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KFSH&RC-Madinah Recebe Prestigiado Human Experience Guardian of Excellence Award de 2023 da Press Ganey

RIADE, Arábia Saudita, Jan. 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC) de Madinah recebeu o 2023 Human Experience Guardian of Excellence Award da Press Ganey pelo seu excepcional desempenho em serviços ambulatoriais no ano passado. Este prestigiado prêmio homenageou um grupo distinto de instituições de saúde de aproximadamente 1.500 locais em todo o mundo, por estar entre os 5% com melhor desempenho na experiência do paciente em um ano.

Este prêmio da Press Ganey, uma organização global líder em avaliação e aprimoramento da experiência do paciente, mostra o compromisso do KFSH&RC em fornecer soluções de saúde de primeira linha e excelentes experiências para o paciente em vários serviços de saúde dentro de um ambiente integrado de educação e pesquisa.

Como uma instituição líder dedicada em focar na experiência humana no centro dos cuidados de saúde, o KFSH&RC-Madinah conquistou uma posição notável entre os cinco por cento dos prestadores de cuidados de saúde credenciados, reconhecidos pela excelência na experiência do paciente, satisfação dos funcionários, segurança, e desempenho de qualidade dos cuidados clínicos. 

O Dr. Nizar Khalifa, GM do KFSH&RC-Madinah, disse: “Essa conquista é o resultado dos nossos esforços contínuos em priorizar os pacientes, promover experiências positivas para os funcionários e alcançar resultados clínicos eficazes, enfatizando nosso compromisso de oferecer excelência em saúde com os mais altos padrões, sempre focados nos nossos funcionários e nossa comunidade.” 

A cerimônia do Press Ganey Award de 2023 deve ser anunciada no final de fevereiro. Ao comemorar a premiação com a sua equipe dedicada, parceiros e comunidade, o KFSH&RC reafirma seu compromisso contínuo de adotar uma abordagem que se concentre na humanidade e em uma mentalidade centrada no paciente, alinhada com o programa de transformação de saúde delineado na Saudi Vision 2030, contribuindo ativamente para o alcance de uma sociedade mais saudável e vibrante.

O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre é dos líderes globais de prestação de cuidados de saúde especializados, condução de inovação, e um hubs avançado de pesquisa e educação médica. Por meio de parcerias estratégicas com proeminentes instituições locais, regionais e internacionais, o hospital se dedica ao avanço de tecnologias médicas e elevação dos padrões de cuidado da saúde em todo o mundo.

Sobre o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC):

O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC) é uma instituição de saúde líder no Oriente Médio, idealizada para ser a escolha ideal para todos os pacientes que procuram cuidados de saúde especializados. O hospital tem uma rica história de tratamento de câncer, doença cardiovascular, transplante de órgãos, neurociências e genética.

Em 2023, o “Brand Finance” classificou o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre como o melhor centro médico acadêmico do Oriente Médio e da África e entre os 20 melhores do mundo. Além disso, em 2022 ele foi reconhecido como um dos principais provedores de cuidado de saúde pela revista Newsweek.

Como parte da Saudi Vision 2030, um decreto real foi emitido em 21 de dezembro de 2021 visando transformar o hospital em uma entidade independente, sem fins lucrativos e de propriedade do governo, abrindo caminho para um programa abrangente de transformação para alcançar a liderança global em cuidados de saúde por meio da excelência e inovação.

Foto deste comunicado disponível em:
https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/22c5c112-3a86-42fe-9f41-6b58b16e0d06


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Para mais informações, contate:

Essam Al-Zahrani, Editor Sênior de Mídia, 0555254429

Abdullah Al-Awn, Editor Sênior de Mídia, 0556294232

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Faça parte de um legado esplêndido: comemore o aniversário das duas feiras de joias do HKTDC

A Feira Internacional de Joias de Hong Kong e a Feira Internacional de Diamantes, Pedras Preciosas e Pérolas de Hong Kong, ambas organizadas pelo Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong (HKTDC), estão fazendo 40e 10 , respectivamente, em 2024. O tema do evento deste ano é Be Part of the Splendid Legacy (“Faça parte de um legado esplêndido”). Além de agradecer a todas as partes pelo apoio de sempre, queremos incentivar a participação de mais integrantes do setor neste evento anual e traçar os próximos passos juntos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240117872148/pt/

Be Part of the Splendid Legacy Celebrating the Anniversary of Brilliance at the Twin Jewellery Shows The HKTDC Hong Kong International Jewellery Show and HKTDC Hong Kong International Diamond, Gem & Pearl Show will reach their 40th and 10th milestones respectively in 2024. The theme of this year’s event is Be Part of the Splendid Legacy. Apart from thanking all parties for their long-standing support, we hope to encourage more industry players to join this annual event and build the next milestone together. HKTDC Marketplace App launches a new feature, allowing buyers to register, upload photo and travel document for a verified eBadge. No more waiting in line nor verification required at the registration counter. Website for Marketplace App: http://tinyurl.com/mpj32df9 Websites for the twin jewellery shows Hong Kong International Jewellery Show: hkjewelleryshow.hktdc.com Hong Kong International Diamond, Gem & Pearl Show: hkdgp.hktdc.com (Photo: Business Wire)

Be Part of the Splendid Legacy Celebrating the Anniversary of Brilliance at the Twin Jewellery Shows The HKTDC Hong Kong International Jewellery Show and HKTDC Hong Kong International Diamond, Gem & Pearl Show will reach their 40th and 10th milestones respectively in 2024. The theme of this year’s event is Be Part of the Splendid Legacy. Apart from thanking all parties for their long-standing support, we hope to encourage more industry players to join this annual event and build the next milestone together. HKTDC Marketplace App launches a new feature, allowing buyers to register, upload photo and travel document for a verified eBadge. No more waiting in line nor verification required at the registration counter. Website for Marketplace App: http://tinyurl.com/mpj32df9 Websites for the twin jewellery shows Hong Kong International Jewellery Show: hkjewelleryshow.hktdc.com Hong Kong International Diamond, Gem & Pearl Show: hkdgp.hktdc.com (Photo: Business Wire)

 

Formato presencial

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Feira Internacional de Joias de Hong Kong (IJS) do HKTDC – 2024

de 29/02 a 04/03 no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong

de 20/02 a 11/03

Feira Internacional de Diamantes, Pedras Preciosas e Pérolas de Hong Kong (IDGPS) do HKTDC – 2024

de 27/02 a 02/03 na AsiaWorld-Expo

de 20/02 a 11/03

A IJS deste ano contará com zonas temáticas esplêndidas, incluindo o Hall of Extraordinary, o Hall of Fame e a Designer Galleria. O Hall of Extraordinary exibirá coleções de alta qualidade com diamantes maravilhosos, pedras preciosas, jadeíte e pérolas de expositores representando Austrália, China continental, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, Suíça, Tailândia, Reino Unido e EUA.

A Designer Galleria apresentará coleções marcantes de designers de moda vindos da Áustria, China continental, França, Hong Kong, Japão, Coreia, Taiwan, Tailândia e EUA.

Pavilhões de vários países, como México e Malásia, retornarão às mostras de joias. OHall of Fame contará com uma impressionante linha de marcas internacionais, com destaque para Giorgio Visconti (Itália), Chete (Hong Kong), Carrera Y Carrera (Espanha) e Lao Feng Xiang (China continental).

A IDGPS exibirá os melhores diamantes e pérolas, bem como pedras preciosas de qualidade e matérias-primas para joias de diversas origens no Hall of Fine Diamond, no Treasures of Nature e no Treasures of Ocean.

As feiras também oferecerão uma programação completa com desfiles de joias, seminários, fóruns de compradores e eventos de networking, compartilhando as tendências de inteligência de mercado com os integrantes do setor.

Novo recurso do app HKTDC Marketplace

O aplicativo HKTDC Marketplace lança um novo recurso, permitindo que os compradores se registrem, carreguem fotos e documentos de viagem para obter um eBadge verificado. Não há mais espera na fila nem necessidade de verificação no local.

Site do aplicativo:

http://tinyurl.com/kwkkpmmc

Sites das feiras de joias:

IJS: hkjewelleryshow.hktdc.com

IDGPS: hkdgp.hktdc.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Departamento de Exposições do HKTDC:

Ken Tsang

Tel.: (852) 2240 4136

E-mail: ken.mc.tsang@hktdc.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Alvarez & Marsal expande globalmente seu talento sênior em mercado de capitais e consultoria contábil

A empresa líder global em serviços profissionais, Alvarez & Marsal (A&M), anunciou a nomeação de Annika Melin Jakobsson, baseada em Estocolmo, e Patricia Alonso de la Fuente, baseada em Nova York, como Managing Directors do Grupo de Assessoria em Transações Globais (TAG, na sigla em inglês) dentro de sua prática de Mercado de Capitais & Consultoria Contábil(CMAA). Melin Jakobsson desenvolverá a oferta de CMAA da A&M nos países nórdicos e EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Alonso de la Fuente dará suporteàCMAA nos Estados Unidos, Espanha eàsua expansão continuada na América Latina (LatAm).

Paul Aversano, líder global de TAG, disse: “Construir nossa oferta de CMAA nos países nórdicos e EMEA, e ao mesmo tempo que a expandimos para os países de língua espanhola, aprimoramos nossas capacidades independentes em mercados de capitais e consultoria contábil para private equity (PE) e clientes multinacionais corporativos que buscam apoio em transações. Após a recente contratação de Ayres Moura como Managing Director de CMAA em São Paulo, a adesão de Annika e Patricia se alinha com nosso plano estratégico de talentos, capacidades e crescimento geográfico”.

Melin Jakobsson, líder da prática CMAA dos países nórdicos da A&M, que apoiará esta oferta no EMEA, é especializada em Initial Public Offerings (IPO, na sigla em inglês), cisões de capital (carve-outs), transações de mercado de capitais, governança corporativa, risco, conformidade e todos os aspectos do ciclo de vida de fusões e aquisições (M&A). Ela assessora equipes da diretoria e de gestão, em empresas listadas e privadas, e em IPOs nacionais e internacionais de grande, média e pequena capitalização, além de transações no mercado de capitais. Melin Jakobsson garante a preparação de IPOs para clientes, e, uma vez listadas, o seu alinhamento com os requisitos de governança, risco e conformidade com mercados de capitais e relatórios financeiros.

A exposição global e a experiência local da Patricia Alonso de la Fuente demonstram sua extensa experiência em transações internacionais e multifuncionais. Ela tem seu foco em IPOs, aquisições, desinvestimentos, normas internacionais de contabilidade (IFRS), conversões de princípios contábeis para US GAAP e em questões complexas de contabilidade técnica. Além disso, ela liderou projetos complexos e multifuncionais de fusões e aquisições (M&A) e de IPOs, e desenvolveu soluções holísticas para clientes em vários setores nas Américas e Europa.

Phil Mitchell, colíder de TAG no EMEA, observou: “A inexistência de conflitos de auditoria eàplataforma integrada da A&M possibilita nossa área de CMAA atuar de forma independente, maximizando o valor para clientes corporativos e PE. As experiências combinadas da Annika e da Patricia solidificam a nossa oferta global de CMAA e eleva a nossa capacidade de preparação de empresas para vendas (Exit Readiness, em inglês)”.

Anteriormente, Melin Jakobsson atuou como sócia da EY no grupo de Mercado de Capitais nos países nórdicos e sócia do grupo de Mercado de Capitais da KPMG na Suécia. Durante o seu período na KPMG, ela também atuou como membro de seu conselho de diretores.

Antes de ingressar na A&M, Patricia Alonso de la Fuente atuou na KPMG, mais recentemente como sócia em Consultoria de Negócios em Nova York, além de liderar o corredor EUA-LatAm de Mercado de Capitais e Serviços de Consultoria Contábil dessa empresa.

Melin Jakobsson e Patricia Alonso de la Fuente, disseram: “Os mercados de capitais são parte do ciclo de vida das transações. Com equipes adaptadas para atender a necessidades e demandas, o modelo de negócios da A&M oferece apoio aos clientes onde quer que estejam nesse ciclo. Em todo o espectro de transações, desde o alinhamento da preparação para a IPO até o planejamento de saídas, agora é hora das empresas e PEs se prepararem”.

Annika Melin Jakobsson tem mestrado em direito pela Uppsala University e faz parte da equipe sueca de auditores listados na Nasdaq há mais de 10 anos. Ela foi contratada como especialista em mercado de capitais pelo Swedish Institute para a profissão de contabilidade, Accountancy Europe e pelo Center for Business and Policy Studies (Centro de Estudos Empresariais e Políticos).

Patricia Alonso de la Fuente possui bacharelado em administração de empresas pela Complutense University, Madri, e Leeds, Reino Unido.

Sobre a Alvarez & Marsal

Empresas, investidores e entidades governamentais em todo o mundo recorremàAlvarez & Marsal (A&M) em busca de liderança, ação e resultados. Empresa privada desde sua fundação, em 1983, a A&M é líder mundial em serviços profissionais, fornecendo serviços de consultoria, aprimoramento de desempenho de negócios e gestão de recuperação. Quando as abordagens convencionais não são suficientes para criar transformação e promover mudanças, os clientes procuram a nossa profunda experiência e capacidade de fornecer soluções práticas para os seus problemas únicos.

Com mais de 9.000 pessoas em seis continentes, entregamos resultados tangíveis para corporações, conselhos de administração, empresas de capital privado, escritórios de advocacia e agências governamentais que enfrentam desafios complexos. Nossos líderes seniores e suas equipes aproveitam a herança de reestruturação da A&M para ajudar empresas a agir de forma decisiva, impulsionar o crescimento e acelerar os resultados. Somos operadores experientes, consultores de classe mundial, ex-reguladores e autoridades do setor com o compromisso compartilhado de indicar aos clientes o que realmente é necessário para transformar a mudança em ativos comerciais estratégicos, gerenciar riscos e gerar valor em cada estágio de crescimento.

Sobre o Grupo de Assessoria em Transações Globais da Alvarez & Marsal

O Grupo de Assessoria em Transações Globais da A&M fornece aos investidores e credores as respostas necessárias para realizar negócios. Combinamos os profundos recursos operacionais, industriais e funcionais da nossa empresa com a contabilidade financeira e a especialização em impostos de quatro grandes qualidades para avaliar os principais condutores de negócios e focar na causa-raiz de quaisquer problemas críticos relacionados a negociações. Como a maior prática de assessoria em transações fora do Big Four, nossas equipes globais integradas ajudam empresas de capital privado, fundos soberanos, escritórios familiares e fundos de cobertura, bem como adquirentes corporativos, a gerar valor em todo o ciclo de vida do investimento.

O Grupo Assessor de Transação Global da empresa inclui mais de 950 profissionais em 37 escritórios do mundo inteiro. Nossa equipe global tem amplo conhecimento da área em vários setores e está livre de conflitos de interesses baseados em auditoria.

Para saber mais, acesse: AlvarezandMarsal.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Sandra Sokoloff, diretora sênior de Relações Públicas Globais

Alvarez & Marsal, +1 212-763-9853

Fonte: BUSINESS WIRE



Boston Metal garante US$ 20 milhões em financiamento da Série C2, elevando a rodada total a US$ 282 milhões

Boston Metal, uma empresa internacional de soluções de tecnologia de metais, anunciou hoje um investimento de US$ 20 milhões na série C2 da Marunouchi Innovation Partners com sede em Tóquio. O novo financiamento eleva o total da série a US$ 282 milhões.

Com este novo capital, a Boston Metal amplia sua presença na Ásia, mercado que representa mais de 70% da produção mundial de aço. Além disto, o financiamento irá acelerar o caminho da empresa para comercializar e apoiar seu crescimento contínuo, ao atrair e reter os melhores talentos da indústria.

“Nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade em produzir metais permanece inabalável e este financiamento será essencial para avançar em nossas metas a longo prazo”, disse Tadeu Carneiro, Diretor Executivo da Boston Metal. “Apesar das condições desafiadoras do mercado, a avaliação da Boston Metal continua aumentando, enquanto nossa capacidade persistente de garantir financiamento de investidores de primeira nível demonstra a confiança robusta em nossa visão e recursos.”

Ao aproveitar seu impulso de financiamento da série C1, a Boston Metal vem acelerando sua missão de comercializar tecnologia inovadora de aço ecológico até 2026 para respaldar as metas de carbono zero da indústria siderúrgica para 2050. A empresa espera começar a gerar receitas a partir de seu negócio de metais de alto valor já em 2024.

“Reconhecemos a importância crucial do avanço de práticas sustentáveis na produção de metal”, disse Ichiro Miyoshi, Diretor Executivo da Marunouchi Innovation Partners. “Nosso investimento na Boston Metal é uma prova de nossa crença de que sua tecnologia representa uma solução inovadora a longo prazo para produção comercial de aço ecológico em meioàcrescente demanda mundial por aço.”

O impulso para a descarbonização em setores como transporte e infraestrutura está aumentando a busca de soluções de aço ecológico. A tecnologia Molten Oxide Electrolysis (MOE) da Boston Metal é um processo direto de apenas uma etapa que pode produzir aço de alta qualidade a partir de abundantes minérios de ferro de médio e baixo teor. Esta flexibilidade é única e posiciona a MOE para satisfazer a crescente demanda por aço ambientalmente sustentável em vários setores. Como tecnologia de plataforma, a MOE também permite a extração de metais de alto valor a partir de materiais de baixa concentração anteriormente inutilizáveis, como resíduos de mineração.

Este anúncio de financiamento segue a recente seleção pelo Departamento de Energia dos EUA da Boston Metal para estabelecer uma fábrica de cromo metálico em Weirton, Virginia Ocidental, para produzir no país um material fundamental para as indústrias aeroespacial, de processamento químico e nuclear.

Sobre a Boston Metal

A Boston Metal está comercializando a Molten Oxide Electrolysis (MOE), uma plataforma de tecnologia de metais de tonelagem alimentada por eletricidade, para descarbonizar a produção de aço e transformar o modo como os metais são produzidos. A MOE ofereceàindústria metalúrgica uma solução escalável, econômica e ecológica para produzir aço e metais de alto valor a partir de várias matérias-primas e tipos de minério de ferro. Com suporte de investidores visionários e liderada por uma equipe de classe mundial, a Boston Metal tem sede em Woburn, Massachusetts e possui uma subsidiária de propriedade plena no Brasil. Saiba mais em bostonmetal.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia

Derek Brekken

Antenna Group pela Boston Metal

bostonmetal@antennagroup.com

media@bostonmetal.com

Fonte: BUSINESS WIRE



República da Guiné Anuncia Evento Inovador de Mesa Redonda de Doadores em Dubai

A República da Guiné, por meio de seu Ministério do Planejamento e Cooperação Internacional, anunciou um importante evento de Mesa Redonda de Doadores (RTD), previsto para 15 a 16 de fevereiro de 2024, em Dubai, EAU. Este evento integra o Programa de Referência Provisório (IRP) 2022-2025, uma parte da estratégia de desenvolvimento da Guiné, estando alinhadoàVisão Guiné 2040, às Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) para 2030,àVisão ECOWAS 2050 eàAgenda 2063 da União Africana (UA).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240129989309/pt/

Her Excellency Ms. Rose Pola Pricemou, Minister of Planning and International Cooperation (Photo: AETOSWire)

Her Excellency Ms. Rose Pola Pricemou, Minister of Planning and International Cooperation (Photo: AETOSWire)

Sua Excelência a Sra. Rose Pola Pricemou, Ministra do Planeamento e Cooperação Internacional, declarou: “Este evento é uma pedra angular em nossa jornada rumo ao desenvolvimento sustentável. Ele incorpora nosso compromisso com uma Guiné resiliente, equipada com instituições robustas, infraestruturas e uma economia dinâmica. A RTD visa garantir financiamento essencial e estabelecer parcerias estratégicas a longo prazo, essenciais ao crescimento de nossa nação.”

O evento de Dubai é uma reunião histórica de doadores internacionais, apresentando as prioridades de desenvolvimento e as escolhas estratégicas da Guiné. Os principais projetos a serem discutidos incluem a melhoria das infraestruturas urbanas, o acessoàágua potável e a diplomacia econômica.

O IRP, com foco nos desafios institucionais, infraestruturais e transformacionais, foi concebido para traduzir o roteiro do governo em estratégias viáveis em diversos setores. Aborda os desafios da dinâmica demográfica, digitalização, diversificação econômica e alterações climáticas, se concentrando em fortes instituições políticas, judiciais, de segurança e econômicas. O programa está estruturado em torno de cinco pilares: retificação institucional, estrutura macroeconômica e financeira, estrutura jurídica e governança, ação social, emprego e empregabilidade, infraestruturas, conectividade e saneamento.

Com o custo total do IRP em 108 bilhões de francos guineenses (cerca de US$ 12,273 bilhões), é esperado que a capacidade nacional cubra 72% deste valor. A RDT busca dar resposta às restantes necessidades de financiamento mediante aumento da poupança interna, empréstimos, criação de um fundo soberano e apoio internacional.

“A Mesa Redonda não se trata apenas de financiamento; se refere a lançar as bases para um novo tipo de parceria, a fim de desenvolver a Guiné. Visamos continuar nosso diálogo com os parceiros tradicionais, enquanto exploramos novas parcerias internacionais e promovemos a cooperação Sul-Sul e Triangular”, acrescentou Sua Excelência Rose.

O Governo da Guiné convida parceiros internacionais para este evento significativo em Dubai, que marca um grande passo rumo ao desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Para inscrição, acesse o link abaixo:

https://pri.mpci.gov.gn

*Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Governo da Guiné

Koultoumy Diallo

Chefe do Serviço de Comunicações e Relações Públicas

Tel.: +224655141414

scrp@mpci.gov.gn

Fonte: BUSINESS WIRE



Mineração impulsiona desenvolvimento de cidades, diz estudo

Existe uma relação entre a atividade mineradora e o desenvolvimento das comunidades em que as empresas atuam? De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), sim. 

Dos 15 municípios que mais arrecadaram com royalties em 2022, dez deles apresentaram Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) superior ao de seus respectivos estados.

Para Adriano Espeschit, presidente da Potássio do Brasil, empresa especializada na extração e tratamento de potássio, os resultados da pesquisa evidenciam a força do setor no país. “Quando praticada com responsabilidade social e ambiental, a mineração é uma poderosa alavanca para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas comunidades”, afirma.

Em 2022, por exemplo, estima-se que a atividade tenha sido responsável por 2 milhões de empregos diretos e indiretos, segundo o IBRAM

“Ao gerar postos de trabalho e investir em infraestrutura, o setor ajuda a transformar a realidade local, promovendo prosperidade e bem-estar”, analisa Espeschit. 

O executivo destaca que esse mercado movimenta toda uma cadeia produtiva no país, citando o caso do ferro. “O minério, muitas vezes, sai dos locais produtores e passa por diversas cidades, superando até mesmo a fronteira entre estados. Assim, o impacto positivo é sentido em todo esse caminho, envolvendo minas, ferrovias e portos”.

A mineração também produz matéria-prima indispensável para uma vasta gama de bens duráveis usados pela sociedade. Aparelhos eletrônicos, computadores, celulares, automóveis, lâmpadas e materiais de construção são alguns produtos cuja fabricação depende da atividade mineradora. 

Além de bens duráveis para a melhor qualidade de vida da sociedade, a mineração é responsável por um dos principais insumos do agronegócio, os fertilizantes. “Quer coisa mais estratégica e/ou crítica do que eliminar a fome no mundo? Sem mineração não há como”, afirma Espeschit, que ainda resume, “é uma força motriz da economia brasileira. Sem ela, não existiria praticamente nada”. 

Para saber mais, basta acessar: https://potassiodobrasil.com.br/



Terapia online é opção a brasileiros que moram no exterior

A saúde mental engloba aspectos físicos, mentais e sociais, mas o cuidado com a saúde psíquica é negligenciado e marginalizado ao redor do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu documento World Mental Health Report de 2022 (Capítulo 3 – página 37), em todos os países, as condições de saúde mental são generalizadas, afetando 1 em cada 8 pessoas, e subtratadas, com estimativas mais recentes que 71% das pessoas não recebem qualquer tipo de tratamento. Segundo estudos, o Brasil lidera o mundo com a maior prevalência de transtornos de ansiedade e está em quinto lugar em incidência de depressão.

A literatura médica sobre saúde mental de expatriados é escassa. Estudos mostram que expatriados têm um risco maior de problemas de saúde mental e uso de substâncias, assim como questões consistentes com trabalhadores domésticos, incluindo depressão, dificuldades para dormir, ansiedade e baixa capacidade de concentração (Truman et al., 2011). Outro estudo mostrou que expatriados tendem a experimentar uma alta prevalência de distúrbios afetivos e de ajustamento relacionados à ansiedade ocupacional, ansiedade do país de origem, preocupações com a aculturação e saúde física debilitada (Foyle et al., 1998).

Segundo o relatório “Brasileiros no Exterior”, divulgado em agosto de 2023 pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil, destaca que cerca de 4,5 milhões de cidadãos brasileiros atualmente residem em outros países, como Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão, que acolhem as maiores comunidades.

A Dra. Carla Ribeiro de Queiroz Iizuka, especialista em psicologia e neuropsicologia, destaca: “a terapia online tem eficácia elevada, sendo tão eficiente quanto a terapia face a face, com a vantagem de ser realizada em ambiente seguro, horários flexíveis, redução de custos de locomoção e realizada na língua do paciente, fatores que podem facilitar a abertura e a expressão de sentimentos”.

Ainda segundo a Dra Iizuka, “a saúde mental influencia nossas vidas de várias formas, por ser parte inerente e vital do nosso bem-estar geral. Ela nos permite funcionar e prosperar como indivíduos, além de ajudar a lidar com o estresse e adaptações a mudanças. Uma saúde mental de qualidade é essencial para a construção de relacionamentos saudáveis, além de nos permitir a aprender bem e trabalhar de forma produtiva”.

A Dra. Iizuka ressalta que ao reconhecer suas dificuldades e tomar a decisão de enfrentar esses desafios com ajuda profissional adequada, os brasileiros expatriados podem aproveitar ao máximo suas experiências no exterior, enquanto cuidam de sua saúde mental e bem-estar. A busca por ajuda profissional qualificada deve ser cercada de alguns cuidados, como checar se o profissional está devidamente registrado no Conselho Federal de Psicologia (CFP) e verificar as referências com relação a indicações e avaliações de outros pacientes.

 



Estrutura para carros elétricos impacta projetos de imóveis

A crescente venda de carros elétricos está gerando uma demanda para empresas especializadas na montagem de infraestrutura de carregamento dos veículos e também cria a necessidade de adaptação na construção de imóveis novos. Em 2023, foram emplacados 93.927 veículos leves eletrificados, crescimento de 91% em relação a 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

As perspectivas para os próximos anos também são positivas. Um estudo da Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil, indica que as vendas desse tipo de veículo no país serão impulsionadas a partir de 2027 e, até 2040, a frota elétrica vai superar a casa dos 35 milhões de veículos. Nas vendas de caminhões leves e ônibus elétricos, o crescimento é estimado em 100% em 2028.

“Esse crescimento pode ser ainda maior neste ano, devido à forte aceitação e aos preços atraentes dos carros”, afirma Gabriel Guimarães, diretor-comercial da Voolta, empresa especializada em equipamentos e infraestrutura de estação de recarga para veículos elétricos. Ele comenta que o mercado da construção civil já foi impactado pela presença dos carros eletrificados e as construtoras estão investindo em soluções, desde pontos de carregamento individuais em residências até áreas compartilhadas em condomínios residenciais e comerciais.

De acordo com a diretora de Marketing da Netimóveis, Cássia Ximenes, essa abordagem, além de atender à demanda crescente dos consumidores, posiciona os empreendimentos como inovadores e alinhados às tendências sustentáveis. Ela explica que a presença de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos se tornou um diferencial na valorização dos imóveis. “Empreendimentos que oferecem soluções de carregamento se destacam no mercado e atraem clientes preocupados com a sustentabilidade ambiental”.

Algumas construtoras em Belo Horizonte já incorporam em seus empreendimentos soluções de abastecimento para carros elétricos. Marcelo Carvalho, diretor de vendas do Grupo EPO, afirma que esse tipo de investimento é tanto um desejo quanto uma necessidade e os imóveis com essa infraestrutura são mais valorizados. “Essa demanda foi apontada, em todas as nossas pesquisas de mercado recentes, como desejo dos clientes. Acredito que essa solução se tornou uma obrigação nos projetos”.

A Somattos Engenharia é outra construtora que está integrando sistemas de carregamento compartilhado em todos os empreendimentos atuais, como Home Residence, Legacy, Lúmina Premium Residence e Epic Savassi. Além disso, o próximo lançamento, o Aura, previsto para este ano, oferecerá preparação de carga na garagem para os moradores.

Estrutura atual

Para os condomínios que não contam com estrutura para abastecimento de carros elétricos atualmente, uma orientação da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG) é que os síndicos apurem o custo de cada recarga e combinem o pagamento com os moradores que usam o serviço. “Falta estrutura adequada na maioria dos condomínios, tanto para o abastecimento quanto para a cobrança, e o número de vagas disponíveis pode ser insuficiente, além de ser onerosa a implantação de medidores individuais de consumo”, afirma o vice-presidente da área das Administradoras de Condomínios da entidade, Leonardo Mota.



Insigneo nomeia Michael Averett como diretor de receita

A Insigneo, uma empresa líder global em gestão de patrimônio, tem o prazer de anunciar a nomeação de Michael Averett como diretor de receita (CRO). Essa função recém-criada, sediada em Miami, será reportada a Javier Rivero, presidente e diretor de operações (COO) da Insigneo. Como CRO, o Sr. Averett supervisionará as facetas geradoras de receita da empresa e conduzirá ativamente a estratégia de crescimento orgânico da empresa.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240129117396/pt/

Michael Averett, Chief Revenue Officer (CRO)

Michael Averett, Chief Revenue Officer (CRO)

Michael Averett traz para a Insigneo mais de duas décadas de experiência em serviços financeiros, concentrada nos Estados Unidos e na América Latina. Ele ocupou cargos de liderança na Citigroup e liderou equipes que entregaram receitas anuais de mais de US$ 150 milhões e, mais recentemente, como chefe de Desenvolvimento de Negócios da Bolton Global Capital.

Sua experiência abrange todas as áreas funcionais do Global Wealth Management, incluindo liderança de equipes internacionais, ambiente regulatório do setor de valores mobiliários, estratégia de negócios e gerenciamento de lucros e perdas, demonstrando um histórico sólido e comprovado no setor de serviços financeiros. Ele tem mestrado em Administração Internacional pela Thunderbird School of Global Management e possui as licenças de investimento Series 7, 9, 10, 24 e 66.

Durante sua carreira no Citi, o Sr. Averett, que é fluente em espanhol, viveu no México e na Colômbia, onde adquiriu valiosos insights e experiências que contribuem para sua perspectiva global.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas a Michaelànossa crescente família Insigneo; estamos confiantes de que sua experiência e formação complementarão nossa equipe de gestão sênior para contribuir muito para o desenvolvimento futuro e o sucesso da empresa e de nossos clientes.” Mencionou Javier Rivero, presidente e COO da Insigneo.

“Sinto-me honrado em fazer parte da equipe de liderança da Insigneo e por ter a oportunidade de contribuir para o sucesso contínuo da empresa. Estou ansioso para promover o crescimento da receita e animado para desempenhar um papel na consolidação da posição da Insigneo como uma líder no setor.” Comentou Michael Averett, diretor de receita da Insigneo.

A adição de Michael Averettàequipe de liderança da Insigneo destaca o impulso contínuo da empresa para atrair os melhores talentos do setor, reforçando seu compromisso com o crescimento e a excelência. Com essa incorporação, a empresa está preparada para o sucesso contínuo, proporcionando uma experiência excepcionalàsua rede de profissionais de investimento e posicionando a Insigneo uma líder no setor.

Sobre a Insigneo:

A Insigneo é uma empresa líder em gestão de patrimônio internacional que fornece serviços e tecnologias que capacitam os profissionais de investimento a atender com sucesso seus clientes no mundo inteiro. A Insigneo aproveita suas soluções personalizadas, o atendimento ao cliente em primeiro lugar e o relacionamento de custódia com a Pershing do BNY Mellon para fornecer uma plataforma de gestão de patrimônio totalmente integrada e a melhor da categoria. Com mais de US$ 24 bilhões em ativos de clientes, a Insigneo capacita mais de 500 profissionais de investimento que atendem a mais de 30.000 clientes. Para obter mais informações, acesse www.insigneo.com.

Observação: as informações fornecidas neste comunicadoàimprensa são precisas na data da publicação. Quaisquer atualizações ou alterações após essa data podem não ser refletidas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Deborah Hartmann

Newlink Group

deborah.hartmann@newlink-group.com

Fonte: BUSINESS WIRE



HYQVIA® da Takeda é aprovado pela Comissão Europeia como terapia de manutenção em pacientes com polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica

A Takeda (TSE:4502/NYSE:TAK)anunciou hoje que a Comissão Europeia (CE) aprovou o HYQVIA® (perfusão de imunoglobulina 10% humana com hialuronidase humana recombinante) como terapia de manutenção em pacientes de todas as idades com polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica (PDIC) após estabilização com terapia de imunoglobulina intravenosa (IVIG). A Takeda já tinha anunciado um parecer positivo do Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) em 15 de dezembro de 20231 e a aprovação como terapia de manutenção para adultos com PDIC pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA em 16 de janeiro de 2024.2

Como primeira e única solução de imunoglobulina subcutânea facilitada (fSCIg) para PDIC, o HYQVIA oferece aos pacientes a possibilidade de perfusão até uma vez por mês (a cada duas, três ou quatro semanas), pois o componente da hialuronidase facilita a dispersão e absorção de grandes volumes de imunoglobulina (IG) no espaço subcutâneo entre a pele e o músculo. O HYQVIA pode ser administrado por um profissional de saúde ou autoadministrado no conforto da casa do paciente após o devido treinamento.3

“Após a indicação de aprovação do HYQVIA para a PDIC por parte da FDA, em janeiro de 2024, a aprovação pela CE é um passo crucial para dar às pessoas com PDIC na União Europeia acesso a um tratamento de manutenção com eficácia comprovada que pode ser administrado mensalmente, seja em casa ou no consultório”, disse Kristina Allikmets, vice-presidente sênior e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Negócios de Terapias Derivadas de Plasma da Takeda. “Esta indicação ampliada do HYQVIA também reflete o compromisso da Takeda em levar os benefícios de nossas terapias de imunoglobulina a pacientes com distúrbios neuroimunológicos e fornecer opções de tratamento com potencial para impactar positivamente suas vidas e elevar o padrão de atendimento.”

A PDIC é uma condição imunomediada adquirida que afeta o sistema nervoso periférico, caracterizada por fraqueza progressiva e simétrica nas extremidades distais e proximais e função sensorial prejudicada nas extremidades.4 O papel da terapia com imunoglobulina (IG) para esta doença rara, debilitante e de progressão lenta ou recidivante foi bem estabelecido5 e é considerado um padrão de tratamento para esta doença complexa e heterogênea nas diretrizes da Academia Europeia de Neurologia/Sociedade de Nervos Periféricos (EFNS/PNS) devido a seus amplos efeitos imunomoduladores e anti-inflamatórios.6

Esta aprovação é baseada em dados do estudo principal de Fase 3 ADVANCE-CIDP 1, que foi um estudo multicêntrico, controlado por placebo e duplo-cego que avaliou a eficácia e segurança do HYQVIA como terapia de manutenção para prevenir recidivas em pacientes com PDIC. O estudo global incluiu 132 adultos com diagnóstico confirmado de PDIC que permaneceram em um regime de dosagem estável de terapia com IVIG por pelo menos três meses antes da triagem. Os resultados mostraram uma redução clinicamente significativa na taxa de recidiva da PDIC com o HYQVIA em comparação com o placebo, sendo 15,5% (IC 95%: 8,36, 26,84) no HYQVIA e 31,7% (IC 95%: 21,96, 43,39) nos grupos placebo. A diferença de tratamento foi de -16,2 (IC 95%: -29,92, -1,27), favorecendo o HYQVIA em relação ao placebo.3

Embora os eventos adversos (EAs) tenham sido mais frequentes com HYQVIA (79,0% dos pacientes) do que com placebo (57,1%), os EAs muito graves (1,6% vs. 8,6%) e graves (3,2% vs. 7,1%) foram menos comuns. A maioria dos EAs foram leves ou moderados, locais, não exigindo suspensão das perfusões e sendo resolvidos sem sequelas. Os EAs mais comuns (relatados em menos de 5% dos pacientes) causalmente relacionados incluíram dor de cabeça e náusea, bem como EAs locais, incluindo dor no local da perfusão, eritema, prurido e edema.7 No geral, o perfil de segurança observado no ensaio ADVANCE-CIDP 1 foi consistente com o Resumo das Características do Medicamento (RCM) existente na UE.3

A autorização de comercialização centralizada no HYQVIA para a PDIC é válida em todos os estados membros da UE, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Irlanda do Norte. O HYQVIA recebeu uma primeira aprovação da CE para o tratamento da imunodeficiência primária (IDP) em 2013 e da imunodeficiência secundária (IDS) em 2020.8

Sobre o HYQVIA®

O HYQVIA® (perfusão de imunoglobulina 10% humana com hialuronidase humana recombinante) é um medicamento líquido que contém hialuronidase humana recombinante e imunoglobulinas (IG) e foi aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) como terapia de reposição em adultos, crianças e adolescentes com imunodeficiência primária (IP) e com imunodeficiência secundária (IDS) que sofrem de infecções graves ou recorrentes, tratamento antimicrobiano ineficaz e falha comprovada de anticorpos específicos (PSAF) ou nível sérico de IgG inferior a 4 g/l. Além disso, está aprovado pela EMA como terapia de manutenção em adultos, crianças e adolescentes (0 a 18 anos) com polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica (PDIC) após estabilização com terapia de imunoglobulina intravenosa (IVIG). Nos Estados Unidos, ele foi aprovado para tratar adultos e crianças com dois anos de idade ou mais com IP e também como terapia de manutenção para pacientes adultos com PDIC. O HYQVIA é perfundido sob a pele no tecido adiposo subcutâneo. O HYQVIA contém IG coletadas do plasma humano. As IG são anticorpos que mantêm o sistema imunológico do corpo. O componente da hialuronidase do HYQVIA facilita a dispersão e absorção de IG no espaço subcutâneo entre a pele e o músculo. O HYQVIA é perfundido até uma vez por mês (a cada duas, três ou quatro semanas no caso da PDIC; a cada três ou quatro semanas no caso da IP).

Sobre o programa clínico ADVANCE

O ADVANCE-CIDP 1 foi um estudo de Fase 3, multicêntrico, controlado por placebo, duplo-cego para avaliar a eficácia, segurança e tolerabilidade do HYQVIA® (perfusão de imunoglobulina 10% humana com hialuronidase humana recombinante) como terapia de manutenção para prevenir a recidiva na polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica (CIDP). O estudo global incluiu 132 adultos com diagnóstico confirmado de CIDP e que permaneceram em um regime de dosagem estável de terapia com imunoglobulina intravenosa (IVIG) por pelo menos três meses antes da triagem.

O endpoint primário do ensaio clínico foi a proporção de indivíduos que sofreram um agravamento da incapacidade funcional, definida como um aumento de ≥ 1 ponto em relaçãoàpontuação inicial do tratamento prévio subcutâneo (SC) em dois ajustes consecutivos da Incapacidade de Causa e Tratamento de Neuropatia Inflamatória (INCAT). A análise de eficácia primária comparou as taxas de recidiva usando um teste de χ2 corrigido para continuidade conduzido no nível de significância estatística de 5%, com dados ausentes imputados como ausência de recidiva. Alguns dos endpoints secundários incluíram tempo até a recidiva conforme definido pela probabilidade de recidiva, efeito nas atividades da vida diária (AVD), segurança e tolerabilidade. Os pacientes foram randomizados para receber HYQVIA ou placebo na mesma dose e frequência de perfusão que o tratamento anterior com IVIG (a cada duas, três ou quatro semanas) por seis meses ou até a recidiva. Os pacientes recidivantes receberam tratamento com IVIG como terapia de resgate por um período de até seis meses. Aqueles que permaneceram livres de recidiva foram convidados a continuar o tratamento com o HYQVIA como parte do ADVANCE-CIDP 3, um ensaio clínico de extensão aberto para avaliar a segurança, tolerabilidade e imunogenicidade a longo prazo do HYQVIA em participantes com PDIC que completaram o ADVANCE-CIDP 1.

Mais informações sobre o estudo clínico ADVANCE-CIDP 1 estão disponíveis em ClinicalTrials.gov sob o identificador de estudo NCT02549170.

Solução de 100 mg/ml de HyQvia® (imunoglobulina normal humana) para perfusão por via subcutânea, use INFORMAÇÕES SOBRE PRESCRIÇÃO

Antes de receitar, consulte sempre o Resumo das Características do Medicamento(RCM) e as informações sobre prescrição de seu país.

Apresentação: o HyQvia é uma unidade de frasco duplo que consiste em um frasco de imunoglobulina (Ig) normal 10% humana e um frasco de hialuronidase humana recombinante (consulte o RCM para obter detalhes).

Indicações: Terapêutica de substituição em adultos, crianças e adolescentes (de 0 a 18 anos) em: síndromes de imunodeficiência primária (IDP) com redução da produção de anticorpos; imunodeficiências secundárias (IDS) em pacientes que sofrem de infecções graves ou recorrentes, tratamento antimicrobiano ineficaz e falha comprovada de anticorpos específicos (PSAF) ou nível sérico de IgG inferior a 4 g/l. A PSAF é uma falha ao montar um aumento de pelo menos duas vezes no título de anticorpos de IgG às vacinas pneumocócicas polissacarídicas e antigênicas polipeptídicas. Terapia imunomoduladora em adultos, crianças e adolescentes (0 a 18 anos) em: polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica (PDIC) como terapia de manutenção após estabilização com IVIg.

Dosagem e administração: apenas para uso subcutâneo. A terapia deve ser iniciada e monitorada sob a supervisão de um médico com experiência no tratamento da imunodeficiência/PDIC. O produto deve estar em temperatura ambiente antes do uso. Inspecione ambos os frascos quanto a descoloração e partículas antes da administração. Não use dispositivos de aquecimento, incluindo micro-ondas. Não agite ou misture os componentes dos dois frascos. O(s) local(is) de perfusão sugerido(s) são a parte média e superior do abdome e as coxas. Os dois componentes do medicamento devem ser administrados sequencialmente pela mesma agulha começando com a hialuronidase humana recombinante seguida da Ig 10%. Consulte o RCM para obter as taxas de perfusão. O conteúdo total do frasco de hialuronidase humana recombinante deve ser administrado independentemente de o conteúdo total do frasco de Ig 10% ser administrado. Agulhas mais longas podem ser usadas sob supervisão médica para evitar vazamento no local de perfusão. O tratamento domiciliar deve ser iniciado e acompanhado por um médico experiente na orientação de pacientes para tratamento domiciliar. Posologia: é possível que seja necessário individualizar a dose e o regime de dosagem para cada paciente, dependendo da resposta. A dose e os regimes posológicos dependem da indicação. A dose baseada no peso corporal pode requerer ajuste em pacientes com baixo peso ou sobrepeso. Terapia de reposição em IDP: Pacientes sem tratamento prévio com Ig: a dose necessária para atingir um nível mínimo de 6 g/l é de aproximadamente 0,4-0,8 g/kg segundo peso corporal/mês. O intervalo de dosagem para manter os níveis de estado de equilíbrio varia de duas a quatro semanas. Os níveis mínimos de IgG devem ser medidos e avaliados em conjunto com a incidência de infecção. Para reduzir a taxa de infecção, pode ser necessário aumentar a dose e buscar níveis mínimos mais altos (>6 g/l). No início da terapia, recomenda-se que os intervalos de tratamento para as primeiras perfusões sejam gradualmente prolongados de uma dose de uma semana até uma dose de três ou quatro semanas. Pacientes previamente tratados com Ig por via intravenosa (IV): no caso de pacientes que mudam diretamente de Ig IV ou que tiveram uma dose IV anterior que pode ser referenciada, o medicamento deve ser administrado na mesma dose e na mesma frequência do tratamento de Ig IV anterior. Pacientes previamente tratados com Ig por via subcutânea: a dose inicial de HyQvia é a mesma do tratamento subcutâneo, mas pode ser ajustada para intervalos de três ou quatro semanas. A primeira perfusão deve ser administrada uma semana após o último tratamento com a Ig anterior. Terapia de reposição em IDS: a dose recomendada é de 0,2-0,4 g/kg a cada três a quatro semanas. Os níveis de IgG devem ser medidos e avaliados em conjunto com a incidência de infecção. A dose deve ser ajustada conforme necessário para obter proteção ideal contra infecções; pode ser necessário um aumento em pacientes com infecção persistente; uma diminuição da dose pode ser considerada quando o paciente permanece livre de infecção. Terapia imunomoduladora na PDIC: antes de iniciar a terapia, a dose semanal equivalente deve ser calculada dividindo a dose planejada pelo intervalo de doses planejado em semanas. O intervalo de dosagem típico do HyQvia é de três a quatro semanas. A dose subcutânea recomendada é de 0,3 a 2,4 g/kg do peso corporal por mês, administrada em uma ou duas sessões durante um ou dois dias. A resposta clínica do paciente deve ser a principal consideração no ajuste da dose. É possível que a dose tenha de ser adaptada para alcançar a resposta clínica desejada. Em caso de deterioração clínica, a dose pode ser aumentada até o máximo recomendado de 2,4 g/kg mensalmente. Se o paciente estiver clinicamente estável, podem ser necessárias reduções periódicas da dose para observar se o paciente ainda precisa de tratamento com IG. Recomenda-se um esquema de titulação que permita o incremento gradual da dose ao longo do tempo (“ramp-up”) para garantir a tolerabilidade do paciente até que a dose completa seja atingida. Durante o esquema de titulação, a dose calculada do HyQvia e os intervalos de dose recomendados devem ser seguidos na primeira e segunda perfusões. Dependendo do critério médico, em pacientes que toleram bem as duas primeiras perfusões, as perfusões subsequentes podem ser administradas aumentando gradualmente as doses e os intervalos entre doses, considerando o volume e o tempo total de perfusão. É possível considerar um esquema de titulação acelerado se o paciente tolerar os volumes de perfusão subcutânea e as duas primeiras perfusões. Doses inferiores ou iguais a 0,4 g/kg podem ser administradas sem esquema de titulação, desde que a tolerância do paciente seja aceitável. Os pacientes devem receber doses estáveis de IVIg (as variações no intervalo de dosagem de até ±7 dias ou a quantidade de dose mensal equivalente de até ±20% entre as perfusões de IgG do sujeito são consideradas uma dose estável). Antes de iniciar a terapia com o medicamento, a dose semanal equivalente deve ser calculada dividindo a última dose de IVIg pelo intervalo de doses de IVIg em semanas. A dose inicial e a frequência de dosagem são as mesmas do tratamento anterior com IVIg do paciente. O intervalo de dosagem típico de HyQvia é de quatro semanas. Para pacientes com dosagem de IVIg menos frequente (superior a quatro semanas), o intervalo de dosagem pode ser convertido para quatro semanas, mantendo a mesma dose mensal equivalente de IgG. A dose calculada para uma semana (primeira perfusão) deve ser administrada duas semanas após a última perfusão de IVIg (ver Tabela 1 do RCM). Uma semana após a primeira dose, deve ser administrada a dose semanal equivalente seguinte (segunda perfusão). Um esquema de titulação pode levar até nove semanas (ver Tabela 1 do RCM), dependendo do intervalo entre doses e da tolerabilidade. Em um determinado dia de perfusão, o volume máximo de perfusão não deve exceder 1.200 ml para pacientes com peso menor ou igual a 40 kg ou 600 ml para pacientes com mais de 40 kg. Vamos supor que o limite máximo de dose diária seja excedido ou o paciente não consiga tolerar o volume de perfusão. Nesse caso, a dose pode ser administrada durante vários dias em doses divididas com 48 a 72 horas entre as doses para permitir a absorção do fluido de perfusão no(s) local(is) de perfusão. A dose pode ser administrada em até três locais de perfusão com um volume máximo de perfusão de 600 ml por local (ou conforme tolerado). Se utilizar três locais, o máximo é de 400 ml por local. População pediátrica: Terapia de reposição e terapia imunomoduladora: siga as orientações de dosagem para adultos.

Contraindicações: hipersensibilidade a qualquer ingrediente ou IG humana especialmente em pacientes com anticorpos contra IgA; hipersensibilidade sistêmicaàhialuronidase ou hialuronidase recombinante humana; o HyQvia não deve ser administrado por via intravenosa ou intramuscular.

Advertências e precauções: se o HyQvia for acidentalmente administrado em um vaso sanguíneo, os pacientes podem sofrer um choque. A taxa de perfusão recomendada fornecida no RCM deve ser respeitada. Perfunda lentamente e monitore de perto durante todo o período de perfusão, principalmente em pacientes iniciando a terapia. Os pacientes podem necessitar de monitoramento por até uma hora após a administração. Gerencie eventos relacionadosàperfusão diminuindo a taxa de perfusão ou interrompendo a perfusão. O tratamento dependerá da natureza e gravidade do evento adverso. Os pacientes devem ser lembrados de relatar inflamação crônica e nódulos que ocorrem no local da perfusão ou em outros locais. No caso de tratamento domiciliar, os pacientes devem contar com o apoio de outra pessoa responsável para monitorar as reações adversas. Registre o tratamento com HyQvia e o número do lote nas anotações dos pacientes.

Hipersensibilidade: as reações de hipersensibilidade são possíveis em pacientes com anticorpos anti-IgA que só devem ser tratados com HyQvia se tratamentos alternativos não forem possíveis e sob rigorosa supervisão médica. Em caso de hipersensibilidade, choque ou reações do tipo anafilática, interrompa a perfusão imediatamente e trate o paciente. Raramente, a IG normal humana pode induzir uma queda na pressão arterial com reação anafilática. Em pacientes de alto risco, o HyQvia só deve ser administrado quando houver tratamento de suporte disponível para reações com risco de vida. Os pacientes devem ser informados sobre os primeiros sinais de anafilaxia/hipersensibilidade. A pré-medicação pode ser usada como medida preventiva.

Hipersensibilidadeàhialuronidase humana recombinante: qualquer suspeita de reações do tipo alérgicas ou anafiláticas após a administração de hialuronidase humana recombinante requer a descontinuação imediata da perfusão e o tratamento médico padrão deve ser administrado, se necessário.

Imunogenicidade da hialuronidase humana recombinante: foi relatado o desenvolvimento de anticorpos não neutralizantes e de anticorpos neutralizantes para o componente recombinante da hialuronidase humana em pacientes que receberam o HyQvia em estudos clínicos.

Tromboembolismo: eventos tromboembólicos, incluindo infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e embolia pulmonar, foram observados no tratamento com IG e não podem ser excluídos com o uso do HyQvia. Garanta uma hidratação adequada antes do tratamento. Monitore os sinais e sintomas de trombose e avalie a viscosidade do sangue em pacientes com risco. Os pacientes devem ser informados sobre os sintomas iniciais e aconselhados a entrar em contato com seu médico imediatamente após o início.

Anemia hemolítica: Os produtos IG contêm anticorpos para grupos sanguíneos (por exemplo, A, B, D) que podem agir como hemolisinas. Monitore os sinais e sintomas de hemólise.

Síndrome de meningite asséptica: foi relatada; os sintomas geralmente começam dentro de várias horas a dois dias após o tratamento. Os pacientes devem ser informados sobre os sintomas iniciais. A interrupção do tratamento com IG pode resultar em remissão em alguns dias sem sequelas.

Interferência com testes sorológicos: após a perfusão de imunoglobulinas, o aumento transitório dos vários anticorpos transferidos passivamente no sangue do paciente pode dar resultados positivos enganosos nos testes sorológicos. A transmissão passiva de anticorpos contra os antígenos de superfície dos eritrócitos pode interferir em alguns testes sorológicos na detecção de anticorpos antiglóbulos vermelhos. As perfusões de produtos de imunoglobulina podem levar a leituras falso-positivas em ensaios que dependem da detecção de β-D glucanos para o diagnóstico de infecções fúngicas.

Agentes transmissíveis: Não se pode excluir totalmente a possibilidade de doenças infecciosas devidoàtransmissão de agentes infecciosos.

Teor de sódio: o componente de hialuronidase humana recombinante contém 4,03 mg de sódio/ml. Isso deve ser levado em consideração no caso de pacientes em dieta com controle de sódio.

Rastreabilidade: o nome e o número do lote do produto administrado devem ser claramente registrados.

Interações: Vacinas de vírus vivos atenuados – adiar a vacinação por três meses após o tratamento com HyQvia. No caso da vacina contra sarampo, a deficiência pode persistir por até um ano; portanto, verifique o estado dos anticorpos. Consulte o RCM para obter detalhes.

Fertilidade,gravidez e lactação: a segurança durante a gravidez não foi estabelecida e as imunoglobulinas são excretadas no leite, portanto, use com cautela em mulheres grávidas e lactantes.

Efeitos sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas: a capacidade de dirigir e operar máquinas pode ser prejudicada por algumas reações adversas, por exemplo, tonturas associadas a este medicamento. Os pacientes que apresentarem reações adversas durante o tratamento devem esperar que estas desapareçam antes de dirigir ou operar máquinas.

Efeitos indesejáveis: Muito frequentes (≥1/10 pacientes): dor de cabeça, aumento da pressão arterial e hipertensão, náuseas, diarreia, vômitos, artralgia, reações locais (desconforto no local da perfusão, dor no local da perfusão, dor no local da injeção, dor e sensibilidade no local da punção; eritema no local da perfusão e eritema no local da injeção; edema no local da perfusão, edema no local da injeção, inchaço no local da perfusão, inchaço no local da injeção e inchaço local), sensação de calor, astenia, fadiga, letargia e mal-estar.

Frequentes (≥1/100, <1/10 pacientes): enxaqueca, tremor, parestesia, taquicardia sinusal e taquicardia, hipotensão, dispneia, distensão abdominal, eritema, prurido, erupção cutânea, erupção cutânea eritematosa, erupção cutânea macular, erupção cutânea maculopapular e erupção cutânea urticária popular, mialgia, desconforto nos membros e dor nas extremidades, dor nas costas, rigidez articular, dor torácica musculoesquelética, dor na virilha, hemossiderinúria, reação relacionadaàperfusão, contusão no local da perfusão, contusão no local da injeção, hematoma no local da perfusão, hematoma no local da injeção, hemorragia no local da perfusão e contusão no local da punção do vaso, reação no local da perfusão, reação no local da injeção e reação no local da punção, massa no local de perfusão, massa no local da injeção e nódulo no local de perfusão, descoloração no local de perfusão, erupção cutânea no local da perfusão e erupção cutânea no local da injeção, endurecimento no local da perfusão e endurecimento no local da injeção, calor no local da perfusão, parestesia no local da perfusão e parestesia no local da injeção, inflamação no local da perfusão, calafrios, edema, edema periférico e inchaço (sistêmico), edema localizado, inchaço periférico e edema de pele, edema gravitacional, edema genital, inchaço escrotal e inchaço vulvovaginal, hiperidrose, teste de Coombs direto positivo e teste de Coombs positivo.

Raros (≥1/1 000 a <1/100 pacientes): acidente cerebrovascular e AVC isquêmico, sensações de queimação.

Outros efeitos indesejáveis (frequência rara ou desconhecida): meningite asséptica, hipersensibilidade, teste de Coombs direto positivo, vazamento no local da perfusão, doença semelhanteàinfluenza.

Consulte o RCM para obter detalhes sobre todos os efeitos colaterais e interações.

Números de autorização de comercialização (MA): 2,5g EU/1/13/840/001, 5g EU/1/13/840/002, 10g EU/1/13/840/003, 20g EU/1/13/840/004, 30g EU/1/13/840/005. Nome e endereço do titular da MA: Baxalta Innovations GmbH, Industriestrasse 67, A-1221 – Viena (Áustria). HyQvia é um nome comercial registrado.

Código de aprovação da propriedade intelectual: PI-02941

Data de preparação: janeiro de 2024.

Mais informações estão disponíveis mediante solicitação.

Os eventos adversos devem ser relatados às autoridades do seu país, conforme exigido pela legislação local. Os eventos adversos também devem ser relatadosàTakeda em: GPSE@takeda.com.

Para obter informações completas sobre prescrição nos EUA, consulte: https://www.shirecontent.com/PI/PDFs/HYQVIA_USA_ENG.pdf

Sobre a Takeda

A Takeda está focada em criar uma saúde melhor para as pessoas e um futuro mais brilhante para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos que transformem a vida em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas do plasma, oncologia, neurociência e vacinas. Juntamente com nossos parceiros, pretendemos melhorar a experiência do paciente e avançar uma nova fronteira de opções de tratamento por meio de nosso pipeline dinâmico e diversificado. Como uma empresa biofarmacêutica líder, baseada em valores e orientada para P&D, com sede no Japão, somos guiados por nosso compromisso com os pacientes, nosso pessoal e o planeta. Nossos funcionários em aproximadamente 80 países e regiões são movidos por nosso propósito e estão fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos. Para obter mais informações, acesse www.takeda.com.

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Este comunicado de imprensa e quaisquer materiais distribuídos em conexão com este comunicado de imprensa podem conter declarações prospectivas, crenças ou opiniões sobre os negócios futuros, a posição futura e os resultados operacionais da Takeda, incluindo estimativas, previsões, metas e planos para a Takeda. Sem limitação, as declarações prospectivas geralmente incluem palavras como “visa”, “planeja”, “acredita”, “espera”, “continua”, “pretende”, “intenciona”, “garante”, “pode”, “deveria,”, “seria”, “poderia”, “antecipa”, “estima”, “projeta” ou expressões semelhantes ou o negativo delas. Estas declarações prospectivas são baseadas em suposições sobre muitos fatores importantes, incluindo os seguintes, que podem causar resultados reais materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas: as circunstâncias econômicas que cercam os negócios globais da Takeda, incluindo condições econômicas gerais no Japão e nos Estados Unidos; pressões competitivas e desenvolvimentos; mudanças nas leis e regulamentos aplicáveis, incluindo reformas globais de saúde; desafios inerentes ao desenvolvimento de novos produtos, incluindo a incerteza do sucesso clínico e as decisões das autoridades regulatórias e o tempo para isso; incerteza de sucesso comercial para produtos novos e existentes; dificuldades de fabricação ou atrasos; flutuações nas taxas de juros e de câmbio; reclamações ou preocupações relacionadasàsegurança ou eficácia de produtos comercializados ou candidatos a produtos; o impacto de crises na saúde, como a nova pandemia de coronavírus, na Takeda e em seus clientes e fornecedores, incluindo governos estrangeiros nos países em que a Takeda opera, ou em outras facetas de seus negócios; o momento e o impacto dos esforços de integração pós-fusão com empresas adquiridas; a capacidade de alienar ativos que não são essenciais para as operações da Takeda e o momento de qualquer desinvestimento; e outros fatores identificados no relatório anual mais recente da Takeda no formulário 20-F e outros relatórios da Takeda arquivados na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, disponíveis no site da Takeda em https://www.takeda.com/investors/sec-filings/ ou em www.sec.gov. A Takeda não se compromete a atualizar nenhuma das declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa ou quaisquer outras declarações prospectivas que possa fazer, exceto conforme exigido por lei ou regra da bolsa de valores. O desempenho passado não é um indicador de resultados futuros e os resultados ou declarações da Takeda neste comunicadoàimprensa podem não ser indicativos e não são uma estimativa, previsão, garantia ou projeção dos resultados futuros da Takeda.

Informação médica

Este comunicadoàimprensa contém informações sobre produtos que podem não estar disponíveis em todos os países ou podem estar disponíveis sob marcas registradas diferentes, para diferentes indicações, em diferentes dosagens ou em diferentes concentrações. Nada contido aqui deve ser considerado uma solicitação, promoção ou propaganda de qualquer medicamento prescrito incluindo aqueles em desenvolvimento.

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1 Takeda Pharmaceuticals (15 de dezembro de 2023). Takeda recebe parecer positivo do CHMP para o HYQVIA® como terapia de manutenção em pacientes com polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica [comunicadoàimprensa]. Disponível aqui. Último acesso em janeiro de 2024.

2 Takeda Pharmaceuticals (16 de janeiro de 2024). Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA aprova o HYQVIA® da Takeda como terapia de manutenção em adultos com polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica [comunicadoàimprensa]. Disponível aqui. Último acesso em janeiro de 2024.

3 Agência Europeia de Medicamentos. Solução de 100 mg/ml do HyQvia para perfusão por via subcutânea – Resumo das Características do Medicamento. Disponível em https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/hyqvia-epar-product-information_en.pdf.

4 Dalakas MC; Medscape. Avanços no diagnóstico, patogênese e tratamento da PDIC. Nat Rev Neurol. 2011;7(9):507-517.

5 Eftimov F, et al. Imunoglobulina intravenosa para polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica. Cochrane Database Syst Rev. 2013;(12):CD001797.

6 Van den Bergh PYK, et al. Diretriz da Academia Europeia de Neurologia/Sociedade de Nervos Periféricos (EFNS/PNS) sobre o diagnóstico e tratamento da polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica. Relatório de uma segunda revisão da força-tarefa conjunta [a correção publicada aparece em J Peripher Nerv Syst. 2022 Mar;27(1):94].

7 Bril V, et al. Imunoglobulina subcutânea facilitada por hialuronidase a 10% como terapia de manutenção para polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica: ensaio clínico randomizado ADVANCE-CIDP 1. J Peripher Nerv Syst. 2023;28(3):436-449.

8 Agência Europeia de Medicamentos. Informações sobre o HyQvia. Disponível aqui. Último acesso em janeiro de 2024.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Grupo Unità fará lançamentos com novas marcas durante a Feicon 2024

O Grupo Unità, distribuidora exclusiva de 14 marcas de equipamentos voltados ao segmento da construção civil, estará presente na FEICON (Feira Internacional da Construção Civil), que ocorre entre os dias 02 e 05 de abril, na São Paulo Expo, para a apresentação e lançamento de novos produtos nas áreas predial e de agricultura, além de algumas novidades, dentre elas, o lançamento da parceria com marcas de empresas americanas conceituadas do ramo, garantindo o oferecimento de ferramentas industriais e domésticas de qualidade comprovada.

E para potencializar a sua participação na Feicon, o Grupo Unità resolveu inovar utilizando-se de dois estandes durante o evento. No seu principal e maior, os visitantes poderão conferir os lançamentos das marcas Lepono, Dongying, Rongpeng e AWT, todos fabricados na matriz chinesa da holding, assim como vivenciar diversas experiências de uso dos produtos e equipamentos da empresa.

Outra novidade será a presença de um segundo estande do grupo na Feicon, onde notadamente serão apresentados o segmento de ‘ferramentas’ da marca DCA, com a possibilidade dos visitantes realizarem testes nos equipamentos/produtos, assim como o relançamento da marca Lange, que oferece suporte e complemento aos produtos DCA.

E para fechar as inovações do Grupo Unità neste ano na Feicon, a empresa aproveitará a estrutura do estande para realizar diversos treinamentos e workshops, onde o público poderá ter uma melhor orientação sobre o uso dos produtos e equipamentos oferecidos, mediante inscrição prévia.

“A nossa última participação, em 2023, foi muito proveitosa, onde conseguimos receber três selos da organização referente à nossa participação nas rotas de sustentabilidade, tecnologia e inovação. Neste ano, nossa expectativa está maior, já que seguramos o lançamento de uma parceria com uma gigante americana para a Feicon, além de todas as outras inovações que estaremos levando para a feira”, comenta o CEO do Grupo Unità, Claudinei Lange.

O Grupo Unità, com sede administrativa em Jundiaí (SP) e matriz logística em Itajaí (SC) foi fundado em 2018, com o objetivo de suprir a necessidade de empresas chinesas em realizar um trabalho diferenciado no Brasil no segmento da construção civil. Desde então, vem crescendo a cada ano e, atualmente é distribuidor exclusivo de 14 marcas em todo o Brasil, com filiais no Uruguai, Paraguai e México.

“Por trás de todo o sucesso da companhia, existe uma equipe de colaboradores movidos pelos desafios da inovação e evolução, firmados no compromisso de proporcionar a melhor experiência ao consumidor final”, diz o gestor da empresa

Outras informações estão disponíveis em www.grupounita.com.br ou pelo telefone (47) 3515-0880.

Sobre a FEICON
A FEICON é o único evento da América Latina que oferece visão completa do mix de setores da construção civil e arquitetura em um só lugar. Com a presença de centenas de marcas, o evento conta com expositores dos macros setores de instalações, acabamentos, externos e estruturas.

O evento é referência por ser considerado uma plataforma de relacionamento, conhecimento e inspiração para seus milhares de visitantes. Com iniciativas presenciais e digitais, a FEICON conecta todo o mercado, gerando conteúdo e negócios durante 365 dias ao ano.

Através de sua vasta exposição e uma variedade de experiências com foco em conteúdo, inovação, relacionamento e negócios, a FEICON marca o início do calendário da construção civil no país. Para mais informações, basta visitar o site – www.feicon.com.br.

Serviço: FEICON – FEIRA INTERNACIONAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Data: 02 A 05 de abril de 2024
Horário: Terça a Sexta, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda

SANTOSPRESS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
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Dos EUA para o Brasil: Atenção primária é tema de bilhões

Neste mês de janeiro, a BenCorp e a MedHealth se uniram para realizar um evento de destaque no setor de healthcare. O encontro, que contou com a participação de aproximadamente 60 profissionais, incluindo representantes de hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde e convidados, teve como ponto alto um bate-papo com o Dr. Rushika Fernandopulle. Médico e professor da Escola de Saúde Pública de Harvard, Dr. Fernandopulle é o fundador da Iora Health, uma renomada prestadora de serviços de atenção primária em saúde com um inovador modelo de remuneração baseado em valor.

O bate-papo, que durou quase duas horas, foi realizado no restaurante Pobre Juan Vila Olímpia e conduzido por Luís Alexandre Chicani, Founder da BenCorp e do Grupo LAC44, e por José Leal, Sócio e Diretor da MedHealth, que discutiram sobre aspectos importantes para que este modelo de saúde tenha recebido tamanho interesse de diversas empresas dos EUA nos últimos anos, e mudado o cenário de healthcare no exterior.

O médico e empreendedor, Dr. Rushika, explica que no modelo de atenção primária em saúde baseado em valor, diferentemente do modelo de mercado remunerado por procedimento, ou fee for service como é conhecido nos EUA, o foco é o cuidado aos pacientes a longo prazo, onde o acompanhamento e relacionamento entre médico e paciente possa garantir o cuidado necessário que precisam, mudando seus hábitos e estilos de vida, se for o caso, para garantia de uma saúde melhor à custos muito mais interessantes.

 

Modelo de atenção primária à saúde de bilhões

Segundo Rushika, escalar este modelo lá fora foi um desafio, pois o cuidado à saúde primária baseado em valor requer acompanhamento de resultados a longo prazo, o que levou a Iora Health a uma espera de quase 7 anos para que começasse a receber investimento externo, provando que seu modelo de cuidado era, não só sustentável, mas também tinha capacidade de expansão eficiente para atender as exigências do mercado.

Com os resultados crescentes, e demonstrando não só sustentabilidade assistencial, mas também financeira neste modelo de saúde, a Iora Health passou a ter atenção de alguns dos maiores empregadores do mercado norte-americano, como a Boeing, onde acabou assumindo o cuidado das vidas de seus milhares de colaboradores. Em 2021 a One Medical, provedora de saúde, na intenção de ampliar seus serviços de saúde, adquiriu a Iora Health, que posteriormente, em 2023, foi adquirida pela Amazon no valor de aproximadamente USD 4 bilhões.

 

Relacionamento e tecnologia como principais agentes de transformação

Há 20 anos, Rushika percebeu na prática que a maneira como se faziam os cuidados primários nos EUA não era de fato sustentável, e que o maior problema era a forma como o sistema de saúde atuava, onde tudo era baseado em transações, ou seja, o objetivo parecia sempre oferecer mais serviços para as pessoas, quer precisassem ou não. Foi aí então que se questionou: “e se mudássemos o sistema para melhorar a saúde das pessoas, baseado em relacionamento?”.

O segredo para o crescimento exponencial dos serviços de assistência primária à saúde prestadas pela Iora Health foi, de a acordo com Fernandopulle, a união do atendimento humanizado aos pacientes, prestados não só pelos médicos envolvidos, mas por toda equipe de saúde responsável pelos cuidados à saúde dos pacientes, e principalmente pelo avanço da tecnologia, que permitia um acompanhamento mais próximo a estes pacientes, através de contato mais contantes, seja por mensagens, ligações ou pela telemedicina.

Citando um exemplo, Dr. Rushika destacou o caso de uma paciente que não se encontrava bem, e que foi encaminhada para ele com diversos problemas: diabetes, pressão arterial instável, constantes encaminhamentos para a sala de emergência e falta de controle com seus medicamentos. “Ao instaurar este novo modelo de cuidados com a saúde, em poucos meses pude acompanhar de perto a mudança no seu quadro. Ela já não visitava mais as salas de emergência, estava tomando seus remédios e teve pressão arterial e diabetes sobre controle. E ao perguntar para ela o que fizeram para ajudá-la, tive uma resposta profunda. Ela disse que todos se importaram com ela, ensinaram ela a se importar consigo e ela não queria desapontar ninguém. Ela estava do nosso lado”, concluiu ele.

Com um modelo de saúde mais próximo ao paciente, e com ele informado e envolvido em todos os procedimentos, foi possível mudar a realidade do mercado de healthcare, reduzindo os custos de saúde, não por dizer “não” às pessoas, mas melhorando a saúde destas pessoas através da confiança e levando as mesmas a mudarem seus comportamentos, quando necessário, ou a terem melhores hábitos, levando, consequentemente, a um quadro de saúde melhor.

Serviço

O Grupo LAC44 é um ecossistema de soluções em gestão de benefícios corporativos, medicina ocupacional e acesso à saúde. Com as empresas BenCorp, Saúde da Gente, Onyma e Kera, o grupo busca promover bem-estar corporativo, saúde acessível e especialmente, a redução de custos, atendendo a mais de 750 mil vidas.



Instituições se mobilizam para cumprir o prazo da BCB nº343

O excesso de fraudes envolvendo o Pix e os outros meios de pagamento no sistema financeiro brasileiro tem ganhado espaço nas discussões no Banco Central, principalmente por ser o método de pagamento mais usado no Brasil.

Só em dezembro de 2023, foram registradas mais de 4 milhões de transações instantâneas, além de mais de 698 milhões de chaves Pix cadastradas.

Desde que esse meio de pagamento foi lançado, o órgão regulador e as instituições financeiras têm trabalhado ativamente em busca de soluções e novas medidas para proteger as operações e os usuários.

Uma dessas determinações é a Resolução Conjunta nº 6, que já está em vigor desde novembro e que receberá alguns complementos a partir dos próximos dias. A normativa determina que as instituições financeiras brasileiras compartilhem dados sobre indícios de fraude, promovendo mais visibilidade sobre o cenário de riscos transacionais no país.

Para que todas as informações sejam acessíveis, as empresas precisam alimentar um sistema eletrônico interoperável, ou seja, capaz de funcionar em conjunto com os demais. É através desse compartilhamento que o mercado consegue se comunicar e agir preventivamente, evitando prejuízos financeiros e reputacionais para empresas e usuários. 

Complementar à BCB nº6, o Banco Central anunciou em outubro de 2023 a Resolução nº343. A partir dela, o regulador apresentou mais detalhes sobre as medidas necessárias para o compartilhamento de dados entre as instituições.

Com o documento, também foram estabelecidos novos prazos de adequação, exigindo que as instituições estejam operando conforme as determinações até 01 de fevereiro de 2024. 

O novo prazo é referente aos artigos 5º e 9º da normativa, que tangem os seguintes pontos, respectivamente: a emissão dos relatórios mensais para o Banco Central e o detalhamento dos parâmetros para a prestação dos serviços por parte dos sistemas eletrônicos contratados pelas instituições. 

Segundo o Art.5, as empresas devem enviar o relatório de conformidade até o dia 15 de cada mês, incluindo os registros de tentativas de fraudes, ou atestando quando não existe nenhum tipo de ocorrência no mês anterior.

Já o Art.9 pede o detalhamento dos requisitos técnicos para que os sistemas operem com segurança e eficiência. De acordo com o documento, os prestadores de serviço devem estabelecer:  

  • Disponibilidade anual mínima de 99,8%;
  • Tempo de recuperação máximo de 2 horas;
  • Tempo de retorno das consultas das instituições e outros sistemas referente às informações;
  • Interoperabilidade por meio de layouts padronizados de arquivos, singularidade de registro e máxima segurança de troca de informações.

O prazo de emissão dos relatórios é uma das questões que demandam maior atenção das instituições financeiras nesse momento. “A partir do dia 01 de fevereiro, o Bacen poderá verificar se existem bancos, empresas de pagamento ou outras instituições autorizadas que não estão cumprindo essa normativa, aplicando advertências específicas”, explica a CDO da Data Rudder e membro do Comitê Funcional de Interoperabilidade da Resolução nº6, Beatriz Lima.

A empresa é especializada em soluções antifraude e uma das prestadoras de serviço que oferecem ao mercado um sistema interoperável para cumprir as exigências da normativa. “O DataBusters permite que as instituições financeiras atendam a Resolução Conjunta nº 6 e a nº 343, pelo compartilhamento prático e seguro dos indícios de fraudes, seja via API ou pela plataforma”, explica Beatriz

Seguindo as orientações do Bacen, a plataforma também possibilita a consulta dos indícios reportados pelo mercado, no banco de dados compartilhado pela interoperabilidade. Essa consulta pode ser pontual ou em lote, dependendo dos fluxos operacionais de cada instituição. 

A solução, desenvolvida em parceria com a B3 – Bolsa de Valores do Brasil, ainda oferece recursos complementares que podem apoiar os setores de prevenção à fraude. A rede de relacionamento, por exemplo, permite visualizar quais são as conexões associadas ao dado consultado, possibilitando uma análise intuitiva sobre a probabilidade daquela informação ser parte de um esquema de conta laranja.



PPP impulsiona modernização: 73 mil LEDs renovam iluminação

O programa Ilumina GRU, projeto que faz parte de uma parceria público-privada com a Prefeitura de Guarulhos, já faz ser uma realidade a modernização dos pontos de iluminação da cidade, permitindo que eles sejam monitorados e controlados 24 horas, em todos os dias do ano. Guarulhos já conta com toda as suas 73 mil luminárias em LED – elas substituíram as anteriores de vapor de sódio – e visa tornar a iluminação pública mais eficiente e sustentável, além de automatizar a operação por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), implantado na cidade em dezembro de 2023.

Para que essa operação seja possível, o Programa Ilumina GRU conta com a alta tecnologia brasileira no CCO, capaz de proporcionar respostas rápidas e eficazes às necessidades de manutenção. Além disso, faz controle de atendimento das solicitações de munícipes e envia equipe ao local da ocorrência para averiguar, o que permite uma iluminação eficiente e segura aos moradores.

“Estamos muito felizes em fazer parte desse programa tão benéfico para a cidade de Guarulhos. A principal vantagem do projeto é a capilaridade com presença no município em 100% da região, ou seja, o monitoramento preventivo e tomada de ação mediante qualquer eventualidade com a iluminação pública que possa acontecer em toda a cidade a todo o momento”, explica Daniel Faour Auad, sócio da Brasiluz, empresa acionista da Guarulhos Luz, responsável do contrato de parceria público-privada de Iluminação Pública do município.

A entrega do projeto de modernização em Guarulhos teve outros dois grandes marcos, já que a data para finalização foi antecipada e disponibilizada aos munícipes em dezembro de 2023, bem como a economia que as novas luminárias trouxeram para a cidade.

“Tínhamos em contrato até abril deste ano para realizar toda a troca de luminárias. Com muito empenho e determinação, conseguimos entregar aos moradores de Guarulhos toda a iluminação faltando quatro meses para o final do prazo. Além disso, atingimos mais de 70% de economia na conta de energia do município, superando a nossa meta que era de 68%. Com certeza, esse projeto é muito gratificante para nós, por toda a melhoria que já está em andamento no dia a dia da cidade.”, ressalta Jorge Marque Moura, também sócio da Brasiluz.

Segundo a Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços de Iluminação Pública (Abcip), 111 cidades brasileiras atualmente promovem parcerias público-privadas (PPP) para a modernização de sistemas de iluminação pública nos municípios. Em comparação, em 2019, apenas 17 municípios escolheram essa abordagem, conforme indicado pela entidade.

Próximos passos

Durante a inauguração do CCO, foram informados os próximos passos do projeto que estão em testes. Estão previstas três luminárias inteligentes com câmeras e sensores, instaladas em ruas estratégicas, exemplificando o comprometimento contínuo com o avanço tecnológico e a segurança pública.

A ideia do projeto é reunir empreendimentos voltados para a tecnologia de Smart City, para o fornecimento de equipamentos inteligentes e auxiliar no funcionamento das vias públicas.

Os testes servem para analisar a aplicabilidade da novidade nas ruas da cidade, trazendo como benefícios: mais mobilidade, agilidade no acionamento de serviços públicos no município, sustentabilidade, segurança, entre outras vantagens.



Número de denúncias éticas aumentam e demonstram conscientização da sociedade

Uma importante ferramenta dentro da área de governança corporativa das empresas têm ganhado destaque nos últimos anos, consolidando a importância da agenda ESG não só para as organizações, mas para toda a sociedade. De acordo com a pesquisa “A Evolução dos Canais de Relatos no Brasil: A coragem no ambiente corporativo”, realizada pela Aliant, os números de denúncias cresceram 30% em 2022, em relação ao ano anterior. 

O estudo também identificou que nesse período houve um aprimoramento das técnicas de apuração/condução dos casos e do compromisso no retorno aos relatores, bem como maior divulgação dos canais de denúncia, ações que podem fortalecer a confiança da sociedade neste assunto. 

O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, autarquia responsável por registrar e fiscalizar os profissionais e empresas que atuam na área da Administração, foi uma das organizações que passaram a disponibilizar recentemente um canal de denúncias mais amplo. Intermediado pela BDO Brasil, empresa independente e especializada, o Canal Ético do CRA-SP recebe denúncias ligadas ao exercício da profissão do administrador, bem como sobre qualquer situação que viole princípios éticos, políticas, padrões de conduta e legislação. 

Entre março (data em que iniciou suas atividades) até dezembro de 2023, o espaço recebeu 442 relatos efetivos, segmentados em diversos assuntos: fiscalização do exercício profissional (194), administradoras de condomínio com atuação irregular (70), fiscalização de empresas que atuam na área da Administração (63), concursos públicos com vagas em desacordo à lei 4.769/65, que dispõe sobre a profissão do administrador (35); conduta antiética (14); fiscalização de responsável técnico por empresas (2); assuntos diversos (64). 

De acordo com o CRA-SP, o primeiro retorno aos denunciantes foi realizado em torno de 10 dias após o recebimento do relato. Após a abertura do processo, no entanto, o tempo médio para finalização foi de 140 dias, pois os processos éticos e os de fiscalização de empresa, por exemplo, são mais lentos devido aos recursos e prazos concedidos. 

Para o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, a criação e manutenção do Canal Ético, totalmente independente e intermediado por uma empresa especializada, confere credibilidade à sociedade. “Esse modelo garante sigilo absoluto, sem nenhum tipo de conflito de interesse, tanto para denúncias referentes à fiscalização do CRA-SP envolvendo empresas e profissionais que atuam na área da Administração, o que é a nossa missão enquanto Conselho de uma profissão regulamentada, como para àquelas voltadas aos colaboradores ou demais integrantes do CRA-SP”, explica o presidente. 

Ele ainda reforça que o grande número de denúncias recebidas neste primeiro ano de atividade do Canal Ético, especialmente na área de fiscalização de profissionais e empresas que atuam irregularmente, demonstra que as pessoas estão mais conscientes do seu papel na busca por uma sociedade mais ética. “Todos temos responsabilidade nessa missão. As organizações precisam criar e estabelecer canais seguros para que todos tenham coragem de denunciar aquilo que é irregular, assim como os cidadãos também precisam estar atentos àquilo que pode ser fiscalizado”, defende Whitaker. 

Além do seu Canal Ético, o CRA-SP ainda mantém outras ferramentas para atendimento ao público. A sua ouvidoria, por exemplo, responsável por tratar casos do dia a dia, também acolheu muitas demandas em 2023. No total, foram 280 relatos efetivos, sendo 112 solicitações, 76 reclamações, 57 pedidos de negociação, 20 denúncias, quatro sugestões, dois elogios e nove contatos diversos. 

Além do site, o Canal Ético do CRA-SP também acolhe relatos realizados pelo e-mail cra-sp@canaletico.com.br e telefone 0800 591 4196 (atendimento humanizado nos dias úteis, em horário comercial). 



Olive Tree Filmes produz série para Wizard

A Wizard, uma das principais redes de ensino de idiomas na América Latina, está desenvolvendo uma série de “edutainment” com foco na geração Z, composta por 30 episódios, visando proporcionar a seus alunos uma experiência imersiva no universo dos jogos.

Os protagonistas da série são interpretados por Giovanna Quintela e Lucas Miagusuku. Ao longo da trama, os personagens enfrentam desafios e descobertas em um jogo, sendo estimulados, em cada etapa, a aprimorar habilidades linguísticas e refletir sobre temas contemporâneos, levando em consideração as preferências e interesses moldados pelo ambiente tecnológico em que cresceram.

Segundo a diretora Carol Mendonça, a série busca não apenas entreter, mas também integrar a aprendizagem de idiomas de forma prática. “Cada episódio é uma missão educativa, proporcionando aos espectadores a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas de uma maneira leve e divertida”, disse.

A produção e direção artística da série ficam sob a responsabilidade da Olive Tree Filmes, produtora de vídeos. A concepção artística foi desenvolvida com base em referências de videogames, incorporando uma perspectiva de ponto de vista (POV), proporcionando um equilíbrio entre entretenimento, educação e elementos característicos dos jogos digitais.

Carol conta que foi feito um estudo dos principais games que o público consome atualmente. “Desenvolvemos uma identidade que permitisse mesclar live action com animação 2D e a perspectiva em primeira pessoa, para trazer uma linguagem mais próxima da realidade do público”, explica.

Edutainment, termo derivado da combinação de “education” (educação) e “entertainment” (entretenimento), representa uma abordagem considerada inovadora no campo da aprendizagem. Essa proposta visa integrar elementos educacionais em experiências de entretenimento, buscando tornar o processo de aprendizado mais dinâmico. A série incorpora narrativas, jogos, músicas, vídeos e outros formatos lúdicos “para cativar a audiência de maneira agradável”, enquanto oferece “informações valiosas e habilidades práticas”.

De acordo com a diretora, incorporar elementos educacionais em iniciativas de marketing permite que as marcas ofereçam valor adicional aos consumidores, estabelecendo uma relação mais positiva e duradoura.

A série, destinada ao público teen da rede Wizard, irá buscar o acesso direto ao público-alvo. Para obter mais detalhes sobre a produção de vídeos educativos com a abordagem edutainment, é possível consultar o site oficial da produtora Olive Tree Filmes.

Para saber mais, basta acessar: https://olivetreefilms.com/br/



Big Brother acende alerta para possíveis golpes na internet

A pessoa recebe uma mensagem no WhatsApp de um número desconhecido que promete pagar R$ 100 via Pix. Para receber o suposto valor, basta clicar em um link e fazer o palpite de quem vai ganhar o reality show Big Brother Brasil (BBB), ou seja, uma forma fácil de ganhar dinheiro. No entanto, tudo não passa de um golpe: a intenção é roubar dados pessoais, como e-mail, telefone, CPF e chave Pix das vítimas.

A situação acima é um caso real que aconteceu no ano passado, conforme relatado pelo jornal Extra. Com o início de uma nova edição do BBB, em 2024, golpistas podem aproveitar o alto interesse dos usuários pelo programa para cometer novos crimes na internet.

Os golpes aparecem de diferentes formas: mensagens de WhatsApp, e-mails, publicações em redes sociais, promessa de dinheiro fácil, clonagem de número de telefone, uma notícia supostamente bombástica que leva a um link malicioso, entre outros. 

“Com mais pessoas compartilhando informações pessoais on-line, há um aumento no risco de vazamento de dados e invasões de privacidade”, explica Luiz Madeira, CEO da GWCloud, empresa especializada em inovação digital e transformação tecnológica.

Além do BBB, Madeira vê as eleições municipais de outubro como outro período de grande engajamento e atenção por parte do público. Logo, também será um terreno fértil para a ação de cibercriminosos. 

“A disseminação de informações falsas (fake news) é usada para enganar usuários desavisados. Além disso, grupos com agendas políticas ou comerciais podem lançar campanhas de ciberataques direcionadas a indivíduos ou organizações específicas”, alerta o especialista.

Como se proteger na internet

Madeira lista algumas precauções que devem ser tomadas por todos os usuários. Uma delas é sempre verificar a fonte da informação que está sendo acessada. Isso não se restringe às notícias – há golpistas que criam sites falsos para vender produtos inexistentes, roubar dados pessoais e dinheiro, principalmente em épocas de promoções como a Black Friday. 

“Seja cauteloso com links e anexos em e-mails ou mensagens, principalmente se eles parecem suspeitos ou não solicitados. É importante manter as configurações de privacidade das redes sociais atualizadas e possuir certeza da veracidade da informação que você compartilha”, recomenda Madeira.

Outra prática fundamental, segundo o especialista, é ter sempre antivírus e firewall instalados no computador e dispositivos móveis, como tablet e celular. Da mesma forma, o recomendável é que se evite acessar redes sociais ou contas bancárias em computadores de terceiros ou de uso compartilhado, como os do trabalho ou de bibliotecas.

Em uma cartilha divulgada na internet, a Polícia Civil de São Paulo traz informações sobre como agir caso a pessoa sofra diferentes tipos de golpe. Há uma instrução comum para todo tipo de situação: guardar as provas que tiver (como prints de conversas, e-mails e links) e fazer o boletim de ocorrência o quanto antes. 

Madeira lembra que fraudes virtuais e fake news ameaçam não apenas uma pessoa específica, mas causam impacto em toda a sociedade. Na sua visão, a conscientização é imprescindível. 

“As campanhas de desinformação podem não apenas comprometer a segurança individual, mas também influenciar a opinião pública e o processo democrático. Educar o público sobre como identificar e evitar táticas de engenharia social e fake news é tão crucial quanto implementar soluções técnicas de segurança cibernética”, sustenta. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.gwcloud.company/



Dores crônicas afetam 36,9% dos brasileiros acima de 50 anos

Um estudo financiado pelo Ministério da Saúde revelou que 36,9% dos brasileiros com mais de 50 anos sentem dores crônicas no dia a dia. Os dados preliminares fazem parte da última edição do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos (ELSI-Brasil).

O estudo indicou que quem mais relata incômodos frequentes são: mulheres, pessoas de baixa renda, pacientes diagnosticados com artrite, indivíduos com dor nas costas ou na coluna e aqueles com histórico de quedas e hospitalizações.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista Fabrício Favalessa, o número preocupa e há perda de qualidade de vida para quem sofre constantemente com dores. “O impacto é expressivo, gerando impedimentos para a realização de atividades cotidianas, ausências no ambiente de trabalho, restrições na prática de exercícios físicos e até o desenvolvimento de quadros depressivos”, explica o profissional.

Dr. Fabrício Favalessa faz o alerta: o que começa como uma simples dor aparentemente inofensiva pode tornar-se um quadro crônico. O problema se agrava à medida que a pessoa não dá a atenção devida, não procura um médico e deixa de investigar a chamada “dorzinha” – termo que muitos usam, geralmente, como forma de minimizar o que sentem.

Uso de opioides

A pesquisa trouxe também a informação de que, da porcentagem de indivíduos que relatam dores crônicas, 30% faz uso de opioides, um grupo de analgésicos de extrema potência (como a morfina).

Esses medicamentos desempenham um papel importante ao permitir que a pessoa se livre da dor. No entanto, Dr. Fabrício Favalessa cita que há risco de dependência se não houver o acompanhamento correto.

“Os Estados Unidos, por exemplo, enfrentam uma séria crise de saúde pública devido ao uso indiscriminado dessas substâncias, resultando, inclusive, em numerosas fatalidades”, diz. “Isso não significa que devemos evitar o uso de opioides. Ao contrário, eles constituem excelentes opções terapêuticas quando prescritos criteriosamente e acompanhados por profissionais capacitados”, explica.

Tratamentos

Dr. Fabrício Favalessa ressalta que o tratamento da dor crônica é algo extremamente personalizado, ajustando-se à realidade e necessidade de cada paciente. Segundo o profissional, o ideal é uma abordagem multidisciplinar, que inclua a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. “Embora o uso de medicamentos seja parte integrante do tratamento para dor, não os considero como os únicos responsáveis pela melhora do paciente”, afirma.

Ele acrescenta que “elementos não farmacológicos, como atividade física, alimentação balanceada, sono de qualidade e o gerenciamento de estresse, ansiedade e depressão, constituem as bases fundamentais desse tratamento multidisciplinar”. 

Na atividade física, as melhorias vão além do condicionamento físico e ocorre também a liberação de substâncias analgésicas que reduzem a dor. Já a retirada de determinados tipos de alimentos da dieta (como os ultraprocessados e produtos com excesso de açúcar refinado, sal e farinhas brancas) ajuda a combater a inflamação associada à dor crônica.

Há ainda diferentes técnicas e procedimentos que podem ser utilizados, como as infiltrações articulares, bloqueios na coluna, radiofrequência e neuromodulação. Este último é considerado o mais complexo e envolve a instalação de um eletrodo na coluna.

“Independentemente da técnica utilizada, é importante confiar no profissional responsável pelo enfrentamento da dor. O paciente deve estar bem orientado e consciente do procedimento, garantindo uma parceria sólida”, salienta Dr. Fabrício Favalessa.

Para maiores informações, basta acessar: https://fabriciofavalessa.com.br/home



Mais de 3,8 milhões de empresas foram abertas em 2023

No ano passado, foi registrada a abertura de 3.868.687 novas empresas no Brasil, segundo dados do Mapa das Empresas, ferramenta disponibilizada pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Somente no último mês de 2023, o número de empresas abertas ultrapassou 200 mil, chegando a 222.183 novos empreendimentos. Na contagem anual, a região Sudeste foi a que mais registrou novas empresas, com 1.949.193 aberturas. Em segundo lugar, vem a região Sul, com 738.904 novos negócios, seguida do Nordeste, com 622.887 e do Centro-Oeste, com 367.294. A região Norte foi a que registrou o menor número de novas empresas, com 190.392.

Na outra ponta, de empresas que encerraram atividades em 2023, o número chegou a 2.153.840, o que ainda garante um saldo positivo entre aberturas e extinção de empreendimentos. Na visão do gerente de Negócios Ibiray Haladjian, ao investir em um novo empreendimento, é preciso ter em mente que atualmente as empresas não se limitam exclusivamente ao capital e que o sucesso está ligado a outros fatores.

“As empresas de sucesso já compreenderam que, sem recursos como ‘matéria-prima’ e pessoas com conhecimentos e habilidades, não geram riquezas, não atendem às necessidades humanas e não melhoram a qualidade de vida da sociedade”, diz, acrescentando que “é necessário agregar relacionamentos éticos e morais, sendo uma empresa transparente, com respeito e confiança entre os parceiros, trazendo resultados tanto para a empresa quanto para a sociedade”.

Com 13 anos de experiência na área de Negócios, Ibiray Haladjian destaca que a incorporação de valores, princípios e atitudes corretas pode resultar em maior fidelidade por parte dos consumidores, na criação de infraestrutura que capacita profissionais e na consolidação da empresa no mercado, evidenciando sua responsabilidade social.

“Com o avanço da tecnologia, as empresas não podem negligenciar a humanização, como quando precisam resolver questões por telefone seguindo sempre o mesmo script. Às vezes, falta o contato humano em todas as áreas. Elas não podem perder a sensibilidade para a tecnologia; é necessário investir no desenvolvimento das pessoas, principalmente em relação às habilidades e aprendizado”, comenta.

Planejamento – Outro ponto para o qual o gerente de Negócios chama atenção é o planejamento antes da abertura de uma nova empresa. De acordo com Haladjian, a programação do posicionamento de mercado requer cuidado, como não abrir um negócio apenas porque pode proporcionar lucro temporário. Ele ressalta que é essencial buscar conhecimento, informações, capacitar-se e envolver-se no negócio diariamente.

“Tudo muda rapidamente, e é necessário se atualizar constantemente para não ficar ultrapassado. As pessoas estão inovando a todo momento, tornando tudo muito volátil. Por exemplo, se anteriormente você utilizava uma técnica para realizar algo, hoje as pessoas conseguem obter os mesmos resultados ou melhores de forma diferente. Com isso, é bom estar sempre atento para não ficar para trás”, conclui.

Pouco mais de um dia é o tempo médio de abertura de uma nova empresa no Brasil

Segundo os dados do Mapa das Empresas, registrar um novo negócio no país está cada vez mais rápido. Em 2023, o tempo médio de abertura de uma empresa foi de 1 dia e 3 horas, sendo o tempo médio de viabilidade registrado em até 12 horas, e tempo médio de registro em 15 horas.

No ranking entre os estados, Rondônia é onde os tempos de viabilidade e de registro são os menores do país. Em média, em 19 horas é possível ver nascer uma nova empresa no estado. O que possui tempo maior é São Paulo, com média de 40 horas.



Programa “Conversas Artísticas” discute mercado cultural

A dinâmica do setor cultural está passando por importantes mudanças, refletindo diretamente no panorama profissional e nas oportunidades de carreira. De acordo com dados do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) 2011-2022, as empresas do setor cultural brasileiro registraram um crescimento de 3,1% em relação a 2011, atingindo o número de 387,6 mil empresas.

Para analisar esta perspectiva, a segunda edição do projeto “Conversas Artísticas” levou ao CEU Jaguaré, em São Paulo, profissionais reconhecidos nas mais diversas linguagens artísticas, a fim de compartilhar o conhecimento de especialistas com o grande público e estimular o empreendedorismo cultural.

Viabilizada através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC) da Prefeitura de São Paulo, a produção radiofônica oferece 48 episódios gratuitos, que serão disponibilizados diariamente em diversas plataformas, para públicos de todas as idades.

Os comunicadores Maiara Bastianello e Paulo Bonfá são os responsáveis por receber representantes de renome da economia criativa. Os episódios têm o propósito de trazer conteúdo informativo, explorando do cinema à literatura, da dança ao design, do circo à música erudita, abordando também as oportunidades de trabalho associadas a cada expressão artística.

“A principal missão do Instituto SYN é promover a empregabilidade, estimular o empreendedorismo e incentivar a cultura. Projetos como o ‘Conversas Artísticas’ são importantes para que os jovens tenham informação sobre as possibilidades de carreiras nos diversos setores”, diz Thiago Muramatsu, CEO da SYN. “Existem várias oportunidades de trabalhar com arte no mercado de trabalho e vão muito além de artista plástico ou pintor”, complementa.

O projeto “Conversas Artísticas – 2ª edição” foi realizado com a chancela do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC) da Prefeitura de São Paulo e conta com o patrocínio da Syn Prop & Tech e do Shopping Cidade São Paulo.

Para ouvir gratuitamente os episódios do programa, basta acessar:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCxpfZ94suyKNrAXhWJ6mt5A

Spotify: https://open.spotify.com/show/1sb0tddIEzOkztVjJ7onA0

Deezer: https://www.deezer.com/br/show/1000526132

Castbox: https://castbox.fm/channel/Conversas-Art%C3%ADsticas-id4776420?country=br

Conversas Artísticas – 2ª edição

Apresentação: PROMAC e Prefeitura de São Paulo

Patrocínio: Syn Prop & Tech e Shopping Cidade São Paulo

Gratuito



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