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Tecnotree reconhecida em dois relatórios Gartner® Hype Cycle™ 2025

A Tecnotree, líder global em plataformas digitais e serviços para IA, 5G e tecnologias nativas da nuvem, foi reconhecida em dois relatórios Gartner® Hype Cycle™ 2025.

Tecnotree Recognized in Two 2025 Gartner® Hype Cycle™ Reports

Tecnotree Recognized in Two 2025 Gartner® Hype Cycle™ Reports

A Tecnotree foi reconhecida nos seguintes relatórios Gartner Hype Cycle 2025:

  • Hype Cycle para serviços de comunicação empresarial, 2025 para mercados digitais CSP
  • Hype Cycle para operações e automação no setor de comunicações, 2025 para plataformas de gerenciamento de ecossistema de parceiros para CSPs e IA para interações com clientes CSP

Acreditamos que esse reconhecimento destaca o compromisso da Tecnotree em acelerar as jornadas de transformação digital dos CSPs, oferecendo soluções composíveis e baseadas em IA que permitem a monetização do ecossistema, interações automatizadas com clientes e gerenciamento de parceiros de última geração. Esses recursos fazem parte dos pacotes Tecnotree Moments e Tecnotree Sensa AI, que estão ajudando os provedores de serviços a humanizar a IA, dimensionar ecossistemas e desbloquear novas fontes de receita digital.

Prianca Ravichander, diretora de Marketing (CMO) da Tecnotree, comentou:

“Para nós, sermos reconhecidos em diversos relatórios Gartner Hype Cycle 2025 reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de plataformas orientadas por IA, centradas em ecossistemas e voltadas para a capacitação dos CSPs, permitindo que inovem com agilidade e em escala. À medida que o setor caminha em direçãoàautomação inteligente e a parcerias mais integradas, temos orgulho de contribuir ativamente para moldar o futuro do engajamento digital com confiança, agilidade e uma inovação guiada por propósito.”

Na visão da Tecnotree, sua recorrente presença em diversos relatórios Gartner Hype Cycle reforça seu papel como facilitadora essencial dos modelos de negócios digitais de próxima geração. Ao integrar Inteligência Artificial ética e inteligência de ecossistemas às suas plataformas, a Tecnotree capacita os CSPs a escalar com mais agilidade e oferecer experiências mais relevantes aos seus clientes.

Para saber mais, entre em contato: marketing@tecnotree.com.

Gartner, Hype Cycle for Operations and Automation in the Communications Industry, 2025, Mounish Rai, Amresh Nandan, 23 de junho de 2025.

GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas nos EUA e internacionalmente. HYPE CYCLE também é uma marca registrada da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas, utilizada aqui com permissão. Todos os direitos reservados.

A Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço citado em suas publicações de pesquisa e não recomenda que os usuários de tecnologia escolham apenas os fornecedores com as classificações mais altas ou outras designações. As publicações de pesquisa da Gartner consistem em opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. A Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, relacionadas a esta pesquisa, incluindo garantias de comercialização ou adequação a um propósito específico.

SOBRE A TECNOTREE

A Tecnotree é uma empresa global de sistemas digitais de suporte a negócios (BSS), pronta para o 5G, com recursos avançados de IA/ML e arquitetura multinuvem. Líder em conformidade com as APIs abertas do TM Forum, a empresa possui 59 APIs certificadas — incluindo 9 APIs aplicadas no mundo real —, demonstrando seu compromisso com a inovação e a interoperabilidade. Sua pilha digital BSS, ágil e de código aberto, cobre toda a cadeia de processos de negócios (order-to-cash) e gestão de assinaturas para os setores de telecomunicações e serviços digitais, criando oportunidades além da conectividade tradicional. Além disso, a Tecnotree oferece soluções Fintech e um marketplace digital B2B2X por meio da plataforma Tecnotree Moments, promovendo comunidades conectadas digitalmente em verticais como games, saúde, educação, OTT e muito mais. A Tecnotree está listada na Nasdaq de Helsinque sob o código TEM1V.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mais informações

Prianca Ravichander, diretora de Marketing da Tecnotree

E-mail: marketing@tecnotree.com

www.tecnotree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Blue Diamond Resorts Estreia na The Luxury Collection

CANCUN, México, 7 de julho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O Blue Diamond Resorts tem o orgulho de compartilhar que o Paraíso de la Bonita, A Luxury Collection Resort, Riviera Maya, Adult All-Inclusive, será incluído no seu portfólio em expansão nos próximos meses. Este passo importante marcará a entrada da empresa na prestigiada Luxury Collection do Marriott e reflete sua evolução contínua no espaço all-inclusive de alta qualidade, preparando o terreno para uma nova era de viagens refinadas guiadas pela experiência do Blue Diamond Resorts.

“Com a adição gradual do Paraíso de la Bonitaànossa jornada, este momento é uma conquista orgulhosa e um marco significativo no nosso 15º aniversário”, disse Jordi Pelfort, Presidente do Blue Diamond Resorts. “A oportunidade de colaborar em um resort tão icônico dentro da The Luxury Collection é um grande exemplo do nosso progresso e do nosso futuro. Ela nos permite honrar o legado de uma propriedade amada e, ao mesmo tempo, inaugurar uma nova era de luxo cuidadoso, serviço elevado e excelência operacional.”

Escondido entre a borda de uma reserva de manguezal e o Mar do Caribe, o Paraíso de la Bonita parece um segredo sussurrado pela Riviera Maya, a apenas 20 minutos do Aeroporto Internacional de Cancun, mas a mundos de distância. Este retiro de estilo hacienda reimaginado não é simplesmente um resort, e sim uma narrativa viva de herança, arte e alma. Enraizado na história local e redefinido através do design contemporâneo sofisticado, ele transmite uma sensação rara de lugar onde cada detalhe conta uma história e o serviço parece intuitivo antes mesmo de ser solicitado.

O resort possui 90 amplas suítesàbeira-mar e com vista para o mar, cada uma criada como um paraíso privado. Terraços abertos para a brisa. Banheiros de mármore ecoam a sensação de um spa pessoal com seus detalhes e banheiras de imersão profunda. Móveis esculpidosàmão e detalhes artesanais refletem o legado da região. Em categorias selecionadas, os chuveiros ao ar livre confundem a linha entre o interior e a natureza, convidando os hóspedes a se reconectarem com os elementos de um luxo silencioso e sem esforço.

No Paraíso de la Bonita, o luxo se revela de maneiras raras, cheias de alma e profundamente pessoais. As jornadas culinárias se desdobram em três restaurantesàbeira-mar, cada um com sua própria personalidade, onde os ingredientes locais se encontram com técnicas globais sob o ritmo do mar. Dois bares refinados convidamàindulgência silenciosa, com espaços onde os coquetéis são elaborados, degustações selecionadas e a conversa flui tão facilmente quanto a brisa.

O bem-estar é imersivo e elementar. Os hóspedes são convidados a mergulhar em uma das únicas piscinas Thalasso ao ar livre do Caribe, uma imersão em água salgada antes reservada para santuários termais europeus, celebrada por sua capacidade natural de restaurar, desintoxicar e reequilibrar. A experiência expande-se através de tratamentos personalizados em santuários de jardim, um próximo ritual Temazcal guiado pela sabedoria ancestral e um espaço de fitness que combina a tecnologia de ponta com a serenidade de um retiro privado.

Para eventos e celebrações, o resort oferece uma sensação de ocasião para cada local. De um salão interno intimista a jardins exuberantesàbeira-mar, ideais para casamentos de destino, e uma doca privada que permite reuniões perfeitas, cada detalhe foi projetado para elevar um momento significativo.

O Paraíso de la Bonita está totalmente operacional e oferece um serviço personalizado ao mais alto nível. Na ocasião da comemoração do 15º aniversário do Blue Diamond Resorts este é um marco estratégico no crescimento contínuo da empresa. A adição antecipada desta propriedade reforça a visão de longo prazo de elevar a experiência do tudo incluído por meio de uma expansão cuidadosa, serviço excepcional e hospitalidade autêntica.

Para mais informações, visite www.royaltonresorts.com/resorts/paraiso-la-bonita.

Sobre o Blue Diamond Resorts

O Blue Diamond Resorts tem mais de 80 hotéis e mais de 20.000 quartos em oito países localizados nos destinos de férias mais populares do Caribe. Suas nove principais marcas de hotéis incluem o premiado All-In Luxury® Royalton Luxury Resorts, onde Todos são Família. Um hotel para amigos, pais, filhos, casais, casamentos, retiros corporativos ou de incentivo, ou viajantes individuais, onde todos são família com nosso serviço em recursos personalizado e comodidades exclusivas, incluindo All-In Connectivity™, DreamBed™ e o Sports Event Guarantee™. Para se concentrar em relacionamentos e amizades valiosas, o Hideaway at Royalton oferece uma experiência exclusiva para adultos com refeições únicas e acomodações preferidas para aumentar a União entre seus hóspedes. Party Your Way no Royalton CHIC Resorts, uma marca vibrante e efervescente apenas para adultos se deliciarem com o inesperado, com tudo incluído. O Mystique by Royalton está Longe de Ser Comum, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conexão com seus arredores em uma coleção de resorts de estilo boutique plenos de beleza sem fim e vibrações modernas. Na Jamaica, o Grand Lido Negril oferece para hóspedes com mais de 21 anos, férias únicas Ao Natural com tudo incluído, além de uma costa isolada para sua máxima privacidade. O Memories Resorts & Spa oferece férias projetadas para suas férias em família, reunião com amigos ou para relaxar com seu ente querido. O Starfish Resorts tem uma localização deslumbrante e um rico patrimônio cultural. O Planet Hollywood Hotels & Resorts atrai os hóspedes para Vacation Like A Star™(Férias de Estrela) com uma experiência envolvente e interativa, além de itens famosos da cultura pop de filmes icônicos, música e esportes, enquanto você Foge dos Paparazzi no Planet Hollywood Adult Scene que transforma as férias exclusivas para adultos no centro do fascínio e da atenção com glamour e exclusividade.

Para mais informações sobre o Blue Diamond Resorts, visite www.bluediamondresorts.com.

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/867e6eb2-3f38-41b0-9f1f-44407d6358ff


Para mais informações, contate media@bluediamondresorts.com.
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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9490285)



Tuvis relembra início enquanto foca no futuro

A tuvis, empresa israelense-brasileira que oferece soluções de produtividade, segurança e compliance para comunicação corporativa, anuncia seu foco no futuro e nas inovações que redefinem o mercado de mensageria. A empresa agora expande seu portfólio para atender às crescentes demandas por segurança e conformidade em múltiplos canais.

A solução da tuvis, desenvolvida e continuamente aprimorada por Ron Korland, CTO da tuvis, é a base dessa evolução, que permite a integração eficiente entre sistemas como Salesforce e aplicativos de comunicação, otimizando a produtividade e a eficiência empresarial.

“A ideia inicial dos fundadores era ambiciosa, mas precisávamos do conhecimento técnico para torná-la realidade. Fui chamado para esse desafio e, desde então, não só desenvolvi a plataforma, como continuamos identificando e implementando melhorias no código e em toda a solução. É extremamente gratificante ver que o que construímos está trazendo tantos retornos positivos para nossos clientes, ajudando-os a conquistar prêmios e aprimorar suas operações”, comentou Korland.

Deborah Wanzo, CEO da tuvis, reforça a importância da contribuição de Korland: “Quando começamos a tuvis, não tínhamos um time de desenvolvimento, e o Ron foi essencial para o início da nossa startup e para construirmos a equipe forte que temos hoje. Sua expertise foi fundamental para a plataforma atender mais de 100 clientes em mais de 35 países globalmente”, diz.

Com o crescimento da equipe e as mudanças no mercado, a tuvis percebeu a necessidade de ir além da produtividade. “Analisamos e entendemos que precisávamos oferecer não apenas eficiência, mas também segurança e compliance robustos, explica Deborah.

Esse momento marcou uma transformação na tuvis, consolidando seu objetivo de ser a parceira estratégica das empresas em todas as comunicações via aplicativos de mensagem. “Além das soluções de segurança e compliance, passamos a focar em atender, monitorar e sincronizar cada vez mais canais, incluindo Telegram, iMessage, Signal, Teams, Slack, entre outros, afirma a CEO.

Liderada pelo CTO, a equipe de desenvolvimento da tuvis foi crucial nesse processo de expansão. “Com a solução já estruturada, foi muito gratificante vê-la crescer e não só ajudar com produtividade, mas também levar segurança e compliance — por meio do nosso DLP próprio e arquivamento das mensagens — para um número crescente de empresas e aplicativos, diz Korland.

O DLP (Data Loss Prevention) próprio da tuvis permite que as empresas adicionem regras e políticas personalizadas para bloquear ou receber notificações quando mensagens violam normas regulatórias internas e externas de segurança e conformidade.

“Estamos muito felizes de ver onde chegamos, mas também extremamente animados com todas as inovações que estamos trazendo para o mercado e para as empresas, finaliza Deborah.

Sobre a tuvis

A tuvis é uma empresa israelense presente em mais de 35 países que capacita centenas de empresas em todo o mundo, incluindo grandes organizações como Petrobras, Pinterest e HDI Seguros, a usar plataformas de mensagens instantâneas com segurança, eficiência e em compliance. Com a solução da tuvis, as empresas podem aumentar a segurança e a produtividade de suas comunicações com clientes e potenciais clientes, simplificando os fluxos de trabalho de suas equipes.



Emissões precisam cair 42% até 2030 para frear aquecimento

Para manter viva a meta do Acordo de Paris e limitar o aquecimento global a 1,5 °C, as emissões de gases de efeito estufa precisam cair 42% até 2030, em relação aos níveis de 2019. A estimativa é do “Emissions Gap Report 2024” – Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2024, em português – publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O alerta aparece já na página 11 do documento, antes mesmo da introdução. O texto destaca que, se essa redução não for alcançada com urgência, a meta poderá se tornar inalcançável dentro de poucos anos.

A urgência se intensifica diante do cenário recorde registrado em 2023, quando as emissões globais chegaram a 57,1 gigatoneladas de CO₂, o maior volume já documentado. De acordo com o relatório, ainda na mesma página, para cumprir a meta de 1,5 °C, seria necessário cortar 7,5% das emissões anualmente até 2035. Mesmo a meta menos ambiciosa, de limitar o aquecimento a 2 °C, demandaria uma redução de 28% nas emissões até o final desta década.

O relatório aponta também que, embora o desafio seja gigantesco, ainda há caminhos tecnicamente viáveis para evitar os impactos mais severos da crise climática. Entre as soluções, as fontes renováveis se destacam, como a energia solar fotovoltaica e eólica têm potencial para responder por até 38% das reduções até 2035. A conservação de florestas, especialmente em regiões tropicais, também é crucial, podendo contribuir com cerca de 20% das reduções. A adoção de medidas de eficiência energética e a eletrificação de setores-chave como transporte, construção civil e indústria completam a lista de ações prioritárias.

Diante desse cenário, com base na publicação da “Quality Magazine”, na página 32, o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, reforça a importância do protagonismo corporativo e da cooperação entre setores como caminhos decisivos para enfrentar a crise climática.

“A transformação necessária para enfrentar a crise climática não virá de promessas distantes, mas de decisões corajosas tomadas hoje. Cada empresa, cada governo e cada cidadão tem um papel fundamental na construção de um futuro possível e regenerativo. É preciso abandonar a lógica da inércia e assumir a liderança da mudança”, conclui.



Informalidade atinge 80% das empresas na América Latina

A economia informal está presente em todos os países, mas tem impactado especialmente a América Latina. Segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) intitulado “Abordagens inovadoras para combater a informalidade e promover a transição para a formalidade para um trabalho digno”, na página 5, mais de 2 milhões de trabalhadores em todo o mundo atuam na informalidade, o que equivale a quase 58% do total de empregos globais. Na América Latina, cerca de 80% das empresas ainda operam informalmente.

Em relação aos jovens da América Latina e do Caribe, esse grupo enfrenta taxas de desemprego três vezes maiores que as dos adultos, e a informalidade afeta 60% dos que trabalham, mostra o relatório “Juventud en cambio: Desafíos y oportunidades en el mercado laboral de América Latina y el Caribe” – Juventude em transformação: Desafios e oportunidades no mercado de trabalho da América Latina e do Caribe, na página 7.

Outro dado que chama a atenção é a disparidade de renda. Segundo o mesmo relatório, na página 9, as mulheres jovens ganham, em média, 85% da renda recebida pelos homens da mesma faixa etária – uma diferença que tem aumentado desde 2018. A desigualdade é ainda mais acentuada entre os que trabalham por conta própria.

Para Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO do Latin American Quality Institute (LAQI), temas como informalidade, desigualdade e sustentabilidade exigem análises cada vez mais aprofundadas, com dados, recortes regionais e atenção às especificidades de cada região. Ele ressalta que é fundamental que líderes empresariais estejam atentos a essas realidades, especialmente quando o objetivo é alcançar excelência e qualidade em suas operações.

“A busca pela qualidade nas organizações envolve uma série de fatores interligados, que vão desde a valorização dos colaboradores até o compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade. É por isso que promover o debate e apresentar dados concretos se torna essencial. Um exemplo disso é o Quality Festival, que chega, em novembro de 2025, à 19ª edição na Cidade do Panamá. Na ocasião, líderes e especialistas se debruçam sobre essas realidades e mostram que a qualidade é ponto de partida e a responsabilidade total é o destino”, finaliza.



Ciclou recebe apoio da FAPESP e fortalece economia circular

A Ciclou, greentech brasileira especializada em economia circular e produção artesanal com impacto social, foi recentemente aprovada no programa FAPESP para o desenvolvimento de uma nova tecnologia voltada ao setor de upcycling. A proposta visa democratizar e expandir esse modelo produtivo em todo o território nacional, facilitando o acesso a soluções circulares por empresas, cooperativas, artistas, governos e gestoras de resíduos.

A tecnologia em desenvolvimento pretende estruturar um ecossistema digital inteligente, com funcionalidades como: cadastro automatizado de resíduos, sugestão de reaproveitamento com base em inteligência artificial (IA), conexões entre materiais e artesãos, rastreamento de impacto e integração com sistemas logísticos e marketplaces. O lançamento do MVP está previsto para o início de 2026.

Segundo Amanda Martins, CEO da Ciclou, “esse é um pequeno, mas significativo passo para marcas e artistas que atuam com upcycling. Democratizar o acesso à tecnologia é essencial para ampliar a escala e a viabilidade econômica da produção circular”.

Segundo pesquisa citada pela Fundação Ellen MacArthur e divulgada pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), cerca de 170 mil toneladas de roupas são produzidas por ano no Brasil, mas apenas 20% são recicladas ou reaproveitadas. Em escala global, 80% dos têxteis descartados são incinerados, enviados a aterros ou abandonados no meio ambiente, mesmo tendo potencial criativo e funcional para novas cadeias produtivas. Alguns exemplos são tecidos de uniformes, lonas, banners e roupas inutilizadas, contribuindo para o desperdício de recursos e a poluição ambiental.

Com o objetivo de conectar essas pontas, a nova plataforma da Ciclou busca viabilizar o reaproveitamento desses resíduos em larga escala, tornando o planejamento, a produção e a rastreabilidade de produtos upcycling mais eficientes e acessíveis.

Além da frente tecnológica, a startup também expande sua atuação social. Em parceria com o Instituto Saber Social, em Sumaré (SP), a Ciclou viabilizará a venda de produtos circulares em bazares a preços acessíveis e apoiará a formação de novos artesãos. O objetivo é articular projetos com empresas interessadas em transformar descartes como uniformes, banners e sobras têxteis em objetos com propósito e valor agregado.

A parceria envolve ainda a Edugital, consultoria responsável pelo planejamento estratégico, inovação educacional e análise de impacto dos projetos da Ciclou. Alan Dantas, diretor de inovação da Ciclou e conselheiro no projeto FAPESP, destaca: “O futuro da sustentabilidade passa pela convergência entre educação, tecnologia e cultura produtiva local. O que estamos desenvolvendo aqui é um modelo replicável de impacto sistêmico”.

A Ciclou já atendeu grandes empresas com soluções sob medida em logística reversa, brindes sustentáveis e workshops de formação em sustentabilidade. Mais de 3 toneladas de materiais foram reaproveitadas e 200 artesãos já foram mapeados ou mobilizados em sua rede nacional.

Organizações, marcas, artesãos e parceiros interessados em participar dos testes da nova plataforma ou das formações associadas podem entrar em contato pelo site oficial: www.ciclou.com.br



Adoção de IA expõe lacuna na capacitação profissional

Conforme as empresas adotam a IA generativa, as lideranças devem refletir se a capacitação dos colaboradores está acompanhando essa evolução. Quase metade dos empregadores globais (48%) já utiliza a IA, mas a falta de talentos com habilidades específicas preocupa 31% deles. Os dados são do Relatório de Tendências Globais 2025 do ManpowerGroup, empresa de soluções de força de trabalho.

Apesar do foco em uma adoção inovadora, as organizações, muitas vezes, esbarram no preparo dos profissionais para o uso de ferramentas de IA, contribuindo, entre outros fatores, para uma escassez de talentos no mercado — o índice no Brasil alcança 81%, segundo dados da pesquisa Escassez de Talentos, também do ManpowerGroup. Além de pensar apenas em implementar a tecnologia, líderes precisam analisar para que e como irão usá-la, e o que falta para colaboradores aprimorarem as habilidades.

Isso porque muitas companhias acabam focando na produtividade que a IA pode trazer, sem definir com clareza a intenção estratégica do uso. Ela ajuda, sim, na produtividade, desde que tenha humanos por trás para levá-la ao seu potencial máximo. Prova disso é que o desempenho de profissionais capacitados pode aumentar em até 40% com a ferramenta, se comparado com aqueles que não a utilizam, segundo estudos do Harvard Business Review, com Boston Consulting Group.  

No entanto, para Andréa Felgueiras, Gerente Executiva de Marketing para Atração de Talentos do ManpowerGroup Brasil, os que ainda não têm essa capacitação podem se sentir sobrecarregados com a demanda por produtividade que vem com a IA. “A falta de clareza sobre como será a adoção das soluções, e de preparo dos colaboradores, pode ter um efeito na saúde mental e na sua eficiência das demandas. Muitos não sabem o que é a IA, portanto, não saberão otimizar o uso. Ao mesmo tempo, há quem saiba, mas não tem as habilidades suficientes que a função exige. Para evitar esses cenários, as empresas precisam começar do zero, identificando como se dará o uso das ferramentas e quais são os possíveis gargalos e desafios para isso, tanto em relação aos colaboradores quanto à inovação do negócio”, comenta.

Para capacitar os colaboradores a fazerem um uso bem-sucedido dos recursos disponíveis, é interessante mapear os níveis de conhecimento sobre inteligência artificial. Assim, é possível determinar quais caminhos seguir com cada perfil, com cursos introdutórios ou intensivos. A partir disso, deve-se trilhar jornadas de aprendizado para os diferentes níveis e acompanhar a evolução.

Essa capacitação contínua se mostra o caminho para atender a demanda crescente por profissionais aptos a trabalhar com IA e contornar a lacuna de habilidades existente hoje. Empregadores precisam explorá-la como uma forma de crescer o negócio e conter a escassez de talentos.  

“Tal formação e conscientização sobre IA deve ser um movimento 360º, em todos os setores da companhia, não só para uma parte dela. Isso inclui C-Levels e lideranças, que vão tomar a frente e gerenciar os colaboradores; e os recrutadores, que estarão de olho em novos talentos e precisam saber identificar quais são as habilidades de IA necessárias”, comenta a executiva. “Claro que os profissionais serem curiosos e se dedicarem a uma capacitação são diferenciais importantes, mas nessa corrida por adotar IA, são as empresas que ocupam o papel de protagonista”, complementa.

Essas mudanças vão ajudar profissionais e empregadores a não ficarem obsoletos frente à evolução da IA no mercado de trabalho. Afinal, em cinco anos, 69 milhões de novos empregos serão criados e as habilidades exigidas devem mudar em 50% (comparado a 2016); só a IA generativa deve acelerar essa transformação para 68%, apontam dados do Fórum Econômico Mundial.

A gerente reforça que o movimento vai exigir transformações culturais nas empresas, como toda inovação que veio antes e redefiniu o modo de trabalho. “É preciso encontrar o equilíbrio entre querer inovar e ter um time preparado para tal”, complementa Andréa.



Caixa realiza leilão de 1.000 imóveis com financiamento

A CAIXA Econômica Federal realiza um novo leilão com mais de 1.000 imóveis distribuídos por todas as regiões do Brasil. O evento, realizado de forma totalmente on-line, contempla casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais. Os interessados podem participar por meio da plataforma MGL Leilões, onde estão disponíveis as informações, os editais e as condições de arremate.

O certame permite o uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como parte do pagamento, além da possibilidade de financiamento por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Essas condições ampliam o acesso de diferentes perfis de compradores, como pessoas que buscam o primeiro imóvel e investidores do setor imobiliário.

Atualmente, o Brasil apresenta um déficit habitacional superior a 5,9 milhões de domicílios. Nesse contexto, os leilões promovidos por instituições financeiras podem contribuir para ampliar o acesso à moradia e estimular o mercado imobiliário formal.

Imóveis em diferentes regiões do país

O leilão reúne imóveis localizados em capitais, regiões metropolitanas e cidades do interior. Os preços iniciais podem estar abaixo do valor de avaliação, o que pode representar uma oportunidade para quem busca adquirir um bem imóvel em condições diferenciadas.

Os lotes disponíveis contemplam perfis diversos: pessoas interessadas em sair do aluguel, famílias que pretendem adquirir imóveis maiores ou investidores que analisam ativos com potencial de retorno. Muitos imóveis estão desocupados, o que pode facilitar a regularização e a utilização. Outros contam com condições específicas descritas nos editais, eventuais pendências judiciais ou exigência de vistoria prévia.

Condições de pagamento

Entre os principais atrativos para os compradores estão as condições de pagamento. O uso do FGTS segue as normas estabelecidas para aquisição de moradia própria, respeitando os limites definidos quanto ao valor e localização do imóvel. Já o financiamento via SBPE permite parcelamentos com prazos estendidos, o que pode aumentar a viabilidade de compra para diferentes perfis financeiros.

“O leilão oferece imóveis em todo o Brasil com condições acessíveis, o que traz mais segurança para os compradores”, afirma Fernando Caetano, leiloeiro responsável pelo certame.

Como participar

A participação é totalmente digital, por meio da plataforma MGL Leilões. É necessário realizar um cadastro gratuito, acessar os lotes disponíveis e seguir as orientações descritas no edital.

O edital do leilão é o documento oficial que rege todas as regras da disputa e é válido para todos os imóveis disponíveis. Nele estão detalhadas as condições de venda, formas de pagamento, exigências legais, prazos, responsabilidades do comprador e possíveis restrições vinculadas aos imóveis. Por isso, a leitura atenta e integral do edital é indispensável para garantir uma participação segura e alinhada às exigências do certame.

A plataforma oferece suporte técnico gratuito pelo número 0800 242 2218, com atendimento especializado para esclarecer dúvidas sobre as regras do leilão, fornecer orientações e acompanhar os participantes durante o processo.

Considerações sobre leilões extrajudiciais

O leilão promovido pela CAIXA é extrajudicial, o que significa que os imóveis já passaram por processos de retomada administrativa e estão aptos para venda. Esse modelo pode apresentar menor complexidade documental em comparação com os leilões judiciais.

A MGL Leilões, responsável pela realização do evento, disponibiliza em seu site materiais explicativos e conteúdos educativos sobre os cuidados necessários antes de participar de um leilão, promovendo a transparência do processo.



Funerária Premium comemora 33 anos de história

A Funerária Premium São João Batista, localizada no Rio de Janeiro, comemorou no mês de maio 33 anos de história, com o propósito de ressignificar a forma como os rituais fúnebres são conduzidos no Brasil. Por compreender a dor e o luto de cada família atendida, a empresa não promoveu celebrações festivas ou eventos públicos, já que qualquer homenagem institucional é pensada com discrição e sensibilidade.

De acordo com Vinícius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae, responsável pela Funerária Premium São João Batista, o maior tributo à história da marca é seguir trabalhando em inovações em silêncio, cuidando de cada detalhe da jornada. “Nosso compromisso é com a serenidade e o respeito. Por isso, toda e qualquer homenagem institucional é pensada com discrição, sobriedade e sensibilidade”, informa.

Mello complementa que a trajetória da Funerária Premium é marcada pela experiência adquirida ao longo de três décadas. Desde sua fundação, o compromisso é oferecer um atendimento humanizado, discreto e absolutamente personalizado, devido ao fato de atender a um público exigente, que valoriza a qualidade em todos os momentos da vida, inclusive na hora da despedida.

A Funerária Premium possui parceiros internacionais exclusivos e cerimônias pré-pagas, nas quais é possível personalizar a despedida com antecedência. Dentre as alternativas de serviços disponíveis, estão:

  • DNA Memorial: serviço de análise genética que permite investigar ancestralidade e predisposições a doenças por meio da coleta de DNA durante a preparação do corpo; 
  • Heart in Diamond: criação de diamantes genuínos em laboratório a partir das cinzas da pessoa falecida. O cliente pode escolher o corte, o tamanho e a coloração da pedra, criando uma joia singular; 
  • Life Expressions: desenvolvimento de pingentes, relicários e peças de lembrança, elaboradas para preservar a memória e eternizar vínculos com quem se foi; 
  • Celestis: serviço realizado internacionalmente que possibilita o envio das cinzas ou do DNA para o espaço — seja para a órbita terrestre, a Lua ou até regiões profundas do Universo. 

Além disso, a Funerária Premium é uma das primeiras funerárias do estado do Rio de Janeiro a obter a certificação ISO 9001, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que atesta a qualidade dos processos, atendimento e serviços exclusivos.

De acordo com o CEO, a busca por inovação é um dos pilares que sustentam a atuação da empresa. “Ao longo dos anos, implementamos estratégias de personalização das cerimônias, permitindo que cada família vivencie o adeus da forma mais significativa possível. Acreditamos que é possível, e necessário, ressignificar o ritual de despedida, oferecendo aos nossos clientes a opção de um funeral digno da história de quem partiu”, conclui. 

Sobre a Funerária Premium

A Funerária Premium atua sob a administração do Grupo Riopae, que atua há mais de 57 anos no segmento do luto.

Entre os serviços oferecidos estão o atendimento direto à família através de equipe com profissionais de apoio ao luto dos familiares; serviço religioso; TVs para homenagens junto às capelas para registro de mensagens, fotos e vídeos; acervo de músicas para as cerimônias; confecção de lembranças utilizando fotografias fornecidas pelos familiares e convites de missa de sétimo dia ou outro tipo de homenagem escolhida pela família a partir de modelos previamente preparados, entre outros.

Para mais informações, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home



Marketing digital demanda capacitação contínua e estratégia

No cenário acelerado do marketing digital, onde plataformas e algoritmos mudam constantemente, a capacitação contínua se tornou um diferencial para profissionais que desejam entregar resultados reais. Isabela Godoy Cardoso, professora e empresária do setor, alerta que apenas dominar as tendências não basta: é preciso aliar conhecimento técnico aprofundado a uma estratégia sólida.

Com mais de R$ 20 milhões em investimentos publicitários otimizados através de sua agência, a LA SENDA, ela defende que a capacitação contínua, seja por meio de certificações, testes práticos ou atualizações internacionais, é o que separa um prestador de serviços comum de um parceiro estratégico capaz de impulsionar vendas.

Ela destaca que o cenário digital de hoje não é o mesmo de amanhã: as regras e plataformas de mídia paga mudam a todo momento. Por isso, é necessário estar em ambientes de atualização diária, seja em masterminds internacionais, certificações técnicas ou testes A/B nas contas reais de clientes. 

Dados e métricas: por que a análise estratégica é fundamental?

Cardoso destaca que, em um mercado que muda tão rapidamente, com novas plataformas, ferramentas e tendências surgindo o tempo todo, é essencial que quem deseja entregar resultados concretos às empresas busque conhecimentos técnicos.

Para a especialista, há dois pilares para manter resultados reais, a começar por uma base sólida de marketing estratégico: antes de surfar nas novidades, é preciso dominar o que é sólido há muitos anos. Estratégia de funil de vendas, gatilhos de persuasão, storytelling que conecta oferta e desejo do cliente, pesquisa de mercado e comportamento de público.

“A mensuração real também é importante: se um profissional não sabe interpretar dados ou não mensura de forma efetiva, não está pronto para se adaptar às mudanças. Saber o CAC, ROI, LTV e taxas de conversão e rastrear cada etapa do funil é extremamente importante pois sem números confiáveis, toda decisão vira palpite. Ao dominar esses dois pilares, basta ser resiliente para usar as novas tecnologias ao seu favor”, ressalta. 

Qual o erro do marketing digital?

Cardoso destaca que, muitas vezes, negócios de diversos tipos investem em marketing digital sem obter o retorno esperado, o que traz à tona a questão: “Qual é o erro mais comum nesse processo e como a falta de estratégia adequada impacta nos resultados?”.

Para a professora, o maior erro é achar que marketing digital é postar no Instagram e investir nos  posts patrocinados: “Impulsionar posts sem uma oferta clara ou sem mapear CAC, LTV e funil de vendas só vai gerar frustração no empresário: com investimento sem retorno, leads desqualificados e a falsa sensação de que ‘marketing digital não funciona’”. 

Além disso, é preciso mensurar a margem esperada, saber inserir uma comunicação persuasiva sem prejudicar o branding da empresa e escolher os canais corretos. Sem isso, com certeza não haverá retorno, complementa.

Para a especialista, profissionais ou agências que estão começando e desejam se destacar entregando valor real para seus clientes devem se atentar a alguns elementos. O primeiro é não tratar o cliente como “mais um” na sua carteira.

“Ele precisa entrar 100% de cabeça no projeto para entender o mercado da empresa, perfil do público, peculiaridades do nicho, ir além do marketing”, explica.

LA SENDA inicia processo de internacionalização

Recentemente, a LA SENDA iniciou um processo de internacionalização. Segundo a CEO, trata-se de um passo lógico depois de anos atuando em dois nichos: empresas regionais que querem escalar e negócios em fase de lançamento.

“No exterior, especialmente nos EUA, identificamos o potencial por meio de pesquisa de mercado e atuação com clientes estrangeiros. Assim, detectamos funis mal configurados, tráfego pago sem mensuração e estratégia e automações mal feitas. Queremos levar nosso método, adaptando linguagem e cultura para captar essa demanda reprimida”, explica.

Cardoso conta que, para contribuir com sua expansão, a LA SENDA planeja explorar visitas em países em que pretende atuar.

“Vamos nos inserir no mercado de cursos, mentorias e especializações internacionais, além de trazer para a nossa equipe colaboradores locais para contribuir no aspecto cultural”, revela. 

Carência de profissionais qualificados

A empresária finaliza afirmando que enxerga o setor de marketing digital com carência de profissionais com alta qualificação, e isso em cenário global. 

“Meu real desejo, como professora de outros profissionais da área e CEO, é elevar o nível do mercado para criar consciência nos donos de negócios a fim deles se tornarem exigentes com o marketing da empresa deles, criando metodologias baseadas em dados e execução estratégica”, afirma Isabela Godoy Cardoso. 

Para mais informações, basta acessar: https://lasenda.com.br/



Especialista explica os perigos dos vazamentos invisíveis

Vazamentos ocultos em residências e estabelecimentos comerciais representam uma ameaça silenciosa que vai além do desperdício de água. Esses problemas invisíveis podem comprometer estruturas, proliferar fungos e até causar acidentes elétricos, com danos que se agravam progressivamente se não forem detectados a tempo.

Peterson Silva, COO da Caça Vazamentos SP, alerta que sinais como manchas úmidas, contas de água elevadas sem explicação e odores de mofo exigem ação imediata para evitar prejuízos irreversíveis.

Silva chama a atenção para os principais riscos associados a vazamentos não visíveis a olho nu em residências e estabelecimentos comerciais. “Os vazamentos invisíveis podem causar aumento significativo no consumo de água, comprometimento da estrutura do imóvel (como lajes, vigas e fundações)”.

Além disso, prossegue, os vazamentos invisíveis podem promover a proliferação de fungos e bactérias e aumentar o risco de curto-circuitos elétricos em instalações embutidas.

O especialista também destaca que, além do mofo, os chamados “vazamentos silenciosos” podem causar uma série de prejuízos a longo prazo. “Com o tempo, a umidade acumulada pode levar a danos estruturais, provocar rachaduras, descolamento de revestimentos (como pisos e azulejos), deterioração de armários embutidos e comprometimento de paredes de alvenaria e tetos de gesso”.

Sinais demandam atenção dos moradores

Existe uma série de sinais comuns de vazamentos ocultos que os moradores costumam ignorar, como manchas escuras ou úmidas em paredes e tetos.

“É necessário redobrar a atenção com elementos como pintura descascando, odor persistente de mofo, pisos estufados, som constante de água mesmo com registros fechados e aumento inexplicável na conta de água. Esses são sinais comuns e, muitas vezes, ignorados”, explica.

Quando acionar o serviço especializado?

Segundo Silva, é comum que surja a dúvida com relação ao momento em que o morador ou síndico deve acionar um serviço especializado de caça vazamentos.

“Assim que forem identificados indícios como os citados acima ou quando houver suspeita de aumento no consumo de água, é indicado acionar um serviço especializado para evitar danos maiores e gastos desnecessários”, ressalta.

Tecnologias e métodos modernos facilitam o trabalho

O COO da Caça Vazamentos SP conta que, atualmente, uma série de tecnologias e métodos modernos estão sendo usados para localizar vazamentos invisíveis.

“Os profissionais utilizam métodos não destrutivos como geofone (detecção acústica), inspeção termográfica (câmeras de calor), correlacionadores de ruído e equipamentos de pressão e umidade que permitem localizar vazamentos sem quebra”, destaca.

Rotina de checagem pode ajudar

Silva conta que muitos clientes perguntam se existe alguma rotina de checagem simples que qualquer pessoa pode fazer para identificar possíveis vazamentos, e a resposta é positiva. 

“Um teste comum é fechar todas as torneiras e registros da casa, anotar a leitura do hidrômetro e verificar após uma ou duas horas. Se houver alteração, é sinal de vazamento. Observar manchas ou odores também pode ajudar na detecção precoce”, esclarece.

Gestores devem se preparar

De acordo com o especialista, os gestores de condomínios e comércios devem observar determinados elementos e se preparar para inspeções.

“É importante manter um controle periódico do consumo de água, realizar inspeções visuais em áreas comuns, acompanhar a manutenção das instalações hidráulicas e manter um cronograma preventivo com empresas especializadas”, explica Silva. “Assim, é possível evitar surpresas e garantir segurança estrutural”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://mbcacavazamentos.com.br/



Fraudes digitais ligam alerta na hora da compra de ingresso

Com uma agenda repleta de festivais e megashows espalhados por todas as regiões do Brasil durante 2025, o público já movimenta o mercado em busca dos ingressos mais disputados. No entanto, a empolgação com os eventos presenciais também traz à tona um alerta importante: as fraudes digitais relacionadas à compra de ingressos.

Segundo dados de uma pesquisa da Serasa Experian, mais da metade dos brasileiros entrevistados já foi vítima de golpes online. O risco cresce especialmente em épocas de alta demanda, quando muitos consumidores, diante da urgência para garantir uma vaga em algum evento, acabam optando por canais não oficiais de compra, é o que afirma Angelo Bimbato, CEO da plataforma de revenda de ingressos BuyTicket.

“Grupos de WhatsApp, redes sociais e vendedores que abordam por mensagem direta podem parecer práticos, mas são ambientes com altíssimo risco de falsificação e prejuízo”, alerta.

O executivo explica que uma série de fatores deve ser observada antes de finalizar uma compra, como preços muito abaixo do valor original, vendedores que pressionam para fechar negócio rápido ou sites com informações incompletas. “Falta de política de reembolso ou pedido de pagamento via PIX para contas pessoais, por exemplo, também são sinais clássicos de golpe”, ressalta.

Com a consolidação dos ingressos digitais como principal forma de acesso a eventos, o risco de fraudes tem exigido que o consumidor esteja cada vez mais atento. Segundo Bimbato, é essencial buscar plataformas que invistam em tecnologia de autenticação para garantir que cada ingresso seja legítimo. “Nosso sistema, por exemplo, retém o pagamento até que o cliente confirme sua entrada no evento”, explica.

O desafio vai além do ambiente digital e o CEO aponta que a inexperiência em segurança online ainda é um obstáculo. “Muitos consumidores não sabem identificar sinais de fraude e acreditam que comprar de terceiros é sempre mais barato ou vantajoso. Isso enfraquece o setor como um todo e coloca em risco a experiência do público”, evidencia.

Outro ponto crítico, segundo ele, é a dificuldade na rastreabilidade dos ingressos comercializados por fora das plataformas. “Uma vez fora do circuito oficial, perde-se o controle sobre o portador final, o que compromete até a segurança do próprio evento. Golpes envolvendo clonagem de QR codes e perfis falsos estão cada vez mais sofisticados, com uso de engenharia social e até sites fraudulentos, quase idênticos aos originais”, afirma.

Com objetivo de minimizar esses riscos, o empresário afirma que a BuyTicket trabalha com a validação dos ingressos antes da entrega, a verificação da identidade dos vendedores e a intermediação financeira. “Além disso, estamos estudando a incorporação de blockchain e QR codes dinâmicos que impedem duplicações”, revela.

Neste ano, a BuyTicket já registrou crescimento dez vezes maior em comparação ao ano anterior, refletindo a busca do público pela compra online. Em paralelo, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) estima que o setor deverá movimentar mais de R$ 141 bilhões em 2025, demonstrando o tamanho da oportunidade que este mercado carrega.

Segundo Bimbato, esse movimento de profissionalização da revenda de ingressos é visto como essencial para fortalecer o ecossistema do entretenimento no Brasil. “Não basta vender ingresso, é preciso oferecer confiança. O consumidor brasileiro está mais atento, mais exigente, e as plataformas precisam evoluir junto”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://buyticketbrasil.com/



Crédito fortalece operações no setor de supermercados

As operações de crédito têm crescido no Brasil: em abril de 2025, de acordo com as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas pelo Banco Central, o estoque de crédito para pessoas jurídicas (PJ) registrou um saldo de R$2,5 trilhões, com crescimento de 0,5% em relação ao mês anterior e um avanço de 10,2% na comparação anual. As concessões para PJ também avançaram 12,5%. Esses dados podem indicar uma trajetória de expansão do crédito para empresas no Brasil.

Entre os diferentes segmentos da economia que recorrem a essa opção como forma de obter recursos e alavancar o crescimento, está o setor de supermercados, detentor de 9% do PIB nacional em 2024 e que atingiu R$ 1,067 trilhão de faturamento no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

O setor supermercadista, por sua relevância econômica e suas necessidades de capital, tende a ser um segmento importante para o mercado de crédito PJ no Brasil. As tendências de digitalização, a ascensão das fintechs e a disponibilidade de linhas de crédito específicas, como as com garantia e antecipação de recebíveis, são fatores que influenciam o acesso e as condições de financiamento para esses negócios.

A explicação é de Edson Silva, fundador da Nexxera, ecossistema de transações financeiras e mercantis que conecta empresas a seus clientes e fornecedores, por meio de uma plataforma que integra bancos, adquirentes, ERPs, entre outras pontas da rotina financeira.

Segundo ele, o crédito estruturado baseado em informações mercantis, fluxo de recebíveis e informações não tradicionais obtidas por meio da tecnologia integrada entre os agentes da economia, fortalece o fluxo de caixa, permite equilíbrio das entradas e saídas financeiras e cria o capital “just in time”, especialmente em períodos de alta demanda ou sazonalidade, quando é necessário reforçar estoques e operações.

“Na cadeia de suprimentos, o crédito com base nos recebíveis viabiliza a negociação de melhores condições com fornecedores, possibilita compras antecipadas em maior volume, reduzindo custos unitários, e garante maior previsibilidade no abastecimento. Isso resulta em operações mais eficientes, com menos rupturas de estoque e maior capacidade de resposta ao comportamento do consumidor”, explica Silva.

Dessa forma, o acesso ao crédito não apenas impulsiona o crescimento físico e tecnológico das lojas, mas também fortalece sua base operacional e competitiva, acrescenta o executivo. Outros pontos de destaque, segundo ele, são a possibilidade de otimizar o capital de giro e o impacto positivo trazidos pelas novas tecnologias.

“A digitalização revolucionou o acesso ao crédito no setor supermercadista, tornando-o mais ágil, menos burocrático e mais preciso. A plataforma permite análises em tempo real com base em dados transacionais, fluxo de caixa e relacionamento com a cadeia produtiva. Isso possibilita uma concessão de crédito mais personalizada, segura e alinhada à realidade operacional do supermercado”, explica Silva.

O empresário dá um exemplo da Nexxera para ilustrar como a tecnologia facilita a obtenção do crédito. A empresa integra dados financeiros e operacionais dos supermercadistas por meio de uma malha digital conectada a bancos, ERPs (sistemas de gestão) e negócios parceiros. 

Essa integração permite uma análise mais completa e segura para concessão de crédito, reduzindo riscos e acelerando processos. Com isso, o acesso ao crédito se torna mais estratégico, previsível e adaptado ao dia a dia do varejo, diz.

O fundador da Nexxera se mostra otimista em relação aos próximos anos. “Vejo o futuro do crédito digital sendo cada vez mais inteligente, automatizado e conectado. A inteligência artificial (IA) terá papel central na evolução das análises, e já existe esse dinamismo hoje, com soluções que oferecem uma visão detalhada da capacidade financeira e perfil de crédito das empresas e de suas cadeias de valor”, salienta Silva. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.nexxera.com/



Cadeia de profissionais integra serviços funerários

Enquanto familiares e amigos vivenciam a dor da perda de um ente querido, uma rede silenciosa de profissionais trabalha nos “bastidores” para transformar o momento do luto em um ritual de respeito e dignidade.

Desde o acolhimento inicial até a cerimônia final, dezenas de especialistas atuam de forma coordenada para garantir que cada detalhe, técnico e humano, seja executado com precisão e sensibilidade, como revela Vinicius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae, empresa com 57 anos de atuação no segmento funerário nacional. 

Mello conta que muitos clientes enxergam apenas o momento final do serviço funerário, já que desconhecem as principais etapas que acontecem nos bastidores e os profissionais envolvidos desde o primeiro contato com a família até a entrega final do serviço.

“É natural que a maior parte das pessoas associe a atuação das funerárias apenas à última etapa do processo de despedida, o sepultamento ou a cremação. Por ser um momento doloroso e marcante, muitas vezes ele se sobrepõe a tudo o que acontece antes e depois”, observa. No entanto, prossegue, o que poucos percebem é que há um processo complexo, técnico e sensível envolvido por trás de cada cerimônia.

Na preparação de um velório, dezenas de profissionais atuam de forma coordenada para que tudo aconteça com o cuidado e o respeito que o momento exige. “Agentes funerários acolhem e orientam as famílias, tanatopraxistas realizam a preparação do corpo, analistas de qualidade cuidam da ambientação e do ritual e motoboys agilizam a burocracia em cartório”.

Além disso, um velório demanda a atuação de atendentes, motoristas especializados, sepultadores, floristas, técnicos e jardineiros. “Todos eles desempenham funções essenciais, ainda que, muitas vezes, invisíveis aos olhos do público”, complementa.

Grupo Riopae capacita colaboradores 

Mello destaca que, além da logística, existe um forte componente emocional no atendimento às famílias enlutadas. Atento a esse fator, o Grupo Riopae capacita seus colaboradores para lidar com esse momento delicado: “No Grupo Riopae, todos os colaboradores que atuam diretamente com o público enlutado passam por treinamentos constantes em empatia, escuta ativa e comunicação acolhedora”.

Para o CEO do Grupo Riopae, mais do que prestar um serviço técnico, o compromisso de uma empresa do segmento de luto deve ser com o amparo emocional. “A Casa de Luto São João Batista tem como objetivo acolher, ouvir e respeitar o momento de dor de cada família”, diz.

Mello destaca que há uma série de profissionais fundamentais para a operação funerária, mas que muitas vezes são desconhecidos do público geral: 

  • Tanatopraxista: É o profissional responsável pela higienização e conservação do corpo. Ele realiza um procedimento técnico e cuidadoso, que preserva a aparência natural da pessoa falecida. Essa etapa, que pode conservar o corpo por até sete dias, é crucial para amenizar o impacto visual e emocional da despedida, especialmente para familiares e amigos próximos;
  • Cerimonialista: Conduz a cerimônia de despedida E Costuma ter profundo conhecimento sobre diferentes tradições e religiões, garantindo uma celebração que respeite as crenças e os valores da família; 
  • Analista de Qualidade: É o responsável por inspecionar todos os detalhes da estrutura da cerimônia e garantir que o corpo esteja devidamente preparado, que o ambiente esteja limpo, harmonizado e que a cerimônia ocorra conforme o planejado; 
  • Motoboy (Office boy): Cuida da parte documental, realizando registros em cartório e providenciando a certidão de óbito. Essa atuação, embora prática, evita que os familiares tenham que lidar com a burocracia; 
  • Motorista funerário: Realiza o transporte do corpo, do local do óbito até o velório e, posteriormente, ao cemitério ou crematório.

Setor funerário evoluiu nos últimos anos

Para Mello, o setor funerário tem evoluído significativamente nos últimos anos, e cada vez mais empresas têm compreendido o quanto ele exige responsabilidade, sensibilidade e profissionalismo.

“A profissionalização do setor não é mais uma tendência, é uma necessidade urgente para garantir respeito ao luto, qualidade nos serviços e dignidade às famílias”, afirma.

Casa de Luto São João Batista investe em personalização

Mello conta que, em tempos em que as cerimônias estão cada vez mais personalizadas, a Casa de Luto São João Batista tem investido em personalização a fim de respeitar a individualidade de cada família. 

“Oferecemos cerimônias adaptadas: músicas que marcaram a vida do falecido, rituais religiosos específicos, ambientações personalizadas e gestos simbólicos que ajudam a construir uma memória de carinho e homenagem. Nosso objetivo é, acima de tudo, cuidar da dor do outro com sensibilidade, técnica e respeito”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home



Conexão Ela Dá Conta: evento conecta mulheres empreendedoras

Pelo terceiro ano consecutivo, o Conexão Ela Dá Conta 2025, evento imersivo dedicado a mulheres empreendedoras, chega ao Recife para ampliar conhecimentos, fortalecer redes de contato e gerar novas experiências para a jornada empreendedora. Organizado por Aline Portela — mentora de negócios, especialista em posicionamento estratégico e liderança feminina —, o evento busca transformar a forma como as mulheres encaram os desafios e oportunidades no universo dos negócios.

A terceira edição do Conexão Ela Dá Conta 2025 será realizada nos dias 3 e 4 de outubro, na cidade do Recife, com uma expectativa de público de 500 participantes. Durante dois dias intensos, as empreendedoras terão acesso a sessões de aprendizado, networking estratégico e trocas de experiências que visam impulsionar o crescimento pessoal e profissional.

O evento acontece em um momento importante para o empreendedorismo feminino no Brasil. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as mulheres já representam cerca de 34% dos donos de negócios no país, o que equivale a mais de 10 milhões de empreendedoras. No entanto, desafios como dificuldade de acesso ao crédito, desigualdade de oportunidades e necessidade de maior capacitação ainda são obstáculos significativos para o crescimento dos negócios liderados por mulheres.

O Conexão Ela Dá Conta 2025 será um espaço de capacitação e networking para que as mulheres possam gerir seus negócios de forma cada vez mais profissionalizada. “As mulheres estão ocupando cada vez mais espaço no empreendedorismo, mas ainda enfrentam desafios que precisam ser superados. O evento é um ambiente de troca, inspiração e aprendizado”, afirma Aline Portela.

Temas centrais do evento

O Conexão Ela Dá Conta 2025 abordará temas para o crescimento no mercado atual, divididos nos seguintes pilares:

  • Empreendedorismo Feminino: fortalecimento e capacitação de mulheres empreendedoras por meio do compartilhamento de conhecimento e estratégias para a construção de negócios sólidos;
  • Posicionamento Digital: como se destacar no ambiente digital, construindo autoridade, influência e presença on-line;
  • Marketing e Vendas: estratégias eficazes para atrair, engajar e converter clientes, ampliando oportunidades de crescimento e faturamento;
  • Gestão de Negócios: insights para estruturar, organizar e escalar negócios, promovendo eficiência e expansão contínua.

A edição 2025 do Conexão Ela Dá Conta 2025 é voltada às mulheres que desejam crescer pessoal e profissionalmente, fortalecer suas conexões e redes de contato, aprender novas estratégias de negócios, conquistar mais confiança e resiliência para enfrentar desafios, alinhando seus negócios aos seus valores pessoais. “O Conexão Ela Dá Conta não é apenas sobre negócios, mas sobre transformação profissional”, destaca Aline Portela.

Como participar

O segundo lote de ingressos para o evento pode ser adquirido através do site oficial. A entrada premium já está esgotada, mas ainda há duas opções: vip e diamante.

Sobre Aline Portela

Aline Portela é consultora no universo do empreendedorismo feminino. Como mentora de negócios e especialista em posicionamento estratégico, ela é a criadora do Método Diamante, que já impactou mais de 3 mil mulheres em mais de cinco países. Por meio de seu trabalho, Aline tem ajudado empreendedoras a construir autoridade e a estruturar seus negócios.



IA de voz começa a substituir pré-vendedores em empresas

Cada vez mais, empresas brasileiras estão apostando na inteligência artificial de voz para automatizar etapas do processo comercial. Em mercados com alto volume de leads, a proposta consiste em escalar o atendimento inicial sem precisar aumentar, na mesma medida, o tamanho da equipe de vendas.

A adoção de inteligência artificial (IA) segue em expansão nas áreas de marketing e vendas. Segundo o Panorama de Marketing e Vendas 2025, pesquisa realizada pela RD Station com mais de 3.800 profissionais em todo o Brasil, 58% das empresas já utilizam IA em suas operações. Entre os principais usos estão a criação de conteúdo, análise de dados, elaboração de pitches e automação de mensagens.

Entre os benefícios mais citados pelas empresas que já adotam IA estão aumento de produtividade (71%) e maior facilidade na criação de conteúdo (72%). Apesar do avanço, 48% ainda estão nos estágios iniciais de implementação, o que indica um cenário de amadurecimento em curso no uso da tecnologia.

Nesse contexto, a aplicação da inteligência artificial de voz tem ganhado espaço como uma das formas de automatizar etapas do processo comercial, especialmente no primeiro contato com leads.

IA de voz como motor de crescimento

Um dos casos que ilustra essa transformação é a PitchYes, startup brasileira que cria agentes de voz para prospecção ativa. Fundada por Pedro Bovo, a empresa foi destaque no ranking Brazil Companies Founded in the Last Year, da Crunchbase, entre as 10 de maior crescimento no país.

A tecnologia da PitchYes automatiza ligações ativas, faz a triagem dos leads e encaminha os mais qualificados para os vendedores humanos. A solução tem sido adotada por empresas com equipes comerciais enxutas e grande volume de contatos, especialmente em contextos onde o processo de qualificação de leads era realizado exclusivamente por SDRs (Representantes de Desenvolvimento de Vendas).

Automação reduz custos e acelera resultados

De acordo com o relatório da BCG, intitulado The Future of Sales with AI (O futuro das vendas com IA), a inteligência artificial aplicada ao processo comercial permite refinar abordagens, antecipar oportunidades e aumentar a eficiência na jornada do cliente.

Já a consultoria McKinsey destaca no estudo Driving Impact at Scale from Automation and AI (Gerando impacto em escala com automação e IA) que a IA tem sido um dos principais vetores de crescimento na área de vendas e marketing, com potencial para impulsionar produtividade e reduzir custos operacionais, mesmo em estruturas enxutas. 

Segundo Pedro Bovo, CEO da PitchYes, a automação com inteligência artificial tem permitido às empresas escalar o atendimento comercial de forma mais eficiente. “Com os agentes de voz, conseguimos realizar milhares de ligações por dia de forma padronizada, o que reduz o tempo ocioso entre interações, melhora o aproveitamento da base de contatos e diminui significativamente o custo por atendimento. Isso faz com que empresas que lidam com grandes volumes de leads possam crescer sem precisar aumentar o time na mesma proporção”, explica.

O novo papel dos SDRs: menos repetição, mais estratégia

“A tecnologia não substitui todos os SDRs, mas transforma o papel deles”, afirma Pedro Bovo, CEO da PitchYes. “Tarefas como follow ups, checagem de interesse e agendamentos estão sendo automatizadas, o que abre espaço para que os profissionais de pré-venda atuem de forma mais consultiva”.

O começo de uma mudança mais profunda

O uso de inteligência artificial de voz tem sido aplicado como recurso de automação em processos comerciais. Com o avanço das tecnologias, sistemas inteligentes vêm sendo desenvolvidos para executar tarefas operacionais, com potencial para redirecionar funções humanas a atividades relacionadas à estratégia e relacionamento com clientes.



BRAVO Business Awards 2025: Celebração de Liderança na América Latina

MIAMI, July 07, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O Council of the Americas (COA) anunciará os homenageados do BRAVO Business Awards de 2025 em um evento que será realizado no Ritz-Carlton Coconut Grove Hotel, em Miami, em 16 de outubro, durante a 30ª edição do BRAVO Business Awards Gala e do Simpósio do COA. Reunindo líderes multinacionais de toda a América Latina, autoridades governamentais, empreendedores e investidores, a festa de gala deste ano vai celebrar o rico legado de líderes inspiradores e destacar as forças dinâmicas que promovem oportunidades ilimitadas na América Latina e moldam seu futuro.

“Ao celebrarmos três décadas do BRAVO Business Awards, nossos homenageados de 2025 realmente personificam a liderança visionária e o impacto transformador que definem o progresso na América Latina”, disse Susan Segal, presidente e CEO da Americas Society/Council of the Americas (AS/COA). “Impulsionados pela inovação e determinação inabalável, suas conquistas notáveis não apenas refletem o rico legado desta região, como também iluminam o caminho a seguir para seu crescimento contínuo, prosperidade e impacto global. Temos imenso orgulho de celebrar essas empresas e líderes que estão moldando o futuro das Américas e fazendo contribuições significativas para os mercados dos Estados Unidos e global por meio de investimentos, geração de empregos e inovação.”

Os premiados da edição de 2025 são:

  • O Mercado Livre receberá o Prêmio BRAVO de Empresa de uma Geração, em reconhecimento aos 25 anos de inovação revolucionária, crescimento inclusivo e geração de valor de longo prazo que fizeram do Mercado Livre um símbolo do empreendedorismo latino-americano e a empresa mais valiosa da região. O prêmio será recebido por Ariel Szarfsztejn, presidente de comércio do Mercado Livre.
  • Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, receberá o Prêmio BRAVO de Líder Transformacional do Ano por sua liderança excepcional ao conduzir a Embraer em um período de transformação significativa e expansão global. Ele posicionou com sucesso a empresa aeroespacial brasileira na vanguarda da aviação sustentável e de tecnologias avançadas de mobilidade.
  • Luiz R. Vasconcelos, presidente da FedEx América Latina e Caribe, receberá o Prêmio BRAVO de Líder Dinâmico do Ano por impulsionar a inovação, melhorar a conectividade regional e fortalecer o impacto da FedEx no comércio, na logística e no desenvolvimento econômico das Américas.
  • A Corporación Multi Inversiones (CMI) receberá o Prêmio BRAVO de Legado Corporativo por meio de Juan José Gutiérrez Mayorga, presidente da CMI Foods, e Felipe Bosch Gutiérrez, presidente da CMI Capital. O prêmio reconhece a expansão da empresa multigeracional para 15 países, impulsionando seus negócios de produtos alimentícios, projetos de energia limpa e o desenvolvimento sustentável em toda a América Latina e nos Estados Unidos.

Desde 1995, o BRAVO Business Awards é o principal reconhecimento da excelência e liderança na América Latina e Caribe. Há três décadas, esses prêmios de prestígio homenageiam empresas e indivíduos visionários que moldam o desenvolvimento econômico e social da região por meio da inovação, do crescimento inclusivo e do progresso sustentável. Incluindo os homenageados de 2025, o BRAVO Business Awards reconheceu mais de 200 executivos e empresas que demonstraram seu compromisso incomparável com o avanço das Américas.

“Nossos homenageados de 2025 representam os valores e o espírito inovador que consolidaram o BRAVO Business Awards como a principal plataforma da América Latina de reconhecimento de conquistas influentes”, disse Maria Lourdes Teran, vice-presidente da AS/COA Miami e presidente do BRAVO Business Awards. “Essas empresas e líderes não só estabelecem novos padrões de excelência no setor privado, como também inspiram um futuro de maior prosperidade e mudanças de impacto nas Américas. É uma grande honra reconhecer suas contribuições transformadoras em um ano tão especial para nós.”

Antes do BRAVO Business Awards, o Simpósio do Council of the Americas vai reunir CEOs, executivos seniores e especialistas para discutir o papel da América Latina na agenda global. Os tópicos do Simpósio incluem geopolítica, sustentabilidade, transformação digital, inteligência artificial e oportunidades de investimento na região.

Em parceria com: CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Patrocinadores: Amazon, CHUBB Latin America, LLYC, Atlas Renewable Energy, Bank of America, Castillo Hermanos, Moody’s, Salesforce, The AES Corporation, BlackRock, FedEx, e Grupo Mariposa.

Parceiro de redes e conhecimentos: McKinsey & Company.

Parceiros de mídia: Americas Quarterly, Bloomberg Línea, CNN en Español, El País, Estrategia & Negocios, e Exame.

Para obter mais informações, acesse: www.as-coa.org/bravo2025.

Patricia Martínez de Aragón | pmartinezdearagon@llyc.global
Luciana Sabillon | lsabillon@as-coa.org
AS/COA Media Relations | mediarelations@as-coa.org 

Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/dcff73ba-90f9-4667-a967-ce4394cc983b



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001116812)



Paulistanos alugam imóveis mais próximos da Linha 3 do Metrô

A mobilidade urbana tem se consolidado como um dos principais influenciadores na escolha por moradia. Um levantamento da Lello, um dos principais grupos imobiliários do Brasil, responsável pela administração de cerca de 16 mil imóveis residenciais e comerciais, mostra que os paulistanos preferem morar próximos a estações de metrô, com destaque para as imediações da linha vermelha.

Segundo a administradora e imobiliária, cinco em cada dez das novas locações residenciais de apartamentos e casas ocorreram nas imediações de estações da linha vermelha nos três primeiros meses de 2025. O eixo leste-oeste, com destaque para bairros como Tatuapé e Mooca, combina infraestrutura e mobilidade, atraindo inquilinos que buscam praticidade no dia a dia.

Já em relação às buscas por imóveis perto do metrô, feitas por intermédio da plataforma da Lello Imóveis exclusiva para essa finalidade — por filtragem —, a linha azul liderou no primeiro trimestre deste ano, representando seis em cada dez das consultas por candidatos a inquilinos, seguida pela linha vermelha com três em cada dez consultas.

A plataforma da Lello para busca de imóveis próximos ao metrô possui filtros para cada uma das estações das linhas. Também é possível visualizar as linhas inteiras para escolher o imóvel desejado, seja para comprar, alugar ou permutar. Os imóveis disponíveis no buscador são identificados com o símbolo do metrô e da linha correspondente, informando a distância exata para a estação mais próxima.

Sobre as consultas de imóveis próximos ao metrô e disponíveis para venda, cinco em cada dez buscam por imóveis com imediações próximas à linha azul, que compõem o eixo norte-sul.

“A mobilidade é um dos fatores determinantes em relação à moradia na cidade de São Paulo. Muitas pessoas nos procuram querendo alugar imóveis perto de alguma estação de metrô. Esses imóveis, por sua vez, geralmente são mais valorizados”, afirma Raphael Sylvester, diretor de Estratégia da Lello Imóveis.



Canadian Solar anuncia expansão e nova frente de negócios

A Canadian Solar anunciou uma significativa expansão e um novo posicionamento de mercado. A partir do segundo semestre, a empresa começará a atuar na venda de sistemas fotovoltaicos completos, possibilitando o acesso de compra a todas as empresas do setor, sejam eles integradores, instaladores, distribuidores, revendedores ou construtores.

A decisão é resultado de um longo período de estudos e escuta do mercado, que identificou oportunidades de otimização com o objetivo de aproximar ainda mais o fabricante do setor e do mercado. A empresa já atua na comercialização de módulos, inversores e baterias, todos de fabricação própria em larga escala.

De acordo com Carlos Ribeiro, Associate Director – SAM, as análises internas realizadas pela empresa demonstram um potencial de interações e negócios entre as empresas do setor e fabricantes. “Essas empresas têm interesse em se conectar diretamente com os fabricantes em busca de aprendizado e mais informações, bem como acessar a qualidade, expertise e portfólio de produtos que a Canadian oferece globalmente. A movimentação da Canadian Solar busca suprir essa demanda, facilitando o acesso e melhorando ainda mais nossa entrega e experiência de nossos clientes”, finaliza.

Canadian Solar leva tecnologia solar para todo setor

Para Ribeiro, a nova frente de negócios permitirá à empresa ampliar sua atuação no mercado brasileiro e oferecer uma entrega ainda mais completa. “Mantemos nosso compromisso com a fabricação de módulos, inversores e baterias, investindo constantemente em inovação e na melhoria da tecnologia dos nossos produtos, mas agora estaremos ainda mais próximos dos parceiros e clientes, levando toda nossa expertise e conhecimento em prol deles”, reforça.

A Canadian Solar conta com uma plataforma para venda de seus produtos fotovoltaicos e terá abrangência em todo o território nacional. “O objetivo deste projeto é democratizar o acesso a produtos e proporcionar uma melhor experiência de compra a todos os seus clientes e parceiros, estreitando ainda mais nosso relacionamento com eles, oferecendo informação, suporte e nos tornando verdadeiros parceiros de negócio”, revela Carlos.

A plataforma de vendas digital terá o suporte técnico e a expertise da Canadian Solar. “Estamos unindo a solidez e tradição de anos de entregas com a facilidade de uma plataforma digital”, revela o Diretor. Com o objetivo de facilitar o dia a dia dos clientes e parceiros, a plataforma de vendas oferecerá acesso a soluções completas, técnicas, comerciais e de financiamento, bem como os produtos.

Além da comodidade da plataforma de vendas, a Canadian Solar disponibilizará times regionalizados para auxiliar exclusivamente os clientes e parceiros da maneira mais próxima possível.

Por meio deste canal e assessorados pelos vendedores regionais exclusivos, os clientes poderão formatar os geradores fotovoltaicos, visualizar preços, disponibilidade e condições comerciais, com total autonomia para escolher o que melhor se encaixa em cada projeto. O site oferecerá geradores fotovoltaicos completos, otimizados para diferentes tipos de instalações — residenciais, comerciais e industriais.

“Outra vantagem da aquisição por meio da plataforma é a agilidade, economizando tempo e reduzindo custos, o que flexibiliza o dia a dia dos clientes, permitindo a compra dos geradores necessários a qualquer momento e de qualquer lugar, com a garantia e a bancabilidade da Canadian Solar. Estoques, promoções e lançamentos serão atualizados constantemente, garantindo as melhores oportunidades de compra, diz Ribeiro.

Em maio deste ano, a Canadian Solar lançou a plataforma CSI PLUS para capacitação de integradores e instaladores solares no Brasil. Por meio dela, a empresa oferece treinamentos técnicos e certificação para impulsionar as instalações fotovoltaicas no país. Treinamentos 100% alinhados aos produtos Canadian Solar (módulos, inversores e sistemas BESS); Certificação reconhecida no mercado; CSI Assist: Suporte técnico direto via plataforma e conteúdo em português, são algumas das ofertas.

Sobre a Canadian Solar

A Canadian Solar é uma das principais empresas de tecnologia solar e energia renovável do mundo. Fundada em 2001 e sediada em Kitchener, Ontário, a empresa é uma fabricante de módulos fotovoltaicos solares, fornecedora de soluções de energia solar e armazenamento de energia com baterias, além de desenvolvedora, proprietária e operadora de projetos solares em escala de utilidade pública e armazenamento de energia com baterias.

Nos últimos 24 anos, a Canadian Solar entregou cerca de 150 GW de módulos fotovoltaicos solares para clientes em todo o mundo. Por meio de sua subsidiária e-STORAGE, enviou mais de 10 GWh em soluções de armazenamento de energia com baterias para mercados globais até 31 de dezembro de 2024, com um backlog contratado de US$ 3,2 bilhões na mesma data.

Desde que ingressou no setor de desenvolvimento de projetos em 2010, a empresa desenvolveu, construiu e conectou aproximadamente 11,5 GWp de projetos solares e 4,5 GWh de projetos de armazenamento de energia com baterias globalmente. Seu pipeline de desenvolvimento de projetos é diversificado geograficamente, incluindo 25 GWp em projetos solares e 75 GWh em capacidade de armazenamento de energia com baterias em diferentes estágios de desenvolvimento.



BC autoriza operação da Sociedade de Crédito Direto GO SCD

O fundo de investimento Go.Bank acaba de receber autorização do Banco Central para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD). Fundada em 2011 por empreendedores com experiência em grandes bancos, a fintech oferece soluções financeiras para micro, pequenas e médias empresas, incluindo conta pagamento (White label), crédito para capital de giro, pagamento de funcionários, antecipação de recebíveis e maquininha de cartão.

Com a nova autorização, a GO SCD (Sociedade de Crédito Direto) está apta a conceder empréstimos com recursos próprios. “A autorização do Banco Central reforça nosso compromisso em oferecer soluções financeiras seguras. Estamos preparados para atender à crescente demanda por crédito com processos simplificados”, afirma Renato Coelho, CEO do Go.Bank FIDC.

Inovação e expansão no mercado de crédito

Desde 2022, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) vêm atualizando a regulamentação das fintechs de crédito. A Resolução CMN nº 5.050 estabeleceu regras para o funcionamento das SCDs e das Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEPs). Em julho de 2024, a Resolução CMN nº 5.159 trouxe avanços significativos, reduzindo restrições operacionais e facilitando a captação de recursos pelas fintechs, tornando o mercado mais dinâmico, acessível e competitivo.

Além de operarem com capital próprio, as SCDs podem financiar operações por meio de instrumentos como os Certificados de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs). Também podem acessar programas de apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para fomento de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

Tecnologia com presença local

Com sede em Guarulhos (SP), o fundo de investimento Go.Bank possui escritórios em Limeira, Mogi das Cruzes e pretende abrir ainda este ano três novas unidades, com a intenção de atender mercados ainda pouco explorados no interior de São Paulo.

“Ao operar como SCD, ganhamos autonomia para colaborar com o desenvolvimento de negócios, por meio de empréstimos e financiamentos, dentro das normas do BC em todo o território nacional, por meio de plataformas de tecnologia. Queremos ser um agente de transformação econômica para o empreendedor brasileiro”, conclui Renato Coelho.



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