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Estudo aponta aumento nos planos de investimentos em startups no 1º trimestre

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Para fortalecer estratégias de inovação dentro das empresas, grandes nomes do meio corporativo estão buscando iniciativas que envolvem interações com startups. Geralmente, essas relações vão desde parcerias, acordos comerciais e investimentos, até operações de fusão e aquisição.

Pesquisa realizada pelo ACE Cortex aponta que, hoje, 80% das empresas planejam investir em startups ainda no 1º trimestre do ano. Esses dados avaliam o cenário atual e como essas companhias impactam nas inovações das corporações no Brasil. Essas startups fornecem ou impulsionam projetos inovadores, chamando atenção e atraindo os olhares das grandes empresas.

A tendência crescente revela expansão no relacionamento entre as corporações e o fortalecimento do mercado, principalmente o corporate venture capital. Jennifer Chen, especialista que atua como intermediadora de negócios entre empresas e investidores, ressalta que nos últimos anos os números de aportes têm aumentado, confirmando o interesse das empresas em criar e ter iniciativas que buscam pela adoção de soluções inovadoras.

O corporate venture builders, como é chamado no mercado, é um dos principais modelos de investimentos ou aquisição entre grandes empresas e startups. A modalidade cresce de modo considerável e traz benefícios para a corporação que investe ou adquire a startup. Se caracteriza pelo esforço empreendedor no qual empresas estabelecidas buscam gerar novos negócios para promover um crescimento substancial.

Nesse modelo adotado por muitas corporações, as empresas têm a chance de utilizarem uma âncora corporativa (companhia já existente) e apoiá-la no desenvolvimento de stakeholders (fornecedores, clientes, parceiros) para que neste conjunto possa ser construído um imã de conexão com as startups.

Entusiasta da inovação e desse tipo de investimento, Jennifer comenta que esse modelo ajuda a fomentar o desenvolvimento das startups, pois traz instantaneamente rodadas de investimento digital, que geram grande volume de investidores.

São considerados mais “completos e sofisticados”, com programas mais completos e com objetivos fortes no desenvolvimento. Levando em consideração o fato de não proporem apenas a conexão, mas também, uma participação intensa dessas corporações.

Através de viagens para outros estados do Brasil e também para o exterior, Jennifer Chen observou estratégias e modelos utilizados nesses lugares. Com o seu networking, a especialista realiza conexões entre empresas e investidores, buscando parceiros e stakeholders. Além disso, também se categorizam empresas corporativas que necessitam de desenvolvimento, inovação e que desejam participar como clientes ou investidores desses modelos de negócios.

Essas parcerias e aquisições podem elevar o nível das corporações e também das startups, levando a implementação de estratégias, desenvolvimento e criação de produtos, e consolidação no mercado.

Um desses exemplos é a recente parceria feita pela especialista com uma instituição financeira alemã, e sua capacidade de desenvolver modelos de aluguel para ativos dos mais diversos terrenos e máquinas. Isso é especialmente importante no agronegócio –não só nele, mas principalmente nesse setor- porque em uma fase de transição econômica e política que vive o Brasil, muitas vezes comprar uma colhedeira ou uma plantadeira e ativos de valor expressivo fazem com que o produtor fique em dúvida no investimento.

Surge, então, a oportunidade de atuação desses grupos financeiros, como é o caso dessa instituição financeira alemã, permite que esse segmento tenha mais uma opção à sua disposição, uma imobilização muito pontual, que transforma essa ativação em aluguel e possibilita a pulverização desse investimento, além disso, ajuda a lidar com o gerenciamento de riscos ou as variáveis econômicas financeiras.



Doença celíaca atinge cerca de 2 milhões de brasileiros

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A Federação Nacional das Associações de Celíacos no Brasil (FENACELBRA) apontou que cerca de 2 milhões de brasileiros têm a doença celíaca, sendo que a grande maioria, em torno de 80%, ainda não têm o diagnóstico conhecido. A prevalência nos países ocidentais é de cerca de 1% da população geral, mas está aumentando significativamente em outras partes do mundo.

Diante deste cenário, com o objetivo de conscientizar a população sobre o impacto desta patologia, foi criada a campanha Maio Verde, tendo em vista que a condição quando não diagnosticada precocemente e/ou tratada adequadamente pode causar desde de sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, distensão e alteração do hábito intestinal, a manifestações extra-intestinais, como perda de peso, anemia, deficiências nutricionais, osteopenia, osteoporose, transtornos de humor, como ansiedade e depressão, enxaqueca, problemas neurológicos, como ataxia e epilepsia, infertilidade e irregularidade menstrual, além de lesões na pele (dermatite herpetiforme) e câncer de intestino.

A doença celíaca, que possui predisposição genética, é uma doença imunomediada contra o glúten – proteína presente no trigo, centeio e cevada. A condição é autoimune, ou seja, as células de defesa imunológica do corpo humano agridem as células do próprio organismo frente a presença do glúten, causando, na sequência, um processo inflamatório no intestino delgado, que, com o passar do tempo, leva a atrofia das vilosidades intestinais – estruturas responsáveis por otimizar o processo de absorção dos nutrientes.

Segundo o gastroenterologista e diretor de comunicação da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Dr. Áureo Delgado, a patologia é comum em todo o mundo e a sua prevalência aumentou significativamente nos últimos 20 anos: “A doença celíaca ainda representa um iceberg estatístico com muito mais casos não diagnosticados do que diagnosticados, mas graças às melhores ferramentas diagnósticas e a avaliação direcionada dos pacientes que são considerados de alto risco para a condição, novos casos foram descobertos, de forma que possamos controlar os sintomas e, assim, dar ao paciente uma melhor qualidade de vida,” destaca o médico.

No geral, os primeiros sintomas podem surgir na infância e a criança pode apresentar dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, perda de peso e desnutrição. No entanto, isso não é regra. A patologia pode afetar também todas as faixas etárias e algumas pessoas podem desencadear a doença na vida adulta, inclusive, na melhor idade. Nesta fase, o paciente pode apresentar apenas as manifestações extra-intestinais, conforme citado anteriormente, como também dor abdominal, flatulência, vômitos, alteração do hábito evacuatório e sintomas de refluxo.

De acordo com o Dr. Áureo, atualmente cerca de 70% dos novos pacientes são diagnosticados acima dos 20 anos de idade e o risco para desenvolver a doença celíaca é maior em parentes de primeiro grau (até 10%), pessoas com diabetes tipo 1 e outras doenças autoimunes, Síndrome de Down e demais patologias associadas. Além disso, manifestações clinicamente severas podem ocorrer durante a gravidez ou durante o puerpério, em até 17% das pacientes.

Muitos pacientes são assintomáticos e são diagnosticados apenas durante uma triagem médica, por isso, a importância de uma anamnese minuciosa. O diagnóstico envolve uma série de testes, incluindo a dosagem de anticorpos no sangue, biópsia do intestino através da endoscopia, e, em alguns casos, teste genético.

Embora a doença não tenha cura, o gastroenterologista alerta: ” É importante que as pessoas com a doença celíaca mantenham um estilo de vida saudável, o que engloba uma alimentação equilibrada isenta de glúten e a prática de atividade física, além de uma boa relação médico-paciente para que, juntos, possamos obter um tratamento de excelência.”

Alimentação: dieta sem glúten para os celíacos
Ainda que seja muito difícil para os celíacos conviverem com a retirada do glúten em consequência da doença, é fundamental que os pacientes sigam as instruções do médico gastroenterologista e do nutricionista, tendo em vista que a exclusão do glúten deverá ser feita rigorosamente: “Percebo que o grande dilema para as pessoas que são acometidas por esta condição é no momento do diagnóstico e, na sequência, imaginar como será uma dieta isenta de glúten. Mas, esta medida é totalmente necessária para que tenham uma vida mais saudável e evitem, futuramente, problemas de saúde mais complexos, como o câncer no sistema digestivo,” afirma Dr. Áureo.

Ainda segundo o gastroenterologista, após a introdução da dieta sem glúten, o controle deverá incluir testes de anticorpos específicos e endoscopia digestiva alta com biópsia em periodicidade a depender da resposta do paciente a dieta sem glúten: “A exclusão total do glúten é, ainda, o único tratamento recomendado para tratar a doença celíaca. No entanto, a condição caminha para uma nova era e há pesquisas sendo realizadas neste sentido, mas que ainda estão em fase de testes,” relata o médico.

É primordial que o paciente seja sempre acompanhado por um nutricionista para boa adesão à dieta sem glúten e livre de contaminação cruzada.

Vida sem glúten – A Federação Brasileira de Gastroenterologia está engajada nesta causa
A campanha visa promover também o impacto econômico da doença celíaca (custos das complicações, absenteísmo, etc), trabalhar a importância de políticas públicas voltadas para a inclusão alimentar (como em outros países, por exemplo, na Argentina) e exigir rotulagem correta e fiscalização dos produtos. A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) desenvolverá, ao longo deste mês, várias ações presenciais, por meio de suas associações estaduais.

Para fortalecer ainda mais o movimento, a Federação disponibiliza em suas redes sociais conteúdos informativos sobre a doença, diagnóstico, tratamento e demais temas relacionados à patologia. Ainda com foco no Maio Verde, a FBG criou também um site exclusivo para a campanha, cuja finalidade é alertar o cidadão sobre este assunto, que, ainda, é pouco divulgado e tratado nos veículos de comunicação do país.

Este texto não substitui uma consulta médica. Em caso de dúvidas, um gastroenterologista deve ser consultado.



Hospedagens em locais paradisíacos inovam para atender trabalhadores remotos

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O nomadismo digital chegou para ficar. Intensificado pela pandemia de Covid-19, o trabalho remoto se tornou popular e já é uma realidade em diversos setores. Em 2020 mais de 7,3 milhões de brasileiros aderiram este formato de trabalho, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As possibilidades de viajar e conhecer novos lugares enquanto trabalha têm transformado as empresas de hospedagem.

Chalés, pousadas e hostels do Brasil e do mundo têm investido em internet de alta velocidade de conexão e toda infraestrutura adequada para atender trabalhadores remotos. De acordo com o Relatório Global de Tendências Migratórias, o número de nômades digitais deve alcançar 1 bilhão de adeptos no mundo até 2035. Hoje, são mais de 35 milhões neste modelo. A estimativa foi realizada em 2022 pela Fragomen, empresa especializada em migração.

O estilo de vida faz com que qualquer lugar do mundo seja um escritório. Os nômades aproveitam o privilégio do trabalho remoto e exploram o gosto por viajar e conhecer lugares e culturas diferentes. Além das mudanças causadas no setor de hospedagens, alguns países oferecem vistos específicos para os trabalhadores digitais. No Brasil, por exemplo, o nômade estrangeiro deve comprovar renda mínima de US$ 1,5 mil por mês ou possuir o equivalente a US$ 18 mil em uma conta bancária.

Existem ainda empresas que contratam nômades e voluntários, o chamado Work Exchange, um intercâmbio de trabalho em que as pessoas trocam favores e experiências. O viajante oferece seu tempo, sua força de trabalho e suas habilidades em troca de hospedagem e alimentação. Esse modelo faz parte da prática slow travel, algo como “viajar sem pressa”, promovendo uma imersão cultural no destino visitado.

Feito para nômades digitais

Com o boom do trabalho remoto, algumas hospedagens em locais paradisíacos já surfam na onda do nomadismo. Em Jericoacoara, vila no Ceará, existe o Nomad’s Jeri, um gastrobar que durante o dia é dedicado aos nômades digitais. O restaurante foi criado por um nômade e disponibiliza aos visitantes um espaço de trabalho com Wi-Fi e café no horário comercial.

Segundo artigo do portal Melhores Destinos, João Pessoa é um destino bastante vantajoso para trabalhadores remotos, por conta do baixo custo de vida e da variedade de hospedagens, além das inúmeras belezas naturais. Outra opção voltada para os nômades digitais que amam destinos paradisíacos é o recente lançamento Nomad’s Village, uma vila para nômades localizada no Mirante de Pipa, uma hospedagem integrada à natureza na famosa Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte.

“Chalés no meio da mata, com internet de qualidade e no centro da Pipa, a cinco minutos das praias”, detalha Heitor Theberge, proprietário do Mirante de Pipa. O local fica próximo da Baía dos Golfinhos, da Praia do Amor, da Praia do Madeiro e do centro, com várias opções de lazer para os nômades.

De acordo com Gisela Uren, que também é proprietária do Mirante de Pipa, o espaço totaliza uma área de 16 mil m² em reflorestamento, com uma bagagem de mais de 30 anos em hospedagens.

“A ideia é compartilhar esse paraíso com pessoas que amam estar em contato com a natureza e querem trabalhar com tecnologia de ponta. Proporcionar aos adeptos deste novo formato de trabalho os encantos naturais, a riqueza gastronômica, a diversidade de atividades esportivas e serviços essenciais aos moradores, com um estilo de vida confortável, simples e com uma ótima qualidade de internet”, completa Gisela.

Com a projeção otimista do mercado, é provável que cada vez mais haja incentivos voltados para os trabalhadores remotos do mundo todo.



Primeiro Festival Portal da Mata Atlântica acontece em Juquitiba e São Lourenço

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Dia 27 de maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica e os municípios Juquitiba(SP) e São Lourenço da Serra (SP) preparam um festival para pontuar a data e celebrar a mais recente conquista dos defensores da preservação do bioma na região: a adesão dos dois municípios à Grande Reserva Mata Atlântica (GRMA).

Maior trecho contínuo e preservado do bioma no continente, a Grande Reserva integra uma rede de pessoas, ONGs, empresas e prefeituras de 30 municípios comprometidos com a adoção de medidas de preservação e desenvolvimento sustentável em uma área de mais de 3 milhões de hectares entre o norte de Santa Catarina e as cidades de Juquitiba e São Lourenço da Serra, no limite sul da Região Metropolitana de São Paulo.

Localizados a menos de 50 quilômetros da capital paulista, Juquitiba e São Lourenço da Serra são a principal porta de entrada para a Grande Reserva, da qual compõem uma subdivisão chamada Portal da Mata Atlântica. Em abril, os dois municípios firmaram um compromisso para fortalecer o território da Grande Reserva a partir de uma Carta de Adesão que foi assinada pelos prefeitos.

“Com Juquitiba e São Lourenço da Serra chegamos a 30 municípios parceiros da iniciativa, o que representa 50% de todo o território. Isso demonstra um claro interesse destas gestões públicas em busca de uma economia mais sustentável que gere empregos e renda para a população a partir de áreas verdes bem conservadas”, comenta Ricardo Borges, coordenador da Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica em São Paulo.

Bioma ameaçado 

O 1º Festival Portal da Mata Atlântica quer chamar a atenção da população local para as riquezas naturais deste território e seu potencial para alavancar o desenvolvimento sustentável por meio do turismo de natureza e do “empreendedorismo em sociobiodiversidade”, que se baseia em ganhar dinheiro com a floresta em pé. “Trata-se de um dos biomas de maior biodiversidade do planeta, um ecossistema exuberante, situado às portas da capital paulista mas ainda desconhecido da maioria das pessoas”, explica Glenn Suba, diretor do Instituto Terra Luminous, primeira organização do Portal da Mata Atlântica a aderir à Grande Reserva, em 2020.

O bioma mais ameaçado do mundo sofre a pressão da expansão imobiliária da maior metrópole do hemisfério Sul. “O primeiro passo é reconhecer a beleza da região e o valor que ela tem não só para a Região Metropolitana de São Paulo, como fornecedora de serviços ecossistêmicos, mas para o mundo todo, como reguladora do clima e como destino turístico, potencializado por sua natureza conservada”, completa Clio Ribeiro, uma das idealizadoras do evento.

Programação

O 1º Festival do Portal da Mata Atlântica será aberto com um mutirão para revitalizar o Parque Ecológico de Juquitiba. O parque se situa às margens do Rio São Lourenço, uma das principais fontes de abastecimento do Sistema São Lourenço, inaugurado em 2018 para levar água para mais de 2 milhões de pessoas da cidade de São Paulo.

O encontro terá ainda um piquenique colaborativo, intervenções artísticas, doação de mudas da ameaçada palmeira juçara, e um ciclo de palestras sobre a história, a importância e a vocação turística da Grande Reserva Mata Atlântica.

Também ocorre no evento o lançamento do projeto Revela Portal da Mata Atlântica, do fotógrafo de natureza Du Zapanni. O projeto oferecerá gratuitamente, ao longo do ano, oficinas, palestras, workshops e saídas fotográficas para despertar a sensibilidade e o olhar dos habitantes de Juquitiba e São Lourenço da Serra para as belezas da região, formando novos talentos na arte da fotografia.

Fotografia de natureza

As imagens da Mata Atlântica protagonizam várias atividades durante o evento. Atrações turísticas locais compõem um grande painel fotográfico no centro da praça; as escolas municipais e particulares de Juquitiba e São Lourenço celebram a Semana da Mata Atlântica com a produção de desenhos e pinturas sobre a biodiversidade. Os trabalhos serão expostos nas janelas de quatro secretarias da administração municipal até o final da Semana do Meio Ambiente, entre 5 e 9 de junho.

No Instagram já está acontecendo uma exposição fotográfica virtual no @portalmataatlantica, que pretende constituir um painel das paisagens e da biodiversidade da região, conforme vistas pelos olhos de toda a comunidade. O Instagram do festival pode ser alimentado por qualquer morador ou turista que marque o festival em seus posts pessoais sobre as paisagens, fauna, flora e fungos de Juquitiba e São Lourenço da Serra. Também é importante indicar o local da foto.

O objetivo é que o Festival do Portal da Mata Atlântica aconteça anualmente, com realização alternada entre Juquitiba e São Lourenço da Serra.

PROGRAMAÇÃO: 1º Festival do Portal da Mata Atlântica
Dia 27/5, das 8h às 18h

As atividades ocorrem em dois locais:

– Parque Ecológico de Juquitiba, às margens do Rio São Lourenço;
– Praça de Esportes e Cultura (PEC), em frente à Rodoviária de Juquitiba.

Parque Ecológico de Juquitiba.
Das 8h às 12h:

– mutirão de limpeza das trilhas
– mutirão de limpeza do rio São Lourenço
– oficina de mandalas feitas com cipó
– elaboração e pintura de placas de sinalização das trilhas
– confecção de bancos e mesas com árvores caídas
– pintura da guarita pela artista plástica local Giulia Carolina

No terreno localizado atrás da Polícia Civil:
– plantio de mudas de palmeira juçara, doadas pela ONG KKL e pela prefeitura de São Lourenço da Serra

Das 12h às 18h na Praça do PEC em São Lourenço da Serra:

12h20 – Dança circular com todos os presentes
12h30 – Cerimônia de abertura
13h – Piquenique comunitário (participantes compartilham)
13h30 – Dança tribal
14h – Ciclo de Palestras:

– O Portal da Mata Atlântica e a Grande Reserva Mata Atlântica, por Glenn Suba

– A força do Ecoturismo, por Lilian Hengleng

– Somos reserva da biosfera!, por Clio Ribeiro

– Nossa herança indígena, por Renata Lacerda Campos

15h30 – Lançamento do projeto fotográfico “Revela Portal da Mata Atlântica”, por Du Zuppani

16h30 – Canções semi-acústicas, por Olívia e Ian, do Projeto Estática

17h – Show Rock do Brasil, com Wlad & Wagner além de:
– exposição de desenhos sobre a Mata Atlântica feitos por estudantes de Juquitiba e São
Lourenço da Serra
– exposição de mandalas em crochê com cipós, da artesã local Elaine Cristina dos Santos



Inserção no mercado de trabalho tem sido mais difícil nos últimos anos

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Escolher uma graduação, dedicar alguns anos aos estudos, se formar e, finalmente, ingressar no mercado de trabalho. A expectativa de todo estudante que almeja construir uma carreira profissional bem-sucedida ultimamente tem sido um pouco diferente da realidade encontrada.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, os egressos da área da Administração (graduados em cursos tecnológicos e de bacharelado) que se formaram há menos de 10 anos têm mais dificuldades de conseguir um emprego quando concluem a faculdade em relação aos profissionais que se formaram há mais tempo.

O levantamento, realizado entre 10 e 18 de maio, ouviu 439 profissionais (399 administradores e 40 tecnólogos na área da gestão) e teve como objetivo compreender, na prática, como foi a transição enfrentada pelos seus registrados na hora de sair dos bancos da faculdade e ingressar no mundo dos negócios.  

Dos 231 respondentes formados há mais de 21 anos, mais de 80% terminaram a faculdade empregados ou conseguiram emprego menos de um ano após a conclusão do curso e, dos 222 profissionais que atuam em áreas da Administração, a maioria (62,2%) não teve dificuldades com as rotinas do emprego após a faculdade. 

Já dos 125 entrevistados que concluíram o curso entre 11 e 20 anos atrás, 88 (70,4%) informaram a mesma facilidade para inserção no mercado de trabalho e, dos respondentes que disseram atuar na área, 51,8% mencionaram não ter tido problemas na execução das atividades do dia a dia. 

No entanto, dos 83 profissionais que se formaram há menos de 10 anos, apenas 36 (43,4%) ingressaram no mercado de trabalho logo após a formatura e 26 (31,3%) ainda não estão empregados na área. Essa também é a faixa que mencionou maior dificuldade com as rotinas do dia a dia: dos 57 respondentes que já trabalham na área, 29 (50,9%) disseram ter tido algumas ou muitas dificuldades para exercer a profissão, principalmente em temas voltados ao marketing, gestão de pessoas e finanças, por exemplo.

Entre os possíveis fatores que justificam essa mudança ao longo do tempo, estão as constantes transformações que estão ocorrendo, dentro e fora das empresas, principalmente em razão do avanço da tecnologia, que fazem com que os estudantes saiam da faculdade já desatualizados para a prática desenvolvida nas organizações.

Para o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, os profissionais da Administração, sejam eles recém-formados ou graduados há mais tempo, precisam se manter constantemente atualizados para conseguir lidar com os desafios que o mundo globalizado impõe diariamente. “Já há algum tempo temos debatido esse aprendizado constante junto aos nossos registrados. A velocidade das transformações, não só do mercado de trabalho, mas da sociedade em geral, requer que estejamos sempre em desenvolvimento. Por isso, dentro do Conselho estamos sempre promovendo eventos, palestras e conteúdos que possam auxiliar os profissionais em suas rotinas”, enfatiza. 

Whitaker também reforça que a responsabilidade pela educação superior não cabe apenas às instituições de ensino. “Toda a sociedade precisa debater o que é necessário para que os nossos futuros profissionais estejam cada vez mais preparados. No CRA-SP, por exemplo, promovemos recentemente o nosso 1º Fórum Conexão Empregabilidade – Da academia ao mercado, que reuniu tanto as Instituições de Ensino Superior quanto representantes de grandes empresas, com o objetivo de compreender as atuais necessidades do mercado e colaborar para a empregabilidade dos nossos registrados”, disse. 

Estágios e trainees

Outro ponto relevante mostrado pela pesquisa foi a participação dos profissionais registrados em programas de estágios e trainees. A maioria dos respondentes (57,4%) disse não ter realizado algum estágio remunerado e, dos 42,6% que passaram por essa etapa, pouco mais da metade (51,3%) foram efetivados nas empresas em que estagiaram.

Já nos programas de trainees, que geralmente recrutam um grande número de profissionais de Administração, a pesquisa revelou que somente 13% dos respondentes participaram e foram aprovados nos processos seletivos das organizações.



Curso Anglo transfere sede para a região da Avenida Paulista

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Depois de mais de 70 anos sediado no bairro da Liberdade, o Curso Anglo, um dos mais tradicionais preparatórios para vestibulares de São Paulo, terá novo endereço a partir do segundo semestre de 2023. O Anglo Tamandaré se mudará para um prédio localizado na Rua Bela Cintra, próximo à Avenida Paulista.

A mudança de endereço faz parte da estratégia de oferecer instalações e infraestrutura mais modernas, assim como, dar mais mobilidade aos alunos, que terão diversas possibilidades de rotas e acessos ao transporte público. A nova sede do Anglo estará a cerca de 4 minutos a pé das estações de metrô Paulista (linha amarela) e Consolação (linha verde).

Para Sérgio Paganim, Diretor do Curso Anglo, a mudança representa uma nova era para a instituição, que atua desde 1950 no sistema de ensino, focado no preparatório para os principais vestibulares, como da USP, Unicamp, Unesp e Unifesp. “Na rua Tamandaré, o Anglo construiu sua história de ensino. Mudar para a região da Paulista representa uma nova fase nessa história, um capítulo de evolução, mas também de oportunidade de um aprendizado ainda mais significativo para os alunos”, afirma o diretor.

Novo prédio, novas possibilidades

O Anglo Paulista, que estará localizado na Rua Bela Cintra, 881, irá dispor de uma nova infraestrutura que contará com salas de aula radiais, em formato de anfiteatro, permitindo maior integração dos alunos durante as aulas. Também foram elaborados espaços de estudo individuais e em grupo, que poderão ser utilizados em qualquer dia da semana.

Além disso, a nova localização permitirá maior acesso a uma variedade de experiências culturais disponibilizadas na região da Paulista e do Centro de São Paulo. “A Avenida Paulista será nosso quintal, e é impossível não vincular a jornada de preparação para as provas, com tudo o que a Paulista oferece. Ali, o estudante pode fazer uma pausa em um café para recarregar as baterias para os estudos, até viver experiências culturais enriquecedoras de sua visão de mundo”, completa o diretor.



Varejos investem em dados para reduzir a perda de clientes

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Na era em que a experiência do cliente é tão importante quanto a qualidade do produto e demonstra impactos diretos na lucratividade, varejistas apostam na previsibilidade dos dados para compreender o comportamento dos consumidores.

Segundo uma pesquisa feita pela Recurly Research, o setor é o que mais sofre com o churn rate, ou seja, a perda de clientes. A análise mostra uma taxa de 6,14% para o abandono voluntário, isto é, quando o cliente decide romper seu relacionamento com a empresa. 

Adotando uma postura proativa para detectar o desinteresse do público a tempo de reconquistá-lo, entram em cena as estratégias de fidelização, guiadas a partir das plataformas de data analytics. 

Estes sistemas utilizam inteligência artificial e técnicas de aprendizado de máquina – o AutoML, para analisar grandes volumes de dados e apontar os melhores caminhos contra a perda de clientes. Os algoritmos avaliam desde informações básicas, como os dados demográficos, até aspectos mais complexos sobre os hábitos do público. Histórico de compras, volume de gastos, tempo de navegação no site: tudo isso pode ser avaliado. 

Com base nesses dados, a IA identifica padrões de comportamento, que oferecem um olhar mais próximo sobre o público, com previsibilidade para os varejistas. Ao identificar que os usuários estão propensos a parar de interagir ou migrar para a concorrência, as empresas adotam estratégias específicas, contribuindo não só para conter a perda de clientes, mas para a distribuição adequada dos investimentos em retenção.

Rafaela Helbing, CEO da Data Rudder, uma empresa especializada em data analytics, destaca a importância dessas plataformas no varejo: “A análise de dados oferece um insight profundo sobre o perfil do cliente, ajudando a direcionar as estratégias da empresa. Para não perder tempo e recursos com campanhas generalizadas, é possível orientar suas ações para os públicos com maior potencial de rentabilidade.”

Ela ainda destaca que os dados oferecem clareza para identificar novas oportunidades, como upgrade de venda e venda cruzada. Além disso, impactam diretamente, tanto no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como no retorno financeiro trazido pelo público retido.

O uso de estratégias orientadas por dados tem sido um tema recorrente para o varejo e um plano em curso dentro de grandes marcas do mercado nacional. “Empresas que têm uma cultura data driven, conseguem entender o comportamento do consumidor e ter mais previsibilidade sobre o que pode motivar a perda de clientes. É possível então tomar uma decisão em cima disso e agir antes que a estimativa se torne realidade”, explica a cientista de dados

Apesar do varejo ainda não integrar completamente palavras como data analytics e machine learning em seu vocabulário, implementar plataformas que utilizam essas tecnologias para evitar a perda de clientes é um processo muito mais simples e necessário do que se imagina. 

Para começar a adotar essa estratégia, a Rafaela dá algumas dicas: “Eu acho que o primeiro ponto é começar a armazenar os dados. Como esse cliente se comporta? O que ele consome? Quais são os produtos que ele busca? A partir disso, é viável realizar análises complexas sobre o perfil do usuário e extrair percepções relevantes para o negócio. O segundo passo, é se interessar sobre o assunto, ficar atento às novidades do mercado e, principalmente, investir em inovação para colocar todas essas informações em uso.” 

Para conhecer mais sobre a Data Rudder, basta acessar: datarudder.com



Especialistas avaliam oportunidades no acordo Mercosul-UE

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A perspectiva de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia é uma oportunidade única e promissora para ambas as partes. Depois de mais de duas décadas desde o início das negociações, a janela de oportunidade está novamente aberta. Assim, nas próximas semanas, o foco estará nas negociações lideradas pela Espanha e pelo Brasil, que assumirão as presidências da UE e do Mercosul, respectivamente. Esses dois países desempenharam um papel fundamental na mediação entre os diferentes pontos de vista e interesses das nações envolvidas.

O relatório “Acordo Mercosul/UE: Uma nova oportunidade após anos de impasse, elaborado pela equipe global de Assuntos Públicos da LLYC, analisa as principais vantagens econômicas e comerciais de um tratado que, uma vez assinado, permitirá que mais de 30 países comercializem livremente entre si em um mercado livre que crescerá de 500 milhões para 780 milhões de pessoas. Isso representa 20% do PIB mundial e 30% das exportações globais. 

Portanto, é essencial que as empresas de ambos os blocos estejam preparadas para os desafios e as oportunidades desse novo ambiente de negócios. Medidas como a redução de tarifas, a facilitação do comércio e a promoção da cooperação em pesquisa e inovação são apontadas no estudo como oportunidades de crescimento econômico e fortalecimento das relações entre os países. “A assinatura do acordo Mercosul/UE representa uma nova era de possibilidades para os países envolvidos. Nosso estudo visa fornecer informações valiosas sobre os impactos, setores promissores, obstáculos e iniciativas do acordo, permitindo que as empresas se posicionem estrategicamente e maximizem os benefícios dessa parceria histórica”, ressalta Flavia Caldeira, diretora sênior da LLYC Brasil.

No lado europeu, Portugal será um dos países que mais se beneficiará com o acordo comercial e os principais setores são: exportações, vinho, automóveis e PMEs.

Já entre os países do Mercosul, o Brasil obterá benefícios comerciais consideráveis para vários setores de sua economia: máquinas e peças automotivas, setores químico e farmacêutico, têxteis, calçados, produtos de higiene e beleza, laticínios, carne bovina e de aves, frutas e legumes e grãos.

Apesar das vantagens inquestionáveis do acordo UE/Mercosul, ele tem sofrido a oposição de vários países e organizações. Entre os oponentes europeus estão a Áustria, a França, a Irlanda e a Holanda. Os principais motivos da divergência entre os dois blocos têm a ver, acima de tudo, com motivações ambientais, agroalimentares e humanitárias. “A relação entre Mercosul e União Europeia apresenta um enorme potencial para as empresas de ambos os blocos. No entanto, é essencial que elas estejam preparadas para os desafios e as peculiaridades desse novo ambiente de negócios”, conclui Felipe Peleteiro, gerente de assuntos públicos da LLYC Brasil.



Especialistas alertam síndicos sobre manutenção de bomba d’água em condomínios

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A instalação adequada e a conservação das bombas d’água são fundamentais para o abastecimento contínuo e eficiente de água em condomínios residenciais. Segundo as normas técnicas que regulamentam o funcionamento desses equipamentos, é de responsabilidade dos síndicos a manutenção dos aparelhos. De acordo com a estimativa da Associação das Administradoras de Condomínio do Estado do Paraná (AACEP), há aproximadamente 10 mil síndicos ativos em Curitiba e região metropolitana. 

Uma pesquisa realizada pela HP Bombas, especializada em bombas hidráulicas há 30 anos, detectou diversos problemas que podem afetar o desempenho e funcionamento das bombas d’água originados pela inatividade prolongada ou pelo excesso de uso: problemas elétricos, de lubrificação, vazamentos, obstruções ou entupimentos. Essas falhas em bombas de condomínios causam baixa pressão da água, vazamentos e até falta de água nos imóveis. Por isso, os especialistas da empresa orientam que a manutenção preventiva é importante para reduzir a probabilidade de falha mecânica e até mesmo a ruína deste equipamento fundamental para o abastecimento.

Essa verificação é regulamentada pela norma técnica da ABNT NBR 5674:2012. Conhecida como “norma da manutenção”, ela orienta sobre as diretrizes para o cuidado adequado com equipamentos essenciais, como as bombas d’água, cujos eventuais problemas podem resultar em prejuízos financeiros e falta de água para os moradores. “Nessa checagem são substituídos rolamentos, selo mecânico, anéis de vedação, que são elementos que têm vida útil determinada e precisam ser trocados regularmente”, alerta o técnico e especialista da HP Bombas, Hermes Souza.

A bomba d’água é responsável por fazer com que a água seja distribuída para todos os pontos de consumo. Ela funciona puxando a água de um reservatório, poço ou cisterna, pressurizando-a para que chegue até as torneiras, chuveiros e descargas. Sem a bomba, a água não chega até os pontos mais altos de uma construção ou pode ir com pouca pressão, prejudicando o funcionamento de alguns aparelhos, como aquecedores e chuveiros elétricos. 

Dada a sua importância, os condomínios têm a necessidade de possuir duas bombas de água: a principal e a reserva. “É preciso também instalar um quadro de comando, que é um equipamento elétrico que, além de proteger as bombas, possibilita trabalhar com reversão. Enquanto uma estiver em manutenção, a outra é acionada e mantém o fornecimento de água sem interrupções”, orienta o técnico. 

“Outra falha dos condomínios que é muito importante salientar é a de não reservar um espaço apropriado para as bombas hidráulicas, permitindo o uso do local como depósito de móveis usados ou bicicletas. É papel do síndico determinar normas internas que evitem esse tipo de uso compartilhado que coloca em risco as instalações”, complementa.

Ajuda especializada pode evitar riscos ao condomínios

A instalação e o funcionamento das bombas d’água passam por diversos requisitos técnicos que demandam assessoria especializada para a escolha, por exemplo, do tipo de bomba para cada caso. Casas podem necessitar de bombas mais simples, enquanto prédios ou condomínios requerem bombas mais potentes e de maior capacidade.

As bombas de recalque levam a água do reservatório inferior ao superior, já as bombas de água servidas, que geralmente se encontram submersas em caixas coletoras no subsolo, são responsáveis por levar águas de chuva e de limpeza para fora do edifício. “São equipamentos que também asseguram a correta e rápida drenagem da água das chuvas para o sistema pluvial público. Garagens com problemas de alagamentos, por exemplo, precisam de bomba adequada”, afirma Paulo Marchesini, técnico e sócio-proprietário da HP Bombas.

Também existe a bomba do sistema de combate a incêndio, que são acionadas para fornecer água com alta pressão às mangueiras. “A falha de alguma destas bombas pode gerar a falta de água para os condôminos, alagamento do subsolo e até o não funcionamento do sistema de hidrantes. Manutenções preventivas e corretivas, podem evitar que a bomba de água se transforme em uma verdadeira bomba”, observa o  especialista da HP Bombas.

“Destacamos a importância de empresas especializadas para o condomínio ter a orientação adequada. A disponibilidade e o funcionamento adequado da bomba de água são de extrema importância para o abastecimento e bem-estar de todos, mas também em situações de emergências como em casos de incêndios ou para evitar grandes vazamentos, desperdícios e danos ambientais”, ressalta Paulo.



Alívio para os contadores: prazo para envio da ECD é prorrogado

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Em 31 de maio encerra o prazo para a entrega do Imposto de Renda 2023 e a proximidade deste dia está movimentando os escritórios de contabilidade de todo o Brasil. No entanto, essa data também finalizaria o envio da ECD – Escrituração Contábil Digital, um documento que apresenta as demonstrações financeiras das empresas ativas do país. E essa é mais uma atribuição dos contadores.

Tendo em vista a dificuldade de atender as necessidades de dois públicos distintos, as pessoas físicas e jurídicas que deveriam acertar contas com o Fisco no mesmo dia, a classe contábil, por meio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), solicitaram a prorrogação da entrega da ECD. Essa foi a segunda tentativa das entidades no pedido de postergação de envio da ECD. A primeira havia sido negada.

Juliano Garrett, Diretor da Consultoria Federal da Econet Editora, que fornece informações na área de contabilidade por assinatura, relata que, nos últimos dias, muitas empresas entraram em contato com os consultores da empresa para saber se havia alguma perspectiva de adiamento da entrega das obrigações acessórias por conta do volume de trabalho nos escritórios de contabilidade.

“Felizmente, dessa vez, a Receita Federal acatou o pedido dos contadores, para que eles finalizem com mais tranquilidade a entrega do Imposto de Renda 2023 em 31 de maio e a entrega da ECD, em 30 de junho. Com essa prorrogação, os contadores terão mais algumas semanas para concluírem as conciliações e adequações na contabilidade relacionadas à ECD, que faz parte do SPED e substituiu a escrituração em papel da contabilidade das empresas”, avalia Garrett.

Para auxiliar os contadores neste processo, a Econet Editora desenvolveu uma ferramenta exclusiva para os 57 mil clientes da empresa: o Eco Auditor ECD. A plataforma facilita o trabalho dos contadores porque é capaz de fazer a simulação da validação do arquivo SPED, módulo ECD, além de encontrar possíveis divergências com a legislação vigente. “Esse sistema garante o compliance tributário e reduz o risco de penalizações, pois permite a visualização e aplicação das correções antes do envio do documento ao Fisco”, acrescenta Juliano Garrett.



Campanha reforça orientação sobre rotulagem de alimentos

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Uma campanha lançada no mês passado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) volta a chamar a atenção para a importância de verificar a composição de cada alimento. A iniciativa, chamada “De Olho nos Rótulos”, vai se concentrar principalmente em peças produzidas para redes sociais, rádio e mídias out-of-home, com o objetivo de esclarecer e orientar a população sobre as mudanças nas regras para a rotulagem de alimentos, definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que passaram a vigorar desde outubro de 2022. 

A campanha em si, e a própria trajetória que culminou na regulamentação das regras, em 2020, se baseiam em uma constatação feita pelo próprio Idec, numa pesquisa feita em 2016. Ela apurou que, de um total de 2.651 entrevistados, 39,6% admitiram compreender parcialmente ou muito pouco a tabela nutricional impressa nos rótulos dos alimentos, que já era obrigatória no Brasil desde 2003. Na mesma pesquisa, os principais fatores apontados como causadores das dificuldades de entendimento foram o tamanho da letra (61%), o uso de termos técnicos (51%) e a poluição visual do rótulo (41,6%). 

A atualização das rotulagens visa garantir que o consumidor tenha acesso a informações claras, legíveis e atualizadas sobre as características dos produtos, bem como seus benefícios e malefícios. “A ideia é que, com as informações mais claras no rótulo frontal, será mais fácil para o consumidor buscar informações mais detalhadas”, explica a nutricionista Carla Sobral, professora do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). 

Outro objetivo da campanha é estimular o consumidor a ler com atenção e discernir melhor as informações contidas no produto, fazendo com que ele escolha sempre por uma alimentação mais natural e saudável. E a leitura do rótulo é a principal recomendação da nutricionista para a compra de alimentos: “É estar atento a expressões, como por exemplo, suco natural em um suco de caixa, isento de açúcar, produto integral. Avaliar que o rótulo é elaborado levando em consideração 100 gramas. A quantidade de consumo geralmente é maior. Ter em mente que as melhores escolhas são alimentos naturais. E o principal, procurar um nutricionista para orientar uma alimentação mais saudável”, aponta Carla. 

Já a professora Júlia Franco, do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França (FSLF), destaca que, quando as informações do produto indicarem alto teor de açúcares, gorduras ou sódio, é um indicativo forte de que este alimento pode aumentar os riscos de agravamento de doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade. “Quando for comprar algum item, o consumidor deve observar esta lupa, que irá sinalizar os alimentos que são prejudiciais à saúde. Além disso, a tabela de informação nutricional também é um quesito importante para decidir qual a composição dos alimentos que estão comprando no momento e fazer as melhores escolhas nutricionais”, alerta.

Como ficou

As normas da Anvisa determinam que cada rótulo deve trazer, além da lista de ingredientes, uma lupa no rótulo frontal, que sinaliza informações como “alto em açúcares adicionados, gorduras saturadas ou sódio”, de acordo com os limites estabelecidos pela legislação. Devem ter ainda informações presentes em embalagens que relacionam o alimento a propriedades nutricionais benéficas associadas às calorias e nutrientes. Por exemplo: “baixo valor energético”, “baixo teor de sódio” e “fonte de fibra”. Quando houver lupa, a propriedade não poderá estar na parte superior do rótulo. Também não serão permitidas propriedades sobre os nutrientes indicados na lupa.

Também de acordo com as regras, as tabelas nutricionais deverão ser brancas com letras pretas, para facilitar a leitura, e deverá ser colocada próxima à lista de ingredientes, em local de fácil visualização e sem quebras. A exceção fica para os produtos pequenos, com rótulos menores que 100 cm². Nesses casos, a tabela poderá ser apresentada em áreas encobertas, desde que acessíveis. Além disso, elas têm que trazer a identificação de açúcares totais e adicionais (A), a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml (B e C) – para ajudar na comparação entre produtos– e o número de porções por embalagem (D).

Apesar de algumas normas permanecerem inalteradas, como a lista de ingredientes que traz aquele em maior quantidade primeiro, as novas devem ser observadas com atenção. A nutricionista e professora Natália Fernandes, do curso de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), reforça que os compradores devem se atentar a estas informações presentes na tabela. “O objetivo é afastar a possibilidade de uso de contrastes que atrapalhem a legibilidade das informações”, afirma.

Outra mudança é sobre a quantidade de porções na embalagem, que passa a ser obrigatória. “Junto a isso, a referência de medidas caseiras, por exemplo, colher de sopa e colher de chá, também. Essa mudança pretende reduzir a variabilidade no tamanho das porções”, explica Natália.

A mudança prevê um período para adaptação, que pode se estender até outubro de 2025, a depender do tipo de produto e do tempo em que ele está disposto no mercado. A resolução da tabela nutricional se aplica a todos os alimentos que são embalados na ausência dos consumidores. Já para aqueles embalados nos pontos de venda, em que o consumidor pede, ou até mesmo, em restaurantes ou fast foods, a tabela se torna voluntária. O descumprimento das regras pode resultar em advertência, multa, apreensão ou inutilização do produto, suspensão de venda e proibição de propaganda.



Registradores de impacto evitam perdas de milhões no setor elétrico

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O Brasil atingiu a pior condição de estradas em quase 30 anos. De acordo com pesquisa realizada em 2022 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 66% das rodovias foram classificadas como regulares, ruins ou péssimas em termos de pavimento. Este foi o pior resultado desde que o levantamento anual começou a ser feito, em 1995.

Entre os segmentos mais impactados pela má condição das estradas está o setor elétrico, que precisa transportar equipamentos sensíveis e de alto valor. No Nordeste brasileiro, por exemplo, uma fabricante de pás eólicas precisa fazer desvios de até 300 quilômetros em suas rotas para preservar a integridade destes componentes, cujo valor unitário pode variar de US$ 100 mil a US$ 500 mil.

Para reduzir os riscos de danos em cargas sensíveis e de alto valor, algumas empresas do setor elétrico têm implantado registradores de impacto em seus equipamentos durante as operações de movimentação ou transporte. Este dispositivo grava as condições em que a carga é transportada ao longo de todo o trajeto, ajudando o embarcador a identificar o ponto exato que pode danificar sua carga.

Foi o que ocorreu com uma geradora de energia dos Estados Unidos, que importa pás eólicas do Brasil. Há alguns anos, a empresa norte-americana notou que os componentes fabricados no interior de São Paulo não estavam chegando em perfeitas condições ao destino e pediu uma completa revisão da operação logística.

Verificou-se que o produto era transportado com o máximo cuidado, com o veículo em baixa velocidade para evitar trepidações, que podem danificar a estrutura. Então, o importador decidiu aplicar um registrador de impactos em cada pá. E foi ele quem apontou o vilão da história: um simples buraco de rua na cidade de Santos. Toda vez que a carreta passava pelo buraco, aparentemente inofensivo, a pequena trepidação era suficiente para alterar o funcionamento do produto recebido nos Estados Unidos. Buraco tapado, problema resolvido.

Transformadores garantidos

Outro caso ocorreu com uma grande fabricante de transformadores. A empresa precisava movimentar dois equipamentos de 160 toneladas cada para um serviço de manutenção. A distância era curta – apenas 10 metros – mas a operação não poderia ter vibrações ou impactos, o que afetaria a energização dos componentes.

Registradores de impacto foram instalados nos dois transformadores e monitoraram toda a movimentação, minuto a minuto, inclusive medindo os vetores de força que incidiram sobre três eixos. A operação foi concluída de forma segura e sem danos aos componentes.

“O planejamento logístico é crucial para os fabricantes de equipamentos de geração, transmissão ou distribuição de energia, ainda mais em um país como Brasil, de grande extensão e rodovias em más condições. Esses dispositivos que monitoram as operações ajudam a corrigir eventuais problemas nas rotas ou na movimentação dos produtos, evitando perdas que poderiam chegar a milhões de reais. Além dos danos em componentes de alto valor, as empresas deste setor estão sujeitas a multas elevadas em caso de atrasos na entrega de obras e no fornecimento de energia”, diz Afonso Moreira, diretor da AHM Solution, empresa especializada em soluções de segurança e produtividade em logística, entre eles os registradores de impacto, conhecidos como Shocklog.

A AHM Solution tem aplicado esses e outros dispositivos em empresas de diversos segmentos na América do Sul, além de treinar equipes para o manuseio correto de produtos, com o objetivo de reduzir danos em cargas.

Mais informações em: https://www.ahmsolution.com.br/



Liberty Networks lança tecnologia Infinera para rede de fibra ótica submarina

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A Liberty Networks anuncia a implementação de nova tecnologia em seu fornecimento de serviços, chamada ICE6 800G Infinera. A operadora, que faz parte da Rede de Transporte do Estado da Flórida, detém uma das maiores redes de fibra ótica submarina na América Latina e Caribe, que conecta mais de 40 países. 

Este aprimoramento de rede permite que a Liberty Networks, empresa global de tecnologia, ofereça novos serviços, com 400 GbE de alta velocidade para usuários finais de toda América Latina, incluindo o Brasil.

A utilização da tecnologia ICE6 da Infinera permitirá que a Liberty Networks use a banda C+L-, aumentando a capacidade do projeto inicial e buscando oferecer uma rede escalável.

O upgrade para a tecnologia também tem como objetivo fornecer aos consumidores da América Latina, empresas e operadoras de atacado, algumas funcionalidades como maior velocidade e capacidade de funcionamento.

Para saber mais, basta acessar: www.infinera.com 



Uliving expande atividades e chega a Porto Alegre

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Com o surgimento das primeiras instituições de ensino superior, muitas pessoas começaram a sair de suas cidades em busca de formação acadêmica nos grandes centros urbanos. Para atender essa demanda, nasceram as primeiras moradias coletivas destinadas aos estudantes. Com o passar do tempo, repúblicas e moradias estudantis se espalharam por vários polos universitários, e em 2012, a Uliving, rede de moradias para estudantes, iniciou suas atividades no Brasil. Agora, depois de já se estabelecer em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Campinas, anuncia sua chegada a Porto Alegre. 

Segundo o artigo “Dinâmica Urbana em Ouro Preto: Conflitos Decorrentes de sua Patrimonialização e de sua Consolidação como Cidade Universitária”,  a primeira moradia estudantil no Brasil surgiu por volta dos anos 1850 e 1860 devido ao Ciclo da Mineração e da necessidade de dar abrigo aos estudantes forasteiros da Escola de Minas de Ouro Preto. No mundo, as principais instituições universitárias na região ocidental tomaram corpo na Idade Média, sendo as cidades de Bolonha, na Itália, e Paris, na França, os principais centros de ensino que se consolidaram com o modelo, que logo se espalhou pela Europa.

Segundo Juliano Antunes, fundador da Uliving, o segmento das moradias estudantis dentro do mercado imobiliário tende a ganhar cada vez mais força no país. “Foi com muito estudo e avaliação de cenários que este conceito foi trazido para o mercado imobiliário brasileiro”, pontua. 

As características das moradias estudantis

Os principais aspectos das moradias estudantis são a localização, normalmente próximas às principais faculdades da cidade, além da alocação de um quarto ou apartamento. Diferentemente das repúblicas, esses espaços são administrados por uma empresa, que responde por todas as questões envolvendo as dependências da unidade, financeiro, comercial e outras áreas. Também oferecem eventos, palestras, workshops e festas para seus moradores.

Entre os benefícios, a praticidade destaca-se com studios mobiliados e despesas, como água, gás, IPTU, internet e condomínio, inclusas na mensalidade. Além disso, é possível assinar contratos de seis meses, com isenção de multas por cancelamentos. “Todo processo é atrelado à tecnologia, uma vez que é realizado de forma 100% digital”, explica Antunes. Para a segurança dos moradores, todas as unidades são equipadas com câmeras, controle de acesso e fechaduras eletrônicas.

Com a nova unidade na capital do Rio Grande do Sul, o empresário Juliano Antunes comenta as expectativas com a chegada da empresa em Porto Alegre. “Estamos desenvolvendo várias ações e projetos na cidade com os universitários. Já estamos nos sentindo bem acolhidos pelos gaúchos”.

Para saber mais, basta acessar: uliving.com.br



Objetos cotidianos ganham protagonismo em exposições paulistas

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Presente em praticamente tudo criado pelo ser humano, o design dita como o mundo é percebido pelas pessoas, abrangendo desde a decoração das casas, os produtos de uso pessoal e objetos de uso diário, como talheres e pratos, até obras de arte.

Por todo o Brasil, existem diversos elementos característicos de design, sejam eles propositais ou não, que se tornaram símbolos amplamente reconhecíveis: os tradicionais pisos de caquinhos de cerâmica vermelha; as cadeiras de plástico e mesas de metal dobrável caracterizando os bares de bairro e lanchonetes; as calçadas com mosaicos pretos e brancos em Ipanema. Todos esses designs, enraizados no cotidiano, acabam, por vezes, passando desapercebidos, como é o caso dos filtros de barro, encontrados em casas por todo o país.

Pensando em dar destaque para os tantos produtos importantes que aumentam a qualidade de vida e facilitam as rotinas, além de serem visualmente instigantes, museus e instituições culturais ao redor do mundo, e principalmente em São Paulo, se dedicam a preservar e tornar mais conhecidos tais objetos. Um desses espaços é o Museu da Casa Brasileira, único do país integralmente dedicado a arquitetura e ao estudo das casas e patrimônios nacionais, com um grande acervo dedicado a uma amostra desse design, mostrando as diversas fabricações, estruturas e materiais usados em cadeiras, louças, móveis, entre outros itens domésticos, que compõem casas há décadas. Há anos sediado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o acervo ganhará novo endereço na Vila Mariana, na Casa Modernista, em 2025.

Já o Museu do Objeto Brasileiro é um importante espaço dedicado a preservação de peças de cerâmica, bordados, joias, itens de vestuário de caráter artesanal, com o objetivo de levantar reflexões sobre a identidade cultural brasileira por meio do cotidiano e estabelecer relações entre as diferentes artes.

Também na capital paulista, está em cartaz na Japan House São Paulo uma exposição dedicada a descobrir designs icônicos do Japão: “Design Museum Japan: investigando o design japonês”, traz pesquisas de oito criadores convidados a investigar diferentes províncias nipônicas e reconhecer designs feitos tanto por pessoas comuns, quanto por profissionais de diversas áreas. A mostra fica em cartaz até dia 11 de junho. Mais do que estética, as exposições buscam ressaltar o caráter funcional e identitário do design dentro da cultura.

Serviço:

Museu da Casa Brasileira
Local: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: De terça aos domingos, das 10h às 18h
Mais informações no site.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Museu A Casa do Objeto Brasileiro
Local: Avenida Pedroso de Morais 1216 1234, São Paulo/SP
Horário de Funcionamento: De terça aos domingos, das 11h às 19h
Mais informações no site.
Entrada gratuita.

Japan House São Paulo
Exposição “DESIGN MUSEUM JAPAN: investigando o design japonês”
Local: Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP
Período: 28 de março a 11 de junho de 2023
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Mais informações no site.
Entrada gratuita.



Takeda apresentará os dados de seu pipeline e portfólio de oncologia na Reunião Anual ASCO 2023 e no Congresso EHA

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A Takeda (TSE: 4502/NYSE:TAK) anunciou hoje que apresentará os dados de seu pipeline de oncologia em expansão e do portfólio de produtos estabelecido na 59ª Reunião Anual da Sociedade de Oncologia Clínica dos Estados Unidos (ASCO), realizada de 2 a 6 de junho de 2023 em Chicago (EUA), e no 31º Congresso da Associação Europeia de Hematologia (EHA), de 8 a 11 de junho de 2023 em Frankfurt (Alemanha).

A presença da empresa na ASCO 2023 destacará o crescente portfólio de tumores sólidos da Takeda, com pesquisas focadas na melhoria do tratamento do câncer colorretal (CCR) metastático, bem como formas raras de câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) controlado por oncogenes. Dentro de seu portfólio de hematologia, a Takeda apresentará dados em sessões orais na ASCO e na EHA em um estudo comparativo de Fase 3 que relacionam tratamentos direcionados em pacientes recém-diagnosticados com leucemia linfoblástica aguda com Filadélfia positivo (LLA Ph+).

“No ano passado, fizemos avanços significativos em nosso pipeline – tanto no progresso com nossos potenciadores de imunidade inata quanto na sua diversificação ainda maior – com o objetivo de fornecer medicamentos transformadores aos pacientes que mais precisam deles”, disse Awny Farajallah, M.D., chefe de assuntos médicos globais em Oncologia na Takeda. “Com a nossa aspiração de curar o câncer em mente, é com grande entusiasmo que compartilhamos os dados de nosso recém-expandido portfólio de tumores sólidos com resultados em câncer colorretal, bem como pesquisas de nosso portfólio hematológico estabelecido, onde continuamos explorando o potencial para um novo padrão de tratamento de cuidados em leucemia linfoblástica aguda.”

Uma lista completa de resumos patrocinados pela empresa está disponível para ASCO (aqui) e EHA (aqui).

Compromisso da Takeda com a Oncologia

Na Takeda Oncology, estamos unidos por nossa aspiração de curar o câncer e motivados a cada dia para trabalhar mais para pacientes com opções de tratamento limitadas ou ineficazes. Nossa estrutura ágil e profunda expertise interna são complementadas por uma rede de parcerias que otimizam nossa capacidade de pesquisar, desenvolver e fornecer medicamentos transformadores para pessoas que vivem com câncer. Com base em décadas de liderança em oncologia e um portfólio de medicamentos aprovados para cânceres hematológicos e tumores sólidos, estamos avançando em um pipeline de ponta focado no poder da imunidade inata. Com a inspiração dos pacientes e as inovações por todas as partes, nosso objetivo é introduzir novas classes de imunoterapias que possam levar a respostas profundas e duradouras para que mais pessoas possam se beneficiar – e ter acesso a – medicamentos inovadores. Para mais informações, acesse www.takedaoncology.com.

Sobre a Takeda

A Takeda está focada em criar uma saúde melhor para as pessoas e um futuro melhor para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos transformadores de vida em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas de plasma, oncologia, neurociência e vacinas. Juntamente com nossas parcerias, queremos melhorar a experiência do paciente e avançar rumo a uma nova linha de opções de tratamento por meio de nosso canal dinâmico e diversificado. Como uma empresa biofarmacêutica líder, com sede no Japão, baseada em valores e orientada para P&D, somos guiados por nosso compromisso com os pacientes, nossa equipe e o planeta. Temos profissionais em cerca de 80 países e regiões, movidos por nosso propósito e fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos. Para mais informações, acesse www.takeda.com.

Aviso importante

Para fins deste aviso, “comunicadoàimprensa” significa neste documento, qualquer apresentação oral, sessão de perguntas e respostas bem como qualquer material escrito ou oral discutido ou distribuído pela Takeda Pharmaceutical Company Limited (“Takeda”) com relação a este comunicado. Este comunicadoàimprensa (incluindo qualquer informação verbal, qualquer pergunta e resposta referente a ele) não se destina a, e não constitui, representa ou faz parte de qualquer oferta, convite ou solicitação de qualquer oferta de compra, e caso contrário, adquirir, assinar, trocar, vender ou dispor de quaisquer títulos ou a solicitação de qualquer voto ou aprovação em qualquer jurisdição. Nenhuma ação ou outros títulos estão sendo oferecidos ao público por meio deste comunicadoàimprensa. Nenhuma oferta de títulos deverá ser feita nos EUA, exceto segundo o registro sob a Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterado, ou uma isenção do mesmo. Este comunicadoàimprensa está sendo concedido junto com qualquer informação adicional que possa ser fornecida ao destinatário), na condição de que seja para uso pelo destinatário apenas para fins informativos (e não para a avaliação de qualquer investimento, aquisição, eliminação ou qualquer outra transação). Qualquer falha no cumprimento dessas restrições pode constituir uma violação das leis de títulos aplicáveis.

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Contato:

Assessoria de Imprensa – Japão

Jun Saito

jun.saito@takeda.com

Assessoria de Imprensa – Internacional

Sara Noonan

sara.noonan@takeda.com

Fonte: BUSINESS WIRE



C.H. Robinson Designa Dave Bozeman como Diretor Executivo

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C.H. Robinson Worldwide, Inc. (“C.H. Robinson”) (Nasdaq: CHRW) anunciou hoje que seu Conselho Administrativo designou Dave Bozeman como Diretor Executivo e membro do Conselho Administrativo a partir de 26 de junho de 2023. Scott Anderson, que vem atuando como Diretor Executivo interino desde janeiro de 2023, continuará em seu cargo até que o Sr. Bozeman ingresse na empresa e irá trabalhar com ele para garantir uma transição tranquila de liderança. O Sr. Anderson continuará atuando como membro da Conselho Administrativo da C.H. Robinson.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230606005536/pt/

Dave Bozeman (Photo: Business Wire)

Dave Bozeman (Photo: Business Wire)

O Sr. Bozeman é um executivo talentoso, trazendo mais de 30 anos de experiência em empresas líderes do setor e marcas icônicas em cadeias de fornecimento, transporte a centros de distribuição, fabricação, setor digital e atendimento ao cliente para a C.H. Robinson. O Sr. Bozeman desenvolveu equipes em muitas organizações complexas e com visão de futuro, ao envolver o gerenciamento de desafios a curto prazo e, ao mesmo tempo, executar uma direção estratégica a longo prazo. Mais recentemente, atuou como Vice-Presidente da Divisão de Atendimento ao Cliente da Ford e Vice-Presidente de Veículos para Entusiastas da Ford Blue da Ford Motor Company, onde supervisionou o desempenho comercial geral de algumas das marcas de veículos mais notáveis da Ford.

Antes de fazer parte da Ford, o Sr. Bozeman atuou como Vice-Presidente da Amazon Transportation Services da Amazon.com, Inc., onde liderou a otimização da cadeia de fornecimento para entrega ao cliente em operações internacionais da Amazon. O Sr. Bozeman foi essencial na criação e expansão de empresas de transporte internacionais a centros de distribuição, que incluía operações comerciais terrestres e aéreas, bem como rodoviárias e sob o mesmo teto. Além disto, o Sr. Bozeman estabeleceu e lançou empresas internacionais de transporte que abrangem remessa digital de carga, transporte aéreo e empresas de coleta e entrega de pequenas encomendas.

Antes da Amazon, o Sr. Bozeman atuou como Vice-Presidente Sênior de Sistemas Corporativos da Caterpillar, Inc., onde liderou a fabricação mundial de todos os produtos de mineração da Caterpillar.

“Após um processo de pesquisa abrangente e cuidadoso, estamos felizes em nomear Dave como Diretor Executivo da C.H. Robinson”, disse Jodee Kozlak, Presidente do Conselho Administrativo da C.H. Robinson. “Dave é um executivo experiente com um enorme histórico de reinventar modelos operacionais complexos com impacto em todo o setor, experiência comprovada em cadeia de fornecimento mundial e gerenciamento de logística em diversos ciclos econômicos e ampla experiência na liderança de equipes e culturas de alto desempenho para gerar resultados. Dave é o líder certo para levar a visão da C.H. Robinson adiante com seu foco na oportunidade organizacional e em agregar valor a nossos clientes e acionistas, ao capitalizar oportunidades da C.H. Robinson como líder no fornecimento de logística de ativos leves em um ambiente de cadeia de fornecimento em rápida evolução e cada vez mais complexo.”

“É uma honra ingressar na C.H. Robinson e liderar o próximo capítulo de uma empresa tão excepcional”, disse o Sr. Bozeman. “Estou na expectativa de trabalhar ao lado de uma grande equipe de gerenciamento e com funcionários talentosos para atender nossos clientes e acelerar a próxima fase de crescimento e sucesso sustentados. Estou confiante de que com os destacados serviços, pessoas e capacidades internacionais da C.H. Robinson, construiremos sobre uma base sólida existente e executaremos significativas oportunidades de crescimento para agregar valor duradouro aos acionistas, funcionários, comunidades e clientes da Robinson aos quais prestamos serviços.”

A Sra. Kozlak concluiu: “Em nome de todo o Conselho, também gostaria de agradecer a Scott por sua liderança nos últimos seis meses enquanto conduzíamos nossa busca por um Diretor Executivo permanente. O Conselho e eu esperamos continuar nos beneficiando da experiência e percepções de Scott como membro de nosso Conselho.”

Sobre Dave Bozeman

O Sr. Bozeman atuou anteriormente como Vice-Presidente da Divisão de Atendimento ao Cliente da Ford e Vice-Presidente de Veículos para Entusiastas da Ford Blue da Ford Motor Company. Antes de fazer parte da Ford, o Sr. Bozeman trabalhou como Vice-Presidente de Serviços de Transporte da Amazon.com, Inc. de 2017 a 2022. Antes disto, o Sr. Bozeman ocupou funções sênior em crescimento na Caterpillar, Inc. de 2008 a 2016, e por fim atuando como Vice-Presidente Sênior de Sistemas Corporativos. No início de sua carreira, o Sr. Bozeman passou 16 anos na Harley-Davidson, Inc. de 1992 a 2008. O Sr. Bozeman atuou como membro do Conselho Administrativo da Weyerhaeuser de 2015 a 2017.

O Sr. Bozeman tem mestrado em Gerenciamento de Engenharia pela Milwaukee School of Engineering e bacharelado em Projetos de Fabricação pela Bradley University.

O Sr. Bozeman e sua esposa Dawn irão se mudar para as Cidades Gêmeas junto com sua família.

Sobre a C.H. Robinson

A C.H. Robinson soluciona problemas de logística para empresas em todo o mundo e em todos os setores, do mais simples ao mais complexo. Com US$ 30 bilhões em fretes sob gestão e 20 milhões de remessas ao ano, somos uma das maiores plataformas de logística do mundo. Nosso conjunto internacional de serviços acelera o comércio para fornecer produtos e mercadorias que impulsionam a economia mundial. Com a combinação de nosso sistema de gerenciamento de transporte multimodal e experiência, usamos nossa vantagem de informação para oferecer soluções mais inteligentes a nossos 100.000 clientes e 96.000 transportadoras contratadas. Nossa tecnologia é criada por e para especialistas em cadeias de fornecimento, a fim de trazer melhorias mais rápidas e significativas aos negócios de nossos clientes. Como cidadão global responsável, também temos orgulho de contribuir com milhões de dólares para apoiar causas importantesànossa empresa, nossa Fundação e nossos funcionários. Para mais informação, acesse nosso site www.chrobinson.com (Nasdaq: CHRW).

CHRW-IR

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

PARA CONSULTAS DE INVESTIDORES, ENTRE EM CONTATO COM:

Chuck Ives, Diretor de Relações com Investidores

E-mail:chuck.ives@chrobinson.com

PARA CONSULTAS DE MÍDIA, ENTRE EM CONTATO COM:

Duncan Burns, Diretor de Comunicação

E-mail:PublicRelations@chrobinson.com

Fonte: BUSINESS WIRE



World Fishing Championship, o primeiro jogo de pesca no WEMIX PLAY, é lançado em 170 países

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A Wemade lançou oficialmente no dia 25 de maio, em 170 países, o World Fishing Championship, um jogo de pesca desenvolvido pela Wemade Plus.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230526005088/pt/

World Fishing Championship, o primeiro jogo de pesca no WEMIX PLAY, é lançado em 170 países (crédito: Wemade)

World Fishing Championship, o primeiro jogo de pesca no WEMIX PLAY, é lançado em 170 países (crédito: Wemade)

O World Fishing Championship é o primeiro jogo de pesca no WEMIX PLAY, uma plataforma mundial de jogos blockchain da Wemade.

Os usuários se tornam pescadores e viajam pelo mundo para coletar mais de 500 espécies de peixes. Também é possível usar câmeras subaquáticas em tempo real para capturar os peixes que desejam e participar em emocionantes batalhas com os animais, melhorando seus personagens ou incrementando habilidades e equipamentos.

O jogo disponibiliza uma série de conteúdo para os usuários, como partidas PvP, torneios e cadeias alimentares implementadas com inteligência artificial (IA). Os peixes coletados podem ser vistos no aquário, que foi desenvolvido com tecnologias de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), além de uma câmera de 360 graus.

Os usuários podem obter “PÉROLA” durante as competições e como recompensa do códice. Ao apostar “PÉROLA” e “TORNADO”, um token de jogo listado no WEMIX PLAY, os usuários podem obter “CORAL” – que pode ser trocado por WEMIX.

O World Fishing Championship está realizando vários eventos para comemorar o lançamento do jogo. Os usuários que atingirem um determinado nível ou utilizarem “CORAL” durante o período do evento poderão receber WEMIX por meio de um sorteio.

Mais informações sobre o World Fishing Championship estão disponíveis no site do WEMIX PLAY.

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Contato:

Wemade Co., Ltd. (112040: KOSDAQ)

Jennifer Jung, gerente de RP

jennifer@wemade.com

Fonte: BUSINESS WIRE



AIT Worldwide Logistics dá as boas vindas a Mario Cavallucci como chefe de operações na Europa

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A AIT Worldwide Logistics, líder em soluções de cadeia de fornecimento, contratou o veterano do setor de logística, Mario Cavallucci como vice-presidente de operações da empresa na Europa. Ele se une ao agente de carga global com décadas de experiência comprovada na cadeia de fornecimento em diversas áreas, incluindo serviços de logística, liderança, desenvolvimento de pessoal e diversidade cultural.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230517005010/pt/

Mario Cavallucci, AIT Worldwide Logistics' new vice president of Europe operations (Photo: Business Wire)

Mario Cavallucci, AIT Worldwide Logistics’ new vice president of Europe operations (Photo: Business Wire)

“Estamos confiantes de que a liderança de Mario será essencial em nossos planos estratégicos de aumentar a presença da AIT no mercado europeu, bem como no desenvolvimento de uma cultura equilibrada em apoio a nosso mantra: ‘Uma equipe, uma visão'”, disse o presidente e diretor de operações, Keith Tholan.

Cavallucci tem mais de 30 anos de experiência no setor de cadeia de fornecimento, incluindo mais de 20 anos em funções de liderança, com um histórico de sucesso em diversas empresas de logística bem conhecidas na Europa.

“Estou empolgado por me unir a uma das empresas que mais crescem em nosso setor”, disse ele. “Estou na expectativa de conhecer meus colegas de equipe e, juntos, tornar a AIT um dos principais provedores de soluções logísticas da Europa, com foco na criação de valor sustentável a nossos clientes.”

Cavallucci é responsável por supervisionar todas as operações europeias da AIT e conduzir esforços para oferecer uma experiência de classe mundial ao cliente. As equipes de serviços compartilhados da empresa na região irão cooperar com Cavallucci e continuar se reportando a seus respectivos líderes corporativos. Cavallucci se reporta ao diretor de negócios da AIT, Greg Weigel.

Ele também está finalizando as integrações de recentes aquisições, ao desenvolver a estratégia de expansão da empresa para a Europa e apoiar o crescimento orgânico e inorgânico na região.

Além de falar quatro idiomas, Cavallucci pertence ao Club of Logistics, Young Presidents’ Organization e International Propeller Club. Com sede em Hamburgo, Alemanha, planeja viajar bastante nos próximos meses, visitando locais da AIT em toda a Europa.

Sobre a AIT Worldwide Logistics

AIT Worldwide Logistics é um agente mundial de cargas que ajuda as empresas a crescer, expandindo o acesso a mercados em todo o mundo, onde podem vender e/ou adquirir suas matérias-primas, componentes e produtos acabados. Durante mais de 40 anos, o líder em soluções de cadeia de fornecimento com sede em Chicago vem contando com uma abordagem consultiva para criar uma rede mundial e parcerias confiáveis em quase todos os setores, incluindo aeroespacial, automotivo, varejo de consumo, alimentos, governo, saúde, alta tecnologia, ciências industriais e da vida. Respaldado por tecnologia escalável e fácil de usar, o modelo de negócios flexível da AIT personaliza entregas porta a porta por vias marítima, aérea, terrestre e ferroviária, dentro do prazo e do orçamento. Com colegas de equipe especializados em mais de 110 locais ao redor do mundo na Ásia, Europa e América do Norte, as opções de serviço completo da AIT também incluem desembaraço alfandegário, administração de armazéns e serviços especiais. Saiba mais em www.aitworldwide.com.

Nossa Missão

Na AIT, buscamos intensamente oportunidades para ganhar a confiança de nossos clientes, oferecendo excepcionais soluções logísticas mundiais, valorizando apaixonadamente nossos colegas de trabalho, parcerias e comunidades.

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Contato:

Matt Sanders

Gerente de Relações Públicas

+1 (630) 766-8300

msanders@aitworldwide.com

800-669-4AIT (4248)

www.aitworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Produção industrial no Nordeste supera média nacional

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A produção industrial brasileira apresentou uma leve queda em janeiro de 2023, registrando uma retração de 0,2% no cenário nacional, conforme apontado pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 06 de abril. Entretanto, a região Nordeste do país mostrou um desempenho diferente, com um aumento médio de 6,1% na produção industrial.

O estudo também revelou que houve recuo na produção industrial em oito estados no primeiro mês de 2023, sendo os maiores resultados negativos observados no Rio Grande do Sul (3,4%), São Paulo (3,1%) e Mato Grosso (2%). Outros estados que apresentaram queda foram Rio de Janeiro (1%), Santa Catarina (1%), Pará (0,4%), Paraná (0,3%) e Bahia (0,2%).

O IBGE atribuiu parte dessa retração à prática comum das férias coletivas na indústria automobilística em janeiro, que resulta na queda de produção. Além disso, o desabastecimento de insumos e o encarecimento de matéria-prima têm causado impacto no ritmo da produção, gerando cautela no setor.

A indústria desempenha um papel crucial no desenvolvimento do Brasil, sendo responsável por gerar empregos, movimentar a economia e estimular a inovação tecnológica. O crescimento da produção industrial no Nordeste, portanto, é um indicador importante de que a região está se desenvolvendo e contribuindo para a economia nacional.

Um exemplo do desenvolvimento na região é a Dimensão Indústria de Aços Longos e Planos, empresa do Grupo Dimensão, com sede no Maranhão. A fábrica, localizada no distrito industrial de São Luís, possui mais de 50.000m² de área construída e capacidade inicial para produzir até 120 mil toneladas por ano. Inicialmente planejada para atender à crescente demanda das regiões Norte e Nordeste, hoje atendemos todo o Brasil.

“Estamos muito satisfeitos em ver o crescimento da produção industrial no Nordeste, que demonstra a resiliência e a capacidade de adaptação das empresas da região. Esses resultados evidenciam que as indústrias nordestinas, incluindo a Dimensão Indústria de Aços Longos e Planos, estão bem-preparadas para atender às demandas de todo o país, contribuindo para o fortalecimento da economia nacional e para a geração de empregos em nossa região”, afirmou Antonio Barbosa de Alencar, presidente do conselho do Grupo Dimensão.

A expansão da Dimensão Indústria de Aços Longos e Planos destaca a importância da indústria do nordeste para o desenvolvimento nacional, mostrando como investimentos no setor podem gerar resultados positivos, mesmo em um cenário econômico desafiador. A evolução da produção industrial no Nordeste é um sinal promissor para a economia brasileira e para o fortalecimento da indústria nacional.



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