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Motive proporciona ativação eSIM simplificada para marca automotiva europeia de luxo na América Latina

Motive, líder mundial em gestão e automação do ciclo de vida de dispositivos conectados, anunciou uma parceria estratégica com uma importante operadora da América Central e do Sul, levando conectividade móvel perfeita e segura a veículos de uma marca automotiva europeia de luxo no México. A solução, baseada no Entitlement Server da Motive. permite que os assinantes da operadora vinculem suas identidades móveis diretamente a seus veículos com uso da tecnologia eSIM (SIM incorporado), ao aproveitar os padrões de conectividade móvel da GSMA.

Este pioneirismo no setor automotivo na América Latina permite que os motoristas ativem sua assinatura de celular ao entrar no veículo, ao propiciar uma experiência personalizada e conectada, equivalenteàde seus smartphones. Seja para entretenimento, navegação ou serviços de comunicação, os usuários se beneficiam de acesso ininterrupto a seus serviços móveis com maior segurança e privacidade.

“Esta implementação demonstra o poder da gestão de direitos e provisionamento inteligentes”, disse Francisco Viana, Vice-Presidente de Vendas da Motive na América Latina. “Isto simplifica a experiência do usuário e abre as portas para serviços de carros conectados escaláveis ​​a qualquer provedor de serviços a nível mundial.”

O servidor de gestão de direitos da Motive interconecta a rede móvel e o veículo, ao possibilitar:

  • Federação de identidade do usuário: Associação segura de perfis móveis pessoais ao sistema do veículo.
  • Provisionamento dinâmico de perfil eSIM: Download e ativação do perfil no SIM integrado do veículo.
  • Gestão com reconhecimento de sessão: Garante que os perfis de usuário estejam ativos apenas quando o motorista estiver usando o veículo, ideal para casos de uso de mobilidade compartilhada.

Atualmente implementada em um país, a solução Motive será expandida às diversas filiais da operadora na região, conectando, finalmente, dezenas de milhões de veículos da marca.

Esta inovação está baseada no Motive Entitlement Server, uma plataforma a nível de operadora para gestão de direitos de dispositivos, provisionamento seguro de eSIM e recursos avançados como VoLTE, VoWiFi e Rich Communication Services (RCS). Para saber mais sobre como a solução oferece suporte a dispositivos conectados nos ecossistemas automotivo, móvel e de IoT, acesse motive.com/entitlement-server.

Sobre a Motive

Com décadas de experiência atendendo às maiores e mais bem-sucedidas operadoras de serviços, a Motive é líder comprovada em soluções de gestão de dispositivos e serviços.

A Motive administra mais de 1,8 bilhão de dispositivos em mais de 150 implantações em todo o mundo, permitindo que provedores de serviços de comunicação supervisionem dispositivos em redes fixas, móveis e de IoT. Isto ajuda operadoras de telecomunicações internacionais a maximizar sua infraestrutura e prestar serviços de última geração.

Saiba mais em www.motive.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Relações Públicas Globais

motive@libertycomms.com

Relações Públicas na América Latina

Lorena Rivera Sotto

lorena@anqacomms.com

Fonte: BUSINESS WIRE



LISLIE lança disco “Fogo & Aguaceiro” no Cine Theatro Brasil de Câmara

LISLIE lança disco “Fogo & Aguaceiro” no Cine Theatro Brasil de Câmara
LISLIE lança disco “Fogo & Aguaceiro” no Cine Theatro Brasil de Câmara

O segundo disco de estúdio da cantora e compositora mineira LISLIE, “Fogo & Aguaceiro”, acaba de chegar às plataformas digitais. O álbum, que explora a coexistência de polos opostos nas letras e sonoridades, será apresentado pela primeira vez ao vivo no Cine Theatro Brasil de Câmara, neste domingo, 2 de novembro.

Com participações especiais de Augusta Barna, Elisa de Sena e Sofia Cupertino, o show será uma imersão na atmosfera do disco, que exala brasilidade, força feminina e coloca a vulnerabilidade como potência criativa. A apresentação também reforçará o conceito de contrastes que atravessa todo o disco.

No palco, a banda será formada por Wallace Gomes (direção musical, guitarra e violão), Egberto Brant (contrabaixo), Almin Bah (percuteria), Luadson Constâncio (teclado e acordeon) e Victor Santiago (trompete). A produção executiva é assinada por Marcela Queiroz e a produção artística por Mell Flores.

Sobre o disco

Com nove faixas autorais, “Fogo & Aguaceiro”, que chega pelo Selo Caiana e pela YB Music, traz produções de Rafael Fantini, Cotô e Calvin Delamarque (Lamparina), Guilherme Barros (Projeto Cantim) e Flávio Ferrari (Joyce Alane), além de participações especiais de Augusta Barna, Iaiá Drumond, Elisa de Sena, Pri Glenda, Sofia Cupertino e Leona Souki.

A criação partiu de enfrentamento e reinvenção: “Fogo e água são, em si, dois elementos que me causam encantamento e temor. Nem sei nadar, pra você ter uma noção. Um dia percebi que tratava com o mesmo distanciamento o meu fazer artístico. Medo de tentar, medo de conseguir e de não conseguir criar algo que me representasse. Resolvi corrigir isso e me queimar, ou me afogar, mas mergulhar na minha música”, comenta a cantora.

Entre as inspirações para o disco está o trecho de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. A partir dessa visão, LISLIE constrói o conceito que perpassa o disco, em que propõe uma travessia entre opostos — o ardor e o frescor, o medo e a coragem — traduzindo em som o movimento da vida.

Formada em Canto Erudito (CEFART) e Canto Popular (Universidade Bituca), e também professora de Letras, LISLIE traz à música seu olhar sobre a língua portuguesa como expressão viva da cultura brasileira. Suas letras celebram o falar cotidiano, os ditos populares e o ritmo da fala, o que torna o trabalho representativo de brasilidade.

Para além de um manifesto pessoal, o disco traz um manifesto coletivo, em que a colaboração feminina reforça a mulher como sujeito que cria, compartilha e transforma o mundo e a si por meio da arte. Pri Glenda, Iaiá Drumond, Leona Souki, Elisa de Sena e Sofia Cupertino compõem o coro de “Mapa da Jornada”, que canta sobre a experiência de ser mulher no mundo.

“Fazer esse disco não foi nada fácil. Me lancei sem boia e sem colete salva-vidas nesse mar sem saber nadar. E ver o trabalho se tornando realidade, apesar de todas as dificuldades de uma artista independente, é uma alegria gigante”, resume a cantora.

Trajetória

Ao longo da carreira, LISLIE dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Toninho Horta, Paulinho Pedra Azul, Beto Guedes, entre outros, consolidando-se como uma das vozes promissoras da nova MPB. Em 2017, LISLIE lançou o álbum de estreia com “Lislie Fiorinni” (2017), com direção musical de Gilvan de Oliveira, que chamou a atenção da crítica e abriu espaço em programas de TV como “Sr. Brasil” (TV Cultura), além de outras participações em emissoras locais e nacionais. Premiada em festivais e concursos musicais, como Vozes do Morro e Festibar (Melhor Composição), LISLIE também foi voz principal do Bloco Volta Belchior, entre 2019 e 2022, um dos maiores blocos do carnaval de Belo Horizonte. Em 2023, lançou o single “A Fruta do Teu Olhar”, feat. com Augusta Barna, que antecipou a sonoridade de “Fogo & Aguaceiro”.


Serviço:

Lançamento “Fogo & Aguaceiro”

Domingo, 2 de novembro 

Horário: 19h30

Local: Cine Theatro Brasil (de Câmara)

Av. Amazonas, 315 – Centro / Praça Sete – Belo Horizonte – MG

Classificação etária: livre

Ingressos: Eventim



ESG promove impacto, lucro e o futuro dos negócios

ESG promove impacto, lucro e o futuro dos negócios
ESG promove impacto, lucro e o futuro dos negócios

O ESG — sigla para ambiental, social e governança — vem sendo tratado por muitas empresas apenas como pauta de reputação, de comunicação ou de compliance. Para especialistas em negócios, esta leitura superficial do tema pode custar caro, literalmente. Mais que isto, ignorar o ESG como parte central do modelo de negócio é hoje uma escolha que mina valor, expõe o negócio a riscos crescentes e pode vir a comprometer a própria longevidade da organização.

Um levantamento recente mostra que apenas 32% dos executivos afirmam ter ESG plenamente integrado à estratégia. O restante segue operando com ações desconectadas, mal mensuradas ou vulneráveis a cortes orçamentários — como ocorre com programas de diversidade, inclusão ou investimento social privado que, nos primeiros sinais de crise, são pausados ou encerrados.

Essa não é uma opinião isolada. Entrevistas com 400 líderes empresariais revelaram que apenas 51% das empresas brasileiras possuem uma estratégia de sustentabilidade estruturada. E ainda, que só 20% publicam relatórios de sustentabilidade, dados que transparecem a distância entre a intenção e prática.

Esse descompasso entre narrativa e ação real levou uma consultoria a desenvolver uma ferramenta que conecta modelo de negócio, estratégia e impacto, com base em teoria da mudança e lógica de valor compartilhado. Batizado de "Mapa da Vocação ESG", o instrumento de autoria da Recíproka, consultoria especializada em estratégias, busca responder a uma pergunta central: "O que o negócio precisa fazer para que impacto e lucro andem na mesma direção?".

"A maioria das empresas ainda trata ESG como obrigação, não como oportunidade", afirmam as estrategistas à frente da Recíproka Consultoria, Graziela Bernardo e Deusa Marcon, que têm atuado na preparação de lideranças e empresas para o seu ponto de virada estratégico, também pelo ESG. "ESG é, antes de tudo, estratégia. E quem não o considera como parte do core business está deixando dinheiro e o futuro do negócio na mesa. Não por falta de convicção, mas por pura miopia estratégica", complementam. Neste sentido, as organizações que tratam o tema como um apêndice institucional ou de marketing tendem a retroceder — não apenas por pressão regulatória, mas também por perderem competitividade diante de clientes, investidores e talentos que passaram a exigir impacto genuíno.

"Sem integrar propósito, riscos e impactos ao núcleo das decisões, o ESG vira um simples ornamento corporativo. Nossa metodologia provoca o redesenho de decisões-chave: da cadeia de valor às fontes de receita, dos stakeholders aos recursos críticos", explica Deusa Marcon. O instrumento visa substituir narrativas genéricas por proposições robustas de valor compartilhado, que consideram tanto a materialidade financeira quanto a socioambiental, a chamada dupla materialidade, cada vez mais exigida por investidores e órgãos reguladores.

O alerta está longe de ser teórico. Exemplos recentes mostram o que acontece quando o ESG é tratado como custo opcional. A Tesla, antes presente em carteiras ESG — devido ao seu foco em carros elétricos e energia limpa —, foi excluída do índice S&P ESG 500 por falhas em governança e problemas sociais internos, como denúncias de racismo e acidentes de trabalho. De outro lado, há impactos positivos diretos na operação, quando empresas com estratégias ESG registram crescimento mais rápido e valuations maiores que outros em seus setores, por uma margem de 10 a 20% em cada caso, ao passo que fortes qualificações em ESG reduzem os custos em 5 a 10% — uma vez que essas empresas focam em eficiência operacional e redução de desperdício.

No âmbito de investimentos institucionais, o avanço da legislação e a crescente pressão de investidores tornam ainda mais urgente a revisão da estratégia. Bons exemplos que destacam claramente a postura de determinar os riscos socioambientais por parte do regulador são a Lei 15.042/2024, que institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) e incide sobre seguradoras, além da Resolução CMN 5.202, que disciplina os investimentos das entidades fechadas de previdência complementar.

"A boa notícia é que planejar ESG de forma estratégica não exige abandonar a racionalidade financeira, pelo contrário. Trata-se de colocar impacto e performance para conversar com método, análise e direção", reforça Graziela Bernardo.

"Seja pela força dos indicadores, pela urgência climática ou pela transformação dos consumidores, uma coisa é certa: o ESG não pode mais ser um anexo. Ele precisa estar no centro da estratégia de negócios", acrescenta Deusa Marcon.



Desenvolvimento sustentável exige compromisso com as futuras gerações

Desenvolvimento sustentável exige compromisso com as futuras gerações
Desenvolvimento sustentável exige compromisso com as futuras gerações

As construções sustentáveis visam ser um pilar importante para a redução das emissões de CO2, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. Ao integrar diferentes elementos, a construção civil pode liderar o caminho para um futuro mais sustentável, garantindo que as estruturas erguidas hoje não prejudiquem as gerações futuras.

O desenvolvimento sustentável é uma agenda universal que visa construir um mundo melhor. Todos os países estão testemunhando os sérios impactos das mudanças climáticas, que provocam danos na diversidade biológica do planeta e na vida das pessoas.

“De acordo com uma estimativa, as mudanças climáticas podem destruir 9% do valor das moradias do mundo até 2050, o que equivale a 25 trilhões de dólares”, enfatiza Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Acordo de Paris determinou que países desenvolvidos invistam US$100 bilhões por ano em medidas de combate às mudanças climáticas e adaptação em países em desenvolvimento. O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio da temperatura global abaixo de 2°C, ou, se possível, até 1,5°C, em relação aos níveis pré-industriais.

“As energias renováveis são fundamentais para atingir essas metas, sendo previsto que elas respondam por mais de 90% da expansão global da capacidade de eletricidade”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Colab traz linha de acessórios para aparelhos auditivos

A Widex anuncia uma colaboração inédita com a Disney na América Latina para inspirar conversas sobre saúde auditiva por meio de uma linha de acessórios inspirada em Mickey e Amigos. A iniciativa busca estimular a aceitação do uso de aparelhos auditivos de forma leve e afetuosa, por meio da conexão emocional que personagens clássicos despertam em diferentes gerações.

A novidade foi apresentada oficialmente no dia 17 de outubro para os mercados que compõem a América Latina: México, Brasil, Chile e Argentina.

Por meio dessa parceria, a Widex reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções que contribuam para uma experiência auditiva mais humana, acolhedora e conectada com o cotidiano das famílias latino-americanas.

“Queremos que as pessoas ouçam, mas também se sintam vistas. A Disney tem a capacidade de se comunicar com todas as gerações, de gerar entusiasmo e um senso de pertencimento. Com esta parceria, pretendemos transformar os aparelhos auditivos em um símbolo de identidade e empoderamento, não de limitação”, afirma Gisele Munhóes, diretora de Marketing e Produtos LATAM da WSA.

Uma campanha contra o estigma, não apenas um acessório

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo têm algum grau de perda auditiva. No entanto, a porcentagem de pessoas que realmente usam aparelhos auditivos é muito menor, seja por falta de informação, barreiras econômicas ou estigma social.

Esta parceria visa quebrar possíveis noções preconcebidas e dar uma nova narrativa à saúde auditiva. “Usar um aparelho auditivo não deve ser motivo de vergonha, mas uma maneira de cuidar de si mesmo, de se expressar e de se reconectar com a vida”, enfatiza a diretora.

Campanha “Escute a magia de ser você mesmo”

A campanha, sob o slogan “Escute a magia de ser você”, está alinhada aos princípios de bem-estar, promovendo uma conversa mais aberta sobre a perda auditiva e seu tratamento. Trata-se de criar um ambiente onde tanto crianças quanto adultos possam abraçar sua identidade auditiva com orgulho.

Essa estratégia também tem um forte componente de conscientização social e transformação cultural. Por meio dessa colaboração, ambas as marcas visam não apenas agregar valor ao uso de aparelhos auditivos, mas também levar a audição a quem mais precisa, normalizando seu uso de uma perspectiva emocional, estética e humana.



Manpower abre 394 vagas para atendente de farmácia no Brasil

Manpower abre 394 vagas para atendente de farmácia no Brasil
Manpower abre 394 vagas para atendente de farmácia no Brasil

O ManpowerGroup Brasil, consultoria de soluções em Recursos Humanos, está contratando profissionais para atuarem como atendente de farmácia. O único requisito é possuir ensino médio completo, e a empresa também apoia a candidatura de pessoas que buscam sua primeira oportunidade de emprego.  
 
As atividades do atendente de farmácia incluem: atendimento ao público, organizar a loja, abastecer e repor prateleiras, auxiliar nas entregas e revezar caixa. 

Os colaboradores terão acesso aos benefícios de vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida e quebra de caixa. 

As cidades contempladas podem ser conferidas a seguir: 

Rio de Janeiro: Angra dos Reis; Araruama; Armação de Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Copacabana; Gávea; Ipanema; Itaperuna; Leblon; Leme; Magé; Macaé; Méier; Nilópolis; Nova Friburgo; Nova Iguaçu; Paraty; Petrópolis; Rio de Janeiro; Rio das Ostras; Saquarema; São Pedro da Aldeia; Teresópolis; Três Rios; Barra da Tijuca. 

Rio Grande do Sul: Canela; Capão da Canoa; Gramado; Porto Alegre; Torres; Tramandaí; Xangri-Lá. 

Espírito Santo: Aracruz; Cachoeiro de Itapemirim; Guarapari; Marataízes; Serra; Vila Velha; Vitória. 

Ceará: Aquiraz; Caucaia; Eusébio; Fortaleza. 

Paraíba: Cabedelo; João Pessoa. 

Pernambuco: Gravatá; Ipojuca; Jaboatão dos Guararapes; Petrolina; Recife. 

Bahia: Camaçari; Ilhéus; Lauro de Freitas; Salvador. 

Alagoas: Maceió. 

Rio Grande do Norte: Natal; Parnamirim. 

Sergipe: Aracaju. 

Os profissionais interessados podem realizar o cadastro por meio do formulário: https://forms.office.com/r/pTu1L1kDTY 

Para mais oportunidades de emprego em todo o Brasil, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/



Lucro do Grupo Bradesco Seguros cresce 11,4% no ano

O Grupo Bradesco Seguros registrou lucro líquido de R$ 7,3 bilhões de janeiro a setembro de 2025, apresentando crescimento de 11,4% em relação a igual período do ano anterior, com ROAE de 21,5%. No terceiro trimestre, o lucro líquido alcançou R$ 2,5 bilhões, alta de 6,5% frente ao mesmo trimestre de 2024. Já o faturamento (receitas de prêmios, contribuições de previdência e receitas de capitalização) atingiu R$ 88,8 bilhões, registrando estabilidade na comparação anual.

A melhora do resultado industrial, com destaque para a redução de 5,9 p.p. na sinistralidade, e a performance do resultado financeiro, que evoluiu 11,4% no ano e 18,3% frente ao mesmo trimestre de 2024, contribuíram para o avanço do resultado das operações de seguros, previdência e capitalização, que somou R$ 5,7 bilhões no trimestre e R$ 16,7 bilhões de janeiro a setembro — altas de 13,0% e 21,7%, respectivamente.

As provisões técnicas cresceram 10,5%, superando R$ 435 bilhões, e os ativos financeiros, 10,2%, somando mais de R$ 458 bilhões. De janeiro a setembro de 2025, o Grupo Segurador retornou à sociedade, na forma de indenizações e benefícios, R$ 44,2 bilhões, alta de 5,8% em relação ao mesmo período de 2024.

O desempenho reflete o fortalecimento do portfólio do Grupo Segurador em todos os segmentos de atuação, com ampliação da oferta de produtos de maior valor agregado, além do investimento permanente em tecnologia e inovação.

No trimestre, a Bradesco Saúde aprimorou o processo de pagamento dos pequenos negócios com a criação, no app, da Área do Contratante, agilizando a obtenção da fatura. Também inovou na acessibilidade, ao estender, a pessoas com deficiência visual, o uso de biometria facial no app para solicitação de reembolso. A operadora Mediservice, por sua vez, superou a marca de 780 mil beneficiários no acumulado até setembro, crescimento de 22% frente ao mesmo período de 2024, impulsionada pelo compartilhamento de rede.

Em Seguro de Vida, vale destacar a parceria estratégica com o Banco Bradesco para implantação do seguro prestamista na carteira de crédito E-agro, plataforma digital do Banco que oferece soluções para o agronegócio, garantindo a quitação de empréstimos contratados pelo produtor rural por meio de CPR, em caso de morte ou invalidez permanente total por acidente.

Já em Previdência Privada, a Bradesco Vida e Previdência desenvolveu novos produtos e efetuou ajustes para adequar-se à instituição da cobrança de IOF sobre aportes em planos VGBL a partir de determinados valores. Como resultado, a arrecadação em produtos PGBL foi ampliada em 50%, e o faturamento com produtos de cobertura de risco, como pensão e pecúlio, também aumentou.

Em Auto, a Bradesco Seguros deu início à parceria com o Grupo EcoRodovias para complementar a frota de guinchos de atendimento aos usuários na Rodovia Castello Branco, em São Paulo, e avançou no projeto Oficina Sustentável, em parceria com a Ecoassist, que oferece às oficinas parceiras consultoria técnica especializada para coleta e gestão de resíduos.

Em Ramos Elementares, a Bradesco Seguros e a Swiss Re Corporate Solutions apresentaram a nova versão do Seguro Patrimonial Empresarial Digital, elevando o Limite Máximo de Garantia Agregado (LMGA) por apólice, de R$ 50 milhões para R$ 100 milhões.

Já a Bradesco Capitalização registrou alta de 11% no faturamento pelos canais digitais no trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A empresa lançou no período as campanhas de engajamento Clube Max Pontos Dia dos Pais e Mês do Cliente, esta última com foco no segmento Prime e no público massificado, oferecendo, em ambos os casos, página de benefícios com diversos descontos e cashbacks.

Outro destaque fica com a Atlântica D’Or — parceria da Atlântica Hospitais e Participações com a Rede D’Or —, que iniciou a construção de unidade hospitalar em Ribeirão Preto (SP) e chegou à cidade do Rio de Janeiro, onde assumirá a gestão do Hospital Glória D’Or, sétima unidade da parceria. Em outra frente, a Croma Oncologia, parceria entre Atlântica, Grupo Fleury e Beneficência Portuguesa de São Paulo, que adota um novo modelo de cuidado coordenado no tratamento de câncer, consolidou o início de suas operações em São Paulo, com unidades nos bairros da Lapa, Morumbi e Tatuapé.



Emagrecimento rápido exige cuidado estético especializado

Emagrecimento rápido exige cuidado estético especializado
Emagrecimento rápido exige cuidado estético especializado

O uso do medicamento tirzepatida (comercialmente conhecido como Mounjaro) tem trazido resultados expressivos no tratamento da obesidade e do sobrepeso: no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente o medicamento para controle crônico do peso, incluindo perda de peso e manutenção em adultos com IMC ≥ 30 kg/m² ou ≥ 27 kg/m² com comorbidade.

Estudos centrais apontam reduções médias de peso de até 22,5% com doses de 15 mg. Contudo, esse emagrecimento acelerado pode provocar um efeito estético relevante: a flacidez da pele. A perda rápida de gordura corporal supera a adaptação da pele e dos tecidos, gerando áreas de perda de sustentação facial e corporal.

De acordo com a biomédica esteta Karine Maia, quando o corpo emagrece muito rápido, muitas vezes a pele e os tecidos não conseguem acompanhar esse ritmo. "Nosso protocolo reúne técnicas focadas em colágeno, sustentação óssea e reordenamento de tecidos para que o resultado do emagrecimento também seja um resultado estético e saudável", afirma.

Diante dessa demanda crescente, ela desenvolveu um protocolo completo e mentorias especializadas com foco em três pilares:

  1. Estimulação do colágeno, para reforçar a firmeza da pele;
  2. Sustentação óssea, visando reequilibrar estruturas que podem sofrer impacto com a perda de volume;
  3. Reordenamento de tecidos, por meio de tecnologias e procedimentos que atuam na flacidez muscular e tissular.

"Com essa abordagem, podemos oferecer um serviço diferencia­do aos pacientes que emagreceram rapidamente, seja por tratamento com tirzepatida, por cirurgia bariátrica, balão gástrico ou outras estratégias, ajudando a garantir que a conquista da redução de peso seja acompanhada de uma estética corporal e facial harmônica. Para os pacientes, o benefício está em unir o emagrecimento com segurança estética, evitando que o resultado final seja comprometido pela flacidez", destaca a biomédica.

Tecnologia e acompanhamento online impulsionam saúde sistêmica

O uso de tecnologias digitais tem transformado o acompanhamento de pacientes em tratamentos de emagrecimento e promoção da saúde. Clínicas que adotam o modelo de saúde sistêmica com monitoramento online conseguem integrar dados, hábitos e evolução clínica, ajustando protocolos conforme as necessidades individuais. Segundo o portal Somos Médicos, consultas virtuais têm se mostrado eficazes para o início e o acompanhamento de planos de emagrecimento, permitindo orientação constante e acompanhamento estruturado. Um estudo publicado na Nature Digital Medicine aponta que o monitoramento remoto reduziu hospitalizações em 9,6% e aumentou o engajamento dos pacientes com o tratamento.

A biomédica Karine Maia ressalta que o atendimento remoto amplia o acesso e melhora a eficiência do cuidado, permitindo ajustes rápidos e decisões baseadas em dados. Pesquisas do National Institutes of Health (NIH) indicam que protocolos personalizados aumentam a adesão e melhoram os resultados clínicos. Clínicas que utilizam esse modelo oferecem videochamadas, relatórios digitais e suporte contínuo, o que, segundo o blog Be-Slim, resulta em maior manutenção dos resultados. Essa integração entre tecnologia e saúde sistêmica segue a tendência global da "saúde conectada", que une acompanhamento contínuo, personalização e prevenção.



Projeto cultural imersivo destaca história de Cajamar

Projeto cultural imersivo destaca história de Cajamar
Projeto cultural imersivo destaca história de Cajamar

A Muller Cultural anuncia o lançamento de Cajamar: Berço de Bravos, um projeto cultural que apresenta a herança de Cajamar. Por meio de uma exposição de artes interativa, um livro de arte fotográfica e textual, e realidade aumentada acessada por QR Code, a iniciativa visa difundir a riqueza da cultura, das tradições, das histórias e das paisagens naturais da cidade.

Cajamar, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a cerca de 36 km da capital paulista, é uma cidade em que a história se entrelaça com a tapeçaria cultural e natureza convidativa. O nascimento de Cajamar está ligado à implantação da fábrica de cimento Companhia Brasileira de Cimento Portland, de origem canadense, na década de 1920. A fábrica foi instalada em Perus, ao lado da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, porque a região era rica em matéria-prima, o minério das pedreiras de Água Fria.

Na década de 1930, os trabalhadores da fábrica e das minas já estavam residindo no distrito da Água Fria, que ainda pertencia a Santana de Parnaíba. Na década de 1940, uma lei federal exigiu a mudança do nome de Água Fria, porque já existia outro distrito com esse mesmo nome na cidade de São Paulo; foi, então, que o distrito passou a chamar-se Cajamar. Oficialmente fundada em 1958, a cidade tem testemunhado um crescimento notável, impulsionado por sua localização estratégica e privilegiada, próxima à capital paulista.

A diversidade cultural é uma das características mais marcantes da cidade. “Cajamar: Berço de Bravos” convida o público a uma imersão. A exposição fotográfica interativa será uma experiência gratuita e acessível a todos. Composta por 40 quadros fotográficos, 18 quadros incorporam a tecnologia de realidade aumentada, transportando o espectador para dentro da história de Cajamar.

A interatividade se estende ao livro de arte fotográfica e textual, uma obra de 84 páginas, que também contará com 18 fotografias com realidade aumentada. Com uma tiragem de 1.000 exemplares, será distribuído gratuitamente aos visitantes da exposição.

Os locais escolhidos para a exposição serão: o Campus de Tecnologia e Logística, situado na Rua José Marques Ribeiro, n° 7195, de 5 de novembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026. Em seguida, seguirá para o Anhanguera Parque Shopping, localizado na R. Jean Anastace Kovelis, 123 – Ipês (Polvilho), Cajamar, de 5 de janeiro a 28 de fevereiro de 2026.

“Nosso objetivo com Cajamar: Berço de Bravos é ir além de uma simples exposição. Queremos criar uma ponte entre o passado e o presente, usando a tecnologia para trazer a história de Cajamar para a vida das pessoas de uma forma acessível e emocionante”, afirma Ronny Muller, CEO e fundador da Müller Cultural. “Cajamar é um caldeirão cultural, e este projeto é uma celebração dessa identidade única, convidando cada indivíduo a descobrir ou redescobrir as raízes de uma cidade que é verdadeiramente um berço de bravos”, completa.

De acordo com Marcelo Escarabajal, diretor-executivo da Promax Bardahl, marca que patrocinou o projeto, “a história de uma cidade é um patrimônio imensurável, capaz de preservar memórias, fortalecer identidades e inspirar futuros. Apoiar projetos culturais como Cajamar: Berço de Bravos está alinhado ao nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento social das comunidades onde estamos presentes. Valorizar a trajetória da cidade é reconhecer a força de seu povo e reforçar nosso respeito por quem também faz parte da nossa história”, declara.

Projeto: Cajamar: Berço de Bravos
Realização: Muller Cultural Ltda
O que é: Exposição de artes interativa, lançamento de livro de arte fotográfica e textual, e QR Code de realidade aumentada, celebrando a cultura, história e paisagens de Cajamar.
Entrada: gratuita (acesso livre à exposição e exemplares do livro distribuídos gratuitamente aos visitantes).

Locais e períodos

Campus de Tecnologia e Logística
Endereço: Rua José Marques Ribeiro, n° 7195, Cajamar – SP
Período: 5 de novembro de 2025 a 19 de dezembro de 2025

Anhanguera Parque Shopping
Endereço: Jean Anastace Kovelis, 123 – Ipês (Polvilho), Cajamar – SP
Período: 5 de janeiro de 2026 a 28 de fevereiro de 2026



Dados em tempo real impulsionam eficiência do last mile na Black Friday

SÃO PAULO, 31 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas da Black Friday devem crescer 42% em relação ao ano anterior, movimentando R$13,34 bilhões no e-commerce brasileiro. Além disso, segundo estudo da consultoria Gauge e da agência W3haus, metade dos consumidores inicia a busca por ofertas com até 30 dias de antecedência. Esse movimento coloca pressão inédita sobre as entregas de last mile, (última milha), que conectam os centros de distribuição ao consumidor final, fazendo da tecnologia o fator decisivo para garantir previsibilidade e eficiência em toda a cadeia logística.

A Geotab – com mais de 5 milhões de assinaturas de veículos ativas em todo o mundo, sendo mais de 300 mil na América Latina – oferece às empresas de transporte e logística de última milha uma visão detalhada, preditiva e inteligente das operações em tempo real, permitindo acompanhar o desempenho das frotas, o consumo de combustível e os desvios de rota que podem comprometer a pontualidade das entregas.

As soluções de telemática da empresa capturam grandes quantidades de dados dos veículos e fornecem insights robustos aos gestores de frota, em uma única plataforma, permitindo otimizar a gestão e garantir decisões mais ágeis e estratégicas. Segundo explica Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab Brasil, “com dados em tempo real, as empresas reduzem custos e criam uma operação fluida, segura e eficiente, que impacta positivamente a operação logística, além de beneficiar o cliente final.”

“A Black Friday deixou de se restringir a um único dia, convertendo-se em um ciclo logístico contínuo, que exige eficiência constante. Esse cenário reforça a tendência global do mercado de telemática, que vêm crescendo cerca de 14% ao ano, segundo a consultoria Markets and Markets. Cada vez mais, essas soluções se tornam estratégicas para antecipar possíveis problemas, ajustar rotas e otimizar recursos à medida que a demanda muda de ritmo”, complementa o executivo.

Telemetria garante mais eficiência, previsibilidade e melhor desempenho sob alta demanda

Durante o pico da Black Friday, a telemetria permite manter o equilíbrio entre velocidade e controle operacional. A visibilidade em tempo real sobre o deslocamento dos veículos e o comportamento dos motoristas amplia a capacidade das empresas de antecipar situações críticas e ajustar suas operações antes que ocorram interrupções ou atrasos.

Ao converter dados brutos em insights estratégicos,, a tecnologia possibilita otimizar rotas, reduzir o consumo de combustível e evitar paradas desnecessárias — fatores que elevam a eficiência e garantem entregas mais pontuais. Essa previsibilidade também reforça a transparência para o consumidor final, que passa a acompanhar o status da entrega e o horário estimado de chegada, fortalecendo a confiança nas operações de última milha.

Além disso, com a alta movimentação de mercadorias, a exposição a riscos aumenta, assim, soluções de telemetria e videotelemetria permitem o acompanhamento do motorista durante a jornada, e é mais fácil identificar comportamentos de direção que podem representar riscos potenciais para o motorista, terceiros e a carga. As imagens captadas pelo videomonitoramento também auxiliam na análise de possíveis incidentes ou colisões. Ter esses dados garante um transporte mais eficiente e seguro, mesmo em momentos de alta demanda.

Canicoba adiciona, “a Black Friday mostra de forma clara o impacto da telemetria sobre o desempenho das empresas. A capacidade de antecipar situações críticas e responder com agilidade é o que diferencia as operações mais eficientes e seguras durante esse período. A visibilidade em tempo real transforma dados em decisões rápidas e assertivas, garantindo entregas pontuais mesmo sob pressão”, afirma.

Eficiência energética reforça sustentabilidade no last mile

No Brasil, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) registrou mais de 1.380 veículos comerciais elétricos vendidos entre janeiro e julho de 2025, um crescimento de 70% em relação a 2024. O avanço reflete a busca do setor por soluções mais limpas e econômicas, mas também impõe novos desafios de gestão. À medida que as frotas eletrificadas se expandem, cresce a necessidade de informações detalhadas sobre consumo, autonomia e tempo de recarga — dados que a telemetria fornece de forma integrada às plataformas de gestão de frotas.

Com a intensificação das entregas, a eficiência energética deixa de ser apenas uma meta ambiental e se torna um diferencial competitivo para as operações de última milha. Em um cenário de alta demanda e deslocamentos simultâneos, otimizar o uso de energia e planejar trajetos mais inteligentes impacta diretamente os custos, o desempenho dos veículos e o cumprimento dos prazos de entrega.

Nesse contexto, a telemetria assume um papel decisivo. Ao monitorar em tempo real a autonomia de bateria dos veículos e gerar insights através dos dados obtidos para orientar padrões de condução mais eficientes e eficiência energética, a tecnologia permite ajustar rotas, reduzir o consumo e potencializar o uso dos veículos elétricos — conectando produtividade e responsabilidade ambiental em uma mesma estratégia.

Para Eduardo Canicoba, o uso inteligente dessas informações ajuda a conciliar desempenho e sustentabilidade. “A previsibilidade é hoje um dos principais indicadores de maturidade logística. Ao permitir decisões baseadas em dados, a telemetria contribui para o uso racional da energia e para a redução de emissões, o que se torna ainda mais estratégico durante a Black Friday, quando eficiência e sustentabilidade andam lado a lado.”

A análise de desempenho das frotas eletrificadas revela um ponto em comum com as operações tradicionais: a necessidade de dados precisos e de monitoramento contínuo. Essa integração evidencia que a eletrificação já faz parte do avanço natural do last mile, unindo eficiência energética e produtividade em um mesmo movimento de transformação tecnológica do setor de transportes.

Sobre a Geotab
Líder global em soluções para veículos e ativos conectados, a Geotab proporciona mais eficiência e gerenciamento de frotas. Aproveitamos a análise avançada de dados e a IA para transformar o desempenho, a segurança e a sustentabilidade da frota, reduzindo custos e aumentando a eficiência. Com o apoio dos melhores cientistas e engenheiros de dados, atendemos a mais de 55 mil clientes globais, processando 100 bilhões de pontos de dados diariamente a partir de mais de 5 milhões de assinaturas de veículos. A Geotab tem a confiança de organizações da Fortune 500, frotas de médio porte e as maiores frotas do setor público do mundo, incluindo o governo federal dos EUA. Comprometidos com a segurança e a privacidade dos dados, possuímos as autorizações FIPS 140-3 e FedRAMP. Nossa plataforma aberta, o ecossistema de parceiros excepcionais e o Marketplace oferecem centenas de soluções de terceiros prontas para frotas. Este ano, estamos comemorando 25 anos de inovação. Saiba mais em www.geotab.com/pt-br e siga-nos no LinkedIn ou visite nosso blog.

Atendimentoàimprensa:
Edelman Brasil: GeotabBR@edelman.com | +55 11 3066 7777


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Dia Mundial da Filosofia é celebrado em 50 países com ações da Nova Acrópole

Dia Mundial da Filosofia é celebrado em 50 países com ações da Nova Acrópole
Dia Mundial da Filosofia é celebrado em 50 países com ações da Nova Acrópole

A frase “Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”, atribuída a Sócrates, filósofo grego que viveu por volta de 400 anos a.C., move milhares de pessoas no mundo hoje por meio da Filosofia, movimento que estimula que cada ser humano conheça a si mesmo e conviva melhor com os demais.

Por meio das escolas de filosofia Nova Acrópole, por exemplo, 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por atividades presenciais e virtuais ao longo de 2024, conforme o Anuário Internacional.

Em novembro, em todos os continentes, as ações se intensificam em torno do Dia Mundial da Filosofia, data instituída pela Unesco em 2005 e celebrada na terceira semana do mês. Conforme a Agência das Nações Unidas (Unesco/ONU), é válido comemorar o valor da filosofia para o desenvolvimento humano, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida. É o que buscam, por exemplo, os mais de 180 mil participantes das escolas de filosofia da Nova Acrópole em 50 países. 

A filósofa Délia Steinberg Guzmán afirma que o estudo da filosofia permite buscar a sabedoria que falta e compreender as leis que regem a vida e o ser humano. “Para sermos ativos ante a História e não deixar o tempo passar enquanto lamentamos”, escreveu. No curso Filosofia para Viver, principal atividade da instituição, é proposta uma jornada por clássicos orientais e ocidentais, com conceitos que podem ser aplicados na vida para potencializar valores éticos, melhorar as relações humanas e construir futuro.

E, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) defendidos pela ONU, as escolas de filosofia também celebram o Dia Mundial da Filosofia em todos os países em que possuem sedes. Apenas no Brasil, são mais de 130 escolas que atuam promovendo cultura e praticando voluntariado, de acordo com o relatório nacional da instituição.

No biênio 2024-2025, o lema apresentado nos eventos é “A busca da Unidade para além das Diferenças”. Mostras artísticas e palestras trazem a tônica do desenvolvimento de virtudes como o diálogo, o discernimento e a veracidade. “A vida é uma trajetória que vai da ignorância para a sabedoria. Quem quer crescer ama a diversidade e se enriquece de coisas que têm verdadeiro valor, como a virtude da concórdia”, comenta a filósofa Lúcia Helena Galvão, professora voluntária da Nova Acrópole.

A programação completa do Dia Mundial da Filosofia no Brasil está disponível no site diamundialdafilosofia.com.br.



Pacto une setores para combater desperdício de alimentos

Pacto une setores para combater desperdício de alimentos
Pacto une setores para combater desperdício de alimentos

O programa ‘Brasil Sem Desperdício’ foi recém-lançado em São Paulo. Trata-se de um pacto nacional que reúne empresas, governos, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil em um esforço colaborativo para reduzir a perda e o desperdício de alimentos em toda a cadeia produtiva brasileira.

A iniciativa aborda um desafio urgente: o combate ao desperdício de alimentos. Em todo o mundo, o desperdício de alimentos resulta no descarte de mais de US$ 1 trilhão em alimentos todos os anos, segundo o Relatório de Índice de Desperdício de Alimentos 2024, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O cenário é ainda mais grave no Brasil devido à insegurança alimentar, que afeta 24,2% dos lares brasileiros ou cerca de 66 milhões de brasileiros, de forma leve, moderada ou grave, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) – Segurança Alimentar 2024, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ‘Brasil Sem Desperdício’ faz parte da Rede Pacto Global pela Alimentação, promovida pela WRAP, organização internacional de ação ambiental reconhecida por estruturar acordos multissetoriais contra a perda e o desperdício de alimentos em diversos países.

No Brasil, a WRAP escolheu o WWF-Brasil como parceiro local. O WWF-Brasil é responsável por coordenar a iniciativa e conectar os diversos setores envolvidos. Para a implementação das iniciativas, o WWF-Brasil fará parcerias com outras organizações importantes, como a Connecting Food e o Instituto Pacto Contra a Fome, organizações com vasta experiência na redução de perdas e desperdícios de alimentos.

As empresas signatárias são participantes de um acordo voluntário multistakeholder. Elas se comprometem a definir metas, mensurar resultados e atuar em suas operações e cadeias de valor, alinhadas à metodologia internacional de redução de perdas e desperdícios. Entre as empresas que assinaram uma carta de intenção em se tornar signatárias estão: Accor, Assaí, Bauducco, Carrefour, Cucinare, GPA, MBRF, Nestlé, Pepsico e Quitanda.

Entre as instituições que assinaram carta de intenção em se tornar apoiadoras do programa ‘Brasil sem Desperdício’ estão: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Instituto Akatu; Sesc; GoodTruck; All4Food Network e Fundação Ellen MacArthur.

Daniela Teston, diretora de Relações Corporativas do WWF-Brasil, enfatizou o caráter colaborativo do pacto. “Estamos construindo um ambiente em que cada empresa ou instituição signatária receberá apoio técnico e científico para alcançar resultados concretos. Acreditamos que, juntos, podemos transformar o Brasil em um líder global no combate ao desperdício de alimentos”.

David Rogers, diretor de Desenvolvimento Internacional da WRAP, destacou a importância do Brasil para a agenda global: “Cerca de 10% das emissões globais vêm dos alimentos que desperdiçamos — mais do que a aviação —, o que significa que o desperdício de alimentos está literalmente alimentando as mudanças climáticas. Como grande produtor de alimentos, o Brasil tem um papel fundamental a desempenhar, e o Brasil Sem Desperdício acrescenta impacto local ao programa global”.

Para Andreza Ranieri, gerente de ESG Accor Américas, “o combate ao desperdício de alimentos é um desafio que exige colaboração e inovação. No setor de hospitalidade, cada etapa, do planejamento de cardápios à gestão de resíduos, pode gerar impacto positivo quando olhamos para a cadeia de forma integrada. Participar do pacto ‘Brasil Sem Desperdício’ reforça o compromisso da Accor com uma operação mais responsável, alinhada às metas globais de redução de emissões e ao nosso propósito de transformar a hospitalidade em uma força para o bem”.

Como funciona o pacto

O pacto adota a metodologia “Definir, Medir, Agir”, já aplicada com sucesso em outros países. Essa abordagem apoia empresas e instituições na definição de metas específicas, na implementação de soluções práticas e na mensuração dos resultados alcançados.

Na cadeia de produção de alimentos, a metodologia permite identificar gargalos em cada etapa — da colheita ao consumo —, estabelecendo metas claras, medições precisas e ações direcionadas. Isso aumenta a eficiência do setor, reduz perdas financeiras e contribui para a sustentabilidade ambiental e social.

Benefícios esperados para os signatários

Ao aderir ao programa, empresas e instituições brasileiras ganham acesso a uma série de vantagens estratégicas, entre elas:

  • Eficiência operacional e redução de custos por meio da identificação e correção de desperdícios;
  • Preparação para novas regulamentações, antecipando futuros requisitos de relatórios obrigatórios;
  • Fortalecimento da reputação e da marca, com reconhecimento público do compromisso sustentável;
  • Conexão com líderes globais, academia e governos, acelerando o aprendizado e a troca de experiências;
  • Acesso a casos de sucesso internacionais, com exemplos práticos já implementados em países como Reino Unido, Austrália e México.


Impacto global e brasileiro

A experiência internacional comprova a eficácia do modelo. No Reino Unido, por exemplo, o pacto nacional reduziu o desperdício de alimentos em 18,3% entre 2007 e 2021. Na Austrália, houve uma redução de 13% em apenas dois anos, enquanto no México, iniciativas com o setor hoteleiro resultaram em reduções de desperdício de até 30%.

No Brasil, espera-se que os relatórios nacionais anuais consolidem resultados tangíveis nos primeiros anos, gerando transparência e aprendizado coletivo. O país também tem potencial para assumir um papel de liderança global nessa questão, especialmente como anfitrião da COP30, em que a transformação dos sistemas alimentares será um eixo central da agenda climática.



Axelspace Assina Memorandos de Entendimento com Países Africanos

A Axelspace Corporation (“Axelspace”), que desenvolve e opera microssatélites e conduz negócios para promover uma sociedade onde o espaço seja acessível a pessoas de todas as partes do mundo, tem o prazer de anunciar a assinatura de memorandos de entendimento (MoUs, memorandums of understanding) com duas organizações governamentais de países africanos para cooperação a fim de enfrentar desafios sociais com a utilização de dados de observação da Terra (OT) baseados em satélites.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251029936242/pt/

Genevieve Edna Apaloo, Ambassador Extraordinary and Plenipotentiary of the Republic of Ghana to Japan and Yuya Nakamura, President and CEO, Axelspace at the signing ceremony on stage at NIHONBASHI SPACE WEEK 2025

Genevieve Edna Apaloo, embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República de Gana no Japão e Yuya Nakamura, presidente e CEO da Axelspace na cerimônia de assinatura no palco da NIHONBASHI SPACE WEEK 2025

A Axelspace assinou MoUs individualmente com o Instituto de Ciência e Tecnologia Espacial de Gana (GSSTI, Ghana Space Science and Technology Institute) da República de Gana e com o Centro Regional de Mapeamento de Recursos para o Desenvolvimento (RCMRD, Regional Centre for Mapping of Resources for Development), com sede na República do Quênia. Com a assinatura desses MoUs, a Axelspace iniciará o desenvolvimento e a implementação em escala total de soluções personalizadas para as necessidades locais por meio da colaboração com parceiros locais em países emergentes, incluindo os da África.

A cerimônia de assinatura com Gana foi realizada durante o evento de negócios espaciais “NIHONBASHI SPACE WEEK 2025”, no Japão, em 29 de outubro de 2025 (horário padrão do Japão). Genevieve Edna Apaloo, embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República de Gana no Japão, assinou o MoU como testemunha e expressou expectativas positivas para o futuro.

O GSSTI, que opera sob a autoridade da Comissão de Energia Atômica de Gana, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como missão aproveitar, coordenar, pesquisar, comercializar e explorar a ciência e a tecnologia espacial para o desenvolvimento socioeconômico de Gana. O RCMRD é uma organização intergovernamental com países africanos parceiros estabelecida no Quênia e que fornece geoinformação e tecnologias associadas para o desenvolvimento sustentável.

Com base nesses MoUs em áreas como agricultura, meio ambiente e conservação florestal, gestão de desastres e resposta às mudanças climáticas, planejamento urbano e infraestrutura, a Axelspace fornecerá dados de OT e conhecimento técnico para a utilização desses dados. Cada organização africana estabelecerá uma estrutura para a utilização de dados de OT, envolvendo as empresas locais. Cada parceria visa identificar problemas sociais que precisam ser resolvidos e desenvolver e implementar soluções que combinem dados de OT com informações locais, para criar um novo mercado para o uso desses dados.

*Versão completa disponível aqui: https://www.axelspace.com/news/africa_partnership_mou/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para a mídia

Axelspace Holdings Corporation

Divisão de administração de negócios, grupo de desenvolvimento corporativo, unidade de Relações Públicas (RP) e Relações com Investidores (RI)

E-mail: pr@axelspace.com

Fonte: BUSINESS WIRE



LTIMindtree lança o BlueVerse™ com OGI, um novo padrão para soluções autônomas de ITSM

A LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], uma das principais fornecedoras globais de consultoria em tecnologia e soluções digitais, anunciou hoje o lançamento do BlueVerse™ com OGI (Organizational General Intelligence): uma plataforma de IT Service Management (ITSM) de última geração, desenvolvida para lidar de forma autônoma com os desafios operacionais enfrentados pelas empresas modernas. Como parte da BlueVerse™ Tech Operations, ele representa uma grande evolução, passando da gestão reativa de incidentes para uma inteligência operacional proativa, preditiva e autônoma, em um cenário de TI cada vez mais complexo.

A BlueVerse™ Tech Operations aproveita o ecossistema avançado de IA da LTIMindtree para oferecer uma plataforma integrada e inteligente que aumenta a produtividade e a eficiência operacional por meio de observabilidade em tempo real, insights orientados ao negócio e resolução adaptativa. Agentes de IA aprendem e agem de forma independente para identificar e corrigir problemas antes que impactem o negócio, ajudando as empresas a alinhar a integridade de TI com seus objetivos estratégicos e a fortalecer a resiliência, a eficiência e a qualidade dos serviços.

O BlueVerse™ OGI da LTIMindtree, parte da BlueVerse™ Tech Operations, utiliza inovações como o Knowledge Fabric para unificar dados corporativos e aplicar inteligência de domínio, gerando insights de TI precisos e em tempo real. Seus agentes de IA autônomos administram de forma independente as etapas de detecção, diagnóstico, planejamento e correção. A observabilidade de negócios conecta a integridade tecnológica aos resultados corporativos, possibilitando decisões baseadas em KPIs. Ele também inclui um copiloto de IA conversacional com suporte a linguagem natural e conectores robustos para integração fluida entre ferramentas de TI e implantação em larga escala.

“A BlueVerse™ Tech Operations representa um grande avanço para nós. Nossa nova plataforma baseada em IA ajudará as empresas a aumentar a produtividade e alinhar as operações de TI aos objetivos de negócios. Isso reflete o compromisso da LTIMindtree em desenvolver soluções inovadoras, eficientes e preparadas para o futuro”, disse Gururaj Deshpande, diretor de entrega da LTIMindtree.

A BlueVerse™ Tech Operations garante que agentes autônomos tomem ações explicáveis e adequadas ao contexto, alinhadas às políticas da empresa. Ao estabelecer limites claros e oferecer transparência, a plataforma reduz os riscos operacionais e permite que as empresas confiem na IA agêntica para operações críticas.

Sobre a LTIMindtree

A LTIMindtree é uma empresa global de consultoria em tecnologia e soluções digitais que atua em parceria com organizações de diversos setores para reinventar modelos de negócio, acelerar a inovação e impulsionar o crescimento com foco em IA. Confiada por mais de 700 clientes em todo o mundo, utilizamos tecnologias avançadas para promover a excelência operacional, melhorar a experiência do cliente e criar valor a longo prazo. Com mais de 86.000 profissionais talentosos e empreendedores em mais de 40 países, a LTIMindtree, parte do Larsen & Toubro Group, dedica-se a resolver desafios empresariais complexos e a entregar transformações em grande escala. Para mais informações, acesse www.ltimindtree.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia: Gitanjali Sreepal, gitanjali.sreepal@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Panamá e O.N.E Amazon: Iniciativas de Conservação

O Ministério do Meio Ambiente da República do Panamá e a O.N.E Amazon, empresa que redefine a conservação como investimento com propósito, assinaram uma carta de intenções para cooperar na concepção e implementação de iniciativas de conservação a longo prazo na região de Darién.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251030867077/pt/

Juan Carlos Navarro, Minister of Environment of the Republic of Panama, and Rodrigo Veloso, Founder and CEO of O.N.E Amazon

Juan Carlos Navarro, Ministro de Meio Ambiente da República do Panamá e and Rodrigo Veloso, fundador e CEO da O.N.E Amazon

A assinatura ocorreu durante a Cúpula da Natureza do Panamá 2025, na sessão de alto nível “Da Proteção à Prosperidade: O Modelo da O.N.E. Amazon para o Financiamento da Natureza”. O acordo reafirma o compromisso de ambas as partes em promover a cooperação em ações climáticas, proteção de florestas e biodiversidade, tecnologia ambiental e iniciativas de economia ecológica, alinhadas ao compromisso do Panamá com a natureza de restaurar 100 mil hectares de terras degradadas e reduzir as emissões em 11% até 2035.

A cooperação terá como foco a análise e o desenvolvimento de projetos em quatro áreas principais:

  • Desenvolvimento de tecnologias ambientais, monitoramento climático, reflorestamento, carbono hídrico e projetos de conservação de ecossistemas.
  • Fortalecimento das capacidades técnicas em gestão ambiental, educação climática e transição energética.
  • Troca de informações, melhores práticas e metodologias para gestão florestal e da biodiversidade.
  • Promoção de iniciativas conjuntas para dar visibilidade internacional à ação climática e à sustentabilidade.

Cada iniciativa será estruturada sob uma estrutura transparente e baseada na ciência, garantindo rastreabilidade, responsabilidade e pleno respeito à soberania do Panamá. Projetos futuros também poderão explorar instrumentos digitais com base na natureza como mecanismos para canalizar o investimento privado em resultados mensuráveis ​​de conservação.

Juan Carlos Navarro, Ministro do Meio Ambiente do Panamá, afirmou: “Como parte da parceria, a O.N.E Amazon irá testar sua tecnologia proprietária Internet of Forests (IoF️), um sistema avançado de monitoramento, alimentado por satélites, LiDAR e sensores terrestres, para oferecer informações ecológicas em tempo real que respaldem a governança e a transparência ambiental.”

“A O.N.E. Amazon foi criada para alinhar o capital mundial à conservação dos ecossistemas mais valiosos de nosso planeta. Junto com o Panamá, pretendemos demonstrar como a inovação, a transparência e um propósito comum podem transformar a conservação em uma verdadeira oportunidade econômica, que beneficie tanto a natureza como as pessoas. A O.N.E. Amazon é mais do que um instrumento financeiro; é um novo contrato entre a humanidade, os mercados de capitais e a natureza. Quando a inovação se une a um propósito, os mercados se convertem em mecanismos de regeneração”, disse Rodrigo Veloso, Fundador e Diretor Executivo da O.N.E Amazon.

Esta parceria dá continuidade ao trabalho da O.N.E. Amazon no Darién, incluindo o projeto piloto IoF™ na Reserva Hidrológica Filo del Tallo – Canglón, que fornece água a mais de 40 comunidades. A iniciativa demonstra como dados verificados e financiamento responsável podem intensificar a gestão ambiental e os meios de subsistência locais.

Sobre a O.N.E Amazon

A O.N.E. Amazon é uma empresa disruptiva que transforma a conservação em Investimento com Propósito. Em sua essência está a O.N.E. Amazon Coin (OAC), um novo Ativo Digital de Segurança, com lançamento previsto em breve, apoiado pela Internet of Forests (IoF™) e pelo One Amazon Sustainability & Impact Fund (OAIF). Ao transformar os serviços invisíveis da Amazônia em valor financeiro mensurável, tornamos a preservação mais valiosa do que o desmatamento. Com 85% das receitas sendo reinvestidas localmente, a O.N.E. Amazon gera impacto mensurável para a natureza, as pessoas e os investidores.

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Contato:
Contato de comunicações

Natalia Riveros Anzola

Consultora Sênior – Comunicação, Comportamento e Participação de Partes Interessadas

communications@oneamazon.com

WhatsApp: +57 3505060480

Fonte: BUSINESS WIRE



CENTRO PIONEIRO DE LONGEVIDADE E SAÚDE É INAUGURADO EM SÃO PAULO


São Paulo acaba de ganhar um centro pioneiro em longevidade e prevenção de doenças. Trata-se do Age & Health Center (A&H) que foi inaugurado em 27 de outubro, no coração do bairro Pacaembu.

A nova proposta consiste em cuidados a partir de análises globais e individualizadas do ser humano, de acordo com cada década de vida. “Criamos o conceito da Medicina do Tempo que traz uma abordagem de cuidado da saúde de forma integrada e preventiva, com programas individualizados, definidos por faixa etária” explica Julia Pinheiro, diretora de Inovação do Grupo São Lucas ao qual a nova empresa está vinculada.

Na prática, o novo conceito de cuidados com a saúde vai oferecer jornada de longevidade personalizada, na qual o cliente inicia um programa de vida. “Tudo começa com uma Avaliação 360° Biopsicossocial Personalizada, precedida de anamnese para investigar e integrar o histórico médico a partir de aspectos como estilo de vida, objetivos pessoais, estado físico, mental, emocional e até energético do cliente”, detalha Julia.

Com cerca de 500 m2, o A&H investe na urgência de se quebrar o paradigma da medicina tradicional, que sistematicamente trabalha de forma reativa, tratando doenças já instaladas. O centro A&H foca em práticas efetivas e de vanguarda que possam suportar o indivíduo em seu curso de vida, prevenindo doenças e otimizando a saúde em todas as suas dimensões.

Segundo a executiva, as informações pormenorizadas darão condições à equipe multidisciplinar a trabalhar de forma interdisciplinar para desenhar um plano de cuidado coordenado e único para o indivíduo. “O cliente pode esperar um acompanhamento contínuo com metas claras e reavaliações periódicas, onde cada passo é pensado para otimizar sua saúde, mitigar riscos de doenças evitáveis e no bem-estar geral, sempre respeitando sua individualidade”, informa.

Julia explica que o conceito de Medicina do Tempo orienta para o mapeamento dos fatores de risco e desafios comuns à cada faixa etária, que traz necessidade e objetivos específicos. Por exemplo:

  • Aos 20+ (Construção) – foco é em estresse, postura, e construção de hábitos saudáveis.
  • Aos 30+ (Equilíbrio) – Lidamos com o equilíbrio entre carreira e família, prevenindo o burnout.
  • Aos 40+ (Otimização) – Focamos nas mudanças hormonais e na prevenção de doenças crônicas.
  • Aos 50+ (Renovação) – Adaptando-se às mudanças e reinventando prioridades.
  • Aos 60+ (Sabedoria) – Mantendo autonomia e vitalidade com experiência.
  • Aos 70+ (Plenitude) – Vivendo com autonomia, propósito e vitalidade.

No entanto, segundo a diretora de Inovação, a personalização é a chave da proposta para ganhar efetividade. “A avaliação 360° nos permite ir além dos fatores comuns e mergulhar nas características individuais de cada cliente. Se uma pessoa de 30 anos tem um histórico familiar de doença cardíaca, seu programa será diferente de outro cliente da mesma idade sem esse risco”, destalha Julia.

A tecnologia, incluindo Inteligência Artificial, nos ajudará a cruzar esses dados e a criar um plano, que ao mesmo tempo que é baseado em evidências científicas por faixa etária, é totalmente adaptado à realidade única de cada pessoa. Segundo Júlia, a medicina preventiva tem na informação sua maior aliada.


Cinco décadas de experiência em saúde

O A&H foi concebido e planejado, segundo Julia, alicerçado no histórico de 50 anos do Grupo São Lucas – criado pelo médico Adelson Alves – nos cuidados de pacientes oncológicos, com rico acúmulo de informações clínicas, e observando o presente que já exibe desafios peculiares à longevidade ativa que pede mudanças transformadoras. Segundo a executiva, líderes em saúde estão cada vez mais provocados a ampliar a visão sobre os conceitos do que deva ser cuidar do bem-estar das pessoas no século XXI. Ela aponta como exemplo o número crescente dos casos de câncer ano a ano, além de doenças autoimunes.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 700 mil novos casos oncológicos por ano. Deste total, a ciência já comprova que apenas 25% resultam de herança genética. Os outros 75%, lembra Julia, são provocados pelo estilo de vida e, portanto, são evitáveis.  É aí, não apenas para evitar doenças como o câncer, que o A&H quer atuar: na prevenção de doenças evitáveis a partir de uma nova conscientização que promova a cultura do autocuidado da saúde, com olhar para o longo prazo.

“Alimentação, estresse, falta de atividade física, entre outros fatores controláveis estão relacionados à maioria dos diagnósticos”, lembra a executiva. “Juntamos nossa experiência de cinco décadas no combate ao câncer com um arcabouço de cuidados preventivos a partir de estudo individualizado de riscos, para criar uma tecnologia que pretende contribuir para este novo tempo no qual a população mundial viverá cada vez mais”, diz Julia.


Serviço: Age&Health Center – Av. Arnolfo Azevedo, 104/108, Pacaembu, São Paulo.
Contato: (11) 3660-6045 – contato@agehealth.com.br



IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho


por João Roncati*

Sob a promessa de eficiência e neutralidade, a Inteligência Artificial (IA) avança sobre decisões importantes, desde a aprovação de um empréstimo até a chance de conseguir um emprego. Empresas brasileiras, em busca de otimização, abraçam essa tecnologia: segundo o Gartner, mais de 60% das grandes corporações já a utilizam em seus processos de recrutamento e gestão de talentos. No entanto, por trás da fachada de imparcialidade, esconde-se um risco potencial: o de um preconceito invisível, codificado e automatizado.

O viés em sistemas de IA não nasce de uma má intenção, é um reflexo direto das informações que os alimentam. Algoritmos aprendem a partir de dados históricos e, se eles estão impregnados pelos preconceitos estruturais da nossa sociedade, a IA não apenas os reproduzirá, mas os ampliará em uma escala industrial. É um espelho que não só reflete, mas distorce e amplifica nossas piores falhas.

Esses preconceitos se manifestam de formas sutis e devastadoras. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) alerta que algoritmos tendem a favorecer candidatos com nomes associados a grupos historicamente privilegiados. O caso da Amazon, nos Estados Unidos, que precisou descontinuar seu sistema de recrutamento ao descobrir que ele penalizava currículos com a palavra “feminino”, é um exemplo emblemático. O software, treinado com dados de uma década de contratações majoritariamente masculinas, aprendeu a ser machista.

No Brasil, a realidade não é diferente. Uma pesquisa da FGV revelou que 57% das empresas brasileiras admitem sofrer com o viés de dados, e 61% de seus executivos temem danos à reputação. São sistemas que excluem pessoas por sotaques, faculdade ou até mesmo pelo bairro onde moram. Critérios ocultos que, como aponta a pesquisa da USP, reduzem a diversidade e desumanizam os processos seletivos.

Como mitigar os riscos
As consequências desse viés são as piores possíveis. Para o indivíduo, é a negação de oportunidades de emprego, crédito e crescimento profissional com base em marcadores de identidade.

Já para as empresas, além do risco iminente de processos e multas, há a perda de talentos. A marca que se vende como moderna e inclusiva pode ser desmascarada como uma organização que utiliza “robôs preconceituosos”, um dano de imagem quase irreparável.

O Ministério Público do Trabalho (MPT), em um denso relatório de 2022, já destacava a discriminação algorítmica como um dos principais riscos da IA nas relações de trabalho, ao lado da violação de direitos fundamentais. E a questão não é se a discriminação acontece, mas como podemos combatê-la. Mitigar esses riscos exige um esforço consciente e multifacetado, como:

● Auditoria e transparência: Realizar auditorias constantes nos algoritmos para identificar e corrigir vieses. As empresas devem ser capazes de explicar por que uma decisão foi tomada.

● Diversidade nos dados e nas equipes: Garantir que os dados de treinamento sejam representativos da diversidade da população. Equipes de desenvolvimento plurais são capazes de identificar preconceitos inconscientes.

● Supervisão humana: Manter um ser humano no ciclo de decisões críticas, especialmente naquelas que podem ter um impacto significativo na vida das pessoas. A tecnologia deve ser uma ferramenta de apoio, não o juiz final.

A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não resolve todos os problemas de uma vez só. Se não formos proativos na construção de uma IA ética e justa, corremos o risco de criar um futuro onde a discriminação não é apenas um ato humano, mas um sistema automatizado, impessoal e implacável. E essa é uma falha que não poderemos simplesmente deletar.

*João Roncati é CEO da People+Strategy



Svante comemora 18 anos de inovação em gestão de carbono com marcos históricos previstos para 2025

A Svante Technologies Inc. (Svante), líder global em soluções de captura e eliminação de carbono, comemora com orgulho o seu 18º aniversário neste mês, celebrando quase duas décadas de pioneirismo no campo da tecnologia de gestão de carbono industrial. Este ano foi um dos mais transformadores na trajetória da Svante, caracterizado por inovações ousadas, parcerias estratégicas e a inauguração da primeira fábrica comercial do mundo de filtros para captura e eliminação de carbono com base em material adsorvente sólido.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251030087896/pt/

Fundada em 2007 com a visão de revolucionar a forma como o mundo gere as emissões de dióxido de carbono, a Svante se estabeleceu como um pilar fundamental na indústria global de gestão de carbono. Em 2025, essa visão deu um passo gigantesco com a inauguração da instalação Redwood Facility em Burnaby, na Colúmbia Britânica, um centro de excelência de 141.000 pés quadrados para a captura e remoção de carbono. Esta unidade de produção, a primeira do seu tipo, foi projetada para fabricar filtrosàbase de adsorventes sólidos em quantidade suficiente para absorver até 10 milhões de toneladas de CO₂ por ano, o equivalente a eliminar as emissões de mais de 2,7 milhões de veículos movidos a gasolina.

“Neste ano, não só celebramos o nosso passado, como também fizemos uma declaração ousada de que estamos preparados para comercializar e construir um futuro sustentável”, declarou Claude Letourneau, presidente e CEO da Svante. “A entrada em operação da Redwood significa mais do que um marco; é um sinal para o mundo de que a tecnologia escalável, ambientalmente responsável e de alto desempenho para a captura e eliminação do carbono já está disponível, sendo fabricada no Canadá.”

A instalação de Redwood é alimentada pelos filtros adsorventes estruturados patenteados da Svante, revestidos com estruturas metalorgânicas (MOFs) e outros nanomateriais adsorventes sólidos. Isso representa um salto geracional na captura e eliminação industrial de carbono. Estes filtros são agora implementados em grandes projetos, incluindo:

  • Instalação da Chevron em Kern River, na Califórnia, EUA.
  • Projeto CO₂MENT com a Lafarge Holcim na fábrica de cimento de Richmond, na Colúmbia Britânica, Canadá.
  • Inúmeras instalações de captura direta de ar (DAC) em escala piloto e comercial que utilizam as tecnologias de filtro estruturado da Svante.

A Svante também avançou com seu projeto de captura de carbono com a Mercer International para a fase de pré-projeto de engenharia (Pre-FEED) na fábrica de celulose da Mercer em Peace River, Alberta. O objetivo é lidar com as emissões de CO₂ biogênico que vêm da biomassa de origem sustentável. Além disso, a Svante está pronta para iniciar a fase de projeto de engenharia básica (FEED) na refinaria Big Spring da Delek US no Texas, EUA.

Além dos avanços técnicos alcançados pela empresa ao longo dos anos, a Svante garantiu aproximadamente US$ 600 milhões em investimentos de capital de parceiros estratégicos e investidores, como a Chevron New Energies, Temasek, M&G, United Airlines Ventures, GE Vernova, Samsung Venture Investment, Canada Growth Fund e InBC. Ao longo dos anos, o financiamento concedidoàSvante possibilitou a industrialização dos produtos da empresa, a expansão de sua capacidade de produção e o desenvolvimento de novas instalações e tecnologias para satisfazer a demanda global.

Como parte das comemorações do seu 18º aniversário, a Svante promoveu o GO25 em maio deste ano, um evento inaugural de dois dias que reuniu líderes do setor, investidores e formuladores de políticas públicas globais para explorar o futuro da gestão do carbono. Os painéis e as conversas informais contaram com a participação de representantes da Amazon, BMO, JPMorgan Chase, CGF, Climate Investment, Carbon Direct, SAMSUNG E&A e Emissions Reduction Alberta, evidenciando a liderança da Svante na comercialização, no desenvolvimento de projetos e na inovação climática canadense.

Em 2025, Svante fez outros anúncios, incluindo:

Olhando para o futuro, a Svante continua dedicada a acelerar a implementação de suas soluções de gestão de carbono, desenvolvidas por engenharia nos setores de bioenergia, indústrias pesada e energia ao, como afirma Letourneau, “desvendar o segredo” da monetização do CO2.

Sobre a Svante

A Svante é uma empresa líder no fornecimento de soluções de captura e remoção de carbono, orientada para objetivos específicos. A empresa fabrica filtros nanoprojetados e máquinas modulares de contato rotativo que capturam e removem CO2 de emissões industriais e do ar de maneira ambientalmente responsável. A Svante está na lista Global Cleantech 100 2025 e na lista das Melhores Empresas de Tecnologia Verde de 2025 da TIME & Statista. Para obter informações adicionais, acesse www.svanteinc.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20251030087896/pt/2627020/19/Svante_GO25_SUMMIT_16x9_1.mp4
Contato:
Contato com a mídia:

Colleen Nitta

Diretora de Marketing e Comunicações

cnitta@svanteinc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo 2025 Ecolab Watermark™ revela o impacto oculto da inteligência artificial

A Ecolab, líder mundial em sustentabilidade que oferece soluções e serviços hídricos, divulgou hoje os resultados de seu terceiro estudo anual Ecolab Watermark ™, que analisa a gestão da água no mundo inteiro. A pesquisa deste ano destaca a ligação da água com as tendências globais atuais, englobando novas oportunidades de negócios decorrentes do rápido avanço da inteligência artificial (IA) e da preocupação dos consumidores com seu impacto nos recursos naturais essenciais.

Segundo o estudo Watermark, a maioria dos consumidores em quinze países entende as demandas energéticas da inteligência artificial. No entanto, poucos percebem o impacto invisível da IA – o consumo de água necessário para a produção da tecnologia de IA e a operação dos centros de dados. Nos Estados Unidos, apenas 46% dos consumidores reconhecem a utilização de água nas operações relacionadasàinteligência artificial, em contrapartida a 55% que reconhecem o uso de energia elétrica. Em outras regiões, como Ásia-Pacífico e América Latina, a discrepância é ainda mais acentuada.

“Até o ano de 2050, o mundo terá quase 30% a mais de pessoas e exigirá 47% mais energia. A necessidade de água continuará crescendo, mas até 2030, o mundo já enfrentará um déficit hídrico projetado de 56%”, disse Christophe Beck, presidente e diretor-executivo da Ecolab. “O crescimento acelerado da inteligência artificial ajuda a moldar esse futuro, liberando o potencial para o crescimento de novos negócios e inovações transformadoras. Ao mesmo tempo, toda semana é inaugurado um centro de dados e, a cada mês, uma nova fábrica de semicondutores entra em operação. Apesar de ser possível gerar mais energia para atender às necessidades dessas instalações, não podemos criar mais do nosso recurso mais vital: a água.”

“Atualmente, apenas 20% das águas residuais industriais são reaproveitadas, sendo menos de 10% no setor de microeletrônica. Consideramos o tratamento de águas residuais como uma falha de engenharia e uma chance desperdiçada para promover o crescimento dos negócios. Na Ecolab, temos a convicção de que a resposta ao desafio dos recursos hídricos na área de inteligência artificial reside na própria IA. Ao aplicar a inteligência artificialàanálise de dados, ao monitoramento em tempo real e aos ajustes de temperatura, acreditamos que os sistemas de gestão de água industrial podem resultar em data centers que consomem menos água do que um lava-jato.”

O estudo Watermark revela que a maioria dos consumidores concorda que as empresas devem investir em tecnologias e infraestruturas que minimizem o impacto da IA nos recursos naturais. A pesquisa também revelou que há uma falta de confiança oculta: as pessoas não acreditam que as empresas gerenciam o uso da água de maneira correta. Na verdade, a maioria considera que a gestão inteligente dos recursos hídricos, como a reutilização ou reciclagem da água, deve ser uma das principais prioridades das empresas para ajudar a combater a escassez de água. No entanto, elas não acreditam que as empresas e os governos estejam utilizando essas estratégias em suas operações diárias. A confiança é particularmente baixa nos EUA (43% e 42%), na Europa (44% e 41%), na região Ásia-Pacífico (48% e 48%) e na América Latina (48% e 46%).

“Os consumidores em todo o mundo reconhecem que a gestão inteligente dos recursos hídricos é fundamental para um futuro resiliente e esperam que as empresas assumam a liderança por meio de tecnologias inovadoras e ações transparentes para torná-la uma realidade”, afirmou Emilio Tenuta, diretor de sustentabilidade da Ecolab. “As empresas têm a oportunidade de aproveitar o poder da inteligência artificial para oferecer soluções de água focadas em impacto que satisfaçam as demandas das comunidades locais, ao mesmo tempo que fomentam a inovação e o crescimento dos negócios.”

O estudo Watermark também olhou com atenção para como os consumidores veem os eventos climáticos extremos relacionadosàágua e a disponibilidade de água em todo o mundo. Embora as preocupações com a escassez de água permaneçam elevadas, os consumidores estão otimistas de que o desafio possa ser superado.

O estudo Ecolab Watermark foi realizado em parceria com a Morning Consult em março de 2025. Os entrevistados foram selecionados entre uma amostra de adultos da população em geral, residentes nas áreas da Ásia-Pacífico, China, Europa, América Latina, Índia/Oriente Médio/África e Estados Unidos. O estudo online selecionou países em cada região para oferecer uma visão geral global da gestão da água nos locais onde ela é mais importante.

Para ver as tendências globais completas e os resultados específicos de cada país, acesse o painel interativo em watermark.ecolab.com.

Sobre a Ecolab

Parceira de confiança de milhões de clientes, a Ecolab (NYSE:ECL) é uma líder global em sustentabilidade, fornecendo soluções e serviços em gestão hídrica, higiene e prevenção de infecções que protegem as pessoas e os recursos essenciaisàvida. Com mais de um século em inovação, a Ecolab registra vendas anuais de US$ 16 bilhões, emprega cerca de 48.000 colaboradores e opera em mais de 170 países. A empresa oferece soluções abrangentes baseadas em ciência, insights orientados por dados e um serviço de excelência para promover a segurança alimentar, garantir ambientes limpos e seguros e otimizar o uso de água e energia. As soluções inovadoras da Ecolab fomentam a eficiência operacional e a sustentabilidade para clientes dos setores de alimentos, saúde, ciências da vida, hospitalidade e indústria. www.ecolab.com

Siga-nos no LinkedIn @Ecolab, Instagram @Ecolab_Inc e Facebook @Ecolab.

(ECL-C)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Torry Whitney

+1-651-250-4724

MediaRelations@Ecolab.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Legora capta US$ 150 milhões em rodada Série C para acelerar expansão internacional de sua plataforma de IA voltada a profissionais jurídicos

A Legora, plataforma colaborativa de IA para profissionais jurídicos, anunciou hoje a conclusão de uma rodada Série C de US$ 150 milhões, que avaliou a empresa em US$ 1,8 bilhão. A captação foi liderada pela Bessemer Venture Partners e contou com participação significativa de empresas investidoras já existentes – ICONIQ, General Catalyst, Redpoint Ventures, Benchmark e Y Combinator –, com o objetivo de acelerar sua expansão internacional e o desenvolvimento de novos produtos.

A rodada ocorre em meio a uma demanda cada vez maior pela plataforma de IA da Legora para profissionais jurídicos. Desde maio de 2025, a base de clientes da empresa passou de 250 para mais de 400, enquanto o número de mercados atendidos dobrou de 20 para mais de 40.

A Legora hoje colabora com algumas das mais prestigiadas empresas e bancas de advocacia do mundo, entre às quais estão Linklaters, Cleary Gottlieb, Goodwin e MinterEllison. Não apenas como clientes, mas como parcerias estratégicas. Milhares de profissionais jurídicos utilizam diariamente a Legora para revisar e pesquisar com precisão, redigir de forma mais inteligente e colaborar de maneira integrada.

Max Junestrand, diretor-presidente e cofundador da Legora, afirmou:

“Estamos observando uma demanda astronômica por nosso produto. Profissionais jurídicos do mundo inteiro estão incorporando a IA ao seu trabalho em um ritmo sem precedentes e tenho muito orgulho de apoiar nossos clientes nessa jornada. Sou grato pelo forte apoio dos investidores, que nos permite executar nossa visão: viabilizar o advogado do futuro e a colaboração perfeita entre inteligência humana e de máquina”.

O sucesso da Legora é impulsionado por sua abordagem colaborativa de desenvolvimento e integração de IA. Mais do que uma plataforma, a Legora atua como parceira de confiança de seus clientes – trabalhando lado a lado desde o primeiro contato até a implementação em larga escala e além. Isso garante soluções totalmente alinhadas às necessidades dos clientes e adotadas em toda a organização, gerando impacto imediato e transformação duradoura no setor jurídico.

“Legora exemplifica como as empresas de IA mais transformadoras reinventam a forma como o trabalho é realizado. Elas criaram não apenas mais uma ferramenta de tecnologia jurídica, mas uma plataforma colaborativa de IA que eleva a própria prática do direito”, afirmou Sameer Dholakia, sócio da Bessemer Venture Partners. “A abordagem centrada no cliente e a velocidade excepcional de desenvolvimento de produto da equipe de Max posicionam a Legora para liderar a transformação por IA na indústria de serviços jurídicos, que movimenta trilhões de dólares.”

Com escritórios em Estocolmo (Suécia), Londres (Inglaterra), Nova York e Denver (EUA) e Sydney (Austrália), a Legora conta com cerca de 200 especialistas jurídicos e tecnólogos. No próximo ano, a empresa planeja mais que dobrar seu tamanho e estabelecer novos polos globais, fortalecendo sua capacidade de atenderàcrescente base internacional de clientes.

Max Junestrand acrescentou:

“A Legora está se tornando rapidamente a parceira preferencial de profissionais jurídicos no mundo todo, fazendo com que o trabalho seja mais fácil, gratificante e rentável. Avançamos muito, mas estamos só começando, e concretizar nossa visão exigirá foco e dedicação incansáveis de toda a equipe. Estamos entusiasmados com a próxima etapa da nossa jornada e com a oportunidade de gerar um impacto duradouro em toda a profissão jurídica”.

Sobre a Legora

A plataforma colaborativa de IA da Legora ajuda profissionais jurídicos a revisar e pesquisar com mais rapidez, redigir de forma mais inteligente e orientar com precisão. Apoiada por empresas investidoras de classe mundial – como Bessemer Venture Partners, ICONIQ, General Catalyst, Redpoint Ventures, Benchmark e Y Combinator –, a Legora atende mais de 400 escritórios de advocacia e departamentos jurídicos corporativos em mais de 40 mercados.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

legora@firstlightgroup.io

Fonte: BUSINESS WIRE



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