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Termômetros de artéria temporal são destaque na Hospitalar

O Brasil superou 4 milhões de casos de dengue – prováveis e confirmados – em 2024, ano em que o país mais registrou mortes em toda série histórica de monitoramento. E como a febre é um dos principais sintomas da doença, o acompanhamento preciso da temperatura corporal desempenha um papel extremamente importante na detecção precoce de casos suspeitos, possibilitando a implementação de medidas de controle eficazes.

É nesse contexto desafiador que a Exergen Corporation anuncia o lançamento de seus avançados termômetros de artéria temporal na Hospitalar 2024 (E-280), um dos principais eventos de saúde da América Latina, que será realizado em São Paulo entre os dias 21 e 24 de maio.

Os termômetros de artéria temporal da Exergen acabam de receber homologação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram desenvolvidos tendo como foco o emprego em hospitais e clínicas por médicos e enfermeiros. Eles detectam o calor que emana naturalmente da superfície da pele por meio do emprego de tecnologia infravermelha, incorporando um sistema patenteado de equilíbrio de calor arterial que automaticamente contabiliza os efeitos causados na pele pela temperatura ambiente.

De acordo com Benjamin Kalm, diretor de vendas da Exergen para América Latina e o Caribe, “a introdução da linha de termometria da Exergen no mercado brasileiro sinaliza uma nova era na saúde, na qual as ferramentas médicas avançadas se tornam mais acessíveis, assegurando melhores resultados e elevando o padrão de atendimento. A homologação de nossos produtos pela Anvisa e a escolha da CNPH como nosso distribuidor exclusivo para o país refletem a prioridade que a empresa confere ao mercado brasileiro como parte de sua estratégia de expansão global”.

Os visitantes do estande da Exergen na na Hospitalar 2024, terão a oportunidade de conhecer a linha TAT-5000S, voltada para médicos e enfermeiros em hospitais e clínicas; bem como dos modelos TAT-2000 e TAT-2000C, este último projetado especificamente para uso doméstico permitir a detecção precoce de um quadro febril.



Ações educativas combatem o mosquito da dengue nas escolas

Por meio do movimento “Juntos Contra o Mosquito”, projeto de impacto social que promove o combate a doenças transmitidas por mosquitos, as crianças estão sendo envolvidas na conscientização sobre a dengue. Em meio ao surto de casos da doença no Brasil este ano, com mais de 4,5 milhões de casos prováveis, a peça teatral “Esse Mosquito Vai Dançar” é apresentada em escolas públicas da capital paulista para ensinar de forma lúdica a se prevenir contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessa e de outras arboviroses.

Ensinar sobre arboviroses de forma lúdica pode ser uma forma de prender a atenção das crianças e transmitir informações de saúde pública de maneira simples, dentro de contextos que façam sentido no cotidiano dos pequenos.

O projeto leva esquetes teatrais com músicas originais e cantigas de roda, mostrando como o mosquito age e o que pode ser feito para prevenir o contágio. A próxima apresentação acontece no dia 14 de maio no CEI João Ubaldo Ribeiro, nos Altos da Vila Prudente. Nos dias 15 e 16, a peça segue para o CEU Sapopemba. A programação se estende até o começo de junho em diferentes escolas.

Além das esquetes teatrais, o projeto também promoveu a Expedição Planeta, programação de educação socioambiental que contém a apresentação de um filme educacional lúdico e com um circuito de atividades em formato de jogos e brincadeiras para reforçar os ensinamentos sobre prevenção. 

“As crianças são parte importante da sociedade e precisam estar envolvidas quando o assunto é saúde pública. Só por meio do trabalho coletivo vamos conseguir combater o mosquito da dengue. Aquilo que a criança ouve na escola, ela leva para casa e pode educar a própria família sobre prevenção”, explica Fernando Guillemin Contreras, Gerente Sênior de Marketing para Categoria de Pesticidas da Reckitt Hygiene Comercial, detentora da marca SBP, responsável pelo “Juntos Contra o Mosquito”.

Neste ano, o “Juntos Contra o Mosquito” conta com parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e fez visitas a comunidades em São Paulo e no Rio de Janeiro ao longo do verão, realizando mutirões de limpeza, levando medidas educativas e culturais e fazendo doação de produtos inseticidas e repelentes para prevenir o mosquito da dengue. Além disso, este ano o projeto também teve Ludmilla como embaixadora da causa, produzindo conteúdos sobre prevenção em suas redes sociais e alertando a população sobre a importância da coletividade no combate ao Aedes aegypti. 



El Niño provoca alterações na circulação geral da atmosfera

El Niño é um fenômeno climático que ocorre periodicamente no Oceano Pacífico Equatorial. É caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, que têm um grande impacto nas condições climáticas globais. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano.

Embora seja um fenômeno natural, o El Niño pode apresentar uma série de consequências graves que afetam tanto o meio ambiente quanto a comunidade humana.

“Somado a este fenômeno, evidências científicas confirmam que o planeta está ficando mais quente e que as consequências do aquecimento global serão cada vez mais graves. Tempestades, ondas de calor, secas prolongadas e inundações são alguns dos fenômenos climáticos extremos que serão cada vez mais frequentes”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), instrumento federal criado para promover a redução da vulnerabilidade nacional à mudança do clima e realizar uma gestão do risco associada a esse fenômeno, reforça a necessidade de adaptação da zona costeira por meio de um recorte totalmente voltado a esse tipo de ambiente.

Ex-economista chefe do Banco Mundial, Nicholas Stern, foi escolhido pelo governo britânico, em 2006, para produzir um relatório sobre o clima. O resultado foi um texto de 700 páginas, no qual Stern afirmava: as emissões de gases de efeito estufa são a maior falha do mercado que o mundo já viu. Uma de suas principais conclusões foi a de que seria necessário o investimento de 2% do PIB mundial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

As cidades costeiras merecem destaque. Conforme ressaltou o secretário geral da ONU, António Guterres, as cidades são o grande campo de batalha onde a guerra do clima será ganha ou perdida. E são as cidades costeiras que receberão com maior intensidade os efeitos das mudanças do clima, mas que também podem proteger o continente como um todo.

Sem investimentos na proteção dos ambientes costeiros, a infraestrutura e as comunidades localizadas na zona costeira podem ser expostas a progressivos riscos de enchentes e erosões costeiras. “Algumas regiões formadas por ilhas podem sofrer grandes prejuízos ou até mesmo vir a se tornar inabitáveis. Além disso, outros impactos como comprometimento dos recursos naturais e intrusão salina, podem prejudicar fortemente as populações que vivem nessas regiões”, afirma o professor de educação ambiental José Raul Lopez Gomes.

Em determinadas regiões do Brasil, já estão sendo registrados efeitos climáticos cada vez mais intensos, que promovem destruição por onde passam, causando legiões de desabrigados e promovendo ou intensificando a desagregação social.

Segundo Francisco Eliseu Aquino, climatologista e Chefe do Departamento de Geografia da UFRGS, as tempestades que geraram chuva extrema nos últimos sete dias decorrem de complexa situação atmosférica formada sobre o Rio Grande do Sul. Os contrastes entre a onda de calor no centro do Brasil e o ar frio de origem antártica ao sul, associado a ciclones extratropicais, favorecem eventos extremos em um planeta mais quente. Pelo trabalho de investigação em eventos extremos que está sendo feito nos últimos 20-30 anos no Rio Grande do Sul, já era previsto que a mudança climática se somasse aos fatores naturais, intensificando eventos climáticos e meteorológicos extremos no mundo e em especial no Sul do Brasil.

“Os impactos das tempestades na sociedade gaúcha demonstram que, se persistirmos com a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento das florestas do planeta, eventos climáticos severos e extremos, como chuvas intensas e secas escaldantes, se tornarão cada vez mais frequentes”, finaliza a ambientalista Vininha F. Carvalho.



Declaração de imóveis no Imposto de Renda impõe regras

Em março de 2024 foram anunciadas as novas regras para a Declaração Anual de Imposto de Renda. Uma das mudanças mais relevantes foi o aumento do limite de obrigatoriedade, que passou de R$ 25,8 mil para R$ 30,6 mil. 

No entanto, as regras para declaração de bens e imóveis também foram modificadas. Antes, quem possuía imóveis no valor de até R$ 300 mil era obrigado a declarar. Agora, esse valor passou para R$ 800 mil. 

Ou seja, quem era proprietário de casas, apartamentos, salas comerciais ou mesmo terrenos, além de eventuais transações imobiliárias como consórcios ou financiamentos no dia 31 de dezembro de 2023, precisa incluí-los na declaração deste ano. Vale ressaltar que, mesmo quem se encontra na condição de isento do IR precisa declarar seus bens imobiliários.

Tatiele Bressa, proprietária da GoHome Imobiliária, destaca que para realizar a declaração, é importante manter todos os documentos relacionados às transações imobiliárias, tais como contratos de compra, recibos de pagamento, notas fiscais, escrituras e afins. “Esses documentos são essenciais para comprovar a veracidade das informações declaradas e evitar problemas com a Receita Federal”.

Como declarar bens imóveis no Imposto de Renda 2024

Antes mesmo de adquirir um imóvel, é interessante já consultar um contador de confiança. Tatiele explica que ter esse acompanhamento desde o início do processo garante uma estrutura contratual adequada e evita problemas futuros junto ao Leão.

Também é preciso ficar atento à documentação da própria imobiliária, que deve fornecer a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB). Esse documento é uma obrigação das empresas do setor imobiliário e dá à Receita informações detalhadas realizadas pela empresa ao longo do ano. “É importante estar atento a essa declaração para garantir que as informações fornecidas estejam corretas e evitar possíveis inconsistências que poderiam levar a auditorias fiscais”, pontua Tatiele.

A empresária também ressalta que “é importante manter registros detalhados de todas as transações imobiliárias, incluindo a aquisição e a alienação de imóveis, bem como as despesas relacionadas, como taxas de corretagem, para facilitar a declaração de imposto de renda”.

De posse de todos esses documentos, o processo começa na aba “Bens e Direitos” da declaração. Em seguida, é preciso escolher o item “01 – Bens Imóveis” e depois, selecionar o código de acordo com o tipo de imóvel. Por exemplo, “12 –  Casa”; “11 – Apartamento” e assim por diante.

O próximo passo é informar dados como valor do IPTU, data de aquisição, endereço do imóvel, área total do mesmo, matrícula do imóvel, Cartório do registro, valor de compra e afins. Quanto mais informações e documentos fornecidos neste momento, menor a chance de erros junto à Receita Federal e de cair na temida malha fina.

No caso de imóveis alienados, Tatiele Bressa elucida que é necessário informar a transação na declaração, incluindo o valor da alienação, eventuais ganhos de capital obtidos e o recolhimento do imposto devido, se aplicável. “É importante preencher corretamente os campos específicos da declaração relacionados à alienação de imóveis para evitar inconsistências e questionamentos por parte da Receita Federal”.

A importância da atenção em cada detalhe

No momento da declaração, alguns itens podem passar despercebidos e causar incoerências junto ao fisco em relação ao que foi declarado. É importante ficar atento, por exemplo, à atualização do valor de mercado do imóvel. “Alterações significativas no valor dos imóveis devem ser devidamente documentadas e justificadas na declaração de imposto de renda”, ressalta Tatiele. 

Nesse caso, além do valor de aquisição, gastos com reformas, manutenção e melhorias podem ser incluídos nessa atualização. “Isso ajuda a manter o valor declarado do imóvel alinhado com seu valor de mercado e pode influenciar o cálculo do ganho de capital na eventual venda do imóvel”, esclarece. “É importante manter registros detalhados desses gastos e incluí-los na declaração, quando aplicável, para reduzir a base de cálculo do imposto devido”.

A empresária também explica que algumas permutas recebidas durante as negociações também podem ser deduzidas da declaração. No entanto, essa dedução deve ser devidamente documentada e incluída na declaração de imposto de renda para evitar problemas com a Receita Federal.

Para mais informações, basta acessar: https://www.gohome.imb.br



King Faisal Specialist Hospital & Research Centre Lidera Transformação do Setor de Saúde na Arábia Saudita

RIADE, Arábia Saudita, May 10, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Harvard University — Com oito anos do Vision 2030, a Arábia Saudita fez avanços significativos com inovações digitais e acesso aprimorado aos cuidados de qualidade. Investimentos estratégicos em infraestrutura, tecnologia e talento resultaram em avanços que revolucionaram a prestação de cuidados ao paciente e elevaram os padrões de cuidados de saúde localmente. Esses esforços aumentaram notavelmente a expectativa média de vida, reduziram as taxas de mortalidade e melhoraram o bem-estar geral em todo o Reino.

Essencial para essas conquistas, o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC), conhecido por seus cuidados e tratamentos especializados em áreas críticas como oncologia, cardiologia, transplante de órgãos e genética, se posicionou como líder em atendimento especializado ao paciente, assumindo a responsabilidade de um futuro mais brilhante e saudável para o Reino. Por meio do seu compromisso com iniciativas pioneiras de saúde digital, programas educacionais abrangentes e novos empreendimentos de pesquisa, o hospital está remodelando a paisagem local e estabelecendo novos padrões de eficiência e acessibilidade.

Em uma era definida pelos avanços tecnológicos e com o impulso do Reino em direçãoàdigitalização, o KFSH&RC está na vanguarda da integração digital da saúde entre seus pares locais, alavancando serviços de telemedicina de ponta, consultas virtuais e ferramentas orientadas por IA, como o ANFAL AI System, que transforma os resultados dos pacientes por meio de insights preditivos e atendimento personalizado, garantindo os melhores resultados para a satisfação do paciente.

As iniciativas de saúde digital do KFSH&RC se estendem ao tratamento de ameaças mais amplasàsaúde por meio de tecnologias como Sequenciamento Genômico Completo (WGS) e Radioterapia Avançada. O hospital também foi pioneiro no transplante de órgãos, realizando o primeiro transplante de fígado totalmente robótico do mundo e introduzindo inovações na região, como a Harmony Transcatheter Pulmonary Valve (TPV), melhorando a recuperação e a experiência do paciente. Essas tecnologias facilitam planos de tratamento personalizados e melhoram a precisão e a velocidade dos diagnósticos médicos, contribuindo significativamente para a elevação dos padrões de atendimento ao paciente e uma infraestrutura de saúde sustentável e resiliente, alinhada com os objetivos do Programa de Transformação do Setor de Saúde.

O KFSH&RC continua a expandir os limites da pesquisa médica abordando desafios urgentes de saúde e contribuindo para o cenário de saúde pública da Arábia Saudita, com descobertas como o gene PfAP2-MRP, crucial para o tratamento da malária, e a identificação da nova cepa de bactérias Riyadhensis. Essas descobertas não apenas melhoraram a precisão diagnóstica, mas também facilitaram intervenções precoces, garantindo suporte oportuno e eficaz ao paciente, de acordo com os objetivos nacionais de redução da prevalência de doenças crônicas.

Esses esforços abrangentes são apoiados pelas robustas iniciativas educacionais do KFSH&RC, que preparam a próxima geração de profissionais médicos por meio de programas de treinamento e colaborações internacionais.

Reconhecido pela ‘Brand Finance’ em 2024 como a marca de saúde mais valiosa da Arábia Saudita e do Oriente Médio pelo segundo ano consecutivo, tendo ocupado o 9º lugar na Arábia Saudita e o 28º no Oriente Médio. Além disso, o KFSH&RC se destaca como o único hospital do mundo a ser classificado entre as dez marcas mais valiosas do país.

Sobre o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC):

O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC) é uma instituição de saúde líder no Oriente Médio, idealizada para ser a escolha ideal para todos os pacientes que procuram cuidados de saúde especializados. O hospital tem uma longa história de tratamento de câncer, doença cardiovascular, transplante de órgãos, neurociências e genética.

Em 2024, o “Brand Finance” classificou o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre como o melhor centro médico acadêmico do Oriente Médio e da África e entre os 20 melhores do mundo pelo segundo ano consecutivo. Além disso, em 2024 ele foi reconhecido como um dos principais provedores de cuidado de saúde pela revista Newsweek.

Como parte da Saudi Vision 2030, um decreto real foi emitido em 21 de dezembro de 2021 visando transformar o hospital em uma entidade independente, sem fins lucrativos e de propriedade do governo, abrindo caminho para um programa abrangente de transformação com objetivo de alcançar a liderança global em cuidados de saúde por meio da excelência e inovação.

INFORMAÇÃO DE CONTATO:

Para mais informações, contate:

Sr. Essam Al-Zahrani, Dirigente Interino de Assuntos de Mídia, 0555254429

Sr. Abdullah Al-Awn, Editor Sênior de Mídia, 0556294232

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/003e76ab-3d93-42d4-9edf-5e652a14c559


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Wyda Embalagens apresenta dois lançamentos na APAS SHOW 2024

A Wyda Embalagens, empresa brasileira que atua no mercado de embalagens descartáveis nas linhas de produtos de alumínio e não alumínio, confirmou a sua participação na APAS SHOW 2024, que acontece de 13 a 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Durante o evento, a marca deve apresentar dois lançamentos que irão complementar as linhas dia a dia e food service.

Além disso, a empresa planeja destacar a growPack, nova parceira do grupo Wyda, especializada na fabricação de embalagens feitas a partir da palha do milho.

“Além do mais, teremos a nossa cozinha show com influenciadores, onde serão demonstradas, ao vivo, as diversas possibilidades de uso dos nossos produtos através de receitas práticas”, afirma Roberto Carvalho, diretor-geral da Wyda Embalagens.

Carvalho chama a atenção para a importância da presença da marca na APAS SHOW: “Trata-se da maior feira supermercadista do mundo que, por isso, oferece uma oportunidade única de visibilidade para um público amplo e relevante”.  

Com efeito, a APAS SHOW é um grande evento de bebidas e alimentos e uma feira com amplo alcance supermercadista. Ao longo de quatro dias, o congresso deve oferecer as principais atualizações do setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura e equipamentos, de acordo com os organizadores.

O congresso deve reunir as maiores empresas da cadeia produtiva nacional e internacional voltado para quem quer fazer negócios, networking, acompanhar novidades, lançamentos e compartilhar conhecimento no Congresso de Gestão que, este ano, trará o tema “Update-se – O mercado do futuro mais perto de hoje”.

Em 2023, o evento reuniu 850 expositores – destes, 200 internacionais -, e R$ 14 bilhões em negócios, ainda segundo os organizadores. A feira recebeu 73.011 visitantes no último ano e contou com 16.726 empresas representadas. Ao todo, foram 137.487 visitas geradas.

“É a chance de mostrarmos os nossos diferenciais, inovações e lançamentos e estreitar a nossas relações com clientes e parceiros”, destaca Carvalho.

Na avaliação do diretor-geral da Wyda Embalagens, as últimas participações da Wyda na feira foram bem-sucedidas: “Nas edições anteriores da APAS SHOW, fortalecemos a nossa posição no mercado, geramos negócios e recebemos diversos insights para a nossa melhoria”.

Para concluir, Carvalho explica que, para participar, não é necessário realizar inscrição. “A nossa agenda de ações será divulgada em breve nas redes sociais”, revela.

Para mais informações, basta acessar: https://www.wyda.com.br/



Biometria facial avança e conquista empresas e usuários

A precisão dos sistemas de reconhecimento facial têm avançado significativamente nos últimos anos e emergido como uma das inovações mais transformadoras na área de segurança e eficiência de serviços e processos. De acordo com um estudo realizado pela Acuity Market Intelligence, a previsão é de que, até 2023, mais de 1 bilhão de usuários de bancos digitais tenham utilizado a autenticação facial para acessar suas contas.

Para Rosane Roverelli, diretora da Advantech Brasil, empresa líder global nas áreas de sistemas inteligentes de IoT e plataformas embarcadas,  o reconhecimento facial está revolucionando a interação com a tecnologia e o mundo ao nosso redor. “O sistema está oferecendo uma gama de facilidades que antes pareciam futurísticas, desde o acesso seguro aos nossos dispositivos até pagamentos sem contato e a personalização de serviços. Essa tecnologia está simplificando nossas vidas de maneiras inimagináveis.”

Uma pesquisa realizada pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), revela que a precisão da biometria facial atual é de cerca de 96,7%. Isso é considerado muito alto em comparação com outras formas de autenticação, como senhas e tokens de segurança. Em geral, os sistemas de reconhecimento facial mais avançados têm uma precisão superior a 99%. Isso significa que são altamente capazes e confiáveis no processo de identificação das pessoas.

Benefícios do uso da tecnologia

A biometria facial é uma tecnologia que tem como objetivo auxiliar os processos de identificação de pessoas e pode ser aplicada em diversos segmentos de negócio, proporcionando comodidade e segurança. No departamento de Recursos Humanos, por exemplo, seu uso oferece uma solução precisa e eficiente no registro de pontos, eliminando erros e automatizando o processo.

Condomínios residenciais e instituições de ensino estão investindo massivamente em sistemas de controle de acesso baseados em reconhecimento facial. Esse recurso permite a entrada de pessoas autorizadas somente com cadastro prévio, criando ambientes mais seguros e eficazes.

A tendência futura envolve a integração de sistemas de reconhecimento facial em locais públicos e espaços coletivos com grande circulação de pessoas, como aeroportos, estádios e casas de eventos. Essa abordagem visa melhorar a segurança e a eficiência em ambientes de alta movimentação. “Seu papel na segurança pública e no monitoramento da saúde amplia seu impacto positivo, garantindo não apenas conveniência, mas também bem-estar e proteção para todos”, afirma Roverelli.

Desafios na implementação do sistema

O reconhecimento facial é uma tecnologia poderosa, mas também levanta preocupações significativas sobre privacidade e segurança. A questão da privacidade surge quando esses dados são usados sem o consentimento adequado ou quando são compartilhados com terceiros sem o conhecimento do indivíduo.

Além disso, a implantação generalizada do sistema pode levar à vigilância em massa. Câmeras equipadas com essa tecnologia podem rastrear e identificar pessoas em locais públicos, o que pode afetar a liberdade individual e a sensação de anonimato. Muitos países ainda não têm leis específicas para regulamentar o uso do reconhecimento facial. A falta de regulamentação pode resultar em abusos e falta de proteção adequada para os cidadãos.

“É crucial que avancemos com responsabilidade, garantindo que o uso da biometria facial respeite os direitos individuais e mantenha a privacidade como prioridade, para que possamos colher todos os seus benefícios sem comprometer nossos valores fundamentais”, conclui Roverelli.

Para saber mais, basta acessar: Advantech – Computadores industriais, computadores embarcados, automação industrial, placa-mãe industrial, aplicações de segurança de rede, vigilância por vídeo digital, PC em painel, I/O Industrial. ou (9) Advantech Brasil: sobre nós | LinkedIn



Empreendedoras lidam com múltipla jornada no Brasil

Gerenciar o próprio negócio, cuidar dos filhos, realizar atividades domésticas e ainda achar tempo para si. A vida da mulher empreendedora no Brasil não é fácil – ou pelo menos para 70% delas. Isso é o que indica a pesquisa Mulheres Empreendedoras, realizada pela Unidade de Inteligência Estratégica (UINE) do Sebrae de Minas Gerais.

De acordo com o relatório, 7 em cada 10 mulheres que estão na linha de frente de seus próprios negócios também são responsáveis pelos afazeres domésticos. Apenas 14% contam com a ajuda do cônjuge ou de outros moradores, enquanto 12% optam por pagar alguém para realizar essas atividades.

“A pressão para desempenhar múltiplos papéis muitas vezes resulta em desafios adicionais para as mulheres empreendedoras, que buscam desenvolver seus negócios enquanto lidam com as demandas diárias do lar”, destaca Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia.

O desafio da dupla jornada de trabalho

Segundo a  Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy 2024, 50% das brasileiras donas de seus próprios negócios fazem parte da geração Millennial, ou seja, têm entre 25 e 39 anos. E essa é justamente a faixa etária em que muitas precisam conciliar suas empresas com suas vidas pessoais. É a chamada dupla jornada de trabalho.

Segundo o Serasa Experian, a dupla jornada ocorre quando as mulheres, após cumprirem seu turno profissional, precisam lidar com outra jornada: a doméstica – que além de ser um trabalho, não é remunerado. 

Ainda de acordo com o relatório GoDaddy, 68% das donas de negócios no Brasil são mães. Considerando, então, o cuidado com os filhos, muitas enfrentam uma jornada tripla. Ou seja, as horas que deveriam ser dedicadas ao descanso ou lazer acabam sendo completamente preenchidas com diversos afazeres. 

A pesquisa do Sebrae revela outro dado importante: 9 em cada 10 mulheres têm dificuldade em conciliar a gestão do negócio com o cuidado dos filhos. E 44% delas não têm com quem deixar as crianças enquanto trabalham. Assim, muitas mulheres têm a constante sensação de que estão sempre labutando enquanto estão acordadas. 

Cristina ressalta que “essa sobrecarga de responsabilidades pode afetar negativamente a saúde física e mental das mulheres, além de limitar suas oportunidades de progresso profissional e desenvolvimento pessoal.”

Parceria e flexibilidade podem ser a solução

Para muitas brasileiras, abrir mão de seu negócio para se dedicar apenas à casa e aos filhos não é uma opção. Segundo o estudo, 74% delas afirmam que suas empresas são sua principal fonte de renda. E mesmo dentre os 26% das mulheres que têm no empreendedorismo uma fonte secundária de renda, a maioria (41%) paga as contas com o que recebem como autônomas.

Boner defende que “é crucial que a sociedade reconheça e aborde essas questões, promovendo políticas e práticas que apoiem a equidade de gênero e ajudem a distribuir as responsabilidades domésticas de forma mais igualitária”.

Para ela, é fundamental que os parceiros participem mais ativamente das tarefas domésticas e que políticas de trabalho flexível sejam estimuladas, a fim de permitir às mulheres equilibrar suas diversas responsabilidades. Ainda segundo a pesquisa GoDaddy, para 23% das empresárias, foi justamente a flexibilidade que as levou a empreender.

“Ao reconhecer e enfrentar esses desafios, podemos criar um ambiente mais inclusivo e favorável ao crescimento e desenvolvimento das mulheres empreendedoras e profissionais, promovendo assim uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar:  Cristina Boner | LinkedIn



Ventura mostra novidades no setor náutico e no agronegócio

Com novidades múltiplas para este ano, a Ventura, empresa sediada em Capitólio (MG) e que atua no segmento Náutico há 40 anos, está ampliando sua família de produtos. Tanto que participou de dois eventos simultâneos, entre o final de abril e o início de maio, para mostrar as novidades da marca: Rio Boat Show 2024, que expõe produtos da linha de embarcações, e Agrishow 2024, destinada ao agronegócio.

No Rio Boat Show 2024, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória, na capital fluminense, a Ventura Marine apresentou suas principais novidades em barcos, lanchas e iates. A empresa apostou na sustentabilidade como sua maior atração e expôs o Orca Performance, primeira moto aquática 100% elétrica do mundo.

Com esse evento, a Ventura Marine revela o propósito de moldar o futuro da navegação e descobrir oportunidades únicas em um mercado em expansão, por intermédio de produtos que ofereçam experiências positivas aos usuários, seja na terra ou na água, com motores a combustão ou elétricos.

Para Carlos Motta, um dos proprietários da Ventura, a chegada da Orca é inédita no país, com sua propulsão elétrica (zero ruído e nenhuma emissão de gases tóxicos na atmosfera), visto que as motos aquáticas que existem no país são todas movidas por motores a combustão. “Estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes uma maneira mais sustentável de recreação aquática, que, além do benefício ambiental, oferece uma dinâmica prazerosa na dirigibilidade”, explica.

Simultaneamente, a empresa também está presente em Ribeirão Preto (SP), onde participou da Agrishow (29/4 a 3/5), uma das maiores exposições brasileiras de novas tecnologias destinadas ao agronegócio. Lá, a principal atração da Ventura foi um UTV (Utility Task Vehicle) destinado a qualquer tipo de propriedade rural, atendendo dos microprodutores aos grandes latifúndios.

“Esse veículo foi idealizado para realizar trabalho no campo. Ele é compacto, com apenas 3 metros de comprimento, o que permite acessar qualquer localidade e trafegar por qualquer tipo de terreno, pois possui opção de tração 4×4 e diferencial dianteiro autoblocante. Utiliza um motor a diesel de 1,1 litro e 24 cv de potência. Sua função é atender às demandas de transporte interno de volumes nas fazendas, como sacas de ração animal, por exemplo”, destacou o executivo da Ventura.



Roku Gin lança no Brasil projeto “The Best of Every Season”

Com diversas camadas de sabor e complexidade, Roku Gin é a tradução de suavidade e refrescância. Produzido e criado no Japão, na região de Osaka, Roku significa o número seis que faz referência aos seis botânicos japoneses utilizados em sua receita. Para aproveitar o que Roku Gin oferece, a The House of Suntory lança em 2024 o projeto “The Best of Every Season”. Ao longo do ano, 60 bares selecionados entre São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, terão um menu exclusivo de drinques, com quatro receitas inspiradas nas estações do ano. 

Cada um dos bares irá criar seu cardápio, com coquetéis que remetem à primavera, verão, outono e inverno. A inspiração reflete a composição de Roku, com botânicos que simbolizam o melhor de cada estação: folhas e flores de cerejeira na primavera, chás sencha e gyokuro no verão, pimenta sansho no outono e casca de yuzu no inverno. Roku Gin ainda é composto por mais oito botânicos tradicionais como o zimbro, cascas de laranja, limão, coentro e canela.  

Em maio, as casas participantes são: Atsui, Cozinha 212, Atlântico 212, Makoto Shops, The Punch Bar e Bartenderia, em São Paulo; Malta Beef Club (Jardim Botânico e Leblon), Canoa Sushi Bar e Si-chou, no Rio de Janeiro; e Faro Restaurante e SS Gastrobar, em Brasília. 

O projeto conta com Yasmin Yonashiro como embaixadora de Roku Gin e Haku Vodka no Brasil. Conhecida por sua hospitalidade japonesa, Yasmin iniciou sua carreira na gastronomia aos 19 anos e desde então seguiu aprimorando seus conhecimentos. Para a marca, ela representa a essência do Japão moderno, com todas as credenciais de excelência presentes na cultura desse país. 

“Desenvolver esse trabalho, sendo embaixadora de Roku Gin e Haku Vodka, tem sido importante para contar cada vez mais sobre a hospitalidade japonesa. No omotenashi queremos que todos tenham a melhor experiência possível, juntando a cultura japonesa e a qualidade de Roku Gin, um líquido muito complexo e versátil, com potencial tanto para coquetéis mais elaboradores, quanto para os mais simples.”

Roku Gin é um dos patrocinadores oficiais do The World’s 50 Best Bars, a maior premiação de coquetelaria do setor. A presença da marca nesse evento fortalece a relação com o mercado e amplia cada vez mais o relacionamento entre bares e restaurantes do mundo. 

 

Roku Gin – The Best of Every Season 

Lista de bares maio 2024 

 

São Paulo 

Atsui – R. Padre João Manuel, 1164 – Cerqueira César

Cozinha 212  – R. dos Pinheiros, 174 – Pinheiros

Atlântico 212 – R. dos Pinheiros, 70 – Pinheiros

Makoto Shops – Shops Jardins – Rua Haddock Lobo, 1626 – Jardins,

The Punch Bar – R. Manuel da Nóbrega, 76 – loja 17 – Paraíso

Bartenderia – Av. João Bernardo Medeiros, 168 – Jardim Bom Clima, Guarulhos 

Rio de Janeiro 

Malta Beef Club Jardim Botânico – R. Saturnino de Brito, 84 – Lagoa, Rio de Janeiro

Malta Beef Club Leblon – Av. Gen. San Martin, 359 – Leblon, Rio de Janeiro

Canoa Sushi Bar – Rua Dias Ferreira, 605 – Loja – B – Leblon, Rio de Janeiro 

Si-chou – R. Barão da Torre, 472 – Ipanema, Rio de Janeiro

Brasília 

Faro Restaurante – SIG, St. Sudoeste QUADRA 08 LOTE 2125, Brasília 

SS Gastrobar – Asa Sul CLS 407 BL B Loja 32 – Asa Sul, Brasília

 

 

Para mais informações, basta acessar o Instagram de The House of Suntory: https://www.instagram.com/thehouseofsuntory_experience/

 



Na Bahia, Lojas Avenida inaugura 170ª unidade

Nesta quarta-feira, 8 de maio, Simões Filho, na Bahia, recebeu a Lojas Avenida de número 170 do Brasil. Localizada na avenida Rui Barbosa, 214, no Centro, esta nova unidade é a 13ª do estado, destacando sua importância como um polo estratégico neste momento de crescimento acelerado da empresa.

Desde que a Pepkor Holdings, varejista sul-africana, assumiu o controle das operações da rede, a Lojas Avenida tem se expandido rapidamente por todo o país. Somente em 2023, foram inauguradas 39 lojas, e a expectativa é superar essa marca em 2024. A abertura em Simões Filho foi também a 13ª inauguração do ano.

E as novidades não param por aí. Na quinta-feira, 9 de maio, foi inaugurada mais uma Lojas Avenida, desta vez em Porto Seguro, também na Bahia. E ainda em maio estão previstas inaugurações nas cidades de São Félix do Xingu, Xinguara e Paragominas, todas no Pará.

A Lojas Avenida oferece uma variedade de produtos em seu catálogo, incluindo vestuários masculino, feminino e infantil, além de produtos para o lar e calçados, sempre com foco nos públicos de classes C e D do mercado.

Mais do que apenas uma loja, a empresa tem como missão impactar positivamente as comunidades onde se instala, promovendo não apenas produtos acessíveis para a população local, mas também a geração de empregos diretos e indiretos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional e seguindo o sonho de se tornar o varejo de moda mais amado e acessível do Brasil.



Grau Social oferece mais de 1200 bolsas de estudo

No mês do trabalhador, surge uma grande oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho por meio do fortalecimento da educação. A rede Grau Educacional lançou a terceira edição do projeto Grau Social, oferecendo mais de 1200 bolsas de estudo para qualificações técnicas e profissionalizantes, gratuitas e presenciais, com oportunidades em todas as cinco regiões do Brasil. Os interessados em concorrer às oportunidades podem se inscrever entre os dias 6 de maio e 4 de junho, no site www.grausocial.com.br.

São mais de 30 opções de cursos técnicos, incluindo informática, farmácia, segurança do trabalho, administração e eletrotécnica, e mais de 40 cursos profissionalizantes, como cuidador de idosos, balconista de farmácia, bombeiro civil, refrigeração e climatização. A disponibilidade dos cursos varia de acordo com a unidade escolhida pelo candidato.

Critérios

Para concorrer, é necessário atender a alguns requisitos, como ter concluído o ensino médio (ou equivalente do EJA ou supletivo) em uma escola pública; ter disponibilidade para aulas presenciais e eventuais aulas práticas, bem como visitas técnicas junto às empresas parceiras, quando houver; ter a partir de 18 anos completos; e estar desempregado.

Após avaliação dos requisitos, será aplicada uma redação e uma entrevista, selecionando os melhores desempenhos. Os contemplados com as bolsas serão divulgados no dia 8 de julho de 2024 e poderão se matricular entre os dias 9 e 19 de julho. As aulas terão início até agosto deste ano.

“Queremos transformar vidas através da educação, com o propósito de contribuir para a formação de uma geração de cidadãos comprometidos com a ética, o meio ambiente e o desenvolvimento social e econômico do país. O Grau Social tem essa missão. Acreditamos na democratização da educação para todos”, disse o diretor da rede Grau Educacional, Ruy Porto Carreiro Filho.

Todas as unidades do Grau Técnico e do Grau Profissionalizante, que fazem parte da rede Grau Educacional, estão participando do projeto. O Grau Educacional está presente em todas as regiões do país, com mais de 150.000 alunos já matriculados.

Para mais informações, basta acessar o site: www.grausocial.com.br. O portal disponibiliza o edital completo, com todos os requisitos para concorrer à bolsa e outros detalhes do projeto.



Estudo analisa investimento publicitário na TV no período do Dia das Mães

Estudo da Tunad, empresa de Inteligência de Mídia, aponta que os números preliminares de 2024, para os investimentos em publicidade no Dia das Mães, começam a espelhar o comportamento do mercado observado em anos anteriores, em particular, refletindo um padrão similar ao de 2022. A empresa  possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais de TV aberta e PayTV que é capaz de identificar o momento de início dos comerciais e fazer a classificação automática via audio-matching.

Durante o levantamento, foi analisado o volume de inserções publicitárias relativas ao Dia das Mães e aos 14 dias que o precedem nos anos de 2022 e 2023, abrangendo tanto a TV aberta de São Paulo quanto os canais de PayTV. Além disso, foram coletados também dados de 2024 de comerciais relativos ao Dia das Mães, do período de 28 de abril até 05 de maio de 2024.

No ranking de 2022, as três principais categorias foram Telecomunicações (1.069), Sites/Aplicativos (762) e Beleza/Estética (604). Em 2023, a categoria de Telecomunicações também se destacou e liderou com 2.118 inserções, seguida por Bebidas Não Alcoólicas com 728 e Beleza/Estética com 643.

“A persistência de Telecomunicações no topo do ranking evidencia o contínuo investimento do setor em marketing e a sua importância crescente na vida diária dos consumidores, especialmente em uma era cada vez mais digitalizada”, Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

Para 2024, os dados acumulados até o último domingo (05/05/2024) indicam que as categorias de Telecomunicações, Beleza e Estética, Bebidas Não Alcoólicas, Produtos Alimentícios e Vestuário deverão ser os destaques. Juntas, essas categorias já representam mais de 77% do total investido em campanhas publicitárias relacionadas ao Dia das Mães na TV aberta e na PayTV. As expectativas de crescimento são particularmente altas para as categorias de Vestuário e Beleza e Estética, com projeções apontando para um aumento de pelo menos 35% no número de inserções para cada uma dessas categorias.

Observamos que ocorreu um crescimento de 37% no número de inserções e um aumento de 6,6% em investimento em 2023, em comparação com o período correspondente em 2022, elevando-se de 5.213 para 7.147 o número de inserções e o investimento de R$ 36 milhões para R$ 38,4 milhões. Em termos de desempenho individual das marcas analisadas, a empresa de telefonia Claro se destacou na liderança com 955 inserções em 2022. Manteve o primeiro lugar em 2023, com 1.137, seguida pela VIVO, com 881; Dolly com 560; Fast Shop (395); Giovanna Baby (355); Viva Sorte (34); Shopping Ibirapuera (313); Usaflex (302); Mercado Livre (264) e Havan com 262 inserções.

O impacto dessas campanhas é também refletido no ‘uplift’ de marca, uma métrica que indica quanto foi o aumento acima da média pela marca nos momentos das inserções publicitárias no ar. Em 2023, das 5 empresas que mais anunciaram com o tema de Dia das Mães, Claro e Vivo lideraram esse indicador, alcançando uplifts de 55.918 e 43.346, respectivamente, sugerindo que suas campanhas foram particularmente eficazes em gerar interesse dos consumidores.

Esse período pré-Dia das Mães, ainda em aquecimento, mostra como as marcas estão dispostas a investir em publicidade para aproveitar uma das datas mais lucrativas do comércio, utilizando diversas táticas para garantir o máximo de impacto junto ao público-alvo.

Como é realizado o estudo?

A Tunad possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais de TV aberta e PayTV. O sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching, com uma equipe de auditoria realizando a conferência final para validação dos resultados. Atualmente, auditamos para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto, além dos canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H, Discovery Kids, ESPN2, ESPN4, ESPN Brasil, Fox/Star, FX, Globo News, GNT, Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva e Warner Channel. Porém, para clientes, conseguimos monitorar a maioria das praças no Brasil.

Além disso, a plataforma da Tunad utiliza esses dados para fazer um cruzamento e identificar se esses anúncios tiveram impactos em algum KPI específico. Um dos KPIs com os quais a Tunad tem integração são as buscas no Google. A Tunad possui uma API que carrega, minuto a minuto, as palavras-chave cadastradas na plataforma. Com esses dados, a plataforma traça uma média da busca pela palavra-chave cadastrada cinco minutos antes de cada uma das identificações dos anúncios e faz uma projeção de quantas buscas ocorreriam dez minutos após as inserções, caso os anúncios não tivessem sido exibidos — isso chamamos de baseline. Após isso, comparamos essa projeção com o valor real de buscas; tudo aquilo que excede esse baseline gerado chamamos de Uplift, sendo esta a principal métrica que utilizamos para avaliar se um anúncio teve ou não impacto no KPI.



Cresce o otimismo do empresariado brasileiro para 2024

O empresário brasileiro está mais otimista para 2024 e isso reflete diretamente no cenário de previsão de investimentos do País. Esse é apenas um dos insights da edição do primeiro trimestre da International Business Report (IBR), realizado pela Grant Thornton, uma das maiores empresas de consultoria, auditoria e tributos do mundo. A pesquisa foi realizada com 5 mil lideranças empresariais de companhias de médio porte em 28 países e abrange diversos indicadores como receita, investimentos, empregabilidade e perspectivas sobre setores específicos, além de medir o otimismo geral sobre o futuro da economia e dos negócios. 

De acordo com os dados, o otimismo dos líderes brasileiros em relação à economia para os próximos 12 meses aumentou de 60% no fim do ano passado, para 72%. A expectativa de receita seguiu a mesma linha, com 79% dos empresários brasileiros prevendo aumentar o faturamento, porcentagem acima da média global (61%), quatro pontos percentuais (p.p.) maior do que em 2023. 

Para Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton no Brasil, “as incertezas, sejam no mercado nacional ou internacional, levam a mudanças de expectativas relevantes, o que nos mostrou a necessidade de aumentar a frequência da pesquisa para identificarmos os impactos no otimismo dos empresários. A pesquisa, antes semestral, passa a ser realizada trimestralmente para apresentar um termômetro ainda mais fiel ao mercado”, afirma o executivo. 

Expectativas de crescimento 

A empregabilidade é um indicador importante que aponta o crescimento da atividade econômica e reflete um mercado de trabalho mais aquecido do que no ano passado. Quando o assunto é gerar mais empregos, os líderes brasileiros têm expectativa de crescimento de 74%, aumento de dois pontos percentuais ante o semestre anterior. Esse panorama é surpreendente ao ser comparado com a média da América Latina, de 60%, e ainda mais com a média global, que ficou em 49%.

Além disso, 59% dos empresários nacionais esperam ampliar o número de países para os quais exportam nos próximos 12 meses. O aumento é de oito p.p. acima do ano passado, ainda superior à média global de 42%. Esse cenário positivo é observado também com a expectativa do aumento das exportações pelas médias empresas, que subiu de 55% no fim de 2023 para 61% nos primeiros três meses deste ano. A rentabilidade das empresas brasileiras cresceu 3 p.p., de 74% para 77%, enquanto, globalmente, o número ficou em 62%.

Outros fatores determinantes para a melhora do otimismo foram a queda da percepção de regulamentações e burocracias para o desenvolvimento de negócios, além das incertezas econômicas. No fim do ano passado, 60% do empresariado no Brasil identificou as leis e os processos burocráticos como restrições ao crescimento, já para 2024, reduziu para 53%. A incerteza econômica também apresentou forte queda, de 60% no fim de 2023 para 49% para este ano, menor do que a média global de 56%. 

“O contexto macroeconômico tem impactado diretamente os tomadores de decisão das médias empresas. Além de o Brasil se manter otimista em relação a temas como melhoria em vendas e rentabilidade, há também um otimismo direcionado à expectativa de aumento nas exportações e a intenções de investimento direto no país. Tudo isso deixa o empresário brasileiro de médio porte mais animado com os resultados que pode conseguir em 2024. Por fim, houve também uma redução nos níveis de preocupação com temas regulatórios e com a incerteza econômica, elevando o otimismo dos empresários”, completa Maranhão. 

Mais segurança no mercado = mais investimento

Os empresários também ampliaram as intenções de investimentos. No Brasil, 77% das médias empresas pretendem investir em reputação e na consolidação de sua imagem nos próximos 12 meses. A média global é de 54%.

Outro índice, apurado pela primeira vez no relatório, é das empresas que pretendem investir em iniciativas sustentáveis em 2024. Os dados do Brasil mostram que 73% das organizações estão comprometidas com ações com foco em ESG, bem acima da média global (54%) e da América Latina (53%).

  • Dos entrevistados brasileiros, 61% esperam investir em espaços de trabalho, 3 p.p. acima do ano passado. Globalmente, a previsão está em 45%.

  • Os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento também continuam ascendentes, chegando a 66% (aumento de 3 p.p. em relação à 2023). Acima também da perspectiva global de 55%.

  • A transformação digital continua avançando, principalmente em segurança cibernética e risco digital. O investimento em tecnologia manteve destaque, 81% dos brasileiros afirmaram que investirão nos próximos meses em tecnologia, média significativamente acima da global de 66%. 

“Os dados do primeiro trimestre apontam que os empresários brasileiros estão mais confiantes  com o cenário macroeconômico e avaliam de forma positiva a geração de novas oportunidades de negócios”, avalia Maranhão.

Sobre a Grant Thornton 

A Grant Thornton é uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. Está presente em mais de 147 países e conta com mais de 68.000 colaboradores. No Brasil, está posicionada nos 16 principais centros de negócios do país, contando com mais de 1.700 pessoas, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, auxilia empresas dinâmicas a atingirem seus potenciais de crescimento de forma sustentável, gerando a melhor proposta de valor para o negócio por meio de recomendações significativas, voltadas para o futuro. 

Informações para a imprensa

SMARTPR

gt@smartpr.com.br 



Turismo sustentável: Iniciativas de preservação ambiental em Maresias

Maresias, o famoso destino no litoral brasileiro, está ganhando reconhecimento não apenas por suas praias, mas também pela abordagem de empresários locais ao turismo sustentável e à preservação ambiental.

De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, para os brasileiros, o sol, a praia e a natureza são fatores determinantes na escolha de destinos turísticos. No entanto, nos últimos anos, o turismo sustentável vem ganhando destaque, especialmente em locais como São Sebastião, no litoral brasileiro.

Neste cenário, destaca-se a importância das ações inovadoras implementadas pelo município, que transformaram a região em um modelo de como essas atividades econômicas podem prosperar em harmonia com a natureza.

A região viu suas práticas de turismo sustentável serem fortalecidas recentemente. O reconhecimento internacional de São Sebastião pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade não só coloca a cidade no mapa global de destinos eco-friendly, mas também ressalta a influência positiva desse reconhecimento em Maresias.

Assim como em Pipa (RN), onde o movimento “Preserve Pipa” buscou soluções criativas para reduzir o impacto ambiental, em Maresias, as pessoas têm se empenhado em práticas sustentáveis para preservar a beleza natural única da região.

Na esteira desse reconhecimento, empresários locais, incluindo donos de hospedarias como a Pousada Porto Mare, têm assumido um papel fundamental na promoção do turismo sustentável. 

A pousada, por exemplo, cobriu 100% do seu telhado com placas de energia solar, implementou práticas como a contratação de funcionários locais para reduzir a emissão de carbono relacionada ao transporte, e também introduziu o tratamento da água da piscina a partir do sal grosso, eliminando por completo o uso de cloro.

Conhecida por suas ondas perfeitas para o surfe e sua rica biodiversidade, a região tornou-se um local de ações comprometidas com o meio ambiente. Donos de hospedarias e comércios locais têm investido em tecnologias mais limpas para reduzir o consumo de recursos naturais.

Rodrigo Alves, enfatiza as ações sustentáveis da Porto Mare: “Incorporamos placas de energia solar em 2019, gerando 60% de nossa energia total de maneira limpa. Além disso, a conscientização dos hóspedes sobre o uso responsável de toalhas e lençóis faz parte de nossa abordagem para reduzir nosso impacto ambiental.”

A conscientização ambiental também é uma prioridade, com programas educativos para a comunidade local, incentivando práticas responsáveis. A busca por certificações do ramo demonstra o comprometimento em oferecer experiências que respeitam a flora e a fauna.

Rodrigo acrescenta: “Acreditamos que a conscientização é a chave. Informamos não apenas nossos hóspedes, mas também a comunidade local sobre práticas sustentáveis. Embora ainda não tenhamos buscado certificações, estamos comprometidos em manter um padrão elevado de responsabilidade ambiental.”

Em paralelo, o município foi reconhecido pela OMT (Organização Mundial de Turismo). Um exemplo de como a abordagem comunitária pode ser eficaz no turismo sustentável. 

São Sebastião recebeu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, destacando-se na categoria “Turismo de Base Comunitária: valorizando a cultura caiçara”. Este prêmio reforça a importância das práticas sustentáveis na indústria.

O reconhecimento internacional de São Sebastião, especialmente nessa categoria, destaca o esforço conjunto de toda a comunidade em preservar não apenas a natureza, mas também a rica cultura caiçara, algo que reverbera positivamente em destinos próximos, como Maresias.

Ao enaltecer o Turismo Sustentável e Social, São Sebastião criou a primeira Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária do Estado, demonstrando um compromisso com o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo. 

A iniciativa da cidade em criar essa lei é uma medida proativa que pode inspirar outras regiões a adotarem estratégias semelhantes. “Quanto mais apoio os negócios recebem para práticas sustentáveis, mais eles se interessam pelo assunto. Se o município incentiva essas práticas, todos se sentem mais motivados para aderirem”, aponta Rodrigo.

O comprometimento não apenas com a natureza, mas também com o bem-estar da comunidade, destaca a liderança de São Sebastião no turismo sustentável. A cidade apoia projetos diversos, desde pequenos projetos até a preservação da cultura caiçara, consolidando-se como um líder em práticas turísticas responsáveis.

A Porto Mare participa ativamente desses esforços, sendo parte integrante de associações locais e contribuindo para projetos que visam não apenas à preservação ambiental, mas também ao fortalecimento da cultura local.

Os esforços de empresários em Maresias e as iniciativas reconhecidas em São Sebastião destacam um movimento crescente em todo o Brasil em direção a um turismo mais consciente e sustentável.

Maresias, através de suas pousadas e empresários, está na vanguarda desse movimento, adotando práticas inovadoras que não apenas atraem turistas preocupados com a sustentabilidade, mas também estabelecem um exemplo para outras localidades brasileiras.

À medida que essas práticas se multiplicam, o país se firma como um exemplo global de como o turismo para as comunidades locais e para o desenvolvimento econômico, promovendo uma experiência de viagem mais responsável.

O comprometimento contínuo com práticas sustentáveis não só solidifica o papel de Maresias como um destino turístico responsável, mas também contribui para a construção de uma narrativa positiva para o Brasil, posicionando-o como uma referência global em turismo sustentável.



Senado aprova PL que flexibiliza pesquisas com humanos

Em abril, o Senado aprovou o Projeto de Lei 6.007/2023, que facilita a realização de pesquisas com voluntários para estudos clínicos. O PL, que segue para sanção presidencial, também aborda o controle das boas práticas clínicas através de comitês de ética em pesquisa (CEPs). 

Com avanços significativos em relação à proposta original, como a restrição ao uso do placebo e a exclusão do Documento de Compromisso e Isenção (DCI), o projeto cria regras visando a proteção dos voluntários e esclarecendo as responsabilidades de pesquisadores e patrocinadores nos protocolos de pesquisa.

Este é um importante avanço para a área de pesquisa no Brasil, conforme relata a enfermeira especialista em oncologia e monitora de ensaios clínicos, Natalia Borges da Costa. “Essa regulamentação trará mais incentivos para o setor, pois a redução dos prazos para análises de ensaios clínicos pela Anvisa prometem acelerar o acesso a novos tratamentos, possibilitando que os pacientes brasileiros também tenham acesso a novas terapias”, explica. 

Como especialista em pesquisa clínica, ela entende que essa aprovação chega como uma das mudanças mais importantes na área da saúde. “Os ensaios clínicos são uma ferramenta de pesquisa fundamental para o avanço do conhecimento médico e do atendimento aos pacientes. A realização de pesquisas clínicas permite que aqueles envolvidos na ciência da saúde desenvolvam uma compreensão mais profunda de várias doenças em diferentes perfis de pacientes pelo mundo”, explica. 

A pesquisa, de acordo com Natalia, é feita quando os médicos precisam verificar a eficácia e segurança de uma nova abordagem, procedimento ou nova droga a fim de encontrar quais tratamentos ou estratégias funcionam melhor para certas doenças ou grupos de pessoas. “Os ensaios clínicos são importantes para descobrir novos tratamentos para doenças, bem como novas formas de detectar, diagnosticar e reduzir a chance de desenvolver uma enfermidade”, aponta.

O novo projeto, de autoria do senador Dr. Hiran (PP-RR), é um texto alternativo da Câmara dos Deputados ao PLS 200/2015, de autoria dos ex-senadores Ana Amélia Lemos (RS), Waldemir Moka (MS) e Walter Pinheiro (BA).

Sobre a profissional:

Natalia Borges da Costa é bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e especialista em Enfermagem Oncológica pela Universidade Estácio de Sá e em Cuidados Paliativos pelo Instituto Américas. Começou sua carreira em pesquisa clínica como Coordenadora de Pesquisa em 2011, atuando em diferentes tipos de protocolos de doenças metabólicas, raras e câncer, dentre outras patologias. Desde 2021, atua como Associada de Pesquisa Clínica (CRA), na Worldwide Clinical Trials.



Pesquisa IBRI Deloitte aborda novas regulações ESG e Inteligência Artificial

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a Deloitte realizam a 17ª edição da Pesquisa IBRI Deloitte, que traz como tema “O protagonismo estratégico do RI: Como a comunicação, as novas regulações de ESG e a Inteligência Artificial podem influenciar o valor das empresas”.

Com novas regulações para padronizar os relatórios de sustentabilidade e ESG (do inglês Environmental, Social and Governance; em português, ASG – Ambiental, Social e Governança), além da inserção de tecnologias, como a Inteligência Artificial, na comunicação com públicos estratégicos, o mercado de Relações com Investidores passa por diversas transformações.

Nesse sentido, a pesquisa objetiva mapear a visão dos profissionais sobre os desafios e oportunidades que devem moldar o futuro das organizações de capital aberto.

A pesquisa irá até o dia 17 de maio de 2024.

Para participar, basta acessar o questionário por meio do link:

https://pesquisa.deloitte.com.br/SurveyServer/s/research/IBRI2024/IBRI.htm



Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai venda

 

O comércio eletrônico de moda continua numa crescente, com projeções de que as vendas online de roupas e acessórios representem uma parcela cada vez maior do mercado global de varejo de moda nos próximos anos. De acordo com um estudo da Serasa Experian, mencionado em publicação do portal Mercado & Consumo, os “digital shoppers” no Brasil compreendem quase meio milhão de pessoas que afirmam adquirir com frequente produtos do segmento de roupas, sapatos e acessórios.

Antes, era necessário ir pessoalmente a uma loja para experimentar as roupas e ver o que estava disponível. Agora, com apenas alguns cliques, é possível acessar uma enorme variedade de marcas e estilos, tudo a partir do celular. Essa convivência tem sido observada, também, por dados do setor. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, realizada em 2023, a categoria “roupas” era a mais procurada pelos consumidores do e-commerce.

Para Rafael Teixeira, sócio diretor da Elegance Camisas, marca especializada na confecção e comércio de camisas sociais, uma das grandes vantagens do comércio online de roupas é a praticidade. “Os consumidores podem navegar por uma ampla seleção de peças a qualquer momento do dia, sem se preocupar com horários de funcionamento. Além disso, as lojas online muitas vezes oferecem uma experiência personalizada, sugerindo produtos com base no histórico de compras do cliente ou em suas preferências de estilo”, comenta.

Mesmo com alta demanda, a concorrência no mercado online de roupas pode ser acirrada, com muitas lojas competindo por atenção e lealdade do cliente. Uma publicação da Globo Gente destaca que, geralmente, consumidores de moda possuem de 2 a 3 marcas de preferência que determinam onde a compra será realizada.

“Isso significa que as empresas precisam se esforçar para se destacar, seja por meio de preços competitivos, serviço ao cliente excepcional, produtos específicos e diferenciados, ou uma abordagem inovadora para marketing”, analisa Rafael Teixeira.

Marca aderiu ao comércio eletrônico buscando expansão

Fundada há quase quatro décadas, a Elegance Camisas surgiu com o objetivo de trazer ao mercado brasileiro peças que combinassem estilo, conforto e qualidade. A empresa estabeleceu-se no mercado de camisas sociais e, sob nova liderança, ampliou sua presença no segmento.

Com a transição para a segunda geração da família, a marca abraçou as possibilidades do comércio digital, expandindo significativamente seu alcance. Atualmente, é uma das principais vendedoras de camisas sociais online no Brasil, adaptando-se ao crescimento do e-commerce.

 

Website: https://www.elegancecamisas.com.br/

 

 

 



Gestor de tráfego pago pode impulsionar vendas e visibilidade no mundo digital

O tráfego pago é um dos principais métodos usados com o propósito de aumentar o número de visitantes em um site, tendo como objetivo adquirir mais leads ou promover uma determinada marca. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), ao implementar estratégias de tráfego pago de forma efetiva, é possível que uma empresa alcance resultados expressivos em projetos de marketing digital.

Indo de encontro a esse cenário, um novo tipo de profissional vem se destacando no ambiente on-line: o gestor de tráfego. Esse especialista é responsável por planejar e executar as estratégias de anúncios pagos para a divulgação de uma marca, aumentando a visibilidade e conversões, com a segmentação e otimização de campanhas.

Para Victor Hugo, Gestor de Tráfego Pago na ProAds, em um cenário digital competitivo, o gestor de tráfego pago se torna peça crucial para o sucesso das empresas. Através de campanhas direcionadas e otimizadas, esses profissionais garantem que os anúncios atinjam o público certo, no momento certo, impulsionando vendas e conseguindo mais visibilidade on-line.

“Este profissional pode posicionar estrategicamente os anúncios da empresa em plataformas digitais relevantes, ampliando sua visibilidade para o público-alvo. Além de aumentar a visibilidade, ele pode contribuir também significativamente para a geração de leads qualificados”, pontua.

Ainda segundo ele, ao otimizar campanhas de tráfego pago, os gestores conseguem direcionar o tráfego qualificado para as páginas de produtos ou serviços das empresas, aumentando assim as chances de conversão.

“Uma das maiores vantagens do tráfego pago é a capacidade de mensurar o retorno sobre o investimento de forma precisa. Estes gestores acompanham de perto o desempenho das campanhas, coletando dados e realizando ajustes para garantir a otimização dos recursos e o máximo retorno sobre o investimento (ROI)”, reforça.

Victor Hugo ainda analisa que há cada vez menos espaços para agir sem planejamento em um ambiente tão competitivo como o dos negócios, com destaque para o meio digital. Por isso, contar com o trabalho de especialistas pode fazer a diferença para várias empresas.

“No mundo atual, onde as marcas disputam a atenção do público, o papel do gestor de tráfego pode se tornar um trunfo. Ele pode ajudar a garantir que todas as estratégias e ações estejam direcionadas para impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio no ambiente digital”, conclui o profissional.

Para mais informações sobre tráfego pago, basta acessar: https://proads.com.br/



Importância do Serviço Social no Brasil é tema de evento promovido pela FAEP

Levantamento realizado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), divulgado no portal Agência Brasil em abril de 2023, revela uma preocupante contradição no cenário social brasileiro. Enquanto o número de pessoas em situação de vulnerabilidade cresce, os recursos destinados à proteção social têm decrescido desde 2019, acentuando a crise da pobreza no país.

Ainda segundo divulgado no portal, um exemplo emblemático desse cenário é a redução dos recursos destinados à população em situação de rua. Conforme dados do Projeto SUAS, esses recursos passaram de R$ 88,4 milhões em 2019 para R$ 36,1 milhões em 2021.

Nesse contexto crítico, ressalta-se a importância do serviço social como uma ferramenta essencial na busca por soluções e na promoção da justiça social. Reconhecendo essa relevância, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP) se prepara para sediar a segunda edição da Semana do Serviço Social, em celebração ao Dia do Assistente Social, a ser comemorado em 15 de maio.

O evento, que ocorrerá de 13 a 17 de maio, trará à tona discussões pertinentes sobre o papel do serviço social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Com o tema central ‘O Serviço Social é Necessário para o Brasil’, a semana contará com a participação de renomados palestrantes e profissionais que contribuem ativamente para a formação e a atuação dos assistentes sociais e para a transformação da nossa sociedade brasileira”, afirma Robson Vasconcelos, professor do curso de Serviço Social da FAEP.

Para o professor, trata-se de uma oportunidade de entender melhor a necessidade da presença cada vez maior de assistentes sociais atuantes, garantindo a igualdade e a diminuição da desigualdade social do Brasil, além de atrair novos interessados a se engajarem na profissão.

Os eventos ocorrerão tanto de forma presencial, na FAEP, quanto online, possibilitando o acesso amplo e democrático às discussões propostas. Os interessados em participar podem acompanhar as transmissões pelo canal do YouTube da FAEP ou se inscrever para participar de modo presencial e garantir certificado de participação.

Abaixo a programação e o perfil dos palestrantes:

13/05/24 às 19h30 – “Adoção e Serviço Social: Algumas Reflexões” com a Dra. Alberta Goes. Transmissão apenas online.

14/05/24 às 19h30 – “Nossa Liberdade é Anticapacitista” com o Prof. Robson Garcia. Evento presencial com transmissão online.

15/05/24 às 19h30 – “Sozinho, sou sempre suspeito” com Beatriz Adão Pascoal da Costa. Transmissão apenas online.

16/05/24 às 19h30 – “Do Cárcere para a vida! Uma história de superação” com Márcia Bernardes. Evento presencial com transmissão online.

17/05/24 às 19h30 – “Serviço Social: Trabalho, mais-valia e Alienação na perspectiva de Marx” com Enio Chaves. Evento presencial com transmissão online.

Sobre os palestrantes:

Alberta Goes (Dra. em Serviço Social pela PUC/SP | Assistente Social Judiciária no Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia do TJSP)

Robson Garcia (Graduado em Serviço Social com especialização em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas e em Saúde Pública. Professor de Serviço Social da FAEP | Assistente Social na área da saúde pública)

Beatriz Adão Pascoal da Costa (Técnica Média de contabilidade e Gestão pelo Instituto médio de Economia de Luanda. Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2013 – 2016); possui graduação em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória. Pós-graduada em teologia com especialização em Gestão de Projetos Sociais. 2016-2017. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017-2019.Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019-2023)

Márcia Bernardes (Graduada em Direito, cursando especialização em Direito Penal e Direito de Família. CEO do 1o PodCast do Brasil em entrevista com Ex-presidiários. Fundadora do Projeto Inocentes: Com paixão pela justiça)

Enio Chaves (Graduado em Serviço Social pela PUC Campinas, com pôs graduação em Saúde pela FIOCRUZ, foi docente na pós-graduação da FAPSS e da BWS, atua como Assistente Social na previdência municipal de SP e na saúde do trabalhador)

Serviço:

Semana do Serviço Social na FAEP

Data: 13 a 17 de maio

Informações e inscrições pelo link



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