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Artigo: Teremos um novo Imposto instantâneo no Pix?

por David F. Santos*

Novamente, somos obrigados a afirmar: O Brasil não é para amadores! Nem os mais instruídos conseguem entender o sistema tributário aplicado pelo manicômio tributário em que vivemos.

Mesmo depois da “Reforma Tributária” ou Emenda Constitucional 132, aprovada pelo Congresso Nacional em 20 de dezembro de 2023, seguimos sem ter noção de qual porcentagem pagaremos em impostos, além do que atualmente, estima-se que seja em torno de 30% a 33%.

Tributação elevadíssima, que afeta a sociedade e o desenvolvimento da nação (É triste lembrar que a história nos conta que Tiradentes foi enforcado por reclamar de uma carga tributária de 20%, cobrada por Portugal!).

Incoerência né?

Os impostos pagos deveriam ser aplicados em benfeitorias para a nação, mas o que vemos é um tremendo “saco sem fundo”, e um pais em marcha lenta, no qual em caso de desastres naturais, estamos vendo na prática, que quem acaba resolvendo é o próprio pagador de impostos, que vai “mergulhar na lama”, para ajudar seus conterrâneos.

Para assombrar ainda mais, no último dia 08 de maio, o governo brasileiro, representado pelo secretário extraordinário de reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, passou para o Congresso, uma coisa escabrosa com um nome “bonitinho” em inglês, chamado de “split-payment”, em livre tradução “pagamento parcelado”, cujo resumidamente, no fim das contas, trata-se nada mais, nada menos que algo parecido com a terrível e a malfadada CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), extinta em 31 de dezembro de 2007, apelidada na época como “imposto do cheque”.

Na prática, o “split-payment” deverá ser recolhido já no envio do valor à instituição financeira. Neste momento, o banco separa o dinheiro e o destina para os cofres públicos. Sendo assim, se você usa PIX, DOC, TED ou usa boleto para pagar ou receber dinheiro, fatalmente terá um belo desconto de 2% na fonte!

O “split-payment” é muito utilizado nos Estados Unidos da América, por lá a tributação sobre consumo não utiliza o regime de não cumulatividade do modelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), aprovado na reforma tributária, incidindo apenas na venda do bem ou serviço para o consumidor final, não sendo cobrado de forma duplicada, o que seria um sonho, porém, na forma que está previsto para nós, o “split-payment” assume a característica de antecipação do imposto pelo cidadão, que perde a possibilidade de se planejar contra a “fúria arrecadatória” do governo federal.

Infelizmente mais um peso na carga tributária para você, pagador de impostos!

Afinal, como nos ensinou Ludwig von Mises, “O governo não pode tornar o homem mais rico, mas pode torná-lo mais pobre.”

*David F. Santos é Consultor Empresarial e Tributário na empresa “Lucro Real Consultoria Empresarial”.



Em alta, gerente de projetos pode ganhar mais de R$ 30 mil

O Estudo de Remuneração 2024, realizado pela Michael Page, consultoria que faz parte da Page Group, mostrou que o cargo de gerenciamento de projetos, especialmente nas áreas de Engenharia e Manufatura, é um dos que foram detectados aumentos previstos de até 11% neste ano. A remuneração em grandes empresas pode variar entre R$ 19 mil e R$ 29 mil. Nas pequenas e médias, o salário oscila entre R$ 14 mil e R$ 20 mil.

No setor Farmacêutico, a remuneração de um gerente de projetos na área de Engenharia pode variar de R$ 22 mil até R$ 35 mil. A média salarial entre R$ 17 mil e R$ 30 também se repete para o cargo de gerente de projetos na área da construção. Outra área em que esse profissional acumula ganhos iniciais que ultrapassam os R$ 20 mil é em Operações e Supply Chain. Em grandes empresas, essa remuneração começa com R$ 22 mil pode ultrapassar os R$ 30 mil.

Com mais de 16 anos de experiência na área de Produção e Engenharia de Qualidade, o engenheiro Rodrigo Garcia de Góes explica que um gerente de projetos desempenha um papel essencial na garantia do sucesso de um projeto, ajudando a manter as operações funcionando de forma eficiente, dentro do prazo, escopo e do orçamento, garantindo a satisfação do cliente.

“Contratar um gerente de projetos pode ser uma decisão valiosa e estratégica para muitas indústrias, especialmente quando estão envolvidos projetos complexos ou de longo prazo. Portanto, a decisão de contratar um gerente de projetos dependerá das necessidades específicas do projeto e da capacidade da organização de investir nesse recurso”, explica, acrescentando que “projetos menores ou menos complexos podem ser atribuídos a líderes de equipe ou adotar abordagens mais leves”, reforça o profissional.

Com cinco anos de experiência apenas em Gerenciamento de Projetos, Góes enumera algumas razões pelas quais o profissional da área está em alta dentro das empresas. Entre essas razões está a organização de tarefas e atividades do projeto em execução, coordenação de equipes, controle de custos e prazos, identificação de riscos e comunicação.

“Gerentes de projetos, em geral, são treinados para liderar, planejar, controlar, executar e minimizar riscos. Mantendo a equipe alinhada, monitorando o progresso, além de possuir capacidade de resolver conflitos, focando no objetivo e meta, o profissional ainda garante uma comunicação clara e transparente entre todas as partes interessadas do projeto”, reforça.

Estudo analisou questões que são importantes para funcionários de pequenas, médias e grandes empresas

Na pesquisa Estudo de Remuneração 2024, os analistas da Michael Page identificaram que o salário continua sendo prioridade para os brasileiros. Nesse quesito, 41,1% dos profissionais que responderam a pesquisa não consideram a remuneração justa e 55% acham isso uma fonte de estresse.

A pesquisa também mostrou que o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e os horários de trabalho flexíveis são a segunda maior prioridade para os colaboradores. Oito entre 10 pessoas escolheriam a saúde mental ao invés do sucesso profissional.

Outros dados divulgados no Estudo indicaram que:

– 84,5% dos entrevistados priorizariam salário ao aceitar uma nova proposta de trabalho nos próximos meses.

– 71% dos candidatos indicam que salário é o elemento mais importante no emprego atual.

– 37,6% das empresas não planejam aumentar os salários em 2024 além do dissídio.

– A maioria das empresas que aumentarão os salários em 2024 planejam um acréscimo de 6%.

A pesquisa foi realizada com 6.647 pessoas, em sua maioria das regiões Sul e Sudeste, de 3.844 empresas, grande parte com operação nessas duas regiões, de vários setores da economia, sendo 55,2% de portes pequeno, médio e grande. Outros 44,8% eram microempreendedores individuais (MEI), profissionais que atuam em startups ou microempresas ou, ainda, eram profissionais autônomos.



SC lidera ranking de acesso à banda larga fixa por habitante no Brasil

O estado de Santa Catarina conquistou o primeiro lugar no Brasil em acesso à banda larga fixa por habitante, reforçando sua posição como um dos estados mais avançados em infraestrutura de telecomunicações do país.

De acordo com dados recentes divulgados pela Anatel, o estado registra uma média de 35,2 acessos à internet fixa para cada 100 habitantes, superando significativamente a média nacional, de 23,6 x 100. Para efeito comparativo, a Suíça é o país mais bem colocado no ranking mundial, com 48,2 acessos por 100 habitantes. Santa Catarina fica à frente de países como Finlândia (34,4), Itália (31,5), Irlanda (31,5), Áustria (28,9) e Israel (27,7). Organizações internacionais, como a OECD-OCDE e a ITU, utilizam o indicador “acessos a cada 100 habitantes” para avaliar o crescimento econômico, produtividade e qualidade de vida em países, estados, regiões ou cidades.

Entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, a líder no índice é Florianópolis, com média de 52,5 acessos à internet fixa por 100 habitantes, sendo seguida por Curitiba, Porto Alegre e Ribeirão Preto.

“A ascensão de Santa Catarina como líder nacional em acesso à banda larga fixa é um reflexo do compromisso contínuo dos provedores regionais nas cidades em que atuam, essa conectividade é fundamental para promover a inclusão digital, reduzir as disparidades socioeconômicas e promover o desenvolvimento sustentável em todo o estado.” ressalta o presidente da Associação de Provedores de Internet de Santa Catarina (Apronet), Amílcar Lago.

Segundo o dirigente, há cerca de 319 provedores de pequeno porte (PPPs) operando em SC, dos quais 166 são associados da Apronet, representando 52% dos provedores do Estado. Já o conselheiro da entidade, Glauco Sombrio, destaca que o cenário de liderança no ranking de banda larga fixa por habitante é um orgulho, sobretudo devido aos desafios superados diariamente para alcance de conquistas como essa.

Ainda segundo dados da Anatel, os provedores regionais conectam cerca de 1,8 milhão de domicílios e empresas, o que representa 68% dos catarinenses, formando em conjunto a maior empresa de acesso à internet de Santa Catarina.

“Isso denota a importância dos provedores para a integração do Estado, que tem uma economia pujante, das mais importantes do país. As grandes operadoras, até o ano de 2019, se concentravam apenas em 15 das nossas 295 cidades com a tecnologia de acesso à internet por fibra óptica”, comenta Glauco. “Porém, no mesmo ano de 2019, Santa Catarina possuía 100% dos municípios com fibra ótica através dos provedores regionais, este os verdadeiros responsáveis pela inclusão digital estadual, um trabalho que vem sendo feito há anos por esses empreendedores catarinenses espalhados pelo Estado”, complementa.

Já o presidente Amílcar lembra outro ponto fundamental: a arrecadação de ICMS gerada pelos provedores aos cofres públicos catarinenses.

“Os provedores de acesso às redes de comunicações e aos Serviços de Comunicação Multimídia (SCM) representam uma taxa muito significativa da arrecadação. Mesmo com a Lei Complementar 192/2022, que reduziu o ICMS para produtos e serviços essenciais, a arrecadação anualmente não teve baixa no setor e continua aumentando”, finaliza o presidente.



Campinas recebe evento científico sobre terapias avançadas

Em 24 e 25 de maio, Campinas, no interior de São Paulo, será a sede do “Meeting: Células-tronco na Clínica Ortopédica com Base em Evidências e Avanços”. O evento científico, que destaca o uso de células-tronco mesenquimais em terapias médicas avançadas, conta com a participação de especialistas na área que buscam discutir e atualizar os profissionais da saúde interessados, principalmente médicos ortopedistas com atuação na medicina regenerativa, sobre as mais recentes abordagens terapêuticas envolvendo células-tronco.

Um dos palestrantes de destaque será o cientista José Ricardo Muniz Ferreira, responsável pela R-Crio, laboratório brasileiro especializado na extração, armazenamento, cultivo e preparo de células-mesenquimais do dente, tecido adiposo e do palato (céu da boca) para uso em tratamentos médicos. Durante o evento, falará sobre o tema: “Debate sobre as Terapias Celulares na Prática Clínica”, onde abordará as aplicações das terapias celulares e seus impactos na medicina moderna.

Além disso, o encontro tem por objetivo preparar os profissionais participantes para a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 836/2023, publicada em dezembro de 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre as Boas Práticas em Células Humanas para uso terapêutico e pesquisa clínica. Essa resolução estabelece requisitos técnicos para garantir a qualidade e segurança das terapias celulares, desde a doação até a administração no paciente. A documentação do material, rastreabilidade e qualificação da equipe também são pontos enfatizados pelo documento.

“Essa é mais uma oportunidade para a classe médica e profissionais da saúde se atualizarem sobre as terapias celulares e os avanços regulatórios como, por exemplo, a nova RDC nº 836/2023. Além disso, a troca de conhecimento e experiências é essencial para impulsionar o desenvolvimento da medicina regenerativa no Brasil”, analisa o cientista.

No dia 25 de maio, os profissionais participantes também terão a oportunidade de visitar as instalações da R-Crio, onde conhecerão um centro de produção de medicamentos biológicos com o uso de células-tronco mesenquimais.

Serviço:

Data: 24 e 25 de maio

Local:Ibis Styles Campinas Alphaville

Embiruçu, 300 – Alphaville Empresarial, Campinas – SP,

A quem: profissionais da saúde interessados, principalmente médicos ortopedistas com atuação na medicina regenerativa.

Programação:

Dr. Raul Canal (DF) – 14h40h às 15h10h – “Medicina Regenerativa com células-tronco mesenquimais – Cenário atual e legislações vigentes.”

Dra. Karla Menezes (RJ) – 14h40h às 15h10h – “Avanços da terapia celular no tratamento de doenças degenerativas com lesões osteocondrais.”

Dr. Francisco Junior Maciel (SP) – 15h20 às 15h50 – “O grande potencial do uso de células-tronco mesenquimais na medicina esportiva e osteoartrite.”

Dr. Edmar Simões Jr. (ES) – 16h às 16h30 – “Terapia com células-tronco frente a necrose avascular idiopática do adulto, evidências e desafios.”

Dra. Florência Duarte (SP) – das 16h40 às 17h10 – “Qualidade e excelência na produção de medicamentos biológicos à base de células-tronco.”

Dr. Andre Chiga (SP) – 17h20 às 17h50 – “O Pioneirismo como Vantagem Competitva e Brand.”

Dr. Júlio Cesar Gali (SP) – das 18h às 18h30 –  “Evidências científicas do uso das células-tronco na artrose do joelho.”

Dr. José Ricardo M. Ferreira (SP) – das 18h40 às 19h10 – “Debate sobre as Terapias Celulares na Prática Clínica.”



Maio Verde destaca risco de contaminação cruzada para pessoas com doença celíaca

Durante o Maio Verde, a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) destaca a crescente necessidade de adoção de práticas seguras de manipulação de alimentos. Esta iniciativa visa proteger as pessoas diagnosticadas com esta condição autoimune, que sofrem impactos severos devido à ingestão de glúten. Além disso, foca em conscientizar sobre os riscos da contaminação cruzada e promover a adoção de práticas seguras de manipulação de alimentos tanto em ambientes domésticos quanto profissionais.

1-Entendendo a Doença Celíaca
A doença celíaca é uma doença autoimune que afeta indivíduos com predisposição genética. Nesses casos, consumir glúten leva a danos no intestino delgado. Estima-se que essa condição impacte aproximadamente 1% da população global, porém, somente cerca de 30% dessas pessoas recebem um diagnóstico correto. O controle rigoroso da dieta é essencial, pois mesmo traços mínimos de glúten podem provocar reações adversas sérias.

2-O que é Contaminação Cruzada?
A contaminação cruzada ocorre quando alimentos isentos de glúten entram em contato direta ou indiretamente com partículas de glúten, isto pode ocorre desde o plantio a cozinhas profissionais ou domésticas, seja por utensílios ou até mesmo através de toalhas e superfícies. Entender e controlar essa contaminação é vital para a segurança dos celíacos.

Para aqueles com doença celíaca, a contaminação cruzada pode desencadear sintomas como dor abdominal, fadiga e deterioração da saúde intestinal, resultando em consequências de longo prazo se não geridas adequadamente.

3-Estratégias para Prevenção

  • Uso de áreas de preparação de alimentos exclusivas para produtos sem glúten.
  • Equipamentos de cozinha dedicados, como tábuas de corte e torradeiras.
  • Educação contínua de familiares, amigos e profissionais da alimentação sobre como manipular alimentos de maneira segura.

“O único tratamento para a doença celíaca é uma dieta isenta de glúten e livre de contaminação cruzada para o resto da vida”, diz o dr. Áureo Delgado, Coordenador da Campanha Maio Verde. 

4-Ações no Maio Verde

Durante o Maio Verde, a FBG está promovendo campanhas de educação para informar a sociedade, restaurante e profissionais da medicina sobre a doença celíaca, através de materiais informativos em suas mídias sociais e ações presenciais em diversos estados.

A conscientização e educação sobre a Doença Celíaca e a contaminação cruzada são fundamentais para a segurança e bem-estar dos celíacos. A FBG convida todos a se engajarem neste Maio Verde para promover um ambiente mais seguro e inclusivo.

Fonte: Celiac Disease Foundation 

 

*Este texto não substitui uma consulta médica. Em caso de dúvidas, um profissional de saúde deve ser consultado.



Cremação: cinzas podem se tornar diamante de joia memorial

A cremação é uma técnica funerária que submete um corpo a um forno crematório para transformá-lo em cinzas. E, no Brasil, o material obtido neste processo pode ter diversos fins, inclusive ser transformado em diamantes, em uma reprodução acelerada do processo da natureza. 

De acordo com Vinicius Mello, CEO do Grupo Riopae que atua no mercado funerário, o espargimento das cinzas em locais importantes para a pessoa que faleceu pode ser muito comum, mas lembra que a decisão sobre a finalidade das cinzas reflete os desejos expressados pelo morto e por sua família.

Os diamantes obtidos a partir das cinzas podem ser utilizados para compor joias em homenagem à pessoa falecida. “Uma das opções é uma joia memorial, como um pingente ou anel. Assim, os entes queridos mantêm uma lembrança, física, do falecido, com eles”, explica Mello.

O empresário destaca que muitas famílias optam por manter as cinzas em casa em urnas especiais, normalmente de bronze, porcelana ou madeira. ‘Isso permite que os entes queridos, permaneçam próximos, e se sintam conectados ao falecido neste espaço memorial em casa.”

Segundo Mello, entre outros destinos estão o sepultamento em cemitério onde a família possua um jazigo perpétuo, espargimento no Jardim In Memoriam de grandes crematórios, armazenamento em columbários e em lóculos, que são espaços semelhantes a um jazigo vertical, com dimensões reduzidas, destinados ao sepultamento da urna.

“Recentemente, através de uma parceria internacional com a Celestis Memorial Spaceflights, existe a possibilidade de enviar uma pequena quantidade de cinzas ao espaço, onde elas podem orbitar a Terra”, lembra o especialista.

Mello destaca ainda outra finalidade para as cinzas, as urnas verdes, compostas por materiais como fibras de coco, terra e sementes, onde as cinzas fazem parte do adubo para o crescimento de árvores. 

Destinos inusitados

O empresário afirma que testemunhou diferentes formas de homenagear e lembrar aqueles que partiram nos quase trinta anos de serviço no setor funerário. “Minha experiência começou de forma tradicional, ajudando famílias a organizar funerais e serviços memoriais, em cemitérios e capelas. No entanto, ao longo dos anos, fui surpreendido por pedidos, cada vez mais incomuns e inovadores”.

O especialista conta que um dos momentos mais memoráveis foi quando uma família decidiu espalhar as cinzas de seu ente querido em um campo de futebol local, pois passou grande parte de sua vida assistindo e torcendo pelo clube do seu coração.

Em outra ocasião, Mello foi chamado para remover uma urna vazia, cujas cinzas foram espargidas em uma praça pública movimentada. A pessoa falecida era uma figura conhecida na comunidade, e sua família desejava que a sua memória fosse celebrada em um local onde tantas pessoas pudessem lembrar-se dela.

“Ao longo dos anos, testemunhei muitas outras cerimônias, igualmente, singulares e comoventes. Cada uma delas, foi uma lembrança poderosa da diversidade de experiências e da profundidade do amor que une as pessoas, mesmo na despedida”, ressalta o empresário.

A cremação também é um assunto de interesse no Congresso Nacional – tramita no Legislativo, por exemplo, o PL 5962/2013, que traz a proposta de implantação de crematórios públicos em municípios com mais de 200 mil habitantes.

Para saber mais, basta acessar: www.crematoriosaojoao.com.br



Serviço de cremação tem processos e aspectos legais

O serviço de cremação tem sido cada vez mais procurado por pessoas que decidem por este fim, ou por seus familiares. Devido à preocupação com o espaço urbano e uma nova consciência sustentável ao redor do mundo, a alternativa tem deixado de ser um tabu e se mostrado um caminho importante em tempos atuais.

No Brasil, o número de crematórios cresceu exponencialmente nos últimos 20 anos e, atualmente, o país conta com mais de 150 locais especializados no serviço. O processo é regido pela Lei Federal nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973 e, em seu segundo artigo, estão detalhadas todas as exigências legais para o procedimento.

De acordo com Vinicius Mello, diretor executivo do Crematório Metropolitano São João Batista, localizado na cidade de São João de Meriti, no Rio de Janeiro, é importante que a pessoa, ao optar pela cremação, comunique aos familiares e faça uma declaração de intenção, assinando-a e reconhecendo em cartório. “Isso simplifica bastante o trâmite.”

“Se a pessoa não conseguir providenciar a declaração ainda em vida, essa decisão poderá ser tomada pelos seus familiares de primeiro grau, na ordem de sucessão – companheiro, ascendentes, descendentes e irmãos -, que devem apresentar a documentação correspondente, conforme cada situação”, explica Mello.

Para elaborar a declaração, basta dirigir-se a um crematório com os seus documentos de identidade e manifestar a sua vontade. “Este é um passo fundamental para garantir que seus desejos sejam respeitados após seu falecimento, independentemente da decisão dos seus familiares”.

Aspectos legais para a cremação

Mesmo em diferentes situações, os familiares sempre deverão apresentar determinados documentos no momento da cremação, como, por exemplo, as cópias do RG e CPF do falecido, como também da Certidão de Óbito, Casamento ou união estável.

“Se a morte foi o resultado de causas naturais, serão necessárias a declaração de óbito assinada por dois médicos e uma autorização para a cremação devidamente preenchida e assinada por dois familiares, na ordem de sucessão. Em caso de morte violenta, será necessário apresentar documentos específicos que autorizam a cremação do corpo, comprovando que este já foi examinado pela Polícia e pelos médicos do Instituto Médico Legal”, exemplifica o diretor executivo do crematório.

Caso os familiares de pessoas mortas há mais de 3 anos manifestem interesse pela cremação dos restos mortais do falecido (ossos), o cemitério de origem deve autorizar o traslado. “Se o motivo da morte tenha sido de causas violentas, alguns aspectos mudam, como a exigência de uma autorização judicial, informando que a cremação dos restos mortais não prejudicará o inquérito policial, caso ainda esteja em curso”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home



Automobilismo: piloto brasileiro conquista pódio nos EUA

O piloto brasileiro Celso Neto começou a temporada 2024 do campeonato de automobilismo TC America, nos Estados Unidos, conquistando posições no pódio. Com apenas 19 anos, ele ficou em terceiro lugar em corridas realizadas em Sonoma, na Califórnia, e em Sebring, na Flórida ‒ as disputas foram realizadas, respectivamente, em abril e no começo de maio.

Paralelamente à TC America, Neto também foi convidado a participar de outro campeonato no mundo de turismo, o TCR South America. Dessa forma, disputou, em abril, uma corrida em duplas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP) – dividindo a direção do carro com o piloto Pedro Cardoso, conquistou o segundo lugar.

Agora, Neto volta a se concentrar na TC America. A próxima corrida será entre os dias 17 e 19 de maio, no Texas. “Sou o único brasileiro na competição e obtive, até agora, o melhor resultado entre os estrangeiros e entre os carros da Acura. É um bom desempenho, mas podemos melhorar e vamos continuar trabalhando duro. O foco é a vitória”, afirma o piloto. 

“Tenho analisado os convites que recebo para participar de algumas competições no Brasil nos intervalos entre as corridas nos Estados Unidos, mas a prioridade é a TC”, acrescenta. Após a próxima etapa no Texas, o calendário oficial prevê ainda disputas nos estados da Virgínia (em julho), Wisconsin (agosto), Alabama (setembro) e Indiana (outubro).

Início de carreira e ligação com Ayrton Senna

Nascido em Salvador (BA), Neto mora, desde os quatro anos de idade, nos Estados Unidos, tendo começado a sua carreira com apenas seis anos. No país que o acolheu, disputou campeonatos de kart mundial, alcançando títulos e bons resultados. 

No Brasil, tornou-se um dos pilotos mais jovens a subir ao pódio do Campeonato Turismo Nacional (com 16 anos) e foi premiado duas vezes na Stock Car como revelação. Em 2023, recebeu o convite para integrar a equipe oficial da Honda, a bordo do carro Honda Civic Type RTC na TC America. 

“Não foi uma decisão fácil abrir mão da Stock Car, que é o maior campeonato da América Latina, e ir para a TC America. Tivemos que pensar muito, ponderamos com nossos patrocinadores, mas a proposta da Honda HPD, por intermédio da VG Racing Team, foi muito bacana e será importante para meu desenvolvimento como piloto”, disse, na época.

A temporada 2024 trouxe uma novidade para Neto: ele passou a correr com um veículo Acura Integra Type S. Esse fato possui um valor especial para o piloto, já que a marca Acura (pertencente ao grupo Honda) teve o lendário Ayrton Senna como uma das pessoas que participaram do seu desenvolvimento. 

Senna testou o protótipo da Acura no Japão e deu feedback direto aos engenheiros. Para Neto, essa ligação com um nome tão admirado no automobilismo traz uma enorme responsabilidade e aumenta o compromisso em alcançar grandes resultados na temporada.

Para saber mais, basta acessar: https://www.cneto.net/



STF: Zanin suspende desoneração da folha de pagamentos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin suspendeu trechos da Lei 14.784/2023, que previa a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores produtivos e de prefeituras de municípios com até 156,2 mil habitantes. A decisão foi tomada no dia 25 de abril e atendeu a uma ação da Advocacia Geral da União (AGU), órgão ligado ao Governo Federal.

A desoneração da folha de pagamento é um incentivo fiscal no qual a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha de salários é substituída por alíquotas mais vantajosas (que variam de 1% a 4,5%) calculadas com com base na receita da empresa e não sob a folha salarial, beneficiando principalmente os negócios com menor faturamento.

No caso de prefeituras de municípios com até 156 mil habitantes, a alíquota reduzida tem uma porcentagem diferente, de 8%, segundo a Agência Brasil. A medida existe desde 2012 e seu prazo de validade vinha sendo prorrogado com o passar dos anos. 

Em 2023, ano em que a desoneração acabaria, o Congresso aprovou uma nova prorrogação até 2027 por meio da lei 14.784/2023, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou. Esse veto acabou derrubado pelos parlamentares e a medida entrou em vigor.

A alternativa do Executivo foi recorrer ao STF, instância onde Zanin suspendeu a lei. O argumento usado foi de que a medida não considerou o impacto financeiro desse benefício nas contas do governo, que deixaria de receber recursos. Zanin alegou que é necessário “preservar as contas públicas e a sustentabilidade orçamentária”, de acordo com uma notícia publicada no site do STF.

O advogado Victor Hugo de Oliveira Abreu, sócio-fundador do escritório Abreu e Santos Advocacia, explica que a desoneração da folha de pagamentos tinha o objetivo de permitir um ambiente de negócios mais favorável às empresas e incentivar a geração de empregos. Entre os 17 setores beneficiados, estavam construção civil, fabricação de veículos, transporte e indústria têxtil.

“A desoneração, inegavelmente, resulta em uma substancial redução da carga tributária suportada pelas empresas, fomentando um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e aumento das contratações”, afirma Abreu.

Ele explica que existia uma expectativa em cima da prorrogação da desoneração e muitas empresas construíram o seu planejamento contando com a redução da alíquota. “A liminar concedida pelo ministro Zanin, embora possua efeitos imediatos, somente se refletirá de maneira tangível no próximo recolhimento da contribuição previdenciária patronal, agendado para 20 de maio”, acrescenta. 

Até o fechamento desta matéria, há cinco votos favoráveis à decisão de Zanin. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista (feito quando há a necessidade de mais tempo para analisar a questão) do ministro Luiz Fux e não há previsão para retomada do julgamento, segundo apurou a Agência Brasil. A suspensão, no entanto, segue valendo.

“Considerando a importância da segurança jurídica e da estabilidade das relações empresariais, é minha firme convicção que a decisão proferida não deveria ser mantida”, argumenta o advogado. “Em caso contrário, confio que o STF postergue os efeitos práticos para 1º de agosto, em estrita observância ao princípio da noventena, garantindo um período apropriado de 90 dias entre a instituição do novo tributo e sua efetiva cobrança”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: http://www.abreuesantos.adv.br



Contajá participa de programa O Salto na Record News

Empreender no Brasil pode ser desafiador, mas alguns programas e conteúdos não apenas inspiram como também ajudam quem sonha em abrir seu próprio negócio. Um exemplo disso é o programa O Salto

Transmitido aos sábados, sempre às 19h, a produção traz dicas e especialistas no mundo do empreendedorismo, além de compartilhar cases de sucesso. Um dos recentes convidados a participar do programa foi a Contajáuma empresa de contabilidade 100% digital. 

“Esta visibilidade nos permite alcançar um público que valoriza e busca soluções inovadoras e eficazes, o que é diretamente alinhado com os serviços e produtos que oferecemos”, destacam João Henrique e Heitor Carvalho, respectivamente CEO e diretor comercial da Contajá.

Os desafios do empreendedorismo no Brasil

De acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), estudo realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas), o Brasil é o segundo maior país do mundo em potencial empreendedor, perdendo apenas para a Índia.

Sendo assim, contar com a parceria de uma empresa de contabilidade é importante para evitar o fechamento precoce de qualquer negócio. Isso porque, segundo o  Mapa de Empresas do Governo Federal, no Brasil, cerca de 2,1 milhões empresas foram fechadas no último ano, um  aumento de 25,7% em relação a 2022. Esses números representam uma média de quatro negócios extintos a cada minuto no país.

Para João Henrique e Heitor Carvalho, a participação da Contajá no programa O Salto reflete o compromisso da empresa em contribuir para a redução da taxa de mortalidade empresarial no Brasil. “Este é um desafio crítico no cenário econômico atual. E essa redução está alinhada com nossa visão de um futuro no qual o empreendedorismo é uma força para o desenvolvimento econômico sustentável”.

Dentro do cenário do empreendedorismo brasileiro, os setores que mais viram suas portas baixarem no último foram foram o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; as lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; e o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. O índice de fechamento nesses mercados superaram em 70% o quantitativo de empresas dos mesmos setores abertas no ano passado. 

Diante desse quadro, os empresários afirmam que a ideia deles é mostrar que o empreendedor não está sozinho na luta por fazer o seu negócio prosperar. Nossa expectativa é realmente, orientar e capacitar os empreendedores sobre a gestão estratégica empresarial. “Nossa expectativa é, realmente, orientar e capacitar os empreendedores sobre a gestão estratégica empresarial”, afirmam.

É possível acompanhar o programa O Salto aos sábados, às 19hs na Record News ou diretamente no YouTube

Para mais informações, basta acessar: https://contaja.com.br/



Aprender novos idiomas impulsiona carreira e enriquece experiências

O mundo está cada vez mais globalizado, por isso, o domínio de uma segunda língua se tornou uma habilidade essencial, não apenas para o mercado de trabalho, mas também para o dia a dia.

A capacidade de se comunicar em mais de um idioma, seja inglês, espanhol ou japonês, não apenas facilita a interação em contextos profissionais, mas também abre portas para experiências enriquecedoras, como assistir a um filme sem legenda, ouvir uma música e entender o seu contexto ou até mesmo viajar.

Uma pesquisa interna da rede Kumon apontou que 19,9% dos alunos matriculados na rede usam o inglês prioritariamente para se comunicar durante viagens. Já 37% buscam novos idiomas para conquistar vagas de trabalho mais atraentes e com melhores salários. “A busca por fluência em idiomas é a chave que abre portas para novas experiências e oportunidades profissionais, tanto nas viagens pelo mundo, quanto na conquista de carreiras mais promissoras”, conta a Coordenadora de Desenvolvimento da disciplina de Inglês no Kumon, Amanda Chaud.

A coordenadora explica ainda que “ao aprender uma segunda língua, é possível desenvolver habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a flexibilidade mental e a resolução de problemas, que são valiosas em todas as áreas da vida”.

Amanda lista os principais benefícios de se tornar fluente em um novo idioma.

Ampliar visões de mundo: aprender uma nova língua pode significar também conhecer uma nova cultura, assim, o indivíduo adquire mais competências sociais, melhorando as relações e percepções com outros modos de vida e diversidades culturais.

Melhores oportunidades profissionais no futuro: conhecer ou ser fluente em outro idioma é uma qualidade muito valorizada no mercado de trabalho em diversas áreas, o que pode dar oportunidades de crescimento na carreira.

Benefícios cognitivos: exercitar o aprendizado ou saber outra língua melhora a capacidade cognitiva do cérebro, melhorando aspectos como a memória, percepção, resolução de problemas e tomada de decisão.

Melhora na sociabilidade: aprender um novo idioma aumenta a autoconfiança do indivíduo e, automaticamente, o seu comportamento em público. Ao ter mais conhecimento sobre determinada cultura, a interação com pessoas de outros países fica mais fácil e dinâmica.



Especialista ensina como o ar-condicionado pode ser um aliado durante o outono

À medida que acontece a transição das temperaturas do verão para o outono, existe também um desafio para que os ambientes internos tragam mais conforto. Diante desse cenário, o ar-condicionado pode ser um aliado valioso durante esta temporada, permitindo que o ambiente interno fique ainda mais confortável com o ajuste da temperatura conforme o necessário. 

Pensando nisso, os especialistas da Fujitsu General do Brasil – multinacional japonesa de ar-condicionado listaram dicas de como o equipamento pode ser utilizado de maneira correta durante o outono. 

Escolher a temperatura corretamente

Durante o outono as temperaturas podem variar de quente durante o dia e para mais frio à noite. Por isso é importante que o ar-condicionado ofereça a capacidade de regular a temperatura interna, garantindo o conforto térmico em todas as horas do dia. Vale ressaltar que os equipamentos mais modernos não apenas resfriam o ar, mas também aquecem, mantendo níveis ideais de temperatura para o conforto humano.

Filtragem do ar

Além da queda das folhas e o aumento da atividade de alérgenos no ar durante o outono, a qualidade do ar pode se deteriorar rapidamente. Por isso, os sistemas de ar-condicionado hoje em dia estão equipados com filtros que removem partículas nocivas, com poeira, pólen e poluentes do ar, proporcionando um ambiente interno mais limpo e saudável.  “Na Fujitsu além dos filtros de tela, os equipamentos possuem filtro de catequina de maçã e desodorizador de íon que remove sujeiras e impurezas que prejudicam a saúde das pessoas, mantendo sempre a manutenção periódica dos filtros”, explica Takao Matsumura, Engenheiro e Gerente do departamento técnico da Fujitsu General do Brasil.

Conforto personalizado da temperatura

Cada pessoa possui preferências individuais quando se trata de temperatura e conforto. Atualmente os sistemas de ar-condicionado modernos oferecem opções de controle personalizado, permitindo o ajuste correto da temperatura, velocidade do ventilador e outras configurações de acordo com as necessidades específicas. “Recomendamos utilizar o ar-condicionado na temperatura entre 23 e 25ºC e ajustar o modo de operação para a função automática para que mantenha a temperatura do ambiente estável, evitando desse modo o desperdício de energia”, indica Takao Matsumura. 

Limpeza do ar-condicionado e consumo de energia

Em todas as estações do ano é muito importante que seja realizada a manutenção periodicamente. A recomendação é que a troca dos filtros seja realizada entre 1 ou 2 anos, conforme a utilização. Após uso do ar-condicionado em modo frio, operar a máquina no modo aquecimento para secar a serpentina, evita a formação de mofo e microrganismos. “É necessário que a limpeza e manutenção seja realizada por um profissional habilitado nas unidades internas e externas do equipamento para verificar se as unidades não foram obstruídas por poeiras e sujeiras”, explica Takao.

Takao ressalta também que é importante usar o ar-condicionado de forma responsável para evitar o desperdício de energia. “Ajustar a temperatura para um nível confortável e garantir que o ambiente não fique excessivamente frio são maneiras de usufruir dos benefícios do ar-condicionado no outono de forma eficiente”. 

Ao regular a temperatura, controlar a umidade, filtrar o ar e oferecer conforto personalizado, o ar-condicionado torna o outono ainda mais agradável, permitindo aproveitar a estação tranquilamente tanto dentro de casa quanto no trabalho.



Mercado de produtos naturais e orgânicos cresce no Brasil

Nos últimos anos, o mercado de produtos naturais e orgânicos tem experimentado crescimento significativo no Brasil, impulsionado por uma crescente conscientização dos consumidores sobre os benefícios desses produtos para a saúde e o meio ambiente. Segundo a Organis, Associação de Promoção dos Orgânicos, apenas em 2020, com a pandemia, o mercado cresceu 30% e alcançou os R$ 5,8 bilhões. No ano passado, segundo estimativas da entidade, chegou aos R$ 7 bilhões.

Trata-se de uma mudança de paradigma no comportamento dos consumidores, avalia o empresário e investidor Fabiano Zettel, CEO da Moriah Asset, especializada em investimentos em empresas do setor de saúde e bem-estar. “O número de pessoas que têm optado por produtos que oferecem uma abordagem mais saudável e sustentável cresceu e, com isso, cresceram também as oportunidades de criação de novos produtos e negócios em áreas como alimentos, bebidas, cosméticos e produtos de limpeza”, diz. 

Segundo ele, vários fatores têm impulsionado a alta desse mercado. Primeiro, a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, que está levando os consumidores a buscarem alternativas mais saudáveis ​​para os produtos convencionais. Além disso, diz, existe maior conscientização sobre os impactos negativos de pesticidas, herbicidas e aditivos químicos presentes em muitos produtos convencionais. E essa conscientização tem levado as pessoas a optarem por produtos naturais e orgânicos.

Na visão de Zettel, diante de tais tendências, o mercado de produtos naturais e orgânicos no Brasil apresenta um potencial bastante significativo de crescimento nos próximos anos. “Cientes da crescente demanda por opções saudáveis e sustentáveis, nós, da Moriah, buscamos ativamente oportunidades de investimento em empresas que estejam alinhadas com esses valores, como forma não apenas de formar nosso portfólio, mas também de contribuir positivamente para o mercado e a sociedade”, afirma.



Lojistas de material de construção unem-se em apoio ao Rio Grande do Sul

Diante da calamidade que atinge o estado do Rio Grande do Sul, o sistema Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção –, mobiliza uma campanha nacional de arrecadação de recursos e doações em prol das vítimas das enchentes. Essa iniciativa conta com o apoio das Acomacs de todo o Brasil, especialmente as de Porto Alegre, Caxias do Sul, Vale do Rio Pardo e Taquari, que têm relatado a situação crítica em diversos municípios, afetados não apenas pelas enchentes, mas também por desmoronamentos.

O presidente da Anamaco, Cassio Tucunduva, ressalta o papel das Acomacs nesse esforço de solidariedade. “Nossas Acomacs estão colaborando em contato direto com os lojistas, solicitando a eles a generosidade em suas doações, e também que coloquem cartazes com o Pix de doação da Anamaco em cada loja e instruindo as equipes”. O presidente da Anamaco, Cassio Tucunduva, destaca a importância desta união do sistema: “O que está ocorrendo no Rio Grande do Sul realmente está causando uma comoção nacional e até a nível internacional. É algo realmente que não se vê há muito tempo, talvez o maior desastre ambiental que tenha ocorrido no Brasil desde o descobrimento. É algo muito lamentável, comparável a uma guerra em termos de destruição de bens”, reforça. “O impacto foi muito grande, principalmente no lado de vidas e material. Vai demorar um pouco mas o Rio Grande vai retomar o seu caminho e nós vamos chegar lá”, acredita.

Lojas de material de construção também são afetadas

O setor de material de construção também é atingido diretamente, com muitos lojistas de material de construção tendo suas lojas completamente destruídas pelas enchentes. Segundo Vanessa Bizotto, presidente da Acomac Porto Alegre, apenas na região onde está localizada a sede e arredores, 12 lojas relataram estar debaixo d’água. “Essas enchentes forçaram as pessoas a abandonarem suas casas, rotinas e lojas. Muitos funcionários foram afetados, o que significa que essas lojas estão operando com menos pessoal”.

Ela explica que as lojas que conseguiram permanecer abertas estão ajudando seus próprios funcionários com doações. “O impacto na economia será enorme, especialmente porque muitos negócios vivem mês a mês, sem reservas de emergência”, disse.

Centralização do suporte na Acomac

A presidente da Acomac Porto Alegre explicou que as doações estão sendo prioritariamente encaminhadas para os funcionários das lojas que estão embaixo da água, pois muitos familiares de associados e diretores perderam tudo. Ela acredita que quanto mais rápido conseguirem garantir que todos tenham seus salários e suas necessidades básicas atendidas, mais rápido conseguirão ajudar na reconstrução.

Vanessa também está em grupos de arquitetos, engenheiros e outros envolvidos na reconstrução, para garantir o maior número possível de materiais de construção quando as águas baixarem. Ela afirma que a Acomac Porto Alegre possui um local seguro para armazenar esses materiais, pois infelizmente, dentro da parte boa da doação, existem também os oportunistas e atravessadores. “Então, para a gente ajudar mais rapidamente, sem tanta burocracia, abrimos a nossa sede para arrecadar”.

As lojas de construção que estão abertas, também precisarão comprar materiais para manter os seus negócios. “A gente precisa lidar com a escassez dos produtos e conseguir manter os funcionários em dia e fazer girar a economia”, destaca.

Segundo a presidente da Acomac Porto Alegre, a arrecadação em dinheiro vai ser destinada para reconstrução enquanto chegam as doações. “Pois ainda precisamos de alimentos, de roupa confortável e quente, de tênis e chinelos, de produtos de limpeza, de toalhas de banho, colchões, roupas de cama, roupas íntimas, masculina e feminina”, disse. 

A Acomac Caxias também é responsável pela região nordeste do estado, incluindo cidades como Bento Gonçalves e Veranópolis, que foram bastante afetadas por deslizamentos. “Realizamos uma mobilização imediata na semana passada e conseguimos resgatar as pessoas, mas o acesso foi bastante comprometido. Por exemplo, Porto Alegre está praticamente isolada devido ao fechamento das estradas, afetando Caxias. Recebemos muitas doações de outros estados e regiões, mas estamos enfrentando dificuldades de distribuição devido aos problemas de acesso”, explica o presidente da Acomac Caxias, Marcio Eder Fiori. 

Em termos de economia, a região foi impactada principalmente no setor de material de construção, paralisando muitas obras. “Estamos enfrentando dificuldades para receber mercadorias de outras regiões. Isso afeta diretamente nossas vendas, pois muitos produtos estão em trânsito e não chegam até nós”, destaca.

Acomac Vale do Rio Pardo e Taquari: situação atual 

A Acomac do Vale do Rio Pardo abrange Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Vera Cruz e Vale do Sol. De acordo com o presidente Vagner Thiago Figueredo, “as enchentes estão afetando diretamente a logística dos produtos provenientes de nossos fornecedores e fábricas, uma vez que nossa região está centralizada no estado em um polo logístico onde as rodovias foram muito danificadas”, disse. Ele relata a ocorrência de deslizamentos de terra, causando interrupções nas estradas e resultando em desabastecimento e escassez de produtos.

Como resultado, a economia local que também gira em torno da agricultura familiar deverá ser bastante prejudicada, segundo Figueredo. Ele acredita que deverão verificar o real impacto dos danos nos próximos meses. “A reconstrução das cidades deverá demorar algum tempo e terá impacto direto em nossos negócios”, acrescenta.

Figueredo informa que estão recebendo doações de municípios de Santa Catarina, Paraná, Centro do Brasil e Nordeste, e as empresas multinacionais sediadas na região têm facilitado esse processo de doação, com a desobstrução das rodovias. “A região do Vale do Rio Pardo tem um polo logístico muito bom, devido a grandes indústrias e a cidade de Santa Cruz como referência, tem uma estrutura gigantesca”.

Para doar a Anamaco disponibiliza a chave Pix: anamaco@anamaco.com.br ou QR CODE.



Mineradora decide usar rede aérea para carregar caminhões a bateria

A mineradora sueca Boliden implantou a primeira linha de extração de minério do mundo baseada em caminhões elétricos e em um sistema de carregamento contínuo de baterias, no que pode ser um novo marco da descarbonização da mineração. Com 800 metros de extensão e inclinação a 13 por cento, a linha foi implantada na mina subterrânea multimetais de Kristineberg, no norte da Suécia.

Operada ainda em caráter experimental, a linha conta com um caminhão a bateria MT42 SG da Epiroc e um sistema de trolley (rede elétrica aérea) projetado pela empresa de automação ABB. A linha é a primeira do mundo em que uma rede de trolley é usada para fazer o carregamento contínuo de baterias de caminhões, num conceito pensado para evitar paradas para recargas, expor trabalhadores a monóxido de carbono, a altos níveis de ruído e, principalmente, eliminar emissões da queima de diesel.

“A implantação é um marco porque o carregamento contínuo evita parar equipamentos para recarga, fazendo a operação mais produtiva. Também evita a aquisição de equipamento adicional para mover minério enquanto parte da frota está recarregando e abre caminho para o uso do trolley como solução de recarga de pesados elétricos, acima de 200 toneladas, quando estiverem disponíveis para operações de maior porte, inclusive a céu aberto”, diz Fausto Almeida, diretor de negócios em mineração da ABB para América Latina.

O Epiroc MT42 SG usado em Kristineberg foi equipado com um sistema de carregamento contínuo de bateria pela fabricante. O sistema foi personalizado com um conversor DC, inversores HES880 e motores AMXE da ABB para otimizar a demanda de potência. Ganhou, ainda, um pantógrafo para conexão à catenária, de onde recebe energia a todo momento, inclusive nas subidas com caçamba carregada, com até 42 toneladas de minério.

Já o trolley eMine™ projetado pela ABB foi integrado ao sistema de controle distribuído 800xA, da empresa. O sistema conta com o que a ABB chamou de gêmeo digital, que prevê cenários de operação e manda comandos aos comutadores e subestações retificadoras ao longo da linha para direcionar energia ao ponto onde ela for necessária, evitando flutuações de voltagem e panes.

Em comunicado, Boliden, Epiroc e ABB disseram esperar que a linha de Kristineberg demonstre ser possível extrair minério sem queima de diesel, com mais segurança e menor custo por tonelada extraída. “Acreditamos que com nossos parceiros podemos criar soluções necessárias para que o sistema funcione em outras extrações”, afirmou no texto Peter Bergman, diretor-geral da Boliden Area.

Ainda no texto, a Boliden disse ter planos de implementar futuramente um sistema autônomo de trolley na extração Rävliden, anexa à Kristineberg, já tendo encomendado para esse fim outros quatro caminhões a bateria MT42 SG da Epiroc. Quando concluída, a linha terá extensão de 5 km, profundidade máxima de 750 metros e deve reduzir significativamente as emissões da operação de Rävliden.

As três empresas ressaltaram que a estruturação da linha Kristineberg representa um marco na descarbonização da mineração, que segue pressionada para ampliar a oferta de minerais essenciais, especialmente os metais da transição energética, ao mesmo tempo em que busca mitigar as próprias emissões e zerá-las até 2050.

Listada entre os setores de difícil descarbonização, a mineração gera aproximadamente sete por cento dos gases de efeito estufa liberados diariamente na atmosfera, sendo a queima de diesel em caminhões e equipamentos responsável por metade desse total. O projeto de Kristineberg teve financiamento da agência sueca de fomento à inovação Vinnova.



Pará começa a rastrear a produção de dendê

A regulamentação da comercialização de dendê no Estado do Pará tem data para começar: 2 de maio de 2024, quando entra em vigor a norma que estabelece a obrigatoriedade do cadastramento das áreas de cultivo, beneficiamento e transporte de frutos de palma de óleo (conhecido popularmente como dendê), espécie que dá origem ao óleo de palma.

A partir desta data, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) e forças de segurança estadual – polícias civil e militar – atuarão para disciplinar o transporte de dendê. A iniciativa conta com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma) e de seus associados.
A ação integra uma estratégia maior, construída em 2023 e lançada em janeiro deste ano com a Portaria N°6143/2023, para mapear, cadastrar e rastrear a produção de cachos de frutos frescos de palma de óleo, mediante recolhimento de taxa e emissão de Guia de Trânsito Vegetal (GTV).

“Assim como aconteceu em outras cadeias produtivas com a implementação da ferramenta, o produtor passará a prestar informações sobre origem, destino e quantidade de itens transportados e, em contrapartida, o Estado garantirá segurança jurídica ao mercado, em especial quando se discute em nível global estratégias para rastreio e certificação de produtos oriundos da Amazônia”, afirma Carlos Xavier, que preside a Federação da Agricultura no Pará (FAEPA).

“A GTV é um instrumento importante não apenas para garantir a rastreabilidade e combate ao desvio de frutos, mas também para criar uma base de dados do setor e permitir a criação de políticas públicas direcionadas para o setor da palma”, afirma Victor Almeida, presidente da Abrapalma.

O cadastramento já está sendo feito pela Adepará, que priorizou produtores de pequeno e médio portes e tem contado com apoio da Abrapalma e de seus dez associados. Segundo o cronograma da Agência, até o início da vigência da GTV, em primeiro de maio de 2024, a meta é alcançar 1.267 fazendas produtivas em 32 municípios paraenses.

Para Lucionila Pimentel, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará, a ferramenta vai trazer maior controle, transparência e sustentabilidade para a cadeia produtiva, impulsionando ainda mais a comercialização de frutos de dendê no Estado. “O transporte de cachos de fruto só poderá acontecer mediante emissão da guia de trânsito vegetal e a fiscalização vai monitorar empresas, transportadores e demais agentes da cadeia produtiva em relação às quantidades transportadas. Então, o produto que sair do campo e entrar nas indústrias será acompanhado de perto por uma intensa fiscalização, reforçando a qualidade, origem e rastreabilidade do produto final”, afirma.

Setor produtivo apoia iniciativa

Fábio Pacheco, diretor agrícola do Grupo BBF e vice-Presidente da Abrapalma, destaca que a Guia de Trânsito Vegetal será fundamental para que sejam investigados e combatidos os graves delitos que afetam a economia de diversos Munícipios, já que o rastreio de cargas permitirá conectar autoria e materialidade de ilícitos e, assim, erradicar o comércio ilegal de dendê oriundo de terras invadidas, que prejudicam as empresas, os trabalhadores e a sociedade como um todo.

“É isso que a gente espera do poder público como setor organizado que atua dentro da lei: garantir a segurança e a integridade de toda a cadeia produtiva da palma no Estado. Só no Pará temos mais de duzentos mil hectares em plantios vinculados à Abrapalma que, pressionados pelo avanço de ocupações desordenadas de áreas produtivas, estão sob constantes ameaças fitossanitárias que podem impactar diversas culturas como, açaí, cacau, castanha-do-pará, cupuaçu, coco e pupunha”, afirma.

O Grupo BBF é um dos principais produtores de palma no Pará, com mais de 60 mil hectares cultivados e incentivo a mais de 400 agricultores que fazem parte do Programa de Agricultura Familiar da empresa.

Dendê – A cultura da palma de óleo, conhecida popularmente como dendê, dá origem ao óleo vegetal mais consumido no mundo e é muito importante para o desenvolvimento agrícola do Estado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado do Pará produz mais de 2,9 milhões de toneladas de dendê anualmente e lidera a produção nacional.



Fixadores prolongam a vida útil de painéis solares

A adesão à produção de eletricidade a partir da luz do sol vem em uma crescente no Brasil, onde a energia solar já é a segunda maior fonte de energia, segundo indicativos da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil possui uma potência instalada de 205 gigawatts. A fonte solar fotovoltaica conquistou a marca de 23,9 gigawatts de potência operacional instalada, seguida da eólica, com 23,8 gigawatts. A matriz hídrica continua sendo a maior fonte de energia, com 109 gigawatts – 51% do total. 

Para se ter ideia, a capacidade de produção da energia solar no primeiro semestre deste ano superou todo o resultado de 2022. A potência total instalada de energia solar era de menos 1.200 megawatts em 2017, número que dobrou em 2018 e continuou aumentando até 2023. De janeiro a junho deste ano, a potência instalada foi 26% maior que em 2022, ainda de acordo com a entidade.

Sandro Vieira, gerente de engenharia e produção da Indufix Parafusos – empresa especializada na produção de fixadores para painés solares -, conta que os proprietários de painéis fotovoltaicos podem – e devem – planejar a manutenção regular, como limpeza do painel e ajustes, já que fixadores de painel solar de qualidade influenciam os requisitos de manutenção e prolongam a vida útil do seu sistema.

Vieira ressalta que os fixadores são componentes essenciais para fixar painéis solares em suas estruturas de montagem: “No entanto, eles [fixadores] também podem causar problemas comuns se não forem selecionados, instalados ou mantidos corretamente de acordo com local, tipo e porte do projeto”. Ela comenta os três principais problemas nos tópicos a seguir: 

1 – Corrosão

Vieira destaca que fixadores feitos de materiais incompatíveis podem reagir entre si ou com o meio ambiente, levando à ferrugem, pite ou corrosão galvânica – o que pode enfraquecer os fixadores e comprometer a integridade dos painéis solares.

“O uso de fixadores de aço com esquadrias de alumínio pode causar corrosão galvânica devido aos metais diferentes, por exemplo”, explica. 

2 – Afrouxamento

Segundo a gerente de engenharia e produção da Indufix Parafusos, os fixadores podem se soltar com o tempo devido à expansão e contração térmica, vibração, vento ou torque inadequado, o que, por sua vez, pode levar a ruídos ou desempenho reduzido dos painéis solares.

“A utilização de parafusos autoperfurantes sem arruelas pode fazer com que eles se soltem à medida que os furos aumentam”, exemplifica. 

3 – Danos

Ainda de acordo com Vieira, os fixadores podem danificar os painéis solares ou seus componentes se estiverem com excesso de torque, baixo torque, desalinhamento ou mal projetados, ocasionando rachaduras, perfurações ou deformação dos painéis solares ou de sua fiação.

“O emprego de fixadores de bordas afiadas pode cortar o isolamento dos fios e causar curtos-circuitos”, ressalta.

Setor tem perspectivas positivas

O setor de energia solar trouxe mais de R$ 125,3 bilhões em investimentos ao Brasil desde 2012, segundo indicativos da Absolar. De acordo com a entidade, o mercado gerou 750,2 mil postos de trabalho no país – número que, até o final do ano, pode chegar a 1 milhão, conforme declaração do presidente da organização, Rodrigo Sauaia, publicada pela Exame.

Para mais informações, basta acessar: https://www.indufix.com.br/



Novo método de harmonização facial prioriza beleza natural

Na hora de se submeter a uma harmonização facial, é comum que muitos pacientes tenham preocupação com a naturalidade. Isto é, o desejo de obter um resultado que não dê a impressão de algo “exagerado”, que destoe da sua aparência ou fique muito evidente que passou por um procedimento. A busca por uma beleza mais natural é cada vez mais procurada e já é uma tendência mundial.

Foi pensando em atender essa necessidade que a médica dermatologista Natália Venturelli, fundadora da Clínica Venturelli, localizada em Santos (SP) e que atende pacientes de todo o Brasil, desenvolveu um método próprio, que tem como premissa a beleza baseada na naturalidade. 

“O método Venturelli foi desenvolvido para ensinar aos médicos os procedimentos estéticos injetáveis que entregam resultados naturais. Quando equilibramos os pontos de sombra e luz de uma face, realçamos a beleza e isso é muito importante. Se exageramos na luz ou retiramos demais as sombras, acaba resultando em desarmonia”, esclarece a médica. “Saímos da era dos exageros para o momento em que costumo dizer: nem menos, nem mais, o correto é na medida”. 

Dra. Natália Venturelli afirma que o método prioriza a segurança do paciente em todos os procedimentos, utilizando técnicas que minimizam riscos e “trazem luminosidade à face por meio do uso de toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores e skinbooster”, promovendo uma aparência rejuvenescida.

Na visão da médica, são três pilares fundamentais para uma harmonização facial bem sucedida: conhecimento sobre processo do envelhecimento, domínio de pontos anatômicos e excelência na técnica. 

“O método oferece um conhecimento profundo sobre a seleção de materiais, técnicas de aplicação e manejo de complicações, elevando o nível de competência do profissional”, diz. Ela acrescenta que, entre os principais benefícios, está a possibilidade de se diferenciar no competitivo mercado de estética e ainda aprimorar habilidades interpessoais, como comunicação e empatia.

“Isso não só melhora a relação com os pacientes, mas também contribui para o crescimento pessoal do profissional. Promovemos uma comunidade de aprendizado contínuo, na qual profissionais podem compartilhar experiências, desafios e sucessos”, acrescenta Dra. Natália Venturelli.

A médica ressalta a importância de ter uma abordagem humanizada, acompanhando o paciente não apenas antes e durante o procedimento, mas também após, de modo a oferecer suporte e orientações no período de recuperação. “Se temos hoje recursos para envelhecermos melhor, devemos utilizá-los da melhor maneira, entregando o que há de melhor em cada procedimento”, sintetiza Dra. Natália Venturelli. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.clinicaventurelli.com.br 



OMS divulga guia com mudanças sobre introdução alimentar

Um novo Guia Alimentar Infantil da Organização Mundial da Saúde (OMS), para crianças de seis meses a dois anos de vida, foi divulgado pela instituição e traz recomendações atualizadas sobre introdução alimentar, uso de fórmulas e aborda as consequências que a alimentação pode proporcionar ao desenvolvimento infantil.

A publicação orienta quanto à introdução alimentar precoce (antes dos seis meses) e recomenda que o uso das fórmulas deve ocorrer até os 12 primeiros meses de vida, nos casos de impossibilidade de aleitamento materno. O guia reforça que o consumo de suco de fruta natural deve ser limitado.

A nutricionista Aline Bettu explica por que não é recomendado oferecer chás ou sucos e afirma que o foco deve ser a introdução gradual de alimentos sólidos e a ingestão adequada de água. “No momento de introdução alimentar, a ingestão de água também é iniciada, pois a quantidade presente no leite não é suficiente para a hidratação do bebê. Deve-se fornecer apenas água para o bebê, pois seu estômago é pequeno e um excesso de líquido pode prejudicar a absorção do leite”.

Açúcar deve ser evitado

Uma das diretrizes do novo guia elaborado pela OMS recomenda que alimentos ricos em açúcar, sal, gorduras trans, adoçantes e bebidas açucaradas devem ser evitados. Tal direcionamento também é adotado pelo Ministério da Saúde no Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, que aconselha não adoçar frutas e bebidas com nenhum tipo de açúcar e nem oferecer alimentos ricos em açúcar como bolos, biscoitos, doces e geleias nos primeiros dois anos de vida da criança.

Bettu reforça que crianças menores de dois anos têm alterações significativas no paladar com bastante facilidade, por ele ser muito sensível, o que faz alimentos com gosto extremamente acentuados terem maior preferência entre os pequenos, em detrimento de outros alimentos menos saborosos. “O leite materno é fundamental para imunidade nesse período da vida e pode se tornar menos aceito ao paladar da criança que já teve contato com açúcar na alimentação”, afirma a nutricionista. 

A especialista destaca que um lanche saudável para criança deve ser equilibrado, nutritivo e atrativo para o paladar infantil e lembra que snacks saudáveis sem açúcar podem ser ofertados neste momento. 

“Os snacks saudáveis têm como objetivo serem práticos para o consumo em qualquer lugar e a qualquer hora, mantendo uma qualidade nutricional e um sabor atrativo, diz Bettu, que alerta sobre a necessidade de verificar o rótulo para confirmar se é um produto saudável antes de oferecer o produto para o bebê.

Para saber mais, basta acessar: www.bananinhaparaibuna.com.br



LC Plus lança linha de autotestes para tentantes

A importadora internacional de suplementos e itens de saúde LC Plus lançou uma nova linha de autotestes voltados para monitorar o período fértil e o ciclo de mulheres que estão tentando engravidar.

 A linha Proov é composta por quatro autotestes, Confirm, Predict, Check e Reserve, com autorização da Food and Drug Administration (FDA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para monitorar níveis hormonais, confirmar gravidez e informar a chegada da menopausa.

De acordo com estudo do portal Trocando Fraldas, cerca de 55% das mulheres no Brasil não sabem identificar o período fértil. Entre as tentantes (mulheres que estão tentando engravidar), a porcentagem de mulheres que não conseguem reconhecer o período é de 52%.

A doutora Barbara Jucá, CEO da LC Plus, esclarece que os novos autotestes da linha Proov ajudam pacientes que querem engravidar e gostariam de conhecer melhor o seu ciclo para otimizar as suas chances de gravidez. “O Proov Confirm mede a dosagem de progesterona na urina e serve para confirmar a ovulação, uma vez que esse hormônio é liberado pelo corpo lúteo do óvulo”.

A especialista explica que a progesterona não serve somente para confirmar que a ovulação aconteceu, mas também para segurar a gestação. “Alterações na progesterona detectadas precocemente podem salvar uma gestação, oferecendo ao médico a possibilidade de repor o hormônio numa fase importante”, afirma Barbara.

Testes monitorados por aplicativo

Barbara afirma que o Proov Predict é um autoteste que dosa as frações alfa e beta do LH (hormônio luteinizante) que estimula a ovulação. A especialista conta que a principal diferença do Predict para outros testes de ovulação do mercado é que ele possui um aplicativo americano que ajuda no armazenamento, quantificação, e monitorização dos testes, o que pode garantir uma janela fértil de até 6 dias, enquanto os testes regulares que detectam apenas o pico ovulatório oferecem 2 dias de janela.

Porém, caso o paciente escolha não usar o app, o teste pode ser lido visualmente. “O paciente pode ver a linha escurecendo até chegar a ficar igual ao controle = pico. Visualmente falando, uma vez que a linha começa a escurecer, significa que o hormônio começou a subir e é hora de começar a tentar e ganhar dias extras da janela fertil”, explica a Dra. “Os outros testes geralmente ficam dentro de cassetes e não permitem a visualização da linha”. 

A linha Proov oferece um email de suporte ao paciente, que vai junto do teste, para caso de dúvidas.

“O teste de ovulação mede o LH que pode indicar uma ovulação. Mas se, por exemplo, não tiver óvulo, o teste de ovulação vai dar positivo e a paciente vai achar erroneamente que ovulou. Com o Proov Predict, a paciente pode conferir se há estímulo para que haja ovulação através do LH e, com o Proov Confirm, ela consegue checar se teve óvulo liberado e se a ovulação aconteceu de verdade”, detalha a Dra.

Barbara também aborda o terceiro autoteste da linha Proov, o Check, que é um teste capaz de confirmar mais precocemente a gravidez por testar uma dose menor de hormônio em comparação às doses necessárias em outros testes do mercado. “Com isso, é possível ter testagens positivas a partir de 7 dias depois da ovulação, ou até cerca de uma semana antes do atraso da menstruação”. 

Alerta sobre a menopausa

A CEO da LC Plus revela que a linha Proov vai comercializar em breve um autoteste que detecta o hormônio folículo-estimulante (FSH) que se altera quando a menopausa começa a chegar. “O FSH alto normalmente indica reserva ovariana baixa, o que pode ser uma causa de não ovulação e que indica a chegada da menopausa”.

Para saber mais, basta acessar: www.lcplus.com.br



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