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Tendências que devem causar impacto para o setor de segurança em 2024

À medida que a segurança mergulha na inovação tecnológica e se ajusta às necessidades sociais em constante evolução, observa-se uma convergência de tecnologias avançadas. A incorporação de inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e big data está moldando soluções mais inteligentes, proativas e preditivas para o ano atual e os próximos. Essas inovações não apenas garantem robustez, mas também atendem às exigências crescentes de facilidade de uso por parte dos usuários. 

Um estudo levantado pela TNS Research aponta que as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e, crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com as empresas que descartam o investimento em tecnologia. Inteligência de Dados, Big Data e Mobilidade são serviços que se destacam na pesquisa.

De acordo com Lucas Koch, gerente de distribuição da Hikvision, a inteligência artificial está impulsionando a transformação no setor, aprimorando as capacidades perceptivas das máquinas por meio da integração de diversas tecnologias, como luz visível, áudio, raios X, luz infravermelha e radar. “Um exemplo notável é a tecnologia de processamento de sinal de imagem baseado em IA (AI-ISP), que revoluciona a qualidade das imagens de vídeos ao reduzir de forma inteligente o ruído. Esse avanço resulta em imagens mais nítidas, com ampla gama dinâmica, mesmo em ambientes com pouca luz, diminuindo a necessidade de iluminação adicional e proporcionando respostas situacionais mais eficientes”, exemplifica Koch.  

No último ano, avanços significativos em modelos de inteligência artificial em larga escala aprimoraram a capacidade de interpretar situações complexas por meio da análise de dados diversificados. Esse progresso está abrindo caminho para soluções de IA altamente personalizadas em diversos segmentos, como manufatura, energia, saúde e educação.   

“A rápida convergência entre a computação em nuvem e a de borda está impulsionando o surgimento de serviços mais velozes e eficientes”, pontua. “Essa integração resulta em soluções inteligentes em tempo real, como controle de perímetro mais avançado e gestão mais prática de sistemas de segurança baseados em cloud, possibilitando análises imediatas e decisões mais eficazes”, salienta o gerente de distribuição.

Além disso, as plataformas na web minimizam os investimentos em hardware, proporcionando opções escaláveis para empresas de todos os portes e orçamentos, reduzindo tanto os custos iniciais quanto os contínuos.

“Ao integrar tecnologias como a IoT, computação em nuvem, entre outras, esse recurso proporciona insights dinâmicos sobre métricas de desempenho, abrangendo áreas como segurança, tráfego e uso de energia. Isso viabiliza uma experiência imersiva com visuais sincronizados, elevando a eficiência dos processos e manutenção proativa, resultando em economia de custos e otimização da gestão empresarial”, explica Koch.   

O crescimento da tecnologia COB (Chip-on-Board) está impulsionando a demanda por LEDs de forma significativa. Inovações surgem para equilibrar o menor consumo de energia com a alta resolução, promovendo a neutralidade de carbono e suportando uma variedade de aplicações. Painéis de vídeo integrados em centrais de comando, por exemplo, oferecem suporte para decisões inteligentes por meio de visualizações intuitivas. Displays interativos e sinalizações digitais atuam na transformação digital em áreas como educação, negócios e hospitalidade. 

Trata-se de um procedimento fundamental para garantir a proteção cibernética, abrangendo a verificação e a autorização de identidades. Os criadores de ameaças empregam métodos como phishing, malware e engenharia social para subtrair informações pessoais e identidades. Para salvaguardar os dados, é imprescindível que usuários e organizações implementem práticas como senhas robustas, autenticação multifator, atualização ágil de softwares e que evitem o uso de redes públicas. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica (Abase), o segmento segue em crescimento gradual anualmente e a previsão é de que cresça 19% neste ano. 

Os players do setor estão adotando práticas sustentáveis, buscando reduzir emissões de carbono e o consumo de recursos. Isso engloba estratégias como transporte eficiente, adoção de embalagens sustentáveis e uso de componentes padronizados. “Prevê-se uma crescente aplicação de tecnologias inovadoras para reforçar a resiliência diante das mudanças climáticas. A integração de sensores ambientais nos sistemas de monitoramento, por exemplo, permite respostas mais eficazes a desastres naturais, como inundações, incêndios florestais, deslizamentos de terra e avalanches”, complementa Lucas. 



Radares inteligentes e semáforos conectados ajudam trânsito

A falta de atenção ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Um levantamento inédito feito pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), revelado pelo Bom Dia Brasil, aponta que a imprudência, a desatenção e a imperícia dos motoristas são alguns dos elementos que mais causam acidentes nas pistas. Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que foram registradas 5.432 mortes em 2022. Números estes que destacam a gravidade do problema.

Com os avanços recentes, a tecnologia é capaz de atuar diretamente em algumas das causas principais dos acidentes e das mortes por acidentes, como a falta de atenção.  Em meio a este cenário que reforça medidas que podem ser tomadas para aplicar soluções efetivas, os semáforos inteligentes têm como objetivo melhorar a gestão do trânsito e sua fluidez.

Para Rosane Roverelli, General Manager da Advantech Brasil Ltda, empresa líder global nas áreas de sistemas inteligentes de IoT e plataformas embarcadas, os radares inteligentes e semáforos conectados podem melhorar significativamente o fluxo de carros nas cidades de várias maneiras.

Otimização do tempo de espera: com base na análise em tempo real do tráfego, os semáforos inteligentes podem ajustar dinamicamente os tempos de sinalização para otimizar o fluxo de veículos. Isso significa que os motoristas passam menos tempo esperando em semáforos vermelhos, reduzindo os congestionamentos e melhorando a fluidez do tráfego.

Priorização de rotas alternativas: os radares inteligentes podem detectar congestionamentos e identificar rotas alternativas menos congestionadas. Os semáforos conectados podem, então, priorizar essas rotas alternativas, direcionando o tráfego para fora das vias mais congestionadas e distribuindo de forma mais uniforme o fluxo de veículos pela cidade.

Coordenação entre semáforos: com a comunicação em tempo real entre os semáforos, é possível coordenar os sinais para criar “ondas verdes” que permitem que os veículos se movam continuamente em uma determinada direção sem parar nos semáforos. Isso reduz os tempos de viagem e aumenta a eficiência do sistema de tráfego como um todo.

Adaptação a eventos inesperados: os radares inteligentes podem detectar acidentes, congestionamentos repentinos ou outras perturbações no tráfego e informar os semáforos conectados para ajustar os tempos de sinalização de acordo. Isso ajuda a minimizar os atrasos causados por eventos inesperados e mantém o tráfego fluindo de forma mais suave.

Priorização do transporte público: os semáforos inteligentes podem ser programados para priorizar o transporte público, dando-lhe tempos de sinalização mais favoráveis e permitindo que ele se mova mais rapidamente pela cidade. Isso não só incentiva o uso do transporte público, mas também reduz a quantidade de carros nas ruas, aliviando o congestionamento.

A General Manager da Advantech Brasil Ltda, destaca ainda que os radares inteligentes e semáforos conectados não apenas melhoram o fluxo de carros nas cidades, mas também representam uma solução para o congestionamento do tráfego e uma ferramenta essencial para promover uma mobilidade urbana mais segura, eficiente, sustentável e inclusiva para todos os cidadãos.

“A capacidade dos radares inteligentes de detectar infrações de trânsito, como excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho, permite uma aplicação mais eficaz das leis de trânsito e uma redução significativa no número de acidentes. Isso resulta em ruas mais seguras para motoristas, pedestres e ciclistas”, reforça.

A coleta de dados em tempo real sobre o comportamento do tráfego e a utilização das vias oferece uma análise mais detalhada e precisa das necessidades de transporte da cidade, complementa Rosane Roverelli. “Esses dados podem informar o planejamento urbano, ajudando na criação de políticas públicas mais eficientes e na melhoria contínua da infraestrutura viária”, conclui a profissional.

Para mais informações, basta acessar: https://www.advantech.com.br/ e (9) Advantech Brasil: sobre nós | LinkedIn



Moda masculina vê mudança de comportamento do público

Camisas, calças, bermudas, gravatas, calçados, agasalhos. Mais do que acessórios que formam o visual, a moda masculina constitui uma importante atividade econômica. No Brasil, as receitas geradas pelo setor de vestuários produzidos para esse público são estimadas em aproximadamente US$ 13,2 bilhões (R$ 67,5 bilhões, na cotação atual). O dado, referente a 2020, consta em um relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O material cita que “os homens estão cada vez mais preocupados com a sua aparência”, comportamento que, segundo o Sebrae, ajuda a explicar a força do mercado. A mesma visão é compartilhada por Dogival Mendonça, diretor da Calçados Laroche, empresa sediada em Franca (SP) que desenvolve produtos para o público masculino adulto e infantil.

“Percebemos um aumento na vaidade masculina nos dias de hoje, o que reflete uma mudança significativa nas atitudes dos consumidores. Isso pode ser observado não apenas no cuidado com a aparência em geral, mas também na maneira como os clientes selecionam e investem em calçados”, afirma Mendonça.

O diretor diz que muitos homens buscam unir estilo e funcionalidade. Ou seja, o calçado não é visto apenas como um complemento à roupa, mas como um item que irá transmitir a personalidade de cada indivíduo.

Dessa forma, Mendonça acredita que a tendência de os sapatos masculinos se tornarem peças-chave no guarda-roupa do público deve crescer cada vez mais. “Isso inclui desde sapatos casuais e versáteis, que podem ser usados em diferentes ocasiões, até modelos mais sofisticados, que demonstram um olhar apurado para a moda e um sentido aguçado de estética”, exemplifica.

Segundo o especialista, como os homens estão se mostrando mais abertos a explorar novos estilos, as empresas da área precisam inovar no design, cores e materiais dos produtos de forma a “não apenas atender, mas também superar as expectativas dos clientes”. 

“O mercado de moda masculina no Brasil está em uma fase de expansão e diversificação contínua. Ele se caracteriza por uma mistura interessante de tradição e inovação, na qual os consumidores estão cada vez mais bem-informados e exigentes”, acrescenta.

Mendonça destaca ainda o crescimento do e-commerce, apontando que o principal benefício é a “democratização do acesso à moda masculina de qualidade”. Ou seja, empresas que antes ficavam limitadas apenas ao público da sua cidade agora vendem para consumidores localizados em diferentes municípios e estados. 

Ele usa como exemplo a própria Calçados Laroche, que, apesar de estar sediada no interior de São Paulo, faz entregas para todo o Brasil. “Os clientes têm a possibilidade de explorar e adquirir uma variedade mais ampla de produtos de moda, que anteriormente poderiam não estar disponíveis em suas regiões”.

Para saber mais, basta acessar: https://loja.calcadoslaroche.com.br/



Dia Nacional do Turismo é comemorado em 8 de maio

Na quarta-feira, 8 de maio, foi celebrado o Dia Nacional do Turismo. Oficialmente, o Dia Nacional do Turista passou a ser comemorado em 8 de maio através da Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012. A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros

Segundo a turismóloga, Bruna de Carvalho, shows musicais, feiras de gastronomia e artesanato atraem multidões, além da motivação religiosa e belas paisagens. Os turistas movimentam a economia do país, com gastos em hotéis, restaurantes, aluguel de veículos, agências de viagens e tantos outros setores

O Vale do Paraíba está localizado em uma posição geograficamente privilegiada no interior paulista. Ao arredor, tem a montanha, o litoral e uma diversidade de belezas tradicionais do interior para serem visitadas, sendo uma opção para aproveitar os dias de descanso e a devoção religiosa.

“Com inúmeros roteiros turísticos que contemplam vistas como a Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Serra da Bocaina, é possível conhecer peculiaridades religiosas, caipiras, históricas e rurais, que são encontradas nesta região”, salienta Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

No município de Roseira, o turista encontrará o Mosteiro Sagrada Face, reconhecido como um dos principais locais de peregrinação do Vale do Paraíba.

Em Aparecida, a conhecida capital da fé, oferece o passeio pelo Rio Paraíba do Sul, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, o Museu de Cera com cenas da história de Aparecida e seus respectivos milagres, o Santuário Nacional e o Museu de Nossa Senhora. Além da Passarela da Fé e a Basílica Velha e o passeio do bondinho aéreo, onde é possível contemplar toda a cidade.

Guaratinguetá oferece ao turista o Santuário Frei Galvão, o Seminário Frei Galvão com uma exposição internacional e permanente de presépios e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima com 10 metros de altura, o Santuário da Esperança que recebeu a visita do Papa Bento XVI. E, ainda, um roteiro gastronômico com fazendas de arrozes especiais, alambiques com cachaças, licores e doces artesanais e pesqueiros truta com pratos típicos.

Cachoeira Paulista atrai um grande número de peregrinos que buscam demonstrar sua religiosidade nos eventos realizados na sede da Canção Nova.

Ainda na região do Vale Histórico, os municípios de Areias, Arapeí, São José do Barreiro e Bananal oferecem passeios às diversas fazendas ex-cafeeiras, alambiques, igrejas, estação de trem, artesanato de barbantes, doces, entre outras atrações.

Os turistas buscam sempre encontrar um local para se hospedar, o Hotel Del Valle Avenue, atende esta expectativa e, fica estrategicamente próximo a Rodovia Presidente Dutra, permitindo o acesso fácil para visitar os pontos turísticos mais procurados.

 



A divisão hidráulica da Wipro Infrastructure Engineering assina o acordo definitivo para a aquisição da Mailhot Industries

Wipro Hydraulics, empresa responsável pela fabricação de cilindros hidráulicos e componentes da Wipro Infrastructure Engineering, anunciou que celebrou um acordo definitivo para adquirir a Mailhot Industries, uma empresa do portfólio da Novacap, com sede em Quebec, Canadá, sujeito às condições habituais de fechamento incluindo aprovações regulatórias.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240509066258/pt/

Mailhot Industries Facility in Quebec, Canada (Photo: Business Wire)

Mailhot Industries Facility in Quebec, Canada (Photo: Business Wire)

Fundada em 1956, a Mailhot Industries tornou-se líder norte-americana na fabricação de cilindros hidráulicos. A Mailhot Industries é especializada no segmento de caminhões de lixo e equipamentos de remoção de neve e é conhecida pela confiabilidade de seus produtos em ambientes de trabalho exigentes. A aquisição também inclui a JARP Industries, parte da Mailhot Industries e líder em cilindros hidráulicos e remanufaturados personalizados para segmentos como serviços públicos, mineração, defesa e petróleo e gás.

Comentando sobre a aquisição, o Sr. Pratik Kumar, CEO da Wipro Infrastructure Engineering (WIN) e Diretor Executivo da Wipro Enterprises, disse: “A Wipro Hydraulics se destaca como um dos maiores fabricantes independentes de cilindros hidráulicos do mundo, fornecendo mais de um milhão de cilindros para OEMs globalmente. Esta aquisição marca um momento crucial para nós, reforçando ainda mais nossa posição no mercado através da integração de novas tecnologias e da expansão de nossa presença global. Este movimento estratégico complementará nossas capacidades e fortalecerá nossa posição de liderança no mercado norte-americano.”

O Sr. Charles Massicotte, Presidente da Mailhot Industries, disse: “A experiência e a reputação da Mailhot no mercado de cilindros hidráulicos da América do Norte, combinadas com a liderança globalmente reconhecida da Wipro em fabricação e tecnologia, ampliarão as ofertas da Mailhot na América do Norte e abrirão novos mercados internacionais para produtos existentes. Estamos convencidos de que, ao fazer parceria com a Wipro, a Mailhot está destinada a se tornar um player ainda maior no mercado global de cilindros hidráulicos e reforçar sua posição de liderança na América do Norte. Estamos orgulhosos de fazer parte de uma empresa global tão reconhecida, é um novo dia para a Mailhot, e está parecendo brilhante!”

O Sr. Sitaram Ganeshan, Presidente da Wipro Hydraulics, disse: “Com a aquisição da Mailhot, expandiremos nossa presença para o Canadá, os EUA e o México, bem como penetraremos em novos segmentos, como caminhões de lixo, equipamentos de remoção de neve, defesa e remanufatura na América do Norte. Isso também nos permite aumentar nossas capacidades em segmentos existentes, como serviços públicos e mineração, posicionando-nos para atender melhor nossos clientes. Juntos, teremos uma presença maior e ofereceremos um portfólio mais amplo de produtos e tecnologias aos nossos clientes.”

O Sr. Michel Toutant, Senior Partner, Novacap, disse: “Foi uma honra fazer parte desta incrível jornada de crescimento com toda a equipe de gestão. A Wipro é o parceiro perfeito para reforçar a próxima fase de crescimento da Mailhot, que busca expandir sua presença na América do Norte. Estou ansioso para ver a Mailhot continuar a florescer sob a propriedade da Wipro.”

Sobre a Wipro Infrastructure Engineering

A Wipro Infrastructure Engineering, parte da Wipro Enterprises, é uma empresa diversificada com experiência em mais de quatro décadas de excelência em engenharia e fabricação em Hidráulica, Automação Industrial, Aeroespacial, Tratamento de Água e Manufatura Aditiva. A Wipro Hydraulics Business é especializada no projeto e fabricação de cilindros hidráulicos sob medida para aplicações em diversos segmentos, como construção civil e terraplenagem, movimentação de materiais e cargas, florestal, agricultura, mineração e soluções de basculamento de caminhões. Além disso, a Wipro Hydraulics opera 11 instalações de fabricação em todo o mundo, aumentando ainda mais sua capacidade e alcance.

Para mais informações visite www.wiproinfra.com

Sobre a Mailhot Industries

Líder norte-americana na fabricação de cilindros hidráulicos desde 1956, a Mailhot Industries é conhecida pela confiabilidade de seus produtos em setores de atividade onde o ambiente de trabalho é difícil e até extremo. Reconhecida pela excelência de seus produtos, inovações e impecável serviço pós-venda, a Mailhot conta com a expertise de 500 colaboradores para atender às necessidades e exigências específicas de seus clientes. Nos últimos anos, o crescimento impressionante da Mailhot tem sido apoiado, entre outras coisas, pelo desenvolvimento de processos únicos e inovadores que proporcionam maior resistência ao desgaste eàcorrosão dos cilindros.

Para mais informações visite www.mailhotindustries.com

Sobre a Novacap

Fundada em 1981, a Novacap é uma empresa de private equity líder na América do Norte com mais de C$ 8 bilhões em gerenciamento de ativos, que investiu em mais de 100 empresas de plataforma e completou mais de 150 aquisições adicionais. Aplicando sua abordagem focada no setor desde 2007 em Indústrias, TMT, Serviços Financeiros e Infraestrutura Digital, a profunda experiência de domínio da Novacap pode acelerar o crescimento da empresa e criar valor de longo prazo. Com equipes de investimento e operações experientes e dedicadas, bem como capital substancial, a Novacap tem os recursos e o conhecimento que ajudam a construir negócios de classe mundial. A Novacap tem escritórios em Montreal, Toronto e Nova York.

Para mais informações, visite www.novacap.ca.

Contato:

Contato para mais informações

Wipro do Brazil

Dr. Joseph Thomas:

VP & Business Head- Americas

+1-7174401667: joseph.thomas1@wipro.com

Renato Conte

Business Development & Sales Manager-

+55 15 99799-7424 – renato.conte@wipro.com

(Índia e Europa): Sahifa Mehta : sahifa.mehta@wipro.com +91 98 99 111 209

(América do Norte, Canadá, México): Thomas H Steger Jr. thomas.steger@wipro.com +1 (931) 260-8495

Fonte: BUSINESS WIRE



Congresso Internacional discute o futuro da educação no Brasil

De 5 a 7 de junho, a cidade de Curitiba receberá o V Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação. O evento contará com a presença de grandes personalidades nacionais e internacionais da educação, especialistas, professores e gestores públicos que discutirão o futuro da educação. A programação completa, ingressos e demais informações constam no site congressonovotempo.com.br

Promovido pelo Instituto Casagrande e pela Associação Amélia Casagrande, o Congresso abordará temas como “O Futuro da Educação”, “Estratégias de Gestão para Sistemas Educacionais”, “Inovação Educacional”, “Educação Emocional e Saúde Mental”, “Neurociências na Prática Educacional”, “Inclusão no Ambiente Escolar”, entre outros assuntos.

Um dos painéis mais esperados acontecerá no dia 05 de junho com o Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa. Conhecido por seu extenso trabalho em história e filosofia da educação, Nóvoa abordará temas cruciais como as mudanças nos paradigmas educacionais, a importância da inovação na educação e o papel das novas tecnologias na transformação escolar. Com sua experiência como reitor da Universidade de Lisboa e autor de inúmeras obras influentes, Nóvoa discorrerá sobre como podemos preparar as próximas gerações para os desafios do futuro.

Mais de 30 palestrantes se participarão do evento, entre eles Gabriel Chalita, Cristovam Buarque, Walcyr Carrasco, Maria Inês Fini, Guiomar Namo de Mello, Roberta Bento, Taís Bento, Marta Relvas, Carlos Sanches, Emília Cipriano, Cesar Nunes, Bruna Velasques e Júlio Luchmann.

Muitas atrações compõem o Congresso, como Plenárias Educacionais Simultâneas em dois auditórios, Fórum de Prefeitos e Dirigentes de Educação, Mostra de Soluções e Tecnologias Educacionais, Encontro de Arte, Cultura e Entretenimento, Congresso On-line, entre outras.

“Um Novo Tempo na Educação” propõe ser um espaço de reflexão e debate sobre como a educação pode evoluir para melhor atender às necessidades de uma sociedade em rápida transformação. As discussões e as trocas de experiências durante o congresso pretendem inspirar educadores e formuladores de políticas a adotarem novas abordagens e metodologias que preparem os estudantes não apenas para o mercado de trabalho, mas também para serem cidadãos responsáveis e bem ajustados em um mundo cada vez mais complexo”, lembra Renato Casagrande.

Instituto Casagrande – Há 18 anos, promove o desenvolvimento contínuo e incessante de educadores e instituições de ensino, tanto públicas, quanto privadas. Com uma comunidade em crescimento constante, reúne mais de um milhão de educadores de todo o território brasileiro e de mais de 10 países.

Associação Professora Amélia Casagrande – A Associação Professora Amélia Casagrande é uma entidade sem fins lucrativos que promove a inclusão e sustentabilidade na educação, focando no bem-estar emocional dos educadores. Fundada para estabelecer um ambiente educacional acolhedor e justo, desenvolve projetos inovadores que sensibilizam e mobilizam a comunidade escolar. 

 

SERVIÇO:
V Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação
Data: de 5 a 7 de junho
Local: Shopping Novo Batel – Curitiba/PR
Endereço:  Rua Cel. Dulcídio, 517 – Batel, Curitiba



Construção da imagem nas redes é importante para marcas

A frase “a primeira impressão é a que fica” está ganhando destaque com as mídias sociais, onde muitas vezes acontece o primeiro contato entre pessoas e marcas. Na prática, o Brasil possui cases bem conhecidos, influenciadoras como Boca Rosa e Virgínia promovem e desenvolvem produtos a partir do contato direto com seguidores que, por consequência, se tornam clientes de suas marcas.

As redes sociais tornaram-se um componente importante para empresas e marcas se diferenciarem nos últimos anos, principalmente devido ao seu potencial para envolver um público. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 70% dos usuários do Instagram, no Brasil, seguem influenciadores e, além disso, 20% afirmam que são influenciados por eles na hora de comprar e consumir produtos.
 
Para Karol Sandes, especialista em marketing, consultora de imagem e estilo, antes os consumidores buscavam pelo produto e, com o baixo nível de variedade, comparando com o cenário atual, era mais fácil decidir qual adquirir. “A construção de um marca pessoal tornou-se peça-chave para o sucesso de qualquer negócio, pois houve uma mudança no comportamento de consumo, que levou as pessoas a consumirem por influência, tornando as características do produto um fator secundário na escolha do consumidor”, afirma.
 
Ainda segundo a pesquisa da Opinion Box, as estratégias de anúncios e reels também têm sido utilizadas, resultando em números significativos de consumidores que têm contato com essas mídias. Para a especialista em marketing, é importante que a empresa, ou profissional, trabalhe sua imagem comercial para se apresentar de forma confiável aos clientes. “Esse tempo não é razoável para que possamos nos apresentar, mas é tempo suficiente para que alguém faça juízo de valor e decida quanto de atenção você merece. Tendo isso como premissa, observamos a importância de dar atenção à construção de uma imagem”, comenta Karol.



Bienal Internacional do Livro de SP anuncia curadores

27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, que acontece entre os dias 6 e 15 de Setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo, anunciou os curadores dos nove espaços culturais oficiais do evento. Eles ficarão responsáveis pela programação de mais de 1.500 horas e têm o desafio de contemplar atividades para crianças e adultos, das mais diversas faixas etárias e interesses e com temas contemporâneos. São esperados 600 mil visitantes em 10 dias de evento.

Diana Passy mais uma vez será a curadora da Arena Cultural, espaço no qual os visitantes têm a oportunidade de ter contato com autores best-sellers nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas. “Minha parte favorita de fazer a programação da Arena Cultural é presenciar o momento em que o autor se conecta com seus leitores. Este ano, eu pretendo aprofundar esse olhar ainda mais, e tentar trazer de volta à Bienal pessoas que perderam o hábito de visitá-la, ou que acreditam que o evento não é para elas”, diz Diana.

Sucesso absoluto, o espaço Cozinhando com Palavras terá o chef André Boccato à frente da programação – ele é o curador há mais tempo no evento. “A Bienal do Livro é uma grande festa da cultura, do congraçamento, de alegria e, como sabemos, alegria se põe à mesa. Temos como desafio abrigar uma programação tão grande, com mais de 50 eventos, sendo a maior do ponto de vista de programação”, afirma Boccato.

Já o Salão de Ideias contará com curadoria de Leonardo Neto, pela CBL, e Clivia Ramiro e Tiago Marchesano, pelo Sesc SP, entidade parceira do evento. O espaço trará grandes nomes para gerar discussões atuais com questões de relevância social e cultural. “Estar no time de curadores, para mim, é um privilégio muito grande. Temos a preocupação de que todas as vozes possam ser ouvidas, de todas as matizes, de todas as cores, de todos os pensamentos estarem reunidos no Espaço para fazer algo absolutamente plural!”, pontua Leonardo Neto.

Com curadoria de Tiago Marchesano, do Sesc São Paulo, a BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias) terá espaços pensados especialmente no sentido de valorizar o livro e incentivar a leitura. “Em 2024, contribuiremos com uma parcela da programação do Salão de Ideias e com diversas atividades no estande das Edições Sesc, além da Praça da Palavra e da Praça de Histórias, com os caminhões biblioteca do programa BiblioSesc e ações para todos os públicos. Serão bate-papos, contações de histórias e apresentações artísticas, entre outros formatos, fomentando reflexões acerca de questões fundamentais.”, afirmam Clivia Ramiro e Tiago Marchesano, do Sesc SP.

Em 2024, o Espaço Infantil se transforma em Espaço Infâncias, com curadoria de Elisabete da Cruz, e trará atividades educativas para os pequenos leitores, como narração de histórias, oficinas temáticas e atividades de curta duração. Haverá repertório específico para público escolar de todas as faixas etárias, assim como agendas para famílias. “É uma responsabilidade e ao mesmo tempo uma honra poder fazer parte de um time de curadores de excelência, onde você tem pessoas das mais diversas modalidades dentro da literatura e cuidar da literatura para a infância é um privilégio. A mudança do nome foi uma condição muito importante para a gente colocar a infância no lugar certo dentro de uma Bienal”, diz Elisabete da Cruz.

Mais uma vez com a curadoria de Lucinda Marques, da Câmara Cearense do Livro (CCL), o espaço Espaço Cordel e Repente mostrará a vitalidade atual da literatura de cordel, com uma extensa programação que inclui debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas, relevantes ao tema. Além das oficinas, debates e encontros com autores, o espaço terá uma carreta palco para as apresentações dos repentistas e recitadores. “Teremos um espaço bastante dinâmico, com muita música, poesia, cordelistas, repentistas, autores, ilustradores, editoras diversas e de vários estados do Nordeste”, afirma Lucinda Marques.

Estreando o espaço tendo como missão promover encontros e propor a discussão de temas como como educação ambiental, inovação, diretrizes públicas, as políticas educacionais, a BNCC, o novo ensino médio, a reforma do novo ensino médio, o Espaço Educação terá curadoria de Solange Petrosino. “Não se fala em formação de leitores e desenvolvimento da capacidade leitora sem falar em educação, sem cuidar de educadores, dos gestores, dos pais que também são educadores, da comunidade como um todo. Então, o Espaço Educação irá contemplar diferentes interlocutores, que todos são importantíssimos nesse conceito de educação voltado para a literatura, para o leitor e para a ampliação dos saberes”, explica a curadora.

Papo de Mercado – Com curadoria de Cassia Carrenho, o espaço é dedicado às reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro e focadas na troca de experiências. “Já trabalho no mercado editorial e fiz a curadoria do ano passado e esse ano do encontro de editores, livreiros, distribuidores e gráficos, também da CBL. A Bienal do Livro traz um outro público do setor, que são autores, tradutores, revisores, e que nem sempre têm espaços para ampliar diálogos. O grande desafio é criar uma programação que seja atraente para esses dois públicos e debater ideias sobre as leis que estão em pauta, as grandes discussões e temas de interesse, como inteligência artificial”, salientou Cássia.

País homenageado – A Colômbia é a convidada de honra desta edição da Bienal do Livro de SP, destacando a rica diversidade cultural e literária que a América Latina tem a oferecer. O país contará com uma área de 300m2 no evento, onde uma série de atividades culturais e de negócios serão realizadas. O evento já conta com mais 150 expositores editoras, livrarias, distribuidores e editoras independentes entre eles empresas como: Ciranda Cultural, Record, Cia das Letras, Sextante, VR Editorial, Faro Editorial, Distribuidora e Livraria Loyola, Livraria da Vila, HarperCollins, Cortez, Labrador, Panini, Girassol, entre outros.



Vitaminas ajudam a driblar os riscos do outono

Com as oscilações de temperatura no outono e maior probabilidade de dias frios na medida em que o inverno se aproxima, é comum o aparecimento de algumas doenças, entre as quais sinusites, otites, gripes e resfriados. O período também é mais propício para o surgimento e agravamento de problemas respiratórios, como asma, bronquite e pneumonia. No entanto, é possível driblar os riscos se crianças, adultos e idosos mantiverem uma alimentação saudável e, se possível, aumentarem a ingestão de algumas vitaminas por meio da suplementação.

Vitaminas são necessárias ao organismo em pequenas quantidades e, por esse motivo, são chamadas de micronutrientes. Classificadas de acordo com o tipo, ao todo existem 13 vitaminas envolvidas em diferentes processos orgânicos que asseguram a manutenção da saúde e, consequentemente, a qualidade de vida. Por exemplo, auxiliam na visão; no sistema imunológico e reprodutivo; no funcionamento correto de diversos órgãos, como coração e pulmões; no crescimento e na reparação de tecidos; nas funções celulares e em inúmeras outras necessidades do organismo.

A principal função das vitaminas e dos sais minerais, entretanto, é auxiliar na manutenção das funções biológicas do organismo. “Dessa forma, esses micronutrientes participam do metabolismo com a síntese de enzimas e de outras moléculas que têm diferentes funções para a saúde humana”, descreve a engenheira de alimentos Helena Sanae Kajikawa, gerente de Assuntos Científicos da Yakult do Brasil.

Embora possam ser obtidas por meio da alimentação, uma parte da população mantém uma alimentação desequilibrada e pouco variada. Com isso, pode ocorrer a hipovitaminose, um processo de carência de determinadas vitaminas que pode favorecer o aparecimento de doenças. Por isso, os especialistas costumam indicar suplementos vitamínicos que ajudam a restaurar os níveis adequados desses micronutrientes como, por exemplo, o Taffman-EX.

O Taffman-EX tem como destaques a vitamina E, um antioxidante que ajuda na proteção dos danos causados pelos radicais livres; e as vitaminas A e C. Além disso, possui importantes vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento do sistema imune: B1, B2, B3, B5, B6 e B12. “Para estimular o consumo de vitaminas no outono, a Yakult acaba de lançar uma campanha promocional com o Taffman-EX para toda a rede de venda domiciliar no Brasil”, informa a gerente. 

O papel das vitaminas

  • Vitamina A: auxilia a visão, o funcionamento do sistema imune e a regeneração da pele.
  • Vitamina C: ajuda na absorção do ferro presente nos alimentos, no funcionamento do sistema imune e na formação do colágeno.
  • Vitamina E: auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.
  • Vitamina B1: colabora com o metabolismo energético e de proteínas, carboidratos e gorduras.
  • Vitamina B2: auxilia na formação de células vermelhas do sangue, no metabolismo do ferro e na manutenção da pele e das mucosas.
  • Nicotinamida (vitamina B3): colabora com o metabolismo energético e a manutenção da pele e das mucosas.
  • Pantotenato de cálcio (Vitamina B5 + cálcio): auxilia no metabolismo energético.
  • Vitamina B6: ajuda na formação das células vermelhas no sangue, no funcionamento do sistema imune e no metabolismo de proteínas e glicogênio.
  • Vitamina B12: auxilia no processo de divisão celular, no metabolismo energético e no funcionamento do sistema imune.

Curiosidade
A palavra vitamin foi criada pelo bioquímico polonês Casimir Funk, no início do século XX, por meio da junção dos termos ‘vita’ (vida, em latim) e ‘amine’ (retirada de aminoacid – aminoácido), porque o pesquisador acreditava que um aminoácido estaria presente nessas substâncias. Embora essa suposição não tenha sido confirmada cientificamente, o termo vitamina acabou sendo adotado mundialmente para designar esses micronutrientes fundamentais ao bom funcionamento do organismo.



Setor atacadista: demandas exigem cuidados na contratação

Inovação é a palavra de ordem quando o assunto é construção, especialmente quando se visa eficiência e economia no momento de expansão das atividades da empresa.

A construção de grandes galpões multiuso, no atendimento do setor atacadista; varejo alimentício; centros de distribuição e outras grandes obras horizontais, demanda experiência comprovada dos profissionais de arquitetura e engenharia para não perder tempo e dinheiro.

“Precisamos estar antenados às inovações de mercado para atingir o público-alvo e atender suas necessidades de serviços no dia a dia. Vemos no exemplo do varejo alimentício uma mudança radical na demanda de autosserviço nas diferentes regiões do Brasil”, aponta Cleber Couto, diretor do Grupo Pro.

No que diz respeito à tecnologia na área de arquitetura, a utilização do BIM (Building Information Modeling) faz com que seja possível acompanhar todo o ciclo de vida do projeto, podendo prever futuros problemas e permitindo o trabalho em conjunto das construtoras e clientes.

“Nos últimos 5 anos, com o fim dos hipermercados, os atacarejos passaram a oferecer serviços voltados como açougues, padarias etc. Cada região do Brasil apresenta características individuais quando o assunto é varejo. O empresário do setor deve perceber as necessidades dos clientes da sua região de atuação ainda antes da fase de projeto”, afirma Cleber.

“É fundamental que se busque parceiros que compreendam a real necessidade de serviços dos clientes locais. Mais do que apenas uma construtora, mas equipes que tenham know-how em inteligência neste mercado. O desenvolvimento de projetos e execução, com gerenciamento, são consequências deste processo”, conclui.

Para saber mais sobre inovação para galpões logísticos, basta acessar: @progerenconstrucoes no Instagram.



Empresas descobrem como oferecer serviços de banco

O nome em inglês Banking as a Service (BaaS) pode até não ser tão familiar, mas na prática o brasileiro conhece bem, pois a procura por cartões e serviços financeiros em redes de lojas e supermercados só aumenta, devido ao crédito facilitado e personalizado para os consumidores. Essa realidade tem sido possível, justamente, por meio do BaaS, um conjunto de soluções tecnológicas que permite à empresa disponibilizar serviços como abertura de contas, parcelamentos, financiamentos entre outros – sem precisar ser um banco. O funcionamento ocorre pelas Interfaces de Programação de Aplicações (APIs), liberando a terceiros o acesso a sistemas e funcionalidades bancárias. Isso, somado ao conhecimento do perfil dos clientes, pode resultar para a empresa em um considerável aumento de renda e a tão desejada fidelização do consumidor. 

Essa grande procura por BaaS pode ser observada no relatório do último trimestre de 2023 da TransUnion. De acordo com o documento, 43% dos consumidores disseram que, nos últimos 12 meses, eles ou alguém de suas famílias usaram um cartão de crédito de varejistas (supermercados, lojas de roupas, etc) e 26% afirmaram que usaram um método de pagamento parcelado diretamente dos varejistas. Além disso, 22% disseram que têm uma conta e/ou cartões de crédito em lojas de departamento/ vestuário. 

Os dados reforçam como o BaaS tem atraído os consumidores pelas facilidades de descontos maiores, pagamento da primeira parcela a longo prazo, cashback e muito mais. Por outro lado, o BaaS tem se caracterizado como um aliado importante para gestores do Brasil e do mundo por oferecer serviços customizados, sem a necessidade de investimento em grandes plataformas tecnológicas ou preocupações com exigências regulatórias. Assim, pode-se abrir o próprio “banco” e focar em oferecer o melhor serviço aos clientes finais. 

A implementação do BaaS pode influenciar tanto a estratégia quanto as operações de uma empresa, ampliando as possibilidades de negócio e aumentando a receita. Isso porque as vantagens dessa tecnologia vão desde a redução de custos de entrada, a inovação acelerada até a inclusão financeira. De fato, oferecer serviços de Banking as a Service é uma oportunidade de suprir as necessidades financeiras dos consumidores impulsionando o mercado.   

No entanto, para entrar nesse mercado é preciso avaliar bem o cenário e a operação. A personalização dos serviços tem ganhado maior relevância na Fidúcia, empresa autorizada pelo Banco Central a fornecer serviços de BaaS. O trabalho possibilita ajudar o empreendedor a gerar receita por meio das transações como um banco, com a vantagem de diminuir o risco de inadimplência, já que avalia detalhadamente o perfil dos usuários pela base de dados própria das empresas.   

A atuação nos últimos anos rendeu à Fidúcia a conquista da 9ª posição no ranking do Banco Central para serviços bancários como Banking as a Service. “Nossa tecnologia própria e serviços financeiros mais acessíveis e personalizados garantem autonomia para a empresa realizar suas próprias operações financeiras, gerando valor para o negócio e fidelização do cliente”, afirma a CFO da Fidúcia, Mirela Francabandiera.

Porém, apesar dos benefícios de atuar como banco, também existem desafios. Para contratar um provedor de BaaS é preciso conferir se há licença bancária, prezar por uma instituição que siga as melhores práticas regulatórias e que faça a prevenção de fraudes, protegendo a base de dados dos usuários. A Fidúcia trabalha com sistema proprietário de segurança financeira, o que lhe confere autonomia e agilidade para atualizações e melhorias. “Com o BaaS pode-se gerenciar facilmente o perfil, em tempo real durante todo o ciclo de vida do cliente, desde a integração até o suporte de longo prazo”, conclui a CFO.

Diante das vantagens do Bank as a Service para empresas e para os consumidores, esta tem sido uma oportunidade de não começar um negócio do zero, garantindo segurança e suporte profissional para quem deseja empreender no mercado financeiro e de pagamentos. 

 

 

 



Ações em ESG norteiam a economia no mundo corporativo

O termo ESG e a exigência de incorporação de critérios ESG (ambiental, social e governança, em português) teve sua origem no mercado financeiro, através dos Princípios para o Investimento Responsável da ONU em 2006. Atualmente, além de atrair investidores que buscam empresas comprometidas com a sustentabilidade, a empresa demonstra sua responsabilidade social e ambiental, fortalecendo sua reputação e imagem.

As práticas de sustentabilidade e responsabilidade social vão desde ações internas, voluntariado, iniciativas que promovem a conscientização ambiental, e adotar um consumo consciente, até se envolver em projetos fora da empresa.

O relatório “Panorama 2024” da Amcham Brasil, responsável por listar as 10 principais tendências para o mercado corporativo, elencou a sigla ESG em segundo lugar, perdendo apenas para o impacto da Inteligência Artificial.

A adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas no Brasil teve um avanço significativo no último ano, revela o estudo “Panorama ESG 2024”, lançado pela Amcham Brasil, no Fórum ESG, que aconteceu em abril no MASP.

A pesquisa, que contou com 687 respondentes, indica um crescimento de 24 pontos percentuais na curva de adoção de práticas de ambientais, sociais e de governança (ESG) em relação ao levantamento ocorrido em 2023.

“O impacto positivo sobre o meio ambiente e questões sociais (78%), o fortalecimento da reputação no mercado (77%) e o melhor relacionamento com os stakeholders (63%) apareceram como os principais motivadores para a adesão a práticas ESG pelas empresas”, relata Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo Abrão Neto, CEO da Amcham, essa evolução revela que as empresas brasileiras estão cada vez mais convencidas da importância da agenda de sustentabilidade e engajadas em trilhar esse caminho. Por outro lado, também indica que ainda há muito por fazer. Afinal, uma parcela expressiva é de adotantes iniciais de práticas ESG ou ainda estão planejando como aplicar essas medidas.

Para Jennifer Chen, CEO da JC Capital e especialista em captação de investimentos, empresas que praticam ESG geralmente são mais valorizadas pelos investidores. Isso ocorre porque essas práticas são percebidas como indicadores de gestão sólida, mitigação de riscos e responsabilidade social.

“Desenvolver práticas ESG traz diversos benefícios para as empresas, inclusive o aumento da satisfação dos colaboradores, já que essas práticas contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável”, conclui Vininha F. Carvalho.

 



Consultoria brasileira vence Oscar do Empreendedorismo

A empresa Consultoria Premium Soluções Financeiras, especializada em revisão de juros, conquistou o título da International Quality Company. A empresa foi reconhecida devido a sua atuação no setor de revisão de juros.

Em mais uma edição do Prêmio Quality, diversas empresas ao redor do mundo foram reconhecidas pela excelência no desenvolvimento socioeconômico global em cinco categorias distintas. A premiação, que teve início no Japão e ocorre há mais de 24 anos, visa distinguir a qualidade produtos e serviços de organizações e incentivar práticas excepcionais no mercado.

Durante o processo de seleção, a Companhia Quality, sem fins lucrativos, realiza um evento bianual, que inclui até mesmo um tapete vermelho, para reconhecer empresas com base no mérito de seu trabalho, sem distinção de modelo de gestão ou segmento de atuação.

Conhecido como o “Oscar do Empreendedorismo”, o prêmio é organizado com imparcialidade e rigor na avaliação das empresas, indo além do reconhecimento comercial ao valorizar, também, o impacto positivo que as organizações podem ter na vida de seus clientes. São utilizados 8 critérios na avaliação e seleção: A gestão de pessoas; Liderança; Elaboração de planos; Clientes e comunidade; Ambiente; Informações de análises; Resultados.

Em um cenário onde 72% dos brasileiros relatam ter conhecimento de alguém que foi vítima de golpes financeiros (Datafolha) e 40% dos contratos de instituições financeiras e empresas de crédito são considerados abusivos (Valor), a credibilidade para a escolha de uma empresa torna-se crucial, principalmente no âmbito da consultoria financeira.

A Consultoria Premium Soluções Financeiras, com mais de uma década de experiência, é especializada em análises de contratos e cláusulas bancárias abusivas e trabalha em prol do compromisso em defender os direitos dos consumidores, promovendo a educação e justiça financeira e transparência.

Com uma série de casos documentados, a consultoria tem apresentado resultados consistentes na redução dos encargos financeiros para seus clientes, registrando reduções de até 70% nas taxas de juros em negociações e ações revisionais de juros, de acordo com dados internos da empresa.

“A revisão de juros tem sido um instrumento essencial para identificar possíveis abusos e readequar ou quitar financiamentos com descontos significativos”, explica Joel Datena, apresentador do Grupo Bandeirantes e porta-voz da Premium Soluções Financeiras.

Pedro Amaral, engenheiro, proprietário da Premium Soluções Financeiras, afirma que a premiação é um incentivo para continuar buscando constantemente soluções inovadoras para os desafios financeiros de seus clientes. “É um reconhecimento do trabalho e do compromisso de toda a equipe em fazer a diferença na vida das pessoas, combatendo os juros abusivos e proporcionando alívio financeiro”, conclui Amaral.

Para saber mais sobre a conquista da Consultoria Premium Soluções Financeiras no Prêmio Quality deste ano, basta acessar: (Edición 265 –  paginas 57 / 58):

https://qualitymagazine.org/ediciones-anteriores/

www.consultoriapremium.com.br

https://www.instagram.com/consultoriapremiumsf

https://www.facebook.com/consultoriapremiumsf

 



WhatsApp é aliado das empresas, mas uso requer organização

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular entre pequenas, médias e grandes empresas no Brasil, sendo usado por 95% dos negócios. É o que revela uma pesquisa da startup Yalo em parceria com a Internacional Data Corporation (IDC), uma companhia focada em inteligência de mercado. 

De acordo com o estudo, a adoção do WhatsApp no meio empresarial não se limita apenas ao aumento da produtividade e à redução de custos, mas também à necessidade de colocar o cliente no centro dos negócios.

Douglaz Oliveira, sócio comercial da empresa 3leads, avalia que a grande adesão dos usuários ao WhatsApp é um impulsionador para a sua utilização por parte das empresas. “É uma ferramenta muito útil porque é fácil de usar e muitas pessoas já estão familiarizadas com ela”, afirma.

Oliveira explica que existe uma versão do aplicativo voltada especificamente para empresas: o WhatsApp Business. Nela, é possível programar respostas automáticas, criar catálogo de serviços e produtos, inserir a localização do negócio, entre outros.

“Com o WhatsApp Business, as empresas podem responder rapidamente às dúvidas e necessidades do público, tornando a experiência do cliente mais satisfatória. Isso pode levar a um aumento nas vendas, já que os clientes tendem a comprar de empresas que oferecem um atendimento eficiente”, destaca o especialista.

Ele, no entanto, faz uma ressalva: como qualquer outro processo empresarial, as vendas pelo WhatsApp Business também exigem uma boa gestão e uma abordagem humanizada. Isto é, negócios que lidam com um grande número de mensagens simultâneas precisam ter o cuidado de não perder as conversas no fluxo, deixando clientes sem resposta ou até mesmo esquecendo de entregar os pedidos ou serviços acordados.

Ferramentas de CRM

Segundo Oliveira, para evitar esse tipo de problema, é comum que muitas organizações procurem assessorias especializadas e adotem ferramentas de customer relationship management (CRM). O termo, originário do inglês, significa “gestão de relacionamento com o cliente”. 

“Ferramentas de CRM Kanban [um estilo de gerenciamento] no WhatsApp permitem que as empresas organizem seus contatos de forma visual e eficaz, facilitando o acompanhamento de leads e a identificação de oportunidades de venda”, afirma.

Uma das possibilidades, acrescenta, é separar as mensagens de acordo com a etapa em que o cliente está. Por exemplo, ter uma seção separada para todos os clientes que estão em fase de negociação, outra para os que estão na parte do pagamento, mais uma para os que aguardam a entrega do produto. 

Oliveira descreve ainda a possibilidade de agendar o envio de mensagens. “Se o cliente disse: ‘estou viajando’, programe uma mensagem na data que ele retorna e faça todo o acompanhamento. Mensagens programadas demonstram um compromisso personalizado”, afirma.

Para saber mais, basta acessar: http://www.3leads.com.br



Nordic e Sisvel simplificam licenciamento SEP de IoT celular

Um novo contrato foi anunciado entre a Nordic Semiconductor e o administrador do grupo de patentes Sisvel para o licenciamento de leitura de patentes essenciais padrão (SEPs) na tecnologia celular LTE-M e NB-IoT. O contrato cria uma estrutura para acesso fácil e transparente aos padrões de tecnologia de rádio LTE-M e NB-IoT para uma ampla gama de aplicações de IoT.

Especificamente, a iniciativa oferece um modo simples e eficiente para os fabricantes de dispositivos IoT obterem licenças de produtos finais de mais de 30 proprietários de patentes detentores de SEPs LTE-M e NB-IoT, tendo a Nordic como fornecedora de módulos celulares.

O contrato aborda desafios colocados pela diversidade no mercado de IoT celular, no qual inúmeras empresas, desde startups até corporações estabelecidas, vêm inovando. A ampla gama de iniciativas significativas, que estão sendo implementadas em áreas como saúde inteligente, energia inteligente, cidades inteligentes e rastreamento de ativos, corre atualmente o risco de estagnar devidoàfalta de previsibilidade e transparência no acesso e custo de licenciamento SEP.

Ao oferecer licenças padronizadas, o contrato irá reduzir a incerteza empresarial e a possibilidade de litígio. Isto irá permitir que as empresas tenham foco naquilo que fazem melhor: desenvolver produtos e serviços novos e inovadores para o mercado de IoT.

“A Nordic Semiconductor sempre esteve na vanguarda da tecnologia sem fio e entendemos a importância do licenciamento acessível e padronizado para o avanço do setor de IoT”, comenta Øyvind Birkenes, Vice-Presidente Executivo de Long Range da Nordic. “Acreditamos que esta solução é uma etapa significativa rumo a um futuro mais eficiente para o desenvolvimento da IoT celular.”

“Estamos empolgados por ter um programa de licenciamento exclusivo para IoT celular respaldado por mais de 30 proprietários de patentes e acreditamos que este novo contrato com a Nordic atende a uma necessidade crítica no ecossistema IoT”, disse Mattia Fogliacco, Diretor Executivo da Sisvel. “Nossa meta é criar um ambiente de licenciamento equilibrado e transparente que dê suporteàinovação e ao crescimento para todas as partes interessadas.”

“Trabalhamos arduamente com a Sisvel e os proprietários de SEP em seu grupo durante o último ano para negociar este contrato, pois o mercado de IoT precisa urgentemente de transparência e previsibilidade”, disse Kristian Sæther, Diretor de Produto IoT Celular na Nordic. “O licenciamento SEP existente no espaço de IoT está no ar, colocando no limbo inúmeras PMEs que desenvolvem produtos sem fio a nível mundial. Este novo contrato oferece eficiência e previsibilidade a nossos clientes. Esperamos ver nossos pares e concorrentes reconhecer a importância deste trabalho e aderiràsolução do grupo, para que todo o mercado de IoT celular possa operar com mais previsibilidade e em igualdade de condições.”

Sobre a Sisvel

A Sisvel é impulsiona pela crença na importância da colaboração, da engenhosidade e da eficiência para suprir as necessidades dos detentores de patentes e daqueles que desejam acessar suas tecnologias. Em um mercado complexo e em constante evolução, nosso princípio orientador é criar condições equitativas com o desenvolvimento e a implementação de soluções de comercialização flexíveis e acessíveis.

www.sisvel.com

Sobre a Nordic Semiconductor

A Nordic Semiconductor é uma provedora completa de soluções de conectividade sem fio de ponta a ponta, com posição de liderança mundial em Bluetooth Low Energy e líder emergente em tecnologias sem fio de IoT Celular, NR+ e Wi-Fi, Matter, Thread, Zigbee e gerenciamento de energia. As soluções sem fio de baixo consumo de energia da empresa permitem a conexão de milhões de dispositivos de IoT. Utilizando a inovação da Nordic, seus clientes e parceiros ao redor do mundo estão mudando sociedades e vidas para melhor, ao dispor de soluções mais inteligentes, seguras e sustentáveis. O hardware, software e ferramentas de desenvolvimento de classe mundial da Nordic estão entre os mais avançados do mundo, sendo que a empresa proporciona uma experiência completa ao desenvolvedor, ao oferecer soluções sem fio de baixíssimo consumo de energia, fáceis de implementar e com o melhor suporte possível.

www.nordicsemi.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informação sobre a iniciativa de licenciamento, entre em contato com:

Sisvel

press@sisvel.com

Nordic Semiconductor

anne.strand@nordicsemi.no

callie@napierb2b.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Clube Sírio promove campanha para ajudar o Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira, 7 de maio, o Esporte Clube Sírio, por meio do Departamento de Filantropia Sírio do Bem, dirigido por Rita de Cássia Halti, iniciou a Campanha de Arrecadação Rio Grande do Sul, em solidariedade, a população das regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre, que enfrenta uma tragédia climática devido às fortes chuvas no estado.

A Defesa Civil divulgou um balanço que mostra que 141,3 mil pessoas estão fora de suas casas, das quais 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas. Das 496 cidades do estado, 345 foram impactadas pela tragédia, que afetou 850 mil pessoas.

Para auxiliar as famílias atingidas, o Sírio do Bem arrecadará alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene pessoal, roupas para crianças e adultos, roupas de cama e banho e produtos de limpeza.

Rita de Cássia Halti, diretora do Sírio do Bem e coordenadora da campanha, pede a colaboração de todos em prol do Rio Grande do Sul. “Estamos unindo esforços para ajudar o povo do Rio Grande do Sul. Cada doação é um gesto de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Vamos mostrar que juntos somos mais fortes. Faça sua doação hoje e ajude nossos irmãos do sul a superar esse momento difícil”, afirma Rita de Cassia Halti.

Quem desejar colaborar com a campanha pode doar através da chave PIX da Cruz Vermelha: chuvasrs@cruzvermelhasp.org.br, ou entregar a sua doação no Hall Social do Esporte Clube Sírio, que fica localizado na Av. Indianópolis, 1192, no bairro Planalto Paulista, na cidade de São Paulo/SP. Para quem quiser fazer uma doação de cesta básica, pode entrar no site da Distribuidora Andraluzia, que fará a entrega para o Clube Sírio, basta acessar o link: https://sacola.pagbank.com.br/e6b55e61-d452-4f22-b1f7-c7b304b4909f



Benefício da licença parental reduz sobrecarga materna

A celebração do Dia das Mães no segundo domingo do mês de maio é uma das datas comemorativas mais marcantes do calendário nacional. Com ela, além de homenagens  e presentes dedicados à principal figura familiar brasileira – considerando que 11 milhões de mulheres criam sozinhas os filhos, segundo dados da Fundação Getulio Vargas -, chegam também os debates em torno de políticas e benefícios responsáveis por facilitar o dia a dia dessa personagem que é a que mais sofre com a sobrecarga doméstica. Um deles, adotado pelo will bank – banco 100% digital com mais de 7 milhões de clientes em todo o Brasil -, vem com o propósito de equilibrar essa balança: a licença parental.

O termo, que ainda gera muitas dúvidas, é diferente da licença paternidade e da maternidade. Diferente destas – que, segundo a lei, são de 120 dias corridos em caso de licença-maternidade para mães biológicas e adotivas e cinco dias corridos em caso de licença paternidade -, a licença parental adotada pelo banco é um benefício que atende a todas as configurações familiares. Ou seja: tanto pais quanto mães colaboradores da empresa que tenham filhos biológicos, adotivos e/ou reprodução assistida têm direito a 180 dias de licença, que podem ser utilizados de uma só vez ou  fracionados em mais períodos.

Com uma cultura igualitária, no will bank a licença parental é uma realidade desde 2022. “Considerando que as mulheres chefiam mais de 50% dos lares brasileiros, podemos afirmar que elas são as principais beneficiadas pela licença parental. Quando elas e/ou demais cuidadores diretos da criança têm acesso a este benefício, é possível reduzir a sobrecarga materna, uma vez que tanto o período estendido quanto a possibilidade de fracionamento do tempo ajudam na adaptação à chegada deste novo membro e na organização familiar”, diz Alexandre Munhoz, COO do will bank.

A discussão é antiga, mas os benefícios registrados a partir dessa prática são positivos para a sociedade. A colaboradora Andréa Santana, do time de marketing do will bank, que desfrutou da licença, é mãe de Gael, fruto da relação com a esposa Ana Luísa – que gerou a criança. Ana trabalha em uma consultoria enquadrada como empresa cidadã e, conforme manda a lei, teve acesso a seis meses de licença maternidade. Já Andréa, fracionou a licença. Tirou dois meses logo após o parto e, o restante está sendo desfrutado agora que a parceira retornou às atividades.

A aderência ao benefício de 180 dias é opcional, mas o will acredita que com a criação de um ambiente de segurança psicológica não há motivos para que seus funcionários fiquem inseguros em relação a utilização do benefício. “Nosso objetivo foi buscar uma solução que atenda todas as configurações familiares e identidades de gênero de forma igualitária. Humanizar essas relações é um ponto de inflexão necessário e estamos satisfeitos com os resultados que esse acolhimento tem gerado em nossas pessoas colaboradoras, que estão mais engajadas, comprometidas e conectadas com a empresa”, afirma Munhoz.

Para os colaboradores que tiveram o nascimento ou processo de adoção anterior ao lançamento da licença parental, o benefício se aplica normalmente e sempre é contado a partir da data de nascimento ou efetivação da adoção. 

A chegada de um bebê, ou a adoção de um filho, costuma, em geral, ser um motivador e impulsionador na carreira profissional. Um estudo realizado pela McKinsey revelou que 100% das pessoas entrevistadas gostariam de ter mais tempo junto à criança recém-chegada à família, e uma parcela significativa indicou que ao voltar para as atividades, se sentiu mais motivado e propenso a permanecer trabalhando na empresa por mais tempo. Não à toa, segundo pesquisa realizada pelo Filhos no Currículo em parceria com a HR Tech Infojobs, a licença estendida está entre os benefícios mais desejados pelos profissionais que têm filhos. 



Caravana da Saúde chega ao município de Guapiaçu

No dia 18 de maio, das 8h às 12h, os moradores do município de Guapiaçu terão acesso a serviços médicos gratuitos, exames e orientações de saúde no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Esta ação faz parte da 5ª Caravana da Saúde, promovida pela Faculdade de Medicina FACERES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guapiaçu.

Organizada pelas ligas acadêmicas da FACERES, a caravana visa conscientizar e orientar a população sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. No local serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, vacinação, orientações sobre alimentação saudável, cuidados de saúde bucal e atividades para crianças.

De acordo com Rodrigo Vieira Zerati, Presidente das ligas acadêmicas da FACERES, uma das novidades desta edição é o espaço dedicado à saúde da mulher, oferecendo orientações sobre câncer de mama, mamografia, câncer do colo do útero e papanicolau. “As mulheres agendadas previamente pelo município terão a oportunidade de realizar mamografias pela Carreta móvel do Governo do Estado de São Paulo, “Mulheres de Peito”, explica Rodrigo.

O evento também contará com ação de orientação em saúde mental para todas as idades, e coleta de dados sobre Determinantes de Saúde, além da sensibilização para o Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com a participação do CRAS de Guapiaçu em uma caminhada comunitária.

Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora de Extensão, descreve a 5ª Caravana da Saúde como um evento de extensão integrado com o ensino e a pesquisa, com ações gratuitas, com foco no rastreio e prevenção de doenças crônicas. “É uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida por meio de orientações gratuitas de saúde”.

Talita Valentino, coordenadora de Pesquisa, acrescenta que durante o evento, ocorrerá uma pesquisa com a população.  O objetivo é analisar o perfil demográfico, socioeconômico e de saúde da população participante de um conjunto de ações em saúde no município. A identificação dessas informações, reconhecidas como Determinantes de Saúde, poderá contribuir na elaboração de propostas que auxiliem para um melhor enfrentamento no processo saúde/doença da população.

Cerca de 100 profissionais, entre alunos e professores, participam da ação, organizada pelo Diretório de Ligas Acadêmicas (DILAF) e o departamento de Extensão da FACERES em colaboração com a prefeitura de Guapiaçu, desenvolvendo a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão.

A diretora de Saúde da prefeitura de Guapiaçu, Patrícia Fernandes, ressalta a importância da Caravana na promoção da saúde preventiva, orientando mudanças de hábitos e estilos de vida para benefício a longo prazo da comunidade.

“A Caravana da Saúde enfatiza a prevenção e promoção da saúde, uma prioridade para o SUS e o Departamento de Saúde. Investir em medicina preventiva é fundamental, pois ajuda a orientar a mudança de hábitos e estilos de vida, o que certamente trará resultados a médio e longo prazo para a comunidade”, finaliza Patrícia.

 



Boomi simplifica e acelera mudança para SAP Datasphere

Boomi™, líder em integração inteligente e automação, anunciou hoje uma versão aperfeiçoada do Boomi for SAP para ajudar a acelerar a migração de clientes da SAP Business Warehouse (SAP BW) para SAP Datasphere. Ao aproveitar o Amazon Web Services (AWS), a Boomi pretende enfrentar o desafio crucial dos clientes empresariais que precisam fazer a transição para o SAP Datasphere e liberar todo o potencial de seus dados de negócios de forma econômica e otimizada.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240509221745/pt/

Boomi to Simplify and Accelerate the Move to SAP Datasphere (Graphic: Business Wire)

Boomi to Simplify and Accelerate the Move to SAP Datasphere (Graphic: Business Wire)

Enfrentando um desafio crucial na migração de dados

Com o fim do suporte principal para SAP BW no fim de 2027, os clientes da SAP BW são incentivados a migrar para SAP Datasphere, o que irá permitir a transformação dos negócios, ao proporcionar acesso contínuo e escalável a dados cruciais aos negócios. Contudo, a mudança para o SAP Datasphere requer investimentos significativos e esforços substanciais de pessoas altamente qualificadas.

O Boomi for SAP acelera a transição para SAP Datasphere na AWS mediante a plataforma de integração de baixo código da Boomi. Os clientes podem simplesmente fazer login na plataforma empresarial Boomi e aproveitar um acelerador pré-construído concebido especificamente para acelerar a migração e integração de dados no SAP Datasphere na AWS.

“O SAP Datasphere é a base da SAP para uma estrutura de dados de negócios, mas muitas empresas com versões anteriores do SAP BW estão sobrecarregadas com o processo de migração para ele, que tem custos proibitivos, é demorado e consome muitos recursos”, disse Steve Lucas, Diretor Executivo da SAP. Bomi. “Esta nova cooperação aproveita a experiência da Boomi em integração e automação inteligentes, junto com os serviços da AWS, para fornecer um meio mais leve, rápido e econômico para as organizações fazerem a transição ao SAP Datasphere, aproveitando ao máximo seus investimentos em SAP e seus dados.”

Os principais benefícios do Boomi for SAP incluem:

  • Evitar atualizações dispendiosas de versões do SAP BW e a necessidade de uma área de preparação, resultando em economia de tempo e custos

  • A capacidade de selecionar quais consultas SAP BW e InfoProviders BW irão migrar ao Datasphere

  • Classificação eficiente de dados em níveis para SAP Datasphere e Amazon Redshift, um serviço de armazenamento de dados totalmente gerenciado e em escala de petabytes, permitindo que as empresas movam dados utilizados com menos frequência para níveis de armazenamento em nuvem mais acessíveis

  • Integração mais rápida de dados de terceiros no SAP Datasphere a um custo menor

  • Melhor preparação de dados para um uso mais eficiente da análise de dados e da inteligência artificial (IA)

  • Um processo de aquisição tranquilo no AWS Marketplace, um catálogo digital com milhares de listagens de software de fornecedores independentes que facilitam encontrar, testar, comprar e implantar software executado na AWS

“A habilidade de agregar diversos conjuntos de dados está emergindo como uma vantagem crucialàmedida que as organizações reconhecem o papel essencial da IA em suas operações”, disse Matt Aslett, Diretor de Pesquisa da Ventana Research, parte da ISG. “A preparação e integração de dados são imprescindíveis para garantir um uso mais eficiente da análise de dados e da IA, e a aceleração dos resultados por meio das tomadas de decisão com base em dados.”

“Trabalhar com a AWS reforça o compromisso da Boomi em fornecer um caminho prático para análise empresarial e IA, começando com uma base de dados robusta”, disse Ed Macosky, Diretor de Produtos e Tecnologia na Boomi. “Com a plataforma empresarial Boomi, as organizações podem obter um ecossistema mais flexível, escalável e conectado para impulsionar a inovação, preparar seus investimentos em TI para o futuro, reduzir o custo total de propriedade e melhorar os resultados de negócios.”

Disponibilidade

O Boomi for SAP está disponível no AWS Marketplace e na plataforma empresarial Boomi.

Recursos Adicionais

Sobre a Boomi

A Boomi impulsiona o futuro dos negócios com a integração e automação inteligentes. Como uma empresa global de software como serviço (SaaS) líder na categoria, a Boomi comemora mais de 20.000 clientes globais e uma rede mundial de 800 parceiros. As empresas recorremàplataforma premiada da Boomi para conectar seus aplicativos, dados e pessoas para acelerar a transformação digital. Para mais informações, acesse boomi.com.

© 2024 Boomi, LP. A Boomi, o logotipo “B” e a Boomiverse são marcas registradas da Boomi, LP ou suas subsidiárias ou afiliadas. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser as marcas registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia:

Kristen Walker

Comunicações Corporativas Globais

kristenwalker@boomi.com

+1-415-613-8320

Fonte: BUSINESS WIRE



O prêmio The smarter E AWARD 2024: Finalistas apresentam soluções pioneiras para um fornecimento de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana

O setor de energia está passando por uma transformação radical. As fontes renováveis de energia tornaram-se cada vez mais lucrativas nos últimos anos e agora são a solução economicamente mais viável para a geração de eletricidade. A implantação está se acelerando e as tecnologias estão se tornando cada vez mais sofisticadas. Isso colocou as energias renováveis na via rápida. Empresas visionárias estão contribuindo para esse desenvolvimento com tecnologias, ideias e conceitos modernos. Os melhores e mais inovadores desenvolvimentos foram indicados para o prêmio The smarter E AWARD 2024. O prêmio é concedido em cinco categorias: Fotovoltaica, Armazenamento de energia, E-Mobilidade, Energia integrada inteligente e Projetos excepcionais. Os vencedores serão homenageados na véspera da The smarter E Europe, em 18 de junho, às 18h15, no International Congress Center München (ICM). A maior aliança de exposições da Europa para o setor de energia reúne quatro exposições (Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe) e será realizada na Messe München de 19 a 21 de junho.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240508547094/pt/

The finalists for The smarter E AWARD 2024 have been announced in the five categories. (© Solar Promotion GmbH)

The finalists for The smarter E AWARD 2024 have been announced in the five categories. (© Solar Promotion GmbH)

Inteligente, inovadora, interdisciplinar – como a maior aliança de exposições da Europa para o setor de energia, a The smarter E Europe destaca os principais tópicos para um fornecimento de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana. O foco será a energia solar, as tecnologias de armazenamento, a eletromobilidade e o gerenciamento de rede e energia. O prêmio The smarter E AWARD é apresentado todos os anos como parte dessa exposição. O prêmio de inovação reconhece as empresas e seus produtos que estão moldando ativamente o mundo da energia do futuro. Os finalistas deste ano mostram tendências claras – desde inteligência artificial e gêmeos digitais até soluções de software como serviço para maior desempenho e eficiência. Essas empresas são as finalistas do The smarter E AWARD 2024.

Os finalistas da categoria Fotovoltaica

  • Aiko Energy (China)

  • ArcelorMittal Construction (França)

  • Euronergy (Países Baixos)

  • Institute for Solar Energy Research ISFH + Aerial PV Inspection (Alemanha)

  • NexWafe (Alemanha)

  • PVcase (Lituânia)

  • Shenzhen Hopewind Electric (China)

  • SMA Solar Technology (Alemanha)

  • Solar Materials (Alemanha)

  • WAVELABS Solar Metrology Systems (Alemanha)

s finalistas da categoria Armazenamento de energia

  • Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL) (China)

  • Cubenergy (China)

  • Enphase Energy (EUA)

  • ESS Tech (EUA)

  • HagerEnergy (Alemanha)

  • Jackery Technology (EUA)

  • Pfannenberg Europe (Alemanha)

  • Sigenergy Technology Co., Ltd. (China)

  • sonnen (Alemanha)

  • Trina Storage (China)

Os finalistas da categoria E-Mobilidade

  • Autel Europe (Alemanha)

  • Designwerk Technologies (Suíça)

  • EcoG (Alemanha)

  • Huawei Digital Power (China)

  • Road (Países Baixos)

  • SolarPaint by Apollo Power (Israel)

  • Vector Informatik (Alemanha)

  • XCharge Europe (Alemanha)

Finalistas da categoria Energia Inteligente Integrada

  • CyberGrid (Alemanha)

  • Delfos – Intelligence Asset Management (Espanha)

  • dvlp.energy (Alemanha)

  • Entrix (Alemanha)

  • Off-Grid Europe (Alemanha)

  • PIONIERKRAFT (Alemanha)

  • SolarEdge (Israel)

  • suena (Alemanha)

  • The Mobility House (Alemanha)

Finalistas na categoria Projetos Excepcionais

  • 3SUN (Itália)

  • Beijing HyperStrong Technology (China)

  • Boreal Light (Alemanha)

  • CALB Group (China)

  • Huawei Digital Power (China)

  • IO-Dynamics (Alemanha)

  • LONGi Solar Technology (China)

  • MaxSolar (Alemanha)

  • Red Sea Global (Arábia Saudita)

  • Siemens (Alemanha)

Para obter mais informações, acesse:

www.TheSmarterE-award.com

The smarter E Europe

“Acelerando soluções integradas de energia” – este é o lema da The smarter E Europe. A maior aliança de exposições da Europa para o setor de energia destaca as soluções intersetoriais para um fornecimento de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana, abrangendo eletricidade, aquecimento e transporte. A The smarter E Europe reúne quatro exposições e será realizada de 19 a 21 de junho de 2024 no Messe München.

Mais informações: www.TheSmarterE.de

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Roberto Freiberger

ressourcenmangel an der Panke GmbH

Schlesische Straße 26/c4

10997 Berlin

press@thesmartere.de

Peggy Zilay

Solar Promotion GmbH

Postfach 100 170

75101 Pforzheim

zilay@solarpromotion.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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