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Especialista em marketing é reconhecida no Google Experts

Especialista em marketing é reconhecida no Google Experts
Especialista em marketing é reconhecida no Google Experts

A especialista em marketing digital Georgia Andunes, responsável pela consultoria Andunes, foi reconhecida pelo programa Google Experts 2025, conquistando a certificação de Guru Google como uma das cinco melhores profissionais colocadas. A cerimônia de premiação foi realizada em 5 de dezembro, em São Paulo (SP), no auditório da gigante de tecnologia.

O programa no qual a especialista de 27 anos obteve reconhecimento capacita profissionais em soluções inovadoras e estratégicas de marketing, com um público de cerca de 3 mil pessoas sendo escolhido a cada ano. Entre os objetivos, estava a utilização das soluções de inteligência artificial do Google Ads para aceleração de resultados das empresas anunciantes. 

Andunes explica que, diferentemente dos anos anteriores, o ranking de 2025 se deu não apenas pela pontuação conquistada nos encontros ao vivo e nas atividades, mas também pela comprovação da implementação e adoção de boas práticas. O programa ocorreu de abril a novembro.

“Ao longo do ano, segui focada em testar e documentar os resultados obtidos com as novas tecnologias, mês após mês validando hipóteses e construindo resultados em ambientes controlados. Alguns deles, de tão positivos, passaram a integrar as boas práticas gerais e foram adotados de forma padrão nas contas”, afirma Andunes.

“Vejo como principal aprendizado a capacidade de conciliar dados proprietários com a utilização da inteligência artificial (IA) do Google. Isso garante que as expansões de segmentação, inventário e palavras-chave sigam um direcional claro ao entender o que de fato é um resultado qualificado (sinal fornecido por meio de integrações com o banco de dados da empresa)”, complementa a especialista em marketing digital.

A partir do aprendizado com o programa, Andunes ressalta também a necessidade de adotar uma estratégia multicanal, que considere a jornada do usuário até uma conversão no ambiente online (venda de um produto, compra de um serviço ou inscrição em um curso, por exemplo).

“Outro ponto é a tendência crescente de adoção de IA, desde a utilização nas campanhas de pesquisa com a ferramenta AI MAX do Google até a utilização na criação de imagens e vídeos para anúncios de Pmax”, menciona.

Na visão de Andunes, a IA tem se comprovado cada vez mais fundamental devido ao conhecimento profundo que o Google possui sobre o comportamento do usuário e ajuda a alcançar resultados além da previsibilidade que um estrategista conseguiria chegar apenas pensando na “persona ideal”, detalha a profissional.

Desafios

Em 2024, os investimentos em publicidade digital no Brasil alcançaram R$ 37,9 bilhões, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. A estimativa é que um terço desses recursos sejam aportados diretamente pelos anunciantes. Os dados são do estudo Digital Spend, realizado pela IAB Brasil e pela Kantar Ibope Media, segundo divulgado pelo UOL.

Apesar do aumento, Andunes considera que ainda há muitos desafios e pontos de melhoria no segmento. “Estamos em um cenário no qual muitos profissionais, empresas e agências congelaram no tempo e seguem aplicando as mesmas metodologias de sempre. Estas, infelizmente, já não são suficientes para escalar resultados no marketing”, reflete.

“Daí a importância de programas como o Google Experts, que servem para fortalecer um ecossistema de inovação, contribuindo para culturas e profissionais mais disruptivos, auxiliando aqueles que já adotam todas as boas práticas a dar os próximos passos para construir resultados cada vez maiores”, complementa Andunes.

Segundo a especialista, os conhecimentos adquiridos no Google Experts já estão sendo aplicados na sua consultoria. O foco é o aumento da eficiência das estratégias adotadas pelo time de marketing, desde auditoria de campanhas até revisão de boas práticas em sites e no fluxo de conversão, identificando pontos de melhoria para maior retorno dos investimentos.

A atuação da consultoria Andunes pode incluir também planejamento e setup de campanhas de mídia no Google, LinkedIn, Meta Ads (Facebook e Instagram) e treinamento de marketing digital para equipes corporativas e empreendedores autônomos que buscam aperfeiçoamento. 

“O desafio comum na entrega de resultados de uma operação de marketing está na dificuldade de identificar quais são os gargalos e como atuar nos pontos de melhoria. Depois de quase uma década trabalhando na área, resolvi abrir minha própria empresa ao perceber um padrão nos erros identificados em todos os diagnósticos, planejamentos e auditorias realizados ao longo da minha carreira”, explica Andunes.

“A falta de resultado está muito associada à falta de conhecimento aprofundado das mídias, desconhecimento das boas práticas e até em erros que acabam passando despercebidos na gestão do dia a dia”, acrescenta.

Para saber mais, basta acessar o site da consultoria Andunes: https://www.andunes.com/



Baratão usa tecnologia para aprimorar operação de postos

Baratão usa tecnologia para aprimorar operação de postos
Baratão usa tecnologia para aprimorar operação de postos

A Baratão Combustíveis investe em tecnologia para otimizar a operação de postos credenciados. A empresa emprega Inteligência Artificial (IA) e análise de big data para identificar mercados promissores e orientar a expansão da rede de forma estratégica. Os postos parceiros contam com sistemas de gestão integrados que monitoram transações em tempo real, geram relatórios de desempenho e automatizam programas de fidelização.

Ricardo Fiorillo, CMO da Baratão Combustíveis, conta que essa abordagem digital permite ajustes de preços conforme as oscilações do mercado, eliminando intermediários e podendo reduzir custos operacionais, o que pode resultar em ofertas de combustível mais competitivas.

"Outra frente tecnológica importante é a digitalização do processo de abastecimento. A plataforma da Baratão possibilita que o motorista realize a compra de combustível via aplicativo e gere um QR Code de pagamento, apresentado no momento do abastecimento." afirma Ricardo Fiorillo.

"Esse sistema totalmente digital pode agilizar o atendimento no posto e garantir transações seguras e registradas automaticamente, com foco em aprimorar tanto a experiência do cliente quanto a gestão do posto parceiro." complementa.

Em 2024, foram comercializados no Brasil 133,1 bilhões de litros de combustíveis líquidos automotivos, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados pela Agência Brasil.

Inovações impactam experiência do cliente e dos postos

Ricardo Fiorillo destaca que, do ponto de vista do cliente final, as soluções da Baratão podem tornar a experiência de abastecimento mais econômica e conveniente. Com o app, o usuário acessa combustíveis com descontos viabilizados pela eliminação de intermediários na cadeia de distribuição e participa de um programa de fidelidade.

A plataforma conta com o programa BaratinhaZ, em que o motorista acumula pontos a cada compra e troca por descontos futuros, além de um clube integrado a mais de 25 mil estabelecimentos em segmentos como alimentação, varejo e farmácia.

O CMO da Baratão Combustíveis explica que o app oferece conveniências adicionais, permitindo adquirir itens como gás de cozinha, água mineral e serviços automotivos em um mesmo ambiente digital.

"Ademais, integrações com carteiras de benefícios corporativos, como VR, Vale Bonus, Pluxee, possibilitam pagamento direto no aplicativo, acúmulo de cashback e participação em programas de pontos, com o motorista visualizando no celular um mapa inteligente dos postos parceiros em tempo real." explica.

De acordo com a ANP, o Brasil soma mais de 44.678 postos de combustíveis. "Para os postos parceiros, as soluções tecnológicas traduzem-se em maior competitividade e em aumento de faturamento." afirma Ricardo Fiorillo.

Ao integrar-se ao ecossistema digital do Baratão, o posto pode receber um fluxo contínuo de novos clientes atraídos pelas promoções e parcerias da plataforma. Além disso, a fidelização automatizada via app pode ajudar a reter motoristas recorrentes. "A Baratão oferece treinamentos e suporte operacional aos postos credenciados, fornecendo ferramentas gerenciais e relatórios de performance, com foco em elevar o padrão de atendimento e profissionalização do negócio." diz Fiorillo.

Na visão do CMO da Baratão Combustíveis, a transparência de informações permite à empresa atuar em conjunto com o posto na tomada de decisões, seja ajustando preços diante de mudanças de mercado, como lançando promoções direcionadas para aumentar o fluxo em determinados períodos.

"Além disso, o app e os sistemas associados podem automatizar processos antes manuais (controle de vendas, concessão de descontos, acúmulo de pontos), podendo reduzir erros e aumentando a confiabilidade nas operações do dia a dia." afirma. Nosso aplicativo tem como foco criar um ambiente de colaboração contínua, onde o desempenho do posto é monitorado e incentivado pela empresa, com objetivo de consolidar uma relação de longo prazo." finaliza Ricardo Fiorillo.

Para mais informações, basta acessar: usebaratao.com.br



Seguro auto em 2026 tem busca maior por economia

Seguro auto em 2026 tem busca maior por economia
Seguro auto em 2026 tem busca maior por economia

O mercado de seguro automotivo chega a 2026 em expansão e com consumidores cada vez mais atentos aos custos. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) indicam crescimento do volume de prêmios de seguro de automóveis entre 2024 e 2025, reforçando a importância desse tipo de proteção no orçamento das famílias brasileiras. Em um cenário de inflação elevada e renda pressionada, o desafio para o próximo ano é manter a proteção do veículo sem comprometer ainda mais as finanças domésticas.

Na avaliação de Claudio Royo, Diretor da Economize, entender coberturas e comparar propostas é o caminho mais consistente para reduzir o custo do seguro auto. Sites como SeguroAuto.org, Smartia.com.br e Economize.com.br, que atuam como hubs de informação e cotação digital, surgem como aliados nesse processo.

Um dos pontos que mais influenciam o valor da apólice é a franquia. Segundo o artigo "Franquia do seguro auto: todo seguro tem uma?", do portal SeguroAuto.org, a franquia corresponde à parte dos custos de reparo em sinistros parciais que fica sob responsabilidade do segurado, enquanto o restante é pago pela seguradora. O tema também é detalhado em conteúdos como "6 segredos que você deve saber para conseguir um seguro auto mais em conta", que explicam a existência de modalidades como franquia básica, reduzida, majorada e isenta. Na prática, uma franquia reduzida tende a elevar o valor do seguro, mas diminui o impacto financeiro em caso de sinistro; já uma franquia mais alta costuma baratear o prêmio anual, exigindo maior capacidade de pagamento do segurado caso seja necessário acionar o conserto.

Além da franquia, a definição de coberturas é decisiva para o planejamento financeiro. Proteções contra colisão, roubo e furto, perda total, danos a terceiros (RCF), assistência 24 horas, carro reserva e adicionais como vidros e acessórios precisam ser avaliadas conforme o uso do veículo, região de circulação e perfil econômico do contratante. O SeguroAuto.org mantém guias e artigos que detalham essas modalidades e explicam a diferença entre prêmio, franquia e tipos de cobertura, servindo como material de apoio para quem pretende revisar a apólice em 2026.

O perfil do motorista também segue como um dos principais fatores considerados pelas seguradoras. O artigo "Seguro auto contra roubo e furto", do portal SeguroAuto.org, explica que a análise de perfil leva em conta, entre outros pontos, a idade do condutor, a quilometragem rodada por ano, quais pessoas utilizam o veículo e os locais onde o carro costuma ficar estacionado. Já o conteúdo "Qual é o preço de seguro para carros atualmente? Veja!" destaca que idade, histórico de sinistros, região em que o veículo circula ou pernoita, existência de garagem e instalação de dispositivos de segurança, como rastreadores e alarmes, influenciam diretamente no valor da apólice. A partir dessas referências, a adoção de rastreadores e sistemas antifurto, a atualização correta da quilometragem anual e o hábito de manter o carro em garagem fechada tendem a contribuir para valores mais competitivos ao longo do tempo, especialmente na renovação do seguro.

No campo da tecnologia, a cotação on-line se consolidou como ferramenta central de comparação. A Smartia.com.br se apresenta como uma das primeiras plataformas brasileiras a oferecer experiência digital de cotação de seguros com múltiplas seguradoras, permitindo comparar propostas sem deslocamento e identificar variações significativas de preço e cobertura entre diferentes empresas. Esse movimento reforça a tendência de digitalização do mercado, amplia a transparência nas condições oferecidas e contribui para maior concorrência entre as companhias.

Em paralelo, a Economize.com.br ganhou espaço entre os comparadores ao apostar em operação 100% digital e integração direta com seguradoras parceiras. De acordo com informações disponibilizadas pela empresa, a corretora atua com tecnologia de cálculo simultâneo, negocia volumes relevantes com diversas companhias e mantém foco em apresentar opções com bom custo-benefício, o que tende a resultar em propostas competitivas para determinados perfis de motoristas. Nessa abordagem, o trabalho de revisão de coberturas e identificação de itens pouco utilizados busca evitar que o segurado pague por proteções que não fazem sentido para o uso diário do veículo.

A combinação entre conteúdo educativo, comparação on-line e consultoria especializada ajuda a construir uma espécie de "trilha de economia" para 2026. Em um primeiro momento, motoristas podem recorrer a guias de educação financeira e de seguros em portais como SeguroAuto.org, entendendo conceitos básicos e avaliando o que realmente precisam contratar. Na sequência, plataformas de cotação como Smartia.com.br permitem visualizar, em poucos minutos, como diferentes seguradoras precificam um mesmo perfil e veículo. Por fim, corretoras digitais como a Economize.com.br, com atuação orientada à análise de coberturas e preços, tendem a ser utilizadas para refinar a contratação, buscando alinhar proteção e orçamento de forma mais precisa.

Nesse contexto, o artigo "Seguro Auto 2026: previsões de preços, tendências do mercado, coberturas e como economizar no próximo ano", publicado pelo portal SeguroAuto.org, mostra que, com base em dados recentes da Susep, o setor de seguros arrecadou R$ 126,8 bilhões entre janeiro e julho de 2025 (excluindo VGBL), sendo que os seguros de automóveis responderam por cerca de 42% desse montante. Esses números reforçam que o seguro auto mantém peso relevante no mercado e no orçamento das famílias, o que exige decisões de contratação mais técnicas e menos impulsivas.

Para 2026, o mesmo artigo do SeguroAuto.org projeta, a partir da evolução dos preços em 2024 e 2025, um reajuste médio entre 4% e 8% no valor do seguro auto, variando conforme o modelo do veículo e o perfil do motorista. Diante desse cenário, a publicação destaca que o uso combinado de conteúdos educativos do SeguroAuto.org, de comparadores digitais como a Smartia.com.br e de corretoras on-line voltadas à otimização de coberturas e custos, como a Economize.com.br, tende a ser decisivo para que o consumidor mantenha a proteção do carro e, ao mesmo tempo, adeque o seguro à própria realidade financeira.



Congresso Nacional de Trânsito debate mobilidade urbana

Congresso Nacional de Trânsito debate mobilidade urbana
Congresso Nacional de Trânsito debate mobilidade urbana

Gabriel França, advogado especialista em direito de trânsito, membro do Instituto Brasileiro de Direito do Trânsito (IBDT) e cofundador da Flow Multas, participou, entre os dias 17 e 19 de novembro, do Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, um dos eventos mais relevantes do setor no país.

Reunindo gestores, autoridades públicas, especialistas e parceiros estratégicos, o congresso promoveu discussões técnicas e painéis sobre temas essenciais para o futuro da mobilidade no Brasil, como fiscalização, educação para o trânsito, tecnologia, leilões e sinistros.

Além das plenárias, o evento também abriu espaço para networking, troca de experiências e exposição de soluções inovadoras que estão transformando o setor.

"Tive a honra de participar de um dos maiores eventos de trânsito e mobilidade do Brasil, ao lado de profissionais, autoridades e especialistas que representam o que há de mais avançado na área. Sigo comprometido em promover conhecimento, fortalecer boas práticas e apoiar iniciativas que constroem um trânsito mais humano, eficiente e responsável", afirma Gabriel França.

A participação de Gabriel reforça o compromisso da Flow Multas com a promoção de um trânsito mais transparente e seguro, alinhado a práticas modernas e à defesa dos direitos dos condutores. A empresa atua nacionalmente com recursos de multas, defesa da CNH, consultoria em processos administrativos, além de oferecer conteúdo educativo que contribui para a redução de infrações e sinistros.

O Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade foi um ambiente de construção coletiva, reunindo profissionais comprometidos com avanços significativos na segurança viária e na mobilidade urbana em todo o país.



Encontro do CIMINAS reafirma o fortalecimento dos municípios

Encontro do CIMINAS reafirma o fortalecimento dos municípios
Encontro do CIMINAS reafirma o fortalecimento dos municípios

O Encontro de Prefeitos CIMINAS 2025, realizado em Araxá, terminou com saldo positivo e a consolidação do evento como de relevância para o municipalismo em Minas Gerais. Durante três dias, prefeitos, secretários, autoridades estaduais e federais participaram de debates estratégicos, painéis temáticos e reuniões técnicas que reforçaram a importância do consórcio como instrumento de desenvolvimento regional, eficiência administrativa e cooperação intermunicipal.

A programação do evento destacou-se pela variedade de palestrantes e pela diversidade dos temas abordados. O governador Romeu Zema abriu o encontro com uma fala transmitida por videoconferência, reforçando as ações estruturantes do Governo do Estado e a relevância dos consórcios para ampliar a capacidade técnica dos municípios. Em seguida, deputados estaduais e federais discutiram pautas essenciais para educação, saúde, infraestrutura, financiamento público e políticas de inovação municipal.

No segundo dia, o ministro das Cidades, Jader Filho, foi recebido com grande expectativa pelos gestores presentes. Ele apresentou as diretrizes federais para habitação, urbanização, obras do Novo PAC e programas destinados a fortalecer os municípios, destacando a importância do trabalho técnico realizado pelos consórcios. Também participaram o secretário nacional do PAC, Maurício Muniz, o senador Carlos Viana, além de especialistas em Direito Público, gestão e relações institucionais.

O diretor-executivo do consórcio, José Humberto Ribeiro, reforçou o impacto prático do encontro. "O evento entrega resultado. Prefeitos saem daqui com caminhos claros, contatos diretos, soluções prontas e oportunidades reais para economizar, inovar e acelerar projetos. O CIMINAS existe para isso: facilitar, orientar e apoiar."

A Área de Oportunidades, espaço de estandes e negócios, foi um dos destaques do evento. O ambiente reuniu fornecedores credenciados, empresas parceiras e instituições estratégicas, permitindo que os gestores avaliassem soluções em saúde, educação, engenharia, iluminação, comunicação, frota e modernização administrativa. O formato garantiu economia, comparativo de preços, acesso às atas de registro de preços, orientações técnicas e networking qualificado.

A Agência Solis marcou presença na Área de Oportunidades apresentando soluções completas em comunicação pública, marketing governamental, transparência digital, gestão de redes e estratégias de relacionamento com a população. A participação reforçou o papel crescente da comunicação como ferramenta essencial de gestão.

Durante o evento, os diretores Tiago Fonseca e Fábio Lacerda também apresentaram às autoridades o Fórum Brasil Cidades, idealizado e realizado pela Solis, um evento que tem reunido governadores, parlamentares e grandes lideranças do país.

Para Fábio Lacerda, estar no Encontro de Prefeitos foi estratégico para aproximar a Solis dos gestores municipais. "O CIMINAS reúne pessoas que querem fazer a diferença nos seus municípios. É um ambiente de soluções reais. Trouxemos nossa experiência e também o Fórum Brasil Cidades porque acreditamos no poder do diálogo e da comunicação para transformar a gestão pública."

Já Tiago Fonseca ressaltou o amplo portfólio da agência e o impacto da comunicação bem direcionada. "A Solis trabalha com campanhas, eventos, comunicação institucional e marketing público. Temos resultados sólidos em todo o país, e aqui no CIMINAS mostramos como a comunicação pode ajudar prefeitos a se conectarem melhor com a população e a fortalecerem seus projetos."

A presença da Solis reforçou ainda mais o caráter plural e estratégico da Área de Oportunidades, que se consolidou como um dos espaços procurados pelos gestores durante o evento.



Evento do Podcast Arte de Vencer chega a São Paulo

Evento do Podcast Arte de Vencer chega a São Paulo
Evento do Podcast Arte de Vencer chega a São Paulo

O mercado de eventos corporativos vive uma mudança de rota. O relatório da McKinsey indica que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas e 76% se decepcionam quando elas não acontecem. Além disso, levantamento da Zzeeh Corporate Events mostra que formatos intimistas, ancorados em propósito, têm superado grandes eventos genéricos em resultados.

É nesse cenário que surge a primeira edição do encontro promovido pelo Podcast Arte de Vencer (@podcastartedevencer), idealizado pelo empresário Cláudio Gonçalves. A iniciativa, que teve início em novembro, inaugura uma nova fase da marca, com a proposta de oferecer encontros corporativos de networking alinhados a essas transformações do setor. Embora tenha sido o primeiro evento do projeto, o formato não foi concebido como algo pontual e a promessa da marca é expandir em 2026 e nos anos seguintes.

Esse movimento acompanha a busca crescente por conversas genuínas e experiências compartilhadas. A aposta é criar ambientes que favoreçam relacionamentos consistentes e duradouros, indo além da simples troca de cartões de visita.

Diversidade de formatos dentro de um mesmo evento

No espaço, foi instaurado o mini estúdio do podcast, montado no espaço físico, colaborando para a produção de conteúdo em tempo real. As entrevistas gravadas permitem que o evento se prolongue no tempo e se transforme em material estratégico de relacionamento e posicionamento de marca. Depoimentos, bastidores e conversas registradas durante o encontro permanecem relevantes muito além do dia da edição.

A estrutura de parcerias também reflete uma tendência consolidada: a cocriação de experiências entre marcas complementares; é o que explica a especialista em eventos Rita Brandão, 42. A Aidia, especializada em inovação e consultoria estratégica, colabora com soluções que integram tecnologia e visão de futuro. A EletroIdeal (@diego.eletroideal), do setor elétrico, amplia sua atuação junto a novas lideranças e negócios, enquanto a Starkey (@starkeybrasil), marca global do segmento, inclui aparelhos auditivos com inteligência artificial e design discreto. Uma mesa de consultoria empresarial também foi efetuada pela especialista Natália Sagrada.

O conceito de evento-plataforma, que integra experiências presenciais, também une brindes (da Sabrinas Gifts, @sabrinasgifts), tapete vermelho que dura por todo o período para novas fotos e outras frentes. A produção de conteúdo e construção de comunidade desponta como uma evolução natural do setor. O Arte de Vencer inaugura essa proposta ao criar não apenas um encontro, mas um ecossistema de conexões que se mantém ativo entre uma edição e outra, fortalecido pelo conteúdo gerado e pelas interações genuínas promovidas.

O público interessado é convidado a acompanhar uma jornada que está apenas começando. As próximas edições devem aprofundar o conceito de networking diferenciado, explorando novas possibilidades de integração entre experiência presencial, produção de conteúdo e construção de comunidade. As novidades, bastidores e o calendário de eventos podem ser acompanhados pelo perfil oficial no Instagram @podcastartedevencer, onde as conversas seguem ativas e as conexões continuam a se fortalecer entre um encontro e outro.



Inovação enfrenta desafios no mercado tecnológico

Inovação enfrenta desafios no mercado tecnológico
Inovação enfrenta desafios no mercado tecnológico

No atual cenário global, a inovação tecnológica é um elemento essencial para a competitividade. Contudo, empresas enfrentam desafios significativos, como falta de financiamento, barreiras regulatórias e a necessidade de adaptação a contextos locais, que dificultam o avanço de novos projetos, conforme discute o relatório “Inovar é preciso: situação atual, desafios e perspectivas da inovação no Brasil” da Agência BNDES de Notícias (2024).

Conforme artigo da McKinsey, a resistência organizacional a novas práticas e a dificuldade em integrar tecnologias emergentes a sistemas legados são obstáculos recorrentes que criam silos e atrasam o progresso de iniciativas inovadoras em organizações tradicionais. Nesse contexto, modelos de gestão ágil, como os Innovation Squads — equipes cross-funcionais autônomas —, emergem como uma abordagem estratégica para contornar essas barreiras, promovendo experimentação rápida, colaboração e adaptação sem perturbar as operações centrais.

Um exemplo prático é o programa T2S Labs, da software house T2S. A empresa estruturou um framework próprio de “Innovation Squads”, que consiste em equipes enxutas, formadas por trainees e estagiários, com a mentoria de profissionais sêniores. O objetivo é dar autonomia para que esses novos talentos desenvolvam produtos digitais completos, do conceito ao lançamento.

Em pouco mais de dois anos, a metodologia resultou na criação de sete produtos digitais distintos:

  1. Relpz: plataforma para criação de IAs corporativas que já conta com mais de 4.000 usuários.
  2. HRelper: sistema de recrutamento assistido por IA, utilizado por dezenas de organizações.
  3. DataRecintos: integrador para o setor logístico, operando em mais de 25 recintos alfandegados.
  4. EvoluRP: sistema de gestão que atende mais de 10 empresas de serviços.
  5. Ponctual: ferramenta de gestão de tarefas com usuários no Brasil e no exterior.
  6. Tecnologia Portuária: canal de mídia com mais de 60.000 inscritos no YouTube.
  7. Desbugados: portal de notícias de tecnologia com milhares de visitas orgânicas diárias.
  8. ScalePress: plataforma que cria e gerencia portais de notícias automaticamente usando IA.

Segundo Ricardo Pupo Larguesa, sócio-diretor da T2S, os resultados validam o modelo. "O Innovation Squad tem nos permitido acelerar o desenvolvimento de soluções digitais com impacto real. O modelo permite transformar ideias em produtos concretos em prazos reduzidos, mantendo o foco em segurança, eficiência e escalabilidade".

Rodrigo Lopes Salgado, também sócio-diretor, acrescenta que o programa funciona como uma "fábrica de times de innovation squad". "O resultado foi a criação de sete startups, das quais seis já possuem faturamento recorrente. A iniciativa demonstrou ser uma ação estratégica, a de investir em jovens talentos técnicos aliados a uma visão empreendedora", detalha.

Essa abordagem prática responde diretamente aos desafios que dificultam o avanço tecnológico nas corporações. Segundo relatório da McKinsey, limitações orçamentárias e a ausência de um ambiente propício estão entre as principais barreiras à inovação, com 70% dos projetos falhando por falta de planejamento claro e integração. Adicionalmente, a resistência cultural à transformação digital é um entrave organizacional significativo, com barreiras como infraestrutura obsoleta e dificuldades de integração levando a falhas críticas, conforme matéria no O Globo.

O futuro da inovação tecnológica parece promissor à medida que empresas ampliam investimentos na capacitação de equipes e na gestão adequada de riscos, transformando tensões em triunfos para otimizar o desempenho humano. Estudo da Deloitte aponta que organizações que valorizam a inovação, priorizando estratégias baseadas em habilidades e IA responsável, tendem a se posicionar de forma mais favorável diante das tendências globais, apresentando maior capacidade de adaptação e desenvolvimento de soluções relevantes, conforme detalha o relatório "2025 Global Human Capital Trends: Turning tensions into triumphs" da Deloitte (2025).

Diante desse panorama, o equilíbrio entre tecnologia emergente e desenvolvimento humano surge como chave para superar esses obstáculos, em um cenário em que a inovação não é apenas uma ferramenta, mas uma necessidade estratégica para a resiliência econômica global. Relatórios como o Future of Jobs Report 2025 do World Economic Forum iluminam caminhos viáveis, destacando como a integração de lições sobre upskilling e inovação pode navegar pelas complexidades da era digital, promovendo um progresso inclusivo e sustentável que beneficie setores diversos.



Riscos empresariais demandam advocacia estratégica

Riscos empresariais demandam advocacia estratégica
Riscos empresariais demandam advocacia estratégica

O ambiente corporativo atual é caracterizado por uma complexidade crescente, exigindo que as decisões de negócios considerem um conjunto intrincado de questões jurídicas, regulatórias e de mercado." Nesse contexto, a advocacia atua de forma estratégica, com uma abordagem multidisciplinar para a mitigação de riscos e a otimização da tomada de decisões.

A velocidade das transformações econômicas e tecnológicas, somada a um arcabouço regulatório cada vez mais denso, demanda uma assessoria jurídica com visão abrangente. A judicialização de conflitos continua em alta no Brasil, com 35 milhões de novos processos registrados em 2023, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)." O custo regulatório, que engloba despesas diretas e indiretas para o cumprimento de exigências legais, é um fator de atenção para as empresas. Esse cenário reforça a importância de uma estratégia jurídica proativa e integrada," que vá além da mera reação a problemas já instalados.

Casos de alta complexidade no mundo dos negócios raramente se limitam a uma única área do direito. Uma reestruturação empresarial, por exemplo, pode envolver direito processual e empresarial, além de questões regulatórias, bancárias, financeiras, imobiliárias e de gestão. A ausência de uma visão integrada pode resultar em soluções parciais ou na criação de novos problemas em outras esferas.

O advogado Davi Válter Santos, especializado em Direito Empresarial, Recuperação Judicial e Direito Penal Empresarial, destaca a importância de uma perspectiva ampla.

"Em cenários de alta pressão, a capacidade de traduzir a complexidade em clareza é crucial. Nossa experiência nos permite antecipar riscos e propor soluções que considerem todas as variáveis, não apenas as jurídicas", explica Santos.

Essa abordagem é considerada essencial para a tomada de decisões estratégicas e a mitigação de riscos em ambientes de alta pressão. Estudos sobre gestão de riscos jurídicos reforçam que a prevenção e a análise estratégica são mais eficazes do que a reação a problemas já instalados.

A assessoria jurídica que compreende as nuances do negócio e as interconexões entre as diversas áreas do direito oferece uma análise 360º, combinando expertise jurídica com sensibilidade estratégica, fator relevante para empresas e executivos que buscam segurança e assertividade no mercado.

Para saber mais, basta acessar o site do escritório Becker & Santos: https://www.beckeresantos.com.br/



Especialista alerta sobre ataques de malware no WhatsApp

Especialista alerta sobre ataques de malware no WhatsApp
Especialista alerta sobre ataques de malware no WhatsApp

O aumento dos ataques de malware por meio do WhatsApp acendeu um alerta entre especialistas em segurança cibernética. Novas campanhas maliciosas têm explorado brechas no uso do aplicativo, especialmente em sua versão Web, para roubar dados, infectar dispositivos e comprometer contas pessoais e corporativas.

Segundo o relatório da NordVPN, o Brasil registrou 700 milhões de ataques virtuais num período de 12 meses, o equivalente a 1.379 golpes por minuto. E atualmente, existem algumas campanhas de malware que conseguem se autopropagar pelo WhatsApp.

O golpe mais recente começa com o envio de um arquivo ZIP ou atalho aparentemente inofensivo. Ao ser aberto pelo usuário, o malware se instala silenciosamente no sistema, passa a se replicar para contatos e grupos e pode executar ações avançadas de espionagem.

"O WhatsApp Web virou uma porta de entrada para ataques cada vez mais sofisticados", explica Ron Korland, CTO da Tuvis. "E este cenário atual exige atenção redobrada. Já que o WhatsApp Web, por funcionar diretamente no navegador, se tornou um ponto crítico. Malwares exploram sessões ativas sem que o usuário perceba, permitindo roubo de credenciais, captura de tela e até interceptação de autenticação de dois fatores", diz.

Segundo o especialista, o problema não se limita ao uso pessoal. Ambientes corporativos que utilizam o aplicativo sem políticas claras de segurança ficam expostos a vazamento de informações, infecção em cadeia entre funcionários e violação de normas internas.

O que os malwares disseminados pelo WhatsApp conseguem fazer

Pesquisadores de segurança apontam que as pragas mais recentes possuem recursos como:

  • Roubo de senhas e credenciais;
  • Interceptação de QR Code e autenticação de dois fatores (2FA);
  • Captura de tela e registro de teclas (keylogging);
  • Inserção de páginas falsas para roubo de dados;
  • Persistência no sistema para controle remoto contínuo.

Como se proteger: orientações do CTO da Tuvis

Ron Korland destaca medidas essenciais para reduzir riscos para usuários e empresas. A primeira delas é evitar abrir arquivos ZIP ou anexos inesperados. "Mesmo que pareçam enviados por alguém conhecido, podem ter sido disparados automaticamente por dispositivos já infectados", pontua.

"Depois, é preciso sempre se lembrar de ativar a verificação em duas etapas e manter os aplicativos atualizados, já que atualizações frequentes corrigem brechas exploradas em ataques recentes", complementa ele.

A terceira medida é desconfiar de mensagens urgentes, links desconhecidos e ofertas fora do comum, já que grande parte dos ataques começa com engenharia social e phishing.

E, por último, dentro do ambiente corporativo, é importante utilizar ferramentas de DLP e monitoramento. "É impossível gerenciar risco sem visibilidade. Ferramentas de DLP, integração com SIEM e bloqueio de anexos suspeitos são medidas básicas para reduzir a superfície de ataque. Utilizando ferramentas como a Tuvis, que oferece soluções que bloqueiam anexos perigosos, restringem o uso do WhatsApp Web e monitoram atividades suspeitas para resposta rápida", pondera.

Segurança exige prevenção, não apenas reação

Para Korland, a escalada dos ataques mostra que o uso de mensageiros deixou de ser uma prática informal e passou a fazer parte da operação diária de pessoas e empresas. "A fronteira entre o uso pessoal e profissional das mensagens acabou. Hoje, cada conversa pode carregar um risco. A prevenção é a única forma de garantir confiança, segurança e continuidade operacional", finaliza.

Sobre a Tuvis

A Tuvis é uma plataforma de mensageria corporativa que viabiliza o uso seguro e rastreável de canais como WhatsApp, iMessage, Telegram, Line, entre outros. A empresa oferece funcionalidades como sincronização de mensagens, transcrição de áudio, dashboards analíticos e DLP (Data Loss Prevention) própria, apoiando organizações na gestão da comunicação digital em conformidade com normas regulatórias e políticas internas e externas de segurança e compliance.



A Andersen Global reforça suas capacidades jurídicas com a adição de uma firma-membro brasileira

A Andersen Global reforça sua plataforma jurídica no Brasil com a entrada do escritório Lotti e Araújo, consolidando a atuação da organização na América Latina.

Fundado há mais de 20 anos, o escritório Lotti e Araújo oferece serviços jurídicos abrangentes a clientes brasileiros e multinacionais em diversos setores. Sua atuação multidisciplinar abrange direito societário, tributário, trabalhista, contencioso, cobrança e recuperação de créditos, além de serviços especializados na identificação de ativos ocultos e na recuperação de depósitos judiciais e recursais em processos antigos. O escritório também atua em arbitragem, direito administrativo, investimento estrangeiro, imobiliário, propriedade intelectual, proteção de dados e reestruturação societária, oferecendo ainda suporte paralegal para constituição de empresas e representação perante órgãos reguladores. A equipe assessora clientes em estratégias jurídicas preventivas e em litígios complexos perante órgãos administrativos e judiciais no Brasil.

“Na Lotti e Araújo, construímos nossa prática com base na ética, precisão e no compromisso de oferecer soluções jurídicas personalizadas”, disse Rogério Araújo, sócio-gerente da Lotti e Araújo. “Tornar-se membro da Andersen Global fortalece essa base, conectando nossas capacidades locais a uma plataforma global. Isso nos permite apoiar melhor os clientes com necessidades transfronteiriças, principalmente aqueles que navegam pelo cenário regulatório e empresarial em constante evolução do Brasil”, acrescentaram os sócios-gerentes Marco Lotti, Rodolfo Silveira e Fábio Lotti.

“Essa transição fortalece nossa presença jurídica no Brasil e consolida nossa plataforma na América Latina”, afirmou Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen. “A vasta experiência do escritório Lotti e Araújo em consultoria corporativa, resolução de disputas e assuntos administrativos amplia nossa capacidade de oferecer soluções integradas e eficientes para clientes que atuam no Brasil e no mundo todo.”

Andersen Global é uma associação internacional de firmas-membro independentes e legalmente separadas, composta por profissionais de impostos, direito e avaliação em todo o mundo. Fundada em 2013 pela firma-membro americana Andersen Tax LLC, a Andersen Global conta hoje com mais de 50.000 profissionais em todo o mundo e presença em mais de 1.000 localidades por meio de suas firmas-membro e colaboradoras.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Megan Tsuei

Andersen Global

415-764-2700

Fonte: BUSINESS WIRE



Novas diretrizes ampliam cuidado nas perdas gestacionais

Novas diretrizes ampliam cuidado nas perdas gestacionais
Novas diretrizes ampliam cuidado nas perdas gestacionais

Perdas gestacionais recorrentes, definidas como duas ou mais perdas consecutivas, afetam cerca de 5 por cento das mulheres em idade reprodutiva, segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists. Estudos publicados no American Journal of Reproductive Immunology, apontam que, em parte dos casos classificados como sem causa definida, fatores imunológicos podem estar envolvidos no insucesso gestacional.

A American Society for Reproductive Immunology publicou em 2025 suas primeiras diretrizes oficiais para o manejo imunológico das perdas gestacionais recorrentes. O documento, baseado em revisão sistemática da literatura científica, conta com autoria principal do brasileiro Marcelo Borges Cavalcante, ao lado de especialistas internacionais.

As diretrizes apresentam critérios para seleção de pacientes e indicam condutas terapêuticas alinhadas à evidência científica. O material inclui avaliação de imunoglobulina intravenosa, infusões lipídicas, corticosteroides, inibidores de calcineurina, vitamina D, G CSF, terapias celulares e agentes antitrombóticos. O documento ressalta que essas abordagens devem ser consideradas apenas após investigação detalhada do perfil imunológico por meio de exames específicos de sangue ou endométrio realizados por profissionais habilitados.

Pesquisas recentes sugerem associação entre marcadores inflamatórios, alterações de células T reguladoras, variações em linfócitos B e T e risco aumentado de perdas gestacionais recorrentes. O conjunto dessas evidências demonstra a importância de ampliar a investigação para além de avaliações hormonais ou genéticas convencionais.

“A publicação das diretrizes pela ASRI representa um marco para a padronização técnica do manejo imunológico das perdas gestacionais recorrentes. A adoção dessas recomendações pode contribuir para reduzir tratamentos sem respaldo e orientar condutas fundamentadas em evidências, favorecendo avaliações mais precisas em pacientes com histórico de perdas repetidas”, destaca o médico Marcelo Cavalcante.



Busca por bem-estar amplia demanda por prevenção

Busca por bem-estar amplia demanda por prevenção
Busca por bem-estar amplia demanda por prevenção

O bem-estar deixou de ser uma busca por qualidade de vida para se tornar um estilo de vida, especialmente entre a parcela mais jovem da população. Esse movimento redefiniu hábitos de consumo, prioridades pessoais e a maneira como indivíduos se relacionam com a própria saúde. No entanto, enquanto o mundo passou a enxergar o bem-estar como um investimento diário, a medicina convencional ainda se concentra majoritariamente no tratamento de doenças já instaladas, com menor foco em estratégias preventivas. Para acelerar a qualificação de médicos em abordagens clínicas de prevenção permanente, a MEV Brasil, organização dedicada à educação em Medicina do Estilo de Vida no país, tem desenvolvido iniciativas de capacitação para médicos e profissionais da saúde integrarem protocolos de prevenção ativa de doenças e adoção de hábitos saudáveis à prática clínica.

Os números demonstram a força do bem-estar. No ano passado, o setor alcançou cerca de US$ 6,8 trilhões de valor, segundo o Global Wellness Institute, e deve atingir quase US$ 9,8 trilhões até 2029, chegando a representar 7,1% do PIB Global. Os resultados refletem uma transformação social profunda, em que o bem-estar não é mais um produto ou serviço ocasional, mas uma escolha contínua e intencional. Ele se transforma em estilo de vida.

“O conceito de bem-estar deixou de ser apenas ‘não estar doente’ e se tornou um estado de aptidão física e mental total. Hoje, temos toda uma indústria, com serviços e produtos, cuja finalidade é fazer o usuário sentir-se bem-disposto após o seu consumo”, afirma Caio Marcos, CEO da MEV Brasil e especialista em Medicina do Estilo de Vida.

A tendência já se manifesta no Brasil e na América Latina, especialmente na busca por um estilo de vida ativo. Segundo o relatório Panorama Setorial Fitness Brasil 2024, da EY, 77% dos entrevistados mantêm uma rotina de atividades físicas semanal. Em uma década (de 2014 a 2024), o número de centros de atividades físicas no país cresceu quase três vezes, mostrando a expansão da demanda. 

Esse interesse é ainda mais perceptível entre jovens. Segundo uma pesquisa da McKinsey, quase 30% dos entrevistados da Geração Z e Millenials nos EUA priorizam o bem-estar mais do que antes, frente a até 23% entre as gerações mais velhas. O fenômeno está ligado a fatores como níveis mais altos de esgotamento profissional, busca por mais autonomia na própria saúde e maior exposição a conteúdos de medicina preventiva.

O grande desafio, no entanto, está no momento em que pessoas dentro deste perfil de consciência do bem-estar procuram um médico. Segundo Caio Marcos, o protocolo clínico de pacientes saudáveis ainda é uma novidade nos currículos. “As grades são todas voltadas para tratar condições pré-existentes. Então, quando um paciente chega a um consultório sem nenhuma doença, não é incomum ouvir relatos de atendimentos frustrantes: os pacientes não se sentem acolhidos, pois o que eles necessitam é de escuta personalizada e não de prescrições genéricas; ele não quer ninguém dizendo o que fazer, mas elaborar um plano de ação em conjunto. E também é ruim para os médicos, que querem oferecer ajuda, mas não possuem preparo”, afirma.

A MEV Brasil atua neste cenário: a escola oferece capacitação para médicos, de todas as especialidades, que desejam atuar com mudança do estilo de vida baseada em evidências científicas. Segundo a instituição, o objetivo é apoiar profissionais na revisão do olhar clínico sobre problemas de saúde. A organização afirma ter capacitado mais de mil médicos especialistas em sete anos e destaca que disponibiliza ferramentas para orientar a prática clínica voltada ao aprimoramento de hábitos como sono, manejo do estresse e controle de vícios.

Tudo para criar uma rotina mais saudável cujo objetivo é gerar longevidade e retardar e/ou impedir o surgimento de doenças crônicas. Para o sistema de saúde, o impacto é positivo, uma vez que reduz o número de usuários e gastos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2021, 18 milhões de pessoas morreram de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) antes dos 70 anos. Doenças crônicas como diabetes e obesidade, que podem ser evitadas com hábitos mais saudáveis, sobrecarregam os sistemas de saúde: a Universidade Federal Fluminense (UFF) estimou que o custo para o SUS (Sistema Único de Saúde) das DCNT em internações foi de R$ 1,68 bilhão em 2019.

Além das formações para atuação clínica, a MEV Brasil também lançou uma editora dedicada à Medicina do Estilo de Vida, sendo o primeiro lançamento focado em cardiologia, e um think tank para produzir pesquisas sobre a influência dos hábitos na saúde, com a primeira publicação centrada em estilo de vida digital.

“Por meio de uma abordagem multidisciplinar, a proposta da MEV Brasil é contribuir para que médicos ampliem suas habilidades de escuta ativa e oferta de soluções personalizadas. Assim, buscamos colaborar para melhorias no sistema de saúde como um todo”, finaliza o CEO.



Arquitetura prioriza inovação e soluções atemporais

Arquitetura prioriza inovação e soluções atemporais
Arquitetura prioriza inovação e soluções atemporais

A we.arch assina o Espaço FG Praia Brava, localizado em um dos endereços mais valorizados de Balneário Camboriú, que foi concebido como um ambiente de convivência e inspiração, o projeto integra elementos de design, natureza e tecnologia em sua composição.

Mais do que um showroom, o projeto é uma manifestação física do posicionamento da marca FG. A arquitetura biofílica guia cada detalhe, trazendo o verde para dentro e transformando o espaço em uma extensão da paisagem da Praia Brava. Grandes panos de vidro permitem a entrada de luz natural e reforçam a sensação de amplitude e acolhimento.

O interior combina materiais naturais e tecnológicos, como vidro, Dekton, madeira e pedra, que dialogam entre si de forma equilibrada. A escada de degraus flutuantes e o uso de revestimentos amadeirados conferem leveza visual, enquanto o paisagismo abundante, com vasos vietnamitas, floreiras suspensas e irrigação automática, traduzem a preocupação com a sustentabilidade e o bem-estar.

No coração do projeto, a área social integra salas de reunião, espaços de recepção e convivência que evocam o conforto de uma casa, sem abdicar da sofisticação. O desenho orgânico das mesas e luminárias sinuosas inspiradas nas ondas do mar reforçam a fluidez das formas e o diálogo constante entre arquitetura e natureza.

“A ideia foi criar um espaço que traduzisse o DNA da FG, queríamos que as pessoas se sentissem bem, inspiradas e conectadas ao ambiente”, explica Maria Fernanda Wiethorn Aliano, arquiteta, fundadora e CEO da we.arch.

Segundo a arquiteta, o projeto também expressa nova forma de apresentar o luxo, mais humana e conectada à experiência. A luz natural, o conforto acústico, o uso de texturas suaves e a integração visual entre os ambientes criam uma atmosfera que convida à permanência. 

Com o Espaço FG Praia Brava, a FG Empreendimentos e a we.arch consolidam uma colaboração que vai além da estética. “É uma celebração da arquitetura como experiência de marca e bem-estar”, finaliza a arquiteta.



Moura apresenta nova geração de baterias náuticas

Moura apresenta nova geração de baterias náuticas
Moura apresenta nova geração de baterias náuticas

Dias de sol, vento favorável e águas tranquilas fazem parte das lembranças que muitas famílias constroem durante o período de férias. Para que esses momentos aconteçam com tranquilidade e segurança, cada detalhe da embarcação conta, especialmente quando o assunto é energia. Pensando nisso, a Baterias Moura apresenta a nova geração da linha Moura Náutica, desenvolvida especificamente para embarcações de pequeno e médio porte.

Com quase 70 anos de trajetória, a Moura reforça sua presença no mercado náutico com um novo produto. A novidade chega para consolidar o conceito que orienta toda a atuação da marca: a energia certa para cada aplicação.

Embora o setor náutico esteja em expansão no Brasil, ainda é comum que navegadores utilizem baterias automotivas em embarcações. Além de comprometer a performance dos sistemas de bordo, essa prática pode gerar riscos à segurança e até invalidar garantias. A nova Moura Náutica nasce justamente para combater esse uso inadequado, oferecendo uma solução desenhada desde o início para suportar as demandas específicas do ambiente marítimo.

Um exemplo é a sobretampa rollover, tecnologia exclusiva da Moura que impede vazamentos mesmo em situações de forte balanço ou inclinação da embarcação. Já as placas laminadas de alta resistência à corrosão podem garantir uma vida útil média de até quatro anos.

Dimensionada para diferentes perfis de embarcação, como lanchas, iates, rebocadores e modelos de recreio, a linha Moura Náutica foi criada para assegurar continuidade no funcionamento dos sistemas essenciais de bordo seja para quem navega com a família, seja para quem utiliza embarcações como ferramenta de trabalho ou ainda para quem busca performance em atividades esportivas.

“Escutamos especialistas, navegadores e profissionais do setor para desenvolver uma solução completa e realmente adequada ao universo náutico. A nova geração da Moura Náutica reflete nosso compromisso com o cliente, com a segurança e com a tecnologia certa para cada aplicação”, afirma Felipe Godoy, gerente de negócios corporativos e industriais da Moura.

Outra novidade é a identidade visual própria da linha. As embalagens agora ajudam na rápida identificação do modelo adequado no ponto de venda, reforçando o uso correto da bateria e fortalecendo o papel educativo que a Moura assume junto aos seus públicos.

A nova linha Moura Náutica já está disponível na rede de distribuidores autorizados em todo o Brasil. 



Leilão reúne 259 veículos apreendidos na Emdec Campinas (SP)

Leilão reúne 259 veículos apreendidos na Emdec Campinas (SP)
Leilão reúne 259 veículos apreendidos na Emdec Campinas (SP)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizará, em 17 de dezembro de 2025, às 9h, um leilão público com 259 veículos apreendidos, entre automóveis, motocicletas e utilitários. O certame ocorrerá em formato eletrônico, por intermédio da plataforma da MGL Leilões. A visitação aos lotes será autorizada em 16 de dezembro, das 9h às 16h30, na Rua Miguel Cascaldi Junior, nº 141, bairro São João, em Campinas (SP).

O leilão integra o processo regular de renovação e controle administrativo dos pátios municipais. Ações periódicas desse tipo auxiliam na redução da superlotação dos depósitos públicos, no combate ao abandono de veículos e na diminuição de riscos ambientais decorrentes de longas permanências em áreas de armazenamento. Em Campinas, a Emdec realiza leilões de forma recorrente, seguindo as diretrizes legais para alienação de bens apreendidos.

Critérios e condições do certame Os veículos ofertados foram recolhidos por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e encontram-se classificados em diferentes condições. Parte dos lotes é destinada à circulação após regularizações conforme legislação vigente, enquanto unidades enquadradas como sucata são direcionadas exclusivamente a empresas credenciadas e não podem retornar às vias públicas, conforme as regras aplicadas nacionalmente aos centros de desmontagem.

A participação no leilão exige cadastro prévio na plataforma responsável pela condução do processo. Após o encerramento, serão emitidos os documentos previstos para este tipo de alienação pública, como Auto de Arrematação e Nota de Venda em Leilão. O procedimento de retirada dos veículos é liberado apenas após autorização formal da Emdec e deve seguir agendamento estabelecido pelo órgão gestor.

De acordo com normas amplamente adotadas em leilões municipais, o pagamento envolve o valor do lote, comissão regulamentada do leiloeiro e taxas administrativas definidas em edital. Os documentos e instruções são disponibilizados no ambiente eletrônico do certame.

Impacto e relevância da medida A alienação de veículos apreendidos contribui para otimizar o uso das áreas de guarda e para minimizar custos de manutenção de pátios públicos. A remoção periódica desses veículos melhora a eficiência operacional dos órgãos de trânsito e reduz o acúmulo de bens que, em longo prazo, tendem a gerar deterioração e passivos ambientais.

A realização de leilões também atende a determinações legais que orientam a administração pública a dar destinação adequada a bens apreendidos e não reclamados por seus proprietários dentro dos prazos estabelecidos.

Visitação técnica A visitação presencial aos 259 veículos será permitida somente no dia 16 de dezembro de 2025, das 9h às 16h30, no endereço:

Rua Miguel Cascaldi Junior, nº 141 — Bairro São João — Campinas/SP.

A inspeção permite que interessados avaliem as condições gerais dos bens antes da participação no certame.



Inteligência artificial redefine campanhas de marketing

Inteligência artificial redefine campanhas de marketing
Inteligência artificial redefine campanhas de marketing

A inteligência artificial (IA) não apenas complementa as estratégias de marketing, como passa a ocupar papel central na concepção, execução e automação de campanhas. Empresas de diversos segmentos utilizam sistemas de IA generativa para acelerar a produção de conteúdo, aprimorar o atendimento ao cliente e até concluir processos de venda, especialmente por meio de aplicativos de mensagem como o WhatsApp.

Pesquisas internacionais apontam que o uso intensivo de IA se torna um eixo central das estratégias de marketing digital. O relatório “Marketing Content Automation” da Deloitte (2025) indica que a demanda crescente por conteúdo em 2024 impulsiona organizações de diversos segmentos a adotarem soluções automatizadas para garantir volume, consistência e maior retorno sobre investimento (ROI) nas campanhas.

Um dos exemplos mais evidentes dessa transformação é a utilização da IA para substituir tarefas repetitivas realizadas por SDRs (Sales Development Representatives), com assistentes virtuais capazes de interagir com leads em tempo real, qualificar oportunidades e, em alguns casos, fechar vendas de forma automatizada. Ferramentas como o Whatsplaid GPT, por exemplo, já operam nesse modelo, integrando campanhas automatizadas a canais de mensagem como o WhatsApp. “Com o uso da IA de forma estruturada, conseguimos criar campanhas automatizadas que se adaptam ao perfil de cada cliente, respeitando os limites de interação e garantindo uma comunicação mais eficiente”, afirma Eduardo Thomas, diretor comercial do Whatsplaid GPT.

A personalização em larga escala também se tornou realidade. Conforme aponta o estudo “Artificial Intelligence Enabled Solutions in Marketing” (2020), tecnologias baseadas em IA possibilitam o envio de mensagens individualizadas, superando os modelos tradicionais de comunicação em massa. Esse avanço é essencial para estratégias de WhatsApp Marketing, nas quais algoritmos são capazes de segmentar clientes de forma precisa, evitando o envio de mensagens para contatos inativos ou não engajados — uma abordagem que reduz o spam e melhora a taxa de conversão.

Apesar dos avanços, a implementação de IA no marketing levanta questões éticas relevantes. Um dos pontos mais discutidos atualmente é o conceito de “AI washing” — prática de promover soluções como se fossem baseadas em IA quando, na prática, utilizam recursos mínimos ou inexistentes da tecnologia. Segundo o estudo ‘The Ethics of AI in Online Marketing: Examining the Impacts on Consumer Privacy and Decision‑Making’, o uso de IA em campanhas online pode minar a confiança do consumidor, comprometer a transparência sobre como os dados são usados e afetar sua autonomia de decisão.

Outro receio é a perda de autenticidade nas interações. Em setores que exigem empatia, a percepção de diálogos excessivamente mecanizados pode afastar o público. Além disso, a coleta e análise de dados sensíveis suscitam preocupação com eventuais violações de privacidade e com a possibilidade de decisões algorítmicas reproduzirem vieses sociais.

A adoção da tecnologia, portanto, passa a exigir equilíbrio entre eficiência e responsabilidade. O setor de marketing entra em uma nova fase em que a automação amplia possibilidades, mas impõe o desafio de manter relações de confiança em um ambiente cada vez mais mediado por algoritmos.



Anunciados os vencedores do Prêmio Global de Inovação em Água

A cidade de Jeddah testemunhou hoje um evento global histórico com o anúncio dos vencedores do Prêmio Global de Inovação em Água, em sua terceira edição, marcando a conclusão de uma competição acirrada que atraiu a atenção da comunidade internacional da área de recursos hídricos. Os vencedores foram revelados durante a cerimônia de abertura, realizada como parte da quarta edição da Conferência de Sustentabilidade Hídrica Impulsionada pela Inovação (IDWS2025).

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251209764168/pt/

Winners of the Global Prize for Innovation in Water Announced (Photo: AETOSWire)

Vencedores do Prêmio Global de Inovação em Água (Foto: AETOSWire)

Durante a cerimônia, foram anunciados os nomes dos 14 vencedores. Suas soluções inovadoras atenderam aos rigorosos critérios estabelecidos pelo júri internacional. Com prêmios que totalizam 10 milhões de dólares em todas as etapas, a premiação reconhece esforços excepcionais na transformação de ideias de pesquisa em tecnologias práticas e aplicáveis ​​ao tratamento de água.

Os dois Grandes Prêmios deste ano foram concedidos a HanQing Yu, da China, que recebeu o Prêmio de Grande Impacto, e a Guihua Yu, dos Estados Unidos, que recebeu o Prêmio de Grande Descoberta.

Além disso, 12 vencedores foram homenageados nas diversas categorias de premiação. Os homenageados incluíram Charlie Norton, Premlal Balakrishna Pillai, Omar Daoud e Felipe Torres, do Reino Unido; Jianan Gao, de Hong Kong, China; John Gradek, Hamidreza Samouei e Andrew Schevets, dos Estados Unidos; Elena Campos e Ines Larrea, da Espanha; Walid Soufi, da Turquia; e Abrar Zafar, da Arábia Saudita.

A cerimônia de premiação de hoje marcou o ápice de uma fase de seleção competitiva que incluiu 36 finalistas de 22 países, representando universidades renomadas, centros de pesquisa avançada e empresas líderes em tecnologia. As inovações vencedoras abrangeram seis áreas-chave vitais para o futuro do setor hídrico: Tecnologias Avançadas de Produção de Água, Melhoria e Reutilização da Qualidade da Água, Tratamento Circular e Tecnologias de Descarte Zero de Líquidos, Modelos Digitais, Otimização de Processos e Automação, Produção Sustentável de Água e Conservação Ambiental, e Tecnologias de Tratamento de Esgoto com Boa Relação Custo-Benefício.

O júri internacional, composto por 28 especialistas de 12 países, elogiou o alto nível das propostas, observando que as soluções vencedoras demonstraram forte viabilidade econômica, impacto ambiental positivo e capacidade de abordar desafios globais relacionados à escassez de água e às mudanças climáticas.

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Reuyuf Ahmed

r.aldeghairy@360.sa

0966594911115

Fonte: BUSINESS WIRE



Conselho de Turismo da Eslovênia Publica Artigo com Destaques na Eslovênia em 2026

LIUBLIANA, Eslovênia, 11 de dezembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Eslovênia convida viajantes – e contadores de histórias – para visitar em 2026 marcos culturais, aventuras ao ar livre e experiências que redefinem viagens calmas e significativas. Com o Conselho de Turismo da Eslovênia no comando, o país mostra de tudo, desde uma peça centenária de paixão à arquitetura de categoria internacional, de lendas do ciclismo a prados floridos, e novos espaços para trabalho remoto, e inspiração infinita entre os Alpes e o Mar Adriático.

A cada seis anos a cidade medieval de Škofja Loka se transforma em um vasto palco ao ar livre para a Peça da Paixão de Škofja Loka (21 de março a 19 de abril de 2026), uma obra-prima do teatro e de devoção de acordo com a UNESCO. Mais de mil moradores locais se reúnem para recriar esta procissão dramática do século XVIII.

Em Bled, um novo marco arquitetônico e cultural será inaugurado no verão de 2026: Muzej Lah, projetado por David Chipperfield Architects. Abrigando a Coleção Lah, é a ponte entre a serenidade alpina e a arte e o design contemporâneos.

Nomeada a Melhor Cidade Patrimônio Cultural da Europa em 2026, Ptuj – a cidade mais antiga da Eslovênia – incorpora uma tradição viva. Sua herança romana, festivais vibrantes, incluindo Kurentovanje – o maior Carnaval reconhecido pela UNESCO pelo seu ritual de afugentar o inverno – fazem de Ptuj uma das cidades históricas mais etéreas do país.

Os entusiastas do desporto esperam ansiosamente pelo Campeonato Europeu de Ciclismo de Estrada em Liubliana (3 a 7 de outubro de 2026). Para uma nação com campeões como Tadej Pogačar e Primož Roglič, esse evento é um marco esportivo e um convite para a descoberta de rotas de ciclismo de categoria internacional da Eslovênia.

Em todo o país, uma onda de novas inaugurações – do NaturHotel Snovik, inspirado no Kneipp, ao primeiro hotel familiar da Eslovênia em Olimje – enriquecerá ainda mais o cenário de hotel boutiques da Eslovênia. Novas Experiências Únicas na Eslovênia – desde a coleta de cogumelos em Bovec, visita ao preservado estúdio de fotografia Pelikan do século XIX em Celje, a descoberta dos segredos da floresta virgem de Krokar da UNESCO em Kočevsko, até a exploração do mundo da apicultura em Novo Mesto – convidam os visitantes a desacelerar, se conectar e participar.

E para quem busca equilíbrio entre o trabalho e o desejo de viajar, a Eslovênia agora oferece um visto de nômade digital, tornando mais fácil do que nunca viver e trabalhar em meio à sua beleza natural.

Para jornalistas e visitantes em busca de histórias europeias autênticas que unem herança, inovação e sustentabilidade, a Eslovênia em 2026 será um ano de inspiração.

Explore a lista completa dos destaques de 2026

Foto deste comunicado disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/14d333df-64d5-4a3f-9553-6b14971bdc84


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Grupo de Desenvolvimento do Banco de Defesa, Segurança e Resiliência (DSRB) – Declaração Oficial

No dia 8 de setembro de 2025, o Grupo de Desenvolvimento do Banco de Defesa, Segurança e Resiliência (DSRB) realizou uma reunião de alto nível na cidade de Londres com representantes de 37 nações, incluindo todos os membros do G7, juntamente com a Comissão Europeia, a OTAN e o Parlamento Europeu , Bancos globais e agências de classificação de risco se reunirão para discutir o DSRB.

Diversos países já manifestaram a intenção de iniciar os trâmites formais necessários para a implementação do DSRB.

Esse padrão de engajamento em fases é comum na criação de instituições financeiras internacionais, que normalmente começam com um grupo central de nações âncora e se expandem à medida que membros adicionais aderem por meio de negociações de estatuto e rodadas subsequentes de capital.

O DSRB foi concebido para complementar a iniciativa SAFE da União Europeia, oferecendo uma plataforma multilateral mais ampla que reúne as nações da OTAN e do Indo-Pacífico e mobiliza capital global para construir a capacidade de balanço necessária para financiar os gastos com defesa das nações e os investimentos em resiliência em longo prazo.

A iniciativa continua avançando junto aos governos, e um caminho claro se estabelece para a próxima fase de trabalho: discussões sobre a nação fundadora, desenvolvimento da carta magna e captação de recursos. O DSRB mantém o compromisso de apoiar uma base industrial aliada mais forte e resiliente por meio de financiamento escalável e de longo prazo.

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Fonte: BUSINESS WIRE



A Universidade Hanseo expande seu programa de treinamento em aviação com o novo dispositivo de treinamento de voo Frasca

A Frasca International, Inc., empresa da FlightSafety International e líder em simulação de voo, anunciou hoje que a Universidade Hanseo, na Coreia do Sul, está expandindo seu programa de aviação com um novo Dispositivo de Treinamento de Voo (FTD) Cessna 172 de Nível 5, o sétimo dispositivo da Frasca a integrar a frota da universidade.

A Escola de Ciências Aeronáuticas da Universidade Hanseo, reconhecida pelo Instituto Coreano de Acreditação Universitária como a primeira Universidade Especializada do país para a Formação de Profissionais da Indústria, continua a expandir suas capacidades de simulação de última geração com a aquisição de um simulador de voo Cessna 172 FTD de Nível 5. Essa aquisição fortalece uma parceria com a Frasca que já dura mais de duas décadas e motivação ainda mais a educação aeronáutica na Ásia.

“Procurávamos simuladores que oferecessem realismo e confiabilidade, e a Frasca se destacou imediatamente”, disse o Dr. HanSuk Jung, vice-presidente de Aeronáutica da Universidade Hanseo. “Ao longo dos anos, nossa parceria se tornou uma relação profunda e duradoura. A Frasca não é apenas uma fornecedora, é uma parceira de confiança no avanço do treinamento de aviação de classe mundial.”

Desde 2003, a Universidade Hanseo tem expandido continuamente suas capacidades de treinamento por simulação com a Frasca. Sua frota atual inclui um Piper Seminole, um Cessna 172 e um Frasca 342 (Bell 206). A mais recente aquisição proporcionará aos alunos uma experiência de treinamento imersiva e de ponta, que inclui um sistema visual cilíndrico de 220 graus.

“Estamos orgulhosos de nossa longa relação com a Universidade Hanseo e honrados por ela continuar escolhendo a Frasca para preparar a próxima geração de pilotos”, disse John Frasca, presidente da Frasca International. “Com a adição do novo simulador do Cessna 172, a Hanseo continuará oferecendo treinamento seguro, consistente e de ponta para os futuros aviadores.”

O programa de aviação da Hanseo está entre os mais abrangentes da Ásia, contando com uma frota de 49 aeronaves, hangares multiuso, uma torre de controle e um aeródromo no campus — o primeiro desse tipo na Ásia e o primeiro em qualquer universidade privada do mundo. A nova adição do FTD coincide com os avanços recentemente anunciados pela Frasca em tecnologia de sistemas visuais com o lançamento do VITAL FVS 100, sublinhando a inovação e a liderança sustentada da empresa em simulação de alta fidelidade.

Sobre a Frasca International

A Frasca, uma empresa da FlightSafety International Inc., é líder global em simulação de voo desde 1958. Comprometida com a inovação e a excelência no treinamento de pilotos, a Frasca oferece soluções de simulação para companhias aéreas, organizações de treinamento, universidades e clientes militares em todo o mundo.

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Fonte: BUSINESS WIRE



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