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Melasma pode ser tratado com ativos específicos

Melasma é uma condição dermatológica que se manifesta através do surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto, embora também possa ocorrer em outras áreas expostas ao sol. De acordo com a Associação Brasileira de Dermatologia (SBD), a condição é mais frequente em mulheres, mas também pode ocorrer em homens. Para auxiliar no tratamento de melasma, a Farmafine desenvolveu uma nova tecnologia denominada FIBROFENIL-9.
A fórmula, que faz parte da composição do sérum “Revibela”, é um composto combinado com diversos ativos, como a niacinamida, propilenoglicol, nicotinamida, monometilsilanetriol, ácido mandélico, Ésteres PEG-7, glicerina vegetal, Hialuronato de sódio, fexoxietanol, hidroxietilcelulose, edetato dissódico, salicilato de benzila, que tem como objetivo combater o melasma e bloquear a produção do excesso de melanina que causa o melasma.
O Revibela possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, atualmente, está disponível para compra no Brasil diretamente pelo site oficial da Farmafine.
Sobre a causa do melasma

As manchas do melasma apresentam uma coloração marrom ou acastanhada e, segundo informações da SBD, não existe uma causa definida, porém a condição é relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. Embora o melasma não seja um quadro grave, pode ter um impacto significativo na aparência e autoestima das pessoas afetadas.
De acordo com a farmacêutica generalista Jamile Simão Pinto, com o avanço dos tratamentos para melasma, os dermatologistas desenvolveram um método de classificação em três graus. “Essa separação tem como objetivo avaliar a profundidade e extensão das manchas na pele de forma mais objetiva”, explica. A classificação é proposta:
Grau I: nesta fase inicial, as manchas de melasma são mais superficiais;
Grau II: neste estágio intermediário, as manchas de melasma tornam-se mais proeminentes e escuras;
Grau III: neste estágio mais avançado, as manchas de melasma são profundas e escuras, podendo se disseminar para outras partes do corpo além do rosto.
Dessa forma, a classificação do melasma permite determinar o tratamento mais adequado e eficaz para cada caso. Dentre os tratamentos, a farmacêutica destaca que “algumas pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, podendo ocasionar a piora dessas manchas”, afirma Jamile.

Para saber mais, basta acessar: https://www.farmafine.com/revibela-farmafine



Gerações conectadas: Como a nostalgia aproxima o público no conteúdo das marcas

A nostalgia pode aumentar os níveis de felicidade e ser um aliado psicológico em diversos momentos, uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, mostrou que a nostalgia pode ser um meio para aumentar a felicidade e incentivar as interações sociais.

Nesse panorama, as marcas têm feito uso da nostalgia nos conteúdos que vêm se tornando cada vez mais utilizados neste cenário, principalmente, após o período de pandemia causado pela Covid-19, segundo a mesma pesquisa. Com as rápidas evoluções tecnológicas, as empresas buscam, constantemente, soluções criativas para gerar conexão com o seu público e as memórias afetivas se tornaram um tema central no contexto em que o mundo esteve inserido.

Gustavo César, coordenador de social media do Letras, plataforma colaborativa de letras de música, comenta que o conhecimento sobre as características e diferenças entre as gerações é essencial para que a produção de conteúdos esteja alinhada com o público-alvo, principalmente quando se trata no resgate de memórias afetivas.

“Afinal, a cultura, os costumes e as experiências são os pontos que diferem uma geração de outra, por estarem inseridas em contextos históricos distintos”, pontua o coordenador. A geração Z representa mais de 30% dos usuários das redes sociais do Letras, de acordo com o levantamento da LiveDune, plataforma de gerenciamento de mídias sociais. Isso mostra que a tecnologia não apenas faz parte do cotidiano dessa geração, como representa a parcela da população que passa mais tempo conectada às redes sociais, chegando a 12 horas de conteúdo sendo consumido nas plataformas.

Para Mónica Medina, Country Manager da LiveDune, identificar como a audiência está segmentada é importante para entender as diferenças entre cada geração. “Além de que o foco na análise das redes sociais é primordial nas estratégias de comunicação das marcas, que buscam melhorar o posicionamento e se conectar com o público”, explica.

A compreensão do comportamento do público e a identificação das tendências, contribuem para que as estratégias sejam mais assertivas. Com isso, as empresas devem se manter atualizadas sobre a performance das ações no ambiente digital.



Especialista dá dicas para preservar a imunidade no inverno

Durante o inverno, com o tempo seco e os longos períodos em ambientes fechados é comum o contágio de vírus do tipo Influenza, que causa gripes e resfriados, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia. Isso ocorre porque há uma tendência na procura por espaços para evitar o frio, o que facilita a propagação desses agentes infecciosos e, consequentemente, a disseminação das doenças mais comuns do inverno. Por isso, é importante ajudar o corpo a se preparar para enfrentar este período. 

O principal objetivo do sistema imunológico é estabelecer a melhor adaptação do organismo ao meio em que está inserido, e com isso fornecer as defesas necessárias, como uma resposta biológica contra a invasão de microrganismos estranhos. Dessa forma, fortalecer a imunidade é uma alternativa para proteger a saúde, não apenas no inverno, mas durante o ano todo. Para contribuir, o médico de família, comunidade e parceiro da Weleda, com pós-graduação em geriatria e cuidados paliativos, Dr. Michael Yaari, separou algumas dicas que podem auxiliar o organismo e, assim, prevenir doenças.

Segundo o Dr. Yaari, com algumas mudanças e hábitos mais saudáveis, o corpo já ganha força e resistência. “O estilo de vida, hábitos alimentares, estresse e a falta de sono, são alguns dos fatores que podem contribuir para o enfraquecimento da imunidade. É preciso compreender que o nosso corpo necessita de uma rotina estável, constante e que priorize algumas atividades, para, assim, melhorar a saúde”, explica o Dr. Yaari. Para isso é importante: 

  1. Adotar uma alimentação saudável, priorizando legumes, vegetais, frutas e grãos, e hidratar-se;
  2. Praticar exercícios físicos regulares para melhorar o condicionamento do corpo, equilibrar o excesso de gordura e auxiliar no desempenho cardíaco;
  3. Ter um sono regular, dormir cedo e acordar cedo, o corpo precisa de descanso – o que inclui afastar-se de telas ou aparelhos que dificultem a chegada do sono;
  4. Cultivar bons pensamentos. A neurociência comprova a existência de uma ligação fundamental entre o intestino e o cérebro. A microbiota intestinal é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, cultivando microrganismos que auxiliam na defesa contra corpos estranhos. As alterações emocionais, portanto, podem interferir na dinâmica desse funcionamento e, assim, enfraquecer a imunidade;
  5. Utilizar medicamentos com fórmulas naturais, por serem compostos de ativos puros e orgânicos, também é interessante. Além de não causarem reações adversas ou dependência, podem trazer benefícios para o corpo. 

Como tratar os sintomas iniciais da gripe

É necessário também estar atento aos sintomas iniciais das gripes e dos resfriados, tratá-los de maneira mais eficaz para evitar que essas infecções se agravem posteriormente e consultar um especialista para receber o quadro e o tratamento específicos. “Entre os problemas mais comuns estão: coriza, obstrução nasal, dor de garganta, febre e fadiga intensa. A febre e a perda de apetite também podem ser sintomas a acompanhar, principalmente, no caso das crianças”, comenta o médico especialista. 

Como uma forma de contribuir para o bem-estar, o médico Michael sugere algumas alternativas naturais, como banhos mornos, inalação com o vapor da água quente com óleos essenciais de Eucalipto e Copaíba, manter a hidratação e fazer compressas de água morna e limão. 

Sobre a Weleda – Empresa suíça de medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais, que possui mais de 100 anos, com o propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas e da natureza. A origem e inspiração da marca vem da antroposofia, uma ciência que vê o ser humano como parte da natureza e que compreende as pessoas como um ser integral (corpo, mente, emoções e individualidade). Com práticas sustentáveis desde a fundação, em 1921, como uso de ingredientes de cultivo orgânico e biodinâmico, com o objetivo de preservar a biodiversidade e a saúde do solo. Presente em mais de 50 países, a Weleda está no Brasil desde 1959 com um portfólio de mais 60 produtos que podem ser encontrados em grandes redes de farmácias convencionais e de homeopatia, além das lojas próprias e e-commerce.

Além disso, a marca é uma empresa B e faz parte de um movimento internacional que se propõe a causar impacto positivo no mundo e nas comunidades com as quais atuam através de um modelo de negócio que fomente o desenvolvimento sustentável, inclusivo e com preservação ambiental. A Weleda também é membro da UEBT (União para o BioComércio Justo), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de recursos naturais com responsabilidade e fomenta o crescimento sustentável com desenvolvimento local e conservação da biodiversidade. Os cosméticos recebem a certificação Natrue, selo independente europeu que atesta cosméticos naturais e orgânicos; e IBD, certificadora da América Latina de produtos naturais e orgânicos.

A Weleda segue as determinações da Anvisa. Os medicamentos da Weleda não devem ser usados para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. Maiores esclarecimentos, consultar o site da Anvisa.



Qual é o panorama e as perspectivas dos superapps no Brasil?

Os primeiros aplicativos foram criados no início dos anos 2000, quando a Apple lançou o seu primeiro smartphone, o iPhone. Em seguida, a Google introduziu no mercado o sistema operacional móvel Android, em 2008, o que abriu as portas para o desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis.

Desde então, os aplicativos revolucionaram o mundo, permitindo que pessoas em todos os lugares acessem serviços e informações de forma rápida e fácil. No Brasil, 98% dos usuários já baixaram e instalaram algum app em seus smartphones, conforme dados do Panorama Mobile Time/Opinion Box. Há oito anos, os organizadores realizam pesquisas semestrais sobre o uso de apps no país, observando as alterações nas preferências dos brasileiros no que diz respeito ao uso de smartphones, wearables e aplicativos móveis.

Segundo o levantamento, apenas 17% dos usuários do país estão há mais de 30 dias sem instalar nenhum software, enquanto 20% estão há mais de 30 dias sem desinstalar nenhum app. O estudo também mostra que mais da metade (63%) dos usuários já fizeram compras in-app, adquirindo produtos ou serviços dentro de um aplicativo no smartphone.

André Brunetta,Diretor de Digital & Inovation da Estapar, conta que, além dos apps considerados comuns, os chamados “superapps” são uma tendência. Ele explica que os superapps são aplicativos que reúnem, em um mesmo ambiente, uma variedade de serviços, facilitando o dia a dia das pessoas, que não precisam ficar mudando de app ou buscando vários sites, e economizando espaço na memória do celular.

O Gartner, consultoria especializada em Tecnologia da Informação, listou os superapps entre as dez principais tendências tecnológicas para explorar em 2023 e destacou que, até 2027, a estimativa é de que mais de 50% da população global deverá usar vários superapps todos os dias.

“Os superapps surgiram e se popularizaram na China e outros países da Ásia, com plataformas de troca de mensagens que foram incorporando serviços financeiros, e-commerce e até serviços de delivery e mobilidade”, destaca.

O Brasil ainda não tem um superapp nesse formato, mas tem diversos aplicativos que exploram nichos de mercado, acrescenta Brunetta. “É o caso do Zul+, que reúne no mesmo app cerca de 20 serviços para facilitar a vida de quem dirige ou tem carro ou moto”. 

No Brasil, além do Zul+, da Estapar, os superapps mais conhecidos são os que oferecem delivery, como o iFood, o Rappi e, até mesmo o Uber, que faz entregas com a Cornershop. A maioria começou com serviços de entrega de comida e foi, aos poucos, ampliando o atendimento para supermercados, farmácias e uma infinidade de lojas.

“Podemos incluir também na lista o Mercado Livre, que surgiu como plataforma para a venda de produtos novos e usados e hoje já virou um marketplace gigante com diversos serviços financeiros, como cartão de crédito, empréstimos e pagamentos, com o Mercado Pago”, explica Brunetta.

Recentemente, uma pesquisa inédita produzida pela Ilumeo, denominada “Super Apps – Estudo do Consumidor e Marcas”, revelou que o brasileiro cita mais de 400 marcas em 38 categorias possíveis de superapps. Por enquanto, os superapps não estão amplamente presentes nos celulares dos brasileiros e 59% dos entrevistados afirmam que já ouviram falar sobre o tema.

Para mais informações, basta acessar: https://www.zuldigital.com.br/



Full Sail University: “Campus Experience” aconteceu em julho

Nos dias 17 e 24 de julho, aconteceu o Campus Experience, um evento com workshops e descobertas para jovens entre 13 e 17 anos. Ministrado por instrutores da Full Sail University, o encontro foi no campus da universidade em Orlando, na Flórida e contou com mais de 50 alunos para participação de workshops no próprio Campus da Universidade.

“O Campus Experience é uma experiência para se aprender e aumentar a bagagem de conhecimento sobre a educação, a criatividade e as profissões do futuro”, afirma Carol Olival – Community Outreach Director da Full Sail University.

A educação da Full Sail é ministrada por meio de métodos de ensino imersivos, tanto nos estúdios de produção do mundo real e nas salas de aula da Universidade, quanto por meio de aprendizado on-line. Cada um dos programas de graduação é projetado com o objetivo de fornecer aos alunos conhecimento e experiência no mundo real que os prepararão para carreiras em entretenimento, mídia, artes e tecnologia.

No dia 17, alunos do colégio Bandeirantes visitaram o campus da Full Sail para conhecer sobre a economia criativa e suas possibilidades. A experiência envolveu um tour do campus em que eles puderam conhecer os espaços em que profissionais do cinema, dos games, da música, das comunicações e das tecnologias emergentes desenvolvem projetos. 

A diretora da Full Sail acredita que cada vez mais os adolescentes estão reconhecendo a importância de experiências acadêmicas durante a fase escolar, e que participar de atividades extracurriculares como programas de intercâmbio e projetos de pesquisa contribuem para o desenvolvimento intelectual e proporcionam aos adolescentes um ambiente enriquecedor que estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a liderança.

“Experiências como essa aumentam o repertório dos alunos e são fundamentais especialmente durante o ensino médio, momento em que eles começam a refletir sobre as carreiras que querem seguir”, complementa Carol.

Para saber mais sobre as próximas experiências, basta acessar: www.fullsail.edu 



Mercado de moda circular prevê crescimento contínuo

De acordo com o infográfico, publicado pela Globo, 60% dos executivos de moda planejam investir em economia circular em 2023. Fortalecendo esse cenário, na pesquisa publicada pelo Statista Research Department, em junho de 2023, estima-se que a participação na receita global no segmento de moda sustentável cresça 1,4% continuamente entre 2023 e 2026. 

O conceito de moda circular tem os mesmos princípios fundamentais que a economia circular e o desenvolvimento sustentável, no qual busca eliminar o desperdício e promover a sustentabilidade. A ideia central é manter os recursos em circulação pelo maior tempo possível, evitando a extração excessiva de meios naturais e a geração de mais resíduos. O mercado de moda consciente vem crescendo e as expectativas do setor são positivas para os próximos anos. 

Para Eduardo Cunha, diretor de comunicação da Cresci e Perdi, franquia no segmento de roupas e acessórios infantis, a moda circular tem como objetivo principal promover a eficiência e a resiliência econômica, sendo necessário pensar no bom uso de produtos que possam contribuir para uma economia mais consciente. “A moda se insere nesse cenário sustentável com o aproveitamento de roupas, brinquedos e acessórios, que podem ser revendidos com valores abaixo dos do mercado convencional e com a mesma qualidade”, explica Cunha.  

O crescimento do mercado de moda circular é impulsionado principalmente pelas gerações mais jovens. Ainda segundo o infográfico elaborado pela Globo e citado anteriormente, nos EUA, 40% da Geração Z e 30% dos Millennials já possuem o hábito de acessar sites e plataformas de peças usadas. 

Com isso, para analisar esse segmento, o diretor de comunicação, responde algumas perguntas destacando pontos específicos quanto ao assunto:

Como você entende o impacto dessa visão sustentável no mundo?

E.C: Ao adotar os princípios da economia circular, é possível criar um sistema econômico mais sustentável e equitativo, no qual os recursos podem ser utilizados de forma mais eficiente e os impactos ambientais são minimizados. Além de possibilitar vantagens, como a redução da dependência de recursos finitos, a atenuação das mudanças climáticas drásticas, a preservação da biodiversidade e a criação de empregos verdes.

Como é possível inserir a economia sustentável?

E.C: A transição para uma economia circular requer a colaboração de diversos setores, incluindo governos, empresas, consumidores e organizações não governamentais.  Mudanças nos padrões de consumo são necessários para impulsionar essa transformação. O consumidor hoje é chave dessa mudança. Ele já entende que é possível adquirir um produto de segunda mão, com qualidade; assim como é possível passar adiante esse mesmo produto, e ter algum retorno.

De que maneira a compra e venda de produtos de segunda mão, bem como o aluguel destes produtos, pode ser benéfico para os consumidores? 

E.C: O consumidor pode ter acesso a produtos com a mesma qualidade que um artigo novo, porém com o preço mais acessível, tendo ainda a opção de apenas alugar, o que pode significar uma economia maior. Os itens de segunda mão são devidamente selecionados, limpos e preparados para revenda. É importante também comentar que a revenda pode ser benéfica, não apenas para o consumidor, mas para aqueles que querem passar para frente itens que não precisam mais. O que é muito comum com artigos infantis. 

Como a Cresci e Perdi atua dentro deste setor de moda circular?

E.C: Fazendo a captação de itens do universo infantil nas cidades, nas 500 lojas em todo o país. As roupas, brinquedos e acessórios passam por um processo de avaliação dos lotes levados até as lojas pelos clientes, que recebem um valor pelos produtos aprovados pelos avaliadores. A Cresci e Perdi, além da venda destes produtos, também faz locação de itens infantis. 

Para saber mais informações, basta acessar: https://crescieperdi.com.br/ 



Milhões de pessoas vivem com artrose no Brasil

A artrose é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Trata-se de um processo natural que ocorre à medida que se envelhece. Essa condição se manifesta pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações do corpo, resultando em desconforto e limitação dos movimentos.

Ao longo do tempo, a artrose pode afetar diversas articulações, como joelhos, quadris, mãos, coluna vertebral e outras áreas do corpo. Pacientes que enfrentam artrose costumam manifestar certos sintomas característicos, tais como dores persistentes, inchaço nas articulações afetadas, perda de flexibilidade, dificuldade em realizar atividades cotidianas, agravamento de lesões prévias, além da percepção de que tratamentos paliativos já não surtem o mesmo efeito.

Conforme informações divulgadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 60% dos indivíduos com mais de 50 anos de idade apresentam algum grau de degeneração articular, um número que aumenta para 80% na faixa etária entre 70 e 75 anos. No contexto brasileiro, estima-se que aproximadamente 30 milhões de pessoas vivam com essa enfermidade, de acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o médico ortopedista, Dr. Marco Aurélio S. Neves, a artrose ainda não tem cura definitiva. “Os pacientes que a desenvolvem fazem tratamentos para controle da dor e para diminuir as chances de progressão”, disse, ressaltando que as diversas formas de tratamento existem para dar conforto e alívio à dor, proporcionando aos pacientes uma vida um pouco melhor e com a menor perda da capacidade possível.

Segundo Neves, pelo fato da artrose ser uma doença crônica e não ter cura, quanto antes o paciente procurar um médico e se informar sobre os sintomas, realizar os exames e receber o diagnóstico, mais cedo poderá iniciar o tratamento. “Isso fará grandes mudanças em sua vida, principalmente na diminuição da dor”, acrescenta.

O ortopedista aborda alguns mitos e verdades sobre a doença, como, por exemplo, que o exercício físico ajuda no tratamento da artrose. “Não somente ajuda no tratamento, mas também serve como prevenção. Exercícios físicos aliados a alongamentos e a uma boa alimentação são fundamentais para uma vida saudável, principalmente quando falamos sobre articulações”, destaca.

Além disso, para o Dr. Marco Aurélio S. Neves, é mito dizer que é possível evitar a artrose, uma vez que a sua principal causa é o envelhecimento. “O que se pode fazer é diagnosticá-la precocemente, passando já ao tratamento para diminuição das dores e para que a artrose não evolua tão rapidamente”, disse. Outro mito é o fato de que todo caso de artrose é cirúrgico. Segundo o médico, a cirurgia é indicada apenas em casos graves, quando é necessário fazer um realinhamento dos ossos ou a colocação de prótese para substituir a articulação lesionada.



Agnes promove evento online sobre eSocial na gestão pública

Desde sua implementação, o eSocial tem sido a plataforma centralizadora de todas as informações relacionadas à folha de pagamento e SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

Essa é a base fiscalizadora para o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), MPS (Ministério da Previdência Social) e RFB (Receita Federal do Brasil), que será igualmente monitorada e autuada em caso de inconformidades ou inconsistências encontradas.

Considerando esse cenário, a Agnes, plataforma de monitoramento do eSocial, está promovendo um evento online e sem custo de inscrição que abordará a nova realidade do eSocial e SST (Saúde e Segurança do Trabalho) na Administração Pública.

O evento contará com autoridades e especialistas em eSocial no Brasil. Eles são:

Orion Sávio Santos de Oliveira – Coordenador-Geral do Seguro Acidente de Trabalho no Ministério da Previdência Social;

Luiz Antônio Medeiros de Araujo – Auditor Fiscal do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e integrante do Grupo Técnico do eSocial;

Tiago Andrino – Diretor de Relações Institucionais da Agnes e Consultor Especializado em Tecnologia Tributária.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas neste link

Para saber mais, basta acessar agnes.com.br.



Atlantic Hub anuncia 7ª edição do Atlantic Connection

No dia 18 de agosto, a partir das 8h30, será realizado, na Casa de Portugal, o Atlantic Connection, evento que reúne atores do ecossistema empresarial entre Brasil e Portugal, incluindo investidores, acadêmicos e líderes empresariais, com objetivo de proporcionar compartilhamento de conhecimento e conexões.

Durante o evento, os participantes estarão imersos em um ambiente estimulante com palestras, painéis de discussões e oportunidades de networking, visando a troca de ideias e criação de parcerias estratégicas que impulsionem o crescimento internacional de empresas para a Europa através de Portugal.

O Atlantic Connection é um evento anual de grande porte promovido pela Atlantic Hub, uma empresa portuguesa que apoia empresários brasileiros na internacionalização de seus negócios para a Europa a partir de Portugal.

Essa iniciativa tem como objetivo principal apoiar negócios e parcerias entre empresas luso-brasileiras, fortalecendo o ecossistema empreendedor de ambos os países.

Com mais de 300 participantes presencialmente a cada edição, o Atlantic Connection se tornou um ponto de encontro para reunir empreendedores, representantes responsáveis ​​e especialistas de diversas áreas, proporcionando um ambiente para a troca de conhecimento, networking e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.

Uma das principais características do Atlantic Connection é a presença de palestrantes expressivos e influentes nos ecossistemas empreendedores luso-brasileiros. Ao longo do evento, esses speakers compartilham suas experiências, discutem tendências, inovações e estratégias de sucesso, fornecendo um panorama abrangente das oportunidades existentes.

Sendo assim, o Atlantic Connection busca impactar na construção de uma ponte empreendedora entre Portugal e Brasil, fortalecendo as relações comerciais e fomentando o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

O que acontecerá na 7ª edição? 

A 7ª edição do Atlantic Connection contará com palestrantes especialistas em suas respectivas áreas, que compartilharão insights e histórias de suas jornadas no mundo dos negócios. Entre eles, destacam-se o Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo; Armando Abreu, Presidente de Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil; Nuno Rebelo de Sousa, Presidente da Câmara Portuguesa de São Paulo; Marco Gomes, Head of Online Strategic Programs da Nova School of Business & Economics; Renata Ramalhosa, CEO Brasil da beta-i; Augusto Lins, Presidente da Stone, entre outros.

Além disso, o Atlantic Connection 2023 estará em um espaço projetado para aqueles que estão em busca de oportunidades para expandir seus negócios. O ambiente oferece networking, acesso a especialistas portugueses e a oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas.

Serviços:

Data: 18/08

Horário: 8h30 às 18h

Local: Evento presencial na Casa de Portugal em São Paulo

O que: Evento com palestras

Inscrição: https://materiais.atlantichub.com/atlantic-connection-2023

Atlantic Connection é uma realização da Atlantic Hub, empresa portuguesa com sede em Lisboa e escritório em São Paulo, que fomenta negócios e parcerias dentro do ecossistema de empresas Luso-Brasileiras.

O evento conta com nomes relevantes do ecossistema empreendedor dos dois países apresentando e discutindo o atual cenário e as perspectivas para o futuro de quem deseja expandir sua atuação e internacionalizar para Europa e mundo através de Portugal.



Combate a fraudes de identidade exige reforços tecnológicos

Em 2022, consumidores norte-americanos relataram ao FTC (Federal Trade Commission) terem perdido quase US$ 8,8 bilhões em fraudes – um aumento de mais de 30% em relação ao ano anterior. A categoria mais agressiva foi a de golpes de investimento, com mais de US$ 3,8 bilhões em prejuízos. O segundo tipo de golpe com maior valor de perda se refere a compras online, com perdas de US$ 2,6 bilhões em transações fraudulentas a partir de documentos falsos de identidade.

No ano passado, mais de 2,4 milhões de norte-americanos relataram à FTC terem sido vítimas de fraudes. Agência independente do governo dos Estados Unidos, a FTC visa proteger os consumidores de práticas comerciais predatórias ou enganosas. Os cinco tipos de golpe mais comuns registrados foram: golpes de impostores (pessoas se fazendo passar por outras para obter todo tipo de vantagem indevida); golpes de compras online; golpes relacionados a premiações, sorteios e loterias; golpes relacionados a investimentos; e oportunidades de negócios e empregos.

As fintechs, ou bancos digitais, embora façam parte de um dos segmentos que mais investem em tecnologia avançada para prevenção de fraudes, continuam sendo alvo de impostores internacionais. Fazendo uso de dados roubados e autenticados como úteis, eles conseguem depositar e movimentar recursos provenientes de golpes de engenharia social – podendo fazer saques em qualquer parte do mundo depois de converter tudo em criptomoedas.  

No Brasil, matéria divulgada pelo Instituto Propague mostra que, entre 2020 e 2022, os serviços financeiros foram os mais afetados por fraudes, seguidos pelos segmentos de energia, saúde e tecnologia, mídia e telecomunicações. Ainda sobre os serviços financeiros, 44% das fraudes tiveram origem em golpes dados por consumidores, 38% por meio de crimes cibernéticos e 29% nos processos de KYC (sigla em inglês para “conheça o seu cliente”). O texto aponta que 20% das contas criadas nos bancos digitais são passíveis de fraudes em relação à identidade.

De acordo com Guilherme Terrengui, head de novos negócios da Sumsub na América Latina e Ibéria – plataforma de verificação de ciclo completo –, as fintechs devem cumprir as leis PLD (prevenção à lavagem de dinheiro) e de combate ao financiamento do terrorismo, por serem comparáveis ​​às empresas financeiras tradicionais, mas usarem novos processos tecnológicos.

“Além de fornecer funções empresariais automatizadas de mid e back-office, as fintechs utilizam tecnologias de ponta para esses fins”, diz o executivo, ressaltando o uso de algoritmos, big data, inteligência artificial, aprendizado de máquina, análise de links para compensação, liquidação e outras intermediações de atacado para itens como títulos, derivativos, finanças de atacado e pagamentos, bem como atividades de conformidade regulatória.

Terrengui diz que ainda não há regulamentos específicos que regem o segmento de fintech. Entretanto, essas empresas que fornecem serviços financeiros baseados em tecnologia devem cumprir as mesmas leis que quaisquer outras empresas que oferecem serviços semelhantes. “Vale dizer que determinados países contam com regimes regulatórios que devem ser conhecidos e seguidos integralmente”.

O executivo indica um Guia desenvolvido especificamente para mostrar como evitar fraudes no segmento de fintechs. “As soluções de KYC/PLD, bem como o monitoramento de transações, estão mudando o setor continuamente, exigindo que se tenha acesso aos insights mais recentes sobre regulamentos das fintechs que estão gerando receita, conformidade regulatória global para que se possa atingir o sucesso das operações com maior lisura, as melhores práticas de verificação e toda inovação que vem sendo empregada para mitigar riscos e evitar grandes perdas financeiras”.

Segundo Terrengui, esse tipo de material – gratuito e de fácil acesso – é útil porque as estruturas regulatórias incentivam as fintechs a inovar em ambientes em rápida transformação. As próprias leis regulatórias podem fortalecer os modelos de negócios, além de incentivar as empresas a atender e superar os padrões globais esperados. Para atingir esses altos padrões, o especialista diz que é essencial que as fintechs possam contar com uma plataforma de verificação de ciclo completo.

“A partir de estatísticas internas, numa base de clientes superior a 2.000 instituições, conseguimos detectar que 70% das tentativas de fraude ocorrem após o estágio de identificação do cliente (KYC), indicando a necessidade urgente de adaptação e prevenção, já que isoladamente as verificações KYC não se mostram mais suficientes”, diz Terrengui.

Mais informações: https://sumsub.com/files/ultimate_kyc_aml_and_fraud_prevention_guide_for_fintechs.pdf



Técnica DHI permite transplante capilar sem sedação e cortes

De acordo com dados divulgados em matéria publicada no jornal Estado de Minas, cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem de alopecia androgenética, também conhecida como calvície masculina. Nos últimos 10 anos, a busca por transplantes capilares cresceu mais de 100%. 

O aumento na procura por transplante capilar no Brasil é reflexo da maior compreensão sobre a calvície masculina e da evolução das técnicas cirúrgicas. Os procedimentos de transplante capilar são cada vez mais seguros e eficazes, dentre eles, uma novidade chegou ao país.

O Sistema DHI Total Care utiliza um transplantador patenteado e registrado que permite um design natural do cabelo e alta taxa de sobrevivência dos folículos transplantados. Além disso, conta com protocolos rígidos de segurança, controle e qualidade, certificados pelo ISO, CQC do Reino Unido e União Europeia, garantindo ao paciente maior conforto no procedimento hospitalar. 

“Acredito firmemente que nossa maior contribuição para o campo da restauração capilar até agora é nosso Sistema DHI Total Care, que é um sistema abrangente para o diagnóstico, prognóstico e tratamento da queda de cabelo masculino e feminino”, afirma Giotis Konstantino, Fundador da DHI Brasil Transplante Capilar.

Tratamento sem sedação e sem cortes

O profissional informa que uma das características do procedimento é o fato dele ser menos invasivo do que as técnicas convencionais, pois utiliza um transplantador que permite a colocação dos folículos capilares diretamente na área receptora, sem a necessidade de fazer cortes ou incisões. E sem sedação, o que pode ser mais confortável para o paciente. 

“Para garantir a segurança e eficácia da técnica DHI, apenas médicos cirurgiões especialistas e habilitados no método podem realizar os procedimentos médicos. Esses profissionais passam por uma rigorosa especialização teórica e prática, garantindo a padronização dos procedimentos realizados nas clínicas especializadas em diversos países”, finaliza Konstantino.

Para saber mais, basta acessar: www.dhibrasil.com.br 



EaD promove interatividade e engajamento na aprendizagem

A EaD (Educação à Distância) tornou-se uma ferramenta consolidada para aprimorar e complementar cursos presenciais nos setores pedagógico, comercial e administrativo. 

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com o MEC (Ministério da Educação), na última década o ensino à distância cresceu 474%. Em 2021, o número de estudantes realizando graduação EaD chegou a 62,8%.

Segundo o CEO da DRM Educação, Jefferson Dousseau, uma plataforma EaD pode trazer benefícios significativos para um curso presencial em diversos aspectos. “Sob o ponto de vista pedagógico, a plataforma EaD pode complementar o ensino presencial, oferecendo recursos adicionais aos estudantes, como materiais de leitura, vídeos, atividades práticas e avaliações on-line”, disse. 

Para o especialista, isso pode enriquecer a experiência de aprendizagem, oferecendo aos estudantes diferentes formas de acessar e assimilar o conteúdo, adaptando-se às suas preferências e ritmos de aprendizagem individuais.

“Esse fator pode ser especialmente útil para estudantes que têm obrigações pessoais ou profissionais que limitam sua disponibilidade durante os horários de aula presenciais”, enfatiza Dousseau. 

O CEO da DRM Educação ressalta que as plataformas de educação a distância geralmente oferecem recursos interativos, como fóruns de discussão, salas de chat e atividades de colaboração online, que podem incentivar a participação ativa dos estudantes e promover o engajamento na aprendizagem. “Esse sistema pode permitir a criação de avaliações on-line, possibilitando a obtenção de feedback imediato e a monitoração do progresso dos alunos”, completa. 

Na área comercial, segundo Dousseau, os cursos EaD permitem que uma instituição de ensino atinja um público mais amplo, ultrapassando as barreiras geográficas. “Isso pode ser especialmente benéfico para instituições que desejam expandir sua oferta de cursos para estudantes em diferentes regiões, países ou até mesmo globalmente, aumentando a receita e a rentabilidade do curso”, observa, ainda destacando a possibilidade de ser uma fonte adicional de receita, vendendo cursos ou disponibilizando materiais de aprendizagem pagos como recursos extras.

Dousseau acredita que o ensino a distância pode facilitar a administração e gestão de um curso, centralizando tarefas como matrículas, acompanhamento de progresso dos estudantes, emissão de certificados e gestão de avaliações. Fator este que pode reduzir a carga administrativa e otimizar a eficiência dos processos. 

“Além de ser possível economizar em custos operacionais, como infraestrutura física, transporte e materiais impressos, a plataforma pode facilitar a comunicação com os estudantes. Tais ações podem tornar mais eficiente o gerenciamento de informações e a resolução de dúvidas, o que pode resultar em economia de tempo e recursos administrativos”, ressalta o CEO da DRM Educação.

É possível fornecer, também, informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes, como resultados de avaliações, tempo gasto em atividades e participação em fóruns de discussão. “Esses dados podem ser usados para análise e tomada de decisões informadas sobre o aprimoramento do curso, identificação de áreas de melhoria e personalização da experiência de aprendizagem dos alunos”, analisa Dousseau.

Outro fator que tem influenciado os cursos presenciais é o uso de soluções baseadas em Inteligência Artificial. A exemplo disso, a DRM Educação criou o Ensina.AI, uma ferramenta que permite professores e alunos estruturarem cursos e materiais de apoio com sistema de avaliação e tira-dúvidas, permitindo trazer para os cursos a educação adaptativa e os conceitos de life long learning.

O especialista complementa que é importante notar que a implementação de uma plataforma EaD deve ser planejada cuidadosamente, levando em consideração as necessidades específicas do curso e dos estudantes, bem como os recursos disponíveis para garantir o máximo de benefício e eficácia.



A Sixth Street dá as boas-vindas a Julian Salisbury como sócio e codiretor de Investimentos

A Sixth Street, uma importante empresa de investimentos global, anunciou hoje que Julian Salisbury se tornará sócio da empresa e atuará como codiretor de Investimentos juntamente com o CEO Alan Waxman e o copresidente Joshua Easterly. Salisbury deve começar no início de 2024 e ajudará a liderar a Sixth Street ao lado de Waxman, Easterly, do vice-presidente R. Martin Chavez, do copresidente David Stiepleman e do Comitê Executivo da empresa.

Salisbury traz para a Sixth Street mais de 25 anos de experiência na construção e liderança de negócios de investimento em mercados privados e públicos. Ele chegaàempresa após uma brilhante carreira no Goldman Sachs, onde ocupou o cargo de diretor de Investimentos da Divisão de Ativos e Gestão de Patrimônio. Nessa função, ele foi responsável por mais de US$ 2,7 trilhões em ativos, incluindo mais de US$ 450 bilhões em investimentos alternativos. Antes disso, Salisbury foi codiretor da Gestão de Ativos do Goldman Sachs e diretor-global da Divisão de Merchant Banking.

Antes de fundar a Sixth Street em 2009, muitos dos sócios fundadores da empresa trabalharam juntos com Salisbury no Goldman Sachs, enquanto construíam e lideravam negócios de investimento centrados em investimentos de crescimento, energia alternativa, imóveis, empréstimos diretos e estratégias de mercados públicos, entre outros.

“A cultura da Sixth Street é a base de tudo o que fazemos, e Julian se encaixa perfeitamente em nossa empresa. Ele se destacou repetidamente como um investidor e construtor de negócios excepcional e, o que é mais importante, como um parceiro confiável”, disse Alan Waxman, CEO da Sixth Street. “Julian compreende como as necessidades e objetivos dos proprietários de ativos direcionam o fluxo de capital ao redor do mundo e incorpora os valores de trabalho em equipe, integridade, empreendedorismo e impacto positivo em nossas comunidades. Nos conhecemos pela primeira vez em 2002, enquanto trabalhávamos em um investimento em uma empresa de TV a cabo suíça, e desde então, eu e meus sócios temos aplaudido o sucesso de Julian enquanto ele se tornou um dos melhores investidores e líderes empresariais do setor. Estamos extremamente animados por voltar a trabalhar com ele.”

A carreira de Salisbury é marcada por uma extraordinária experiência em investimentos, construção de negócios e liderança nas Américas, Europa e Ásia. Além de sua função como CIO da Divisão de Ativos e Gestão de Patrimônio, ele copresidiu comitês de investimentos no Goldman Sachs para todas as estratégias privadas diretas, incluindo crescimento, imóveis, crédito privado, private equity e infraestrutura. Ele foi nomeado para o Comitê de Gestão do Goldman Sachs em 2017 e anteriormente copresidiu o Comitê de Parcerias da empresa. Salisbury também atua em diversas organizações filantrópicas e focadas na comunidade, incluindo como diretor nos conselhos da Sponsors for Educational Opportunity (SEO) e da Save the Children.

“Alan e a equipe da Sixth Street montaram exatamente o tipo de organização que eu escolheria se estivesse criando uma empresa de investimentos do zero. A cultura, a arquitetura da plataforma e a filosofia de investimento da Sixth Street estão totalmente alinhadas com o que considero o modelo para construir e operar uma empresa de investimentos moderna”, afirmou Julian Salisbury, futuro sócio e codiretor de Investimentos da Sixth Street. “Deixar o Goldman Sachs foi uma decisão difícil, mas esta foi uma oportunidade única de me reunir com um grupo de pessoas pelas quais tenho profundo respeito e consideração há muitos anos. Eu e Alan somos colegas e amigos há mais de vinte anos, e estou extremamente animado para trabalhar novamente com ele, Josh, David e Marty como membro do poderoso ecossistema de investimentos que o grupo de sócios da Sixth Street construiu. Realmente não há outra empresa em que eu teria considerado entrar, e estou radiante tudo o que sei que alcançaremos juntos”.

Como uma empresa de investimentos global projetada para colaboração em grande escala entre plataformas, a Sixth Street busca um compromisso de investimento altamente flexível: a empresa investe para crescimento, cria novas parcerias, adquire ativos, fornece financiamento direto e regularmente cria soluções de capital inovadoras para empresas e ativos, personalizadas para atender aos objetivos estratégicos das equipes de gestão. Mais de 500 profissionais de investimentos e controle da Sixth Street operam como uma equipe unificada, trabalhando em nome dos investidores institucionais da empresa e seus beneficiários em todo o mundo. Os investimentos e parcerias estratégicas da empresa em diversos setores e geografias incluem empresas como Airbnb, AirTrunk, Bay FC, Biohaven, FC Barcelona, Legends, Real Madrid, San Antonio Spurs e Spotify, entre muitas outras.

Sobre a Sixth Street

A Sixth Street é uma importante empresa de investimentos global com mais de US$ 65 bilhões em ativos sob gestão e capital comprometido. A plataforma Sixth Street TAO também inclui o Grupo Talcott Financial, um grupo internacional de seguros de vida com mais de US$ 123 bilhões em ativos sob gestão. A Sixth Street utiliza seu capital flexível de longo prazo, recursos baseados em dados e cultura de equipe unificada para desenvolver temas e oferecer soluções a empresas em todas as fases de crescimento. Para obter mais informações, siga a Sixth Street nas redes sociais e visite www.sixthstreet.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia

Sixth Street

Patrick Clifford

pclifford@sixthstreet.com

+1-646-906-4339

Fonte: BUSINESS WIRE



Startups brasileiras têm novas oportunidades de investimento

Segundo os números do mercado de investimentos, aportes em startups brasileiras crescem 22,5% em maio de 2023 e novas oportunidades estão previstas para o segundo semestre de 2023. Os dados são da Pequenas Empresas Grandes Negócios

Um exemplo é a Kamay Ventures que, neste ano, tem o objetivo de trabalhar em 30 projetos, com um investimento médio de US$ 300.000 por empresas apoiadas no projeto Kamay Code. Neste sentido, além do aporte de capital, o fundo oferece às empresas capacitação constante, espaço físico para networking e desenvolvimento ativo de negócios tendo as corporações como parceiros corporativos, o que lhes proporciona um ecossistema para testar e validar projetos, e a possibilidade de conhecer os desafios de trabalhar em grande escala. 

“Começamos a investir em outros países da região e agora nosso foco é o Brasil. Queremos convidar startups e scaleups a apresentarem-se aos desafios que propomos em conjunto com os nossos parceiros para que sejam gerados estes espaços de trabalho entre empreendedores e corporações, e que a inovação acelere a transformação das ações e atividades das empresas que trabalham em larga escala”, disse Gabriela Ruggeri, Sócia Diretora da Kamay Ventures (primeiro fundo de capital multiempresarial, formado por empresas de diversos setores, gerido de forma independente pela Overboost).

Segundo Gabriela, no ecossistema de inovação são diversas as oportunidades para investimentos em startups.  “Um ponto de venda imersivo”, que busca startups que ajudem a automatizar processos internos e digitalizar a dinâmica de compras, levando-os a um novo patamar; “Cinco Sentidos para o Mercado”, que visa, à medida que a indústria adota os conceitos de produção 4.0, prever a demanda, entender o comportamento do consumidor e encontrar formas inovadoras de economizar custos na cadeia de suprimentos; “A revolução dos microcréditos”, para introduzir modelos inovadores de crédito, revolucionando a forma como é avaliada a sustentabilidade dos pequenos negócios; “Eu não sabia que queria isso, mas agora eu tenho”, que preconiza a aplicação de tecnologia capaz de criar experiências atrativas e únicas para os consumidores; e “Mudando o mundo com foodtech”, relacionado à economia circular em alimentos, com o objetivo de criar um sistema de produção mais sustentável, utilizando tecnologia de alimentos

“Empreendedores devem buscar investimento e desenvolvimento de alianças estratégicas entre startups e corporações, criando assim um ecossistema virtuoso de inovação juntamente com o mundo corporativo”, refletiu Ruggeri. 

 

 



Exposição Cosmogonia Inventada traz obras do artista Rafael Mattos em Altamira

Com pinturas, instalações, esculturas, fotografias, arte-objetos, intervenções rurais e desenhos, a Exposição Cosmogonia Inventada traz um apanhado da produção artística dos últimos 13 anos do artista mineiro Rafael Mattos. A mostra apresenta suas criações que buscam pelo ritual, a celebração da vida e da natureza por meio da arte, com diferentes técnicas e linguagens artísticas. Nascido no vale do Rio Doce, no pé do pico do Ibituruna, e criado ao pé da serra de Ouro Branco, Alto do Vale do Paraopeba, na serra do Espinhaço, Rafael Mattos é radicado no vale da Mutuca, em Altamira (Nova União – MG). A Exposição Cosmogonia Inventada pode ser visitada até outubro no Museu da Mutuca e espaços expositivos nos arredores. 

Para além de um espaço expositivo, o Museu da Mutuca, que sofreu pequenas intervenções de Rafael Mattos, é um trabalho de arte, onde se busca, de forma irônica, dialogar com o conceito de espaço museal conhecido. O equipamento cultural é composto de uma série de espaços que são tratados como objetos pelo artista, sendo eles: a Mata do Museu, a Biblioteca do Museu e o Anexo do Museu. A partir deste conjunto de espaços, Rafael Mattos desenvolve uma série de trabalhos que têm no “museu” o seu motivo e material. Entre eles estão as obras “Museu também é arte”, em que o artista envolveu a construção com um plástico bolha para poder conservá-la na memória de todos que puderam presenciar esta ação, para lhe dar o devido valor. 

Outra obra que se mistura ao museu é a “CosmoOca”, feita a partir de uma intervenção na construção pré-existente. Foram retiradas todas as paredes internas, que foram substituídas por 11 peças de madeira instaladas para sustentação e como objeto da instalação dentro do vão, além de intervenções com diferenças de níveis no chão que receberam desenhos e cores variadas. Este espaço, como o nome sugere, faz uma homenagem ao artista plástico brasileiro Hélio Oiticica, autor da obra “Cosmococa”. 

Na série fotográfica “Intervenções Rurais: Uma exposição agrícola”, Rafael Mattos cria desenhos por meio do corte (necessário) da vegetação no processo de cultivo no terreno ou por meio de desenhos criados com sementes. A partir da observação de que a decomposição das samambaias cortadas ou com plantação de sementes, como o milho, dos contrastes de cores e das formas na paisagem, o artista desenvolve composições conscientes e experimentais em um processo de ocupação de um terreno rural, registrando em fotografias os resultados e processos. Outra série exposta é a “Bananas”, com desenhos da fruta em pastel sobre papel, em seus diversos estágios. 

A pintura enquanto porta de entrada do artista para a arte, também tem lugar na mostra na série “Forças da natureza”, em que traz figurativamente representações de energias e forças que rodeiam as pessoas mas não são visíveis, fundindo elementos de tradições religiosas a materiais agrícolas. Nela, as pinturas figurativas têm um diálogo com as máscaras e a santaria mineira. Em “Estruturas”, o artista apresenta quatro esculturas que descrevem um espaço de experiência, a partir de troncos e madeiras in natura, dispostas em sintonia com os pontos cardeais.

Rafael Mattos explica que desenvolve sua produção como quem procura a si próprio e aos seus. “Busco colocar meu trabalho no mundo, assumir meu posicionamento em arte e, a partir deste lugar, me pronunciar. Na construção deste espaço em que me situo, construí um mundo particular, no qual a arte assume um papel de destaque indissociado da vida que escolhi cultivar”, destaca o artista sobre sua criação. A mostra conta com produção e curadoria do próprio artista e assistência de curadoria de Marci Silva. 

Sobre o artista

Rafael Mattos é licenciado em Letras, com especialização em literatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes, na mesma universidade. Ele também é graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais. O artista atua como gestor e coordenador do Museu da Mutuca em Altamira -MG, desde 2012, sendo o idealizador e coordenador do programa de Residência Rural – RAM: Residência artística da Mutuca, implementado no mesmo ano em que ingressou no espaço, e que já possui 8 edições realizadas de forma independente.

 

Museu da Mutuca 

O Museu da Mutuca, fundado em 2012, para além de ser um lugar que se apresenta efetivamente como um Museu (com toda a carga que este nome carrega) apresenta sua estrutura e arquitetura original. Passou por algumas reformas, ou seja, conceitualmente sofreu pequenas intervenções do artista. Um espaço físico e fixo que também é um trabalho artístico, composto por uma série de espaços tratados e apresentados também como objetos: Mata do Museu, Biblioteca do Museu e o Anexo do Museu.

 

Exposição Cosmogonia Inventada de Rafael Mattos

Encerramento da exposição em Outubro de 2023

Roteiro: Visitação CosmoOca, Museu e Biblioteca 09h às 12h

Visitação Galeria e Ateliê: 14h às 17h

Visita guiada às Esculturas: 15h às 16:30h

Entrada gratuita

Museu da Mutuca: Rua Altamira 12 casa 02 – Altamira – Nova União/MG

Agendamento de visitas: rafaeldamutuca@hotmail.com

Redes sociais: rafaelmattos_mutuca

Artigo originalmente publicado em BH Eventos: https://www.bheventos.com.br/noticia/07-13-2023-exposicao-cosmogonia-inventada-reune-obras-desenvolvidas-pelo-artista-rafael-mattos-no-museu-mutuca



BPO financeiro fortalece gestão de pequenas e médias empresas

Abrir uma empresa e gerenciá-la para garantir o progresso da operação nem sempre é uma tarefa fácil para os empreendedores. Segundo dados divulgados pelo Sebrae, as MEs possuem uma taxa de mortalidade de 21,6% e fecham após 5 anos de atividade, já as EPPs possuem uma taxa de mortalidade de 17% e fecham após 5 anos de atividade.O levantamento também mostra que 17% dos empreendedores não fizeram nenhum planejamento estratégico para o negócio e 59% dizem ter feito para no máximo 6 meses.

Um bom planejamento e o foco na gestão financeira, poderia gerar desfechos diferentes para esses PMEs. O cuidado com as finanças é algo a se considerar para que o negócio possa prosperar e superar os desafios. Cuidar de questões como controle de contas a pagar e a receber, realizar o acompanhamento de fluxo de caixa, DRE gerencial (Demonstração de Resultado de Exercício), entre outros pontos é algo fundamental para o sucesso dos empreendedores. 

No entanto, essa atividade demanda muitos recursos, como tempo e conhecimentos técnicos. Uma alternativa para as pequenas e médias empresas é o BPO financeiro.

Solução para um futuro promissor das PMEs

O BPO financeiro (Business Process Outsourcing) nada mais é que uma terceirização em relação a processos ligados a contas a pagar, a receber, tesouraria e gestão financeira. Apesar do setor financeiro ser importante para o negócio, ele não faz parte de sua atividade principal. A terceirização pode ser uma alternativa para obter resultados melhores e atender às necessidades das companhias.

“Quando bem selecionado e implementado, o BPO financeiro contribui para um gerenciamento mais efetivo. Assim, a empresa tem a chance de chegar longe e aproveitar ao máximo os valores disponíveis”, explica Jorge Pessoa, CEO da Person Consultoria.

Nesse contexto, para apoiar no gerenciamento das demandas, o mercado passou a reconhecer o BPO financeiro como uma alternativa vantajosa para as PMEs. Jorge explica que a terceirização é baseada na contratação de especialistas, mas que não são funcionários diretos da empresa. Os profissionais realizam as atividades relacionadas à gestão financeira, dentro dos padrões exigidos e das demandas pontuais.

Eficiência e produtividade para os empreendedores

Com a ajuda de uma equipe terceirizada, é possível atender melhor às demandas do negócio. Inclusive, se a empresa estiver em crescimento, é uma forma de realizar todas as atividades necessárias sem ter que ampliar a equipe.

Além de tudo, é comum que muitas dessas etapas sejam automatizadas, o que diminui o tempo de execução. “Soma-se, ainda, o fato de que as atividades são realizadas por profissionais, o que evita erros. Então, há uma ampliação nos níveis de eficiência e de produtividade”, pondera o CEO da Person Consultoria. 

BPO oferece mais proteção para as empresas

“Com profissionais especializados atuando na gestão financeira das PMEs, as chances de erros ou de discordâncias diminuem consideravelmente. Esse apoio reduz os riscos de irregularidades, principalmente pelo fato de impedir a ocorrência de fraudes, já que as atividades financeiras são realizadas seguindo métodos e processos profissionais e confiáveis”, explica o CEO da Person Consultoria.

Apoio para a tomada de decisão

Um bom gerenciamento financeiro além de servir de base para a contabilidade que gerará relatórios, balancetes e informações relevantes para a gestão financeira da empresa e regularidade perante os órgãos competentes, também fornecerá fluxo de caixa, demonstrativos de resultados e relatórios que garantem um diagnóstico completo sobre a empresa.

“Isso é fundamental para que a gestão possa definir caminhos com embasamento e estrutura em dados. Como consequência, a tomada de decisão se torna mais efetiva e com menos riscos de erros”, afirma Jorge. Porém, não basta contratar o BPO Financeiro, é preciso escolher uma consultoria especializada e estar disposto a se adequar às metodologias indicadas.

Para tanto, vale considerar questões como nível de prestação de serviço, ferramentas e metodologias utilizadas. Assim, pode-se garantir a seleção de um parceiro que realmente fará a diferença na prosperidade do negócio.

O BPO financeiro pode ser uma alternativa para quem busca tornar as empresas mais seguras, obter performance e se destacar no mercado.

Sobre a Person Consultoria 

Desde 1999, a Person Consultoria atende empresas nacionais e multinacionais, estabelecendo uma linguagem empresarial global em nível gerencial e estratégico.

Contato

Site: www.personconsultoria.com.br

Redes sociais: @personconsultoria



Profissional correspondente bancário segue em crescimento

Apesar do primeiro semestre de 2023 ter sido de recessão para o mercado de crédito, na verdade o cenário parece ser otimista, e as oportunidades de trabalho e carreira para um tipo específico de profissional – o correspondente bancário – continuam a crescer. A Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas, diz que a carteira livre deverá avançar 9,3% neste ano, e a estimativa de alta do crédito direcionado é de alta de 10,7%.

Outro exemplo de retomada do crédito é a Caixa, o principal banco a oferecer crédito imobiliário, com crescimento de 15% na concessão de crédito no primeiro semestre de 2023.

A maior revolução que tem acontecido no cenário do crédito e que pode colocar o Brasil na rota dos países desenvolvidos é o Marco Legal das Garantias. A proposta busca estabelecer novas regras que simplificam o processo de concessão de empréstimos, além de agilizar a execução extrajudicial de dívidas. 

Atualmente, os financiadores podem levar anos para recuperar o dinheiro emprestado ou o bem alienado. Com a nova legislação, esse prazo pode ser reduzido para menos de um mês.Esta medida também prevê que um bem pode ser dado como garantia em mais de uma operação de crédito. Quanto mais garantias forem oferecidas, menores serão as taxas de juros.

É neste cenário de mudanças e incentivos ao crédito, associados à digitalização e a uma população mais informada e que exige atendimento mais personalizado e qualificado, que o profissional correspondente bancário entra em evidência, com grandes possibilidades de crescimento.

Os correspondentes bancários fazem parcerias com as instituições financeiras e demais empresas autorizadas, para atuar como intermediário na oferta de produtos de crédito dessas instituições, que fazem essa parceria para expandir o alcance de seus produtos, o que não seria possível somente com os próprios canais e agências dos bancos.

De acordo com o professor e especialista Jefferson Ribeiro da AprovaBancários.com, escola especializada em treinamento de correspondentes bancários, o cenário de medidas para impulsionar o crédito, aliado à transformação digital, traz oportunidades e aumento da demanda por esses profissionais: 

“O mercado de crédito brasileiro, apesar de já existir há um bom tempo, ainda está engatinhando, se comparado a outros países. Ou seja, os profissionais e empresas que atuam neste setor poderão ter oportunidades de crescimento cada vez mais crescentes. Em 2023 em diante já estamos prevendo um grande movimento de aumento da procura por correspondentes bancários. Os profissionais que tem a certificação certa como por exemplo a Febraban Completa, e sabe como fazer as coisas da forma certa, a oportunidade de ter retornos excepcionais fica cada vez maior.”

Somado ao Marco Legal das Garantias, há também a previsão de inflação controlada. De acordo com o Boletim Focus, as estimativas do IPCA recuaram para 4,90% em 2023 e para 3,90% em 2024.

“Com essa medida e a previsão de redução na inflação, pode haver também uma redução na taxa nos juros de empréstimos e financiamentos. Tudo isso pode aumentar muito a procura por crédito, e consequentemente a necessidade de profissionais que oferecem estes produtos e que ajudam o cliente a encontrar a melhor solução de acordo com a sua necessidade. O consumidor já está online, mas poucos correspondentes operam corretamente de forma online, tem oportunidades de sobra”, ressalta Jefferson.

Dessa forma, finalizou o especialista, com o cenário atual de mudanças e medidas de impulsionamento do crédito, a profissão de correspondente bancário está em rápida ascensão e sendo cada vez mais necessária, trazendo oportunidades de altos retornos para todos aqueles que pretendem trabalhar ou já atuam neste setor.

Mais informações sobre o correspondente bancário podem ser encontradas no site da AprovaBancários.com:

https://aprovabancarios.com



Brasil vive aumento no número de crimes cibernéticos

Nos últimos anos, o Brasil tem sido alvo de um crescente número de crimes cibernéticos. Com o avanço tecnológico e a inclusão digital, os criminosos encontraram novas formas de praticar delitos e descobriram que os dados são ativos valiosos.

Atualmente, o país enfrenta uma verdadeira epidemia de crimes cibernéticos, afetando cidadãos, empresas e até mesmo instituições governamentais. De acordo com um estudo realizado pelo laboratório de inteligência e ameaças, FortiGuard Labs, e publicado pela CNN, somente no primeiro semestre de 2022, o país sofreu cerca de 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, representando um aumento de 94% em relação aos 16,2 bilhões do ano anterior.

Essa persistência dos fraudadores coloca o Brasil em segundo lugar na América Latina em termos de ataques virtuais. O país fica atrás apenas do México, que registrou número de 85 bilhões de tentativas de fraudes em ambientes digitais, ainda de acordo com o estudo do FortiGuard Labs.

Alguns tipos de crimes cibernéticos:

Phishing e golpes financeiros: os criminosos utilizam e-mails falsos e páginas fraudulentas para obter informações pessoais, como senhas e dados bancários, com o intuito de roubar dinheiro das vítimas.

Ransomware: trata-se de um tipo de malware que criptografa os arquivos, bancos de dados e servidores da vítima, exigindo um resgate para liberá-los.

Ataques de negação de serviço (DDoS): os atacantes sobrecarregam um serviço ou site com tráfego excessivo, tornando-o inacessível.

Vazamento de dados: informações sensíveis de empresas e indivíduos são obtidas ilegalmente e posteriormente divulgadas.

Extorsão sexual online: os criminosos se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas para obter imagens ou vídeos íntimos, usando-os para extorquir dinheiro ou praticar outras formas de violência.

“Os crimes cibernéticos causam danos significativos tanto para as vítimas quanto para a sociedade como um todo. Além dos prejuízos financeiros, eles afetam a privacidade das pessoas, a confiança nas transações online e até mesmo a estabilidade econômica. Empresas são prejudicadas, dados sensíveis são expostos e a sensação de segurança digital é comprometida”, afirma Wladimir Rodrigues, CISO da RPE, empresa brasileira de tecnologia que oferece soluções em meios de pagamento para potencializar o mercado varejista e atua como empresa parceira da Dock Partner.”

Mas, segundo o especialista, para combater esses crimes, as autoridades brasileiras estão cientes da gravidade da situação e têm tomado medidas. Dentre as ações adotadas, destacam-se:

Investimento em tecnologia: aprimoramento dos sistemas de segurança e capacitação de profissionais para atuar na área de segurança cibernética.

Aprimoramento da legislação: atualização das leis para lidar especificamente com os crimes cibernéticos, permitindo uma ação mais efetiva das autoridades.

Criação de unidades especializadas: estabelecimento de delegacias e grupos de investigação especializados em crimes cibernéticos.

Conscientização e educação: realização de campanhas de conscientização para alertar a população sobre os riscos e práticas seguras na internet.

“Os crimes cibernéticos representam uma ameaça real e crescente no Brasil, exigindo uma ação conjunta das autoridades, empresas e cidadãos. É fundamental investir em segurança cibernética, atualizar a legislação e conscientizar a população sobre a importância de proteger seus dados e estar atento aos perigos online. Somente por meio de esforços conjuntos será possível enfrentar essa crescente ameaça e garantir um ambiente digital menos vulnerável e confiável para todos os brasileiros”, finaliza Wladimir.

Sobre a RPE
A RPE é um negócio de tecnologia em meios de pagamento que atua à frente de um ecossistema de soluções para o mercado varejista. A empresa conta com mais de R$ 15 bilhões processados anualmente provenientes de uma média de 250 milhões de transações anuais e ainda mantém 5 milhões de contas ativas a partir de 70 clientes.



Turnê Tardezinha estima receber 40 mil pessoas no Mineirão

O cantor Thiaguinho retorna para a capital mineira neste sábado (29) para mais uma edição da turnê Tardezinha. O show será realizado no Estádio do Mineirão, a partir das 14h e a expectativa é receber um público de, aproximadamente, 40 mil pessoas.

Com o patrocínio da Itaipava, cerveja do Grupo Petrópolis, será oferecida para os presentes na versão Ita-Draft, chopp na lata da Itaipava. A marca também fará ações no local e fornecerá copos personalizados para o público.

O evento contará com três espaços: Surreal, Tardezinha e Ousadia. Todos os setores incluem bares e espaços temáticos, a fim de proporcionar experiências para o público. No local, haverá um minipalco e uma roleta de prêmios, em que o público terá a chance de participar de um desafio musical, envolvendo canto e dança de um trecho da música “Delirante”, feita especialmente para o evento Tardezinha. Quem cumprir o desafio poderá rodar a roleta e ganhar prêmios exclusivos.

O evento criado pelo próprio cantor Thiaguinho existe há mais de seis anos e alcançou quase um milhão de pessoas ao redor do Brasil. A cobertura do show ficará por conta de um time de influenciadores, que registrará os momentos nas redes sociais da Itaipava.

A Tardezinha terá um total de 26 apresentações, abrangendo 90% dos estados do Brasil, com a expectativa de impactar fisicamente 750 mil pessoas e alcançar mais de 100 milhões de pessoas ao longo do ano.

TARDEZINHA EM BELO HORIZONTE:

Cerveja oficial: Ita-Draft
Data: 29/07/2023
Abertura dos portões: 14h
Local: Estádio do Mineirão – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS

Atualmente o Grupo Petrópolis está presente em quase todo o território nacional, por meio de 8 fábricas (Petrópolis/RJ, Teresópolis/RJ, Boituva/SP, Bragança Paulista/SP, Rondonópolis/MT, Alagoinhas/BA, Itapissuma/PE e Uberaba/MG) e centros de distribuição. Produz, dentre outras marcas de cerveja, a Itaipava, patrocinadora do evento.

Criada em Petrópolis (RJ), a Itaipava conta com diferentes estilos: Itaipava Pilsen, Itaipava 100% Malte, Ita-Draft, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool.

Para saber mais, basta acessar: http://www.cervejaitaipava.com.br / @itaipava



Carregamento, conexão e cobertura: Autel Energy apoia suas parcerias implementando com sucesso seus MaxiChargers no mundo todo, acelerando a eletrificação global e a transição para energia limpa

A Autel Energy, fornecedora líder de soluções inovadoras de carregamento de veículos elétricos (VE), tem o prazer de anunciar novas implementações de seus MaxiChargers no mundo inteiro, incluindo América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, América Latina e IMEA (Índia, Oriente Médio e África).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230720760565/pt/

Autel's new MaxiCharger deployments receive positive global feedback (Graphic: Business Wire)

Autel’s new MaxiCharger deployments receive positive global feedback (Graphic: Business Wire)

Em parceria com diversas empresas nas várias regiões em que a empresa atua, a Autel Energy realizou a instalação dos MaxiChargers AC Ultra e DC Fast, fornecendo aos motoristas de veículos elétricos um carregamento rápido e confiável. Os clientes puderam testemunhar e experimentar o processo de carregamento dos equipamentos da Autel, se conectarem aos objetivos de mobilidade elétrica compartilhada, além de se beneficiarem com os serviços locais e internacionais da empresa.

“A Indigo Energy escolheu fazer esta parceria com a Autel Energy porque eles contam com uma boa linha de produtos atuais, inovadores e são um exemplo de profissionalismo. Seus carregadores proporcionam uma experiência de carregamento fantástica e receberam feedback altamente positivo dos clientes. As pessoas adoram as telas reluzentes e responsivas, assim como o comprimento do cabo, que traz muita conveniência”, disse Colson Rivers, executivo de contas da Indigo Energy, uma expressiva empresa fornecedora de produtos de energia nos EUA.

O sucesso da Autel Energy é o resultado de sua dedicação em criar uma solução única e eficiente de carregamento, acelerando a tendência de eletrificação global e permitindo um futuro mais sustentável. Ao projetar e fabricar tecnologias de ponta e soluções de carregamento incomparáveis, a Autel oferece ao mundo uma infraestrutura de carregamento confiável para VE e demonstra na prática como desenvolver soluções completas de carregamento sempre buscando criar um futuro verde.

Além disso, o compromisso da empresa em fornecer serviços locais e internacionais destaca sua dedicação em atender de maneira personalizada às necessidades de seus clientes em cada região. Com centros de serviços estrategicamente posicionados e uma rede muito sólida de parcerias autorizadas, a Autel garante suporte rápido ao cliente e fornece soluções sob medida, que se alinham com as exigências locais, os requisitos de infraestrutura e as demandas do mercado.

A implementação mais recente dos MaxiChargers da Autel aumenta a confiança e a experiência de carregamento dos parceiros, consolidando sua posição como a escolha preferida das operadoras de carregamento de VE do mundo todo. O compromisso inabalável da Autel com a inovação, confiabilidade e satisfação do cliente permitiu que a empresa ganhasse a confiança do mercado e estabelecesse parcerias de longo prazo em diversos países e regiões.

“É com grande entusiasmo que anunciamos nossas mais recentes implementações do MaxiCharger no mundo inteiro. A dedicação da Autel em manter uma estrutura de atendimento local nos países em que atuamos permite que nossos parceiros sintam mais confiança no trabalho da nossa empresa, especialmente quando falamos do suporte pós-venda e dos trabalhos de manutenção. O nosso compromisso em entregar um serviço confiável permite tempos de resposta rápidos e suporte técnico assertivo”, explicou Kelvin Cao, vice-presidente da Autel Energy. “Por intermédio destas ações demonstramos nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras e confiáveis de carregamento para clientes globais e ajudar os nossos parceiros a obter sucesso em seus negócios. Esperamos continuar colaborando para moldar o futuro da mobilidade, obtendo mais sucesso nos próximos anos e acelerando a transição para a energia limpa. A meta da Autel Energy é ‘carregamento, conexão e cobertura’ para todo mundo.”

Com o rápido crescimento do mercado de veículos elétricos, a Autel Energy permanece na vanguarda da indústria, pronta para oferecer soluções de carregamento de ponta que revolucionam o futuro da mobilidade. Com uma busca incansável pela excelência, a Autel Energy se dedica a moldar um mundo mais limpo e sustentável por meio de uma infraestrutura avançada de carregamento.

Confira a melhor solução de carregamento para você aqui: https://autelenergy.com/pages/become-a-partner.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa

Melody Yu

marketing@autel.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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