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Controle de estoque garante menos desperdício para empresas

Todo negócio depende de uma série de fatores para prosperar. Dentro do ramo alimentício, o cuidado com a qualidade dos alimentos anda de mãos dadas com a escolha da matéria-prima e, claro, com seu bom uso. E para garantir a produção de alimentos nutritivos, com preço competitivo em um ambiente de negócios saudável, controlar os insumos passa ser um passo fundamental.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos alimentos produzidos no país são jogados fora. Esse percentual equivale a aproximadamente 46 milhões de toneladas de alimentos no ano. Todo esse desperdício prejudica as pessoas que passam fome ou vivem em insegurança alimentar bem como trazem prejuízos às empresas que produzem, não vendem tais alimentos e perdem dinheiro por não os vender.

Para Gislene Lourenço de Amorim, que administrou por muitos anos uma pizzaria na cidade de Serra, no Espírito Santo, ter um estoque diminuto com mais entregas é uma saída para combater o desperdício. “Quando temos menos insumos para administrar, a chance de perdê-los por conta de validade é quase nula”, enfatiza.

A empresária listou abaixo algumas dicas de como criar rotinas de estoque mais eficientes:

– Ter um estoque compatível com o fluxo de produção;

– Contar com um time de fornecedores ágil no atendimento;

– Organizar o estoque para que haja ciência da quantidade de insumos presentes e que os mais próximos do vencimento sejam prioritariamente utilizados;

– Imprimir o uso de tecnologia para saber quando é hora de adquirir mais de determinado produto;

– Integrar a compra de insumos com promoções ou outras vendas maiores feitas pela empresa, a fim de garantir mais quantidade dos produtos mais usados como matéria-prima;

– Estar de olho no mercado e acompanhar a flutuação dos preços dos insumos para não perder boas oportunidades de negócio.

Visto também com ótimos olhos pela população, a doação de alimentos próximos do vencimento ajuda pessoas em vulnerabilidade social e impede que a empresa descarte alimentos que poderiam ser úteis. “Destinar alimentos que a empresa não conseguirá usar, para famílias ou associações filantrópicas, traz conforto por saber que não irão para o lixo”, destaca Gislene. Alternativas como bancos de alimentos são importantes saídas para o combate ao desperdício. Só em Belo Horizonte, em 2023, foram arrecadados 481 toneladas de alimentos.

O profissional da área de suprimentos, cada vez mais valorizado, funciona como peça-chave para o sucesso da empresa. “Contar com bons profissionais tornam a vida do administrador mais fácil para as decisões de compra”, finaliza a empresária.



Como contratar funcionários dentro da lei

A contratação de funcionários é uma peça-chave para o sucesso de qualquer empresa, sendo um processo fundamental conduzido pelos departamentos de Recursos Humanos. No entanto, diariamente, surgem dúvidas sobre como contratar pessoas para suprir a mão de obra, e até mesmo para trabalhos domésticos. Com o objetivo de esclarecer essas dúvidas e evitar problemas legais decorrentes do desconhecimento, é necessário que as empresas, e os patrões, compreendam a forma legal de contratar mão de obra no Brasil.

A Reforma Trabalhista, (Lei 13.467, de 2017), transformou as relações de trabalho entre trabalhadores, empregados e empregadores. Aprovada com o objetivo de flexibilizar as regras do mercado de trabalho, segundo reportagem da TV Senado, a Reforma Trabalhista trouxe uma série de mudanças significativas, como: prevalência dos acordos coletivos; fim da contribuição sindical obrigatória; flexibilização da jornada de trabalho; parcelamento das férias; parcelamento das férias; trabalho intermitente e proteção para gestantes e lactantes. 

O Professor Mestre e Coordenador do José Roberto Pereira Sinatora do Centro Universitário UniPaulistana, explica que atualmente, existem três formas legais de contratação permitidas: emprego formal, autônomo e terceirizado. 

A primeira forma, o emprego formal, conhecido popularmente como “carteira assinada”, envolve dois personagens principais: o empregador, que contrata a mão de obra e a gerência, e o empregado, que realiza o trabalho sob subordinação do empregador, mediante salário. Os requisitos fundamentais dessa relação são a pessoalidade, subordinação, pagamento de salário mensal e habitualidade (horário de trabalho).

Outra modalidade de contratação é a de pessoa autônoma, na qual o trabalhador é contratado para realizar uma prestação de serviço, sem uma remuneração fixa, sendo pago apenas pela tarefa realizada. Neste caso, não há subordinação, nem habitualidade, ou seja, horário fixo de trabalho, e sim um prazo estipulado para a realização da tarefa. 

A terceira forma de contratação é a terceirização, na qual o terceirizado (pessoa jurídica prestadora de serviços) realiza atividades específicas contratadas pelo contratante, podendo até mesmo incluir a atividade-fim da empresa. Esta, por exemplo, foi uma das flexibilidades trazidas pela Reforma Trabalhista.

A Relação Trabalhista com emprego formal é a mais onerosa financeiramente, pois garante benefícios que as outras formas não oferecem aos prestadores de serviço. Contudo, Sinatora observa que é importante considerar outras variáveis: “É importante não apenas considerar os custos financeiros, mas também a legislação aplicável, a motivação e comprometimento entre contratante e prestador de serviço”.



ESG é a nova tendência de mercado entre as empresas

A sigla ESG: Environmental, Social and Corporate Governance se trata de um conjunto de parâmetros que as empresas utilizam para avaliar seu desempenho em relação a questões ambientais, sociais e de governança ou de gestão. Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo na adesão das empresas a esses critérios, e isso não é por acaso.

“As empresas que adotam práticas sustentáveis e responsáveis estão se colocando de maneira mais atraente para investidores, clientes, talentos e parceiros de negócio”, observa Antonio Carlos Marques Valente, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Professor da UniPaulistana.

Os últimos anos testemunharam uma mudança significativa nos hábitos dos brasileiros em direção à preservação da natureza, a preocupação dos impactos das empresas no meio ambiente e na comunidade, de acordo com uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Ao mesmo tempo, oportunidades e cursos para quem quer atuar com diversidade e inclusão também se multiplicam.

Os dados revelam que quase um terço dos consumidores brasileiros (23%) alteraram seus comportamentos em resposta a preocupações ambientais. Além disso, para 41% dos entrevistados, essas mudanças são consideradas permanentes.

No entanto, para alcançar efetivamente o desenvolvimento sustentável, as empresas precisam adotar medidas proativas, como inovar em processos e produtos, e investir em soluções que visem à redução dos impactos ambientais. Por isso, as marcas têm se mostrado comprometidas em causar um impacto positivo.

Isto significa que as companhias devem estar inseridas, contribuírem e participarem na construção de uma sociedade mais ativa em relação às questões ambientais, sociais, de ética e transparência. Além disso, a adoção do ESG traz múltiplos benefícios para as empresas: redução de custos operacionais, atração de novos investidores e destaque na imagem e na reputação perante os consumidores e a comunidade como um todo. Isso se traduz em posicionamento e vantagem competitiva no mercado.

“As empresas estão adotando o ESG em suas estratégias de negócios porque reconhecem a importância de serem social e ambientalmente responsáveis, tanto para a sustentabilidade de seus negócios quanto para o bem-estar da sociedade como um todo”, afirma Valente. O ESG não é apenas uma tendência, é uma resposta necessária aos desafios atuais e futuros, como mudanças climáticas, desigualdade social e escassez de recursos naturais.

O ESG é fundamental para as empresas e para a sociedade, pois promove práticas empresariais mais éticas, sustentáveis e transparentes, contribuindo para um mundo mais equilibrado e justo. 

Por outro lado, é importante destacar que o ESG necessita estar, igualmente, presente nas empresas estatais e em todas as esferas governamentais, haja vista que seu público é a integralidade de seu povo. Tratar dos recursos oriundos da sociedade de maneira ética, transparente, com eficiência e honestidade é dever mandatório do Estado. 

Isto resulta em desenvolvimento econômico e social, diminuição das desigualdades e ampliação do conceito de democracia para todos e não para poucos. Como diria Gabriel o Pensador: “quando a gente muda, o mundo muda com a gente”. Para isto, é preciso semear.



Geração fotovoltaica traz segurança energética para os consumidores

Com a implementação da Lei 14.300/2022 o setor de geração distribuída (GD) experimentou um crescimento respeitável. Atualmente, o Brasil ultrapassou 2,50 milhões de sistemas de produção própria de energia instalados, a maioria destes, oriundos de fonte solar fotovoltaica.

Esta lei contribuiu para a estabilidade regulatória, atraindo investimentos em tecnologias inovadoras como armazenamento de energia, equipamentos mais eficazes e sistemas de gestão mais eficientes.

“Além disso, a Lei 14.300/2022 incentivou a participação ativa dos consumidores no mercado de energia elétrica, transformando-os em prosumidores, o consumidor que produz a própria energia”, relata Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída, em algumas áreas, a infraestrutura existente das distribuidoras não está totalmente preparada para integrar a energia gerada pelos prosumidores. Isso pode resultar em exigências adicionais para atualizações de infraestrutura, reforço de rede ou limitações na quantidade de energia produzida ou mesmo o horário em que pode ser injetado energia na rede.

As altas temperaturas, precipitações reduzidas e ausência de nebulosidade no início deste ano impulsionaram a produção de energia solar no Brasil, que encerrou janeiro com 2.945 megawatts médios, volume 52,4% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

De acordo com a CCEE, a matriz energética do país conta hoje com 425 empreendimentos solares conectados ao Sistema Interligado Nacional – SIN, que juntos somam uma capacidade instalada de 12.167 megawatts, quase a potência da usina de Itaipu, uma das maiores do planeta.

De acordo com Juliano Gonçalves, engenheiro eletricista e Head da Divisão de Cabos Megger Brazil, o Brasil tem naturalmente uma posição de liderança nessa nova era de industrialização com enfoque em energia limpa. “Ressalto a importância de capturar a visão do cenário mundial atual, destacando a Alemanha como um dos pilares deste mercado”, pontua.

“O agronegócio tem sido um forte impulsionador da energia solar no Brasil, visto que encontrou nesta fonte a solução para superar os desafios no suprimento de energia. A energia solar traz inúmeros benefícios, seja para grandes produtores ou para agricultura familiar”, finaliza Vininha F. Carvalho.

 



Expo Center Norte recebe a Feira Expo Empreendedor, em julho

Se tornar empreendedor está cada vez mais em alta, e para auxiliar os novos empresários, o Expo Center Norte receberá entre os dias 26 e 27 de julho, a Expo Empreendedor 2024. A feira que já se consolidou como um hub de criatividade e negócios espera receber mais de 40 mil pessoas e gerar um impacto no mercado em mais de duzentos milhões de reais.

O evento terá uma programação intensa e repleta de atividades, workshops, palestras e painéis, além de interação e entretenimento. Espaços conectados e direcionados por temas, como mulheres empreendedoras, saúde e bem-estar no trabalho, ações do bem. Palestrantes e empresas nacionais e internacionais, que inspiram, ajudam e desenvolvem novas habilidades aos participantes.

Um dos grandes destaques será o networking presencial, onde os empresários poderão se conectar e trocar experiências com outros empreendedores, startups, investidores e mentores.

Em megapalcos simultâneos, estarão presentes alguns dos mais importantes líderes, especialistas e personalidades do Brasil, como, João Branco, ex-CMO do McDonald’s, Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, Diogo Portugal, comediante e empresário, Carol Paiffer, CEO da Atom e investidora do Shark Tank Brasil, Fernando Seabra, investidor-anjo e recordista em participação em Realities Shows de negócios, Renner Silva, eleito melhor palestrante do Brasil pelo TOP OF MIND, Felipe Cintra, ex-CEO do conglomerado de empresas de Pablo Marçal, Andre Diamand, Hacker da Mente, Alessandra Andrade, vice-presidente da Associação Comercial de SP, Sonia Abrão, jornalista e apresentadora, e muitos outros, que podem ser conferidos no site do evento.

A inauguração contará ainda com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, autoridades, celebridades e representantes de entidades.

Com o tema “Empreender ficou mais fácil”, a Expo Empreendedor 2024 tem entrada gratuita ao público em geral. Além dos ingressos VIP, para ter acesso às palestras, entre outros benefícios.

Sustentabilidade e compromissos sociais

Entre as ações previstas para 2024 está a destinação cuidadosa e atenta, dos resíduos gerados pelo evento, 80% do impacto ao meio ambiente será compensado e otimizado. Todos os participantes, expositores e visitantes, serão incentivados à mobilização e fortalecimento da cultura da inovação, mas com o propósito de que o crescimento deve acompanhar a manutenção do equilíbrio e harmonia do ecossistema socioambiental. “É fundamental gerar negócios e oportunidades, porém devemos pensar no legado que deixaremos para as futuras gerações e para o planeta”, diz Rafael Manfredini, Diretor de Operações da Expo Empreendedor.

Serviço

Expo Empreendedor 2024

Quando: 26 e 27 de julho de 2024 – Das 11h às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Endereço: Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo – SP

Site: https://expoempreendedor.com.br

Informações: (11) 4172.5266



Manutenção regular na indústria evita prejuízos e acidentes

Dados do IBGE mostram que a indústria nacional cresceu 1,1% em dezembro de 2023, quinto mês consecutivo de crescimento na produção, após também registrar taxas positivas em novembro (0,7%), outubro (0,2%), setembro (0,2%) e agosto de 2023 (0,4%). Números como esses devem ser comemorados e se devem, entre outros fatores, ao alto cuidado do setor na prevenção a acidentes e investimentos na manutenção de seus parques industriais.

O aporte de recursos financeiros e educação no trabalho visa diminuir os números de acidente no trabalho, que atingiram em 2022 a casa das 600 mil ocorrências. Dentro do ramo industrial, por exemplo, segundo o técnico em Instrumentação sênior Djhones Lopes Chaves, o cuidado com a manutenção das peças é essencial para evitar falhas que possam ocasionar perdas de produção. “Ter uma infraestrutura confiável, com equipamentos em manutenção evita grande parte dos riscos de acidentes nas indústrias. Um exemplo são as válvulas de controle, fundamentais em diferentes meios da cadeia produtiva e que precisam de profissionais capacitados com conhecimentos técnicos”, destaca o especialista.

Djhones também destaca pontos que as indústrias precisam olhar com cautela para manter longe os riscos de incidentes por conta de problemas nas válvulas:

Instalação incorreta: ter um profissional sem a formação adequada é um problema, infelizmente, comum, pois a falta de capacitação pode resultar em instalações e manutenções incorretas dos equipamentos, podendo ocasionar graves acidentes.

Aplicação incorreta: devido à variedade de equipamentos disponíveis no mercado e suas múltiplas aplicações na indústria, uma válvula utilizada de forma inadequada em uma planta industrial pode resultar em graves acidentes.

Manutenção Preventiva/Preditiva: o acompanhamento de ativos por meio de software é essencial para antecipar falhas que possam ocorrer. A indústria 4.0 tem proporcionado grandes benefícios para que tenhamos um controle mais eficiente e preciso de nossos sistemas e equipamentos. Com a utilização de tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT) e análise de dados em tempo real, podemos detectar padrões de desempenho, identificar potenciais problemas e agir proativamente para evitar interrupções e incidentes indesejados. Essa abordagem não apenas aumenta a segurança e a confiabilidade dos processos industriais, mas também contribui significativamente para a otimização dos recursos e a redução de custos operacionais.

Falta de manutenção: forçar um desgaste demasiado das válvulas ou estender o uso além da sua validade traz grandes riscos de prejuízo e acidentes para a indústria, por não confiar no processo produtivo.

A triste realidade de acidentes industriais é exemplificada pelo ocorrido na plataforma P36 em maio 2001, onde 11 pessoas perderam a vida após uma série de explosões causadas por falha na válvula. Esses eventos destacam a importância crítica da manutenção adequada das válvulas, pois podem prevenir tragédias como essa, que resultaram em perdas humanas e danos ambientais significativos.

Isso mostra a importância de se cuidar desse tipo de equipamento, tão sensível e essencial para o funcionamento do nosso parque industrial. “Todo o cuidado visa minimizar os riscos de acidentes e a gravidade quando estes acontecerem. O investimento feito nesse tipo de prática certamente é menor do que o prejuízo que uma indústria teria em caso de um grande e grave episódio, além, claro, das perdas humanas que infelizmente também podem ocorrer”, finaliza Djhones Lopes.



Hannover Messe 2024: BuyCo. Explora Tendências para M&A

A Hannover Messe 2024, conhecida feira industrial sediada na Alemanha, abriu suas portas entre os dias 19 e 27 de abril, reunindo milhares de empresas dos setores de engenharia mecânica, eletrotécnica, digital e energético. Com mais de 130 mil visitantes de 150 países diferentes, e contando com a participação de mais de 4 mil empresas expositoras, a feira foi um verdadeiro ponto de encontro para os líderes e inovadores da indústria global. Além de apresentar as últimas tendências e inovações, o evento também se destacou como uma fonte rica de insights valiosos para moldar estratégias de fusões e aquisições (M&A) em escala global.

A presença de mais de 300 startups na Hannover Messe deste ano ressalta a importância do evento como uma plataforma para empresas emergentes estabelecerem conexões e expandirem seus negócios. Esses números impressionantes demonstram o alcance e a influência da Hannover Messe como um espaço crucial para a discussão e o avanço das principais tendências tecnológicas e industriais em todo o mundo.

Durante a Hannover Messe 2024, a BuyCo. marcou presença, a convite da FIEMG, para buscar informações cruciais para suas estratégias de crescimento e desenvolvimento no mercado global. Essa participação integra uma iniciativa mais ampla, na qual a FIEMG, com apoio do Governo de Minas Gerais, promove uma missão à Alemanha, levando mais de 150 empresários de 90 indústrias mineiras ao evento. O objetivo é fomentar negócios, parcerias, troca de experiências e atração de investimentos.

A escolha da BuyCo. para participar desta iniciativa é estratégica, visto que a empresa pode desempenhar um papel significativo em conexões e futuras transações de fusões e aquisições (M&A) envolvendo players internacionais e as indústrias de Minas Gerais.

Segundo Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG, a ideia de realizar essa missão à feira de Hannover surgiu após a visita do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, à edição de 2023. Ele reconheceu a relevância do evento para os empresários mineiros, como forma de mantê-los atualizados sobre as tendências e inovações globais da indústria.

Durante sua participação na Hannover Messe 2024, Rafaela Rossi, CBO e cofundadora da BuyCo., e Diego Ornellas, CEO e cofundador da BuyCo.,imergiram nas dinâmicas do mercado, interagindo com outros participantes e identificando tendências emergentes. Esta intensa interação proporcionou à empresa valiosos insights sobre potenciais oportunidades de fusões e aquisições (M&A).

Diego Ornellas enfatizou a importância desses insights adquiridos durante o evento para orientar as decisões de negócios da BuyCo. e explicou por que feiras como essa são cruciais para as estratégias de M&A:

“Presenciar empresários em busca de inovação em feiras e eventos globais é sempre inspirador, pois demonstra o desejo contínuo de aprimorar seus negócios e permanecer na vanguarda das estratégias e tecnologias empresariais. Especialmente em feiras internacionais como a Hannover Messe, onde podemos obter uma visão privilegiada das tendências emergentes e inovações que moldam o mercado global. Essas informações são cruciais para a BuyCo., pois nos capacitam a antecipar as mudanças no cenário industrial, identificar oportunidades de investimento e avaliar estratégias de M&A com maior precisão e eficácia.”

Este encontro anual não é apenas um showcase de tecnologia e inovação, mas também um campo de batalha para empresas que buscam se posicionar estrategicamente em um mercado em constante evolução. A Hannover Messe 2024 ofereceu uma plataforma para empresas líderes explorarem o potencial das feiras internacionais não apenas como locais de exposição, mas como fonte de informações que podem impulsionar estratégias em escala global.

Rafaela Rossi, compartilhou suas observações sobre as tendências e movimentos globais que estão moldando o mercado de fusões e aquisições (M&A): “A participação na Feira de Hannover nos proporcionou valiosos insights sobre os movimentos globais de investimento. Identificamos três setores-chave nesse cenário. Primeiramente, a construção, que está passando por avanços tecnológicos significativos, resultando em projetos mais eficientes e econômicos. Isso certamente impulsionará o mercado de fusões e aquisições na construção civil. Em segundo lugar, observamos um forte investimento no setor agrícola, com empresas focadas em tecnologias inovadoras, como drones para o controle de pesticidas e sistemas de armazenamento adaptados. Por fim, notamos um crescente interesse em tecnologias de serviços, prometendo aumentar a rentabilidade e a escalabilidade das empresas. Esses insights são fundamentais para identificar oportunidades de investimento e avaliar estratégias de fusões e aquisições globalmente.”

Neste contexto, os insights colhidos durante a Hannover Messe 2024 são de valor inestimável para empresas como a BuyCo. e seus concorrentes, pois fornecem uma visão privilegiada das tendências do mercado, oportunidades de colaboração e potenciais alvos de aquisição. Essas informações não apenas informam as decisões de negócios atuais, mas também moldam a visão estratégica de longo prazo, ajudando as empresas a navegar com sucesso em um cenário empresarial cada vez mais competitivo e globalizado.

 

Para saber mais, basta acessar: https://buyco.com.br



Consultoria jurídica vai ajudar empresas brasileiras nos EUA

O Brasil é o país com a maior proporção de profissionais de Direito no mundo. É o que revela um estudo da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), que contou com dados da International Bar Association (IBA) para fazer uma comparação com outros países, e apontou que há um advogado para cada 164 habitantes. Conforme revelou o levantamento, o Brasil tem a mesma quantidade de advogados que os Estados Unidos, no entanto, lá há um profissional para cada 253 habitantes.

Muitos desses profissionais são brasileiros que optaram por seguir carreira em solo americano. E, para isso ser possível, existem alguns caminhos, como a prova do BAR, por exemplo, que é a OAB americana. Alguns estados, como a Califórnia, permitem que profissionais estrangeiros realizem a prova sem precisar fazer faculdade nos EUA. Outra opção para advogar no país é o chamado LLM, um mestrado em Direito que dura um ano. A terceira opção é o curso oficial de Direito dos EUA, Juris Doctor (JD), que dura de 3 a 4 anos.

Outra alternativa é atuar como consultor estrangeiro, ou foreign legal consultant, em inglês. Ao optar por esse caminho, o advogado brasileiro pode levar seu conhecimento da legislação nacional para orientar empresas brasileiras que estão nos Estados Unidos, ou, ainda, companhias americanas que possuem relações com o Brasil. 

Esse foi o caminho escolhido pelo advogado Moisés Cardoso dos Santos, que, com mais de sete anos de carreira, escolheu os EUA para comandar a Moises Cardoso Serviços Legais. “A consultoria vai auxiliar essas organizações brasileiras e americanas a resolverem suas disputas legais, compreenderem melhor as leis e regulamentações locais, melhorarem sua eficiência operacional e evitarem riscos e custos legais”, adianta Moisés, que é especialista em Direito Minerário e Direito Tributário. 

De acordo com o advogado, a ideia é, também, fomentar o comércio e o investimento entre o Brasil e os Estados Unidos e proteger os interesses de empresas americanas sediadas na América Latina. “Também vamos fornecer serviços jurídicos a indivíduos americanos nos campos do direito de família, direito civil, direito penal, direito imobiliário e direito tributário”, adiciona.

Moisés acredita que obter consultoria jurídica é uma parte importante da administração de um negócio. “Os proprietários de empresas inevitavelmente precisam procurar um especialista jurídico para orientação em áreas como contratos, recuperação de dívidas, direito empresarial, seguros, propriedade intelectual e muito mais”, explica e complementa: “Ter especialistas legais fornecendo consultoria jurídica empresarial equipa as empresas com tudo o que precisam saber para permanecerem em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, incluindo aquelas relacionadas a licenças e registros, contratos e arrendamentos”.

Com um número crescente de empresas dos Estados Unidos fazendo negócios no Brasil, Moisés defende a importância de ter um advogado que compreenda tanto as leis e regulamentações comerciais dos Estados Unidos quanto as do Brasil, e como elas se aplicam às operações comerciais. “Justamente por isso o objetivo é ajudar clientes corporativos com uma variedade de questões diferentes relacionadas ao direito comercial a fim de proteger seus ativos, alcançar seus objetivos comerciais e garantir um futuro melhor para seus negócios”, assegura.

Sobre o profissional

Moisés Cardoso dos Santos é bacharel em Direito, formado pela Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Tem pós-graduação em MBA Planejamento Tributário (Unopar), em Direito Tributário (PUC Minas), e em Direito Minerário (Cedin – Centro de Estudos em Direito e Negócios). Advogado com mais de 7 anos de experiência, especializado em direito de família, civil, criminal, tributário e imobiliário. 

Ao longo de sua atuação, foi nomeado Diretor Financeiro e membro da comissão de assuntos penitenciários no triênio 2019-2021, da OAB em Minas Gerais. Além disso, atuou como Inspetor de Equipe Operacional na Penitenciária José Martinho Drumond por 11 anos.



SAP BTP pode reduzir custos em até 15%, aponta especialista

A adoção da plataforma SAP BTP (Business Technology Platform) pode trazer uma redução de custo de até 15% para as empresas que optam pela solução. A tecnologia, que oferece infraestrutura de nuvem e funcionalidades de desenvolvimento de aplicativos, automação e integração se integra a qualquer outro ERP – incluindo o SAP ECC e o S/4HANA.

Além da redução de custos operacionais, existe também um ganho de produtividade de cerca de 10%, apontou uma pesquisa realizada pelo IDC e publicada em novembro passado.

“A plataforma BTP oferece uma facilidade ímpar em tecnologias e processos, trazendo alguns pontos-chave como gerenciamento de APIs e os Open Connectors. Neste ambiente, inclusive, os usuários podem contar com soluções low-code, facilitando muito o desenvolvimento de integrações e aplicações customizadas. Os benefícios são ampliados quando o cliente já migrou ou já usa o S/4HANA Cloud”, explica Roberto Abreu, diretor de soluções da Blend IT, empresa especializada na implementação de soluções SAP.

Acelerando a inovação
Outro benefício que a plataforma BTP oferece é a diminuição do ciclo de desenvolvimento de novos produtos e serviços. A pesquisa aponta que as empresas que utilizam a plataforma indicam uma redução substancial de 30% no tempo de inovação organizacional. “Essa aceleração não só reflete a eficiência do SAP BTP em facilitar o rápido desenvolvimento, mas também sublinha o seu papel na capacitação das empresas para responderem rapidamente à evolução das exigências do mercado”, explica Abreu.

E isso acontece também pela iniciativa que envolve o componente Open Connectors, parte do SAP Integration Suite e que oferece conectores que simplificam a conectividade e a integração com aplicações terceiras.

Cloud Connector: segurança para comunicação
Um dos maiores desafios da integração das novas tecnologias SAP na nuvem com o legado – ainda há uma considerável parcela de clientes SAP com a solução em ambiente on-premise – é garantir a segurança das informações. Para isso, a SAP oferece o Cloud Connector: uma aplicação que pode ser instalada em qualquer sistema operacional, garantindo a conexão segura com a nuvem SAP.

“A segurança é uma preocupação legítima, já que é no ERP que as empresas concentram suas informações mais sensíveis. O Cloud Connector ajuda a transpor a barreira da segurança sem precisar de soluções de terceiros para isso”, avalia Abreu.

Outro ponto importante é que o Cloud Connector permite resolver a delicada equação entre sistemas on-premise e conexão desses ambientes com a nuvem. Da forma mais tradicional, é preciso expor aplicações on-premise à internet ou fazer alterações no firewall – que podem abrir brechas para potenciais ataques, ainda mais quando se trata de ambientes legados. O Cloud Connector facilita essa integração, sem aumentar a exposição ao risco.

“Hoje, o ambiente SAP está mais do que preparado para os desafios mais complexos e para oferecer uma redução de custo substancial na migração para o ambiente na nuvem, com novas perspectivas”, finaliza Abreu.

Sobre a Blend IT
Com mais de 10 anos no mercado, a Blend IT é uma Consultoria de TI focada no cliente. A empresa tem foco em soluções comerciais e fiscais. É uma empresa especialista no desenvolvimento, integração, implantação e manutenção de aplicações nas plataformas SAP, Mastersaf, Microsoft e Mobile/Web.



King Faisal Specialist Hospital and Research Centre Dá as Boas-Vindas ao Novo CEO Interino Durante Suas Transformações Estratégicas

RIADE, Arábia Saudita, May 14, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O King Faisal Specialist Hospital and Research Centre (KFSH&RC) nomeou recentemente o Dr. Björn Zoéga como CEO Interino, confirmando o seu empenho em promover e incentivar a excelência no cuidado da saúde. O Dr. Zoéga, conhecido por sua vasta experiência em gestão e políticas de saúde, se une a uma equipe dedicada em um momento em que o hospital continua a impulsionar iniciativas estratégicas importantes.

O KFSH&RC, líder em pesquisa médica e serviços clínicos, continua a atrair experiência global para reforçar sua visão de excelência em saúde. Com o envolvimento do Dr. Zoéga, o hospital dá seguimentoàsua estratégia de transformação digital que visa aprimorar a eficiência operacional e aperfeiçoar o atendimento ao paciente. Sua experiência na promoção de colaborações internacionais, evidenciada no seu antigo cargo de presidente da European University Hospital Alliance (EUHA) e com as iniciativas como a Join4ATMP, que visa promover o acesso a terapias inovadoras, alinha ainda mais os serviços do KFSH&RC às tendências globais de saúde.

Os principais projetos do KFSH&RC incluem a implantação de tecnologias digitais avançadas para agilizar o processo de atendimento ao paciente, adoção de modelos de atendimento inovadores e atualização das instalações. Esses esforços estratégicos visam aumentar o acesso aos serviços médicos e facilitar uma melhor comunicação, refletindo a dedicação do KFSH&RC em estabelecer novos padrões de saúde.

As contribuições anteriores do Dr. Zoéga no Karolinska University Hospital, que é o segundo melhor da Europa e o sétimo do mundo de acordo com o 2024 World’s Best Hospitals da revista Newsweek, onde ele cultivou uma cultura de aprendizagem contínua e colaboração entre profissionais de saúde, alinham-se bem com os objetivos do KFSH&RC. O seu papel na promoção de programas como o EUCARE e na facilitação do intercâmbio de enfermeiros de cuidados intensivos em toda a Europa durante crises melhorou significativamente o desenvolvimento do pessoal e apoiou o objetivo do seu hospital anterior de atrair os melhores talentos – um princípio espelhado na jornada de transformação do KFSH&RC. Com o Dr. Zoéga contribuindo para a liderança, o KFSH&RC está pronto para promover seu papel como ator fundamental na formação do futuro dos cuidados de saúde na Arábia Saudita.

Sobre o King Faisal Specialist Hospital and Research Centre :

O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre é dos líderes globais de prestação de cuidados de saúde especializados, condução de inovação, e um hubs avançado de pesquisa e educação médica. Por meio de parcerias estratégicas com proeminentes instituições locais, regionais e internacionais, o hospital se dedica ao avanço de tecnologias médicas e elevação dos padrões de cuidado da saúde em todo o mundo.

O hospital conquistou sua posição como marca líder no setor de saúde em todo o Reino e Oriente Médio, marcando seu segundo ano consecutivo como a marca de saúde mais valiosa. Ele ocupa o 9º lugar no Reino e o 28º no Oriente Médio. O hospital se distingue como o único hospital do mundo a ser listado entre as 10 principais marcas do seu país, de acordo com dois relatórios da “Brand Finance” sobre as 50 marcas mais valiosas da Arábia Saudita e as 150 marcas mais valiosas do Oriente Médio em 2024.

Devido aos programas de transformação eàVision 2030 do Reino, lançados por Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro e pelo Primeiro-Ministro – que Deus o proteja – para aumentar a liderança do Reino no setor global de saúde, o KFSH&RC surgiu como um dos principais Centros Médicos Acadêmicos do Oriente Médio e da África. Ele permaneceu em 20º lugar no mundo pelo segundo ano consecutivo em 2024, de acordo com o “Brand Finance”. Além disso, ele foi classificado entre os melhores hospitais do mundo em 2024 pela revista americana “Newsweek”.

Para mais informações, contate:

Sr. Essam AlZahrani, Dirigente Interino de Assuntos de Mídia, 0555254429

Sr. Abdullah Alown, Editor Sênior de Mídia, 0556294232

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/83d04605-9a75-41cb-8947-81c858209621


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Klüber Lubrication está entre as principais empresas de inovação aberta no país

A Klüber Lubrication vem reforçando nos últimos anos o seu foco em inovação, com iniciativas para promover maior conectividade e proximidade com os clientes, além de aprimorar a eficiência e os resultados na operação. A empresa do Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias e soluções que visam moldar o futuro da indústria química.

A estratégia de inovação passa por quatro frentes de negócios principais: na venda de valor e serviços para o cliente, em eficiência operacional, na linha de produtos e no modelo de negócios. Para isso, identifica as principais tendências e necessidades do mercado em um estágio inicial e transforma esses insights em valores tangíveis que podem ser aplicados na prática diariamente.

Isso levou a empresa a um dos principais reconhecimentos de inovação aberta do país, o Ranking 100 Open Startups 2023, em outubro do ano passado, no qual ficou na 4ª posição entre as mais inovadoras da categoria Química. A premiação reflete o compromisso da Klüber Lubrication com o tema e o papel ativo no ecossistema de inovação brasileiro.

“O desafio está em como podemos nos tornar atrativos para os empreendedores se relacionarem conosco. Estarmos presentes e conectados aos principais players do ecossistema de inovação – entre startups, universidades, ICTs, clientes e fornecedores – é extremamente relevante e está alinhado aos nossos valores, como marca com visão de futuro, que abraça a inovação e está aberta a novas possibilidades”, destaca Mateus Brandão, Especialista em Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da Klüber Lubrication.

A empresa acredita na inovação aberta como instrumento de solução de desafios de clientes e desafios internos, além do engajamento e capacitação de colaboradores para fortalecimento da marca. Para resolver as principais dores da indústria e dos clientes de forma ágil e eficiente, a Klüber Lubrication vem desenvolvendo serviços digitais e outras iniciativas em processos e produtos que garantem uma manutenção preditiva total (MPT) como:

  • Oil Condition Analysis (OCA), plataforma centralizada que traz ao cliente a informação completa do status de análise das amostras dos lubrificantes em suas aplicações. A solução visa ampliar a visão das informações e especificações do lubrificante utilizado nos equipamentos.
  • Plataforma digital de treinamentos – modelo que complementa os treinamentos presenciais para clientes, com módulos virtuais (como sustentabilidade, monitoramento de lubrificantes, eficiência energética e lubrificação de elementos de máquina, entre outros) em uma plataforma online e emissão de certificados na conclusão. Permite também acompanhamento dos resultados pelo gestor de manutenção.
  • Cotação expressa – solução de eficiência operacional traz ganho às equipes de vendas na cotação de produtos. Com o novo sistema centralizado, é possível acessar e localizar preços e especificações de qualquer item do portfólio em aproximadamente 10 minutos, ante 48 horas no modelo anterior.
  • Eficiência Energética e Sustentabilidade – criação de um departamento específico para aprimorar a medição de ganhos, da redução do consumo de energia (KlüberEnergy) e da eficiência de componentes, além da atuação de manutenção preditiva. 
  • Hidro-lubrificantes, com tecnologia recentemente desenvolvida que usa água como óleo base e garante um maior alcance em e-mobility. 
  • Produtos à base de óleos naturais, como o Klüberbio LG 39-700, que ajudam os clientes a cumprir os crescentes regulamentos ecológicos.

Para 2024, a Klüber Lubrication mantém a sua abordagem centrada no cliente e já trabalha no desenvolvimento de outros projetos, como: um aplicativo para agilizar a elaboração de planos de lubrificação de forma digital, economizando um dia de trabalho de colaborador da equipe de vendas; um outro aplicativo para rastreio de pedidos e acompanhamento do tempo de entrega pelo próprio cliente; soluções de dispositivos IOT, em parceria com startups, que permitem realizar a manutenção preditiva de ativos e acompanhar o consumo do produto nos equipamentos; uma plataforma de geração automática de pesquisas de satisfação, para ganhos em eficiência operacional, além de uma solução de startups especializadas em biorremediadores e bioabsorvedores para o tratamento de resíduos gerados na planta em Barueri (SP).

Sobre a Klüber Lubrication

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para  elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento. Presente no Brasil há mais de 50 anos, possui unidade fabril em Alphaville (Barueri-SP) e centros de serviços em diversas regiões. Na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 45001, ISO 21469, ISO 14001, IATF 16949, ISO 9001, OHSAS 18001, Kosher e Halal.

Mais informações:

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Mercado de LEDs dedicados prevê crescimento mundial de 11,35% até 2029

De acordo com o estudo “Mercado de Iluminação LED”, divulgado pela Mordor Intelligence, o mercado dos LEDs dedicados movimenta 111,57 bilhões de dólares ao ano, sendo equivalente a 578,82 bilhões de reais. Os pesquisadores afirmam que, entre 2024 e 2029, o setor terá um crescimento mundial de 11,35%. O ponto central para esse salto é que os itens estão se tornando uma escolha cada vez mais popular devido à sua capacidade de proporcionar iluminação de alta qualidade com menor consumo de energia.

Segundo Vicente Scopacasa, presidente da SBLuz e especialista parceiro da Expolux, os estudos de iluminação indicam que a tendência do futuro é a obtenção da luz branca através da mescla de LEDs coloridos, o que resultaria em um maior controle e eficácia.

“Os LEDs são componentes semicondutores e isso representa alta confiabilidade quanto à qualidade. O controle da corrente elétrica e da temperatura de operação são fatores preponderantes para a garantia tanto do desempenho quanto da durabilidade fornecidos por essa tecnologia”, explica.

O aumento da eficácia luminosa é a base fundamental para reduzir ainda mais os impactos ambientais em função da diminuição da energia elétrica necessária para a obtenção de luz. A utilização de microLEDs coloridos dispensaria a necessidade de materiais fosforescentes e contribuiria na diminuição dos impactos ambientais. “Pelo fato de apresentarem alta eficácia (Lúmen/Watt) quando comparado com as lâmpadas convencionais, a economia energética passa a ser um fator preponderante em função da necessidade de menos energia elétrica para a obtenção do fluxo luminoso desejado na aplicação”, completa Vicente.

Os benefícios oferecidos pelos LEDs impulsionaram sua adoção no setor residencial. Segundo o relatório do Consumo de Energia Residencial (RECS) nos Estados Unidos conduzido pela IEA, 47% dos lares norte-americanos atualmente utilizam LEDS para a maioria ou totalidade de suas demandas de iluminação. Em 2024, a iluminação LED residencial detém uma fatia no mercado mundial maior em comparação com as opções halógenas, incandescentes e fluorescentes.

A ascensão contínua dos sistemas de iluminação inteligentes, que podem ser controlados via smartphones e outros dispositivos, tem impulsionado cada vez mais a demanda por luzes LED. Isso se deve à facilidade de integração dos sistemas de iluminação, permitindo a criação de ambientes com inteligência artificial e cada vez mais adaptáveis para residências, escritórios e ambientes urbanos.

Todos esses temas farão parte da próxima edição da Expolux, confirmada para acontecer entre os dias 17 e 20 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Sobre a conexão com o atual momento de mercado, a gerente do evento, Tatiana Rassini, diz: “a cada dois anos temos a oportunidade de reunir o setor para debate dos próximos passos da indústria, considerando o que há de mais avançado em tecnologia, mas também o comportamento, mudanças urbanas e sociais. Será uma grande edição e logo anunciaremos mais novidades”.

Sobre a Expolux

Com 18 edições, a Expolux é um evento 100% voltado ao mercado da iluminação no Brasil e na América Latina, reconhecida como a plataforma ideal para atualização, ampliar visão estratégica, conhecer inovação e impulsionar contato direto com os principais players do mercado.

Mais informações em: https://www.expolux.com.br

RX

A RX oferece conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.

RX– In the business of building businesses

www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors. 

Informações para imprensa

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Cuidado capilar ganha atenção dos brasileiros

Não é de hoje que o Brasil ocupa sempre posição de destaque quando o tema é mercado de beleza. Segundo a Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), por meio de seu panorama anual de mercado, o mercado da beleza no Brasil, é um dos maiores do mundo, ficando em quarto lugar no ranking promovido pela Euromonitor International.

Segundo dados divulgados pelo portal Mercado & Consumo, quase 8 em cada 10 pessoas adquirem, todos os meses, pelo menos, um produto do segmento (78%).

Mas não é somente a vaidade que leva o brasileiro a cuidar da saúde capilar. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que a queda capilar é um dos sintomas que podem persistir mesmo após a recuperação da Covid-19. As causas para o fenômeno incluem a ocorrência de febre alta, a redução da oxigenação do folículo capilar e o estresse causado pela doença.

Para usufruir dos benefícios que um tratamento capilar pode proporcionar, estabelecer uma rotina capilar é uma alternativa eficaz e pode ser realizada tanto num salão de beleza quanto em casa.

“A rotina capilar vai variar de acordo com o perfil do cliente. O foco sempre é a saúde e beleza do cabelo, mas a terapia adotada depende se estamos falando de mulheres ou homens, suas faixas etárias e texturas de cabelo. Isso pode abranger desde produtos básicos de cuidados diários até tratamentos mais especializados”, destaca Rosania Marinho, terapeuta capilar integrativa.

Além do objetivo-fim, que é uma melhor saúde capilar, há também a realização pessoal. “Como profissional na área de saúde e beleza capilar integrativa, estou certa de que o brasileiro busca uma melhor autoestima, para além do cabelo saudável. O bem-estar emocional e autoconfiança melhoram quando o cabelo está bem cuidado”, conta a profissional.

O Brasil tem um mercado robusto de saúde e beleza capilar, e é amplamente conhecido por seus técnicas de tratamento e produtos naturais.

Apesar da forte atuação nacional, a concorrência global impulsiona a constante evolução do setor. “Na terapia integrativa, as abordagens se concentram em uma visão holística, incluindo desde terapia de aromaterapia, gel terapia, nutrição capilar, laser, led de baixa potência, massagem capilar e tratamentos com sinergias de óleos essenciais”, destaca Rosania.

Todavia o maior desafio é o comprometimento do paciente brasileiro. “Nosso povo tem o imediatismo como premissa para qualquer serviço que contrata. Para uma boa saúde capilar é imprescindível contar com a orientação de um profissional experiente, qualificado e disciplina por parte do paciente”, completa.



RS Vigia realiza monitoramento 24 horas com auxílio de IA

A segurança patrimonial é uma preocupação constante para empresas e condomínios, que buscam soluções eficazes para proteger seus ativos e proporcionar tranquilidade aos seus colaboradores e moradores. De acordo com dados do Mapa da Segurança Pública 2024, com os indicadores e dados estatísticos referentes a 2023, são furtados por dia 602 veículos. São Paulo concentra 62,8% do total de furtos de veículos ocorridos no país. Em relação aos roubos, no ano passado, do total dos registros, 133.241 tiveram o emprego de violência ou de grave ameaça. 

Para trazer uma alternativa ao mercado, a RS Serviços, empresa especializada em serviços terceirizados de limpeza, portaria, recepção, vigilância, inclusive o de segurança patrimonial, agregou ao seu portfólio o equipamento RS Vigia.

A ferramenta consiste em um totem equipado com um sistema de câmeras que transmitem, em tempo real, as imagens às centrais de monitoramento da empresa ou residência. O recurso tecnológico também dá acesso à polícia, para investigações de crimes, sempre que solicitado, já que seu campo visual registra transeuntes e ruas, entre outras movimentações. As imagens são gravadas em nuvem e ficam armazenadas pelo período necessário e combinado com o cliente.

“Atualmente, são mais de 500 pontos de imagens em áreas urbanas, promovendo apoio na proteção de condomínios e empresas, e colaborando com a proteção comunitária”, explica Renan Domingos, superintendente de tecnologia RS Serviços.

Além disso, por meio da IA, as câmeras são capazes de identificar situações atípicas e disparar alerta às centrais que irão visualizar e confirmar, ou não, as suspeitas.

Entre algumas funcionalidades da ferramenta, estão:

– Design ostensivo: para a dissuasão de crimes;

– Câmeras que oferecem imagens com resolução para identificação de ocorrências;

– Monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, com equipe especializada na recepção e tratamento de eventos;

-Software de inteligência artificial que identifica movimentos atípicos e emite alerta às centrais de monitoramento e aciona, se preciso, a Polícia Militar;

– Equipe de assistência técnica 24 horas para apoio em manutenções;

– Implantação facilitada, pois necessita apenas de um ponto de energia e internet.



Uso de telas digitais avança 8,1% ano, segundo pesquisa

Em um cenário cada vez mais competitivo, o varejo busca constantemente maneiras inovadoras de atrair e engajar os consumidores. Segundo mostram pesquisas recentes, o digital signage – ou sinalização digital, são telas digitais para exibir conteúdo multimídia para transmitir informações, promover produtos ou serviços e melhorar a comunicação com o público -, hoje presente em diversos segmentos tais como lojas, supermercados, redes de franquias entre outras, vem ganhando grande espaço.

Segundo relatório da Grand View Research, o tamanho do mercado global de sinalização digital foi estimado em US$ 26,76 bilhões em 2023 e deverá crescer a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,1% de 2024 a 2030. Este crescimento do mercado é credenciado à crescente demanda pela promoção digitalizada de produtos e serviços para atrair a atenção do público-alvo. Isso reflete o aumento da demanda por soluções de sinalização digital em várias indústrias, incluindo varejo, hospitais, aeroportos e outros.

Segundo o relatório, isso se deve ao fato de que a comunicação digital é mais eficaz na captura da atenção dos consumidores e na transmissão de mensagens de marketing de forma dinâmica, criando ambientes visualmente estimulantes.

Usuário de um desses sistemas, Guido Franchini Neto, sócio consultor da ATTA Consultores, sediada em Umuarama, Paraná, revela que a opção por uma plataforma gestora de Digital Signage ocorreu na busca por um modelo que trouxesse mais agilidade e precisão na transmissão de conteúdo para vitrines e áreas internas de um dos seus clientes.

“No nosso caso, transmitimos conteúdo para 24 unidades de uma rede com presença em estados diferentes, com vídeos atualizados com frequência. Adotar um sistema com um painel de administração nos trouxe praticidade e agilidade a esse processo, assim como um maior controle na ativação das campanhas no ponto de venda. Além disso, afetou positivamente a rotina dos nossos gestores locais, que agora não precisam lidar diretamente com essas atualizações,” revela.

Já o fornecedor Antonio José Canjani, CEO da TV Sin, cujo software traz versões português, espanhol e inglês, acrescenta que a flexibilidade na gestão de conteúdo é uma característica crucial das telas de sinalização. “Os varejistas podem facilmente atualizar promoções, ofertas especiais e informações de produtos em tempo real, adaptando-se rapidamente às mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores. Essa capacidade de resposta ágil permite que os clientes estejam sempre atualizados com as últimas novidades e oportunidades de compra”, defende.

“A dinâmica de quem usa o Digital Signage para atrair o seu consumidor muda completamente. As redes de supermercados, por exemplo, podem realizar promoções de produtos que estejam perto do vencimento com agilidade, reduzindo bastante a perda de mercadorias”, lembra Antônio José.

 



Uso consciente do celular na pauta literária da 16ª Flist

Um dos maiores desafios da geração atual é o uso saudável dos smartphones. Mas como abordar esse assunto com crianças e adolescentes? Para conversar sobre essa questão, a escritora Viviane Viana, que acaba de lançar o livro infantojuvenil “Ah, se Graham Bell falasse!” (Franco Editora), participará, no dia 18 de maio, da Festa Literária de Santa Teresa (Flist), no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

A autora, que é Mestre em Educação e estudou, há 15 anos, as contribuições da tecnologia para o aprendizado, agora, em seu novo livro infantojuvenil, trata dos excessos no uso das telas. “O que se discute é a moderação. Os smartphones são ferramentas multifuncionais incríveis, porém, a dependência nociva causa problemas à saúde física e mental”, explica Viviane Viana.

O livro utiliza o recurso da rima para descrever situações em que alguém exagera no uso do celular, enquanto o título “Ah, se Graham Bell falasse!” funciona como um refrão, que se repete cena após cena até o inventor, a quem se atribui o desenvolvimento do telefone, dar sua opinião sobre a situação atual, em que o celular se tornou quase uma extensão do próprio corpo.

A ideia é que as crianças e os adolescentes se divirtam com a leitura, se lembrem de experiências parecidas e reflitam sobre a necessidade de se estabelecer limites às tecnologias, além de respeitar o espaço do outro. E nesse ambiente em que o propósito é fornecer elementos para que a garotada faça escolhas de forma consciente, a escritora defende a importância da formação de leitores. “É preciso estimular o hábito da leitura desde cedo. A literatura desempenha um papel fundamental para que possamos compreender melhor o mundo e suas transformações, ampliar repertórios e formar sujeitos mais empáticos”, afirma Viviane Viana.

Serviço

A Festa Literária de Santa Teresa, organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat) com curadoria da escritora Ninfa Parreiras, acontece nos dias 18 e 19 de maio, das 9h às 18h, com atividades gratuitas para públicos de diversas faixas etárias. Esta é a 16ª edição da Flist, que ocorre pela primeira vez fora do bairro carioca que dá nome ao evento, em função da reforma do Parque Glória Maria, antigo Parque das Ruínas.

Viviane Viana estará no dia 18 de maio, às 14h30, no salão do Palacete do Museu Histórico da Cidade. A autora participa da Flist a partir de uma parceria do Ceat com a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), da qual ela faz parte, e que celebrará 25 anos de existência em evento na Festa Literária.



Empresas brasileiras marcam presença na OTC 2024 em Houston

Mais de 55 empresas brasileiras marcaram presença na Offshore Technology Conference  2024, que chega ao fim nesta quinta-feira (09), em Houston, nos Estados Unidos. Reconhecida como a principal feira de petróleo e gás do mundo, a OTC teve foco na cadeia de suprimentos para o segmento offshore (marítimo) e forte representação brasileira.

Durante os cinco dias do evento, empresas nacionais do setor de Óleo e Gás participaram ativamente da programação oficial e em eventos paralelos liderando rodadas de negócios, encontros de relacionamento e discussões voltadas sobre a busca por tecnologias e inovações para garantir a segurança energética do mundo no contexto de transição para um futuro mais sustentável e de baixo carbono.

“Foi extremamente importante participar dessa edição. De fato, neste ano o tema principal foi relacionado à transição energética e percebemos muitas possibilidades para a  indústria brasileira. É uma oportunidade para o nosso setor conhecer as novidades, olhar e direcionar um pouco mais as tecnologias, fechar novos negócios e, principalmente, desenvolver o mercado nacional”, afirma Pedro Ghiatã CEO da Infotec Brasil, empresa especializada em Terceirização de Serviços, Processos (BPO) e Pessoas que enviou uma comitiva de lideranças para Houston. 

Petrobras reconhecida: um dos grandes destaques nacionais na OTC foi a conquista do “Distinguished Achievement Award” pela Petrobras. A premiação aconteceu no primeiro dia de evento e o troféu foi entregue nas mãos de Jean Paul Prates, presidente da empresa. O reconhecimento veio pelas  inovações implementadas na Bacia de Campos, com destaque para os trabalhos no campo de Marlim. Com o uso de tecnologia e capacidade técnica única, aumentando em 230 mil barris por dia a produção nos campos da região.
Outras agendas: Além da premiação – que foi parte da programação oficial do evento – outros encontros paralelos reuniram empresários brasileiros com líderes do mercado internacional. O “6º Encontro dos Brasileiros” foi organizado pela FVG Energia  e aconteceu também em  Houston. Na ocasião, profissionais do setor energético discutiram e dividiram informações para o avanço do conhecimento científico e técnico dos recursos offshore. Já a 10ª edição do encontro “Brazil Energy Meeting”, ocorreu na véspera da abertura da OTC e contou com a presença de Prates, do Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia, Outra agenda que teve presença brasileira foi no ABS Meeting, que pontuou o acordo marítimo e tecnológico entre a ABS e Seatrium que visa colaborar na aceleração da descarbonização e na transição energética.



Gêmeos Digitais: técnica traz inovação na construção civil

O termo Gêmeos Digitais, ou Digital Twins – em tradução livre –, consiste na criação de réplicas virtuais de objetos ou sistemas físicos que podem ser usados para simular, analisar e otimizar processos em diferentes estágios de desenvolvimento. O conceito, apresentado em 2002 por Michael Grieves, permite uma representação precisa do comportamento e do desempenho dos sistemas físicos em um ambiente virtual, facilitando tomadas de decisões mais rápidas e eficazes.

Esse tipo de interação permite que o engenheiro ou arquiteto consiga identificar com mais facilidade todos os pontos que deverão ser ajustados ao longo da obra e, principalmente, tudo aquilo que ainda pode ser melhorado no projeto. A simulação de projetos por meio de uma réplica digital é possível graças aos dados coletados com a ajuda de outras tecnologias, como scanner 3D, drones, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e machine learning.

Todos esses apoiadores têm por finalidade garantir que os Digital Twins estejam integrados a sensores que permitam a coleta de dados em tempo real, tornando-se assim uma réplica atualizada e dinâmica, possibilitando análises profundas e a tomada de decisões mais eficazes. 

“Por exemplo, em um prédio comercial, sensores de presença, qualidade do ar e detecção de vazamentos podem fornecer informações contínuas sobre as condições do prédio”, explica o engenheiro e desenvolvedor de software Eduardo Prata Martins Zonta.

Ele conta ainda que, com base nesses dados, o sistema pode otimizar a eficiência energética de um prédio ajustando sistemas de iluminação e ar-condicionado automaticamente em áreas não utilizadas ou melhorando a ventilação em áreas onde a qualidade do ar é insuficiente.

“Além disso, o sistema pode alertar sobre vazamentos de água ou gás e até mesmo tomar medidas preventivas, como fechar automaticamente válvulas de água para mitigar danos causados por vazamentos detectados pelos sensores”, comenta Zonta. 

Na operação de edifícios inteligentes (Smart Buildings), os gêmeos digitais se mostram ainda mais essenciais. Utilizando sistemas integrados, é possível empregar o modelo digital não apenas para simulação e análise, mas também para gerenciar eficientemente os ativos e documentos de um edifício. 

“Por exemplo, dentro do modelo digital, cada componente físico, como uma impressora, pode ter uma réplica virtual detalhada. Usuários podem acessar facilmente todos os documentos relacionados a essa impressora – manuais, registros de manutenção, especificações técnicas – simplesmente selecionando sua representação no modelo digital”, explica Eduardo.

Tecnologia aliada à economia e ao meio ambiente

Em relação à questão econômica e ambiental, a utilização de gêmeos digitais oferece benefícios significativos como, por exemplo, eficiência energética. Por meio da integração com sistemas inteligentes de gestão de energia, a inteligência artificial pode ser aplicada para adaptar automaticamente os sistemas de aquecimento e refrigeração às condições reais, como temperatura externa e ocupação interna dos edifícios. 

“Isso permite uma operação mais eficiente, reduzindo o consumo desnecessário de energia e, consequentemente, os custos operacionais”, afirma Zonta.

Com o suporte da IA, os gêmeos digitais facilitam a identificação precoce de sinais de desgaste ou falha em equipamentos críticos. “Esta capacidade de previsão minimiza a necessidade de reparos emergenciais e evita interrupções no fornecimento de serviços essenciais”, diz o engenheiro de software. 

Além disso, o uso da tecnologia contribui para uma substancial redução das emissões de carbono ao aprimorar a eficiência energética dos edifícios. “Utilizando inteligência artificial, os sistemas podem prever padrões de consumo e ajustar automaticamente o uso de energia em tempo real, o que minimiza o desperdício.”



Guerreiro inaugura nova loja na capital paulista

A Guerreiro, rede de joalherias, inaugura uma nova loja em maio no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP). Com o lançamento, a empresa espera conquistar o aumento no faturamento e reforço de poder de marca, além de investir no posicionamento.

A nova unidade no Shopping Pátio Higienópolis chega para somar aos espaços que a marca já possui na capital paulista, no Shopping Iguatemi, Oscar Freire e Shopping Cidade Jardim. Além disso, a empresa atende a todo o Brasil por meio de seu e-commerce.

Na década de 1970, José Carlos Guerreiro, fundador da empresa, atuava como modelo e fazia retratos das mulheres da alta sociedade paulistana, quando entrou para o mundo das joias. Desde então, o artista e empresário investiu em misturas inusitadas de matéria-prima, como rabo de elefante. 

Pouco tempo depois, Guerreiro abriu sua primeira loja na Rua da Consolação, em São Paulo. Posteriormente, a chamada “Tenda Cigana” chegou a um novo ponto na Rua Augusta, local frequentado por artistas, famosos, membros da sociedade paulista, políticos e jovens estudantes de escolas tradicionais. 

Ainda na década de 1970, o empresário deu início a uma parceria com o ator Luis Gustavo que se estendeu até 1983. Com a reabertura da marca, no ano 2000, Guerreiro passou a se dedicar exclusivamente à criação de peças, mantendo seu estilo próprio e contando com a contribuição da esposa, Gloria Guerreiro, e filha, Juliana Guerreiro Buzolin, que buscaram trazer à marca uma estética com inspirações nas tendências mundiais. 

Franco Carvalho, diretor de marketing da Guerreiro, destaca que está havendo um reaquecimento do varejo em Higienópolis: “A região tem vivenciado um aumento de lojas do segmento de luxo. A Zara, por exemplo, é um indicador de fluxo de pessoas e aumento de receita em um shopping, como qualquer loja âncora. Por isso, há esse reaquecimento”.

Segundo um estudo realizado pela pesquisadora do Curso de Administração da Unijuí (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Câmpus Santa Rosa) Daniele Cristine Ruckhaber, para 73,8% das mulheres, as joias são um presente que sempre agrada.

Além do mais, a pesquisa revelou que, para 33,4% das entrevistadas, as joias são atrativas porque lembram luxo. De acordo com a sondagem, 70% das participantes gostam da sensação de possuírem peças de ouro. O levantamento envolveu 437 mulheres, com idade entre 18 a 60 anos de idade, da região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

Carvalho destaca que Guerreiro desenvolve o trabalho manual em sua joalheria e confecciona joias como edições limitadas e materiais nobres como prata, ouro e pedras preciosas. “A marca trabalha com detalhes em materiais naturais como couro de pyton, arraia e bovino, além de pedras preciosas como esmeraldas, rubis e diamantes, entre outras”, explica.

Para mais informações, basta acessar: https://www.guerreiro.com/



Nanotecnologia ganha espaço no mercado de cosméticos

Com o desenvolvimento científico, novas tecnologias foram incorporadas à produção de cosméticos. Uma delas é a nanotecnologia, campo do conhecimento que diz respeito ao estudo e aplicação de propriedades pertencentes à nanoescala ‒ de tamanho bastante reduzido, equivalente a um bilionésimo de metro ‒, como as nanopartículas. 

Para muitas pessoas, pode ser difícil compreender o quão pequena é essa escala. O National Nanotechnology Initiative (programa do governo dos Estados Unidos dedicado ao estudo da nanotecnologia) exemplifica a questão com uma comparação prática: “uma esfera com diâmetro de um nanômetro está para uma bola de softball da mesma forma que uma bola de softball está para a Terra”. 

Fabiana Alves, CEO da marca de cosméticos HB Health & Beauty, explica que produtos nanotecnológicos são “capazes de penetrar com facilidade nas camadas mais profundas da pele. Logo, têm grande importância na indústria global”, afirma.

“Há muito tempo, o mercado de cosméticos investe na nanotecnologia. Os resultados vêm se mostrando muito eficientes principalmente no segmento de cuidados com a pele e de tratamentos capilares”, acrescenta Fabiana. 

A marca na qual a executiva é CEO, inclusive, faz uso da nanotecnologia em suas principais linhas de produtos para potencializar a ação dos ativos contidos nas fórmulas. Entre eles, a loção que promove a repigmentação natural dos cabelos brancos e o tônico de crescimento e fortalecimento dos fios que combate a queda de cabelo.

De acordo com Rodrigo Veneziani, doutor em Química pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e professor universitário, a nanotecnologia tem um caráter inovador dentro da indústria de cosméticos. 

Ele explica, em um artigo publicado no site Talk Science, que os dois principais benefícios potenciais proporcionados pela nanotecnologia aplicada nos cosméticos são a maior penetração dos ativos na pele e uma liberação mais sustentada desse ativo ao longo do tempo, o que tende a prolongar sua ação e diminuir a necessidade de reaplicação. O especialista cita o exemplo de um protetor solar com ativos nanoestruturados, cujo efeito dura por mais tempo, permitindo que a pessoa o reaplique com uma frequência menor em comparação com outros produtos.

“Como se pode ver, as vantagens técnicas do emprego da nanotecnologia em cosméticos são óbvias e uma realidade. Essas melhorias se traduzem também em vantagens mercadológicas, uma vez que a capacidade de oferecer produtos com eficácia superior e resultados mais visíveis ao consumidor final eleva a percepção de valor desses itens”, complementa Veneziani.

Fabiana vai ao encontro dessa visão e acrescenta que “o mercado de beleza está atingindo um novo nível e os consumidores estão descobrindo o poder transformador dessa tecnologia de ponta.”

Para saber mais, basta acessar: https://gradualcolor.com.br/



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