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Cubos Tecnologia estará entre os jurados do Hackathon+ OSID

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Com o objetivo em comum de propor soluções inovadoras para problemas reais, a Cubos Tecnologia, hub de inteligência e inovação, com sede em Salvador (BA), estará entre os jurados do Hackathon+ OSID, programa de dinâmicas imersivas que incentiva a criação de projetos transformadores. A primeira edição da realização acontecerá em parceria entre as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), a Rede+, o Sebrae e o Grupo Civil. 

A maratona será realizada de 16 a 18 de junho, durante as celebrações do 64º aniversário das Obras Sociais Irmã Dulce. O evento não delimita idade de participação.  

“Essa paixão por inovação também nos move aqui na Cubos Tecnologia. Por isso, apoiamos iniciativas que desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras, como o evento Hackathon+ OSID 2023. Durante o evento, teremos mentores e jurados da empresa analisando os projetos e trabalhos desenvolvidos pelos participantes selecionados’’, explica Verivaldo Lobo, CEO da Cubos Tecnologia. 

Mais de 100 maratonistas e mentores participarão dessa jornada tecnológica de mais de 40 horas, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para os desafios propostos pela OSID. Serão selecionadas 12 equipes multidisciplinares, compostas por profissionais e estudantes das áreas de tecnologia, design e gestão, que trabalharão para aprimorar as operações da instituição. 

Os projetos serão avaliados levando em conta critérios como tecnologia, inovação, usabilidade, viabilidade e impacto. Além disso, a Rede+ anunciou as premiações para as equipes vencedoras que chegam até 7 mil reais. As premiações também incluem benefícios como mentorias, participação em eventos como expositor e bolsas de estudo que serão ofertadas pelo Sebrae, Cubos Tecnologia, Rede+ e Cubos Academy. 

“Acreditamos no poder da tecnologia e da colaboração para gerar impacto social positivo. Por isso, convidamos todos os interessados a se juntarem a nós nessa jornada de inovação e transformação”, comenta Rodrigo Paolilo, CEO da Rede+. 

É possível participar individualmente ou em equipe. Diversas áreas e diversos profissionais e acadêmicos marcarão presença nos tópicos de gestão de negócios, captação de recursos, análise de dados, programação e desenvolvimento de softwares, design, comunicação e marketing, gestão da área de saúde e gestão do terceiro setor.   

“Estamos animados para conhecer e mentorear esses participantes que estão tão ligados na inovação como nós. É crucial que empresas de tecnologia do Nordeste apoiem o desenvolvimento de inovação local’’, finaliza Verivaldo Lobo. 



Ativos administrados dos consórcios atingem quase R$ 460 bilhões em 2022

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O sistema de consórcios administrou ativos de R$ 459 bilhões em 2022. Essa é a somatória de todos os créditos contratados pelos consorciados ativos ao final daquele ano. A alta de 31,9% em relação a 2021 representa não apenas o sucesso crescente do sistema de consórcios, mas a importância do setor e desse indicador para a previsão de demanda do mercado consumidor. Muitos desses créditos ainda serão injetados no mercado quando mais consorciados forem contemplados.

A previsão de demanda é parte fundamental de uma das atividades rotineiras das empresas, governos e entidades: a elaboração do orçamento anual. Prever a demanda consiste em estimar o que possivelmente pode acontecer em períodos futuros e o que pode trazer impactos em pontos sensíveis da empresa, como a planificação da produção, o fluxo de caixa, entre outros.

“Por demanda entende-se a quantidade de bens ou serviços que o mercado consumidor deseja adquirir de acordo com os preços praticados. Portanto, demanda não é consumo efetivo, mas o desejo de consumir”, explica Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

É aí que entram os dados do sistema de consórcios. Ao divulgar o balanço dos ativos administrados do setor, a ABAC apresenta de fato o indicador de demanda de bens e serviços que os consorciados pretendem comprar a partir do momento das contemplações e consequentes liberações de créditos.

Segundo dados levantados pela ABAC junto ao Banco Central do Brasil, a análise da evolução, ano após ano, desde 2014, aponta 188,7% de crescimento contra uma inflação acumulada no mesmo período de 73,2%, medida pelo IPCA e divulgada pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, “ou seja, um crescimento real de 66,6% em nove anos”, conclui.

Em outra avaliação, ao relacionar os acumulados financeiros das contemplações, naquele período, verifica-se que, em média, 18,6% dos totais anuais dos ativos administrados foram disponibilizados aos consorciados para a aquisição de bens e contratação de serviços, visando usufrutos, obtenção de rendimentos, formação ou ampliação patrimoniais, entre outros.

Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, “esse percentual médio constata, apenas, que os objetivos pretendidos pelos participantes ativos comprovam que o planejamento para aquisição de veículos, máquinas agrícolas, motos, imóveis, entre outros, pela modalidade, seguem a essência da educação financeira”.

Pelo lado produtivo, o mesmo indicador sinaliza o impacto nas projeções das produções industriais como, por exemplo, nas automotivas. “Tais recursos impulsionam também o mercado imobiliário, com os créditos injetados nas construtoras, incorporadoras e imobiliárias”, segue Rossi. “No segmento de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis a gama de produtos é infindável, isto sem falar no consórcio de serviços”, finaliza.

Ao concluir, Rossi aponta que “existe um componente fundamental em todo processo de planejamento: a projeção de cenários. Podem ocorrer mudanças no mercado, tais como explosão de consumo, recessão etc., contudo, a abrangência do Sistema de Consórcios, ao beneficiar a economia com fluxos contínuos de recursos, de certa forma, contribui para minimizar eventuais oscilações”.



Manutenção Preditiva em condomínios: dados são eficiência

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A manutenção preditiva em condomínios consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que identificam e conseguem prever possíveis falhas e problemas nos equipamentos e sistemas do condomínio antes que eles ocorram. 

Conforme explicado pela McKinsey, empresa global de consultoria empresarial, ela consegue não apenas analisar dados históricos de desempenho dos sistemas como também prevê quando uma provável falha ocorrerá, além de conseguir limitar o tempo de inatividade e identificar a raiz do problema. 

Esse conjunto de técnicas e ferramentas pode melhorar a margem de EBITDA – do inglês earnings before interest, taxes, depreciation and amortization –, de até 4 a 10 por cento, ainda de acordo com a mesma publicação. Pode-se traduzir esse termo como “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, uma medida financeira que avalia o desempenho operacional de um empreendimento. 

A manutenção preditiva normalmente reduz o tempo de inatividade dos equipamentos de 30 a 50%, além de aumentar suas vidas úteis de 20 a 40%

Qual é o objetivo da manutenção preditiva?

Além de corrigir os “sintomas” do sistema antes que ele “adoeça” e o monitoramento constante, essa técnica ainda possibilita:

  • evitar paradas forçadas;
  • aumentar a confiabilidade no sistema;
  • potencializar a vida útil dos equipamentos;
  • eliminar a necessidade de manutenção corretiva;
  • maximizar o tempo de disponibilidade do sistema;
  • evitar necessidade de reparos ou desmontagem de equipamentos. 

Adotar uma estratégia como esta significa que os síndicos podem manter seus condomínios em boa condição de funcionamento, sem incomodar moradores ou desperdiçar dinheiro esperando que algo quebre para ser consertado. 

Quando bem planejada, a manutenção preditiva pode ser uma boa opção para aumentar o valor da construção de um condomínio e, simultaneamente, melhorar a experiência dos moradores. 

Por que evitar a manutenção reativa?

É chamada de manutenção reativa todo conserto realizado em equipamentos e sistemas após o surgimento dos problemas. Na prática, isso quer dizer que um equipamento pode permanecer inativo por semanas enquanto depende da chegada de técnicos ou peças necessárias para o reparo. As consequências são moradores incomodados e altos custos de serviços de reparo de emergência. 

Por outro lado, outro benefício da manutenção preditiva é justamente a possibilidade de comparar fornecedores e custos, podendo tomar decisões bem informadas e pensadas. 

A importância dos dados na manutenção preditiva

A aplicação de dados em função da otimização de condomínios está só no começo: a indústria de análise de dados cresce a cada dia e está projetada para um crescimento contínuo. Segundo a empresa de pesquisas Zion Market Research, apenas em 2020, essa indústria obteve receita de US$ 8,12 bilhões. A expectativa é de que o mercado de análise preditiva registre um aumento de ganhos de aproximadamente 21,5% até 2028. 

A partir da manutenção preditiva é possível adotar a proatividade como estratégia de negócios e melhorar a efetividade das tomadas de decisões. Por isso, a tendência é que cada vez mais áreas implementem a análise preditiva – e o mercado condominial não está fora desse movimento. 

Como funciona na prática?

De acordo com Marcelo Szeer, CVO da Loomy Smart Solutions e profissional com mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia e telecomunicações, “sensores que coletam dados e informações sobre o desempenho de equipamentos e sistemas podem ser usados para monitorar variáveis como temperatura, pressão, vibração, corrente elétrica, entre outros”. 

Assim, os dados coletados pelos sensores podem ser analisados para identificar padrões de falhas e prever quando a manutenção será necessária. Marcelo diz ainda que as soluções podem variar dependendo das necessidades e recursos disponíveis em cada condomínio, mas os componentes mais comuns em muitas abordagens de manutenção preditiva são:

Internet das Coisas (IoT): permite o monitoramento remoto e em tempo real para coletar dados e transmiti-los para uma central de monitoramento. Isso possibilita a detecção precoce de problemas e a programação de manutenção antes que ocorram falhas graves. 

Análise de dados: algoritmos de análise de dados podem ser aplicados aos dados coletados pelos sensores para identificar padrões e anomalias que possam indicar falhas iminentes. 

Técnicas de Machine Learning e Inteligência Artificial: podem ser aplicadas para melhorar a precisão das previsões ao identificar padrões complexos nos dados e ajustar continuamente os modelos de previsão com base em novas informações. 

Sistemas de gestão de manutenção (CMMS): são utilizados para planejar, agendar e acompanhar as atividades de manutenção. Esses sistemas podem integrar dados de monitoramento e análise de sensores, ajudando na tomada de decisões e no acompanhamento do desempenho dos equipamentos ao longo do tempo. 

Com o passar do tempo, falhas e desgastes de qualquer sistema são inevitáveis. O maior benefício da manutenção preditiva é diminuir significativamente os riscos de que eles ocorram em momentos críticos. Desta forma, é possível evitar problemas maiores e tornar o condomínio um lugar cada vez mais seguro para todos. 



Fluência no inglês é um dos requisitos importantes para se destacar no mercado

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O mundo está cada vez mais globalizado, e, nos dias de hoje, é imprescindível dominar uma segunda língua. Aprender inglês deixou de ser apenas um diferencial para estudantes e profissionais. Mais de 35 países adotam o idioma como oficial, é o mais falado no mundo, o oficial para negócios e transportes aéreos, o que comprova a sua importância.

Aprender inglês traz inúmeros benefícios, como a possibilidade de vivenciar novas culturas, aprimorar a comunicação e até mesmo abrir portas para oportunidades de trabalho, por isso, não importa a idade, é sempre tempo de aprimorar o conhecimento.

Amanda Attas Chaud, Coordenadora de Desenvolvimento da disciplina de Inglês no Kumon, explica que alunos que aprendem inglês têm a oportunidade de interagir com pessoas de outras culturas, assistir a filmes e séries em inglês sem legendas, ler livros com conteúdos originais e isso ajuda a mantê-los motivados e em busca de melhores resultados. O domínio do idioma pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho e proporcionar novas oportunidades profissionais. “Estudar uma segunda língua ainda estimula o desenvolvimento cognitivo, melhora a memória e a capacidade de concentração”, conta

Aprender inglês é uma habilidade importante em todas as idades, e a dedicação aos estudos pode ser uma opção para aqueles que desejam aprimorar seu conhecimento no idioma. O aprendizado é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho e na vida pessoal. No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades para se comunicar com o idioma, seja por falta de prática, dificuldade em entender a gramática ou falta de vocabulário.

Foi o que aconteceu com Leonardo Lupiano, que aos 16 anos tinha o sonho de tantos jovens na sua idade: estudar nos Estados Unidos. Mas, quando a oportunidade chegou, se viu diante de um dilema. Não falava inglês e tinha apenas um ano para aprender o idioma. “A minha dedicação ao estudo me garantiu uma base sólida para entender e falar inglês com confiança, além de ter melhorado minha compreensão da gramática e do vocabulário. Quando cheguei nos Estados Unidos consegui me comunicar bem com os meus amigos e isso foi muito importante para meu sucesso. Conquistei importantes bolsas de estudos e uma oportunidade de trabalho”, conta Luciano, hoje com 26 anos.

O Kumon é um método de estudo japonês criado em 1954 pelo professor Toru Kumon. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. Porém, o aluno só avança para o próximo conteúdo quando consegue assimilar o que é proposto.

O método desenvolve o conhecimento linguístico e outras habilidades como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon oferece, além do inglês, cursos de matemática, português e japonês, para todas as idades.



Filtragem de água desempenha papel importante na saúde e meio ambiente

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Ingerir água imprópria para pode expor os seres humanos a microrganismos prejudiciais à saúde, o que torna a filtração da água uma questão crucial. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 50% dos lares brasileiros atualmente possuem algum tipo de sistema de tratamento de água. No entanto, os perigos causados por água contaminada podem não ser totalmente conhecidos pela sociedade.

Embora a água enviada às torneiras passe por processo de filtragem nas estações de tratamento do país, a água que sai das estações pode conter produtos químicos e contaminantes devido ao contato com canos enferrujados e caixas de água sujas. Além disso, o processo de tratamento pode não ser suficiente para evitar contaminações, tornando os elementos filtrantes essenciais para complementar o processo de tratamento e garantir a pureza da água.

Segundo o IBGE, mensalmente, são vendidos mais de 250 mil filtros e purificadores de água no país, indicando que os brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância de proteger a saúde contra a água contaminada.

Recurso necessário para o meio ambiente

A água é considerada fundamental à sobrevivência e ao desenvolvimento de todos os ecossistemas e da agroindústria. Como recurso natural renovável, ela é vital para todas as formas de vida. Embora encontrada em três estados físicos – sólido, líquido e gasoso – apenas cerca de 4% da água disponível é doce e própria para consumo humano.

Segundo a bióloga Iara Teles Valente, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), “a água é essencial para a manutenção da vida terrestre, tanto da fauna quanto da flora, e faz parte da composição desses seres vivos, além de ser necessária para processos fisiológicos complexos”.

Assim, a preservação da água se faz necessária para a biodiversidade, pois, embora seja um ciclo que não se esgote, a potabilidade da água está cada vez mais escassa.

Cisternas para aproveitar água da chuva

Cisternas são reservatórios que coletam e armazenam água da chuva para utilização em atividades domésticas diversas. Trata-se de um sistema de baixo custo que permite o reaproveitamento da água pluvial para uso restrito no ambiente doméstico.

Esse método é uma das alternativas mais eficazes para economizar água e pode ser instalado em diferentes tipos de imóveis, desde casas até apartamentos e condomínios.



Presidente Bill Clinton discursará na 10a Cúpula Mundial Anual sobre Segurança do Paciente, Ciência e Tecnologia

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O presidente Bill Clinton, fundador e presidente do conselho da Clinton Foundation e 42º presidente dos Estados Unidos, discursará na Cúpula Mundial de Segurança do Paciente, Ciência e Tecnologia (World Patient Safety, Science & Technology Summit, WPSSTS) de 2023 da Patient Safety Movement Foundation (PSMF). Essa cúpula presencial marca o 10o aniversário da organização sem fins lucrativos e será realizada em Newport Beach, Califórnia, de 1 a 2 de junho.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230512005462/pt/

President Bill Clinton, Founder and Board Chair, Clinton Foundation, and 42nd President of the United States (Photo: Business Wire)

President Bill Clinton, Founder and Board Chair, Clinton Foundation, and 42nd President of the United States (Photo: Business Wire)

O presidente Clinton é um apoiador de longa data da Patient Safety Movement Foundation. No ano passado, ele recebeu o Prêmio Humanitário Joe Kiani, que leva o nome do fundador da PSMF e reconhece as pessoas comprometidas com a missão da fundação. Em cúpulas anteriores, ele abordou tópicos que vão desde os perigos da epidemia de opioides até a necessidade de orçamentos da área de saúde para se concentrar nas principais questões de segurança do paciente que levam a mortes prematuras em hospitais.

Os participantes também terão a oportunidade de ouvir líderes de saúde como Sir Liam Donaldson, Dr. Jannicke Mellin-Olsen, Dr. Michael Durkin, Dr. Don Berwick, Dr. Anthony Staines, Dr. Peter Pronovost, o Honorável Jeremy Hunt, Dr. Neelam Dhingra, Dr. Michelle Schreiber, Dr. Eric Horvitz, Sue Sheridan, Leah Binder, Ruth Ann Dorrill, e Dr. Peter Zeiss.

“Estamos muito honrados em ter mais uma vez o presidente Clinton apoiando nossa Cúpula anual”, disse o Dr. Michael Ramsay, diretor executivo da Patient Safety Movement Foundation. “Sua crença em nossa missão nos últimos dez anos nos ajudou não apenas a destacar as lacunas críticas de segurança em nosso sistema de saúde, mas também a demonstrar que é possível ZERO dano ao paciente”.

A cúpula está aberta a qualquer pessoa interessada em planejar ativamente soluções relacionadas aos principais desafios de segurança do paciente que causam danos e mortes evitáveis em hospitais e instituições de saúde em todo o mundo. Para se inscrever na cúpula de 2023 ou para saber mais sobre o evento, acesse: https://psmf.org/event/10th-annual-world-patient-safety-science-technology-summit/

A partir de uma vida inteira de serviço público, o presidente Clinton estabeleceu a Clinton Foundation com base na simples crença de que todos merecem uma oportunidade de sucesso, todos têm a responsabilidade de agir e todos fazemos melhor quando trabalhamos juntos. Por mais de duas décadas, esses valores energizaram os esforços da Fundação para enfrentar grandes desafios, incluindo necessidades urgentes de saúde pública, como tornar os medicamentos para HIV/AIDS mais acessíveis, expandir as opções de alimentos e bebidas mais saudáveis nas escolas, apoiar o desenvolvimento da primeira infância e enfrentar a crise das overdoses.

SOBRE A THE PATIENT SAFETY MOVEMENT FOUNDATION

Em 2012, Joe Kiani fundou a organização sem fins lucrativos Patient Safety Movement Foundation (PSMF) para eliminar erros médicos evitáveis em hospitais. Sua equipe trabalhou com especialistas em segurança do paciente de todo o mundo para criar Práticas Acionáveis Baseadas em Evidências (Actionable Evidence-Based Practices, AEBP) que abordam os principais desafios. Os hospitais podem acessar as AEBP gratuitamente pela Internet. Os hospitais são incentivados a assumir um compromisso formal com ZERO mortes evitáveis, e as empresas de tecnologia de cuidados da saúde são solicitadas a assinar o Compromisso de Dados Abertos para compartilhar seus dados, de modo que possam ser desenvolvidos algoritmos preditivos, que possam identificar erros antes que se tornem fatais. A Cúpula Mundial de Segurança do Paciente, Ciência e Tecnologia anual da Fundação reúne todas as partes interessadas, incluindo pacientes, profissionais de saúde, empresas de tecnologia médica, empregadores do governo e pagantes privados. A PSMF foi fundada com o apoio da Foundation for Ethics, Innovation, and Competition in Healthcare da Masimo. Para mais informações, acesse psmf.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CONTATOS DE MÍDIA

Patient Safety Movement Foundation

Irene Mulonni, irene@mulonni.com | (858) 859-7001

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudante de Uberlândia é aprovado em nove universidades americanas

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O aluno do Colégio Gabarito em Uberlândia, Itallo Andrade, de 18 anos, foi aceito em nove universidades dos Estados Unidos e escolheu a University of South Florida (USF), em Tampa, para cursar Marketing. Itallo frequentou o terceiro ano do ensino médio na unidade Rondon Pacheco.

Desde cedo, o estudante mostrou interesse em estudar no exterior e se dedicou a aprender inglês e espanhol. Ele afirma que sempre teve a educação como prioridade, buscando conquistar notas altas, já no ensino fundamental, e finalizando o ensino médio com média 95.7. Além disso, participou de atividades extracurriculares, como ensinar inglês para pessoas de baixa renda, produziu revistas sobre política, educação e cultura, e fundou um clube online de cinema.

O jovem acredita que sua formação sólida foi fundamental para a aprovação nas universidades americanas. “Tive uma ótima experiência no colégio, com a segurança de que teria a preparação que precisava, porque os professores demonstravam total domínio do conteúdo. Sobretudo, a escola prontamente providenciou toda documentação exigida pelas universidades. Fui muito feliz enquanto estudei lá”, afirma Itallo.

A coordenadora-geral do Ensino Médio do Colégio Gabarito, Mariana Bisaio Quillici, elogiou o desempenho do aluno. “Fizemos a análise integral do estudante, tanto nos aspectos sociais, como acadêmico, e fomos muito sinceros ao entregar as cartas de recomendação e documentos, porque ele nos passou segurança de que tem uma formação madura”, explicou.

Mariana afirma que a instituição sempre busca construir uma base sólida para que os alunos possam conquistar seus sonhos. “Respeitamos os desejos, as personalidades e a diversidade dos alunos. Acredito que o segredo é olhar para cada estudante de maneira individual, respeitando suas particularidades. Além disso, procuramos encorajar seus sonhos e estarmos ao lado deles, para oferecer recursos e alternativas, com o objetivo de superar os obstáculos. Itallo nos emocionou, porque nosso apoio está rompendo barreiras”, disse a coordenadora.



Conheça o E-J7, o sedan 100% elétrico da JAC

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Número de mortes ocasionadas por acidente de trânsito caiu 24% em cinco anos

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O número de óbitos ocasionados por acidentes de trânsito no Brasil caiu em 24%, entre os anos de 2018 e 2022, segundo dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura. Ao todo, foram registrados 26.781 óbitos em todo o Brasil em 2018, contra 20.337 entre os meses de janeiro de 2022 e janeiro de 2023. Os números, por região e ano, que podem ser consultados no site do Ministério, também apontam um total de 4,6 milhões de acidentes envolvendo veículos, nos últimos cinco anos no Brasil.

Os equipamentos destinados ao controle de velocidade e monitoramento de vias e rodovias estão sendo fundamentais para obter esta redução no número de mortes. Além disso, eles também são capazes de aumentar a regularização de veículos, aumentar a segurança e reduzir em até 35 vezes o comportamento irregular dos condutores nos locais em que estão instalados.

O avanço na conduta de estados e municípios no sentido de atingir a meta da OMS e reduzir o impacto financeiro que os acidentes causam, traz resultados eficazes.

Exemplos de sucesso – É o caso do Estado do Pará. Segundo dados do Detran estadual, em 2020 o governo iniciou a implantação de sistema de monitoramento – composto por 384 equipamentos – nos seus municípios.

Entre 2020 e 2022 o número de feridos em rodovias caiu de 361 para 126, redução de 65% no período. Além disso, o número de rodovias com acidentes também diminuiu, assim como a frota inadimplente.

“Ações itinerantes utilizando tecnologias móveis reduziram a inadimplência em 2%, em apenas 45 dias de ações, contabilizando R$11 milhões em regularizações de veículos e condutores”, explica o diretor técnico Operacional Dentran-PA, José Bento Gouveia.

O órgão conta hoje com a ajuda de alertas automáticos, produzidos pela fiscalização eletrônica. “Isso demonstra que as novas tecnologias trazidas pelo monitoramento do trânsito atendem não somente os pilares de fiscalização, mas também de educação, mobilidade, engenharia e segurança pública, trazendo inúmeros resultados positivos para o estado do Pará”, completa Gouveia.

Outro fator positivo é que o estado resolveu contratar equipamentos para potencializar a fiscalização viária, de forma, aumentando a segurança no trânsito nas vias estaduais e nas BRs que são delegadas ao Detran. “Hoje contamos com equipamentos de última geração como, por exemplo, um software que fiscaliza ultrapassagem em faixa contínua e o motociclista sem capacete, que são duas atuações fundamentais para fortalecer a segurança no trânsito viário do estado do Pará. Os resultados estão chegando e podemos comemorar mais vidas salvas, menos acidentes e maior segurança nas vias. O Detran não sobrevive mais sem o sistema Sentinela”, completa Gouveia.

Já no Espírito Santo, informações obtidas por equipamentos de tecnologia em mobilidade e trânsito estão garantindo um aumento de 90% no tempo de resposta da Secretaria de Segurança Pública, nas operações de repressão a crimes como roubo de veículos, tráfico de drogas, evasão fiscal e outros. 

O projeto Cerco Inteligente conta com um sistema formado por 900 câmeras, instaladas em 290 pontos de fiscalização, incluindo as divisas do Estado, e que monitoram cerca de 1650 faixas em vias e rodovias. Também integram o sistema 90 pontos de coleta de imagens com balanças de pesagem em movimento (WIM – Weight in Motion). Todos os equipamentos trabalham de maneira integrada, entregando análise de dados com base em imagens, vídeos e ferramentas de investigação. Segundo representantes do Governo presentes no evento, em apenas três meses de funcionamento do sistema, contando o início da fase operacional em agosto, 106 veículos com restrição foram recuperados com atuação do Cerco Inteligente.

“A partir do momento em que passamos a ter acesso a todos estes dados, o crescimento foi de 90% na recuperação de veículos, saindo de um caso solucionado a cada quatro dias para três casos por dia”, conta o gerente de tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, João Paulo Siqueira do Nascimento.

Outro bom exemplo é a capital baiana. Salvador, com o uso de tecnologia de monitoramento, a prefeitura conseguiu reduzir em 50% o número de mortes no trânsito nos últimos dez anos, saindo de 260 mortes ao ano para 130 mortes por ano. Os dados são da Transalvador.

Avanço na Tecnologia – As tecnologias para fabricação dos radares variam entre o laço indutivo, doopler (ultrassom), laço virtual (cálculo sobre imagem) ou laser. Com isso, são capazes de capturar informações sobre presença e tempo de passagem dos veículos, permitindo registrar estatísticas e as infrações de trânsito como, por exemplo, veículos acima da velocidade permitida, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão e conversão proibida. 

Um em cada 22 depósitos de patente existentes – voltados a sistemas de controle do tráfego de veículos rodoviários – são de propriedade intelectual da fabricante brasileira de tecnologia em mobilidade. Para que se tenha ideia, dos 115 registros de patente mundiais – voltados à propriedade intelectual, na categoria G08G – 1/00, e que trata exclusivamente de sistemas de controle do tráfego de veículos rodoviários, 34 deles ou cerca de 29,5% foram solicitados pela empresa, situada em Curitiba, no Paraná. 

Os dados referentes às patentes no setor de mobilidade urbana no Brasil integram o estudo “Controle de Tráfego em Cidades Inteligentes: um panorama dos depósitos de patente no Brasil e no Mundo”, produzido e publicado pela Coordenação Geral de Estudos, Projetos e Disseminação da Informação Tecnológica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O estudo encontrou 1.440 documentos, que correspondem ao controle de tráfego urbano terrestre, em 10 categorias de diferentes modalidades. 

“Os dados demonstram que o Brasil está avançando cada vez mais no desenvolvimento de sistemas de mobilidade urbana, contribuindo com o crescimento das cidades e com a redução de mortes no trânsito”, explica o especialista em mobilidade, Guilherme Araújo, que é diretor-presidente da Velsis, uma das fabricantes em mobilidade que mais possui registros de patente de tecnologias de controle de tráfego no mundo.



Como conciliar saúde bucal e rotina corrida

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O perfil da mulher moderna mudou e um de seus maiores desafios hoje é conciliar várias demandas no dia a dia. Os cuidados destinados à família, ao lar, ao trabalho e à vida social fazem com que elas “deixem para depois” ou para “último plano” os cuidados com a própria saúde, incluindo a saúde bucal.  

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) ressalta que é fundamental que as mulheres incluam em sua rotina o autocuidado com a boca para que continuem a cumprir tantas missões. 

A Doutora em Odontologia Restauradora, especialista em Dentística e membro da Câmara Técnica de Dentística do CROSP e do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística (GBPD), Profª Dra. Andréa Anido Anido, lembra que a prevenção é a melhor forma de manter a saúde bucal. 

“Consultar o cirurgião-dentista regularmente é muito importante para receber orientações sobre a melhor técnica de higiene, escova, fio, creme dental e soluções auxiliares. Ele ainda pode auxiliar no diagnóstico precoce de doenças sistêmicas que se manifestam inicialmente por alterações bucais. Também determinará ações para evitar a instalação da cárie dental e os problemas com a saúde da gengiva”, reforça a profissional. 

De acordo com a Dra. Andréa, as principais formas de prevenção da cárie, frequentemente, são: alimentação saudável e higienização bucal. A especialista detalha que, desde que os filhos nascem, as mães oferecem alimentos saudáveis, o que se inicia pelo aleitamento materno, responsável, inclusive, por aumentar a imunidade contra microrganismos causadores das doenças. Segundo ela, a dieta balanceada, rica em fibras e com pouco açúcar (sacarose), é importante para a saúde de uma forma geral, além de manter os dentes saudáveis e reduzir a possibilidade de ter cárie. 

“São as mães que introduzem, executam, estimulam e treinam suas crianças para realizarem uma boa higiene bucal. Quando ela faz a higienização de forma correta e assídua, serve como exemplo para que os filhos também a executem”, observa. 

Quando a correria for muito grande e não sobrar muito tempo para fazer a refeição e a higiene bucal adequadas, a orientação da especialista é optar por alimentos protetores como queijos, amendoim e castanha-do-pará, que elevam o pH da boca; peixes, que são fonte de cálcio e vitamina D, que atua na absorção e fixação do cálcio no esmalte dental; os que ajudam na autolimpeza dos dentes, como a maçã, cenoura e até a goma de mascar sem açúcar – que pode auxiliar na medida em que aumenta a produção de saliva (regula o pH da boca), evita a desmineralização do esmalte dental e produz atrito que reduz a quantidade de placa bacteriana aderida nos dentes.

Sempre que possível, a recomendação é usar escovas dentais apropriadas para os dentes e não esquecer da região entre eles (com fio ou fita dental ou, ainda, com escovas interdentais indicadas para esse fim). Bochechos com soluções auxiliares podem reduzir a ação dos microrganismos e remineralizar o esmalte dental.

Existem alguns hábitos que devem ser evitados para reduzir os impactos da rotina acelerada na saúde bucal:

– Evitar a associação de alimentos ácidos com açúcar. Isso reduz potencialmente o pH da boca e desmineraliza o esmalte dental, que pode ser removido se a pessoa costuma utilizar escovas dentais com cerdas mais consistentes. 
– Não fazer a escovação aplicando força sobre a escova, fio ou fita dental, pois isso causa desgaste nos dentes e traumas gengivais. 
– Não utilizar palitos dentais, eles causam mais agressões à sua boca do que ajudam na higiene.

Por fim, a especialista alerta que a ansiedade e o estresse são alguns dos fatores causadores do apertamento e ranger dos dentes e do hábito de roer as unhas, que provocam desgaste das estruturas dentais, problemas de oclusão (relação de mordida entre os dentes superiores e inferiores) e, consequentemente, podem levar à fratura e perda dos dentes. A Dra. Andréa finaliza com um importante recado: “A mulher não precisa ser o tempo todo uma heroína! Ela deve reservar um tempo para cuidar da sua saúde, e deixar que o cirurgião-dentista cuide dela também!”



Consulta em centro médico hospitalar contribui para agilizar tempo dos pacientes

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Os centros médicos instalados em hospitais são uma opção para otimizar o tempo dos pacientes e dos médicos, já que oferecem estrutura completa com consultórios, centro de diagnóstico, centro cirúrgico, UTIs, alas de internação, entre outros serviços, em um local único, oferecendo conforto e agilidade ao paciente, sem a necessidade de deslocamento.

É o caso do Hospital VITA, em Curitiba, que oferece atendimento em consultórios climatizados, prontuários eletrônicos, acesso à internet, espaços de recepção e espera, salas de procedimentos, central de atendimento ao paciente integrada com todos os setores do hospital e disponibiliza mais de 30 especialidades, dentre elas oftalmologia e otorrinolaringologia.

As consultas eletivas, isto é, aquelas agendadas com antecedência, são preventivas, de rotina ou para diagnosticar algo que a pessoa esteja sentindo. O médico oftalmologista Hilton Vargas Amaral Filho conta que os principais motivos que levam o paciente ao consultório são: vista cansada, dificuldade de focalizar para longe ou para perto, óculos vencidos, coceira e cefaleia. Segundo o especialista, os casos mais comuns são a troca de grau das lentes dos óculos, catarata, glaucoma (pressão alta do olho) e problema de retina.

O Dr. Hilton informa que as consultas oftalmológicas devem ser realizadas a partir dos seis meses de vida e o recomendado é fazer a reavaliação de ano em ano, principalmente em pessoas com mais de 60 anos.

O oftalmologista do Hospital VITA lista alguns cuidados básicos para a saúde ocular:   

– Consultar regularmente, uma vez ao ano, para fazer os exames de rotina: tonometria (medida de pressão intraocular); refração (mede o grau dos óculos, se necessários) e fundo de olho (exame da retina e nervo óptico). São importantes para detectar doenças como glaucoma e degeneração macular, mais frequentes a partir dos 50 anos.

– Não fazer uso de colírio sem prescrição, pois pode causar cegueira. Somente os colírios de lágrimas artificiais estão liberados para uso diário para quem trabalha em ambientes com ar-condicionado e fica com o olho ressecado. A poluição também provoca esse desconforto.

– Evitar esfregar os olhos quando sentir coceira ou irritação.

– Na presença de ciscos ou coceira, deve-se lavar com bastante água ou usar um colírio de lágrima artificial.

– Retirar a maquiagem: delineador, máscara para cílios, sombra ou qualquer outro item de maquiagem podem causar alergias e irritação. Deve-se evitar o contato prolongado com a região dos olhos e optar por demaquilantes ou sabonete neutro para lavar pálpebras e cílios.

– Higienizar as lentes de contato de acordo com a prescrição.

– Óculos escuros: só com proteção solar. Usar óculos sem proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB aumenta os riscos de doenças como a catarata e a degeneração macular.

– Evitar olhar para a tela por longos períodos – o uso excessivo de computadores, tablets e celulares pode causar dores de cabeça e astenopia (vista cansada). A sugestão do oftalmologista é fazer intervalos a cada duas horas, por pelo menos 10 minutos.

Na otorrinolaringologia, o médico Jonatah Riccio, revela que as principais queixas dos pacientes são dor faríngea (de garganta), pressão facial, cefaleia e tosse. Dores de ouvido e tonturas também são muito comuns, assim como disfonia (rouquidão), febre e mal-estar geral e hipoacusia (surdez parcial ou total). “Os casos mais comuns nas consultas eletivas são as infecções de vias aéreas superiores que incluem amigdalites, sinusites, gripes e outras patologias. Também vivenciamos labirintopatias e otites”, destaca o especialista do Hospital VITA.

Quanto à faixa etária, o otorrinolaringologista conta que não há predomínio. “Atendemos pessoas desde o nascimento até senilidade, com as principais patologias concomitantes com a idade e sem predominância de sexo”, ressalta. 

O médico destaca alguns hábitos simples do dia a dia que podem fazer a diferença e evitar problemas de garganta, nariz e ouvidos:

– Secar os ouvidos após banhos de mar e piscina são benéficos, mas só com a toalha, por fora;

– Não utilizar hastes flexíveis;

– Evitar receitas caseiras de colocar óleo, cones, sem orientação médica;

– Evitar mudanças bruscas de temperatura;

– Profissionais que usam muito a voz, como cantores, palestrantes, professores e telefonistas devem realizar hidratação constante. Ingerir bastante água e fazer pausas ajuda a evitar problemas de garganta.



Humorlab aposta no bom humor para o ambiente corporativo

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Em tempos atuais, a realidade do trabalho – cada vez mais condicionada ao dinamismo e flexibilidade promovidos pelas novas tecnologias – faz parecer arcaica a imagem de um ambiente no qual as pessoas não conversam, sentam-se em suas cadeiras quando chegam e só se levantam ao dar o horário de ir para casa. No âmbito popular, há quem diga ser o sorriso o melhor remédio e, a partir desta perspectiva, Maryana Rodrigues, conhecida artisticamente por Maryana com Y, fundadora da Humorlab, dedicou-se à busca pela conscientização quanto à importância do humor e da sensação de bem-estar. A forma que encontrou de levantar e disseminar tal debate foi por meio de palestras mundo afora.

A Humorlab aplica a ciência para explicar os benefícios de ser mais leve, através da endorfina, que é conhecida por ser o hormônio do bem-estar, responsável por proporcionar a sensação de conforto, disposição, alegria e, até mesmo, alívio da dor. De acordo com especialistas, ao rir, o cérebro é atingido por dopamina, o que pode gerar um maior foco e retenção ao longo prazo por parte dos ouvintes, tornando o conteúdo mais envolvente e vivo.

A palestrante aborda, em suas apresentações, teorias e discussões sobre temas como o impacto do humor no funcionamento neurológico. Como base, Maryana reúne desde estudos científicos até obras como a do autor Dr Joe Dispenza, no livro “Quebrando o Hábito de ser você mesmo”, que se debruça sobre o assunto e apresenta diferentes teorias e aplicações metodológicas.

Com isso, a empresa tem como principal objetivo apresentar a relação da ciência com a prática do humor, utilizando a neurolinguística. “O cérebro humano usa o caminho mais rápido sempre que algo começa a ficar bom, através de repetições de fala ao longo dos anos”, comenta Maryana. “Precisamos reprogramar e sempre que dizer ‘se melhorar’, completarmos com a palavra ‘melhora’ e, assim, vamos criando caminhos neurais para uma nova sensação de bem-estar”, pontua a palestrante.

Por que apostar no bom humor?

Maryana com Y, TEDx speaker com quase 500 mil pessoas impactadas com experiências no Brasil e no exterior, conta que sempre procurou explorar o bom-humor em suas palestras, assim como em sua carreira como mentora. Procura seguir a mesma premissa na Humorlab, em que os palestrantes, mestres de cerimônia, DJs, cantores e apresentadores também trabalham com o humor, a fim de destacar a importância de um ambiente descontraído nas empresas.

A empresária destaca que a comédia nasceu para fazer rir: “O humor é feito para fazer o bem, então ele cabe em todos os lugares e para todas as pessoas. Se você se sente bem e faz o outro se sentir bem, pode se considerar um bem-humorado”, afirma. “Aliás, tímidos também podem ser bem-humorados, já que humor não tem relação com ser extrovertido, mas em se sentir bem”, complementa.

Inspiração para pessoas serem mais felizes

Em um de seus vídeos, Maryana com Y conta que quem a vê a frente de uma empresa que trabalha com eventos sobre bom-humor não imagina que, há alguns anos, ela passou por burnout e vivenciou quadro de depressão. Além do apoio médico, ela percebeu que as palestras que falavam sobre saúde mental seguiam a linha do drama, levando a audiência a revisitar traumas com pai e mãe e outros assuntos que não se conectavam com o que ela gostaria de ouvir e que seria bom para seu tratamento. Foi então que percebeu que seria possível tocar no assunto de uma outra maneira, através do humor como recurso didático.

Entre os planos para o futuro, a mentora pretende formar cada vez mais “humorologistas” – profissão registrada pela Humorlab -, pois o humorista conta piada e o humorologista é o especialista em elevar a sensação de bem-estar às pessoas. “Queremos acabar com gente chata nesse planeta e mostrar que dá para falar sério sem ser sério, levando humor para cada vez mais perto dos espaços”, conclui.

Sobre a Humorlab

Humorlab é uma agência digital que gerencia, estrutura e conecta palestrantes de diversos assuntos, apresentadores, mestre de cerimônias, DJs e cantores através de uma tratativa leve.

Para mais informações, basta acessar: https://www.humorlab.com.br/



Construções em aço galvanizado protegem contra enchentes

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Que as enchentes e as inundações são recorrentes no Brasil, não é novidade para ninguém. Todos os anos em períodos mais chuvosos ocorrem desastres e tragédias nos quatro cantos do país. Só nos últimos 16 meses, o Brasil registrou os maiores volumes de chuva da história em apenas 24 horas. Existem hoje, no Brasil, aproximadamente 40 mil áreas de risco, onde vivem mais de 10 milhões de brasileiros, segundo o Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais; esse número equivale às populações de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Manaus somadas. 

No entanto, tecnologias da construção civil comprovaram ser promissoras e eficientes  na redução de danos em enchentes. Procedimentos utilizados nos perfis de aço galvanizado são executados na construção a seco e no steel framing, permitindo uma construção sustentável, beneficiando toda a cadeia que compõe uma obra; desde o arquiteto ao consumidor final. Além de possuir excelentes propriedades para resistir a inundações e umidade extrema.

“A exposição à umidade constante, acelera a corrosão do aço, mas o aço galvanizado resiste aos seus efeitos graças ao revestimento de zinco, que protege o metal base mesmo na presença de desgaste no filme de revestimento. Construções feitas com aços galvanizados são efetivamente resistentes à corrosão, pois o aço não absorve água. Com isso, ele pode proteger e resistir às inundações que são frequentes no Brasil, garantindo que aquela moradia ou empresa não sofra danos severos e tenha uma útil mais duradoura”, afirma André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina.

Diferentemente de construções em madeira, ou em alvenaria, que sofrem danos significativos, pois ao absorver água, a madeira e outros materiais podem apodrecer e enfraquecer; quando uma obra é estruturada com o aço galvanizado não é necessário substituir os componentes da estrutura. O metal não absorve umidade, portanto não é danificado ou enfraquecido. Mesmo após uma inundação, os componentes de aço galvanizado mantêm suas características estruturais, pois o processo de corrosão termina quando seca.

“Escolher o aço galvanizado, principalmente em projetos que estarão expostos às enchentes e à umidade constante, é uma escolha inteligente e econômica. É um material totalmente resistente à corrosão que não perde suas características estruturais quando exposto à umidade, requer pouco trabalho na execução e pouco tempo de reabilitação após catástrofes”, reitera André.



Associação Brasileira dos Terminais Portuários elege Conselho Deliberativo

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Dia de celebração de parcerias e de fortalecimento do compromisso com o desenvolvimento do setor portuário brasileiro. Esse foi o espírito que marcou a eleição dos novos Conselhos Deliberativo (CD) e Fiscal da ABTP para o biênio 2023-2025, durante Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada nesta quinta-feira (25/05), em São Paulo (SP).

Por unanimidade, foi eleita a chapa “ABTP sempre na proa”, composta por 15 conselheiros titulares e 15 suplentes, no Conselho Deliberativo, e seis representantes para o Conselho Fiscal, sendo três titulares e três suplentes. O empresário Roberto Oliva e o executivo Níveo Maluf foram reeleitos para mais um mandato como presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABTP.

Com 34 anos de existência, a ABTP é constituída por 78 empresas associadas que estão à frente de 230 terminais portuários, sendo 132 arrendados e 83 TUPs (terminais de uso privado) e 15 estações de transbordo. Juntas, essas empresas são responsáveis por 70% da movimentação portuária nacional e 14,5% do PIB.

Atuação marcante no setor portuário brasileiro

Pela segunda vez consecutiva à frente do Conselho Deliberativo da ABTP, Roberto Oliva

é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi fundador da Intermarítima Portos e Logística S.A, onde atua hoje como Presidente do Conselho da empresa.

Com uma longa trajetória no setor, Oliva ajudou a escrever a história da ABTP desde seus primeiros anos de existência, além de ter ocupado outras funções de relevância no segmento. Ele atuou como fundador e vice-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), hoje Federação Nacional das Operações Portuárias, e como fundador e primeiro presidente do Sindicato de Operadores Portuários de Salvador (SINDOPSA) e do Órgão Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário dos Portos de Salvador e Aratu (OGMOSA).

Em seu discurso de posse, Oliva enfatizou que pretende dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo Conselho Deliberativo, tendo sempre em vista a construção de pontes de diálogo entre todos os envolvidos no setor com o objetivo de buscar as melhores soluções para o crescimento dos portos e terminais portuários do país.

Segundo Roberto Oliva, a principal meta da ABTP nesta gestão que se inicia é seguir na construção de um setor cada vez mais forte, pujante e competitivo. “Esta eleição sinaliza a força e a união em torno de nossa entidade”.

O diretor de Diretor de Assuntos Corporativos da Bunge South America, também reeleito por unanimidade ao cargo de vice-presidente do Conselho, é formado em Engenharia Mecânica Automobilística e em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Paulo. Possui ainda graduação em Desenvolvimento de Gestores e em Planejamento Estratégico pela Fundação Dom Cabral, além de uma especialização em Gestão de Marketing e Vendas pela Universidade da Califórnia – UCLA.

“É uma imensa honra poder atuar por mais dois anos como vice-presidente de um Conselho tão atuante quanto este. Por isso, abraço novamente essa missão com muito orgulho e espero contribuir da melhor forma possível”, celebrou o vice-presidente do Conselho.



Aporte de capital internacional é opção com Taxa Selic alta

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Para as empresas que buscam impulsionar o crescimento econômico de seus negócios, o aporte financeiro internacional pode ser uma opção em meio aos juros altos. Esse processo de crédito refere-se ao cenário no qual investidores estrangeiros fornecem recursos financeiros para empresas, projetos ou setores de outro país, podendo levar ao desenvolvimento sustentável das companhias, além de facilitar a expansão do mercado e fortalecer as relações comerciais entre as nações envolvidas.

O PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) é instituído pela Lei nº 13.999/20, e tem como objeto o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. O programa passou a ser a política oficial de crédito, quando foi alterado pela Lei nº 14.161/21, de modo a conferir um tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e pequenas empresas, a fim de as consolidar como agentes de sustentação, transformação e de desenvolvimento da economia nacional.

No entanto, essa linha de crédito possui algumas condições, como a taxa de juros competitiva, que é correspondente à taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que atualmente encontra-se em 13,75% ao ano. Além disso, segundo a Caixa, o limite de contratação é de até 30% do faturamento anual informado pela Receita Federal, limitando a R$ 150 mil por CNPJ, conforme a capacidade de pagamento, o que pode dificultar os planos de uma companhia que busca maior capital financeiro.

Para contornar essas restrições, o aporte de capital internacional, que consiste na internacionalização de empresas para fins de crédito, possibilitando ao empresário obter maior capital financeiro para o crescimento do seu negócio, é uma alternativa, explica Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da Savel Capital Partners. 

“Toda a empresa, quando é internacionalizada, passa a ter acesso a centenas de instituições financeiras internacionais, possuindo maior capacidade de alavancagem financeira, e tendo um caixa em moeda forte”, afirma.

Bravo diz que, no exterior, esta mesma empresa pode chegar a até 200% acima do seu faturamento anual, permitindo uma amplitude maior com objetivo de obter crescimento sustentável e sadio.

Os benefícios da Aporte de Capital Internacional

Segundo a Caixa, a linha de crédito do PRONAMPE é destinada ao MEI (Microempreendedor Individual), com receita bruta igual ou inferior a R$ 81 mil. E também a microempresas, com até R$ 360 mil, e empresas de pequeno porte, com receita bruta inferior a R$ 4,8 milhões. Já em relação ao aporte de capital internacional, Bravo aponta que somente empresas de médio e grande porte, e companhias podem ser beneficiadas.

“O aporte é um crédito disponibilizado para a empresa nos Estados Unidos ou na União Europeia que pode ser internalizado no Brasil”, explica o CEO da Inteligência Comercial.  Ele afirma que a missão da companhia é disseminar uma nova prática no mercado de crédito internacional, possibilitando que empresários brasileiros conheçam e tenham acesso a um novo mundo de crédito para suas empresas.

Para saber mais, basta acessar: www.inteligenciacomercial.com



Atitude dos líderes impacta 69% da saúde mental da equipe

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O ambiente de trabalho e a forma de tratamento de chefes e lideranças representam um impacto de 69% na saúde mental de seus funcionários. É o que revela um estudo realizado pela The Workforce Institute UK com 3,4 mil pessoas em dez países. De acordo com a mesma pesquisa, este percentual é o mesmo verificado no impacto mental de parceiros ou outras pessoas de convivência próxima.

No cenário nacional, um estudo do Zenklub sobre saúde mental e bem-estar do trabalhador brasileiro, que entrevistou mais de 600 mil clientes e usuários, indicou que 32% das pessoas possuem sintomas moderados e moderados/graves de ansiedade e 36% das têm sintomas moderados e moderados/graves de depressão.

“Uma liderança positiva, um ambiente de trabalho saudável, expectativas claras, reconhecimento adequado, comunicação eficaz e prevenção de orientação são alguns dos elementos-chave que podem contribuir para uma melhor saúde mental em qualquer tipo de organização”, afirma Claudio Zanutim, professor, palestrantes e Founder da IC Educ.

Atitudes que causam impacto

A forma como um líder trata seu funcionário pode gerar consequências positivas ou negativas. “Líderes que são positivos, encorajadores e apoiam o bem-estar geral dos colaboradores, que demonstram empatia, ouvem ativamente e fornecem apoio emocional aos times podem ajudá-los a se sentirem valorizados e apoiados, o que pode melhorar sua saúde mental”, explica o palestrante.

Prof. Zanutim acredita que é dever das lideranças promover um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e respeitoso e que isso pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade das pessoas que fazem parte de seus times. 

De acordo com a pesquisa “Saúde Emocional e Carreira” realizada pela área de Educação in Company do Administradores Premium, apenas 15,3% dos profissionais consideram seus ambientes de trabalho como lugares ideais para sua saúde mental.

“Uma dica que sempre dou: alinhe as expectativas e as deixe claras e realistas. Metas realistas, atingíveis e temporais podem evitar a sobrecarga de trabalho e a sensação de sobrecarga, o que pode ter um impacto positivo na saúde mental dos colaboradores”, conta.

Desenvolvimento de liderança

Assim como é possível desenvolver aspectos técnicos de uma profissão, qualidades de relacionamentos interpessoais podem ser trabalhadas e evoluídas. Há cursos e workshops disponíveis, seja de forma presencial ou online. 

“Todo e qualquer pessoa que está como líder em uma organização, independentemente de seu cargo ou função na caixinha do organograma, terá que partir de uma premissa básica: são as pessoas que fazem os resultados acontecerem e não o contrário. Logo, se um líder não gosta de gente, ele não gosta de negócios”, indica Prof. Zanutim.

Reconhecer e valorizar o trabalho dos colaboradores, ter uma comunicação eficaz, aberta e transparente, e promover um ambiente de trabalho livre de assédio, discriminação e intimidação e aplicar a empatia no dia a dia são mais fatores que contribuem para uma vida corporativa mais saudável mentalmente.

“A empatia, quando aplicada à liderança, significa a capacidade de um líder compreender e se conectar emocionalmente com os sentimentos, experiências e perspectivas dos colaboradores ou membros do time. E isto faz diferença na rotina diária”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: www.claudiozanutim.com.br 



Itaci promove ações culturais para crianças e adolescentes em tratamento

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O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) realiza até novembro ações para seus pacientes, crianças e adolescentes, portadores de câncer e/ou outras doenças hematológicas raras. A agenda, que faz parte do cronograma anual de atividades socioculturais,  está recheada com atividades que vão de sessões de cinema e de teatro, oficinas de artes, produção de brinquedos e incentivo à leitura, tudo com o apoio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Os filmes e as peças de teatro serão exibidos no Cinema Itaci, um espaço construído em 2019 para possibilitar a realização das atividades. A sala conta com 37 poltronas, sendo duas delas acessíveis. Já a tela é retrátil e automática, com projetor de última geração, receiver, blue ray, subwoofer e som com distribuição 5.1 para tornar essa experiência ainda mais especial.

“As atividades culturais inseridas no contexto hospitalar encorajam a criança a trabalhar sua imaginação, a expor sua criatividade e ter percepção sobre sua situação e sobre o ambiente em que está inserida. Contribuem para um ambiente estimulante e não ameaçador, além de auxiliar e restabelecer o enfrentamento da doença e hospitalização”, afirma Renata Sloboda, terapeuta ocupacional do Itaci. 

Assim como conta a enfermeira Edna Pires. “Incorporar atividades socioculturais na arte do cuidar dentro do contexto hospitalar têm sido de grande importância. Cinema, teatro, oficinas de arte e de leitura ocupam horas ociosas impostas pelo tratamento, trazendo o paciente o mais próximo de sua vida cotidiana, tendo assim, como resultado, uma vivência positiva e construtiva”. 

Sobre o Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Itaci é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2022, mais de 15 mil consultas médicas, mais de 12 mil consultas multiprofissionais, cerca de 5 mil sessões de quimioterapia e 50 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado. Entre as especialidades atendidas, leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores (do sistema nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).



Estudo aponta dez estados com mais ocorrências de excessos de velocidade

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A Cobli, FleetTech que descomplica e potencializa a gestão de frota, analisou em sua plataforma os dados relacionados à gravidade dos excessos de velocidade por veículos (com duração de mais de  60 segundos) no Brasil, durante os meses de janeiro a abril de 2023. De acordo com o levantamento, foram identificados aproximadamente 100 mil comportamentos de excesso de velocidade por dia. Do total, 43% dos excessos de velocidade foram gravíssimos, ou seja, pessoas dirigindo 51% acima do limite permitido pela via ou pela política da empresa.

Além de trazer dados nacionais, o estudo elenca proporcionalmente os dez estados com maior incidência de excessos de velocidade e também suas capitais. Em primeiro lugar, aparece o Tocantins, seguido de Mato Grosso e Bahia. O estudo na íntegra pode ser acessado aqui.

O último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Global Status Report on Road Safety, revelou que o Brasil era o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo. Não à toa, o Maio Amarelo –  movimento internacional que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito -, visa conscientizar, ao longo do mês todo, motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito, respeitar as leis e evitar práticas perigosas, como o uso do celular ao volante, a alta velocidade, a falta de uso de cinto de segurança. “Entender os comportamentos de risco ajuda a propor discussões e passar feedbacks que evoluam o modo de condução. Elaboramos o estudo com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre como os dados ajudam a entender o cenário e a direcionar ações para um trânsito mais seguro.”, afirma Omar Jarouche, CMO da Cobli.

Ranking e descobertas entre os estados

Tocantins foi classificado como o estado com maior incidência de excessos de velocidade por veículos. Na sequência, aparecem: Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Roraima, Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará e Pará. 

Os estados de Roraima (32%) e Rio Grande do Sul (33%) foram os que menos tiveram comportamentos de velocidade gravíssimos identificados. Eles estão bastante abaixo dos resultados nacionais nesse comportamento (43%). Roraima também se destacou pelo maior percentual de excessos de velocidade médios (9%) entre todos os estados.

Mato Grosso (49%) não só foi o estado do Brasil que, percentualmente, mais cometeu excessos de velocidade gravíssimos, mas também foi o único que teve mais gravíssimos do que graves e médios.

Descobertas entre as capitais
Nas capitais dos dez estados do ranking, o percentual de excessos de velocidade gravíssimos foi sempre menor do que o observado no resultado do Brasil, exceto por Porto Velho (47%) e Cuiabá (47%).

Em Salvador, o percentual de excessos de velocidade gravíssimos foi de 14%, muito distante dos 43% nacional. Já os eventos graves tiveram 77% do total.

Tecnologia para reduzir acidentes

Segundo o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), o excesso de velocidade é a principal causa de acidentes com mortes no trânsito. “Tecnologias para as frotas, como a telemetria e a videotelemetria, são essenciais para se ter dados relevantes e úteis para a segurança. Elas centralizam bilhões de dados e atuam de forma proativa para auxiliar o gestor a evoluir processos e ter agilidade na tomada de decisão”, explica Omar. “Com essa informação em mãos é possível trabalhar, por exemplo, com ciclos mais curtos de feedbacks e desenvolver incentivos para uma transformação legítima no comportamento do motorista na direção”, finaliza.



CASACOR São Paulo começa terça-feira (30), com o tema Corpo&Morada

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A CASACOR São Paulo começa nesta terça-feira, 30 de maio, e segue até 06 de agosto, no Conjunto Nacional, com o tema Corpo&Morada. A proposta da 36ª edição é a de trazer novas leituras e abordagens para tratar de grandes questões como inclusão, diversidade e sustentabilidade.

Este ano, a mostra está num espaço ampliado, com mais de 11.000m² de área construída, e ocupa o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes, que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do edifício, ao longo do circuito com 73 ambientes. 

Os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, amparados em pesquisas de tendências, definiram o conceito do ano, sintetizado no tema Corpo&Morada. A partir daí convidaram artistas, arquitetos, designers de interiores e paisagistas para criarem instalações e ambientes que promovessem reflexões e experiências para o visitante durante todo o percurso da mostra.

Para comemorar 30 anos de parceria com a CASACOR, a Deca convidou o arquiteto Sig Bergamin. Há três décadas, o arquiteto assinou um ambiente para a marca e agora, retorna para celebrar, com um ambiente que vai mostrar a história das últimas três décadas do banheiro brasileiro. Já a Portinari, leva para a CASACOR São Paulo Alex Hanazaki, conhecido por seus projetos marcantes nas edições em que participou. A Duratex, terá a arquitetura da carioca Paola Ribeiro.

A LG convidou o escritório BC Arquitetos. O catarinense Marcelo Salum vai assinar a Casa Riachuelo. E o arquiteto Ricardo Abreu foi convidado pela Coral para projetar o ambiente da marca. O trio paulista Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipi Troncon, da Suíte Arquitetos, vai projetar o espaço da Cosentino. Outro trio, a Très Arquitetura, foi convidado pela Celmar, que estreia na CASACOR São Paulo com ambiente proprietário, bem como a Líder, que traz o escritório Figueiredo Fischer Arquitetos para fazer seu espaço.

Os visitantes vão conhecer ainda os projetos de Guilherme Torres, Léo Shehtman, Brunete Fraccaroli, Eduardo Baldelomar, Caio Bandeira e Thiago Martins, Maria Clara Marback, Cristiane Pepe e Ecatherina Brasileiro, José Carlos Navarro, Fernanda Rubatino, Letícia Nannetti, Salvio Júnior e Moacir Júnior, Tufi Mousse, Rodolpho Schier, Juarez Cruz, Luciana Viganó, Adriana Valle e Patricia Carvalho, Bianca da Hora, Josemar Costa Junior, Gleuse Ferreira, Gustavo Martins, Mônica Costa, Cacau Ribeiro, Hellen Pacheco, Quintino Facci, o trio Silvia Camargo, Caru Cunha e Nana Cunha, Carla Felippi, Luiz Otávio Debeus, Ticiane Lima, Érica Salguero, Mauro Contesini, Tota Penteado e Ricardo Caminada, Flávia Burin e Bruna Moretti, Barbara Dundes, Marcela Penteado, Gabriel de Lucca, Paulo Azevedo, Carlos Navero, Cilene Lupi, Vilaville Arquitetura e Samuel Angelo em parceria com Zéh Henrique Domingues.

O elenco de paisagistas traz os talentosos Bia Abreu, Clariça Lima, Catê Poli e João Jadão, Ricardo Pessuto, Luciana Bacheschi e Gabriela Pileggi, Luciano Zanardo e a dupla Felipe Stracci e Luciana Pitombo, do Plantar Ideias.

No time de estreantes está a arquiteta e apresentadora do GNT Stephanie Ribeiro, que divide a autoria do projeto com José Carrari Filho e Gabriel Ramires. A arquiteta e ativista social, Ester Carro, da ONG Fazendinhando, além das arquitetas Audrey Carolini, Thamires Mendes, do ArqTab, que se juntaram a Maycon Fogliene, Anna Yuri e Jefferson Anthero, Andressa Danielli e Vanessa Pasqual, Bruno Moraes, Danielle Vit, Daniel Szego e Fredy Terzian, Felipe e Eloy Fishberg, Felipe de Almeida, Isabella Nalon, Juliana Cascaes, Rafael Zampini, Renan Altera e Rubia Vieira.

Experiência CASACOR

Logo na entrada da mostra, dando boas-vindas, e depois novamente no meio do circuito, a intenção é convidar à imersão em um ambiente natural, que simula uma floresta com seus sons, aromas e árvores. Será um Banho de Floresta que propõe a reflexão sobre a preservação da nossa biodiversidade. A entrada do evento tem ainda uma homenagem ao Conjunto Nacional e a bilheteria reproduz a luz e os detalhes do famoso domo do prédio.

A aproximação com o universo das artes ficará ainda mais evidente este ano. Pela primeira vez, a CASACOR São Paulo terá sua própria Galeria de Arte, com o gaúcho Cézar Prestes como curador convidado. As instalações artísticas ao longo do trajeto também compõem a aura de arte, com projetos de murais, painéis, esculturas e luzes. Um dos estaques da edição é Percusus, instalação que explora a correlação entre o trabalho da artista plástica Regina Silveira e do arquiteto e designer Guilherme Torres. 

Na gastronomia, o eventaz de volta o Badebec e o Myk, restaurante grego com cardápio variado. Para quem gosta de tomar um drink, a pedida é o bar Caracol. Entre as operações estreantes, a mostra terá o vegano Horta e a confeitaria saudável de Isabela Akkari.

No mall da CASACOR, a Livraria Paisagem terá uma seleção de livros de Arte e Arquitetura. A Loja Hybrida retorna com sua seleção de itens de decoração e mobiliário. A Gustavo Eyewear traz sua coleção de armações de óculos de grau e de sol. Outro espaço novo é o da Diageo, onde o público vai encontrar bebidas da marca, além da Loja Perigo, marca carioca com foco na desconstrução do linho, levando-o para a rua em looks de streetwear. 

A CASACOR São Paulo 2023 tem patrocínio master Deca, patrocínio Coral, parceira de tecnologia LG, patrocínio local Duratex e Casa Riachuelo, banco oficial Banco BRB, carro oficial Peugeot, apoio local Portinari e Savoy, fornecedores oficiais The Bar e Vivo Fibra, seguradora oficial Pottencial Seguradora, media partner oficial Veja e hotel oficial Radisson Oscar Freire.



Empresa cria sistema de gestão orçamentária para limpeza

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O Brasil registrou 357.937 novos negócios em janeiro de 2023, de acordo com o Mapa de Empresas, ferramenta disponibilizada pelo Drei (Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração), do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), em parceria com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Apesar de atuarem em diferentes setores, a maior parte das iniciativas empresariais têm objetivos em comum: faturar por meio da oferta de produtos e serviços e fazer uma gestão eficiente, a fim de garantir a segurança financeira do negócio – o que inclui a atenção a gastos essenciais com elementos como a limpeza.

Pensando nisso, uma empresa do interior de São Paulo desenvolveu um sistema de gestão orçamentária antes pensada apenas para grandes empresas, mas agora disponibilizada para para PMEs. Segundo Luis Fernando, diretor executivo da Higiclear, o sistema oferece uma série de benefícios quando comparado com o método de cotação de lista de compras de materiais de limpeza.

A Higiclear é uma distribuidora de produtos de limpeza profissional para o público B2B fundada em 1994. Hoje, a empresa atende cerca de 600 municípios, com mais de 3000 pontos de entrega para diversos segmentos empresariais – de multinacionais a pequenos negócios.

Ele conta que o método de gestão de compras inteligente da Higiclear analisa as melhores opções e substituições por produtos de limpeza profissionais para os empreendimentos. “Em primeiro lugar, o negócio interessado informa os seus custos atuais com produtos de limpeza e os materiais que utiliza”.

Com base nesses dados, prossegue, a Higiclear analisa, estuda e oferece substituições por produtos profissionais, de alta performance, que podem render mais, com certificados de órgãos como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a ISO (Organização Internacional de Normalização, na sigla em português). “Além disso, a Higiclear só recomenda opções ecologicamente sustentáveis”, afirma.

“Como resultado, a empresa interessada pode abandonar os produtos ineficazes e de uso doméstico e passar a utilizar apenas itens pensados para o uso profissional, mas sem gastar mais do que já gasta habitualmente”, complementa.

Na visão de Fernando, outro benefício oferecido pela gestão inteligente é a praticidade: “Com esse método, as empresas não precisam mais alocar grandes períodos de tempo com cotações de lista de materiais de limpeza com diversos fornecedores – o que configura uma solução atraente sobretudo para PMEs, em que os empreendedores e profissionais têm de aproveitar todo o tempo possível para fazer o “negócio acontecer”.

O diretor executivo da Higiclear destaca que, além de ser um modo de conseguir economia, o sistema de gestão orçamentária de produtos e materiais de limpeza possibilita que a empresa trabalhe com maior segurança, dispensando misturas de produtos de limpeza e deixando de lado opções que não são recomendadas, como produtos de limpeza domésticos ou semiprofissionais.

Como tudo começou?

“Em 2007, um importante cliente do setor de limpeza profissional nos apresentou um desafio. Eles queriam utilizar exclusivamente nossos produtos de limpeza em todos os seus contratos, mas estavam preocupados com o possível aumento de custos”, conta Fernando. “Até então, eles utilizavam apenas parte de nossos produtos e complementavam com produtos que eram selecionados através de cotações mensais”.

Diante dessa situação, ele conta que a empresa decidiu encarar o desafio e assegurou que o valor investido em produtos comprados pelas cotações periódicas não aumentaria, mas diminuiria em aproximadamente 10%. “Assim, nasceu o sistema de gestão orçamentária, que passou a ser adotado por clientes não apenas do Sudeste, mas de todo o Brasil”, explica.

Para mais informações, basta acessar: https://www.higiclear.com/



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