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Ventura mostra novidades no setor náutico e no agronegócio

Com novidades múltiplas para este ano, a Ventura, empresa sediada em Capitólio (MG) e que atua no segmento Náutico há 40 anos, está ampliando sua família de produtos. Tanto que participou de dois eventos simultâneos, entre o final de abril e o início de maio, para mostrar as novidades da marca: Rio Boat Show 2024, que expõe produtos da linha de embarcações, e Agrishow 2024, destinada ao agronegócio.

No Rio Boat Show 2024, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória, na capital fluminense, a Ventura Marine apresentou suas principais novidades em barcos, lanchas e iates. A empresa apostou na sustentabilidade como sua maior atração e expôs o Orca Performance, primeira moto aquática 100% elétrica do mundo.

Com esse evento, a Ventura Marine revela o propósito de moldar o futuro da navegação e descobrir oportunidades únicas em um mercado em expansão, por intermédio de produtos que ofereçam experiências positivas aos usuários, seja na terra ou na água, com motores a combustão ou elétricos.

Para Carlos Motta, um dos proprietários da Ventura, a chegada da Orca é inédita no país, com sua propulsão elétrica (zero ruído e nenhuma emissão de gases tóxicos na atmosfera), visto que as motos aquáticas que existem no país são todas movidas por motores a combustão. “Estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes uma maneira mais sustentável de recreação aquática, que, além do benefício ambiental, oferece uma dinâmica prazerosa na dirigibilidade”, explica.

Simultaneamente, a empresa também está presente em Ribeirão Preto (SP), onde participou da Agrishow (29/4 a 3/5), uma das maiores exposições brasileiras de novas tecnologias destinadas ao agronegócio. Lá, a principal atração da Ventura foi um UTV (Utility Task Vehicle) destinado a qualquer tipo de propriedade rural, atendendo dos microprodutores aos grandes latifúndios.

“Esse veículo foi idealizado para realizar trabalho no campo. Ele é compacto, com apenas 3 metros de comprimento, o que permite acessar qualquer localidade e trafegar por qualquer tipo de terreno, pois possui opção de tração 4×4 e diferencial dianteiro autoblocante. Utiliza um motor a diesel de 1,1 litro e 24 cv de potência. Sua função é atender às demandas de transporte interno de volumes nas fazendas, como sacas de ração animal, por exemplo”, destacou o executivo da Ventura.



Roku Gin lança no Brasil projeto “The Best of Every Season”

Com diversas camadas de sabor e complexidade, Roku Gin é a tradução de suavidade e refrescância. Produzido e criado no Japão, na região de Osaka, Roku significa o número seis que faz referência aos seis botânicos japoneses utilizados em sua receita. Para aproveitar o que Roku Gin oferece, a The House of Suntory lança em 2024 o projeto “The Best of Every Season”. Ao longo do ano, 60 bares selecionados entre São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, terão um menu exclusivo de drinques, com quatro receitas inspiradas nas estações do ano. 

Cada um dos bares irá criar seu cardápio, com coquetéis que remetem à primavera, verão, outono e inverno. A inspiração reflete a composição de Roku, com botânicos que simbolizam o melhor de cada estação: folhas e flores de cerejeira na primavera, chás sencha e gyokuro no verão, pimenta sansho no outono e casca de yuzu no inverno. Roku Gin ainda é composto por mais oito botânicos tradicionais como o zimbro, cascas de laranja, limão, coentro e canela.  

Em maio, as casas participantes são: Atsui, Cozinha 212, Atlântico 212, Makoto Shops, The Punch Bar e Bartenderia, em São Paulo; Malta Beef Club (Jardim Botânico e Leblon), Canoa Sushi Bar e Si-chou, no Rio de Janeiro; e Faro Restaurante e SS Gastrobar, em Brasília. 

O projeto conta com Yasmin Yonashiro como embaixadora de Roku Gin e Haku Vodka no Brasil. Conhecida por sua hospitalidade japonesa, Yasmin iniciou sua carreira na gastronomia aos 19 anos e desde então seguiu aprimorando seus conhecimentos. Para a marca, ela representa a essência do Japão moderno, com todas as credenciais de excelência presentes na cultura desse país. 

“Desenvolver esse trabalho, sendo embaixadora de Roku Gin e Haku Vodka, tem sido importante para contar cada vez mais sobre a hospitalidade japonesa. No omotenashi queremos que todos tenham a melhor experiência possível, juntando a cultura japonesa e a qualidade de Roku Gin, um líquido muito complexo e versátil, com potencial tanto para coquetéis mais elaboradores, quanto para os mais simples.”

Roku Gin é um dos patrocinadores oficiais do The World’s 50 Best Bars, a maior premiação de coquetelaria do setor. A presença da marca nesse evento fortalece a relação com o mercado e amplia cada vez mais o relacionamento entre bares e restaurantes do mundo. 

 

Roku Gin – The Best of Every Season 

Lista de bares maio 2024 

 

São Paulo 

Atsui – R. Padre João Manuel, 1164 – Cerqueira César

Cozinha 212  – R. dos Pinheiros, 174 – Pinheiros

Atlântico 212 – R. dos Pinheiros, 70 – Pinheiros

Makoto Shops – Shops Jardins – Rua Haddock Lobo, 1626 – Jardins,

The Punch Bar – R. Manuel da Nóbrega, 76 – loja 17 – Paraíso

Bartenderia – Av. João Bernardo Medeiros, 168 – Jardim Bom Clima, Guarulhos 

Rio de Janeiro 

Malta Beef Club Jardim Botânico – R. Saturnino de Brito, 84 – Lagoa, Rio de Janeiro

Malta Beef Club Leblon – Av. Gen. San Martin, 359 – Leblon, Rio de Janeiro

Canoa Sushi Bar – Rua Dias Ferreira, 605 – Loja – B – Leblon, Rio de Janeiro 

Si-chou – R. Barão da Torre, 472 – Ipanema, Rio de Janeiro

Brasília 

Faro Restaurante – SIG, St. Sudoeste QUADRA 08 LOTE 2125, Brasília 

SS Gastrobar – Asa Sul CLS 407 BL B Loja 32 – Asa Sul, Brasília

 

 

Para mais informações, basta acessar o Instagram de The House of Suntory: https://www.instagram.com/thehouseofsuntory_experience/

 



Na Bahia, Lojas Avenida inaugura 170ª unidade

Nesta quarta-feira, 8 de maio, Simões Filho, na Bahia, recebeu a Lojas Avenida de número 170 do Brasil. Localizada na avenida Rui Barbosa, 214, no Centro, esta nova unidade é a 13ª do estado, destacando sua importância como um polo estratégico neste momento de crescimento acelerado da empresa.

Desde que a Pepkor Holdings, varejista sul-africana, assumiu o controle das operações da rede, a Lojas Avenida tem se expandido rapidamente por todo o país. Somente em 2023, foram inauguradas 39 lojas, e a expectativa é superar essa marca em 2024. A abertura em Simões Filho foi também a 13ª inauguração do ano.

E as novidades não param por aí. Na quinta-feira, 9 de maio, foi inaugurada mais uma Lojas Avenida, desta vez em Porto Seguro, também na Bahia. E ainda em maio estão previstas inaugurações nas cidades de São Félix do Xingu, Xinguara e Paragominas, todas no Pará.

A Lojas Avenida oferece uma variedade de produtos em seu catálogo, incluindo vestuários masculino, feminino e infantil, além de produtos para o lar e calçados, sempre com foco nos públicos de classes C e D do mercado.

Mais do que apenas uma loja, a empresa tem como missão impactar positivamente as comunidades onde se instala, promovendo não apenas produtos acessíveis para a população local, mas também a geração de empregos diretos e indiretos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional e seguindo o sonho de se tornar o varejo de moda mais amado e acessível do Brasil.



Grau Social oferece mais de 1200 bolsas de estudo

No mês do trabalhador, surge uma grande oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho por meio do fortalecimento da educação. A rede Grau Educacional lançou a terceira edição do projeto Grau Social, oferecendo mais de 1200 bolsas de estudo para qualificações técnicas e profissionalizantes, gratuitas e presenciais, com oportunidades em todas as cinco regiões do Brasil. Os interessados em concorrer às oportunidades podem se inscrever entre os dias 6 de maio e 4 de junho, no site www.grausocial.com.br.

São mais de 30 opções de cursos técnicos, incluindo informática, farmácia, segurança do trabalho, administração e eletrotécnica, e mais de 40 cursos profissionalizantes, como cuidador de idosos, balconista de farmácia, bombeiro civil, refrigeração e climatização. A disponibilidade dos cursos varia de acordo com a unidade escolhida pelo candidato.

Critérios

Para concorrer, é necessário atender a alguns requisitos, como ter concluído o ensino médio (ou equivalente do EJA ou supletivo) em uma escola pública; ter disponibilidade para aulas presenciais e eventuais aulas práticas, bem como visitas técnicas junto às empresas parceiras, quando houver; ter a partir de 18 anos completos; e estar desempregado.

Após avaliação dos requisitos, será aplicada uma redação e uma entrevista, selecionando os melhores desempenhos. Os contemplados com as bolsas serão divulgados no dia 8 de julho de 2024 e poderão se matricular entre os dias 9 e 19 de julho. As aulas terão início até agosto deste ano.

“Queremos transformar vidas através da educação, com o propósito de contribuir para a formação de uma geração de cidadãos comprometidos com a ética, o meio ambiente e o desenvolvimento social e econômico do país. O Grau Social tem essa missão. Acreditamos na democratização da educação para todos”, disse o diretor da rede Grau Educacional, Ruy Porto Carreiro Filho.

Todas as unidades do Grau Técnico e do Grau Profissionalizante, que fazem parte da rede Grau Educacional, estão participando do projeto. O Grau Educacional está presente em todas as regiões do país, com mais de 150.000 alunos já matriculados.

Para mais informações, basta acessar o site: www.grausocial.com.br. O portal disponibiliza o edital completo, com todos os requisitos para concorrer à bolsa e outros detalhes do projeto.



Estudo analisa investimento publicitário na TV no período do Dia das Mães

Estudo da Tunad, empresa de Inteligência de Mídia, aponta que os números preliminares de 2024, para os investimentos em publicidade no Dia das Mães, começam a espelhar o comportamento do mercado observado em anos anteriores, em particular, refletindo um padrão similar ao de 2022. A empresa  possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais de TV aberta e PayTV que é capaz de identificar o momento de início dos comerciais e fazer a classificação automática via audio-matching.

Durante o levantamento, foi analisado o volume de inserções publicitárias relativas ao Dia das Mães e aos 14 dias que o precedem nos anos de 2022 e 2023, abrangendo tanto a TV aberta de São Paulo quanto os canais de PayTV. Além disso, foram coletados também dados de 2024 de comerciais relativos ao Dia das Mães, do período de 28 de abril até 05 de maio de 2024.

No ranking de 2022, as três principais categorias foram Telecomunicações (1.069), Sites/Aplicativos (762) e Beleza/Estética (604). Em 2023, a categoria de Telecomunicações também se destacou e liderou com 2.118 inserções, seguida por Bebidas Não Alcoólicas com 728 e Beleza/Estética com 643.

“A persistência de Telecomunicações no topo do ranking evidencia o contínuo investimento do setor em marketing e a sua importância crescente na vida diária dos consumidores, especialmente em uma era cada vez mais digitalizada”, Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

Para 2024, os dados acumulados até o último domingo (05/05/2024) indicam que as categorias de Telecomunicações, Beleza e Estética, Bebidas Não Alcoólicas, Produtos Alimentícios e Vestuário deverão ser os destaques. Juntas, essas categorias já representam mais de 77% do total investido em campanhas publicitárias relacionadas ao Dia das Mães na TV aberta e na PayTV. As expectativas de crescimento são particularmente altas para as categorias de Vestuário e Beleza e Estética, com projeções apontando para um aumento de pelo menos 35% no número de inserções para cada uma dessas categorias.

Observamos que ocorreu um crescimento de 37% no número de inserções e um aumento de 6,6% em investimento em 2023, em comparação com o período correspondente em 2022, elevando-se de 5.213 para 7.147 o número de inserções e o investimento de R$ 36 milhões para R$ 38,4 milhões. Em termos de desempenho individual das marcas analisadas, a empresa de telefonia Claro se destacou na liderança com 955 inserções em 2022. Manteve o primeiro lugar em 2023, com 1.137, seguida pela VIVO, com 881; Dolly com 560; Fast Shop (395); Giovanna Baby (355); Viva Sorte (34); Shopping Ibirapuera (313); Usaflex (302); Mercado Livre (264) e Havan com 262 inserções.

O impacto dessas campanhas é também refletido no ‘uplift’ de marca, uma métrica que indica quanto foi o aumento acima da média pela marca nos momentos das inserções publicitárias no ar. Em 2023, das 5 empresas que mais anunciaram com o tema de Dia das Mães, Claro e Vivo lideraram esse indicador, alcançando uplifts de 55.918 e 43.346, respectivamente, sugerindo que suas campanhas foram particularmente eficazes em gerar interesse dos consumidores.

Esse período pré-Dia das Mães, ainda em aquecimento, mostra como as marcas estão dispostas a investir em publicidade para aproveitar uma das datas mais lucrativas do comércio, utilizando diversas táticas para garantir o máximo de impacto junto ao público-alvo.

Como é realizado o estudo?

A Tunad possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais de TV aberta e PayTV. O sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching, com uma equipe de auditoria realizando a conferência final para validação dos resultados. Atualmente, auditamos para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto, além dos canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H, Discovery Kids, ESPN2, ESPN4, ESPN Brasil, Fox/Star, FX, Globo News, GNT, Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva e Warner Channel. Porém, para clientes, conseguimos monitorar a maioria das praças no Brasil.

Além disso, a plataforma da Tunad utiliza esses dados para fazer um cruzamento e identificar se esses anúncios tiveram impactos em algum KPI específico. Um dos KPIs com os quais a Tunad tem integração são as buscas no Google. A Tunad possui uma API que carrega, minuto a minuto, as palavras-chave cadastradas na plataforma. Com esses dados, a plataforma traça uma média da busca pela palavra-chave cadastrada cinco minutos antes de cada uma das identificações dos anúncios e faz uma projeção de quantas buscas ocorreriam dez minutos após as inserções, caso os anúncios não tivessem sido exibidos — isso chamamos de baseline. Após isso, comparamos essa projeção com o valor real de buscas; tudo aquilo que excede esse baseline gerado chamamos de Uplift, sendo esta a principal métrica que utilizamos para avaliar se um anúncio teve ou não impacto no KPI.



Cresce o otimismo do empresariado brasileiro para 2024

O empresário brasileiro está mais otimista para 2024 e isso reflete diretamente no cenário de previsão de investimentos do País. Esse é apenas um dos insights da edição do primeiro trimestre da International Business Report (IBR), realizado pela Grant Thornton, uma das maiores empresas de consultoria, auditoria e tributos do mundo. A pesquisa foi realizada com 5 mil lideranças empresariais de companhias de médio porte em 28 países e abrange diversos indicadores como receita, investimentos, empregabilidade e perspectivas sobre setores específicos, além de medir o otimismo geral sobre o futuro da economia e dos negócios. 

De acordo com os dados, o otimismo dos líderes brasileiros em relação à economia para os próximos 12 meses aumentou de 60% no fim do ano passado, para 72%. A expectativa de receita seguiu a mesma linha, com 79% dos empresários brasileiros prevendo aumentar o faturamento, porcentagem acima da média global (61%), quatro pontos percentuais (p.p.) maior do que em 2023. 

Para Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton no Brasil, “as incertezas, sejam no mercado nacional ou internacional, levam a mudanças de expectativas relevantes, o que nos mostrou a necessidade de aumentar a frequência da pesquisa para identificarmos os impactos no otimismo dos empresários. A pesquisa, antes semestral, passa a ser realizada trimestralmente para apresentar um termômetro ainda mais fiel ao mercado”, afirma o executivo. 

Expectativas de crescimento 

A empregabilidade é um indicador importante que aponta o crescimento da atividade econômica e reflete um mercado de trabalho mais aquecido do que no ano passado. Quando o assunto é gerar mais empregos, os líderes brasileiros têm expectativa de crescimento de 74%, aumento de dois pontos percentuais ante o semestre anterior. Esse panorama é surpreendente ao ser comparado com a média da América Latina, de 60%, e ainda mais com a média global, que ficou em 49%.

Além disso, 59% dos empresários nacionais esperam ampliar o número de países para os quais exportam nos próximos 12 meses. O aumento é de oito p.p. acima do ano passado, ainda superior à média global de 42%. Esse cenário positivo é observado também com a expectativa do aumento das exportações pelas médias empresas, que subiu de 55% no fim de 2023 para 61% nos primeiros três meses deste ano. A rentabilidade das empresas brasileiras cresceu 3 p.p., de 74% para 77%, enquanto, globalmente, o número ficou em 62%.

Outros fatores determinantes para a melhora do otimismo foram a queda da percepção de regulamentações e burocracias para o desenvolvimento de negócios, além das incertezas econômicas. No fim do ano passado, 60% do empresariado no Brasil identificou as leis e os processos burocráticos como restrições ao crescimento, já para 2024, reduziu para 53%. A incerteza econômica também apresentou forte queda, de 60% no fim de 2023 para 49% para este ano, menor do que a média global de 56%. 

“O contexto macroeconômico tem impactado diretamente os tomadores de decisão das médias empresas. Além de o Brasil se manter otimista em relação a temas como melhoria em vendas e rentabilidade, há também um otimismo direcionado à expectativa de aumento nas exportações e a intenções de investimento direto no país. Tudo isso deixa o empresário brasileiro de médio porte mais animado com os resultados que pode conseguir em 2024. Por fim, houve também uma redução nos níveis de preocupação com temas regulatórios e com a incerteza econômica, elevando o otimismo dos empresários”, completa Maranhão. 

Mais segurança no mercado = mais investimento

Os empresários também ampliaram as intenções de investimentos. No Brasil, 77% das médias empresas pretendem investir em reputação e na consolidação de sua imagem nos próximos 12 meses. A média global é de 54%.

Outro índice, apurado pela primeira vez no relatório, é das empresas que pretendem investir em iniciativas sustentáveis em 2024. Os dados do Brasil mostram que 73% das organizações estão comprometidas com ações com foco em ESG, bem acima da média global (54%) e da América Latina (53%).

  • Dos entrevistados brasileiros, 61% esperam investir em espaços de trabalho, 3 p.p. acima do ano passado. Globalmente, a previsão está em 45%.

  • Os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento também continuam ascendentes, chegando a 66% (aumento de 3 p.p. em relação à 2023). Acima também da perspectiva global de 55%.

  • A transformação digital continua avançando, principalmente em segurança cibernética e risco digital. O investimento em tecnologia manteve destaque, 81% dos brasileiros afirmaram que investirão nos próximos meses em tecnologia, média significativamente acima da global de 66%. 

“Os dados do primeiro trimestre apontam que os empresários brasileiros estão mais confiantes  com o cenário macroeconômico e avaliam de forma positiva a geração de novas oportunidades de negócios”, avalia Maranhão.

Sobre a Grant Thornton 

A Grant Thornton é uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. Está presente em mais de 147 países e conta com mais de 68.000 colaboradores. No Brasil, está posicionada nos 16 principais centros de negócios do país, contando com mais de 1.700 pessoas, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, auxilia empresas dinâmicas a atingirem seus potenciais de crescimento de forma sustentável, gerando a melhor proposta de valor para o negócio por meio de recomendações significativas, voltadas para o futuro. 

Informações para a imprensa

SMARTPR

gt@smartpr.com.br 



Turismo sustentável: Iniciativas de preservação ambiental em Maresias

Maresias, o famoso destino no litoral brasileiro, está ganhando reconhecimento não apenas por suas praias, mas também pela abordagem de empresários locais ao turismo sustentável e à preservação ambiental.

De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, para os brasileiros, o sol, a praia e a natureza são fatores determinantes na escolha de destinos turísticos. No entanto, nos últimos anos, o turismo sustentável vem ganhando destaque, especialmente em locais como São Sebastião, no litoral brasileiro.

Neste cenário, destaca-se a importância das ações inovadoras implementadas pelo município, que transformaram a região em um modelo de como essas atividades econômicas podem prosperar em harmonia com a natureza.

A região viu suas práticas de turismo sustentável serem fortalecidas recentemente. O reconhecimento internacional de São Sebastião pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade não só coloca a cidade no mapa global de destinos eco-friendly, mas também ressalta a influência positiva desse reconhecimento em Maresias.

Assim como em Pipa (RN), onde o movimento “Preserve Pipa” buscou soluções criativas para reduzir o impacto ambiental, em Maresias, as pessoas têm se empenhado em práticas sustentáveis para preservar a beleza natural única da região.

Na esteira desse reconhecimento, empresários locais, incluindo donos de hospedarias como a Pousada Porto Mare, têm assumido um papel fundamental na promoção do turismo sustentável. 

A pousada, por exemplo, cobriu 100% do seu telhado com placas de energia solar, implementou práticas como a contratação de funcionários locais para reduzir a emissão de carbono relacionada ao transporte, e também introduziu o tratamento da água da piscina a partir do sal grosso, eliminando por completo o uso de cloro.

Conhecida por suas ondas perfeitas para o surfe e sua rica biodiversidade, a região tornou-se um local de ações comprometidas com o meio ambiente. Donos de hospedarias e comércios locais têm investido em tecnologias mais limpas para reduzir o consumo de recursos naturais.

Rodrigo Alves, enfatiza as ações sustentáveis da Porto Mare: “Incorporamos placas de energia solar em 2019, gerando 60% de nossa energia total de maneira limpa. Além disso, a conscientização dos hóspedes sobre o uso responsável de toalhas e lençóis faz parte de nossa abordagem para reduzir nosso impacto ambiental.”

A conscientização ambiental também é uma prioridade, com programas educativos para a comunidade local, incentivando práticas responsáveis. A busca por certificações do ramo demonstra o comprometimento em oferecer experiências que respeitam a flora e a fauna.

Rodrigo acrescenta: “Acreditamos que a conscientização é a chave. Informamos não apenas nossos hóspedes, mas também a comunidade local sobre práticas sustentáveis. Embora ainda não tenhamos buscado certificações, estamos comprometidos em manter um padrão elevado de responsabilidade ambiental.”

Em paralelo, o município foi reconhecido pela OMT (Organização Mundial de Turismo). Um exemplo de como a abordagem comunitária pode ser eficaz no turismo sustentável. 

São Sebastião recebeu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, destacando-se na categoria “Turismo de Base Comunitária: valorizando a cultura caiçara”. Este prêmio reforça a importância das práticas sustentáveis na indústria.

O reconhecimento internacional de São Sebastião, especialmente nessa categoria, destaca o esforço conjunto de toda a comunidade em preservar não apenas a natureza, mas também a rica cultura caiçara, algo que reverbera positivamente em destinos próximos, como Maresias.

Ao enaltecer o Turismo Sustentável e Social, São Sebastião criou a primeira Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária do Estado, demonstrando um compromisso com o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo. 

A iniciativa da cidade em criar essa lei é uma medida proativa que pode inspirar outras regiões a adotarem estratégias semelhantes. “Quanto mais apoio os negócios recebem para práticas sustentáveis, mais eles se interessam pelo assunto. Se o município incentiva essas práticas, todos se sentem mais motivados para aderirem”, aponta Rodrigo.

O comprometimento não apenas com a natureza, mas também com o bem-estar da comunidade, destaca a liderança de São Sebastião no turismo sustentável. A cidade apoia projetos diversos, desde pequenos projetos até a preservação da cultura caiçara, consolidando-se como um líder em práticas turísticas responsáveis.

A Porto Mare participa ativamente desses esforços, sendo parte integrante de associações locais e contribuindo para projetos que visam não apenas à preservação ambiental, mas também ao fortalecimento da cultura local.

Os esforços de empresários em Maresias e as iniciativas reconhecidas em São Sebastião destacam um movimento crescente em todo o Brasil em direção a um turismo mais consciente e sustentável.

Maresias, através de suas pousadas e empresários, está na vanguarda desse movimento, adotando práticas inovadoras que não apenas atraem turistas preocupados com a sustentabilidade, mas também estabelecem um exemplo para outras localidades brasileiras.

À medida que essas práticas se multiplicam, o país se firma como um exemplo global de como o turismo para as comunidades locais e para o desenvolvimento econômico, promovendo uma experiência de viagem mais responsável.

O comprometimento contínuo com práticas sustentáveis não só solidifica o papel de Maresias como um destino turístico responsável, mas também contribui para a construção de uma narrativa positiva para o Brasil, posicionando-o como uma referência global em turismo sustentável.



Senado aprova PL que flexibiliza pesquisas com humanos

Em abril, o Senado aprovou o Projeto de Lei 6.007/2023, que facilita a realização de pesquisas com voluntários para estudos clínicos. O PL, que segue para sanção presidencial, também aborda o controle das boas práticas clínicas através de comitês de ética em pesquisa (CEPs). 

Com avanços significativos em relação à proposta original, como a restrição ao uso do placebo e a exclusão do Documento de Compromisso e Isenção (DCI), o projeto cria regras visando a proteção dos voluntários e esclarecendo as responsabilidades de pesquisadores e patrocinadores nos protocolos de pesquisa.

Este é um importante avanço para a área de pesquisa no Brasil, conforme relata a enfermeira especialista em oncologia e monitora de ensaios clínicos, Natalia Borges da Costa. “Essa regulamentação trará mais incentivos para o setor, pois a redução dos prazos para análises de ensaios clínicos pela Anvisa prometem acelerar o acesso a novos tratamentos, possibilitando que os pacientes brasileiros também tenham acesso a novas terapias”, explica. 

Como especialista em pesquisa clínica, ela entende que essa aprovação chega como uma das mudanças mais importantes na área da saúde. “Os ensaios clínicos são uma ferramenta de pesquisa fundamental para o avanço do conhecimento médico e do atendimento aos pacientes. A realização de pesquisas clínicas permite que aqueles envolvidos na ciência da saúde desenvolvam uma compreensão mais profunda de várias doenças em diferentes perfis de pacientes pelo mundo”, explica. 

A pesquisa, de acordo com Natalia, é feita quando os médicos precisam verificar a eficácia e segurança de uma nova abordagem, procedimento ou nova droga a fim de encontrar quais tratamentos ou estratégias funcionam melhor para certas doenças ou grupos de pessoas. “Os ensaios clínicos são importantes para descobrir novos tratamentos para doenças, bem como novas formas de detectar, diagnosticar e reduzir a chance de desenvolver uma enfermidade”, aponta.

O novo projeto, de autoria do senador Dr. Hiran (PP-RR), é um texto alternativo da Câmara dos Deputados ao PLS 200/2015, de autoria dos ex-senadores Ana Amélia Lemos (RS), Waldemir Moka (MS) e Walter Pinheiro (BA).

Sobre a profissional:

Natalia Borges da Costa é bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e especialista em Enfermagem Oncológica pela Universidade Estácio de Sá e em Cuidados Paliativos pelo Instituto Américas. Começou sua carreira em pesquisa clínica como Coordenadora de Pesquisa em 2011, atuando em diferentes tipos de protocolos de doenças metabólicas, raras e câncer, dentre outras patologias. Desde 2021, atua como Associada de Pesquisa Clínica (CRA), na Worldwide Clinical Trials.



Pesquisa IBRI Deloitte aborda novas regulações ESG e Inteligência Artificial

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a Deloitte realizam a 17ª edição da Pesquisa IBRI Deloitte, que traz como tema “O protagonismo estratégico do RI: Como a comunicação, as novas regulações de ESG e a Inteligência Artificial podem influenciar o valor das empresas”.

Com novas regulações para padronizar os relatórios de sustentabilidade e ESG (do inglês Environmental, Social and Governance; em português, ASG – Ambiental, Social e Governança), além da inserção de tecnologias, como a Inteligência Artificial, na comunicação com públicos estratégicos, o mercado de Relações com Investidores passa por diversas transformações.

Nesse sentido, a pesquisa objetiva mapear a visão dos profissionais sobre os desafios e oportunidades que devem moldar o futuro das organizações de capital aberto.

A pesquisa irá até o dia 17 de maio de 2024.

Para participar, basta acessar o questionário por meio do link:

https://pesquisa.deloitte.com.br/SurveyServer/s/research/IBRI2024/IBRI.htm



Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai venda

 

O comércio eletrônico de moda continua numa crescente, com projeções de que as vendas online de roupas e acessórios representem uma parcela cada vez maior do mercado global de varejo de moda nos próximos anos. De acordo com um estudo da Serasa Experian, mencionado em publicação do portal Mercado & Consumo, os “digital shoppers” no Brasil compreendem quase meio milhão de pessoas que afirmam adquirir com frequente produtos do segmento de roupas, sapatos e acessórios.

Antes, era necessário ir pessoalmente a uma loja para experimentar as roupas e ver o que estava disponível. Agora, com apenas alguns cliques, é possível acessar uma enorme variedade de marcas e estilos, tudo a partir do celular. Essa convivência tem sido observada, também, por dados do setor. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, realizada em 2023, a categoria “roupas” era a mais procurada pelos consumidores do e-commerce.

Para Rafael Teixeira, sócio diretor da Elegance Camisas, marca especializada na confecção e comércio de camisas sociais, uma das grandes vantagens do comércio online de roupas é a praticidade. “Os consumidores podem navegar por uma ampla seleção de peças a qualquer momento do dia, sem se preocupar com horários de funcionamento. Além disso, as lojas online muitas vezes oferecem uma experiência personalizada, sugerindo produtos com base no histórico de compras do cliente ou em suas preferências de estilo”, comenta.

Mesmo com alta demanda, a concorrência no mercado online de roupas pode ser acirrada, com muitas lojas competindo por atenção e lealdade do cliente. Uma publicação da Globo Gente destaca que, geralmente, consumidores de moda possuem de 2 a 3 marcas de preferência que determinam onde a compra será realizada.

“Isso significa que as empresas precisam se esforçar para se destacar, seja por meio de preços competitivos, serviço ao cliente excepcional, produtos específicos e diferenciados, ou uma abordagem inovadora para marketing”, analisa Rafael Teixeira.

Marca aderiu ao comércio eletrônico buscando expansão

Fundada há quase quatro décadas, a Elegance Camisas surgiu com o objetivo de trazer ao mercado brasileiro peças que combinassem estilo, conforto e qualidade. A empresa estabeleceu-se no mercado de camisas sociais e, sob nova liderança, ampliou sua presença no segmento.

Com a transição para a segunda geração da família, a marca abraçou as possibilidades do comércio digital, expandindo significativamente seu alcance. Atualmente, é uma das principais vendedoras de camisas sociais online no Brasil, adaptando-se ao crescimento do e-commerce.

 

Website: https://www.elegancecamisas.com.br/

 

 

 



Gestor de tráfego pago pode impulsionar vendas e visibilidade no mundo digital

O tráfego pago é um dos principais métodos usados com o propósito de aumentar o número de visitantes em um site, tendo como objetivo adquirir mais leads ou promover uma determinada marca. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), ao implementar estratégias de tráfego pago de forma efetiva, é possível que uma empresa alcance resultados expressivos em projetos de marketing digital.

Indo de encontro a esse cenário, um novo tipo de profissional vem se destacando no ambiente on-line: o gestor de tráfego. Esse especialista é responsável por planejar e executar as estratégias de anúncios pagos para a divulgação de uma marca, aumentando a visibilidade e conversões, com a segmentação e otimização de campanhas.

Para Victor Hugo, Gestor de Tráfego Pago na ProAds, em um cenário digital competitivo, o gestor de tráfego pago se torna peça crucial para o sucesso das empresas. Através de campanhas direcionadas e otimizadas, esses profissionais garantem que os anúncios atinjam o público certo, no momento certo, impulsionando vendas e conseguindo mais visibilidade on-line.

“Este profissional pode posicionar estrategicamente os anúncios da empresa em plataformas digitais relevantes, ampliando sua visibilidade para o público-alvo. Além de aumentar a visibilidade, ele pode contribuir também significativamente para a geração de leads qualificados”, pontua.

Ainda segundo ele, ao otimizar campanhas de tráfego pago, os gestores conseguem direcionar o tráfego qualificado para as páginas de produtos ou serviços das empresas, aumentando assim as chances de conversão.

“Uma das maiores vantagens do tráfego pago é a capacidade de mensurar o retorno sobre o investimento de forma precisa. Estes gestores acompanham de perto o desempenho das campanhas, coletando dados e realizando ajustes para garantir a otimização dos recursos e o máximo retorno sobre o investimento (ROI)”, reforça.

Victor Hugo ainda analisa que há cada vez menos espaços para agir sem planejamento em um ambiente tão competitivo como o dos negócios, com destaque para o meio digital. Por isso, contar com o trabalho de especialistas pode fazer a diferença para várias empresas.

“No mundo atual, onde as marcas disputam a atenção do público, o papel do gestor de tráfego pode se tornar um trunfo. Ele pode ajudar a garantir que todas as estratégias e ações estejam direcionadas para impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio no ambiente digital”, conclui o profissional.

Para mais informações sobre tráfego pago, basta acessar: https://proads.com.br/



Importância do Serviço Social no Brasil é tema de evento promovido pela FAEP

Levantamento realizado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), divulgado no portal Agência Brasil em abril de 2023, revela uma preocupante contradição no cenário social brasileiro. Enquanto o número de pessoas em situação de vulnerabilidade cresce, os recursos destinados à proteção social têm decrescido desde 2019, acentuando a crise da pobreza no país.

Ainda segundo divulgado no portal, um exemplo emblemático desse cenário é a redução dos recursos destinados à população em situação de rua. Conforme dados do Projeto SUAS, esses recursos passaram de R$ 88,4 milhões em 2019 para R$ 36,1 milhões em 2021.

Nesse contexto crítico, ressalta-se a importância do serviço social como uma ferramenta essencial na busca por soluções e na promoção da justiça social. Reconhecendo essa relevância, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP) se prepara para sediar a segunda edição da Semana do Serviço Social, em celebração ao Dia do Assistente Social, a ser comemorado em 15 de maio.

O evento, que ocorrerá de 13 a 17 de maio, trará à tona discussões pertinentes sobre o papel do serviço social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Com o tema central ‘O Serviço Social é Necessário para o Brasil’, a semana contará com a participação de renomados palestrantes e profissionais que contribuem ativamente para a formação e a atuação dos assistentes sociais e para a transformação da nossa sociedade brasileira”, afirma Robson Vasconcelos, professor do curso de Serviço Social da FAEP.

Para o professor, trata-se de uma oportunidade de entender melhor a necessidade da presença cada vez maior de assistentes sociais atuantes, garantindo a igualdade e a diminuição da desigualdade social do Brasil, além de atrair novos interessados a se engajarem na profissão.

Os eventos ocorrerão tanto de forma presencial, na FAEP, quanto online, possibilitando o acesso amplo e democrático às discussões propostas. Os interessados em participar podem acompanhar as transmissões pelo canal do YouTube da FAEP ou se inscrever para participar de modo presencial e garantir certificado de participação.

Abaixo a programação e o perfil dos palestrantes:

13/05/24 às 19h30 – “Adoção e Serviço Social: Algumas Reflexões” com a Dra. Alberta Goes. Transmissão apenas online.

14/05/24 às 19h30 – “Nossa Liberdade é Anticapacitista” com o Prof. Robson Garcia. Evento presencial com transmissão online.

15/05/24 às 19h30 – “Sozinho, sou sempre suspeito” com Beatriz Adão Pascoal da Costa. Transmissão apenas online.

16/05/24 às 19h30 – “Do Cárcere para a vida! Uma história de superação” com Márcia Bernardes. Evento presencial com transmissão online.

17/05/24 às 19h30 – “Serviço Social: Trabalho, mais-valia e Alienação na perspectiva de Marx” com Enio Chaves. Evento presencial com transmissão online.

Sobre os palestrantes:

Alberta Goes (Dra. em Serviço Social pela PUC/SP | Assistente Social Judiciária no Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia do TJSP)

Robson Garcia (Graduado em Serviço Social com especialização em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas e em Saúde Pública. Professor de Serviço Social da FAEP | Assistente Social na área da saúde pública)

Beatriz Adão Pascoal da Costa (Técnica Média de contabilidade e Gestão pelo Instituto médio de Economia de Luanda. Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2013 – 2016); possui graduação em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória. Pós-graduada em teologia com especialização em Gestão de Projetos Sociais. 2016-2017. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017-2019.Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019-2023)

Márcia Bernardes (Graduada em Direito, cursando especialização em Direito Penal e Direito de Família. CEO do 1o PodCast do Brasil em entrevista com Ex-presidiários. Fundadora do Projeto Inocentes: Com paixão pela justiça)

Enio Chaves (Graduado em Serviço Social pela PUC Campinas, com pôs graduação em Saúde pela FIOCRUZ, foi docente na pós-graduação da FAPSS e da BWS, atua como Assistente Social na previdência municipal de SP e na saúde do trabalhador)

Serviço:

Semana do Serviço Social na FAEP

Data: 13 a 17 de maio

Informações e inscrições pelo link



Centros comerciais buscam melhorias em segurança e experiência para os clientes

A sociedade está imersa na era digital e a constante evolução da tecnologia desempenha papel crucial na gestão de centros comerciais. Um estudo levantado pela TNS Research aponta que as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e, crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com as empresas que descartam o investimento em tecnologia. A convergência entre segurança e recursos de visualização surge como ponto-chave para aprimorar tanto o desempenho operacional quanto a experiência do cliente nesses ambientes. Além disso, a integração eficaz com sistemas de alarme e controles de acesso proporciona resposta ágil a emergências.  

Inovações notáveis na sinalização digital, exemplificadas por dispositivos como telas de LED, tem o potencial de ser um diferencial dentro do mercado. “Outra solução eficaz para atrair a atenção dos clientes é representada pelos LEDs transparentes. Esses dispositivos podem ser estrategicamente colocados nas vitrines para transmitir mensagens, mantendo simultaneamente a luminosidade do ambiente, permitindo a entrada de até 70% de luz. Telas interativas e paredes de vídeo também proporcionam meios eficientes de comunicação com o público, destacando produtos e aprimorando a experiência de compra”, explica Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil.  

Graças a soluções inteligentes projetadas especificamente para o setor comercial, baseadas na tecnologia Deep Learning de inteligência Artificial, os gestores de lojas agora têm acesso a dados sobre o espaço, relacionados ao comportamento dos consumidores. Isso inclui informações como os horários de maior movimento, trajetos dentro da loja, prateleiras mais frequentadas e tempo de espera nas filas do caixa. “Com base nessas informações, os responsáveis podem tomar decisões estratégicas para aprimorar a lucratividade, otimizar as operações e promover maior conforto ao público”, salienta Amorim.   

Quando se trata de segurança, é fundamental investir em câmeras inteligentes para mitigar os riscos de roubo, furtos, fraude e incêndio. Novos modelos permitem a verificação visual de alarmes acionados por sistemas de vigilância ou de intrusão. Além disso, câmeras de imagem térmica são capazes de identificar focos de incêndio em estágios iniciais, desencadeando resposta imediata e eficaz em locais críticos.  

A supervisão integral da informação e a coordenação da gestão se encontram nas salas de controle e monitoramento, onde os dispositivos de visualização se integram aos sistemas de segurança. Para alcançar esse objetivo, é interessante utilizar um software que possibilite o controle centralizado de sistemas avançados e tecnologias de visualização.  

“Como se vê, a integração eficaz dessas tecnologias não apenas fortalece a segurança, mas também promove mais eficiência ao dia a dia, solidificando os centros comerciais como espaços modernos e tecnologicamente avançados”, finaliza Ronney. 



Cielo prepara seus líderes para impulsionar resultados comerciais

O mercado de adquirentes está em rápida expansão no Brasil e no mundo. Este setor, que reúne as empresas de pagamentos eletrônicos, como maquinhas de cartões, aplicativos e outros meios, deve chegar a quase 1 bilhão de transações por ano em 2026, movimentando US$ 41 trilhões globalmente. E por ser um segmento muito competitivo, reunindo empresas de alta tecnologia para o varejo e o consumidor, é preciso contar com equipes de vendas que batam metas comerciais agressivas.

Umas das maiores empresas de adquirência do Brasil, a Cielo implantou um ciclo de treinamentos para 300 líderes comerciais, com a finalidade de aprimorar suas habilidades de gestão de equipes. Esses executivos coordenam as equipes comerciais da companhia, formadas por mais de 3 mil gerentes de negócio, responsáveis pelas transações com o varejo, e que representam cerca de metade do quadro da empresa.

O programa Líder Lab Comecial foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Cielo e a consultoria Ekantika Learning Lab, especializada em mudanças comportamentais no ambiente corporativo. O treinamento foi estruturado em três módulos: o 1º sobre o propósito da liderança, com foco nas relações com as equipes (incluindo temas como diversidade e comunicação assertiva); o 2º sobre gestão de pessoas (abordando desde inteligência emocional e padrões comportamentais a técnicas de avaliação e feedback de desempenho); e o 3º sobre a jornada do líder (com foco em atração, seleção e contratação de talentos).

“O objetivo é ter líderes mais preparados para as adversidades do dia a dia. Para isso, identificamos suas principais necessidades, e formas de muni-los nos aspectos ferramental e comportamental, para que desempenhem o melhor seus papeis no chamado ciclo de excelência de vendas”, explica Raissa Pessin Mouro, gerente de Aprendizagem Corporativa da Cielo.

A trilha completa de formação é feita em pouco mais de um mês, com um total de mais de 100 horas de treinamentos. “Este circuito amplia o nível de consciência dos líderes, explorando cases e dinâmicas que simulam as melhores práticas comerciais e de gestão de equipes”, resume Vanessa Pacheco, diretora da Ekantika Learning Lab.

Entre os diferenciais do treinamento, segundo os participantes, estão as dinâmicas de atração por competências e um manual com questões relevantes para os processos de contratação, que passou a ser utilizado como ferramenta pelos líderes comerciais.

Ao final do circuito, os participantes classificaram o programa com nota 80, em uma escala de zero a 100, pela metodologia NPS. “Também observamos melhorias na avaliação destes líderes por suas equipes, além de uma redução de turnover e de chamados em nosso canal de ética”, informa Raissa Mouro.

A seguir, alguns depoimentos de participantes do programa Líder Lab Comercial, da Cielo:

“Sinto-me muito mais preparada para atuar no dia a dia com meu time e para melhorar meu repertório, desde o momento da entrevista até o feedback”.

“Vai ajudar muito no nosso dia a dia, principalmente nas contratações de pessoal”.

“Temos uma grande responsabilidade com a carreira do outro, na hora de recrutar, cuidar e desenvolver”.

“O conteúdo do treinamento é muito aplicável à rotina diária”.

“Trazer casos reais para reflexão foi extremamente importante”

Sobre a Ekantika

O ecossistema Ekantika é composto por: Ekantika Consultoria, especializada em transformação de negócios; Ekantika Learning Lab, focada em soluções de aprendizagem para equipes  corporativas; INFORM Brasil, especialista em otimização por meio de soluções tecnológicas de alta escalabilidade; iEVO, focada em automação de decisões por meio de reengenharia de processos; Dixter, aceleradora de Transformação Digital; Up People, que cria modelos e processos de trabalho para o futuro, focados em pessoas; e Chicago Advisory Partners, responsável pela estrutura administrativa do Open Finance Brasil.

Mais informações: https://ekantika.com.br/

Sobre a Cielo

A Cielo tem o propósito de facilitar a gestão de estabelecimentos comerciais e daqueles que empreendem ou que desejam entrar nesse universo.

Conta com um portfólio de soluções para atender às necessidades de mais de 870 mil clientes. Entre eles, estão desde empreendedores individuais até os maiores varejistas do país.

A Cielo tem quase 30 anos de experiência em meios de pagamentos, investindo em tecnologia, logística e segurança.

Mais informações: comunicacaocorporativa@cielo.com.br



Estratégias de marketing podem potencializar vendas para o Dia das Mães

No próximo domingo, 12 de maio, o Brasil comemora o Dia das Mães, data em que os comerciantes se preparam para um dos períodos mais lucrativos do ano. A celebração não só homenageia essa figura importante, mas também impulsiona significativamente as vendas em muitos setores. De acordo com uma projeção, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a expectativa é de que cerca de 128 milhões de consumidores adquiram presentes para celebrar o dia, o que representa uma movimentação estimada de mais de 40 bilhões de reais. 

Para o varejo trata-se de uma oportunidade para impulsionar as receitas. De acordo com estatísticas recentes da Granito Pagamentos, empresa  especializada em recebimento por meio de transações eletrônicas, estima-se que as vendas durante o período cresçam em até 21,47% no segmento de cosméticos e 4,13% em vestuário e moda. 

Para os empresários, é importante capitalizar essa oportunidade, ajustando estratégias de marketing e oferta de produtos para atender às necessidades e preferências dos consumidores. Segundo Pamela Farias, Gerente de Marketing da Granito, “aqueles que conseguem aproveitar efetivamente essa demanda sazonal podem colher benefícios significativos em termos de receita e fidelidade do cliente”.

A especialista elenca algumas dicas para os empresários que desejam quer potencializar as vendas nesse período: 

Conhecer o público-alvo: entender quem são os clientes e o que eles procuram para presentear suas mães. Isso ajudará a ajustar a oferta de produtos e serviços de acordo com as preferências e necessidades; 

Conteúdo temático: criar conteúdo relevante e inspirador relacionado ao Dia das Mães no blog, site ou redes sociais da empresa. Isso pode incluir guias de presentes, histórias emocionantes sobre mães, dicas de celebração e muito mais. O objetivo é envolver os clientes e aumentar o interesse nos produtos ou serviços; 

Personalizar a experiência do cliente: oferecer opções de personalização, como gravar mensagens em presentes ou criar cartões personalizados. Isso tornará os presentes mais significativos;

Facilitar as compras: simplificar o processo de compra, tanto na loja física quanto online, certificar-se de que os clientes possam encontrar facilmente os produtos desejados e oferecer opções de pagamento convenientes;

Programas de fidelidade e recompensas: oferecer incentivos especiais, descontos exclusivos ou pontos de recompensa para clientes que comprarem presentes para o Dia das Mães. Isso não apenas encoraja as vendas, mas também aumenta a fidelidade do cliente a longo prazo; 

Retargeting: utilizar estratégias de retargeting para alcançar os clientes que visitaram o site, mas não concluíram uma compra. Exibir anúncios personalizados para eles em diferentes plataformas, incentivando-os a retornar e finalizar a compra de presentes para o Dia das Mães; 

Parcerias com outras marcas: estabelecer parcerias com outras marcas complementares para criar promoções conjuntas ou pacotes de presentes. Isso pode ampliar a base de clientes e oferecer mais opções aos consumidores em busca de presentes para o Dia das Mães.

Sobre a Granito Pagamentos

A Granito é uma empresa brasileira de tecnologia para soluções de meios de pagamento. Fundada em 2015, ainda como a marca Pago, a Granito nasceu com o objetivo de atender a expectativa e necessidade do empreendedor que deseja aumentar suas vendas e reduzir seus impostos. Hoje, possui cerca de 700 colaboradores, com presença em todos os estados brasileiros e tem como sócios as instituições financeiras BMG e Inter.

Para saber mais, basta acessar: https://granitopagamentos.com.br/



Cassação: infrações que podem levar a perca da CNH

A cassação da CNH é uma penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro para casos graves de infrações cometidas no trânsito, acarretando na suspensão do direito de dirigir por um período mínimo de dois anos. Essa medida pode ser aplicada em diversas circunstâncias, como conduzir com a habilitação suspensa, reincidência em infrações graves ou gravíssimas, ou ser condenado judicialmente por delitos de trânsito.

Segundo informações do DETRAN PR , em 2021, 205 condutores obtiveram a CNH cassada por reincidência e 259 condutores por dirigirem com a CNH suspensa.

Esta é uma das penalidades mais severas previstas no CTB, tendo como objetivo principal garantir a segurança no trânsito ao punir comportamentos que colocam em risco a vida e a integridade física das pessoas. 

Após o período de cassação, o condutor pode pleitear a reabilitação, mas terá que passar por todos os exames necessários para obter a habilitação, seguindo os mesmos procedimentos de quando adquiriu a CNH pela primeira vez, incluindo testes práticos e teóricos. Caso a cassação seja considerada injusta ou irregular, é viável buscar recursos legais com a assistência de um advogado especializado em direito de trânsito.

Devanir Poyer, diretor da Liberty Multas e especialista em trânsito, destaca que além do impacto na mobilidade do motorista, a cassação da CNH traz consigo uma série de desafios burocráticos e financeiros. Poyer acrescenta que para recuperar o direito de dirigir, é necessário cumprir todo o período de suspensão determinado pelas autoridades de trânsito, que pode variar de acordo com a gravidade das infrações cometidas. Além disso, é preciso passar por um longo processo de reabilitação, que inclui a realização de cursos específicos e a aprovação em exames teóricos e práticos.

Dirigindo dentro da legalidade

“Se o condutor receber uma multa que gere a cassação da CNH e entender que foi aplicada injustamente, ele pode recorrer administrativamente aos órgãos de trânsito”, conforme informa Devanir. “Em casos de recurso, a elaboração de uma defesa consistente, respaldada por fatos, evidências e base legal, desempenha um papel crucial. E reforça: “muitos motoristas deixam de exercer esse direito, seja por falta de conhecimento ou pela dificuldade de elaborar uma defesa adequada. O processo de recurso percorre diversas instâncias até a sua conclusão”



Mais de 2 milhões de empresas fecharam em 2023 no Brasil

O potencial empreendedor brasileiro é enorme – e quem afirma isso é o Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).

Conforme o relatório divulgado em abril deste ano, somente em 2023, o país somou 90 milhões de empreendedores ou potenciais empreendedores. Contudo, em paralelo a esses dados, se desenvolve um cenário menos promissor: o alto número de empresas fechadas.

No Brasil, cerca de 2,1 milhões empresas foram fechadas no último ano, o que dá uma média de quatro negócios extintos a cada minuto no país. Os dados são do Mapa de Empresas do Governo Federal. Esse número representa um aumento de 25,7% em relação a 2022.

Segundo a apuração do GEM, o Brasil ocupa a segunda posição dentre os países de maior potencial empreendedor, perdendo apenas para a Índia. No entanto, o número de empresas que não se sustentam e encerram suas atividades é um fator preocupante. 

Para Bruno Darolt, CEO e fundador da BD Consultoria, esses dados são reflexos de vários fatores. “Por mais que o Brasil se destaque como segundo país com mais potencial em empreendedores do mundo, ainda nos deparamos com muitos ‘aventureiros’ criando negócios e não sustentando seu crescimento”.

Darolt cita, ainda, questões políticas e econômicas que podem afetar até mesmo negócios mais estruturados, levando-os a fechar por falta de controle do macro ambiente.

Fatores que podem fazer um negócio a fechar

Ainda segundo dados do Mapa de Empresas, as seguintes atividades econômicas fecharam 2023 com um número de fechamentos superando os 70% em relação ao quantitativo de empresas abertas:

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; 
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; 
  • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios.

Para Darolt, os grandes “vilões” são a falta de capacitação, de planejamento e a gestão. “É notável que o empreendedor, ao abrir o seu negócio, muitas vezes fica preso na rotina operacional e se esquece do mais importante: a gestão estratégica do negócio”.

O CEO também destaca o papel da capacitação no cenário de constantes mudanças no mundo dos negócios. “Capacitar-se é algo fundamental para que possa acompanhar todo esse desenvolvimento, principalmente se o empreendedor atuar no mundo digital”.

“Em relação a gestão, é essencial que o empreendedor consiga implementar tecnologias que possam fornecer dados para embasá-lo nos momentos de tomada de decisão”, finaliza Darolt.

Para mais informações, basta acessar:    



Uso de sistemas legados é motivo de alerta em empresas

Com o passar dos anos, a tecnologia foi tornando-se parte essencial do mundo dos negócios e hoje a maioria das empresas precisa dela para oferecer serviços, atender clientes, processar pagamentos, entre outras funções. No entanto, um problema pode se fazer presente em muitas organizações: o uso de sistemas legados.

O termo faz referência à adoção de plataformas desenvolvidas há muito tempo e que são consideradas obsoletas diante das novidades tecnológicas disponíveis atualmente. É comum que, nesses casos, haja problemas como falta de atualizações, dificuldade de manutenção ou reposição, tecnologia descontinuada e falhas de segurança.

Paulo Azevedo, Head de Enterprise Architecture & Cybersecurity da consultoria act digital, explica que os sistemas legados ultrapassados atrapalham o dia a dia do negócio e impedem a sua expansão. Em um mundo dinâmico, a modernização desses sistemas é crucial e está na pauta da grande maioria dos CIOs [Chief Information Officer, profissional responsável pela parte de tecnologia da informação] de grandes empresas”, afirma.

Azevedo cita o exemplo de um cliente da indústria farmacêutica que passou por um processo de modernização com a act digital. A empresa em questão possuía um sistema legado criado internamente para controle de novos fármacos. Apesar de servir como um banco de dados fundamental, ele estava desatualizado e vinha deixando de ser utilizado. 

O foco, então, esteve em corrigir problemas causados pelas instabilidades e pela ausência de melhorias ao longo dos anos. Segundo o executivo, após a modernização, o sistema da empresa tornou-se mais seguro, teve aumento de 40% na resolução de bugs e falhas e ganho de 50% em agilidade.

Estratégias de modernização de sistemas legados

“São cinco as estratégias principais para a modernização de aplicações, comumente chamadas de ‘cinco Rs’: rehost, refactor, rearchitect, rebuild e replace”. Em tradução literal ao português, os termos significam, respectivamente: rehospedar, refatorar, rearquitetar, reconstruir e substituir. 

Como explica Azevedo, a estratégia de rehost implica na “descontinuação de infraestrutura própria e obsoleta” e migração das aplicações para um novo ambiente digital. Já quando se fala em refactor, são feitas melhorias pontuais e técnicas.

“A estratégia de rearchitect foca principalmente no uso mais eficiente de recursos de cloud, em melhoria de segurança, maior performance, maior escalabilidade e melhor resiliência. No rebuild, reside a transformação digital, “pois passa a abordar não só aspectos técnicos, mas a melhoria de processos com foco no cliente”, conforme explica o especialista.

Por fim, há a estratégia de replace, utilizada “quando o sistema está muito aquém das necessidades de negócio e a busca por uma solução de mercado ou a construção de uma nova aplicação sem aproveitamento do legado é a solução mais viável economicamente”.

Azevedo considera que muitas empresas ainda enxergam a modernização como um custo. Na visão do executivo, trata-se de um erro: pois o custo real está em manter plataformas obsoletas que levam a organização a correr riscos diariamente e a perder espaço no mercado. Ele ressalta ainda a possibilidade de usar a inteligência artificial (IA) no desenvolvimento de um novo sistema que permita a otimização das atividades do negócio.

Atualmente, a empresa dispõe de diversas práticas e aceleradores que podem otimizar o investimento necessário ao processo de modernização. Azevedo diz: “A inteligência artificial (IA) é um forte aliado neste processo. Sua aplicação no entendimento das funcionalidades e seus impactos por meio de engenharia reversa, e a utilização como acelerador no desenvolvimento do novo sistema, otimizam o esforço necessário para modernização”. O Head conclui: “A IA, ao mesmo tempo, provê maior previsibilidade e assertividade ao processo”.

 Para saber mais, basta acessar: https://actdigital.com



Energy Vault e ACEN Australia anunciam acordo para implantação de 400 MWh de armazenamento de energia em baterias

Energy Vault Holdings, Inc. (NYSE: NRGV) (“Energy Vault”), líder em soluções sustentáveis de armazenamento de energia em escala de rede, e a ACEN Austrália, anunciaram hoje os principais acordos contratuais para duas implantações de sistemas de armazenamento de energia de bateria (BESS). totalizando 400 MWh na Austrália. A construção de ambas as implantações deverá começar no segundo semestre de 2024, com operações comerciais previstas para 2025 e 2026. Os acordos estão em preparação processual contratual final e deverão ser executados e fechados formalmente na primeira quinzena de maio de 2024.

Nos termos do acordo, a Energy Vault implantará um BESS de 50 MW/100 MWh e um BESS de 150 MW/300 MWh no New England Solar de 720 MW da ACEN Austrália, um dos maiores projetos solares a participar do Mercado Nacional de Eletricidade da Austrália (NEM). O BESS será carregado e descarregado diariamente e concebido para despachar energia renovável armazenada nas horas de pico de consumo para ajudar a satisfazer a elevada procura durante as horas de pico de carga de Nova Gales do Sul, reduzindo ao mesmo tempo a dependência da região da geração de energia a carvão. Atualmente apoiado pelo Programa de Energia Emergente do Governo de NSW, o projeto New England BESS faz parte da estratégia mais ampla da ACEN na Austrália, onde estão desenvolvendo ativamente mais de 1 GW de projetos.

O New England Solar da ACEN Australia, localizado perto de Uralla, concluiu a Fase 1 de construção em 2023, quando 400 MW de geração solar foram oficialmente colocados on-line. Após a conclusão da Fase 2, o local irá gerar um total de 1.800 GWh de eletricidade renovável anualmente. Em 2023, a ACEN Australia garantiu um Contrato de Serviço de Energia de Longo Prazo (LTESA) de 20 anos para a New England Solar no primeiro leilão de armazenamento e energia renovável do governo de NSW. O LTESA é um mecanismo de gestão de risco que apoiará o projeto no futuro, caso o Mercado Nacional de Eletricidade entre num período sustentado de preços baixos.

“O New England Solar da ACEN Australia é uma fonte crítica de energia renovável para a região de NSW e estamos orgulhosos de desempenhar um papel para garantir sua capacidade de fornecer energia limpaàregião de maneira confiável e mais eficiente e econômica possível”, disse Robert Piconi, presidente e CEO da Energy Vault. “Essas implantações, e os prazos apertados sob os quais serão entregues, são uma prova do compromisso da Energy Vault com uma abordagem centrada no cliente para armazenamento de energia, bem como uma evidência da crescente demanda global por soluções de armazenamento de energia confiáveis e eficazes. Vemos o acordo de hoje como apenas o primeiro passo numa relação longa e frutífera com a ACEN e os seus projetos de geração de energia renovável no futuro.”

“A Energy Vault foi selecionada para esses projetos devido ao seu impressionante histórico e estamos entusiasmados em aproveitar sua profunda experiência em design, engenharia, construção e compras”, disse o Diretor Geral da ACEN Austrália, David Pollington. “A capacidade do Energy Vault de trabalhar com nossos conversores Siemens S120 será particularmente valiosaàmedida que otimizamos nossos sistemas de armazenamento de bateria para máxima eficiência e impacto.”

As implantações do BESS, desenvolvidas no âmbito do conjunto B-VAULT™ de soluções de armazenamento de energia de bateria totalmente integradas da Energy Vault, serão acopladas a um inversor Siemens S120, que permite funcionalidades avançadas de suporteàrede, como passagem de tensão e frequência, suporteàrede durante distúrbios, e controle de potência reativa. O uso do inversor Siemens S120, combinado com a plataforma de integração X-Vault proprietária da Energy Vault e o sistema de gerenciamento de energia Vault-OS para controlar, gerenciar e otimizar as operações do BESS, permitirá capacidades superiores de gerenciamento de energia.

Sobre a Energy Vault

Energy Vault ® desenvolve e implanta soluções de armazenamento de energia em escala de serviço público projetadas para transformar a abordagem mundial ao armazenamento de energia sustentável. As ofertas abrangentes da empresa incluem armazenamento proprietário com base em gravidade, armazenamento em bateria e tecnologias de armazenamento de energia de hidrogênio ecológico. Cada solução de armazenamento é suportada pelo software de sistema de gestão de energia independente de tecnologia de hardware e pela plataforma de integração da empresa. Exclusivo para a indústria, o portfólio de tecnologia inovador da Energy Vault oferece soluções personalizadas de armazenamento de energia de curta e longa duração para ajudar concessionárias, produtores independentes de energia e grandes usuários de energia industrial a reduzir significativamente os custos nivelados de energia, mantendo a confiabilidade da energia. Ao usar materiais ecológicos com capacidade de integrar resíduos para reutilização benéfica, a tecnologia de armazenamento de energia baseada em gravidade EVx™ da Energy Vault está facilitando a mudança a uma economia circular, enquanto acelera a transição mundial de energia limpa a seus clientes. Acesse www.energyvault.com para obter informações adicionais.

Sobre a ACEN Australia

A ACEN Australia é a plataforma que representa os ativos de energia renovável da ACEN na Australia. Com mais de 1 gigawatt (GW) de capacidade de geração de energia renovável em grande escala em construção e operações, e mais de 13 GW de capacidade em desenvolvimento, seu portfólio inclui vários projetos solares, eólicos, de bateria e hidrelétricos bombeados em toda a Austrália. New England Solar (Fase 1) em NSW é o primeiro projeto operacional da ACEN Austrália. É um dos maiores projetos solares da Austrália que participa no Mercado Nacional de Eletricidade (NEM) e é o maior projeto solar na Austrália a ser financiado numa base totalmente comercial. O Stubbo Solar na Zona de Energia Renovável de NSW Centro-Oeste de Orana é o segundo projeto da ACEN Australia, que iniciou a construção no final de 2022. Com mais de 90 funcionários e em crescimento, nosso pessoal está baseado na Tasmânia, Victoria, Nova Gales do Sul e Queensland.

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Declarações prospectivas

Este comunicadoàimprensa inclui declarações prospectivas que refletem as visões atuais da empresa com relação, entre outras coisas, às operações e desempenho financeiro da empresa. Declarações prospectivas incluem informações sobre resultados operacionais futuros possíveis ou presumidos, incluindo descrições de nosso plano de negócios e estratégias. Em geral, estas declarações geralmente incluem palavras como “antecipar”, “esperar”, “sugerir”, “planejar”, “acreditar”, “pretender”, “projetar”, “prever”, “estimar”, “alvos”, “projeções”, “deveria”, “poderia”, “seria”, “poder”, “seria possível”, “irá” e outras expressões semelhantes. Baseamos estas declarações ou futuras projeções em nossas expectativas, planos e suposições atuais, que fizemosàluz de nossa experiência em nosso setor, bem como em nossas percepções de tendências históricas, condições atuais, desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos ser apropriados nas circunstâncias do momento. Estas declarações prospectivas estão baseadas em nossas crenças, suposições e expectativas de desempenho futuro, ao considerar as informações atualmente disponíveis a nós. Estas declarações prospectivas são apenas previsões baseadas em nossas expectativas e projeções atuais sobre eventos futuros. Estas declarações prospectivas envolvem riscos e incertezas significativos que podem fazer com que nossos resultados reais, nível de atividade, desempenho ou realizações sejam materialmente diferentes dos resultados, nível de atividade, desempenho ou realizações expressas ou implícitas nas declarações prospectivas, incluindo mudanças em nossa estratégia, planos de expansão, oportunidades de clientes, operações futuras, posição financeira futura, receitas e perdas estimadas, custos projetados, perspectivas e planos; a incerteza de nossas reservas e carteiras de pedidos equivalendo a receitas futuras; a falta de garantia de que cartas de intenção não vinculativas e outras indicações de interesse possam resultar em pedidos ou vendas vinculantes; a possibilidade de nossos produtos serem ou alegadamente defeituosos ou apresentarem outras falhas; a implementação, aceitação no mercado e sucesso de nosso modelo de negócios e estratégia de crescimento; nossa capacidade de desenvolver e manter nossa marca e reputação; desenvolvimentos e projeções referentes a nossos negócios, nossos concorrentes e indústria; a capacidade de nossos fornecedores de fornecer componentes ou matérias-primas necessáriosàconstrução de nossos sistemas de armazenamento de energia em tempo hábil; o impacto das epidemias de saúde em nossos negócios e as ações que podemos tomar em resposta a elas; nossas expectativas quantoànossa capacidade de obter e manter proteção de propriedade intelectual e não infringir os direitos de terceiros; expectativas quanto ao tempo durante o qual seremos uma empresa emergente em crescimento sob a Lei JOBS; nossos futuros requisitos de capital e fontes e usos de caixa; a natureza internacional das nossas operações e o impacto da guerra ou de outras hostilidades nos nossos negócios e nos mercados globais; nossa capacidade de obter financiamento para nossas operações e crescimento futuro; nossos negócios, planos de expansão e oportunidades e outros fatores importantes discutidos no título “Fatores de Risco” em nosso relatório trimestral no formulário 10-K para o ano finalizado em 31 de dezembro de 2023, arquivado na SEC em 13 de março de 2024, uma vez que tais fatores podem ser atualizados periodicamente em seus outros registros juntoàSEC, acessíveis no site da SEC em www.sec.gov. Novos riscos surgem de tempos em tempos e não é possível para nossa administração prever todos os riscos, nem podemos avaliar o impacto de todos os fatores em nossos negócios ou até que ponto qualquer fator, ou combinação de fatores, pode levar resultados reais a diferir materialmente daqueles contidos em quaisquer declarações prospectivas que possamos fazer. Qualquer declaração prospectiva feita por nós neste comunicadoàimprensa se refere apenasàdata deste comunicadoàimprensa e é expressamente qualificada em sua totalidade pelas declarações de advertência incluídas neste comunicadoàimprensa. Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar ou revisar publicamente qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, desenvolvimentos futuros ou de outro modo, exceto conforme exigido pelas leis aplicáveis. Você não deve depositar confiança indevida em nossas declarações prospectivas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Novas estratégias de marketing digital são exploradas em pequenas empresas

Em 2024, o marketing digital continua a evoluir, apresentando desafios e oportunidades crescentes para pequenas empresas e profissionais liberais. Com recursos frequentemente limitados, esses grupos estão se beneficiando de avanços significativos, incluindo a adoção de inteligência artificial (IA) em suas estratégias.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Microsoft, 74% dos entrevistados afirmaram que estão usando a IA sempre ou muitas vezes, sendo que 90% delas busca adotar essa tecnologia atualmente. Além disso, o aumento da funcionalidade de comércio eletrônico nas redes sociais e as mudanças nos algoritmos de busca estão redefinindo a forma como esses negócios alcançam e engajam seus públicos-alvo. 

As redes sociais emergem como ferramentas fundamentais para o crescimento das vendas online, particularmente para pequenas empresas. Estudos conduzidos pelo All INN em parceria com a Opinion Box destacam que uma grande maioria dos consumidores, cerca de 88%, já realizam compras online, e 75% utilizam redes sociais na busca por produtos. Além disso, 74% dos consumidores frequentemente escolhem plataformas como Instagram e Facebook para efetuar suas compras.

Esta tendência é corroborada por um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que indicam um aumento significativo no uso das redes sociais por pequenas empresas para captar clientes. Segundo o levantamento, os pequenos empresários tem como ferramentas preferidas o Whatsapp, Instagram e Facebook.

A constante evolução dos algoritmos de busca, como os do Google, exige que as pequenas empresas revisem e aprimorem continuamente suas estratégias de SEO(processo que ajuda um site a alcançar as primeiras posições nos resultados de busca) para manter ou aumentar sua visibilidade online. “A adaptação contínua ao algoritmo do Google é essencial para manter a relevância no espaço digital”, explica Vera Miranda, sócia da Vejjo, uma agência de marketing digital especializada em pequenos e médios negócios. “Essa adaptação não apenas ajuda as empresas a manterem-se visíveis nas pesquisas online, mas também a otimizar suas campanhas de marketing para alcançar resultados mais efetivos e direcionados”, acrescenta Vera Miranda.

A capacidade de coletar e analisar dados está transformando a forma como pequenas empresas e profissionais liberais tomam decisões estratégicas. Eles podem fazer melhores previsões, tomar decisões mais inteligentes e realizar intervenções mais eficazes em áreas que até agora têm sido dominadas pela intuição e não pelos dados, como aponta um estudo de Harvard. Ferramentas analíticas avançadas permitem agora uma compreensão mais profunda do comportamento do consumidor e podem direcionar estratégias de marketing mais eficazes. “Utilizar dados não apenas para entender o que aconteceu, mas para prever e planejar o futuro, é onde o verdadeiro valor se encontra”, afirma Vera Miranda.

Embora o marketing digital ofereça numerosas oportunidades, ele também apresenta desafios, especialmente no que diz respeito à privacidade dos dados e à saturação de mercado. Com o aumento da regulamentação, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), empresas devem ser meticulosas em como coletam e utilizam dados pessoais.

Vera Miranda aponta, ainda que o ano de 2024 apresenta novas oportunidades para pequenas empresas e profissionais liberais que buscam adaptar-se às evoluções do marketing digital. “Com o avanço tecnológico, uma gama de ferramentas sofisticadas está disponível para esses profissionais, permitindo-lhes atingir seus públicos de forma eficaz”, conclui a sócia da Vejjo.



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