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IA detecta e responde a ameaças de cibersegurança

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A IA (Inteligência Artificial) evoluiu de um “tópico de pesquisa esotérico”, seis décadas atrás, para o uso em larga escala tanto por empresas, acadêmicos e laboratórios de ciência da computação. A definição integra o relatório “Capitalizing on the promise of artificial intelligence Perspectives on AI adoption from around the world”, da Deloitte, que revela os dados e perspectivas sobre a adoção da IA a nível global.

De acordo com o estudo, mais de oito em cada dez líderes de organizações que utilizam IA veem a inovação como “muito” ou “criticamente” importantes para o sucesso de seus negócios para os próximos dois anos. Aliás, a adoção e os gastos com as novas tecnologias vêm em uma crescente em todo o mundo. Segundo o relatório, 37% das organizações já implantaram IA – um aumento de 270% em relação a quatro anos atrás.

Apesar dos aspectos positivos, o risco cibernético preocupa as empresas que utilizam as novas tecnologias. Segundo a pesquisa da Deloitte, 23% dos entrevistados classificaram “segurança cibernética vulnerabilidades” como a maior preocupação com relação à IA.

Contudo, segundo Deyvid Sousa, engenheiro, executivo e especialista em cibersegurança, a IA pode ser utilizada justamente para detectar e responder a ameaças de cibersegurança em tempo real: “Algoritmos de machine learning podem identificar com rapidez ameaças potenciais e alertar equipes de segurança, permitindo que eles respondam rapidamente e mitiguem os danos”.

Além disso, segundo o especialista, existem diversos avanços recentes relacionados à IA que podem ser úteis para o ambiente corporativo brasileiro. Ele cita os progressos mais notáveis nos tópicos a seguir:

Maior uso de NLP e análise de sentimento para serviço e suporte

Sousa destaca que muitos empreendimentos vêm usando chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA para fornecer serviços e suporte ao cliente.

“Esses sistemas usam NLP (Processamento de Linguagem Natural, na sigla em português) para entender as consultas dos clientes e análise de sentimento para detectar o humor do consumidor e responder adequadamente”, explica.

Maior adoção de IA para análise preditiva

O engenheiro acrescenta que, com o crescente volume de dados gerados pelas empresas, as ferramentas de análise preditiva alimentadas por IA estão se tornando cada vez mais populares.

“Essas ferramentas usam algoritmos de machine learning para analisar dados e identificar padrões e tendências que podem ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas”, esclarece Sousa.

Melhoria na gestão da cadeia de suprimentos por meio de logística alimentada por IA

Segundo o especialista em cibersegurança, a IA também vem sendo utilizada para otimizar a logística e a gestão da cadeia de suprimentos, analisando dados sobre níveis de estoque, tempos de envio e padrões de demanda.

“Isso ajuda as empresas a tomar decisões assertivas sobre quando e como reabastecer o estoque, reduzindo o desperdício e melhorando a eficiência”, afirma.

Maior automação de tarefas rotineiras

A automação alimentada por IA é uma alternativa para simplificar tarefas rotineiras, como entrada de dados, processamento de documentos e agendamento, informa Sousa. “Isso libera os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas, melhorando a produtividade e a satisfação no trabalho”.

Sousa ressalta que, em geral, a IA está sendo cada vez mais usada por empresas para melhorar a eficiência, reduzir custos e aprimorar a experiência do cliente. “À medida que a tecnologia da IA continua a evoluir, podemos esperar ver ainda mais inovações e aplicações no mundo corporativo”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.linkedin.com/in/deyvid-sousa-227a581/



BCA Research Lança Serviço Privado de Mercados e Alternativas

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BCA Research Inc, uma empresa da Delinian e líder independente em fornecer pesquisa de investimento mundial, anunciou hoje o lançamento do BCA Private Markets & Alternatives Service (PMA) – Serviço Privado de Mercados e Alternativas da BCA.

O novo serviço, o primeiro serviço dedicado a mercados privados que oferece consultoria de investimentos em uma empresa de pesquisa independente, proporciona inteligência, informações e percepções personalizadas sobre empresas em estágio inicial e em crescimento em todos os setores. A PMA irá oferecer aos investidores acesso a mercados privados e orientação sobre como podem impactar seus portfólios, ao fornecer análise e assessoria convincentes, abrangentes e imparciais sobre a criação de portfólios e decisões de gestão.

O PMA será dirigido pelo Estrategista Chefe, Brian Payne, que recentemente foi o diretor principal do portfólio de estratégias de diversificação de US$ 5 bilhões do Teacher’s Retirement System de Illinois, e anteriormente pesquisador e negociador na Potomac River Capital. Brian terá uma equipe de pesquisadores e analistas para ajudar a oferecer profundidade dentro e entre as classes de ativos, enquanto aproveita a equipe de estrategistas da BCA para sua classe de ativos individual e experiência macro. O serviço inclui capital privado, crédito privado, fundos de cobertura e imóveis. Brian irá se reportar a Nicoletta Manoleas, Diretora Geral da BCA Research.

Com os investidores sentados no capital não gastoàespera de serem implantados, a BCA Research acredita que é o momento ideal para lançar mercados privados e serviços alternativos.

“O capital privado e crédito estão entre as classes de ativos mais procuradas por clientes e investidores em busca de diversificação de portfólios, sendo que nossa nova estratégia irá fornecer as melhores informações possíveis para ajudá-los a considerar os principais candidatos ao crescimento sustentável”, disse Manoleas.

Payne comentou: “Os investidores estão buscando estratégias diversificadas na economia após a pandemia. Nossa abordagem será explorar o mais amplo universo de opções privadas e alternativas bem como aplicar nossa profunda experiência no assunto e a melhor análise proprietária da categoria, para oferecer a eles percepções prospectivas, com base em dados e itens processáveis. Estamos trazendo todo o peso da BCA Research para fornecer PMAànossa lista de clientes em rápido crescimento, e estou empolgado por liderar a nova oferta.”

BCA Research

BCA Research é o principal fornecedor independente de pesquisa de investimento mundial. Desde 1949, a missão da BCA Research vem sendo moldar o nível de convicção com que os nossos clientes tomam decisões de investimento, mediante a entrega de análises e previsões de ponta de todas as principais classes de ativos e economias. A empresa mantém uma sede em Montreal com escritórios locais em Londres, Nova York, San Francisco, Hong Kong, Sydney, Cidade do Cabo e São Paulo.

Delinian

O portfólio de negócios da Delinian oferece dados, pesquisas, informações e conexões altamente direcionados, junto com perfis e análises preditivas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Darrell Oliver

Chefe Global de Comunicações e Relações Públicas

Tel.: +1 646.539.3640 / Cel.: +1 929.316.2708

Darrell.Oliver@Delinian.com

DELINIAN

Fonte: BUSINESS WIRE



Nova lei cambial simplifica as transações internacionais

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Nova lei cambial impacta diretamente as transações envolvendo moedas estrangeiras. Em 31 de dezembro de 2022, entrou em vigor a Lei 14.286/21, que criou o novo marco cambial. Essa lei trouxe mudanças nas regras para a negociação, utilização e tratamento de moedas estrangeiras no Brasil e o capital brasileiro no exterior, bem como na prestação de informações ao Banco Central.

Na prática, a nova legislação simplifica as transações internacionais, beneficiando principalmente a atuação do Brasil no comércio exterior. No entanto, o novo marco cambial não se restringe a exportadores e importadores, as alterações legais também afetam as viagens internacionais e remessas de recursos ao exterior.

A primeira grande mudança diz respeito às negociações de moeda estrangeira entre pessoas físicas. Antigamente, só bancos ou casas de câmbio podiam negociar moedas internacionais sem infringir a lei. Com a nova legislação, a negociação entre pessoas físicas passa a ser permitida, até o limite de US$ 500 por operação e desde que essas transações sejam feitas de forma eventual e não profissional. Por exemplo, famílias que possuem parentes no exterior agora poderão realizar transferências eventuais, propiciando melhores condições em emergências financeiras.

Outra mudança significativa trazida pela nova lei cambial está na ampliação do limite para levar moedas em espécie em viagens. A nova lei aumenta o limite de dinheiro em espécie que cada pessoa pode portar nas viagens internacionais. O valor, que era de R$ 10 mil, passou a ser de US$ 10 mil. A mudança é válida tanto para quem sai do Brasil quanto para quem chega em território brasileiro.

Segundo Antônio Bento, CEO da efexHub, “A nova lei cambial é extremamente benéfica, pois permite a redução de estruturas jurídicas e operacionais no setor, além de reduzir custos e burocracia para a entrada de novas empresas da área”.

Com o novo marco cambial, o Banco Central permitirá que instituições financeiras abram diretamente contas em outras moedas. Por outro lado, a nova legislação também estabelece a ampliação da permissão para que se possa ter contas em reais no exterior.

Além disso, outros pontos de destaque na nova legislação cambial incluem:

1 – Alterações no RDE (Registro Declaratório Eletrônico): antes do marco cambial, todo ingresso de capital estrangeiro, independentemente do valor, era registrado no Banco Central de acordo com sua modalidade. Agora, o registro de capital estrangeiro é necessário somente nas situações em que o valor do ingresso superar US$ 1 milhão nos casos de crédito e US$ 100 mil no caso de investimento direto.

2 – Simplificação da natureza cambial: antes da nova lei, existiam mais de 200 códigos cambiais para enquadramento da operação. Com o marco cambial, para operações de até US$ 50 mil, por exemplo, passa a ser possível realizar a classificação em apenas 8 códigos.

3 – Mudança na responsabilidade pelo enquadramento cambial: antes da nova lei, era responsabilidade da instituição financeira. Após a mudança, ela fica a cargo do cliente, com o suporte técnico da instituição financeira. Para operações acima deste valor, valem os códigos atuais mais 4 novos.

4 – Dispensa de documentação complementar de acordo com perfil de risco: a instituição financeira autorizada tem autonomia para dispensar informações e documentos comprobatórios, considerando a avaliação de risco do cliente e as características da operação. Até dezembro de 2022, toda essa documentação era obrigatória.

5 – Dispensa da obrigatoriedade do contrato de câmbio: a operação de câmbio não necessita mais de um contrato para ser celebrada. Contudo, a instituição deve fornecer alguma forma de comprovar que as partes têm conhecimento das informações e que estão de comum acordo com as condições estabelecidas.

“Na prática, a nova legislação traz novos ares ao setor e incentiva novos negócios, como é o caso das startups de câmbio, aumentando o número de players no mercado. Desta forma, é natural que haja uma redução de custos das transações para os clientes”, completou Bento.



Azeites de Oliva da Espanha faz evento gastronômico em São Paulo

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A organização Azeites de Oliva da Espanha promove, no dia 6 de maio, sábado, evento no Espaço Cubo do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a partir do meio-dia para convidados e aberto ao público após as 14h, quando promoverá experiências em torno da temática do azeite, com a participação de grandes nomes do mercado como os chefs Guga Rocha e Oscar Bosch (do restaurante Tanit, de culinária espanhola), a nutricionista Fernanda Scheer, a especialista em azeites Chania Chagas e o mixologista Herbert Nitz.

Será uma oportunidade para ver, estudar, provar, ouvir, bebericar e dançar ao som de música flamenca ao vivo, em uma experiência sensorial cheia de atrações. Estão previstos master classes e shows de culinária e de mixologia com Azeites de Oliva da Espanha, além de animações, surpresas e brindes especiais. No domingo, uma agenda de atrações aberta ao público se repete, das 12h às 17h30.

O evento integra a campanha “Azeites de Oliva da Espanha, Os Mais Premiados do Mundo”, que tem como objetivo informar aos consumidores brasileiros a qualidade dos azeites espanhóis, que continuam sendo os mais premiados do mundo na última década, de acordo com o ranking anual estabelecido há anos pela organização sem fins lucrativos Best World’s Olive Oils . Como parte da estratégia de divulgação, estão ocorrendo eventos e ativações em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde contam também com o apoio do chef madrilenho Pepe López, do restaurante Ízär, em Ipanema.

Outras ações acontecerão no decorrer do ano, como happy hours, participação em feiras de gastronomia, aulas de culinária profissional em universidades, seminários para importadores do setor, demonstrações e exposições em 200 pontos de venda nos principais supermercados do país.

Sobre os participantes do evento em SP:

Guga Rocha
Com experiência em mais de 30 países – entre os quais Espanha, Itália, Portugal, Tailândia, Indonésia, Grécia, Canadá e França. Além de chef, é apresentador de TV, escritor e pesquisador da gastronomia e da história gastronômica brasileira, e também da culinária quilombola.

Oscar Bosch
Nascido na Catalunha, inaugurou em 2016 seu 1º restaurante, o Tanit, de cozinha mediterrânea autoral com pegada catalã. Com a casa, foi premiado Chef do Ano pelas revistas Veja Comer e Beber e Quem Acontece e um dos 10 talentos gastronômicos em ascensão no Brasil pela GQ.

Chania Chagas
Expert internacional e consultora de Azeites de Oliva, é sócia-criadora do Empório do Azeite.

Herbert Nitz
Mixologista, também é professor e orientador educacional de cursos da Faculdade de Tecnologia do Senac.

Pepe López
Chef madrilenho à frente do restaurante Ízär, no Rio de Janeiro, focado em receitas tradicionais e contemporâneas com sotaque ibérico.

A organização:

‘Azeites de Oliva da Espanha’ é a marca promocional da Organização Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol, uma entidade sem fins lucrativos, constituída por todas as entidades representativas do setor do azeite espanhol, cujo principal objetivo é a promoção do produto em todo o mundo. Há uma década desenvolve campanhas para promover o produto aos consumidores dos cinco continentes. Campanhas que trabalham fundamentalmente na identificação da origem Espanha, líder indiscutível em qualidade e quantidade de azeites produzidos e comercializados no mundo.

A Espanha possui 25% da área de olivais do mundo e dá origem a 50% de todos os azeites produzidos a nível global.  Ou seja, uma em cada duas garrafas de azeite do planeta contém azeites da Espanha.

Na Espanha, são cultivadas mais de 200 variedades de azeitonas. Essa diversidade resulta numa gama de azeites que junto às mais recentes tecnologias e processos, garantem azeites da mais alta qualidade. De acordo com o ranking feito anualmente no portal web World’s Best Olive Oils, com base nos resultados das mais prestigiosas competições internacionais de azeite extravirgem, a Espanha se classifica com 7 dos 10 melhores azeites do mundo na última década. 



Na contramão da estagnação, empresas contratam funcionários

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Dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas demonstram que a movimentação das empresas em fevereiro de 2023 se manteve no mesmo patamar do ano passado. Os números que mapeiam o crescimento ficaram em 0%, reforçando o momento de estagnação da categoria. Em contrapartida, as contratações de funcionários aumentaram para o setor de serviços, que cresceu cerca de 8% em 2022.

 

Além disso, segundo dados do Caged, cadastro que mapeia o fluxo de admissões e demissões nas empresas, foram criados mais de 240 mil postos de trabalho em fevereiro deste ano, representando um aumento de contratações nos setores de serviços e construção. Somente em serviços, foram criados mais de 164 mil empregos.

 

De acordo com Gleidson Soares, diretor geral da Bem Protege, empresa de produtosrelacionados a seguros, o crescimento do setor nos últimos anos indica uma retomada da categoria após a pandemia. “O mercado e oferta de serviços têm crescido nos últimos meses, o que contribuiu para que o ano passado houvesse uma guinada de quase 10%”.

 

Ainda de acordo com Gleidson Soares, a expansão desse tipo de negócio deve continuar durante todo o ano de 2023: “As pesquisas divulgadas refletem o bom momento da economia e as contratações acusam essa expansão. Este mês, mais de mil pessoas em regime CLT foram contratadas para trabalhar tanto presencialmente, quanto em home office, o que representa um crescimento não só do mercado, mas da geração de emprego no setor”, completa.

 

Bem Protege

 

A Bem Protege é uma empresa de produtos de seguro que atua no mercado nacional há mais de 5 anos. Na carteira de produtos estão os serviços de saúde e telemedicina, além de proteção residencial e de vida. A empresa conta com mais de 100 mil clientes espalhados em todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal. Com sede em Belo Horizonte (MG), a empresa tem como garoto propaganda e sócio o cantor Gusttavo Lima e conta com 7 mil colaboradores.



Tuvis vê crescimento após campanha com a Olive Tree Filmes

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No início de março deste ano, a Tuvis, ferramenta que integra os principais sistemas de CRM, como Salesforce e Microsoft Dynamics 365, com aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram,  uniu-se à produtora audiovisual, Olive Tree Filmes, para uma campanha publicitária. 

O projeto envolveu a produção completa de um Brand Video de 90 segundos para promover a plataforma da Tuvis, incluindo criação de roteiro, direção de arte e fotografia e casting de elenco nativo da língua inglesa, com captação em um escritório em São Paulo. A pós-produção ficou com o time interno da produtora, com supervisão de Silas Oliveira. 

Para Carol Mendonça, Diretora Audiovisual e sócia da  Olive Tree Filmes,  “o grande desafio para a campanha foi desenhar um roteiro que saísse do lugar comum dos vídeos promocionais de plataformas e que realmente comunicasse a solução de forma leve, trazendo protagonismo ao produto e sua tecnologia”.

A empresária pontua que, “o modelo de negócios aqui na produtora é pautado em uma abordagem consultiva, onde a gente participa ativamente da construção dessas narrativas e formatos de conteúdo”, explica. “Claro que há situações onde não há tanta liberdade criativa, mas é sempre muito bacana quando trabalhamos com agências ou marcas como a Tuvis, que nos possibilitam trazer nossa contribuição para a discussão”, completa.

A primeira campanha de uma marca

De acordo com Rodrigo Lattaro, VP of Marketing & Growth da Tuvis, com apenas 4 anos de vida, a marca já está em grandes espaços digitais mostrando quem é e a que veio. A parceria com a Olive Tree Filmes rendeu a primeira campanha publicitária da história da marca. “Além de um filme incrível, a campanha também está recheada de novidades: estamos com um novo site no ar, um novo blog e lançamos dois projetos inéditos”, revela.

Sem sair da tela dos aplicativos de mensagens, por meio da Tuvis, o vendedor pode ver todas as informações do contato e histórico, agendar e iniciar reuniões, enviar emails, criar tarefas, atividades ou cases, sincronizar as conversas para o CRM, e também executar outras atividades diárias e de CRM. “Unindo tecnologia e inteligência, trazemos aos times comerciais muito mais agilidade e foco naquilo que é realmente importante: vender”, diz.

Para Lattaro, “Boosting your sales with our instant messaging intelligence” (“Impulsionando suas vendas com nossa inteligência de mensagens instantâneas”, em português), não é apenas um slogan, mas o “DNA” da empresa. “Tudo isso só foi possível graças a um grande e incansável time que, como uma boa engrenagem, trabalhou em perfeita harmonia”, afirma.

O impacto da campanha

Segundo a Tuvis, após o lançamento da campanha, a empresa observou um crescimento de mais de 300% em visitas de novos usuários no site. Além disso, houve um aumento de 22.72% no número de novos usuários por busca orgânica. “O que também indica um impacto bem positivo no nosso brand awareness, já que vimos mais pessoas buscando sobre a Tuvis no Google”, diz Rodrigo Lattaro.

Foram mais de 6 milhões de impressões, mais de 27 mil cliques e um resultado incrível em conversões, afirma Carol Mendonça. “Isto é fruto de um trabalho em conjunto, desenhando um filme com o qual o público se identificasse e tivesse completo entendimento da solução em poucos segundos”, analisa.

Ficha técnica:

Produtora: Olive Tree Filmes

Direção: Caroline Mendonça

Roteiro: Caroline Mendonça e Fernanda Gonçalves

Direção de Arte: Caroline Mendonça

Coordenadora de Produção: Keila Singer

Direção de Fotografia: Felipe Schima

Assistente de Câmera: Diego Moreira

Criação de Arte: Alexandre Marques

Produtora: Letícia Souza

Produtora de Objetos e Arte: Keila Singer

Produtora de Locação: Letícia Souza

Assistentes de Produção: Giva Leite e Giovanna Quintela

Figurinistas: Karen Serafim e Thaise Nazar

Cabelo e Maquiagem: Giseli Miliozi

Eletricista: Bahia da Silva

Operador de Áudio: Ivan Muniz

Microfonista: Pedro Rangel

Supervisão de Pós-Produção: Silas Oliveira

Montagem: Vinicius Melo

Motion Graphics e Visual FX: Vinicius Melo

Correção de Cor: Silas Oliveira

Mixagem de Som e Finalização: Silas Oliveira



Relatório classifica os 15 hacktivistas políticos e religiosos mais ativos

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A Radware, fornecedora de soluções de segurança cibernética e entrega de aplicações, divulgou um novo relatório  –  Hacktivism Unveiled: Insights sobre as pegadas dos hacktivistas. O relatório fornece uma análise comparativa e aprofundada das motivações, alvos, táticas e técnicas de atividades DDoS dos 15 grupos de hacktivistas políticos e religiosos mais ativos do mundo.

A inteligência de ameaças da Radware revela as classificações e os perfis dos principais agentes de ataque, os países e sites mais atacados, bem como algumas percepções errôneas sobre grupos hacktivistas conhecidos. As descobertas do relatório Hacktivism Unveiled baseiam-se no rastreamento e na análise de mensagens em mais de 80 grupos hacktivistas ativos no Telegram durante o período entre 18 de fevereiro e 18 de abril de 2023.

Pascal Geenens, diretor de inteligência de ameaças da Radware, observou a mudança no cenário do hacktivismo. “Embora o hacktivismo religioso tenha permanecido uma ameaça constante ao longo dos anos, a invasão da Ucrânia pela Rússia deu início a uma nova onda não apenas de hacktivismo patriótico e político, mas também de hacktivismo em geral. O hacktivismo moderno, com sua enxurrada de ataques de negação de serviço, é mais ousado, mais determinado e mais orientado pela mídia do que nunca.”

Principais conclusões

Durante o período entre 18 de fevereiro e 18 de abril de 2023, mais de 1.800 ataques de negação de serviço foram reivindicados por hacktivistas políticos e religiosos em 80 canais do Telegram.

  • NoName057(16) reivindicou quase 30% dos ataques, seguido por Anonymous Sudan (18%) e Mysterious Team (13%). O NoName057(16) é, de longe, o hacktivista DDoS mais ativo entre os hacktivistas pró-russos com orientação política.
  • Anonymous Sudan, Mysterious Team e Team Insane PK são responsáveis pela maior parte da atividade de DDoS de cunho religioso e ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente, entre os hacktivistas que reivindicaram o maior número de ataques.
  • Embora possa haver dúvidas sobre o alinhamento do Anonymous Sudan com o governo russo, seus motivos e padrões de ataque sugerem um grupo com motivação religiosa e não política.
  • O Killnet, o grupo com maior destaque na mídia e frequentemente suspeito da maior atividade hacktivista de DDoS, não se classificou entre os 15 principais hacktivistas, reivindicando 11 ataques durante o período, em comparação com os 544 ataques do NoName057(16).
  • O Passion, grupo hacktivista criminoso pró-russo que se tornou lucrativo e fornece serviços DDoS de aluguel, destaca-se entre os hacktivistas que têm como alvo grandes organizações de nuvem dos EUA.


Países mais atacados durante o período de 18 de fevereiro a 18 de abril de 2023

Israel encabeçou a lista dos países mais atacados, com 11% dos ataques DDoS, seguido pela Índia (9%), Polônia (8%) e Austrália (8%). Israel, Índia e Austrália foram alvos de hacktivistas pró-islâmicos durante as recentes operações #OpIsrael, #OpIndia e #OpAustralia.

Os Estados Unidos (6%) e a Alemanha (6%), seguidos pela Suécia (5%), Ucrânia (5%), Dinamarca (4%) e Itália (4%) completaram a lista dos 10 países mais visados. A Polônia é o único país entre os cinco primeiros que foi especificamente visado por hacktivistas pró-russos em ataques relacionados à guerra russo-ucraniana.

Principais sites atacados durante o período de dois meses

Os sites de empresas (19%), governo (18%) e viagens (13%) foram os mais visados pelos hacktivistas, seguidos por serviços financeiros (7%), educação (6%) e saúde e medicina (4%).
Os sites de empresas e do governo foram atacados pela maioria dos principais grupos de hacktivistas que foram rastreados no relatório. Já os sites de serviços financeiros e de viagens foram os principais alvos do NoName057(16), Team Insane PK, Mysterious Team e Anonymous Sudan.

Geenens acrescentou: “a negação de serviço sempre foi uma tática importante usada por grupos de hacktivistas, e isso não mudará tão cedo. Qualquer organização, independentemente do tamanho e do setor, pode se tornar um alvo de hacktivistas que desejam promover sua causa e responsabilizar organizações e governos por suas ações. Embora não haja motivo para pânico, as organizações precisam estar preparadas. É amplamente conhecido na comunidade de segurança que a interrupção ou o impacto em uma organização ou infraestrutura exige mais perseverança do que habilidades ou sofisticação.”

O relatório completo Hacktivism Unveiled da Radware pode ser encontrado no site da empresa.



Vídeos têm um papel essencial no marketing de redes sociais

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Os vídeos são uma das formas mais populares de conteúdo nas redes sociais e têm se tornado cada vez mais importantes para as estratégias de marketing digital. Eles permitem que as empresas se comuniquem com seu público de uma maneira mais interativa e pessoal, transmitindo sua mensagem de forma clara e impactante. Além disso, os vídeos têm o poder de gerar engajamento e compartilhamentos, o que pode aumentar o alcance da marca e impulsionar as vendas.

De acordo com um estudo da Social Media Today, os vídeos têm 1200% mais compartilhamentos do que as imagens e textos combinados. Isso ocorre porque os vídeos são capazes de capturar a atenção do público e transmitir informações de forma mais rápida e eficiente do que outros formatos de conteúdo. Além disso, os vídeos também permitem que as empresas mostrem seus produtos ou serviços de maneira mais detalhada e realista, o que pode ajudar a aumentar a confiança dos consumidores na marca.

No entanto, para obter os benefícios dos vídeos nas redes sociais, é importante que as empresas criem conteúdo que seja relevante e interessante para o público. Uma boa gestão de redes sociais permite que as empresas tenham conteúdo de qualidade profissional, o que inclui o formato de vídeo. Como é importante que o conteúdo do vídeo seja bem feito, com uma narrativa clara e envolvente, que desperte a atenção e o interesse do público, ter um profissional qualificado ajuda a alcançar os resultados esperados.

Rejane Toigo, fundadora da Like Marketing, afirma que para se destacar nas redes sociais como empresa é preciso ter personalidade. “As pessoas estão nas redes sociais para se relacionar com pessoas, mas eventualmente elas se relacionam com marcas e produtos – desde que seus conteúdos tenham personalidade”.

Ainda, de acordo com Rejane Toigo. “O conteúdo também precisa ancorar a jornada de compra do cliente, tanto para fortalecer o apelo a produtos junto aos usuários quanto para dar mais visibilidade em mecanismos de busca”. Uma agência de marketing digital especializada em SEO e social media, utiliza recursos como vídeos, imagens e textos para destacar a empresa e apresentá-la para o público, tanto de maneira orgânica como por meio de anúncios.

Em resumo, os vídeos são uma ferramenta de conteúdo nas redes sociais, capazes de gerar engajamento, aumentar o alcance da marca e impulsionar as vendas. Como a empreendedora afirma, investir em conteúdo de alta qualidade e relevante para o público-alvo é um fator a ser considerado. “É muito importante saber quem são as pessoas que se deseja alcançar nas redes sociais e desenhar uma estratégia de conteúdo para se relacionar com elas”, recomenda.



Uni E-commerce Week ocorre de 20 a 22 de julho, em São Paulo

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Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Uni E-commerce Week, evento realizado pela Universidade Marketplaces. Este ano, o congresso ocorre entre os dias 20, 21 e 22 de julho no Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP) e deve contar com a presença dos principais nomes dos marketplaces do Brasil, como Mercado Livre, Americanas, Magalu, Bling e Nubmetrics.

De acordo com Alexandre Nogueira, CEO e Fundador da Universidade Marketplaces, o Uni E-commerce Week 2023 espera reunir empresários, vendedores, importadores e gestores de grandes marcas. “Este ano, 3 mil lojistas terão acesso ao passo a passo para vender com assertividade nos maiores sites do Brasil”, afirma.

Os participantes terão acesso a uma feira de negócios com os maiores marketplaces do Brasil e receberão estratégias para alavancar as vendas. “Além disso, os inscritos participarão de um bate-papo com nomes de destaque do comércio eletrônico e terão contato com o ecossistema dos maiores marketplaces do mercado nacional para estruturar uma loja virtual para vender de forma assertiva”, complementa Nogueira.

Entre os palestrantes, confirmaram a presença: Alexandre Nogueira (CEO da Universidade Marketplaces), Felipe Arsilo (Head de Consultoria), Kelly Varella (Líder de Consultoria Estratégica), Felipe Balloni (Líder de Consultoria Técnica) e Danilo Carvalho (Líder de Consultoria Estratégica).

O evento também contará com as palestras de Stephani Ribeiro (Líder de Consultoria Estratégica), Marcos Rocha (Consultor de E-commerce), Felipe Amorim (Consultor de E-commerce). Marcela Pires Líder de Consultoria Estratégica), Paulo Buono Sales (Executive da 3SCorp) e Edilson Vasconcelos (CEO da Super Goiás).

O CEO e Fundador da Universidade Marketplaces destaca os principais temas das palestras do Uni E-commerce Week 2023 nos tópicos a seguir:

Dia 20:

  • Revolução das vendas on-line, como estar à frente disso?
  • O que aprender com o mercado de grandes potências como a China?
  • Mude o jogo da sua operação negociando de forma correta com fornecedores
  • Big Data das vendas na internet e como usar isso a favor da sua loja
  • Desvendando o processo da importação e a grande oportunidade para sua operação
  • A virada de chave da sua loja com a fabricação
  • A mudança de vendedor para um grande empresário da sua loja

Dia 21:

  • Processos e funções do seu negócio – o passo a passo para se tornar dono
  • O poder das integrações e como deixar a estrutura da sua loja perfeita
  • Como analisar o mercado de forma correta e aumentar 80% das suas vendas
  • O segredo de uma expedição de alta performance
  • A escala de vendas com promoções e ADS nos marketplaces
  • O segredo de uma mentalidade de sucesso

Dia 22:

  • As estratégias de branding e o diferencial com seu e-commerce próprio
  • O método para alavancar a sua loja com as mídias sociais
  • Fechando ralos e torneiras do financeiro da sua empresa
  • Planejando o seu -commerce próprio do zero rumo aos 100K
  • A família e a sua importância para o sucesso da sua operação
  • Saiba como trazer os potenciais clientes para o seu e-commerce próprio
  • Como não gerar apenas clientes, mas sim grandes fãs para o seu e-commerce próprio.

Para mais informações, basta acessar: 

https://pg.universidademarketplaces.com.br/uni-e-commerce-week-2023



Trabalho híbrido será realidade para 39% dos trabalhadores até o final de 2023

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Modelo que se intensificou em corporações ao redor do mundo por conta do combate à pandemia da Covid-19, o trabalho híbrido deverá ser realidade para 39% dos trabalhadores globais até o final deste ano. É o que atesta pesquisa desenvolvida pela Gartner, que levantou os números entre uma parcela de profissionais chamados de trabalhadores do conhecimento e que não precisam necessariamente estar na sede da empresa para desempenhar suas funções.

Na pesquisa da consultoria, o modelo híbrido é destacado como aquele em que o profissional precisa ir ao local de trabalho ao menos uma vez por semana. Em 2023, a Gartner registrou aumento de 2% em relação ao número de trabalhadores globais no formato híbrido estimados no ano passado. Já o trabalho remoto, aquele em que os profissionais trabalham em casa o tempo todo, segue tendência de recuo desde que os casos de Covid-19 começaram a diminuir. A estimativa é que até o final do ano, os trabalhadores remotos representarão apenas 9% dos trabalhadores em todo o mundo.

No Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha no final de 2022, 52% dos trabalhadores disseram preferir trabalho remoto ou híbrido, mostrando que os profissionais ainda resistem em voltar ou aceitar ofertas no modelo 100% presencial. Nesse cenário, o desenvolvimento de projetos com a participação de várias equipes pode ser um desafio.

Com mais de 10 anos de experiência em gerência de projetos na área de Tecnologia da Informação (TI), Junior Neves Galvão explica que existem algumas estratégias que podem ser usadas para garantir o atendimento dos objetivos do projeto a ser desenvolvido. “Para fazer dar certo, especialmente com equipes remotas e a necessidade de colaboração em projetos complexos, é fundamental que o gerente de projetos, tanto da área de TI quanto de áreas multidisciplinares, adote estratégias eficazes para garantir o sucesso do projeto e a satisfação dos stakeholders”, diz.

Ele diz que uma das principais estratégias é estabelecer um bom plano de comunicação entre as equipes do projeto. Nesse plano é preciso definir como as equipes vão se comunicar, em que canal e com que frequência. Além disso, Galvão reforça que o gerente de projetos precisa garantir que a equipe esteja alinhada em relação aos objetivos do projeto, em que cada membro precisa estar ciente de suas responsabilidades e prazos.

“Uma das principais estratégias é investir em comunicação clara, com adoção de ferramentas próprias para esse fim. Existem diversas opções disponíveis no mercado que permitem a colaboração em tempo real, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de tarefas. E é fundamental escolher as ferramentas adequadas e garantir que todos os membros da equipe estejam familiarizados com seu uso”, explica o profissional, acrescentando que também é importante “ter em mente que, mesmo com o uso dessas ferramentas, é necessário garantir o engajamento e comprometimento de todos os membros da equipe com o projeto”.

Metas claras e comunicação aberta e transparente são importantes 

No desafio de unir equipes que trabalham em locais diferentes em torno de um objetivo, o gerente de projetos Junior Neves Galvão enfatiza que, além de estabelecer comunicação clara e definir as ferramentas de comunicação utilizadas no decorrer do processo, é importante definir metas realistas e indicadores claros para o projeto. Ele explica que isso ajuda a manter todos os membros da equipe focados nos objetivos do projeto e permite que o gerente avalie o progresso e faça ajustes no caminho.

“O gerenciamento de projetos de equipes remotas ou híbridas pode ser um desafio, mas com as estratégias certas, é possível fazer dar certo. Investir em comunicação clara e frequente, definir metas e indicadores claros e ter habilidades de liderança são fundamentais para garantir o sucesso do projeto”, comenta.

Manter-se aberto para comentários da equipe e mostrar transparência nas comunicações e direcionamento das tarefas também é essencial para que o projeto seja finalizado dentro do escopo e prazos definidos. “É importante que o gerente esteja disponível para esclarecer dúvidas, dar feedbacks e reconhecer os bons desempenhos. É fundamental que a equipe se sinta apoiada e motivada, mesmo que não esteja fisicamente presente. Com essas medidas, é possível gerenciar projetos de equipes remotas ou híbridas com sucesso e obter resultados positivos”, conclui Galvão.



Esocial tem atualização e multas que começam a valer em 2023

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O eSocial, sistema desenvolvido pelo Governo Federal que unifica o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas pelas empresas, passou por atualizações importantes neste início de 2023. Segundo a FENACON, desde janeiro, a Receita Federal já está multando as empresas que não estão em regularidade com o eSocial. Além disso, a versão simplificada S-1.1, que previa um período de convivência entre versões, teve em fevereiro seus leiautes e esquemas XSD unificados, assim como o MOS – Manual de Orientação do eSocial.

A versão simplificada S-1.1 incluiu novos eventos para envio de dados quanto aos processos trabalhistas, onde a obrigatoriedade está prevista para envio a partir de 1º de julho de 2023. Quanto às Notas Orientativas publicadas neste ano, apresentam melhoria de redação do MOS. Entre as principais mudanças, está o evento S-2501 – Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista, que inclui orientações onde no cálculo da contribuição previdenciária a ser recolhida pelo empregador, deve ser aplicada a legislação vigente na época da prestação dos serviços. O período de convivência se encerrou no dia 19 de março. 

De acordo com a Analista Tributária da TecnoSpeed, Daniele Zangeroli, o objetivo da unificação é garantir maior segurança e integridade das informações, além de facilitar a adaptação das empresas ao sistema. “Com a unificação, as empresas terão um único leiaute a ser seguido e um único manual de orientação, o que evita possíveis confusões ou erros na hora de enviar as informações”, explica.

Ainda segundo Zangeroli, é importante que as empresas fiquem atentas às mudanças e se adaptem o quanto antes, já que o eSocial é uma obrigação acessória que tem impacto direto nas rotinas das empresas. “Começaram a ser aplicadas, desde o início deste ano, multas e penalidades para empresas que não estão em conformidade com o eSocial. Por isso, é fundamental que as empresas estejam sempre com suas normas atualizadas. Uma opção para isso é contar com um serviço que execute todo o processo de geração, transmissão e consulta dos 48 eventos, como é o caso da solução eSocial PlugDFe“, completa a profissional.



Seychelles lança guia digital para o mercado brasileiro

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O destino de Seychelles acaba de ganhar um guia digital idealizado especialmente ao público brasileiro. O projeto é resultado da parceria do Escritório de Turismo de Seychelles, a Global Vision Access (GVA), e a jornalista Anelise Zanoni que percorreu três das 115 ilhas do Arquipélago no Oceano Índico.

Disponibilizado oficialmente no dia 19 de abril, o guia contou com um evento de lançamento em Porto Alegre para profissionais da mídia especializada e da indústria do turismo. O guia é destinado a todos que pretendem planejar uma viagem a Seychelles, pois conta com informações atualizadas sobre o destino. Para acessá-lo basta entrar na página de Seychelles no site Lugares Pelo Mundo.

Para além das informações principais, o guia também foi dividido em subcategorias para que o usuário possa conhecer diferentes faces do destino. Natureza, Romance, Família e Cultura são os destaques do guia, que percorre as diversas possibilidades das ilhas. Cada um dos temas conta com um comentário das influenciadoras Anna Laura (@anna.laura), Lala Rebelo (@lalarebelo) e Cecília Padilha (@yeswecook), que também estiveram no país, além de Anelise Zanoni (@travelterapia).

“Seychelles é um dos destinos de praia com diferentes possibilidades. O mar azul e as praias repletas de natureza são um grande convite para os brasileiros. Além disso, as ilhas são vibrantes, têm cultura própria e um povo muito amável e animado. Mais ainda, cada ilha e cada hotel tem um perfil diferente em Seychelles. Os brasileiros precisam conhecer o destino”, destaca a jornalista Anelise Zanoni. 

A jornalista visitou cerca de 20 empreendimentos no país, entre restaurantes, atrações turísticas e hotéis nas principais ilhas do arquipélago: Mahé, La Digue e Praslin. O conteúdo das visitas foi publicado na íntegra nas redes sociais @travelterapia e na página oficial @visiteseychelles em modelo de vlog, onde são apresentados roteiros para serem feitos dia a dia em diferentes ilhas. Além disso, para compartilhar as experiências nas ilhas e na produção do guia, Zanoni participou do Bureau Experience, um programa online na plataforma Bureau Mundo, onde contou alguns dos destaques do guia e do destino. Para assistir basta inscrever-se acessando o link.  



Naturalização facial é aliada no envelhecimento da pele

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Boca grande, foxy eyes, mandíbula destacada e nariz pequeno, esse foi o padrão dos procedimentos estéticos para as celebridades nos últimos anos, quase como um filtro de Instagram da vida real. Seguindo uma tendência nova, celebridades como  Gkay e Kylie Jenner vêm buscando reverter seus procedimentos em busca de uma aparência mais natural. 

A técnica chamada de naturalização facial basicamente consiste em alinhar o presente e o futuro da pele, preparando-a para o envelhecimento saudável ao mesmo tempo em que prioriza a originalidade das expressões, com aplicações de pequenas quantidades de preenchimentos em locais estratégicos. 

Adepta a essa técnica há décadas, a médica Joise Wottrich comenta sobre os aspectos positivos desse tipo de abordagem, “Quando se começa a construir uma casa, iniciamos pela estrutura, certo? É assim que deve ser com a nossa pele, primeiro estimulamos o colágeno, deixamos ela mais firme e depois seguimos para preenchimentos, descanso da musculatura e manutenção, cada procedimento tem um momento certo”, destaca. 

Naturalidade e a menopausa

Intervenções estéticas que apresentam naturalidade e não comprometem a estrutura original do rosto, segundo a Dra. Joise, estão intrinsecamente ligadas a uma rotina de cuidados que vão além da aplicação de produtos. 

Saber se as vitaminas estão em dia e reduzir alimentos inflamatórios são fundamentais para manter a saúde da pele. “É o que chamamos de gerenciamento do envelhecimento, é preciso estimular o corpo a produzir colágeno desde cedo. Assim, quando se chega à menopausa, onde a produção diminui em 30%, nosso corpo já tem um bom estoque”, explica. 

Segundo a Dra. Joise, quem já chegou na menopausa sem seguir qualquer protocolo de cuidados e estímulos deve intensificar o tratamento, principalmente no que diz respeito ao estímulo de colágeno com bioestimulador e ultraformer. Depois é importante preencher, com ácido hialurônico, pontos específicos, preservando sempre a estrutura original do rosto. 

Ainda de acordo com Joise, a última etapa é o skin quality, um protocolo mais intensivo de tratamento com o objetivo específico de ajudar na qualidade da pele, fechamento dos poros, manchas ou rugas. 

Descobrir o tipo de pele pode ajudar 

O exame genético, popular por identificar se uma pessoa possui propensões a determinadas doenças, pode ser mais uma ferramenta poderosa na prevenção de problemas como formação de bolsas, flacidez ou manchas na pele. 

Isso porque existem exames genéticos que detalham o tipo de pele do paciente e as tendências específicas. “Exames genéticos acabam sendo um divisor de águas no tratamento de pele, eles dão muito mais assertividade na escolha do tipo de tratamento e isso faz toda diferença na hora do resultado”, destaca Joise. 



Dia Nacional da Educação: empresas investem no avanço educacional de jovens

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O Dia Nacional da Educação é comemorado neste 28 de abril e marca a importância do incentivo e conscientização do estímulo a educação nas escolas, no ambiente familiar e em sociedade. Além das ações que o Governo realiza nos estados do Brasil a anos, percebe-se cada vez mais a atuação de empresas privadas, que têm como propósito aumentar sua responsabilidade social, contribuindo com ações práticas para o desenvolvimento escolar com foco na inovação e estímulo ao aprendizado.

De acordo com o censo realizado pelo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), a iniciativa privada investiu R$ 5,3 bilhões em projetos sociais em 2020. Os investimentos realizados na área educacional se sobressaem a projetos desenvolvidos em outras áreas, tanto que 70% desse valor foi destinado a iniciativas relacionadas à educação pública. O valor é 53% maior do que o registrado no censo realizado pelo GIFE em 2018.  

O aporte destinado pelas empresas para esses tipos de projetos proporciona que meninos e meninas das comunidades onde estas estão inseridas recebam mais acesso a projetos educacionais de desenvolvimento pessoal e profissional. Assim como permitem que os alunos façam atividades complementares como, por exemplo, robótica, teatro e música.

Um exemplo prático de como isso acontece fica na cidade de Belo Jardim, localizada na região agreste de Pernambuco. Lá, a Baterias Moura, por meio do Instituto Conceição Moura, investe ao longo dos últimos 8 anos em projetos sociais e educacionais na cidade. Alguns deles acontecem em parceria com a Prefeitura de Belo Jardim e outros são promovidos diretamente pelo próprio Instituto. Tais ações impactam diversas áreas, com crianças e jovens das mais variadas idades, como na primeira infância, na educação de qualidade, na formação de jovens e na arte e cultura. 

“Ao longo do ano de 2022, atingimos com nossos 21 projetos áreas como educação, cultura, inovação e cidadania, atingindo um marco de quase 30 mil inscrições que, consequentemente, impactaram a vida de crianças, jovens e adultos. Foi um investimento de cerca de R$ 3 milhões pela Baterias Moura”, destaca a coordenadora executiva do Instituto, Lorena Tenório.

Em artigo publicado no site do BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), é destacada a importância do investimento social privado para a educação. No texto, é feito um alerta pelo Banco Mundial sobre o impacto negativo na educação por conta da pandemia, principalmente, em países da América Latina e Caribe. Diante desse contexto, os aportes feitos por empresas privadas em projetos na área de educação, que visem o desenvolvimento de estudantes, são de extrema importância, contribuindo de forma efetiva para a redução da defasagem educacional no Brasil.



Serviços Financeiros e Digitais da Randon estão na Agrishow

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Em sua 28ª edição, a feira tem como objetivo apresentar tendências para todos os tipos de culturas agrícolas, reunindo mais de 800 expositores e com expectativa de mais de 190 mil visitantes. Entre os setores que farão exposições estão os de serviços financeiros, maquinário agrícola, pecuária, transportes, agricultura de precisão, entre muitos outros.

Com amplo portfólio de soluções financeiras para o agronegócio, os Serviços Financeiros e Digitais Randon apresentam ao público da feira planos de consórcio e opções de financiamento nas modalidades CDC e FINAME, além de oportunidades de investimentos e seguros. Em complemento, a Randon Consórcios promove o Consórcio Nacional Randon, com oportunidades especiais para aquisição de implementos rodoviários, o Consórcio Nacional John Deere, para a aquisição de máquinas e de implementos agrícolas, e o Consórcio Nacional DAF, com ofertas de planos para aquisição de caminhões.

Segundo Cláudio Bassani, Gerente Comercial da Randon Consórcios, o objetivo da participação da empresa é consolidar o relacionamento com o público e fomentar negócios, oferecendo oportunidades de investimento por meio dos Serviços Financeiros e Digitais, para a aquisição desde maquinários para o agro até o transporte e logística das safras.

Sobre os Serviços Financeiros e Digitais

Os Serviços Financeiros e Digitais são compostos pela Randon Consórcios, a qual atua nos segmentos de: implementos rodoviários, com o Consórcio Nacional Randon; imóveis e veículos, com a Racon Consórcios; Serviços com a Yeah, máquinas e equipamentos agrícolas, com o Consórcio Nacional John Deere; miniônibus, com o Consórcio Nacional Volare; caminhões, com o Consórcio Nacional DAF, todos eles em parceria com os fabricantes das referidas marcas. Pelo Banco Randon com produtos e soluções financeiras como: financiamentos, antecipação de recebíveis e demais demandas de pessoas e empresas do setor de transporte e logística. Além dos Seguros Randon, com opções de proteção para frotas, empresas, veículos, vida, entre outros. 

Serviço:

Agrishow – Feira Internacional de tecnologia agrícola em ação 

Data: 1º a 5 de Maio de 2023

Horário: das 9h às 18h

Endereço: Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira,  Km 321 – Ribeirão Preto/ SP

Informações: www.agrishow.com.br



Pet Tech investe em rede social, premiação e associação

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O faturamento médio das startups brasileiras no último ano foi de R$ 850.561,89. A informação integra o mais recente “Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups – 2022” realizado pela Abstartups (Associação Brasileira de Startups) com o apoio da Deloitte. O levantamento teve como base referencial 14.000 startups e revelou que, dentre as iniciativas analisadas, 45,8%  foram fundadas a partir de 2020.

A cada ano, surgem novas iniciativas a fim de atuar nos mais diversos setores, inclusive na causa animal. No Brasil, empresas de tecnologia e inovação já atuam com soluções para problemas que envolvem o setor pet, inclusive o terceiro setor.

Exemplo disso, a OurPet – O App Animal é uma Pet Tech que funciona como rede social pet com viés em soluções gratuitas para a causa pet. A startup é idealizadora do evento Melhor Pet Brasil, que será lançado no segundo semestre de 2023, e responde pela criação da AB Pet Tech (Associação Brasileira Pet Tech), responsável por materializar o termo Pet Tech no país.

Rafael Barioni, CEO e fundador da OurPet – O App Animal e presidente da AB Pet Tech, destaca que o mercado animal é amplo e possui diversos desafios quanto à necessidade de promoção e desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos e serviços inovadores e sustentáveis por meio do uso de recursos tecnológicos disruptivos.

Barioni classifica como “tímido” o desenvolvimento do conceito de Pet Tech no Brasil. “O termo ainda é pouco conhecido e utilizado no país. Nesse sentido, a rede social OurPet e a AB Pet Tech contribuem para o avanço do setor. Tanto as startups, empresas de tecnologia e inovação, bem como os empresários, ONGs (Organizações Não-Governamentais) e protetores podem se associar”.

O empresário ressalta que todas as melhorias direcionadas ao mercado pet, sejam elas disruptivas ou não, sempre culminam na melhoria da qualidade de vida dos animais, como  as carroças motorizadas, sem cavalos, por exemplo.

Premiação irá reconhecer os destaques do setor pet do país

O Melhor Pet Brasil será realizado em maio, por meio do Instagram. O evento consiste em uma votação nacional e democrática para que o público escolha os maiores destaques de cada categoria, como: melhor veterinário, melhor dog walker (passeador de cães), melhor daycare, melhor groomer (tosador), melhor ONG, melhor político ligado à causa animal e melhor influencer pet, entre outras.

“A OurPet – O App Animal é a startup idealizadora de todo este movimento em prol da melhoria de qualidade de vida dos animais”, ressalta Barioni.

Associação pretende unir os envolvidos na causa animal

Barioni conta que a AB Pet Tech é uma pessoa jurídica de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, constituída em 04 de outubro de 2022 (Dia Mundial dos Animais), sob a forma de associação civil sem fins lucrativos ou econômicos.

A iniciativa tem como missão convergir startups que se propõem a solucionar problemas do setor pet e empresários do segmento. O presidente da AB Pet Tech destaca os principais objetivos da associação nos tópicos a seguir:

  • Promover o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos ou serviços inovadores por meio do uso de recursos tecnológicos para o setor pet;
  • Propiciar o desenvolvimento e aprimoramento de um ambiente de tecnologia e inovação no segmento;
  • Fomentar o crescimento e fortalecimento, bem como estimular a divulgação das melhores práticas profissionais, de modo a alcançar novas soluções para questões de diferentes áreas;
  • Democratizar o conhecimento técnico e ampliar o acesso às inovações;
  • Oferecer aos associados serviços, ferramentas e metodologias que facilitem e aprimoram produtos e serviços;
  • Gerar integração por meio de organização de eventos, congressos, simpósios, reuniões técnicas, cursos de educação continuada, academias, palestras e mentorias, entre outros atos;
  • Representar ou assistir seus associados em juízo ou fora, mediante prévia e expressa autorização, defendendo os interesses profissionais, coletivamente, perante órgãos competentes e o poder público (Constituição Federal, art. 5, XXI);
  • Fornecer, por si mesma ou através de parceiros, gratuitamente ou mediante remuneração, serviços e capacitação específica aos associados;
  • Elaborar bases de dados contendo informações sobre o setor pet, coletadas ou recebidas de associados ou não associados, disponibilizando, gratuitamente ou mediante remuneração, informações por meio físico, magnético ou eletrônico.

Para mais informações, basta acessar: https://ourpet.com.br/



IA: maioria dos brasileiros já utiliza assistentes virtuais

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A população brasileira está cada vez mais adepta ao uso de smartphones. O motivo desse aumento pode estar relacionado ao desejo por otimizar processos e tarefas do dia a dia. Atualmente, o número de celulares conectados ultrapassa o número de habitantes no Brasil, sendo 242 milhões de aparelhos, de acordo com dados da FGV.

Um outro ponto de observação, que pode estar atrelado a otimização das tarefas, é que, de acordo com o estudo realizado pela Ilumeo, a maioria dos brasileiros já fez uso de algum assistente virtual. Os dados mostraram que o crescimento do uso de assistentes virtuais por voz em smartphones passou de 87% para 91% em dois anos. 

A pesquisa também aponta que 67% dos entrevistados já recorreram ao assistente virtual para diversos assuntos, como clima, por exemplo. É possível notar, dessa maneira, que também já existem no mercado diversos aplicativos e chatbots com recursos de inteligência artificial que exercem o papel de um assistente virtual e que podem auxiliar nos mais diversos processos cotidianos como: saúde, agenda, estudos, trabalho, exercícios físicos, dentre outros. 

A popularização de dispositivos de assistência por voz, como Alexa, Siri e Google, também é um ponto trazido na pesquisa. Para Matheus Lúcio, especialista em desenvolvimento de software, a evolução da inteligência artificial permitiu a criação de assistentes virtuais cada vez mais sofisticados como os citados anteriormente. 

O especialista comenta que o uso dos assistentes virtuais pode trazer diversas vantagens. “As consequências mais tangíveis da utilização da inteligência artificial em assistentes virtuais incluem a melhoria da eficiência e da produtividade, bem como uma maior comodidade para os usuários. Por exemplo, é possível realizar tarefas como enviar mensagens de texto, agendar compromissos e fazer compras sem ter que digitar ou tocar em um teclado ou tela.”

Matheus Lúcio ainda acrescenta que o uso desses recursos tem mudado a forma como as pessoas interagem com seus dispositivos eletrônicos, tornando a interação mais intuitiva e natural. “Os usuários podem falar com seus dispositivos como se estivessem conversando com outra pessoa ao invés de digitar comandos em um teclado ou tocar em uma tela. Isso pode tornar o uso de dispositivos eletrônicos mais acessível para pessoas que têm dificuldade em digitar, por exemplo.”

Outro exemplo recente que tem mudado o mercado e interações com usuários é o Chat GPT. Lançado no final do ano de 2022, o chatbot tem sido alvo de discussões recentes em diversos países sobre questões relacionadas à privacidade e controle de informações. Atualmente são cerca de 100 milhões de usuários ativos mensalmente, de acordo com dados UBS e noticiado pela InfoMoney. 

Inovação no mercado

O crescimento do uso da inteligência artificial e dos assistentes virtuais não impacta apenas o usuário final, mas também as empresas. Afinal, assim como diversas tendências, é necessário que as empresas acompanhem estas evoluções para estarem mais próximas ao seu público e melhorarem processos. 

Atualmente, o Brasil ocupa o ranking de país mais avançado no uso de inteligência artificial em toda a América Latina, de acordo com uma pesquisa da SAS. Cerca de 63% das empresas brasileiras que têm soluções de dados e analytics, utilizam inteligência artificial. Destas empresas apontadas no estudo, 90% investem nesses dados com o objetivo principal de identificar tendências e padrões de consumo.

Um outro levantamento realizado pela IBM, apontou que 41% das empresas no Brasil já utilizam IA em operações comerciais e que 34% das empresas já estão explorando o uso. Os mesmos dados reforçam que o principal desafio trazido pelas empresas na América Latina é garantir a segurança da informação, independentemente do tamanho da organização.

Matheus Lúcio também concorda com o ponto trazido na pesquisa: “É importante considerar as questões éticas e de privacidade relacionadas à utilização de dispositivos baseados em inteligência artificial. A coleta e o uso de dados pessoais dos usuários precisam ser uma preocupação, assim como a possibilidade de que os assistentes virtuais sejam hackeados ou usados para espionar as pessoas”, comenta o especialista.

Para Matheus, é imprescindível que as organizações responsáveis pela criação dos assistentes virtuais e demais recursos que utilizam inteligência artificial estejam cientes dessas questões e trabalhem para garantir a privacidade e a segurança dos usuários.

Para saber mais, basta acessar: https://mathz.dev/



Especialista aconselha o que inquilinos devem observar antes de locar um imóvel

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Ao alugar um imóvel existe uma série de detalhes que os futuros moradores devem observar para garantir o bem-estar durante o período de vigência do contrato. Desde detalhes da estrutura até o acabamento, vários elementos podem influenciar na experiência do inquilino. É o que explica o especialista Alexandre Giovanella, que é empresário e fundador da franquia Expandy Gestão Imobiliária.

Entre as principais estruturas que devem ser observadas, a maioria é voltada para detalhes que devem ser realizados no acabamento que, quando negligenciados pela construtora, podem desencadear diversos problemas futuros, como goteiras e pisos soltos.  

  • Estrutura: Mesmo que o imóvel seja novo, saber a procedência dos materiais e entender se a estrutura é firme é o primeiro passo para garantir a segurança a longo prazo. Uma forma de garantir isso é pesquisar a construtora responsável e escolher uma imobiliária com boa reputação para cuidar dos trâmites do aluguel ou compra;
  • Desníveis: O piso da casa precisa ter uma leve inclinação em pontos específicos para que a água escoe para os ralos quando for necessário, como em dias de lavagem. Para checar isso, além de aparelhos específicos, uma bolinha de gude pode mostrar para qual lado está a parte mais baixa. É importante lembrar que essa diferença deve ser sutil;
  • Piso e parede: Dar leves batidinhas no azulejo pode mostrar se ele está bem preso à parede ou ao chão, caso haja um som oco é importante questionar o corretor que está cuidando do processo;
  • Rejunte: Entre os azulejos internos ou externos o rejunte deve estar bem completo e sem buracos;
  • Instalações hidráulicas: Vazamentos, manchas na parede e teto, cheiro de mofo e goteiras são sinais de problemas estruturais e na parte hidráulica. A pressão da água e capacidade de vazão dos ralos também podem ajudar a perceber mau funcionamento nessa parte; 
  • Rede elétrica: Caso as torneiras, paredes e interruptores dêem pequenos choques, esse é um sinal de alerta de que a rede elétrica está com algum problema. Outro cuidado é saber se a tensão das tomadas estão de acordo com os equipamentos do inquilino. Para facilitar essa tarefa é possível usar um identificador de tensão que pode ser comprado online;
  • Portas e janelas: Abertura, fechamento e as fechaduras devem ser testadas;
  • Esquadrias: A vedação das portas e janelas é garantida pelas esquadrias. Caso não esteja chovendo no dia, fechar o cômodo, apagar a luz e observar se a luz penetra pelos vãos é uma boa forma de checar se há algum problema nas esquadrias;
  • Calhas: As calhas devem estar firmes, restes a parede e terem grossura e tamanho adequados para as medidas do imóvel.   

“Conhecer a estrutura e quem as ergueu é um dos primeiros passos para entender a credibilidade que pode ser dada para o projeto. Encontrar uma boa imobiliária com corretores regularizados no Creci também pode ajudar o inquilino a garantir que suas dúvidas e questionamentos serão respondidos de forma honesta”,  explica Giovanella.         



Escola na primeira infância traz benefícios a longo prazo

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A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, uma vez que durante essa fase da vida as crianças passam por um período de intenso crescimento e desenvolvimento em diversas áreas, incluindo física, cognitiva, emocional e social. De acordo com o primeiro relatório global sobre educação infantil do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), as crianças matriculadas na educação infantil possuem duas vezes mais probabilidade de adquirirem habilidades básicas de alfabetização e matemática, em comparação às que não participaram dessa primeira etapa escolar.

Segundo o BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as atividades para Educação Infantil promovem o desenvolvimento das habilidades motoras grossas e finas, aprimoram a percepção sensorial e fomentam a habilidade de se concentrar e focar de forma lúdica. Além disso, tais atividades também permitem ampliar as interações sociais, aprimorar as habilidades linguísticas e o senso ético, assim como favorecem a elevação da autoconfiança, entre outras características igualmente relevantes.

A diretora pedagógica da Escola Infantil Universo, Inauri Lima, destaca que a escola desempenha um papel muito importante no desenvolvimento de crianças de 4 meses a 5 anos de idade. Segundo a especialista, a instituição de ensino fornece uma variedade de oportunidades para apoiar o desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional e de linguagem.

“o ambiente escolar proporciona um local seguro e estimulante para as crianças explorarem e desenvolverem suas habilidades motoras grossas e finas. As crianças podem ter acesso a equipamentos de playground, atividades físicas estruturadas e aulas de educação física, que ajudam a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a força física”, salienta.

Além disso, de acordo com a diretora, a educação infantil pode oferecer uma variedade de atividades que ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamento crítico, linguagem e alfabetização. “As crianças podem ser expostas a uma ampla gama de conteúdos, como ciência, matemática, história e artes, que ajudam a construir uma base sólida para o aprendizado futuro”, afirma.

Lima ressalta também a importância de um ambiente social, emocional, seguro e estimulante para os pequenos interagirem com seus colegas e adultos. Para a especialista, as crianças podem aprender habilidades sociais importantes, como compartilhar, cooperar e resolver conflitos, além de desenvolver habilidades emocionais, como autocontrole, empatia e autoestima.

“Também é uma ótima oportunidade para as crianças ampliarem habilidades linguísticas, como ouvir, falar, ler e escrever. Os pequenos podem ser expostos a uma variedade de linguagens, incluindo sua língua materna e outras línguas, que ajudam a construir habilidades linguísticas e culturais”, acrescenta Lima.

 Estímulos para o ambiente escolar e doméstico

A coordenadora pedagógica da Escola Universo, Adriana Ferreira, ressalta que as crianças em idade escolar têm uma grande capacidade de aprendizado e desenvolvimento cognitivo. Segundo Ferreira, algumas das principais atividades escolares que podem ajudar a potencializar esse desenvolvimento incluem jogos de construção e atividades que estimulam a criatividade e a imaginação, como desenho e pintura; atividades que desenvolvem a coordenação motora, como esporte e dança.

“Outras ações são atividades que promovem a aprendizagem de novas habilidades, como aulas de música e línguas estrangeiras; atividades que incentivam a leitura e a escrita, como contação de histórias e escrita de diários; atividades que promovem a resolução de problemas, como jogos de tabuleiro e quebra-cabeças; e atividades que desenvolvem a socialização e a interação com os colegas, como brincadeiras em grupo e trabalhos em equipe”, evidencia a pedagoga.

Para Ferreira, é importante que os professores e educadores criem um ambiente de aprendizagem seguro e estimulante para que os pequenos possam se desenvolver cognitivamente de forma saudável e natural. Além disso, os pais também podem trabalhar com estímulos em casa para complementar o aprendizado.

A coordenadora sugere ler em voz alta para as crianças todos os dias, pois isso ajuda a desenvolver habilidades de linguagem, aprimorar a compreensão e a criatividade; proporcionar atividades que promovam o raciocínio lógico, como quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e jogos de estratégia; incentivar a criatividade por meio de atividades artísticas, como pintura, desenho e outras atividades que envolvam a expressão artística.

A pedagoga ressalta também a importância de conversar com as crianças sobre diferentes assuntos e incentivar as perguntas, pois isso ajudará a desenvolver a curiosidade e a promover o pensamento crítico. “Recomendo também proporcionar oportunidades para as crianças explorarem o mundo ao seu redor, seja por meio de caminhadas, passeios em parques ou visitas a museus e outros locais culturais, bem como incentivar a leitura independente, fornecendo livros e outros materiais de leitura adequados à idade da criança”, aconselha.



Faturamento de franquias cresce 12,6% no último tri de 2022

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O ano de 2022 foi positivo para o mercado de franchising no Brasil. No que diz respeito ao faturamento, o crescimento no quarto trimestre de 2022, perante o último trimestre de 2021, foi de 12,6%, segundo a Pesquisa de Desempenho Franchising 2022 da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No que diz respeito a valores, o ano de 2022 encerrou com um faturamento de R$ 211 milhões, um aumento de 14,3% com relação ao ano de 2021. Os dados apontam uma recuperação e aquecimento pós-pandemia. Depois de registrar queda no número de marcas franqueadas em 2020, o índice ultrapassou o total de 3 mil marcas em 2022, com uma média de 60 unidades por rede.

“Os dados da pesquisa da ABF são realmente muito bons e animadores, pois apontam que 2022 foi um ótimo ano para o modelo de franquias aqui no Brasil”, afirma Cleber Luis Sanguanini, Gerente Comercial da Racon Consórcios. “Acompanhado e reforçado por esses dados promissores, esse aquecimento do franchising é um reflexo do mundo pós-pandemia, onde as pessoas querem tanto voltar a empreender, quanto voltar a fazer aquilo que deixaram de fazer durante esse período”.

Mais unidades e mais empregos

A pesquisa da ABF também trouxe dados relevantes sobre o total de unidades de franquias e aumento de empregos na área. No ano passado, o mercado cresceu 7,8% em quantidade de pontos físicos, franquias digitais, home based e unidades móveis com relação ao ano de 2020, chegando a mais de 184 mil unidades.

“Na maioria das vezes, essas franquias carregam o nome de uma marca já consolidada, algo que traz muita credibilidade para quem está começando este empreendimento”, explica Sanguanini. “A marca sempre dá um apoio comercial e de marketing para as unidades, seja com treinamentos, materiais de comunicação e publicidade, ou investimentos”.

Novas unidades representaram também geração de empregos. Foram mais de 1,5 milhão de pessoas trabalhando em franquias em 2022, representando um aumento de 12,6% com relação ao ano anterior, e 17% se comparado a 2019, último ano antes da pandemia. 

Projeção para 2023

O estudo da ABF indicou também projeções para este ano. Segundo a pesquisa, o mercado de franquias deve seguir em crescimento e apresentar um crescimento de 9,5 a 12% de faturamento, além de 10% a mais de empregos e um acréscimo de 4% no total de redes. 

“Esse é um modelo de negócio já testado e comprovado no mercado. Eu costumo dizer que para abrir uma empresa do zero, você enfrenta vários desafios, que em uma rede de franquias já foram superados. Os números falam por si só. O mercado de franchising teve uma ótima performance no cenário econômico em 2022 e, ao que tudo indica, vai performar e crescer ainda mais em 2023”, aposta Sanguanini.

Para saber mais, basta acessar: www.raconfranquias.com.br 



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