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Fortrea Aumenta Capacidade de Acesso do Paciente e Experiência da Cadeia Fria com a Expansão da FortreaRx™

DURHAM, N.C., Feb. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Fortrea (Nasdaq: FTRE) (a “Empresa”), organização líder global de pesquisa por contrato (CRO), anunciou hoje a inauguração da sua farmácia especializada não comercial expandida, FortreaRx™, em Lake Mary, Flórida, que oferece soluções avançadas de acesso de pacientes nos Estados Unidos, incluindo recursos e experiência de distribuição de cadeia fria e ambiente.

Licenciada em todos os 50 estados e territórios dos EUA, a FortreaRx oferece soluções flexíveis e escaláveis que atendem às necessidades específicas dos seus clientes, fornecendo medicamentos a pacientes que, de outra forma, não teriam acesso a eles. As farmácias especializadas não comerciais, como a FortreaRx, fornecem essas soluções em nome dos seus clientes fabricantes de produtos farmacêuticos, estando posicionadas de forma única para servir como uma ponte entre os fabricantes de produtos farmacêuticos e os pacientes que atendam aos requisitos do fabricante para assistência médica.

Desde o lançamento da FortreaRx no final de 2008, a Fortrea tem sido pioneira em serviços de farmácias especializadas não comerciais, concentrando-se exclusivamente na distribuição de produtos gratuitos como um componente integrado de programas de assistência ao paciente (PAP) patrocinados por fabricantes farmacêuticos, projetados para expandir o acessoàterapia para pacientes qualificados sem plano de saúde ou subsegurados. A FortreaRx, com 40.000 pés quadrados, tem o dobro do seu espaço operacional e reforça seus recursos, oferecendo:

  • 1.800 pés quadrados de armazenamento ambiente
  • Mais de 6.000 pés quadrados de armazenamento em cadeia fria, com mais de 85% das prescrições aviadas pela FortreaRx exigindo esse manuseio exclusivo
  • Maior espaço de processamento e atendimento para até 18.000 prescrições diárias
  • Soluções de envio aprimoradas com opções de entregas noturnas, aceleradas e de 2 dias

“As ofertas bem estabelecidas de serviços ao paciente da Fortrea, juntamente com os recursos expandidos da FortreaRx, oferecem uma abordagem completa, desde os estágios clínicos iniciais até a entrega pós-comercialização, garantindo uma experiência abrangente e personalizada para os pacientes”, disse Bill Nolan, vice-presidente e chefe global de Acesso ao Paciente da Fortrea. “Com a nossa experiência em estados de doença de ampla gama até o nosso compromisso inabalável com a assistência ao paciente, a Fortrea se destaca na entrega de soluções oportunas e impactantes aos nossos patrocinadores farmacêuticos que se esforçam para reduzir os desafios dos pacientes e provedores, simplificando os processos de inscrição e oferecendo total integração com iniciativas mais amplas de suporte ao paciente.”

O centro de gerentes de casos do call center da FortreaRx gerencia integralmente consultas de pacientes, aconselhamento e verificação de dados de prescrições. A equipe de acesso ao paciente da Fortrea ajuda os pacientes e provedores a entenderem e navegarem nas complexidades da cobertura, removendo os obstáculos para levar a medicação aos pacientes.

A FortreaRx oferece soluções eficientes, consultivas e econômicas para programas de prescrição do fabricante, normalmente resultando em economias anuais significativas para os pacientes.

Para mais informações sobre a FortreaRx e seus serviços, visite Fortrea.com.

Sobre a Fortrea

A Fortrea (Nasdaq: FTRE) é fornecedora líder global de soluções para o desenvolvimento clínico e acesso ao paciente para a indústria de ciências da vida. Fazemos parcerias com grandes e emergentes empresas biofarmacêuticas, de dispositivos médicos e de diagnóstico para impulsionar a inovação na saúde que acelera terapias que mudam a vida dos pacientes que precisam delas. A Fortrea fornece gerenciamento de testes clínicos de fase I-IV, farmacologia clínica, soluções de testes com tecnologia diferenciada e serviços pós-aprovação. As soluções da Fortrea utilizam suas três décadas de experiência abrangendo mais de 20 áreas terapêuticas, sua dedicação ao rigor científico, insights excepcionais e uma forte rede de pesquisadores. Nossa equipe talentosa e diversificada de aproximadamente 19.000 pessoas que trabalham em mais de 90 países é dimensionada para fornecer soluções focadas e ágeis para clientes de todo o mundo. Saiba mais sobre como a Fortrea está se tornando uma força transformadora de pipeline para paciente na Fortrea.com e siga-nos no LinkedIn e X (antigo Twitter) @Fortrea.

Contatos da Fortrea:
Fortrea para Mídia: Galen Wilson – 703-298-0802, media@fortrea.com
Fortrea Media: Kate Dillon – 646-818-9115, kdillon@prosek.com


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9041107)



Revenue Share: Flowork aposta no compartilhamento de receita

A Flowork, especialista em escritórios compartilhados e Built to Suit (BTS), aposta em um novo modelo de negócio. Hoje a empresa é uma das líderes do segmento de coworking e projetos de escritórios Customizados (BTS), agora, a Flowork inova em seu segmento ao adotar o Revenue Share, onde o proprietário do imóvel investe em conjunto para modernizar e rentabilizar seu ativo com receitas de serviços e facilities, além da tradicional locação.

Neste formato, a Flowork oportuniza aos proprietários de imóveis comerciais, construtoras e incorporadoras, que desejam maior rentabilidade, a construir uma sociedade para exploração do seu próprio imóvel. O investimento inicial em reformas dos andares corporativos é dividido entre as partes, e o desenvolvimento, projeto, execução e administração das obras são realizados pela Flowork de forma independente, com uma equipe de especialistas no assunto. 

Após a entrega, o proprietário recebe as receitas da locação e também participa da receita de todos os serviços oferecidos pela Flowork, de forma prática, os proprietários tornam-se sócios das operações construídas nos seus imóveis, investem em conjunto e participam do resultado.

O Revenue Share tem como principais benefícios a otimização na receita líquida de aluguel que, em conjunto com serviços, potencializam entre 30% e 50% do resultado líquido, contando sempre com a valorização do ativo decorrente do acréscimo de rentabilidade, isto porque somam-se as  receitas complementares decorrentes de locação de salas de reunião, endereços virtuais e demais serviços que tornam o negócio muito vantajoso para os proprietários. Há também a questão da pulverização de risco, com maior quantidade de inquilinos, o negócio conta com a velocidade da reposição de contratos que gira entre 30 a 90 dias. A qualidade dos serviços, todas as facilities envolvidas e as manutenções também fazem parte dos benefícios dos clientes das operações.

São sócios ativos da Flowork atualmente as empresas Goldsztein Patrimonial, Laguna Propriedades e Invescon. A Goldsztein Patrimonial investe neste formato desde 2020, sendo sócia nas unidades de Porto Alegre. Em Curitiba, a Invescon faz parte do negócio desde 2019 e a Laguna Propriedades desde 2022. Agora com o modelo totalmente validado, a Flowork está negociando com novos proprietários para levar unidades para outras localidades, os próximos estados no pipeline são Santa Catarina e São Paulo.



Índice de Confiança da Construção recua em janeiro

Segundo relatório divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) de nome Índice de Confiança da Construção (ICST), publicado em janeiro de 2024, apresentou uma variação mínima de -0,2 ponto, atingindo 95,8 pontos. Ao considerar a média móvel trimestral, o índice registrou uma elevação de 0,2 ponto, indicando uma relativa estabilidade no setor, conforme apontam os dados publicados pelas instituições.

O estudo aponta dados sobre o Índice de Expectativas (IE-CST), que registrou uma queda de 1,0 ponto, alcançando 97,2 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA-CST) teve um aumento de 0,7 ponto, atingindo 94,7 pontos. Os componentes dos ISA-CST apresentaram variações opostas, com o indicador de situação atual dos negócios subindo 2,0 pontos, enquanto o indicador de volume da carteira de contratos recuou 0,6 ponto.

Quanto aos componentes do IE-CST, o relatório mostra que o indicador de demanda prevista para os próximos três meses registrou uma queda de 3,3 pontos, atingindo 97,6 pontos, enquanto o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses subiu 1,3 ponto, alcançando 96,8 pontos. Além disso, nota-se que o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção retraiu 1,7 ponto percentual, situando-se em 77,1%.

Sobre o estudo, Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE, afirmou que a relativa estabilidade da confiança em janeiro reflete uma correção das expectativas. As empresas de infraestrutura ficaram menos otimistas. Em contraposição, a confiança das empresas de Edificações Residenciais avançou impulsionada especialmente pelas perspectivas com a demanda. Em todo caso, vale destacar que apesar do ICST registrar um pessimismo moderado para o conjunto do setor, o percentual de empresas que espera crescimento da demanda supera o percentual de queda em todos os segmentos, sinalizando que a expectativa que prevalece para os primeiros meses do ano é de crescimento.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias de construção civil Franquias Trans Obra, comentou sobre a divulgação dos dados dizendo que as informações fornecidas por essas instituições são cruciais para entender as tendências e perspectivas no cenário da indústria da construção. “A divulgação dessas informações contribui para a transparência e a compreensão da dinâmica econômica do Brasil, permitindo uma análise mais precisa e embasada do cenário atual. Ambas as instituições destacaram a importância de se observar uma variedade de indicadores para obter uma compreensão mais completa do panorama econômico do Brasil”.

A pesquisa, que pode ser lida na íntegra através do link informado no início da matéria, informou que houve a participação de 590 empresas entre os dias 02 e 24 de janeiro de 2024 e que a próxima divulgação da Sondagem da Construção está programada para 26 de fevereiro de 2024.



Telemedicina deve movimentar U$ 290 bilhões em 2028

Da sua própria casa, a pessoa liga a câmera do celular. Alguns instantes depois, o médico entra na chamada de vídeo e dá início à consulta. Ao final, receitas de medicamentos e pedidos de exames chegam ao e-mail do paciente. Essa cena tornou-se cada vez mais comum com a popularização da telemedicina.

O setor movimenta hoje mais de 172 bilhões de dólares no mundo (aproximadamente R$ 854 bilhões, na cotação atual). Para 2028, a estimativa é que o total chegue a US$ 290 bilhões (R$ 1,4 trilhão). Os dados são da Mordor Intelligence, empresa especializada em pesquisas de mercado.

Um grande impulso para a expansão da telemedicina, explica a pesquisa, foi a pandemia de Covid-19. Nessa época, a saúde remota firmou-se como uma alternativa prática de atendimento em meio ao isolamento social, à superlotação dos hospitais e ao risco de contágio por coronavírus.

No entanto, há também outros motivos ligados ao crescimento desse setor, afirma Ronnie Girardi, CEO da holding Health Bridge e fundador da Conecta Saúde, startup que atua com soluções de telemedicina voltadas para o setor público. 

“A telemedicina ganhou força devido à sua eficiência em comparação com consultas presenciais, principalmente no alto índice de resolutividade, no campo preventivo e no acompanhamento de pacientes com doenças crônicas. Isso tende a impulsionar ainda mais o mercado”, detalha.

Brasil é visto como um mercado atrativo para investimentos em telemedicina

O Brasil não é exceção nesse cenário e deve acompanhar as tendências mundiais, diz Girardi. Em 2022, por exemplo, 33% dos médicos atenderam pacientes por teleconsulta, de acordo com o Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

“Ainda faltam investimentos para o setor no país, mas, de maneira geral, as empresas apresentam uma evolução interessante. O uso da inteligência artificial (IA) pode aprimorar ainda mais a eficiência dos serviços, permitindo diagnósticos mais precisos, monitoramento remoto avançado e personalização dos cuidados de saúde”, acredita Girardi.

O especialista vê o Brasil como um mercado muito atrativo para as empresas do segmento, principalmente pelo tamanho da população que, distribuída em diferentes regiões, beneficia-se diretamente do atendimento médico a distância. “A telemedicina pode superar as barreiras geográficas, levando cuidados especializados a áreas remotas e melhorando a acessibilidade aos serviços de saúde”. 

Com isso, pacientes podem ter acesso a profissionais de cidades e até mesmo de estados diferentes sem a necessidade de se deslocar. “O cenário atual indica que investir na telemedicina não só atende a uma necessidade crescente de cuidados de saúde eficazes, mas também apresenta oportunidades significativas para inovação no setor”, afirma.

Para saber mais, basta acessar: http://www.conectasaude.com.



Transformação digital: governo lança sistema para empresas

O governo federal lançou, recentemente, uma nova plataforma voltada para a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais. O Brasil Mais Produtivo, apresentado em um evento com a participação do vice-presidente e ministro do MDIC (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, tem como objetivo aumentar a produtividade e competitividade das companhias destes portes no país.

O programa direcionará recursos da ordem de R$ 2 bilhões para impulsionar a transformação tecnológica das empresas. A meta é envolver até 200 mil empresas através da plataforma e fornecer atendimento direto a mais de 93 mil até 2027, alinhando-se com a recente política industrial do governo federal.

Segundo o especialista em tecnologia da informação com mais de 12 anos de experiência, Ricardo da Silva, a plataforma desenvolvida pelo governo federal para impulsionar a transformação digital de pequenas e médias empresas industriais é uma iniciativa de “grande magnitude” e terá um impacto positivo para o cenário econômico do país.

“Ao fornecer recursos e ferramentas especializadas, ela não apenas capacita essas empresas para enfrentar os desafios do mercado atual, mas também as posiciona para prosperar na era digital”, disse o profissional, destacando ainda que a destinação de tais recursos e o engajamento de até 200 mil empresas demonstram o compromisso do governo com o desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil.

A gestão do novo estágio do programa está sob responsabilidade do MDIC, em parceria inédita com instituições como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O processo de inscrição na plataforma representa o ponto de partida para as empresas interessadas, que terão acesso a uma ampla gama de recursos gratuitos, incluindo cursos, materiais e ferramentas voltadas para gestão e produtividade. Com isso, os pequenos empreendedores podem iniciar sua jornada em direção à transformação digital, seguindo uma trilha de aprimoramento personalizado de acordo com suas necessidades específicas.

O especialista acredita que a transformação digital é mais do que uma tendência: trata-se de uma necessidade no mundo corporativo brasileiro. “Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo e globalizado, a digitalização se torna um diferencial crucial para a sobrevivência e o sucesso das organizações”, diz. “Ela não apenas otimiza processos e reduz custos, mas também capacita as empresas a inovarem, aprimorarem seus produtos e serviços e se conectarem de forma mais significativa com seus clientes”. Segundo Silva, essa é uma jornada que requer comprometimento, adaptabilidade e uma visão de futuro.

Para o especialista em tecnologia da informação, é fundamental reconhecer que a transformação digital vai além da implementação de tecnologias, representando uma mudança cultural e organizacional profunda.

“As empresas que abraçam verdadeiramente essa transformação não apenas investem em sistemas e ferramentas, mas também cultivam uma cultura de inovação, aprendizado contínuo e colaboração”, considera. Silva acredita que a parceria entre governo, instituições de ensino e empresas é essencial para criar um ecossistema favorável à inovação e ao empreendedorismo digital.



Loja do Pneu inaugura empresa voltada para vendas online

Belo Horizonte (MG) recebeu uma nova empresa pertencente ao grupo Rio Claro. A Loja do Pneu abriu as portas em setembro de 2023 e atua de modo online com abrangência nacional, situado na região noroeste da capital mineira, em um panorama em que a frota de veículos brasileira ultrapassou a marca de 115 milhões de carros, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

E, ao que tudo indica, esse número deve aumentar, já que os consumidores brasileiros têm um nível significativamente mais alto de intenção de compra de carros em comparação com a média global, de acordo uma pesquisa realizada pela EY (Ernst & Young).

Segundo o “Índice de Mobilidade do Consumidor”, que entrevistou 15 mil pessoas de 20 países, 70% dos brasileiros querem comprar um veículo automotor. Enquanto isso, a média global é de 44%. Segundo o levantamento, 64% dos potenciais compradores do país pretendem comprar um carro dentro de 12 meses e 36% entre 12 e 24 meses. A pesquisa foi divulgada em dezembro de 2023.

Matheus Silvino, CEO da marca, destaca que o mercado automotivo, sobretudo o de pneus, é considerado ultraconservador. “Nosso objetivo, através de algumas estratégias, é desconstruir isso, e ações como um processo de entrega seguro podem nos ajudar a alcançar melhores resultados para o mercado como um todo”.

Já Apolo Santos, CMO da empresa, conta que, ao longo de sua história, o grupo já ultrapassou a marca de 1,2 milhões de pneus vendidos para diversas categorias de veículos do mercado por todo o Brasil. “Toda a trajetória de compra dos clientes precisa ser positiva e segura, por isso a otimização dos processos é sempre um objetivo”, considera.

Bruno Marques, COO da Loja do Pneu, por sua vez, avalia que os resultados têm atendido às expectativas: “Os primeiros meses de atividade da empresa foram promissores. Por isso, já estamos ansiosos para os próximos anos”, afirma.

A empresa usa softwares e plataformas que facilitam a comunicação e organização de todos os processos, pontua Santos. “Além disso, temos um trabalho de pós-venda e constante busca pelo menor preço, visando boas condições de pagamento”, afirma. “Nosso objetivo é humanizar as nossas relações e criar um ambiente amigável para todas as pessoas”, complementa.

Brenda Caroline, Head of Customer Experience da marca, ressalta que o planejamento das ações considera a experiência ponta a ponta do cliente. “Em um sistema de produção, por exemplo, pensar desde a embalagem até o produto em si, passando pelo site e chegando à entrega, pode resultar em níveis altos de satisfação”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.lojadopneu.com/ ou https://www.instagram.com/lojadopneucom/



Samsung SDS oferece solução logística durante seca no Norte

A Samsung SDS, desenvolveu solução logística durante o período de seca que afetou o Norte do país durante a primavera de 2023, quando a região registrou os menores volumes de chuva do Brasil. Durante os meses de novembro e dezembro, os principais rios da região amazônica, como o Negro e Solimões, ficaram com o volume de água abaixo da média, o que trouxe prejuízos à navegação.

Segundo dados divulgados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, a primavera do último ano foi a segunda mais seca desde 1961 nas regiões Norte e Nordeste, ficando atrás apenas do ano de 2015. Nos estados do Amapá, Rondônia e centro-norte do Pará, os volumes de chuva foram inferiores a 250 milímetros, considerados abaixo da média histórica.

Segundo a avaliação do órgão,  esse fenômeno é resultado de fatores como o El Niño e o aquecimento do Oceano Atlântico Norte. Um exemplo disso é a cidade de Conceição do Araguaia (PA), que costuma registrar chuvas de 450 mm na primavera, registrou acumulados de apenas 131 mm nas estações meteorológicas do Inmet. 

Rosa Amador, diretora comercial da Samsung SDS, ressalva que esta foi uma das maiores seca da história da região amazônica, afetando milhões de pessoas e comprometeu o escoamento de cargas do Polo Industrial de Manaus.

“A Samsung SDS se antecipou à estiagem e conseguiu reduzir os impactos que seriam causados pela seca do Rio Amazonas, oferecendo suporte aos clientes através da solução desenvolvida para esse período em parceria com a Transportes Bertolini.”, diz.

Ela explica que, ao longo dos meses de seca, a solução foi utilizar balsas para conectar o Porto de Manaus ao resto do Brasil com uso de portos privados, o que foi essencial para evitar o congestionamento de cargas da região.

“Nesse período, mais de 1500 TEUS (Twenty-foot Equivalent Unit, unidade equivalente a 20 pés) foram transportados com uma operação multimodal, utilizando rotas alternativas rodoviárias, balsas dedicadas e finalizando as operações com cabotagem para os principais portos brasileiros”, detalha Rosa Amador.

Carlos Mensato, diretor comercial da Transportes Bertolini, destaca que a companhia já prevê e se prepara para a continuidade ou mesmo agravamento da severidade climática na região, tendo em vista previsões para 2024. “Os desafios do clima, aliados a uma tendência de atendimento cada vez mais personalizada, criam um novo cenário para a logística”, comenta. 

De acordo com a diretora comercial da Samsung SDS, o serviço teve como objetivo garantir o abastecimento local para os clientes, além de solucionar possíveis problemas relacionados à saída dos produtos do Polo Industrial para todo o Brasil, o que contribuiu para realização efetiva das ações da Black Friday dos seus clientes.

Para conhecer mais sobre os serviços logísticos da Samsung SDS, basta acessar: https://www.samsungsds.com/la/index.html



Governo fecha brecha para os chamados super-ricos não fugirem de nova tributação

O governo editou uma norma para fechar brechas que poderiam servir de rota de fuga para investidores super-ricos após a aprovação da nova tributação dos chamados fundos exclusivos.

Uma resolução do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) proibiu a criação de novos planos familiares exclusivos de Previdência com saldos individuais acima de R$ 5 milhões.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (19) pelo órgão, responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados, e precisará passar por regulamentação da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

As estimativas da equipe econômica indicam que os fundos exclusivos de Previdência já contam com cerca de R$ 60 bilhões, um volume ainda pequeno se comparado ao dos fundos exclusivos (mais de R$ 700 bilhões).

Segundo o economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz, “o objetivo é evitar que esses fundos sejam usados de forma indevida para planejamento tributário e sucessório dos investidores de alta renda”. 

A medida aprovada é a segunda ação do governo em menos de um mês para fechar distorções no mercado de investimentos.

Segundo o Ministério da Fazenda, a nova regulamentação proíbe de imediato a constituição de novos planos familiares exclusivos de Previdência. O que estava acontecendo é que as seguradoras montavam planos de fundos exclusivos para determinados clientes para este produto. Com isso, os super-ricos conseguiam não só adiar o momento da tributação, mas também reduzir a alíquota paga – em vez de pagar 15% como nos fundos fechados, o recolhimento seria de 10%.



Concurso cultural de rede social celebra literatura e premia melhores redações

A social reading Universo, aplicativo do segmento de leitura e escrita, realizou recentemente um concurso literário com prêmios em dinheiro para incentivar a área literária no país. Com o tema “Como a Leitura mudou meu Universo”, a ação recebeu mais de 150 inscrições e consagrou três vencedores: 1º lugar – José Felipe Pereira Correia (R$ 3 mil), 2º lugar – Djailson da Silva Lima (R$ 1,5 mil) e 3º lugar – Sabrina Veras de Melo (R$ 500).  

O objetivo foi reunir experiências transformadoras a partir da leitura. Para definir o resultado, os usuários do Universo votaram nos textos preferidos, sendo um voto para cada redação. Das cerca de 200 produções textuais selecionadas, as 15 mais votadas chegaram à final e um comitê formado por parceiros do projeto definiu os três melhores trabalhos. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores também ganharam um troféu e certificado. 

Recentemente, o aplicativo aumentou em 350% o número de downloads, conquistando mais usuários com uma série de ações que movimentaram as mídias digitais, como o concurso cultural. O objetivo é aumentar a comunidade literária brasileira e incentivar novas pessoas a escrever, além de investir na monetização dos conteúdos dos criadores através dos e-books.  

A rede se consolidou como social reading totalmente brasileira e segue aprimorando a plataforma para oferecer experiências e conteúdos aos usuários. 

Em 2024, o objetivo é acelerar o crescimento do aplicativo. Segundo Wiliam Costa Rocha, criador do Universo, a proposta de ser uma rede social verticalizada também tem despertado o interesse de editoras literárias, que estimam formar parcerias.

 “Nosso objetivo é fomentar ainda mais o universo literário no Brasil. Por isso, desenvolvemos propostas que despertem o interesse nas pessoas”, compartilha Costa. 



Gás natural chega ao Polo Gesseiro do Araripe

Responsáveis pela produção de 97% do gesso no Brasil, as indústrias do Sertão do Araripe receberão um novo impulso com o início do fornecimento de gás natural na região. A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) começará a abastecer o Polo Gesseiro do Araripe, proporcionando sustentabilidade à produção. O anúncio, realizado esta semana em Araripina, no Sertão de Pernambuco, traz modernização e avanço para o setor, além de representar um marco no manejo ambiental da região. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 6 milhões, e o projeto piloto será iniciado em abril. Para incentivar as empresas a adotarem a nova fonte energética, o Governo do Estado eliminou o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação -ICMS- do gás destinado às indústrias do gesso.

Atualmente, a matriz energética utilizada na indústria do gesso é a queima de lenha, o que resulta em desmatamento e altos custos de transporte do material. Para se ter uma noção do impacto ambiental, o Polo Gesseiro consome anualmente 6 milhões de árvores, o equivalente a 9 mil estádios de futebol. Com a transição para o gás, essa área pode ser preservada, contribuindo para a conservação da caatinga, um bioma crucial para a biodiversidade na Região Nordeste.

O Polo Araripe, abrangendo as cidades de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Santa Filomena e Trindade concentra 250 indústrias calcinadoras, 500 fábricas de pré-moldados e 50 empresas de mineração. A gipsita, matéria-prima do gesso, encontrada nessas localidades, é reconhecida pela sua alta qualidade, com pureza variando entre 88% e 98%.

O biólogo e mestre em Ecologia Maurício Dália alerta para o iminente risco de desertificação da região, devido à remoção da cobertura vegetal e às mudanças climáticas. Outras ameaças, como ocupação humana irregular, também devem ser consideradas. “Uma nova fonte de energia, como o gás, pode ser crucial para a preservação da caatinga, desde que alcance tanto as pessoas quanto as indústrias. Isso nos leva a uma questão mais ampla, que é tornar a energia acessível, contribuindo para reduzir a queima de lenha. Outra ameaça está relacionada à vida dos animais, que também é afetada pela desertificação”, explica o especialista.

O incentivo fiscal do Governo de Pernambuco deve estimular as empresas a adotarem o uso do gás natural. “Teremos gás com ICMS zero para garantir que esta região amplie seu desenvolvimento e gere mais empregos com nosso investimento inicial de cerca de R$ 6 milhões. Realizar essa demanda histórica e mudar a matriz energética do Polo Gesseiro contribuirá para preservar nossa caatinga”, destacou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Com o aumento do consumo na região, a Copergás planeja construir um terminal de regaseificação no Araripe, semelhante aos já existentes em Petrolina, no Sertão do São Francisco, e em Garanhuns, no Agreste. Segundo o presidente da Copergás, Felipe Valença, as obras começarão no final do ano, e a base operacional estará pronta a partir do primeiro semestre de 2025.

“O gás fornecido para o Polo Gesseiro será o mais econômico do estado, graças aos incentivos governamentais. Com mais empresas aderindo, promovemos desenvolvimento para a região, além e contribuir com a preservação da Caatinga”, afirma Felipe Valença. Os produtores de gesso não terão restrições quanto ao uso do gás, e espera-se que o combustível seja adotado também por outras empresas no Sertão do Araripe.

O Polo do Araripe tem capacidade para consumir cerca de 320 mil metros cúbicos de gás natural por dia, o que equivale a 20% do volume atualmente distribuído pela Copergás e supera outras distribuidoras de gás natural. O projeto piloto será iniciado em abril de 2024. A Copergás solicitará cartas de adesão ao novo projeto. Estima-se que pelo menos 50 empresas estejam aptas a converter sua fonte energética para o gás natural, e a economia com combustíveis pode chegar a R$ 20 milhões por ano apenas nessas empresas.

As empresas dos seis municípios que compõem o Polo utilizam lenha, uma matriz energética escassa que atualmente contribui para o desmatamento da Caatinga. Com a adoção do gás natural, a indústria local será mais ambientalmente sustentável, promovendo uma combustão mais limpa.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Gesso de Pernambuco (Sindusgesso), Jefferson Duarte, a chegada do gás marca um novo momento no Sertão do Araripe. “A chegada do gás trará uma nova perspectiva para a região do Araripe. Temos um dos maiores obstáculos em nossa indústria, que é a matriz energética. Com as empresas conseguindo migrar para o gás natural, tenho certeza de que iremos produzir de forma mais sustentável e econômica. Somos a maior potência de gesso do Brasil. Esse impulso será um divisor de águas para a nossa região”, afirmou.



Duda Maryah acumula milhões de views em clipes independentes

Segundo a MIDiA Research, artistas independentes representam o segmento de crescimento mais rápido do mercado global da música, saltando de uma participação de 1,7% no mercado em 2015 para 5,3% por ano, desde 2021.

Dentro dessa realidade está Dudda Maryah, influenciadora de 21 anos que vem conquistando mais de 20 milhões de jovens em suas redes sociais ao abordar temas como a saúde na adolescência ou outras questões vividas pelos jovens.

“Ela traz as reflexões de forma cômica e leve, sem deixar informações importantes de lado. Na música, faz o mesmo”, explica o seguidor Eduardo Martin, 19.

Como cantora, Dudda acumula mais de quatro milhões de views nos seus clipes independentes. Em hits como “Rosa Shock”, “Cintura”, “Daminha” e “Fic 071”, a cantora — que compõe e produz todas as suas canções — traz letras sobre empoderamento feminino, com críticas ao machismo e superações de desilusões amorosas. Com o acúmulo de reflexões, suas músicas chegam a ter mais de 900 mil visualizações em um único clipe.

Dicas para quem está começando:

Dudda explica que chegar a alguns lugares sem apoio de gravadoras ou grandes selos é um desafio. Mas deixa dicas para quem está começando. “Crie uma audiência fidelizada. Foque mais no que vai fortalecer essa conexão do apenas em ganhar mais. São eles que vão te levar longe”, relata, constatando a analogia de que é fácil crescer com clientes fidelizados em uma empresa do que crescer apenas com novos.

Maryah explica, ainda, que é preciso se manter ativo não apenas no digital. “Participar de eventos musicais, se manter presente fisicamente… isso ajuda para que os artistas independentes sejam vistos”.

Conexão e mensagens para os jovens:

A influencer destaca que o verdadeiro sucesso para artistas independentes não se resume aos números, mas à esta conexão que se estabelece com o público: “As marcas valorizam quando os fãs desabafam nos comentários. Isso prova o lado emocional. E um artista independente precisa de marcas que possam ir dando suporte”, deslinda a artista, que complementa: “É incrível ver como os jovens buscam por alguém que fale sobre esses temas. Eles querem um pedido de uma mudança social. Isso me motiva a continuar produzindo conteúdo autêntico e significativo”.

Dudda explica que cantar é mais uma das artes para que possa levar alertas para o seu público. “Assim como atuo e roteirizo os meus vídeos, criar músicas é importante para transmitir mensagens de formas leves. Quero ser uma voz positiva e inspiradora para minha comunidade online, abordando questões que são importantes para nós, jovens”, exclama.

A influencer sinaliza, ainda, que o futuro na música está apenas começando. A partir de agora Maryah deseja explorar novos estilos, colaborar com outros artistas e expandir a audiência para além das fronteiras atuais.

Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/duddamaryah/



Principais iniciativas visam estimular a cultura de inovação no Brasil

A inovação digital está atraindo imensa atenção dos setores público e privado do Brasil,àmedida que o país busca usar tecnologias modernas para mudar processos, produtos e serviços em vários setores da economia e da sociedade, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Digital Business Innovation Services para o Brasil revela que startups, empresas estabelecidas e o governo brasileiro estão todos se concentrando em esforços para promover a transformação digital, com iniciativas que impulsionam o ecossistema de inovação do Brasil. O governo brasileiro tem apoiado este progresso, favorecendo o desenvolvimento econômico e social sustentável e inclusivo através de tecnologias digitais, afirma o relatório do ISG.

“Os fornecedores de serviços estão desempenhando um papel fundamental na transformação digital do Brasil, oferecendo estratégias orientadas para marca e valor”, disse Shafqat Azim, parceiro ISG e líder nas Américas, Transformação Digital. “Eles estão projetando alternativas eficazes que oferecem velocidade, inovação e ênfase no propósito.”

Os fornecedores locais estabeleceram Centros de Excelência (CoEs), que criam valor futuro para as empresas, reimaginando, reestruturando e renovando funções empresariais, afirma o relatório do ISG. Estes fornecedores estão escolhendo parceiros que partilham valores e objetivos semelhantes e são capazes de colaborar através de equipes ágeis e multifuncionais para fornecer soluções digitais com rapidez e qualidade, afirma o relatório.

De acordo com o relatório do ISG, os fornecedores com melhor desempenho interligam pessoas, processos e tecnologias de ponta. Eles entendem e avaliam o negócio por meio de análise de dados, co-criam design e propõem estratégias recorrentes de inovação que entregam resultados tangíveis.

Os principais fornecedores também têm um firme domínio das expectativas dos consumidores, criam iniciativas relevantes para a CX e avaliam as melhores soluções tecnológicas para resolver os problemas atuais, afirma o relatório. Estas soluções podem incorporar tecnologias inovadoras como IA, machine learning, IoT e data analytics avançada para melhorar a eficiência, personalização e diferenciação de serviços, e utilizar tecnologias de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) para melhorar ainda mais a experiência do cliente, afirma o ISG.

“As empresas brasileiras procuram fornecedores que possam se adaptar às suas necessidades e expectativas específicas e oferecer abordagens personalizadas e orientadas para o futuro”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “O objetivo é criar valor sustentável e, ao mesmo tempo, operar com senso de responsabilidade social e ambiental.”

O relatório também examina como os fornecedores no Brasil estão oferecendo serviços de Realidade Estendida (XR) que permitem aos usuários ter experiências imersivas e envolventes por meio de AR, VR e realidade mista (MR) em ambientes virtuais criados usando software de modelagem 3D.

O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Digital Business Innovation Services para o Brasil avalia as capacidades de 43 fornecedores em três quadrantes: Digital Transformation Services, Customer Journey Services e Extended Reality Services.

O relatório nomeia Accenture e Globant como Líderes em todos os três quadrantes, enquanto BRQ, Deloitte Digital, GhFly, MadeinWeb e Stefanini são nomeados como Líderes em dois quadrantes cada. ARVORE, Brivia, Cadastra, CI&T, Deal, FCamara, ilegra, Logicalis, Nação Digital, T-Systems, Virtual.Town, Vitrio e YDreams Global são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Driven.CX é nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes, enquanto a TIVIT é nomeada como Rising Star em um quadrante.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na BRQ, MadeinWeb e Spassu.

O relatório 2023 ISG Provider Lens™ Digital Business Innovation Services para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 900 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

Contato:

Press:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Contato: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE



IA ajuda lojistas a lucrar no e-commerce

Por meio da solução que visa integrar elementos sociais nas plataformas de comércio online para aprimorar o engajamento do cliente e otimizar a experiência de compra, no ano de 2023 a IA da empresa Vurdere coletou mais de 50.000 mensagens, no ano, e foi responsável pelo aumento de mais de R$175 milhões de faturamento incremental para seus clientes, varejistas online.

Com a aplicação da solução por meio da IA, os 28 clientes que já utilizam a solução, tais como Centauro, Evino, Drogasil, Arezzo, Suvinil, Midea, Embelleze, Puket, Arezzo, Imaginarium, tiveram um incremento médio de 9% no faturamento. Segundo os sócios, o valor acima é referente às vendas que passaram pela ferramenta e o resultado já é visto logo no primeiro mês de contrato. 

Segundo  Daniel Pisano, co-fundador da Vurdere, o ano de 2023 foi muito difícil para o varejo e nessas horas de maior adversidade é importante enxergar as oportunidades que vêm com ela. “A capacidade de se destacar em momentos desafiadores é uma condição indispensável, sobretudo no competitivo mercado online”, explica. No contexto da Centauro, que utilizou a solução de IA, por exemplo,  observa-se o aumento significativo de quase 7% nas vendas, que resultou no Retorno Sobre o Investimento (ROI) de 257 vezes para a empresa esportiva.

As soluções da Vurdere conduzem as interações para o contexto social, estimulando os clientes a compartilharem mais sobre suas preferências, personalizando o conteúdo, assim como ocorre nas mídias sociais. E com o uso da gamificação e ferramentas de inteligência artificial, essa interação se torna orgânica. Na prática, a tecnologia desenvolvida pela startup digitaliza o boca-a-boca”, explica Pisano. Segundo ele, investir na “social proof” (prova social) é a forma mais eficaz e econômica de gerar impacto.

Em alta no marketing digital, a prova social está baseada em opiniões reais sobre consumo. Com isso, as empresas podem não apenas otimizar seus resultados e aumentar o tempo que os clientes passam explorando a loja, mas também fortalecer o vínculo emocional com a marca. E com a utilização da inteligência artificial em soluções criativas, é possível fornecer recomendações autênticas e contextualizadas sobre os produtos, tornando a experiência de compra altamente personalizada e relevante.

A fusão entre o comércio eletrônico e as plataformas de mídia social permite que os consumidores interajam uns com os outros, compartilhem opiniões e recebam feedback em tempo real. As lojas online criam uma sensação de comunidade em torno de seus produtos, tornando o e-commerce mais atrativo e confiável para novos consumidores, o que consequentemente acaba gerando uma proposta de valor para a empresa no mercado e fomentando uma experiência de compra mais social, interativa e colaborativa. Dessa forma, o uso de perfis sociais verificados não somente fortalece a conexão entre os consumidores e as marcas, criando o “match perfeito”, mas também estabelece uma atmosfera de transparência e autenticidade, algo essencial em um mercado tão competitivo como o e-commerce global, onde o cross-border (quando envolve o transporte de um produto de um país para o outro, ultrapassando fronteiras)ainda é um desafio para muitas lojas online.

Neste contexto, a mera tradução de uma plataforma para diferentes idiomas é insuficiente para atender às expectativas e desejos dos consumidores locais. É uma questão que vai além da língua: é sobre criar uma conexão real com o consumidor moderno, que busca experiências autênticas. Por exemplo, quando um shopper (comprador) brasileiro navega em uma marca francesa, ele espera ver não apenas a tradução precisa, mas também conteúdo e experiências compartilhadas por pessoas de sua própria nacionalidade, localidade ou perfil social. Isto já é possível graças à tecnologia da geolocalização de pessoas, que cria uma espécie de rede social integrada à loja e aumenta o efeito de coletivo. A possibilidade de filtrar avaliações de acordo com características culturais entre países impede, por exemplo, que consumidores europeus recebam avaliações sobre um mesmo produto de clientes asiáticos, africanos ou brasileiros, que possuem hábitos e estilos de vidas bem diferentes.

Assim, ao navegar em uma loja virtual, os consumidores veem prioritariamente pessoas com perfil social semelhante e, mais importante, da mesma região geográfica, motivando ainda mais o consumo em um mercado onde a confiança é vital, e a personalização é o segredo para o sucesso. “A chave está em criar um sentido de pertencimento, uma experiência genuína e um contexto que ressoe com os compradores locais”, explica Jaime de Toledo, cofundador e CEO da startup.

Outro diferencial da tecnologia de “social proof” é a compatibilidade com as soluções de e-commerce em qualquer plataforma, podendo ser instalada em menos de duas horas. Este é o tempo suficiente para adaptar o template, criar um manual de instalação e adicionar os códigos no front-end do cliente. “Nossas métricas de monetização mostram que, a partir da adoção da nossa plataforma, é possível verificar um incremento de 15% no faturamento do e-commerce, aumento de 20% no tráfego orgânico no website e crescimento de 10% nas coletas de avaliações”, finaliza Pisano.



Opera encerra um ano de crescimento exponencial no Brasil

O Brasil é um dos maiores mercados de smartphones do mundo, com cerca de 249 milhões de aparelhos inteligentes no país, de acordo com estudo da FGV em 2023. Dessa forma, as empresas de tecnologia batalham pela preferência do consumidor no uso do dia a dia. 

E a Opera, empresa global focada em tecnologia web, buscou uma vantagem inicial na preferência dos brasileiros. Ao longo de 2023, a empresa norueguesa de software testemunhou um crescimento em seu número de usuários ativos mensais, impulsionado por seu produto para Android, que registrou um aumento de mais de 280%, de acordo com dados coletados pela data.ai, comparando o número de usuários ativos mensais de smartphones do navegador Opera no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Além disso, o reconhecimento da marca dobrou no país, com três quartos dos brasileiros afirmando estar familiarizados com seus produtos. A pesquisa foi realizada pela empresa entre 28 de novembro e 4 de dezembro de 2023 via Pollfish. O número total de entrevistados foi de 1.092 pessoas  entre 16 a 64 anos, de todos os gêneros, localizadas no Brasil.

Crescimento impulsionado pelo lançamento de funcionalidades

“Com as necessidades de uso dos smartphones sendo particulares de cada pessoa, as empresas de tecnologia que buscam se destacar precisam oferecer ferramentas que facilitem os usos diários”, explica Juliana Psaros, Diretora de Marketing Regional de LATAM na Opera. 

Em 2023, a companhia lançou o navegador Opera One, integrando sua nova ferramenta de inteligência artificial (IA), a Aria. Desenvolvida com base na infraestrutura “Composer” da Opera e alimentada pela tecnologia GPT da OpenAI, a Aria oferece aos usuários acesso gratuito a serviços de IA generativa, habilitando a busca de informações na web, a geração de texto ou código e a obtenção de respostas personalizadas. Assim, segundo Juliana Psaros, a empresa se posicionou em um mercado que está em ascensão, com a inteligência artificial, brigando pela fatia de mercado almejada por outras empresas de tecnologia, como Google, Microsoft e Meta. 

“A Opera tem usuários em todo o mundo, mas é aqui no Brasil que eles estão aproveitando ao máximo essa ferramenta de IA. Isso sinaliza uma crescente demanda por soluções orientadas por IA, pelas quais a Opera tem concentrado esforços”, adiciona Psaros.

A inteligência artificial, no entanto, não ficou restrita aos usuários desktop, mas foi central nos dispositivos móveis, já que o ChatGPT virou referência para quem busca utilizar IA – de acordo com uma pesquisa baseada em relatórios de tráfego da SEMRush, o ChatGPT conta com uma participação de mercado de 60%. Além do navegador Opera One, a empresa lançou versões móveis focadas em Android e iOS, ambas com novos recursos de segurança, como VPN e bloqueadores de anúncios.

Juliana Psaros reforça que para 2024, as empresas continuarão investindo em ferramentas. “Um dos objetivos é que o mercado continue a oferecer soluções para desafios do dia a dia dos usuários, buscando capitalizar em torno de tendências e popularizando funcionalidades, especialmente a inteligência artificial”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: www.opera.com



ABES-SP promove evento internacional sobre cruzamentos de redes

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) promoverá, no dia 28 de fevereiro (quarta-feira), o Evento Internacional sobre Cruzamentos de Redes de Serviços Públicos no Subsolo. A realização reunirá especialistas em Métodos Não Destrutivos (MND), Inteligência Artificial e gestão de ativos para aprofundar o debate sobre o tema.

O evento acontecerá de forma presencial na sede da entidade, na capital paulista, das 14h às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições estão abertas neste link: https://forms.gle/BQQSnuoLb9F7L8t7A

A iniciativa conta com apoio da Abratt (Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas) e da Abcon Sindcon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e patrocínio da Comgás e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

PROGRAMAÇÃO:

14h – Sessão de Abertura

Boas-vindas e moderação: Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da ABES-SP

14h15 – O que esperamos alcançar com este Webinar?

Palestrante: Sérgio A. Palazzo, secretário da Subseção Centro Paulista

Abordará as preocupações com “travessias silenciosas” subterrâneas por instalação por MND entre redes de gás natural e coletores troncos de esgoto (por gravidade)

14h20 – O cruzamento de redes no subsolo, nos EUA, entre gasodutos e coletores troncos de esgoto

Palestrante: Ph.D., P.E. Dr. Samuel Ariaratnam, da Universidade Estadual do Arizona

Abordará os riscos de tais travessias, os acidentes resultantes de tais travessias, o que deve ser tratado com equipes de HDD, projetistas e proprietários de dutos.

14h40 Perguntas e Respostas

14h45 A experiência com dutos enterrados logo após o colapso das Torres WTC

Palestrante: PE Alan Leidner, Prefeitura de Nova York

Assumindo o Escritório de Crise logo após o colapso, Alan trará sua experiência em relação à rede de dutos enterrados na região do colapso, a serem gerenciados para reduzir o impacto de riscos maiores.

15h – Perguntas e Respostas

15h05 – BAMI – I Instituto de Gestão de Ativos Enterrados e as normas emitidas pela ASCE-UESI-CI, números 38-22 e 75-22

Palestrante – Ph.D., Dr. Tom Iseley, presidente da BAMI I

Apresentará os documentos gerados logo após o colapso do WTC (ASCE 38-01) e os recentemente atualizados (ASCE 38-22) e o adicional (ASCE 75-22) e como é possível garantir uma enorme redução nos riscos de acidentes subterrâneos, Investigando e Documentando (38-22) e Registrando e Compartilhando (75-22), a localização de instalações subterrâneas existentes.

15h30: Perguntas e Respostas

15h35 Desmistificando a Gestão de Ativos para Melhorar a Implementação

Palestrante – P.E., Heather Himmelberger, diretora da SW EFC

Apresentará as maneiras de implementar o Buried Asset Management de uma forma mais simples como por em marcha esse tipo de programa obtendo uma maior e mais relevante aceitação da prática.

15h50 Perguntas e Respostas

16h – 16h20: Coffee Break

16h20 – As Built e quão confiantes eles são, e como podemos melhorar.

Palestrante – P.E. Otto Ballintijn, CEO da Reduct, que inventou a sonda inercial para coletar dados de tubulações de esgoto por gravidade.

Falará sobre como é fácil obter um AS BUILT melhor e preciso

16h35 – Perguntas e Respostas

16h40 – Como a IA pode nos ajudar a conhecer melhor a integridade da tubulação de esgoto.

Palestrante – P.E. Eric Sullivan, diretor da Sewer AI e especialista em IA para análise de imagens de CFTV.

Mostrará como é difícil para os olhos humanos verem e interpretarem os defeitos nas tubulações de esgoto resultantes de uma enorme quantidade de Terabytes gravados pelas câmeras de CFTV.

16h55 – Perguntas e Respostas

17h – Associação de Segurança Cross Bore

Palestrante – Mark Bruce, presidente da CBSA,

Mostrará por que foi necessário ter uma Associação para cuidar do cruzamento entre dutos no subsolo.

17h15 – Perguntas e Respostas

17h20 – Encerramento do evento.

Serviço:

O quê: Evento Internacional sobre Cruzamentos de Redes de Serviços Públicos no Subsolo

Quando: 28 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Local: Sede da ABES-SP: Rua Eugênio de Medeiros, 242 – 6º Andar – Pinheiros/SP, com transmissão ao vivo pelo canal da ABES-SP no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CDHDUwFefzs)

Apoio: Abratt (Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas) e Abcon Sindcon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto)

Patrocínio: Comgás e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).



Trabalhar em pé traz benefícios para a saúde

Segundo especialistas, o habito de trabalhar em pé, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, pode trazer diversos benefícios para a saúde e a produtividade dos profissionais que passam muitas horas sentados em frente ao computador. 

De acordo com estudos científicos, ficar muito tempo sentado pode aumentar o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, além de causar dores nas costas, na coluna e nos ombros. Por outro lado, trabalhar em pé pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, queimar mais calorias, melhorar a postura, a circulação e a respiração, e até mesmo prolongar a expectativa de vida.

Mas como fazer essa mudança de hábito sem prejudicar o conforto e a ergonomia no ambiente de trabalho? 

Para Valeria Brand, especialista em P&D da empresa Elements, especializada na venda e produção de móveis ergonômicos, a resposta para essa pergunta está nas mesas com regulagem de altura, que permitem alternar entre as posições sentada e em pé com o toque de um botão. “Essas mesas, também chamadas de standing desks, são ajustáveis de acordo com a altura e a preferência de cada usuário, e podem se adaptar a qualquer espaço e estilo”, explica Valeria. 

As mesas com regulagem de altura elétrica são uma opção moderna, minimalista e tecnológica. “Algumas opções já possuem motorização dupla, memória para quatro posições, e ainda permitem personalizar o tampo com cores e tamanhos variados”, destaca a especialista da Elements.  

Trabalhar em pé é uma mudança de hábitos no espaço de trabalho que pode trazer melhorias no foco, na energia, na criatividade e na disposição para o trabalho, além de redução nas dores no corpo e no estresse. 

 

 

 

 



Evento destacou a liderança e pioneirismo feminino na transformação tecnológica

O Brazil-Florida Business Council, Inc (BFBC) realizou na última terça-feira (19/03), webinar que destacou o papel das mulheres na liderança em inovação e tecnologia. Organizado pelo Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão do Brazil-Florida, o evento foi uma oportunidade para destacar o trabalho inspirador de líderes femininas que estão impulsionando mudanças e avanços em diversos setores.

De acordo com Sueli Bonaparte, presidente fundadora do BFBC, é fundamental o apoio das mulheres umas às outras, e a temática do evento reforça o compromisso do Brazil-Florida em promover a diversidade e inclusão. “Nosso compromisso é promover a diversidade e inclusão no mundo dos negócios, fornecendo uma plataforma para destacar o trabalho das mulheres e promover a colaboração e o compartilhamento de experiências.”

A reunião contou com apresentações de mulheres da sociedade, cada uma compartilhando suas jornadas e experiências enquanto líderes em seus respectivos campos.

Um ponto central das discussões foi o papel da inteligência artificial (IA) e como as mulheres estão gerenciando e moldando seu desenvolvimento.

Entre as participantes do evento estava Aline Froes, CMO da Sofya.AI, startup que, através do uso da inteligência artificial, desenvolveu uma plataforma digital focada na saúde. Aline compartilhou como a IA está sendo utilizada para ajudar profissionais de saúde, fornecendo ferramentas médicas avançadas e melhorando a precisão dos diagnósticos. “Nosso objetivo é aliviar o burnout dos profissionais de saúde e promover uma medicina segura e assertiva, utilizando ferramentas de inteligência artificial para apoiar decisões clínicas.”

Gabriela Manino, sócia na TOTVS – JuriTIs, discutiu a migração digital para a nuvem e o papel crucial da inteligência artificial nos negócios. Ela enfatizou a importância da segurança da informação e conformidade com regulamentos, como a LGPD, na implementação da IA.

“A migração para a nuvem e a adoção da inteligência artificial são essenciais para os negócios hoje em dia, mas é crucial garantir a segurança da informação e conformidade com regulamentos, como a LGPD, porque os dados compartilhados com a inteligência artificial podem ser sensíveis e, uma vez que os dados são compartilhados com a IA, eles se tornam públicos. Então é importante ter os dados curados para isso.”

Anique de Nadai, gerente de contas da AnyDesk Software, compartilhou insights sobre como sua empresa está lidando com a segurança dos dados em um ambiente de trabalho remoto, destacando a importância da criptografia e conformidade com regulamentações como a GDPR – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Europeu.

“O nosso software é de acesso remoto no qual pode ser usado tanto para prestação de suporte remoto como também para trabalhadores remotos ou empresas. Hoje nós temos instituições bancárias como clientes e até mesmo bases militares que usam os nossos serviços. Então é primordial a parte de segurança.” Atualmente a empresa vem atualizando todos os certificados de segurança internamente, buscando novas certificações, e trabalha na parte de AI, com o objetivo de impulsionar o cliente a uma melhor experiência com o software.

O evento ainda contou com a participação da diretora de negócios da ACT Digital, Flávia Nascimento, e responsável pelos canais digitais da J.P.Morgan, Ludmila Socha, que discutiram o papel da tecnologia na transformação dos negócios e a crescente importância da inteligência artificial em seus respectivos setores.

Segundo Flávia, “A tecnologia está transformando a forma como trabalhamos, e a inteligência artificial é fundamental para impulsionar a eficiência e inovação nos negócios.”

Na visão de Ludmila, que compartilhou insights sobre a J.P. Morgan Access, uma assistente virtual que auxilia clientes corporativos em suas interações com a plataforma, “A criatividade desempenha um papel importante na implementação de soluções tecnológicas, especialmente no setor financeiro, onde buscamos equilibrar inovação com segurança para proteger nossos clientes e suas informações financeiras”

Finalizando o evento, Lisa Worcman, advogada tributarista que atua com foco em consultoria para empresas das indústrias de tecnologia e entretenimento, pelo escritório Mattos Filho, falou sobre a iniciativa Attix, iniciativa gratuita que visa trazer inovações tecnológicas para o escritório de advocacia.

“Fazemos um teste dessas soluções tecnológicas e damos feedbacks de produtos. Então, existe toda essa mentoria de produto e esse relacionamento próximo com o Mattos Filho, pois acabamos testando e utilizando soluções tecnológicas para atender”, pontuou Lisa, destacando o apoio às startups e o papel da presença feminina na inovação, que, na sua visão, é um fator importante no ecossistema como um todo.



Em Pontal do Paraná Rede de Proteção Animal completa 2 anos

Viver em uma cidade onde a causa animal realmente é uma prioridade proporciona mais qualidade de vida aos bichos, seus tutores e protetores. Em Pontal do Paraná, é assim. A cidade, no litoral paranaense, tem pouco mais de 30 mil habitantes e algumas das mais belas e limpas praias do Sul do Brasil. É também uma cidade que incentiva o trabalho de várias pessoas ligadas à causa animal. A Prefeitura integra uma Rede de Proteção Animal (RPA) que apresenta resultados notáveis em políticas públicas voltadas ao mundo dos cães, gatos e pessoas que se dedicam a eles.

São cuidadores, veterinários, lojas de ração, voluntários e o setor público, unidos para proporcionar bem-estar, mais saúde e qualidade de vida. Desde 2021, já foram realizados sete mutirões para castração de mais de 3.800 cães e gatos, contribuindo para a saúde animal e evitando a procriação indiscriminada. Somente no evento mais recente, em fevereiro deste ano, foram 498 cães e gatos inscritos com antecedência, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, promotora dos mutirões em parceria com a RPA.

Em 2022 a Prefeitura criou e passou a coordenar um Banco de Ração que já arrecadou mais de 10 toneladas para cães e gatos, doadas por lojas e parceiros da sociedade civil, e que são distribuídas mensalmente aos protetores cadastrados, reafirmando o compromisso do município com a causa animal. Os protetores parceiros resgatam animais nas ruas e levam aos mutirões. Os resultados são imediatos e também a longo prazo, diminuindo a quantidade de cães e gatos abandonados pelas ruas.

PRIORIDADES: A prioridade nos mutirões é para tutores em condição de fragilidade social e para animais resgatados da rua. Para garantir a vaga, as solicitações devem ser feitas via protocolo, de forma presencial na Prefeitura em Praia de Leste, ou via online.

A RPA existe desde fevereiro de 2022 e é formada por mais de 20 instituições. Seu objetivo é articular a sociedade civil, pessoas da causa animal e Poder Público para desenvolver medidas de proteção e controle populacional de animais. A rede também oferece castração gratuita de cães e gatos domésticos, atendimentos de urgência e emergência, realização de campanhas ao longo do ano e a doação de ração aos protetores e cuidadores de animais cadastrados, através do Banco de Rações. Desde o início do projeto já foram doadas mais de 10 toneladas de ração. Em média, o Banco de Rações entregou 450 kg para 25 protetores cadastrados, sendo 350 de ração para cães e 100 para gatos.

Flávia Caroline Deable Zacarias, diretora-geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, conta que as rações entregues chegam à Prefeitura em forma de doação realizada por comércios e empresas locais. “O poder municipal depende dessas doações para fazer o repasse às cuidadoras. Se em algum momento elas pararem, não teremos como continuar”, afirma.

Elizandra tem 32 animais: Uma das cuidadoras beneficiadas é Elizandra Regina Andrade Assis, motorista e protetora há 12 anos. Em mais de uma década, ela já resgatou cerca de 400 animais abandonados e/ou em situação de maus-tratos e, hoje, possui em casa 32 bichos, entre cães e gatos. “Comecei a cuidar de animais por sentir dó e amor. Até conhecer o trabalho da Prefeitura, em prol da causa, eu fazia tudo sozinha. Até que, com a Rede de Proteção, passei a ter apoio para os tratamentos de urgência, castração e com a ração. O banco de rações garante um apoio muito importante, porque é tudo muito caro e como eu tenho dezenas de animais, fica um valor muito alto”, conta. Elizandra recebe cerca de 35 kg de ração por mês, sendo 20 para cachorros e 15 para gatos. A cuidadora atua de forma independente, cuidando apenas dos animais que já tem.

Mais de 500 animais resgatados: Outra protetora é Ângela Cristina Brum, que desde 2009 resgata cachorros em situação de abandono e/ou maus-tratos em Pontal do Paraná.

Ela conta que é o amor pelos cães que a faz se empenhar e se dedicar à sua causa como protetora. Em 14 anos, já foram cerca de 500 cachorros resgatados. Atualmente, ela cuida de oito cães em sua residência, mas continua resgatando animais, cuidando, tratando enquanto necessário e, em seguida, realizando a doação para tutores. “Quando resgato um animal, me torno responsável por ele, não posso deixá-lo passar fome, então, muitas vezes, tiro do bolso para conseguir suprir as necessidades”, diz Ângela.

Trabalho conjunto: O Banco de Rações da Prefeitura de Pontal é mantido pela doação de seis empresas locais e de uma fábrica de ração de Curitiba. Um dos comércios da própria cidade é a Agropecuária AgroTop, de propriedade de Marilice Cordeiro da Silva. Ela realiza a doação desde o início do projeto e, antes, já doava para as protetoras de maneira independente. “Conhecendo a dedicação das protetoras, contribuo com o que posso; ração, às vezes medicamentos, promoções etc. Se todos os empresários ajudassem um pouco, não haveria tantos animais mortos e maltratados. Por isso, meu apelo é que cada um faça a sua parte, assim, poderíamos atender a todas as protetoras e garantir que não haja animais abandonados nas ruas”, conta.



Giuliana Flores aposta em entrega expressa para otimizar logística

Empresa atuante no mercado de comércio on-line de flores e presentes, a Giuliana Flores anuncia uma nova estratégia que visa ajudar os vendedores parceiros da marca e, consequentemente, beneficiar os clientes. É a entrega expressa, que atualmente já está em funcionamento para os sellers associados de São Paulo cadastrados no marketplace. A meta é expandir para outros estados para proporcionar agilidade e praticidade a um contingente ainda maior de consumidores em todo o país. 

A ideia é replicar o modelo de experiência do consumidor com as entregas da marca para os parceiros. Nesse sentido, toda a logística é cuidadosamente coordenada pela equipe da Giuliana Flores, abrangendo detalhes como os horários de funcionamento.  

Esse tipo de serviço possibilita que os vendedores entreguem os produtos com eficiência, sem a necessidade de desenvolver infraestrutura própria. Geralmente, é oferecido por plataformas de comércio eletrônico de grande porte. 

A Giuliana Flores registrou crescimento de quase 20% no ano anterior. Para 2024, a empresa tem a expectativa de realizar aproximadamente 1 milhão de entregas, o que motiva seus investimentos constantes em inovações para atender às demandas dos consumidores brasileiros. 

“O objetivo é garantir que os clientes que adquirem produtos em nosso marketplace com vendedores associados desfrutem da mesma experiência que teriam ao comprar diretamente da marca”, afirma Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores. 



Tecnologias atuam na proteção de sistemas de energia em subestações

As subestações elétricas são parte da rede onde a energia é transformada, controlada e distribuída para as cidades e grandes centros de consumo. A indústria desse setor, assim como outras, está passando por uma transformação digital. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o período entre 2010 a 2020 aponta R$ 740 bilhões investidos em energia elétrica no Brasil, com valores anuais que superam R$ 60 bilhões.

Com a transformação do setor, o gerenciamento de sistemas está se movendo em direção à automação e Inteligência Artificial (IA). Atualmente, existem soluções no mercado que combinam tecnologia de vídeo inteligente, incluindo câmeras de alta resolução, recursos de imagem térmica e IA que permitem operações mais eficientes. 

Sendo assim, Jader Mantellato, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Verticais da Hikvision, apresenta cinco dicas para transformar uma subestação elétrica em um local mais seguro.

1 – Câmeras para monitorar ativos críticos

É interessante investir em câmeras de posicionamento e redes secretas, pois elas fornecem imagens panorâmicas e divisórias de todos os ativos críticos, como transformadores, interruptores de isolamento e painéis de controle. Por meio desse tipo de tecnologia é possível ter o status, em tempo real, do funcionamento dos equipamentos e assim realizar os ajustes necessários.

2- Termografia infravermelha 

Em subestações de energia, os equipamentos precisam passar constantemente por medição de temperatura. Para esse processo, a termografia infravermelha é a solução mais indicada. As câmeras térmicas são projetadas para detectar se o equipamento está funcionando normalmente, ou seja, dentro dos parâmetros estipulados em ambientes de distribuição de energia.

3 – Sistema de imagem e vídeo com IA

Os sistemas de imagem e vídeo alimentados por Inteligência Artificial proporcionam inspeções mais detalhadas e eficientes, o que aumenta a segurança nas subestações. Além disso, essa abordagem inteligente permite planejamento on-line, resposta em tempo real e verificações remotas, reduzindo o tempo e os custos.

4 – Proteção de perímetro e áreas críticas com reconhecimento facial

Ter o controle total dos perímetros e áreas críticas é essencial quando se fala em subestações de energia. Os gestores podem apostar em soluções inteligentes como, por exemplo, a instalação de barreiras giratórias e controladores de acesso integrados ou terminais de reconhecimento facial, minimizando os riscos. De acordo com dados da Conexis Brasil Digital, grupo que representa as principais operadoras de telefonia e internet do país, revelam que os roubos e furtos de cabos de telecomunicação no Brasil atingiram patamar recorde no primeiro semestre de 2023. Neste período, foram furtados quase 2,9 mil km de fiação, o equivalente a 16 km por dia.

5 – Gerenciamento centralizado e inteligente 

Para ter insights claros e controle de toda a subestação elétrica é preciso contar com um painel que apresente dados de forma clara. Gerenciamentos desse porte exibem as operações no local em andamento e o status da inspeção em tempo real, além de informações detalhadas e indexação de dados. Tecnologias deste tipo auxiliam o responsável técnico a tomar decisões rapidamente e, assim, aumentar a eficiência operacional.



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