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Mais de 2 milhões de empreendedoras lideram o setor de venda direta

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A maternidade e empreendedorismo estão, cada vez mais, andando lado a lado, sendo a revenda de produtos e serviços uma opção que possui cerca de 3,5 milhões de empreendedores no Brasil – apontam dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) – 57,8% desse total são mulheres, somando 2,23 milhões. O setor é apontado como uma grande oportunidade de empreendedorismo, em razão do baixo risco e custo inicial, além de uma possibilidade de trabalhar com marcas de confiança do consumidor brasileiro.

Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados da PNDA Contínua do 3º trimestre de 2022, mostra que 34,4% dos negócios brasileiros possuem mulheres em seu comando e 51% dessas empreendedoras são chefes de família, responsáveis pela maior parte ou totalidade das despesas do lar.

A presidente-executiva da ABEVD, Adriana Colloca, mãe de dois filhos, pontua que passou a entender mais a força feminina quando adentrou ao segmento da venda direta. “É impressionante quantas mulheres com visão para os negócios que encontramos, seja internamente nas empresas ou empreendendo com as marcas de forma independente”, ressalta a presidente.

Apesar das mulheres trabalharem 10,4 horas semanais a mais que os homens, em razão dos afazeres domésticos e cuidados com outras pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mariane Angelino, de 45 anos, empreendedora da empresa Royal Prestige, classifica o empreendedorismo como uma maneira de flexibilizar seu tempo e dedicar-se mais as suas filhas, Isabella e Gabriela. “O horário flexível de trabalho me possibilita acompanhar o desenvolvimento das minhas filhas e participar de momentos importantes que certamente eu não teria em um trabalho tradicional”, acrescenta.

Mariane não esquece o que realizou nesses oito anos de empreendedorismo. “Posso dizer que saímos da desesperança para uma nova vida com muitos sonhos conquistados, de uma vida de dívidas, pude quitar todas e realizar também a satisfação de colocar as minhas filhas nas melhores faculdades do país”, relata.

A Royal Prestige, marca de utensílios de cozinha e patrocinadora do Masterchef Brasil, sabe que as mulheres são força fundamental da marca, e trazem a elas a oportunidade de crescimento por meio de categorias, considerando tempo de atuação. “Nossa dinâmica dá igual condição de crescimento e ascensão às mulheres, e favorece que juntas elas sejam protagonistas na construção de um empreendimento sólido que traz segurança e liberdade”, explica Cinthia Oliveira, gerente sênior de Marketing da Royal Prestige.

Com 35 anos de história, o Hinode Group reconhece que as mulheres são força vital para marca, e incentiva suas empreendedoras com uma plataforma de formação de liderança feminina, em oito anos o Programa Pérolas já capacitou 460 mil mulheres, promoveu mais de 4 mil cursos e formou mais de 650 treinadoras oficiais. “Os números consideram o Brasil e os outros sete países da América Latina onde atuamos. O Pérolas visa fortalecer a liderança feminina não apenas no negócio, mas também no desenvolvimento pessoal”, explica Crisciane Rodrigues, presidente do comitê de líderes e ESG do Hinode Group. “Além disso, o Hinode Group é signatário dos WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), da ONU Mulheres”, acrescenta.

A cearense Patrícia de Sousa Barros, mãe de uma filha, conta que começou a empreender, junto ao Hinode Group, em setembro de 2020 justamente por precisar estar mais tempo em casa. “Minha filha nasceu prematura e depois de um mês de internação dela em UTI neonatal, com todo aquele sufoco que um prematuro vive, quando a trouxe para casa precisava sair do meu trabalho formal e ficar mais tempo com ela”, conta Patrícia.

Adriana Colloca ressalta que o caminho de conciliar vida pessoal e empreendedorismo é um desafio maior para as mulheres. “O setor de vendas diretas está em constante busca para o desenvolvimento de projetos e políticas para mulheres que sempre foram as protagonistas e tratadas como tal. O protagonismo da digitalização na venda direta a deixa mais acessível e viável para este importante público em questão”, conclui.

Sobre a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD)

A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1980 para promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços diretamente aos consumidores finais. A entidade é membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações internacionais de vendas diretas existentes no mundo. Por isso, segue os códigos de ética implantados por suas filiadas, que representam mais de 70 países.



Empresas brasileiras utilizam cada vez mais a internet para fazerem negócios

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A transformação digital tem modificado a maneira das pessoas se comunicarem, reduzindo o grau de distância das pessoas e aumentando o campo de atuação de maneira global, redefinindo diversos processos não somente na busca de novos empregos, mas também, na busca por novos contatos profissionais, possibilitando um networking cada vez mais efetivo, seja por meio de canais, comunidades ou plataformas, cujo objetivo é construir e estreitar relacionamentos por meio do chamado match online”.

De acordo com a pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, 87% dos empreendedores entrevistados consideram o aparelho altamente importante. A ferramenta é considerada fundamental para a sobrevivência dos empreendimentos para 94% dos entrevistados. Outro dado revelador da transformação digital dos empreendedores é o aumento do percentual de empresas que utilizam softwares de gestão – porcentagem que praticamente dobrou nos últimos quatro anos, alcançando 50% dos pequenos negócios.

Para o CEO GLOBAL da Uebmundo, Rodrigo Maia do Valle, “O uso da internet está cada vez mais frequente no mundo dos negócios, seja para networking, reuniões e até para assinatura de novos negócios. O modelo presencial nunca será substituído, porém, a internet se tornou uma grande aliada, uma força a mais nesse processo”, pontua. 

A Uebmundo é uma plataforma que disponibiliza ferramentas para conectar empresas brasileiras ao mercado global, fornecendo informações sobre tendências, regulamentações e oportunidades de negócios. Criada em 2017, a empresa foi responsável por levar o primeiro negócio brasileiro para o Paraguai e, três anos depois, criou o grupo UEBP (Unión de Empresários Brasileños del Paraguay), unindo os empresários dos dois países. 

Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. O que é networking, então: trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.



Trocar de emprego é desejo entre trabalhadores

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Profissionais qualificados estão se arriscando mais, é o que mostra recente pesquisa da Robert Half. De acordo com o estudo, 49% dos entrevistados pretendem trocar de emprego em 2023. O desejo reflete as condições positivas do mercado de trabalho que, segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH) de 2022, opera com taxa de desemprego de 4% entre trabalhadores qualificados.

O índice de desemprego geral, que também contempla os profissionais com mais de 25 anos e ensino superior, foi, no mesmo período, de 8,7%. Em ambos os casos, as taxas são as mais baixas desde 2015, o que demonstra uma recuperação do mercado de trabalho.

Quando perguntados sobre o objetivo da mudança, 61% desejam permanecer na mesma área, mas em outra empresa. Já 39% dos entrevistados pretendem mudar de área, segmento ou profissão.

Os dados apontam ainda que os principais motivos que levam os profissionais a trocarem de emprego são: melhores oportunidades de crescimento (72%), salário mais alto (53%), novos desafios (48%), benefícios mais atrativos (35%) e trabalho remoto ou híbrido (33%). Para a Diretora Comercial da TCHPAY, Gracielle Guimarães, “o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico. As empresas devem utilizar recursos para não perder o colaborador, ainda mais se for um profissional extremamente qualificado. Nesse momento, utilizar cartões de benefícios ou investir em premiações corporativas podem ser um diferencial para o profissional escolher ficar”, explica.  

Quando questionados sobre a razão para mudar de área, 71% buscam por salários mais altos, 51% afirmaram ser para ter mais qualidade de vida, 47% estão atrás de realizações pessoais, 38% querem aprender algo novo e 35% preferem mais flexibilidade. Conforme a 22ª edição do ICRH, os motivos que mais atraem os profissionais numa empresa são remuneração, pacote de benefícios, possibilidade de  crescimento, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e bom relacionamento com colegas.

“A campanha de incentivo é uma estratégia que estimula a cooperação sadia entre colaboradores e reconhece o alto desempenho de cada um. Além disso, é possível reconhecer aquele colaborador de longa data na empresa ou a funcionária que descobre uma gravidez, por exemplo. Manter bons profissionais é um desafio cada dia maior”, finaliza Gracielle. 



Especialista comenta principais pontos do novo cartão de benefício do INSS

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Conhecida por ter elevado a margem do empréstimo consignado aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a Medida Provisória nº 1.106/22 liberou o acesso dos beneficiários do BPC/LOAS Benefício de Prestação Continuada/Lei Orgânica de Assistência Social) e titulares do Auxílio Brasil a linhas de crédito consignado. Além disso, a MP instituiu uma nova modalidade de crédito para beneficiários da Previdência Social: o novo cartão consignado de benefício.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estima que os aposentados e pensionistas do INSS já possam contratar o cartão em setembro do próximo ano por meio dos bancos BGM, Master, PAN, Santander, Daycoval e Facta.

O banco BGM divulgou que o cartão não terá anuidade, apenas um valor mínimo mensal da fatura que será descontado da folha de pagamento do segurado. O valor mínimo corresponde a 5% da renda previdenciária mensal, com um saque de até R$ 70.

Camila Bravo, supervisora de crédito da Creditlife Brasil, explica que o cartão de benefício do INSS é um cartão consignado destinado para aposentados e pensionistas da autarquia do Governo. “O cartão benefício INSS serve para fazer compras em supermercados e lojas e ainda permite saques, com desconto diretamente em folha”.

A seguir, ela comenta as principais características do novo cartão de benefícios do INSS:

  1. Cartão é acessível para negativados

“Mesmo os beneficiários com restrição no SPC ou Serasa podem solicitar o cartão, já que o modelo consignado é bem recebido pelas instituições financeiras, pois a modalidade reduz o risco de inadimplência”, explica.

Segundo um balanço realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), quatro em cada dez famílias estavam com o nome negativado em setembro – um novo recorde da série histórica -, o equivalente a 64 milhões de brasileiros.

  1. Não compromete a margem para empréstimos

De acordo com Camila, o cartão de benefícios não afeta a margem consignável para contratação de empréstimos ou a margem reservada ao cartão de crédito consignado: “A margem de 5% do cartão de benefício do INSS é reservada, exclusivamente, para realizar operações com o novo cartão”.

  1. Pagamento por débito automático

A especialista destaca que o pagamento do mínimo das parcelas das compras com o cartão de benefícios ocorre por meio de débito automático: “Com o cartão, os beneficiários poderão utilizar 5% do valor que recebem todo mês. Caso o usuário extrapole o valor de gastos, o restante será pago separadamente, por meio do boleto”.

  1. Cartão é livre de anuidade

O novo cartão de benefício INSS não deve cobrar anuidade, ao contrário dos cartões tradicionais, em que, via de regra, é cobrada uma taxa anual pelo uso desse meio de pagamento, acrescenta Camila.

  1. Oferece seguro de vida e auxílio funeral

Por meio do cartão consignado, o beneficiário terá acesso a um seguro de vida com valor mínimo de R$ 2 mil, atualizado pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Da mesma forma, o cartão prevê o pagamento de um auxílio funeral de cerca de R$ 2 mil.

  1. Concede descontos em farmácias e drogarias

“Com a contratação do cartão consignado, o cidadão também tem direito a descontos para a compra de remédios em redes de drogarias de todo o Brasil”, afirma a especialista. Trata-se de uma alternativa, pontua ela, em um país em que 90% das pessoas não têm condições financeiras para pagar por cuidados de saúde, segundo um estudo desenvolvido pelo Instituto Ipsos em 29 países. O estudo entrevistou 21.513 pessoas de 16 a 74 anos, entre agosto e setembro de 2021.

  1. Beneficiário pode comprar à vista ou parcelado

Por fim, a supervisora de crédito da Creditlife Brasil destaca que o novo cartão de benefícios do INSS deve possibilitar a compra de itens tanto nas modalidades à vista como a prazo, como ocorre com os demais cartões do mercado. “Os interessados em contratar o cartão consignado devem procurar instituições financeiras de confiança e redobrar os cuidados para não cair em golpes”, recomenda.

Para mais informações, basta acessar: https://creditlifebrasil.com.br/



Autonomia financeira é o principal motivador das empreendedoras no Brasil

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A independência financeira é um aspecto fundamental na vida das mulheres empreendedoras no Brasil. De acordo com pesquisa da Serasa Experian de 2022, 40% das empreendedoras brasileiras iniciaram seus negócios visando alcançar a independência financeira. Isso não é surpreendente, já que o dinheiro é um fator determinante para a realização de projetos pessoais e profissionais. Ter controle sobre suas finanças é sinônimo de liberdade em todos os quesitos da vida, possibilitando a tomada de decisões que vão além da esfera financeira.

Apesar do desejo de independência financeira ser um forte motivador para mulheres empreendedoras no Brasil, a jornada do empreendedorismo nem sempre é fácil. Ainda segundo a pesquisa da Serasa Experian, 41% das donas de seus próprios negócios relataram ter enfrentado preconceito de fornecedores, parceiros e clientes. Além disso, a dupla jornada de trabalho também é um desafio para muitas, que precisam conciliar as tarefas do trabalho e da vida pessoal. Outro dado relevante é que 37% delas alegaram a sensação de ter menos oportunidades do que os homens no mercado de trabalho, mostrando que ainda há um longo caminho a ser percorrido em termos de igualdade de gênero.

“A independência financeira é uma questão crucial para as mulheres no Brasil e no mundo, pois ela representa muito mais do que apenas dinheiro no bolso. Ter controle sobre suas finanças é sinônimo de liberdade e autonomia em todos os aspectos da vida. Infelizmente, quando uma mulher não tem controle sobre suas finanças, ela fica mais vulnerável a situações de violência e abuso, o que reforça a importância de promover essa conquista. É necessário que elas tenham acesso à informação e ao conhecimento financeiro para poder tomar suas próprias decisões e não precisar depender de ninguém para garantir sua segurança e bem-estar.” Afirma a empreendedora e especialista em Gestão e Resultados de Alta Performance com foco em Consultoria Financeira para mulheres, Riane Padilha.

Além dos desafios enfrentados no mundo empresarial, as mulheres ainda enfrentam uma carga desproporcional de trabalho doméstico não remunerado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, a média semanal de horas dedicadas aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas era de 21,4 horas para as mulheres, quase o dobro das 11 horas dedicadas pelos homens. Essa sobrecarga de trabalho doméstico pode afetar diretamente a capacidade das mulheres de se dedicarem integralmente a outras atividades profissionais e, consequentemente, afetar sua independência financeira.

“Quando as mulheres assumem o controle de suas finanças, elas podem transformar suas vidas e o mundo ao seu redor, promovendo a igualdade e a justiça social. Não é um caminho fácil, mas aos poucos vamos conquistando nosso espaço”, reafirma a especialista em finanças Riane Padilha.

Mais informações: https://rianepadilha.com.br/



Especialista revela cores em alta na Europa, EUA e Brasil

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No ano de 2023, as cores com tons avermelhados ganham destaque e dominam o cenário mundial do design de interiores, trazendo consigo paixão e fortes emoções.

De acordo com o especialista em cores e editor do portal de pintura e tintas Schilder-tips.nl, Giovanni Bruno, este será um período de expressão criativa por meio de uma ampla variedade de tons. Desde cores vibrantes e ousadas até tons terrosos e naturais, as tendências de cores deste ano oferecem opções para todos os gostos e estilos.

“No design de interiores, as cores desempenham um papel fundamental na criação de ambientes que transmitam personalidade e estilo. Elas têm o poder de transformar espaços e despertar emoções”, comenta Bruno.

“Em 2023, estamos observando uma busca por cores que tragam energia, vitalidade e uma conexão com a natureza, refletindo as necessidades e desejos das pessoas na busca por ambientes acolhedores e inspiradores”.

Em um panorama global, várias cores estão se destacando como tendências em diferentes países, com destaque para as cores de tons avermelhados, que estão dominando o cenário na Europa e EUA.

O vermelho está dominando as tendências de cores na Holanda, Portugal e Suécia, e também na Espanha e Irlanda, com a variação Fiery Red. Essa tonalidade forte e ousada adiciona um toque de drama e paixão a qualquer ambiente.

Ainda na forte tendência de tons avermelhados, nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França, Alemanha, Áustria e Suíça a cor Viva Magenta está em alta em 2023. Essa tonalidade vibrante de rosa traz energia e entusiasmo para qualquer espaço.

No Brasil, a cor Digital Lavender promete ser a mais popular em 2023. Essa tonalidade única que combina roxo e rosa traz uma atmosfera tecnológica e moderna para o design de interiores. “O Digital Lavender é uma escolha contemporânea e versátil, perfeita para adicionar um toque futurista a qualquer espaço”, destaca Bruno.

Neste mar vermelho, a Bélgica vai na contramão com a cor mais popular em 2023 sendo a Wild Wonder. Esse tom dourado-leve-esverdeado evoca uma sensação de calma e conexão com a natureza.

 Além dessas cores em destaque, Bruno destaca a importância das cores metálicas, como ouro, prata e cobre, que continuam sendo populares em 2023. “As cores metálicas trazem um toque de glamour e sofisticação aos interiores. Elas podem ser utilizadas em detalhes decorativos, como luminárias, espelhos e acessórios, para adicionar um brilho luxuoso aos ambientes”, comenta Bruno.

Bruno também enfatiza a atemporalidade dos tons pastéis, que continuam em alta em 2023. “Os tons suaves de lavanda, azul-bebê e rosa-pálido são escolhas elegantes e versáteis para criar ambientes relaxantes e harmoniosos. Eles são perfeitos para trazer uma sensação de tranquilidade e suavidade aos espaços”, observa Bruno.

Ao aplicar essas tendências de cores no design de interiores, é importante considerar a harmonia e a coesão dos espaços. Bruno aconselha a criação de paletas de cores equilibradas e a utilização de diferentes tons e intensidades para adicionar profundidade e interesse visual. “O design de interiores é uma forma de expressão pessoal, então é essencial escolher as cores que reflitam sua personalidade e criem um ambiente agradável e acolhedor”, conclui Bruno.

As tendências de cores para o design de interiores em 2023 oferecem uma ampla gama de opções para adicionar vida, estilo e personalidade aos espaços. Desde cores vibrantes e ousadas, como o Viva Magenta e Fiery Red, até tons suaves e atemporais, como o Wild Wonder, há uma variedade de escolhas para atender a todos os gostos e estilos. Ao incorporar essas tendências, é valido considerar a harmonia, a iluminação e a identidade própria para criar ambientes que sejam verdadeiramente cativantes.



Como o uso de IA pode impactar a comunicação na internet?

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O uso de tecnologias inteligentes tem se tornado um tema de muita discussão e debate, principalmente nos últimos meses com o lançamento de novas ferramentas. Os sistemas de Inteligência Artificial (IA) podem ser projetados para aprender, raciocinar, planejar, resolver problemas, tomar decisões e agir de forma independente. Para mensurar o investimento do setor, um estudo desenvolvido pelo Google for Startups afirma que cerca de 2,4 bilhões de dólares, investidos em tecnologia na região da América Latina, foram direcionados para o Brasil em 2020.

Os algoritmos de IA podem ser usados em aplicações como criação de textos e diálogos, reconhecimento facial, robótica, processamento de linguagem natural e muito mais. Essa inovação também pode ser usada para melhorar a eficiência de processos internos, ajudando a tornar as empresas mais produtivas. De acordo com um relatório global, realizado e publicado pela IBM, cerca de 41% das empresas brasileiras já utilizam algum processo com auxílio de IA.

No campo da comunicação digital, diferentes segmentos que atuam na internet podem se beneficiar dessas novas tecnologias. Para o jornalista e editor chefe do portal de notícias online Diário SP, Ueslei Mendes de Souza, o uso de IA tem potencial para mudar a forma de navegar na internet. “Com o avanço dessa tecnologia, os motores de busca, como o Google, estão se tornando cada vez mais precisos e rápidos em encontrar exatamente o que se procura. Graças ao Chat GPT, e a outros modelos avançados de IA, o acesso à informação está se tornando mais democrático”, afirma Ueslei.

O editor ainda destaca que os profissionais também podem utilizar técnicas mais avançadas, como a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), que pode ser um avanço para quem produz conteúdo e quer alcançar maior público: “SEO é essencial para que os sites e blogs apareçam nos resultados de pesquisa. A IA tem a capacidade de entender as palavras-chave e melhorar a classificação de um conteúdo, fazendo com que ele seja encontrado mais facilmente pelos internautas”. Os desafios para o futuro

Ainda de acordo com o editor chefe do Diário SP, embora a utilização de IA esteja atingindo diferentes nichos de negócios e profissionais, é preciso garantir que ela seja utilizada de forma ética e responsável. “Proteger a privacidade dos usuários e evitar a propagação de informações falsas são pontos de atenção. Além disso, é necessário que todos os setores da sociedade estejam preparados para se adaptar às mudanças trazidas por essa nova tecnologia”, pontua.

Além das boas práticas que podem ser aplicadas para adoção de inovações nos processos de trabalho, a capacitação também faz parte da discussão. O estudo do Google for Startups também destacou que 57%, das empresas entrevistadas, acreditam que a falta de mão de obra qualificada é o que mais prejudica o desenvolvimento de IA no país.

“Usuários e profissionais da área de comunicação devem estar preparados para aprender e se adaptar a essa nova realidade. Investir em educação e capacitação é fundamental para que haja aproveitamento máximo das possibilidades oferecidas pela tecnologia”, finaliza Ueslei.



Preocupação com negativação se destaca nas buscas do Google

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Levantamento realizado pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), por meio da ferramenta Google Trends, mostrou que já podem ser contabilizados os resultados de ações de educação financeira que se multiplicam pelo país, incluindo aquelas promovidas pelo setor de birôs.

Segundo a entidade, nos últimos 12 meses, buscas relacionadas ao termo “renegociação de dívida” aumentaram significativamente, chegando a atingir o índice máximo (equivalente a 100) da plataforma entre os dias 9 e 15 de outubro de 2022. A palavra-chave “negativação”, que é a inclusão do registro de dívidas e devedores no cadastro de inadimplentes dos birôs de crédito, também vem se destacando nas buscas realizadas pelos brasileiros. O termo tem chegado com frequência perto do índice máximo, tendo atingido 100 entre os dias 5 e 11 de fevereiro deste ano.

Paralelamente, a expressão “educação financeira” atingiu seu pico entre os dias 19 e 25 de março. E a procura por informações sobre “crédito sustentável” no buscador também registrou aumento, alcançando o índice máximo entre os dias 12 e 18 de março.

“Trata-se de uma boa notícia constatar que um número crescente de pessoas tem dedicado maior atenção à vida financeira, o que tem se refletido até nas buscas feitas online”, observa Elias Sfeir, presidente da ANBC.

Na visão do executivo, os resultados das pesquisas online confirmam o aumento da conscientização de consumidores e empresas, tendência que a ANBC vem detectando por meio de sondagens que realiza desde 2021. Em sua última edição, referente a outubro passado, o estudo apontou que 83% da população busca informações sobre controle financeiro.

Já no recorte por classe social, 79% dos respondentes das classes D e E, 86% da classe C e 93% da classe disseram buscar informações sobre controle financeiro.

“No atual cenário de inadimplência, todas as ações que reflitam atenção com a educação financeira são importantes. Tomadores de crédito bem-informados buscam alternativas de crédito e provocam a concorrência entre os credores. Isso é saudável e gera desdobramentos para a economia como um todo, diminuindo o risco da inadimplência e promovendo bem-estar social”, finaliza Sfeir.

Mais informações sobre edições da sondagem: https://anbc.org.br/estudos-e-conteudos/



Brasil realizará mais de 900 feiras de negócios em 2023

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O calendário de feiras e eventos do Ministério do Turismo estima que em 2023 serão realizadas cerca de 985 exposições de negócios no país. São Paulo é o líder em número de feiras. O estado abrigará mais da metade do total de eventos, cerca de 483. Essa adesão ocorre porque as empresas veem nas feiras de negócios a oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes e prospectar novos negócios.

A Apas Show, que ocorre de 15 a 18 de maio, no Expo Center Norte, contará com mais de 800 empresas que fornecem produtos e serviços para supermercados. A expectativa é superar os números do ano passado. A edição do ano passado recebeu mais de 111 mil visitantes e gerou 30 milhões de reais em negócios.

Para algumas empresas, a Apas fecha um ciclo de participação em outros eventos. “Apenas neste ano, participamos de três feiras. Estivemos na Feicon, do setor de materiais de construção, na Expoelétrica, voltada para o mercado de materiais elétricos e, agora, estamos na Apas Show”, explica Patrícia Lima, diretora comercial da linha de bens de consumo da Elgin. Ela acrescenta que a empresa tem produtos que são vendidos em pontos de vendas de diferentes setores do varejo, por isso é importante a presença em diversos eventos.

A Apas Show, que ocorre de 15 a 18 de maio, no Expo Center Norte, contará com mais de 800 empresas que fornecem produtos e serviços para supermercados. A expectativa é superar os números de 2022. A edição do ano passado recebeu mais de 111 mil visitantes e gerou 30 milhões de reais em negócios.

A Elgin levará ao evento lançamentos em pilhas, produtos para casa inteligente, disjuntores e iluminação.



Suplementação de fósforo desafia a agropecuária brasileira

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A deficiência de fósforo nos solos e nos alimentos básicos para a produção de rações é um desafio significativo para a agropecuária brasileira. A cooperação entre governo, indústria e produtores rurais, o investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e a formação de profissionais capacitados são medidas fundamentais para enfrentar esse desafio e garantir a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade da produção animal no Brasil.

Os solos brasileiros apresentam, de forma geral, uma deficiência significativa em fósforo. Esse mineral, vital para o desenvolvimento e manutenção das funções biológicas dos animais, tem papel fundamental na produção comercial de bovinos, aves e suínos. Sua escassez nos solos e nos alimentos básicos, como milho e soja, torna a suplementação nutricional uma prática crucial para garantir a saúde e a produtividade desses animais.

Estudo do Instituto Agronômico de Campinas demonstra que o ganho de eficiência no uso de fósforo reduziria a quantidade a ser adicionada para a manutenção de uma produção almejada. “O conceito de uso eficiente de fósforo poderia alternativamente ser posto como um alerta para reduzir perdas do nutriente mediante aplicações excessivas ou evitar o empobrecimento do solo quando ocorrem adições abaixo da remoção pelos produtos agrícolas”.

O fósforo desempenha um papel muito importante no metabolismo energético e na síntese de proteínas. A deficiência desse mineral pode causar problemas de crescimento, reprodução e até mesmo levar à morte dos animais. No caso dos bovinos, tanto na produção de carne quanto de leite, a suplementação de fósforo é de suma importância. Uma dieta inadequada pode comprometer o ganho de peso, a produção de leite e o desempenho reprodutivo dos animais, impactando diretamente a lucratividade dos produtores.

Para aves e suínos, os alimentos básicos na produção de rações são o milho e a soja, que também são pobres em fósforo. Nesses casos, o uso de fosfato na complementação alimentar é fundamental para suprir as necessidades dos animais e garantir seu desenvolvimento adequado. Os fosfatos mais comuns utilizados na alimentação animal são o fosfato bicálcico e o fosfato monocálcico, que têm posições de destaque devido sua eficiência nutricional.

De acordo com Marcelo Rodrigues, gerente nacional de fosfatos da Katrium Indústrias Químicas, o fosfato bicálcico é a principal e mais nobre fonte de fósforo utilizada na produção de ração animal – para todas as espécies e fases de criação. “Depois do cálcio, o fósforo é o macromineral com maiores concentrações no organismo animal.  Na realidade, ele não existe como elemento livre, pois é muito reativo, mas na forma de fosfatos – sendo fundamental nas estruturas ósseas e dentária, além de várias outras funções metabólicas. Ou seja, trata-se de um mineral imprescindível para a vida animal”.

Rodrigues explica que o fosfato bicálcico geralmente é obtido pela reação de neutralização do ácido fosfórico de alta qualidade com uma fonte de cálcio, normalmente hidróxido de cálcio ou carbonato de cálcio. O ácido fosfórico, por sua vez, é o produto da reação entre rocha fosfática reativa com ácido clorídrico ou sulfúrico. “Trata-se de um processo complexo, com poucos produtores mundiais”, acrescenta.

Segundo o executivo, embora o Brasil tenha muitas minas de rocha fosfática, elas não são suficientes para atender à demanda interna. Portanto, a importação de produtos acabados e matérias-primas é obrigatória. Vale lembrar que a rocha fosfática também é matéria-prima para a produção dos fertilizantes fosfatados, consumidos pela agricultura em larga escala – o que justifica sua alta demanda nos mercados mundiais.

“O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne do mundo. Portanto, a deficiência de fósforo nos solos e nos alimentos básicos para a produção de rações representa um desafio para o setor agropecuário”, diz Rodrigues. “É necessário buscar alternativas sustentáveis para aumentar a disponibilidade desse nutriente nos solos, como a aplicação de adubos fosfatados, a utilização de espécies de plantas que absorvam e disponibilizem mais fósforo e a adoção de práticas agrícolas que minimizem a erosão e o escoamento superficial do solo”.

A busca por soluções sustentáveis e eficientes é fundamental para enfrentar o desafio imposto pela deficiência de fósforo nos solos e nos alimentos básicos para a produção de rações. A adoção de práticas agrícolas adequadas e a conscientização dos produtores sobre a importância da suplementação de fósforo são medidas essenciais para garantir a qualidade e a competitividade dos produtos agropecuários brasileiros no mercado global.

A cooperação entre governo, indústria e produtores rurais é fundamental para enfrentar esses desafios e buscar soluções integradas e sustentáveis. Ações conjuntas, como a implementação de políticas públicas de incentivo à pesquisa e à adoção de práticas agrícolas sustentáveis, podem contribuir para a melhoria da disponibilidade de fósforo nos solos e na alimentação animal.

“É imperativo que todos os envolvidos no setor agropecuário brasileiro estejam cientes da importância do fósforo na nutrição animal e trabalhem em conjunto para desenvolver e implementar estratégias que permitam superar os desafios apresentados pela deficiência desse nutriente nos solos e nos alimentos. O sucesso dessa abordagem integrada se traduzirá em benefícios significativos para a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade da agropecuária nacional”, defende o executivo da Katrium.



Doação de leite humano deve ser mais estimulada

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Com o slogan ‘Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno!’, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) celebram o Dia Mundial de Doação do Leite Humano, em 19 de maio. Na mesma data, o Brasil também realiza a Semana Nacional de Doação do Leite Humano. Ambas as iniciativas têm como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da doação e estimular o aleitamento materno.

Segundo dados da OMS, o leite humano é capaz de reduzir até 13% de mortes evitáveis em crianças menores de cinco anos de idade, protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, e reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. “O leite humano é considerado um alimento completo para bebês até seis meses de vida, que não precisam sequer de água neste período”, afirma a nutricionista Adrianne Machado, do Departamento de Ciências e Pesquisas da Yakult do Brasil.

O alimento contém carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais, imunoglobulina A (principal anticorpo que fornece proteção contra infecções nas mucosas), enzimas (proteínas que têm como função regular as reações metabólicas que acontecem nas células) e interferon (proteínas com função imunorreguladora), além de fatores moduladores de crescimento. Os ácidos graxos são o macronutriente mais variável no leite humano e têm um papel reconhecidamente importante no desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

No estudo ‘Os ácidos graxos do leite materno e sua importância no desenvolvimento da linguagem em crianças prematuras’, publicado em 2013 no Journal of Human Growth and Development, pesquisadores investigaram a relação entre o aleitamento materno de prematuros com a cognição e o desenvolvimento motor e da linguagem. Os resultados mostraram que o leite humano, a partir da primeira semana pós-parto, apresentou proporção elevada de ácidos linoleico: alfa-linolênico, que foi positivamente associada com medidas de linguagem receptiva.

A amamentação também é um fator de fundamental importância para a colonização microbiana no intestino humano logo após o nascimento. No estudo ‘Key bacterial taxa and metabolic pathways affecting gut short-chain fatty acid profiles in early life’, pesquisadores do Instituto Central Yakult, em Tóquio, mostraram que a microbiota intestinal inicial tem perfis distintos dos adultos, e sua diversidade em composição e função aumenta ao longo dos primeiros anos de vida. “Os autores destacaram, ainda, que a amamentação tem sido associada ao desenvolvimento de uma microbiota com domínio de Bifidobacterium, que favorece a diminuição do pH intestinal e impede a multiplicação de microrganismos patogênicos, contribuindo para menor incidência de diarreia”, sinaliza a nutricionista da Yakult.

Para avaliar se a duração da amamentação estava associada ao quociente de inteligência (QI), anos de escolaridade e renda, pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, desenvolveram o estudo ‘Association between breastfeeding and intelligence, educational attainment, and income at 30 years of age: a prospective birth cohort study from Brazil’. Lançado em 1982, o estudo registrou informações sobre amamentação na primeira infância de 3,5 mil recém-nascidos. Quando completaram 30 anos, os pesquisadores avaliaram o QI, a escolaridade e a renda dos participantes e concluíram que a amamentação estava associada a um melhor desempenho em testes de inteligência três décadas depois do nascimento, aumentando a escolaridade e a renda na idade adulta.

Bancos de leite
O Brasil lidera a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), composta por 24 países da América Latina, Europa e África. Além disso, mantém a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, uma iniciativa do Ministério da Saúde por meio do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). A ação envolve coleta, processamento e distribuição do leite para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, e também apoio e orientações para estimular o aleitamento.

O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, com distribuição de aproximadamente 160 mil litros anualmente para recém-nascidos de baixo peso internados em unidades neonatais. No total, são 228 bancos de leite humano distribuídos por todos os estados brasileiros, e 240 postos de coleta. Outras informações pelo https://portal.fiocruz.br/banco-de-leite-humano.

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 55 anos em 2023. Para outras informações, basta acessar o site ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial Instagram@yakultbrasil



Granito Pagamentos recebe novo diretor comercial

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A Granito Pagamentos, credenciadora do Banco BMG e do Super App Inter, anuncia a chegada de Eduardo Werner como novo diretor comercial. A vinda do executivo faz parte do movimento da empresa que visa uma nova estrutura organizacional para acelerar o crescimento. No último ano, a Granito alcançou importante papel no segmento, com mais de R$ 16 bilhões em TPV (volume total de pagamentos) e 200% de crescimento de 2021 para 2022. O objetivo agora é ir mais longe. 

Eduardo Werner atua há 25 anos no mercado de serviços financeiros. Formado em Engenharia pela UFRJ, passou por empresas como Fiserv, Safrapay, Rede, Hipercard e Itaú Unibanco. Além disso, liderou as estratégias comerciais e de negócios das empresas onde atuou, implementando ações para melhoria na rentabilidade e na satisfação dos clientes com os serviços e produtos. Na Granito, Werner estará à frente das áreas de marketing, parcerias, inteligência de mercado, canal direto e gestão de portfólio.

Nas últimas semanas, a Granito também apresentou seu novo CEO, Henrique Capdeville, com mais de 30 anos de trajetória na indústria de meios de pagamento, e Renato Catalan, novo COO da companhia, vindo do Inter e com ampla experiência em operações de instituições financeiras. 

As mudanças anunciadas acontecem simultaneamente a uma nova rodada de investimentos pelos acionistas majoritários. Juntos, BMG e Inter estão aportando R$ 70 milhões para justamente acelerar o plano de expansão da empresa. Hoje, a Granito atua com 130 filiais espalhadas por todo o Brasil e mais de 1.200 colaboradores. 

Sobre a Granito

GRANITO é uma empresa brasileira de tecnologia para soluções de meios de pagamento. Especializada em produtos customizados para as necessidades de cada cliente, a Granito entrega desde máquinas de pagamento modernas, rápidas e com tarifas justas, até aplicativos para meios de pagamento digitais. Nasceu com o objetivo de atender a expectativa e a necessidade do empreendedor que deseja crescer de forma sustentável e inteligente. Atualmente, possui mais de 1200 colaboradores, com presença em todos os estados brasileiros e conta, desde 2018 com o Banco BMG como sócio e, mais recentemente em 2020, também o Super App Inter. 

 



Betminds é a nova agência da varejista Multiloja

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A Betminds, aceleradora de negócios fundada em 2014 com um DNA 100% digital e uma equipe estratégica 360º, está anunciando sua mais nova parceria, desta vez com a varejista paranaense Multiloja.

De acordo com Bruno Freire, coordenador de e-commerce da Multiloja, o interesse da marca no trabalho da Betminds surgiu após ouvirem o podcast da aceleradora. Depois de conversarem e negociarem, perceberam que havia uma oportunidade de profissionalizar a área de performance da varejista.

Entre os pontos fortes da agência que chamaram a atenção da Multiloja, Bruno destacou o tempo de atuação no mercado, os clientes de renome e a experiência da equipe, que sempre se mostrou solicita em atender às demandas e desafios da varejista.

“O objetivo principal é o crescimento do e-commerce próprio da Multiloja, aumentando o tráfego, conversões e assim elevando o nível do canal”, ressaltou o coordenador de e-commerce da marca. Segundo ele, a meta é ultrapassar um milhão de reais em vendas mensais no canal o mais rapidamente possível.

Rafael Dittrich, CEO da Betminds, explica qual será a ênfase da parceria entre a Betminds e a Multiloja. “Vamos fazer um trabalho de performance, 100% focado nas mídias pagas — Google e Meta Ads, e outros canais que façam sentido”.

Segundo Rafael, será um desafio grande, pois o cliente tem uma meta de crescer pelo menos duas vezes seu volume atual de negócios sem necessariamente expandir muito os investimentos atuais. “Teremos que maximizar a estratégia para termos um retorno melhor do que temos hoje”. 

O CEO da Betminds explica como chegaram aos objetivos traçados. “Antes de fecharmos [a parceria], fizemos todo um diagnóstico da conta para identificarmos o que era possível e plausível. Então nossa expectativa é bem alta para alcançarmos as metas que estipulamos com eles. Estamos bem felizes em atendê-los”.

Tk Santos, CMO da Betminds, também comemora o fechamento do contrato. “Estamos muito felizes com essa parceria! Nosso propósito será assegurar um enfoque totalmente estratégico de performance, que impactará de forma significativa o progresso do e-commerce da marca nos próximos meses. A Multiloja é o tipo de cliente com o qual é sempre um prazer trabalhar para evoluirmos juntos. É aqui do nosso Paraná.”

Aquecimento e expansão do mercado de e-commerce

A aposta da parceria entre Betminds e Multiloja segue o aquecimento e expansão do comércio eletrônico brasileiro no último ano. De acordo com informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas realizadas no segmento de e-commerce do país atingiram R$ 169,59 bilhões em 2022, um crescimento de aproximadamente 5% em relação a 2021.

E a tendência é que o panorama continue favorável em 2023. As previsões da entidade apontam para uma movimentação de R$ 185,7 bilhões neste ano. Ainda segundo a ABComm, o comércio eletrônico deve continuar a se expandir até pelo menos 2027. Espera-se que o faturamento atinja R$ 205 bilhões em 2024, R$ 225 bilhões em 2025, R$ 248 bilhões em 2026 e R$ 273 bilhões em 2027.

A associação traz ainda dados sobre o perfil dos consumidores: a maioria dos compradores de e-commerce é do sexo feminino, está na faixa dos 35 a 44 anos, mora no Sudeste e pertence à classe C.



Como executar uma jornada completa de pós-venda no varejo?

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A revolução digital chegou e gerou transformações nas relações sociais e de consumo. Com mais informações e possibilidades, os clientes são protagonistas do processo de compras, e as empresas que não conseguem suprir os desejos e as demandas dessa nova realidade podem ficar para trás.

Estatísticas do IBGE apontam que, independentemente do segmento de atuação, 80% das empresas fecham as portas antes mesmo de completar o primeiro ano de existência. Nesse contexto, é essencial entender que a sobrevivência de um negócio depende da expertise no mercado de atuação e da relação com o público-alvo.

Em uma sociedade empoderada e exigente, se torna fundamental criar vínculos com as pessoas. Quando a empresa foca a experiência do cliente, não apenas o produto ou serviço, oferecendo um atendimento pós-venda eficiente e de qualidade, ela transmite a mensagem de que se importa e está comprometida em oferecer o melhor possível. E isso pode ser a peça-chave para superar a concorrência, cada vez mais acirrada.

Sendo assim, o setor de pós-venda é responsável pela continuidade do atendimento que o cliente recebeu no início do contato com a marca. O foco está em garantir a satisfação do consumidor.

O projeto de atender bem após a finalização da compra não requer altos custos de investimento. A ideia é estar atento e preparado para garantir que esse fluxo passe a ocorrer de forma orgânica e ativa. Uma dica é disponibilizar canais de comunicação diversos e fazer o cross entre o presencial e o online, com atendimento via WhatsApp, telefone, site e outras possibilidades, de acordo com o trade da marca.

Também é essencial solucionar os problemas com agilidade e eficiência para que o cliente não enfrente processos burocráticos desnecessáriamente e aguardar muito para ter um problema resolvido. Garantir o comprometimento da equipe de funcionários é outro ponto transformador: para isso, é interessante se certificar de que o time está alinhado às diretrizes da empresa e preparado para fornecer o atendimento que o cliente necessita. Além, claro, de sempre cumprir com o que a companhia se comprometeu a entregar.

Quando esses conceitos estão amarrados, começam a surgir diversos impactos claros nos negócios. Além de fortalecer o nome e a credibilidade do empreendimento, torna-se possível monitorar a satisfação do cliente para fazer ofertas que ampliem o engajamento e garantam a fidelização definitiva.

Se a experiência do cliente é completa e positiva desde o início, a fidelidade tende a ser conquistada, além de criar um defensor da marca. A opinião desses consumidores gera credibilidade dentro do círculo social em que vivem, o que aumenta a visibilidade da marca de forma natural.

Outra vantagem do pós-venda é a possibilidade de oferecer serviços adicionais, como manutenção, reparo ou troca do produto. Esse tipo de serviço pode ser importante para garantir a satisfação do cliente e aumentar a fidelidade do mesmo com a empresa. É fundamental evitar que o cliente tenha a sensação de abandono após a compra, isso porque um bom pós-venda pode antecipar problemas que o cliente nem mesmo sabia que poderia ter. A empresa pode, ainda, utilizar de banco de dados sobre os produtos para agir de forma preventiva e evitar problemas como a ruptura de estoque ou promover produtos com chances de queda no faturamento.

O principal benefício do pós-venda é o aumento do patamar de vendas. Isso significa garantir que o mínimo de vendas cresça, além de assegurar que o desempenho nos meses mais fracos supere a performance em períodos semelhantes no passado. Com isso a empresa pode mirar um crescimento sustentável, que não depende apenas de picos de consumo, proporcionando um fluxo de receita mais estável e previsível.

Quando um consumidor sai de casa para fazer compras, ou entra em uma loja virtual, vários fatores são determinantes para ele concluir a compra e, principalmente, voltar. Todos esses fatores juntos estão ligados à experiência que o cliente terá durante a jornada de compra.

Na outra ponta, quando o empreendedor consegue reunir esses pontos de forma organizada e integrar tudo com o uso da tecnologia, a tendência é que o cliente se sinta acolhido pela marca.

*Por Leonardo Ji, CEO da Orient Mix



Hipertensão traz muitos problemas de saúde

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Dia 17 de maio é o Dia Mundial da Hipertensão Arterial (HA), mais popularmente conhecida como pressão alta. Uma doença crônica, não transmissível e que chega de maneira silenciosa. Na maioria das vezes, por ser assintomática, só é percebida quando aparecem lesões em órgãos essenciais como coração, rins, cérebro, retina e vasos sanguíneos. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2021, mais de 38 milhões de pessoas sofrem de pressão alta no Brasil. Dados de 2022 da Organização Pan-Americana de Saúde, mostram que as Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte nas Américas, e a Hipertensão Arterial (HA) é responsável por mais de 50% delas; e mais de 25% das mulheres adultas e quatro em cada dez homens adultos têm hipertensão no continente americano, e tanto o diagnóstico, quanto o tratamento e o controle têm sido ineficazes.

A adoção de hábitos saudáveis como melhora na alimentação e o início da prática de exercícios físicos regulares são as principais mudanças para quem quer fazer o controle da doença. Além disso, obesidade, fatores genéticos, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão, o que só reforça a ideia de que uma mudança de hábitos cotidianos é o melhor remédio preventivo para pressão alta.

“Um estilo de vida ativo e saudável traz benefícios como, por exemplo, manter um peso apropriado”, afirma o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. “O emagrecimento traz a redução da pressão arterial causadora de doenças como o AVC e infarto, de gordura no fígado e quando associado com exercícios físicos traz a redução de crises de enxaqueca e o alívio de dores articulares. Além disso, a mudança alimentar pode ajudar na redução de crises alérgicas e na menor utilização de remédios para os diabéticos”, completa o médico.

Além disso, é importante saber que alguns alimentos devem ser evitados. O excesso de sal, alimentos industrializados, defumados, processados, ultraprocessados, ricos em gorduras, bebidas ricas em açúcares e adoçantes, temperos prontos precisam ser evitados. “As escolhas que fazemos para nos alimentarmos determinam o estado de saúde do corpo todo. Para se ter uma vida melhor, o segredo é ter equilíbrio. Comer de maneira saudável, sem muitos excessos, pois os alimentos ingeridos têm o poder de manter a saúde do coração, do corpo e da mente em dia. Quanto mais eu cuido da minha saúde, quanto mais exercício eu pratico, quanto mais eu cuido da alimentação, menor o risco de doenças”, completa o Dr. Rizzieri.

Dicas do Dr. Rizzieri Gomes para adotar hábitos saudáveis:

  1. Buscar uma vida saudável;
  2. Ter uma alimentação saudável rotineiramente, priorizar a ingestão de alimentos frescos, usar sal de maneira moderada, assim como açúcares e adoçantes, trocar o óleo por azeite, refrigerantes, bebidas lácteas e sucos de caixinha por água ou sucos naturais, escolher frutas no lugar de pães e doces industrializados;
  3. Praticar exercício físico regularmente, pois a atividade física pode promover diversos benefícios, inclusive ajudando a regular o peso;
  4. Hidratar-se, beber água é importante para garantir que tudo funcione bem, ajudando na digestão, facilitando a circulação, fortalecendo os músculos, contribuindo com o cérebro e até mesmo com o funcionamento do coração;
  5. Dormir bem, pois dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo
  6. Buscar apoio emocional, pois muitas vezes o excesso de peso ou o ato de comer descontroladamente está associado a algum desequilíbrio emocional;
  7. Criar metas plausíveis de serem cumpridas, pois a frustração de não conseguir cumprir as metas traçadas poderá impedir a pessoa de seguir com o planejamento. É importante fazer planos de longo prazo, pensando no envelhecimento saudável.



Universidade dos EUA lança programa para ligar brasileiros

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Um balanço recente do site de empregos Glassdoor indicou que a chamada “Geração Z”, formada por jovens que nasceram na primeira década do século 21, é a mais interessada em carreiras criativas.

Com o intuito de fomentar o crescimento e o relacionamento entre profissionais da área de Recording Arts, que pertence ao segmento criativo, a Full Sail University – universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos -, abriu as inscrições para o VXP (Virtual Experience – Ambassador Edition), programa on-line com 12 horas de duração, que acontece ao vivo, pelo Zoom, entre os dias 22 a 25 de maio.

A VXP é uma iniciativa gratuita e exclusiva para parceiros da universidade e sua comunidade no Brasil a fim de conectar profissionais do mercado entre si, com educadores da Full Sail University e, ainda, embaixadores da universidade no Brasil e graduados. 

Além de aprender com a experiência e conteúdo que será compartilhado pelos palestrantes, os participantes serão desafiados a criar e apresentar um projeto. O objetivo é desenvolver e autoanalisar as próprias capacidades de vender os projetos, serviços ou produtos e, até mesmo, o posicionamento profissional no mercado.

Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, explica que o programa é voltado a aspirantes e profissionais da área de Recording Arts que querem compartilhar conhecimentos, aprender com profissionais e refletir sobre como a aprendizagem contínua pode ajudar a desenvolver uma carreira assertiva no mercado.

“O curso acontece ao vivo e deve ser assistido de forma síncrona. Não serão oferecidas gravações das aulas do programa e, para concluir e receber o certificado, os participantes precisam participar ao vivo e cumprir todas as tarefas do programa, inclusive a submissão e apresentação do projeto final”, detalha.

Olival acredita que um mercado forte e consolidado passa por uma rede de networking entre seus profissionais mais experientes. “É isso que queremos oferecer com a Virtual Experience em Recording Arts: conectar quem está começando com quem já sabe o caminho das pedras para inspirar e compartilhar experiências”, pontua.

“Com isso, ajudamos o mercado a crescer e profissionalizar cada vez mais”, complementa. Ela destaca a programação do VXP nos tópicos a seguir:

Welcome Session – Nessa sessão os participantes conhecerão os detalhes da agenda, os palestrantes e o projeto que deverá ser apresentado ao final da experiência.

Virtual Tour – Aqui, os integrantes irão conhecer o campus da Full Sail (de forma virtual) e entender a relação da universidade com o mercado de Recording Arts. A atividade será oferecida em inglês, sem tradução.

Networking – Momento para os participantes criarem conexões, aumentarem sua rede e começarem a pensar sobre os projetos.

“Profissionalização de técnicos de som no Brasil”, com Marcelo Claret – Nesta sessão, os participantes irão entender os caminhos para a boa qualificação e entrada no mercado de trabalho do áudio.

“Diversas facetas de atuação de um Sound Engineer considerando o mercado e as relações interpessoais”, com Leco Possollo – Nesta sessão, os participantes irão entender como Leco criou seu posicionamento de mercado tornando-se um profissional reconhecido no Brasil e no exterior.

“A nova geração da engenharia de som”, com Arthur Luna e Edu Pinter – Aqui, os participantes irão conhecer como trabalham Arthur Luna e Eduardo Pinter e o que pode fazer a diferença para profissionais na área de Recording Arts.

“Podcasts, filmes sem vídeo e identidade sonora”, com Pedro Zimmer – Nesse momento, os participantes vão aprender sobre produção de audiodramas, composição e produção de trilhas, vinhetas e identidades sonoras, além de possibilidades criativas com podcasts.

“O cenário brasileiro de Live sound digital” – Kalunga – Com este encontro, os participantes poderão entender como está organizado o cenário do live sound no Brasil e os caminhos para fazer parte desse mercado.

“O áudio nas áreas de Broadcasting e Audiovisual, a evolução do analógico ao digital, o tripé sonoro do audiovisual, os formatos de transmissão e o futuro do Broadcast” – Ronconi – Sessão em que os participantes poderão conhecer um panorama da importância do áudio no mundo Audiovisual. 

“Investindo na sua carreira em Recording Arts”, com Tatiana Augusto: O entretenimento como solução corporativa: aprender a vender-se ao mercado tradicional. Nessa sessão participantes vão conhecer exemplos de projetos que demonstram como profissionais do audiovisual podem transitar no mercado corporativo e desenvolver uma carreira de sucesso.

Project presentation – Apresentação de projeto de desenvolvimento de carreira / produto ou serviço. Nessa sessão, os integrantes vão assistir, juntos, aos projetos de participantes e refletir como é possível apresentar e vender os serviços, produtos e a própria trajetória profissional para o mercado.

Certificate – Oportunidade para que os participantes dêem um feedback ao time da Full Sail e baixar seus certificados de participação. Por ser integrada com o LinkedIn, a plataforma permitirá que os participantes que concluírem o programa todo possam publicar um badge de conclusão dado pela Full Sail University em seus perfis na mesma rede social digital.

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/vxp/2023/may-pt/



Com 70 milhões de inadimplentes, Brasil conta com IA para crédito mais inclusivo

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Em um contexto de desafios econômicos persistentes, o mercado de crédito no Brasil vem enfrentando uma série de adversidades, principalmente no que diz respeito aos altos índices de inadimplência. Com mais de 70 milhões de brasileiros com nome restrito, segundo dados recentes, e 78,3% das famílias endividadas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), instituições que oferecem recursos financeiros têm buscado soluções capazes de ir além do tradicional score de crédito na hora de avaliar os potenciais clientes. 

Levantamento da Provenir, especializada em tecnologia para tomada de decisão de risco, aponta que a maior parte dos tomadores de decisão de fintechs e de provedores de serviços financeiros entende que os novos tempos demandam produtos e serviços que consigam equacionar a mudança nos perfis de risco e a necessidade de um nível cada vez mais alto de personalização. 

Pesquisa global da empresa feita em parceria com a Pulse revelou que 74% dos profissionais do setor planejavam empregar uma plataforma de decisão de risco de crédito em tempo real ainda em 2022, com 69% pretendendo investir em decisão de crédito habilitada por IA. 

Na visão de Jose Luis Vargas, Vice-Presidente Executivo para a América Latina da Provenir, a combinação dos dados alternativos com a Inteligência Artificial impacta a inadimplência principalmente porque possibilita ao mercado intervir junto aos consumidores de crédito e oferecer soluções e alternativas antes que os usuários não consigam honrar seus compromissos. 

“O emprego da tecnologia preditiva permite entender quais clientes têm a melhor propensão a pagar ou quais devem ter o limite de crédito reduzido, por exemplo. E isso é possível por meio de todos os dados de crédito não informados atualmente pelos scores tradicionais. Essas informações fortalecem o perfil do tomador e fornecem uma visão mais robusta e abrangente do risco associado ao empréstimo”, afirma Vargas. São considerados dados alternativos, entre outros, pagamentos de aluguel, registros de serviços públicos, presença em redes sociais, dados de telecomunicações e informações bancárias abertas.

O executivo destaca também que as tecnologias desempenham papel fundamental de inclusão financeira em momentos em que há grande demanda de recursos por parte das famílias e dos empreendedores. 

“Plataformas de decisão de risco baseadas em Inteligência Artificial e potencializadas por dados alternativos não são apenas boas para as empresas que fornecem crédito, mas também para os consumidores. Instituições de todo o mundo têm encontrado maneiras únicas de empregar informações e tecnologia para promover maior inclusão de clientes com pouco ou nenhum histórico de crédito, ou seja, os desbancarizados ou com acesso limitado ao sistema financeiro, e apoiar um maior acesso ao crédito para pequenas e médias empresas (PMEs)”, finaliza Vargas. 



Brasileiras são campeãs em procedimentos íntimos

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No Brasil, o número de ninfoplastias realizadas em apenas um ano ultrapassou a marca dos vinte mil, conforme o último levantamento da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Os números superam em mais de sete mil cirurgias o segundo lugar, ocupado pelos Estados Unidos, que registraram treze mil procedimentos no ano. Esses dados destacam a crescente popularidade dessa prática no país, que vem ganhando cada vez mais adeptas em busca de melhorias estéticas e de qualidade de vida.

A ninfoplastia é um procedimento cujo objetivo é corrigir alterações estéticas ou funcionais da genitália feminina, especialmente o excesso de tecido nos lábios menores da vagina. Essa condição, conhecida como hipertrofia dos lábios menores, pode causar desconforto, constrangimento e, até mesmo, dor durante atividades físicas e sexuais. Durante o procedimento, o excesso de tecido é removido para reduzir o tamanho dos lábios menores, resultando em uma aparência mais harmoniosa e funcional da genitália. 

A hipertrofia labial é uma condição comum que pode ser causada por diversos fatores, como alterações naturais dos hormônios, obesidade, hipertireoidismo, problemas renais e uso de medicamentos específicos. No entanto, essa condição pode se tornar um impedimento para muitas mulheres, afetando sua qualidade de vida e autoestima. “É comum receber relatos de pacientes que se sentem constrangidas ao usar certas roupas ou até mesmo de ter relações sexuais devido ao excesso de tecido nos lábios menores da vagina” relata Dra. Mayara Prudêncio, médica com residência em Ginecologia pelo Hospital Santa Casa de Curitiba, pós-graduada em Sexologia e Ginecologia endócrina pelo Hospital Sírio Libanês.

Ao longo dos anos, a ninfoplastia evoluiu e novas técnicas foram desenvolvidas para tornar o procedimento menos invasivo e com menor tempo de recuperação. Atualmente, médicos do Brasil e do mundo estão se atualizando em relação às novas tecnologias disponíveis, como o uso de laser para realizar a ninfoplastia, o que reduz os riscos de sangramento e facilita a recuperação das pacientes.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, as cirurgias são procuradas pelas mulheres principalmente por desconforto e constrangimento, em cerca de 95% das pacientes.  

“Cabe a cada mulher entender do seu corpo e tomar a decisão que mais lhe convém, realizando uma consulta com um profissional capacitado e experiente na área. Dessa forma, o médico especializado poderá avaliar o caso de forma individualizada, esclarecer as dúvidas da paciente e indicar o melhor tratamento para as suas necessidades específicas. Além disso, é fundamental que a mulher esteja segura e confortável com a decisão de realizar a cirurgia, uma vez que a ninfoplastia é um procedimento íntimo e pessoal”, afirma a Dra. Mayara Prudêncio, ginecologista especializada em estética íntima e ninfoplastia sem cortes.

Mais informações em: www.dramayaraprudencio.com.br/



Audiência debate alternativas digitais de desburocratização

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O Grupo de Trabalho sobre Alternativas Digitais de Tributação e Desburocratização realizou, na terça-feira, (9.5), uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a digitalização da administração pública. O GT, cujo relator é o deputado Julio Lopes (PP-RJ), tem seu plano de ação com nove áreas de gestão governamental sobre as quais o colegiado deve se debruçar para buscar soluções de simplificação da vida do cidadão.

Uma das áreas é a administração tributária, em linha com o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária. Na primeira reunião do grupo, Lopes disse que apenas a adoção de medidas de digitalização na área tributária, como o monitoramento dos combustíveis, já teria o poder de ampliar a base de arrecadação do governo. 

As outras oito áreas objeto do grupo de trabalho são: moeda e sistema financeiro; saúde pública; desenvolvimento social; eventos climáticos extremos; educação; monitoramento dos biomas brasileiros e Amazônia; saneamento; e administração pública e governança.

Segurança

Convidado para o debate, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e vice-presidente da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Paulo Milliet Roque, lembrou sobre os constantes casos de ataques hackers nos sistemas públicos e privados e sugeriu um aumento no nível de segurança na identificação do cidadão nos serviços digitais disponibilizados pelo governo, em especial no Gov.br, plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal. “Hoje, em função da conveniência, tem se usado muito login e senha e acho que é uma das coisas mais frágeis que existem. Recentemente, só as fraudes do INSS afetaram 22 mil beneficiários e causaram prejuízo ao governo de mais de R$ 1 bilhão”, disse.

Roque elogiou o Gov.br, mas ponderou que a segurança para os acessos a dados sensíveis na conta ouro precisa ser reforçada. “Os beneficiários da conta padrão ouro podem fazer transações com o governo que afetam o patrimônio, como o e-CAC, informações do Imposto de Renda, saúde e previdência, porém, recentemente, o Gov.br alterou a forma de acesso. Quem tem conta ouro consegue acessar estes serviços usando login e senha. Teria que voltar o acesso para quem tem certificado digital ou alguma outra forma que seja forte o suficiente para evitar acessos indevidos. Da forma como está, significa que colocamos uma fechadura fantástica, mas deixamos a porta aberta”, alertou.

O dirigente enfatizou a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil como uma parceria público-privada que deu certo. “Nós temos 40 mil agentes de registro no Brasil que são profissionais de identificação, espalhados com ampla capilaridade no país, com três mil empresas envolvidas. Eles podem ajudar o governo com outras formas de identificação que hoje não estão sendo aproveitadas”. Milliet sugeriu ainda que seja criada uma comissão com a participação de entidades de classe que militam na área de tecnologia da informação. O deputado Júlio Lopes agradeceu as sugestões, que serão encaminhadas para estudo.

Ranking internacional

Para que a redução da burocracia ocorra, é fundamental a digitalização não apenas dos serviços e processos do governo federal, mas também de estados e municípios. De acordo com o gerente do Departamento de Desburocratização e Inovação da Federação das Indústrias de São Paulo, Matheus Palluci de Campos, levantamento do Banco Mundial mostrou que o Brasil é o segundo país com governo digital mais maduro no mundo na esfera federal, atrás apenas da Coreia do Sul.

Porém, essa realidade não se reproduz nos estados e municípios. Por causa disso, o país ocupa a posição de número 44 em governo digital em estudo da ONU, disse a gerente de Competitividade Industrial da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Julia Nicolau Butter.

Prejuízos

Para dar uma ideia do prejuízo devido à falta de digitalização, Matheus Palluci disse que as empresas gastam R$ 137 milhões por dia somente para acompanhar modificações legislativas, principalmente por falta de acesso digital às legislações estaduais e municipais. Segundo o especialista, a economia com a digitalização ampla do poder público pode chegar a R$ 4,5 bilhões por ano.

Essa economia viria tanto da redução de custos para as empresas quanto para o Estado, com diminuição da máquina pública. Além disso, os especialistas argumentam que a informatização dos sistemas de tributação, por exemplo, evitaria evasão fiscal, com aumento da arrecadação sem necessidade de novos impostos.

Os participantes da audiência defenderam dois projetos de lei de autoria do deputado Júlio Lopes. As propostas tratam exatamente da adoção de medidas para ampliação do governo digital. O parlamentar adiantou que irá pedir à ministra de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, que solicite regime de urgência para os projetos.

“Eu tenho estado com o governo e com a ministra Esther Dweck, e ela se mostra favorável. Ela está incumbida de toda a reforma digital do Estado, e isso é exatamente a reforma digital de que nós estamos falando: a obrigatoriedade de que todo agente público faça documentos digitais e com assinatura digital. Isso vai, obviamente, permitir o monitoramento integral de todas as ações do governo”, afirmou o deputado.

Estiveram presentes também na audiência o presidente do Conselho de Economia Digital e Inovação da Federação do Comércio São Paulo, Andriei Gutierrez, presidente da Confederação Nacional de Serviços – CNS, Luigi Nese, e o vice-presidente da Câmara Brasileira de Economia Digital, Leonardo Elias.

Com informações da Agência Câmara de Notícias



Neurociência auxilia estratégias de marketing

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De acordo com dados levantados pela pesquisa Comportamento do Consumidor da Opinion Box, há algumas tendências de comportamento de consumo que devem ser levadas em consideração no momento da elaboração das estratégias de marketing, tais como: a forte presença da geração z chegando ao mercado de trabalho, o que traz à tona a relevância de pensar em estratégias focadas para as redes sociais, e o  comportamento mobile, uma vez que 8 em cada 10 consumidores fazem compra pelo celular e o marketing de relacionamento, onde a marca precisa estar disponível para criar uma relação com o seu cliente. 

Com isso, uma das estratégias possíveis de serem aplicadas ao marketing é a utilização da neurociência, que visa entender como o cérebro humano processa e interpreta a informação, a fim de auxiliar no desenvolvimento de estratégias mais eficazes. Ela oferece um conjunto de ferramentas para entender melhor o comportamento do consumidor, possibilitando que os profissionais de marketing identifiquem os fatores que influenciam a decisão de compra, bem como as reações emocionais que ocorrem durante o processo de consumo.

Para Mariana Provazi, especialista em neuromarketing, neurolinguística e comunicação humanizada, a abordagem da neurociência pode ajudar os profissionais de marketing a se desenvolverem nos pontos citados anteriormente, os auxiliando na criação de campanhas mais eficazes e melhorando o branding da marca. 

“A neurociência pode, por exemplo, ajudar a identificar e utilizar as cores certas para despertar determinadas respostas emocionais. Além disso, também pode ajudar a direcionar melhor os recursos de marketing, como anúncios e mídia, para obter o máximo retorno”, explica. 

Na pesquisa citada, em um levantamento realizado sobre o WhatsApp, foi possível constatar que 75% dos entrevistados consideram que tirar dúvida ou pedir informações são os principais motivos para falar com a empresa pela plataforma, por isso, Mariana reforça a importância da comunicação humanizada a partir de técnicas como o neuromarketing. “A comunicação nos traz infinitas possibilidades principalmente no quesito empresarial quando utilizamos de suas técnicas de forma consciente e correta”, pontua. 

“Essencialmente, a neurociência aplicada ao marketing permite que os profissionais da área entendam melhor o cérebro humano, para criar campanhas de marketing mais eficazes e com isso atingir os resultados mais positivos de vendas”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/marianaprovazi/ ou https://www.instagram.com/humanizacomunicacao/



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