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Líderes inovadores no Fórum do Prêmio Zayed de Sustentabilidade destacam caminhos para impulsionar o progresso para as pessoas e o planeta

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, prêmio pioneiro de sustentabilidade global e humanitário dos Emirados Árabes Unidos, realizou seu segundo Fórum na cidade de Nova York em 19 de setembro de 2023, como parte da Cúpula Anual Concordia, paralelamenteàSemana do Clima de Nova York.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230921232047/pt/

The Honorable Dr. Kandeh Kolleh Yumkella participates in the Zayed Sustainability Prize Forum (Photo: AETOSWire)

The Honorable Dr. Kandeh Kolleh Yumkella participates in the Zayed Sustainability Prize Forum (Photo: AETOSWire)

Líderes governamentais, empresariais e da sociedade civil de destaque participaram do Fórum com o tema “Empoderando Vozes: Impulsionando a Ação Climática.” Eles discutiram o papel crítico da inovação social, finanças, tecnologia e políticas na aceleração do progresso em direção a um futuro sustentável, inclusivo e equitativo.

Esse compromisso de impulsionar a ação climática está alinhado com a missão do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, que foi criado em 2008 como uma homenagem ao legado do pai fundador dos EAU, o falecido xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan. Nos últimos 15 anos, o Prêmio reconheceu um total de 106 vencedores cujas soluções e projetos escolares liderados por estudantes transformaram a vida de mais de 378 milhões de pessoas em 151 países.

O Ilustre Dr. Kandeh Yumkella, membro do Parlamento e presidente da Iniciativa Presidencial sobre Mudanças Climáticas, Energia Renovável e Segurança Alimentar de Serra Leoa, abriu o Fórum analisando a necessidade de integrar o sul global, especialmente a África, em uma transição energética justa. Ele observou: “Precisamos de ação efetiva e cooperação honesta em todos os níveis. Entre pessoas, comunidades, governos e o setor privado. Estamos vendo as parcerias crescerem, especialmente com o apoio dos Emirados Árabes Unidos, para projetos renováveis de grande escala, que serão apresentados na COP28, e esperamos continuar vendo mais.

Os painéis subsequentes abordaram temas que vão da transformação de sistemas alimentares e questões de financiamento climático inclusivoàexploração de como tecnologias verdes e inovações sociais podem melhorar o acesso a recursos essenciais.

Angela Churie Kallhauge, vice-presidente executiva de Impacto do Fundo de Defesa Ambiental, destacou a importância de capacitar as realidades locais para garantir o futuro energético de todos: “Precisamos voltar a nos concentrar no que as nossas soluções climáticas significam para as pessoas. Faremos realmente uma mudança, capacitando os povos indígenas e as comunidades locais para reivindicarem os seus interesses e serem parte da solução.

Ressaltando os temas da juventude e da inclusão, o Fórum também dedicou um segmento a jovens ativistas que expressam as suas ideias sobre o futuro do desenvolvimento sustentável e partilham as suas experiências.

Todas essas conversas multifacetadas enfatizaram a urgência de esforços coletivos para impulsionar uma ação climática global ousada, especialmente na mobilização de recursos para as comunidades mais vulneráveis, na adoção de uma estratégia coesa para a segurança alimentar global e no empoderamento dos jovens para impulsionar a mudança, dinamizando assim o impulso na preparação para a COP28, que ocorrerá nos Emirados Árabes Unidos de 30de novembro a 12de dezembro de 2023.

Sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é uma homenagem ao legado do falecido pai fundador dos Emirados Árabes Unidos, xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan. O Prêmio tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável e ação humanitária, reconhecendo e recompensando organizações e escolas secundárias que oferecem soluções sustentáveis inovadoras nas categorias de Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas Secundárias Globais. Ao longo de mais de 15 anos, por meio de seus 106 vencedores, o Prêmio impactou positivamente a vida de mais de 378 milhões de pessoas em 151 países.

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Reem Diab

Reem.Diab@bcw-global.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Rio Grande do Sul é o estado mais maduro do setor moveleiro

De acordo com os últimos dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre o setor moveleiro, existem mais de 245 mil marcenarias ativas no mercado de móveis sob medida no Brasil. Este número significa um crescimento de quase 31% nos últimos cinco anos. Entre os estados ideais para se abrir um negócio neste setor, o Rio Grande do Sul aponta como o mais maduro do Brasil. Enquanto a maioria dos estados possui um percentual menor que 50%, ou seja, são iniciantes, os gaúchos estão em constante expansão, atingindo 56% conforme os gráficos da Comunidade Sebrae.

Se nacionalmente o setor busca de forma constante o seu protagonismo, internacionalmente não é diferente. Para se ter uma ideia, segundo os últimos dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), divulgados no site Valor Econômico, foram US$ 983,3 milhões em vendas para 172 países em 2021 – receita 50% maior que a de 2020, batendo recordes.

Para Adriano Rohr, CEO da La Novitá há quase uma década, e outros especialistas da área, é clara a ligação entre casas e móveis sob medidas. “Estes dois tópicos qualificam com exclusividade as principais procuras dentro de obras: conforto, tranquilidade, inovação e modernidade”, identifica.

Ativa em um mercado maduro, a Lá Novitá, situada em Tupandi, na Região do Vale do Caí no Rio Grande do Sul, é um exemplo de adaptação em meio ao cenário de inovação constante, pois em seu recente reposicionamento de marca defende que “mais que agradar, nossa missão é surpreender.”

Retomada total das agendas mundiais no setor moveleiro

Para Rohr, o entusiasmo é ainda maior para os resultados de 2023 e 2024 devido à retomada total das agendas de feiras e eventos após a pandemia. “Já temos em nosso portfólio mais de 300 clientes atendidos em todo o Rio Grande do Sul e estados vizinhos. Quando temos a oportunidade de participar ativamente das agendas do setor moveleiro, nos inserimos ainda mais neste mercado em constante evolução, nos conectando com futuros clientes e até mesmo colegas”.

Sendo assim, o CEO da La Novitá defende que os empresários devem cada vez mais compartilhar suas visões, anseios e até mesmo showrooms, mostrando na prática para todos os agentes do setor o que cada um está fazendo. “Aqui em Tupandi no nosso showroom, por exemplo, recebemos visitas dos quatro cantos do Brasil, pois periodicamente estamos inovando nos nossos produtos. Dessa forma, considero que estamos vivendo em um ótimo momento de evolução do mercado, tornando-o ainda mais maduro como verdadeiramente deve ser”, finaliza Adriano Rohr.



Relatório revela que DPOC causa perda de 68 milhões de dias de trabalho

Um estudo divulgado pela Firjan SESI revela que, de janeiro de 2017 a dezembro de 2021, 68.256.505 dias de trabalho foram perdidos devido à DPOC. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pela redução do fluxo de ar para os pulmões. De caráter progressivo, ela tem uma idade média de início dos sintomas por volta dos 40 anos e reduz consideravelmente a autonomia da pessoa.

Dados estimados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia apontam que sete milhões de pessoas sofrem com DPOC no Brasil. Apenas 12% dos casos são diagnosticados e 18% destes seguem com tratamento. Entre 2017 e 2021, mais de 510 mil pessoas foram internadas por causa da doença. O estudo realizado pela Firjan SESI ouviu pacientes que têm dificuldades para agendar consultas e não conseguem, muitas vezes, ter acesso a tratamento medicamentoso.

“Sabemos que uma das principais causas é o tabagismo, que é também uma condição crônica importante – nicotina é a substância que causa a dependência – e começar a transversalizar o tema com as campanhas de enfrentamento do problema no Brasil, disponibilizando informação, assistência e medicamentos para apoiar as pessoas a pararem de fumar”, afirma Sandra Marques, coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo. 

A integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Respiratória na Atenção Primária à Saúde da Faculdade de Medicina do ABC ressalta que cerca de 85% a 90% das mortes em DPOC são ocasionadas pelo uso de tabaco. “Além disso, temos questões sociais e ambientais importantes como o tabagismo passivo, a queima de biomassa, poluição e fatores ocupacionais”, acrescenta. 

Outra situação preocupante é o aumento no consumo de cigarros eletrônicos no país. “Os cigarros eletrônicos também têm, em sua composição, vários agentes cancerígenos, irritantes e que podem causar injúrias pulmonares e fibrose pulmonar. Consideramos também um tipo de nicotina salinizada, que contém ácido benzóico, e que acaba tendo um grande potencial de tornar a pessoa dependente mais rapidamente. Cigarros eletrônicos são a porta de entrada para o uso dual, com uso de outras substâncias ilícitas”, enfatiza Sandra Marques. 

Sobre os custos totais dos serviços de saúde, que englobam internações e hospitalizações, quatro estados se destacam na série histórica com maiores custos: Rio Grande do Norte, Piauí, Rio Grande do Sul e Rondônia. Juntos, estes estados somam quase 60% dos valores totais despendidos para a doença no Brasil. Em muitos desses lugares, faltam médicos especializados também para o atendimento. 

“A falta de recursos humanos é um problema recorrente nos serviços públicos e com a alta rotatividade dos profissionais de saúde com pouca expectativa de carreira e salários baixos, temos uma dificuldade em ofertar diagnóstico precoce destas patologias”, considera a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo. 

Sandra Marques sugere estratégias como o diagnóstico situacional, planejamento, qualificação de profissionais de saúde e agentes comunitários para minimizar o problema. 

Além disso, a consultora da CDD enfatiza a importância de maior acesso à informação do usuário do SUS para um autocuidado apoiado. “O tabagismo, entre outras drogas, sempre teve seu impacto minimizado por crenças estimuladas e reforçadas pelo marketing da indústria e que devem ser desconstruídas. Quanto aos outros fatores de risco, um planejamento adequado seria de grande valia. E informar que o SUS oferece tratamento gratuito incluindo a equipe multiprofissional e medicamentos”, conclui.

*Conteúdo publicado originalmente em: https://cdd.org.br/noticias/relatorio-dpoc/



Jet Experience 2023 acontece no dia 7/10 em Santa Maria (RS)

Promovido pela empresa de tecnologia e software imobiliário, Jetimob, o Jet Experience é um evento destinado a profissionais atuantes no mercado imobiliário, que buscam alavancar sua carreira através de um amplo networking e construção de novos conhecimentos, à frente de palestras com nomes conhecidos nacionalmente. O evento contará com um dia inteiro de imersão no sábado, dia 7 de outubro, e um pré-evento com workshops no dia 6 de outubro, oferecido para aqueles ingressantes que buscam por uma experiência mais completa do Jet Experience. O local escolhido para sediar essa edição foi o Itaimbé Palace Hotel, situado em Santa Maria, na região central do estado.

Os workshops, denominados como o pré-evento, irão abordar temáticas relacionadas a personal branding, pré-vendas e marketing, e serão ministrados por especialistas que oferecerão uma abordagem prática e dinâmica para a absorção dos ensinamentos. Com vagas limitadas, todos os workshops serão segmentados ao mercado imobiliário e a rotina profissional de corretores, corretoras, gestores e gestoras de negócios imobiliários. 

Já o evento oficial, no dia 7 de outubro, contará com palestrantes conhecidos em todo o país como Ricardo Martins, Gabi Archetti, Guilherme Wohlke, Gabriel Villarreal, Guilherme Lippert, Victorio Venturini, entre outros, trazendo assuntos como “Atendimento de alto padrão: a excelência que seu cliente merece”, “E se a Disney fosse uma imobiliária?” utilizando a metodologia Disney de encantamento, “Personal branding: crie uma marca pessoal singular”, “Growth Marketing: o segredo do crescimento exponencial”, “Ecossistema imobiliário: entenda os desafios do “novo” mercado”, “O poder da persuasão” e muito mais. 

Além disso, quem garantir seu lugar VIP no evento poderá almoçar ao lado dos palestrantes e terá acesso à sala de Talk Experience exclusiva com os speakers, no qual os ingressantes terão a oportunidade de estar mais próximos dos principais nomes que estarão no evento. 

O empenho para fazer o Jet Experience acontecer não é de hoje. Desde o surgimento da Jetimob, é visível a inquietude de não apenas desenvolver uma plataforma imobiliária, mas sim proporcionar experiências para que todo o setor imobiliário gaúcho se desenvolva. Para Victorio Venturini, CEO da Jetimob e Coordenador de Negócios do Jet Experience, “é extremamente significativa a realização de um evento desse porte na região. Primeiro, porque isso impulsiona o mercado imobiliário como um todo, e segundo porque não só a região, mas o estado está sedento por eventos desse nível que, normalmente, acontecem em capitais e grandes centros urbanos”. 

A expectativa para a edição de 2023 do Jet Experience está movimentando o setor imobiliário do Rio Grande do Sul. Em seu perfil no Instagram (@jetexperience_) os reels já ultrapassaram mais de 70 mil visualizações e até o momento já foram divulgadas que mais de 100 imobiliárias estão confirmadas no evento. Para o João Victor Ehlers, Coordenador Geral do Jet Experience, o processo de lançamento e de organização de todo o evento “abre portas para a criação de um ecossistema imobiliário regional que esteja baseado em cooperação, tecnologia e com essência pautada no desenvolvimento em rede do mercado” e ressalta que “eventos dessa natureza possuem o objetivo de transformar mentalidades por meio de conteúdo e networking relevantes, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o crescimento organizacional de negócios, além de contribuir diretamente para a evolução do mercado imobiliário”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar:

https://lp.jetimob.com/experience?utm_source=dino&utm_medium=organic&utm_campaign=jetexperience



Lipoaspiração de alta definição atua na modelação do abdome

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica define a lipoaspiração como um procedimento que pode ser empregado para tratar o acúmulo de gordura em várias regiões do corpo, tais como coxas, braços, pescoço, cintura, costas, peito, entre outras. Para a instituição, a cirurgia pode ser realizada em pessoas que contam com acúmulos de gordura localizados no corpo e não atingem os resultados esperados por meio de dietas e/ou prática de exercícios físicos.

Em pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), constatou-se que em 2020 o Brasil registrou o total de 173.420 procedimentos de lipoaspiração, estabelecendo a cirurgia como a mais comum no país à época. Tratando-se de mundo, o estudo revelou o número de 1.525.197 cirurgias dessa natureza, posicionando o país sul-americano como o segundo que mais praticou o procedimento no planeta.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional de São Paulo (SBCP-SP) divulgou em seu site a informação de que se estima para 2023 ao menos 2 milhões de cirurgias plásticas realizadas em território nacional. Como as mais requisitadas estão, de acordo com a instituição, lipoaspiração e próteses mamárias, respectivamente.

Além de popular, o procedimento estético também é diversificado. Atualmente, a lipoaspiração conta com diferentes nomenclaturas e técnicas, sendo uma delas a de alta definição, apresentada pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica como a que promove marcação intensa na região do abdome.

Lipoaspiração de alta definição

Daniel Soares, cirurgião plástico, em Belém, no Pará, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da American Society of Plastic Surgeons (Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos), destaca que as técnicas mais modernas de lipoaspiração são as de média e alta definição. Segundo o cirurgião, as indicações podem ser diferentes conforme o paciente, a depender do que for mais adequado e recomendado para cada caso.

“A lipoaspiração de média e alta definição proporcionam resultados de contorno corporal diferenciados. Nestes procedimentos, o cirurgião esculpe o abdome conforme a parede abdominal desejada e, para tanto, utiliza a técnica de lipoaspiração superficial para criar os sulcos. Na lipo de média definição esses sulcos são mais suaves”, explica o cirurgião.

Daniel também esclarece que, na lipoaspiração de alta definição, além dos sulcos serem mais marcados, o cirurgião também utiliza a técnica de lipoenxertia guiada por ultrassom para definição de “gomos abdominais” (six packs, seis pacotes, em tradução livre e linguagem popular). “Os sulcos se referem às marcações de um abdome definido, que são aquelas linhas centrais e laterais visíveis. Na lipoenxertia, o cirurgião plástico coloca a gordura, do próprio paciente, dentro do músculo para dar forma ao ‘gomo’”, explica.

Perfil indicado e pós-operatório

O cirurgião plástico Daniel Soares ressalta que para esse tipo de procedimento obter efeito satisfatório, é necessário um empenho do paciente para a manutenção constante do resultado, uma vez que, caso haja aumento excessivo do peso, pode ocorrer alterações, com mudanças desfavoráveis do contorno e da parede abdominal.

O especialista reforça que tal procedimento é recomendado para pacientes que apresentam pouca flacidez na região do abdome, boa condição física e um índice de massa corporal máximo de 25-27, pois há limites para retirada de gordura corporal, sendo, no máximo, 7% do peso corporal.

“Independentemente da técnica utilizada, esses procedimentos não são cirurgias com objetivo de emagrecimento, elas visam uma melhor harmonia do contorno corporal com tratamento da gordura localizada”, e reitera, “é indispensável a indicação de um cirurgião plástico devidamente certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”.



Grupo BBF plantará mais de 40 milhões de árvores até 2030

O Grupo BBF (Brasil BioFuels), que atua no agronegócio sustentável desde o cultivo da palma, biotecnologia, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável, tem o compromisso de plantar mais de 40 milhões de árvores de palma, cacau e açaí na região amazônica até 2030. Hoje, mais de 11 milhões de árvores de palma são cultivados pelo Grupo BBF, que capturam anualmente cerca de 729 mil toneladas de carbono no Pará e 71 mil toneladas de carbono em Roraima. Além disso, cabe destacar que as áreas de Reserva Legal protegidas pelo Grupo BBF estocam cerca de 26,6 milhões de toneladas de carbono no Pará e cerca de 3,1 milhões toneladas de carbono em Roraima. 

O cultivo sustentável realizado pelo Grupo BBF segue o propósito de contribuir para a descarbonização da região amazônica. Atualmente, a companhia cultiva mais de 75 mil hectares de palma no Pará e em Roraima. Já está no plano da empresa o cultivo adicional de mais de 100 mil hectares de palma até 2026, representando assim um grande aumento no número de árvores de palmas de óleo plantadas na região. O Grupo BBF também iniciou neste ano investimentos no Sistema Agroflorestal, com o plantio consorciado do cacau e açaí em conjunto com a palma. Até 2030, 30 mil hectares com cacau e açaí devem ser plantados em Roraima e no Pará, o que tornará a companhia a maior produtora individual de cacau do mundo.

“O cacau e o açaí são espécies nativas da Amazônia, com alto poder de captura de carbono. É uma grande satisfação recuperarmos áreas degradadas da região amazônica, contribuindo com o meio ambiente, oferecendo soluções inovadoras para a descarbonização da floresta, além de unir desenvolvimento social em regiões vulneráveis e gerar emprego e renda nesses locais”, afirma o CEO do Grupo BBF, Milton Steagall.

Cultivo em áreas degradadas e geração de emprego e renda

O cultivo sustentável da palma na região Amazônica é um exemplo que alia a recuperação do bioma, a substituição de matérias-primas fósseis por renováveis, além da geração de emprego e renda para a população local.

“A palma de óleo só pode ser cultivada em áreas degradadas da Amazônia até dezembro de 2007, já que esse cultivo segue o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo, estabelecido pelo decreto 7.172 do Governo Federal e considerado uma das legislações mais rígidas do mundo nessa área. Ela é ainda uma cultura perene que não pode ser mecanizada e gera milhares de empregos no campo. Já o cacau e açaí são plantas que serão cultivadas pelo Grupo BBF em áreas em que a palma não pode ser plantada, segundo o Zoneamento Agroambiental. Da mesma forma que a palma, o cultivo dessas árvores não pode ser mecanizado, o que trará grandes ganhos para a contratação de mão de obra em áreas remotas da Amazônia”, conclui Steagall.

O Grupo BBF possui capacidade de produzir mais de 200 mil toneladas de óleo de palma anualmente e gera cerca de 7 mil empregos diretos e 21 mil indiretos, além de incentivar mais de 400 agricultores familiares no estado do Pará.

Plantio sustentável na prática

Para que tudo isso aconteça na prática, o Grupo BBF segue modelo de boas práticas de gestão ambiental com o aproveitamento com alta eficiência nos processos produtivos. Um exemplo disso é o uso da fertirrigação 100% natural e orgânica. A água do cozimento dos frutos de dendê, rica em vitaminas e nutrientes, retorna pela fertirrigação às áreas de plantio, como uma alternativa sustentável para os tratos culturais necessários da palma.

A companhia também realiza a compostagem nas suas áreas de cultivo, com o uso de adubo orgânico preparado a partir da decomposição dos resíduos de cacho de palma vazio e dos efluentes do processo produtivo.

“Para garantir o menor impacto possível das nossas operações no ambiente e nas comunidades ao entorno, realizamos um programa rígido de monitoramento contínuo, que segue indicadores estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Nossa operação está ainda de acordo com as melhores práticas internacionais para o manejo sustentável da palma”, explica Steagall.

Para cumprir o objetivo de participar de forma efetiva na conservação da biodiversidade da Região Amazônica e recuperação de Recuperação de Áreas Degradadas, o Grupo BBF adota monitoramento em todas as áreas com a adoção da melhor alternativa para a reabilitação ambiental de cada local.

Dentre os programas de monitoramento, áreas prioritárias são identificadas para recuperação ou recomposição vegetal. Para isso, são realizados projetos que priorizam o uso de espécies nativas, considerando o preparo de mudas, a manutenção de áreas revegetadas, a  arborização das agrovilas dos polos agroindustriais, a recuperação de áreas de jazida alteradas pela exploração de laterita, o levantamento de produtores rurais locais e preferencialmente familiares para parcerias, além da realização de intenso programa de conscientização dos colaboradores e incentivo aos agricultores parceiros para manter o uso sustentável do solo, sem a utilização do fogo para limpeza de área.

Além disso, a companhia desenvolve o Programa de Resíduos Sólidos, adotando o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos com o monitoramento dos procedimentos operacionais de segregação na fonte, coleta, armazenagem, transporte e destinação final.

Outro diferencial para as áreas de plantio do Grupo BBF está no Programa de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que segue à Política Nacional de Recursos Hídricos, no gerenciamento e monitoramento de mananciais, incentivando o consumo consciente, com respeito aos limites outorgados de captação. Adicionalmente, é realizado o tratamento de efluente e reutilização dos efluentes em seu processo de forma cíclica com reuso, sendo uma boa prática ambiental, reduzindo a dependência de adubos minerais e promovendo a incorporação de matéria orgânica nos solos.

“Responsabilidade ambiental é pilar fundamental para o Grupo BBF. Além do cultivo existente, até 2030, o Grupo BBF prevê o plantio adicional de 100 mil hectares de palma na região amazônica, recuperando mais áreas de floresta que foram degradadas no passado”, afirma Steagall.

 



Segundo a OMS, hérnias de disco afetam 80% da população

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 8 em 10 pessoas sofrem com hérnia de disco no mundo. O Ministério da Saúde, através da Biblioteca Virtual em Saúde, informa que a condição pode provocar dor leve, moderada ou forte a ponto de se tornar incapacitante, mas, em alguns casos, não apresenta sintomas.

Além disso, segundo o órgão de saúde nacional, o diagnóstico é feito através de raio-x, ressonância magnética ou tomografia, indicando a gravidade e local da coluna onde está a hérnia. Dependendo da gravidade, o tratamento pode ocorrer através do uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia ou mesmo por cirurgia.

O Ministério da Saúde informa que, em por aproximadamente um mês, cerca de 90% dos portadores retomam suas rotinas habituais. Uma das alternativas de tratamento é a cirurgia endoscópica para hérnia discal, que está no ROL da ANS desde 2021, sendo de cobertura obrigatória para toda a rede de convênios e seguros de saúde.

O neurocirurgião especialista em cirurgia de coluna, Dr. Felipe Azevedo Figueira, explica que este se trata de um procedimento minimamente invasivo, no qual realiza-se a retirada do fragmento do disco e a compressão do nervo é liberada através de uma cânula provida de microcâmera de alta resolução por onde passam as micropinças.

“Assim, é possível que a cirurgia ocorra com alta taxa de sucesso e com uma cicatriz de aproximadamente 1 cm. Além disso, a dor pós-operatória, taxa de infecção e manipulação da musculatura também são consideravelmente menores”, informa.

Ainda segundo o Dr. Figueira, o procedimento rotineiramente é realizado sob anestesia geral e o paciente não precisa ficar internado no hospital, podendo receber alta no mesmo dia da cirurgia.

Tecnologia aplicada para tratamentos minimamente invasivos

O neurocirurgião detalha os equipamentos utilizados na cirurgia endoscópica para hérnia discal: “Utilizamos uma câmera de vídeo de alta resolução na ponta e um orifício por onde passam as micropinças, além de iluminação com fibra óptica, irrigação contínua e telas de vídeo que ampliam a imagem obtida pelo equipamento”.

Para o Dr. Felipe Azevedo Figueira, os tratamentos minimamente invasivos vieram para ficar: “A tecnologia e avanços na engenharia estão proporcionando cirurgias cada vez mais eficientes e seguras. Até pouco tempo, as cirurgias proporcionaram cicatrizes grandes, pós-operatório difícil e dor pós-operatória”, afirma. Por fim, Figueira comenta que, “atualmente, na neurocirurgia quase todas as cirurgias empregam alta tecnologia, seja por endoscopia, tratamentos percutâneos, equipamentos ultrassônicos ou navegação por GPS”.

Para mais informações, basta acessar: https://drfelipefigueira.com.br/.



Estudo prevê Igualdade de gênero no mundo daqui a 131 anos

No último dia 26 de agosto, foi celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, data dedicada a debater questões relacionadas à necessidade da igualdade de gênero, e também celebrar as conquistas femininas até o momento. A data é uma homenagem à aprovação da 19ª emenda da Constituição Americana, em 1920, que concedeu às mulheres estadunidenses o direito ao voto. Entretanto, apesar das transformações e avanços, segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero – 2023 do Fórum Econômico Mundial, ainda serão necessários mais de 131 anos para que se eliminem as disparidades de gênero.

Segundo o relatório, houve uma queda de 0,3 ponto percentual das desigualdades gerais de gênero, quando comparado aos dados de 2022. Conforme o estudo, o progresso observado é atribuído, especialmente, à eliminação de pelo menos 95% de diferença nos níveis educacionais; à redução das diferenças relacionadas à participação e oportunidade econômica em 60,1%; e, por fim, à diminuição da diferença de empoderamento político em 22,1%. 

A Islândia é o país apontado como detentor da maior igualdade de gênero do mundo, pelo período de 14 anos consecutivos, tendo eliminado em mais de 90% as desigualdades de gênero.

Em reflexão sobre de que maneira a celebração do Dia Internacional da Igualdade Feminina pode ensejar uma busca por maior paridade de gênero no ambiente corporativo, a empresária e profissional da área de tecnologia Cristina Boner afirma que data serve como um lembrete importante sobre a persistente desigualdade de gênero em muitas esferas da vida, incluindo o ambiente de trabalho. 

“A celebração da igualdade feminina pode ser usada como um momento para pressionar as empresas e governos a adotarem políticas e legislações que promovam a igualdade de gênero”, diz. “Isso pode incluir campanhas de criação de leis que combatam a discriminação de gênero no local de trabalho e promovam a transparência salarial.”

Na análise das quatro dimensões principais consideradas pelo relatório – participação econômica e oportunidade, nível de educação, saúde e sobrevivência, e empoderamento político -, o Brasil ocupa este ano o 57º lugar, com melhoras expressivas em relação a 2022, ano em que esteve na posição 94. Os números nacionais que tiveram destaque foram nas oportunidades educacionais e de saúde, mas a disparidade de gênero se mantém intensa na participação política e econômica.

Cristina assegura que as mulheres continuam sub-representadas em cargos de liderança em empresas no Brasil, e defende que o avanço na questão da igualdade de gênero, especialmente no meio empresarial, requer uma combinação de esforços e mudanças em diversas áreas. “É necessário promover a diversidade em todos os níveis hierárquicos e implementar programas de desenvolvimento de liderança para mulheres”, declara a empresária.

Ainda no ambiente corporativo, Boner acredita na importância de sensibilizar as pessoas para a importância da igualdade de gênero e para os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras e pressionar por mudanças institucionais. “E também é fundamental que as empresas adotem políticas rigorosas de combate ao assédio sexual e à discriminação de gênero no local de trabalho. Isso inclui criar canais de denúncia eficazes e garantir que todas as denúncias sejam tratadas com seriedade”, conclui a profissional.

Para saber mais, basta acessar: (12) Cristina Boner | LinkedIn/ www.cristinaboner.com.br 



Pesquisa destaca importância do marketing de conteúdo

Dados do HubSpot destacam a crescente importância do marketing de conteúdo: 82% dos profissionais de marketing o adotam ativamente, 70% o incorporam em suas estratégias gerais, quase 40% o consideram parte fundamental de seus planos e 51% afirmam que é a melhor maneira de atrair e reter clientes. Para 55% dos profissionais, o marketing de conteúdo é a estratégia principal.

O marketing digital e o marketing de conteúdo podem desempenhar papéis essenciais na promoção de produtos e serviços on-line, no contexto do comércio eletrônico. Neste sentido, a humanização das marcas, que envolve a comunicação personalizada e empática, tende a promover a criação de laços emocionais entre marcas e consumidores, auxiliando as empresas a construir autoridade e a se destacar da concorrência.

De acordo com dados da Conversion/KPMG, mais da metade das empresas, ou seja, 53%, planejam aumentar seus investimentos em marketing de conteúdo, tornando-o a principal prioridade de investimento para 2023. Uma pesquisa realizada pelo Capterra indica que 45% dos profissionais de marketing consideram o marketing de conteúdo altamente eficaz na geração de leads, demonstrando seu impacto positivo. Segundo a Aberdeen, profissionais de marketing que priorizam o marketing de conteúdo conseguem gerar 67% mais leads do que aqueles que não o fazem.

Outro ponto relevante é o custo do marketing de conteúdo em comparação com o marketing tradicional: de acordo com estudo da Demand Metric,a estratégia é 62% mais econômica e gera aproximadamente três vezes mais leads. Essa estratégia também se destaca na geração de leads em comparação com o marketing tradicional, proporcionando um aumento de 54%.

Para o especialista em marketing digital, fundador da Doutor Nature e Blivo, Rodrigo Martins de Araújo, quando uma empresa opta por humanizar sua comunicação e mostrar as pessoas por trás de seus produtos ou serviços, ela cria uma identidade mais tangível e relacionável. 

“A comunicação interpessoal estabelece uma relação de confiança. Através da empatia, compreensão e autenticidade, a conexão humana cria um terreno fértil onde a confiança floresce”, pontua. “Quando um consumidor confia em uma marca, ele não apenas está mais inclinado a fazer uma compra, mas também é mais provável que se torne um defensor leal da marca”, completa ele.

Segundo Martins, as empresas que conseguem incorporar a humanização em suas estratégias de marketing colhem os benefícios em forma de engajamento, lealdade e, consequentemente, vendas. O especialista em marketing digital ressalta que algumas maneiras de humanizar a marca são através do storytelling, depoimentos de clientes satisfeitos e autenticidade.

“Estudos apontam repetidamente que consumidores buscam, acima de tudo, autenticidade e relações genuínas. Para as empresas, isso significa que humanizar sua marca não é apenas uma estratégia de marketing, mas uma necessidade fundamental para criar e manter a confiança do consumidor em um mundo cada vez mais digitalizado”, ressalta Rodrigo.



Perito judicial grafotécnico pode atuar de forma remota

Muitas vezes, análises técnicas e científicas – que, não de hoje, são utilizadas para determinar a autenticidade ou identificar possíveis falsificações de assinaturas, escritas e documentos – são essenciais tanto para casos judiciais como extrajudiciais. Nesse contexto, surge a figura do perito judicial grafotécnico, profissional que pode atuar quando nomeado pelo juiz ou contratado por uma das partes. 

Até então, esse trabalho era realizado de forma presencial, processo que foi simplificado por conta da pandemia de Covid-19. Gleibe Pretti, professor da Jus Expert – empresa que oferece cursos on-line de perícia judicial -, destaca que, após o início da pandemia, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) publicou a Resolução Nº 337 de 29/09/2020, que determina que cada TJ (Tribunal de Justiça) deverá adotar um sistema de videoconferência para suas audiências e atos oficiais.

“Desse modo, é possível que os atos periciais também sejam feitos por videoconferência, da forma que ensino no curso”, afirma Pretti.

Rodrigo Hasson, CEO da Jus Expert, acrescenta que tanto o curso para perito grafotécnico, quanto o trabalho de perícia em si, podem ser feitos de forma on-line, já que praticamente todos os processos judiciais são eletrônicos atualmente.

Hasson explica que o processo judicial atualmente é todo eletrônico, e que os documentos físicos podem, eventualmente, ser enviados pelos Correios para o perito. 

“A coleta de material gráfico pode ser feita por meio de videoconferência. O perito pode adotar medidas de segurança para garantir a idoneidade da prova e a confirmação de que as folhas próprias onde são coletados os materiais gráficos durante a videoconferência correspondem, efetivamente, àquelas posteriormente enviadas pelos Correios”, afirma.

Hasson explica quais são os procedimentos a serem seguidos nos tópicos a seguir: 

1 – Identificação do periciando através de seus documentos pessoais; 

2 – Posicionamento da câmera de modo que a perícia possa aferir que seja, de fato, o próprio periciando que fornece o material gráfico; 

3 – Possibilidade de acompanhamento do ato em tempo real pelas partes, advogados, assistentes técnicos e, até mesmo, do Juízo – se assim desejarem;

4 – Gravação do procedimento, permanecendo o arquivo digital à disposição do Juízo em caso de eventuais dúvidas ou questionamentos;

5 – Envio ao Perito Judicial do material colhido, de forma digitalizada, através de e-mail; 

6 – Pronto encaminhamento das vias originais do material gráfico colhido ao escritório do Perito Judicial, para que sejam posteriormente conferidos e autenticados pela perícia com base na gravação do procedimento realizado, evitando, assim, eventuais tentativas de fraudes e adulterações;

O perito Márcio Almeida, por exemplo, que era motorista de aplicativo, após completar o curso, foi nomeado para realizar 45 perícias em 4 meses de trabalho e todas de forma remota.

“Sou de São Paulo, mas faço perícias de forma on-line em Sergipe, por exemplo, já que após a pandemia, os juízes ficaram acostumados com este tipo de procedimento e normalmente aceitam perícias desta forma”, afirma Almeida.

Para conferir a entrevista completa, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=5Ej262GM2-g   



Desempenho das ações tecnológicas em 2023 ainda gera dúvidas

Empresas de tecnologia, muitas vezes referidas como “tech giants” ou gigantes da tecnologia, são conhecidas por sua inovação constante, com impacto significativo na sociedade. A área também é responsável por investigar como plataformas digitais e redes online estão mudando a forma como as pessoas interagem, compram, vendem e compartilham informações. 

É por essas razões que as ações de empresas de tecnologia sempre despertam o interesse de investidores, analistas de mercado e especialistas em economia em todo mundo, afinal o mercado de tecnologia ganha cada vez mais relevância e dita tendências como nunca.

Depois de experimentarem uma grande valorização no período pós-pandemia quando ações da Apple, Microsoft e Amazon, entre outras, atingiram o seu maior valor nos últimos 5 anos, as empresas de tecnologia passaram a experimentar uma desvalorização durante o ano de 2022. Nesse período as ações da Apple, por exemplo chegaram a cair 31,78% entre dezembro de 21 e o mesmo mês de 2022, em um ano, quando chegou a fechar abaixo dos U$ 130 em 18 meses.

Um novo panorama de investimento

Mas em 2023, as ações das empresas de tecnologia começaram a se recuperar e passaram a atrair o foco e atenção dos investidores, superando setores tradicionais como manufatura e serviços. Avanços em tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e computação em nuvem tiveram um papel crucial neste crescimento, tornando, as ações do setor, os ativos mais desejados. Só em janeiro deste ano, as Big Techs cresceram o equivalente a 1,37 vez o valor de mercado de todas as empresas listadas na B3, segundo levantamento feito pela plataforma de investimentos TradeMap,

O valor de mercado de Apple, Amazon, Meta, Microsoft e Alphabet, passaram de US$ 6,17 trilhões, em fim de 2022, para US$ 7,28 trilhões no dia 3 de fevereiro de 2023, representando um crescimento de US$ 1,11 trilhão em pouco mais de mês, contra US$ 810 bilhões que é o valor de todas as empresas listadas na bolsa brasileira.

Outro fator relevante do notável desempenho das ações tecnológicas em 2023 foi o crescimento das empresas de VPN, ou Rede Privada Virtual. Com o aumento das preocupações relativas à segurança e privacidade dos dados e a expansão do trabalho remoto, que demanda conexões seguras, as empresas que oferecem serviços de VPN experimentaram um significativo aumento em sua avaliação. O sucesso financeiro destas gigantes tecnológicas atraiu o interesse de investidores institucionais e de varejo.

Inovações: o motor propulsor

O bom desempenho das ações tecnológicas pode ser atribuído, em grande parte, às inovações revolucionárias do setor. Tanto as startups quanto os gigantes tecnológicos apresentaram tecnologias de ponta que prometem transformar a realidade atual e estão sempre na vanguarda das tendências.

A exploração espacial é outro ponto de destaque responsável por uma importante valorização das ações de algumas empresas. Aqueles que lideram o caminho em termos de inovação frequentemente desfrutam de uma posição privilegiada no mercado de ações, à medida que investidores reconhecem o potencial de suas inovações.

Novos modelos e necessidades

Com o trabalho remoto, que durante a pandemia foi adotado por cerca de 85% das empresas, segundo uma pesquisa da consultoria global Korn Ferry feita com 170 empresas em novembro de 2021 se tornando a norma, as tecnologias que facilitaram essa transição se tornaram indispensáveis, elevando o valor das ações das empresas que as fornecem. Plataformas especializadas em manter negócios na cultura do trabalho remoto, experimentaram um aumento significativo ao capitalizar a demanda impulsionada pela realidade do mercado.

Uma surpresa neste cenário foi o surgimento de empresas de tecnologia climática que utilizam dispositivos de IA e IoT para fornecer monitoramento da qualidade do ar em tempo real, indicando uma mudança dos investidores para soluções tecnológicas sustentáveis e conscientes do clima.

Sobre bolhas e correções

Embora o desempenho das ações de tecnologia apresente um panorama otimista, é crucial levar em consideração o histórico do mercado. Há ressalvas sobre a existência de um superaquecimento, o que traz à memória preocupações com bolhas especulativas, semelhantes à bolha da internet no início dos anos 2000.

O mercado está mostrando sinais de maturidade, com correções periódicas que servem para manter a especulação sob controle. Essas correções são um lembrete de que, embora as empresas de tecnologia possam oferecer inovação e crescimento substancial, também estão sujeitas a desafios. A natureza dinâmica da indústria de tecnologia significa que sempre haverá novas tendências e demandas a serem exploradas, o que contribui para que o mercado se adapte e evolua ao longo do tempo. 



Fundo Saudita para o Desenvolvimento apoia o desenvolvimento de infraestruturas nas Bahamas e nas Ilhas Maurício e explora a cooperação com San Marino

Na presença do presidente do Conselho de Administração do Fundo Saudita para o Desenvolvimento, Ahmed Al-Khateeb, o CEO do FSD, assinou hoje em Riad dois acordos de empréstimo para o desenvolvimento no valor total de US$ 140 milhões para apoiar o desenvolvimento de infraestruturas com os governos do Bahamas e da República das Ilhas Maurício. O CEO também assinou uma carta de intenções com a República de San Marino para explorar uma potencial cooperação nos setores econômico, cultural e de transporte. Os acordos e carta de intenções foram assinados durante o Dia Mundial do Turismo de 2023, realizado em Riad (Arábia Saudita).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231002213561/pt/

In the presence of the SFD Board of Directors Chairman, H.E. Ahmed Al-Khateeb, the SFD CEO, H.E. Sultan Al-Marshad signing a letter of intern agreement, with the Republic of San Marino (Photo: AETOSWire)

In the presence of the SFD Board of Directors Chairman, H.E. Ahmed Al-Khateeb, the SFD CEO, H.E. Sultan Al-Marshad signing a letter of intern agreement, with the Republic of San Marino (Photo: AETOSWire)

O primeiro acordo de empréstimo para o desenvolvimento, no valor de US$ 70 milhões, foi assinado com o vice-primeiro-ministro e ministro do Turismo, Investimentos e Aviação das Bahamas, Isaac Chester, para financiar o “Projeto de Renovação dos Aeroportos das Ilhas Familiares”, cujo objetivo é desenvolver e aumentar as capacidades dos aeroportos nas Exumas e incrementar o número de visitantes nos aeroportos de 237 mil para 285 mil anualmente.

O segundo acordo de empréstimo para o desenvolvimento, no valor de US$ 70 milhões, foi assinado com o vice-primeiro-ministro e ministro do Turismo da República das Ilhas Maurício, Louis Steven Obeegadoo, para financiar o “Projeto de Construção da Barragem Rivière des Anguilles”. Essa iniciativa protegerá o meio ambiente natural contra inundações e fornecerá uma fonte confiável de água para consumo, irrigação e uso industrial.

A carta de intenções assinada com o ministro do Turismo da República de San Marino, Federico Pedini Amati, permitirá ao governo e ao FSD explorar a potencial cooperação para o desenvolvimento de infraestruturas nos setores econômico, cultural e de transporte. Isso significa o início de uma nova relação de desenvolvimento entre o Fundo e San Marino.

Esses últimos acordos de desenvolvimento foram assinados como parte do compromisso do FSD de apoiar o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento e nos Pequenos Estados insulares em desenvolvimento (PEID) no mundo todo. Eles também contribuirão para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especificamente o ODS 6: Água potável e saneamento, o ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico e o ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura.

Em linha com sua missão de promover o desenvolvimento sustentável mundial, o FSD financiou mais de 700 projetos de desenvolvimento no valor de US$ 18,7 bilhões em mais de 90 países.

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Randah Alhothali

Diretora-geral: Comunicação Corporativa

E-mail: ralhothali@sfd.gov.sa

Fonte: BUSINESS WIRE



Índice de desempenho das indústrias de pequeno porte cresce

Em estudo recente divulgado pelo Portal da Indústria, o Índice de Desempenho das Indústrias de Pequeno Porte registrou uma pontuação de 44,8 para o segundo trimestre de 2023. Esse resultado pode ser considerado favorável em comparação com a média do segundo trimestre, que foi de 42,5 pontos, e até mesmo em relação à média histórica, que atingiu 43,8 pontos.

Apesar de uma queda de 3,5 pontos em abril em comparação com março, um fenômeno comum para esse período, o índice mostrou uma recuperação ao longo do restante do trimestre, com melhorias significativas de abril para maio (+2,4 pontos) e de maio para junho (+0,4 ponto). Como resultado, o índice encerrou o trimestre com um total de 45,9 pontos.

Ainda sobre o estudo publicado, o Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias, que é calculado levando em consideração a margem de lucro operacional, a saúde financeira e o acesso ao crédito, apresentou um aumento de 2,0 pontos durante o segundo trimestre de 2023, alcançando a marca de 41,3 pontos.

Essa elevação representa uma recuperação parcial após a queda observada no primeiro trimestre de 2023, quando o índice registrou uma diminuição de 3,7 pontos, caindo de 43,0 pontos no último trimestre de 2022 para 39,3 pontos. Mesmo assim, é importante notar que o índice permanece acima da média para o segundo trimestre de cada ano, que é de 37,6 pontos, e também supera a média histórica de 38,2 pontos, indicando uma melhora nas condições financeiras das pequenas indústrias.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de equipamentos para construção civil Trans Obra afirmou que o aumento do Índice de Desempenho das Indústrias de Pequeno Porte para 44,8 pontos pode indicar uma melhora também no setor da construção civil, já que este segmento faz parte da análise para o cálculo da média ponderada que mede os resultados informados no documento publicado. “Todo o setor da indústria de máquinas e equipamentos deve ficar atento aos resultados informados, pois isso pode indicar uma crescente na receita das empresas do ramo.

Ainda no relatório publicado, os empresários de pequeno porte destacaram que a carga tributária elevada foi um dos principais desafios enfrentados pela indústria de transformação, com um total de 41,6% das respostas assinalando essa questão. No segmento da indústria da construção, a carga tributária ocupou a terceira posição, representando 26,0%, após um notável aumento de 6,9 pontos percentuais (p.p.) ao longo do trimestre. Essa tendência reflete a constante preocupação com a carga tributária entre as pequenas indústrias.

As altas taxas de juros assumiram a primeira posição no rol de preocupações para a indústria da construção, com 33,3% das respostas indicando essa questão. No entanto, na indústria de transformação, as altas taxas de juros ocuparam a terceira posição, com 27,4% das assinalações. A manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em níveis elevados tem tido um impacto adverso sobre o acesso ao crédito para as pequenas empresas, tornando-o mais dispendioso e restrito. Esse cenário tem contribuído para uma percepção negativa entre os empresários de pequeno porte em relação a esse problema.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio, afirmou que a carga tributária pode contribuir para que as empresas da indústria de máquinas e equipamentos façam menos investimentos no setor e por isso a locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte como no aluguel de andaimes, betoneiras ou compressores de ar pode ser contribuir como opção para as empresas no setor para conter gastos com compra de máquinas e equipamentos para a indústria no geral. “As empresas do setor de máquinas e equipamentos ou da indústria da construção devem a todo momento perceber oportunidades de negócios até mesmo em momentos onde a carga tributária limita o empresário a fazer novos investimentos nas áreas em que atuam”.



Campanha de educação financeira sorteia R$ 600 mil

Para reforçar a mensagem da educação financeira e a importância da saúde econômica da família, a Serasa está lançando a promoção Mão Na Roda, que vai sortear R$ 100 mil a seis consumidores nos próximos dois meses, premiando usuários dos serviços disponíveis no aplicativo da empresa.

Quanto mais acessar e usar a plataforma digital da Serasa, mais pontos os usuários vão acumular, aumentando a probabilidade de ganhar o prêmio de R$100 mil, um ano de assinatura gratuita do serviço de segurança de dados Serasa Premium e, ainda, a consultoria financeira de um dos maiores especialistas do país na transformação de hábitos econômicos que contribuam para a realização de planos e de sonhos.

Com início em 4 de setembro, a promoção contará com seis datas de sorteio – o primeiro marcado para 16 de setembro e o último, em 8 de novembro. Para participar é muito simples: basta ter 18 anos, ser residente em território nacional, se cadastrar através do aplicativo e utilizar os serviços participantes da ação. Ao utilizar um ou mais serviços do app Serasa neste período, o consumidor recebe mais um número da sorte. O sorteio será realizado dentro do próprio aplicativo, que deve estar instalado durante todo o período da campanha.

Entre as soluções oferecidas no app e que podem contar pontos caso sejam utilizadas, encontram-se diversas ferramentas voltadas para a melhoria da saúde financeira, como o pagamento de contas pela Carteira Digital Serasa e a renegociação de dívidas na plataforma Serasa Limpa Nome. Além disso, assinantes Serasa Premium ganham pontos em dobro, aumentando as chances de ganhar alguns dos prêmios oferecidos.

O carro de som cor-de-rosa, que animou o último Feirão Serasa Limpa Nome, é a estrela da campanha, levando sempre boas novas para ajudar os consumidores. “Onde estacionar o nosso carro rosa, pode ter certeza: vem boa notícia para alguém”, avisa Matheus Moura, Diretor da Serasa.  “O projeto será de fato uma ‘mão na roda”, ou seja, um facilitador da vida financeira que auxilia o brasileiro a estabelecer uma relação saudável com as contas”.

 

Consultoria Financeira

Além do prêmio em dinheiro, os vencedores também receberão um ano de assinatura do Serasa Premium, serviço de monitoramento de dados da empresa, e um processo de acompanhamento financeiro com Thiago Godoy, do perfil Papai Financeiro na internet. A consultoria com o especialista visa ensinar como organizar as finanças do zero e a planejar as próximas realizações.

“Após a validação de cada um dos vencedores, serão marcadas quatro sessões de consultoria com o profissional, para que possam trocar experiências, diagnosticar questões de melhoria e realizar um planejamento com o prêmio”, afirma Matheus Moura. “Com um acompanhamento próximo, vamos proporcionar essa oportunidade e garantir que as histórias, depois da ação, sejam ainda mais esperançosas”.

Para conferir todas as informações sobre como participar, a Serasa disponibiliza o passo a passo e o regulamento da campanha em: https://www.serasa.com.br/mao-na-roda/ 

 

Sobre a Serasa

A Serasa oferece um ecossistema voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.

Mais informações em www.serasa.com.br e pelas redes sociais no @serasa.



Reaproveitamento de águas cinzas será debatido no 34° Encontro Técnico AESabesp

Uma das mesas redondas do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023 abordará o tema “Reaproveitamento de águas cinzas, uso sustentável em áreas urbanas e rurais”. Coordenado por Sonia Nogueira, engenheira e membro da Comissão Organizadora do evento, o debate ocorrerá no dia 5 de outubro, das 11h às 12h30, na Sala 5. O congresso e a feira são uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp.

A mesa será composta pelos especialistas: Isabel Figueiredo, assessora técnica do CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Juliano Mudadu, engenheiro ambiental e Sanitárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), e Adriano Luiz Tonetti, professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Unicamp).

Esta discussão visa à troca de conhecimento sobre estudos desenvolvidos por universidades e centros de pesquisas, além de novas normas da ABNT. A norma determina que esse tipo de esgoto de origem doméstica deve ser reutilizado para fins em que não haja exigência de água potável, desde que seja sanitariamente segura. Incentivo ao desenvolvimento e instalações de novas tecnologias, ainda resulta em economia de água potável, economia de energia elétrica e menor produção de esgoto sanitário nas edificações de acordo com norma da ABNT 16783/2020 – fontes alternativas.

O tema abordado vem ao encontro do atendimento dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.”Vários especialistas do setor do saneamento ambiental realizaram estudos /pilotos quanto aos usos das águas cinzas, além de atestar que moradores principalmente de áreas rurais e onde há escassez hídrica praticavam o reaproveitamento dessas águas para para usos menos nobres. Atualmente é considerada um recurso valioso com um alto potencial de reutilização e está se tornando usual solução para escassez hídrica. No entanto, a adoção generalizada da reutilização de águas cinza depende de sua aceitabilidade pela população”, explica Sonia Nogueira.

Segundo ela, a Lei Federal 14.546/23 prevê, entre outras medidas, que o poder público estimule o uso de água da chuva e o reaproveitamento das chamadas “águas cinzas” em novas edificações urbanas residenciais e comerciais, além da indústria e do agronegócio. É classificado como água cinza, conforme explica Sonia, qualquer efluente gerado por uma residência, exceto o esgoto sanitário (águas negras). São as águas de usos doméstico como de chuveiros, pias, lavatórios, tanques e máquinas de lavar.

“Essas águas, depois de usadas, podem ser coletadas, tratadas e disponibilizadas somente em rega de jardins, lavagem de calçadas e de carros, pisos e descarga sanitária”, diz Sonia.

Alguns locais utilizam o reuso de acordo com a Norma da ABNT de Fontes Alternativas – NBR 16783:2019, que estabelece procedimentos e requisitos para caracterização, dimensionamento, uso, operação e manutenção de sistemas de fontes alternativas de água não potável em edificações com uso residencial, comercial, institucional, de serviços e de lazer, como por exemplo, empreendimentos em Curitiba, no Paraná, desde de 2020.

Sonia Nogueira salienta que alguns países usam águas cinzas como solução às secas nas regiões mais áridas: Oriente Médio, Austrália. Também algumas regiões dos Estados Unidos, como Califórnia, em que a própria concessionária local presta serviço de saneamento. Em países como Alemanha e Canadá, a solução é apresentada pelas construtoras do empreendimento, no Brasil também está sendo adotada esta prática em algumas construções.

“No Brasil, o tema está em pauta como prioridades pelos profissionais do setor, órgãos municipais, estaduais, academia/universidades, secretarias, associações, comitês e subcomitês das bacias hidrográficas, entre outros, para contemplar áreas rurais, áreas periféricas urbanas em diversos estados brasileiros”, ressalta a engenheira.

“Que todos os congressistas que participarem de mesas, painéis e trabalhos técnicos unam-se numa só direção para alcançarmos o objetivo do evento, que é contribuir para uma planeta mais saudável para a sobrevivência de todos os seres”, enfatiza Sonia Nogueira sobre as expectativas para o congresso e a feira.

Vitrine e ponto de encontro

O 34º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2023 dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos.

Programação: https://fenasan.com.br/programacao/

Serviço:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”

Mesa Redonda – Reaproveitamento de Águas Cinzas, Uso Sustentável em áreas Urbanas e

Rurais

Dia 5 de outubro (quinta-feira), das 11h às 12h30

Na Sala Cantareira 5, Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Mais informações: https://fenasan.com.br/



Duck Creek Technologies Divulga Nomes dos Vencedores do Primeiro Duck Creek Technologies Partner of the Year Awards 2023

BOSTON, Sept. 21, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Duck Creek Technologies, fornecedora de soluções inteligentes que definem o futuro do seguro de propriedade e acidentes (P&C) e geral, tem o prazer de anunciar os nomes dos vencedores do primeiro Primeiro Duck Creek Technologies Partner of the Year Awards 2023, realizado durante o Partner Summit ’23 em Orlando, na Flórida nos dias 20 e 21 de setembro de 2023. Os Prêmios de Parceiro do Ano de 2023 da Duck Creek foram os Parceiros Integradores de Sistemas Accenture, Aggne e Coforge; Parceiros de Solução Copart, LexisNexis Risk Solutions, Smart Communications e Quadient; e Parceiro de Consultoria Penguin Tech.

A líder SaaS (software como serviço) dedicou tempo durante seu evento para reconhecer as incríveis realizações dos seus parceiros de soluções, integradores de sistemas e parceiros de consultoria de todo o mundo. O Duck Creek Technologies Partner of the Year Awards foi criado para reconhecer o poder das parcerias e celebrar conquistas conjuntas significativas em todo o ecossistema de seguros. Os prêmios de vidro gravados foram entregues aos oito vencedores por alcançarem o mais alto nível de excelência como parceiros da Duck Creek e por terem uma visão de avançar seus negócios enquanto reimaginam o futuro dos seguros.

A Accenture foi reconhecida como Parceiro Integrador de Sistemas do Ano por se destacar em atividades conjuntas de entrada no mercado, fornecendo soluções Duck Creek para clientes em todo o mundo e excedendo consistentemente os padrões de adesãoàentrega.​ A Accenture alcançou o maior número de implementações concluídas de todas as soluções da Duck Creek e mantém sua posição como uma influência significativa para upsells globais de clientes.

A Aggne foi reconhecida como Parceira de Criação de Valor do Ano das Américas pela colaboração bem-sucedida com as equipes de vendas da Duck Creek para diferenciar e conquistar novos negócios e o desenvolvimento de aceleradoras para garantir a migração bem-sucedida de clientes para o Duck Creek OnDemand (DCOD).

A Coforge foi reconhecida como Parceira Internacional de Criação de Valor do Ano por fornecer uma entrega excepcional de serviços embalados aos clientes, obtendo um time-to-value mais rápido da Duck Creek.​ A Coforge implantou com sucesso soluções Duck Creek OnDemand integradas usando aceleradores e melhores práticas em tempo recorde.

A Copart foi reconhecida como Parceira de Soluções de Eficiência Operacional do Ano por sua integração com a Duck Creek. Ela aprimora a eficiência operacional para os nossos clientes mútuos, permitindo que eles tomem decisões inteligentes de seguro e atendam rapidamente às necessidades dos segurados. A Copart tem sido uma parceira de mercado valiosa para a Duck Creek no mercado das 10 melhores seguradoras de automóveis, além de fornecer um serviço de salvamento de veículos líder do setor, central para a estratégia de sinistros automotivos da Duck Creek. Sua integração robusta com a Duck Creek fornece um exemplo demonstrável de aprimoramento simultâneo da eficiência operacional e da experiência do cliente.

A LexisNexis Risk Solutions foi reconhecida como a Parceira de Soluções de Rápida Colocação no Mercado do Ano por sua integração com a Duck Creek, e por seu substancial impacto na velocidade da colocação dos nossos produtos no mercado. A LexisNexis Risk Solutions é parceira da Duck Creek há 14 anos. Ele oferece dez integrações integradas para suas soluções líderes do setor. Suas integrações são adotadas de forma mais consistente do que outras, resultando em menor tempo de implementação e economia de custos para os nossos clientes mútuos.

A Quadient foi reconhecida como Parceira de Soluções de Experiências Personalizadas do Ano por fornecer uma integração de solução atraente para uma melhor experiência de personalização para o titular da apólice. A Quadient é líder em gerenciamento de comunicações com clientes com integrações disponíveis para Apólice e Sinistros da Duck Creek. A Quadient se envolveu estreitamente com a Duck Creek durante 2023 em várias atividades de co-marketing em torno dessas integrações, resultando em várias novas oportunidades de vendas para ambas as partes.

A Smart Communications foi reconhecida como Parceira de Soluções Internacional do Ano por sua substancial contribuição global aos negócios da Duck Creek. A Smart Communications é líder mundial reconhecida da indústria de gestão de cliente. Em 2023, sua equipe se destacou por colaborar extensivamente com a equipe da Duck Creek para desenvolver as principais integrações de demonstração em conjunto, sendo a patrocinadora da nossa primeira cúpula anual de clientes para a nossa região da APAC.

A Penguin Tech foi reconhecida como Parceira de Consultoria do Ano por sua substancial contribuição aos valores do ecossistema Duck Creek. A equipe da Penguin Tech tem mais de 40 anos de experiência conjunta com a Duck Creek e acelerou o crescimento do ecossistema da Duck Creek, desenvolvendo muitas integrações em nome dos nossos Parceiros de Soluções. Essas integrações com líderes de mercado criaram demonstrações de vendas atraentes e ampliaram a proposta de valor da Duck Creek.

“Estamos entusiasmados com as valiosas parcerias que formamos e com a nossa capacidade de envolvimento colaborador com empresas ilustres como Accenture, Aggne, Coforge, Copart, LexisNexis, Quadient, Smart Communications e Penguin Tech. Juntos, estamos reformulando o cenário de inovação no setor de segurosàmedida que continuamos oferecendo soluções com base na nuvem de primeira linha, juntamente com serviços excepcionais”, disse Mike Jackowski, CEO da Duck Creek Technologies. “É um privilégio reconhecer essas conquistas e comemorar as realizações dos nossos parceiros no nosso Partner Summit ’23, com um público composto por centenas de participantes do ecossistema.”

Para mais informação sobre estes parceiros premiados da Duck Creek, visite https://www.duckcreek.com/partner/ e estes sites de parceiros:

Integradores de Sistemas Premiados:

Accenture

Aggne

Coforge

Parceiros de Soluções Premiados:

Copart

LexisNexis Risk Solutions

Quadient

Smart Communications

Parceiros de Consultoria Premiados:

Penguin Tech

Sobre a Duck Creek Technologies

A Duck Creek Technologies é fornecedora de soluções inteligentes que definem o futuro do setor de seguros de propriedade e acidentes (P&C) e geral. Somos a plataforma utilizadas como base dos sistemas de seguros modernos, permitindo que a indústria capitalize o poder da nuvem para executar operações ágeis, inteligentes e perenes. Autenticidade, propósito e transparência são fundamentais para a Duck Creek, e acreditamos que o seguro deve estar disponível para indivíduos e empresas quando, onde e como eles mais precisarem. Nossas soluções líderes do mercado estão disponíveis de forma independente ou como um pacote completo disponíveis em Duck Creek OnDemand. Visite www.duckcreek.com para obter mais informação. Siga a Duck Creek nos nossos canais sociais para obter as mais recentes informações – LinkedIn e Twitter.

Contato com a Mídia:
Carley Bunch
carley.bunch@duckcreek.com


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Veterinário destaca os benefícios dos alimentos úmidos para cães e gatos

A escolha da alimentação desempenha um papel crucial na saúde dos cães e gatos, e é por isso que os alimentos úmidos ganham destaque como opção nutritiva aos animais de estimação.

A principal diferença nutricional entre alimentos úmidos e secos reside no teor de umidade. Enquanto os secos contêm no máximo 12% de umidade, os alimentos úmidos apresentam um mínimo de 60% (veja aqui). Isso não apenas confere um sabor mais atrativo aos animais, mas também permite uma diluição mais eficiente de calorias.

“Para atender às necessidades calóricas diárias de um cão ou gato, o volume de alimento úmido consumido geralmente é maior em comparação aos alimentos secos”, explica Flavio Lopes, veterinário especializado em nutrição da Hill´s Pet Nutrition.

Os benefícios dos alimentos úmidos são vastos. Sua alta umidade resulta em maior palatabilidade, tornando-os uma excelente opção para animais doentes que não estão se alimentando adequadamente. “Além disso, podem aumentar a ingestão hídrica, sendo particularmente úteis para animais com menor tendência a beber água, como os gatos”, ressalta Lopes. Oferecer alimentos úmidos também pode ser uma estratégia eficaz de condicionamento educacional para cães e gatos.

A importância da hidratação é enfatizada no contexto de cães e gatos com problemas de desidratação. Animais que não ingerem água suficiente podem desenvolver problemas no trato urinário, como a formação de urólitos. “Oferecer a esses animais alimentos úmidos pode estimular a micção, evitando a concentração de urina e ajudando a prevenir a formação de cálculos na vesícula urinária “, explica Lopes.
Para os idosos também é uma ótima opção. “Esses animais muitas vezes precisam de alimentos mais macios e de fácil mastigação, e a alta umidade proporciona essa textura suave”, observa Lopes.

Conservantes e sódio podem fazer mal?

Desmistificando algumas preocupações comuns, o veterinário aborda mitos associados aos alimentos úmidos. Contrariamente à crença, essas dietas não possuem altos, tampouco baixos níveis de conservantes, na verdade não possuem nenhum tipo de conservante, pois são esterilizados em autoclaves para preservação. Além disso, os níveis de sódio, muitas vezes questionados, são adequados para cães e gatos, não causando prejuízos à saúde.

A transição para alimentos úmidos deve ser gradual para evitar problemas intestinais, e sua escolha deve ser baseada em marcas confiáveis e excelente reputação científica. No entanto, Lopes enfatiza que as dietas úmidas não controlam o peso dos animais, sendo necessário gerenciar a quantidade adequada para evitar o ganho excessivo.
“A alimentação úmida pode desempenhar um papel vital na nutrição e saúde de cães e gatos. No entanto, é sempre recomendado consultar um veterinário para determinar as necessidades específicas de cada animal”, conclui Flavio Lopes.

Hill’s Pet Nutrition
A Hill’s Pet Nutrition acredita que a qualidade de vida dos animais inclui a melhor alimentação, cuidado veterinário, exercícios diários e um ambiente enriquecedor com bastante amor. A empresa, parte da Colgate-Palmolive desde 1976, disponibiliza seus alimentos para animais em 86 países ao redor do mundo. No Centro de Nutrição Animal da Hill’s em Topeka, Kansas, uma equipe de veterinários e especialistas certificados pelo conselho em nutrição e medicina interna trabalham em conjunto com uma equipe de animais de companhia para desenvolver rações nutritivas e saborosas. A instalação também conta com um hospital veterinário totalmente equipado e certificado pela Associação Americana de Hospitais Veterinários (AAHA) – obedecendo aos mais altos padrões de excelência para animais de pequeno porte.



Inovação no setor de saneamento será destaque no 34º Encontro Técnico AESabesp

As inovações no campo do saneamento serão abordadas durante o segundo dia do 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023, que ocorrerá de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Um dos painéis desta edição abordará o tema “Panorama sobre a inovação no setor de saneamento no Brasil: percepções de especialistas e sanitaristas”, no dia 4 de outubro, das 16h às 17h, na sala Cantareira 2. O evento é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp.

O propósito central do painel é discutir e disseminar os resultados de um estudo recentemente conduzido sobre as prioridades de inovação para o setor de saneamento, com um foco especial no grau de criticidade de cada demanda de inovação para os próximos anos. Vale ressaltar que esse estudo foi realizado como uma iniciativa do Fórum de Gestão do Conhecimento e Inovação em Saneamento, uma entidade composta por representantes de empresas públicas, privadas e de economia mista de saneamento, além de membros de associações do setor, todos coordenados pela Diretoria de Relações com o Setor de Saneamento da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).

Com coordenação de Olavo Sachs, coordenador da Comissão Organizadora do evento, a discussão contará com participação de Denise Pithan, membro da Coordenação do Fórum de Inovação para o Saneamento da SBGC, e Klaus Paz, gestor de inovação na AEGEA Saneamento.

A moderação desse evento ficará a cargo de Marcia Regina Barbosa Aires, diretora de Relações com o Setor de Saneamento na SBGC, que destaca a importância desse painel para o setor de saneamento. Em suas palavras, ela enfatiza: “O tema deste painel é importante para o setor de saneamento, porque oferecerá um panorama sobre as demandas de inovação para os próximos 5 anos, na percepção dos especialistas e sanitaristas, no âmbito nacional e estratificado por regiões do Brasil, contribuindo para o fortalecimento do ‘mercado’ setor saneamento”.

A moderadora espera que os resultados do estudo possam inspirar todos os interessados a encontrar maneiras de elevar o setor de saneamento a novos patamares de cobertura e qualidade de serviço, bem como orientar futuros projetos e pesquisas em direção ao desenvolvimento do setor de saneamento no Brasil.

O evento trará à tona um mapeamento minucioso das demandas prioritárias para o setor de saneamento nos próximos cinco anos, baseado nos temas propostos pelas empresas de saneamento que participam do Fórum de Inovação e GC do Setor de Saneamento da SBGC, compilados em nove categorias essenciais, como Recursos Hídricos, Tratamento de Água e Esgoto, Distribuição e Coleta, Operação e Manutenção, Digitalização e Automação, Eficientização Energética, Reúso de Água e Resíduos, Relação com o Cliente e Gestão de Consumo e Demanda.

Além disso, o evento revelará os TOP 10 temas priorizados que necessitam de inovações nos próximos 5 anos, com destaque para a categoria de Tratamento de Água e Esgoto, que lidera o ranking. A segunda categoria com mais temas entre os top 10 é Distribuição e Coleta.

No que diz respeito ao 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023, Marcia Regina Barbosa Aires expressa que espera “que os temas apresentados possam contribuir para o fortalecimento do setor de saneamento, inspirando o ecossistema composto por pesquisadores, startups, acadêmicos, órgãos públicos e privados no desenvolvimento de ações e medidas para melhorar a vida no planeta Terra. Além disso, acreditamos que o evento cresça com os maiores investimentos que vêm sendo aportados no setor e que o uso de tecnologias e inovações esteja cada vez mais acessível”.

Vitrine e ponto de encontro

O 34º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2023 dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para a vida no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos.

O Encontro Técnico reunirá especialistas e profissionais como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

Programação completa: https://fenasan.com.br/programacao/

Serviço

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”

Painel: Panorama sobre a inovação no setor de saneamento no Brasil: percepções de especialistas e sanitaristas. (SBCG)

Quando: dia 4 de outubro (quarta-feira), das 16h às 17h

Onde: Sala Cantareira 2, Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Mais informações: https://www.fenasan.com.br/



Comunicação sustentável de moda pode ajudar nas metas climáticas globais

No cenário atual, a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente tem crescido de forma notável. Essa tendência se reflete também no mundo empresarial global, onde empreendedores estão reconhecendo a importância de adotar práticas sustentáveis em seus negócios. A pauta foi foco de debate durante um dos maiores fóruns internacionais sobre moda e sustentabilidade, o Global Fashion Summit 23, que ocorreu em junho deste ano. Um dos acontecimentos principais do evento foi o lançamento do “Manual de Comunicação de Moda Sustentável”, um guia elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo UN Climate Change.  

Entre os tópicos abordados pelos especialistas no evento, e também destacados pelo manual, estão: colaboração, metas, biodiversidade, estratégias sustentáveis e comunicação. De acordo com informações dos organizadores da publicação, o manual foi concebido com um objetivo de educar e impulsionar a mudança em direção a uma indústria da moda mais sustentável e menos desigual, destacando a urgente necessidade de redirecionar a forma como a moda se comunica. 

Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), o consumidor médio compra 60% mais peças de vestuário do que há 15 anos e cada item é utilizado por apenas metade do tempo. Ainda segundo a ONU, o impacto da fabricação da indústria da moda é responsável por entre 2% a 8% das emissões de gás carbônico, além da etapa de tingimento têxtil, que é um dos maiores poluentes para fontes de água.  

Um estudo conduzido pela Boston Consulting Group em 2019, chamado Pulse of the Fashion Industry, informa que até 2030 a indústria global de vestuário e calçados terá crescido 81%, chegando a 102 milhões de toneladas de roupas e acessórios.  

Para Laura Camargo, fundadora e CEO da ACG Fashion Soluções Criativas –, consultoria de branding e marketing para segmento de Fashion & Beauty, o impacto da comunicação sustentável de moda nas metas climáticas globais não pode ser subestimado.  “À medida que mais marcas e empreendedores adotam esses princípios, a indústria da moda passa por uma transformação. Ela está se tornando não apenas mais verde, mas também mais ética, mais consciente e mais comprometida em desempenhar um papel ativo na proteção do planeta”, afirma Laura.  

De acordo com sua análise, a especialista explica os principais pontos que são trazidos no “Manual de Comunicação de Moda Sustentável”: 

Colaboração pela Sustentabilidade 

O manual enfatiza a importância da colaboração entre todas as partes da cadeia de valor da moda, desde designers e fabricantes até varejistas e consumidores. A colaboração é vista como um catalisador para a criação de roupas mais sustentáveis e a disseminação de mensagens responsáveis. 

Definição de metas 

A definição de metas climáticas e ambientais claras é outra pedra angular da comunicação sustentável de moda. Marcas e designers estão sendo incentivados a estabelecer metas mensuráveis, como a redução das emissões de carbono, o uso de materiais recicláveis e a eliminação do desperdício de recursos. 

Proteção da biodiversidade 

A biodiversidade também está no centro da discussão, com o manual enfatizando a importância de considerar o impacto da moda na fauna e flora do planeta. Isso envolve a escolha de materiais sustentáveis, o uso responsável de recursos naturais e a preservação de ecossistemas delicados. 

Estratégias sustentáveis 

A integração de estratégias sustentáveis em todas as etapas da cadeia de suprimentos da moda é vista como uma necessidade. Isso inclui a adoção de práticas de produção mais limpas, o uso de tecnologias inovadoras e a promoção da economia circular. 

Comunicação responsável 

Por fim, o manual ressalta a importância de uma comunicação responsável. As marcas de moda estão sendo instadas a serem transparentes sobre suas práticas e a comunicar de forma clara e honesta seus esforços em direção à sustentabilidade. Isso envolve a educação do consumidor sobre as escolhas responsáveis que podem fazer ao comprar roupas. 

A CEO da ACG Fashion Soluções Criativas ainda reitera que, em um futuro próximo, o cenário é desafiador em relação às mudanças climáticas e à sustentabilidade ambiental e a moda estará se posicionando como parte da solução. “A comunicação sustentável de moda está desempenhando um papel vital nesse processo, mostrando que a moda pode ser bonita, consciente e responsável, ao mesmo tempo em que contribui para alcançar metas climáticas globais essenciais”, afirma.



PABX Virtual possibilita melhor comunicação para empresas

O orçamento para comunicação empresarial no Brasil aumenta em 3% em comparação a 2022. O valor investido em 2022 foi de R$ 34,4 bilhões, já em 2023 o investimento subiu para R$ 35,3 bilhões. A comunicação empresarial entre clientes, colaboradores e os representantes é um componente crítico para o bom funcionamento de uma organização, fortalecendo relacionamentos e contribuindo para um ambiente transparente e eficiente.


O PABX Virtual, é uma solução derivada dos tradicionais PABX, porém sem a necessidade de hardware específico. Nesse modelo, a operação é baseada em nuvem, o que elimina a exigência de equipamentos físicos nas instalações das organizações. Com essa abordagem, o gerenciamento pode ser realizado remotamente, facilitando o acesso e a administração do sistema de telefonia.


Para o setor empresarial, o PABX Virtual, garante disponibilizar números de telefones locais em diferentes regiões, sendo um diferencial vantajoso e possibilitando uma presença mais próxima com clientes em localidades geograficamente remotas.


“O aumento no orçamento direcionado para a comunicação empresarial é a prova que a comunicação entre empresa e cliente deve ser fortalecida, somente assim, podemos estabelecer um relacionamento longo e contínuo com os públicos e, também, para garantir um futuro maior das companhias”, evidencia Cinthia Aline, Head do departamento comercial da IP Force, empresa especialista em comunicação e soluções para telefonia IP.


Cinthia chama a atenção para a importância da implementação de diferenciais dentro da estratégia de comunicação de uma empresa, ressaltando, inclusive, o uso do PABX Virtual, que possibilita a gestão e a mobilidade, permitindo uma expansão no campo de atuação das empresas e quebrando barreiras locacionais.


Para a representante da IP Force, as empresas que optam por diferenciais dentro de seus canais de comunicação, consideram que o bom funcionamento da organização é garantido por uma comunicação eficiente entre clientes, colaboradores e representantes. “Outro fator importante, é as empresas considerarem investir em KPIs que somem com a gestão da comunicação da empresa, fazendo com que os gestores possam medir a qualidade e a evolução do relacionamento junto aos clientes”, finaliza.



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