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Xpansiv anuncia aquisição da Evident para fortalecer os mercados globais de energia renovável

A Xpansiv® Limited (“Xpansiv”) e a Evident Group Limited (“Evident”) anunciaram hoje um acordo que une seus recursos complementares de registro e infraestrutura para apoiar o crescimento contínuo dos mercados globais de energia renovável.

O acordo, no qual a Xpansiv adquiriu integralmente a Evident, segue um investimento minoritário anterior da Xpansiv na operadora de registro e órgão de certificação. Ele combina a energia renovável internacional para eletricidade “I-REC(E)” da Evident e outros registros com o North American Renewables Registry (NAR™) e o Tradable Instrument for Global Renewables Registry (TIGR™) da Xpansiv para estabelecer uma rede REC global proeminente com mais de 300 GW de capacidade e mais de 4.000 empresas participantes.

“O anúncio de hoje reflete os objetivos comuns e o relacionamento estreito que desenvolvemos com a Evident enquanto trabalhamos para construir soluções de transição energética em grande escala, com foco em certificação transparente e independente e em uma infraestrutura sólida”, afirmou John Melby, CEO da Xpansiv. “Também representa um marco em nossa estratégia de diversificação para ampliar nosso portfólio de mercados de energia renovável e eletricidade, de modo a apoiar de forma mais completa a transição energética global. Juntamente com nossas capacidades de bolsa, execução de mercado e integração de portfólio, estamos tornando mais fácil do que nunca para as empresas transacionarem certificados de energia limpa e atingirem suas metas de sustentabilidade.”

O papel da Evident como órgão de certificação independente e sua governança sob a Fundação I-TRACK permanecem inalterados. A Evident continuará atuando como facilitadora independente do mercado para o I-REC(E) e outros produtos, sob a supervisão contínua da Fundação I-TRACK e em conformidade com o Padrão Internacional de Rastreamento de Atributos. Essa estrutura de governança garante os mais altos níveis de transparência e integridade do mercado.

“A Fundação I-TRACK está ansiosa para continuar apoiando a Evident, como Gestora de Código Credenciada segundo o Padrão Internacional de Rastreamento de Atributos da Fundação I-TRACK, à medida que ela amplia seu impacto, alcance e inovação em mercados de EAC vitais e confiáveis”, afirmou Dirk Van Evercooren, presidente do conselho da Fundação I-TRACK.

Os usuários da infraestrutura da Evident podem continuar confiantes de que a robustez, qualidade e confiabilidade de seus serviços não apenas serão mantidas, mas aprimoradas. A aquisição servirá como uma plataforma para ainda mais inovação e avanço contínuo no setor global de registro de certificados de energia renovável (REC).

“Graças ao talento e à experiência de nossa equipe fantástica, a Evident se tornou o principal parceiro de confiança para certificação de energia sustentável em mais de 60 países”, afirmou Ed Everson, cofundador da Evident. “Agradeço a todos da Evident que tornaram esse sucesso possível.”

A aquisição ocorre em um momento de forte crescimento da demanda global por energia renovável e Certificados de Energia Renovável (RECs), impulsionada pelo consumo de eletricidade por data centers, veículos elétricos e outras fontes. A Agência Internacional de Energia (IEA) projeta que a capacidade global de geração de eletricidade renovável dobrará até 2030, adicionando 4.600 GW, o equivalente à capacidade instalada combinada da China, da União Europeia e do Japão.

Este ano, a Evident emitiu mais de 300 milhões de I-REC(E)s até setembro, um aumento em relação ao total de 290 milhões emitidos em todo o ano de 2024. Desde 2015, a Evident expandiu sua atuação, passando de um único mercado para mais de 60 países, atendendo a mais de 95% do mercado voluntário de certificados de energia renovável fora da Europa e da América do Norte. Em setembro, a empresa emitiu seu bilionésimo I-REC(E). A Evident também opera registros para redução de emissões de metano e combustível de aviação sustentável.

“A aquisição da Evident, uma importante provedora global de registros nos mercados de energia renovável em rápido crescimento, reforça nossa estratégia de expandir nossa plataforma abrangente por meio de aquisições e crescimento orgânico”, afirmou Nathan Rockliff, diretor de estratégia da Xpansiv.

A rede de energia renovável da Xpansiv, que também inclui os principais registros de conformidade dos Estados Unidos, MIRECS, NC-RETS, NEPOOL e NYGATS, é integrada por meio do sistema de gerenciamento de portfólio multirregistro Xpansiv® Connect™ e da bolsa spot CBL®. Com suporte completo ao ciclo de vida, da emissão ao cancelamento, os participantes podem gerenciar posições com eficiência e negociar com mais confiança.

A Marlborough Partners, a Deloitte, a Clifford Chance e a Ashurst atuaram como consultores da Xpansiv.

Para saber mais, visite www.xpansiv.com e https://evident.global/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de mídia: pr@xpansiv.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Prêmio EGG 2025 Escolas está recebendo inscrições

Prêmio EGG 2025 Escolas está recebendo inscrições
Prêmio EGG 2025 Escolas está recebendo inscrições

A plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade (EGG) está com inscrições abertas para escolas de todo o país que queiram concorrer ao Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2025 Escolas. A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas implementadas durante o ano letivo de 2025, promovendo os 7 princípios da educação para gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania (7PEGG), gerando integração entre professores, alunos e suas famílias, e a comunidade onde as escolas estão inseridas com foco em transformação social na prática.

De acordo com os professores das escolas vencedoras, o Prêmio EGG Escolas é uma boa oportunidade de reconhecimento e visibilidade para toda a comunidade escolar. Nas palavras de Fernando Menegat, da EF Padre João Schiavo, "registrar e tornar pública nossa prática pedagógica é de extrema importância para valorizar o trabalho realizado nas escolas. Independentemente do resultado, o processo de construção do material a ser produzido para o Prêmio EGG Escolas valoriza estudantes, comunidades escolares e todos os envolvidos nos respectivos projetos". Poliana Genovali Seleio Lirussi, da E.E. Prof. Domingos Cambiaghi, reforça esta percepção: "Participar valoriza o professor, o aluno e a escola como um todo. Logo, é um ganho coletivo: mostra aos alunos que o que eles fazem com dedicação pode ser valorizado. E ensina que ser empático, gentil e solidário sempre será a melhor escolha."

Já na visão de Mylena Cavalcanti, do Centro Educacional Inovação, "esse reconhecimento por algo bem feito tem como base uma metodologia bem fundamentada, a dos 7PEGG. Desde a aplicação em nossa escola, com ativações mensais, reduzimos significativamente os índices de bullying e de preconceito em geral. Indico a participação das escolas não só na premiação, mas também no uso da plataforma e de suas atividades".

Quem pode se inscrever?

Todas as instituições de ensino público e privado, do Ensino Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e Médio Técnico, e Instituições de Educação de Jovens e Adultos (EJA), devidamente registradas e habilitadas pela Secretaria de Educação da Unidade Federativa pertencente ou pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham desenvolvido e realizado iniciativas conforme o regulamento podem se inscrever gratuitamente.

A edição de 2024 recebeu mais de 6.500 acessos à plataforma de inscrições. A distribuição regional foi equilibrada, com Sudeste e Centro-Oeste representando 31,25% das inscrições cada, seguidos por Norte (14,58%), Nordeste (12,5%) e Sul (10,42%).

Que tipo de projeto pode ser inscrito?

São elegíveis para o Prêmio EGG Escolas projetos de educação e conscientização social; projetos de arrecadação de bens duráveis e não duráveis, recursos financeiros ou crowdfunding; projetos de voluntariado; projetos de sustentabilidade; projetos de inclusão e diversidade; e projetos de mobilização e engajamento. Não há limite de inscrições de projetos por escola, desde que sejam considerados diferentes pelos jurados.

Qual é a premiação?

As três escolas vencedoras receberão o troféu Educação para Gentileza e Generosidade Escolas 2025 além de certificado. Serão homenageadas também as 7 escolas que se destacarem em cada um dos 7 princípios EGG, com certificado.

Qual o prazo de inscrição?

As escolas interessadas têm até 5 de dezembro para realizar a sua inscrição, e todas as informações e recomendações estão no site.

Quem já venceu o Prêmio?

A lista de escolas vencedoras nas 5 edições anteriores tem representantes de todo o Brasil. Na edição de 2024, em primeiro lugar ficou a E.E. Prof. Domingos Cambiaghi (Franco da Rocha, SP), em segundo, o Centro Educacional Inovação (Pombos, PE), e em terceiro, a EMEF Padre João Schiavo (Caxias do Sul, RS). Já nos destaque nos 7 Princípios: Gentileza: CEMEJA Professor Samuel Isaac Benchimol (Manaus/AM), Generosidade: Espaço de Educação Infantil Chácara do Céu (RJ), Solidariedade: Colégio Cruzeiro (RJ), Sustentabilidade: EEEMTI Marechal Rondon (RO), Diversidade: CEI Pastor Nirton Dos Santos (Blumenau/SC), Respeito: Colégio Madre Imilda (Caxias do Sul/RS), Cidadania: CEAP (São Paulo/SP).

Sobre a Educação para Gentileza e Generosidade

Considerando a educação como um caminho viável para a conscientização social, a plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade (EGG), projeto social da Umbigo do Mundo, oferece gratuitamente soluções sistêmicas integrativas, interdisciplinares e interpúblicos com base nos 7 princípios da educação para gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania (7PEGG). Para as escolas, metodologia de ensino com 27 planos de aula adequados à BNCC, o Curso 7PEGG para professores e o Prêmio EGG Escolas, já na 6ª Edição. Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos, formações e oportunidades de conexão e visibilidade com o programa Gentileza e Generosidade: O Poder dos Jovens. Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos, além da Semana Nacional EGG, de 1º a 7 de outubro. Para as empresas, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos, além de manuais, testes e indicadores de performance. Entre os apoiadores estão Infinis, Movimento Bem Maior, Instituto Phi, Morena Agro e Caruana Financeira.



Empresa destaca os critérios para especificar cabos de controle

Em sistemas elétricos e automação industrial, os cabos de controle exercem um papel essencial na condução de sinais elétricos para o acionamento, controle, sinalização e monitoramento de equipamentos.

Presentes em painéis de comando, centros de controle de motores e linhas de produção automatizadas, esses cabos garantem o funcionamento eficiente e seguro de processos industriais. Além disso, os cabos de controle se diferenciam dos cabos de energia principalmente pela função de transmitir sinais de baixa potência. Eles podem ter diferentes construções e sua escolha correta impacta diretamente o desempenho e a durabilidade dos sistemas.

“Os cabos de controle são utilizados em sistemas de automação industrial e comercial, painéis elétricos, centros de controle de motores, máquinas automáticas, linhas de produção e sistemas prediais, sendo que a sua função é transmitir sinais de comando, medição, alarme e controle entre dispositivos”, afirma o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM.

Segundo ele, esses condutores são projetados para operar em baixa tensão com baixa corrente, conduzindo sinais de comando e interligando circuitos auxiliares. Também devem ter boa flexibilidade, além de resistência mecânica e química, o que garante a continuidade da transmissão dos sinais, mesmo em ambientes industriais severos.

“Os cabos de controle são componentes estratégicos em sistemas automatizados. Quando corretamente especificados e instalados, aumentam a confiabilidade e a segurança das operações, evitando falhas e paradas não programadas”, completa Hilton Moreno.

Tipos de cabos de controle

Estes produtos são divididos em cabos de controle sem blindagem e cabos blindados (com malha ou fita metálica).

De acordo com Hilton Moreno, existem ainda variações conforme o tipo de isolação (PE, PVC, EPR, HEPR, XLPE e não halogenados), número de vias e material da cobertura, como PVC, polietileno, ou não halogenados, além de cabos de controle especiais, com diferentes formações e tipos de materiais.

“A principal diferença entre eles é a presença da blindagem metálica, que protege o circuito contra interferências eletromagnéticas (ruídos) externas. Enquanto os convencionais, sem blindagem, são indicados para ambientes simples, em que eventuais interferências não podem causar problemas de operação do sistema ou dos componentes eletroeletrônicos, os blindados garantem maior confiabilidade de operação, em que há ruídos elétricos que possam alterar ou até paralisar o funcionamento”, esclarece o consultor técnico da COBRECOM.

Os cabos de controle sem blindagem podem ser utilizados em locais com baixa presença de ruídos eletromagnéticos e equipamentos eletrônicos sensíveis, como em instalações residenciais e alguns tipos de locais comerciais e industriais.

Já os cabos de controle com blindagem, por sua vez, devem ser utilizados em situações com presença de forte campos eletromagnéticos e alta concentração de equipamentos eletrônicos sensíveis, como ambientes industriais com grande automação, hospitais, data centers, bancos, grandes complexos de escritórios com elevada automação, entre outros.

“Além de oferecer mais proteção contra interferências eletromagnéticas, os cabos de controle com blindagem asseguram a transmissão estável e segura dos sinais”, ressalta Hilton Moreno.

Dimensionamento

Hilton Moreno esclarece que é importante ter alguns cuidados na hora de dimensionar os cabos de controle. Segundo ele, é fundamental considerar a tensão de operação, o número de vias, a seção nominal dos condutores e a necessidade ou não de providenciar a blindagem eletromagnética no cabo.

“Além disso, quando for o caso, o projeto deve prever aterramento adequado da blindagem e respeitar as normas e as boas práticas, como raio mínimo de curvatura, necessidade de cabos não halogenados, entre outros”, indica o consultor técnico da COBRECOM.

Moreno ainda recomenda que o dimensionamento e a seleção de qualquer tipo de cabo e, em particular, dos cabos de controle, sempre devem ser realizados por profissionais habilitados (engenheiros, tecnólogos e técnicos) e qualificados (que tenham conhecimento específico do tema), sendo que a instalação dos cabos deve ser feita por eletricistas qualificados por meio de treinamentos e que trabalhem sob supervisão de profissionais habilitados.

Para segurança da instalação

Hilton Moreno ressalta que, ao elaborar um projeto elétrico que utilizará cabos de controle, é fundamental que ele seja feito em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as boas práticas de engenharia.

“Não é obrigatório, mas desejável que exista uma separação física entre cabos de potência e de controle. Sempre deve haver a identificação visível de que aquele determinado cabo é de controle, seja por meio de etiquetas, anilhas, entre outros. Também é muito importante providenciar o aterramento adequado da blindagem metálica, quando for o caso, pois é uma forma de garantir a segurança da instalação”, indica.

Antes da compra

Ao adquirir os cabos de controle, é essencial confirmar se o fabricante é reconhecido no mercado, se o produto é produzido conforme as normas técnicas vigentes aplicáveis e se o fabricante é confiável, uma vez que não existe certificação compulsória do Inmetro para cabos de controle.

“No Brasil, os cabos de controle devem seguir diversas normas da ABNT, como a NBR 7289 (cabos de controle com isolação em PE ou PVC); NBR 7290 (cabos de controle com isolação em XLPE, EPR ou HEPR); NBR 16442 (cabos de controle não halogenados e com baixa emissão de fumaça)”, conclui Hilton Moreno.



SLB apresenta tecnologia revolucionária de IA agentiva para o setor de energia

A empresa mundial de tecnologia energética SLB (NYSE: SLB) anunciou hoje o lançamento do Tela™, um assistente de IA agentiva desenvolvido para transformar o segmento upstream da indústria de energia. O Tela utiliza IA agentiva não apenas para automatizar processos, mas também para transformar fluxos de trabalho e gerar melhores resultados de negócio. A solução será incorporada ao portfólio de aplicativos e plataformas da SLB, com uma interface conversacional simples que permitirá aos usuários interagir diretamente com o sistema. Essa abordagem faz com que a IA agentiva atue como uma colaboradora proativa – ampliando a produtividade e a eficiência em escala.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251103391366/pt/

O Tela segue um ciclo comum de cinco etapas da IA agentiva: observar, planejar, gerar, agir e aprender. Isso permite que os agentes do Tela interajam proativamente com o ambiente, se adaptem a novos dados e melhorem continuamente os resultados. Seja interpretando registros de poços, prevendo problemas de perfuração ou otimizando o desempenho de equipamentos, os agentes do Tela podem trabalhar em colaboração com humanos ou de forma autônoma para entregar decisões mais rápidas e inteligentes.

“Tecnologias como o Tela representam uma mudança de paradigma em como a IA apoia o setor de energia, do subsolo às operações”, afirmou Rakesh Jaggi, presidente de Digital and Integration da SLB. “Hoje, a indústria enfrenta um duplo desafio: uma força de trabalho mais enxuta e uma complexidade técnica crescente – e o Tela pode responder a ambos. O Tela não apenas automatiza tarefas: ele entende objetivos, toma decisões e executa ações. É a convergência de 100 anos de ciência aplicada ao setor e tecnologia digital de ponta, potencializando a engenhosidade humana e redefinindo a forma como o trabalho é realizado.”

Desenvolvido especificamente para o setor de energia e impulsionado pela plataforma de dados e IA Lumi™, o Tela utiliza IA agentiva – baseada em modelos de linguagem de grande porte (LLMs) e modelos fundamentais de domínio (DFMs) – para compreender contextos específicos da área, gerar insights e adaptar fluxos de trabalho em tempo real, conforme os resultados observados. A estrutura agentiva do Lumi permite que os clientes criem e gerenciem seus próprios agentes Tela, integrem soluções desenvolvidas por parceiros e personalizem recursos de acordo com suas prioridades operacionais.

“A verdadeira promessa da IA agentiva não está apenas em acelerar fluxos de trabalho, mas em possibilitar uma visão sistêmica, antecipar o que vem a seguir e agir com confiança – aprendendo com o processo e transformando fluxos de trabalho para alcançar melhores resultados em nível corporativo”, disse Jaggi. “Para o setor de petróleo e gás, isso significa liderar a inovação energética, tomar decisões mais inteligentes e moldar ativamente o futuro da indústria.”

O Tela está disponível nas plataformas e aplicações de software da SLB, com implementação possível em nuvem ou localmente.

Para mais informações, acesse slb.com/Tela.

Sobre a SLB

A SLB (NYSE: SLB) é uma empresa mundial de tecnologia que impulsiona a inovação energética para um planeta equilibrado. Com presença internacional em mais de 100 países e funcionários representando quase o dobro de nacionalidades, trabalhamos todos os dias para inovar na área de petróleo e gás, entregando tecnologia digital em escala, descarbonizando indústrias e desenvolvendo e escalonando novos sistemas de energia que aceleram a transição energética. Saiba mais em slb.com.

Declaração de advertência sobre as declarações prospectivas:

Este comunicado à imprensa contém “declarações prospectivas” dentro do significado das leis federais de valores mobiliários dos EUA, isto é, declarações sobre o futuro, não sobre eventos passados. Em geral, tais declarações contêm palavras como “espera”, “é possível”, “pode”, “estima”, “pretende”, “antecipa”, “irá”, “potencial”, “projetado” e outras palavras semelhantes. Declarações prospectivas abordam assuntos que são, em graus variados, incertos, como previsões ou expectativas quanto à implantação ou benefícios antecipados de novas tecnologias e parcerias da SLB; declarações sobre metas, planos e projeções quanto à sustentabilidade e questões ambientais; previsões ou expectativas quanto à transição energética e mudança climática mundial, além de melhorias nos procedimentos operacionais e tecnologia. Estas declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo, entre outros, a incapacidade de alcançar as metas de emissões líquidas negativas de carbono; a incapacidade de reconhecer benefícios pretendidos das estratégias, iniciativas ou parcerias da SLB; iniciativas legislativas e regulatórias abordando preocupações ambientais, incluindo iniciativas abordando o impacto da mudança climática mundial; o momento ou recebimento de aprovações e autorizações regulatórias; bem como outros riscos e incertezas detalhados nos Formulários 10-K, 10-Q e 8-K mais recentes da SLB apresentados ou fornecidosàComissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission) dos EUA. Se um ou mais destes ou outros riscos ou incertezas se materializarem (ou as consequências de tal desenvolvimento mudarem), ou caso as suposições subjacentes demonstrem estar incorretas, os resultados reais podem variar materialmente daqueles refletidos em nossas declarações prospectivas. As declarações prospectivas se referem apenas à data deste comunicado à imprensa, sendo que a SLB se isenta de qualquer intenção ou obrigação de atualizar publicamente ou revisar tais declarações, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outro modo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Imprensa

Josh Byerly – vice-presidente sênior de Comunicação Global

Moira Duff – diretora de Comunicação Externa

SLB

Tel.: +1 (713) 375-3407

media@slb.com

Investidores

James R. McDonald – vice-presidente sênior de Relações com Investidores e Assuntos da Indústria

Joy V. Domingo – diretora de Relações com Investidores

SLB

Tel.: +1 (713) 375-3535

investor-relations@slb.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Humanidade gera mais de 400 milhões de toneladas de plástico

Humanidade gera mais de 400 milhões de toneladas de plástico
Humanidade gera mais de 400 milhões de toneladas de plástico

A humanidade produz mais de 400 milhões de toneladas de plástico por ano, e uma parcela significativa desse material acaba no meio ambiente. O dado está na página 21 do “Annual Report 2024” – Relatório Anual 2024, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Esse número se soma a um cenário em que diversas formas de poluição exigem ação imediata. Um exemplo preocupante são as emissões de gases de efeito estufa, que continuam em alta e intensificam a crise climática. Segundo o PNUMA, no “Emissions Gap Report 2024” – Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2024, em português – na página 11, os países precisam acelerar suas ações, aumentar a ambição de suas promessas e agir com rapidez e consistência. Caso contrário, a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5ºC corre o risco de se perder em poucos anos.

O documento também destaca que, para manter o aquecimento em 1,5ºC, seria necessário reduzir as emissões em 42% até 2030, em relação a 2019. Mesmo o limite de 2ºC exigiria queda de 28% até o fim da década. Olhando mais adiante, para 2035, o desafio aumenta: estabilizar o clima exigiria redução de 57% no cenário de 1,5ºC e 37% no de 2ºC.

Para Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO do Latin American Quality Institute (LAQI), a inovação deve ser uma aliada na transição para negócios mais responsáveis, inclusive no enfrentamento das diferentes formas de poluição. Ele afirma, com base na página 48 do “Annual Report LAQI Impact Summit 2025” – Relatório Anual do LAQI Impact Summit 2025, em português – que a inovação precisa ser vista não apenas como motor de crescimento, mas como instrumento de reparação e transformação.

“Diante das múltiplas crises ambientais, entre elas a poluição, inovar também significa repensar processos, materiais e modelos de produção para que o desenvolvimento econômico caminhe lado a lado com a responsabilidade socioambiental”, conclui.



Brasil avança para reduzir custos com telecirurgia robótica

Brasil avança para reduzir custos com telecirurgia robótica
Brasil avança para reduzir custos com telecirurgia robótica

A telecirurgia está transformando a medicina ao possibilitar que procedimentos de alta complexidade sejam realizados a distância. Como avanço dessa tecnologia, a telecirurgia robótica vem sendo apontada como uma nova revolução na saúde. Nesse processo, o Brasil conseguiu movimentar a medicina ao realizar, no dia 10 de outubro, a primeira telecirurgia robótica do mundo com internet de baixo custo, semelhante à utilizada em casa. O procedimento, que conectou João Pessoa, na Paraíba, a Curitiba, no Paraná, também foi o primeiro da América Latina entre cidades separadas por 3.200 quilômetros.

O avanço abre novas perspectivas para a medicina, sobretudo pela viabilidade técnica e econômica do uso de conexões convencionais em procedimentos de alta complexidade. Segundo especialistas, enquanto os sistemas tradicionais dependem de redes exclusivas e de alto custo (as chamadas redes dedicadas), o modelo brasileiro empregou infraestrutura convencional (rede não dedicada), o que cria condições para tornar o projeto escalável, acessível e inclusivo.

A conexão utilizou múltiplos provedores, com rede privada virtual (VPN) criptografada, latência média de 45 milissegundos e zero perda de pacotes. Isso significa um desempenho superior aos padrões globais, que admitem até 60 milissegundos de latência. O modelo de plataforma robótica utilizado foi o MP 1000 Robotic System Platform.Transmissão ao vivo

Nesta fase experimental, o procedimento envolveu um animal (suíno) que se encontrava em Curitiba, na sede da Scolla – o centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva da América Latina, enquanto o comando do robô ocorreu no Centro de Convenções de João Pessoa, onde estava sendo realizada a 54ª Convenção Nacional Unimed. Aprovada por comitês de pesquisa animal em Curitiba e João Pessoa, a cirurgia foi transmitida ao vivo para os participantes do evento.

O procedimento é o primeiro resultado prático do Programa Nacional de Cirurgia Robótica e Telecirurgia da Unimed do Brasil, sistema que conta com 340 cooperativas, 118 mil médicos cooperados e 21 milhões de clientes."A telecirurgia robótica com internet de baixo custo abre fronteiras para o nosso país, permitindo que se concretize em definitivo", declarou o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior. "Nosso compromisso é avaliar as evidências científicas, capacitar os médicos cooperados e garantir acesso seguro às inovações", afirmou.

Expansão acelerada

O programa da Unimed do Brasil surge em um momento de expansão acelerada da cirurgia robótica assistida (CRA) no Brasil. Entre 2018 e 2022, foram realizados 88 mil procedimentos desse tipo no país. O número é 417% maior que as operações realizadas com o uso da técnica entre 2009 e 2018, período em que somaram 17 mil, segundo dados publicados pelo jornal O Estado de São Paulo e divulgados pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Responsável por liderar o programa, o médico paraibano Gualter Lisboa Ramalho, que é diretor de Mercado e Marketing da Unimed do Brasil e presidente da Unimed João Pessoa, disse que a telecirurgia robótica inédita é resultado de um trabalho coletivo e multidisciplinar.

O procedimento de João Pessoa mobilizou 42 profissionais das áreas da saúde e tecnologia da informação e 17 empresas. "Demonstramos que é possível unir alta precisão tecnológica e baixo custo operacional, preservando qualidade, segurança e eficiência", declarou Gualter Ramalho. "Esse projeto também abre perspectivas concretas de ampliação para o SUS, por meio de parcerias público-privadas", disse.

Missão à China

Gualter Ramalho explicou que os passos iniciais para se chegar ao procedimento realizado em João Pessoa foram dados em abril deste ano com uma missão técnica à China, que contou com representantes da Unimed e da Scolla e envolveu parcerias entre cooperativas, centros de pesquisa e empresas tecnológicas.

No dia 13 de agosto, a equipe da Scolla realizou a primeira telecirurgia robótica da América Latina entre Cascavel e Curitiba, também utilizando um suíno. Já no dia 23 de setembro, houve outro avanço: a telecirurgia de maior distância geográfica da história, entre Curitiba e o Kuwait, nesse caso envolvendo um homem. São 12.034,92 quilômetros de distância, o que rendeu um registro no Livro Guinness de Recordes. "A telecirurgia já é uma realidade. Não se trata mais de perspectiva futura", declarou o CEO da Scolla, Marcelo Loureiro. "A questão principal é controlar a telecomunicação, controlar todo esse arcabouço tecnológico", comentou em referência ao procedimento inédito realizado na Paraíba.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Unimed João Pessoa, Dênio Mariz, pontuou que a área de telecirurgia robótica estabelece um espaço para a colaboração de pesquisa interdisciplinar, que une os profissionais de tecnologia aos médicos e protocolos que garantem a segurança do paciente. "A gente está perseguindo uma rede nacional de telecirurgia onde possa ter uma infraestrutura de comunicação que viabilize esse tipo de procedimento", disse.

Em um futuro próximo

O modelo utilizado em João Pessoa entra, agora, em fase de validação regulatória e de ajuste dos protocolos de segurança e conectividade. A expectativa é que, em breve, hospitais do Sistema Unimed e centros universitários parceiros possam reproduzir a experiência, ampliando e formando a maior rede de cirurgia digital do mundo.

A primeira cirurgia robótica do Brasil foi realizada em 2008. De lá para cá, muita coisa já evoluiu e, para os especialistas da área de tecnologia, em um futuro bem próximo a realidade das cirurgias será totalmente diferente da que se conhece até então como consequência de pesquisas e inovação. "O que se provou é que, caminhando um pouquinho, a gente vai chegar a uma situação de o cirurgião operar de casa", afirmou Guido Lemos, consultor da Unimed João Pessoa.



Edtech Grupo Ser Psicólogo amplia frentes de atuação

Edtech Grupo Ser Psicólogo amplia frentes de atuação
Edtech Grupo Ser Psicólogo amplia frentes de atuação

O Grupo Ser Psicólogo, plataforma integrada voltada à formação e ao desenvolvimento profissional de psicólogos, anunciou recentemente a ampliação das frentes de atuação da empresa, que nasceu como edtech e agora reúne cursos, produtos de psicoeducação e soluções tecnológicas voltadas à prática clínica e empreendedora na psicologia.

A plataforma acaba de lançar a WebPsi, software voltado para a gestão de consultórios e desenvolvimento de sites personalizados para psicólogos. Guilherme Pontes, CEO do Grupo Ser Psicólogo, conta que a empresa nasceu com a missão de democratizar a educação em psicologia.

"Com o tempo, percebemos que poderíamos apoiar o psicólogo além da capacitação, conectando educação a ferramentas e recursos práticos para o dia a dia do consultório", explica. "Assim, o grupo passou a integrar frentes complementares como a Editora Garden e, agora, a WebPsi, alinhando formação contínua com soluções de presença digital e gestão da prática clínica", ressalta.

A psicologia brasileira conta com um total de 562.751 profissionais, segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). São Paulo é o estado com o maior número de psicólogos (167.073), seguido do Rio de Janeiro (62.212) e Minas Gerais (62.133).

A WebPsi nasceu para ser o “elo” tecnológico do ecossistema, resolvendo inicialmente duas dores centrais do psicólogo: gestão do consultório (agenda, financeiro, pacientes) e presença digital profissional.

"Em uma única solução, o profissional faz toda a gestão do seu consultório e financeiro além de criar seu site, logotipo personalizado, blog e e-mail profissional em poucos cliques – tudo pensado para facilitar a rotina, fortalecer o posicionamento e atrair pacientes com ética", afirma Pontes.

Com a solução desenvolvida pela empresa, o psicólogo pode organizar a agenda e as finanças, reduzir tarefas operacionais e centralizar informações, enquanto conquista visibilidade com um site, blog integrado e identidade visual consistente. Direcionamento é desafio para empreender no digital

Para o CEO do Grupo Ser Psicólogo, o maior desafio para quem deseja empreender no digital é ter direcionamento claro. "Pensando nisso, o Grupo Ser Psicólogo investe na constante melhoria da solução. Além de oferecer cursos para os profissionais de psicologia, evoluímos nas frentes tecnológicas e editoriais", afirma.

Assim, o objetivo da organização é que o psicólogo encontre formação atualizada, recursos práticos e ferramentas digitais integradas, tudo com curadoria, simplicidade de uso e foco em resultado real para o consultório.

Editora Garden complementa a atuação clínica e educativa

A Editora Garden foi criada para oferecer recursos que apoiam o psicólogo e o paciente: materiais terapêuticos, diários, baralhos e livros que se tornam ferramentas de intervenção e psicoeducação dentro e fora da sessão.

"Esses produtos ampliam a adesão, facilitam o acompanhamento e fortalecem a comunicação educativa do profissional", explica Pontes.

Grupo mira expansão em diversas frentes

O CEO revela que, entre os planos para o futuro, o Grupo Ser Psicólogo planeja seguir expandindo com novos cursos na Ser Psicólogo. "Na tecnologia, evoluiremos a WebPsi com mais automações, relatórios e integrações que simplificam a operação do consultório e potencializam a presença digital".

Na Editora Garden, o objetivo é ampliar o portfólio de materiais terapêuticos e psicoeducativos, reforçando a ponte entre aprendizado e prática clínica. "Tudo orientado por escuta ativa da comunidade e melhoria contínua", conclui Guilherme Pontes.

Para mais informações, basta acessar: https://webpsi.com.br



Perfumes seguem entre os presentes favoritos para o Natal

Perfumes seguem entre os presentes favoritos para o Natal
Perfumes seguem entre os presentes favoritos para o Natal

Em 2024, segundo um levantamento feito pela Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, em parceria com o Instituto Datafolha, 62% dos brasileiros tiveram a intenção de comprar presentes de Natal. Entre as opções mais citadas estavam roupas (60%), brinquedos (42%), calçados (18%) e perfumes e cosméticos (15%), conforme dados divulgados pelo portal InfoMoney. Para Brunno Magnavita, cofundador e diretor de estratégia da Gold Glow, e-commerce especializado em fragrâncias, os perfumes continuam sendo uma das principais escolhas de presentes natalinos dos brasileiros, pois é um produto que carrega diversos significados afetivos, como cuidado, carinho e um toque pessoal que poucas outras opções conseguem transmitir.

"O perfume une desejo e utilidade. Quem ganha sempre se lembra de quem presenteou. Essa combinação faz com que o produto continue sendo um dos itens mais escolhidos pelos brasileiros no Natal. Também há um aspecto emocional forte: fragrâncias despertam memórias e sensações, o que torna o ato de presentear ainda mais especial", analisa.

De acordo com o profissional, o público brasileiro é bastante diverso quando o assunto são as fragrâncias disponíveis no mercado. Atualmente, os destaques têm sido os perfumes com notas adocicadas, amadeiradas e orientais. "Perfumes com notas de baunilha, âmbar e especiarias têm feito muito sucesso, especialmente nas épocas mais festivas, enquanto os cítricos e florais leves seguem como os favoritos para o dia a dia. Também há uma crescente busca por perfumes unissex e fragrâncias de nicho, que oferecem experiências mais exclusivas e personalizadas", detalha.

Ainda segundo o especialista, se antes o consumidor brasileiro optava por fragrâncias mais leves e frescas, hoje demonstra maior interesse por perfumes intensos e de longa duração. Ele destaca que as fragrâncias orientais e amadeiradas têm conquistado mais espaço, principalmente em ocasiões especiais.

"Ao mesmo tempo, cresce a procura por perfumes que transmitam conforto, os gourmands, com toques adocicados, ganharam força nos últimos anos. Essa diversidade mostra que o público está mais aberto a experimentar e a descobrir novas sensações olfativas", acrescenta.

Perfume como presente símbolo do Natal

A categoria de perfumes é uma das mais importantes para o varejo durante o período de compras natalinas, tanto pelo volume de vendas quanto pelo valor simbólico, conforme Brunno explica. Segundo ele, trata-se de um presente com carga emocional, que costuma agradar diferentes perfis. "No mix de presentes natalinos, ele ocupa um papel estratégico: é versátil, fácil de escolher com a ajuda de filtros e recomendações, e transmite uma sensação de cuidado genuíno. Para muitas pessoas, é o tipo de presente que marca o momento", afirma.

Devido à movimentação mais intensa do setor nessa época do ano, o preparo começa bem antes. Na Gold Glow, o estoque dos perfumes mais procurados recebe reforço, e campanhas específicas para o Natal e o Ano Novo são criadas, além de otimizações em toda a experiência de compra no site. "Também aprimoramos a logística para buscar garantir que as entregas sejam rápidas, em várias regiões de São Paulo, conseguimos entregar no mesmo dia, o que pode funcionar para quem acaba deixando para comprar o presente de última hora. Nosso objetivo é oferecer conveniência, segurança e uma experiência de compra completa do início ao fim", reforça.

Para este ano, a empresa preparou várias ações especiais, como descontos progressivos, cupons exclusivos, kits temáticos com embalagens diferenciadas, frete especial para algumas regiões e condições de parcelamento diferenciadas. "Além disso, estamos criando conteúdos interativos, como guias e quizzes, que podem ajudar o cliente a escolher o perfume ideal para presentear. Nosso foco é oferecer opções que combinam beleza, qualidade e praticidade, mantendo sempre o padrão de excelência da Gold Glow", o empresário acrescenta.

Tendências e sustentabilidade na perfumaria

Para se manter em alta no varejo mesmo em datas não comemorativas, a Gold Glow acompanha de perto as tendências, mas sem perder a autenticidade da marca. Uma das ações adotadas tem sido ampliar a curadoria de marcas que utilizam ingredientes mais naturais e processos sustentáveis, além de destacar, nas descrições dos produtos, informações sobre fixação, famílias olfativas e concentração. "Investimos também em conteúdo educativo para ajudar o cliente a entender melhor o universo da perfumaria e fazer escolhas mais conscientes. Nosso compromisso é oferecer fragrâncias que traduzam identidade, emoção e responsabilidade. Queremos que cada compra represente um gesto de carinho e que cada cliente se sinta parte da nossa história", conclui.

Para acessar o catálogo da Gold Glow, basta acessar: https://goldglow.com.br/



Rio recebe nova edição de treinamento da FEBRACIS

Rio recebe nova edição de treinamento da FEBRACIS
Rio recebe nova edição de treinamento da FEBRACIS

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro irá sediar o Método CIS (Coaching Integral Sistêmico), considerado um dos maiores treinamentos de inteligência emocional do mundo.

Promovido pela FEBRACIS, o evento já impactou mais de 1,5 milhão de pessoas e tem como propósito transformar vidas em diversas áreas — pessoal, profissional, financeira e relacional — por meio de ferramentas de coaching, neurociência e psicologia aplicada.

Emerson Doblas, diretor da FEBRACIS Rio de Janeiro, afirma que o treinamento ensina as pessoas a “desenvolver autoconhecimento e conquistar alta performance de forma equilibrada e sustentável”.

Ainda de acordo com o profissional, durante o evento os participantes aprendem a identificar, compreender e gerenciar suas emoções, desenvolvendo autocontrole, empatia e resiliência.

“A inteligência emocional é o pilar central do Método CIS. O conteúdo é vivencial, com dinâmicas, exercícios e ferramentas práticas, que podem ajudar o aluno a responder com inteligência, e não com impulso, em situações de pressão, conflito ou desafio”, detalha.

Com mais de 50 horas de conteúdo, a programação será dividida em blocos que alternam palestras, dinâmicas, exercícios guiados e momentos de reflexão. O conteúdo é conduzido pelo PhD Paulo Vieira, criador do método, e contará com a participação de master trainers e coaches sêniores da FEBRACIS.

“Cada momento é planejado para gerar avanços emocionais, comportamentais e estratégicos, com objetivo de criar uma verdadeira jornada de autotransformação”, Emerson explica.

A edição de novembro trará mudanças nas dinâmicas, atualização de conteúdos e uma experiência mais imersiva, marcada pelo uso ampliado de recursos audiovisuais e pela participação de mentores convidados em interações com o público.

O diretor da FEBRACIS Rio de Janeiro também ressalta a presença de Paulo Vieira, que abordará temas relacionados ao planejamento para 2026 e ao desenvolvimento de estratégias mentais voltadas à melhoria de desempenho. “É uma edição para quem quer fechar o ano transformado e começar o próximo em alta performance”, acrescenta. 

Público e resultados

O Método CIS é voltado para todas as pessoas que desejam evoluir, independentemente da idade, profissão ou momento de vida. O público é formado por empreendedores, executivos, profissionais liberais, pais, jovens e casais que buscam crescimento pessoal e equilíbrio emocional.

“O que une todos os participantes é o desejo de mudar de patamar, seja ele emocional, financeiro e relacional”, analisa Emerson.

De acordo com o diretor, os participantes podem relatar mudanças imediatas na forma de pensar, agir e se relacionar. Entre os resultados mais comuns podem estar:

  • Aumento de foco e produtividade;
  • Melhoria de relacionamentos pessoais e profissionais;
  • Redução da procrastinação e autossabotagem;
  • Clareza de propósito e motivação renovada;
  • Fortalecimento da autoconfiança e da disciplina.

Estrutura e formato

O Método CIS de novembro será presencial, realizado de 27 a 29 de novembro, no Rio Centro e terá vagas limitadas. As inscrições são feitas somente por consultores autorizados e, após a confirmação, o participante recebe orientações completas sobre logística, materiais e suporte pré-evento.

O formato presencial foi adotado para favorecer uma experiência mais completa, com atividades práticas e vivências que não podem ser reproduzidas da mesma maneira no ambiente virtual. 

“Cada participante pode sair desse encontro com uma nova visão de si mesmo, um plano de vida estruturado e ferramentas práticas para manter o crescimento após o evento”, conclui o diretor da FEBRACIS Rio de Janeiro.

Para ter acesso à lista de representantes oficiais e adquirir ingressos, basta acessar o Instagram: @febracisriodejaneiro 



Fórum de Equidade Racial tem líderes femininas na agenda

Fórum de Equidade Racial tem líderes femininas na agenda
Fórum de Equidade Racial tem líderes femininas na agenda

Kassie Freeman, CEO do African Diaspora Consortium (ADC, ou Consórcio da Diáspora Africana em português) e membro do conselho do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos, e Kim Archung, vice-presidente sênior de Assuntos Estudantis Globais do ADC e cofundadora do Coletivo BEE, estão confirmadas no Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2025, que será realizado em 17 e 18 de novembro, em São Paulo.

O evento reunirá autoridades do governo e do setor corporativo para debater a equidade racial, mudanças climáticas, neoindustrialização e desenvolvimento social.

Freeman dedica-se ao fortalecimento de laços econômicos, culturais e sociais entre as comunidades africanas e suas raízes, enquanto Archung atua em educação e na ampliação de oportunidades culturais, econômicas e artísticas para populações negras ao redor do mundo.

Raphael Vicente, diretor geral da organização idealizadora do fórum, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, afirma que a participação de Freeman e Archung traz uma perspectiva global, com profundo conhecimento sobre a diáspora africana, educação e o impacto das práticas de equidade racial em escala internacional.

“A presença delas, ambas ligadas ao ADC, sublinha a importância de conectar o debate local brasileiro com as discussões e as melhores práticas que estão sendo implementadas em outras partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos e em relação à África e o Caribe. É uma oportunidade para construir pontes de conhecimento e cooperação”, declara o executivo.

Em sua participação no evento, Freeman abordará temas como tendências, desafios e perspectivas da equidade racial no mercado global. Já Archung trará para o fórum a intersecção entre equidade racial e educação, discutindo também o papel das empresas no apoio a iniciativas educacionais e na formação de um fluxo de talentos diversos, desde a base.

“Archung deve enriquecer o debate ao explorar como a educação antirracista e centrada na cultura africana é fundamental para o desenvolvimento de lideranças e para a transformação social de longo prazo”, comenta o líder da iniciativa.

Para o idealizador do fórum, o público pode esperar contribuições que transcendem o diagnóstico, focando em soluções práticas e estratégicas de ação. Segundo ele, ambas as líderes podem abordar como a equidade racial se traduz em um imperativo de negócios, não apenas um tema de responsabilidade social corporativa.

“Elas trarão exemplos de como o ADC e outras instituições têm gerado impacto mensurável e também um apelo claro para que as empresas brasileiras e globais invistam na inclusão da diáspora africana, não apenas como uma questão de diversidade, mas como um motor de desenvolvimento econômico e social”, enfatiza o especialista.

O ADC atua como uma força de ligação, fomentando a colaboração acadêmica, mobilizando recursos e expertise para o desenvolvimento da diáspora africana globalmente, por meio da conexão de universidades e pesquisadores em todo o mundo. Além disso, influencia políticas e práticas que promovam a equidade racial em nível governamental, corporativo e da sociedade civil.

“A reunião de lideranças femininas negras como Kassie Freeman e Kim Archung é de vital importância em um cenário global de busca por mais diversidade e representatividade, por razões como visões interseccionais, já que trazem uma perspectiva que aborda não apenas a equidade racial, mas também a equidade de gênero, fundamental para entender a complexidade das desigualdades”, conclui  o diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Para mais informações, basta acessar: iniciativaempresarial.com.br/



Certificados digitais exigem controle e governança reforçada

Certificados digitais exigem controle e governança reforçada
Certificados digitais exigem controle e governança reforçada

Enquanto as pessoas possuem documentos físicos para fins de identificação na vida real, o mundo virtual também exige algo semelhante: os certificados digitais cumprem a função de uma "identidade online". Eles garantem que um indivíduo ou empresa é realmente quem diz ser ao assinar documentos, emitir notas fiscais, acessar sistemas do governo, entre outras tarefas.

Com o avanço da tecnologia, os certificados digitais se tornaram essenciais no dia a dia dos negócios, atuando como uma proteção contra fraudes, perdas financeiras e danos à reputação. No entanto, a preocupação deve ir além de apenas ter essas credenciais, afirma José Luiz Vendramini, sales account manager da Redtrust na América Latina.

"Um dos maiores desafios das empresas está em manter a visibilidade e o controle sobre o ciclo de vida dos certificados digitais. Muitas organizações armazenam os documentos de forma descentralizada, em computadores locais ou tokens, o que dificulta o controle de acessos, aumenta o risco de uso indevido e eleva a chance de expiração sem renovação", explica Vendramini. A companhia na qual ele atua é especializada na gestão de certificados digitais e chaves de acesso.

Além disso, a falta de governança e de processos padronizados faz com que departamentos diferentes utilizem certificados de maneira não rastreável, comprometendo a segurança e a conformidade com normas internas e regulatórias, alerta Vendramini.

"Outro ponto crítico é o crescimento do número de certificados em uso, impulsionado pela transformação digital. Sem uma ferramenta de gestão centralizada, a administração manual não consegue mais dar conta e se torna ineficiente e suscetível a falhas, o que pode gerar interrupções operacionais, riscos de fraude e impacto direto na reputação da empresa", complementa o executivo.

A fim de minimizar essas ameaças, empresas têm recorrido a soluções de gerenciamento de certificados digitais. Vendramini cita o exemplo da Redtrust para ilustrar o funcionamento desses sistemas.

"Temos uma solução que busca garantir que apenas usuários devidamente autorizados possam utilizar os certificados digitais, restringindo o acesso conforme perfis e funções. Além disso, registra logs detalhados de todas as ações, permitindo auditoria e rastreabilidade completa, essencial para evitar assinaturas indevidas ou fraudes internas", explica.

Com políticas de uso definidas e monitoramento em tempo real, o gerenciador impede que certificados sejam utilizados por colaboradores não autorizados ou por terceiros, reduzindo o risco de operações fraudulentas, emissão de notas fiscais falsas e assinaturas de documentos sem consentimento.

Além disso, os certificados são mantidos em um ambiente protegido, sem necessidade de exportação para dispositivos locais. Isso evita roubos, cópias ou compartilhamentos informais, práticas que frequentemente resultam em incidentes de segurança e comprometimento da identidade digital da empresa.

"A solução também realiza o acompanhamento da validade dos certificados, emitindo alertas de renovação antecipada. Isso previne o uso de certificados expirados ou revogados, que podem invalidar juridicamente transações e atrasar processos críticos", acrescenta Vendramini.

Os principais motivos que levam uma empresa a adotar esse tipo de solução são a necessidade de controle rigoroso e segurança nas operações, a agilidade proporcionada por um armazenamento centralizado e a possibilidade de uso remoto e simultâneo por diferentes usuários, independentemente da localização.

Diante de um mundo cada vez mais digitalizado e, consequentemente, com mais ameaças virtuais, Vendramini acredita que as soluções de gerenciamento de certificados serão cada vez mais adotadas. Vale lembrar que, entre 2025 e 2028, o mercado brasileiro de segurança da informação movimentará cerca de R$ 104,6 bilhões, segundo a Brasscom.

"Haverá ainda mais tecnologias desenvolvidas para oferecer alto nível de segurança, controle total e rastreabilidade sobre o uso de certificados digitais, elementos fundamentais para a conformidade com normas e regulamentações de seguranção da informação e outras políticas corporativas de proteção de dados e identidade digital", conclui Vendramini.

Para saber mais, basta acessar o site da Redtrust: https://redtrust.com/pt-br/



Alzheimer: exame de imagem ajuda a identificar mais cedo

Alzheimer: exame de imagem ajuda a identificar mais cedo
Alzheimer: exame de imagem ajuda a identificar mais cedo

Com o envelhecimento da população, aumentam as queixas de memória e a necessidade de avaliação médica. Exames de imagem do cérebro, como o PET amiloide, podem apoiar a identificação mais cedo de alterações relacionadas ao Alzheimer quando indicados, sempre em correlação com dados clínicos e outros exames.

Estimativas recentes indicam crescimento do contingente idoso e impacto das demências no sistema de saúde. O diagnóstico em fases iniciais é relevante porque existem tratamentos específicos que, em pessoas elegíveis, podem retardar a progressão da doença.

No Brasil, o envelhecimento populacional é nítido: pessoas com 65 anos ou mais já somam 10,9% da população, e o índice de envelhecimento alcançou 80 idosos para cada 100 crianças. Entre brasileiros com 60 anos ou mais, a estimativa de demência é de 8,5% — cerca de 1,8 milhão de pessoas —, com projeção de 5,7 milhões até 2050, de acordo com o Relatório Nacional sobre Demência (2024) do Ministério da Saúde.

Como o exame contribui

O PET amiloide é um exame de imagem que estima a carga de placas β-amiloides no cérebro. O laudo descreve os achados de captação conforme padrões de leitura reconhecidos e sua consistência com depósitos amiloides, sempre em correlação com história clínica, testes cognitivos e outros exames laboratoriais ou de imagem.

Quando não se observam achados compatíveis com depósitos significativos, a probabilidade de doença de Alzheimer como causa principal do quadro diminui no momento do exame; quando se observam achados compatíveis, a interpretação exige correlação clínica e, se indicado, biomarcadores adicionais para sustentação diagnóstica.

Quando pode ser considerado

Em geral, o exame é considerado em adultos com comprometimento cognitivo leve ou demência quando a causa permanece incerta após a avaliação inicial; em apresentações atípicas; e quando o resultado tem potencial de orientar a conduta. Não é indicado como triagem em pessoas sem sintomas.

"O PET amiloide, quando indicado, pode apoiar a identificação mais cedo do Alzheimer e orientar a conduta, em correlação com dados clínicos e outros exames", explica Renato Barra, médico nuclear da clínica IMEB.

Diretrizes e critérios de uso apropriado sugerem solicitar o exame quando o resultado puder de fato mudar os próximos passos — por exemplo, confirmar ou afastar Alzheimer, indicar novos exames ou ajustar o plano de acompanhamento, segundo a AUC 2025. Identificar a doença precocemente permite considerar terapias que podem reduzir a velocidade de progressão.

Como funciona na prática

Após a injeção do traçador, as imagens do cérebro são obtidas 60 a 90 minutos depois; a aquisição dura cerca de 10 minutos, com a cabeça estável. Em regra, não há necessidade de jejum ou suspensão de medicações.

Disponibilidade

O PET amiloide é oferecido por serviços especializados de medicina nuclear. Em Brasília, o exame encontra-se disponível no IMEB (Imagens Médicas de Brasília), mediante solicitação médica. Informações: imeb.com.br | (61) 3326-0033.



Infios e Amazon Web Services, Inc. (AWS) unem forças para transformar a execução da cadeia de suprimentos com a IA da Agentic

A Infios, líder global em execução inteligente da cadeia de suprimentos, anunciou hoje uma colaboração com a AWS para integrar agentes de IA generativa ao Infios Order Management (Infios OM). A parceria com o AWS Generative AI Innovation Center reforça a liderança da Infios na definição da próxima era da cadeia de suprimentos.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251103892020/pt/

A Infios OM serve como o cérebro da cadeia de suprimentos. Ele aborda a evolução das necessidades de velocidade e conveniência do cliente, expansão do canal viral e mudanças de demanda, enquanto orquestra a cadeia de suprimentos para garantir que cada promessa feita seja cumprida. Juntas, a Infios e a AWS estão reprojetando essa função principal com agentes de IA incorporados para simplificar a propriedade e aumentar a precisão do gerenciamento de pedidos. Com a tecnologia da IA generativa da AWS, incluindo o Amazon Bedrock e o Strands Agents, isso trará recursos empresariais para todos.

“Junto com a AWS, estamos redefinindo o que o gerenciamento de pedidos pode fazer pelos clientes”, disse Eugene Amigud, Chief Innovation Officer na Infios. “Estamos criando agentes inteligentes que agora detectam e resolvem proativamente anomalias durante o atendimento, reequilibram os pedidos nas redes e preveem os prazos de entrega antes que surjam problemas. O resultado é que nossos clientes terão uma orquestração simplificada do fluxo de trabalho para tornar cada pedido mais previsível, cada decisão mais inteligente e cada fluxo de atendimento mais conectado. Isso significa integração mais rápida para 3PLs, expansão dinâmica de canais para varejistas e a capacidade dos distribuidores de ficar à frente das interrupções de oferta e demanda.”

Com inovação intencional, a Infios e o AWS Generative AI Innovation Center identificaram oportunidades de automação agencial no gerenciamento de pedidos e atendimento. Com lançamento previsto para o início de 2026, a colaboração está focada na criação de fluxos de trabalho orientados por IA no Infios OM que:

  • Simplifique a integração e a configuração de fluxos de trabalho
  • Gere representações visuais que os especialistas podem revisar e refinar
  • Forneça detecção proativa de anomalias e resultados ideais

“A Infios está dando um passo ousado para transformar orquestração em inteligência”, disse Taimur Rashid, managing director AI innovation and delivery da AWS. “Juntos, estamos lançando as bases para fluxos de trabalho que aprendem, se adaptam e executam com a velocidade e a inteligência que as cadeias de suprimentos modernas exigem. Ao aproveitar os recursos de nuvem e IA da AWS, a Infios está permitindo cadeias de suprimentos que evoluem tão rápido quanto os mercados que atendem.”

Sobre a Infios

A Infios é líder global em execução inteligente da cadeia de suprimentos, tornando as cadeias de suprimentos incansavelmente melhores – todos os dias. Com um portfólio de soluções adaptáveis, capacitamos empresas de todos os tamanhos a simplificar as operações, otimizar a eficiência e gerar impacto mensurável. A Infios atende a mais de 5.000 clientes em 70 países, fornecendo tecnologias adaptáveis e inovadoras que evoluem com as mudanças nas necessidades de negócios. Nossa profunda experiência e compromisso com a inovação intencional ajudam as empresas a transformar as cadeias de suprimentos em uma vantagem competitiva, construindo resiliência e moldando um futuro mais sustentável. A Infios é uma joint venture do provedor internacional de tecnologia Körber e da empresa de investimento global KKR.

Para saber mais, visite www.infios.com.

Contato:
Informações para imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

Rodrigo Sodré, Vitória Andrade, Marinna Cortez, Janaina Leme e Vânia Gracio

infios@singcomunica.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE



Merz Aesthetics® introduz nova seringa BELOTERO® oferecendo maior precisão, conforto e facilidade de uso

Merz Aesthetics, a maior empresa mundial dedicada à estética médica, anunciou hoje o lançamento de uma nova seringa para sua marca líder de ácido hialurônico, BELOTERO®. A nova seringa foi projetada ergonomicamente para melhorar a experiência de tratamento, oferecendo maior precisão, conforto e facilidade de uso. Seu lançamento inicial será na Europa, e posteriormente extendido a outros mercados internacionais.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251102367242/pt/

“Como a primeira região a introduzir esta inovação antes de nossa expansão mundial, sinto orgulho de compartilhar este importante marco na história da BELOTERO® como líder confiável em tratamentos com ácido hialurônico”, disse Gonzalo Mibelli, Presidente na Região EMEA.

O que é BELOTERO®?

BELOTERO® é o primeiro e único tratamento biomimético com ácido hialurônico com gel de Matriz Polidensificada Coesiva (Cohesive Polydensified Matrix – CPM®), desenvolvido para imitar as características e o comportamento da pele e de suas camadas mais profundas. A marca apresenta um portfólio completo com soluções personalizadas para acentuar traços faciais, melhorar a qualidade da pele e reduzir os sinais de envelhecimento, com resultados naturais e duradouros. O BELOTERO® comemorou recentemente 20 anos de sucesso no mercado de estética, com mais de 18 milhões de seringas vendidas no mundo todo, uma verdadeira comprovação de seu legado.3

Design inteligente. Controle preciso.

“Desde uma perspectiva de design, a nova seringa BELOTERO® oferece estética e funcionalidade, sobretudo com sua excelente sensação tátil e adesão ergonômica nos dedos”, disse a Dra. Tatjana Pavicic, dermatologista certificada em Munique, Alemanha. “As superfícies de silicone antiderrapantes com código de cores exclusivo melhoram a experiência do usuário, ao facilitar a identificação, conforto ao profissional e estabilidade durante os procedimentos.”

Com um design patenteado desenvolvido exclusivamente para BELOTERO®, a nova seringa de alta qualidade, com a mesma fórmula confiável, tem destaque no mercado mundial com várias melhorias importantes, como:

  • Design ergonômico: A seringa redesenhada oferece uma adesão mais confortável, facilitando o manuseio durante os procedimentos.4
  • Precisão em todos os ângulos: Concebida para um desempenho consistente da seringa, ela se adapta a vários ângulos, proporcionando maior controle e estabilidade.
  • Melhor design de segurança: Um sistema Luer Lock integrado mantém a agulha firmemente presa, que favorece uma administração mais segura.

Validado clinicamente e reconhecido por especialistas.

“Estamos muito felizes que nossa nova seringa BELOTERO® já foi reconhecida por um grupo de usuários especialistas por prover o controle de volume, a adaptabilidade e o manuseio consistente que sabemos que nossos clientes e pacientes buscam”, disse Alexis Stern, Diretora Global de Marketing da Merz Aesthetics. “De fato, 93% dos usuários qualificaram a nova seringa BELOTERO® como algo fácil e intuitivo.”4

A nova seringa BELOTERO® será lançada começando com BELOTERO® Balance Lidocaine, BELOTERO® Soft Lidocaine e BELOTERO® Intense Lidocaine na Áustria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha, Portugal, Reino Unido, Irlanda e Malta, seguido por uma implementação gradual a nível internacional. Todos os produtos BELOTERO® com a seringa atual continuam seguros e eficazes para uso conforme indicado.

Sobre a Merz Aesthetics

A Merz Aesthetics é uma empresa de estética médica com uma longa história de capacitação de profissionais de saúde, pacientes e funcionários para que vivam cada dia com confiança. Nosso objetivo é ajudar pessoas de todo o mundo a se sentirem, parecerem e viverem como as melhores versões de si mesmas, seja qual for a definição de cada uma. Clinicamente comprovado, seu portfólio de produtos inclui produtos injetáveis, dispositivos e tratamentos para a pele, desenvolvidos para satisfazer as necessidades de cada paciente com altos padrões de segurança e eficácia. Sendo uma empresa familiar há mais de 115 anos, a Merz Aesthetics é conhecida por criar vínculos únicos com seus clientes, que são como família. A sede mundial da Merz Aesthetics se encontra em Raleigh, Carolina do Norte, EUA, com presença comercial em 90 países. Ela também faz parte do Merz Group, fundado em 1908 e com sede em Frankfurt, Alemanha. Saiba mais em merzaesthetics.com.

Considerações importantes sobre o tratamento com BELOTERO® Soft Lidocaine, BELOTERO® Balance Lidocaine e BELOTERO® Intense Lidocaine com ácido hialurônico

BELOTERO® Soft Lidocaine é um implante biodegradável injetável destinado ao preenchimento de linhas finas periorais. BELOTERO® Soft Lidocaine é um dispositivo sem finalidade médica definida. BELOTERO® Soft Lidocaine é indicado para injeção na derme superficial a média para o tratamento de linhas finas periorais.

BELOTERO® Balance Lidocaine é um implante injetável biodegradável indicado para o preenchimento de rugas e sulcos faciais, bem como para aumento labial. BELOTERO® Balance Lidocaine é um dispositivo sem finalidade médica definida. BELOTERO® Balance Lidocaine é indicado para injeção na derme superficial a média para o tratamento de sulcos nasolabiais, linhas de marionete, linhas periorais e comissuras orais. BELOTERO® Balance Lidocaine é indicado para injeção submucosa ou subcutânea para aumento labial.

BELOTERO® Intense Lidocaine é um implante injetável biodegradável destinado ao preenchimento de rugas e sulcos faciais profundos, bem comoàrestauração e aumento do volume dos tecidos moles. BELOTERO® Intense Lidocaine é um dispositivo sem finalidade médica definida. BELOTERO® Intense Lidocaine é indicado para injeção na derme profunda bem como no tratamento de sulcos nasogenianos e linhas de marionete. BELOTERO® Intense Lidocaine é indicado para injeção submucosa ou subcutânea para aumento labial.

Referências

  1. Nota de patente: WO 2005/085329 “Gel reticulado biocompatível”.
  2. Casabona G, et al. 2025, Congresso AMWC, Os géis de ácido hialurônico com matriz polidensificada coesiva (CPM-HA) demonstram adaptação biomimética do plano tecidual: Uma análise integrativa das propriedades físico-químicas.
  3. Dados em arquivo (aprovação CE).
  4. Dados em arquivo. Relatório de validação de alterações de projeto da Emergo 2021.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20251102367242/pt/2628543/19/BELOTERO_S1_LAUNCH_VIDEO_-_TO_POST_US-GLOBAL.mp4
Contato:
Contato com a mídia

Merz Aesthetics

Comunicação Corporativa Global

6501 Six Forks Road, Raleigh NC 27615

919-302-3296

media@merz.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Nova Regra do CFPB e Implicações nos Cassinos Online

WATERFORD, Irlanda, 4 de novembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Minimum Deposit Casinos (MDC), uma divisão do OneTwenty Group, divulgou hoje uma nova análise após a regra finalizada do Escritório de Proteção Financeira do Consumidor (CFPB) para supervisionar grandes provedores de carteira digital não bancárias e aplicativos de pagamento. A regra, que se aplicará a empresas que processam mais de 50 milhões de transações anualmente, traz grandes implicações sobre como os pagamentos de cassino on-line são gerenciados e regulamentados.

“O CFPB está transmitindo uma mensagem clara: os provedores de carteira digital devem atender aos mesmos padrões de proteção ao consumidor que os bancos”, declarou um porta-voz do MDC. “Para cassinos regulamentados que dependem desses canais de pagamento, isso significa requisitos de conformidade mais rigorosos, maior supervisão e uma ênfase renovada na segurança.”

Segundo o CFPB, as entidades recém-cobertas processam, coletivamente, mais de 13 bilhões de pagamentos de consumidores a cada ano. A agência visa reduzir fraudes, fortalecer as proteções de privacidade e garantir direitos de resolução de erros para consumidores que usam aplicativos e carteiras de pagamento digital. . Isso inclui muitas das ferramentas que os jogadores usam para depositar ou sacar fundos em plataformas de cassino regulamentadas.

“A sobreposição entre carteiras digitais e jogos não é mais marginal”, acrescentou o porta-voz. “Os maiores aplicativos são fundamentais para a forma como os jogadores fazem transações, sobretudo em cassinos de baixo depósito. Essa regra torna essencial que as operadoras examinem os parceiros de pagamento não apenas pela velocidade, mas por sua capacidade de atender aos padrões regulatórios de nível bancário.”

O comentário também destaca uma mudança mais ampla do setor em direção aos pagamentos Account-to-Account (A2A) alimentados pela infraestrutura de open banking. As transações A2A, que permitem transferências diretas entre o banco de um jogador e a conta do cassino, devem crescer significativamente em todo o mundo nos próximos dois anos.

“Isso é mais do que uma mudança de política – é um sinal para estratégias de pagamento preparadas para o futuro”, afirmou o MDC. “As operadoras que priorizam fluxos de pagamento seguros e auditáveis agora estarão mais bem posicionadas para competir à medida que o padrão de conformidade aumenta.”

O MDC incentiva as operadoras licenciadas e provedores de carteira digital a avaliar cuidadosamente a regra final do CFPB e seus potenciais efeitos na integração de pagamentos, segurança de dados e confiança do jogador.

Sobre o MDC
O Minimum Deposit Casinos (MDC), uma divisão do OneTwenty Group, é um portal global confiável que defende experiências de cassino on-line transparentes, licenciadas e em conformidade com os regulamentos. O MDC analisa e recomenda plataformas que atendem a altos padrões de KYC (Conheça Seu Cliente), jogo responsável e práticas de pagamento seguras.

E-mail de contato: jonathan@onetwentygroup.com


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WordPress é usado em 43% dos sites no mundo em 2025

WordPress é usado em 43% dos sites no mundo em 2025
WordPress é usado em 43% dos sites no mundo em 2025

O ano de 2025 prova que o WordPress ainda é uma das plataformas mais utilizadas no mundo para criação de sites. Um levantamento realizado pelo site W3Techs, especializado em análise de tecnologias da web, indica que o WordPress é utilizado em 43,2% de todos os sites da internet.

Os dados, atualizados em julho de 2025, reforçam a posição de destaque da plataforma, que surgiu voltada principalmente para blogs e hoje concentra diferentes tipos de sites e landing pages, de portfólios pessoais a portais de notícias.

Blogs mantêm relevância na era das redes sociais

Durante os anos 2000, os blogs foram um dos principais meios de produção de conteúdo digital, utilizados tanto por indivíduos quanto por empresas para divulgar ideias, serviços e notícias.

Contudo, estudos de marketing digital indicam que sites que mantêm blogs ativos recebem até 55% mais visitas em comparação com aqueles que não produzem esse tipo de conteúdo. Isso ocorre porque os mecanismos de busca tendem a valorizar materiais originais e aprofundados, que ajudam a responder dúvidas do público de forma estruturada.

Busca por confiabilidade e profundidade

Outro fator que contribui para o fortalecimento dos blogs é a saturação do conteúdo audiovisual. Pesquisas também indicam mudanças no comportamento do público após a pandemia, com maior interesse por conteúdos significativos e menos imediatistas. Em vez de interações rápidas em redes sociais, parte dos usuários passou a preferir artigos com início, meio e fim, que possibilitam compreensão mais ampla de determinados temas.

Neste sentido, práticas de consumo digital passaram a incluir iniciativas ligadas ao autocuidado, expressão e busca por conteúdos com maior profundidade, conforme publicado na SciELO Brasil.

Perspectivas para o futuro do conteúdo digital

Apesar da popularidade de novos formatos, o blog se mantém como ferramenta versátil de comunicação digital. O especialista Rahul Bansal, fundador e CEO da rtCamp, afirmou em entrevista ao WPBeginner que a plataforma continua relevante no cenário digital. Seja como diário pessoal, canal de notícias ou espaço de divulgação profissional, o blog ainda desempenha papel importante na construção de presença online.

O crescimento do WordPress e a permanência de plataformas voltadas para o conteúdo textual demonstram que o blog, longe de ser um formato obsoleto, permanece adaptável às transformações digitais e deve seguir como peça importante no futuro da internet.



Grandes hospitais cortam custos sem perder a qualidade de atendimento

Grandes hospitais cortam custos sem perder a qualidade de atendimento
Grandes hospitais cortam custos sem perder a qualidade de atendimento

Os hospitais privados brasileiros têm enfrentado uma pressão financeira que exige habilidade cirúrgica para manter o nível de atendimento. Somente no ano passado, cerca de R$ 5,8 bilhões em pagamentos foram retidos pelas operadoras de planos de saúde, o que corresponde a 15,89% do faturamento projetado dos hospitais, segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Esse cenário contribui para a sobrecarga de trabalho e alta rotatividade de profissionais.

Algumas instituições, no entanto, têm recorrido à inteligência de dados e redesenhos de processos para tornar suas operações mais eficientes e sustentáveis. Um dos maiores hospitais de São Paulo passou por um projeto de reestruturação, conhecido como capacity planning, conduzido pela INFORM, empresa do ecossistema Ekantika Saúde.

A empresa desenvolveu um diagnóstico de eficiência operacional que mede o nível de maturidade dos hospitais em diferentes áreas, como gestão assistencial, administrativa e financeira. Com o apoio de inteligência artificial (IA), que cruza dados já disponíveis nos sistemas hospitalares, o diagnóstico permite identificar gargalos críticos e propor oportunidades de melhoria que vão desde a organização de equipes até a redução de desperdícios financeiros.

“Com isso, foi possível organizar turnos e equipes de forma mais equilibrada, reduzindo sobrecarga e garantindo qualidade de atendimento. O projeto deu visibilidade inédita sobre onde estavam os gargalos e como corrigi-los”, explica Gabriel Roque, CEO da INFORM Brasil.

Ele ressalta que os ganhos vão além da economia. “Ao integrar algoritmos inteligentes de planejamento de equipes, os hospitais não apenas reduzem custos, mas conseguem dimensionar melhor recursos humanos e ampliar a qualidade assistencial, um benefício direto para pacientes”, afirma.

Já em uma grande rede hospitalar no Espírito Santo, o diagnóstico de eficiência operacional da Ekantika identificou oportunidades de melhoria significativas nos fluxos de admissão e faturamento. O estudo apontou que, com ajustes e unificação de processos, seria possível reduzir desperdícios de um hospital da rede em até 5% da Receita Operacional Bruta (ROB) — um impacto potencial estimado em aproximadamente R$ 2 milhões.

De acordo com Rodrigo Sato, diretor-executivo da Ekantika Saúde, a metodologia funciona como um “copiloto” das lideranças hospitalares. “É como na prática médica: construímos soluções personalizadas, conectando estratégia clínica, operação, tecnologia e gestão, a partir de um diagnóstico rigoroso e personalizado. Nosso foco é ajudar hospitais a quebrar o ciclo crônico de ineficiência e falta de visibilidade, que consome até R$ 13 bilhões por ano em desperdícios no setor”, explica.

A Ekantika Saúde tem atuado em grandes instituições do setor, como Dasa, Hospital Israelita Albert Einstein, Sírio-Libanês, A.C. Camargo, Hospital Care e Athena Saúde. Com os resultados conquistados, a Ekantika consolida sua posição no setor de saúde, apoiando hospitais a enfrentar os atuais desafios de gestão. “O futuro dos hospitais está em jogo, e acreditamos que eficiência é a chave para garantir não apenas sobrevivência financeira, mas também qualidade assistencial e inovação”, conclui Rodrigo Sato.

Sobre a Ekantika Saúde

A Ekantika Saúde é um ecossistema que integra dados, tecnologia, gestão e pessoas. Atua junto a grandes hospitais brasileiros para melhorar produtividade e reduzir desperdícios ao longo de toda jornada do paciente e no ciclo da receita hospitalar.



NR-1: capacitação é chave contra riscos psicossociais

NR-1: capacitação é chave contra riscos psicossociais
NR-1: capacitação é chave contra riscos psicossociais

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou o prazo para adequação à Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece as disposições gerais de segurança e saúde no trabalho. Mais do que um adiamento, a medida acende um alerta sobre a necessidade crítica de as empresas se capacitarem, especialmente para gerir os riscos psicossociais no ambiente laboral.

A atualização da norma-base impacta todos os setores, introduzindo uma ênfase significativa na gestão de riscos ocupacionais, que agora inclui de forma explícita a avaliação e o controle de fatores que afetam a saúde mental dos trabalhadores. Isso abrange a prevenção de estresse crônico, assédio moral, síndrome de burnout e outros agravos psicossociais, que são grandes causadores de afastamentos e redução da produtividade.

Segundo especialistas, a prorrogação é uma oportunidade para ir além do compliance e construir uma cultura de prevenção sólida. "A NR-1 exige que as empresas façam a gestão dos riscos psicossociais, garantindo um ambiente de trabalho mentalmente saudável. Ela deixa claro que a capacitação deve preparar empregadores e trabalhadores não apenas para riscos físicos, mas também para identificar e mitigar os riscos psicossociais", destaca Caroline Zimmermann, técnica em segurança no trabalho e pedagoga especialista em educação a distância do INBRAEP. "Isso exige que as empresas revisem seus cronogramas de treinamento para incluir essa dimensão crucial da saúde ocupacional", complementa.

Publicação recente da Fundacentro alerta que ações superficiais direcionadas aos adoecimentos mentais relacionados ao trabalho são insuficientes e defende a implementação de medidas estruturais nas organizações. Segundo ela, a adoção dessas práticas está associada à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Para atender a essa demanda, o mercado de capacitação já oferece cursos alinhados às novas diretrizes. O INBRAEP, por exemplo, estruturou seu curso da NR-1 para contemplar a gestão integrada de riscos, com módulos específicos sobre saúde mental no trabalho, políticas de prevenção ao assédio e técnicas para promover um ambiente psicologicamente seguro.

O INBRAEP é uma instituição de treinamentos de segurança e saúde no trabalho que oferece cursos online reconhecidos nacionalmente. Seus programas são constantemente atualizados para atender à legislação, com foco em capacitar empresas e trabalhadores para os desafios contemporâneos, incluindo a gestão de riscos psicossociais.



BRB leva inclusão financeira à Paraíba e ao Tocantins

BRB leva inclusão financeira à Paraíba e ao Tocantins
BRB leva inclusão financeira à Paraíba e ao Tocantins

Uma parceria inédita entre a Tecban – empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema financeiro do país mais eficiente e inclusivo – e o BRB (Banco de Brasília) foi firmada para a instalação de terminais Banco24Horas compactos, conhecidos como Atmo, nos estados do Tocantins e da Paraíba. Com objetivo de garantir o acesso dos servidores públicos ao pagamento de salários, após o BRB vencer as licitações estaduais das folhas de pagamento, a iniciativa também promove desenvolvimento local por meio da democratização de diversos serviços financeiros. Até o momento, 58 terminais foram instalados.

Os dispositivos estão sendo posicionados em pontos comerciais estratégicos, como mercados e farmácias, permitindo a realização de saques, consulta de saldo, extrato, pagamentos e até recargas de celular e TV. Com isso, a solução oferece conveniência aos clientes e reforça o compromisso da Tecban e do Banco com a inclusão financeira em regiões com pouca infraestrutura bancária.

Além de democratizar o acesso da população a serviços financeiros, a solução promove o desenvolvimento econômico local, uma vez que os moradores e trabalhadores dispensam o deslocamento para cidades vizinhas na hora de realizar suas transações e compras. “A parceria com o BRB para a gestão dos equipamentos compactos reforça o nosso compromisso com a presencialidade e a democratização do acesso bancário, de Norte a Sul do país. É motivo de orgulho estarmos ao lado do BRB, viabilizando essa integração maior da instituição com seus usuários e, ainda, beneficiando a economia local e a população como um todo”, afirma Karine Barros, diretora Comercial e de Produtos da Tecban.

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, avalia que a parceria com a Tecban reforça a estratégia de aproximação entre o banco e o cliente por meio de tecnologia e de soluções inovadoras. “O Banco24Horas compacto é essencial para garantir capilaridade, viabilizando a presença do BRB em localidades que demandam atendimento de qualidade. Essa iniciativa fortalece nosso compromisso de apoiar o desenvolvimento regional ao mesmo tempo em que assumimos a principalidade dos clientes”, disse.

Gestão integrada de autoatendimento

Os Atmos são envelopados com a identidade visual do BRB, e contam com a interface, o suporte e o monitoramento 24×7 do Banco24Horas. Desta forma, os clientes do Banco de Brasília, assim como de outras instituições financeiras, incluindo cooperativas e fintechs, podem utilizar esses equipamentos e serviços ofertados.

O Banco24Horas compacto também desempenha compromisso com o meio ambiente, tendo em vista o tamanho do dispositivo, pesando apenas três quilos, bem como o modelo de instalação e operação. Há também redução de recursos naturais e na pegada de carbono. Com isso, a companhia evitou a emissão de 434 toneladas de CO² em 2024.

Neste novo modelo de negócio, a Tecban se posiciona como uma parceira estratégica na gestão integrada do autoatendimento, sempre com ampla infraestrutura, tecnologia e segurança. Essa estratégia está em linha com a necessidade do BRB de estar perto de cada um dos seus 9,6 milhões de clientes distribuídos por 97% do território nacional.

Atendimento à imprensa Tecban: tecban@inpresspni.com.br 

Ana Paula Vieira – (11) 9 5711-9588 

Kennya Gava – (27) 9 9986-6147 

Lara Paulon – (11) 98807-7961



Empresas brasileiras modernizam a supply chain com IA

Empresas no Brasil estão integrando IA em suas operações de supply chain para aumentar a eficiência, a agilidade e a visibilidade em toda a produção e logística, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia focada em IA.

O relatório ISG Provider Lens® Supply Chain Services 2025 para o Brasil revela que as organizações brasileiras estão implementando rapidamente uma série de ferramentas digitais emergentes, frequentemente incluindo Inteligência Artificial Generativa (GenAI), para modernizar os processos de planejamento, compras e logística. Essa tendência reflete um esforço mais amplo para integrar a gestão tradicional da supply chain com soluções digitais integradas que permitem a tomada de decisões em tempo real e a otimização do desempenho.

“As empresas brasileiras estão migrando de operações fragmentadas na supply chain para ecossistemas de cadeia totalmente digitais”, disse Bob Krohn, sócio da ISG na área de manufatura. “Elas querem sistemas flexíveis que combinem insights da GenAI com execução prática para melhorar a capacidade de resposta e reduzir custos.”

Empresas em todo o Brasil estão incorporando a Inteligência Artificial Generativa (GenAI)àgestão da supply chain para tornar as previsões mais precisas, automatizar fluxos de trabalho rotineiros e aprimorar o controle de estoque, segundo o relatório. Essas tecnologias estão sendo aplicadas em áreas como planejamento de demanda, compras ágeis, análise de manufatura e coordenação logística, ajudando as organizações a obter resultados mais rápidos e precisos. Como resultado, os projetos estão alcançando maiores taxas de sucesso na implementação e ciclos de entrega mais curtos, contribuindo para ganhos operacionais mensuráveis.

A modernização das operações da supply chain exige cada vez mais roteiros digitais abrangentes que unifiquem a estratégia tradicional com novas estruturas tecnológicas, afirma a ISG. As empresas estão adotando abordagens digitais integradas para a supply chain, que proporcionam maior eficiência, insights mais profundos e melhor colaboração com fornecedores. Essa mudança exigiu investimentos em gestão de mudanças e preparação da força de trabalho,àmedida que as organizações trabalham para alinhar sua cultura e habilidades com as ferramentas modernas.

Nos últimos anos, as empresas brasileiras têm se concentrado mais em práticas de supply chain circular, aumentando a demanda por serviços relacionados, segundo o relatório. Eventos locais e globais, como a COP30, conferência sobre mudanças climáticas que acontecerá no Brasil, contribuem para essa crescente conscientização e para o desejo dos fornecedores de promover as melhores práticas no mercado. A convergência dos conceitos da supply chain circular com as metas ambientais, sociais e de governança (ESG) está impulsionando ainda mais esse movimento. As empresas brasileiras também estão implementando soluções de gestão de transporte em escala cada vez maior, principalmenteàmedida que essas plataformas se tornam mais robustas, confiáveis ​​e integradas aos sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), afirma a ISG.

“Empresas de sucesso no Brasil estão reconhecendo que a tecnologia por si só não é suficiente para tornar as supply chains mais eficientes e resilientes”, disse Sidney Corrêa Nobre, autor principal do relatório. “Elas estão trabalhando com fornecedores de serviços para combinar soluções digitais consolidadas com profissionais experientes que possam sustentar a inovação na supply chain.”

O relatório também explora outras tendências que afetam o mercado de supply chain do Brasil, incluindo a expansão dos portfólios de serviços de terceirização de processos de negócios (BPO) da supply chain e o crescente interesse em metodologias como a supply chain digital integrada.

Para obter mais informações sobre os desafios relacionadosàsupply chain enfrentados por empresas no Brasil, além das recomendações da ISG para superá-los, consulte o ISG Provider Lens® Focal Points briefing aqui.

O relatório ISG Provider Lens® Supply Chain Services 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 39 fornecedores em quatro quadrantes: Supply Chain Operations Modernization Services, Supply Chain BPO Services, Circular Supply Chain Services e Supply Chain TMS Implementation Services.

O relatório nomeia a Accenture e a Deloitte como Líderes em todos os quatro quadrantes. Nomeia a EY e Peers como Líderes em três quadrantes cada, e a Exed Consulting e a TCS como Líderes em dois quadrantes cada. IBM, ILOS, Sequor e Stefanini são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Alvarez & Marsal, Exed Consulting, ILOS, Peloton, TCS, Wipro e Xcelis Solutions foram nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro”, segundo a definição da ISG — em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis em Accenture.

Na área de customer experience, a Wipro foi nomeada a ISG CX Star Performer global de 2025 entre os Supply Chain Services. A empresa obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, que faz parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

O relatório ISG Provider Lens® Supply Chain Services de 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens® Research

A série de pesquisas ISG Provider Lens® Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens®, visite esta página da web.

Sobre a ISG

A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA ​​para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.

Contato:
Press Contacts:

Laura Hupprich, ISG

+1 203-517-3100

laura.hupprich@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Contato: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE



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