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CBYK apresenta novo diretor de operações e customer success

A CBYK, empresa de desenvolvimento de software e soluções personalizadas de TI, acaba de anunciar a promoção de Maurício Matsuda como seu novo Diretor  de Operações e Customer Success. Com mais de duas décadas de experiência em gestão e tecnologia, Matsuda, por meio de sua expertise, tem o objetivo de impulsionar a eficiência operacional, a satisfação do cliente e as parcerias estratégicas da empresa.

A CBYK tem como propósito “Democratizar e Simplificar a TI”, e desde sua fundação tem contabilizado um crescimento significativo. No último ano, registrou um aumento de 15% nas vendas e expandiu sua base de clientes em 29%. A chegada de Matsuda representa um passo estratégico para fortalecer ainda mais essa trajetória.

Ao longo de sua carreira, Matsuda desempenhou papéis-chave em empresas de renome, incluindo a Consultoria DOGO e o PageGroup, onde ocupou a posição de Gerente de Sistemas e Suporte LATAM. Mais recentemente, na Seastorm, ele liderou projetos de gestão tecnológica e Customer Success, demonstrando capacidade de conduzir equipes rumo ao crescimento.

Maurício Matsuda expressa entusiasmo diante desse novo desafio: “O novo momento da CBYK representa uma fase de reestruturação para o crescimento. Estou cheio de energia para esse novo desafio. Temos um caminho bem alinhado e focado em desenvolver e implementar estratégias operacionais para otimizar processos e alcançar eficiência, além de otimizar a gestão de recursos, a implementação de soluções e expandir os negócios”.

Ricardo Lopes, sócio-diretor comercial da CBYK, destaca a escolha de Matsuda como um reflexo da empresa com inovação e a satisfação do cliente: “Acreditamos na sólida liderança do Matsuda, que tem por foco a otimização de processos operacionais e o aprimoramento da experiência do cliente. O papel dele será crucial na eficiência operacional, na implementação de práticas de sucesso do cliente e no fortalecimento das relações com nossos clientes”.

Desde 2021 a CBYK triplicou o tamanho da operação, contando atualmente com mais de 300 colaboradores, atendendo a mais de 30 clientes em 7 países.



Autora lança livro que alia arte e autoconhecimento

A Autora Iara Manzotti acaba de lançar o livro “Tenho Alma de Artista e agora?”, pela Editora Viseu. O título foi lançado para 300 convidados, entre colegas, amigos e familiares, em uma noite de autógrafos realizada na cidade de São Paulo.

A obra traz uma narrativa que mistura autobiografia, ficção e convida o leitor para uma jornada em que a arte pode ser uma ferramenta para o autoconhecimento, com isso cada indivíduo pode desenvolver seu potencial.

A história começa com a própria jornada da autora, destacando suas experiências e transformações pessoais e profissionais. A autora Iara Manzotti Bastos enfatiza a importância de se conectar com a própria essência e como isso pode influenciar na escolha da carreira profissional. “Todos possuem uma capacidade artística, que pode ser manifestada na habilidade criadora e transformadora em qualquer área profissional”, aponta.

Para isso, a autora debate sobre a existência humana e a jornada de desenvolvimento pela qual passam todas as pessoas. Além disso, ela chama atenção para as escolhas que são feitas, tanto na vida pessoal, quanto no âmbito profissional. O livro “Tenho Alma de Artista e Agora?” propõe um momento de introspecção e de reconhecimento do potencial criativo e transformador em cada pessoa. 

Assim, o livro traz uma história que pode ser relevante para aqueles que buscam compreender melhor sua identidade e desejam alinhar suas paixões com sua vida profissional e pessoal.

 



Baixo engajamento de equipes trava sucesso corporativo

A falta de engajamento dos colaboradores nas empresas acarreta um desperdício anual monumental – US$ 8,8 trilhões (em torno de R$ 44 trilhões) em produtividade, equivalente a 9% do PIB global, de acordo com o State of the global workplace: 2023 Report, publicado pelo Instituto Gallup.

O Brasil confirma esta realidade. Por aqui, 40% dos trabalhadores estão comprometidos com seus empregadores, evidenciando um elevado gap de engajamento, conforme o índice “Engaja S/A”, realizado pela FGV EAESP, em parceria com a Flash e o Talenses Group.

Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, esta realidade abre oportunidade para uma série de análises que evidenciam a necessidade de mudanças urgentes na cultura corporativa.

“A satisfação dos colaboradores não é apenas um indicador, mas uma alavanca estratégica fundamental para estimular a produtividade, rentabilidade e retenção de talentos”, analisa o empresário, empreendedor social e palestrante Marcio Zeppelini, o Zeppa.

Segundo ele, mesmo com o reconhecimento dessa característica, ainda não foi encontrado um caminho definitivo para reverter esse quadro negativo. Colabora para isso o fato de que a maioria das pesquisas sobre engajamento é incompleta, pois aborda a questão somente do ponto de vista emocional e psicológico do indivíduo. 

“É necessário explorar esse tema sob a ótica das práticas corporativas, oferecendo resultados tangíveis para profissionais em todos os níveis hierárquicos”, complementa Zeppa.

O empreendedor social ressalta a existência de alguns pilares fundamentais para promover o engajamento dos colaboradores nas empresas, como a criação de um ambiente de trabalho positivo, de modo a conectar as atividades diárias aos objetivos da organização.

A lista segue com a implementação de boas práticas de gestão, a construção da confiança na liderança, o investimento no desenvolvimento profissional dos colaboradores e o incentivo à prática do trabalho voluntário, assim como a remuneração justa, que não pode ser negligenciada. 

“O engajamento de equipes vai muito além de uma simples métrica, ela é um componente essencial para levar as empresas ao sucesso, pois convida os líderes empresariais a investirem em práticas que promovam o desenvolvimento humano e a construção de uma cultura organizacional sólida”, argumenta Zeppa, lembrando que essas são medidas essenciais para manter as equipes motivadas e alinhadas aos propósitos da empresa.

Líderes e gestores, ao implementarem práticas corporativas centradas no desenvolvimento humano e na construção de uma cultura organizacional sólida, não apenas impulsionam a produtividade, mas também fortalecem o impacto positivo de suas empresas na sociedade.



Decisões judiciais na saúde devem seguir critérios técnicos

De acordo com pesquisa recente do Conselho Federal de Medicina (CFM), ao lado de diferentes instituições, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil possui 573.750 processos para um total de 562.206 médicos. Nesse cenário, a média de processos por mil habitantes é de 2,59 e a média de processos por médico é de 1,02. Entre 2021 e 2022, houve aumento de 19% de processos sobre saúde.

Os números mostram uma tendência de crescimento da judicialização e reforçam a discussão sobre a importância de as decisões judiciais serem tomadas com alto grau de nível técnico na matéria da saúde suplementar. 

Para Fernando Bianchi, advogado especialista em Saúde Suplementar, sócio do escritório M3BS, as decisões no âmbito judicial da saúde privada devem levar em conta fundamentos do direito moderno, analisando impactos econômicos, custo, efetividade, medicina baseada em evidência, impactos de mercado, dentre outros itens.  

Um dos pontos que chamam a atenção, segundo o advogado, é a própria relativização dos juízes da autoridade técnica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da própria legislação regulatória na apreciação das matérias. “Por vezes, há a utilização da judicialização até para cometimento de fraudes, o que resulta em um judiciário com pouca confiabilidade e pouco efetivo na resolução de demandas no ecossistema da saúde suplementar”, destaca.  

De acordo com relatório do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), entidade sem fins lucrativos que estuda o setor, as fraudes e os desperdícios causaram perdas de até 12,7% das receitas das operadoras de saúde em 2022, com prejuízos estimados entre R$ 30 bilhões e R$ 34 bilhões. O mesmo relatório do IESS aponta que o setor conta com uma penetração de 26% na população brasileira, com mais de 50 milhões de beneficiários, e apresentou sinistralidade de 809% em 2022. Fraudes e judicialização, diz o IESS, estão entre os principais desafios do setor. 
 
“Se há uma decisão judicial que determina uma entrega de medicamento ou tratamento sem evidência de eficácia e que não cumpre os requisitos da Lei 14.454/21, seu cumprimento também deve ser relativizado. Primeiro, porque pode representar potencial dano para a própria saúde do paciente, além de não considerar questões de impacto econômico da decisão ou a regra da legislação regulatória”, esclarece Bianchi.  

O especialista lembra, ainda, que os juízes de direito envolvidos em decisões judiciais na saúde privada devem lançar mão de ferramentas de suporte como o Núcleos de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NATJUS) – fórum criado a partir de uma cooperação entre  CNJ e Ministério da Saúde para dar subsídio aos magistrados com informações técnicas e aprimorar o conhecimento para a solução das demandas e dar mais celeridade no julgamento das ações judiciais.  

Além disso, diz Bianchi, há os enunciados do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (FONAJUS), do CNJ, voltado para o monitoramento e a resolução das demandas de assistência à saúde, além de propor medidas para reforçar a efetividade dos processos judiciais. O fórum contribuiu para a interpretação de temas importantes na judicialização de matérias da saúde, e conduzem a uma compreensão mais justa da legislação. 

“A ausência de elementos técnicos, a falta de cautela sobre os impactos econômicos, as reformas das decisões liminares no campo de agravo de instrumento (recursos contra decisões judiciais durante o processo), corroboram com a necessidade de relativizar o cumprimento das decisões”, destaca o advogado. “E se a decisão judicial trouxer a morte do paciente? O juiz, o médico ou o advogado dos beneficiários serão responsabilizados?”, questiona.  

Para Bianchi, a resposta é a exigência de juízes especializados sobre a matéria e que, de fato, observem a legislação específica da ANS e o normativo regulatório, e criar conteúdo relevante a partir de debates técnicos como os enunciados FONAJUS. “Além disso, é importante haver a proibição do judiciário de desautorizar a ANS e relativizar pareceres técnicos indicados inclusive pelo CNJ”, comenta. “Também é essencial exigir a obrigatoriedade dos juízes se utilizarem ferramentas como o NATJUS e consulta à ANS, em todos os casos de judicialização da saúde e antes de concessão de liminares”, diz Bianchi.

Por fim, o especialista propõe a alteração da legislação para responsabilizar os juízes nas hipóteses de erros, para inibir a interferência judicial inadequada – o chamado ativismo judicial – e promover o uso racional dos recursos. “É fundamental respeitar a legislação regulatória e uma análise moderna do direito, considerando súmulas vinculantes (dispositivo constitucional que traz segurança jurídica) e alteração da lei com foco na responsabilização pessoal no caso de erros judiciais”, conclui. 



Jaquetas confortáveis melhoram desempenho no trabalho

Vestir-se confortavelmente não é apenas um aspecto essencial para o bem-estar,  mas também para produtividade no ambiente de trabalho. Essa é a constatação de uma pesquisa realizada pela Lululemon, que coletou opiniões de mais de 20 mil pessoas na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, Estados Unidos e outros países. De acordo com o levantamento, 81% dos entrevistados relataram ter melhor desempenho no trabalho quando estão vestidos com roupas confortáveis. Além disso, 76% afirmaram que as roupas casuais criam melhores conexões entre os colegas.

Entre os participantes que pertencem à geração Y, 38% dizem que considerariam deixar o emprego se um código de vestimenta rígido fosse aplicado. Nos Estados Unidos, metade dos homens desta geração cogitariam procurar outro emprego em vez de usar roupas formais.

E conforme apontam dados publicados pelo Portal Você RH, o faturamento com as vendas de ternos masculinos nos Estados Unidos caiu de US$2,2 bilhões em 2013 para US$1,9 bilhão em 2018. Em contrapartida, o tamanho do mercado global de jaquetas esportivas foi de US$2.313,1 milhões em 2020 e deve atingir US$3.640, 25 milhões até 2031, segundo um relatório da Business Research Insights.

Para Kelvin Ramos, CEO da Fort Jaquetas, confecção especializada em vestuário personalizado para empresas, esse panorama revela a necessidade de adaptação dos uniformes profissionais por parte das corporações.”É essencial que as empresas invistam em uniformes modernos, que proporcionem conforto aos funcionários, mas ao mesmo tempo reflitam a identidade da corporação”, destaca Kelvin.

Uma pesquisa do site norte-americano Business of Fashion com 2.700 entrevistados demonstrou que entre aqueles que se diziam infelizes com seus empregos, 55% afirmaram que o estilo de vestuário exigido no trabalho não os representava. Entre os que disseram estar satisfeitos com sua carreira, 66% têm a liberdade de se vestir de acordo com a sua personalidade no trabalho.

Na visão  de  Kelvin Ramos, a transição para um dress code mais informal requer  um entendimento das expectativas dos funcionários, porém, é importante considerar também a imagem corporativa. “Uma boa alternativa é adotar uniformes que acompanhem as tendências da moda casual, sem deixar de lado a identidade visual da empresa. Por exemplo, as jaquetas personalizadas e outras peças de uniforme que possuam o logotipo da corporação podem proporcionar uma aparência profissional e ainda agregar ao marketing externo da empresa, já que deixará sua marca em evidência quando os funcionários estiverem utilizando essas peças”, ressalta o CEO da Fort Jaquetas.

Uma pesquisa realizada pela Halo demonstrou que uniformes elegantes e de alta qualidade podem inspirar fidelidade à marca e têm efeitos positivos e de longo prazo sobre a lucratividade de uma empresa. Além disso, a pesquisa sugere que os uniformes geram sentimentos de profissionalismo e autoconfiança nos colaboradores.

“Investir em uniformes personalizados vai muito além de simplesmente escolher uma roupa para os funcionários. É uma estratégia que reflete o compromisso da empresa com o bem-estar dos colaboradores e contribui diretamente para a imagem da corporação”, conclui Kelvin Ramos.

Para mais informações sobre a Fort Jaquetas, basta acessar: https://fortjaquetas.com.br/



RS Serviços faz 18 anos e comemora crescimento

O ritmo no início de 2024 está acelerado na RS Serviços, empresa de terceirização de segurança, tecnologia e facilities. Resultado de trabalho intenso e planejamento, a empresa, cujo crescimento nos últimos 5 anos foi de 289%, completa 18 anos no próximo dia 14 de março, planeja mudança de sede para a região da av. Paulista e nova filial em Belo Horizonte, MG.

Em breve, será inaugurada a filial em Belo Horizonte, MG, conforme o plano de expansão pelo país, e a mudança para a nova sede, na região da Av. Paulista, para um edifício monousuário para acomodar as equipes internas de operação, implantação, logística, comercial, marketing, R&S, qualidade, treinamento, tecnologia, e de monitoramento e portaria remota.

Fundada em 2006, a RS tem entre seus clientes condomínios residenciais e corporativos, lojas, indústrias, escolas e clínicas de saúde e seu principal diferencial é o atendimento. Renato Alves, fundador e CEO, conta que criou a RS para ser uma empresa que se preocupa em atender bem tanto os parceiros de negócios quanto os colaboradores. “Faz parte do DNA, a gentileza, a atenção e a execução eficiente das atividades.”

São atualmente 9 mil colaboradores, distribuídos nas mais de 1.300 empresas em que presta os serviços de vigilância, portaria, limpeza, zeladoria, manutenção predial, jardinagem e tecnologia voltada à segurança, na sede da empresa na capital paulista, nas filiais no interior de São Paulo, ABC, Guarulhos, Litoral Norte, e Rio de Janeiro, desde novembro 2023.

O advogado especialista em condomínios e comentarista da Rede Globo e CBN, Marcio Rachkorsky, atua na RS como consultor comercial desde 2021, contribuindo com sua expertise no atendimento aos parceiros condominiais.

A RS fez nos últimos meses contratações para sua equipe de alta gestão, de profissionais com vasta experiência no segmento, visando a consolidação no mercado e um crescimento consistente para os próximos anos, como Alexandre Modesto, como superintendente de Desenvolvimento Humano Organizacional, e Ricardo Franco, que atende exclusivamente a RS por meio de sua empresa de consultoria, no setor de operação e implantação.

Além disso, investe nos colaboradores que já atuam há mais tempo na RS, realizando treinamentos e promovendo mudanças de cargos, devido ao desempenho.

Outra novidade é a Academia RS que oferece cursos gratuitos de formação, capacitação e atualização a todos os cargos e níveis de atividades.



CEO comanda turnaround com gestão Data-Driven

Em 2023, a Depyl Action, empresa especializada no mercado em depilação no Brasil, enfrentava uma crise profunda, conforme indicou uma publicação do Pequenas Empresas Grandes Negócios. A rede de franquias sofria com problemas estruturais que partiam da quebra de confiança dos franqueados até a inexistência de uma governança corporativa eficaz.

Neste cenário desafiador, a empresa procurou auxílio do executivo Dimitri Rodrigues, especializado em processos de reformulação que visam a recuperação do negócio. O empresário assumiu o leme como CEO com a missão de não apenas salvar a empresa da crise, mas também promover um crescimento sustentável.

O primeiro passo de Rodrigues foi adotar uma postura de humildade e escuta. Ele entendeu que para navegar a empresa fora da tempestade, precisava primeiro entender a profundidade e a natureza dos problemas enfrentados. Através de conversas abertas com a equipe interna e franqueados, Rodrigues mapeou os desafios e identificou oportunidades de melhoria, traçando assim o caminho para a recuperação.

“Aproveitei da minha especialidade como cientista de dados para implementar uma abordagem orientada por dados para tomar decisões críticas. Este enfoque permitiu que a empresa não apenas justificasse as mudanças necessárias com base em evidências sólidas, mas também minimizasse as resistências internas, uma vez que as decisões eram claramente apoiadas por dados”, lembra Dimitri.

A estratégia de turnaround de Rodrigues focou em quatro objetivos principais, medidos através de OKRs (Objectives and Key Results): resgatar a confiança dos franqueados, aumentar a lucratividade da rede, promover a transformação digital e acelerar a aquisição de novos clientes. Cada objetivo foi cuidadosamente monitorado através de KPIs específicos, como a Nota NPS para a confiança dos franqueados e o tráfego no site para a transformação digital.

“A Depyl Action conseguiu reverter o fechamento de lojas, registrar um crescimento de faturamento de 6,5% em 2023 em comparação com o ano anterior, após 5 anos sucessivos de queda, e aumentar significativamente a lucratividade. Um caso emblemático foi o de uma franqueada no Nordeste, que viu um crescimento médio de 40% ao mês, reacendendo sua fé no negócio”, esclarece.

Rodrigues acredita firmemente na importância de tomar decisões baseadas em dados, ter uma estratégia clara e bem definida, montar uma equipe capaz de executar essa estratégia, e manter a coragem e a responsabilidade total pelas decisões tomadas. Seu conselho para outros líderes enfrentando desafios de turnaround é claro: use dados para embasar decisões, priorize o básico bem feito, tenha coragem e, acima de tudo, divirta-se no processo.



Japan Airlines proíbe animais na cabine e levanta polêmica

A companhia aérea Japan Airlines acaba de anunciar um embargo para o transporte de animais a bordo das cabines de suas aeronaves. A medida é um reflexo do acidente envolvendo uma de suas aeronaves em que 379 pessoas foram evacuadas com sucesso, enquanto dois animais que estavam no porão do avião vieram a óbito.
A medida gerou polêmica entre os passageiros que acreditam que os dois animais teriam sobrevivido caso estivessem na cabine. No entanto, especialistas sugerem que caso os animais estivessem na cabine o sucesso da evacuação poderia ter sido comprometido, uma vez que os 379 ocupantes foram evacuados em apenas 90 segundos e a retirada dos animais poderia aumentar o tempo de evacuação.

Segundo o professor Ed Galea, diretor do Grupo de Engenharia de Segurança contra Incêndios da Universidade de Greenwich, na Inglaterra, um dos fatores cruciais para o sucesso da evacuação foi o fato de que os passageiros seguiram todas as orientações de segurança impostas pelos tripulantes, as quais uma delas incluía deixar para trás todo e qualquer objeto pessoal. Além disso, a questão cultural dos japoneses frente a situações de emergência também teria sido um dos fatores determinantes para o sucesso dessa evacuação, tendo em vista que o mesmo cenário em outro país poderia não ter tido o mesmo desfecho. 

Em uma das imagens divulgadas pela Agência Reuters é possível ver os passageiros sentados em seus assentos enquanto aguardavam pelas orientações dos tripulantes.

“Tentar evacuar com bagagens e outros pertences pessoais pode ser arriscado, pois as pessoas podem bloquear corredores para recolher bagagens e impedir que outras pessoas escapem”, afirma Ed Galea.

Um acidente semelhante aconteceu em 2019 quando um avião Sukhoi Superjet 100 pousou e pegou fogo em Moscou. Na ocasião 78 pessoas estavam no avião e 41 delas morreram durante a evacuação, alguns dos passageiros que conseguiram evacuar foram vistos carregando suas bagagens.
Ed Galea esclarece que tentar evacuar com bagagens e outros pertences pessoais pode ser arriscado, pois as pessoas podem bloquear corredores para recolher bagagens e impedir que outras pessoas escapem. “Além disso, as malas e bolsas podem danificar os escorregadores de emergência que os passageiros devem utilizar”, finaliza Galea.

Em dezembro de 2022 um voo da Avianca levantou polêmica ao decolar de São Paulo com destino a Bogotá levando 25 animais de suporte emocional. Após repercussão negativa, a Avianca alterou as políticas para aceitação de animais na cabine.

Neste sentido a Japan Airlines entende que devido ao apego emocional as pessoas não abandonariam seus animais durante uma evacuação de emergência, o que poderia aumentar significativamente o tempo de evacuação aumentando ainda mais o risco de óbitos aos demais passageiros. A companhia aérea entende que por mais importante que seja a vida dos animais, salvar vidas humanas ainda segue sendo a sua prioridade.

A companhia aérea não descartou completamente a permissão de animais de estimação em cabines no futuro e lamentou profundamente pelos dois animais, e pelos cinco tripulantes do avião da Guarda Costeira que perderam suas vidas neste acidente.

Segundo Leonardo Dias, especialista em transporte aéreo de animais pela Petwork Travel, “o transporte aéreo de animais deve seguir estritamente as normas do manual Live Animals Regulations da IATA”, “e que apesar de polêmica a decisão da JAL não contraria a regulamentação, uma vez que, segundo a IATA cada companhia aérea é livre para determinar as próprias políticas para a aceitação de animais em seus aviões, desde que essas políticas não sejam menos restritivas que o manual da IATA”.



Expansão hoteleira em Fortaleza traz impacto para a economia

Fortaleza, a conhecida cidade do Nordeste do Brasil, está experimentando um impulso econômico e turístico significativo com a recente expansão do segmento hoteleiro na região. A chegada de novos empreendimentos traz uma série de benefícios e ganhos para a comunidade local e os visitantes. 

Os especialistas têm destacado os impactos positivos que essa iniciativa trará para a economia, o aumento da oferta de hospedagem não só cria oportunidades de emprego diretas e indiretas na indústria hoteleira, mas também estimula o crescimento de setores complementares, como restaurantes, transporte e entretenimento.  

Com mais turistas sendo atraídos para a cidade, os negócios locais têm a chance de prosperar, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico. 

Jorge Alves, presidente da Rede Bristol Hotéis & Resorts, enfatizou o compromisso da empresa em contribuir para o crescimento sustentável de Fortaleza. “Estamos entusiasmados em fazer parte do desenvolvimento desta cidade tão especial.” 

Jorge Alves comenta sobre como a escolha de Fortaleza, como destino para a expansão, reflete a visão estratégica da empresa em investir em locais com alto potencial turístico e econômico.  

“Fortaleza é uma cidade encantadora e oferece experiências excepcionais aos nossos hóspedes, além disso, nossa equipe está comprometida e animada em colaborar com a comunidade local, promover o turismo sustentável e impulsionar a economia regional.”, comenta. 

Expansão e luxo 

Além dos benefícios econômicos, a expansão hoteleira também está transformando Fortaleza em um destino turístico ainda mais atraente. Com uma variedade de opções de hospedagem para atender a todos os tipos de viajantes, desde resorts luxuosos até acomodações mais acessíveis, a cidade está se consolidando, cada vez mais, como um ponto de referência no cenário turístico nacional e internacional. 

“A presença da Rede Bristol Hotéis & Resorts não apenas oferece aos viajantes mais opções de hospedagem, mas também estimula a concorrência saudável. Isso significa que todas as empresas do setor, incluindo a nossa, são incentivadas a elevar o padrão de qualidade dos serviços, proporcionando uma experiência memorável aos visitantes. Acreditamos que essa competição beneficia não apenas os negócios, mas também os turistas e a comunidade local.” como destaca Alves. 

Com a perspectiva de mais desenvolvimentos hoteleiros no horizonte, os residentes de Fortaleza estão otimistas em relação ao futuro da cidade.  



Ex-estrelas de reality shows ganham seus próprios programas

De acordo com um estudo divulgado pela Mindminers em 2022, os reality shows são consumidos com frequência por 25% dos brasileiros e por pelo menos três vezes na semana por 56% da população. As produções são consideradas uma vitrine da vida real e permitem a interação dos telespectadores por meio de votos e redes sociais — o que leva o assunto para além da televisão, ganhando espaço na internet.

No Kwai, não é diferente, o app de criação e compartilhamento de vídeos já reúne muitos perfis e conteúdos relacionados ao mundo dos realities. Para consolidar ainda mais essa audiência, a plataforma anuncia a chegada do “Papo Reto”, projeto que conta com parceria com alguns dos ex-participantes de reality shows do país, que ganharam seus próprios talk shows no aplicativo para falar sobre os programas de confinamento em seus perfis oficiais. 

O time de “Papo Reto” é formado pela apresentadora e jornalista Ana Paula Renault, que criou bordões e protagonizou discussões quando ficou confinada em 2016. O médico e influenciador digital Fred Nicácio, que em 2023 entrou duas vezes em realities e protagonizou memes devido às suas falas marcantes. Além do influenciador Rodrigo Mussi, que em 2022 só pensava em jogo e estratégia, e o paulista de origem libanesa Nizam Hayek, que já tem entrada garantida na lista de participantes mais polêmicos de reality show deste ano.

Programação completa dos programas que fazem parte do “Papo Reto”:

“Bora com Niza”, com Nizam Hayek
Toda terça-feira, às 22h15

“Habla com Fredão”, com Fred Nicácio
Toda terça-feira, às 19h10

“Olha Ela!”, com Ana Paula Renault
Toda quinta-feira, às 23h30

“Mussi de Climão”, com Rodrigo Mussi
Toda sexta-feira, às 17h

A escolha do formato de live para projetos como o “Papo Reto” ocorre devido ao número desse tipo de transmissão dentro da plataforma. 

No ano passado, o Kwai realizou parcerias de conteúdo com ex-participantes de realities, como a jornalista e apresentadora Rachel Sherazade, que comandou o programa “Fala Sherazade”, a modelo e cantora Cariúcha com o “Caldeirão da Cariúcha” e Lucas Souza com o “QG do Lucas Souza”. Os três foram personalidades que participaram da última edição do reality show A Fazenda.

De janeiro a fevereiro de 2024, já foram transmitidas mais de 40 lives de parceiros no Kwai, que totalizaram cerca de 25 mil horas assistidas e mais de 1,84 milhão de visualizações. Além disso, houve um crescimento de mais de 3% de publicações no aplicativo – contabilizando 4 milhões de novos conteúdos, batendo a marca de 11 bilhões de visualizações de vídeos de entretenimento ao longo desse período.



Taulia: mais de oito em cada dez empresas estão otimistas em relação ao ano que está por vir, em meio a um ambiente desafiador

Apesar de entrar em mais um ano já definido pela incerteza econômica, interrupções na cadeia de suprimentos e tensões geopolíticas, a Pesquisa de Sentimento dos Fornecedores Globais da Taulia constatou que as empresas estão em grande parte otimistas em relação ao ano que está por vir.

A pesquisa constatou que mais de oito em cada dez (85%) empresas do mundo todo estão se sentindo otimistas sobre o ano que está por vir, um aumento significativo em relação a 2022, quando 60% se sentiam dessa maneira. Este ano marca uma década desde que a Taulia, líder no fornecimento de soluções de gestão de capital de trabalho, lançou sua Pesquisa de Sentimento dos Fornecedores. Esta edição coletou as visões e insights de 11.300 empresas em sua rede global em mais de 130 países.

Nos Estados Unidos, 87% dos entrevistados expressaram otimismo em relação ao próximo ano. Esse número é seguido de perto pelas empresas do Canadá, das quais 85% se sentem positivas em relação a 2024, do Reino Unido (84%), da França (67%) e da Alemanha (65%).

Nos setores de varejo e eletrônicos, 86% das empresas se sentem otimistas em relação a 2024, seguidos por Manufatura (85%), Produtos Químicos (84%) e Transporte (81%).

No entanto, os resultados também indicam que as organizações estão lidando com um equilíbrio delicado entre mitigar o impacto da inflação e buscar ativamente o crescimento. Ao olhar para o próximo ano, a inflação é citada como a principal área de foco das empresas (50%), seguida de perto pelo crescimento (48%). Outros problemas de destaque incluem:

– Taxas de juros – 32%

– Interrupção da cadeia de suprimentos – 22%

– Questões geopolíticas – 20%

Segundo Bob Glotfelty, diretor de crescimento da Taulia: “à medida que nos preparamos para mais um ano de incerteza econômica e taxas de juro elevadas, é animador ver tanta confiança entre as empresas globaisàmedida que se preparam para os próximos meses.

“Em um momento em que as organizações estão equilibrando as pressões inflacionárias ao mesmo tempo que impulsionam o crescimento, o acesso a soluções de capital de giro é mais importante do que nunca. Ao fornecer a liquidez necessária, essas soluções também as auxiliam a manter suas operações funcionando sem problemas, aliviando as pressões sobre as partes em sua cadeia de suprimentos”.

Sobre a Pesquisa de Sentimento dos Fornecedores da Taulia

A Pesquisa de Sentimento dos Fornecedores anual da Taulia recebeu 11.900 respostas de fornecedores do mundo todo, desde PMEs até grandes corporações com receitas superiores a US$ 5 bilhões. A primeira pesquisa foi realizada em 2014.

Sobre a Taulia

A Taulia é uma fintech fornecedora de soluções em gestão de capital de giro com sede em San Francisco, Califórnia (EUA). A Taulia ajuda as empresas a acessar o valor vinculado a suas contas a pagar, contas a receber e inventário. A plataforma e a rede da Taulia de mais de 3 milhões de empresas permitem que os clientes executem suas estratégias de capital de giro, apoiem seus fornecedores com pagamentos antecipados e contribuam para a criação de cadeias de suprimento sustentáveis. A Taulia processa mais de US$ 500 bilhões por ano e conta com a confiança das maiores empresas do mundo, incluindo Airbus, AstraZeneca e Nissan. Em março de 2022, a Taulia passou a fazer parte da SAP. Para mais informações, acesse www.taulia.com .

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Lizzie Murray, gerente de contas

Taulia@fullyvested.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Lei do rol da ANS não aumentou judicialização da saúde em SP

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pelo núcleo de direito, tecnologia e jurimetria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) mostrou que a aprovação da Lei 14.454/2022 não resultou em um aumento da judicialização da saúde suplementar no estado de São Paulo.

Conhecida como a Lei do Rol da ANS, a Lei 14.454  alterou a Lei de Planos de Saúde (Lei 9.656/1998), determinando a obrigatoriedade de cobertura para procedimentos ainda não incluídos no Rol de Procedimentos e Eventos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A norma foi publicada em setembro de 2022 e devolveu ao rol da ANS o caráter exemplificativo, estabelecendo a listagem como uma referência básica de cobertura para os planos de saúde.

O estudo do Idec avaliou os impactos da nova lei do rol na judicialização da saúde suplementar em seu primeiro ano de vigência. Foram analisados mais de 40 mil processos distribuídos em 1ª instância no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) entre janeiro de 2019 e agosto de 2023. Desse modo, foi possível realizar uma análise comparativa do volume de processos abertos contra negativas dos planos de saúde antes da implementação da lei, incluindo o período pré-pandemia, até os primeiros 11 meses de sua vigência.

Como resultado, os pesquisadores concluíram que as mudanças no rol de tratamentos e procedimentos da ANS não causaram impacto na judicialização contra os planos de saúde. “Apenas a partir dos dados produzidos, não é possível observar impactos significativos de mudanças regulatórias da ANS, do julgamento do STJ ou da Lei nº 14.454/2022 sobre o volume de judicialização contra a saúde suplementar”, concluiu o estudo.

Judicialização da saúde suplementar

O estudo do Idec em parceria com a PUC mostra que houve um aumento da judicialização contra a saúde suplementar ao longo do ano de 2019, com um pico maior nos primeiros meses de 2020, quando foi declarada a pandemia da Covid-19. E, durante o período pandêmico, houve uma grande variação no número de novos processos contra os planos de saúde, inclusive em patamares significativamente superiores aos do período imediatamente anterior.

A partir de abril de 2022, quando houve o fim da emergência nacional de saúde pública devido à pandemia, o número de processos voltou aos níveis observados no início de 2019. Os pesquisadores ressaltam que o arrefecimento na judicialização contra a saúde suplementar no Estado de São Paulo coincidiu com o período em que houve a promulgação da nova lei do rol da ANS. Já em 2023, o estudo indica que houve uma retomada do crescimento de abertura de processos contra os planos de saúde, porém sem superar os patamares pós-pandêmicos registrados no segundo semestre de 2022.

Como ressalta o professor da pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em plano de saúde, Elton Fernandes, a pesquisa do Idec mostra que a preocupação acerca do possível aumento da judicialização da saúde suplementar em decorrência da nova lei do rol da ANS não se consumou. “A flexibilização do rol da ANS não significou aumento no número de processos. Ao contrário, é possível inclusive que as próprias operadoras estejam autorizando mais procedimentos que estão fora do rol, mas em acordo com a ciência, como prevê a lei”, pondera.

Nova lei do rol da ANS

A Lei 14.454 foi publicada em setembro de 2022, após ser aprovada pelo Congresso Nacional sob uma grande pressão da sociedade contra o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que declarou o rol da ANS como taxativo em junho do mesmo ano. No entendimento do STJ, as operadoras de planos de saúde não seriam obrigadas a arcar com tratamentos não incluídos na listagem.

Já a nova lei devolveu ao rol da ANS o caráter exemplificativo, admitindo a cobertura de tratamentos ou procedimentos não previstos. Para isto, a norma exige a existência de comprovação da eficácia, à luz das ciências da saúde, baseada em evidências científicas e plano terapêutico; ou a existência de recomendações pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) ou recomendação de, no mínimo, 1 (um) órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional, desde que sejam aprovadas também para seus nacionais.

O advogado especialista em Direito à Saúde, Elton Fernandes, explica que, nestes casos, é importante que a recomendação médica seja acompanhada de um bom relatório médico. “Significa dizer que a prescrição deverá ser bem elaborada, inclusive com a indicação de estudos científicos que balizam a recomendação médica. Por isso, se você necessita de um tratamento que não está no rol da ANS, peça que seu médico faça um relatório completo”, recomenda.



Recife promove festival de inovação focado em gestão pública

Soluções inovadoras com foco em governos digitais (e-Gov) para facilitar a gestão pública e a vida da sociedade é o foco de um evento inédito que acontece a partir dessa terça-feira (12/03) e vai até a quarta (13/03). O Encontro Conecta Recife 2024 vai reunir na capital pernambucana instituições públicas e privadas, academia, empresas de tecnologia e startups, além de profissionais de diversas áreas para discutir o que há de mais moderno na prestação de serviços ao cidadão, como o emprego de inteligência artificial (I.A.) para o setor de saúde e finanças, por exemplo. Promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria de e Ciência, Tecnologia e Inovação, junto com a Empresa Municipal de Informática (Emprel), o evento será realizado no Bairro do Recife, um dos mais importantes ambientes de desenvolvimento de tecnologias do Brasil.

A abertura contará com a presença da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Amorim e do prefeito da cidade do Recife, João Campos. Durante os dois dias, haverá exposição de empresas desenvolvedoras, rodada de negócios, apresentação de cases da gestão municipal e painéis temáticos com discussão de temas relevantes, além de I.A., transformação digital, marco legal das startups e os desafios dos municípios na era digital. 

Ao todo, 21 painéis serão realizados por convidados que são referência em gestão pública e em produção tecnológica no Brasil. Nomes como os de André Longo, presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS; Camila Murta, especialista da Amazon Web Service (AWS); Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Ingrid Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Startups; estão entre os 40 congressistas convidados para o Conecta. A ideia, de acordo com os organizadores, é discutir maneiras de desburocratizar, agilizar, simplificar, unificar e padronizar soluções digitais que envolvam governos digitais. 

PROGRAMAÇÃO – Um dos destaques do Conecta Recife são soluções desenvolvidas para saúde pública. É o caso do painel “Transformação Digital na Saúde e Ampliação do Acesso e da Qualidade”, apresentado por Hêider Pinto, médico sanitarista e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. Ele abordará a transformação digital na saúde do país, discutindo o fortalecimento do setor e a necessidade de avanços na atenção especializada. A mesa, que também contará com a presença do médico Iran Costa, será moderada por André Longo, e terá ainda a contribuição de Gustavo Godoy, PhD em Saúde Digital, que vai explorar os desafios e oportunidades trazidos pela transformação digital, incluindo o potencial do Big Data e da I.A. para o Sistema Único de Saúde e para os municípios brasileiros. 

Em um olhar sustentável, o evento terá um painel de discussão sobre cidades inteligentes e sustentáveis. Também serão debatidos o poder do ecossistema global de startups e inovação, a nova Lei de Licitações, a expertise do Porto Digital como ecossistema de sucesso, I.A. generativa e ações de sustentabilidade. 

O Conecta Recife contará, ainda, com inventário de emissões de gases que será contabilizado em painel em tempo real, indicando a compensação necessária. Nessa linha, promoverá a destinação adequada dos resíduos gerados e também disponibilizará um ponto de coleta para lixo eletroeletrônico (placas, computadores velhos, impressoras, telefones celulares, etc.) em uma parceria com cooperativas de catadores, garantindo que todo esse material seja reciclado de forma correta e não cause danos ao meio ambiente.

SERVIÇO:

O que: Conecta Recife 2024

Quando: 12 e 13 de março

Onde: Mirante do Paço, Recife Antigo (Recife-PE)

Horário: 8:30h às 18h

Site do evento: https://eventoconecta.recife.pe.gov.br/

Acompanhe ao vivo: https://www.youtube.com/@tvconectarecife

Programação completa: https://eventoconecta.recife.pe.gov.br/programacao/. 



Pré-download do NIGHT CROWS Global em 11 de março

O MMORPG de sucesso NIGHT CROWS, um jogo publicado pela Wemade e desenvolvido pela MADNGINE, estará disponível para pré-download em 11 de março.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240311697954/pt/

A versão global de NIGHT CROWS da Wemade estará disponível para pré-download em 11 de março (gráfico: Wemade)

A versão global de NIGHT CROWS da Wemade estará disponível para pré-download em 11 de março (gráfico: Wemade)

Os usuários podem baixar as versões para PC e dispositivos móveis antecipadamente no site oficial ( https://www.nightcrows.com/en ) até o lançamento oficial em 12 de março. O serviço oficial será lançado às 13h (KST) do dia 12 de março.

O NIGHT CROWS é um MMORPG multiplataforma (PC/dispositivos móveis) baseado na Unreal Engine 5. Ele é ambientado em um cenário e enredo europeus do século XIII, com gráficos de alta qualidade e batalhas emocionantes usando planadores.

O NIGHT CROWS implementou uma tokenomia múltipla e NFTs de personagens usando tecnologia blockchain.

A tokenomia múltipla vai além das limitações da tokenomia tradicional baseada em um único token, consistindo em um total de 7 tokens multiutilitários criados com ativos e itens do jogo. A moeda principal, o CROW, pode ser usada para comprar seis tokens de itens do jogo ou negociada no WEMIX PLAY. Os tokens de utilidade criados no jogo podem ser trocados ou processados em CROW e depois trocados de volta por itens do jogo.

Também são criados “NFTs de personagens”, que incluem personagens com informações extensas, como equipamentos e habilidades dos personagens. Os NFTs podem ser comprados ou vendidos por CROW no WEMIX PLAY, oferecendo uma experiência revolucionária onde a economia do jogo está conectada ao mundo real.

Com a rede omnichain, a Wemade suporta as redes blockchain WEMIX3.0, Avalanche, BNB, Ethereum, Kroma, Polygon, além das carteiras una Wallet, WEMIX Wallet e PLAY Wallet. Usuários em outras redes podem aproveitar facilmente a tokenomia avançada do NIGHT CROWS.

Para mais informações sobre o NIGHT CROWS, acesse o site oficial ( https://www.nightcrows.com/en ).

Enquanto isso, a coleção NFT “The Night is Coming”, lançada em janeiro para celebrar o pré-registro global de NIGHT CROWS, esgotou no dia do lançamento, aumentando a empolgação para o lançamento global.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Wemade Co., Ltd. (112040: KOSDAQ)

Jennifer Jung, gerente de relações públicas

jennifer@wemade.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Illumination e Nintendo Anunciam Novo Filme de Animação Baseado no Mundo de Super Mario Bros.

A Illumination (sede: Santa Monica, CA, EUA; Fundador e Diretor Executivo: Chris Meledandri) e a Nintendo Co., Ltd. (sede: Kyoto, Minami-ku, Japão; Diretor Representante e Presidente: Shuntaro Furukawa, doravante “Nintendo”) anunciaram hoje que estão produzindo um novo filme de animação baseado no mundo de Super Mario Bros.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240309317196/pt/

Chris Meledandri (Photo: Business Wire)

Chris Meledandri (Photo: Business Wire)

Este novo filme de animação baseado no mundo de Super Mario Bros. está planejado para ser lançado em 3 de abril de 2026 nos EUA e em muitos mercados adicionais a nível mundial, com estreia em territórios selecionados durante o mês de abril.

O filme será produzido por Chris Meledandri, Fundador e Diretor Executivo da Illumination e Shigeru Miyamoto, Diretor Representante e Membro da Nintendo, dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic, e escrito por Matthew Fogel. O filme será financiado em conjunto pela Universal Pictures e Nintendo, e distribuído nos cinemas ao redor do mundo pela Universal Pictures.

Ao se envolver profundamente na produção cinematográfica visando colocar sorrisos nos rostos de todos através do entretenimento, a Nintendo continuará seus esforços para produzir entretenimento exclusivo e entregá-lo ao maior número de pessoas possível.

A Illumination está animada por continuar sua parceria com a Nintendo, trazendo sua combinação exclusiva de alegria e descoberta a públicos internacionais de todas as idades, que permite a estes se conectar com histórias e personagens queridos de uma das franquias mais populares do mundo.

  • Sobre a Illumination

A Illumination, fundada por Chris Meledandri em 2007, é uma das principais produtoras de filmes de animação de eventos do setor de entretenimento, incluindo Meu Malvado Favorito, a franquia de animação de maior sucesso na história do cinema, bem como os filmes que quebraram recordes: Super Mario Bros. Movie, Dr. Seuss’ The Lorax, Dr. Seuss’ The Grinch, The Secret Life of Pets e Sing. A biblioteca da Illumination inclui três dos 10 melhores filmes de animação de todos os tempos. As franquias icônicas e amadas da Illumination, repletas de personagens memoráveis e distintos, apelo mundial e relevância cultural, arrecadaram mais de US$ 9 bilhões em todo o mundo. A Illumination possui parceria exclusiva de financiamento e distribuição com a Universal Pictures. O próximo filme da Illumination é Meu Malvado Favorito 4, que será lançado nos cinemas em 3 de julho de 2024.

  • Sobre a Nintendo

A Nintendo Co., Ltd., com sede em Kyoto, Japão, criou franquias que se tornaram nomes conhecidos ao redor do mundo, incluindo Mario™, Donkey Kong™, The Legend of Zelda™, Metroid™, Pokémon™, Animal Crossing™, Pikmin™ e Splatoon™, por meio de seus produtos integrados de hardware e software. A Nintendo pretende oferecer experiências de entretenimento únicas e intuitivas para todos, fabricando e comercializando dispositivos de videogame, como a família de sistemas Nintendo Switch™, desenvolvendo e operando aplicativos para dispositivos inteligentes e cooperando com parceiros em uma série de outras iniciativas de entretenimento, como conteúdo visual e parques temáticos. A Nintendo vendeu mais de 5,6 bilhões de videogames e mais de 800 milhões de unidades de hardware a nível mundial. Desde o lançamento do Nintendo Entertainment System™, há mais de 30 anos, até hoje e no futuro, a missão contínua da Nintendo é criar entretenimento exclusivo que coloque sorrisos nos rostos das pessoas em todo o mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Sarah Rothman – sarah.rothman@ledecompany.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Wipro nomeia Anne-Marie Rowland como CEO da Capco

A Wipro (NYSE: WIT, BSE: 507685, NSE: WIPRO), empresa líder em serviços de tecnologia e consultoria, anunciou hoje que Anne-Marie (“Annie”) Rowland foi nomeada CEO da Capco. Atualmente, Rowland é sócia-gerente dos negócios da Capco no Reino Unido e na Irlanda e membro da Equipe de Liderança Global da Capco. Ela assumirá o cargo de CEO a partir de 1º de abril de 2024.

Como CEO da Capco, Rowland se reportará ao CEO e diretor-geral da Wipro, Thierry Delaporte, e se tornará membro do Comitê Executivo da Wipro (WEC).

Lance Levy, que liderou a Capco como CEO por quase uma década, assumirá uma nova função como consultor estratégico e continuará a apoiar a direção estratégica da Capco e a estratégia geral de consultoria da Wipro.

“Lance proporcionou uma liderança inigualávelàCapco por mais de uma década. Sob sua orientação, a Capco se diferenciou como uma consultoria de transformação de serviço completo líder do setor e se tornou um pilar de crescimento fundamental para a Wipro”, disse Delaporte. “Tenho o prazer de anunciar o apoio contínuo de Lance como consultor estratégico, ajudando Annie e os negócios da Capco em uma transição cuidadosamente planejada. Annie tem um profundo conhecimento da Capco, de nossos clientes, equipes e do setor de consultoria. Tenho orgulho de dar as boas-vindas a Annie para liderar a Capco no futuro, em sua próxima fase de crescimento”.

Rowland ingressou na Capco há 14 anos e possui profunda experiência em consultoria em gestão de mudanças comerciais, inovação e transformação.

Desde que ingressou na Capco, Rowland desempenhou um papel fundamental no crescimento dos negócios da Capco por meio de uma série de cargos executivos, tendo atuado na Equipe de Liderança Global da Capco por vários anos em diversas capacidades, incluindo como chefe global da Prática de Consultoria e Transformação da Capco, parceira global de Clientes para várias grandes instituições financeiras, patrocinadora-executiva do Women@Capco e, mais recentemente, como sócia diretora dos negócios da Capco no Reino Unido e na Irlanda. Rowland foi reconhecida pela Consulting Magazine com o prêmio Global Women Leaders in Consulting em 2021.

Comentando sobre a nomeação, Lance Levy, atual CEO da Capco, disse: “A Capco é uma empresa incrivelmente especial, e eu me sinto honrado por ter liderado a empresa e muito grato a todos aqueles que desempenharam um papel tão importante na fundação e no crescimento da empresa, e especialmente ao nosso pessoal, que trabalha incansavelmente para cumprir nosso compromisso com a inovação e os resultados transformacionais para nossos clientes.

“Estou incrivelmente orgulhoso de tudo o que conquistamos juntos e continuamos a elevar o nível em termos de criatividade, foco em inovação, conhecimento especializado e soluções que fornecemos aos nossos clientes. Vi em primeira mão a enorme contribuição de Annie para o sucesso de nossos negócios e a satisfação de nossos clientes, e sei que, sob sua liderança, estamos abrindo um novo capítulo na história de crescimento da Capco. Estou ansioso para continuar a trabalhar em estreita colaboração com Annie e Thierry em minha nova função como consultor estratégico.”

A Capco, adquirida pela Wipro em 2021, tem sido uma consultora confiável de clientes e participante do setor há mais de 25 anos, evoluindo de um provedor de serviços de nicho para se tornar a maior consultoria independente de gerenciamento de serviços financeiros do mundo. A Capco combina profundo conhecimento de domínio, uma mentalidade disruptiva e um histórico comprovado de fornecimento de valor duradouro para resolver os desafios transformacionais mais complexos dos clientes.

“Estou muito feliz com a oportunidade de liderar a Capco na próxima fase de sua jornada” disse Annie Rowland, nova CEO da Capco. “Como veterana de longa data da Capco, tenho o compromisso de preservar tudo o que a torna especial: nossos relacionamentos com os clientes, nossa cultura única e autêntica e nosso foco em inovação e criatividade.

“As necessidades de nossos clientes estão mudando em ritmo acelerado,àmedida que eles procuram enfrentar os desafios e as oportunidades apresentadas pela tecnologia emergente e pela evolução dos cenários de negócios. Juntas, a Capco e a Wipro são uma combinação vencedora que oferece a profunda experiência, o foco e a escala necessários para garantir o sucesso futuro de nossos clientes. Estou muito feliz por assumir o comando de uma empresa tão notável e quero agradecer ao Lance por sua excepcional liderança e orientação ao longo dos anos, e sei que continuaremos trabalhando juntos enquanto ele avança em sua nova função.”

Sobre a Wipro

A Wipro Limited (NYSE: WIT, BSE: 507685, NSE: WIPRO) é uma empresa líder em serviços de tecnologia e consultoria, dedicadaàcriação de soluções inovadoras que atendam às necessidades mais complexas de transformação digital dos clientes. Aproveitando nosso portfólio holístico de recursos em consultoria, design, engenharia e operações, ajudamos os clientes a realizar suas ambições mais ousadas e a construir negócios sustentáveis e prontos para o futuro. Com mais de 240.000 funcionários e parceiros de negócios em 65 países, cumprimos a promessa de ajudar nossos clientes, colegas e comunidades a prosperar em um mundo em constante mudança. Para obter mais informações, visite-nos em www.wipro.com.

Sobre a Capco

A Capco, uma empresa da Wipro, é uma consultoria global de tecnologia e gestão voltada para os setores de serviços financeiros e energia. A Capco opera na interseção de negócios e tecnologia, combinando pensamento inovador com conhecimento inigualável do setor para acelerar iniciativas digitais para bancos e pagamentos, mercados de capitais, gestão de patrimônio e ativos, seguros e o setor de energia. A engenhosidade de ponta da Capco é trazidaàvida por meio de sua premiada cultura Be Yourself At Work e de seus diversos talentos. Para saber mais, acesse www.capco.com ou siga-nos no LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube.

Declarações prospectivas

As declarações prospectivas contidas neste documento representam as crenças da Wipro em relação a eventos futuros, muitos dos quais são, por sua natureza, inerentemente incertos e fora do controle da Wipro. Tais declarações incluem, mas não se limitam a, declarações sobre as perspectivas de crescimento da Wipro, seus resultados operacionais financeiros futuros e seus planos, expectativas e intenções. A Wipro adverte os leitores de que as declarações prospectivas contidas neste documento estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes dos resultados previstos por tais declarações. Tais riscos e incertezas incluem, mas não se limitam a, riscos e incertezas relacionados a flutuações em nossos ganhos, receitas e lucros, nossa capacidade de gerar e gerenciar crescimento, ações corporativas propostas completas, intensa concorrência em serviços de TI, nossa capacidade de manter nossa vantagem de custo, aumentos salariais na Índia, nossa capacidade de atrair e reter profissionais altamente qualificados, excedentes de tempo e custo em contratos de preço fixo e tempo fixo, concentração de clientes, restriçõesàimigração, nossa capacidade de gerenciar nossas operações internacionais, redução da demanda por tecnologia em nossas principais áreas de foco, interrupções nas redes de telecomunicações, nossa capacidade de concluir e integrar com sucesso possíveis aquisições, responsabilidade por danos em nossos contratos de serviço, o sucesso das empresas nas quais fazemos investimentos estratégicos, retirada de incentivos fiscais governamentais, instabilidade política, guerra, restrições legais para levantar capital ou adquirir empresas fora da Índia, uso não autorizado de nossa propriedade intelectual e condições econômicas gerais que afetam nossos negócios e o setor.

Riscos adicionais que podem afetar nossos resultados operacionais futuros estão descritos de forma mais completa em nossos registros na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, incluindo, entre outros, os Relatórios Anuais no Formulário 20-F. Esses registros estão disponíveis em www.sec.gov. Podemos, ocasionalmente, fazer declarações prospectivas adicionais, escritas e orais, incluindo declarações contidas nos registros da empresa juntoàComissão de Valores Mobiliários e em nossos relatórios aos acionistas. Não nos comprometemos a atualizar nenhuma declaração prospectiva que possa ser feita de tempos em tempos por nós ou em nosso nome e em nossos relatórios aos acionistas. Não nos comprometemos a atualizar nenhuma declaração prospectiva que possa ser feita de tempos em tempos por nós ou em nosso nome.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia:

Media-relations@wipro.com

tim.steele@capco.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Crédit Agricole CIB nomeia Giliane Coeurderoy como Senior Country Officer para o Brasil

O Crédit Agricole CIB anuncia que, a partir de hoje, Giliane Coeurderoy passará a exercer a função de Senior Country Officer para Brasil.

Giliane trabalhará no escritório do Crédit Agricole em São Paulo e integrará o comitê de Administração das Américas, assim como o comitê da Diretoria do Brasil. Ela se reportará a Stéphane Ducroizet, Senior Regional Officer (SRO) Americas.

“Estamos felizes em contar com alguém renomada como Gilliane no Crédit Agricole para assumir a posição de Senior Country Officer e comandar o Crédit Agricole Brasil. Gilliane traz uma vasta experiência e reputação no Brasil, um mercado chave para muitas de nossas linhas de negócios ativas na América Latina. Sendo assim, estamos ansiosos para continuar a crescer neste mercado com sua liderança.” – Stéphane Ducroizet.

Giliane ingressou no Crédit Agricole CIB em 2010, atuando recentemente como CEO adjunta do grupo Crédit Agricole Itália, responsável pelas áreas de Risco e Compliance. Anteriormente, foi CEO adjunta da Creval, empresa italiana adquirida pelo Grupo Crédit Agricole na Itália, supervisionando o processo de integração, e exerceu a função de Chief Risk Officer no grupo Crédit Agricole Itália.

Em 2013, deu continuidadeàsua carreira internacional como Chief Risk Officer do Crédit Agricole CIB Brasil. Em suas experiências prévias, atuou igualmente como Diretora de Risco, responsável por regiões como Rússia e territórios do Leste Europeu.

Antes de juntar-se ao Crédit Agricole CIB, Giliane foi Diretora Administrativa e Financeira no Grupo Internacional de Bancos de Varejo no Congo e durante 15 anos ocupou diversos cargos comerciais e gerenciais no mercado corporativo da Caisse Régionale Charente-Maritime Deux-Sèvres. Giliane iniciou sua carreira no HSBC.

Para maiores informações: www.ca-cib.com.

Contato:

Crédit Agricole CIB

Jenna Lee – Head of Communications for the Americas

CACIB Americas

@ jenna.lee@ca-cib.com

Tel: + 1 212 261 7328

Fonte: BUSINESS WIRE



WorldVue Anuncia Chris Coles como Diretor de Desenvolvimento de Negócios

WorldVue®, provedor confiável de vídeos, infraestrutura digital, conectividade sem fio e serviços profissionais para propriedades centradas em hóspedes ao redor do mundo, anunciou a designação de Chris Coles como Diretor de Desenvolvimento de Negócios. Em sua função, Coles será responsável por liderar esforços de expansão internacional da WorldVue, ao impulsionar o crescimento e intensificar a presença da empresa nos principais mercados internacionais. Este anúncio segue o desenvolvimento mais recente de entidades na Europa e na Ásia.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240404547038/pt/

WorldVue Announces Chris Coles as Chief Business Development Officer (Photo: Business Wire)

WorldVue Announces Chris Coles as Chief Business Development Officer (Photo: Business Wire)

O enfoque visionário da Coles coloca a inovação no centro, visando melhorias em serviços de rede, modelos de negócios e aplicações. Com esta designação, irá trabalhar em estreita cooperação com a equipe executiva da WorldVue para oferecer estratégias adequadas aos mercados internacionais novos e existentes. A experiência de Coles em diversas culturas, aliada a seu profundo conhecimento das tendências do mercado eàampla gama de funções de liderança no setor de serviços de base tecnológica, irá beneficiar a equipe da WorldVue ao identificar oportunidades, formar parcerias e atender às necessidades exclusivas de nossos mercados-alvo.

“O ano passado marcou um período de crescimento e conquistas notáveis para a WorldVue, e dar as boas vindas ao Chris na equipe traz um novo nível de conhecimento e perspectiva para nossas iniciativas mundiais”, disse Robert Grosz, Presidente e Diretor de Operações da WorldVue. “Expandir nossa equipe de liderança nos permite oferecer consistentemente um atendimento excepcional a nossos clientes e parceiros, conduzindo nossa empresa rumo ao sucesso contínuo.”

Coles traz décadas de ampla experiência no setoràequipe da WorldVue, tendo ocupado posições-chave em provedores de serviços de primeiro nível, incluindo AT&T, US West, TCI, Qwest Communications, Liberty Global e Liberty Latin America. Antes de seu novo cargo, também foi diretor executivo de duas startups de sucesso, uma no mercado de software de IPTV, posteriormente adquirida pela Siemens, e outra em uma empresa de análise de centros de contatos, posteriormente adquirida pela Avaya.

“Este é um momento de entusiasmoàWorldVue. Estou honrado em me uniràequipe e apoiar ainda mais a missão da empresa de oferecer tecnologia de ponta a clientes valiosos a nível mundial”, disse Coles, Diretor de Desenvolvimento de Negócios. “Meu objetivo é garantir que as principais marcas de hospitalidade e outras propriedades centradas em hóspedes se beneficiem da abordagem inovadora da WorldVue, estando na expectativa de continuar expandindo nosso conjunto de soluções no mercado internacional.”

Com uma presença cada vez maior no Canadá, América Latina e Caribe, Europa, Oriente Médio e regiões da Ásia-Pacífico, a WorldVue agora é capaz de atender clientes em todo o mundo. Com sede em Houston, Texas, a WorldVue é líder em oferecer soluções tecnológicas inovadoras que aprimoram a experiência do proprietário, da equipe e dos hóspedes. Para se manter atualizado sobre anúncios futuros e saber mais sobre a WorldVue, acesse www.worldvue.com.

SOBRE A WORLDVUE

WorldVue® é um provedor confiável de vídeos, conectividade avançada e serviços profissionais para propriedades e empresas ao redor do mundo. Com dedicação ao atendimento a clientes, a WorldVue está liderando o caminho em oferecer soluções tecnológicas inovadoras que aprimoram a experiência de residentes, hóspedes e funcionários. Dos serviços administradosàtransformação digital, a WorldVue é um ponto de contato exclusivo para todas as necessidades de tecnologia imobiliária.

Fundada em 1974, a WorldVue é uma empresa privada com sede nos EUA com escritórios nas Américas, Canadá, México, Reino Unido, Países Baixos, Dubai, Singapura e Austrália. A empresa atende mais de 7.500 propriedades e mais de 960.000 quartos.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Phase 3 Marketing and Communications

worldvue@phase3mc.com

678.654.4683

Ella Steele

Esteele@WorldVue.com

713.425.8343

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo global da ASICS mostra a ligação entre o exercício regular na adolescência e o bem-estar mental positivo na idade adulta

  • Estudo global da ASICS com 26 000 pessoas reafirma a ligação entre o movimento e a mente, e revela uma ligação direta entre a atividade física na adolescência e o bem-estar mental na idade adulta
  • Todos os anos adicionais nos quais um adolescente pratica exercício físico estão associados a melhores avaliações de estado de espírito na idade adulta, sendo as idades entre os 15 e os 17 anos identificadas como os anos mais críticos para se manter ativo
  • No entanto, as gerações mais jovens estão a deixar de fazer exercício mais cedo e em maior número, o que pode afetar o respetivo bem-estar mental agora e nos próximos anos

Moving your body as a teenager will also move your mind as an adult

LONDRES, April 08, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Hoje, a ASICS anuncia os resultados do seu segundo estudo Global State of Mind, o qual reafirma uma ligação positiva entre o exercício físico e o bem-estar mental e revela uma ligação entre ser fisicamente ativo na adolescência e o bem-estar mental positivo na idade adulta.

O estudo com mais de 26 000 inquiridos de 22 países concluiu que quanto mais as pessoas praticam exercício físico, mais elevadas são as suas avaliações de estado de espírito1. Em todo o mundo, os inquiridos que são regularmente ativos2 têm uma avaliação média de 67/100 de estado de espírito, enquanto as pessoas inativas3 têm uma avaliação muito inferior de apenas 54/100 de estado de espírito.

Além disso, o estudo revelou que ser fisicamente ativo na adolescência tem um impacto direto na mente numa fase posterior da vida. Os participantes que praticaram exercício físico durante a adolescência apresentam níveis de atividade e avaliações de estado de espírito mais elevados na idade adulta. Os resultados indicam que manter-se ativo na adolescência é fundamental para estabelecer bons hábitos de exercício que perduram na idade adulta e têm um impacto positivo no bem-estar mental dos adultos.

De facto, o estudo conseguiu identificar as idades entre os 15 e os 17 anos como os anos mais críticos para se manter ativo e quando deixar de fazer exercício afeta significativamente o estado mental durante anos. Verificou-se que as pessoas, entre os 15 e os 17 anos de idade, que praticavam regularmente exercício físico tinham mais probabilidades de se manterem ativas mais tarde na vida e de apresentarem avaliações mais elevadas de estado de espírito na idade adulta (64/100 vs. 61/100) do que as que não eram ativas durante estes anos.

Em comparação, os inquiridos que deixaram de fazer exercício antes dos 15 anos apresentaram os níveis de atividade mais baixos e as avaliações mais baixas de estado de espírito na idade adulta. 30% continuam inativos na idade adulta e revelam ser 11% menos concentrados, 10% menos confiantes, 10% menos calmos e 10% menos serenos em comparação com os que fizeram exercício durante a adolescência.

De facto, todos os anos que um adolescente permanece envolvido em exercício regular estão associados a melhores resultados de estado de espírito na idade adulta. As pessoas que deixaram de fazer exercício antes dos 15 anos apresentam uma pontuação média de estado de espírito 15% inferioràmédia global, enquanto uma diminuição da atividade física entre os 16 e 17 anos e antes dos 22 anos reduziu as avaliações médias em 13% e 6%, respetivamente.

É preocupante que o estudo tenha também revelado um fosso entre gerações no que respeitaàprática de exercício físico, sendo as gerações mais jovens cada vez menos ativas. 57% da Geração Silenciosa (com mais de 78 anos) afirmou ter sido ativa diariamente na infância, em comparação com apenas 19% da Geração Z (com idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos), o que revela uma tendência preocupante de as gerações mais jovens abandonarem a atividade física mais cedo e em maior número do que as gerações anteriores.

Globalmente, os membros da Geração Z têm as avaliações mais baixas de estado de espírito, com uma média de 62/100, em comparação com os 68/100 dos Baby Boomers e os 70/100 da Geração Silenciosa.

O Professor Brendon Stubbs, um dos principais investigadores no domínio do exercício físico e da saúde mental do King’s College de Londres, afirmou: “É preocupante ver este declínio nos níveis de atividade dos inquiridos mais jovens numa idade tão crítica, especialmente porque o estudo revelou uma associação com um menor bem-estar na idade adulta”.

Por todo o mundo, a Geração Z já está a mostrar as avaliações mais baixas de estado de espírito (62/100) em comparação com a Geração Silenciosa (70/100), pelo que isto poderá ter um enorme impacto no futuro bem-estar mental em todo o mundo.”

Tomoko Koda, Diretor Executivo da ASICS, afirmou: “A ASICS foi fundada com base na crença de que o desporto e o exercício beneficiam não só o corpo, mas também a mente. É por isso que nos chamamos ASICS: “Anima Sana in Corpore Sano” ou “Mente Sã em Corpo São”. Os resultados do nosso segundo estudo global sobre o estado da mente mostram como é importante que os jovens se mantenham ativos e o impacto que isso pode ter nas suas mentes durante anos. Na ASICS, estamos empenhados em apoiar e inspirar as pessoas a movimentarem-se para um bem-estar mental positivo ao longo da sua vida.”

Para saber mais, visite: 
https://www.asics.com/us/en-us/mk/stateofmindstudy2024

NOTAS PARA O EDITOR

Sobre o estudo da ASICS “2024 State of Mind”
O estudo “2024 State of Mind” foi realizado entre 17 de novembro e 21 de dezembro de 2023, e explorou a relação entre o exercício e o estado de espírito por todo o mundo.

Foram inquiridas mais de 26 000 pessoas em 22 mercados, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Malásia, Países Baixos, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA. Cada amostra de mercado era representativa a nível nacional em termos de idade e género.


1A avaliação do ASICS State of Mind é de 100, calculada com base nas avaliações médias cumulativas de dez características cognitivas e emocionais – positivo, satisfeito, relaxado, concentrado, sereno, resiliente, confiante, alerta, calmo, estimulado.

2150 minutos ou mais de atividade física por semana (segundo a definição da Sport England).

3Menos de 30 minutos de atividade física por semana (segundo a definição da Sport England).


“Anima Sana In Corpore Sano”, que significa “Mente Sã em Corpo São”, é uma antiga frase em latim da qual a ASICS deriva e a plataforma fundamental sobre a qual a marca ainda se mantém. A empresa foi fundada há mais de 60 anos por Kihachiro Onitsuka e é atualmente um dos principais criadores e fabricantes de ténis de corrida, bem como de outro calçado, vestuário e acessórios de desporto. Para mais informações consulte www.asics.com.

O design stripe apresentado nas laterais dos ténis ASICS® é uma marca registada da ASICS Corporation.

Uma fotografia que acompanha este comunicado está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/25d28040-7b04-44cb-a421-97418e91c297


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Para mais informações ou para a organização de entrevistas, contactar através do endereço asics.somi@golin.com

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Executivas incentivam liderança feminina no mercado

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em meados dos anos 70, o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, representa a luta histórica das mulheres em busca pela igualdade de gênero. A reivindicação por igualdade salarial se transformou em um movimento poderoso e que, hoje, mostra a determinação e a luta pela representatividade feminina contra o machismo e a violência que, infelizmente, ainda se fazem presentes no dia a dia.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres ocupavam 39,3% dos cargos de liderança no país em 2022. De acordo com a análise feita nos últimos anos, há uma menor proporção de mulheres em alguns setores como transporte, armazenagem e correio, indústrias extrativas, e no setor de agricultura, com somente 15,8%.

Jennifer Chen, por exemplo, já foi modelo internacional e hoje atua no mercado financeiro e de agronegócio. Após experiência na indústria da moda, passagem pelo mercado de luxo e no ramo imobiliário, a empresária direcionou seu foco para a esfera financeira empresarial e se tornou CEO da JC Capital, empresa que atua no mercado nacional e internacional por meio da captação de investimentos para setores como tecnologia, hotelaria, infraestrutura e construção civil e, principalmente, para o agronegócio.

Há pouco tempo, a empresária intermediou uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo com a ABAG, iniciativa para viabilizar investimentos em tecnologia e inovação para o agro. “É importante falarmos sobre a importância da representatividade feminina para que as mulheres alcancem posições que, por causa do preconceito no mercado corporativo, não ocupariam”, ressalta.

Mulheres presentes na tecnologia, marketing de influência, áreas fiscal, contábil e financeira

Um levantamento da Serasa Experian revelou que 70,8% das mulheres entrevistadas acreditam que a tecnologia é a profissão do futuro. No entanto, a mesma pesquisa mostra que somente 9,4% das mulheres disseram ter vontade de trabalhar na área. Pensando em mudar esse cenário, Sylvia Bellio, especialista em cibersegurança e CEO da itl.tech — empresa eleita por quatro anos consecutivos o Canal de Vendas Dell Technologies —, que é defensora da participação da mulher na tecnologia, lançou uma série de livros que trazem relatos de empresárias, executivas de grandes empresas como, por exemplo, Microsoft, Oracle e Intel.

O quarto volume da obra, intitulado “TI de Salto”, chega às lojas no Dia Internacional da Mulher (8) e irá destacar 28 mulheres, incentivando a diversidade e a inclusão de mais grupos na área de TI, como pessoas pretas, público LGBTQUIAP+ e pessoas com deficiência (PCD).

Empresa de soluções inteligentes tem mais de 70% do quadro composto por mulheres

Regina Calil, Vice-presidente da Bravo, empresa especialista em soluções inteligentes da transformação digital das áreas fiscal, financeira e contábil, descobriu a paixão pela tecnologia aos 15 anos de idade e, até hoje, vislumbra as possibilidades que ela pode proporcionar.

“No mundo corporativo, para uma mulher, há uma dose extra de dificuldade para poder se estabelecer como profissional. A Bravo tem mais de 10 anos de experiência e, hoje, tem 70% de participação feminina nos cargos de liderança. Esses dados são muito disruptivos para uma empresa que atua com tecnologia e em um segmento mais masculinizado”, ressalta.

Outro exemplo de liderança da Bravo é Karen Miura, a primeira CVO do mercado financeiro no Brasil. A executiva é uma das principais profissionais da área de soluções inteligentes e transformação digital nos setores fiscal, contábil e financeiro. “É disruptivo ser uma mulher na posição de CVO e é disruptivo ver uma CVO em uma empresa de tecnologia na área tributária”, afirma.

Além de contar com passagens em diversas companhias em posições C-Level, tem formação nas principais universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP), e estrangeiras, como a Harvard University. Sobre o novo cargo de CVO na Bravo, Karen se apresenta animada com o desafio e destaca que seu papel será guiar a companhia diante o cenário de profundas mudanças causadas pela Reforma Tributária.

Por outro lado, já no marketing de influência, Heloisa Castro, Head de Influenciadores da EPIC Digitais — empresa que atua no mercado de economia criativa —, comenta que no Brasil, pouco mais da metade dos gamers são mulheres, mas ganham 20,8% menos que os homens. “Além de passarmos por episódios de assédio, também precisamos lidar com a pressão estética em torno da área, um problema que gera diversos debates na rede todos os dias”, afirma.

 

 



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