Os indicadores de melhoria na qualidade de vida da população nos municípios com serviço de saneamento 300% serão abordados em um painel do 34º Encontro Técnico – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2023. Os eventos, que juntos formam o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, acontecerão entre os dias 3 e 5 de outubro,no Expo Center Norte, em São Paulo. A realização é da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp.
O objetivo do painel é demonstrar indicadores de qualidade de vida da população em regiões/municípios com atendimento universalizado, comparando-se com outros em situações com serviços de baixa eficiência. O tema será debatido no primeiro dia do evento, terça-feira, 03 de outubro, a partir das 16h40, na sala Cantareira 3.
Integrarão o debate Luana Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil, e Rodolfo Costa e Silva, consultor em saneamento.
Pierre Siqueira, coordenador de Inovação da AESabesp, que coordena este painel, juntamente com Hilton Alexandre de Oliveira e Nilzo Rene Fumes (ambos membros do Conselho Deliberativo da Associação), reforça que o tema saneamento básico é saúde pública preventiva. “E 300% significa universalização total da prestação dos serviços de saneamento ambiental tarifado, que se refere ao fornecimento de água potável para a sociedade e toda a coleta, afastamento, tratamento e disposição dos esgotos das residências e unidades consumidoras”, enfatiza.
“Com o preâmbulo acima, os expositores vão descrever os avanços na saúde pública, na salubridade, na qualidade da vida urbana correlacionando com os locais em que há abastecimento de água, coleta de esgotos e tratamento desses esgotos para todo o conjunto da sociedade”, complementa.
Sobre os especialistas do painel, Pierre destaca a alta capacidade intelectual e frisa que conhecedores profundos da política pública e vivência no setor econômico. Além disso, o coordenador também detalha as expectativas para o 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023.
34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil – de 3 a 5 de outubro
Painel “Indicadores de melhoria na qualidade de vida da população nos municípios com serviço de saneamento 300%”
Quando: dia 3 de outubro, 16h40 – Sala Cantareira 3
Onde: Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, capital
Segundo os dados mais recentes da pesquisa realizada pela Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês), o Brasil é segundo no ranking internacional de realizações de procedimentos estéticos, perdendo apenas para os Estados Unidos. Com foco neste mercado, o Complexo Unique Medic & Spa, situado em Uberlândia, investiu R$12 milhões de reais em infraestrutura e especialização, com o objetivo de se tornar o principal Centro Médico, focado na autoestima feminina, do Triângulo Mineiro.
Inaugurada em novembro de 2022, a empresa é comandada pelo casal André Oliveira, que é cirurgião plástico, e Bruna Guimarães, administradora. De acordo com dados analisados pela clínica, cerca de 78% dos pacientes que agendam e comparecem à primeira consulta são de fora do Brasil ou de outros estados brasileiros. Destes, cerca de 90% são mulheres. No local, são realizadas cerca de 22 cirurgias por mês.
Segundo Bruna Guimarães, sócia e administradora da clínica, 55% desses pacientes acabam realizando a cirurgia. O país que mais envia clientes para a Unique Medic & Spa é o Estados Unidos, seguido pela Inglaterra, depois Bélgica e em seguida Portugal. Estes pacientes investem, em média, cerca de R$120.000 em tratamentos estéticos.
De acordo com o Dr. André Oliveira, no Brasil o cenário da cirurgia plástica é centrado na cirurgia corporal. O cirurgião explica que isso acontece porque o país é tropical e há uma maior exposição do corpo. “A procura das pacientes por cirurgias corporais como mama, abdômen e cintura é bem alta”, explica. A pesquisa do ISAPS também demonstra essa preferência: a abdominoplastia foi a escolha mais popular entre as opções de procedimentos no corpo e extremidades, com cerca de 128.280 realizadas.
Ainda segundo o cirurgião, as cirurgias mais buscadas no Unique Medic & Spa são, aumento de mama, lipoescultura, remodelação de costelas, abdominoplastia, cirurgia de pálpebra, lifting de mama e rinoplastia.
Unique Travel
Oferecendo uma alternativa à experiência dos pacientes internacionais, a clínica oferece o serviço Unique Travel, que auxilia na organização de todos os aspectos da viagem pré e pós-cirúrgica, incluindo a obtenção de documentos, reservas de hotel, motorista exclusivo, assistência de enfermagem 24 horas por dia para cuidados pós-operatórios, entre outros serviços.
André Oliveira destaca que o objetivo principal do Unique Travel é proporcionar tranquilidade às pacientes para que elas possam se concentrar apenas no seu bem-estar. “Fazer uma cirurgia plástica pode ser a realização de um sonho, mas não precisa ser complicado. Com esse programa podemos resolver a parte burocrática e logística, e a paciente tem que se preocupar apenas nos seus cuidados pessoais pré-cirúrgicos”, explica.
Sobre o Dr. André Oliveira
André Oliveira é formado pela Universidade Federal de Uberlândia. Ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), possui 6 anos de experiência e já realizou mais de 1 mil cirurgias plásticas.
O Sincovaga-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), que representa mais de 35 mil empresas do segmento, realizará no dia 28/09, quinta-feira, das 10h às 12h, a palestra gratuita “Gestão Inteligente de Cipa e Segurança em Máquinas e Equipamentos”, tanto no formato online, quanto presencial, na sede da entidade (R. 24 de Maio, nº 35, 16º andar, Centro, São Paulo/SP.).
A palestra é uma ação do Comitê Segurança e Medicina do Trabalho, iniciativa do Grupo GPA com apoio do Sincovaga, que reúne hoje 20 empresas do segmento do varejo de alimentos.
A reunião irá abordar estratégias para melhorar o desempenho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas empresas e práticas de gestão que promovem a segurança no trabalho e no processo de eleição digital. No que tange à segurança em máquinas e equipamentos, os especialistas irão abordar as normas e regulamentos mais recentes e compartilhar boas práticas para deixar os ambientes de trabalho em conformidade com a legislação.
Os especialistas convidados são Fabricio de Medeiros Dourado Varejão, mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE (2009) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho; Uira Menezes, economista, especialista em Finanças Internacionais e Gestão de Projetos, sócio da consultoria Principia Business Enhancement, com certificações em gestão de riscos e projetos e experiência na implantação de PMO, e Caires José Maria, coordenador do Comitê de Segurança e Medicina do Trabalho do Sincovaga e Consultor em Saúde Ocupacional do Grupo Pão de Açúcar (GPA).
Serviço
Palestra gratuita “Gestão Inteligente de Cipa e Segurança em Máquinas e Equipamentos” (presencial e online)
Data: 28/09, quinta-feira, das 10h às 12h
Local: Sincovaga-SP (Rua 24 de Maio, nº 35, Sala 1.616, República, São Paulo/SP.)
Inscrições: Os interessados devem confirmar a participação (presencial ou online) clicando aqui ou via WhatsApp: 11 99278-1741, com Viviane.
A Quectel Wireless Solutions, uma fornecedora global de soluções de IoT, tem o prazer de anunciar o EG916Q-GL, um módulo Cat 1 bis com custo otimizado globalmente baseado no modem Qualcomm® QCX216 LTE IoT da Qualcomm Technologies, Inc. e ideal para um amplo espectro de aplicações no mundo inteiro. Essas aplicações incluem, entre outras, gerenciamento de ativos, telemática, soluções de pagamento, monitoramento e controle remotos, segurança e automação e medição inteligente.
Quectel showcases EG916Q-GL Cat 1 bis module at MWC Las Vegas 2023 (Photo: Business Wire)
O Quectel EG916Q-GL é um módulo LTE Cat 1 bis otimizado para aplicações M2M e IoT. Aproveitando a avançada tecnologia LTE 3GPP Rel-14, ele apresenta taxas de dados impressionantes de até 10 Mbps no downlink e 5 Mbps no uplink. Esse módulo foi projetado em um formato compacto e unificado, garantindo a compatibilidade com os módulos LPWA série BG95 e BG96 da Quectel, como também os módulos LTE Standard série EG91, EG95 e EG915Q-NA.
“Estamos entusiasmados em apresentar o EG916Q-GL, um módulo revolucionário que destaca o compromisso da Quectel em fornecer soluções de conectividade líderes do setor”, comentou Norbert Muhrer, presidente e diretor de segurança da Quectel Wireless Solutions. “Este módulo, construído com o modem Qualcomm QCX216 LTE IoT, estabelece um novo padrão em versatilidade e otimização de custos, tornando-o a escolha ideal para uma ampla variedade de setores. Não importa em qual setor você esteja, o EG916Q-GL capacita as empresas a se conectar e inovar como nunca antes, desbloqueando possibilidades infinitas.”
Apresentando um formato clássico EG91x FF, o EG916Q-GL é extremamente compacto, medindo apenas 26,5 × 22,5 × 2,4 mm. Seu design garante compatibilidade com os módulos das séries BG9x e EG9x. Uma das características de destaque do módulo é o suporte para GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) simultâneo com desempenho de posicionamento excepcional. Notavelmente, os componentes celulares e GNSS podem ser ligados ou desligados de forma independente, oferecendo flexibilidade e eficiência energética. Além disso, o EG916Q-GL possui a capacidade de suportar varredura de Wi-Fi para posicionamento interno, aumentando ainda mais sua versatilidade em diversas aplicações.
O EG916Q-GL é projetado para atender às diversas necessidades da tecnologia moderna, tornando-o uma solução destacada no mercado. Suas capacidades versáteis atendem a várias indústrias, incluindo, mas não se limitando a:
Gerenciamento de ativos: O EG916Q-GL simplifica o rastreamento e o gerenciamento de ativos, garantindo que as empresas tenham informações em tempo real sobre seus valiosos recursos.
Telemática: Com seus recursos avançados de conectividade, esse módulo é perfeito para soluções de telemática, permitindo uma comunicação eficiente e rica em dados entre os veículos e os sistemas centrais.
Soluções de pagamento: Empresas do setor financeiro se beneficiarão da conectividade segura e confiável oferecida pelo EG916Q-GL, aprimorando o processamento de pagamentos e a segurança.
Monitoramento e controle remoto: O módulo permite monitoramento e controle remoto contínuo de equipamentos e sistemas, tornando-o indispensável para setores como agricultura, energia e manufatura.
Segurança e automação: Os sistemas de segurança e os processos de automação podem se beneficiar da conectividade robusta do módulo, garantindo tempos de resposta rápidos e maior eficiência.
Medição inteligente: O EG916Q-GL é uma excelente escolha para aplicações de medição inteligente, facilitando a coleta e o gerenciamento eficiente de dados para serviços públicos.
Certificado pela FCC e IC, como também pela Verizon e com outras certificações em andamento, o EG916Q-GL oferece suporte às seguintes bandas globais:
O que realmente diferencia o EG916Q-GL é o seu extenso conjunto de recursos, abrangendo uma ampla variedade de protocolos de Internet, interfaces padrão do setor e uma rica variedade de funcionalidades. Com suporte para drivers seriais USB compatíveis com Windows 7/8/8.1/10/11, Linux e Android, sua aplicabilidade se estende a uma ampla gama de aplicações M2M e IoT.
A Quectel também oferece uma variedade de antenas de alto desempenho que melhoram muito a conectividade sem fio. Isso permite que os desenvolvedores de IoT integrem sem esforço o módulo EG916Q-GL com as antenas da Quectel e aproveitem seus serviços de pré-certificação. Como resultado, isso ajuda a reduzir as despesas e acelera o tempo de colocação no mercado dos dispositivos Cat 1.
Sobre a Quectel
A paixão da Quectel por um mundo mais inteligente nos impulsiona a acelerar a inovação em IoT. Uma organização altamente centrada no cliente, somos uma provedora global de soluções para IoT com suporte e serviços excepcionais. Nossa equipe global em crescimento, composta por 5.900 profissionais, dá o ritmo da inovação em módulos celulares, GNSS, Wi-Fi e Bluetooth como também antenas e serviços.
Com escritórios e suporte no mundo inteiro, nossa liderança internacional é dedicada ao avanço da IoT e ajuda a construir um mundo mais inteligente.
Qualcomm é uma marca comercial ou marca registrada da Qualcomm Incorporated.
Os produtos da marca Qualcomm são produtos da Qualcomm Technologies, Inc. e/ou de suas subsidiárias. As tecnologias patenteadas da Qualcomm são licenciadas pela Qualcomm Incorporated.
Com o avanço de novas tecnologias na construção civil a cada ano, os processos que envolvem uma obra tem ficado cada vez mais eficazes. A adoção de práticas sustentáveis se tornou essencial para abrir mercados e facilitar o acesso a capitais. Temas como a preservação da biodiversidade, eficiência energética e metas de redução dos gases de efeito estufa (GEE), tem entrado na pauta de grandes construtoras pelo país que buscam novas alternativas e produtos para se enquadrar em políticas ESG.
O Steel Frame é uma tecnologia que oferece uma construção limpa, sustentável e que beneficia toda a cadeia produtiva da construção civil: arquitetos, engenheiros e usuários finais. É um sistema moderno, que traz diversos aspectos positivos no decorrer de um projeto arquitetônico. Vem ganhando espaço entre os especialistas da área, que comungam que é um sistema eficaz, produtivo e que não agride o meio que o cerca.
“Projetos sustentáveis vêm crescendo, não só no Brasil, mas no mundo todo. O Steel Frame, desponta como a melhor opção pra quem quer construir com rapidez, sem perder a contemporaneidade e ganhando um ambiente de qualidade com isolante térmico, por exemplo”, explica André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina.
Uma moradia em Steel Framing possui menor peso estrutural próprio dos materiais em relação à obra tradicional, reduzindo dessa forma o dimensionamento estrutural dos elementos e fundações. Ao mesmo tempo, reduz a quantidade de desperdícios diminuindo assim a poluição por scrap, transporte e disposição dos mesmos.
Grande parte da energia vem da queima de combustíveis fósseis, portanto, o Steel Framing e a construção a seco ajudam a reduzir o consumo deles, reduzindo as emissões de dióxido de carvão e diminuindo o impacto no clima.
A Binatural alcançou posições de destaque no ranking da Valor 1000, publicado pela revista Valor Econômico, que lista as mil maiores empresas do Brasil. Em relação aos maiores crescimentos em receita líquida, a filial baiana da empresa conquistou o 2º lugar do Brasil, e na categoria de rentabilidade do PL médio, obteve a 6ª posição. Além disso, a organização se destacou ao ocupar o 12º lugar entre as 20 melhores em índices de liquidez corrente. Em âmbito regional, a filial baiana ficou em 43º lugar entre as 50 maiores empresas da região.
A Binatural é uma indústria especializada na produção de biodiesel. A organização possui grande capacidade de produção, alcançando a marca de 600 milhões de litros de biodiesel anuais. Já a unidade de Goiás, também figurou no ranking como em 12ª posição entre os maiores índices de liquidez corrente.
No ano passado, a filial da Bahia registrou um crescimento em sua receita líquida, que aumentou em 12,5 vezes, totalizando R$ 1,69 bilhão. Esses resultados positivos foram alcançados apesar dos desafios relacionados aos custos de capital elevados e ao aumento dos preços das matérias-primas. “A empresa atribui esse desempenho favorável às mudanças no mercado de biodiesel, que abriram oportunidades para vendas diretas das usinas para as distribuidoras”, afirma o CEO e CO-founder da Binatural, Andre Lavor.
O empresário aponta que a Binatural, além disso, adotou uma estratégia de negócios de longo prazo, mantendo seu foco em inovações tecnológicas e no uso de matérias-primas alternativas e sustentáveis. “Com base em suas estimativas, a empresa está otimista em relação às perspectivas para o ano atual, devido ao aumento de 10% para 12% no percentual de mistura de biodiesel no diesel”, comenta. A expectativa da empresa é que esse novo percentual resulte em um aumento de 17,5% na produção brasileira de biodiesel, chegando a 7,4 bilhões de litros neste ano.
De acordo com André Lavor, os resultados de 2022 foram construídos em meio a desafios significativos, especialmente devido aos custos de capital elevados e ao aumento dos custos das matérias-primas. Segundo ele, para explicar o avanço notável de 1.155% nas receitas líquidas, assim como a evolução positiva do Ebitda e do resultado líquido em comparação a 2021, é fundamental destacar algumas questões importantes no setor que contribuíram para esse desempenho.
“No geral, soubemos aproveitar a oportunidade proporcionada pela mudança no modelo de comercialização de biodiesel, através do aumento de share, investindo em capital humano e enfatizando inovações tecnológicas e matérias-primas sustentáveis”, diz Lavor. “Essas ações foram essenciais para enfrentar os desafios do ano e obter um desempenho surpreendente em meio a um cenário econômico complexo.”
Lavor ressalta que, até o momento, o desempenho da empresa tem sido promissor este ano. Segundo o CEO & CO-founder da Binatural, uma das influências foi a revisão no cronograma do percentual de mistura de biodiesel ao diesel fóssil. “A partir de abril, a mistura passou de 10% para 12%, o que representa um aumento significativo na demanda por biodiesel. Com a entrada em vigor do B12 (como condicionado no mercado), a produção nacional de biodiesel deverá saltar de 6,3 bilhões de litros, em 2022, para 7,4 bilhões em 2023, um aumento de 17,5%”, informa.
O especialista em biodiesel ressalta que, ao longo do último ano, a Binatural concentrou-se na busca pela eficiência operacional, revisando processos, construindo áreas focadas em análise de dados e implementando equipes de melhoria contínua. “Os investimentos seguirão esse mesmo enfoque, com ênfase em tecnologia, automação e inovação para impulsionar ainda mais o crescimento e a competitividade da empresa no mercado”, finaliza Lavor.
A busca por produtos saudáveis e sustentáveis tem se estendido ao mundo dos vinhos, impulsionando a popularidade dos vinhos orgânicos e biodinâmicos. De acordo com o relatório “Organic Wine Market Forecast to 2028,” publicado pela The Insight Partners, o mercado de vinhos orgânicos está em ascensão. Prevê-se que a produção e o consumo desses vinhos continuem a crescer significativamente, com previsões indicando que o mercado atingirá a marca de US$ 24,55 bilhões em 2028, registrando um aumento médio anual de 12% em relação ao valor atual de US$ 12,47 bilhões.
Uma pesquisa recente realizada na França, Reino Unido e Alemanha revelou que cerca de 61% dos entrevistados acreditam que os vinhos orgânicos são mais ecológicos. Essa percepção também se traduz em hábitos de consumo, com aproximadamente 46% dos consumidores com menos de 35 anos já tendo experimentado vinho orgânico, em comparação com 38% daqueles com mais de 55 anos.
Os vinhos orgânicos são certificados por não utilizarem agrotóxicos, pesticidas ou outros defensivos químicos em sua produção. Além disso, os enólogos se esforçam para garantir que o cultivo das uvas seja realizado de maneira orgânica, promovendo o equilíbrio da biodiversidade nos vinhedos, adotando medidas preventivas contra pragas e ameaças às vinhas.
Já os vinhos biodinâmicos, além de serem orgânicos, adotam a filosofia da Antroposofia no cultivo das uvas e na operação da vinícola. Essa abordagem considera o vinhedo como um sistema vivo e interconectado. Os vinhos biodinâmicos não apenas evitam o uso de produtos químicos na elaboração, mas também buscam utilizar plenamente os recursos naturais, como preparações à base de ervas e minerais, chás para melhorar o solo e o engarrafamento em sincronia com os ciclos lunares.
Segundo o sócio-fundador da Elite Vinho, Ricardo Castilho, as principais diferenças entre eles são a abordagem, as práticas agrícolas e as certificações. O especialista explica que, enquanto a produção orgânica foca na ausência de químicos sintéticos, a biodinâmica tem uma abordagem holística, considerando a fazenda como um organismo vivo e integrado.
“A biodinâmica utiliza práticas específicas, como compostagem e preparações homeopáticas, além de seguir um calendário agrícola baseado em ciclos astronômicos. Ambos podem ser certificados por organizações diferentes, com a biodinâmica geralmente seguindo os padrões Demeter ou Biodyvin”, esclarece.
Castilho acredita que a popularidade crescente dos vinhos orgânicos e biodinâmicos pode ser atribuída a uma série de fatores, como consciência ambiental, saúde, qualidade e histórias únicas. De acordo com o sócio-fundador da Elite Vinho, com o aumento da consciência ambiental, muitos consumidores estão optando por produtos que são produzidos de maneira sustentável e com menor impacto para o meio ambiente.
“Há uma crescente preocupação com os efeitos dos pesticidas e químicos na saúde, levando as pessoas a escolherem produtos orgânicos. Muitos argumentam que essas práticas agrícolas podem resultar em vinhos de melhor qualidade, com expressões mais autênticas do terroir”, disse, acrescentando que os vinhos biodinâmicos e orgânicos muitas vezes vêm com histórias únicas e interessantes sobre as vinícolas e os viticultores, o que pode agregar valor ao produto.
O especialista ressalta que, embora os vinhos orgânicos e biodinâmicos estejam ganhando popularidade, eles ainda representam uma pequena fração do mercado global. Além disso, a transição para práticas orgânicas e biodinâmicas pode ser um desafio significativo para os viticultores, exigindo profundo conhecimento e compreensão do ecossistema da vinha.
Em média, sete a cada dez (75%) das empresas de OT (Tecnologia Operacional) sofreram ao menos um ciberataque em 2022. A informação integra o “Estado da Tecnologia Operacional e Cibersegurança 2023”, levantamento realizado pela Fortinet. Segundo as companhias, os ataques mais frequentes foram: invasões de malware (56%), phishing (49%) e ransomware (32%).
O balanço também revelou que 63% das organizações de OT da América Latina e Caribe reportaram preocupação sobre o impacto do ransomware em ambientes, sendo que este foi o maior impacto no ano passado.
Entre os principais resultados, o estudo revelou que o alto número de dispositivos conectados aumentou a complexidade para as organizações de OT. Além disso, o levantamento demonstrou que, em média, 80% dos participantes reportaram ter mais de 100 dispositivos de OT habilitados para IP em seu ambiente – o que chama a atenção para o desafio enfrentado pelas equipes de segurança.
Ainda de acordo com os dados da Fortinet, os serviços de cibersegurança continuam a contribuir para o sucesso da maioria (76%) dos profissionais de OT. Aliás, na visão dos entrevistados, os recursos de segurança cibernética ajudam a melhorar a eficiência (67%) e a flexibilidade (68%).
Na perspectiva de Cristiano Oliveira, vice-presidente da Brasiline, empresa que desenvolve soluções corporativas em Tecnologia da Informação, o fato de que 75% das empresas de Tecnologia Operacional foram atacadas em 2022 é preocupante e destaca a necessidade urgente de fortalecer a segurança cibernética nesse setor.
“A transformação digital no segmento de OT pode ajudar a mitigar esse cenário [ataques a empresas de OT] ao incorporar práticas de cibersegurança desde a concepção dos sistemas”, afirma Oliveira. “Para tanto, é recomendado implementar o monitoramento proativo e adotar soluções avançadas de detecção e resposta a incidentes”, complementa.
Nesse sentido, segundo o vice-presidente da Brasiline, vale investir nessas ferramentas e estratégias a fim de promover a transformação digital:
Atualização de Infraestrutura – Adoção de tecnologias modernas, como IoT (Internet das Coisas), edge computing (computação de borda) e cloud computing (computação na nuvem), para melhorar a eficiência e a segurança;
Integração de segurança desde o Início – Incorporar a segurança cibernética desde a fase de design e desenvolvimento de sistemas;
Monitoramento avançado – Utilizar soluções de monitoramento contínuo para identificar e responder rapidamente a atividades suspeitas, como por exemplo o SOC (Security Operation Center);
Soluções de segurança especializadas – Utilizar firewalls avançados, sistemas de detecção de intrusões e antivírus específicos para o setor.
“Vale a pena investir em estratégias e ferramentas que são essenciais para fortalecer a segurança das empresas de OT e proteger seus sistemas contra ameaças cibernéticas”, ressalta Oliveira.
A AMC Theatres® (NYSE:AMC), maior exibidora teatral dos Estados Unidos e do mundo, anunciou hoje que o filme-concerto TAYLOR SWIFT | THE ERAS TOUR será internacional. A partir de 13 de outubro, o TAYLOR SWIFT | THE ERAS TOUR será exibido nos telões dos cinemas de mais de 100 países ao redor do planeta. Os ingressos já estãoàvenda na maioria dos locais participantes desde hoje, 26 de setembro de 2023. Os preços variam de acordo com o país.
GraçasàAMC Theatres Distribution e suas parcerias de subdistribuição, as pessoas do mundo todo terão acesso fácil e próximo para experimentar por si mesmas a alegria do filme-concerto TAYLOR SWIFT | THE ERAS TOUR, que estará disponível a preços bastante acessíveis. O lançamento internacional do TAYLOR SWIFT | THE ERAS TOUR disponibilizará este inovador filme-concerto para milhões de amantes da música.
O espetáculo está programado para ser exibido em mais de 4 mil cinemas nos EUA, Canadá e México, incluindo, é claro, todas as locações da AMC nos Estados Unidos.
Quando o filme-concerto TAYLOR SWIFT | THE ERAS TOUR foi anunciado pela primeira vez, em 31 de agosto, demorou menos de 24 horas para quebrar o recorde de maior receita de bilheteria da AMC nos EUA durante um único dia nos 103 anos de história da empresa. Com uma demanda tão esmagadora, o passo óbvio seria o de um lançamento mundial imediato do título.
O TAYLOR SWIFT | THE ERAS TOUR será exibido em todos os cinemas ODEON da Europa. Além disso, a AMC e suas parcerias de subdistribuição estão tomando medidas para chegar a acordos com outras redes de cinema do mundo inteiro para passar esta espetacular turnê da cantora Taylor Swift em muitos mais telões.
Para as operadoras de cinemas interessadas em reservar o filme-concerto, encontrem mais informações em TSTheErasTourFilm.com.
A AMC é a maior empresa de exibição de filmes dos Estados Unidos, a maior da Europa e a maior do mundo, com cerca de 900 cinemas e 10 mil telas no mundo todo. A AMC promoveu a inovação na indústria de exibições ao implementar seus assentos reclináveis elétricos Signature, oferecer melhores opções de alimentos e bebidas, gerar maior participação da audiência por meio de seus programas de fidelidade e assinatura, site e aplicativos móveis, oferecer experiências premium de grande formato e exibir uma grande variedade de conteúdo, incluindo os últimos lançamentos de Hollywood e programação independente. Para mais informações, acesse www.amctheatres.com.
Categoria: Lançamento empresarial
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Em estudo recente divulgado pelo Portal da Indústria, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) na indústria da construção registrou um novo crescimento, chegando em 56,4 pontos em agosto de 2023, mantendo-se em um patamar elevado em comparação com o histórico da série. Esse aumento na confiança é impulsionado principalmente por uma percepção mais positiva das atuais condições das empresas no setor.
Os indicadores de expectativas, tanto para a economia brasileira como para as empresas, também continuam a demonstrar otimismo. Além disso, as projeções em relação ao nível de atividade, o surgimento de novos empreendimentos, as compras de insumos e matérias-primas, bem como a expectativa de aumento no número de empregados no setor no próximo semestre, estão alinhadas com esse cenário otimista.
Segundo o relatório divulgado, esses resultados refletem a confiança sólida do empresariado industrial da construção, que permanece positiva em relação às perspectivas do setor e à economia como um todo. Esse ambiente de confiança pode ter um impacto significativo no impulso e na expansão das atividades na indústria da construção nos próximos meses.
José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de equipamentos Aluga Máquinas Sul afirmou que o documento publicado mostra que o nível de percepção das condições atuais das empresas, que chegou em 50,9 pontos influenciou o crescimento do índice de confiança do empresário industrial. “De fato, a percepção das condições atuais na indústria gerou confiança nos empresários do setor, o que pode levar a um crescimento para este segundo semestre”.
Dados apresentados no estudo divulgado no Portal da Indústria mostraram que julho de 2023, o índice que mede a evolução do nível de atividade na indústria da construção atingiu 48,7 pontos. Esse indicador sofreu uma diminuição de 1,2 ponto em relação ao mês anterior, entrando em território negativo após vários meses de estabilidade. Desde março de 2023, o índice mantinha-se ligeiramente abaixo, porém muito próximo da linha divisória dos 50 pontos, mas agora afastou-se desse patamar, indicando uma redução no nível de atividade do setor. Importante destacar que, mesmo abaixo dos 50 pontos, o indicador permanece 1,1 ponto acima da média histórica de julho (47,6 pontos) e 2,5 pontos acima da média histórica geral (46,2 pontos).
No mesmo mês, o índice que avalia o número de empregados na indústria de construção também apresentou uma queda. Este indicador atingiu 49,7 pontos, marcando a primeira vez em quatro meses em que ficou abaixo dos 50 pontos. Apesar de estar no campo negativo, o índice de julho de 2023 ainda se encontra muito próximo da linha dos 50 pontos, sugerindo uma relativa estabilidade. Adicionalmente, permanece 4,6 pontos acima da média histórica da série (45,1 pontos) e 3,6 pontos superior à média histórica dos meses de julho (46,1 pontos) na série histórica.
Sobre o assunto, José Antônio afirmou que o nível de atividade da indústria da construção não pode fazer com que os empresários do setor de aluguel de betoneira e outros equipamentos de grande ou pequeno porte diminuem suas ações de melhoria em tecnologia e investimento no setor. “A percepção de que existem condições melhores nas empresas na indústria já elevou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), segundo o estudo divulgado pelo Portal da Indústria em agosto deste ano e pode representar melhora da atividade industrial nos próximos meses”.
A Nippon Sanso Holdings Corporation (NSHD) publicou o “Relatório Integrado de 2023” nesta terça-feira, 26 de setembro, em seu site. O Relatório Integrado é divulgado todos os anos para informar sobre a situação financeira do Grupo, incluindo as estratégias de gestão e a visão geral do negócio, bem como as informações não financeiras, entre elas as atividades de sustentabilidade. Ele é destinado a todas as partes interessadas, desde membros do Grupo a investidores.
Integrated Report 2023 cover page (Graphic: Business Wire)
No “Relatório Integrado de 2023”, o foco ficou por conta do nosso plano de gestão de médio prazo, “Visão NS 2026 | Possibilitando o futuro”, anunciado em maio de 2022 com o objetivo de explicar a história da criação de valor de forma fácil de entender, usando exemplos específicos.
O “Relatório Integrado de 2023” é publicado em formato PDF, com links a determinadas páginas de nosso site que contêm informações relacionadas para melhorar a acessibilidade.
A partir de mensagens do CEO, apresenta a estratégia do Grupo NSHD com base no progresso da Visão NS 2026 e na compreensão do nosso ambiente de negócios.
Como recurso especial, apresenta nossos esforços específicos relacionados a “Excelência operacional”, “Eletrônica total” e “Neutralidade de carbono”, disponibilizados em nossos campos de foco definidos na Visão NS 2026.
Nossa história de criação de valor indica o conceito básico (o valor que abraçamos) e as opiniões dos nossos colaboradores (a fonte da criação de valor), juntamente com uma mensagem da direção de Recursos Humanos do Grupo.
2) Criação de valor em cada segmento
Para cada segmento, o documento explica o posicionamento no ano final da Visão NS 2026, analisando o posicionamento e os pontos fortes do mercado, as percepções sobre o ambiente de negócios e itens importantes de sustentabilidade e esclarece o direcionamento da estratégia para a criação de valor.
3) Governança corporativa
O relatório compartilha uma conversa entre Katsumi Nagasawa (diretor externo e presidente do Comitê Consultivo sobre Nomeações e Remuneração) e Yutaka Okuda (diretor executivo do departamento Jurídico do Grupo), bem como os desafios dos quais eles devem estar cientes com base no ambiente que cerca o NSHD. Além disso, apresenta uma matriz de competências que elenca a experiência e área de atuação de cada membro tanto do Conselho de Administração quanto do Conselho Fiscal.
Conteúdo
Introdução
Recurso especial
História da criação de valor
Destaques de desempenho
Sustentabilidade
Criação de valor em cada negócio
Governança
Informações do grupo
Apêndice
O Nippon Sanso Holdings Group é o quarto maior fornecedor mundial de gases industriais, eletrônicos e médicos, operando em quatro regiões geográficas (Japão, EUA, Europa e Ásia e Oceania) e cobrindo mais de 30 territórios. Além disso, o negócio Thermos fornece produtos da marca THERMOS para mais de 120 países. Desde sua fundação como Nippon Sanso Ltd. em 1910, o Grupo defende a criação de valor social por meio de soluções inovadoras de gás que aumentam a produtividade industrial, melhoram o bem-estar humano e contribuem para um futuro mais sustentável. Com mais de 19 mil colaboradores, juntos somos “Os profissionais do gás” e compartilhamos o mesmo objetivo: “Tornar a vida melhor através da tecnologia do gás”
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Um recente estudo publicado pelo Portal da Indústria em julho de 2023 revelou que aproximadamente 38% das máquinas e equipamentos nas indústrias extrativa e de transformação estão atualmente fora do seu ciclo de vida estimado. Essa constatação levanta preocupações sobre a eficiência e segurança operacional desses equipamentos.
De acordo com o documento divulgado, a idade média estimada das máquinas e equipamentos utilizados na produção industrial varia consideravelmente por setor de atividade. As informações apresentadas indicam que algumas indústrias podem estar operando com equipamentos consideravelmente mais antigos do que outras, o que pode ter implicações significativas em termos de produtividade e segurança.
Uma das principais descobertas do estudo é a variação substancial na idade média das máquinas e equipamentos entre diferentes setores de atividade industrial. Esse fator é de grande relevância, uma vez que equipamentos mais antigos ou desgastados podem aumentar os riscos de falhas operacionais e acidentes, além de prejudicar a eficiência produtiva.
Conforme evidenciado pelo material, não se observam diferenças significativas entre os portes das empresas industriais em relação à idade das máquinas e equipamentos em uso. Cerca de 58% das grandes empresas, 62% das médias empresas e 64% das pequenas empresas relatam possuir máquinas dentro do ciclo de vida previsto pelos fabricantes.
José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de máquinas Aluga Máquinas Sul afirmou que o documento publicado mostra que apenas 22% das máquinas e equipamentos foram produzidos após 2016 e que isso deixa claro a necessidade de investimentos em novas tecnologias no setor além da necessidade em curto prazo de se realizar manutenção e revisão de máquinas e equipamentos nas empresas. “Está claro que a indústria brasileira no geral deve fazer investimentos a medida do possível na produção de novos equipamentos para maior produtividade e segurança nas empresas”.
Ainda sobre o documento publicado, não há variações substanciais entre as diferentes regiões do Brasil em termos de conformidade com o ciclo de vida estimado das máquinas. O estudo mostra, no entanto, que a região Centro-Oeste se destaca com um percentual ligeiramente superior de empresas (66%) que operam com máquinas e equipamentos dentro das recomendações dos fabricantes.
Sobre setores da indústria, destaca-se a indústria da construção, que possui uma média de idade de máquinas e equipamentos de nove anos, menor em comparação com a indústria de transformação (14 anos) e a indústria extrativa (13 anos). Entre os setores de transformação analisados, o setor de biocombustíveis se destaca com a maior média de idade das máquinas e equipamentos, atingindo 20 anos, seguido dos setores de metalurgia (18 anos) e impressão e gravação (17 anos).
Em contrapartida, os setores com as menores médias de idade das máquinas e equipamentos incluem manutenção e reparação (10 anos), informática, eletrônicos e óticos (11 anos), couro (11 anos) e vestuário e acessórios (11 anos).
Além disso, o estudo identifica setores da indústria de transformação que apresentam um potencial significativo para a renovação de suas máquinas e equipamentos, seja por estarem próximos ao limite do ciclo de vida recomendado pelos fabricantes ou por já terem ultrapassado esse limite. Os setores de metalurgia (52% de potencial de renovação), manutenção e reparação (50%) e veículos automotores (49%) são os mais destacados nesse sentido.
Por outro lado, os setores com menor potencial de renovação na indústria de transformação são Produtos Diversos (24% de potencial de renovação), Móveis (25%) e Plástico (27%). Esses números refletem a diversidade de cenários enfrentados pelos diferentes segmentos da indústria em relação à idade e à necessidade de atualização de suas máquinas e equipamentos.
Perguntado sobre o assunto, José Antônio, afirmou que é fundamental manter em excelentes condições equipamentos e máquinas para atender as necessidades de produção das empresas no Brasil, como é o caso do aluguel de andaimes e outras máquinas e equipamentos que atendem os setores da indústria de transformação com potencial significativo de renovação. “A indústria de transformação apresenta potencial para renovação por estarem próximos do limite do ciclo de vida que cada fabricante informa”.
A Quectel Wireless Solutions, um provedor global de soluções de IoT, anunciou hoje que testes extensivos realizados pela Finite State, uma importante empresa de consultoria em segurança cibernética, demonstraram que os produtos da Quectel excedem substancialmente os padrões da indústria e as melhores práticas em múltiplas medidas de segurança.
A Quectel contratou a Finite State, uma empresa terceirizada especializada em segurança e com foco no gerenciamento de riscos da cadeia de suprimentos de software para empresas, para testar rigorosamente os módulos IoT da Quectel para demonstrar o compromisso da Quectel com a segurança transparente e verificável dos produtos.
O primeiro relatório de progresso divulgado para a Quectel conclui que a pontuação de segurança de seus módulos, conforme refletido no perfil de risco da Finite State, tiveram um início forte quando os testes começaram mais cedo este ano e ficou rapidamente mais forte quando a Quectel implementou as recomendações da Finite State. A pontuação melhorou em todos os módulos testados, de uma média de 62 para 24, sendo a pontuação mais alta possível 10. O relatório destaca que se trata de uma melhoria significativa na postura de segurança da Quectel, com as pontuações iniciais e atuais excedendo em muito a pontuação média da indústria de 98.
“A Quectel adotou a segurança e a transparência de forma holística, de uma maneira que raramente vemos em outras empresas. O seu compromisso em disponibilizar os relatórios SBOMs e VEX aos seus clientes tornará a indústria IoT mais segura e transparente”, disse Matt Wyckhouse, CEO da Finite State. “Eles se basearam nos processos de testes de segurança existentes com a integração de testes ainda mais profundos em seus próprios códigos e nos de terceiros, e responderam às descobertas em seu processo de desenvolvimento mais rapidamente do que outros em seu setor, o que resulta em métricas de risco que os colocam nos principais 10% de todos os produtos conectados que analisamos”, continuou Matt Wyckhouse.
A Finite State concentrou seus testes e análises de penetração iniciais nos módulos celulares da Quectel mais críticos vendidos nos Estados Unidos. As plataformas verificadas pela Finite State representam aproximadamente 70% de todos os módulos IoT da América do Norte enviados nos últimos 18 meses.
“A Quectel planeja continuar este teste de intrusão de terceiros e verificação de segurança para todos os seus módulos mais críticos e para torná-lo um processo contínuo e de ciclo de vida. Também encorajamos e auxiliamos nossos clientes fabricantes de equipamentos originais (OEMs) de dispositivos a realizarem seus próprios testes de terceiros”, disse Norbert Muhrer, presidente e CSO da Quectel. “Estes resultados orientarão a Quectelàmedida que continuamos a aprimorar nossa implementação de segurança cibernética em nossos produtos. Encorajamos nossos concorrentes a nos seguirem por conta própria nessa abordagem para tornar a indústria de IoT o lugar seguro e confiável que nossos clientes esperam que seja.”
Além do teste de intrusão de seus principais módulos, a Quectel anunciou o lançamento dos documentos Software Bill of Materials (SBOM, Lista de materiais de software) e Vulnerability Exploitability Exchange (VEX, Troca de exploração de vulnerabilidades) para seus módulos IoT. Sendo pioneiros no setor entre os fabricantes de módulos IoT, estes recursos serão disponibilizados por meio do site da Quectel. Os documentos SBOM e VEX devem auxiliar os clientes nesta tarefa essencial ao fornecer dados abrangentes e legíveis por máquina. Os documentos SBOM detalharão os componentes de software e dependências em cada módulo IoT, juntamente com informações de licenciamento e procedência. Os arquivos VEX fornecerão dados atualizados sobre as vulnerabilidades identificadas em seus status.
A viabilização dos documentos SBOM e VEX tem um efeito cascata em todo o ecossistema IoT. Como um provedor de módulos, a Quectel é parte integrante da arquitetura de vários dispositivos IoT. A transparência e o compromisso com a segurança beneficiarão todos os produtos IoT desenvolvidos em plataformas da Quectel.
“Nosso compromisso em ser tanto segura quanto transparente nos diferencia”, disse Muhrer. “Ao tornar estas informações prontamente acessíveis, almejamos capacitar nossos clientes a tomarem decisões mais bem-informadas sobre a avaliação de riscos de segurança e priorização de patches (correções) e fornecerem total transparência em torno de nossa postura de segurança. Oferecemos uma caixa de ferramentas completa de medidas e consultoria relacionadasàsegurança aos nossos clientes para a implementação de dispositivos de segurança. A Quectel também colabora com órgãos de normalização para ajudar a desenvolver e depois se comprometer a alcançar um conjunto rigoroso de requisitos de segurança, incluindo a obtenção de diversas certificações de segurança importantes da indústria e do governo”, acrescentou Muhrer.
Separadamente, a Quectel reiterou que seus módulos mantêm os mais altos padrões de proteção e segurança de dados. “Os clientes Quectel possuem e controlam todos os dados coletados por seus módulos. A Quectel não tem acesso a quaisquer dados do dispositivo”, disse Peter Fowler, vice-presidente sênior para a América do Norte na Quectel. “A Quectel está comprometida em fornecer módulos de IoT seguros e de alta qualidade, os melhores da categoria, e ir além das práticas padrão da indústria com a realização de auditorias independentes da segurança cibernética de terceiros.”
A Quectel contratou a Finite State em maio de 2023 para auditar e testar a segurança de seus módulos. Seu trabalho contínuo inclui testes de segurança rigorosos, melhor visibilidade da cadeia de fornecimento de software e gerenciamento abrangente de riscos de software.
Sobre a Quectel
A paixão da Quectel por um mundo mais inteligente nos leva a acelerar a inovação da IoT. Como uma empresa altamente centrada no cliente, somos um fornecedor global de soluções de IoT que conta com suporte e serviços excepcionais. Nossa crescente equipe global com mais de 5.900 profissionais marca o ritmo da inovação em módulos de celular, GNSS, Wi-Fi e Bluetooth, assim como em antenas e serviços.
Com escritórios e suporte no mundo inteiro, nossa liderança internacional é dedicada ao avanço da IoT e ajuda a construir um mundo mais inteligente.
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O Censo Demográfico de 2022, levantamento sobre a população brasileira realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que houve um crescimento vertiginoso da população de algumas cidades do Centro-Oeste do país. A principal razão para isso pode estar relacionada à expansão das atividades de mineração na região. Canaã dos Carajás, município localizado no sul do Pará, por exemplo, viu sua população quase triplicar em doze anos: passou de 26,7 mil habitantes em 2010 para mais de 77 mil em 2022.
Em 2016, a cidade recebeu instalações do Projeto Ferro Carajás S11D, da mineradora Vale. Trata-se do maior empreendimento da história da companhia e do maior projeto de mineração do mundo, com investimento total de mais de US$ 16 bilhões. Com isso, em 2020, a cidade registrou o maior PIB (produto interno bruto) per capita do Brasil.
Já na cidade vizinha Parauapebas, a Vale tem uma mina em operação desde 1985, que atualmente é a sede do Projeto S11D. Em 2022, a população desse município chegou a 266.424 habitantes, o que representa um aumento de cerca de 73% em comparação com a estimativa do Censo anterior, de 2010. Parauapebas ocupa hoje o 5º lugar no ranking de municípios paraenses com a maior população.
Esses índices de crescimento populacional estão muito acima da média nacional: de acordo com o Censo 2022, a população do país cresceu 6,45% em relação ao Censo 2010, chegando a 203.062.512 de pessoas. No estado do Pará, o aumento foi de 7,06%.
“O Projeto S11D está no início das suas operações, e os investimentos estão apenas começando. Por se tratar de uma região muito rica em recursos minerais, o crescimento deve ser ainda maior do que o registrado até agora”, avalia Pedro H. Noronha, proprietário e presidente da PHNoronha Empreendimentos Imobiliários.
Outra possibilidade de novos investimentos na região foi aberta com a recente aquisição, por parte da mineradora e petrolífera anglo-australiana multinacional BHP Billiton, da mineradora australiana OZ Minerals, que possui ativos de ouro e cobre na região de Carajás, como a mina subterrânea Pedra Branca, no município de Água Azul do Norte, e um projeto denominado Pantera, de exploração de ouro e cobre no município de Ourilândia do Norte, a 193 km de Canaã dos Carajás.
Investir pesado em projetos de exploração de cobre é uma tendência mundial visando à demanda crescente por esse metal, em especial por ele ser essencial para o desenvolvimento de energias renováveis, devido à sua alta condutividade, e para a construção de veículos elétricos, que necessitam de 4 vezes mais cobre do que os modelos convencionais. De acordo com a consultoria KPMG, a demanda por cobre aumentará nos próximos 20 anos e, em 2030, deverá haver déficit de 5 milhões de toneladas no mercado mundial. Nesse contexto, a região de Carajás deve se tornar cada vez mais atrativa.
Pedro H. Noronha, que desde 2004 investe em galpões industriais e comerciais para atender às empresas prestadoras de serviço à mina instalada na Serra dos Carajás, afirma que, no município de Parauapebas, a PHNoronha Empreendimentos Imobiliários já disponibiliza dezenas de imóveis para esse fim e, além disso, tem levado o mesmo modelo de negócio para Canaã dos Carajás.
O empreendedor conta que, para fornecer produtos e serviços para as mineradoras que atuam na região, empresas de diversos segmentos têm se instalado por lá, o que faz com que haja uma intensa migração de pessoas para essas localidades em busca de oportunidades de trabalho.
“Para se ter uma ideia, atualmente, em Canaã dos Carajás, não há imóveis residenciais ou comerciais disponíveis para locação. Devido à alta procura por imóveis, o mercado de construção civil está extremamente aquecido na região”, diz Noronha.
O Ministério Público do Trabalho (MPT), que atua para defender os direitos coletivos dos trabalhadores e que tem como uma de suas principais áreas de atuação o combate a todas as formas de assédio nas relações de trabalho, já recebeu, de janeiro a julho deste ano, 8.458 denúncias de assédio moral e sexual em todo o país.
O número representa quase a mesma quantidade registrada em todo o ano passado, quando o órgão recebeu 8.508 denúncias. Se consideradas apenas as denúncias de assédio sexual feitas em 2023, foram 831, contra 393 em 2022, um aumento de 211% em apenas seis meses.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) também viu crescer no primeiro semestre deste ano o número de novas ações de assédio moral e sexual. Até o mês de agosto, já haviam sido abertos mais de 26 mil novos processos nos tribunais brasileiros, contra os pouco mais de 20 mil registrados no mesmo período do ano passado.
Entre 2018 e 2022, o próprio MPT aponta que houve um aumento de mais de 1.600% – de 11 para 182 – nas denúncias de assédio sexual no ambiente de trabalho somente no estado de São Paulo.
O aumento na quantidade de denúncias não necessariamente reflete o aumento no número de casos de assédio, de acordo com a Dra. Christiane Faturi Angelo Afonso, sócia-fundadora do escritório de advocacia e consultoria Faturi Angelo & Afonso. “Infelizmente o assédio sempre existiu. O que mudou foi o fato de que os trabalhadores passaram a não mais se calar por medo de retaliações e começaram a expor a situação como modo de evitar que ela volte a ocorrer”, diz.
A advogada explica que o assédio moral é uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que ofende a dignidade psíquica de forma repetitiva e prolongada; já o assédio sexual é a conduta indesejada (física, verbal, gestual etc.) de natureza sexual que restrinja a liberdade sexual da vítima.
No Brasil, o assédio sexual é crime previsto no artigo 216-A do Código Penal, e a pena prevista para quem o pratica é a detenção pelo período de um a dois anos. Quanto ao assédio moral, ele ainda carece de previsão em legislação específica, mas há iniciativas em tramitação, como o Projeto de Lei no 4.742/2001, que ainda aguarda aprovação do Senado Federal, cujo objetivo é tipificá-lo como crime.
O que pode ser feito?
A Dra. Christiane Faturi Angelo Afonso destaca que é fundamental que a vítima ou testemunha de assédio procure ajuda. Segundo a advogada, deve-se rapidamente comunicar a situação ao departamento de recursos humanos (RH), à ouvidoria ou a outro canal interno de denúncias da empresa, apresentar uma denúncia à Delegacia Regional do Trabalho ou ao Ministério Público do Trabalho ou mesmo ajuizar demanda perante a Justiça do Trabalho.
Para mitigar os casos de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, a sócia-fundadora do escritório Faturi Angelo & Afonso considera necessário que as organizações implementem políticas de prevenção, investindo em treinamento e canais de denúncia. “O estabelecimento de condutas preventivas de assédio deve contar com a ativa participação de profissionais de RH, principalmente aqueles com especialização em psicologia social ou do trabalho.”
A especialista também frisa que, como medida de prevenção, as organizações devem atentar para alguns indícios que podem representar a existência de casos de assédio, como, por exemplo, ausências frequentes e prolongadas de um funcionário que costumava ser assíduo, funcionário com queda significativa de produtividade ou marginalizado pelos demais colegas, bem como queixas reiteradas a respeito do comportamento de funcionário com posição hierárquica superior ou de mesmo nível que a do autor das queixas.
Com o mote “Volta ao Mundo de Descobertas”, a Evino, empresa que faz parte do Víssimo Group, e-commerce de vinho da América Latina, lançou sua campanha de setembro, que tem como premissa destacar os países ícones na produção de vinhos. Argentina e Chile representam o chamado “Novo Mundo”, enquanto Espanha e Portugal são protagonistas do “Velho Mundo”.
Ana Leal, gerente de marketing da Evino, conta que a promoção inclui um giro em uma bússola on-line, que pode ser acessada no endereço eletrônico da marca e faz parte da campanha multicanal – lojas, aplicativo e site. Compras a partir de determinado valor valem um vinho grátis.
“A campanha ‘Volta ao Mundo de Descobertas’ inclui descontos de até 75%, até o dia 30 de setembro. Além disso, é possível achar seleções por categorias”, explica. “O ‘Velho’ e o ‘Novo Mundo’ se encontram na ação, que traz rótulos dos países que são considerados ícones na produção de vinhos”, completa.
Para Vinicius Santiago, head sommelier do Víssimo Group, “criar uma bonificação usando essa temática – de qual vinho o cliente irá ganhar ao girar a bússola – é uma forma de engajar o público e trazer mais aderentes à campanha”.
Segundo um balanço realizado pela consultoria Wine Intelligence, o Brasil avançou doze posições e ocupa o 14ª lugar no ranking de mercados de vinhos mais atraentes do mundo em 2021. De acordo com o levantamento, o país está entre os maiores consumidores da bebida proveniente da uva do planeta.
Paralelamente, outro estudo realizado pela mesma consultoria demonstrou que o número de brasileiros que tomam vinho com regularidade passou de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022.
Em dez anos, somente a Evino já comercializou vinhos para mais de 1,7 milhão de clientes. De acordo com dados da própria empresa, a marca vendeu mais de 50 milhões de garrafas na modalidade on-line (em média, cerca de 250 milhões de taças).
Houston, Texas, Sept. 26, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Origem Energia, uma pioneira fornecedora brasileira de soluções integradas de energia, e a Datagration, uma inovadora desenvolvedora norte-americana de Software-as-a-Service (SaaS) para energia e meio ambiente, têm o prazer de anunciar um revolucionário acordo comercial de três anos focado na implementação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML) no setor de energia.
O coração desta parceria reside no PetroVisor™, uma Plataforma SaaS de ponta desenvolvida pela Datagration. O PetroVisor capacita a Origem Energia a integrar perfeitamente dados complexos de engenharia, operações, financeiros e de outras áreas, permitindo que a empresa execute e automatize processos analíticos intricados. A plataforma utiliza a tecnologia avançada de IA e ML para facilitar a consolidação centralizada, limpeza e integração de dados de diversas fontes.
Segundo Luna Viana, COO da Origem Energia, a colaboração tem sido um sucesso: “Este tem sido um processo colaborativo innovador e produtivo desde o início. Nossos Engenheiros e Cientistas de Dados trabalharam com o time da Datagration para comprovar o valor do PetroVisor. Com o piloto, integramos dados de produção de várias fontes e testes de poços de cinquenta poços. Isso, juntamente com visualizações em painéis, melhorou nosso processo de alocação inversa e fornece previsões impulsionadas pela Análise de Curva de Declínio automatizada.”
Com o sucesso do piloto, a Origem Energia e a Datagration estão implementando o PetroVisor em todos os ativos de produção da Origem. As aplicações analíticas impulsionadas por IA e ML do PetroVisor estão prestes a revolucionar a eficiência e a eficácia da gestão operacional da Origem.
Peter Bernard, CEO e Presidente da Datagration, compartilhou sua perspectiva sobre a parceria: “Agora temos usuários do PetroVisor em muitas das regiões produtoras de petróleo e gás do mundo. Mas este é nosso primeiro contrato comercial completo no Brasil. Conforme a implementação avançava, encontramos uma grande afinidade com os valores ousados, empreendedores e inovadores da Origem. São duas grandes empresas trabalhando juntas para empurrar os limites da IA e ML na produção de petróleo e gás.”
A história de sucesso fala por si: o PetroVisor já integrou com eficácia dados de produção de várias fontes e testes de poços de cinquenta poços, resultando em estimativas de produção aprimoradas, processos de alocação inversa simplificados e insights preditivos impulsionados pela Análise de Curva de Declínio automatizada. A solução é um Medidor de Fluxo Virtual totalmente automatizado, capacitando os engenheiros da Origem Energia com painéis de produção em tempo real que orientam suas decisões estratégicas e a gestão de ativos.
A parceria em curso demonstra o compromisso da Origem Energia em adotar tecnologias digitais para otimizar processos, aumentar a eficiência de custos e elevar a eficiência de produção. Ao aproveitar a tecnologia de ponta da Datagration, a Origem Energia tem como objetivo substituir processos tradicionais de petróleo e gás por fluxos de trabalho inovadores adaptados às operações de produção brasileiras.
Com o PetroVisor, a Origem Energia elimina incertezas decorrentes de lacunas de dados causadas por sensores perdidos ou testes de poços perdidos. Essa plataforma inaugura uma nova era na gestão de produção, permitindo análises de tendências e medidas proativas para corrigir e prevenir a produção adiada.
A colaboração entre a Origem Energia e a Datagration marca um passo fundamental no setor de energia em relaçãoàcapacidade de gerenciar e otimizar processos de produção. Ao utilizar todo o potencial do PetroVisor, incluindo seus algoritmos de Aprendizado de Máquina para integração de dados de testes e sensores e a utilização de dados históricos de produção para estimativas, ambas as empresas estão revolucionando a análise de dados nas operações de petróleo e gás em todo o mundo.
A Datagration torna os dados e a análise em tempo real, impulsionados por ML, colaborativos e acionáveis. Ao conectar e integrar os dados de um cliente, ampliamos o potencial de uma organização. Trabalhamos com nossos clientes para configurar nossas plataformas baseadas em SaaS, PetroVisor™ e EcoVisor, em um sistema universalmente acessível. Isso capacita equipes a alcançar metas de negócios por meio de integração de dados, análise, benchmarking e colaboração de maneira mais rápida e precisa do que nunca.
A Origem Energia é uma das principais empresas brasileiras independentes onshore que atuam no segmento de energia e infraestrutura com soluções integradasàbase de gás com foco no desenvolvimento e segurança da matriz energética do país. A empresa opera 32 concessões nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Com infraestrutura integrada, conta com uma rede de 480 km de gasodutos, uma UPGN e acesso direto ao sistema nacional de gás por meio da TAG e ao terminal marítimo de Alagoas (TAMAC), além de um Projeto piloto de estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) e dois projetos termelétricos licenciados com uma capacidade combinada de 280 MW.
Desde a aquisição do Polo Alagoas (campos terrestres e um em águas rasas), em fevereiro de 2022, a Origem Energia mais que dobrou a produção de gás natural das estações Pilar e Furado, localizadas no hub. Somados, passaram de 396 mil metros cúbicos por dia (em fevereiro) para produzir os atuais 1,5 milhão de metros cúbicos por dia. Por sua vez, possui uma produção total superior a 12 mil barris de óleo equivalente/dia (petróleo e gás). A empresa também gere o Polo Tucano Sul (BA), além de outros campos.
A Origem Energia é controlada pela Prisma Capital, gestora de recursos alternativos com portfólio de R$ 15 bilhões.
A comunidade global de jogos vem unindo esforços para proteger os jogadores e essa indústria em expansão. No mundo todo, existem aproximadamente 3,09 bilhões de jogadores ativos de videogame – número que deve saltar para 3,32 bilhões até o final de 2024. Diante das transformações que a indústria dos jogos vem enfrentando, não só em relação aos avanços tecnológicos, mas com mudanças na regulamentação, a American Gaming Association definiu setembro como o Mês da Educação para o Jogo Responsável – a fim de fomentar maior consciencialização sobre práticas de jogo responsáveis.
Embora a China ainda seja o maior mercado para esportes eletrônicos, os EUA ocupam posição de destaque, disputando o maior número de torneios de esportes eletrônicos até agora. Em termos de receita, americanos estão à frente de chineses, seguidos por Coreia do Sul, Alemanha e Reino Unido – que tem envidado esforços para que essas plataformas sejam apenadas com multas pesadas quando falham em termos de responsabilidade social e no combate à lavagem de dinheiro. No primeiro semestre deste ano, os reguladores de jogos de azar em toda a Europa, América do Norte e Austrália aplicaram multas totalizando mais de 75 bilhões de euros.
De acordo com Tony Petrov, diretor jurídico da Sumsub – plataforma global de verificação de ciclo completo – o “jogo responsável” é um conjunto de diretrizes projetadas para proteger jogadores vulneráveis, garantir a conformidade com as regulamentações, mitigar riscos legais e preservar a reputação de uma plataforma. Está prevista, também, a responsabilidade dos operadores na implementação de medidas que previnam comportamentos prejudiciais no jogo, estabelecendo limites de depósito, oferecendo opções de autoexclusão e fornecendo recursos para os jogadores procurarem ajuda caso desenvolvam um vício no jogo.
“É fundamental que as plataformas de jogos eletrônicos sejam constantemente avaliadas, a fim de se descobrir e corrigir eventuais problemas”, diz Petrov. Entre eles, o executivo da Sumsub destaca: controles insuficientes para proteger os usuários; monitoramento ineficaz do jogo e da duração sem interação; nenhuma evidência ou manutenção de registros de interação com o cliente; falhas na etapa KYC (conheça-seu-cliente, do inglês know-your-client), alertas de apostas muito altas etc.
Segundo Petrov, é da Sumsub a primeira solução de jogo responsável lançada por um provedor de verificação no mercado global. O objetivo é permitir que as empresas de e-Games promovam jogos responsáveis e seguros. “A primeira solução automatizada foi desenvolvida com base no sistema de monitoramento de transações da Sumsub e na experiência em conformidade global, oferecendo um conjunto de regras para controles de jogo responsáveis”.
A solução inclui: configuração flexível do fluxo de trabalho KYC, análise de padrões de apostas e monitoramento do comportamento dos jogadores e alertas de atividades suspeitas, bem como possíveis verificações de vício em jogos. “Essas regras foram projetadas para ajudar as operações de jogo a detectar valores de depósito desproporcionais em relação à renda do jogador, detectar se um jogador aumenta ou desativa seus limites de jogo, verificar a frequência e duração da sessão de jogo, o tempo de jogo e muito mais”, diz o executivo.
Em determinados países, a Sumsub também fornece pacotes de regras preconfiguradas para integração de usuários e verificação de suas atividades de jogo de acordo com os requisitos regulatórios locais. “Este tipo de automatização permite que as plataformas de jogos não só reduzam o tempo e o custo do trabalho manual, mas também evitem riscos associados ao fator humano”, diz Petrov. Em análise mais profunda, o especialista acredita que a solução ainda ajuda as empresas do setor de jogos a combater o roubo de identidade e a fraude de pagamento, além de evitar problemas que vão desde o abuso de bônus até a aquisição de contas e a lavagem de dinheiro, e a manter a conformidade geral com jogos responsáveis.
“Outra virtude dessa nova solução de controle de jogo responsável é permitir que as plataformas de jogos online detectem jogadores viciados, mitiguem riscos de fraude e garantam total conformidade com as mais recentes regulamentações do setor, tudo em tempo hábil”, diz Tony Petrov. “Ao fornecer um conjunto de regras automatizado, embora flexível, a Sumsub permanece na vanguarda do jogo seguro e ativamente promove o jogo responsável entre as organizações que moldam a indústria”.
A regulação desempenha um papel fundamental no fortalecimento da sociedade ao estabelecer normas, diretrizes e limites que garantem o funcionamento harmonioso e equitativo das atividades econômicas, sociais e ambientais. Essa foi uma das conclusões apresentadas durante o evento promovido pelo M3BS Advogados sobre a importância da regulação para o fortalecimento da sociedade.
Realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S/A (Roche), o encontro reuniu representantes da diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da indústria farmacêutica, operadoras, prestadores e contratantes, e contou com a mediação do advogado sócio do M3BS e ex-presidente da ANS, Rogério Scarabel. Na abertura, Lucas Miglioli, sócio-diretor do M3BS ressaltou a importância de reunir o ecossistema da saúde para abordar o papel de cada um de seus atores em prol da sustentabilidade do setor.
Na primeira mesa, a diretoria colegiada na ANS debateu a visão do regulador, ressaltando o papel fundamental da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP) para aproximar os beneficiários das operadoras.
Eliane Medeiros, diretora de fiscalização da ANS explicou que a NIP é uma ferramenta importante de mediação ativa para a solução dos conflitos entre as operadoras e os beneficiários, principalmente no cenário atual em que as reclamações estão aumentando. “A NIP tem ensejado mais de 90% de solução de conflitos entre operadoras e beneficiários”
Além de Eliane Medeiros, a mesa, mediada por Rogério Scarabel, sócio do M3BS e ex-presidente da ANS, contou com a participação do Paulo Rebello, diretor-presidente e diretor de gestão; Alexandre Fioranelli, diretor de normas e habilitação dos produtos; Maurício Nunes, diretor de desenvolvimento setorial; e, Jorge Aquino, diretor de normas e habilitação das operadoras. Aquino lembrou, inclusive, que a Agência está analisando os dados econômicos das operadoras com um olhar de sustentabilidade.
Ao apresentar Maurício Nunes, Scarabel ressaltou que é preciso discutir a remuneração dos serviços e avaliar a qualidade das entregas. “Há quase 20 anos, criamos um projeto de qualificação dos prestadores. No primeiro momento, divulgamos os atributos dos prestadores e agora temos o projeto de qualificar os hospitais. Para tanto, vamos receber os índices de qualificação dos hospitais, das Santas Casas e dos hospitais verticalizados, o que vai empoderar o paciente a ter mais poder de escolha. É a primeira vez que um órgão divulga esses dados identificando os hospitais juntos com seus indicadores.”
A incorporação das tecnologias e seus impactos no orçamento também foi trazida para o debate. Segundo Alexandre Fioranelli, a discussão sobre sustentabilidade do setor esbarra no rol da ANS. “A agência vem trabalhando com transparência e publicidade de dados para que o mercado se desenvolva. A avaliação tecnológica da saúde (ATS) é uma ferramenta que proporciona segurança e eficácia da tecnologia e analisa seus impactos econômicos na cobertura programada e gradual. É de extrema importância para analisarmos onde o dinheiro deve ser investido para o bem da população. Assim como, avaliar a desincorporação de algumas tecnologias no Rol, afinal, muitas caíram em desuso.” Paulo Rebello lembrou a importância da Lei dos Planos de Saúde (Lei 9656/1998). “Ela foi um divisor de águas na saúde, mas hoje precisamos encontrar soluções para a sustentabilidade do setor. É preciso envolver todos os atores nas discussões afinal, os recursos da saúde são finitos, o setor é pulverizado e precisamos colocar o paciente no centro dos cuidados.”
Na segunda mesa, a visão da sociedade foi abordada com Ana Tuñón, presidente da Roche Diabetes Care Brasil, com a visão da indústria farmacêutica; Jeane Tsutsui, diretora presidente do Grupo Fleury, a dos prestadores; Aline Schellhas, CEO Amil, a das operadoras e, dos contratantes, com Marina Viana, diretora-executiva da GE HealthCare do Brasil. Aline destacou que o cuidado primário não pode acontecer no pronto-socorro. “Deve ser preventivo, o que envolve a importância de uma gestão de dados para que o engajamento entre as operadoras e os beneficiários cresça. Há dados disponíveis e precisamos educar e conscientizar as pessoas, principalmente sobre o mutualismo”, destacou.
Ana Tuñón ressaltou, ainda, a dificuldade de equilibrar inovações e incorporações no SUS e na saúde suplementar. “É preciso olhar a jornada do paciente como um todo. No caso dos diabéticos, por exemplo, eles geram dados no dia a dia que são essenciais para o monitoramento da saúde, conscientização de seguir o tratamento. A jornada de acompanhamento é um direito do paciente.” Saúde digital foi o tema explorado por Jeane Tsutsui, diretora presidente do Grupo Fleury. “A tecnologia gera eficiência no diagnóstico do início ao fim, tornando-se importante para a sustentabilidade do setor, uma vez que auxilia no melhor desfecho clínico e, consequentemente, no custo-benefício. Porém, é preciso que esses dados cheguem ao médico.”
Já sob olhar do contratante, Marina Viana trouxe para a mesa a discussão sobre o atual modelo, especialmente se está ultrapassado e como ajustar à realidade atual do setor. “Como contratante, cada vez mais encontramos dificuldades. É preciso que os planos de saúde tenham uma atuação mais customizada. Por exemplo: como vou tratar um paciente se não tenho acesso aos dados dele? A integração de dados é mais essencial do que imaginamos.”
Ao encerrar o evento, Fernando Bianchi, sócio do M3BS Advogados, ressaltou o papel fundamental da ANS na saúde e a necessidade de instituir de um diálogo inteligente entre os atores da saúde suplementar, independentemente da posição em que se ocupa no referido ecossistema, para a melhor eficiência, eficácia e sustentabilidade do setor.
Na primeira semana de setembro, em São Paulo, aconteceu o 13º Expert XP, promovido pela XP Investimentos, evento de grande relevância no universo de investimentos, contando com público de 40 mil pessoas e 72 horas de programação. Segundo a organização do evento, a edição se consolida como a de maior foco na diversidade de gênero e na pluralidade de temas e participantes, algo que mostra-se imprescindível em meio ao mercado financeiro atual.
Entre os nomes femininos de destaque na programação, estiveram Gabriela Prioli, Nina Silva e Nathalia Arcuri, além de empresas com gestão unicamente feminina, a exemplo do escritório OneSeg, administrado pelas sócias Alessandra Bussab e Carol Amorim. Para elas, presentes no evento como convidadas no Dia do Assessor, o festival mostrou como a presença feminina tem se feito mais expressiva no mercado financeiro, um meio tradicionalmente dominado por homens. “Durante o evento, pude perceber que o número de participantes mulheres aumentou. Seja em posição de liderança, nos estandes das grandes empresas ou como participantes e atuantes no segmento”, explica Carol Amorim.
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, o mercado de finanças do Brasil oferece um vasto potencial de crescimento – mesmo com apenas 36% da população se declarando investidora. Entretanto, quando fala-se em perfis de investidores, dados coletados pelos pesquisadores Terrance Odean e Brad Barber comprovam que o comportamento de investidores está diretamente ligado ao gênero: mulheres tendem a não serem as principais investidoras, um resultado de anos de socialização como “inaptas” para lidar com questões financeiras.
Segundo Alessandra Bussab, sócia da OneSeg, apesar de tudo, os números são animadores. “O mercado financeiro vem tendo um aumento no número de mulheres participantes, percebemos nos nossos escritórios-clientes”, explica ela, que trabalha com assessoria na estruturação de corretoras de seguros, com mais de 13 projetos realizados e nove ainda ativos. “Em alguns escritórios, anos atrás, não existia quase presença feminina. Hoje, observamos que todos possuem ao menos uma assessora mulher”.
Ainda segundo os estudos de Odean e Barber (2001), fica comprovado que o potencial feminino dentro do mercado das finanças é bastante significativo e adorna um comportamento mais seguro: enquanto homens adotam um investimento mais “agressivo”, que acarreta em maiores perdas, as mulheres optam por investir com mais cautela, para que suas perdas não afetem a renda familiar ou própria. Tal fenômeno advindo do público masculino foi chamado de ‘giro em excesso’, caracterizado pela frequente troca de ativos, impulsionado pelo excesso de confiança, um problema atrelado à vivência do homem investidor.
Segundo Alessandra, há alguns anos o interesse do público feminino pelo mercado de investimentos têm, felizmente, crescido. “Não é somente a presença das profissionais do mercado, mas o número de clientes mulheres interessadas também vem aumentando sim”, confirma ela, que, ao lado da sócia Carol Amorim, levou à Expert XP debates atuais e relevantes sobre seus projetos, vivências e experiências dentro do mercado financeiro enquanto vozes referências na área. “Para nós, o auge foi perceber o quanto o mercado está evidenciando os produtos da área de gestão de riscos, como seguros e consórcios. Eles estão sendo apresentados como ferramentas fundamentais de um planejamento financeiro, o que é o ideal e é a forma como trabalhamos na estruturação das corretoras de seguros,” finaliza.