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Comunidades descendentes de imigrantes serão homenageados na Alesp

Representantes de comunidades descendentes de imigrantes serão homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 4 de setembro, às 19h. A cerimônia é promovida pelo Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre).

A Homenagem às Personalidades das Comunidades será prestada a membros de 10 Comunidades participantes, em Sessão Solene a convite do presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, do proponente Deputado Estadual Delegado Olim, e do presidente do CONSCRE, Gabriel Sayegh, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Os homenageados serão: Sociedade Beneficente Alemã (Comunidade Alemã), Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos (Comunidade Árabe), Dra. Kenarik Boujikian (Comunidade Armênia), Profa. Aspasia Papazanakis (Comunidade Grega), Miss. Gianfranco Mellino (Comunidade Italiana), Sr. Hiroshi Shimuta (Comunidade Japonesa), Profa. Fany Cogan Barocas (Comunidade Judaica), Dr. Jamal Suleiman (Comunidade Palestina), Pe. Irmano Borsatto (Comunidade Paraguaia) e Dr. Renato Afonso Gonçalves (Comunidade Portuguesa). Após a entrega das placas, haverá apresentação cultural e gastronômica de diversos países no Hall Monumental da Alesp.

O presidente do Conscre, Gabriel Sayegh, ressalta a importância da iniciativa. “É um ato solene de reconhecimento ao trabalho dessas Comunidades e que tem como padrinho o Deputado Delegado Olim, que muito tem nos apoiado”, informa.

Sobre o Conscre

O Conscre é um Conselho de Comunidades, de natureza permanente e deliberativa no âmbito de suas competências, criado pela Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através da Resolução nº 817, de 22 de novembro de 2001, com intuito de fomentar uma maior integração entre as comunidades descendentes de estrangeiros, atualmente residindo no Estado de São Paulo.

Idealizado pelo então Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Walter Feldman, o Conselho tem objetivo de integrar, socializar e amparar organizadamente os trabalhos comunitários de diversas nacionalidades residentes no estado de São Paulo, possibilitando assim, uma integração maior com os diversos órgãos públicos.

Atualmente, o Conselho conta com o apoio de 18 comunidades estrangeiras: alemã, árabe, argentina, armênia, boliviana, chilena, chinesa, espanhola, grega, italiana, japonesa, judaica, moldova, palestina, paraguaia, peruana, portuguesa e russa.

“Vindos de todas as partes do mundo, das mais diversas etnias, raças, cor ou religião, essas pessoas foram muito bem acolhidas e tornaram este país sua nova pátria, integrando-se, criando seus filhos e, de alguma forma, colaborando para a formação deste nosso Brasil. Por meio do Conscre, reunimos esses agora novos brasileiros, desenvolvendo atividades que mantêm vivas suas tradições e cultura, visando a preservar suas origens, promovendo a pluralidade cultural, desenvolvendo e integrando a solidariedade dos povos aqui presentes de uma forma fraterna, enaltecendo o privilégio de poderem aqui viver, sempre muito gratos a este país maravilhoso, do qual todos muito se orgulham”, explica o presidente Gabriel Sayegh.

Atuação pela diversidade cultural

Entre os eventos organizados pelo Conscre, além da Homenagem às Personalidades das Comunidades, estão a OCRE, Olimpíada das Comunidades de Raízes Estrangeiras, na qual se disputam jogos de salão, e o Festival das Comunidades Estrangeiras, evento com barracas gastronômicas das comunidades e apresentações culturais, executado na área externa da ALESP.



Incorporadora lança condomínio vertical em São Pedro da Aldeia (RJ)

A BRZ Empreendimentos anuncia o pré-lançamento do seu primeiro condomínio vertical em São Pedro da Aldeia (RJ), na Região dos Lagos. O Portal Vila dos Ventos deve gerar R$ 110 milhões em vendas, o que representa 12% da receita da construtora, que deve atingir os R$ 913 milhões de faturamento até o final do ano. O empreendimento vai reunir 448 unidades, lazer de clube com mais de 15 itens dedicados ao descanso e entretenimento, além de um aplicativo específico para os moradores.   

Em mais de 24 mil metros quadrados, o projeto está localizado no bairro Nova São Pedro, ponto estratégico da cidade. A região, que fica no litoral do Rio de Janeiro, possui opções de turismo histórico-cultural e contato com áreas verdes. O condomínio está à cerca de duas horas de distância da capital e a menos de 1 quilômetro da Rodovia RJ-140, que liga São Pedro a Cabo Frio, Búzios e à Região dos Lagos.   

O Portal Vila dos Ventos é voltado às faixas de renda acima de R$ 6 mil e incluirá unidades garden com varanda e suíte de até 101,7 m²; apartamentos Garden com varanda de até 111,8 m²; unidades com suíte e varanda de até 53,5 m²; e apartamentos sem suíte e com varanda de até 50,8 m². Serão sete torres com oito pavimentos cada e oito unidades por andar, todas com dois quartos. Como marca da BRZ, o empreendimento busca facilitar o dia a dia e possui áreas de lazer para todas as idades. 

O empreendimento é feito em parceria com a Housi. A startup é responsável pelo AppSpace, plataforma que auxilia o acesso de moradores a serviços dentro e fora do condomínio, como bike e carro compartilhados e vending machine com produtos para pet, de farmácia, adega e conveniências.   

“O Portal Vila dos Ventos é mais um condomínio da BRZ para quem busca oportunidade de investimento. No pico da obra, a previsão é gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos”, ressalta Vinicius Diniz, Superintendente da BRZ no estado do Rio de Janeiro.   



Raciocínio lógico pode se desenvolver com estímulos diversos

O desenvolvimento do raciocínio lógico é uma busca constante, pois sua relevância vai além do âmbito acadêmico e profissional, estendendo-se às atividades do dia a dia. A capacidade de pensar de maneira clara, coerente e consistente é fundamental para resolver problemas e tomar decisões. Este aspecto se torna especialmente relevante em um mundo em constante evolução. Felizmente, a ciência tem oferecido insights sobre como cultivar essa habilidade, demonstrando que o raciocínio lógico pode ser enriquecido por uma série de estímulos.

A pesquisa “Individual Differences in Reasoning: Implications for the Rationality Debate?“, conduzida por Keith E. Stanovich, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Psicologia da Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que o raciocínio lógico não é apenas uma característica intelectual abstrata, mas um fator que impacta nas escolhas diárias e tomadas de decisões. Os dados apontam ainda para a relevância do desenvolvimento do pensamento lógico para aprimorar a capacidade de analisar informações e fazer escolhas racionais, independentemente do contexto.

Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon, compartilha insights sobre aprimorar essa habilidade. Ela ressalta que existem inúmeras maneiras de treinar o raciocínio lógico, não apenas para crianças, mas também para manter adultos mentalmente ativos ao longo da vida. Um dos métodos indicados é a promoção da leitura, que amplia vocabulário e gramática. “Livros proporcionam um terreno fértil para estimular a criatividade e a imaginação, além de construir opiniões e adquirir conhecimento do mundo”, conta.

A especialista conta ainda que os primeiros anos de vida oferecem uma janela crítica para moldar a capacidade lógica. Introduzir exercícios mentais desde cedo, seja por meio de jogos como o xadrez, aprender novos idiomas como o inglês – que se tornou uma parte integrante do cotidiano – ou resolver problemas matemáticos, estabelece alicerces sólidos.

Ainda segundo Mariana, uma estratégia que vale ser aplicada é a busca por atividades saudáveis, que contribuam para que o cérebro permaneça jovem por mais tempo e tenha um alto raciocínio. “Aqui valem os exercícios físicos, que melhoram o fluxo sanguíneo, uma dieta balanceada, que colabora para que os neurônios vivam mais e, por fim, ter uma boa noite de sono, para que o cérebro funcione com agilidade e mantenha a concentração e o raciocínio lógico”, detalha.

É essencial destacar, de acordo com a psicopedagoga, que o equilíbrio é fundamental. Incorporar essas práticas na rotina ajuda a manter o cérebro ativo e engajado, mas é igualmente vital dedicar tempo ao descanso e relaxamento.



Faculdade oferece bootcamp de carreira internacional online e gratuito

A Faculdade Sirius oferece gratuitamente, durante todo o mês de setembro, um bootcamp online e assíncrono com dicas para quem quer dar os primeiros passos na carreira internacional e trabalhar remotamente. O curso prático e introdutório tem duração total de 5 horas e será ministrado por quatro professores, cada um abordando um viés diferente referente ao tema.

A trilha é composta por quatro aulas gravadas – que pretendem abordar diferentes áreas da carreira internacional em ciência de dados, desde como se candidatar a vagas remotas e receber o seu salário, até ferramentas e pensamento orientado a dados – e um bootcamp ao vivo com Rafaela Herrera, COO e cofundadora da Faculdade Sirius e ganhadora do prêmio Forbes Under 30. 

Os professores 

O bootcamp conta com professores brasileiros e estrangeiros que trazem um olhar diversificado para a questão. Vinicius Dacal, fundador da comunidade Trabalho Remoto no Exterior e software developer trabalhando para empresas fora do Brasil há mais de 5 anos, trará o tema “Como Ganhar em Dólar sem sair do Brasil”. “Como construir uma carreira global e remota com ciência de dados” (conteúdo em inglês) será a temática da aula ministrada por Farshad Fahimi, estrategista e arquiteto de IA. Fahimi trabalha em Berlin e dá dicas sobre ferramentas e pensamento orientado a dados. 

Os outros dois assuntos tratados durante a trilha são: “Dos and don’ts na hora de escolher um trabalho remoto”, com Tammy Silva que ensina a conquistar o seu primeiro emprego ganhando em dólares. Tammy também faz uma curadoria semanal de vagas no seu perfil do LinkedIn, gratuitamente. E “Hacks para dar os primeiros passos na sua carreira remota”, com Laura Oliveira, que é professora da Faculdade Sirius e foi de investment sales para recrutamento. Hoje, Laura ajuda brasileiros a se prepararem para processos seletivos focados na área de tecnologia.

O fenômeno do trabalho remoto

A consolidação do home office e as mudanças nas leis trabalhistas, como as que permitiram o trabalho híbrido, foram responsáveis pelo aumento exponencial no número de profissionais brasileiros que trabalham para o exterior, que mostrou um crescimento de 491% no período entre 2020 e 2022, segundo o portal InfoMoney. “O fenômeno do trabalho remoto redefiniu a maneira como encaramos o equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, finaliza Arnobio Morelix, CEO da Faculdade Sirius

Sobre a Faculdade Sirius

A Faculdade Sirius foi nomeada uma das 15 startups mais promissoras da América Latina pela Forbes Magazine e ranqueada como uma das 100 melhores edtechs do continente pelo Holon IQ Global Summit na Cidade do México. Com escritórios no Vale do Silício (Califórnia, EUA) e em Belo Horizonte (MG). A edtech recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) em 2022.



Linhas de crédito têm pequena redução com a nova taxa Selic

O Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central optou pela redução da taxa Selic de 13,75% para 13,25% ao ano em razão da melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos.

Esse foi o primeiro corte da taxa básica de juros após longos três anos, pois a última queda havia acontecido em agosto de 2020, em meio à fase mais aguda da pandemia de Covid-19, quando a taxa Selic caiu de 2,5% para 2% ao ano.

“A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC – Banco Central para controlar a inflação. O nome da taxa vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que nada mais é que uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo BC”, explica Rodrigo Salim, especialista financeiro com mais de 15 anos de experiência em empresas do segmento, graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pelo INSPER/IBMEC.

Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Quando ela sobe, os juros cobrados ficam mais altos, desestimula o consumo e favorece a queda da inflação. Já o contrário, quando cai, tomar dinheiro emprestado fica mais barato e isso estimula o consumo.

O que muda nos financiamentos, empréstimos e cartão de crédito?

A queda de 0,5% na taxa Selic altera pouco o juro médio, de acordo com a Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. De acordo com a associação, o juro para as pessoas físicas passará de 126,23% para 125,22% ao ano. Já para as pessoas jurídicas, a taxa média sairá de 62,21% para 61,46% ao ano.

Alguns exemplos:

  • Financiamento de um bem de consumo de R$ 1,5 mil em 12 prestações, o comprador desembolsará R$ 0,81 a menos por prestação e R$ 9,73 a menos no valor final com a nova taxa Selic;
  • Cheque especial: o cliente que entrar no limite em R$ 1 mil por 20 dias pagará R$ 0,27 a menos;
  • Na utilização de R$ 3 mil do rotativo do cartão de crédito por 30 dias, o cliente gastará R$ 1,20 a menos.
  • Um empréstimo pessoal de R$ 5 mil por 12 meses cobrará R$ 1,24 a menos por prestação e R$ 14,89 a menos após o pagamento da última parcela.
  • Um empréstimo de R$ 3 mil em 12 meses numa financeira sairá R$ 0,41 mais barato por prestação e R$ 4,87 mais barato no total.
  • No financiamento de um automóvel de R$ 40 mil por 60 meses, o comprador pagará R$ 11,32 a menos por parcela e R$ 679,10 a menos no total da operação.

Independentemente de qual for a taxa Selic, para quem está pensando em contratar uma linha de crédito, é importante saber que é possível escolher entre muitas opções, como um empréstimo consignado, crédito pessoal, entre outros, que servem para as mais diversas necessidades. “Antes de tomar a decisão de contratar algum serviço financeiro, é fundamental conhecer e entender bem a rede de correspondente bancário, que entregue confiança e solidez, por exemplo”, diz Salim.

É importante também saber como é essa rede, se é composta por um ou centenas de parceiros de negócios em todo o país, incluindo regiões com baixa presença bancária, oferecendo a mais ampla gama de produtos de crédito, consórcios e seguros exclusivos, customizando soluções para todos os públicos.

“É importante ter em mente que empréstimos são dívidas, portanto sua contratação só é recomendada caso tenha um objetivo definido. Dessa forma, evita-se débitos desnecessários para seguir com a vida financeira em ordem”, finaliza o especialista financeiro.



EJA: modalidade destinada a adultos tem baixa procura

O número de matrículas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) diminuiu 21,8% entre 2018 e 2022, chegando a 2,8 milhões no ano passado. A informação integra o Censo Escolar da Educação Básica 2022, realizado pelo MEC (Ministério da Educação), Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Deed (Diretoria de Estatísticas Educacionais).

De acordo com o levantamento, a queda no último ano foi de 6,3%, ocorrendo de forma desigual nas etapas de nível fundamental e de nível médio, que apresentaram redução de 1,9% e 12,5% respectivamente.

O Censo também mostra que, na EJA de nível fundamental, 72,3% das matrículas estão concentradas na rede municipal, enquanto as redes estadual e privada detêm 23,3% e 4,4% das matrículas, respectivamente. Na EJA de nível médio, por sua vez, a rede estadual é responsável por 86,3% das matrículas, bem à frente da rede privada e da municipal, com 10,7% e 2,1%. Já a EJA de nível fundamental concentra proporcionalmente o maior número de matrículas na zona rural (29,3%).

Entre outros dados, a pesquisa revelou que a EJA é composta, de forma predominante, por estudantes com menos de 30 anos, que representam mais da metade (50,3%) das matrículas. Nesse caso, os alunos do sexo masculino são maioria (55,0%). As matrículas de estudantes acima de 30 anos, por outro lado, são compostas em maior parte pelo sexo feminino (58,9%).

Vitoriano Santana, diretor da Nobel Educação – centro de formação e educação profissional que oferece supletivo EJA -, observa que, legalmente constituída no Brasil em 1996, a EJA, apesar de ter quase 30 anos e ter ajudado muitas pessoas que não estudaram na idade escolar apropriada, tem como desafio basilar alcançar as mais de 69,5 milhões de adultos (51,2%) que não terminaram o ensino básico.

“Nesse panorama, a modalidade on-line será fundamental e essencial para reverter esses números e habilitar o maior número de adultos no Brasil ao universo acadêmico através da conclusão dos estudos”, afirma Santana.

Educação a distância é alternativa para EJA

O diretor da Nobel Educação destaca que a vida adulta é cercada de compromissos e obrigações e, sendo assim, pouco tempo sobra para os estudos. “Apesar disso, é sabido que a conclusão do ensino básico é de fundamental importância para o mercado de trabalho, faculdade, concursos públicos e outros”.

Na visão de Santana, diante dos desafios cotidianos, o Supletivo EJA é uma alternativa para quem tem pouco tempo e deseja terminar os estudos e seguir em frente. “Isso porque na EJA o tempo de estudos é reduzido e pode acontecer de forma on-line”, pontua. “Além disso, o Supletivo EJA tem a mesma validade da escola regular e conta com um conteúdo apropriado para quem deixou de estudar há muitos anos”, completa.

Para mais informações, basta acessar: https://supletivo.cursosnobel.com.br/



Canva Comemora 10 Anos Capacitando o Mundo para o Design

Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, comemora hoje o aniversário de 10 anos dos co-fundadores Melanie Perkins, Cliff Obrecht e Cameron Adams, ao lançar a Canva com a ambiciosa missão de capacitar o mundo para o design.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230828887421/pt/

Canva opened its new London office in May 2023. (Photo: Business Wire)

Canva opened its new London office in May 2023. (Photo: Business Wire)

Embora tudo tenha iniciado humildemente em torno de uma mesa em Perth, na Austrália, a Canva cresceu e agora conta com uma equipe com mais de 4.000 empregados em oito campi. Com uma década desde sua criação, a Canva emergiu como pioneira na categoria de comunicação visual para o mercado de massa e agora é sinônimo de design rápido e fácil. Mais de 135 milhões de pessoas usam a plataforma Canva todos os meses e, juntas, criaram mais de 17 bilhões de designs.

Desde apresentações até documentos, vídeos e sites, hoje, mais de 200 novos designs são criados na Canva a cada segundo. O crescimento da empresa continua acelerando, tendo acrescentado mais de 45 milhões de novos usuários mensais nos últimos 12 meses, um número que originalmente demorava oito anos para alcançar. A Canva entra em sua segunda década com mais de US$ 1,5 bilhão em receita anualizada e um histórico de lucratividade de seis anos.

“Estamos extremamente orgulhosos de marcar este momento histórico, sendo apenas o início. Capacitar todo o mundo para o design vem sendo nossa missão na última década e isto continua tão crucial como era quando lançamos a Canva pela primeira vez em 2013”, disse a Co-fundadora e Diretora Executiva da Canva, Melanie Perkins. “Temos muita sorte de ter tido o suporte e contribuições de milhões de pessoas que deram formaàjornada da Canva, desde nossos primeiros investidores e aqueles que se unem a nós hoje para nossa próxima fase de crescimento, até nossa incrível comunidade mundial e equipe que cria magia todos os dias.”

Em particular, nos últimos dois anos, a Canva expandiu sua presença com rapidez entre empresas e locais de trabalho. A empresa agora conta com marcas como Zoom, FedEx, Starbucks e Salesforce como clientes empresariais que usam a plataforma de comunicação visual da Canva para gerenciar e escalonar marcas internacionais. Este rápido crescimento na demanda é evidenciado pelos mais de um milhão de pessoas que agora incluem a Canva como uma habilidade central em seu perfil do LinkedIn, um número que aumentou 72% ano após ano.

Construindo um nome familiar de US$ 40 bilhões

A Canva foi lançada há quase uma década com a meta de pegar um ecossistema de design fragmentado, ao integrar tudo em uma página simples e o tornar acessível a todo o mundo. A Co-fundadora e Diretora Executiva da Canva, Melanie Perkins, teve a ideia da Canva pela primeira vez enquanto estudava na Universidade da Austrália Ocidental em Perth, Austrália, e ensinava programas de design a seus colegas.

Após perceber que os alunos lutavam para usar ferramentas atuais do mercado, Melanie, ao lado de Cliff Obrecht (agora Diretor de Operações da Canva), lançou a Fusion Books, que pegou a ideia de uma ferramenta de design simples e a aplicou ao nicho de mercado de anuários escolares. Durante um período de cinco anos, a Fusion Books cresceu e se tornou a maior empresa de anuários da Austrália, se expandindo para França e Nova Zelândia. Sempre ciente que a tecnologia que desenvolveram poderia ser aplicada de modo mais amplo, Melanie, Cliff e agora o Diretor de Produtos da Canva, Cameron Adams, decidiram levantar fundos antes de lançar oficialmente a Canva em 2013.

Em 2021, após alcançar diversos marcos com valor duradouro, incluindo uma série de aquisições estratégicas com sede na Europa e 75 milhões de usuários mensais, a Canva se tornou uma das empresas privadas de software mais valiosas do mundo, com sua avaliação disparando de U$ 6 bilhões a US$ 40 bilhões em menos de 18 meses.

Uma década capacitando o mundo para o design

Tendo uma década em sua jornada e com o lançamento de seu Visual Suite (conjunto visual) e AI tools (ferramentas de IA) agora sob seu controle, a Canva agora é a única plataforma de comunicação visual completa do mundo. Criadores individuais, escolas, organizações sem fins lucrativos e locais de trabalho adotaram o poder do design simples, das fotos, dos recursos de cooperação, vídeos e da IA para se destacarem em um mundo cada vez mais visual.

A facilidade de uso, a natureza de cooperação e a amplitude do conjunto de produtos da Canva propiciaram uma maior adoção em todo o mundo, com o uso no local de trabalho crescendo em uma ampla gama de profissões e setores, incluindo 85% das empresas Fortune 500.

A empresa também avançou em direção a sua missão mais profunda, a qual se refere como um Plano de Duas Etapas: a primeira etapa é construir uma das empresas mais valiosas do mundo, e a segunda é fazer o melhor que puder.

Desde as 400.000 organizações sem fins lucrativos e 45 milhões de professores e estudantes que usam a Canva gratuitamente, até sua parceria com a GiveDirectly para distribuir um programa de transferência de dinheiro de US$ 30 milhões a pessoas que vivem em extrema pobreza no Malawi, com 30% da empresa comprometida com o bem social, o progresso da Canva rumoàEtapa Um mediante o crescimento de seus negócios continua liberando suas ambições filantrópicas para a Etapa Dois.

Olhando para frente, a Canva não demonstra sinais de desaceleraçãoàmedida que a empresa comemora este importante marco.

Sobre a Canva

Lançada em 2013, a Canva é uma plataforma online gratuita de comunicação visual e cooperação com a missão de capacitar todos no mundo para o design. Apresentando uma interface de usuário simples de arrastar e soltar e uma ampla variedade de modelos que vão desde apresentações, documentos, sites, gráficos de mídia social, anúncios e roupas até vídeos, além de uma enorme biblioteca de fontes, banco de imagens, ilustrações, vídeos e clipes de áudio, qualquer um pode pegar uma ideia e criar algo belo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de Imprensa

Maddison Colgate (Austrália)

maddison@canva.com

Olivia Johnson (EUA)

oliviajohnson@canva.com

Recursos de Imprensa

Canva Press Kit

Fonte: BUSINESS WIRE



Plain English ganha espaço em publicações científicas

Há 358 anos, em janeiro de 1665, foi publicada a primeira edição do “Journal des Sçavans” (Diário dos Sábios, em tradução livre), na França. A publicação é considerada o primeiro periódico científico nos moldes atuais. No Brasil, as primeiras publicações do gênero foram a Gazeta Médica do Rio de Janeiro e a Gazeta Médica da Bahia, lançadas em 1869 e 1880, respectivamente.

Hoje, os artigos científicos são considerados peças essenciais para a disseminação e democratização do conhecimento científico em todo o mundo, não apenas entre pesquisadores e profissionais de áreas específicas, como também para o público em geral. Apesar disso, um elemento pode ser um entrave para a leitura destas publicações: o idioma.

É nesse contexto que, segundo Gustavo Romani, tradutor especialista da empresa STTA, o Plain English (inglês simples, em tradução livre) está transformando a indústria de tradução acadêmica, destacando-se por sua eficiência, clareza e potencial economia. 

“O Plain English é uma abordagem de escrita que valoriza a clareza, precisão e acessibilidade”, explica Romani. “A forma de expressão tem se mostrado útil na literatura científica, tornando ideias complexas acessíveis não apenas a especialistas, mas também a profissionais de outras áreas, políticos e ao público em geral”, complementa. 

O tradutor destaca que a abordagem facilita o trabalho dos tradutores e pode eliminar ambiguidades, além de promover uma compreensão global mais profunda. “A STTA é especialista em tradução de artigos científicos e observou uma ampla adesão ao Plan English nos últimos tempos, com a tendência de uso do inglês simples para tradução de artigos científicos”, afirma.

Conceito evoluiu ao longo da história

Romani observa que a simplicidade na escrita tem raízes históricas: “Já em 43 a.C., Marcus Tullius Cicero enfatizava a clareza na comunicação. Shakespeare, no Renascimento, incorporou essa essência de comunicação direta em sua obra”, explica.

O especialista também destaca que o século XX trouxe críticos como George Orwell, que, em “Politics and the English Language”, condenou o uso inflado da linguagem política. “Nos Estados Unidos, o Plain English redefiniu documentos legais e se consolidou através de iniciativas como a ‘Plain English for Lawyers’ e a criação da Plain Language Association International”, pontua. 

Romani ressalta que a tradução científica, que desempenha um papel na disseminação global do conhecimento, demanda habilidades específicas e entendimento profundo de vocabulário e conceitos. Tendo isso em vista, para ele, “a precisão é essencial para preservar as informações originais e indispensável em diversas áreas como publicações acadêmicas e comunicação internacional”. 

Plain English no Brasil

O tradutor especialista da empresa STTA afirma que, no cenário da América Latina, o Brasil ganha destaque como líder em pesquisa e desenvolvimento em campos como medicina, agricultura e meio ambiente.

“O país, apesar de desafios como flutuações no financiamento e desigualdade na distribuição de recursos, demonstra um compromisso com a excelência em pesquisa”, afirma Romani. Recentemente, a pandemia de Covid-19 e cortes orçamentários causaram uma queda significativa na produção científica do país, como aponta um relatório da Elsevier e da Agência Bori

Para o tradutor, a adoção do Plain English na pesquisa científica brasileira pode oferecer vários benefícios, como o aumento da acessibilidade, facilitação da revisão por pares, e tornar o trabalho mais atrativo para revistas internacionais. “A abordagem pode melhorar a qualidade, acessibilidade e relevância da pesquisa brasileira no cenário global. Além disso, elimina ambiguidades e promove uma compreensão global mais profunda.”

A título de exemplo, o especialista conta que, em 2022, 30 revistas e 105 Programas de Pós-Graduação utilizaram os serviços da STTA. Para concluir, Romani ressalta que a inovação, embora positiva, exige uma aplicação ponderada. “Apesar disso, o Plain English pode representar uma transformação significativa na comunicação científica, aumentando a clareza e a acessibilidade da informação, e fortalecendo a posição do Brasil no campo da pesquisa global”, considera.

Para mais informações, basta acessar: https://www.stta.com.br/



Brasil somou 6,48 milhões de empresas inadimplentes em maio

No mês de maio de 2023, foram registradas 6,48 milhões de empresas inadimplentes no Brasil, uma queda de 28,8 mil companhias em relação ao mês anterior, quando um novo recorde da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian foi atingido.

De acordo com o levantamento, a maior parte dos negócios negativados em maio é composta pelo setor de “Serviços” (54%), seguido de “Comércio” (37,1%), “Indústria” (7,7%) e “Primário” (0,8%). Dentre as iniciativas negativadas no quinto mês do ano, 5,73 milhões eram micro e pequenas empresas.

De forma conjunta, os negócios de menor porte com CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) somam 39,6 milhões de dívidas, com o valor total de R$ 93,5 bilhões. Ainda segundo o balanço da Serasa Experian, em média, cada empresa inadimplente possui 6,9 contas atrasadas.

Segundo informações do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “a desaceleração da crescente de inadimplência das companhias pode ser um sinal de reação mais positiva para o que virá nos próximos meses, embora a taxa de juros do país ainda seja desafiadora”. Ainda de acordo com Rabi, “para que uma perspectiva melhor aconteça, de fato, é necessário que as organizações continuem vigilantes em relação a sua saúde financeira e à renegociação de dívidas”.

Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da Savel Capital Partners, destaca que as empresas estão precisando se capitalizar para continuar com o seu desenvolvimento. “O alto número de companhias que estão em reestruturação financeira e recuperação judicial teve um aumento de mais 100%, o que demonstra a sua necessidade de injeção de caixa. O número de empresas inadimplentes é muito alto, e isso pode ser devido à falta de crédito que existe no Brasil”, complementa.

É nesse panorama que, segundo Bravo, é possível trabalhar pela reestruturação financeira das empresas trazendo o crédito internacional como alternativa para acesso a crédito no exterior.

“O crédito internacional é uma alternativa para as empresas brasileiras, pois é uma linha acessível para os ingressantes no crédito internacional, com taxas e condições melhores do que no Brasil – o que é fundamental para uma reestruturação financeira”, afirma o profissional.

Bravo reforça que, levando em consideração o alto número de empresas inadimplentes, o crédito no exterior ainda se apresenta como opção uma vez que as operações de crédito internacional são imunes à restrição cadastral, possibilitando ao empresário, mesmo com apontamentos no Serasa, tomar seu crédito internacional.

Para mais informações, basta acessar: https://inteligenciacomercial.com/



Vixting recebe investimento do Google for Startups

A Vixting, Scale-up de Medicina Ocupacional que integra a saúde e segurança do trabalho com os processos de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP), recentemente foi selecionada para o Black Founders Fund do Google for Startups. Essa conquista reforça a posição da scale-up no mercado e impulsiona sua missão na digitalização da medicina ocupacional.

A iniciativa visa promover a diversidade e inclusão no empreendedorismo, oferece suporte a empresas fundadas e/ou lideradas por empreendedores negros. A scale-up agora terá acesso a mentoria especializada da equipe do Google, recursos financeiros e a oportunidade de expandir sua rede global de contatos.

Liderada pelos sócios Michel Cabral (CEO), Denisson Felipe (CTO) e Rafael Villar (COO), a Vixting integrar medicina ocupacional a outros processos de RH e DP e tem buscado se destacar através de soluções tecnológicas. A integração dos processos de saúde, segurança do trabalho e RH tem sido um diferencial para as empresas que buscam uma abordagem abrangente e eficiente na gestão de seus colaboradores.

O CTO, Denisson Felipe, expressou sua satisfação com a seleção: “Ser uma das empresas selecionadas para o Black Founders Fund em 2023 com certeza é motivo de orgulho e com o apoio do Google pretendemos investir ainda mais na escalabilidade dos nossos sistemas e na contratação de novos colaboradores”.

Além dessa conquista, a Vixting já havia sido selecionada como Scale-Up Endeavor 2022, reconhecimento que destaca seu crescimento e potencial de escalabilidade. A scale-up também foi eleita uma das Top 5 do 26º Top of Mind de RH deste ano, reforçando seu posicionamento como no mercado de Medicina Ocupacional.

O CEO da Vixting, Michel Cabral, comentou sobre o significado dessa seleção: “É uma honra fazer parte desse grupo inspirador de empreendedores negros que estão impulsionando a inovação e fazendo a diferença no setor. Agradeço ao Google pela iniciativa e por reconhecer o potencial e o valor das ideias e do trabalho dos empreendedores negros”

De olho no futuro, a Vixting está determinada a continuar sua trajetória, buscando auxiliar na transformação de como as empresas abordam a medicina operacional com tecnologia e como é possível construir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores.



Ressonância magnética de Campo Aberto proporciona inclusão

A Ressonância Magnética é um exame de imagem responsável por diagnosticar e monitorar o tratamento de dezenas de doenças. Trata-se de um estudo não invasivo, que tem a capacidade de criar imagens de alta qualidade das mais diversas estruturas do corpo humano, permitindo o diagnóstico preciso de diversas enfermidades, como de tumores no cérebro, infecções nas articulações e esclerose múltipla, por exemplo. 

 

Diferente do equipamento convencional, que é em formato de túnel e mantém o paciente fechado durante o exame, a máquina de ressonância magnética de campo aberto contém as laterais, como o próprio nome sugere, abertas, evitando a sensação de claustrofobia – medo de lugares fechados e com pouca passagem de ar, como elevadores e até transporte público. Também é indicado a pacientes obesos, idosos, e para crianças que normalmente precisam ser sedadas durante este tipo de procedimento, por não conseguirem ficar paradas. 

 

Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, estima que 2.3 bilhões de pessoas no mundo estarão acima do peso considerado ideal, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. Um segundo estudo, também realizado pela OMS em 2018 constatou que 1 a cada quatro pessoas na população mundial tem claustrofobia – dados que destacam a quantidade de pacientes que podem ser beneficiados com a tecnologia.  

 

O Dr. Augusto Romão, radiologista e CEO da One Laudos, explica que os sistemas de saúde precisam ser cada vez mais inclusivos e preparados para reconhecer e atender com a mesma qualidade a individualidade de cada paciente. “Com o sistema de campo aberto, é possível redefinindo a experiência tradicional de ressonância magnética em uma jornada tranquila e positiva para cada indivíduo que busca cuidar de sua saúde”, explica.

 

Dependendo da região do corpo a ser estudada, o exame pode ter duração de 15 minutos até 2 horas em ambos os aparelhos. No entanto, o desconforto causado pela falta de espaço no modelo convencional faz com que muitos pacientes precisem de sedação. Vale ressaltar que podem ser apresentados pequenos efeitos colaterais devido à anestesia, como enjoo, vômitos, vertigem, tosse, dor de cabeça e dores no corpo. Dessa forma, o novo equipamento também chegou para trazer mais segurança aos pacientes sem causar qualquer tipo de dano à saúde.

 

“A evolução de tecnologias na área da saúde possibilita a criação de novos aparelhos como estes, pensados também em proporcionar atendimento mais humanizado e inclusivo. Acesso à assistência de qualidade a todos os pacientes deve ser prioridade dos profissionais da área”, comenta o Dr. Augusto Romão.  



LTIMindtree faz cooperação com CAST AI para ajudar empresas a otimizar seus investimentos em nuvem

A LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], empresa internacional de consultoria em tecnologia e soluções digitais, anunciou uma cooperação estratégica com a CAST AI, empresa com liderança em SaaS e especializada em otimização automatizada de custos para clientes que executam seus aplicativos nativos de nuvem no Google Cloud, AWS e Microsoft Azure. A parceria irá ajudar as empresas a economizar, em média, mais de 60% em custos de nuvemàmedida que modernizam aplicativos legados para migrarànuvem.

Esta cooperação reúne a plataforma Infinity da LTIMindtree com a plataforma de otimização de custos em nuvem da CAST AI, a fim de oferecer às empresas uma visão completa de seu portfólio de nuvem. Esta oferta combinada irá capacitar as organizações a otimizar a gestão e custos de Kubernetes em ambientes de nuvem única ou múltipla, sem qualquer intervenção manual. Também irá auxiliar a liberar o tempo dos clientes em tarefas rotineiras, ao automatizar 100% de sua infraestrutura nativa de nuvem, resultando em maior estabilidade e redução de custos.

“Estamos empolgados pela parceria com a LTIMindtree, líder mundial em ajudar organizações a navegar na jornada de transformação digital”, disse Yuri Frayman, Diretor Executivo e Co-fundador da CAST AI. “Nossa especialidade na CAST AI gira ao redor da otimização de custos de nuvem. Tão somente a Google Cloud Platform dispõe de algumas centenas de máquinas virtuais. O esforço manual de configuração de recursos, seleção de máquinas virtuais e definição de políticas de escalonamento automático é esmagador. E, francamente, custa mais do que o impacto na otimização. Automatizamos todo o processo, ao reduzir seus custos de nuvem em tempo real.”

“Esta parceria com a CAST AI nos permitiu oferecer serviços discretos a nossos clientes, alinhados com suas metas e objetivos comerciais. Por meio desta cooperação, ajudamos nossos clientes a obter valor de seus investimentos em nuvem mediante melhor capacidade de observação de ponta a ponta e otimização de custos, além de liberar seu orçamento para modernização”, afirmou Nachiket Deshpande, Diretor em Tempo Integral e Diretor de Operações na LTIMindtree.

A cooperação irá reforçar a proposta de valor e ajudar as organizações a alinhar suas estratégias de uso de nuvem, bem como conseguir economias contínuas de custos.

Sobre a LTIMindtree

A LTIMindtree é uma empresa internacional de consultoria tecnológica e soluções digitais que permite que empresas de todos os setores reinventem modelos de negócios, acelerem a inovação e maximizem o crescimento ao aproveitar tecnologias digitais. Como parceiro de transformação digital de mais de 700 clientes, a LTIMindtree traz vasta experiência de domínio e tecnologia para ajudar a impulsionar diferenciação competitiva superior, experiências do cliente e resultados comerciais em um mundo convergente. Impulsionada por mais de 82.000 profissionais talentosos e empreendedores em mais de 30 países, a LTIMindtree, uma empresa do Larsen & Toubro Group, combina os pontos fortes aclamados pelo setor da antiga Larsen e Toubro Infotech e Mindtree para superar os mais complexos desafios comerciais e entregar transformação em escala. Para mais informação, acesse https://www.ltimindtree.com/.

Sobre a CAST AI

A CAST AI é uma plataforma completa de automação nativa de nuvem, que reduz contas de nuvens de clientes, em média, em mais de 60%. Desenvolvida com IA, a CAST AI proporciona automação de custos de nuvem para aplicativos em contêineres da vida real executados em AWS, GCP e Azure. Os fundadores da CAST AI são empreendedores em série que vêm desenvolvendo soluções avançadas de IA há mais de uma década e conduziram com sucesso startups anteriores para aquisições pelo Google, Comcast e Oracle. A empresa arrecadou US$ 38 milhões de investidores, incluindo Creandum, Cota Capital e Uncorrelated Ventures.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Gitanjali.sreepal@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Varejo inova nas soluções de Last Mile e agiliza entregas

Um dos principais desafios dos varejistas para atender às exigências de agilidade dos consumidores online atuais é conhecida como “last mile”, a ponta final de entrega ao cliente. Esta etapa tradicionalmente representa o fluxo logístico a partir do centro de distribuição até o varejo ou o cliente final diretamente. Porém, esse desenho de rede logística, a partir dos centros de distribuição, pode não ser o mais adequado, quando se fala em entrega no mesmo dia – exigência cada vez mais frequente dos consumidores online.

Segundo estudo da PWC, um dos principais pontos de reclamações dos consumidores no Brasil, em relação à experiência de compra online, é o processo de envio. Cerca de 43% afirmaram que o prazo de entrega informado é mais longo do que esperavam. Ainda assim, conforme a pesquisa, 49% dos compradores afirmam que pagariam mais, por produtos fabricados localmente, para que tivessem uma entrega mais rápida.

Para atender a essa expectativa dos consumidores, chamada de on demand economy, Camila Affonso, sócia da Massimo Consulting, especializada no setor de Bens de Consumo, explica que os varejistas deverão reestruturar suas redes logísticas e adotar abordagens inovadoras.

Para enfrentar esse desafio, as marcas podem explorar diversas estratégias, como o despacho de encomendas a partir das próprias lojas (“ship from store”), a criação de pequenos centros de distribuição urbanos (“dark store”), a colaboração com entregadores terceirizados e a implementação de lockers em locais estratégicos.

No entanto, Camila Affonso alerta que cada uma destas soluções precisa ser avaliada dentro do contexto da rede logística do cliente. Em alguns casos, será necessário inovar e adotar novos modelos de rede ou investir na otimização de processos operacionais e sistemas.

Soluções

A especialista explica que, no caso do ship from store, o principal problema é que as lojas não são organizadas para facilitar os processos de coleta, embalagem e despacho de produtos, além de não terem espaços de armazenagem de estoques suficientes para acomodar os dois perfis de demanda. “Adicionalmente, este tipo de movimentação torna o ponto de venda menos organizado e atraente para o cliente que está fisicamente na unidade. Já as dark stores são mais apropriadas para o despacho, mas exigem um estudo cuidadoso de custos para não onerar demais a logística de entrega. Elas, normalmente, não são viáveis financeiramente em cidades menores”, pontua Camila.

Uma das soluções emergentes é o uso de lockers para entregas e devoluções, que pode aumentar significativamente a capacidade logística. Estudos indicam que a adoção de lockers pode ampliar a eficiência em até sete vezes, oferecendo maior agilidade e conveniência. No entanto, a adoção desse modelo requer uma compreensão profunda do comportamento do consumidor e de suas preferências.

Enquanto a busca por entregas mais rápidas cresce, surge o desafio da fragmentação dos provedores de serviços logísticos e do aumento das emissões de gases poluentes. O aumento previsto de veículos de entrega até 2030 pode agravar a poluição e o congestionamento do tráfego urbano, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020. Para enfrentar esses desafios, é necessário adotar abordagens integradas que considerem toda a cadeia logística, levando em conta o perfil do consumidor, as características regionais e outros fatores.

Como conciliar?

A partir da experiência no atendimento de grandes marcas do varejo, Camila afirma que para criar uma solução eficiente de agilidade nas entregas last mile, sem onerar demais os custos ou fragmentar excessivamente a estratégia logística, é preciso olhar não somente para a última milha, mas para toda a cadeia, de ponta a ponta. Isso porque algumas soluções precisam ser desenhadas de maneira integrada, tendo em vista não somente a velocidade de entrega, mas também o perfil do consumidor de cada marca, as especificidades de cada região atendida, entre outros fatores. O diagnóstico do negócio juntamente com o apoio de modelos matemáticos, que auxiliam a representação da rede logística para avaliação das alternativas, são parte fundamental na seleção do(s) modelo(s) de operação.

Ainda segundo a especialista, quando se trata de last mile, é fundamental, ainda, revisar os processos logísticos, garantindo uma operação eficiente. Além disso, o desenho de processos auxilia as soluções de tecnologia que apoiem por completo a operação.



Envelhecimento populacional pode aumentar demanda por cuidadores de idosos

A tendência do envelhecimento populacional pode aumentar a demanda por cuidadores de idosos qualificados e capacitados para prestar assistência aos idosos em suas atividades diárias, além de acompanhá-los em consultas médicas, passeios e atividades recreativas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, em junho deste ano, que a parcela da população idosa com mais de 60 anos subiu 15,1% em 2022. Dez anos antes, em 2012, a parcela era de 11,3%. Os dados também mostram que o percentual de pessoas abaixo dos 30 anos caiu de 49,9% em 2012 para 43,3% em 2022.

A especialista em gerontologia, a professora e enfermeira Kátia Ventura., afirma que a profissão de cuidadores de idosos vai se valorizar à medida em que cresce a população idosa, no entanto, a falta de reconhecimento da profissão e de regulamentação adequada são os principais desafios enfrentados.

“É preciso investir na qualificação e na reorganização para o mercado de trabalho. Buscando essa qualificação e aplicabilidade respaldada em legislações específicas que fortaleçam a profissão, isso resultará em reconhecimento”, explica Kátia, que leciona o curso de cuidadores na Fametrotec, núcleo de cursos técnicos do Centro Universitário Fametro.

Apesar dos desafios, há oportunidades nesse mercado em expansão, como a possibilidade de especialização em áreas específicas, além de pode atuar em comunidades, casas de repouso, clínicas, hospitais, asilos e instituições de longa permanência.

“No Amazonas em particular, poucas instituições educacionais investem na grade curricular com ênfase na área de gerontologia. Podemos fracionar uma infinidade de cursos de capacitação nessa área, como assistência ao cliente com demências, alimentação do idoso com sondas, higiene da pessoa idosa, cuidados paliativos, suporte emocional à pessoa idosa, entre outros”, pontua Kátia.

A necessidade de compor renda familiar e a falta de tempo para se dedicar aos cuidados de uma pessoa idosa também são fatores que aumentam a demanda por cuidadores atualmente, aponta a especialista.

“A dificuldade no manejo diário com diversas necessidades dos idosos faz com que a família busque profissionais capacitados de conhecimento técnico específico”, ressalta Katia.

Oportunidades

Dois meses após se formar no curso de cuidadores de idosos, em maio deste ano na Fametrotec, a profissional Izabela Azevedo conseguiu emprego na instituição Renascer, em Manaus. 

“Acredito que temos muitas oportunidades na área após a formação, não demorou muito para que conseguisse emprego. Também sou formada em curso técnico de enfermagem, e isso agrega na minha formação e amplia minhas possibilidades de emprego”, declara. 

Eliana Souza é graduada em Enfermagem e conta que fez o curso de cuidadores de idosos, em 2019, para ganhar horas na grade curricular, mas, além das horas, o curso também agregou conhecimento para o cargo atual.

“Hoje trabalho fazendo home care e estou com três pacientes. Ter me especializado nessa área me faz trabalhar com segurança, tanto para mim, quanto para o paciente”, afirma.



Natal-RN se destaca em ranking por suas festas de fim de ano

Natal se destaca entre os 10 destinos mais buscados pelos brasileiros juntamente com grandes capitais nacionais como São Paulo, que lidera a lista, seguido de Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre, Maceió, Natal e Florianópolis. Com muitas festas marcadas para o fim de ano, a empresa responsável pelo estudo divulgado, lista esse como um dos principais motivos que faz a Cidade do Sol um destino consolidado pelos brasileiros.
Segundo relatório anual desenvolvido pela empresa norte-americana Kayak, metabuscador de viagens, dezembro é o mês onde há mais buscas de voos para a capital do Rio Grande do Norte, que assim se mantém consistente, ano após ano, como um dos destinos nacionais favoritos pelos brasileiros para aproveitar o final de ano e as festas que ocorrem durante esse período na Cidade do Sol, entre elas o Carnatal, o Natal e por fim o Ano novo.
Com Anitta, Léo Santana, Claudia Leitte, Thiaguinho, Felipe Amorim e mais, o Carnatal está marcado para os dias 8,10 e 11 de dezembro, mas já possui programação divulgada e grandes artistas confirmados. O “Natal em Natal”, como é chamado, também é um período de festas na capital, com uma decoração especial montada e muitos palcos espalhados pela cidade. Para finalizar o ano e dar início a 2024, as festas da virada também contam com programação exclusiva, geralmente divulgada próximo a data do evento.
“A crescente busca por Natal nos meses finais do ano, conforme demonstrado pelo relatório da Kayak, evidencia a relevância das festividades locais e a apreciação do público pelas programações oferecidas na cidade durante o período”, comenta David Garcia, gerente da recreação do Esmeralda Praia Hotel, localizado na Praia de Ponta Negra em Natal-RN, sobre o relatório anual do Kayak.



Cresce o consumo e produção de vinhos no Brasil

No Brasil, há mais do que o dobro de consumidores de vinho do que havia em 2010, um acréscimo de consumo mensal de cerca de 36%, sendo o artigo “Brazil’s monthly wine drinking population doubles since 2010”, publicado pela consultora Wine Intelligence. 

Um dos fatores que contribuiram para este aumento, segundo o estudo divulgado pela plataforma CupomValido, foi a pandemia de 2020, registrando um consumo médio de 2,78 litros per capita, o que representa um aumento de mais de 30% em comparação a 2019. Nessa mesma linha, o mercado de vinhos finos nacionais demonstrou um crescimento de 8%, no período de 2019 a 2021. 

No caso da produção nacional de vinhos, algumas regiões têm se destacado no cenário, com destaque para a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, o Vale do São Francisco, em Pernambuco e a região do Planalto Central, em Goiás. 

“O aumento do consumo de vinhos se dá, principalmente, pela excelente qualidade dos vinhos nacionais. Hoje temos um alto investimento em tecnologia, pesquisa e profissionais, fatores estes que têm refletido de forma visível na qualidade do que é produzido em solo nacional. Isso sem falar na facilidade, para nós que somos do ramo do comércio de vinhos finos, de adquirir um produto feito no Brasil, tanto por logística quanto por competitividade de preço”, comenta Marcelo de Moraes, sócio-fundador do Grupo Amicci Anchieta, empresa especializada na importação de vinhos finos secos. 

Potencial Brasileiro 

Segundo Marcelo, o país ainda possui um grande potencial de crescimento, tanto com consumidores brasileiros quanto com consumidores mundiais. O especialista aponta que existem ainda muitos locais que têm grande potencial de cultivo de uvas vitiviníferas (aquelas usadas para produzir vinhos) e que ainda não são amplamente divulgadas.  

“Aqui no Vale do Paraíba, local onde estamos situados, possuem regiões como a Serra da Mantiqueira que estão produzindo excelentes vinhos, mas que ainda não são conhecidos pelo grande público”, comentou. 

No Empório Amicci, loja de vinhos que faz parte do grupo, sediada em São José dos Campos, é possível encontrar mais de 800 rótulos diferentes, espalhados por 19 países. No momento da compra, o cliente tem ainda um profissional orientando, sempre com foco em um atendimento humanizado. 



Transtorno mental causa queda dos cabelos

No mês de setembro a atenção coletiva é voltada a conscientização sobre o suicídio e a importância do cuidado com a saúde mental também é discutida. Em situações angustiantes, algumas pessoas recorrem aos próprios fios para aliviar a sensação de estresse e, ao arrancar o cabelo, podem chegar a quadros de alopecia avançados.

As pessoas que têm esse comportamento danoso sofrem de uma condição chamada tricotilomania. Antes de arrancar os fios elas passam por uma sensação de grande tensão que engatilha o comportamento que é aliviada somente após arrancar os cabelos ou pelos.

As falhas no couro cabeludo causadas pela tricotilomania podem trazer prejuízos pessoais, sociais e até mesmo profissionais, já que a pessoa acometida com o problema desenvolve, na maioria dos casos, vergonha e constrangimento de ter sua condição descoberta.

O que é tricotilomania?

De acordo com o dicionário Priberam, a palavra vem do trico (que significa cabelo), tilo (que significa puxar) e mania (do grego, que significa ‘estado de loucura’). Assim, a tricotilomania (TTM) pode ser entendida como a compulsão a arrancar o próprio cabelo.

O médico Jon E. Grant, do Departamento de Psiquiatria e Neurociência Comportamental da Universidade de Chicago, explica: “A tricotilomania é uma desordem mental que está contida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais no capítulo relacionado a transtornos obsessivos compulsivos (TOC) e na Classificação Internacional de Doenças (CID F633)”.

O couro cabeludo é a área mais atingida, mas qualquer região com pelos pode ser afetada, como cílios e sobrancelhas. Segundo estudos, ainda não se sabe qual a origem da necessidade compulsiva de arrancar os pelos. Há diferentes teorias para justificar o comportamento, que pode ser oriundo de fatores genéticos, sociais e biológicos, ou também a soma de diversos fatores.

Quem é afetado?

A tricotilomania pode ser vista em todas as faixas etárias, mas é predominante em pessoas do sexo feminino. O transtorno pode ser visto em cerca de 1 a 3% das pessoas, mas acomete principalmente as mulheres em aproximadamente 80 a 90% dos casos.

A idade média do início do distúrbio acontece ainda na infância, um pouco antes e após a adolescência, que varia de 09 a 13 anos, segundo estudos.

Quais são os tratamentos disponíveis?

A tricotilomania é um problema psicológico, portanto, somente com o auxílio conjunto de profissionais do ramo da psiquiatria e psicologia é possível tratá-la.

A psicóloga Katia Galhardo comenta sobre o tema “O uso de medicamentos para combater a ansiedade e depressão são receitados por médicos, mas é essencial realizar acompanhamento com o terapeuta, com destaque para profissionais que atuam na linha da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)”.

A psicóloga completa: “A terapia comportamental atuará em três frentes: na conscientização do problema e os gatilhos que o desencadeiam; no controle de estímulos, para evitar o início do episódio; no treinamento de respostas, para o paciente aprender um novo comportamento frente ao desejo de arrancar os fios”.

Como tratar a calvície?

Os tratamentos para queda capilar não auxiliam a combater a causa da tricotilomania, já que é um distúrbio psiquiátrico, mas podem desempenhar um papel importante no combate ao principal sintoma: a calvície.

Os tratamentos podem incluir medicamentos, tônicos, shampoos de fortalecimento do folículo piloso, fotobioestimulação – conhecida como LEDterapia –, microagulhamento, entre outras tratativas.

O angiologista Álvaro Pereira, médico e consultor técnico da Capellux, explica como a LEDterapia pode auxiliar neste caso: “A LEDterapia é segura, indolor, não invasiva, certificada pela Anvisa e aprovada como protocolo contra a queda capilar pelos dermatologistas. Com o auxílio de profissionais para combater a causa da tricotilomania, o paciente consegue tratar a calvície e resgatar a qualidade de vida”.



Adesões, negócios e participantes batem recordes em julho

No balanço do sistema de consórcios, do sétimo mês do ano, foram registrados novos recordes de consorciados ativos, acumulado de novas vendas e volume de créditos comercializados, segundo a ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Os 9,81 milhões de participantes ativos em julho, 10,5% acima dos 8,88 milhões no mesmo mês do ano passado, registraram nova maior marca histórica. De janeiro de 2022 a julho deste ano, a modalidade completou dezenove meses de crescimento no volume de consorciados ativos, com apenas uma retração em abril último, quando somou 9,44 milhões.

Em cada um dos setores, onde o mecanismo está presente, a totalização de cotas ativas ficou assim distribuída: 43,7% nos veículos leves; 28,0% nas motocicletas; 15,7% nos imóveis; 7,6% nos veículos pesados; 2,8% nos eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 2,2% nos serviços. Paralelamente, as 2,40 milhões de adesões, acumuladas de janeiro a julho, foram 8,6% superiores às 2,21 milhões anteriores, também superaram os totais alcançados nas seis décadas de existência do Sistema. Durante o período, os negócios concretizados, a partir do recorde das adesões e alta do tíquete médio, alcançaram R$ 178,19 bilhões, 25,2% maior que os R$ 142,38 bilhões de 2022.

Com o aumento de consorciados, houve alta no tíquete médio geral, apesar de alguns setores apontarem redução no valor dos créditos, em razão do maior número de cotas comercializadas com tíquetes de valor abaixo das médias de cada segmento. O tíquete médio de julho chegou a R$ 84,25 mil, 31,9% acima dos R$ 63,89 mil verificado naquele mês em 2022. Ainda de janeiro a julho, a somatória de consorciados contemplados chegou a 943,30 mil, 6,1% superior às 888,96 mil, acumuladas no mesmo período de 2022, resultando em concessões de créditos para as potenciais aquisições.

A liberação dos correspondentes créditos aos contemplados, ocasião em que os objetivos são transformados em realidade, chegou a R$ 47,65 bilhões, potencialmente injetados nos segmentos da economia onde o consórcio está presente, com 17,6% mais que os anteriores R$ 40,53 bilhões.

Os 9,81 milhões de consorciados ativos, totalizados em julho deste ano, ultrapassaram os volumes anuais sucessivos contabilizados de 2014 a 2022. “O balanço do sistema de consórcios, relativo ao início do segundo semestre, sinaliza que o crescimento observado nos seis meses iniciais deverá continuar”, afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. “Com a manutenção do mesmo ritmo de negócios, os consórcios deverão seguir superando as marcas passadas de adesões, tíquete médio, e consequentemente os negócios realizados, independente do percentual da taxa de juros”, completa.

O permanente crescimento, comprovado pelo aumento mensal dos participantes ativos nos últimos dezenove meses, evidencia a maior consciência do consumidor sobre educação financeira. “O brasileiro, aos poucos, está modificando seu comportamento com relação às finanças, onde a palavra de ordem é o planejamento e o equilíbrio entre seus rendimentos, gastos e investimentos, e o consórcio se encaixa perfeitamente nesse novo momento”, comenta Rossi.

O consórcio teve seu início na mesma época que a indústria automobilística se instalava no país. À época, face às dificuldades na obtenção de linhas de crédito para aquisição de um automóvel, o consórcio mostrou que era uma alternativa. No passado como hoje, um de seus principais objetivos, além das realizações dos consorciados, é ser importante para o planejamento da produção industrial nos mais diversos segmentos da economia onde está presente, comprovando sua importante contribuição ao desenvolvimento do país.

Os consórcios estão presentes em setores como o de duas rodas que, somente nos sete meses iniciais de contemplações, apontaram a potencial aquisição de uma moto a cada duas comercializadas no mercado interno. No setor automotivo, a potencial presença esteve também em quase dois a cada três veículos leves vendidos no país.

Outro exemplo de participação pode ser verificado no mercado de veículos pesados, onde o mecanismo marcou quase uma a cada três comercializações de caminhões negociados para ampliação ou renovação de frotas do setor de transportes com destaque especial para utilização no agronegócio.

A forte presença dos consórcios na economia brasileira pode ser comprovada pelos totais de créditos concedidos. Nas liberações acumuladas de janeiro a julho, o Sistema atingiu 37,3% de potencial presença no setor de automóveis, utilitários e camionetas. No de motocicletas, houve 46,0% de possível participação, e no de veículos pesados, a relação para caminhões foi de 32,9%, no período.

No segmento imobiliário, somente no primeiro semestre deste ano, as contemplações representaram potenciais 16,1% de participação no total de 301,68 mil imóveis financiados, incluindo os consórcios. Aproximadamente um imóvel a cada seis comercializados.

De janeiro a julho, a economia brasileira procurou se adequar em diversas áreas, visando firmar e ampliar o cenário de desenvolvimento. O ajuste de medidas para controlar a dívida pública e a conjuntura do momento, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário, contaram ainda com o esforço contínuo em obter a redução da taxa de juros básica, com vistas a gerar reaquecimento econômico.

Importante considerar os cenários e o conjunto de informações disponíveis, com destaque especial para a inflação de 0,12% em julho e para o IPCA Índice Nacional de Preços ao Consumidor, nos últimos doze meses, indicando 3,99%, segundo o IBGE. Vale ainda acrescentar a redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, que agora está em 13,25%, razões que levam a assessoria econômica da ABAC a projetar boas perspectivas para o Sistema de Consórcios no segundo semestre, pois embora a taxa de juros não tenha forte correlação com a venda de cotas, conforme já comprovado, a melhora no ambiente de negócios favorece o Sistema.

“A contabilização dos excelentes resultados do sistema de consórcios nos sete primeiros meses do ano, em razão de suas exclusivas características e peculiaridades, deverá permitir a continuidade do bom desempenho nos vários segmentos onde está presente”, finaliza Rossi.



APsystems expande presença no Brasil, ao oferecer soluções avançadas com liderança no setor solar

A APsystems, Líder Mundial em Tecnologia MLPE Multiplataforma, se orgulha em anunciaràabertura de sua nova filial no Brasil, reafirmando seu compromisso com o mercado latino-americano. Com quase uma década de experiência na região da LATAM e presença física nos últimos sete anos, com escritório no México, a APsystems tem orgulho de expandir suas operações no Brasil para dar um melhor suporte aos seus clientes e demonstrar sua dedicação em satisfazer as necessidades exclusivas do mercado brasileiro.

“Estamos empolgados em reforçar nossa presença no Brasil e desenvolver nosso profundo conhecimento das necessidades da região”, disse Mariani Pereira, Gerente Nacional da APsystems no Brasil. “Com a expansão da nossa operação local, vamos oferecer um serviço ainda mellhor aos nossos clientes, além de continuar oferecendo as mais avançadas soluções de microinversores, pensadas especialmente para o mercado brasileiro”.

A APsystems vem sendo reconhecida constantemente pela EUPD Research como a melhor marca de inversores fotovoltaicos no Brasil, refletindo o compromisso da empresa com a excelência na qualidade do produto e na satisfação do cliente. Por conhecer as demandas exclusivas do mercado brasileiro, a APsystems desenvolveu uma gama diversificada de soluções de microinversores que atendem as diferentes necessidades dos clientes brasileiros.

As linhas de microinversores DS3 e QT2 da APsystems são referências no setor em termos de desempenho e compatibilidade. Com cinco modelos disponíveis para o Brasil, DS3-LV, DS3-H, DS3D, QT2-220 e QT2D, a APsystems oferece a mais ampla linha de microinversores da região. Em particular, estes microinversores possuem alta corrente de entrada (20 A), o que os torna totalmente equipados e orientados ao futuro para lidar com a próxima geração de módulos fotovoltaicos de alta potência. Além disso, em breve também estará no portfólio da marca, a solução completa de armazenamento.

“Ao inaugurar nossa nova filial no Brasil, demonstramos nosso investimento a longo prazo no futuro da energia solar do país”, afirmou Olivier Jacques, Presidente de Unidades de Negócios Globais da APsystems. “Compreendemos as necessidades exclusivas do mercado brasileiro e nos dedicamos a satisfazê-las com produtos e tecnologia líderes do setor. Temos o orgulho de continuar impulsionando o sucesso de projetos solares em toda a região.”

Com mais de 60.000 instalações fotovoltaicas monitoradas no Brasil, na plataforma EMA, a APsystems comprovou sua experiência em oferecer soluções avançadas e confiáveis ao país. Em breve, a APsystems irá apresentar a solução de armazenamento APstorage PCS. À medida que a empresa expande suas operações internacionais, continua comprometida em oferecer produtos de alta qualidade criados para cumprir com todas as normas e certificações necessárias ao mercado brasileiro.

A APsystems irá expor no próximo evento Intersolar South America, o maior evento solar da América Latina, que será realizado entre os dias 29 a 31 de agosto, em São Paulo. Os participantes poderão visitar o estande da Ecori Energia Solar & APsystems, localizado na G6.55 do pavilhão verde, e saber mais sobre o investimento da APsystems no Brasil, bem como os mais recentes avanços na tecnologia de microinversores solares.

Sobre a APsystems

A APsystems é o mais importante fornecedor mundial de soluções MLPE multiplataforma, oferecendo microinversores, armazenamento de energia e dispositivos de desligamento rápido ao setor solar fotovoltaico. As marcas da APsystems incluem APsmart e APstorage.

Fundada em 2010, a APsystems abrange 4 unidades de negócios internacionais que atendem clientes em mais de 100 países. Com milhões de unidades de microinversores vendidas, produzindo mais de 3 TWh de energia limpa e renovável, a APsystems continua sendo líder no crescente segmento solar MLPE.

A APsystems na América Latina tem sedes em Guadalajara, México, e São Paulo, Brasil; a APsystems nos EUA tem sede em Austin, Texas; a APsystems na região do EMEA tem sedes em Amsterdã, Países Baixos, e Lyon, França; a APsystems na região do APAC tem sedes em Jiaxing e Xangai, na China, e em Sydney, na Austrália. A APsystems é cotada na bolsa de valores na SSE (nome da ação: Yuneng Technologies, Co. Ltd., código da ação: 688348.)

Saiba mais em https://apsystems.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

APsystems

Jason Higginson, 206-774-oito-cinco-dois-quatro

Diretor Sênior de Marketing

media@APsystems.com

APsystems.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Compromisso corporativo da Trilliant com a sustentabilidade é reforçado com certificações e prêmios

A Trilliant, uma importante fornecedora internacional de soluções para infraestrutura avançada de medição (AMI), redes inteligentes, cidades inteligentes e IIoT, continua a centrar-se em seu compromisso com a sustentabilidade para seus clientes e a empresa por meio de novas recertificações, prêmios e avaliações.

A Trilliant anunciou anteriormente que seu Sistema de Gestão Integrado foi recertificado para ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. Recentemente, a DEKRA Audits também recertificou a Trilliant nas seguintes áreas, solidificando o compromisso da Trilliant com operações comerciais sustentáveis:

  • Norma ISO 27001:2013 para sistemas de gerenciamento de segurança da informação (ISMS): A ISO 27001 é a norma mais conhecida do mundo para ISMS e define os requisitos que um ISMS deve atender. A norma fornece às empresas orientação para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gerenciamento de segurança da informação. A conformidade com a ISO/IEC 27001 significa que uma organização ou empresa implementou um sistema para gerenciar os riscos relacionadosàsegurança dos dados de propriedade da empresa ou por ela manipulados, e que esse sistema respeita todas as práticas recomendadas e os princípios consagrados nessa norma internacional.
  • Norma ISO 45001:2018 para sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO):A ISO 45001:2018especifica requisitos para um sistema de gerenciamento de SSO. Fornece orientações para seu uso, permitindo que as organizações ofereçam locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e doenças relacionadas ao trabalho, além de melhorar proativamente o desempenho de SSO.

Em junho de 2023, a Trilliant foi recertificada para a Certificação ECORESPONSIBLE™, progredindo para o Nível 2 (Desempenho). Esta certificação em gestão do desenvolvimento sustentável faz parte de um processo contínuo de melhoria de quatro níveis, concebido para ajudar as organizações a melhorar o seu desempenho global em termos econômicos, ambientais, sociais e de governança. Ao tomar decisões estratégicas relativas ao desenvolvimento sustentável por meio de suas práticas ECORESPONSÁVEIS, as organizações mostram a sua contribuição tangível para o desenvolvimento sustentável. Ao fazê-lo, reduzem o seu impacto ecológico e melhoram a sua cadeia de valor.

A Trilliant também recebeu uma medalha de prata da EcoVadis em 2022 e ficou entre os 19% melhores em seu setor. A EcoVadis cresceu e se tornou a maior e mais confiável fornecedora de classificações de sustentabilidade empresarial do mundo, criando uma rede global de mais de 100.000 empresas classificadas. As medalhas da EcoVadis reconhecem as empresas que concluíram o processo de avaliação da EcoVadis e demonstraram um sistema de gerenciamento relativamente forte que aborda os critérios de sustentabilidade, conforme descrito na metodologia da EcoVadis. As empresas também devem atender a critérios específicos de licenciamento e elegibilidade.

O escritório da Trilliant em Granby, Québec, foi recentemente reconhecido pela Cidade de Granby com um Prêmio de Reconhecimento Ambiental. Esse prêmio homenageia cidadãos, organizações sem fins lucrativos, empresas, indústrias e instituições educacionais da Cidade de Granby que fizeram uma contribuição excepcional para a comunidade e sua reputação por meio de seu compromisso e realizações em questões ambientais e de desenvolvimento sustentável. A Trilliant foi homenageada na categoria Indústria Sustentável por sua certificação ECORESPONSIBLE™.

Sustentabilidade: um pilar fundamental da estratégia da Trilliant

A Trilliant entende que a sustentabilidade não é apenas importante para as gerações futuras, mas que as concessionárias e as cidades querem saber que seus vendedores e fornecedores estão dedicadosàresponsabilidade social. Para demonstrar o seu compromisso, a Trilliant é membro participante do Pacto Global da ONU. O pacto é um apelo globalàação para que as empresas apoiem os objetivos de desenvolvimento social (ODS) da ONU. A Trilliant está centrada em quatro desses objetivos, que continuam a orientar a estratégia da empresa e a alinhá-la com sua missão: energia limpa e acessível; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; e ação climática.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade em nosso trabalho nunca foi tão claro”, disse Andy White, presidente e diretor executivo da Trilliant. “Nossas certificações e prêmios permitem que a Trilliant seja responsável e garanta que nossas metas e práticas tenham um impacto positivo em nossos clientes, parceiros e todas as partes interessadas. Também estamos orgulhosos dos membros da nossa equipe global, que estão motivados a se envolver em iniciativas alinhadas com os ODS da ONU.”

Pensando no futuro, a empresa contratou a COESIO — especialistas independentes em sustentabilidade — para finalizar e apoiar a implementação do plano Net Zero da Trilliant. A Trilliant compartilhará seu progresso e impacto em uma atualização futura.

Sobre a Trilliant

A Trilliant® capacita o setor de energia global com a única plataforma de comunicação independente de dispositivo que permite que as concessionárias e as cidades implantem qualquer aplicação de forma segura e confiável em uma rede poderosa. Nosso portfólio específico foi projetado para oferecer o poder da escolha, sem o risco de os clientes ficarem “presos” a um fornecedor de tecnologia ou fabricante de medidores. Temos orgulho de oferecer soluções de missão crítica que suportam AMI, Dados e Análise, Medição Inteligente, Redes Inteligentes e Cidades Inteligentes. Os clientes no mundo inteiro se beneficiam da combinação exclusiva de flexibilidade, sustentabilidade e escalabilidade da Trilliant, que conecta serviços públicos e cidadesàIIoT e a um caminho mais estratégico para a transição energética. Visite-nos emwww.trilliant.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Tracey Mitchell

tracey.mitchell@trilliant.com

Cindy Watson/Anita Wong

StrategicAmpersand

TrilliantPR@stratamp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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