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CARF muda e pode ampliar arrecadação do governo federal

No último dia 21 de setembro, com publicação no Diário Oficial da União, o governo federal sancionou com vetos a Lei 14.689, restabelecendo o voto de desempate a favor do governo nas votações do CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

Com a nova lei o governo buscou uma alternativa que pode ampliar sua arrecadação, pois de acordo com o Ministério da Fazenda, a retomada do voto de qualidade deve evitar uma perda anual de R$ 59 bilhões para a União. Antes, com a Lei 13.988 de 2020 em vigor, era dos contribuintes a vantagem nas votações que terminassem empatadas.

“Além do voto de qualidade e alegando contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade, um total de 14 temas incluídos no PL – Projeto de Lei 2.384/2023 por senadores e deputados foram vetados pelo governo, parte deles prevendo a redução ou o perdão de dívidas devidas por contribuintes e cobradas pela Receita Federal”, explica Angel Ardanaz, advogado na Ardanaz Sociedade de Advogados e Professor Universitário nas disciplinas de Direito Empresarial e Direito Tributário.

Na redução de multas foram vetadas medidas de incentivo à conformidade tributária, como a redução, em pelo menos um terço, do valor das multas de ofício aplicadas pela Receita e a redução das multas de mora em pelo menos 50%.

Também foi vetado o dispositivo que reduzia em um terço o valor de multas de ofício nos casos de erro escusável do contribuinte que manifesta a intenção de cumprir a obrigação tributária, divergência na interpretação da legislação e práticas reiteradas adotadas pela administração ou pelo segmento de mercado em que o contribuinte estiver inserido.

Por fim, o PL 2.384/2023 previa redução de multas para o contribuinte que adotasse providências para sanar ações ou omissões durante o curso da fiscalização, que também foi vetado.

Já no perdão de dívidas, foi vetado um artigo segundo o qual uma multa de ofício poderia ser perdoada de acordo com o histórico de conformidade do contribuinte, pois de acordo com o governo a expressão genérica “histórico de conformidade” delimita o seu alcance.

O outro veto foi do artigo que revogava a possibilidade de agravamento de multa nos casos de embaraço à fiscalização, quando o contribuinte não atende intimação para prestar informações.

Por dentro do CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

O CARF surgiu em maio de 2009, a partir da Lei 11.941, com a unificação dos três Conselhos de Contribuintes então existentes. Trata-se de um órgão colegiado, formado por representantes do Estado e da sociedade, com atribuição de julgar em segunda instância administrativa, os litígios em matéria tributária e aduaneira.  

“Os representantes dos Contribuintes são indicados pelas Confederações Econômicas de nível nacional. A indicação dos candidatos a Conselheiro é feita por meio de lista tríplice, com a exigência de formação, conhecimento e experiência em direito tributário e tributos federais e aduaneiros”, diz Ardanaz.

A escolha dos candidatos é realizada pelo Comitê de Seleção de Conselheiros e a indicação referendada por designação do Ministro da Fazenda para o mandato.   

“O CARF aprecia e julga a inconformidade dos contribuintes contra exigências tributárias e aduaneiras lançadas pela Administração Tributária. A jurisprudência do órgão, fruto de decisões reiteradas sobre mesma matéria, tem peso relevante na redução dos litígios”, finaliza Ardanaz.  



Autor une cinema e literatura como forma de expressão artística

Dados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostram que o país perdeu 4,6 milhões de leitores em 4 anos. Fazer com que as mais pessoas se reconheçam na literatura e passem a apreciá-la é importante para o desenvolvimento social, assim como celebrar autores diversos, que compartilhem suas experiências das mais distintas formas. O cineasta Anderson Cosme utiliza a poesia para discutir diversos temas cotidianos com representações lúdicas e existencialistas, formando um sucesso linguístico-visual.

Realizado com o apoio do ProaAC Editais, o livro “A travessia da pequena flor em chamas através da tempestade” foi lançado pela Filos Editora. Com um estilo característico do autor, que mescla a realidade com referências abstratas, os poemas e ilustrações coexistem e completam a imersão.

“Fico grato pela oportunidade de contribuir para a sociedade com obras de cinema e literatura. Nesse livro, trouxe de maneira lúdica, temas como romance, questões sociais, superação e relações cotidianas. Em “A travessia da pequena flor em chamas através da tempestade” as palavras e ilustrações estão conectadas de maneira intrínseca, possibilitando que cada um tenha sua própria interpretação e se conecte de modo particular com a obra”, ressalta Anderson Cosme.

Aproveitando sua vivência na sétima arte, o livro ganhou um videopoesia, no qual os poetas Maria Lira, Gab e Mano Pippen, se unem a Cosme para dar vida as palavras, com referências lúdicas e sentimentos que traspassam a via láctea. Tudo pensado para aproximar o público da literatura.

Assim como em seu livro anterior, “De sonoros beijos, à páginas de livros queimados ao coração”, Cosme traz reflexões destiladas de experiências e pensamentos que adentram o submundo poético. Com inspirações que vão do cinema a literatura, o autor busca aproximar os jovens da arte da poesia, mostrando que é possível se expressar e propagar pensamentos que transcendem a linguagem coloquial.

“Muitos adolescentes não têm apresso pela literatura e encaram a poesia como algo muito distante de suas realidades. Desenvolver um projeto como esse é contribuir para a leitura, mostrando como a arte pode dar sentido à vida – algo essencial para modificar o mundo que vivemos”, finaliza o escritor.



Afiniti designa Hassan Afzal como seu Diretor Executivo

Afiniti, líder em oferecer soluções de emparelhamento comportamental e empresarial habilitadas por IA para interações com clientes, anunciou a designação de Hassan Afzal como Diretor Executivo e Diretor do Conselho da Afiniti.

O Sr. Afzal, líder empresarial experiente, irá suceder Larry Babbio, que assumiu a função de Diretor Executivo da Afiniti em 2021. Sua designação é o auge de um plano de sucessão de diretoria executiva e do subsequente processo de busca executado pelo Conselho. O Conselho Administrativo agradece ao Sr. Babbio por seu compromisso inabalável com a Afiniti e está satisfeito com o fato de a empresa continuar aproveitando sua experiência, uma vez que irá permanecer na Afiniti como Diretor do Conselho.

O Sr. Afzal ingressou na Afiniti em 2007 como um de seus primeiros funcionários e trabalhou como Diretor de Tecnologia, o que o tornou um arquiteto-chave da tecnologia exclusiva e patenteada da Afiniti. Ele tem sido um dos principais facilitadores do crescimento da Afiniti até sua escala atual com cerca de 1.500 funcionários em 20 países. O Sr. Afzal possui mestrado em Computação e Sistemas de Informação pela Universidade da Pensilvânia e bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade da Virgínia.

“Estou na expectativa de liderar esta grande empresa e aproveitar a força de nosso pessoal, nossa cultura e nosso foco centrado no cliente”, disse o Sr. Afzal. “Como pioneira no uso de tecnologia de inteligência artificial para otimizar de modo mensurável as interações com os clientes, a Afiniti tem uma ótima oportunidade de implantar mais inteligência e automação na experiência do cliente. Irei trabalhar com Larry e o Conselho em uma transição perfeita, tendo que agradecer a Larry por sua orientação durante os últimos dois anos.”

“Hassan trouxe uma enorme experiência com excelentes habilidades estratégicas e de liderançaàAfiniti e estamos muito satisfeitos por ser nosso Diretor Executivo”, disse o Sr. Babbio. “Ele impressionou o Conselho com o impacto que causou na Afiniti, onde trouxe uma forte mentalidade centrada no cliente e uma liderança tecnológica criativa. O Conselho acredita que suas habilidades de liderança e experiência irão direcionar a Afiniti em sua próxima fase estratégica.”

Sobre a Afiniti

A Afiniti usa tecnologia patenteada de inteligência artificial para emparelhar os participantes nas interações com os clientes com base na probabilidade de eles interagirem. Sua tecnologia é utilizada a nível mundial nos setores de saúde, telecomunicações, viagens, hotelaria, seguros e serviços bancários, bem como em diversos canais de experiência do cliente. Para saber mais, acesse www.afiniti.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

media@afiniti.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Fórum Bioinsumos no Agro reúne em São Paulo players para discutir setor

Com o intuito de compartilhar expertise e debater as perspectivas do setor de insumos biológicos no Brasil, associações do setor promovem o Fórum Bioinsumos no Agro, no dia 16 de outubro, no Teatro Sesi SP, no edifício sede da Fiesp. O Fórum contará com a participação de especialistas, pesquisadores e players da área de bioinsumos, setor que vem registrando no Brasil taxas de crescimento acima da média mundial.

Com o crescente interesse em agricultura de baixo impacto ambiental, os bioinsumos têm se mostrado como uma alternativa viável para uma produção mais sustentável. Estudo realizado pela CropLife Brasil com a S&P Global projeta um valor de R$ 17 bilhões para o mercado de bioinsumos até 2030, com taxa de crescimento entre 2022 e 2023 de 23%.

Os bioinsumos são produtos baseados em componentes biológicos, como microrganismos e extratos vegetais, utilizados para o controle de pragas e doenças, desenvolvimento de plantas e aumento da fertilidade do solo, potencializando os ganhos ambientais em toda a cadeia de produção.

O setor de defensivos biológicos no Brasil tem previsão de encerrar a safra 2022/23 com um crescimento de aproximadamente 35% em comparação com a safra anterior, atingindo um valor superior a R$ 4 bilhões, segundo dados da CropLife Brasil. “Com o ritmo mais acelerado de expansão mundial, a taxa de crescimento médio do setor de biodefensivos no Brasil entre 2018 e 2022 foi de 63% frente a 12.5% da taxa internacional no mesmo período. Esse desempenho é impulsionado por diversos fatores, como a ampla adoção de bioinsumos por produtores de culturas como soja, milho, cana-de-açúcar, algodão, entre outras, algo que não é observado em outros países, segundo dados divulgados pela CropLife Brasil”, pontua a diretora de produtos biológicos na CropLife Brasil, Amália Borsari.

No segmento de biofertilizantes e de produtos que contém biofertilizantes, o crescimento médio foi de 36% ao ano, entre 2019 e 2022, quando atingiu o faturamento de R$ 4,8 bilhões, de acordo com a Abisolo. Os resultados de produtividade e de qualidade obtidos a partir da sua utilização indicam que a adoção desses produtos só vai aumentar.

“Acreditamos que o Fórum de Bioinsumos no Agro será um marco na disseminação do conhecimento sobre a utilização de bioinsumos como uma alternativa viável e sustentável na agricultura, como um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre essas tecnologias. O evento foi concebido para fornecer uma visão macro do setor, com um olhar de mercado, políticas públicas, desafio e oportunidades”, afirma o presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP (COSAG), Jacyr Costa, que também preside o Conselho Consultivo do Fórum Bioinsumos no Agro.

O evento terá quatro painéis nos quais serão discutidos o panorama atual do mercado no Brasil e no mundo, políticas públicas e regulamentação, além de debates sobre biofertilizantes, bioinoculantes e biodefensivos sob o ponto de vista de pesquisadores, usuários e indústria.

Voltado a lideranças, produtores, profissionais do setor, acadêmicos, instituições de pesquisa públicas e privadas e demais interessados no tema, o Fórum Bioinsumos no Agro é gratuito e uma realização da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), CropLife Brasil, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O evento conta com o apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), Conselho Científico do Agronegócio Sustentável (CCAS), Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Embrapa, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Serviço

Fórum Bioinsumos no Agro

Data: 16 de outubro de 2023 (segunda-feira)

Horário: das 9h às 12h50 – credenciamento às 8h

Local: Teatro Sesi – Sede da Fiesp: Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP

Gratuito e exclusivamente presencial

Programação preliminar (sujeita a alterações)

08h00: Credenciamento

09h00: Abertura

Josué Gomes da Silva, Presidente da Fiesp
Tirso Meirelles, Vice-presidente no Sistema FAESP/SENAR-SP
Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA)

 

Painel 1 – Panorama do Mercado de Bioinsumos

Moderador: Fernando Lopes, Editor Agronegócios IM Business

 

Panorama do Mercado Brasileiro e Mundial de Bioinsumos

  • André Dias, Diretor da Kynetec para a América Latina

 

O Mercado de Bioinsumos na visão da indústria

  • Gustavo Herrmann, Diretor comercial da Koppert Brasil

 

Painel 2 – Políticas Públicas: aspectos atuais e perspectivas

Moderador: Arnaldo Jardim, Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

 

Debatedores:

Cleila Guimaraes, Diretora de Bioindústria e Insumos Estratégicos da Saúde do MDIC

Clenio Nailto Pillon, Diretor Executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa

Carlos Goulart, Secretário de Defesa Agropecuária Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) 

 

Painel 3 – Biodefensivos

Moderador: Marcos Matos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ)

 

Biodefensivos na agenda ESG

  • Marcelo Morandi, Chefe de Relações Internacionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

 

Novas tecnologias no mercado de biológicos

  • Paulo Arruda, Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) 

 

Painel 4 – Biofertilizantes e Bioinoculantes

Moderador: Caio Carvalho, Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)

 

Os Biofertilizantes na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

  • Átila Mógor, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 

Os Ganhos Econômicos da Utilização de Inoculantes

  • Sólon Cordeiro de Araújo, Diretor Executivo da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII)

 

A importância dos bioinsumos na construção e na recuperação da fertilidade dos solos

  • Fernando Andreote, Professor Doutor na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

 

Encerramento

Roberto Rodrigues, Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Jacyr Costa, Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP (COSAG)

 



Câmaras de Dubai apresentam The Deals Hub, para desbloquear oportunidades internacionais de comércio e investimento, durante o Fórum Empresarial de Dubai

As Câmaras de Dubai lançaram o The Deals Hub, uma nova plataforma voltada para o impacto que cria um espaço inovador para líderes empresariais e investidores globais anunciarem parcerias e negócios durante o próximo Fórum Empresarial de Dubai, que ocorre em novembro em Madinat Jumeirah.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230927615475/pt/

H.E. Abdul Aziz Al Ghurair, Chairman of Dubai Chambers (Photo: AETOSWire)

H.E. Abdul Aziz Al Ghurair, Chairman of Dubai Chambers (Photo: AETOSWire)

Organizado sob o patrocínio do xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governador de Dubai, o Fórum Empresarial do Dubai reunirá as principais partes interessadas do governo e dos setores privados do mundo todo para explorar parcerias econômicas estratégicas , desenvolver redes internacionais e abrir novos horizontes para negócios, comércio e investimentos.

O lançamento do The Deals Hub cria um espaço dedicado para forjar e anunciar grandes iniciativas empresariais, parcerias e investimentos, com assinaturas presenciadas por altos funcionários do governo, figuras proeminentes dos setores público e privado e representantes dos meios de comunicação internacionais.

Abdul Aziz Abdulla Al Ghurair, presidente das Câmaras de Dubai, comentou: “O Fórum Empresarial de Dubai cria uma plataforma única para negócios e investimentos que irá desbloquear oportunidades interessantes e promover o crescimento econômico sustentável. O lançamento do The Deals Hub destaca a posição cada vez mais importante de Dubai como uma capital líder da economia mundial e reflete o sucesso do emirado na hora de atrair investimento estrangeiro e apoiar a expansão empresarial”.

O The Deals Hub hospedará uma linha completa de acordos, incluindo grandes parcerias, joint ventures e fusões e aquisições; OPIs, grandes investimentos e rodadas de captação de recursos; contratos governamentais, acordos comerciais transfronteiriços e memorandos de entendimento.

O Fórum Empresarial de Dubai ocorre em Madinat Jumeirah nos dias 1º e 2 de novembro.

Para se inscrever no evento, acesse register.dubaibusinessforum.com.

Sobre a Dubai Chambers:

As Câmaras de Dubai são uma entidade pública sem fins lucrativos que apoia a visão de Dubai como um agente global, capacitando empresas, fornecendo serviços inovadores de valor agregado e acesso a redes influentes. Em março de 2021, o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum (vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governador de Dubai) anunciou a reestruturação da Câmara de Dubai e a formação de três câmaras para o emirado. São elas: a Câmara de Comércio de Dubai, a Câmara Internacional de Dubai e a Câmara de Economia Digital de Dubai, que agora operam sob as Câmaras de Dubai. Para mais informações, acesse www.dubaichambers.com.

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* Fonte: AETOSWire

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Contato:

Mohamad Mouzehem

RP e Comunicação Corporativa

Tel.: +97142028537

E-mail: mohamad.mouzehem@dubaichamber.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Xsolla anuncia aquisição da AcceleratXR, uma plataforma multiplayer para jogos

Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, anunciou a aquisição estratégica da AcceleratXR, fornecedora de tecnologia de back-end de servidor de jogo projetada para jogos e software de serviço ao vivo. A plataforma AcceleratXR e seu mecanismo de rede oferecem escalabilidade robusta, suportando experiências em diversas plataformas e dispositivos. Isso funciona de forma semelhante a um sistema operacional otimizado para conteúdo digital interativo moderno.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230927529499/pt/

Xsolla AXR Acquisition (Graphic: Business Wire)

Xsolla AXR Acquisition (Graphic: Business Wire)

A tecnologia da AcceleratXR capacita as equipes de desenvolvimento, independentemente do tamanho ou nível de habilidade, para criar experiências on-line e multiplayer de ponta em grande escala. Com mais de 20 sistemas especializados, como scripts na nuvem ao vivo, a AcceleratXR é a plataforma mais flexível e repleta de recursos para o desenvolvimento de jogos, entretenimento digital, metaverso e muito mais.

A aquisição marca uma mudança transformadora em direçãoàcomercialização de soluções integrais de cross-play e cross-pay com disponibilidade imediata, permitindo que as pessoas mantenham sua identidade e acessem seu histórico de compras em qualquer plataforma em que queiram jogar: PC, web, console, celular e RV.

“Damos as boas-vindasàAcceleratXR, a mais nova inclusãoàfamília de tecnologia de jogos da Xsolla”, disse Chris Hewish, CEO da Xsolla. “A AcceleratXR oferece uma tecnologia sólida de back-end de servidor de jogo, capaz de atender a diversas plataformas – da web ao PC, do console ao celular. Isso indica um avanço promissor em nossa jornada para redefinir a tecnologia cross-play.”

“Estamos entusiasmados com a aquisição pela Xsolla, pois ela reforça nossa missão principal de fazer com que as ferramentas de desenvolvimento de jogos sejam acessíveis a todo mundo, bem como de melhorar as experiências sociais nas comunidades de jogos”, explicou Jean-Philippe Steinmetz, cofundador da AcceleratXR. “Este importante passo em frente apresenta oportunidades promissoras para remodelar a indústria mundial de jogos.”

Para mais informações sobre a AcceleratXR, acesse: https://xsolla.pro/axr-acquisition

Sobre a Xsolla

A Xsolla é uma empresa internacional de comércio de videogames com um conjunto robusto e poderoso de ferramentas e serviços projetados especificamente para a indústria de videogames. Desde a sua fundação em 2005, a Xsolla já ajudou milhares de desenvolvedores e editores de jogos de todos os portes a financiar, comercializar, lançar e monetizar seus títulos a nível mundial e em múltiplas plataformas. Como uma liderança inovadora no comércio de jogos, a missão da Xsolla é resolver as complexidades inerentesàdistribuição global, marketing e monetização para ajudar suas parcerias a ampliar o alcance geográfico, gerar mais receitas e criar relacionamentos com jogadores do mundo inteiro. Sediada e constituída em Los Angeles (EUA), com escritórios em Berlim (Alemanha), Seul (Coreia do Sul), Pequim (China), Kuala Lumpur (Malásia), Tóquio (Japão) e outras cidades ao redor do mundo, a Xsolla oferece suporte a grandes títulos de jogos como: Valve, Twitch, Roblox, Ubisoft, Epic Games, Take-Two, KRAFTON, Nexters, NetEase, Playstudios, Playrix, miHoYo e muito mais.

Para mais informações, acesse: xsolla.com

Sobre a AcceleratXR

A AcceleratXR é uma solução versátil para equipes de desenvolvimento de jogos que desejam criar jogos e aplicativos multiplataforma. Ela engloba o amplo espectro de plataformas de jogos, desde console, PC e dispositivos móveis até ambientes de realidade virtual (RV). Ao melhorar as conexões fluidas entre essas diversas interfaces de jogos, a AcceleratXR reduz significativamente o tempo e o custo de desenvolvimento, permitindo que as equipes responsáveis implementem jogos em larga escala e multiplataforma de maneira mais eficaz.

Para mais informações, acesse: acceleratxr.com

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Contato:

Assessoria de Imprensa

Derrick Stembridge

Diretor Global de Relações Públicas da Xsolla

d.stembridge@xsolla.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Intelsat expande infraestrutura no Brasil e oferece novos serviços

A Intelsat, operadora de uma das maiores redes de comunicação integrada via satélite e terrestre do mundo e líder no fornecimento de conectividade a bordo (IFC), lançou novos serviços no Brasil que combinam suporte local, novas instalações de teleporto e cobertura de satélite mais ampla para fornecer serviços de conectividade a mais usuários em toda a região.

Todos os ativos, tecnologia e infraestrutura do Brasil estão operacionais, incluindo:

  • Nova capacidade de satélite de alto rendimento: os satélites Intelsat 46e e Galaxy 28, posicionados no Brasil e na América Latina, fornecerão conectividade confiável para clientes empresariais, operadoras de rede móvel, mídia e aviação comercial.
  • Novas instalações de teleporto: localizadas na região do Rio de Janeiro, as instalações expandem a rede global existente da Intelsat e permitem conexões diretas entre os satélites da Intelsat e as redes terrestres locais do Brasil, diminuindo a distância percorrida pelo tráfego de Internet dos usuários.
  • Expansão do centro de operações: o Centro de Operações de Rede (COR) da Intelsat no Brasil ampliou sua equipe para oferecer melhor suporte aos clientes regionais, oferecendo acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, para representantes de suporte fluentes em cinco idiomas, incluindo o português do Brasil.

“Com a combinação de mais capacidade de satélite, um novo teleporto e um centro de operações fica mais fácil para nossos clientes fornecer serviços de maior qualidade para mais usuários em todo o Brasil”, disse Ricardo La Guardia, vice-presidente regional de vendas para a América Latina da Intelsat. “Nossa expansão no Brasil faz parte de nossa estratégia para capacitar a região mais ampla da América Latina com conectividade incomparável, visando áreas carentes e regiões remotas como a Amazônia, promovendo a inclusão digital.”

Segundo um relatório recente da GSMA, cerca de 25% da população brasileira (mais de 50 milhões de pessoas) vive dentro da cobertura de uma rede, mas não utiliza serviços de internet móvel. Melhorar as opções de conectividade para provedores de serviços ajudará a impulsionar a economia digital e abrirá caminhos para o crescimento dos negócios em todo o Brasil em setores como governo, educação, saúde e agricultura.

“A disponibilidade de infraestruturas locais e conhecimentos especializados no país é um passo fundamental para melhorar a infraestrutura de Internet e telecomunicações em todas as regiões do país”, disse La Guardia.

Sobre a Intelsat

A equipe global de profissionais da Intelsat está focada em fornecer comunicações via satélite seguras e contínuas para governos, ONGs e clientes comerciais por meio da rede mundial de última geração e dos serviços gerenciados da empresa. Ao operar uma das maiores e mais avançadas frotas de satélites e infraestruturas de conectividade do mundo, a Intelsat reduz a exclusão digital e permite que as pessoas e as suas ferramentas falem através dos oceanos, vejam através dos continentes e ouçam através dos céus para comunicar, cooperar e coexistir. Desde a sua fundação, há seis décadas, a empresa tem sido sinônimo de “pioneira” no setor de satélites, na vanguarda dos serviços aos seus clientes e ao planeta. Tendo como alicerce um legado de inovação e concentrando-se em enfrentar uma nova geração de desafios, agora, os membros da equipe da Intelsat estão de olho nas “próximas inovações” no espaço,àmedida que revolucionam o campo e lideram a transformação digital do setor.

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Contato:

Melissa Longo – melissa.longo@intelsat.com; +1 240-308-1881

Fonte: BUSINESS WIRE



Andersen lança serviço global de valoração

A Andersen, firma de serviços profissionais independentes e multidisciplinares com o mais rápido crescimento no mundo, lançou um novo serviço global de valoração para ampliar sua plataforma de serviços tributários, jurídicos e serviços relacionados aos clientes. A equipe global de valoração da Andersen trabalha com empresas, fundos, pessoas físicas com alta renda e escritórios familiares a fim de estipular a valoração dos negócios, bens tangíveis e intangíveis e títulos complexos para fins fiscais, de relatórios financeiros e consultoria em transações. Seus clientes abrangem uma ampla linha de setores, de tecnologiaàmanufatura, e agriculturaàbiofarmacêutica.

Na altura do lançamento, o serviço global de valoração da Andersen tem uma presença em mais de 20 países em todo o mundo (América do Norte, Europa, América Latina, Oriente Médio e Ásia).

“As áreas tributária, jurídica e de valoração estão intrinsicamente relacionadas, porém nenhuma outra firma de serviços profissionais oferece todos esses recursos em escala global sob o mesmo teto”, afirmou o presidente e CEO da Andersen Global, Mark Vorsatz. “Nossa visão na Andersen é a de criar uma plataforma onde os clientes possam ter uma experiência perfeita trabalhando com uma firma multidisciplinar na qual podem confiar, em qualquer lugar do mundo. Visamos nos tornar uma das maiores firmas de valoração independentes do mundo nos próximos anos”.

O novo serviço global de valoração da Andersen é liderada por Sid Luckenbach, diretor-presidente, que é o líder nacional de valoração da firma nos EUA há 18 anos.

“As estruturas comerciais e os instrumentos financeiros estão se tornando mais complexos”, afirmou Luckenbach. “Fica ainda mais complicado quando você está lidando com transações interfronteiriças e em várias jurisdições. É por isso que a abordagem tradicional já não é mais suficiente. Nosso serviço global de valoração reúne a expertise profunda e o alcance geográfico de que os clientes precisam, independentemente de onde seus ativos estejam localizados”.

A Andersen Global é uma associação internacional de empresas membro independentes e juridicamente separadas, composta por profissionais tributários, jurídicos e de valoração de todo o mundo. Fundada em 2013 pela empresa membro dos EUA, Andersen Tax LLC, a Andersen Global agora tem mais de 14.000 profissionais a nível mundial, bem como presença em mais de 400 locais através de suas empresas membro e colaboradoras.

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Contato:

Megan Tsuei

Andersen Global

415-764-2700

Fonte: BUSINESS WIRE



Valetec lança sua 2ª edição do relatório de CVC no Brasil

A Valetec Capital, gestora de investimentos em participações, lançou este ano a segunda edição do relatório “Corporate Venture Capital no Brasil e no mundo em 2023”.  O material apresenta aspectos sobre Corporate Venture Capital (Investimento de Fundos Corporativos) e suas semelhanças e diferenças com relação a M&A (Mergers & Acquisitions – Fusões e Aquisições, em português) e VC (Venture Capital – Capital de Risco, em português).

Em suma, o Corporate Venture Capital (CVC), que pode ser traduzido como “capital de risco corporativo”, tem como objetivo fomentar a inovação aberta das corporações por meio de investimentos minoritários em startups, com o intuito de trazer retornos financeiros e/ou estratégicos.

Seguindo a mesma direção, o relatório busca apresentar um suporte para empresários que têm interesse em estruturar uma equipe de CVC em suas empresas, além de entrevistas, cases, resultados e perspectivas para o mercado no Brasil e na América Latina.

Peter Seiffert, fundador e CEO da Valetec Capital, ressalta que em sua primeira edição, publicada em outubro de 2022, o material reuniu conteúdos didáticos sobre a importância de um CVC e sua diferença em relação ao M&A e o venture capital, além de dicas para implementar um programa de CVC e dados sobre o mercado brasileiro e internacional. “O relatório de 2023 é a continuidade deste trabalho, trazendo análises aprofundadas de líderes do mercado, estatísticas atualizadas do mercado global e brasileiro e informações essenciais para empresas que estão no início de suas jornadas de CVC”.

O objetivo com esse relatório é oferecer um material técnico, elaborado em português por profissionais reconhecidos do setor, trazendo um conteúdo que possa contribuir para o desenvolvimento da cultura do CVC no país, complementa o CEO da Valetec Capital. “Ao reunir informações atualizadas contextualizadas com cases, dados e opiniões de especialistas, o relatório pode ajudar muitos líderes de CVC em uma corporação com informações para implantar ou aperfeiçoar seus programas de corporate venture capital”.

Peter Seiffert, acrescenta que essa edição traz também dados traduzidos da Global Corporate Venturing sobre o corporate venture capital no mundo em 2023, e uma perspectiva nacional do recente levantamento da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap). 

“O material inclui conteúdos didáticos sobre o que leva empresas a investirem em CVC, análises jurídicas sobre os diferentes veículos de investimento e sobre as grandes tendências tecnológicas para o setor nos próximos anos”, finaliza.

Para conferir o relatório completo, basta acessar: http://www.valetec.com.br/report



Governo propõe salário mínimo de R$ 1.421 em 2024

O salário mínimo deve passar dos atuais R$ 1.320 para R$ 1.421, um aumento de 7,65%, segundo a proposta orçamentária para 2024 (PLN 29/23), entregue pelo governo ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto. O projeto prevê receitas e despesas de R$ 2,2 trilhões e, portanto, sem nenhum déficit fiscal, conforme veiculado pela Agência Câmara de Notícias.

De acordo com informação dos técnicos do Ministério da Fazenda, as contas mostraram um superávit de R$ 2,8 bilhões. Apesar disso, a meta será considerada cumprida pelo novo arcabouço fiscal se ocorrer um déficit ou superávit de até R$ 29 bilhões.

A estimativa do novo valor para o piso nacional depende da variação anual do INPC (Índice de Preços no Consumidor) até o mês de novembro, somado ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2022, que foi de 2,9%. De acordo com os técnicos, por ora, não há previsão de reajuste no projeto para a tabela do IR (Imposto de Renda) e para os benefícios do Bolsa Família.

“A valorização do salário mínimo em 2024 acima da inflação é algo visto com bons olhos pelos brasileiros”, afirma João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Souza destaca que o valor afetará não apenas a classe trabalhadora, mas também os benefícios sociais. “Aposentados e pensionistas serão beneficiados com o aumento do benefício e aumento de margem para empréstimo. A melhoria no poder de compra é algo que também será comemorado”, diz.

A propósito, o Brasil ocupa o 51° lugar entre 105 países com a maior PPC (Paridade do Poder de Compra), método para se comparar o poder de compra entre os países, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho). O poder de compra do piso nacional é de cerca de US$ 497 (cerca de R$ 2.418).

Paralelamente, de acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o percentual de famílias com dívidas (em dia ou não) no país chegou a 78,3% em abril, acima dos 77,7% registrados em igual período do ano precedente.

A Peic também revelou que o número de cidadãos que não esperam conseguir quitar as suas dívidas chegou a 11,6%. De forma síncrona, indicativos do “Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil”, da Serasa Experian, revelam que havia cerca de 70,71 milhões de brasileiros inadimplentes em março deste ano.

Para mais informações, basta acessar: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/



Big data: análise de dados é aliada da indústria

Big Data é o termo usado para definir a grande quantidade de dados gerados por indústrias, empresas, instituições governamentais e pessoas diariamente no mundo todo. Redes sociais, transações financeiras, buscas e as diversas formas de consumo produzem dados que, devidamente analisados, podem gerar soluções, insights e apresentar tendências nos variados campos em que são obtidos.

Para retratar a magnitude desse volume de dados, o portal Finances Online apurou que, apenas em 2021, mais 1 trilhão de megabytes de dados foram criados por dia e previu o aumento no consumo de dados, passando de 74 zettabytes, em 2021, para 149 zettabytes, em 2024.

Neste contexto, indústrias e empresas podem contar com a apuração e análise dessa gama de dados e informações para a tomada de decisões estratégicas, melhorias operacionais e inovação. É o que afirma José Paixão Barbosa Sousa, cientista de dados e especialista em aplicações de segurança cibernética em inovações tecnológicas.

“Empresas de diversos setores estão reconhecendo o valor dos dados para tomada de decisões estratégicas, melhorias operacionais e inovação. Na indústria de automação, por exemplo, ajudam a melhorar a eficiência, a produtividade e a confiabilidade dos processos automatizados”, comenta.

Para corroborar essa visão, um relatório publicado no final do ano passado pela International Data Corporation (IDC), consultoria especializada em tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo, apontou que até 2026, 75% das empresas líderes de mercado terão investido sistematicamente em inovação digital.

O professor José Paixão Barbosa Sousa listou alguns aspectos que considera essenciais para o uso efetivo da análise de dados em indústrias de automação:

Manutenção preditiva: a análise de dados pode ser usada para monitorar continuamente máquinas e equipamentos automatizados. Os sensores podem coletar dados sobre o desempenho, temperatura, vibração, consumo de energia e outros parâmetros. Além disso, os algoritmos de ciência de dados podem identificar padrões e tendências que indicam falhas iminentes, permitindo a manutenção preventiva para evitar paradas não planejadas.

Otimização de processos: a ciência de dados pode ser usada para otimizar os processos de produção e logística. Os dados podem ajudar a identificar gargalos, aprimorar o dimensionamento da produção, otimizar a rota de transporte de mercadorias e melhorar o planejamento de estoque.

Qualidade do produto: a análise de dados pode monitorar a qualidade do produto em tempo real. Sensores e câmeras podem capturar dados sobre defeitos ou imperfeições. Algoritmos de aprendizado de máquina, ademais, podem identificar padrões de defeitos e tomar decisões em tempo real, como desligar uma máquina defeituosa.

Eficiência energética: a ciência de dados pode ser usada para otimizar o consumo de energia em sistemas de automação. Nesse sentido, algoritmos podem ajustar automaticamente o funcionamento de equipamentos para economizar energia quando a demanda é baixa e garantir um uso mais eficiente da energia.

Monitoramento de qualidade e conformidade: em setores regulamentados, como alimentos e produtos farmacêuticos, a ciência de dados pode ser usada para garantir que os processos de automação estejam em conformidade com padrões de qualidade e regulamentações. Os dados podem ser usados para rastrear e documentar a produção e a qualidade do produto.

Tomada de decisões baseada em dados: a ciência de dados pode fornecer informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas na indústria de automação. Os dados podem ajudar a identificar oportunidades de melhoria, reduzir custos e aumentar a competitividade.

Por fim, dados do Portal da Indústria publicados em julho demonstram que a Indústria 4.0 (que conta com a tecnologia como aliada em seus processos) atingiu US$ 1,77 bilhão no Brasil em 2022 e tem previsão de alcançar US$ 5,62 bilhões em 2028. Para Sousa, esses resultados passam pelo bom uso da ciência de dados.

“A ciência de dados desempenha um papel fundamental na indústria, permitindo que as empresas otimizem seus processos, melhorem a qualidade do produto, economizem recursos e aumentem a eficiência geral. Ela torna as operações industriais mais produtivas e lucrativas”, finaliza.



Cresce número de roubos e furtos de veículos no Brasil

Segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, foram registradas 564 mil ocorrências de roubos e furtos de veículos no Brasil, abrangendo carros e motos. Isso equivale a uma média de 64 ocorrências de roubos e furtos de veículos por hora no país.

O levantamento também revelou que, no mesmo período, ocorreram 342 mil furtos de veículos no Brasil, sendo 192 mil de automóveis e 150 mil de motocicletas, além de 388 mil registros de furtos de bicicletas. No que diz respeito aos registros de ocorrências, o ano de 2021 contabilizou 222 mil casos, com 117 mil deles relacionados a carros e 105 mil a motos

Quanto à distribuição regional, a região Sudeste apresentou o maior índice total de furtos de todos os tipos, representando 55,3% dos furtos de veículos, 64,1% dos furtos de carros e 44,0% dos furtos de motos no ano passado. As vias públicas foram os locais mais frequentes de ocorrência de furtos de carros (75,1%) e motos (68,8%).

O diretor da Easyseg, Michael Hoppe, considera os dados preocupantes, já que os altos índices de roubo também refletem no encarecimento de medidas de proteção, como o seguro veicular tradicional, que com os últimos aumentos têm impossibilitado a uma grande parcela da população em manter um plano ativo. Com efeito, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), os seguros de veículos ficaram, em média, 32% mais caros durante o ano de 2022. 

 “Acredito que isso seja um dos principais fatores que tem contribuído para a procura de um rastreador veicular por parte dos condutores”, avalia. De acordo com Hoppe, o rastreador veicular é extremamente importante em dois cenários. “Inicialmente como meio de prevenção de um roubo ou furto e como um recurso avançado e inteligente, que após uma emergência pode ser utilizado prontamente para proteger o seu veículo”, disse.

Rastreadores veiculares como alternativa a seguros

O diretor destaca que, além de visualizar a posição do seu veículo em tempo real, os rastreadores modernos contam com tecnologias e ferramentas que servem de auxílio para as pessoas. Ele explica que, por meio de um aplicativo, a pessoa pode ativar o alerta de ignição quando o veículo é ligado, bloqueando o veículo e “fazendo com que o criminoso não consiga se distanciar muito da posição onde ocorreu o sinistro”.

Hoppe explica que, após a contratação de uma empresa de monitoramento, o rastreador é instalado em um local estratégico do veículo. E, após o procedimento, ele passa a se comunicar com a central de monitoramento da empresa que foi contratada. O diretor acrescenta que alguns rastreadores ainda contam com dados de telemetria. 

“O cliente vai ter acesso a dados, como o uso de combustível, histórico de trajetos, relatório de velocidade etc.”, diz. “Ainda é possível contar com planos de assistência veicular, que auxiliam em situações que sejam necessárias, como a troca de pneu, problemas mecânicos, guincho e pane seca”, esclarece.

O alto índice de roubos e furtos de veículos tem sido uma preocupação constante em muitas regiões do Brasil. Esses crimes não apenas causam prejuízos financeiros significativos para os proprietários, mas também contribuem para o aumento da criminalidade e afetam a sensação de segurança da população. 

Para saber mais, basta acessar: https://easyseg.com/



Vendas no varejo crescem 1,3% no primeiro semestre de 2023

O varejo nacional acumulou alta de 1,3% em vendas no primeiro semestre de 2023, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O crescimento foi observado em comparação ao primeiro semestre de 2022. Nos últimos 12 meses, a evolução foi de 0,9% em relação ao mesmo período anterior.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas em junho cresceu 1,2% frente a maio, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 8,3% frente a junho de 2022. O acumulado no ano foi a 4,0% e o acumulado em 12 meses, a 1,1%.

Para aproveitar o momento aquecido do setor, algumas empresas apostam em inovação e tecnologia. As ferramentas de Gestão de Força de Trabalho (Workforce Management, WFM na sigla em inglês), neste sentido, podem ser usadas como uma opção para varejistas, com o objetivo de aumento de vendas.

“O uso de uma ferramenta de WFM permite preparar o dia-dia de uma loja com o objetivo de organizar e planejar as pessoas conforme a real necessidade”, explica Fernando Zucki, Diretor de Mercado da WYNTAYLOR, empresa de tecnologia da informação com foco em Workforce Optimization. “Existir hora correta para organizar a loja e outra para focar em vendas é fundamental para potencializar um bom resultado e otimizar sua força de trabalho”.

Vale ressaltar que o WFM não se concentra apenas no desempenho e na programação dos funcionários, mas também determina como as empresas devem investir em seus funcionários.  Uma boa implementação da solução envolve treinamentos on-line e supervisão para garantir que os agentes estejam familiarizados com as habilidades que devem exercer para cumprir suas funções. 

Segundo Zucki, boa estratégia de gestão de força de trabalho envolve conhecer bem o seu negócio e saber usar os dados como histórico de vendas, datas especiais, sazonalidades a favor de um bom planejamento. 

Levando em consideração o alto número das vendas no varejo, o profissional pontua que “é crucial ter a equipe como ‘centro’ do seu negócio e saber valorizar as competências de cada colaborador, explorar sua produtividade ao máximo”, completa o Diretor de mercado.

Além disso, Endrigo Duarte, Diretor comercial da SISQUAL® WFM, explica que quando a força de trabalho é realocada de forma eficiente para atender às necessidades operacionais, é possível controlar os gastos com mão de obra e promover uma resposta ágil às demandas em constante mudança, tornando o WFM um ferramenta com um ROI (Retorno Sobre o Investimento) notável.

Para saber mais, basta acessar: www.sisqualwfm.com 



Instalação de produção de baterias da Hithium é certificada como neutra em carbono

A instalação de produção da Hithium, uma fabricante de baterias estacionárias, em sua sede em Xiamen (China) recebeu a certificação de neutralidade de carbono PAS 2060, reconhecida mundialmente (número do certificado: 0412TZH01106). Essa norma de certificação se baseia em metodologias estabelecidas, de acordo com a TÜV Süd, para calcular a pegada de carbono da fábrica (como o GHG-Protocol e a ISO 14064) e avalia, quando necessário, o impacto dos certificados de compensação de alta qualidade de projetos climáticos (incluindo MDL, JI, GS e VCS).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230927968427/pt/

Hithium’s Xiamen battery production plant has been certified carbon neutral. (Photo: Business Wire)

Hithium’s Xiamen battery production plant has been certified carbon neutral. (Photo: Business Wire)

A empresa quer que a fábrica sirva como referência na indústria de armazenamento de energia, elevando o padrão de produção sustentável como um dos primeiros locais de produção de baterias na China a receber tal certificação.

O gerente geral da Hithium, Jason Wang, comentou: “É um grande orgulho termos alcançado esta certificação tão rapidamente e estarmos estabelecendo um alto padrão para o setor. Nossa abordagem para cumprir o objetivos ESG e alcançar a produção sustentável está enraizada na cultura da empresa. Desde a direção até cada membro das equipes, seja na investigação, nas vendas ou na linha de produção, vê a redução das nossas emissões de carbono como um compromisso fundamental”.

Aproveitando a certificação da sua fábrica neutra em carbono, a Hithium anunciou algumas metas associadas:

Neutralidade de carbono nas operações do grupo até 2025

Para alcançar a neutralidade de carbono nas operações principais do grupo (escopos 1 e 2), a Hithium utilizará mais de 40% de eletricidade renovável, bem como reduzirá em 15% as emissões médias de carbono tanto dos seus produtos como da sua cadeia de suprimentos (em comparação com o ano de referência de 2022), com uma taxa de reciclagem superior a 20% para matérias-primas descartadas.

Neutralidade de carbono na produção global até 2028

O objetivo da Hithium é atingir 100% de uso de eletricidade renovável no grupo, com bases globais de produção de baterias certificadas como fábricas neutras em carbono, para reduzir em 30% as emissões médias de carbono tanto dos seus produtos como da sua cadeia de suprimentos (em comparação com o ano de referência de 2022), com uma taxa de reciclagem superior a 40% para matérias-primas descartadas.

Neutralidade de carbono em toda a cadeia industrial até 2035

Até 2035, a Hithium pretende alcançar a neutralidade de carbono em toda a cadeia do grupo (escopos 1, 2 e 3), ao longo do ciclo de vida do produto (excluindo a fase de uso), e uma taxa de reciclagem superior a 80% para matérias-primas descartadas.

Como parte dos seus objetivos de sustentabilidade, a fabricante fundada em 2019 também se registrou recentemente na Achilles, uma agência de monitoramento de emissões e ESG, e aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas (UNGC). O plano de implementação da empresa para atingir esses objetivos inclui a melhoria do processo de produção, aplicações inteligentes, o uso crescente de energia limpa e materiais recicláveis, e pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de baixo carbono.

Sobre a Hithium

Fundada em 2019, a Hithium é fabricante líder de produtos estacionários de armazenamento de energia de alta qualidade para aplicações em grande escala, bem como para aplicações comerciais e industriais. Com quatro centros distintos de P&D e várias instalações de produção “inteligentes”, as inovações da Hithium incluem melhorias de segurança inovadoras para suas baterias de íons de lítio, bem como aumentos no ciclo de vida. Com décadas de experiência acumulada na área entre seus fundadores e executivos seniores, a Hithium aproveita sua especialização em BESS para oferecer a parcerias e clientes avanços exclusivos em armazenamento de energia. A empresa está em Xiamen (China), com outras unidades em Shenzhen e Chongqing (ambas na China), Munique (Alemanha) e Califórnia (EUA). A Hithium despachou 11 GWh de capacidade de bateria, 5 GWh somente em 2022, e está expandindo sua atual capacidade de produção de 45 GWh para 70 GWh até o final de 2023.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

carol.wu@hithium.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Energia solar fotovoltaica segue em crescimento no Brasil

O Brasil está passando por uma evolução no setor de energia. Nos últimos anos, a energia solar tem ganhado um papel de destaque na matriz energética do país, desempenhando um papel importante na busca por fontes mais limpas e sustentáveis de energia. Esse crescimento está transformando o horizonte energético do Brasil e gerando benefícios econômicos e ambientais significativos.

O setor de energia solar no Brasil está experimentando um crescimento exponencial. De acordo com dados recentes da Absolar, a capacidade instalada de energia solar no país aumentou mais de 300% nos últimos cinco anos, alcançando uma marca de 33,7 gigawatts (GW) em 2023, o que corresponde a 15% da matriz elétrica brasileira. Esse aumento é impulsionado por diversos fatores e já ultrapassa em quase 10 GW o total gerado em 2022.

Segundo Gabriel Guimarães, diretor comercial da SolarVolt, os incentivos governamentais são uma das principais razões para o crescimento da energia solar no Brasil. O país implementou políticas de apoio à energia solar com a isenção de impostos sobre equipamentos solares. “São medidas que encorajam os consumidores a investir na instalação de sistemas fotovoltaicos em residências, empresas e fazendas, democratizando o acesso à energia solar”, afirma.

O mercado tem caminhado para a democratização e o aumento dessa fonte de energia: os preços dos painéis solares e das tecnologias associadas diminuíram consideravelmente nas últimas décadas, tornando a energia solar uma opção mais acessível para todos os brasileiros. “A produção em larga escala e a concorrência no mercado também contribuíram para tornar a energia solar competitiva em relação às fontes tradicionais de energia”, conta Guimarães.

Compromisso com a Sustentabilidade

Além de seu apelo econômico, a energia solar está alinhada com os compromissos globais do Brasil em relação à sustentabilidade e à redução das emissões de carbono. Em um momento em que a crise climática é uma preocupação global, o crescimento da energia solar comprova que o Brasil está no caminho certo para cumprir suas metas ambientais ambiciosas.

“O Brasil está vivenciando uma transformação energética notável, à medida que a energia solar cresce entre as forças dominantes na matriz energética do país. Com o apoio do governo, preços competitivos e um compromisso crescente com a sustentabilidade, a energia solar está pavimentando o caminho para um futuro mais limpo e sustentável”, avalia Gabriel Guimarães.



Exposições de miniaturas encantam público ao redor do mundo

As miniaturas encantam públicos de diversas idades ao redor do planeta há mais de cinco mil anos, quando os antigos egípcios passaram a criar pequenas figuras de pedra e argila para habitarem suas tumbas, por acreditarem que eles acompanhariam os mortos até o além vida. Mais recentemente, a partir do século XX, as pequenas figuras passaram a traçar uma jornada em conjunto com a evolução dos costumes de cada povo e época, retratando pessoas, animais, construções. Atualmente, as miniaturas têm ganhado atenção para além de propagandas e filmes, tornando-se ponto focal de galerias, museus e coleções de arte, e ganhando espaços exclusivos para sua contemplação.

Um dos parques de miniaturas mais famoso do mundo é o Tobu World Square, que em 2023 completa 30 anos de funcionamento na cidade de Nikko, no Japão, a aproximadamente duas horas de distância de Tóquio. Divididas em zonas de acordo com sua localização original, 102 atrações famosas de todo o mundo foram reproduzidas em escala 25 vezes menor do que seu tamanho real. Ainda assim, as miniaturas são grandes o bastante para que os visitantes observem seus detalhes e andem ao seu redor com facilidade, podendo visitar a reprodução da Torre Eiffel, de 13 metros de altura, e andar poucos passos para encontrar a menor versão do Parthenon ateniense.

Com uma proposta diferente, o Miniatur Wunderland, em Hamburgo, na Alemanha, nasceu em 2001 com o objetivo de se tornar a maior malha ferroviária em miniatura do mundo – feito que os gêmeos Frederik e Gerrit Braun  conquistaram: os trilhos em miniatura possuem aproximadamente 16 quilômetros de extensão, ocupando mais de 1.500m² do espaço de exibição. Dentre suas pequenas construções o Miniatur Wunderland abriga réplicas completas de cidades como Mônaco e Berlim, de toda a extensão dos Alpes Suíços, além de mais de 280.000 mini habitantes.

Já em terras brasileiras, o Mini Mundo de Gramado, no Rio Grande do Sul, começou sua história de forma singela, com uma casinha de bonecas e uma pequena ferrovia construídas para alegrar os netos do imigrante alemão Otto Höppner, em 1979. Quatro anos depois dessa construção, hoje considerada o “marco zero” do espaço, o Mini Mundo foi inaugurado como atração turística na cidade, ganhando força para crescer cada vez mais, com réplicas fiéis de obras arquitetônicas do mundo inteiro. Atualmente, o espaço é gerenciado pela 4° geração da família Höppner, e apresenta cenas divertidas com seus mais de 3.200 mini habitantes, possuindo até um jornal interno, de tiragem semestral, simulando situações nas ruas das cidadelas – as mais recentes sendo um jogo de tênis interrompido por tartarugas no Clube Balneário e uma competição de capoeira na Praça Tomé de Souza.

A cidade de São Paulo também oferece uma mostra inédita dedicada ao universo das miniaturas, em cartaz com entrada gratuita até 8 de outubro na Japan House São Paulo, na Avenida Paulista. A exposição “Japão em Miniaturas”, reúne 37 maquetes criadas pelo fotógrafo e miniaturista japonês Tatsuya Tanaka, conhecido nas redes sociais por seus cliques que refletem cenas diárias do Japão e referências da cultura pop mundial. Trazendo objetos cotidianos para a montagem de suas miniaturas, o fotógrafo transforma pedaços de tecido em pétalas de flores, um prato de arroz com feijão em um cenário praiano (projeto criado especialmente em homenagem ao Brasil), e canudos em um bambuzal.

Mas qual é a explicação para as pessoas apreciarem tanto as pequenas figuras, objetos e monumentos? Segundo explicação de Renato Wamberto, do canal Nerd Show, em participação para o programa UOL Vê Internet, “as miniaturas são um fenômeno complexo de explicar, mas o consenso é de que as miniaturas começaram a fazer sucesso no Japão, principalmente com as ‘tiny foods’ [vídeos de pessoas usando cozinhas em miniatura para criar comidas de verdade em tamanho reduzido], se encaixando no conceito kawaii, de coisas fofinhas que despertam o amor nos nossos corações. Outra hipótese é que nós podemos controlar as miniaturas, em uma contraproposta a esse mundo tão grande em que vivemos”.

O sucesso das miniaturas é inegável, independente da explicação para que despertem tantos sentimentos, ganhando lojas e armazéns inteiros dedicados à venda de mini objetos para que qualquer pessoa possa criar sua própria mini cidade após apreciar um dos diversos lugares pelo mundo dedicados a essas figuras e réplicas em escala.

Serviço:
Tobu World Square
Endereço: 209-1 Kinugawa Onsen Ohara, cidade de Nikko, província de Tochigi
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 17h
Entrada: ingressos a partir de 1.400 yenes
Mais informações no site.

Miniatur Wunderland
Endereço: Miniatur Wunderland Hamburg GmbH – Kehrwieder 2 | 20457 – Hamburg
Horário de funcionamento: às segundas, quartas e quintas, das 9h30 às 18h; às terças, das 9h30 às 21h; às sextas, das 9h30 às 19h; aos sábados, das 8h às 22h; aos domingos, das 8h30 às 20h
Entrada: valores sob consulta pelo site
Mais informações no site.

Mini Mundo
Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado/RS
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 17h
Entrada: ingressos a partir de R$44
Mais informações pelo site

Exposição “Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka”
Local: Japan House São Paulo, térreo – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP 
Período: até 8 de outubro de 2023
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) pelo site.

Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita.
Mais informações no site



Gêmeos Digitais podem ser o futuro da eficiência industrial

Uma projeção lançada pela consultoria IDC Brasil informou que a expectativa é que o setor de tecnologia da informação (TI) avance 6,2% neste ano diante de um cenário de ajuste e redirecionamento de gastos, mas favorecido pelo consumo de tecnologia pelas empresas, que deve crescer 8,7%. Atualmente, uma das novidades do setor é o uso de gêmeos digitais para ajudar as empresas a maximizar a eficiência e a produtividade.

De acordo com a Schneider Electric, os gêmeos digitais são uma tecnologia que permite criar uma réplica digital de um sistema ou processo físico. Essa reprodrução é criada a partir de dados de sensores e equipamentos conectáveis como medidores, relés de proteção, UTRs, Disjuntores etc., somado com a modelagem e simulação, assim as empresas visualizam e gerenciam seus processos de forma mais precisa e eficiente.

Entre as aplicações dos gêmeos digitais está a manutenção preditiva, segundo a Schneider Electric. Com a ajuda de sensores e dados de ativos físicos, as organizações podem criar modelos digitais que preveem quando uma máquina precisará de reparo, permitindo que as equipes de manutenção atuem proativamente antes que ocorra uma falha. Isso pode reduzir significativamente o tempo de inatividade e os custos associados à manutenção corretiva.

Rafael Cesar Medeiros Soares, Digital Grid LATAM da Schneider Electric, explica que também podem ser usados para otimizar processos industriais, como um modelo digital de uma linha de produção, que pode ser usado para simular e testar diferentes cenários, permitindo que as empresas identifiquem áreas de ineficiência e implementem mudanças para aumentar a produtividade.

“Existem desafios na implementação de soluções de gêmeos digitais. As empresas precisam ter uma infraestrutura de sensores, equipamentos conectáveis e redes de comunicação confiáveis para coletar e transmitir dados em tempo real. Além disso, é necessário investir em ferramentas de análise e modelagem para criar modelos digitais precisos e eficazes”, explica o porta-voz.

Abaixo, o executivo Rafael Cesar lista os benefícios ao utilizar essa solução: 

Monitoramento em tempo real: permite o monitoramento em tempo real do sistema elétrico. Isso possibilita uma visão precisa do estado do sistema elétrico, considerando os seus equipamentos e componentes, permitindo uma detecção rápida de falhas e acelerando a tomada de decisão.

Diagnóstico de Falhas: os gêmeos digitais permitem prever possíveis falhas em componentes do sistema antes mesmo que elas ocorram. Essas previsões são feitas através do modelo digital do sistema, da análise de dados históricos e atuais, permitindo a manutenção preditiva e proativa minimizando as paralisações não programadas.

Simulação e Planejamento: com um gêmeo digital, é possível realizar simulações e análises de cenários, como por exemplo, do tipo “e se” com o objetivo de planejar e otimizar os processos. Isso inclui a capacidade de avaliar o impacto de uma manobra, de adicionar ou modificar equipamentos, expandir a capacidade, identificar gargalos e antecipar necessidades futuras.

Manutenção preditiva: os gêmeos digitais permitem que as empresas criem modelos digitais de seus ativos físicos e usem dados de sensores para prever quando uma máquina precisará de manutenção. Isso pode reduzir significativamente o tempo de inatividade e os custos associados à manutenção corretiva.

Otimização de processos: “com os modelos digitais dos gêmeos digitais, as empresas podem simular e testar diferentes cenários para identificar áreas de ineficiência e implementar mudanças para aumentar a produtividade”, explica Rafael.

Tomada de decisões informadas: é possível monitorar em tempo real o estado dos equipamentos e o seu desempenho, alimentando os modelos digitais e simulando diversas condições em tempo de execução de forma a auxiliar a tomada decisão, evitando erros, aumentando a eficiência e produtividade como, por exemplo, a possibilidade de verificar o resultado de uma manobra antes mesmo de executá-la.

Redução de custos: ao prever falhas em ativos físicos e otimizar processos, é possível reduzir seus custos de manutenção e operação.

O Digital Grid LATAM destaca: “Os gêmeos digitais são uma das soluções mais inovadoras e podem ser o futuro da eficiência industrial”.



Estratégias para a adotar Tecnologias Exponenciais

Tecnologias exponenciais são identificadas pelo rápido desenvolvimento, pois seguem uma curva de crescimento exponencial e dobram o seu desempenho a cada determinado período de tempo. Por isso, nos próximos 20 anos, de  acordo com um estudo recente da consultoria McKinsey, as empresas que adotam tecnologias exponenciais – como Inteligência Artificial Generativa – poderão experimentar um aumento médio de 25% na eficiência operacional e uma redução de 20% nos custos. Esses números, entre outros indicadores de mercado, destacam a importância de uma adoção bem-sucedida dessas tecnologias.

Outros dados mostram que a adoção de tecnologias exponenciais pode trazer riscos. De acordo com a Pesquisa de Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil, conduzida pela empresa KPMG em 2022, a melhoria nas práticas de governança corporativa e a visibilidade interna e externa (75%), o desejo de reduzir a exposição ao risco em toda a empresa (71%), a necessidade de atendimento a requisitos regulatórios (51%), a mitigação de incidentes éticos e de reputação (34%) e a motivação para melhorar o desempenho corporativo (33%) estão entre os principais fatores que influenciam a implementação da gestão de riscos.

Segundo Frédéric Martineau, CTO da act digital, os números da pesquisa relembram que segurança cibernética, a privacidade dos dados e a integridade das informações são preocupações críticas. “A gestão proativa de riscos, incluindo avaliações de segurança, planejamento de contingências e conformidade regulatória, é essencial para garantir a confiança dos clientes e a resiliência dos sistemas. Uma implantação cuidadosa é crucial. Começar com projetos-piloto permite testar a tecnologia em um ambiente controlado, fornecendo insights valiosos e identificando desafios antes da implementação em larga escala. À medida que a adoção avança, a escalabilidade e a integração com sistemas existentes devem ser prioridades, garantindo que a nova tecnologia agregue valor sem causar interrupções indesejadas”, disse.

“A adoção de tecnologias exponenciais não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade à sobrevivência e prosperidade das empresas em diversos setores. A chave para o sucesso está em empresas que adotam uma estratégia equilibrada entre inteligência tecnológica e visão estratégica. Afinal, as tecnologias têm o poder de transformar radicalmente modelos de negócios, otimizar operações, criar fontes de receita e oferecer valor agregado aos clientes de maneiras antes impensáveis. Adotar essas inovações não é uma questão de “se”, mas de “quando e como” – pois as empresas que não se adaptam são ultrapassadas por concorrentes mais ágeis e inovadores”, finaliza Frédéric.

Frédéric Martineau é CTO na act digital. Mais informações em actdigital.com



Produtividade do trabalho no Brasil apresenta queda

Em relatório recente divulgado pelo Portal da Indústria, a produtividade do trabalho no Brasil enfrentou um declínio de 9,0% no período entre 2019 e 2021, revelando um desempenho preocupante em comparação com as principais economias globais. Este indicador compara a produtividade da indústria brasileira com a média de dez dos principais parceiros comerciais do país, que incluem o Reino Unido, Coreia do Sul, Argentina, Países Baixos, Estados Unidos, México, Itália, Alemanha, Japão e França.

De acordo com os dados, somente três países entre os analisados apresentaram quedas na produtividade durante esse período: o Brasil, com uma diminuição de 5,2%, a França, com 5,1%, e o Japão, com 2,1%. Essas nações são as únicas que ainda não conseguiram se recuperar totalmente para os níveis pré-pandemia em termos de produtividade.

Os números também revelam uma tendência ao longo das duas últimas décadas, com a produtividade efetiva acumulando uma redução de 23% em relação a 2000, ano em que a série histórica foi iniciada. Esse declínio persistente levanta questões importantes sobre os desafios enfrentados pela economia brasileira em termos de eficiência e competitividade no cenário global.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de máquinas e equipamentos Trans Obra afirmou que a queda de 9% na produtividade do trabalho no Brasil, pode ser revertida caso as empresas do setor decidam investir em novas tecnologias para otimização dos processos da indústria no geral. “Quando pensamos em produtividade, não podemos desconsiderar os processos, produtos e a capacidade de melhorias a serem aplicadas como um todo”.

Ainda sobre o estudo divulgado, no ano de 2022, a produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira enfrentou seu terceiro ano consecutivo de declínio, marcando uma queda de 2,8% em comparação com o ano anterior, 2021. Este desempenho representa a segunda maior queda anual desde o início da série histórica do indicador em 2000, sendo superado apenas pela retração registrada em 2021, que foi de -4,7%. Em relação ao período pré-pandemia em 2019, o indicador acumulou uma diminuição de 7,9%.

A queda na produtividade do trabalho é medida como o volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção. Os números de 2022 refletem uma variação de -0,4% no volume produzido, acompanhada por um aumento de 2,7% nas horas trabalhadas, na mesma base de comparação. Mesmo com as horas trabalhadas já tendo retornado aos níveis pré-pandemia, a produção ainda se encontra 0,8% abaixo do nível registrado em 2019, levando a produtividade de volta a um patamar próximo ao observado em 2014.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio, afirmou que a indústria da transformação deve rever seus processos produtivos e olhar também para o volume produzido com menor custo, porém mantendo ou elevando a qualidade dos produtos produzidos. “Além da produção, o setor de locação de máquinas e equipamentos deve usar esses dados para planejar e executar melhorias tanto no setor de venda de máquinas e equipamentos como no aluguel de betoneira, andaimes e até mesmo em máquinas de grande porte para oferecer melhores serviços e produtos com o objetivo de contribuir na alavancagem da produtividade do trabalho no Brasil”.



Doação de micropigmentação para mulheres com câncer na Tattoo Week SP

No mês de outubro, que marca a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, a Tattoo Week volta a São Paulo nos dias 20, 21 e 22 para realizar sua 11ª edição com a marca registrada da solidariedade. Serão doadas 100 micropigmentações de sobrancelhas e de reconstrução das aréolas dos mamilos para mulheres com câncer e homens trans. Inscrições estão abertas no @tattooweek.

Doação de tattoos para pacientes crônicos

Segundo Gawendo, a tatuagem da diabetes, por exemplo, pode salvar um paciente diabético em um caso de desmaio na rua. “Com a marca da diabetes no braço, logo os socorristas saberão qual procedimento adotar. A tatuagem pode salvar vidas”, destaca Esther Gawendo, CEO da Tattoo Week. Este é o objetivo da ação de doação de tatuagens de segurança para pacientes crônicos com diabetes, hipertensão, alergias, etc.

Evento tem inscrições abertas para pacientes oncológicas

As pacientes deverão efetuar a inscrição para receberem a micropigmentação gratuita pelo instagram da Tattoo Week (@tattooweek). A iniciativa do evento conta com a parceria da conceituada micropigmentadora Ana Savoy através do projeto Arte com Paixão. Representando a Tattoo Week, colabora a associação Tattoo do Bem, presidida por Esther Gawendo, presidente da entidade. Vale ressaltar que o procedimento só poderá ser realizado mediante a apresentação do atestado médico.

“O meu projeto social Arte com Paixāo, que criei em 2012, sempre me emociona quando vejo a alegria e a recuperaçāo da autoestima das mulheres. E dessa vez , com a parceria da Tattoo Week , faremos muitas mulheres realizadas”, destaca Ana Savoy.

Parceria entre a Tattoo do Bem, a Tattoo Week e o Projeto Arte com Paixão

“A TW cumpre todos os anos seu papel social e de utilidade pública. Provamos que tatuagem é arte, beleza, saúde, solidariedade e um mercado que cresce fortemente no país”, enfatiza Esther Gawendo.

A parceria entre a Tattoo do Bem e o Projeto Arte com Paixão é uma ação social idealizada e administrada pela Tattoo Week. O objetivo é atender pacientes oncológicas que passam ou passaram por tratamento de quimioterapia, perdendo os pelos das sobrancelhas. Também atendem mulheres e homens trans que passaram pelo procedimento de mastectomia (retirada da mama) e desejam ter suas aréolas redesenhadas, com o auxílio da micropigmentação paramédica.

De acordo com Esther Gawendo, CEO da Tattoo Week, esta será a maior Tattoo Week de todos os tempos. “Dobramos o seu tamanho no Expo Center Norte. Agora contamos com 17 mil metros quadrados, espaço que será ocupado pelos maiores artistas da arte na pele do Brasil e do mundo. Também teremos várias ações sociais, música e dança, arte, entretenimento e espaço gastronômico. É um evento para a família se conectar com a arte da tatuagem e, ao mesmo tempo, um ponto de intercâmbio entre tatuadores do mundo todo e o mercado da arte na pele”, destaca.

Dentre as ações sociais, a Tattoo Week arrecada todos os anos toneladas de alimentos não perecíveis, que são doados a ONGs da cidade.

Inscrições abertas para micropigmentação de sobrancelhas e mamilo https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXr7IoApxhCgnR0ShvAwJXvEj2t82mNIUCmjMUfdUuLaKxZA/viewform

Inscrições para tatuagem de segurança https://forms.gle/wkMSL931w7z96sgA8

Maiores informações podem ser obtidas no site tattooweek.com.br e no Instagram @tattooweek.

Serviço

O ingresso será gratuito apenas na sexta-feira (20), doando 2 quilos de alimento não perecível na entrada. Para o sábado (21) e o domingo (22), o ingresso poderá ser adquirido pelo link https://lets.events/e/tattoo-week-sao-paulo-2023/ ou diretamente na bilheteria do evento por preços que variam de R$ 40,00 (ingresso social com doação de 1 quilo de alimento não perecível) a R$ 199,90 (combos).



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