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Impactos da Inteligência Artificial no RH serão debatidos em evento na Flórida

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A Brazil-Florida Business Council, Inc., organização sem fins lucrativos voltada à promoção de negócios internacionais, localizada em Tampa, na Flórida (EUA), realiza, no próximo dia 16 de maio (terça-feira), às 17 horas (Flórida), e às 19 horas (Brasília), o webinar AI and the Future of Work: HR in the Age of Digital Transformation (IA e o Futuro do Trabalho: RH na era da transformação digital).

Na ocasião, renomados CEOs, fundadores de HRTechs e grandes executivos de RH do setor debaterão como a tecnologia vem, sutilmente, mudando o comportamento corporativo, e como a IA conduzirá contratações, treinamentos, reuniões e colaboração no local de trabalho no futuro.

Estarão presentes para enriquecer o debate, Fernando Cariello, presidente do comitê de inovação do conselho empresarial Brazil-Florida; Erica Castelo, CEO e fundadora da The Soul Factor; Neusa Hirota, diretora sênior de Aprendizagem e Gestão de Talentos Empresariais da Jabil; Lázaro Malta, CEO e fundador da Ahgora; e Lucas Mendes, cofundador da Revelo.

Para acompanhar o webinar, é necessário fazer inscrição gratuitamente, através do link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_1QDAtyEFQXKR38SGyLCpig

Para mais informações, acesse https://brazilfloridabusiness.com/event-5253894



A LeddarTech apresenta LeddarVision, seu software premiado de fusão e percepção de sensores, e produtos na EcoMotion 2023, de 22 a 24 de maio, em Tel Aviv, Israel

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QUEBEC, May 10, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A LeddarTech®, uma empresa de software automotivo que fornece soluções inovadoras de tecnologia de software de fusão e percepção de sensores de nível baixo para ADAS e AD que são escaláveis e flexíveis enquanto proporcionam alto desempenho, anunciou hoje sua participação como patrocinador prata na EcoMotion Week 2023 em Tel Aviv, Israel.

A empresa, que é liderada por seus peritos técnicos com base em Israel, demonstrará sua tecnologia premiada em seu estande e oferecerá aos representantes a oportunidade de uma experiência ao vivo na estrada em seu LeddarCar. Além disso, o CTO da LeddarTech presidirá um painel no evento.

Visite a exibição da tecnologia LeddarTech apresentando a LeddarVision™, uma solução de fusão e percepção de sensores de baixo nível em hardware-agnóstico escalável, econômico e de alto desempenho para aplicações ADAS e AD industriais, automotivas e dfora da estrada. Testemunhe o alto desempenho do software em vários níveis de autonomia e em diversos cenários, tais como condições climáticas severas, por meio do painel de demonstração premiado.

Descubra

LeddarVision Front-View (LVF), uma família de produtos de software automotivos que trata dos desafios deparados durante o desenvolvimento de aplicações ADAS de nível 2/2+, tais como a solução de questões de segurança e descoberta de software de fusão e percepção escalável que oferece alto desempenho a baixo custo. Estes dois produtos distintos são abrangentes pacotes de software de fusão e percepção de baixo nível que combinam de forma ideal modalidades de sensores para aplicações ADAS de nível 2/2+, com classificação 5 estrelas em NCAP 2025/GSR 2022.

  • LeddarVision Front (nível de entrada) (LVF-E): Este produto amplia o envelope de desempenho, com o potencial de dobrar o alcance efetivo dos sensores e permitindo uma solução operável com apenas três sensores.
  • LeddarVision Front (alto nível) (LVF-H): Com a configuração de sensor estendida a 1V5R com base em uma única câmera de 3 megapixels com 120 graus e cinco radares, o conjunto LVF-H estende o suporte de percepção para aplicações de assistência rodoviária, incluindo controle de cruzeiro adaptável de 160 km/h, alcance de 200 metros e troca semiautomática de faixa.

LeddarVision Surround (LVS-2+) amplia com eficiência a configuração do sensor 1VxR da família de produtos de visão frontal LVF para uma configuração 5V5R, melhorando o suporte a aplicações de apoio a engarrafamento de trânsito (TJA) e assistência rodoviária (HWA). Também permite aplicações como troca automática de faixa, ultrapassagens e controle de cruzeiro adaptável em faixa de velocidade alta (ACC).

Acompanhe-nos: LeddarCar ao vivo – OEMs e representantes de fornecedores do setor automotivo de nível 1 e 2 estão convidados para fazer uma reserva para uma demonstração de estrada da tecnologia de software de fusão e percepção de baixo nível LeddarVision da LeddarTech.

Participe: Pierre Olivier, CTO da LeddarTech, presidirá um painel chamado “Veículo autônomo 360: Casos de uso”.

Agende previamente uma reunião para uma demonstração de produtos ou vivencie o LeddarCar ao vivo.

Informações sobre a EcoMotion

A EcoMotion é uma comunidade dinâmica e crescente de mobilidade inteligente que abrange mais de 650 start-ups e 15.000 integrantes. A EcoMotion é um empreendimento conjunto da ONG Israel Innovation Institute (instituto de inovação de Israel) junto com o Ministério de Transporte e Segurança Rodoviária e o Ministério da Economia e da Indústria de Israel.

Sobre a LeddarTech

A LeddarTech, uma empresa de software global fundada em 2007, desenvolve e fornece uma ampla gama de soluções de software de percepção que possibilita a implantação de ADAS e aplicações de direção autônoma. O software de uso na indústria automotiva da LeddarTech aplica algoritmos de IA avançada e visão computacional para gerar modelos precisos em 3D do ambiente, permitindo uma melhor tomada de decisão e navegação mais segura. Esta tecnologia de alto desempenho, escalável e econômica está disponível para OEMs e fornecedores de nível 1 e 2 para implantar de forma eficaz soluções ADAS para veículos automotivos e fora de estrada.

A LeddarTech é responsável por várias inovações de sensoriamento remoto, com mais de 150 patentes concedidas ou requeridas para melhorar as capacidades de ADAS e AD. Uma melhor ciência do que está ao redor do veículo é crítico para uma mobilidade global mais segura, mais eficiente, sustentável e acessível: isso é o que move a LeddarTech na busca de se tornar a solução de software de fusão e percepção de sensores mais amplamente adotada.

Informações adicionais sobre a LeddarTech estão acessíveis em www.leddartech.com e no LinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube.

Contato:
Sr. Daniel Aitken, Vice-Presidente, Marketing Global, Comunicação e Relação com Investidor, LeddarTech Inc.
Tel.: + 1-418-653-9000 ext. 232 daniel.aitken@leddartech.com

Contato das relações com investidores e website: InvestorRelations@leddartech.com
https://investors.leddartech.com/

Leddar, LeddarTech, LeddarVision, LeddarSP, VAYADrive, VayaVision e os logotipos relacionados a elas são marcas comerciais ou marcas registradas da LeddarTech Inc. e suas subsidiárias. Todas as outras marcas e nomes de produtos são ou podem ser marcas comerciais ou registradas usadas para identificar produtos ou serviços de seus respectivos proprietários.


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Sustentabilidade ganha espaço na tatuagem

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A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante na sociedade atual. Com o aumento da população e o consequente aumento do consumo, é fundamental pensar em formas de utilizar os recursos naturais de maneira consciente, preservando o meio ambiente para as gerações futuras. Nesse sentido, o empreendedorismo tem um papel importante, uma vez que os empreendedores podem criar soluções inovadoras e sustentáveis para diversos setores.

O combate à destruição do meio ambiente é um tema que rege a humanidade há anos. Segundo o relatório da ONU Meio Ambiente “Single-use Plastics: A roadmap for Sustainability”, publicado em 2018, cerca de 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente em todo o mundo. Desse total, aproximadamente 50% são de produtos descartáveis, que são utilizados apenas uma vez e depois descartados.

Ainda, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lança 3,44 milhões de toneladas de lixo plástico no mar por ano. E não é só isso, um estudo realizado pela WWF, em 2019, revelou que mais de 104 milhões de toneladas de plástico irão poluir o ecossistema até 2030, caso nenhuma providência seja tomada.

O plástico é prejudicial ao meio ambiente por diversas razões. Primeiramente, ele leva centenas de anos para se decompor e, quando descartado de maneira incorreta, pode poluir rios, mares e solos, prejudicando a fauna e a flora. Além disso, sua produção requer grandes quantidades de energia e recursos naturais, como petróleo, gás e água.

A preocupação da população em relação ao tema tem crescido nos últimos anos, conforme apontado pelo estudo “Percepções dos consumidores sobre plásticos e embalagens”, realizado pela empresa britânica Unilever em 2019. Segundo a pesquisa, 96% dos entrevistados acreditam que é importante reduzir o uso de plástico e 90% estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para ajudar a resolver o problema.

Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja cada vez mais preocupada com o tema da sustentabilidade. Um levantamento realizado pela Opinion Box revelou que aproximadamente 82% dos brasileiros têm preferência por empresas sustentáveis.

Esses dados mostram que a sustentabilidade deixou de ser uma preocupação de uma minoria engajada e está se tornando uma demanda crescente da sociedade. As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade podem correr o risco de perder clientes.

No Brasil, o problema ganha proporções ainda maiores. Isso porque uma pesquisa realizada pelo WFF (Fundo Mundial para a Natureza), desenvolvida com base em dados do Banco Mundial, aponta o Brasil como o 4.° maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas dos EUA, China e Índia.

TATUAGEM E O USO EXCESSIVO DE PLÁSTICO

O ramo das tatuagens é um setor que tem despertado a atenção para a sustentabilidade nos últimos anos. A prática de tatuar é antiga, mas a utilização de plástico filme para cobrir a tatuagem é uma prática relativamente recente. Esse material é utilizado para proteger a tatuagem do contato com sujeiras e possíveis atritos.

No caso dos tatuadores, a utilização de técnicas sustentáveis pode ser um diferencial competitivo e um fator de fidelização dos clientes que se preocupam com a preservação do meio ambiente. 

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, atualmente, existem cerca de 150 mil estúdios de tatuagem e colocação de piercing no Brasil. É importante ressaltar também, que o mercado de tatuagem e piercing no Brasil é bastante pulverizado, com muitos profissionais atuando informalmente ou em pequenos estabelecimentos sem registro formal.

O que especialistas da pele dizem sobre o uso do plástico na tattoo

Segundo a CEO da MBoah Tattoo, Thaísa Boaventura, “Se cada tatuador ou tatuadora fizesse, em média, uma tatuagem por dia, gastando minimamente 20 cm de plástico em cada uma, estaríamos despejando como lixo não reciclável em torno 50 mil quilos de plástico por dia. Isso porque o plástico ou adesivo usado no pós tattoo é contaminado por material biológico e não pode ser reciclado. Usar o No Plastic é simplesmente deixar de jogar esse lixo no planeta. E olha que estamos falando somente do cenário nacional, imagine isso em escala mundial.’’

Agenda 2030 e responsabilidade social

Nesse sentido, outro fator importante foi a fundação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Brasil, um apelo global que conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), em prol das melhorias e transformações sócio-ambientais.

O objetivo é encontrar soluções inovadoras em conjunto a empresas e a população mundial, visando combater a pobreza, os danos ao meio ambiente e garantir que pessoas de todas as nacionalidades e culturas, tenham sua integridade e segurança preservadas, com acesso à qualidade de vida e prosperidade. A concretização desses objetivos é vista pela ONU como uma meta a ser atingida até a Agenda 2030 no Brasil.

Nas palavras da diretora técnica da MBoah Tattoo, Mônica Boaventura, ‘’Se cada um de nós colaborar um pouco, um pouquinho que seja, teremos com certeza um ambiente mais saudável e mais favorável à vida. À vida humana, inclusive. Pense nisso antes de descartar plásticos não biodegradáveis no ambiente.’’

Para saber mais, basta acessar: MBoah Tattoo



Odontologia estética segue tendência de crescimento em 2023

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A odontologia estética passa por transformações constantes, e os avanços do setor resultam em novas técnicas, cujos resultados são cada vez mais próximos de quem sonha com um sorriso bonito. E esse desejo é simplesmente uma tendência global, que vem alimentando, em número de pacientes e em cifras, um mercado que não para de se aquecer.

Um reflexo disso está presente nos resultados de uma pesquisa desenvolvida por um instituto irlandês, o Research and Markets, que projeta um faturamento de US$ 89 bilhões para o setor até 2030. Com base nessa projeção, aponta o estudo, a estimativa é de que os consultórios especializados em odontologia estética apresentem um crescimento médio anual de 13% desde 2022.

“É cristalina a identificação deste movimento também no mercado brasileiro. O número de pacientes que recorrem aos procedimentos dentários mais visados cresce continuamente”, revela o cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em Implantodontia e Odontologia Estética, cuja clínica está localizada na região Sul de Belo Horizonte.

O profissional lembra que o Brasil é uma referência em odontologia estética no mundo, sobretudo por ser o segundo país em número de procedimentos, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE)

“Uma das razões desse aumento tem relação com a valorização do sorriso nas relações interpessoais e até profissionais. As pessoas estão descobrindo o poder dos dentes bonitos. Além disso, os avanços estão tornando o clareamento dental, os implantes e as facetas dentárias, procedimentos mais acessíveis. A tendência é termos um mercado cada vez mais capacitado, tecnológico, com resultados absolutamente atraentes e com preços mais interessantes”, projeta o Dr. Paulo Coelho Andrade.



Bett 2023 traz Inteligência Artificial para professores

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Em sua 28ª edição no Brasil, a Bett 2023 ocorre entre os dias 9 e 12 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento contará com muitas novidades pensadas para ampliar as oportunidades de conexão e fortalecer o diálogo e a colaboração entre a comunidade de educação. A visitação é gratuita, porém, é necessário realizar um cadastro no site do evento.

Realizada anualmente, a Bett é uma das principais feiras de educação do mundo. No evento, os expositores, nacionais e internacionais, oferecerão atividades e experiências para o público visitante, com demonstração de produtos, serviços e soluções que devem chegar às salas de aula de todo o país nos próximos anos.

Na edição passada, a Bett Brasil reuniu mais de 270 empresas, 26 startups de tecnologia educacional e mais de 29 mil participantes da comunidade educacional, e a edição de 2023 promete ser ainda maior. Educadores, alunos e inovadores vêm à Bett Brasil em busca de inspiração, discutir o futuro da educação e descobrir produtos e soluções para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem.

Nesse ano, surgiu um debate entre educadores sobre Inteligência Artificial, movimento exacerbado por ferramentas como o ChatGPT, um recurso de Inteligência Artificial que simula a linguagem humana. Neste contexto, o impacto da IA na educação é um dos assuntos mais discutidos por professores e instituições de ensino. Para promover uma demonstração prática da capacidade benéfica deste tipo de tecnologia para a educação, será abordado o uso da Inteligência Artificial, aliada aos conhecimentos e experiências dos professores, para elaborar questões e avaliações.

Segundo Rafael Lima, CEO do Pruvo, “A Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode ser utilizada até mesmo para ajudar os professores na elaboração de questões e avaliações. Através de integração com o Google Forms, as avaliações criadas por I.A. podem ser exportadas para diferentes formatos, como DOC e PDF. Juntamente com a possibilidade de correção automática de gabaritos, a inteligência artificial pode simplificar e agilizar o processo de avaliação. É importante ressaltar que, embora a tecnologia possa ser uma grande ajuda para os professores, ela não substitui o trabalho humano, pelo contrário, libera tempo dos profissionais para ações que necessitam da interação e sensibilidade.” 

A elaboração de questões e avaliações é uma tarefa conhecida por demandar um tempo e um esforço considerável dos docentes. Nesse contexto, a Inteligência Artificial é capaz de automatizar e simplificar tanto a criação quanto a correção de provas, criando questões e avaliações em segundos. Com o olhar crítico do professor, as perguntas e respostas podem ser avaliadas, corrigidas e refinadas, proporcionando maior aproveitamento do tempo e da expertise do profissional da educação.

“A Inteligência Artificial é capaz de gerar questões com diferentes níveis de dificuldade, característica que pode ajudar a personalizar as provas para diferentes perfis de alunos ou turmas. Desta forma, a inteligência artificial se torna uma ferramenta útil e inovadora para os professores que buscam simplificar e agilizar o processo de avaliação, ao mesmo tempo em que mantêm o foco em suas atividades principais de ensino.”, finalizou Lima.

O uso da Inteligência Artificial ainda está em estado inicial e causa, assim como qualquer nova tecnologia disruptiva, estranheza, porém, ferramentas como esta podem ser uma aliada não somente dos professores como também dos alunos, em estratégias que irão dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O Pruvo AI estará disponível na Bett 2023 para que os professores tenham a oportunidade de testar a plataforma e verificar os benefícios da Inteligência Artificial para a educação.



SEPRORGS cria Banco de Talentos em parceria com Link Vagas

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O SEPRORGS acaba de criar um Banco de Talentos em seu website. Por ali, a entidade vai mapear, com apoio da Link Vagas, os postos de trabalho mais demandados da TI gaúcha.

A partir disso, a entidade vai abrir espaço para que estudantes e profissionais da área de Tecnologia enviem seus currículos, que serão direcionados pelo SEPRORGS para empresas associadas que tiverem cargos em aberto nos setores de interesse.

Parceira na iniciativa, a Link Vagas atua como facilitadora dos processos de admissão profissional, tendo como base um software que concentra informações na nuvem, organizando bancos de currículos em linha com processos seletivos, o que torna muito mais ágil e certeiro o processo de recrutamento e seleção de candidatos e, consequentemente, o preenchimento de vagas.

“O Rio Grande do Sul tem, atualmente, cerca de 4 mil vagas de trabalho não ocupadas na TI. Isso, para um Estado que concentra 6,5% dos empregos do segmento no país, segundo dados da Brasscom, é uma realidade que precisa urgentemente mudar”, explica o presidente do SEPRORGS, Rafael Krug. “Esta parceria com a Link Vagas e a disponibilização do Banco de Talentos em nosso site é uma maneira de ajudar a suprir esta demanda, é fazer nossa parte, enquanto entidade formada por empresários, na mudança de um cenário que interessa a todos – pessoas, empresas, mercado e sociedade”, complementa.

Para acessar o Banco de Talentos do SEPRORGS, basta acessar: https://www.seprorgs.org.br/vagas



Engenheiro transforma construtora em franquia e expande modalidade pelo Brasil

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Quando o engenheiro Paulo Chueire criou a empresa JMChueire, em 2008, a proposta era ser uma construtora voltada para empreendimentos e casas de alto padrão na região de Ponta Grossa, no Paraná. Com o tempo, ele foi criando métodos de trabalho para assegurar que todas as obras que estava construindo e gerenciando entregassem um resultado de qualidade no final, desde os serviços executados até os materiais utilizados.

Após 15 anos estudando o mercado, analisando todos os procedimentos e criando uma metodologia própria, Paulo percebeu que poderia replicar o modelo de negócio e ajudar outros profissionais como engenheiros, arquitetos, empreiteiros, além de empresários interessados em ingressar no segmento de construção civil. Dessa forma, a construtora iniciou o processo de franqueamento em 2021 e desde então começou a expandir o modelo de negócio para todos os estados brasileiros.

“Construir um empreendimento e uma casa do zero não é uma tarefa fácil, é necessário ter muito conhecimento sobre todas as etapas de uma obra, como criação de orçamento, escolha dos materiais com melhor custo-benefício, seleção da equipe de trabalhadores, desenvolvimento de um cronograma eficiente, entre outros pontos. E ao longo da minha jornada como empreendedor, percebi que muitos profissionais gostariam de ter a própria empresa, mas não sabem por onde começar, assim surgiu a ideia de compartilhar toda a experiência e conhecimento da JMChueira com essas pessoas”, explicou o engenheiro Paulo Chueire, diretor da franquia JMCHUEIRE.

Construção Civil no Franchising

O segmento de franquias de Casa e Construção cresceu 7,4% em 2022, registrando um faturamento de quase R$ 16 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ao todo, o mercado de franquias teve uma receita de R$ 211 bilhões, e a expectativa é que ocorra um crescimento entre 9,5% a 12% em 2023.

“A franquia é uma modalidade que atrai muitos empreendedores, porque trata-se de um modelo de negócio menos arriscando, já foi testado antes de ser replicado. As pessoas também recebem treinamento e suporte da franqueadora, o que traz mais segurança para aqueles que estão investindo”, finalizou Fred Henrique, especialista em expansão de negócios.



RPE e Grupo Supernosso apresentam Nosso Pay

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Varejo e consumidores de Belo Horizonte (MG) estão um pouco mais conectados. Uma linha tecnológica fundamentada pela RPE, empresa de tecnologia que oferece soluções em meios de pagamento para potencializar o mercado varejista brasileiro, surgiu com o papel de ligar os clientes do Supernosso a um ecossistema de compras totalmente inovador.

Trata-se do Nosso Pay, solução recém-lançada que acaba de chegar no mercado para ofertar ao consumidor uma série de benefícios. A ferramenta é materializada no formato de cartão de crédito e pode ser encontrada pelos consumidores do Apoio Mineiro e online pelo apoioentrega.com. Além disto, ainda no primeiro semestre, o recurso chega às lojas Super Nosso e demais plataformas virtuais.

A estratégia por trás desse projeto deriva do private label, um instrumento de crediário afixado a marcas próprias com finalidade de captar e fidelizar o cliente do varejo dentro de um escopo mercadológico que vem crescendo bravamente no Brasil. Basicamente, a função é gerar um resultado financeiro para o estabelecimento e possibilitar mais margem de consumo para o consumidor a partir de privilégios exclusivos.

“O que é importante explicar sobre o private label, é sua disponibilidade ao cliente a partir de certo crediário emitido por uma empresa específica, geralmente uma rede de varejo, neste caso o Grupo Supernosso. A partir deste crédito, o cliente cria laços com a instituição, que passa a oferecer crédito para seus clientes para uso exclusivo em suas próprias lojas ou site de compras online. Não bastasse o crédito, esses cartões geralmente oferecem benefícios ímpares, como descontos ou ofertas especiais para incentivar os clientes a fazerem compras na loja ou site da empresa”, explica Glauco Soares, diretor executivo de negócios da RPE.

O especialista ainda explica como é a funcionalidade do serviço e como o varejista pode usufruir da tecnologia. “O que a tecnologia da RPE possibilita são as peças para que o varejista possa estabelecer o serviço. Em seguida, ofertamos um leque de opções para o cliente e permitimos que ele selecione quais destas ‘peças’ se encaixam melhor na oferta desejada a fim de montar o serviço. O resultado será uma jornada coerente com o DNA daquele varejo. Cada cliente tem uma demanda e o private label cria opções e circunstâncias que complementam individualmente cada uma dessas demandas”.

Do outro lado, o Grupo Supernosso demonstra satisfação. “A RPE é o que nos permite exatamente ter um momento de ecossistema. Ela nos presta um papel de plataforma, onde temos a tecnologia e o produto que precisamos. Como o crédito, medidas de análise, sistemas de segurança, integração de transações, dentre outras áreas. Através do Nosso Pay, vamos oferecer condições especiais para que nossos clientes acessem nossas lojas e comprem com melhores preços, melhores condições e fiquem mais fidelizados”, completa Vinícius Aroeira, diretor de finanças, processos e tecnologia no Grupo Supernosso.



Planejamento, Estratégia e Transformação são tema de palestra no RS

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O SEPRORGS realiza, no dia 19 de maio, às 11h30, a primeira edição do Mesas TI de 2023. A palestra, com o tema “Planejamento e Estratégia: Transformação Digital”, será ministrada por Leandro Roldão, Executivo de TI com mais de duas décadas de experiência na gestão de Tecnologia, Negócios e Inovação.

Formado em Engenharia da Computação, Especialização na França em Sistemas, Pós-graduação em Tecnologia, com MBAs Executivos pelo Instituto BBS – Brazilian Business School em Gestão, Empreendedorismo e Novos Negócios e Marketing, Gestão de Projetos e Gestão Financeira, Roldão traz um currículo formado por cargos de gestão em empresas como EDP, onde atua atualmente, além de somar passagens por companhias como Wickbold, Aché Laboratórios, Fini e Intermédica, entre outras.

Além disso, foi reconhecido como um dos Executivo de TI mais Influente do Brasil pelo Optimize Group no 4CIO Brasil em 2023 e listado entre os CIOs Mais Engajados pelo grupo IT Midia em 2020, além de Executivo de TI DESTAQUE no Brasil em 2022 pela 4Network CIO.

“O tema deste Mesas TI não poderia ser mais adequado para abrir a temporada de 2023: o Planejamento e a Estratégia são fatores fundamentais para a Transformação das empresas, seja no âmbito Digital, seja no de Gestão, e falar sobre isso com uma das mentes mais destacadas do nosso mercado nestas áreas é uma oportunidade que nenhum empresário deve perder”, comenta Rafael Krug, presidente do SEPRORGS.

Para Roldão, é importante entender que a Transformação Digital não começa com a Tecnologia da Informação: na verdade, está sempre centralizada nas pessoas. “Tudo começa e termina com pessoas”, afirma o palestrante.

E isso é só uma pequena mostra do que vem por aí, no Mesas TI. O evento, que é exclusivo para Associados SEPRORGS e convidados, tem patrocínio Platinum da Dell Technologies, Silver da Dinamize e apoio da Match IT.

Para participar, os interessados devem entrar em contato com o SEPRORGS através do link: https://wa.me/message/PGWYPLOMELSZC1



Inscrições para o Desafio Semeando o Futuro do Sistema Alimentar Mundial de US$ 1 milhão serão abertas em 1º de junho

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O Institute of Food Technologists (IFT), uma organização científica sem fins lucrativos comprometida com o avanço da ciência dos alimentos e sua aplicação em todo o sistema alimentar mundial, e a Seeding The Future Foundation sentem o orgulho de anunciar o retorno do evento anual Seeding The Future Global Food System Challenge (Desafio Semeando o Futuro do Sistema Alimentar Mundial). Neste Desafio são convidados cientistas, engenheiros, inovadores, empreendedores e equipes multidisciplinares de organizações não governamentais (ONGs), organizações sem fins lucrativos, empresas sociais, universidades, instituições de pesquisa, bem como startups pequenas e emergentes, para enviar suas inovações revolucionárias, as quais irão ajudar a transformar o sistema alimentar mundial.

Agora em seu terceiro ano, o Desafio mais uma vez irá premiar US$ 1 milhão em subvenções e prêmios através do Seed Grants (US$ 25.000 cada), Growth Grants (US$ 100.000 cada) e Seeding The Future Grand Prizes (US$ 250.000 cada). Os ganhadores do Growth Grant e do Grand Prize do ano passado incluíram:

  • Comercializar larvas de mosca soldado negro como ração para galinhas, a fim de melhorar a nutrição dos ovos e reduzir o custo dos ovos em Ruanda. (Food Systems for the Future)

  • Eliminar aflatoxinas perigosas das cadeias de fornecimento de pequenos produtores, começando com amendoins no Haiti. (Acceso)

  • Acelerar a implantação da aquaponia que combina produção agrícola sem solo e piscicultura para aumentar a produção mundial de alimentos diante da mudança climática. (INMED Partnerships for Children)

  • Programa de armazenamento a frio com energia solar conduzido pela comunidade para permitir o acesso a melhores técnicas e práticas agrícolas em desenvolvimentos rurais. (Smart Villages Resource Group)

  • Aproveitar o Serviço Postal dos EUA para trazer produtos frescos das fazendas às portas de cada residência. (World Wildlife Fund)

“O Desafio do Sistema Alimentar Mundial pretende ser um apeloàação para a comunidade alimentar internacional. Mais de 840 milhões de pessoas sofrem de fome crônica, desnutrição severa e pobreza extrema, enquanto mais de 30% dos alimentos são desperdiçados a cada ano em todo o mundo. A mudança climática, os conflitos e a pobreza impedem o acesso equitativo a alimentos seguros e nutritivos a muitas populações em regiões desenvolvidas e em desenvolvimento. Precisamos urgentemente de inovações impactantes e transformadoras que levem a um sistema alimentar sustentável e permitam o acesso a alimentos saudáveis, acessíveis e atrativos nos quais os consumidores confiam”, disse Bernhard van Lengerich, fundador da Seeding The Future Foundation.

Embora as inscrições sejam abertas em 1º de junho e encerradas em 1º de agosto, os participantes interessados podem rever as diretrizes aqui para começar a preparar sua apresentação.

Desde 2021, mais de 1.500 inscrições de 75 países foram recebidas de equipes multidisciplinares de instituições acadêmicas e de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e startups. O Desafio é financiado pela Seeding The Future Foundation e hospedado pelo IFT.

“O Desafio Semeando o Futuro do Sistema Alimentar Mundial reflete a missão e o compromisso do IFT de abordar a insegurança alimentar e garantir um futuro saudável a nosso suprimento mundial de alimentos”, disse o diretor executivo do IFT, Christie Tarantino-Dean. “Estamos animados por fazer parceria mais uma vez com Bernhard e a Seeding The Future Foundation em uma das vitrines mais importantes de inovação e engenhosidade em alimentos.”

Para mais informação, acesse ift.org/food-system-challenge. Os candidatos que tiverem necessidade de suporte adicional são incentivados a rever as perguntas frequentes.

Sobre o Institute of Food Technologists

O Institute of Food Technologists (IFT) é uma organização internacional com cerca de 12.000 membros individuais de mais de 100 países comprometidos com o avanço da ciência dos alimentos. Desde 1939, o IFT reúne as mentes mais brilhantes em ciência dos alimentos, tecnologia e profissões relacionadas de setores acadêmicos, governos e indústrias para solucionar os maiores desafios alimentares do mundo. O IFT trabalha para garantir que seus membros tenham os recursos de que precisam para aprender, crescer e avançar na ciência dos alimentosàmedida que a população e o mundo evoluem. O IFT acredita que a ciência é essencial para garantir um suprimento mundial de alimentos que seja sustentável, seguro, nutritivo e acessível a todos. Para mais informação, acesse ift.org.

Sobre a Seeding The Future Foundation

A Seeding The Future Foundation é uma organização privada, sem fins lucrativos, motivada por seu valor principal de que todos devem sempre ter acesso equitativo a alimentos seguros, nutritivos, acessíveis, atrativos e confiáveis. Busca inspirar soluções inovadoras que possam ajudar a transformar o sistema alimentar mundial para ser mais sustentável e beneficiar a saúde das pessoas e do meio ambiente. A Fundação fornece financiamento inicial e apoio a ideias promissoras e inovações de alto impacto, a fim de melhorar sistemas alimentares a nível mundial, tecnologias para reduzir perdas após a colheita em regiões em desenvolvimento, bem como trabalho fundamental em setores acadêmicos e na pesquisa. Para mais informação, acesse seedingthefuture.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Dennis Van Milligen

Gerente Sênior de Relações Públicas e Mídia

Institute of Food Technologists

630-853-3022

dvanmilligen@ift.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Santander anuncia investimento de 400 milhões de euros em educação até 2026

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O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, presidiu hoje a abertura do V Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado em Valência (Espanha), ao lado da presidente do Banco Santander e da Universia, Ana Botín, e do reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e presidente do Comitê Internacional do Encontro, Enrique Graue.

Na abertura do Encontro, Ana Botín anunciou que o Banco Santander continuará a apoiar a universidade com o compromisso de investir 400 milhões de euros a mais no fomento da educação, da empregabilidade e do empreendedorismo no período de 2023 a 2026.

“Convencidos de que não há investimento social melhor do que o feito em educação, há 26 anos decidimos fazer uma aposta na universidade”, lembrou. Esse compromisso que se traduziu em mais de 2,2 bilhões de euros para o ensino superior, em bolsas, formação contínua e apoio a mais de um milhão de estudantes e acordos com mais de 1,5 mil instituições em 25 países”, Destaca a presidente.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia, no qual estão presentes cerca de 700 reitores de 14 países – entre os quais 100 brasileiros –, representando 14 milhões de estudantes de universidades da Europa, Estados Unidos, América Latina e Reino Unido, oferece a partir de hoje um espaço de debate único sob o tema “Universidade e Sociedade”. Os participantes aprofundaram o debate para fazer avançar a universidade e o progresso social por meio de três eixos temáticos: acompanhar a formação ao longo da vida, impulsionar o empreendedorismo e a inovação e fomentar as redes e a interconexão.

“É muito estimulante ver o engajamento dos dirigentes das instituições de ensino brasileiras na discussão da evolução da educação no País. Desenvolvemos um trabalho colaborativo e contínuo, fomentado pela Universia, que, de forma prática, se manifesta no relacionamento diário com o banco, do ponto de vista estratégico por meio do conselho de reitores e cuja visão de longo prazo está representada nesta reunião global”, afirma Maitê Leite, vice-presidente Institucional do Santander Brasil e presidente do Conselho de Reitores Universia no Brasil.

Marcio Giannico, senior head do Santander Universidades no Brasil, acrescenta que as discussões ocorridas nos fóruns internacionais apontam para soluções que podem ser comuns aos desafios da formação superior em diferentes países. “O Brasil tem instituições de alto nível e potencial. Seguiremos oferecendo todo o apoio que estiver ao nosso alcance para ajudá-las na superação desses desafios, trazendo um legado de impacto social positivo por meio da educação e da promoção da empregabilidade e do empreendedorismo”, diz o executivo.

Ao reunir dirigentes de instituições de ensino superior de diferentes portes, públicas e privadas, a Universia também colabora para a conexão entre os talentos, principalmente os diversos, com as necessidades de equipes mais plurais, cada vez mais presentes nas empresas brasileiras. E assim fomenta a empregabilidade e inclusão produtiva para os quase 9 milhões de estudantes brasileiros matriculados no ensino superior. “Queremos que as universidades sejam cada vez mais espaços onde o jovem encontras as condições para reescrever seu futuro e ocupar seu lugar no mercado de trabalho, muitas vezes mudando o patamar de renda de sua família, e gerando a mobilidade social de que nossa sociedade precisa tanto”, explica Daniela Neves, CEO da Universia Brasil.

As sociedades que mais investem em educação crescem de maneira sustentável, são mais abertas e diversas, criam mais oportunidades para todos e enfrentam melhor a solução de conflitos e os desafios do futuro”, ressaltou Ana Botín. Ela convidou todos os reitores e especialistas que participam do Encontro a uma “reflexão ambiciosa” sobre a missão da universidade em uma sociedade em constante transformação, “que funciona em rede, interconectada e na qual se diluem as fronteiras entre o mundo digital e o físico”. “A formação ao longo da vida é uma demanda social e empresarial; não é um luxo, é uma necessidade, assinalou ao se referir à validade das competências que aprendemos na universidade e ao quanto dura o período de formação em nossas vidas.

As conclusões do Encontro Internacional de Reitores se converteram na “Declaração de Valência”, que será conhecida amanhã e que reunirá o compromisso dos reitores para que a universidade continue a avançar, a partir de diversas linhas de atuação, no seu propósito de contribuir para o progresso da sociedade.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia dá sequência aos encontros anteriores de Salamanca (Espanha), em 2018; Rio de Janeiro (Brasil), em 2014; Guadalajara (México), em 2010; e Sevilha (Espanha), em 2005, com uma aposta consolidada na educação, empregabilidade e empreendedorismo, que se desenvolve há 26 anos e distingue o Banco das demais instituições financeiras do mundo (www.santander.com/universidades).

O evento poderá ser acompanhado via streaming na web corporativa do Banco Santander.



Do analógico ao digital: o segredo do sucesso dos jogos de mesa

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Os chamados jogos de mesa são considerados parte da cultura e atividade fundamental para o lazer de diversas pessoas. Não é para menos, já que esse tipo de atividade, seja através das cartas ou do tabuleiro, contém elementos que tornam quase impossível não haver diversão. Isso é tão verdade que vários desses títulos até hoje fazem muito sucesso, mesmo com uma oferta enorme de outros tipos de games no mundo digital.

Não é incomum vermos sites em que você pode se divertir com jogos de cassino ou clássicos de tabuleiro como o Banco Imobiliário e o Jogo da Vida, por exemplo. Mas por que será que esses títulos continuam tão vivos ainda nos dias de hoje? Bom, exploramos algumas razões que podem explicar esse sucesso de modalidades tradicionais no mundo virtual. Confira!

Novidade constante
Um ponto importante a ser considerado quando falamos sobre as razões de jogos de cassino como o poker e o blackjack continuarem com uma alta popularidade é que, mesmo com regras e características específicas, uma partida nunca será igual a outra. Essa imprevisibilidade faz com que o senso de novidade não se perca e, portanto, que sempre seja um desafio animador, tanto para quem pratica quanto para quem apenas acompanha uma partida.

É algo muito parecido com o que acontece com os games eletrônicos de simulação de esportes como o FIFA e o NBA, por exemplo. Tanto o futebol quanto o basquete são dois dos mais populares esportes de todos os tempos e, todos os anos, vemos crescerem os torneios e inovações técnicas e gráficas nesses games, o que significa que o senso de novidade também não se perde com eles. A mesma lógica pode ser aplicada aos títulos de mesa, explicando assim o motivo do seu sucesso até os dias de hoje.

Diversão garantida
Outro fator que não pode ser descartado quando falamos sobre o sucesso dos jogos de mesa no mundo digital é o quanto eles são divertidos. A maioria desses títulos possui regras bem estabelecidas e fáceis de serem compreendidas, além de partidas relativamente rápidas, o que faz com que eles sejam um ponto de diversão e lazer atraente, já que nem sempre as pessoas irão querer tomar horas para uma única partida.

Por fim, o contato social que esse tipo de modalidade proporciona é algo que foi muito bem traduzido para o mundo digital. Se em um outro momento era necessário reunir todas as pessoas em volta de uma mesa, hoje em dia é possível se conectar com amigos do mundo inteiro e, através de ferramentas como chat e chamadas por vídeo, ter o mesmo tipo de contato social que esse tipo de jogo proporciona. As piadas, os comentários e as risadas que as partidas oferecem são parte fundamental da diversão.

A força da tradição
Não podemos esquecer também que os jogos de mesa fazem parte da cultura de muitas sociedades, como falamos no início do artigo. Isso significa que existe uma tradição em jogar diversos tipos de modalidades, ou seja, essa prática acaba se tornando parte da cultura de um determinado grupo.

Portanto, não é de se espantar que, mesmo com a oferta de outros títulos digitais em diferentes sites e aplicativos, os jogos de mesa continuem em alta. A força que a tradição tem de conectar diferentes gerações, de ativar memórias afetivas e, principalmente, de fazer com que o momento seja de diversão, faz com que jogos sempre tenham adeptos, mesmo com séculos de existência, com é o caso do poker ou do xadrez online, por exemplo.

Apesar de todos esses serem motivos fortes para entendermos o sucesso das modalidades de mesa no universo online, é importante ressaltar que o mercado dos games vem crescendo no Brasil e no mundo e esses jogos ocupam muito bem um espaço específico que conseguiram conquistar por conta dos pontos que já citamos. Isso não significa, entretanto, que há uma concorrência direta ou que eles tiram o espaço às novidades. Pelo contrário, a grande vantagem do mundo digital é que ele pode proporcionar espaços para todos os gostos e diferentes formas de diversão.



Marketing inteligente é aliado de PMEs no mercado

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Cada vez mais, a maneira como as instituições se relacionam com o mercado no qual estão inseridas, analisando-as e criando ações a partir disso, tem se mostrado como uma estratégia de fundamental importância. Com o avanço do marketing digital, a competitividade tende a ser maior para as PMEs (microempreendedores, empresários individuais e pequenas e médias empresas), visto que elas possuem orçamentos mais enxutos, que criam uma necessidade maior de assertividade na escolha dos processos a serem seguidos. Atualmente, quase 70% das empresas em atividade no Brasil são formadas por microempreendedores individuais (MEI).

O método baseado na inteligência de dados que, de acordo com especialistas do setor, pode ser usado para a atuação mais assertiva no mercado, une a tecnologia a captação e retenção de consumidores. Tal metodologia consiste na análise de diversas possibilidades antes do início de uma ação, fazendo com que movimentos sejam antecipados e, consequentemente, o mercado e seu público-alvo se tornem melhor conhecidos. Para as PMEs, esse processo é capaz de ser ainda mais relevante, podendo fazer com que as empresas economizem investindo a partir do entendimento de oportunidades de retornos.

De acordo com Priscila Calegaro, fundadora e CEO da No!box Marketing Lab, essas empresas possuem pontos que devem ser levados em consideração quando o assunto é prospectar ou otimizar os serviços já prestados. Por terem menos níveis de hierarquia, explica a profissional, qualquer ajuste de rota pode ser mais ágil e prático. Além disso, prossegue, é plausível que estes empreendedores consigam obter um contato mais personalizado com seus clientes, abrindo a possibilidade de utilizarem dados de feedback, sugestões e comentários para potencializarem seus resultados.

“As empresas que incentivam a cultura de dados são aquelas que têm mais oportunidades de crescimento e consolidação no mercado. Essas empresas usam os dados para entender seus clientes e se relacionar com eles de forma personalizada”, diz Calegaro.

Fazendo uma consulta prévia, respeitando a privacidade de dados, é possível focar não apenas na oferta de produtos e serviços, mas também em soluções para necessidades sociais e que têm impacto na forma como as pessoas vivem, diz ela. Criar cenários com base nessa ideia, ademais, ajuda a clarear caminhos que devem ser seguidos.

Outra prática bastante observada pelas empresas menores que querem ganhar escala e aumentar o retorno dos seus investimentos de marketing para promoção de seus negócios, “é o uso de ferramentas tecnológicas gratuitas, como Google Analytics, softwares de gestão de relacionamento com cliente (CRMs) e outros recursos que usam IA como forte aliados”, diz Priscila.

O método da No!box 360º se assemelha às técnicas de inteligência de dados, no qual foi criado um mapeamento das necessidades dos empreendedores junto às jornadas digitais, de modo que sejam iniciadas estratégias de marketing de uma empresa até seus primeiros clientes, acelerando vendas de empresas que já possuem esses compradores primários. O mecanismo une marketing, ciência de dados e tecnologia, combinando técnicas e ferramentas nas três frentes, diz a empresária

Segundo a especialista, o mercado está em expansão e existem muitas empresas parceiras do ecossistema de inovação que contribuem com a melhoria da operação das organizações, mas o dever de ficar atento é importante: com esse crescimento, aumentam as chances de novas corporações, sem tanta experiência e qualidade nas entregas, encherem o mercado.

Segundo o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o país registrou em 2022 quase 20,2 milhões de empreendimentos ativos, sendo que mais de 3,8 milhões de empresas foram abertas nestes 12 meses.

Website: www.noboxmarketing.com.br



Técnicas de metodologias ágeis reduzem os entraves do mundo jurídico

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Com foco na indústria de tecnologia, as metodologias ágeis são facilitadoras para entregar soluções de alta qualidade. Estes elementos também podem ser aproveitados no setor jurídico, para simplificar e angariar mais eficácia aos processos dentro dos escritórios. Parte desse avanço é perpetuado pelo papel do Product Owner (PO), profissional responsável por gerenciar a entrega de produtos e serviços.

O Product Owner é responsável por etapas centrais de metodologias ágeis, como o Scrum. Conforme sugerido pelo nome, trata-se do Dono do Produto, o ponto central da liderança e a voz das partes interessadas (stakeholders). Afinal, o PO é responsável por definir as ações e processos ao desenvolver soluções.

Este profissional, no entanto, não atua apenas como um chefe, demandando ordens. Grande parte da sua atividade é destinada à simplificação de processos, deixando os objetivos mais claros, direcionando as melhorias e facilitando o caminho para onde se quer chegar. 

O Product Owner também deve descobrir as verdadeiras dores dos clientes. “E como fazer isso? Fazendo as perguntas certas. E, claro, essas perguntas precisam ser direcionadas para a simplificação”, explicou André Alves de Lima Bueno, Product Owner do Cartório Virtual e Pré-Litígio da Finch. “Sabe aquela frase, o ótimo é inimigo do bom? Pois é, o PO tem arraigado em sua essência a simplificação”, completa.

Por isso, é preciso considerar as seguintes questões para elaborar um plano de ação eficaz: entender qual é a causa raiz da dor do cliente ou usuário?, qual o problema que deve-se solucionar?, a dor é latente? e qual é o desafio e a recompensa? Ou seja, o Product Owner precisa propor alternativas, buscar novos desafios e ser apaixonado por soluções. O desafio é entregar melhores experiências aos usuários/clientes. Com ou sem emprego da tecnologia. 

As responsabilidades do Product Owner são o gerenciamento do produto, estabelecer as metas do produto, ter a visão do produto, o backlog do produto e do time de desenvolvimento. Assim, o papel do PO é bem importante para o mercado de tecnologia.

“O grande desafio do Product Owner, com o propósito de simplificar o mundo jurídico, é empacotar e entregar produtos com soluções que maximizem valor e simplifiquem os processos e procedimentos para o ecossistema jurídico”, afirmou André Alves de Lima Bueno. 

Bueno ainda ressalta que o profissional é o entorno e o centro da propositura de ideias das possíveis soluções. Ou seja, o PO quebra a barreira que existe entre “produto” e “jurídico”, aplicando todo o conhecimento de produto para os pacotes de soluções jurídicas.

“Em nossa empresa, o Product Owner precisa estar alinhado com Metodologias Ágeis e com a Metodologia das Operações Legais, considerando nove áreas de gestão jurídica: desenvolvimento operacional; gestão de terceiros; estrutura jurídica; processos e tecnologia; relação institucional e com Poder Judiciário; gestão do conhecimento e sustentabilidade; Data Driven; governança jurídica; e planejamento estratégico”, diz Bueno.

Cabe ressaltar que o PO não apenas cria soluções inovadoras “do zero”. O profissional também precisa estar antenado aos movimentos da concorrência e do mercado, além de testar hipóteses de como melhorar o produto.



Aspectos positivos do convívio com os cães proporcionam benefícios aos tutores

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Os cães chegam a ser considerados como membros da família, influenciando decisões importantes como, por exemplo, onde residir e para onde viajar, levando em consideração a estrutura dos hotéis para recebê-los. Atua como um estímulo ao exercício físico e promove o contato do dono com outras pessoas na rua, sendo reconhecido como um facilitador social.

Um ditado diz que o cão é o melhor amigo do homem, mas nem sempre a recíproca é verdadeira. A presença dos animais na vida de uma pessoa traz inúmeros benefícios, mas esta convivência precisa ser alicerçada no compromisso de respeito à vida dele.

“A companhia do animal, também, é muito salutar para quem vive sozinho ou não tem contato constante com familiares e amigos, proporcionando afeto e diversão, reduzindo a tensão do dia a dia e até o batimento cardíaco da pessoa que o toca”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News.

Os cardíacos hospitalizados no Centro Médico da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, submeteram-se ao “animal assisted-therapy”, o tratamento coadjuvado pela presença de um cão. No Congresso Anual da Associação Americana de Cardiologia (AHA), realizado nos EUA, colaboradores da enfermaria clínica, relataram que a presença de cães entre pessoas normaliza a pressão nos que estão sadios e reduz a pressão em hipertensos, tornando as pessoas felizes, calmas e fazem com que se sintam mais amadas.

Segundo Vininha F. Carvalho, a expectativa de vida do cão varia conforme o tratamento que recebem. Eles necessitam de vermifugação, vacinação e de uma alimentação adequada. O animal quando é abandonado, sofre com igual intensidade tanto a fome e a sede, quanto a dor da rejeição. Mas, basta um afago, um pouco de comida e um abrigo seguro, para que ele comece demonstrar toda a sua gratidão.

Numa pesquisa na região metropolitana de São Paulo realizada por pesquisadores de quatro universidades, constatou-se que a média de vida dos cães que vivem em São Paulo é de três anos, sendo que a sobrevivência média é de 9,9 anos nos E.U. A e de 11 anos na Inglaterra. Após as doenças infecciosas, apareceram os tumores ( 13,28%), os acidentes com traumatismo (13,08%). Morreram de velhice apenas 5,57%.

“Independentemente de ter ou não uma raça definida, os animais conseguem propiciar ao tutor uma qualidade de vida melhor, e isto precisa ser divulgado em campanhas educativas em colégios, associações comunitárias e de bairros, igrejas, etc. estimulando a população a realizar a posse responsável. Felizes são os que fazem do amor incondicional a sua filosofia de vida”, conclui Vininha F. Carvalho.



SEPRORGS apresenta proposta de políticas públicas em tecnologia e inovação

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O SEPRORGS – Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul realizou, ao longo do mês de março, reuniões com os deputados estaduais Felipe Camozzato (NOVO), autor da Lei do Sandbox Regulatório no Município de Porto Alegre, e Gustavo Victorino (Republicanos), além do ex-ministro Ronaldo Nogueira e com o prefeito de Estrela-RS, Elmar Schneider.

Também em março, dirigentes da entidade tiveram reunião e almoço com o deputado estadual Marcus Vinicius Vieira de Almeida (PP), Presidente da Frente Parlamentar de Inovação.

Nos encontros, estiveram presentes o presidente do SEPRORGS, Rafael Krug, a executiva Savana de Andrade, a assessora da Diretoria, Karen Amaro, e as representantes da Assessoria Legislativa, a advogada e diretora da AGF Advice, Dra. Ana Paula Gaiesky Oliva, e a Dra. Fernanda Gregory.

Na pauta de todas as reuniões, estiveram focos como apresentar os principais compromissos do SEPRORGS com o crescimento da economia digital, bem como tratar de assuntos prioritários para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul.

Entre as propostas levantadas pelo SEPRORGS, que constam em um documento entregue aos parlamentares, está a implantação do Programa Sandbox Regulatório em âmbito estadual. A iniciativa tem como objetivo regulamentar e fomentar os ambientes regulatórios experimentais, já implantados ou em andamento em diversas cidades gaúchas.

A pauta, que teve avanços nos últimos meses, pretende desburocratizar processos, permitindo que empresas possam testar produtos, serviços e modelos de negócios inovadores, em prol do crescimento econômico e em busca de soluções para as demandas latentes no Estado. A Entidade vem acompanhando a evolução do projeto através de seus diretores regionais.

Outro ponto debatido durante as reuniões foi a inclusão do empreendedorismo e da lógica na grade curricular escolar e universitária, como uma das soluções para ajudar a suprir a carência de profissionais qualificados vivida pelo setor de TI, no qual sobram milhares de vagas todos os anos, segundo dados da ABES. 

Além dessas duas pautas, o SEPRORGS também ressaltou a importância da concessão de maiores incentivos às empresas de TI, visto que evidências demonstram que o investimento em pesquisa e desenvolvimento é um fator crítico que impulsiona a inovação e o crescimento econômico de um estado.

A entidade tem abordado também a necessidade de atualização da Lei de Inovação (Lei 13.196, de 13 de julho de 2009). A normativa estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica e define mecanismos de gestão aplicáveis às instituições científicas e tecnológicas do Estado, mas, na análise do SEPRORGS, não apresenta efetivas melhoras ao segmento.

Ainda, o SEPRORGS busca atuar junto com o Legislativo pela redução da burocracia para a atuação das empresas da área de inovação, por meio de revogação de normas que impeçam o avanço do setor de TIC, buscando melhorar o ambiente de negócios e flexibilizar o mercado de economia digital.

Segundo o presidente do SEPRORGS, a realização de um estudo comparativo com outras legislações modernas, do país e do exterior, é fundamental para que se tenha uma norma com atualizações capazes de trazer mais desenvolvimento para o RS.

“Nos próximos meses, acompanharemos de perto os desdobramentos das pautas que estamos trabalhando, as quais consideramos primordiais para o presente e futuro da tecnologia e inovação”, comenta Krug. 

Conforme explica o presidente, o trabalho do SEPRORGS abrange a atuação em relação a políticas públicas e interlocução com os Poderes Legislativo e Executivo, visando a propiciar um ambiente inovador, capacitação de capital humano, redução de impostos e outras demandas geradas pelas empresas representadas.

“Atuamos sempre no alinhamento de estratégias essenciais para a construção de políticas de inovação em nosso Estado, em pautas que favoreçam o crescimento das empresas do nosso setor”, finaliza. 



Volume de uso de redes sociais pode afetar saúde mental

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A internet e as redes sociais fazem parte do cotidiano dos habitantes do Brasil. Em 2022, segundo o relatório “Digital in 2022: Brazil” da Hootsuite e We Are Social, os brasileiros passaram em média mais de 10h por dia na internet, sendo 3 horas e 41 minutos nas redes sociais.

Além disso, levantamento da Comscore mostra que o Brasil é o 3º país que mais consome redes sociais no mundo. São 131.506 milhões de contas ativas. Destas, 127,4 milhões são usuários únicos nas redes sociais (96,9%).

“O uso excessivo das redes sociais pode levar ao desenvolvimento de diversos problemas. Isso pode ser causado por uma série de fatores como comparação social, cyberbullying, exposição a notícias negativas, isolamento social e falta de interações sociais significativas no mundo real”, afirma Jair Soares, presidente do Instituto Brasileiro de Formação de Terapeutas (IBFT).

Saúde mental e transtornos

A presença em um ambiente virtual que é constantemente agressivo ou tóxico, segundo Soares, pode desencadear transtornos como ansiedade, depressão, dependência digital, baixo autoestima, transtorno do sono, entre outros.

E eles são motivados por alguns “gatilhos mentais”, isto é, agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Dentre eles, pode-se citar a comparação social. “As redes sociais muitas vezes promovem uma cultura de comparação, onde as pessoas podem se sentir pressionadas a comparar suas vidas e conquistas com as dos outros. Isso pode levar à baixa autoestima, sentimentos de inadequação e ansiedade em relação à imagem e status social”, conta Soares.

O excesso de exposição a notícias negativas, como desastres naturais, violência, crises políticas e outros eventos estressantes, também pode causar ansiedade, depressão e estresse emocional. De acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, um dos mais completos levantamentos sobre saúde do país, 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico de depressão.

“Embora as redes sociais possam conectar as pessoas virtualmente, seu uso excessivo pode levar ao isolamento social no mundo real. A dependência das redes sociais pode prejudicar as interações sociais face a face, levando a problemas de saúde mental, como solidão, depressão e ansiedade social”, explica o presidente do IBFT.

Uso saudável e ajuda profissional

Estar presente nas redes sociais em si não é necessariamente prejudicial à saúde mental, mas seu uso excessivo, inadequado ou envolvimento em situações negativas, como cyberbullying, pode ter um impacto negativo na saúde mental das pessoas, de acordo com o especialista. 

“Para utilizar as redes sociais de maneira saudável é importante definir limites, seguir conteúdos e pessoas positivas, evitar comparações ruins, controlar o tempo gasto on-line e equilibrar com atividades fora da internet, desenvolver habilidades emocionais e buscar apoio profissional caso sinta que as redes sociais esteja afetando negativamente sua saúde mental”, conclui Soares.

Para saber mais, basta acessar: www.ibft.com.br 



Saúde mental no Brasil: país tem 3º pior índice

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De acordo com relatório global anual Estado Mental do Mundo 2022 encomendado pela Sapien Labs, o Brasil possui o 3º pior índice de saúde mental, levando em consideração respostas de 64 países. Segundo os números divulgados pelo governo, há mais de 300 milhões de pessoas que sofrem com depressão no mundo, sendo 11 milhões no país. 

Em nota divulgada pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), hoje a população brasileira vive uma segunda pandemia, já que os traumas deixados pela crise sanitária causada pela Covid-19 têm grande impacto na saúde mental dos indivíduos. Dessa forma, faz-se necessário, cada vez mais, a conscientização da sociedade em torno dos temas que se relacionam com a saúde mental.  

“Muitas pessoas são tratadas de forma injusta e discriminatória por causa de problemas relacionados à mente”, afirma Jair Soares, presidente do Instituto Brasileiro de Formação de Terapeutas. “Para ajudar, é preciso compartilhar informações, ensinar as pessoas, incentivar a busca por ajuda profissional e lutar contra o preconceito”, complementa. 

Segundo matéria publicada pelo Jornal da USP (Universidade de São Paulo), o preconceito contra as doenças mentais – como a depressão – faz com que a busca por ajuda e tratamento leve mais tempo do que o indicado, podendo impactar no resultado.

Tal intolerância pode estar diretamente ligada com a falta de informação. “Apesar de algumas melhorias, é necessário focar ainda mais na evolução da formação dos profissionais da área para tratar o tema de forma cada vez mais especializada”. 

“Algumas regiões do país ainda têm dificuldades para conseguir serviços de saúde mental de qualidade e, além disso, a existencia de algumas crenças culturais e sociais fazem com que as pessoas vejam a saúde mental de forma errada, causando a discriminação”, comenta o profissional.  

Hoje existem algumas iniciativas para conscientizar a população no que diz respeito à saúde mental e fazer com que o quadro de pessoas que sofrem com isso abaixe cada vez mais, tais como o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo. 

Porém, para o presidente do IBFT, há outras maneiras, como realizar campanhas em rádio, TV e internet; desenvolver programas educativos sobre saúde mental nas escolas; treinar os profissionais de saúde, educadores e líderes comunitários; trabalhar junto para ajudar as pessoas; dar acesso aos serviços de saúde mental; e usar as redes sociais com cuidado para conscientizar a sociedade. 

“Também é importante lutar contra o preconceito e a discriminação. Todos devem trabalhar juntos para alterar a cultura e fazer com que a sociedade seja mais informada, compreensiva e inclusiva em relação à saúde mental”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar: http://www.ibft.com.br



Zion Pharma anuncia um acordo global com a Roche para desenvolver e comercializar um inibidor de tirosina quinase oral do HER2 projetado para penetrar na barreira hematoencefálica

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A Zion Pharma Limited, uma empresa chinesa de biotecnologia focada no desenvolvimento de compostos penetráveis no cérebro, anunciou hoje que a Roche adquiriu os direitos internacionais do programa principal da Zion: o ZN-A-1041. O ZN-A-1041 é um inibidor de tirosina quinase oral seletivo que tem como alvo o receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2). O ZN-A-1041 foi projetado para penetrar na barreira hematoencefálica e tem o potencial de tratar ou prevenir o aparecimento de metástases cerebrais em pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo. Até 50 % dos pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo desenvolverão metástase cerebral durante o curso da doença.

“Nosso acordo com a Roche é a culminação de um tremendo esforço de equipe para oferecer a melhor terapia da categoria em potencial para pacientes com câncer de mama HER2-positivo, particularmente no campo da metástase cerebral em virtude da alta permeabilidade da barreira hematoencefálica deste ativo”, afirmou Zack Cheng, M.D., Ph.D., presidente, CEO e cofundador da Zion Pharma Limited. “Em cinco anos, passamos da formação da empresaàrealização de estudos pioneiros em humanos, até encontrar uma parceria na Roche, que possui os recursos e a experiência para levar o ZN-A-1041 a pacientes com poucas opções terapêuticas adicionais”, completou o Dr. Cheng.

O Dr. Ding Zhou, Ph.D., diretor científico e cofundador da Zion Pharma Limited acrescentou: “Estamos satisfeitos que a Roche reconheça o potencial de nosso ativo no avanço do padrão de atendimento em relação a compostos penetráveis no cérebro em câncer de mama HER2-positivo”.

“Estamos entusiasmados em firmar esta parceria com a Zion para desenvolver ainda mais esta opção de tratamento inovadora para pessoas com câncer de mama HER2-positivo. Esta parceria se baseia no legado e na experiência da Roche no tratamento do câncer de mama HER2-positivo e apoia nossa busca pelo avanço da ciência, combinando inovação externa com nossos recursos internos visando atender a áreas de altas necessidades não atendidas dos pacientes”, afirmou James Sabry, diretor global de Parcerias Farmacêuticas.

Após um período de transição, a Roche será responsável pelo desenvolvimento, fabricação e comercialização do ZN-A-1041 a nível internacional. A Zion receberá até US$ 70 milhões em pagamentos antecipados e de curto prazo, pendentes do cumprimento de determinadas etapas. A Zion também será elegível para receber até US$ 610 milhões em pagamentos extras após a realização de determinados eventos de desenvolvimento, regulatórios e baseados em vendas do ZN-A-1041, bem como royalties escalonados sobre as vendas.

Sobre o ZN-A-1041

O ZN-A-1041 é um inibidor de tirosina quinase oral seletivo que tem como alvo o receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2). O ZN-A-1041 foi projetado para penetrar na barreira hematoencefálica. O estudo de Fase 1 está sendo conduzido em vários locais nos EUA e na China. Mais detalhes serão apresentados em sessões durante a reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) em junho de 2023.

Sobre a Zion Pharma Limited

A Zion Pharma é uma empresa privada de biotecnologia em estágio clínico focada no desenvolvimento de novos agentes antitumorais de moléculas pequenas. Fundada em 2018, a sede de investigação da empresa fica em Suzhou (China), com operações de pesquisa adicionais em Xangai (China). A empresa está aplicando uma abordagem inovadora de descoberta de medicamentos, capitalizando sua experiência em farmacocinética e metabolismo dos medicamentos (DMPK), para desenvolver uma linha de compostos exclusivos de primeira classe/melhores da sua classe focados em objetivos terapêuticos que promovem a inibição do tumor, incluindo ataxia-telangiectasia mutada (ATM), Kirsten RAt Sarcoma (KRAS G12D) e SMARCA2 (BRM). Para mais informações sobre a Zion Pharma, acesse www.zionpharma.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Imprensa e parcerias:

J. Michael French

Vice-presidente sênior de Desenvolvimento Corporativo

michael.french@zionpharma.com

+1.703.338.1972

Fonte: BUSINESS WIRE



WhatsApp: aplicativo se tornou um aliado das empresas como estratégia de vendas

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Uma pesquisa realizada pela empresa americana de consultoria empresarial Mckinsey no início de 2021 aponta que os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes. Para atender as necessidades dos clientes é preciso que as empresas recorram a novas tecnologias e quando se fala em atendimento, o uso do WhatsApp junto ao uso de chatbots e plataformas digitais como estratégia de marketing conversacional facilita o relacionamento entre empresa e cliente.

O resultado de um estudo encomendado pela Panorama Mobile Time em parceria com a Opinion, mostra que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Isso significa que, mais do que nunca, é preciso estar atento ao avanço tecnológico do mercado e investir em novas estratégias de vendas digitais.

Surgimento de novas plataformas digitais

As vendas digitais feitas com auxílio de plataformas que consigam oferecer suporte no atendimento de clientes, são capazes de impulsionar negócios, seja em empresas varejistas ou atacadistas. Foi pensando nisso que a startup Meu Catálogo Digital criou uma vitrine virtual de produtos, onde é possível fazer do WhatsApp um verdadeiro canal de vendas e não apenas um aplicativo de mensagens. É o que explica o CTO e cofundador da Startup, Miquéias Santos. “Com a plataforma é possível catalogar produtos e criar um tipo de loja virtual em que a empresa mantém um relacionamento direto com o cliente através da integração de outras plataformas, como o WhatsApp”, conta Miquéias.  

Marketing conversacional como estratégia

Outra maneira de impulsionar vendas é o uso do marketing conversacional, uma estratégia que utiliza tecnologias, como a inteligência artificial, em conversas automatizadas. Essas conversas podem ser feitas com mensagens de chatbots, os quais reproduzem diálogos reais e humanizados.

As conversas automatizadas no WhatsApp têm como diferencial o atendimento 24 horas, mesmo que o lojista esteja offline. Empresas que utilizam esse formato conseguem realizar vendas em um período maior de tempo, ao contrário de empresas que ainda não possuem esse tipo de atendimento, influenciando diretamente nos resultados das vendas. 

Grandes marcas como Bradesco, Natura e Duolingo utilizam dessa estratégia de marketing. Para aplicar essa estratégia pode ser necessário conferir as modalidades disponíveis do WhatsApp para este tipo de conversa automática que vai além das respostas rápidas já conhecidas no WhatsApp Business. 

Impulsionando as vendas com WhatsApp Business

Um levantamento realizado pela Decode, empresa que desenvolve soluções em data analytics, big data e data driven marketing, mostrou que o WhatsApp Business, plataforma direcionada micro e pequenas empresas, registrou cerca de 12 milhões de downloads entre janeiro e julho de 2020 e movimenta em torno de 4,7 milhões de usuários mensais ativos no Brasil.

Esses dados comprovam o quanto a plataforma vem impulsionando negócios por todo o país, facilitando e potencializando as vendas no meio digital. Aproveitar todas as funções e recursos que o aplicativo proporciona é se beneficiar estrategicamente de cada uma dessas funcionalidades para inovar e investir em meios que promovam um atendimento mais ágil, personalizado e funcional.

 

Website:

https://www.meucatalogodigital.com/



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