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Mercado de consórcio apresenta crescimento no primeiro trimestre de 2024

O sistema de consórcios registrou crescimento entre os meses de janeiro e março de 2024. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o volume de créditos comercializados cresceu 12% no período, em comparação com o ano passado. O segmento que mais se destacou foi o de imóveis (22,2%), seguido pelo de veículos leves (10,4%). Especialistas apontam que esse avanço se dá, principalmente, pelo número de consorciados ativos, que atingiu o número de 10,45 milhões no terceiro mês do ano. 

O Consórcio Nacional Bancorbrás vem acompanhando os bons números do setor e no primeiro trimestre de 2024 apresentou alta de 69%, em comparação com 2023. Na empresa, o segmento que mais cresceu foi o de imóveis, com 78% de aumento no volume de créditos comercializados.

José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, aponta que, por ser uma modalidade financeira sem juros e que não exige entrada, o consórcio se torna uma excelente opção para quem deseja investir sem se descapitalizar. “Os números positivos mostram que os brasileiros têm confiado no consórcio como uma forma de investimento para adquirir bens móveis, imóveis e serviços”, afirma.

O executivo explica ainda que o consórcio é a união de pessoas, físicas ou jurídicas, em grupos, que formam uma poupança comum, destinada à aquisição de bens e serviços, por meio de um autofinanciamento recíproco entre os participantes de cada grupo. “Ao optar pela modalidade, o cliente pode escolher diversos valores de carta de crédito, de acordo com o seu poder de compra, permitindo ao consorciado se programar financeiramente, evitando compras impulsivas”, aponta. 

No consórcio, os clientes têm a possibilidade de contemplação por sorteio e, também, por meio de oferta de lances livres e fixos, podendo ainda utilizar o lance embutido, uma forma de potencializar a oferta sem tirar dinheiro do bolso, já que o valor ofertado é descontado da própria carta de crédito.



Intimate wellness: cresce o mercado feminino de cuidados íntimos no Brasil

Desde a pandemia, o mercado de bem-estar íntimo vem passando por transformações significativas, reflexo das mudanças nas prioridades e necessidades das mulheres. Com o aumento do tempo passado em casa e a busca por conforto e autocuidado, houve um crescimento na demanda por produtos e serviços específicos para a saúde íntima feminina.  

Em 2020, o mercado de saúde íntima movimentou R$ 380 milhões no Brasil e atingiu a marca de US$ 2 bilhões em todo o mundo, conforme dados da Euromonitor. E a previsão é que o setor global atinja aproximadamente US$ 38 bilhões até 2026, segundo a WGSN Beauty. Esses números refletem uma mudança expressiva no comportamento das mulheres, que estão cada vez mais focadas em cuidados e bem-estar específicos para as necessidades de sua saúde íntima.

É neste cenário que as femtech surgem, empresas criadas por mulheres, focadas em oferecer produtos e soluções para mulheres. E, dentre eles, produtos de higiene e saúde íntima, como a Nuaá. Juliana Antunes, sócia e co-criadora da marca, conta que a Nuaá surgiu da percepção de uma lacuna significativa em produtos de higiene íntima, tanto em suas necessidades pessoais quanto de outras mulheres próximas a ela, tanto que a marca foi criada em sociedade com sua médica ginecologista, Ana Luiza Faria, e Fabiana Giralt, também sua paciente. Para além do hábito de consumo, o setor de cuidados íntimos para a mulher promove educação, cria comunidades para a causa e identifica necessidades específicas da saúde feminina, como a puberdade precoce e a menopausa, quebrando tabus e paradigmas, e promovendo uma verdadeira transformação social, comenta Juliana Antunes.

Para além das startups, marcas já consagradas também estão atentas às necessidades específicas da saúde íntima feminina. É o caso da referência em lubrificantes, KY, que acaba de apresentar seu primeiro lubrificante íntimo específico para o pH vaginal. Essa tendência evidencia uma preocupação crescente das empresas em oferecer opções que atendam às demandas da mulher, com mais alternativas para cuidar da saúde íntima com produtos confiáveis, promovendo melhor qualidade de vida; e trazer soluções para questões de saúde íntima como secura vaginal, causada por fatores como menopausa, pós-parto ou mulheres em tratamento de câncer.

É fundamental que as mulheres tenham acesso a informações precisas e orientações sobre cuidados íntimos, que abrangem desde a higiene adequada até a prevenção e tratamento de problemas específicos. Além disso, a conscientização sobre a importância do autocuidado e da consulta regular com profissionais de saúde especializados, como ginecologistas, é essencial para a manutenção da saúde íntima feminina. O apoio de associações de classe, como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologistas e Obstetrícia (Febrasgo), que oferece um guia de higiene e indica o uso de sabonete específico para a região íntima, também é de grande importância nesse contexto.



Elgin apresenta soluções na APAS SHOW 2024

No mercado há mais de 70 anos, a Elgin, empresa que atua nos setores de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração comercial e automação comercial, participa da APAS SHOW 2024, evento de bebidas e alimentos das Américas feira supermercadista do mundo, que acontece entre os dias 13 e 16 de maio, em São Paulo.

A Apas também é palco de lançamentos de soluções específicas para automação do varejo, sendo que a Elgin estará presente com três frentes: PDV´s, Self – checkout’s e soluções para Android.

Entre os produtos apresentados está a balança eletrônica DP30CK, projetada para ambientes de grande demanda, a balança atende operações de frente de loja em supermercados, sacolões, hortifrútis, entre outros. Com display de peso remoto, possibilita diversas opções de posicionamento no checkout permitindo visualização do cliente. Entre uma pesagem e outra, a balança busca automaticamente a indicação do peso zero, possibilitando o processo de pesagem de itens diferentes.

O coletor de dados DC 4000 da Elgin conta com sistema operacional android 13, display de 4 polegadas, conectividade Celular e Wi-Fi. Os coletores são equipamentos com memória e processador que permitem a entrada (coleta) de dados de maneira portátil (móvel), propiciando a livre movimentação do operador. A entrada de dados pode ser feita através de digitação, leitura de código de barras, tags de NFC ou leitura de tags de RFID (dependendo do modelo). 

A impressora de cupom i9 full possui diversas opções de conectividade e compatibilidade com vários softwares de automação. A versão full da i9 já vem com entradas: USB, Ethernet e Serial RS232 (DB-9).

Sensível ao toque, o CM15N é um monitor touch screen indicado para o mercado varejista, como food, supermercados, lojas e farmácias que busca um atendimento sem a necessidade de teclado e mouse. Construído em uma base de metal articulada, capaz de permitir o uso ergonômico para diversas aplicações, o monitor foi projetado com uma tela de 15 polegadas com borda infinita. 

A Elgin apresenta também o Computador All in One SB1015, com tela touch screen capacitiva de múltiplo toque. Com personalização de procedimentos e conectividade, oferece 3 opções de monitor para o consumidor acompanhar os registros de compras. Também possibilita a opção com leitor MSR e biométrico.

O PDVs All in One Android, o POSGO Max Duo é um dispositivo com desempenho que atende os mais diversos segmentos que necessitem de hardware completo. Além de disponibilidade de interfaces, este PDV ainda integra uma impressora de 80mm, que conta com WiFi, Bluetooth, 5 portas de comunicação USB, 1 Porta de rede Ethernet, 1 porta para gaveta de dinheiro e 1 porta Serial.

Já o leitor de código de barras fixo EL8600 não requer o uso de uma fonte externa, basta conectar o cabo ao computador. Os ajustes de intensidade de iluminação e volume do BIP estão disponíveis nos botões frontais, de forma que o operador escolhe a configuração mais confortável para desempenhar seu trabalho. Seu pedestal permite ajustar o ângulo de leitura.

Interativo, o Elgin Tower 27 SCO é um terminal com monitor desenvolvido especialmente para a realização de aplicações varejistas que exigem um monitor de grande dimensão. Com monitor de 27 polegadas disposto na vertical, possui flexibilidade no uso de vários periféricos opcionais como, leitor, impressora, balança e teclado Pin Pad, possibilitando operação de venda e a interação do consumidor com o estabelecimento.

O último é o lançamento do Falco, terminal de autoatendimento de mesa/balcão com monitor touch screen de 21.5”, impressora de cupom, leitor código de barras e Pin Pad (opcional), que pode ser utilizado em operações de vendas, estação de pedidos, pré-vendas, pagamentos entre outras aplicações. Ainda permite a escolha do sistema operacional, tanto para uso com Windows ou Android.

Chegando a sua 38ª edição, a Apas Show espera receber cerca de 80 mil visitantes em seus quatro dias de evento, reunindo as maiores empresas e apresentando soluções para o segmento supermercadista.

Serviço:

Elgin na APAS SHOW 2024

Data: de 13 a 16 de maio

Horário: das 12h às 20h

Local: Expo Center Norte – Localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme – São Paulo – SP

Estande Elgin: número 308, pavilhão Branco

Inscrições: pelo link oficial do evento

Sobre a ELGIN

Presente há mais de 70 anos no mercado no setor de costuras no Brasil, a Elgin é uma empresa fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, bem como soluções para uso comercial e residencial, nos segmentos de ar-condicionado, automação comercial, energia solar, escritório, iluminação, mídias, informática, pilhas e carregadores, refrigeração, segurança, telefonia e eletroportáteis. 



Dia Mundial da Reciclagem será comemorado em 17 de maio

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a data visa incentivar a reflexão sobre a importância de descartar corretamente e reciclar os itens consumidos.

Segundo dados do relatório Global E-waste Monitor, em 2022 foram gerados, no mundo, 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico, 82% a mais que em 2010. Apenas 22% desse montante foi realmente reciclado.

O estudo também prevê um declínio na taxa de coleta e reciclagem para 20% em 2030, devido à lacuna cada vez maior entre os esforços de reciclagem e o crescimento exponencial da geração de lixo eletrônico.

“Gradativamente, as companhias começam a rever seus processos, repensar a forma como operam e incluir em sua gestão indicadores pautados na sustentabilidade e nos princípios da governança ambiental, social e corporativa (ESG)”, pontua Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos e diretora comercial da Tera Ambiental, ao celebrarmos o Dia Mundial da Reciclagem, é importante reconhecer o papel crucial que a inovação e o compromisso com a sustentabilidade desempenham na criação de um futuro mais verde. A reciclagem de efluentes e a produção de fertilizantes orgânicos são exemplos inspiradores de como podemos transformar desafios ambientais em oportunidades para promover a saúde do planeta e das gerações futuras.

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS e as Prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES), realizará, na sexta-feira, 17 de maio, a partir das 8h30, um mutirão de limpeza na orla de três importantes praias destas regiões: Aterro do Flamengo, Praia de Tubarão e Praia de Camburi, respectivamente.

A ação contará com a presença de 90 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS, startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos e redução do desperdício.

“À medida que o interesse por produtos e serviços responsáveis cresce, aqueles que incorporam  esses valores mostram uma capacidade de adaptação à agenda ESG. Ao reduzir ao máximo os potenciais danos ambientais causados por suas atividades, priorizando ações voltadas para a reciclagem, a empresa eleva os seus níveis de confiança e faz com que o mercado a associe à sustentabilidade, conclui Vininha F. Carvalho.



Live SOS Combustível: Unidos pelo Rio Grande do Sul

AO VIVO – Junte-se a nós na Live SOS Combustível, uma transmissão ao vivo especial que irá durar o dia todo, dedicada a discutir e ajudar as vítimas da recente tragédia no Rio Grande do Sul.

Nesta live contaremos com a participação de artistas renomados, empresários influentes e ativistas engajados na causa, todos unidos para fazer a diferença.

CONVIDADOS ESPECIAIS – Os convidados compartilharão suas experiências e esforços em ajudar as comunidades afetadas, oferecendo insights valiosos sobre como você também pode contribuir efetivamente.

INFORMAÇÕES E AÇÕES – Assista a live para saber mais sobre as iniciativas em andamento, descubra como as pessoas têm enfrentado esses tempos desafiadores e como as ações de todos podem facilitar a recuperação da região.

PARTICIPE E FAÇA A DIFERENÇA
LINKhttps://youtube.com/live/zvNpnMiQ6IM?feature=share
Quando – Quarta-feira, 15/5/2024
Horário – A partir das 10h



NIVEA se une a instituições e promove o cuidado a pacientes

Como parte da agenda de missão social Cuidado Além da Pele, a NIVEA lança a campanha Cuidado em Todos os Momentos. A ação tem como objetivo apoiar pessoas em tratamento contra o câncer ligadas às iniciativas do INCAvoluntário, do Instituto Nacional do Câncer, e da Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC).    

A campanha, que acontece entre os dias 15 de abril e 30 de junho, conta com a participação de diversas lojas parceiras em todo o Brasil e funciona da seguinte forma: na compra de qualquer produto NIVEA nesse período, o valor será destinado às organizações parceiras. A iniciativa visa impactar diretamente pacientes em tratamento, uma vez que 92% dessas pessoas acreditam que o suporte recebido é fundamental para sua recuperação, segundo dados publicados pela Publicis Foundation em parceria com o Fórum Econômico Mundial.  

Os recursos arrecadados e direcionados para o INCAvoluntário beneficiarão as iniciativas de autocuidado e autoestima de pacientes, incluindo tratamentos de beleza e cuidados estéticos paliativos. Já a AACC receberá investimentos para melhorar o espaço de acolhimento das crianças em tratamento e suas famílias, com reforma dos dormitórios e espaços de convivência. Ambas as instituições também receberão produtos de higiene e cuidado da NIVEA 

‘’A NIVEA reafirma seu compromisso com as pessoas há mais de 110 anos, promovendo o bem-estar e cuidado. Acreditamos que a importância de ações como essa reside no cuidado com o próximo, gerando um impacto real na vida das pessoas. Por isso, estamos orgulhosos de anunciar o programa ‘Cuidado em Todos os Momentos’, oferecendo o acesso a tratamentos de qualidade e contribuindo para o aumento da autoestima dos pacientes e suas famílias. Esperamos que essa iniciativa seja um reflexo autêntico de tudo o que nos dedicamos a fazer ao longo de nossa jornada”, afirma Ana Bógus, presidente da NIVEA Brasil. 

Ativação especial 

Algumas das lojas participantes possuem um espaço especial de cuidados, onde as pessoas consumidoras podem receber mais informações sobre a campanha e personalizar uma latinha de NIVEA com seu nome. Dessa forma, além de contribuírem para uma causa nobre, todas e todos têm a oportunidade de vivenciar uma experiência exclusiva e personalizada. 

Para além das doações feitas com a compra dos produtos, quem quiser contribuir ainda mais, pode realizar doações adicionais por meio do site oficial de Cuidado Em Todos Os Momentos. Além disso, como uma forma de acolhimento, o site possui uma página com vídeos inspiradores com mensagens de apoio, carinho e incentivo aos pacientes em tratamento, onde as pessoas consumidoras que desejarem conseguirão enviar suas gravações pelo do Instagram.  

 



IBRI promove webinar sobre formulário de referência 2024

O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) realiza, em 20 de maio de 2024, às 17 horas, com transmissão on-line, evento para os associados sobre o “Formulário de Referência 2024”, em vista das disposições da Resolução CVM nº 80/2022 e do Ofício Circular Anual CVM/SEP 2024. Serão debatidos pontos mais críticos e novidades no preenchimento do formulário de referência, além de novas informações sobre práticas ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance; em português, ASG – Ambiental, Social e Governança).

Emerson Drigo, Diretor Jurídico do IBRI e Sócio do VDV Advogados, será o mediador do evento, tendo como debatedores: Licia Rosa, Membro da Comissão Técnica do IBRI e Gerente de Relações com Investidores da Itaúsa; Carolina Senna, Membro do Conselho de Administração do IBRI e Superintendente de Relações com Investidores da CEMIG; e Cauê Myanaki, Membro da Comissão Jurídica do IBRI e Sócio do Pinheiro Neto Advogados.

O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) foi criado em 05 de junho de 1997 com o objetivo de valorizar o papel da comunidade de profissionais de Relações com Investidores no mercado de capitais brasileiro, contribuindo para seu fortalecimento e aperfeiçoamento.

Agenda: Formulário de Referência 2024

Data: 20 de maio de 2024

Horário: 17 horas

Link para inscrição no Webinar Formulário de Referência 2024:

https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_fw-caCXVQ_yvhnKTWrxVTQ#/registration



Viajar pode melhorar a qualidade de vida da terceira idade

O envelhecimento saudável é um processo que envolve a adoção de um estilo de vida equilibrado e a implementação de práticas que promovam a saúde física, mental e emocional ao longo do tempo. Com base no último Censo Demográfico, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou de 74,8 anos, em 2020, para 75,5 anos em 2022. 

Com a chegada da longevidade, envelhecer pode inaugurar um novo capítulo de vida, com menos amarras e mais liberdade. Uma pesquisa realizada pela plataforma de viagens Booking aponta que 77% de todos os viajantes brasileiros com mais de 60 anos afirmam que viajar é a melhor forma de preencher o tempo livre. Além disso, em 2030, segundo pesquisa da OMS, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo

Além de conhecer novos destinos, a viagem ajuda a ampliar a rede de relacionamento. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo, em parceria com a farmacêutica Bayer, a solidão é o maior medo dos brasileiros durante a terceira idade.

Mauricio Pastore, Presidente e Fundador da Pastore Turismo, operadora de turismo especializada em viagens de grupo para a terceira idade, pontua que é muito comum a empresa receber passageiros que viajam sozinhos. “Nestes casos, fazemos entrevistas e buscamos uma companhia do mesmo sexo, com perfil compatível e que possa dividir a hospedagem. Esse formato faz com que a viagem seja ainda mais inclusiva e que novas amizades sejam firmadas”, conta.

Viagens em grupo estimulam a interação e trazem companhia

Angela Omati Aguiar Vaz, de 70 anos, passageira recorrente da Pastore Turismo, conta ainda que pretende conhecer muitos destinos nacionais e internacionais enquanto a saúde permitir: “eu e meu marido viajamos muito. Fizemos muitas amizades durante as viagens de grupo, que se mantêm mesmo quando não estamos viajando. Pra mim, viajar é um excelente meio de diversão, cultura e socialização”, afirma. 

“Ao longo dos nossos 32 anos de existência, observamos muitos clientes vivenciando a melhor fase de suas vidas ao viajar depois dos 60 anos. Esse é o nosso maior combustível. O roteiro é pensado para que esses passageiros da melhor idade tenham boas experiências”, comenta Rodrigo Pastore, Co-Presidente e Sócio da operadora. 

A passageira Marlene Regina Dal Medico, de 68 anos, já fez dezenas de viagens com a empresa e, ainda em 2024, vai conhecer Áustria, Suíça e África do Sul. “Já fui pra vários lugares no Brasil e conheci países incríveis como Portugal, Itália, Bélgica e Holanda. Não é um problema fechar a viagem sozinha, porque se você não tem companhia a agência te apresentam outra pessoa e você acaba fazendo muitas amizades”, relata Marlene. 

Sobre a Pastore Turismo

Sob o comando de Maurício Pastore e Rodrigo Pastore, a Pastore Turismo é uma operadora de viagens criada em 1992, especializada em viagens de grupo para pessoas da terceira idade. A empresa faz roteiros personalizados para este público, com pacotes para destinos nacionais e internacionais. Ao longo dos seus mais de 30 anos de história, a Pastore Turismo já atendeu mais de 25 mil passageiros e figura como uma das maiores no segmento voltado à melhor idade.

 

 

Website: https://www.instagram.com/pastore_turismo/



João Pessoa receberá em maio segunda edição do Seminário Estadual de Saneamento

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB) realizará, nos dias 16 e 17 de maio, a segunda edição do Seminário Estadual de Saneamento Ambiental da Paraíba – SANEAR-PB 2024. Com o tema central “Universalização e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades”, o evento acontecerá no Centro cultural ariano Suassuna, na capital paraibana. As inscrições estão abertas neste link: https://sanearpb.com.br/

Durante dois dias, especialistas do setor vão debater, refletir e trocar conhecimentos sobre o saneamento ambiental da Paraíba. Serão abordados temas acerca do meio técnico-científico com olhar para a universalização mais efetiva. Também serão discutidas formas de levar o atendimento para as pessoas que mais precisam, considerando que o acesso a serviços de qualidade é direito de todos, incluindo tarifas adequadas às situações econômicas.

O II Sanear PB contará com uma programação de debates focados na universalização do atendimento por serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, com olhar em soluções adequadas e sustentáveis, bem como os impactos das mudanças climáticas no saneamento ambiental. Também terão destaque a questão dos resíduos sólidos – e sua destinação final ambientalmente adequada de resíduos – e a gestão integrada de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, com ações de despoluição plena de áreas de grande densidade de ocupação e de recursos hídricos importantes nas cidades.

O presidente da ABES-PB, José Dantas de Lima, reitera a preocupação da entidade na busca pela universalização do saneamento, com serviços de qualidade e eficiência prestados à população, principalmente em áreas que apresentam déficit de atendimento, como periferias e áreas rurais.

“Desejamos que este evento seja um grande ponto de encontros técnicos e com grandes debates em torno dos desafios do saneamento ambiental em nosso estado, fomentando discussões potencializadas que auxiliem na melhoria da prestação dos serviços de saneamento básico e na melhoria da saúde e salubridade de nosso povo e nossa gente”, ressalta Dantas.

A programação está disponível em: https://sanearpb.com.br/

Sanear PB será carbono neutro

O II Sanear PB será carbono neutro com créditos destinados a projetos sociais: coleta seletiva – cooperativa de catadores de materiais recicláveis da Paraíba. O objetivo é promover a neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes do Seminário por meio da compra de créditos de carbono gerados a partir da atividade de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.

Site do evento: https://sanearpb.com.br/carbono-neutro/

Serviço:

O quê: II Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Estado da Paraíba – SANEAR-PB

Quando: 16 e 17 de maio de 2024

Onde: Centro Cultural Ariano Suassuna – Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, João Pessoa/PB – CEP: 58.015-190

Evento gratuito



IBRAM lança publicação sobre política para minerais críticos e estratégicos

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançou, em Brasília, no Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos, o green paper intitulado “Por uma política de minerais críticos e estratégicos para o Brasil e para o futuro”. O ocorreu em 7 de maio. 

Green paper ou “livro verde” é um documento publicado por uma instituição, destinado a promover uma reflexão sobre um assunto específico. Convida, assim, as partes interessadas (organismos e particulares) a participar em um processo de consulta e debate, com base nas propostas que apresentam.

A publicação foi pensada para auxiliar o governo, o parlamento e a sociedade  a debaterem e a planejarem estrategicamente o desenvolvimento industrial do país, conectado à promoção da indústria mineral, de modo a expandir as ações do país direcionadas a promover a transição energética. 

Essa migração para a economia de baixo carbono exige ampliar a oferta de minérios. Eles são essenciais para desenvolver tecnologias e equipamentos. São minérios como lítio, vanádio, cobre, níquel, cobalto, terras raras, entre outros.

IBRAM defende criação de política pública para minerais

O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, afirmou, ao apresentar a publicação, que o Brasil precisa desenvolver o conceito de soberania mineral, de modo a assegurar um nível de oferta que acompanhe a evolução da demanda mundial. Para isso, disse, “torna-se fundamental elaborar uma política nacional para orientar como iremos expandir a produção”.

Essa mesma política, cujas bases estão mencionadas no green paper, deve considerar também a melhora da oferta de minérios considerados estratégicos para o país. É o caso do potássio e do fosfato, importados pelo Brasil em grandes volumes para fabricar fertilizantes. A dependência externa é uma vulnerabilidade do agronegócio nacional.

O green paper aborda diversos aspectos técnicos que podem vir a integrar as bases da pretendida política pública, mencionada por Raul Jungmann, com o propósito de conjugar os interesses nacionais com aspectos como o mapeamento de mercados, a demanda mundial por minérios e relacioná-la com a capacidade de produção pelo Brasil, bem como com sua capacidade logística.

Em 4 de junho, o IBRAM irá apresentar o documento formalmente ao Congresso Nacional. O objetivo é instigar os parlamentares a incluírem as avaliações e propostas do green paper na agenda do Legislativo.

Raul Jungmann acredita que deputados e senadores receberão positivamente o documento. Em sua opinião, uma política nacional que possibilite a soberania mineral ao Brasil irá consolidá-lo como um expoente na oferta global de minérios, o que refletiria em mais investimentos na economia. 

Ele ressaltou que qualquer iniciativa voltada a expandir a produção mineral  “tem que ser realizada com justiça social, com distribuição de renda, com geração de empregos e com respeito às comunidades”.

O green paper foi organizado pelo IBRAM, em parceria com o Centro de Tecnologia Mineral do Ministério de Ciência e Tecnologia e com a empresa Humana Serviços em Sustentabilidade.

 

 



Agência DIVIA visita escritório do Google no Vale do Silício

O Google é a porta de entrada para a internet para a maioria dos usuários globais. Seu algoritmo, que prioriza a relevância e a utilidade do conteúdo, dita as regras do SEO (Search Engine Optimization). Para marcas e empresas, isso significa que a otimização para o Google não é apenas uma opção, mas uma necessidade absoluta. O Google é responsável por mais de 90% das pesquisas na web em todo o mundo.

O Google se consolidou como uma peça fundamental do marketing digital, servindo não apenas como um motor de busca, mas como um verdadeiro campo de batalha para marcas e empresas que buscam visibilidade e conversão. Hoje, a maior parte da receita do Google é gerada através de publicidade no Google Ads, permitindo que anunciantes exibam anúncios, listagens de produtos e ofertas de serviços na rede de publicidade do Google, que inclui propriedades próprias, sites parceiros e aplicativos, para usuários da web.

A relevância do Google se manifesta em diversas frentes, desde o simples processo de pesquisa até ferramentas sofisticadas de análise e otimização de anúncios. Para um profissional de marketing, entender essa cultura de inovação e ver de perto como as ferramentas são criadas e aprimoradas pode oferecer insights valiosos.

Pensando nisso, os sócios da DIVIA, Fernando Ferreira e Edson Pohren, estiveram em Mountain View entre os dias 1º e 2 de maio, visitando o escritório do Google, o Googleplex, em Mountain View, Califórnia, nos Estados Unidos, região conhecida como o Vale do Silício. 

O complexo de edifícios que formam a sede foi projetado para cultivar criatividade e inovação. O espaço abrange mais de 200 mil metros quadrados e é de onde todos os seus produtos e projetos são desenvolvidos e lançados.

O nome “Googleplex” vem na combinação de “Google” com o termo “complex” (complexo, no português). O nome sugere um ambiente vasto e multifuncional, muito além de uma simples sede corporativa. Além do aspecto físico, “Googleplex” também brinca com o termo matemático “googolplex”, que simboliza um número gigantesco (10^10^100), refletindo a missão do Google de manejar e organizar uma quantidade quase ilimitada de informações na internet, destacando as aspirações e capacidades excepcionais da empresa no tratamento de dados volumosos.

A visita ao Googleplex iniciou com um tour pelo novo “Google Visitor Experience”, um centro de visitantes que abriga uma loja oficial, cafeteria e um laboratório de atividades. Estiveram também no Google Partner Plex, espaço exclusivo para as agências Google Partner, e terminaram a visita na réplica de um esqueleto de tiranossauro em tamanho real. Uma interpretação comum e mais frequente, sugere que esta réplica é uma mensagem dos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, servindo como um lembrete aos funcionários de que  não é o mais forte que sobrevive, mas sim o mais adaptável.

Segundo Fernando Ferreira, CEO e sócio-fundador da DIVIA: “A visita ao escritório do Google reforça a parceria da DIVIA com a ferramenta de vendas número 1 no mundo. O Google Ads é uma solução de publicidade extremamente importante para empresas e indústrias dos mais variados segmentos”.

DIVIA Marketing Digital

A DIVIA é uma das 50 maiores agências Google Partner Premier do Brasil e atualmente atende mais de 300 clientes ativos em todo o Brasil, Estados Unidos e Austrália.  Com foco no mercado norte-americano de marketing digital, a agência DIVIA Marketing Digital abriu seu primeiro escritório fora do Brasil, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. A visita ao escritório do Google faz parte da investida da DIVIA no mercado de marketing digital dos Estados Unidos.

A agência fundada em Porto Alegre, já possui 4 escritórios no Brasil, localizados em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Goiânia, expande sua atuação para os Estados Unidos com foco na prestação de serviços de marketing digital vinculados ao Google, como gestão de campanhas de Google Ads e criação de sites otimizados para SEO, para posicionamento na busca orgânica do Google.

A DIVIA desenvolveu uma plataforma com tecnologia proprietária que possui mais de 500 cases de sucesso documentados de SEO e está entre as 3% melhores agências Google Partner do Brasil, tendo conquistado recentemente a certificação de Google Partner Premier 2024. É o terceiro ano consecutivo em que a agência recebe o reconhecimento dado pelo Google para as agências com melhor desempenho em todo o Brasil.

A DIVIA já conta com clientes ativos nos Estados Unidos, atendendo empresas de San Francisco, Califórnia, e na região de Boston, Massachusetts.



Regulamentação da Reforma Tributária começa a ser debatida no congresso

A chegada ao Congresso Nacional dos projetos de lei que regulamentam a reforma tributária sobre o consumo marca uma nova etapa rumo à simplificação do sistema tributário brasileiro. Tão importante quanto a primeira fase, que foi a aprovação dos preceitos que balizarão a organização do novo sistema, esta segunda etapa terá discussões fundamentais – que podem manter ou não o espírito da reforma aprovada no ano passado.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24 foi o primeiro a ser enviado. Além do Imposto Seletivo, ele cria a espinha dorsal da reforma: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), fusão do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), a cargo do governo federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unifica o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) e o  Imposto Sobre Serviços (ISS). Juntas, CBS e IBS funcionarão nos moldes de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Esta é a mudança mais significativa da reforma e que alinhará o Brasil às melhores práticas internacionais.

“Fazer a regulamentação da reforma tributária é um desafio tão grande quanto a aprovação do texto base”, acredita José Maurício Caldeira, sócio acionista da Asperbras, que atua em diversos segmentos da indústria, agronegócio e serviços. “Por isso, devemos estar atentos, não podemos permitir que, em meio aos novos debates que serão travados, ela seja descaracterizada e perca efetividade”, continua Caldeira.

O PLP 68/24 tem 499 artigos e foi levado à Câmara dos Deputados pelo próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Esclarece os prazos e a metodologia a ser aplicada para definir as alíquotas de referência do IBS e da CBS, bem como traz o detalhamento da proposta, como regras sobre momento da incidência e base de cálculo dos tributos, creditamento, definição de itens que terão alíquotas reduzidas ou que serão isentos, como os 85 produtos da cesta básica e 383 medicamentos da Farmácia Popular.

O Ministério da Fazenda calcula que as alíquotas de referência de IBS e CBS, considerando as regras do projeto, fiquem em 26,5% (17,7% do IBS e 8,8% da CBS). Este percentual valerá para a grande maioria dos bens e serviços. Em função das muitas exceções, o Brasil terá uma das maiores alíquotas do mundo. A transição para o novo sistema começa em 2026 e termina em 2033, quando a reforma estará totalmente implementada.

Experiência internacional

Segundo especialistas, o fato de o Brasil ser um dos últimos países a adotar um IVA permite que a experiência das nações que já fizeram esta transição, testando modelos diferentes, possa ser aproveitada. “Assim, podemos escolher o que mais se adapta à realidade brasileira”, diz o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

A Reforma Tributária vai eliminar uma série de benefícios fiscais existentes que equivalem a 2% do PIB, conforme estimativas do Ministério da Fazenda. Com isso, segmentos que pagam muito impostos atualmente, como a indústria de transformação, devem ter a redução, o que trará mais isonomia entre os setores.

Cashback

Para as pessoas de renda mais baixa, além da isenção para a cesta básica e dos remédios da Farmácia Popular, haverá um sistema de cashback, no qual parte dos impostos serão devolvidos. O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, estima que cerca de 73 milhões de brasileiros – um terço da população – poderão ser beneficiados. A devolução da CBS será de 100% para o gás de cozinha, 50% para conta de água e luz e 20% para os demais produtos, com exceção de cigarros e bebidas alcoólicas.

Os debates estão só começando, mas a intenção do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, é votar toda a regulamentação até 17 de julho, quando começa o recesso.

“É um prazo apertado, mas com vontade política pode ser cumprido”, diz José Maurício Caldeira. “Chegamos na proposta de Reforma Tributária que era possível. Ela não é perfeita, mas é um avanço significativo em relação ao modelo de hoje, que se exauriu e está disfuncional”, conclui Caldeira.



ABCD anuncia 2Secure como nova parceira da associação

Dando continuidade à estratégia de ampliação dos benefícios oferecidos às fintechs de crédito, a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) anuncia a 2Secure como a mais nova parceira da entidade. 

Com mais de 20 anos de experiência, a empresa fornece consultoria e serviços especializados de segurança da informação e auditoria em meios digitais com foco no combate a fraudes financeiras, oferecendo soluções para instituições de todos os portes. 

“Nosso propósito é apoiar os clientes na adequação às normas de segurança e auditoria em meios digitais, fortalecendo barreiras de segurança e mitigando ataques e fraudes corporativas por meio de soluções de ponta”, afirma Romenos Simão, diretor comercial da 2Secure. 

De acordo com o executivo, por meio do acordo, as associadas à ABCD passam a ter acesso, de forma facilitada, a tecnologias capazes de aumentar a maturidade da segurança da informação, potencializando assim suas operações. 

“A missão e os valores da ABCD não só estão em sintonia, mas também convergem para o nosso objetivo, que é oferecer ao mercado de crédito soluções tecnológicas e serviços especializados com preços acessíveis para todas as empresas”, completa Simão. 

Na análise de Claudia Amira, diretora-executiva da ABCD, a parceria com a 2Secure ocorre em um momento no qual a segurança da informação é primordial para o setor financeiro, uma vez que o Brasil segue como um dos países com maior índice de fraudes no mundo.

Mais informações sobre os parceiros da ABCD estão disponíveis em https://creditodigital.org.br/parcerias-comerciais/



ABES-SP debate o desafio das águas subterrâneas e mudanças climáticas

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) promoverá, nesta quarta-feira, dia 15 de maio, das 9h30 às 12h30, reunirá acadêmicos e especialistas para debater o desafio da gestão das águas subterrâneas e como se preparar para um futuro de incertezas climáticas.

O debate é aberto ao público e acontecerá em Franca/SP, no Auditório da ETE Franca, Prof. Milton Tomoyuki Tsutiya – Sabesp, com transmissão ao vivo pelo canal da ABES-SP no YouTube. Inscreva-se pelo e-mail camaras1@abes-sp.org.br – com Luana Rodrigues

Para aprofundar o assunto, estarão presentes Célio Bertelli, professor na Pós-graduação Universidade Estadual Paulista (Unesp); Thales Jati Gilberto, professor de Engenharia da Centro Universitário Municipal de Franca (Unifacef); Alexandra Suhogusoff, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Geociências; e Lineu Andrade de Almeida, diretor Técnico da Secretaria de Água e Esgoto (Saerp) de Ribeirão Preto. A moderação será feita por Regina Cristina Silva Spirlandelli, presidente da Subseção Norte Paulista da ABES-SP.

Programação

8h30 – 9h – Welcome Coffee

9h – Abertura

9h – Exposição Institucional ABES – Presidente da ABES-SP – Luiz Pladevall

9h15 – 9h30 – Exposição sobre as Câmaras Técnicas e JPS da ABES-SP – Ricardo Crepaldi – Subseção Centro Paulista, Luis Eduardo Grisotto – diretor da ABES-SP; e Fernanda Ribeiro, coordenadora do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS/ABES-SP)

9h30 – 11h40 – Mesa Redonda – Tema: “O desafio da gestão das águas subterrâneas: como se preparar para um futuro de incertezas climáticas?”

Palestrantes:

– Dr. Célio Bertelli – Prof. na Pós-Graduação Unesp

– Thales Jati Gilberto – Prof. de Engenharia da Unifacef

– Dra. Alexandra Suhogusoff – Pesquisadora da Universidade de São Paulo – Instituto de Geociências

– Lineu Andrade de Almeida – Diretor Técnico do Saerp/Ribeirão Preto

Moderadora: Regina Cristina Silva Spirlandelli – Presidente da Subseção Norte Paulista da ABES-SP

11h40 – 11h45: Encerramento da mesa redonda

11h45 – 12h30: Visita Técnica à ETE – Sabesp – Estação de Biometano com o aproveitamento do biogás gerado na ETE

12h30 – Encerramento do evento

Serviço

O quê: Mesa Redonda – Tema: “O desafio da gestão das águas subterrâneas: como se preparar para um futuro de incertezas climáticas?”

Data: 15 de maio, quarta-feira

Horário: das 9h às 12h30

Local: Presencial, no Auditório da ETE Franca, Prof. Milton Tomoyuki Tsutiya – Sabesp – na Rodovia Cândido Portinari, km 394,4 – Franca/SP, e online com transmissão pelo canal da ABES-SP no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4cyZUkh7TTA)



Headhunter: o que é e como ele pode ajudar um negócio

O termo headhunter significa ‘caçador de cabeças’. Esses profissionais são conhecidos por buscar os melhores talentos do mercado para preencher vagas específicas dentro das empresas. Em outras palavras, eles são verdadeiros ‘caçadores de talentos’ – são especialmente úteis quando a empresa enfrenta dificuldades para preencher vagas estratégicas, pois, muitas vezes, os melhores profissionais já estão empregados em outras organizações.

O CEO da Sim Carreira, Thiago Melo, explica que os headhunters são parceiros estratégicos das empresas. “Eles atuam de forma consultiva para que a organização tome uma decisão bem informada e contrate o profissional mais aderente possível para suas necessidades, de forma ágil e efetiva.”

Entre suas atribuições, esses profissionais precisam entender profundamente o segmento em que a empresa atua para avaliar as competências técnicas necessárias para as vagas. Além das habilidades técnicas, eles também precisam conhecer as relações comportamentais. Isso inclui a capacidade de se comunicar efetivamente com os candidatos e entender as necessidades específicas da empresa.

“As consultorias de recrutamento e seleção, nas quais os headhunters trabalham, possuem modelos de negócios distintos, então é importante que a contratante entenda bem o eventual investimento associado ao projeto”, afirma Melo. Ele conta ainda que algumas empresas cobram um valor antecipado ou até mesmo uma taxa de cancelamento. No entanto, outras trabalham em um modelo 100% baseado no sucesso, onde o investimento da contratante só ocorre caso o profissional apresentado seja efetivado.

Diferença entre Headhunter e Recrutador

O headhunter trabalha em uma empresa de recrutamento e seleção, e é especialista em selecionar profissionais para cargos de alta gestão e liderança ou no recrutamento para cargos específicos, enquanto o recrutador trabalha na Diretoria de Recursos Humanos da empresa e é responsável por engajar colaboradores para todas as áreas e níveis hierárquicos, além de ter outras responsabilidades na rotina colaborativa da empresa. 

Devido à sua especialização e atuação única com recrutamento e seleção, o headhunter apoia o recrutador na busca do melhor profissional para a empresa, e sua rotina inclui a busca ativa pelos melhores talentos para a organização, utilizando de um profundo estudo e conhecimento de mercado, bem como se aproveitando de sua ampla rede de networking.

Já o recrutador tem como uma das principais ferramentas de busca de profissionais o anúncio de vagas e a captação de currículos, além de prestar assistência em todos os processos de recrutamento da empresa em que trabalha, o que inclui estagiários, trainees, processos internos, seleções externas, entre outros.

“Por mais que o headhunter apoie pessoas físicas ao conectá-las às organizações, seu cliente – e quem o remunera – é a empresa. Caso a pessoa física busque ajuda para se recolocar no mercado de trabalho ou realizar uma transição de carreira, o ideal é buscar por um job hunter ou um consultor de carreira”, explica o CEO.

O que é um Job Hunter

Apesar de ambos trabalharem com o tema de empregabilidade e mercado de trabalho, ao contrário do headhunter cujo objetivo é apoiar a empresa a contratar, o objetivo do job hunter é ajudar a pessoa física com sua colocação profissional. 

Ou seja, o job hunter é um profissional que ajuda pessoas físicas em sua transição de carreira ao assessorar o indivíduo em seu processo de recolocação profissional. Suas principais funções incluem entender os objetivos e experiências profissionais do indivíduo, alinhar à realidade de mercado, construir um currículo e perfil de LinkedIn otimizado, orientar quanto à busca de vagas e preparar o profissional assessorado para eventuais entrevistas. Alguns job hunters ainda prospectam oportunidades pela pessoa e apresentam o perfil do indivíduo às empresas por meio de sua rede de contatos. O Job Hunter também ajuda o candidato a se organizar para o processo seletivo, priorizando quais ações devem ser tomadas e quais competências precisam ser melhoradas para aumentar as chances de êxito do candidato. 

É importante ressaltar que empresas também podem contratar um job hunter e oferecer esse benefício ao profissional sendo desligado. Esse processo de desligamento humanizado é conhecido como outplacement.

Como contratar um Headhunter

Contratar um headhunter pode ser a forma mais eficaz para encontrar a pessoa certa para as necessidades do negócio e para preencher posições estratégicas ou desafiadoras em sua empresa. Contudo, o primeiro passo é identificar os melhores headhunters com experiência e boa reputação. Além disso, é importante se certificar de que o headhunter seja claro sobre os processos e custos envolvidos para que a empresa entenda os honorários e acordos financeiros antes de fechar o contrato.

Para saber mais, basta acessar www.simcarreira.com.br



Colégio Pentágono vence o Creativity Marathon 2024

A Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, realizou a Award Ceremony (cerimônia de encerramento) do Creativity Marathon 2024 no dia 17 de abril. Todos os anos, a universidade promove o torneio internacional a fim de oferecer uma oportunidade para os estudantes que têm interesse em carreiras criativas, com foco em cinema, com o intuito de desenvolver o aprendizado sobre a área e trabalhos que resolvam questões e desafios cinematográficos.

Ao todo, mais de 75 escolas participam do Creativity Marathon 2024, com mais de 1.700 alunos inscritos. Cada equipe enviou um vídeo de, no máximo, 3 minutos de duração, propondo soluções para ajudar a alcançar um ou mais objetivos apresentados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

A equipe do Colégio Pentágono, com sede em Perdizes, na cidade de São Paulo, venceu o torneio internacional. A Escola Carolina Patrício, do Rio de Janeiro, e a Escola Farol, de Sorocaba (SP), conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Além disso, cinco equipes receberam Honorable Mention (menções honrosas): Colégio Everest Internacional (Rio de Janeiro), Colégio Marista Paranaense (Curitiba), Colégio Santa Cruz (São Paulo), Academia Cristã Pan-Americana (São Paulo) e Escola Rio Internacional (Rio de Janeiro).

O projeto vencedor

O projeto campeão teve como tema “Home Filter for the Release of Pre-cleaned Water Ready for Domestic Reuse” (Filtro Doméstico para Liberação de Água Pré-limpa e Pronta para Reaproveitamento Doméstico), abordando as ODSs 06 e 11 (Água Limpa e Saneamento e Cidades e Comunidades Sustentáveis), tendo como patrocinador o professor Marcio Fernandes.

O time vencedor ganhou um troféu e um certificado emoldurado para a escola, além de um certificado impresso para cada aluno da equipe e um Drone Hk9 Câmera 4k Uhd Vídeo Profissional 2.4ghz (ou similar) para cada aluno e patrocinador.

No vídeo, os jovens apresentaram a ideia de produzir um filtro que fique embaixo da pia e filtre a água que foi utilizada, por exemplo, para lavar a louça. “Nosso objetivo é reduzir o desperdício de água e reutilizá-la para outras finalidades”, descreve o projeto. Os estudantes chamaram a atenção para o fato de que, apesar de ser o elemento mais importante para a vida, a água é um recurso finito. “Por isso, é fundamental aproveitá-la bem, e utilizar a criação apresentada no vídeo poderá evitar o seu desperdício. A chave para a água sustentável pode até estar debaixo da sua pia”, frisa o grupo.

O trabalho dos estudantes está alinhado com a preocupação dos brasileiros com a água. Segundo o estudo “GlobeScan Radar Survey”, que entrevistou 30 mil pessoas em 17 países pela GlobeScan, em parceria com a Circle of Blue e o WWF, 81% dos brasileiros estão muito preocupados com a escassez de água potável. A média mundial é de apenas 58%. 

*A geração Z, formada por jovens que nasceram na primeira década do século 21, está muito mais envolvida na parte de sustentabilidade e pautas sociais e, por isso, esse é um projeto bacana de ser desenvolvido nas escolas para aprimoramento de conhecimento e aprendizado prático sobre a Agenda 2030 e a indústria criativa”, afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University. 

“A Creativity Marathon representa a oportunidade de experiência nos mercados de desenvolvimento de produção audiovisual”, diz. “Trata-se de uma ativação que proporciona uma dimensão interessante sobre o que os jovens são capazes de produzir e, possibilita o crescimento em um contexto repleto de desafios e aprendizados”, complementa Olival, que também agradeceu à participação dos jurados.

O que dizem os vencedores?

“A Creativity Marathon 2024 dá aos alunos a oportunidade de usar seus conhecimentos e habilidades para criar projetos que podem mudar suas mentes e o mundo. Estamos orgulhosos de nossos alunos”, afirma Daniela Pensado, gestora do departamento internacional do Colégio Pentágono.

“Preparar o vídeo foi um desafio. Me diverti gravando e ajudando meus companheiros. Ainda não consigo acreditar que vencemos”, afirma Janaína Martins, estudante da equipe vencedora. Já a jovem Mari Tokeshi destaca que a equipe ficou surpresa com o fato de que a pesquisa e dedicação do grupo conquistaram o primeiro prêmio. “Já estamos pensando em como desenvolver ainda mais o projeto. Meus entes queridos estão orgulhosos de mim e de meus amigos – e eu também”.

Para Márcio Fernandes, patrocinador e professor da equipe vencedora, a perseverança e o  “trabalho duro” valeram a pena. “Quero parabenizar as demais equipes e patrocinadores. Quando um de nós ganha, todos ganhamos. E, embora houvesse prémios em jogo, somos todos vencedores com tantas ideias a serem partilhadas. Cruzando os dedos, todos eles se tornam realidade”, afirma.

Para o professor, é emocionante ver adolescentes de todo o Brasil apresentarem ideias criativas para mudar o futuro. “Somos gratos à Full Sail University por esta oportunidade. Isso me deixa esperançoso em relação aos próximos anos”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/creativity-marathon/2024/



Ag: marca jovem da Guerreiro completa dezoito anos

A Ag, “marca jovem” da Guerreiro, rede de joalherias, atinge a “maioridade” em 2024. A marca foi criada pela segunda geração da Guerreiro, em 2006, dirigida ao público jovem e urbano, seguindo o conceito de marcas que buscam falar com um novo público e criam uma marca debaixo do mesmo “guarda-chuva” com um posicionamento atualizado a fim de atingir novos clientes e gerações.

Hoje, a Ag Guerreiro conta com uma loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP). Rafaella Guerreiro, fundadora da marca e filha do designer José Carlos Guerreiro, conta que a Ag Guerreiro trouxe um novo conceito e significado à joia em prata. 

“O nome Ag Guerreiro também tem um significado especial: ‘Ag’ é o símbolo da prata na tabela periódica”, comenta.

Segundo a empresária, a criação de uma nova marca dentro do grupo visa, em primeiro momento, alcançar um público além do que já é impactado na primeira marca. “Tentamos mudar o público-alvo em diversos segmentos, alguns deles como faixa etária e poder aquisitivo”.

A fundadora da Ag destaca que todas as peças da Ag são feitas em Prata 925. Algumas levam acabamento polido, outras em ouro 18k e, outras, em banho de ródio.

A empresária conta que, há dezoito anos, a marca segue se reinventando a fim de continuar se comunicando com o público mais jovem. “Estar por dentro de tudo o que acontece no mundo virtual é uma das maiores características para se comunicar com esse público”.

Na década de 1970, José Carlos Guerreiro, fundador da empresa, atuava como modelo e fazia retratos das mulheres da alta sociedade paulistana, quando entrou para o mundo das joias. Desde então, o artista e empresário investiu no segmento, “paixão” que passou para a filha, Rafaella Guerreiro. 

Em maio, a Guerreiro inaugurou uma nova loja no Shopping Pátio Higienópolis, também na capital paulista. A nova unidade chega para somar aos espaços que a marca já possui em São Paulo, no Shopping Iguatemi, Oscar Freire e Shopping Cidade Jardim. Além disso, a empresa atende a todo o Brasil por meio de seu e-commerce.

Para mais informações, basta acessar: https://www.guerreiro.com/



Casa Flora lança ação com a AMar Consultoria Estratégica

A Casa Flora, empresa que atua no mercado brasileiro há mais de cinquenta anos com um amplo portfólio que, hoje, inclui queijos, alimentos gourmet, vinhos, destilados e acessórios de cozinha, acaba de lançar a promoção “Um Brinde À Sorte”. A campanha contou com o desenvolvimento da AMar Consultoria Estratégica, empresa especializada em estratégias de negócios com foco no setor de varejo.

A ação começou no dia 04 de abril e segue até o próximo dia 30 de agosto, apenas para pessoas físicas maiores de dezoito anos de todo o território nacional. Para participar, basta comprar um vinho participante da promoção e cadastrar o cupom fiscal no site da marca. 

De acordo com Ana Del Mar, CEO da AMar Consultoria Estratégica, trata-se da maior campanha da categoria de vinhos já realizada no Brasil. São sete marcas participantes, de diversos países que, juntas, fazem parte da promoção – que promete entregar mais de 5 mil prêmios para clientes.

“A ação ‘Um Brinde À Sorte’ vem sendo realizada pela AMar para a Casa Flora, importadora responsável pela comercialização das marcas participantes. São elas: Santa Carolina (Chile), Norton (Argentina), Pata Negra (Espanha), João Portugal Ramos (Portugal), Carmim Reguengos (Portugal), Corbelli (Itália), Luccarelli (Itália) e Corbelli (Itália)”, informa Del Mar. “Ao adquirir um produto participante, o consumidor acessa o site da promoção, cadastra seu cupom fiscal e concorre a prêmios instantâneos que vão de R$10 a R$ 500”, reporta.

Dentre os produtos participantes, ganham destaque: vinho tinto Pata Negra Gran Reserva 750ml, os espumantes Pata Negra Brut e Demi Sec 750ml, vinho rosé chileno Carolina Reserva 750ml, vinho rosé português Putos DOC 750ml, vinho tinto argentino Norton Porteño Suave 750ml, vinho português branco JP Ramos Alvarinho BC.

Além disso, estão participando os espumantes chilenos Santa Carolina Reservado nas versões Brut e Ice 750ml, os vinhos tintos italianos Corbelli Montepulciano D’Abruzzo DOC e Corbelli Chianti DOCG 750ml, o vinho rosé português Carmim Monsaraz Alentejo 750ml, os italianos Luccarelli Puglia Bianco IGP, rosé Rosato Puglia e o tinto da mesma marca, Luccarelli Puglia Rosso IGP 750ml.

Para Paulo Amalfi, gestor geral de vinhos da Casa Flora, as expectativas para a campanha são positivas: “Muitas pesquisas têm mostrado que o Brasil é um dos países apontados com maior potencial de incremento de consumo de vinhos, e que o perfil do consumidor tem mudado”, pontua. “As pessoas têm buscado mais variedades e vinhos de faixas de preço maiores, que antes não eram tão buscadas”, observa.

Com efeito, o vinho ganhou destaque entre as opções preferidas da cesta de bebidas para a última Páscoa, segundo dados de um levantamento conduzido pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados.

Consumidores buscam variedade

Amalfi também chama a atenção para o aumento no consumo de vinhos brancos, rosés e espumantes no país. “A oferta de prêmio dá a oportunidade do consumidor conhecer uma gama maior de marcas e produtos, de origens diferentes, de tipos diferentes, como branco e rosé”, exemplifica.

Para o especialista, a oferta de uma ampla cartela de marcas, preços e tipos variados atende ao que os estudos mostram: o consumidor quer mais variedade, seja em preço, em origem e, até, em ocasiões de consumo. A propósito, o Brasil subiu doze posições e conquistou o 14º lugar no ranking de mercados de vinhos mais atraentes do mundo em 2021, de acordo com um balanço realizado pela consultoria Wine Intelligence.

Além disso, o número de brasileiros que tomam vinho regularmente passou de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022, ainda de acordo com dados de outro levantamento, realizado pela consultoria.

O gestor geral de vinhos da Casa Flora explica que a parceria com a AMar Consultoria foi essencial para a elaboração da campanha “Um Brinde À Sorte”: “Juntos, olhamos todas as pesquisas e tendências relacionadas ao consumo de vinhos no Brasil, estudamos o comportamento do consumidor em relação a esta categoria no país e criamos a ideia”.  

Para finalizar, Amalfi conta que a Casa Flora tem uma curadoria de marcas que atendem a todos os tipos de paladares, preços, origens e ocasiões de consumo: “Assim, conseguimos reunir essa vasta gama de marcas em uma promoção única”, conclui. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.umbrindeasorte.com.br/



Viação Águia Branca transporta 7 milhões de pessoas por ano

Seja por motivos de lazer, trabalho ou compromissos familiares, as viagens de ônibus são parte da rotina dos brasileiros. Fundada em 1946, a Viação Águia Branca atua no ramo transportando cerca de dez milhões de passageiros por ano.

O negócio, que começou com apenas uma linha (entre Governador Valadares e Teófilo Otoni, em Minas Gerais), foi conquistando clientes e crescendo no decorrer das décadas. Nos anos 1980, por exemplo, a Águia Branca adquiriu a Viação Amparo, Cristo Rei e parte da Viação Santana São Paulo, todas voltadas para a expansão dos negócios na Bahia. No Espírito Santo, foi feita a aquisição da Viação Capixaba.

Atualmente, a empresa atende aproximadamente 700 localidades nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. Os destinos das passagens de ônibus incluem rodoviárias de capitais como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Salvador (BA) e também vários municípios do interior.

“São mais de 3,2 mil empregos diretos e indiretos e 350 pontos de vendas, entre próprias e terceirizadas, espalhadas pelos oito estados”, destaca Pedro Fassarella, coordenador de Growth da Viação Águia Branca. Soma-se a isso um outro serviço oferecido pela empresa: entregas de encomendas para diferentes destinos, com a opção de rastreamento on-line.

“Internamente, a companhia desenvolve iniciativas visando à motivação e ao aperfeiçoamento profissional dos funcionários, de modo a garantir eficiência e segurança no serviço prestado”, explica Fassarella.

“Implementado há cerca de 23 anos, o Sistema Integrado de Gestão pela Qualidade da Viação Águia Branca alcançou a certificação ISO 9001 [que reconhece o cumprimento de um conjunto de normas técnicas]. Nós promovemos, há 20 anos, o Prêmio Qualidade, estimulando nossos colaboradores a implementar melhorias na execução dos processos”, diz o profissional.

Foco no futuro

Grasiella Drummond, gerente Executiva de Marketing e Digital da Viação Águia Branca, afirma que a empresa tem alcançado bons resultados em pesquisas de satisfação do cliente. Em relação ao futuro, o foco do negócio está em pilares como inovação tecnológica, sustentabilidade e expansão de rotas.

“Estamos investindo em tecnologia para aprimorar a experiência do cliente, seja por meio do nosso aplicativo para compra de passagens, sistemas de entretenimento a bordo e qualidade dos ônibus”, destaca a profissional.

Já em relação a políticas de sustentabilidade, uma das ações é o reaproveitamento da água utilizada na lavagem dos ônibus. Ela passa por um sistema de triagem, em que é feita a retirada das impurezas e do odor, o que possibilita o seu reuso em novas limpezas.

O total de água reaproveitada chega a 31,2 milhões de litros por ano, o equivalente a 12 piscinas olímpicas cheias. Com isso, o consumo desse recurso natural é reduzido em 50%, informa o site oficial da Viação Águia Branca.

Além disso, a empresa venceu, em 2011, o Prêmio Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros na categoria Responsabilidade Socioambiental. O reconhecimento foi entregue pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI).

As prioridades para os próximos anos incluem a diminuição da emissão de gases poluentes por meio de ônibus mais eficientes (com menor consumo de combustível) e até mesmo a possibilidade de explorar fontes de energia renováveis.

“Vamos manter uma gestão sólida, investindo de forma estratégica em áreas que impulsionam o crescimento da empresa, nos funcionários e em pesquisas para estar sempre por dentro das tendências de mercado”, resume Drummond.

Para saber mais, basta acessar: https://www.aguiabranca.com.br/



Controle de estoque garante menos desperdício para empresas

Todo negócio depende de uma série de fatores para prosperar. Dentro do ramo alimentício, o cuidado com a qualidade dos alimentos anda de mãos dadas com a escolha da matéria-prima e, claro, com seu bom uso. E para garantir a produção de alimentos nutritivos, com preço competitivo em um ambiente de negócios saudável, controlar os insumos passa ser um passo fundamental.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos alimentos produzidos no país são jogados fora. Esse percentual equivale a aproximadamente 46 milhões de toneladas de alimentos no ano. Todo esse desperdício prejudica as pessoas que passam fome ou vivem em insegurança alimentar bem como trazem prejuízos às empresas que produzem, não vendem tais alimentos e perdem dinheiro por não os vender.

Para Gislene Lourenço de Amorim, que administrou por muitos anos uma pizzaria na cidade de Serra, no Espírito Santo, ter um estoque diminuto com mais entregas é uma saída para combater o desperdício. “Quando temos menos insumos para administrar, a chance de perdê-los por conta de validade é quase nula”, enfatiza.

A empresária listou abaixo algumas dicas de como criar rotinas de estoque mais eficientes:

– Ter um estoque compatível com o fluxo de produção;

– Contar com um time de fornecedores ágil no atendimento;

– Organizar o estoque para que haja ciência da quantidade de insumos presentes e que os mais próximos do vencimento sejam prioritariamente utilizados;

– Imprimir o uso de tecnologia para saber quando é hora de adquirir mais de determinado produto;

– Integrar a compra de insumos com promoções ou outras vendas maiores feitas pela empresa, a fim de garantir mais quantidade dos produtos mais usados como matéria-prima;

– Estar de olho no mercado e acompanhar a flutuação dos preços dos insumos para não perder boas oportunidades de negócio.

Visto também com ótimos olhos pela população, a doação de alimentos próximos do vencimento ajuda pessoas em vulnerabilidade social e impede que a empresa descarte alimentos que poderiam ser úteis. “Destinar alimentos que a empresa não conseguirá usar, para famílias ou associações filantrópicas, traz conforto por saber que não irão para o lixo”, destaca Gislene. Alternativas como bancos de alimentos são importantes saídas para o combate ao desperdício. Só em Belo Horizonte, em 2023, foram arrecadados 481 toneladas de alimentos.

O profissional da área de suprimentos, cada vez mais valorizado, funciona como peça-chave para o sucesso da empresa. “Contar com bons profissionais tornam a vida do administrador mais fácil para as decisões de compra”, finaliza a empresária.



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