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Voarmais.com estreia na ABF Franchising Expo 2024

A Voarmais.com, franquia de agência de viagens online, anuncia a sua participação na ABF Franchising Expo, uma das maiores feiras de franquias do mundo. Esta será a primeira vez da empresa no evento, que ocorrerá de 26 a 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com 17 anos de experiência no mercado de turismo, a Voarmais.com ampliou a sua atuação ao ingressar no setor de franchising em 2021. Atualmente, a rede conta com mais de 160 franquias distribuídas em 11 países oferecendo um modelo de atuação flexível, que permite atuar de casa.

Na feira, a empresa irá apresentar o seu modelo de negócio aos visitantes e colocar em ação o plano de expansão da marca, que almeja alcançar 200 unidades até o final de 2024.

“Ingressar no mercado de franquias nos permitiu alcançar  pessoas que tinham o desejo de empreender, mas encontravam obstáculos para iniciar o próprio negócio. A feira representa uma oportunidade única para fortalecer nossa marca e nos apresentar ao público que ainda não nos conhece”, falou Diogo Isoni, gerente comercial da franquia Voarmais.com.

A 31ª edição da ABF Franchising Expo vai reunir mais de 400 marcas expositoras e espera receber aproximadamente 60 mil empreendedores, tanto do Brasil quanto do exterior. A Voarmais.com estará presente no estande M085.

Mercado de Turismo no Franchising

O setor de Hotelaria e Turismo foi o terceiro segmento com o melhor desempenho dentro do mercado de franchising em 2023, segundo o balanço realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O setor faturou mais de R$ 11 bilhões, registrando um crescimento de 16,4% em relação ao ano anterior.

“Temos presenciado o momento de ouro do turismo. Os brasileiros estão viajando mais, desde destinos nacionais como internacionais, o que tem refletido nos números positivos do setor. Queremos mostrar na ABF Franchising Expo todo o potencial desse mercado aos visitantes”, finalizou Diogo.



Mês das Mães: como as marcas de cosméticos entregam produtos com qualidade

De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 49% dos brasileiros que pretendem presentear suas mães no mês de maio compram produtos de beleza e cosméticos. Já outro levantamento, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), também aponta que os perfumes e cosméticos estão como a segunda principal opção dos consumidores, atrás apenas de roupas, calçados ou acessórios.

Esse interesse reflete a importância desses itens como presentes, uma vez que oferecem uma ampla gama de opções para atender aos diferentes gostos e necessidades do público feminino. Porém, por trás das vendas, está uma complexa cadeia de eventos que permitem a chegada dos produtos aos seus destinos. Desde a concepção até a entrega, cada etapa requer precisão, planejamento e um intrincado equilíbrio de produção, programação e transporte, entregando produtos com qualidade e com o mínimo de perdas.

“O Mês das Mães é uma das épocas mais movimentadas para o setor de cosméticos, com os consumidores buscando presentes especiais para homenagear seus familiares. No entanto, essa demanda aumentada traz consigo uma série de desafios que as empresas do setor devem enfrentar para garantir que os produtos cheguem às mãos dos consumidores de maneira eficiente e oportuna”, explica Fabio Sas, sócio e diretor comercial da Linear Softwares Matemáticos, uma das principais empresas brasileiras de softwares voltados para a otimização de processos de supply chain.

Planejamento e demanda

De acordo com a pesquisa da empresa de consultoria McKinsey Global Institute, o mercado de beleza deve atingir cerca de US$ 580 bilhões até 2027, revelando o desafio das marcas de precisarem suprir o consumo acentuado em um mercado em expansão e que já possui vendas elevadas em outras épocas do ano.

No caso do Dia das Mães, o planejamento se inicia meses antes da data comemorativa, com as empresas analisando a demanda esperada levando em consideração uma série de fatores, como tendências de mercado, comportamento do consumidor e histórico de vendas.

Essa previsão é crucial para determinar a quantidade de produtos a serem produzidos, evitando tanto a escassez quanto o excesso de estoque. Devido à janela de produção limitada, são necessárias estratégias para maximizar a eficiência e garantir que os produtos estejam prontos para serem distribuídos, atendendo à demanda e proporcionando uma experiência satisfatória aos consumidores.

Vale lembrar que, diferentemente da Páscoa ou do Natal, por exemplo, datas em que os produtos principais são extremamente sazonais (ovo de chocolate e panetone), ter artigos não vendidos até a data do Dia das Mães não é algo tão punitivo, pois a grande maioria ainda pode ser comercializada após o período, seja com promoções ou descontos especiais.

“Porém, é claro que a programação rigorosa da produção ainda é essencial, evitando rupturas e quebras nas vendas devido a elevada demanda. Se o produto não está na prateleira, seja ela física ou digital, o consumidor compra outro. É simples. No final, isso é prejuízo para a marca, pois muito provavelmente ele irá procurar o artigo similar na concorrente e realizar a compra”, explica Fabio.

Alinhamento com estratégias de marketing

No setor de cosméticos e produtos de beleza, o alinhamento entre as estratégias de marketing e a gestão da cadeia de suprimentos desempenha um papel fundamental, especialmente durante períodos importantes, como o Mês das Mães. A categoria é conhecida por investir pesadamente em marketing devido à sua natureza altamente competitiva e à constante busca por atrair e reter clientes.

De acordo com o levantamento Digital AdSpend 2023, realizado pelo IAB Brasil, em parceria com a Kantar Ibope Media, o setor de higiene e beleza foi o terceiro que mais aumentou investimentos em marketing online no Brasil em 2023, um incremento de 42% ante o ano anterior. A edição de 2022 da pesquisa já havia apontado um aumento de 85% em relação a 2021.

Sendo assim, o planejamento também inclui as equipes de marketing analisando as tendências do mercado e as campanhas de publicidade planejadas para o mês. Essas informações são essenciais para que a equipe de cadeia de suprimentos possa prever com precisão quais produtos serão os mais populares e em que volumes. Com base na previsão, a gestão de estoque pode planejar antecipadamente a quantidade necessária de produtos para atender às expectativas dos consumidores.

Armazenamento e distribuição

Como as empresas não possuem capacidade de produção para atender toda a demanda de uma só vez, a produção deve começar muito tempo antes da data comemorativa. Isso traz novos desafios, pois essa grande quantidade de artigos deve ser armazenada de maneira correta, a fim de manter as características originais das mercadorias, mas também levando em conta a eficiência e produtividade.

Outro fator a ser levado em conta é que o setor de cosméticos geralmente oferece uma grande variedade de produtos. Gerenciar essa diversidade pode ser complicado, especialmente quando se trata de prever quais itens serão os mais populares. Além disso, muitos dos artigos do setor de cosméticos e beleza possuem baixa durabilidade, visto que o consumidor atual exige cada vez mais produtos naturais e sem conservantes químicos. Isso acaba influenciando tanto o tempo quanto a maneira de armazenar e transportá-los.

“Muitas vezes, em um país quente como o Brasil, os produtos devem ser estocados em armazéns climatizados, meses antes de chegarem às prateleiras. Além disso, as marcas devem planejar onde serão os locais para armazenar esses itens, levando em conta uma série de informações, como capacidade de atendimento, demanda, impostos e transporte”, explica o diretor.

Nesse sentido, soluções avançadas podem ajudar as marcas a superarem desafios complexos da cadeia de produção. Com uma ferramenta de planejamento diário de distribuição primária de produtos finais, é possível realizar todo o planejamento de abastecimento e composição de cargas, determinado pela demanda do mercado e pela produção fabril da empresa.

“Com os desafios impostos no gerenciamento da capacidade de produção e armazenamento, é fundamental buscar soluções inovadoras para otimizar os processos e garantir que os consumidores tenham acesso aos produtos no momento certo e com a qualidade desejada”, conclui Fabio.



ANVISA aprova novo medicamento para colangiocarcinoma

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou a aprovação de um novo tratamento para pacientes com colangiocarcinoma, um tipo raro e agressivo de câncer que afeta as vias biliares, que são pequenos canais responsáveis por transportar a bile, produzida pelo fígado, até o intestino, para auxiliar na digestão. O medicamento Tibsovo (Ivosidenibe) foi aprovado como monoterapia para o tratamento de colangiocarcinoma localmente avançado ou metastático com uma mutação no gene IDH1 que foram tratados anteriormente com pelo menos uma linha prévia de terapia sistêmica.

A medicação está voltada especialmente para aqueles que não responderam a terapias convencionais. Por ser uma condição grave, o colangiocarcinoma geralmente é diagnosticado em estágios avançados, o que limita as opções de tratamento e diminui as chances de sobrevivência.

Para o oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Fábio Kater, especialista em tumores gastrointestinais, a aprovação do medicamento pela Anvisa representa um avanço no tratamento. “As mutações do IDH1 são umas das mais incidentes no colangiocarcinoma (entre 15 e 20%), frequentemente diagnosticados em estágios avançados, e o desenvolvimento de novas opções terapêuticas, diferente das quimioterapias tradicionais, pode aumentar a expectativa e a possibilidade de uma melhor qualidade de vida”, destaca Kater.

O Tibsovo foi o primeiro inibidor de IDH1 mutado aprovado na Europa, em maio de 2023, e nos EUA, em agosto de.

Estimativas da Sociedade Americana do Câncer sugerem que cerca de 8 mil pessoas nos Estados Unidos são diagnosticadas com câncer das vias biliares a cada ano, incluindo cânceres intra-hepáticos (dentro do fígado) e extra-hepáticos (fora do fígado). No entanto, segundo a entidade, o número real de casos pode ser maior devido à dificuldade de diagnóstico e classificação errônea como outros tipos de câncer.

Na Europa, a incidência de colangiocarcinoma é de 0,3 a 3,5 pessoas a cada 100 mil. Já no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) dispõe de dados referentes apenas a câncer de fígado em geral (mais de 10 mil casos ao ano), categoria à qual pertence o colangiocarcinoma.

A idade média das pessoas diagnosticadas com câncer nas vias biliares intra-hepáticos nos EUA é de 70 anos, e para o câncer nos extra-hepáticos é de 72 anos. Embora seja mais comum em pessoas mais velhas, ele também pode ocorrer em jovens.

A chance de sobrevida para pacientes depende em grande parte de sua localização e do estágio em que é encontrado. A cirurgia é a única opção curativa atualmente, porém, é indicada apenas para um pequeno número de pacientes. Para aqueles que não são elegíveis ou cuja doença progrediu após o procedimento, a quimioterapia/imunoterapia é o tratamento padrão com intuito de prolongar a sobrevida. “Atualmente, não temos boas opções após a falha da quimioimunoterapia. Deste modo, a medicação preenche uma demanda médica não atendida, por isso sua importância”, ressalta Fábio Kater.

A aprovação para o uso do Tibsovo foi baseada em dados do estudo ClarIDHy , um ensaio clínico de Fase 3, randomizado, duplo cego e controlado por placebo, que avaliou o uso do medicamento em pacientes com colangiocarcinoma previamente tratados e que possuíam a mutação de IDH1. Os resultados deste estudo demonstraram que os pacientes tratados com Tibsovo apresentaram mediana de 2,7 meses de sobrevida livre de progressão em comparação com 1,4 meses para aqueles que receberam placebo, o que se traduz numa redução de 63% no risco de progressão ou óbito. Além disso, a taxa de sobrevida livre de progressão aos 6 e 12 meses foi significativamente maior no grupo tratado com o medicamento. Pacientes tratados com Ivosidenibe tiveram uma maior sobrevida global em comparação com o placebo, atingindo o dobro de sobrevida global mediana (10,3 meses versus 5,1 meses respectivamente), quando avaliado o grupo ajustado de participantes que receberam o placebo.

Os próximos passos são trazer o medicamento para o mercado e submeter à Agência Nacional da Saúde para que a terapia entre para o Rol de medicamentos.



Telemedicina veterinária facilita atendimento a pets

Em junho de 2022, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) regulamentou as modalidades de atendimento em formato de telemedicina veterinária, que incluem teleconsulta, telemonitoramento, teletriagem, teleorientação (para comunicação entre veterinários) e telediagnóstico. Essas modalidades permitem que os donos de pets recebam orientação rápida e prática dos veterinários, reduzindo a necessidade de visitas presenciais.

Neste formato, durante a consulta, o veterinário e o dono do animal podem interagir, discutir sintomas, mostrar ocorrências do pet por meio da câmera e receber orientações sobre cuidados e tratamentos, oferecendo, desta forma, conveniência, inclusive em situações menos urgentes, para realizar atendimentos a partir de qualquer local com acesso à internet.

Para Ronnie Girardi, CEO da plataforma de telemedicina Vetconex, essa implementação representa um avanço tecnológico que se traduz em benefícios tangíveis, sendo a agilidade no atendimento uma das principais vantagens. “A capacidade de encaminhar laudos online para os médicos, possibilitando uma rápida apuração do diagnóstico, destaca-se como um marco na eficiência do sistema’’, pontua o executivo.

Girardi também observa essa atualização como um novo paradigma que alivia a sobrecarga hospitalar, especialmente em casos menos graves, o que a torna imprescindível na prevenção de doenças. ‘’A telemedicina, ao identificar e tratar complicações clínicas no tempo adequado, não apenas promove uma abordagem proativa à saúde, mas também contribui para a redução das despesas associadas a tratamentos mais complexos.’’

Adequação em casos específicos

Ainda de acordo com as normas da CFMV, existem requisitos e diretrizes que abordam as responsabilidades, limitações e restrições relacionadas à telemedicina veterinária. 

Essas diretrizes incluem, por exemplo, a exigência ativa no Sistema CFMV/CRMVs, bem como registro com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) aos médicos veterinários.

Já em situações de emergência e urgência, conforme resolução do órgão, a telemedicina veterinária não é permitida, podendo ser realizada apenas nos casos em que haja uma Relação Prévia Veterinária-Animal-Responsável (RPVAR) presencial e devidamente registrada.

Saúde animal e mercado pet

Segundo levantamento da Abinpet, com projeções baseadas no 3º trimestre de 2023, o segmento pet vet (produtos veterinários) registrou um crescimento de 16% em faturamento ao longo de 2023, seguido por pet care (15%) e pet food (10,6%). Esses números demonstram o cuidado dos tutores em saúde, higiene e bem-estar para seus animais de estimação.

Além disso, o Brasil abriga mais de 285 mil empresas dedicadas ao mercado pet, de acordo com dados do Sebrae, o que o coloca como o terceiro maior do mundo, representando uma significativa fatia do mercado. 



Reconstrução do RS é desafio para o poder público

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estima que serão necessários R$ 19 bilhões para recuperar as perdas do estado após as fortes chuvas e enchentes. Há, no entanto, especialistas que alertam que os investimentos necessários podem ser maiores, na casa dos R$ 90 bilhões, segundo o Valor Econômico.

Por se tratar de uma catástrofe de alcance inédito e a dimensão do estrago não ter sido calculada de forma definitiva, os números são preliminares e ainda não é possível chegar a uma cifra exata, informa o jornal. 

Leonardo Alves, especialista em orçamento e gestão pública, explica que, independentemente da quantia, a reconstrução do Rio Grande do Sul será um grande desafio. Ele destaca a importância da união entre todos os entes, ou seja, governos federal, municipal e estadual ‒ incluindo o Congresso Nacional, que pode contribuir por meio de emendas. 

“Não há que se falar em recursos destinados para a bancada do estado x ou y. Todos os congressistas, independente de qual bancada representam, deveriam, como ato de solidariedade, enviar parte das emendas para a reconstrução do Rio Grande do Sul”, argumenta.

Alves acrescenta que uma parcela desse esforço conjunto já está acontecendo, com a União suspendendo o pagamento da dívida de R$ 11 bilhões do estado e anunciando um pacote de ajuda de R$ 50 bilhões.

Contratos emergenciais para questões urgentes

Tendo trabalhado em diferentes cargos públicos ao longo da carreira ‒ que incluem atuação: na Câmara dos Deputados, Estatais do Governos Federal, membro do Conselheiro de Empresa Pública, consultoria em diversos municípios, e Secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá (RJ) ‒, Leonardo Alves explica que é possível a assinatura de contratos emergenciais em situações de calamidade (como no próprio cenário de enchentes), sem a necessidade de licitação, mas dentro dos parâmetros exigidos em Lei.

Segundo ele, trata-se de uma forma de agilizar a liberação de recursos e atender a população, com a compra de insumos, equipamentos e medicamentos, por exemplo. O especialista destaca que o poder público não pode perder de vista o princípio da transparência e do uso adequado dos recursos. 

“Para que não haja transtornos indesejados ao gestor responsável pela contratação, a transparência junto aos órgãos de controle mostra-se primordial. Sempre que possível, é necessário chamar integrantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado para debater o que pretende ser feito. Com colaboração e respaldo, os contratos emergenciais podem ser colocados em prática”, alega.

No entanto, ele esclarece que “não é uma autorização (até porque o chefe do Executivo tem autonomia para executá-los), mas sim, um ‘parecer’ prévio para tais iniciativas”. Alves exemplifica a importância de seguir o devido processo legal a partir do caso de Nova Friburgo (RJ), que, em 2011, sofreu com enchentes que deixaram 451 mortos, segundo relatos da imprensa.

“O caso de Nova Friburgo mostra os desafios da conduta ética de um gestor perante a população. Até hoje, 13 anos depois, há processos administrativos e judiciais, que perturbam a mente de gestores e empresários da cidade”, afirma, fazendo referência a denúncias sobre o mal uso de verbas emergenciais.

Planejamento para o futuro

Além de atender as questões emergenciais, Alves chama a atenção para a importância de um planejamento preventivo do poder público em relação a catástrofes climáticas. Investimentos nas áreas de meio ambiente, infraestrutura e saneamento básico são apontados como cruciais.

Na sua visão, é necessária uma mudança de mentalidade por parte de gestores públicos, que devem buscar formas de desenvolvimento sustentável em consonância com a nova realidade do planeta. 

“Planejar o futuro para possíveis e inevitáveis desastres deve ser a pauta de toda gestão. Os gastos para reconstrução são infinitamente maiores do que os gastos para possíveis contenções ou mitigações de fenômenos climáticos extremos. Que a tragédia do Rio Grande do Sul não seja apenas mais uma entre várias já ocorridas e não caia no esquecimento”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.leonardoalves.online/



Startup brasileira investe em banho automotivo por delivery

O Zé Vip, startup brasileira de banho automotivo delivery, investiu no setor de franquias e já alcançou cinco cidades dos estados do Sudeste e Sul do Brasil. A plataforma participou da feira do empreendedor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de 2023 e já confirmou a presença na ABF Franchising 2024, que acontece de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). 

O Zé Vip, franquia de lava rápido, nasceu em uma aceleradora de startups, depois que um de seus sócios teve a ideia de criar um aplicativo de prestação de serviço delivery, a fim de proporcionar comodidade e praticidade para os usuários. Hoje, a rede de franquias está presente em São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Presidente Prudente (SP), Birigui (SP) e Maringá (PR).

Mauricio Shinmi, investidor e CMO do Zé Vip, conta que a ideia para criar a startup partiu do desejo de proporcionar comodidade aos brasileiros na prestação de serviço, “partindo de algo tradicional e implementando a inovação”.

“No Zé Vip, todo o controle de agendamento e pagamento do banho automotivo é feito através do aplicativo. O prestador vai até o cliente, independentemente de onde ele estiver, desde que seja possível parar o carro”, explica.

Em 2023, mais de 44 milhões de veículos circularam em todo o Brasil, como indicam dados do “Anuário da Indústria Automobilística Brasileira – 2023”, realizado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). 

“O procedimento é feito de forma prática, focada na qualidade e na agilidade do tempo, fazendo com que uma limpeza completa seja feita de forma rápida”, pontua Shinmi. “Além disso, não é preciso utilizar a água e a energia do local, pois o prestador do Zé Vip já leva tudo”, complementa.

Além disso, ainda segundo o investidor, todos os equipamentos funcionam com bateria. “O prestador de serviços também leva o reservatório de água, que gasta em média de 30 a 40 litros de água por banho. O negócio é ecossustentável, já que um lava-jato convencional gasta em torno de 250 litros por carro”, destaca.

Aliás, a maioria (81%) dos brasileiros estão muito preocupados com a escassez de água potável, conforme indicativos do levantamento “GlobeScan Radar Survey”, que entrevistou 30 mil indivíduos em 17 países pela GlobeScan, em parceria com a Circle of Blue e o WWF. Enquanto isso, a média mundial é de apenas 58%. 

Shinmi ressalta que a plataforma Zé Vip tem como objetivo facilitar o dia a dia do usuário, que pode, por exemplo, estar em uma reunião, no salão ou fazendo qualquer outra coisa durante o banho automotivo, uma vez que cabe ao prestador não apenas se deslocar, como levar os equipamentos necessários e realizar o procedimento.

De acordo com o CMO do Zé Vip, entre as principais expectativas para o futuro a curto prazo, a startup planeja expandir a franquia para mais quinze cidades do país. “Para médio prazo, o Zé Vip pretende conquistar um espaço em todas as capitais do Brasil”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.zevip.com.br/



Mercado de vestuário ultrapassa US$ 1 trilhão em tamanho

Em nível global, o mercado de vestuário é estimado em US$ 1,36 trilhão (R$ 6,87 trilhões, na cotação atual) e deve atingir US$ 1,78 trilhão (R$ 9 trilhões) em 2029. Os dados são de um relatório da empresa de consultoria Mordor Intelligence, que também aponta a Europa como a região mais forte para o setor ‒ embora o crescimento mais rápido esteja na Ásia.

De acordo com a análise, as vendas on-line tiveram uma grande expansão nos últimos anos. Se antes o cliente precisava ir pessoalmente até uma loja para efetuar a compra, hoje tudo pode ser feito por um celular ou computador.

“A maior exposição à Internet e ao comércio eletrónico entre os consumidores melhorou a consciência da moda e a disponibilidade de marcas de gama alta e produtos de edição limitada. O uso de influenciadores impactou a forma como as empresas comercializam seus produtos”, diz o relatório da Mordor Intelligence. 

A CEO da Naguirre Shop (empresa especializada na produção e venda de vestuários para todo o Brasil), Nathalia Cercós Aguirre, aponta ainda outras tendências que marcam o momento atual do setor de vestuário.  

“Há uma crescente conscientização sobre questões éticas e ambientais na produção de roupas. Além disso, a demanda por conforto e praticidade tem impulsionado o segmento de moda confortável”, afirma.

O termo “moda confortável” diz respeito, como o próprio nome sugere, a peças que combinem estilo com conforto. Também chamado de “moda comfy” (abreviação do inglês “comfortable”), o conceito explora tecidos leves e macios, de forma a priorizar o bem-estar de cada indivíduo.

“Com a mudança de prioridades dos consumidores em direção a estilos de vida mais relaxados e flexíveis, a moda confortável está ganhando destaque, oferecendo peças versáteis que podem ser usadas em diversas ocasiões”, explica Aguirre. 

Segundo a CEO, a pandemia de Covid-19, que fez com que muitos aderissem ao trabalho remoto, levou as pessoas a valorizarem mais o conforto no dia a dia, sem abrir mão de se sentirem bem-vestidas.

Diante dos dados da Mordor Intelligence, Aguirre acredita que a previsão de crescimento do mercado de vestuário em geral “reflete a contínua demanda dos consumidores por novidades e qualidade, bem como o potencial de expansão em mercados emergentes”.

Para saber mais, basta acessar: http://www.naguirreshop.com.br



Governos: Evento na Estônia debate transformação digital

Foi realizado, entre os dias 22 e 23 de maio, na Estônia, o evento e-Governance Conference. Segundo o jornal Extra, o estado brasileiro esteve representado pelo programa RJ Digital. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Transformação Digital que, desde a sua implementação, em 2022, ampliou de 1,3 mil para 2,3 mil a quantidade de serviços públicos disponíveis no portal online do governo do estado. 

Realizado na cidade de Tartu, a cerca de 180 quilômetros da capital estoniana Tallin, o e-Governance Conference reuniu autoridades e especialistas de diferentes países para discutir a transformação digital em governos. 

Entre os palestrantes, estava o presidente da Estônia, Alar Karis. O país, inclusive, é visto como referência no assunto ‒ uma pesquisa da Microsoft apontou a nação como líder em serviços públicos digitais na Europa, por exemplo.

“Inclusão social e econômica”

Para Cesar Alcácio, CEO da empresa 3P Brasil, que atua com implementação e gestão de tecnologia, eventos como o e-Governance Conference são fundamentais para reforçar a importância da transformação digital na gestão pública. 

“O acesso ampliado à conectividade é crucial para democratizar o acesso à informação e aos serviços governamentais, facilitando a inclusão social e econômica. Projetos que utilizam plataformas digitais para interagir com a população podem melhorar a transparência, aumentar a eficiência do poder público e fortalecer a participação cidadã”, acredita.

Alcácio explica que a empresa na qual atua como CEO vem desenvolvendo soluções nesse sentido. Nelas, há uso de sistemas de gestão inteligente que fazem uso de conceitos de inteligência artificial (IA), big data, business intelligence e gestão de relacionamento com o cidadão (CzRM, na sigla em inglês). 

O objetivo é o diálogo entre a população, órgãos públicos e o poder executivo, de modo a reduzir burocracias e promover agilidade.

“Trata-se de um movimento constante de benefício a todas as pontas: o cidadão tem suas demandas ouvidas e atendidas; o órgão ganha eficiência no desenvolvimento das ações públicas; e o executivo ganha uma visão completa de toda a gestão, seja ela na arrecadação ou no investimento”, explica Alcácio.

Na visão do especialista, a tendência é que o uso das tecnologias e meios digitais por parte do poder público continue crescendo no Brasil e no mundo, com cada vez mais serviços estando disponíveis de maneira online, o que ele vê como uma “grande transformação na maneira como o Estado se relaciona com a população”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.3pbrasil.com.br/



Canal Conecta chega ao fim com grandes negócios firmados

A 3ª edição do Canal Conecta chegou ao fim com mais de 16 horas de conteúdos técnicos apresentados ao público e uma série de negócios fechados entre integradores e empresas de grande porte do setor de energia solar.

A Bluesun, uma das maiores distribuidoras de kits fotovoltaicos do Brasil, por exemplo, foi uma das companhias que aproveitaram o evento para palestrar e estreitar relações com novos clientes.

“Foi muito bom, porque conseguimos abrir novas parcerias com integradores da região Nordeste que antes não comparavam com a nossa marca”, disse Roberto Caurim, CEO da empresa.

De acordo com ele, o evento teve o mesmo efeito de uma grande feira de energia solar para a Bluesun. “Nós fechamos mais de R$ 30 milhões em negócios com integradores e ampliamos o nosso marketshare no mercado nordestino”, ressaltou.

Outra instituição que também esteve presente no congresso do Canal Solar e que aproveitou a oportunidade para prospectar clientes foi o BNB (Banco do Nordeste).

A instituição financeira também participou do evento com uma palestra sobre financiamentos no setor de energia solar.

Hugo Luiz de Queiroz, gerente do escritório do BNB em Pernambuco, contou que ao sair do palco em que ministrou a palestra foi abordado por diversos profissionais interessados em saber mais sobre a empresa.

“Depois que acabou a minha participação no palco, eu fiquei mais de uma hora atendendo o pessoal. Conseguimos abrir muitas portas e fazer uma aproximação muito legal com esses profissionais”, comentou ele.

Realizado na FPS (Faculdade Pernambucana de Saúde), em Recife (PE), a 3ª edição do Canal Conecta contou com mais de 400 pessoas nos dois dias do evento, na terça-feira (14) e na quarta-feira (15).

O congresso teve, assim como nas edições anteriores, em Campinas (SP) e São Paulo (SP), como objetivo levar capacitação técnica de qualidade para profissionais do setor de energia solar e promover a conexão dos participantes e gerar negócios.

Ao todo, foram mais de 20 palestras e painéis de discussões realizados no local, com destaque para alguns assuntos, como o armazenamento de energia; estratégias de marketing, vendas e de prospecção de clientes, o papel das associações nordestinas para o fomento da fonte solar na região; os critérios necessários que todo integrador precisa ter para escolher os melhores equipamentos para os seus projetos, entre outros temas.

 



Banco Central discute Regulamentação dos Criptoativos

O Banco Central (BC) analisa a regulamentação do mercado de serviços de ativos virtuais em fases, sendo que a primeira fase já está em andamento. A primeira consulta pública ocorreu em dezembro de 2023, que buscou coletar os mais diversos aspectos sobre governança, por exemplo, sobre prevenção à lavagem de dinheiro, gestão de risco e a melhor forma de monitorar a custódia no blockchain.

Esta coleta de opiniões tinha como objetivo criar uma base sólida para o desenvolvimento das normas finais, envolvendo a participação ativa da sociedade e do mercado.

Já a segunda consulta pública está prevista para o próximo semestre e deverá abordar temas relacionados às normas de atuação e processos de autorização para prestadores de serviços de ativos virtuais que atuarem no Brasil.

O advogado criminalista Armando S. Mesquita Neto, sócio do escritório A. Mesquita Advogados, esclarece que a competência para regular criptoativos foi atribuída ao BC pelo Decreto 11.563 de 2023, preservando atribuições de outros órgãos, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Receita Federal (RFB), todos com a mesma finalidade de proteger os investidores, exigindo transparência nos benefícios e riscos associados aos criptoativos.

Mesquita explica ainda que a segunda consulta pública – – de acordo com a Lei 14.478/2022 – -, deverá enfrentar a questão dos prestadores de serviços de ativos virtuais Virtual Asset Service Providers (VASPs), que atuam nas atividades de oferta, intermediação e custódia de criptoativos só poderão operar no Brasil com autorização do BC. E, que para ano de 2024, o BC priorizou:

· Desenvolvimento de uma segunda consulta pública no segundo semestre.

· Planejamento interno para regulamentação de stablecoins.

· Aperfeiçoamento do arcabouço regulatório para VASPs, incluindo mercado de câmbio e requisitos prudenciais.

“A regulamentação busca preservar a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional, com foco na prevenção à lavagem de dinheiro, combate ao financiamento do terrorismo e monitoramento de atividades suspeitas.”, afirma o especialista.

O advogado conclui que o BC, com o apoio de órgãos reguladores, está comprometido em criar uma regulamentação eficaz e transparente para os criptoativos, protegendo investidores e fortalecendo o sistema financeiro brasileiro.

 

Sobre Armando S. Mesquita Neto

 

É advogado Mestre em Direito Penal, Direitos Humanos e Segurança Pública pela Universidade de Salamanca-Espanha, Especialista em Direito Penal, Economia e Compliance pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal e Pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e Instituto de Direito Penal Econômico Europeu (IDPEE).

Para saber mais, basta acessar:

https://www.instagram.com/amesquitaadvogados/

https://www.linkedin.com/in/armando-s-mesquita-neto-717576155/ 



Engenheiro brasileiro foca em sustentabilidade nos EUA

A construção civil no Brasil é responsável pela emissão de 139 milhões de toneladas de CO² anualmente, conforme dados da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O segmento nacional, no entanto, também apresentou dados positivos, segundo o U.S. Green Buiding Council Brasil, que apontou que o país é o quarto do mundo em construções sustentáveis. 

De acordo com o Relatório de Status Global para Edifícios e Construção da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2021, no cenário global, o setor é responsável por 37% das emissões de CO². Com foco na diminuição de emissão do gás, a pesquisa “The Path to Net-Zero Buildings”, da Schneider Electric (2023), aponta que os edifícios poderiam reduzir suas emissões de CO² em até 42% ao adotarem soluções mais sustentáveis, como o gerenciamento de energia, resultando na redução do consumo e no uso inteligente de recursos.

Com carreira em projetos sustentáveis, o engenheiro civil Douglas Cabral Tavares planeja levar sua experiência para os Estados Unidos, por meio da InnovaCivil Solutions. A empresa incluirá, além de projetos sustentáveis e ecologicamente corretos, desenvolvimento de infraestrutura resiliente e iniciativas ambientais de paisagismo. “Minha carreira se baseia no compromisso com a sustentabilidade e a gestão ambiental, por isso, visualizo um futuro onde os projetos de infraestrutura atendam às necessidades da sociedade sem esquecer do impacto que causam ao meio ambiente”, explica o especialista.

Com sede na Califórnia, a empresa irá priorizar projetos sustentáveis que aumentem a resiliência e promovam a conservação ambiental. “Meu plano é causar um impacto duradouro na sociedade e na economia dos EUA, impulsionando o crescimento econômico, criando oportunidades de emprego diretas e indiretas e fomentando uma cultura de responsabilidade ambiental”, assegura Douglas.

Além da sede no estado californiano, o engenheiro, que atuará como CEO da InnovaCivil Solutions, planeja a expansão da companhia, visando estabelecer uma presença em zonas de negócios historicamente subutilizadas, chamadas de HUBZones, designadas pela Administração de Pequenas Empresas dos EUA (SBA) em todo os Estados Unidos. Por meio de iniciativas de crescimento, Douglas projeta atender, também, os estados da Flórida, Geórgia e Carolina do Norte. 

Ao focar nas chamadas HUBZone, o especialista pretende maximizar o impacto da empresa nas economias locais, ao mesmo tempo em que oferece soluções de construção verde que atendem aos padrões de sustentabilidade ambiental e resiliência. “Meu objetivo é liderar o caminho em soluções de engenharia sustentável, entregando projetos que atendam aos mais altos padrões de qualidade e inovação, e que também deixem um legado positivo para as futuras gerações”, promete.

Sobre o profissional:

Douglas Cabral Tavares é bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ). Reúne mais de 5 anos de experiência em gestão, coordenação e execução de obras de infraestrutura, manutenção predial, controle de qualidade, supervisão e gestão de construções, coordenação de projetos, gestão de orçamentos e planejamento estratégico.

Ao longo de sua carreira coordenou equipes envolvidas na preparação, instalação e montagem de equipamentos industriais e prediais, bem como em ajustes preventivos, corretivos e de emergência. Também gerenciou equipes de manutenção, planejou e supervisionou atividades de manutenção predial e monitorou construções em andamento, garantindo a aderência aos prazos e padrões de qualidade estabelecidos.

 



Diagnóstico é tema do Dia Mundial da Esclerose Múltipla

São 2.8 milhões de pessoas no mundo que convivem com o diagnóstico de Esclerose Múltipla, e chegar até ele é uma jornada que se diferencia em questões do tempo, acesso à informação e aos tratamentos. Levando o tema “ Vamos falar sobre Diagnóstico” a live organizada pela Associação Amigos Múltiplos Pela Esclerose (AME) acontecerá dia 28 de maio, próxima terça-feira, às 19 horas no Instagram da organização.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, que começa a se manifestar geralmente em adultos jovens. Para marcar o  Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que acontece todo o dia 30 de maio, a live convida para um bate-papo pacientes que convivem com a condição em diferentes partes do Brasil todo.

O bate-papo tem como objetivo dar voz aos pacientes mostrando as realidades de acesso a tratamentos, expectativas e o lado emocional do diagnóstico. A apresentação será de Marcia Denardin, comunicadora, diretora e co-produtora do documentário “Esclerosada não é a Vó”, que faz parte do time de relacionamento da AME & CDD. Estará presente também o Dr. Ricardo Gonçalves, neurologista coordenador dos ambulatórios de Neuroimunologia do Hospital Governador Celso Ramos e do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Segundo, Marcia “ Falar sobre o diagnóstico precoce para Esclerose Múltipla é fundamental para começar o tratamento adequado.  Isso além de melhorar a qualidade de vida, ajuda os pacientes a voltarem para suas vidas e se sentirem capazes de voltar a realizarem atividades do seu dia dia.”

Uma grande conquista: Dia Mundial da Esclerose Múltipla 

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla foi instituído todo dia 30 de maio, é celebrado desde 2009. Ele foi criado pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF) em conjunto com diversos países, desde de então, as campanhas feitas por outras organizações alcançaram milhares de pessoas ao redor do mundo contribuindo para informação de qualidade e acolhimento.

Sobre a AME

A AME nasceu do sonho de divulgar a EM, contribuindo para a busca do diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora da qualidade de vida de pacientes, seus amigos e familiares.

Desde 2012, tem como principal lema reunir pessoas e instituições relacionadas à causa, difundir o conhecimento sobre a Esclerose Múltipla e contribuir para o diagnóstico precoce. Acreditamos que #InformaçãoÉOMelhorRemédio e o nosso objetivo é apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doenças. Contamos com a sua presença no próximo evento online, “Vamos falar sobre Diagnóstico”, dia 27 de maio às 19h no Instagram @amigosmultiplos.



Nova pesquisa revela aumento nas explorações de dia zero

A Rapid7 revelou seu Relatório de Inteligência de Ataque de 2024, lançando luz sobre o cenário em evolução das ameaças cibernéticas e oferecendo insights críticos para profissionais de segurança. O relatório baseia-se em extensa pesquisa, incorporando mais de 1.500 pontos de dados selecionados sobre vulnerabilidades e explorações, análise de mais de 180 campanhas de ameaças avançadas e vários incidentes de ransomware. As descobertas são reforçadas por dados de trilhões de eventos de segurança rastreados por meio dos serviços gerenciados de detecção e resposta (MDR) e análise de ameaças do Rapid7.

Uma das revelações significativas do relatório é a prevalência de vulnerabilidades de dia zero, que em 2023 representaram 53% dos eventos de comprometimento em massa – isto marca a segunda vez em três anos que as vulnerabilidades de dia zero ultrapassaram as vulnerabilidades de dia um, causando problemas generalizados.  As explorações contra dispositivos de borda de rede, como dispositivos VPN e gateways de segurança, desempenharam um papel importante nessa explosão, sendo responsáveis por mais de um terço dos ataques.

Além disso, ao contrário da maioria das explorações de dia um para falhas conhecidas, que normalmente são usadas por vários atores de ameaças assim que uma exploração se torna disponível, as explorações de dia zero têm sido usadas principalmente por adversários únicos e sofisticados que têm como alvo dezenas ou centenas de organizações em suas campanhas de ataque, segundo os pesquisadores.

“Essas não são as ameaças cibernéticas dos nossos avós – trata-se de um ecossistema de crime cibernético maduro e bem organizado em ação, com mecanismos cada vez mais sofisticados para obter acesso, estabelecer persistência e evitar a detecção”, escreveram os pesquisadores em seu relatório.

Markswell Coelho, coordenador da IBSEC – Instituto Brasileiro de Cibersegurança, acredita que “em resposta, seria sensato que os CISOs reavaliassem suas estratégias de segurança de TI com ciclos de exploração mais curtos e resposta pós-incidente como prioridade”.

A mudança para resposta a incidentes

Os pesquisadores do Rapid7 rastrearam mais de 60 vulnerabilidades que foram amplamente exploradas em 2023 e no início deste ano. Dessas, mais da metade foram novas falhas descobertas nesse período; dessas novas falhas, 53% eram de dia zero quando inicialmente encontradas.

É importante notar que os pesquisadores do Rapid7 consideram uma vulnerabilidade a exploração em massa ou generalizada quando é usada em ataques do mundo real para atingir muitas organizações em diferentes setores verticais e geolocalizações da indústria. Os pesquisadores observam que não incluíram em seu rastreamento falhas de dia zero para as quais apenas uma exploração de prova de conceito foi publicada na Internet.

Eles também não consideraram as tentativas de exploração contra os milhares de honeypots criados por empresas de segurança em todo o mundo como ataques reais, porque isso distorceria a percepção de quão difundida é uma ameaça, potencialmente distraindo as organizações de priorizar para onde direcionar os seus recursos limitados.

“As organizações devem conduzir investigações de resposta a incidentes que procurem indicadores de comprometimento (IOCs) e atividades pós-exploração durante eventos de ameaças generalizadas, além de ativar protocolos de correção de emergência”, aconselha Markswell Coelho.

Ciclos de exploração mais curtos, mais pressão sobre a segurança

Segundo a pesquisa, o número de explorações de dia zero explodiu desde 2021 e o tipo de agentes de ameaças que as utilizam não se limita a grupos de ciberespionagem patrocinados pelo Estado, mas também a gangues de crimes cibernéticos que promovem ransomware e malware de mineração de criptografia. Em 2020, as explorações de dias um superaram as de dias zero, 3 para 1; em 2021, as de dias zero representaram mais de metade dos ataques generalizados, nunca mais regressando aos níveis anteriores.

“Desde 2021, os pesquisadores do Rapid7 monitoram o tempo entre o momento em que as vulnerabilidades se tornam conhecidas do público e o momento em que são relatadas (de forma confiável) como exploradas na natureza”, disseram os pesquisadores. “Essa janela, que chamamos de ‘Tempo para Exploração Conhecida’, ou TTKE, diminuiu consideravelmente nos últimos três anos, em grande parte como resultado dos ataques predominantes de dia zero”.

Os ataques de dia zero têm um TTKE de 0, porque as falhas são exploradas antes de serem conhecidas publicamente. Como tal, é difícil tirar uma conclusão relevante calculando os TTKEs médios, mas os investigadores apontam que de todas as falhas (de dia zero e de dia um) rastreadas desde 2021, 55% foram exploradas na primeira semana após a divulgação pública e 60% nas primeiras duas semanas. Esta é uma grande diferença em relação a 2020, quando 30% foram explorados durante a primeira semana e 32% nas primeiras duas semanas.

Markswell afirma: “a conclusão é clara: com a redução dos ciclos de ataque, os profissionais de segurança de TI têm menos tempo para confiar em patches e mitigações e agora devem gastar mais tempo tentando limitar os danos que os invasores podem causar, concentrando-se em controles e detecções pós-exploração”.

Mais informações: IBSEC



Tendência que vem do Oriente: perfumes Árabes estão em alta no Brasil

Eles têm conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Conhecidos por sua complexidade, intensidade e uso de ingredientes raros, as fragrâncias árabes oferecem uma experiência olfativa que está cativando homens e mulheres. Mas o que exatamente torna esses aromas tão especiais e por que eles estão se tornando uma tendência fashion?

A combinação de ingredientes, técnicas tradicionais e o apelo por exclusividade e autenticidade são alguns dos atrativos que têm levado um público cada vez maior a escolher marcas de perfumes árabes.

Segundo Edilene Gonçalves, consultora da Lord Perfumaria, empresa de produtos e serviços de beleza que recebe treinamento de marcas árabes, eles são famosos pelo uso de produtos exóticos e de alta qualidade. Óleos essenciais puros, como o oud (resina de agarwood), a rosa damascena e o âmbar, são frequentemente utilizados para criar fragrâncias ricas e duradouras. “Esses componentes naturais proporcionam uma profundidade única e também garantem que o perfume evolua de forma complexa ao longo do dia.”

O próprio processo artesanal combina técnicas ancestrais com um profundo conhecimento dos ingredientes. “Essa herança cultural resulta em perfumes que não são apenas agradáveis ao olfato, mas também carregam consigo um pedaço da rica história e tradição árabe.”

Outra razão pela qual os perfumes árabes estão ganhando popularidade no país é a capacidade de criar uma experiência sensorial exótica. “As suas composições podem despertar sensações de estar em lugares diferentes, despertando sentimentos profundos, memórias e, até mesmo, a imaginação”, comenta Edilene

Além disso, a consultora explica que, devido à origem climática do Oriente Médio, são perfumes que se adaptaram bem ao clima tropical. “Suas notas intensas e complexas, como madeiras e especiarias, combinam perfeitamente com a vivacidade e o calor do Brasil.”

Outra característica marcante são as embalagens luxuosas e artisticamente desenhadas. “Virou sinônimo de exclusividade. Cada frasco é uma verdadeira obra de arte que reflete a meticulosa atenção aos detalhes.”

Para Edilene Gonçalves, essa tendência promete continuar crescendo. “Mais pessoas estão descobrindo a magia dos perfumes árabes. Eles trouxeram mais sofisticação a esse mercado. É um reflexo do crescente interesse por fragrâncias que oferecem uma experiência olfativa rica e inesquecível”.

Sobre a Lord Perfumaria

A Lord Perfumaria começou no segmento de beleza em 1964, sendo uma das maiores empresas no Centro-Oeste do país. São 10 lojas e 7 salões de beleza, oferecendo aos clientes um atendimento personalizado e produtos das marcas de alto luxo mais renomadas e prestigiadas em todo mundo como Lancôme, Shiseido, Hugo Boss, Dior, Clarins, Montblanc, Paco Rabanne, entre outras. Mais informações no site www.lordperfumaria.com.br.



Dom Brejas conquista o Kings Day Brasil pelo segundo ano

Com mais de 130 barris de 50 litros vendidos em um mês, o Dom Brejas, de Campinas (SP), conquistou pelo segundo ano consecutivo o título do Kings Day Brasil. Promovido pela cervejaria holandesa Amstel com o objetivo de premiar bares e restaurantes com maior volume de vendas de chopp da marca, a segunda edição foi realizada ao longo de abril, com 159 bares e restaurantes participantes de capitais e cidade de vários estados brasileiros.

Para a classificação dos três primeiros colocados, o Kings Day Brasil levou em consideração dois critérios: quantidade de chopp vendido no período da disputa (70% da pontuação final) e engajamento do estabelecimento em mídias (com peso de 30%). O Dom Brejas conquistou o bicampeonato com uma pontuação final de 123,5, à frente dos segundo e terceiros colocados, que tiveram 92,5 e 87,35, respectivamente.

O sócio fundador do Dom Brejas, Robson Franco Ramos (Dino), conta que o Kings Day Brasil vem crescendo no Brasil e ganha popularidade e peso com a participação de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“A conquista no ano passado já havia colocado Campinas e região em evidência, o que aumenta ainda mais com este segundo título consecutivo”, explica. Para ele, conquistar o título por dois anos seguidos demonstra a força do interior, competindo de igual para igual com as grandes capitais.

Priscila Sigolo Germano, sócia do Dom Brejas, acrescenta que ganhar o Kings Day Brasil é importante para a consolidação da marca. “Ainda nova no Brasil, essa festa tão tradicional na Holanda que é o Kings Day, está crescendo em popularidade”, complementa.

 



Mercado global de suplementos prevê crescimento até 2025

Enquanto o mundo se adapta às mudanças trazidas pela pandemia, os hábitos alimentares dos brasileiros também passam por transformações significativas. Cada vez mais, as pessoas estão buscando formas de fortalecer o sistema imunológico e promover uma vida mais saudável, e os suplementos alimentares têm se destacado como uma opção prática e eficaz para alcançar esses objetivos.Um estudo recente publicado pela Future Market Insights (FMI) aponta que o mercado global de suplementos alimentares deve ultrapassar US$ 252 bilhões (R$ 1,25 trilhão) em 2025. Segundo a estimativa, o setor deve crescer 7,5% no valor de CAGR, Taxa de Crescimento Anual Composta, em um período de dez anos, entre 2015 e 2025. 

Por meio deste estudo, nota-se o crescimento e potencial do mercado de suplementos alimentares em escala global. Com essas projeções, evidencia-se uma demanda crescente por fórmulas que promovam saúde e bem-estar, impulsionando a indústria a alcançar cifras significativas nos próximos anos. O aumento esperado, com uma taxa de crescimento anual composta de 7,5% ao longo de uma década, reflete não apenas uma mudança nas preferências do consumidor, mas também uma conscientização cada vez maior sobre a importância da nutrição e do estilo de vida saudável. Este cenário oferece oportunidades tanto para empresas já estabelecidas quanto para novos entrantes, incentivando a inovação e o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades diversificadas de um mercado em constante evolução.

Talles Lauton, bioquímico e co-fundador da Lauton Suplementos, destaca: “O aumento do consumo de suplementos alimentares reflete a preocupação crescente das pessoas com a saúde e a busca por alternativas para complementar a alimentação de forma adequada”.

Além disso, segundo dados da pesquisa “O Futuro do Food Service”, apresentada pela Fispal Food Service, quase 40% dos consumidores brasileiros estão buscando uma alimentação mais saudável no período pós-pandemia. Esse interesse crescente por uma dieta equilibrada tem impulsionado diretamente o mercado de suplementos alimentares.

Diante desse cenário, é importante ressaltar a importância de uma abordagem consciente ao consumir suplementos alimentares. Consultar um profissional de saúde qualificado pode ajudar a determinar quais suplementos são mais adequados para as necessidades individuais de cada pessoa e garantir que sejam incorporados de forma segura e eficaz em sua rotina. Os suplementos alimentares podem ser uma ferramenta valiosa para promover a saúde e o bem-estar, desde que sejam utilizados de maneira responsável e orientada.

 



Terceirização promove modernização na gestão de contratos

Segundo dados do IstoÉ Dinheiro, a terceirização de processos de negócio cresceu 149% nos últimos 11 anos no Brasil, refletindo essa crescente demanda. Como mostra este artigo publicado no site G1, a maioria das empresas brasileiras, cerca de 80%, recorre à terceirização em algum setor ou atividade.

Ao terceirizar alguns departamentos e/ou serviços, a empresa reduz seus custos operacionais, já que não precisa manter uma equipe interna dedicada exclusivamente a essa função. Em vez disso, ela pode pagar apenas pelos serviços utilizados, tornando seu modelo de negócios mais flexível e adaptável às necessidades do mercado.

É o que ocorre, por exemplo, no Business Process Outsourcing (BPO) ou terceirização do Departamento Pessoal, que está ajudando empresas a reduzir custos. Pesquisas realizadas por Report Linker e Grand View Research indicam que os benefícios de custo alcançados pela terceirização de serviços devem atingir US$ 332.4 bilhões.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2018, 22% dos trabalhadores formais eram terceirizados. O que significa uma alta em relação a 2015, quando apenas 18,96% dos empregados eram terceirizados, conforme o “Suplemento de Relações de Trabalho e Sindicalização”, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015.

Para Antônio Gaspar, diretor da simplesmenteUse.com, “Uma gestão de contratos otimizada é essencial para o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa nessa demanda crescente de terceirização. Por meio de uma abordagem cuidadosa e estratégica, as empresas podem aproveitar ao máximo os benefícios da terceirização, garantindo relações contratuais eficientes e mutuamente benéficas, maior segurança jurídica em suas operações comerciais, reduzindo riscos de conformidade, financeiros e de imagem”.

Segundo Vanessa Faccioni, responsável pelas operações da Carratu Digital, “A gestão de contratos desempenha um papel fundamental nas empresas, garantindo que os acordos firmados entre as partes sejam cumpridos com eficácia e transparência. Ela envolve desde a negociação e elaboração dos contratos até o monitoramento do seu cumprimento e a resolução de eventuais conflitos”.

“Uma gestão de contratos bem-sucedida inclui a identificação, avaliação e mitigação de riscos contratuais, assegurando que os acordos estejam em conformidade, monitorando e antecipando potenciais problemas, estabelecendo expectativas claras e comunicação aberta ao longo de todo o processo, entre outras vantagens. Algo que, para acontecer precisa de tecnologia, modernização”, completa Faccioni.

“Reformas como a Lei da Terceirização de 2.014 facilitaram o processo, fixando regras mais claras. O resultado é que se terceiriza muito mais hoje e a gestão de contratos ganhou espaço como questão estratégica e não mais mero detalhe administrativo. Encontrar parceiros confiáveis, celebrar e gerenciar todo o ciclo de vidas dos contratos é tarefa fundamental para o sucesso das empresas”, diz Gaspar.



Allbiom Day em Sorriso reúne líderes de Bioprocessos do País

Mais uma edição do “Allbiom Day” foi realizada e reuniu cerca de 70 participantes, entre clientes, consultores, pesquisadores e profissionais do agronegócio, para um dia de palestras e trocas de experiências com lideranças de diferentes áreas. O evento aconteceu no dia 16 de maio, na filial da Allbiom em Sorriso (MT), e contou ainda com um tour guiado pelas dependências da empresa, especialista em bioprocessos e atende biofábricas em toda a América Latina. 

Realizado na filial de Sorriso, inaugurada em fevereiro de 2024 em um espaço de 600 m2 localizado na Av. Idemar Riedi, 6098 – Industrial e Comercial Eldorado 1a etapa, o Allbiom Day reforça o nome da Allbiom como uma importante geradora de conteúdo de sobre o segmento, além de ser uma oportunidade importante para aprimorar o networking entre os diversos profissionais que estiveram no evento, vindos de diferentes estados do Brasil. 

“A Allbiom se destaca por sua reconhecida atuação no campo dos biológicos. Ao lado dos participantes, tivemos uma boa oportunidade para intercâmbio de conhecimentos e para expandir os horizontes da pesquisa em bioprocessos”, explica Wladimir Crancianinov, diretor comercial da empresa.   

O evento contou com palestras de vários especialistas, como o Engenheiro Agrônomo Adriano Castro Cruvinel, que é sócio da APAS Rio Verde, Tiago Zucchi, Dr. Em Biotecnologia, Prof. Adailson Feitoza, Dr. em Biotecnologia de Microrganismos e a Profª. Drª Enne Gomes, consultora em microbiologia agrícola. 

“O Allbiom Day é um evento de grande importância para o estado do Mato Grosso. A presença de palestrantes renomados discutindo biológicos é um marco positivo para a agricultura sustentável e regenerativa na região”, comenta Sávio dos Santos, gerente de bioindústria.

Sobre a Allbiom 

Fundada em Cajuru (SP), com atuação no Brasil e também outros países da América Latina, a Allbiom garante soluções seguras para o controle dos bioprocessos laboratoriais e industriais. Seus serviços vão desde consultoria e assessoria na área de biotecnologia, até à fabricação própria de equipamentos e desenvolvimento de bioprodutos em instalações de última geração. É a única empresa no Brasil que oferece dois anos de garantia para toda linha de equipamento para cultivo de microorganismos.   



BNB Day 2024 discute estratégias, resultados e perspectivas

O Banco do Nordeste do Brasil vai reunir o mercado financeiro para o seu primeiro BNB Day, que acontecerá na manhã do dia 28 de maio de 2024. O evento, que contará com a participação da alta administração, é voltado especialmente para acionistas, investidores e analistas de investimentos.

O encontro será realizado na MZ Arena, localizada no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, e tem como um dos objetivos reafirmar o compromisso do Banco do Nordeste do Brasil com a transparência e o diálogo contínuo com o mercado. Para o evento, são esperados gestores de fundos, profissionais de investimentos e analistas das principais casas da região da Faria Lima, que se reunirão para discutir e explorar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável no Nordeste.

Além de alinhar expectativas e objetivos, o BNB Day irá proporcionar uma oportunidade importante para investidores e acionistas receberem um feedback direto, essencial para ajustar estratégias e operações. A transparência promovida por eventos como este fortalece a confiança entre todo o mercado e a administração, facilitando uma gestão mais eficaz de riscos e crises. Por isso, é tão importante a participação de todos os stakeholders.

Inscrições e Informações:

Para inscrições e detalhamento completo do BNB DAY 2024, basta acessar o link: https://ri.bnb.gov.br/investor-day/.

 

Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com

 

Sobre a MZ

A MZ (www.mzgroup.com) é um player global e independente focado em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. 

 

Sobre o Banco do Nordeste do Brasil

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. é uma instituição financeira de desenvolvimento regional na América Latina. Sua missão é atuar como Banco de Desenvolvimento da Região Nordeste, promovendo o bem-estar das famílias e a competitividade das empresas da Região.



Maio Bordô busca desmistificar gatilhos e causa da enxaqueca

A enxaqueca é uma doença neurológica crônica. Ela afeta mais mulheres do que homens, e se estima que 15% da população mundial, 31 milhões no Brasil, tenha esta doença de forma crônica. Por ser uma condição tão prevalente, é comum que existam diversas crenças ou mitos relacionados a ela. Uma destas crenças é sobre as causas da enxaqueca. Estresse, chocolate, calor, vinho, são alguns dos vilões mais comumente associados às crises de enxaqueca, porém o que é verdade e o que é mentira nisso? A campanha Maio Bordô é uma colaboração da CDD com a Associação Brasileira de Cefaleia em Salvas e Enxaqueca (ABRACES) que conta com o apoio social da farmacêutica Teva, com o objetivo de conscientizar a respeito da importância de romper com alguns pressupostos enganosos a respeito desta condição, e seguir um tratamento adequado a ela.

 

Para responder a pergunta feita acima é preciso compreender a diferença entre causa e gatilho. A enxaqueca é uma doença crônica de todo o cérebro, com origem genética, porém que se manifesta através de crises, que podem ser desencadeadas pelo que chamamos de gatilho. Isto é uma interação constante entre a tendência genética e o ambiente (gatilhos).

 

O que é um gatilho?

Imagine um copo se enchendo de água, gota a gota. Este copo é o seu “limite para enxaqueca”, e cada gota que pinga é um gatilho em potencial, que vai sendo tolerado pelo seu corpo até chegar ao limite e transbordar, desencadeando uma crise de enxaqueca. Este limite pode ser qualquer ato, evento, mudança,fator externo ou interno que pode resultar na enxaqueca.

 

Não existe um gatilho universal que “funcione” para todas as pessoas, mas existem alguns gatilhos que são mais comuns:

  • Fatores emocionais como estresse, ansiedade, tensão;
  • Jejum prolongado;
  • Ciclo hormonal feminino (a enxaqueca menstrual acontece entre dois dias antes até três dias após o início da menstruação);
  • Dormir mal;
  • Cheiros fortes, comidas gordurosas, café em excesso, vinho, mudanças climáticas etc.

Como um dos sintomas pré enxaqueca (ou da fase pródromo da enxaqueca) é o craving, isto é, a vontade de consumir determinados alimentos, não existe ainda um consenso científico a respeito se a ingestão de determinados alimentos é um gatilho ou algo que já acontece durante a crise de enxaqueca. 

De qualquer forma, é importante que se tenha autopercepção a respeito do próprio corpo, como uma forma de evitar ou tentar manejar estes gatilhos em potencial. Manter um “diário de enxaqueca” é uma boa forma de fazer isto, anotando fatores que podem ter desencadeado as crises, e tentando perceber as nuances entre gatilho e sintoma. 

Este é um dos motivos da importância de campanhas como a do Maio Bordô, de acordo com a vice-presidente da CDD, Giulia Gamba “Campanhas como essas auxiliam na busca de um diagnóstico e também de autoconhecimento. A enxaqueca ainda é uma condição rodeada de muita desinformação, o que afeta diretamente a qualidade de vida e tratamento.  Esta doença pode ter um grande impacto diretamente na vida em diversos âmbitos, incluindo o profissional, não se tratando de uma simples “frescura”, como ainda é erroneamente encarado em diversas situações

SOBRE A CDD – A associação Crônicos do Dia a Dia é uma organização sem fins lucrativos. Desde 2018, tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas das pessoas que convivem com condições crônicas de doença.  A partir dos pilares de trabalho de Responsabilidade social, Qualidade de vida, Políticas Públicas, Pesquisa e Informação, desenvolve projetos e campanhas para fortalecer o diagnóstico precoce, conscientizar sobre sintomas, contribuir com a construção de políticas públicas efetivas, tratamentos e vivências com os diagnósticos. A campanha de conscientização Maio Bordô tem o apoio social da farmacêutica Teva.



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