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Empresa HitMobi lança programa de franquias

A HitMobi, especialista em serviços de design por IA e robôs para automação de atendimento, anunciou a disponibilização do modelo de franquias para investidores. Em menos de um mês de lançamento, a empresa conta com cinco parceiros e espera terminar o ano operando em mais de 50 cidades.

Os serviços oferecidos pela companhia incluem Chatbots para Instagram e WhatsApp, Landing Pages e Web Sites com imagens de I.A, Direct automático – funil de conversão rápida para Instagram, Imagens para redes sociais com IA, Pacotes e Templates prontos para nichos de clientes, como Pet Shop, Restaurantes e Clínicas Médicas. 

“Com o aumento de anúncios nas redes sociais, a atenção dos consumidores está cada vez mais escassa. O cliente quer resposta em tempo real. Com este novo comportamento do consumidor, as empresas precisam se adaptar rapidamente para não perder clientes para a concorrência”, afirma Roberto Saretta, sócio da HitMobi.

Modelo de negócio

O sistema de franquias de empresas é um modelo de negócios no qual uma empresa (franqueadora) permite que indivíduos ou outras empresas (franqueados) utilizem sua marca, produtos, serviços, processos e know-how em troca de pagamento de taxas e royalties. Esse sistema possibilita que os franqueados operem seus próprios negócios sob a marca estabelecida da franqueadora, seguindo seus padrões e diretrizes.

Nesse arranjo, a franqueadora fornece ao franqueado não apenas os direitos de usar sua marca, mas também o suporte necessário para estabelecer e operar um negócio de acordo com os padrões estabelecidos. Esse suporte pode incluir treinamento, fornecimento de produtos ou serviços, marketing, assistência na escolha do local, design de interiores, entre outros.

Os dados mais recentes compilados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontam um crescimento de 17,2% no faturamento das franquias brasileiras no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Com o mercado apenas começando, baixa concorrência, facilidade em arrumar cliente, acreditamos que este modelo de negócio é a melhor oportunidade para investir hoje em dia, visto que não precisa nenhum conhecimento em tecnologia, marketing, vendas”, conta Saretta. 

Trabalho com IA

A HitMobi faz parte do grupo HitMakers, que hoje conta com mais 5 marcas e mais de 400 operações no Brasil, e nasceu de uma demanda interna do grupo, que não encontrava empresas para criar rapidamente seus sites com design diferenciado e fazer automação do Instagram e de suas vendas. 

“Na parte de design por inteligência artificial, as ferramentas evoluíram em um ponto que praticamente hoje não é mais necessário um designer para criar uma peça para rede social, site ou até mesmo uma campanha publicitária”, diz, “O mais importante é saber os prompts (códigos) corretos, para obter o resultado que se deseja, e lógico, ter criatividade”, acredita Saretta.

Para saber mais, basta acessar: www.hitmobi.com.br 



Multipropriedade pode impulsionar crescimento do turismo no país

O ano de 2023 vem apresentando resultados acima do esperado para o turismo brasileiro. Entre janeiro e abril de 2023, o setor cresceu 8,4% frente ao mesmo período de 2022, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada em junho pelo IBGE. As principais altas foram registradas nos estados de Minas Gerais (20,4%), Paraná (13,7%), Bahia (11,7%), Santa Catarina (11,6%), São Paulo (8,3%), e Rio de Janeiro (5%). Ainda segundo o Instituto, as atividades do setor de Turismo foram as principais responsáveis pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022.

Dados recentes da pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgada na última semana de julho,  mostram que o faturamento do setor somou R$ 36,1 bilhões, aumento de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 4% na comparação com abril deste ano.

“A Multipropriedade, segmento do setor hoteleiro de turismo, pode ser uma boa opção para quem gosta de viajar e busca acesso facilitado ao modelo de aquisição de imóveis de férias” explica Lucas Fiuza, CEO do WAM Group, empresa pioneira e líder mundial na comercialização de Mutipropriedades. O modelo, bastante conhecido na Europa e nos EUA desde a década de 170, vem se desenvolvendo em diversos destinos turísticos brasileiros e apresentando crescimento expressivo nos últimos anos. O modelo consiste na divisão do imóvel entre diversos “sócios”, que têm direito de propriedade e uso por um determinado período do ano, em dias subsequentes ou alternados.

Segundo dados do estudoCenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil”, publicado pela Caio Calfat Real Estate Consulting, existem atualmente 180 empreendimentos nesse modelo em todas as regiões do país, aumento de mais de 15% em relação aos 156 registrados em 2022.  No período entre abril de 2022 e abril de 2023, o Valor Geral de Vendas (VGV) do mercado da Multipropriedade no Brasil alcançou R$ 59,9 bilhões, uma alta de 43,3%.

De acordo com o estudo, dos 81 municípios que já contam com empreendimentos desse tipo, a maior parte deles possuem pontos e atrações turísticas. “O Brasil está entre os principais destinos turísticos do mundo e a construção de empreendimentos desse tipo pode atrair ainda mais visitantes”, explica Lucas Fiuza, CEO do WAM Group. Atualmente, o WAM Group possui empreendimentos em cidades como Caldas Novas (GO), Cmpos do Jordão (SP), Porto Seguro (BA), Búzios (RJ) e no Rio de Janeiro (RJ).



Curso online oferece alternativas para empresas que buscam proteção patrimonial

Com o objetivo principal de ter eficiência tributária para os bens da família, muitos gestores buscam na criação de uma holding familiar uma alternativa para controlar e administrar o patrimônio das pessoas que pertencem a um determinado grupo.

Pensando nisso, o Ardanaz Sociedade de Advogados realizará no dia 23 de agosto, das 9h às 13h, o curso online via plataforma Zoom “Planejamento Sucessório Proteção Patrimonial Holding. Aspectos da Nova Reforma Tributária”, com ingressos através da plataforma Sympla.

“O curso tem por objetivo apresentar aos participantes técnicas e ferramentas necessárias e ideais para a proteção patrimonial das empresas, seus sócios e famílias. Ele é indicado principalmente para empresários, contadores, advogados, consultores e demais interessados no assunto”, explica o advogado Angel Ardanaz, palestrante do curso.

A holding familiar é um conceito relativamente novo no Brasil e tem sido utilizada para proteger o patrimônio e em muitos casos preparar o planejamento sucessório.

Durante o curso “Planejamento Sucessório Proteção Patrimonial Holding. Aspectos da Nova Reforma Tributária” o palestrante Angel Ardanaz abordará diversos conteúdos, como “Formação das empresas no Brasil”; “A proteção patrimonial do empresário na lei brasileira”; “Conceito e finalidade da holding”; “Fraudes”; “Reforma Tributária: uma reflexão sobre um novo cenário”; entre outros.

Palestrante Angel Ardanaz

Angel Ardanaz é advogado em São Paulo e sócio do Escritório Ardanaz Sociedade de Advogados. Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu, é ainda especialista em Direito Empresarial pela FMU/SP e Direito Tributário pela FMU/SP. Também é professor universitário das disciplinas de Direito Empresarial e Direito Tributário.

Serviço

Curso “Planejamento Sucessório Proteção Patrimonial Holding. Aspectos da Nova Reforma Tributária”

Data e horário: 23 de agosto, das 9h às 13h

Ingressos: Plataforma Sympla

Mais informações: https://www.sympla.com.br/evento-online/planejamento-sucessorio-protecao-patrimonial-holding-aspectos-da-nova-reforma-tributaria/2075980



Portugal terá bilhete único até o fim de 2023

Utilizado em algumas cidades brasileiras, o bilhete único para o transporte público foi expandido para todo país em Portugal. A ideia é que o sistema esteja totalmente integrado entre Lisboa e Porto, as duas principais áreas metropolitanas do país, até o fim de 2023

A mudança deve facilitar a vida de moradores e turistas. Atualmente, os bilhetes usados em cada uma das duas cidades não “conversam” com os equipamentos instalados respectivamente, ou seja, quem tem um passe ou bilhete de transporte de Lisboa não consegue usar no Porto, e vice-versa.

O investimento para realizar a integração entre os dois sistemas será de aproximadamente 2,7 milhões de euros e faz parte de uma primeira etapa de um projeto mais amplo. A 1Bilhete.pt, como é chamada a plataforma de bilhetes, prevê a unificação dos aplicativos para a compra online dos bilhetes e a inclusão de outras modalidades, como a partilha de veículos (ambos no segundo semestre de 2024).

“A estratégia de Portugal foi expandir o sistema que existe em Lisboa para todo o país. Assim como foi feito aqui no Rio de Janeiro, onde você tinha a Riocard originalmente apenas na capital, que foi ampliada para outros municípios. No Brasil, poderia ser feito da mesma forma, nós poderíamos expandir o nosso sistema para todo o país”, avalia Cassiano Rusycki, Diretor Executivo da Riocard Mais. 

De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, entidade semelhante ao Detran do Brasil, também será possível a criação de bilhetes de transporte público nacionais, além da utilização de cartões bancários, físicos ou virtuais, para a compra e a aquisição de bilhetes.

Uso no Brasil

Apesar de uma possível expansão do sistema de bilhetagem de transporte público para todo território nacional não ser pauta no país, Rusycki defende que é possível planejá-la. 

“Para que esse projeto seja viabilizado, depende apenas de vontade política. Já temos no Brasil um sistema de Bilhetagem Eletrônica interoperável, capaz de atender todos os modais em diversas cidades e estados. É preciso apenas um projeto de expansão desse sistema”, afirma.

A novidade em Portugal pode ajudar a levantar o assunto com as autoridades responsáveis, mas a expansão não seria algo tão simples, principalmente por conta da extensão territorial do Brasil. 

“Se for acontecer, deve ser feito de forma gradual. Além do processo necessário para implementação do sistema, também precisa ser pensado em como essa migração será entregue à população”, conclui Rusycki.

Para conhecer mais sobre o sistema de bilhetagem da Riocard Mais, basta acessar: riocardmais.com.br



Condicionamento cardiovascular traz benefícios à saúde

Já é mais do que conhecimento geral que a prática regular de exercícios físicos faz bem à saúde. Dados do Ministério da Saúde mostram que a atividade física frequente é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis e informam que as enfermidades causadas pelo sedentarismo são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.

E pessoas com doenças cardíacas podem praticar atividades físicas, desde que adequadas para suas condições.Ministério da Saúde informa, também, que a inatividade física, aliada ao sedentarismo, pode não só agravar os problemas, como também ocasionar novos. Assim como o restante do corpo, o coração também é um músculo e, portanto, será beneficiado pela atividade física. O condicionamento cardiovascular é a capacidade do coração de bombear sangue para os outros órgãos, estando associada à função de conduzir oxigênio para todo o corpo.

“Com a supervisão de um médico, a atividade física pode ajudar a melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas, a coagulação sanguínea, reduzir a pressão arterial, controlar o peso, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória, diminuindo o risco de problemas cardíacos como o AVC”, afirma Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. O médico ainda afirma que “Não há limites quando se trata de saúde e superação. A atividade física constante melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, ajudando a evitar a perda de massa magra, na manutenção da saúde óssea e corporal da pessoa, reduzindo o risco de fraturas, de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama, depressão e ansiedade”, completa.

“E o segredo para elevar o condicionamento cardiovascular, na verdade, já não é segredo”, revela o médico. “São os nossos conhecidos hábitos saudáveis, como apostar no treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Isso vai desafiar o corpo e aumentar a taxa de queima de calorias. Uma dica que gosto de dar é explorar diferentes modalidades desses exercícios cardiovasculares, como corrida, ciclismo, natação ou pular corda. Dessa forma, trabalha-se diferentes grupos musculares, além de se manter o treino emocionante, evitando a monotonia”.

O Dr. Rizzieri também destaca a necessidade de se fazer exercícios de fortalecimento muscular, pois um corpo mais forte proporciona um desempenho cardiovascular ainda melhor, além de alertar para a importância da hidratação adequada. A última dica do especialista tem a ver com descanso: fazer pausas da maneira correta, pois o corpo precisa recompor suas reservas energéticas para não ter lesões e dores musculares, e, por fim, priorizar o sono adequado para que o corpo se recupere e esteja pronto para enfrentar os desafios cardiovasculares.



Evino lança campanha inspirada no Dia do Garçom

O Brasil avançou doze posições e conquistou a 14ª posição no ranking de mercados de vinhos mais atraentes do mundo em 2021, segundo um levantamento realizado pela consultoria Wine Intelligence, que identificou o país entre os maiores consumidores de vinho do planeta.

De forma síncrona, outra pesquisa conduzida pela mesma consultoria revelou que o número de brasileiros que tomam vinho regularmente saltou de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022.

Para se ter ideia, apenas a Evino, e-commerce brasileiro de vinhos, vendeu para mais de 1,7 milhão de clientes em dez anos. Nesse período, a empresa comercializou mais de 50 milhões de garrafas para os chamados e-consumidores – cerca de 250 milhões de taças, de acordo com dados internos.

Ana Leal, Gerente de Marketing da Evino, conta que, diante da ampla aderência dos brasileiros à bebida produzida a partir da uva, a empresa desenvolveu uma campanha chamada “Agosto do Freguês”. “O objetivo da campanha é celebrar com descontos o mês em que é comemorado o Dia do Garçom (11 de agosto), com as ofertas preferidas dos clientes, por isso o nome ‘Agosto do Freguês’”, explica.

A data celebra o trabalho dos profissionais responsáveis pelo atendimento em bares e restaurantes. Leal chama a atenção para o fato de que, em agosto, no Hemisfério Sul, é inverno, época em que a procura pelo vinho pode ser maior.

Segundo a Gerente de Marketing da Evino, a marca espera distribuir até R$ 800 mil em créditos na conta de seus clientes (o crédito vale para a segunda compra). “Queremos promover o vinho como uma bebida que pode transformar momentos ordinários em extraordinários, e que pode estar presente desde uma noite de filme e pipoca até um almoço de família”, complementa.

Para mais informações, basta acessar: https://www.evino.com.br/



Reality Show “Trato na Marcenaria” promove capacitação de profissionais

Além de uma opção de entretenimento, os programas conhecidos como reality shows podem oferecer às empresas um espaço para impulsionar sua marca, principalmente no Brasil, onde o estilo de narrativa tem popularidade, como afirma o levantamento da Mind Miners sobre o assunto, no qual 49% dos brasileiros entrevistados afirmaram que se identificam com os participantes de programas do gênero. Além disso, cerca de 42% dos espectadores conheceram uma marca ou produto através de algum reality show.

Na busca por promover entretenimento para um segmento diferenciado e garantir a qualidade técnica do conteúdo direcionado ao público, o Grupo GMAD, que contempla lojas especializadas no comércio de produtos para marcenaria, produziu recentemente o reality “Trato na Marcenaria”.

O programa reúne profissionais do ramo em um reality que busca capacitar os participantes, aumentar eficiência e os resultados financeiros em uma marcenaria, além de dar dicas com o objetivo de elevar o profissionalismo de quem atua no setor. A seletiva foi realizada através de um concurso cultural que reuniu mais de dois mil profissionais de todo Brasil.

Após a seletiva, houve a escolha de cinco vencedores que estão participando do reality. Entre os episódios são abordadas lições práticas que vão desde o design de layout das marcenarias, estratégias de vendas persuasivas e gestão de equipes.

Além da participação no programa, que pode trazer visibilidade para cada um dos profissionais e suas marcas, cada marceneiro selecionado foi presenteado com uma reformulação de sua marcenaria, acompanhada de uma consultoria pessoal do especialista em marcenarias, Valci Goulart.

O objetivo do projeto, segundo o Grupo GMAD, vai além de mostrar transformações físicas. Ele visa, primordialmente, demonstrar que a implementação de mudanças simples pode resultar em uma expansão significativa nos negócios. Com a abordagem de monitoramento, o programa busca instigar os marceneiros a perceberem que aprimorar suas operações e elevar a qualidade de seus serviços está ao alcance de suas mãos.

O reality “Trato na Marcenaria” é transmitido através do canal do Grupo GMAD no YouTube e a estreia de uma nova temporada já está em andamento. Para conferir os episódios, basta acessar o canal oficial no link: www.youtube.com/grupogmad

Website: www.gmad.com.br



Gestão de pessoas influencia na performance de empresas

Conforme aponta a pesquisa Estado do Ambiente de Trabalho Global, do Gallup, divulgada neste ano, o Brasil está entre os 10 países da América Latina e Caribe com funcionários mais engajados, à frente do México, Chile e Argentina.

Segundo o Gallup, o engajamento está diretamente relacionado a resultados de desempenho, incluindo a fidelidade do cliente, a retenção de funcionários e a produtividade.

O levantamento também aponta que a liderança e a gestão são fundamentais na influência da motivação no local de trabalho. Mudanças simples nas práticas de gestão permitem que as empresas explorem melhor o potencial de seus funcionários, o que levará ao crescimento econômico e à prosperidade, afirma o estudo.

Juliana Mello, sócia-diretora da Fortesec, securitizadora que neste ano recebeu a certificação GPTW (Great Place to Work) por dois anos consecutivos, corrobora com os apontamentos do estudo, destacando o importante papel da gestão de pessoas na motivação e retenção dos colaboradores.

A Fortesec, que já emitiu cerca de R$ 10 bi em operações de crédito estruturado em mais de 160 empreendimentos espalhados por 90 municípios do país, vem fazendo investimentos no desenvolvimento e motivação de seus times. A lista de iniciativas inclui avaliações periódicas de desempenho, pesquisas de clima, jornada de treinamentos de liderança, política de incentivo educacional com subsídio a diversos cursos e certificações, além de ações de engajamento e endomarketing.

Outro destaque é o programa de reconhecimento “Valeu!”, que premia os colaboradores mais alinhados aos valores da empresa e que foram além das expectativas, com itens como smartphones e viagens.

“Além disso, um ponto importante é a remuneração. Por estarmos inseridos em um mercado extremamente competitivo, realizamos pesquisas de remuneração e benefícios para acompanharmos a competitividade dos nossos pacotes “, complementa.

Sendo assim, na visão da diretora, a gestão de pessoas é um dos pilares fundamentais na busca pela retenção dos melhores talentos em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, sendo um elemento-chave para o crescimento e sucesso organizacional.

Para mais informações, basta acessar: https://fortesec.com.br/



Ecolab Releases Global Study on the State of Water Stewardship, Reveals Consumer Concern for the World’s Water

Ecolab, a global sustainability leader offering water solutions and services, today announced findings from the inaugural Ecolab Watermark™ Study. The global consumer research examined the state of water stewardship through water’s importance, usage, connection to climate and responsibility among key consumer populations around the world.

By 2030, the planet is set to face a 56% water deficit, according to the World Resources Institute, and 1.6 billion people will lack safely managed drinking water, according to the United Nations. It’s amid this pressing water crisis that Ecolab developed the Ecolab Watermark Study to identify trends, help educate and generate action across industry stakeholders, specifically those in Asia/Pacific, China, Europe, India/Middle East/Africa (IMEA), Latin America and the United States (U.S.).

Among its global findings, the Ecolab Watermark Study uncovered several critical water-related trends:

  • Access to clean and safe wateris a paramount concern for consumers in every region. Latin America (92%), China (85%) and the U.S. (81%) have the highest percentage of consumers who are more concerned about access to clean and safe water than other climate-related issues, such as pollution or climate change.
  • Consumers hold governments and businesses most responsible for water conservation. However, consumers do not believe these leaders care enough about their impact on water or climate change. This was most pronounced in the U.S., Europe, Latin America and Asia/Pacific, where between 42% and 46% of people believed their leaders cared.
  • Consumers believe that industry has no clear plan to address water scarcity, despite the perceived responsibility and importance. This concern is most evident in China (82%), Latin America (78%), and IMEA (78%), but also noticeably visible in Europe (66%), the U.S. (65%) and Asia/Pacific (60%).

“The water crisis impacts communities regardless of location and is often overlooked in the global response to climate change. As we continue our work to transform the way the world thinks about water, the results from the Ecolab Watermark Study should galvanize leaders to assume a larger role in protecting this precious and finite resource,” said Christophe Beck, chairman and chief executive officer, Ecolab. “Time is running out to address this challenge, and consumers across the world are saying that businesses must act now. The good news for industry is that meeting this responsibility can deliver positive sustainability and business outcomes.”

In response to the perceived lack of accountability, consumers are themselves adopting environmentally friendly buying behaviors. According to the study, consumers are willing to stop purchasing products that require a significant amount of water to produce, as well as pay more for goods that are made using sustainable business practices, particularly in IMEA (88%), China (85%) and Latin America (81%).

Despite the known challenges, consumers remain optimistic that the water crisis can be mitigated with proper and immediate action. On average, three out of four consumers across the globe believe that water scarcity can be effectively addressed, according to the study, with the optimism most evident in Latin America (84%), IMEA (83%) and China (78%).

“If industry is not at the table to advocate and develop climate and water solutions that protect our communities, we will continue to fuel consumer sentiment that we’re not doing enough,” said Emilio Tenuta, senior vice president and chief sustainability officer, Ecolab. “By focusing solely on water and consumer perceptions of the ongoing crisis, the Ecolab Watermark Study provides unique insights on where and how stakeholders—whether its government, businesses, NGOs or even individuals—can work together to successfully address critical global challenges.”

In addition to offering global and regional findings, the Ecolab Watermark Study includes data for 15 individual countries. The U.S.-specific data showed that 81% of consumers are concerned about access to clean and safe water, and they consider businesses and governments to have the highest level of responsibility when it comes to funding for water conservation. Plus, 65% of U.S. consumers agree that businesses and manufacturers lack clear guidance and plans to combat water scarcity. Lastly, even though less than half of U.S. consumers believe that business and government leaders care about climate change or water conservation, 70% remain optimistic that water scarcity can be effectively addressed.

The Ecolab Watermark Study was conducted in partnership with Morning Consult in 2023 among a sample of general population adults. Ecolab will update and release new editions of its Ecolab Watermark Study annually. For detailed results, including an interactive dashboard, visit watermark.ecolab.com.

About Ecolab

A trusted partner for millions of customers, Ecolab (NYSE:ECL) is a global sustainability leader offering water, hygiene and infection prevention solutions and services that protect people and the resources vital to life. Building on a century of innovation, Ecolab has annual sales of $14 billion, employs more than 47,000 associates and operates in more than 170 countries around the world. The company delivers comprehensive science-based solutions, data-driven insights and world-class service to advance food safety, maintain clean and safe environments, and optimize water and energy use. Ecolab’s innovative solutions improve operational efficiencies and sustainability for customers in the food, healthcare, life sciences, hospitality and industrial markets. www.ecolab.com

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About the Ecolab Watermark™ Study

Launched in 2023, the Ecolab Watermark Study is annual research conducted by Ecolab. The global study reports on the state of water stewardship by measuring water’s importance, usage, connection to climate and responsibility among key consumer populations. This research was conducted between February 15 – March 3, 2023, among a sample of general population adults. The interviews were conducted online. Results from the full study have a margin of error of plus or minus 2–3 percentage points. Some geographies may be weighted with fewer variables depending on local census data availability.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Torry Whitney

651-250-4724

MediaRelations@Ecolab.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Anvisa muda trâmite para importação de dispositivos médicos

A partir do dia 17 de abril deste ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passou a centralizar os fluxos de análises de processos de importação em um único posto de anuência. De acordo com a instituição, a medida visa facilitar a gestão de risco aplicada aos produtos. A nota informa, ainda, que todos os dispositivos médicos, independentemente de obrigatoriedade de regularização, estão sujeitos à intervenção da agência.

O rigor da agência é de conhecimento amplo no segmento da saúde, fiscalizando produtos, medicamentos e tratamentos no país e foi popularizado durante a pandemia de covid-19, analisando vacinas e tratamentos ligados à doença, bem como a adequação aos parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde). Como exemplo, apenas em maio deste ano, a Anvisa deixou de exigir o teste de covid-19 para a entrada no Brasil, de acordo com orientação da agência de saúde ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

Estabelecida em 1999, pela Lei nº 9.782/1999, de acordo com seu art. 6º, a finalidade institucional da Anvisa, é: “promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e de fronteiras”.

No escopo da atuação da agência, não é raro encontrar notícias em portais do governo, bem como em veículos de comunicação de grande alcance, atos que mostram a gama de atuação da Anvisa. Seja pela proibição de cigarros eletrônicos e importação de cannabis in natura, venda de suplementos utilizados para fins inadequados ou a permissão de medicamentos produzidos à base da própria cannabis. Notas e publicações da agência confirmam o rigor da fiscalização e adequação a padrões internacionais.

Trâmites fundamentais

Para Marcio Palma, Advogado e Chief Legal Officer (CLO) da Tech Four Medical, empresa especializada nos procedimentos de importação e regularização, é necessário ter cautela e atenção aos mínimos detalhes ao solicitar um registro. “A Anvisa conta com processos complexos, especialmente para produtos classificados como III e IV, que são medicamentos ou próteses”, afirma. Em sua análise, alguns fabricantes podem encontrar dificuldades durante o processo de certificação e nos regulamentos.

“Muitas vezes, eles não são compreendidos por quem é de fora. E qualquer detalhe errado na documentação pode bloquear a entrada do produto. Ou seja: as empresas precisam correr um risco muito grande, sem ter certeza de que irão obter um retorno”, complementa Palma.

O CLO da Tech Four Medical explica que a regularização de um produto médico pode ser realizada por meio do ato do registro ou do cadastramento, modelo pelo qual a agência promove e protege a saúde da população, observando a classe de risco para o devido enquadramento sanitário.

“A classificação dos materiais se dá de forma ascendente nas classes I, II, III e IV, a fim de categorizar os riscos inerentes à utilização dos mesmos, procurando obter dados acerca da origem, qualidade e procedência dos biomateriais, entre outros”, prossegue Palma.

E depois da Anvisa?

O advogado informa, ainda, que além da certificação da Anvisa, é importante buscar outros marcos regulatórios importantes para a consolidação no mercado brasileiro. Ele cita que para um produto inovador em termos de técnica, ou que represente um novo procedimento cirúrgico, é interessante a inclusão no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde). Presente nesta lista, o procedimento ou produto pode ser adotado por planos de saúde e oferecido aos seus pacientes.

Da mesma forma, a aprovação através da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) permite que procedimentos ou produtos voltados à saúde possam ser utilizados no SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com o especialista, estar em uma rede de tratamento que engloba todo o país pode ser um diferencial para o importador.

Por fim, na nota de 17 de abril a Anvisa informou que protocolos realizados antes daquela data serão analisados em conformidade com as regras vigentes na época do pedido de registro dos produtos.

Para mais informações, basta acessar: https://techfourmedical.com/.



TOM FORD anuncia indicações da liderança de Imagem de Marca e Mídia e Comunicações

Hoje a TOM FORD anunciou a indicação de Rebecca Mason como Vice-Presidente Sênior de Imagem de Marca Global e Paolo Cigognini como Vice-Presidente Sênior de Mídia e Comunicação Global, o que entrará em vigor em 28 de agosto de 2023. Os novos líderes atuarão em estreita parceria para garantir que a imagem da marca e a comunicação sejam tenham consistência e coesão em todas as áreas da casa de luxo global, que incluem moda, beleza e óculos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230917338020/pt/

Rebecca Mason joins TOM FORD as Senior Vice President, Global Brand Image (Photo: Business Wire)

Rebecca Mason joins TOM FORD as Senior Vice President, Global Brand Image (Photo: Business Wire)

Mason ingressa na TOM FORD após uma carreira multifacetada na Condé Nast, onde passou mais de 15 anos e recentemente foi Vice-Presidente Global de Criação da Condé Nast Commercial Creative. Como Vice-Presidente Sênior de Imagem de Marca Global da TOM FORD, Mason supervisionará a imagem de marca de todas as categorias da TOM FORD, garantindo que a imagem e a filosofia autênticas da marca global tenham expressão coesa em todos os aspectos. Mason responderá a Guillaume Jesel, Presidente e CEO da TOM FORD e terá Peter Hawkings, Diretor Criativo da TOM FORD, como superior hierárquico.

“Rebecca é uma administradora de marca excepcional e agrega um profundo conhecimento sobre o storytelling de marcas de luxo. Sua experiência comprovada garantirá que a imagem de marca da TOM FORD continue a oferecer conceitos arrojados com visual atraente que elevam a visão de glamour de luxo moderno da TOM FORD”, conta Jesel.

Cigognini integra a TOM FORD com 20 anos de experiência em marketing e comunicação de luxo global. Anteriormente, Cigognini atuou como Diretor Executivo de Marketing da Alexander McQueen e teve papéis de liderança em marketing e comunicação na Bottega Veneta, Dolce & Gabbana e Bulgari. Como Vice-Presidente Sênior de Mídia e Comunicação Global, Cigognini supervisionará a equidade da marca, comunicações estratégicas, mídias pagas, próprias e grátis, talento e expressão de marca para todas as categorias da TOM FORD. Cigognini será subordinado a Guillaume Jesel e terá como supervisor hierárquico Lelio Gavazza, CEO da TOM FORD FASHION.

“Paolo é um líder de comunicação estratégica de alta categoria, com uma experiência excepcional em trabalhar com Diretores Criativos de moda. Possui grande experiência em impulsionar a aspiração do luxo e elevar a equidade da marca para gerar resultados comerciais”, afirma Gavazza.

SOBRE A TOM FORD

A TOM FORD é casa de luxo global que oferece produtos de moda masculina e feminina, acessórios, óculos e beleza. Fundada em 2005 por Tom Ford, a marca é conhecida pelo glamour de luxo moderno. Em 2023, Peter Hawkings foi nomeado Diretor Criativo. A Estée Lauder Companies é detentora exclusiva da TOM FORD e possui licenças de longo prazo com a Ermenegildo Zegna NV para a TOM FORD FASHION e o Grupo Marcolin para a TOM FORD EYEWEAR.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

<p>Imprensa:

Brie Cross

cross@kcdworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Evento em São Paulo reúne o criador do conceito “ESG” e especialistas no tema

O ESG, acrônimo, em inglês, que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança, tem se consolidado como um importante indicador na avaliação de empresas e organizações ao redor do mundo. A crescente consciência global sobre a necessidade de operações sustentáveis, em conjunto com o avanço da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, tem impulsionado as empresas na adoção de métricas de ESG

Com o intuito de debater essas questões e expandir o conhecimento sobre o ESG nos universos jurídico e corporativo, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), com apoio da OAB Nacional, através da Comissão Nacional de Relações Internacionais, promoverá, no dia 29 de agosto, o evento internacional “ESG e a Advocacia: Redefinindo Práticas Jurídicas para um Mundo Sustentável”, que reunirá especialistas, líderes do setor e interessados no tema. 

O encontro terá abertura de Beto Simonetti, Presidente da OAB Nacional, e de Eduardo Mange, Presidente da AASP, palestra magna de Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas, e encerramento de Paul Clements-Hunt, profissional que liderou a equipe da ONU que criou o conceito “ESG”. 

A curadoria do conteúdo do evento, coordenada pelos advogados Bruno Barata e Letícia Campos Mello, ainda contará com advogados, executivos e demais especialistas, representando escritórios de advocacia, algumas das principais empresas do país e outras instituições em sintonia com o tema ESG. 



Investimento em house flipping nos EUA atrai brasileiros

Oportunidades de internacionalização de investimentos diversificando a carteira e com retorno em curto prazo por meio do mercado imobiliário americano têm se popularizado cada vez mais no Brasil devido à chance da dolarização do patrimônio para fugir da variação cambial e inflação. Um estudo do Miami Realtors, associação de corretores de imóveis nos Estados Unidos, apontou que entre todos os estrangeiros que compraram imóveis no país, no período entre 2009 e 2022, 6% foram brasileiros. O mesmo estudo destacou que a Flórida é a principal escolha de compradores estrangeiros, 

Um caminho para isso, por exemplo, é viabilizado pela aquisição de terrenos ou prédios já ocupados cujo rendimento vem da locação. Contudo, nesse mesmo propósito, muitos têm descoberto a prática da house flipping, a compra de imóveis mais antigos ou depreciados para reforma e posterior revenda ou locação, pois oferecem retorno do investimento num prazo menor. Uma busca tão grande que fez com que Thiago Gontijo tenha se especializado nesse setor atendendo a clientes de fora dos Estados Unidos, quase que exclusivamente brasileiros.

Gontijo é administrador de empresas e há mais de 20 anos atua no setor da engenharia de infraestrutura. De todo esse período, há oito atua em solo americano com sua empresa de construção, reforma ou incorporação.

“Como brasileiro, muita gente acabava me procurando pela facilidade de comunicação. Não apenas devido ao idioma, mas porque eu sei exatamente as possíveis dúvidas e preocupações que um estrangeiro pode ter para se adequar às legislações e regras daqui e a negociação acaba tendo uma abordagem mais completa, como uma consultoria. Assim, com o crescimento desse interesse, acabei me especializando quase que totalmente no atendimento a esse público”, conta Gontijo.

O profissional acrescenta que “atualmente, as pessoas têm compreendido melhor esse mercado e muitas já chegam até mim com essa demanda, ou seja, encontrar um imóvel com um valor mais acessível que possa ser restaurado e valorizado, até porque essa prática tem crescido até mesmo no mercado imobiliário brasileiro”.

O retorno depende das condições da compra

Gontijo conta que seus parceiros têm em média um retorno de 30%, podendo chegar a 50% do investimento em alguns casos e faz um alerta: “o segredo para alcançar um alto retorno financeiro é o cuidado na escolha e compra do imóvel, afinal, apenas ser uma casa ou prédio muito antigo, não significa que o preço de venda está propício para ser utilizado como investimento na prática de house flipping”.

E este é um de seus maiores diferenciais nesse mercado, no qual já atraiu para dezenas de milhões de dólares estrangeiros para dentro dos Estados Unidos. Gontijo consegue assumir o processo completo. Como real estate developer (incorporador), é responsável por encontrar e avaliar o potencial de retorno de um imóvel ou terreno além do apoio ao processo burocrático para essa aquisição por um estrangeiro. Contudo, também atua como construtor, ou seja, após a compra se torna responsável pela reforma buscando a valorização do bem.

Imóveis residenciais e também comerciais

As oportunidades de investimento no mercado imobiliário estão no setor comercial (varejo, indústria, galpões, erc) e também no residencial. Tradicionalmente, no mercado americano os profissionais e empresas acabam se especializando em um setor específico. Observando esse fenômeno o interesse dos brasileiros, Gontijo seguiu um caminho diferente e especializou-se no público que atende, o estrangeiro, atuando em qualquer segmento.

“Muitas vezes, um investidor sabe que deseja aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário americano, no entanto, não tem ideia do que seria mais vantajoso e nem por onde começar. Começamos entendendo as necessidades e objetivos de cada pessoa para então encontrar o imóvel que possam atender a cada perfil”, explica.

Assim, seu trabalho une a busca dos melhores potenciais garantidos de retorno financeiro em qualquer setor do mercado imobiliário, quase sempre não listados e na categoria wholesale, ao suporte completo em todo processo, como busca por financiamentos e a agilidade nas obras e burocracia.



Plataforma da TestWe integra ChatGPT em suas soluções para aprimorar provas

As inovações tecnológicas no mundo digital, principalmente aquelas que envolvem as Inteligências Artificiais (IAs), estão muito presentes e suscitam múltiplas questões. Algumas delas estão relacionadas ao mercado de trabalho, por exemplo, de que forma elas podem ajudar a otimizar processos em diferentes áreas. Seguindo a tendência do mercado. A TestWe, empresa francesa que atua com certificações de avaliações online e serviços de RH, atuante também no Brasil, resolveu utilizar ferramentas do ChatGPT em suas soluções de plataformas de avaliação à distância.

De acordo com o levantamento “Global AI Adoption Index 2022” , elaborado pela IBM, mais de 40% das empresas brasileiras conseguiram implementar alguma inteligência artificial de forma efetiva em seus serviços. Além disso, entre as empresas presentes no estudo, 39% delas tomaram a decisão de acrescentar uma IA em suas soluções, pensando na redução de custos e na automatização de processos.

Rafaela Manes, diretora de desenvolvimento de negócios no Brasil e em Portugal da startup francesa, usa o contexto da empresa para ilustrar a necessidade das instituições de se aterem às inovações tecnológicas. “No caso da TestWe, trabalhamos com educação, que é um segmento em constante movimento e no qual a tecnologia pode fazer grandes mudanças e evoluções. Portanto, é mais do que necessário que as instituições sigam esse caminho e se adaptem às novidades”, afirma.

Além disso, a diretora comenta que quando as IAs foram introduzidas, muitos artigos no cenário da educação focaram no lado “negativo” delas, passando por aspectos como fraude ou o “fácil” acesso às informações, o que resultou em uma atmosfera de medo em torno da tecnologia, impedindo usos benéficos da ferramenta. “Com o tempo, as empresas e as instituições começaram a prestar atenção nos benefícios, que são diversos, podendo ajudar tanto os professores, quanto instituições e até mesmo os alunos”, conta.

Bom uso da tecnologia

De acordo com Rafaela, a funcionalidade de assistência virtual integrada na TestWe permite que os professores criem provas de forma simples. Basta o professor detalhar o seu pedido citando, por exemplo, quantas questões estarão na avaliação e a dificuldade de cada uma delas.

Além disso, o docente pode fornecer um conteúdo específico, caso queira um item criado a partir de um assunto especializado. Após o processo, diversas questões serão criadas e será possível selecionar quais serão importadas para a prova. Depois da validação, em poucos minutos, a prova estará criada.

Outra parte do processo da prova online otimizada é o momento da correção. Os professores, uma vez que já tenham recebido os resultados dos participantes, poderão igualmente utilizar a assistência virtual para efetuar a verificação das questões abertas. “A ideia é que uma primeira correção com notas e comentários seja realizada pelo assistente virtual para facilitar o processo e economizar tempo. Em seguida, o professor irá revisar e validar a correção final”, explica a diretora.



SVAs surgem como novo modelo de negócio para as pequenas e médias empresas

Uma das maiores integradoras de Serviços de Valor Adicionado (SVAs) para provedores de internet do Brasil, a Campsoft, divulgou seu balanço semestral de 2023. A empresa cresceu 40% em quantidade de clientes, um crescimento 52% maior que o mesmo período em 2022, mantendo um crescimento médio de 11% ao mês nos últimos 12 meses e ultrapassando 2 milhões de usuários atendidos pelos provedores.

Os dados trazem mais do que um crescimento exponencial da Start-up, revelam também um novo perfil de consumidor de provedores de internet, e uma nova oportunidade para as pequenas e médias empresas (PMEs).

Fornecedora de conteúdo (aplicativos e serviços digitais) para provedores de Internet (ISP), neste cenário, provedores de internet passaram a agregar em seus serviços, diversos aplicativos, indo além do acesso à internet e fornecendo valor agregado a sua oferta, abrindo oportunidades a centenas de provedores de PMEs e seus consumidores.

Para Ricardo Camps, CEO da Campsoft, quando o assunto é provedor de internet e streaming, cada vez mais a busca em colocar a experiência do consumidor em primeiro lugar torna-se mais desafiadora e uma escolha que faz toda a diferença no mercado. “Já não se trata da velocidade, cada vez mais equivalente, mas sim de atrelar serviços de valor agregado: o cliente compra a internet e também os aplicativos que tanto o cativam,” comenta.

Para Camps, a empresa está alinhada com as demandas dos consumidores e gerando oportunidade para provedores de todos os portes. “À medida que mais e mais pessoas aderem aos aplicativos e serviços de streaming, a demanda por serviços de internet aumenta proporcionalmente. As empresas do setor estão percebendo essa oportunidade e agregando aplicativos aos seus serviços, fornecendo mais do que apenas acesso à internet e adicionando valor às suas ofertas”.

Oportunidade para as PMEs

Como percebe-se, o crescimento da empresa expoente de integração com provedores é uma via de mão dupla. Os serviços digitais, incluindo vídeos, séries, livros, meditação, quadrinhos, cursos, treinos e utilidades de saúde estão se transformando em poderosas ferramentas de crescimento para pequenas e médias empresas (PMEs).

Para contextualizar o espaço ocupado pelo universo virtual, um estudo realizado em 2022 pela Kantar Media mostrou que 49% dos entrevistados no Brasil possuem pelo menos uma assinatura de streaming.  Já o estudo da BusinessWire aponta que até 2026 o mercado global de e-books deve crescer 28% em receitas e prevê saltar dos US$ 18,1 bilhões de 2020 para US$ 23,1.  

Neste cenário, provedores de internet passaram a agregar em seus serviços diversos aplicativos, indo além do acesso à internet e fornecendo valor agregado a sua oferta. A transição para o digital tem sido tão rápida e abrangente que agora vemos livros físicos, televisão por assinatura, música e até consultas médicas tendo seu consumo físico sendo usados por aplicativos e streamings. 

Na área da saúde, a Dasa – principal rede de saúde integrada do Brasil -, relata que apenas no primeiro bimestre de 2022, a procura pelos serviços aumentou 226% em comparação ao mesmo período de 2021. Um recorte que reforça o aumento na utilização de serviços digitais e aplicativos, seja para diversão, saúde ou conhecimento.

Esse aumento do consumo de apps e serviços de streaming vem gerando aumento proporcional à demanda de entrega de internet, e isso não passou despercebido pelas empresas do setor, que hoje, mais do que nunca, se reinventam não só para atender, mas para fidelizar seus clientes, já que o cliente não compra apenas a internet, mas também os apps que tanto o cativam.

Atualmente, a Campsoft diversifica seus produtos oferecendo uma gama de mais de 25 Serviços de Valor Agregado (SVAS) para provedores de internet no Brasil. Até o final de 2023 a empresa planeja expandir novos produtos, abrindo oportunidades para outros aplicativos que queiram se beneficiar deste modelo de comercialização.

Otimização fiscal para PMEs

A aumento da procura destes serviços por pequenas e médias empresas vai além do puro marketing e estratégia de vendas. Quando bem implementada e com um portfólio de SVAs inteligente, os provedores de internet ainda veem a oportunidade de gerar otimização fiscal no novo modelo de negócio, já que SVAs de telecomunicação, a exemplo da Tocalivros (plataforma de audiolivros e eBooks), são isentos de ICMS, aliando produtos que gerem mais engajamento da sua marca com o mercado, soluções que transformem a vida do seu assinante aliado a estratégias fiscais ideal para o crescimento sustentável do provedor.

Mas os objetivos são diversos: fidelização de clientes, redução da taxa de cancelamento, otimização tributária, aumento do ticket médio ou mesmo reduzir riscos e contingências.

Para a redução do churn, por exemplo, o SVA tem sido uma opção para reduzir essa perda de clientes para os concorrentes, ou seja, fidelizar clientes. Alguns provedores do setor relatam atingir uma fidelização de 30% da sua base em poucos meses após a oferta desses serviços. 

Outro fator importante é que a inclusão dos aplicativos tem sido motivada, em parte, pela alta carga tributária e pela transição de regime fiscal. A sua utilização pode permitir que os provedores busquem alternativas para a tributação do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), o que permite aumentar o fluxo de caixa e reduzir contingências contábeis e jurídicas.

Cada vez mais, os provedores têm buscado aumentar o ticket médio oferecendo uma ampla gama de serviços digitais, de maneira diversificada para atingir diferentes públicos, e os SVAs tornam-se aliados na diversidade de produtos oferecidos, atendendo clientes que buscam serviços de streaming de filmes ou TV por streaming, até opções de música ou saúde online. As empresas de SVA atualmente oferecem consultorias especializadas nessa área, fornecendo assistência nessas questões.

Combinar esses serviços é incentivar a atualização de planos dos clientes existentes e atrair novos assinantes para a base. Nesta via de mão dupla, oportunidade para provedores e para empresas de Apps é o que não faltam.



ABIMAQ realiza o 5º Seminário de Marketing Digital na Indústria

A 5ª edição do Seminário de Marketing Digital na Indústria, o SMDI, realizado pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), irá trazer assuntos voltados especialmente para o marketing industrial. O evento, com aproximadamente oito horas de conteúdo, acontecerá na sede da entidade, em São Paulo, no dia 22 de agosto.

Para esse ano, os organizadores convidaram especialistas da área que irão abordar, além das novas tendências do marketing, as principais estratégias de vendas e os pontos que desafiam as empresas da indústria a serem mais produtivas e melhorarem o relacionamento com o cliente.

Lariza Pio, diretora executiva de comunicação e marketing da ABIMAQ e uma das idealizadoras do SMDI, foi entrevistada para explicar mais sobre o projeto.

Qual foi a iniciativa que resultou na primeira edição do evento?

“Quando criamos o evento, em 2019, percebemos que a indústria carecia de informações atuais sobre o universo do marketing, por isso tínhamos como objetivo levar conhecimento aos nossos associados e oferecer o suporte necessário para que os departamentos de marketing e vendas das indústrias, pudessem se desenvolver e ampliar as oportunidades existentes no mercado.”

“Ao longo do tempo, o evento foi crescendo e se tornou um canal assertivo de disseminação de conteúdo relevante não apenas sobre marketing, mas também de outros temas relacionados. Este ano, por exemplo, estamos com um foco também na área de vendas das empresas e como melhorar as suas estratégias, além de divulgação nas mídias sociais, e sobretudo como otimizar o funil de leads para que cada vez mais os departamentos de marketing e vendas possam trabalhar de forma colaborativa.”

E para a edição de 2023 o que será abordado?

“Em todas as edições, elencamos o que há de mais atual para trazer ao evento, e selecionamos com cuidado os convidados que darão as palestras, priorizando sempre quem são os especialistas em cada assunto e levando em conta que estejam em dia com as tendências do mercado. Em 2023, resolvemos estender o conteúdo de marketing industrial e fazer uma conexão com a aplicação desses temas para vendas. Essa intersecção é fundamental para desenvolver todos os passos que o possível cliente faz, desde entrar em contato com o produto ou serviço até as estratégias de pós-venda e fidelização.”

O seminário é somente para associados da ABIMAQ ou qualquer pessoa tem acesso ao evento?

“O evento é aberto a todos que queiram entender mais sobre o marketing voltado à indústria, bem como outros aprendizados relacionados que são imprescindíveis para o crescimento pessoal e profissional, agregando valor para amplas áreas do conhecimento.”

Serviço:

Evento: 5ª edição do SMDI – Seminário de Marketing Digital na Indústria

Onde: Sede da ABIMAQ – Av. Jabaquara, 2.925, Mirandópolis, São Paulo

A inscrição para o evento deve ser realizada através do link: http://smdi.abimaq.org.br/2023



Reforma tributária pode mudar imposto sobre heranças

O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) é um tributo estadual que incide sobre a transferência de bens ou direitos por herança ou doação. Atualmente, cada estado tem autonomia para definir a alíquota do imposto, que varia de 2% a 8%, conforme o valor dos bens ou direitos transmitidos.

No entanto, uma proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional pretende alterar as regras do ITCMD, padronizando a alíquota em 8% para todo o país e criando uma tabela progressiva que pode chegar a 16% para valores acima de R$ 8 milhões. Além disso, a proposta prevê a tributação de doações e heranças recebidas no exterior, que hoje são isentas. 

A reforma do ITCMD faz parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/19, que trata da unificação de cinco tributos federais, estaduais e municipais em um único imposto sobre bens e serviços, chamado de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados em julho de 2023 e está em análise no Senado Federal.

Segundo o Dr. Nilo, advogado tributarista e sócio-diretor da Avvox, empresa de consultoria tributária, a reforma do ITCMD pode ter um impacto significativo na economia e na sociedade brasileiras. “A proposta visa aumentar a arrecadação dos estados e reduzir as desigualdades sociais, mas também pode gerar efeitos colaterais negativos, como a fuga de capitais, a redução da poupança e do investimento, e o aumento da sonegação fiscal”, afirma. 

Para o especialista, é preciso avaliar com cuidado os prós e os contras da reforma do ITCMD, buscando um equilíbrio entre a justiça social e a eficiência econômica. “O ideal seria que o imposto fosse cobrado de forma mais justa e progressiva, mas sem prejudicar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Além disso, é importante que os recursos arrecadados sejam aplicados em políticas públicas que beneficiem efetivamente a população”, conclui. 



Especialista revela os tipos de vidros no mundo e seus usos

O vidro é um material presente em muitos aspectos da vida diária, da arquitetura à tecnologia. Um enorme mercado global que em 2021 foi avaliado em aproximadamente USD 106,44 bilhões, com uma projeção de crescimento anual de 5,2% entre 2022 e 2030. No Brasil, que é uma grande referência no mercado de vidro, as processadoras faturaram R$ 5,2 bilhões somente em 2020. Já o mercado dos Estados Unidos faturou em 2021 USD 31.2 bilhões e o da Europa em 2022 faturou USD 19.7 bilhões.

Apesar dos inúmeros usos e aplicações, o conhecimento acerca da diversidade e adaptabilidade deste material ainda é restrito. A seleção correta do vidro para edificações, escritórios ou veículos não é apenas uma decisão estética já que esta afeta diretamente a segurança e a eficiência energética. A escolha de um vidro isolante em uma construção, por exemplo, pode otimizar a retenção térmica proporcionando significativa economia de energia em até 50%.

Para navegar com tranquilidade nesse mundo tão pouco conhecido, o especialista em vidros e editor do site dubbelglas-tips.nl, Giovanni Bruno, revela os tipos mais comuns de vidros em diferentes partes do mundo e seus usos específicos. 

Vidro Simples

O mais comum dos vidros é o vidro simples, também conhecido como vidro float. É amplamente utilizado em construções antigas, onde a eficiência energética não é uma prioridade. Bruno destaca: “O vidro simples é o principal tipo de vidro utilizado no Brasil e também é comumente encontrado em janelas de edifícios históricos em cidades antigas da Europa como Paris, e nas tradicionais casas de estilo vitoriano no Reino Unido. É o vidro utilizado em garrafas, sendo o mais reciclado também.

Vidro Duplo (HR, HR+ e HR++)

Em países com rigorosos padrões de eficiência energética, o vidro duplo HR/HR+/HR++, também conhecido como vidro isolante ou Termopan, ganhou muita popularidade, já que os mesmos chegam a economizar até 50% de energia. Bruno compartilha: “Na Holanda e países escandinavos, como Noruega e Suécia, o vidro duplo é amplamente utilizado em residências e edifícios comerciais. É uma escolha inteligente para economizar energia, reduzir os custos de aquecimento e resfriamento, e proporcionar um ambiente mais confortável.”

Vidro Laminado (PVB ou EVA)

Quando se trata de segurança, o vidro laminado pode ser uma peça essencial. Ele é amplamente utilizado em todo o mundo em janelas de carros e fachadas de prédios. “No Brasil, África do Sul e até mesmo em regiões dos Estados Unidos, onde a segurança é uma preocupação constante, o vidro laminado é uma escolha comum. Além disso, em cidades como Londres, Sidney (Austrália) e Amsterdã, edifícios icônicos e embaixadas fazem uso desse tipo de vidro para garantir proteção e resistência”, destaca Bruno.

Vidro Isolante (HR+++)

Em países com invernos rigorosos, o vidro isolante é uma escolha bastante popular. No Canadá, Rússia e países nórdicos, ele é amplamente utilizado para manter a temperatura interna estável, reduzir o consumo de energia e aumentar o conforto térmico, utilizando o calor solar. “O vidro isolante é uma solução ideal para climas extremos, ajudando a manter a temperatura interna estável e reduzindo o consumo de energia. É amplamente utilizado em países com invernos rigorosos, como o Canadá e a Rússia”, acrescenta Bruno.

Ao considerar a escolha do tipo de vidro, é importante levar em conta as características e benefícios de cada tipo. Como destaca Giovanni Bruno: “O vidro duplo é uma escolha inteligente para economizar energia e reduzir os custos de aquecimento e resfriamento. Já o vidro laminado oferece segurança e proteção contra raios UV prejudiciais.” Ele também reforça: “O vidro isolante é ideal para climas extremos, mantendo a temperatura interna estável e reduzindo o consumo de energia.”

Bruno continua: “Ao escolher vidros seja para sua casa, escritório, comércio ou carro, é muito importante considerar a região, clima e taxa de criminalidade, além das características físicas e funcionais do tipo de vidro para obter total êxito e segurança em sua empreitada”.



Joinville sedia uma das maiores feiras de logística do país

Com o objetivo de reunir empresas, profissionais e especialistas do setor de logística, para promover oportunidades de negócios e conexões profissionais, Joinville/SC recebe a 4ª edição da Logistique, Feira de Logística, Transporte Multimodal de Cargas, Intralogística e Comércio Internacional.

Considerada um dos maiores polos do segmento, a Região Sul impacta positivamente a economia do país. Segundo levantamento feito pelo Observatório FIESC, somente o estado de Santa Catarina somou mais de R$970 milhões de exportações no mês de setembro de 2022. Um aumento de 17% perante o mês de agosto do último ano.

Um dos patrocinadores oficiais da Logistique é a Divisão de Logística do Grupo GPS, conglomerado de empresas que atua no mercado brasileiro de serviços indoor sendo, representado por quatro empresas: In-Haus Logística, Loghis, Motus e Wrapper.

De acordo com Jazeel Santos, diretor da divisão logística do Grupo GPS, a presença na Logistique é muito importante, pois é um meio de mostrar a força da divisão de logística do Grupo. “Estamos muito entusiasmados com a feira Logistique pela oportunidade de mostrar o fortalecimento da divisão logística do grupo GPS como operador logístico, apresentando nossas quatro marcas.”

Jazeel ainda ressalta que o Grupo GPS irá levar muitas novidades em tecnologia, inovação, gestão operacional e logística para o público da Logistique. “A Divisão Logística do grupo GPS vai participar da feira logistique como patrocinador oficial do evento E com um estande de um estande super bem localizado próximo a plenária, onde iremos expor as nossas soluções e levar muitas novidades para o público da feira no que se refere à tecnologia, inovação e gestão operacional e logística.”

Outras informações

A Logistique acontece de 22 a 24 de agosto, das 13h às 21h no Expoville – Rua. Quinze de Novembro, 4315 – Glória, Joinville/SC. Entrada gratuita com credenciamento obrigatório para evitar filas.



Metabase Q anuncia investimento de financiamento da Série A para tornar a segurança cibernética acessível, compreensível e gerenciável para empresas nas América Latina

A Metabase Q, uma solução com liderança em segurança cibernética completa e com foco na proteção de corporações multinacionais na América Latina, anunciou hoje que garantiu $ 3 milhões em financiamento da Série A liderado pelo investidor existente, a SYN Ventures, com participação de outros investidores, incluindo a GBM e o ex-presidente e COO da Mandiant, John Watters. A empresa tem sido excepcionalmente eficiente quanto ao capital até o momento, apesar de seu crescimento explosivo, esta última rodada elevando o total arrecadado para apenas $ 8 milhões, uma fração de empresas comparáveis com seu tamanho e métricas de crescimento.

“A demanda pela plataforma da Metabase Q é evidente na validação do cliente e pelo impressionante crescimento trimestral de 403% em novas reservas, o que demonstra que a abordagem da Metabase Q quanto a segurança cibernética é o futuro da indústria”, disse Mauricio Benavides, cofundador e CEO da Metabase Q. “Isto é particularmente verdadeiro para empresas no mercado da América Latina — uma área mal atendida ao se considerar o influxo de transformação digital e, portanto, os riscos cibernéticos presentes.”

A Metabase Q expandiu sua plataforma Batuta (baton em inglês, nome da ferramenta usada por maestros para reger a orquestra) para apresentar um conjunto de módulos que simplificam os processos de segurança cibernética ao oferecer recursos desde implantação rápida até gerenciamento de inventário em tempo real, avaliação abrangente de vulnerabilidades, insights orientados por IA e resposta rápida a incidentes.

“Em um mundo inundado por tecnologias de segurança cibernética, a Metabase Q se destaca. Sua missão não é criar outra ferramenta; é sobre permitir que todas as empresas no mundo inteiro criem um programa moderno de segurança cibernética”, disse Jay Leek, sócio geral na SYN Ventures. “Sua abordagem tem sido transformadora para o mercado da América Latina até o momento e essa é exatamente a abordagem inovadora que acreditamos que vai redefinir os padrões da indústria.”

Sobre a Metabase Q

A Metabase Q oferece uma plataforma completa que permite às empresas gerenciar, medir e amadurecer a segurança cibernética.

Iniciamos nossa jornada com um missão clara: tornar a segurança cibernética acessível, compreensível e gerenciável, especialmente para empresas no mercado da América Latina. Hoje, enquanto continuamos a atender esta região, expandimos o nosso alcance para dar apoio a empresas globais desde a nossa sede em São Francisco, Califórnia. Acesse www.metabaseq.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

contact@metabaseq.com

+1 (628) 225-1281

+52 55 2211 0920

Fonte: BUSINESS WIRE



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