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Condomínios têm até 2026 para se adequar a carros elétricos

Condomínios têm até 2026 para se adequar a carros elétricos
Condomínios têm até 2026 para se adequar a carros elétricos

Em setembro de 2025, o Brasil registrou um marco importante. Pela primeira vez, foram vendidos no país mais de 8 mil veículos elétricos, apresentando um crescimento de aproximadamente 73,6% em relação a setembro de 2024, segundo dados do relatório mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse dado expõe uma tendência clara de migração para a mobilidade elétrica, mas também lança um desafio novo e urgente para os condomínios residenciais: a adaptação de suas garagens e infraestruturas para permitir o carregamento desses veículos.

Se antes os condomínios podiam escolher, agora são obrigados a se adaptar à nova realidade. Afinal, segundo a Diretriz Nacional sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE), documento elaborado pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM | LIGABOM) prédios novos e antigos precisam se adaptar às normas de padronização e segurança de recarga dos BEVs até fevereiro de 2026.

A obrigatoriedade de adaptação não é mera formalidade, ela reflete a necessidade de que os edifícios estejam alinhados com as demandas tecnológicas, ambientais e de uso urbano. A partir da data-limite estabelecida, condomínios que deixarem de oferecer condições mínimas para o carregamento de veículos elétricos podem enfrentar disputas judiciais, perda de valor imobiliário ou resistência de novos moradores.

Essa transição exige planejamento técnico e bom senso administrativo, e claro, financeiro, afinal, trata-se de uma obra significativa. No entanto, como é de conhecimento de qualquer síndico ou administrador de condomínio, poucos são aqueles que contam com dinheiro em caixa para realizar uma obra de grande magnitude em um período tão curto de tempo.

Sobre o tema, Zener Costa, CEO da LLZ Garantidora e administrador de empresas, lembra que síndicos que se planejam podem realizar as obras com mais calma, mas que também existem outras formas de lidar com a adaptação. "Hoje, já existem linhas de crédito específicas para condomínios, oferecidas por garantidoras, que permitem realizar esse tipo de obra sem comprometer o caixa e sem precisar recorrer ao aumento imediato da taxa condominial", afirma.

Mais do que uma exigência legal, a expectativa é que até 2026 a obrigatoriedade se torne uma valorização imobiliária e sustentabilidade.



Alagoas lidera ranking de apoio a empreendimentos inovadores

Alagoas lidera ranking de apoio a empreendimentos inovadores
Alagoas lidera ranking de apoio a empreendimentos inovadores

O estado de Alagoas conquistou a primeira colocação nacional em estrutura de apoio a empreendimentos inovadores, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). De acordo com o indicador Estrutura de Apoio à Inovação, que compõe o Ranking de Competitividade dos Estados, Alagoas conquistou nota máxima — numa escala que vai de zero a 100. Para acessar o ranking completo, basta filtrar pelos indicadores "Inovação" e, em seguida, "Estrutura de Apoio à Inovação".

Segundo o levantamento, Alagoas possui 4,3 novos negócios para cada 1 milhão de habitantes, número superior ao registrado em unidades federativas como São Paulo, que conta com 0,8 empreendimentos inovadores para cada 1 milhão de habitantes, Rio de Janeiro (1,6) e Distrito Federal (1,7). O cálculo considera iniciativas como aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e parques científicos.

O resultado representa uma ascensão de quinze posições em relação ao ranking de 2024, quando o estado ainda figurava fora do grupo de destaque. Com o avanço, Alagoas superou Rondônia, que liderava o índice no ano anterior com 78,8 pontos e atualmente apresenta 3,4 empreendimentos inovadores por milhão de habitantes.

Na sequência da classificação de 2025 aparecem Rio Grande do Sul (73,7 pontos), Mato Grosso do Sul (62,9), Paraná (61,8) e Santa Catarina (61,8). Na outra ponta, o Maranhão aparece em último lugar, com zero ponto — o que significa nenhum empreendimento inovador —, enquanto Bahia (7,7 pontos), Pará (10,6 pontos) e São Paulo (18 pontos) completam a lista dos menores índices.

Em Pariconha, onde cumpre agenda, o governador Paulo Dantas comemorou o levantamento divulgado pelo CLP. "O resultado demonstra confiança e cumprimento de compromissos que o governo tem feito também com o setor produtivo. É por essa razão que estamos no melhor momento na geração de emprego, com o menor índice de desemprego da história de Alagoas", destacou.

Para a secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Aline Rodrigues, Alagoas demonstra uma trajetória de avanço contínuo nos últimos anos na área da ciência, tecnologia e inovação. "O esforço do Governo, por meio da Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), tem colocado o estado no topo em vários índices, como é o caso deste de apoio aos empreendimentos inovadores", ressalta.

Ela cita programas desenvolvidos pelo Governo, como o Vai Startup! e Lagoon Startup, que funcionam como incubadora e aceleradora, respectivamente, aumentando a densidade e a qualidade dos ambientes de inovação ao fornecer capital para empresas de base tecnológica. "Estamos muito felizes com esse resultado e vamos seguir trabalhando para que Alagoas permaneça no topo", ressaltou Aline Rodrigues.

Para mais informações, basta acessar: https://alagoas.al.gov.br/



Dispensa de autoescola reacende debate sobre segurança

Dispensa de autoescola reacende debate sobre segurança
Dispensa de autoescola reacende debate sobre segurança

De acordo com publicação feita no Diário do Transporte, um levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) aponta que cerca de 90% dos acidentes de trânsito no Brasil estão relacionados a falhas humanas, como imprudência ou falta de preparo técnico. O dado é citado por especialistas em mobilidade como indicativo da importância de uma formação consistente para novos condutores.

A proposta em análise no Congresso Nacional, que prevê a possibilidade de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola, reacendeu o debate sobre o equilíbrio entre ampliação do acesso e manutenção da segurança viária. O texto autoriza que o candidato se prepare por conta própria e realize apenas as provas teórica e prática exigidas pelos órgãos de trânsito.

Segundo Rafael Calábria, especialista em mobilidade urbana e pesquisador do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), qualquer alteração nas regras de formação de condutores precisa considerar o impacto sobre a segurança pública."A retirada da obrigatoriedade das autoescolas amplia o acesso, mas transfere ao candidato a responsabilidade pela própria formação. É preciso garantir mecanismos públicos de educação no trânsito e fiscalização contínua para evitar o aumento de riscos", afirma Calábria.

Cresce a relevância da informação sobre veículos

A ampliação do acesso à habilitação pode elevar o número de novos motoristas e, consequentemente, o volume de transações no mercado de veículos usados. Nesse cenário, cresce a importância de consultar dados técnicos e históricos antes de adquirir um automóvel.

De acordo com Gabriel Romano, CEO da AnyCar, o acesso a informações detalhadas sobre a procedência e a situação do veículo é um elemento essencial para a segurança das negociações. "O acesso a dados confiáveis garante que o comprador saiba exatamente o que está adquirindo, o que fortalece a segurança e a transparência das operações", afirma Romano.

A plataforma AnyCar disponibiliza consultas completas baseadas em dados oficiais, permitindo ao consumidor verificar registros como passagem por leilão, histórico de sinistro, vínculo com locadoras, além de informações sobre roubo, furto ou restrições judiciais e financeiras.

Segundo Romano, o objetivo é fornecer dados que permitam decisões de compra mais seguras e conscientes. "Quando o consumidor tem acesso a essas informações, ele reduz significativamente os riscos e consegue avaliar melhor o valor real do veículo e suas condições", explica.

A ferramenta também consolida informações de múltiplas bases públicas, oferecendo relatórios de verificação que podem ser utilizados por pessoas físicas, empresas e concessionárias. "Nosso foco é ampliar o acesso à informação técnica e contribuir para que o processo de compra e venda de veículos seja cada vez mais transparente", acrescenta o CEO.

O projeto segue em tramitação nas comissões do Congresso Nacional. Enquanto a proposta é analisada, entidades do setor recomendam que a ampliação do acesso à habilitação ocorra de forma acompanhada por políticas públicas que assegurem a segurança no trânsito e a qualificação dos novos motoristas.



Novo Marco para o Impacto da Pesquisa Acadêmica

TORONTO, 20 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A AACSB International (AACSB) e a Academy of Management (AOM), em colaboração com oito organizações líderes da comunidade acadêmica de business, lançaram hoje Global Research Impact Framework: Exposure Draft, um passo importante para a expansão do alcance, relevância e rigor da pesquisa de ensino de business em todo o mundo.

A Global Research Impact Task Force, composta por representantes da AACSB International, Academy of International Business, Academy of Management, American Accounting Association, American Marketing Association, Asia Academy of Management, Association for Information Systems, European Accounting Association, Journal of Operations Management e Production and Operations Management Society, é uma colaboração sem precedentes entre disciplinas, regiões e sociedades acadêmicas para redefinir o futuro do impacto da pesquisa no ensino de business.

Durante décadas, o sistema existente de reconhecimento do impacto da pesquisa manteve a excelência acadêmica. No entanto, com a mudança das expectativas da sociedade e a intensificação da exigência de relevância, o ecossistema de pesquisa enfrenta um momento crucial. Essa coalizão reconhece que atender a essas novas demandas exigirá uma ação ousada e coordenada para liderar uma transformação em todo o sistema, para que a pesquisa continue a moldar os negócios, as políticas e a sociedade de forma significativa e mensurável.

A estrutura está sendo orientada por quatro objetivos críticos:

  • Redefinição do Impacto: Expansão da definição do impacto da pesquisa para além das métricas acadêmicas tradicionais.
  • Aumento da Avaliação: Identificação dos princípios de avaliação que reflitam contribuições significativas, empíricas e práticas.
  • Capacitação da Inovação: Oferta de flexibilidade para ensino de business e suas disciplinas para a identificação de incentivos e recompensas do impacto baseado em evidências.
  • Ampliação do Engajamento: Garantia de que o impacto da pesquisa reflita as perspectivas de várias partes interessadas, incluindo academia, indústria, formuladores de políticas, reguladores e sociedade.

“O avanço do impacto da pesquisa não pode ser realizado por qualquer grupo”, disse Lily Bi, presidente e CEO da AACSB. “Todos nós – comunidade acadêmica, profissionais e formuladores de políticas – precisamos trabalhar juntos em direção a uma visão compartilhada. Essa estrutura é um catalisador para essa mudança. Precisamos evoluir a forma como avaliamos e reconhecemos o impacto na academia de business, e nos manter fiel ao rigor e à qualidade que definem uma grande pesquisa.”

“A pesquisa deve ir além dos nossos próprios círculos acadêmicos”, disse Peter Bamberger, ex-presidente da AOM. “Esta iniciativa reflete um compromisso coletivo com o avanço da pesquisa que informa a prática, molda a política e cria valor tangível para a sociedade.”

O Exposure Draft incentiva o ensino de business a adotar uma abordagem de avaliação multidimensional, integrando indicadores qualitativos e quantitativos para capturar o impacto nos domínios acadêmico, empresarial, político, social e educacional. Esta estrutura se alinhará com o projeto de Atualização de Padrões da AACSB para garantir que os Padrões Globais para Educação Empresarial™ reforcem a evolução do impacto da pesquisa.

O Exposure Draft está aberto para comentários públicos de 20 de outubro de 2025 a 23 de janeiro de 2026. A AACSB e seus parceiros convidam professores, líderes institucionais, profissionais e formuladores de políticas a analisar a estrutura e enviar feedback por meio da pesquisa vinculada ao esboço da exposição. A contribuição da comunidade ajudará a refinar a estrutura, que culminará nas conclusões finais compartilhadas na  Conferência Internacional e Reunião Anual da AACSB em Seattle, Washington, EUA, em abril de 2026.

Para ler e responder ao Global Research Impact Framework: Exposure Draft, visite aacsb.edu/insights/reports/2025/research-impact-framework-exposure-draft.

Sobre a AACSB International

Fundada em 1916, a AACSB International (AACSB) é a maior associação de educação empresarial do mundo, que representa 2.000 membros institucionais e mais de 1.000 membros certificados, e conecta instituições de ensino de business, empresas e eternos estudiosos para criar a próxima geração de grandes líderes. Com membros em mais de 100 países e territórios, a AACSB eleva a qualidade e o impacto das entidades de ensino de business em todo o mundo. Saiba como a AACSB e as entidades de ensino de business de todo o mundo estão liderando corajosamente o ensino de business em aacsb.edu.

Sobre a Academy of Management

A Academy of Management é a associação profissional proeminente para acadêmicos de administração e organização. Seus membros em todo o mundo são professores e estudantes de doutorado de ensino de business em universidades, acadêmicos em ciências sociais relacionadas e outros campos, e profissionais que valorizam a criação e aplicação do conhecimento. Fundada em 1936, a Academy of Management é a maior e mais antiga associação de administração acadêmica do mundo, com uma comunidade global de quase 22.000 pessoas e abrangendo mais de 125 países.

mediarelations@aacsb.edu


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Franchising cresce no Brasil e impõe novos desafios de expansão

Franchising cresce no Brasil e impõe novos desafios de expansão
Franchising cresce no Brasil e impõe novos desafios de expansão

O franchising brasileiro encerrou 2024 com crescimento acima do esperado. O setor movimentou R$ 273,08 bilhões, avanço de 13,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Agência Brasil. O desempenho reforça a relevância econômica do segmento, mas traz também desafios de gestão, internacionalização e manutenção da qualidade.

Atualmente, 92 redes brasileiras estão presentes em 41 países. A expansão internacional tem sido cada vez mais realizada por meio do modelo de master franqueado, responsável por adaptar a marca ao mercado local e expandir sua atuação regional. A internacionalização das franquias brasileiras é tema de análise em portais como o Central do Varejo.

Levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) mostra ainda que 67% das redes mais internacionalizadas estão no estágio mais avançado de maturidade digital, reforçando a relação entre tecnologia e sucesso no exterior.

"O processo de internacionalização exige muito mais do que capital. Ele depende de adaptação cultural, suporte jurídico, sistemas de gestão modernos e da capacidade do master franqueado em operar com visão de longo prazo", avalia o especialista em franchising Felipe Werneck.

Mão de obra é entrave
A contratação de pessoal qualificado segue como um dos maiores obstáculos do setor. Cerca de 73% das redes relatam dificuldade para encontrar mão de obra, segundo pesquisa da ABF.

Entre as soluções apontadas estão investimentos em treinamento padronizado, capacitação contínua, programas de retenção e uso de tecnologia para reduzir tarefas repetitivas.

Qualidade sob pressão
Garantir que o produto ou serviço chegue ao consumidor com o mesmo padrão em todas as unidades permanece como desafio central. Pesquisas de mercado indicam que 42% dos consumidores deixam de frequentar uma rede inteira após uma experiência ruim em apenas uma loja.

Auditorias periódicas, logística robusta e controle rígido de fornecedores são algumas das estratégias adotadas para reduzir riscos.

Equipes para expansão
O crescimento do franchising para além das capitais e em cidades médias e pequenas aumenta a necessidade de equipes gerenciais bem preparadas. A atuação internacional também exige profissionais especializados em legislação local, marketing regionalizado e tecnologia para garantir integração digital.

Segundo Felipe Werneck, "a profissionalização das equipes é o que diferencia redes capazes de crescer de forma sustentável. O mercado exige hoje não apenas escala, mas também governança e controle de processos".

Fornecedores estratégicos
O relacionamento com fornecedores se tornou peça-chave para reduzir custos e garantir previsibilidade no abastecimento. Hubs regionais de distribuição e contratos de longo prazo estão entre as estratégias mais utilizadas para assegurar padronização e economia de escala.

Tendências recentes
O setor ultrapassou 200 mil operações ativas em 2025, marco inédito no país. A internacionalização também reforça o apelo de inovação e competitividade.

Com números em ascensão, especialistas do setor destacam que o diferencial competitivo do franchising dependerá cada vez mais da profissionalização da gestão, da digitalização dos processos e da forte integração entre franqueador e franqueados, fatores que garantem eficiência e consistência na expansão das redes, conforme análise publicada pelo portal Sua Franquia.



Fluid Feeder leva solução para controle de macrófitas na Fenasan 2025

Tecnologias e soluções para o controle de macrófitas (aguapés), algas vegetativas e algas micro celulares se constituem no principal produto da Fluid Feeder, empresa especializada em soluções para tratamento de água e efluentes na Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan que será realizada entre 21 e 23 outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo – SP.

A Fenasan é considerada pelo setor uma das maiores feiras de saneamento da América Latina. “A Fluid Feeder mais uma vez marcará presença como expositora, reafirmando seu compromisso em entregar soluções tecnológicas que ajudem a transformar o setor”, informa o engenheiro Francisco Carlos Oliver, CEO da empresa.

A solução para controle de macrófitas que a Fluid Feeder traz, em parceria com a empresa mexicana Dakatso, se constitui em um sistema com barreiras físicas para contenção dos vegetais, que executa a coleta, trituração e moagem, secagem e conversão em fertilizante ou em elementos estruturais.

As macrófitas aquáticas são espécies vegetais visíveis a olho nu, cujas partes fotossintetizantes ativas são permanentemente — ou por alguns meses do ano — submersas ou, ainda, flutuantes. Essa variedade de plantas aquáticas geralmente habita brejos e lugares parecidos. Podem causar os mesmos problemas que as algas acarretam nos sistemas de tratamento de água.

Outra tecnologia apresentada aos visitantes será um aparelho de controle de algas que é empregado para a contenção desses vegetais, além também da vegetação macrófita. Segundo o site Science Direct as algas causam muitos problemas em sistemas de tratamento de água, na captação em reservatórios e lagoas, e em grandes fontes de água com efluentes industriais e domésticos.

No mix de produtos expostos da Fluid Feeder, entre outros, estarão presentes sistemas de controle de odores, sensores de monitoramento inteligente de gases, equipamentos de controle analítico de qualidade da água, tecnologia de controle de nível de manto de lodo por ultrassom, e a solução de retrolavagem de filtros com controle ultrassônico.

Posicionamento na Fenasan 2025

A Fluid Feeder vai expor suas soluções num estande na Ilha Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), um espaço compartilhado por grandes marcas da indústria nacional de saneamento. Segundo o CEO da Fluid Feeder, Francisco Carlos Oliver, “este local tem sido visitado por causa da formação de inúmeras alianças estratégicas, do fortalecimento das redes de contatos qualificados, além do empoderamento de toda cadeia produtiva do saneamento”.

Na opinião dele, a indústria de saneamento no Brasil atravessa um período decisivo. “A implementação do novo quadro regulatório estabeleceu uma série de objetivos e investimentos que destacam o setor como uma das áreas com maior potencial de expansão nos anos a seguir”, analisa.

No seu entender, aquelas companhias que possuírem tecnologia, credibilidade e reconhecimento se tornarão protagonistas ou parceiras estratégicas nesta ampla transformação do segmento. “A participação na Fenasan 2025 não só reforça a importância de nossa empresa, mas também ressalta a perspectiva naquelas soluções que promovam a eficiência, sustentabilidade e resultados, tanto para os clientes quanto para a população”, salienta Oliver.

O evento, a seu ver, “é onde o público poderá conferir de perto as soluções que têm transformado o mercado, e conversar com especialistas para entender e se conectar com o que há de mais atual e relevante no setor”.



Sistema constrói estrutura e apartamentos ao mesmo tempo

Sistema constrói estrutura e apartamentos ao mesmo tempo
Sistema constrói estrutura e apartamentos ao mesmo tempo

A empresa Modal Modular, especializada em construções modulares de lofts, studios, moradias e empreendimentos comerciais, atualmente desenvolve um modelo construtivo que combina o método tradicional em alvenaria com a tecnologia da construção modular. O formato propõe que construtoras parceiras executem apenas a estrutura do edifício — composta por pilares, vigas e lajes — enquanto a companhia fabrica, em ambiente controlado, os apartamentos completos, prontos para serem encaixados na edificação.

“Na prática, a estrutura de alvenaria funciona como uma espécie de ‘porta-módulos’, ou seja, um invólucro preparado para receber apartamentos inteiros”, conforme descreve João Victor Freitas, diretor-geral da construtora offsite. Cada unidade é produzida com estrutura metálica, revestimentos, instalações elétricas e hidráulicas, além de acabamentos finalizados em fábrica. Quando a estrutura do prédio está concluída, os módulos são transportados e instalados nos vãos previstos, encaixando-se com precisão ao edifício.

De acordo com Graciella Calegari, cofundadora da construtora industrializada, o novo sistema representa um avanço técnico importante para o setor. “Nosso objetivo é permitir que a estrutura e os apartamentos sejam produzidos simultaneamente, reduzindo o tempo total de obra e de entrega ao cliente final, garantindo maior previsibilidade de custo e padrão de qualidade”, explica Calegari.

O sistema utiliza a tecnologia BIM (Building Information Modeling) para garantir o encaixe exato entre o prédio e os módulos habitacionais, compatibilizando cada etapa do projeto em ambiente digital. Os apartamentos são fixados por meio de apoios metálicos e conexões rápidas, que também facilitam a ligação às redes prediais de água, energia e esgoto. O resultado é uma montagem limpa, precisa e com controle de qualidade ampliado.

A metodologia vem sendo classificada como um sistema construtivo híbrido, por unir a robustez da alvenaria à eficiência da industrialização modular. Segundo a Modal Modular, o modelo foi desenvolvido para atender principalmente parcerias com construtoras e incorporadoras, que poderão concentrar-se na execução das estruturas, enquanto a produção dos apartamentos é realizada de forma industrial. A proposta também pode ser aplicada em projetos de retrofit urbano e em programas de habitação de interesse social, onde a agilidade e a redução de custos têm impacto direto na viabilidade das obras.

Com o novo sistema, a companhia visa otimizar o processo de produção de edifícios e ampliar a adoção de tecnologias construtivas mais sustentáveis e eficientes no país.



Encerrar ciclos se torna prática estratégica nas empresas

Encerrar ciclos se torna prática estratégica nas empresas
Encerrar ciclos se torna prática estratégica nas empresas

Estudos recentes publicados pela Harvard Business Review indicam que as empresas vêm dedicando mais atenção ao encerramento de projetos e ciclos como parte essencial da estratégia de gestão. A pesquisa destaca que fechar um ciclo de forma estruturada permite consolidar aprendizados, realocar recursos e reforçar a confiança das equipes, elementos fundamentais para a performance no período seguinte. A publicação descreve a prática de "sunset a project" como um processo que deve envolver reflexão coletiva, documentação de resultados e reconhecimento do esforço envolvido.

A importância de rituais e cadências organizacionais também é analisada pela Asana, que aponta que rituais regulares, inclusive de encerramento, contribuem para reduzir ruídos de comunicação e fortalecer a coesão entre equipes distribuídas. A abordagem sugere que momentos estruturados de revisão são decisivos para criar sentido comum em organizações complexas e em constante transformação.

Nesse contexto, o Wrap Up 2025, iniciativa da Hyper Island, surge como um programa voltado a apoiar empresas na conclusão consciente do ano e na preparação do trimestre inicial de 2026. O formato combina retrospectiva, análise de tendências e priorização de iniciativas, resultando em direcionadores de foco, objetivos organizacionais e um plano de 90 dias com responsáveis e métricas de acompanhamento.

"As empresas costumam investir muito tempo no início do ciclo, mas é no encerramento que se definem as bases para o futuro. Um fechamento bem conduzido cria foco, engajamento e clareza sobre o que realmente importa", afirma Carlos Zuccolo, head da Hyper Island Brasil.

A proposta dialoga com o artigo "Land the Plane — The Blind Spot That Could Cost You 2026", da The Conscious Leadership Group, que defende que a forma como uma organização encerra um ciclo influencia diretamente sua capacidade de começar o próximo com clareza e energia. A metáfora de "pousar o avião" sintetiza a necessidade de reconhecer vitórias, extrair aprendizados e fechar pendências antes de avançar.

Ao estruturar a passagem de 2025 para 2026, o Wrap Up 2025 se insere nesse movimento mais amplo de gestão consciente em que celebrar resultados e refletir sobre o ciclo anterior se torna parte fundamental da execução estratégica do novo ano.

Para mais informações sobre o Wrap Up 2025, basta acessar: https://www.hyperisland.com.br/pages/wrap-up-2025



Panduit e Symmeo fecham acordo de distribuição

A Panduit, fabricante global de soluções de infraestrutura elétrica e de redes, acaba de anunciar a Symmeo, unidade de negócios do Grupo Prexx, como nova parceira de distribuição no Brasil. Com matriz em Santa Catarina e filiais no Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas e Flórida (EUA), o Grupo Prexx atua em mais de 70 segmentos em 37 países e tem faturamento anual de R$ 2 bilhões.

Ao agregar o portfólio da Panduit, a Symmeo, que acumula experiência de sete anos na comercialização de produtos para os setores de tecnologia e telecomunicações, agora reforça sua estrutura, que conta com uma equipe de 60 profissionais, para o atendimento com foco em projetos, fortalecendo a parceria estratégica com integradores, revendedores, clientes corporativos e de governo.

E, para consolidar a abrangência nacional da Symmeo, a empresa anunciou uma unidade na cidade de Manaus. “Mesmo sem uma filial, a região Norte é responsável por um grande volume de negócios, pois ainda demanda muita infraestrutura, especialmente na parte de cabeamento. Essa nova unidade na capital amazonense possibilitará logística e atendimento comercial mais eficientes”, afirma Airton Martins, presidente do Grupo Prexx.

A Panduit, por sua vez, reconhecida pela forte presença no segmento high-end, encontrou na Symmeo a parceira ideal para alcançar o mercado SMB (pequenos e médios negócios), especialmente no setor de segurança eletrônica. “Em um primeiro momento, nossa ideia era focar na linha de acesso, mais voltada à competitividade de preço, mas a sinergia foi tão positiva que decidimos ampliar o leque e trabalhar com nossa linha completa”, ressalta Douglas Ozanan, sócio-fundador da Groz, representante oficial da Panduit no Brasil.

“Nosso portfólio contempla soluções em cabeamento estruturado, climatização de ambientes críticos, sistemas de energia ininterrupta (UPS) e equipamentos ativos de rede. Essa abrangência consolida a empresa como uma fornecedora completa de soluções integradas em infraestrutura tecnológica. Estamos preparados para atender demandas de diferentes portes e segmentos, assegurando eficiência, confiabilidade e elevado desempenho em cada projeto entregue”, observa Martins.

“De um lado, a Symmeo, que reúne inteligência fiscal e robustez financeira, pode contar com nosso portfólio completo para atender plenamente ao segmento de grandes projetos; do outro, a Panduit se beneficia da capilaridade de uma distribuidora com ampla rede de revendas espalhadas pelo país, abrindo portas também para o mercado de pequenos e médios negócios, que muitas vezes demanda agilidade em propostas, rapidez na entrega e flexibilidade logística. Essa parceria é fundamental para nossa meta de dobrar o faturamento da Panduit no Brasil até 2030”, reforça Ozanan.

“A partir dessa parceria, ampliamos nossa capacidade de atender a diferentes demandas, oferecendo em todo o território brasileiro não apenas produtos e serviços, mas também soluções completas, para todos os perfis de clientes”, conclui Martins.



Cresce mercado de automação residencial no Brasil

Cresce mercado de automação residencial no Brasil
Cresce mercado de automação residencial no Brasil

O mercado brasileiro de automação residencial vive um momento de expansão acelerada. De acordo com dados do IMARC Group (2024), o setor de casas inteligentes no Brasil atingiu US$ 2,68 bilhões em valor de mercado e deve alcançar US$ 6,68 bilhões até 2033, com taxa de crescimento anual de 10,7%. O avanço reflete o crescente interesse dos consumidores por soluções conectadas, que unem praticidade, segurança e eficiência energética.

Inserida nesse contexto de crescimento, a NEO Avant, marca nacional especializada em automação residencial, anunciou o lançamento de seu novo site, desenvolvido para aprimorar a jornada do consumidor e oferecer uma experiência de compra mais fluida e informativa.

Criada em 2020 como uma submarca da Avant Lux, a NEO Avant surgiu para atender à demanda crescente por produtos inteligentes, inicialmente com foco em iluminação conectada. Em 2024, a marca se tornou independente, passando por um reposicionamento completo de design e identidade visual. Essa nova fase marcou também o início de uma estratégia 100% digital, com canais próprios de venda e comunicação.

De acordo com o gerente de marketing da empresa, Vinícius Barreto, o planejamento estratégico foi estruturado para atender à evolução do mercado.

"O planejamento estratégico da NEO Avant partiu da necessidade de lançar uma linha de produtos conectados sem diluir a consolidada marca de iluminação Avant. A solução foi criar a NEO Avant: uma nova marca 100% digital e vendida exclusivamente em marketplaces. Com foco no ambiente online, seu rebranding priorizou um design clean e atrativo, enquanto a embalagem foi elevada a um ponto de contato crucial, tornando-se a primeira experiência física e de qualidade da marca com o cliente. Toda essa direção foi validada por pesquisas com o público-alvo", explica Barreto.

Com a expansão do portfólio, que inclui lâmpadas inteligentes, interruptores e tomadas conectadas, a marca lançou em 2025 a linha Zigbee, tecnologia que amplia a integração entre dispositivos e oferece conexões mais estáveis. Segundo a empresa, o novo site foi criado para acompanhar essa evolução, reunindo em um só ambiente informações sobre produtos, suporte técnico e processo de compra.

"Nosso objetivo é posicionar a NEO Avant como a marca líder em automação residencial no Brasil, direcionando-se a entusiastas de tecnologia com a promessa central de automação ao seu alcance. Para construir essa liderança, a comunicação será focada no ambiente digital, com forte investimento em conteúdo educativo e parcerias com influenciadores do setor", complementa Barreto.

Com essa nova etapa, a NEO reforça seu propósito de ampliar o acesso à automação residencial, com a proposta de acompanhar um movimento global de transformação tecnológica nas residências.



Lenovo Revoluciona com IA Agêntica para Empresas

Enquanto as empresas buscam aproveitar os benefícios da inteligência artificial, a Lenovo apresentou hoje os novos recursos da IA agêntica como parte central de seu portfólio de força de trabalho habilitada para IA, um conjunto completo de dispositivos, serviços e soluções de ciclo de vida que transformam investimentos em IA em valor comercial mensurável.

Segundo a IDC, as empresas já obtêm quase US$ 4 de retorno para cada dólar investido em IA generativa. Até 2027, espera-se que a IA agêntica duplique a produtividade da força de trabalho em todo o mundo,1 indicando que as empresas estão passando da experimentação com IA para resultados concretos. Esse momento representa uma mudança significativa em que as empresas estão deixando de pilotar a IA e incorporando a automação inteligente em suas forças de trabalho, enquanto a Lenovo se destaca como uma das líderes nessa transformação.

Com os recursos de IA agentic da Lenovo, as empresas podem implantar agentes digitais que trabalham de maneira autônoma ou em colaboração com funcionários para gerenciar fluxos de trabalho, automatizar tarefas e apoiar decisões mais inteligentes em guardrails de segurança confiáveis. Com o suporte da infraestrutura de IA da Lenovo e de uma biblioteca selecionada de agentes prontos para empresas, esses recursos liberam as equipes do trabalho diário e geram aumentos de produtividade quantificáveis.

“A IA Agêntica vai além de uma transformação tecnológica, representa uma transformação na força de trabalho”, afirmou Rakshit Ghura, vice-presidente e gerente-geral de soluções para ambiente de trabalho digital na Lenovo. “Com a IA agentic ancorando nosso portfólio mais amplo de força de trabalho habilitada para IA, ajudamos empresas a transformar projeções do setor em resultados reais, promovendo maior produtividade, fortalecendo a proteção e entregando um ROI mensurável mais rápido do que nunca.”

Diferentemente de provedores que oferecem soluções de propósito único ou que se concentram em uma única camada da pilha de IA, a Lenovo une dispositivos, infraestrutura, serviços de ciclo de vida e segurança em um portfólio preparado para atender às necessidades das empresas. Esta estratégia ajuda as empresas a obter valor da IA ​​mais rapidamente, com soluções práticas, sustentáveis e confiáveis fornecidas por empresas líderes do mundo inteiro.

Por dentro do portfólio de força de trabalho habilitada para IA da Lenovo

No cerne deste portfólio, a IA agêntica promove a personalização, proteção e um retorno sobre o investimento (ROI) comprovado. A força de trabalho habilitada para IA da Lenovo é fundamentada em três pilares que ajudam as empresas a personalizar o trabalho, simplificar as operações e reforçar a prontidão para o futuro:

  • Personalize o trabalho por meio de inteligência agêntica. Os recursos de IA da Lenovo e a plataforma Care of One™ adaptam a tecnologia e o suporte para cada trabalhador, reduzindo os tíquetes de suporte em até 30%2 enquanto melhoram a satisfação. Juntos, eles possibilitam um ambiente de trabalho mais flexível e focado nas pessoas, no qual a IA complementa o talento humano e auxilia os colaboradores a se concentrarem em trabalhos de maior valor.
  • Simplifique as operações por meio de dispositivos e serviços mais inteligentes. Os computadores pessoais da Lenovo com IA, como o ThinkPad X1 Carbon e o ThinkPad X9, estão equipados com processadores dedicados de IA e proteção ThinkShield para aprimorar tanto a experiência quanto a segurança do usuário. Os clientes da Lenovo estão observando resultados mensuráveis: a Scyne instalou 1.100 dispositivos em três meses, obtendo uma melhora de até 10 vezes no desempenho do dispositivo3, enquanto a Staples Technology Solutions economizou US$ 40.000 em sua primeira fase de atualização de TI.4
  • Proteja-se e adapte-se com TI confiável e sustentável. O dispositivo TruScale como serviço expandido da Lenovo traz a inteligência dos computadores pessoais de IA para um modelo flexível e orientado a resultados, que auxilia as empresas a se modernizarem de maneira mais eficiente e responsável. Esta solução combina dispositivos, serviços e gerenciamento de ciclo de vida em um contrato previsível, reduzindo os gastos iniciais, simplificando a implementação e ajudando as empresas a cortar os gastos por assento em até 57%.5 Novos recursos como o Carbon Impact Portal, proteção zero-trust com ThinkShielde opções de devolução e atualização flexíveis, impulsionam as metas de sustentabilidade enquanto fortalecem a proteção do dispositivo e a resiliência de TI.

Juntos, esses três pilares oferecem às empresas uma base prática para personalizar o trabalho, simplificar as operações de TI e construir uma força de trabalho mais resiliente e preparada para IA.

Para facilitar a adoção, Serviços de PC de IA da Lenovo oferecem configuração baseada em funções, treinamento personalizado e Suporte Premier 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os clientes também podem optar por adquirir o Premier Support Plus, que combina engenheiros humanos premiados com recursos de IA agentic para uma experiência de suporte altamente personalizada. Com os Serviços Gerenciados da Lenovo Digital Workplace Solutions, as empresas podem liberar todo o potencial dos computadores pessoais de IA, simplificando o gerenciamento, melhorando a utilização e mantendo os funcionários produtivos todos os dias.

“Todos os colaboradores se beneficiam de dispositivos que aprendem e se adaptam à sua maneira de trabalhar”, disse Tom Butler, vice-presidente de portfólio comercial e gerenciamento de produtos do Intelligent Devices Group da Lenovo. “Ao incorporar IA ao nível do silício e do sistema, os computadores pessoais Lenovo AI redefinem a experiência — mais rápidos, seguros e intuitivos — ao mesmo tempo em que se conectam perfeitamente com nossa IA agentic e serviços de ciclo de vida para impulsionar a produtividade empresarial em escala.”

Para ajudar as empresas a começar, a Lenovo oferece um ciclo de vida completo de Serviços de IA, iniciando com workshops do AI Discover para identificar casos de uso de alto impacto e criar roteiros. A AI Advisory alinha estratégia e prontidão da força de trabalho, enquanto o AI Fast Start ajuda a comprovar o ROI em apenas 90 dias. Por meio do AI Deploy & Manage, a Lenovo integra soluções de IA agentic e TruScale com otimização e governança contínuas para que as cargas de trabalho permaneçam confiáveis, éticas e eficazes à medida que as empresas expandem seu uso de IA.

“Na Lenovo, vemos os serviços como a ponte entre a promessa da IA ​​e os resultados reais para os clientes”, disse John Stamer, vice-presidente e gerente-geral de Serviços globais de produtos e serviços de sustentabilidade da Lenovo. “É por isso que criamos soluções que simplificam a implantação, melhoram a eficiência operacional e proporcionam a cada funcionário as ferramentas e o suporte apropriado para ter sucesso.”

A abordagem da Lenovo gera resultados em todos os setores. A ST Logistics automatizou as operações de armazém ao mesmo tempo em que avançava com seus compromissos de sustentabilidade.

“Ao colaborar com a Lenovo, obtivemos acesso a soluções inovadoras baseadas em IA que complementam a visão da ST Logistics para uma logística mais inteligente e sustentável. A experiência da Lenovo, aliada à nossa direção estratégica, permitiu a automação bem-sucedida da logística do nosso armazém”, disse Hamarian Mohamad, gerente geral de segurança interna da ST Logistics.

Segurança por Design

Segurança e confiança continuam sendo a base da força de trabalho habilitada por IA da Lenovo. Segundo o último relatório da série Work Reborn da Lenovo, chamado de “Reforçando o Ambiente de Trabalho Moderno”, mais de 60% dos líderes de TI disseram que os agentes de IA representam as novas ameaças que eles não estão preparados para gerenciar. Além disso, 90% admitiram não ter confiança plena na defesa contra ataques com IA.6

A arquitetura do Lenovo ThinkShield combina proteções em nível de hardware, medidas de integridade de firmware e defesas de endpoint com tecnologia de IA para proteger dados confidenciais e cargas de trabalho mais próximas do dispositivo, ao mesmo tempo que minimiza a vulnerabilidade a ameaças externas. Construído em uma das redes de fornecimento de tecnologia mais resilientes do mundo – classificado em 8º lugar no Top 25 da Gartner em 2025 por autenticidade e confiabilidade – o ThinkShield estende a proteção da fabricação de dispositivos e hardware por meio de ambientes de nuvem. A equipe de segurança da Meta confirma o valor: “O ThinkShield Supply Chain Assurance aumenta significativamente a confiança na autenticidade e integridade do nosso hardware”7

O futuro do trabalho habilitado por IA está próximo

A IDC estima que, até o ano de 2027, ao menos 40% das empresas do Global 2000 adotarão a IA agentic, remodelando a forma como as empresas funcionam.8 Com comprovação de redução de custos, ganhos de produtividade mensuráveis e segurança confiável, o portfólio de força de trabalho capacitada para IA da Lenovo ajuda as empresas a capturar todo o valor da inteligência artificial de hoje. Como parceira integral confiável em IA, a Lenovo oferece uma base unificada de dispositivos, serviços e infraestrutura que transforma o potencial da IA ​​em desempenho. Saiba mais em www.lenovo.com/aiservices.

1 Fonte: Whitepaper da IDC, Obtendo ROI da IA ​​Agentic, patrocinado pela Lenovo, agosto de 2025.

2 Fonte: Com base em dados de testes internos da Lenovo de implantações do Care of One, Digital Workplace Solutions, 2025. Os resultados reais podem variar.

3 Fonte: Estudo de caso da Lenovo, Scyne: Construindo um Negócio Independente, 2024.

4 Fonte: Estudo de caso da Lenovo, Staples Technology Solutions: Preparando para um rápido crescimento, 2024.

5 Fonte: Whitepaper da IDC, Análise de mercado de dispositivos como serviço, patrocinado pela Lenovo, julho de 2021.

6 Fonte: Lenovo – Relatório da série Work Reborn – Reforçando o ambiente de trabalho moderno, 2025.

7 Fonte: Citação da Meta de depoimentos de clientes do Lenovo ThinkShield, materiais de imprensa da Lenovo, 2024.

8 Fonte: Whitepaper da IDC, Obtendo ROI da IA ​​Agentic, patrocinado pela Lenovo, agosto de 2025.

Sobre a Lenovo

A Lenovo é uma potência global de tecnologia, com receita de US$ 69 bilhões, classificada em #196 no Fortune Global 500, e atende milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Com uma visão ousada de oferecer Tecnologia Mais Inteligente para Todos, a Lenovo consolidou seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo, com um portfólio completo de dispositivos habilitados para IA, prontos para IA e otimizados para IA (PCs, workstations, smartphones e tablets), infraestrutura (servidores, armazenamento, edge, computação de alto desempenho e infraestrutura definida por software), software, soluções e serviços. O investimento contínuo da Lenovo em inovações que mudam o mundo está criando um futuro mais justo, confiável e inteligente para todos, em qualquer lugar. A Lenovo está listada na bolsa de valores de Hong Kong sob Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY). Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e leia as últimas notícias em nosso StoryHub.

LENOVO, THINKPAD, THINKSIHELD e TRUSCALE são marcas registradas da Lenovo. Todas as outras marcas registradas são propriedade de seus respectivos proprietários. ©2025 Lenovo Group Limited. Todos os direitos reservados.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Zeno Group pela Lenovo: lenovossg@zenogroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Novo Centro de Inovação Farmacêutica da Roquette consolida a América Latina como polo de colaboração

A Roquette, líder global em ingredientes de origem vegetal e excipientes farmacêuticos para os mercados de saúde, nutrição e bioindústria, celebra hoje a inauguração de seu dedicado Centro de Inovação Health & Pharma Solutions em São Paulo, Brasil.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251016569216/pt/

Credits to Roquette

Crédito: Roquette

Localizado em Barueri, próximo ao centro de São Paulo, o moderno centro representa um investimento de milhões de dólares e reforça o compromisso da Roquette como parceira de referência da indústria farmacêutica no desenvolvimento de soluções de administração de medicamentos que contribuem para terapias que salvam vidas. O centro permitirá que cientistas especialistas utilizem ferramentas, tecnologias e conhecimentos avançados para oferecer soluções personalizadas aos clientes.

“O novo Centro de Inovação Farmacêutica da Roquette em São Paulo representa um marco importante em nosso compromisso com a inovação e parceria globais”, disse Isabelle Bouvier, CEO da Roquette Health & Pharma Solutions. “Essa unidade de ponta estimulará a colaboração com nossos clientes, reunindo mentes brilhantes, ao mesmo tempo em que cria novas oportunidades para nossos colaboradores e para a comunidade em geral”.

Atuando como um polo regional, o centro apoia os clientes em toda a jornada de desenvolvimento de produtos, do conceito inicial ao lançamento no mercado. A expertise comprovada da Roquette em polímeros e formulação, combinada com marcas renomadas como a celulose microcristalina Avicel®, a hidroxipropilmetilcelulose METHOCEL™, a celulose microcristalina MICROCEL® e o manitol PEARLITOL®, ajudará a acelerar os prazos de desenvolvimento, minimizar desperdícios e reduzir os custos de fabricação.

“A América Latina é um mercado dinâmico com enorme potencial”, disse Adriana Quiroga, líder de aplicação, desenvolvimento e inovação para a América Latina do Business Group Health & Pharma Solutions. “Estamos acelerando nosso desenvolvimento de produtos e nosso time-to-market, além de entregar soluções inovadoras com impacto global”.

A Roquette Health & Pharma Solutions está fazendo uma parceria com o Northeast Center for Strategic Technologies para incentivar jovens mulheres a seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática por meio do programa Futuras Cientistas. Os cientistas da Roquette atuarão como mentores das participantes e as convidarão para acompanhar seu trabalho no novo laboratório.

“No CETENE, acreditamos que o verdadeiro progresso começa com a inclusão”, disse a dra. Giovanna Machado, pesquisadora sênior do Center for Strategic Technologies of the Northeast. “Por meio do programa Futuras Cientistas e em parceria com a Roquette, estamos abrindo portas para que jovens mulheres explorem as áreas de ciência e tecnologia, não apenas como estudantes, mas como futuras líderes. Ao investirmos em seu potencial, investimos em uma sociedade mais justa, inovadora e próspera”.

Essa conquista não apenas celebra a inauguração de instalações de nível mundial, mas também reafirma o compromisso do Health and Pharma Solutions Business Group em impulsionar a inovação farmacêutica e construir parcerias duradouras que moldarão o futuro da saúde na América Latina.

Saiba mais sobre o Centro de Inovação aqui.

Sobre a Roquette

A Roquette é uma fornecedora líder de ingredientes de origem vegetal, excipientes e soluções farmacêuticas, dedicada a melhorar a qualidade e a praticidade de produtos essenciais para consumidores e pacientes em todo o mundo.

A Roquette conta com mais de 11.000 colaboradores em todo o mundo, atuando em mais de 150 países por meio de mais de 40 unidades de fabricação e 20 centros de P&D e inovação. A empresa registrou um faturamento de € 4,5 bilhões em 2024.

Utilizando recursos naturais como trigo, milho e celulose, a Roquette desenvolve ingredientes e soluções de alto desempenho usados em alimentos do dia a dia, medicamentos orais, biofarmacêuticos avançados e produtos de origem biológica.

A Roquette é uma empresa familiar guiada por uma visão de longo prazo e um compromisso constante com a inovação. Há quase um século, a Roquette promove uma vida melhor e constrói um futuro sustentável oferecendo o melhor da natureza.

Saiba mais sobre a Roquette aqui.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Comunicações do Roquette Health & Pharma Business Group:

Lisa Luke | Lisa.Luke@roquette.com

Barrett Dixon Bell:

Millie Clee, executiva de contas sênior | Millie.clee@bdb.co.uk

Fonte: BUSINESS WIRE



Viagens de brasileiros ao Japão crescem 400% na Civitatis

Viagens de brasileiros ao Japão crescem 400% na Civitatis
Viagens de brasileiros ao Japão crescem 400% na Civitatis

O Japão consolida-se como um dos destinos internacionais mais desejados pelos brasileiros. Dados da Civitatis, plataforma global especializada em experiências turísticas, indicam que as reservas para o país cresceram mais de quatro vezes no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O aumento é atribuído pela empresa à combinação entre facilidades de entrada, interesse cultural e popularização do destino nas redes sociais.

"A eliminação do visto, somada ao fascínio cultural e à intensa exposição do Japão nas redes, criou o cenário perfeito para o crescimento das viagens em 2025", explica Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil.

Entre os destinos japoneses mais procurados por brasileiros na plataforma, Tóquio, Kyoto e Osaka ocupam o topo da lista. Os passeios mais reservados incluem o tour privado por Tóquio, a excursão ao Monte Fuji e Lago Ashi, ambos com guia em português, e o ingresso para o Universal Studios Japan, em Osaka. "Temos expandido nossa oferta de atividades em português para facilitar o planejamento e a experiência dos viajantes", destaca Oliveira.

Cultura pop, redes sociais e facilidades de entrada impulsionam o turismo

Para Alexandre Oliveira, três elementos explicam a ascensão do Japão entre os turistas brasileiros: o fim da exigência de visto para estadias de até 90 dias, o crescimento da cultura asiática no país, especialmente entre jovens, e o forte apelo digital nas redes sociais.

"A isenção de visto, implementada em 2023, simplificou processos e custos, refletindo-se imediatamente nas reservas", conta Alexandre. Paralelamente, o consumo de conteúdo asiático explodiu no Brasil. Segundo reportagem do Meio & Mensagem, um levantamento de 2025 apontou que, nos últimos 12 meses, foram criados mais de 50 mil vídeos sobre cultura oriental, somando 12 milhões de visualizações e 185 mil interações.

Esse interesse também se traduz em eventos presenciais. O bairro da Liberdade, em São Paulo, recebe cerca de 20 mil visitantes por fim de semana, número que se multiplica durante o Tanabata Matsuri, que atraiu 120 mil pessoas em 2024. Já o Anime Friends, realizado em junho de 2025, registrou público superior a 150 mil pessoas em três dias de evento.

Celebridades ajudam a impulsionar o destino

O chamado "efeito celebridade" também tem papel importante no boom japonês, pontua o country manager da Civitatis Brasil. Em 2025, influenciadores e artistas brasileiros como Virgínia Fonseca e Zé Felipe, com mais de 84 milhões de seguidores combinados, compartilharam suas experiências no país, incluindo visitas ao Monte Fuji e a Kamakura.

O humorista Fábio Porchat também esteve no Castelo de Osaka, enquanto nomes como Manu Gavassi, Marina Ruy Barbosa, Sabrina Sato e Sasha Meneghel já haviam visitado o Japão em 2024.

"A visibilidade nas redes reforçou a imagem do Japão como destino completo, tecnológico e tradicional, urbano e natural. Isso, somado ao fato de ser do outro lado do mundo, torna o destino mais atraente tanto para jovens quanto para famílias", comenta Alexandre Oliveira.

Experiências de natureza, culturais e em português atraem brasileiros

Alexandre explica que a Civitatis segue ampliando sua presença no Japão com tours guiados em português, disponíveis em Tóquio, Kyoto, Osaka, Nara e Hiroshima. "Apostamos em uma oferta diversificada, que une natureza, cultura e entretenimento, com opções que vão de trilhas ao Monte Fuji a visitas a bairros históricos, experiências gastronômicas e ingressos para parques temáticos", conta Alexandre, que ressalta a alta procura por atividades no idioma próprio do viajante.

"Com tradição milenar, cultura pop em alta, presença digital massiva e menos barreiras de entrada, o Japão se consolida em 2025 como um dos destinos mais desejados pelos brasileiros", conclui o Country Manager da Civitatis Brasil.



Empresas ampliam oportunidades com a economia criativa

Empresas ampliam oportunidades com a economia criativa
Empresas ampliam oportunidades com a economia criativa

Composta por setores como cultura, tecnologia, design, comunicação, moda, gastronomia e serviços digitais, a economia criativa ganha relevância no Brasil por sua capacidade de gerar empregos, atrair talentos e promover inclusão social.

Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), as indústrias criativas movimentaram R$ 217,4 bilhões em 2020, o equivalente a 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Naquele ano, o setor empregou mais de 900 mil profissionais. A expectativa é de crescimento contínuo até 2030, impulsionado pela digitalização e pela demanda por soluções inovadoras.

A Gerente de Marketing para Atração de Talentos no ManpowerGroup Brasil, Andréa Felgueiras, afirma que "a economia criativa amplia as possibilidades de inserção profissional em um mercado cada vez mais dinâmico. As empresas estão buscando talentos que consigam unir competências técnicas com habilidades criativas, favorecendo a diversidade de perfis e estimulando a inovação".

Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) indicam que o setor criativo movimenta mais de US$ 2 bilhões por ano globalmente, com cerca de 30 milhões de empregos gerados. No Brasil, há forte presença de jovens e mulheres, com destaque para áreas como audiovisual, publicidade, design e tecnologia.

Felgueiras observa que "a flexibilização dos formatos de contratação, o crescimento do trabalho remoto e a valorização de projetos colaborativos permitem que empresas ampliem sua base de talentos, incluindo profissionais de diferentes regiões e contextos sociais. Isso representa um avanço importante na democratização do acesso ao mercado de trabalho".

O Ministério da Cultura, por meio do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), tem promovido ações voltadas à internacionalização da produção criativa brasileira e à formação de redes colaborativas entre empreendedores culturais. Além das políticas públicas, iniciativas privadas também têm investido na capacitação de profissionais criativos.

Felgueiras destaca que "as empresas que apoiam a economia criativa conseguem se posicionar de forma mais competitiva, especialmente em mercados que valorizam autenticidade, propósito e conexão com o consumidor. A criatividade aplicada aos negócios permite desenvolver soluções originais, fortalecer marcas e ampliar o impacto social das organizações".

Para ela, "a diversidade cultural brasileira é um dos principais ativos da economia criativa, pois expressões artísticas regionais, saberes tradicionais e manifestações populares têm sido incorporadas em modelos de negócio que valorizam a identidade local e promovem o desenvolvimento sustentável".

Sobre o impacto da tecnologia, Andréa Felgueiras observa que "a digitalização tem sido um importante motor para a expansão do setor criativo. Plataformas de streaming, redes sociais, aplicativos e outras ferramentas digitais ampliaram o alcance da produção cultural e possibilitaram que criadores independentes monetizassem seus conteúdos".

Ela também ressalta que "a transformação digital tem sido um catalisador da economia criativa. As empresas que conseguem integrar tecnologia e criatividade em seus processos têm mais chances de atrair talentos, inovar em produtos e serviços e se adaptar às mudanças do mercado".

"É fundamental que as organizações invistam em programas de formação que contemplem as especificidades da economia criativa. Isso inclui o desenvolvimento de habilidades técnicas, digitais e socioemocionais, além do estímulo à criatividade e à colaboração", conclui a gerente.



Bentley Systems anuncia os vencedores do Going Digital Awards 2025

A Bentley Systems anunciou hoje os vencedores do Going Digital Awards 2025. A cerimônia anual de premiação reconhece o trabalho excepcional dos profissionais de infraestrutura e seu uso inovador do software da Bentley para aprimorar a forma como a infraestrutura é projetada, construída e operada.

A Bentley Systems anunciou os vencedores do Going Digital Awards 2025 em 16 de outubro de 2025 (Imagem cortesia da Bentley Systems)

A Bentley Systems anunciou os vencedores do Going Digital Awards 2025 em 16 de outubro de 2025 (Imagem cortesia da Bentley Systems)

Este ano, aproximadamente 250 projetos foram indicados por empresas em 47 países. Os vencedores foram selecionados em 12 categorias por um painel de jurados independentes durante a conferência Year in Infrastructure da Bentley, realizada de 15 a 16 de outubro em Amsterdã.

“Felicitamos os vencedores do Going Digital Awards deste ano”, declara Chris Bradshaw, Chief Sustainability and Education Officer da Bentley Systems. “Esses projetos inovadores demonstram como as principais empresas de engenharia e construção de infraestrutura, com operadores-proprietários inovadores, estão aproveitando os avanços digitais — de dados conectadosàIA — para transformar a gestão de projetos e elevar o desempenho dos ativos. Suas conquistas estão definindo o padrão de resiliência, sustentabilidade e impacto em todos os setores de infraestrutura.”

Vencedores do Going Digital Awards 2025

Pontes e Túneis

  • Italferr S.p.A. (Itália) — Uso das tecnologias digitais para melhorar a gestão da infraestrutura

Cidades, campi e instalações

  • Voyants Solutions Private Ltd. (Índia) – Preparação do plano diretor, projeto detalhado e gestão de projetos do município de Atal Puram, Agra, Índia

Construção civil

  • Deloitte e Vale (Brasil) — SYNCHRO 4D alimenta a primeira planta de briquetagem de minério de ferro do mundo

Produção de energia

  • Baosteel Engineering & Technology Group Co., Ltd. (China) — Projeto de construção digital inteligente para uma usina siderúrgica com base na tecnologia da Bentley

Modelagem geoespacial e de realidade

  • Al Madinah Region Development Authority (MDA) (Arábia Saudita) — Plataforma de dados urbanos de Manarah

Gestão de projetos

  • Egis (França) — Canal Sena-Norte da Europa

Transporte Ferroviário e Trânsito

  • PT Kereta Api Indonesia (Persero) (Indonésia) — Infraestrutura inteligente com KAI e AssetWise Linear Analytics

Estradas e Rodovias

  • Jabatan Kerja Raya Sarawak (JKRS) (Malásia) — Fase 2 da rodovia de integração entre Sarawak e Sabah

Engenharia estrutural

  • AVS Engineers | ISID Architect, Nikhil Mahashur and Associates, Structural Engineer — Siddharth Sharma (Índia) — Fairmont Udaipur Palace

Modelagem e análise de subsuperfície

  • Fervo Energy (Estados Unidos) — Cape Station

Transmissão e distribuição

  • China Energy Engineering Group Guangxi Electric Power Design Institute Co., Ltd. (China) — Aplicação da tecnologia de inteligência digital GIS+BIM em todo o ciclo de vida do projeto de transmissão e transformação de energia de 500 kV da China Southern Power Grid em Nanning, Guangxi

Água e Águas Residuais

  • PT Wika Tirta Jaya Jatiluhur (WTJJ) (Indonésia) – SPAM Regional Jatiluhur I: transformando a água para um futuro melhor

Founders’ Honors

Durante o evento, a Bentley também apresentou 18 projetos com o prêmio Founders’ Honors. Os Founders’ Honors são selecionados individualmente pelos fundadores da Bentley Systems e concedidos a um pequeno número de projetos, indivíduos e empresas exemplares que refletem a missão da empresa de promover a infraestrutura em todo o mundo para uma melhor qualidade de vida.

Os ganhadores do prêmio Founders’ Honors 2025 são:

  • AECOM (Reino Unido) — Old Oak Common Great Western Railway Station Rail Systems
  • RF Channel Modeler da Ansys para planejamento de missão lunar da NASA (A Lua) — Planejamento de missão lunar da NASA para estações de solo na Lua
  • Aquawolf (Estados Unidos) — De zonas de incêndio a tempestades: um caso para uma modelagem de postes eficiente e inteligente
  • Arcadis (Austrália) — Desvio de Coffs Harbour
  • Aurecon (Nova Zelândia) — Digitalização do solo urbano: transformação da engenharia de subsuperfície
  • citiME Consultancy LLC (Emirados Árabes Unidos) — Modelagem de micromobilidade no modelo de transporte estratégico de Abu Dhabi
  • DC Water (Estados Unidos) — Do projetoàrealidade: implementação do gêmeo digital da DC Water
  • DPR Construction (Estados Unidos) — Construção com cuidado: planejamento Lean 4D para hospital infantil
  • Environmental Systems Lab, Universidade Cornell (Estados Unidos) — Atlas de energia: um gêmeo digital para descarbonizar o parque imobiliário de Ithaca
  • Forte and Tablada, Inc. (Estados Unidos) — Gêmeo digital da estação de bombeamento do canal da 17th Street
  • Geoambiente S/A (Brasil) — Modelagem de alta resolução para remediação de águas subterrâneas usando Leapfrog
  • Universidade de Tecnologia de Kaunas (KTU) (Lituânia) — Avaliação operacional de carbono de gêmeos digitais para edifícios
  • Leviatan Group (Romênia) — Planejamento em 4D otimizado para campus educacional militar
  • Ormat Technologies Inc. (Dominica) — Projeto geotérmico de Roseau Valley
  • PowerChina Henan Electric Power Survey & Design Institute Co., Ltd. (China) — Sistema de avaliação, monitoramento e alerta precoce de riscos de inundação em subestações
  • PT Hutama Karya (Indonésia) — Estrada Trans Papua — Trecho Mamberamo-Elelim
  • PT Pertamina Geothermal Energy (Indonésia) — Lumut Balai Unidade-3
  • Shanghai Investigation, Design & Research Institute Co., Ltd. (China) — Inovação digital em todo o ciclo de vida da geração de energia eólica marítima offshore

Prêmio Bentley-Envision para infraestrutura sustentável

O prêmio Bentley-Envision para infraestrutura sustentável reconheceu um projeto pioneiro do Going Digital Awards que foi além da excelência técnica e do valor econômico para gerar um impacto ambiental e social excepcional e mensurável.

O ganhador do prêmio Bentley-Envision é:

  • GeoStruXer (Arábia Saudita) — Reabilitação sísmica de solo sujeito a fluência utilizando radier pós-tensionado sustentável com microestacas

Todas as inscrições para o Bentley-Envision foram revisadas pelo Institute for Sustainable Infrastructure (ISI), a organização sem fins lucrativos que desenvolve e gerencia a estrutura de infraestrutura sustentável do Envision®, em parceria com a equipe de sustentabilidade da Bentley.

Prêmio Educator of the Year

O Prêmio Educator of the Year da Bentley Systems homenageia profissionais acadêmicos que fizeram contribuições excepcionaisàeducação em infraestrutura. Selecionado por um painel de jurados independentes, o vencedor é reconhecido por métodos de ensino inovadores, envolvimento impactante dos alunos e integração de software e tecnologia de engenharia de ponta no currículo.

O vencedor deste ano é:

  • Irfaan Peerun, Universidade Griffith, Austrália.

Mais informações sobre o programa Year in Infrastructure and Going Digital 2025 da Bentley podem ser encontradas aqui.

Sobre a Bentley Systems

Em todo o mundo, profissionais de infraestrutura confiam no software da Bentley Systems para ajudá-los a projetar, construir e operar infraestruturas mais eficientes e resilientes para transporte, saneamento, energia, cidades e muito mais. Fundada em 1984 por engenheiros e para engenheiros, a Bentley é a parceira preferencial de empresas de engenharia e operadores-proprietários em todo o mundo, com software que abrange disciplinas de engenharia, setores da indústria e todas as fases do ciclo de vida da infraestrutura. Por meio de nossas soluções de gêmeos digitais, ajudamos profissionais de infraestrutura a extrair o máximo valor de seus dados para transformar a gestão de projetos e o desempenho dos ativos.

© 2025 Bentley Systems, Incorporated. Bentley, o logotipo da Bentley, SYNCHRO, AssetWise e Leapfrog são marcas registradas ou não registradas, comerciais ou de serviços da Bentley Systems, Incorporated ou de uma de suas subsidiárias integrais diretas ou indiretas. Todas as outras marcas e nomes de produtos são marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Contato:
Para obter mais informações, entre em contato:

Imprensa da Bentley: Chris Phillips, PR@news.bentley.com

Investidores da Bentley: Eric Boyer, IR@bentley.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Municípios de MG estão entre os mais transparentes do país

Municípios de MG estão entre os mais transparentes do país
Municípios de MG estão entre os mais transparentes do país

A precisão das contas públicas apresentadas por 83 municípios de Minas Gerais resultou no reconhecimento do Ranking Siconfi, responsável por medir a qualidade da informação contábil e fiscal das administrações municipais de todo o país. Todos eles receberam selo Nota A, que indica o mais alto índice de excelência dos dados transmitidos à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), gestora do Ranking.

O sistema de ranqueamento adota critérios considerados bastante rigorosos para avaliar as informações transmitidas pelas gestões públicas, e a exigência é ainda mais robusta porque os itens observados se alteram todos os anos. Ainda assim, parte das administrações mineiras garantiram colocação de destaque no levantamento da STN. Este ano não é diferente, conforme aponta o ranking de 2025, referente ao exercício fiscal do ano anterior.

"As administrações municipais citadas no ranking dão um sinal claro de que a responsabilidade contábil e fiscal é uma prioridade. E este é o grande objetivo do Siconfi: ele estimula uma cultura de excelência dos municípios neste setor, que tende a crescer com o passar dos anos. As prefeituras bem ranqueadas são aquelas que demonstram que se adequaram aos critérios da avaliação", explica Helbert Lopes de Macedo, presidente da HLH Serviços e Tecnologia, empresa que oferece atendimento contábil e fiscal especializado a diversos municípios de Minas Gerais.

O gestor conta que busca se aprofundar nos detalhes do Ranking Siconfi desde que foi criado em 2019. Além disso, a empresa atua há quase 30 anos oferecendo assessoria e licenciamento de sistemas, com vistas a garantir mais qualidade e transparência das informações para gestões públicas. É isso que, segundo ele, explica o ranqueamento natural dos municípios para os quais oferece atendimento. Macedo revela que prestou atendimento a 25 dos cem municípios que melhor se destacaram em todo o país no ranking deste ano. Além disso, nove dos dez primeiros colocados em Minas Gerais foram acompanhados pelo mesmo assessoramento. Já entre os 100 primeiros colocados em transparência contábil e fiscal no Estado, 65 foram atendidos pela organização.

"Nós adotamos a ideia de que qualidade e transparência são ativos inegociáveis dentro das prefeituras onde atuamos. Mas não é só isso. Oferecemos além de serviços, softwares totalmente aderentes às exigências legais e bem incorporados aos métodos que desenvolvemos para elevar o nível de assertividade e transparência. Isto significa que conseguimos aliar a tecnologia a um modelo avançado de gestão fiscal, e o resultado é o que o Ranking Siconfi tem demonstrado mais uma vez", afirma Luiz Carlos Alves de Oliveira, sócio e diretor de TI e Desenvolvimento da HLH Serviços e Tecnologia.

Processo de mudança

O presidente da HLH explica que o primeiro passo para melhorar o nível de transparência das prefeituras é abrir-se a novas soluções que auxiliem na prestação de contas. "Essa cultura da transparência com qualidade começa dentro de casa, o que significa que é necessário ter uma abertura positiva do gestor e dos servidores diretamente envolvidos nas contas públicas. É a predisposição do ente público em melhorar o fluxo de informações contábeis e fiscais de sua gestão, que vai garantir a eficácia de qualquer ferramenta e serviços tomados", explica.

Os resultados dos municípios mineiros nos últimos quatro rankings publicados pela STN indicam modelos que parecem dar certo, mas Oliveira sustenta que a aliança entre tecnologia e método é apenas uma das possibilidades adotadas pelas administrações. "É possível alcançar um alto nível de eficiência recorrendo apenas ao nosso software. Há municípios que fazem isso, e que encontram um caminho de inovação para a gestão dos dados. Mas o mais importante é unir o que temos a oferecer com aquilo que o município está disposto a executar", conclui Helbert Lopes de Macedo.

Resultado como fruto de parceria

Sócio-diretor da HLH e responsável pelo Setor de Consultoria Técnica da empresa, Rogério Costa Maciel atribui os resultados no Ranking Siconfi a um trabalho mútuo que envolve duas pontas: na primeira, o empenho das administrações municipais em fornecer dados de alta qualidade à STN; na segunda ponta, o nível do serviço que as empresas do setor contábil e fiscal podem fornecer. Segundo ele, é a aliança com os gestores e equipes que alcança os resultados vistos no levantamento.

"A posição dos clientes da HLH no Ranking Siconfi, publicado pelo Tesouro Nacional, reafirma que a parceria com os municípios atendidos resulta em informações contábeis confiáveis e de alta qualidade. É isso que garante uma gestão favorável dos recursos públicos e, consequentemente, com efeitos que tendem a ser convertidos para a comunidade", afirma. "A utilização de um software moderno e atualizado, aliado a serviços técnicos especializados, são pilares essenciais para obtenção desses resultados", sustenta o sócio-diretor.



Girlstart vence o primeiro prêmio F1® Allwyn Global Community Award nos EUA

  • Primeiro F1® Allwyn Global Community Award dos EUA é concedido à iniciativa de Austin voltada ao STEM para garotas
  • Girlstart recebe uma doação de € 100.000 da Allwyn para apoiar sua missão de inspirar garotas a explorar STEM e perseguir seus sonhos

AUSTIN, Texas, 18 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Allwyn, empresa multinacional de entretenimento voltada para loterias, e a Formula 1 anunciaram a Girlstart como a primeira vencedora nos Estados Unidos do prêmio F1® Allwyn Global Community Award, juntamente com uma doação de € 100.000 (equivalente a mais de US$ 117.000). A doação, oferecida pela Allwyn, será usada para fortalecer o trabalho positivo da Girlstart na comunidade local, apresentando carreiras em STEM a garotas que historicamente foram marginalizadas.

Com sede no polo tecnológico de Austin – lar do MSC CRUISES UNITED STATES GRAND PRIX de FORMULA 1® 2025 – a Girlstart é uma organização nacional que incentiva garotas a explorar STEM. Ela oferece programas extracurriculares envolventes, liderados por uma equipe e mentoras exclusivamente femininas, criados para ajudar garotas a perseguirem seus sonhos independentemente de etnia ou origem. As mulheres continuam sub-representadas em carreiras STEM, compondo apenas 34% dos profissionais com diploma universitário na área, e menos de 10% desses cargos são ocupados por mulheres de cor.*

Somente no Texas, a Girlstart atende a mais de 1.800 garotas entre 9 e 14 anos todos os anos, por meio de acampamentos, conferências e atividades práticas de STEM. A organização colabora com a F1 há vários anos, trazendo o STEMàvida para garotas em Austin com experiências empolgantes – desde sessões de programação de robôs até acesso aos bastidores da tecnologia de corrida, engenheiros e pilotos no Circuito das Américas da F1.

Neste fim de semana de corrida, a Girlstart estará no circuito para um dia de atividades e mentoria relacionadas ao STEM, incluindo programas como design de troféus – nos quais as garotas criarão troféus personalizados de F1 que serão avaliados e premiados pelos pilotos – além de uma corrida de revezamento na pista, onde poderão correr ao lado de outros atletas e engenheiros.

Nos próximos 12 meses, a doação da Allwyn permitiráàGirlstart apoiar suas atividades ambiciosas, incluindo 33 programas práticos semanais de STEM após o horário escolar, 16 acampamentos de verão com duração de uma semana e a conferência “Austin Girls in STEM”, que alcançará mais de 1.250 garotas no centro do Texas.

O F1® Allwyn Global Community Award, lançado este ano como parte da parceria plurianual entre a F1 e a Allwyn, reflete o compromisso conjunto de promover mudanças positivas e retribuir às comunidades em que atuam. Durante a temporada de 2025, um total de quatro iniciativas locais ligadasàF1 e com impacto positivo em seus países – que podem incluir avanços em educação, cultura, bem-estar e sustentabilidade – serão escolhidas por um painel de jurados para receber cada uma doação de € 100.000 da Allwyn.

Outros dois vencedores receberão o prêmio F1® Allwyn Global Community Award nesta temporada nas seguintes corridas:

  • FORMULA 1® GRANDE PRÊMIO DA CIDADE DO MÉXICO 2025 – 24 a 26 de outubro de 2025
  • FORMULA 1® HEINEKEN GRANDE PRÊMIO DE LAS VEGAS 2025 – 20 a 22 de novembro de 2025

A ambição da Allwyn é expandir o prêmio para abranger mais corridas na temporada de 2026 e continuar celebrando projetos que geram um impacto significativo.

Katarína Kohlmayer, membro do conselho de administração da Allwyn International AG e jurada do prêmio F1® Allwyn Global Community Award, declarou: “O trabalho da Girlstart em Austin e em todos os Estados Unidos é tanto significativo quanto importante. Na Allwyn, valorizamos aqueles que se arriscam – mas entendemos que é muito mais fácil perseguir seus sonhos quando se tem as habilidades e a confiança para ter sucesso, além de oportunidades e modelos inspiradores. A Girlstart faz isso de forma brilhante, e estou muito feliz em ajudá-los a capacitar ainda mais garotas da comunidade de Austin e de outras regiões.”

Ellen Jones, chefe de ESG da Formula 1, afirmou: “Na Formula 1, somos movidos por uma constante ambição de inspirar a próxima geração e ampliar o acesso ao nosso esporte. A Girlstart é uma excelente iniciativa que inspira jovens mulheres interessadas em áreas STEM e lhes dá acesso para seguir seus sonhos, por isso estamos muito felizes que elas tenham vencido o prêmio F1 Allwyn Global Community Award. Seu comprometimento terá um impacto profundo em muitas das jovens que apoiam, ajudando-as a trilhar um caminho para carreiras em STEM e no automobilismo.”

A vencedora do prêmio F1® Allwyn Global Community Award, Shane Woods, da Girlstart, declarou: “Vislumbramos um futuro em que qualquer garota acredite ter o potencial de mudar o mundo por meio da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), e a F1 tem sido um enorme apoio para o nosso trabalho aqui em Austin. A doação da Allwyn fará uma grande diferença, garantindo que tenhamos os suprimentos, a equipe e o treinamento necessários para expandir nosso programa no próximo ano e aumentar o número de garotas que poderemos inspirar para o futuro.”

Notas para editores
* De acordo com o relatório anual do NGCP, State of Girls and Women in STEM

Sobre a Allwyn
A Allwyn é uma operadora multinacional líder de loterias. A Allwyn constrói loterias melhores que retornam mais para boas causas, concentrando-se em inovação, tecnologia, eficiência e segurança em um portfólio crescente de entretenimento de jogos casuais. A abordagem centrada na loteria e focada em jogos recreativos acessíveis garantiuàAllwyn posições de liderança com marcas de confiança em toda a Europa – na Áustria, República Tcheca, Grécia e Chipre, Itália, Reino Unido e Estados Unidos (Illinois).

Sobre a parceria da Allwyn com a Formula 1®
A parceria plurianual com a Formula 1® representa um esforço para aumentar o reconhecimento global da Allwyn, com as 24 corridas do esporte em todo o mundo, 750 milhões de fãs, 96 milhões de seguidores nas redes sociais, além de seu alcance em canais de transmissão e plataformas de entretenimento.

A parceria reforçará a posição da Allwyn como uma marca internacional que promove impacto comunitário globalmente, apoiando seus planos de crescimento mundial.

No centro da parceria está o desenvolvimento de iniciativas que apoiam a ambição da empresa de ser um contribuinte positivo para a sociedade em nível global. Com a Allwyn e a Formula 1® igualmente comprometidas em capacitar fãs e comunidades locais, a parceria daráàAllwyn a oportunidade de utilizar a crescente base internacional de fãs do esporte para celebrar aqueles que promovem mudanças positivas, compartilhando essas histórias inspiradoras em nível global.

Sobre a Formula 1®
As corridas de Formula 1® começaram em 1950 e são a competição de automobilismo mais prestigiada do mundo, além da série esportiva anual mais popular do planeta. A Formula One World Championship Limited faz parte da Formula 1® e detém os direitos comerciais exclusivos do FIA Formula One World Championship™. A Formula 1® é uma subsidiária da Liberty Media Corporation (NASDAQ: FWONA, FWONK, LLYVA, LLYVK), vinculada às ações de acompanhamento do Formula One Group. O logotipo F1, o logotipo F1 FORMULA 1, FORMULA 1, F1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX, PADDOCK CLUB e marcas relacionadas são marcas registradas da Formula One Licensing BV, uma empresa Formula 1. Todos os direitos reservados.

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Kinaxis Lança Maestro Agents para Cadeias de Suprimentos

A Kinaxis® Inc. (TSX: KXS), líder global em orquestração de cadeias de suprimentos, anunciou hoje os Maestro Agents, definindo o próximo passo na inteligência de decisão habilitada por IA para cadeias de suprimentos. Atualmente disponíveis para os clientes da Kinaxis e integrados de forma nativa ao Kinaxis Maestro®, esses colaboradores digitais com reconhecimento de contexto e tecnologia de IA auxiliam os planejadores a transitar mais rapidamente de um problema para uma ação, transformando interrupções em oportunidades e fortalecendo a resiliência das cadeias de abastecimento que sustentam a economia mundial.

“Os agentes da Kinaxis já estão auxiliando nossa equipe de planejamento a interagir de maneira mais eficiente com clientes e fornecedores contratados”, informou John Finnigan, diretor sênior de Planejamento Avançado da Jabil. “Com proteções que envolvem a participação humana, estamos tomando decisões de maneira mais rápida hoje e identificamos um forte potencial para a construção de uma cadeia de suprimentos mais resiliente e interligada.”

Os Maestro Agents avançam a jornada do cliente da IA ​​conversacional para a orquestração da cadeia de suprimentos baseada em decisões. Diferentemente dos assistentes de IA convencionais que ficam fora do processo, os Maestro Agents estão integrados em ambientes de planejamento ao vivo, onde compreendem o contexto, as limitações e as compensações para planejar ao seu lado, e não para você. Com os Maestro Agents agora disponíveis, a Kinaxis seguirá expandindo o ecossistema Maestro com o Maestro Agent Studio (atualmente com disponibilidade limitada) e a chegada de um mercado de agentes em 2026, que conduzirá os clientes por um caminho gradual para a concretização de todo o potencial da orquestração orientada por IA.

“As cadeias de suprimentos atuais operam em um ambiente de volatilidade constante. Resiliência e adaptabilidade deixaram de ser meras aspirações e tornaram-se indispensáveis para a missão”, afirmou Andrew Bell, diretor de produtos da Kinaxis. “Os Maestro Agents trazem a IA explicável aos momentos importantes para líderes e profissionais da cadeia de suprimentos. Enquanto nossos clientes continuam a coordenar processos e a desenvolver um ecossistema de agentes da Kinaxis e de parceiros, agora eles têm a capacidade de alcançar novos níveis de velocidade, resiliência e capacidade de adaptação.”

Valor comprovado em cadeias de suprimentos do mundo real

Os primeiros usuários descrevem os Maestro Agents como revolucionários, uma vez que diminuem as horas de trabalho manual e proporcionam aos planejadores a segurança para agir mais rápido com uma IA que entende o seu universo.

“Flexibilidade e proteções são fundamentais para que as empresas confiem e ampliem o uso da IA”, disse Eric Thompson, diretor de pesquisa da IDC. “Com os Maestro Agents, a Kinaxis demonstra a aplicação prática e compreensível da IA em operações de negócios ao integrar funcionalidades de agente diretamente em ambientes de planejamento em tempo real para que as empresas possam testar, aprender e crescer com segurança e eficácia.”

Desenvolvidos para trazer inteligência de decisão para o momento em que o trabalho acontece, os Maestro Agents transformam a análise em ação dentro do ambiente de planejamento. Os planejadores da cadeia de suprimentos agora podem contar com os agentes para:

  • Integrar a IA ao trabalho diário, por meio da análise de dados em tempo real, identificando problemas e sugerindo as melhores ações diretamente no Maestro, ajudando os planejadores a passar do problema à decisão em questão de segundos.
  • Sintetizar e desvendar restrições do mundo real, levando em conta a capacidade do fornecedor, os níveis de estoque, os cronogramas de produção e as prioridades do cliente, para oferecer recomendações que possam ser implementadas e estejam em sintonia com as metas comerciais.
  • Tornar a IA explicável e confiável com proteções humanas e raciocínio claro que explique por que cada ação é recomendada.
  • Liberar tempo para trabalhos de maior valor automatizando relatórios e análises rotineiras, possibilitando que os planejadores se dediquem a decisões estratégicas que aprimoram o desempenho e a resiliência e transformando a maneira como os planejadores lidam com interrupções e tomam decisões em tempo real.

Os clientes já se beneficiam dos recursos potentes dos Maestro Agents, e várias entidades empresariais confirmaram que os investimentos em inovação antecipada estão gerando valor real considerável em seus ambientes de cadeia de suprimentos.

  • Uma das 10 maiores empresas farmacêuticas do mundo melhorou a produtividade dos planejadores em até 10 vezes, diminuindo as fases para a identificação de riscos de estoque de 40 cliques para apenas 4 e fornecendo percepções em segundos ao invés de minutos ou horas, gerando ganhos significativos de eficiência em seu processo de planejamento.
  • Um dos maiores fabricantes de eletrônicos do mundo simplificou seus processos de geração de relatórios, reduzindo o esforço manual e possibilitando que os planejadores poupassem mais de 30 horas por mês. Com esse tempo de retorno, eles puderam se concentrar em iniciativas de maior valor que aprimoraram a entrega dentro do prazo e aumentaram a satisfação do cliente.

Estas inovações representam o próximo passo rumo a um futuro conectado e adaptável, onde a IA e a experiência humana orquestram juntas as cadeias de suprimentos do mundo.

Para saber mais sobre como os Maestro Agents podem acelerar sua cadeia de suprimentos, acesse kinaxis.com/aiagents.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder em orquestração moderna de cadeias de fornecimento, ao impulsionar cadeias de fornecimento complexas a nível mundial e apoiar pessoas que gerenciam as mesmas. Nossa poderosa plataforma de orquestração de cadeias de fornecimento baseada em IA, Maestro, combina tecnologias e técnicas proprietárias que proporcionam total transparência e agilidade em toda a cadeia de fornecimento, desde o planejamento estratégico plurianual até a entrega final. Marcas internacionais renomadas confiam em nós para oferecer a agilidade e a previsibilidade necessárias, a fim de navegar na volatilidade e na disrupção atuais. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa contém declarações e informações prospectivas dentro do significado das leis de valores mobiliários aplicáveis, incluindo declarações sobre capacidades futuras de produtos, lançamentos planejados, benefícios previstos e o desempenho ou impacto esperado dos Kinaxis Maestro Agents. As declarações prospectivas são baseadas em expectativas e suposições atuais que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes. Estes riscos e incertezas estão descritos no Formulário de Informações Anuais mais recente da Kinaxis e em outros documentos arquivados junto aos órgãos reguladores de valores mobiliários canadenses. A Kinaxis se isenta de qualquer obrigação de atualizar ou revisar essas declarações, exceto conforme exigido por lei.

Fonte: Kinaxis Inc.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Relações com a mídia

Matt Tatham | Kinaxis

mtatham@kinaxis.com

+1 917-446-7227

Relações com investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

+1 613-907-7613

Fonte: BUSINESS WIRE



IA passa a ser requisito também em vagas das áreas comercial e de vendas

IA passa a ser requisito também em vagas das áreas comercial e de vendas
IA passa a ser requisito também em vagas das áreas comercial e de vendas

Quando Danilo Henrique aceitou o convite para retornar à 3CON IT&Digital como Head Comercial, não foi apenas um retorno de carreira: foi a confirmação de uma tendência que transformou competências desejáveis em obrigatórias. Sua contratação evidencia por que o domínio de inteligência artificial deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito — inclusive em áreas tradicionais, como vendas.

O mesmo movimento levou Cláudio Muterle a assumir a liderança de Gestão de Projetos & Qualidade. Com mais de 40 anos de experiência em Tecnologia da Informação, Muterle chega para impulsionar a área e, especialmente, conduzir projetos com foco em IA e outras tecnologias inovadoras.

Os dados de mercado corroboram as decisões das empresas que estão contratando. Segundo o Barômetro Global de Empregos em IA 2025, da PwC, o Brasil viu vagas que exigem conhecimento em IA saltarem de 19 mil, em 2021, para 73 mil em 2024. 

Vai além da técnica: é combinação de competências

A demanda não se limita a saber usar ferramentas. A consultoria Michael Page organiza a nova expectativa em quatro dimensões: fluência em ferramentas (saber quando e como aplicá-las); pensamento crítico e validação (verificar fontes, medir “alucinações” e documentar limites); ética (privacidade e vieses); e integração ao fluxo de trabalho. Em outras palavras, empresas buscam profissionais capazes de incorporar IA a processos reais — e não apenas operar um software.

Foi nesse contexto que a 3CON, com mais de 30 anos de atuação, definiu o perfil e o escopo desejados para os cargos de liderança nas áreas Comercial e de Gestão de Projetos & Qualidade. “A 3CON está decidida a liderar a transformação digital de seus clientes e este é o caminho da inovação que escolhemos: agregar continuamente competências e talentos em IA à nossa equipe”, afirma Genivaldo Araújo, CEO da 3CON.

Com formação em Tecnologia e pós-graduação em Gestão Estratégica e Produtos Digitais, Danilo Henrique traz conhecimento em negócios de produtos digitais, dados e IA. Sua trajetória em consultorias renomadas e o relacionamento consolidado com empresas médias e grandes nos setores financeiro, varejista, industrial e logístico o credenciam para liderar a área Comercial da 3CON. Mas a atualizaçãoem IA foi a chave para a contratação.

Muterle assume o desafio de comandar uma equipe com mais de 200 profissionais, garantindo a excelência das entregas por meio da otimização de prazos e custos. A valorização da diversidade, equidade e inclusão, além do entrosamento entre diferentes gerações, também integra suas prioridades de gestão.

Graduado em Gestão de TI e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo, Muterle tem sólido histórico no desenvolvimento e gestão de projetos, além de expertise em gestão de pessoas. Sua trajetória inclui passagens por empresas como General Electric, General Motors, EDS, Banco de Boston, Santander, Bovespa/B3 e Carrefour, além de experiências anteriores na 3CON.

“Meu objetivo é garantir que entreguemos soluções de alto valor agregado, com agilidade, eficiência e foco nas necessidades dos nossos clientes, utilizando o poder da IA e das tecnologias mais inovadoras do mercado”, afirma Muterle.



Com investimento de R$350 mi, 99Food inicia operações no Rio

Com investimento de R$350 mi, 99Food inicia operações no Rio
Com investimento de R$350 mi, 99Food inicia operações no Rio

Os moradores do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo e Nilópolis agora têm uma nova opção de delivery. A 99Food, plataforma de entrega de comida da 99, inicia suas operações no estado em fase de testes, com investimento de R$350 milhões. O valor faz parte do montante de R$2 bilhões anunciado em setembro durante o encontro entre líderes globais da DiDi – controladora chinesa da 99 – e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O novo modelo de delivery da 99Food foi pensado para gerar valor em toda a cadeia, reduzindo custos para os restaurantes, aumentando as possibilidades de renda dos entregadores parceiros e tornando a experiência mais acessível aos consumidores. Entrar no Rio de Janeiro é um movimento estratégico que reforça nosso propósito de crescer de forma sustentável em um mercado importante", destaca Simeng Wang, diretor-geral da 99 no Brasil.

Essa é a terceira região a receber a expansão do serviço, que começou em Goiânia (junho), seguiu para São Paulo (agosto) e agora chega ao Rio de Janeiro. A 99Food integra o ecossistema de conveniência da 99, que já oferece serviços de mobilidade e entrega de objetos e meios de pagamento.

No Rio, os moradores da capital e da região metropolitana terão à disposição comida pelo preço do cardápio, sem taxas adicionais, entrega grátis em pedidos selecionados e cupons de desconto durante o período de lançamento. Para entregadores parceiros da plataforma, a 99Food oferece um pacote de incentivos para aumentar ganhos e bônus para entregas no primeiro mês. A tecnologia da empresa permite o uso de mapas proprietários desenvolvidos com base nas corridas realizadas pela plataforma, além de precisão nas estimativas de preparo dos pratos.

Pesquisa exclusiva revela: três em cada quatro consumidores já deixaram de pedir delivery por conta do preço

Pesquisa do Instituto Locomotiva encomendada pela 99 com objetivo de acompanhar os hábitos de uso do delivery no dia a dia dos cariocas, revela que mais da metade dos entrevistados já deixou de pedir delivery por conta do alto preço, além de estarem abertos a novas alternativas no mercado. Entre os principais destaques da pesquisa, estão:

  • 73% dos entrevistados já deixaram de pedir delivery por considerar o preço alto
  • 53% priorizam o valor dos pratos ao pedir comida
  • 98% consideram positiva a entrada de uma nova opção sem cobrança de taxas aos estabelecimentos



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