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Empresa de tecnologia apoia evento sobre futuro da educação

No dia 21 de setembro, o Espaço Samsung, em São Paulo, sediou a Conferência Educação do Amanhã. O evento ocorreu durante o dia todo e teve a participação de mantenedores e executivos de instituições educacionais, com o apoio de empresas como Samsung SDS e Google for Education.

Centrados no tema “A aprendizagem inovadora e inteligência de dados na educação”, as palestras, painéis de discussão e sessões de networking tinham como objetivo colocar os participantes em contato com inovações para a transformação educacional e capacitá-los para a tomada de decisões assertivas em relação às demandas da chamada “educação do futuro”.

Líderes de instituições de ensino e especialistas em tecnologia participaram do evento, trazendo contribuições das duas áreas em um ambiente de exploração dos desafios propostos pelo futuro da educação. Dentro deste cenário apresentado, destacou-se a presença de profissionais da Samsung SDS que atuam na área de soluções tecnológicas para o setor da educação. 

“A educação do amanhã enfrenta desafios que também podem ser superados com a junção da tecnologia e processos de aprendizagem”, explica Felipe Guimarães, head de vendas e marketing da Samsung SDS. “Neste sentido, a presença de líderes educacionais e palestrantes que abordaram estas temáticas neste evento foi de fundamental importância para a formulação de ideias que possam ser convergentes à educação do futuro que almejamos”, completa.

O evento teve a participação de personalidades influentes na área da educação enquanto palestrantes, como o cofundador do canal Manual do Mundo, Iberê Thenório; a head da Google Cloud for Education, Talita Nakano; e o treinador esportivo Hugo Daibert, antigo treinador do Bruno Soares, ex-tenista brasileiro que já chegou a conquistar o título de melhor do mundo. Bruno, inclusive, fez uma aparição surpresa e participou da palestra com Hugo.

Esta foi a primeira edição da conferência, que abordou temas como o desenvolvimento de projetos com tecnologia nas escolas. 

Profissionais de diversas instituições de ensino puderam se inscrever para participar do evento até o dia 15 de setembro. O objetivo da realização do evento é, segundo os organizadores, traçar caminhos para que as instituições de ensino “possam impactar e inovar logo em 2024”.

Para saber mais, basta acessar https://conteudo.inicie.digital/conferencia-educacao-do-amanha



Balança tem superávit de US$ 2,4 bi na 3ª semana de agosto

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na terceira semana de agosto, a balança comercial brasileira registrou exportações de US$ 7,3 bilhões e importações de US$ 4,9 bilhões, resultando em um superávit comercial de US$ 2,4 bilhões no período.

A média diária de exportações até a terceira semana de agosto aumentou 5,9% quando comparada ao mesmo período do ano anterior. O setor da agropecuária foi o que mais impulsionou a alta, com crescimento de 15,2% (US$ 43,95 milhões) nas exportações, seguido pela indústria extrativa, com avanço de US$ 39,93 milhões (13,1%).

Já em relação à média diária de importações até a terceira semana de agosto, se comparada ao mesmo período de 2022, houve queda de 18,4%, com redução de US$ 8,17 milhões no setor da agropecuária, de US$ 191,2 milhões no setor da indústria de transformação e de US$ 11,44 milhões no setor da indústria extrativa.

Segundo Rosa Amador, diretora comercial da Samsung SDS Logistics, o momento está favorável aos processos de exportações devido à demanda global por produtos produzidos no Brasil. “Além disso, as tarifas de frete estão competitivas e com excelente flexibilidade nos prazos de entrega”, ressalta.

Logística no Comércio Exterior

De acordo com a pesquisa “Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras”, desenvolvida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), A competitividade das exportações brasileiras é prejudicada por uma série de entraves ligadas à logística, como o “custo do transporte internacional”, as “elevadas tarifas cobradas pelas administrações portuárias”, o “custo do transporte doméstico” e as “elevadas tarifas cobradas por aeroportos”. 

Atuando dentro deste segmento, a Samsung SDS do Grupo Samsung, oferece serviços de logística internacional avançada por meio da Cello Square, plataforma de logística integrada, que abrange todos os processos logísticos, incluindo transporte internacional, desembaraço aduaneiro e transporte doméstico.

“A Cello Square digitaliza as operações de logística internacional, oferecendo suporte aos clientes nos processos diários de importação e exportação”, explica Rosa Amador.

Entre as principais funcionalidades da Cello Square, segundo a diretora comercial, destacam-se as cotações instantâneas e personalizadas feitas em até 48 horas, gestão dos embarques e tracking em tempo real, solicitação de booking on-line e relatórios para controle de emissão de dióxido de carbono.

Para saber mais sobre como digitalizar operações, basta acessar Cello Square 



A Alphawave Semi obtém certificação Great Place to WorkⓇ Certification™ para 2023-24

A Alphawave Semi (LSE: AWE), líder global em conectividade de alta velocidade para a infraestrutura tecnológica do mundo, anunciou hoje seu status como um excelente local de trabalho certificado no Canadá, Índia, Israel, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos. Este é o segundo ano consecutivo em que a empresa é certificada no Canadá e nos Estados Unidos, adicionando mais quatro países em 2023.

A certificação ocorre logo após um ano de rápido crescimento para a Alphawave Semi, durante o qual a empresa mais que quadruplicou seu número de funcionários, aumentou sua receita em mais de 100% em relação ao ano anterior e continuou fornecendo tecnologia líder do setor para seus clientes globais.

Para ser um excelente local de trabalho Certified™, os funcionários devem enviar um feedback válido ao Great Place To Work – a autoridade global em cultura de local de trabalho. Os locais de trabalho qualificados demonstram que pelo menos 65% dos funcionários concordam, na pesquisa Trust Index™, que o local onde trabalham é genuinamente um ‘great place to work’, em português, ‘um ótimo lugar para trabalhar’.

Quando pesquisados e os resultados analisados pela metodologia rigorosa baseada em dados For All™ do Great Place to Work™, 80% dos funcionários disseram que a Alphawave Semi é um ‘ótimo lugar para trabalhar’, com 87% relatando que têm orgulho de trabalhar na Alphawave Semi e 95% relatando que são tratados de forma justa, independentemente de gênero, sexo ou raça.

“Estamos orgulhosos de sermos nomeados um excelente local de trabalho Certified™ no Canadá, Índia, Israel, Taiwan, Reino Unido e EUA”, disse Maia Jones, vice-presidente de recursos humanos da Alphawave Semi. “Fomentar uma cultura que prioriza a engenharia, que promove a diversidade e o desenvolvimento profissional contínuo, sempre foi nossa prioridade em meio ao rápido crescimento eàexpansão global. Ter nossos próprios funcionários nos certificando como um ‘ótimo’ local de trabalho mostra que nosso compromisso está valendo a pena.”

“Parabenizamos a Alphawave Semi pela conquista de sua certificação”, disse Benedict Gautrey, diretor administrativo do Great Place to Work® UK. “As organizações que colocam a experiência do funcionário no centro de seus negócios ganham a confiança de seus funcionários e, por sua vez, são realmente capazes de construir uma ótima cultura de local de trabalho que oferece excelentes resultados comerciais.”

Sobre a Alphawave Semi

A Alphawave Semi é líder global em conectividade de alta velocidade para a infraestrutura tecnológica do mundo. Diante do crescimento exponencial de dados, a tecnologia da Alphawave Semi atende a uma necessidade crítica: permitir que os dados viajem mais rapidamente, com mais confiabilidade e com melhor desempenho e menor consumo de energia. Somos uma empresa de semicondutores verticalmente integrada, e nossos produtos de IP, silício personalizado e conectividade são implantados por clientes globais de primeira linha em data centers, computação, redes, IA, 5G, veículos autônomos e armazenamento. Fundada em 2017 por uma equipe técnica especializada com um histórico comprovado em licenciamento de IP de semicondutores, nossa missão é acelerar a infraestrutura crítica de dados no coração do nosso mundo digital. Para saber mais sobre a Alphawave Semi, acesse: awavesemi.com

Sobre o Great Place to Work®

O Great Place to Work® é a autoridade global em cultura de local de trabalho. Desde 1992, eles pesquisaram mais de 100 milhões de funcionários em todo o mundo, usando essas percepções profundas para definir o elemento que torna um local de trabalho excelente: A confiança. O Great Place to Work® UK ajuda as organizações a quantificar sua cultura e a produzir melhores resultados de negócios, criando uma experiência de trabalho de alta confiança para todos os funcionários. Tudo o que eles fazem é orientado pela missão de construir um mundo melhor, ajudando todas as organizações a se tornarem realmente um ‘ótimo lugar para se trabalhar’. Para saber mais, acesse www.greatplacetowork.co.uk.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Gravitate PR para Alphawave Semi

alphawave@gravitatepr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



CASACOR Brasília conta com a participação da Cosentino

A CASACOR Brasília acontece de 1º de setembro a 5 de novembro, sob o tema “Corpo & Morada”, na Arena BRB Mané Garrincha, mesmo local que abrigou a mostra no ano passado, mas nesta edição apresenta acessos e áreas inéditos.

Estreante na CASACOR, Mariana Zuhause assina o ambiente Joalheria. Tal qual uma galeria de arte, o espaço de 41m² foi projetado para refletir  as peças expostas. A iluminação realça as joias, permitindo que todas brilhem como uma obra de arte. O ambiente mistura o estilo clássico presente nos mármores e tons dourados com o geométrico encontrado nos espelhos e papéis de parede. No piso, um mosaico único, criado para a própria joalheria.

Para compor a bancada da joalheria, a arquiteta elegeu o Silestone® Et marquina, que faz parte da coleção Eternal. Evocando o Marquina, mármore espanhol de cor preta, esta criação apresenta um fundo preto com detalhes brancos e nuances que surgem à superfície. A marmoraria Área Pedras assina a execução da peça.

Integração e conectividade marcam o espaço Casa Claro, assinado pelos arquitetos Ney Lima Walléria Teixeira. Com 180m², a dupla apresenta uma casa transformada pela tecnologia. Os principais diferenciais são o layout fluido, o mobiliário de design brasileiro e as obras de arte de artistas brasilienses, como Raylton Parga. Há o uso de materiais sustentáveis como iluminação em LED e uso de automação energética.

Os profissionais escolheram o Dekton® Micron, que faz parte da coleção Kraftizen, e o aplicaram na bancada da cozinha. A execução da peça ficou a cargo da Claramar. A coleção Dekton®️ Kraftizen é uma homenagem aos mestres artesãos e às técnicas que aperfeiçoaram ao longo dos séculos.

Em sua segunda participação na CASACOR, Daniele Franco assina o Loft Casablanca. Concebido para trazer leveza, fluidez e aconchego à morada, o ambiente de 140m² se propõe a refletir sobre o momento pós-pandemia. O mobiliário disponível conta com peças de design clean e levemente arredondadas, que misturam o contemporâneo e o clássico em um só local, marca registrada da arquiteta. Entre os destaques do projeto estão os papéis de parede exclusivos que atuam como revestimento.

Para compor a bancada do banheiro, a arquiteta especificou Dekton® Lucid, que faz parte da coleção Onirika. Com a base de creme suave com uma mistura de tonalidades douradas e azuis e muitos tons, reflexos e toques de cor. A marmoraria Montepedras assina a execução da peça.

O projeto do Studio Arch+, da arquiteta Renata Vieira com as designers Laísa Figueiredo e Juliana Velloso, se inspira nas reflexões do manifesto da CASACOR sobre o tema Corpo e Morada. Assim nasce o espaço Casa Raízes. Com 200m² e varanda, o espaço é marcado por pedra natural, teto vinílico, portas muxarabis em madeira e bastante vegetação.

A equipe elegeu para compor as bancadas da cozinha um lançamento da Cosentino. O Silestone®️ Brass Relish, que faz parte da coleção Urban Crush, que está chegando neste mês de setembro no Brasil. O castanho granulado de Brass Relish incorpora arenito finamente granulado. Mistura-se perfeitamente com as cores e elementos de design do estilo vintage moderno.

Quem também elegeu Dekton® foram os arquitetos Dani Bessa e Giovanini Lettieri para o Arena Bar. O ambiente com 273m² é um projeto de contrastes respeitando a arquitetura do estádio. De forma despojada, o local tem um mix de espaços de estar e de circulação para maior interação entre os clientes. A proposta é ser um refúgio em meio ao concreto com elementos naturais e tons que proporcionam bem-estar e aconchego. Na entrada, uma cortina em fibra abraça a vitrine verde e chama a atenção do visitante. As pedras naturais são o grande destaque do projeto. Para a bancada do bar, a dupla especificou o Dekton® Zentum, um cinza exclusivo para o Brasil, parte da coleção Solid Collection. A Marmoraria Mourao assina a execução da peça.



Pavilhão Deca traz a água como referencial arquitetônico na CASACOR Rio

A Deca, patrocinadora master da CASACOR, interpreta a evolução das relações das pessoas com seus espaços por meio da água na CASACOR Rio. No Pavilhão Deca, de João Panaggio, e em outros 23 projetos assinados por profissionais, celebra 30 anos de parceria com a mostra tendo o objetivo de trazer inovações e referências do portfólio pautado no design para ver e viver.

O Pavilhão Deca tem 300m2  e usa a água como elemento central e divisor ao integrar e setorizar os espaços.  Regido pela conexão entre arquitetura e indivíduo, faz uso deste recurso natural em toda a sua extensão, reforçando os atributos e simbologias atemporais de força, limpeza e relaxamento tão presentes nas termas romanas.

Inspirado pelo design dos produtos, Panaggio criou o conceito do espaço a partir de uma variedade de linhas e acabamentos Deca, pensados para ambientes diversos. “Esse aspecto da peça como desenho é uma das coisas mais fortes na minha leitura da marca, onde o metal e a louça assumem uma postura de objeto de design. Quando se fala em detalhismo, o detalhe se manifesta como se cada produto tivesse uma personalidade”, ressalta o arquiteto.

Já na fachada principal, um grande muro em acabamento cimentício rústico – Estrusco Mocha da Castelatto -, conduz o caminho das águas, elemento que se apresenta de diferentes formas no espaço em um sistema que se retroalimenta. Com grandes vãos livres de pilares, a estrutura em bloco monolítico é cortada ao meio por uma extensa raia de piscina revestida pela Coleção Aqua da Portinari. A instalação atravessa todo o pavilhão e separa a área de convivência da área íntima. No teto, um rasgo acompanha esta raia como uma grande claraboia que favorece a presença de luz natural.

Na decoração, o uso de acabamentos em tons terrosos, tecidos crus e tramas naturais oferece maior integração entre a área interna e os jardins. A marcenaria, uma das referências do projeto, traz o MDF no padrão Nogueira Flórida da Duratex. Já o piso, recebe o tom de cinza com design marcado por leves nuances da Coleção Città da Portinari.

No lado direito, espaços voltados para momentos de autocuidado e relaxamento ganham a versatilidade estética e funcional dos lançamentos Deca. O quarto privilegia o acolhimento e a integração com a natureza presente. Na sequência, o SPA traz chuveiros de teto Aquamax em Dark Antracite, que se apresentam centralizados acima de uma base cercada de paisagismo abundante.

Uma extensa bancada revestida pela Coleção Mezzo da Portinari apresenta o clássico mármore travertino. Voltada para os cuidados pessoais, a estrutura concentra cubas Slim de sobrepor retangulares em Ébano Fosco, e bicas Deca You no formato quadrado. Os acionamentos para torneiras redondos, instalados ao lado direito das louças, criam uma paginação que foge do uso convencional.

No lado oposto, entre o living e a sala de poltronas, a cozinha exibe um estilo contemporâneo com a torneira Urban. A intensidade da paleta no ambiente é reforçada pelos tons escuros da coleção Audaz da Portinari, inspirada em pedras vulcânicas.

Na fachada oposta, o vão aberto para o jardim recebe na área externa um muro gabião – estrutura de pedras empilhadas e teladas em arame – que acomoda os produtos Deca. Nele, as cubas Inox redondas na cor Corten e as bicas da linha Deca You nos formatos Wave, Redonda e Quadrada, todas no acabamento Black Matte, se somam aos acionamentos redondos da mesma coleção na tonalidade Brown Matte. O espaço de 200m2, com paisagismo assinado por Catê Poli e Luis Porto, cria um cenário verde para o Pavilhão Deca, aproveitando a vegetação tropical existente e incorporando plantas  nativas da Mata Atlântica. Com areia no piso, traz uma sensação praiana para receber com aconchego os visitantes.

“Depois de uma vivência na Itália, onde a ideia da arquitetura relacionada com a água é muito presente, voltei ao Brasil no período de inscrições do Prêmio Deca. Finalista na edição 2019, pude trazer muito desse conceito, de maneira usual, ao desenhar uma casa com estas inspirações”, celebra João Panaggio. 

“Mantive uma relação muito próxima da marca. Deca incentiva profissionais desde o início da carreira, o que torna o segmento ainda mais diverso. Estar, aos 28 anos, assinando o maior espaço da CASACOR Rio, do patrocinador master, pode ser muito inspirador, uma prova de onde as pessoas podem chegar”, reforça Panaggio.



Presidente da ANBC comenta desafios do acesso ao crédito

Perfil que tradicionalmente demanda crédito, os pequenos empresários e empreendedores tendem a encontrar barreiras para acessar recursos financeiros. Essa dificuldade costuma ser atribuída a fatores como alto índice de informalidade, falta de garantias e uma cultura de baixo planejamento de fluxo de caixa. 

No entanto, a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, entidade que representa os birôs de crédito e que atua para o desenvolvimento sustentável do crédito no país, aponta que a falta de preparo prévio por parte dos empreendedores no momento de pleitear recursos é um dos motivos que pode explicar parte da recusa de crédito para PMEs.   

Dados de pesquisa recente elaborada pelo Sebrae e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que apenas três em cada dez proprietários de pequenos negócios que buscaram empréstimos junto às instituições financeiras em julho obtiveram crédito. O número é dez pontos percentuais menor do que o do mês de abril. A queda de acesso ocorre ao mesmo tempo em que a busca por crédito aumentou, indo de 27% (abril) a 32% dos empreendedores (julho), de acordo com a análise. 

“O  empreendedor deve se perceber como um agente importante da cadeia de crédito em vez de apenas delegar a responsabilidade por uma eventual recusa aos demais agentes do ecossistema. Ele também deve avaliar as razões que tornam as instituições financeiras mais cautelosas na oferta de crédito aos pequenos negócios. Assim, antes de solicitar crédito, o empreendedor deve ter um diagnóstico realista da situação da empresa, seguido de uma análise aprofundada sobre a finalidade do crédito, até mesmo para validar sua real necessidade”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC. 

Além disso, avalia Sfeir, pesquisar os melhores credores e ofertas, fazer projeções para a quitação do compromisso e até mesmo contar com auxílio profissional para tirar dúvidas e se preparar para as eventuais burocracias tendem a qualificar melhor os empresários que precisam de capital. 

O roteiro de orientações da ANBC para as empresas que precisam de crédito inclui as seguintes ações: 

Ter clareza em relação à finalidade do recurso: quando abordados sobre a finalidade do crédito, alguns empresários demonstram falta de clareza. É para investimento? É para giro? Para cada finalidade haverá uma modalidade mais indicada, e o credor precisa perceber que o tomador de crédito tem isso claro.

Validar a real necessidade da solicitação: essa é a hora de olhar para dentro do negócio e validar se de fato o crédito é a única opção. Ou pode haver, por exemplo, dinheiro “parado” na forma de estoques ou de recebíveis atrasados? 

Fazer a própria análise de crédito: por um instante, vale pensar como o credor que irá avaliar se a empresa conseguirá gerar as receitas necessárias para cobrir outros custos e despesas, além da amortização e juros do empréstimo. Crédito é baseado em confiança. Desta forma, verificar e acompanhar a nota de crédito e trabalhar para mantê-la alta por meio de comportamentos responsáveis sobre crédito pode fazer a diferença. 

Preparar projeções para a quitação: para aumentar as chances de aprovação, o empresário deve demonstrar como irá gerar receitas para quitar o empréstimo. Um plano de negócios, projeção de faturamento e resultados financeiros são bem-vindos nessa etapa.

Pensar nas garantias: nesse quesito, vale consultar a possibilidade de contratar com o aval de fundos garantidores de empréstimo, que complementam a garantia dada pelo empresário ou outros tipos de garantia. 

Pesquisar o melhor credor: nem sempre a instituição financeira com a qual a empresa mantém um relacionamento oferece a melhor opção de empréstimo. Por isso, é válido verificar programas do governo, cooperativas, fintechs e marketplace de crédito antes de tomar qualquer decisão.

Contar com auxílio profissional: buscar uma assessoria profissional na hora de contratar um empréstimo pode ser uma boa opção caso falte experiência em como pedir crédito. Há empresas que oferecem esse serviço aos pequenos negócios, auxiliando na busca por opções mais baratas e rentáveis. Além das consultorias, há órgãos que disponibilizam a informação na internet, como NAC, Sebrae e Banco Central, por exemplo.   

Antecipar-se às burocracias: a documentação exigida é importante para o credor conhecer melhor a quem está emprestando recursos. Disponibilizar documentos da empresa, de sócios, declaração de pagamento de impostos e outros pode facilitar a busca por crédito.



Tratamento com LED reinventa a alta performance esportiva

As tecnologias no meio esportivo têm permitido que os atletas superem os seus limites, quebrem recordes e atinjam níveis mais elevados de performance esportiva. Para que isso seja possível, uma gama de profissionais e recursos técnicos são aplicados para garantir o máximo rendimento do esportista. Dentro dessas novas tecnologias, já há alguns anos, o tratamento com LED tem reinventado o segmento e auxiliado fisioterapeutas esportivos a melhorar a performance de seus atletas.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) explica que o fisioterapeuta esportivo tem como objetivo, entre outros, prevenir lesões e promover processos de recuperação funcional. Para isso, pode se utilizar de diferentes técnicas, como liberação miofascial, massoterapia, terapia fria, e agora conta também com o auxílio da LEDterapia no tratamento de pacientes esportivos.

Um dos problemas mais comuns em atletas de alto desempenho é a lesão muscular, o que leva profissionais a buscarem métodos de recovery muscular. Segundo o fisioterapeuta esportivo Anderson Kirihara (CREFITO 8/ 43.338 – F): “É necessário que um fisioterapeuta tenha as ferramentas e conhecimento adequados para tornar o recovery muscular possível, já que 1% de ganho marginal para um atleta pode ser a diferença entre a vitória e a derrota”.

O que é LEDterapia?

A ação do LED no organismo é a nível celular e realiza um processo conhecido como fotobiomodulação. Essa prática já é estudada e é baseada em evidências clínicas na medicina, odontologia, e outras áreas da saúde.

De acordo com o Dr. Álvaro Pereira (CRM-SP: 34.348), diretor técnico da Cosmedical, empresa que atua no segmento da LEDterapia: “O efeito da luz do LED em determinados comprimentos de onda em contato com a pele estimula a produção de ATP intracelular, que é como se fosse o combustível da célula. Com mais energia, há o aumento de respostas benéficas ao organismo, como alívio da dor e aceleração de processos de regeneração celular, deste modo, ajudando a melhorar a performance esportiva”.

O fisioterapeuta Richard Reid (CREFITO 12182896.1.F) comenta que o tratamento com LED “proporciona a analgesia local, reparação tecidual, ação anti-inflamatória, redução de edema, trazendo o atleta de volta o mais rápido possível para a prática esportiva”.

Estudos sugerem a eficácia da LEDterapia

O tratamento com LEDterapia é relativamente recente em relação a outras técnicas. A massoterapia, por exemplo, possui registros desde 300 AEC, enquanto a crioterapia remonta ao século 2500 AEC, quando era utilizada por egípcios, gregos e romanos com gelo e neve para variados tratamentos médicos. Já a LEDterapia é conhecida e utilizada para tratamentos de lesões esportivas nas últimas duas décadas.

Em 2006, foi realizado um estudo duplo-cego randomizado, onde se avaliou o efeito da terapia em exercícios e DMIT (Dor Muscular de Início Tardio). Concluiu-se que houve diminuição significativa da dor muscular de início retardado. Também houve “diferença significativa nos escores de dor no período de 48 horas”.

Já outro estudo, publicado em 2014, testou a aplicação da LEDterapia para a recuperação muscular de homens jovens saudáveis após serem submetidos a um “exercício excêntrico prejudicial”. O grupo que recebeu as luzes, teve menos perda de força muscular, menos dores musculares e menos deficiência de amplitude de movimento.

Em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), e divulgado em 2016, foi verificado como um par de gêmeos monozigóticos responderia à LEDterapia ou placebo combinado com um programa de treinamento de força durante 12 semanas. A pesquisa concluiu que a fotobiomodulação reduziu o dano muscular, a dor, o período de recuperação, além de aumentar o desempenho atlético e a massa muscular do atleta irradiado.

Novos horizontes para o esporte

Kirihara pontua também que: “O tratamento com a LEDterapia combinada com outros métodos é um dos meios capazes de aumentar a performance do esportista, que se recuperará mais rapidamente do overtraininig”. Porém, o especialista ressalta que a LEDterapia sozinha não é capaz de trazer resultados tão evidentes: “É necessário um conjunto de ações como boa nutrição, qualidade de sono, descanso adequado, saúde mental, entre outros fatores para que o atleta atinja o melhor resultado”.

É muito importante que os atletas tenham o devido amparo para evitar lesões físicas graves que venham a impossibilitar a prática esportiva. Além disso, contar com recursos avançados pode ajudar a reduzir o número de atletas que recorrem ao doping como também outras práticas desportivas desleais, mantendo assim uma competição em nível saudável.



Sensores previnem falhas e evitam multas a empresas do setor elétrico

O aumento de obras de implantação de usinas de energia no Brasil tem elevado os desafios logísticos no setor elétrico. O transporte de equipamentos pesados e sensíveis requer cuidados especiais para preservar seu funcionamento. Em caso de falhas, os geradores de energia podem receber multas pesadas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para preservar a integridade destes equipamentos, alguns fabricantes e empreendedores têm recorrido a sensores que monitoram as condições de transporte.

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em agosto pelo governo federal, prevê um investimento de mais de R$ 160 bilhões para impulsionar o setor elétrico brasileiro nos próximos três anos. Deste montante, R$ 89 bilhões vão para a área de transmissão de energia e R$ 75 bilhões para a geração, segmento em que estão projetados 343 novos empreendimentos até 2026.

De acordo com Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa especializada em prevenção a danos em operações logísticas, os desafios são maiores no transporte de transformadores, pás eólicas e painéis fotovoltaicos. “Como estes componentes são sensíveis e geralmente são produzidos em regiões distantes dos empreendimentos, o risco de danos durante a viagem é grande. E eventuais defeitos de funcionamento podem acarretar penalidades pesadas para os geradores de energia”, explica

De acordo com a Resolução Normativa nº 846/2019 da Aneel, casos de atrasos em obras ou blecautes provocados por falhas de equipamentos podem levar a multas de até 2% da Receita Operacional Líquida do empreendimento ou até à revogação da autorização de funcionamento.

No artigo 12 da norma, a agência estabelece penalidade de 1% da receita para o empreendimento que: “descumprir os prazos estabelecidos nos atos de delegação de concessões, permissões ou autorizações para implantar instalações de energia elétrica”; ou “implantar, operar ou manter instalações de energia elétrica e os respectivos equipamentos de forma inadequada, em face dos requisitos legais, regulamentares ou contratuais aplicáveis”.

Já no artigo 13, a Aneel determina multa de 2% da receita ao empreendimento que: “provocar, dar causa ou permitir a propagação de distúrbio que ocasione o desligamento de consumidores ou usuários em decorrência de falha de planejamento ou de execução da manutenção ou operação de suas instalações, ou retardar o restabelecimento do sistema”.

Por fim, no artigo 18, o regulador classifica, como infração sujeita à penalidade de revogação de autorização, o “descumprimento aos cronogramas, às obrigações ou aos encargos decorrentes da autorização”.

O CEO da AHM Solution cita um outro fator da complexidade logística dos empreendimentos do setor elétrico. “Como utilizam equipamentos de alto custo e que não são fabricados em larga escala, é preciso se certificar que eles chegam ao seu destino em plenas condições de funcionamento e, caso isso não ocorra, fazer a manutenção no local, pois a reposição total é muito custosa e demorada”, afirma.

Uma das soluções adotadas por fabricantes e empreendedores do setor elétrico é monitorar as condições de transporte do equipamento durante todo o trajeto, entre a fábrica e a obra. “Assim, é possível verificar não apenas se o componente sofreu algum dano como identificar em que ponto da viagem isto ocorreu e quem foi o responsável”, completa Moreira.

Segundo o especialista, entre as tecnologias adotadas com esta finalidade estão registradores de impacto, que monitoram em tempo real os níveis de vibração durante o transporte, desde os mais aceitáveis até aqueles que podem danificar o equipamento.

“Esses registradores emitem alertas a qualquer momento e relatórios completos ao final da viagem, permitindo ao fabricante ou ao empreendedor corrigir rapidamente eventuais problemas e assim, evitando multas pesadas por falhas de equipamentos ou atrasos em obras”, conclui o especialista, referindo-se ao sistema conhecido como Shocklog.

Mais informações em https://ahmsolution.com.br/



Inovação para o RH: Eventos impulsionadores do desenvolvimento de talentos

Em setembro, o aplicativo NOZ realizou dois eventos relevantes: o “People Tech” em parceria com The Bakery e o “Webinar T&D Estratégico”. Ambos eventos abordaram a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), chamando a atenção para sua importância e discutindo estratégias relevantes no contexto empresarial atual. 

O evento People Tech contou com a participação de profissionais destacados na área, como Mel Varalli, Head de Pessoas na The Bakery Brasil, e José Roberto Daniello, CPO na Alpargatas S.A. Eles proporcionaram uma oportunidade única para profissionais de Recursos Humanos e líderes explorarem as tendências e estratégias relacionadas ao desenvolvimento de talentos.

O Webinar T&D Estratégico: Potencializando Talentos na Sua Empresa,” realizado no mesmo mês, ofereceu insights valiosos para o mundo corporativo, concentrando-se na maximização do potencial dos talentos nas organizações.

Esses eventos refletem o compromisso contínuo da empresa em buscar soluções inovadoras para a gestão de pessoas no mercado, proporcionando um espaço importante para a aprendizagem e a troca de ideias sobre estratégias de T&D que impulsionam o crescimento empresarial.

A startup, inserida em um mercado dinâmico e competitivo, busca contribuir com as mais recentes tendências e inovações em treinamento e desenvolvimento.

No evento, destacaram-se Daniele Azevedo, Gerente de RH na ioasys, com especialização em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Com mais de 13 anos de experiência em RH, inovação e tecnologia, Daniele apresentou uma perspectiva única sobre a evolução da gestão de pessoas em um ambiente digital e diversificado.

“Ter a oportunidade de compartilhar minhas experiências com as pessoas me fortalece como profissional e como pessoa, mas o mais importante é que o webinar do App NOZ também me deu espaço para aprender.”, Daniele Azevedo sobre sua participação no Webinar.

Felipe Requião, Gerente de Treinamento e Desenvolvimento Comercial na Mars e fundador da Horagá Diversidade, também participou, compartilhando sua expertise de mais de 20 anos no ambiente corporativo e enfatizando a relevância da diversidade e inclusão no T&D estratégico.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. O público participou com perguntas profundas, trazendo problemas muito interessantes sobre como podemos levar uma cultura de aprendizagem para as pessoas além das empresas. Espero participar de outros papos como esse.“ , disse Felipe sobre como foi palestrar no Webinar.

O evento atraiu um público amplo, demonstrando a importância do tema para as empresas modernas. Durante o debate, os palestrantes responderam perguntas sobre diversos tópicos, incluindo a estratégia do T&D nas empresas, promoção da cultura de aprendizado contínuo, T&D para líderes e gestores, otimização do T&D com tecnologia, melhores práticas em programas de T&D e métricas para medir seu impacto, resultando em alto engajamento da audiência.

O webinar foi considerado bem-sucedido, proporcionando uma oportunidade única para profissionais de RH e líderes explorarem as tendências e estratégias de desenvolvimento de talentos que estão moldando o futuro das empresas.

Para obter mais informações, é possível encontrar outros conteúdos para profissionais de gestão de pessoas no site do NOZ e em suas redes sociais. A integração da tecnologia e da inovação em diversos setores empresariais, especialmente naqueles relacionados à gestão de pessoas, é notável.



NEC leva ao Futurecom solução com foco no agronegócio

Na 23ª edição do Futurecom, a NEC leva ao evento uma solução voltada ao segmento de Agronegócio brasileiro, a CropScope, que já foi aplicada com sucesso no cultivo de tomate em Portugal. Trata-se de uma plataforma que reúne ferramentas, como Inteligência Artificial (IA), sensores de solo, análise de dados históricos, imagens captadas por meio de drones e via satélite, entre outras, com o objetivo de oferecer ao agricultor um cenário completo e em tempo real. 

A plataforma CropScope permite uma gestão integrada da lavoura, uma vez que disponibiliza por meio de uma interface descomplicada informações fundamentais, a exemplo da quantidade exata de água para irrigação que deve ser realizada em cada período, com antecedência, tomando como base dados coletados e correlacionados pelo sistema. Ao tropicalizar a solução, a NEC estabeleceu como foco, num primeiro momento, as culturas de cenoura, uva e cana de açúcar locais, tendo em vista que a oferta da solução também exige que seja feito em cada mercado um processo de calibração da plataforma, de acordo com cada tipo de cultivo aplicado. Os sensores, cuja tecnologia foi desenvolvida por um pool de parceiros, incluindo a NEC, são instalados ao longo da plantação, a fim de monitorar a umidade e temperatura do solo, gerando dados para a plataforma modelar a evolução do crescimento e os resultados com a irrigação. 

De acordo com Cristiano Blanez dos Santos, diretor da área de Inovação da NEC, além de fazer o cruzamento de informações, a plataforma traz para o agricultor o aspecto da previsibilidade, tão importante no contexto do campo, que está invariavelmente à mercê das intempéries do clima. “O CropScope se destaca, principalmente, por ajudar o agricultor na tomada de decisão, tendo em vista que são muitas variáveis que devem ser analisadas no dia a dia de uma lavoura, como o momento ideal para fazer a irrigação, a fertilização, entre outras. A ferramenta da NEC pode auxiliá-lo a entender de forma concreta, baseada em dados parametrizados, o timing correto para realizar esses manejos, por exemplo”, afirma Blanez.

Segundo Blanez, as possibilidades de previsibilidade que a plataforma oferece também têm atraído um mercado composto por cooperativas, empresas de seguros e instituições financeiras, que muitas vezes são responsáveis pelo financiamento da safra. “A solução pode ser implantada em uma série de segmentos dentro do universo do Agronegócio e temos negociado com alguns deles. Até o momento, já temos projetos de conceito (POCs) em execução em diferentes estados do Brasil, com foco nas culturas de cenoura e uva. Nosso objetivo, no entanto, é expandir esses testes para as lavouras de cana-de-açúcar em breve”, explica o executivo.

A NEC, que se posiciona no país como uma empresa de soluções integradas, também consegue atender outra necessidade muito recorrente nas propriedades rurais brasileiras: a conexão à Internet. A companhia é uma tradicional fornecedora do segmento de comunicações e tem em seu portfólio a oferta de redes privadas, complementar ao CropScope. 

Outra questão importante é que a empresa encara a cibersegurança como um conceito primordial e, por isso, estabeleceu essa disciplina como um pilar que atravessa todas suas soluções. “Por isso, a NEC anunciou o lema ‘Security by Design’, que significa que pensa a segurança dos dados desde a concepção dos seus negócios”, finaliza.



Com o ecoturismo em alta, interior do Mato Grosso desponta como opção de lazer

O Mato Grosso vem despontando como um destino promissor para o ecoturismo de acordo com dados do Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro. Enquanto muitos exploram as belezas naturais da Amazônia, o interior do Mato Grosso oferece uma experiência única e ainda pouco explorada.

Entre as cidades que se destacam, Sorriso se destaca como um ponto de partida ideal para os amantes da natureza. Rodeada por extensas áreas de cerrado e rios cristalinos, Sorriso oferece trilhas, passeios de barco e a oportunidade de observar uma rica fauna e flora.

Outra cidade que merece atenção é Rondonópolis, com seus parques e reservas naturais, onde os visitantes podem vivenciar a biodiversidade do Pantanal e aproveitar a pesca esportiva em suas águas abundantes. Lucas do Rio Verde, por sua vez, oferece atrações ecoturísticas aliadas à agricultura sustentável. Visitantes podem conhecer as práticas de agricultura orgânica e explorar trilhas em meio aos campos verdes.

Já Primavera do Leste surpreende com suas paisagens de cerrado preservado e cavernas fascinantes. Os amantes do ecoturismo podem explorar suas grutas e desfrutar de um contato próximo com a natureza.

O Mato Grosso está se firmando como um destino ecoturístico em ascensão. À medida que os viajantes buscam experiências autênticas e contato com a natureza, o interior do estado se apresenta como um local a ser explorado, prometendo revelar seu potencial para o ecoturismo brasileiro, é o que comenta o gerente geral do hotel Transamerica FIT Primavera do Leste. No Estado, a marca ainda conta com as unidades Transamerica FIT Lucas do Rio Verde, Transamerica FIT Sorriso e Transamerica FIT Rondonópolis.



Hotéis apostam em modernizações para atender as novas demandas do turismo

À medida que a indústria de viagens passa por transformações significativas, a rede hoteleira vê a necessidade de adaptação em várias de suas suítes para atender às necessidades em constante evolução dos viajantes. Estas iniciativas visam aprimorar a experiência geral dos hóspedes, oferecendo comodidades e acomodações atualizadas que estejam alinhadas com as tendências atuais de viagem.

Uma pesquisa recente da empresa JLL mostrou que os viajantes brasileiros e corporativos representam uma parte significativa da base de clientes do setor de hospitalidade do país, refletindo a importância de atender às suas necessidades específicas. Já o site Panrotas coletou dados que apontam que estes turistas têm como preferência a tecnologia aplicada a estadia, a personalização do atendimento, a facilitação de processos de reserva e o dinamismo nas acomodações.

Diante disso, hotéis apostam na atualização de seus apartamentos com camas maiores, que oferecem mais conforto, TV smart com aplicativos integrados para uma experiência de entretenimento, além de novo mobiliário e enxovais que refletem o gosto moderno por minimalismo e elegância. Além disso, muitos empreendimento estão investindo em aplicativos que auxiliam no processo de pré check-in e disponibilizam espaços para observações onde o cliente pode colocar suas preferências para a hospedagem.

“A atualização de suítes é uma resposta direta a crescente necessidade de entretenimento personalizado e conectividade dos viajantes modernos. Considerando os dados do turismo sobre viagens corporativas, acreditamos que os hotéis precisam de soluções para que os hóspedes se sintam em casa enquanto estão trabalhando longe dela”, afirma Mayra Pandolfe, gerente do Transamerica Executive Perdizes. Isso é defendido por gerentes de outros hotéis como o Transamerica Prime International Plaza, também em São Paulo, e Transamerica FIT Sinop, no interior do Mato Grosso.

Para a gerente do Transamerica Executive Congonhas, Adriana Montenegro, a tecnologia também é essencial para a hotelaria neste momento. “A tecnologia está transformando a maneira como os hóspedes interagem com os hotéis, desde a reserva até o check-out. Por isso, é importante que os empreendimentos acompanhem as inovações e oferecem recursos para dinamizar as estadas”.



Crescimento do turismo aumenta investimentos no país

O ano de 2023 deve ser o melhor para o turismo brasileiro. Nessa perspectiva, o setor hoteleiro voltou a investir em novos empreendimentos para atender essa demanda. É o que mostra o relatório Panorama da Hotelaria Brasileira de 2023, produzido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e HotelInvest. Segundo a pesquisa, até 2027, a previsão de investimento é de R$ 5,7 bilhões em hotéis. A nova oferta prevista está distribuída por 93 cidades do país.

Entretanto, ainda segundo a pesquisa, houve uma queda de 12,9% na construção de novos hotéis, em comparação com dados de 2022. As taxas de juros e o valor de entrada necessário para começar a pagar as parcelas podem ser fatores decisivos para a desistência do lançamento de um empreendimento. Para os hoteleiros que buscam abrir novos negócios ou revitalizar hotéis já consolidados, o consórcio de imóveis pode ser uma alternativa, eliminando a necessidade de se incorrer em elevados custos financeiros.

Segundo José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, a modalidade permite que os hoteleiros se organizem financeiramente e não comprometam o capital de giro da empresa. “Com o consórcio é possível planejar a compra de um imóvel para expansão dos negócios, reforma do hotel, sendo possível revitalizar a edificação, novos projetos de paisagismo, retrofit de fachada, modernização dos ambientes estruturais, reforma da piscina e área esportiva, entre outras necessidades”, aponta. “Além disso, é possível também utilizar o consórcio para construção do edifício, caso o hotel já possua o terreno, bem como a criação de ambientes específicos como piscinas, garagem, área esportiva, área de lazer e outros, caso ainda não estejam disponíveis aos hóspedes”, afirma.

As regras para pessoa jurídica são as mesmas para física, ressalta o dirigente. “Os empresários podem escolher a carta de crédito no valor desejado e, após a contemplação, definem como o recurso será utilizado, seja na aquisição de um novo bem ou investimento no atual”.

O consórcio funciona como uma modalidade de crédito para aquisição de bens e serviços, em autofinanciamento. Os consorciados são organizados em grupos, no qual todos os integrantes contribuem todo mês com uma quantia pré-definida, durante certo período, criando uma poupança conjunta. A cada mês, até o final do período de duração estabelecido para cada grupo, um ou mais consorciados são contemplados e recebem o valor do crédito pactuado na criação do grupo. O sorteio define apenas a ordem dos participantes a serem contemplados, pois ao final do tempo estipulado todos serão beneficiados. Além disso, é possível que os consorciados antecipem a contemplação da carta de crédito por meio da oferta de lances. 



Vagas de trabalho na Europa requerem vias legais

Mudar-se para a Europa e recomeçar a vida é o projeto de muitos brasileiros. Tanto que o Velho Continente é um dos principais destinos dos emigrantes que saem do país em busca de valorização. Quem tem como destino lugares como Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha e Itália vive o mesmo desejo: melhorar a qualidade de vida, conseguir uma remuneração em Euros ou Libras e desfrutar da oportunidade de ter acesso a culturas de diversos países.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em 2021 eram 1,36 milhão de pessoas instaladas no continente europeu depois de deixarem o Brasil. Mas este número pode aumentar, considerando o relatório da Autoridade Europeia do Trabalho (Eures) referente a 2022. Segundo o órgão, há setores do mercado que demandam mão de obra que não foi absorvida pela população nativa.

Os principais postos de trabalho acessíveis para estrangeiros foram no mercado de construção civil, principalmente para a função de pedreiro. Também há vagas abertas para carpinteiros e marceneiros, motoristas de carretas e caminhões e operadores e montadores de máquinas-ferramenta, encanadores, eletricistas, soldadores, instaladores de piso, cozinheiros e mecânicos.

Entre os mercados que demandam maior escolaridade, há espaços para profissionais de enfermagem, desenvolvedores de software, médicos gerais e especialistas. Mas vale um alerta: pleitear uma vaga exige tomar o caminho da legalidade e obedecer a todos os requisitos exigidos pelo país-destino. Para o advogado Paulo Victor Freire, sócio do escritório Paulo Victor Freire, especializado em direito internacional, seguir os passos corretamente pode aproximar os brasileiros dos vistos de trabalho europeus.

“A Europa, assim como os Estados Unidos, possui uma forte política de proteção aos trabalhadores locais. Por isso, a escassez de mão de obra em determinado setor é um sinal verde para quem espera por um momento ideal para emigrar”, explica. “Mas o processo de emissão de visto de trabalho não é tão rápido, e isso exige que o interessado recorra a um escritório de advocacia especializado”, atenta o jurista.

Uma forma de se facilitar a emissão do visto de trabalho, além de procurar um advogado internacional, é aproximando-se de empresas especializadas em recrutamento e contratação para cargos como os disponíveis. Uma carta de admissão não representa uma garantia total de conseguir o visto, mas pode ajudar no processo de legalização no território europeu. Além disso, pontua Paulo Victor Freire, o candidato deve considerar os aspectos culturais do país para onde pretende ir.

“Cada país dispõe de regras próprias de imigração, e é importante que os candidatos obedeçam a todas as demandas. De modo geral, é necessário ter ficha de antecedentes criminais limpa e não ter histórico de tentativa de imigração ilegal. Conhecer o país, a cidade para onde pretende ir, a língua nativa e apresentar condições socioeconômicas razoáveis são critérios que ajudam no procedimento. Além, é claro, de paciência, uma vez que isso não apresenta resposta rápida”, relaciona o advogado do escritório Paulo Victor Freire.



SYNTAGMA CAPITAL conclui a aquisição da Aginode, a divisão de LAN/Data center (“LAN/DC”) e Telecom/Fibra (“FTTx”) da Nexans SA (Euronext Paris: NEX)

Syntagma Capital anunciou hoje que concluiu a aquisição da Aginode (https://www.aginode.net), anteriormente conhecida como Nexans Telecom & Data.

A empresa – que há alguns meses foi rebatizada para Aginode – projeta, fabrica e distribui soluções de conectividade inteligentes baseadas em tecnologias de fibra óptica e cobre para data centers, edifícios inteligentes e operadoras de telecomunicações. Em 2022, o negócio gerou cerca de € 200 milhões em receitas em mais de 100 países graças às suas oito unidades industriais na França, Bélgica, Alemanha, Grécia, Marrocos e China. O negócio emprega cerca de 680 pessoas no mundo inteiro.

“A Syntagma tem o prazer de anunciar hoje a conclusão da transação da Aginode, segunda empresa do portfólio do fundo. O mercado de fusões e aquisições continua desafiador e esta conquista demonstra nossa capacidade de navegar em tempos de incerteza e continuar fornecendo soluções de desinvestimento que proporcionam velocidade e certeza, ao mesmo tempo que somos altamente seletivos em nossa alocação de capital”, disse o sócio-gerente da Syntagma, Sebastien Kiekert Le Moult.

“Estamos entusiasmados com o potencial da Aginode e ansiosos para trabalhar com sua administração para levar a empresa em direção a um futuro de sucesso sem precedentes”, afirmou Frank Coenen, sócio da Syntagma.

A equipe da Syntagma envolvida na transação incluiu Sebastien Kiekert Le Moult (sócio-gerente), Frank Coenen (sócio), Benjamin Dahan (sócio), João Pilecco (vice-presidente sênior), Ludovic Ruffenach (associado sênior) e Alicia Azéma (analista sênior).

A Syntagma foi assessorada por Willkie Farr Gallagher (Hugo Nocerino, Ji-Soo Kim, Rudy Merlet, Faustine Viala, Charles Bodreau, Charles-Antoine Erignac, Jordan Pontal), PwC Transaction (Eric Douheret, Clément Meudec, François-Xavier Bornet, Edouard Bitton), PwC Tax and Legal (Anne-Valerie Attias-Assouline, Mathieu Norest, Morgane Croisier, Aurélie Cluzel-d’Andlau, Claire Pascal Oury), Roland Berger (Victor Marcais, Yaroslav Stetsenko) e ERM (Maryelle Ouvrard, ChinChin Lim).

Sobre a Syntagma Capital

A Syntagma investe em empresas que podem se beneficiar da experiência operacional prática para acelerar o crescimento e melhorar o desempenho de todas as partes interessadas. Somos verdadeiros operadores com experiência trabalhando e gerenciando empresas em escala global, alavancando nossos recursos internos para desenvolver estratégias de sucesso, executá-las para realizar todo o seu potencial e criar valor sustentável a longo prazo. A Syntagma investe e opera empresas em uma série de indústrias com foco específico nos mercados de materiais, produtos químicos, industriais e serviços empresariais, incluindo manufatura, distribuição, transporte e logística, aluguel de equipamentos, serviços de metais e outras indústrias. A Syntagma, como signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) da ONU, está comprometida com os altos padrões ESG em todos os seus investimentos e possui sede está em Bruxelas (Bélgica). Para mais informações, acesse: https://syntagmacapital.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Marie Ciparisse

+32 (0)2 315 70 12

mciparisse@syntagmacapital.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Estados tentam aumentar o acesso ao MCMV

As experiências estaduais e municipais de incentivo à habitação de interesse social foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (29/09) na reunião do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O encontro vai até as 19h desta sexta-feira e é transmitido no canal do FNNIC no YouTube.

A secretária de Habitação de Pernambuco, Simone Benevides, falou sobre o programa Morar Bem, lançado pelo governo estadual em 22 de março, com o objetivo de reduzir o déficit habitacional no estado. Um dos braços do programa é o Morar Bem – Entrada Garantida, que concederá subsídio de até R$ 20 mil para utilização no pagamento da entrada na aquisição na compra do primeiro imóvel financiado pelo programa Minha Casa Minha Vida, para famílias com renda familiar máxima de até dois salários mínimos.

“O programa Morar Bem tem um guarda-chuva grande de ações. Entre elas, o Entrada Garantida, que foi lançado há dois meses. Assinamos o convênio com a Caixa Econômica Federal e acreditamos que em dez dias ele já estará disponível no simulador da Caixa para que tanto empreendedores quanto beneficiários possam efetivamente começar a fazer os cálculos. A expectativa é que ainda no mês de outubro já tenhamos as primeiras assinaturas, os primeiros empreendimentos devidamente autorizados pela Caixa Econômica, para que a gente comece a chegar com esse programa na vida dos pernambucanos”, disse Simone no FNNIC.

A secretária lembra que o cadastro no programa é permanentemente aberto e que nos primeiros 12 meses, o governo projeta impactar pelo menos 10 mil famílias, tendo garantidos R$ 200 milhões no orçamento. “Como alguns construtores já nos informaram que há empreendimentos em fase adiantada, acreditamos que antes do final de 2023, teremos pelo menos cem casas entregues”, disse Simone.

Ela destaca que os R$ 200 milhões que Pernambuco vai aportar neste programa nos primeiros 12 meses tem um potencial de trazer R$ 2 bilhões do Fundo de Garantia. “Quando a gente consegue botar R$ 2 bilhões do Minha Casa Minha Vida dentro da economia de Pernambuco, isso tem um impacto de 76 mil empregos diretos e indiretos, foram os correlatos que não tão aí nessa conta”.

De acordo com Simone, o Morar Bem é decisão política da governadora Raquel Lyra de concretizar uma política efetiva para tentar virar a chave do déficit habitacional no estado. “Foi desenvolvido num trabalho coletivo, em conjunto com o setor da construção civil, os movimentos sociais, os estados que já tinham experiência, a Secretaria Nacional de Habitação e o Ministério das Cidades”, explicou.



Franquias faturam R$1.8 bi no primeiro trimestre na Bahia

Investir em um projeto novo requer muita pesquisa, cuidado e dedicação, além de conhecimento sobre o funcionamento do mercado. Nesse cenário, as franquias têm caído no gosto dos investidores como opções para quem busca ter um negócio de sucesso, rentável e com baixo risco de gerar prejuízos. Com uma rentabilidade acima da média, essas marcas já consolidadas no mercado faturaram no primeiro trimestre deste ano na Bahia R$ 1.8 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

E para quem quer investir em uma franquia ou apresentar o seu modelo de negócio para os possíveis franqueados, a oportunidade está na porta. De 27 a 29 de outubro, a capital baiana será sede da Feira da Franquia, evento que vai acontecer no piso G1 do Shopping Bela Vista e reunir expositores do Brasil inteiro, assim como permitir ao público tirar suas dúvidas em relação às mais diversas redes de franquias que existem no país, com negócios de R$ 9 mil a cerca de R$ 1,2 milhão.

A ação também será espaço para novas franquias se lançarem no mercado, como as marcas baianas: Resoluta Laboratórios, empresa focada em oferecer serviços de excelência em diagnóstico laboratorial; e Reativare, uma rede de academias terapêuticas especializada em idosos e pessoas com necessidades de reabilitação física, motora e cognitiva. A FOGUERA BURGER, primeira micro-hamburgueria do planeta com autossuficiência energética por operar com placas solares no teto e gerar sua própria energia solar, é mais um destaque que estará presente no evento.

Para o organizador da Feira, Arvid Auras, a iniciativa vai permitir marcas de nichos variados, como alimentação, beleza, serviços, saúde, entre outras, a se colocarem em evidência diante de visitantes com potencial e real interesse em investir no mercado franchising.“O ambiente está sendo preparado para ser um espaço democrático, em que todas as franqueadoras possam apresentar sua marca e atrair a atenção do público, formado por pessoas interessadas no setor, por meio de estratégias de divulgação. Isso antes, durante e após a Feira de Franquia”, esclarece Arvid.

Além disso, Arvid destaca que a escolha de Salvador como cidade-sede da Feira da Franquia foi estratégica, levando em consideração a força econômica que as franquias têm no estado. “Só no ano passado, de acordo com a ABF, o setor de franquias faturou na Bahia 7.5 bilhões. Os números são extremamente convidativos e indicam que o mercado de franchising é bem aquecido nas terras baianas. Por isso, a Feira é uma ótima oportunidade para investidores e também franqueadoras”, ressalta Arvid.

Patrocinador do evento, o Banco do Nordeste (BNB) estará presente na Feira com stand de atendimento e palestras sobre acesso a crédito para o público participante, que poderá ser de até 100% do valor investido no negócio, explica o Gerente Estadual de Varejo da Superintendência Estadual do Banco na Bahia, Lauro Ramos. “O BNB participa desta iniciativa por acreditar que o franchising representa uma das melhores tecnologias de gestão para quem deseja empreender. Diante dessa relevância,  temos o Programa FNE FRANQUIAS, cujo objetivo é financiar as demandas por crédito e financiamento oriundos de candidatos a franqueados”, diz Lauro.

Em 2022, a Feira atraiu cerca de 3.500 pessoas. Para este ano, a expectativa é que o contingente de investidores ultrapasse 4.000, afirma o organizador. “O evento tem tudo para ser maior que o ano passado. Eu observo um movimento crescente de pessoas que querem investir em negócios já formatados e estruturados, como as franquias que, sem dúvidas, simplificam os desafios do empreendedor, uma vez que a marca presta suporte e toda sua expertise ao franqueado”, diz Arvid. 

SERVIÇO

O que: Feira da Franquia

Onde: Piso G1 do Shopping Bela Vista, acesso ao lado do SAC (Salvador – Bahia)

Quando: 27 a 29 de outubro, das 14h às 20h

Ingressos: R$ 35,00

Site: https://www.feiradafranquia.com.br/

 

Informações para a imprensa:

Gabriela Bandeira – gabriela@agenciacomunicandoideias.com.br– 71 98897-2104 

Laís Matos – lais@agenciacomunicandoideias.com.br – 71 99357-6121



Incotep investe em rotores para soluções em estacas metálicas helicoidais

A Incotep, empresa do Grupo Açotubo, anuncia a aquisição de rotores hidráulicos para soluções em estacas metálicas helicoidais, usadas em obras geotécnicas, como projetos de infraestrutura e de geração e transmissão de energia. A iniciativa é parte do conjunto de investimentos orçados em R$ 36 milhões previsto para este ano pela companhia.

A estaca helicoidal é uma solução de fundação que tem uma particularidade inovadora, já que não necessita de utilização de concreto para instalação. Por isso, pode ser aplicada em regiões alagadas, com solos de baixa resistência. O processo de instalação necessita apenas que o rotor e o torquímetro sejam acoplados a uma máquina de potência hidráulica, como uma retroescavadeira.

“Contar com rotor e torquímetro em nosso portfólio de equipamentos para locação nos possibilita entregar projetos com maior confiabilidade e menor custo”, diz Anderson Alencar, supervisor comercial da Incotep.

Já Filipe Lima, analista de engenharia da Incotep, explica que o rotor faz a conexão com o torquímetro digital, dispositivo que transfere os dados da instalação das estacas para aparelhos como tablets e smartphones, permitindo que as informações fiquem armazenadas em ambiente virtual.

“É um equipamento que dá força e condição de rotação para a instalação das estacas. Com a solução integrada, temos o monitoramento em tempo real do torque, da profundidade, da rotação, do ângulo e do geoposicionamento, o que é importante para garantir que os requisitos do projeto executivo sejam cumpridos em campo, assegurando a qualidade e a performance da solução”, explica.

A novidade faz parte da estratégia de facilitar a rotina de obras dos clientes que, além das estacas helicoidais, podem encontrar soluções como tirantes autoinjetáveis, monobarras, grampos, cordoalhas e enfilagem. Os serviços de acompanhamento técnico, do projeto executivo ao treinamento de utilização e manutenção dos equipamentos, também fazem parte do escopo de atuação da Incotep.



Planos de saúde voltam a lucrar em 2023, mas reajuste da mensalidade é desafio

Os planos de saúde voltaram a lucrar em 2023, com o registro de R$ 968 milhões de lucro líquido somente no primeiro trimestre do ano, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apesar do resultado positivo, o reajuste da mensalidade não recuou, ficando na média de 22% nos contratos de algumas operadoras. 

A ANS estipulou em 9,63% o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares, mas os contratos empresariais e coletivos por adesão tiveram aumentos mais expressivos, já que não se sujeitam ao índice da ANS, ultrapassando os 20%. A consequência para os beneficiários é o maior comprometimento da renda, que avançou apenas 7,4% no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022.

Segundo a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), entre 2017 e 2018, a despesa com planos de saúde já representava 58% dos gastos das famílias brasileiras  com serviços de saúde. A POF 2017/2018 mostrou que a despesa anual com planos de saúde desembolsada diretamente pelas famílias no período da pesquisa foi de R$ 78,1 bilhões.

“As grandes empresas do setor retiraram o plano individual ou familiar do mercado visando se beneficiar de maiores reajustes. Em geral, promove-se uma falsa coletivização transformando contratos que deveriam ser familiares em planos empresariais onde está apenas a família. Isso pressiona a classe média, que paga cada vez mais caro para manter um padrão de cuidado à saúde”, pondera o professor da pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em plano de saúde, Elton Fernandes.

Justificativas para os reajustes dos planos de saúde

As operadoras justificam os reajustes do plano de saúde com a necessidade de equilibrar as contas do setor, afetadas pelo aumento da sinistralidade. De acordo com a ANS, mais de 87% das receitas oriundas das mensalidades são consumidas com as despesas assistenciais, e o que sobra não é suficiente para cobrir as demais despesas, como os gastos administrativos e de comercialização.

No entanto, a própria ANS reconheceu que o resultado positivo do primeiro trimestre de 2023 revela indicativos de melhora, “com a receita (ajustada pela inflação do período observado) subindo mais que a despesa assistencial (também ajustada pela inflação)”. No terceiro trimestre de 2022, a sinistralidade havia alcançado o recorde de 90,3%.

O advogado Elton Fernandes afirma que o cálculo do índice de reajuste por sinistralidade em plano de saúde costuma ser bastante obscuro. “Na maioria dos casos, os planos de saúde não conseguem provar como chegaram a tais índices de sinistralidade, o que abre a possibilidade de questionar os reajustes na Justiça”, explica.

No mesmo sentido, a organização não governamental Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) destaca que os reajustes dos planos de saúde, incluindo o índice de 9,6% estipulado pela ANS, extrapolam o limite razoável, uma vez que as operadoras conseguem compensar os prejuízos de outras formas, por exemplo, com a rentabilidade de suas aplicações financeiras.

O resultado positivo do primeiro trimestre de 2023, segundo a ANS, ocorreu justamente devido à remuneração recorde obtida pelos planos de saúde através das aplicações financeiras. “Em termos relativos, esse resultado equivale a aproximadamente 1,45% da receita efetiva de operações de saúde – principal negócio do setor – que foi de R$ 66,8 bilhões no primeiro trimestre de 2023. Ou seja, para cada R$ 100 de receita efetiva de saúde no período, o setor teve no período cerca de R$ 1,45 de lucro ou sobra”, explicou em nota.

Ainda conforme a ANS, as administradoras de benefícios registraram superávit trimestral de R$ 145,5 milhões. Já as operadoras exclusivamente odontológicas, tiveram lucro de R$ 202 milhões,  cerca de 20,5% da sua receita efetiva com os planos odontológicos. Por fim, as operadoras médico-hospitalares registraram superávit de R$ 620,6 milhões, 0,95% da receita efetiva de seus planos.

Realidade dos beneficiários de planos de saúde

Elton Fernandes chama a atenção para o impacto do reajuste do plano de saúde para os beneficiários. Em especial, o advogado destaca a situação dos consumidores que possuem planos empresariais e coletivos por adesão, que não se submetem ao índice estipulado pela a ANS. “É muito comum, por exemplo, que um plano coletivo por adesão suba 24% anualmente”, destaca.

Dos mais de 50 milhões de usuários de planos de saúde, 35 milhões possuem contratos empresariais e 6 milhões têm planos coletivos por adesão, de acordo com dados da ANS referentes a junho de 2023. Ou seja, cerca de 81% dos beneficiários estão sujeitos a reajustes anuais maiores do plano de saúde.

No entanto, o advogado Elton Fernandes explica que há situações em que estes consumidores podem recorrer à Justiça, como quando há aumentos excessivos. “O ideal é que todo consumidor contrate planos individuais ou familiares, pois no longo prazo os reajustes aplicados aos planos coletivos impedirão a permanência do consumidor. A saída para quem tem plano coletivo será a portabilidade, eventual downgrade com redução do nível de atendimento hospitalar ou, então, ação judicial que busque rever esses percentuais de reajuste. Se a Justiça rever o percentual, o beneficiário poderá, inclusive, receber o que pagou indevidamente nos últimos três anos”, explica o advogado.



Pesquisa com Medicamento Experimental para Reduzir Risco de Eventos Cardiovasculares Agora Disponível para Moradores do Rio de Janeiro

A Care Access, empresa global de pesquisa que auxilia na aceleração da chegada de novos medicamentos, está trabalhando com os moradores do Rio de Janeiro em um estudo com um novo tratamento. Eventos de doença cardiovascular aterosclerótica, como infarto e AVC isquêmico, estão entre as principais causas de morte no mundo. O estudo está avaliando a capacidade de um medicamento experimental reduzir o risco desses eventos cardiovasculares, causados pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231002773829/pt/

IBPClin, uma empresa da Care Access (Photo: Business Wire)

IBPClin, uma empresa da Care Access (Photo: Business Wire)

“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e incapacidade entre os adultos brasileiros”, disse o Dr. Fabio Tuche, Investigador Principal da IBPClin, uma empresa da Care Access. “Encontrar maneiras de ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco e AVC beneficiará as gerações atuais e futuras, aqui no Brasil e em todo o mundo.”

O estudo avaliará adultos de 40 a 79 anos, sem eventos cardiovasculares prévios, mas que apresentam alto risco com base em evidências de placas nas artérias coronárias e outros fatores que os médicos podem verificar. Aqueles interessados em saber mais sobre este estudo podem visitar ibpclin.com ou contatar IBPClin pelo telefone (21) 98556-4888.

Care Access adquiriu a IBPClin em 2022 como um grande passo para expandir o acesso e participação em ensaios clínicos na América Latina. Care Access está continuando a expandir sua presença global na Europa, Ásia e África para tornar oportunidades de pesquisa disponíveis para mais pessoas ao redor do mundo.

Sobre a Care Access

Care Access é uma empresa global de pesquisa que ajuda a acelerar a chegada de novos medicamentos. Com uma rede global de mais de 150 locais de pesquisa, Care Access apoia estudos conduzidos por 14 das 20 principais empresas biofarmacêuticas. Além de seu histórico comprovado de locais globalmente de maior inscrição, Care Access faz parcerias com comunidades novatas em pesquisa e estabelece infraestrutura local de alta qualidade para ampliar o acesso a ensaios clínicos e aumentar a representatividade. Para patrocinadores de pesquisa, a Care Access oferece três serviços principais: (1) rede global de locais de pesquisa, (2) triagens comunitárias para expandir o alcance de um estudo, e (3) serviços de pessoal, expansão de espaço físico sob demanda e treinamento para apoiar todos os locais de pesquisa em um estudo.

Para saber mais sobre estudos ativos na Care Access, ou como a Care Access ajuda os patrocinadores a alcançar metas de inscrição e representação, visite www.careaccess.com.

Contato:

Joseph Oh

media@careaccess.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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