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Mulher: Cetrel reforça seu compromisso com políticas de equidade de gênero

Garantir um ambiente de trabalho seguro, confiável e livre de discriminações, que promova e valorize o respeito e a equidade de oportunidades, é uma prioridade para a Cetrel, empresa especializada em soluções ambientais, como o tratamento e gestão de águas e efluentes. Para assegurar isso, a empresa implementou, em 2023, o Núcleo de Diversidade, Equidade e Inclusão (NUDEI), estruturado em cinco grupos de trabalho (GTs), abordando as frentes de Raças e Etnias, Pessoas com Deficiência (PCDs), Etarismo, Força Feminina e LGBTQIAPN+ na empresa.

Segundo Mariene Salatiel, gerente de Relações Institucionais da Cetrel, as ações desse programa visam à inclusão e ao aumento da representatividade de grupos historicamente minorizados e pouco representados. “O GT Força Feminina, por exemplo, tem como objetivo promover a equidade e a valorização por meio de ações que apoiem a criação e a manutenção de espaços que possibilitem igualdade de oportunidades para as mulheres”, informa.

Além disso, capacitar e sensibilizar os integrantes e lideranças da Cetrel sobre políticas de equidade e valorização das mulheres estão entre os objetivos do NUDEI. Marcelo Lira, gerente de Pessoas & Organização (P&O) da Cetrel, destaca que em 2023 a iniciativa contou com a participação de mais de 40 integrantes, junto com a equipe de P&O (Pessoas e Organização) da Cetrel. “Este ano, temos mais de 30 integrantes dentro do programa, contribuindo com novas iniciativas dentro do NUDEI”, acrescenta.

Lira destaca o desenvolvimento de importantes iniciativas de capacitação e sensibilização. A empresa adotou diretrizes de diversidade e inclusão, desenvolvendo um guia de comunicação inclusiva e promovendo ações de fomento e capacitação para criar um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo. “Também lançamos o podcast do NUDEI, dentro do GT Força Feminina, para discutir temas como empoderamento feminino e uma série de outras discussões, que daremos continuidade em 2024”, completa.

A Cetrel possui um elevado número de mulheres em seu quadro de colaboradores, representando 37% de seu efetivo. Atualmente, 33% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, enquanto na Alta Liderança (Diretoria e Gerência), a representatividade feminina é de 41%. Já as mulheres na operação industrial correspondem a 8%, e em cargos de liderança na Operação Industrial representam 13%. Lira informa que, alinhadas com as metas do ESG, as metas de longo prazo até 2030 visam aumentar o número de mulheres tanto na operação quanto em cargos de liderança.

No entanto, Mariene cita que, apesar dos avanços, a Cetrel reconhece os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, especialmente em setores tradicionalmente masculinos, como a indústria química. “Dados recentes do IBGE mostram que, embora as mulheres representem mais de 48% dos lares responsáveis pelo sustento da casa, enfrentam maior índice de desemprego, recebem salários mais baixos e lidam com mais casos de assédio no ambiente de trabalho. Esse cenário mostra que o aumento da participação e valorização das mulheres no mercado de trabalho é crucial”, informa.

A executiva ressalta os benefícios sociais e econômicos, como a independência financeira das mulheres e a riqueza que a diversidade traz. “Estudos indicam que equipes plurais têm maior potencial para desenvolver novas perspectivas, um clima organizacional positivo, com melhor comunicação e colaboração”, aponta.

Marcelo Lira, especializado em Psicologia Organizacional, reforça que valorizar as mulheres em seus trabalhos e realizações impacta positivamente não apenas a saúde mental delas, mas também a de todos os colaboradores. “Na Cetrel, reconhecemos a contribuição feminina – elas desempenham um papel fundamental na organização”, afirma.

Mariene Salatiel observa também que a valorização da mulher contribui para o desenvolvimento sustentável da empresa e da sociedade como um todo. “Ao promover a equidade de gênero e valorizar as mulheres em nosso ambiente de trabalho, estamos não apenas fortalecendo nossa empresa, mas também impulsionando mudanças positivas na sociedade. Criar e manter essas políticas são fundamentais”, enfatiza.



CASACOR São Paulo anuncia elenco da edição 2024

A CASACOR São Paulo começa o ano com muitas novidades, se preparando para apresentar de 21 de maio a 28 de julho, no Conjunto Nacional, sua 37ª edição. Em 2024, a mostra estará em um espaço de 9 000m² de área construída, com 69 ambientes, entre casas, apartamentos, lofts, jardins, além de espaços dedicados a instalações artísticas, gastronomia e compras.

A CASACOR São Paulo vai ocupar o prédio com uma configuração inédita para os visitantes, que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do edifício modernista assinado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014).

“De Presente, O Agora”, o tema proposto para a edição de 2024, convida os profissionais, o público e todo segmento a refletir sobre como as nossas decisões cotidianas impactam nas futuras gerações. Para transformar o tema e apresentar, a CASACOR convidou um elenco de jovens talentos e profissionais experientes , que terá o desafio de usar a criatividade para responder à complexidade deste tempo.

O elenco

A edição de 2024 vem repleta de nomes conhecidos no mercado e terá projetos de Fernanda Marques, Brunete Fraccaroli, David Bastos, José Roberto Moreira do Valle, Leo Shehtman, Rosa May Sampaio e Wair de Paula. Deca, patrocinadora master de CASACOR, convida a arquiteta carioca – e parceira de longa data da marca – Gisele Taranto para assinar seu ambiente deste ano. Já a Portinari trará para a CASACOR São Paulo mais uma arquiteta conhecida das marcas Dexco: Melina Romano, que já esteve à frente da Casa Alma Duratex, em 2021. Também da Dexco, a Duratex terá seu ambiente criado pelo catarinense Marcelo Salum, cuja marca registrada são ambientes cheios de cores e brasilidade.

A LG, esse ano terá 3 ambientes na mostra. O primeiro deles, será projetado pelo baiano e prata da casa, Nildo José. As arquitetas Letícia Nannetti e Fernanda Rubatino completam o time escolhido para mostrar as novas tecnologias da marca. A Coral, nessa edição, aposta em outra carioca já muito conhecida pelo público de CASACOR, Paola Ribeiro.

Sempre buscando trazer diversidade de estilos e culturas, a mostra recebe profissionais de outros estados brasileiros. Aline Borges, José Navarro e Natan Gil representam o Estado de Minas Gerais. O Rio de Janeiro marca presença com MIGs Arquitetura e Studio Roca. Romario Rodrigues é natural do Ceará e o trio Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig vem de Alagoas para a mostra paulistana. A região sul também garante seu espaço com Gustavo Scaramella, do Paraná, Luciana Viganó, do Rio Grande do Sul e Luciana Bascheschi e Gabriela Pileggi de Santa Catarina.

O interior do Estado também terá forte presença com projetos assinados por Cacau Ribeiro, de Ribeirão Preto e Paulo Azevedo, de Bauru. Carla Felippi, de Santos e Gabriel Fernandes, da Praia Grande, representam o litoral Sul de São Paulo.

Dividindo seu tempo entre Bolívia e Brasil, o arquiteto boliviano Eduardo Baldelomar retorna à CASACOR São Paulo e é um dos convidados da edição.

Para construir alguns dos espaços dedicados à gastronomia, a CASACOR traz a expertise de Johnny Viana, que vai projetar o famoso restaurante Badebec. Flávia Burin e Bruna Monetti darão vida ao espaço da doceira Isabela Akkari e Gabriela Prado ficará responsável pela ambientação do Bar Caracol.

O design de exteriores do evento este ano ficará por conta de nomes como o do veterano Luciano Zanardo, do especialista em espécies tropicais Gil Fialho, do estreante Thiago Borges e das premiadas Mônica Costa e Renata Guastelli.

Voltando ao evento, o elenco contará ainda com o arquiteto Renato Mendonça, que teve sua estreia em 2019 e atualmente é apresentador do programa “24 Horas para Decorar” no canal pago Discovery Plus. Outros retornos incluem Ester Carro, destaque dentro e fora da mostra com foco em Arquitetura Social, além da turma da ADVP Arquitetura, Barbara Dundes, Flavia Burin e Bruna Moretti, José Carlos Navarro, Weiss Arquitetura, Rafa Zampini, Bruno Moraes, Renan Altera, Felipe e Eloy Fichberg, Ana Weege e Juliana Cascaes.

Entre os estreantes da edição temos Alexandre Salles, coordenador do Instituto Europeo de Design, com a adição de uma instalação de arte. A lista inclui também Letícia Granero, Fragmento Arquitetura, Isadora Araújo, Gabriel Rosa, Studio Marca, Kesley Santiago, Bruno Reis e Helena Kallas, Carol Miluzzi e William Vasconcelos, Monik Santos, SALA2 Arquitetura, LP+A Arquitetura, Adriana Farias, Daniela Funari, PanaPaná Estúdio, Marina Salomão, Laura Rocha, Blaia e Moura Arquitetos e Red Square.

A CASACOR São Paulo 2024 tem patrocínio master Deca, banco oficial BRB, patrocínio Coral, parceira de tecnologia LG, patrocínio local Duratex, apoio local Portinari e Savoy.



Allbiom participa da 3ª edição do GAAS em Lençois Paulista

A Allbiom, empresa brasileira com sede em Cajuru (SP), estará presente no 3º Encontro Paulista do GAAS, que acontece em Lençóis Paulista, no ADC Espaço e Lazer – Zilor, entre os dias 6 e 8 de março. No estande da empresa, os visitantes do evento poderão conhecer de perto a Biofabrik, que oferece uma ampla variedade de biorreatores de uso único ideais para o cultivo de bactérias e fungos, além de uma programação com palestras com Adailson Feitoza.

Adailson é docente na Universidade Estadual da Bahia, Pesquisador de Bioinsumos e Doutor em Biotecnologia de Microrganismos. A palestra será aberta ao público, gratuita e guiada por Wladimir Crancianinov, diretor comercial da Allbiom. Vários temas serão abordados, como o uso de fungos e inoculantes em fazendas, os riscos de produzir produtos biológicos com contaminação, prazo e dose de aplicação de biológicos on-farm etc.

“Participar de mais uma edição do Encontro Paulista do GAAS será uma boa oportunidade de estreitar o relacionamento com profissionais da área. Todos poderão conhecer melhor a tecnologia da Biofabrik, que permite a produção de bioinsumo com segurança e qualidade, aumentando sua rentabilidade de forma sustentável”, explica Wladimir Crancianinov, diretor comercial da Allbiom.

Sobre a Allbiom
Fundada em Cajuru (SP), com atuação no Brasil e também outros países da América Latina, a Allbiom garante soluções seguras para o controle dos bioprocessos laboratoriais e industriais, o que contribui para o desenvolvimento de novos bioprodutos de alto valor agregado. Seus serviços vão desde consultoria e assessoria na área de biotecnologia, até à fabricação própria de equipamentos e desenvolvimento de bioprodutos em instalações de última geração. 

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.allbiom.com

Assessoria de imprensa Allbiom
Conceito Comunicação – Telefone/WhatsApp (16) 3621-3252
Sérgio Nogueira –
sergio@conceitocomunic.com.br – (16) 99161-7976
Sonia Maggiotto –
sonia@conceitocomunic.com.br – (16) 98136-4310
Março/2024



eXp Realty Nomeia Leo Pareja para CEO para Impulsionar a Próxima Era de Crescimento e Inovação

BELLINGHAM, Wash., April 06, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A eXp Realty®, “the most agent-centric real estate brokerage on the planet™” e a principal subsidiária da eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI), anunciou hoje a nomeação de Leo Pareja para novo Diretor Executivo (CEO), com efeito imediato. Ele sucede Glenn Sanford, que agora dedicará totalmente seus esforços ao cargo de Fundador, Presidente e CEO da eXp World Holdings.

Na sua função anterior de Diretor de Estratégia, Pareja foi fundamental para solidificar a posição da eXp Realty no competitivo mercado imobiliário. Sua liderança visionária e histórico notável enriqueceram muito a proposta de valor da empresa para seus agentes. Por exemplo, os lançamentos bem-sucedidos de iniciativas estratégicas como eXp Exclusives, Revenos e as melhorias significativas para eXp Solutions.

“A liderança inovadora e reconhecida de Leo no setor elevou nossa proposta de valor para os agentes, reformulando as referências e a geração de leads”, disse Sanford. “Sua profunda experiência no setor e influência na nossa comunidade são profundas, e confio que, sob sua direção, a eXp Realty fortalecerá ainda mais sua vantagem competitiva e oferecerá um valor incomparável aos nossos agentes, consolidando ainda mais nossa posição de líder inovador no setor imobiliário.”

Esta nomeação se dá no momento em que a eXp Realty está em primeiro lugar em cinco categorias do cobiçado relatório RealTrends 500: Transaction Sides, 5 Year Top Movers (Sides), 5 Year Top Movers (Volume), Best Brokerages e Public Independent. A empresa também subiu para o número 3 em duas categorias: Volume e Billionaires’ Club. A empresa continua a provar seu modeloàmedida que ganha participação de mercado, recebendo os melhores agentes do setor.

“Ao entrarmos neste novo capítulo da eXp Realty, tenho a honra de liderar uma empresa que sempre colocou a inovação e o sucesso dos agentes na vanguarda da sua missão”, disse Pareja. “Juntos, além de continuarmos a redefinir o cenário imobiliário por meio da tecnologia e do suporte incomparável aos agentes, também capacitaremos todos os membros da nossa comunidade a atingir todo o seu potencial.”

Quando ingressou na eXp Realty em 2022, Pareja trouxe consigo mais de duas décadas de experiência imobiliária, destacada por inúmeras premiações, incluindo reconhecimento no relatório The Thousand da RealTrends, liderando a lista Top 250 da National Association of Hispanic Real Estate Professionals (NAHREP) e sendo nomeado um agente 30 abaixo de 30 pela Realtor® Magazine. Seu espírito empreendedor é evidenciado pela sua cofundação de uma das maiores empresas privadas de empréstimos na Costa Leste dos EUA e um fornecedor de tecnologia MLS em rápido crescimento. Ele também desempenhou papéis significativos na National Association of Hispanic Real Estate Professionals, atuando como presidente fundador da filial de Metro D.C. e mais tarde como presidente nacional.

Sobre a eXp World Holdings, Inc.
A eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI) é a holding da eXp Realty®, Virbela® e SUCCESS® Enterprises. eXp Realty é a maior empresa imobiliária independente do mundo, com mais de 85.000 agentes nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, França do, Índia, México, Portugal, África do Sul, Porto Rico, Brasil, Itália, Hong Kong, Colômbia, Espanha, Israel, Panamá, Alemanha, República Dominicana, Grécia, Nova Zelândia, Chile, Polônia e Dubai além de continuar a crescer em todo o mundo. Uma empresa de capital aberto, a eXp World Holdings oferece aos profissionais do setor imobiliário a oportunidade única de receber prêmios de capital por metas de produção e contribuições para o crescimento geral da Empresa. A eXp World Holdings e suas empresas oferecem um conjunto completo de soluções tecnológicas de corretagem e imobiliária, incluindo seu inovador modelo de corretagem residencial e comercial, serviços profissionais, ferramentas colaborativas e desenvolvimento pessoal. A corretora na nuvem tem por base as tecnologias Virbela e Frame, oferecendo plataformas 3D imersivas profundamente sociais e colaborativas, que permitem que os agentes sejam mais conectados e produtivos. A SUCCESS® Enterprises, ancorada pela revista SUCCESS® e seus ativos de mídia, foi fundada em 1897 e é uma marca e publicação líder em desenvolvimento pessoal e profissional.

Para mais informação, visite https://expworldholdings.com.    

Contato de Relações com a Mídia:
eXp World Holdings, Inc.
mediarelations@expworldholdings.com

Contato de Relações com Investidores:
Denise Garcia
investors@expworldholdings.com

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/c0430659-d8bc-480b-8eeb-02408802c697


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9085604)



Renúncia de membro independente do Conselho de Administração

A ÂNIMA HOLDING S.A. (“Ânima”), em atendimento ao disposto na Lei no 6.404/76, na Resolução CVM Nº 44/2021, conforme alteradas, e Regulamento do Novo Mercado, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que recebeu o pedido de renúncia apresentado pela Conselheira Juliana Buchaim Corrêa da Fonseca, que era membro independente do Conselho de Administração da Companhia.

 

A Companhia manifesta seus votos de agradecimento pela ampla contribuição, empenho e dedicação da Conselheira Juliana Buchaim à Ânima e lhe deseja muito sucesso na continuidade de suas atividades.

 

A Administração esclarece que a Companhia convocará, na forma da lei, de seu estatuto e das demais normas regulatórias aplicáveis, uma Assembleia Geral Extraordinária para eleição de um novo membro para compor o Conselho de Administração da Companhia.

 

A Ânima está à disposição para eventuais esclarecimentos ou sugestões através do Departamento de Relações com Investidores:

 

www.animaeducacao.com.br/ri                 e-mail: ri@animaeducacao.com.br

São Paulo, 5 de março de 2024.

 

Marina Oehling Gelman                                         Marcelo Battistella Bueno

Diretora de Relações com                                         Diretor Presidente
Investidores



Entenda o que é aposentadoria e como funciona na prática

O que é aposentadoria?

É o afastamento remunerado que um trabalhador formal tem direito, caso cumpra com os requisitos preconizados pela previdência social e/ou privada. Aqui no país, este serviço é mantido pelo Estado Brasileiro por meio do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS, e é direito garantido para todos os profissionais que trabalham com carteira assinada.

Todos os trabalhadores CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) podem ser beneficiários da aposentadoria pública. Os indivíduos também podem optar pela previdência privada, independente se for um trabalhador de carteira assinada, autônomo, liberal ou pessoa jurídica.

Qual a diferença entre Previdência Social e Privada?

Para você ficar por dentro entenda a diferença entre elas a seguir:

Previdência Social

A Previdência Social pública é a chamada aposentadoria comum no Brasil dedicada a todos os trabalhadores brasileiros. Qualquer um, sem exceção, que participa da CLT está, ao mesmo tempo, participando da previdência social. No entanto, isso não quer dizer que necessariamente irá receber o benefício.

Existem critérios que precisam ser seguidos para que a pessoa tenha direito ao benefício. Um deles é o tempo de contribuição. Em miúdos, é o tempo de trabalho do trabalhador, quantos anos o mesmo trabalhou no modelo CLT e contribuiu para a Previdência Social. Outro fator é a idade mínima que o indivíduo precisa ter. Porém, existem outras situações específicas que podem dar direito ao benefício.

Previdência Privada

É uma aplicação financeira voltada para a aposentadoria. Nesse caso, a contribuição é feita pelo próprio indivíduo, num determinado período, sendo que os pagamentos podem ser realizados de uma só vez ou divididos mensalmente, e ainda, pode fazer pagamentos adicionais sempre que quiser.

São mantidas por bancos, fintechs e financeiras, e podem beneficiar tanto trabalhadores CLT ou de outras modalidades de trabalhos. Para você entender melhor sobre o assunto, veja neste artigo mais detalhes sobre como funciona a previdência privada.

Quais são os tipos de aposentadoria pela Previdência Social?

Como mencionamos, há situações diferentes que podem dar direito a uma pessoa a se aposentar pela Previdência Social, veja:

Aposentadoria por invalidez

Os trabalhadores brasileiros que já contribuíram por pelo menos 12 meses com a previdência, salvo em algumas exceções listadas pelo Governo, e têm alguma condição em virtude de acidente ou doença, seja ela de natureza física ou psíquica, que impede os mesmos de exercer sua atividade profissional, têm direito a esse tipo de aposentadoria.

No entanto, quem decide se o indivíduo tem direito ao benefício é o perito médico da Previdência, na qual será necessário realizar uma avaliação para comprovar a incapacidade permanente. Caso aprovado, o indivíduo precisará realizar outras avaliações regularmente conforme preconizado pelo INSS.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Nesse caso, garante o direito de se aposentar para quem atingir o mínimo do tempo de contribuição durante o período preconizado, que é 30 anos para as mulheres, 35 anos para os homens.

Porém, também é levado em conta a idade mínima. A partir disso, é realizado um somatório da idade e do tempo de contribuição, em que precisam atingir determinada quantia de pontos. Atualmente as frações são o equivalente a 91 pontos, se for mulher, e 101 pontos para os homens.

Aposentadoria por idade

A idade é fundamental para que uma pessoa possa aproveitar, excepcionalmente hoje, como comentamos no tópico anterior. A regra atual preconiza que as mulheres tenham no mínimo 62 anos de idade, sendo necessário ter 15 anos de contribuição. Para os homens, a idade mínima é 65 anos, além de 20 anos de contribuição.

Porém, para pessoas que já contribuíam com o INSS antes da aprovação da reforma, realizada em novembro de 2019, vale um regime diferente. As alterações acontecem em todos os anos, até 2031.

No caso, a idade mínima sobe seis meses a cada ano, sendo que neste ano, 2024, os homens precisam ter no mínimo 63 anos e 6 meses de idade, e as mulheres, 58 anos e 6 meses.

Outros modos de aposentadoria

Existem outras maneiras de se aposentar, como é o caso da aposentadoria por exposição a agentes nocivos que prejudicam a saúde. Esta exposição pode fazer com que o trabalhador se aposente com apenas 15, 20 ou 25 anos de contribuição, a depender do grau de exposição e período.

Outro aspecto que pode criar aposentadorias especiais e diferentes categorias são trabalhadores com deficiência. Neste caso, entra em pauta o grau de deficiência física desses profissionais, que devem ter laudo médico para comprovação de sua condição.

  • Deficiência grave: homens contribuem 25 anos e mulheres 20;
  • Deficiência moderada: homens contribuem 29 anos e mulheres 24;
  • Deficiência leve: homens contribuem 33 anos e mulheres 28.

Como dar entrada na aposentadoria

Para dar entrada na aposentadoria, é necessário agendar um atendimento no site da previdência ou ligar para a central de atendimento no número 135. Ao ligar, basta conceder suas informações e marcar o seu agendamento, posteriormente deve visitar a agência do INSS no qual marcou atendimento.

Lá, os servidores públicos irão atender e verificar toda documentação, além de entender melhor as funções que o indivíduo desempenhava enquanto profissional. Após verificar todas essas informações, o INSS envia uma carta ao solicitante por correio com a aprovação do benefício, ou caso seja desaprovado, também informa as razões.

Agora que você sabe o que é aposentadoria e quer aproveitar o benefício, basta seguir o passo a passo acima e ter todos os documentos em mãos para conseguir os benefícios. De certa forma, é bastante simples e os percalços e desafios dependem de cada indivíduo e da documentação necessária para concluir o processo. Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe-o com seus amigos!



Como escolher a máscara de hidratação certa para seu cabelo?

Beauty portrait of pretty ginger woman with long hair touching her hair and looking away over cream background

Qual a importância da hidratação para o cabelo?

A hidratação é um tratamento importante para todo tipo de cabelo, pois é responsável por devolver a água dos fios e manter hidratado. Um cabelo desidratado apresenta opacidade, falta de maciez e tende a embaraçar com muita facilidade. É aí que entra a máscara de hidratação para cabelo, capaz de suprir essa necessidade dos fios.

O cabelo perde a sua hidratação natural ao ser exposto a agentes externos como sol, mar e poluição, além do uso de fontes de alto calor como secador e chapinha. Danos extremos podem atingir o córtex do fio, que é a camada responsável pela massa capilar e é composta por proteínas.

Entenda sobre os tipos de cabelo e suas necessidades específicas

Existem quatro tipos de cabelo quando se trata de curvatura: cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. Dentro dessas divisões, há ainda os graus de curvatura e espessura que podem ser A, B e C. Cabelos lisos, por exemplo, podem ser mais finos ou mais grossos, e cabelos cacheados podem ter cachos mais abertos ou mais fechados.

Entender a curvatura do cabelo facilita a escolha de tratamentos e produtos, pois cada uma delas possui necessidades específicas devido às suas particularidades. Se você está na transição capilar, pode ser difícil identificar agora qual é o seu tipo de cabelo.

Tipo 1: cabelos lisos

Os cabelos lisos costumam apresentar muita sedosidade, mas sofrem com o excesso de oleosidade e às vezes falta de volume. Máscaras de hidratação com proposta de encorpamento são uma excelente opção para fios finos e ralos, seja naturalmente ou decorrente de procedimentos químicos.

O tipo 1A é o famoso “liso escorrido”, que não modela e nem segura penteados facilmente. O tipo 1B possui espessura média, e é mais encorpado. Já o tipo 1C é um liso mais pesado e volumoso, porém muitas vezes mais resistente e brilhante que os outros cabelos lisos.

Tipo 2: cabelos ondulados

Os cabelos ondulados são aqueles que possuem a raiz lisa, mas formam ondas ou até cachos no comprimento e pontas dos fios. Eles perdem a definição com facilidade, então é importante manter o corte em dia para estimular a formação das ondas e cachos.

O tipo 2A é caracterizado por ter pouco volume e formar ondas discretas. O tipo 2B possui maior tendência à formação de frizz, e apresenta ondas mais expressivas. Já o tipo 3B é mais volumoso e começa a formar cachos ao longo do comprimento e pontas do cabelo.

Tipo 3: cabelos cacheados

Os cabelos cacheados apresentam cachos definidos, mas ressecam com mais facilidade que os cabelos lisos e ondulados. Cabelos cacheados mesmo ao serem bem tratados não se tornam tão brilhantes, pois não refletem tanto a luz devido à curvatura em forma de mola.

O tipo 3A possui cachos mais grandes e largos, e pode ainda apresentar a raiz lisa. O tipo 3B forma cachos desde a raiz, e pode apresentar uma textura mais áspera. Já o tipo 3C forma cachos estreitos e difíceis de desmanchar, e costuma ser mais seco nas pontas.

Tipo 4: cabelos crespos

Por fim, os cabelos crespos são aqueles que mantêm a curvatura até mesmo molhados. Eles são mais frágeis que os cabelos cacheados, por isso o uso de máscaras de hidratação com ação fortalecedora é uma excelente opção, assim como o cuidado no manuseio dos fios para evitar a quebra.

O tipo 4A é semelhante ao 3C, por formar cachos mais abertos e definidos. No tipo 4B já se forma o famoso “black power”, com muito volume. Já o tipo 4C é o que mais sofre com o fator encolhimento, além de possuir pouca ou nenhuma definição dos cachos.

Como escolher a máscara de hidratação certa?

As melhores máscaras de hidratação são aquelas que possuem extratos vegetais e ativos umectantes, como a glicerina e o pantenol. Esses ativos são hidrofílicos, ou seja, possuem afinidade por água. Cerca de 12% da fibra capilar é composta por água, o que torna a sua manutenção essencial.

Ao escolher qual a melhor máscara de hidratação, é importante levar em consideração algumas particularidades do seu cabelo, como o tipo e o nível de dano que ele apresenta. As melhores máscaras de hidratação possuem também ativos nutritivos e reconstrutores, que atendem diversas necessidades do fio.

Escolha conforme o tipo e necessidades de seu cabelo

Cabelos com uma curvatura mais fechada, como os cacheados e crespos, tendem a precisar de uma maior reposição de lipídios, já que a oleosidade natural chega com dificuldade a todo o comprimento dos fios. Nesse caso é interessante escolher uma máscara de hidratação que também contenha óleos e manteigas vegetais.

Em contrapartida, cabelos quimicamente tratados precisam de uma maior reposição proteica, para evitar a quebra e o afinamento dos fios. Dessa forma, as melhores máscaras de hidratação são aquelas que também contém ingredientes como proteínas e aminoácidos.

Fique de olho com os ingredientes

Além de entender para que serve a máscara de hidratação e quais ativos você deve procurar no rótulo, alguns outros ingredientes também merecem a sua atenção durante a escolha das melhores máscaras de hidratação: os parabenos, petrolatos e silicones.

Parabenos são conservantes muito utilizados na indústria cosmética, mas que podem causar reações alérgicas em algumas pessoas. Já os petrolatos e silicones são agentes oclusivos, que criam um filme protetor ao redor do fio. Esse filme retém a umidade nos fios e melhora o sensorial do cabelo, mas não é indicado para quem usa somente shampoos livres de sulfato.

Analise os benefícios extras do produto

Além dos ingredientes da máscara de hidratação, você pode também analisar os benefícios destacados pelo fabricante no rótulo do produto. É comum as melhores máscaras de hidratação possuírem benefícios como alinhamento dos fios, diminuição do frizz e até mesmo estimular o crescimento do cabelo.

Atenção à marca

A marca e o nível de tecnologia dos produtos também precisa ser incluído na escolha de uma máscara de hidratação. Isso porque cabelos muito danificados necessitam de produtos com uma maior concentração de ativos, que proporcionem um tratamento profundo e eficiente. Essas máscaras de alta tecnologia geralmente são de marcas que possuem um valor mais elevado.

Aplique corretamente para obter máximos benefícios

De nada adianta escolher as melhores máscaras de hidratação, mas não saber usá-las corretamente. A máscara deve ser aplicada logo após o shampoo, mas é importante rermover o excesso de água dos fios com uma toalha antes da aplicação. Isso garante que o produto seja melhor absorvido pelo cabelo.

Após enluvar mecha por mecha, basta esperar o tempo de ação indicado pelo fabricante no rótulo do produto e enxaguar completamente. O uso do condicionador após a máscara é opcional, então fica a seu critério aplicá-lo ou não. Depois finalize o cabelo como de costume.

A hidratação é um tratamento importante para todo tipo de cabelo, pois garante a maciez e o brilho dos fios. Uma máscara de hidratação associada a ingredientes como óleos vegetais e proteínas, por exemplo, é capaz de suprir diversas necessidades do cabelo, a depender do caso.

Escolher as melhores máscaras de hidratação para o seu cabelo com certeza se tornou muito mais fácil após essas dicas incríveis da Wella. Não se esqueça de aplicá-las da forma correta para aproveitar todos os benefícios que elas podem proporcionar aos seus fios.



Fiserv oferece pagamento de VR com QR Code em Tap on Phone

Poucos meses após anunciar a aceitação de cartões alimentação e refeição via QR Code VR nos terminais de pagamento, a Fiserv amplia a parceria com a VR e disponibiliza o QR Code no mesmo aplicativo da solução Tap on Phone. A novidade que permite que os varejistas usem um aplicativo em seus smartphones para transformá-los em maquininhas já está disponível para Bin Tap, solução da Bin, adquirência própria da Fiserv; azulzinha Aproxima, da CAIXA e Tap do Sicredi.

Para o consumidor, o novo meio de pagamento visa agilidade e comodidade ao dispensar a necessidade de uso do cartão físico da VR. Para o estabelecimento comercial, os apps da Fiserv buscam proporcionar uma solução de pagamento que dispensa o investimento em novas maquininhas, objetivando ampliar a quantidade de posições de checkout disponíveis, simplificar e acelerar o processo, reduzindo as filas, sem custos adicionais. O varejista consegue utilizar seu próprio smartphone ou tablet para receber vale-refeição, alimentação, home office e mobilidade por meio do QR Code da VR; além de pagamentos por aproximação de cartões e Pix.

O Tap on Phone é uma das tecnologias de pagamento que mais cresce no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2023, o volume de transações com cartões e outros dispositivos por aproximação totaizou R$ 986,4 bilhões, incremento de 70% na comparação com o ano anterior. 

Segundo Carolina Fares, diretora de Produtos de Adquirência do Brasil na Fiserv, a empresa é uma das primeiras do mercado a disponibilizar a aceitação de VR, que circula na mão de mais 4,7 milhões de brasileiros, no mesmo app que já conta com a tecnologia Tap on Phone. “Essa é a oportunidade de levar a inovação e a mobilidade dos meios de pagamento para mais de 85 mil estabelecimentos comerciais credenciados pela VR”, declara Fares.

Para Renato Teixeira, diretor-executivo de Produtos e Plataformas da VR, o novo formato de recebimento é um avanço significativo porque simplifica e adiciona tecnologia e automação ao dia a dia. “A inovação representa agilidade e redução de custos para os empreendedores e estabelecimentos comerciais. Nós na VR desenvolvemos soluções que contribuem com as atividades produtivas e incentivam a formalização e o crescimento das micro, pequenas, médias e grandes empresas”, afirma o executivo. 

 



Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março

Em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu que, em 8 de março, seria celebrado o Dia Internacional da Mulher. Esse reconhecimento universal valoriza a jornada feminina, marcada por diversas lutas pelos direitos de igualdade, que causaram mudanças significativas ao longo da história, desde o direito ao voto, a educação, ao divórcio e o desenvolvimento profissional.

Um estudo feito pela Grant Thornton em 2022 aponta que 38% dos cargos de liderança em empresas brasileiras de médio porte são ocupados por mulheres. Uma porcentagem baixa considerando que elas são mais de 50% da população do país

Segundo Carine Roos, jornalista, socióloga, empreendedora, CEO e fundadora da Newa, mesmo com as importantes evoluções no ambiente de trabalho, as mulheres ainda encontram dificuldades para avançar nas empresas e acessar de forma equitativa as oportunidades de carreira nas organizações.

“O Dia Internacional da Mulher é importante não só para a celebração do feminino, mas para demonstrar que apesar de todo o progresso feito, ainda há um longo caminho a percorrer e, atualmente, a realidade é que as mulheres acumulam diversas funções que exigem um gerenciamento de tempo muito complexo. As mulheres que desejam empreender precisam enfrentar uma série de desafios, que vão das dificuldades habituais de se construir um negócio até questões relacionadas aos compromissos com o lar”, ressalta Vininha F. Carvalho, empresária, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

As mulheres estão constantemente quebrando barreiras, seja no mundo corporativo ou no âmbito pessoal. A cada ano, o número de mulheres que têm optado por conhecer novos lugares e destinos de forma independente tem aumentado. E, segundo pesquisa realizada pelo Solo Female Travellers Club, 53% das entrevistadas viajam sozinhas porque querem e não por falta de companhia. Os principais motivos que as levam a essa decisão são: liberdade e flexibilidade (87%); escapar da rotina e das responsabilidades (81%); relaxar e autocuidado (78%); e desafiar a si mesmas (78%).

Ao programar uma viagem sozinha ou em grupo, as mulheres devem ficar atentas a alguns detalhes, como: pesquisar todas as informações sobre o destino selecionado e escolher a hospedagem correta, optando por quartos individuais, que garantam mais segurança. “Além disso, é importante garantir um bom acesso à internet para contatar amigos e familiares e saber exatamente a localização da estadia e dos percursos que irá realizar durante a viagem”, orienta Carlos Eduardo Pereira, diretor executivo da Bancorbrás Turismo.

“O fato das mulheres reproduzirem, em seus ambientes de trabalho, a atenção que dedicam em sua vida pessoal é um grande diferencial. O mercado aposta em lideranças focadas no coletivo, na colaboração, na abundância e compaixão, valores que constituem a essência da mulher, que tem como meta construir uma sociedade mais justa e com mais equidade para as futuras gerações”, finaliza Vininha F. Carvalho.



10 dicas essenciais para criar o uniforme da sua empresa

Quais as vantagens de ter uniformes na sua empresa?

As vantagens oferecidas para as empresas que optam pelo uso de uniforme são variadas e significativas. Vão desde a organização da vestimenta dos colaboradores, até como uma opção de propaganda orgânica.

Quando o cliente vai até uma loja e enxerga o sincronismo entre os atendentes, por exemplo, é a primeira impressão que fica. E o sincronismo não precisa estar presente apenas no atendimento, pode estar também entre as roupas que os atendentes usam.

Por exemplo, imagine a situação de que um cliente vai em uma loja de alto padrão e não encontra um colaborador com roupas adequadas, de acordo com a expectativa dele. Provavelmente o cliente sairá dessa loja e procurará outra que cumpra com as expectativas quando se fala em loja de alto padrão.

Dicas para criar o uniforme de empresa ideal

O mais importante, antes de finalizar o uniforme da empresa, é conhecer a fundo toda a instituição, ou seja, estar por dentro das cores, logo, nicho e público-alvo que será impactado. Desta forma, a chance de acertar no uniforme escolhido é grande.

Aproveitar o uniforme para se destacar entre os concorrentes também pode ser uma excelente ideia. Mas para isso, além da ideia ser inovadora, ela tem que ser organizada e sofisticada. Investir em tecidos bons, estampas que vão de acordo com o objetivo da empresa é muito necessário.

A seguir, veja dicas importantes que devem ser consideradas ao criar um uniforme para empresa:

Escolha a melhor opção entre: camisa, camiseta ou polo

Entender o nicho e o público-alvo da empresa é muito importante no momento de decidir sobre o tipo de peça superior. Isso porque cada uma oferece uma pegada diferente e, nem sempre, todas combinam com a sua empresa:

  • Vantagens e uso da camisa: dentre as três opções, pode-se considerar a camisa como a opção mais indicada para ambientes sérios, como escritórios de advocacia, lojas de alto padrão e bancos. A vantagem de colocar a camisa entre as ideias de uniforme de empresa é oferecer algo mais sofisticado;
  • Vantagens e uso da camiseta: a camiseta, por exemplo, é a opção mais básica. Por isso, é grande a chance dela combinar com qualquer outro tipo de calça para complementar o look, o estilo da estampa e, até mesmo, a cor. Além disso, as variadas opções de tecido para serem usados e as cores facilitam a fabricação de diferentes ideias de uniforme;
  • Vantagens e uso da polo: optar pela camiseta polo é saber que está entre o básico e o sério demais. O meio-termo permite que os funcionários brinquem com as opções de complementos no look, indo de acordo com cada setor. 

Escolha um bom fornecedor para os uniformes da sua empresa

É fundamental ter um bom fornecedor para confeccionar os uniformes da sua empresa. Para isso, pesquise bem para encontrar a melhor opção do mercado, analisando cada detalhe do serviço oferecido e a recomendação de seus clientes.

Só feche contrato com fornecedores que ofereçam uniformes personalizados, do tecido às linhas e botões, com garantia da mais alta qualidade. Afinal, a peça vai representar sua marca e precisa transmitir profissionalismo e excelência!

Concilie o conforto e funcionalidade na sua escolha

Assim como é importante escolher o fornecedor e o tipo de camiseta, é essencial optar por materiais que dão conforto no dia a dia do trabalho. Em casos de trabalhos manuais, que envolvem a rotina no sol, por exemplo, não se combina camisa social com um tecido extremamente quente. 

Por isso, análise muito bem cada detalhe a fim de criar algo que realmente seja confortável e funcional, sem que atrapalhe e prejudique o andamento de atividades rotineiras de cada função ou tipo de uniforme de sua empresa. 

Atenção na escolha do tecido

A escolha dos tecidos é uma etapa primordial quando se pensa, principalmente, nos colaboradores que farão uso da peça. Os modelos de uniforme têm que ser bonitos, assim como a qualidade do tecido deve ser boa.

Optar por tecidos que amassem o menos possível e não fiquem amarelados com o tempo facilitará a vida daqueles que farão uso no dia a dia.

Análise a melhor maneira de usar a logo nos uniformes

A logo da empresa presente no uniforme deve ser o detalhe mais importante da peça. Por isso, é importante observar o local exato onde será colocada para evitar que não fique visível.

Além disso, é importante prestar atenção em como ela será aplicada ao tecido, se será estampada ou bordada. Análise as vantagens e desvantagens de cada uma para definir a melhor opção.

Use as cores de maneira inteligente

Independentemente do número de cores utilizadas na empresa, o importante é que elas criem um visual que seja de acordo com sua marca.

Para isso, é necessário observar todos os detalhes do uniforme, desde a cor do tecido que será usado até as cores dos detalhes, como a logo da marca.

Cuidado com a qualidade do bordado ou estampa

O cuidado com a qualidade do bordado ou da estampa também é um bom assunto para debater com o fornecedor. Tanto o bordado quanto a estampa devem ter uma qualidade acima do ideal. Isso porque evita desgastes na peça e defeitos de uso ou que podem ser ocasionados na lavagem na máquina de lavar, por exemplo.

Padronize os uniformes

Quando se fala em padronizar uniforme, se fala também em organização empresarial. Padronizar os uniformes também evita o conflito de estilos entre os colaboradores. Desta forma, a identidade visual que a empresa tanto preza estará preservada conforme os ideais de sua marca.

Tenha uma boa variação de tamanhos

Investir em uma variação de tamanhos é investir no conforto dos colaboradores, afinal, é comum que em uma empresa tenha diferentes tipos de corpo e, também, de peso. Quando um colaborador encontra o seu tamanho de roupa ideal, evita desconfortos e demais queixas.

E, pronto! Gostou de nossas dicas sobre o que considerar ao criar um uniforme para empresa? Aplique-as sempre que precisar e não erre em suas escolhas! Aproveite, e compartilhe esse artigo com seus amigos!



Autoestima ajuda superar transtornos mentais em mulheres

Após a consultoria Think Olga divulgar que 45% das mulheres passam por algum transtorno mental, no pós-pandemia, a chegada do Dia Internacional da Mulher reacende a necessidade de discussão sobre o bem-estar mental e psicológico delas. O relatório “Esgotadas: o empobrecimento, a sobrecarga de cuidado e o sofrimento psíquico das mulheres” a cada 10 pessoas que precisam de acompanhamento psicológico no Brasil, 6 são mulheres, no pós-Covid.

Para a psicóloga e escritora Leila Favrin, a expressão “transtorno mental” engloba uma série de condições capazes de afetar o humor, o raciocínio, o sono e o comportamento das mulheres, o que pode impactar as relações interpessoais dela. 

“Durante a pandemia, sentimentos como medo de morrer, solidão, morte de entes queridos, luto, preocupações financeiras, foram dados importantes para o surgimento desse quadro. A sobrecarga de trabalho e a preocupação dentro de casa,  o confinamento  com doentes, o convívio mais íntimo com parceiros agressivos e, por vezes, violentos, emocional ou fisicamente, também desestabilizam ainda mais o equilíbrio dessa mulher”, aponta Favrin.

A autora do livro “Semilouca”, lançado pela Editora Viseu, também destaca os desafios emocionais de mulheres em diversas condições, e reflete que as dificuldades que a mulher enfrenta na atualidade dependem muito da identidade social delas. 

“Dependendo do nível social, algumas podem ser mais conformadas, com esse tipo de situação. Por outro lado, percebo que a autonomia é fundamental para as mulheres. Porém, essa cobrança acaba trazendo conflitos internos para essa mulher, que acaba vivendo em uma situação de ambivalência”, diz.

Os dados da pesquisa confirmam a colocação da profissional, já que traz um percentual de 86% de mulheres que dizem estar sobrecarregadas com o nível e quantidade de responsabilidades, seja no ambiente de trabalho ou no doméstico.

A pesquisa vai além, mostrando ainda que as dificuldades financeiras enfrentadas por cuidadoras e mães-solo são a principal causa de impactos na saúde mental de mulheres com esse perfil, o que se soma ainda à sobrecarga de responsabilidades.

“Será necessário mexer em relacionamentos tóxicos que alimentam essa baixa auto estima. Questionar-se. Expressar-se. Entender que motivos  a impelem à auto sabotagem, obscurecendo a sua primeira natureza. Provavelmente ela vai aprender a dizer não para situações opressoras que bloqueiam suas emoções genuínas”, considera Leila.

Ela destaca ainda a importância das temáticas no campo social, onde as questões identitárias e sociais precisam ser consideradas para que todas as mulheres alcancem o bem-estar psicológico. “Essa é uma época marcada por um turbilhão de mudanças e desafios, onde o equilíbrio emocional se tornou uma busca constante e fundamental para todas nós”, Conclui.



Capacitação gratuita para a Creator Economy ganha 2ª edição

A Hotmart e o Observatório de Favelas, em parceria com o Instituto Lá da Favelinha, abrem inscrições para a segunda edição do Hotmart Decola, um programa de formação teórica, técnica e prática para jovens de regiões periféricas de Belo Horizonte (MG), focado em prepará-los para trabalhar na Creator Economy (Economia dos Criadores de Conteúdo). 

O programa oferece 90 horas de formação ao longo de 4 meses e inclui conteúdos técnicos e mentorias dadas por profissionais do mercado, como os creators Rafael Albertoni e Ramon Campos, os consultores de negócios digitais Gabi Salles, Anna Cabulosa e Matheus Carmo (agência Great), e o especialista em podcasts e CEO da WePod, Marcio Brant. O foco é desenvolver habilidades nas áreas de produção de textos comerciais (copywriting), estratégias de lançamento, produção e edição de vídeo, gerência de tráfego pago, entre outras habilidades necessárias para atuação no mercado de produtos digitais (cursos online, aulas ao vivo, ebooks e outros).

Após a primeira edição, realizada em 2023, 33% dos jovens começaram a trabalhar no mercado da Creator Economy, com um aumento de 74% na renda familiar. Dados da pesquisa Hotmart Insights 2023 mostram que mais de 17% dos produtores iniciantes no Brasil contam com um colaborador, mas quando ele se torna avançado, 77% revela ter ao menos quatro colaboradores. Isso demonstra oportunidade de atuação para estes jovens e, por isso, o programa continua e se amplia nesse ano, com mais vagas.

O ex-aluno Ualter Nascimento, agora designer na agência V4 Company, destaca o impacto do Decola em suas oportunidades profissionais. “O Hotmart Decola me abriu diversas portas e pude conquistar clientes duradouros graças ao que aprendi no projeto.”, explica. 

Para a edição de 2024, 30 vagas estão disponíveis e as inscrições podem ser feitas até 13 de março. Na etapa de formação, uma bolsa permanência de R$500 mensais será oferecida. Além do aumento de vagas, neste ano, o Decola contará com uma etapa prática de três meses de atuação em projetos de creators ou agências parceiras, realizada após a formação, para 15 jovens. O objetivo é apoiar os novos profissionais na construção de portfólio e networking para sua inclusão no mercado da Creator Economy. Para esta etapa, será fornecida bolsa de um salário mínimo.

“O Hotmart Decola transmite conhecimento técnico e ao mesmo tempo, cria conexões entre jovens e profissionais da Creator Economy,  abrindo oportunidades de atuação em um setor em plena expansão”, afirma Edivânia Silva, gerente sênior de ESG  na Hotmart.

A Coordenadora Pedagógica do Observatório de Favelas, Ivana Dorali, acredita que os jovens têm potencial para impactar positivamente a Creator Economy. “São pessoas que trazem consigo uma potência e expertise a partir de suas vivências, que certamente trarão novos rumos para o mercado digital em breve”, diz Dorali.

Para mais informações e realização da inscrição, os interessados podem acessar: hotm.art/inscricoes-decola-2024.



Incentivo à leitura reduz o índice de defasagem na alfabetização

A última avaliação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) sobre o nível de leitura dos alunos da educação básica no Estado de São Paulo mostra números preocupantes. Segundo a pesquisa, apenas 40,62% das crianças das escolas públicas de São Paulo chegam ao 2º ano do ensino fundamental completamente alfabetizadas.

Já uma avaliação de fluência de leitura, feita pela Secretaria Estadual de SP no final de 2023 com alunos do 2º ano de todas as redes de ensino, apontou que apenas 64% das crianças foram consideradas leitoras.

A alfabetização fora da idade correta pode afetar a vida escolar da criança negativamente nos anos seguintes, prejudicando o aprendizado em todas as disciplinas, podendo causar reprovações ou até mesmo o abandono dos estudos, trazendo consequências na vida adulta.

A gerente do setor da disciplina de Português do Kumon, que é formada em Letras e pós-graduada em psicopedagogia, Mariana Bruno Chaves, explica que a primeira infância é o ponto inicial para uma boa alfabetização: “Na fase pré-escolar, a criança vai ter um primeiro contato com letras e números de forma mais intencional, por isso é primordial estimular o interesse, a curiosidade, a familiaridade e o gosto pela leitura nessa fase”, aponta.

O Saeb considera alfabetizadas as crianças que estão aptas a ler palavras, frases e pequenos textos; localizar informações na superfície textual; escrever ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras, e escrever textos que circulam na vida cotidiana. Mariana complementa: “Atualmente, aliamos a alfabetização ao letramento, que significa utilizar a língua escrita e falada, relacionando à cultura e à compreensão da realidade em vários aspectos: cognitivo, social, cultural, entre outros”, conta.

Para os professores alfabetizadores, fica a orientação: “é interessante incentivar a leitura das crianças por meio de diferentes formatos de textos, preferencialmente os que estimulem a memorização”, diz Mariana. Ela também indica que o professor, ao longo da alfabetização, alie o incentivo da leitura à escrita, que acaba às vezes sendo esquecida nesse processo, mesmo sendo igualmente necessária.

A gerente também reitera a importância da presença da família no processo de alfabetização, colocando em prática o hábito de leitura: “Facilite o acesso e ofereça livros à criança, de forma a estimular a imaginação e a criatividade”. Mariana diz que conexões com a leitura podem ser feitas no cotidiano, como ler placas de trânsito, vitrines de shopping ou anúncios em ponto de ônibus, que promovem o desejo de compreender a realidade.



Startup torna a busca por terrenos hiper-personalizada

As previsões para o mercado de construção civil no Brasil em 2024 apontam para uma melhora em relação a 2023. A adaptação dos agentes financeiros às novas diretrizes do governo Lula e a queda gradual da taxa de juros, confirmada após a última reunião do Copom em 31 de janeiro, são sinalizadores relevantes. 

Segundo o último índice Fipe/ZAP, o mercado imobiliário de médio e alto padrão está reagindo positivamente com aumento na comercialização e valorização de unidades. Apontando uma reação também positiva neste mercado, o déficit habitacional do país já supera a marca de 5,8 milhões de domicílios, com o governo aprovando um orçamento 40% maior para o programa Minha Casa Minha Vida. Investimentos públicos, aliados às novas regulamentações do programa, vêm continuamente impulsionando o crescimento das ofertas residenciais no setor econômico.

Conforme apontam os últimos anuários do Secovi-SP, quando se há juros mais baixos e segurança econômica, historicamente as empresas voltam a acelerar as frentes de novos negócios, subindo os números de lançamentos. A consequência desse cenário é um aumento no hunting pelos melhores terrenos, o marco inicial e decisivo para que este “embrião” se torne um empreendimento de sucesso.

“A matéria-prima no setor de incorporação e loteamento são os terrenos, sem uma boa área nada acontece” – simplifica Rogério Riquelme, da Cipasa Urbanismo. 

Ao contrário do que muitos pensam, o ciclo do mercado imobiliário vai muito além daqueles dois anos em que se vê um canteiro de obras em plena transformação. Seja para as incorporadoras ou loteadoras, o início desta esteira se dá com a busca por áreas para receber um novo empreendimento.

Enquanto isso, a tecnologia no mercado de incorporação e loteamento vem crescendo rapidamente. De acordo com os últimos estudos da Terracotta Ventures, ocorreu um aumento de 282% nas proptechs e construtechs nos últimos cinco anos. Neste estágio inicial do ciclo imobiliário, várias startups estão oferecendo soluções baseadas em dados ou estudos generativos para agilizar as análises e viabilidades dos terrenos para as empresas. 

Após quatro anos de existência e três de operação, a proptech Terreno Livre se inseriu neste mercado para atuar na busca por terrenos, originando efetivamente negócios.”Eles vieram para nos ajudar com a prospecção. Usamos a plataforma com frequência, em busca das melhores áreas para nossa empresa” – como bem resumido pelo Marlus Werneck, da Construtora Tenda. 

De um lado o Terreno Livre recebe terrenos diariamente, por corretores, imobiliárias e também por proprietários, em todo Brasil – e do outro oferece uma ferramenta completa de prospecção para as companhias que precisam desse ativo para a sua expansão. E agora além de uma plataforma, conseguiu aliar pessoas à sua tecnologia, humanizando e personalizando o trabalho minucioso de busca de áreas para cada empresa. 

“Considerando a busca específica de cada companhia, vimos que além da nossa tecnologia (plataforma), era crucial fornecer orientação personalizada (como um opcional de uma prestação de serviços ou uma consultoria). Com a novidade das Captações Dedicadas, nos tornamos um braço complementar e adicional de prospecção para as empresas. – conta Antônio Freitas, CEO e fundador do Terreno Livre.

O primeiro trimestre se caracteriza por um período de planejamento e organização das empresas em suas frentes de trabalho, estruturando pessoas e contratações de ferramentas necessárias para alcançarem seus objetivos ao longo do ano. Assim foi o depoimento do Rodrigo Riskalla, da Longitude Incorporadora – “Começamos a utilizar a plataforma em meados do ano passado, junto do time de Novos Negócios no interior de SP – e agora em 2024, teremos um ano de muita energia com as prospecções de terrenos na nossa nova regional de São Paulo capital, onde o Terreno Livre também será mega importante nessa operação”

As incorporadoras e loteadoras têm sido ainda o mercado principal de atuação do Terreno Livre – ainda que com atuação mais forte em todo o Estado de São Paulo e no Sudeste como todo, agora atuando em todo território nacional.

Para mais informações, basta acessar: https://www.terrenolivre.com.br/



Dia Mundial da Saúde: Chás auxiliam no bem-estar geral

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é uma data para que a sociedade reflita sobre a importância dos cuidados do corpo e da mente e uma das questões fundamentais para esse movimento é a mudança de hábitos de consumo das pessoas. Atualmente, a busca por um estilo de vida mais equilibrado está cada vez maior e, de acordo com o relatório da Kantar sobre tendências e estratégias de consumo para 2024, 66% das pessoas entrevistadas procuram por produtos com ingredientes naturais para incluir em sua cesta de compras.

Uma das mudanças mais evidentes é a maneira como as pessoas abordam a alimentação, reavaliando suas escolhas, buscando produtos menos processados, com menos açúcar e menos sódio, devido a uma crescente conscientização sobre os benefícios de hábitos saudáveis e uma preocupação ampliada com o bem-estar físico e mental. Dessa forma, as pessoas estão buscando alternativas mais naturais e nutritivas em suas dietas. Uma dessas é o chá, uma bebida que tem sido consumida há séculos e é conhecida por prover inúmeros benefícios à saúde.

“O chá não é apenas uma bebida saborosa, mas também uma escolha inteligente para quem busca um estilo de vida mais saudável e prático para encaixar no dia a dia. Além disso, as infusões naturalmente oferecem uma variedade de nutrientes e compostos bioativos que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão, promover a hidratação do corpo e até mesmo contribuir para a redução de sintomas do estresse e da ansiedade, por exemplo. A bebida também aumenta o nível de antioxidantes e outros nutrientes que contribuem para uma boa saúde”, comenta Flavio Andrade, gerente de Trade e Marketing da Leão, marca líder no segmento de chás por infusão.

Ainda segundo Andrade, “o chá por infusão é uma bebida versátil, saudável e prática, podendo ser consumido quente ou frio, sem adição de açúcar, já que são adoçados com folhas de estévia, sem sódio, corantes ou conservantes. Além disso, quando fonte de vitaminas e minerais se tornam aliados ainda mais importantes na construção de hábitos saudáveis e na manutenção de uma dieta equilibrada”.

“Também vale destacar que o ato de preparar e desfrutar de uma xícara ou um copo de chá pode ser uma oportunidade para pausar, relaxar e cuidar de si mesmo em meio à correria do dia a dia. Ao incorporar o hábito de tomar chá em nossa rotina diária, estamos não apenas nutrindo nosso corpo, mas também cultivando um momento de tranquilidade e autocuidado”, conclui.



Estilo elegante masculino: Guia para se vestir com requinte

Entenda o que é o estilo elegante

O estilo elegante masculino é aquele que traz um ar de sofisticação para o homem. Neste estilo são usadas peças de ótima qualidade, com uma modelagem que não é nem justa e nem larga, cores neutras e sóbrias, afinal, o maior objetivo de todo look é impressionar através da discrição.

Não à toa é o estilo favorito de muitos homens, pois com ele são trazidos certos elementos como a moderação, controle, responsabilidade, beleza e discrição.

Todos esses sentimentos e traços de personalidade são em alguma medida inseridos no look e nas peças escolhidas, o que faz deste estilo adequado para encontros, trabalho e até eventos especiais. 

Quais peças são mais usadas no estilo elegante masculino?

Há várias peças consideradas essenciais para o estilo elegante masculino, como calças de alfaiataria e camisas sociais. Elas são as campeãs de uso e popularidade entre os homens e sem essas peças fica difícil montar um estilo elegante que fica bonito, sofisticado e confortável. Entre as principais podemos citar: 

  • Terno;
  • Smoking;
  • Paletó;
  • Costume;
  • Gravata

Tudo vai depender da ocasião em que cada peça pode ser usada. Por exemplo, um smoking é perfeito para uma festa de gala, já que transmite o máximo da elegância e requinte para o evento. Já para uma reunião de negócios, o terno é o mais indicado. Inclusive, caso você queira saber mais detalhadamente dessas duas peças incríveis, confira esse artigo e entenda a diferença entre terno e smoking!

Dicas para montar looks no estilo elegante masculino

As dicas fazem total diferença para montar looks no estilo elegante, como na escolha das peças e cores sóbrias. Colocar todas essas dicas em ação é essencial para conseguir criar seu próprio estilo e adaptá-las para seu dia a dia. Essas dicas farão toda a diferença na hora de enriquecer seu look elegante. Confira:

Invista em peças atemporais do estilo

Peças atemporais têm um lugar nobre na hora de criar o estilo elegante masculino e por isso devem ser priorizadas. Sobretudo as peças clássicas que já mencionamos, elas são essenciais na hora de criar um look adequado e fazem de um estilo elegante ainda mais interessante para o público masculino. 

Modelagens de alfaiataria devem estar em seu guarda-roupa, especialmente calças, mas valem outras peças como paletós e camisas. E por falar em camisas, a básica também é fundamental, sobretudo as de cores sóbrias, neutras e até mesmo pastéis. São peças atemporais que são usadas há anos para compor estilos elegantes. 

Cuide do caimento das peças

De todos os aspectos que uma peça deve ter para compor um estilo elegante masculino, o caimento é essencial. A forma como a peça se ajusta ao corpo deve ser muito bem observada, sem ser larga demais ou justa demais. Portanto, é essencial que o caimento seja adequado ao seu biotipo, peso e tamanho. 

Atenção ao tecido e acabamento das peças

Peças elegantes devem ser de boa qualidade, por isso que um tecido de qualidade e um acabamento bem feito devem ser priorizados. Entre os principais tecidos que podem compor peças de qualidade estão: 

  • Linho;
  • Lã;
  • Algodão;
  • Veludo;
  • Seda.

Além disso, preste atenção ao acabamento de cada peça, afinal a elegância está nos detalhes, no alinhamento impecável e costura perfeita.

Prefira cores sóbrias e sólidas

Cores sóbrias, como já comentamos, ficam ótimas para um estilo elegante masculino. Elas quase que fundamentam de maneira primorosa qualquer escolha de peças para este estilo.

O ideal é que a elegância de um estilo masculino venha de fatores discretos e mais moderados, especialmente nas cores como azul, branco, preto ou cinza.

Aposte em padronagens de estampas clássicas

Padronagens são um aspecto que deve ser bem pontuado, sobretudo as clássicas, como a pied-de-poule, Príncipe de Gales, risca de giz, entre outras. Essas opções traduzem elegância e ficam ótimas em peças mais alinhadas do estilo.

Preste atenção nos detalhes

Os detalhes devem ser muito bem pontuados em um look elegante, pois muitas vezes a graciosidade de todo o conjunto se manifesta nas pequenas coisas. Por exemplo, é essencial que as peças escolhidas sejam de cores que se harmonizam e consigam conversar entre si. 

Entre outros elementos fundamentais estão a escolha do tecido das peças e nos acessórios usados. Lembre-se que a descrição deve estar em cada acessório, peça e calçado usado durante a composição do look. Aspectos fundamentais e detalhes que fazem toda diferença. 

Adicione acessórios minimalistas

Acessórios que sejam minimalistas e discretos muitas vezes dão o tom de um look elegante masculino. Eles devem ser escolhidos sempre com este foco, orientado para a sua elegância e capacidade de se adequar ao look sem parecerem excessivos, extravagantes ou opulentos demais. 

  • Óculos;
  • Relógios; 
  • Lenços;
  • Abotoaduras de terno;
  • Pingentes de gravata.

Esses são alguns dos principais acessórios que devem ser incrementados no seu look elegante. Sua presença em todo o conjunto faz muita diferença, em especial como detalhes que somam às principais peças que já mencionamos. 

Escolha o calçado que combine com a proposta e ocasião

Um estilo elegante masculino não existe sem um calçado adequado, e por sorte há várias opções para o público masculino. A escolha do calçado é essencial e também deve corresponder ao que se espera do look, com pares sofisticados e de ótima qualidade. Especialmente calçados que sejam do estilo:

  • Oxford;
  • Loafer;
  • Monk-strap;
  • Derby;
  • Mocassim.

Tenha postura e confiança

De nada adianta um look elegante para homens sem uma postura que exale confiança. Esta postura deve estar aparente a todo momento e de certa forma “se comunicar” com as peças e outros elementos do look. Ao se vestir elegante, tente ter uma postura adequada e impor a sua personalidade de modo mais categórico

Cuide do cabelo, barba e pele

Outros detalhes que devem estar presentes na vida do homem elegante são o cuidado com o cabelo, barba e pele. Busque um bom corte de cabelo, bem penteado, vá ao barbeiro e dê atenção à pele. Esses cuidados são simples, mas fazem parte da vida do homem e do seu estilo elegante.

Ao colocar cada um deles para funcionar, assim como as outras dicas que já demos ao longo do artigo, você poderá ver melhor como ser e estar elegante pode fazer total diferença em seu dia a dia. E aí, gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!



Portugal ganha novo hostel no coração da cidade de Guimarães

A cidade de Guimarães acaba de ganhar uma nova opção de hospedagem: o VHostel. Localizado no coração da cidade portuguesa, o empreendimento foi inaugurado em fevereiro pelos empresários Djelly Girelli, Edson Ferreira e Bruno Assunção e já começou a receber viajantes de diferentes países. 

A propriedade conta com nove acomodações, entre quartos compartilhados e privativos, para receber desde mochileiros até famílias e casais que buscam conhecer a cidade histórica ou apenas pernoitar na região.

“A ideia do VHostel é oferecer um ambiente confortável e descontraído, em que as pessoas possam interagir, trocar experiências e fazer um intercâmbio cultural, o que geralmente não acontece em hospedagens convencionais”, explicou Djelly Girelli, sócio da VHostel.

A cidade de Guimarães

Conhecida como a cidade-berço de Portugal, Guimarães é muito importante para a história do país, tendo o seu centro histórico classificado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Entre as atrações principais estão os monumentos medievais, como o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de São Miguel do Castelo. Já na parte mais alta da cidade há o teleférico e o Parque da Penha.

Guimarães fica a 40 minutos de trem do Porto, com bilhetes custando um pouco mais de 3 euros.



Primeiro projeto de usina hidrelétrica reversível da Estônia, a empresa Zero Terrain firmou parceria com o governo da Estônia e recebeu um subsídio de € 1,9 milhão

TALLINN, Estônia, April 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O Ministério do Clima da Estônia assina o Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa de energia Zero Terrain para ajudar a Estônia a atingir sua meta de energia 100% renovável até 2030. Com essa cooperação, a Zero Terrain está colaborando diretamente com o governo para desenvolver soluções que viabilizem a execução do projeto de armazenamento de energia PHS [pumped-hydro energy storage (armazenamento de energia hidrelétrica por bombeamento)] na Estônia, incluindo o apoioàobtenção de capital e o enfrentamento dos desafios do mercado.

Além disso, a Zero Terrain conta com um subsídio de 1,98 milhão de euros do programa estatal de pesquisa aplicada para apoiar o desenvolvimento do projeto Zero Terrain na Estônia e a exportação de tecnologia.

A instalação subterrânea de armazenamento de energia de longa duração Zero Terrain Paldiski 500MW é um avanço significativo da tecnologia PHS convencional, possibilitando a construção em qualquer lugar, mesmo em terrenos planos.

A Zero Terrain Paldiski representa um marco notável no sistema de energia do país. A usina hidrelétrica reversível de Paldiski é um projeto de interesse comum da UE (projeto PCI). É o único projeto de área verde de armazenamento de energia hidrelétrica por bombeamento na região do norte do Báltico e também será a maior usina do país.

“A assinatura do MoU é um passo significativo na jornada da Zero Terrain rumo a um futuro com energia limpa e segura. Acreditamos que não pode haver um sistema de energia movido a energia renovável sem armazenamento de energia em larga escala e de longa duração. A parceria expressa a cooperação e o compromisso de promover mudanças positivas no cenário de energia renovável da Estônia”, afirma Peep Siitam, fundador e CEO da Zero Terrain.

O primeiro projeto de armazenamento de energia de longa duração da Estônia, a usina Zero Terrain Paldiski, obteve as principais licenças de construção em dezembro de 2022. A construção da primeira usina hidrelétrica reversível do país terá início em 2025. Durante o ciclo operacional nominal de 12 horas, a Zero Terrain Paldiski gera 6 GWh de energia na rede, o que é um pouco mais do que o consumo médio diário de todas as residências da Estônia.

A Zero Terrain também recebe um subsídio de 1,98 milhão de euros do programa estatal de pesquisa aplicada. De acordo com Siitam, o subsídio será usado para desenvolver o projeto modular da Zero Terrain, iniciar atividades de desenvolvimento em outros países e atrair novos investidores para a Zero Terrain Paldiski, na Estônia.

“A Zero Terrain está desenvolvendo uma tecnologia de armazenamento de energia em larga escala, permitindo que a Estônia e outros países migrem para a energia renovável de forma mais ampla com um avanço tão significativo da tecnologia PHS convencional”, afirma Arbo Reino, especialista em energia da Agência de Negócios e Inovação da Estônia.

“A demanda global por capacidade de armazenamento de energia de longa duração (LDES) é inegável. São necessários 85-120 TWh-horas de LDES globalmente até 2040 (McKinsey, 2021), portanto, o interesse em nossa tecnologia e em nosso projeto é grande, principalmente em regiões onde o PHS tradicional era impossível de ser implantado devido a limitações geográficas”, explica Siitam.

A Zero Terrain tem como sócios a empresa de energia estoniana AS Alexela, a empresa de energia renovável báltico-polonesa Sunly AS, a Vool OÜ, a Combiwood Grupp OÜ, a Warmeston OÜ e a Ronnivara OÜ.

Para atendimentoàimprensa e mais informações, entre em contato: Hedwig.Meidra@zeroterrain.com

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Compras on-line de vestuário crescem 16% no país, diz pesquisa

O e-commerce de vestuário no país teve um aumento de 16% no número de transações em 2022 em relação a 2021, de acordo com um levantamento da Visa Consulting & Analytics, consultoria da empresa de pagamentos financeiros Visa.

Os dados obtidos na pesquisa foram de transações pagas com credenciais Visa em lojas de departamento e de roupas e acessórios entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022 no Brasil.

Entre os estados que tiveram maior aumento nas compras em lojas virtuais de vestuário estão Paraná e Espírito Santo, com 50% a mais de transações on-line neste segmento de mercado. 

Para Diego Shimohirao, CEO da loja Meu Kimono, o crescimento das compras on-line de roupas está ligado à familiarização das pessoas com sites e plataformas de e-commerce.“O crescimento exponencial do e-commerce fez com que a prática de comprar online se tornasse corriqueira e até cultural”.

Segundo o especialista, o segmento de vestuário no e-commerce tinha uma grande resistência devido a impossibilidade de provar os produtos, mas encontrou soluções para facilitar a experiência de compra em um ambiente digital.

“As empresas têm apresentado referências de medidas dos produtos de forma mais eficiente, como no caso do provador virtual, para aumentar a assertividade na escolha do tamanho ideal”, afirma Shimohirao.

Facilidades do e-commerce

Shimohirao explica que a preferência dos clientes pelas compras on-line acontece por conta das vantagens oferecidas no mercado digital.

No segmento de Moda e Acessórios, mais de 80% das visitas totais a e-commerces, realizadas em dezembro do ano passado, eram oriundas de celulares, segundo dados do Relatório Setores E-commerce no Brasil realizado pela Conversion.

“A comodidade de receber o produto em casa, além da facilidade de encontrar um produto de mais aderência ao mercado digital que, em alguns casos, apresenta mais dificuldade de ser encontrado no mercado físico estão entre as motivações de compra”, aponta o especialista.

O empresário destaca que o comércio on-line é uma tendência considerável no varejo mundial, pois oferece oportunidades de expansão para empresas de todos os tamanhos e consegue atender necessidades específicas dos clientes.

De acordo com estimativas da Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (ÁPICE), o mercado de produtos esportivos de vestuário no Brasil faturou R$ 14,2 bilhões no primeiro semestre de 2022.

Para saber mais, basta acessar: www.meukimono.com.br



Número de corretores de imóveis cresce e chega a 513 mil

O Brasil tem presenciado um aumento de corretores imobiliários. Em 2020, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) informava que eram 390 mil profissionais cadastrados. Esse número saltou para 513 mil no segundo semestre de 2023, um crescimento de aproximadamente 31%.

Só entre 2020 e 2021, o COFECI estima que a quantidade de corretores tenha crescido 10% e que as imobiliárias tenham ido de 47 mil para 56 mil. Além disso, as previsões para o setor em 2024 são otimistas, com expectativa de mais lançamentos de imóveis, aponta uma outra organização da área, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).

Na visão de Diogo de Carvalho, fundador do Grupo Decarvalho (startup especializada em venda de imóveis), uma característica que ajuda a explicar a força do setor é a sua abrangência, o fato de se fazer presente em vários aspectos da vida da população. 

“Costumo dizer que o mercado imobiliário está em todo lugar. Onde você está agora? Restaurante? Escritório? Sua casa? Isso é mercado imobiliário! Seguindo a lógica, a propriedade desses imóveis sempre se transfere”, afirma o especialista. 

Ele exemplifica dizendo que, a todo momento, há negócios fechando e abrindo, pessoas se casando e outras se separando, famílias crescendo e filhos saindo da casa dos pais. Tudo isso gera demanda para os profissionais da área.

Estes acompanham o cliente desde o primeiro atendimento até o fechamento do contrato, englobando funções como agendamento de visitas, análise de documentação, consultoria, avaliação de imóveis, entre outras. 

“Profissão regulamentada e sem muita dificuldade de entrada”

Quesia de Carvalho, cofundadora do Grupo Decarvalho, diz que é comum conhecer pessoas que dizem ter vontade de trabalhar com corretagem, mas que não sabem como funciona a profissão.

“Para ser corretor, você precisa do curso de técnico em transações imobiliárias (feito com dedicação, dura de três a seis meses), estágio em uma imobiliária e o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI)”, detalha.

Ela acrescenta que, apesar do crescimento, o mercado carece de bons profissionais. Na sua visão, o requisito principal é saber lidar com pessoas. Ter conhecimentos de financiamento imobiliário, de economia e da legislação do setor também é fundamental.

Cientes da importância de poder contar com bons profissionais, o Grupo Decarvalho criou a Academia Decarvalho, um braço educacional da empresa que oferece conteúdo técnico gratuito para quem já é corretor ou pretende atuar na área.

Além da questão da formação, outra dúvida muito comum, de acordo com Diogo, é em relação aos ganhos. “Uma comissão gira em torno de 5% a 6%. Considerando uma venda de R$ 500 mil, a comissão do corretor vai de R$ 10 mil a R$ 20 mil”, exemplifica, fazendo a ressalva de que essa porcentagem pode variar dependendo de cada caso.

“É uma profissão regulamentada com boas oportunidades e sem muita dificuldade de entrada. Corretores dedicados e competentes se destacam e conquistam espaço”, finaliza Diogo.

Para saber mais, basta acessar: https://grupodecarvalho.com.br/.



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