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ESET ajudou a desmantelar grupo internacional por trás do malware Danabot

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A ESET participou de uma grande operação internacional que resultou no desmantelamento da infraestrutura do Danabot, um sofisticado malware do tipo infostealer (roubo de informações). A ação foi coordenada pelo FBI, o Departamento de Justiça dos EUA, agências europeias e da Austrália, e contou com apoio técnico de empresas como Amazon, Google, CrowdStrike e Zscaler.

A equipe de pesquisa da ESET, que monitora o Danabot desde 2018, forneceu análises técnicas sobre o funcionamento do malware, sua infraestrutura de comando e controle (C&C), e ajudou na identificação dos indivíduos responsáveis pelo desenvolvimento, administração e comercialização.

Segundo Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da ESET no Brasil, a experiência da ESET com esse recurso criminoso auxiliou as autoridades nessa operação. “Detalhamos as funcionalidades presentes nas versões mais recentes do malware, o modelo de negócio dos autores e o conjunto de ferramentas disponibilizado aos afiliados. Além de roubar dados confidenciais, o Danabot também era usado para distribuir outras ameaças, como ransomware, em sistemas já comprometidos”, explica.

O roubo de dados funcionava no modelo de “malware como serviço” (MaaS), no qual os operadores alugavam o acesso ao código malicioso para afiliados, que o distribuíam em suas próprias campanhas. O malware era operado por um único grupo, de maneira altamente modular e tinha funcionalidades como: roubo de credenciais em navegadores e e-mails, keylogging, gravação de tela, controle remoto de máquinas, roubo de carteiras de criptomoedas.

As campanhas de Danabot utilizavam métodos sofisticados de engenharia social, como anúncios falsos no Google, sites clonados de softwares legítimos, e páginas que simulavam busca por “fundos não reclamados”. Uma das táticas mais recentes envolvia páginas que instruíam usuários a colar comandos maliciosos no terminal, comprometendo seus dispositivos.

Na América Latina, os países mais afetados foram Peru, Argentina, Chile e México, embora o malware tenha histórico de maior atividade em regiões como Polônia, Itália, Espanha e Turquia. Também há registros de uso do Danabot em métodos menos convencionais, como em ataques DDoS (ataque de negação de serviço distribuído), incluindo uma ofensiva contra o Ministério da Defesa da Ucrânia em 2022.

Ainda segundo Daniel Barbosa, “o golpe desferido contra a estrutura do Danabot terá impacto duradouro, especialmente após a identificação de membros-chave do grupo. Resta saber se haverá alguma tentativa de reorganização futura.”

A ESET destaca que esse tipo de operação reforça a importância de colaborações internacionais entre setor público, privado e instituições de segurança, especialmente diante da complexidade e do alcance das ameaças modernas.



Atletas da AM Paradesporto participam da 1ª etapa nacional do Circuito Loterias

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A cidade de São Paulo recebeu, entre os dias 24 e 25 de maio de 2025, a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A competição aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, localizado na capital paulista, e reuniu atletas de diversas regiões do país em provas de atletismo, natação e halterofilismo paralímpico.

A AM Paradesporto esteve presente na competição com oito atletas do Centro de Referência Paralímpico de Belo Horizonte (CRPB-BH). Os participantes competiram em diferentes classes funcionais, com resultados expressivos nas provas de pista e campo. A participação da equipe foi viabilizada com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), responsável pelo subsídio parcial das despesas logísticas.

Entre os destaques da delegação, Sofia Mariana, da classe F41, alcançou sua melhor marca da temporada no arremesso de peso, com 5,13 metros. Em outra prova, o lançamento de disco, a atleta registrou 22,41 metros, garantindo o primeiro lugar no ranking nacional. Já nos 100 metros, Thiago Lopes (T72) obteve 25,58 segundos, seu novo recorde pessoal, enquanto Thiago Mendonça (T71) conquistou a medalha de prata com o tempo de 22,76 segundos, alcançando a segunda colocação no ranking da classe.

Na mesma distância, Emmily Correa (T71) finalizou a prova em 28,68 segundos, ficando em segundo lugar nacional, e Fernanda Chaves (T72), uma das atletas mais jovens da competição, concluiu com 28,55 segundos, ocupando a sétima posição da sua classe.

Na prova dos 1.500 metros, Lucas Figueredo (T37) finalizou com o melhor tempo da carreira, marcando 4:30.02, a menos de dois segundos do líder nacional. João Pedro (T72), após dificuldades técnicas que demandaram a repetição da bateria, obteve o tempo de 17,57 segundos, posicionando-se entre os cinco melhores do mundo em sua categoria, de acordo com o acompanhamento técnico divulgado.

“Eventos como o Circuito Loterias Caixa são fundamentais para a progressão esportiva dos jovens atletas e oferecem visibilidade para o paradesporto nacional”, afirma Lina Vitarelli, diretora da AM Paradesporto.

Sobre a AM Paradesporto

A AM Paradesporto é uma organização da sociedade civil que atua na formação e desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência (PcD), promovendo inclusão, autonomia e qualidade de vida por meio do esporte. A instituição participa de competições regionais, nacionais e internacionais, integrando programas reconhecidos por sua contribuição ao alto rendimento paralímpico.

A AM Paradesporto parabeniza e agradece o Centro de Referência Paralímpico de Belo Horizonte (CRPB-BH) pelo trabalho contínuo na formação de atletas com deficiência, reforçando o papel essencial da estrutura e do suporte técnico oferecido para o desenvolvimento do paradesporto em Minas Gerais.



Falta de limite da ANS impacta famílias com planos coletivos

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Os planos de saúde coletivos, que representam a maioria dos contratos no Brasil, não possuem um teto de reajuste definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ao contrário dos planos individuais, que seguem índices regulados anualmente. Essa diferença tem levado a aumentos elevados nesses contratos que, muitas vezes, geram contestações judiciais por parte dos beneficiários.

“Contratos coletivos empresariais firmados por pessoas jurídicas sem vínculos empregatícios reais, como aqueles utilizados exclusivamente por núcleos familiares, assim como planos coletivos por adesão, vêm sendo objeto de análise judicial quanto aos critérios de reajuste aplicados. Em diversas decisões, observa-se que, diante da ausência de demonstração técnica suficiente por parte das operadoras, o Judiciário tem aplicado os parâmetros de reajuste definidos pela ANS para planos individuais como referência”, afirma o professor da pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em ação contra planos de saúde, Elton Fernandes.

Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP) apontou que, nestes casos, cerca de 60% das ações que contestam reajustes em planos de saúde coletivos no Tribunal de Justiça de São Paulo resultam em decisões favoráveis aos consumidores, com a aplicação dos índices da ANS para planos familiares e a devolução de valores pagos a mais.

A pesquisa, intitulada “Revisão judicial dos Reajustes de Planos de Saúde no Tribunal de Justiça de São Paulo” e publicada na revista Direito Público, revelou que o principal motivo para a revisão dos aumentos é justamente a falta de transparência ou de justificativa adequada por parte das operadoras no cálculo dos reajustes.

Contestação dos reajustes

Elton Fernandes, que também é diretor do Summit Direito da Saúde, explica que é necessário haver uma justificativa para o percentual de reajuste aplicado. “Quando as empresas não apresentam justificativas claras, a Justiça frequentemente determina a aplicação dos índices da ANS e a devolução dos valores pagos a mais”, afirma.

Dados do Tribunal de Justiça de São Paulo indicam que, em 2024, houve 21.334 novos processos relacionados a planos de saúde, com muitos casos envolvendo reajustes. 

Reajustes dos planos de saúde em 2025

A ANS ainda não anunciou o percentual máximo de reajuste para planos individuais em 2025, mas especialistas estimam que o índice deve ser de 6,8%, com base nos custos médicos e no uso dos planos.

Para planos de saúde coletivos, os reajustes podem ser maiores, pois não há um teto regulatório. Estimativas apontam aumentos com percentuais acima dos dois dígitos para as principais operadoras de planos de saúde do Brasil.

Além disso, um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), publicado em agosto de 2023, revelou que, entre 2017 e 2022, os reajustes dos planos de saúde coletivos foram até duas vezes maiores que os dos individuais. Enquanto os planos individuais registraram aumento de 35,41%, os coletivos empresariais com até 29 vidas subiram 82,36%, os coletivos por adesão com até 29 vidas, 74,33%, os coletivos por adesão com 30 vidas ou mais, 67,68%, e os coletivos empresariais com 30 vidas ou mais, 58,94%.

Índice ANS aplicável a planos coletivos 

O advogado especialista em planos de saúde, Elton Fernandes, explica que o índice da ANS serve como um termômetro para aferir se os reajustes aplicados podem ser considerados ilegais pela Justiça.

“A lei não determina que o índice da ANS seja automaticamente aplicável a planos coletivos, sejam esses contratos feitos através de um CNPJ ou mesmo via associações e entidades de classe, mas a Justiça usa esse índice como um termômetro do setor”, completa.

O professor de Direito Médico e Hospitalar afirma que, nos últimos anos, cresceu o número de famílias que contratam planos de saúde através de um CNPJ, dada a ausência de planos individuais e familiares no mercado, o que tem levado ao reenquadramento do contrato pela Justiça.

Dados da Universidade de São Paulo (USP) apontam que, entre 2014 e 2020, o número de beneficiários em planos falsos coletivos aumentou 58%, passando de 3,3 milhões para 5,2 milhões, representando 11% dos contratos de planos de saúde no país. Em contrapartida, a contratação de planos individuais e familiares recuou 18,7% somente no ano de 2023 em comparação com 2022. 

“Plano de saúde empresarial é aquele que está inserido dentro da atividade produtiva de uma empresa. Se há uma família no contrato, a regra a ser aplicada é a dos planos familiares, inclusive para fins de reajuste”, explica Fernandes.



IA estratégica corta até 45% do custo de atendimento

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Empresas brasileiras buscam reduzir custos operacionais e manter escala, especialmente em setores com alto volume de atendimento. Uma análise da McKinsey sobre inteligência artificial generativa indica que operações de atendimento redesenhadas com IA podem elevar a produtividade em até 45%, impactando diretamente na redução dos gastos com equipes.

A pesquisa PwC Pulse Survey de maio de 2025, reforça essa tendência, revelando que 58% dos diretores financeiros planejam aumentar investimentos em IA e automação no próximo ano para proteger a lucratividade e garantir eficiência operacional.

Exemplo de implementação no Brasil

O Instituto Garaude, clínica especializada em medicina integrativa, implantou assistentes inteligentes da IAcolabora para automatizar a jornada do paciente via WhatsApp, site e Instagram. Em três meses, o tempo médio de resposta caiu de seis horas para 1 min 45s e a conversão de leads em consultas subiu 27%. O atendimento automatizado também liberou a equipe de recepção para tarefas clínicas e reduziu o retrabalho administrativo em 31%, segundo o CFO do Instituto Garaude, Pedro Garaude.

“Quando o assistente marca a consulta, registra no prontuário e envia o pós-consulta, gera uma economia de escala sem ampliar equipe”, afirma Leandro César, CEO da Startup IAcolabora.

Aplicação em setores específicos

De acordo com Leandro César, fintechs, cooperativas de crédito, clínicas particulares e escritórios de advocacia são setores que têm grandes volumes de atendimento, custos elevados com mão de obra, fluxos repetitivos e necessidade constante de respostas rápidas. Para o executivo, a busca por rentabilidade é o principal fator que impulsiona essas empresas a acelerarem a adoção da inteligência artificial.

A IAcolabora é uma startup especializada na integração de assistentes inteligentes a CRMs, ERPs e sistemas proprietários, utilizando linguagem natural, base de conhecimento treinada nos documentos da empresa e workflows que cobrem etapas de pré-venda, qualificação e pós-atendimento, operando em múltiplos canais sem ampliar a equipe existente.

“Não somos só mais uma startup de software no mercado, somos consultoria aliada à tecnologia, em permanente evolução para gerar resultados consistentes”, afirma Leandro César.

Para gestores que desejam medir o impacto potencial da IA estratégica, a IAcolabora oferece diagnóstico gratuito com estimativa de economia e roteiro de implementação personalizado.

Mais informações podem ser obtidas no site:https://iacolabora.com.br/



A.C. Camargo Cancer Center melhora a segurança e o atendimento ao paciente com a ajuda de videomonitoramento avançado

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O A.C. Camargo Cancer Center, um dos principais centros de tratamento de câncer em São Paulo, Brasil, reconhecido por sua história de inovação, anuncia que sua parceria com a Axis Communications resultou em uma economia de mais de US$ 2 milhões durante os primeiros dois anos, os quais serão reinvestidos no atendimento ao paciente. O A.C. Camargo implantou mais de 2.000 câmeras de videomonitoramento de última geração em todo o Centro, corredores, unidades de atendimento complexas e estacionamentos, adotando uma abordagem mais holística da segurança que enfatiza a segurança do paciente e do funcionário, juntamente com a melhoria da qualidade do serviço.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250625143595/pt/

A.C. Camargo Cancer Center, a leading oncology treatment center in São Paulo, Brazil recognized for its history of innovation, has deployed more than 2,000 state-of-the-art video surveillance cameras throughout the Center’s corridors, complex care units, and parking lots, embracing a more holistic approach to security that emphasizes patient and employee safety along with improved quality of service.

A.C. Camargo Cancer Center, um dos principais centros de tratamento de câncer em São Paulo, Brasil, reconhecido por sua história de inovação, implantou mais de 2.000 câmeras de videomonitoramento de última geração em todo o Centro, corredores, unidades de atendimento complexas e estacionamentos, adotando uma abordagem mais holística que enfatiza a segurança do paciente e do funcionário, juntamente com a melhoria da qualidade do serviço.

Fundado em 1953, o A.C. Camargo trata cerca de 100.000 pacientes anualmente e é uma das maiores instituições de saúde do mundo e uma das principais fornecedoras de tratamento e pesquisa sobre o câncer. O Centro não é apenas um hospital, mas uma plataforma de atendimento abrangente que inclui serviços de prevenção, pesquisa, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação para todos os tipos de câncer. Antes da parceria com a Axis, as perdas financeiras devido a roubo eram uma preocupação crescente para o A.C. Camargo, e os líderes do hospital procuravam transformar a infraestrutura de segurança do hospital de uma forma que melhorasse sua postura de segurança e otimizasse o atendimento e os serviços ao paciente.

“Cerca de 15.000 pessoas passam por nossas entradas todos os dias, e o atendimento a esses pacientes vai muito além das salas de cirurgia ou quartos dos pacientes”, disse William de Souza, gerente corporativo do A.C. Camargo Cancer Center. “Ao implementar novos e avançados dispositivos de videomonitoramento, estamos permitindo que nossas equipes de segurança mantenham vigilância 24 horas e nossa equipe médica forneça a mais alta qualidade de atendimento aos nossos pacientes. Com câmeras monitorando todas as áreas, incluindo refeitórios e estacionamentos, estamos sempre procurando possíveis sinais de alerta, mesmo após a alta dos pacientes. Se algo parecer errado, podemos alertar nossa equipe de que pode ser necessária atenção médica adicional.”

Os dispositivos Axis são equipados com análise de vídeo que permite que o Centro vá além da proteção de ativos. Esses testes são implementados com alto grau de sensibilidade para garantir atendimento de alta qualidade aos pacientes, suas famílias e aos quase 6.000 funcionários no local diariamente, protegendo sua privacidade. As câmeras Axis permitiram que o A.C. Camargo Center melhorasse suas operações e cumprisse as principais certificações nacionais e internacionais por meio de:

  • Maior eficiência operacional: O sistema melhora a eficiência operacional detectando proativamente problemas críticos, como quedas de energia, vazamentos de água e mau funcionamento de equipamentos, incluindo refrigeradores usados para armazenamento de medicamentos. Essa detecção precoce ajuda a evitar a perda de medicamentos e limitar o tempo de inatividade. Além disso, o sistema pode identificar vazamentos de nitrogênio e acionar alertas de luz imediatamente, permitindo que o pessoal responda rapidamente e evite que situações potencialmente perigosas aumentem.
  • Gerenciamento de estacionamento simplificado: Com mais de 300.000 veículos passando pelas instalações de estacionamento do Centro a cada ano, o gerenciamento do tráfego é fundamental. O novo sistema ajuda a agilizar o processo, identificando automaticamente as placas pertencentes aos veículos autorizados.
  • Atendimento aprimorado ao paciente: Ao fornecer monitoramento contínuo em áreas críticas, como centros cirúrgicos e salas de procedimentos delicados, como medicina celular e patologia, o sistema melhora a segurança do paciente, mantendo a estrita conformidade com os regulamentos de privacidade.
  • Soluções de gerenciamento de emergências: As câmeras em toda a instalação são equipadas com análises que detectam quedas e comportamentos suspeitos e podem até ajudar a identificar e prevenir situações em que pessoas em perigo possam se machucar.

“A implementação das soluções da Axis no A.C. Camargo Cancer Center ressalta o que é possível quando a inovação é combinada com um profundo compromisso com o cuidado”, disse Carlos Machado, Key Account Manager da Axis no Brasil. “Ao integrar câmeras de videomonitoramento aprimoradas com analíticos, o Centro tornou a segurança um pilar central de suas operações, permitindo que a equipe se concentre totalmente no que mais importa: a saúde e o conforto de seus pacientes. Ao fazer isso, a liderança do hospital deu um exemplo convincente para outras instituições que enfrentam desafios semelhantes.”

Após implantar inicialmente 300 câmeras, o A.C. Camargo notou rapidamente a diferença. O Centro então se preparou e investiu para aperfeiçoar ainda mais o sistema, adicionando centenas de câmeras a fim de obter maior cobertura em suas instalações. Atualmente, há um total de 2.100 câmeras espalhadas pelos sete prédios que compõem o Centro. Olhando para o futuro, tanto o A.C. Camargo quanto a Axis Communications continuam comprometidas em continuar a implementar soluções que apoiem a melhoria contínua nos resultados dos pacientes e na eficiência operacional.

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Sobre a Axis Communications

A Axis permite um mundo mais inteligente e seguro, melhorando a segurança, a eficiência operacional e a inteligência de negócios. Como uma empresa de tecnologia de rede e líder do setor, a Axis fornece soluções de vigilância por vídeo, controle de acesso, intercomunicação e áudio. Eles são aprimorados com aplicativos de análise inteligente e são apoiados por treinamento de alta qualidade.

A Axis tem cerca de 5.000 funcionários dedicados em mais de 50 países e colabora com parceiros de tecnologia e integração de sistemas em todo o mundo para fornecer soluções aos clientes. A Axis foi fundada em 1984 e está sediada em Lund, na Suécia.

Contato:

Press Contact

Chris Shanelaris

Public Relations Manager, Americas, Axis Communications

+1 978-614-3023

chris.shanelaris@axis.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ANS altera prazo para plano de saúde liberar cirurgia

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A partir de 1º de julho de 2025, entra em vigor a Resolução Normativa nº 623/2024 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que reduz o prazo para operadoras de planos de saúde autorizarem cirurgias de alta complexidade e internações eletivas de 21 para 10 dias úteis.

A norma, que revoga a Resolução Normativa nº 395/2016, busca agilizar o acesso a procedimentos essenciais para beneficiários e aprimorar o atendimento no setor de saúde suplementar. Além disso, a resolução estabelece que, se os prazos de atendimento definidos pela RN nº 566/2022, que regula tempos de espera para consultas, exames e procedimentos forem inferiores a 10 dias úteis, esses prazos menores devem ser seguidos.

O que muda com a nova resolução?

A principal alteração trazida pela RN nº 623/2024 é a redução do prazo para autorização de procedimentos de alta complexidade (PAC), como cirurgias oncológicas, cardiovasculares e ortopédicas, e internações eletivas.

Antes, a RN nº 395/2016 estipulava até 21 dias úteis para que as operadoras respondessem às solicitações de liberação de cirurgia. A partir de julho de 2025, esse prazo será de 10 dias úteis, conforme disposto no artigo 12, inciso II, alínea b, da nova norma.

A norma também reforça a transparência nas respostas das operadoras. Em caso de negativa de cobertura, elas devem fornecer justificativa por escrito, em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou dispositivo legal que fundamenta a decisão, dentro do mesmo prazo de 10 dias úteis. O documento deve ser disponibilizado em formato que o beneficiário possa imprimir ou baixar.

“A atualização da regra é essencial ao consumidor e o atendimento precisa ser integral, o que significa que entre a solicitação e a autorização, o prazo é de 10 dias úteis. Considerando o cenário atual, há desafios significativos para o cumprimento do prazo estipulado, o que pode resultar em aumento do número de registros na ANS”, afirma o professor da pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar da USP de Ribeirão Preto e advogado especialista em ação contra planos de saúde, Elton Fernandes.

Um levantamento da ANS, feito em 2024, mostrou que as reclamações contra os planos de saúde por não cumprimento de prazos quadruplicaram nos últimos cinco anos.

Como funciona o novo prazo?

O prazo de 10 dias úteis para a resposta sobre a liberação de cirurgias de alta complexidade e internações eletivas é contado a partir do registro da solicitação pelo beneficiário. Respostas como “em análise” ou “em auditoria” são proibidas, sendo exigidas explicações detalhadas e compreensíveis. As negativas devem ser justificadas por escrito, com base em cláusulas contratuais ou dispositivos legais, e entregues no prazo estipulado.

A norma também prevê que beneficiários podem solicitar reanálise de negativas à ouvidoria da operadora, que deve responder em até sete dias úteis. Essa medida facilita a revisão de decisões, oferecendo maior segurança aos usuários.

O que fazer se o plano descumprir o prazo

Elton Fernandes, que também é diretor do Summit Direito da Saúde, afirma que, caso a operadora de plano de saúde descumpra o prazo de 10 dias úteis estabelecido pela nova norma, o beneficiário pode tomar algumas medidas.

Primeiramente, é possível registrar uma reclamação na ANS para denunciar o descumprimento. O advogado explica que, embora a agência reguladora não possa obrigar diretamente a operadora a liberar o procedimento, ela pode aplicar penalidades, pressionando a empresa a agir.

Caso o descumprimento persista ou a cirurgia seja negada, Fernandes recomenda ao beneficiário procurar orientação jurídica. Segundo ele, um advogado especialista em planos de saúde pode analisar o caso, avaliar a resposta da operadora e orientar sobre ações judiciais, especialmente em situações de liberações parciais, como quando a cirurgia é autorizada, mas materiais cirúrgicos, como órteses ou próteses, são negados, por exemplo.

“No modelo atual das Juntas Médicas, a operadora pode indicar dois profissionais e o paciente, apenas um. Significa que o voto de desempate não foi dado por um terceiro. O ideal seria a indicação por um terceiro, como o Conselho Regional de Medicina (CRM) ou o Conselho Regional de Odontologia (CRO), por exemplo, a fim de garantir maior imparcialidade e uma análise técnica segura”, pondera Elton Fernandes.

Contexto da mudança

Além de reduzir o prazo para autorizações de cirurgias de alta complexidade e internações eletivas, a RN nº 623/2024 introduz medidas para aprimorar o atendimento no setor de saúde suplementar. Entre elas, está a obrigatoriedade de fornecer um número de protocolo no início de qualquer solicitação, facilitando o acompanhamento pelo beneficiário.

As operadoras também devem disponibilizar canais de atendimento presencial, telefônico e virtual, seguindo requisitos específicos de funcionamento. A norma estabelece prazos diferenciados, com respostas imediatas para urgências e emergências e até cinco dias úteis para procedimentos gerais.

Além disso, o Índice Geral de Reclamações (IGR) será apurado trimestralmente, com metas que influenciam sanções ou descontos em multas para operadoras com um bom desempenho. Essas medidas, segundo a ANS, buscam padronizar o atendimento, reduzir o número de reclamações e fortalecer a proteção aos direitos dos consumidores de planos de saúde.

“A aplicação consistente das normas é essencial para garantir segurança jurídica e previsibilidade nas relações entre operadoras e beneficiários. Cabe à ANS fiscalizar atentamente o cumprimento das regras”, conclui o advogado Elton Fernandes.



MSCI anuncia resultados da Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2025

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A MSCI Inc. (NYSE: MSCI), líder em prover ferramentas e serviços de suporte a decisões cruciais para a comunidade mundial de investimentos, anunciou hoje os resultados da Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2025.

Alguns destaques da revisão deste ano incluem a MSCI:

  • Estendendo a consulta sobre uma potencial reclassificação da Bulgária do status de Mercado Autônomo para de Mercado Fronteiriço
  • Continuando o monitoramento da implementação e adoção pelo mercado de medidas para melhorar a acessibilidade ao mercado de ações sul-coreano, a fim de determinar se estas medidas replicaram os resultados de mercados de câmbio offshore totalmente operacionais, como os encontrados em Mercados Desenvolvidos.
  • Fornecendo atualizações sobre o status de classificação de mercado da Grécia
  • Continuando o monitoramento da acessibilidade ao mercado de ações de Bangladesh

“A MSCI está comprometida em garantir que nossas classificações de mercado reflitam as realidades em evolução da acessibilidade e da capacidade de investimento a nível mundial”, disse Raman Aylur Subramanian, Chefe de P&D de Índices. “Em 2025, notamos tanto progressos como desafios persistentes em todos os mercados, com destaque à importância de estruturas transparentes e baseadas em regras para orientar nossas avaliações de classificação. Nossa revisão anual continua servindo como uma ferramenta fundamental para o diálogo com os participantes do mercado e promoção de maior transparência nos mercados de capitais ao redor do mundo.”

Mais informações referentes à Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2025, incluindo os resultados da Revisão de Acessibilidade ao Mercado Global MSCI 2025, podem ser visualizadas em: www.msci.com/market-classification.

Extensão da consulta sobre a potencial reclassificação da Bulgária para o status de Mercado Fronteiriço

A MSCI irá manter a classificação da Bulgária como um Mercado Autônomo e estender sua revisão para uma possível reclassificação para o status de Mercados Fronteiriço, com uma decisão a ser anunciada na Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2026.

Investidores institucionais internacionais citaram liquidez limitada do mercado, informações insuficientes sobre o mercado e infraestrutura de negociação e pós-negociação subdesenvolvida como problemas de acessibilidade ao mercado.

Além disto, o momento da adesão da Bulgáriaàzona do euro e da adoção do euro foram apontados como fatores-chave em determinar o momento adequado para uma potencial reclassificação da Bulgária, a fim de evitar quaisquer potenciais desafios operacionais.

A MSCI continua recebendo feedback sobre este tema até 31 de março de 2026 e irá anunciar sua decisão como parte da Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2026.

Acessibilidade ao mercado da Coreia do Sul

De 2008 a 2014, a MSCI consultou participantes do mercado mundial sobre a potencial reclassificação da Coreia do Sul do status de Mercado Emergente para Mercado Desenvolvido. Os participantes do mercado identificaram a conversibilidade limitada do won coreano no mercado cambial offshore como um obstáculo chave para sua reclassificação ao status de Mercado Desenvolvido. Naquela época, outros problemas importantes de acessibilidade destacados foram a rigidez do sistema de identificação, que tornava as transferências em espécie e as transações fora da bolsa onerosas; e a falta de disponibilidade de instrumentos de investimento devido às restrições ao uso de dados de câmbio para criar produtos financeiros.

Recentemente, as autoridades sul-coreanas implementaram algumas medidas destinadas a melhorar a acessibilidade ao mercado de ações da Coreia do Sul.

  • Mercado de câmbio: Um processo de investimento mundial em pleno funcionamento, adequado a todos os tipos de investidores internacionais em Mercados Desenvolvidos, necessita de mercados de câmbio caracterizados por moedas totalmente conversíveis, ausência de controles de capital, e existência de mercados onshore e offshore profundos, líquidos e sem restrições, que permitam spreads de compra e venda reduzidos e garantam a melhor execução. É importante destacar que esta liquidez deve ser suficiente para suportar transações de grande porte e sensíveis ao tempo, sobretudo no momento do rebalanceamento de um índice, quando os volumes de negociação disparam. Os mercados de câmbio desenvolvidos também contam com ampla participação de investidores internacionais, transparência de preços em tempo real, sistemas de liquidação confiáveis ​​e eficientes, além de acesso a uma ampla gama de instrumentos de cobertura. Resta saber se as reformas limitadas da Coreia do Sul, como o horário estendido do mercado, que não refletem as práticas atuais de nenhum Mercado Desenvolvido, serão suficientes para permitir um mercado de câmbio totalmente desenvolvido.Após o anúncio do Ministério da Economia e Finanças em 2023, a Coreia do Sul implementou várias reformas no mercado cambial. Entre elas, está a concessão de acesso de Instituições Estrangeiras Registradas (RFIs) ao mercado cambial interbancário onshore a partir de janeiro de 2024 e a extensão do horário de negociação no segundo semestre. Apesar destas reformas, os investidores acreditam que continua sendo essencial avaliar se as medidas implementadas são suficientes, uma vez que os Mercados Desenvolvidos normalmente apresentam moedas totalmente conversíveis, com mercados cambiais offshore e onshore ativos e sem restrições. A MSCI continuará buscando ativamente o feedback dos participantes do mercado para avaliar a eficácia e a comparabilidade das reformas cambiais da Coreia do Sul quanto às práticas de execução observadas em outras moedas altamente negociadas em Mercados Desenvolvidos.
  • Identificadores de Entidades Legais: Como parte das reformas de 2023 da Comissão de Serviços Financeiros para aperfeiçoar o acesso de investidores estrangeiros, o Certificado de Registro de Investidores (IRC) foi substituído por Identificadores de Entidades Legais (LEIs); os requisitos de relatórios para empresas de valores mobiliários estrangeiras que utilizam contas coletivas foram flexibilizados; e o escopo das transações de balcão (OTC) de investidores estrangeiros elegíveis para relatórios ‘ex post’ foi expandido. Estas medidas entraram em vigor no fim de dezembro de 2023. Contudo, persistem desafios operacionais no processo de registro. Além disto, o impacto das medidas referentes a contas omnibus e transações OTC permanece limitado, visto que estes mecanismos ainda não são amplamente utilizados.
  • Disponibilidade de Instrumentos de Investimento: Investidores internacionais dependem cada vez mais de uma ampla gama de instrumentos, como ETFs, mercados futuros, opções, swaps e produtos estruturados, para apoiar seu processo de investimento mundial com estratégias como exposição ao mercado, cobertura e equitização. Estas ferramentas são essenciais para uma aplicação eficiente de capital internacional. Embora as autoridades de mercado tenham trabalhado com alguns participantes para disponibilizar instrumentos seletivos no mercado, a expectativa permanece por um ambiente de investimento aberto, onde o acesso a derivativos e outros instrumentos seja irrestrito, em linha com as necessidades dos investidores e as práticas mundiais dos Mercados Desenvolvidos.

Além disto, a proibição total de vendas a descoberto, reintroduzida em novembro de 2023, foi suspensa em 31 de março de 2025. A Coreia do Sul já havia implementado uma proibição em todo o mercado em março de 2020, que foi parcialmente suspensa em maio de 2021. Aperfeiçoamentos regulatórios e técnicos foram acompanhados pela recente remoção da proibição para reforçar a supervisão de práticas comerciais desleais, incluindo vendas a descoberto ilegais. Embora a atividade do mercado tenha se recuperado, as preocupações dos investidores permanecem quanto ao ônus operacional da conformidade e ao risco de mudanças regulatórias abruptas. A MSCI continuará monitorando os desenvolvimentos para avaliar a estabilidade do mercado e a consistência da estrutura regulatória ao longo do tempo.

Vale lembrar que possíveis consultas de reclassificação exigem que todas as questões tenham sido abordadas, que as reformas tenham sido totalmente implementadas e que os participantes do mercado tenham tido tempo suficiente para avaliar em detalhes a eficácia das mudanças.

Status de classificação de mercado da Grécia

Após melhorias e reformas contínuas pelas autoridades do mercado grego, que foram assimiladas e testadas pelos participantes do mercado, aprimoramentos nos critérios de Compensação e Liquidação, Empréstimo de Ações e Venda a Descoberto foram reconhecidas como parte da Revisão de Acessibilidade ao Mercado de 2025. O mercado grego progrediu em linha com os padrões de acessibilidade ao mercado comumente observados em Mercados Desenvolvidos na Europa. Além disto, a Grécia cumpre os critérios de desenvolvimento econômico para Mercados Desenvolvidos.

Após os aperfeiçoamentos implementados nos Requisitos de Tamanho e Liquidez da Estrutura de Classificação de Mercado da MSCI, foi introduzida uma regra de persistência que exige que um número mínimo de cinco empresas satisfaçam os critérios do Índice Padrão de Mercados Desenvolvidos por um período prolongado para uma reclassificação ascendente. A Grécia não atendia aos novos requisitos de persistência de Tamanho e Liquidez introduzidos no momento da Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2025.

Entretanto, a MSCI trata os países europeus classificados como Mercados Desenvolvidos como uma entidade única para fins de criação e manutenção de índices. Este enfoque reflete o alto grau de integração observado nos mercados acionários europeus, incluindo infraestrutura de mercado harmonizada, alinhamento regulatório e acessibilidade transfronteiriça. Além disto, reconhece a perspectiva de muitos investidores institucionais internacionais, que cada vez mais veem a Europa dos Mercados Desenvolvidos como um cenário de investimento coeso e unificado. Em linha com esta estrutura, a MSCI busca a opinião dos participantes do mercado sobre se a regra de persistência, conforme os Requisitos Padrão de Tamanho e Liquidez, deve ser aplicada aos Mercados Europeus, como a Grécia, ao fazer consultas para sua potencial reclassificação ao status de Mercado Desenvolvido.

Acessibilidade ao mercado de Bangladesh

Os preços mínimos foram removidos para todos os títulos, exceto dois, no mercado de ações de Bangladesh. Além disto, participantes do mercado relataram que a baixa liquidez anterior no mercado cambial onshore foi solucionada.

Os participantes do mercado enfatizaram firmemente que os problemas de investimento irão persistir até que todos os preços mínimos sejam removidos. Deste modo, a MSCI continuará aplicando o tratamento especial introduzido em fevereiro de 2023. Este tratamento especial adia as alterações na revisão do índice e a implementação de eventos corporativos, visando reduzir o número de potenciais alterações nos Índices MSCI de Bangladesh e mitigar as preocupações com a replicabilidade do índice.

A MSCI continua recebendo feedback sobre a acessibilidade ao mercado de Bangladesh e pode consultar os participantes do mercado em caso de novos desenvolvimentos.

– Fim –

Sobre a MSCI

A MSCI é líder no fornecimento de ferramentas e serviços de suporte a decisões críticasàcomunidade mundial de investimentos. Com mais de 50 anos de experiência em pesquisa, dados e tecnologia, podemos tomar melhores decisões de investimento ao permitir que clientes entendam e analisem os principais aspectos de risco e retorno bem como elaborem com confiança portfólios mais efetivos. Criamos soluções aprimoradas de pesquisa com liderança no setor, as quais os clientes usam para obter percepções e aperfeiçoar a transparência ao longo do processo de investimento.

O processo para enviar uma reclamação formal sobre o índice pode ser encontrado na página de regulamentação do índice no site da MSCI em: https://www.msci.com/index-regulation.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Bitget Elite Day: O Futuro das Criptomoedas em Debate

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BUDAPESTE, Hungria, 25 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3, está em parceria com a Saturnia Design, um prestigiado estúdio de design de produtos, para sediar o Bitget Elite Day, um evento de alto impacto que reúne as principais vozes do setor de blockchain e criptomoedas da Europa. O evento ocorrerá em um dos marcos históricos mais emblemáticos de Budapeste: o Bastião dos Pescadores, em 27 de junho de 2025.

Com o cenário de um mercado em rápida evolução, o evento explorará uma questão ousada e oportuna: “As criptomoedas ainda existirão em 10 anos — e o blockchain poderá sobreviver sem elas?” O evento tem como objetivo estimular um diálogo de alto nível sobre o futuro da tecnologia blockchain além dos gráficos de preços, examinando de que maneiras a regulamentação, a inovação e o design de produtos podem moldar o próximo capítulo do movimento Web3.

O painel, moderado por Mike Vitez, cofundador da Saturnia Design, contará com figuras respeitadas do setor blockchain europeu, incluindo especialistas em políticas, fundadores, tecnólogos e a própria liderança da Bitget. Essa formação diversificada reflete a crescente maturidade do ecossistema blockchain da Europa.A conversa se concentrará no valor de longo prazo do blockchain, como ele pode evoluir além da especulação e o que os desenvolvedores devem fazer para garantir uma adoção duradoura.

“A experiência do usuário é determinante para uma adoção significativa”, declarou Vugar Usi Zade, COO da Bitget. “A Bitget foi criada para ser escalável, mas também foi criada para ser compreendida. À medida que as criptomoedas alcançam um público maior, clareza e usabilidade se tornam essenciais. O Bitget Elite Day é a nossa maneira de contribuir para essa evolução, reunindo as vozes e mentes que definem a Web3 na Europa”, acrescentou.

A colaboração da Bitget com a Saturnia Design reflete esse compromisso compartilhado com a inovação centrada no ser humano. Conhecida por traduzir produtos complexos de blockchain em interfaces intuitivas e acessíveis, a Saturnia já deu suporte a mais de 50 projetos no mundo todo e está profundamente enraizada no ecossistema Web3 que se expande rapidamente na Hungria.

“O futuro das criptomoedas depende da confiança, e a confiança começa onde há clareza”, declarou Mike Vitez, cofundador da Saturnia Design. “Ao coorganizar este evento com a Bitget, queremos abrir espaço para discussões honestas e reflexivas, além de ajudar a moldar uma indústria onde o design de produto desempenha um papel fundamental na forma como o valor é criado e sustentado”, acrescentou Vitez.

O Bitget Elite Day reforça a estratégia mais ampla da Bitget de expandir sua presença pela Europa, não apenas por meio do crescimento, mas investindo em diálogo, na comunidade e na qualidade do produto. A expectativa é que o evento seja um momento marcante para reunir ideias sobre os produtos, insights sobre as políticas e a experiência dos usuários em uma única sala, onde o futuro do blockchain pode ser discutido em seus próprios termos. É uma rara oportunidade de interagir com as principais mentes do universo cripto atuantes na Europa em um elegante ambiente de cobertura no qual insights aguçados, conversas refinadas e bebidas de cortesia se reúnem para definir o futuro da Web3.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a corretora Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operarem de forma mais inteligente com o seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de operação, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, preço do Ethereum e aos preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.
A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da principal liga de futebol do mundo, LALIGA, no mercado ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeão mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para obter mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet
Para consultas da imprensa, entre em contato com: media@bitget.com

Sobre a Saturnia Design

A Saturnia Design é um estúdio de design independente que trabalha em estreita colaboração com equipes da Web3 para criar produtos digitais claros, funcionais e bem pensados. Fundado por Reka Szijj e Mike Vitez, o estúdio desenvolveu mais de 50 produtos em três continentes, sempre com foco em bases sólidas, colaboração próxima e nas necessidades reais dos usuários. Em um espaço frequentemente definido por velocidade e ruído, a Saturnia oferece estrutura e clareza, ajudando fundadores a traduzirem ideias complexas para interfaces simples, mesmo quando não parecem tão simples e naturais. O trabalho deles abrange validação inicial, design de UX/UI e refinamento iterativo de produtos em DeFi, ferramentas de criptografia e infraestrutura, dando todo suporte necessário às equipes que constroem o que vem a seguir.

Para obter mais informações, visite: Site | Twitter

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer volatilidade. Invista somente o que você puder correr o risco de perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o investimento principal seja recuperado. Deve-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, e sua experiência financeira pessoal e posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. Nada do que consta neste documento deve ser interpretado como orientação financeira.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/44df31cf-8d08-446f-a2c3-3ae5c3b327bf


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001114671)



Yokogawa colabora com a Shell em tecnologia de robótica e IA para manutenção de plantas industriais

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A Yokogawa Electric Corporation (TÓQUIO: 6841) anuncia a formalização de um acordo de longo prazo com a Shell Global Solutions International B.V. (“Shell”) para integrar e aprimorar tecnologias voltadasàutilização de robôs e drones na monitorização e manutenção de plantas industriais. Como parte do acordo, a Yokogawa incorporará a ferramenta avançada de visão artificial Operator Round by Exception (ORE), desenvolvida pela Shell, ao seu próprio OpreX™ Robot Management Core. Esse serviço de software aprimorado será disponibilizado para clientes dos setores de energia, produtos químicos e outros segmentos.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250617159466/pt/

OpreX Robot Management Core

OpreX Robot Management Core

O ORE é uma solução digital baseada em visão computacional e análise de IA, permitindo que robôs executem autonomamente diversas tarefas operacionais, como leitura de medidores, detecção de vazamentos e identificação de falhas em equipamentos. Desenvolvido ao longo de dois anos dentro da Shell, o ORE combina estratégias avançadas de visão computacional com expertise em gerenciamento de integridade, inspeção remota e controle de corrosão.

O OpreX Robot Management Core é um componente essencial das soluções robóticas da Yokogawa. O software contribui para a operação mais segura e eficiente de plantas ao integrar e gerenciar diversos tipos de robôs responsáveis por tarefas tradicionalmente desempenhadas por humanos. Quando conectado aos sistemas de controle e segurança da planta, os dados adquiridos pelos robôs podem ser utilizados para emitir comandos e dar os primeiros passos rumoàautomação plena das operações industriais. A adição da tecnologia ORE ampliará significativamente os casos de uso disponíveis para os clientes por meio do OpreX Robot Management Core.

No futuro, as soluções robóticas da Yokogawa serão testadas em duas plantas da Shell em um projeto-piloto, demonstrando o valor da robótica e dos drones na eficiência operacional e manutenção industrial.

Essa colaboração representa um marco significativo para a Yokogawa, consolidando sua parceria com a Shell no Energy Transition Campus Amsterdam, criado pela Shell em 2022 para estimular a cooperação entre empresas, organizações sociais, governos e universidades no desenvolvimento de soluções energéticas do futuro. Além disso, Shell e Yokogawa concordaram em alinhar seus esforços de P&D para aprimorar ainda mais a tecnologia de visão artificial, garantindo inovação contínua. Essa parceria reforça o compromisso das duas empresas em fornecer soluções tecnológicas de ponta para os setores de energia e industrial.

Masaharu Maeda, Vice-Presidente, Diretor-Executivo e Chefe da Divisão de Soluções da Yokogawa Electric, declarou: “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Shell neste campo tecnológico fundamental, que promete enfrentar os desafios de escassez de mão de obra enfrentados pelos proprietários de plantas industriais, melhorando significativamente a eficiência das rondas em campo e, ao mesmo tempo, reduzindo os riscos inerentes para os operadores. Esperamos tornar essa solução disponível para proprietários de plantas industriais em todas as partes do mundo em breve e contribuir para ambientes de trabalho mais seguros e eficientes”.

“Shell e Yokogawa têm um histórico sólido de desenvolvimento conjunto para viabilizar soluções avançadas de automação em nossas instalações. Com este acordo, estamos levando nossa parceria a um novo patamar. Soluções robóticas combinadas com IA têm o potencial de gerar um avanço significativo em produtividade e segurança”, afirmou Gerben de Jong, CIO da Shell para Gás Integrado, Upstream e Projetos e Tecnologia.

Para informações adicionais

Tecnologia de robôs e drones:

https://www.yokogawa.com/solutions/featured-topics/robot-and-drone-technology/

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa fornece soluções avançadas nas áreas de medição, controle e informações para clientes de uma ampla gama de setores, incluindo energia, produtos químicos, materiais, produtos farmacêuticos e alimentos. A Yokogawa aborda os problemas dos clientes em relaçãoàotimização da produção, dos ativos e da cadeia de suprimentos com a aplicação eficaz de tecnologias digitais, possibilitando a transição para operações autônomas.

Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar em prol de uma sociedade sustentável por meio de seus mais de 17.000 funcionários em uma rede global de 128 empresas em 62 países.

Para mais informações, acesse www.yokogawa.com

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui contidos são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation, ou de seus respectivos proprietários.

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Contato:

Assessoria de Mídia

Departamento de Relações Públicas

Centro de Comunicações Integradas

Yokogawa Electric Corporation

Yokogawa-pr@cs.jp.yokogawa.com

Fonte: BUSINESS WIRE



NetApp designa inovador disruptivo Syam Nair como Diretor de Produto, destacando seu compromisso com uma visão ousada de produtos

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A NetApp® (NASDAQ: NTAP), empresa de infraestrutura de dados inteligente, anunciou hoje a designação de Syam Nair como seu novo Diretor de Produtos (CPO), a partir de segunda-feira, 7 de julho de 2025. Nair sucede Harv Bhela, que concluiu seu mandato em junho após um período bem-sucedido na liderança de produtos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250624766959/pt/

Syam Nair, Chief Product Officer at NetApp

Syam Nair, Diretor de Produtos da NetApp

Nair é um ex-executivo da Salesforce e da Microsoft, reconhecido como um inovador independente no setor, com mais de 25 anos de experiência em escalonar plataformas em nuvem e impulsionar o hipercrescimento. Em sua nova função, Nair irá liderar as equipes de produtos e engenharia da NetApp para acelerar a inovação em nuvem híbrida e ofertas de IA, além de impulsionar a visão estratégica da NetApp para o crescimento de negócios baseado em dados.

“Estou muito feliz em receber Syam na equipe de liderança da NetApp. Ele se une a nós em um momento em que nossos clientes buscam a NetApp para ajudá-los a atingir crescimento e produtividade com base em dados: eles não só precisam inovar para se manteràfrente, como também simplificar para melhorar a produtividade e a agilidade. Este é um equilíbrio que Syam dominou ao longo de sua carreira”, disse George Kurian, Diretor Executivo da NetApp. “O histórico comprovado de Syam, desde a criação de serviços de dados Azure em escala mundial na Microsoft até a liderança de plataformas de hiperescala como a Salesforce Data Cloud, é exatamente o que precisamosàmedida que aperfeiçoamos nosso foco em mercados de alto crescimento. É importante ressaltar que ele não é apenas um tecnólogo brilhante, mas também um líder que prioriza as pessoas e forma equipes com base na integridade e em uma mentalidade de crescimento. Sob a liderança de produtos de Syam, estou confiante de que a NetApp irá oferecer ainda mais inovação e valor aos clientes, reforçar nossa posição como líder em nuvem, dados e IA, e permanecer na vanguarda do que está por vir.”

Syam Nair se uneàNetApp procedente da Zscaler, onde atuou como Diretor de Tecnologia e Vice-Presidente Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento. Nair traz mais de duas décadas de experiência em engenharia e desenvolvimento de produtos, com experiência em incubar novas tecnologias do zero e liderar grandes equipes em transformações em escala. Durante sua gestão na Microsoft, Nair foi parte da equipe de liderança que desenvolveu e expandiu os serviços de dados da Azure distribuídos a nível mundial. Na Salesforce, sua liderança foi pioneira em inovações que definiram o setor, incluindo a Salesforce Data Cloud, a plataforma Agentic de última geração que avançou significativamente os recursos de interação com clientes da empresa, com tecnologia de IA.

“Estou empolgado por fazer parte da NetApp em um momento tão crucial para o setor. As empresas estão adotando a nuvem e a IA para transformar suas operações, e a NetApp está em uma posição exclusiva de ajudá-las a ter sucesso com seu rico portfólio e talentos”, disse Syam Nair, Diretor de Produtos da NetApp. “Passei minha carreira enfrentando desafios tecnológicos complexos e liderando equipes em transformações para um hipercrescimento. Estou animado em trazer esta experiênciaàNetApp. Iremos definir uma visão audaciosa para o futuro dos serviços de dados em nuvem híbrida e executá-la com uma mentalidade de crescimento e foco incansável no sucesso do cliente. A NetApp tem uma missão inspiradora e uma cultura direcionada por valores, e estou honrado por me integraràequipe, bem como ansioso por impulsionar a próxima onda de inovação para nossos clientes e parceiros.”

Sobre a NetApp

A NetApp é a empresa de infraestrutura inteligente de dados, combinando armazenamento unificado de dados, dados integrados e serviços operacionais e de cargas de trabalho para transformar um mundo de interrupções em oportunidades para cada cliente. A NetApp cria uma infraestrutura sem silos, aproveitando a observabilidade e a IA para possibilitar a melhor gestão de dados do setor. Como o único serviço de armazenamento de nível empresarial nativamente incorporado nas maiores nuvens do mundo, nosso armazenamento de dados oferece flexibilidade contínua. Além disso, nossos serviços de dados criam uma vantagem de dados por meio de superior resiliência cibernética, governança e agilidade de aplicativos. Nossos serviços operacionais e de cargas de trabalho proporcionam otimização contínua de desempenho e eficiência para infraestrutura e cargas de trabalho por meio de observabilidade e IA. Independentemente do tipo de dados, da carga de trabalho ou do ambiente, com a NetApp, você pode transformar sua infraestrutura de dados para concretizar as possibilidades do seu negócio. Saiba mais em www.netapp.com ou siga-nos no X, LinkedIn, Facebook e Instagram.

NETAPP, o logotipo da NETAPP e as marcas listadas em www.netapp.com/TM são marcas comerciais da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

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Contato:

Contato com a mídia:

Kenya Hayes

NetApp

kenya.hayes@netapp.com

Contato com investidores:

Kris Newton

NetApp

kris.newton@netapp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Novo Amazfit Balance 2 e Helio Strap: Tecnologia de Performance Avançada

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A Amazfit, marca líder mundial de dispositivos vestíveis inteligentes pertencente à Zepp Health (NYSE: ZEPP), uma empresa de tecnologia da saúde, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade de dois novos dispositivos focados no desempenho: o smartwatch Balance 2 e o Helio Strap, o primeiro monitor de fitness, recuperação e sono sem tela da Amazfit.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250624622104/pt/

Amazfit Introduces Balance 2 Smartwatch and Helio Strap

Amazfit apresenta o smartwatch Balance 2 e o Helio Strap

Melhor juntos: um sistema de treinamento e recuperação mais inteligente

Embora ambos os dispositivos possam ser adquiridos e utilizados individualmente, é o seu potencial combinado como um sistema completo de treinamento e recuperação que realmente os diferencia. O Balance 2 é um parceiro de treinamento multiesportivo premium que oferece aos usuários acesso a um acompanhamento avançado do desempenho. Quando combinado com o Helio Strap, o sistema oferece ainda mais precisão no monitoramento da frequência cardíaca, avaliação da fadiga e análise da recuperação. Todos os dados são sincronizados facilmente no aplicativo Zepp, proporcionando um ecossistema e uma experiência unificados em todos os dispositivos Amazfit, sem a necessidade de aplicativos ou assinaturas adicionais.

Balance 2: o parceiro de treinamento multiesportivo premium

Projetado para atletas de alto rendimento, o novo Amazfit Balance 2 suporta treinos diários em vários esportes – perfeito para atletas híbridos e qualquer pessoa que combine exercícios de academia, treino de força, corrida, ciclismo, golfe, mergulho e muito mais. Com rastreamento inteligente, informações personalizadas e um design que transita facilmente entre sessões de treino intensas, dias de trabalho e passeios de fim de semana, o Balance 2 permite que os usuários se destaquem em todos os momentos. (US$ 299,99; € 299,9)

Principais funcionalidades:

Durabilidade e desempenho: tela de vidro safira de 1,5 polegada resistente a arranhões com display AMOLED e até 2000 nits de brilho para excelente visibilidade em qualquer iluminação e desempenho sustentado, além de resistência à água de 10 ATM e bateria com duração de 21 dias.

Treino otimizado HYROX: como cronometrista oficial da HYROX, a Amazfit é a primeira – e única – marca com três modos HYROX especializados. Projetado especificamente para atender às demandas dos treinos estruturados da HYROX, ele permite que os usuários planejem intervalos, zonas de frequência cardíaca, transições e recuperação – e depois acompanhem e analisem tudo isso no aplicativo Zepp para obter um desempenho mais inteligente e uma recuperação mais rápida.

Monitoramento melhorado: monitoramento mais preciso de dados biométricos importantes, incluindo frequência cardíaca durante exercícios, VFC, nível de oxigênio no sangue, padrões de sono e muito mais.

Mapas gratuitos para download, ideais tanto para corridas na cidade quanto para aventuras de fim de semana.

Recursos avançados para golfe: o primeiro smartwatch da Amazfit com uma experiência completa de golfe – mais de 40 mil mapas de campos, relocalização de pinos, obstáculos, pontuação e feedback sobre o swing, como plano e ritmo. Com o golfe agora integrado, o Balance 2 é um relógio multifuncional para o trabalho, exercícios e o campo – sem a necessidade de um relógio específico para golfe.

Suporte especializado para mergulho: com resistência à água de 100 metros, o Balance 2 suporta mergulho livre e mergulho autônomo até 45 metros, permitindo rastreamento preciso e maior segurança para desempenho subaquático.

Mais de 170 modos esportivos, incluindo corrida, natação, treinamento de força, HIIT, pickleball e muito mais.

Nova pontuação BioCharge™ (em breve): um recurso personalizado de gerenciamento de energia corporal que analisa continuamente os níveis de energia em tempo real, integrando dados sobre sono, cochilos, esforço físico e estresse, ajudando os usuários a equilibrar atividade e recuperação para um melhor desempenho.

Helio Strap: monitoramento de desempenho sem tela, sem distrações e sem assinatura

O Helio Strap é o primeiro monitor sem tela da Amazfit, projetado para fornecer dados sobre condicionamento físico, recuperação e sono com conforto excepcional e sem distrações. Ideal para atletas de todos os níveis, o Helio Strap captura métricas avançadas e oferece a liberdade de treinar de forma mais inteligente e se recuperar melhor – tudo isso sem necessidade de assinatura. Ele se conecta perfeitamente aos smartwatches da Amazfit, incluindo Balance 2, Helio Ring e o aplicativo Zepp. (US$ 99,99; € 99,9)

Principais funcionalidades:

Bateria com duração de 10 dias: treine, recupere-se e repita sem perder o ritmo. O Helio Strap pode durar até 10 dias com uma única carga.

Monitoramento contínuo da frequência cardíaca: oferece monitoramento de alta precisão da frequência cardíaca 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo que os usuários entendam melhor a carga de treinamento, o status de recuperação e a saúde cardiovascular geral – tudo sem precisar verificar uma tela ou interromper sua rotina.

27 modos de treino acessíveis por meio do aplicativo Zepp, cada um deles projetado para capturar métricas de desempenho essenciais e otimizar o treino em uma ampla gama de atividades, incluindo corrida, caminhada, ciclismo e exercícios na academia, como treino de força, HIIT, ioga e muito mais.

Modos de treinamento de força e HYROX: recursos avançados de treinamento de força com acompanhamento detalhado de repetições, séries e períodos de descanso, além do modo HYROX Race exclusivo com ferramentas de treinamento específicas para corridas e benchmark.

Nova pontuação BioCharge™: agora disponível no Helio Strap, o BioCharge é um recurso personalizado de gerenciamento de energia corporal que analisa continuamente os níveis de energia em tempo real, integrando dados sobre sono, cochilos, esforço físico e estresse, ajudando os usuários a equilibrar atividade e recuperação para um melhor desempenho.

“Por meio de um único aplicativo, esses dois dispositivos funcionam perfeitamente juntos, seja durante o treinamento ou o monitoramento da recuperação. Cada um complementa e preenche as lacunas do outro, permitindo dados mais precisos e cruzados. Isso significa informações mais precisas para o usuário, tudo em um sistema simples e unificado”, disse Wayne Huang, CEO da Zepp Health. “Sem assinaturas, com rastreamento avançado e sincronização fácil, essa dupla redefine o que os dispositivos vestíveis podem fazer – tanto faz se você é um atleta competitivo ou simplesmente alguém que se esforça para dar o melhor de si.”

Disponibilidade e preços

O smartwatch Amazfit Balance 2 estará disponível por US$ 299,99; € 299,9, enquanto o Helio Strap será vendido por US$ 99,99; € 99,9 – ambos com lançamento mundial em 24 de junho por meio do site Amazfit.com, Amazon e revendedores selecionados. Para usuários que buscam a melhor solução em desempenho e recuperação, o pacote Balance 2 + Helio Strap será oferecido por um preço especial de US$ 379,99.

Acesse https://www.amazfit.com/en/ e siga a gente no Facebook, Instagram, X (anteriormente conhecido como Twitter) e YouTube.

Sobre a Amazfit

A Amazfit, marca global líder em dispositivos inteligentes com foco em saúde e condicionamento físico, é parte da Zepp Health (NYSE: ZEPP ), uma empresa de tecnologia de saúde com sede principal em Gorinchem, nos Países Baixos. A Zepp Health opera como uma organização distribuída, com membros da equipe e escritórios nas Américas, Europa, Ásia e outros mercados globais.

Oferecendo uma ampla seleção de relógios inteligentes e pulseiras inteligentes, o slogan da marca Amazfit, “Discover Amazing,” (Descubra o Extraordinário) incentiva as pessoas a superar barreiras, exceder as expectativas e encontrar alegria em cada momento. A Amazfit funciona com a plataforma de gestão de saúde proprietária da Zepp Health, que oferece informações e orientações práticas baseadas em nuvem, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar os usuários a conquistar suas metas de bem-estar.

Reconhecidos por sua excelente qualidade de fabricação, os relógios inteligentes da Amazfit conquistaram muitos prêmios de design, incluindo o iF Design Award e o Red Dot Design Award. Lançada em 2015, a Amazfit conta hoje com a aceitação de milhões de usuários, com produtos disponíveis em mais de 90 países nas regiões das Américas, EMEA e APAC. Para mais informações, acesse www.amazfit.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa

Mary Thompson Woodbury

Diretora de RP, América do Norte

mary.woodbury@zepp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Imigração japonesa celebra 117 anos de história e amizade

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A celebração dos 117 anos da imigração japonesa no Brasil ocorre neste 18 de junho, data em que o navio Kasatu Maru aportou em Santos, em 1908, trazendo o primeiro grupo de imigrantes japoneses oficialmente registrados no país. Esta relação começou em 1895, quando foi assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Em comemoração aos 130 anos deste feito, 2025 foi eleito “Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão”, fortalecendo os laços de amizade, cultura e colaboração entre os países.

Atualmente, o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com uma estimativa de mais de 2 milhões de japoneses e seus descendentes. Outro fator que ratifica a consolidação desta relação é o comércio bilateral entre ambos os países que, em 2024, atingiu US$ 11 bilhões, segundo dados da ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Essa presença é refletida também na procura por espaços e instituições dedicados à preservação e disseminação da cultura nipônica, como o Museu Histórico da Sociedade Japonesa, sediado no mesmo prédio do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade; o Museu da Imigração, no bairro da Mooca; e a Japan House São Paulo, sediada na Avenida Paulista. Outros locais simbólicos da capital paulista também mantêm o legado nipônico vivo, como o bairro da Liberdade, o Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera e o Bosque das Cerejeiras no Parque da Carmo, que todos os anos recebe a florada das sakuras, como são chamadas as fores da cerejeira em japonês, em eventos tradicionais.

Nesse contexto, a Japan House São Paulo, que completou 8 anos em 2025, é uma das principais instituições contemporâneas responsáveis pela difusão da cultura japonesa atual no país, por meio de exposições, palestras, experiências gastronômicas, atividades educacionais, entre outras. A instituição já apresentou mais de 50 exposições inéditas e atingiu o marco de 4 milhões de visitantes desde a abertura.

Focado na trajetória histórica da comunidade japonesa, o Museu Histórico da Sociedade Japonesa, que integra o prédio do Bunkyo, possui um acervo de mais de 97 mil itens, entre documentos, fotografias e objetos que ajudam a contar a trajetória nipônica até o Brasil, destacando desde os primeiros assentamentos rurais da comunidade até suas consolidações urbanas. Já o Museu da Imigração preserva não apenas a memória da imigração japonesa como a de outros povos que construíram a história do Brasil com exposições, acervos interativos e experiências sensoriais. Ambos possuem papéis importantes na preservação das diferentes culturas que constroem a identidade brasileira.

As Festas das Cerejeiras, no Parque do Carmo e no Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera também reforçam, anualmente, os laços entre brasileiros e japoneses, mantendo a cultura viva e em constante transformação, reafirmando que os valores construídos por gerações seguem fundamentais para enriquecer, ainda mais, a diversidade cultural brasileira.

 

Serviço:

Japan House São Paulo
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
Terça a sexta, das 10h às 18h; Sábados, das 9h às 19h; Domingos e feriados, das 9h às 18h
Mais informações no site

Museu Histórico da Sociedade Japonesa – Bunkyo
 
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo
De Terça a domingo, das 10h às 17h
Mais informações no site

Museu da Imigração
Rua Visconde de Paraníba, 1316 – Mooca, São Paulo
Terça a sábado, das 9h às 17h; Domingo, das 10h às 17h
Mais informações no site

Pavilhão Japonês (Pq. Ibirapuera)
Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 10 – Parque Ibirapuera, São Paulo
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
Mais informações no site

Bosque das Cerejeiras (Parque do Carmo)
Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera, São Paulo
Segunda a domingo, das 5h30 às 20h
Mais informações no site



ANS avalia terapia para sinusite crônica com pólipos nasais

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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu recentemente uma Consulta Pública para ouvir a sociedade sobre a possível incorporação de um imunobiológico no rol de medicamentos cobertos pelos planos de saúde como tratamento complementar para rinossinusite crônica com pólipos nasais (RSCcPN), também conhecida como sinusite com pólipos nasais ou apenas polipose nasal.

A sinusite com pólipos nasais, muitas vezes confundida com rinite ou sinusite comum, é uma condição crônica, debilitante, de difícil controle e, muitas vezes, relacionada à asma grave. Caracteriza-se pela presença de formações benignas no nariz e está associada a sintomas persistentes como obstrução nasal, dor facial e dificuldade para dormir ou se alimentar adequadamente.

“Os sintomas podem parecer comuns, como nariz entupido ou perda de olfatomas o impacto é profundo e contínuo. Muitos pacientes convivem por anos com esses sinais sem saber que existe um diagnóstico específico e tratamento adequado”, explica o Dr. Thiago Bezerra (CRM-PE 19120 – CRM-SP 110.836), otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), professor da UFPE e membro da diretoria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Brasileira de Rinologia (ABR).

A Consulta Pública nº 157 está aberta no site da ANS até 1º de julho e representa um avanço na discussão sobre o acesso a tratamentos. O medicamento avaliado é um imunobiológico que atua na inflamação de base da sinusite com pólipos nasais, oferecendo uma alternativa aos pacientes que não obtiveram melhora com cirurgias e corticoides.

“Pacientes com sinusite com pólipos nasais muitas vezes enfrentam uma longa trajetória até o diagnóstico correto e o acesso a um tratamento adequado. Mesmo após múltiplas cirurgias e uso contínuo de corticoides, os sintomas podem persistir e comprometer atividades do dia a dia, como sentir cheiros, dormir bem ou respirar com facilidade”, afirma o Dr. Bezerra. “Em quadros refratários, é fundamental que haja opções terapêuticas que levem em consideração as especificidades do processo inflamatório envolvido na doença”.

 

Para contribuir é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  1. O site da Agência Nacional de Saúde Suplementar pode ser acessado por meio do linkhttps://componentes-portal.ans.gov.br/link/ConsultasPublicas.Ao rolar a página, é possível encontrar o link de acesso para a consulta pública n° 157 (UAT 153).
  2. O relatório técnico disponibilizado apresenta os critérios e evidências científicas avaliadas sobre o mepolizumabe.
  3. As contribuições devem ser registradas por meio do formulário eletrônico, com as considerações sobre a proposta de incorporação do tratamento.

 

Segundo o Dr. Thiago Bezerra, “a participação na consulta pública nº 157 (UAT 153) é uma forma de exercer o direito como cidadão e contribuir diretamente com as políticas públicas de saúde”. As contribuições enviadas serão avaliadas pelo comitê da ANS, que analisará o relatório gerado e tomará a decisão final sobre a proposta de incorporação do medicamento.

“A Consulta Pública é uma oportunidade para dar visibilidade a um grupo de pacientes que sofre em silêncio. Muitos convivem com dor facial, obstrução nasal, perda de olfato, alterações do sono e da alimentação, sem saber que há alternativas. A participação ativa da sociedade é um gesto de empatia e de reconhecimento do direito ao acesso à saúde com base em evidências”, conclui o especialista.



RS2 colabora com a Visa para fornecer solução global de processamento de pagamentos de ponta a ponta

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A RS2, fornecedora global de software de pagamentos e soluções de processamento, anunciou hoje que colaborará com a Visa, líder mundial em pagamentos digitais, para oferecer uma proposição de infraestrutura de aceitação de ponta a ponta.

A nova colaboração combinará os serviços de autorização de front-end da Visa, enquanto a robusta infraestrutura da RS2 propulsiona o processamento no back-end. Essa combinação poderosa permitirá que os bancos, empresas de tecnologia financeira e comerciantes de todo o mundo acessem uma plataforma de pagamentos segura, escalonável e simplificada.

As primeiras implementações estão em andamento na Europa e na América Latina, com interesse crescente por parte de instituições financeiras que buscam soluções modernas e ágeis para satisfazer as demandas em evolução do cenário global de pagamentos.

“Essa parceria representa um marco crucial na jornada de crescimento internacional da RS2”, afirmou Radi Abd El Haj, CEO da RS2. “Ao combinar os recursos de autorização de categoria mundial da Visa com nossa tecnologia flexível de back-end, fornecemos aos clientes uma solução perfeita, criada para velocidade, desempenho e expansão global”.

A nova plataforma foi construída com base na arquitetura nativa de nuvem e com abordagem API first da RS2, perfeitamente integrada com a expertise em serviços de valor agregado e rede global da Visa. Isso permite que os clientes lancem rapidamente novos recursos, operem com eficiência em várias moedas, países e canais, e mantenham-seàfrente dos requerimentos regulatórios, tudo dentro de um ambiente de processamento seguro e em tempo real.

Essa colaboração reflete uma ambição compartilhada de ambas a Visa e a RS2: para simplificar as complexidades dos pagamentos, ao passo que capacitam os negócios a crescer na economia digital atual. Juntas, elas estão criando uma base moderna para que as instituições inovem, compitam e prosperem em um ecossistema financeiro em rápida mudança.

Sobre a RS2

A RS2 é líder global em soluções de tecnologia de pagamentos e serviços de processamento, que oferece uma abordagem unificada de gerenciamento de pagamentos em todos os canais para bancos, fornecedores de software integrado, facilitadores de pagamento, organizações independentes de venda, fornecedores de serviços de pagamentos e negócios de todo o mundo. A plataforma da RS2 se destaca como uma solução nativa da nuvem robusta, criada para operações de emissão e aquisição. Com sua camada de orquestração avançada que integra perfeitamente todos os aspectos das operações empresariais, os clientes ganham acessoàuma análise abrangente, ferramentas de geração de relatórios e recursos de reconciliação. Isso capacita as empresas a expandir sua presença mundial sem esforços através de integração simples, ao passo que obtêm insights valiosos sobre os processos de pagamento e comportamento do cliente, aprimoram a eficiência operacional, aumentam as taxas de conversão e impulsionam a lucratividade. www.RS2.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Lauren Bellis, lauren@skyparlour.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Golpes digitais com IA desafiam segurança da Previdência Social

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Pedidos de benefício previdenciário já foram indeferidos devido à utilização de imagens — ou representações visuais quase idênticas — empregadas por terceiros para simular a identidade do segurado. Essa ameaça crescente é representada pelos deepfakes: vídeos, áudios e imagens manipulados por inteligência artificial (IA) que reproduzem com alta fidelidade rostos, vozes e gestos. Segundo o Identity Fraud Report 2023, o Brasil lidera o crescimento de fraudes com deepfakes na América Latina, com um aumento de 830% em um ano.

Em 2025, ferramentas de criação de deepfakes tornaram-se tão acessíveis quanto aplicativos comuns de edição de fotos. Com apenas um smartphone, qualquer pessoa pode gerar um vídeo falso convincente. Isso trouxe um novo tipo de risco para o sistema de seguridade social brasileiro: a falsificação sintética da identidade para fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agravada pelo fato de que 71% dos brasileiros não conseguem identificar deepfakes, de acordo com estudo da Kaspersky.

Identidades falsas, benefícios reais

A prática de utilizar dados alheios para acessar aposentadorias e outros benefícios não é novidade. No entanto, a sofisticação dos golpes preocupa. Vídeos hiper-realistas criados por algoritmos, podem simular beneficiários em “provas de vida”, ou mesmo gerar confissões forjadas para tentar anular direitos ou mascarar responsabilidades.

“A manipulação algorítmica da identidade não é apenas um problema tecnológico, mas um desafio jurídico profundo. O Direito Previdenciário, por lidar com benefícios de caráter alimentar, exige absoluta segurança na identificação do titular, afirma o advogado Alexandre da Costa Maciel Monteiro, especialista em direito previdenciário e sócio-fundador da Monteiro Advogados.

Judiciário em alerta: quando a prova é uma simulação

A jurisprudência brasileira já reconhece que provas digitais precisam obedecer à chamada cadeia de custódia. Uma decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (HC 828.054/RN) afastou a validade de imagens extraídas sem metodologia técnica apropriada, reforçando a necessidade de cautela e perícia especializada no trato com arquivos digitais.

Segundo o advogado Guilherme da Silva Monteiro, especialista em proteção de dados, também sócio da Monteiro Advogados, “o uso de deepfakes obriga o Judiciário a redefinir padrões probatórios. Hoje, uma selfie ou um vídeo podem ser fabricados por IA, e isso afeta diretamente a credibilidade de documentos utilizados em requerimentos administrativos e judiciais no INSS”.

Fraudes em mutação

Casos recentes noticiados pela imprensa mostraram criminosos se passando por servidores públicos para visitar segurados em casa e coletar dados biométricos, como fotos e gravações. O objetivo? Usar essas informações para desbloquear benefícios ou contrair empréstimos consignados em nome de terceiros. A projeção dos especialistas é de que, em breve, tais dados sirvam como matéria-prima para deepfakes.

Cenário atual: entre verdade e simulação

Segundo o advogado Dr. Alexandre, o avanço da inteligência artificial representa um novo desafio para o campo jurídico, especialmente diante da possibilidade de simulações praticamente perfeitas. “O sistema previdenciário depende de confiança — do segurado no INSS, e do INSS nas informações que recebe. Sem mecanismos de verificação seguros, essa relação pode ruir”, afirma o advogado.

O escritório Monteiro Advogados, especializado em Direito Previdenciário e Imigratório, acompanha de perto as mudanças trazidas pela tecnologia e atua com foco na proteção dos direitos dos segurados em um cenário cada vez mais digital e desafiador.



Candidato revela perfil ao falar de defeitos e qualidades

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Durante uma entrevista de emprego, é comum que o recrutador pergunte ao candidato quais são seus defeitos e qualidades. Embora pareça uma pergunta simples, a resposta pode revelar aspectos fundamentais do perfil profissional e influenciar a percepção do avaliador. 

Segundo Polyana Macedo, Gerente Executiva de RPO no ManpowerGroup Brasil, muitos candidatos ainda não compreendem o impacto dessa etapa no processo seletivo. Ela afirma que a pergunta sobre qualidades e defeitos é usada estrategicamente para entender como a pessoa enxerga suas próprias características. “Essa pergunta ajuda a identificar o nível de autoconhecimento, a maturidade emocional e como o candidato lida com suas limitações”, explica. 

Polyana destaca que não existe uma lista correta de respostas, mas sim a importância da autenticidade e da coerência. Ela observa que candidatos que recorrem a frases prontas ou genéricas podem passar a impressão de falta de preparo. “O recrutador consegue perceber quando a resposta não é genuína. A falta de conexão entre o discurso e a vivência profissional pode comprometer a credibilidade do candidato”, alerta. 

Ao falar sobre qualidades, a recomendação da especialista é priorizar aquelas que estejam alinhadas à função desejada e à cultura da empresa. Características como organização, proatividade e facilidade para trabalhar em equipe são frequentemente mencionadas, mas devem ser acompanhadas de exemplos práticos. “Não basta dizer que é proativo. É importante demonstrar, com situações reais, como essa característica se manifesta no dia a dia”, orienta. 

No caso dos defeitos, Polyana explica que a maioria dos candidatos tende a responder defensivamente ou a transformar virtudes em limitações, como dizer que “é perfeccionista demais” ou “trabalha demais”. Ela afirma que esse tipo de resposta é bastante conhecido pelos recrutadores e, geralmente, soa como uma tentativa de mascarar a pergunta. “O ideal é que o candidato assuma uma característica real, que ainda esteja em desenvolvimento, e mostre como está lidando com ela”, afirma. 

A especialista também destaca que o contexto é um fator relevante na avaliação. Segundo ela, uma mesma característica pode ser positiva ou negativa dependendo da vaga. “Um perfil muito analítico pode ser valorizado em uma área técnica, mas talvez tenha dificuldades em um ambiente de decisões rápidas. Por isso, é essencial entender o perfil da função antes da entrevista”, observa. 

Para se preparar, a gerente recomenda que os candidatos façam uma análise sincera de suas experiências anteriores, reflitam sobre suas competências e estudem o perfil da vaga e da empresa. “Esse preparo evita improvisos e ajuda o candidato a construir uma narrativa consistente sobre si”, diz. 

A forma de comunicar também importa. Segundo a especialista, o tom de voz, a postura e a linguagem corporal devem estar alinhadas com o conteúdo da fala. “Se o discurso não condiz com a atitude, o recrutador pode ficar em dúvida sobre a autenticidade da resposta”, explica. 

Para quem está iniciando a carreira ou tem pouca experiência profissional, Polyana sugere utilizar exemplos de projetos acadêmicos, trabalhos voluntários ou outras situações que evidenciem traços comportamentais. Já para profissionais mais experientes, ela recomenda revisar e atualizar as respostas, considerando a evolução na trajetória profissional. 

Com a valorização crescente das habilidades comportamentais, saber responder com clareza e sinceridade a essa pergunta pode representar um diferencial. “As empresas buscam profissionais com autoconhecimento, que estejam dispostos a evoluir e tenham consciência dos próprios pontos fortes e fracos. Reconhecer um defeito e demonstrar esforço para superá-lo é visto como sinal de maturidade”, destaca Polyana. 

Ela reforça que a preparação para entrevistas deve ser encarada como um exercício de reflexão e não como um ensaio decorado. “A autenticidade é sempre o melhor caminho. Quando o candidato entende quem ele é, fica mais fácil transmitir isso na entrevista”, conclui. 



Quedas de idosos crescem no inverno e merecem atenção

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Com a chegada do inverno, os riscos de quedas entre idosos aumentam consideravelmente, trazendo à tona uma preocupação muitas vezes negligenciada: as fraturas dos membros superiores, especialmente punho. Embora o foco normalmente recaia sobre as fraturas do quadril, lesões nas mãos e braços são mais comuns do que se imagina e podem comprometer a qualidade de vida e a autonomia de pessoas com mais de 60 anos.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, houve um aumento de quase 35% nas notificações de quedas acidentais entre idosos na capital paulista entre 2021 e 2022, passando de 9.671 para 13.075 casos. Em 2023, esse número saltou para mais de 15 mil, conforme informações do Sistema de Informação para a Vigilância de Acidentes (Siva) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).“O inverno agrava o risco de quedas devido à combinação de pisos escorregadios, pouca luminosidade natural e roupas pesadas que atrapalham a mobilidade. Além disso, muitos idosos reduzem a exposição ao sol, o que compromete os níveis de vitamina D, fundamental para a saúde óssea”, explica o ortopedista e especialista em Cirurgia da Mão, Dr. Samuel Ribak, CRM:44227, membro da equipe do Hospital do Pari (HPari), em São Paulo.

O médico destaca ainda que as fraturas no punho são uma das consequências mais recorrentes de quedas com apoio das mãos no chão, o que acontece como um reflexo natural do corpo na tentativa de amortecer o impacto. “Muitos pacientes chegam ao hospital com fraturas no rádio distal, o osso mais frequentemente atingido. É uma lesão que exige imobilização e, em alguns casos, redução e fixação cirúrgica, o que pode comprometer a autonomia do idoso por semanas ou meses”, afirma Dr. Ribak.

Entre os fatores de risco para quedas de idosos estão a fraqueza muscular, uso de múltiplos medicamentos (polifarmácia), problemas de visão e alterações no equilíbrio. O Ministério da Saúde reforça a importância de manter o ambiente doméstico seguro, retirando tapetes soltos, instalando barras de apoio em banheiros e escadas e garantindo boa iluminação. Para o Dr. Ribak, a prevenção é a melhor abordagem. “Recomendamos atividades físicas regulares que ajudem no fortalecimento muscular e no equilíbrio, uso de calçados com solado antiderrapante e acompanhamento médico frequente para ajustar tratamentos e avaliar a densidade óssea”, diz.

Com pequenas atitudes e atenção constante, é possível evitar quedas que, embora comuns, não devem ser encaradas como normais no processo de envelhecimento. “A mobilidade e a independência dos idosos dependem diretamente da nossa capacidade coletiva de cuidar e prevenir”, alerta o especialista.



Terceiro Setor vê riscos e chances na Reforma Tributária

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A promulgação da Reforma Tributária (Emenda Constitucional nº 132/2023) trouxe um misto de alívio e apreensão para as mais de 800 mil organizações da sociedade civil no Brasil. Embora o texto constitucional tenha preservado a imunidade tributária para entidades beneficentes, o futuro do setor depende agora da regulamentação por meio de leis complementares, cujo debate está em andamento no Congresso Nacional. Especialistas alertam que as novas regras podem tanto simplificar e fortalecer a atuação do setor quanto criar barreiras operacionais e financeiras.

Segundo o advogado Tomáz de Aquino Resende, a principal mudança da reforma é a unificação de tributos sobre o consumo no novo sistema, composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de âmbito federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência de estados e municípios. A grande questão para o terceiro setor é como a imunidade será aplicada na prática dentro dessa nova lógica.

“A garantia da imunidade na Constituição foi uma vitória fundamental, fruto de uma intensa mobilização do setor. No entanto, o jogo ainda não terminou”, afirma o advogado. “O verdadeiro impacto da reforma será definido na letra miúda das leis complementares. É nesse detalhamento que residem as oportunidades e os riscos”, completa.

Entre os principais pontos de atenção que serão definidos na regulamentação, destacam-se:

  • Tributação sobre o consumo: como a imunidade se aplicará às compras de bens e serviços pelas entidades? Haverá isenção direta na ponta, um sistema de devolução de impostos (cashback) ou a necessidade de aproveitamento de créditos? A complexidade deste mecanismo pode impactar diretamente o fluxo de caixa das organizações;
  • Critérios para imunidade: as leis complementares poderão estabelecer ou redefinir os requisitos para que uma entidade seja considerada beneficente e, portanto, apta a usufruir da imunidade. Regras mais rígidas ou burocráticas podem dificultar o acesso ao benefício, especialmente para organizações menores;
  • Regimes específicos: a criação de regimes tributários específicos e simplificados para as entidades sem fins lucrativos é uma das grandes expectativas. Um modelo adequado poderia reduzir a burocracia e os custos de conformidade, permitindo que mais recursos sejam destinados à atividade-fim;
  • Burocracia e obrigações: a transição para o novo sistema exigirá a adaptação a novas declarações e procedimentos fiscais. A complexidade dessas obrigações pode representar um ônus administrativo e financeiro significativo, desviando recursos que deveriam ser aplicados em projetos sociais, ambientais e culturais.

“O momento é de diálogo e vigilância. É crucial que o Congresso Nacional e o Governo Federal ouçam as particularidades do terceiro setor ao desenhar a regulamentação. Um sistema que não reconheça a importância e as especificidades das Organizações pode, na prática, anular o benefício da imunidade ao sobrecarregá-las com custos e burocracia. Defendemos regras claras, simples e que fortaleçam a capacidade de atuação da sociedade civil”, enfatiza.

“As organizações do setor acompanham atentamente as discussões dos grupos de trabalho do governo e a tramitação dos projetos de lei complementar, buscando garantir que a reforma se traduza em um avanço real para o ambiente de negócios sociais no país”, conclui Tomáz de Aquino Resende.



Brasileiros buscam equilíbrio mental e valorizam férias

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Em um cenário de excesso de estímulos e rotinas aceleradas, o desejo por equilíbrio mental tem feito das viagens muito mais do que lazer, mas parte essencial do cuidado com a saúde emocional. Uma pesquisa global encomendada pela Booking.com mostra que 79% dos brasileiros têm nas viagens sua principal estratégia de bem-estar em 2025.

O levantamento também indica que 15% dos brasileiros pretendem realizar ao menos uma viagem solo de lazer este ano, com destaque entre os jovens da Geração Z (17%) e o público masculino (18%).

Esses dados abrem espaço para uma discussão relevante sobre como as empresas podem contribuir para o equilíbrio emocional dos colaboradores. Para Bruno Carone, CEO e cofundador do Férias & Co., plataforma de benefícios corporativos de viagens, a resposta está na forma como as organizações incentivam as pausas.

“Viajar é uma forma de desacelerar, reorganizar prioridades e voltar com mais clareza e energia. Empresas que oferecem esse tipo de benefício mostram que se importam genuinamente com o bem-estar de seus times”, afirma Carone. O executivo explica que é muito importante que as empresas estejam atentas para incluir viagens como benefício corporativo, com acesso facilitado a hospedagens com tarifas negociadas e suporte na organização de pausas planejadas. 

De acordo com pesquisa do Férias e Co. em conjunto com a USP, 94% dos funcionários acreditam que tirar férias impacta positivamente na produtividade; 66% dos assinantes afirmam que com o benefício do Férias & Co. eles possuem um maior engajamento no trabalho, enquanto 60% dos assinantes afirmam que com o Férias & Co. eles possuem um menor interesse em procurar outro emprego “O impacto não é apenas emocional, pois investir nesse tipo de experiência melhora o engajamento, contribui para a retenção de talentos e reforça a marca empregadora”, conclui o CEO.

O que buscam os viajantes?

A maior parte dos viajantes buscam por relaxamento (62%), seguido de vontade de conhecer novos destinos nacionais (45%) ou internacionais (40%), conectar-se com a natureza (41%) e reencontrar pessoas queridas (36%).

Mesmo em viagens solo, 55% dos brasileiros apontam que buscaram conhecer novas pessoas e 43% participaram de atividades sociais, como passeios guiados, cafés e conversas com moradores locais. Além da experiência em si, os critérios mais valorizados ao escolher o destino são segurança (76%) e custo-benefício (75%).

“Oferecer um benefício de viagem vai muito além de bonificar. É reconhecer que saúde mental e tempo de qualidade são fatores estratégicos de produtividade e satisfação”, conclui Bruno Carone.

 



Duppla impulsiona inclusão financeira na Colômbia com insights a partir de dados comportamentais da Begini

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A Duppla, startup colombiana de tecnologia de propriedade, implantou com sucesso a solução de dados comportamentais da Begini para acelerar seu modelo de aluguel com opção de compra, apoiando sua missão de desbloquear a possibilidade da casa própria a famílias carentes.

A plataforma da Begini possibilitou que a Duppla aprimorasse os processos de avaliação de crédito, ampliasse o acesso à sua solução de habitação e ganhasse insights estratégicos para apoiar o crescimento sustentável de portfólio.

Com o desafio de atender clientes com crédito invisível que são tipicamente excluídos pelas instituições financeiras tradicionais, a Duppla se voltouàBegini, plataforma de dados comportamentais que permite tomada de decisão ética e preditiva para clientes com crédito limitado. Com a solução da Begini, a Duppla alcançou integração no mesmo dia, lançando avaliações de crédito psicométricas com esforço técnico mínimo.

Desde o lançamento, a Duppla viu adoção notável: 93% dos requerentes concluíram o processo de avaliação, validando o design centrado no usuário e a interface intuitiva da solução da Begini. Inicialmente introduzida como dado complementar, a pontuação psicométrica da Begini é agora um componente principal da política de crédito da Duppla.

“A pontuação psicométrica é crítica na nossa política de aceitação do cliente”, afirmou Nicolás Ayala, da Duppla. “A Begini nos permite analisar o risco de maneiras que os sistemas tradicionais não conseguem, o que nos ajuda a ampliar o acesso, ao passo que mantemos a qualidade do portfólio”.

Além da pontuação de crédito, a Duppla adotou o potencial mais amplo dos insights baseados no caráter. Traços de personalidade como consciência, honestidade e moderação, que fazem parte das avaliações da Begini, agora são analisados para melhorar o valor do ciclo de vida do cliente e o engajamento a longo prazo.

Essa parceria também remodelou o alinhamento interno. A equipe de vendas, inicialmente incerta sobre a receptividade do usuário, agora promove a avaliação psicométrica como uma porta de entrada a benefícios e ofertas personalizadas. Internamente, a equipe comercial também tem obtido valor: ao aproveitar os insights da Begini, eles conseguem aprovar, de forma responsável, mais requerentes, alinhando os incentivos em aquisição de clientes e crescimento de portfólio.

A solução da Begini se tornou um ativo estratégico no que diz respeito a atrair e reconfortar investidores. Ao fortalecer os controles de risco e demonstrar subscrição científica e orientada por dados, a Duppla tem aprimorado a transparência e a confiança para aqueles financiando seus ativos de habitação.

“Uma das principais perguntas que recebemos das partes interessadas é como gerenciar o risco dado nosso segmento de clientes”, afirmou Ayala. “A Begini nos permitiu apresentar um processo robusto e inovador que nos diferencia e gera confiança real no nosso modelo de crescimento”.

“Este é o tipo de parceria que valida tanto nossa visão quanto nossa execução”, afirmou James Hume, CEO da Begini. “Não estamos só melhorando a pontuação de crédito; estamos remodelando como as instituições financeiras pensam sobre inclusão e risco em economias emergentes”.

Para saber mais sobre a Begini, acesse: https://www.begini.co/ e Linkedin

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



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