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Consórcios reprovam sofismas e ideias pré-concebidas

Criado no início da década de 60, o Sistema de Consórcios surgiu em decorrência da indisponibilidade, à época, de linhas de crédito ao consumidor para aquisição dos primeiros veículos produzidos no país.

Ao idealizar o mecanismo no formato de um grupo, no qual todos os participantes contribuiriam mensalmente para formar o capital necessário para a aquisição de um automóvel por mês e sorteá-lo entre todos os participantes, a proposta dos funcionários do Banco do Brasil foi considerada ideal.

“Poder-se-ia indagar sobre o porquê cada consorciado não pouparia seu próprio recurso, para depois comprar o seu veículo”, questiona Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. “Sem dúvida, se todos tivessem disciplina, isso poderia ser feito”, responde.

Contudo, como decorrência, todos teriam que esperar o tempo necessário para a formação do total do capital, suficiente para a aquisição, com ninguém tendo a oportunidade de antecipar sua compra. 

“Por outro lado, a indústria automobilística e as concessionárias também teriam que esperar por esses futuros clientes, ao invés de, pelo consórcio, planejarem e comercializarem paulatinamente seus produtos”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. “Esse foi o sistema, bem-sucedido, de um mecanismo de autofinanciamento que, ao longo de seus sessenta e um anos, vem crescendo cada vez mais”, resume.

Apesar dos bons resultados, a exemplo de todo produto financeiro, o consórcio recebeu críticas e elogios, e nas últimas décadas foi objeto de ideias pré-concebidas que, muitas vezes, não têm respaldo em uma análise racional dos números e dos fatos.

Frequentemente, são divulgados resultados de análises relacionando um ou mais fatores como justificativa para o bom desempenho do Sistema. “Em economia, chamamos isso de “Sofisma Post Hoc”, isto é, sofisma como “mais que um engano travestido de verdade”, e post hoc como “depois disso”, detalha Barbagallo.

Paul A. Samuelson, primeiro norte-americano a ganhar o prêmio Nobel de Economia, em 1970, em seu best-seller “Introdução à Análise Econômica”, didaticamente apresentou uma figura que, dependendo da forma como era enxergada, seria possível observar um conjunto de bicos de aves, que, na verdade, eram chifres de antílopes. “Ao utilizar essa figura para mostrar que nem sempre o que enxergamos é verdadeiro, Samuelson mostra que uma dedução de causalidade no raciocínio econômico pode ser enganosa, ou seja, é um sofisma post hoc”, complementa Barbagallo.

Mês após mês, a ABAC, ao reunir os resultados dos indicadores junto às administradoras associadas, vem divulgando números crescentes e quebras de recordes, independente da conjuntura e da taxa de juros praticada no momento.

“Entre as afirmações mais frequentes está a de que a alta taxa de juros é responsável pelo atual sucesso do consórcio, sem encontrar qualquer respaldo empírico”, aponta o economista da associação. “Em meus tempos de mestrado, costumávamos chamar estas afirmações “não fundamentadas em análises mais profundas”, de “conversa de boteco”, relembra. “Ora, se o consórcio cresce em período de Selic em alta e também quando em baixa, o histórico, ao relativizar as variáveis dessas oscilações com as das taxas de juros, já provou a inexistência de correlação”, completa.

A adesão ao consórcio, cada vez mais constante na vida do brasileiro, tem origens diversas, porém a principal é o poder inclusivo e disciplinador que o sistema promove.

Em palestra proferida no Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios – 43º Conac, em Foz do Iguaçu, realizado no primeiro semestre deste ano, o economista Eduardo Giannetti utilizou uma metáfora perfeita para exemplificar esse fato. Giannetti citou ”o mítico encontro de Ulisses com as sereias, situação em que, para evitar ser seduzido, o general ordenou que o amarrassem ao mastro do barco, evitando assim que sucumbisse aos seus cânticos”.

Considerando a figura proposta, “a exemplo das promessas comuns no início de cada novo ano, tradicionais nas noites de réveillon, quando, por exemplo, nos propomos a poupar mensalmente visando alcançar determinado objetivo, muitas vezes elas são descartadas ao primeiro canto da sereia do consumo”, esclarece Barbagallo.

Na última pesquisa encomendada pela ABAC à empresa Kantar Divisão de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria da WPP, registrou-se o poder disciplinador que o sistema tem. Entre os drivers de escolha, destacaram-se: primeiro investimento, poupança forçada e destino tangível ao dinheiro.

Ao se sustentar pela experiência e pelas pesquisas, “temos plena convicção de que, em linha com a educação financeira e como ferramenta de auxílio ao respeito com o trato do dinheiro, o consórcio continuará a contribuir para a realização dos sonhos dos brasileiros e para o crescimento da economia, sem sofismas, sem enganos”, afirma Rossi.



Mais de 80% das pessoas preferem produtos personalizados

Uma pesquisa realizada pela Dassault Systèmes e divulgada pelo portal de notícias G1 estimou que 83% das pessoas preferem consumir itens personalizados. O mesmo documento indica que esse público está disposto a pagar até 25,3% a mais por itens que atendam às suas necessidades individuais.

O estudo ainda reforça a importância da personalização para os consumidores modernos e demonstra que as pessoas valorizam a oportunidade de criar produtos que reflitam sua individualidade e tenham significado pessoal. Nesse contexto, uma vez que exista a demanda por tal tipo de produto, também passa a existir empresas para suprir a demanda.

Em Belo Horizonte (MG), um exemplo é o da joalheria Noble Joias. A marca mineira trabalha em seu portfólio sequências de artigos personalizados que capturam momentos na vida de seus clientes.

“A pesquisa reforça a importância de proporcionar aos consumidores a oportunidade de criar peças significativas e personalizadas e vem ao encontro do nosso compromisso de longa data: criação de joias que contam histórias únicas”, explica a fundadora da loja, Graciele Reis.

A especialista em produtos personalizados aconselha que os comerciantes invistam em variedades de artigos diferenciados, para faturar mais. “Os produtos personalizados podem ser o destaque para vendas de Natal antecipado, por exemplo, permitindo que os clientes adquirem peças que carregam significado e emoção”, acrescenta a empresária.

Seguindo essa linha, a joalheira produziu uma série em prata que contempla ícones de três dos clubes mineiros de futebol: América, Atlético e Cruzeiro. “Nossa ideia foi criar uma composição que contém brincos, pulseiras, berloques, colares, escapulários, cordões, pingentes e outros tipos de acessórios estampados pelo escudo, mascote e até a camisa de cada um dos times. Todos os produtos são desenvolvidos a partir de prata 925 e são acompanhados de um selo holográfico. Cada selo é numerado e seriado, tornando-o exclusivo”, acrescenta a empreendedora.



Novas regras de preços de transferência estão regulamentadas

O sistema brasileiro de preços de transferência vigente até 2023 contém diversas lacunas que dificultam o comércio e o investimento no País e,  segundo a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico – OCDE, a adoção das novas regras, alinhadas ao padrão internacional, irá endereçá-las e aperfeiçoará a arrecadação de receitas tributárias relacionadas aos preços de transferência – O Novo Sistema de Preços de Transferência: Aperfeiçoamento do Sistema Tributário Brasileiro e Promoção do Comércio e do Investimento.

Recentemente, no dia 29 de setembro de 2023, concluindo a formalização das novas regras de preços de transferência no Brasil, foi publicada a Instrução Normativa da Receita Federal (IN RFB) nº 2.161/2023, com a regulamentação das previsões trazidas pela Lei 14.596/2023.

Pedro Leonardo Stein Messetti, sócio fundador da TPI Lab Brazil, empresa especializada em preços de transferência, explica que “na essência, as regras de preços de transferência foram criadas para definir limites de preços nas operações internacionais entre empresas ligadas por interesses comerciais, econômicos e/ou financeiros, tendo como pano de fundo o princípio arm’s lenght. Resumidamente, esse princípio determina que as operações entre partes ligadas devem ser estabelecidas nos mesmos termos que seriam, caso fossem realizadas entre partes independentes. Com isso, qualquer favorecimento decorrente da condição que as vincula deve ser devidamente ajustado para fins fiscais.”

A nova legislação brasileira é explícita, ao estabelecer que o princípio arm’s lenght é a base das metodologias previstas, deixando clara a intenção de alinhamento com as regras internacionais (artigo 2º de ambos os dispositivos – IN nº 2.161/2023 e Lei nº 14.596/2023). “Contudo, algumas particularidades da legislação brasileira já saltam aos olhos e geram certa ansiedade nas empresas”, comenta Pedro.

“Na Consulta Pública da RFB nº 1/2023, artigo 1º, § 4º da minuta do texto que viria a ser a IN RFB 2.161/2023, havia a previsão de que as diretrizes da OCDE serviriam como uma legislação suporte, complementar, que sanaria as lacunas da legislação local. Todavia, no texto final da referida IN, incluiu-se a necessidade de aprovação expressa da Secretaria Especial da RFB, frustrando a expectativa de alinhamento total”, continua Pedro.

Leonardo Henrique Geraldi, sócio diretor da TPI Lab Brazil, acrescenta que “a possibilidade de recorrer às diretrizes da OCDE para sanar lacunas traria maior tranquilidade na tomada de decisão. As novas regras dependem de análises que – em muitos casos – esbarram na abstração, na medida em que a conduta adequada a ser tomada deve considerar o caso concreto, ou seja, no que é melhor para garantir a adequação de cada contexto ao princípio arm’s lenght. Por exemplo, o art. 7º da IN RFB 2.161/2023, ao tratar da necessidade de ajustes de comparabilidade, prevê no § 3º, que a decisão de aplicar referido ajuste decorrerá da análise dos fatos e circunstâncias de cada caso. Na mesma diretiva, o art. 29 estipula que a utilização de dados de múltiplos anos são aceitos quando favoráveis à análise de comparabilidade do caso concreto”.

“Com base na nossa prática em países que seguem as diretrizes da OCDE, caso pudéssemos evocar as diretrizes dessa Organização, teríamos muito material para fundamentar a tomada de decisão nos casos de previsões abstratas. Todavia, a necessidade de aprovação expressa da RFB para recorrer aos dispositivos internacionais, está gerando uma certa ansiedade nas empresas que contavam com a previsibilidade e segurança jurídica – sobretudo no cenário internacional – que as novas regras trariam. Mais uma vez teremos que explicar às matrizes estrangeiras que nosso alinhamento não é tão alinhado assim. Por isso, é fundamental que as análises sejam confiadas a profissionais experientes, tanto na prática brasileira, como na prática internacional”, conclui Leonardo.

Marcelo Cunha Junior, diretor da Sharecorp, empresa especializada em contabilidade estratégica e gestão tributária, destaca que “as multinacionais que atuam no Brasil estão atentas às novas regras de preços de transferência – e não poderia ser diferente. A nova legislação é um divisor de águas, ao adotar um modelo muito próximo às diretrizes da OCDE, que são seguidas pelas principais economias do mundo, todavia com as particularidades que aumentam o desafio dos consultores brasileiros”.

“Sabemos do elevado grau de especialidade técnica que a matéria de preços de transferência demanda, sobretudo em um momento como este de mudanças viscerais. Estamos empenhados em auxiliar nossos clientes a identificar os riscos e oportunidades inerentes às essas novas regras, oferecendo a parceria de profissionais extremamente qualificados”, finaliza Marcelo.

Para mais informações, basta acessar o site https://sharecorp.com.br/   



Retomada de eventos corporativos: humoristas ganham espaço

Eventos corporativos estão passando por uma mudança. Além da retomada em 2023 do fôlego no setor, que cresceu 36% em 2023 (segundo pesquisa da plataforma Sympla)  faturando mais de R$ 290 bilhões atualmente (segundo a Abrape), esse tipo de encontro empresarial vem contando com a presença de famosos como mestres de cerimônia – principalmente humoristas. De acordo com informações da Contrate Palestras, empresa especializada, de 2018 a 2023, seu número de comediantes agenciados aumentou de 50 para 150, crescimento de 300%.

A tendência é também representada em algumas pesquisas que buscaram analisar a importância do humor no ambiente de trabalho. Um exemplo foi um estudo realizado por 533 participantes por pesquisadores de universidades da Alemanha, Suíça e Estados Unidos procurou verificar se a característica brincalhona de alguns indivíduos pode ser estimulada e desenvolvida pelos colegas. O resultado identificou que a habilidade pode, sim, ser induzida e gerou bem-estar por efeito duradouro.

O humorista Bruno Motta, que já realizou o papel de Mestre de Cerimônias para marcas como Catupiry, Seara, Descomplica, Reclame Aqui e Santander, conta que esses eventos são uma oportunidade desafiadora para o artista, que muitas vezes encontra desafios, como estrutura e um público diferente de uma plateia habitual dos teatros.

“O melhor evento e a melhor produção não escapam dos imprevistos. Um comediante com repertório e experiência transforma o que seria um problema em entretenimento, informa com sinceridade aos presentes enquanto cria conteúdo. Ao invés de ser uma chateação, passa a ser diversão enquanto a questão é resolvida”, constata Bruno Motta.

O artista também conta que no início precisou quebrar as barreiras dos protocolos rígidos em eventos bastante técnicos, como o Forum RNP, de uma organização governamental, e que a experiência conquistou os responsáveis a ponto da parceria durar três edições seguidas, em modelo híbrido. O formato que combina o digital e o presencial é uma tendência, mesmo apesar da possibilidade de realização totalmente on-line.

O empresário Marcos Guimarães tem uma visão de que essa tendência já está avançada nesse mercado e Yara Souza, empresária de Fabio Porchat e sócia dele na produtora Inverno, confirma: “A comédia é realmente uma ferramenta muito forte, quando bem utilizada. Acho que o mais importante é a empresa escolher um profissional com experiência, e isso faz toda a diferença”.

Website: http://www.brunomotta.com.br/contrate



Grupo inaugura restaurante na Avenida Faria Lima

Localizado em uma das mais movimentadas avenidas de São Paulo, o restaurante Dona Mirinha é o primeiro empreendimento gastronômico lançado pelo Grupo Euro17.
Apresentando uma proposta de comida caseira para uma região ainda carente de boas alternativas com pratos da culinária brasileira, o restaurante oferece um cardápio com alimentação nutritiva e balanceada, acompanhado por nutricionista.
À frente da cozinha do Dona Mirinha está Gilberto Pereira, um experiente chef que já conduziu o restaurante Capim Santo e trabalhou com nomes famosos do circuito, como o francês Erick Jacquin, com quem aprendeu e aperfeiçoou técnicas de preparação.
“Usando os melhores ingredientes e cozinhando com afeto é possível levar à mesa os melhores pratos. Simplicidade e sofisticação podem andar lado a lado para produzir uma comida saborosa”, disse o chef Gilberto Pereira.
Um dos diferenciais do restaurante será o seu happy hour, onde os frequentadores poderão contar com um cardápio especial com petiscos, drinks autorais, chope e cerveja, apresentações ocasionais ao vivo, além de promoções especiais como chope em dobro, brindes para aniversariantes, combos e comandas premiadas.
A criação e divulgação da marca contou com o planejamento e execução da agência 17COM, que conduziu todo o trabalho de mídia online e offline.
O restaurante Dona Mirinha fica na Avenida Faria Lima, 1939, Jardim Paulistano, São Paulo, e abre para almoço de segunda a sexta, das 11h30 às 15h, e para o happy hour nas quintas e sextas, das 18h30 às 22h.



Flywheel torna-se uma potência global única de comércio digital

NOVA YORK, Oct. 24, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Flywheel, uma força pioneira no comércio digital desde 2014, anunciou hoje a integração de 11 marcas exclusivas da Ascential Digital Commerce para formar uma marca única e global.

Unificada como uma entidade global singular e maior, a Flywheel emerge mais influente do que nunca, prometendo às marcas acesso a um crescimento sustentável e incomparável nos maiores e mais complexos mercados digitais do mundo.

Destaques da reinvenção da Flywheel:

  • Um negócio poderoso: A Flywheel agora incorpora os recursos exclusivos de 11 marcas anteriormente sob o guarda-chuva da Ascential Digital Commerce.
  • Ofertas aprimoradas: Os serviços abrangentes agora variam de mídia e varejo, gerenciados e de autoatendimento a consultoria e insights de varejo.
  • Reconhecimento da indústria: A lista de clientes da Flywheel conta com mais da metade das 100 principais empresas de bens de consumo de capital aberto de 2022 por receita, de acordo com a Consumer Goods Technology.

O reposicionamento da Flywheel não é apenas uma transformação da marca, e sim um compromisso de evolução juntamente com o cenário acelerado do comércio digital. A dedicação da empresa é evidente na sua tecnologia e experiência líderes, que ajudam a gerenciar dezenas de bilhões em vendas de produtos e bilhões em gastos com publicidade anualmente.

Duncan Painter, Diretor Executivo da Flywheel, disse: “O mundo do varejo é diabolicamente complexo e está sempre mudando.  Mas o objetivo de cada marca é o mesmo – usar todos os dados e a melhor tecnologia disponíveis para impulsionar as vendas e escalar de forma lucrativa. Todas as marcas que tenham acesso a isso e a melhor experiência sobre como agir, terão sucesso. Hoje entramos em um novo capítulo. Com nossos recursos e experiência exclusivos, parcerias de mercado estreitas e conjuntos de dados incomparáveis, a nova Flywheel permite que as marcas se adaptem e prosperem no cenário digital em rápida evolução.”

Seja para uma das maiores empresas de produtos de consumo do mundo ou uma marca em rápido crescimento, a Flywheel é dimensionada para atender às necessidades de cada cliente. As soluções podem ser adaptadas a desde o software exclusivo de autoatendimento até o gerenciamento de comércio digital terceirizado com especialistas dedicados como uma extensão da equipe de um cliente e tudo mais.  

Os benefícios da parceria com a nova Flywheel incluem:

  • Eficiência: A otimização de anúncios com base em IA garante o máximo alcance e conversão.
  • Insight: A análise e o aprendizado de máquina avançado mostram claramente as tendências do mercado, e ajudam na tomada das melhores decisões de investimento em crescimento.
  • Simplificação: A Automação e consultoria customizadas ajudam as marcas a navegar pelo intrincado cenário da mídia sem problemas.

Para descobrir mais sobre a revolução da Flywheel na tecnologia de mídia de varejo, visite a nova www.flywheeldigital.com ou assista o vídeo de lançamento da marca Flywheel.

Sobre a Flywheel

A Flywheel opera uma plataforma líder de comércio digital baseada em nuvem nos principais mercados digitais do mundo. Ela permite que nossos clientes acessem medições de desempenho quase em tempo real e melhorem as vendas, a participação e o lucro.

Com a nossa experiência, escala, alcance global, e dados e soluções de IA altamente sofisticados, fornecemos valor diferenciado para as maiores empresas e marcas de produtos de consumo do mundo em rápido crescimento. Essas soluções podem ser adaptadas a desde o software exclusivo de autoatendimento até o gerenciamento terceirizado das operações do mercado de comércio digital e tudo mais.

Com operações nas Américas, Europa, APAC e China, oferecemos aos nossos clientes acesso aos mercados globais massivos e temos soluções para mais de 400 mercados digitais.

A Flywheel Digital é uma divisão da Ascential plc, listada na Bolsa de Valores de Londres (www.ascential.com). 

Informações de Contato

Para perguntas da mídia, contate: ralph.charlton@flywheeldigital.com

Vídeo deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/5c6795d3-6ba0-4e8d-a58b-216ec23b8340


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Programa cria acelerador de resultados para empreendedoras

No terceiro trimestre do ano passado, 10,3 milhões de mulheres lideravam seus negócios no país, segundo o mais recente estudo elaborado pelo Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, os dados também demonstram que menos da metade delas (46%) consegue ganhar mais de três salários mínimos com seus negócios, enquanto 65% dos empreendedores homens ultrapassam essa faixa.

Para os pesquisadores, a múltipla jornada, na qual a mulher é mãe, esposa, dona de casa e profissional, o sexismo e as crenças limitantes, como a síndrome da impostora, entre outros preconceitos, afetam diretamente a motivação e a atuação das mulheres como empreendedoras.

Pensando nisso, a Moving Girls, uma plataforma e comunidade, totalmente digital, que por meio de conteúdo, educação, informação, treinamentos e consultorias, incentiva, promove e direciona empreendedoras, lançou um programa de aceleração de negócios online, chamado Mentalidade de Aço – MDA. “Existe um ecossistema perfeito, capaz de fazer uma empresa crescer, com o fortalecimento da empresária que sustenta o negócio”, destaca a fundadora da Moving Girls, Camila Vidal. “O programa trabalha três pilares: Mentalidade, Posicionamento e Vendas, que são pilares extremamente importantes no negócio de qualquer mulher”, explica.

Este ano, a Moving Girls quer bater um marco. “Após quatro semanas, em que passamos trabalhando nossa mentalidade, posicionamento e vendas, vamos iniciar um projeto para os últimos três meses do ano em que todas as empreendedoras do MDA juntas vão faturar R$ 1 milhão com seus produtos, cursos e serviços!”, afirma.

De acordo com Camila, a equipe do programa faz o mapeamento das necessidades das alunas, com pesquisa e tabulação interna, cruzando dados e identificando os maiores gargalos para as vendas. “São encontros em grupo, aulas completas para ajudar a construir o próprio sistema de crenças, ações e estratégias. Além de uma comunidade de mulheres que se fortalecem para crescer juntas”, explica a fundadora.

Ao todo, 14 pessoas formam o time de gestão da Moving Girls. A equipe conta com a copywriter Alexia Dias, idealizadora do projeto acelerador de resultados de R$ 1 milhão de faturamento, com uma pesquisadora interna, Isis Marcondes, que é responsável pelo mapeamento de necessidades das alunas, além da Chiara Lucia e Patrícia Fernandes, que cuidam da abertura da nova turma do projeto e a Mayara Andrade e Nathalia Belote, que gerenciam o suporte à comunidade que possui atualmente 630 mil seguidoras.

Moving Girls é uma das maiores comunidades de empreendedorismo feminino no Brasil e nos últimos 24 meses direcionou mais de 23 mil alunas em mais de 40 países, por meio de cursos, treinamentos e materiais de aplicação.



Inovação na indústria alimentícia: Necessidade crescente

A indústria alimentícia tem enfrentado desafios e transformações significativas ao longo dos anos. A busca por soluções alimentares que atendam às necessidades nutricionais e ofereçam conveniência tem sido uma constante. Nesse cenário empresas brasileiras têm investido em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos que se destaquem no mercado.

Uma das inovações recentes no setor é a introdução de farinhas pré-cozidas que facilitam o preparo de diversas produções. E ao combinar a familiaridade do trigo com a conveniência de um preparo mais ágil, demonstram como a inovação pode adicionar valor aos produtos alimentícios.

A inovação na indústria alimentícia não se limita apenas à criação de novos produtos. Envolve também a otimização de processos de produção, a adoção de tecnologias emergentes e a exploração de novos modelos de negócios. De acordo com o SEBRAE, após a Pandemia do Covid-19 houve um aumento das buscas por opções de alimentos mais saudáveis. Houve nos últimos anos crescimento de 98% no consumo de produtos vegetarianos, sem glúten e orgânicos e a tendência é crescer 14% até 2027.

“É importante ressaltar que a inovação deve ser conduzida com responsabilidade, garantindo a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos. Além disso, a comunicação sobre novos produtos e tecnologias deve ser feita de forma transparente”, explica Marco Vezzani, CEO da Zini Alimentos.

Em conclusão, a inovação é uma ferramenta essencial para empresas que buscam se adaptar e prosperar no dinâmico setor alimentício. Ao investir em pesquisa e desenvolvimento e ao ouvir as necessidades dos consumidores, é possível criar soluções que atendam às demandas do mercado e contribuam para um futuro mais sustentável.



Etools traz tecnologias de ponta para indústrias moveleiras

A Etools  — empresa especializada em importação de equipamentos CNC e laser no Brasil — tem trazido para as indústrias moveleiras e metal mecânica uma série de maquinários de última geração que permitem otimizar operações produtivas através da automação.

De acordo com Elton Alves, fundador da empresa, as indústrias de fabricação de móveis e metal mecânica têm ganhando mais produtividade com as tecnologias de Corte a laser e Centro de Usinagem, que facilitam diversas etapas da produção de móveis planejados e de aços, tornando o processo mais rápido e otimizado, além de evitar desperdícios de material.

Conforme destacado em um Relatório de Acompanhamento Setorial da Unicamp, a indústria de móveis possui uma rica história, tendo suas raízes nos habilidosos carpinteiros e artesãos que inicialmente produziam móveis de forma artesanal. Com a chegada da revolução industrial, houve a incorporação de máquinas e ferramentas, proporcionando economia de tempo e esforço. Esse processo de industrialização possibilitou a padronização e a produção em larga escala, transformando os móveis em produtos industrializados.

Atualmente, os maquinários de última geração têm proporcionado mais competitividade e eficiência para a indústria moveleira e metal mecânica, conforme destaca Elton Alves, fundador da Etools.  “A capacidade de adaptação e customização oferecida por esses maquinários impulsiona a eficiência operacional e abre portas para a criação de produtos mais complexos e inovadores.” — pontua ele.

Não por acaso, as importações de máquinas para fabricação de móveis apresentaram um aumento de 27,7% no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados publicados pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).

Para Elton Alves, esse aumento nas importações é um claro sinal da crescente demanda por tecnologia de ponta na indústria moveleira. A busca por maquinários avançados reflete a necessidade das empresas de se manterem competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. “Na prática, os equipamentos automatizados possibilitam a fabricação de peças com precisão milimétrica, garantindo acabamentos impecáveis e contribuindo para a excelência dos produtos finais.” — destaca o fundador da Etools.

Entretanto, o investimento em tecnologia não se resume apenas à aquisição dos equipamentos. Conforme aponta Elton Alves, “é necessário que as indústrias recebam um suporte técnico e treinamento especializado para garantir que suas equipes estejam plenamente capacitadas para extrair o máximo potencial dessas inovações”.

Elton Alves ainda enfatiza que o objetivo da Etools vai além da venda de maquinários. “Queremos ser parceiros no progresso e na evolução das indústrias brasileiras. Estamos comprometidos em fornecer não apenas equipamentos de alta qualidade, mas soluções que impulsionem o crescimento e a competitividade dos nossos clientes”.

Para mais informações, basta acessar: www.etsi.com.br



NEXP 2023: Evento da Nimble para clientes de tecnologia

A Nimble Evolution anunciou a NEXP 2023 (Nimble Evolution Experience), um evento de três dias repleto de conteúdo para profissionais de negócios e tecnologia. O evento ocorrerá entre 29 de novembro e 1º de dezembro no Bourbon Convention, localizado na Av. Ibirapuera, 2927, no bairro Ibirapuera, em São Paulo, SP. Esta iniciativa visa proporcionar uma oportunidade única de troca de experiências, compartilhamento de casos de sucesso e transferência de conhecimento para a comunidade de negócios e tecnologia.

De modo totalmente presencial, a NEXP 2023 conta com mais de 20 palestras distribuídas em 3 palcos e contempla mais de 30 assuntos, cobrindo uma ampla gama de tópicos, como:

  • Agilidade & Resultados de Negócios;
  • Workshops e Treinamentos Presenciais;
  • Experiências Inovadoras;
  • Soluções Atlassian;
  • Liderança e Cultura Empresarial;
  • Agilidade em Diversos Contextos e
  • Agilidade nas Trincheiras.

O evento convida empresas a trazerem suas equipes para absorverem o máximo de conhecimento e, além das palestras, a NEXP oferecerá oportunidades de interação, jogos e networking.

“Para a Nimble, a NEXP representa mais do que um evento sobre agilidade nos negócios, mas uma oportunidade para nos conectarmos com nossos clientes”, ressalta o fundador da empresa, Álvaro D’Alessandro. “Estamos entusiasmados em reunir profissionais de negócios e tecnologia de todo o mundo para colaborar e evoluir juntos”, complementa. 

Nimble Evolution é o novo nome da antiga OAT Solutions

A OAT Solutions, empresa global na área de tecnologia, com quase 20 anos de experiência, adotou um novo nome alinhado à sua proposta de negócio centrada na agilidade organizacional. A partir de abril de 2023, a empresa passou a se chamar Nimble Evolution, refletindo sua busca por evolução ágil e precisa.

A empresa já realizava anualmente o ECOS (Encontro da Comunidade OAT Solutions), mas com a mudança de nome, o ECOS foi transformado em NEXP (Nimble Evolution Experience), reforçando o compromisso da empresa com a evolução ágil.

Com casos de sucesso de clientes, workshops de DevOps, palestras sobre Scrum com Kanban e mais, a NEXP 2023 oferece 3 dias de conteúdo e acesso a conteúdos exclusivos dos patrocinadores.

Ingressos e Contato

Os ingressos para a NEXP 2023 já estão à venda. Além disso, a Nimble oferece pacotes especiais para empresas interessadas em participar com suas equipes. Para obter mais informações sobre ingressos e pacotes, basta acessar: https://nimbleevolution.com/nexp2023/

 



Colecionismo de vinhos raros movimenta mercado milionário

De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em 2022, o valor das exportações mundiais de vinho foi o mais alto já registrado e o consumo global da bebida, chegando a 232 milhões de hectolitros.

Dentro do vasto público consumidor de vinhos em todo o mundo, há diversos nichos, entre eles um bastante específico, para o qual o consumo da bebida vai muito além do ato de degustar: os colecionadores de vinhos raros.

O colecionismo de vinhos raros é um segmento alimentado por leilões especializados, como os realizados pelas casas de leilões Christie’s e Sotheby’s, e por redes de contatos que auxiliam os colecionadores a encontrar e adquirir os vinhos mais cobiçados do planeta.

Os colecionadores, além de grandes apreciadores e conhecedores de vinho, não medem esforços para obter garrafas que tenham significado histórico, rótulos raros ou vintages específicos, o que faz com que esse mercado movimente altas cifras.

Recentemente, o bilionário taiwanês Pierre Chen colocou em leilão 25 mil garrafas de vinho de sua extensa coleção. Entre os lotes mais raros, encontram-se duas garrafas de vinho borgonha tinto da vinha La Tâche, datadas de 1985. Segundo avalia a casa de leilões Sotheby’s, que, ao longo de um ano, leiloará os itens raros da coleção de Chen, cada uma dessas garrafas custa entre US$ 120 mil (R$ 604,8 mil) e US$ 190 mil (R$ 957,6 mil).

“Além do valor emocional associado a cada garrafa adquirida, muitos colecionadores lidam com seus rótulos como se fossem um investimento financeiro, esperando que sua valorização supere a de ativos tradicionais”, ressalta Ricardo Castilho, sócio-fundador da Elite Vinho, que atua no comércio varejista de vinhos.

Castilho explica que vários fatores são responsáveis por fazer com que esses vinhos raros alcancem tais valores, entres eles o terroir – interação única entre o solo, o clima e a videira, que confere a cada vinho características inimitáveis –, a tradição da vinícola e a expertise do enólogo responsável pela safra.

Além disso, segundo o sócio-fundador da Elite Vinho, a raridade de um vinho muitas vezes impulsiona seu valor de mercado, pois a oferta limitada e a demanda alta resultam em preços elevados. “Outro fator determinante para a valorização de um vinho é sua maturação adequada, que possibilita que ele desenvolva complexidade ao longo dos anos”, acrescenta.

O especialista frisa que a avaliação positiva de críticos renomados também pode influenciar significativamente a percepção do público sobre a qualidade de um vinho e, consequentemente, valorizá-lo no mercado, mesmo que ele não seja necessariamente um rótulo raro.

Por fim, Ricardo Castilho ressalta que o valor emocional de um vinho pode superar seu valor financeiro. “Para muitos colecionadores, adquirir uma garrafa rara pode representar a realização de um sonho ou a celebração de um marco na vida.”

“O mundo do vinho é tão rico em histórias e tradições quanto em sabores e aromas, e é essa ‘tapeçaria’ que torna o colecionismo de vinhos uma jornada tão fascinante”, conclui.

Para saber mais, basta acessar www.elitevinho.com.br



Passaporte italiano é o segundo mais “poderoso” do mundo

Com entrada liberada em 190 destinos, a Itália figura em 2° lugar no ranking de passaportes mais “poderosos” do mundo em 2023, segundo um levantamento atualizado pela Henley Passport Index em julho. O país está empatado com a Alemanha e a Espanha e atrás apenas do passaporte de Singapura, que permite que seus cidadãos entrem em 192 nações sem precisar de um visto prévio. 

Enquanto isso, o Brasil possui 163 pontos na pontuação de mobilidade, com isenção de visto em 108 países. Por esta razão, para Lilian Ferro, CEO da Simonato Cidadania – consultoria para o reconhecimento de cidadania italiana -, a possibilidade de conquistar um passaporte italiano é atrativa para os chamados ítalo-descendentes.

A pesquisa que mostra que o passaporte italiano é considerado o segundo mais “poderoso”, para ela, demonstra que ser um cidadão italiano torna as portas abertas para o mundo.

“O que torna o passaporte italiano ‘poderoso’ são as possibilidades que ele permite de permanência de vistos para moradia, estudo e trabalho”, afirma. “Hoje, com o passaporte Italiano é possível investir no exterior com menos aporte financeiro do que com outros passaportes, por exemplo”, explica.

Na visão da CEO da Simonato Cidadania, esse é um momento oportuno para os brasileiros que têm direito à cidadania italiana e pretendem reconhecer a mesma. “Com o segundo passaporte mais ‘poderoso’ do mundo, é possível romper barreiras”, diz Ferro.

Segundo estimativas, o Brasil possui cerca de 25 milhões de ítalo-descendentes. Entre 1876 e 1920, o país recebeu cerca de 1.243.633 imigrantes italianos, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) compartilhados pelo site Oriundi.

Ainda de acordo com as projeções, entre 1876 e 1900, a emigração atingiu todas as regiões italianas, sobretudo as áreas do norte do país europeu, incluindo três que, de forma conjunta, ofereceram quase metade (47%) do contingente migratório: o Vêneto (17,9%), Friuli Venezia Giulia (16,1%) e Piemonte (12,5%).

Para mais informações, basta acessar: https://www.simonatocidadania.com.br/



Robôs criados por IA assistem a jogo de futebol americano

Recentemente, um jogo da National Football League (NFL), a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos, teve como espectadores alguns “robôs humanoides”, que se misturaram à plateia para assistir a uma partida entre as equipes Los Angeles Chargers e Miami Dolphins, no SoFi Stadium, em Inglewood, nos Estados Unidos.

A audiência peculiar fez parte de uma ação realizada com o objetivo de promover o longa-metragem estadunidense de ficção científica “The Creator”, cuja trama aborda uma guerra deflagrada entre a raça humana e formas de inteligência artificial (IA) avançadas.

Os “robôs” circularam pelo SoFi Stadium durante toda a partida, apareceram no telão da arena e sentaram-se em meio aos demais espectadores nas arquibancadas. Alguns torcedores ficaram confusos, não sabendo identificar se se tratava de atores ou de robôs verdadeiros. A empresa responsável pela ação manteve o mistério e preferiu não dirimir a dúvida.

Rogerio Gomes, analista de SEO da agência Incentiva, especializada em marketing digital e SEO, avalia que, apesar de o evento ter sido uma ação publicitária focada na divulgação de um filme, ela evidencia como as pessoas estão mais abertas para as inúmeras aplicabilidades da inteligência artificial em seu cotidiano.

“Além disso, os avanços tecnológicos indicam que a ideia de ter robôs autônomos com inteligência artificial embutida realizando tarefas específicas em nosso cotidiano, por exemplo, não parece estar tão distante assim”, afirma Gomes.

O especialista acredita que o mundo corporativo deve procurar cada vez mais maneiras de adaptar o uso de robôs e da inteligência artificial em suas operações, visando ao aumento de produtividade e ao aprimoramento de performance.

“A inteligência artificial está sendo inserida em passos largos em diversos segmentos e aplicações, basta reparar na quantidade de empresas que já usam um atendimento automático ou um chat com inteligência artificial”, salienta o analista de SEO da Incentiva. “Além disso, nas buscas que são feitas via internet como, curso de fotografia profissional, advogado online, criar logo online, celular Xiaomi ou maiores goleiros da história de times, agora, em muitos resultados, o conteúdo também é gerado com o auxílio de alguma inteligência artificial”, complementa. 

Segundo um relatório divulgado pela MarketsandMarkets, empresa global de pesquisa e consultoria de mercado, o mercado de IA deve crescer a uma taxa anual de 36,2% nos próximos quatro anos, atingindo o valor de US$ 407 bilhões em 2027.

Para saber mais, basta acessar https://criarsites.com/



Mercado financeiro aumenta o investimento em tecnologia

Uma Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária trouxe números relevantes sobre o uso de soluções tecnológicas no tratamento de dados pelos bancos brasileiros. Com participação de dezesseis instituições, o levantamento apontou que o investimento do setor em tecnologia da informação (TI) em 2022 foi de R$ 34,9 bilhões. 

Ainda segundo a publicação da Febraban, o setor bancário é, dentre os setores privados, o que mais investe em tecnologia, tanto no Brasil como no mundo. O uso de Inteligência Artificial (IA), por exemplo, foi apontado pelo estudo como uma das tecnologias prioritárias na área de TI dos bancos, sendo utilizada em diversos serviços como segurança cibernética, biometria facial e chatbots, entre outros.

A segurança cibernética foi um dos destinos de investimento que o estudo avaliou com mais detalhes, entrevistando profissionais do setor sobre o uso de novas tecnologias no processamento de dados nessa área. De acordo com o levantamento, as despesas dos bancos com treinamento de profissionais de TI para a segurança cibernética mais que dobraram entre 2021 e 2022, passando de R$ 6,4 milhões para R$ 14,2 milhões. 

O investimento em tecnologia não é exclusividade dos grandes bancos. O setor financeiro, de forma geral, trabalha com grandes volumes de dados para atender às necessidades dos clientes, explica Guilherme Mendonça, especialista da Hectare Capital, gestora de ativos financeiros. “O acesso a um volume massivo de dados possibilita uma compreensão mais precisa do mercado. O data science ajuda no processamento e extração das informações mais relevantes, gerando inteligência e trazendo mais agilidade para o dia a dia das gestoras”, detalha Mendonça. 

Data Science e inovações tecnológicas

Data science, ou ciência de dados, envolve analisar um grande número de dados e informações e se beneficia de soluções tecnológicas como as mencionadas pelas instituições participantes do estudo da Febraban. “No caso das gestoras, o uso de ferramentas para análise e processamento de dados são fundamentais para a modernização de áreas como gerenciamento de portfólio, gestão de risco e negociação, permitindo a análise de grandes conjuntos de dados com maior profundidade e em menos tempo”, explica Mendonça. “É importante lembrar que elas facilitam o dia a dia, mas não substituem a figura do gestor experiente e com conhecimento de mercado, capaz de fazer a leitura correta desses dados”, reforça.

Para saber mais, basta acessar https://hectarecapital.com.br



Tecnologia é fundamental para garantir a operação logística

Uma operação logística de sucesso depende de vários fatores. A tecnologia, por exemplo, é fundamental para que todos os processos, desde a aquisição dos materiais, até a entrega do produto aconteça dentro dos prazos e valores estabelecidos. Mesmo assim, uma tragédia natural pode parar uma produção inteira como aconteceu em setembro deste ano.

Uma fábrica em Portugal, parte de uma das maiores montadoras de veículos do mundo, foi obrigada a suspender sua produção por nove semanas devido à falta de uma única peça. Um componente produzido em uma fábrica da Eslovênia, um pequeno país da Europa Central – que naquele momento estava enfrentando o pior desastre natural de sua história com chuvas fortes e inundações.  

 “Uma peça. Um pequeno componente que faltou e os prejuízos e consequências já começaram a  acumular. Isso, sem mencionar a perda de vidas no país, que é o mais importante. Neste caso, o problema não foi só da produção, mas também da própria logística. Afinal, um país devastado, com estradas e pontes destruídas pelas águas, mesmo que a fábrica não estivesse na área atingida, seria muito difícil conseguir transportar a mercadoria”, informa Marcelo Zeferino, Chief Commercial Officer (CCO) da empresa Prestex – Logística Emergencial.

O especialista explica que uma solução seria o envio aéreo emergencial, por ser um modal que  permite que as mercadorias sejam entregues em menos tempo e com mais segurança, independentemente da distância que será percorrida.

“No início de 2022, um cliente corria o risco de parar sua produção devido à falta de um componente. Não era por causa de uma tragédia, mas era fato que o tempo estava correndo e a empresa queria evitar um prejuízo de R$ 12 milhões. Em menos de 10 horas montamos uma operação aérea emergencial envolvendo dezesseis aeronaves, partindo de duas cidades diferentes do Rio Grande do Sul, rumo à fábrica do cliente em Minas Gerais”, destaca Zeferino.

Inteligência e tecnologia

Para atender uma operação como essa é preciso contar com o trabalho de dezenas de pessoas, além de muita tecnologia, elemento que está se tornando cada vez mais necessário em todos os tipos de negócios. Segundo Rogério Annunciata, Gerente de TI da Prestex, no mercado existem diversos sistemas de gestão de logística que otimizam e facilitam o trabalho de profissionais e empresas que atuam no setor. “São sistemas que garantem eficiência, reduzem custos e melhoram o atendimento ao cliente. Afinal, dentro do processo logístico, se alguma das etapas falha, seja por problemas de infraestrutura, atraso ou avarias, todo o processo é comprometido. Isso sem falar nos prejuízos financeiros”, explica.

Esses sistemas são softwares e ferramentas que auxiliam na coordenação e controle das atividades logísticas de uma empresa. A principal finalidade é manter a eficiência das operações, abrangendo desde a aquisição de matéria-prima até a entrega do produto para o consumidor. Por meio deles, as empresas conseguem ter uma visão ampla e integrada da cadeia de suprimentos, fornecendo informações em tempo real sobre os estoques, transporte, armazenagem, entre outros processos logísticos.

O que não pode faltar?

Para o especialista, existem cinco principais sistemas de gestão que devem fazer parte dos processos de logística. São eles: Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), Sistemas de Rastreamento, Sistema de Roteirização e, por fim, o Sistema de Gestão de Frotas.

“TMS é uma sigla em inglês que quer dizer Transportation Management System. É um software que permite simplificar a gestão de várias etapas dos processos logísticos relacionados ao transporte de cargas, como a roteirização, agendamento de transporte, cadastro de taxas e tarifas, controle das cargas, análise de relatórios, gestão de documentação e acompanhamento de embarque, coletas e entregas. É fundamental como se fosse o cérebro de uma operação”, diz Rogério.

A outra sigla que também se refere a um software, o WMS ou Warehouse Management System é um sistema de gestão de armazéns ou centros de armazenamento. Ele atua gerenciando e controlando o fluxo de materiais, desde o recebimento até a expedição, garantindo a precisão dos estoques e a qualidade das operações. “Podemos dizer que um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) e um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) se complementam”, analisa o especialista.

Além dos sistemas já mencionados, Rogério destaca ainda os sistemas de roteirização e o de gestão de frotas.

Segurança é fundamental

Segundo dados da ANTC – Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística, o roubo de cargas registrou 1,2 bilhão de prejuízos no Brasil em 2022. A pesquisa identificou que alimentos, combustíveis, produtos farmacêuticos, autopeças, materiais têxteis e de confecção, cigarros, eletroeletrônicos, bebidas e defensivos agrícolas são as mercadorias mais visadas por quadrilhas e grupos criminosos.

“Por causa de números como esses é que os sistemas de rastreamento desempenham um papel muito importante nos processos logísticos. Essas soluções permitem o monitoramento e acompanhamento em tempo real da localização e do status das mercadorias ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Assim, caso a empresa identifique um problema ela consegue tomar medidas corretivas de forma rápida e evitar situações como o roubo, por exemplo”,  explica Marcelo Zeferino.

Rogério Annunciata, gerente de TI,  explica que a Prestex tem um sistema próprio para o rastreamento cargas. “A solução permite que o cliente acompanhe na palma da mão cada etapa de sua carga. Nossa empresa foi umas das pioneiras no país a ter um aplicativo de rastreamento de cargas”, finaliza com orgulho.

 

 



Empresas fazem parceria para reciclagem de cartuchos de toner

A Ambipar Reverse é a mais nova parceira para a prestação do serviço de logística reversa de cartuchos de toner no Brasil da multinacional japonesa Canon. Desde junho, a Ambipar Reverse passou a realizar o serviço que faz a separação e a valorização dos resíduos. Em 2022 foram coletados, em todo território nacional, e destinados de forma correta 39,8 mil quilos de resíduos Canon (toners e peças). Nesta parceria, a Ambipar Reverse fica encarregada da prestação deste serviço para clientes comerciais.

Essa parceria visa elevar o nível de comprometimento da Canon com as responsabilidades socioambientais, proporcionando um destino correto e sustentável aos resíduos, reduzindo seu impacto no meio ambiente e na sociedade. 

“A Canon do Brasil mais uma vez demonstra seu compromisso com a filosofia Kyosei ao se preocupar com a situação ambiental atual e com o legado ambiental para as futuras gerações. A contratação de uma empresa do porte de Ambipar que é líder em gestão ambiental apenas reforça a importância dedicada a questão ambiental dentro da Canon do Brasil”, afirma o Gerente de Planejamento Estratégico da Canon, Fernando Nagahama.  

Desde junho, a Ambipar Reverse passou a realizar o serviço que faz a separação e a valorização dos resíduos. O fluxo de coleta, transporte e destinação sofrerá algumas modificações em relação ao fluxo atual. Para dúvidas e solicitação de coleta, entrar em contato com logistica.reversa@ambipar.com.



Cantor Renato Mesquita faz show em São Paulo

O cantor e compositor paulistano Renato Mesquita, representante da nova safra de artistas brasileiros, está investindo seus novos lançamentos no reggaeton, ritmo surgido no final dos anos 90 em Porto Rico, a partir de uma fusão de elementos do reggae, do dancehall e do hip hop. Neste sábado, dia 7, ele fará uma apresentação ao vivo em São Paulo.

O cantor e compositor, que reúne mais de 2,2 milhões de seguidores no TikTok começou no cenário musical de forma independente produzindo seus próprios trabalhos. Quase todos os artistas que chegaram ao patamar de Renato, apenas conseguiram se apresentar em palcos de grande e medio porte e participar nas paradas de sucesso como rádio e televisão após fechar uma parceria com alguma grande gravadora como EMI, Warner, Elektra Records e Atlantic Records. Mesquita, por sua vez, segue de forma independente, utilizando apenas as redes sociais para divulgar seu trabalho dentro e fora da internet.

No universo musical, esse fenômeno da ultilização de plataformas sociais tem sido cada vez mais comum: com o avanço da tecnologia, muitos músicos podem gravar e divulgar seu material online. Uma prática que tem funcionado com vários cantores é postar nas redes as chamadas músicas cover, versões de outros artistas com uma roupagem diferenciada, que acaba conquistando o público. O Artista agora realiza seu primeiro show completamente autoral em São Paulo com o repertorio fundamentado no estilo reggaeton.

No Brasil, o reggaeton se mesclou com outros estilos musicais, como o funk, o sertanejo e o pop. Essa fusão de ritmos resultou em um som único e autêntico, que atraiu um público diversificado e impulsionou o crescimento do gênero no país. 

O reggaeton se tornou presença garantida nas festas e baladas brasileiras, animando o público com suas batidas envolventes e letras cativantes. As músicas de reggaeton são frequentemente tocadas em casas noturnas e eventos, criando uma atmosfera animada e contagiante. “Em minha avaliação, o ritmo só tende a crescer no Brasil. Ele sempre foi usado por artistas de outros gêneros, desde o funk, como Nego do Borel, passando por nomes como Wesley Safadão e Pablo Vittar”, afirma Mesquita. Com novos artistas surgindo, gravadoras também começam a investir no gênero e parcerias entre artistas nacionais e internacionais se tornaram mais comuns, impulsionando a produção e divulgação do reggaeton brasileiro.

“Países tropicais sempre aderiram a esse som. Está em nosso sangue e nosso DNA.
Todas as noites posso ver de perto as casas cheias”, pontua ele. Em São Paulo, por exemplo, a festa itinerante Súbete e as casas noturnas Azucar Club Cubano e Velho Pietro são alguns dos espaços onde as pistas “fervem” com o ritmo.

Entre os próximos objetivos, o artista conta que espera continuar fortalecendo o reggaeton no Brasil: “Embora seja um estilo muito abraçado, [o reggaeton] ainda é pouco difundido no
cenário nacional, afinal muitos o confundem com funk ou pop”, finaliza.

 

Renato Mesquita em São PauloQuando: 7 de Outubro de 2023

Onde: Endereço. Rua Alberto Giosa, 320 Quinhaú, Embu das Artes, Estado de São Paulo 06803-280 Brasil

Ingressos: 1 Kg de alimento não perecível

Horários: 17h (abertura dos portões), 20h ­(Gabi Topázio) e 21h (Renato Mesquita)

Classificação: 14 anos. Menores podem entrar acompanhados de pais ou responsável



ECON 2023 impulsiona empresas locais para o mercado global

Fomentar a economia local e servir como mola propulsora para o desenvolvimento e internacionalização das empresas regionais. Esse é o objetivo do Encontro de Negócios das Américas (ECON 2023).

Para o produtor-executivo do ECON, Glaucio Uchôa, “o Encontro de Negócios das Américas desempenha um papel estratégico e fundamental para o Brasil, facilitando a expansão de seus mercados. Este evento se destaca como uma plataforma altamente eficaz, proporcionando uma oportunidade significativa para empreendedores de pequeno porte, que buscam entrar nos mercados nacional e internacional. O Encontro abrange uma ampla gama de setores de negócios, incluindo educação, alimentos, moda, cosméticos, beleza, calçados, hotelaria, saúde, dentre outros.”.

Como um evento internacional, o ECON, objetiva proporcionar um intercâmbio de aprendizagem entre painelistas que obtiveram sucesso nos Estados Unidos – nas áreas contabilidade, imigração, imóveis, internacionalização, validação de diploma e expertise com a Disney – e os empreendedores locais que almejam prosperar com esses negócios, seja local, nacional ou internacionalmente.

O evento, que acontece no mês de novembro em Natal (6 e 7); João Pessoa (9 e 10); Recife (13 e 14); e Brasília (16 e 17), no Nau Frutos do Mar, conta com o apoio do Sebrae, Sistema Fecomércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), APEX em Miami, Consulado-Geral do Brasil em Orlando, Prefeitura de Orlando, Grupo LIDE, entre outras entidades.

SERVIÇO:

Informações e ingressos em econusa.com.br

Telefone: (84) 99192-3415

WhatsApp: (84) 9102-4178



Localização e segurança impactam para valorizar os imóveis

Localização, números de dormitórios e o preço estão entre as característica que o brasileiro mais procuram na hora de comprar um imóvel segundo o Blog Homer, que mostra que é importante estar atento às características que definem se este bem irá valorizar ou desvalorizar-se no futuro para não perder dinheiro

Segundo dados do Índice FipeZap, o valor dos imóveis residenciais à venda no Brasil finalizou o ano de 2022 com alta de 6,16%. O resultado fica acima da inflação ao consumidor medida pelo IPCA/IBGE (+5,79%), bem como a variação do IGP-M/FGV (+5,45%), como informou a revista Exame em 11 de janeiro de 2023.

Características locais como sistema de Transporte, infraestrutura de comércio e serviços, segurança e estilo de vida representam a logística da vida cotidiana. Quando estes itens andam juntos, acontece a valorização dos imóveis daquela região. A densidade populacional também é um dos fatores a serem observados, como informa o Estadão.

“Na hora de comprar um imóvel na planta, para saber se haverá valorização, uma dica importante é visitar os empreendimentos anteriores e obras atuais da construtora antes de efetivar. Imóveis com face norte em andar alto tem maior valor e a média de acréscimo é por andar. Quantidade de equipamentos urbanos como parques e praças e presença de edificações vizinhas também colaboram para que um imóvel ou terreno seja mais atrativo no caso de uma revenda”, afirma Rafael Henrique Rosa, CEO da Construtora ATR, certificada com ISO 9001 desde 2015, PBQP-h, NDT nível 1, Selo Ouro Prevision, da região de Curitiba.

A valorização de imóveis é um tema de grande interesse para investidores e compradores, sendo influenciada por uma variedade de fatores. Segundo uma pesquisa recente do site de análises imobiliárias Property Insights” (disponível em , localização continua a ser o fator mais significativo na valorização de propriedades. Áreas próximas a escolas, hospitais, transporte público eficiente e espaços verdes tendem a ter uma valorização mais rápida e constante. Além disso, bairros que passam por processos de revitalização e melhorias na infraestrutura geralmente experimentam aumentos consideráveis nos preços dos imóveis. Outros elementos, como segurança da região e perspectivas de desenvolvimento econômico, também desempenham um papel crucial na valorização do mercado imobiliário, segundo Property Insights

“Sentir-se seguro para dar uma caminhada nas quadras ao redor do seu apartamento é qualidade de vida”, como afirma Rafael Henrique Rosa: “Acho que esse é o grande ponto de decisão quando a gente vai achar um terreno. Eu pessoalmente vou até o lugar, ando uma vez de dia, outra vez à noite, nas duas, três quadras ao redor do terreno, e é essa a sensação que a gente quer passar para os nossos clientes. Apartamentos em que o morador possa sair do condomínio andando e se sentir seguro ao redor”

Fatores que contribuem para desvalorizar um imóvel são perturbação como barulho, poluição, trânsito de veículos pesados ou alguma alteração viária em que uma rua residencial se transforma em uma via rápida, por exemplo, diminui a qualidade, piora o acesso, a tranquilidade e aumenta o ruído’, como informa o Estadão.

“Os imóveis geralmente se valorizam acima da inflação. Então, por isso que se diz que quando alguém compra um imóvel, sempre terá seu investimento atrelado ao IPCA – o índice de preços ao consumidor. Quando o imóvel é colocado para locação, é esperado ainda além da inflação entre 0,4% e acima de 1%, no caso do short-stay, os famosos aluguéis por temporada”, afirma Rafael Henrique Rosa, da ATR, com sede no Paraná.

Mesmo antes da prevista queda de juros no Brasil, o preço de imóveis já se valoriza e supera a inflação conforme informa o InfoMoney. A valorização do preço de imóveis chega a quase 13%, enquanto a inflação oficial, medida pelo IPCA, avançou pouco menos de 4%.

“Hoje as pessoas querem piso aquecido, reconhecimento facial, vagas para carros elétricos e bicicletas, água mineral encanada, aquecimento central da água, área kids, e muita personalização. A exigência mudou e o mercado tem oferecido opções interessantes de compra em um momento de aquecimento da economia”, afirma Rafael Henrique Rosa, que também é proprietário da Construtora ATR. Rafael complementa dizendo que “Mesmo unidades tidas como mal posicionadas não são mau negócio pois podem ter um valor mais baixo e mesmo assim se valorizam”.

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostra em estudo que a valorização dos imóveis superou a inflação de 2012 a 2022, com média anual de valorização do preço dos imóveis na ordem de 12,2%, enquanto os CDBs ficaram em 8,6%. Ainda segundo o estudo, a valorização dos imóveis foi de 95% e a inflação registrada do período foi de 90%

 



Mortes por HPP acendem alerta entre gestantes

Um caso recente de hemorragia pós-parto (HPP) acendeu ainda mais a luz de alerta para os cuidados que são necessários para reduzir os riscos de complicações e de morte de gestantes. A esposa do influencer Tiago Toguro, Nara Paraguaia, apresentou problemas durante o parto e chegou a receber 3 litros de sangue, além de ter seu útero retirado, o que a impedirá de ter uma segunda gestação. A boa notícia é que o bebê nasceu saudável.

A importância de se falar sobre HPP é reforçada por números que mostram que 830 mulheres morrem em todo o mundo por complicações relacionadas à gestação ou ao parto, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). E no Brasil, a segunda maior causa de morte é a HPP.

Segundo a Dra. Juliana Clemente, médica ginecologista obstetra especialista em medicina fetal e gestação de alto risco, há vários fatores de risco e toda gestante precisa ser classificada com alto, médio ou baixo risco de apresentar a HPP. “Ao ser classificada com alto risco, as primeiras medidas são procurar por uma equipe médica que tenha experiência com casos de HPP e procurar por maternidades que tenham protocolos relacionados à hemorragia durante o parto, além de um banco de sangue e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, acrescenta a Dra. Juliana Clemente.

Há uma série de protocolos que podem salvar a vida da gestante, inclusive a retirada do útero, também conhecida como histerectomia. “A histerectomia é talvez a última medida, mas também pode ser a única para salvar a vida da mãe”, completa a Dra. Ju Clemente.

A HPP acontece quando a gestante tem perda de 500ml de sangue durante o parto normal, 1000ml de sangue após parto cesárea ou qualquer perda de sangue via genital gerando instabilidade hemodinâmica. “A principal orientação é mesmo buscar uma equipe médica treinada e experiente e uma maternidade preparada com protocolos para HPP”, conclui a Dra. Juliana Clemente.



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