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Cientistas sociais questionam a curva em U da felicidade

Cientistas sociais questionam a curva em U da felicidade
Cientistas sociais questionam a curva em U da felicidade

Na última década, se intensificaram estudos sobre a chamada “curva em U da felicidade”. Essa curva ilustra um padrão em que a satisfação com a vida — que costuma ser alta aos vinte e poucos anos — começa a cair depois dos 30 anos, atingindo o “fundo do poço” na meia-idade, por volta dos 45–50 anos. Depois dessa fase, pesquisadores argumentam que ela volta a subir ao longo do processo de envelhecimento.

Embora a felicidade possa parecer um conceito efêmero e subjetivo, ela tem sido mensurada exaustivamente desde a década de 1990. “Basicamente, descobrimos que as pessoas são mais infelizes na meia-idade. A pessoa é feliz quando é jovem e é feliz quando é velha — esse é o formato do U”, diz David Blanchflower, especialista que atuou como membro do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra de 2006 a 2009.

Essa regularidade foi encontrada em muitos países e conjuntos de dados, sobretudo a partir de pesquisas como Gallup. Em análises mais recentes, Blanchflower volta a defender que a relação entre idade e bem-estar é tipicamente em U. Mas afirma que tem sido observada uma tendência preocupante: o braço esquerdo do U — que representa os jovens — não está mais apontando para cima. Isto porque, em todo o mundo, os jovens têm relatado um aumento da infelicidade. Blanchflower acredita que o advento dos smartphones e das mídias sociais pode ser o grande culpado.

O consenso, porém, não é absoluto. Pesquisadores como Nancy Galambos argumentam que o bem-estar na transição para a vida adulta é caracterizado por trajetórias diversas, com alguns jovens prosperando nesse período e outros fracassando ao tentarem enfrentar desafios normativos, como terminar os estudos e encontrar trabalho, ou ainda encontrar um par romântico.

A pandemia de covid-19 também exerceu influência sobre os jovens, com aumento de 25% na prevalência global de ansiedade e depressão, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Algumas pesquisas mostram que os sintomas depressivos — indicativos de afeto negativo — costumam diminuir entre o final da adolescência até os 20/30 anos, embora as circunstâncias e histórias de vida contribuam para a diversidade nessas trajetórias. Sendo assim, isso afeta a curva em U de bem-estar e felicidade.

Estudo contesta a curva em U também entre pessoas que exercem profissões que dependem da vitalidade corporal — limpeza, manutenção, pesca, agricultura etc. O envelhecimento, nesses casos, traz quedas de capacidade física e risco de dores crônicas, o que pressiona o bem-estar. Evidências mostram que trabalhadores mais velhos em funções fisicamente exigentes apresentam piores desfechos de saúde e cognição, o que afeta a satisfação com a vida e a empregabilidade. Sem “amortecedores” (qualificação, redes de proteção), é mais difícil que a felicidade reaja depois da meia-idade.

O que concilia as visões? A curva em U descreve um padrão médio em ambientes com proteção social, mercados de trabalho relativamente estáveis e trajetórias de saúde previsíveis. Quando esses amortecedores falham, o formato se distorce: pode ser mais difícil sair do fundo (meia-idade vulnerável) e/ou o início da curva pode se antecipar (juventude deprimida). Em termos de políticas, três frentes aparecem recorrentes na literatura: 1. adaptar e qualificar trabalho para envelhecentes; 2. prevenção e cuidado em saúde mental na escola e nos serviços de atenção primária; 3. redes de proteção que suavizem riscos de renda e saúde ao longo do ciclo de vida.

Em resumo, podem-se observar dois Us simultâneos: o U clássico da felicidade média e um “U invertido” da infelicidade, mais alto justamente onde faltam proteção e oportunidade. Para mais informações sobre os problemas e dores emocionais envolvendo as mulheres com mais de 50 anos, a jornalista e escritora Heloísa Paiva lança, no próximo dia 16/11 (domingo), às 15h, na Livraria Martins Fontes Paulista, o livro “50+ Desperte para a vida e pare de sofrer”. A obra, segundo a autora, descreve as principais dores que afetam a mulher madura e propõe pequenas mudanças para que ela possa ressignificar sua vida durante o processo de envelhecimento. “É a curva em U entrando em ação para que as mulheres 50+ sejam mais felizes”, diz a autora.  

 



Fórum debate IA nas gestões pública e privada

Fórum debate IA nas gestões pública e privada
Fórum debate IA nas gestões pública e privada

Especialistas em negócios, inovação e inteligência artificial estarão concentrados no CIEE-RS, em Porto Alegre, para apresentar, em um circuito de 15 palestras, um panorama das transformações e das possibilidades que tais recursos estão promovendo nos espaços de tomada de decisão, durante a primeira edição do IA Unicórnio da Gestão. O fórum agendado para o dia 6 de novembro definiu a programação para conduzir o público a uma jornada na qual eficiência e dados formam a base para guiar a gestão pública e privada a uma nova era.

A jornada terá palestras, talks e painéis com líderes de inovação e gestores públicos, responsáveis por mostrar como a IA está redefinindo a forma como as organizações tomam decisões e conduzem seus negócios. Ao processar grandes volumes de dados e identificar padrões antes desconhecidos ou de difícil mensuração, a IA oferece aos gestores uma base mais sólida para decisões estratégicas, reduzindo erros e incertezas. Essa capacidade analítica transforma informações em ações concretas, permitindo respostas mais rápidas em relação às mudanças de mercado, aumentando a competitividade e impulsionando inovação, eficiência e crescimento sustentável nas organizações do futuro.

Nesse contexto, teremos a palestra "Rio Grande do Sul: Lideranç a Pública na Era da Inteligência Artificial" e "Acelerando o Futuro: IA, Nuvem e Times de Elite na Era Digital" – essa conduzida por Lino Maggi, líder de Arquitetura AWS Brasil. Ele abordará mecanismos para construir times de elite e implementar soluções de IA em escala empresarial. Após, o head de inovação e IA da Agência Comunicação, Ricardo Vieira, apresentará o tema "O uso dos recursos de IA na aplicação prática para comunicação na indústria e no varejo". Ainda pela manhã, ocorre o primeiro talk do evento: a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stulp, e o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva, debatem acerca de "IA em Ação: Conexões entre Estado e Município". A manhã terá a programação encerrada com o painel "A utilização da IA nas empresas". Mediado pelo conselheiro de startups certificado pela Anjos do Brasil Vinicius Albrecht, reunirá o CEO da Crédito Real, Carlos Eduardo Ruschel, e o especialista em inovação da Fruki, Rodrigo Cury.

No turno da tarde, a imersão continua. Quem abre os trabalhos será o sócio-fundador da MCM Advogados, Marcel Marquesi, com o tema "IA na Gestão: O custo oculto e a blindagem jurídica". A conexão entre IA e a gestão pública passa pelo segundo painel do dia, que reunirá a secretária de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, Danielle Calazans, a presidente da Procempa, Débora Roesler, e a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, com mediação do jornalista Joel Maraschin. Após, o gerente de Inteligência da Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Invest RS), Rafael Spengler, mostrará a "Inteligência de Dados do RS".

As transformações digitais oportunizadas pela IA para governos que querem mais eficiência será o tema da palestra do CEO do Grupo Microtarget, Robson Galiano. Já a IA como ferramenta para aumentar a competitividade e melhorar a tomada de decisão será o centro da palestra do head de negócios em IA da EstatAnalytics, Emir Redaelli. A relação da IA com as pessoas entra na pauta do reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, que também falará sobre o futuro do trabalho na palestra "O Capital Humano na Era da IA". O último ato da imersão trará o líder de Inteligência Artificial na TOTVS, Ramon Martins da Silva, para um bate-papo provocador a respeito do papel da IA para quem decide.

O IA Unicórnio da Gestão terá ainda um momento de boas-vindas a partir das 9hs com a CEO da Storia Eventos e Projetos, Beatriz Moraes, o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto e também do Head de Relações Governamentais da Philip Morris Brasil, Cleber Silveira.  O evento é uma iniciativa do CIEE-RS e da Storia Eventos e Projetos, com apoio da Exata Comunicação, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Philip Morris Brasil, Famurs, Feevale, IAUPE, TOTVS, Blue Ville, Brasil Inovador, Rede Pampa, Coletiva.net e Jovem Pan FM.

 Serviço

O quê: IA Unicórnio da Gestão

Quando: 6 de novembro de 2025

Onde: Unidade do CIEE- RS – Centro Histórico de Porto Alegre

Público-alvo: Lideranças públicas e privadas, executivos do setor financeiro, gestores de inovação e profissionais interessados em estratégias de IA

Informações: https://iaunicorniodagestao.com.br



Marca de estilo de vida Cookies estreia no Brasil com produtos premium de bem-estar

A CR Wellness tem o orgulho de anunciar sua parceria internacional com a Cookies para trazer ao Brasil a empresa de cannabis mais reconhecida do mundo, lançando produtos premium de cannabis e bem-estaràbase de CBD.

Como o maior e mais influente mercado da América do Sul, o Brasil representa um passo decisivo no crescimento da Cookies. Um país onde a música, a cultura de rua e o senso de comunidade fazem parte do dia a dia, em total sintonia com o espírito da Cookies.

Com presença em mais de trinta mercados nacionais e oito internacionais, e milhares de produtos desenvolvidos a partir de cultivares exclusivas, a Cookies chega agora ao Brasil com uma linha que mantém o mesmo padrão de excelência que a consagrou como um ícone global. Todos os produtos são testados em laboratório, certificados e totalmente em conformidade com as regulamentações brasileiras, garantindo segurança e eficácia para médicos, pacientes e consumidores.

A linha de produtos oferecida no Brasil inclui blends desenvolvidos com canabinoides de alta qualidade, formulados para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, mantendo a autenticidade e a identidade que transformaram a Cookies em referência mundial no setor. Começando com tinturas de THC/CBD e gomas de THC, disponíveis apenas sob prescrição médica. Mais informações estão disponíveis aqui.

Ao trazer a Cookies para o Brasil, a CR Wellness e sua empresa-mãe Biominerales reforçam seu compromisso em oferecer produtos inovadores, seguros e baseados em evidências científicas, ampliando o acesso a alternativas terapêuticas e impulsionando a transformação na área da saúde.

“A CR Wellness tem o prazer de apresentar ao Brasil os renomados produtos da Cookiesàbase de canabinoides”, afirmou Cassio E. Ismael, diretor da CR Wellness. “Ao unir a experiência global da Cookies ao conhecimento local da CR Wellness, essa parceria oferece soluções premium de bem-estar a um mercado que valoriza saúde, inovação e comunidade”.

Fundada em 2010 por Berner (rapper e empresário) e Jai (renomado cultivador da Califórnia), a Cookies conquistou reconhecimento mundial ao unir inovação genética, qualidade premium e cultura urbana, tornando-se a primeira marca de cannabis a ser eleita uma das “Marcas Mais Quentes dos EUA” pela AdAge. A Cookies é mais que uma marca: é um movimento global de qualidade, inovação e cultura, agora disponível para o público brasileiro.

Sobre a CR Wellness

Desde 2023, a CR Wellness tem levado esperança e inovação ao Brasil por meio da medicina com canabinoides. Como uma marca confiável da Biominerales Pharma, a empresa trabalha para transformar o acesso a terapiasàbase de canabinoides. Com mais de 40 produtos cientificamente comprovados e uma equipe de mais de 60 profissionais dedicados, a CR Wellness atua lado a lado com médicos e pacientes para oferecer soluções seguras e confiáveis que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Sua missão vai além dos produtos: a CR Wellness capacita pacientes, apoia médicos e atua por um futuro em que saúde e bem-estar estejam ao alcance de todos. Para mais informações sobre a CR Wellness, acesse www.crwcbd.com

Sobre a Cookies

A Cookies é a empresa de cannabis mais reconhecida do mundo. Fundada em 2010 pelo rapper e empreendedor Berner, com hits na Billboard, e pelo cultivador e breeder da Bay Area, Jai, a empresa desenvolve genéticas inovadoras e oferece uma coleção com mais de 70 cultivares proprietárias e mais de 2.000 produtos. Com sede em São Francisco, a empresa participa ativamente de iniciativas de defesa e impacto social para apoiar comunidades desproporcionalmente afetadas pela Guerra às Drogas. A Cookies abriu sua primeira loja em 2018 em Los Angeles, expandiu para mais de 80 pontos de venda em mais de 28 mercados e 8 países, e foi recentemente eleita uma das “Marcas Mais Quentes dos EUA” em 2021 pela AdAge, sendo a primeira marca de cannabis a receber esse reconhecimento. Para saber mais sobre a Cookies, acesse cookies.co, e para saber mais sobre o Cookies CBD, visite shop.cookies.co

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Alexa Oliphant

Grasslands: A Journalism-Minded Agency

Alexa@MyGrasslands.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Remédios para emagrecer trazem benefícios além da balança

Remédios para emagrecer trazem benefícios além da balança
Remédios para emagrecer trazem benefícios além da balança

Segundo a Vigitel Brasil, publicação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e o Ministério da Saúde, a frequência de adultos com excesso de peso aumentou no Brasil, no período entre 2008 e 2023, variando de 46,4% em 2008 a 60,9% em 2023. Esse crescimento foi observado em ambos os sexos, com maior aumento entre as mulheres, variando de 38,6% em 2008 a 55,4% em 2023. Esse cenário reforça a busca por soluções mais eficazes e seguras, além da alimentação e do exercício.

Nesse contexto, surgem os novos medicamentos para emagrecimento, que representam um avanço promissor — não somente pela perda de peso expressiva, mas também pela segurança no uso e benefícios na função renal e cardiovascular.

Originalmente pesquisados para controlar o diabetes, esses fármacos se mostraram úteis contra a obesidade durante os estudos; por isso foram conduzidas novas pesquisas que comprovaram sua eficácia e segurança para o emagrecimento. Eles estão de fato, atualmente, entre as terapias mais estudadas no mundo para depois serem apresentados às agências reguladoras (ANVISA, no Brasil) e, apenas depois de aprovadas, são fabricadas em larga escala e comercializadas no país.

Entre as novas drogas com eficácia potencial igual ou superior as já existentes em fase de estudo, estão as de aplicação oral, já que a maioria dessas medicações é aplicada por injeção semanal, com agulha fina, sempre no mesmo dia. A semaglutida, por exemplo, é a única já disponível também em versão oral, mas exige uso diário e cuidados ao ingerir para a absorção adequada.

O Dr. Lucas Moser lembra que a indicação depende de avaliação médica individualizada. “O profissional pondera os potenciais riscos e benefícios antes de recomendar o tratamento. Apesar de consideradas extremamente seguras quando bem acompanhadas, essas medicações podem causar efeitos gastrointestinais temporários, como náuseas e constipação, que geralmente são gerenciáveis com ajustes simples. Por isso é tão importante o acompanhamento médico”, afirma.

Vale lembrar que esses medicamentos não reduzem diretamente o prazer da alimentação. Algumas pessoas relatam menor desejo por alimentos específicos, como doces ou álcool, mas o prazer ao comer permanece preservado, segundo o Dr Lucas Moser..

O valor desses medicamentos ainda é um dos fatores que mais pesam na escolha por esse tipo de terapia, quando devidamente indicada por um médico. No país, os preços variam entre R$ 300 e R$ 2.500, dependendo da substância e do laboratório. Atualmente, não há cobertura por planos de saúde nem disponibilidade no SUS, sem previsão de inclusão.

Existem outros medicamentos que podem ser usados no controle da obesidade, mas a indicação varia conforme cada pessoa. Entre esses medicamentos, há os anorexígenos (anfetamínicos), que atuam inibindo o apetite no sistema nervoso central, os sacietógenos, que aumentam a sensação de saciedade, os inibidores da absorção de gorduras, que agem no intestino, impedindo a absorção de parte da gordura ingerida, por fim, os análogos de GLP-1 (Glucagon-Like Peptide-1), que é a classe de medicamentos utilizados para perda de peso mais recente e promissora, que inclui a liraglutida (Saxenda, Victoza), semaglutida (Ozempic, Wegovy, Rybelsus) e a tirzepatida (Mounjaro).

Os GLP-1 imitam hormônios intestinais que regulam o apetite, aumentam a saciedade, retardam o esvaziamento gástrico e, no caso da tirzepatida, também mimetizam o GIP (Peptídeo Inibitório Gástrico), potencializando a perda de peso. Além desses, a farmacêutica Eli Lilly divulgou, recentemente, resultados de um estudo que mostrou que a orforgliprona, uma pílula “prima” do Mounjaro, ajudou pacientes a perder peso significativamente. “Além desses medicamentos, existem estudos em andamento para trazer drogas com promessa de perda de peso ainda mais expressiva, porém são medicações que estão em estudo e ainda não podem ser consideradas aprovadas para o uso na população geral”, destaca o médico @drlucasmoser.

Abordagem multidisciplinar

O Dr. Moser destaca que a medicação é uma ferramenta valiosa — mas não substitui mudanças no estilo de vida. O tratamento ideal para obesidade envolve equipe multidisciplinar, com nutricionista, médico, educador físico e apoio psicológico para promover controle sustentável de peso, sendo a medicação apenas uma parte do processo.

Além disso, é importante o uso programado e com a inclusão de importantes mudanças nos hábitos diários. “A interrupção abrupta pode levar ao reganho de peso. Por isso, o uso desse tipo de medicamento deve ser aliado à mudanças de estilo de vida — alimentação equilibrada, atividade física, controle do estresse e sono adequado —, e a retirada deve ser gradual e avaliada pelo médico”, finaliza.



Pearson será a fornecedora exclusiva de exames Salesforce

Pearson será a fornecedora exclusiva de exames Salesforce
Pearson será a fornecedora exclusiva de exames Salesforce

A Pearson e sua unidade Pearson VUE, responsável global por soluções de testes computadorizados, anunciam parceria exclusiva com a Salesforce, ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) de Inteligência Artificial, considerada uma das mais importantes do mundo, para ser a fornecedora exclusiva de exames de certificação Salesforce globalmente.

À medida que tecnologias avançadas e IA remodelam a forma como as empresas operam, profissionais e organizações correm para manter suas habilidades atualizadas e relevantes. Juntas, a Pearson e a Salesforce estão atendendo a essa demanda, integrando os ​​sistemas de testes da Pearson VUE ao programa de certificação Salesforce, equipando funcionários e empregadores com as habilidades mais atualizadas e verificadas para gerar maior valor para seus negócios e clientes.

As principais características da parceria incluem um novo caminho de certificação simplificado e um catálogo de testes e opções flexíveis de entrega. As inscrições para os exames de certificação da Salesforce foram abertas no último dia 21 de julho.

Para Gary Gates, diretor administrativo da Pearson VUE, essa parceria com a Salesforce reforça um compromisso compartilhado com a inovação e o crescimento profissional. “Nossa nova experiência de certificação integrada é um investimento no futuro de talentos em todo o mundo, proporcionando oportunidades de avanço profissional individual e sucesso organizacional”, afirma Gates.

De acordo com o Relatório de Candidatos à Certificação Value of IT de 2025 da Pearson, mais de 70% dos profissionais certificados relatam aumento de eficiência, inovação e produtividade como resultado da obtenção de uma certificação. Cerca de 63% receberam ou previram uma promoção no contexto da obtenção de um reconhecimento.

Para a Salesforce, as certificações ajudam a garantir que os profissionais que utilizam a ferramenta acompanhem sua evolução e aproveitem ao máximo seus recursos. “O Salesforce tornou-se essencial à medida que as empresas adotam a transformação digital, integrando recursos avançados de IA em seus fluxos de trabalho para desbloquear novos níveis de eficiência nas equipes de vendas, marketing e serviços”, afirma Sanjeev Balakrishnan, Vice-Presidente Executivo de Sucesso do Cliente da Salesforce.

“À medida que as organizações buscam maneiras de superar os concorrentes e se adaptar às mudanças nas demandas do mercado, aproveitar os recursos de CRM e IA da Salesforce é fundamental para alcançar resultados significativos. As certificações Salesforce liberam esse potencial, capacitando os profissionais a aprimorar suas habilidades, demonstrar expertise e liderar suas organizações na busca pela excelência operacional e crescimento duradouro”, completa Balakrishnan.

Uma jornada de certificação unificada

A Pearson e a Salesforce conectaram seus sistemas para criar uma jornada única e otimizada para os candidatos à certificação. Da inscrição ao dia do exame, tudo está em um só lugar, desenvolvido especialmente para o candidato.

A Pearson VUE supervisionará um catálogo diversificado de 80 exames de certificação Salesforce, incluindo:

  • Administrador Salesforce: certificação que valida habilidades na personalização do Salesforce e no gerenciamento de usuários e dados.
  • Agentforce Specialist: certificação especializada que destaca a expertise no gerenciamento de interações entre clientes e agentes.

A Pearson VUE oferecerá exames de certificação Salesforce em três formatos flexíveis, projetados para atender profissionais, estejam eles on-line, presenciais ou presenciais em eventos para clientes:

  • Monitoramento on-line por meio da OnVUE para pessoas que preferem fazer seus exames remotamente, geralmente no conforto de suas casas.
  • Centros de Teste Pearson VUE em todo o mundo, que oferecem um ambiente de teste presencial seguro e profissional.
  • Teste baseado em eventos, onde os candidatos serão avaliados durante um período predefinido sob supervisão do cliente.

“Este acordo representa um passo à frente no compromisso da Pearson em acelerar sua estratégia de aprendizado e habilidades corporativas. Temos orgulho da parceria com a Salesforce e de ajudar os profissionais a demonstrar sua expertise com certificações tecnológicas”, conclui Gary Gates, diretor administrativo da Pearson VUE.



Dinamização de Ribeirão Preto cria oportunidades de negócios

Dinamização de Ribeirão Preto cria oportunidades de negócios
Dinamização de Ribeirão Preto cria oportunidades de negócios

Levantamento da prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento aponta 2025 com números positivos no campo do emprego e dos novos negócios. Foram criadas 4613 novas vagas, resultado de 56.136 admissões em contrapartida aos 51.523 desligamentos.

O resultado eleva o estoque de empregos formais para 257.375 vínculos até o final de abril. No ambiente empresarial, os dados também apontam crescimento. Ribeirão Preto registrou a abertura de 9.554 empresas no primeiro quadrimestre, destacando-se 4.517 novos CNPJs. Trata-se de um crescimento de 3,5% em relação ao quadrimestre anterior. São números acima das médias nacional, estadual e da região Sudeste.

Ribeirão Preto reforça o papel estratégico como polo econômico regional. Tem "ambiente favorável ao empreendedorismo, à geração de empregos e ao desenvolvimento sustentável", conforme declarou a secretária Suely Vilela. O desempenho econômico vai gerar necessidade de promoção das marcas e de produtos criados. Representa, assim, oportunidades para agência de comunicação e marketing.

"Avaliamos o quadro de Ribeirão Preto e região e vamos potencializar nossa atuação lá. O plano de 2026 é abrir uma sede para receber clientes e potenciais contas". A declaração é de Edgard Mafra, diretor da Escamma Comunicações. "Vamos nos instalar numa casa moderna para realizar grandes eventos com participação de influenciadores e artistas. É nossa maneira de agradecer e fidelizar clientes", complementa ele.

Os planos da Escamma baseiam-se também no perfil das contratações, que estimulam novos negócios. Com o maior número de contratações no período (31.184 admissões), o setor de serviços foi atrás de trabalhadores com ensino médio completo (2.886) e ensino superior completo (410), evidenciando o perfil qualificado da mão de obra local. Além disso, concentrou juventude, faixa etária entre 18 e 24 anos, o maior volume de contratações. O número demonstra protagonismo dos jovens na inserção ao mercado de trabalho e de consumo.

"São potenciais consumidores em busca de produtos e marcas de qualidade e confiáveis. A atuação dos novos contratados aquecerá a economia ainda mais. Podemos fazer com que clientes da agência em Ribeirão Preto aprimorem a comunicação e o marketing e vendam mais", explora o diretor da Escamma.

A Escamma já atende o INERP – Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto e a Medicar Serviços de Emergência da cidade há mais de cinco anos e já fez campanhas nacionais de publicidade e marketing digital para clientes como Embracon, Hospitais Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz, BNDES, Ministério da Saúde, IBM, Sebrae TeleSena Medicar Iguatemi Empresa de Shopping Centers e Governo do Rio Grande do Sul, entre outros.



Empresas adotam coroa de flores como parte da cultura

Empresas adotam coroa de flores como parte da cultura
Empresas adotam coroa de flores como parte da cultura

A adoção de rituais simbólicos e homenagens póstumas a colaboradores falecidos vem ganhando espaço em empresas de diferentes setores. De acordo com artigo publicado pela BBC Worklife sobre políticas de luto corporativo, companhias de diversos países têm incluído medidas como licenças específicas, memoriais internos e cerimônias de homenagem em seus programas de bem-estar e cultura organizacional.

Segundo o guia público da Advisory, Conciliation and Arbitration Service (ACAS), reconhecer a perda e dar tempo aos funcionários para processá-la integra boas práticas de apoio ao luto e contribui para relações de trabalho mais saudáveis. Evidências abertas sobre pertencimento indicam ainda associações com maior desempenho e menor rotatividade, reforçando a importância de ambientes empáticos.

Especialistas ouvidos pelo portal People Matters Global ressaltam que o papel do setor de Recursos Humanos é fundamental nesse processo, tanto na comunicação institucional de condolências quanto na oferta de suporte prático e emocional às equipes. Para eles, o reconhecimento simbólico de quem partiu ajuda a preservar a história da empresa e o sentimento coletivo de continuidade.

Estudos recentes também associam o luto corporativo à consolidação de valores culturais. O artigo Memorial events and corporate culture: Honouring employees and founders mostra que a realização de cerimônias ou eventos memoriais internos tem se tornado parte da estratégia de engajamento, aproximando lideranças e equipes em torno de princípios comuns.

Além dos memoriais e mensagens institucionais, algumas empresas passaram a incluir gestos simbólicos em seus protocolos, como o envio de coroas de flores e a criação de espaços de lembrança coletiva. Evidências em gestão de pessoas indicam que práticas de reconhecimento e apoio no luto estão associadas a maior percepção de apoio organizacional — condição relacionada ao engajamento e ao senso de pertencimento — e contribuem para "humanizar" o ambiente de trabalho, conforme discute a ACAS.

"Rituais corporativos de despedida expressam respeito e humanidade — dois pilares que também sustentam a cultura de qualquer organização", afirma Yuri Henrique, fundador da Coroa de Flores Nobre, ao comentar sobre o papel das homenagens no ambiente profissional. Segundo ele, "a forma como lidamos com o fim da jornada de um colega revela a essência do cuidado que defendemos como valor institucional".

O portal HR Executive reforça que ignorar o tema pode gerar impactos negativos no clima interno e aumentar a rotatividade. Já o WorkLife destaca a importância de um plano prévio de ação para lidar com falecimentos, que envolva líderes e áreas de comunicação.

Ação simples, como envio de coroa de flores para velório, momentos de silêncio e mensagens institucionais de reconhecimento, aparecem entre as práticas recomendadas em artigos como o do Advisory, Conciliation and Arbitration Service (ACAS). Conforme relatado pela BBC Worklife, empresas que se preparam para lidar com perdas por meio de planos prévios e rituais simbólicos de homenagem tendem a reduzir os impactos emocionais nas equipes e a preservar o senso de pertencimento. Ao adotar práticas estruturadas de respeito e memória, as organizações reforçam valores humanos que fortalecem a cultura corporativa e contribuem para ambientes de trabalho mais empáticos e coesos.



Líderes em IA e dados NVIDIA, AMD, Snowflake e Databricks investem na rodada Série F da Uniphore para acelerar sua liderança em IA para negócios

A Uniphore, empresa especializada em IA para negócios, anunciou hoje o fechamento de sua rodada Série F de US$ 260 milhões. NVIDIA, AMD, Snowflake e Databricks participaram da rodada, que também contou com investidores financeiros e soberanos, incluindo NEA, March Capital, BNF Capital, National Grid Partners e Prosperity7 Ventures. O novo capital vai acelerar a inovação em sua plataforma de IA e dados – Business AI Cloud – e ampliar seu ecossistema.

“Nossa rodada Série F marca um feito empolgante para a Uniphore. Diferente da maioria das captações, além de investidores financeiros de ponta, contamos com as principais empresas globais de IA e dados”, afirmou Umesh Sachdev, cofundador e CEO da Uniphore. “Essa combinação única de capital e alinhamento estratégico valida a posição da Uniphore como líder em IA para negócios. Estamos vendo uma adoção exponencial entre empresas da Fortune 500 e outras grandes organizações e este investimento nos permite gerar ainda mais impacto e acelerar a inovação em benefício de nossos clientes no mundo inteiro.”

A rodada Série F da Uniphore avaliou a empresa em US$ 2,5 bilhões, refletindo sua capacidade de permitir que grandes companhias extraiam o verdadeiro valor da IA – oferecendo personalização e facilidade de uso esperadas pelos usuários corporativos, com o nível de segurança, governança e escalabilidade exigido pelas áreas de TI. Esse equilíbrio entre usabilidade e rigor libera o potencial da IA, impulsionando a transformação e gerando resultados concretos. A Business AI Cloud da Uniphore é a única plataforma de IA soberana, componível e segura do mercado.

“Este investimento é uma validação sem precedentes da posição da Uniphore no centro da infraestrutura de IA corporativa”, afirmouGerry Murray, diretor de Pesquisa da IDC. “Ele sinaliza um amplo consenso em torno de uma camada essencial de habilitação – uma infraestrutura capaz de conectar com segurança dados, conhecimento, modelos e agentes em diferentes ecossistemas.”

Acelerando a adoção de IA para negócios

O investimento de NVIDIA, AMD, Snowflake e Databricks fortalece a Business AI Cloud para mais de 2 mil empresas globais que confiam na Uniphore para gerar resultados, incluindo muitas da Fortune 500.

O crescimento da Uniphore é impulsionado pela ampla adoção de casos de uso comprovados na Business AI Cloud:

  • A KPMG trabalha com a Uniphore para aumentar a eficiência em funções como compras, gestão de pessoal e finanças. Ao criar agentes de IA na plataforma da Uniphore, a KPMG oferece mais valor a clientes dos setores bancário, de seguros, energia e outros segmentos regulados. “A Uniphore está se tornando rapidamente uma agente importante em IA e estamos entusiasmados em trabalhar juntos para democratizar o conhecimento empresarial e transformá-lo em resultados concretos para nossos clientes. Compartilhamos a visão da Uniphore de que a IA é uma força transformadora para os negócios”, disse Prasad Jayaraman, sócio de consultoria da KPMG.
  • A Konecta usa a Business AI Cloud da Uniphore para transformar expertise operacional em uma biblioteca reutilizável de agentes pré-construídos e personalizados para atendimento multilíngue, automação de QA, treinamento de agentes e orquestração de fluxos de trabalho. O resultado é resolução mais rápida, maior consistência e governança centralizada, atendendo às exigências de CIOs em diferentes clientes e regiões. “A Business AI Cloud da Uniphore nos ajuda a transformar o know-how operacional da Konecta em IA escalável”, disse Oscar Vergé, diretor de Implementação de IA. “Na plataforma, lançamos uma biblioteca de agentes pré-construídos e personalizados para serviços multilíngues, automação de QA, treinamento de agentes e orquestração de fluxos de trabalho. Os clientes obtêm respostas mais rápidas, maior consistência e o controle exigido por seus CIOs.”
  • Outros clientes da Uniphore – como Allstate, The Washington Post, Priceline, Atlassian, Bloomberg Media, Dell e Skechers – usam a tecnologia da empresa para impulsionar o crescimento, melhorar a eficiência e criar experiências personalizadas para seus públicos.

“Vemos a Uniphore como líder em IA para negócios, permitindo a criação de uma empresa agentiva”, disse Hemant Dhulla, vice-presidente de Software de IA da NVIDIA. “Ao combinar uma abordagem soberana e segura com orquestração fluida de modelos e implementação rápida de agentes de IA, a Uniphore ajuda organizações a alcançar resultados reais, mantendo o controle sobre seus dados e fluxos de trabalho.”

“A Business AI Cloud da Uniphore oferece o desempenho, a eficiência e a segurança de que as empresas precisam”, disse Dan McNamara, vice-presidente sênior e gerente-geral de Servidores, HPC e IA corporativa da AMD. “Como líder em IA para negócios, a Uniphore tem um histórico sólido em ajudar clientes da Fortune 500 a passar de testes-piloto para implementações em larga escala.”

“Nosso investimento na Uniphore busca levar a IA agentiva diretamente aos dados de nossos clientes. Ao oferecer suporte nativoàSnowflake, a Uniphore permite que as empresas automatizem fluxos de trabalho complexos com segurança, acelerando a geração de valor sem mover os dados”, afirmou Harsha Kapre, diretor da Snowflake Ventures.

“Nossos clientes querem levar aplicativos e agentes de IA generativa do estágio de prova de conceitoàimplementação completa sem fricção”, disse Andrew Ferguson, vice-presidente da Databricks Ventures. “A Business AI Cloud da Uniphore ajuda as organizações a simplificar o acesso a dados, a interoperabilidade entre modelos e a orquestração de agentes, transformando iniciativas de IA em resultados de negócio reais.”

“A Business AI Cloud da Uniphore reúne liberdade de escolha de modelos, soberania de dados e automação agentiva, permitindo que as empresas passem rapidamente do pilotoàprodução”, disse Abhishek Shukla, diretor-geral da Prosperity7 US. “Investimos para apoiar uma plataforma que entrega IA governada em escala mundial, com resultados mensuráveis.”

A NEA, a March Capital e a National Grid Partners ampliaram seus investimentos com base no crescimento contínuo da empresa, na execução consistente e na confiança na visão da Uniphore para sua plataforma de IA corporativa.

“Acreditamos que a Uniphore é uma empresa geracional em IA, com a plataforma e a equipe certas para liderar esse mercado”, afirmou Scott Sandell, presidente executivo e CIO da NEA. “Vimos grandes empresas passarem de pilotos a produção em semanas – e não meses – com forte governança, e estamos entusiasmados em apoiar o crescimento contínuo da Uniphore nesta nova rodada.”

“A Uniphore apresenta uma das trajetórias mais rápidas que já vimos em IA para negócios”, disse Sumant Mandal, cofundador e sócio-gerente da March Capital. “A adoção da Business AI Cloud está acelerando entre empresas da Fortune 500, com casos de uso cada vez mais amplos. Seu design aberto e componível permite começar rápido e escalar com segurança, e estamos empolgados em apoiar essa equipe na construção de uma líder de categoria.”

Entre os marcos recentes estão o lançamento da Business AI Cloud na primeira metade de 2025 e as aquisições da ActionIQ e da Infoworks, além das aquisições anunciadas da Orby AI e da Autonom8. Essas movimentações colocam a Uniphore na vanguarda do talento em IA e ampliam os resultados oferecidos a seus clientes – ajudando usuários corporativos e CIOs a adotar IA com mais rapidez e automatizar tarefas com modelos treinados em dados empresariais. Em conjunto, fortalecem a abordagem de ponta a ponta da Uniphore em IA para negócios, permitindo que os clientes mantenham seus modelos e infraestrutura de dados atuais, integrem-se a sistemas existentes e cumpram exigências de segurança e conformidade.

Sobre a Uniphore

A Uniphore é a empresa de IA para negócios que desbloqueia a empresa agentiva com uma plataforma completa e componível de IA que integra agentes, modelos, conhecimento e dados. Sua plataforma, a Business AI Cloud, elimina a brecha entre a IA voltada ao consumidor e a IA corporativa – combinando a simplicidade da primeira com o rigor, a segurança e a escalabilidade exigidos pela segunda. A Uniphore permite que usuários corporativos aproveitem a IA com facilidade e gerem resultados imediatos, enquanto oferece aos CIOs a base para implementar aplicações poderosas de IA integradas a fluxos de trabalho treinados em dados empresariais. Com a confiança de mais de 2 mil empresas no mundo todo, reconhecida pela Gartner, Forrester e listada no ranking Deloitte Fast 500, a Uniphore cumpre a promessa da IA como força transformadora para os negócios. Saiba mais em www.uniphore.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Imprensa:

Michael Trapani

Vice-presidente de Marketing Global da Uniphore

(631) 560-8895

Fonte: BUSINESS WIRE



Black Friday se aproxima e especialista alerta para golpes

Black Friday se aproxima e especialista alerta para golpes
Black Friday se aproxima e especialista alerta para golpes

A Black Friday de 2025 acontecerá no dia 28 de novembro e promete movimentar milhões em compras no varejo físico e digital. No entanto, o período também é marcado por um aumento significativo nas tentativas de golpe, que vão desde práticas comerciais enganosas até fraudes sofisticadas executadas por criminosos virtuais.

Segundo a advogada Brunna Simon Vecchi, especialista em fraudes digitais e proteção ao consumidor, o evento exige atenção redobrada dos consumidores. “A Black Friday é uma oportunidade real de economia, mas também um terreno fértil para golpes. É essencial que o consumidor saiba identificar riscos antes de concluir uma compra”, afirma.

Práticas comuns de golpe durante a Black Friday

Entre os principais problemas, destacam-se duas frentes: empresas que elevam os preços antes da data para simular descontos maiores e, de outro lado, golpistas que criam sites falsos e imitam páginas de grandes varejistas.

Um dos métodos mais utilizados para enganar consumidores é a homografia, técnica em que os criminosos utilizam o alfabeto cirílico (russo) para registrar domínios praticamente idênticos aos de sites confiáveis. “Visualmente, o endereço parece o mesmo. Mas tecnicamente, o sistema interpreta como diferente. Isso permite a criação de páginas falsas muito convincentes, que simulam lojas reais para capturar dados e aplicar golpes”, explica a especialista em golpes.

Como se proteger na Black Friday 2025

A criadora do projeto Dra Caí no golpe orienta que os consumidores adotem medidas preventivas simples, mas eficazes:

  • Verificar o site antes de realizar qualquer compra, sempre acessando diretamente pelos canais oficiais (não por links recebidos por e-mail ou redes sociais);

  • Pesquisar os preços com antecedência, comparando o valor atual com os de semanas anteriores, evitando cair em ofertas enganosas;

  • Dar preferência ao pagamento por cartão de crédito, o que garante o direito de arrependimento em até 7 dias para compras online, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor;

  • Evitar pagamentos via Pix em sites desconhecidos, exceto quando a loja for verificada e de confiança. Caso opte pelo Pix, o Banco Central disponibiliza um botão de contestação no aplicativo bancário para valores enviados em caso de fraude.

Atenção ao Golpe da Falsa central

Outro ponto de atenção é o risco do duplo golpe. Após sofrer uma fraude, o consumidor pode ser novamente abordado por criminosos, dessa vez simulando ser o próprio banco — o chamado golpe da falsa central bancária.

A advogada de golpes bancários explica que os golpistas se aproveitam do momento de fragilidade e usam dados reais da transação contestada para convencer o cliente a realizar novas transferências sob pretexto de “procedimentos de segurança”. “A vítima acredita estar falando com o banco, mas está sendo enganada pela segunda vez”, comenta.

A Dra. Brunna alerta que, caso o consumidor seja vítima de golpe nesta Black Friday, é fundamental que ele notifique imediatamente o banco e solicite o registro formal da contestação da transação. Em seguida, deve registrar um boletim de ocorrência, preferencialmente com o máximo de detalhes, incluindo valores, horários e o canal utilizado.

Se a compra foi feita via Pix, é possível utilizar o botão de devolução disponibilizado nos aplicativos bancários. O consumidor deve evitar fornecer novos dados por telefone, não seguir orientações recebidas de números desconhecidos e não realizar novas transferências sem verificar diretamente com os canais oficiais da instituição financeira.

Apesar de ser uma das datas mais esperadas do comércio, a Black Friday também se tornou um momento estratégico para a atuação de golpistas. O que deveria ser uma oportunidade de economia pode rapidamente se transformar em prejuízo financeiro e emocional, especialmente quando o consumidor é levado a realizar pagamentos via Pix ou fornecer dados em páginas falsas.

“Temos que tomar cuidado na Black Friday para não virar uma Black Fraude”, reforça a advogada especialista em golpes Brunna Simon Vecchi.

O advogado especialista em golpes ssempre reforça que a prevenção é a melhor forma de defesa contra golpes. O acesso a canais oficiais, o uso de meios de pagamento seguros e a atenção aos detalhes técnicos podem evitar prejuízos significativos neste fim de ano.

A Black Friday pode ser, sim, uma excelente oportunidade — desde que acompanhada de cautela e decisões conscientes.

“Temos que tomar cuidado na Black Friday para não virar uma Black Fraude”, alerta a especialista em fraude bancária.



Tecnologia e conforto guiam tendências arquitetônicas

Tecnologia e conforto guiam tendências arquitetônicas
Tecnologia e conforto guiam tendências arquitetônicas

A arquitetura de alto padrão no Brasil está passando por uma reconfiguração marcada por sustentabilidade, integração com a natureza, tecnologia e personalização. Segundo Felipe Bulhões, CEO do escritório Suna Arquitetura, essas tendências refletem uma nova forma de viver e projetar, em que o conforto, a eficiência e a estética caminham juntos. Materiais naturais, sistemas inteligentes e soluções que conectam ambientes internos e externos estão entre os principais elementos adotados em projetos residenciais e comerciais de luxo.

Bulhões observa que “a arquitetura de alto padrão deixou de ser apenas uma questão estética. Hoje, ela envolve tecnologia, sustentabilidade e uma profunda compreensão do estilo de vida dos moradores.” Cores terrosas, texturas orgânicas e o conceito de biofilia*, promovendo bem-estar por meio da conexão com o ambiente natural, além da preferência por madeira certificada, pedras naturais e tecidos orgânicos reforça o compromisso com práticas sustentáveis, enquanto sistemas inteligentes de iluminação, climatização e segurança tornam os espaços mais funcionais e eficientes, diz o CEO.

A valorização do artesanato brasileiro e do maximalismo também tem ganhado espaço nos projetos contemporâneos. Bulhões destaca que “cada projeto é uma oportunidade de contar uma história. Incorporar elementos culturais e naturais é uma forma de criar ambientes com alma.” Essa abordagem permite alta personalização, com destaque para peças únicas, cores vibrantes e texturas marcantes, alinhadas à identidade dos moradores.

Outro aspecto é a eficiência energética. Para Bulhões, “empreendimentos de alto padrão têm adotado sistemas de captação de água da chuva, painéis solares e isolamento térmico, contribuindo para a redução de custos operacionais e do impacto ambiental.” O CEO diz ainda que o design acústico também tem sido incorporado, especialmente em áreas urbanas, visando conforto e privacidade.

O crescimento do setor imobiliário de luxo tem ampliado a demanda por imóveis que ofereçam alto desempenho e exclusividade. Escritórios especializados têm expandido sua atuação em cidades como Brasília, São Paulo, Florianópolis e Balneário Camboriú, atendendo clientes que buscam soluções técnicas e funcionais alinhadas às tendências contemporâneas.

“A arquitetura de alto padrão hoje exige uma abordagem multidisciplinar, que considere aspectos culturais, ambientais e tecnológicos. Nosso compromisso é entregar projetos que se mantenham relevantes por décadas, com qualidade técnica e estética que resistem ao tempo”, conclui Felipe Bulhões.



Decisões operacionais influenciam nomeação de peritos

Decisões operacionais influenciam nomeação de peritos
Decisões operacionais influenciam nomeação de peritos

Para além da técnica, duas decisões operacionais têm influenciado a rotina de profissionais que atuam com perícia judicial: foco geográfico — priorizar um tribunal ou estado no início — e comunicação objetiva com as varas. Concentrar cadastros, ajustar a apresentação profissional e manter petições enxutas — sobretudo nos pedidos de honorários — tem reduzido o tempo entre cadastro e primeira oportunidade e, em muitos casos, feito, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as nomeações chegarem em lote.

Outro fator que vem mudando o cenário é a fundamentação na majoração. Quando o escopo real do trabalho incluindo horas, diligências e complexidade é descrito de forma técnica, os juízes tendem a reajustar valores para patamares compatíveis, fortalecendo a confiança no perito e dando previsibilidade à agenda.

O perito Gibran Felipe Lorenceti relatou que, após ativar seu cadastro no Tribunal do Ceará, recebeu as primeiras nomeações em 36 horas — três de uma vez, três horas depois, novas movimentações no sistema. Desde então, o fluxo de nomeações seguiu constante.

No campo financeiro, Gibran citou, durante a entrevista, uma majoração para R$ 3.200 em sua primeira nomeação em justiça paga. Em outro caso (AJG), descreveu majoração para R$ 1.275,00, após demonstrar a complexidade e o tempo necessários. Ele também comentou suas escolhas estratégicas: manter o foco inicial em um único tribunal e organizar o fluxo de trabalho para atender eventuais "lotes" de nomeações sem comprometer prazos. Em paralelo, relatou ter recusado uma assistência técnica de grande porte por questão de agenda, sinal de que a demanda existe, mas precisa ser compatível com a capacidade de entrega.

Do ponto de vista pedagógico, o professor Gleibe Pretti, da Jus Expert, ressalta: "Quando o perito descreve com precisão o escopo real  número de documentos, necessidade de diligência, horas de análise e respostas a quesitos , o arbitramento fica mais justo e o processo anda sem fricção".

Já o CEO Rodrigo Hasson destaca o aspecto operacional: "Padronizar o modelo de laudo e controlar prazos em planilha simples são duas decisões que aumentam a cadência sem perda de qualidade".

Entrevista completa disponível em: https://youtube.com/live/SrgrLESC6Ns



Mudanças na Administração são vistas de formas diferentes

Mudanças na Administração são vistas de formas diferentes
Mudanças na Administração são vistas de formas diferentes

Desde a sua regulamentação em 1965, a Administração passou por evoluções que vão desde a profissionalização da gestão até a reinvenção das empresas na era digital. Essas mudanças impactaram significativamente as atividades desenvolvidas dentro das organizações, trazendo novas ferramentas para as rotinas e tendências cada vez mais diversas para o futuro. Contudo, segundo um recente levantamento do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, a percepção dessas transformações varia de acordo com a posição ocupada pelos profissionais da área no mercado de trabalho.

No estudo, 36,3% dos profissionais com cargos operacionais apontaram a digitalização de documentos e processos internos como a principal transformação presenciada nos últimos anos. Essa opção, no entanto, foi citada por menos de 24% dos profissionais com cargos de liderança, autônomos ou donos do próprio negócio, que apontaram a implantação de softwares integrados (ERP, CRM, outros) como a mudança mais significativa. 

Ainda em relação às transformações vivenciadas, 31,1% dos empreendedores mencionaram a estruturação de áreas ou times para a construção do planejamento estratégico como a segunda mudança de maior impacto nos últimos tempos. Essa questão, no entanto, foi apontada por apenas 11% dos profissionais com cargos operacionais e 19,2% daqueles com funções de liderança.

O levantamento “Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área”, que contou com a participação de 505 profissionais registrados entre os dias 16 de julho e 6 de agosto, também revelou que a análise de dados e os relatórios gerenciais são as ferramentas mais utilizadas em todos os níveis hierárquicos, especialmente para os empregados com cargo de liderança (58,5% deles).

Já o uso de sistemas integrados (como ERP, CRM, BI) foi mais citado pelos profissionais com cargos operacionais (34,1% deles). Pouco mais de 24% dos líderes, autônomos e donos dos próprios negócios mencionaram essas ferramentas como as mais usadas no dia a dia.

Competências relevantes para o futuro

Questionados quanto às competências mais importantes para o futuro, os profissionais de Administração de todas as posições, com destaque para os donos do próprio negócio (63,7% deles), foram unânimes em apontar o aprendizado contínuo e a atualização constante como as habilidades de maior relevância. 

Já a inteligência emocional e o equilíbrio em contextos de pressão foram mais citados pelos profissionais com cargos de liderança (49,2% deles), enquanto os prestadores de serviço/autônomos foram os que menos mencionaram essas habilidades (36,8% deles).

Para o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, o levantamento do Conselho ajuda a entender melhor a percepção dos diversos profissionais que integram a área. “A Administração é vasta e abriga inúmeros profissionais, nos mais diferentes cargos e posições, e cada um vai enfrentar as transformações de uma forma, destacando aquilo que mais impacta diretamente o seu trabalho. Estudos como esses nos ajudam a compreender de forma mais ampla a profissão, levando em consideração diversos aspectos e opiniões”, afirma. 

Os resultados do levantamento “Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área” estão disponíveis na íntegra no site do CRA-SP



Empreendedorismo feminino movimenta economia local

Empreendedorismo feminino movimenta economia local
Empreendedorismo feminino movimenta economia local

No último mês de setembro, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criou o seu sexto núcleo em favelas, no Morro da Mariquinha, em Florianópolis (SC). Formado por empreendedoras da comunidade, o núcleo é uma iniciativa voltada para representar e fortalecer o setor de alimentação fora do lar e marca um novo capítulo na atuação da entidade no estado de Santa Catarina.

As integrantes do núcleo são mulheres que transformaram a cozinha em espaço de criação, renda e autonomia. Elas produzem refeições, doces e lanches que alimentam a vizinhança e movimentam a economia local.

À frente do grupo está a coordenadora Prince Oliveira, proprietária do Ajeum Vital, cozinha de resgate ancestral. Para ela, ser empreendedora na favela é ter "a força de não desistir e seguir buscando algo maior, mesmo quando as oportunidades são mais difíceis para quem vem da comunidade", comenta.

O retrato de um fenômeno nacional

O poder dessas histórias se reflete em um movimento que se espalha pelo país. Segundo estudo da Central Única das Favelas (CUFA) e do Instituto Data Favela, 50% dos moradores de favelas têm o próprio negócio, sendo que o segmento mais comum é o de alimentação fora do lar – como restaurantes e lanchonetes – (15%).

No caso das mulheres, o ato de empreender carrega uma dimensão ainda mais profunda. À frente da gestão do negócio, conciliam o trabalho formal, a família e a carga das responsabilidades domésticas e, ainda assim, constroem marcas reconhecidas pela qualidade e originalidade.

Como destaca Lúcia de Amorim, associada Abrasel e proprietária do Delícias da Lucinha: "Empreender é tornar um sonho real. Trabalho na área da saúde, mas cozinhar é minha paixão. Meus colegas viraram meus primeiros clientes, e os elogios me mostraram que esse era o caminho. Hoje, empreender é recalcular a rota e escolher o meu tempo", compartilha.

Empreendimentos de mulheres periféricas

Para muitas das integrantes do núcleo, liderar o próprio negócio é sinônimo de resistência e visão estratégica.

Joziane Rodrigues, do Sabor Artesanal da Jozi, que trabalha com pães artesanais e de fermentação natural no Morro da Mariquinha, define: "Ser empreendedora é ter coragem de acreditar em um sonho e trabalhar todos os dias para torná-lo realidade. Ser mulher traz desafios, mas também sensibilidade e força para lidar com o negócio de forma especial. Aqui, cada conquista tem um valor enorme, porque vem do esforço e da vontade de crescer".

Os desafios vão além da gestão. Isso porque o preconceito, a dificuldade de acesso a crédito e a falta de visibilidade ainda são barreiras constantes. "A gente precisa lutar dez vezes mais para o nosso produto ser valorizado apenas porque vem da comunidade", explica Prince.

Neste cenário, o núcleo se firma como um espaço de fortalecimento coletivo, onde cada conquista individual se multiplica na comunidade. "Os primeiros clientes são os vizinhos. Esse carinho e reconhecimento é o que nos faz continuar", completa a coordenadora.

Para Juliana Mota, presidente da Abrasel em Santa Catarina, o núcleo representa a missão da associação:

"A Abrasel precisa estar onde o empreendedorismo acontece, precisa estar nas comunidades. Apoiar o Núcleo no Morro da Mariquinha é cumprir nossa missão de fortalecer o setor em toda a sua diversidade e potência, reconhecendo que a comunidade não é carência, é potência", comenta.

Mão na massa

O recém-criado núcleo Abrasel já realiza a sua primeira ação: a feira de empreendedores do Morro da Mariquinha, que reunirá 10 negócios locais no próximo dia 25 de outubro, das 14h às 22h. Toda a comunidade poderá conhecer e comprar produtos e alimentos durante o evento, que faz parte da programação oficial do Festival Felabration – que homenageia o artista nigeriano Fela Kuti e celebra a cultura Afrobeat. A entrada é gratuita.

A Abrasel em SC apoia o evento e terá representantes na Feira de Empreendedores. Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/abraselsc/

Serviço:
Feira de Empreendedores do Morro da Mariquinha
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 14h às 22h
Endereço: Rua Laura Caminha Meira, 325 – Florianópolis/SC
Entrada Gratuita



Brindes de fim de ano ajudam empresas a estreitar relações com clientes

Brindes de fim de ano ajudam empresas a estreitar relações com clientes
Brindes de fim de ano ajudam empresas a estreitar relações com clientes

De acordo com dados divulgados pela Packaged Facts, o mercado global de presentes corporativos deve atingir US$ 312 bilhões até 2025, impulsionado por empresas que buscam fortalecer relações através de experiências tangíveis.

A Coresight Research reforça que, após a pandemia, a tendência de personalização cresceu significativamente — hoje, marcas que investem em brindes personalizados criam conexões mais profundas e autênticas com clientes e colaboradores.

“O fim de ano é o momento ideal para as empresas expressarem gratidão e reforçarem sua presença de marca através de brindes corporativos bem planejados”, afirma Alexandre Nascimento, fundador e diretor da Brindear Brindes.

Ele complementa: “Um dos principais erros que vejo é encarar o brinde apenas como um item a ser distribuído, sem avaliar seu impacto na percepção da marca e na relação com clientes e colaboradores. Presentes corporativos bem planejados, como conjunto de canetas personalizadas, kit executivo personalizado,kit de final de ano personalizado, mochila personalizada, garrafa térmica personalizada diferente, caneca personalizada ou ecobag/sacola personalizada, quando entregues em embalagens caprichadas, como saco de presente, caixa de presente ou com laço e adesivo personalizado, reforçam a imagem da empresa e fortalecem vínculos de longo prazo”, explica.

Alexandre Nascimento reforça que o brinde corporativo pode se tornar parte estratégica da comunicação da empresa. “Quando a ação é pensada com propósito, o brinde deixa de ser apenas um presente e se transforma em uma experiência de marca. Uma empresa de brindes que entende a importância de personalização, qualidade, apresentação e embalagem agrega valor real ao relacionamento com clientes e colaboradores.”

Ele completa: “O cuidado com a entrega, a apresentação, a personalização e a embalagem dos brindes diferencia a marca no mercado. Brindes bem planejados, diferenciados e, quando possível, ecológicos, geram percepção positiva, fortalecem vínculos e podem abrir portas para novas oportunidades no ano seguinte.”

Para ele, o fim de ano é a melhor oportunidade para traduzir os valores da marca em gestos concretos:

“Empresas que investem em brindes corporativos, presentes de fim de ano e brindes personalizados de Natal constroem conexões mais sólidas, reforçam sua reputação e garantem que clientes e colaboradores se sintam valorizados e lembrados.”

Para mais informações: www.brindear.com.br



Instituto Aupaba realiza Ciclo de Palestras no CEDERJ Rocinha

Instituto Aupaba realiza Ciclo de Palestras no CEDERJ Rocinha
Instituto Aupaba realiza Ciclo de Palestras no CEDERJ Rocinha

O Instituto Aupaba, em parceria com o seu Conselho Estratégico e o Airbnb, realiza em outubro e novembro, às 17h30, o Ciclo de Palestras “Jornada Inovadora do Turismo”, no CEDERJ Rocinha, no Rio de Janeiro.

A iniciativa integra o programa de capacitação do Instituto Aupaba, que tem como objetivo formar e conectar empreendedores, educadores, gestores e lideranças comunitárias comprometidos com o desenvolvimento territorial e o turismo de impacto positivo.

O ciclo propõe debates e trocas sobre temas essenciais ao futuro do turismo sustentável, como turismo regenerativo, economia criativa, certificações ESG, cultura, segurança alimentar e valorização de territórios, reunindo especialistas e profissionais de referência em cada área.

“Nosso objetivo é criar pontes entre conhecimento, território e propósito. O turismo regenerativo é uma oportunidade real de transformação social e ambiental, capaz de fortalecer comunidades e gerar pertencimento. O ciclo de palestras é um convite para repensar o papel do turismo como força positiva”, destaca Luciana De Lamare, presidente e cofundadora do Instituto Aupaba.

Sobre o Projeto Jornada Inovadora do Turismo

O Jornada Inovadora do Turismo é uma parceria entre o Instituto Aupaba e o Airbnb, criada com o propósito de fortalecer comunidades do Rio de Janeiro por meio de uma abordagem integrada que une educação digital, práticas sustentáveis e ações territoriais concretas, sempre orientadas pelos princípios do turismo regenerativo.

Mais do que um programa de capacitação, o projeto atua para promover inclusão social, geração de renda, restauração ambiental e o resgate de saberes locais, estimulando o orgulho comunitário e impulsionando a economia de base local. O objetivo é consolidar um modelo de turismo que valorize as raízes culturais e a sustentabilidade, gerando oportunidades duradouras para os moradores e um legado positivo para toda a cidade.

Áreas de atuação

  • Empreendedorismo comunitário: capacitação de empreendedores locais com oficinas, workshops e mentorias voltadas para turismo, artesanato, economia criativa e circular.
  • Turismo de Base Comunitária: desenvolvimento de roteiros e experiências culturais.
  • Educação e inclusão: atividades voltadas para moradores de comunidades do Rio de Janeiro, com foco em empregabilidade e protagonismo social.

Metodologia
Por meio de uma plataforma online, o Jornada Inovadora do Turismo, oferece cursos e palestras sobre temas como empreendedorismo, inglês básico para turismo e práticas ambientais, complementados por publicações didáticas voltadas para educação ambiental, gastronomia sustentável, hospedagem comunitária, inclusão digital e desenvolvimento de negócios.

Programação de Outubro e Novembro

21/10 (terça-feira) – Palestra “Certificação ESG para o turismo”

Priscila Bentes, sócia-fundadora do Circuito Elegante em 2003. Responsável pela criação dos selos Safe&Clean em parceria com a Bureau Veritas e pelo SeloXIS de sustentabilidade ESG que certifica empreendimentos turísticos no Brasil.

23/10 (quinta-feira) – Palestra “Indicações Geográficas como ferramenta de valorização de territórios”

Celso Merola, Engenheiro Agrônomo e chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultural no Rio de Janeiro.

28/10 (terça-feira) – Palestra “Educação ambiental e sustentabilidade como instrumento de transformação de territórios”

Carolina Machado, engenheira química especializada em gestão ambiental, atua há mais de 15 anos com educação para a sustentabilidade, políticas públicas e mobilização comunitária. É CEO e fundadora da Recickla Educação Ambiental, autora da coleção “Nossa Jornada” e do livro infantil “Tatá e o Problema do Lixo”, além de idealizadora de projetos como o Camp de Imersão Ambiental e o Selo Verde Municipal, que conectam escolas e comunidades em ações sustentáveis.

11/11 (terça-feira) – Palestra “Nutrição Sustentável Brasil: Potencial Gastronômico dos Nossos Biomas”

Taíssa Lima, professora do Departamento de Nutrição Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência de Alimentos, Doutora em Biociências e pesquisadora de vegetais nativos do Brasil. Autora do livro “Frutos Nativos e Exóticos do Brasil: Nutrição e Biodiversidade”. Idealizadora e coordenadora do programa medicina culinária versão brasileira e responsável pelo núcleo de nutrição sustentável do Cristo Redentor.

13/11 (quinta-feira) – Palestra “Presença e Autocuidado”

Helen Pomposelli, jornalista, consultora de imagem e terapeuta psicanalista integrativa, criadora do selo Per Vivere Bene, voltado ao bem-estar e autoconhecimento. Colunista da Veja Rio, atuou como produtora, stylist, editora e repórter nas áreas de bem-estar, comportamento, gastronomia e moda. É criadora e apresentadora do programa Vamos Combinar (GNT), idealizadora do retiro Tenda da Lua e do workshop O feminino através dos 4 elementos e os ciclos lunares, além de autora dos livros infantojuvenis Keka Tá na Moda, As Saias Voadoras de Keka e O Brechó Chique da Keka.

19/11 (quarta-feira) – Palestra “Oportunidades do Turismo de Aventura”

Fabio Nascimento, montanhista, empreendedor e graduando em Gestão de Turismo pelo CEFET-RJ, com experiência em qualidade, segurança e meio ambiente (QSMS). Fundador de uma agência de ecoturismo e turismo de aventura, foi presidente da ACTA, diretor da Rede Brasileira de Trilhas e embaixador de turismo do Rio de Janeiro. Idealizador da Trilha TransMangaratiba, atua em conselhos de turismo e conservação, unindo técnica e paixão pela natureza.

25/11 (terça-feira) – Palestra “Desafios e Oportunidades da Sustentabilidade”

Fernanda Lopes, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF. Profissional de Sustentabilidade e Comunicação com mais de 10 anos de experiência no setor de representação do comércio de bens, serviços e turismo. Professora da FGV Educação Executiva. Conselheira do Instituto Aupaba.

27/11 (quinta-feira) – Palestra “Moda, Cultura e Território”

Adriana Balthazar, advogada de formação, empreendedora na economia criativa, trabalhou durante muitos anos como gerente de produto para as melhores marcas nacionais, inclusive no exterior. Foi Deputada Estadual, Vice-Presidente da Comissão de Turismo da Alerj, abraçando como uma das principais pautas o desenvolvimento do Turismo no RJ, especialmente no interior. Seu mandato ganhou prêmios de inovação e integridade. Atualmente é palestrante em diversos temas que reúnem exatamente essa diversidade de atuações e experiências.

Inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/eventos?s=instituto%20aupaba

Serviço

Local: Polo CEDERJ Rocinha 

Endereço: Complexo Esportivo da Rocinha; R. Bertha Lutz, 85 – São Conrado

Data: de 21 de outubro a 27 de novembro

Horário: 17h30

Evento gratuito



Redução das emissões de CO₂ globais visa mitigar o aquecimento global

Redução das emissões de CO₂ globais visa mitigar o aquecimento global
Redução das emissões de CO₂ globais visa mitigar o aquecimento global

O Acordo de Paris foi assinado por 195 países e completou dez anos em 2025.O Acordo de Paris tem como principal objetivo reduzir as emissões de GEEs para limitar até o final do século o aumento médio de temperatura global abaixo dos 2C (se possível, a um limite de 1,5C) quando comparado a níveis pré-industriais.

O desenvolvimento sustentável é uma agenda universal que visa construir um mundo melhor. Todos os países estão testemunhando os sérios impactos das mudanças climáticas, que provocam danos na diversidade biológica do planeta e na vida das pessoas.

“As emissões dos países em desenvolvimento aumentaram 43,2% entre 2000 e 2013. Esse aumento é amplamente atribuído ao aumento da industrialização e à elevação da produção econômica medida em termos de PIB”, salienta Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Brasil enfrentou secas severas na bacia do rio Amazonas em 2023 e 2024, quando rios atingiram os níveis mais baixos registrados em 120 anos. O World Weather Attribution (WWA) estimou que a seca agrícola na Bacia Amazônica entre junho e novembro de 2023 foi 30 vezes mais provável devido às mudanças climáticas.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está trabalhando para regulamentar a integração de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade nos relatórios consolidados das empresas de capital aberto.

“O Brasil se destaca como uma nação com potencial singular para contribuir com a agenda climática global, com marcante capacidade de integrar crescimento econômico e responsabilidade ambiental. Com uma matriz energética única, tecnologias avançadas e recursos naturais abundantes, o país tem todas as condições para liderar a agenda climática global”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Médica otorrino explica sobre rinoplastia funcional e segura

Médica otorrino explica sobre rinoplastia funcional e segura
Médica otorrino explica sobre rinoplastia funcional e segura

A rinoplastia vem passando por uma transformação relevante, marcada pelo aperfeiçoamento técnico e pela centralidade da função respiratória. A abordagem contemporânea não se limita à aparência. Integra anatomia, fisiologia e ciência aplicada para obter resultados previsíveis e estáveis. Esse movimento define o futuro do procedimento: planejamento individualizado, segurança perioperatória e foco simultâneo em forma e função.

A Dra. Dayane de Paula Sousa, médica otorrinolaringologista e cirurgiã plástica facial (CRM 35902 SC e 192098 SP, RQE 21.8482) enfatiza que o diagnóstico minucioso orienta todas as decisões. Exame físico detalhado, nasofibroscopia e, quando pertinente, tomografia dos seios paranasais permitem reconhecer desvios septais, alterações das válvulas nasais e particularidades da pele e das cartilagens. O alinhamento entre expectativa e viabilidade técnica reduz a necessidade de revisões.

Indicações funcionais e estéticas frequentemente coexistem. Em casos com obstrução nasal por desvio de septo, a associação entre rinoplastia e septoplastia restaura a via aérea e harmoniza o dorso e a ponta nasal. A literatura especializada descreve melhora sintomática sustentada após a correção do desvio septal, embora ressalte a importância de métodos padronizados de avaliação de desfechos. Uma revisão sistemática publicada na European Archives of Oto-Rhino-Laryngology analisou medidas de resultado relatadas por pacientes em seguimento prolongado após septoplastia e descreveu taxas de satisfação variáveis, coerentes com a heterogeneidade de técnicas e perfis anatômicos, reforçando a necessidade de protocolos robustos de avaliação clínica e funcional.

O planejamento cirúrgico moderno privilegia técnicas de preservação e suporte estrutural. Em vez de ressecções extensas, opta-se por reposicionamento e enxertos que estabilizam a arquitetura nasal e reduzem o risco de colapso inspiratório. A seleção de enxertos, o manejo do septo caudal e a atenção às válvulas internas e externas são decisivos para o resultado respiratório e estético. A padronização de condutas também avança. O consenso clínico da American Academy of Otolaryngology–Head and Neck Surgery sobre septoplastia com ou sem redução de conchas inferiores destaca a importância de critérios claros de indicação, da documentação objetiva de obstrução e do acompanhamento de desfechos centrados no paciente.

No pré-operatório, a médica otorrinolaringologista e cirurgiã plástica facial explica que a avaliação anestésica e o controle de fatores que elevam o risco de sangramento e atraso na cicatrização são etapas fundamentais para garantir segurança e previsibilidade no procedimento.

Durante o intraoperatório, a especialista ressalta que a infiltração vasoconstritora, o descolamento cuidadoso das mucosas, a hemostasia precisa e a fixação adequada dos enxertos contribuem para reduzir o edema e proporcionar maior estabilidade dos resultados cirúrgicos.

Ainda conforme a Dra. Dayane, o pós-operatório requer acompanhamento médico rigoroso, incluindo higiene nasal com solução salina, elevação cefálica ao dormir, proteção contra traumas e retornos programados. Esses cuidados auxiliam na prevenção de aderências e na detecção precoce de complicações.

A médica acrescenta que a estabilização estética ocorre gradualmente ao longo de alguns meses, enquanto a função respiratória tende a melhorar de forma progressiva conforme a reorganização dos tecidos internos e o restabelecimento das estruturas nasais.



Cooper Standard celebra 30 anos de presença no Brasil

Cooper Standard celebra 30 anos de presença no Brasil
Cooper Standard celebra 30 anos de presença no Brasil

Fundada em 1995, em Varginha/MG, a Cooper Standard completa 30 anos de atuação no país, reafirmando sua relevância no setor de autopeças e sua contribuição estratégica para as operações da companhia na América do Sul, além do compromisso com desenvolvimento, sustentabilidade e excelência operacional. Globalmente, a corporação alcançou em 2024 um faturamento de aproximadamente US$ 3 bilhões, enquanto a participação da Cooper Standard Brasil no grupo varia entre 4% e 7%, dependendo da taxa de câmbio.

Com unidades em Varginha/MG, Atibaia/SP e São Bento do Sul/SC, a Cooper Standard Brasil reúne cerca de 2.000 colaboradores na produção de peças de vedação automotiva, tubulações de freio e combustível e coletores de ar. Entre seus clientes estão montadoras como Honda, Hyundai, Toyota, Volkswagen, GM, Renault, Ford e Stellantis.

A empresa atua em 21 países, com mais de 120 localidades e 23 mil colaboradores, e é líder global em materiais e tecnologias avançadas, de acordo com a MarkLines, plataforma especializada em dados da indústria automotiva, integrando engenharia, automação e práticas de sustentabilidade em seus processos.

Com o setor automotivo demonstrando crescimento, a Cooper Standard posiciona-se de forma estratégica para atender à demanda por inovação aplicada e modernização. Segundo o Sindipeças, o faturamento das empresas de autopeças deve aumentar 4% em 2025, alcançando R$ 272 bilhões, ante os R$ 261,5 bilhões registrados em 2024. A entidade projeta investimentos de R$ 6,6 bilhões, um avanço de 3,1% em relação ao ano anterior, evidenciando a confiança no segmento e nas instituições que apostam em infraestrutura e eficiência.

"Celebrar três décadas no Brasil é reconhecer a força de uma trajetória construída com dedicação e resultados. Nosso propósito é seguir evoluindo com responsabilidade, eficiência e inovação, contribuindo para o futuro da mobilidade e para o desenvolvimento das regiões onde atuamos para a transformação do setor automotivo. Mantemos o compromisso de ampliar a capacidade produtiva, investir em tecnologias que reforcem sustentabilidade e competitividade, além de fortalecer os relacionamentos com clientes, colaboradores e a comunidade", afirma Renato Maleckas, diretor-geral da Cooper Standard no Brasil.

Ao longo de 30 anos, a Cooper Standard expandiu suas operações no Brasil, com a instalação das plantas de Atibaia/SP, em 2012, e São Bento do Sul/SC, em 2018. O investimento constante em progresso incluiu a criação do Global Technology Center em Livonia, nos Estados Unidos, em 2017, a implantação da primeira CNC Double Head em 2022 e a primeira exportação de matrizes de extrusão em 2024.

Para celebrar os 30 anos da Cooper Standard no Brasil, foram realizados eventos especiais para públicos distintos. No dia 26 de setembro, ocorreu uma celebração interna na planta de Varginha/MG, com a participação direta da diretoria nas homenagens aos 30 colaboradores mais antigos. No dia 27 do mesmo mês, aconteceu o Festival Portas Abertas, com apoio da Prefeitura de Varginha, oferecendo cultura, lazer, música e atividades para toda a família, além da arrecadação de alimentos para iniciativas sociais. Já no início de outubro, clientes, fornecedores e parceiros estratégicos participaram de um plant tour, conhecendo os processos da empresa e reforçando o compromisso com qualidade e colaboração, além de uma celebração exclusiva.

Para os próximos 30 anos, a Cooper Standard pretende ampliar sua presença na América Latina, acelerar a digitalização de processos e investir em materiais e soluções mais sustentáveis, buscando otimizar a fabricação e apoiar a transformação da mobilidade nas regiões em que atua.



Acadêmica da FACERES participa como palestrante no FIGO 2025

Acadêmica da FACERES participa como palestrante no FIGO 2025
Acadêmica da FACERES participa como palestrante no FIGO 2025

O 25º Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO 2025), realizado entre os dias 5 e 9 de outubro na Cidade do Cabo, África do Sul, é um dos encontros mais prestigiados da área, reunindo mais de oito mil médicos, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o mundo. O evento teve como tema “Avançando a saúde da mulher: uma jornada de unidade e liberdade” e incluiu sessões científicas, workshops, laboratórios de simulação prática e lançamento de novas diretrizes internacionais, na promoção da saúde feminina.

A acadêmica do 4º ano do curso de Medicina da FACERES, localizada na cidade de São José do Rio Preto, Carolina De Marqui Milani, destacou-se como a única estudante a ministrar uma aula durante o congresso, em parceria com o Dr. Pedro Henrique Moraes, do InRad USP São Paulo. A apresentação abordou disfunção da paratireoide e osteoporose em mulheres na menopausa, incluindo possíveis abordagens não cirúrgicas por meio da ablação de nódulos paratireoideanos, integrando conhecimentos de ginecologia, endocrinologia e radiologia intervencionista.

“Participar de um dos maiores congressos da área e ser a única estudante a ministrar aula foi transformador. Estar em um espaço que reúne especialistas e líderes internacionais ampliou minha visão científica e cultural sobre a saúde da mulher”, afirmou Carolina. Ela destacou que a experiência de apresentar, debater e receber críticas construtivas reforçou a importância da ciência colaborativa e da pesquisa acadêmica como ferramenta de transformação na medicina.

Carolina também apresentou um pôster comentado em parceria com o ginecologista e professor da FACERES, Dr. Gabriel Dumbra, com foco em placentação e alterações vasculares em gestações complicadas por hiperglicemia. O estudo avaliou a eficácia do Doppler IVA como preditor de doenças placentárias, comparando-o a métodos consolidados, como Doppler de artérias uterinas e marcadores bioquímicos.

O professor Gabriel Dumbra, orientador da acadêmica, comentou que o trabalho apresentado por Carolina fortalece a importância da presença da instituição em eventos internacionais, contribuindo para o intercâmbio científico e a disseminação de conhecimento baseado em evidências.

“Participar do FIGO 2025 me motivou a continuar investindo em pesquisa científica, atuação ética e atualização constante. Saio do congresso com novas ideias e potenciais parcerias internacionais, que podem contribuir para o fortalecimento do cuidado integral da mulher”, conclui Carolina De Marchi Milani.

 



Sincovaga-SP participa do Mutirão de Vagas Farol Norte

Sincovaga-SP participa do Mutirão de Vagas Farol Norte
Sincovaga-SP participa do Mutirão de Vagas Farol Norte

O portal Varejo Contrata, uma iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga-SP) e do programa Coexistir, participa nesta sexta-feira, 24 de outubro, do Mutirão de Vagas – Farol Norte, iniciativa do Instituto Center Norte em parceria com a Rede Cidadã, voltada à geração de oportunidades de emprego e inclusão social.

O evento será realizado a partir das 10h, na Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude, e reunirá empresas e instituições engajadas na construção de caminhos para o trabalho e o desenvolvimento social.

Com o propósito de impulsionar histórias e ampliar a empregabilidade, o Mutirão de Vagas promove o encontro entre empresas parceiras e pessoas em busca de uma colocação no mercado de trabalho, oferecendo suporte para recrutamento, orientação profissional e networking entre empregadores e candidatos.

A plataforma Varejo Contrata, criada há dois anos, reúne oportunidades em estabelecimentos que vão de grandes redes supermercadistas até mercados de bairro, padarias, franquias e lojas especializadas.

A principal proposta do Varejo Contrata é ser um canal exclusivo do varejo alimentar, com soluções sob medida para as demandas específicas desse setor. Diferente de sites generalistas de vagas, o portal atua de forma ativa, tanto na captação de empresas quanto na mobilização de candidatos.

Além do site, a plataforma mantém grupos de vagas segmentados exclusivamente para o varejo, além de atuar em grupos de parceiros, ampliando a capilaridade da divulgação e aumentando a efetividade na conexão entre talentos e oportunidades.

O Sincovaga-SP, por meio de suas iniciativas de inclusão e empregabilidade, como o portal Varejo Contrata, reforça seu compromisso com o desenvolvimento humano e profissional no varejo paulista. “Eventos como este são fundamentais para conectar empresas e talentos, fortalecendo o papel social do varejo como gerador de oportunidades e promotor de inclusão”, afirma Alvaro Furtado, presidente do Sincovaga-SP.

Além de incentivar o recrutamento responsável e inclusivo, a participação no Mutirão de Vagas reforça a atuação institucional do sindicato junto a parceiros que compartilham da mesma missão: criar oportunidades para jovens, pessoas em vulnerabilidade social e profissionais em transição de carreira.

O evento integra as ações do Farol Norte – Aceleração Profissional, programa que fomenta a empregabilidade e o protagonismo social por meio da articulação entre empresas, entidades e o poder público.

Serviço:

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, nº 2.630, Santana, São Paulo/SP.)

Data: 24 de outubro (sexta-feira)

Horário: a partir das 10h



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