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G2 Risk Solutions e Mastercard combinam IA e conhecimentos comerciais para detecção superior de lavagem de transações

A G2 Risk Solutions (G2RS), fornecedora líder de inteligência de risco comercial para o setor mundial de pagamentos, fez parceria com a Mastercard para fornecer aos compradores comerciais uma experiência mais otimizada a fim de ajudar a reduzir a fraude nas transações.

A lavagem de transações (TL) é um tipo de fraude em que uma conta comercial registrada é usada para processar vendas de bens e serviços ilegais. Tais contas são sendo usadas de forma fraudulenta, colocando os provedores de pagamentos legítimos em risco financeiro e prejudicando sua reputação.

Essa colaboração adiciona a poderosa tecnologia de Inteligência Artificial (IA) Brighterion da Mastercardàsolução ponta a ponta de detecção de lavagem de transações da G2RS para lidar com o risco cada vez maior associado ao aumento da atividade criminosa.

A G2RS oferecerá uma solução líder em risco comercial apoiada por:

  • Modelos de IA Brighterion da Mastercard, oferecendo detecção de fraude em nível de transação e pontuações de risco do comerciante

  • O G2RS Merchant Map®

O incomparável G2RS Merchant Map inclui 20 anos de dados comerciais exclusivos, incluindo bilhões de pontos de dados validados por analistas especializados. Ele fornece o melhor banco de dados de lavagem de dinheiro conhecido do setor, protegendo os clientes durante todo o ciclo de vida do comerciante.

Em combinação com as pontuações de fraude baseadas em IA da Mastercard, o conjunto de soluções de risco comercial da G2RS apresenta a primeira visão integral da atividade comercial do mercado para detecção melhorada de lavagem de transações. Ao mesmo tempo, a solução simplificará os fluxos de trabalho dos provedores de pagamentos.

Rohit Chauhan, vice-presidente executivo da Mastercard Cyber and Intelligence, disse: “Na Mastercard, oferecemos recursos de liderança mundial no campo da inteligência artificial, com uma experiência otimizada que protege os clientes contra fraudes. Por meio desta parceria com a G2RS, os compradores se beneficiarão de inteligência adicional para ajudar a reduzir a fraude nas transações. É mais um passo na nossa jornada para proteger o ecossistema de pagamentos e inspirar confiança em cada interação “.

Rochelle Blease, presidente da G2 Risk Solutions, afirmou: “O risco de pagamentos evolui rapidamente e exige medidas mais ousadas para combater as fraudes. Ao alinhar os conhecimentos de dados do setor, estamos equipando o setor de pagamentos com defesas muito mais fortes e abrangentes para identificar sinais de saúde do comerciante e proteger a integridade do ecossistema de pagamentos”.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Nicole Selinger (G2 Risk Solutions)

nicole@kmprcollective.com

314-805-2165

Fonte: BUSINESS WIRE



Centro de Biotecnologia Allbiom inaugura filial em Sorriso

A Allbiom, empresa brasileira com sede em Cajuru (SP), inaugurou no dia 23 de fevereiro sua filial em Sorriso (MT), em um espaço de 600 m2 localizado na Av. Idemar Riedi, 6098 – Industrial e Comercial Eldorado 1a etapa.

A inauguração da filial na “Capital Nacional do Agronegócio” atende a uma demanda expressiva do segmento agro, responsável por parcela importante da carteira de clientes da empresa.

“A Allbiom agora está em Sorriso fisicamente. Vamos receber nossos clientes em nossa fábrica mais facilmente, estaremos mais próximos e poderemos demonstrar toda a tecnologia produzida pela empresa. Além de forte referência no segmento agro, acreditamos que Sorriso será um polo de Biológicos, em poucos anos”, pontua Wladimir Crancianinov, diretor comercial da Allbiom.

Ricardo Assmann, CEO da Allbiom, complementa que a inauguração da nova filial vai facilitar o relacionamento com quem faz parte do ecossistema do agronegócio, com a manutenção do relacionamento com produtores, cooperativas e indústrias. “Nossa filial nasce grande, com capacidade de produzir até um milhão de litros de insumos biológicos por ano, e o espaço físico será utilizado de diversas formas, como para receber nossos amigos e clientes e também promover cursos profissionalizantes e workshops”, encerra Ricardo.

Allbiom Academy
A 6ª edição do Allbiom Academy foi realizada, pela primeira vez, em Sorriso, na nova filial da empresa. O curso de Introdução às Práticas de Fabricação de Bioinsumos foi realizado de 19 a 23 de fevereiro de 2024. O encerramento do curso aconteceu no mesmo dia da inauguração oficial da biofábrica.

“Realizamos uma edição ainda mais especial do Allbiom Academy. Os participantes puderam conhecer em primeira mão as nossas instalações de Sorriso e ainda contamos com a participação de Martha Viviana Torres Cely, Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso, que enriqueceu ainda mais o nosso evento”, encerra João Neto, diretor administrativo da Allbiom.

Sobre a Allbiom
Fundada em Cajuru (SP), com atuação no Brasil e também outros países da América Latina, a empresa garante soluções seguras para o controle dos bioprocessos laboratoriais e industriais, o que contribui para o desenvolvimento de novos bioprodutos de alto valor agregado. Seus serviços vão desde consultoria e assessoria na área de biotecnologia, até à fabricação própria de equipamentos e desenvolvimento de bioprodutos em instalações de última geração. 



Will Bank e Mila Gaudencio dão dicas sobre finanças

Os primeiros meses do ano são sempre mais desafiadores para a maioria dos brasileiros. Ao mesmo tempo que muitos tentam cumprir suas “promessas de ano novo” de guardar dinheiro e ter uma reserva de emergência, as contas do primeiro trimestre, em geral, comprometem a renda familiar. Dados da pesquisa Dismorfia Financeira, desenvolvida pelo will Bank, revelam que cerca de 90% dos brasileiros não conseguem comprar tudo o que desejam no mês e não contam com reservas para imprevistos. Mas essa relação, muitas vezes conflituosa com o dinheiro, pode ter um final feliz em 2024.

A economista e educadora financeira Mila Gaudencio, parceira do will Bank, destaca cinco atitudes que as pessoas podem incorporar ao dia a dia para construir um vínculo positivo com o dinheiro. Para ela, o primeiro passo a se fazer é mapear todos os gastos e entender a diferença entre custo e estilo de vida.

Mapear e categorizar

Para dar o primeiro passo nesse processo, é importante listar todos os gastos do mês, desde contas de água, luz e moradia até valores de presentes e supérfluos. Com isso será possível entender para onde vai o dinheiro. O segundo passo é categoriza-los em A (alimentação), B (contas básicas) e C (conforto). Com essas informações claras é possível avançar para a próxima etapa, de revisar e fazer mudanças para ter alguma economia. 

“A categoria de conforto, em geral, é a que permite mais ajustes. Mas é muito particular. É onde está a diferença entre custo  e estilo de vida. No estilo de vida estão despesas que a pessoa não abre mão, mas não são primordiais, por isso compõe o custo de vida. Ciente disso é possível adaptar caminhos para que o dinheiro seja um propiciador e não um limitador”, explica Mila.

Identificação de oportunidades

Compras com amigos e familiares em mercados de atacarejo podem ser uma boa estratégia para deixar as contas básicas referentes à alimentação com um orçamento mais enxuto. A compra em quantidade deixa o valor da unidade menor e a divisão pode compensar. Pesquisar preços também é essencial. “Às vezes compramos em um único estabelecimento por comodidade da rotina”, diz Mila.

Outra dica oferecida pela especialista é usar a concorrência do mercado a seu favor. Em planos de celular, tv a cabo ou internet, é possível utilizar  o benefício da portabilidade para ter acesso a melhores serviços por preços mais competitivos. 

As famosas assinaturas de streamings também entram nessa revisão de despesas. “É possível fazer uma lista de interesses e contratar o serviço por tempo determinado. Depois de maratonar a série ou esgotar a relação de filmes pretendidos naquela plataforma é possível cancelar a assinatura e contratar um outro serviço que ofereça os próximos títulos desejados”, ensina a economista. 

Cashbacks e programas de pontos

A prática de ter uma porcentagem de retorno sobre compra de produtos tem agradado o brasileiro. O uso de cashbacks ainda está em processo de amadurecimento pelo consumidor e o estudo Dismorfia Financeira revela que apenas 17% dos brasileiros são adeptos dessa modalidade. Mas é possível obter boas oportunidades com esse tipo de serviço. 

Plataformas de pontos também devem ser consideradas. Os sistemas de pontuação disponibilizam descontos em serviços como farmácias, viagens, troca de produtos e outros benefícios. “De grão em grão a economia acontece”, ressalta Gaudencio. 

Filosofia do Eu, eu mesmo & Irene (passado, presente e futuro)

A analogia ao famoso filme estrelado por Jim Carrey é uma forma prática de falar sobre as três versões que as pessoas carregam dentro de si. O “eu” representa o passado e as escolhas feitas, o “eu mesmo” traz um retrato do agora com as necessidades atuais e o reflexo das escolhas passadas, e a “Irene” é o futuro, uma desconhecida muitas vezes negligenciada. 

Outro dado revelado pelo estudo feito pelo will Bank, é que 46% das pessoas afirmam que com frequência sentem que um futuro próspero é cada vez mais distante ou até impossível de se alcançar. Mas é possível transformar essa realidade segundo a educadora financeira.

Ao mapear e entender o caminho das finanças pessoais, é possível fazer a relação com essas três versões e identificar um aspecto comportamental que os números revelam. A partir disso, se programar de forma diferente para que o futuro seja um processo positivo e cuidadosamente planejado, evitando ações que se repitam. “Visite seu eu do futuro, estabeleça metas e cuide para que elas aconteçam”, ressalta Mila.

Crie seu ritual

Reinventar a forma como você encara seus gastos faz parte do processo de mudança, por isso, Mila destaca a importância de tornar esse momento prazeroso e de aprendizado. Antes de olhar para as finanças do mês, vale praticar uma atividade que seja divertida ou relaxante para que, ao revisar e ajustar o que for necessário nas finanças, a sensação de bem-estar seja predominante. Criar hábitos financeiros saudáveis também passa pelo autoconhecimento. Com mais poder de informação em mãos e melhores estratégias, as soluções são criadas. 

“No final do dia, o dinheiro é seu amigo e está ali para ser usado com sabedoria. É importante lembrar que uma ação isolada pode não fazer diferença imediata, mas quando se olha a construção de toda essa jornada, criamos hábitos saudáveis que favorecem a médio e longo prazo uma relação mais saudável, transparente e positiva com o dinheiro”, finaliza Mila.  



IP de GPU embarcada líder do setor da VeriSilicon integra a MCU RISC-V da série HPM6800 de alto desempenho da HPMicro

A VeriSilicon (688521.SH) anunciou hoje que a série HPM6800 da HPMicro, uma plataforma de aplicação de sistema de interface homem-máquina e display de painel digital de última geração, adotou a IP de Unidade de Processamento Gráfico (GPU) 2.5D de alto desempenho da VeriSilicon.

A série HPM6800 é baseada em núcleos de CPU RISC-V, apresentando potência computacional robusta, baixo consumo de energia, alta integração e capacidades multimídia excepcionais. É a solução ideal para aplicações que exigem processamento gráfico complexo, display de alta resolução e interfaces de usuário multimídia de alto desempenho, como painéis automotivos, Interface Homem-Máquina (HMI) e Sistema de Monitoramento de Câmeras (CMS).

A IP de GPU 2.5D da VeriSilicon, com suporte a OpenVG, pode fornecer a dispositivos MCU/MPU processamento gráfico de alta eficiência e saída de imagem de alta qualidade, reduzindo significativamente a carga da CPU. Com sua escalabilidade comprovada, ela tem sido amplamente utilizada em produtos automotivos, industriais e vestíveis de ponta. Além disso, a VeriSilicon colaborou com os principais fornecedores de serviços de software de GUI para enriquecer o ecossistema para aplicações fundamentais de GPU, acelerando efetivamente o processo de lançamento no mercado dos produtos dos clientes.

“A série HPM6800 representa outra inovação e avanço em nossa linha de produtos MCU de alto desempenho”, afirmou Jintao Zeng, CEO da HPMicro. “Ao integrar a avançada IP de GPU 2.5D da VeriSilicon, o HPM6800 não apenas herda a forte potência computacional, o controle preciso e os excelentes desempenhos de comunicação de nossos produtos MCU existentes, mas também integra processamento gráfico eficiente, display de alta resolução e outras capacidades multimídia. Esperamos ver mais soluções de sistemas industriais e automotivos equipadas com os MCUs de alto desempenho HPM6800”.

“Essa colaboração combina a IP de GPU 2.5D de baixo consumo e rica em recursos da VeriSilicon com o MCU baseado em RISC-V de alto desempenho da HPMicro, com o objetivo de criar conjuntamente produtos líderes para atender às crescentes oportunidades de mercado na área de displays”, disse Wei-Jin Dai, vice-presidente executivo e gerente geral da divisão de IP da VeriSilicon. “Ao longo da última década, a IP de GPU 2.5D da VeriSilicon tem sido amplamente utilizada em muitos produtos automotivos e industriais de ponta. Estamos ansiosos para introduzir essa tecnologia madura de processamento gráfico no ecossistema RISC-V para atender a uma variedade mais ampla de necessidades dos clientes”.

Sobre aHPMicro

A HPMicro é uma empresa chinesa de semicondutores dedicada a oferecer MCUs de alto desempenho e soluções embarcadas, com negócios envolvendo microcontroladores, microprocessadores, chipsets, além de ferramentas de desenvolvimento e ecossistemas de suporte. Fundada em junho de 2020, a empresa tem sede em Xangai e filiais em Tianjin, Shenzhen, Suzhou e Hangzhou. Atualmente, a empresa obteve as certificações de gestão de qualidade ISO 9001 e de sistema de gestão de segurança funcional ISO 26262/IEC 61508, atendendo totalmente os mercados industrial, automotivo e energético na China e no mundo. Para mais informações, acesse nosso site https://hpmicro.com/

Sobre a VeriSilicon

A VeriSilicon está comprometida em oferecer aos clientes serviços de silício personalizados completos, baseados em plataformas e serviços de licenciamento de IP de semicondutores, ao aproveitar seu IP interno de semicondutores. Para mais informação, acesse: www.verisilicon.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de mídia: press@verisilicon.com

Fonte: BUSINESS WIRE



WordPress está presente em 45% dos sites do mundo

O WordPress é uma plataforma para criação de sites e, segundo um estudo divulgado pela W3Techs, é a mais popular. Neste levantamento, foi revelado que ele estava presente em 45,3% dos sites do mundo em 2023.

O levantamento ainda indica que esse número representa um avanço se comparado com o que foi visto em 2022. Há dois anos, 43,2% dos sites mundiais tinham sido criados com o WordPress, por isso a marca alcançada em 2023 mostra um aumento de aproximadamente 5% nesse patamar.

O apontamento feito pela W3Tech indica ainda que muitos sites ainda não utilizam a versão mais recente do WordPress. Até 2023, 20,9% das páginas ainda mantinham edições antigas dessa plataforma.

“O WordPress é uma plataforma versátil, que permite a criação de sites dos mais diversos tipos. Seja um blog ou um site institucional, ele certamente vai apresentar as ferramentas corretas para os mais variados projetos”, comentou Ricardo Melo, vice-presidente de marketing da HostGator, empresa especializada em domínios e hospedagem de sites.

Criando um site com o WordPress

Para auxiliar no processo de criação de sites com WordPress, a HostGator vai transmitir, no dia 6 de março, uma live que abordará tópicos referentes a layouts e templates.

Durante o evento, será explicada a diferença entre layout e template, além de mostrar de maneira prática como usá-los na criação de um projeto. Os espectadores também vão poder interagir para tirar dúvidas em tempo real e receber dicas de como escolher imagens, fontes e outros elementos.

Evento “Templates e layout no WordPress”

  • Quando: 6 de março, às 18h
  • Local da transmissão: canal no YouTube da HostGator Brasil
  • Outros: evento de participação gratuita



Inteligência artificial ganha nova aliada

Uma pesquisa feita por oito alunos do ramo de tecnologia, divulgada pelo Journal of Industrial Information Integration, mostra um panorama da Indústria 5.0 com novas abordagens resilientes, sustentáveis e centradas no ser humano em diversas aplicações emergentes. E uma dessas abordagens chega ao Brasil, por meio do RFID, que pode ser uma ferramenta importante para o impulsionamento das operações industriais. Dessa forma, com tecnologias avançadas, conectividade e uma produção mais flexível e eficiente, o mercado pode se tornar mais competitivo.

RFID é a sigla em inglês de “Rádio-Frequency Identification”. Na tradução para o português, significa “Identificação por Radiofrequência”. A tecnologia nasceu na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, quando era usada para identificar aeronaves inimigas.

O que começou como estratégia de guerra se tornou em uma ferramenta potente para a logística, varejo e transporte. A tecnologia está no dia a dia de qualquer consumidor. Um bom exemplo são as cancelas automáticas nos pedágios, shoppings e estacionamentos, em que o veículo utiliza um dispositivo fixado no veículo que realiza a cobrança automática. Em todas essas situações, existe uma transmissão de dados por meio de radiofrequência em um curto período de tempo, que identifica o veículo e realiza o pagamento.

No mercado logístico, o RFID pode fazer com que todos os produtos de um container, por exemplo, podem, somente com uma verificação, identificar todos os itens presentes. Por esse motivo, alguns dos principais benefícios obtidos com esse sistema são a otimização da gestão de estoque, diminuição de tempo e maior controle operacional.

Mercado no Brasil

A tecnologia RFID tem sido implementada no Brasil pela Wrapper, empresa que faz parte da Divisão Logística do Grupo GPS e possui como objetivo oferecer recursos inovadores ao mercado que adotou essa nova prática. “A RFID não veio substituir o código de barras, mas agregar tecnologia e melhorias na gestão. Porém, é necessário conhecimento na implementação de soluções RFID para evitar erros”, explica o fundador da empresa, Ray da Costa.

A tecnologia implementada pela Wrapper reúne uma solução completa que une etiqueta, hardware, software e gestão de pessoas para atender diferentes empresas. No ano passado, 2023, uma grande varejista brasileira com aproximadamente 90 milhões de produtos em todas as suas lojas espalhadas pelo país, adotou a solução de RFID da Wrapper. “Em pouco tempo de trabalho, os resultados são impactantes, desde a diminuição de erros de envio até a garantia de produtos disponíveis nas lojas, com diminuição do tempo de trabalho” afirma Ray.

Entre as diferentes formas de checagem, existem aparelhos leitores das etiquetas em túneis, por onde cabides com roupas, por exemplo, vão passando. E também existe o aparelho manual que pode verificar caixas. E ainda esse ano a inteligência artificial deve trazer mais benefícios ao processo. “O ano de 2024 promete ser um marco para a tecnologia, especialmente no campo da Inteligência Artificial (IA) e Identificação por Radiofrequência (RFID). Essas duas áreas estão interligadas e moldarão o futuro de diversos setores. Aqui estão algumas das principais inovações esperadas. Porém, quem não estiver voltado para esse tema, vai ficar para trás no mercado”, completa o fundador da empresa.



Projeto de instalações fotovoltaicas exige cuidados específicos

A energia fotovoltaica, além de limpa e renovável, proporciona grande economia para quem investe nela. Atualmente no país, o crescimento no número de instalações fotovoltaicas pode ser notado tanto nas usinas de grande porte, como também junto aos centros consumidores (telhados de indústrias, hospitais, prédios residenciais e comerciais, casas, entre outros). 

De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a utilização da energia solar fotovoltaica está em constante crescimento no Brasil. 

Segundo a entidade, dados acumulados desde 2012 e atualizados em fevereiro de 2024, apontam que os sistemas fotovoltaicos geraram no período mais de 38,4 GW operacionais. Também foram investidos mais de R$ 189 bilhões para a instalação de equipamentos e foram criados mais de 1 milhão de novos empregos. Também foram evitadas as emissões de mais de 45 milhões de toneladas de CO2. 

Além disso, outro levantamento da ABSOLAR em conjunto com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), atualizado no início de 2024, revela que no Brasil o sistema solar fotovoltaico ocupa o 2º lugar na geração de energia elétrica com 16,5% do total, apenas atrás do sistema hídrico. 

Ainda conforme o estudo, existem mais de 2,3 milhões de sistemas de geração distribuída solar fotovoltaica, sendo que 78,68% dos equipamentos de captação e produção de energia elétrica estão instaladas em obras residenciais. 

“Mas, para que todo sistema fotovoltaico funcione de forma eficiente, segura e tenha o retorno do investimento inicial feito com a aquisição do equipamento, é fundamental tomar uma série de medidas, como dimensionar corretamente todos os componentes da instalação, especificar os cabos indicados para esse tipo de instalação, contar com profissionais experientes e qualificados, entre outros”, afirma o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM. 

O profissional ainda explica que o incorreto dimensionamento da instalação fotovoltaica pode resultar em sérios problemas como, por exemplo, incêndios de grandes proporções.

“Diversos problemas e falhas podem aparecer na instalação fotovoltaica caso o projeto ou a instalação não tenha sido elaborado corretamente. Entre as principais adversidades está o mau contato dos condutores com os conectores, que, no pior caso, pode gerar situações de incêndios”, revela Hilton Moreno.

O professor ainda lista outras situações que afetam o desempenho do sistema fotovoltaico, como são os casos dos  defeitos internos nos módulos fotovoltaicos e nas conexões dos cabos elétricos, falta de limpeza e manutenção dos módulos e a  ocorrência de descargas elétricas atmosféricas (raios)”, completa.

Dimensionamento

Assim como no caso de um projeto elétrico de qualquer tipo de edifício, o incorreto dimensionamento da instalação fotovoltaica pode resultar em sérios problemas como, por exemplo, incêndios de grandes proporções.

Entre os principais componentes de uma instalação fotovoltaica estão os módulos fotovoltaicos, os cabos fotovoltaicos, os dispositivos de proteção e seccionamento e as unidades de condicionamento de potência, como inversores, controladores de carga das baterias, entre outros.

De acordo com Hilton Moreno, os requisitos para o correto dimensionamento dos vários componentes de uma instalação fotovoltaica estão indicados na norma NBR 16690, publicada em outubro de 2019 pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que atualmente encontra-se em revisão.

“Tudo parte do dimensionamento da quantidade de módulos que será instalada, o que, por sua vez, depende da potência necessária a ser gerada em cada instalação. A partir daí, os módulos são agrupados em série e em paralelo, formando subarranjos e arranjos. Com isso, podem ser determinadas as tensões e correntes elétricas que servirão de base para dimensionar os cabos e dispositivos de proteção e seccionamento, além dos inversores, baterias (se for o caso), entre outros”, explica Moreno.

Além disso, a instalação de módulos fotovoltaicos começa pela análise da quantidade de radiação solar existente nas coordenadas geográficas do local específico. Em função disso e de possíveis interferências no local (existência de árvores ou construções que causem sombreamento nos módulos, inclinação do terreno ou do telhado, etc.) é que se calcula qual a potência elétrica máxima possível de ser gerada naquele local.

“A partir dessa potência, escolhe-se o tipo de módulo fotovoltaico e daí resulta na quantidade de módulos a serem instalados. Em seguida, escolhe-se o tipo de inversor fotovoltaico mais adequado para a situação e dimensionam-se os demais componentes do sistema, como cabos elétricos, caixas, quadros, disjuntores, entre outros”, esclarece Hilton Moreno.

Cabos para instalações fotovoltaicas

Em qualquer sistema elétrico os condutores desempenham papel muito importante. Porém, é fundamental que esses cabos elétricos para finalidade fotovoltaica, os que são usados no lado em corrente contínua (CC), tenham características específicas e diferentes dos condutores que são geralmente utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão.

Os cabos elétricos utilizados em instalações fotovoltaicas devem atender aos requisitos da Norma ABNT NBR 16612 publicada em 2017, com segunda edição de 2020 em vigor”, revela Hilton Moreno. 

Segundo ele, entre os principais requisitos exigidos pela NBR 16612 estão: os cabos para uso fotovoltaico devem ser adequados para operar em temperatura ambiente de – 15 ºC até 90 ºC com a máxima temperatura de operação para 120 ºC por 20.000 h; o condutor deve ser de cobre estanhado, classe 5 de encordoamento; a isolação e a cobertura devem ser constituídas por uma ou mais camadas extrudadas de composto não halogenado termofixo.

Manutenção preventiva

Entre as tarefas a serem realizadas estão: limpeza regular dos módulos fotovoltaicos (a cada seis meses) com o objetivo de remover a sujeira que possa impedir a passagem da radiação solar até as células fotovoltaicas; inspeção e reaperto de todas as conexões elétricas; vistoria de toda a instalação elétrica, incluindo as suas estruturas de fixação e aterramento; e checagem do estado de todos os componentes de proteção e chaveamento.



Pesquisas revelam o perfil atual do consumidor digital

Estudo realizado em 2023 pela Associação Brasileira de E-commerce (Abracom) revelou que o Brasil tem hoje mais de 930 mil lojas virtuais e a maioria chegam a receber aproximadamente 10 mil visitas mensais. Isso significa que para os players obterem visibilidade no buscador, não dependem da relevância da marca, e sim, do posicionamento nos buscadores, principalmente no Google, que é o mais acessado no Brasil e no mundo.

Em uma entrevista coletiva com especialistas da gráfica online GIV, que oferece serviços gráficos 100% virtual, coordenador de mídias e performance da gráfica, Rodrigo Barroso, conta que tem criado diversas estratégias em parceria com a equipe de conteúdo e designers gráficos para aumentar o ranqueamento do site na busca orgânica do Google, usando estratégias de palavras-chave junto com imagens atrativas e conteúdos relevantes, com isso o ranqueamento cresceu em torno de 39% nos últimos 12 meses.

E, além do posicionamento nos buscadores, outros fatores são relevantes para um consumidor digital. Um levantamento feito pela State of Search Brasil em parceria com a Opinion Box, sobre a jornada de compra do cliente digital, aponta que cerca de 86% dos brasileiros buscam lojas online para obter informações detalhadas sobre o produto, antes de efetivar a compra, e quase 71% dos clientes preferem pesquisar o produto previamente na loja física para depois efetivar a compra online. 

A State of Search Brasil chega inclusive a detalhar na pesquisa que, 25% dos consumidores acessam sites, lojas ou redes sociais dos concorrentes para fazer um comparativo do produto antes da compra. E ainda cerca de 65% desistem da compra por falta de informações mais detalhadas sobre o produto. 

Com base nesses dados, Victor Nakamura, coordenador de marketing da GIV Online, explicou na coletiva que a empresa procura usar todos os recursos possíveis para sanar as dúvidas do cliente, com descritivos esclarecedores, videotutorial, vídeos de produtos e com opções de canais de atendimento.

Além disso, a State também mostra que uma média de 77% preferem conferir as descrições dos produtos com textos mais curtos e seguidos de imagens. E para corroborar com esses dados estatísticos, a análise destaca uma média de 72% dos que têm preferência por imagens, 67% por vídeos curtos e 48% por artigos.  

Ainda nessa pesquisa, a State of Search Brasil mostra que 74% dos que usam o buscador online para realizar a compra diretamente no site, e quase 48% compram em plataformas de marketplaces, além de fazer o uso do Instagram para também realizar compras. 

A State of Search Brasil também aponta que 74% acabam desistindo da compra por não confiar tanto na reputação do site ou da empresa, e uma média de 75% desiste de finalizar a compra por questões do frete, seja com relação aos prazos ou valores.

Nesta entrevista, o especialista em logística, Thiago Manso da GIV detalha a importância de estratégias assertivas de frete como forma de atrair o público-alvo. 

“Hoje nossa gráfica além de ter mais de 4000 balcões de retirada, tem serviços de frete delivery, parceria com dezenas de transportadoras e possibilidades de entrega rápida. Inclusive, podemos aliar preços e prazos competitivos, podendo chegar a um frete grátis, dependendo da região”, explica. 

E para o Think With Google, a aplicação de frete grátis, campanhas de descontos, preços atrativos, facilidades de pagamento e prazos de garantia dos produtos, são fatores decisivos para finalizar uma compra. 

O Relatório de Tendências do Varejo 2024 do Opinion Box aponta também que uma média de 63% preferem o e-commerce porque acreditam que essas plataformas oferecem os melhores preços. E, cerca de 77% dos clientes brasileiros acham melhor a integração entre as lojas físicas e online. 

A análise da Octadesk em parceria com o Opinion Box mostra que 85% dos consumidores brasileiros fazem ao menos uma compra online por mês, enquanto 62% realizam em torno de duas a cinco compras mensais pela Internet.  

E a pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revela um perfil de cliente que é bem adepto às compras online. Esse estudo relata que cerca de 58% conseguem preços mais atrativos em plataformas online, ao invés de lojas físicas. Quase 57% ressalta a praticidade de comprar online, sem ter que se dar ao trabalho de sair de casa e 56% acreditam que há descontos exclusivos para compras feitas online, o que acaba se tornando um chamariz para as vendas. 

Ao analisar essa pesquisa, o coordenador de marketing da GIV reforça um outro ponto decisivo para o cliente concluir uma compra. 

“Tenho observado que o perfil do consumidor digital se tornou cada vez mais amadurecido, consciente e prático. Ou seja, o cliente sabe a importância de ter acesso a um site que oferece segurança cibernética, facilidade de navegação e escolha de produtos, e também espera um checkout otimizado no site. É um conjunto de fatores que define o comportamento atual de um cliente digital”, conclui o especialista.  



Similarweb adquire a Admetricks para expandir a oferta de inteligência publicitária

A Similarweb (NYSE: SMWB) anunciou hoje a aquisição da Admetricks, a criadora de um poderoso software de inteligência publicitária, que deve formar o núcleo do novo produto de inteligência publicitária da Similarweb.

Fundada em 2012 em Santiago, Chile, e mais conhecida por capacitar as marcas a anunciar de forma mais eficaz na América Latina, a Admetricks avançará na missão da Similarweb de fornecer as ferramentas mais abrangentes de dados, análise e otimização para marketing e publicidade digital. A Admetricks oferece suporte a campanhas publicitárias multimilionárias, assim como a diversos clientes com potencial de crescimento significativo.

“A excelência da Admetricks em inteligência de publicidade visual se encaixa naturalmente com os pontos fortes da Similarweb, ajudando os clientes a entender como refinar seus orçamentos de mídia e melhorar seu alcance em publicidade visual entre editores, publicidade no mercado de varejo e marketing digital de forma mais ampla”, disse o CEO da Similarweb, Or Offer. “Aguardamos ansiosamente levar as capacidades da Admetricks para o cenário global. Seus clientes atuais incluem marcas regionais e globais que vendem para a América Latina. Queremos apoiar essa carteira de negócios atual e, ao mesmo tempo, apresentar a eles o valor da plataforma mais ampla da Similarweb.”

“Estamos orgulhosos do que realizamos na última década e de mostrar que o software criado na crescente comunidade tecnológica do Chile pode ter impacto mundial”, disse o CEO da Admetricks, Felipe del Sol, que co-fundou a empresa com o CTO, Patricio del Sol. “Chamamos nossos funcionários de ‘amantes de dados’ e temos a honra de estar nos juntandoàgrande família de amantes de dados digitais da Similarweb, que colocam esse valor em prática todos os dias. Juntos, poderemos oferecer uma solução mais abrangente para marketing e publicidade em todos os canais.”

Os produtos de software como serviço da Admetricks incluem o Admetricks Ad Intelligence, que fornece estimativas de gastos e resultados de anúncios da concorrência, e o Admetricks Media Planner, que auxilia no planejamento e orçamento de campanhas de mídia. Os clientes incluem muitas marcas globais dos setores automotivo, bancário, de telecomunicações e de varejo, assim como agências de publicidade e marketing, editoras, emissoras e empresas de mídia digital. A Admetricks já tem uma integração técnica com a Similarweb, o que torna a aquisição ainda mais fluida, já tendo feito uma parceria para acessar os conjuntos de dados da Similarweb.

Atualmente, a Similarweb oferece ampla inteligência para o desempenho entre canais, incluindo publicidade em mecanismos de busca e SEO orgânico, e a Admetricks melhorará significativamente suas ferramentas para publicidade visual. A Admetricks fortalecerá ainda mais os recursos da Similarweb na capacidade de análise da publicidade gráfica on-line, um setor que, segundo a Statista, deverá atrair US$ 174,4 bilhões em gastos em 2024.

Além de formar a base para um futuro avanço no produto Similarweb Ad Intelligence, a Similarweb planeja incorporar as análises da Admetricks em outros aspectos do Similarweb Digital Data, com foco na compreensão da força global das marcas digitais como concorrentes, parceiros ou investimentos. “Assim como a aquisição da plataforma de SEO Rank Ranger pela Similarweb em 2022, vemos a adição da Admetricks como um acréscimo aos principais pontos fortes da Similarweb e nos permite oferecer uma solução mais completa para profissionais de marketing, editores e anunciantes”, disse Baruch Toledano, vice-presidente e diretor geral de soluções de marketing digital da Similarweb.

A Admetricks continuará a operar como Admetricks, uma empresa da Similarweb. Os termos financeiros da aquisição não foram divulgados.

Sobre a Similarweb

A Similarweb capacita as empresas a conquistar seu mercado com dados digitais líderes. A Similarweb revela o que está acontecendo on-line e fornece às empresas os dados e análises digitais essenciais necessários para criar estratégias, otimizar a aquisição de clientes e aumentar a monetização. Capacitamos nossos usuários a serem os primeiros a descobrir e capturar as melhores oportunidades de negócios e a permanecerem alertas para reagir instantaneamente às ameaças emergentes aos seus negócios. Os produtos da Similarweb são fáceis de usar e integrados ao fluxo de trabalho dos usuários, alimentados por tecnologia avançada e baseados em dados digitais abrangentes.

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Este comunicadoàimprensa destina-se a fins informativos. O desenvolvimento, o lançamento e o cronograma de quaisquer produtos, soluções, serviços, recursos ou funcionalidades ficam a critério exclusivo da Similarweb e estão sujeitos a alterações.

Contato:

Imprensa:

David F. Carr

Comunicações e Insights, Similarweb

david.carr@similarweb.com

Investidores:

Jason Schwartz

Diretor Financeiro, Similarweb

jasons@similarweb.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada no Rio Grande do Sul

Entre os dias 22 e 24 de maio, o Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 – bairro Sarandi), em Porto Alegre, sediará a 11ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV). Realizado pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio da capital (Sindilojas), este ano o evento terá como tema “Viva o futuro do presente”. Durante os três dias, grandes nomes do setor vão discutir tendências, caminhos, tecnologias e novas abordagens para o crescimento dos negócios em varejo.O evento terá mais de 70 horas de conteúdo, mais de 100 expositores de diversas marcas e mais de 120 palestrantes, entre eles Amira Ayoub, head de marketing da Latam; Pedro Sampaio, diretor de Brand Marketing da PicPay; Cesar Brunetto, head da Renner Startup; entre outros.  Dentro da temática proposta pela curadoria, as palestras abordarão assuntos como negócios, e-commerce, redes sociais, inteligência artificial, WEB 3, experiência do consumidor, gestão de pessoas, melhores práticas para alavancar os negócios e como utilizar a tecnologia para transformar e gerar lucros.

As apresentações serão divididas em quatro palcos simultâneos. No “Palco Business”, líderes de grandes marcas vão compartilhar seus cases de sucesso abordando modelos de negócios. No “Marketing e Vendas”, serão mostradas soluções e técnicas avançadas para o dia a dia de quem trabalha no varejo. No espaço “Mão na massa”, conteúdos com foco em ensinar algo prático que o lojista já poderá aplicar no dia seguinte, com foco em inovação, tecnologia, negócios e varejo. Já no palco “Pequenos gigantes”, serão contadas as histórias de marcas pequenas que estão usando a tecnologia para alavancar os negócios e obter sucesso.“Nossa expectativa é de três dias com casa cheia e muito conteúdo voltado para os diversos segmentos do varejo, focando principalmente em modelos de negócios, experiência do consumidor e o poder da marca. Estamos trazendo um time de palestrantes com renome nacional e internacional, que estão animados por estarem conosco nesta grande Feira”, comenta Arcione Piva, presidente da FBV e do Sindilojas Porto Alegre.A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas participem desta edição da FBV. Em 2023, 9.600 pessoas acompanharam a programação e mais de R$ 22,3 milhões em negócios foram gerados, o que representou mais que o dobro obtido na edição de 2022.

Sobre a FBV – A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, tem como objetivo reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e a formação de novas parcerias e negócios. Entre os expositores, estão empresas com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Serviço:

11ª Feira Brasileira do Varejo

Quando: 22, 23 e 24 de maio de 2024

Onde: Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787, Sarandi – Porto Alegre)

Horário: 10h às 19h

Ingressos: https://feirabrasileiradovarejo.com.br/

 



Vendas do Dragon’s Dogma 2 da Capcom atingem 2,5 milhões de unidades!

A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que as vendas mundiais do Dragon’s Dogma 2 ultrapassaram 2,5 milhões de unidades.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240402883476/pt/

Dragon's Dogma 2 is the latest game in Capcom's beloved action RPG series. (Graphic: Business Wire)

Dragon’s Dogma 2 is the latest game in Capcom’s beloved action RPG series. (Graphic: Business Wire)

O jogo de ação ambientado em um vasto mundo aberto com um alto grau de liberdade chegou 12 anos depois do primeiro Dragon’s Dogma. Ele permite desfrutar de um cenário de fantasia intrincadamente elaborado e muito real, ao mesmo tempo que proporciona um gostinho de aventura em um grupo de até quatro pessoas enquanto joga solo, graças a personagens-peão controlados por IA que atuam como colegas de viagem. A Capcom realizou diversas atividades promocionais a nível mundial com o objetivo de atrair não apenas fãs de longa data da série, mas também pessoas novatas. Isso incluiu um aplicativo gratuito que permitiu criar avatares de perfil antes do lançamento do jogo, bem como personagens-peão no jogo feitos em colaboração com celebridades de vários países e atletas nacionais do Japão.

Atualizações relacionadas a adições e alterações em algumas especificações do Dragon’s Dogma 2 estão sendo feitas continuamente. Mais detalhes podem ser encontrados no site oficial do jogo: https://www.dragonsdogma.com/2/en-us/topics/update/

A Capcom mantém seu compromisso em satisfazer as expectativas de todas as partes interessadas, aproveitando suas capacidades de desenvolvimento de jogos líderes da indústria, a fim de criar experiências altamente divertidas.

Sobre o Dragon’s Dogma

A série Dragon’s Dogma consiste em jogos de ação e aventura em um cenário de fantasia de mundo aberto e expansivo, cheio de espadas e magia. Desde o lançamento do primeiro jogo, em 2012, a série recebeu elogios no mundo inteiro pelos recursos de jogabilidade, como seus colegas de aventura (“personagens-peão”) que podem realizar ações por conta própria, levando a série a superar 10 milhões de exemplares vendidos no total.

SOBRE A CAPCOM

A Capcom é uma desenvolvedora, editora e distribuidora líder mundial de entretenimento interativo para consoles de jogos, PCs, dispositivos portáteis e sem fio. Fundada em 1983, a empresa criou centenas de jogos, incluindo as franquias inovadoras Resident Evil™, Monster Hunter™, Street Fighter™, Mega Man™, Devil May Cry™ e Ace Attorney™. A Capcom mantém operações nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Hong Kong, Taiwan, Singapura e Tóquio, com sede corporativa localizada em Osaka (Japão). Mais informações sobre a Capcom em https://www.capcom.co.jp/ir/english/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Seção de Relações Públicas e Relações com Investidores da Capcom

Daniel Levine

+81-6-6920-3623

daniel-levine@capcom.com

Yoshiko Ikeda

+81-6-6920-3623

yoshiko-ikeda@capcom.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Líderes do mercado de bem-estar unem forças: The DRIPBaR reforçado pela REVIV

The DRIPBaR, reconhecida como a franquia de terapia intravenosa de crescimento mais rápido nos Estados Unidos, uniu forças com a REVIV, líder mundial em terapia intravenosa – um feito muito significativo para a indústria. A parceria cria uma oferta incomparável ao reunir as especialidades de dois pesos pesados do setor, com mais de 200 locais em seis continentes e com planos de adicionar mais milhares nos próximos anos. O recente aumento na procura de terapia intravenosa apresenta enormes oportunidades a nível mundial para as empresas redefinirem os padrões da indústria e liderarem a próxima era da terapia intravenosa.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240301061996/pt/

Ben Crosbie, CEO of The DRIPBaR and Sarah Lomas, Founder and CEO of REVIV Global, announce their exciting partnership. (Photo: Business Wire)

Ben Crosbie, CEO of The DRIPBaR and Sarah Lomas, Founder and CEO of REVIV Global, announce their exciting partnership. (Photo: Business Wire)

Com um extenso pipeline que conta com mais de 450 franqueados nos EUA, a decisão da The DRIPBaR de integrar a proposta de tecnologia patenteada da REVIV, o REVIV X, valida seu compromisso de fornecer soluções nutricionais personalizadas e de precisão para seus clientes. Esta parceria permite que a The DRIPBaR aproveite os 10 anos de propriedade intelectual e experiência em ciências biológicas da REVIV, utilizando dados objetivos de exames de sangue e análises de DNA para adaptar as terapias intravenosas às necessidades individuais. Por meio do REVIV X, a The DRIPBaR está preparada para revolucionar a área de bem-estar nos EUA, oferecendo soluções focadas no paciente que otimizam os resultados de saúde que reforçarão sua posição como líder em inovação.

Ben Crosbie, CEO da The DRIPBaR, expressou seu entusiasmo com a colaboração: “Ao selecionar a REVIV como nossa parceira estratégica, estamos desbloqueando capacidades personalizadas e precisas para uma oferta de produtos e experiência do cliente mais avançadas. Estou muito confiante de que o aproveitamento da tecnologia e experiência de ponta da REVIV irá acelerar o crescimento dos nossos franqueados e posicioná-losàfrente das normas da indústria. A proposta do REVIV X, juntamente com seu curso de formação credenciado pela IV Academy, estabelece uma referência internacional de excelência em nossa área, capacitando-nos a manter a liderança do setor”.

Sarah Lomas, fundadora e CEO da REVIV Global, destacou o impacto transformador da parceria: “O alinhamento da The DRIPBaR com a REVIV ressalta nossa dedicação conjuntaàinovação e segurança no mercado de terapia intravenosa. Como líderes do setor, estamos remodelando o futuro do bem-estar, oferecendo soluções nutricionais personalizadas e de precisão que atendem às crescentes necessidades dos clientes. Vamos continuar desenvolvendo nossos produtos SaaS para impulsionar a indústria no mundo inteiro. Depois de muitos anos e de investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento de produtos, é emocionante ver a validação e adoção tão precoce do REVIV X”.

Esta aliança estratégica entre REVIV e The DRIPBaR marca um momento crucial na indústria de terapia intravenosa e nos setores multimodais, avançando no fornecimento de soluções de bem-estar seguras, eficazes e personalizadas para clientes nos EUA e em outros lugares. À medida que o mercado de terapia intravenosa continua sua rápida expansão, com a segurança e a conformidade na vanguarda, o REVIV X surge como a solução escolhida pelos operadores de terapia intravenosa, criando a oportunidade para que as empresas multimodais existentes tenham acesso às soluções inovadoras do REVIV e mantenham sua posição na vanguarda da inovação em bem-estar e dos padrões da indústria.

Sobre a REVIV Global

A REVIV Global é líder mundial com especialistas em terapia intravenosa, nutrição personalizada e de precisão. Com mais de 10 anos de experiência no setor, ajudaram a administrar mais de 2 milhões de ações intravenosas com segurança, em mais de 40 países, para dar suporte às pessoas em sua jornada de bem-estar, incluindo cuidados de saúde preventivos e proativos. A REVIV desenvolveu o primeiro e único sistema de saúde de precisão avançado que aproveita dados biológicos e genômicos para oferecer terapia intravenosa personalizada e baseada em precisão. A REVIV lançou produtos tecnológicos no fim de 2023, que permitiram a escala exponencial de sua marca, e simultaneamente promoveram a regulamentação, a segurança e a eficácia da terapia intravenosa a nível mundial.

Sobre a The DRIPBaR

A The DRIPBaR, uma marca pioneira no campo do bem-estar, está preparada para redefinir o panorama da saúde e da vitalidade a partir dos avanços na terapia intravenosa. Com ciência de ponta e um forte compromisso com a segurança, a The DRIPBaR oferece uma abordagem transformadora para a saúde celular e cuidados personalizados. Com foco em tratamentos e avanços médicos em constante evolução, a The DRIPBaR abraça uma nova era de bem-estar onde convergem rejuvenescimento, vitalidade e saúde otimizada.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Imprensa:

REVIV Global: Emma Robertson, erobertson@revivme.com

The DRIPBaR: Marketing@thedripbar.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Plataforma de consórcios especializa-se em investimentos

Há 61 anos, o segmento de consórcios deu os seus primeiros passos no Brasil, em 08 de outubro de 2008, ocorreu o marco legal do Sistema de Consórcios: a edição da Lei 11.795/2008, que dispõe única e exclusivamente sobre o funcionamento do Sistema de Consórcios, entrando em vigor em fevereiro de 2009 e trazendo importantes benefícios e aperfeiçoamentos ao mecanismo. 

A modalidade é uma alternativa para quem deseja diversificar investimentos e alavancar patrimônio fazendo a aquisição de bens por meio de autofinanciamento, em que um determinado número de investidores conta com o apoio de uma administradora, que fica responsável pela cobrança de parcelas mensais, pelo gerenciamento do grupo e pela realização de reuniões para contemplação.

Nesse cenário, Alexandre Laudimiro fundou a Ativa Consórcios – empresa que atua com consórcios para aquisição de bens e serviços em geral. -, em 2015 com o apoio de profissionais com experiência no mercado financeiro.

“Fundei a Ativa após mais de 10 anos dedicados ao segmento de consórcios, sendo a maior parte deles voltada a atender pessoas jurídicas, com operações estruturadas para alavancagem financeira e patrimonial, através de uma consultoria especializada”, detalha.

Em março de 2015, Laudimiro criou uma plataforma vendas com o objetivo de levar a consultoria que, até então, era voltada apenas para pessoas jurídicas (B2B), em grandes operações estruturadas, também para pessoas físicas (B2C), que pretendiam investir no mercado imobiliário e alavancar patrimônio.

O consórcio de imóveis

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac), o consórcio de imóveis encerrou 2023 com mais de 20% de alta nas vendas de novas cotas e mais de 103 mil contemplações, acumuladas em 2023, evidenciaram a grande procura pelo mecanismo, com possível injeção financeira de quase R$ 19 bilhões no mercado imobiliário.

O fundador da Ativa conta que, atualmente, a empresa foca o atendimento em clientes que buscam diversificar seus investimentos e alavancar patrimônio. “O consórcio é um produto de portifólio, um produto complementar, e quando o investidor começa a entender todas as opcionalidades e a versatilidade do produto, entende que é importante ter o produto dentro da sua carteira de investimentos”, finalizou.

Laudimiro também destaca que, para se ter ideia da força do consórcio de imóveis, as mais de 103 mil contemplações corresponderam a potencial compra de 17,5% do mercado, que totalizou 547,17 imóveis financiados no ano, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP).

O empresário ressalta que a Ativa atua como uma extensão das principais administradoras, instituições financeiras e seguradoras do país, exercendo o papel de consultoria especializada. “Oferecemos acesso a diversas opções de planos e taxas e auxiliamos os clientes na tomada de decisões relacionadas aos investimentos, sempre de acordo com os objetivos e o perfil do investidor”.

Versatidlidade do consórcio de imóveis

De acordo com o fundador da Ativa, existem várias maneiras de utilizar o consórcio de imóveis para alavancar patrimônio. Aqui estão algumas estratégias que o investidor pode considerar:

Aquisição de um imóvel

A forma mais direta de alavancar patrimônio com consórcio é usar a carta de crédito para adquirir um imóvel para moradia, lazer ou até mesmo para a sede própria da empresa. 

Investimento em imóveis compactos para locação

O investidor pode usar o crédito para adquirir um ou mais imóveis compactos os chamados “studios ou kitnets ” para locação por contrato ou por temporada através de portais como Airbnb, Booking entre outros. Dessa forma o investidor pode utilizar parte do valor recebido para pagar as parcelas do consórcio e ainda construir uma aposentadoria imobiliária através da renda passiva.

Compra, reforma e revenda de imóveis 

O investidor também pode usar o crédito para adquirir imóveis de oportunidade para reforma-los e revender com lucro. Essa estratégia é conhecida como “House flipping”, para fazer essa estratégia e ter retorno financeiro positivo, é importante que  o imóvel ele seja comprado por um valor inferior ao mercado para que, após todos os gastos com a reforma, o investidor consiga obter lucro no momento da revenda.

Construção de imóvel próprio ou para revenda.

Também é possível utilizar o crédito para fazer a construção de um ou mais imóveis sejam eles próprios ou para revenda, inclusive com o consórcio é possível fazer as chamadas ¨construções multifamiliares¨, construções que consigam comportar, em um mesmo espaço, lote ou terreno, diversas moradias. Ou seja, prédios, conjuntos de casas geminadas etc. Isso lhe permite fazer um estudo de demanda personalizado e construir o imóvel de acordo com as necessidades do mercado.

Diversificação do portfólio imobiliário

O investidor também pode utilizar a carta de crédito para diversificar seu portfólio de investimentos imobiliários. Isso pode incluir a aquisição de diferentes tipos de imóveis, como residenciais, comerciais, terrenos, sítios, chácaras, imóveis no litoral e até mesmo aquisição (recompra) de imóveis arrematados em leilão pela metade do valor de mercado.

Pagamento de dívidas imobiliárias

Caso o investidor possua um financiamento imobiliário, ele poderá usar o crédito do consórcio para quitar ou até mesmo aquisição (recompra) de imóveis arrematados em leilão pela metade do valor de mercado refinanciando a dívida existente, reduzindo os custos financeiros.

Venda de carta contemplada

A venda da carta de consórcio contemplada também é uma oportunidade para o investidor alavancar o capital investido com o lucro da venda da carta, pois dessa forma além de ter a liquidez imediata, dependendo do valor da carta e do total investido até o momento da contemplação, o investidor poderá ter uma rentabilidade muito superior a 100% do valor investido.

Para concluir, Laudimiro observa que, essas são apenas algumas formas de investir com consórcio. Existem muitas outras estratégias que podem ser utilizadas para alavancar patrimônio. Mas antes de entrar em um consórcio, o consumidor deve avaliar a sua realidade financeira e conhecer bem suas prioridades, a fim de fazer um negócio assertivo, explica.

Para mais informações, basta acessar:@consorciosnaativa

 

 



PPP inédita inicia construção de habitações sociais na Mooca

A Mooca é um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo, lar de diversas opções gastronômicas, escolas, hospitais, espaços de lazer e até um time de futebol próprio. Fundado no século 16 por um grupo de jesuítas, o bairro foi aos poucos sendo povoado por imigrantes italianos e se tornou uma das regiões centrais da capital paulista, com acesso facilitado às quatro zonas da cidade por meio das estações Bresser-Mooca, da linha 3-Vermelha do metrô, e Mooca, da CPTM. Por todas essas características, a Mooca está entre as regiões de São Paulo onde os imóveis registram maior valorização: com o metro quadrado a R$5.320, ela é um dos 23 bairros onde o preço de venda dos imóveis está 35% acima do valor real, segundo dados do Índice Preço Real Exame-Loft.

Aproveitando a infraestrutura de comércio, serviço e transportes da Mooca, uma parceria público-privada habitacional (PPP) inédita entre a prefeitura de São Paulo e empresas desenvolvedoras imobiliárias busca trazer para o bairro uma série de projetos de moradia de qualidade arquitetônica e paisagística, ampliando a oferta de imóveis acessíveis na região. O projeto também se estende a um terreno na Anália Franco, bairros entre os mais bem servidos de opções de transporte e oportunidades de trabalho da cidade. 

Além de trazer ao centro da capital paulista uma modalidade de incorporação imobiliária que geralmente se aloca em regiões afastadas e com pouca infraestrutura na cidade, a PPP também inova ao inserir nos condomínios comércios e serviços no térreo em edifícios sem muros, utilizando para isso o mecanismo de fachadas ativas previsto pelo Plano Diretor Estratégico, de lojas no nível da rua. Outra novidade é que a empresa responsável assume também a gestão condominial durante vinte anos. “Ao ir além da entrega das unidades e cuidar também da gestão, garantimos a devida manutenção e controle dos valores do condomínio e dos serviços prestados, contribuindo para uma mudança socioeconômica em toda uma geração, algo bastante raro nos projetos de moradia social”, afirma Gustavo Partezani, diretor da Teen Desenvolvimento Imobiliário. A companhia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada pelas empresas Engeform Engenharia e Telar Engenharia para assumir o investimento de R$ 400 milhões e produzir 2.760 apartamentos no total. 

Sete lotes compõem a parceria e devem abrigar famílias com renda mensal de 1 a 6 salários mínimos. Um dos principais critérios para a seleção será o cadastro habitacional da Secretaria Municipal de Habitação e também da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), vinculada à prefeitura. Enquanto a Teen assume a execução das etapas de obra e a gestão dos empreendimentos, do lado do poder público integram a parceria tanto a Cohab quanto a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), vinculada ao governo do Estado de São Paulo. O déficit habitacional estimado na cidade de São Paulo é de 474 mil domicílios, dos quais 368 mil se referem a famílias com renda mensal bruta de até 6 salários mínimos.

 

Bresser II em obras

O primeiro dos 7 empreendimentos previstos pela PPP já se encontra em fase de instalação das fundações. Trata-se do Bresser II, que reúne quatro torres totalizando 290 unidades com dois dormitórios e varanda, dispostas em edifícios sem muros, lojas no térreo e integradas a uma praça de 2.000 m2, entre a Rua Bresser e a Rua dos Trilhos, a poucas quadras da estação Bresser–Mooca da Linha Vermelha. 

O condomínio Ipê será composto por três torres e 216 apartamentos de 50 m², além de brinquedoteca, salão de filmes e jogos, academia e sala multiuso. As mesmas facilidades são encontradas no prédio vizinho, o Paineira, com 68 unidades de 48 m².

Assim como o Bresser II, outros dois lotes objeto da PPP se localizam no entorno do Parque da Mooca, área verde de 67 mil metros quadrados onde até 1941 funcionou o Jóquei Clube da Mooca.

Como parte das contrapartidas assumidas pela Teen, estão previstas ainda a instalação de equipamentos públicos como escolas, Unidades Básicas de Saúde e ciclovias. A empresa assumiu ainda, por meio de um convênio, a reforma de duas bibliotecas públicas da região.

A biblioteca Affonso Taunay, situada na Rua Taquari, 549, bem em frente ao empreendimento Bresser II, será totalmente reformulada para acomodar o acervo de maneira mais racional e segura, além de abrigar salas multiuso e melhorias de acessibilidade. Já a biblioteca Adelpha Figueiredo, que fica na Praça Ilo Ottani, 146, no Pari, será reformulada para dar mais conforto à programação cultural atual e adequar sua área externa, hoje subutilizada.

Integração com o entorno

A iniciativa teve início ainda em 2013, a partir do mapeamento de áreas ociosas da cidade com potencial de abrigarem edifícios no âmbito do Programa Casa Paulista, coordenado pela Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo. O modelo foi replicado no município e agora começa a produzir as primeiras habitações. No caso dos lotes atendidos pela Teen na Mooca, o intuito é instalar como moradores pessoas que já trabalham na região e assim melhorar a mobilidade urbana e impulsionar o desenvolvimento local.

Embora estejam voltados a atender o público dos programas de habitação, os projetos arquitetônicos desenvolvidos no âmbito da PPP não vinculam sua identidade a perfis pré-estabelecidos. Foram concebidos para durar e em sintonia com as melhores práticas construtivas e de desenho da paisagem. Os condomínios abrigarão ainda serviços e espaços de lazer integrados de maneira a criar um ecossistema de benefícios tanto para quem vive nas unidades como para toda a vizinhança.

Comprometendo-se a realizar a gestão de seus empreendimentos durante 20 anos, a Teen trabalhará ativamente para a manutenção da infraestrutura do bairro, proporcionando oportunidades de transformação de vida às famílias beneficiadas pelo projeto, gerando um impacto social positivo para toda a população da capital. 

 

Os projetos da TEEN podem ser conferidos em:

https://teenimobiliario.com.br/



Prêmio Empresa Inovadora celebra terceira edição em 2024

O Prêmio Empresa Inovadora está de volta em sua terceira edição. A premiação, que analisa a adoção de novas práticas e tecnologias, visa mapear a maturidade de inovação nas empresas.

Ao participar do prêmio, a empresa se torna consciente de como estão os seus diversos departamentos, em sua própria visão, no que tange à inovação. Dessa forma, é possível seguir com um plano mais assertivo de desenvolvimento.

“Qualquer empresa que tenha inovação no seu DNA é uma empresa melhor e mais relevante para a sociedade. Estando mais fortalecida, ela gera mais emprego, renda, produz mais impostos e fomenta o desenvolvimento de todo ecossistema ao redor”, pontua Itamir Viola, um dos idealizadores do Prêmio e nome à frente do Connect Week Brasil, realizador da premiação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 08/03 através do link: www.premioempresainovadora.com.br. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 21/06, durante o Viasoft Connect 2024, principal evento do Connect Week Brasil, em Curitiba/PR.

O Prêmio é uma realização do Connect Week Brasil 2024 e Viasoft Connect 2024, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo, Associação Comercial do Paraná (ACP) e Sebrae. O patrocínio é da Viasoft.

Números da edição 2023

Na edição anterior, o Prêmio contou com a participação de 351 empresas, destacando suas práticas inovadoras. Posteriormente, 50 foram selecionadas como finalistas, passando por um processo de avaliação que totalizou 200 horas de entrevistas detalhadas, conduzidas por uma equipe de 27 avaliadores. “A ideia desta edição é de, no mínimo, triplicarmos a quantidade de empresas inscritas no ano passado”, afirma Viola.

O crescimento nos últimos anos do Prêmio é resultado de parcerias sólidas e de um abrangente roteiro de divulgação, que incluiu roadshows por 15 cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, apresentando a premiação a um público diversificado.

“O Paraná vem se destacando cada vez mais como um dos estados mais inovadores do Brasil. Não apenas a capital, que recebeu em 2023 o prêmio de cidade mais inteligente do mundo, mas todas as regiões respiram inovação e contribuem para esse merecido destaque que o estado vem alcançando”, observa Roberto Elias Da Silva, VP de inovação da Viasoft.

Novidades para 2024

Para a edição de 2024, o Diagnóstico de Inovação passou por atualizações, incorporando elementos como o uso de inteligência artificial, diversidade e sustentabilidade. Essas mudanças visam uma análise mais abrangente e alinhada às tendências contemporâneas, consolidando o Prêmio como um indicador cada vez mais preciso do cenário de inovação.

“Graças às melhorias que implementamos, principalmente na metodologia e no autodiagnóstico do Prêmio, alcançamos outros estados do Brasil, tornando a premiação cada vez mais importante e reconhecida no cenário nacional”, complementa Roberto.

Processo de avaliação

Neste ano, serão seis categorias principais: Indústria, Cooperativas, Varejo, Tecnologia e Comunicação, Saúde e Serviços. A primeira etapa da premiação é o Diagnóstico de Inovação, proporcionando às empresas uma compreensão clara do seu estágio de maturidade.

O estudo é elaborado por especialistas e embasado em estudos acadêmicos, indicando caminhos para a inovação nas organizações. A avaliação ocorre em 11 dimensões: Aprendizado; Cultura; Estratégia; Estrutura Organizacional; Infraestrutura; Liderança; Mensuração; Networking; Pessoas; Processos; e Resultados.

Por fim, as empresas selecionadas passam por entrevistas com especialistas, culminando na cerimônia de premiação. Durante o Connect Week Brasil, também será entregue o selo Empresa Inspiradora, que considera uma etapa de votação popular pelos meios digitais e celebra a empresa mais inspiradora por segmento.

Em todos os casos, é realizada uma entrega do autodiagnóstico e da devolutiva para todas as empresas assim que as fases são encerradas, explica Luiz Fernando Frederico, Diretor da HazeShift Consultoria em Inovação e Coordenador do Prêmio. “Neste sentido, valorizamos a participação de todos envolvidos. Independentemente da etapa alcançada, todos recebem um certificado de participação e uma análise personalizada para poder fazer uso da melhor forma possível em seus processos”, complementa.

Opção Plus

A premiação é gratuita, mas oferece também a opção da +INOVADORA. Essa seleção de produtos consiste em um apanhado de conteúdo selecionado e desenvolvido pela Haze Shift Consultoria em Inovação e pela Viasoft Softwares Empresariais, como mentorias, cursos e devolutivas detalhadas quanto ao diagnóstico do Prêmio. Essas entregas são feitas de forma separada, independente do processo de premiação, sob demanda de cada empresa participante.

Serviço – Prêmio Empresa Inovadora

Inscrições: até 08/03 no site www.premioempresainovadora.com.br

Premiação: 21/06 durante o Viasoft Connect 2024, principal evento do Connect Week Brasil

Seguem os vencedores da edição de 2023:

Indústria: Cibra (1° lugar), Atlas Eletrodomésticos (2° lugar) e DOCG (3° lugar)

Varejo: Belagrícola (1° lugar), Lojas MM (2° lugar) e Farmácias Nissei (3° lugar)

Cooperativa: Unimed Cascavel (1° lugar), LAR (2° lugar) e Cooperativa Agrária (3° lugar)

Serviços: Tecnospeed (1° lugar), Benner Sistemas (2° lugar) e Eucatur (3° lugar)

Empresas Inspiradoras: Serviços Costa Brasil (Serviços), Farmácias Nissei (Varejo) e Sicredi Dexis (Cooperativas)

 



Programa de Emagrecimento da Amil acompanhou 10 mil em 2023

Sempre lembrada nas ações para prevenção e tratamento da obesidade promovidas pelo 04 de março, Dia Mundial da Obesidade, a cirurgia bariátrica, também chamada de gastroplastia ou redução de estômago, é tratada em recente estudo que apresenta novidades sobre o procedimento. Segundo o trabalho publicado há poucas semanas no JAMA Network Open – Journal of the American Medical Association, além da perda de peso em pessoas com obesidade, a bariátrica pode beneficiar a função cognitiva, melhorando a memória e a atenção, sendo assim uma opção de tratamento para pacientes com obesidade e demência.

Mais estudos são necessários para embasar essas descobertas, no entanto, independente da condição do paciente, é importante um longo e minucioso acompanhamento médico para se ter certeza de que a cirurgia é indicada, como esclarece o Dr. Jose Luiz Carneiro, diretor-executivo médico da Amil.

“Existem diferentes técnicas de cirurgias bariátricas e indicações clínicas que precisam ser seguidas à risca pela equipe médica multidisciplinar envolvida no cuidado ao paciente. Além disso, o acompanhamento psicológico é indispensável antes e após o procedimento”, afirma o médico.

Em 2023, a Amil realizou 1.713 cirurgias bariátricas. Destas, 70% foram realizadas em pacientes participantes do seu Programa de Emagrecimento, que busca garantir o sucesso do tratamento para obesidade através de acompanhamento multidisciplinar, educação em saúde e prevenção das doenças crônicas que podem ser desencadeadas pelo excesso de peso e obesidade, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e diversos tipos de câncer.

“O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos beneficiários inscritos no programa. Sabemos que a obesidade é fator de risco para inúmeros outros problemas, e que suas causas são profundas e complexas, provenientes de fatores genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais. Por isso, dependendo da situação do paciente, tentamos em um primeiro momento o tratamento conservador, promovendo mudanças no estilo de vida do indivíduo”, explica o Dr. José Luiz.

Em 2023, o programa acompanhou mais de 10 mil pacientes. Os cuidados se iniciam com a proposta de Emagrecimento Clínico, onde os participantes são acompanhados durante um ano, de forma presencial e online, por médicos de diferentes especialidades, nutricionistas e psicólogos. Cada caso é discutido de forma individualizada entre a equipe de saúde e o paciente, com foco na reeducação alimentar, suporte psicológico e incentivo à atividade física.

Os pacientes com severos riscos à saúde que não apresentam a resposta esperada no tratamento clínico são encaminhados para o Programa de Emagrecimento Cirúrgico, com acompanhamento pré-operatório e durante 24 meses após a cirurgia bariátrica – com maior foco nas mudanças no estilo de vida que aumentam os índices de sucesso do procedimento.

O médico destaca a importância do apoio de amigos e familiares no resgate da saúde e qualidade de vida das pessoas que buscam tratamento: “É fundamental que a sociedade perceba a obesidade de uma forma mais empática e compreenda o impacto na vida da pessoa que convive com a doença, as dificuldades e desafios que enfrenta”.



Abrasel e Sebrae lançam cursos grátis para redução de custos

Ganhar competitividade, combater desperdícios e ter equipes capacitadas são ingredientes que fazem parte do cardápio dos sonhos de qualquer negócio. Pensando em aumentar a produtividade de bares e restaurantes, a Abrasel, em parceria com o Sebrae, lança novos cursos gratuitos e online para qualificar empreendedores e gestores do setor de alimentação fora do lar. Os vídeos, com duração média de sete minutos, são complementados por e-books para aqueles que desejarem se aprofundar nos temas. Ao final de cada curso, o participante recebe um certificado. Os conteúdos estão disponíveis no site Conexão Abrasel

Já estão disponíveis três cursos desenvolvidos com conteúdo voltado para o dia a dia de quem atua nos bares e restaurantes, adaptado à realidade desses negócios. São eles: eficiência energética (com dicas práticas sobre como otimizar processos e reduzir custos a partir do controle dos custos, do consumo, da geração e da emissão de energia), gestão de resíduos (que traz orientações sobre como combater o desperdício e dar uma destinação mais sustentável ao que é gerado no estabelecimento) e o uso de alimentos de origem, em especial da iniciativa “Do Brasil à Mesa” (com foco no aumento do tíquete médio e ganho de competitividade a partir do investimento em alimentos de produtores locais).  

Ao todo, a qualificação tem sete videoaulas de curta duração com uma metodologia de ensino dinâmica e focada na aplicação prática dos conhecimentos. Os próximos cursos serão lançados em breve, também na plataforma Conexão Abrasel

Dos sete cursos, três já estão disponíveis na plataforma. Para o líder de Desenvolvimento da Abrasel, Lucas Pêgo, a qualificação é uma oportunidade para que os empreendedores estabeleçam uma cultura de eficiência e sustentabilidade em seus estabelecimentos. “Acreditamos fortemente que investir no aprimoramento dos empreendedores do setor de bares e restaurantes em temas ligados à sustentabilidade é fundamental para impulsionar os negócios, ampliando a margem de lucro e estimulando a competitividade entre eles. Ao mesmo tempo, o setor passa a contribuir de forma mais significativa para a preservação do meio ambiente. Com as aulas, estamos não apenas oferecendo conhecimento prático e aplicável, mas também promovendo uma cultura produtiva e sustentável”, afirmou. 

Para Luiz Rebelatto, analista de Competitividade do Sebrae Nacional, os pequenos negócios de alimentação podem se beneficiar significativamente com os cursos que abordam temas de redução de custos com energia, menor desperdício de alimentos e prática adequada de manejo de resíduos. “São capacitações que, por meio do aprendizado de como produzir alimentos de forma consciente e sustentável, são importantes para o meio ambiente e fortalecem a reputação do negócio junto ao público, cada vez mais preocupado com questões ambientais. Também agregam qualidade e valor aos produtos, trazendo um diferencial competitivo”. 

Para fazer os cursos, os interessados devem se inscrever pelo site do Conexão Abrasel. É necessário um CNPJ para participar da formação. Ao final de cada curso, os participantes receberão um certificado assinado pela Abrasel e pelo Sebrae.

Sobre a Abrasel

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com a construção de um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.

Sobre o Sebrae

Ao fomentar o empreendedorismo e apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas, que são as grandes geradoras de emprego e renda do país, o Sebrae proporciona a inclusão econômica e social de milhões de brasileiros. A instituição investe em ações e programas de apoio aos pequenos negócios, incluindo os microempreendedores, com foco na formalização, educação empreendedora, inovação, crédito e sustentabilidade.



Autora lança livro sobre os benefícios mentais da Yoga

Estudos recentes têm demonstrado que a Yoga é uma ótima prática para quem busca perder peso e reduzir medidas. Além disso, ela é bastante utilizada para promover o bem-estar, regulando estresse e sentimentos de ansiedade. Mais ainda, a Yoga fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, e proporciona outros benefícios. 

Ou seja, a filosofia pode trazer benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente. Não à toa, a prática foi incluída como uma das opções de práticas integrativas do SUS, com acesso às aulas de forma gratuita. 

Editado pela Editora Viseu, o livro “Yoga da Mente: sobre histórias que curam”, organizado e lançado pela terapeuta Mirela Fazzio, corresponde exatamente à acepção de que fazer Yoga é muito mais do que colocar um tapete no chão ou transparecer ser calmo a todo momento.

Segundo ela, muitas vezes a prática do Yoga é direcionada de uma forma que acaba deixando o cuidado com o trato emocional e mental em segundo plano. Porém, enxergar na filosofia uma potência para alcançar o bem-estar é uma possibilidade disponível para qualquer pessoa.

“Nossa ideia foi reunir histórias humanas sob o olhar do respeito e da equidade. Esses são preceitos que também definem a filosofia e ciência chamada Yoga. Meditar nada mais é do que treinar formalmente esse olhar, dia após dia, ano após ano”, explica Mirela.

A publicação foi construída de forma conjunta, por meio da reunião de textos criados por alunos da escola da qual Mirela é a proprietária. Dessa maneira, o conteúdo traz a visão de cada aluno sobre seu mundo, de como ele se insere no contexto exterior e, por fim, para qual rumo pode levar as escolhas feitas por eles hoje.

“É um ato generoso, primeiro para consigo mesmo, quando escolho contar minha história e emoldurá-la com a percepção de que fiz o melhor que estava ao meu alcance, isto é, sem amarras ou culpas que possam me sequestrar”, reflete.

O Livro “Yoga da mente” foi lançado em um evento para 150 convidados, entre amigos, familiares e amantes da literatura e da Yoga. O evento aconteceu no mezanino da Cacau Show Megastore, de Sorocaba, no Interior de São Paulo.



Mulheres representam 51% do público gamer no Brasil

Um estudo recente referente ao cenário do público brasileiro que joga videogame, os chamados gamers, apontou que, pela primeira vez, as mulheres superam os homens. O fenômeno, segundo o que revela a pesquisa, tem sido impulsionado principalmente pelos jogos de lazer disponíveis em smartphones. No entanto, nos consoles, onde a prática profissional é mais comum, surgem relatos de discriminação de gênero enfrentados pelas jogadoras.

Os videogames se firmaram como uma forma de diversão que reúne a família, com uma variedade crescente de modalidades de jogos a cada ano. De acordo com os dados da nona edição da pesquisa Game Brasil, aproximadamente 74% da população brasileira está envolvida com videogames, seja de forma competitiva ou apenas para se distrair. E um dado que se destaca, conforme apontado acima, é de que, atualmente, as mulheres representam 51% do público gamer no país.

O diretor executivo da OEX, Marcelo Sztajn, acredita que o aumento do público feminino no universo dos jogos é uma mudança positiva e significativa. Segundo ele, isso reflete uma maior diversidade e inclusão no mundo dos jogos, desafia estereótipos de gênero e promove uma cultura mais igualitária.

“A presença crescente de mulheres impulsiona a criação de conteúdo mais diversificado e experiências de jogo mais amplas. No entanto, ainda existem desafios, como assédio on-line, que requerem esforços contínuos para criar ambientes seguros e acolhedores para todos os jogadores”, disse, ressaltando que o crescimento do público feminino nos jogos é uma tendência positiva que enriquece a comunidade de jogos e impulsiona a indústria em direção a uma maior inclusão e diversidade.

De acordo com Sztajn, a mudança demográfica pode promover uma cultura de jogos mais inclusiva. “Embora desafios como o assédio on-line persistam, a nova demografia dos jogadores reflete uma crescente diversidade na indústria. Isso desafia percepções antigas sobre os jogadores e destaca a necessidade de conteúdo mais inclusivo, ressaltando a importância de uma maior adaptação e inclusão na criação de jogos”, salienta.

Em escala global, os dados do Global Gamer Study 2023, conduzido pela Newzoo, revelam um panorama abrangente sobre o engajamento com videogames. Com entrevistas on-line realizadas entre fevereiro e maio, envolvendo 74.295 participantes de 36 países, o estudo demonstra que quase oito em cada dez pessoas da população online global (79%) estiveram envolvidas com videogames nos últimos seis meses. Esse envolvimento vai além do simples ato de jogar e abrange atividades como assistir, criar e socializar.

Segundo a pesquisa, mais de 50% da população online global se engaja com jogos de diversas maneiras, enquanto 29% praticam o jogo, assistem e se envolvem de outras formas. Além disso, 57% dos jogadores relataram ter gastado dinheiro em videogames nos últimos seis meses.

Segundo o diretor executivo da OEX, as empresas estão agora mais focadas em oferecer produtos com designs elegantes e ergonômicos, permitindo personalização e incluindo funcionalidades específicas para atender às necessidades das jogadoras. Além disso, Sztajn destaca que o marketing e a representação também estão se tornando mais inclusivos para atrair esse segmento de mercado em expansão.



ABIMAQ lança curso voltado para profissionais da área de energia eólica

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) promove, no próximo dia 11 de março (segunda-feira), via plataforma Zoom, o curso Turbinas Eólicas – Tecnologia 4.0 – Manutenção Preditiva.

O curso, ministrado pelo engenheiro Mario Larco, atual coordenador da Comissão de Estudos da ABNT/ABEEÓLICA para normalização técnica de turbinas eólicas, visa fornecer conhecimentos básicas da estrutura tecnológica da turbina eólica e componentes em operação, incluindo tecnologia 4.0 para resolver dilemas complexos de manutenção preditiva.

Voltado a funcionários envolvidos com energia eólica (fabricantes e usuários) de diversos níveis: chão de fábrica, supervisão, gerenciamento, o curso abordará no conteúdo programático os seguintes temas:

Estrutura tecnológica da turbina eólica:

– Fundações – Torre e base de sustentação – Nacele;

– Acionamentos direto e indireto – Turbina eólica / Aerogerador;

– Sistema do cubo – rotor – pás;

– Data center – Vida útil – Projeto de fábrica.

Programação Manutenção preditiva 4.0

– Estratégias de manutenção – Manutenção preditiva;

– Cinemática dos acionamentos – vibrações – desgastes – sensores;

– CMS Monitoramento das condições – software – hardware;

– Sistemas de engrenagens e rolamentos – medições – acionamento;

– CMS – Boas razões de confiança e qualidade – conhecimentos.

Serviço – Curso Turbinas Eólicas – Tecnologia 4.0 – Manutenção Preditiva.

Data: 11 de março (segunda-feira)

Horário: 9h às 11h

Carga horária: 2h

Local: on-line, via plataforma Zoom

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 ou https://abimaq.org.br/cursos/554/turbinas-eolicas-tecnologia-40-manutencao-preditiva



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