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Full Sail University divulga os vencedores do TechFest 2023

A Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, divulgou a lista dos vencedores do TechFest 2023, programa oferecido pela instituição às escolas parceiras do Brasil. 

Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, destaca que o TechFest foi uma oportunidade para os estudantes aprenderem a criar usando as inovações em um ambiente em que o mundo da tecnologia emergente continua a crescer, afetando quase todos os aspectos da vida diária. 

“É recompensador enxergar o talento e a dedicação dos nossos alunos brasileiros através dos projetos que eles entregam quando participam das nossas competições,  e no TechFest não é diferente”, pontua Olival. “Foram três desafios recheados de projetos incríveis, que demonstram o potencial das mentes criativas que temos em nosso país”, complementa.

Como foi o TechFest 2023?

Os participantes tiveram que encarar três desafios a fim de compreender a conexão entre tecnologias relacionadas ao STEAM cursos e as muitas oportunidades de carreira nas áreas de tecnologia.

Os jovens cumpriram os seguintes desafios:

Desafio 1: Design de personagens 3D – Os alunos foram desafiados a desenhar um modelo de um novo super-herói usando o Tinkercad em vários ângulos de seu 3D design. Entre as regras, os participantes tiveram que criar um personagem com três superpoderes, visual claro e referências ao superpoder, fazendo uso criativo da cor. Os estudantes também enviaram uma descrição do personagem em um parágrafo com até 500 palavras. 

Desafio 2: Design/Protótipo de Aplicativo – Os jovens projetaram um protótipo rápido para uma nova aplicação móvel. Cada aluno criou um MVP (Produto Mínimo Viável) utilizando a Abode Creative Cloud Express para mostrar os recursos UI/UX solicitados do aplicativo. Cada design de aplicativo precisou incluir pelo menos cinco telas de usuário: tela inicial, três telas de aplicativos e uma tela de preferências e configurações. 

Desafio 3: Design de jogos interativos – Os estudantes tiveram que desenvolver um jogo interativo baseado em texto usando Twine. Cada game deveria incluir imagens gráficas e opções de escolha e, pelo menos, cinco imagens e três finais alternativos. Além disso, foi preciso enviar um link para um vídeo curto no qual o aluno navega através do jogo e mostra os três finais possíveis do projeto.  

Quem são os vencedores do TechFest 2023?

Challenge 1 – 3D Character

Winner

Centro Educacional Leonardo da Vinci – Luisa Frade

Honorable Mention

Colégio Maxi – Gabriela Silva

Colégio Pentágono – Pedro Henrique Molina

Colégio Leffler – Marcelo Raposo

Challenge 2 – App Design Prototype

Winner

Colégio Leffler – Rafaela Pollo

Honorable mentions:

Colégio Pentágono – Gabriela Silva

Colégio Sesi Internacional de Curitiba – Laura Boaron

Colégio Pentágono – Rafael Sampaio

Challenge 3 – Interactive Game Design

Winner 

Maple Bear São Luís – Matheus Milhomem

Honorable Mention

Colégio Vila Olímpia – Pedro Clemes

Colégio Elvira Brandão – Enzo Borgo

Colégio Marista Alexander Fleming – Nicole Timler.

O evento acontecerá novamente no segundo semestre de 2024 e mais informações podem ser acessadas pelo Instagram da Full Sail: @fullsailbrazilcommunity 



TJMG incorpora Maxmilhas à recuperação da 123Milhas

No início de outubro, o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) aceitou o pedido de inclusão da Maxmilhas e da Lance Hotéis ao processo de recuperação judicial do grupo 123Milhas. De acordo com a agência de viagens, a dívida do grupo chegou a R$ 226 milhões, contribuindo para a soma total de R$ 2,5 bilhões.

Em setembro, o processo da 123Milhas foi suspenso depois que o Banco do Brasil declarou que os documentos apresentados no pedido não atendiam “as prescrições legais aplicáveis, que asseguram aos credores, stakeholders, Ministério Público e demais interessados na recuperação judicial o conhecimento necessário e suficiente das informações gerenciais, econômicas e financeiras da empresa”, conforme veiculado pelo portal Poder 360.

Anteriormente, o pedido de recuperação judicial realizado pela 123 Milhas, pela HotMilhas, controlada em conjunto com a Novum Investimentos, sócia da empresa, havia sido aceito no dia 31 de agosto.

De acordo com a petição, a Maxmilhas afirmou que a “crise de credibilidade” da 123 Milhas impactou as operações da companhia, que repercutiu na queda da receita de “70% na venda de passagens aéreas e 90% na venda de hospedagens” em 30 dias. Ainda segundo a declaração do grupo que integra a petição, as empresas foram citadas em 385 ações de cobrança e 959 processos. Nos autos, o grupo declara que já foram bloqueados R$ 34.428,36 de suas contas em decorrência de oito processos.

Recuperação judicial como “favor legal”

Nilton Serson, que é advogado com cursos de especialização em negociação e mercado de capitais em Harvard, ex-professor da USP (Universidade de São Paulo) e do Mackenzie em Direito Comercial e Societário, observa que a recuperação judicial é um “favor legal”.

“A recuperação judicial quer dizer que a empresa está ‘quebrada’ e que, sem condições financeiras de arcar com suas obrigações, não consegue fazer seus pagamentos nem entregar seus serviços e obrigações aos consumidores”, explica. “Porém, a companhia alega que esta é uma situação momentânea, passageira e episódica, na medida em que entende que o negócio é viável, mas precisa de uma ajuda, um tempo para se reestruturar financeiramente”, completa Nilton.

Serson destaca que, por conta da situação, a empresa pede ao Judiciário e este, verificando requisitos formais processuais mínimos necessários para a concessão do pedido, defere, suspendendo qualquer revés empresarial para o devedor/requerente por seis meses. Ou seja, o negócio fica isento de fazer pagamentos e sanções por esse intervalo.

“Assim, a empresa não sofre execuções forçadas, nem desembolsa recursos ou revezes enquanto formula um plano de negócios com o qual informe ao mercado como pretende solver parte de suas obrigações, uma vez que não serão todos pagos, mas sim receberão proporcionalmente o seu crédito”, afirma.

O advogado e especialista em negociação e mercado de capitais ressalta que, para a atividade econômica, é melhor a empresa sobreviver do que quebrar. Isso porque, em caso de quebra, os funcionários não recebem, os impostos não são pagos e os consumidores perdem tudo.

“Já na recuperação, a companhia propõe um plano para arcar com suas obrigações para todos, proporcionalmente. Assim, os consumidores, trabalhadores e demais obrigações estatais não receberão exatamente o que deveriam receber, e sim tudo com deságio”, diz. 

Nesse ponto, Serson destaca que os consumidores podem se perguntar se é possível pagar por uma passagem aérea ou por um quarto de hotel com deságio. “A realidade é que a ‘lei’ proporciona esse favor ciente de que será menos gravoso para os credores. Porém, no turismo, a perda e a possibilidade do negócio são muito maiores, porque os produtos não são perenes, mas consumíveis de pronto”.

O ex-professor de Direito Comercial e Societário explica que a situação leva a um paradoxo entre a realidade de mercado, com produtos consumíveis em, no máximo, 40 dias, prazo a ser proposto sempre superior a seis meses e, no mínimo, mais dois anos para iniciarem-se os pagamentos. “Uma vez iniciados os pagamentos, primeiro receberão os trabalhadores e o Estado. Depois, bancos com garantias reais e o que sobrar irá para os credores, quirografários ou, em palavras simples, os consumidores”, explica.

Para concluir, Serson recomenda que, antes de entrar em uma recuperação judicial, o consumidor tente analisar as reais chances de recebimento. “Considere os custos de honorários advocatícios, o tempo de processo e a quantia estimada de recebimento antes de entrar em uma ação”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://niltonserson.com/ ou Nilton Serson – YouTube



Cresce participação feminina no cooperativismo brasileiro

Segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2023, feito pelo Sistema OCB, houve crescimento da participação feminina no cooperativismo em 2022, com as mulheres representando 41% dos mais de 20 milhões de cooperados no Brasil. Em 2020 e 2021, esse percentual permaneceu estável em 40%.

Também houve aumento da participação feminina em cargos de liderança nas cooperativas. Em 2021, 20% dos dirigentes de cooperativas eram mulheres. No ano seguinte, esse número subiu para 22%, sendo o segmento de crédito um dos que mais contribuíram para esse aumento.

No estado do Ceará, a participação feminina chegou a superar a masculina, atingindo 58%. Os setores do cooperativismo com maior presença de mulheres cooperadas são, segundo o Anuário, consumo, crédito, saúde e trabalho, e produção de bens e serviços.

“É difícil alcançar cargos mais altos em um ambiente que é majoritariamente masculino e pouco jovem, pois são muitas barreiras e etapas a serem vencidas”, afirma a líder cooperativista Karen de Lucena Cavalcanti, de 35 anos, que é presidente do Sicoob Central Nordeste, tendo ingressado no sistema há mais de 13 anos como estagiária, em entrevista concedida ao Instituto Fenasbac.

Outro dado do Anuário que levanta a questão da equidade de gênero no cooperativismo é a porcentagem de empregados homens e mulheres nas cooperativas. Em 2022, houve um aumento de 15% da participação feminina em relação a 2021, com o número de colaboradoras atingindo 51% da força de trabalho cooperativa e ultrapassando a participação masculina.

“Eu acredito que o cooperativismo já tem esse ambiente muito favorável à igualdade de gênero, porque faz parte da cultura do cooperativismo a valorização das pessoas e esse viés de diversidade”, explica Karen. A líder acrescenta que o movimento tem sido em direção à necessidade de sucessão, com maior participação das mulheres na liderança. “Precisamos participar cada vez mais de cargos de alta liderança”, completa.

Cooperativismo jovem e diverso

Outro dado destacado pelo Anuário é o quão “madura” é a liderança das cooperativas brasileiras. Segundo os dados do estudo, 60% dos homens líderes de cooperativas têm mais de 50 anos, enquanto, entre as mulheres líderes, o percentual é de 44%. 

“Um dos grandes desafios das cooperativas financeiras hoje é renovar sua base de cooperados, concorrendo com grandes bancos tradicionais e fintechs, muito populares entre o público jovem”, diz Karen. “Com a tecnologia quebrando barreiras, começamos a perceber que é um público em potencial para ingressar no cooperativismo, mas ainda não conseguimos nos comunicar de forma eficiente com ele”. 

“Apesar deste desafio, estamos tomando medidas para alcançá-lo, apresentando o cooperativismo financeiro como uma alternativa sustentável”, complementa. 

Mais de 80% do total de líderes no cooperativismo tem mais de 40 anos. Segundo o estudo, isso indica a importância de traçar planos de sucessão para garantir o sucesso e a continuidade das cooperativas. 

Karen ressalta a importância da diversidade em todas as “bases da pirâmide” das cooperativas. “Se, no topo das organizações, há baixa diversidade entre os tomadores de decisões, fica difícil conseguir acertar o ponto de atrair públicos diversos para o cooperativismo, de modo que essas pessoas se sintam, de fato, participantes do negócio”. Para ela, quando não há diversidade, os grupos não se sentem representados por quem está na alta liderança.

A presidente e diretora executiva da Sicoob Central Nordeste vai além e afirma que a luta pela equidade de gênero não se dissocia da necessidade de abrir espaço aos jovens. “Precisamos fazer com que as pessoas acreditem que uma força de trabalho feminina e jovem é positiva, bem-sucedida e gera resultado”, diz a gestora.

Por fim, Karen avalia que o cooperativismo “é para todo mundo” e que isso precisa estar refletido dentro da cultura e gestão das cooperativas financeiras. “Temos avançado bastante nisso, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, pontua. “Quando falamos que cooperativismo é para todo mundo, precisamos, primeiro, aprender a nos comunicar com esses grupos para fazer isso chegar de forma simplificada e acessível para todos os interessados pelo modelo”. 

Para saber mais, basta acessar https://ifenasbac.com.br



Exportações brasileiras têm alta no mês de setembro

Segundo o último resultado da balança comercial brasileira, divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/Midic), as exportações brasileiras registraram alta na quarta semana do mês de setembro. Em comparação com o mesmo período de 2022, a alta foi de 8,7%. Já as importações sofreram queda de 15,7% no mesmo período comparativo.

Recentemente, o governo federal lançou um programa para auxiliar empresas nacionais que querem vender seus produtos no mercado externo. Em parceria com o governo britânico, a Plataforma Brasil Exportação, nome da iniciativa, vai oferecer serviços digitais de comércio exterior destinados a conectar negócios brasileiros, especialmente de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), a fornecedores de serviços de exportação, como capacitação empresarial, inteligência comercial, promoção comercial, financiamento, seguros e garantias, despacho e documentação aduaneiros.

Para o gerente de desenvolvimento de negócios, Caio Pielak Roslindo antes de se pensar em expandir vendas para o exterior, seja de produtos físicos ou serviços tecnológicos, é preciso se preparar. “A internacionalização não é um mar de rosas; é um terreno complicado, cheio de oportunidades e armadilhas. Antes de embarcar em tal aventura, um estudo de mercado robusto e um mapeamento cuidadoso de novos negócios são essenciais para mitigar riscos e maximizar o retorno sobre o investimento”, esclarece.

Ele explica que o estudo do mercado internacional é uma das primeiras etapas e, talvez, a mais crítica no processo de expansão. Isso porque esse estudo envolve uma série de atividades que vão desde a análise da demanda e preferências locais até o levantamento do ambiente político e regulatório. Roslindo destaca também que além de avaliar o mercado em termos de tamanho e potencial de crescimento, é preciso entender a cultura do país-alvo, as diferenças nos hábitos de consumo e as particularidades legais.

“Pesquisas de mercado, análises competitivas e avaliações regulatórias devem ser cuidadosamente realizadas para pintar um quadro claro das oportunidades e desafios que aguardam. Muitas das empresas que vi ao longo da minha carreira, fracassaram em sua expansão, justamente por terem pulado esta etapa”, analisa.

Ele acrescenta que muitos empresários acreditam que para iniciar suas operações em outros países, é necessário apenas traduzir o seu produto (em caso de Softwares como Serviços – SAAS) ou cuidar da logística (em caso de produtos físicos). “É necessário realizar uma análise muito mais minuciosa antes de qualquer coisa, e – se eu puder dar uma dica – encontrar um parceiro local, que já possua expertise e certamente conhecerá melhor do que ninguém os desafios a serem enfrentados em seu país”, complementa.

Planejamento é essencial para uma expansão sustentável, destaca especialista

Além do estudo do mercado para o qual a empresa quer expandir, seja com oferta de produtos físicos ou de serviços tecnológicos, mapear novos negócios nesse novo mercado também pode ser uma opção viável, como destaca Caio Pielak Roslindo. Segundo ele, esse mapeamento envolve construir um roteiro detalhado que aborda não apenas aonde a empresa quer ir, mas também onde ela quer chegar.

O especialista revela que nesse mapeamento é preciso considerar logística, cadeias de fornecimento e parceiros locais potenciais. Além disso, a empresa precisa fazer um autoexame para avaliar a adaptabilidade do seu produto ou serviço ao novo mercado.

“Perguntas como ‘nosso produto atende às necessidades e preferências locais?’ ou ‘precisamos modificar nossa estratégia de preço ou estrutura de produto?’ são vitais. Talvez seja necessário adaptar características do produto ou serviço, a estratégia de marketing ou mesmo o modelo de negócios para se ajustar às normas culturais e regulatórias do país em questão”, aconselha.

Outro conselho do especialista é revisitar e ajustar o estudo de mercado e o mapeamento de novos negócios à medida que a expansão se desenrola. Isso é importante para que esse planejamento esteja integrado à estratégia global da empresa e para assegurar uma expansão internacional sustentável. Essa estratégia precisa envolver todas as unidades do negócio, desde o desenvolvimento de produtos até as áreas de recursos humanos e marketing.

“A internacionalização não é uma ‘caixa de seleção’ em um plano de negócios; é um processo evolutivo que exige adaptabilidade e um compromisso de longo prazo. As empresas devem estar preparadas para investir recursos significativos — tanto financeiros quanto humanos — e devem estar prontas para aprender e adaptar-se constantemente”, conclui Roslindo.



MTN e Tecnotree redefinem experiência digital do cliente ao lançar o Metamorphose no D-Stack da Tecnotree

A Tecnotree, plataforma digital mundial e líder de serviços para 5G e tecnologia nativa em nuvem, apresenta com orgulho o lançamento do MTN D-Stack, sob o programa de transformação MTN Metamorphose desenvolvido pela Tecnotree. Este projeto inovador, impulsionado pelo conjunto digital da Tecnotree, estabelece um marco significativo em aumentar a presença da MTN para clientes e empresas, ao prometer uma nova era de excelência de serviços digitais incomparáveis.

A experiência do cliente emergiu como o principal diferencial para o sucesso e, a fim de satisfazer as demandas do momento e estar bem posicionado para o futuro, a iniciativa Metamorphose, desenvolvida pelo pacote Tecnotree BSS, visa transformar todas as partes comerciais e digitais da MTN. processos, com foco direcionadoàverdadeira centralização no cliente.

O Tecnotree BSS Suite irá possibilitar uma transformação extraordinária para a MTN com capacidades alinhadas a suas metas e forjar experiências mais poderosas que ofereçam maior fidelidade do cliente. Recursos cruciais, como um modelo de dados unificado de cliente único, irão fornecer uma base para uma visão única e consolidada do relacionamento com o cliente em todas as linhas de negócios, produtos e serviços.

A solução oferece a capacidade de rastrear clientes em serviços digitais e empresariais bem como proporciona uma melhor visão em 360° de todas as interações. O atendimento de pedidos baseado em catálogo para produtos implementa um sistema central de Catálogo Digital, Gerenciamento de Pedidos e Gerenciamento Digital de Clientes para definir produtos mediante um sistema mestre de gerenciamento de pedidos, que permite o rastreamento de pedidos e dá visibilidade completa aos clientes. O atendimento baseado em catálogo para seu produto FTTX inicial possibilita o rastreamento dos pedidos do cliente desde o início até a conclusão e propicia a capacidade de medir os principais KPIs de experiência geral, que de fato reforçam as experiências aperfeiçoadas do cliente em toda a cadeia de valor.

A integração estratégica da Tecnotree de tecnologia de código aberto moderna e escalável, compatível com Open Digital Architecture (ODA) e com certificação de diamante pelo TM Forum para APIs abertas do mundo real, oferece a base subjacente para esta transformação. Sua orquestração com base em microsserviços, aplicativos nativos de nuvem e designs altamente configuráveis e padronizados são alguns dos elementos que convergem para capacitar os provedores de serviços e transformá-los em verdadeiros provedores de serviços digitais do futuro.

Shoyinka Shodunke, Diretor de Informação na MTN Nigéria, disse: “A Metamorphose não é meramente uma evolução; é um salto revolucionário que representa nosso compromisso de transformar, impulsionar uma experiência incomparável do cliente, fornecer capacidades que nos permitam aproveitar percepções baseadas em dados e liberar novos fluxos de receita. Com origem em nossa BSS Transformation, é uma manifestação vívida de nossa ambição em redefinir o que significa ser um provedor de serviços digitais, com potencial para criar as maiores e mais bem-sucedidas plataformas digitais.”

Bukola Ajayi, Diretora Geral de Arquitetura e Engenharia na MTN Nigéria, disse: “A transformação é um processo, uma jornada de descoberta, com foco no objeto da Transformação que para nós é o cliente. Uma excelente experiência do cliente insuperável é a base de nosso programa Metamorphose, desde a descoberta até a integração, passando pela compra, pagamento, garantia de serviço e visibilidade do pedido, cada etapa é uma promessa de uma experiência surpreendente. Este é apenas o início, já estamos empolgados com o resultado e ultrapassando limites, ao estabelecer novos recordes na experiência do cliente.”

Ramaseshan Subramanian, Vice-Presidente e Chefe de Entrega e Operações Globais na Tecnotree, disse: “Estamos orgulhosos de lançar este programa inovador que verá a MTN e seus clientes se beneficiarem de uma ampla gama de soluções orientadasàautomação.A entrada em operação do D-Stack irá permitir uma experiência de usuário dinâmica e aperfeiçoada, com melhor visão em 360° do cliente e participação omnicanal. Tendo em mente a evolução das exigências do mercado, a implementação irá ajudar a criar excelência operacional e experiências conectadas com liderança no setor, que ajudam a moldar o futuro dos serviços digitais.”

Sobre a Tecnotree

A Tecnotree é uma provedora digital de Sistemas de Suporte a Negócios Digitais (BSS, na sua sigla em inglês) prontos para 5G, com recursos de IA/ML e extensibilidade em várias nuvens. A Tecnotree é a número 1 na tabela Open API Conformance do TM Forum com 59 APIs abertas e isso é resultado de sua busca por entregar excelência e fornecer consistentemente experiências e serviços diferenciados para CSPs e DSPs. Seu Digital BSS Stack ágil e de código aberto compreende toda a gama (order-to-cash) de processos de negócios e gerenciamento de assinaturas para telecomunicações e outras indústrias de serviços digitais criando oportunidades além da conectividade. A Tecnotree também oferece um mercado digital multiexperiência de Fintech e B2B2X para sua base de assinantes por meio da plataforma Tecnotree Moments para capacitar as comunidades conectadas digitalmente em jogos, saúde, educação, OTT e outros ecossistemas verticais. A Tecnotree está listada na Nasdaq de Helsinque (TEM1V).

Para mais informação, acesse www.tecnotree.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Padma Ravichander, Diretor Executivo da Tecnotree

E-mail: marketing@tecnotree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



LabVantage é reconhecida como líder de crescimento e inovação pela Frost & Sullivan no primeiro relatório global de Ciências da Vida do LIMS

A LabVantage Solutions, Inc., fornecedora líder em soluções e serviços de informática laboratorial, incluindo soluções LIMS especializadas que permitem que os laboratórios entrem em operação mais rapidamente e com menor custo total, comemorou hoje o reconhecimento mundial como líder de crescimento e inovação pela Frost & Sullivan no seu primeiro Frost RadarTM: Relatório global do sistema de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS) para o setor de Ciências da Vida de 2023. A LabVantage conquistou o primeiro lugar em crescimento no Radar ao obter pontuações altas por sua trajetória de crescimento consistente, alta participação de mercado, capacidade de capitalizar novas oportunidades de crescimento e compromisso com a inovação contínua.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231019620105/pt/

LabVantage Solutions earned the top, outermost spot on the Frost Radar™, an independent comparative analytical benchmarking system, for its combined growth potential and ability to drive innovation. (Graphic: Business Wire)

LabVantage Solutions earned the top, outermost spot on the Frost Radar™, an independent comparative analytical benchmarking system, for its combined growth potential and ability to drive innovation. (Graphic: Business Wire)

O Frost Radar, criado pela empresa de consultoria e análise de crescimento Frost & Sullivan, é uma ferramenta independente de benchmarking analítico comparativo que mapeia organizações e suas soluções LIMS para identificar as principais lideranças em crescimento e inovação. Seu índice de crescimento mede cinco parâmetros, incluindo participação de mercado, crescimento de receita, pipeline de crescimento, alinhamento de visão e estratégia e eficácia de vendas e marketing. O índice de inovação do Radar avalia a escalabilidade, pesquisa e desenvolvimento, portfólio de produtos, aproveitamento de oportunidades de longo prazo e novos modelos de negócios e alinhamento de clientes. Usando esses índices, a Frost & Sullivan avaliou 120 fornecedores de soluções LIMS para o setor de Ciências da Vida e representou os 12 principais no Radar como as melhores soluções da categoria com base em seus recursos, capacidades, integridade de dados, interoperabilidade e aplicativos de informática e análise.

“As lideranças em crescimento e inovação do Frost Radar, como a LabVantage, se destacam por sua inovação contínua, funcionalidades LIMS abrangentes para empresas de Ciências da Vida e capacidades comerciais regionais. Elas são fundamentais para o avanço da indústria em direção ao futuro”, disse Piyush Bansal, chefe do Programa Global da Frost & Sullivan. “O ecossistema laboratorial é complexo e requer soluções personalizadas para necessidades específicas. A LabVantage oferece aos clientes a melhor solução LIMS da categoria, refletida em seu crescimento consistente e sólido portfólio de produtos. Dada a sua capacidade comprovada de escalabilidade contínua, ela tem o potencial de estabelecer uma referência no setor.”

O relatório da Frost & Sullivan reconhece o abrangente portfólio de produtos da LabVantage, a abordagem híbrida da empresa de aproveitar P&D interno e colaborações externas para acessar novas tecnologias e investimentos significativos em inteligência artificial (IA) e processamento de linguagem natural (PNL) para gerenciar de maneira hábil tantos os dados científicos quanto os dados não estruturados. O relatório etiqueta a LabVantage como uma Empresa para a ação e principal impulsionadora da intensidade competitiva em seu ambiente de crescimento, destacando o importante potencial de crescimento futuro da empresa, as práticas recomendadas do setor e a capacidade de ampliar sua proposta de valor para o cliente. O relatório também homenageia o potencial de parceria e a reputação da LabVantage como uma fornecedora de valor para clientes, investidores, parcerias da cadeia de valor e potenciais talentos.

“Fomos pioneiros na integração de LIMS, ELN, LES e SDMS em uma plataforma abrangente para informática laboratorial, melhorando-a continuamente em colaboração com nossos clientes com o objetivo de fornecer inteligência de negócios valiosa. Estamos muito satisfeitos por ter nossa abordagem validada por uma voz tão respeitada do setor como a Frost & Sullivan”, afirmou Mikael Hagstroem, CEO da LabVantage Solutions. “O relatório Frost Radar reforça a necessidade do setor de Ciências da Vida de uma plataforma que ofereça uma abordagem integrada para resolver os desafios do gerenciamento de dados científicos críticos de ponta a ponta, desde a pesquisa e desenvolvimento até a fabricação e o controle de qualidade.”

A LabVantage fortaleceu suas capacidades tecnológicas no ano passado ao adquirir a Biomax Informatics e ao apresentar a AILANI, uma ferramenta que combina modelagem semântica, ontologias, linguística e algoritmos de IA e revoluciona a pesquisa baseada em consultas em vários bancos de dados. Demonstrando o compromisso de alavancar as perspectivas de crescimento na América Latina emergente e aumentar a sua presença em toda a região, a empresa realizou recentemente duas aquisições de serviços profissionais no Brasil e na Colômbia.

Para ver o relatório resumido da Frost & Sullivan, clique aqui. Para mais informações sobre a LabVantage e suas soluções LIMS, acesse www.labvantage.com ou mande um e-mail para info@labvantage.com.

Sobre a LabVantage Solutions

Líder reconhecida em soluções de software para laboratórios empresariais, a LabVantage Solutions se dedica a melhorar os resultados dos clientes, transformando dados em conhecimento. A plataforma informática da LabVantage é altamente configurável, integrada em uma arquitetura comum e 100% baseada em navegador para suportar centenas de usuários simultâneos. Implementada no local, por meio da nuvem ou SaaS, ela interage perfeitamente com instrumentos e outros sistemas empresariais – permitindo uma verdadeira transformação digital. A plataforma consiste no mais moderno sistema de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS) disponível, um caderno eletrônico de laboratório (ELN) integrado, um sistema de execução laboratorial (LES), um sistema de gerenciamento de dados científicos (SDMS) e análises avançadas e, para ambientes de saúde, um sistema de informação laboratorial (LIS). Apoiamos mais de 1,5 mil locais de clientes internacionais nos setores de Ciências da Vida, Farmacêutico, Dispositivos médicos, Biobancos, Alimentos e bebidas, Bens de consumo embalados, Petróleo e gás, Genética/diagnóstico, Forense e Saúde. Com sede em Somerset (EUA), e escritórios globais, há quatro décadas que a LabVantage oferece seu portfólio abrangente de produtos e serviços para permitir que os clientes inovem mais rapidamente no ciclo de P&D, melhorem a qualidade dos produtos fabricados, obtenham registros precisos e cumpram os requisitos regulatórios. Para mais informações, acesse labvantage.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Charya Wickremasinghe, Ph.D.

Brandwidth Solutions

cwickremasinghe@brandwidthsolutions.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Karine Aguiar recebe prêmio de melhor cantora do BR no Mundo

A música do Amazonas e do Brasil foi celebrada dentro do Palácio de Westminster em Londres, Inglaterra. A cantora amazonense Karine Aguiar, natural de Manaus, venceu a disputada premiação “Melhor do Brasil no Mundo”, na categoria de “Melhor Cantora Brasileira no Mundo”. Foi a primeira vez que uma cantora originária Amazônia chegou à final nesta categoria e venceu. Aguiar também conquistou o título de mulher mais votada na edição de 2023 durante a etapa de votação popular pela internet.

O “Melhor do Brasil no Mundo” está em sua terceira edição e é organizado pela revista britânica High Profile Magazine, com sede em Londres, cujo editor-chefe é o jornalista catarinense Rafael dos Santos. 

As duas primeiras edições da premiação foram realizadas dentro do Palácio de Kensington (residência de Príncipe William e Kate Middleton, sucessores de Rei Charles ao trono inglês) e na Torre Eiffel em Paris (França). O local escolhido para a edição de 2023 foi o Palácio de Westminster onde funcional a sede do Parlamento Britânico e onde também está localizado o relógio Big Ben, um dos símbolos da capital inglesa. Desde sua primeira edição a premiação tem como madrinhas a empresária e ativista Luiza Brunet e Vossa Majestade Diambi Kabatusuila Tshiyoyo Muata, rainha da República Democrática do Congo.

A candidatura de Karine Aguiar ao prêmio foi proposta pelo empresário mineiro Antônio Cançado de Araújo (Monsieur Pão de Queijo), radicado na França há quase quarenta anos. Ele também esteve concorrendo ao prêmio e venceu em duas categorias “Melhor Empreendedor Brasileiro no Mundo” e “Recordista de voto popular”, além de também ter sido homenageado pela excelência do queijo mineiro.

“Quero dedicar este prêmio a todos os artistas amazonenses que resistiram e pavimentaram o caminho para que eu pudesse ser a primeira cantora nascida e crescida na cidade de Manaus e no Estado do Amazonas a estar neste distinto Parlamento no dia de hoje. Sim, este é o momento de dizer ao mundo que a música amazonense existe e carrega um legado cultural de valor inestimável, que poderá criar um futuro mais solidário e conectado com a natureza. Muito obrigada!”, disse a cantora em seu discurso no parlamento britânico.

A escolha dos vencedores ocorreu durante um longo processo que durou cerca de seis meses, configurando-se em três etapas: 1) nomeação; 2) votação popular pela internet e 3) avaliação por júri técnico. Dentre os critérios avaliados para a concessão do prêmio estão o impacto do trabalho dos profissionais brasileiros no exterior, bem como, o marketing positivo que estes profissionais produzem para a imagem do país a partir daquilo que fazem.

Há mais de uma década Karine Aguiar vem realizando um trabalho de difusão da música da Amazônia em contexto internacional: gravou seu primeiro álbum “Arraial do Mundo” em Nova Iorque no ano de 2012, com direção musical do pianista alemão Vana Gierig e, ali nasceu o conceito do “Jungle Jazz” que deu à amazonense expressão internacional a partir de uma sonoridade que combina a linguagem do Jazz e os ritmos musicais da Amazônia. No ano de 2014, Karine foi premiada na França pelo Portail du Brésil en France com este trabalho como “Melhor Álbum de MPB em Paris”.

Em 2017, se apresentou pela primeira vez em território italiano no festival L’Altro Suono (Modena), o que culminou em uma colaboração com o premiado compositor e educador italiano Antonio Giacometti em “Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica”, gravada ao vivo no Teatro Amazonas em dezembro de 2019 com a participação de mais de cem artistas amazonenses.

Karine Aguiar está radicada na Itália há três anos e acaba de entrar para o casting de artistas da produtora italiana Coesioni, que irá administrar sua carreira nos próximos anos. Além de desenvolver sua carreira como cantora, a amazonense também realiza um trabalho de educação musical com um dos grupos italianos mais antigos em atividade, o Gen Rosso. Como pesquisadora (possui um Mestrado em Sustentabilidade na Amazônia/UFAM e um doutorado em Ecomusicologia/UNICAMP), estabelecendo colaborações científicas com universidades importantes nos Estados Unidos (City University of New York, Brown University) e Inglaterra (Plymouth University e University of London) através de suas pesquisas que integram as sonoridades musicais do Baixo Amazonas a temáticas como a Ecomusicologia, a Bioeconomia, Biomimética e a Slow Fashion.



Xtrem anuncia patrocínio oficial aos Pan-Americanos | Parapan-Americanos 2023

Para reforçar o seu compromisso com o esporte e a aventura, a Xtrem é a patrocinadora oficial de mochilas e acessórios dos Jogos Pan-Americanos | Parapan-Americanos 2023, que serão sediados na cidade de Santiago, no Chile, entre os dias 20 de outubro e 05 de novembro.

A marca acredita no esporte como uma poderosa ferramenta de transformação social, que oferece inúmeros benefícios à saúde física e mental, fomenta as relações interpessoais, cultiva o respeito mútuo, nutre o trabalho em conjunto com o espírito de equipe e reflete valores fundamentais que constituem a essência de cada ser humano.

O patrocínio aos Pan-Americanos | Parapan-Americanos 2023 vai além da admiração da Xtrem pelo comprometimento, superação e conquistas dos atletas das mais variadas modalidades esportivas, é a expressão do seu apreço e valorização pela diversidade esportiva.

Além do apoio para realização do evento, a companhia também contribuirá com a doação de mochilas personalizadas, que se transformam em pochetes, aos mais de 17.000 voluntários inscritos para apoiar a logística do evento. As mochilas foram desenvolvidas exclusivamente para os Pan-Americanos | Parapan-Americanos e não serão comercializadas ao público.

Como forma de atender aos pedidos dos seus seguidores nas mídias sociais, a empresa também promoverá o sorteio de 20 mochilas da edição especial dos jogos em sua conta oficial do Brasil no Instagram. O período de inscrição para participação ocorrerá entre os dias 20 de outubro de 2023 e 05 de novembro de 2023. A campanha tem o apoio da ginasta brasileira Flávia Saraiva, mais conhecida como “Flavinha”, e a nadadora brasileira e campeã olímpica, Ana Marcela.

O perfil das embaixadoras do sorteio foi embasado na paixão em comum que elas têm pelas atividades esportivas e aventuras.

Para participar é necessário seguir o simples passo a passo que pode ser encontrado na página oficial do sorteio ou na publicação da @xtrembrasil no Instagram. A data do sorteio está programada para o dia 15 de novembro.

O suporte aos jogos e o sorteio fazem parte da série de ações da Xtrem para incentivar o estilo de vida em movimento, saudável e sustentável, e que fazem uma passagem pela história e valores da marca. Desde sua fundação em 1998, no Chile, a marca tem como foco a produção de mochilas, bolsas, pochetes e acessórios tanto casuais, como esportivos, fabricados com material reciclado. Ao longo dos anos, buscou desenvolver-se com o propósito de inspirar a geração atual de aventureiros e esportistas exploradores do mundo trazendo soluções para todos os estilos de vida.



Empreendedores e especialistas prestigiam o 2º Encontro Impactos Positivos

O 2º Encontro Impactos Positivos reuniu nesta terça-feira, dia 17, em São Paulo, na sede do Cubo Itaú, um  grupo de empreendedores e especialistas do ecossistema de impacto do Brasil para uma troca de conhecimentos e experiências sobre ESG e nova economia. O evento, também transmitido ao vivo pela internet, foi marcado ainda pelo anúncio dos vencedores do Prêmio Impactos Positivos 2023, que, anualmente, reconhece pessoas e organizações comprometidas com a transformação positiva da sociedade brasileira e global.

Filipe Guimarães, líder ESG e responsável pela área de Corporate Success do Cubo Itaú, que pela segunda vez sediou o evento, expressou seu entusiasmo pela oportunidade de acolher o Encontro Impactos Positivos. “O ecossistema de impacto tem tudo a ver com a nossa maneira de olhar para o ESG. Cubo é uma palavra que tem a ver com conexão, e não dá para falar de conexão sem olhar para impacto, para nossa ação além da tecnologia, considerando também o meio ambiente e a sociedade em geral”, declarou.

Já Philippe Figueiredo, analista de inovação e responsável pela coordenação da carteira de projetos de Negócios de Impacto Socioambiental e Sustentabilidade do Sebrae, parceiro de longa data do Prêmio Impactos Positivos, destacou a importância de reconhecer a ampla gama de atores envolvidos na promoção desse ecossistema no país. “É uma satisfação estar aqui mais uma vez, agora com uma visão mais ampliada da agenda de impacto, reconhecendo que ela é construída não apenas pelos empreendedores, mas também por uma série de outros atores, que têm papel fundamental no apoio a esse ecossistema de impacto no Brasil”, apontou.

Não por acaso, a inovação foi um dos temas que permeou toda a programação composta por diversos painéis organizados segundo os pilares ESG. Nas discussões, especialistas de diferentes setores exploraram os temas mais atuais desse campo, com ênfase em inclusão, economia do futuro e sustentabilidade, além da inovação.

O compartilhamento de experiências teve início com a apresentação de Guilherme de Almeida Prado, da Central da Visão, vencedora do Prêmio Impacto Positivo 2022 na categoria Negócios de Impacto. A empresa, que nasceu para ampliar o acesso a cirurgias oftalmológicas de baixa e média complexidade de qualidade, é um exemplo de como o impacto positivo pode ser a base de um negócio de sucesso.

Em seguida, foi realizado o painel Impacto Ambiental, que, conduzido pelo jornalista Rodrigo Piscitelli, da TV Cultura, promoveu uma discussão sobre o papel crucial dos governos e das empresas no combate às mudanças climáticas com Lucas Ramalho Maciel, diretor do Departamento de Novas Economias da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e com Marcio Astrini, diretor do Observatório do Clima.

A programação seguiu com o painel Inspiração – Transtorno de Déficit de Natureza, conduzido por Daniel Cady, nutricionista e impulsionador da agroecologia, que explorou a importância de reconectar as pessoas com a natureza e como pequenas ações podem gerar grandes impactos.

O conteúdo seguinte de Impacto Social, moderado pela jornalista Maria Clara Lopes, que abordou a questão da inclusão. A discussão contou com a participação de Tiago Reis, um dos criadores da Rybená, tecnologia assistiva de tradução de textos para Libras e voz, e Simone Catalan, co-gestora da Plataforma Caleidoscópio, que desenvolve o Jogo da Colaboração.

No painel de Impacto Governança, Roberta Coutinho, conselheira do Prêmio Impactos Positivos, liderou uma análise sobre finanças sustentáveis com a participação de Bianca Proença, do BNDES Garagem, e Livia Brando, da Vox Capital.

Por fim, a parte de Inovação Sustentável abordou como a Inteligência Artificial (IA) e a governança podem colaborar para solucionar desafios críticos relacionados a ESG, Segurança, Compliance e Risco. Alexandre Uehara, também conselheiro, conduziu a conversa com Andrea Paiva, da FIAP, e Barbara Olivier, da Tensegrity.

Depois dessa troca de conhecimento, foram anunciados os vencedores da 4ª edição do Prêmio Impactos Positivos 2023. Concorreram empresas e organizações que desenvolvem projetos e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade, contribuindo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Negócios de Impacto

Ideação:

Reflora (Horizonte, CE) – Plataforma para o planejamento de produção e renda de sistemas agroflorestais, voltada para restauração ecológica com ganhos econômicos em diferentes biomas.

Operação:

See U App (Arapiraca, AL) – Aplicativo que dá autonomia para pessoas cegas e com deficiência visual severa através da inteligência artificial, realidade virtual e ecolocalização.

Tração:

Bazar Social Carisma (Osasco, SP – Capacitação em corte e costura ágil que contempla, além da parte técnica, módulos de empreendedorismo feminino e sustentabilidade.

Ecossistema de Impacto

Dinamizadores:

Cinema Nosso (Rio de Janeiro, RJ) – Instituição sociocultural que democratiza a formação e produção audiovisual com inovação e novas tecnologias, gerando impacto social em jovens periféricos de todo o país. 

Comunidades:

Aventura em Construir (São Paulo, SP) – Instituição criada pela italiana Fondazione Umano Progresso (FUP) que promove o desenvolvimento territorial inclusivo, capacitando e acompanhando pequenos e microempreendedores periféricos e possibilitando acesso ao crédito para incentivar transformações socioambientais.

Médias e grandes empresas:

CAMP SBC (São Bernardo do Campo, SP) – Empresa fundada por rotarianos que, há mais de 40 anos, encaminha jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho.

Além de receber um troféu, todos os vencedores ganham consultorias, mentorias e outras ferramentas de conhecimento oferecidas pelos parceiros do prêmio para desenvolver suas atividades e ampliar ainda mais sua capacidade de trazer impacto positivo ao Brasil. Para Gisele Abrahão, idealizadora do prêmio, a iniciativa ressaltou a força do ecossistema de impacto nacional. “Recebemos 214 inscrições de norte a sul do país, de pessoas e empresas que estão impactando positivamente a sociedade e o nosso planeta, que estão transformando, regenerando, evoluindo nosso senso de bem comum”, disse.



Operações Compromissadas movimentam gestão de caixa

No mundo dos negócios, ser um bom administrador do capital da empresa dá suporte e garante um crescimento estável e saudável. Neste contexto, entram as operações compromissadas, uma alternativa para gerenciar o caixa da empresa no curto prazo.

Essas operações são uma espécie de aplicação financeira que tem chamado a atenção no Brasil, principalmente entre as grandes empresas.

Elas funcionam como uma espécie de “poupança” para o dinheiro que está parado, oferecendo a possibilidade de retirada diária e uma garantia de recompra, o que pode ser uma ótima opção para quem não quer deixar o dinheiro parado sem render nada.

Apesar de as instituições financeiras já oferecerem produtos parecidos desde 2016, era algo mais restrito. Agora, essa opção está disponível para um número maior de empresas, incluindo todas as que se enquadram como Pessoa Jurídica (PJ), o que amplia bastante as oportunidades de investimento no país.

Um dado a ser analisado é que, em 2021, a movimentação média mensal dessas operações foi de cerca de R$ 1,1 trilhões, segundo informações do Banco Central. Este dado aponta como esse tipo de operação tem ganhado espaço no mercado financeiro brasileiro.

Caio Schettino, CIO da Criteria Financial Group, destaca que “as operações compromissadas estão se tornando uma ferramenta valiosa para gerenciar o caixa das empresas, trazendo mais segurança e flexibilidade”.

Schettino ressalta que um ponto forte dessas operações é que elas não têm incidência de IOF, o que as torna uma escolha atraente para investimentos de curto prazo, especialmente quando comparadas a outras opções como CDBs, contas remuneradas e fundos DI, que têm esse imposto.

Quanto ao risco, o CIO aponta que é bom saber que, mesmo tendo como base produtos de crédito privado ou letras financeiras, elas têm a garantia da instituição que as oferece, trazendo uma camada extra de segurança para os investidores. Mas vale lembrar que elas não têm garantia do FGC.

Porém, ao se tratar de rentabilidade, essas operações oferecem um rendimento de 60% do CDI, podendo superar um CDB de 100% do CDI em aplicações de até 12 dias úteis. Ao ser comparado com uma conta remunerada, a operação pode ter uma rentabilidade ainda maior em prazos mais longos.

Schettino finaliza que “as operações compromissadas estão se mostrando uma ótima ferramenta para auxiliar na gestão de caixa das empresas brasileiras. Com a possibilidade de retirada diária e uma segurança extra, são uma ótima opção para empresas que querem fazer o dinheiro render sem abdicar da segurança ou flexibilidade”.

Além disso, o executivo destaca que contar com a orientação de especialistas ao explorar novas oportunidades de investimento garante decisões alinhadas com os objetivos traçados para o negócio empresa.

A Criteria Financial Group fornece serviços regulamentados pela CVM, abrangendo áreas como Crédito, Seguros, Câmbio e Fusões & Aquisições, entre outras.



Rotinas de backup ajudam a evitar ataques de ransomware

A proteção de dados e a segurança cibernética emergiram como prioridades tanto para indivíduos quanto para empresas. Uma pesquisa recente da Check Point Research (CPR) revela uma crescente ameaça, com 48 grupos de ransomware comprometendo mais de 2.200 vítimas globalmente no primeiro semestre de 2023. O Lockbit3, em particular, destaca-se como o mais ativo, registrando um aumento alarmante de 20% nas vítimas em relação ao mesmo período de 2022. Esta pesquisa também identifica o surgimento de novos grupos de ataques.

Ransomware é um tipo de software malicioso, chamado também de malware, que bloqueia os arquivos de uma empresa/sistema e, em seguida, exige um resgate para restauração desses arquivos. Os criminosos então exibem uma mensagem na tela da vítima informando que os arquivos foram bloqueados e que, para recuperar o acesso, é necessário pagar um resgate. Essa mensagem geralmente inclui instruções detalhadas sobre como fazer o pagamento, exigindo quantias exorbitantes para o resgate.

Refletindo a experiência de quem atua diariamente em ambientes de TI, Rafael Rocha, CEO do Grupo Prebianchi e especialista em Segurança da Informação e Distribuidor oficial do backup Iperius no Brasil, sublinha o desafio constante do mundo digital. Ele destaca que a quantidade de ataques e ameaças similares ao Ransomware está em constante crescimento, tornando medidas de segurança essenciais para preservar a integridade das informações empresariais internas e dos clientes. O empresário ainda ressalta que empresas de todos os portes enfrentam a perda de dados, a complexidade da segurança da informação e custos elevados relacionados a ferramentas de proteção, tais como backup e infraestrutura de segurança. Explica ainda que os ataques cibernéticos são desencadeados por arquivos e links maliciosos e podem não apenas bloquear o acesso a dados cruciais, mas também resultar em exigências de resgate substanciais. Além disso, violações à LGPD, a legislação responsável pela proteção de dados dos usuários, agravam ainda mais os danos. Para mitigar estes riscos, são essenciais medidas de cibersegurança, incluindo backup regular, softwares sempre atualizados, educação da equipe contra ameaças via e-mail, implementação de políticas de segurança e uso de softwares de proteção, como antivírus e firewall.

O Firewall, que em português literal significa “parede de fogo”, é um software de segurança de rede que monitora e controla os dados entre redes, permitindo ou bloqueando sites, e-mails e acessos com base em um conjunto de regras de segurança predefinidas pelos profissionais de TI. O objetivo principal dele é proteger uma rede privada, como a de empresas, contra acessos não autorizados, ameaças maliciosas e ataques cibernéticos.

Aline Ribeiro, especialista em Backup do Grupo Prebianchi, destaca a importância de ferramentas avançadas de proteção contra ransomware, que incluem detecção de atividade suspeita, isolamento de cópias de segurança e imutabilidade dos dados. Essas ferramentas desempenham um papel fundamental na segurança dos dados, na execução de rotinas de segurança e na prevenção de ataques cibernéticos. Ela ainda ressalta: “Escolher um parceiro de backup confiável para este fim é de importância vital para lidar com qualquer ataque cibernético. A prática mais significativa para proteger dados contra ransomware é manter rotinas regulares de backup. A garantia de que dados importantes são copiados e armazenados em locais seguros, preferencialmente em mais de um destino offline, permite a recuperação eficiente em caso de ataque, sem a necessidade de pagar resgates.”

Consciente da importância estratégica da proteção de dados e enfrentando desafios na organização de rotinas seguras, destacando a dificuldade em encontrar uma solução segura e acessível para otimizar as equipes de TI e monitoramento, o CEO Rafael ainda enfatiza a necessidade de implementar e manter estratégias eficazes de backup: “Essa prática não apenas reforça a segurança, mas também assegura a continuidade dos negócios em situações de incidentes inesperados, enfrentando desafios que vão desde a compatibilidade funcional até custos operacionais e execução eficiente. A configuração de backups em tempo real ou com intervalos regulares é fundamental para garantir a atualização constante e a proteção dos dados empresariais, minimizando perdas em casos de ataques cibernéticos.”

Para mais informações: https://backupiperius.com.br/



Estratégias digitais podem ajudar profissionais de saúde

De acordo com o Sebrae, atualmente, é crucial que profissionais de saúde estejam atentos a estratégias que fortaleçam sua presença online. Manter perfis ativos nas redes sociais, desenvolver um site para apresentar informações pertinentes, enviar newsletter digital, entre outros, são algumas das ferramentas fundamentais para o contexto de crescimento por buscas relacionadas à saúde na internet.

Resultados recentes da pesquisa “Saúde do Brasileiro – 2023”, conduzida pela Hibou, revelaram um panorama geral sobre os hábitos de busca de informações de saúde pela população. Conforme os dados, 45% dos brasileiros recorrem à internet em busca de informações relacionadas à saúde, cerca de 20% buscam informações por conta própria em sites de busca antes de procurarem ajuda profissional, enquanto 6% recorrem a plataformas de redes sociais à procura de orientação e esclarecimento. Tais números indicam o impacto da internet na busca por soluções relacionadas à saúde.

Segundo o especialista em marketing digital e cientista de dados da VKCF Soluções Digitais e do Guia do Ex Negativado, Fabrício Fernandes, “Ter uma presença digital bem estabelecida permite que os profissionais se conectem com um público mais amplo e, assim, alcancem clientes em potencial”. Fernandes ressalta a importância de os médicos estarem presentes nos ambientes digitais, fornecendo informações confiáveis e acessíveis para orientar os indivíduos em busca de orientação médica na internet.

Para Fabrício, além das estratégias apontadas pelo Sebrae, os profissionais da saúde também podem desenvolver métodos que aperfeiçoem a presença online. O especialista aponta a criação de site ou blog profissional e o uso de redes sociais como maneiras de atingir alcance expressivo.

Entretanto, o especialista em marketing digital, detalha as transmissões ao vivo e entrevistas para portais de notícias como estratégias fundamentais: “Participar de lives e discussões online é uma estratégia eficaz para profissionais de saúde melhorarem sua imagem, com vantagens como acesso direto ao público, demonstração de expertise e construção de credibilidade”, e adiciona: “participar de entrevistas em portais de notícias de saúde como, por exemplo, o SaúdeLAB, pode ser uma alternativa para trabalhar a imagem dos profissionais de saúde. Neste caso, é possível obter aumento da credibilidade, alcance de público mais qualificado e demonstrar expertise”.

Fabrício finaliza afirmando que ao adotar abordagens abrangentes e aprimoradas, os profissionais de saúde podem desempenhar um papel mais relevante no ambiente digital, promovendo uma técnica proativa para o bem-estar da população e estabelecendo conexões com pacientes em potencial.



NEC apresenta soluções com foco nas redes na Futurecom 2023

A NEC apresentou no Futurecom 2023, de 03 a 05 de outubro, em São Paulo (SP), seu portfólio local, que inclui as soluções de observabilidade e automação – aliados a uma grande fortaleza da companhia no Brasil, que é a experiência no campo dos serviços gerenciados. Para a formatação dessa solução, a NEC dispõe de tecnologias de parceiros, como é o caso das plataformas Cisco, junto à qual a multinacional japonesa mantém a posição de gold partner há mais de uma década no Brasil.

A observabilidade permite  conhecer a fundo o tráfego da rede e, assim, ter acesso, com previsibilidade, às informações de como essa infraestrutura irá se comportar em diferentes cenários é um grande trunfo para as empresas nos dias de hoje. 

De acordo com Eduardo Ribeiro, diretor de Redes da NEC para América Latina, esta é uma maneira de monitorar a rede do cliente e garantir que ele terá, no menor tempo possível, um raio-x completo com relação ao tráfego. “Nossa solução faz um monitoramento 24X7 da rede e é capaz de detectar se está ocorrendo alguma falha em qualquer um dos pontos da estrutura, avaliando o nível de impacto na aplicação”, enfatiza.

Ribeiro explica que com a observabilidade é possível medir o tempo de espera do cliente final em executar uma compra via e-commerce, por exemplo. “Esse é um ponto sensível hoje em dia, pois geralmente o consumidor não tolera períodos de espera na hora de concluir uma operação via Internet”.

Com a visibilidade proporcionada pela solução, as equipes de TI dos clientes ainda ganham celeridade no trabalho do dia a dia e têm à disposição relatórios completos gerados pelo time da NEC.

As operadoras e empresas estão optando pela implantação de plataformas de automação em suas redes em virtude das vantagens que esse tipo de tecnologia oferece, como a agilidade na entrega de serviços e na melhoria do ‘time to market’. Para compor essa oferta a NEC lança mão da tecnologia Crosswork Network Automation, da Cisco

Segundo informações publicadas na página da Cisco, de forma geral, as empresas que implementaram o Crosswork obtiveram benefícios mensuráveis, incluindo uma melhoria de 60% na eficiência do capital, uma melhor utilização de despesas operacionais em 66% e uma redução de 81% no tempo de implementação de um serviço.

Para Ribeiro, a automação é uma jornada, que pode começar na construção do serviço. Entretanto, o que tem sido muito comum nos dias de hoje são casos nos quais a solução é usada na remediação de problemas. “Há situações em que atuamos, inclusive, na segurança, criando lógicas que apoiam esse aspecto da rede. Na nossa concepção, a partir dessa instrumentação, começamos a desenvolver a lógica para apoiar o cliente na transformação digital pela qual ele está passando”, comenta o diretor.

Tendo em vista o DNA de serviço da NEC e sua vocação para um atendimento de total suporte ao cliente, a empresa disponibiliza também nessa solução a opção de customizar a interface que reúne as aplicações. A segurança cibernética, por sua vez, é mais um fator que está intrinsecamente dentro do escopo das ofertas da NEC, que a considera fundamental desde a concepção de seus negócios. “Encaramos a cibersegurança de forma horizontal, o que significa que ela atravessa e está presente em todo nosso portfólio”, finaliza Ribeiro.

 



Robótica é diferencial na educação de jovens brasileiros

Cada vez mais, as práticas de robótica ganham relevância como ferramenta educacional no Brasil, estimulando inovação, criatividade e a experimentação no contexto escolar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 26,7% das escolas públicas e privadas brasileiras oferecem alguma atividade relacionada à robótica. A curva de crescimento, ainda que acentuada, mostra que há potencial para maiores ciclos de expansão no curto prazo. E o aprendizado em sala de aula tem sido impulsionado pela participação dos estudantes em competições nacionais e internacionais.

Um exemplo de uma iniciativa bem-sucedida acontece no estado de Pernambuco, por meio da parceria entre o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Neste ano, os integrantes da equipe RobôCIn, da UFPE, foram bicampeões na modalidade SSL (Small Size League) da RoboCup 23. A competição foi realizada na cidade de Bordeaux, na França, e contou com participantes de diversos países do mundo.

Como o ITEMM é parceiro do CIn da UFPE há alguns anos, com a prestação de consultoria para os estudantes que integram a equipe RobôCIn, os alunos conseguem vivenciar uma verdadeira troca de conhecimentos na área de inovação, contribuindo para o avanço do projeto desenvolvido pelos estudantes ao longo dos anos.

“Buscamos fomentar a educação aliada com projetos de inovação e tecnologia. Esse trabalho que fazemos juntos aos estudantes da UFPE, com a equipe do ITEMM atuando como consultora para a equipe do RobôCIn, comprova como o incentivo e uma educação de qualidade pode transformar a realidade de diversos jovens. O resultado obtido por eles na RoboCup ratifica a importância dessa parceria”, destaca o diretor executivo do ITEMM, Spartacus Pedrosa.

Avanço da robótica

Segundo um estudo da Federação Internacional de Robótica, divulgados no relatório World Robotics 2022, mais de 517 mil robôs industriais foram instalados em fábricas de todo mundo só no ano de 2021. O resultado mostra um crescimento importante da ordem de 31% em relação ao mesmo período de 2020.

No Brasil, as indústrias das áreas de alimentos e bebidas, metalmecânica e eletrônica são as que possuem maior destaque na utilização da automação. Diante desse cenário, com a ampliação de oportunidades para os estudantes brasileiros será possível torná-los cada vez mais capacitados diante do mercado de trabalho. Para isso, a parceria com empresas que investem em um ensino diferenciado e voltado para novas tecnologias, como a robótica, além de incentivos a competições de nível nacional e internacional, se torna um fator decisivo para esse avanço. 



Startup desenvolve solução para combater o jabá na música

No cenário atual da música independente brasileira, têm surgido soluções digitais inovadoras, exemplificadas pelos “hubs de curadoria musical”. Essas plataformas digitais servem como espaços estratégicos de interação entre artistas e profissionais da curadoria musical. Esses hubs são apontados como potenciais contribuintes para a redução do fenômeno conhecido como “jabá” na indústria musical, devido à sua natureza mais acessível.

O processo de utilização dessas plataformas inicia-se com o registro de artistas e curadores, possibilitando o compartilhamento de informações musicais. Isso viabiliza o envio de músicas por parte dos artistas aos curadores profissionais, que, por sua vez, têm a possibilidade de avaliar e, quando pertinente, promover as novas músicas em seus meios de divulgação.

Mas o que é o “jabá”?

A prática conhecida como “jabá” tem sido há muito tempo um tema de debate. Esta prática envolve a promoção de músicas em rádios e plataformas de streaming mediante pagamento, visando garantir maior visibilidade e reprodução para determinadas músicas. Questões sobre autenticidade artística e diversidade no cenário musical frequentemente surgem, dado que as escolhas são muitas vezes influenciadas por interesses financeiros. 

Nos últimos anos, essa prática ganhou nova versão com a chegada das plataformas de streaming. Agora, os usuários compram espaços em playlists para obter um grande número de streamings. Segundo matéria veiculada pelo site G1, Sucesso fake: Músicos Fraudam Números de Streaming Usando Robôs e Jabá 2.0, após denúncias nos Estados Unidos, em 2015, o Spotify proibiu os usuários de aceitarem dinheiro ou qualquer outra compensação para incluir músicas em playlists. Ainda nesta matéria, o Spotify declarou que passou a investir pesadamente em tecnologia de detecção de fraude aprimorando o monitoramento para detectar atividades fraudulentas que vão contra as diretrizes da plataforma. 


O papel dos hubs de curadoria musical: inovação digital para fugir do jabá 2.0

Uma iniciativa brasileira criou um ecossistema musical onde artistas independentes têm a oportunidade de se conectar com uma variedade de curadores da indústria musical brasileira. Esse sistema visa promover o reconhecimento e a promoção do talento artístico com base na qualidade, em vez de recursos financeiros, segundo seus fundadores. Essa abordagem está causando impacto na indústria e gerando expectativas em relação ao futuro dos artistas independentes.

O fundador do Divulguei, Paulo Nepomuceno, explica que “a plataforma funciona como um hub, uma forma de encontrar curadores, facilitando a busca do artista que, muitas vezes, não tem grana para contratar um assessor de imprensa. A ideia é dar independência para o artista escolher o curador que tem a ver com o seu som, permitindo o envio da sua música”. Ele afirma, ainda, que “a plataforma foi concebida para dar a oportunidade dos artistas realizarem divulgações sem o acréscimo do famoso jabá”. 

Ao se cadastrar na plataforma, o artista encontrará curadores de playlists, influenciadores digitais, blogueiros, jornalistas, rádios e curadores de festivais. Para a artista Bárbara Silva, os hubs de curadoria musical “oferecem a oportunidade de ampliar seu alcance e conquistar novos públicos, pois concede ao artista independente, que não tem muitos recursos financeiros, nem patrocínio de grandes empresários, a oportunidade de terem sua música compartilhada”. 

 

Autonomia para os curadores

Essas plataformas concedem autonomia para que seus curadores possam decidir se desejam ou não divulgar uma música. Essa autonomia se destaca como uma das características principais desse tipo de serviço, já que, nesse cenário, as músicas são avaliadas e promovidas com base, segundo seus criadores, em critérios como qualidade da produção, da composição musical, arranjo e performance. Além disso, os artistas recebem feedbacks desses profissionais, orientando-os em sua carreira artística. 

Na opinião dos curadores da Vitrola Play, “todos só se beneficiam dessas novas tecnologias. É muito importante que os curadores e artistas entendam que realizar uma circulação musical de forma justa e dentro das diretrizes das plataformas digitais é a maneira mais eficaz de não ter problemas futuros” e afirmam, ainda, “ter autonomia de podermos escolher o que iremos divulgar nas nossos listas é de extrema importância para não caracterizar jabá ou para não ir contra as diretrizes do Spotify, além de manter a qualidade das listas”. 

Já sobre a prática de pagar por usuários falsos, os curadores afirmam que “hoje há muitas formas das playlists crescerem sem precisar recorrer a compra de usuários falsos. É o caso do tráfego pago, por exemplo, que utilizado da forma correta, pode trazer muitos seguidores para suas playlists, dando ao artista a possibilidade de realmente ser ouvido por público real”. 

À medida que novas alternativas ganham força no cenário musical brasileiro, a esperança é que práticas consideradas controversas na música possam ser combatidas. Ao passo que músicos e curadores adotam novas soluções e os ouvintes descobrem novos talentos de forma mais orgânica, a indústria da música se afasta gradualmente de práticas de pagamento por visibilidade. 



Mais de 700 mil empresas fecham no 2º quadrimestre do ano

O último boletim do Mapa de Empresas, levantamento feito pelo governo federal e divulgado no último 26 de setembro, mostrou que 738.190 empresas foram encerradas no segundo quadrimestre de 2023. Em comparação com o primeiro quadrimestre do ano, o número teve um pequeno recuo, de 0,1%. Entretanto, em relação ao mesmo período do ano passado, o percentual é 19,8% maior. Já o saldo de empresas abertas no segundo quadrimestre chegou a 1.382.708.

A maior parte das empresas fechadas são de micro e pequeno porte, sendo a maioria de microempreendedores individuais. Um estudo divulgado pelo Sebrae no início do ano mostrou que a taxa de sobrevivência das micro e pequenas empresas é de cerca de cinco anos. Entre os principais motivos do encerramento das atividades está a falta de planejamento do negócio. Dos entrevistados, 17% disseram não ter feito nenhum planejamento e 59% afirmaram ter feito para no máximo seis meses.

Com mais de 13 anos de experiência em administração de empresas, o gerente de negócios Juan Carlos Ormachea Reynoso chama atenção para o planejamento não apenas do negócio em si, mas para cada novo lançamento feito pela empresa, aliado a um planejamento de vendas que possa trazer resultados para todo esforço de inovação, uma característica indispensável para empresas que querem continuar em atividade.

Segundo o especialista, a estruturação de lançamento de novos produtos é um dos principais desafios de empreendedores, principalmente onde há muita concorrência. “Os empresários precisam parar para pensar hoje em dia sobre a sequência correta para ter um planejamento de lançamento de um produto de sucesso. Isto nos leva naturalmente a fazer algo que a grande maioria não faz, que é o dever de casa de estudar a fundo o mercado e começar a entender a real demanda”, diz.

Ormachea explica que é preciso analisar se o cliente entende a proposta do novo produto e qual o tempo necessário para se adaptar a essa inovação. “Muitas vezes o produto está destinado a ser um sucesso revolucionário, mas quando chega ao mercado sem um estudo extenso de viabilidade, o fracasso vem”, atesta, comentando o exemplo de uma empresa que criou patinetes para auxiliar na mobilidade urbana, sem atentar para um estudo de mercado que demonstrasse que o público-alvo pagaria o valor proposto e sem verificar se haveria regulamentação para aquele tipo de produto, o que levou a empresa à falência.

Especialista indica 7 fatores que precisam ser observados antes de lançar um novo produto

Com experiência na criação e expansão de novos negócios, Juan Carlos Ormachea Reynoso costuma aconselhar empresários e empreendedores a observarem sete fatores que podem contribuir para o sucesso no lançamento de um novo produto e, consequentemente, para o sucesso da empresa como um todo.

Segundo ele, o primeiro deles é o investimento em sólida e detalhada pesquisa de mercado, que vai servir de base para todas as decisões subsequentes. “Essa pesquisa precisa incluir a identificação do público-alvo, análise da concorrência, compreensão das tendências do setor e avaliação das necessidades não atendidas”, informa.

O segundo fator é definir objetivos claros e mensuráveis, que posteriormente vão ajudar a avaliar o sucesso do lançamento. Entre essas métricas de avaliação estão metas de vendas, participação de mercado e conscientização da marca.

Estratégia de marketing abrangente é o terceiro fator que deve constar no planejamento de lançamento de um novo produto no mercado. De acordo com Ormachea, isso engloba a escolha dos canais de marketing, o desenvolvimento de mensagens e materiais de marketing, a alocação de recursos e a criação de um plano de ação. “O marketing deve começar antes do lançamento e continuar após ele. Hoje nosso mercado trabalha muito com divulgação mediante Whatsapp Business e anúncios nas redes sociais”, exemplifica.

O quarto fator é o desenvolvimento de produto aperfeiçoado, que consiste em aprimoramento seguindo estimativas de aceitação do mercado. O gerente de negócios Juan Carlos Ormachea ressalta que o produto precisa atender às necessidades do mercado e oferecer qualidade e diferenciação em relação à concorrência. Para isso, é preciso investir em testes rigorosos, prototipagem e feedbacks dos clientes ainda no estágio de desenvolvimento do produto.

Já o quinto fator refere-se ao treinamento das equipes de vendas, que possuem um papel fundamental no sucesso do lançamento. “É preciso fornecer treinamento adequado para que os vendedores possam transmitir eficazmente o valor do produto aos clientes. Este passo é importante na sua essência, pois a empresa pode ter o melhor produto do mundo, porém se não saber comunicar o valor dele, não conseguirá atingir as metas propostas”, ressalta.

O sexto e o sétimo fatores tratam de testes, avaliação e melhoria contínua do produto. O especialista em negócios enfatiza que é essencial acompanhar o desempenho do produto após o lançamento, coletar feedbacks dos clientes, além de avaliar o que deu certo ou não e investir em melhoria contínua. “É importante usar as lições aprendidas para aprimorar o planejamento de lançamentos futuros. Isto dará à empresa uma sequência de atuação que vai poupar muito tempo e recursos em próximos lançamentos”, conclui.



Falta um mês para o Rio Freestyle Motocross 2023

O Rio Freestyle Motocross volta ao Rio de Janeiro (RJ) no dia 18 de novembro para a segunda edição da competição internacional, com pilotos estrangeiros e brasileiros para uma prova de saltos e manobras radicais sobre duas rodas. Mais uma vez, a Arena Jeunesse será a sede desse evento indoor, totalmente coberto.

Os ingressos para o Rio Freestyle Motocross estão disponíveis pelo site www.ticket360.com.br. São duas opções de arquibancadas: Nível 3, que custa R$ 60 a inteira e R$ 30 a meia-entrada; Nível 1, por R$ 80 a inteira e R$ 40 meia. O valor do camarote é R$ 120 por pessoa.

Quem for à Arena Jeunesse vai ver de perto dois principais nomes do Freestyle Motocross do mundo: os japoneses Taka Higashino, três vezes medalha de ouro no X-Games, e Genki Watanabe, o “Wanky”, três vezes medalha de prata no X-Games. Eles foram campeão e vice da edição 2022. Além deles, estão confirmados na disputa o pentacampeão brasileiro de Freestyle Motocross, Fred KyrillosJeff Campacci, atual campeão do Arena Freestyle Show e Marcelo Simões, campeão mundial de best whip (melhor entortada).

O Rio Freestyle Motocross encerra o calendário do Arena Freestyle Show, que é válido pelo Campeonato Brasileiro de Freestyle Motocross. Fred Kyrillos é o líder após vencer as duas primeiras rodadas. “Estamos a um mês do evento, com a nossa equipe trabalhando a mil por hora para proporcionar um show ao público apaixonado por adrenalina e por esse esporte. Fizemos dois grandes eventos na temporada, em Caraguatatuba e Ilhabela, com arquibancadas lotadas. Esperamos que na cidade maravilhosa também seja sucesso. Como a competição é indoor, o público pode garantir os ingressos, que a chuva não vai atrapalhar”, ressalta o organizador Carlinhos Romagnolli.

Para esta final, a estrutura da Arena Jeunesse terá capacidade para receber cerca de 10 mil pessoas, nas arquibancadas e camarotes. As rampas de lançamento e recepção utilizadas nas manobras são de última geração. As disputas estão divididas em três rodadas: quartas de final, semifinal e final, com as manobras avaliadas por juízes profissionais homologados, que consideram como critérios dificuldade, execução, estilo e variedade. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV e pelo YouTube Arena Live Brasil.

Serviço:
Rio Freestyle Motocross

Data: 18 de novembro de 2023 (sábado)
Local: Arena Jeunesse

Endereço: Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Ingressos: www.ticket360.com.br

Arquibancada Nível 3 – R$ 60 inteira e R$ 30 meia-entrada
Arquibancada Nível 1 – R$ 80 inteira e R$ 40 meia-entrada
Camarote – R$ 120 por pessoa
Mais informações: @riofreestylemotocross

Programação Rio Freestyle Motocross
17h – Abertura dos portões

18h – Sessão de autógrafos

19h – Abertura oficial
19h30 – Início das apresentações
22h – Encerramento

Calendário Arena Freestyle Show
29 de julho – Caraguatatuba (SP)
16 de setembro – Ilhabela (SP)
18 de novembro – Rio de Janeiro (RJ)



Empresas do varejo se unem e criam “Projeto para a Nação”

Com o objetivo de ajudar na condução de pesquisas, desenvolvimento de estratégias, implementação de iniciativas e monitoramento na execução de projetos, 19 entidades e associações do varejo assinaram um documento denominado “Projeto para a Nação” durante o Latam Retail Show, organizado no final do mês de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo.

De acordo com os organizadores do “Projeto para a Nação”, que representa mais de 600 mil empresas do segmento do varejo, as propostas vão desde simplificação tributária a revisão de programas sociais.

“Trata-se de uma plataforma com 15 propostas nas áreas de economia, tributação, educação e bem-estar social, cujo objetivo é o de ser um roteiro sólido para o progresso econômico e social do Brasil”, explica Marcos Saad, um dos fundadores da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls) – uma das signatárias do documento.

Além da ABMalls, as entidades que assinaram o projeto são ABComm, ABEVD, ABF, Abiesv, Abit, ABMalls, ABMapro, Abióptica, Abrasel, ABVTEX, Afrac, ANR, CACB, CNDL, IDV, IFB, Lide, MBC e Sindusfarma.

Algumas das propostas de curto prazo sugeridas pelo documento incluem a simplificação tributária e a revisão dos programas sociais, com o objetivo de “desestimular a informalidade e aumentar a ocupação”. Além disso, o documento pede a simplificação regulatória e reforma do judiciário, para a celeridade de processos e aumento da confiança externa.

O site do projeto informa que, desde o início do ano de 2023, um grupo de entidades ligadas ao comércio, varejo e consumo já vinha se reunindo para desenvolver algumas dessas ações.

São 15 as propostas trazidas pelo documento, incluindo ampliação do acesso ao crédito para consumidores e empresas em bases competitivas, simplificação tributária, redução da cumulatividade e da informalidade e diversificação da matriz logística nacional com o apoio da iniciativa privada.



ABO-SP chama a atenção para a saúde bucal dos idosos

O Brasil, como muitos outros países, passa por uma significativa mudança demográfica com o envelhecimento da população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida aumenta. De acordo com os dados da Tábua Completa de Mortalidade, de 2021, divulgados pela entidade em novembro de 2022, o número subiu de 76,8 para 77 anos de vida em comparação com 2020. Entretanto, a longevidade traz consigo desafios específicos, principalmente para a área da saúde.

Com o aumento da expectativa de vida, mais pessoas enfrentam condições que requerem tratamento contínuo, o que pode comprometer a assistência médica pública. Além disso, a multimorbidade, onde indivíduos têm mais de um problema de saúde crônico, torna o tratamento mais complexo. A necessidade de cuidados de longo prazo e a acessibilidade a serviços de saúde de qualidade também são preocupações governamentais, enquanto a promoção da saúde e a prevenção de doenças se tornam imperativas para enfrentar os desafios.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Odontologia de São Paulo (ABO-SP), Mario Cappellette Jr., é essencial que a Saúde Pública esteja preparada para reconhecer e abordar essas questões, incluindo a área da odontologia, onde enfatiza a carência de profissionais no serviço público e a dificuldade de acesso aos cuidados pela população.  

“À medida que a população envelhece, é vital prestar cuidados bucais adequados para os idosos. Por desconhecimento, falta de informação e de acesso ao atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, o acompanhamento odontológico na terceira idade tende a ser negligenciado. Por esse motivo, problemas como perda de dentes, boca seca, doenças gengivais e até câncer oral podem se tornar mais prevalentes com a idade”, afirma.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda de dentes afeta a qualidade de vida dos idosos e prejudica sua capacidade de mastigar, falar e sorrir. Além disso, problemas bucais podem influenciar condições médicas crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Cappellette enfatiza que a prevenção é a chave para manter a saúde bucal por toda a vida. “É essencial que os idosos continuem visitando o cirurgião-dentista regularmente para exames odontológicos, limpezas e tratamentos preventivos. Além disso, a conscientização sobre a importância de manter uma boa higiene bucal em casa é crucial.

O cirurgião-dentista ainda assegura que, com o apoio dos profissionais da odontologia e iniciativas de educação pública, o Brasil pode enfrentar os desafios específicos de saúde bucal associados ao envelhecimento e garantir que os idosos desfrutem de uma melhor qualidade de vida e bem-estar geral. “A Associação Brasileira de Odontologia de São Paulo (ABO-SP) está comprometida em promover a saúde bucal em todas as faixas etárias, fornecendo informações e recursos para o público em geral e trabalhando em estreita colaboração com profissionais de odontologia para atender às necessidades específicas de todos, especialmente dos idosos”, finaliza Cappellette.



Moody’s conquista a melhor classificação no Chartis RiskTech100 2024

Pelo segundo ano consecutivo, a Moody’s garantiu o primeiro lugar na classificação geral no relatório anual Chartis RiskTech100®, o estudo mais abrangente dos principais fornecedores mundiais de tecnologia de risco e conformidade.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231019608182/pt/

A classificação máxima reconhece a estratégia corporativa da Moody’s de fornecer uma visão de 360 graus do risco usando uma combinação inigualável de dados, análises e percepções fornecidas por meio de soluções que atendem às necessidades dos clientes. A Moody’s está em uma posição única para atender a essas necessidades dos clientes e tem o compromisso de investir e inovar para permanecer na vanguarda da tecnologia de risco.

“Em um mundo complexo em que os riscos estão cada vez mais interconectados, nossos clientes buscam crescimento e resiliência“, disse Stephen Tulenko, presidente da Moody’s Analytics. “Conquistar o primeiro lugar neste prestigioso ranking da Chartis reflete nossa abordagem inovadora para ajudar os clientes a compreender os riscos, enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.”

Além de conquistar a posição geral mais alta, a Moody’s venceu em 10 categorias distintas:

  • Estratégia

  • Funcionalidade

  • Bancos

  • Seguros

  • Risco climático

  • Crime financeiro – Dados

  • Dados de crédito – Atacado

  • Dados de crédito – Obrigações de empréstimos garantidos (CLO)

  • Risco de crédito para a carteira bancária

  • Perdas de crédito esperadas atuais (CECL)

“A melhor classificação da Moody’s é uma prova da força e da liderança da empresa em tecnologia de risco“, disse Sidhartha Dash, pesquisador-chefe da Chartis Research. “Os melhores dados e análises da categoria, a amplitude da cobertura de riscos e a participação no mercado impulsionam seu sucesso contínuo. A Moody’s continua a oferecer soluções de risco integradas líderes de mercado que ajudam empresas de setores como serviços financeiros, seguros e corporações a identificar e abordar riscos multidimensionais.”

Os vencedores de 2024 do principal relatório da Chartis Research, o RiskTech100, são selecionados por meio de um processo de quase um ano de briefings de fornecedores e discussões com compradores e usuários finais de tecnologia de risco. Os diretores de pesquisa e analistas líderes da Chartis Research tomaram então as decisões finais.

A Chartis Research é a principal provedora de pesquisa e análise sobre o mercado global de tecnologia de risco. Seu objetivo é apoiar empresas que impulsionam o desempenho empresarial por meio da melhoria da gestão de risco, governança corporativa e conformidade. A Chartis se esforça para ajudar os clientes a tomar decisões informadas sobre tecnologia e negócios, fornecendo análises aprofundadas e conselhos práticos sobre praticamente todos os aspectos da tecnologia de risco.

Para obter mais informações sobre inovação e tecnologia da Moody’s, acesse Moodys.com/Innovation.

SOBRE A MOODY’S CORPORATION

A Moody’s (NYSE: MCO) é uma empresa global de avaliação de risco integrada que capacita as organizações a tomar melhores decisões. Seus dados, soluções analíticas e percepções ajudam os responsáveis pela tomada de decisões a identificar oportunidades e gerenciar os riscos de fazer negócios com terceiros. Acreditamos que maior transparência, decisões mais fundamentadas e acesso justo às informações abrem as portas para o progresso compartilhado. Com cerca de 14.500 funcionários em mais de 40 países, a Moody’s combina presença internacional com conhecimento local e mais de um século de experiência nos mercados financeiros. Saiba mais em moodys.com/about.

Fonte: Moody’s Corporation Investor Relations

Ticker: MCO

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20231019608182/pt/1919536/19/chartis_risktech100_number_one_and_rising_%281080p%29.mp4
Contato:

Para Moody’s:

SHIVANI KAK

Relações com Investidores

+1 212-553-0298

Shivani.Kak@moodys.com

OU

JOE MIELENHAUSEN

Comunicações

+1 212-553-1461

Joe.Mielenhausen@moodys.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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