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Mais de 3,8 milhões de empresas foram abertas em 2023

No ano passado, foi registrada a abertura de 3.868.687 novas empresas no Brasil, segundo dados do Mapa das Empresas, ferramenta disponibilizada pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Somente no último mês de 2023, o número de empresas abertas ultrapassou 200 mil, chegando a 222.183 novos empreendimentos. Na contagem anual, a região Sudeste foi a que mais registrou novas empresas, com 1.949.193 aberturas. Em segundo lugar, vem a região Sul, com 738.904 novos negócios, seguida do Nordeste, com 622.887 e do Centro-Oeste, com 367.294. A região Norte foi a que registrou o menor número de novas empresas, com 190.392.

Na outra ponta, de empresas que encerraram atividades em 2023, o número chegou a 2.153.840, o que ainda garante um saldo positivo entre aberturas e extinção de empreendimentos. Na visão do gerente de Negócios Ibiray Haladjian, ao investir em um novo empreendimento, é preciso ter em mente que atualmente as empresas não se limitam exclusivamente ao capital e que o sucesso está ligado a outros fatores.

“As empresas de sucesso já compreenderam que, sem recursos como ‘matéria-prima’ e pessoas com conhecimentos e habilidades, não geram riquezas, não atendem às necessidades humanas e não melhoram a qualidade de vida da sociedade”, diz, acrescentando que “é necessário agregar relacionamentos éticos e morais, sendo uma empresa transparente, com respeito e confiança entre os parceiros, trazendo resultados tanto para a empresa quanto para a sociedade”.

Com 13 anos de experiência na área de Negócios, Ibiray Haladjian destaca que a incorporação de valores, princípios e atitudes corretas pode resultar em maior fidelidade por parte dos consumidores, na criação de infraestrutura que capacita profissionais e na consolidação da empresa no mercado, evidenciando sua responsabilidade social.

“Com o avanço da tecnologia, as empresas não podem negligenciar a humanização, como quando precisam resolver questões por telefone seguindo sempre o mesmo script. Às vezes, falta o contato humano em todas as áreas. Elas não podem perder a sensibilidade para a tecnologia; é necessário investir no desenvolvimento das pessoas, principalmente em relação às habilidades e aprendizado”, comenta.

Planejamento – Outro ponto para o qual o gerente de Negócios chama atenção é o planejamento antes da abertura de uma nova empresa. De acordo com Haladjian, a programação do posicionamento de mercado requer cuidado, como não abrir um negócio apenas porque pode proporcionar lucro temporário. Ele ressalta que é essencial buscar conhecimento, informações, capacitar-se e envolver-se no negócio diariamente.

“Tudo muda rapidamente, e é necessário se atualizar constantemente para não ficar ultrapassado. As pessoas estão inovando a todo momento, tornando tudo muito volátil. Por exemplo, se anteriormente você utilizava uma técnica para realizar algo, hoje as pessoas conseguem obter os mesmos resultados ou melhores de forma diferente. Com isso, é bom estar sempre atento para não ficar para trás”, conclui.

Pouco mais de um dia é o tempo médio de abertura de uma nova empresa no Brasil

Segundo os dados do Mapa das Empresas, registrar um novo negócio no país está cada vez mais rápido. Em 2023, o tempo médio de abertura de uma empresa foi de 1 dia e 3 horas, sendo o tempo médio de viabilidade registrado em até 12 horas, e tempo médio de registro em 15 horas.

No ranking entre os estados, Rondônia é onde os tempos de viabilidade e de registro são os menores do país. Em média, em 19 horas é possível ver nascer uma nova empresa no estado. O que possui tempo maior é São Paulo, com média de 40 horas.



Programa “Conversas Artísticas” discute mercado cultural

A dinâmica do setor cultural está passando por importantes mudanças, refletindo diretamente no panorama profissional e nas oportunidades de carreira. De acordo com dados do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) 2011-2022, as empresas do setor cultural brasileiro registraram um crescimento de 3,1% em relação a 2011, atingindo o número de 387,6 mil empresas.

Para analisar esta perspectiva, a segunda edição do projeto “Conversas Artísticas” levou ao CEU Jaguaré, em São Paulo, profissionais reconhecidos nas mais diversas linguagens artísticas, a fim de compartilhar o conhecimento de especialistas com o grande público e estimular o empreendedorismo cultural.

Viabilizada através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC) da Prefeitura de São Paulo, a produção radiofônica oferece 48 episódios gratuitos, que serão disponibilizados diariamente em diversas plataformas, para públicos de todas as idades.

Os comunicadores Maiara Bastianello e Paulo Bonfá são os responsáveis por receber representantes de renome da economia criativa. Os episódios têm o propósito de trazer conteúdo informativo, explorando do cinema à literatura, da dança ao design, do circo à música erudita, abordando também as oportunidades de trabalho associadas a cada expressão artística.

“A principal missão do Instituto SYN é promover a empregabilidade, estimular o empreendedorismo e incentivar a cultura. Projetos como o ‘Conversas Artísticas’ são importantes para que os jovens tenham informação sobre as possibilidades de carreiras nos diversos setores”, diz Thiago Muramatsu, CEO da SYN. “Existem várias oportunidades de trabalhar com arte no mercado de trabalho e vão muito além de artista plástico ou pintor”, complementa.

O projeto “Conversas Artísticas – 2ª edição” foi realizado com a chancela do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC) da Prefeitura de São Paulo e conta com o patrocínio da Syn Prop & Tech e do Shopping Cidade São Paulo.

Para ouvir gratuitamente os episódios do programa, basta acessar:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCxpfZ94suyKNrAXhWJ6mt5A

Spotify: https://open.spotify.com/show/1sb0tddIEzOkztVjJ7onA0

Deezer: https://www.deezer.com/br/show/1000526132

Castbox: https://castbox.fm/channel/Conversas-Art%C3%ADsticas-id4776420?country=br

Conversas Artísticas – 2ª edição

Apresentação: PROMAC e Prefeitura de São Paulo

Patrocínio: Syn Prop & Tech e Shopping Cidade São Paulo

Gratuito



Autorregularização da Receita Federal vai até o mês de abril

Teve início no dia 2 de janeiro de 2024 a autorregularização incentivada de tributos administrados pela RFB – Receita Federal do Brasil, com prazo final no dia 1º de abril de 2024. Ela abrange tributos que não tenham sido constituídos até o dia 30 de novembro de 2023, data da publicação da Lei nº 14.740/2023, inclusive os que estiverem em procedimento de fiscalização.

A Lei nº 14.740/2023 incentiva os contribuintes pagarem tributos não declarados, sem multas de mora e ofício, com possibilidade de parcelamento da dívida, antes da constituição do crédito tributário. É possível também liquidar os débitos com redução de 100% dos juros de mora.

“Para essa condição, porém, são necessárias algumas condições, como o pagamento de no mínimo 50% do débito à vista; e o restante em até 48 prestações mensais, corrigidas pela taxa Selic mais 1% relativamente ao mês em que o pagamento for efetuado”, explica Angel Ardanaz, advogado na Ardanaz Sociedade de Advogados e Professor Universitário nas disciplinas de Direito Empresarial e Direito Tributário.

Importante destacar que o contribuinte pode optar por um parcelamento acima de 48 parcelas, só que nesse caso a Lei nº 14.740/2023 não prevê redução de juros.

“Nesse caso fica mais evidente a importância de uma consultoria tributária, pois com ela o contribuinte tem a possibilidade de ver todas as oportunidades existentes no segmento empresarial em que ele se enquadra, sendo feito um levantamento das teses tributárias já ajuizadas e aquelas que poderão ser oferecidas”, alerta Ardanaz.

De acordo com a Lei nº 14.740/2023 é permitida a utilização de créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido para o pagamento dos 50% à vista, limitados à metade do débito a ser quitado. Precatórios próprios ou adquiridos de terceiros também poderão ser usados para esse pagamento.

A Lei nº 14.740/2023 não contempla alguns tipos de contribuintes, como as empresas participantes do Simples Nacional, regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às ME – Microempresas e EPP – Empresas de Pequeno Porte.

“O cidadão que possuir débitos junto à RFB poderá aderir à autorregularização por meio da confissão e do pagamento ou parcelamento do valor integral dos tributos, acrescidos de juros pela taxa Selic, com afastamento da incidência das multas de mora e de ofício”, diz Ardanaz.

Vale observar que a participação da autorregularização incentivada de tributos administrados pela RFB é facultativa, tendo os contribuintes o direito de optarem por regularizar suas pendências tributárias por meio dos procedimentos ordinários, sem o aproveitamento de benefícios da Lei nº 14.740/2023.

“A Ardanaz Sociedade de Advogados possui expertise para a realização completa de serviços especializados nesta matéria, inclusive com apoio contábil, fiscal e financeiro, desde a área preventiva até a contenção de litígios administrativos e judiciais”, conclui Ardanaz.

De acordo com Lei nº 14.740/2023, podem ser regularizados todos os tributos administrados pela RFB, entre eles:

  • Imposto de Renda da pessoa física;
  • Imposto de Renda da pessoa jurídica;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF);
  • Imposto Territorial Rural (ITR);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto de Importação;
  • Imposto de Exportação;
  • Contribuições previdenciárias das pessoas físicas;
  • Contribuições previdenciárias das pessoas jurídicas;
  • Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins; e
  • Contribuição de intervenção no domínio econômico incidente sobre as operações com combustíveis (Cide-Combustíveis)



Além da saúde: pesquisas revelam motivos para ir à academia

Segundo levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde), quase 500 milhões de pessoas vão desenvolver doenças por causa da inatividade física entre 2020 e 2030. Cientes disso, muitas colocam a busca por uma vida mais saudável como principal resolução para o ano novo, aumentando o fluxo nas academias em janeiro. Contudo, esses espaços são cada vez mais desejados por quem visa melhorar o sono, o bem-estar e ter novas experiências.

Como aponta um estudo da British Journal of Sports Medicine, indivíduos que participam de aulas de ginástica em grupo aumentam seu bem-estar social e reduzem a sensação de solidão. Na mesma linha, dados de uma pesquisa da ukactive mostram que 78% das pessoas dizem ter um impacto positivo na sua saúde mental e bem-estar ao frequentar a academia.

“Há uma consciência muito grande de que exercício é remédio. A busca por academias aumenta no começo do ano, mas precisamos olhar com muita atenção e oferecer uma experiência agradável e prazerosa para que a atividade física se torne parte da rotina desses novatos e, consequentemente, eles continuem a frequentar o espaço”, diz Richard Bilton, fundador e CEO da Cia Athletica.

Ainda em relação ao levantamento feito pela ukactive, 66% dos entrevistados acreditam que o exercício os ajuda a dormir melhor. “Esses efeitos tangíveis devem estar no topo da lista dos novos membros e devemos ressaltar as vantagens de melhorar o condicionamento físico. Assim, faremos com que esses novos alunos permaneçam por muito tempo”, aponta Bilton.

Celia Tanaka, aluna da unidade Curitiba há 17 anos, é um exemplo. Ela conta que faz atividade física desde criança, começou com natação e hoje faz aulas de musculação e ginástica diariamente. “Nunca deixei de praticar atividade física, nem mesmo durante as duas gestações, e continuo me movimentando até hoje. Gosto de me exercitar e realmente acredito que a prática da atividade física tem me ajudado muito em relação à minha saúde. Indico a prática para todos”. 

Mercado em alta e Brasil perto do topo

O maior interesse em atividades físicas e práticas saudáveis é algo que vem aumentando muito nos últimos 10 anos. De acordo com Global Wellness, a receita global saltou 65% entre 2013 e 2022, saindo de US$ 3,4 trilhões (R$ 16,8 trilhões) para US$ 5,6 trilhões (R$ 27 trilhões).

Com um crescimento médio de 27% ao ano entre 2021 e 2022, o Brasil possui atualmente 32.011 academias ativas, de acordo com dados da Cortex, ficando atrás apenas dos Estados Unidos neste quesito. O país também ocupa o segundo lugar, empatado com a África do Sul, em praticantes de atividades físicas, com 21% da população, conforme pesquisa da Cupom Válido, com dados da Numbeo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Statista. A Índia lidera este ranking com 24%.



Fazenda Nacional negocia débitos fiscais com benefícios

A PGFN – Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional oferece uma oportunidade para aqueles contribuintes que não cometeram fraudes e que se enquadrem nas modalidades previstas na legislação, que regularizarem a sua situação fiscal em condições diferenciadas, retomando dessa forma o cumprimento das suas obrigações tributárias.

Com a publicação do Edital PGDAU 1/2024, a PGFN divulgou propostas de negociações com alguns benefícios, como entrada facilitada, descontos, prazo alongado para pagamento e uso de precatórios federais para amortizar ou liquidar saldo devedor negociado, com adesão disponível no portal Regularize até o dia 30 de abril de 2024, às 19h.

“A PGFN oferece modalidades de negociações com benefícios e públicos de contribuintes diversos. Por essa razão é preciso se atentar às condições de adesão e sempre que possível contar com uma consultoria tributária, pois dessa forma o contribuinte tem a possibilidade de ver todas as oportunidades existentes no segmento empresarial em que ele se enquadra”, explica Angel Ardanaz, advogado na Ardanaz Sociedade de Advogados e Professor Universitário nas disciplinas de Direito Empresarial e Direito Tributário.

Uma importante observação é que as negociações oferecidas pela PGFN abrangem apenas os débitos inscritos em dívida ativa da União. Por essa razão não é possível negociar nessas modalidades as dívidas que estão no âmbito da RFB – Receita Federal do Brasil e do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

A PGFN esclarece que com a publicação do Edital PGDAU 1/2024 a pretensão é, entre outras coisas, viabilizar a manutenção da empresa e dos empregos por ela gerados, estimular a atividade econômica e garantir recursos para as políticas públicas.

São elegíveis à transação os créditos inscritos na dívida ativa da União, mesmo em fase de execução ajuizada ou objeto de parcelamento anterior rescindido, com exigibilidade suspensa ou não, cujo valor consolidado a ser objeto da negociação seja igual ou inferior a R$ 45 milhões.

Tipos das modalidades de transação

Transação por adesão na cobrança da dívida ativa da União

Nessa modalidade as inscrições na dívida ativa da União podem ser negociadas mediante pagamento de entrada de valor equivalente a 6% do valor consolidado da dívida, pagos em até seis prestações mensais e sucessivas, e o restante em até 114 prestações mensais e sucessivas.

É possível haver redução, conforme a Capacidade de Pagamento do sujeito passivo, de até 100% do valor dos juros, das multas e do encargo legal, observado o limite de até 65% sobre o valor total de cada inscrição objeto da negociação.

Ainda nessa modalidade é possível uma negociação com pagamento de entrada de valor equivalente a 6% do valor consolidado da dívida, pagos em até 12 prestações mensais e sucessivas, e o restante pago em até 108 meses, com redução de 100% (cem por cento) do valor dos juros, das multas e do encargo legal, observado o limite de até 65% do valor consolidado.

Transação do contencioso de pequeno valor relativo ao processo de cobrança da dívida ativa da União

Nessa modalidade as inscrições atendem os débitos com valor consolidado de até 60 salários mínimos e que estejam inscritos há mais de um ano, além de ter como sujeito passivo pessoa natural, microempreendedor individual, microempresa ou empresa de pequeno porte.

Poderão ser negociados mediante pagamento, a título de entrada, de valor equivalente a 5% do valor consolidado das inscrições transacionadas, pagos em até cinco prestações mensais e sucessivas, e o restante, independentemente da Capacidade de Pagamento, pago a partir de sete meses, com redução de 50%, chegando até 55 meses, com redução de 30%.

Transação de inscrições garantidas por seguro garantia ou carta fiança

Nessa modalidade dos casos de decisão transitada em julgado desfavorável ao sujeito passivo em que os créditos inscritos na dívida ativa da União estejam garantidos por seguro garantia ou carta fiança, antes da ocorrência do sinistro ou do início da execução da garantia, é possível parcelamento do valor a pagar, sem desconto, nos seguintes prazos: a) entrada de 50% e o restante em 12 meses; b) entrada de 40% e o restante em oito meses; e c) entrada de 30% e o restante em seis meses.

“Em todos os tipos da modalidade de transação a PGFN exige que o valor das prestações previstas não poderá ser inferior a R$ 25,00 para o microempreendedor individual e R$ 100,00 para os demais contribuintes”, finaliza Ardanaz.



Faculdade oferece workshop gratuito para planejamento de carreira em dados e IA

Segundo o estudo Inteligência Artificial na América Latina 2023, elaborado pela NTT DATA em parceria com o MIT Tech Review, “cerca de 80% das corporações latino-americanas já implementam IA”. A rápida adoção da tecnologia pelas empresas está fazendo com que o mercado de trabalho se torne um ambiente ainda mais desafiador para os profissionais.

Todas as áreas de atuação devem se preparar para abrigar cada vez mais ferramentas e soluções com IA. E a atualização, por si só, já é um benefício. 

Na prática, isso significa buscar cursos livres, especializações, MBAs ou outros tipos de formações que unam a área de origem à tecnologia. A ideia é ser um aprendiz constante e entrar em movimento com as movimentações do mercado.

É o que diz Arnobio Morelix, CEO da Faculdade Sirius, especializada em Inteligência Artificial: “Independente do setor, o mundo é impulsionado pela inovação e a constante busca pelo conhecimento é fundamental. A IA é uma ferramenta que transforma a dinâmica do jogo, e quem se mantêm atualizado têm uma vantagem competitiva significativa”.

Arnobio também menciona outras orientações para quem quer usar a Inteligência Artificial como vantagem competitiva, como o uso das ferramentas para brainstorming, automação de tarefas operacionais e desenvolvimento de habilidades humanas.

Para o chamado brainstorming – também conhecido como tempestade de ideias, em português —, o CEO explica que ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, podem ajudar a entender qual caminho da própria carreira o profissional deseja construir, bem como a identificar as habilidades que precisam ser aprimoradas. A tecnologia pode até mesmo ajudar a desenvolver essas habilidades.

“Posso dar o exemplo da Inteligência Artificial da Sirius, a Luna, treinada para ser um mentor de carreiras, ou mesmo o ChatGPT. Você pode pedir para que eles analisem uma oferta de trabalho e melhorem o seu currículo, para aquela proposta. Enfim, muitas possibilidades”, complementa.

Outra ideia é utilizar a IA para automatizar e agilizar tarefas operacionais, ganhando mais tempo para focar naquilo que é mais estratégico. “Ao integrar inteligência artificial em nossa rotina profissional, é crucial compreender quais tarefas delegar. Isso permite que os profissionais se concentrem em atividades que exigem criatividade e tomada de decisão estratégica”, ressalta Morelix.

Ele defende que a relação com as ferramentas de IA deve ser parecida com a relação com um colega de trabalho. “Usar a Inteligência Artificial no dia a dia. Da mesma forma que, quando você tem alguma dúvida, você liga para um colega de trabalho ou pergunta pra quem tá na cadeira do lado ‘Me ajuda a fazer esse material?’, você pode contar com a IA para isso também”, acrescenta. 

Além disso, focar no desenvolvimento das habilidades humanas pode ser um grande diferencial competitivo na carreira. Morelix lembra que a IA não irá substituir a criatividade, a empatia e a capacidade de resolver problemas complexos. “Apesar do avanço tecnológico, as habilidades humanas continuam sendo inestimáveis. O desenvolvimento constante dessas habilidades irá ancorar uma carreira sólida e adaptável às mudanças no mercado”, finaliza.

Oficina gratuita

Essas são algumas das recomendações que fazem parte do workshop “Planejando sua carreira com IA”, que será realizado pela Faculdade Sirius no próximo dia 06 de fevereiro, às 19h. 

A oficina, ministrada por Arnobio Morelix, irá abordar estratégias para crescimento da carreira e oferecer insights valiosos sobre o impacto da Inteligência Artificial nas trajetórias profissionais. O evento será gratuito, completamente remoto e disponibilizará certificado de participação. Para garantir uma vaga no evento, os interessados podem se inscrever através do link.

Sobre a Sirius

A Faculdade Sirius, focada em inteligência artificial, ajuda profissionais no Brasil a aumentarem rapidamente seus salários com duas grandes oportunidades: IA e trabalhos faremotos no exterior. A edtech recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) em 2022, que só 2.2% das faculdades do Brasil recebem. A Sirius foi nomeada uma de 15 startups que estão entre as mais promissoras da América Latina, pela Forbes Magazine, e ranqueada como uma das 100 melhores edtechs do continente pelo Holon IQ Global Summit na Cidade do México.



Janeiro Branco: campanha alerta sobre cuidado à saúde mental

O movimento Janeiro Branco completa uma década em 2024 e foi idealizado em Minas Gerais pelo psicólogo Leonardo Abrahão, segundo o Ministério da Saúde. No ano passado, a campanha se tornou lei (número 14.556/23), em 25 de abril. Diversas instituições públicas e privadas aproveitam esta época do ano para falar sobre ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout e outras patologias. 

Em 2023, o Ministério da Saúde decidiu elencar a Síndrome de Burnout como uma das 165 novas patologias apontadas como responsáveis por danos à integridade física ou mental dos trabalhadores no Brasil. A lista foi publicada no Diário Oficial da União no final de novembro.

Porém, ainda há quem acredite que buscar ajuda é sinal de fraqueza, como avalia a psicóloga e psicoterapeuta Camila Tuchlinski, pós-graduada em Psicossomática: “Em pleno século 21, muitos ainda temem que serão julgados pelos colegas de trabalho ou pela própria família se buscarem um profissional de saúde mental. Hoje falamos muito mais para além de casos de ansiedade e depressão já instalados, mas buscamos fazer a prevenção destes estados mentais”. 

Por vezes, deixamos os cuidados em relação à saúde mental em segundo ou terceiro plano, mas isso precisa ser mudado, na visão do médico psiquiatra Pedro Lorenceti, em entrevista ao site da Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD). “Esse ano já começou, todo mundo tem suas resoluções de ano novo e poucas coisas funcionam bem quando a gente não está com a saúde mental em dia. A gente pode oferecer ajuda até em situações ainda mais simples, como no início de um quadro de ansiedade, e certamente melhorando a saúde mental aquele seu plano vai sair do papel”, ressalta.

No primeiro ano de pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde, (OMS), houve um aumento de 25% nos casos de depressão e ansiedade. Muita gente buscou ajuda de psicólogos e psiquiatras, que passaram a oferecer serviços de atendimento online para dar conta da alta demanda. Ao mesmo tempo, poucos ainda têm acesso. 

O tema da campanha Janeiro Branco este ano é ‘Saúde Mental Enquanto Há Tempo!‘ e o objetivo é justamente buscar quebrar estigmas e preconceitos quando o assunto são as questões emocionais e como prejudicam a nossa sensação de bem-estar. A ideia é promover uma cultura de cuidados emocionais e construir uma rede de apoio para aqueles que mais precisam.

Sobre a CDD

A associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) é uma organização sem fins lucrativos e acredita que o diálogo é a ponte para que ninguém precise conviver com uma doença crônica sozinho. O objetivo do trabalho da CDD é apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doença, através de projetos e conteúdos, para que as pessoas não sejam definidas nem reduzidas a seus diagnósticos. 



Novo marco das garantias impacta no mercado financeiro

A Lei nº 14.711/23, conhecida como “Marco Legal das Garantias” objetiva o aprimoramento das regras relativas ao tratamento do crédito e das garantias e regulamenta as medidas extrajudiciais para recuperação de crédito, alterando a Lei nº 9.514/97, conhecida como “Lei da Alienação Fiduciária” e a Lei nº 8.935/94, que regulamenta os serviços notariais e registrais no país.

De forma geral as alterações implementadas na Lei nº 9.514/97 possibilitam a inclusão de mais de um empréstimo, sob a modalidade de alienação fiduciária de forma sucessiva, mediante averbação na matrícula do imóvel dos contratos de alienação fiduciária que terão sua eficácia automaticamente validada no momento da quitação da alienação anterior.

Exemplifica Ricardo Vivacqua, sócio fundador da Vivacqua Advogados “quem possui um imóvel de R$ 500.000,00, com débito de R$ 100.000,00, pode procurar outros bancos para fazer a alienação fiduciária sucessiva do imóvel,  no valor de até R$ 400.000,00, somente se o agente financeiro aceitar essa condição”.

Uma das grandes novidades trazidas pela lei se refere à possibilidade do devedor fiduciário realizar outras alienações fiduciárias sem a anuência do credor. Anteriormente o devedor fiduciário adquiria um empréstimo e se tornava possuidor direto do bem, não podendo negociar seu crédito ou dar o bem em garantia de outros empréstimos

Para Ricardo “a Lei nº 14.711 vai facilitar o acesso ao crédito, dependendo de como o mercado financeiro vier a lidar com esta inovação, mas também traz um efeito perverso caso os proprietários de imóveis se empolguem com as taxas atrativas, pois mesmo que não se trate de uma garantia real propriamente dita, pode levar a perda do imóvel.”

As alterações implementadas pela Lei nº 14.711/23, na Lei nº 8.935/94, trarão maior busca pelos serviços dos tabelionatos, pois passa a atribuir novas funções ao Tabelião de Protestos, ao Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, e ao Tabelião de Notas, a quem cabe a partir de agora apresentar extrato eletrônico relativo a bens móveis, receber ou consignar valores, atuar como árbitro e certificar a ocorrência ou frustração das condições negociais, repasse de valores, eficácia ou a rescisão de negócio celebrado.

No entender de Ricardo “caberá aos notários e registradores a materialização procedimental das novas regras de forma a garantir que as inovações ocorram com publicidade, autenticidade, eficácia e segurança jurídica”.



Comércio aposta em grandes promoções para atrair clientes

Em janeiro, os comerciantes tentam recuperar as vendas depois de não alcançarem os resultados esperados no final do ano passado. Após o varejo registrar as mais baixas vendas da história do setor durante a Black Friday e o recuo de 1,4% nas vendas do Natal, em comparação ao mesmo período de 2022. Como forma de reverter este cenário e recuperar a arrecadação perdida, os varejistas já reforçam o anúncio de promoções em suas lojas.

Uma das táticas mais comuns utilizadas é a aplicação de descontos progressivos, que consiste em baratear a compra quanto maior for o número de produtos levados pelo cliente. Os descontos aplicados nas compras variam de 10% a 80%, além da possibilidade de prazo estendido para pagamento. Mas o alto valor dos descontos só está sendo colocado em prática, pois os lojistas esperam zerar seus estoques após as vendas durante o fim do ano passado terem sido menores que o esperado.

“Quem frequenta os shoppings, ruas e centros comerciais, já está  se deparando com os destaques de ‘Liquidação’, ‘Queima de estoque’ e ‘Promoção’ em praticamente todas as lojas. Os lojistas seguem tentando chamar a atenção dos consumidores de toda a forma. Mas não são só os donos das lojas que estão preocupados com as vendas, os vendedores também estão engajados em bater suas metas e ganhar mais comissões durante este mês para conseguir aproveitar o verão”, destaca Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, em São José dos Campos.

Para além dos comerciantes, o mês de janeiro pode ser favorável também para quem conseguiu economizar suas finanças no final de 2023 e agora deseja ir às compras. Neste cenário, há mais ofertas para os consumidores adquirirem os produtos que estavam mais caros e economizarem até 50% em compras, tendo as mesmas garantias determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Como pontua Paulo Motta, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), este ano já começa vantajoso para os consumidores, pois as promoções estão concentradas nos bens duráveis. “Como estamos num verão muito agressivo, o setor de ar condicionado, ventiladores, vai ter uma predominância”, afirma.



RS inicia plano de expansão e inaugura filial no RJ

A RS Serviços, que completará 18 anos em março de 2024, inicia expansão pelo país e inaugura a primeira filial fora de São Paulo, na capital fluminense. A próxima cidade que receberá o atendimento da empresa será Belo Horizonte, MG

Atuando na prestação de serviços, como limpeza, manutenção, zeladoria e vigilância, a RS tem entre seus mais de 1.300 clientes ativos, condomínios residenciais e corporativos, indústrias, clínicas médicas, e empresas de varejo e comércio, entre outras.

A RS investe no aperfeiçoamento constante de suas equipes que passam por treinamentos periódicos e reciclagem.

Diferenciais: atendimento e tecnologia

A empresa possui 8.500 colaboradores e distingue-se pela customização do atendimento prestado. Cada proposta é montada com base nas necessidades apresentadas pelo cliente, tanto no que diz respeito aos cargos a preencher quanto aos recursos de tecnologia que podem ser agregados pelo condomínio, como controle facial no acesso, identificação automática de veículos e câmeras inteligentes interligadas com central de monitoramento de riscos. Outra vantagem é que todos os serviços podem ser monitorados por aplicativos integrados 24 horas/dia.

“Prezamos pelo melhor custo-benefício, considerando o que entregamos e quanto cobramos pelo atendimento prestado e serviços disponibilizados com excelência”, diz Renato Alves, fundador e CEO da RS Serviços.

Entre as conquistas, a RS Serviços é responsável pelo atendimento do Abrigo Amigo, projeto da Eletromidia, que permite o atendimento virtual por vídeo a pessoas em vulnerabilidade, das 20h às 5h, enquanto aguardam o transporte público, nos abrigos pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. As atendentes são treinadas e acompanham durante todo o tempo de espera até a chegada do transporte, podendo acionar atendimento emergencial e policial, se houver vítimas nos locais. O projeto já recebeu prêmios, incluindo reconhecimentos internacionais.

Mais sobre a terceirização

1. A terceirização não leva à rotatividade de colaboradores.
“Temos vários casos de equipes que se mantêm há anos, pois nos esforçamos para assegurar a satisfação tanto dos trabalhadores quanto dos moradores”, explica o consultor comercial da empresa, o também especialista em condomínios, Marcio Rachkorsky.

2. A redução de custos não deve ser o principal objetivo da contratação de uma empresa que oferece serviços terceirizados
Apesar disso, a experiência demonstra que o ganho trazido por uma gestão mais eficiente pode chegar a 20%, nos condomínios.



Omnichannel pode maximizar a eficiência empresarial

Uma pesquisa realizada no final de 2022 pela consultoria empresarial americana McKinsey & Company apontou que empresas B2B (Business-to-business) tiveram aumento de 10% em participação de mercado comparado a empresas que não adotaram as estratégias omnichannel de atendimento.

Neste mesmo contexto, uma publicação da Opinion Box realça que a utilização de uma plataforma omnichannel integrada pode oferecer uma série de vantagens estratégicas. Os dados da pesquisa mostram que 77% dos consumidores afirmam já ter feito compras em mais de um canal de vendas da mesma empresa.

Vitor Barbalho, CEO Founder Kentro Sistemas, explica que plataformas de mensagens populares, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram, aliada às funcionalidades avançadas de Customer Relationship Management (CRM) e um sistema de PABX totalmente integrado podem redefinir o atendimento ao cliente.

“Em um mundo onde a interconectividade e a agilidade são imperativas, a adoção de uma plataforma omnichannel integrada transcende a simples comunicação. O diferencial está na incorporação inteligente da Inteligência Artificial (IA) a essa abordagem, tornando cada interação mais eficiente, personalizada e estratégica”, destaca.

A abordagem omnichannel permite que as empresas estejam presentes em diversos canais de comunicação, proporcionando uma experiência unificada ao cliente. Ao integrar WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram, a empresa se coloca onde os clientes estão, facilitando a interação e construindo relacionamentos mais sólidos, afirma o CEO Founder Kentro Sistemas.

“A combinação de uma plataforma omnichannel com um robusto sistema de CRM potencializa as interações com os clientes. Ao consolidar informações e históricos de interações em um único local, as equipes podem oferecer um atendimento personalizado e eficiente, conhecendo as necessidades e preferências de cada cliente”, complementa.

O poder da omnicanalidade

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) explica que o omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação adotada por empresas que tem como objetivo estreitar a relação entre on-line e off-line, buscando aprimorar sua experiência.

Barbalho reforça que investir em uma plataforma omnichannel integrada, que englobe WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram, enquanto incorpora recursos avançados de CRM e PABX, é uma decisão estratégica que impulsiona a eficiência empresarial.

“A facilidade de interação, o atendimento personalizado e os insights gerados pelos relatórios detalhados são elementos-chave para se destacar em um mercado competitivo. Adotar essa abordagem é mais do que uma modernização tecnológica; é uma transformação na forma como as empresas se relacionam com seus clientes”, finaliza.

Website: https://www.kentro.com.br/



Setor de logística deve apostar em tecnologia para crescer mais de 50% em 2024

O setor de logística é um dos que mais crescem no Brasil. De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, cresceu de 2,3% para 3,3% em 2023, e para 2024 a expectativa preliminar é que exista um crescimento de 2%. 

Com o aumento da força econômica brasileira, a expectativa é que o setor logístico cresça ainda mais. Entretanto, existem alguns desafios desse mercado que podem ser minimizados e até mesmo erradicados com o uso da tecnologia, notadamente de soluções matemáticas. 

A Linear Softwares Matemáticos, uma das principais empresas brasileiras de softwares matemáticos voltados para a otimização de processos de supply chain, acredita que entre os maiores desafios para 2024 estão a pouca maturidade digital das empresas e o gerenciamento ineficiente do grande volume de dados gerados por essas companhias.  

‘’Em 2023 observamos importantes passos sendo dados em relação à inteligência generativa e digitalização de processos empresariais. Porém, quando o assunto é a inteligência de dados e a gestão eficiente desses ativos, sobretudo na cadeia logística, ainda temos um longo caminho pela frente’’, ressalta Walker Batista, sócio e diretor de modelagem e inovação da Linear Softwares Matemáticos.  

Crescimento x adesão tecnológica  

De acordo com a projeção divulgada pela Transparency Market Research, o mercado de logística mundial deve atingir US$ 15.273 bilhões até 2027. Já no Brasil, o setor pode crescer mais 50% até 2024, segundo o levantamento feito pela MCC-ENET. 

Com um alto potencial de crescimento e muito espaço mercadológico para diferentes empresas, investir em logística tende a ser um caminho bastante promissor no país. Contudo, para garantir a sustentabilidade desse setor em expansão, é crucial que as companhias incluam na base de seus negócios alguns indicadores chave, KPIs (Key Performance Indicators), como métrica para avaliar sua performance em questões logísticas. ‘’O setor deve investir de forma significativa em quatro itens básicos: tecnologia, bom produto, competência humana e análises preditivas. A tecnologia é um ponto que pode e deve unir esses quatro pontos, já que ela permite otimizar processos, oferecer versatilidade, mais agilidade e principalmente maior competitividade’’, explica Walker.  

Análise preditiva enquanto impulsionador de lucro em 2024 

A análise preditiva é um ramo da análise avançada que faz previsões sobre resultados futuros usando dados de históricos combinados com modelagem estatística, técnicas de mineração de dados e machine learning, e é uma ferramenta poderosa para orientar a tomada de decisões gerenciais em diversas etapas e áreas de um negócio, como: estabelecer a rota mais barata e mais rápida, decidir o modal de transporte, calcular o espaço necessário para estocar, transportar produtos e até mesmo para estabelecer estratégias que diminuam a emissão de poluentes. Ela é uma aliada crucial para potencializar lucros, diminuir perdas e projetar de forma eficiente direcionamentos e novos investimentos para a cadeia logística.   

‘’Quando inserimos esse processo de dados em estratégias de logística, conseguimos prever problemas e antecipar soluções antes mesmo que eles surjam. Essa análise avançada é crucial para estabelecer rotas e modais de transporte, gastos com deslocamento de carga, diminuição da taxa de ruptura e diversos outros fatores que impactam diretamente no faturamento e lucro de um negócio’’, detalha o executivo. 

Expectativas para o setor  

De acordo com o estudo Own Your Transformation, do IMB IBV (Institute for Business Value), 67% dos líderes brasileiros de supply chain consideram a infraestrutura de tecnologia como o principal desafio das empresas nos próximos dois a três anos. Esse percentual é o maior entre os mais de 35 países que participaram da pesquisa.  

‘’Os números do mercado demonstram que ainda existe um longo caminho até a total adesão de tecnologias que de fato são meticulosamente projetadas para otimizar processos complexos de supply chain. Não é incomum vermos grandes empresas com inúmeros processos de gerenciamento de dados manuais, o que acaba ocasionando em inúmeras perdas facilmente evitáveis com uma solução robusta de gerenciamento’’, analisa o diretor de modelagem e inovação.   

Com maior percentual de crescimento do PIB, alta projeção de crescimento do setor de logística e espaço mercadológico para crescer, a expectativa é que em 2024 o mercado de supply chain injete ainda mais investimentos em tecnologia, justamente para preservar sua cadeia de produção.  

‘’Embora o Brasil ainda tenha um índice médio de maturidade digital empresarial, pudemos observar uma maior procura e priorização do uso de tecnologia nesses projetos. A expectativa é que em 2024 o setor cresça ainda mais com o auxílio de soluções matemáticas para orientar a tomada de decisões, empoderando seus usuários no gerenciamento de seus negócios’, finaliza Walker. 



Cresce a venda de veículos automotores no país

A procura por veículos novos voltou a crescer no Brasil. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) , em 2023, a venda de carros zero km registrou alta de 11,3%, com 2,179 milhões de emplacamentos, em comparação com 2022, que teve 1,958 milhões de veículos emplacados.

Para quem está planejando comprar ou trocar de carro, o consórcio é uma opção de investimento planejado. Dados da Fenabrave animam o mercado e as administradoras de consórcio. No último boletim divulgado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) , em 2023, entre os meses de janeiro e novembro, a venda de novas cotas de consórcio de automóveis (veículos leves, pesados e motos) registraram um crescimento de 8,6%, em comparação com o mesmo período de 2022.

O consumidor que opta por adquirir um veículo novo por meio do consórcio tem a vantagem de escolher uma carta de crédito de acordo com o seu poder de compra. “A modalidade é uma forma de os clientes evitarem o pagamento de altas taxas de juros de um financiamento. Além disso, a flexibilidade do prazo permite que o consorciado se organize financeiramente e evite compras por impulso”, comenta José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.

No consórcio, os clientes têm a possibilidade de contemplação por sorteio e, também, por meio de oferta de lances livres e fixos, podendo ainda utilizar o lance embutido, uma forma de potencializar a oferta sem tirar dinheiro do bolso, já que o valor ofertado é descontado da própria carta de crédito. “Entre os critérios de escolha dos clientes pela modalidade estão os valores atrativos das parcelas, não pagar juros e a facilidade de compra do bem ou serviço”, comenta José Climério.

A prestação no consórcio é constituída pelo fundo comum (valor pago pelo consorciado para formar a poupança que será destinada à compra do bem ou serviço), pela taxa de administração e por um fundo de reserva.



Consumidores se preocupam com os ecossistemas de água doce saudável

A pesquisa Ecolab Watermark™ Study sobre uso, conexão com o clima e responsabilidade sobre a água foi realizada com mais de 25 mil consumidores em todo mundo e traz dados da América Latina, Ásia-Pacífico, China, Estados Unidos, Europa e Índia, Oriente Médio e África (IMEA), além de trazer os resultados individuais de 15 países, incluindo o Brasil.

O estudo revelou que cerca de 88% dos consumidores brasileiros se preocupam com o acesso à água limpa e segura. Na América Latina, sobe para 92% o percentual de pessoas que estão mais preocupadas com o acesso à água do que com outros problemas relacionados ao clima, como poluição e mudança climática.

“Os consumidores acreditam que a indústria não tem um plano claro para lidar com a escassez da água, apesar da responsabilidade e importância percebidas. Essa preocupação é mais evidente na China (82%), América Latina (78%) e IMEA (78%), mas também é bastante perceptível na Europa (66%), EUA (65%) e Ásia/Pacífico (60%)”, relata Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo o estudo, em média, três em cada quatro consumidores em todo o mundo acreditam que a escassez de água pode ser abordada de maneira eficaz, com o otimismo mais evidente na América Latina (84%), Índia, Oriente Médio e África (83%) e China (78%).

Thais Gervársio, presidente da Ecolab, ressalta que os resultados desta pesquisa trazem um alerta importante para as empresas sobre a adoção de práticas sustentáveis. Os consumidores estão cada vez mais atentos ao acesso à água e dispostos a mudarem seus hábitos de consumo em prol da proteção dos recursos naturais.

Os ecossistemas de água doce do mundo estão em uma espiral descendente, o que representa um risco cada vez maior para esses valores. A extração de quantidades insustentáveis de água, os subsídios prejudiciais, as alterações nos fluxos dos rios, a poluição e os impactos relacionados às mudanças climáticas estão colocando em risco os ecossistemas de água doce.

“Os governos devem aderir ao Freshwater Challenge (Desafio da Água Doce), uma iniciativa liderada por países que visa restaurar 300.000 km de rios degradados e 350 milhões de hectares de áreas úmidas degradadas em todo o mundo até 2030 e proteger os ecossistemas de água doce intactos”, finaliza a ambientalista Vininha F. Carvalho.



Saúde bucal precisa de atenção no tratamento da hanseníase

O Janeiro Roxo marca a campanha anual de combate à hanseníase. A mobilização tem o objetivo de promover a conscientização sobre a doença. Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o atendimento odontológico direcionado ao paciente com hanseníase é fundamental, uma vez que a doença muitas vezes apresenta manifestações na região da boca e rosto de forma geral.      

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium Leprae e afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo variar desde uma infecção localizada até o comprometimento sistêmico. A forma de transmitir a doença ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, elimina o bacilo pelas vias aéreas superiores, seja por espirro, tosse ou fala, a partir de um contato próximo e prolongado. 

O cirurgião-dentista, especialista em Patologia Oral e Maxilofacial e mestre em Clínica Médica, Dr. Fabio Coracin, explica que a hanseníase tem grande relevância para a Odontologia por atingir a região da boca e da face com frequência. “Quando há a presença de manifestações orofaciais, podemos encontrar nódulos intraorais no palato, dorso da língua, lábios e faringe, e alterações esqueléticas que podem causar destruição do processo alveolar anterior, associada à perda ou mobilidade dos incisivos superiores”.

De acordo com o especialista, algumas manifestações orofaciais associadas à hanseníase podem incluir colapso do osso nasal, atrofia da espinha nasal, além de manchas na face.

As queixas orofaciais da hanseníase são comuns durante o curso da doença. Segundo o Dr. Fabio, por apresentar potencial de lesão de nervos periféricos, a doença pode provocar fraqueza muscular e deformidades. Por isso, é importante destacar que os impactos da hanseníase não são apenas físicos, mas também psicológicos. Isto se torna desafiador para os cirurgiões-dentistas, uma vez que os principais nervos afetados são o trigêmeo e o facial. “Esta alteração afeta a cavidade oral devido à parestesia no lado comprometido culminando com provável alteração na fala e na mastigação”.

Abordagem odontológica

Em relação ao papel do cirurgião-dentista frente a um indivíduo com hanseníase, Dr. Fabio informa que os profissionais devem sempre considerar um bom exame clínico. “O profissional deve ter em mente que, no exame físico intra-oral, poderá encontrar principalmente úlceras e feridas. Os sinais e sintomas da hanseníase na cavidade bucal são inespecíficos e, do ponto de vista odontológico, o manejo do indivíduo deve incluir a adaptação dos procedimentos de higiene oral de acordo com o nível de incapacidade do paciente decorrente do comprometimento dos nervos periféricos e, também, para o tratamento de lesões de tecidos moles”, explica o especialista.

 



Prefeitura de São Bento apresenta programa “São Bento Nota 10”

A Prefeitura de São Bento (PB) realizou recentemente, no auditório do ECIT, um evento promovido pelo prefeito da cidade, Jarques Lúcio da Silva II. O objetivo foi apresentar e debater o Projeto São Bento Nota 10, programa que será adotado pela administração atual e que representa uma mudança no serviço público.

A Sogo, empresa paraibana de soluções tecnológicas para órgãos públicos, implantará o Tensai, plataforma digital de diagnóstico, análise e monitoramento de satisfação do cidadão, cumprindo a Lei 13.460/2017 e seus ditames.

A ferramenta atua em pontos específicos e com análise de dados para suporte à tomada de decisão.

O projeto utiliza a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act), por meio da plataforma Tensai, e passará por quatro etapas para atingir a melhora contínua dos serviços prestados e, consequentemente, a satisfação do cidadão: mapeamento das áreas prioritárias; escuta da população; transformação das respostas em planos de ação; e ações de melhoria e monitoramento constante.

“É uma honra para a Sogo Tecnologia perceber a confiança que o governo nos deposita, agora com mais esse projeto, que reflete o DNA da empresa. Trata-se de uma orientação para melhoria efetiva da vida das pessoas, por meio da plataforma Tensai”, destaca Antonio Leite, vice-presidente executivo da Sogo.

Rafa Assaife, CEO da Tensai, complementa: “O intuito do Projeto São Bento Nota 10 é colocar o cidadão no epicentro e melhorar o atendimento de serviços públicos para a população. Por meio do programa, é possível estabelecer a empatia dos funcionários do setor público e garantir atendimento cuidadoso e atencioso, aprimorando a qualidade do serviço prestado mesmo em situações desafiadoras”.

O evento destacou ainda o quanto a população pode ser beneficiada por meio da escuta ativa, avaliando o grau de satisfação de quem depende dos serviços públicos, principalmente nas áreas da educação e da saúde. A promessa é elevar os padrões de atendimento e estabelecer um novo paradigma para as gestões públicas.

“Iniciaremos o programa na área da saúde e, na sequência, na educação. Todos os setores que envolvem gestão e atendimento da prefeitura serão contemplados, é um avanço nunca visto antes em São Bento e região”, reforça o prefeito Jarques.



Reciclar plásticos do mar é preservar o ecossistema marinho

A ONU declarou que, até 2030, estará vigente a Década do Oceano, um período para promover a cooperação internacional voltada à gestão e preservação dos recursos naturais de zonas costeiras. O impacto ambiental gerado pelo consumo mundial e descarte de resíduos está no centro das discussões sobre novas formas de produção, e a economia circular é uma alternativa eficaz.

O índice de reciclagem é um indicador importante para avaliar o compromisso de um país com o meio ambiente. No Brasil, as regiões Sul e Sudeste se destacaram na última pesquisa divulgada pelo PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), que apresenta o Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-consumo no Brasil, iniciativa criada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e pela Braskem.

“Na região Sudeste, a pesquisa do PICPlast indica que 28,0% dos resíduos são reciclados, representando um aumento de 4,6%, um dos maiores índices desde 2018. Esse índice é seguido pelo Nordeste, que apresenta 16,3%, pelo Centro-Oeste, com 11,3%, e, por fim, a região Norte, que registrou 4,9%”, relata Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

De acordo com a pesquisa do 5 Gyres Institute, que investiga a poluição plástica global, mais de 170 trilhões de partículas de plástico contaminam os oceanos, equivalente a aproximadamente 21 mil pedaços por pessoa na Terra.

Segundo Ademilson Zamboni, oceanólogo e diretor-geral da Oceana Brasil, com 10.900 quilômetros de costa e despejando pelo menos 325 mil toneladas de plásticos no oceano todos os anos, o Brasil não pode mais fugir de sua responsabilidade. Resolver esse tipo de poluição vai muito além de delegar a correta separação do lixo ao consumidor, promover limpezas de praia ou propagar o consumo consciente. É preciso um compromisso alinhado com o tamanho do problema e da relevância do país.

Um artigo de 2019 na revista Science of the Total Environment revela que, ao longo da cadeia alimentar, os animais marinhos transferem o plástico ingerido uns para os outros. Este material foi identificado nos estômagos de várias espécies, incluindo peixes, tartarugas e outros organismos que habitam os oceanos.

“Dados da Fundação Ellen MacArthur alerta que a transição para uma Economia Circular poderia reduzir em até 80% o volume global anual de plástico que vai para os oceanos até 2040, poderia gerar uma economia de US$ 200 bilhões por ano e, ainda, criar 700 mil empregos adicionais”, conclui Vininha F. Carvalho.



Cosanpa pode beneficiar consumidores e empresas com acesso mais justo a crédito

O Pará tem potencial para aumentar o número de pessoas entre 18 e 70 anos no Cadastro Positivo a partir da integração do setor de saneamento à iniciativa, uma vez que a abrangência do segmento é estratégica para expandir os benefícios do crédito aos clientes das concessionárias e aos municípios atendidos. Atualmente, 64% da população economicamente ativa do estado está na base de dados.  

Após o êxito na inclusão dos dados recebidos das instituições financeiras, telecomunicações e concessionárias de energia elétrica, o setor de saneamento, que corresponde à quarta etapa da iniciativa, pode acrescentar aproximadamente 50 milhões de registros ao Cadastro Positivo em todo o país, de acordo com dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

Para ampliar o engajamento das empresas de saneamento e promover a conformidade à lei do Cadastro Positivo (Lei 12.414 com alterações da Lei Complementar 166, DE 8/04/2019), a ANBC, representante dos birôs de crédito gestores do Cadastro Positivo, concentra esforços em uma série de ações junto a concessionárias, associações e governos para esclarecer sobre o programa e seus benefícios. Como parte dessa agenda, Elias Sfeir, presidente da entidade, estará em Belém no próximo dia 30 de janeiro para uma reunião com José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, presidente da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará). 

Com o principal objetivo de auxiliar na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas, o Cadastro Positivo permite que credores tenham uma visão mais detalhada do histórico de pagamentos dos tomadores de crédito – sejam eles individuais ou corporativos – possibilitando a oferta de condições de crédito mais adequadas a cada perfil. 

“O engajamento das fontes de informação do Cadastro Positivo é fundamental para o sucesso do programa, cujo principal objetivo é democratizar o acesso ao crédito, diminuir a inadimplência e promover a inclusão financeira de consumidores e empresas. Nossa agenda com a Cosanpa busca demonstrar o quão importante é a aderência da empresa à lei do Cadastro Positivo e o papel social da iniciativa, que visa alavancar a economia local, o desenvolvimento regional e o bem-estar social”, afirma Sfeir. Segundo o executivo, para as empresas, os ganhos socioeconômicos da adesão ao Cadastro Positivo podem, entre outros benefícios, melhorar a avaliação do indicador social da nota ESG, gerado pelas principais agências de risco do mundo.



Profissional de TI cria ferramenta de IA para Sistema ERP

O cenário da tecnologia da informação e o avanço desenfreado da inteligência artificial (IA) se encontram em constante evolução. À medida que empresas buscam otimizar operações, a inovação desempenha um papel central, adotando soluções inovadoras para enfrentar desafios complexos. E com o avanço dos modelos de IA associado ao aumento de eficiência nos processos nos negócios, lideranças de todos os setores reiteram a importância de empresas adotarem essa tecnologia.

Segundo dados divulgados na 5edição da pesquisa global da consultoria Deloitte State of AI in the Enterprise, 94% dos líderes afirmaram que a IA é um ponto crítico para o sucesso nos próximos cinco anos. O levantamento foi realizado com 2.620 lideranças empresariais distribuídas em 13 países. No Brasil, 70% das companhias afirmaram investir em IA em 2023, e 20% já utilizam a tecnologia no cotidiano, conforme estudo realizado pela mesma consultoria com 501 empresas brasileiras.

Para ir ao encontro dessa crescente demanda, profissionais investem tempo e conhecimento no desenvolvimento de ferramentas de IA para serem aplicadas por empresas. E, neste cenário, surge a GoAI, uma inteligência artificial que foi desenvolvida para o sistema KodX ERP. Marcelo Romualdo, desenvolvedor da ferramenta, explica que a iniciativa se distingue como “um farol de inovação”. “O ERP KodX trata-se de uma plataforma que se molda às necessidades empresariais e as antecipa, agindo como um catalisador para o crescimento e a eficiência”, destaca o profissional com quase 15 anos de experiência.

Desenvolvido especialmente para pequenas e médias empresas em fase de expansão, o KodX conta com um design modular inteligente e uma incorporação estratégica da Inteligência Artificial através da plataforma GoAI. “A filosofia por trás do KodX ERP System é a de uma odisseia modular, pois cada elemento do sistema é uma ilha de funcionalidade que pode ser navegada e colonizada independentemente”, ressalta Romualdo. 

De acordo com o profissional, essa abordagem permite que empresas de todas as dimensões substituam sistemas ERP estáticos e inflexíveis por uma solução mais ágil e abrangente. Romualdo afirma ainda que a KodX facilita a integração e adaptação a ecossistemas empresariais existentes, além de proporcionar uma escalabilidade sem paralelo, permitindo que o sistema cresça organicamente em conjunto com a empresa.

A inovação da GoAI em 2023 representou um avanço para o KodX, integrando análises preditivas e capacidades cognitivas avançadas no núcleo do sistema ERP. “A GoAI não é uma mera adição ao KodX; ela é o coração pulsante da análise de dados, alimentando-se de um fluxo contínuo de informações operacionais, desde padrões de tráfego até comportamentos de compra dos consumidores, para fornecer uma visão holística das operações empresariais”, segundo explica Romualdo. 

Cada módulo do KodX é projetado para operar com a máxima eficiência e integrar-se perfeitamente aos demais. Desde a gestão de projetos com interfaces visuais interativas, como os Gráficos de Gantt, até a análise financeira possibilitada pela IA. “Isso significa que, independentemente de ser uma empresa de construção civil, um prestador de serviços logísticos ou uma consultoria de marketing, o KodX adapta-se ao ambiente, transformando dados brutos em estratégias de negócios viáveis”, exemplifica o desenvolvedor.

Com a GoAI, o KodX também redefine o suporte ao cliente, empregando chatbots avançados e interfaces de serviço ao cliente alimentadas por IA. Romualdo explica que “o sistema garante que as interações sejam resolutivas e preditivas, antecipando necessidades e fornecendo soluções antes que os desafios se intensifiquem”. 

Além de atuar na área de TI, com especialização em Inteligência Artificial, Romualdo tem experiência nas áreas comercial e de marketing, planejamento estratégico e gestão de pessoal. 

É formado em Fundamentos de Gerenciamento de IT, pela Fundação Getulio Vargas, e possui graduação técnica em tecnologia com especialização em redes de computadores pela Universidade Estácio de Sá. Também é membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), e conta com certificações e cursos especializados, incluindo Linux, Google Cloud e Kubernetes Engines.



Pesquisa mostra que facetas alemãs resgatam autoestima

Milhares de pessoas vão até um consultório odontológico em busca de procedimentos para ter o tão sonhado “sorriso perfeito”. E não é novidade dizer que um sorriso bonito, com dentes claros e alinhados, impacta diretamente a confiança, o bem-estar e a autoestima de homens e mulheres. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar ( ABIMO), tratamentos estéticos, como o uso de facetas alemãs, influenciam a autoestima.

Com a promessa de proporcionar dentes mais brancos e um sorriso harmônico, a colocação de facetas tem sido um dos procedimentos odontológicos mais procurados nos últimos anos. O procedimento proporciona um resultado estético que mantém a aparência natural, além de poder ter papel fundamental na forma como as pessoas se sentem. Ainda de acordo com a ABIMO, ao menos 12 milhões de brasileiros frequentam o cirurgião-dentista para auxiliar em uma melhora na qualidade de vida, levando em consideração a autoestima gerada pelo sorriso.

O cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética, afirma que as facetas a laser alemãs sem desgaste ou com o mínimo de desgaste do esmalte, podem corrigir diversos problemas estéticos, tornando-se uma alternativa para melhorar a aparência dos dentes. “As facetas a laser alemãs podem corrigir pequenos desalinhamentos, dentes tortos, desgaste por bruxismo, diastemas (espaço entre os dentes) e outras imperfeições”, explica.

O especialista revela que as facetas a laser alemãs ou coroas de porcelana têm uma durabilidade excelente, podendo durar por anos. “Elas são um revestimento usado para recobrir o esmalte do dente para devolver formato e cor. O tratamento é indolor e traz o resultado de um sorriso saudável e bonito, o que é essencial para compor a figura de um indivíduo e causar uma boa aparência”, completa o cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade.

Apesar dos resultados, Dr. Paulo Coelho Andrade garante que um sorriso branco perfeito não é sinônimo de uma boca saudável. “Muitas pessoas possuem dentes com cáries, mau hálito, escurecimento por perda de cálcio e outros elementos. Prevenir que estes sintomas afetem sua dentição pode evitar a queda futura dos dentes e, também, transmitir boa aparência, confiança e atratividade”, alerta.



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