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Uma em cada cinco mulheres sofre de enxaqueca crônica

Se estima que 15% da população mundial tem enxaqueca. É a segunda forma mais comum de cefaleia, atrás somente da dor de cabeça tensional. Apesar de ser comum em ambos os sexos, mulheres são 3 vezes mais propensas a ter enxaqueca do que homens, fator que influencia no sub-tratamento da doença. A campanha Maio Bordô, uma colaboração da CDD com a farmacêutica Amgen e busca conscientizar a respeito da importância de um diagnóstico correto para a enxaqueca, de forma a ter tratamento adequado para esta condição.

Pesquisas mostram que a prevalência de enxaqueca em meninas e meninos é equivalente, porém estes dados se alteram a partir da puberdade, quando a enxaqueca passa a ser parte da vida de 20% da população feminina. Isto ocorre especialmente por conta da influência do ciclo hormonal das mulheres. O estrogênio, hormônio responsável pelo desenvolvimento e regulação do sistema reprodutivo da mulher, também tem ligação com os reguladores químicos neurológicos que afetam nossa sensação de dor. Portanto a oscilação e queda hormonal podem se transformar em gatilhos para a enxaqueca. O que acontece é que esta oscilação é comum durante a vida reprodutiva das mulheres. Podendo ocorrer na gravidez e puerpério, na perimenopausa ou reposição hormonal, e principalmente no ciclo menstrual.

Quando a mulher está prestes a menstruar, o nível do estrogênio está em seu momento mais baixo. Isto faz com que o período pré menstrual seja um dos principais desencadeadores de crises de enxaqueca nas mulheres. A enxaqueca menstrual geralmente ocorre entre dois dias antes até três dias após o início da menstruação, e os sintomas não diferem da enxaqueca comum: dor, náusea e vômito, fotofobia, entre outros. O tratamento pode envolver o uso de anti-inflamatórios, triptanos, mas também é bastante comum a prescrição de determinados tipos de anticoncepcionais hormonais, por isso é importante buscar auxílio médico em caso de suspeita de enxaqueca. 

Um dos grandes problemas relativos à enxaqueca é a percepção da dor de cabeça, mesmo crônica, como algo comum, ou um simples sintoma de estresse, particularmente ligado ao sexo feminino. Ainda que estresse possa também ser um gatilho para enxaqueca e outros tipos de cefaleia, é importante ter a compreensão de que “essa patologia pode gerar um grande impacto diretamente na vida em diversos âmbitos, incluindo o profissional, não se tratando de uma simples “frescura”, como ainda é erroneamente encarado em diversas situações” conforme explica a vice-presidente da CDD, Giulia Gamba. 

SOBRE A CDD – A associação Crônicos do Dia a Dia é uma organização sem fins lucrativos. Desde 2018, tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas das pessoas que convivem com condições crônicas de doença.  A partir dos pilares de trabalho de Responsabilidade social, Qualidade de vida, Políticas Públicas, Pesquisa e Informação, desenvolve projetos e campanhas para fortalecer o diagnóstico precoce, conscientizar sobre sintomas, contribuir com a construção de políticas públicas efetivas, tratamentos e vivências com os diagnósticos. A campanha de conscientização Maio Bordô tem o apoio social da Amgen. 



Cursos gratuitos online da Nakata oferecem conhecimento técnico para reparadores

O sistema de suspensão, composto por diversos componentes, entre eles, amortecedores, molas, braço oscilante, pivô, coxim, barra estabilizadora, batente e coifa, atua em tempo integral ao rodar com o veículo e, por isso, é bastante exigido, especialmente, em vias esburacadas e em curvas.  É o sistema de suspensão que auxilia na hora de absorver os impactos, ajuda na estabilidade e dirigibilidade e também proporcionar conforto aos ocupantes do veículo. Por isso, é fundamental para o bom desempenho do veículo. Os reparadores devem dedicar especial atenção à capacitação desse sistema já que está entre os principais motivos pelos quais os motoristas levam o veículo à oficina.

O curso de EAD de suspensão da Nakata é gratuito e possui abordagem ampla de todo o sistema de amortecimento dos veículos leves. Distribuído em oito videoaulas, o curso aborda: introdução – história da suspensão, conceitos, tipos de suspensão, componentes, diagnóstico, introdução – manutenção de suspensão, passo a passo com procedimentos para a substituição dos amortecedores e passo a passo da troca do pivô e bandeja e dicas de manutenção. No curso sobre amortecedores, os participantes terão acesso função, componentes, tipos, características e evolução do amortecedor, tipos, consequências da perda de ação do amortecedor, problemas de campo que geram falhas nos amortecedores, correlação com outros componentes da suspensão e certificação e garantia dos amortecedores.

Já o EAD Transmissão linha leve, recém-lançado, aborda a evolução da transmissão, projeto, configurações das trações, características dos componentes, avaliação e substituição da junta homocinética, manutenção do cardan e do diferencial.

O EAD sobre direção linha leve apresenta os tipos do sistema (hidráulicas e elétricas), bem como ensina a fazer o diagnóstico preciso, dicas para garantir durabilidade dos componentes e também informações que possibilitam saber como utilizar a geometria Ackermann (conjunto geométrico do sistema de direção criado para compensar a diferença entre arcos gerados pela roda interna e externa em uma curva).

Os cursos online contribuem para a capacitação e atualização dos profissionais da reparação, proprietários de oficina e centros automotivos, estudantes de mecânica automotiva e profissionais de autopeças e estão disponíveis no link: https://nakata.com.br/capacitacoes.



DocService adquire Enttry Software e amplia soluções de IA

A DocService, empresa de desenvolvimento de soluções com Inteligência Artificial (IA) para o setor de outsourcing de impressão, anunciou a aquisição da Enttry Software, empresa com forte presença no mesmo segmento. A movimentação estratégica consolida a posição da DocService no mercado, unificando a base de clientes e parceiros da Enttry à sua plataforma de soluções e serviços.

“A aquisição da Enttry Software permite ampliar a oferta de soluções com IA para um mercado carente por tecnologias que reduzam custos e otimizem processos”, afirma Marlon Santos da Veiga, CEO da DocService. “Esta ação visa atingir a meta de 50% do market share no Brasil ainda em 2024”, complementa.

A DocService, que já oferece a solução PrintSafe (para gestão de impressões, cópias e digitalizações) com tecnologia Internet of Things (IoT) embarcada em impressoras, multifuncionais e scanners, direciona esforços para tecnologias de IA. Em breve, a empresa lançará a solução MPS Copilot (assistente de IA para gestão remota de dispositivos).

Com sede no Rio Grande do Sul, escritório de negócios em São Paulo e mais de 8 anos de experiência no mercado, a DocService atende uma rede de parceiros e clientes em diversos países da América Latina, incluindo Chile, Colômbia e México, além de atuar na Europa, na Espanha e em Portugal.

A aquisição da Enttry Software integra a estratégia da DocService de ampliar seu market share e investir em tecnologias para expandir suas operações.



ABComm prevê faturamento online de R$ 7,5 bilhões no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, garante uma perspectiva positiva de crescimento nas vendas do varejo digital. A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que leva em consideração os 15 dias que antecedem a data sazonal, é de 3,7% de aumento em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando R$ 7,5 bilhões de faturamento. O levantamento aponta cerca de 16 milhões de pedidos e que o consumidor pretende gastar em média R$ 470 com presentes neste ano.

Atualmente, as compras online representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo a ABComm. Entre as categorias mais procuradas na data especial deste ano estão moda, beleza e saúde, celulares, eletrônicos e informática.

Para Mauricio Salvador, presidente da associação, a data é uma das principais oportunidades para as empresas ganharem clientes e fazerem novos negócios. “É a chance de oferecer ao consumidor uma nova forma de comprar os seus produtos e serviços. Datas comemorativas alavancam as vendas e dão uma injeção de renda extra. A loja virtual que se preparar e aproveitar a data especial terá lucros”, finaliza.

Nesse contexto, a Giuliana Flores, empresa que atua no comércio online de flores e presentes no Brasil, projeta um crescimento de 15% nas vendas para o Dia dos Namorados deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para 2024, o número de pedidos deve chegar a 25 mil entre os dias 10 e 12 de junho. Esse aumento reflete a estratégia de antecipar as vendas e oferecer promoções exclusivas, além do foco renovado em produtos que têm ganhado popularidade entre os consumidores. A empresa observa um crescimento significativo na demanda por orquídeas, segundo levantamento interno, que se tornaram uma opção popular para presentes.

“O Dia dos Namorados é uma data importante para nós, que queremos estar presentes nos principais momentos das pessoas. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência excepcional aos nossos clientes e oferecer uma variedade de opções que atendam a todas as nuances e preferências”, explica Clóvis Souza, CEO e fundador da Giuliana Flores.

Já a Céu de Prata pretende enviar mais de 1.400 pedidos, o que deve representar um faturamento de mais de R$ 230 mil no período. O aumento das vendas deve ser mais concentrado na região Sudeste do país, com destaque para São Paulo, onde a sede da empresa está localizada, no bairro da Liberdade, com uma média de (38%). Além de grandes metrópoles como Minas Gerais (11%), Rio de Janeiro (7%) e Paraná (6%).  

“Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência de compra excepcional e em ajudar nossos clientes a celebrar o amor de maneira especial. Queremos mostrar como um presente carinhoso pode fortalecer o vínculo entre duas pessoas. Nosso posicionamento reflete nossa missão de oferecer joias para todos os gostos e estilos, atendendo a diversas gerações e ocasiões. Somos uma marca inclusiva, com presentes tanto para casais mais jovens quanto para casais mais experientes, sempre destacando nossa versatilidade e compromisso em celebrar o amor em todas as suas formas”, compartilha Yara Machado, CEO da Céu de Prata.



Publicação realizada analisa estudos de dermatite infantil

A revisão sistemática de literatura publicada no site Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE) apresentou uma análise sobre 15 estudos relacionados à dermatite infantil. Segundo as informações apresentadas, essa condição é caracterizada por uma erupção cutânea irritativa na área da fralda, resultante de uma combinação de fatores como umidade constante, fricção e contato com a urina e fezes. Conforme informado na publicação, embora geralmente benigna, a dermatite por fralda pode causar desconforto significativo para os bebês e preocupação para os pais.

A análise aponta que a dermatite por fralda é comum em bebês e lactentes em todo o mundo. A prevalência varia, mas o relatório informa que estudos epidemiológicos atuais mostram que uma proporção de bebês experimenta essa condição em algum momento de suas vidas. Com uma incidência relativamente alta, a dermatite por fralda é uma preocupação para pais e profissionais de saúde pediátrica.

O artigo informou que a pesquisa se limitou a estudos publicados no período de 2013 a 2023, a fim de garantir a atualidade das informações analisadas a partir de três bases de dados: PubMed, Scielo e Web of Science, considerando estudos publicados nos últimos dez anos. O documento ainda informa que a metodologia adotada para esta revisão sistemática de literatura seguiu as diretrizes do checklist Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), com o objetivo de garantir uma abordagem sistemática e transparente na seleção dos estudos relacionados.

Conforme o relatório aponta, a avaliação médica adequada é crucial no manejo da dermatite por fralda. Médicos e profissionais de saúde infantil devem diagnosticar a condição com precisão, avaliando a extensão e a gravidade da erupção, além de identificar possíveis complicações como infecções secundárias. A avaliação também deve incluir orientações aos pais sobre práticas de higiene, escolha de fraldas e produtos de cuidados com a pele, essenciais para a prevenção e manejo eficaz da dermatite por fralda.

O estudo indica que a abordagem terapêutica da dermatite por fralda envolve medidas como a troca frequente de fraldas, limpeza suave da área afetada e o uso de pomadas protetoras. Em casos graves, pode ser necessário o uso de medicamentos como corticosteroides ou antifúngicos para controlar a inflamação e as infecções. É fundamental que os pais sigam as orientações do profissional de saúde para garantir a eficácia do tratamento e o bem-estar do bebê.

Bruno Santos, CEO da Loja Virtual de Fralda Ecológica Malana Eco, afirmou que uma abordagem promissora para melhorar a gestão da dermatite por fralda é o uso de fraldas ecológicas, que são feitas com materiais tecnológicos e reutilizáveis, apresentam várias vantagens que podem contribuir para a boa saúde da pele do bebê e, ao mesmo tempo, promover práticas mais sustentáveis. Bruno continuou dizendo que as fraldas ecológicas são geralmente livres de produtos químicos agressivos, como fragrâncias artificiais, cloro e outros agentes branqueadores que podem irritar a pele sensível dos bebês. A ausência desses irritantes pode diminuir a incidência de dermatite por fralda, proporcionando um ambiente mais seguro para a pele do bebê. “Além dos benefícios para a saúde do bebê, as fraldas ecológicas promovem práticas ambientais sustentáveis. O aumento da conscientização sobre a sustentabilidade pode levar os pais a optarem por produtos que são melhores para o planeta e para a saúde de seus filhos. O uso de fraldas reutilizáveis pode também reduzir significativamente o impacto ambiental associado ao descarte de fraldas descartáveis”.

Conforme informado na publicação, a compreensão das características dermatológicas da dermatite por fralda e o conhecimento aprofundado das melhores práticas de avaliação pediátrica são cruciais para o manejo eficaz da condição. A educação dos pais e cuidadores sobre medidas preventivas e práticas de higiene desempenha um papel fundamental na prevenção de complicações e no alívio do desconforto dos bebês. A continuidade da pesquisa e a disseminação de informações atualizadas são essenciais para aprimorar as estratégias de manejo e melhorar a qualidade de vida das crianças afetadas por essa condição.

O relatório concluiu, a partir dos estudos analisados, que a dermatite por fralda é um tópico multifacetado que envolve não apenas questões clínicas, mas também o impacto na qualidade de vida dos bebês e de suas famílias. A prevenção contínua e a educação desempenham um papel importante na redução da incidência dessa condição. A análise ainda descreve que a avaliação pediátrica é fundamental para a prevenção, diagnóstico e tratamento eficaz dessa condição, garantindo o bem-estar dos bebês afetados e melhorando a qualidade de vida das famílias.

Perguntado sobre o assunto, Bruno Santos afirmou que a pesquisa e o desenvolvimento contínuos de tecidos para fraldas ecológicas podem levar a inovações adicionais que melhoram ainda mais a saúde da pele do bebê. ”A incorporação de materiais com propriedades naturais hipoalergênicas e anti-odores pode ajudar a prevenir as mais diversas complicações na pele do bebê, tão comum quanto a dermatite por fralda”.



Vídeos curtos viram ferramentas de marketing digital

Amados por uns, criticados por outros, o fato é que os vídeos não apenas já fazem parte da rotina das pessoas, como também se tornaram ferramentas de comunicação. O marketing digital, por exemplo, é um dos setores que lança mão deste formato de mídia em suas campanhas – principalmente os vídeos curtos.

“Através das redes sociais, foi introduzido o consumo de vídeos curtos. E isso traz uma mudança significativa na forma das empresas gerarem conteúdo”, explica Bruno Darolt, CEO e fundador da BD Consultoria, consultoria certificada pelo Mercado Livre para criação dos vídeos curtos.

Segundo uma pesquisa global do DataReportal divulgada em fevereiro deste ano, 86,6% da população brasileira têm acesso à internet. Além disso, o país tem 144 milhões de usuários ativos nas redes sociais, chegando a 66,3% da população que fica, em média, 3h37m navegando em aplicativos como Instagram, Facebook e TikTok.

Aliás, nascido como uma rede social de vídeos curtos, o TikTok é o app no qual os brasileiros passam mais tempo atualmente. De acordo com o relatório do DataReportal, são 30h10m por mês contra 22h27m gastos no Instagram, por exemplo.

Darolt reflete sobre a relação entre a produção de vídeos e o mercado consumidor. “Nas plataformas de vendas on-line, o comportamento também acompanha o comprador. Por isso, as grandes plataformas já começaram a se movimentar para inserir essa dinâmica de conteúdo dentro dos produtos”, diz o empresário. Ele cita o exemplo do Mercado Livre, maior e-commerce da América Latina, que criou uma plataforma para vídeos curtos, lançada dentro app para celular, bem como o próprio streamer da empresa, o Mercado Play.

Por que investir em vídeos curtos

Para o CEO e fundador da BD Consultora, “dentro da jornada de compra do consumidor, o vídeo é uma grande alavanca para aceleração da tomada de decisão e quebra de objeções”.

Para ele, a capacidade de informações que um vídeo, ainda que curto, pode passar ao consumidor é o maior diferencial deste tipo de mídia, que contribui fortemente para uma maior conversão no processo de compra. De acordo com o relatório de tendências de mídia social de 2023 da Emplifi, as marcas estão usando os reels 86% mais do que quando comparado ao 2T do ano passado.

Além disso, a ferramenta de vídeos curtos do Instagram, atualmente, supera os outros tipos de conteúdo do aplicativo, tendo 55% mais interações do que uma imagem. 

“Se uma foto fala mais que mil palavras, um vídeo é um livro”, brinca o CEO. “Os vídeos curtos trazem um impacto relevante visto que um mesmo conteúdo, utilizado em estratégias dentro das plataformas de e-commerce, pode ser replicado em suas redes sociais”.

No entanto, o empresário destaca que, antes de apostar na inserção de uma marca em qualquer conteúdo em vídeos, independentemente do tamanho, é importante buscar agências certificadas e homologadas para a criação desse tipo de mídia. 



Planejamento societário exige atenção, diz especialista

O Brasil bateu a marca de 21,5 milhões de empresas ativas em 2024. A informação é do Mapa de Empresas, ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empreendimentos, como o tempo médio para abertura e o número de negócios abertos e fechados.

De acordo com o levantamento, o tempo médio atual para abertura de empresas é de 21 horas. Segundo dados mais recentes, 352 mil negócios foram abertos em março de 2024 – destes, 73,7% foram abertos em menos de um dia.

Apesar disso, os desafios de um empresário não se limitam à abertura formal de um novo empreendimento. Dentre os desafios dos novos empresários, vale destacar o planejamento societário, destaca Myke Oliveira Gomes, diretor jurídico da Rocha Gomes Auditoria Tributária.

Ele explica que planejamento societário é um procedimento importante para a nova companhia, pois definirá as estratégias sobre como uma sociedade irá funcionar. E é praxe que o processo seja feito antes da abertura formal do negócio.

“Nesta fase, poderão ser elaboradas as políticas internas que nortearão a relação entre todos os sócios e a sociedade em si, bem como estabelecer resoluções prévias sobre litígios, tarefas, obrigações e direitos”, explica.

Segundo Myke Gomes, o serviço de planejamento societário pode ser útil quando os sócios pensam em ter uma maior segurança jurídica para cada um e para a sociedade em si, a fim de estabelecer limites entre sócios e o patrimônio da sociedade, minimizando divergências internas, prevendo regras e soluções de litígios, além de se estabelecer a estratégia societária, deixando o foco dos sócios para as atividades ali determinadas na sociedade.

“Para se fazer o planejamento societário de forma eficiente, os sócios devem buscar um profissional especializado, e com experiência contábil, para que a análise possa ser vista do ponto de vista presente e futuro, inclusive pensando nos reflexos em caso de falecimento de sócios”, afirma.

De acordo com o diretor jurídico da Rocha Gomes Auditoria Tributária, durante o planejamento societário serão pontuadas questões como: interesses comuns dos sócios e sua participação nesse e em outras sociedades; ingresso e retirada de sócios, sua estrutura patrimonial; remuneração e divisão de lucros, bem como a atuação mercadológica da empresa; a estrutura da sociedade em si; e as regras governamentais.

É nesse ponto que, na visão de Myke Gomes, uma empresa especializada pode ser útil para a elaboração deste serviço. “Uma empresa especializada e que tenha em seus quadros advogados especializados e contadores com experiência dá maior segurança para a obtenção dos benefícios e estratégias que a lei permite, evitando-se problemas futuros e conflitos administrativos entre membros da sociedade”, diz ele.

Para mais informações, basta acessar: https://rochagomesaudtributaria.com.br/



Full Sail University participa do evento SemanÁudio, em SP

A Full Sail University, universidade sediada na Flórida, nos Estados Unidos, participou entre os dias 23 e 25 de abril, em São Paulo (SP). O SemanÁudio é uma imersão de negócios e workshops com profissionais da área de áudio e música. Ao longo da programação, foram discutidos temas como mixagem, passagem de som, técnicas de masterização, entre outros.

Carol Olival, community outreach director (diretora de alcance da comunidade, em tradução literal ao português) da Full Sail no Brasil, foi responsável pela palestra de abertura do SemanÁudio. Especialista em educação com mais de 20 anos de experiência trazendo marcas internacionais ao mercado brasileiro, Olival falou sobre a importância do networking.

Em outro momento da programação, ela também ministrou uma palestra sobre o futuro do trabalho. “É muito importante que eventos como o SemanÁudio aconteçam no Brasil para divulgação da área de produção musical, como uma forma de os profissionais se estruturarem como classe e ampliarem as oportunidades de carreira no país”, afirmou Olival.

Profissionais formados na Full Sail University

Também participaram do evento três engenheiros de som que se graduaram no curso de Recording Arts da Full Sail University, instituição que é referência nos Estados Unidos no setor de economia criativa e tecnologias emergentes, com foco nos mercados de Música, Games, Tecnologia, Mídia e Comunicação, Negócios, Esportes, Arte e Design e Cinema.

Um deles foi Felipe Tichauer, que acumula 16 vitórias no Grammy Latino e já trabalhou em projetos de grandes artistas e empresas, como Christina Aguilera, Pete Yorn, Alexandre Pires, Michael Bolton, Disney e Discovery Channel, conforme explicado em seu site e no perfil oficial do Instagram.

Outro engenheiro de som que se formou na Full Sail e marcou presença no evento foi Leco Possollo. Em sua carreira, colaborou com nomes representativos da música brasileira. Gonzaguinha, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Raphael Rabello e Gilberto Gil são alguns cantores citados pelo profissional em uma entrevista à Revista Backstage

Quem também marcou presença foi o Arthur Luna, que, aos 31 anos, já trabalhou em 20 projetos indicados ao Grammy Latino, vencendo por três vezes – atualmente, o profissional atua em produções, entre estúdios e shows, com artistas como Marisa Monte, Lulu Santos, Mc Cabelinho, Nando Reis, Anitta, Luisa Sonza, Ludmilla, Maria Rita, Zeca Pagodinho e Djonga, entre outros.

Tichauer, Possollo e Luna ministraram uma palestra no SemanÁudio e compartilharam estratégias e aprendizados obtidos ao longo de suas carreiras de sucesso. “Participar do SemanÁudio foi muito interessante, não só por encontrar amigos da área, mas também por conseguir passar as informações da minha vivência. O feedback foi bem positivo e me senti o próprio professor de música por um dia. Acredito que todos tenham gostado”, comentou Possollo.

Para saber mais, basta acessar: @fullsailbrazilcommunity



Pesquisa revela o perfil da internacionalização no Brasil

O Brasil, com seu tamanho continental e seus mais de 200 milhões de habitantes, é o segundo maior em potencial empreendedor do mundo, perdendo apenas para a Índia. Isso é o que aponta o  Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), estudo realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).

Para dar uma ideia, o país encerrou o ano de 2023 com cerca de 90 milhões de empreendedores ou potenciais empreendedores. Diante, então, deste cenário promissor, é possível observar uma grande margem para outro importante processo ligado ao mundo dos negócios: a internacionalização.

Nesse sentido, uma pesquisa anual da Fundação Dom Cabral analisou mais de 230 empresas internacionalizadas a fim de delinear o perfil desse modelo de negócio no Brasil. Mas esse número pode ser ainda maior.

Isso porque, segundo Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial, o mercado brasileiro possui cerca de um milhão de empresas com potencial de internacionalização, com as seguintes características: forte potencial de crescimento com entrada de volume de crédito de forma adequada; baixo lucro líquido devido a forma de financiamento doméstico; endividamentos múltiplos com várias taxas e instituições; e falta de planejamento de médio e longo prazo. 

Diante deste cenário, para ele, “com um mercado de crédito altamente concentrado no Brasil, onde quatro instituições detém mais de 75% do setor e um sistema que permite uma captação de crédito máximo de até 30% do faturamento, a internacionalização para fins de crédito é a única forma de uma empresa média crescer com sustentabilidade financeira”.

O perfil básico das empresas internacionalizadas

O levantamento da Fundação Dom Cabral revela que pouco mais de 50% das empresas participantes do estudo fazem parte da chamada indústria de transformação. Ou seja, fabricam diferentes itens, desde máquinas e equipamentos a produtos alimentícios.

Em relação ao porte das empresas internacionalizadas, 50,4% das participantes são médias – com faturamento anual entre R$ 4,8 milhões e R$ 300 milhões. Já as empresas de grande porte representam 13,5%, enquanto as micro e pequenas empresas são 12,8% cada.

Contudo, para Bravo, esses números poderiam ser ainda maiores. Isso porque, para ele, o pouco conhecimento do processo de internacionalização pela classe empresarial brasileira é um grande obstáculo. “Além disso, a falta de conhecimento do status real das condições financeiras pelos empresários sobre suas próprias empresas e a falta de visão de médio e longo prazo por parte dos empresários contribuem para esse cenário.” 

O trajeto da internacionalização

A exportação foi o caminho escolhido por 75,4% das empresas para o início de sua internacionalização. A FDC reporta, ainda, que apenas 13,4% dos negócios começaram seu processo de atuação no exterior com modalidades que envolvem investimentos diretos fora do país. 

Já em relação ao país escolhido para iniciar o processo de internacionalização, os Estados Unidos foram escolhidos por 16% das empresas participantes do estudo. No entanto, os países latinos também têm grande preferência pelos empresários na hora de começar a atuar fora de casa, com 13,8% dos negócios começando pela Argentina, 12,2% pelo Paraguai e 6,4% pelo Uruguai. 

Na Europa, o país mais procurado pelos brasileiros para internacionalizar seus negócios é Portugal, com 4,3% das empresas estudadas tendo iniciado seus processos lá. 

Os desafios para expandir os negócios para outros países

Um dado curioso é a relação entre o ano de criação das empresas e o de sua internacionalização. Dos 237 negócios participantes do estudo, cerca de 62% foram fundados antes dos anos 2000. Por outro lado, quase 80% da amostra se internacionalizou após a virada do milênio, com a década de 2010 sendo a de maior número de expansão para o exterior com 41%.

Esse importante dado vem ao encontro com o fato de que, nos últimos 30 anos, o papel da indústria vem se reduzindo no Brasil, fazendo com que o país diminua também sua atuação no cenário econômico global. “Isso aconteceu devido a um processo de redução sistêmica da oferta de crédito para a cadeia produtiva industrial”, explica Bravo.

De acordo com Luciano Bravo, “Nos últimos anos tivemos a expansão do agronegócio de forma célere, e o que observamos novamente é a redução da oferta a este setor da economia e o aumento das recuperações judiciais no campo“.

Outro ponto interessante a se destacar na pesquisa da FDC é que os participantes do estudo levaram, em média, 20 anos para se internacionalizar. Contudo, ao comparar-se as empresas tradicionais às mais jovens, a diferença na velocidade desse processo é significativa. 

Isso porque aquelas fundadas antes dos anos 2000 levaram cerca de 19 anos para atuarem no exterior, enquanto as mais jovens levaram apenas seis. Levando-se em consideração as startups, a velocidade de internacionalização é ainda maior: quatro anos após sua fundação. 

“O ciclo se repete devido sempre a dois fatores escondidos no cenário nacional que são a baixa competitividade de oferta de crédito e o fato do alto custo cobrado na concessão de pouco crédito ser sempre no curto e curtíssimo prazo”, finaliza Bravo. 

Para mais informações, basta acessar: http://www.inteligenciacomercial.com



Itens sustentáveis se destacam entre os brindes corporativos

O mercado de brindes corporativos está em franca expansão em todo o mundo. De acordo com um relatório divulgado pelo Gitnux Marketdata, apenas em 2019, o setor foi avaliado em US$ 318,2 bilhões. A expectativa é que esse número aumente mais de 13% até 2027.

Contudo, em paralelo com esse crescimento, vem outra preocupação: o meio ambiente. Muitos associam os presentes corporativos a uso de materiais como plástico. São copos, squeezes, necessaires e vários outros itens que dificilmente são reciclados, e podem levar até mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Por isso, a procura por brindes corporativos mais sustentáveis cresce a cada ano. “A sustentabilidade no mercado de brindes corporativos é crucial para empresas demonstrarem responsabilidade ambiental, melhorarem sua reputação, atrair consumidores conscientes e diferenciarem suas marcas”, explica Juana Nascimento, CEO da Drika Brindes.

Sai o plástico, entra a sustentabilidade

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gerou mais de 13,7 milhões de toneladas de resíduos plásticos em 2022. Isso dá uma média de 64 quilos de lixo por pessoa ao longo do ano. 

Um outro estudo, realizado pela Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), revelou que cada brasileiro pode ser responsável por poluir os mares com 16kg de plásticos por ano. 

Diante desse cenário, investir em brindes corporativos sustentáveis se mostra mais do que uma forma de presentear clientes, consumidores e parceiros como um reforço de marca – é uma verdadeira prática de governança ambiental, social e corporativa.

Dentre as diferentes opções de presentes corporativos sustentáveis existentes no mercado, sem dúvidas as sacolas retornáveis e bolsas de algodão são uma das mais conhecidas. Contudo, o mercado vai além.

No lugar dos tradicionais copos de plástico, hoje em dia já existem as opções feitas em fibra de arroz, por exemplo. O bambu se faz presente em itens como canetas e até mesmo caixas de som. E as tradicionais agendas ganham versões ecológicas com capas feitas em garrafas pet recicladas.

Para Juana Nascimento, ao oferecer produtos com menor impacto ambiental, as empresas não contribuem somente para a preservação do meio ambiente. “Elas também se posicionam como líderes em inovação e responsabilidade social, construindo um futuro mais sustentável para todos e incentivando seus clientes e colaboradores a fazerem o mesmo”.

Para mais informações, basta acessar: http://www.drika.com.br



Pesquisa busca compreender mercado de trabalho para jovens

O mercado de trabalho está mudando com a chegada da Geração Z, representando oportunidades e desafios para as empresas. Para atrair esses jovens talentos, oferecer um ambiente de trabalho estimulante, oportunidades de crescimento, flexibilidade e propósito pode ser o caminho a ser seguido pelas organizações. 

Visando entender e apoiar as empresas nos desafios que enfrentam na hora de contratar jovens, o ManpowerGroup e a Junior Achievement convidam empreendedores, empresários, profissionais de Recursos Humanos (RH), e demais pessoas que lidam com contratações, a participar da 3ª edição da Pesquisa Bienal sobre Desafios na Contratação de Jovens Talentos.   

Cada contribuição, que leva apenas 5 minutos, é fundamental para aprimorar as práticas de atração e engajamento, podendo beneficiar tanto as empresas quanto os profissionais. Para participar, basta acessar o link oficial da pesquisa: https://www.tfaforms.com/5106710. 

Mudanças regem o setor de contratações  

O mercado de trabalho está em constante transformação, impulsionado pela chegada em massa da Geração Z, composta por pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e início dos anos 2010. De acordo com dados do Relatório de Tendências do ManpowerGroup, até 2030 essa geração representará 58% da força de trabalho mundial, abrindo um leque de oportunidades e desafios para as empresas que desejam se destacar e prosperar. 

Indo além do tradicional  

Para alcançar a Geração Z, as empresas precisam ir além da análise superficial dos currículos. De acordo com Leandro Fernandes, Gerente de People & Culture do ManpowerGroup Brasil, é fundamental abraçar a diversidade de ideias e experiências, construindo um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todas as pessoas.  

“Plataformas online e redes sociais se tornam ferramentas para atrair esses talentos. Por meio de eventos e workshops, as empresas também podem criar oportunidades para interagir com os jovens, apresentar sua cultura de forma autêntica e despertar o interesse em fazer parte do time de colaboradores”, afirma Fernandes. 

Investindo no futuro 

Ainda de acordo com Leandro Fernandes, do ManpowerGroup Brasil, com programas de Trainee estruturados, é possível integrar esses profissionais à equipe gradualmente, preparando-os para os desafios do mercado e cultivando o senso de pertencimento.  

“Parcerias com universidades e escolas também são estratégias para identificar e recrutar jovens promissores, enquanto programas de mentoria e coaching oferecem o suporte necessário para o desenvolvimento profissional contínuo desses talentos”, comenta Fernandes. 

Apoiar jovens profissionais é investir no futuro das empresas. Ao compreender suas necessidades e expectativas e oferecer um ambiente de trabalho que os atenda, as organizações estão construindo as bases para o sucesso no mercado de trabalho.



Incubadora Criativa: Catalão em destaque no cenário cultural

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Incubadora Criativa. Lançada pela Casa Criativa de Catalão através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), a iniciativa é uma das primeiras do estado de Goiás a abrir espaço para artistas, grupos e coletivos que desejam desenvolver projetos nas áreas de arte, cultura e tecnologia.

Com o objetivo de impulsionar os talentos locais e regionais para a produção cultural e digital, a incubadora funcionará como um hub dinâmico, abrigando até 20 grupos ou coletivos, sejam eles formais ou interessados em formalização.

Diferentemente dos modelos já existentes no estado, a Incubadora Criativa tem como foco principal atingir estudantes de escolas públicas, incentivando o empreendedorismo cultural entre os jovens. 

“Em um cenário onde as incubadoras geralmente abrigam startups tecnológicas e pequenos empreendimentos, estamos fazendo história ao lançar a primeira incubadora de projetos culturais de Goiás, que oferece, além de todo o suporte e mentoria, uma bolsa auxílio para os projetos selecionados. Essa iniciativa representa um convite à inovação, arte e expressão, abrindo caminho para uma nova era de criatividade no estado e no país”, afirma a diretora pedagógica da Casa Criativa, Rita Oliveira.

Processo seletivo
A seleção dos projetos será realizada por meio de um chamamento público simplificado. O edital está disponível no site www.casacriativa.org.br. O prazo para inscrições é até 30 de maio. 

Ao todo, serão escolhidos 20 grupos ou coletivos para receber suporte na pesquisa, criação e divulgação dos produtos de seus projetos. Os grupos serão distribuídos da seguinte forma:

– 2 grupos ou coletivos de artes cênicas (teatro, dança, circo).

– 3 grupos ou coletivos de produção audiovisual/cinema.

– 12 grupos ou coletivos de games, cultura e novas tecnologias (como técnicas multimídia, tradução em libras, audiodescrição, desenvolvimento de aplicativos e jogos nacionais, entre outros).

– 3 grupos ou coletivos técnicos (iluminação, som, operação de câmera, entre outros).

Estrutura
Os projetos selecionados terão acesso a recursos como utilização da sala teórica, da sala de tecnologia e estúdio de gravação, assim como toda a estrutura disponível na Casa Criativa.

O edital prevê ainda que os projetos selecionados terão direito aos seguintes recursos:
– o uso de sistema de e-mail com duas contas e área em servidor para hospedagem de site do projeto;
– cursos de formação relacionados a formalização e elaboração de projetos, além daqueles ligados diretamente a proposta apresentada;
– mentoria individual, com encontros online ou presenciais;
– bolsa auxílio no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês, para cada grupo, durante a permanência no projeto;
– apoio administrativo, com linhas VOIP individualizadas por grupo.

“Ao fornecermos um ambiente propício à criatividade e à expressão artística, a Incubadora não apenas impulsiona o desenvolvimento cultural da região, mas também estimula a economia criativa do estado, gerando oportunidades de emprego e crescimento sustentável. Os projetos desenvolvidos na Incubadora terão o potencial não apenas de inspirar e entreter, mas também de promover o diálogo, a reflexão e a transformação social”, afirma Rita.

Para mais informações, os interessados devem acessar o edital pelo link https://casacriativa.org.br/index.php/editais/incubadora-criativa

A Casa Criativa
A Casa Criativa é o primeiro polo de inovação dedicado à criação, formação, produção e convivência entre artistas, coletivos criativos e produtores de tecnologia digital do estado. O projeto é uma realização da City Web Arte e Inteligência, em parceria com a Cia. São Genésio e a VR Projetos, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto é patrocinado pela CMOC. 

Todas as ações da Casa podem ser acompanhadas pelas redes sociais TikTok, Instagram e Facebook através do @casacriativacatalao. 

Sobre a City Web
A City Web Arte e Inteligência é uma parceira de companhias de teatro, centros culturais e fazedores culturais que queiram desenvolver projetos nas áreas de artes, esportes, cultura e assistência social de maneira responsável e com impactos positivos junto às comunidades em que estão inseridos. A City Web desenvolve, em estúdios próprios, projetos audiovisuais com produções cinematográficas e vídeos para redes sociais e emissoras independentes. Suas produções já participaram de mais de 150 festivais, acumulando inúmeros prêmios no Brasil, com um público de mais de 1 milhão de pessoas.

Sobre a Cia São Genésio
Desde 2006, a Cia de Teatro São Genésio luta para levar teatro de qualidade para o interior de São Paulo e outras regiões do país. Sediada em Hortolândia, a Cia criou a Mostra Nalona. Entre os espetáculos criados e produzidos pela São Genésio estão: “Minhas Criadas”, “Anonimato”, “Desrazão, o reino dos de fora”, “As Aventuras de Gotícula “, “A História da Caixa”, entre outros.

Sobre a VR Projetos
A VR Projetos é especializada em prestar consultoria e captar recursos através das leis de incentivo junto à iniciativa privada para a realização de projetos culturais transformadores, educacionais e esportivos, como o BookTruck, Estante de Histórias, Sacola Literária, Empreender para um Brasil melhor, dentre outros. Ao longo dos 14 anos já impactou mais de cinco milhões de pessoas em todo território brasileiro.

Sobre a CMOC
A CMOC é uma indústria que atua na mineração e no beneficiamento de nióbio e fosfatos, minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria global e o crescimento da agricultura no Brasil. Atua como subsidiária do CMOC Group, companhia chinesa com um diversificado portfólio de ativos, a CMOC Brasil acredita e investe no crescimento sustentável dos negócios, por meio da sinergia entre os ativos, a excelência operacional, a inovação e a qualidade de seus produtos e relacionamentos. Contribuir com a sociedade por meio do que produz e também pela sua atuação socialmente responsável, especialmente nas regiões onde estão suas operações em Catalão e Ouvidor (Goiás) e Cubatão (São Paulo), é um dos propósitos da CMOC.



Saúde bucal é importante para o conjunto do bem-estar

A saúde do corpo também passa pela saúde bucal. Logo, é imprescindível manter esse cuidado para uma melhor qualidade de vida. No entanto, segundo dados do estudo Desigualdades socioeconômicas no uso de serviços odontológicos no Brasil, que interpretam uma análise da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, 15,9% dos brasileiros nunca foi ao dentista.

A amostra final deste estudo foi constituída de 88.531 participantes com 18 anos ou mais. Utilizaram serviço odontológico no último ano 48,2%, entre os quais 24,4% usaram serviços públicos e 60,1% pagaram pela consulta. Mulheres e brancos utilizaram mais os serviços odontológicos.

Boa parte desses problemas são preveníveis, mas, para ter esse diagnóstico precoce é importante manter um calendário frequente de idas ao dentista. Ao menos é o que recomenta o cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética, alerta sobre o risco de enfermidades que podem ser causadas por doenças bucais

“Tem muita gente que vai ao médico, mas esquece de ir ao dentista. Isso está errado.  Não podemos pensar na saúde do corpo individualmente porque o corpo é um conjunto de sistemas completo. Manter uma rotina mínima semestral em uma clínica odontológica é extremamente importante para prevenir doenças mais simples, como a cárie, doenças periodontais e focos dentários, mas também complicações mais severas”, orienta.

Dr. Paulo, que é proprietário da clínica Implantodontia & Odontologia Estética, localizada no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital mineira, ainda esclarece que essa circunstância cíclica do corpo pode acarretar possíveis focos de infecções em outros locais do corpo. “As bactérias presentes em bolsas periodontais ou em estruturas dentais danificadas podem cair na corrente sanguínea, atingir as válvulas cardíacas, tendo potencial de provocar um quadro de endocardite bacteriana que pode levar ao infarto do miocárdio”, alerta o especialista.

Todavia, para o cirurgião-dentista, o trabalho de um dentista não se concentra mais apenas em realizar procedimentos de higiene, prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças bucais. “A prevenção é o mais importante, claro. Porém, quando falamos em saúde, também falamos de autoestima e ter sorriso harmônico é tão importante quanto ter uma boca saudável. Hoje, os profissionais, junto às revolucionárias tecnologias, conseguem proporcionar aos pacientes resultados próximos do que pode ser o famoso ‘sorriso perfeito’. Entre os tratamentos mais procurados e eficazes para o sorriso mais harmônico estão as facetas ou coroas de porcelana, implantes, clareamento e o preenchimento com ácido hialurônico”, conclui.



Metade da força de trabalho precisará de novas competências

Da força de trabalho, 50% precisarão desenvolver novas competências até 2025, prevê o relatório “The Future of Jobs” – O Futuro do Emprego, em português –  na página 6. O documento do Fórum Econômico Mundial aponta, ainda, que 75% das organizações pretendem adotar pelo menos um tipo de tecnologia nos próximos anos em vista das atividades laborais.

Em meio a essas mudanças, os treinamentos se mostram como uma necessidade. De acordo com a página 5 do relatório, 85 milhões de empregos podem ser substituídos por uma alteração na divisão de trabalho entre humanos e máquinas, embora possam surgir 97 milhões de novos postos mais adaptados à nova divisão do trabalho entre humanos e algoritmos.

As condições dos colaboradores se configuram como uma realidade neste contexto, especialmente nos países da América Latina. Segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) “Formación profesional en la respuesta e la crisis y en las estrategias de recuperación y transformación productiva post covid-19” – Formação profissional na resposta à crise e em estratégias de recuperação e transformação produtiva pós-covid-19, em português – na página 10, cerca de 18% dos jovens, que têm possibilidades de ocuparem essas novas vagas, não têm internet em casa ou na escola. Além disso, 24% não possuem computador em nenhum desses ambientes.

Para o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, com base na página 35 da publicação “Quality Magazine”, que aborda o uso da tecnologia nas atividades que visam ao cuidados com o planeta, o investimento em treinamentos para adoção de recursos tecnológicos é crucial para o mundo corporativo.

“Isso permite a atualização constante dos funcionários frente às inovações do mercado. Com o avanço rápido das ferramentas digitais, capacitar a equipe garante maior eficiência, competitividade e segurança. Além disso, colaboradores bem treinados contribuem para a inovação interna e melhoram a satisfação do cliente”, conclui.



Mudanças climáticas provocam eventos extremos causando enormes prejuízos

À medida que o clima piora, os desastres naturais se tornam mais frequentes. O aumento das secas ou chuvas devastadoras em algumas regiões do Brasil é uma realidade. O ano de 2024 pode ser um dos mais quentes registrados na história, superando as marcas de 2023, alertou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a OMM, os eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas, incêndios florestais, chuvas fortes e inundações, devem se intensificar em algumas regiões, com impactos significativos.

“Quando as águas baixarem, o Rio Grande do Sul vai se defrontar com outro desafio de enormes proporções, reconstruir suas cidades com estruturas e espaços mais resilientes aos episódios de clima extremo, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

As perspectivas do último Relatório Síntese sobre Mudança Climática, divulgado em 2023 e elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), não são animadoras. O documento informa que a superfície global da terra atingiu, no período de 2011-2020, 1,1 grau Celsius a mais que no período 1850–1900.

Na primeira metade da próxima década, a temperatura global deve aumentar em 1,5 grau Celsius. Além disso, os pesquisadores alertam que será muito difícil controlar o aumento da temperatura dentro de 2 graus Celsius até o final do século XXI, conforme a meta do Acordo de Paris.

“É preciso conscientizar a sociedade de que a maior e mais impactante fase de contenção das mudanças climáticas irá começar quando a questão ambiental deixar de ser apenas um projeto de governo e se tornar um plano pessoal e de vida de cada cidadão”, pontua o professor Claudio de Brito Neri, docente de Geografia do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré.

A Allianz Trade, empresa de seguro de crédito comercial, divulgou recentemente o relatório Latin America Shall We Dance?, que revela um panorama dos riscos econômicos em países da América Latina. Segundo os economistas, as repercussões econômicas das mudanças climáticas vêm tanto dos riscos físicos (por exemplo, ciclones, inundações, ondas de calor) quanto da perda de produtividade do trabalho devido ao aumento do calor.

“Embora seja cedo para calcular os prejuízos da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul, é possível ao menos sinalizar algumas condições futuras para um dos mais importantes setores para a economia nacional, ou seja, o Agronegócio. O setor exportou em 2023 produtos no valor de US$ 167 bilhões em números redondos, ou seja, quase metade da pauta exportadora total”, ressalta Claudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.

O Brasil precisa adotar o planejamento como forma de reduzir os danos causados por esses períodos de chuvas extremas e estiagem. Caso contrário, os prejuízos se multiplicarão.“De acordo com uma estimativa, as mudanças climáticas podem destruir 9% do valor das moradias do mundo até 2050, o que equivale a 25 trilhões de dólares”, finaliza a economista Vininha F. Carvalho.



Shift left: a estratégia que antecipa falhas na tecnologia

Em um cenário de desenvolvimento de software e tecnologia em constante aceleração, a busca por inovação e eficiência é a realidade atual ao redor do mundo. Dentro desse contexto, uma estratégia está se destacando por sua habilidade em prever problemas e vulnerabilidades antes que eles coloquem em risco a realização bem-sucedida de um projeto: o Shift Left.
O shift left é mais do que uma simples mudança de posição. Ele representa uma abordagem proativa, inserindo testes, avaliações de segurança e outras práticas de qualidade no estágio inicial do ciclo de desenvolvimento de software. Essas atividades eram postergadas para o final, gerando retrabalho, custos elevados e lançamentos atrasados. O Shift Left, ao contrário, direciona o foco para a prevenção, capacitando as equipes a identificar e resolver problemas desde o início do projeto.

A ideia é simples: identificar e resolver problemas, sejam bugs, vulnerabilidades de segurança ou outros defeitos, o mais cedo possível no processo de desenvolvimento, isso reduz custos e aumenta a eficiência do projeto.

A adoção do Shift Left acarreta mudanças profundas. Primeiramente, possibilita a detecção precoce de falhas, o que é mais fácil de corrigir nos estágios iniciais. A presidente e cofundadora da tuvis, startup israelense especializada em sistemas de segurança cibernética e conformidade para aplicativos de mensageria, como o WhatsApp, Deborah Palacios Wanzo, aponta que “Integrar os testes desde o início de um projeto, inclusive em demandas que estejam relacionadas a cibersegurança, impulsiona uma cultura de qualidade e proteção eficaz para toda a equipe”.

Adotar o método Shift Left pode mudar a organização da empresa:

Detecção precoce: Identificar falhas no início do ciclo de desenvolvimento é significativamente mais barato e menos trabalhoso do que corrigi-las em estágios avançados. Isso se traduz em economia de tempo, recursos e redução de estresse para as equipes.

Cultura de qualidade: O Shift Left promove a integração de testes automatizados, integração contínua (CI) e entrega contínua (CD), criando um ambiente propício para a melhoria contínua e a excelência. Essa cultura de qualidade abrange toda a equipe.

Colaboração e comunicação: A abordagem incentiva a colaboração entre desenvolvedores e especialistas em segurança. Essa comunicação aberta e frequente contribui para soluções mais inovadoras e produtos de maior qualidade.

De acordo com o relatório da Trend Micro, o Brasil se destaca como o segundo país mais suscetível a ataques cibernéticos. Em todo o mundo, aproximadamente 85,6 bilhões de ataques de hackers foram interceptados e neutralizados.

Com o aumento da sofisticação dos ataques e a constante evolução das ameaças digitais, é necessário adotar abordagens proativas para proteger os sistemas e dados contra invasões maliciosas. Nesse contexto, o shift left também surge como uma ferramenta na defesa contra ciberataques. Essa abordagem não se restringe apenas à otimização do ciclo de desenvolvimento de software; mas também desempenha um papel importante na prevenção de vulnerabilidades.

O shift left representa uma abordagem proativa em contraposição à reatividade tradicionalmente vista em muitos processos de desenvolvimento. Ao antecipar problemas e vulnerabilidades, as equipes evitam custos desnecessários e atrasos no lançamento, mas também constroem uma base sólida de confiança com seus usuários. “A segurança e a qualidade não são mais consideradas como preocupações, mas sim elementos centrais do desenvolvimento dos nossos softwares aqui na tuvis, refletindo um compromisso com a excelência e com os nossos clientes”, finaliza Deborah Palacios. 



Duck Creek Technologies destaca os estimados patrocinadores da Formation ’24

BOSTON, May 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — É com enorme satisfação que a Duck Creek Technologies — fornecedora de soluções inteligentes que definem o futuro dos seguros patrimoniais e de acidentes (P&C), bem como seguros gerais — tem o prazer de revelar os patrocinadores de destaque que se juntarãoàlinha de frente dos tomadores de decisão no segmento de tecnologia de seguros, em sua tão aguardada conferência de clientes, a Formation ’24. A realização do evento está prevista para o período de 21 a 23 de maio de 2024, no Omni Dallas Hotel, em Dallas, Texas.

A Duck Creek está preparada para receber líderes de tecnologia de seguros e profissionais do setor de todo o mundo, promovendo um ambiente dinâmico com ricas perspectivas educacionais e de networking, centrado nas últimas tendências e inovações que impulsionam o avanço do setor de seguros.

“Este ano temos compromissos recordes de patrocínio de mais de 60 membros do nosso ecossistema de parceiros, incluindo os patrocinadores Platinum Aggne Global, Coforge, Cognizant e LTIMindtree; e os patrocinadores ouro Accenture, Capgemini, Next Level Solutions, Opterrix, PwC, Quadient e Yovant”, declarou Rohit Bedi, Diretor de Receita da Duck Creek Technologies. “Isso ressalta o robusto ecossistema de parceiros que a Duck Creek cultivou em benefício de nossos clientes globais. Mantemos relacionamentos sólidos com líderes do setor, oferecendo soluções complementares e diferenciadas a fim de aprimorar e simplificar a experiência de nossos clientes em comum.”

Para ter acesso a uma lista completa dos patrocinadores da Formation ’24, clique aqui. A agenda e a lista de palestrantes já estão disponíveis no site da conferência. Para mais informações sobre a Formation ’24 ou para se inscrever agora no evento imperdível do ano, acesse https://www.duckcreek.com/formation/.

Sobre A Duck Creek Technologies

A Duck Creek Technologies é a fornecedora de soluções inteligentes que define o futuro do setor de seguros patrimoniais e de acidentes (P&C), bem como seguros gerais. Nossa plataforma abriga sistemas de seguros modernos, permitindo que a indústria capitalize o poder da nuvem para executar operações ágeis, inteligentes e duradouras. Autenticidade, propósito e transparência são valores fundamentais para a Duck Creek, e acreditamos que os seguros devem estar disponíveis para indivíduos e empresas quando, onde e como eles mais precisarem. Nossas soluções líderes de mercado estão disponíveis de forma independente ou como um conjunto completo, e todas estão disponíveis através do Duck Creek OnDemand. Para mais informações, acesse www.duckcreek.com. Siga a Duck Creek em nossos canais nas mídias sociais para ter acesso às últimas novidades – LinkedIn e X.

Contatos para mídia:
Dennis Dougherty
dennis.dougherty@duckcreek.com


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9120220)



Canon desenvolve a EOS R1 como modelo principal do Sistema EOS R

A Canon Inc. revelou hoje que está desenvolvendo a EOS R1, uma câmera full-frame mirrorless que será o modelo principal do Sistema EOS R, equipado com a montagem RF. O lançamento está previsto ainda para 2024.

A EOS R1 conta com o recém-desenvolvido processador de imagem DIG!C Accelerator, complementado pelo já existente DIG!C X. Este novo sistema de processamento, junto com um novo sensor CMOS de última geração, permite o processamento de grandes volumes de dados em alta velocidade, trazendo avanços significativos em foco automático (AF) e outras funcionalidades.

Ao combinar o novo sistema de processamento e a tecnologia de aprendizagem profunda (deep learning) em um nível avançado, a Canon alcançou um reconhecimento de assuntos com alta velocidade e alta precisão. No caso de eventos esportivos coletivos, onde vários objetos podem se cruzar, a precisão no rastreamento é aprimorada, garantindo que o assunto principal permaneça em foco mesmo em situações complexas.

Além disso, a função AF “Action Priority” reconhece o movimento do motivo analisando rapidamente o estado dele. Nos momentos de um jogo esportivo em que é difícil prever o que acontecerá a seguir, esta função determina automaticamente o jogador que executa uma determinada ação, “chutar uma bola” como motivo principal e muda instantaneamente o quadro AF, ajudando assim a capturar imagens decisivas.

Além disso, o sistema de processamento e a tecnologia de deep learning contribuem para a melhoria da qualidade da imagem. A Canon incorporou a função de redução de ruído de imagem, anteriormente disponível apenas como parte do software para PCs, diretamente na câmera, aprimorando ainda mais a qualidade da imagem e expandindo as possibilidades criativas dos usuários.

A Canon já está realizando testes de campo com a EOS R1, visando suportar a captura de momentos impactantes em eventos esportivos internacionais futuros.

“A empresa continua comprometida em expandir o Sistema EOS R com câmeras e objetivas RF inovadoras, atendendo às necessidades de uma ampla gama de usuários e contribuindo para o desenvolvimento da cultura da fotografia e do vídeo”, afirma o presidente da Canon do Brasil, Shohei “Shaun” Hizawa

 

1 Em comparação com a EOS R3 (lançada em novembro de 2021)



Fato Relevante – Guidance (YDUQS Participações SA)

FATO RELEVANTE

A YDUQS Participações S.A. (“Companhia” ou “YDUQS”) – (B3: YDUQ3), em cumprimento ao disposto no art. 157, parágrafo 4º, da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada e na Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto de 2021 (“Resolução CVM 44/21”), em razão do evento YDUQS DAY a ser realizado em 21 de maio de 2024, informa aos seus acionistas, investidores e ao mercado em geral, na data de hoje, projeções dos resultados da Companhia para os anos de 2024 a 2029.

As projeções serão apresentadas durante o evento YDUQS DAY, a ser realizado em 21 de maio de 2024, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo link https://youtube.com/live/EkdAJelIFWY?feature=share. A íntegra da apresentação a ser utilizada no YDUQS DAY está disponível nos websites da Comissão de Valores Mobiliários
– CVM (www.cvm.gov.br) e na seção de Relações com Investidores no website da Companhia (www.yduqs.com.br).

As projeções divulgadas neste documento constituem meras previsões baseadas no conjunto de informações atualmente disponíveis e refletem as expectativas atuais da Administração em relação ao resultado esperado para a Companhia. As projeções divulgadas neste documento baseiam-se em dados hipotéticos e não constituem promessa de desempenho. As projeções ora divulgadas não foram revisadas ou auditadas pelos auditores independentes da Companhia. Tais projeções podem sofrer alterações devido a, entre outros fatores, mudanças nas condições de mercado, regras governamentais, desempenho do setor e da economia brasileira, estando, assim, sujeitas a mudanças. As projeções ora apresentadas podem diferir em relação aos números e resultados a serem efetivamente registrados para os períodos em questão.

Clique aqui e leia o documento na íntegra.

Rio de Janeiro, 21 de maio de 2024.

YDUQS PARTICIPAÇÕES S.A.

Rossano Marques Leandro
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores



Pontos para se preocupar quando se pensa no trabalho híbrido

O trabalho híbrido chegou para ficar, seja um dia na semana ou mais, existem aquelas em que é apenas um dia presencial. Esse formato combina as vantagens do trabalho presencial com a flexibilidade do remoto, permitindo que os colaboradores alternem entre essas modalidades. Assim, para as empresas, essas alternativas ganham cada vez mais relevância para fidelizar os colaboradores, mas sua implementação demanda um verdadeiro quebra-cabeças para otimizar essa prática.

A discussão em torno da organização do trabalho envolve pontos muito importantes, que passam por questões legais e motivacionais, e se não forem pensadas corretamente, prejudicarão o próprio funcionamento da empresa, sendo necessária uma ampla análise.

O primeiro ponto é que ocorreram importantes mudanças com a sanção da Lei nº 14.442/22, alterando regras e regulamentando o teletrabalho (home office) e o trabalho híbrido ao definir diretrizes para a atuação dos empregados na empresa ou em casa.

Segundo Mourival Boaventura Ribeiro, sócio da Boaventura Ribeiro Advogados Associados: “foram alterados diversos artigos da CLT, ponto importante é que a possibilidade de trabalho híbrido, no qual o trabalhador alterna expedientes na empresa e em teletrabalho, também foi possibilitada”.

O controle de jornada também foi flexibilizado para o trabalho remoto. Quando o funcionário for contratado por produção ou tarefa, não serão aplicadas as regras da CLT que tratam da duração do trabalho, mas, sendo a contratação por jornada, poderá ser feito o controle de forma remota.

Preocupação com vários pontos?

Pode-se perceber que o assunto é complexo, assim, é preciso explicar melhor como se dá o funcionamento de alguns pontos relacionado ao tema:

  • Normas regulamentadoras do trabalho em casa

Ao optar pelo teletrabalho, o empregador deve recomendar a observância das Normas Regulamentadoras (NR) ao profissional, podendo contratar uma empresa de segurança do trabalho para avaliação do ambiente doméstico. É crucial que o home office conste expressamente no contrato de trabalho. As empresas ainda devem se atentar para alguns cuidados. Tatiana Gonçalves, da Moema Medicina do Trabalho, alerta que as empresas devem se resguardar, seja no modelo híbrido ou no home office, principalmente quanto à medicina do trabalho. “Laudos com a NR 17 (ergonomia) e PPRA são de extrema importância para garantir que o colaborador trabalhe em segurança, minimizando, assim, riscos de acidente de trabalho ou doença ocupacional”. Empresa e colaborador normalmente negociam essa questão, e os colaboradores em home office têm os mesmos direitos do trabalhador que executa seu trabalho na empresa (exceto vale transporte), estando sujeitos à carga horária e à subordinação.

  • Infraestrutura para realização do trabalho

A empresa não é obrigada a custear água, luz, telefone e internet no home office. Recomenda-se a especificação dessas despesas no contrato de trabalho, juntamente com a assinatura de um termo de responsabilidade pelo empregado.

  • Desafios do recurso humano

Nem todos os colaboradores estão em condições para exercer esse trabalho, sendo função da empresa escolher quem tem condição de trabalhar nesse modelo e quem não tem. “A escolha de quem vai para o modelo híbrido de trabalho deve ser feita pelos gestores diretos do time, fazendo uma pesquisa para entender a qualidade do espaço que o colaborador tem para desempenhar o papel”, explica Rose Damélio, gerente de Recursos Humanos da Confirp Contabilidade.

“Importante é a realização do processo seletivo por etapas na entrevista, buscando falar com o candidato em momentos diferentes do dia para identificar a postura, a ação de engajamento e a responsabilidade de autonomia na execução dos trabalhos. A tecnologia será um fator importante para identificar o perfil profissional de proatividade e engajamento, exigindo que o trabalhador tenha traços semi autônomos na execução das tarefas”, complementa Rose Damélio.

Também é preciso um acompanhamento próximo de forma estratégica, já que aqueles que se adaptaram e trouxeram bons resultados terão com certeza maior oportunidade. Isso vale para avaliar também a empresa em sua capacidade de dar segurança, atenção e respeito aos profissionais.

  • Segurança da informação

Somando-se a todas essas preocupações, existe mais uma relacionada à segurança de dados da empresa. Segundo Carol Lagoa, co-founder da Witec, esse ponto é imprescindível: “Para empresas que trabalham com conteúdo estratégico ou confidencial dos clientes, qualquer risco de vírus pode ser fatal para o negócio. Assim, é preciso estar sempre atualizado com soluções de segurança, dando também suporte para o trabalho em casa”.

Cuidado, o empregado que esteja em teletrabalho, ao acessar a rede da empresa, estando seu equipamento desprotegido e contaminado por vírus, fatalmente transmitirá isso para os computadores da companhia, trazendo problemas diversos, até ataque hacker nos sistemas da empresa.

  • Contrato de trabalho e prazos de adequação

A legislação atual considera teletrabalho a prestação de serviços fora das dependências do empregador. A modalidade deve constar expressamente no contrato individual de trabalho, e o controle de jornada é flexibilizado, sendo essencial para a segurança da empresa.

  • Controle de jornada

A flexibilização do controle de jornada no teletrabalho permite alternativas virtuais para registro, como o envio de comprovantes por e-mail e aplicativos. Além disso, ferramentas de timesheet auxiliam na gestão da equipe, permitindo um acompanhamento mais organizado das atividades.

  • CRM

A implementação de um CRM é essencial tanto para o trabalho híbrido quanto para o teletrabalho, proporcionando controle eficaz dos processos dos clientes e automatizando funções de contato. A ferramenta é crucial para a gestão de relacionamento com o cliente e análise de desempenho da equipe.



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