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The Estée Lauder Companies indica Dana Strong, CBE e Annabelle Yu Long para eleição de seu Conselho Administrativo

The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE:EL) anunciou hoje que Dana Strong, CBE e Annabelle Yu Long foram indicadas pelo seu Conselho Administrativo para eleição como diretoras na próxima reunião anual de acionistas, que irá ocorrer em 13 de novembro de 2025.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250819115392/pt/

Courtesy of Ms. Strong

Courtesy of Ms. Strong

A Sra. Strong e a Sra. Long são líderes mundialmente respeitadas, cujas carreiras foram definidas por liderança visionária, visão estratégica e sólidos históricos de crescimento e excelência operacional em empresas de alto desempenho e com foco no consumidor. Suas indicações ressaltam o compromisso da empresa em desenvolver um conselho com profunda experiência e estrategicamente alinhada em transformações digitais, operacionais e de reestruturação, assuntos comerciais na Ásia/Pacífico, marketing direto ao consumidor e tecnologia.

“Sentimos o prazer de indicar Dana e Annabelle para eleição em nosso Conselho”, disse William P. Lauder, Presidente do Conselho Administrativo da The Estée Lauder Companies. “Estamos confiantes de que elas trarão uma combinação distinta e altamente relevante de experiência mundial, digital, em inovação para o consumidor e em transformação de negócios. Combinados, seus profundos conhecimentos em liderança de reestruturação, mídia, engajamento do consumidor e na região da Ásia/Pacífico serão essenciais para continuarmos a impulsionar o crescimento, a agilidade e a transformação a longo prazo em todo o nosso portfólio.”

Dana Strong, CBE: Executiva Global de Mídia, Digital e Operações

Atualmente, a Sra. Strong atua como Diretora Executiva da Sky, parte da Comcast Corporation, onde supervisiona uma ampla gama de negócios de mídia e entretenimento em seis países da Europa. Com mais de 25 anos de experiência liderando algumas das marcas de mídia mais reconhecidas do mundo, incluindo Sky, Xfinity, Virgin Media e AUSTAR, a Sra. Strong traz consigo uma perspectiva estratégica para soluções de vendas diretas ao consumidor, inovação digital e transformação operacional.

A Sra. Strong possui um histórico comprovado de liderança transformacional e inovação, liderando a transição da Sky da distribuição de mídia tradicional para plataformas digitais e de transmissão digital. Ela lançou serviços como Sky Glass e Sky Stream, expandiu a Sky Mobile, bem como reposicionou e expandiu o portfólio de esportes e conteúdo original da Sky. Anteriormente, como Presidente da Xfinity Consumer Services, liderou com sucesso o segmento de maior receita da Comcast, o maior provedor de banda larga e uma das maiores distribuidoras de entretenimento dos EUA.

Com ampla experiência internacional no Reino Unido, Irlanda, Austrália e EUA, a Sra. Strong demonstrou agilidade em diversos ambientes regulatórios, culturais e de negócios. Atualmente, atua no Conselho Consultivo da Wharton School of Business EMEA e, anteriormente, atuou no Conselho do Telenet Group.

Annabelle Yu Long: Sócia-Diretora, Membro de Conselho e Estrategista de Mercados Asiáticos

A Sra. Long é uma experiente capitalista de risco e membro de conselho, com sólida trajetória em inovação digital e operações comerciais na Ásia/Pacífico. Atualmente, atua como fundadora e sócia-diretora da BAI Capital, uma empresa de capital de risco com foco em negócios que operam na Ásia e em outros lugares, com investimentos em IA, fintech, varejo de consumo, mídia e inovação de conteúdo. Além disto, a Sra. Long é membro do Comitê de Gestão do Grupo Bertelsmann, onde contribui para a estratégia corporativa e o desenvolvimento internacionais, onde liderou a estratégia de crescimento da Bertelsmann na China e sua transformação em uma conceituada potência mundial de investimentos.

A Sra. Long também participa de diversos conselhos públicos, incluindo o da Tapestry Inc. (controladora da Coach e da Kate Spade), da NIO Inc. (empresa de veículos elétricos) e da LexinFintech Holdings Ltd. (provedor de serviços de finanças pessoais com tecnologia de crédito). Também é parte do conselho da The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited.

Indicada para Lista Midas da Forbes em 2024 e para Mulheres de Negócios Poderosas da Ásia em 2020, a Sra. Long traz visões estratégicas sobre o comportamento do consumidor asiático, disrupção tecnológica e governança de empresas públicas.

Nota de advertência sobre declarações prospectivas

As declarações contidas neste comunicadoàimprensa podem constituir declarações prospectivas, conforme a Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995. Tais declarações incluem aquelas contidas em várias cotações. Embora a Empresa acredite que suas expectativas estejam baseadas em suposições razoáveis, dentro dos limites de seu conhecimento de seus negócios e operações, os resultados reais podem diferir materialmente das expectativas da Empresa. Fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam diferentes das expectativas incluem a capacidade de implementar com sucesso sua estratégia, incluindo o plano de recuperação de lucros e crescimento da Empresa; a transição bem-sucedida de sua liderança; e outros fatores descritos nos registros da Empresa juntoàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), incluindo seu Relatório Anual mais recente no Formulário 10-K. A Empresa não assume nenhuma responsabilidade por atualizar as declarações prospectivas feitas aqui ou de outro modo.

Sobre a The Estée Lauder Companies

A Estée Lauder Companies Inc. é uma das principais fabricantes, comercializadoras e vendedoras globais de produtos de cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e cuidados com os cabelos, sendo responsável pela administração de marcas de luxo e prestígio no mundo todo. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios, sob marcas como: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+, a família de marcas DECIEM, incluindo The Ordinary e NIOD, e BALMAIN Beauty.

ELC-C

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Relações com a mídia:

Brendan Riley

briley@estee.com

Relações com investidores:

Rainey Mancini

rmancini@estee.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Brazil Promotion 2025 encerra evento de markerking promocional

Brazil Promotion 2025 encerra evento de markerking promocional
Brazil Promotion 2025 encerra evento de markerking promocional

A 21ª edição da Brazil Promotion, realizada de 5 a 7 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo, consolidou-se mais uma vez como um dos maiores eventos de marketing promocional e negócios corporativos da América Latina.

Durante os três dias de evento, milhares de profissionais do setor participaram de experiências sensoriais, ampliaram suas redes de contato e tiveram acesso às principais tendências do mercado.

“A edição de 2025 da Brazil Promotion já terminou e posso dizer com o coração cheio: foi um sucesso. Tivemos um evento muito positivo, com os corredores cheios, visitantes qualificados e, o mais importante, expositores satisfeitos”, afirma Thais De Vitto, diretora da Brazil Promotion.

Para Andréa Tissoni, social media da Feiras & Negócios, o evento também foi uma fonte valiosa de inspiração. “A feira está fantástica com muitas novidades e inovação e, certamente, nos ajudará nas criações de novos projetos juntos aos nossos clientes”, destacou.

Entre os destaques estiveram os brindes funcionais, criativos e sustentáveis — como taças térmicas, sacolas premium, pulseiras salva-celular, canetas com resíduos reciclados, adesivos de alta resistência e picolés personalizados. A tecnologia também teve papel de destaque, com brindes com NFC e displays interativos, como o apresentado pela AdPlastic.

Na programação, estiveram presentes instituições como a ESPM, que ofereceu palestras sobre marketing digital, trade e luxo, e a Sympla, que promoveu o Sympla Day 2025, levando temas atuais como encantamento do cliente, inteligência artificial e experiências de marca.

A inovação esteve presente ainda em soluções como o Display Automático da foxPDV e o material Ambiplast da Ambiente Verde, reforçando o papel da tecnologia no ponto de venda e no consumo responsável. Outro ponto foi a entrega do Prêmio Brazil Promotion, no dia 6, que homenageou os melhores cases e fornecedores do setor.

Com mais de 40 anos de experiência, a Forma Promocional, organizadora da Brazil Promotion, contou com o apoio de importantes entidades do setor, como AMPRO, Abradi, ABEOC e Popai, além de veículos parceiros como Revista Live Marketing, PropMark, ESPM e Varejo 180.

“Recebemos muitos feedbacks positivos, tanto de quem visitou quanto de quem participou como expositor — e isso nos dá ainda mais motivação para continuar fazendo a Brazil Promotion crescer e se superar a cada ano. Obrigada a todos que estiveram com a gente nessa jornada. Vamos juntos para 2026”, finaliza Thaís.

 

Santos Press Comunicação Empresarial

Diretor de Atendimento – Rogério Amador
rogerio@santospress.com.br l (13) 97410-9725

Assessor de Imprensa – Jornalista Lucas Campos
lucas.campos@santospress.com.br l (13) 99795-9790

 



LevelBlue conclui aquisição da Trustwave para formar o maior provedor de serviços de segurança gerenciados do mundo

LevelBlue, líder mundial em serviços de segurança gerenciados (MSS) baseados em nuvem e orientados por IA, concluiu a aquisição da Trustwave, provedor mundial de segurança cibernética e líder em detecção e resposta gerenciadas (MDR).

A aquisição de hoje define a LevelBlue como o maior MSSP ‘pure-play’ do mundo, com o portfólio mais amplo e abrangente de segurança gerenciada, segurança ofensiva, consultoria estratégica, resposta a incidentes e software de segurança. Esta escala incomparável capacita clientes e parceiros a acelerar a detecção de ameaças, otimizar as operações de segurança, reduzir o risco cibernético e consolidar sua postura geral em segurança cibernética.

“A aquisição da Trustwave nos torna o parceiro de segurança cibernética mais completo do setor”, disse Bob McCullen, Presidente e Diretor Executivo da LevelBlue. “Estamos redefinindo o significado de ser um provedor de segurança gerenciada, ao combinar experiência humana de classe mundial com serviços baseados em plataforma e tecnologia de IA para oferecer aos clientes detecção mais rápida, resposta mais inteligente e resiliência duradoura contra ameaças em evolução. Ao unir forças ofensivas e defensivas, podemos propiciar uma defesa real e abrangente para empresas, governos e parceiros ao redor do mundo”.

A LevelBlue e a Trustwave unem décadas de liderança em MSS, MDR, resposta a incidentes e inteligência de ameaças. A empresa combinada integra a experiência da LevelBlue em segurança de rede, gestão estratégica de riscos e inteligência contra ameaças com MDR líder de mercado da Trustwave, impulsionado pela Fusion Security Operations Platform, recursos de segurança ofensiva e a equipe de elite de inteligência contra ameaças da SpiderLabs. Juntas, elas formam uma parceira única e unificada que simplifica as operações, acelera a resposta eficaz, otimiza as principais tecnologias cibernéticas e garante proteção coesa em ambientes de nuvem, locais e híbridos.

O ecossistema de inteligência expandido da LevelBlue combina agora a OTX, a maior plataforma aberta de compartilhamento de ameaças do mundo, com a lógica de detecção proprietária e os recursos avançados de pesquisa da LevelBlue Labs e da Trustwave SpiderLabs. Esta combinação exclusiva oferece uma percepção situacional excepcional em todo o panorama de ameaças, permitindo detecção mais rápida, redução da fadiga de alertas e mitigação de ameaças mais proativa em todo o ciclo de vida da segurança.

No começo deste ano, a Trustwave se tornou o primeiro e único fornecedor de segurança cibernética ‘pure-play’ a obter o status totalmente autorizado sob o Programa Federal de Gestão de Riscos e Autorizações (FedRAMP) e o StateRAMP. Estas credenciais reforçam significativamente a capacidade da LevelBlue de atender ao Departamento de Defesa dos EUA,àBase Industrial de Defesa, agências federais, bem como governos estaduais e locais a nível mundial, ao proporcionar aquisição simplificada, garantia de conformidade e resiliência de missão crítica para organizações que não podem se permitir tempos de inatividade ou exposição.

“A aquisição da Trustwave pela LevelBlue, logo após a transação com a Stroz Friedberg, marca um momento fundamental na segurança cibernética, que oferece um portfólio muito amplo de recursos entre provedores de serviços exclusivos”, disse Craig Robinson, Vice-Presidente de Pesquisa de Serviços de Segurança da IDC. “À medida que os riscos cibernéticos aumentam, a resiliência agora é crucial para empresas e órgãos governamentais.

“Uma pesquisa da IDC mostra que 36% das organizações irão aumentar significativamente seus gastos com resiliência cibernética em 2025. Esta realidade reflete a necessidade das equipes de segurança por maior maturidade em segurança cibernética, enquanto atendem às demandas da altos executivos por maior resiliência e tempo de atividade. O conjunto completo de soluções da LevelBlue, incluindo MDR, detecção de ameaças orientada por IA, resposta a incidentes, segurança ofensiva e consultoria estratégica, prepara as organizações para a transição de uma postura de defesa reativa a uma resiliência proativa em escala.”

Esta aquisição é parte da estratégia mais ampla da LevelBlue de combinar as organizações e capacidades mais sólidas do setor para entregar resultados superiores aos clientes. Além da aquisição da Trustwave, a LevelBlue recentemente anunciou a conclusão da aquisição dos grupos de consultoria em litígios de segurança cibernética e propriedade intelectual (PI) da Aon (NYSE: AON), incluindo as respeitadas empresas de segurança cibernética Stroz Friedberg e Elysium Digital.

Estas consolidações estratégicas satisfazem a crescente demanda por soluções de segurança cibernética mais abrangentes, integradas e adaptáveis, posicionando a LevelBlue como o maior MSSP independente e exclusivo do mundo. A empresa continua comprometida em fortalecer parcerias, maximizar o retorno mensurável de investimentos aos clientes e impulsionar a inovação para enfrentar as ameaças em evolução.

Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

Sobre a LevelBlue

Simplificamos a segurança cibernética mediante serviços gerenciados premiados, consultoria estratégica experiente, inteligência contra ameaças e pesquisas renomadas. Nossa equipe é uma extensão perfeita da sua, oferecendo transparência e visibilidade sobre a postura de segurança e trabalhando continuamente para fortalecê-la.

Aproveitamos os dados de segurança de várias fontes e os enriquecemos com inteligência artificial para fornecer inteligência de ameaça em tempo real, permitindo tomada de decisão mais precisa e exata. Com uma larga presença global e sempre ativa, a LevelBlue estabelece o padrão para a segurança cibernética hoje e amanhã. Gerenciamos riscos de forma fácil e eficaz, assim você pode focar no seu negócio.

Sobre a Trustwave

A Trustwave é líder mundialmente reconhecida em segurança cibernética, ao reduzir o risco cibernético e fortalecer as organizações contra ameaças cibernéticas disruptivas e prejudiciais. O abrangente portfólio de segurança cibernética ofensiva e defensiva da Trustwave detecta o que outros não conseguem, responde com maior rapidez e eficácia, otimiza os investimentos cibernéticos dos clientes e melhora a resiliência da segurança. Com a confiança de milhares de organizações internacionais, a Trustwave aproveita sua equipe de classe mundial de consultores de segurança, caçadores de ameaças, pesquisadores e sua plataforma de operações de segurança líder de mercado para diminuir a probabilidade de ataques e minimizar o impacto potencial.

A Trustwave é reconhecida por analistas como líder em detecção e resposta gerenciadas (MDR), serviços de segurança gerenciados (MSS), consultoria cibernética, testes de penetração, segurança de banco de dados e segurança de e-mail. A equipe de elite Trustwave SpiderLabs proporciona pesquisa de ameaças, inteligência e caça a ameaças capazes de definir o setor – tudo isso incorporado aos serviços e produtos da Trustwave para fortalecer a resiliência cibernética na era dos inevitáveis ataques cibernéticos.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
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Devon Swanson

Devon.swanson@trustwave.com

1 (831) 737-3132

Fonte: BUSINESS WIRE



Consumo de água por IA pode chegar a 6 bilhões até 2027

Consumo de água por IA pode chegar a 6 bilhões até 2027
Consumo de água por IA pode chegar a 6 bilhões até 2027

Estudo das universidades de Colorado Riverside e da Texas Arlington estima que, até 2027, o setor de IA pode consumir mais de 6 bilhões de metros cúbicos de água por ano, equivalente à retirada total de quatro Dinamarcas.

O motivo está no processo de resfriamento dos servidores. Os sistemas operam em temperaturas extremamente altas, exigindo soluções de refrigeração intensivas que dependem principalmente da evaporação da água.

Segundo pesquisa divulgada pelo Washington Post em parceria com pesquisadores da Universidade da Califórnia, gerar um texto de 100 palavras no ChatGPT-4 consome, em média, 519 mililitros de água. Para dimensionar o impacto: a cada 1 resposta de até 100 palavras, meio litro de água potável é evaporado.

Impacto em regiões com estresse hídrico

A Microsoft, um grande operador de data centers, diz que 42% da água que consumiu em 2023 veio de “áreas com estresse hídrico” (onde a demanda por água excede a quantidade disponível em um determinado local e período). No caso do Google, outro grande operador de data centers, 15% da água utilizada veio de áreas com “alta escassez de água”.

“Estamos presenciando um paradoxo tecnológico: enquanto a IA promete resolver problemas globais, ela própria está criando uma pressão sem precedentes nos recursos hídricos mundiais”, analisa Rodrigo Xavier, CEO da Hablla e especialista em SaaS e gestão da informação. “Os dados mostram que precisamos analisar melhor e urgentemente como utilizamos essas tecnologias”.

O papel dos tokens no consumo de água

Cada interação com ferramentas de IA é medida em tokens, unidades de processamento que representam palavras, caracteres ou conceitos. Quanto mais complexa a solicitação, maior o número de tokens processados e, consequentemente, maior o consumo de energia e água necessário para o resfriamento dos servidores.

“O consumo de recursos não está apenas na geração da resposta, mas no processamento de cada token”, explica Álvaro Magri, mestre em Ciência da Computação, pesquisador em bioinformática e CTO da Hablla. “Uma única consulta complexa pode envolver milhares de tokens, aumentando significativamente o impacto ambiental”.

Soluções de gestão ganham força para reduzir impactos da IA

Diante deste cenário, o mercado aponta para a necessidade de ferramentas que controlem quando e como os recursos de inteligência artificial são utilizados.

“O futuro da IA sustentável passa por soluções que permitam às empresas definir estratégias precisas de uso de tokens e recursos computacionais”, comenta Rodrigo. “Ferramentas que oferecem controle granular sobre quando um agente autônomo acessa bases de conhecimento podem representar economias significativas tanto em custos quanto em impacto ambiental”.

Algumas soluções de mercado já permitem configurar agentes autônomos para que consultem bases de conhecimento apenas em momentos estratégicos, evitando processamentos desnecessários. Ainda segundo Rodrigo, esse tipo de funcionalidade já está presente em soluções como as desenvolvidas pela Hablla. “Esse tipo de funcionalidade representa um passo importante rumo ao equilíbrio no uso de tokens, por consequência, no consumo indireto de energia e água envolvido na operação de modelos de inteligência artificial”.

Projeções futuras

Até 2026, o consumo de eletricidade de data centers, incluindo aqueles usados para o desenvolvimento e treinamento da inteligência artificial, pode aumentar até 1.050 TWh. Esse crescimento equivale a mais ou menos a demanda de eletricidade de toda a Suécia, conforme o relatório anual de eletricidade da Agência Internacional de Energia (AIE).

Além disso, a adesão a ferramentas de inteligência artificial cresce exponencialmente, aumentando, assim, o consumo de água para seu funcionamento. De acordo com Brad Lightcap, Diretor de Operações da OpenAI, o ChatGPT registra 400 milhões de usuários semanais. Dessa forma, o volume diário de água consumido pela plataforma poderia abastecer cidades pequenas por um dia inteiro.

“Com a inteligência artificial se tornando indispensável para diversos setores da economia, a questão não é mais se devemos usar essas tecnologias, mas como fazê-lo de forma responsável”, conclui Álvaro.



PipeRun levará ecossistema do CRM ao Startup Summit

PipeRun levará ecossistema do CRM ao Startup Summit
PipeRun levará ecossistema do CRM ao Startup Summit

Empreendedores, investidores, executivos e líderes do ecossistema de inovação de várias partes do país passarão, entre os dias 27 e 29 de agosto, pelo Centro de Convenções de Florianópolis (SC), quando ocorrerá o Startup Summit 2025. No evento, os participantes interessados em potencializar suas vendas terão como ponto de encontro o estande da PipeRun, plataforma de CRM especializada em gestão de vendas e atendimento para pequenas e médias empresas brasileiras do segmento de serviços.

Ao longo dos três dias, a salestech e seus parceiros oferecerão atendimentos conjuntos aos visitantes do estande. A proposta é simples: o cliente leva suas dores e sai da visita com dicas ou um plano para fortalecer sua captação de leads, vendas e gestão de clientes.

Estarão presentes alguns dos parceiros e fundadores das empresas GetDemo, Driva, CustomerX, Leadster e Elephan, todas com integrações ao CRM de Vendas PipeRun. Não haverá reserva de horários – os atendimentos ocorrerão durante o período da tarde, conforme a disponibilidade.

“O mercado quer menos discurso e mais experiência prática. A gente organiza o processo, conecta ferramentas de IA e mostra como será o resultado. Automatizar sem mapear processos é acelerar na direção errada; nosso papel é padronizar a excelência antes de automatizar para escalar e medir tudo para melhorar ainda mais”, afirma Fausto Reichert, cofundador da PipeRun.

Em 2024, mais de 500 pessoas passaram pelo estande da PipeRun. Para este ano, a expectativa é ampliar o impacto ao lado dos parceiros, acelerando o diagnóstico e indicando o melhor caminho para os negócios crescerem. “Com os parceiros certos, o cliente enxerga o todo: geração de demanda com prospecção, captação de leads no inbound, distribuição de leads, cadências de funil, WhatsApp, propostas, assinatura eletrônica e sucesso do cliente — sem costura de ferramentas na marra”, complementa Fausto.

Confira a programação de atendimentos conjuntos do estande:

  • Quarta (27/08) — PipeRun & Oracle | PipeRun & GetDemo
  • Quinta (28/08) — PipeRun & Driva | PipeRun & CustomerX
  • Sexta (29/08) — PipeRun & Leadster | PipeRun & Elephan

No Startup Summit, a PipeRun também apresentará inovações exclusivas do CRM de Vendas, como novos recursos de comunicação integrados, captação inteligente de leads e ferramentas de IA que automatizam tarefas comerciais, atendimento, geração de insights e priorização no funil de vendas.

A salestech, reconhecida por suas soluções para empresas de serviços como software e sistemas, agências e consultorias, telecom, fintechs e prestadores de serviços com vendas recorrentes, também é fornecedora de tecnologia para o Sebrae Santa Catarina, realizador do evento ao lado da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (SC)

Data: 27 a 29 de agosto de 2025

Sobre a PipeRun

A PipeRun é uma plataforma especializada em gestão de relacionamento com clientes, criada em 2017. O sistema de CRM de Vendas da PipeRun ajuda empresas de serviços a se organizarem para crescerem melhor. Entre os recursos disponíveis para seus clientes estão a captação, gestão e rastreamento de leads, a automação de atividades, a organização de funis do pré ao pós-venda, a geração de propostas, assinatura eletrônica de documentos e atendimento de vendas multicanais e WhatsApp oficial. Atualmente, a carteira de clientes da salestech soma mais de 1.600 empresas e 15.000 vendedores em todo o país.



IQM integrará computador quântico aos sistemas HPC do Laboratório Nacional de Oak Ridge

O Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), vinculado ao Departamento de Energia, anunciou hoje a escolha do IQM Radiance como seu primeiro computador quântico local, adquirido para ser integrado aos sistemas de computação de alto desempenho (HPC) do ORNL.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250819178379/pt/

IQM Radiance, a 20-qubit quantum computer.

IQM Radiance, a 20-qubit quantum computer.

O computador quântico de 20 qubits, IQM Radiance, é fundamentado em tecnologia de supercondutores e procura agilizar o avanço de aplicações híbridas quânticas e clássicas. O computador quântico estará disponível no terceiro trimestre de 2025, com a possibilidade de atualização para contagens de qubits maiores no futuro.

A aquisição de um IQM Radiance local reforça a missão do ORNL de promover uma integração fluida e precisa entre o hardware de computação quântica e a infraestrutura da computação HPC. As equipes do ORNL são reconhecidas por liderar esforços de integração quântica-HPC na comunidade científica há vários anos.

O comunicado de hoje se baseia em um anúncio anterior do Programa de Usuário de Computação Quântica (QCUP) do ORNL, que utiliza a plataforma de nuvem IQM Resonance para realizar pesquisas quânticas avançadas.

“O ORNL tem muitos anos de experiência em computação de alto desempenho e atualmente é uma das principais instituições de pesquisa nos Estados Unidos para computação quântica”, afirmou Travis Humble, consultor do QCUP e diretor do Centro de Ciência Quântica do ORNL. “A instalação local da IQM proporcionará aos nossos pesquisadores acesso práticoàtecnologia de computação quântica avançada, enquanto exploramos como os computadores quânticos serão integrados aos sistemas HPC para lidar com a vantagem quântica inicial.”

“Estamos entusiasmados que a ORNL tenha escolhido o IQM Radiance para ser seu primeiro computador quântico local”, afirmou Mikko Välimäki, co-CEO da IQM Quantum Computers. “Isso comprova ainda mais que os computadores quânticos já são extremamente úteis e cobiçados atualmente. Pesquisas significativas podem ser conduzidas para integrar computadores quânticos ao hardware clássico e desenvolver a plataforma necessária para alcançar a vantagem quântica.”

Desde sua entrada no mercado norte-americano, a IQM tem alavancado sua posição de destaque no mercado global, em tecnologia de ponta e em parcerias para promover a pesquisa, a adoção e a educação em quântica.

“Estamos empenhados em apoiar as iniciativas pioneiras do ORNL para promover a computação quântica nos EUA. A nossa visão compartilhada de acelerar a integração da infraestrutura quântica e de HPC tornou essa jornada incrivelmente gratificante, e ainda estamos apenas no início. O nosso objetivo a longo prazo consiste em estabelecer uma estreita colaboração com os pesquisadores do ORNL em áreas de aplicação quântica, como dinâmica de fluidos, física de partículas e simulações de estrutura eletrônica”, declarou Jan Goetz, cofundador e coCEO da IQM.

Sobre a IQM Quantum Computers:

A IQM é uma das líderes globais em computação quântica com tecnologia de supercondutores. A empresa oferece computadores quânticos completos para instalação local, além de uma plataforma em nuvem para acesso remoto. Seus clientes incluem centros de computação de alto desempenho (HPC), laboratórios de pesquisa, universidades e empresas, todos com acesso total ao software e hardware da IQM. Com mais de 300 colaboradores, a IQM tem sede na Finlândia e presença global na França, Alemanha, Itália, Japão, Polônia, Espanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos.

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E-mail: press@meetiqm.com

Tel.: +358504790845

www.meetiqm.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Nikkiso é selecionada para fornecer sistemas de regaseificação e serviços de engenharia para projeto de GNL para geração de energia nas Bahamas

O Nikkiso Clean Energy & Industrial Gases Group anunciou hoje que foi contratado pela NPG (uma joint venture a ser formada pela Shell e uma subsidiária da FOCOL Holdings Limited) para fornecer equipamentos de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) e criogênicos para o New Providence Gas Project em Nassau, Bahamas.

O projeto inclui um terminal de recebimento de GNL para apoiar a geração adicional de energia em Clifton Pier. O objetivo é oferecer infraestrutura com menor emissão de carbono utilizando GNL para alimentar turbinas a gás novas e adaptadas que antes operavam a diesel. A Nikkiso CE&IG irá fabricar e entregar o sistema de regaseificação de GNL em módulos, incluindo bombas centrífugas submersas de alta pressão instaladas em skid modular; vaporizador de banho de água a gás e sistemas associados de distribuição de energia e controle; um duto isolado com o sistema a vácuo da Nikkiso CE&IG; além de equipamentos auxiliares críticos para o local. O Grupo também fornecerá serviços de engenharia para apoiar o projeto.

O sistema de regaseificação modular, com capacidade de 55 milhões de pés cúbicos padrão por dia, apresenta um design padronizado que reduzirá o tempo e o custo de integração.

Adrian Ridge, presidente e CEO do Nikkiso CE&IG Group, afirmou: “a solução de GNL para geração de energia da Nikkiso é a preferida de nossos clientes porque conseguimos projetar, fabricar, instalar e manter equipamentos críticos que fornecem energia a gás natural em algumas das regiões mais remotas do mundo. Temos demonstrado constantemente que somos um parceiro confiável, oferecendo entrega e instalação rápidas para projetos de qualquer escala.

“Este projeto mostra bem a importância dos equipamentos criogênicos para empresas como a NPG, que buscam expandir a geração de energia de baixo carbono”.

Sobre o Nikkiso Clean Energy & Industrial Gases Group

O Nikkiso Clean Energy & Industrial Gases Group é um fornecedor líder de equipamentos criogênicos e soluções inovadoras no mundo todo, atendendoàcrescente demanda por energia e gases industriais de baixo carbono com produtos inovadores e soluções colaborativas. Contribuímos para o futuro dos setores de energia, transporte, marítimo, aeroespacial e de gases industriais.

O Grupo é liderado pela Cryogenic Industries, Inc., uma subsidiária de propriedade integral da Nikkiso Co., Ltd. (TSE: 6376).

Para saber mais sobre a Nikkiso CE&IG, acesse NikkisoCEIG.com.

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Ross Davidson

Diretor de comunicações externas

+44 (0)7946 930741

Ross.davidson@nikkisoceig.com

pr@nikkisoceig.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Board obtém certificação Microsoft Solutions Partner com software certificado para Azure para sua plataforma de planejamento empresarial

A Board, uma plataforma líder de planejamento empresarial, anunciou hoje que obteve a designação Microsoft Solutions Partner com o Certified Software for Azure, reconhecendo as capacidades comprovadas da empresa em fornecer soluções SaaS de nível empresarial no Microsoft Azure.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250819394307/pt/

Essa designação reconhece a plataforma de planejamento empresarial da Board por atender aos mais altos padrões técnicos da Microsoft para software de planejamento financeiro. Ela valida a capacidade da plataforma de capacitar os clientes com governança contínua e autônoma na nuvem, impulsionando estratégias financeiras mais inteligentes e operações simplificadas em toda a empresa.

“Alcançar a designação Certified Software for Azure é um marco importante em nosso alinhamento estratégico com a Microsoft”, disse John Kelley, líder global de Microsoft Alliance na Board. “Estamos comprometidos em oferecer soluções de software seguras, escaláveis e compatíveis, que ajudam nossos parceiros e clientes a acelerar o desempenho de seu planejamento estratégico financeiro e operacional.”

“A Board continua demonstrando excelência como parte de nosso ecossistema de parceiros ISV”, comenta Andrew Reid, líder de Parceiros Comerciais na Suíça e membro da Equipe de Liderança da Microsoft no país. “Temos orgulho em reconhecê-los com a designação Certified Software for Azure. Essa designação reflete o compromisso da Board com os mais altos padrões em arquitetura, segurança e desempenho operacional – capacitando os clientes com um planejamento empresarial mais inteligente, escalável e confiável na nuvem.”

Como parceiro global de longa data da Microsoft ISV (Independent Software Vendor) e integrante do Microsoft AI Cloud Partner Program (MAICPP), a Board está estrategicamente posicionada para ampliar sua colaboração com a Microsoft. Essa parceria permite oferecer suporte mais eficiente aos clientes corporativos e agregar valor por meio do marketplace comercial da Microsoft.

Para saber mais, visite www.board.com ou encontre a Board no Azure Marketplace.

Sobre a Board

A Board é uma plataforma de Planejamento Empresarial criada para acelerar o desempenho dos negócios ao permitir o planejamento contínuo e impulsionar decisões estratégicas. Com visibilidade em tempo real de dados internos e externos, ela oferece previsões mais precisas e unifica finanças e operações, criando uma única fonte de verdade. As experiências aprimoradas por IA ajudam as equipes a tomar decisões mais inteligentes, garantindo resultados previsíveis e lucrativos. É por isso que marcas globais como H&M, BASF, Burberry, Toyota, Coca-Cola e HSBC confiam no Board para navegar em mercados complexos. Para informações adicionais, visite www.board.com.

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Contato:
Jennie Olean

jolean@board.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Clube de Leitura do Sírio celebra 100ª edição com autora

O Esporte Clube Sírio realizará no dia 21 de agosto, quinta-feira, às 19h, na Sala Palmira, a centésima reunião do Clube de Leitura do Sírio. O encontro será aberto e gratuito para os sócios, que poderão estar acompanhados por não sócios.

A reunião especial celebrará os 100 encontros do Clube de Leitura e homenageará seus fundadores e incentivadores: o diretor cultural do Sírio, Gabriel Sayegh, e os associados Antonio ClementinoDurval Tabach e Christiane Boulos. A programação contará ainda com a presença especial da escritora Morgana Kretzmann, autora do livro “Água Turva”, obra selecionada para leitura e discussão nesta edição comemorativa. 

A obra apresenta a narrativa de personagens que vivem na região noroeste do Rio Grande do Sul, no entorno do Parque Estadual do Turvo — que faz fronteira com a Argentina — e na cidade fictícia de Dourados. Entre eles estão Chaya, guarda-florestal encarregada de combater a caça ilegal de animais silvestres; Preta, líder de um grupo de caçadores e contrabandistas, os Pies Rubros, que atuam do lado argentino da fronteira; Olga, jornalista e assessora parlamentar de um deputado de origem progressista que se aliou à direita; e Sarampião, ex-guarda ambiental e protetor da mata.

Após o debate, a autora participará de uma sessão de autógrafos com os leitores.

Clube de Leitura do Sírio

Lançado em 2015, o Clube de Leitura do Sírio consolidou-se como um espaço de valorização da literatura e do pensamento crítico, reunindo mensalmente leitores apaixonados por obras de diferentes estilos, gêneros e origens.

Para o coordenador e mediador do Clube de Leitura, Appio Antonio de Souza, a centésima reunião representa uma conquista marcante para a trajetória cultural do clube. “É digno de comemoração, pois não há muitos clubes de leitura que tenham atingido esse número de reuniões. E nós seguimos ininterruptamente: nem mesmo a Covid-19 nos impediu. Durante a pandemia, mantivemos nossos encontros mensais de forma virtual, cada um em sua casa, mas com as mentes juntas — para comentar e analisar os livros do mês, expor suas interpretações, debater as opiniões, e escolher os próximos livros”, afirma Appio.Segundo ele, nesses cem encontros, o grupo explorou uma ampla diversidade de estilos literários, com obras de autores brasileiros, latino-americanos, norte-americanos, africanos, asiáticos e europeus — do nórdico ao sul Mediterrâneo, do oeste Íbérico ao leste russo. “Traduzidas para o português, desfilaram obras na língua inglesa, francesa, portuguesa, italiana, espanhola, russa, húngara, norueguesa, árabe, mandarim e japonesa”, detalha.

Appio explica ainda que as escolhas do grupo ao longo do tempo foram absolutamente ecléticas, abrangendo desde os clássicos da literatura grega e latina até obras medievais, do Renascimento, do Barroco, além dos grandes nomes do Romantismo e do Realismo — sem esquecer, é claro, dos autores contemporâneos. “Nós, do Sírio, com o Clube de Leitura, praticamos aquilo que o poeta romano Juvenal propunha no século II: mens sana in corpore sano. A atuação do Clube de Leitura é a expressão de que a cultura caminha junto com as atividades esportivas, recreativas e de lazer de que seus sócios desfrutam”, conclui o coordenador.

Serviço:

O quê: Centésima Reunião do Clube de Leitura do Sírio

Quando: 21 de agosto, quinta-feira, às 19h 

Quanto: gratuito para sócios e não sócios

Onde: Sala Palmira – Avenida Indianópolis, nº 1192, bairro Planalto Paulista – São Paulo – SP  

Site: https://www.sirio.org.br/



Leva Motors projeta expansão nacional após um ano de mercado

Leva Motors projeta expansão nacional após um ano de mercado
Leva Motors projeta expansão nacional após um ano de mercado

A Leva Motors, fabricante brasileira de motos e scooters elétricas, completou recentemente seu primeiro ano de operação e já traça planos para ampliar sua atuação no país. Em meio a um cenário de crescimento do setor de duas rodas e de maior interesse por soluções sustentáveis de mobilidade, a empresa investe em expansão geográfica, desenvolvimento de novos modelos e fortalecimento da estrutura logística para sustentar o ritmo de crescimento.

Segundo o CEO e cofundador Gabriel Pilão, o primeiro ano da marca foi marcado por desafios significativos, já que o mercado ainda apresenta resistência à adoção de motos elétricas, especialmente após o colapso de empresas pioneiras do setor.

“O consumidor ainda tem certas desconfianças com motos elétricas, o que impacta negativamente a percepção do setor. Além disso, a alta taxa de juros tornou o crédito menos acessível, dificultando o financiamento e afetando diretamente as vendas”, afirma.

Apesar das dificuldades, a Leva encerrou o período com resultados considerados positivos. A empresa já conta com centenas de unidades circulando pelas ruas e prevê alcançar entre 10 e 12 lojas em operação em diferentes regiões do país.

“Percebemos, dia após dia, uma crescente confiança dos consumidores na marca Leva. A partir disso, queremos consolidar um posicionamento sólido e seguimos avançando com muita consistência”, destaca o executivo.

Para o segundo semestre de 2025, Pilão ressalta que a marca projeta manter o ritmo de crescimento com a inauguração de, pelo menos, quatro novas unidades: “A meta é atingir uma média de 60 motos vendidas por mês em toda a rede. Além da ampliação da presença física, também estamos investindo em iniciativas voltadas à eficiência operacional e à melhoria da experiência do cliente.”

No campo de desenvolvimento de produto, a Leva trabalha em novos modelos que buscam atender às principais demandas do mercado, como maior autonomia e preços mais competitivos. Embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados, Pilão afirma que a área de produto atua com “total sigilo para entregar soluções que elevem o padrão das motos elétricas no Brasil”. Atualmente, a marca oferece os modelos ES1 (scooter urbana elétrica) e EG1 (motocicleta elétrica).

O plano de expansão da empresa ainda considera fatores como demanda regional e comportamento do consumidor. Capitais como Aracaju e Salvador estão entre as prioridades para novas inaugurações. “Buscamos sempre combinar oportunidades de mercado com parceiros locais qualificados que possam representar bem a marca”, explica o CEO.

Além da abertura de lojas, a Leva também estrutura sua cadeia logística e avalia parcerias estratégicas para sustentar o crescimento. A operação de montagem nacional está em fase de revisão, com foco em ganhos de escala e eficiência.

O cenário do mercado de veículos elétricos de duas rodas no Brasil reforça o otimismo da empresa. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), noticiados pelo portal AutoData, indicam que o segmento de motocicletas deve bater recorde histórico em 2025, com mais de 2 milhões de unidades vendidas. No segmento elétrico, o avanço foi de 104,74% no último ano, com cerca de 3.452 unidades licenciadas.

De acordo com o executivo, o setor de mobilidade elétrica tem ganhado tração no Brasil, principalmente no segmento de carros. “No caso das motos, ainda estamos nos estágios iniciais da adoção em massa, mas acreditamos que esse cenário vai mudar rapidamente”, analisa.

“A Leva nasceu justamente com a missão de liderar esse movimento nas duas rodas, com o objetivo de oferecer um produto acessível, confiável e com pós-venda sólido. E são estes os três pilares fundamentais para aumentar a confiança do consumidor nesse novo modelo de mobilidade”, completa.

Para ampliar o conhecimento sobre mobilidade elétrica, a empresa tem apostado em ações de conscientização junto à imprensa, em parcerias com influenciadores regionais e com a abertura de lojas, permitindo que o público possa testar os produtos.

“Queremos ser protagonistas dessa transformação e, para isso, nossa premissa é construir uma empresa com base em transparência, seriedade e compromisso com o cliente. Sabemos que o caminho é desafiador, mas estamos nos preparando mais do que nunca para acelerar”, conclui o CEO e cofundador.



Joinville/SC ganha força no cenário logístico nacional

Joinville/SC ganha força no cenário logístico nacional
Joinville/SC ganha força no cenário logístico nacional

Com a recente atualização da Instrução Normativa SRF nº 248/2002, norma que regulamenta o regime de trânsito aduaneiro no país, o Terminal de Carga Aérea (TECA) do Aeroporto de Joinville passou a ser compatibilizado como zona primária. A mudança representa um marco regulatório significativo, especialmente para a empresa Ponta Negra Logística Integrada (PNLog), concessionária responsável pela gestão do terminal.

Em outubro de 2024, o modelo de tarifação para cargas trânsito com destino ao Teca de Joinville foi alterado pelo TECAs de Guarulhos e Viracopos, fazendo com que os valores triplicassem, em alguns casos, em relação à tabela praticada nos últimos 12 anos, tornando-se um entrave operacional para diversos agentes da cadeia logística regional.

Em maio de 2025, a Receita Federal promoveu a reclassificação de zoneamento do aeroporto, equiparando o TECA como zona primária e, com isso, permitindo o retorno das tarifas anteriores. “Essa correção normativa foi decisiva para viabilizar economicamente as operações e devolver competitividade ao terminal”, afirma Lysson Barroso, diretor da PNLog.

Segundo o executivo, o movimento deve fortalecer a estrutura logística da região norte catarinense e consolidar Joinville como alternativa estratégica para nacionalização de cargas oriundas de grandes hubs aeroportuários, como Guarulhos, Viracopos e outros.

“A mudança também habilita a aplicação da chamada tabela TECA a TECA, o que se traduz em redução de custos operacionais e prazos mais competitivos para importadores e exportadores”, avalia Barroso. “Além disso, permite a nacionalização direta de cargas, evitando deslocamentos logísticos desnecessários para outros recintos ou centros de distribuição”, acrescenta.

O diretor reforça que houve atuação ativa da PNLog junto aos órgãos competentes para viabilizar essa conquista e que o reconhecimento institucional passa a agregar valor à infraestrutura alfandegária do TECA, que já operava como recinto autorizado para armazenagem e movimentação de cargas internacionais.

“Agora, como zona primária, a estrutura passa a oferecer conformidade aduaneira ampliada e ganhos operacionais imediatos para clientes e parceiros da cadeia logística”, enfatiza. O objetivo é que, agora, importadores, exportadores, trading companies e indústrias locais possam contar com mais segurança jurídica, redução de custos e agilidade nos processos de nacionalização.

“Além de beneficiar empresas já atuantes, essa conquista abre novas oportunidades comerciais e pode atrair investimentos futuros”, afirma o executivo.

Para Barroso, o impacto econômico da mudança é estimado em R$ 130 milhões/ano em arrecadação de repasse de tributos de ICMS, reforçando o papel do aeroporto como vetor de desenvolvimento regional.

“Estamos acompanhando o crescimento da demanda com a construção de uma nova unidade do TECA, com entrega prevista ainda em 2025”, destaca. Joinville ganha, com isso, posição estratégica no mapa logístico nacional especialmente nos segmentos fármaco, hospitalar, cosméticos, automotivo e eletroeletrônico, consolidando a região como um dos principais polos de comércio exterior do país.

“Este reconhecimento representa muito mais do que um avanço regulatório. É o início de uma nova fase para Joinville e para o Sul do Brasil como polo logístico”, conclui.



Tecnologia otimiza logística hospitalar e laboratorial

Tecnologia otimiza logística hospitalar e laboratorial
Tecnologia otimiza logística hospitalar e laboratorial

A logística hospitalar e laboratorial envolve o planejamento, o controle e a execução do fluxo de materiais, insumos e amostras biológicas entre unidades de saúde, laboratórios e centros de distribuição. O processo exige precisão e rastreabilidade para garantir a integridade dos itens transportados e a continuidade da assistência.

Com diferentes exigências de tempo, temperatura e segurança, essa logística opera sob protocolos rigorosos e enfrenta desafios como a multiplicidade de rotas, a dispersão geográfica das unidades e a necessidade de resposta rápida. O avanço da demanda por exames e atendimentos intensifica a busca por soluções que aumentem a eficiência operacional.

Talyson Olivetto, gerente de Supply Chain e especialista em gestão de cadeia de suprimentos e logística, pontua que a pandemia de COVID-19 evidenciou fragilidades no sistema logístico da saúde e acelerou a implementação de soluções inovadoras.

“A transformação digital, especialmente a inteligência artificial (IA), não é mais uma opção, é uma necessidade estratégica. A lentidão dos processos convencionais compromete o atendimento, eleva custos e gera insatisfação, enquanto as tecnologias fortalecem a rede de saúde, ampliando o trabalho das equipes na linha de frente, sem substituí-lo”, afirma o especialista.

Automações da cadeia de suprimentos

A IA otimiza a cadeia de suprimentos ao auxiliar na previsão de demanda, gestão de estoque e otimização logística usando análise preditiva e machine learning, segundo estudo publicado na U.S. National Library of Medicine. A análise aponta que o uso da tecnologia resulta na redução de custos e de desperdício, e em uma cadeia de suprimentos mais robusta e responsiva.

A IA está provocando uma transformação significativa no setor de saúde, especialmente em hospitais e laboratórios. Um mapeamento promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), noticiado pelo portal Medicina S.A., constatou que 62,5% dos hospitais privados participantes já usam a tecnologia, direcionada para diferentes fins.

Segundo Olivetto, seu uso vai desde a automatização de processos até a análise de grandes volumes de dados, promovendo redução de custos, ganhos em eficiência operacional e elevação da qualidade do atendimento.

“A IA já é uma realidade crescente na logística hospitalar e laboratorial, com impacto comprovado em eficiência, custos e resultados clínicos. A tendência é de adoção ainda mais ampla nos próximos anos, especialmente à medida que as instituições amadurecem seus processos internos e superam desafios de integração de sistemas e capacitação de equipes”, declara Olivetto.

O mesmo estudo internacional reforça que a otimização da cadeia de suprimentos com IA é fundamental para garantir a disponibilidade dos suprimentos médicos necessários, especialmente durante emergências internacionais de saúde.

Outra pesquisa, publicada pela revista Frontline Journals, indica que, além de aumentar o desempenho logístico, a tecnologia também gera impacto positivo nos resultados clínicos, ao permitir uma operação mais eficiente e responsiva às demandas assistenciais.

O especialista em gestão de cadeia de suprimentos ressalta que as ferramentas baseadas em IA também otimizam rotas, automatizam pedidos, preveem falhas em equipamentos e sugerem ações preventivas em tempo real.

“Tudo isso resulta em mais agilidade na tomada de decisões em ambientes de alta pressão. A IA é o catalisador silencioso da revolução logística, e em um país onde a logística de saúde é um dos pilares do sistema hospitalar, esses ganhos são inegociáveis”, evidencia.

Uso de drones podem ampliar acesso e reduzir custos operacionais

Os drones também têm desempenhado um papel crescente na logística de coleta e entrega para hospitais, centros de análises clínicas e laboratórios, pela oferta de maior segurança, eficiência e rapidez, especialmente em situações de emergência ou em áreas de difícil acesso.

Um estudo brasileiro, feito durante a pandemia, analisou que o uso regular de drones pode aumentar em mais de 90% a disponibilidade de vacinas e reduzir os custos operacionais em até 19%, especialmente em regiões de difícil acesso. O modelo testado mostrou vantagens em relação à velocidade, autonomia de voo e impacto ambiental quando comparado a veículos terrestres.

O gerente de Supply Chain esclarece que os drones podem ser indicados para transportar pequenos itens urgentes, como bolsas de sangue, remédios, desfibriladores, inaladores e vacinas, com habilidade de superar limitações da infraestrutura tradicional e condições climáticas adversas. Segundo ele, no Brasil, empresas já testam a tecnologia em busca de agilidade, segurança e manutenção da integridade e temperatura dos produtos.

“A utilização de drones para entregas críticas já deixou de ser uma aposta futurista, eles podem reduzir significativamente o tempo de entrega de medicamentos e amostras, especialmente em áreas remotas ou de difícil acesso e em cidades com tráfego intenso, gerando também economia de combustível e redução nas emissões de carbono”, destaca Olivetto.

Para o especialista, a aplicação de IA e drones podem promover avanços em áreas como previsão de demanda, controle de inventário e transporte emergencial, resultando em otimização do tempo, precisão no abastecimento e redução de perdas por vencimento de produtos.

“O futuro da logística hospitalar não está em grandes depósitos ou frotas terrestres, mas em decisões baseadas em dados, entregas aéreas inteligentes e visibilidade total da cadeia de suprimentos. Para salvar mais vidas, evitar desperdícios e garantir eficiência, é preciso integrar de forma definitiva essas tecnologias ao nosso sistema de saúde”, sugere Talyson Olivetto.

Para acompanhar o profissional, basta acessar seu perfil no LinkedIn:
https://www.linkedin.com/in/talyson-olivetto-5a947110a/



Grupo Adali integra congresso da OAB sobre direito digital

Grupo Adali integra congresso da OAB sobre direito digital
Grupo Adali integra congresso da OAB sobre direito digital

O Grupo Adali, ecossistema das plataformas jurídicas Correspondente Dinâmico, Adv Dinâmico e Central do Direito, patrocinou o 1º Congresso de Direito Digital – Edição Interior, realizado no dia 5 de julho (sábado), na cidade de Boituva (SP). O grupo também apresentou aos participantes soluções digitais voltadas à modernização da advocacia por meio de suas plataformas de contratação, gestão e informação jurídica.

O evento foi realizado pela Comissão de Direito Digital e Inteligência Artificial (IA) da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Boituva/SP. A iniciativa reuniu especialistas e profissionais do setor jurídico e tecnológico em torno do debate sobre os desafios atuais e soluções voltadas ao direito e à inovação.

Além disso, a iniciativa buscou apresentar as novas tecnologias e inovações, com objetivo de fortalecer a comunidade jurídica e ampliar a inclusão digital, em uma área até então tradicional e conservadora. 

“A democratização do conhecimento jurídico digital é essencial para garantir que profissionais, estudantes e cidadãos do interior tenham acesso às discussões mais atuais e sofisticadas sobre as transformações provocadas pelas novas tecnologias no Direito”, afirma o Vinicius Vogel Correa, presidente da Comissão de Direito Digital e IA da Subseção OAB Boituva/SP. 

De acordo com informações divulgadas pela comissão, o objetivo é consolidar a iniciativa como um marco regional. Espera-se que o evento ganhe novas edições nos próximos anos a fim de fortalecer o papel do interior do Estado de São Paulo na criação de um futuro jurídico mais produtivo e dinâmico.

Gian Nunes, cofundador do Grupo Adali e especialista em tecnologia, destaca que a organização considera o 1º Congresso de Direito Digital um marco para a democratização do conhecimento jurídico digital: “A programação robusta, com 6 painéis abordando desde delitos informáticos até advocacia 4.0, demonstra a maturidade da iniciativa da OAB Boituva em trazer discussões de ponta para o interior paulista”. 

Para Nunes, a inovação jurídica precisa ser inclusiva e descentralizada. “Além disso, o ambiente propício ao networking e à troca de experiências entre advogados, estudantes e empreendedores da área de tecnologia criou um ecossistema colaborativo que potencializou os resultados do evento”, afirma.

Debates impactam as soluções oferecidas pelo Grupo Adali

Segundo Nunes, os debates sobre regulação da IA, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e uso ético da tecnologia reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento responsável de tecnologia jurídica. 

“Nossa IA é aplicada de forma transparente. As discussões do congresso nos inspiram a continuar atuando com responsabilidade, sempre priorizando a transparência algorítmica e a proteção da privacidade dos usuários. O futuro do Direito está na combinação inteligente entre conhecimento jurídico tradicional e inovação tecnológica”, afirma. 

Priscila Pinheiro, advogada e CEO do Grupo Adali, conta que, com base nos painéis apresentados no congresso, foram identificados quatro caminhos prioritários:

  • A educação digital continuada dos profissionais, tema central do painel sobre cibersegurança e educação digital;
  • O desenvolvimento de soluções tecnológicas que resolvam problemas reais da rotina jurídica, alinhado às discussões sobre Advocacia 4.0;
  • A implementação de medidas robustas de cibersegurança em todas as ferramentas jurídicas;
  • O uso ético e transparente da inteligência artificial, conforme debatido no painel sobre IA e responsabilidade jurídica. 

Pinheiro explica, ainda, que a participação no congresso reforçou a convicção do Grupo Adali de que eventos como este são fundamentais para o amadurecimento do direito digital no Brasil. “Parabenizamos o Dr. Vinícius Vogel Correa e toda a Comissão de Direito Digital e IA da OAB Boituva pela organização e esperamos que esta iniciativa inspire outras subseções a promoverem eventos similares, fortalecendo o ecossistema de inovação jurídica em todo o país”, afirma. 

Estande com ecossistema da marca

Durante o evento, o Grupo Adali apresentou o conjunto de soluções que compõe seu ecossistema, alinhadas às tendências discutidas no congresso: 

  • Correspondente Dinâmico: a plataforma conecta contratantes e correspondentes jurídicos qualificados em todo o Brasil, buscando trazer um apoio nacional com profissionais especializados;
  • Adv Dinâmico: com objetivo de democratizar o acesso à justiça, a solução aliada à tecnologia, conecta cidadãos a advogados especializados, além de proporcionar a consulta de processos;
  • Central do Direito: como um portal de notícias e informações jurídicas, a solução tem como objetivo trazer conteúdos confiáveis diretamente das fontes oficiais, contribuindo para a atualização constante dos profissionais e interessados. 

Para mais informações, basta acessar: https://grupoadali.com.br/



Corrida de rua impulsiona mercado de alimentação saudável

Corrida de rua impulsiona mercado de alimentação saudável
Corrida de rua impulsiona mercado de alimentação saudável

De acordo com a pesquisa “Perfil do Atleta Brasileiro 2024”, realizada pela Ticket Sports e noticiada no site Fast Company, em 2023, foram registradas 1,8 milhão de inscritos em eventos como corridas de rua, ciclismo e triatlo. O número representa um aumento de 75% em relação ao ano anterior. Desse total, as corridas de rua responderam por mais de 87% das inscrições.

Para Gabrielle Agner, analista de relações públicas da franquia de alimentação saudável Sucão, o crescimento de adeptos à corrida de rua reflete a busca do brasileiro por qualidade de vida, prática de exercícios e experiências coletivas ao ar livre.

“Esse tipo de atividade reúne acessibilidade, baixo custo e uma forte comunidade digital que incentiva novos adeptos todos os dias. O cenário confirma o que já observamos nos nossos pontos de venda: aumento do consumo de itens voltados à performance”, analisa.

Segundo Gabrielle, o atleta precisa de soluções práticas antes, durante e depois da prova – de cafés leves e carboidratos de rápida absorção a hidratação saborosa e proteínas para recuperação. Esse comportamento eleva o ticket médio em horários mais ociosos e transforma eventos esportivos em vitrines ao vivo para marcas que entregam saúde sem abrir mão do sabor, afirma.

O segredo, segundo a profissional, é estar onde o corredor está, com ofertas pensadas para ele. Marcas que combinam produtos funcionais, presença em eventos, construção de comunidade e parcerias estratégicas tendem a se destacar e fidelizar um público que enxerga a alimentação como parte da performance e do estilo de vida, complementa.

Estratégias para ganhar espaço em eventos esportivos

Com o objetivo de ampliar sua presença em eventos, Gabrielle explica que a Sucão oferece produtos como sucos naturais e uma roleta premiada com vales-produtos, descontos e brindes exclusivos.

Outra ativação é a bicicleta que transforma energia em suco, uma ação que tem como objetivo incentivar a participação do público.

“Temos buscado apoiar atletas amadores e oferecer o que eles precisam para ter um bom desempenho: uma alimentação leve, saudável e cheia de sabor. Essas ações têm fortalecido nossa presença nas corridas e ampliado nosso alcance com um público que valoriza bem-estar, saúde e qualidade de vida”, detalha.

Ainda segundo a especialista, o retorno dos corredores tem sido positivo, pois eles pausam a corrida nos pontos da marca para interagir e tirar fotos, que compartilham nas redes sociais.

“A cada prova, mais corredores querem representar a marca. Isso mostra que estamos construindo algo além da ativação do dia: estamos criando relacionamento e comunidade”, conclui Gabrielle.

Para mais informações, basta acessar: www.sucao.com.br



Atendimento híbrido com IA impacta SAC, pré e pós-vendas

Atendimento híbrido com IA impacta SAC, pré e pós-vendas
Atendimento híbrido com IA impacta SAC, pré e pós-vendas

Chatbots com inteligência artificial (IA) são assistentes virtuais que interagem automaticamente com clientes por texto ou voz, oferecendo respostas personalizadas e agilizando o atendimento. Segundo dados apontados pela Botpress, 39% de todas as conversas entre empresas e consumidores envolvem chatbots, e o mercado global deve atingir US$ 27,3 bilhões até 2030.

O levantamento também mostra que 65% dos consumidores usam mensagens em redes sociais para contatar o suporte ao cliente e em 2022, 88% dos clientes utilizaram chatbots com IA, que podem responder até 79% das perguntas de rotina e permitem às empresas reduzir cerca de 30% dos custos com atendimento.

Para Marcelo Taborda, diretor da empresa especializada em contact center, customer experience e recuperação de créditos Meet Call, a IA pode melhorar os indicadores de tempo médio de resposta (TMR) e aumentar a satisfação do cliente nos canais digitais.

A Mel, nossa agente virtual com IA, por exemplo, pode reduzir o TMR e o tempo de resolução geral ao automatizar o atendimento inicial. Ela responde instantaneamente às solicitações comuns, aumenta a capacidade de atendimento simultâneo e oferece disponibilidade 24 horas por dia e sete dias por semana.

Para o executivo, agentes virtuais com IA como a Mel estão mudando os processos de recuperação de crédito, serviço de atendimento ao cliente (SAC), pré-vendas e pós-vendas, com mais personalização, escalabilidade e assertividade nas interações com clientes. Segundo ele, ferramentas de aprendizado de máquinas identificam padrões comportamentais, possibilitando a IA responder às dúvidas rotineiras. Ele traz como exemplo o Detran/RJ, que atende quase 70 mil cidadãos por mês com resolução no primeiro contato de 91% dos atendimentos em até 5 minutos em média.

No entanto, o profissional ressalta que um modelo híbrido, em que a IA executa tarefas rotineiras e o atendimento humano supervisiona e intervém nos diálogos sensíveis, é estratégico:

Essa abordagem previne vieses e discriminação em decisões automatizadas e garante auditoria das interações dentro de uma governança de dados rigorosa.

Integração entre IA e inteligência humana

O especialista explica que para manter o atendimento humanizado mesmo com automação, é essencial equilibrar inteligência artificial e humana por meio de transparência, governança de papéis, escalonamento fluido e treinamento contínuo, promovendo empatia, eficácia e confiança nas interações com clientes.

Os agentes virtuais fornecem respostas imediatas nas etapas iniciais do relacionamento e, ao detectar objeções ou sinais de insatisfação por meio de análise de sentimento, buscam solucionar a situação. Caso necessário, transferem a conversa para o agente adequado com todo o contexto, evitando frustrações e otimizando o fluxo de atendimento.

Para o diretor da Meet Call, a capacidade de combinar a eficiência e escalabilidade da IA com a sensibilidade e empatia do atendimento humano confere eficiência, especialmente em temas sensíveis como recuperação de crédito.

Além disso, reduz o estresse das partes envolvidas e oferece interações rápidas e personalizadas, maximizando resultados operacionais e preservando a confiança do cliente.

Conforme aponta Marcelo Taborda, a combinação entre algoritmos de IA e agentes humanos pode gerar negociações mais assertivas na recuperação de crédito.

As taxas de recuperação podem subir em 15% a 25% em comparação com modelos exclusivamente automatizados ou totalmente humanos, ao unir a precisão das recomendações algorítmicas à sensibilidade e ao julgamento contextual dos especialistas.

O executivo detalha que, no modelo híbrido, a IA envia lembretes, faz negociações menos complexas, análises comportamentais, segmenta devedores pelo perfil e pela probabilidade de pagamento, prioriza casos com maior chance de sucesso, adapta linguagem e canal ao contexto do cliente, envia insights em tempo real – como percentuais de desconto sugeridos, cronologia e canal ideal de contato e tom mais empático – aos agentes humanos.

Relacionamento omnichannel inteligente

Marcelo Taborda pontua que a IA contribui para jornadas omnichannel mais inteligentes, capazes de acompanhar o cliente em múltiplos pontos de contato ao analisar dados de clientes, capturados em canais como chat, WhatsApp, e-mail, telefone e redes sociais.

Como hub omnichannel, a IA permite iniciar o atendimento por telefone, prosseguir no WhatsApp e concluir por e-mail, sem perda de contexto e com agilidade, elevando a eficiência e a satisfação do cliente.

Para o especialista, a combinação de IA e atendimento humano gera personalização, eficiência operacional, fidelização e melhor desempenho comercial. Segundo ele, a IA cria campanhas de marketing altamente segmentadas, por meio de análise preditiva, que se adaptam ao perfil e ao comportamento de cada cliente, aumentando a relevância das mensagens e as taxas de conversão.

A sinergia entre IA, marketing digital e atendimento humano integra dados, personalização e toque humano nos momentos certos, fortalecendo a jornada do cliente, aprimorando resultados comerciais e consolidando marcas no cenário omnichannel, com equilíbrio de eficiência, personalização e confiança.

O diretor da Meet Call acredita que os próximos modelos de IA conversacional serão capazes de reconhecer melhor e com mais precisão o tom, o humor e a intenção do cliente, adaptando dinamicamente suas respostas de forma empática e autêntica.

Futuramente, agentes virtuais evoluirão para executar fluxos de tarefas mais complexas com mínima intervenção humana, como conduzir negociações avançadas, realizar transações comerciais, realizar pedidos, decidir, de forma autônoma, as ações mais adequadas aos objetivos do cliente ou da empresa.

Para mais informações sobre as soluções da Meet Call, basta acessar: meetcall.com.br/



Golpe do falso advogado usa engenharia social e tecnologia para enganar vítimas

Golpe do falso advogado usa engenharia social e tecnologia para enganar vítimas
Golpe do falso advogado usa engenharia social e tecnologia para enganar vítimas

Criminosos têm se aproveitado da publicidade de processos judiciais no Brasil para aplicar o chamado “golpe do falso advogado”. A fraude consiste em contatar clientes de escritórios de advocacia se passando por seus representantes, solicitando o pagamento de custas processuais ou honorários para a suposta liberação de valores de uma causa. 

Em abril deste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou campanha nacional e plataforma de verificação contra esse golpe. Na época já haviam por volta de seis mil denúncias espalhadas por todo o país. Na última quinta-feira (14) a OAB do Rio de Janeiro reforçou o combate ao golpe, que continua crescendo. 

De acordo com Edivaldo Sartor, professor de cibersegurança da FIAP, a prática é facilitada pelo fato de a maior parte das informações processuais ser pública. “Basta acessar o site de um tribunal e pesquisar pelo nome da parte para obter dados básicos, como número do processo, nome do advogado e andamento. Essa publicidade é prevista em lei, mas cria um terreno fértil para criminosos”, afirma. 

Em alguns casos, os golpistas têm acesso à íntegra dos autos, incluindo documentos e petições que não deveriam ser públicos. Segundo Sartor, isto pode indicar a participação de pessoas com acesso privilegiado, inclusive advogados. A legislação permite que qualquer profissional com registro ativo na OAB consulte processos completos, o que, embora legal, é apontado como um ponto vulnerável. 

O professor explica que a automação é a principal tecnologia usada para selecionar vítimas: “É muito mais um golpe de engenharia social do que tecnológico. A tecnologia serve apenas para obter informações, o que não é difícil, já que são públicas”. De posse das informações, os criminosos criam perfis falsos no WhatsApp, com nome e foto do advogado verdadeiro, e abordam as vítimas com mensagens que simulam comunicações legítimas.  

Para se proteger, Sartor recomenda adotar postura preventiva e desconfiar de qualquer contato inesperado. “Ao receber mensagens ou ligações, o ideal é interromper a conversa e confirmar por canais oficiais, como o telefone do escritório ou o número usado anteriormente pelo advogado”, orienta. Também é indicado que advogados estabeleçam protocolos claros de comunicação com clientes, incluindo códigos de autenticação para mensagens. 

Quando o golpe é identificado, mesmo sem prejuízo financeiro, é importante registrar boletim de ocorrência para documentar o caso. Em situações em que há transferência de valores, a rapidez é essencial para tentar reverter a operação junto ao banco. 

O professor reforça que a prevenção passa por informação e conscientização. “Em golpes de engenharia social, a melhor defesa é estar atento. A desconfiança pode ser a maior aliada da vítima em potencial”, conclui. 



IMAP impulsiona pilar social da Patrus Transportes

IMAP impulsiona pilar social da Patrus Transportes
IMAP impulsiona pilar social da Patrus Transportes

A Patrus Transportes, empresa de transporte de cargas fracionadas, reforça seu compromisso com o S do ESG por meio do Instituto Marum Patrus (IMAP), criado em 2008. A organização filantrópica nasceu do sonho de Marina Patrus (in memoriam), então diretora de cultura organizacional, transformação digital e pessoas, de formalizar e expandir as ações sociais da empresa. O Instituto carrega também o nome e o legado de Marum Patrus de Souza, fundador da companhia.

Os projetos têm como público-alvo colaboradores da Patrus Transportes, instituições do terceiro setor e a comunidade do entorno das unidades da empresa e se concentram em três pilares: assistência social, capacitação profissional e voluntariado. Desde sua fundação, o IMAP já investiu R$ 8,9 milhões em ações sociais, reuniu mais de 800 associados e parceiros e impactou diretamente mais de 232 mil pessoas em todo o país.

Entre as iniciativas de destaque estão o Um Dia IMAP para Reformar, que já realizou 22 reformas de casas de colaboradores em situação de vulnerabilidade; o Jovem no Transporte, que já capacitou 337 jovens, dos quais 50% foram contratados; e o Transportando Solidariedade, que viabiliza o envio de doações.

Para Olga Mendes, gerente do Instituto Marum Patrus, o engajamento coletivo é o motor dessa transformação e investir na promoção humana é a principal missão da organização. Cada projeto realizado é fruto da união entre colaboradores, voluntários, parceiros e comunidades. O impacto vai muito além dos números, ele está nas histórias de superação e nas oportunidades criadas. Queremos proporcionar dignidade às pessoas das diversas regiões em que a Patrus Transportes atua, afirma.

O presidente da Patrus Transportes, Marcelo Patrus, reforça que o compromisso social é parte da essência da empresa. O IMAP, no conceito de ESG, representa o S, de social, da Patrus Transportes. Acreditamos sempre que o crescimento empresarial deve caminhar junto com o desenvolvimento humano e comunitário, finaliza.



Marketing em 2025 exige estratégias mais eficientes

Marketing em 2025 exige estratégias mais eficientes
Marketing em 2025 exige estratégias mais eficientes

O mercado de marketing brasileiro vive um momento de transição marcado pela busca por maior integração entre canais, personalização de conteúdo e uso inteligente de dados. Relatórios recentes indicam que, na segunda metade de 2025, as empresas tendem a consolidar estratégias mais alinhadas, explorando o potencial de múltiplos pontos de contato para fortalecer a relação com o consumidor.

Segundo o Relatório de Tendências de Marketing 2025, produzido pela Conversion, muitas organizações ainda enfrentam desafios para se adaptar a essas novas dinâmicas. Mídias sociais, eventos presenciais e ações de live marketing ganham relevância, evidenciando a importância de conectar experiências digitais e físicas. A McKinsey & Company aponta que a personalização e o uso de dados para otimizar campanhas são elementos decisivos para o sucesso no período. A mídia out-of-home (OOH) também passa por reinvenção, adotando tecnologias e abordagens criativas para atingir públicos específicos em locais estratégicos.

Essa mudança de cenário demanda estratégias mais eficientes e integradas. Para Thiago Franklin, diretor de estratégia da BAOBÁ Full Agency, “as empresas estão buscando soluções que otimizar seus recursos, integrando diferentes áreas e plataformas para alcançar resultados mais significativos com menor custo e tempo de execução. A assertividade das ações se torna fundamental nesse novo cenário”.

O relatório anual da PwC sobre tendências de mídia e entretenimento corrobora essa análise, destacando que a integração entre plataformas e a coerência entre experiências online e offline são diferenciais estratégicos. Ainda segundo Franklin, “um fator adicional tem sido um ponto de ancoragem para essas novas estratégias: o aumento exponencial do volume de dados validados de CRM nos últimos anos. Com essa base, é possível estruturar os três pilares fundamentais da comunicação customizada na atualidade: o perfil de quem será impactado, o tipo de comunicação a ser produzido e o ponto de comunicação a ser ativado”.

A adaptação a novos formatos também se reflete nas preferências do consumidor. O relatório CX Trends 2025 revela que 78% dos consumidores valorizam experiências positivas, e 66% afirmam ter sido impactados por conteúdos personalizados. A Kantar reforça que personalização, integração de dados e estratégias omnichannel são pilares essenciais para marcas brasileiras competitivas em 2025. Para Franklin, “olhar para os novos formatos em 2025 implica não apenas adotar novas tecnologias, mas também repensar a forma como as marcas se conectam com seus consumidores”.



Esri lança guia para gerenciar sistemas complexos de serviços públicos, agora e no futuro

A Esri, líder global em inteligência de localização, lançou o Top 20 Essential Skills for ArcGIS Utility Network (As 20 Habilidades Essenciais para o ArcGIS Utility Network). Um modelo avançado de informações de rede dentro do ArcGIS Pro e do ArcGIS Enterprise, o ArcGIS Utility Network ajuda os usuários a lidar com a complexidade dos sistemas de serviços públicos modernos. Permitindo que técnicos e analistas de GIS gerenciem uma rede conectada com um único modelo unificado, o Utility Network também visualiza a infraestrutura em 2D e 3D para revelar insights e análises detalhadas.

O Top 20 Essential Skills for ArcGIS Utility Network se concentra em 20 habilidades com base nas contribuições, sugestões e solução de problemas dos usuários. Usando capítulos curtos e diretos com tutoriais passo a passo que simplificam tarefas e descrições importantes, os leitores aprenderão como:

  • Criar modelos de recursos
  • Aplicar regras de rede e validar dados
  • Usar o inspetor de erros para resolver recursos com erros
  • Usar um traço conectivo básico
  • Usar traços direcionais
  • Criar um diagrama de rede
  • Gerenciar sub-redes e muito mais

Escrito pelos especialistas em produtos da Esri — Melissa L. Mayo, Christopher Cremons e Remi Meyers, o Top 20 Essential Skills for ArcGIS Utility Network (As 20 Habilidades Essenciais para o ArcGIS Utility Network) é um guia indispensável para quem deseja um recurso único, confiável e abrangente para aproveitar ao máximo o Utility Network.

O guia Top 20 Essential Skills for ArcGIS Utility Network está disponível em versão impressa (ISBN: 9781589488274, US$ 49,99) e como e-book (ISBN: 9781589488281, US$ 49,99), podendo ser adquirida na maioria dos principais varejistas online ao redor do mundo. Varejistas interessados podem entrar em contato com a Ingram Publisher Services, distribuidora oficial da Esri Press.

Sobre a Esri

A Esri, líder global de mercado em software de sistema de informações geográficas (GIS), inteligência de localização e mapeamento, ajuda os clientes a liberar todo o potencial dos dados para melhorar os resultados operacionais e comerciais. Fundada em 1969 em Redlands, Califórnia, EUA, o software da Esri é implementado em centenas de milhares de organizações no mundo inteiro, incluindo empresas da Fortune 500, agências governamentais, instituições sem fins lucrativos e universidades. A Esri possui escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que fornecem suporte local em mais de 100 países em seis continentes. Com seu compromisso pioneiro com a tecnologia e a análise geoespaciais, a Esri desenvolve as soluções mais inovadoras que utilizam uma abordagem geográfica para resolver alguns dos problemas mais complexos do mundo, colocando-os no contexto crucial da localização. Visite-nos em esri.com.

Copyright © 2025 Esri. Todos os direitos reservados. Esri, os logotipos Esri Globe e Frame, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na União Europeia e em outras regiões. Os nomes de outras empresas, produtos ou serviços mencionados podem ser marcas comerciais ou registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Jo Ann Pruchniewski

Relações Públicas, Esri

Celular: 301-693-2643

E-mail: jpruchniewski@esri.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Indústria aposta na redução de plástico em embalagens

Indústria aposta na redução de plástico em embalagens
Indústria aposta na redução de plástico em embalagens

A substituição de materiais plásticos em embalagens tem ganhado força no setor industrial como uma das principais estratégias para reduzir o impacto ambiental da cadeia produtiva. Recentemente, a empresa CLAMPER, especializada em dispositivos de proteção contra surtos elétricos, iniciou um processo de reformulação de suas embalagens com o objetivo de adotar soluções mais sustentáveis. A mudança, iniciada em abril de 2023, já contempla a embalagem de um dos produtos mais comercializados da empresa: o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) para quadro elétrico, o CLAMPER Front.

As embalagens, antes feitas de blister plástico, foram substituídas por embalagens de papel com certificação Forest Stewardship Council (FSC), selo que garante que a matéria-prima provém de florestas manejadas de forma responsável. O material utilizado é composto por fibras longas de madeira de pinus, uma fonte renovável que dispensa o uso de filmes plásticos, permitindo também reciclagem e repolpagem, ou seja, o reaproveitamento junto a outros papéis.

A estimativa da empresa é que, com a substituição, aproximadamente 17 toneladas de plástico deixem de ser utilizadas anualmente. Essa redução contribui diretamente para a redução de resíduos sólidos descartados no meio ambiente, especialmente em um cenário global em que o plástico representa um dos maiores desafios ecológicos. Segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 430 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, das quais apenas cerca de 9% são recicladas.

Para Mariana Ribeiro, gerente de Marketing da CLAMPER, a mudança vai além da embalagem: “A escolha pelo papel foi feita para contribuir com a cadeia de sustentabilidade. Com origem renovável e 100% reciclável, as novas embalagens são uma alternativa sustentável para itens de origem fóssil, como é o caso do plástico”, afirma. Ribeiro ainda reforça que a reformulação promovida também incluiu mudanças no layout gráfico das embalagens, buscando otimizar a experiência do consumidor, facilitar a identificação dos produtos e aprimorar a comunicação no ponto de venda.

A adoção de práticas mais sustentáveis está diretamente ligada aos princípios Ambiental, Social e Governança (ESG) — conjunto de critérios cada vez mais observados por investidores, consumidores e órgãos reguladores. No âmbito ambiental, medidas como a troca de embalagens plásticas por materiais recicláveis são consideradas essenciais para a redução da pegada ecológica das empresas. No quesito social, consta nas embalagens, no modelo caixa, a escrita em braille para facilitar a comunicação com as pessoas com perda parcial ou total da visão.

Além dos benefícios ambientais, ações dessa natureza também favorecem a reputação e a competitividade das organizações, que passam a atender às demandas de um mercado consumidor cada vez mais atento à origem, durabilidade e descarte dos produtos que consome. De acordo com um levantamento da BASF, empresas que investem em soluções sustentáveis para embalagens não apenas reduzem custos logísticos e operacionais a longo prazo, como também ganham vantagem competitiva ao oferecer produtos alinhados com os valores ambientais de seus públicos.



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