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Faculdade oferece workshop gratuito para planejamento de carreira em dados e IA

Segundo o estudo Inteligência Artificial na América Latina 2023, elaborado pela NTT DATA em parceria com o MIT Tech Review, “cerca de 80% das corporações latino-americanas já implementam IA”. A rápida adoção da tecnologia pelas empresas está fazendo com que o mercado de trabalho se torne um ambiente ainda mais desafiador para os profissionais.

Todas as áreas de atuação devem se preparar para abrigar cada vez mais ferramentas e soluções com IA. E a atualização, por si só, já é um benefício. 

Na prática, isso significa buscar cursos livres, especializações, MBAs ou outros tipos de formações que unam a área de origem à tecnologia. A ideia é ser um aprendiz constante e entrar em movimento com as movimentações do mercado.

É o que diz Arnobio Morelix, CEO da Faculdade Sirius, especializada em Inteligência Artificial: “Independente do setor, o mundo é impulsionado pela inovação e a constante busca pelo conhecimento é fundamental. A IA é uma ferramenta que transforma a dinâmica do jogo, e quem se mantêm atualizado têm uma vantagem competitiva significativa”.

Arnobio também menciona outras orientações para quem quer usar a Inteligência Artificial como vantagem competitiva, como o uso das ferramentas para brainstorming, automação de tarefas operacionais e desenvolvimento de habilidades humanas.

Para o chamado brainstorming – também conhecido como tempestade de ideias, em português —, o CEO explica que ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, podem ajudar a entender qual caminho da própria carreira o profissional deseja construir, bem como a identificar as habilidades que precisam ser aprimoradas. A tecnologia pode até mesmo ajudar a desenvolver essas habilidades.

“Posso dar o exemplo da Inteligência Artificial da Sirius, a Luna, treinada para ser um mentor de carreiras, ou mesmo o ChatGPT. Você pode pedir para que eles analisem uma oferta de trabalho e melhorem o seu currículo, para aquela proposta. Enfim, muitas possibilidades”, complementa.

Outra ideia é utilizar a IA para automatizar e agilizar tarefas operacionais, ganhando mais tempo para focar naquilo que é mais estratégico. “Ao integrar inteligência artificial em nossa rotina profissional, é crucial compreender quais tarefas delegar. Isso permite que os profissionais se concentrem em atividades que exigem criatividade e tomada de decisão estratégica”, ressalta Morelix.

Ele defende que a relação com as ferramentas de IA deve ser parecida com a relação com um colega de trabalho. “Usar a Inteligência Artificial no dia a dia. Da mesma forma que, quando você tem alguma dúvida, você liga para um colega de trabalho ou pergunta pra quem tá na cadeira do lado ‘Me ajuda a fazer esse material?’, você pode contar com a IA para isso também”, acrescenta. 

Além disso, focar no desenvolvimento das habilidades humanas pode ser um grande diferencial competitivo na carreira. Morelix lembra que a IA não irá substituir a criatividade, a empatia e a capacidade de resolver problemas complexos. “Apesar do avanço tecnológico, as habilidades humanas continuam sendo inestimáveis. O desenvolvimento constante dessas habilidades irá ancorar uma carreira sólida e adaptável às mudanças no mercado”, finaliza.

Oficina gratuita

Essas são algumas das recomendações que fazem parte do workshop “Planejando sua carreira com IA”, que será realizado pela Faculdade Sirius no próximo dia 06 de fevereiro, às 19h. 

A oficina, ministrada por Arnobio Morelix, irá abordar estratégias para crescimento da carreira e oferecer insights valiosos sobre o impacto da Inteligência Artificial nas trajetórias profissionais. O evento será gratuito, completamente remoto e disponibilizará certificado de participação. Para garantir uma vaga no evento, os interessados podem se inscrever através do link.

Sobre a Sirius

A Faculdade Sirius, focada em inteligência artificial, ajuda profissionais no Brasil a aumentarem rapidamente seus salários com duas grandes oportunidades: IA e trabalhos faremotos no exterior. A edtech recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) em 2022, que só 2.2% das faculdades do Brasil recebem. A Sirius foi nomeada uma de 15 startups que estão entre as mais promissoras da América Latina, pela Forbes Magazine, e ranqueada como uma das 100 melhores edtechs do continente pelo Holon IQ Global Summit na Cidade do México.



Janeiro Branco: campanha alerta sobre cuidado à saúde mental

O movimento Janeiro Branco completa uma década em 2024 e foi idealizado em Minas Gerais pelo psicólogo Leonardo Abrahão, segundo o Ministério da Saúde. No ano passado, a campanha se tornou lei (número 14.556/23), em 25 de abril. Diversas instituições públicas e privadas aproveitam esta época do ano para falar sobre ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout e outras patologias. 

Em 2023, o Ministério da Saúde decidiu elencar a Síndrome de Burnout como uma das 165 novas patologias apontadas como responsáveis por danos à integridade física ou mental dos trabalhadores no Brasil. A lista foi publicada no Diário Oficial da União no final de novembro.

Porém, ainda há quem acredite que buscar ajuda é sinal de fraqueza, como avalia a psicóloga e psicoterapeuta Camila Tuchlinski, pós-graduada em Psicossomática: “Em pleno século 21, muitos ainda temem que serão julgados pelos colegas de trabalho ou pela própria família se buscarem um profissional de saúde mental. Hoje falamos muito mais para além de casos de ansiedade e depressão já instalados, mas buscamos fazer a prevenção destes estados mentais”. 

Por vezes, deixamos os cuidados em relação à saúde mental em segundo ou terceiro plano, mas isso precisa ser mudado, na visão do médico psiquiatra Pedro Lorenceti, em entrevista ao site da Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD). “Esse ano já começou, todo mundo tem suas resoluções de ano novo e poucas coisas funcionam bem quando a gente não está com a saúde mental em dia. A gente pode oferecer ajuda até em situações ainda mais simples, como no início de um quadro de ansiedade, e certamente melhorando a saúde mental aquele seu plano vai sair do papel”, ressalta.

No primeiro ano de pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde, (OMS), houve um aumento de 25% nos casos de depressão e ansiedade. Muita gente buscou ajuda de psicólogos e psiquiatras, que passaram a oferecer serviços de atendimento online para dar conta da alta demanda. Ao mesmo tempo, poucos ainda têm acesso. 

O tema da campanha Janeiro Branco este ano é ‘Saúde Mental Enquanto Há Tempo!‘ e o objetivo é justamente buscar quebrar estigmas e preconceitos quando o assunto são as questões emocionais e como prejudicam a nossa sensação de bem-estar. A ideia é promover uma cultura de cuidados emocionais e construir uma rede de apoio para aqueles que mais precisam.

Sobre a CDD

A associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) é uma organização sem fins lucrativos e acredita que o diálogo é a ponte para que ninguém precise conviver com uma doença crônica sozinho. O objetivo do trabalho da CDD é apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doença, através de projetos e conteúdos, para que as pessoas não sejam definidas nem reduzidas a seus diagnósticos. 



Novo marco das garantias impacta no mercado financeiro

A Lei nº 14.711/23, conhecida como “Marco Legal das Garantias” objetiva o aprimoramento das regras relativas ao tratamento do crédito e das garantias e regulamenta as medidas extrajudiciais para recuperação de crédito, alterando a Lei nº 9.514/97, conhecida como “Lei da Alienação Fiduciária” e a Lei nº 8.935/94, que regulamenta os serviços notariais e registrais no país.

De forma geral as alterações implementadas na Lei nº 9.514/97 possibilitam a inclusão de mais de um empréstimo, sob a modalidade de alienação fiduciária de forma sucessiva, mediante averbação na matrícula do imóvel dos contratos de alienação fiduciária que terão sua eficácia automaticamente validada no momento da quitação da alienação anterior.

Exemplifica Ricardo Vivacqua, sócio fundador da Vivacqua Advogados “quem possui um imóvel de R$ 500.000,00, com débito de R$ 100.000,00, pode procurar outros bancos para fazer a alienação fiduciária sucessiva do imóvel,  no valor de até R$ 400.000,00, somente se o agente financeiro aceitar essa condição”.

Uma das grandes novidades trazidas pela lei se refere à possibilidade do devedor fiduciário realizar outras alienações fiduciárias sem a anuência do credor. Anteriormente o devedor fiduciário adquiria um empréstimo e se tornava possuidor direto do bem, não podendo negociar seu crédito ou dar o bem em garantia de outros empréstimos

Para Ricardo “a Lei nº 14.711 vai facilitar o acesso ao crédito, dependendo de como o mercado financeiro vier a lidar com esta inovação, mas também traz um efeito perverso caso os proprietários de imóveis se empolguem com as taxas atrativas, pois mesmo que não se trate de uma garantia real propriamente dita, pode levar a perda do imóvel.”

As alterações implementadas pela Lei nº 14.711/23, na Lei nº 8.935/94, trarão maior busca pelos serviços dos tabelionatos, pois passa a atribuir novas funções ao Tabelião de Protestos, ao Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, e ao Tabelião de Notas, a quem cabe a partir de agora apresentar extrato eletrônico relativo a bens móveis, receber ou consignar valores, atuar como árbitro e certificar a ocorrência ou frustração das condições negociais, repasse de valores, eficácia ou a rescisão de negócio celebrado.

No entender de Ricardo “caberá aos notários e registradores a materialização procedimental das novas regras de forma a garantir que as inovações ocorram com publicidade, autenticidade, eficácia e segurança jurídica”.



Comércio aposta em grandes promoções para atrair clientes

Em janeiro, os comerciantes tentam recuperar as vendas depois de não alcançarem os resultados esperados no final do ano passado. Após o varejo registrar as mais baixas vendas da história do setor durante a Black Friday e o recuo de 1,4% nas vendas do Natal, em comparação ao mesmo período de 2022. Como forma de reverter este cenário e recuperar a arrecadação perdida, os varejistas já reforçam o anúncio de promoções em suas lojas.

Uma das táticas mais comuns utilizadas é a aplicação de descontos progressivos, que consiste em baratear a compra quanto maior for o número de produtos levados pelo cliente. Os descontos aplicados nas compras variam de 10% a 80%, além da possibilidade de prazo estendido para pagamento. Mas o alto valor dos descontos só está sendo colocado em prática, pois os lojistas esperam zerar seus estoques após as vendas durante o fim do ano passado terem sido menores que o esperado.

“Quem frequenta os shoppings, ruas e centros comerciais, já está  se deparando com os destaques de ‘Liquidação’, ‘Queima de estoque’ e ‘Promoção’ em praticamente todas as lojas. Os lojistas seguem tentando chamar a atenção dos consumidores de toda a forma. Mas não são só os donos das lojas que estão preocupados com as vendas, os vendedores também estão engajados em bater suas metas e ganhar mais comissões durante este mês para conseguir aproveitar o verão”, destaca Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, em São José dos Campos.

Para além dos comerciantes, o mês de janeiro pode ser favorável também para quem conseguiu economizar suas finanças no final de 2023 e agora deseja ir às compras. Neste cenário, há mais ofertas para os consumidores adquirirem os produtos que estavam mais caros e economizarem até 50% em compras, tendo as mesmas garantias determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Como pontua Paulo Motta, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), este ano já começa vantajoso para os consumidores, pois as promoções estão concentradas nos bens duráveis. “Como estamos num verão muito agressivo, o setor de ar condicionado, ventiladores, vai ter uma predominância”, afirma.



RS inicia plano de expansão e inaugura filial no RJ

A RS Serviços, que completará 18 anos em março de 2024, inicia expansão pelo país e inaugura a primeira filial fora de São Paulo, na capital fluminense. A próxima cidade que receberá o atendimento da empresa será Belo Horizonte, MG

Atuando na prestação de serviços, como limpeza, manutenção, zeladoria e vigilância, a RS tem entre seus mais de 1.300 clientes ativos, condomínios residenciais e corporativos, indústrias, clínicas médicas, e empresas de varejo e comércio, entre outras.

A RS investe no aperfeiçoamento constante de suas equipes que passam por treinamentos periódicos e reciclagem.

Diferenciais: atendimento e tecnologia

A empresa possui 8.500 colaboradores e distingue-se pela customização do atendimento prestado. Cada proposta é montada com base nas necessidades apresentadas pelo cliente, tanto no que diz respeito aos cargos a preencher quanto aos recursos de tecnologia que podem ser agregados pelo condomínio, como controle facial no acesso, identificação automática de veículos e câmeras inteligentes interligadas com central de monitoramento de riscos. Outra vantagem é que todos os serviços podem ser monitorados por aplicativos integrados 24 horas/dia.

“Prezamos pelo melhor custo-benefício, considerando o que entregamos e quanto cobramos pelo atendimento prestado e serviços disponibilizados com excelência”, diz Renato Alves, fundador e CEO da RS Serviços.

Entre as conquistas, a RS Serviços é responsável pelo atendimento do Abrigo Amigo, projeto da Eletromidia, que permite o atendimento virtual por vídeo a pessoas em vulnerabilidade, das 20h às 5h, enquanto aguardam o transporte público, nos abrigos pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. As atendentes são treinadas e acompanham durante todo o tempo de espera até a chegada do transporte, podendo acionar atendimento emergencial e policial, se houver vítimas nos locais. O projeto já recebeu prêmios, incluindo reconhecimentos internacionais.

Mais sobre a terceirização

1. A terceirização não leva à rotatividade de colaboradores.
“Temos vários casos de equipes que se mantêm há anos, pois nos esforçamos para assegurar a satisfação tanto dos trabalhadores quanto dos moradores”, explica o consultor comercial da empresa, o também especialista em condomínios, Marcio Rachkorsky.

2. A redução de custos não deve ser o principal objetivo da contratação de uma empresa que oferece serviços terceirizados
Apesar disso, a experiência demonstra que o ganho trazido por uma gestão mais eficiente pode chegar a 20%, nos condomínios.



Omnichannel pode maximizar a eficiência empresarial

Uma pesquisa realizada no final de 2022 pela consultoria empresarial americana McKinsey & Company apontou que empresas B2B (Business-to-business) tiveram aumento de 10% em participação de mercado comparado a empresas que não adotaram as estratégias omnichannel de atendimento.

Neste mesmo contexto, uma publicação da Opinion Box realça que a utilização de uma plataforma omnichannel integrada pode oferecer uma série de vantagens estratégicas. Os dados da pesquisa mostram que 77% dos consumidores afirmam já ter feito compras em mais de um canal de vendas da mesma empresa.

Vitor Barbalho, CEO Founder Kentro Sistemas, explica que plataformas de mensagens populares, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram, aliada às funcionalidades avançadas de Customer Relationship Management (CRM) e um sistema de PABX totalmente integrado podem redefinir o atendimento ao cliente.

“Em um mundo onde a interconectividade e a agilidade são imperativas, a adoção de uma plataforma omnichannel integrada transcende a simples comunicação. O diferencial está na incorporação inteligente da Inteligência Artificial (IA) a essa abordagem, tornando cada interação mais eficiente, personalizada e estratégica”, destaca.

A abordagem omnichannel permite que as empresas estejam presentes em diversos canais de comunicação, proporcionando uma experiência unificada ao cliente. Ao integrar WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram, a empresa se coloca onde os clientes estão, facilitando a interação e construindo relacionamentos mais sólidos, afirma o CEO Founder Kentro Sistemas.

“A combinação de uma plataforma omnichannel com um robusto sistema de CRM potencializa as interações com os clientes. Ao consolidar informações e históricos de interações em um único local, as equipes podem oferecer um atendimento personalizado e eficiente, conhecendo as necessidades e preferências de cada cliente”, complementa.

O poder da omnicanalidade

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) explica que o omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação adotada por empresas que tem como objetivo estreitar a relação entre on-line e off-line, buscando aprimorar sua experiência.

Barbalho reforça que investir em uma plataforma omnichannel integrada, que englobe WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram, enquanto incorpora recursos avançados de CRM e PABX, é uma decisão estratégica que impulsiona a eficiência empresarial.

“A facilidade de interação, o atendimento personalizado e os insights gerados pelos relatórios detalhados são elementos-chave para se destacar em um mercado competitivo. Adotar essa abordagem é mais do que uma modernização tecnológica; é uma transformação na forma como as empresas se relacionam com seus clientes”, finaliza.

Website: https://www.kentro.com.br/



Setor de logística deve apostar em tecnologia para crescer mais de 50% em 2024

O setor de logística é um dos que mais crescem no Brasil. De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, cresceu de 2,3% para 3,3% em 2023, e para 2024 a expectativa preliminar é que exista um crescimento de 2%. 

Com o aumento da força econômica brasileira, a expectativa é que o setor logístico cresça ainda mais. Entretanto, existem alguns desafios desse mercado que podem ser minimizados e até mesmo erradicados com o uso da tecnologia, notadamente de soluções matemáticas. 

A Linear Softwares Matemáticos, uma das principais empresas brasileiras de softwares matemáticos voltados para a otimização de processos de supply chain, acredita que entre os maiores desafios para 2024 estão a pouca maturidade digital das empresas e o gerenciamento ineficiente do grande volume de dados gerados por essas companhias.  

‘’Em 2023 observamos importantes passos sendo dados em relação à inteligência generativa e digitalização de processos empresariais. Porém, quando o assunto é a inteligência de dados e a gestão eficiente desses ativos, sobretudo na cadeia logística, ainda temos um longo caminho pela frente’’, ressalta Walker Batista, sócio e diretor de modelagem e inovação da Linear Softwares Matemáticos.  

Crescimento x adesão tecnológica  

De acordo com a projeção divulgada pela Transparency Market Research, o mercado de logística mundial deve atingir US$ 15.273 bilhões até 2027. Já no Brasil, o setor pode crescer mais 50% até 2024, segundo o levantamento feito pela MCC-ENET. 

Com um alto potencial de crescimento e muito espaço mercadológico para diferentes empresas, investir em logística tende a ser um caminho bastante promissor no país. Contudo, para garantir a sustentabilidade desse setor em expansão, é crucial que as companhias incluam na base de seus negócios alguns indicadores chave, KPIs (Key Performance Indicators), como métrica para avaliar sua performance em questões logísticas. ‘’O setor deve investir de forma significativa em quatro itens básicos: tecnologia, bom produto, competência humana e análises preditivas. A tecnologia é um ponto que pode e deve unir esses quatro pontos, já que ela permite otimizar processos, oferecer versatilidade, mais agilidade e principalmente maior competitividade’’, explica Walker.  

Análise preditiva enquanto impulsionador de lucro em 2024 

A análise preditiva é um ramo da análise avançada que faz previsões sobre resultados futuros usando dados de históricos combinados com modelagem estatística, técnicas de mineração de dados e machine learning, e é uma ferramenta poderosa para orientar a tomada de decisões gerenciais em diversas etapas e áreas de um negócio, como: estabelecer a rota mais barata e mais rápida, decidir o modal de transporte, calcular o espaço necessário para estocar, transportar produtos e até mesmo para estabelecer estratégias que diminuam a emissão de poluentes. Ela é uma aliada crucial para potencializar lucros, diminuir perdas e projetar de forma eficiente direcionamentos e novos investimentos para a cadeia logística.   

‘’Quando inserimos esse processo de dados em estratégias de logística, conseguimos prever problemas e antecipar soluções antes mesmo que eles surjam. Essa análise avançada é crucial para estabelecer rotas e modais de transporte, gastos com deslocamento de carga, diminuição da taxa de ruptura e diversos outros fatores que impactam diretamente no faturamento e lucro de um negócio’’, detalha o executivo. 

Expectativas para o setor  

De acordo com o estudo Own Your Transformation, do IMB IBV (Institute for Business Value), 67% dos líderes brasileiros de supply chain consideram a infraestrutura de tecnologia como o principal desafio das empresas nos próximos dois a três anos. Esse percentual é o maior entre os mais de 35 países que participaram da pesquisa.  

‘’Os números do mercado demonstram que ainda existe um longo caminho até a total adesão de tecnologias que de fato são meticulosamente projetadas para otimizar processos complexos de supply chain. Não é incomum vermos grandes empresas com inúmeros processos de gerenciamento de dados manuais, o que acaba ocasionando em inúmeras perdas facilmente evitáveis com uma solução robusta de gerenciamento’’, analisa o diretor de modelagem e inovação.   

Com maior percentual de crescimento do PIB, alta projeção de crescimento do setor de logística e espaço mercadológico para crescer, a expectativa é que em 2024 o mercado de supply chain injete ainda mais investimentos em tecnologia, justamente para preservar sua cadeia de produção.  

‘’Embora o Brasil ainda tenha um índice médio de maturidade digital empresarial, pudemos observar uma maior procura e priorização do uso de tecnologia nesses projetos. A expectativa é que em 2024 o setor cresça ainda mais com o auxílio de soluções matemáticas para orientar a tomada de decisões, empoderando seus usuários no gerenciamento de seus negócios’, finaliza Walker. 



Cresce a venda de veículos automotores no país

A procura por veículos novos voltou a crescer no Brasil. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) , em 2023, a venda de carros zero km registrou alta de 11,3%, com 2,179 milhões de emplacamentos, em comparação com 2022, que teve 1,958 milhões de veículos emplacados.

Para quem está planejando comprar ou trocar de carro, o consórcio é uma opção de investimento planejado. Dados da Fenabrave animam o mercado e as administradoras de consórcio. No último boletim divulgado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) , em 2023, entre os meses de janeiro e novembro, a venda de novas cotas de consórcio de automóveis (veículos leves, pesados e motos) registraram um crescimento de 8,6%, em comparação com o mesmo período de 2022.

O consumidor que opta por adquirir um veículo novo por meio do consórcio tem a vantagem de escolher uma carta de crédito de acordo com o seu poder de compra. “A modalidade é uma forma de os clientes evitarem o pagamento de altas taxas de juros de um financiamento. Além disso, a flexibilidade do prazo permite que o consorciado se organize financeiramente e evite compras por impulso”, comenta José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.

No consórcio, os clientes têm a possibilidade de contemplação por sorteio e, também, por meio de oferta de lances livres e fixos, podendo ainda utilizar o lance embutido, uma forma de potencializar a oferta sem tirar dinheiro do bolso, já que o valor ofertado é descontado da própria carta de crédito. “Entre os critérios de escolha dos clientes pela modalidade estão os valores atrativos das parcelas, não pagar juros e a facilidade de compra do bem ou serviço”, comenta José Climério.

A prestação no consórcio é constituída pelo fundo comum (valor pago pelo consorciado para formar a poupança que será destinada à compra do bem ou serviço), pela taxa de administração e por um fundo de reserva.



Consumidores se preocupam com os ecossistemas de água doce saudável

A pesquisa Ecolab Watermark™ Study sobre uso, conexão com o clima e responsabilidade sobre a água foi realizada com mais de 25 mil consumidores em todo mundo e traz dados da América Latina, Ásia-Pacífico, China, Estados Unidos, Europa e Índia, Oriente Médio e África (IMEA), além de trazer os resultados individuais de 15 países, incluindo o Brasil.

O estudo revelou que cerca de 88% dos consumidores brasileiros se preocupam com o acesso à água limpa e segura. Na América Latina, sobe para 92% o percentual de pessoas que estão mais preocupadas com o acesso à água do que com outros problemas relacionados ao clima, como poluição e mudança climática.

“Os consumidores acreditam que a indústria não tem um plano claro para lidar com a escassez da água, apesar da responsabilidade e importância percebidas. Essa preocupação é mais evidente na China (82%), América Latina (78%) e IMEA (78%), mas também é bastante perceptível na Europa (66%), EUA (65%) e Ásia/Pacífico (60%)”, relata Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo o estudo, em média, três em cada quatro consumidores em todo o mundo acreditam que a escassez de água pode ser abordada de maneira eficaz, com o otimismo mais evidente na América Latina (84%), Índia, Oriente Médio e África (83%) e China (78%).

Thais Gervársio, presidente da Ecolab, ressalta que os resultados desta pesquisa trazem um alerta importante para as empresas sobre a adoção de práticas sustentáveis. Os consumidores estão cada vez mais atentos ao acesso à água e dispostos a mudarem seus hábitos de consumo em prol da proteção dos recursos naturais.

Os ecossistemas de água doce do mundo estão em uma espiral descendente, o que representa um risco cada vez maior para esses valores. A extração de quantidades insustentáveis de água, os subsídios prejudiciais, as alterações nos fluxos dos rios, a poluição e os impactos relacionados às mudanças climáticas estão colocando em risco os ecossistemas de água doce.

“Os governos devem aderir ao Freshwater Challenge (Desafio da Água Doce), uma iniciativa liderada por países que visa restaurar 300.000 km de rios degradados e 350 milhões de hectares de áreas úmidas degradadas em todo o mundo até 2030 e proteger os ecossistemas de água doce intactos”, finaliza a ambientalista Vininha F. Carvalho.



Saúde bucal precisa de atenção no tratamento da hanseníase

O Janeiro Roxo marca a campanha anual de combate à hanseníase. A mobilização tem o objetivo de promover a conscientização sobre a doença. Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o atendimento odontológico direcionado ao paciente com hanseníase é fundamental, uma vez que a doença muitas vezes apresenta manifestações na região da boca e rosto de forma geral.      

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium Leprae e afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo variar desde uma infecção localizada até o comprometimento sistêmico. A forma de transmitir a doença ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, elimina o bacilo pelas vias aéreas superiores, seja por espirro, tosse ou fala, a partir de um contato próximo e prolongado. 

O cirurgião-dentista, especialista em Patologia Oral e Maxilofacial e mestre em Clínica Médica, Dr. Fabio Coracin, explica que a hanseníase tem grande relevância para a Odontologia por atingir a região da boca e da face com frequência. “Quando há a presença de manifestações orofaciais, podemos encontrar nódulos intraorais no palato, dorso da língua, lábios e faringe, e alterações esqueléticas que podem causar destruição do processo alveolar anterior, associada à perda ou mobilidade dos incisivos superiores”.

De acordo com o especialista, algumas manifestações orofaciais associadas à hanseníase podem incluir colapso do osso nasal, atrofia da espinha nasal, além de manchas na face.

As queixas orofaciais da hanseníase são comuns durante o curso da doença. Segundo o Dr. Fabio, por apresentar potencial de lesão de nervos periféricos, a doença pode provocar fraqueza muscular e deformidades. Por isso, é importante destacar que os impactos da hanseníase não são apenas físicos, mas também psicológicos. Isto se torna desafiador para os cirurgiões-dentistas, uma vez que os principais nervos afetados são o trigêmeo e o facial. “Esta alteração afeta a cavidade oral devido à parestesia no lado comprometido culminando com provável alteração na fala e na mastigação”.

Abordagem odontológica

Em relação ao papel do cirurgião-dentista frente a um indivíduo com hanseníase, Dr. Fabio informa que os profissionais devem sempre considerar um bom exame clínico. “O profissional deve ter em mente que, no exame físico intra-oral, poderá encontrar principalmente úlceras e feridas. Os sinais e sintomas da hanseníase na cavidade bucal são inespecíficos e, do ponto de vista odontológico, o manejo do indivíduo deve incluir a adaptação dos procedimentos de higiene oral de acordo com o nível de incapacidade do paciente decorrente do comprometimento dos nervos periféricos e, também, para o tratamento de lesões de tecidos moles”, explica o especialista.

 



Prefeitura de São Bento apresenta programa “São Bento Nota 10”

A Prefeitura de São Bento (PB) realizou recentemente, no auditório do ECIT, um evento promovido pelo prefeito da cidade, Jarques Lúcio da Silva II. O objetivo foi apresentar e debater o Projeto São Bento Nota 10, programa que será adotado pela administração atual e que representa uma mudança no serviço público.

A Sogo, empresa paraibana de soluções tecnológicas para órgãos públicos, implantará o Tensai, plataforma digital de diagnóstico, análise e monitoramento de satisfação do cidadão, cumprindo a Lei 13.460/2017 e seus ditames.

A ferramenta atua em pontos específicos e com análise de dados para suporte à tomada de decisão.

O projeto utiliza a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act), por meio da plataforma Tensai, e passará por quatro etapas para atingir a melhora contínua dos serviços prestados e, consequentemente, a satisfação do cidadão: mapeamento das áreas prioritárias; escuta da população; transformação das respostas em planos de ação; e ações de melhoria e monitoramento constante.

“É uma honra para a Sogo Tecnologia perceber a confiança que o governo nos deposita, agora com mais esse projeto, que reflete o DNA da empresa. Trata-se de uma orientação para melhoria efetiva da vida das pessoas, por meio da plataforma Tensai”, destaca Antonio Leite, vice-presidente executivo da Sogo.

Rafa Assaife, CEO da Tensai, complementa: “O intuito do Projeto São Bento Nota 10 é colocar o cidadão no epicentro e melhorar o atendimento de serviços públicos para a população. Por meio do programa, é possível estabelecer a empatia dos funcionários do setor público e garantir atendimento cuidadoso e atencioso, aprimorando a qualidade do serviço prestado mesmo em situações desafiadoras”.

O evento destacou ainda o quanto a população pode ser beneficiada por meio da escuta ativa, avaliando o grau de satisfação de quem depende dos serviços públicos, principalmente nas áreas da educação e da saúde. A promessa é elevar os padrões de atendimento e estabelecer um novo paradigma para as gestões públicas.

“Iniciaremos o programa na área da saúde e, na sequência, na educação. Todos os setores que envolvem gestão e atendimento da prefeitura serão contemplados, é um avanço nunca visto antes em São Bento e região”, reforça o prefeito Jarques.



Reciclar plásticos do mar é preservar o ecossistema marinho

A ONU declarou que, até 2030, estará vigente a Década do Oceano, um período para promover a cooperação internacional voltada à gestão e preservação dos recursos naturais de zonas costeiras. O impacto ambiental gerado pelo consumo mundial e descarte de resíduos está no centro das discussões sobre novas formas de produção, e a economia circular é uma alternativa eficaz.

O índice de reciclagem é um indicador importante para avaliar o compromisso de um país com o meio ambiente. No Brasil, as regiões Sul e Sudeste se destacaram na última pesquisa divulgada pelo PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), que apresenta o Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-consumo no Brasil, iniciativa criada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e pela Braskem.

“Na região Sudeste, a pesquisa do PICPlast indica que 28,0% dos resíduos são reciclados, representando um aumento de 4,6%, um dos maiores índices desde 2018. Esse índice é seguido pelo Nordeste, que apresenta 16,3%, pelo Centro-Oeste, com 11,3%, e, por fim, a região Norte, que registrou 4,9%”, relata Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

De acordo com a pesquisa do 5 Gyres Institute, que investiga a poluição plástica global, mais de 170 trilhões de partículas de plástico contaminam os oceanos, equivalente a aproximadamente 21 mil pedaços por pessoa na Terra.

Segundo Ademilson Zamboni, oceanólogo e diretor-geral da Oceana Brasil, com 10.900 quilômetros de costa e despejando pelo menos 325 mil toneladas de plásticos no oceano todos os anos, o Brasil não pode mais fugir de sua responsabilidade. Resolver esse tipo de poluição vai muito além de delegar a correta separação do lixo ao consumidor, promover limpezas de praia ou propagar o consumo consciente. É preciso um compromisso alinhado com o tamanho do problema e da relevância do país.

Um artigo de 2019 na revista Science of the Total Environment revela que, ao longo da cadeia alimentar, os animais marinhos transferem o plástico ingerido uns para os outros. Este material foi identificado nos estômagos de várias espécies, incluindo peixes, tartarugas e outros organismos que habitam os oceanos.

“Dados da Fundação Ellen MacArthur alerta que a transição para uma Economia Circular poderia reduzir em até 80% o volume global anual de plástico que vai para os oceanos até 2040, poderia gerar uma economia de US$ 200 bilhões por ano e, ainda, criar 700 mil empregos adicionais”, conclui Vininha F. Carvalho.



Cosanpa pode beneficiar consumidores e empresas com acesso mais justo a crédito

O Pará tem potencial para aumentar o número de pessoas entre 18 e 70 anos no Cadastro Positivo a partir da integração do setor de saneamento à iniciativa, uma vez que a abrangência do segmento é estratégica para expandir os benefícios do crédito aos clientes das concessionárias e aos municípios atendidos. Atualmente, 64% da população economicamente ativa do estado está na base de dados.  

Após o êxito na inclusão dos dados recebidos das instituições financeiras, telecomunicações e concessionárias de energia elétrica, o setor de saneamento, que corresponde à quarta etapa da iniciativa, pode acrescentar aproximadamente 50 milhões de registros ao Cadastro Positivo em todo o país, de acordo com dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

Para ampliar o engajamento das empresas de saneamento e promover a conformidade à lei do Cadastro Positivo (Lei 12.414 com alterações da Lei Complementar 166, DE 8/04/2019), a ANBC, representante dos birôs de crédito gestores do Cadastro Positivo, concentra esforços em uma série de ações junto a concessionárias, associações e governos para esclarecer sobre o programa e seus benefícios. Como parte dessa agenda, Elias Sfeir, presidente da entidade, estará em Belém no próximo dia 30 de janeiro para uma reunião com José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, presidente da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará). 

Com o principal objetivo de auxiliar na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas, o Cadastro Positivo permite que credores tenham uma visão mais detalhada do histórico de pagamentos dos tomadores de crédito – sejam eles individuais ou corporativos – possibilitando a oferta de condições de crédito mais adequadas a cada perfil. 

“O engajamento das fontes de informação do Cadastro Positivo é fundamental para o sucesso do programa, cujo principal objetivo é democratizar o acesso ao crédito, diminuir a inadimplência e promover a inclusão financeira de consumidores e empresas. Nossa agenda com a Cosanpa busca demonstrar o quão importante é a aderência da empresa à lei do Cadastro Positivo e o papel social da iniciativa, que visa alavancar a economia local, o desenvolvimento regional e o bem-estar social”, afirma Sfeir. Segundo o executivo, para as empresas, os ganhos socioeconômicos da adesão ao Cadastro Positivo podem, entre outros benefícios, melhorar a avaliação do indicador social da nota ESG, gerado pelas principais agências de risco do mundo.



Profissional de TI cria ferramenta de IA para Sistema ERP

O cenário da tecnologia da informação e o avanço desenfreado da inteligência artificial (IA) se encontram em constante evolução. À medida que empresas buscam otimizar operações, a inovação desempenha um papel central, adotando soluções inovadoras para enfrentar desafios complexos. E com o avanço dos modelos de IA associado ao aumento de eficiência nos processos nos negócios, lideranças de todos os setores reiteram a importância de empresas adotarem essa tecnologia.

Segundo dados divulgados na 5edição da pesquisa global da consultoria Deloitte State of AI in the Enterprise, 94% dos líderes afirmaram que a IA é um ponto crítico para o sucesso nos próximos cinco anos. O levantamento foi realizado com 2.620 lideranças empresariais distribuídas em 13 países. No Brasil, 70% das companhias afirmaram investir em IA em 2023, e 20% já utilizam a tecnologia no cotidiano, conforme estudo realizado pela mesma consultoria com 501 empresas brasileiras.

Para ir ao encontro dessa crescente demanda, profissionais investem tempo e conhecimento no desenvolvimento de ferramentas de IA para serem aplicadas por empresas. E, neste cenário, surge a GoAI, uma inteligência artificial que foi desenvolvida para o sistema KodX ERP. Marcelo Romualdo, desenvolvedor da ferramenta, explica que a iniciativa se distingue como “um farol de inovação”. “O ERP KodX trata-se de uma plataforma que se molda às necessidades empresariais e as antecipa, agindo como um catalisador para o crescimento e a eficiência”, destaca o profissional com quase 15 anos de experiência.

Desenvolvido especialmente para pequenas e médias empresas em fase de expansão, o KodX conta com um design modular inteligente e uma incorporação estratégica da Inteligência Artificial através da plataforma GoAI. “A filosofia por trás do KodX ERP System é a de uma odisseia modular, pois cada elemento do sistema é uma ilha de funcionalidade que pode ser navegada e colonizada independentemente”, ressalta Romualdo. 

De acordo com o profissional, essa abordagem permite que empresas de todas as dimensões substituam sistemas ERP estáticos e inflexíveis por uma solução mais ágil e abrangente. Romualdo afirma ainda que a KodX facilita a integração e adaptação a ecossistemas empresariais existentes, além de proporcionar uma escalabilidade sem paralelo, permitindo que o sistema cresça organicamente em conjunto com a empresa.

A inovação da GoAI em 2023 representou um avanço para o KodX, integrando análises preditivas e capacidades cognitivas avançadas no núcleo do sistema ERP. “A GoAI não é uma mera adição ao KodX; ela é o coração pulsante da análise de dados, alimentando-se de um fluxo contínuo de informações operacionais, desde padrões de tráfego até comportamentos de compra dos consumidores, para fornecer uma visão holística das operações empresariais”, segundo explica Romualdo. 

Cada módulo do KodX é projetado para operar com a máxima eficiência e integrar-se perfeitamente aos demais. Desde a gestão de projetos com interfaces visuais interativas, como os Gráficos de Gantt, até a análise financeira possibilitada pela IA. “Isso significa que, independentemente de ser uma empresa de construção civil, um prestador de serviços logísticos ou uma consultoria de marketing, o KodX adapta-se ao ambiente, transformando dados brutos em estratégias de negócios viáveis”, exemplifica o desenvolvedor.

Com a GoAI, o KodX também redefine o suporte ao cliente, empregando chatbots avançados e interfaces de serviço ao cliente alimentadas por IA. Romualdo explica que “o sistema garante que as interações sejam resolutivas e preditivas, antecipando necessidades e fornecendo soluções antes que os desafios se intensifiquem”. 

Além de atuar na área de TI, com especialização em Inteligência Artificial, Romualdo tem experiência nas áreas comercial e de marketing, planejamento estratégico e gestão de pessoal. 

É formado em Fundamentos de Gerenciamento de IT, pela Fundação Getulio Vargas, e possui graduação técnica em tecnologia com especialização em redes de computadores pela Universidade Estácio de Sá. Também é membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), e conta com certificações e cursos especializados, incluindo Linux, Google Cloud e Kubernetes Engines.



Pesquisa mostra que facetas alemãs resgatam autoestima

Milhares de pessoas vão até um consultório odontológico em busca de procedimentos para ter o tão sonhado “sorriso perfeito”. E não é novidade dizer que um sorriso bonito, com dentes claros e alinhados, impacta diretamente a confiança, o bem-estar e a autoestima de homens e mulheres. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar ( ABIMO), tratamentos estéticos, como o uso de facetas alemãs, influenciam a autoestima.

Com a promessa de proporcionar dentes mais brancos e um sorriso harmônico, a colocação de facetas tem sido um dos procedimentos odontológicos mais procurados nos últimos anos. O procedimento proporciona um resultado estético que mantém a aparência natural, além de poder ter papel fundamental na forma como as pessoas se sentem. Ainda de acordo com a ABIMO, ao menos 12 milhões de brasileiros frequentam o cirurgião-dentista para auxiliar em uma melhora na qualidade de vida, levando em consideração a autoestima gerada pelo sorriso.

O cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética, afirma que as facetas a laser alemãs sem desgaste ou com o mínimo de desgaste do esmalte, podem corrigir diversos problemas estéticos, tornando-se uma alternativa para melhorar a aparência dos dentes. “As facetas a laser alemãs podem corrigir pequenos desalinhamentos, dentes tortos, desgaste por bruxismo, diastemas (espaço entre os dentes) e outras imperfeições”, explica.

O especialista revela que as facetas a laser alemãs ou coroas de porcelana têm uma durabilidade excelente, podendo durar por anos. “Elas são um revestimento usado para recobrir o esmalte do dente para devolver formato e cor. O tratamento é indolor e traz o resultado de um sorriso saudável e bonito, o que é essencial para compor a figura de um indivíduo e causar uma boa aparência”, completa o cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade.

Apesar dos resultados, Dr. Paulo Coelho Andrade garante que um sorriso branco perfeito não é sinônimo de uma boca saudável. “Muitas pessoas possuem dentes com cáries, mau hálito, escurecimento por perda de cálcio e outros elementos. Prevenir que estes sintomas afetem sua dentição pode evitar a queda futura dos dentes e, também, transmitir boa aparência, confiança e atratividade”, alerta.



Ansiedade entre empreendedores: estudo revela Brasil como líder global

Em um panorama em constante transformação, onde a busca pelo sucesso empresarial se entrelaça com desafios diários, um novo dado surge como alerta: o Brasil lidera globalmente nos índices de ansiedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que mais de 32 milhões de brasileiros, equivalente a 18,6% da população, enfrentam esse desafio, chamando a atenção para a vulnerabilidade mental em meio ao empreendedorismo.

O cenário empreendedor, conhecido por sua complexidade e pressões constantes, torna-se um terreno propício para o surgimento de transtornos mentais. Nesse contexto desafiador, a ansiedade se manifesta não apenas como uma sombra persistente, mas como uma realidade tangível, refletindo-se em sintomas físicos e psíquicos que afetam diretamente o bem-estar e o desempenho nos negócios.

Luciana Leitte, CEO do Grupo LL Comunica, destaca a importância crucial de buscar ajuda profissional como parte integrante do caminho para enfrentar a ansiedade. Diagnóstico e tratamento especializado, seja por meio de psicólogos ou psiquiatras, são fundamentais para mitigar os impactos dessa condição.

Frente a esse desafio, empreendedores podem adotar estratégias pessoais que transcendem a barreira dos negócios e adentram o universo da saúde mental. A busca por auxílio profissional é apenas o primeiro passo. A manutenção de uma rotina saudável, o desligamento consciente das notícias negativas e a habilidade de gerir a autocobrança e a auto sabotagem revelam-se como pilares para o equilíbrio emocional.

“A ansiedade é um desafio sério que pode impactar significativamente a vida pessoal e profissional. Buscar ajuda profissional é o ponto de partida”, destaca Luciana Leitte, reconhecendo a complexidade desse cenário.

Embora a jornada empreendedora seja marcada por obstáculos, Luciana ressalta a importância de manter o foco no propósito, aliando estratégias pessoais e apoio profissional. Essa combinação, segundo ela, não apenas faz a diferença, mas pode ser o fator determinante para superar os desafios emocionais que permeiam o empreendedorismo.

Em um mundo onde a ansiedade se torna uma epidemia silenciosa, a mensagem é clara: cuidar da saúde mental é essencial para aqueles que trilham o caminho do empreendedorismo. Para mais informações, insights e reflexões sobre esse tema vital, é possível encontrar conteúdos nas redes sociais de Luciana Leitte (@lucianaleitte). Assim, torna-se parte dessa jornada de conscientização e superação.



Na sua décima edição, a IFE Conference se estabeleceu como o principal congresso de inovação educacional de língua espanhola

  • Na sua décima edição, a IFE Conference focou no tema da educação na era da inteligência artificial, incentivando discussões sobre os desafios tecnológicos e éticos associados ao seu uso.
  • Ao longo de três dias, foram realizadas mais de 250 atividades dedicadasàaprendizagem, colaboração e inovação.

MONTERREY, México, Jan. 26, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A décima edição da IFE Conference, organizada pelo Instituto Tecnológico de Monterrey para o Futuro da Educação (IFE 2024) foi um grande sucesso. O evento reuniu mais de 4.000 participantes e especialistas em inovação educacional de mais de 39 países, que discutiram e compartilharam ideias sobre o tema da educação na era da Inteligência Artificial e os desafios tecnológicos associados ao seu uso.

A conferência apresentou mais de 250 atividades simultâneas, incluindo conferências, painéis e eventos temáticos. O congresso também incluiu o Artificial Intelligence in Education Summit, o IFE EdTech Summit e o Cyber-Physical Learning Alliance Summit (CPLAS 2024), com oportunidades de aprendizado, colaboração e de networking.

Além disso, foram apresentados mais de 170 projetos de pesquisa e inovação educacional de 30 países, abrangendo os temas de Tendências Educacionais, Tecnologias para a Educação, Inovação Acadêmica em Saúde, Gestão da Inovação Educacional e Aprendizagem ao Longo da Vida.

Os palestrantes principais do evento foram Michelle Marks, Chanceler da University of Colorado Denver; Scott Pulsipher, Presidente da Western Governor University; Bharat N. Anand, Vice-Reitora de Avanços em Aprendizagem da Harvard University; Jo Angouri, Diretora Acadêmica de Educação e Internacionalização da University of Warwick; Simon Bates, Vice-Reitor e Vice-Presidente Associado de Ensino e Aprendizagem da University of British Columbia; e María José González Solaz, Diretora de Microcredenciais da CEU Cardenal Herrera University Rectorate.

Durante o encerramento do evento, José Escamilla, diretor associado do Instituto para o Futuro da Educação, falou sobre as lições em inovação e educação que foram compartilhadas. Ele concluiu: “Esperamos que este congresso tenha sido uma oportunidade de conexão e aprendizado. Foi uma grande oportunidade tê-los aqui para que possamos cumprir em conjunto a nossa missão de melhorar a vida de milhões de pessoas no mundo, transformando o ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida.”

Desde a sua primeira edição em 2014, a Conferência IFE, anteriormente conhecida como Congresso Internacional de Inovação Educacional, tornou-se o mais importante congresso de inovação educacional entre os países de língua espanhola.

Este evento ofereceu uma série de oportunidades para o estabelecimento de contatos, permitindo a interação entre acadêmicos, empresários da educação, pesquisadores, formuladores de políticas educacionais e organizações da sociedade civil para enriquecer a troca de ideias e perspectivas.

Para ver fotos do evento, clique em: : https://tec.rs/IFEConference_Día3

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Sobre o Tecnológico de Monterrey

O Tecnológico de Monterrey (http://www.tec.mx) é um sistema universitário privado sem fins lucrativos fundado em 1943 conhecido mundialmente por sua excelência acadêmica, inovação em educação, empreendedorismo e visão global, juntamente com seu profundo envolvimento com a indústria e os empregadores. Presente em 33 municípios e 20 estados mexicanos, a instituição tem mais de 62.000 alunos de graduação e pós-graduação matriculados, quase 7.000 membros do corpo docente e mais de 27.000 alunos de ensino médio atendidos por 2.500 professores. A instituição é credenciada pela Comissão de Faculdades da Associação de Faculdades e Escolas do Sul (SACSCOC) desde 1950. De acordo com o QS World University Rankings (2024), o Tecnológico de Monterrey ocupa o 184º lugar e está entre as 29 melhores universidades privadas de todo o mundo. O Times Higher Education Latin America University Rankings (2023) classifica a instituição em 1º lugar no México e 4º lugar na América Latina, e o The Global University Employability Ranking coloca a instituição em 1º lugar na América Latina e 78º lugar em todo o mundo. O ranking da revista Princeton Review & Entrepreneur do Top Schools for Entrepreneurship Ranking (2023), coloca a instituição em 6o lugar entre os cursos de graduação em empreendedorismo. O Tecnológico de Monterrey pertence a várias redes globais de prestígio, incluindo a Association of Pacific Rim Universities (APRU), Universitas 21 (U21) e The Worldwide Universities Network (WUN), entre outras.


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Marcella Estevs promove evento Encantamento Experience

Como encantar clientes e torná-los fiéis à marca gerando solidez e lucro para o negócio. Esta é uma das perguntas que serão respondidas nos dias 2 e 3 de fevereiro, no Bourbon Santos Convention durante o evento ‘Encantamento Experience’, idealizado por Marcella Estevs, especialista em branding pessoal e criadora da metodologia Efeito Encantamento. O evento único no Brasil e no digital, sobre o assunto, conta com dois dias de imersão exclusiva para empreendedoras com o objetivo de ampliar a visão de negócio para estar um passo à frente dos desafios.

Há mais de 10 anos no digital, Marcella Estevs hoje é reconhecida pelos métodos autorais registrados: ‘Efeito Encantamento’, ‘Mentoria SAFIRA’, ‘Mentora 10 em 01’, ‘Alta Simetria’ e ‘Estrutura High Level’. O objetivo da especialista é levar empreendedoras a atingirem o próximo nível em suas marcas e negócios. Estevs reúne quase 5 mil alunas em cerca de 39 países, gerando mais de 8 dígitos em faturamento para alunas e mentoradas nos últimos anos.

“O Encantamento Experience vai ensinar a encantar clientes. Ele tem a proposta de ser um evento imersivo que amplia os horizontes das empreendedoras para elas terem um novo olhar, um novo ponto de vista, sempre visando o futuro. Ou seja, estar um passo à frente, da sua concorrência, qualquer tipo de obstáculos, dos desafios. O encantamento vai muito mais além do que o óbvio, vai além de atender bem o cliente”, explica a especialista.

Marcella enfatiza ainda, que ‘encantamento’ no business é ter um modelo de negócio inteligente, visionário, um ecossistema completo em que o cliente é o centro. “Nosso objetivo nesse modelo de negócio é sempre conquistar a mente e o coração desse cliente, e existem fórmulas para isso. Esse evento tem a proposta de destravar essas empreendedoras para elas viverem isso. É como se nós quisessemos usar nossa metodologia, o ‘Encantamento’, como a moeda do futuro para elas acessarem a nova realidade que elas querem construir ”, pontua Marcella.

O Encantamento Experience é voltado para mulheres empreendedoras ou que pretendem iniciar no mundo dos negócios, com interesses em diversos segmentos. O objetivo da metodologia ‘Efeito Encantamento’ é capacitar mulheres para alcançarem maiores níveis de reconhecimento, solidez como marca, valorização do seu trabalho e faturamentos para seus negócios.

O evento imersivo terá palestrantes e convidados, referências no mercado digital, como Maia Santos, Tami Amaro, Arthur Bender, Bruno Gomes, Carolina Inthurn, Aline Ramalho, Camila Vidal, Ana Lisboa e Maria Eduarda Vieira.

A criadora do método ‘Efeito Encantamento’, Marcella Estevs reúne mais de 70 mil seguidores no perfil do Instagram com o @marcellaestevs e mais de 100 mil em todas as suas redes sociais. Mais informações e como participar do evento pelo (13) 99114-4537 ou contato.marcellaestevs@gmail.com.



Knewin Podcast estreia 3ª Temporada com Lucas Rossi

Na última quarta-feira (24), o podcast oficial da Knewin, agora com nome de “Knewin Podcast” lançou sua primeira entrevista da nova temporada com Lucas Rossi, Diretor de Comunicação Externa, Interna e Reputação na Cervejaria Ambev. 

Abordando a trajetória acadêmica e profissional do entrevistado, a conversa também busca entender suas experiências como pesquisador e repórter e quais são os desafios atuais da comunicação.  

Para deixar o telespectador ainda mais munido de conhecimento, os entrevistadores, Camilo Manfredi e Gabriel Tripodi, pedem que Lucas passe sua visão de especialista sobre tópicos como o funcionamento de uma estrutura de comunicação, a importância e a relevância atual da Imprensa, redes sociais e influenciadores na realidade da comunicação corporativa, o papel da comunicação na gestão da reputação, entre outros. 

A conversa também aborda projetos e ações do entrevistado que geraram resultados significativos e de impacto para a sociedade, assim como sua visão futura da importância e relevância das áreas de comunicação nas empresas. 

Lucas, que já teve passagem por empresas como Grupo CASA, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Você S/A e Exame, finaliza o episódio com dicas e conselhos para os estudantes e futuros profissionais de comunicação e marketing.  

A entrevista já está disponível no Site, YouTube e Spotify e pode ser acessada a qualquer momento. 

Para saber mais, basta acessar: https://podcast-se.knewin.com/



Ferramentas de IA são incluídas nos serviços do Google Cloud

Em mais um avanço da popularização da tecnologia de Inteligência Artificial (IA), o Google anunciou que vai incluir ferramentas do tipo em seu serviço de nuvem, o Google Cloud. Produtos de IA generativa da empresa Anthropic e da Meta serão ofertados aos usuários do serviço de armazenamento do Google.

São dois grandes modelos de linguagem (LLMs) que estarão disponíveis às empresas que usam o Google Cloud: o Claude 2, da Anthropic, e o Llama 2, da Meta. Grandes modelos de linguagem são sistemas que permitem a criação de conteúdo de IA personalizado e a interação com humanos.

Assim, a novidade do Google é mais uma etapa da aproximação das tecnologias de nuvem e de IA: as empresas que já usam o Google Cloud terão acesso às LLMs da Meta e Anthropic, podendo utilizá-las para criar seus próprios sistemas de inteligência artificial. A Meta é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, e a Anthropic é uma startup de inteligência artificial.

Luiz Madeira é CEO da GWCloud, empresa de tecnologia da informação, e explica como se dá essa aproximação das tecnologias de nuvem e de IA. “A comunicação de nuvem fornece a infraestrutura e a capacidade de processamento necessárias para operar sistemas avançados de IA, enquanto a IA traz inteligência e eficiência para a comunicação de nuvem. “À medida que o uso da IA cresce, ela impacta significativamente a comunicação de nuvem de várias maneiras”, detalha o especialista.

Entre os resultados desse uso em conjunto das duas tecnologias, Madeira cita a otimização de recursos, melhorias na segurança e a inovação em serviços. Outro recurso de IA disponibilizado recentemente pelo Google é o Duet AI, que pode ser usado por todos os usuários do pacote de serviços Google Workspace (que inclui Google Drive, Agenda, Docs, entre outros). 

O Duet AI é capaz de fazer anotações durante reuniões on-line, fazer resumos, traduzir legendas e até participar de reuniões em nome do usuário. Ao anunciar as diversas atualizações na oferta de serviços de IA, o Google também informou o fechamento de parcerias com diversas empresas para aprimorar essas ferramentas, como a parceria com a fabricante de chips Nvidia, além das já mencionadas Meta e Anthropic.

“A notícia de que o Google planeja expandir o uso de IA em seus serviços de nuvem, em parceria com Meta e Anthropic é um indicativo significativo da direção futura da tecnologia de nuvem e IA”, avalia Madeira. Para o profissional, essa parceria sugere algumas implicações, como inovação colaborativa, diversificação do mercado e preocupações com privacidade e ética de uso da IA.

Uma das respostas do Google às preocupações éticas com a forma como as empresas utilizam o conteúdo gerado por IA foi a criação de um recurso de marca d’água. Disponível aos usuários do Google Cloud, a ferramenta incorpora uma marca identificadora da origem da imagem no nível do pixel, dificultando a alteração e aumentando a transparência sobre a criação.

“É fundamental considerar a importância da ética e da transparência no desenvolvimento e implementação de soluções de IA na nuvem. À medida que essas tecnologias se tornam mais integradas em nossas vidas, as questões de privacidade de dados, viés algorítmico e controle sobre a tomada de decisões autônomas se tornam cada vez mais relevantes”, conclui Madeira.

Para saber mais, basta acessar o site https://www.gwcloud.company e outros materiais: Pesquisa: transformação digital ainda é desafio nas empresas | Dino | Valor Econômico (globo.com)



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