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Pará começa a rastrear a produção de dendê

A regulamentação da comercialização de dendê no Estado do Pará tem data para começar: 2 de maio de 2024, quando entra em vigor a norma que estabelece a obrigatoriedade do cadastramento das áreas de cultivo, beneficiamento e transporte de frutos de palma de óleo (conhecido popularmente como dendê), espécie que dá origem ao óleo de palma.

A partir desta data, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) e forças de segurança estadual – polícias civil e militar – atuarão para disciplinar o transporte de dendê. A iniciativa conta com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma) e de seus associados.
A ação integra uma estratégia maior, construída em 2023 e lançada em janeiro deste ano com a Portaria N°6143/2023, para mapear, cadastrar e rastrear a produção de cachos de frutos frescos de palma de óleo, mediante recolhimento de taxa e emissão de Guia de Trânsito Vegetal (GTV).

“Assim como aconteceu em outras cadeias produtivas com a implementação da ferramenta, o produtor passará a prestar informações sobre origem, destino e quantidade de itens transportados e, em contrapartida, o Estado garantirá segurança jurídica ao mercado, em especial quando se discute em nível global estratégias para rastreio e certificação de produtos oriundos da Amazônia”, afirma Carlos Xavier, que preside a Federação da Agricultura no Pará (FAEPA).

“A GTV é um instrumento importante não apenas para garantir a rastreabilidade e combate ao desvio de frutos, mas também para criar uma base de dados do setor e permitir a criação de políticas públicas direcionadas para o setor da palma”, afirma Victor Almeida, presidente da Abrapalma.

O cadastramento já está sendo feito pela Adepará, que priorizou produtores de pequeno e médio portes e tem contado com apoio da Abrapalma e de seus dez associados. Segundo o cronograma da Agência, até o início da vigência da GTV, em primeiro de maio de 2024, a meta é alcançar 1.267 fazendas produtivas em 32 municípios paraenses.

Para Lucionila Pimentel, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará, a ferramenta vai trazer maior controle, transparência e sustentabilidade para a cadeia produtiva, impulsionando ainda mais a comercialização de frutos de dendê no Estado. “O transporte de cachos de fruto só poderá acontecer mediante emissão da guia de trânsito vegetal e a fiscalização vai monitorar empresas, transportadores e demais agentes da cadeia produtiva em relação às quantidades transportadas. Então, o produto que sair do campo e entrar nas indústrias será acompanhado de perto por uma intensa fiscalização, reforçando a qualidade, origem e rastreabilidade do produto final”, afirma.

Setor produtivo apoia iniciativa

Fábio Pacheco, diretor agrícola do Grupo BBF e vice-Presidente da Abrapalma, destaca que a Guia de Trânsito Vegetal será fundamental para que sejam investigados e combatidos os graves delitos que afetam a economia de diversos Munícipios, já que o rastreio de cargas permitirá conectar autoria e materialidade de ilícitos e, assim, erradicar o comércio ilegal de dendê oriundo de terras invadidas, que prejudicam as empresas, os trabalhadores e a sociedade como um todo.

“É isso que a gente espera do poder público como setor organizado que atua dentro da lei: garantir a segurança e a integridade de toda a cadeia produtiva da palma no Estado. Só no Pará temos mais de duzentos mil hectares em plantios vinculados à Abrapalma que, pressionados pelo avanço de ocupações desordenadas de áreas produtivas, estão sob constantes ameaças fitossanitárias que podem impactar diversas culturas como, açaí, cacau, castanha-do-pará, cupuaçu, coco e pupunha”, afirma.

O Grupo BBF é um dos principais produtores de palma no Pará, com mais de 60 mil hectares cultivados e incentivo a mais de 400 agricultores que fazem parte do Programa de Agricultura Familiar da empresa.

Dendê – A cultura da palma de óleo, conhecida popularmente como dendê, dá origem ao óleo vegetal mais consumido no mundo e é muito importante para o desenvolvimento agrícola do Estado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado do Pará produz mais de 2,9 milhões de toneladas de dendê anualmente e lidera a produção nacional.



Fixadores prolongam a vida útil de painéis solares

A adesão à produção de eletricidade a partir da luz do sol vem em uma crescente no Brasil, onde a energia solar já é a segunda maior fonte de energia, segundo indicativos da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil possui uma potência instalada de 205 gigawatts. A fonte solar fotovoltaica conquistou a marca de 23,9 gigawatts de potência operacional instalada, seguida da eólica, com 23,8 gigawatts. A matriz hídrica continua sendo a maior fonte de energia, com 109 gigawatts – 51% do total. 

Para se ter ideia, a capacidade de produção da energia solar no primeiro semestre deste ano superou todo o resultado de 2022. A potência total instalada de energia solar era de menos 1.200 megawatts em 2017, número que dobrou em 2018 e continuou aumentando até 2023. De janeiro a junho deste ano, a potência instalada foi 26% maior que em 2022, ainda de acordo com a entidade.

Sandro Vieira, gerente de engenharia e produção da Indufix Parafusos – empresa especializada na produção de fixadores para painés solares -, conta que os proprietários de painéis fotovoltaicos podem – e devem – planejar a manutenção regular, como limpeza do painel e ajustes, já que fixadores de painel solar de qualidade influenciam os requisitos de manutenção e prolongam a vida útil do seu sistema.

Vieira ressalta que os fixadores são componentes essenciais para fixar painéis solares em suas estruturas de montagem: “No entanto, eles [fixadores] também podem causar problemas comuns se não forem selecionados, instalados ou mantidos corretamente de acordo com local, tipo e porte do projeto”. Ela comenta os três principais problemas nos tópicos a seguir: 

1 – Corrosão

Vieira destaca que fixadores feitos de materiais incompatíveis podem reagir entre si ou com o meio ambiente, levando à ferrugem, pite ou corrosão galvânica – o que pode enfraquecer os fixadores e comprometer a integridade dos painéis solares.

“O uso de fixadores de aço com esquadrias de alumínio pode causar corrosão galvânica devido aos metais diferentes, por exemplo”, explica. 

2 – Afrouxamento

Segundo a gerente de engenharia e produção da Indufix Parafusos, os fixadores podem se soltar com o tempo devido à expansão e contração térmica, vibração, vento ou torque inadequado, o que, por sua vez, pode levar a ruídos ou desempenho reduzido dos painéis solares.

“A utilização de parafusos autoperfurantes sem arruelas pode fazer com que eles se soltem à medida que os furos aumentam”, exemplifica. 

3 – Danos

Ainda de acordo com Vieira, os fixadores podem danificar os painéis solares ou seus componentes se estiverem com excesso de torque, baixo torque, desalinhamento ou mal projetados, ocasionando rachaduras, perfurações ou deformação dos painéis solares ou de sua fiação.

“O emprego de fixadores de bordas afiadas pode cortar o isolamento dos fios e causar curtos-circuitos”, ressalta.

Setor tem perspectivas positivas

O setor de energia solar trouxe mais de R$ 125,3 bilhões em investimentos ao Brasil desde 2012, segundo indicativos da Absolar. De acordo com a entidade, o mercado gerou 750,2 mil postos de trabalho no país – número que, até o final do ano, pode chegar a 1 milhão, conforme declaração do presidente da organização, Rodrigo Sauaia, publicada pela Exame.

Para mais informações, basta acessar: https://www.indufix.com.br/



Novo método de harmonização facial prioriza beleza natural

Na hora de se submeter a uma harmonização facial, é comum que muitos pacientes tenham preocupação com a naturalidade. Isto é, o desejo de obter um resultado que não dê a impressão de algo “exagerado”, que destoe da sua aparência ou fique muito evidente que passou por um procedimento. A busca por uma beleza mais natural é cada vez mais procurada e já é uma tendência mundial.

Foi pensando em atender essa necessidade que a médica dermatologista Natália Venturelli, fundadora da Clínica Venturelli, localizada em Santos (SP) e que atende pacientes de todo o Brasil, desenvolveu um método próprio, que tem como premissa a beleza baseada na naturalidade. 

“O método Venturelli foi desenvolvido para ensinar aos médicos os procedimentos estéticos injetáveis que entregam resultados naturais. Quando equilibramos os pontos de sombra e luz de uma face, realçamos a beleza e isso é muito importante. Se exageramos na luz ou retiramos demais as sombras, acaba resultando em desarmonia”, esclarece a médica. “Saímos da era dos exageros para o momento em que costumo dizer: nem menos, nem mais, o correto é na medida”. 

Dra. Natália Venturelli afirma que o método prioriza a segurança do paciente em todos os procedimentos, utilizando técnicas que minimizam riscos e “trazem luminosidade à face por meio do uso de toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores e skinbooster”, promovendo uma aparência rejuvenescida.

Na visão da médica, são três pilares fundamentais para uma harmonização facial bem sucedida: conhecimento sobre processo do envelhecimento, domínio de pontos anatômicos e excelência na técnica. 

“O método oferece um conhecimento profundo sobre a seleção de materiais, técnicas de aplicação e manejo de complicações, elevando o nível de competência do profissional”, diz. Ela acrescenta que, entre os principais benefícios, está a possibilidade de se diferenciar no competitivo mercado de estética e ainda aprimorar habilidades interpessoais, como comunicação e empatia.

“Isso não só melhora a relação com os pacientes, mas também contribui para o crescimento pessoal do profissional. Promovemos uma comunidade de aprendizado contínuo, na qual profissionais podem compartilhar experiências, desafios e sucessos”, acrescenta Dra. Natália Venturelli.

A médica ressalta a importância de ter uma abordagem humanizada, acompanhando o paciente não apenas antes e durante o procedimento, mas também após, de modo a oferecer suporte e orientações no período de recuperação. “Se temos hoje recursos para envelhecermos melhor, devemos utilizá-los da melhor maneira, entregando o que há de melhor em cada procedimento”, sintetiza Dra. Natália Venturelli. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.clinicaventurelli.com.br 



OMS divulga guia com mudanças sobre introdução alimentar

Um novo Guia Alimentar Infantil da Organização Mundial da Saúde (OMS), para crianças de seis meses a dois anos de vida, foi divulgado pela instituição e traz recomendações atualizadas sobre introdução alimentar, uso de fórmulas e aborda as consequências que a alimentação pode proporcionar ao desenvolvimento infantil.

A publicação orienta quanto à introdução alimentar precoce (antes dos seis meses) e recomenda que o uso das fórmulas deve ocorrer até os 12 primeiros meses de vida, nos casos de impossibilidade de aleitamento materno. O guia reforça que o consumo de suco de fruta natural deve ser limitado.

A nutricionista Aline Bettu explica por que não é recomendado oferecer chás ou sucos e afirma que o foco deve ser a introdução gradual de alimentos sólidos e a ingestão adequada de água. “No momento de introdução alimentar, a ingestão de água também é iniciada, pois a quantidade presente no leite não é suficiente para a hidratação do bebê. Deve-se fornecer apenas água para o bebê, pois seu estômago é pequeno e um excesso de líquido pode prejudicar a absorção do leite”.

Açúcar deve ser evitado

Uma das diretrizes do novo guia elaborado pela OMS recomenda que alimentos ricos em açúcar, sal, gorduras trans, adoçantes e bebidas açucaradas devem ser evitados. Tal direcionamento também é adotado pelo Ministério da Saúde no Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, que aconselha não adoçar frutas e bebidas com nenhum tipo de açúcar e nem oferecer alimentos ricos em açúcar como bolos, biscoitos, doces e geleias nos primeiros dois anos de vida da criança.

Bettu reforça que crianças menores de dois anos têm alterações significativas no paladar com bastante facilidade, por ele ser muito sensível, o que faz alimentos com gosto extremamente acentuados terem maior preferência entre os pequenos, em detrimento de outros alimentos menos saborosos. “O leite materno é fundamental para imunidade nesse período da vida e pode se tornar menos aceito ao paladar da criança que já teve contato com açúcar na alimentação”, afirma a nutricionista. 

A especialista destaca que um lanche saudável para criança deve ser equilibrado, nutritivo e atrativo para o paladar infantil e lembra que snacks saudáveis sem açúcar podem ser ofertados neste momento. 

“Os snacks saudáveis têm como objetivo serem práticos para o consumo em qualquer lugar e a qualquer hora, mantendo uma qualidade nutricional e um sabor atrativo, diz Bettu, que alerta sobre a necessidade de verificar o rótulo para confirmar se é um produto saudável antes de oferecer o produto para o bebê.

Para saber mais, basta acessar: www.bananinhaparaibuna.com.br



LC Plus lança linha de autotestes para tentantes

A importadora internacional de suplementos e itens de saúde LC Plus lançou uma nova linha de autotestes voltados para monitorar o período fértil e o ciclo de mulheres que estão tentando engravidar.

 A linha Proov é composta por quatro autotestes, Confirm, Predict, Check e Reserve, com autorização da Food and Drug Administration (FDA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para monitorar níveis hormonais, confirmar gravidez e informar a chegada da menopausa.

De acordo com estudo do portal Trocando Fraldas, cerca de 55% das mulheres no Brasil não sabem identificar o período fértil. Entre as tentantes (mulheres que estão tentando engravidar), a porcentagem de mulheres que não conseguem reconhecer o período é de 52%.

A doutora Barbara Jucá, CEO da LC Plus, esclarece que os novos autotestes da linha Proov ajudam pacientes que querem engravidar e gostariam de conhecer melhor o seu ciclo para otimizar as suas chances de gravidez. “O Proov Confirm mede a dosagem de progesterona na urina e serve para confirmar a ovulação, uma vez que esse hormônio é liberado pelo corpo lúteo do óvulo”.

A especialista explica que a progesterona não serve somente para confirmar que a ovulação aconteceu, mas também para segurar a gestação. “Alterações na progesterona detectadas precocemente podem salvar uma gestação, oferecendo ao médico a possibilidade de repor o hormônio numa fase importante”, afirma Barbara.

Testes monitorados por aplicativo

Barbara afirma que o Proov Predict é um autoteste que dosa as frações alfa e beta do LH (hormônio luteinizante) que estimula a ovulação. A especialista conta que a principal diferença do Predict para outros testes de ovulação do mercado é que ele possui um aplicativo americano que ajuda no armazenamento, quantificação, e monitorização dos testes, o que pode garantir uma janela fértil de até 6 dias, enquanto os testes regulares que detectam apenas o pico ovulatório oferecem 2 dias de janela.

Porém, caso o paciente escolha não usar o app, o teste pode ser lido visualmente. “O paciente pode ver a linha escurecendo até chegar a ficar igual ao controle = pico. Visualmente falando, uma vez que a linha começa a escurecer, significa que o hormônio começou a subir e é hora de começar a tentar e ganhar dias extras da janela fertil”, explica a Dra. “Os outros testes geralmente ficam dentro de cassetes e não permitem a visualização da linha”. 

A linha Proov oferece um email de suporte ao paciente, que vai junto do teste, para caso de dúvidas.

“O teste de ovulação mede o LH que pode indicar uma ovulação. Mas se, por exemplo, não tiver óvulo, o teste de ovulação vai dar positivo e a paciente vai achar erroneamente que ovulou. Com o Proov Predict, a paciente pode conferir se há estímulo para que haja ovulação através do LH e, com o Proov Confirm, ela consegue checar se teve óvulo liberado e se a ovulação aconteceu de verdade”, detalha a Dra.

Barbara também aborda o terceiro autoteste da linha Proov, o Check, que é um teste capaz de confirmar mais precocemente a gravidez por testar uma dose menor de hormônio em comparação às doses necessárias em outros testes do mercado. “Com isso, é possível ter testagens positivas a partir de 7 dias depois da ovulação, ou até cerca de uma semana antes do atraso da menstruação”. 

Alerta sobre a menopausa

A CEO da LC Plus revela que a linha Proov vai comercializar em breve um autoteste que detecta o hormônio folículo-estimulante (FSH) que se altera quando a menopausa começa a chegar. “O FSH alto normalmente indica reserva ovariana baixa, o que pode ser uma causa de não ovulação e que indica a chegada da menopausa”.

Para saber mais, basta acessar: www.lcplus.com.br



Callcred abre terceira unidade em São José do Rio Preto (SP)

A CallCred, empresa fundada em 2017, em São José do Rio Preto (SP), inaugurou uma nova unidade na cidade, localizada a 442 quilômetros da capital paulista. Desde a inauguração, que aconteceu no último dia 15 de março, o novo espaço possibilitou aumentar o atendimento aos clientes em cerca de 30%.

A unidade recém-inaugurada é o terceiro espaço próprio que a marca abre ao longo de sete anos de atuação no mercado brasileiro. Atualmente, o negócio emprega cerca de sessenta colaboradores.

Anderson Caldato Valieri, sócio-fundador da CallCred, conta que o empreendimento representa diversas instituições financeiras. “Hoje, atuamos com a antecipação de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), abertura de conta corrente, crédito pessoal, empréstimo consignado para aposentados e pensionistas e seguro”.

Segundo Valieri, a empresa planeja abrir três novas unidades ainda em 2024. “Com a expansão, planejamos oferecer novos produtos financeiros ainda este ano e aumentar nossa capacidade de atendimento”.

Nas palavras de Luis Leonardo Magalhães Motta, sócio da CallCred, “a marca investiu no crescimento da empresa e de seus canais de atendimento digitais a fim de atender a uma necessidade, tendo em vista o aumento da busca por crédito nos últimos anos e, principalmente, pelos canais virtuais”.

Nathalia Magalhães Motta Valieri. sócia da CallCred, explica que, recentemente, o canal receptivo da empresa ganhou força, o que acabou “conquistando” a empresa. “Falamos com mais de 4 mil pessoas por dia, fazendo com que nossos clientes sintam-se confortáveis para nos contatar através do WhatsApp e redes sociais”, relata.

De acordo com a empresária, entre os planos para o futuro, a companhia planeja investir em tecnologia e dar continuidade ao trabalho que desenvolve em plataformas digitais, como o TikTok, onde o perfil já ultrapassou 828 mil curtidas, de mais de 92 mil seguidores.

“Esperamos crescer no mercado de intermediação de produtos financeiros, investindo cada vez mais em um atendimento receptivo, humanizado e qualificado, a fim de representar a marca a nível nacional”, afirma Valieri.

A projeção de crescimento da carteira de crédito total para 2024 se manteve estável, em 8,4%, ante 8,5% conforme dados da “Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban”, realizada em dezembro do último ano. O estudo chamou a atenção para a expectativa de alta da carteira direcionada, que tem projeção de crescimento de 8,9%, ante 8,6%.

O levantamento também revelou o crescimento da carteira pessoa jurídica, que passou de 7,6% para 8,8%. Já a previsão de alta para a carteira direcionada pessoa física passou de 8,9% para 9,0%. A análise da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é realizada a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

Para mais informações, basta acessar: http://www.callcred.com.br/



Falta de peritos grafotécnicos impacta a justiça no Brasil

A justiça brasileira, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem enfrentado desafios críticos no que tange à ausência de peritos judiciais no Brasil. Este déficit não é apenas uma questão numérica, mas um problema que reverbera por todo o sistema penal, afetando desde a investigação inicial até o veredito final dos julgamentos. A perícia grafotécnica tem se mostrado uma ferramenta essencial no combate à fraude documental e na resolução de disputas legais no Brasil.

Investigações são retardadas, provas técnicas perdem qualidade e decisões judiciais são tomadas com base em informações incompletas ou inadequadas. O resultado disso é um aumento na impunidade e uma diminuição na confiança pública no sistema de justiça. A recomendação da ONU,  que é de um perito a cada 5 mil habitantes, está longe de ser alcançada no Brasil, onde a proporção é de um perito para cada 38 mil habitantes. Especialistas alertam que sem um investimento significativo no segmento de perícia, o país continuará a ver atrasos nas análises de evidências e uma consequente falha considerável no direito fundamental à célere justiça.

“Especialistas em análise de escrita manuscrita desempenham um papel crucial na autenticação de documentos importantes, como contratos e testamentos, garantindo a validade legal e a segurança das transações”, comenta o Prof.Dr. Gleibe Pretti, da Jus Expert.

A perícia grafotécnica, sendo uma ciência rigorosa que utiliza métodos específicos para assegurar a confiabilidade nas relações sociais e comerciais, torna-se uma aliada indispensável na busca pela verdade e justiça.

 O  Prof. Dr. Gleibe Pretti ressalta que “ Com a crescente incidência de crimes como estelionato e falsificação, a demanda por peritos grafotécnicos tem aumentado significativamente. Eles fornecem provas técnicas em processos judiciais, auxiliando juízes e partes envolvidas a chegar a conclusões justas e fundamentadas”, pontua o especialista.

Os peritos grafotécnicos são dotados de um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que os tornam indispensáveis em investigações criminais, disputas legais e análises documentais. Eles examinam características da escrita manual, como pressão, espaçamento e inclinação, que podem fornecer pistas cruciais sobre a autoria de um documento.

Além disso, esses especialistas estão equipados para usar ferramentas como microscópios, lupas e softwares especializados para análise. Eles possuem uma atenção aos detalhes e habilidades de observação aguçadas, essenciais para o desempenho de suas funções.

A perícia grafotécnica não se limita apenas à análise de traços. Ela avalia a qualidade do traçado, o grau de habilidade gráfica exercida, valores angulares e curvilíneos, o andamento e os momentos gráficos determinantes, bem como o ritmo e o comportamento da escrita.

“Além das habilidades técnicas, o curso também oferece conhecimentos sobre a atuação no ambiente judicial e extrajudicial, preparando os alunos para serem peritos grafotécnicos competentes e confiáveis. A Jus Expert ainda proporciona bônus adicionais, ampliando o leque de atuação dos perito”, afirma o Prof. Dr. Gleibe Pretti.

A perita Cintia aluna do curso da Jus Expert, conta que “O curso da Jus Expert entrou na minha vida em um momento de uma crise muito grande. Os professores te mostram o caminho e depois sempre contamos com todo o suporte necessário. Voltei a me sentir útil, estou completamente realizada pela escolha que eu fiz em fazer o curso,e mudou completamente minha vida para melhor”,  comemora Cintia.

De acordo com o relato de Cíntia, apenas 15 dias após a realização de seu cadastro nos tribunais, já fora chamada para sua primeira atuação, tendo, até o momento, celebrado suas mais de 54 nomeações desde o término do curso. “Em um laudo o valor pode variar quanto à complexidade da assinatura, mas o valor de R$3.500,00 por uma perícia foi um bom honorário deferido nos meus processos”,  conta Cintia, enfatizando sua conquista.

Para assistir à entrevista completa, basta acessar:

https://www.youtube.com/watch?v=wY8pRmBTABY



Empresas flexibilizam vestuário em prol da diversidade

A concepção de um código de vestimenta – o conhecido dress code –, é uma norma presente na maioria das empresas tradicionais, com ternos, gravatas e saltos altos incorporados como um elemento de competência profissional. No entanto, com o surgimento das startups e uma cultura corporativa renovada, essa percepção começou a mudar. Figuras como Steve Jobs, Mark Zuckerberg e outros empreendedores demonstraram que vestir moletom e camiseta não impactava a capacidade de gerar lucro. Pelo menos não em alguns segmentos de negócios.

Nos últimos anos, aumentou o número de companhias que decidiram abolir ou flexibilizar o dress code adotando uma única regra: “venha como você é”. A medida vem na esteira do crescimento das práticas de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa), que implementa políticas internas alinhadas com diversidade e inclusão (D&I).

Segundo o levantamento mais recente do portal Vagas.com, o número de vagas afirmativas – posições destinadas a mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência –, cresceu 33,2% em 2022, saltando de 19.825 em 2021 para 26.409.

Com o crescimento da diversidade nas empresas, um outro desafio se apresenta: como seguir códigos de vestimenta que não interfiram na liberdade individual dos funcionários?

“Por muitos anos as empresas acreditaram na eficiência do uniforme, que ainda funciona muito bem em determinadas funções”, comenta Cezar Francisco, visagista, cosmetólogo e educador. “Mas, atualmente, muitas companhias não querem impor um visual e sim criar uma aliança entre o DNA da marca e as características individuais do colaborador”, fala.

“Não significa que o bom senso e a cultura corporativa morreram”, afirma Cezar. Através do visagismo corporativo, ele ensina profissionais a escolher vestuário, corte de cabelo, maquiagem, paleta de cores e acessórios. “Vestir-se adequadamente para a sua função nunca deixará de ser importante, mas é possível fazer isso respeitando a personalidade e individualidade de cada um”, afirma.

“Isso é especialmente importante em empresas multinacionais ou com equipes multiculturais, onde a maneira de se vestir e se apresentar pode variar de acordo com as tradições e expectativas locais”, completa o visagista.

Segundo um estudo realizado pela empresa de coworking IWG, divulgado em 2023, cerca de 72% dos entrevistados preferem trabalhar para empresas com um código de vestimenta flexível. Além disso, 24% dos trabalhadores em formato híbrido disseram que ficariam mais atraídos a ir ao escritório se pudessem usar qualquer roupa ou estilo que escolhessem. Na verdade, cerca de 25% disseram que até aceitariam uma redução salarial por um dress code mais relaxado ou eliminado.

Mais do que políticas de inclusão, a pesquisa aponta a adoção do trabalho híbrido durante a pandemia como fator central na flexibilização dos códigos de vestimenta. “A pandemia fez com que as empresas percebessem que os trabalhadores se sentiam melhor quando podiam usar roupas que refletissem o seu estilo pessoal. Após a pandemia, todos querem se divertir um pouco através da aparência e o trabalho híbrido permite criatividade e flexibilidade”, analisa Diana Tsui, estilista e consultora criativa da IWG.



Expolux anuncia nova gerente e divulga marcas confirmadas

A Expolux, Feira Internacional da Iluminação, tem uma nova gerente de produto: Tatiana Rassini. Com o desafio de ampliar parcerias, criar atrações e impulsionar o alcance do evento, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de setembro, no Expo Center Norte, a chegada da profissional vem acompanhada do anúncio de algumas marcas já confirmadas na edição 2024 e que compõem um mix plural de soluções, incluindo nomes como Hitec, Taschibra, Osram, Ourolux, Intral e Hevvy.

A Hitec, por exemplo, tem foco em inovação e tecnologia avançada, abrangendo desde produtos residenciais até aplicações comerciais e industriais. Já a Taschibra tem o objetivo de trazer uma abordagem acessível, diversificada e oferecer uma ampla gama de produtos que atendam às necessidades de diferentes segmentos do mercado.

No caso da Osram, o foco será sua expertise em iluminação automotiva e tecnologias avançadas de LED. Para Ourolux, os destaques serão produtos residenciais e corporativos com base em qualidade e eficiência energética. 

Para a Intral, o evento representa uma grande vitrine para apresentar suas apostas em iluminação decorativa e arquitetura com muita criatividade. Em termos de grandes espaços e mercado industrial, a Hevvy apresentará o que há de robusto e eficiente para projetos de maior escala.

Sobre Tatiana Rassini

A executiva tem sólida experiência em grandes eventos na própria RX, onde atuou como head de marketing de eventos como Fenasucro e FEICON, os eventos dos setores sucroenergético e de construção civil, respectivamente. Essa bagagem vem acompanhada de uma formação sólida, com bacharelado em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo de Marketing com Ênfase em Vendas pela Fundação Getulio Vargas. Mais informações sobre sua trajetória em sua página do LinkedIn. A executiva assume também a gestão da Febrava. Já Ivan Romão, que atuava no cargo de gerente de Expolux e Febrava anteriormente, agora é diretor da FEICON.

Serviço

Expolux 2024

Data: 17 a 20 de setembro

Local: Expo Center Norte — SP

Informações: www.expolux.com.br

RX

A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.

RX – In the business of building businesses

www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors. 

Informações para imprensa

KB!COM | Comunicação Corporativa

11 4332.9808 | 11 99211.7420

Rogério Porto – roger@kbcomunicacao.com.br

Nicole Defillo – nicole@kbcomunicacao.com.br



Mercado de consórcio apresenta crescimento no primeiro trimestre de 2024

O sistema de consórcios registrou crescimento entre os meses de janeiro e março de 2024. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o volume de créditos comercializados cresceu 12% no período, em comparação com o ano passado. O segmento que mais se destacou foi o de imóveis (22,2%), seguido pelo de veículos leves (10,4%). Especialistas apontam que esse avanço se dá, principalmente, pelo número de consorciados ativos, que atingiu o número de 10,45 milhões no terceiro mês do ano. 

O Consórcio Nacional Bancorbrás vem acompanhando os bons números do setor e no primeiro trimestre de 2024 apresentou alta de 69%, em comparação com 2023. Na empresa, o segmento que mais cresceu foi o de imóveis, com 78% de aumento no volume de créditos comercializados.

José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, aponta que, por ser uma modalidade financeira sem juros e que não exige entrada, o consórcio se torna uma excelente opção para quem deseja investir sem se descapitalizar. “Os números positivos mostram que os brasileiros têm confiado no consórcio como uma forma de investimento para adquirir bens móveis, imóveis e serviços”, afirma.

O executivo explica ainda que o consórcio é a união de pessoas, físicas ou jurídicas, em grupos, que formam uma poupança comum, destinada à aquisição de bens e serviços, por meio de um autofinanciamento recíproco entre os participantes de cada grupo. “Ao optar pela modalidade, o cliente pode escolher diversos valores de carta de crédito, de acordo com o seu poder de compra, permitindo ao consorciado se programar financeiramente, evitando compras impulsivas”, aponta. 

No consórcio, os clientes têm a possibilidade de contemplação por sorteio e, também, por meio de oferta de lances livres e fixos, podendo ainda utilizar o lance embutido, uma forma de potencializar a oferta sem tirar dinheiro do bolso, já que o valor ofertado é descontado da própria carta de crédito.



Intimate wellness: cresce o mercado feminino de cuidados íntimos no Brasil

Desde a pandemia, o mercado de bem-estar íntimo vem passando por transformações significativas, reflexo das mudanças nas prioridades e necessidades das mulheres. Com o aumento do tempo passado em casa e a busca por conforto e autocuidado, houve um crescimento na demanda por produtos e serviços específicos para a saúde íntima feminina.  

Em 2020, o mercado de saúde íntima movimentou R$ 380 milhões no Brasil e atingiu a marca de US$ 2 bilhões em todo o mundo, conforme dados da Euromonitor. E a previsão é que o setor global atinja aproximadamente US$ 38 bilhões até 2026, segundo a WGSN Beauty. Esses números refletem uma mudança expressiva no comportamento das mulheres, que estão cada vez mais focadas em cuidados e bem-estar específicos para as necessidades de sua saúde íntima.

É neste cenário que as femtech surgem, empresas criadas por mulheres, focadas em oferecer produtos e soluções para mulheres. E, dentre eles, produtos de higiene e saúde íntima, como a Nuaá. Juliana Antunes, sócia e co-criadora da marca, conta que a Nuaá surgiu da percepção de uma lacuna significativa em produtos de higiene íntima, tanto em suas necessidades pessoais quanto de outras mulheres próximas a ela, tanto que a marca foi criada em sociedade com sua médica ginecologista, Ana Luiza Faria, e Fabiana Giralt, também sua paciente. Para além do hábito de consumo, o setor de cuidados íntimos para a mulher promove educação, cria comunidades para a causa e identifica necessidades específicas da saúde feminina, como a puberdade precoce e a menopausa, quebrando tabus e paradigmas, e promovendo uma verdadeira transformação social, comenta Juliana Antunes.

Para além das startups, marcas já consagradas também estão atentas às necessidades específicas da saúde íntima feminina. É o caso da referência em lubrificantes, KY, que acaba de apresentar seu primeiro lubrificante íntimo específico para o pH vaginal. Essa tendência evidencia uma preocupação crescente das empresas em oferecer opções que atendam às demandas da mulher, com mais alternativas para cuidar da saúde íntima com produtos confiáveis, promovendo melhor qualidade de vida; e trazer soluções para questões de saúde íntima como secura vaginal, causada por fatores como menopausa, pós-parto ou mulheres em tratamento de câncer.

É fundamental que as mulheres tenham acesso a informações precisas e orientações sobre cuidados íntimos, que abrangem desde a higiene adequada até a prevenção e tratamento de problemas específicos. Além disso, a conscientização sobre a importância do autocuidado e da consulta regular com profissionais de saúde especializados, como ginecologistas, é essencial para a manutenção da saúde íntima feminina. O apoio de associações de classe, como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologistas e Obstetrícia (Febrasgo), que oferece um guia de higiene e indica o uso de sabonete específico para a região íntima, também é de grande importância nesse contexto.



Elgin apresenta soluções na APAS SHOW 2024

No mercado há mais de 70 anos, a Elgin, empresa que atua nos setores de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração comercial e automação comercial, participa da APAS SHOW 2024, evento de bebidas e alimentos das Américas feira supermercadista do mundo, que acontece entre os dias 13 e 16 de maio, em São Paulo.

A Apas também é palco de lançamentos de soluções específicas para automação do varejo, sendo que a Elgin estará presente com três frentes: PDV´s, Self – checkout’s e soluções para Android.

Entre os produtos apresentados está a balança eletrônica DP30CK, projetada para ambientes de grande demanda, a balança atende operações de frente de loja em supermercados, sacolões, hortifrútis, entre outros. Com display de peso remoto, possibilita diversas opções de posicionamento no checkout permitindo visualização do cliente. Entre uma pesagem e outra, a balança busca automaticamente a indicação do peso zero, possibilitando o processo de pesagem de itens diferentes.

O coletor de dados DC 4000 da Elgin conta com sistema operacional android 13, display de 4 polegadas, conectividade Celular e Wi-Fi. Os coletores são equipamentos com memória e processador que permitem a entrada (coleta) de dados de maneira portátil (móvel), propiciando a livre movimentação do operador. A entrada de dados pode ser feita através de digitação, leitura de código de barras, tags de NFC ou leitura de tags de RFID (dependendo do modelo). 

A impressora de cupom i9 full possui diversas opções de conectividade e compatibilidade com vários softwares de automação. A versão full da i9 já vem com entradas: USB, Ethernet e Serial RS232 (DB-9).

Sensível ao toque, o CM15N é um monitor touch screen indicado para o mercado varejista, como food, supermercados, lojas e farmácias que busca um atendimento sem a necessidade de teclado e mouse. Construído em uma base de metal articulada, capaz de permitir o uso ergonômico para diversas aplicações, o monitor foi projetado com uma tela de 15 polegadas com borda infinita. 

A Elgin apresenta também o Computador All in One SB1015, com tela touch screen capacitiva de múltiplo toque. Com personalização de procedimentos e conectividade, oferece 3 opções de monitor para o consumidor acompanhar os registros de compras. Também possibilita a opção com leitor MSR e biométrico.

O PDVs All in One Android, o POSGO Max Duo é um dispositivo com desempenho que atende os mais diversos segmentos que necessitem de hardware completo. Além de disponibilidade de interfaces, este PDV ainda integra uma impressora de 80mm, que conta com WiFi, Bluetooth, 5 portas de comunicação USB, 1 Porta de rede Ethernet, 1 porta para gaveta de dinheiro e 1 porta Serial.

Já o leitor de código de barras fixo EL8600 não requer o uso de uma fonte externa, basta conectar o cabo ao computador. Os ajustes de intensidade de iluminação e volume do BIP estão disponíveis nos botões frontais, de forma que o operador escolhe a configuração mais confortável para desempenhar seu trabalho. Seu pedestal permite ajustar o ângulo de leitura.

Interativo, o Elgin Tower 27 SCO é um terminal com monitor desenvolvido especialmente para a realização de aplicações varejistas que exigem um monitor de grande dimensão. Com monitor de 27 polegadas disposto na vertical, possui flexibilidade no uso de vários periféricos opcionais como, leitor, impressora, balança e teclado Pin Pad, possibilitando operação de venda e a interação do consumidor com o estabelecimento.

O último é o lançamento do Falco, terminal de autoatendimento de mesa/balcão com monitor touch screen de 21.5”, impressora de cupom, leitor código de barras e Pin Pad (opcional), que pode ser utilizado em operações de vendas, estação de pedidos, pré-vendas, pagamentos entre outras aplicações. Ainda permite a escolha do sistema operacional, tanto para uso com Windows ou Android.

Chegando a sua 38ª edição, a Apas Show espera receber cerca de 80 mil visitantes em seus quatro dias de evento, reunindo as maiores empresas e apresentando soluções para o segmento supermercadista.

Serviço:

Elgin na APAS SHOW 2024

Data: de 13 a 16 de maio

Horário: das 12h às 20h

Local: Expo Center Norte – Localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme – São Paulo – SP

Estande Elgin: número 308, pavilhão Branco

Inscrições: pelo link oficial do evento

Sobre a ELGIN

Presente há mais de 70 anos no mercado no setor de costuras no Brasil, a Elgin é uma empresa fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, bem como soluções para uso comercial e residencial, nos segmentos de ar-condicionado, automação comercial, energia solar, escritório, iluminação, mídias, informática, pilhas e carregadores, refrigeração, segurança, telefonia e eletroportáteis. 



Dia Mundial da Reciclagem será comemorado em 17 de maio

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a data visa incentivar a reflexão sobre a importância de descartar corretamente e reciclar os itens consumidos.

Segundo dados do relatório Global E-waste Monitor, em 2022 foram gerados, no mundo, 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico, 82% a mais que em 2010. Apenas 22% desse montante foi realmente reciclado.

O estudo também prevê um declínio na taxa de coleta e reciclagem para 20% em 2030, devido à lacuna cada vez maior entre os esforços de reciclagem e o crescimento exponencial da geração de lixo eletrônico.

“Gradativamente, as companhias começam a rever seus processos, repensar a forma como operam e incluir em sua gestão indicadores pautados na sustentabilidade e nos princípios da governança ambiental, social e corporativa (ESG)”, pontua Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos e diretora comercial da Tera Ambiental, ao celebrarmos o Dia Mundial da Reciclagem, é importante reconhecer o papel crucial que a inovação e o compromisso com a sustentabilidade desempenham na criação de um futuro mais verde. A reciclagem de efluentes e a produção de fertilizantes orgânicos são exemplos inspiradores de como podemos transformar desafios ambientais em oportunidades para promover a saúde do planeta e das gerações futuras.

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS e as Prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES), realizará, na sexta-feira, 17 de maio, a partir das 8h30, um mutirão de limpeza na orla de três importantes praias destas regiões: Aterro do Flamengo, Praia de Tubarão e Praia de Camburi, respectivamente.

A ação contará com a presença de 90 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS, startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos e redução do desperdício.

“À medida que o interesse por produtos e serviços responsáveis cresce, aqueles que incorporam  esses valores mostram uma capacidade de adaptação à agenda ESG. Ao reduzir ao máximo os potenciais danos ambientais causados por suas atividades, priorizando ações voltadas para a reciclagem, a empresa eleva os seus níveis de confiança e faz com que o mercado a associe à sustentabilidade, conclui Vininha F. Carvalho.



Live SOS Combustível: Unidos pelo Rio Grande do Sul

AO VIVO – Junte-se a nós na Live SOS Combustível, uma transmissão ao vivo especial que irá durar o dia todo, dedicada a discutir e ajudar as vítimas da recente tragédia no Rio Grande do Sul.

Nesta live contaremos com a participação de artistas renomados, empresários influentes e ativistas engajados na causa, todos unidos para fazer a diferença.

CONVIDADOS ESPECIAIS – Os convidados compartilharão suas experiências e esforços em ajudar as comunidades afetadas, oferecendo insights valiosos sobre como você também pode contribuir efetivamente.

INFORMAÇÕES E AÇÕES – Assista a live para saber mais sobre as iniciativas em andamento, descubra como as pessoas têm enfrentado esses tempos desafiadores e como as ações de todos podem facilitar a recuperação da região.

PARTICIPE E FAÇA A DIFERENÇA
LINKhttps://youtube.com/live/zvNpnMiQ6IM?feature=share
Quando – Quarta-feira, 15/5/2024
Horário – A partir das 10h



NIVEA se une a instituições e promove o cuidado a pacientes

Como parte da agenda de missão social Cuidado Além da Pele, a NIVEA lança a campanha Cuidado em Todos os Momentos. A ação tem como objetivo apoiar pessoas em tratamento contra o câncer ligadas às iniciativas do INCAvoluntário, do Instituto Nacional do Câncer, e da Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC).    

A campanha, que acontece entre os dias 15 de abril e 30 de junho, conta com a participação de diversas lojas parceiras em todo o Brasil e funciona da seguinte forma: na compra de qualquer produto NIVEA nesse período, o valor será destinado às organizações parceiras. A iniciativa visa impactar diretamente pacientes em tratamento, uma vez que 92% dessas pessoas acreditam que o suporte recebido é fundamental para sua recuperação, segundo dados publicados pela Publicis Foundation em parceria com o Fórum Econômico Mundial.  

Os recursos arrecadados e direcionados para o INCAvoluntário beneficiarão as iniciativas de autocuidado e autoestima de pacientes, incluindo tratamentos de beleza e cuidados estéticos paliativos. Já a AACC receberá investimentos para melhorar o espaço de acolhimento das crianças em tratamento e suas famílias, com reforma dos dormitórios e espaços de convivência. Ambas as instituições também receberão produtos de higiene e cuidado da NIVEA 

‘’A NIVEA reafirma seu compromisso com as pessoas há mais de 110 anos, promovendo o bem-estar e cuidado. Acreditamos que a importância de ações como essa reside no cuidado com o próximo, gerando um impacto real na vida das pessoas. Por isso, estamos orgulhosos de anunciar o programa ‘Cuidado em Todos os Momentos’, oferecendo o acesso a tratamentos de qualidade e contribuindo para o aumento da autoestima dos pacientes e suas famílias. Esperamos que essa iniciativa seja um reflexo autêntico de tudo o que nos dedicamos a fazer ao longo de nossa jornada”, afirma Ana Bógus, presidente da NIVEA Brasil. 

Ativação especial 

Algumas das lojas participantes possuem um espaço especial de cuidados, onde as pessoas consumidoras podem receber mais informações sobre a campanha e personalizar uma latinha de NIVEA com seu nome. Dessa forma, além de contribuírem para uma causa nobre, todas e todos têm a oportunidade de vivenciar uma experiência exclusiva e personalizada. 

Para além das doações feitas com a compra dos produtos, quem quiser contribuir ainda mais, pode realizar doações adicionais por meio do site oficial de Cuidado Em Todos Os Momentos. Além disso, como uma forma de acolhimento, o site possui uma página com vídeos inspiradores com mensagens de apoio, carinho e incentivo aos pacientes em tratamento, onde as pessoas consumidoras que desejarem conseguirão enviar suas gravações pelo do Instagram.  

 



IBRI promove webinar sobre formulário de referência 2024

O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) realiza, em 20 de maio de 2024, às 17 horas, com transmissão on-line, evento para os associados sobre o “Formulário de Referência 2024”, em vista das disposições da Resolução CVM nº 80/2022 e do Ofício Circular Anual CVM/SEP 2024. Serão debatidos pontos mais críticos e novidades no preenchimento do formulário de referência, além de novas informações sobre práticas ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance; em português, ASG – Ambiental, Social e Governança).

Emerson Drigo, Diretor Jurídico do IBRI e Sócio do VDV Advogados, será o mediador do evento, tendo como debatedores: Licia Rosa, Membro da Comissão Técnica do IBRI e Gerente de Relações com Investidores da Itaúsa; Carolina Senna, Membro do Conselho de Administração do IBRI e Superintendente de Relações com Investidores da CEMIG; e Cauê Myanaki, Membro da Comissão Jurídica do IBRI e Sócio do Pinheiro Neto Advogados.

O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) foi criado em 05 de junho de 1997 com o objetivo de valorizar o papel da comunidade de profissionais de Relações com Investidores no mercado de capitais brasileiro, contribuindo para seu fortalecimento e aperfeiçoamento.

Agenda: Formulário de Referência 2024

Data: 20 de maio de 2024

Horário: 17 horas

Link para inscrição no Webinar Formulário de Referência 2024:

https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_fw-caCXVQ_yvhnKTWrxVTQ#/registration



Viajar pode melhorar a qualidade de vida da terceira idade

O envelhecimento saudável é um processo que envolve a adoção de um estilo de vida equilibrado e a implementação de práticas que promovam a saúde física, mental e emocional ao longo do tempo. Com base no último Censo Demográfico, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou de 74,8 anos, em 2020, para 75,5 anos em 2022. 

Com a chegada da longevidade, envelhecer pode inaugurar um novo capítulo de vida, com menos amarras e mais liberdade. Uma pesquisa realizada pela plataforma de viagens Booking aponta que 77% de todos os viajantes brasileiros com mais de 60 anos afirmam que viajar é a melhor forma de preencher o tempo livre. Além disso, em 2030, segundo pesquisa da OMS, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo

Além de conhecer novos destinos, a viagem ajuda a ampliar a rede de relacionamento. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo, em parceria com a farmacêutica Bayer, a solidão é o maior medo dos brasileiros durante a terceira idade.

Mauricio Pastore, Presidente e Fundador da Pastore Turismo, operadora de turismo especializada em viagens de grupo para a terceira idade, pontua que é muito comum a empresa receber passageiros que viajam sozinhos. “Nestes casos, fazemos entrevistas e buscamos uma companhia do mesmo sexo, com perfil compatível e que possa dividir a hospedagem. Esse formato faz com que a viagem seja ainda mais inclusiva e que novas amizades sejam firmadas”, conta.

Viagens em grupo estimulam a interação e trazem companhia

Angela Omati Aguiar Vaz, de 70 anos, passageira recorrente da Pastore Turismo, conta ainda que pretende conhecer muitos destinos nacionais e internacionais enquanto a saúde permitir: “eu e meu marido viajamos muito. Fizemos muitas amizades durante as viagens de grupo, que se mantêm mesmo quando não estamos viajando. Pra mim, viajar é um excelente meio de diversão, cultura e socialização”, afirma. 

“Ao longo dos nossos 32 anos de existência, observamos muitos clientes vivenciando a melhor fase de suas vidas ao viajar depois dos 60 anos. Esse é o nosso maior combustível. O roteiro é pensado para que esses passageiros da melhor idade tenham boas experiências”, comenta Rodrigo Pastore, Co-Presidente e Sócio da operadora. 

A passageira Marlene Regina Dal Medico, de 68 anos, já fez dezenas de viagens com a empresa e, ainda em 2024, vai conhecer Áustria, Suíça e África do Sul. “Já fui pra vários lugares no Brasil e conheci países incríveis como Portugal, Itália, Bélgica e Holanda. Não é um problema fechar a viagem sozinha, porque se você não tem companhia a agência te apresentam outra pessoa e você acaba fazendo muitas amizades”, relata Marlene. 

Sobre a Pastore Turismo

Sob o comando de Maurício Pastore e Rodrigo Pastore, a Pastore Turismo é uma operadora de viagens criada em 1992, especializada em viagens de grupo para pessoas da terceira idade. A empresa faz roteiros personalizados para este público, com pacotes para destinos nacionais e internacionais. Ao longo dos seus mais de 30 anos de história, a Pastore Turismo já atendeu mais de 25 mil passageiros e figura como uma das maiores no segmento voltado à melhor idade.

 

 

Website: https://www.instagram.com/pastore_turismo/



João Pessoa receberá em maio segunda edição do Seminário Estadual de Saneamento

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB) realizará, nos dias 16 e 17 de maio, a segunda edição do Seminário Estadual de Saneamento Ambiental da Paraíba – SANEAR-PB 2024. Com o tema central “Universalização e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades”, o evento acontecerá no Centro cultural ariano Suassuna, na capital paraibana. As inscrições estão abertas neste link: https://sanearpb.com.br/

Durante dois dias, especialistas do setor vão debater, refletir e trocar conhecimentos sobre o saneamento ambiental da Paraíba. Serão abordados temas acerca do meio técnico-científico com olhar para a universalização mais efetiva. Também serão discutidas formas de levar o atendimento para as pessoas que mais precisam, considerando que o acesso a serviços de qualidade é direito de todos, incluindo tarifas adequadas às situações econômicas.

O II Sanear PB contará com uma programação de debates focados na universalização do atendimento por serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, com olhar em soluções adequadas e sustentáveis, bem como os impactos das mudanças climáticas no saneamento ambiental. Também terão destaque a questão dos resíduos sólidos – e sua destinação final ambientalmente adequada de resíduos – e a gestão integrada de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, com ações de despoluição plena de áreas de grande densidade de ocupação e de recursos hídricos importantes nas cidades.

O presidente da ABES-PB, José Dantas de Lima, reitera a preocupação da entidade na busca pela universalização do saneamento, com serviços de qualidade e eficiência prestados à população, principalmente em áreas que apresentam déficit de atendimento, como periferias e áreas rurais.

“Desejamos que este evento seja um grande ponto de encontros técnicos e com grandes debates em torno dos desafios do saneamento ambiental em nosso estado, fomentando discussões potencializadas que auxiliem na melhoria da prestação dos serviços de saneamento básico e na melhoria da saúde e salubridade de nosso povo e nossa gente”, ressalta Dantas.

A programação está disponível em: https://sanearpb.com.br/

Sanear PB será carbono neutro

O II Sanear PB será carbono neutro com créditos destinados a projetos sociais: coleta seletiva – cooperativa de catadores de materiais recicláveis da Paraíba. O objetivo é promover a neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes do Seminário por meio da compra de créditos de carbono gerados a partir da atividade de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.

Site do evento: https://sanearpb.com.br/carbono-neutro/

Serviço:

O quê: II Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Estado da Paraíba – SANEAR-PB

Quando: 16 e 17 de maio de 2024

Onde: Centro Cultural Ariano Suassuna – Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, João Pessoa/PB – CEP: 58.015-190

Evento gratuito



IBRAM lança publicação sobre política para minerais críticos e estratégicos

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançou, em Brasília, no Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos, o green paper intitulado “Por uma política de minerais críticos e estratégicos para o Brasil e para o futuro”. O ocorreu em 7 de maio. 

Green paper ou “livro verde” é um documento publicado por uma instituição, destinado a promover uma reflexão sobre um assunto específico. Convida, assim, as partes interessadas (organismos e particulares) a participar em um processo de consulta e debate, com base nas propostas que apresentam.

A publicação foi pensada para auxiliar o governo, o parlamento e a sociedade  a debaterem e a planejarem estrategicamente o desenvolvimento industrial do país, conectado à promoção da indústria mineral, de modo a expandir as ações do país direcionadas a promover a transição energética. 

Essa migração para a economia de baixo carbono exige ampliar a oferta de minérios. Eles são essenciais para desenvolver tecnologias e equipamentos. São minérios como lítio, vanádio, cobre, níquel, cobalto, terras raras, entre outros.

IBRAM defende criação de política pública para minerais

O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, afirmou, ao apresentar a publicação, que o Brasil precisa desenvolver o conceito de soberania mineral, de modo a assegurar um nível de oferta que acompanhe a evolução da demanda mundial. Para isso, disse, “torna-se fundamental elaborar uma política nacional para orientar como iremos expandir a produção”.

Essa mesma política, cujas bases estão mencionadas no green paper, deve considerar também a melhora da oferta de minérios considerados estratégicos para o país. É o caso do potássio e do fosfato, importados pelo Brasil em grandes volumes para fabricar fertilizantes. A dependência externa é uma vulnerabilidade do agronegócio nacional.

O green paper aborda diversos aspectos técnicos que podem vir a integrar as bases da pretendida política pública, mencionada por Raul Jungmann, com o propósito de conjugar os interesses nacionais com aspectos como o mapeamento de mercados, a demanda mundial por minérios e relacioná-la com a capacidade de produção pelo Brasil, bem como com sua capacidade logística.

Em 4 de junho, o IBRAM irá apresentar o documento formalmente ao Congresso Nacional. O objetivo é instigar os parlamentares a incluírem as avaliações e propostas do green paper na agenda do Legislativo.

Raul Jungmann acredita que deputados e senadores receberão positivamente o documento. Em sua opinião, uma política nacional que possibilite a soberania mineral ao Brasil irá consolidá-lo como um expoente na oferta global de minérios, o que refletiria em mais investimentos na economia. 

Ele ressaltou que qualquer iniciativa voltada a expandir a produção mineral  “tem que ser realizada com justiça social, com distribuição de renda, com geração de empregos e com respeito às comunidades”.

O green paper foi organizado pelo IBRAM, em parceria com o Centro de Tecnologia Mineral do Ministério de Ciência e Tecnologia e com a empresa Humana Serviços em Sustentabilidade.

 

 



Agência DIVIA visita escritório do Google no Vale do Silício

O Google é a porta de entrada para a internet para a maioria dos usuários globais. Seu algoritmo, que prioriza a relevância e a utilidade do conteúdo, dita as regras do SEO (Search Engine Optimization). Para marcas e empresas, isso significa que a otimização para o Google não é apenas uma opção, mas uma necessidade absoluta. O Google é responsável por mais de 90% das pesquisas na web em todo o mundo.

O Google se consolidou como uma peça fundamental do marketing digital, servindo não apenas como um motor de busca, mas como um verdadeiro campo de batalha para marcas e empresas que buscam visibilidade e conversão. Hoje, a maior parte da receita do Google é gerada através de publicidade no Google Ads, permitindo que anunciantes exibam anúncios, listagens de produtos e ofertas de serviços na rede de publicidade do Google, que inclui propriedades próprias, sites parceiros e aplicativos, para usuários da web.

A relevância do Google se manifesta em diversas frentes, desde o simples processo de pesquisa até ferramentas sofisticadas de análise e otimização de anúncios. Para um profissional de marketing, entender essa cultura de inovação e ver de perto como as ferramentas são criadas e aprimoradas pode oferecer insights valiosos.

Pensando nisso, os sócios da DIVIA, Fernando Ferreira e Edson Pohren, estiveram em Mountain View entre os dias 1º e 2 de maio, visitando o escritório do Google, o Googleplex, em Mountain View, Califórnia, nos Estados Unidos, região conhecida como o Vale do Silício. 

O complexo de edifícios que formam a sede foi projetado para cultivar criatividade e inovação. O espaço abrange mais de 200 mil metros quadrados e é de onde todos os seus produtos e projetos são desenvolvidos e lançados.

O nome “Googleplex” vem na combinação de “Google” com o termo “complex” (complexo, no português). O nome sugere um ambiente vasto e multifuncional, muito além de uma simples sede corporativa. Além do aspecto físico, “Googleplex” também brinca com o termo matemático “googolplex”, que simboliza um número gigantesco (10^10^100), refletindo a missão do Google de manejar e organizar uma quantidade quase ilimitada de informações na internet, destacando as aspirações e capacidades excepcionais da empresa no tratamento de dados volumosos.

A visita ao Googleplex iniciou com um tour pelo novo “Google Visitor Experience”, um centro de visitantes que abriga uma loja oficial, cafeteria e um laboratório de atividades. Estiveram também no Google Partner Plex, espaço exclusivo para as agências Google Partner, e terminaram a visita na réplica de um esqueleto de tiranossauro em tamanho real. Uma interpretação comum e mais frequente, sugere que esta réplica é uma mensagem dos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, servindo como um lembrete aos funcionários de que  não é o mais forte que sobrevive, mas sim o mais adaptável.

Segundo Fernando Ferreira, CEO e sócio-fundador da DIVIA: “A visita ao escritório do Google reforça a parceria da DIVIA com a ferramenta de vendas número 1 no mundo. O Google Ads é uma solução de publicidade extremamente importante para empresas e indústrias dos mais variados segmentos”.

DIVIA Marketing Digital

A DIVIA é uma das 50 maiores agências Google Partner Premier do Brasil e atualmente atende mais de 300 clientes ativos em todo o Brasil, Estados Unidos e Austrália.  Com foco no mercado norte-americano de marketing digital, a agência DIVIA Marketing Digital abriu seu primeiro escritório fora do Brasil, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. A visita ao escritório do Google faz parte da investida da DIVIA no mercado de marketing digital dos Estados Unidos.

A agência fundada em Porto Alegre, já possui 4 escritórios no Brasil, localizados em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Goiânia, expande sua atuação para os Estados Unidos com foco na prestação de serviços de marketing digital vinculados ao Google, como gestão de campanhas de Google Ads e criação de sites otimizados para SEO, para posicionamento na busca orgânica do Google.

A DIVIA desenvolveu uma plataforma com tecnologia proprietária que possui mais de 500 cases de sucesso documentados de SEO e está entre as 3% melhores agências Google Partner do Brasil, tendo conquistado recentemente a certificação de Google Partner Premier 2024. É o terceiro ano consecutivo em que a agência recebe o reconhecimento dado pelo Google para as agências com melhor desempenho em todo o Brasil.

A DIVIA já conta com clientes ativos nos Estados Unidos, atendendo empresas de San Francisco, Califórnia, e na região de Boston, Massachusetts.



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