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SPE 4 -Aprovação da 4ª Emissão de Debêntures da Águas do Rio

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2024 – Para fins do disposto na Resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 44 de 23 de agosto de 2021, conforme em vigor, a Águas do Rio 4 SPE S.A. (“SPE 4” ou “Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração da Companhia, em reunião realizada nesta data (“RCA”), aprovou a 4ª (quarta) emissão de debêntures simples (“Emissão”), não conversíveis em ações, da espécie com garantia real, em 2 (duas) séries, para distribuição pública, com garantia firme de colocação e sob o rito de registro automático, da Companhia, no valor total de R$ 2.137.685.256,00 (dois bilhões, cento e trinta e sete milhões, seiscentos e oitenta e cinco mil e duzentos e cinquenta e seis reais), com prazo de vencimento de 10 (dez) anos e 6 (seis) meses para as debêntures da primeira série, e de 18 (dezoito) anos e 6 (seis) meses para as debêntures da segunda série (“Debêntures” e “RCA”). As Debêntures contarão com garantias reais, em regime de compartilhamento com os demais credores dos financiamentos de longo prazo relacionados às concessões dos Blocos 1 e 4 (zonas sul, norte e centro da capital e 26 municípios do estado do Rio de Janeiro), objetos dos contratos de Concessão Regionalizada dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário firmados junto ao Estado do Rio de Janeiro.

As Debêntures contarão com o incentivo fiscal previsto no artigo 2º da Lei nº 12.431, de 24 de junho de 2011, conforme alterada, de modo que seus titulares poderão fazer jus aos benefícios tributários na forma da lei, bem como serão caracterizadas como “debêntures azuis e sustentáveis” com base no “Framework de Finanças Sustentáveis”, elaborado pela Aegea Saneamento e Participações S.A. de acordo com os Green Bond Principles, Social Bond Principles e Sustainable Bond Guidelines, e as diretrizes do Guidelines for Blue Finance, emitidas pela International Finance Corporation.

 A aprovação desta Emissão e a sua conseguinte liquidação, após o cumprimento de certas condições precedentes, marcam a finalização das captações de financiamentos de longo prazo pela Companhia e pela Águas do Rio 1 SPE S.A., estruturadas em uma modelagem de Project Finance totalizando R$ 25,5 bilhões com fontes que incluem o Banco Nacional de Desenvolvimento-BNDES, o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, o mercado de capitais local e o Programa Saneamento para Todos.

O presente material tem caráter exclusivamente informativo, nos termos da legislação em vigor, e não deve ser interpretado como um material de venda das Debêntures.

 

Anselmo Henrique Seto Leal

Diretor de Relações com Investidores



SPE 1 -Aprovação da 4ª Emissão de Debêntures da Águas do Rio

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2024 – Para fins do disposto na Resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 44 de 23 de agosto de 2021, conforme em vigor, a Águas do Rio 1 SPE S.A. (“SPE 1” ou “Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração da Companhia, em reunião realizada nesta data (“RCA”), aprovou a 4ª (quarta) emissão de debêntures simples (“Emissão”), não conversíveis em ações, da espécie com garantia real, em 2 (duas) séries, para distribuição pública, com garantia firme de colocação e sob o rito de registro automático, da Companhia, no valor total de R$ 1.287.000.000,00 (um bilhão e duzentos e oitenta e sete milhões de reais), com prazo de vencimento de 10 (dez) anos e 6 (seis) meses para as debêntures da primeira série, e de 18 (dezoito) anos e 6 (seis) meses para as debêntures da segunda série (“Debêntures” e “RCA”). As Debêntures contarão com garantias reais, em regime de compartilhamento com os demais credores dos financiamentos de longo prazo relacionados às concessões dos Blocos 1 e 4 (zonas sul, norte e centro da capital e 26 municípios do estado do Rio de Janeiro), objetos dos contratos de Concessão Regionalizada dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário firmados junto ao Estado do Rio de Janeiro.

As Debêntures contarão com o incentivo fiscal previsto no artigo 2º da Lei nº 12.431, de 24 de junho de 2011, conforme alterada, de modo que seus titulares poderão fazer jus aos benefícios tributários na forma da lei, bem como serão caracterizadas como “debêntures azuis e sustentáveis” com base no “Framework de Finanças Sustentáveis”, elaborado pela Aegea Saneamento e Participações S.A. de acordo com os Green Bond Principles, Social Bond Principles e Sustainable Bond Guidelines, e as diretrizes do Guidelines for Blue Finance, emitidas pela International Finance Corporation.

 A aprovação desta Emissão e a sua conseguinte liquidação, após o cumprimento de certas condições precedentes, marcam a finalização das captações de financiamentos de longo prazo pela Companhia e pela Águas do Rio 4 SPE S.A., estruturadas em uma modelagem de Project Finance totalizando R$ 25,5 bilhões com fontes que incluem o Banco Nacional de Desenvolvimento-BNDES, o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, o mercado de capitais local e o Programa Saneamento para Todos.

O presente material tem caráter exclusivamente informativo, nos termos da legislação em vigor, e não deve ser interpretado como um material de venda das Debêntures.

 

Anselmo Henrique Seto Leal

Diretor de Relações com Investidores

 



Arquitetos comentam principais tendência do setor para 2024

A decoração de interiores é um campo dinâmico e em constante evolução, refletindo as mudanças culturais, sociais e tecnológicas da sociedade. Para 2024, especialistas destacam algumas tendências e estilos que devem emergir para a criação de espaços e projetos que levam em conta, principalmente, ambientes mais acolhedores, sustentáveis e personalizados.

Globalmente, a indústria de design de interiores deverá crescer de US$ 131,20 bilhões em 2023 para US$ 168,49 bilhões até 2028, de acordo com informações da Mordor Intelligence. A análise ainda destaca que houve um aumento significativo na demanda desse mercado ocasionada pela pandemia, período em que a atitude das pessoas em relação às suas casas mudou significativamente, afetando todo o mercado de design de interiores.

Essa mudança de comportamento também foi observada pelos comerciantes de itens residenciais. De acordo com informações da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), o setor de artigos para casa movimentou R$ 96,3 bilhões na economia brasileira em 2022.

Para explicar as abordagens que serão utilizadas pelo setor em 2024, arquitetos comentam e apontam as aplicações das principais tendências.

Sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser uma força motriz na decoração, com uma ênfase crescente no uso de materiais eco-friendly, reutilização e upcycling. De acordo com a arquiteta Ticiane Lima, “o interesse por materiais ecológicos e sustentáveis está crescendo globalmente e essa tendência também é relevante no Brasil, onde a conscientização ambiental está aumentando. Isso pode se traduzir em escolhas de materiais mais sustentáveis e práticas de construção”, afirma.

A opinião também é compartilhada pela arquiteta Fernanda Marques, que complementa com a utilização de energia renovável. “Otimizar a ventilação e a iluminação natural através do desenho arquitetônico, bem como utilizar materiais sustentáveis. A arquitetura será cada vez mais permeada pela sustentabilidade, tecnologia, bem-estar, adaptabilidade e inclusão”, assegura.

Para os arquitetos Eleonora Veschi, Beatriz Pereira Almeida e Luiz Henrique Lourenço, sócios do Estúdio Pluri, “de fato, espera-se que a arquitetura, interiores e design continuem evoluindo em direção a abordagens mais sustentáveis e tecnologicamente integradas. Materiais inovadores e práticas ecoconscientes serão proeminentes, refletindo a crescente preocupação com o meio ambiente”, ressaltam.

A arquitetura sustentável também é uma aposta das arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, que comandam o Studio AG: “Um exemplo é o projeto que Marcelo Rosenbaum desenvolveu com uma grande marca de revestimentos. Eles criaram um novo produto a partir de conchas de sururu, molusco patrimônio imaterial de Alagoas”.

Cores, texturas e estilos

Em termos de estilos, observa-se uma fusão de elementos contemporâneos com influências culturais diversas, cores ousadas e padrões vibrantes são cada vez mais explorados, adicionando uma dose de energia e vitalidade aos espaços.

À frente da Neobambu, Francine Ferrari, que há quase 20 anos oferece pisos e revestimentos em bambu, revela um novo olhar do consumidor para a madeira escurecida, por exemplo. “Por muito tempo houve a demanda por padrões mais claros, muito em função de tendências advindas do minimalismo. O que nos vem chamando a atenção é que nos últimos meses estamos recebendo muitos pedidos e projetos com escolhas mais escuras,” afirma a empresária.

Para Fabiana Camanho, da Camanho Arquitetura, a presença da natureza também estará nos materiais. “Seguindo a tendência da biofilia, os elementos naturais também estarão presentes nos projetos através do uso da madeira e do porcelanato amadeirado, por exemplo”, afirma.

Quiet Luxury

Outra aposta para 2024 está no fortalecimento do chamado quiet luxury. “É um conceito que engloba espaços atemporais, harmônicos, que trazem uma sofisticação sutil e delicada”, revelam Karen Felix e Maira Rossi, sócias do escritório archi.lab.

O movimento mais fluido e orgânico também segue sendo uma aposta de alguns arquitetos. Para os sócios do Estúdio Pluri, a presença de linhas orgânicas, não apenas nos mobiliários, mas também na arquitetura e marcenaria, criam formas suaves e fluidas.

Já para Karen Felix e Maira Rossi, do escritório archi.lab, “as curvas continuarão em alta, seja no mobiliário ou em projetos, com o uso do vidro em formatos e cores variadas, da madeira natural, com seus veios aparentes e “imperfeições”, trazendo identidade e calor para os ambientes”, destacam.

Ambientes tecnológicos

Entre as apostas para a arquitetura e decoração em 2024, não poderia faltar a tecnologia. De acordo com Ticiane Lima, “a automação residencial e a integração de tecnologias inteligentes em residências e edifícios comerciais continuarão a crescer. Isso inclui sistemas de segurança, controle de iluminação e automação de tarefas domésticas”.



AEGEA -Aprovação da 4ª Emissão de Debêntures da Águas do Rio

São Paulo, 19 de fevereiro de 2024 – Para fins do disposto na Resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 44 de 23 de agosto de 2021, conforme em vigor, a Aegea Saneamento e Participações S.A. (“Aegea” ou “Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, os Conselhos de Administração das coligadas Águas do Rio 1 SPE S.A. (“AdR 1”) e Águas do Rio 4 SPE S.A. (“AdR 4e, juntas, denominadasÁguas do Rio”) aprovaram a 4ª (quarta) emissão de debêntures simples (“Emissão”), não conversíveis em ações, da espécie com garantia real, em 2 (duas) séries, para distribuição pública, com garantia firme de colocação e sob o rito de registro automático, das Águas do Rio, no valor total de, para a AdR 1, R$ 1.287.000.000,00 (um bilhão e duzentos e oitenta e sete milhões de reais) e, para a AdR 4, R$ 2.137.685.256,00 (dois bilhões, cento e trinta e sete milhões, seiscentos e oitenta e cinco mil e duzentos e cinquenta e seis reais), com prazo de vencimento de 10 (dez) anos e 6 (seis) meses para as debêntures da primeira série, e de 18 (dezoito) anos e 6 (seis) meses para as debêntures da segunda série (“Debêntures” e “RCA”). As Debêntures contarão com garantias reais, em regime de compartilhamento com os demais credores dos financiamentos de longo prazo relacionados às concessões dos Blocos 1 e 4 (zonas sul, norte, centro e mais 26 municípios da capital do estado do Rio de Janeiro), objetos dos contratos de Concessão Regionalizada dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário firmados junto ao Estado do Rio de Janeiro.

As Debêntures contarão com o incentivo fiscal previsto no artigo 2º da Lei nº 12.431, de 24 de junho de 2011, conforme alterada, de modo que seus titulares poderão fazer jus aos benefícios tributários na forma da lei, bem como serão caracterizadas como “debêntures azuis e sustentáveis” com base no “Framework de Finanças Sustentáveis”, elaborado pela Aegea de acordo com os Green Bond Principles, Social Bond Principles e Sustainable Bond Guidelines, e as diretrizes do Guidelines for Blue Finance, emitidas pela International Finance Corporation.

A aprovação desta Emissão e a sua conseguinte liquidação, após o cumprimento de certas condições precedentes, marcam a finalização das captações de financiamentos de longo prazo pela Águas do Rio, estruturadas em uma modelagem de Project Finance totalizando R$ 25,5 bilhões com fontes que incluem o Banco Nacional de Desenvolvimento-BNDES, o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, o mercado de capitais local e o Programa Saneamento para Todos.

O presente material tem caráter exclusivamente informativo, nos termos da legislação em vigor, e não deve ser interpretado como um material de venda das Debêntures.

 

André Pires de Oliveira Dias

Vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores



Sovos apresenta nuvem de conformidade para ajudar empresas a navegar em ambientes fiscais e regulatórios internacionais

Sovos, a empresa de conformidade sempre ativa, anunciou hoje o lançamento da Sovos Compliance Cloud, a primeira e única solução do setor que unifica software de conformidade fiscal e relatórios regulatórios e de conformidade em uma plataforma, fornecendo um sistema holístico de registro de dados para conformidade mundial. A Sovos Compliance Cloud representa o auge de mais de oito anos e centenas de milhões de dólares de investimentos em engenharia nativa. Tal investimento é combinado com integrações na maioria dos ecossistemas de tecnologia ERP, P2P e comércio eletrônico, incorporando diversos bilhões de dólares em melhores produtos adquiridos ao redor do mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240220447543/pt/

(Graphic: Business Wire)

(Graphic: Business Wire)

“É hora de transformar a conformidade fiscal de um requisito comercial em uma força de crescimento”, disse o Diretor Executivo da Sovos, Kevin Akeroyd. “A Sovos reconheceu esta necessidade há quase uma década e investiu na formação da única solução de conformidade completa e realmente integrada do setor. Assim como o planejamento de recursos empresariais (ERP), a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e a gestão de capital humano (HCM) mudaram de soluções pontuais díspares para sistemas holísticos de plataformas de registro que liberam um tremendo valor comercial, a Sovos Compliance Cloud faz o mesmo para impostos e conformidade.”

O lançamento da Sovos Compliance Cloud surge em meio a um período de aumento de riscos e ineficiências para empresas que tentam abordar a conformidade com soluções pontuais individuais. De fato, 82% das empresas acreditam que estão mais expostas ao risco de conformidade fiscal do que há cinco anos (fonte: Bloomberg) e 90% esperam que seus custos referentesàconformidade continuem aumentando (fonte: Accenture). Mudar para uma nuvem unificada capacita as empresas com maior visibilidade e mais economias de escala em sua infraestrutura tecnológica em toda a empresa, poupando tempo, dinheiro e reduzindo riscos.

A Sovos Compliance Cloud também ajuda os diretores financeiros e diretores de investimento a maximizar seus investimentos existentes, ao se integrar em um rico ecossistema de parceiros e provedores de tecnologia. Até o momento, a empresa apresenta mais de 75 integrações incorporadas nos principais sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), contas a pagar (AP) e contas a receber (AR), bem como mais de 425 conectores no Sovos App Marketplace. Isto significa que as empresas não precisam substituir ou modificar infraestruturas dispendiosas para oferecer conformidade e relatórios fiscais mais precisos.

A Sovos Compliance Cloud irá facilitar mais de seis bilhões de transações fiscais e faturamento eletrônico em mais de 80 países este ano; enquanto o próximo maior provedor irá facilitar menos de 100 milhões. A Sovos Compliance Cloud representa a solução de conformidade mundial mais escalável e segura já introduzida para empresas modernas.

“A conformidade está agora dentro da transação, elevando sua importância e levando as empresas a olhar mais além do simples cumprimento de um limite mínimo. Agora, a meta é uma visão mundial da conformidade com uma única fonte de dados que permita gerar inteligência comercial processável”, declarou Kevin Permenter, Diretor de Pesquisa e Aplicações Financeiras na IDC.

Uma nova plataforma para conformidade moderna

A Sovos Compliance Cloud é a única solução de plataforma que aborda os cinco fundamentos da conformidade moderna, permitindo às empresas:

  • Conectar-se aos dados e sistemas internos e externos pertinentes, incluindo todas as autoridades fiscais de governo por meio da Sovos Compliance Network.
  • Identificar cada parte de uma transação ou obrigação e verificar se são quem dizem ser através da solução Sovos Identity.
  • Determinar se cada transação é precisa e compatível mediante a Sovos Tax Determination for VAT & SUT, Sovos Tax Withholding, Sovos eInvoice e Sovos Shipping.
  • Relatar cada transação ou obrigação fiscal e apresentá-la corretamente, garantindo a fidelidade entre os registros comerciais e as agências fiscais através da Sovos Tax Information Reporting e Sovos Filing.
  • Analisar e derivar dados de todas as transações e impostos para obter uma única fonte de verdade, mitigar riscos e encontrar padrões-chave que mostram mudanças nos negócios por meio de soluções Sovos Intelligence.

A Sovos Compliance Cloud proporciona recursos abrangentes que abordam toda a amplitude das necessidades de uma empresa internacional, garantindo que as empresas apresentem com precisão a renda de funcionários, fornecedores e parceiros. Sua determinação, apresentação e relatórios fiscais para imposto sobre valor agregado (IVA), controle tributário contínuo (CTC) e imposto sobre uso de vendas (SUT) produzem cálculos exatos em mais de 19.000 jurisdições fiscais a nível mundial. A Sovos Tax Information Reporting já lida com mais formulários 1099 do que qualquer empresa no mundo.

Sobre a Sovos

A Sovos é uma fornecedora global de soluções e serviços fiscais, de compliance e de confiança que possibilita às empresas navegarem em um mundo altamente regulado com bastante confiança. Especificamente construída para recursos de conformidade contínuos, nossas soluções de TI escaláveis atendem às demandas de um panorama regulatório global complexo. A plataforma de software baseada em nuvem da Sovos oferece o nível sem igual de integração com aplicações comerciais e processos de compliance governamentais.

Mais de 100.000 clientes em mais de 100 países, incluindo metade da Fortune 500, confiam na Sovos quando o assunto são as necessidades de compliance. A Sovos processa mais de três bilhões de transações em 19 mil jurisdições fiscais no mundo. Apoiada por um robusto programa-parceiro, com mais de 400 parceiros, a Sovos mobiliza uma rede global inigualável de empresas em todos os setores industriais e em todos os lugares. Fundada em 1979, a Sovos tem operações nas Américas e Europa, e pertenceàHg and TA Associates. Para mais informações, acesse https://sovos.com e siga-nos no LinkedIn e no Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Zeno Group pela Sovos

Sovos@Zenogroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Murata apresenta o menor MLCC High-Q 100V do mundo para produtos eletrônicos de consumo e equipamentos industriais

Murata Manufacturing Co., Ltd. (TÓQUIO: 6981) (ISIN: JP3914400001), líder na fabricação de componentes passivos, expandiu sua linha de capacitores de chip cerâmico monolítico (MLCC) de alta classificação Q. Projetado para aplicações de módulos de alta frequência, como aqueles utilizados em infraestrutura de comunicação celular, a série GJM022 expande o menor capacitor de alta classificação Q do mundo com uma tensão nominal de 100 V.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240219744663/pt/

[Murata Manufacturing Co., Ltd.] MLCC GJM022 100V series (Photo: Business Wire)

[Murata Manufacturing Co., Ltd.] MLCC GJM022 100V series (Photo: Business Wire)

A fim de facilitar a comunicação 5G de alta velocidade, os projetistas devem incorporar diversas saídas de alta frequência junto com os amplificadores de potência necessários. Este aumento na contagem de componentes enfatizou a necessidade da modularização dos circuitos de comunicação sem fio.

A Murata desenvolveu a série GJM022 em respostaàcrescente necessidade de capacitores compactos, mas de alto desempenho. A Murata utilizou tecnologias de última geração na formação de camada fina e laminação de alta precisão para criar um capacitor avançado e miniaturizado que não compromete o desempenho, exibindo o desempenho excepcional de alta classificação Q e baixa perda, necessários em aplicações mais recentes .

Com um tamanho de 0,4 x 0,2 mm LW, o novo GJM022 permite que os engenheiros eletrônicos superem as limitações da embalagem, enquanto mantêm o desempenho ideal. A garantia de alta temperatura auxilia ainda mais com esta iniciativa, ao oferecer aos projetos maior liberdade de posicionamento. Isto permite uma operação confiável a longo prazo, mesmo próximo a componentes quentes que irradiam calor, como semicondutores de potência.

O GJM022 é a escolha ideal para uma ampla gama de aplicações, como correspondência de impedância e aplicações de corte DC em módulos RF para estações base. Em tais implementações, o alto valor Q e a baixa resistência em série equivalente (ESR) contribuem para melhorar a eficiência do amplificador de potência e reduzir o consumo de energia.

“O 5G representa uma melhoria significativa de desempenho referente às gerações anteriores de comunicações celulares, mas para que os engenheiros aproveitem esta tecnologia promissora em seus projetos, precisam do suporte de componentes passivos de alta qualidade”, disse Nakagawa Hidetoshi, Diretor Geral da Murata. “Com a série GJM022/100V ouvimos as demandas técnicas do mercado e as satisfazemos de frente.”

Amostras de engenharia estão disponíveis com o GJM022/100V atualmente em produção limitada. O produto irá passar para produção com estoque total em fevereiro de 2024.

Entre em contato conosco para obter detalhes: Formulário de Contato

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Contato:

Para mais informação, entre em contato com:

Murata Manufacturing Co., Ltd.

Miyuki Ito

prsec_mmc@murata.com

Departamento de Comunicação Corporativa

Fonte: BUSINESS WIRE



Destination by Hyatt estreia em breve no Caribe com o Cas en Bas Beach Resort

A Hyatt Hotels Corporation (NYSE:H) e a Wellington Estates anunciaram hoje a estreia planejada do Cas en Bas Beach Resort, marcando a introdução da marca Destination by Hyatt no Caribe. Previsto para abrir no final de 2024, o Cas en Bas Beach Resort convidará os turistas do mundo todo a descobrir Santa Lúcia por meio de uma perspectiva caribenha cosmopolita, incluindo uma programação única, amenidades hiperpersonalizadas e ofertas culinárias dinâmicas.

Localizado na ponta norte de Santa Lúcia, entre dois campos de golfe premiados e uma deslumbrante praia de areia branca, o Cas en Bas Beach Resort proporcionará uma fuga de luxo isolada e elevada. Carros da casa estarãoàdisposição dos hóspedes que desejarem explorar a movimentada Rodney Bay, o centro cultural e de entretenimento da ilha, ou as diversas praias e atrações de Santa Lúcia.

“É uma honra colaborar com a Wellington Estates para trazer a marca Destination by Hyatt para o Caribe, enquanto mantemos o compromisso da Hyatt de expandir suas marcas nos principais mercados de lazer e destinos mais importantes para nossos hóspedes e membros do World of Hyatt”, disse David Kuperberg, líder de desenvolvimento de Dream Hotels, Hyatt. “O Cas en Bas Beach Resort representará a marca Destination by Hyatt, incorporando o espírito de Santa Lúcia e oferecendo um estilo de vida caribenho autêntico aos viajantes que buscam mergulhar nesse destino deslumbrante”.

O Cas en Bas Beach Resort contará com 90 estúdios e apartamentos de 1 e 2 quartos, com estilo residencial, design contemporâneo e espaços amplos, incluindo varandas privativas ou terraços ajardinados e kitchenettes.

Um refúgio para viajantes do mundo todo, o Cas en Bas Beach Resort oferecerá o equilíbrio ideal entre aventura e luxo. Uma variedade de opções para hóspedes e locais incluirá uma programação noturna envolvente e eventos no local, além de opções gastronômicas dinâmicas elaboradas pelo Chef Marc Marrone, renomado internacionalmente e treinado pelo French Culinary Institute, que incluirá um pub esportivo elegante e moderno, bar no terraço, restaurante principal, café, opçõesàbeira da piscina e clube de praia. Hóspedes e residentes também terão acesso exclusivo às amenidades do resort, como uma piscina olímpica, mercado de varejo, fitness center e um spa luxuoso.

Os hóspedes que buscam experiências imersivas podem explorar as melhores ofertas de Santa Lúcia com excursões personalizadas e suporte de planejamento individualizado do Concierge de Experiências do resort. Após a inauguração, o vibrante resort também oferecerá experiências enriquecedoras, incluindo animados programas de fitness guiados e música selecionada em todo o resort.

“Atualmente, em Santa Lúcia, somente hotéis e resorts de estilo tradicional estão disponíveis, então o Cas en Bas Beach Resort foi projetado para criar uma oferta completamente nova e contemporânea para atender aos viajantes mais exigentes de hoje. Ele oferecerá uma combinação única de acomodações, comodidades e experiências aos hóspedes, apoiada pela excelência no serviço pela qual a Hyatt é mundialmente reconhecida”, disse Edward Wellington, CEO da Wellington Estates. “Estamos animados para trabalhar com a Hyatt e dar vida a este refúgio cosmopolita de nível mundial na ilha”.

Com voos diretos de grandes cidades como Miami, Nova York, Chicago, Boston, Londres, Toronto e outras, Santa Lúcia é um destino conveniente e acessível no Caribe. Após a abertura esperada do resort ainda este ano, os membros do World of Hyatt terão a chance de experimentar uma luxuosa viagem tropical e ganhar pontos em estadas para usar em noites gratuitas, refeições, experiências de bem-estar e muito mais.

Para mais informações sobre o Cas en Bas Beach Resort, acesse www.casenbasbeachresort.com.

O termo “Hyatt” é utilizado neste comunicado por conveniência para se referiràHyatt Hotels Corporation e/ou a uma ou mais de suas afiliadas.

Sobre a Destination by Hyatt

A marca Destination by Hyatt é uma coleção diversificada de hotéis, resorts e residências independentes que são únicos em sua essência, mas conectados pelo compromisso de incorporar o verdadeiro espírito de cada local. Variando de categoria superior a luxo, cada propriedade é projetada cuidadosamente para ser um local de descobertas imersivas, design autêntico e serviço acolhedor e caloroso. Como anfitrião, cada local Destination by Hyatt conecta os hóspedes às pessoas e ao lugar, gerando um senso de pertencimento que convida a todos a fazer do nosso destino o seu. Para mais informações, acesse destinationbyhyatt.com. Siga a marca Destination by Hyatt no Instagram: @destinationhotels, Twitter: @Destination e Facebook: Destination Hotels.

Sobre a Hyatt Hotels Corporation

A Hyatt Hotels Corporation, com sede em Chicago, é uma empresa hoteleira líder mundial orientada por sua finalidade, ou seja, cuidar de pessoas para que possam estar em seu melhor. Em 31 de dezembro de 2023, o portfólio da empresa incluía mais de 1.300 hotéis e propriedades com tudo incluído em 77 países nos seis continentes. A oferta da Empresa inclui marcas da Timeless Collection, incluindo Park Hyatt®, Grand Hyatt®, Hyatt Regency®, Hyatt®, Hyatt Vacation Club®, Hyatt Place®, Hyatt House®, Hyatt Studios e UrCove; a Boundless Collection, incluindo Miraval®, Alila®, Andaz®, Thompson Hotels®, Dream® Hotels, Hyatt Centric® e Caption by Hyatt®; a Independent Collection, incluindo The Unbound Collection by Hyatt®, Destination by Hyatt® e JdV by Hyatt®; e a Inclusive Collection, incluindo Impression by Secrets, Hyatt Ziva®, Hyatt Zilara®, Zoëtry® Wellness & Spa Resorts, Secrets® Resorts & Spas, Breathless Resorts & Spas®, Dreams® Resorts & Spas, Hyatt Vivid Hotels & Resorts, Alua Hotels & Resorts® e Sunscape® Resorts & Spas. As subsidiárias da empresa operam o programa de fidelidade World of Hyatt®, ALG Vacations®, Mr & Mrs Smith™, Unlimited Vacation Club®, serviços de gestão de destinos Amstar DMC e serviços de tecnologia Trisept Solutions®. Para mais informações, acesse www.hyatt.com.

Declarações Prospectivas

As declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa, que não são fatos históricos, são declarações prospectivas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios de Valores Privados de 1995. Nossos resultados, desempenho ou conquistas reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos nestas declarações prospectivas. Em alguns casos, você pode identificar declarações prospectivas com uso de palavras como “pode”, “poderia”, “espera”, “pretende”, “planeja”, “busca”, “antecipa”, “acredita”, “estima”, “prevê”, “potencial”, “continua”, “provável”, “irá”, “iria” e variações destes termos e expressões semelhantes, ou o negativo destes termos ou expressões semelhantes. Tais declarações prospectivas são necessariamente baseadas em estimativas e suposições que, embora consideradas razoáveis por nós e nossa administração, são inerentemente incertas. Fatores que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente das expectativas atuais incluem, mas não estão limitados a, incerteza econômica geral nos principais mercados mundiais e uma piora das condições econômicas internacionais ou baixos níveis de crescimento econômico; a taxa e o ritmo da recuperação econômica após recessões econômicas; restrições e interrupções mundiais da cadeia de fornecimento, custos crescentes de mão-de-obra e materiais referentesàconstrução e aumentos nos custos devidoàinflação ou outros fatores que podem não ser totalmente compensados por aumentos nas receitas em nossos negócios; riscos que afetam segmentos de hospedagem de luxo, resort e tudo-incluso; níveis de gastos nos segmentos de negócios, lazer e grupos, bem como a confiança do cliente; quedas na ocupação e diária média; visibilidade limitada quanto a futuras reservas; perda de pessoal chave; condições políticas e geopolíticas nacionais e internacionais, incluindo agitação política ou civil ou mudanças na política comercial; hostilidades ou medo de hostilidades, incluindo futuros ataques terroristas, que afetem viagens; acidentes referentes a viagens; desastres naturais ou causados pelo ser humano, eventos meteorológicos e referentes ao clima, como terremotos, maremotos, tornados, furacões, secas, inundações, incêndios florestais, derramamentos de óleo, incidentes nucleares e surtos mundiais de pandemias ou doenças contagiosas, ou medo de tais surtos; o ritmo e a consistência da recuperação após a pandemia de COVID-19, bem como efeitos a longo prazo da pandemia, ressurgimento adicional ou variantes de COVID-19, inclusive quantoàatividade econômica internacional e regional, limitações ou proibições de viagens, demanda por viagens, negócios transitórios e de grupo, além de níveis de confiança do cliente; a capacidade de proprietários terceirizados, franqueados ou parcerias de empreendimento de hospitalidade de navegar com sucesso pelos impactos da pandemia de COVID-19, qualquer ressurgimento adicional ou variantes de COVID-19 ou outras pandemias, epidemias ou outras crises de saúde; nossa capacidade de obter com sucesso certos níveis de lucros operacionais em hotéis que possuem testes de desempenho ou garantias em favor de nossos proprietários terceirizados; o impacto das reformas e reconstruções de hotéis; riscos associados a nossos planos de alocação de capital, programa de recompra de ações e pagamentos de dividendos, incluindo redução, eliminação ou suspensão da atividade de recompra ou pagamento de dividendos; a natureza sazonal e cíclica dos negócios imobiliários e hoteleiros; alterações nos contratos de distribuição, como através de intermediários de viagens pela Internet; mudanças nos gostos e preferências de nossos clientes; relações com colegas e sindicatos e modificações nas leis trabalhistas; a condição financeira e nossos relacionamentos com proprietários terceirizados de propriedades, franqueados e parcerias de empreendimentos de hospitalidade; a possível incapacidade de terceiros proprietários, franqueados ou parcerias de desenvolvimento para acessar o capital necessário, a fim de financiar operações atuais ou implementar nossos planos de crescimento; riscos associados a aquisições e alienações potenciais e nossa capacidade de integrar com sucesso aquisições concluídas com operações existentes, inclusive quantoàaquisição do Apple Leisure Group e do Dream Hotel Group, bem como a integração bem-sucedida de cada negócio; falha em concluir as transações propostas com sucesso (incluindo a falha em satisfazer condições de fechamento ou obter aprovações necessárias); nossa capacidade de executar com sucesso nossa estratégia de expandir nossos negócios administrativos e franquias e, ao mesmo tempo, reduzir nossa base de ativos imobiliários dentro dos prazos e valores esperados; reduções no valor de nossos ativos imobiliários; rescisões imprevistas de nossos contratos administrativos ou franquias; alterações na legislação tributária federal, estadual, local ou estrangeira; aumentos nas taxas de juros, salários e outros custos operacionais; flutuações da taxa de câmbio ou reestruturações cambiais; riscos associadosàintrodução de novos conceitos de marca, incluindo a falta de aceitação de novas marcas ou inovação; a volatilidade geral dos mercados de capitais e nossa capacidade de acessar estes mercados; mudanças no ambiente competitivo em nosso setor, inclusive como resultado da pandemia de COVID-19, consolidação do setor e dos mercados em que atuamos; nossa capacidade de aumentar com sucesso o programa de fidelidade World of Hyatt e o programa de associação paga Unlimited Vacation Club; incidentes cibernéticos e falhas de tecnologia da informação; resultados de processos judiciais ou administrativos; violações de regulamentos ou leis referentes a nossos negócios de franquia e licenciamento e nossas operações internacionais; e outros riscos discutidos nas apresentações da empresaàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (“SEC”), incluindo nosso relatório anual no Formulário 10-K e nossos Relatórios Trimestrais no Formulário 10-Q, cujas apresentações estão disponíveis na SEC. Estes fatores não são necessariamente todos os fatores importantes que podem fazer com que nossos resultados, desempenho ou conquistas reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos em qualquer uma de nossas declarações prospectivas. Alertamos você para não depositar confiança indevida em quaisquer declarações prospectivas, feitas apenas na data deste comunicadoàimprensa. Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente nenhuma destas declarações prospectivas para refletir os resultados reais, novas informações ou futuros eventos, modificações nas suposições ou mudanças em outros fatores que afetam as declarações prospectivas, exceto na medida exigida pela lei aplicável. Caso atualizemos uma ou mais declarações prospectivas, nenhuma inferência deve ser feita de que faremos atualizações adicionais quanto a estas ou outras declarações prospectivas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Anna Sczepanski

Anna.sczepanski@hyatt.com

312-780-5140

Fonte: BUSINESS WIRE



Itaúsa: Fato Relevante – Declaração e Pagamento de Proventos

ITAÚSA S.A. (“Companhia”) (B3: ITSA3, ITSA4) comunica aos acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração da Companhia, reunido nesta data, deliberou:

  1. declarar dividendos adicionais aos proventos do exercício de 2023 no montante de R$ 3,1 bilhões, correspondente ao valor de R$ 0,3005 por ação, que serão pagos em 8 de março de 2024 e terão como data-base a posição acionária final do dia 22 de fevereiro de 2024; e
  2. pagar, também em 8 de março de 2024, os juros sobre o capital próprio no montante líquido de R$ 2,5 bilhões, correspondente ao valor bruto de R$ 0,2989 por ação (líquido de R$ 0,254065 por ação), imputados ao valor do dividendo do exercício de 2023 e declarados pelo Conselho de Administração nas reuniões de 20 de julho, 18 de setembro, 16 de outubro e 13 de dezembro de 2023, conforme anteriormente divulgados.

Esse montante líquido de R$ 5,6 bilhões, somados aos demais proventos referentes ao exercício de 2023, totaliza o montante líquido de R$ 8,0 bilhões e representa um dividend yield de 8,1%, considerando a atual composição do capital social e o valor da cotação de fechamento da ação preferencial da Companhia (ITSA4) nesta data.

São Paulo (SP), 19 de fevereiro de 2024.

 

ALFREDO EGYDIO SETUBAL
Diretor de Relações com Investidores



Nível de atividade da indústria da construção aponta queda

Segundo os dados divulgados pelo Portal da Indústria no relatório Sondagem Indústria da Construção, em dezembro de 2023, o índice de evolução do nível de atividade atingiu 47,7 pontos, indicando uma retração no nível de atividade por estar abaixo da linha dos 50 pontos. O documento ainda informou que apesar desse recuo, nota-se que o índice ficou em um patamar superior ao registrado em novembro de 2023 (46,2 pontos).

O estudo também aponta dados sobre a retração no nível de atividade, que ocorreu de forma menos intensa e disseminada entre as empresas do setor. O relatório informa que o índice se encontra 2,6 pontos acima da média histórica dos meses de dezembro e registra no documento que embora tenha havido uma queda, esta foi menos acentuada em comparação com os padrões usuais para esse período.

Quanto ao indicador de evolução do número de empregados na indústria de construção, o relatório aponta uma queda em dezembro, com o índice atingindo 45,5 pontos. Segundo a publicação, embora denote uma redução no número de empregados em comparação com novembro, nota-se que este resultado se posiciona 2 pontos acima da média dos meses de dezembro da série histórica. Isso indica, segundo o relatório, que a retração no número de empregados foi mais branda do que o usual para o período.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia para investir Trans Obra, afirma que analisando o trecho do estudo sobre a indústria da construção, é possível observar que as informações são apresentadas de maneira clara e objetiva, fornecendo insights relevantes sobre o desempenho do setor em dezembro de 2023. José Antônio continuou dizendo que vale ressaltar que uma análise mais aprofundada exigiria uma compreensão mais detalhada das nuances do mercado, considerando variáveis como políticas econômicas, condições climáticas e outros fatores externos. “A interpretação desses dados pode ser aprimorada por uma análise mais profunda, observado as séries históricas informadas em gráficos no estudo, apontando para comparações com dados históricos mais extensos”.

Ainda sobre o estudo divulgado, que pode ser lido na íntegra através do link informado no início desta matéria, é possível observar dados sobre a Utilização da Capacidade Operacional (UCO). Segundo o relatório, houve um recuo de 1 ponto percentual na passagem de novembro para dezembro de 2023, atingindo 66%. Esse movimento, conforme citado na publicação, era esperado para o período e situa-se 4 pontos percentuais acima da média dos meses de dezembro da série histórica. O relatório afirma que, apesar do recuo, o percentual observado no final de 2023 supera a média para o mês, indicando uma utilização da capacidade operacional acima do usual.

Perguntando sobre o assunto, José Antônio afirmou que essas retrações ocorreram de maneira menos intensa do que o usual para o período, e a métrica de Utilização da Capacidade Operacional permanece acima da média histórica.



Brasileira é finalista no Business Awards UK, em Londres

A brasileira Marcela Onyx, autora de um best-seller internacional e especialista em gestão de empresas, foi recentemente selecionada pela premiação Business Awards UK. A profissional, que há 15 anos deixou o Brasil para morar em Londres, está na lista de finalistas do Women in Business Awards 2024, na categoria de negócios “Start-Up!”.

Aos 42 anos, Marcela é escritora e especializada na gestão de empresas. Após uma carreira de mais de 10 anos no Brasil, administrando segmentos que englobam setor bancário, de petróleo e gás, gerenciou, em Londres, projetos financiados pelo governo britânico em parceria com a European Regional Development Funds.

Esses projetos contribuíram para o crescimento econômico e geração de empregos e suporte a milhares de empresas em 13 autoridades locais do Sudeste dos Midlands da Inglaterra.

“Estou eufórica por me encontrar na lista de finalistas do Women in Business Awards 2024. Grata pelo reconhecimento e animada por estar entre mulheres tão inspiradoras. Celebro, inclusive, todos os indicados”, expressa Marcela.

A terapeuta e escritora contribuiu recentemente para a obra literária “Business, Life and Universe”, edições 9 e 11, ao lado de autores como Dr. Joe Vitale, do best-seller “O Segredo”, James Redfield (Celestine Phrofecy) e Ken Honda (Happy Money). Os livros já se tornaram best-seller internacionais na Amazon e Barnes and Noble. A escritora carioca também está prestes a lançar mais duas obras neste primeiro trimestre de 2024.

Além de autora de livros, Marcela é palestrante na Inglaterra. Ela já dividiu o palco com Deepak Chopra, Les Brown, Neal Donald Walsch, Elena Cardone, Dr. Joe Vitale (de “O Segredo”). Além disso, já palestrou nas universidades de Oxford, Cambridge e, em abril, estará na Universidade de Columbia em Nova York.



Boulevard Shopping promove o empreendedorismo feminino com a ação EmpoderaEla

Até o dia 14 de abril, o Boulevard Shopping abriga a sexta edição do projeto EmpoderaEla, que tem foco no empreendedorismo feminino. A partir do conceito “Conectadas somos mais fortes”, foi criada uma loja colaborativa com objetivo de promover a conexão entre clientes, parceiras e lojistas mulheres, ampliando a visibilidade de seus produtos e serviços, além da oportunidade de geração de negócios. A embaixadora da ação no local é Marcella Ferreira, dona da marca de lenços LELLA, além da Beco Acessórios, que conduz junto à família.

Encabeçada pela ALLOS – administradora do shopping –, a campanha acontece no Piso 2 do mall, ao lado do restaurante Porto Fino. O espaço colaborativo conta com diversos produtos e serviços de 40 empreendedoras do Amor de Mãe, coletivo de mães empreendedoras. Semijoias, difusores, brinquedos, amigurumi, jogos e doces são alguns dos itens para comercialização na loja.

Um espaço voltado para as mulheres cuidarem do seu próprio negócio e alcançar a independência financeira. Após trabalhar 12 anos na área administrativa, Denise Gomes, que está na loja colaborativa, decidiu se dedicar a maternidade, mas sem perder a renda, e investiu no universo dos laços infantis, criando sua marca em 2016. “São muitos os desafios nesse mundo do empreendedorismo feminino. Tive a oportunidade de expor meus produtos em uma feira, em 2019, que ajudou na visibilidade do trabalho, na minha autoestima e consequentemente no meu negócio”, comenta ela que teve um aumento no número de clientes, e agora está ramificando seu investimento. “Vou entrar no ramo do marketing olfativo com perfumes para ambientes”, comemora.

O Boulevard ainda realiza o EmpoderaCast, um podcast gravado em um estúdio dentro do shopping. Com apresentação de Márcia Machado, do grupo Amor de Mãe, serão seis episódios até o fim da campanha, com empreendedoras que irão compartilhar suas histórias. O primeiro episódio conta com a presença de Irani Ramos que é mulher, mãe, PCD e empreendedora. O público pode acompanhar pelas mídias digitais do shopping.

 



Startup vai responder as dúvidas dos alunos automaticamente

Até 2025, estima-se que a inteligência artificial e o machine learning gerem US$ 4,4 trilhões em valor comercial, segundo a Deloitte
De olho nesta fatia, a startup Girafales.IA quer mudar a maneira como as universidades, escolas e infoprodutores na América do Sul lidam com as dúvidas dos alunos, utilizando softwares de IA para criar “Giras”, bots que respondem automaticamente às perguntas dos alunos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A empresa processa os conteúdos do cliente (universidade, por exemplo) e aprende com as informações. A tecnologia é então conectada a um número de WhatsApp, respondendo às dúvidas dos alunos seguindo o conteúdo fornecido.

Esta startup, localizada em Sorocaba-SP, utiliza softwares de IA avançados, alguns dos quais não são utilizados por outras empresas no Brasil. O CEO da Girafales.AI, Fabio Soares, que construiu sua carreira em marketing e tecnologia, explica como funciona:
“Após receber acesso aos conteúdos do nosso cliente, a Girafales.IA absorve, processa e aprende com todo o conteúdo, na sequência, conecta a tecnologia em um WhatsApp e todas as perguntas são respondidas por texto, respeitando 100% o conteúdo do cliente”

e ainda reforça: “O nosso cliente não precisa colocar a mão, ele só precisa dar acesso ao conteúdo, assinar as documentações (contrato de sigilo de informação e escolher um plano, baseado em volume de horas de conteúdos que possui) e deixar a equipe criar o seu Gira.”

Ao automatizar o atendimento às dúvidas dos alunos, a empresa pode:

  • Liberar tempo para que os professores se concentrem em atividades mais estratégicas, como planejamento de aulas e acompanhamento individual dos alunos.
  • Melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos, proporcionando respostas rápidas às suas dúvidas.
  • Reduzir os custos das instituições de ensino, diminuindo a necessidade de contratar professores para atendimento individualizado.
  • Ampliar o acesso à educação de qualidade, democratizando o ensino para alunos de diferentes regiões e classes sociais.

    A startup também acredita que sua solução pode melhorar métricas chave para qualquer instituição de ensino, como:

    NPS (Net Promoter Score): Tira as dúvidas dos alunos de forma rápida e baseada 100% no conteúdo do curso, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso leva a uma melhor experiência de aprendizagem e a um aumento da satisfação geral dos alunos.

    CAC (Custo por Aquisição do Cliente): Uma experiência de ensino positiva com a Instituição e tecnologia pode aumentar a reputação da sua instituição e atrair novos alunos, seja por indicação espontânea, seja por agregar valor diante do público alvo.

    Retenção: Fornecendo suporte personalizado aos alunos, o que pode ajudar a reduzir as taxas de abandono dos cursos, além de tornar o aprendizado mais acessível, por estar no Whatsapp, divertido e envolvente, o que pode aumentar o engajamento dos alunos nos cursos.

    LTV (Lifetime Value): Se o aluno estiver engajado e satisfeito, aumentam as chances da instituição de ensino de oferecer produtos complementares e de calda longa.

    Além de impactar na própria operação da instituição de ensino, como: custo na área de suporte, automação de tarefas repetitivas e atendimento instantâneo ao aluno a qualquer hora e a qualquer dia.

Ainda é cedo para determinar o impacto real da Girafales.IA no mercado de educação. No entanto, a empresa está posicionada para se tornar um player importante nesse setor, com potencial para transformar como os alunos aprendem e os professores tiram dúvidas.

A Girafales.IA já está com alta demanda, e conta com uma fila de espera para as futuras entregas. A empresa leva em torno de 30 a 45 dias para entregar os “Giras”, demonstrando o interesse do mercado por soluções baseadas em inteligência artificial que visa otimizar tempo, recurso e assim, melhorar métricas chave para cada negócio.



Crianças com traqueostomia exigem cuidados especiais

Celebrado em 18 de fevereiro, conforme a Lei 14.249/21, o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada chama a atenção de profissionais de saúde,  pais e responsáveis sobre a necessidade de cuidados específicos com as crianças que passaram por esse procedimento cirúrgico. 

De acordo o 1º Consenso Clínico e Recomendações Nacionais sobre Crianças Traqueostomizadas da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as taxas de mortalidade relacionadas à traqueostomia em crianças variam de 0% a 5,9%.

A traqueostomia é uma técnica médica que consiste na criação de uma abertura na traqueia, proporcionando uma via alternativa para a passagem de ar em direção aos pulmões. Um levantamento de 2023, produzido pela ABOPe com 11 centros brasileiros especializados no atendimento e realização dessa cirurgia em crianças, revelou que houve crescimento de 23% no número de procedimentos em 2022, comparado a 2021, entre crianças de 0 a 3 anos. 

“A traqueostomia é realizada em pacientes que enfrentam obstruções nas vias aéreas superiores ou que requerem suporte respiratório prolongado devido a complicações que os impedem de respirar de forma autônoma. Após a cirurgia, é necessária uma assistência rigorosa da equipe profissional e também da família para que esta criança possa viver com qualidade”, explica o presidente da ABOPe, o otorrinolaringologista Rodrigo Guimarães Pereira.

Causas 

Segundo a ABOPe e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), os principais motivos que levam as crianças a passarem por traqueostomia são: estenose, sendo o estreitamento de laringe ou traqueia por intubação prolongada; a disfagia, descrita como a dificuldade em deglutição; cardiopatias, que são condições capazes de afetar o coração e o sistema vascular; doenças pulmonares e neurológicas; malformações craniofaciais e nas vias aéreas; e anomalias vasculares, ou seja, qualquer mudança na estrutura ou no crescimento dos vasos sanguíneos.

Cuidados

Crianças que passaram por esse procedimento precisam de atendimento e procedimentos de assistência padronizados para evitar complicações com a saúde e reduzir as internações hospitalares e casos de óbitos.

Um manual feito pela ABOPe, que pode ser acessado gratuitamente no site https://abope.org.br, tem auxiliado famílias e profissionais de saúde em como proceder com alguns cuidados exclusivos das crianças traqueostomizadas. 

Entre as orientações está o manejo da cânula de plástico – produto inserido no orifício da traqueia para ajudar na passagem do ar – que precisa ser substituída a cada 1 a 3 meses, conforme as diretrizes do fabricante.  Embora a troca deva ser executada por um profissional de saúde qualificado, é importante que a família esteja treinada para trocas também.

“Mau cheiro ou mudança na cor da secreção pode indicar infecção, por isso, é importante sempre lavar as mãos antes de cuidar da traqueostomia. Além de manter a pele ao redor do procedimento limpa e seca”, destaca o presidente da ABOPe.

A cânula é presa no pescoço por meio de um cadarço ou velcro confeccionado artesanalmente que também precisa ser trocado, segundo orientações do manual. E no momento da alimentação é preciso fazer adaptações, como começar com comidas leves e pastosas, introduzindo pequenos pedaços aos poucos até a criança se acostumar com a alimentação normal. E para ingerir algum líquido, é necessário que o paciente esteja sentado para evitar vômito.  

“Se a criança se engasgar, o cuidador ou responsável deve agir rapidamente batendo firmemente em suas costas. É importante ressaltar que não se deve colocar o dedo na boca da criança, pois isso pode empurrar o alimento para a via errada, agravando a situação”, afirma Pereira.

Campanha do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

A Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial promovem a Campanha do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada entre os dias 18 a 23 de fevereiro visando aumentar a visibilidade das crianças com traqueostomia e destacar a importância de uma assistência profissional adequada para esse grupo específico.

Durante a semana, centros especializados em atendimento e realização de traqueostomia em crianças irão oferecer orientações para os responsáveis de crianças que passaram pelo procedimento, bem como capacitar os profissionais que fazem parte da rede de assistência aos pacientes. Além disso, serão distribuídos manuais gratuitos sobre os cuidados específicos necessários para crianças com traqueostomia.

Participação da campanha: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço – Unicamp , Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Instituto Fernandes Figueira, do Rio de Janeiro e Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba.

Além de ações presenciais, os canais da ABOPe e da ABORL-CCF nas redes sociais também vão propagar instruções e orientações de cuidados indicadas por especialistas. As informações poderão ser consultadas nas páginas de Instagram @otorrinoevoce e @abopepediatrica.

 

Serviço
Campanha do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

Data: 18 a 23 de fevereiro

Canais:
Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica: Instagram @abopepediatrica.
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial: Instagram @otorrinoevoce

Manual de cuidados da criança com traqueostomia: https://abope.org.br/



Atrair e reter talentos, a principal preocupação dos CEOs

Para 75% dos CEOs, atrair e reter talentos é a questão que mais lhes trará preocupação nos próximos meses, embora apenas 3 em cada 10 acreditem que suas empresas estão bem preparadas para enfrentar esse desafio. A resiliência empresarial (73%), o foco no cliente (69%), a transformação digital/IA (66%) e o impacto da geopolítica no contexto econômico (60%) são outras das principais preocupações. Essas são algumas das conclusões do novo “Forecast Corporate Affairs 2024: Ativismo corporativo para um ano desafiador”, elaborado pela LLYC com base em duas pesquisas com altas lideranças na Espanha e na América Latina. 

Para esse estudo, também foi analisada a conversação digital de mais de 300 executivos em 11 países, com a revisão de até 40 relatórios de tendências elaborados por algumas das principais empresas globais.

Após uma reflexão aprofundada, o documento conclui que a era das certezas chegou ao fim. Que o mundo vive uma era de incerteza, o testemunho de um cenário volátil no qual a geopolítica, a inteligência artificial e a polarização terão impactos na gestão de talentos, na relação com os clientes e em questões sociais, o que exigirá dos executivos e executivas empresariais resiliência e ativismo.

Para Jorge López Zafra, sócio e diretor-geral de Corporate Affairs da LLYC Europa, no atual cenário empresarial, a gestão da reputação surge como um pilar fundamental, pois, mais do que nunca, é preciso impulsionar a confiança das partes interessadas e fortalecer as relações comerciais. “Uma liderança ativa e efetiva é fundamental para orientar as organizações em meio a ambientes dinâmicos, adaptando-se às tendências que estão surgindo. A promoção da colaboração público-privada se apresenta como uma estratégia-chave, potencializando as sinergias e enfrentando os desafios coletivamente”, comenta. “A gestão de talentos, acompanhando as tendências atuais, exige abordagens inovadoras para atrair, reter e desenvolver habilidades relevantes. Todas essas práticas são essenciais para o sucesso sustentado das organizações nesse cenário desafiador e em constante mudança”, completa.

De acordo com o relatório, as oito tendências que marcarão as atividades das empresas em 2024 são: a geopolítica como tendência geoeconômica, a inteligência artificial (IA) estará presente em tudo, gerenciar a polarização, o novo compromisso com talentos, empoderamento o cliente, a urgência climática, resiliência para a sobrevivência da empresa e O CEO ativista.

Segundo Iñaki Ortega, diretor-geral da LLYC Madri e coordenador do estudo, com base nos resultados desse trabalho de prospecção, foi possível concluir que é imperativo que a alta administração das empresas amplie sua presença social para se conectar melhor com o momento que estamos vivendo. “A geopolítica virou uma questão econômica, a disrupção (agora sim) da IA, bem como a inquietante polarização, exigem uma nova agenda empresarial que esteja em sintonia com a nova realidade. Caso contrário, clientes, funcionários e sociedade se afastarão das empresas”, afirma.



LTIMindtree lança o Navisource.AI: revolucionando o CoPilot para o processo de compras na plataforma Canvas.AI

LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], uma empresa global de consultoria em tecnologia e soluções digitais, anunciou hoje o lançamento do Navisource.AI, uma plataforma de compras autônoma baseada em GenAI. Ao utilizar o poder do mecanismo de precificação e negociação baseado em IA, a plataforma pretende reduzir em 10% a 15% os custos gerais do processo de compras.

O Navisource.AI revoluciona o processo de aquisição com a IA ao agilizar os processos desde a requisição até o gerenciamento de risco. A plataforma se integra com os catálogos LLM e de modelos por meio do Canvas.AI, aprimorando os fluxos de trabalho corporativos. Compatível com Ariba e SAP S/4HANA, ela oferece suporte abrangenteànavegação e tomada de decisão.

“Acreditamos que a GenAI incentivará a transformação em três dimensões: reimaginação funcional, geração de novas formas de trabalho e automação inteligente. Possibilitar a transformação dos negócios com o uso da GenAI é essencial para a nossa estratégia. Com o crescimento da confiabilidade e segurança na IA, prevemos a adaptação de mais processos empresariais com base na IA. A plataforma Navisource.AI simplificará os processos de compra indiretos e disponibilizará o excesso de tempo gasto em atividades manuais para que as funções de aquisição possam se concentrar em iniciativas estratégicas”, afirmou Vineet Moroney, vice-presidente sênior e chefe global de Aplicativos Empresariais, LTIMindtree .

As equipes de compras podem usar o Navisource.AI para pesquisa de mercado, inteligência de precificação e obtenção de recomendações com a eficiência de custos em sua essência. O mecanismo de análise baseado em GenAI entende os requisitos e chega na estratégia de compra mais adequada. Também elimina os pontos de contato manuais e aprimora a colaboração entre o fornecedor, a função de aquisição e o solicitante.

Sobre a LTIMindtree

A LTIMindtree é uma empresa global de consultoria em tecnologia e soluções digitais que permite às empresas de todos os setores reimaginarem modelos de negócios, acelerarem a inovação e maximizarem o crescimento por meio de tecnologias digitais. Como parceira de transformação digital de mais de 700 clientes, a LTIMindtree traz amplo conhecimento na área e tecnologia para ajudar a impulsionar diferenciação competitiva superior, experiências do cliente e resultados de negócios em um mundo convergente. Com 82.000+ profissionais talentosos e empreendedores em mais de 30 países, a LTIMindtree – uma empresa do Grupo Larsen & Toubro – combina as forças aclamadas pelo setor da antiga Larsen and Toubro Infotech e da Mindtree para solucionar os desafios de negócios mais complexos e na entrega de transformação em escala. Para obter mais informações, visite https://www.ltimindtree.com/ .

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato da mídia

Gitanjali.sreepal@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Apenas 8% das PMEs comunicam ações sustentáveis

Embora o conhecimento quanto à importância das ações ambientais tenha ganhado mais espaço nas corporações em nível mundial, a comunicação dessas iniciativas ainda merece atenção. O estudo “Caminho para o crescimento: preenchendo lacuna de relatório de sustentabilidade das PMEs” mostra, na página 6, que 83% das pequenas e médias organizações reconhecem a necessidade da sustentabilidade nos negócios, contudo apenas 8% produzem relatórios para comunicar suas ações.

Elaborado pela empresa de serviços contábeis Sage, com participação das consultorias PwC e Strand Partners, o levantamento ouviu mais de 16 mil PMEs em 16 países, incluindo o Brasil. O estudo aponta, ainda na mesma página, que o ano de 2023 apresentou avanços em relação a iniciativas sustentáveis, uma vez que mais de seis em cada 10 PMEs afirmaram tomar medidas para se tornarem mais sustentáveis, especialmente por meio de seus produtos e serviços, correspondendo a 51%, da redução do uso de energia, 48%, e da economia circular, 16%.

Por sua vez, muitos desses avanços deixam de ser registrados e perdem a validade como ações positivas aplicadas pelas corporações. A pesquisa revela, na página 10, que 7,7% da PMEs reportam atualmente os impactos na sustentabilidade e apenas 0,7% comunicam as ações sociais e de governança, abrindo lacunas para que sejam consideradas empresas que não tomam medidas necessárias nesse campo.

Fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa considera os números da pesquisa como um alerta, ao mesmo tempo em que faz ponderações. Ele pontua que as PMEs representam 99% das empresas do mundo e afirma que ver avanços na conscientização quanto às ações ambientais é positivo, no entanto chama a atenção à necessidade de meios para a implementação dessa cultura.

“Sem dúvidas, investimento é o caminho inicial para essas implementações. Além da oferta de conteúdo seguro atrelado ao tema, a promoção do uso de tecnologias para a elaboração de relatórios é uma necessidade vital para as organizações”, conclui.



INPI aponta aumento dos registros de patentes e marcas

No ano de 2023, aumentaram os números de registros de patentes e de marcas feitos no Brasil. Os dados são do Boletim Mensal de Propriedade Industrial, feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O número de pedidos para patentes aumentou em 2,9%, na comparação entre o valor acumulado entre janeiro e dezembro de 2022 e janeiro de dezembro de 2023. Já o número de marcas registradas aumentou em 0,9%.

Outro tipo de pedido que aumentou foi o de registro de novos programas de computador, em 16,1%. Em contrapartida, os registros de desenhos industriais reduziram em 2% e os de contratos de tecnologia, em 16,9%. 

No total, em 2023, foram feitos 27.918 depósitos de patentes. Depósitos de marcas somaram 402.460. O relatório também apresenta um perfil dos pedidos, informando que clientes de 86 países diferentes solicitaram proteção de patentes em 2023. Quem lidera o número de pedidos são os Estados Unidos, que respondem por 30% dos pedidos de patentes de invenção.

Eduardo Nahas é sócio-proprietário da Plena Marcas, empresa de assessoria para proteção de marcas, e indica que as “marcas e patentes, muitas vezes vistas como simples formalidades, estão se revelando como os pilares fundamentais para garantir uma posição competitiva sólida no mercado”. Para o especialista, o panorama empresarial atual exige que as empresas reconheçam a importância de proteger as inovações.

Segundo o boletim do INPI, os pedidos de proteção de patentes nacionais ficaram em segundo lugar no ano passado, representando 20% dos depósitos feitos. Dentre esses, 34% foram de pessoas físicas e 51%, de MEIs, microempresas e EPPs. 

“Essas concessões exclusivas de direitos sobre produtos, processos ou melhorias não apenas estimulam a criatividade, mas também protegem os investimentos significativos feitos em pesquisa e desenvolvimento. O INPI, desempenhando um papel vital, analisa minuciosamente cada pedido de patente, garantindo que as inovações tecnológicas sejam reconhecidas e protegidas”, explica Nahas sobre os pedidos de proteção de patentes.

Já em relação ao registro de marcas, os pedidos feitos por pessoas e empresas nacionais lideraram o ranking. A maioria, 96%, foi feita por residentes no Brasil, sendo que 51% deles foram feitos por MEI, microempresa ou EPP e 28% por pessoa física.

“As distinções entre marcas e patentes são fundamentais. Enquanto marcas se concentram na identidade e diferenciação de produtos e serviços, as patentes resguardam inovações técnicas, conferindo direitos exclusivos”, diz. “Juntas, essas ferramentas fortalecem as empresas, oferecendo uma vantagem competitiva valiosa em meio a um cenário de negócios desafiador”, esclarece Nahas sobre as diferenças entre os dois tipos de pedidos avaliados pelo INPI.

O INPI é o órgão brasileiro responsável pelo registro de marcas, patentes, e diversas outras categorias de produtos e ideias que precisam passar por essa aprovação para que seu criador ou criadora tenha exclusividade sobre o uso.

Nahas aponta que o processo de registro exige “diligência e compreensão” por parte das empresas. “A busca por uma marca única e a descrição detalhada de uma invenção são passos cruciais para garantir a proteção legal adequada. Empresas que compreendem e navegam eficientemente por esses processos estão solidificando não apenas sua posição no mercado, mas também sua capacidade de inovar continuamente”, conclui.

Para saber mais, basta acessar https://plenamarcas.com/ 



Furtos e roubos de veículos tiveram alta no país em 2022

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam que, em 2022, quase 1.000 carros foram roubados ou furtados por dia no Brasil, ou seja, 41 veículos a cada hora. Tal número representa um aumento de cerca de 12% em relação aos registros de 2021.

O número de furtos de veículos é superior ao de roubos. No total, foram furtados no país 219.548 veículos no ano passado, contra 186.155 no ano anterior – um aumento de 18%.

Já os veículos roubados somaram 141.227, um aumento de 3,5% em comparação com as ocorrências registradas no ano anterior (136.461).

Eduardo Volpato, CEO do Grupo Volpato, especializado em serviços de segurança, ressalta que, além de prejudicar a qualidade de vida e a sensação de segurança dos cidadãos, esse tipo de crime causa prejuízos econômicos e sociais.

Volpato diz ter notado um aumento significativo na venda de rastreadores veiculares a proprietários de carros, motocicletas ou caminhões, e frisa a importância de investir em segurança para reduzir perdas financeiras e garantir maior tranquilidade.

De acordo com um levantamento realizado com base nos dados oficiais mais recentes disponibilizados no site da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo), de janeiro a outubro deste ano, houve alta de 32,7% nas ocorrências de roubos e furtos de motocicletas na capital e na Região Metropolitana do estado, na comparação com o mesmo período de 2022.

Roubos na entrada da garagem de condomínios

O CEO do Grupo Volpato afirma acompanhar com preocupação o crescimento de roubos de veículos – inclusive na entrada da garagem de condomínios. “Os assaltantes aproveitam o momento em que os portões se abrem para entrar nos prédios e render os moradores, levando seus pertences e seus veículos”.

Em novembro, em uma tentativa de roubo a uma motocicleta de luxo na garagem de um condomínio no bairro do Morumbi, na capital paulista, o empresário que a pilotava e dois dos três assaltantes que o abordaram morreram em confronto com a polícia.

Na avaliação de Volpato, uma das alternativas para coibir tais crimes é a adoção de portaria remota pelos condomínios. “Com a instalação de câmeras inteligentes e o serviço de ronda digital, que é realizado pelo operador de monitoramento, é possível identificar qualquer tentativa de invasão ou violação do perímetro do condomínio”, explica.

O especialista ressalta que a moradores de condomínios com portaria remota é disponibilizado um mecanismo com a função “pânico”, que, ao ser acionado, envia um sinal de emergência à central de monitoramento. “Com isso, o protocolo de segurança é ativado e as autoridades responsáveis são contatadas para que possam agir.” 

Para saber mais, basta acessar https://www.grupovolpato.com/



Drika Brindes conquista segunda posição no prêmio Bríndice

A Drika Brindes, empresa fundada em 1995, no Rio de Janeiro (RJ), foi a segunda companhia mais votada na edição 2023 do Prêmio TOP Bríndice. A premiação é realizada anualmente pela Bríndice, maior marketplace de brindes personalizados do Brasil, a cada mês de janeiro.

Em 2022, a empresa já havia ganhado destaque como a quarta mais votada pela mesma premiação, que condecora as melhores iniciativas do segmento de brindes e produtos promocionais, com o objetivo de contribuir para a profissionalização do setor.

“Alcançar a segunda posição no ranking de uma plataforma tão importante de brindes corporativos foi um marco para nós, pois é um reflexo de todos os nossos investimentos em estruturação de comercial, design e logística”, afirma Juana Nascimento, CEO da Drika Brindes.

Nas palavras de Juana, subir duas posições no ranking da Bríndice dá um “gás” a mais para toda a empresa. “O reconhecimento mostra que o negócio está trilhando a direção certa para alcançar o nível de entrega de serviço e produtos que sempre almejamos”.

Ela destaca que, hoje, a Drika Brindes emprega cerca de 130 profissionais, a fim de atender à demanda de todo o Brasil. “Além disso, marcamos presença nos maiores eventos do país, personalizando diversos produtos de marcas nacionais de grande porte”. 

A propósito, cerca de oito a cada dez (83%) consumidores desejam produtos ou serviços personalizados, conforme um estudo global conduzido pela Dassault Systèmes, empresa francesa de 3D experience, que entrevistou 3 mil pessoas de diversos países. 

A expectativa de realização de eventos de negócios para 2024 é bem maior que 2023, conforme declaração de Fernanda Cury, vice-presidente da Abeoc Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e presidente do Goiânia Convention Bureau, publicada pelo portal Empreender em Goiás. Segundo Cury, empresas, entidades e associações estão se programando para promover eventos com mais tecnologia, informação e disseminação de conteúdo ao longo deste ano.

A CEO da Drika Brindes revela que, entre as perspectivas da empresa para o futuro a curto e médio prazo, a companhia pretende investir na compra de novas máquinas e em cursos profissionalizantes para pessoas das comunidades. “Planejamos aumentar a produção dentro da nossa área fabril, além de fazer novas contratações e estruturar um novo layout para o nosso e-commerce”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.drika.com.br/



Apenas 23% dos funcionários estão engajados no trabalho

O relatório State of the Global Workplace 2023, feito pela Gallup, mostrou que apenas 23%  dos funcionários se sentem engajados no trabalho. A Gallup entrevistou 122.416 empregados em 2022, de diversos países do mundo.

Outros dados globais destacados pelo relatório foram as porcentagens de funcionários que não se sentem engajados, divididos entre os que se enquadram na categoria “quiet quitting” (59%) e “loud quitting” (18%). Segundo definição do estudo, os trabalhadores em “quiet quitting” estão apenas “preenchendo uma vaga”, são minimamente produtivos e estão psicologicamente desconectados de seu empregador. Já os “loud quitting” procuram prejudicar a empresa diretamente e se opõem aos líderes por não confiarem neles.

A pesquisa também trouxe dados setorizados por região do mundo. A média de engajamento dos funcionários na América Latina e Caribe, onde o Brasil está inserido, é poucos pontos maior que a global, 31%. O sul asiático lidera o ranking de engajamento dos empregados, com 33%.

Fabio Ruiz é empreendedor e doutorando PhD em Business Administration pela FCU nos Estados Unidos e explica que há vários fatores que contribuem para esse quadro de desengajamento global, dentre os quais está a liderança tóxica.

“A liderança tóxica é um dos grandes vilões que impulsionam estes fenômenos. A ausência da autoliderança, motivada pela falta de gestão emocional, gera líderes desequilibrados e um ambiente de trabalho tóxico, resultando em fenômenos como o burnout, quiet quitting, fat fire e quiet ambition”, explica o especialista.

A pesquisa da Gallup também investigou o estado emocional dos participantes. Os números mostram, por exemplo, que 44% dos respondentes se sentem estressados diariamente no trabalho. Outros 21% disseram sentir raiva todos os dias no ambiente da empresa.

“Sem o despertar das organizações de que é necessário investir no desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais dos seus líderes, continuaremos produzindo não só pessoas desengajadas nas suas funções, mas, sobretudo, miseráveis emocionais para sociedade”, alerta Ruiz. Segundo o empreendedor, para que um líder consiga praticar a empatia e criar um ambiente de trabalho saudável que favoreça o engajamento, primeiro, é preciso que ele desenvolva o controle das próprias emoções.

A Gallup estima que o baixo engajamento dos funcionários custa US$ 8,8 trilhões de dólares à economia global. Após apresentar esse dado, o estudo indica que as lideranças e gerências influenciam diretamente o ambiente de trabalho, e afirma que “há muito o que as empresas podem fazer” para fazer seus funcionários engajados.

O relatório sugere, por exemplo, que líderes que conversem com seus liderados e os inspirem já podem mudar a situação dos “quiet quitters”. Pequenas mudanças na maneira de liderar têm o potencial, segundo o estudo, de fazer com que funcionários desengajados sejam mais produtivos.

“Saber compreender o perfil comportamental daquele com o qual você interage, a fim de estabelecer uma comunicação equilibrada e harmoniosa, pode ser a chave para se estabelecer um ambiente de trabalho estável. Daí a importância do líder se adaptar e não permitir que a sua característica ou o seu perfil individual seja imposto”, conclui Ruiz.



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