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RS já registrou mais de 3 mil assaltos a comércios em 2023

A Secretaria de Estado do Rio Grande do Sul registrou um total de 3 359 furtos e roubos a estabelecimentos comerciais neste ano de 2023, com dados acumulados até o mês de julho. Isso significa aproximadamente 15 assaltos a lojas e negócios acontecendo por dia no estado. Os dados são disponibilizados ao público para consulta na página da Secretaria de Segurança.

O órgão também fornece alguns indicadores criminais segmentados por município. A cidade de Porto Alegre, por exemplo, registrou 15 780 furtos e 9 196 roubos no total, no mesmo período de tempo. A Secretaria esclarece que as ocorrências em estabelecimentos comerciais estão contidas no geral de furtos e roubos, número que inclui também assaltos a residências, bancos e transportes coletivos.

Os números de assaltos dessas duas últimas categorias, porém, são menores: foram 18 roubos a bancos e 359 em transportes coletivos, em todo o estado, segundo dados registrados até julho. Na cidade de Porto Alegre, os furtos respondem pelo maior número de incidentes, dentre 15 categorias de indicadores criminais. Dados de 2022 indicavam um crescimento nos ataques a comércios no ano passado, em Porto Alegre.

Eduardo Volpato é fundador do Grupo Volpato, empresa especializada em serviços de segurança, e relata que os números disponibilizados pelo órgão público se refletiram nas atividades da sua área de atuação. “Em comparação ao ano de 2022, registramos um aumento na procura pelo serviço de Alarme, principalmente na área dos estabelecimentos comerciais”, conta ele.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, que traz dados comparativos entre os dois anos anteriores (2021 e 2022), o número de roubos a estabelecimentos comerciais teve leve queda de 6,9% no Rio Grande do Sul, de 2021 para 2022. Já o número de assaltos a residências permaneceu praticamente estável.

“Ainda não temos os dados completos de 2023, mas seria possível reverter esse aparente crescimento nos números de assaltos em Porto Alegre com mais instalações de sistemas de seguranças adequados”, avalia Volpato. Os dados do Anuário também indicam queda de 15,6% nos assaltos a estabelecimentos comerciais e de 13,3% a residências, considerando todo o território nacional. Enquanto isso, diversos outros índices de criminalidade cresceram no país, como todos os índices relacionados a violência doméstica e também os roubos de celulares e fraudes eletrônicas.

“Isso pode ser explicado pela maior facilidade de se evitar esse tipo de crime, em comparação a outros, com o investimento em serviços especializados”, analisa Volpato. Ele avalia que a queda nos números a nível nacional pode ter se dado devido à maior popularização de proteções como os sistemas de alarme monitorado, que protegem tanto os estabelecimentos comerciais quanto os residenciais.

“É um sistema com várias camadas de proteção, mas mesmo as primeiras medidas mais simples, como a placa de dissuasão, que é adicionada na área externa e informa que aquele local é protegido por uma empresa de segurança, já contribui para evitar uma possível invasão”, detalha o profissional. Ele explica ainda que as empresas de monitoramento utilizam diversos equipamentos simultaneamente, como sensores inteligentes e câmeras, para detectar ameaças e comunicá-las em tempo real. 

As diferenças nos números relativos a residências e comércios também podem ser explicados pela forma como são implementados os sistemas de segurança, segundo Volpato. Em espaços comerciais, por exemplo, é mais comum a instalação de um sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV). Ele ressalta, por fim, a importância da avaliação de um especialista de segurança, “que vai ressaltar as vulnerabilidades do local e propor os melhores equipamentos para resolver as falhas”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.volpato.rs/



Falhas no fornecimento de energia prejudicam indústrias

De acordo com dados de um levantamento elaborado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que avaliou o desempenho dos serviços prestados pelas concessionárias em relação à continuidade de fornecimento de energia elétrica, os consumidores brasileiros, sejam unidades residenciais, empresariais ou industriais, ficaram em média 10,93 horas sem energia elétrica durante o ano de 2022.

Em comparação com os dados do relatório da Aneel do ano anterior, quando foram registradas em média 11,78 horas de interrupção no fornecimento de energia elétrica no país, houve uma melhora de 7,2% no período. Apesar do discreto avanço observado na prestação de serviços das distribuidoras, os “apagões” no fornecimento de energia ainda impactam a indústria brasileira, causando prejuízos como desperdício de insumos, perdas de produtividade e de receitas.

Segundo o Centro da Indústria do estado do Amazonas, o apagão do dia 15 de agosto de 2023, por exemplo, gerou uma perda de 42% na produção do dia, prevista para a região Norte.

Arthur Lavieri, CEO da Tecnogera, que atua com soluções em energia para empresas de todo o país, afirma que, em virtude de instabilidades no fornecimento de energia, é cada vez mais comum que indústrias recorram a geradores de energia temporária como uma alternativa para minimizar as consequências das interrupções no fornecimento de eletricidade, seja elas programadas ou não.

“Nesse contexto, o uso de fontes alternativas de energia surge como um caminho natural, e a energia temporária tem se mostrado uma grande aliada das indústrias e de seus processos produtivos”, ressalta Lavieri.

O CEO da Tecnogera esclarece que o uso de geradores possibilita a continuidade do funcionamento das máquinas e dos equipamentos em momentos emergenciais até que o fornecimento de energia elétrica seja restabelecido pela distribuidora local. “Com geradores à disposição, não há comprometimento das operações, mantendo-se ativas, dessa forma, as linhas de produção”, enfatiza.

O especialista destaca, ainda, que pode ser mais vantajoso para as indústrias locarem geradores em vez de comprá-los, já que os custos de aquisição de um gerador de energia envolvem manutenção, garantia de funcionamento e verificação de riscos. “Ao contratar o aluguel de geradores, todo o suporte é realizado diretamente pela empresa locadora do gerador, que se responsabiliza pelos trâmites de utilização e de manutenção do equipamento”, explica.

Para saber mais, basta acessar https://www.tecnogera.com.br/



Uso de IA pode reduzir consumo de energia no mundo

A implementação de softwares de inteligência artificial (IA) é essencial para reduzir a demanda e as emissões de energia em suas redes, segundo estudo da Nokia com a GSMA Intelligence sobre o consumo de energia das operadoras de telecomunicações no mundo.

Junto com o uso de energias renováveis, a utilização do software de gestão de energia com IA é fundamental nas estratégias dos operadores para reduzir sua pegada carbono, especialmente porque a capacidade de uso imediato dessas soluções permite que elas sejam utilizadas efetivamente em toda uma rede, aproveitando o fato de que operam com pouca ou nenhuma intervenção humana, aponta, ainda, o estudo.

“A inteligência artificial pode analisar o clima do local, alcance solar e indicar a decisão de fonte de energia ideal para ser utilizada na abertura de uma filial de uma empresa, por exemplo. Isso já acontece nos Estados Unidos e em breve será uma realidade mundial”, explica Felippe Prates, CEO da Novalogic, empresa de infraestrutura crítica e data center.

Outras aplicações

Por meio de diversas aplicações, a inteligência artificial ajuda a identificar e corrigir desperdícios de energia, a monitorar o consumo e a prever a demanda futura. Dispositivos inteligentes, por exemplo, são capazes de localizar e especificar falhas na rede elétrica, gerar medições precisas em tempo real e criar histórico de padrões de demanda. 

“Outro bom exemplo é o uso do ar-condicionado. A nossa casa pode ter IA ao ponto de reconhecer que a janela está aberta ou fechada para habilitar ou não o aparalho”, diz. Ele também cita o uso por empresas de call center, em que “o sistema pode gerir o uso de energia a partir da quantidade de pessoas no local”.

Com o uso da inteligência artificial, as empresas podem adotar uma abordagem de manutenção preditiva, em que equipamentos e máquinas são monitorados continuamente por sensores que capturam dados sobre seu desempenho e condição. 

Esses dados são então processados por algoritmos de IA, que usam técnicas de machine learning para identificar padrões e tendências nos dados. A partir dessa análise, a IA pode prever com precisão quando um equipamento irá falhar.

Cabe pontuar, por outro lado, que o uso de ferramentas de IA pode demandar uma enorme capacidade computacional e consumir muita energia. Em um estudo de 2019 noticiado pelo UOL, por exemplo, pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, apontaram que o treinamento de um modelo de IA comum de grande porte pode emitir até 284 toneladas equivalentes a CO², o equivalente a quase cinco vezes as emissões de um carro durante toda a sua vida útil.

Para saber mais, basta acessar: www.novalogic.inf.br  



Expansão da Giuliana Flores registra aumento de 20% na Loja de Santo André

A Giuliana Flores, empresa que atua com o comércio online de flores e presentes no Brasil, integra diversos formatos de venda, que vão desde o varejo físico até as compras em abiente virtual. Com isso, a instituição registrou aumento de 20% em loja física de Santo André no primeiro semestre de 2023.

A primeira e maior loja física da marca fica em São Caetano do Sul, a segunda está em Santo André e a terceira, na região leste de São Paulo, na Mooca. Atualmente, a marca conta com uma 4ª loja física, em São Bernardo do Campo.

“Com sucesso crescente, a loja em Santo André assume importância significativa. Sediando 3ª maior loja física, o espaço se torna um destino para pessoas que gostam de flores e presentes especiais, impulsionando a expansão dos negócios da Giuliana Flores”, explica Clovis Souza, CEO e fundador.

Com um crescimento de 8% no primeiro semestre desse ano, a marca registrou 390 mil pedidos feitos no período. Dados da instituição apontam que 55% das compras foram realizadas por mulheres contra 45% por homens, exceto em datas comemorativas como Dia da Mulher e Dia dos Namorados, onde os homens alavancaram as vendas, liderando com 60% das transações. As flores mais procuradas são rosas, orquídeas, flores silvestres, lírios e astromélias. As regiões com maior destaque foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A meta da instituição é atingir o crescimento de 18% até o final do ano, alcançando 850 mil pedidos em todo o Brasil, somado ao foco em impulsionar a base de clientes.



Universidades brasileiras aceitam o Abitur para admissão

A dupla certificação Abitur – em que estudantes se formam no Ensino Médio brasileiro e alemão -, abre portas para universidades particulares brasileiras em São Paulo, como FGV-EAESP, ESMP, FIA, Ibmec, Faculdade DeVry, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e UNIFAE, e, no Rio de Janeiro, como PUC-Rio, ESPM, FGV e Ibmec. Os candidatos que cursarem o Abitur também podem optar por estudar fora do Brasil, como em universidades da Comunidade Europeia e dos Estados Unidos. De acordo com pesquisa da Datafolha, 76% dos jovens dizem querer deixar o Brasil

Segundo Mathias Rempel, professor de Filosofia e História e orientador para formação acadêmica e profissional na Alemanha do Colégio Humboldt, instituição internacional bilíngue (português/alemão), que oferece o Abitur há 25 anos, naquele país não existe vestibular, mas sim, admissão das universidades pela nota que consta no Abitur de cada estudante, que é uma média das suas últimas notas nos dois anos de curso.

“O Abitur não se fecha somente nas universidades da Europa, já que é possível usá-lo para entrar em faculdades aqui e em diversos países ao redor do mundo”, afirma.

“Quem deseja participar do Abitur precisa ser fluente em língua alemã e ter concluído o currículo alemão a partir do 2º ano do Ensino Médio”, explica Mathias Rempel. O curso dura dois anos, sendo o último ano do Ensino Médio mais doze meses. Já a grade curricular engloba matérias como Português, Matemática, Biologia, Física, História, Ética (Filosofia), Alemão, Inglês e Esportes, além de disciplinas opcionais como Arte e Música.

De acordo com Rempel, para receber o diploma alemão, os estudantes devem fazer cinco provas de conclusão de curso, sendo três delas escritas e duas orais. A primeira prova escrita é sempre no idioma alemão e as outras quatro são de matérias escolhidas pelo aluno, segundo o regulamento específico do curso. Um examinador vindo da Alemanha avalia o desempenho de cada um e a formação do curso é trilíngue. A média final do Abitur é calculada a partir de uma média de notas das 40 provas realizadas pelos estudantes ao longo do curso e das cinco provas finais. 

Formação em andamento

A variedade de possibilidades oferecidas pelo Abitur foi o que chamou a atenção de Lorenzo Orlandin Biral, aluno do Colégio Humboldt desde a Educação Infantil, ao optar por estudar no exterior, na Europa, e ingressar na faculdade de Engenharia ou Economia. “Minhas perspectivas são fazer a faculdade fora, provavelmente na Alemanha mesmo, e depois ficar por lá se gostar ou voltar para o Brasil. Vai ajudar muito na minha formação acadêmica e vou ter várias possibilidades. Essa é justamente a vantagem: o poder de escolha que vou ter no futuro”, avalia.

Maria Luisa Lugthart, de 18 anos, optou pelo Abitur para estudar Arquitetura no exterior. Ela já passou alguns anos estudando na Holanda e na Alemanha e, como terá um ano livre até ingressar na faculdade, planeja fazer um estágio na área, assim como outras atividades que ajudem nas aplicações para a universidade. “Meu objetivo ao cursar o Abitur é ter uma educação diferente da brasileira e ter a opção de fazer faculdade fora”, diz. “O Abitur me proporcionou uma visão de mundo mais crítica e abrangente em relação as minhas escolhas”, completa.

Formação concluída

Para a ex-aluna Melanie Korber Silva, de 19 anos, além de matérias, o Abitur garantiu um aprendizado das competências socioemocionais. “Aprendi no processo a ter autodisciplina, sabendo como me organizar para entregar tudo no prazo, me ajudou a lidar com situações de ansiedade e estresse e me ensinou a conviver com diversas culturas, além de como trabalhar em equipe e resolver conflitos. Foi muito importante para meu crescimento emocional num ambiente profissional”, ressalta. Ela já finalizou o curso e entrou na Formação Profissional Dual, modalidade de ensino profissionalizante no sistema alemão, também oferecido pelo Humboldt, e atualmente trabalha na área de marketing do Colégio. “Para o futuro, eu pretendo me mudar para o Rio Grande do Sul para fazer faculdade de teologia e, depois da graduação, acredito que eu vá para a Alemanha como missionária”.

Durante os dois anos de curso do Abitur, Luccas dos Santos Sabença Dias, de 19 anos, não só dominou matérias acadêmicas, mas também desenvolveu suas habilidades interpessoais e criativas, como trabalhar em equipe e se comunicar melhor. “Esses aspectos me prepararam para um mundo dinâmico e para os desafios do mercado de trabalho.” Ele pretende estudar na Alemanha no futuro, pois sabe que o Abitur permitirá que estude em outro país, além de ter o diploma ser reconhecido em muitos lugares do mundo. Mas, antes de entrar na universidade, achou importante ganhar experiência no mercado de trabalho para descobrir do que gosta mais. “Estou estudando Administração na Formação Profissional Dual e estagiando na Bayer SA. No próximo ano, pretendo aplicar em algumas universidades na Alemanha com a minha nota do Abitur, principalmente nas universidades de Munique e de Colônia”, conclui.



Diagnóstico viabiliza melhor tipo de recuperação empresarial

Nos últimos meses o número de empresas que solicitaram uma recuperação extrajudicial ou judicial aumentou, de acordo com os dados do levantamento “Indicador de Recuperação Judicial e Falências” da Serasa Experian. Seus números confirmam o crescimento do pedido dessas proteções em 2023 quando comparados com o mesmo período de 2022.

No primeiro semestre de 2023 foram 593 empresas solicitantes da recuperação judicial, um número 52% maior do que o registrado no mesmo período de 2022, com 390 pedidos. Apenas em junho foram 92 pedidos de recuperação, 61,4% acima do mesmo período do ano anterior.

“Os dois tipos de recuperação só podem ser pleiteados por empresários ou sociedade empresarial registrada na junta comercial há mais de dois anos. Enquanto a recuperação extrajudicial se destaca por sua agilidade, menor burocracia e custos reduzidos, a judicial oferece maior proteção aos credores, incluindo ações específicas como a suspensão de pedidos de falência e a possibilidade de inclusão de créditos trabalhistas”, explica Angel Ardanaz, advogado na Ardanaz Sociedade de Advogados e Professor Universitário nas disciplinas de Direito Empresarial e Direito Tributário.

A Lei que regulamenta a recuperação extrajudicial e a judicial, além da falência do empresário e da sociedade empresarial, é a 11.101. Ela não se aplica à empresa pública e sociedade de economia mista, além de instituição financeira pública ou privada, cooperativa de crédito, consórcio, entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à saúde, sociedade seguradora, sociedade de capitalização e outras entidades legalmente equiparadas às anteriores.

A recuperação extrajudicial e suas limitações

Na recuperação extrajudicial, ainda que com rara aplicação prática no mercado, a empresa pode renegociar suas dívidas fora das vias judiciais. Com essa garantia é possível tratar diretamente com os credores e elaborar um acordo que poderá ou não ser homologado pelo juiz.

Porém há limitações na recuperação extrajudicial, como: 1) não incluir titulares de créditos de natureza tributária, derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidente do trabalho; e 2) pagamento antecipado de dívidas e tratamento desfavorável aos credores.

“Outra limitação da recuperação extrajudicial é que ela não abrange os créditos trabalhistas decorrentes de dívidas com garantia fiduciária, arrendamento mercantil e compra e venda de bem como contrato de câmbio”, diz Ardanaz.

A amplitude da recuperação judicial

Na recuperação judicial é possível a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, bem como o estímulo à atividade econômica.

O plano de recuperação deverá ser apresentado pela empresa no prazo de 60 dias, a partir da publicação da decisão judicial, e ficará em recuperação até cumprir as obrigações previstas no plano, que tem validade de dois anos a partir da concessão.

Caso haja descumprimento de qualquer obrigação planejada no decorrer desse período, a recuperação é cancelada.

“A empresa precisa contar com o apoio profissional para a elaboração de diagnóstico da viabilidade e conveniência de um processo, seja ele extrajudicial ou judicial, com uma equipe multidisciplinar independente, para o melhor aconselhamento aos empresários, em razão da conjugação de esforços no contencioso de processos”, finaliza Ardanaz.



Prêmio Kwai acontece pela primeira vez no Brasil

Na noite de ontem, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, realizou a primeira edição do Prêmio Kwai no Brasil. O evento aconteceu no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e foi comandado pela apresentadora Kenya Sade e pelo humorista Ed Gama (Porta dos Fundos). Entre as atrações da noite, estavam a cantora Pocah e o grupo LightWire.

A premiação reconheceu os criadores de conteúdo, artistas,agências e marcas que se destacaram no aplicativo ao longo do ano. A cerimônia destacou a diversidade de talentos presentes na plataforma, enfatizando as contribuições individuais para aprimorar a experiência dos usuários do aplicativo.

Apresentações
A cantora Pocah foi responsável pela performance de abertura do evento. Entre os sucessos da carreira, ela apresentou pela primeira vez sua nova música “Assanhadinha”, do EP “A Braba é Ela”. O grupo Mete Dança, no momento do intervalo, entregou coreografias que mantiveram a animação em alta ao som da música “Dentro da Hilux”, de MC Daniel, Luan Pereira e MC Ryan SP. 

Por fim, quem fechou a noite foi o grupo de dança LightWire, que, com sua performance visual e movimentos de luz, proporcionaram um espetáculo para os espectadores. A festa de encerramento da premiação ficou ao comando do DJ Mulú, que trouxe a brasilidade misturada às batidas eletrônicas. 

Participações especiais
Nomes como Adriane Galisteu, João Gomes, Viny Cantor, MC Daniel, Toguro e Luva de Pedreiro estiveram presentes na celebração. Os dois primeiros, embora não tenham estado pessoalmente no evento, deixaram um recado especial em forma de vídeo para os espectadores. A apresentadora falou sobre a parceria do Kwai com o programa A Fazenda, da Record TV; e o cantor foi o grande premiado na categoria “Estrela Kwai”, e por meio de um vídeo, disse estar feliz por fazer parte da premiação, além disso, agradeceu seus seguidores no Kwai e revelou como as pessoas sempre comentam sobre seus conteúdos no aplicativo.

Viny Cantor esteve no palco com Zé Pretinho, do Sua Música, e foi surpreendido ao receber o prêmio de revelação da música. Já MC Daniel e Toguro subiram ao palco e falaram sobre suas famílias e conquistas na carreira, além do Luva de Pedreiro, que estreou seu perfil no Kwai, e foi um dos responsáveis por premiar alguns criadores de conteúdo.

Investimentos e Parcerias
Ao longo da apresentação, a plataforma revelou que já investiu mais de 1 bilhão no país desde 2017 e mais de 260 milhões de reais em programa de parcerias com criadores de conteúdo no Brasil. 

Além disso, entre março de 2022 e abril de 2023, os mais de 32 mil criadores de conteúdo parceiros compartilharam mais de 6,7 milhões de vídeos que alcançaram mais de 185 bilhões de visualizações no aplicativo. E somente em TeleKwai, que são as mininovelas do Kwai que fazem parte do projeto exclusivo que a plataforma trouxe para o país em 2022, os conteúdos tiveram mais de 42 bilhões de visualizações. 

Também foram citadas parcerias de sucesso com marcas como Porta dos Fundos, Elo e Cheetos. E as novas oportunidades que o Kwai proporciona para seus criadores, como o e-commerce, que desde de junho abriu um espaço para que compras online sejam realizadas a partir de vídeos e lives no app. 

Vencedores do Prêmio Kwai 2023
– TeleKwai: A categoria celebra as mininovelas e minisséries roteirizadas para o formato vertical com episódios de até dois minutos, projeto do Kwai para empoderar a produção amadora e semiprofissional da dramaturgia brasileira com diferentes gêneros e histórias. Os interessados em participar da premiação puderam se cadastrar pela plataforma, e o público pôde escolher e votar em seus favoritos de cada subcategoria: 

Subcategoria Atores:
Melhor Atriz – Markelly Oliveira (canal: Markelly &m Ação)
Melhor Ator – Lucas Pierre (canal: Markelly &m Ação)
Melhor Revelação – Gabriel Almeida da Silva (canal: Gabriel em super-ação)

Subcategoria Mininovelas:
Melhor Série – Case-se com meu marido (canal: Vix)
Melhor Edição – Sherlock Holmes (canal: Fora das Telas)
Melhor Roteiro Original – Um caso no circo  (canal: O mundo de Dimily)
Melhor Inovação – Copa dos Sonhos (canal: Fora das Telas) 

– Estrela Kwai: Nesta edição, o vencedor da categoria “Estrela Kwai” foi o cantor João Gomes. O artista foi escolhido por um júri interno que levou em conta os conteúdos criados pelo artista e seu desempenho dentro do aplicativo. 

– Kwai Top 100: Esta categoria premiou 100 criadores que produzem conteúdo original com alta qualidade e desempenho no aplicativo, e os escolhidos foram selecionados com base na votação popular e na performance na plataforma. Os interessados puderam se inscrever para passar pela avaliação do público. A lista completa com os 100 melhores do Kwai está aqui.

-Tamo Junto: A categoria foi dedicada para honrar as melhores agências de conteúdo parceiras do ano, que estiveram em campanhas com marcas e projetos comerciais

Melhor Agência Parceira: A IMP Digital, antes chamada Imperium Agency, foi fundada em março de 2018, iniciando seus trabalhos como uma das agências pioneiras no ramo de live streaming na América Latina, sendo rapidamente reconhecida e ganhando premiações por seu destaque na área.

Melhor Inovação de Conteúdo: A Allfluence nasceu do marketing de influência, em 2018, e se tornou uma Multi Channel Network capaz de gerir, produzir, gravar e editar conteúdos próprios e de terceiros. Iniciou a parceria junto ao Kwai há mais de 4 anos, com diversos formatos de campanha e parcerias no aplicativo. 

Melhor Cooperação com Marcas: A Agência MDP surgiu, em 2018, como MDP Assessoria, sendo uma das agências pioneiras trabalhando com influenciadores digitais, streamers e produtores de conteúdo de maior qualidade. 

Melhor desempenho no TeleKwai: A Renoir é uma agência de marketing digital com sete anos de experiência em SEO, produção de conteúdo para redes sociais e conexão com influenciadores digitais. Com mais de 900 influenciadores em todo o Brasil, a agência ajuda marcas de diversos segmentos a impulsionar sua presença online. 

A mais influente da indústria: A Publizeiros é uma agência feita de criadores para criadores, fundada pelo Renan e Lais do Traveleiros, que já possuem 2.9M de seguidores no Kwai, e ajudam os criadores a melhorar sua monetização e criação de conteúdo.



AGCO adquirirá ativos e tecnologias da Trimble Ag por meio de uma joint venture centrada em tecnologia de Agricultura de Precisão de última geração

A AGCO Corporation (NYSE: AGCO), fabricante e distribuidor mundial de máquinas agrícolas e tecnologia de Agricultura de Precisão, anunciou que formou uma joint venture (JV) com a Trimble (Nasdaq: TRMB), onde a AGCO adquirirá uma participação de 85% no portfólio de ativos e tecnologias de Agricultura da Trimble por um valor em dinheiro de US$ 2,0 bilhões e a contribuição da JCA Technologies.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230927149231/pt/

A JV cria uma plataforma líder global de Agricultura de Precisão de frota mista que será a fornecedora exclusiva da oferta abrangente de tecnologia da Trimble Ag, apoiando o desenvolvimento futuro e a distribuição de tecnologias agrícolas de última geração. A Trimble Ag oferece uma ampla variedade de tecnologias de fácil utilização, compatíveis com todas as marcas, modelos de equipamentos e tipos de fazendas. Suas soluções de hardware, software e aplicativos baseados em nuvem abrangem todos os aspectos do ciclo de cultivo, desde a preparação da terra até o plantio e a semeadura até a colheita.

“Essa transação histórica cria uma JV que se torna a principal empresa de Agricultura de Precisão para frota mista do mundo e acelera a transformação estratégica da AGCO”, disse Eric Hansotia, presidente e CEO da AGCO. “Esse acordo aprimora significativamente o conjunto de tecnologias da AGCO com tecnologias disruptivas que abrangem todos os aspectos do ciclo de cultivo, o que, em última instância, nos ajuda a atender melhor os agricultores, independentemente da marca que eles utilizem.”

A JV complementará e aprimorará o portfólio de Agricultura de Precisão existente da AGCO para oferecer ainda mais soluções líderes do setor em todo o ciclo de cultivo, ao mesmo tempo em que dará suporte a mais de 10.000 modelos de equipamentos. Ao combinar esses dois portfólios de Agricultura de Precisão e aproveitar o acesso multicanal por meio da Trimble Ag, OEM e Pós-venda da AGCO, outros OEMs e revendedores da Plantio de Precisão, a JV estará posicionada para impulsionar um crescimento acima do normal e oferecer tecnologias de próxima geração a ainda mais agricultores ao redor do mundo.

Hansotia continuou: “O acesso exclusivo aos produtos Trimble Ag, combinado com as ofertas existentes da Agricultura de Precisão da AGCO, também acelera as ambições de crescimento da AGCO em relaçãoàautonomia, pulverização de precisão, agricultura conectada, gerenciamento de dados e sustentabilidade. Todos esses pontos de contato farão com que nos concentremos ainda mais no agricultor.”

As sinergias comerciais resultantes do acesso direto aos canais globais de OEM, pós-venda, outros OEM e retrofit da AGCO, além das sinergias de custo em execução moderada, deverão aproximadamente dobrar o EBITDA da JV até o quinto ano após o fechamento.

“Os agricultores de hoje procuram soluções de frota mista nos seus tratores e nos implementos que utilizam para alimentar o mundo de forma mais eficiente e sustentável”, disse Rob Painter, CEO da Trimble. “Acreditamos que uma joint venture com a AGCO, complementada pela abordagem bem-sucedida de frota mista que eles desenvolveram com seu modelo de negócios de Plantio de Precisão, pode nos ajudar a atender melhor aos agricultores e OEMs juntos.”

O preço de compra de US$ 2,0 bilhões pela participação de 85% da AGCO nos negócios da Trimble Ag representa um valor empresarial implícito de aproximadamente US$ 2,35 bilhões e implica um múltiplo de transação de aproximadamente 13,8x com base no EBITDA de 2023E de aproximadamente US$ 170 milhões. Incluindo a receita estimada e as sinergias de custo de taxa de execução de US$ 100 milhões no ano 3 e o valor presente líquido de atributos fiscais superiores a US$ 50 milhões, o múltiplo sinergizado é de aproximadamente 8,5x em uma base de 2023E.

A transação não está sujeita a uma condição de financiamento. A AGCO garantiu US$ 2,0 bilhões em financiamento ponte totalmente comprometido da Morgan Stanley Senior Funding, Inc. O preço de compra de US$ 2,0 bilhões deverá ser financiado por meio de uma combinação de liquidez existente, geração de fluxo de caixa livre e nova dívida. A AGCO permanece comprometida em manter seu sólido rating de crédito com grau de investimento.

O fechamento está previsto para o primeiro semestre de 2024, sujeitoàsatisfação das aprovações regulatórias e condições de fechamento habituais.

A AGCO também anunciou que o negócio de Grãos e Proteínas será colocado sob revisão estratégica como parte da transformação mais ampla do portfólio da AGCO. No âmbito desta revisão, a AGCO avaliará todas as opções estratégicas para garantir que os clientes de Grãos e Proteínas sejam atendidos da melhor maneira possível e que o negócio esteja mais bem posicionado para maximizar todo o seu potencial.

A Morgan Stanley & Co. LLC está atuando como consultor financeiro exclusivo da AGCO. A Simpson Thacher & Bartlett LLP está atuando como consultora jurídica da AGCO, e a Troutman Pepper Hamilton Sanders LLP está atuando como sua consultora financeira.

A Centerview Partners LLC está atuando como consultor financeiro exclusivo da Trimble, e a Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP está atuando como seu consultor jurídico.

Teleconferência/Webcast

A AGCO realizará uma teleconferência para discutir a aquisição às 11:30 ET (Horário da Costa Leste dos EUA) de hoje.

Data: 28 de setembro de 2023

Horário: 11:30 ET

Link para ouvir: https://event.choruscall.com/mediaframe/webcast.html?webcastid=k1eQD8uv

Declarações de cautela sobre informações prospectivas

As declarações prospectivas nesta apresentação, incluindo as declarações sobre a transação e nossos planos estratégicos, assim como sinergias, crescimento da receita e do EBITDA, diluição da transação para o crescimento, margem e lucros, e nossa capacidade de concluir a transação e o cronograma de fechamento, estão sujeitas a riscos que podem resultar em resultados reais diferentes dos sugeridos pelas declarações. Esses riscos incluem, mas não estão limitados a, desenvolvimentos adversos no setor agrícola, incluindo aqueles resultantes da COVID-19, interrupção da cadeia de abastecimento, inflação, condições climáticas, preços de commodities, mudanças na demanda por produtos, interrupções no fornecimento de peças e produtos, dificuldades na integração dos negócios de Agricultura da Trimble de maneira que produza os resultados financeiros esperados, reações de clientes e concorrentesàtransação, incluindo a taxa com que o maior cliente OEM da Trimble Ag reduz as compras de equipamentos Trimble Ag e a taxa de substituição pela Joint Venture dessas vendas, e mudanças adversas nos mercados financeiros e de câmbio, incluindo aumentos nas taxas de juros. Os resultados reais podem diferir materialmente dos sugeridos por essas declarações. Mais informações sobre esses e outros riscos estão incluídas nas apresentações da AGCOàSEC, incluindo seu Formulário 10-K para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2022 e apresentações subsequentes no Formulário 10-Q. A AGCO se isenta de qualquer obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas, exceto conforme exigido por lei.

Sobre a AGCO

AGCO (NYSE: AGCO) é líder global em design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão. A AGCO agrega valor ao cliente por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo marcas principais como Fendt®, GSI®, Massey Ferguson®, Precision Planting® e Valtra®. Alimentada pelas soluções agrícolas inteligentes Fuse®, a linha completa de equipamentos e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar o nosso mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO teve vendas líquidas de US$ 12,7 bilhões em 2022. Para obter mais informações, acesse www.AGCOcorp.com. Para notícias, informações e eventos da empresa, siga-nos no Twitter: @AGCOCorp. Para notícias financeiras no Twitter, siga a hashtag #AGCOIR.Para obter mais informações, acesse nosso site www.agcocorp.com.

Sobre a JCA Technologies

A JCA Technologies é líder na área emergente de sistemas de máquinas agrícolas autônomas. A pilha de tecnologia autônoma líder do setor da JCA, a JCA Autonomous Framework, foi moldada ao longo de mais de 20 anos de fornecimento de soluções de tecnologia avançada escalonáveis para OEMs agrícolas, complementando a experiência em engenharia e fabricação. Desde a aquisição da JCA pela AGCO em maio de 2022, a JCA aplicou seus recursos de tecnologia e engenharia para soluções de autonomia de retrofit como parte da estratégia de retrofit-first da AGCO. A JCA está sediada em Winnipeg, Manitoba, Canadá, e atende clientes em todo o mundo. Para obter mais informações, acesse nosso site www.jcatechnologies.com.

Sobre a Trimble

Dedicada ao amanhã do mundo, a Trimble é uma empresa de tecnologia que oferece soluções que permitem que nossos clientes trabalhem de novas maneiras para medir, construir, cultivar e mover mercadorias para uma melhor qualidade de vida. As tecnologias principais de posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados conectam os mundos digital e físico para melhorar a produtividade, qualidade, segurança, transparência e sustentabilidade. Desde produtos desenvolvidos para fins específicos até soluções de ciclo de vida empresarial, a Trimble está transformando setores críticos, como construção, geoespacial, agricultura e transporte, para impulsionar um mundo interconectado de trabalho. Para obter mais informações, acesse nosso site www.trimble.com.

Sobre a Divisão de Agricultura da Trimble

A Divisão de Agricultura da Trimble fornece soluções que resolvem desafios tecnológicos complexos em toda a cadeia de suprimentos agrícolas. As soluções permitem que os agricultores e consultores aloquem recursos escassos para produzir um suprimento de alimentos seguro e confiável de forma lucrativa e ambientalmente sustentável. Abrangendo todas as estações, culturas, terrenos e tamanhos de fazendas, as soluções da Trimble podem ser usadas na maioria dos equipamentos da fazenda, independentemente do fabricante. Para permitir uma melhor tomada de decisão, a Trimble oferece integração de tecnologia que permite aos agricultores coletar, compartilhar e gerenciar informações em suas fazendas, ao mesmo tempo em que proporciona maior eficiência operacional na cadeia de valor agrícola. As soluções da Trimble incluem orientação e direção, gerenciamento de dados em desktop e na nuvem, controle de fluxo e aplicação, gerenciamento de água, soluções de colheita e serviços de posicionamento. Para obter mais informações, acesse nosso site: www.trimble.com/agriculture.

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Contato:

Contato com Investidores da AGCO

Greg Peterson

Vice-presidente, Relações com Investidores

770-232-8229

greg.peterson@agcocorp.com

Contato com a mídia da AGCO

Rachel Potts

Vice-presidente, Diretor de Comunicações

678-654-7719

rachel.potts@agcocorp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Cirion apresenta soluções de infraestrutura digital para empresas no Futurecom

A Cirion, provedora de infraestrutura digital e tecnologia, estará presente no Futurecom, evento de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina, que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Serviços de rede e distribuição de conteúdo, data center e hybrid cloud, segurança integrada, voz e colaboração, e serviços gerenciados, fazem parte do portfólio que a Cirion apresentará durante o Futurecom. Os visitantes poderão conhecer as soluções de infraestrutura digital para as organizações que contribuem para a experiência de colaboradores e clientes, além de auxiliar no aumento da produtividade e suporte para tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas e ferramentas analíticas. “Estamos animados em poder mostrar as nossas soluções de redes de fibra e infraestrutura em nuvem para os visitantes do Futurecom. É cada dia mais urgente que as empresas dos mais diversos segmentos acompanhem as transformações digitais do mundo”, comenta Marcos Malfatti, presidente da Cirion no Brasil.

“A Cirion traz mais de 30 anos de experiência na região, como o parceiro tecnológico das indústrias mais relevantes da América Latina, acompanhando-as em seus próprios processos de transformação digital”, enfatiza Malfatti. 

Infraestrutura de redes e data centers

A Cirion planeja investir mais de USD 250 milhões em toda a América Latina durante o ano de 2023. Recentemente, a companhia anunciou a expansão de sua rede de fibra na América Latina, que atualmente conta com mais de 86.000km, adicionando 74 Tb/s de capacidade às suas redes ópticas terrestres e aumentando a capacidade de peering com outros provedores, além de aumentar a capacidade nos diferentes segmentos dos cabos submarinos, elevando a sua rede submarina para uma capacidade total de 132 TB. Adicionalmente, a Cirion anunciou a construção de 2 novos data centers de 20 MWs, um no Peru (LIM2) e outro no Chile (SAN2), para atender às necessidades de cloud service providers em hiperescala, carriers, content providers e empresas que precisem de infraestrutura escalável.

A Cirion amplia continuamente o alcance e capacidade de sua rede própria de fibras ópticas e sua infraestrutura de data Centers na região.

Sobre a Infraestrutura de rede os clientes podem encontrar soluções de Internet, MPLS, SD-WAN, CDN, Wavelength, entre outras.

Nos Data Centers Cirion, as empresas podem encontrar ambientes com segurança energética, climatizados, preparados para ofertar soluções de Colocation, Hosting, Bare Metal Cloud e nuvens híbridas, com acesso direto a mais de 90 operadoras, ISPs e nuvens públicas como Google, AWS, Microsoft, IBM e Oracle.

A Cirion oferece, ainda, soluções gerenciadas de produtividade para empresas, baseadas em aplicações como Teams, Zoom, Webex, e serviços de Cloud Contact Center.

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. 



Mapeamento genético amplia alcance da medicina

Em 2022, a revista Science publicou a conclusão do sequenciamento completo do genoma humano, destacando um avanço significativo na medicina e a integração de testes genéticos na rotina médica. Estes testes, em graus variados de profundidade, investigam o código genético de cada pessoa, permitindo abordagens mais personalizadas na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

O estudo sinaliza que a medicina de precisão, também conhecida como medicina personalizada, emprega informações genéticas para direcionar decisões médicas individualizadas. No contexto do mapeamento genético, isso se traduz em recomendações médicas – desde escolhas alimentares a opções terapêuticas – ajustadas às características genéticas individuais. Enquanto os testes mais básicos fornecem dados sobre ancestralidade, a expectativa, conforme o estudo, é que haja uma multiplicação destes, abrangendo diversas áreas da saúde e tendo aplicações em quase todas as especialidades, especialmente na oncologia.

O Dr. Flávio Haruyo Iizuka, urologista da Clínica Iizuka, ressalta a importância desse avanço. “Saber das predisposições genéticas é uma ferramenta valiosa, não algo a temer. No câncer de próstata, o tumor sólido mais comum nos homens, esse conhecimento permite a introdução de intervenções, como prevenção com dutasterida, reduzindo o risco deste câncer em até 40%”, explica.

O Mapeamento Genético não apenas identifica doenças, mas também revela predisposições a várias condições de saúde e respostas a mudanças na dieta, além de auxiliar na compreensão da reação de um indivíduo a medicamentos específicos. Conforme um artigo da USP, o teste farmacogenético examina, pelo DNA, como uma pessoa reage a certas enzimas e, consequentemente, a medicamentos, expandindo significativamente a aplicação prática da genética na medicina atual.

Saber da predisposição a doenças graves, como o câncer, ou degenerativas, como o Alzheimer, pode ser arriscado sem o devido acompanhamento de um especialista em aconselhamento genético, enfatiza o Dr. Flávio. “Sem a correta orientação médica, o indivíduo pode viver sobressaltado por uma enfermidade que talvez nunca venha a se manifestar”.

O médico ressalta que as informações obtidas através do mapeamento genético são sempre tratadas com um nível intransigente de confidencialidade. Embora os pacientes tenham a opção de compartilhar essas informações com profissionais de saúde de sua escolha, esses dados são fundamentalmente deles. O cuidado em restringir o acesso indiscriminado a estas informações, protege o interesse dos pacientes.

Em um cenário médico em constante evolução, o Dr. Flávio destaca a utilidade do mapeamento genético para todos os indivíduos, independentemente da saúde ou idade, proporcionando percepções sobre predisposições genéticas. “Quando devidamente conduzido por especialistas, esse avanço na medicina indica um caminho que prioriza a prevenção e a personalização no atendimento ao paciente.”, finaliza.



A ASM Global e a empresa finlandesa líder na área de desenvolvimento Suvilahden Areena Oy formam uma parceria em um importante projeto de espaço de entretenimento em Helsinque

A ASM Global, a maior produtora mundial de experiências de entretenimento, e a Suvilahden Areena Oy anunciaram uma aliança sem precedentes para liderar a futura transformação da histórica usina de energia de Hanasaari, um ícone de Helsinque construído em 1909.

O objetivo da dupla é preservar ao máximo o lendário edifício histórico, ao mesmo tempo integrando a cultura e o ambiente local, em combinação com uma arena de última geração e uma área de festival no empreendimento.

A ASM Global desempenhará um papel fundamental no espaço de música e entretenimento ao vivo, ao mesmo tempo em que avalia a inclusão de uma programação esportiva em grande escala.

Chris Bray, presidente da ASM Global Europe, afirmou: “A Hanasaaren voimala é um grande passo para a ASM Global na Finlândia. Já temos uma presença sólida na Escandinávia e estamos expandindo nossas operações recentemente em Helsinque, incluindo o Kulttuuritalo. Acreditamos que, com nossa incomparável rede global, traremos os shows e artistas mais famosos do mundo até os fãs em Helsinque.

“A localização da Hanasaaren voimala é excepcional. A oportunidade de criar uma nova arena e um centro de entretenimentoàbeira-mar, com uma área de festivais e um projeto cultural urbano, é muito empolgante.”

Segundo Timo Nieminen, CEO da Suvilahden Areena Oy: “A cooperação com a ASM Global fortalece a credibilidade do nosso projeto. Podemos aproveitar a experiência e as práticas recomendadas da ASM Global em relaçãoàgestão de espaços de eventos. Fundamentar o projeto em insights e experiências sólidas é um requisito essencial para um empreendimento financeiramente viável.”

“Agora estamos aguardando a concessão da reserva de desenvolvimento da prefeitura. Nosso objetivo é conduzir um processo de planejamento em colaboração com as principais partes interessadas da região, dos área local e da cidade de Helsinque para criar um novo tipo de centro cultural urbano.”

A Stockholm Live da ASM Global opera sete espaços apenas na capital e, em maio, anunciou um acordo operacional com o Centro Cultural de Helsinque.

SOBRE A ASM GLOBAL

A ASM Global é a maior produtora mundial de experiências de entretenimento. A empresa é líder global em estratégia e gestão de espaços e eventos, oferecendo soluções sob medida localmente e tecnologias de ponta para alcançar resultados de excelência para os proprietários dos espaços. A rede de espaços de elite da empresa está presente em cinco continentes, com um portfólio de mais de 350 dos espaços de eventos mais prestigiados do mundo, incluindo arenas, estádios, espaços de artes cênicas e centros de convenções e exposições, como o Moscone Center, em São Francisco; o ICC, em Sydney, Austrália; o Olympia London; o Shenzhen World, na China; e o P&J Live, em Aberdeen, Reino Unido.

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SOBRE A SUVILAHDEN AREENA OY

A Suvilahden Areena Oy é uma empresa de desenvolvimento finlandesa de propriedade privada que solicitou uma reserva de desenvolvimentoàprefeitura de Helsinque em março de 2023, com o objetivo de analisar a viabilidade de uma arena de eventos multiuso destinadaàcultura e eventos na área da usina Hanasaari, localizada em Suvilahti, Helsinque. suvilahdenareena.fi.

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Contato:

Jim Yeager

breakwhitelight (para a ASM Global)

jim@breakwhitelight.com

Celular: 818-264-6812

Fonte: BUSINESS WIRE



Grupo Limber Software faz aquisição de empresa com mais de um milhão de usuários

A Limber Software, com sede em Pato Branco, no Paraná, adquiriu 100% do controle da Hábil, empresa de solução de controle financeiro gratuita que já possui mais de um milhão de cópias do software distribuídas no Brasil. Agora, a organização será repaginada e receberá modernização e o sobrenome “by Limber”. 

Essa é a segunda aquisição do Grupo Limber Software. A primeira diz respeito a um sistema para food service (bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, delivery, panificadora, padaria, pizzaria, fast food, cafeteria), que deu origem ao software Limber Chef. Essa solução atende a milhares de clientes em todo o Brasil.

Além desse setor e do varejo, a Limber Software opera no agronegócio, atendendo cerealistas, sementeiras, revendas de insumos. Também atende indústrias de pequeno porte e empresas que atuam no segmento de parques e atrativos.

A relação com o segmento varejista foi por meio da contratação do produto da empresa por uma franqueadora de cosméticos, que possui mais de 60 lojas. Esse foi o gatilho para o reforço da presença da Limber num setor estratégico para a economia brasileira.

Um estudo “Papel do Varejo na Economia Brasileira”, assinado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), aponta que o chamado Varejo Restrito (varejo de bens de consumo, exceto automóveis e materiais de construção) alcançou em 2022 uma expansão nominal de 7,7%. Ainda de acordo com a pesquisa, realizada anualmente, o varejo movimentou um montante de R$ 2,14 trilhões, valor que representa 21,6% do PIB brasileiro. 

O ano de 2022 foi o sexto consecutivo de expansão do varejo, que vem superando o desempenho da economia como um todo. “Essa visão deu origem à sondagem desse mercado com objetivo de incorporar uma companhia para reforçar nossa presença no setor varejista, sobretudo de pequeno porte. Entendemos, principalmente, a importância de trazer competitividade para essas organizações”, declara Fernando Fiorentin, CEO do Grupo Limber.

Sistema robusto de gestão

Neste cenário, a companhia de Pato Branco despertou o interesse do Grupo Limber Software, precisamente em razão de um produto. “O mais novo lançamento de software da Hábil, o Hábil 10, que aconteceu há dois anos, chamou nossa atenção por ser um sistema tecnologicamente moderno, construído em cima das melhores práticas de mercado e com visão internacional. A ferramenta é dirigida para o empreendedor realizar a emissão de obrigações fiscais, aprimorar a gestão do seu negócio, bem como realizar a integração com e-commerce e outras funcionalidades”, afirma Anderson Ruffatto, diretor comercial do Grupo Limber Software.

No caso da empresa, a gestora de marketing do Grupo Limber Software, Fernanda Sanches, destaca que “o software da Hábil é um produto validado, com décadas de atuação no mercado e atendimento a milhares de clientes. Com a aquisição realizada pela Limber, a projeção de crescimento está em 100% dentro de 24 meses”, ressalta Fernanda.

Expansão

O Estudo Mercado Brasileiro de Software– Panorama e Tendências 2023, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), analisou dados da International Data Corporation (IDC) e aponta que o Brasil manteve 1,65% dos investimentos em tecnologia em nível global e 36% dos investimentos em toda a América Latina em 2022.

Esse dado vem de encontro ao objetivo de expansão do Grupo Limber Software, que segue em busca das melhores soluções para os seus clientes, vislumbrando novas aquisições em um curto espaço de tempo.

Fernando Fiorentin enfatiza ainda que o propósito é acompanhar o aquecimento do mercado de software em todo o Brasil e as aquisições cumprem esse objetivo. “A integração de outras empresas à nossa marca faz parte de um alinhamento e sinergia para crescer junto com o setor de software, buscando essa expansão para atender às necessidades de mercado”, finaliza o CEO do Grupo Limber.



Cibersegurança: Zero Trust ganha popularidade entre as empresas

No cenário em constante evolução da cibersegurança, uma abordagem revolucionária conhecida como “Zero Trust” está emergindo como uma resposta sólida às crescentes ameaças digitais. Esta estratégia, que se baseia no princípio de “nunca confie, sempre verifique”, tem ganhado destaque como uma maneira eficaz de proteger ambientes empresariais híbridos, nos quais as atividades são cada vez mais realizadas através da nuvem.

De acordo com um relatório da Okta sobre o estado da solução Zero Trust, 55% das organizações já implementaram uma iniciativa Zero Trust e 97% planejam lançar uma nos próximos 12 a 18 meses. De acordo com o relatório, já em 2025, pelo menos 70% de todas as novas implantações de acesso remoto serão tratadas predominantemente via ZTNA em vez das VPNs do passado.

O que é Zero Trust Network Access (ZTNA)?

Em resumo, o conceito de Zero Trust exige que todos os utilizadores, quer dentro quer fora da rede de uma organização, sejam autenticados, autorizados e continuamente validados antes de terem acesso a determinadas aplicações e dados. Os benefícios do ZTNA segundo o site da Cisco incluem:

  • Postura de segurança aprimorada: ZTNA opera com base no princípio de “nunca confie, sempre verifique”. Essa abordagem reduz as chances de acesso não autorizado porque não confia implicitamente em nenhum usuário ou dispositivo com base na localização da rede.
  • Superfície de ataque reduzida: ao garantir que os usuários possam acessar apenas aplicativos e recursos para os quais estão explicitamente autorizados, o ZTNA minimiza os possíveis caminhos para os invasores.
  • Controle granular: ZTNA fornece controle detalhado sobre quem pode acessar o quê, permitindo que as equipes de segurança implementem e apliquem políticas de segurança refinadas.
  • Avaliação contínua de confiança: Ao contrário das VPNs, que autenticam principalmente os usuários na conexão inicial, o ZTNA avalia continuamente a confiabilidade de uma conexão, considerando fatores como integridade do dispositivo, comportamento do usuário e contexto.
  • Substituição de VPN: O acesso remoto tradicional baseado em VPN é difícil de escalar, apenas autentica os usuários na conexão inicial e fornece acesso irrestrito à rede interna uma vez conectado. A ZTNA oferece escalabilidade nativa da nuvem, avaliação contínua da confiança de usuários e dispositivos e controle de acesso refinado que permite aos usuários acessar apenas aplicativos e recursos designados.
  • Visibilidade: As soluções ZTNA oferecem visibilidade abrangente sobre quem está acessando o quê, quando e de onde. Esta capacidade aprimorada de monitoramento é crucial para detectar e responder a atividades suspeitas.

“No final das contas, ao adotar esta abordagem, as equipes de segurança podem garantir uma defesa mais robusta contra violações, adaptar-se ao cenário empresarial em evolução e obter uma supervisão mais clara das atividades de rede. Isto não só melhora a segurança da organização, mas também reduz a sobrecarga administrativa e as complexidades tradicionalmente associadas à segurança do acesso à rede”, Markswell Coelho, coordenador da IBSEC – Instituto Brasileiro de Cibersegurança.

As promessas (e desafios) da Zero Trust

Organizações em todo o mundo fizeram progressos significativos nas suas iniciativas Zero Trust desde o ano passado, mas ainda enfrentam uma série de desafios preocupantes, como fazer investimentos significativos para ajudar as suas equipas a implementar novas tecnologias. Quando a Okta perguntou aos líderes de segurança quais eram seus principais desafios na implementação de iniciativas específicas de Zero Trust, suas respostas foram reveladoras. A escassez de talentos/habilidades foi listada como o principal desafio na América do Norte, na Ásia-Pacífico e entre as empresas da Forbes Global 2000; mas na Europa, no Oriente Médio e na África, as preocupações com custos foram consideradas um desafio equivalente e a consciência (de apoio a solução Zero Trust) foi classificada ainda mais acima. 

Dentro desses desafios estão as oportunidades. Markswell Coelho acredita que “as organizações precisam educar os departamentos com os quais trabalham para construir consenso e estabelecer a necessidade de avançar nas iniciativas de Zero Trust. Elas precisam recorrer a seus parceiros em outras empresas para encontrar inspiração que as ajude a orquestrar sua abordagem organizacional. E, talvez o mais importante, elas precisam trabalhar com os parceiros certos para implementar soluções de Zero Trust que possam encontrar as soluções específicas de que precisam e que possam ser integradas com suas soluções existentes”.

Mais informações: IBSEC



Crescimento de Data Centers no Brasil possui desafios

Os data centers são estruturas fundamentais para o funcionamento da tecnologia de uma empresa, independente de qual ramo ela pertença. Esses sistemas são os responsáveis por armazenar dados de extrema importância às instituições e mantê-los em segurança, seja de clientes, de parceiros ou da própria operação. 

Segundo o relatório Latin America Data Center Market – Industry Outlook & Forecast 2023-2028, publicado pela Arizton Advisory & Intelligence, o investimento em data centers na América Latina foi de 5.51 bilhões de dólares em 2022, e a estimativa é de que chegue a 8.81 bilhões de dólares até 2028, crescendo a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,14%. A importância dos data centers para a indústria é evidente no constante investimento no mercado. 

Para o executivo Davi Lopes, Diretor de Distribuição e Divisão de Secure Power da Schneider Electric, o Brasil é um dos países que se destaca com o crescimento no setor de data centers, trazendo benefícios significativos para instituições e o mercado em geral. 

“No entanto, este progresso vem acompanhado de desafios substanciais em relação à sustentabilidade, pois há um grande consumo de energia, produção de resíduos e emissões de poluentes, entre outros aspectos críticos. E visto que, a tendência é uma expansão ainda maior destas estruturas, é necessário pensar também em medidas sustentáveis nessas operações”, explica o executivo.

Existem alternativas que podem ser exploradas para efetivamente implementar a sustentabilidade no setor, como o gerenciamento inteligente de energia, que desempenha um papel crucial, garantindo a utilização eficiente dos recursos energéticos e evitando desperdícios. Além disso, a gestão adequada de resíduos é fundamental para garantir que os resquícios gerados sejam descartados ou reutilizados de forma responsável, para reduzir o impacto ambiental.

“Outro aspecto essencial é o monitoramento contínuo das operações, que influencia diretamente na identificação de melhorias e prevenção de problemas. Ao inspecionar o desempenho das estruturas e gerar relatórios comparativos, é possível desenvolver estratégias eficazes para aprimorar a eficiência e minimizar o consumo de recursos. Além disso, existem outras diversas soluções e projetos disponíveis para impulsionar e promover a sustentabilidade neste setor tão promissor”, ressalta Davi.

O mercado de data centers está em fase de crescimento e expansão, desempenhando, assim, um papel importante na tecnologia e na segurança de dados das mais diversas instituições, torna-se fundamental que as organizações busquem soluções sustentáveis. Isso pode permitir  que a consolidação desse setor seja otimizada, mas também garante que seu desenvolvimento seja consciente e alinhado com um compromisso de sustentabilidade.

“Assim, pode-se impulsionar o crescimento dos data centers de forma sustentável, atendendo às necessidades de diversos setores, ao mesmo tempo em que se reduz o impacto ambiental”, finaliza o executivo.



10 áreas da indústria aeroespacial a serem interrompidas por ferramentas de IA

DUBLIN, Irlanda, Sept. 28, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — O uso da IA na aviação vai além dos chatbots de apoio ao cliente e das ferramentas de comparação de preços para viajantes. Embora esses aplicativos definitivamente permaneçam e se tornem onipresentes, a verdadeira interrupção virá da otimização das áreas “difíceis” da aviação – desde o gerenciamento de receitas atéàavaliação da probabilidade de uma greve. O presidente do Avia Solutions Group, Gediminas Ziemelis, compartilha suas previsões sobre as áreas onde a IA na aviação fará uma enorme diferença.

  1. Desbloqueando preços verdadeiramente dinâmicos. No negócio das companhias aéreas, o gerenciamento de receitas nunca foi um jogo fácil, mas os riscos são ainda maiores no mundo pós-COVID. De acordo com a IATA, a margem de lucro média por passageiro hoje é realmente mínima – apenas 2,25 dólares, em comparação com números de dois dígitos em 2019. A IA pode ajudar a melhorar a difícil tarefa de analisar dados históricos e calcular o preço certo, tendo em conta o localização do cliente e uma infinidade de outros fatores. Embora as grandes companhias aéreas provavelmente optem por construir as suas próprias soluções internamente, já existe um número crescente de companhias aéreas em parceria com empresas como a AirGain – uma solução preditiva baseada em IA, com um data lake que cobre 6 bilhões de pontos de preços. 
  2. Manter a saúde do motor. A manutenção preditiva tem sido parte integrante do MRO já há algum tempo, com sensores que ajudam as companhias aéreas a determinar quando e o que precisa ser consertado ou substituído. A Inteligência Artificial pode usar dados de sensores em tempo real e padrões históricos preditivos de falhas para reduzir o tempo de inatividade e os custos gerais de manutenção. Um estudo recente conduzido pelo Centro de Desenvolvimento Avançado de Sistemas de Aviação (CAASD) da Universidade de Maryland descobriu que a manutenção preditiva pode reduzir os custos operacionais das aeronaves em até 20%. A IA já está revolucionando esse campo. Por exemplo, a Lufthansa Technik nivelou a manutenção de aeronaves com seus sistemas de manutenção preditiva orientados por IA. Sua solução Condition Analytics emprega algoritmos de aprendizado de máquina para analisar dados de sensores de vários componentes da aeronave, prevendo necessidades de manutenção com notável precisão. A criação dos chamados “gêmeos digitais” – réplicas virtuais perfeitas que mudam seus parâmetros de acordo com o desgaste do componente físico – os técnicos de MRO usam gêmeos digitais para manutenção preditiva e para detectar anomalias, comparando dados de sensores do mundo real com os dados gerados por gêmeos digitais.
  3. Planejar a rota mais eficiente.De acordo com a IATA, as companhias aéreas gastarão US$ 215 bilhões este ano, representando cerca de 28% das despesas operacionais, que podem ser reduzidas com um planejamento de rotas mais eficiente. Numerosas variáveis (incluindo congestionamento do tráfego aéreo, mudanças rápidas nos padrões climáticos e flutuações nos custos de combustível) tornam o planejamento de rotas uma tarefa complexa e exigente, que pode melhorar ou prejudicar os resultados financeiros de uma transportadora, dependendo da eficiência com que é executado. As plataformas habilitadas para IA podem acelerar a tomada de decisões dos operadores, ajudando-os a aproveitar não apenas o poder dos dados históricos, mas também dos mecanismos preditivos que, juntos, geram uma imagem clara e acionável. Um exemplo dessa plataforma é a Flyways, que utiliza dados de voos programados e ativos para mapear rotas de voo que passam por áreas menos congestionadas e contornam áreas com condições climáticas adversas. A solução já foi testada pela Alaska Airlines, economizando 480.000 galões de combustível e resultando em 4.600 toneladas a menos em emissões de carbono em um período de seis meses. Os resultados desta colaboração entre operadores de IA se refletem não apenas na redução de custos, mas também na ajuda às empresas para se tornarem mais sustentáveis. Quando tais soluções se tornarem comuns não apenas entre as companhias aéreas, mas também entre as autoridades de voo em todo o mundo, vamos olhar para trás hoje e nos surpreender com a ineficiência de todos nós ao planejar rotas.
  4. Prevendo greves. Embora as greves na aviação geralmente ganhem as manchetes por causa da interrupção que causam aos planos dos viajantes (especialmente em torno de grandes feriados), o fato de as companhias aéreas poderem perder dezenas, senão centenas de milhões por greve, é muitas vezes esquecido. Em 2022, por exemplo, a SAS perdeu 145 milhões de dólares numa greve de pilotos de 15 dias. Como a IA pode analisar não apenas dados técnicos, mas também sociológicos, um modelo poderia ser concebido para ajudar as companhias aéreas a prever uma greve potencial e a estar melhor preparadas para eventuais negociações. Modelos como este, que podem prever a probabilidade de funcionários individuais deixarem seus empregos, já foram desenvolvidos pela IBM, produzindo 95% de precisão.
  5. Melhorar os fluxos de trabalho durante o voo. A IA pode servir como auxiliar não apenas para a equipe em terra, mas também para a tripulação na cabine. Não se trata apenas de facilitar as tarefas rotineiras – uma ferramenta devidamente treinada pode oferecer aconselhamento especializado sobre o gerenciamento da aeronave e a tomada de decisões rápidas e informadas, especialmente quando há pressão e decisões rápidas são vitais. As rodas já estão em movimento para dar vida a esta visão, com aplicações de IA de Nível 1 em fase de certificação, graças às diretrizes de Confiabilidade de Sistemas Baseados em Aprendizado de Máquina da EASA, estabelecidas em abril de 2022.
  6. Ajudar pilotos e tripulantes a manter sua saúde mental. Poderia um modelo de IA ter evitado o desastre suicida do piloto do voo 9525 da Germanwings, que levouàmorte de 150 pessoas? Embora esta seja uma área de muita especulação, exames regulares especialmente concebidos para a tripulação podem ajudar a prever a probabilidade de problemas mentais exacerbados pela exposição a eventos estressantes, como perturbações do ritmo circadiano, casos de turbulência e emergências a bordo. Outra aplicação promissora, que já está sendo testada pela startup britânica Blueskeye AI, é o uso de tecnologia de detecção facial para identificar fadiga em pilotos. Hoje, a fadiga é calculada com base no número de horas que um piloto voou, mas no futuro esta métrica será altamente individualizada.
  7. Prever a probabilidade de Diretrizes de Aeronavegabilidade. Uma Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) para parte da estrutura ou do motor é capaz de aterrar parcela considerável da frota de qualquer companhia aérea, especialmente se não estiver diversificada em diferentes modelos. Conhecer a probabilidade de tal risco pode ajudar enormemente em diferentes fases do gerenciamento da frota – desde a formação da frota atéàmanutenção. Tal como o software de gerenciamento de risco baseado em IA em bancos e instituições financeiras, uma solução semelhante poderia ser implementada para calcular e mitigar os riscos de DA.
  8. Melhorar os processos internos de gestão da qualidade. Embora nenhuma avaria rivalize com a conta de US$ 20 bilhões que a Boeing teve que pagar por causa dos acidentes e subsequente aterramento do 737 MAX, problemas de controle de qualidade ainda podem levar empresasàfalência. Embora os padrões de garantia de qualidade na aviação já sejam mais elevados do que em qualquer outro setor devidoàregulamentação rigorosa de tudo que se relacioneàsegurança e proteção, a IA pode impulsionar protocolos internos de garantia de qualidade nos domínios da fabricação na aviação e da gestão das companhias aéreas. Na fase de fabricação, um sofisticado sistema de visão computacional aprimorado por verificações manuais pode identificar melhor as falhas nos componentes. Para as companhias aéreas, um Sistema de Gerenciamento de Segurança (SMS) aprimorado por IA pode levar em conta grandes quantidades de dados de várias fontes, incluindo desempenho, padrões meteorológicos e informações de manutenção. 
  9. Encontrar a melhor solução logística para situações AOG. Embora cada situação de aeronave em terra (AOG) seja única, ela pode custaràcompanhia aérea algo entre US$ 10.000 e US$ 150.000, sem mencionar os danosàreputação. Descobrir o quebra-cabeça de encontrar a peça de reposição necessária e entregá-la em horas, e não em dias, pode ser complicado, especialmente se a situação do AOG acontecer longe dos principais centros. Uma solução de IA poderia ajudar a empresa a localizar e enviar rapidamente a peça para a aeronave. Ao mesmo tempo, uma solução de manutenção preditiva pode ajudar a companhia a se preparar para potenciais eventos AOG e garantir que haja sempre peças críticas suficientes em estoque.
  10. Determinação do preço do seguro. No mundo pós-11/9, os compradores de seguros de aviação em todo o mundo ainda estão enfrentando preços crescentes e disponibilidade reduzida quando se trata de cobertura de risco de guerra. Um modelo de IA pode auxliliar as companhias aéreas a calcular os riscos que enfrentam com mais precisão, ajudando-as a compreender a sua exposição ao “risco de guerra” quando tomam decisões relacionadas com seguros.

Conheça Gediminas Ziemelis

Gediminas Ziemelis (nascido em 4 de abril de 1977) é um talentoso empresário lituano, consultor de negócios e fundador e atual presidente do conselho do Avia Solutions Group, o maior fornecedor global de ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguros), operando um frota de 196 aeronaves. Ele foi escolhido duas vezes entre os 40 jovens líderes mais talentosos do setor pela Aviation Week & Space Technology.

Gediminas é conhecido por sua mentalidade cosmopolita e habilidades excepcionais de gestão, que contribuíram para seu sucesso em várias áreas de negócios. Ao longo de seus 26 anos de carreira, Gediminas fundou mais de 100 start-ups, 50% delas ainda em operação, liderou empresas em 4 processos bem-sucedidos de IPO/SPO e levantou mais de 800 milhões de euros em mercados públicos globais de capital e títulos.

Em dezembro de 2022, Gediminas Ziemelis foi considerado o lituano mais rico pela TOP Magazine, com ativos estimados no valor de 1,68 bilhão de euros.

Gediminas é o maior doador do Rimantas Kaukenas Support Group, um fundo de caridade e apoio que oferece ajuda a crianças com doenças oncológicas e às suas famílias. Ele também é o maior acionista da principal equipe de basquete, a Wolves. 


Contato com a imprensa: 
Silvija Jakiene 
Diretora de Comunicações 
Avia Solutions Group 
silvija.jakiene@aviasg.com 
+370 671 22697

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Papel dos sistemas corporativos na agenda ESG é o tema do Bom Dia RH

A edição de setembro do Bom Dia RH, que acontecerá no dia 28/9 (quinta-feira), traz a conexão entre a agenda ESG e a gestão de pessoas. No evento, serão abordados aspectos culturais acelerados pela inovação e alinhados às práticas ESG, como diversidade e inclusão, bem-estar e saúde mental e desenvolvimento contínuo. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), terá início a partir das 8h, no Hotel Deville Curitiba Batel (Comendador Araújo,99).

Para falar sobre o assunto, a ABRH-PR convidou Marcelo Murilo, Co-Fundador e VP de Inovação do Grupo Benner; Fernanda Consoni, Head de Gente & Gestão do Grupo Benner; e Alan Abdalla, Analista de Educação Corporativa SR do Grupo Benner.

“Vamos discutir como as organizações podem adotar práticas inovadoras que não apenas promovem a sustentabilidade ambiental, mas foquem na sustentabilidade empresarial. Além disso, teremos insights sobre por onde começar, que indicadores analisar e como os sistemas corporativos podem apoiar essas iniciativas”, antecipa Murilo.

Com a premissa de compartilhar conteúdo qualificado com profissionais de RH e gestão de pessoas, o Bom Dia RH tem o objetivo de acompanhar as tendências de mercado que promovem a longevidade dos negócios a partir do capital humano. “Esta edição aprofunda o olhar sobre as mudanças que temos vivenciado na prática profissional. Mais do que uma tendência, falar sobre ESG em gestão de pessoas se tornou uma necessidade para as empresas”, sinaliza o presidente da ABRH-PR, Gilmar de Andrade, que fará a mediação do encontro.

Mudanças na gestão de pessoas

A relação entre boas práticas de RH e produtividade no trabalho é antiga, mas ganhou novos contornos. Mudanças tecnológicas, maior preocupação com práticas positivas focadas no colaborador e capacidade de adaptação são elementos catalisadores no processo de crescimento das organizações. “É crucial para os gestores de pessoas entenderem a relação entre inovação e ESG porque eles estão na linha de frente da implementação de práticas sustentáveis e éticas no ambiente de trabalho”, detalha o VP da Benner. Ao integrar a agenda ESG aos sistemas corporativos, os gestores podem criar ambientes de trabalho mais resilientes, produtivos e adaptáveis, ao mesmo tempo em que promovem a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa.

“As empresas que se antecipam e integram inovação e ESG em suas operações e cultura corporativa não apenas se posicionam como líderes em responsabilidade corporativa, mas também colhem benefícios tangíveis, como maior lealdade dos funcionários, melhor reputação no mercado e, em muitos casos, melhores resultados financeiros”, encerra Murilo.

Inscrições no link: https://www.sympla.com.br/evento/o-papel-dos-sistemas-corporativos-na-agenda-esg/2163080.

Serviço – Bom Dia RH – O Papel dos Sistemas Corporativos na Agenda ESG

Data: 28/09 (quinta-feira)

Horário: 8h às 11h30

Local: Hotel Deville Curitiba Batel (Comendador Araújo, 99 – Centro)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/o-papel-dos-sistemas-corporativos-na-agenda-esg/2163080.

Palestrantes:

Marcelo Murilo (Co-Fundador e VP de Inovação do Grupo Benner, Mentor, Conselheiro, Membro do Comitê ESG e Embaixador da Board Academy BR, Especialista do Gerson Lehrman Group e da Coleman Research – Fala sobre Inovação, Governança e ESG)

Fernanda Consoni (Head de Gente & Gestão do Grupo Benner)

Alan Abdalla (Analista de Educação Corporativa SR do Grupo Benner)

Mediador:

Gilmar de Andrade (Presidente da ABRH-PR)

Apoio: Grupo Benner e Band News FM

Sobre a ABRH-PR

A ABRH-PR é uma associação sem fins lucrativos que congrega profissionais da área de Recursos Humanos e gestores de pessoas em Curitiba e Maringá. Fundada em Curitiba, há vários anos tem atuado na área de gestão e desenvolvimento de pessoas e organizações, promovendo a disseminação do conhecimento e criando oportunidades de interação entre seus membros. Além de promover eventos que mobilizam profissionais de todo o estado do Paraná, a entidade estimula discussões periódicas e o contato dinâmico entre seus associados. A grande meta é o desenvolvimento dos profissionais de RH e dos gestores de pessoas.

Sobre o Grupo Benner

Entre as maiores fornecedoras brasileiras de soluções em software de gestão, serviços e transformação de processos, com foco nos mercados verticais de saúde (operadoras e hospitais); jurídico; RH; logística e supply chain; ERP; e turismo corporativo. São mais de 1.500 colaboradores, que atuam nos três centros de desenvolvimento de tecnologia e em escritórios localizados em São Paulo, Barueri (SP); Brasília (DF); Blumenau (SC); Curitiba, Maringá (PR); João Pessoa (PB); e Rio de Janeiro (RJ), além de canais de venda nos principais polos econômicos nacionais.



Geração Alpha: escolas têm se adaptado para recebê-la e instigá-la

Geração Z, X, Y, Millennials ou Baby Boomers. O termo “geração” vem do latim generatione e se refere a um grupo de pessoas que nasceram ou viveram na mesma época. Acontecimentos culturais, políticos e socioeconômicos são fatores que impactam o contexto de vida e a forma de pensar, agir e se relacionar daqueles que nascem e vivem em determinado período. A mais atual é a Geração Alpha, expressão cunhada pelo sociólogo australiano Mark McCrindle, para se referir às crianças nascidas a partir de 2010 e que desde a infância estão em contato direto com a tecnologia.

Dentre as principais características desta geração estão que eles são sedentos por vivências e memórias, autoconscientes, hiperconectados e usam games como alternativa de socialização. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, 82,2% das crianças entre 10 e 13 anos de idade utilizaram internet dentro do período de referência em que o estudo foi realizado. Em 2019, o número era de 77,5%. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) investigou o módulo temático sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no quarto trimestre de 2021.

Em comparação com a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2009), eles são mais individualistas e independentes. Nasceram em meio a uma sociedade que vive na impermanência, o que gera angústia, ansiedade e falta de pertencimento. Especialistas apontam que, para eles, é mais difícil separar o mundo real do on-line. São crianças e jovens movidos por estímulos sensoriais e que precisam desenvolver competências socioemocionais.

Natália Rocha, Diretora Pedagógica do Colégio Sigma, aponta que não existe uma fórmula pronta para educar e lidar com as crianças e jovens da Geração Alpha. “É preciso desenvolver muito os domínios das competências socioemocionais, como: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gestão de relacionamento. Ou seja, eles aprendem a ter autoconsciência emocional, autocontrole, adaptabilidade e empatia. Aprender a gerir conflitos, trabalhar em equipe e ter uma liderança inspiradora”, afirma.

As escolas têm se adaptado para receber os estudantes dessa geração. Segundo Natália, é hora das instituições usarem a neurociência a seu favor para estimular experiências como uma forma para ensiná-los. “Como, por exemplo, trazer o erro como parte do processo. Isso vem desde Piaget e Vigotski, que traz essa intencionalidade clara do erro, além de ter um professor que faz um papel diferente. Ele não é mais o dono do conhecimento, ele é mais como um tutor, atua com papel de mediador e planejador desse momento. É fundamental que haja uma conexão entre ambos”, aponta. “Além disso, é hora também de olhar para todas as gerações e entender quais estão dentro do ambiente escolar e perceber as diferenças entre elas – e aqui vale para todos, alunos, professores e colaboradores”, ressalta.

O Colégio Sigma tem olhado e estudado essa geração para se adaptar e instigá-la cada vez mais. “É da geração ter espaços de escutas genuínos, entender o contexto onde eles nasceram e estão inseridos. E enquanto educação, isso são pilares muito importantes”, afirma. A diretora também aponta que os projetos da escola, como Sigma-Múndi, Feira Medieval e outros, mesmo já sendo realizados há anos na instituição, têm ganhado ainda mais significado para a geração atual. “Para eles, quanto mais vivência e experiência melhor. E os nossos projetos trazem justamente isso – eles aprofundam o conhecimento experienciando e colocando em prática aquele contexto que eles viram inicialmente dentro de sala”.

A diretora pedagógica também acrescenta que a Geração Alpha provavelmente será a que vai ter maior tempo de escolarização. “Eles estão entrando cada vez mais cedo na escola e passando mais tempo dentro do ambiente escolar. Além disso, as famílias estão menores. Então, para além da parte cognitiva, a escola tem um papel fundamental nessas habilidade socioemocionais, na convivência, no experimentar a diversidade, do olhar para o outro, do respeito. Quando a gente fala na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em formação integral, isso é algo que urge para essa geração”, finaliza.



EntrePay expande ecossistema de empresas e reforça posição

Administrar uma empresa é um exercício que envolve desafios logísticos, tributários e operacionais, entre outros. Quanto mais apoio o empreendedor puder obter, maiores são as suas chances de ser mais competitivo e prosperar. Isso vale também para meios de pagamentos. Com quase 20% dos brasileiros sem conta em banco (dado do Banco Central), as empresas necessitam de um ecossistema que disponha de inúmeras soluções, para os mais variados tipos de clientes.

Ecossistemas de negócios costumam reunir um conjunto de empresas, de diferentes especialidades, em geral complementares, interconectadas através de parcerias, sociedades, organizações ou mesmo indivíduos, que compartilham recursos, competem e interagem dentro de um determinado setor ou indústria. Dessa forma, influenciam e moldam o funcionamento do mercado.

Atenta a essa demanda, a EntrePay, empresa especializada em soluções de pagamento do Grupo Entre Investimentos, está criando um ecossistema de negócios com a aquisição de novas empresas para ampliar a oferta de serviços e reforçar a capacidade de antecipação de recebíveis dos clientes.

Segundo a empresa, as novidades têm foco na inclusão financeira de pessoas não bancarizadas e sub-bancarizadas, principalmente no Nordeste e no Norte. Nessas regiões, a empresa já atende clientes como Banco do Nordeste, Digimais e Telefônica, através das quais pretende oferecer uma série de produtos e serviços. A lista inclui desde seguros, consórcios, títulos de capitalização, crédito, microcrédito e financiamento para estabelecimentos comerciais, até publicidade e correspondente bancário.

Focada no mercado B2B (entre negócios, em tradução livre), a EntrePay não atua diretamente com suas maquininhas no mercado. Em vez disso, habilita outras empresas a atuarem com marca própria em meios de pagamentos, dentro do conceito de one stop shop. Com o ecossistema, a EntrePay espera se tornar mais atrativa e fortalecer a parceria com os subadquirentes.

No ritmo atual de expansão, a expectativa da empresa é atingir 130 mil pontos de venda até o fim de 2023. “O propósito da EntrePay é estar entre empresas e pessoas para criar um ambiente de negócios por meio de soluções dinâmicas, fáceis e transparentes”, afirma Antonio Freixo, sócio da Entre Investimentos e CEO da EntrePay.

Entre as soluções citadas pelo empresário, estão o carriers billing (modalidade de pagamento que permite vendas com a cobrança na conta telefônica), empréstimos, contabilidade, transferências, agenda de pagamentos, recarga de celular, seguros, pagamento com QR Code, gestão de lojas e restaurantes e investimentos.

Soluções como o carrier billing, por exemplo, permitem que comerciantes clientes de empresas parceiras da EntrePay vendam produtos digitais que serão cobrados, depois, na conta telefônica.

Para este ano a empresa tem como metas alcançar os R$ 14 bilhões em antecipação de recebíveis e intermediar R$ 60 bilhões em volume total de pagamento (TPV, na sigla em inglês), através dos diversos meios que oferece.

A antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito de alta liquidez. Conforme o Banco Central, ela permite a troca de créditos futuros, como vendas a prazo, duplicatas, carnês ou cartões de crédito, por crédito imediato, para capital de giro. O valor recebido à vista é inferior ao que seria recebido no prazo original. Mas, em geral, é mais prático e vantajoso que um empréstimo bancário para pequenos e médios comerciantes.

Segundo Anderson Santana, diretor comercial de produtos e operações da EntrePay, os esforços da empresa têm sido todos no sentido de dar força aos clientes e parceiros, oferecendo a eles soluções que garantam eficiência e escala, com agilidade, para aumentar a rentabilidade.

“A EntrePay tem o compromisso de transformar a indústria de meios de pagamento no Brasil. Queremos reduzir a cobrança de taxas e ampliar a oferta de serviços financeiros baseados em tecnologia e totalmente customizáveis”, afirma o executivo.

Na prática, diz Santana, isso significa que a empresa permite que os clientes “pluguem” produtos e serviços financeiros de acordo com as necessidades de seus negócios. “A ideia é democratizar o acesso aos serviços para que as empresas possam se tornar mais inovadoras e competitivas”, afirma.

Negócios adquiridos

Em linha com a estratégia de reforçar a capacidade de antecipação de recebíveis, o grupo adquiriu uma série de negócios e criou o ecossistema Entre. A lista inclui as operações do portal da revista Istoé, Pmovil, Wealth Money e Linked Gourmet. Cada uma delas agrega à Entre e aos seus clientes uma nova opção de serviços e produtos.

O portal da Editora Três, que inclui as edições digitais das revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, entre outros títulos, foi adquirida pela Entre Investimentos, controladora da EntrePay, em leilão judicial, em julho de 2022. Ela é responsável pelo conteúdo jornalístico de títulos como IstoÉ e IstoÉ Dinheiro no meio digital.

A Wealth Money é uma startup de empréstimos P2P, ou seja, entre pares. Faz a ponte entre pessoas que querem emprestar dinheiro, sem passar por um banco, e quem precisa do crédito, mas não quer ou não pode encarar as taxas cobradas pelos grandes bancos. Dentro do ecossistema da EntrePay, os empréstimos P2P serão mais uma alternativa de crédito para os usuários finais das maquininhas, clientes das empresas subadquirentes parceiras.

Dedicada ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas, por sua vez, a Pmovil atua como integradora, em parceria com as operadoras de telefonia de toda a América Latina. É ela a dona da tecnologia que permite que a fatura da venda de produtos venha em contas de celular ou seja descontada dos créditos pré-pagos.

A Linked Gourmet é uma startup de automação com foco no segmento de alimentação, um dos mais complexos e fragmentados do varejo, mas também o que oferece as maiores oportunidades. Seu carro-chefe é um software de operação e gestão que atende estabelecimentos de todos os tamanhos e tipos.

Com toda a movimentação e a estratégia em ritmo acelerado, a expectativa de EntrePay é a de dobrar o número de subadquirentes ativos em sua rede.

Texto originalmente publicado em https://istoedinheiro.com.br/entrepay-expande-ecossistema-de-empresas-e-reforca-posicao-no-mercado-de-meios-de-pagamentos/



SAR o Príncipe Herdeiro lança o plano estratégico de Soudah Peaks

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RIADE, Arábia Saudita, Sept. 28, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — Sua Alteza Real, o Príncipe Herdeiro Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, Primeiro Ministro e Presidente da Soudah Development lançou o plano estratégico para desenvolver Soudah e partes de Rijal Almaa em Soudah Peaks, um destino turístico de luxo na montanha situado a 3015 metros acima do nível do mar no pico mais alto da Arábia Saudita. Situado em um ambiente natural e cultural extraordinário na região de Aseer (sudoeste da Arábia Saudita), o projeto é uma parte essencial dos esforços do Fundo de Investimento Público (PIF) para diversificar a economia através da expansão de indústrias vitais como o turismo, a hotelaria e o entretenimento, e apoiar a estratégia de desenvolvimento de Aseer.

SAR o Príncipe Herdeiro Mohammed bin Salman, Presidente do Conselho de Administração da Soudah Development, afirmou que Soudah Peaks representa uma nova era de turismo de montanha de luxo, proporcionando uma experiência de vivência sem precedentes, preservando simultaneamente o ambiente natural e a riqueza cultural e patrimonial. Está estrategicamente alinhado com os objetivos da Visão 2030 de expandir o turismo e o entretenimento, apoiar o crescimento econômico, atrair investimentos, contribuir com mais de 29 bilhões de SAR para o PIB acumulado do Reino e criar milhares de oportunidades de emprego diretas e indiretas.

SAR disse: “O plano estratégico reafirma nosso empenho relativamente aos esforços globais de preservação do ambiente e dos recursos naturais para as gerações futuras e visa contribuir para a diversificação das fontes de rendimento nacionais e a construção de uma economia forte que atraia investimentos locais e globais.”

SAR acrescentou: “Soudah Peaks será um acréscimo significativo ao setor do turismo na Arábia Saudita e colocará o Reino no mapa do turismo mundial, destacando e celebrando simultaneamente a riqueza da cultura e do patrimônio do país. Os visitantes terão a oportunidade de descobrir a beleza de Soudah Peaks, explorar sua cultura e patrimônio ricos e experimentar a autêntica hospitalidade da comunidade local. Soudah Peaks oferecerá experiências inesquecíveis rodeadas por entre uma vegetação exuberante, acima das nuvens.”

Soudah Peaks tem como objetivo oferecer serviços de hotelaria de luxo de alta qualidade a mais de dois milhões de visitantes ao longo do ano até 2033. O plano estratégico está sendo concebido para refletir os estilos tradicionais e arquitetônicos locais e promoverá o patrimônio cultural e paisagístico da região. O destino será o lar de 6 zonas de desenvolvimento únicas: Tahlal, Sahab, Sabrah, Jareen, Rijal e Red Rock. Cada uma delas oferecerá uma gama de instalações de nível mundial, incluindo hotéis, estâncias de luxo nas montanhas, chalés residenciais, moradias, mansões de luxo, atrações comerciais e de entretenimento, bem como atrações ao ar livre dedicadas ao esporte,àaventura, ao bem-estar eàcultura.

A Soudah Development entregará 2700 chaves de hotelaria, 1336 unidades residenciais e 80.000 metros quadrados de espaço comercial em Soudah Peaks até 2033. O plano estratégico será desenvolvido em três fases, com 940 chaves de hotel, 391 unidades residenciais e 32.000 metros quadrados de espaço comercial previsto para ser concluído em 2027, na primeira fase.

Soudah Peaks está situado ao longo de mais de 627 quilômetros quadrados de natureza inspiradora, com menos de 1% do terreno adquirido para construção, refletindo o compromisso da Soudah Development em proteger e preservar o meio ambiente, seguindo os melhores padrões de sustentabilidade, e contribuindo para os esforços da Saudi Green Initiative.

Como uma sociedade anônima fechada detida pelo PIF, a Soudah Development tem como objetivo desenvolver um destino turístico de luxo único nas montanhas da Arábia Saudita, preservando simultaneamente o ambiente natural e o patrimônio cultural da área do projeto, que se estende por Soudah e partes de Rijal Almaa.

Sobre a Soudah Development
A Soudah Development é uma sociedade anônima fechada detida integralmente pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita. Ela foi criada para promover o desenvolvimento de um destino turístico de luxo nas montanhas, abrangendo Soudah e partes de Rijal Almaa, na região de Aseer, no sudoeste da Arábia Saudita. Seu objetivo é preservar a paisagem natural e respeitar o rico patrimônio cultural da região, além de atrair 2 milhões de visitantes todos os anos até 2033. A Soudah Development foi anunciada por SAR o Príncipe Herdeiro Mohammad bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, Primeiro Ministro e Presidente do PIF, em 24 de fevereiro de 2021.

Para mais informações acesse os links abaixo:
Site: www.soudah.sa e www.soudahpeaks.com
Twitter, Instagram, LinkedIn e Facebook: @Soudahpeaks
Ou entre em contato por e-mail: press@soudah.sa

Fonte: NewsBeatWire

Contatos:

Mohammed A. Alshehri

Press@soudah.sa



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IA reduz gastos com combustível para frotas

As flutuações no preço dos combustíveis persistem, com o diesel experimentando seu oitavo aumento consecutivo nos postos de combustíveis do Brasil. Após a reintrodução parcial dos impostos federais em setembro, o preço médio do diesel S-10, que é o mais amplamente vendido no país, subiu 0,32%, passando de R$ 6,20 para R$ 6,22. Já a gasolina subiu 5,18% em setembro

Além do consumidor, essa oscilação também impacta empresas que possuem frota, tornando necessário encontrar maneiras de tornar mais eficiente o uso de seus veículos. Diante desse cenário, tecnologias que contribuem para a gestão da frota podem ser um caminho, como é o caso da videotelemetria. A combinação de internet das coisas (IoT), inteligência artificial e ciência de dados permite que as empresas tenham uma visibilidade detalhada da operação. Sensores e câmeras instalados nos veículos registram localização, trajetos, acelerações, frenagens e outros, enviando os dados para a plataforma e permitindo administrar, por exemplo, consumo de combustível, manutenções preventivas e até o modo de condução dos motoristas.

Com a coleta e análise de dados, é possível tomar decisões imediatas, como identificar padrões de comportamento que podem estar afetando negativamente o consumo da gasolina e diesel. Por exemplo, um alerta sonoro é emitido na cabine diante de comportamentos como frenagem e acelerações bruscas. Essas informações também são enviadas para plataforma de inteligência, onde podem ser analisadas pelo gestor de frota para identificar oportunidades de melhorias como definir um melhor trajeto ou distribuição para o seu time, por exemplo. 

De acordo com um estudo da Berg Insight Fleet Management, o país possui aproximadamente 11 milhões de veículos comerciais, mas somente 20% deles estão atualmente utilizando alguma forma de telemetria. Nos Estados Unidos esse número chega a 60%. “Quando analisamos os números da adoção da videotelemetria no país, eles são ainda menores, mas têm crescido nos últimos anos. 50% dos nossos novos clientes já optam pela telemetria com câmera”, afirma Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli.

Além da identificação automática de comportamentos que impactam no consumo do combustível e o rastreamento para a localização exata do veículo, a videotelemetria também desempenha um papel crucial para o acompanhamento da equipe. A tecnologia permite analisar horas extras e o tempo de motor ocioso. “A telemetria com recursos de vídeo gera ainda mais informações para os nossos clientes. Já há casos de clientes que com a videotelemetria reduziram em 93% o uso indevido do veículo”, diz Rodrigo.

A tecnologia é uma oportunidade para companhias que possuem uma frotapara entrega de produtos ou para atendimento ao cliente. “Em um cenário econômico desafiador e instável, como o de ajustes de combustível, espera-se que mais empresas se conscientizem dos benefícios da videotelemetria e adotem essa inovação para melhorar sua eficiência operacional e reduzir os custos operacionais”, finaliza Mourad.



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