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Mais de 730 mil empresas já fecharam no país em 2023

De acordo com o Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, no primeiro quadrimestre de 2023, foram fechadas 736.977 empresas no Brasil, número que representa um aumento de 34,3% sobre o último quadrimestre de 2022, bem como um crescimento de 34,7% sobre o mesmo período em 2022. Ao mesmo tempo, neste mesmo período, foram abertas 1.331.940 empresas, o que gerou um saldo positivo de 594.963 empresas abertas, e um total de 21.020.285 empresas ativas no Brasil. 

Destas pouco mais de 21 milhões de empresas ativas no país, 93,7% são micro ou pequenas empresas, sendo boa parte delas compostas por microempreendedores individuais: segundo o boletim, 57,9% de todos os negócios ativos no país são MEIs. 

E, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), este é o setor que apresenta a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos. Segundo a pesquisa Sobrevivência de Empresas, de 2020 (a mais recente realizada com enfoque no país), a taxa de mortalidade dessa área de negócios é de 29%. Já as microempresas têm taxa, após cinco anos, de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%.

O consultor de negócios Carlos Rogério da Costa entende que a falta de capital de giro e o baixo volume de vendas são os principais motivos para o fechamento de pequenas e médias empresas. O profissional, porém, acredita que os baixos lucros, as dificuldades de acesso a crédito, o alto endividamento e, principalmente, o baixo nível de gestão empresarial, também se configuram como motivos que levam ao fechamento de companhias destes portes.

Consultoria especializada pode ser opção 

O especialista em negócios de pequenas e médias empresas explica como uma consultoria especializada pode auxiliar os novos empresários a se manterem no mercado e consolidar a sua marca. 

“Uma consultoria especializada indica os erros e acertos para que o negócio vença seus obstáculos e consiga melhorar”, pontua. “Há diferentes tipos de consultoria no mercado, desde as comerciais para vendedores, as de comunicação e marketing, entre outras áreas de atuação. Todas têm como objetivo auxiliar uma instituição a otimizar algum aspecto”, completa.

Segundo Costa, levando em conta as particularidades de cada cliente, por ser um processo tão customizado, muitas vezes o seu nível de dificuldade não é baixo. Por isso, o consultor precisa estar preparado para enfrentar o desafio e entregar o melhor resultado possível. 

“Com a consultoria é possível reduzir custos, tornar processos mais eficientes, otimizar as finanças, planejar expansões do negócio e aprimorar o trabalho do setor de recursos humanos, entre outras abordagens”, salienta.

De olho nessa questão da sobrevivência de empresas dos mais variados portes, o governo federal também tem formulado políticas públicas que visam fomentar a economia e a manutenção dos negócios no país. O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), por exemplo, pode disponibilizar mais de R$ 50 bilhões em créditos em 2022 e 2023. 



Empresas esperam ataques cibernéticos em até um ano

Dois em cada três executivos de TI de nível C acreditam que suas empresas serão alvos de ataques cibernéticos nos próximos 12 meses. É o que revela a pesquisa da Quest Software, que reuniu respostas de 300 de funcionários em posição de decisão de empresas de manufatura.

Os entrevistados indicaram que, no setor avaliado, as ameaças de segurança mais significativas são ransomware (22%), espionagem industrial (21%) e ameaças patrocinadas pelo estado (21%). Enquanto isso, 35% dos entrevistados identificaram ransomware/malware como a forma mais comum de ataque, enquanto 27% citaram phishing/engenharia social.

“A pesquisa realizada pela Quest levanta várias razões que motivam a percepção das empresas de insegurança digital, entre elas o aumento na sofisticação dos ataques cibernéticos, aumento na dependência de tecnologias e ameaças internas”, acredita Clerio Almeida, CEO da Brasiline Tecnologia, especializada em segurança da informação.

Possíveis ataques expõem as empresas a diversos riscos de prejuízos, sendo o mais comum deles o financeiro. Segundo a pesquisa, mais de 38% das organizações de manufatura esperam perdas de receita que variam de US$ 20 milhões a US$ 50 milhões se o ambiente Active Directory for comprometido por 24 horas. Outros 32% antecipam perdas entre US$ 50 milhões e US$ 100 milhões.

Além disso, os entrevistados acreditam que haverá impacto da cibersegurança na adoção de novas tecnologias: mais de 66% dos executivos indicaram que possíveis ameaças cibernéticas devem prejudicar a velocidade de adoção da tecnologia em suas organizações.

“Treinar os funcionários sobre boas práticas de segurança cibernética é fundamental. Além disso, é preciso implementar firewalls e sistemas de detecção de intrusões, e sempre se manter atualizado sobre ameaças e vulnerabilidades”, afirma Almeida. 

Outros dados

Um terço dos executivos identificaram o ritmo acelerado de adoção de novas tecnologias como o maior desafio na lacuna de habilidades em segurança cibernética. A dependência de tecnologia legada (32%) e restrições orçamentárias (27% vieram logo na sequência. 

Além disso, a escassez de habilidades em suas equipes foi indicada por 80% dos entrevistados como algo que afetou negativamente a segurança cibernética de sua organização.  

“As empresas não têm a proteção cibernética como seu foco principal. Contratar um provedor MSSP com SOC é uma alternativa que oferece um melhor custo-benefício, pois esses provedores são especializados em identificar riscos, implementar medidas de segurança e responder a incidentes de forma eficiente.”, finaliza Almeida.

Para saber mais sobre a Brasiline no ambiente tecnológico basta acessar: www.brasiline.com.br 



Detran-SP concede placa verde para modelos da Trelus Motors

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) concedeu a placa verde para veículos da Trelus Motors. Companhia brasileira, a Trelus é montadora de carros elétricos e esta modalidade de placa permite que a empresa realize “tests drives” com seus modelos, mais especificamente nas ruas de Porto Feliz, interior de São Paulo.

A placa verde é uma das placas mais raras de se encontrar nas ruas brasileiras, pois são utilizados para testes, identificando protótipos de fabricantes. Há apenas duas situações nas quais os veículos podem usar este tipo de sinalização: quando fabricantes e montadoras realizam testes ou quando, sob responsabilidade de uma empresa, automóveis passam por reforma, recuperação, compra, venda, montagem ou desmontagem.

“É emocionante e gratificante, sendo uma empresa 100% nacional que está avançando em tecnologia e pesquisa. Em breve começaremos a comercialização e nossa expectativa é que seremos um player no mercado de mobilidade elétrica aqui no Brasil nos próximos meses”, conta Michel Alberto Zangeronimo,  CEO da Trelus Motors.

Futuro do mercado

As vendas globais de veículos elétricos mantiveram uma melhora em 2022, mesmo com um ano desafiador para o setor automotivo como um todo. Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), obtido pela Bloomberg Línea, um em cada sete veículos vendidos ano passado era elétrico, representando 10,4 milhões de unidades.

E o Brasil não fica atrás. Segundo dados da Associação para a Mobilidade Sustentável (Andemos), o país vendeu 57.700 unidades de veículos eletrificados (elétricos, híbridos e híbridos plug-in) no ano passado, o melhor resultado da América Latina.

“Estamos em fase de avanço, com as grandes montadoras do mundo se instalando no Brasil e os próximos anos serão de grande mudança no cenário nacional”, diz Zangeronimo. “Temos, do nosso lado, a baixa emissão de carbono, a possibilidade de usar energia renovável, a baixa poluição sonora e o próprio combustível sai mais barato”, completa.

Para saber mais, basta acessar: www.trelus.com.br 



Satélite Intelsat Galaxy 37/Horizons-4 Lançado com Sucesso

Intelsat, operadora de uma das maiores redes integradas de satélites e terrestres do mundo e líder no fornecimento de conectividade a bordo, anunciou o lançamento bem-sucedido do Galaxy 37/Horizons-4 (G-37/H-4), definindo um novo recorde para o setor de satélites comerciais com o envio de oito satélites geoestacionários ao espaço em 10 meses.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230803481790/pt/

When operations start later this year, G-37/H-4 will be positioned at 127 degrees West and deliver a wide range of services and coverage. (Photo: Business Wire)

When operations start later this year, G-37/H-4 will be positioned at 127 degrees West and deliver a wide range of services and coverage. (Photo: Business Wire)

“Este lançamento completa nosso abrangente plano de atualização da frota Galaxy iniciado há cerca de 10 meses”, disse Dave Wajsgras, CEO da Intelsat. “Este marco agora é parte do legado de 40 anos dos satélites Galaxy, nos quais nossos clientes norte-americanos confiam há décadas. Também marca o 20º aniversário de nossa parceria com a JSAT. Esta joint venture permitiu que ambas as empresas atendessem a mais clientes em mais lugares ao redor do mundo.”

O satélite fabricado pela Maxar foi lançado a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 1h EDT. O G-37/H-4 se separou do veículo às 1h33 EDT, e a Intelsat confirmou sua aquisição de sinal às 1h37 EDT.

Quando as operações tiverem início no fim deste ano, o G-37/H-4 estará posicionado a 127° oeste e irá oferecer uma ampla gama de serviços e cobertura. A carga útil G-37 C-Band irá fornecer capacidade norte-americana para mídia televisiva e clientes de redes de telecomunicações. A carga útil H-4 Ku-band irá proporcionar continuidade a nossos clientes de mobilidade, redes e governo dos EUA, bem como será de propriedade conjunta da Intelsat e da JSAT International, a subsidiária americana da SKY Perfect JSAT Corp.

Sobre a Intelsat

A equipe internacional de profissionais da Intelsat está concentrada em oferecer comunicações via satélite perfeitas e seguras a governos, ONGs e clientes comerciais através da rede mundial de última geração e gerenciamento de serviços da empresa. Ao preencher a brecha digital, operando uma das maiores e mais avançadas frotas de satélites e infraestruturas de conectividade do mundo, a Intelsat permite que as pessoas e suas ferramentas discutam sobre oceanos, vejam continentes e ouçam através dos céus para se comunicar, cooperar e coexistir. Desde sua fundação há seis décadas, a empresa vem sendo sinônimo de “pioneiros” do setor de satélites em serviço a seus clientes e ao planeta. Tendo apoio em um legado de inovação e com foco em enfrentar uma nova geração de desafios, os membros da equipe da Intelsat agora visam os “próximos pioneiros” no espaço,àmedida que revolucionam o campo e lideram a transformação digital do setor.

Sobre a SKY Perfect JSAT

A SKY Perfect JSAT Corporation é a maior operadora de satélites da Ásia, com uma frota de 16 satélites, sendo o único fornecedor do Japão na transmissão de TV paga multicanal e serviços de comunicação via satélite. A SKY Perfect JSAT oferece uma ampla gama de entretenimento através da plataforma “SKY PerfectTV!”, a mais extensa do Japão com um total de cerca 2,8 milhões de assinantes. Os serviços de comunicações por satélite da SKY Perfect JSAT, que cobrem a Ásia, Oceano Índico, Oriente Médio, Oceano Pacífico e América do Norte, desempenham um papel vital no suporte a infraestruturas de comunicação para redes de comunicação de dispositivos móveis, governos, aviação, setor naval, petróleo e gás, além de recuperação de desastres. Para mais informação, acesse https://www.skyperfectjsat.space/en.

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O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Steven Lott – steven.lott@intelsat.com +1-202-285-9590

Fonte: BUSINESS WIRE



Internet das Coisas escala o seu potencial com as redes 5G

Duas inovações  tecnológicas estão em expansão e visam, em conjunto, transformar a maneira como as pessoas e organizações se relacionam: a Internet das Coisas (IoT) e a rede 5G. Trazendo para o cenário brasileiro a prova da rápida expansão do 5G, pesquisa recente divulgada pelo Ministério das Comunicações, indica que em um ano de implementação do 5G no Brasil, a área de cobertura disponível para instalação da tecnologia já está liberada para mais de 140 milhões de brasileiros (66,4% da população).

Acompanhando tal crescimento, vemos que o mercado de soluções de IoT cresceu cerca de 18% no Brasil no ano passado, superando 8 bilhões de reais em 2022, devendo crescer pelo menos 15% ao ano até 2025.

A Internet das Coisas, ou IoT, refere-se à interconexão de dispositivos físicos ao mundo digital, permitindo que eles se comuniquem e troquem dados de forma inteligente e autônoma. Já a rede 5G é a mais recente evolução da comunicação móvel, com velocidades mais rápidas, baixa latência e alta capacidade.

Com a chegada do 5G, a IoT ganha um impulso, expandindo suas possibilidades de aplicação. O 5G permite uma comunicação entre dispositivos IoT, criando ambientes conectados e inteligentes. No Brasil o uso da IoT já é realidade em 57% das empresas, segundo pesquisa recentemente publicada, e suas funcionalidades vão desde rastreamento de entregas até monitoramento de ativos no setor agropecuário.

O especialista em rede móveis Marcus Policarpo explica como funciona a tecnologia IoT e sua aplicação através da rede de “quinta geração”.

O que é a IoT?

Marcus Policarpo: A Internet das Coisas (IoT) engloba dispositivos que possuem características definidas, como a capacidade de receber dados, se conectar a uma rede externa e processar informações autonomamente. Esses dispositivos, conhecidos como “coisas” na IoT, são essenciais para a criação de sistemas inteligentes e conectados. A característica crucial dos dispositivos IoT é sua capacidade de processar dados de forma autônoma ou semi-autônoma, o que possibilita ações inteligentes em resposta às condições específicas, sem intervenção humana direta.

Pode-se citar como exemplo, uma geladeira que pode identificar os alimentos que estão dentro dela e enviar uma lista de compras automaticamente para o seu celular quando algo estiver acabando. Ou um termostato residencial que aprende os horários em que os moradores costumam estar em casa e ajusta a temperatura de forma automática para garantir o conforto.

Tudo isso permite criar ambientes mais conectados e inteligentes, onde tudo está interligado e funciona de maneira mais eficiente, trazendo mais comodidade para o dia a dia, economia de recursos e melhora na qualidade de vida das pessoas.

Em resumo, a Internet das Coisas é a tecnologia que transforma objetos comuns em objetos inteligentes, permitindo que eles se comuniquem, ajudando a simplificar ou até mesmo atribuir a eles algumas tarefas realizadas pelo ser humano hoje .

Existe adesão aos dispositivos IoT?

Marcus Policarpo: A Internet das Coisas (IoT) pode ser aplicada em diversos ambientes, incluindo residências, de acordo com consultoria realizada cerca de 40 milhões de dispositivos inteligentes foram comercializados na América Latina em 2022, o que corresponde a um crescimento de 13%. Essa tecnologia está em expansão no mundo inteiro, e estima-se um crescimento de 19% em 2023 neste mercado globalmente.

Como é a aplicação da IoT e o 5G?

Marcus Policarpo: A aplicação da IoT em conjunto com o 5G abre caminho para uma série de inovações que irão beneficiar a sociedade. Um exemplo concreto é o conceito de cidades inteligentes, onde sensores conectados em diversos pontos urbanos possibilitam uma gestão mais eficiente dos serviços públicos. Esses sensores e dispositivos IoT se conectam à rede 5G, permitindo uma transmissão rápida e confiável de dados.

Por exemplo,  luminárias inteligentes que se ajustam automaticamente ao ambiente, economizando energia e melhorando a iluminação das ruas. Além disso, sensores que possam monitorar a quantidade de lixo nas lixeiras, otimizando a coleta e reduzindo custos para as prefeituras. Essa conexão com o 5G resulta em uma cidade mais sustentável e agradável para seus moradores.

Dispositivos vestíveis conectados à rede 5G permitem o monitoramento remoto da saúde dos pacientes, facilitando o acesso a informações em tempo real e permitindo a tomada de decisões mais assertivas na área médica. A conexão com o 5G é crucial nesse contexto, pois suas características de velocidade e latência garantem que os dados de saúde sejam transmitidos de forma eficiente e segura, proporcionando um acompanhamento médico remoto mais preciso e acessível.

No âmbito do entretenimento e da educação, a IoT em conjunto com o 5G proporciona novas experiências interativas e imersivas. Os jogos se tornam mais realistas e envolventes graças à rápida transmissão de dados pela rede 5G. Além disso, a aprendizagem se torna mais dinâmica, com acesso instantâneo a conteúdos educacionais em alta definição, permitindo uma interação em tempo real com os recursos disponibilizados pelos educadores.

Tendo em vista as informações compartilhadas acima, percebe-se que a sinergia entre a IoT e o 5G está transformando a maneira como as pessoas lidam com as situações do cotidiano. À medida que a tecnologia continua avançando, vislumbra-se um futuro cada vez mais conectado e repleto de inovações que tornarão os afazeres mais eficientes, a saúde mais acessível e os momentos de lazer mais emocionantes.



Destinos Inteligentes é selecionada pelo EmbraturLab

A Destinos Inteligentes foi selecionada para o programa Aceleração EmbraturLab que objetiva impulsionar a inovação no setor do turismo e promover sua competitividade e sustentabilidade. O programa de aceleração é fruto da parceria entre a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, órgão vinculado ao Ministério do Turismo, e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina.

O Turistech Hub Brasil desempenha um papel de liderança na agenda de inovação no turismo, buscando constantemente impulsionar o desenvolvimento do setor, enquanto a EmbraturLab caracteriza-se pela colaboração de universidades, pesquisadores e empreendedores engajados em promover ações inovadoras no âmbito do turismo.

Programa Aceleração EmbraturLab 

A Destinos Inteligentes foi selecionada por uma banca de especialistas entre mais de 170 startups de todo o País, na primeira fase classificatória para competir com outras 14 empresas num pitchday – curta apresentação virtual feita pelo CEO Rodrigo Raineri, no último dia 14 de julho. Três dias depois (17/07), a EmbraturLAB e a Turistech Hub anunciaram a Destinos Inteligentes entre as oito startups selecionadas a participar do programa de aceleração.

Nos próximos três meses, a startup paulista participará de mentorias e workshops ministrados por especialistas, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para inovar a governança, o comércio e a experiência dos turistas no Brasil.

As soluções podem abranger desafios relacionados à promoção do turismo brasileiro, infraestrutura, mobilidade, meios de pagamento, qualidade e disponibilidade de acomodações, sustentabilidade e gastronomia, entre outros temas relevantes para o setor. Durante o processo de aceleração, serão priorizadas soluções baseadas em tecnologias verdes, que ajudem a reduzir a pegada de carbono do turismo. Isso inclui, por exemplo, a implementação de práticas sustentáveis nos hotéis e a promoção do turismo responsável.

Uma das ideias centrais do programa Aceleração EmbraturLab é criar um amplo banco de dados que permita às empresas de turismo identificar tendências e comportamentos dos consumidores, personalizando suas ofertas de acordo com a demanda do público.

As startups mais promissoras terão a oportunidade de realizar um teste prático no Rio de Janeiro, como uma etapa adicional ao programa de aceleração. Ao final desse processo, a equipe do EmbraturLab selecionará três startups para realizar uma prova de conceito, com acesso a um fundo de investimento.

As startups que obtiverem resultados positivos serão amplamente promovidas pela Embratur, com o objetivo de que suas soluções inovadoras sejam adotadas em todo o país, beneficiando tanto o setor do turismo quanto os turistas que visitam o Brasil. 

“A conquista da Destinos Inteligentes como selecionada nesse programa de aceleração é um reconhecimento da qualidade do nosso trabalho e do nosso potencial e uma oportunidade para impulsionar o crescimento e o impacto no setor turístico. Sempre menciono em minhas apresentações que juntos vamos revolucionar o turismo brasileiro”, comemora Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes.

Destinos Inteligentes

A Destinos Inteligentes desenvolveu um Sistema de Gestão Inteligente do Turismo com acesso a um painel de gestão para a governança. Os dados lançados no sistema dão ao gestor uma visão consolidada sobre a distribuição do inventário, a capacidade de atendimento dos atrativos e meios de alimentação, a quantidade de leitos da hotelaria, a geração de empregos diretos e indiretos, a segmentação turística da cidade, informações sobre acessibilidade, atendimento em idioma estrangeiro, tipo de público, entre muitos outros indicadores.

Estes dados compõem a base de informações do aplicativo mobile para turistas e moradores, além de divulgar e promover o trade, os eventos e os roteiros locais. Questionários de avaliação podem ser elaborados e aplicados automaticamente, de acordo com a geolocalização do usuário.

Em suma, as cidades e regiões dispõem de um guia turístico digital oficial e gratuito, com mapa interativo, no qual é possível explorar os pontos turísticos, informar-se sobre o calendário de eventos, escolher os meios de hospedagem e de alimentação, elaborar seus próprios roteiros, conhecer os serviços e estabelecimentos comerciais. Tudo de forma prática e intuitiva, 100% geolocalizado, em dez idiomas, com informações sobre acessibilidade, se aceita animais, horários de funcionamento, formas de pagamento, imagens ilustrativas e diversas informações.

A partir dos dados gerados pelo aplicativo, em tempo real, é possível acessar através do painel de gestão informações atualizadas e dinâmicas como, por exemplo: as palavras mais buscadas, o fluxo de turistas, avaliar os resultados dos questionários de opinião (estudos de demanda), bem como o acesso ao Dashboard com mais estatísticas e relatórios.

A Destinos Inteligentes já está em operação em 55 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará.

Acesso gratuito ao aplicativo mobile na Apple Store e Google Play

Para conhecer a Plataforma de Gestão do Turismo: http://www.destinosinteligentes.tur.br 

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Provenir projeta quintuplicar presença no Brasil até 2024

A Provenir, especializada em tecnologia de decisão de risco de crédito baseada em dados e IA, projeta quintuplicar sua presença no Brasil até o próximo ano, aprimorando os processos das instituições financeiras e, consequentemente, oferecendo uma visibilidade inédita para tomadores de crédito em potencial. De acordo com dados da empresa, a demanda local por análise de risco de crédito mais eficiente ocorre na esteira da inclusão financeira e da adoção de novas tecnologias e tem potencial para transformar o país no responsável por 50% de sua operação na América Latina.

Segundo Jose Luis Vargas, vice-presidente Executivo para a América Latina da Provenir, o mercado brasileiro está maduro e vive um momento histórico de renovação tecnológica, impulsionado pelo aumento da bancarização entre a população e pelo avanço da Inteligência Artificial. Dados da pesquisa Cidadania Financeira, elaborada pela Global Findex e divulgada pelo Banco Central em fevereiro, apontam que o acesso e uso de serviços financeiros pelos brasileiros aumentou 14% desde 2017. 

“No entanto, vemos que o cenário atual traz grandes desafios para as provedoras de crédito, uma vez que elas precisam atravessar um contexto de crescente inadimplência e ainda enfrentar os juros mais altos do mundo para explorar as oportunidades do setor”, afirma Vargas. Desta forma, pontua ele, a busca por soluções capazes de oferecer uma tomada de decisão automatizada, em tempo real e com análises avançadas tende a ser cada vez maior. 

Do lado dos bancos, de acordo com o especialista, a renovação dos sistemas legados e dos servidores locais são barreiras que ainda precisam ser transpostas, com as tecnologias disponíveis em nuvem ganhando tração, ainda que com alguma desconfiança em relação à segurança e à proteção dos dados dos clientes.

Na visão do executivo, em meio ao aumento da digitalização que vem ocorrendo no país, as tradicionais notas de crédito se tornaram ineficientes para atender a demanda por recursos financeiros prementes, já que trazem pouca visibilidade sobre o comportamento financeiro real dos consumidores.  

“O desafio está em conseguir alcançar essas pessoas, ter informações e dados alternativos para poder incluí-las no mercado. Para isso, é preciso tornar a análise de risco de crédito mais detalhada, indo além da faixa etária ou classe econômica. Essa diversidade de dados já existe e pode ser acessada de forma simples e com baixo custo”, completa. 

“A tecnologia é uma importante aliada não só para encontrar esses novos consumidores, mas também para cativá-los. É preciso ter em mente que a grande maioria deles são jovens. Essa população não está interessada em processos analógicos. Eles querem usar todos os serviços, desde que seja diretamente de seus telefones”, finaliza Vargas. 

 



FAEP é reconhecida pelo Google por utilizar ferramentas de gestão acadêmica

A Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada em Parada de Taipas, zona noroeste de São Paulo, foi reconhecida pelo Google como um case de sucesso por sua excelência no uso das ferramentas do Google Workspace for Education. A conquista foi resultado de um esforço conjunto liderado pela professora Kátia Cristina Marcolino, coordenadora dos cursos de Tecnologia da Informação (T.I) da instituição.

A professora explica que o processo de reconhecimento de um case de sucesso Google é rigoroso e exige que os requisitos específicos sejam atendidos. Primeiramente, é essencial que a empresa utilize as ferramentas do Google em suas operações diárias. Nesse contexto, a FAEP adotou o Google Workspace for Education desde 2020, tornando-se uma usuária ativa das ferramentas de colaboração e comunicação.

Além disso, para obter o reconhecimento, é fundamental desenvolver um projeto impactante, com resultados mensuráveis e comprovados. A equipe da FAEP trabalhou para criar soluções inovadoras, que resultaram em redução de tempo, custos e aumento da eficiência operacional. A documentação detalhada do projeto foi crucial no processo de avaliação pelo Google.

“O apoio da Matita, parceira do Google, também foi um fator determinante no sucesso do projeto. A empresa forneceu orientação e suporte em todas as etapas, desde o contato e envio dos documentos até a divulgação dos resultados”, afirma Kátia. Com a submissão feita pela equipe da Matita em nome da FAEP, o Google avaliou o projeto considerando seu tipo, impacto, nível de inovação e o uso das ferramentas específicas.

Em relação ao processo de conquista, a professora compartilha sua experiência, revelando que, inicialmente, submeteu o projeto movida pela vontade de participar e experimentar o processo. Entretanto, ela não imaginava que a FAEP se tornaria um case de sucesso do Google.

“A primeira vez que a instituição foi reconhecida, tivemos uma agradável surpresa e um momento de realização para toda a equipe envolvida no projeto. Posteriormente, a equipe não se conteve com a conquista inicial e submeteu outro projeto, desta vez de gestão acadêmica, sob a proposta do Professor Elifas, diretor da Matita. Novamente, a FAEP foi agraciada com o reconhecimento”, se orgulha a coordenadora.

As ferramentas de gestão desenvolvidas pela equipe da Professora Kátia revelaram-se essenciais para otimizar o trabalho na instituição. Antes da implementação dessas soluções, o processo de autoatendimento era predominantemente manual, com documentos extraviados e falta de métricas de gestão. A adoção das ferramentas do Google revolucionou esse cenário, permitindo que a matrícula fosse realizada com facilidade, agilidade e intuitividade pelos alunos, tudo diretamente do celular, sem a necessidade de deslocamento ou uso de computadores.

Além disso, a ferramenta de gestão acadêmica criada pela equipe da FAEP, em colaboração com as áreas envolvidas, proporcionou maior controle das grades, disciplinas e ensalamentos, resultando em uma melhor distribuição das aulas entre os professores e redução de custos e retrabalho. A automatização do processo de geração dos Termos de Atribuição também foi um benefício significativo.

Uma facilidade integrada à ferramenta é a sugestão de organização de materiais e gerenciamento do tempo para os alunos na plataforma AVA. “O processo de automação, desenvolvido a partir de uma ideia da Professora Juliana, calcula uma sugestão de estudos diária com base na data oficial de início do aluno e na data da prova unificada”, explica Kátia. Isso permite que os alunos concluam o conteúdo necessário dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico, mesmo que tenham se matriculado após o início das aulas.

A utilização das ferramentas do Google Workspace for Education trouxe inúmeras vantagens para a instituição. A professora Kátia ressalta que, além de facilitar a gestão e otimizar tarefas internas, as ferramentas também prepararam os alunos para os desafios do mundo profissional em constante evolução. “A incorporação dessas tecnologias ao currículo acadêmico permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual, tornando-os mais competitivos e preparados para enfrentar os desafios futuros”, completa a educadora. 

Para Kátia, o reconhecimento como case de sucesso do Google é motivo de orgulho e satisfação, demonstrando a dedicação de todos os envolvidos no projeto. “A FAEP agora vislumbra um futuro de possibilidades infinitas com o uso da inteligência artificial e a contínua busca pela excelência em seus serviços.”

Por fim, a coordenadora recomenda aos indivíduos e organizações a experimentarem mais as ferramentas disponíveis, ser criativo e ouvir colegas para inovar sem altos custos ou complexidade. “Construir uma equipe diversa e inclusiva é essencial, apoiando o desenvolvimento de pessoas de diferentes idades e gêneros. Uma equipe diversificada promove inovação, criatividade e sucesso empresarial, além de contribuir para uma sociedade mais igualitária”, conclui.



Oportunidades e desafios das finanças digitais são debatidos em evento

Com o especial propósito de discutir os impactos, desafios e oportunidades que surgirão com as transformações das finanças digitais no Brasil, bem como os preparativos do Banco Central que projeta o lançamento de uma moeda digital no final de 2024, o Conselho Empresarial Brasil-Flórida organizou, no dia 16 de agosto, o webinar “The Future of Money in Brazil: The Path to the Digital Currency” (O Futuro do Dinheiro no Brasil: O Caminho para a Moeda Digital).

Sueli Bonaparte, presidente fundadora da Brazil-Florida Business Council, abriu o webinar apresentando um time de especialistas no assunto, estando presentes André Portilho, chefe de ativos digitais da BTG Pactual; Bruno Balduccini, sócio do Pinheiro Neto Advogados e mediador do evento; e Fábio Araújo, diretor e coordenador do Projeto Digital Real do Banco Central do Brasil.

André Portilho, representando o BTG Pactual, discorre sobre os primeiros impactos no mercado cripto, relembrando o boom em 2017 quando o bitcoin subiu, e traz uma reflexão sobre a atuação de novas empresas nesse mercado. “Tem empresas, sérias ou não, startups captando dinheiro globalmente, sem intermediário, através da emissão de um token, que não sabemos qual é. Isso está acontecendo porque tem uma tecnologia nova que está permitindo que aconteça. Então, se isso aqui vira moda, é uma transformação muito grande que traz para o mercado de capitais. Temos que entender essa tecnologia”, observa.

Provocado pelo mediador Bruno Balduccini, o diretor do projeto Digital Real, Fábio Araújo, explicou sobre o Drex, o novo ativo digital do Banco Central, justificando sua criação, comparando os produtos criados recentemente – Pix e Open Finance. “Tem mais coisas em ativos digitais do que só pagamentos. A gente precisava saber onde o Real Digital se encaixa na linha de inovação que o BC tem tentado promover. É nesse paralelo com o Pix, que democratizou os pagamentos de varejo, que nós pretendemos democratizar usando o open finance e o real digital à prestação de serviços financeiros”.

Na sequência, o mediador complementou sobre os impactos dessas inovações. “Como a tecnologia faz impacto. O Brasil sempre foi aberto para competição na área bancária. A gente nunca teve restrição para entrada de capital estrangeiro. A tecnologia permitiu a competição entre bancos que não tem uma rede, ou que não faz sentido ter. A tecnologia DLT (Distributed Ledger Technology) serviu para os dois lados, tanto para o setor privado quanto para o setor público”, destaca Bruno.

Sobre as expectativas que o mercado demanda com a chegada de novos produtos financeiros, em especial os digitais, André enxerga um efeito cascata. “Geralmente uma nova tecnologia copia o que a anterior faz de uma forma melhor, mais eficiente e mais barata. E já tem inovação nessa nova tecnologia. O que vai ser interessante é a segunda onda de inovação, onde se dará início a novas interações, e surgirão novos produtos financeiros, novas formas de dar crédito e novas formas de garantia”, diz ele, observando que tais itens devem surgir tão logo numa segunda etapa.

Ao ser questionado por Bruno sobre como integrar o cartório no Drex, o representante do Banco Central explicou como uma NFT deve se comportar. “O ponto de integração começa quando se reconhece o NFT como direito de propriedade legal, aí já está integrado e ela já está dentro da rede, ficando tudo dentro da mesma blockchain. O passo fundamental que a gente precisa é construir o arcabouço jurídico que garanta que essa NFT represente de fato a propriedade. A gente tendo essa NFT a gente já tem a escritura”.

Por sua vez, Bruno observa que o tema é amplo, e que as pessoas ainda estão presas aos conceitos dos primeiros CBDCs, e que muitas delas acham desnecessário porque já usam o Pix. “O impacto é tão grande que as pessoas têm dificuldade de enxergar casos de uso”.

Sobre as consequências que as inovações devem causar no futuro, André entende que as pessoas devem buscar conhecimento e se aprofundar sobre o tema. “Não se deixem ficar míopes por dogmas da narrativa. Os impactos, em tese, podem ser muito mais profundos nos próximos dez, vinte anos. Então quem não está entendendo o que está acontecendo, tem que entender o que o Banco Central está pensando, tem que entender a tecnologia e os impactos dela”.

Ao finalizar o webinar, Sueli enaltece e agradece a contribuição dos palestrantes, enfatizando a expertise dos convidados na perspectiva de mercado, e reitera que “um dos objetivos do BFBC é esclarecer e compartilhar assuntos de diversos setores que estejam impactando a comunidade empresarial e de negócios”.



Intelinair e Eiwa anunciam Colaboração em Pesquisa e Acordo de Distribuição

As empresasIntelinair e Eiwa anunciaram hoje que firmaram um acordo de colaboração em pesquisa e distribuição pelos próximos anos. Nos termos do acordo, a Eiwa licenciará a tecnologia de analítica de drones para campos de milho e soja da Intelinair para aquisição na biblioteca de analíticas do Eiwa Vault, para seus clientes de pesquisa nos Estados Unidos e América do Sul. A tecnologia ajudará a monitorar e avaliar campos de milho e soja no início da temporada.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230803511024/pt/

Intelinair and Eiwa today announced that they have entered into a multi-year research collaboration and distribution agreement. (Graphic: Business Wire)

Intelinair and Eiwa today announced that they have entered into a multi-year research collaboration and distribution agreement. (Graphic: Business Wire)

“Através deste acordo, os usuários da Eiwa nos Estados Unidos e América do Sul poderão utilizar nossas analíticas de drones não apenas em fazendas comerciais, mas também em aplicações de parcelas de pesquisa”, disse Orlando Saez, Líder Global de Negócios da Intelinair. “A Eiwa possui especificações rigorosas para altura e contagem de plantas de milho e soja em parcelas de pesquisa e ensaios. Estamos felizes pois nossas analíticas foram extensivamente testadas para atenderàprecisão necessária em uma ampla variedade de condições de campo, aumentando o valor agregado para nossos clientes.”

Carlos Hirsch, CRO da Eiwa, disse: “Isso marca uma nova fase importante para a Eiwa e seus clientes, pois abrimos nossa Biblioteca de Analíticas para também oferecer análises dos melhores fornecedores do setor. Através dessa colaboração com a Intelinair, podemos fornecer aos nossos clientes em todo o mundo uma analítica de imagens mais abrangente e completa, de um líder de mercado, diretamente da nossa plataforma Eiwa Vault. Esperamos que isso seja apenas o começo de uma parceria longa e bem-sucedida.”

Outros termos do acordo não foram divulgados.

Sobre a Intelinair

A Intelinair eleva as decisões de manejo agronômico fornecendo insights ao longo de toda a temporada para agricultores e varejistas de agro por meio de sua plataforma interativa fácil de usar, AGMRI®. Imagens aéreas de alta resolução de avião de asa fixa, satélite ou drones fornecem visões completas do campo, aumentando a eficiência ao priorizar campos e oferecer garantia de que os campos são monitorados e revisados para tomada de decisões pontuais e identificação de oportunidades de sustentabilidade. A Intelinair analisa milhões de acres nos Estados Unidos e em vários outros países a partir de sua sede em Indianápolis, Indiana. Tome ações por meio de decisões de manejo informadas em agmri.com.

Sobre a Eiwa

A Eiwa é uma empresa de tecnologia agrícola (AgTech) focada na transformação digital exigida pela indústria. Através de sua plataforma Eiwa Vault, a Eiwa combina dados geoespaciais e tabulares, análises e dados de várias fontes e sensores, permitindo a gestão de informações e conhecimentos de dados de campo em uma estrutura simples e confiável, focada na aceleração de ciclos de desenvolvimento de produtos e implantação no mercado. Faça a ingestão, análise, mobilização e monetização de dados agronômicos com o Eiwa Vault. Saiba mais em https://eiwa.ag.

®Marca registrada da IntelinAir, Inc.

Contato:

Robyn Heine – +1 317-416-4545

media@intelinair.com

Fernanda Rosino

frosino@eiwa.ag

Fonte: BUSINESS WIRE



Desenrola Brasil deve negociar dívida com juros mais baixos

Faixa 2 do Desenrola Brasil, programa do governo que começou no fim de julho, permite que clientes negociem parcelas e taxas de juros diretamente com o banco, não havendo limite para a taxa cobrada.  

A reportagem publicada pela Folha de São Paulo apontou que as taxas de juros negociadas por clientes e bancos podem passar de 200% em cinco anos ou mais, nos casos de dívidas negociadas com juros de 1,99% ao mês. 

Advogada da assessoria financeira Nacional G3, Rillary Daniele F. Borchardt explica que não há nada que permita às instituições financeiras cobrar juros abusivos, e que a lei é omissa em relação à taxa mínima e máxima na aplicação de juros.  

Ela ressalta que o entendimento comum, estabelecido pelo Banco Central (BACEN), é de que os juros podem ser considerados abusivos quando estiverem acima da taxa média praticada pelo mercado: ”O banco acaba se aproveitando do desconhecimento do consumidor em relação a taxas de juros, e empurra possibilidades mais caras do que o devido”, afirma.  

Rillary Daniele diz que mesmo com taxa já estabelecida em contrato é possível negociar a redução dos juros: “Tendo em vista que o banco deve seguir a taxa aplicada no mercado, se a taxa que foi aplicada no contrato for maior, o contrato deve ser revisado, de forma administrativa ou judicial”, especifica.  

Segundo a advogada, o banco não é obrigado a reduzir taxas de juros por conta própria, nos casos de negociação feita diretamente com a instituição, onde o cliente pode não conseguir uma redução: “Cabe ao juiz analisar se na dívida consta juros abusivos e desse modo, requerer a sua redução. Além do prazo a taxa de juro precisa ser vantajosa, é importante ficar atento e tomar cuidado para não pagar juros mais altos do que a própria dívida”, esclarece. 

A advogada alerta que as instituições financeiras devem ser transparentes, sendo um direito do cliente rever os juros com prazo e taxas vantajosas, “tendo informações claras e devidas sobre a dívida”, completa.  

 

Sobre a Nacional G3

A Nacional G3 é uma assessoria financeira que utiliza métodos de educação financeira para negociar dívidas bancárias de pessoas em situação delicada. Atua há mais de 12 anos na negociação com instituições financeiras por meio de planejamento financeiro.

 

Para mais informações, basta acessar: https://nacionalg3.com.br/



Sebrae indica mercado de proximidade como tendência de consumo em alta

Com a mudança de preferências do consumidor, buscando cada vez mais conveniência, os mercados de vizinhança ou proximidade se tornaram cada vez mais comuns nas grandes cidades brasileiras. Prova disso é que seu crescimento virou tema de uma pesquisa feita pelo Sebrae, indicando que eles respondem por cerca de 35% do volume total de vendas do setor de varejo de autosserviço.

No estudo, a instituição estima que haja aproximadamente 350 mil estabelecimentos do tipo em todo o território nacional – e este número só deve crescer, seguindo o ritmo de abertura de minimercados como Pão de Açúcar Minuto e Oxxo, por exemplo.

Os números destacam a força do segmento e a importância desse tipo de negócio para a economia nacional. Neste sentido, os strip malls, que são centros de conveniência mesclando serviços, alimentação e conveniência, são pontos estratégicos para posicionar um mercado de vizinhança.

“Nos últimos anos, observamos um aumento expressivo da demanda de consumidores por lojas compactas e com bom nível de serviço, oferecendo praticidade, agilidade e comodidade”, explica Mario Sergio Thurler, sócio da MEC Malls, empresa que faz a concepção e gestão de strip malls no Brasil.

Para se ter ideia da força dos mercados de vizinhança no Brasil, vale a pena destacar a rede mexicana Oxxo, que cresce de forma agressiva no Brasil, abrindo cerca de uma loja aberta por dia. Na América Latina, a rede tem aproximadamente 19 mil lojas. Apenas em São Paulo, são mais de 300 pontos.

O desafio da empresa é enfrentar o Grupo Pão de Açúcar, que possui cerca de 241 lojas físicas das marcas Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar, e o Carrefour Brasil, com 145 lojas Express, com mercadinhos próximos de lugares estratégicos, pequenos e essenciais.

“Parte desse sucesso se deve à mudança no perfil do consumidor, que busca o varejo de proximidade para resolver demandas do dia a dia e economizar tempo”, completa Mario, que também é vice-presidente da ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls).



Cirion implementará novo Data Center de 20 MW em Santiago, Chile

A Cirion, provedora em infraestrutura digital e tecnologia, anunciou que a empresa dará início à construção de uma nova instalação de data center carrier-neutral de 20 megawatts em Santiago, Chile (“SAN2). A Cirion conta com o respaldo da Stonepeak, empresa de investimentos alternativos especializada em infraestrutura e ativos reais, com mais de US$ 57 bilhões em ativos sob sua administração e um extenso portfólio de comunicações e investimentos em infraestrutura digital, no mundo todo.

O SAN2 é uma expansão da atual infraestrutura de data center da Cirion na América Latina e estará bem equipada para atender às necessidades de provedores de serviços de nuvem em hiperescala, operadoras, provedores de conteúdo e empresas que requeiram uma infraestrutura escalável. A expansão deve ser concluída até o início de 2025 e será construída em um terreno de 23.000 metros quadrados no distrito industrial de Quilicura.

O novo data center estará estrategicamente localizado perto do atual data center com denso ecossistema da Cirion, em Santiago, a 2,5 km de distância, ao qual estará diretamente conectado. Terá acesso a um ambiente favorável aos negócios e energia renovável, com quatro entradas independentes de rota de fibra metropolitana para o edifício, conectividade de longa distância com as principais cidades e centros de tecnologia da região, e estará próximo a redes internacionais de cabos submarinos para permitir uma latência mínima entre a América Latina e outras regiões.  O SAN2 está bem-posicionado para atuar como um hub crítico para empresas na região e além dela.

O data center também permitirá que as empresas construam e escalem suas operações em uma instalação alinhada aos objetivos de sustentabilidade da América Latina e à estratégia Ambiental, Social e de Governança (“ESG”) da Cirion, assim como a seu compromisso com a inovação tecnológica.  O SAN2 contará com efetividade no uso de energia (Power Usage Effectiveness – PUE), com um consumo mínimo de energia, água e recursos naturais para reduzir seu impacto geral no meio-ambiente.  Esses padrões também foram adotados pela nova instalação de data center de 20 MW da Cirion em Lurín, Peru (LIM2), anunciada recentemente.

“O desenvolvimento deste novo data center em Santiago representa outro passo importante em nossa jornada para aumentar nossa plataforma de data centers interconectados de baixa latência e estabelecer um ecossistema digital próspero na América Latina”, disse Facundo Castro, CEO da Cirion Technologies.  “Esta nova instalação em Santiago reflete o compromisso contínuo da Cirion de investir e fornecer a nossos clientes o conjunto mais abrangente de soluções de data center para apoiar sua transformação digital em toda a região”.

O SAN2 fará parte da plataforma carrier neutral mais ampla da Cirion, que atualmente consiste em 18 data centers próprios em toda a América Latina. Os clientes poderão se conectar diretamente a mais de 90 operadoras e provedores de nuvem pública na região, usando redes peer-to-peer através dos data centers da Cirion, que também oferecem capacidades escaláveis de colocation, conectividade cruzada e recuperação de desastres.

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. 



Grupo Petrópolis realizará Beer Tour no Dia da Cerveja

Em comemoração ao “Dia Internacional da Cerveja”, celebrado no próximo dia 4 de agosto, o Grupo Petrópolis, anuncia o retorno do Beer Tour. A ação será executada durante todo o mês de agosto nas fábricas de bebidas do Grupo. Atualmente, a companhia possui oito unidades fabris, que estão distribuídas de forma estratégica nos municípios de Petrópolis (RJ), Boituva (SP), Teresópolis (RJ), Rondonópolis (MT), Alagoinhas (BA), Itapissuma (PE), Uberaba (MG) e Bragança Paulista (SP). 

Realizado desde 2010, o Beer Tour do Grupo Petrópolis se tornou destaque, principalmente nas cidades de Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro, local onde é demonstrado todo o processo de fabricação e envase de uma das principais cervejarias do país. Ao todo, a companhia dispõe de mais de 130 produtos no portfólio, presentes em mais de 10 categorias diferentes.

O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, segundo pesquisa da Credit Suisse e Statista. Não à toa, o mercado de alimentos e bebidas possui uma participação extremamente relevante para a economia do país. Inclusive, segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) divulgado em fevereiro deste ano, apenas o setor de bebidas contribuiu com R$177 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

No próximo sábado, dia 5, o Grupo Petrópolis oferecerá aos jornalistas credenciados, autoridades cervejeiras e influenciadores do setor, uma visita especial às unidades de Boituva, Uberaba e Alagoinhas, responsáveis pela fabricação de toda linha de cervejas distribuída no país: Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Weltenburger, Cacildis, entre outras. 

Recepcionados pelos mestres cervejeiros Leandro Silva (Uberaba), Álvaro Nogueira (Boituva) e Matheus Rodrigues Facca (Alagoinhas), os profissionais serão informados de todas as normas de segurança e receberão equipamentos de proteção individual, previamente ao início do passeio pela área fabril. Os convidados acompanharão desde o descarregamento das matérias primas, passando pela sala de brassagem e pelos tanques de maturação, até o envase, etapa em que a cerveja já é rotulada e embalada. 

A visita durará, aproximadamente, uma hora e meia e, ao término, os participantes comemorarão o Dia da Cerveja com uma degustação harmonizada, sob a orientação dos mestres cervejeiros, que combina petiscos salgados e doces aos rótulos de cervejas especiais.

“Adotamos na nossa cadeia produtiva o que há de mais tecnológico no mercado. Não à toa, os equipamentos de todas as linhas de produção da companhia foram adquiridos na Alemanha e, consequentemente, são os mais modernos do mundo. A partir deles, atingimos a meta de 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, um resultado conquistado somente por cervejarias de alto padrão de produção e referência internacional”, afirma Diego Gomes, diretor Industrial do Grupo Petrópolis.

Ao longo do mês de agosto, as demais unidades fabris da companhia também realizarão o beer tour com jornalistas e autoridades cervejeiras da região. Lembrando que o beer tour apresenta, principalmente, a história por trás dos rótulos e as tecnologias utilizadas até a cerveja chegar na mesa do consumidor final. Ao todo, são mais de 20 mil colaboradores, que fazem os produtos da companhia chegarem aos lares brasileiros.

Mundo da Cerveja

Além do Beer Tour, o Grupo Petrópolis apresentará o “Mundo da Cerveja”, uma série produzida exclusivamente na unidade fabril de Uberaba, a mais moderna da companhia, contextualizando tudo sobre o universo cervejeiro.

Trata-se de um curso online que conta a história, modo de produção, escola, estilo e famílias cervejeiras. Desenvolvido em parceria com a TV Ação, a série será um treinamento em potencial tanto para quem é cervejeiro, quanto para os apreciadores de cerveja.

“O Mundo da Cerveja é um material precioso para o Grupo Petrópolis, ao passo que traz um panorama do nosso dia a dia e das produções das cervejas. As videoaulas serão divididas em módulos, com o objetivo de reunir além de conhecimento, inúmeras curiosidades sobre o universo cervejeiro”, finaliza Diego Gomes.

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Cabaré, Weltenburger e Cacildis; as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka; a Cabaré Ice; os energéticos TNT Energy Drink e Magneto; o refrigerante It!; o isotônico TNT Sports Drink; a água Petra e água tônica Petra. Com oito fábricas em operação, o grupo é composto por mais de 20 mil colaboradores. Conta também com o Saber Beber, programa comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool. 



Progressiva orgânica proporciona alisamento sem formol

Nos últimos anos, a técnica de alisamento com progressiva orgânica ganhou espaço nos salões de beleza como uma alternativa em relação aos produtos que continham formol. Isso se deve aos fatores nocivos associados à substância química, que resultaram na sua proibição em cosméticos no Brasil e em diversos países. No entanto, ainda existem estabelecimentos que oferecem essa modalidade de alisamento.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou um levantamento com as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios sobre o uso de formol como alisante capilar em salões de beleza. Segundo o estudo, 35% dos fiscais sanitários que participaram da pesquisa relataram ter encontrado o uso irregular de formol em alisantes. O uso desse produto é preocupante, já que pode causar graves problemas de saúde, como irritação na pele e nos olhos, problemas respiratórios e até mesmo câncer.

Nesse contexto, as progressivas orgânicas têm se tornado uma alternativa nos salões de beleza como uma opção mais saudável ao alisamento com formol. De acordo com as marcas que oferecem esse método de alisamento, o produto é capaz de alisar os fios sem causar danos ou irritações no couro cabeludo, essa promessa tem atraído cada vez mais pessoas que buscam uma solução duradoura sem comprometer a saúde dos cabelos.

Para Julia Kosaka, representante da Le Prö Cosmetics, marca de cosméticos voltada para elementos naturais e orgânicos, a progressiva orgânica combina componentes que tratam os fios e não desestabilizam o couro cabeludo, potencialmente evitando efeitos colaterais. “Além disso, a abertura das cutículas permite que os ativos penetrem os fios e atinjam sua camada mais interna, mantendo sua elasticidade e umidade”, afirma a especialista.

Além dos efeitos nos cabelos, a opção orgânica pode oferecer maior segurança para os profissionais que aplicam a técnica. “Os salões de beleza podem melhorar a qualidade do serviço oferecido, já que não precisam lidar com o risco de problemas de saúde causados pelo uso de formol”, complementa Julia.

Um estudo recente do Kantar Worldpanel demonstra que mais de 50% dos consumidores do mundo preferem produtos naturais e orgânicos quando se trata de cuidados pessoais. Esse crescimento na demanda pode estar atribuído a fatores como os ingredientes utilizados, a preocupação com o meio ambiente e a busca por produtos de melhor qualidade.

Demanda de produtos orgânicos em salões de beleza

A profissional da beleza Cecilia Mara, que adotou a progressiva orgânica em seu salão há cerca de um ano, relatou resultados satisfatórios e um aumento na demanda por esse tipo de serviço. “Por indicação, comecei a utilizar a progressiva orgânica. Essa escolha aumentou a confiança de minhas clientes em procedimentos capilares, resultando em um crescimento na demanda pelos serviços e na fidelização das clientes, que agora também adquirem os produtos orgânicos para manutenção em casa”, afirma a profissional.

A busca por produtos capilares mais saudáveis e naturais tem impulsionado o mercado de progressivas orgânicas nos últimos anos. De acordo com um relatório da Mordor Intelligence , é previsto que o mercado mundial de produtos orgânicos para cuidados pessoais cresça a uma taxa média de cerca de 7,61% ao ano até 2026.

A representante da Le Pro Cosmetics ressalta, ainda, que a procura pelo método orgânico não se limita apenas ao Brasil: “A demanda continua crescendo, dentro e fora do Brasil. A Le Pro, por exemplo, exporta itens para mais de 30 países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Portugal, Índia e Turquia”.

Website: www.lepro.com.br

https://www.instagram.com/lepro_cosmetics/



Zenas BioPharma Publica Fase 2 do Estudo Clínico do Obexelimabe, um Tratamento Investigativo da Doença Relacionada à IgG4 (IgG4-RD), no The Lancet Rheumatology

Estudo revelou que o obexelimabe produziu melhora clínica rápida, forte e sustentada, incluindo remissão clínica completa, na maioria dos pacientes com IgG4-RD ativa

Os resultados apoiam o desenvolvimento contínuo do obexelimabe para o tratamento de IgG4-RD e potencialmente outras condições autoimunes mediadas por células B

WALTHAM, Mass., Aug. 02, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Zenas BioPharma, uma empresa biofarmacêutica global comprometida em se tornar líder no desenvolvimento e comercialização de terapias imunológicas, anunciou a publicação da Fase 2 do estudo que avalia o obexelimabe para o tratamento de pacientes com a Doença RelacionadaàIgG4 (IgG4-RD) Com base nos resultados deste estudo, a Fase 3 do estudo em pacientes com IgG4-RD está em andamento para investigar ainda mais a eficácia e a segurança do obexelimabe administrado como uma injeção subcutânea.

A IgG4-RD é uma doença fibroinflamatória crônica imunomediada que pode afetar múltiplos órgãos, incluindo as principais glândulas salivares, órbitas, glândulas lacrimais, pâncreas, árvore biliar, pulmões, rins e retroperitônio. Cerca de 20.000 pacientes são diagnosticadas com IgG4-RD somente nos Estados Unidos. Apesar da crescente visibilidade da doença, ainda há necessidade de mais pesquisas e opções terapêuticas eficazes para indivíduos que vivem com essa doença debilitante.

Em todo o mundo, o uso de glicocorticoides é amplamente considerado o padrão de tratamento para o tratamento de IgG4-RD. No momento não existe nenhum tratamento aprovado para esta condição. Embora comumente usados, os glicocorticoides e as terapias de depleção de células B disponíveis raramente levam a remissões livres de tratamento a longo prazo e estão associados a um alto risco de toxicidade para os pacientes. Tais terapias também prejudicam as respostas vacinais, incluindo as do SARS-CoV-2 e da gripe.

Em um estudo piloto prospectivo, aberto, de braço único e centro único para avaliar a eficácia e a segurança do obexelimabe no tratamento de pacientes com IgG4-RD (registro clinicaltrials.gov NCT02725476), o obexelimabe demonstrou forte melhora no IgG4-RD Responder Index, uma medição da atividade da doença, inibindo a função das células B, sem esgotar as células B.

O manuscrito publicado, intitulado “Obexelimab for the Treatment of Patients with IgG4-Related Disease: An Open-Label, Single-Arm, Pilot Study to Evaluate Efficacy, Safety, and Mechanism of Action,” está disponível online e constará na edição de agosto do The Lancet Rheumatology 2023;5(8) [E428-E429].

As principais conclusões do artigo são as seguintes:

  • O Obexelimabe apresentou melhora clínica rápida, forte e sustentada, incluindo remissão completa (pontuação 0 no IgG4-RD Responder Index), na maioria dos pacientes com IgG4-RD ativa.
  • Durante o tratamento com obexelimabe, foram observadas reduções nas células B circulantes, incluindo plasmablastos, sem evidência de morte celular.
  • Além disso, a redução das células B circulantes e o rápido retorno aos níveis quase normais após a descontinuação do tratamento, sugerem que o obexelimabe pode levar ao sequestro de células B em órgãos linfoides ou na medula óssea.
  • O Obexelimabe foi bem tolerado. A maioria dos eventos adversos relacionados ao tratamento foram de grau 1 ou 2, com os eventos adversos mais comuns sendo eventos relacionadosàinfusão gastrointestinal, a maioria dos quais foram leves.

“Os resultados são um passo significativo na compreensão dos mecanismos subjacentes da Doença RelacionadaàIgG4; abrindo caminho para estratégias de tratamento mais direcionadas”, disse John Stone, MD, MPH, Professor de Medicina da Harvard Medical School e Edward A. Fox Chair em Medicina do Mass General Hospital. “Nossa equipe tem a honra de ter nossa pesquisa reconhecida pelo The Lancet Rheumatology, e somos imensamente gratos aos pacientes que participaram deste estudo inovador.”

Sobre o Obexelimab

O obexelimabe é um anticorpo monoclonal humanizado de Fase 3 bifuncional, não citolítico, de investigação que imita a ação dos complexos antígeno-anticorpo por ligação a CD19 e FcγRIIb para inibir a atividade das células da linhagem B. Em vários estudos clínicos em fase inicial de diversas doenças autoimunes, 198 indivíduos foram tratados com obexelimabe. Nestes estudos clínicos, o obexelimabe demonstrou inibição eficaz da função das células B sem a redução das células, e um efeito encorajador no tratamento de pacientes com várias doenças autoimunes. Zenas adquire da Xencor, Inc. direitos mundiais exclusivos do obexelimabe.

Mais informações sobre a Fase 3 (INDIGO) do estudo para o tratamento de Doenças RelacionadasàIgG4 estão disponíveis em clinicaltrials.gov: NCT05662241.

Sobre a Zenas BioPharma

A Zenas BioPharma é uma empresa biofarmacêutica mundial comprometida em se tornar líder global no desenvolvimento e comercialização de terapias imunológicas para pacientes em todo o mundo. Com desenvolvimento clínico e operações globais, a Zenas está avançando um portfólio global profundo e equilibrado das melhores terapêuticas autoimunes em potencial em áreas de alta necessidade médicas, atendendo aos requisitos de valor do dinâmico ambiente global de saúde. O pipeline da empresa continua a crescer por meio da nossa estratégia de desenvolvimento de negócios de sucesso. Nossa experiente equipe de liderança e rede de parceiros de negócios impulsionam a excelência operacional para oferecer terapias potencialmente transformadoras para melhorar a vida das pessoas que enfrentam doenças autoimunes e raras. Para mais informação sobre a Zenas BioPharma, visite www.zenasbio.com e siga-nos no Twitter em @ZenasBioPharma e LinkedIn.

Contato com Investidores e com a Mídia:
Joe Farmer, Presidente e COO
Zenas BioPharma
IR@zenasbio.com 

 


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8886118)



A Organização Mundial da Saúde inclui a polipílula cardiovascular desenvolvida pelo Centro Nacional Espanhol de Pesquisa Cardiovascular e pela Ferrer em sua Lista de Medicamentos Essenciais

A polipílula cardiovascular desenvolvida pelo Centro Nacional Espanhol de Pesquisa Cardiovascular (CNIC) e pela Ferrer foi incluída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua Lista de Medicamentos Essenciais1.

Essa polipílula cardiovascular inclui três princípios ativos (ácido acetilsalicílico, ramipril e atorvastatina) e teve sua eficácia comprovada na prevenção de eventos cardiovasculares após um ataque cardíaco, reduzindo a mortalidade por causas cardiovasculares em 33%. Isso foi evidenciado pelo estudo SECURE2, com resultados publicados em agosto de 2022 no New England Journal of Medicine3 (NEJM).

“Os resultados do estudo SECURE mostraram, pela primeira vez, que a polipílula cardiovascular desenvolvida pelo CNIC e pela Ferrer alcança reduções clinicamente relevantes em eventos cardiovasculares recorrentes em pacientes que sofreram um infarto do miocárdio”, disse o Dr. Valentín Fuster, principal pesquisador do estudo, diretor-geral do CNIC, presidente do Mount Sinai Heart e médico-chefe do Hospital Mount Sinai, em Nova York

Conforme afirmado no relatório da OMS, “medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem as necessidades prioritárias de cuidados de saúde de uma população. Eles devem estar sempre disponíveis em sistemas de saúde em funcionamento, em formas de dosagem adequadas, com qualidade garantida e a preços acessíveis para indivíduos e sistemas de saúde.”

Segundo Oscar Pérez, diretor de Marketing, Acesso ao Mercado e Desenvolvimento de Negócios da Ferrer, “a redução de 33% na mortalidade cardiovascular demonstra a eficácia do tratamento com o Trinomia4 em comparação com o tratamento padrão. A inclusão dessa solução terapêutica na Lista de Medicamentos Essenciais da OMS confirma nosso objetivo de causar um impacto positivo na sociedade e é um passo importante em nossa missão de proporcionar um valor significativo e diferencial às pessoas com doenças cardiovasculares.”

Atualmente, a polipílula cardiovascular desenvolvida pelo CNIC e pela Ferrer está disponível em 25 países, e a viabilidade de ampliar sua distribuição para outros territórios, incluindo os Estados Unidos, está sendo analisada.

Referências bibliográficas:

1.- https://www.who.int/publications/i/item/WHO-MHP-HPS-EML-2023.02

2.- SECURE study – https://www.cnic.es/en/clinical-research

3.- Polypill Strategy in Secondary Cardiovascular Prevention, Castellano JM, Fuster V et al. New England Journal of Medicine (NEJM). Agosto de 2022. (consult: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2208275)

4.- Trinomia® data sheet: SUMMARY OF PRODUCT CHARACTERISTICS (https://www.ferrer.com/sites/default/files/2023-08/Trinomia_SmPC.pdf)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para obter mais informações:

gortizdez@ferrer.com

+34 936 003 779

Assessor de comunicação da Ferrer

Fonte: BUSINESS WIRE



B3 registra alta expressiva de investidores por CPF

A bolsa de valores brasileira (B3) atingiu o patamar recorde de número de CPFs distintos de investidores pessoas físicas em plataformas de renda fixa e variável. Em 2022 ela chegou a 17,2 milhões de contas, o que representa uma alta de 31,3% se comparado ao número registrado pela B3 no ano anterior, quando computava 13,1 milhões de CPFs.

Considerando somente o número de CPFs individuais, já que uma mesma pessoa pode ter conta em diversas corretoras, o número de investidores cresceu 37,1%, de 3,2 milhões em 2021 para 4,4 milhões em 2022.

André Catrocchio, sócio-diretor da Hectare Capital, avalia que o aumento de investidores pessoas físicas no mercado de capitais, apesar do cenário adverso, indica que “o brasileiro está cada vez mais consciente da importância de diversificar seus investimentos, indo além da tradicional poupança.”

Catrocchio destaca que não é preciso ter muito dinheiro para começar a investir, pois há diversas opções que exigem aplicação inicial baixa. “Porém, antes do primeiro aporte, o investidor deve conhecer seu perfil de tolerância ao risco e estabelecer seus objetivos de curto, médio e longo prazos”, diz.

O especialista ressalta que o investidor precisa entender os conceitos de renda fixa e renda variável, e procurar se informar sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes produtos de investimento disponíveis no mercado, como tesouro direto, CDBs, fundos de investimento, ações, entre outros.

“Os fundos de investimento imobiliário, por exemplo, são uma boa opção de médio e longo prazos para quem quer investir no mercado imobiliário sem a necessidade de adquirir um imóvel físico”, aconselha ele.

O executivo da Hectare Capital ressalta que as fontes confiáveis para consulta de informações são a própria B3 e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão regulador do mercado de capitais no Brasil, além das gestoras de investimentos, que divulgam periodicamente relatórios com informações sobre o desempenho de seus produtos. “Existem também diversos sites, canais na internet e influenciadores oferecendo cursos e orientações passo a passo para quem está começando a investir”, destaca.

Uma recente pesquisa publicada pela B3 revelou que cerca de 75% dos brasileiros iniciaram seus investimentos com base em informações de canais do YouTube e influenciadores, número que evidencia que opiniões expressas nas redes sociais podem influenciar as decisões individuais de negociação dos investidores.

No entanto, Catrocchio ressalta que é preciso atenção com esse tipo de conteúdo, já que alguns perfis não sinalizam adequadamente suas relações comerciais com plataformas de investimento. “Por isso, a CVM tem estudado a regulamentação desses influenciadores, a fim de oferecer maior transparência e segurança ao investidor”, diz.

Para saber mais, basta acessar https://rtsc.com.br/



Seguro de automóveis registra alta no preço

Para as pessoas que fazem uso do carro para ir e voltar do trabalho, ou motoristas que utilizam seus veículos como fonte de renda, o seguro – que registrou alta nos últimos tempos – pode se tornar indispensável. O desabastecimento na produção de veículos novos e nas peças de reposição, o impacto da pandemia no Brasil e no mundo e o aumento da Tabela Fipe foram os principais motivadores para esse crescimento no custo de seguros de automóveis, de acordo com os dados da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais). 

Segundo levantamento da consultoria Jato, o preço médio dos carros novos vendidos no Brasil no ano passado foi de R$ 130.851,00. O valor representa uma alta de 85% em cinco anos. Em 2017, a média do valor de um veículo era de R$ 70.877,00. Em 2018, houve um crescimento de 4,8%, cerca de R$ 74.313,00. Antes da pandemia do covid-19, em 2019, o custo era de R$ 76.430,00. 

Ainda de acordo com a consultoria Jato, a alta no preço médio dos veículos ocorreu entre maio e junho de 2020, que foi caracterizada pela queda no número de vendas de carros novos associada ao isolamento social que o Brasil e o mundo viveram no período. O grande aumento iniciou-se em dezembro, momento de falta de matérias-primas e semicondutores que começou a impactar na cadeia produtiva global. 

Outros motivos foram a alta no preço dos fretes internacionais, a instabilidade do dólar e o desenvolvimento tecnológico. Para André Brunetta, Diretor de Digital & Inovation da Estapar, o seguro automotivo ficou mais caro por causa da elevação do preço dos carros e peças no Brasil nos últimos anos. 

Para ele, o principal motivo foi a pandemia de Covid-19, a partir de março de 2020, que provocou o fechamento temporário das fábricas de semicondutores no mundo todo e prejudicou a produção dos modelos zero quilômetro. “O aumento da busca pelos seminovos e usados fez com que, seguindo a lei da oferta e da procura, os veículos subissem de preço. A menor quantidade de peças também surtiu o mesmo efeito”, destaca.

Maneiras para manter o seguro do carro

Segundo a CNseg, entre janeiro e novembro de 2022, o seguro de automóvel acumulou alta de 33,6% em relação ao mesmo período de 2021, com R$ 45,8 bilhões arrecadados. Um levantamento da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), que a CNSeg faz parte, mostrou que, cerca de 30 a 35% da frota de veículos que circulam atualmente no país está segurada, indicando um forte potencial de atração de novos consumidores para o setor.

“Para driblar essa alta e não deixar o carro sem seguro, a principal dica é contratar exatamente a necessidade de risco que o segurado necessita. Existe uma prática no mercado de ofertar sempre coberturas a mais”, explica.

Na atual circunstância, segundo ele, “o mais indicado é adquirir o seguro adequado para a exposição ao risco, assim como a sua capacidade de pagamento além, é claro, de pesquisar muito entre as várias empresas seguradoras, que tem sua próprias políticas de precificação em relação aos veículos de suas respectivas carteiras”, comenta Marco Gonzaga, Head de Seguros da Zul, uma das empresas do Grupo Estapar. Para o empresário, os aplicativos como do seu negócio, conseguem entregar para os motoristas diversas propostas, e assim eles não precisam ir e consultar várias seguradoras para fazer essa comparação. 

Vale a pena destacar que não existe apenas um tipo de seguro para um veículo: carros podem ter proteção contra roubos e furtos, cobertura em desastres e indenização em perda total. Além disso, há seguros de veículos de terceiros, acidentes de passageiros e pacote completo, chamado de seguro de veículos compreensivo.

Todos os tipos de seguro de veículos possuem vantagens e limitações. Levantar as necessidades do auto e definir a modalidade que mais se encaixa na realidade do motorista é uma ideia.

Para saber mais, basta acessar: https://www.zuldigital.com.br/



Aumento no seguro de autos abre espaço para nova tecnologia

De acordo com dados da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), entre janeiro e novembro de 2022, o seguro de automóvel acumulou alta de 33,6% em relação ao mesmo período de 2021. 

Entre os fatores que levaram a este panorama, segundo a entidade, estão o desabastecimento na produção de veículos novos e nas peças de reposição, o impacto da pandemia e o aumento da Tabela Fipe.

O CEO da empresa de soluções em segurança Volpato, Eduardo Volpato, explica que impactos da pandemia da COVID-19 ainda são sentidos pelo mercado. “As interrupções na produção de novos veículos por parte das montadoras, devido à falta de peças de reposição, colaboraram para o aumento da Tabela Fipe”. A tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) expressa preços médios de veículos que são utilizados como parâmetros para negociações em todo o mercado brasileiro. 

De acordo com Eduardo, que viu o número de contratação de serviços de rastreador com seguro veicular crescer na empresa, afirma que essa tem sido uma alternativa encontrada pelos condutores para lidar com o aumento nos valores de seguro, mas ainda manter o veículo protegido, uma vez que a modalidade do plano de rastreador com seguro tem o valor final reduzido em comparação com uma contratação separada, levando em consideração que as taxas de recuperação são altas quanto os veículos possuem o rastreador. 

Alternativas para reduzir custos e manter a segurança

Com base na pesquisa Panorama do Mercado, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o setor de segurança eletrônica alcançou as projeções apresentadas pelo panorama de 2021. A mais recente pesquisa indicou crescimento de 18% para 2022. As projeções para 2023 também são de evolução: os dados indicam uma progressão de 19% para o setor.

A ABESE destacou que os resultados representam os avanços tecnológicos ligados a novas ferramentas, como a Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias de telecomunicação, como o 5G. O levantamento da AVANTIA, baseado em dados da ABESE, também pontuou que o uso de IA em sistemas de monitoramento facilita o reconhecimento de ocorrências e traz rapidez aos processos de tomada de decisão.

Os rastreadores veiculares funcionam por meio da tecnologia GPRS, que envia os sinais captados pelo GPS a uma central de monitoramento 24h. Através de sistemas web e aplicativos, o proprietário do veículo também pode acompanhar deslocamento em tempo real, além de acesso à relatórios de posição, velocidade, percurso, e alertas de ignição quando o automóvel for ligado.

A central pode tanto realizar a solicitação de bloqueio como localizar o veículo. Algumas empresas oferecem a funcionalidade de instalação de um botão de pânico em local estratégico para ser acionado em situações emergenciais, assim como serviços de assistência veicular como reboque, chaveiro e troca de pneus e também de proteção veicular, que pode ser até 50% mais barata do que seguros tradicionais e não exige análise de perfil.

Para saber mais, basta acessar: https://www.grupovolpato.com/



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