uma única transmissão: R$ 96.505,46. No TikTok, o ticket médio segue crescendo: R$ 33,50 em maio, R$ 57,15 em junho e R$ 62,79 em julho, mostrando maior conversão por cliente. No dia 27 de agosto, a marca obteve a maior receita no app em uma transmissão: R$ 4.184,88.

Mais do que resultados financeiros, o live commerce também impacta na construção de marca. "As lives têm transformado a forma como nos relacionamos com a nossa comunidade. Muitos consumidores voltam não só pelos descontos, mas pela experiência. É uma ferramenta de branding tão potente quanto de venda", afirma Pereira.

Por trás das câmeras: roteiro, influenciadores e engajamento real

As lives da marca são pensadas como verdadeiros programas de entretenimento com foco em conversão. O planejamento inclui roteiros detalhados, participação de influenciadores e atletas da marca, interação ativa com o público via chat, momentos de quiz e dinâmicas promocionais com cupons e ofertas-relâmpago.

"Aprendemos que, embora a espontaneidade seja importante, é o planejamento que garante nossos resultados. Com o tempo, entendemos os melhores horários, os produtos mais procurados e a importância de criar senso de escassez e urgência", compartilha Josiane Neumann, coordenadora de social media na Soldiers Nutrition, e uma das responsáveis pela estruturação das live commerce da marca.

Dia da Creatina teve maratona de lives

No último dia 27 de agosto, a Soldiers Nutrition promoveu uma sequência de lives em alusão ao Dia da Creatina, criado pela própria marca e celebrado no dia 31 de agosto. A data se tornou oficial no calendário da empresa e foi comemorada com diversas ações entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro. Entre as atividades, a programação contou com uma série de lives, que ganhou o nome "Maratona da Creatina", contando com blocos temáticos, quizzes, desafios e interações com convidados especiais.

Comandada por influenciadores e atletas da Soldiers, as lives tiveram uma programação completa com conteúdo técnico sobre creatina e campanhas promocionais agressivas, que engajaram ainda mais o público fiel da marca, que movimentou mais de R$ 20 mil somente durante as transmissões. "Acreditamos que o live commerce será cada vez mais presente nos canais de vendas das marcas. Para nós, já é parte permanente da nossa estratégia, tanto em vendas quanto em construção de comunidade", finaliza Rafael Pereira.



Consórcio é alternativa para empresas que desejam investir no crescimento

Consórcio é alternativa para empresas que desejam investir no crescimento
Consórcio é alternativa para empresas que desejam investir no crescimento

O Brasil tem se tornado um país cada vez mais empreendedor. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo DataSebrae, em 2024 cerca de 46,9 milhões de brasileiros, com idades entre 18 e 64 anos, estavam envolvidos com negócios em fase inicial ou já estabelecidos. E 34,3% dos entrevistados afirmaram que “ter o próprio negócio” está entre os seus três principais sonhos, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo país. E gestão financeira é essencial para que uma empresa tenha condições de se manter e também expandir a sua atuação. 

Nesse sentido, o consórcio tem despertado interesse de empresários que veem a modalidade como uma forma de adquirir patrimônio, renovar estruturas e ampliar operações sem comprometer o fluxo de caixa. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), entre janeiro e agosto, o setor registrou crescimento de 11,4% nas vendas de novas cotas, em comparação com o mesmo período de 2024. O relatório da entidade ainda aponta que o volume de crédito comercializado apresentou alta de 24,6%. 

O consórcio pode ser utilizado para aumentar o patrimônio, iniciar ou renovar uma frota, incrementar o parque de máquinas e equipamentos, adquirir salas comerciais, galpões, terrenos urbanos, casas, apartamentos ou simplesmente reformar ou ampliar o imóvel atual. “Empresários de diferentes segmentos podem adquirir cartas de crédito, sem a cobrança de juros, com parcelas ajustadas conforme a necessidade do cliente e com possibilidade de antecipar a contemplação por meio de lances”, afirma José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.

O diretor aponta que a ausência de juros torna o consórcio uma ferramenta eficaz para o empresário que busca investir sem comprometer o planejamento financeiro da empresa. “Além disso, o modelo permite que o empresário se organize e tome decisões com mais racionalidade, ao mesmo tempo em que amplia seu patrimônio de forma planejada”, comenta. “E as regras para pessoa jurídica são as mesmas para física. Os clientes escolhem a carta de crédito no valor desejado e, após a contemplação, definem como o recurso será utilizado: para a aquisição de um novo bem ou investimento no atual”.

A modalidade tem se consolidado como uma solução viável e segura para empresas que desejam sair do aluguel, construir uma sede própria, diversificar investimentos ou incrementar ativos estratégicos. O consórcio permite o acesso a recursos de forma programada e com menor impacto financeiro no curto prazo, sendo uma alternativa aderente à realidade de empresas que adotam um modelo de gestão mais sustentável e com foco no crescimento a médio e longo prazo.



PLATAFORMA Negócios e Variance unem forças em consórcios

PLATAFORMA Negócios e Variance unem forças em consórcios
PLATAFORMA Negócios e Variance unem forças em consórcios

A PLATAFORMA Negócios, empresa atuante em gestão de redes comerciais no setor de consórcios, firmou uma parceria com a Variance, especializada em vendas digitais com uso de inteligência artificial (IA). O objetivo do acordo é aprimorar a performance comercial da rede, com foco em eficiência, escalabilidade e na experiência de fornecedores e parceiros em âmbito nacional.

De acordo com a companhia, a iniciativa está alinhada ao plano de incorporar tecnologias ao modelo de negócios, incluindo simuladores digitais, integração via APIs e motores de inteligência artificial, com o intuito de tornar as jornadas de vendas mais integradas e adaptáveis.

“Acompanhar a evolução dos canais de vendas e relacionamento é um desafio constante. Quando decidimos incorporar novas tecnologias ao nosso modelo, buscamos mais do que eficiência: buscamos transformar a forma como fornecedores e parceiros interagem, negociam e crescem juntos”, afirma Reinaldo Silva, fundador e CEO da PLATAFORMA Negócios.

A parceria prevê a integração da Variance ao WhatsApp e a canais digitais de voz, com campanhas estruturadas conforme o perfil dos clientes e horários de maior engajamento. A solução contempla atendimento em tempo real, interações automatizadas e personalizadas, além de conformidade regulatória.

A iniciativa também inclui o uso de data analytics como recurso para apoio à tomada de decisão. A coleta, o tratamento e a análise contínua dos dados visam gerar informações aplicáveis a ajustes de campanhas, segmentações e identificação de padrões de consumo.

“A parceria com a Variance nos permite agregar inteligência digital à nossa gestão comercial. Com métricas claras e capacidade de atuação dinâmica, conseguimos aumentar taxas de conversão, reduzir custos de aquisição e ampliar resultados de forma sustentável”, explica Reinaldo Silva.

A PLATAFORMA Negócios atua em canais de distribuição indiretos. Para fornecedores, oferece gestão da força comercial com foco em volume e qualidade de vendas. Para os parceiros, disponibiliza condições de produtos, remuneração, suporte à venda e relacionamento com os fornecedores.

A Variance tem como foco a aplicação de IA generativa em canais digitais de atendimento e vendas. Entre os recursos utilizados estão prompts supervisionados, operação contínua, automação e integração com diferentes sistemas. Segundo a empresa, sua tecnologia já foi utilizada por mais de 200 mil clientes, com taxas de leitura superiores a 70% e mais de 5 mil vendas realizadas por meio de IA.

“Acreditamos que a combinação entre expertise humana e tecnologia é essencial para escalar negócios com qualidade. Essa parceria reforça nosso propósito de entregar valor tanto para fornecedores quanto para parceiros, com uma camada adicional de inteligência, personalização e eficiência”, complementa Silva.

O acordo com a Variance será incorporado ao modelo de gestão da PLATAFORMA, que inclui planejamento estratégico, acompanhamento de resultados e suporte à rede. A expectativa é ampliar a capacidade da empresa de gerar resultados comerciais, com atenção à segurança, conformidade e escalabilidade.



Curso de Medicina da FACERES recebe nota máxima do MEC

Curso de Medicina da FACERES recebe nota máxima do MEC
Curso de Medicina da FACERES recebe nota máxima do MEC

O curso de Medicina da Faculdade de Medicina FACERES recebeu nota 5 — conceito máximo — no processo de renovação do reconhecimento do curso realizado pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação in loco foi realizada entre os dias 8 e 10 de outubro por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Para a obtenção da nota, foram analisadas as três dimensões do Instrumento de Avaliação do MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. O resultado reflete o compromisso da FACERES com a excelência acadêmica e com a formação médica de qualidade, consolidando a instituição entre as melhores do país.

As coordenadoras do curso, professoras Dra. Daiane Cassaro e Dra. Mariana Morgan destacaram que o reconhecimento é fruto do empenho coletivo de toda a comunidade acadêmica.

“Ser reconhecido como um curso de excelência, diante de um cenário que envolve mais de 700 acadêmicos, 80 professores e 90 funcionários técnico-administrativos, dezenas de parceiros nos cenários de práticas e diferentes esferas de gestão, só confirma que a dedicação de todos foi recompensada. Por outro lado, instiga todos os envolvidos a estarem periodicamente empenhados em ampliar nossas potencialidades, para nos destacarmos ainda mais no cenário dos cursos de Medicina do Brasil. Agradeço imensamente e, novamente, parabenizo todos que fazem o dia a dia deste curso”, afirma Dra. Daiane Cassaro.

“Essa avaliação positiva é o reflexo de um trabalho construído diariamente com muita dedicação e compromisso. Cada estudante que passa pela FACERES leva consigo não apenas conhecimento técnico, mas valores humanos e sociais que caracterizam nossa formação médica. A nota 5 confirma que estamos entregando à sociedade profissionais prontos para fazer a diferença na saúde do país”, complementa Dra. Mariana Morgan.

O diretor da Faculdade de Medicina FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, ressaltou que a nota máxima reforça o compromisso institucional com a formação médica humanizada e de excelência.

“A FACERES nasceu com o propósito de formar médicos preparados para cuidar de pessoas com competência técnica, ética e empatia. Receber a nota 5 do MEC é um reconhecimento nacional de que estamos no caminho certo, com um projeto pedagógico sólido, corpo docente qualificado e uma estrutura que favorece o aprendizado integral do estudante. Esse resultado é motivo de orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica”, destacou Dr. Toufic.

Durante a visita, a comissão avaliadora percorreu laboratórios, biblioteca, setores administrativos e ambientes de atividades práticas, como hospitais, unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento, além de realizar reuniões com a coordenação, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), professores, estudantes e colaboradores técnico-administrativos.

A FACERES possui convênios com importantes hospitais da cidade e região, e mantém uma ampla rede de cenários de prática em São José do Rio Preto, Bady Bassitt e Mirassol, oferecendo uma formação médica integral e diversificada. Entre essas unidades estão UBSs, UPAs, CAPS, Hospital Dia, SAMU, Centro Médico de Especialidades e Intermed, além da Unidade MFC Rubens Santana Thevenard (Santo Antônio), gerida pela própria instituição.

A avaliação do MEC é um processo criterioso que leva em conta aspectos como estrutura física, desempenho acadêmico, pesquisa, extensão, responsabilidade social e impacto na comunidade. 

 



Sicoob Credicom marcou presença no WCM 25

Sicoob Credicom marcou presença no WCM 25
Sicoob Credicom marcou presença no WCM 25

Em um ano emblemático para o cooperativismo, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como 2025, o Ano Internacional das Cooperativas, a Credicom fez parte da programação do World Cooperative Management – WCM’25, que aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte.

O evento, referência no setor cooperativista latino-americano, reuniu líderes, gestores e especialistas para debater o futuro das cooperativas, compartilhar boas práticas e fomentar a colaboração entre diferentes segmentos. A Credicom esteve presente em quatro momentos estratégicos, contribuindo com reflexões sobre inovação, intercooperação, transformação digital e tecnologia.

Um dos destaques foi o painel do dia 22/09, com a participação do Dr. João Augusto Oliveira Fernandes, presidente da Credicom, ao lado do Dr. Frederico Peret, da Unimed BH. Juntos, abordaram o modelo cooperativista e seu papel na geração de valor para a sociedade, além das transformações que vêm moldando o setor.

“O cooperativismo é, antes de tudo, uma forma de construir soluções coletivas e sustentáveis. Em um ano tão simbólico como este, é essencial reforçar o impacto positivo que as cooperativas geram nas comunidades e no desenvolvimento sustentável”, afirma o Dr. João Augusto.



Plataforma brasileira transforma o atendimento com IA e WhatsApp

Plataforma brasileira transforma o atendimento com IA e WhatsApp
Plataforma brasileira transforma o atendimento com IA e WhatsApp

O atendimento digital deixou de ser apenas uma ferramenta de suporte e se tornou peça estratégica para empresas que buscam crescer em um mercado cada vez mais competitivo. No Brasil, esse movimento tem um diferencial importante: a proximidade e o fator humano. Esse cenário torna o país um ambiente favorável para soluções que consigam aliar inovação tecnológica com proximidade cultural.

De acordo com Karen Willers, sócia-diretora da TomTicket, empresa brasileira especializada em soluções de atendimento digital, help desk e suporte omnicanal, o comportamento do consumidor brasileiro exige das empresas um atendimento que vá além da eficiência operacional."Enquanto players internacionais priorizam a automação e o autosserviço, no Brasil o cliente valoriza a empatia, a rapidez e o contato pessoal. Outro diferencial é o uso do WhatsApp como canal central, algo que não se repete com a mesma intensidade em outros países, onde e-mail e chat ainda predominam", explica.

A inteligência artificial vem transformando o setor ao permitir que empresas antecipem demandas, identifiquem riscos e ofereçam soluções de forma proativa. Ainda assim, Karen reforça que a tecnologia não substitui o humano.

"A IA acelera e organiza processos, mas quem dá o tom final é o atendente, com escuta ativa e empatia. Acreditamos que tecnologia e atendimento humano não competem: eles se complementam", pontua.

O mercado brasileiro mostra forte adoção de novas tecnologias: 74% das pequenas e médias empresas já utilizam IA, e a assistência virtual no atendimento ao cliente é um dos usos mais comuns, segundo o estudo da Microsoft.

Já na indústria, o número de empresas que usam inteligência artificial cresceu 163% em dois anos, alcançando 41,9% em 2024, conforme a pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Karen, as empresas que conseguirem equilibrar escala, automação e proximidade humana terão vantagem competitiva.

"O futuro é digital, mas o diferencial continuará sendo humano. A tecnologia acelera, mas são as pessoas que se conectam. Esse equilíbrio é o que transforma interações em relacionamentos duradouros", frisa.

Entre as tendências que devem moldar o futuro do atendimento digital no país estão o uso do WhatsApp como canal central nas interações, a inteligência artificial preditiva, a personalização com segurança de dados e a integração omnicanal, que centraliza diferentes pontos de contato em um único painel.

Um exemplo prático dessa transformação é a Taxation Mind, empresa de consultoria em TI que adotou a plataforma da TomTicket. Entre 2022 e 2024, a companhia saltou de 20 para 90 colaboradores e ampliou sua base para mais de 600 clientes, crescimento que exigiu maior eficiência na gestão dos atendimentos.

De acordo com Sérgio Magni, gerente de TI da Taxation Mind, a ferramenta contribuiu diretamente para a melhoria da operação.

"A plataforma permitiu centralizar chamados internos e externos, gerar relatórios detalhados e identificar gargalos e oportunidades de capacitação da equipe. Essa organização aprimorou a produtividade e a qualidade do atendimento prestado", relata.

Com foco em unir tecnologia de ponta e proximidade humana, a TomTicket é uma empresa brasileira especializada em soluções de atendimento digital, help desk e suporte omnicanal. A plataforma ajuda empresas a organizar processos, aumentar a produtividade e melhorar a experiência de seus clientes.



No Recrutamento e Seleção 87% das empresas já usaram IA

No Recrutamento e Seleção 87% das empresas já usaram IA
No Recrutamento e Seleção 87% das empresas já usaram IA

Uma pesquisa recente mostra que 87% das empresas no mundo já utilizaram inteligência artificial em seus processos de recrutamento e seleção. O dado, divulgado pelo portal DemandSage, reforça como a tecnologia vem transformando a forma como organizações identificam, avaliam e contratam talentos.

Atualmente, grandes companhias já utilizam IA para otimizar a triagem de currículos, prever o desempenho futuro de candidatos e analisar competências comportamentais. O relatório também aponta que a adoção dessas ferramentas tem sido impulsionada pela possibilidade de reduzir em até 30% os custos por contratação.

No Brasil, essa tendência ganha cada vez mais espaço, especialmente diante do desafio de atrair e reter profissionais em um mercado altamente competitivo. Exemplo disso foi a edição 2025 do R&S Summit, um dos maiores eventos de Recrutamento e Seleção do país, que destacou a aplicação da IA no setor e reuniu mais de 11 mil profissionais de RH, recrutadores e gestores.

"Nos próximos cinco anos, recrutadores preparados em inteligência artificial poderão ser até seis vezes mais produtivos. Em um futuro próximo, o recrutador deixará de ser apenas usuário de software para atuar como um coagente da inteligência artificial. Em 2030, a previsão é que a IA transforme completamente a forma de pensar os processos seletivos, atuando como parceira estratégica dos profissionais da área", afirmou Rodrigo Sahd, CEO da The Foursales Company, durante o evento.

Além disso, o Summit também trouxe discussões sobre o prompt secreto do cientista em recrutamento e seleção, formas práticas de aplicar a inteligência artificial nos processos atuais e estratégias para que os profissionais de RH se mantenham relevantes diante do avanço tecnológico.

A realização do encontro contou com a atuação conjunta das empresas que integram a holding The Foursales Company: a EasyHire, consultoria generalista de recrutamento e seleção; o Salesjobs, agência tech especializada na contratação de vendedores; e a Foursales, consultoria focada em avaliar, selecionar e recrutar executivos de vendas e marketing. Atuando em frentes complementares, as três empresas contribuíram para o amplo debate promovido pelo evento.

Em suma, o R&S Summit 2025 evidenciou na prática o que os números já mostram: a inteligência artificial está redefinindo os processos de recrutamento e seleção. O encontro reuniu diferentes perspectivas e mostrou que a tecnologia deixou de ser promessa para se tornar parte essencial da estratégia de atração e gestão de talentos.



João Pessoa sediará o 3º SANEAR-PB em outubro de 2025

João Pessoa sediará o 3º SANEAR-PB em outubro de 2025
João Pessoa sediará o 3º SANEAR-PB em outubro de 2025

Nos dias 20 e 21 de outubro, João Pessoa sediará o 3º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental (SANEAR-PB), no Centro Cultural Ariano Suassuna – Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraíba (ABES-PB), em parceria com o Governo do Estado e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o encontro reunirá autoridades, especialistas e gestores para discutir desafios e oportunidades do saneamento ambiental no estado.

Com o tema "Saneamento para Todos: Desafios e Oportunidades", o evento abordará assuntos como regulação, fiscalização, recursos hídricos, drenagem urbana e meio ambiente.

A abertura contará com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes da ABES nacional e do TCE-PB.

A Palestra Magna será ministrada por Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Cagepa, com o tema "O saneamento no Estado da Paraíba: desafios e perspectivas".

A programação inclui palestras, painéis técnicos e apresentações de cases sobre inovação, políticas públicas e segurança hídrica. O evento também marcará o lançamento do Edital do Prêmio Pesquisadores do Saneamento Ambiental 2025, promovido pela ABES-PB, Cagepa e Secitec.

Serviço:

Evento: 3º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental – SANEAR-PB

Data: 20 e 21 de outubro de 2025

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna – Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB)

Endereço: R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, João Pessoa (PB)



Energia limpa sem investimento chega a mais brasileiros

Energia limpa sem investimento chega a mais brasileiros
Energia limpa sem investimento chega a mais brasileiros

A geração distribuída tem se consolidado como uma das estratégias mais relevantes da transição energética no Brasil. Com base em um modelo de produção próxima ao consumo e com fontes renováveis, a modalidade vem crescendo no país impulsionada por mudanças regulatórias, avanços tecnológicos e novos formatos de participação coletiva, como as cooperativas de energia.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o mundo adicionou cerca de 507 gigawatts de capacidade renovável à matriz elétrica em 2023 — um novo recorde global. No Brasil, 93,1% da geração de energia elétrica no mesmo ano veio de fontes renováveis, o que reforça o potencial do país para liderar a transição energética. 

A maior parte dessa geração, no entanto, ainda depende das hidrelétricas, cuja produção está diretamente ligada ao volume de chuvas. Em períodos de escassez hídrica, é comum o acionamento de termelétricas — fontes mais poluentes e caras — para garantir o fornecimento. Apesar da matriz majoritariamente renovável, esse cenário reforça a importância de diversificar as fontes e ampliar o acesso a modelos descentralizados de geração. Ainda assim, muitos consumidores associam o uso de energia renovável à necessidade de investir em equipamentos próprios, como painéis solares instalados no telhado. Essa percepção tem sido uma barreira para o avanço da democratização do setor.

Com base no modelo de geração compartilhada via cooperativas, residências e empresas em baixa tensão passaram a ter acesso a créditos de energia limpa injetada na rede elétrica, sem precisar investir na instalação de equipamentos. A lógica é semelhante ao cooperativismo de crédito: o cliente se associa a uma cooperativa que aluga usinas já conectadas à rede, e passa a receber os créditos de energia proporcionais à sua cota diretamente em sua fatura mensal. A estrutura tem respaldo legal pela Lei nº 14.300/2022, que regulamenta a geração distribuída no Brasil e estabelece regras para compensação de créditos, incluindo a figura do cooperado.

Nesse cenário, empresas especializadas têm atuado como gestoras dessas cooperativas, ampliando o alcance do modelo e garantindo que a energia gerada seja corretamente compensada. Uma dessas empresas é a Nex Energy, que atua exclusivamente na gestão de créditos de energia e já administra usinas em diferentes regiões do país. A operação é baseada em fontes como solar fotovoltaica, biogás, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas — todas com baixo impacto ambiental e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“É comum a ideia de que a única forma de ter economia com energia limpa é investindo em placas solares próprias. O que mostramos diariamente é que há um modelo legal e acessível, baseado em cooperativas, que permite a qualquer pessoa ou empresas em baixa tensão acessar energia renovável, com desconto na conta de luz e sem investimento inicial”, explica Bruno Marques, diretor comercial da Nex Energy. “Nosso desafio é ajudar o consumidor a entender que é possível fazer parte dessa transformação energética de forma simples e segura.”

O modelo tem ganhado força também entre micro e pequenas empresas preocupadas com eficiência financeira e práticas ESG. A geração distribuída, além de reduzir a conta de energia, protege o consumidor contra variações de bandeiras tarifárias e permite um posicionamento sustentável no mercado. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) projeta que a geração compartilhada continuará crescendo nos próximos anos, especialmente em sistemas de até 5 megawatts, como os operados pelas cooperativas de energia.

 



Conscientização sobre a menopausa cresce entre brasileiras

Conscientização sobre a menopausa cresce entre brasileiras
Conscientização sobre a menopausa cresce entre brasileiras

O Dia Mundial da Menopausa, celebrado anualmente em 18 de outubro, tem como objetivo ampliar a conscientização sobre essa fase natural da vida feminina e divulgar as opções de apoio disponíveis para promover saúde e bem-estar.

Nos últimos anos, o número de mulheres que buscam orientação médica para lidar com os sintomas da menopausa tem aumentado. De acordo com cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 30 milhões de mulheres no Brasil estão na faixa etária do climatério e menopausa, o que representa 7,9% da população feminina. Apesar disso, apenas cerca de 238 mil foram diagnosticadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por outro lado, levantamento publicado na revista científica Climateric aponta que 82% das brasileiras nessa faixa etária apresentam sintomas que comprometem a qualidade de vida.

A enfermeira estomaterapeuta Gisele Azevedo, mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), observa que o aumento na busca por orientação médica está relacionado ao envelhecimento populacional. Conforme o Censo 2022 do IBGE, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 22,1 milhões, o equivalente a 10,9% da população — um aumento de 57,4% em relação a 2010.

Segundo Gisele, as mulheres com mais de 50 anos atualmente se sentem mais à vontade para discutir questões de saúde relacionadas à menopausa. A pesquisa Menopause Experience & Attitudes (ou Experiência e Atitudes na Menopausa), realizada pela farmacêutica Astellas em seis países, mostra que oito em cada dez brasileiras relataram sentimentos psicológicos negativos devido à menopausa, incluindo ansiedade (58%), depressão (26%), constrangimento (20%) e vergonha (16%) — índices superiores à média global.

A menopausa marca o fim da vida reprodutiva e é diagnosticada após 12 meses de ausência menstrual. No Brasil, a média de idade para seu início é de 48 anos. O processo ocorre em duas etapas: a perimenopausa, quando os sintomas começam a surgir, e a pós-menopausa. Mais de 34 sintomas estão associados a esse período, variando entre alterações cognitivas, físicas, urogenitais e vasomotoras, sendo estas últimas — como ondas de calor e suores noturnos — as mais frequentes e impactantes.

O estudo ainda mostra que 30% das brasileiras acreditam ter alto conhecimento sobre os sintomas da menopausa, enquanto 17% afirmam saber pouco ou nada. Entre aquelas que já vivenciaram a experiência, o índice de conhecimento sobe para 42%. "Consequentemente, as mulheres chegam aos consultórios médicos muito mais informadas e dispostas a questionar tratamentos e abordagens que não atendam às suas necessidades", afirma Gisele.

Acompanhamento médico e autocuidado são essenciais para o bem-estar

A especialista ressalta que o cuidado com o corpo e o acompanhamento clínico adequado são fundamentais para minimizar os efeitos da menopausa. "A plausibilidade biológica, ou seja, aquilo que é claro e consensual na biologia e no funcionamento do corpo humano e dispensa estudos científicos, é clara: nosso corpo responde da maneira como é tratado", explica.

De acordo com Gisele, manter uma boa hidratação é o primeiro passo para melhorar sintomas relacionados ao ressecamento da pele, cabelos e mucosas. "Parece simples e óbvio, e se toda mulher fizer isso, terá menos sintomas e melhores resultados em seu quadro de secura vaginal", frisa.

Ela também destaca a importância de uma alimentação equilibrada, com baixo consumo de ultraprocessados e foco em alimentos naturais ricos em fitoestrogênio, magnésio, ômega 3 e cálcio. "Uma mulher que se alimenta de produtos sem aditivos químicos oferece ao seu corpo um combustível de melhor qualidade, que garante um melhor funcionamento", comenta.

Alternativas naturais podem auxiliar no cuidado íntimo

Entre as alternativas complementares, Gisele recomenda o uso de óleo de coco extravirgem, desde que tenha pH entre 3,8 e 4,5 — faixa compatível com a região íntima. Segundo ela, o óleo de coco prensado a frio contém cerca de 90% de triglicerídeos de cadeia média (TCM), além de compostos como polifenóis, tocoferol, tocotrienol, fitoesteróis e monoglicerídeos, substâncias associadas à hidratação, regeneração celular e ação antimicrobiana.

A Copra, líder nacional em óleo de coco, é uma das empresas que possui o item com essas características. O produto recebeu o selo Testado e Aprovado da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), após testes realizados de acordo com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que avaliaram a conformidade e a segurança do produto.

Gisele explica que o uso do óleo pode auxiliar no ressecamento vaginal, que se manifesta em forma de coceira, ardor, desconforto e dor local. "Se a mulher tem uma mucosa ressecada, cujos tecidos estão sem elasticidade e em sofrimento estrutural, claramente percebemos o quão adequado pode ser o uso de óleo de coco extravirgem nos genitais, interna e externamente", afirma.

Ela alerta, contudo, que o produto não é compatível com látex ou silicone e que mulheres com alergia ao coco devem realizar teste de sensibilidade antes do uso. O tratamento também não deve substituir a hormonioterapia tópica, mas pode ser intercalado com ela.



SP recebe Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial

SP recebe Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial
SP recebe Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial

Nos dias 17 e 18 de novembro, São Paulo (SP) receberá o Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial. O evento reunirá líderes e profissionais de diversas áreas para discutir inclusão, diversidade e sustentabilidade corporativa. A edição de 2025 marca os dez anos de trabalho da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, entidade responsável pela organização do fórum.

A programação traz uma estrutura híbrida de painéis de executivos e talks, abordando temas como inteligência artificial (IA) inclusiva, futuro do trabalho e justiça climática. O público presente será composto por representantes de empresas, governos, universidades, organizações internacionais e lideranças da sociedade civil para discutir soluções conjuntas.

Além disso, o fórum contará com o espaço “Iniciativas que Transformam”, voltado à troca de experiências e conexões entre negócios, gestores e grupos de afinidade racial. Haverá também o Reconhecimento do Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE) 2025, que destaca organizações com avanços mensuráveis em diversidade e inclusão e o Índice D&I dos Escritórios de Advocacia 2025 – 2 ed., que apontará os escritórios destaque em práticas de gênero, raça, gerações, PCD e LGBTQIAPN+.

Outros destaques do evento incluem discussões sobre: governança inclusiva e disclosure racial, em linha com a Resolução CVM nº 59/21 e a pauta global da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30); ascensão profissional, com foco em retenção e desenvolvimento de talentos negros; e grupos de afinidade e cultura organizacional, analisando como a mobilização interna das empresas evoluiu na última década.

"Essas discussões criam um ambiente que combina inspiração, aprendizado e networking de alto nível. Vamos celebrar o legado de dez anos da Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial e marcar o início de um novo ciclo. O objetivo é ter sintonia com a agenda global da COP30 ao conectar equidade racial, transição energética e justiça climática como dimensões inseparáveis da sustentabilidade corporativa," explica Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Ele comenta que o Brasil ainda enfrenta desafios para promover a equidade racial de forma consistente nas empresas. Segundo dados do Índice de Equidade Racial nas Empresas 2024, menos de 5% de pessoas negras estavam em posição de alta liderança nas grandes empresas.

Em 2025, foi divulgado também o dado de que a raça é o principal fator de discriminação no Brasil: 84% dos entrevistados que se identificam como pretos já foram alvos de preconceito. O levantamento foi feito pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Vital Strategies e a Umane.

"Muitas empresas ainda tratam a inclusão racial como projeto pontual e não como política institucional. Há falta de integração entre metas de diversidade e indicadores de desempenho e ausência de governança robusta para sustentar compromissos de longo prazo. O fórum busca justamente ajudar a consolidar a maturidade empresarial nesse aspecto. Defendemos que a mudança precisa ser sistêmica, cultural e compartilhada, envolvendo gestores, coordenadores e profissionais de diferentes áreas," diz Vicente.

O Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista, 1313. A programação completa será divulgada em breve, mas as inscrições já estão abertas por este link.

Para saber mais, basta acessar o site da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial: https://iniciativaempresarial.com.br/



Empresa investe em gestão humanizada na área da saúde

Empresa investe em gestão humanizada na área da saúde
Empresa investe em gestão humanizada na área da saúde

Desde 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) orienta práticas de atenção e gestão na saúde brasileira, com foco na valorização dos vínculos entre profissionais, gestores e usuários. Em 2025, a aprovação do Projeto de Lei 119/2019 pelo Senado reforçou esse compromisso ao tornar o atendimento humanizado um princípio obrigatório em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Paralelamente, empresas que atuam na gestão de profissionais de saúde têm buscado formas de contribuir para a efetivação desses valores, tanto na esfera pública quanto privada. É o caso do Grupo Maestria, que desenvolveu o programa ‘Jeito Maestria de Humanizar’ como eixo central de sua atuação. Especializada na gestão de equipes no setor de saúde, a empresa adota o modelo de terceirização sócio-cotista, que permite a formação de grupos de profissionais com autonomia e flexibilidade para atender às demandas específicas de cada instituição.

De acordo com a enfermeira Priscila Subtil Figueiredo, Gerente de Serviços do Grupo, esse modelo tem como objetivo “a transformação da saúde por meio da gestão responsável de serviços e pessoas”. Ela explica que o planejamento estratégico da empresa é construído com participação ativa da equipe, o que fortalece o alinhamento entre gestão e prática assistencial.

Segundo ela, a cultura organizacional da empresa incorpora os princípios da PNH como parte de sua identidade. “A humanização é um dos valores da Maestria. Talvez o pilar mais sólido que a empresa construiu”, afirma. “O programa reúne ações inspiradas na política nacional, com foco na criação de ambientes acolhedores e seguros para os profissionais e para os pacientes”, acrescenta.

A proposta é que a terceirização não se limite apenas à alocação de equipes, mas que represente uma entrega com sentido e propósito. “O cuidado humanizado está desde o momento de entrada do profissional à empresa, desta forma já é possível disseminar nosso jeito de fazer as coisas”, diz Figueiredo. O programa é disseminado nas instituições onde os profissionais atuam, com ações contínuas que buscam fortalecer vínculos e promover bem-estar no ambiente de trabalho.

A gestão de escalas é outro ponto que reflete essa abordagem. A empresa utiliza a plataforma Pega Plantão, que permite aos profissionais acessar, assumir, trocar e passar plantões de forma autônoma. “Nosso diferencial é a flexibilidade. O profissional pode se sentir livre para sua organização de agenda e financeira”, explica a gerente. A tecnologia é acompanhada por supervisão da equipe da sede e dos responsáveis técnicos de cada projeto, garantindo suporte e acompanhamento integral.

A capacitação contínua também é parte do modelo. Os profissionais participam da definição das necessidades de treinamento, e os cursos são oferecidos mensalmente, de forma presencial ou remota, por meio da plataforma Lector. “Os profissionais são partícipes importantes para a tomada de decisão”, destaca Figueiredo, reforçando o protagonismo dos trabalhadores na construção de práticas qualificadas.

Embora os impactos diretos na adesão ao tratamento dos pacientes não sejam mensurados pela empresa, o Grupo Maestria participa ativamente da Gestão de Desempenho Assistencial (GDA), agenda mensal em que os responsáveis técnicos das unidades apresentam indicadores e traçam planos de ação. “Ali, os profissionais responsáveis técnicos das unidades apresentam seus indicadores assistenciais e traçam planos de ação dos quais participamos ativamente”, afirma.

A flexibilidade do modelo sócio-cotista permite adaptações às diferentes realidades regionais e às especificidades de cada serviço. O processo de entrada de sócios inclui avaliação técnica e de experiência, desenhada conforme as necessidades locais. “Um grupo conectado de profissionais pode desempenhar da melhor forma para o serviço e ainda assim se mantendo personalizado a cada local/região”, conclui a gerente.

Para saber mais, basta acessar: mss.com.br



Magazine Médica investe em datas-chave da saúde

Magazine Médica investe em datas-chave da saúde
Magazine Médica investe em datas-chave da saúde

A Magazine Médica, empresa especializada em produtos e equipamentos voltados ao setor de saúde, está promovendo ações comerciais específicas para duas datas comemorativas consideradas estratégicas em seu calendário: o Dia da Secretária, celebrado em 30 de setembro, e o Dia do Médico, em 18 de outubro. As campanhas têm como objetivo reconhecer a importância desses profissionais para o funcionamento de clínicas, consultórios e hospitais em todo o país, além de impulsionar o relacionamento com os clientes e ampliar a movimentação comercial no período.

Entre os dias 10 e 30 de setembro, a empresa realizou o Mês da Secretária, com uma campanha de "comprou, ganhou" voltada às compras realizadas no site oficial. Clientes que adquiriram produtos acima de R$ 1.000 foram contemplados com brindes da marca Creamy SkinCare, incluindo cremes, protetores solares e outras opções voltadas ao cuidado pessoal. A ação buscou oferecer um presente que dialogasse com a rotina das secretárias, profissionais que desempenham papel fundamental na organização e no atendimento das unidades de saúde.

Para o mês de outubro, a empresa deu início à segunda edição do Show de Prêmios Magazine Médica, voltado à celebração do Dia do Médico. Durante todo o mês, compras acima de R$ 1.000 no site garantem brindes personalizados e exclusivos, como cremes, necessaires, canetas e bolsas térmicas. Além disso, os 15 maiores pedidos realizados no período serão premiados com itens de alto valor agregado, como iPhones, iPads, Kindles, estetoscópios e aparelhos de pressão.

As campanhas também incluem condições comerciais segmentadas. De acordo com Daiane Pagnussat, gerente de e-commerce da empresa, os clientes têm acesso a descontos em todo o site, incluindo preços de fábrica em produtos da marca Welch Allyn. Há, ainda, 7% de desconto para pagamentos via Pix, frete grátis para as regiões Sul e Sudeste em compras acima de R$ 590 e para o Nordeste em pedidos a partir de R$ 3.000.

"As duas ações foram pensadas para celebrar as datas e agradecer os profissionais que escolhem a Magazine Médica como fornecedora. Com as ações, queremos valorizar a pessoa por trás do profissional", afirma.

Além das promoções, a executiva ressalta que a empresa também investe em estratégias de relacionamento e engajamento com secretárias e médicos. Durante essas datas, são realizadas homenagens que destacam a relevância dessas profissões para o sistema de saúde brasileiro. "Buscamos nos posicionar como uma one stop shop também em ocasiões comemorativas, oferecendo soluções que vão além do fornecimento de insumos e equipamentos médicos".

"Ampliamos as ações para além de ofertas e frete grátis para brindar as pessoas por trás de cada pedido com opções de presentes e prêmios voltados ao universo da saúde", explica a gerente. "Com isso, o objetivo é nos posicionar como um parceiro completo, não apenas para o fornecimento de insumos e equipamentos médicos, mas também para celebrar e valorizar os profissionais da saúde em todas as ocasiões que importam para o setor", acrescenta.

A expectativa, segundo Pagnussat, é de que as campanhas contribuam para uma experiência de compra aprimorada, com impacto positivo tanto na percepção dos clientes quanto nos indicadores comerciais. "Queremos oferecer ao cliente uma experiência de compra cada vez melhor, para além do aumento dos números de vendas e ticket. Mas, claro, esses números continuam importantes e temos expectativa de aumento em 20% das vendas", projeta.

Para a executiva, reconhecer e celebrar o Dia da Secretária e o Dia do Médico é uma forma de reforçar o compromisso com os profissionais que atuam diretamente na promoção da saúde no Brasil. "Consideramos estas duas datas como as principais do nosso calendário. Celebramos os profissionais, pois entendemos que para além de números, na saúde lidamos com pessoas e queremos valorizar quem faz a diferença na vida de muitas outras", conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://magazinemedica.com.br/



Passo Fundo (RS) recebe imersão presencial SMY em novembro

Passo Fundo (RS) recebe imersão presencial SMY em novembro
Passo Fundo (RS) recebe imersão presencial SMY em novembro

Estão abertas as inscrições para a nova edição da imersão presencial Segredos Milionários dos Youtube – SMY promovida pelo empresário e palestrante João Adolfo de Souza, que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro, em Passo Fundo (RS), no centro de eventos Gran Palazzo. A iniciativa surge após o encontro realizado em outubro, em São Paulo (SP), que contou com mais de 200 participantes de 20 estados brasileiros e de países como Portugal, Paraguai e Estados Unidos.

A ação faz parte das ações de fortalecimento do João Adolfo Oficial, voltada à formação técnica e estratégica de criadores de conteúdo que atuam junto ao público de empresários que desejam alcançar mais leads, vender mais e transformar o Youtube em uma máquina de faturamento para os seus negócios.

João Adolfo chama a atenção para os aprendizados que serão traduzidos durante o evento, conhecimentos que serão abordados a partir dos seguintes tópicos: "Como ter um canal de sucesso no youtube e monetizar com mais vendas", "Como aumentar a autoridade com vídeos no YouTube" e "Como se comunicar melhor".

"Agora, queremos dar a oportunidade, pela primeira vez, aos empresários do Sul. Nasci na região e sei que o povo tem capacidade, além de muito espaço para que os empresários possam crescer com seus negócios e empresas", comenta o especialista.

Segundo o empresário, a imersão também é resultado da experiência desenvolvida ao longo dos anos de atuação no segmento, que agora é usada para ensinar e promover capacitação técnica para criadores de conteúdo voltados à esse público específico.

Para Adolfo, a escolha de Passo Fundo (RS) como sede da última edição do ano da imersão presencial SMY foi assertiva: "As expectativas são positivas. Logo na abertura, registramos a inscrição de empreendedores de mais de dez estados diferentes que virão para o evento na cidade", reporta.

As principais temáticas do evento refletem as atualizações recentes do YouTube e das ferramentas de Inteligência Artificial (IA): "Abordaremos novas tendências do mercado, como usar a IA para acelerar as visualizações e monetização", afirma.

Hoje, o Brasil está entre os maiores mercados globais do YouTube, conforme indicativos do Google. Para se ter uma ideia, a plataforma registrou mais de 100 bilhões de visualizações no país apenas em junho de 2024. Mensalmente, 120 milhões de brasileiros acessam o YouTube em busca de conteúdos.

Adolfo revela que planeja ampliar o modelo de imersão em 2026, com a previsão de novos formatos e regiões a serem contempladas. "No próximo ano planejamos realizar três edições da Imersão SMY no Brasil e uma em outro país, provavelmente em Portugal. No exterior, já fizemos nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai", finaliza.

Para mais informações sobre a imersão SMY em Passo Fundo (RS), basta acessar: https://joaoadolfooficial.com/imersao?utm_blog



ABES-SP lança 5ª ed. de “Abastecimento de Água” na Fenasan

ABES-SP lança 5ª ed. de "Abastecimento de Água" na Fenasan
ABES-SP lança 5ª ed. de "Abastecimento de Água" na Fenasan

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP) estará presente na Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que acontece de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os destaques da programação especial da entidade está o lançamento do livro "Abastecimento de Água – 5ª Edição Revista e Atualizada", de Milton Tomoyuki Tsutiya.

Durante os três dias, das 14h às 20h, o estande da ABES-SP (Rua Q08) será o ponto de encontro de profissionais e estudantes interessados em saneamento, inovação e gestão da água, com palestras técnicas, oportunidades de networking e sorteio de brindes para novos(as) associados(as).

A ABES-SP preparou atividades que unem conteúdo técnico, interação e momentos de descontração, como o tradicional Bar da ABES-SP, tornando a experiência na feira ainda mais dinâmica.

A seguir a programação detalhada:

21 de outubro (terça-feira)

Horário: 15h
Palestra: Nova classificação de resíduos de ETE – Estação de Tratamento de Efluentes e ETA – Estação de Tratamento de Água, conforme a norma ABNT 10.004:24
Palestrante: Wagner de Miranda Pedroso, conselheiro da ABES-SP

A palestra abordará de forma clara a nova sistemática de classificação de resíduos, conforme a norma ABNT 10.004:24, facilitando a compreensão e promovendo uma gestão mais segura, responsável e inclusiva. Serão apresentados exemplos práticos e haverá espaço para dúvidas, auxiliando profissionais na adequação às normas e legislações ambientais.

Bar da ABES-SP na Fenasan – Empresa Amanco (Wavin)
Horário: 17h às 20h
Palestra: Soluções em Métodos Não Destrutivos (MND) para Reabilitação de Redes
Palestrante: Eng. Danny Couto, executivo MND

Inscrições para este evento: https://forms.gle/8aTVbKRKKnfnQQDA8

22 de outubro (quarta-feira)

Horário: 15h
Palestra: Confiança na Água que Consumimos: O Papel do Plano de Segurança da Água
Palestrante: Roseane Garcia, diretora da ABES-SP

A apresentação mostrará como os Planos de Segurança da Água (PSA), alinhados às diretrizes da OMS e às normas brasileiras, são essenciais para garantir água segura e acessível à população. Serão discutidos temas como proteção de mananciais, gestão integrada de riscos e governança participativa, destacando a importância da segurança hídrica em tempos de crise climática.

Lançamento do livro Abastecimento de Água – 5ª Edição Revista e Atualizada, de Milton Tomoyuki Tsutiya (in memoriam)

Horário: 17h às 20h
O clássico Abastecimento de Água chega à sua 5ª edição revista e atualizada, consolidando-se como referência para profissionais e estudantes da área. O lançamento contará com sessão de autógrafos com os revisores e coordenadores da obra: Eng. Jairo Tardelli Filho e Eng. Kasuyoshi Carlos Massuyama.

23 de outubro (quinta-feira)

Horário: 13h30 às 15h
Palestra e Roda de Conversa JPS – Programa Jovens Profissionais do Saneamento
Tema: Coleta de esgoto em áreas de vulnerabilidade social: desafios para a universalização
Palestrantes: Ana Paula Oliveira – coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP; Igor Barbosa – coordenador adjunto da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP, e Bruno Souza – membro do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-SP)

Horário: 15h
Palestra: Cada Gota Conta – A Revolução da Água em um Mundo em Aquecimento
Palestrante: Ricardo Crepaldi, diretor da ABES-SP

A palestra destacará como os extremos climáticos afetam a água e a necessidade de ações estratégicas e integradas, com foco em resiliência, adaptabilidade, sustentabilidade e educação ambiental, garantindo a preservação e o acesso a esse recurso vital para as gerações futuras.

Bar da ABES-SP na Fenasan – Empresa Enfil S/A
Horário: 16h às 20h

Palestra: Gestão BIM Centralizada: Eficiência e Inovação com Aplicativo Exclusivo da Enfil, em Desenvolvimento na Mauá
Palestrantes: Lucas Thiago Dallarosa, da equipe de Tecnologia e Desenvolvimento da Enfil, e representante do time acadêmico do IMT – Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia.

Mais que apresentar a ferramenta, o objetivo é compartilhar como a colaboração acelera padronização, qualidade e produtividade em obras reais.

Inscrições para este evento: https://forms.gle/A9qYR1ES3T6HekrU8

21 e 22 de outubro – Circuito de Empresas Associadas da ABES-SP

Horário: 16h às 17h
Ponto de Encontro: Estande da ABES-SP (Rua Q08)
Atividade: Visitas interativas e guiadas
Tempo em cada estande: 10 a 15 minutos

Sorteio de brindes para novos(as) associados(as)

Dias: 21, 22 e 23 de outubro – Horário: 17h

Durante todos os dias do evento, haverá o sorteio de uma mochila recheada de presentes para quem se associar à ABES-SP.

Brindes:

  • 1 livro da ABES-SP
  • 1 mochila para notebook com conector USB
  • 1 Power Bank (carregador portátil) de 10.000 mAh
  • 1 squeeze inox personalizado (550 ml)
  • 1 fone de ouvido JBL On Ear Tune 520BT

Serviço

ABES-SP na Fenasan 2025

Data: de 21 a 23 de outubro
Horário: das 14h às 20h

Local: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP



Bradesco seguros lidera projeto que fortalece a sustentabilidade no setor

Bradesco seguros lidera projeto que fortalece a sustentabilidade no setor
Bradesco seguros lidera projeto que fortalece a sustentabilidade no setor

Lançado em 2022, o Projeto Oficina Sustentável, iniciativa da Bradesco Seguros em parceria com a Ecoassist, vem promovendo uma transformação significativa no setor de reparação automotiva. Focado na regularização ambiental e no descarte responsável de resíduos, o projeto tem gerado impactos concretos na conformidade legal, na prevenção de riscos ambientais e na ampliação da responsabilidade socioambiental entre oficinas.

Com uma estrutura completa, a iniciativa oferece às oficinas consultoria técnica especializada, coleta de resíduos perigosos e suporte na emissão de documentos obrigatórios, como o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) e o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Vale destacar que tudo isso é realizado sem comprometer a rotina operacional das empresas participantes.

No último ano, a iniciativa já realizou mais de 1,4 mil coletas programadas, adaptadas à agenda das oficinas. Desde o início do projeto, foram 246 toneladas de resíduos destinados à reciclagem, além de 27,7 toneladas de resíduos contendo materiais perigosos, destinados corretamente ao coprocessamento. “Materiais que antes representavam riscos de contaminação ambiental agora recebem destinação segura e legal, garantindo tranquilidade jurídica aos parceiros”, explica Marcio Jordão, superintendente sênior de Sinistros da Bradesco Seguros.

Além disso, o projeto já viabilizou a emissão de mais de 30 CADRIs junto à CETESB, certificados essenciais para a conformidade ambiental dos estabelecimentos, e promoveu a elaboração de diversos PGRS. Tudo isso sem custos adicionais para as oficinas participantes.

Outro destaque da iniciativa, além da frente ambiental, é o impacto social positivo dos resíduos. Os resíduos recicláveis são encaminhados a indústrias recicladoras e organizações do terceiro setor, fomentando a economia circular e gerando oportunidades de trabalho. Estima-se que 193 empregos já tenham sido gerados em atividades relacionadas à logística reversa, triagem e reaproveitamento de materiais.

“Mais do que evitar infrações e garantir conformidade, o projeto fortalece uma cultura de sustentabilidade e inovação entre os parceiros da Bradesco Seguros. Hoje, 23 oficinas já são reconhecidas pelo Selo Oficina Sustentável, projeto inovador com modelos de sustentabilidade e conformidade legal, um selo de credibilidade que amplia o potencial de negócios com seguradoras, montadoras e clientes que priorizam empresas comprometidas com a agenda ESG”, ressalta o executivo.

Para o mercado de seguros, a iniciativa representa um novo patamar de parceria técnica e responsabilidade compartilhada, com foco em performance, prevenção e reputação. A adesão está aberta a oficinas referenciadas em todo o estado de São Paulo, com expansão gradual para demais regiões, consolidando um movimento em que sustentabilidade e conformidade caminham lado a lado, com a liderança da Bradesco Seguros no setor e a expertise ESG da Ecoassist.



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