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Empresa cria método para mensurar o impacto ESG em eventos

A ESG Pulse, empresa sediada em São Paulo desde julho de 2023, desenvolveu um método para avaliar o impacto ambiental, social e de governança (ESG) em eventos corporativos. Esta abordagem analisa cada serviço de um evento, criando questionários específicos para fornecedores, oferecendo insights para alinhar os negócios aos critérios de impacto ESG.

Segundo Hélio Brito Jr., CEO e fundador da ESG Pulse, a ferramenta não apenas destaca áreas de melhoria para clientes e fornecedores, mas também inclui uma solução para neutralização de CO2. Utilizando uma calculadora de emissões especializada em eventos, os clientes podem compensar suas emissões adquirindo créditos de carbono no próprio sistema.

A empresa também introduz o ranking de ESG de fornecedores de eventos, avaliando sua conformidade com as práticas ESG. Esta iniciativa é especialmente relevante diante da previsão da Bloomberg de que a agenda ESG atrairá US$ 53 trilhões (R$ 261,55 trilhões) em investimentos até 2025.

Com 76% das empresas brasileiras já adotando estratégias alinhadas ao ESG, conforme pesquisa da KPMG, a ESG Pulse destaca que sua metodologia é aplicável a eventos de diversos portes. Brito Jr. enfatiza a importância da governança ESG, afirmando que a plataforma cobre uma ampla gama de aspectos, desde contratos de trabalho e gestão de resíduos até a escolha de local, alimentação, equipamento, cenografia, transportes e brindes, visando sempre o impacto positivo no meio ambiente e na comunidade local.

Por fim, a ESG Pulse oferece às empresas a possibilidade de construir um portfólio ESG, fornecendo métricas detalhadas e orientações claras para políticas futuras. “Muitos profissionais de eventos não sabem como iniciar suas políticas ESG. Nosso método oferece um caminho, com métricas e objetivos definidos, e com isso assume a pauta da descarbonização da indústria de eventos”, conclui Brito Jr.

Para saber mais, basta acessar: https://esgpulse.com.br/



Verão: como manter os cuidados com a pele na estação mais quente do ano

O Brasil vem enfrentando fortes ondas de calor, o que demanda uma série de cuidados, principalmente com a pele, que fica mais vulnerável nessa época do ano por conta da exposição ao sol, suor e poluição.

Para preservar sua saúde e beleza, vale adotar hábitos simples, mas que podem fazer toda a diferença na prevenção de possíveis danos.

A Dra. Paula Colpas¹, dermatologista e consultora de TheraSkin®, explica que o primeiro passo é manter a pele sempre limpa. “A limpeza ajuda a remover o excesso de oleosidade, suor, poluição e outros resíduos que podem obstruir os poros e causar acne, além de preparar a pele para receber os produtos de hidratação e proteção”, afirma.

A hidratação nesse período é fundamental para repor a água e os nutrientes perdidos pela pele devido ao calor e ao suor. “A pele desidratada fica mais sensível, opaca, áspera e propensa a rugas e flacidez”, alerta a especialista.

Outro cuidado indispensável é o uso do protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados ou quando não há exposição direta ao sol. “O sol é o principal responsável pelo envelhecimento precoce, por isso, vale apostar na proteção”, ressalta a médica.

Para evitar ressecamentos, vale escolher produtos que garantem uma hidratação profunda no corpo, rosto ou áreas localizadas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos, por um período de até 24 horas. 

A limpeza da pele também é necessária nos dias mais quentes, afinal, o suor se torna mais recorrente, sendo ideal tomar mais de um banho por dia. Para manter a pele limpa e hidratada, dê preferência a sabonetes líquidos que não possuem sabão em sua fórmula, e utiliza agentes limpadores suaves, que higienizam a pele de forma adequada, prevenindo a irritação e reduzindo a coceira sem causar alergia. 

A pele do rosto também merece atenção nos dias mais quentes, necessitando de uma limpeza mais profunda, de forma a evitar oleosidade. 

Em resumo, segundo a médica, a rotina de cuidados com a pele durante os meses mais quentes é crucial para preservar sua saúde e vitalidade. A combinação entre limpeza e hidratação desempenha um papel fundamental nesse processo. Enquanto a limpeza elimina impurezas e prepara a pele para absorver melhor os nutrientes, a hidratação repõe a umidade e os elementos essenciais perdidos devido ao calor e à transpiração excessiva. 

¹Dra. Paula Tavares Colpas (CRM/SP: 129556 – RQE: 34206), médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).



Simone Minassian é a nova Head de Eficiência da Lex Design

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação jurídica surge como um elemento chave para a eficiência operacional das empresas. A adoção de novas tecnologias e abordagens no campo jurídico não apenas agiliza processos, mas também proporciona uma gestão mais estratégica e eficaz dos recursos. Neste contexto, empresas que se dedicam ao Legal Design e Visual Law estão na vanguarda de uma transformação importante, oferecendo soluções que combinam expertise legal com inovações inovadoras.

 

A Lex Design, atuante no segmento de Legal Design e Visual Law no Brasil, anunciou recentemente uma expansão em suas áreas de operação, incluindo Legal Ops, Estratégia e Eficiência Financeira.

 

Este desenvolvimento acompanha a inclusão de Simone Minassian na equipe, uma profissional com experiência em eficiência empresarial adquirida em companhias como Itaú, CSN e Gerdau.

 

Minassian, em sua nova posição na Lex Design, tem como objetivo integrar suas experiências passadas na elaboração de produtos e serviços focados em produtividade e eficiência. Segundo suas declarações, a meta é desenvolver soluções que sejam claras, objetivas e de fácil implementação para os clientes, visando simplificar processos e reduzir burocracias.

 

Em resposta a esta expansão e à chegada de Minassian, a Lex Design remodelou seu principal produto.

 

Anteriormente conhecido como Visual Law on Demand, agora é apresentado como Lex Design on Demand. Esta atualização reflete um escopo ampliado de serviços, abrangendo não apenas comunicação jurídica, mas também soluções em eficiência jurídica, legal ops e, notavelmente, eficiência financeira.

 

O formato “As a Service” é mantido, proporcionando aos clientes flexibilidade e autonomia no uso dos serviços oferecidos. A empresa indica que essa mudança estratégica é um passo em direção à liderança na transformação do setor jurídico, com foco em preparar seus clientes para enfrentar desafios futuros de maneira eficiente.



FCBrasil anuncia parceria de Distribuição com JumpCloud

A FCBrasil, distribuidora brasileira de soluções de TI, anunciou hoje a parceria com a JumpCloud, o principal provedor de plataforma de diretório aberto do mundo. Com o acordo, a FCBrasil passa a ter um portfólio alinhado às novas tendências de trabalho híbrido, segurança de identidade e gestão de dispositivos Windows, Mac e Linux, oferecendo todas as funcionalidades em uma solução integrada.

Por quase três décadas, as organizações têm usado o LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) para gerenciamento de usuários, atributos e autenticação, sendo o Active Directory o principal sistema a utilizar este protocolo nas empresas. Nesse período, o protocolo se expandiu e evoluiu para atender às mudanças nos ambientes de TI e nas necessidades de negócios.

Entretanto, com o advento da computação em nuvem, da crescente oferta de opções de contratação da TI as a Service  (como serviço) e da normalização do trabalho remoto, mudaram-se drasticamente os requisitos para gerenciar e proteger o acesso aos recursos que as pessoas usam para realizar o trabalho, expondo as limitações de tecnologias tradicionais para se adequarem a este novo cenário. Percebendo isso, Rajat Bhargava e Greg Keller, os fundadores da a JumpCloud, reimaginaram a tecnologia para se adequar ao mundo moderno com um diretório de usuários aberto e baseado em nuvem, de forma a facilitar o acesso seguro e sem atrito de qualquer dispositivo autorizado a qualquer recurso, em qualquer lugar. Essa abordagem abriu novas possibilidades para a TI tornar o trabalho mais fácil e seguro.

A parceria da FCBrasil com a JumpCloud vem em bom momento devido à crescente demanda por soluções baseadas em nuvem que possam lidar com ambientes híbridos e flexíveis”, comentou o Diretor Executivo da FCBrasil, Augusto Ferreira. “A plataforma da JumpCloud oferece as ferramentas necessárias para resolver os principais desafios de TI dos clientes ao garantir um trabalho seguro, de uma forma eficiente e sem complexidade”.
De acordo com o executivo, a FCBrasil ficará responsável pelo desenvolvimento de novos canais, promover ações de marketing para tornar a marca e a solução da JumpCloud mais conhecidas no mercado brasileiro, além de oferecer suporte da pré-venda até a pós-venda, garantindo o sucesso dos clientes, dos canais de venda e da parceria com a JumpCloud.

“Estamos satisfeitos por ter a FCBrasil se juntando à nossa comunidade de parceiros”, disse Antoine Jebara, gerente geral do canal MSP e cofundador da JumpCloud. “O atual cenário de trabalho híbrido e remoto continua a desafiar as empresas a permanecerem produtivas e seguras. A FCBrasil, como distribuidora da JumpCloud, continuará a missão de permitir que os funcionários trabalhem com segurança em qualquer lugar.”

As empresas também informaram que realizarão uma apresentação conjunta em formato de webinário para o público brasileiro na próxima quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024, a partir das 14 horas. O evento será online, em português e tem como objetivo apresentar mais detalhes sobre a parceria e como as empresas irão atuar para sustentar a plataforma da JumpCloud no Brasil.

Interessados devem se inscrever pelo link.

SOBRE A FCBRASIL

A FCBrasil é uma empresa de distribuição de software especializada em segurança da informação que tem como compromisso ajudar empresas a protegerem seus dados e serem mais produtivas por meio de soluções de tecnologia de ponta, oferecidas a partir de parcerias com fabricantes estratégicos. A FCBrasil ajuda os canais de venda a atenderem seus clientes, oferecendo suporte na pré-venda e na pós-venda, além de treinamentos nas soluções distribuídas para que a revenda possa estar cada vez mais capacitada.

SOBRE A JUMPCLOUD

JumpCloud é uma empresa de software que fornece um serviço de diretório baseado em nuvem para empresas, centralizando o gerenciamento de identidades de usuários e dispositivos, permitindo que pequenas e médias empresas adotem modelos de segurança Zero Trust. JumpCloud é usado por mais de 200.000 organizações, incluindo GoFundMe, Grab, ClassPass, Beyond Finance e Foursquare. JumpCloud levantou mais de US$ 400 milhões de investidores de classe mundial, incluindo Sapphire Ventures, General Atlantic, Sands Capital, Atlassian e CrowdStrike.



Turismo: estrangeiro gasta R$ 17 mil por semana na Bahia

Uma estimativa da Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia) revelou que, em média, cada turista internacional gasta R$ 17 mil a cada semana que permanece no estado. Segundo declaração de Maurício Bacelar, titular da pasta, o valor considera gastos com hospedagens, deslocamentos, consumo em bares e restaurantes, além de passeios turísticos e serviços que Salvador, e o estado como um todo, proporcionam aos visitantes.

Apenas para a capital baiana, a movimentação econômica gerada por turistas ao longo deste verão deve crescer 5%, conforme projeções da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador). Em um cenário conservador, a pasta estima que a receita turística em Salvador chegue a R$ 4,7 bilhões durante a estação. Em um cenário otimista, a receita pode chegar a R$ 5,1 bilhões.

Enquanto isso, o volume de passageiros internacionais aumentou 38%, segundo dados divulgados pela Setur-BA. De acordo com a pasta, o fenômeno é resultado de acordos firmados com as companhias de aviação e a Vinci Airports, que administra o terminal aeroviário de Salvador.

Felipe Oliveira Pedreira, proprietário da Bahia Terra Turismo e Eventos, chama a atenção para o fato de que o valor semanal gasto pelos turistas internacionais na Bahia pode variar de acordo com a cotação do dólar e do euro. “Quanto mais elevado, melhor para o turista estrangeiro”, afirma. “O câmbio é fundamental para definir a média de valor que o turista irá gastar em sua viagem. Quanto maior o câmbio, maior o poder de compra para os visitantes de outros países”, completa Pedreira. 

Na visão do proprietário da Bahia Terra Turismo e Eventos, comerciantes e os setores de turismo e hotelaria do estado devem se preparar para atuar com os turistas internacionais. “Estamos no caminho correto, mas ainda há muito o que melhorar nesse quesito, a fim de desenvolver a capacitação adequada para lidar com esse perfil de turista”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.bahiaterra.com/



Cientistas desenvolvem IA que dá movimento a fotos estáticas

Pegar uma foto e fazer com que a imagem da pessoa ali retratada se mova e dance a música do momento. É nessa tecnologia que o grupo HumanAIGC, formado por pesquisadores da China, está trabalhando. Os cientistas apresentaram uma inteligência artificial (IA) que cumpre exatamente a função de animar imagens estáticas.

A tecnologia segue em fase de testes e aperfeiçoamento, ou seja, não está disponível para uso no momento. No entanto, os pesquisadores deram uma demonstração da novidade em uma postagem no site GitHub. Eles produziram um vídeo mostrando o funcionamento da IA.

“Nosso método pode transformar imagens em vídeos animados controlados por uma sequência de poses desejadas”, explicam os cientistas Li Hu, Xin Gao, Peng Zhang, Ke Sun, Bang Zhang e Liefeng Bo no material. Eles alegam, em suas próprias palavras, que o resultado é “consistente e suave”.

Impacto da inteligência artificial

Na opinião de Rogerio Gomes, SEO Manager no The Growth Hub (empresa especializada em desenvolvimento de sites e produção de conteúdo online), a nova tecnologia é muito bem-vinda. “Tem tudo para causar uma grande revolução na indústria, já que vai permitir que mais conteúdo seja criado, em diversas áreas, em uma velocidade sem igual”, analisa.

O principal benefício, segundo Gomes, será a possibilidade de agilizar e facilitar a edição de vídeos. “Vamos acelerar a produção de conteúdo. Já é possível gerar uma imagem a partir de comandos de prompt e, com ferramentas como essa, iremos, literalmente, dar asas à imaginação”, afirma.

Um dos maiores potenciais de uso da IA que anima fotos estáticas está no TikTok, opina Gomes. A rede social, famosa por seus conteúdos virais, “está repleta de vídeos gerados inteiramente por algum tipo de IA, independentemente do segmento de busca” e uma novidade como essa deve ter apelo junto a usuários comuns, empresas e influenciadores, diz o SEO Manager. 

O especialista faz, no entanto, uma ressalva: muitos profissionais da área não estão atentos às mudanças que se aproximam e ficam vulneráveis a perder espaço no mercado. Por isso, Gomes recomenda que quem trabalha na área esteja atualizado com as tendências e incorpore-as à rotina, pensando em uma forma de utilizá-las para agregar qualidade ao seu trabalho.

O ponto de vista é reforçado por um estudo segundo o qual trabalhadores qualificados em IA podem ter uma remuneração até 47% maior do que aqueles sem esse conhecimento. Esse dado é fruto de uma pesquisa da Amazon Web Services (plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon) em parceria com a consultoria Access Partnership

Gomes afirma ainda que a IA muda não apenas a produção de conteúdo nas redes sociais, mas a internet como um todo. “A tecnologia está vindo para revolucionar, e isso está acontecendo até com as buscas que realizamos. Antes tínhamos sites como resultados de busca, como melhor do luxo, concurso da caixa econômica federal, melhor clube ou melhor microondas, por exemplo”. “Agora, estamos recebendo uma resposta gerada com base em inteligência artificial”, declara, referindo-se a pesquisas feitas no Google.

Para saber mais, basta acessar: https://melhoragenciademarketingdigital.com/



São João de Meriti inaugura complexo crematório

A cidade de São João de Meriti (RJ) recebeu o Crematório Metropolitano São João Batista, que integra o Grupo Riopae, em 2023, no centro do município.

O complexo conta com ambientes decorados, com capela ecumênica e capelas para velório, Jardim In Memoriam, columbários, lóculos e cafeteria  entre outros espaços, com som ambiente, climatização e circuito interno de TV. Além disso, o empreendimento oferece transmissão de velório via internet, serviço religioso e vigilância.

De acordo com Vinicius Mello, diretor executivo do Grupo Riopae, o empreendimento tem como principal objetivo proporcionar aos familiares e visitantes formas mais acolhedoras de conforto em um contexto de perda, a fim de elevar o nível das homenagens daqueles que prestam suas condolências e acrescentar um elemento adicional em um tributo emotivo.

“Desejamos proporcionar às famílias da região de de São João de Meriti um local digno e respeitoso para despedidas, onde a memória de seus entes queridos seja honrada”, acrescenta o diretor. “Acreditamos que, mais do que uma instalação, um complexo crematório deve ser um santuário de despedida, oferecendo consolo às almas enlutadas, respeitando tradições e tornando o processo mais acessível”, diz ele.

Mello explica que o Crematório Metropolitano São João Batista, empreendimento privado, está localizado fora de um cemitério e com estrutura comparável a de empreendimentos internacionais. “A nossa missão é fazer de cada despedida fúnebre uma homenagem de celebração à vida daqueles que partiram, honrando a história e as crenças de nossa comunidade com dignidade, respeito, ética e sustentabilidade”, afirma.

Cremação é cercada por mitos

Segundo dados do Sincep (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios), em média, entre 8% a 9% das pessoas que falecem no Brasil são cremadas. De fato, na visão de Mello, a cremação ainda é uma prática que necessita ser desmistificada: “Ao longo da história, a cremação tem sido cercada por diferentes perspectivas culturais, sociais, religiosas e emocionais, o que contribuiu para a sua mistificação”.

Mello chama a atenção para o fato de que a cremação, na maioria das vezes, é associada a mitos e equívocos. “Há a ideia de que a cremação é uma prática insensível ou antirreligiosa. Apesar disso, à medida que explicamos o modo como o processo ocorre, esclarecemos informações incorretas e promovemos uma compreensão mais precisa”.

Ele também destaca que, embora muitas pessoas escolham a cremação como parte de seus desejos finais, a falta de compreensão sobre o processo pode levar a mal-entendidos ou resistências por parte de familiares, o que impede o respeito pelas escolhas individuais de quem partiu.

“Do ponto de vista ambiental, a cremação é a opção mais ecológica em comparação com o enterro tradicional, uma vez que requer menos espaços e evita a contaminação do solo”, pontua Mello. Com efeito, “os crematórios modernos representam uma revolução nos rituais funerários, oferecendo uma alternativa eficiente e sustentável aos enterros tradicionais”, como mostra uma publicação da página oficial da Acembra (Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil) – Sincep.

A publicação destaca que, com a tecnologia atual, os crematórios  transformam os corpos em cinzas por meio de processos controlados, reduzindo o impacto ambiental em comparação com os métodos tradicionais de enterro. “Outro detalhe é o fator econômico, uma vez que foi criado o mito de que a cremação é uma exclusividade das famílias mais ricas. No entanto, se comparada com o sepultamento tradicional, a cremação é muito mais acessível a todas as classes sociais”, complementa Mello.

Diante desses fatores, para o diretor executivo do Grupo Riopae, a desmistificação da cremação é essencial, já que busca fornecer informações precisas, promover o respeito pelas escolhas individuais e reduzir a estigmatização associada a essa prática específica de disposição final. “Cada cultura e cada indivíduo podem ter diferentes perspectivas sobre a morte e o luto, e é importante reconhecer essa diversidade”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home



Chuvas chamam atenção para bueiros entupidos e alagamentos

Diferentes cidades pelo Brasil têm enfrentado transtornos causados pelas fortes chuvas de janeiro. Nos últimos dias, por exemplo, São Paulo (SP) esteve em estado de atenção por conta de alagamentos e quedas de árvores. A região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) registrou estragos ainda piores, com milhares de pessoas desalojadas no primeiro mês do ano.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, nos próximos dias, chuvas intensas afetem outras regiões do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Uma situação que gera preocupação entre muitas pessoas que temem os efeitos de condições climáticas adversas.

“As chuvas de verão são, muitas vezes, intensas e rápidas, resultando em uma grande quantidade de água em um curto período de tempo. Isso pode sobrecarregar os sistemas de drenagem das cidades e entupir os bueiros”, detalha João Sales, diretor da Desentupidor Profissional, empresa desentupidora em São Paulo.

Ele acrescenta que “o asfalto pavimentado reduz a capacidade de absorção da água, levando à falta de escoamento superficial. A ausência de manutenção adequada dos bueiros também contribui para gerar transtornos durante as chuvas”.

Como explica Sales, grandes quantidades de lixo, galhos e outros detritos são arrastadas e entopem os bueiros. Consequentemente, a água não escorre, o que acaba favorecendo os alagamentos. Resultado: ruas e avenidas intransitáveis, motoristas parados no trânsito e prejuízos em residências e comércios.

O especialista afirma que existem diferentes técnicas para desentupimento. Entre elas, estão: hidrojateamento (uso de jatos de água em alta pressão), caminhões de sucção (sugam os detritos e a sujeira) e, claro, a limpeza manual. Há, ainda, a possibilidade de usar o sistema de vídeo inspeção, que é inserido nos bueiros e capta imagens para ajudar a decidir qual a melhor abordagem.

Uma medida importante, segundo o profissional, é o trabalho preventivo. Em outras palavras, não esperar o problema acontecer para agir. “A realização de programas regulares de manutenção, como a limpeza periódica dos bueiros, pode ajudar a evitar obstruções e garantir um fluxo adequado de água”, esclarece.

Orientações para a população

Do lado das autoridades, há um pedido para que a população ajude a prevenir o problema. Uma cartilha do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional conscientiza sobre o descarte inadequado de lixo nas ruas. Além disso, os resíduos de uma residência ou comércio devem ser sempre colocados em áreas secas e não alagáveis, de modo a reduzir o risco de serem carregados pela água até os bueiros.

As orientações do ministério não se resumem apenas ao lixo. Quem estiver andando a pé ou dirigindo durante fortes chuvas precisa tomar cuidado. Se estiver diante de uma via alagada, não se deve tentar atravessá-la, pois existe o risco de ser arrastado. 

“Mantenha a calma e siga rigorosamente as orientações da Defesa Civil e de demais autoridades de sua cidade”, recomenda o órgão subordinado ao governo federal. A cartilha traz alguns números de emergência úteis em situações de perigo: 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 192 (SAMU).

Para saber mais, basta acessar: https://desentupidorprofissional.com.br/



Crescimento da prática de BPO demonstra tendência do setor

A terceirização, em diferentes segmentos de mercado e serviços, se tornou uma tendência em ascensão nos últimos anos. É o que indica um panorama, elaborado pela Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), que destaca que, nos últimos 11 anos, houve um crescimento de 149% na área de empregos desse setor. A pesquisa ainda indica que o número de estabelecimentos também aumentou em 55% no mesmo período.

O crescimento da prática, que é conhecida como Business Process Outsourcing (BPO) ou “Terceirização de Processos de Negócios”, reflete uma tendência significativa no mundo corporativo e pode evidenciar também a aceitação do BPO como uma estratégia de negócios. De acordo com a Abrapsa, com esse tipo de fluxo aplicado à área de gestão corporativa, os padrões, métricas, indicadores e reuniões periódicas são ferramentas que podem medir o desempenho organizacional e, ainda, contribuir para a excelência operacional de uma empresa.

Para Cesar Alcácio, CEO da 3P Brasil, empresa especializada em projetos de BPO e soluções integradas de atendimento e facilities, o aumento pode ser atribuído a vários fatores. “Aqui se incluem a necessidade das empresas de se concentrarem em suas competências essenciais, a busca por eficiência operacional e redução de custos, bem como a evolução tecnológica que facilitou a terceirização”, pontua. 

O especialista ainda aponta que, no panorama corporativo atual, o BPO permite que as empresas acessem algumas ferramentas de gestão sem o ônus de desenvolvê-las internamente. “As principais estratégias incluem a escolha de parceiros que se alinham com a cultura e objetivos da empresa. Ferramentas como automação, inteligência artificial e análise de dados também são essenciais no BPO moderno, permitindo processos mais eficientes e insights para tomada de decisões”, explica o CEO da 3P. 

Quanto aos obstáculos para aplicação desse tipo de abordagem em empresas, César destaca que entre os desafios estão a gestão da qualidade do serviço, segurança de dados e integração de processos. “Além disso, a sustentabilidade e as práticas éticas estão se tornando cada vez mais importantes no BPO, à medida que as empresas e consumidores se tornam mais conscientes do impacto ambiental e social de suas operações”. 

3P foca em projetos para administração pública

Um dos principais focos da 3P é a realização de projetos de terceirização de processos para administração pública. De acordo com Portal de Compras do Governo Federal, os principais benefícios da adoção do BPO nesse cenário são o aumento da eficiência, por conta do envolvimento do prestador na atividade-fim, assim como a especialização de pessoal próprio em atividades específicas e a ampliação da qualidade na prestação dos serviços. 

As centrais de atendimento ao cidadão, por exemplo, podem ofertar, em um mesmo local, diversos produtos e serviços provenientes dos mais variados órgãos. Desde 2006, a 3P realiza o projeto e abertura de postos de atendimento em diversas regiões do Brasil. Atualmente, são 48 unidades espalhadas pelo país. Hoje, com o Prox, a empresa passou a atuar com mais força no setor de atendimento digital ao cidadão.  

O conceito de possuir várias frentes de atendimento, conhecido como omnicanal, pode oferecer uma experiência unificada ao consumidor. De acordo com análises da Zendesk, somente 18% dos consumidores estão satisfeitos com o número de canais oferecidos pelas empresas para atendimento. Para o CEO da 3P, essa otimização das operações torna o suporte mais rápido e preciso. 

“É importante a modernização por meio da adoção de soluções inovadoras no relacionamento entre o cidadão e o governo. Todo cidadão, ao recorrer a qualquer serviço, sempre exigirá um atendimento rápido, eficaz e que corresponda às suas necessidades”, enfatiza César.

Para saber mais sobre os projetos da 3P Brasil, basta acessar: https://www.3pbrasil.com.br/



Pazzei lança módulo do Enem para ajudar estudantes na prova

Em 2014, o governo aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), que determina metas, diretrizes e estratégias a serem implementadas, do Ensino Infantil ao Ensino Superior, até 2024. Uma das metas estabelecidas pelo PNE é o aumento da taxa bruta de matrículas de jovens de 18 a 24 anos no sistema de ensino superior, pretendendo aumentar este índice para 50%.

Indo ao encontro desses números, o objetivo de se formar em uma faculdade ainda é algo almejado por muitos jovens brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) demonstrou que o interesse deles em ingressar no Ensino Superior têm crescido a cada ano, com um aumento de cerca de 13% no número de inscritos em relação a 2022.

Sabendo que o Enem é um dos exames mais importantes para os alunos do ensino médio e, além de ser uma prova nacional, é também uma porta de entrada para o Ensino Superior – tanto em instituições públicas quanto privadas, com bolsas de estudo e financiamentos -, a empresa Pazzei lançou o módulo Enem na plataforma, com o objetivo de preparar os participantes para a prova.

Patricia Lemanski, Designer UX do Pazzei, explica que a preparação para uma prova nos moldes do Enem pode ser cansativa e desafiadora. Por isso, juntamente com o professor Xandão, parceiro da plataforma, a ideia foi desenvolvida com o intuito de fornecer aos alunos uma oportunidade de aplicar e revisar os conteúdos estudados, resolvendo questões no mesmo formato do Enem.

“Um dos nossos objetivos é que os alunos possam treinar para a prova com segurança, mas que esse processo seja o mais simples e fácil possível”, diz. “Assim, eles não precisam se preocupar em descobrir quais assuntos têm aparecido mais nas provas, ou buscar simulados prontos que não se adaptam à rotina deles”, destaca.

Lemanski enfatiza que o contato com o professor parceiro foi essencial durante o processo do desenvolvimento da funcionalidade por estar diariamente usando e recebendo feedbacks de alunos sobre plataformas de estudo.

Além disso, a plataforma foi projetada com estatísticas e dados das edições anteriores para direcionar as perguntas sobre os assuntos com maior incidência na prova do Enem. 

“Pensamos na funcionalidade para atender às necessidades dos alunos em diferentes contextos. Com o Módulo Enem, os alunos que buscam se preparar para a prova como um todo podem gerar simulados de 45 questões por área do conhecimento”, diz. “Já os alunos que querem medir o desempenho em certa área ao longo do ano poderão usar um modo mais flexível resolvendo menos questões”, complementa.

A designer UX do Pazzei destaca que o módulo foi pensado com foco na experiência do usuário. “Buscamos dar controle ao aluno para que ele decida como usar a ferramenta no seu contexto individual, mas trouxemos essa flexibilidade de uso de forma intuitiva e sem sobrecarregá-lo com muitas configurações”, finaliza. 

Para saber mais, basta acessar: www.pazzei.com.br



Tramontina apresenta IPEX, sua nova divisão de produtos

A Tramontina entra numa nova fase de relacionamento com a indústria ao apresentar a IPEX, sua nova divisão focada em soluções elétricas destinadas aos setores industriais e de construção civil. A divisão Ex, especializada em soluções para atmosferas explosivas, evolui para a IPEX, que oferecerá ao mercado soluções engenheiradas e ajustadas às demandas de um setor dinâmico e em constante evolução.

A divisão IPEX posiciona-se como uma provedora de soluções em sistemas elétricos de alta engenharia, incluindo desde produtos individuais até sistemas complexos, com foco na entrega e prazos que atendam às demandas dos clientes de diversos setores, incluindo refinarias, plataformas de petróleo, silos e empresas alimentícias, químicas e farmacêuticas.

A nova divisão nasce com uma produção local para produzir itens destinados às demandas do mercado brasileiro, mantendo os padrões de certificação. Seu portfólio inclui famílias de produtos das divisões Ex e Industrial da Tramontina, como painéis customizados, soluções em iluminação e periféricos (acessórios, plugues, tomadas, caixas de passagem e outros produtos elétricos), todos fabricados localmente.

Infraestrutura especializada 

A divisão IPEX conta com uma equipe capacitada em tecnologias atuais, incluindo treinamentos sobre as certificações INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) aplicáveis aos produtos. Além disso, dispõe de representantes comerciais locais, promotores de vendas e engenheiros de aplicação, oferecendo um suporte aos clientes, desde a concepção do projeto até o pós-venda, tratando também da gestão de prazos, testes e possíveis adaptações necessárias.

“Nossos planos envolvem a expansão do portfólio da divisão, ampliação de presença nos mercados verticais brasileiros e a busca por oportunidades em mercados internacionais na América Latina e Europa”, declara André de Lima, Diretor Comercial da Tramontina.

 

Tramontina

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Nexo processa a Bulgária em mais de US$ 3 bilhões

A Nexo AG e suas subsidiárias entraram com uma ação de arbitragem ICSID de mais de US$ 3 bilhões contra a República da Bulgária por danos e oportunidades perdidas causadas pelas ações injustas e politicamente motivadas do país contra a empresa e seus executivos, envolvendo investigações criminais injustificadas e opressivas, posteriormente descartadas por falta de mérito. A Nexo AG e suas subsidiárias estão sendo representadas pelo escritório de advocacia norte-americano Pillsbury Winthrop Shaw Pittman LLP, e a reivindicação é apresentadaàSecretaria do Centro Internacional de Solução de Controvérsias relativas a Investimentos (ICSID) do Banco Mundial, em Washington, DC.

Em 21 de dezembro de 2023, as empresas Nexo e sua administração foram inocentadas de qualquer irregularidade, com o Escritório do Procurador da Cidade de Sofia concluindo que nenhum crime havia sido cometido e encerrando os processos criminais contra a administração da Nexo, incluindo Kosta Kantchev, Antoni Trenchev, Kalin Metodiev e Trayan Nikolov.

“Estamos ansiosos para representar nossos clientes na próxima fase desta batalha por justiça”, disse Deborah Ruff, chefe de mediação da Pillsbury. Matthew Oresman, sócio-gerente do escritório de Londres da Pillsbury, afirmou: “Após examinar o caso em profundidade, acreditamos na força da reivindicação da Nexo.”

Como resultado direto do ataque politicamente motivado da Procuradoria-Geral da Bulgária em janeiro de 2023, a marca e a reputação da Nexo foram prejudicadas, oportunidades lucrativas de negócios foram perdidas, os investimentos da Nexo AG na Bulgária foram prejudicados e várias das atividades comerciais planejadas da Nexo, das quais as seguintes são exemplos, foram afetadas pelas alegações e tiveram que ser abandonadas:

  • A Nexo estava trabalhando com três importantes bancos de investimento dos EUA em uma rodada de financiamento e em uma oferta pública inicial em uma importante bolsa de valores dos EUA, com uma avaliação indicativa entre US$ 8 bilhões e US$ 12 bilhões.

  • A Nexo estava a dias de assinar uma aliança estratégica plurianual com um grande clube de futebol europeu, dando-lhe exposição aos seus mais de 330.000.000 de apoiadores no mundo inteiro. Essa parceria teria feito da Nexo a carteira digital oficial e o principal parceiro do clube. O lançamento de um inovador cartão de pagamento com a marca do clube estava em andamento – um ponto de virada tanto para a Nexo quanto para o setor de blockchain, pois teria oferecido um gateway instantâneo para milhões de usuários para a classe de ativos digitais em rápida expansão.

  • A reputação e a marca da Nexo foram manchadas, resultando em uma infinidade de oportunidades e receitas perdidas, e destruição do valor da empresa.

“Apesar de os ataques injustificados das autoridades búlgaras em janeiro de 2023 terem afetado significativamente todo o grupo Nexo, conseguimos continuar as operações comerciais”, disse Antoni Trenchev, cofundador da Nexo, “contudo, nosso caminho de crescimento foi desacelerado e as oportunidades foram perdidas ou significativamente atrasadas. Prometi pessoalmente, há 10 meses, que exploraríamos todos os meios legais disponíveis para garantir uma compensação financeira para a Nexo. Agora que a própria Promotoria búlgara finalmente nos inocentou, é o momento certo para apresentarmos nossa reivindicação e recebermos reparações pelos enormes danos financeiros e de reputação sofridos. Por intermédio de nossas ações, esperamos mostrar aos detentores do poder que as ações têm consequências e, com sorte, evitar essa destruição desnecessária de valor no futuro. Acreditamos que isso será uma reivindicação para a Nexo, mas também para todos os bons atores na área de blockchain que se viram sob ataque de várias frentes nos últimos dois anos.”

Sobre a Nexo

A Nexo é a principal instituição de ativos digitais do mundo. A missão da empresa é maximizar o valor e a utilidade dos ativos digitais, oferecendo uma ampla gama de produtos que incluem soluções avançadas de negociação para clientes varejistas e institucionais, agregação de liquidez de principais locais e linhas de crédito de ativos eficientes em termos fiscais. Em 2022, a empresa lançou seu braço de investimento Nexo Ventures, que agora possui mais de 60 empresas em seu portfólio. A Nexo processou mais de US$ 130 bilhões para mais de 6 milhões de usuários satisfeitos no mundo inteiro.

Para obter mais informações, acesse nexo.com.

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Contato:

Mídia: pr@nexo.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Mercado imobiliário de luxo apresenta crescimento em 2023

O mercado de luxo e superluxo está em expansão. É o que aponta informações recentes da Brain Inteligência Estratégica, que observou um crescimento de 39,2% no número de lançamentos de imóveis de alto padrão e superluxo no primeiro trimestre do ano de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Nesse intervalo, mais de 2,5 mil unidades foram introduzidas no mercado.

O segmento de imóveis de alto padrão está em constante crescimento, acompanhando a demanda crescente por residências que proporcionem não apenas acomodações de luxo, mas também um estilo de vida sofisticado e exclusivo. Em um cenário marcado por mudanças rápidas e evolução constante no mercado imobiliário, uma alternativa para facilitar os processos burocráticos envolvidos no financiamento de imóveis de luxo é a assessoria imobiliária. 

Mercado global de imóveis de luxo

Com a economia mundial se recuperando gradualmente, o mercado de luxo está mais dinâmico. Empreendimentos que oferecem uma combinação única de localização, design arrojado e amenidades exclusivas estão sendo lançados em diversas cidades ao redor do mundo. O mercado global de imóveis de luxo tem experimentado um crescimento significativo em diversas regiões, conforme o relatório publicado pelo programa Coldwell Banker Global Luxury ®, nas quais investidores internacionais têm contribuído para a valorização das propriedades de luxo. Este crescimento é resultado direto da demanda por imóveis de luxo, impulsionada por indivíduos de alto patrimônio líquido e investidores que buscam tanto moradias exclusivas quanto oportunidades sólidas de investimento.

Segundo artigo publicado pela Imobi Report, com a crescente do home office, muitos indivíduos agora também buscam espaços maiores e mais bem equipados para atender às suas necessidades de trabalho em casa, além, claro, do lazer e entretenimento. O desejo por segurança e privacidade também impulsionou o interesse em imóveis de alto padrão, com frequentes investimentos em sistemas de segurança avançados.

Facilidade para transações de alto padrão

No contexto das transações imobiliárias de alto padrão, a assessoria imobiliária especializada desempenha um papel importante, devido às complexidades inerentes aos procedimentos burocráticos que envolvem o financiamento bancário de imóveis de luxo. “Pessoas de elevado poder aquisitivo, muitas vezes, vivem uma vida intensamente ocupada, com agendas repletas de compromissos, deixando-lhes pouco tempo disponível para lidar com as minúcias documentais, cartorárias e administrativas relacionadas ao financiamento de imóveis”, é o que afirma Rodrigo Diniz, CEO da RSPRIVATE Consulting, uma assessoria imobiliária focada em apresentar opções de financiamento bancário para clientes de alto padrão.

Neste cenário, a assistência personalizada busca apresentar ao cliente as melhores taxas de financiamento em parceria com os principais bancos e fundos exclusivos, além de auxiliar os compradores com as preocupações relacionadas a documentos, contratos, registros em cartório e outros aspectos administrativos. Isso permite que os clientes se concentrem nas suas ocupações diárias e nas suas atividades essenciais, enquanto os detalhes burocráticos são tratados por um consultor.

A assessoria imobiliária pode facilitar o processo de financiamento de imóveis e atuar como um elo entre os compradores e uma ampla rede de profissionais do setor, tais como advogados, notários, corretores de imóveis e outros especialistas. Essa colaboração estratégica assegura que todos os aspectos legais e administrativos sejam tratados de forma apropriada e em conformidade com as leis vigentes.

Além disso, a discrição é um dos valores-chave na assessoria imobiliária de luxo e superluxo. Ela compreende que muitos compradores de alto padrão desejam manter suas transações imobiliárias em sigilo. A assessoria imobiliária de luxo garante que a confidencialidade seja mantida a todo momento, protegendo a privacidade de seus clientes.

Do início ao fim

A assessoria imobiliária de luxo estende-se além da transação em si. Ela é um componente que torna as transações de alto padrão mais acessíveis, ágeis e convenientes para indivíduos ocupados e de alto poder aquisitivo.

Rodrigo ainda conta que “em muitos casos a assessoria disponibiliza um consultor exclusivo para acompanhar todas as etapas burocráticas do financiamento de um imóvel de luxo”, como é o caso da RSPRIVATE Consulting. Em um mercado global em expansão, ter a experiência e a assistência certas pode fazer toda a diferença no financiamento imobiliário que ofereça não apenas economia, mas também um estilo de vida verdadeiramente sofisticado e exclusivo.

Mais informações
rsprivate.com.br
(12) 3913-5474 / (12) 98184-8242



Levantamento aponta casos de assassinato de policiais têm aumentado no Brasil

O país se comoveu na semana passada com o assassinato da soldado da Polícia Militar de São Paulo, Sabrina Franklin, de 30 anos, ocorrido na zona sul da cidade. O crime aumenta a estatística dos homicídios que atingem esses profissionais.

Levantamento do Instituto Monte Castelo aponta que em 2023, 142 policiais morreram em confrontos com bandidos no Brasil. O número representa um aumento de 4,4% com relação ao ano anterior. A título de comparação, no mesmo período, no Reino Unido, nenhum policial britânico teve a vida ceifada por marginais. No Chile, país da América do Sul, vizinho do Brasil, 3 policiais tombaram em confronto. 

 “O Brasil deveria tratar com mais respeito aqueles que protegem seus cidadãos, oferecer melhores condições de trabalho, remunerar adequadamente e, acima de tudo, dar aos policiais a dignidade e carinho que merecem por exercer uma das mais difíceis e vitais profissões”, defende o delegado licenciado e especialista em segurança, Jorge Lordello.

“O policial, num ato de abnegação e por voto de profissão, se propõe a arriscar sua vida para salvar a de outra pessoa; quais outras profissões assumem esse risco?”, continua Lordello.   

Esse nível de estresse, potencializado pelo atendimento de ocorrências que vão além do confronto com bandidos, faz com que a taxa de suicídios entre policiais seja 8 vezes maior do que a da população em geral, segundo dados do 16º Anuário de Segurança Pública. O levantamento, de 2022, aponta que no período, 101 policiais tiraram a própria vida.

“Por outro lado, uma reflexão merece atenção”, pondera Jorge Lordello. “Quem se importa, verdadeiramente, com a morte de um policial?”, indaga. O especialista recorda que nunca há manifestação de protesto pelo assassinato de um policial em serviço, por exemplo. “O nível de estresse, a cobrança dos superiores e os baixos salários, levam à conclusão que os policiais arriscam suas vidas apenas pelo amor à profissão”, conclui Lordello.                          



Hero MotoCorp revela empolgante plano de ação futuro na Hero World 2024

“2024 é realmente especial, pois celebramos o 40o aniversário da Hero. Hoje somos líderes em inventividade e empreendedorismo indiano, contribuindo significantemente para o ressurgimento da capacidade de manufatura, engenharia, inovação e proeza tecnológica.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240123715563/pt/

Dr Pawan Munjal, Executive chairman and Mr Niranjan Gupta, CEO, Hero MotoCorp at the unveil of the Mavrick 440

Dr Pawan Munjal, Executive chairman and Mr Niranjan Gupta, CEO, Hero MotoCorp at the unveil of the Mavrick 440

A presença global da Hero MotoCorp hoje se estende até quase 50 países em vários continentes, onde a Hero não é só uma marca, mas um exemplo brilhante de uma Índia confiante, espelhando o estado de espírito e a visão da nação: otimista, dinâmica, independente e ambiciosa, defendida pelo nosso honroso Primeiro Ministro, Shri Narendra Bhai ji Modi”.

Dr. Pawan Munjal

Presidente executivo da Hero MotoCorp

Revelando a próxima fronteira no Futuro da Mobilidade, a Hero MotoCorp, maior fabricante de scooters e motocicletas do mundo, desvendou hoje a altamente esperada segunda edição da Hero World no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), centro de P&D de ponta na cidade de Jaipur no norte da Índia.

No centro do palco estavam os mais recentes veículos prontos para produção no segmento de motor de combustão interna, soluções centradas no cliente, inovações tecnológicas, com um foco sólido em eletrificação e sustentabilidade.

  • Anunciou com orgulho sua incursão na categoria de peso médio com o lançamento da motocicleta Mavrick 440. Com a Mavrick 440, uma nova tecnologia de referência está abrindo caminho para inovações, uma mistura perfeita de design dinâmico e a confiabilidade característica pela qual a Hero MotoCorp é conhecida.

  • Revigora o segmento sempre popular de 125cc com o lançamento da Hero Xtreme 125R.

  • Apresentou seus três primeiros protótipos das motocicletas flex,àbase de etanol: Hero HF Deluxe, Splendor+e Glamour, de acordo com a Iniciativa de Veículos Flex do governo da Índia.

  • Apresentou a Vida V1 Coupe, que oferece uma mistura perfeita de praticidade e autoexpressão, e dois conceitos de veículos elétricos: a Lynx e a Acro. Ambos produtos foram desenvolvidos no centro de P&D europeu da empresa, o Tech Center Germany.

  • Exibiu scooters prontas para produção – a Xoom 125 e a Xoom 160.

  • Apresentou a Concept 2.5R XTunt premium de alta capacidade.

O Sr. Niranjan Gupta, CEO da Hero MotoCorp, afirmou: “A Hero World não é só para mostrar veículos de ponta; é para apresentar um espectro de soluções avançadas que atendem às diversas necessidades dos nossos clientes. De motocicletas premium que redefinem a elegância a soluções de mobilidade de massa que se dedicam ao pulso de uma nação, nosso compromisso com a inclusividade é inabalável”.

Para mais informações sobre a Hero MotoCorp:

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Contato:

Contato para a imprensa:

corporate.communication@heromotocorp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Desenvolvimento Aquícola Federal visa investimentos até 2032

O Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura, lançado pelo governo federal, tem como objetivo fomentar e direcionar o crescimento do setor aquicultor no país. Essa iniciativa visa atrair investimentos e fomentar o crescimento sustentável das atividades aquáticas na próxima década (2022-2032). De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, as metas, objetivos e estratégias dos programas foram desenvolvidos através de plenárias e oficinas, caracterizando um método de planejamento colaborativo.

Esse processo contou com a participação de colaboradores oriundos de 44 instituições distintas do setor, incluindo representantes governamentais e acadêmicos de 18 estados do Brasil. O propósito principal dessa iniciativa foi a elaboração do Plano, fundamentado nas ações propostas e discutidas nesses encontros.

No mundo, o setor movimenta mais de US$ 406 bilhões de dólares por ano (FAO, 2022), enquanto que no Brasil, embora tenha um potencial significativo devido à sua vasta extensão de águas, em 2022, a aquicultura no Brasil alcançou um total de 119,4 mil toneladas de frutos do mar, conforme informações fornecidas ao Ministério da Pesca.

Essa produção, que abrange peixes, moluscos e algas, foi realizada em projetos estabelecidos em águas federais e demonstra um crescimento de 25% em comparação com o ano anterior, 2021 (Globo Rural).

Com um grande potencial para a produção de organismos aquáticos, o Brasil tem a possibilidade de expandir sua presença no mercado global. No entanto, o país enfrenta desafios como problemas logísticos, infraestrutura deficiente e um sistema tributário complexo. Além disso, os produtores necessitam de apoio financeiro para se tornarem mais competitivos no mercado.

Produção sustentável de peixes ornamentais

A criação de peixes ornamentais contribui para a sustentabilidade de diversas maneiras. Essa prática ajuda na conservação de espécies, reduzindo a necessidade de extrair peixes de habitats naturais, e diminui a pesca predatória. Além disso, oferece desenvolvimento econômico sustentável para comunidades, servindo como uma fonte alternativa de renda (Fonte: Guia do Aquarismo).

A aquicultura de peixes ornamentais também promove a educação ambiental, aumentando a conscientização sobre a importância da conservação de ecossistemas aquáticos. Inovações em práticas sustentáveis, como sistemas de recirculação de água, e o controle de espécies invasoras são outros benefícios dessa atividade. Programas de reprodução podem auxiliar na recuperação de espécies ameaçadas, ressaltando a importância de se adotar práticas responsáveis e sustentáveis nesse setor.

Segundo o site Guia do Aquarismo, a criação de peixes ornamentais pode promover a sustentabilidade de várias maneiras:

  • Conservação de espécies: a criação em cativeiro de peixes ornamentais pode ajudar a preservar espécies ameaçadas de extinção, reduzindo a necessidade de capturá-las em seu habitat natural. Isso ajuda a manter a biodiversidade e os ecossistemas aquáticos.
  • Redução da pesca predatória: ao fornecer uma fonte alternativa de peixes ornamentais, a aquicultura diminui a pressão sobre os habitats naturais, reduzindo a pesca predatória e o extrativismo insustentável.
  • Desenvolvimento econômico sustentável: a aquicultura de peixes ornamentais pode se tornar uma fonte de renda para comunidades locais, promovendo o desenvolvimento econômico sem degradar o meio ambiente. Isso é particularmente relevante em áreas onde as opções de sustento sustentável são limitadas.
  • Educação e conscientização ambiental: a criação de peixes ornamentais pode servir como ferramenta educacional, aumentando a conscientização sobre a importância dos ecossistemas aquáticos e da conservação de espécies. Aquários e exposições podem inspirar uma apreciação mais profunda pelos ambientes aquáticos e pela vida marinha.
  • Inovação em práticas sustentáveis: a indústria de peixes ornamentais pode impulsionar a inovação em práticas sustentáveis de aquicultura, como sistemas de recirculação de água que minimizam o desperdício e a poluição, e o uso de alimentos e suplementos sustentáveis.
  • Controle de espécies invasoras: em alguns casos, a criação de peixes ornamentais em cativeiro pode ajudar a controlar espécies invasoras, fornecendo uma alternativa sustentável à captura de espécies nativas em habitats selvagens.
  • Recuperação de espécies: programas de reprodução em cativeiro podem ser utilizados para recuperar populações de espécies ameaçadas, com a possibilidade de reintrodução em seus habitats naturais quando apropriado.

É importante notar, entretanto, que a aquicultura de peixes ornamentais deve ser realizada de maneira responsável, garantindo que as práticas adotadas sejam sustentáveis e não prejudiquem os ecossistemas naturais.



Brasil vive momento crítico no que diz respeito ao aquecimento global

O aquecimento global afeta a parte viva do planeta, onde estão milhões de espécies, inclusive a humana. O ano de 2023 foi o mais quente da história do planeta, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil, a média das temperaturas do país ficou 0,69°C acima da média histórica.

Há uma associação com grande proximidade entre a concentração de dióxido de carbono e o aquecimento global. O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é composto por um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio, e sua emissão tem a capacidade de reter o calor na atmosfera da Terra. 

De acordo com o coordenador-geral de Ciência do Clima do MCTI, Márcio Rojas, alguns dos impactos mais intensos da mudança do clima serão sentidos no Brasil, onde serão mais severos que a média global. O país tem dimensões continentais e parte considerável localizada na região tropical, a qual aquece mais que as oceânicas.

“No Brasil, já estão ocorrendo muitos eventos climáticos e meteorológicos extremos. Seja com as ondas de calor que atingiram diversos estados e o Distrito Federal, seja com a seca que atingiu a região amazônica e a região norte do país, registrando cerca de 22 mil focos de queimadas em outubro, ou com a passagem de um tsunami meteorológico no litoral do estado de Santa Catarina, entre outros”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

De acordo com a pesquisa “Global Views On Climate Change” realizada pelo Instituto Ipsos, os brasileiros estão entre os que mais se preocupam com o impacto das Mudanças Climáticas causadas pelas atividades humanas em seu cotidiano nos próximos anos. Segundo o estudo, 61% dos brasileiros acreditam que terão que deixar suas casas nos próximos 25 anos devido às mudanças climáticas, colocando o Brasil em segundo lugar no ranking geral, logo atrás da Turquia (68%) e à frente da Índia (57%).

Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Bruno Herbert afirma que investir no uso racional de energia permite reduzir o consumo exagerado, produzir mais com menos e contribuir com o meio ambiente. “O fator sustentabilidade é essencial. A diminuição do desperdício e a possibilidade de o consumidor adquirir energia de fontes renováveis ajudam a combater a emissão de gases poluentes”.

“É fundamental que sejam implantadas medidas ambiciosas para reduzir rapidamente as emissões de gases de efeito estufa, visando impedir que estas ondas de calor se tornem cada vez mais intensas, afetando pessoas vulneráveis e perturbando os ecossistemas que são vitais para a regulação do clima no planeta”, conclui Vininha F. Carvalho.
 



Tatuadora gaúcha Karen Techi é a campeã da 11ª Tattoo Week Rio

A gaúcha, Karen Techi (@karen_techi), 31 anos, vence a edição 2024 da Tattoo Week Rio na categoria de melhor tatuagem do evento. O trabalho autoral trouxe detalhes e muitas cores, mostrando um dos personagens de uma das franquias de games mais icônicas dos anos 90, Crash Bandicoot, o marsupial e primeiro mascote da Sony que neste ano, completa 28 anos.

Segundo Esther Gawendo, diretora executiva da Tattoo Week, o concurso objetiva dar visibilidade e credibilidade à arte da tatuagem, apresentar seus artistas e todo o mercado da tatuagem, que cresce 25% ao ano, segundo o Sebrae, além de dar representatividade a uma classe de profissionais que vem crescendo, a de tatuadoras mulheres — o que há pouco tempo, era considerado um cenário dominado pelo público masculino.

”O Brasil se coloca hoje no mundo com os melhores tatuadores. E ver aumentar o protagonismo das mulheres, conquistando premiações em diversas categorias e inclusive, na principal categoria do evento, nos traz aquele sentimento de dever cumprido. De que a tatuagem tem lugar para todos e que é uma arte que deve ser respeitada”, destaca.

“Eu acho demais poder representar tantas mulheres no universo da tattoo. Acho extremamente importante ter cada vez mais mulheres tatuadoras. Esse prêmio realmente significa muito pra mim. Estou muito feliz de verdade e espero incentivar outras mulheres incríveis e de certa forma, inspirá-las”, diz Karen.

Miss e Mister Tattoo Week valorizam a beleza da pessoa tatuada

A publicitária e tatuadora carioca Rebeca Tavares, de 27 anos, mais conhecida como Beca, é a nova vencedora do concurso Miss Tattoo Week 2024. Possui 14 tatuagens espalhadas pelo corpo e prefere tatuagens grandes. Seu grande objetivo é ser reconhecida no universo da tattoo, ter uma vida de paz e estabilidade financeira. “Como miss, vou representar a mulher tatuada, que trabalha e corre atrás. Tatuador não é só profissão, é um artista, o pintor de um quadro que não se apaga. Devemos valorizar sempre essa arte”, destaca.

O título de Mister Tattoo Week é do tatuador Joe Fonseca, carioca, 35 anos. Tem 40 tattoos pelo corpo e tem como hobbie cinema e filmes de horror. Seu maior objetivo da vida é se tornar um tatuador de renome e muito sucesso. “Como mister quero levar alegria, arte, humildade e amor”, conclui.

Tattoo Week também transforma vidas

Os cursos gratuitos de tatuagem e piercing para jovens de favelas do Rio, promovidos pela Tattoo Week e Tattoo do Bem (braço social da Tattoo Week) superaram todas as expectativas de inscrição e formaram 120 jovens.

Segundo Enio Conte, diretor e presidente da Tattoo Week, o evento só conseguirá atender a toda demanda com a parceria da municipalidade. Foram mais de 300 inscrições e que infelizmente, muitas ficaram de fora. “Vamos sugerir ao prefeito que feche uma parceria com a Tattoo Week para que o projeto se transforme num programa da prefeitura do Rio objetivando gerar renda, trabalho, profissionalizar os jovens e dar oportunidade para que também possam empreender em suas favelas”, destaca.

A direção da Tattoo Week Rio já está se preparando para o próximo evento. Será a 12ª Tattoo Week SP que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de novembro no Expo Center Norte, na capital paulista.



Três ações para promover a bicicleta no Brasil

É notável que o uso da bicicleta vem crescendo nos últimos anos, transformando a paisagem das grandes cidades brasileiras. Entre os fatores que podem estar contribuindo para essa mudança, está o investimento em infraestrutura cicloviária, como revelam dados de uma pesquisa nacional.
 
O aumento expressivo no número de viagens de bicicleta entre 2014 e 2018, principalmente em municípios de médio e grande porte, destaca a importância da expansão contínua da infraestrutura cicloviária. Segundo relatório da ANTP, Associação Nacional de Transportes Públicos, a implementação de ciclovias resultou em um crescimento de mais de 20% nas viagens de bicicleta, alcançando a marca de 1,7 bilhão de viagens. Este número representa um avanço significativo, indicando que investir em infraestrutura cicloviária é essencial para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte cotidiano.
 
A constatação é reforçada por uma pesquisa pública nacional que mapeou percepções de brasileiras e brasileiros sobre o uso da bicicleta e revelou que a falta de infraestrutura adequada é a principal barreira para aqueles que ainda não adotaram a bicicleta como meio de transporte. Dos entrevistados que não utilizam a bicicleta como meio de transporte, 40% indicam falta de infraestrutura como principal barreira. Além disso, mais de 43% dos mesmos acham que não existem vias nas cidades em que seja seguro pedalar junto aos automóveis. Nesse mesmo grupo, 31,4% afirmam que não pedalam ou não pedalariam fora de ciclovias ou ciclofaixas. Ao mesmo tempo, as respostas das pessoas que já pedalam indicam que 90% delas dispõem de infraestrutura cicloviária em algum trecho de seu trajeto diário. Os dados sugerem que, para deixar de ser vista apenas como lazer pela população, a bicicleta como modo de transporte deve ser levada a sério, também, pelo poder público. 
 
Os sistemas de compartilhamento de bicicletas, tanto públicos quanto privados, surgem como uma ferramenta eficaz para impulsionar o uso da bicicleta. Metade dos entrevistados que ainda não pedalam apontaram a inexistência desses sistemas em suas cidades como uma barreira. A ampla distribuição das estações é essencial para garantir a acessibilidade e a utilidade desses sistemas. Além disso, a pesquisa destaca que a principal razão para não aderir a sistemas de compartilhamento é a concentração das estações em áreas impraticáveis para os respondentes, ressaltando a necessidade de uma distribuição estratégica.

Artigo publicado originalmente me WRI Brasil.



Janeiro Branco: evolução da saúde estimula cuidado mental

A população jovem brasileira é a que mais sofre com ansiedade no país, isso porque 31,6% das pessoas entre 18 e 24 anos já foram diagnosticadas com o transtorno. Ao olhar para todos os brasileiros, 26,8% alegam ter recebido diagnóstico médico para o mesmo problema, segundo dados do Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia). O Janeiro Branco, campanha criada em 2014 e transformada em lei (14.556/2023) em 2023, é uma ação anual de saúde pública de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.

A história da assistência mental no Brasil é permeada por mudanças que impactaram a percepção da sociedade e dos próprios profissionais acerca do cuidado com saúde mental, conforme aponta Helena Limões, profissional de psicologia do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS. Um exemplo dessa evolução é a criação do Janeiro Branco, há 10 anos, e da Reforma Psiquiátrica em 2001.

Histórico de luta e discriminação

Na virada dos anos 1970 para os 1980, o Brasil testemunhou o início da Reforma Psiquiátrica, marcando uma mudança significativa no tratamento de saúde mental. A reforma foi impulsionada por denúncias de violência em hospitais psiquiátricos e influências internacionais. Em 1987, o Manifesto de Bauru e o surgimento do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) consolidaram a luta por uma “sociedade sem manicômios”.

A psicóloga Helena Limões explicita as falhas e excessos cometidos durante esta fase embrionária da assistência psicológica em território nacional. “A assistência aos pacientes com transtornos mentais no Brasil surgiu nos primeiros hospícios de forma totalmente excludente, retirando da sociedade os que eram considerados ‘loucos’, segundo determinações da época”, aponta a psicóloga.

Segundo Limões, essa assistência focava na doença, esquecendo, assim, de compreender o sujeito em sua totalidade. “Uma assistência de qualidade prestada aos pacientes psiquiátricos no Brasil é algo recente. Em um passado não muito distante, as pessoas com doenças mentais não tinham sequer o direito de receber os cuidados necessários em relação ao seu sofrimento psíquico”, afirma. 

As mobilizações refletiram na regulamentação da Reforma Psiquiátrica, com a Lei Nº 10.216 aprovada em abril de 2001, que propulsionou o fechamento de manicômios e hospícios em todo o país. Como desdobramento da reforma, em 2002, o Ministério da Saúde criou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), espaços de acolhimento de pacientes com transtornos mentais, com o objetivo de prestar assistência médica e psicológica, visando a reintegração dos doentes à sociedade. A Lei da Reforma Psiquiátrica impulsionou a transição do modelo de atenção à saúde mental no Brasil, permitindo a expansão da rede de serviços comunitários, com assistência integral e multidisciplinar aos usuários.

Panorama atual e desafio do pós pandemia

Em 2019, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental. O estudo feito pela OMS também indica que o suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e quase 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.  

Somando-se a isso, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia. No Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em documento publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas, em 2021, indica que cerca de quatro em cada 10 brasileiros tiveram problemas de ansiedade por conta da pandemia.

“Acredito que nunca tenha se falado tanto da importância da saúde mental como nos últimos anos, principalmente durante e após a covid-19. A pandemia acarretou o aumento de diversos transtornos na população como ansiedade, pânico, insônia e depressão. Isso, por outro lado, também aumentou significativamente a busca por tratamento terapêutico e psiquiátrico”, acrescenta Limões.

Nesse cenário, a profissional de psicologia aponta que os avanços tecnológicos têm contribuído positivamente para o tratamento. “Os meios digitais impactaram na facilidade da procura e da realização do tratamento terapêutico, já que temos inúmeras plataformas que possibilitam, mesmo que a longa distância, que o paciente tenha o seu tratamento terapêutico com o profissional de sua escolha, independente de onde esteja, e faça as suas consultas com a mesma qualidade e segurança que seria no presencial”, pontua. 



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