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Grupo Euro17 inicia projeto sustentável com a eureciclo

O Grupo Euro17 inicia 2024 com uma nova proposta para se tornar um lugar mais eficiente quanto ao tratamento de resíduos sólidos. O CEO, Marcelo Carvalho, assinou uma parceria com a eureciclo e agora passa a garantir a destinação adequada a seus materiais recicláveis.

A iniciativa de sustentabilidade faz parte da agenda de ESG do Grupo Euro17, que começa colocando em prática o cumprimento de metas assumidas a partir da assinatura do Pacto Global da ONU.

“Além do impacto ambiental, essa parceria também visa gerar um impacto positivo do ponto de vista social, uma vez que parte do valor arrecadado pela eureciclo é destinado às cooperativas e aos profissionais da reciclagem que atuam tanto na coleta como na triagem dos materiais”, disse a diretora de ESG do Grupo Euro17, Silvia Almeida.

A nova parceira do grupo, a eureciclo, conecta empresas a cooperativas em todo o país para que materiais recicláveis tenham um destino adequado, fazendo com que eles possam voltar ao ciclo produtivo em sua cadeia de valor. A eureciclo garante que parte equivalente das embalagens descartadas pela empresa serão recicladas pelas cooperativas, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Agora fazemos parte de um movimento sustentável de empresas que estão ajudando a mudar o cenário da reciclagem no Brasil, além de contribuir com cooperativas de coleta em um projeto com poder de transformação socioambiental”, concluiu o CEO do Grupo Euro17, Marcelo Carvalho.



Anywhere office atrai talentos e une trabalho e bem-estar

Interagir com outras culturas, aprender novos idiomas, estar perto do mar ou até mesmo explorar e conhecer melhor a cidade em que se mora eram possibilidades que as pessoas precisavam programar para aquele aguardado período de férias. Mas hoje em dia, com o trabalho remoto, tais atividades tornaram-se realidade para muitos profissionais, que viram nesta flexibilidade o caminho ideal para aumentar sua qualidade de vida. O que se vê hoje, neste cenário, é o que o mercado batizou como Anywhere Office ou “Escritório em Qualquer Lugar”, na tradução livre.

Relatório recente do Google Trends mostra que a busca por “vaga home office” no Google aumentou mais de 50% em 2023 na comparação com 2022, refletindo o interesse crescente dos profissionais por essa modalidade de trabalho, ao mesmo tempo em que grandes empresas pedem pelo retorno aos escritórios no pós-pandemia. Uma outra pesquisa, realizada pela HR Tech Infojobs em parceria com o Grupo Top RH, revelou que 85% dos profissionais considerariam trocar de emprego por mais dias de home office. O debate sobre modelos de trabalho – seja remoto, híbrido ou presencial – tornou-se central, com os profissionais cada vez mais valorizando a flexibilidade na execução de suas tarefas.

Para o  will Bank, banco digital com mais de 6 milhões de clientes em todo o Brasil, valorizar o bem-estar, a rotina e as necessidades de seus colaboradores é algo primordial na cultura da empresa, de modo que boa parte deles trabalha no modelo remoto, dando-lhes a liberdade para que possam escolher realizar suas tarefas de qualquer lugar do mundo. O resultado até agora tem sido muito positivo.

A analista de dados Rafaela Ribeiro, colaboradora do will há dois anos, é apaixonada por viagens, encontrou na jornada de trabalho flexível um modelo que incentiva a mudança. Natural de Vitória, no Espírito Santo, ela já havia vivido na Bahia por cinco anos e, no final de 2023, mudou-se para Buenos Aires, na Argentina, considerando a proximidade com o Brasil e a facilidade de entrada no país.

“Aqui tenho dias mais longos, o que me permite, depois de cumprir minhas obrigações com o trabalho, aproveitar duas horas extras para passear com meu cachorro ou explorar novos lugares para uma imersão na cultura local. Essa liberdade não seria possível em um modelo de escritório fixo”, conta Rafaela, que tem 30 anos e está muito animada com a nova rotina.

Já Ana Carolina Passos, analista de marca do will Bank, passou todo o ano de 2023 conciliando o trabalho remoto com as vantagens de uma vida nômade antes de fixar residência na cidade de São Paulo, por considerá-la como o ponto de partida ideal sempre que decidir por uma nova mudança ou viagem. Junto com o companheiro, que também tem a mesma flexibilidade, Ana dividiu esse tempo morando em cinco estados brasileiros (Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e São Paulo) e em mais de 15 cidades europeias em Portugal, Itália, França e Espanha. Foi apenas no final de 2023 que optou por permanecer na capital paulista.

Ela conta que a experiência foi muito proveitosa ao combinar os compromissos profissionais com os objetivos pessoais do casal, que queria aproveitar cada destino com suas diferentes culturas e realidades. “Estar em contato com outras culturas só enriquece o repertório e te oferece uma visão mais plural e sensível do mundo. Não falo isso só para quem viaja para fora do país, mas poder sair dos ambientes dos escritórios e ter contato com outras realidades, só faz com que as empresas tenham profissionais mais capacitados e humanos”, defende Ana. Outra vantagem para a profissional, que é baiana, o formato de trabalho permite que ela esteja perto dos familiares em ocasiões especiais só possíveis graças ao trabalho remoto.

Para Yasmin Baeta, coordenadora de operações de marketing no will Bank,  depois de trabalhar durante algum tempo em São Paulo,  a profissional voltou para Juiz de Fora (MG) – sua cidade natal – durante a pandemia e este ano decidiu pela mudança para João Pessoa, na Paraíba. Ela conta que a decisão não teve nenhuma influência no trabalho e que foi baseada apenas no que seria melhor para sua vida pessoal. “Foi o momento em que pensei no que seria melhor para mim, em termos de qualidade de vida. Esse tipo de possibilidade é algo que considero inegociável. Hoje não vivo sem o home office”, finaliza ela.



Tecnologia contribui para a produção de vinhos no Brasil

Segundo informações divulgadas pela Embrapa, o Brasil está entre os 15 países com maior consumo de vinho em todo o mundo. Ainda segundo a instituição, em doze anos (2010-2022), o número de brasileiros apreciadores da bebida saltou de 22 para 44 milhões. A Embrapa destaca que tanto na região Sul quanto no Nordeste a qualidade vem aumentando, com premiações e reconhecimento internacional. Nessa perspectiva, uma inovação pode potencializar ainda mais a colheita nas vinícolas nacionais.

Um método desenvolvido por pesquisadores brasileiros e espanhóis, que utiliza cromatografia líquida bidimensional abrangente, estuda a evolução das antocianinas nas uvas enquanto amadurecem. Essas informações ajudam a definir o melhor momento para a colheita.

Brunno Magnavita, fundador da Elite Vinho, explica que as antocianinas são vitais para a qualidade do vinho, influenciando cor, sabor e propriedades sensoriais. “Com este método, podemos garantir a colheita das uvas no ponto exato de maturação, otimizando a qualidade dos vinhos tintos brasileiros e realçando suas características únicas”, afirma.

Exemplo dessa eficiência foi um estudo relatado na matéria citada sob responsabilidade da Embrapa, em que uvas Malbec foram testadas em uma vinícola em Garanhuns (PE), sob condução do Professor Mairon Moura da Silva, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Como resultado, foi encontrado o momento ideal para a colheita, aprimorando a qualidade do produto e, consequentemente, beneficiando o produtor.

Para Magnavita a implementação dessa técnica tem o potencial de transformar a indústria vinícola brasileira. “Ela oferece uma abordagem mais científica e precisa para a produção de vinhos, o que pode resultar em produtos de qualidade superior. Isso não apenas melhora o perfil sensorial dos vinhos, mas também aumenta seu valor no mercado global”, comenta o fundador da Elite Vinho.

Por fim, Brunno considera essencial reconhecer que, enquanto esta técnica abre novas possibilidades para a viticultura nacional, ela também requer investimentos em tecnologia e formação. “A adoção dessa abordagem científica pode ser desafiadora inicialmente, mas é um investimento valioso para o futuro da vinicultura no Brasil”, pondera.

E complementa: “Além disso, essa técnica contribui para uma compreensão mais profunda dos compostos fenólicos presentes nas uvas, que são fundamentais para as propriedades de saúde e sensoriais do vinho”.

Para saber mais, basta acessar: www.elitevinho.com.br



Empresária de tecnologia lançará novo livro em março

A empresária do setor de tecnologia Cristina Boner anunciou recentemente o lançamento de seu mais recente livro intitulado “Jungle Start Up”. Nessa obra, Boner explora o universo do empreendedorismo, utilizando analogias para elucidar o funcionamento complexo dos negócios e das pessoas que os conduzem. O livro, que será lançado em 05 de março de 2024, pela Editora Autografia, tem o propósito de representar, segundo a autora, uma incursão na nova fronteira do empreendedorismo, oferecendo insights sobre como se destacar e alcançar sucesso duradouro, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo.

O lançamento da obra ocorrerá nas cidades de São Paulo e Brasília, na Livraria da Travessa. A abordagem adotada por Boner associa características de animais emblemáticos aos pilares essenciais para o êxito de uma startup, com um enfoque especial em vendas. Boner afirma que, através do “Jungle Start Up”, o leitor vai descobrir como o reino animal pode ser a chave para o triunfo de uma startup no competitivo mercado de negócios.

A coruja, por exemplo, de acordo com a analogia apresentada na obra, mergulha na importância da inteligência de mercado, por conta da visão e audição excepcionais da ave – este capítulo destaca como insights profundos e análises aguçadas podem iluminar o caminho para o sucesso. Já o leão, símbolo da liderança, explora a arte de conduzir uma equipe com força, coragem e autoridade, essenciais para enfrentar os desafios do mundo empresarial.

A águia, símbolo máximo do empreendedor de sucesso, enfoca uma visão de longo alcance e o foco em objetivos estratégicos, elementos essenciais para elevar uma startup acima dos concorrentes, enquanto o elefante, representando a valorização da memória histórica do negócio, destaca a importância de construir uma cultura organizacional sólida e aprender com as lições do passado. Por fim, o tubarão assume o controle do mercado com determinação e astúcia, abordando estratégias de vendas arrojadas e como manter uma vantagem competitiva em um ambiente de negócios dinâmico.

Segundo a autora, em um mundo cada vez mais digitalizado, diferenciar-se no mercado se tornou um dos maiores desafios dos empresários brasileiros. “A palavra ‘transformação’, há pouco, muito cobiçada pelos empreendedores, hoje, sozinha, já não é mais suficiente para atender aos anseios da constante evolução que não se limita apenas às táticas, mas que executa as ações”, salienta Boner.

A empresária do setor de tecnologia acredita que a leitura elucidará várias das principais questões presentes nas dúvidas daqueles que desejam empreender. “O livro tem o objetivo de levar o leitor a conhecer e a saber os métodos que o ajudarão a tornar-se um empreendedor de sucesso”, diz. “Esses conceitos e métodos se baseiam mais no substancial do que na teoria, mas sim na efetiva prática. Sabemos que existem diversas teorias de vendas, mas o que funciona para um, pode não funcionar para o outro”, conclui a autora.

Para saber mais, basta acessar: Cristina Boner | LinkedIn



Data celebra tratado internacional sobre proteção de dados

No próximo dia 28, celebra-se o Dia Internacional da Proteção de Dados. A data, comemorada anualmente em janeiro em vários países do mundo, foi estabelecida na Europa em 2006. Neste dia, foi assinada a Convenção para a Proteção de Indivíduos com Relação ao Processamento Automático de Dados Pessoais, conhecida como Convenção 108.

A convenção garantiu aos indivíduos diversos direitos relacionados ao uso de dados pessoais, além de regras para o tratamento desses dados pelas empresas e estados. Assim, o uso dos dados pessoais passou a ser mais regulamentado e seu abuso proibido.

No Brasil, houve alguns avanços no tema após o estabelecimento da data internacional, como a entrada em vigor, em 2021, da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi publicada em 2018. Também em 2021, o direito à proteção de dados foi consagrado na Constituição.

Cesar Alcácio é CEO da 3P Brasil, empresa de serviços ao cidadão, e considera a data fundamental para a conscientização da população sobre a importância da privacidade e proteção de dados pessoais. 

“Em uma era dominada pela tecnologia digital e grandes volumes de dados circulando on-line, conscientizar indivíduos e organizações sobre a importância de proteger dados pessoais é crucial”, diz. “Uma data comemorativa dedicada a isso ajuda a destacar os direitos dos cidadãos em relação aos seus dados, além de promover melhores práticas entre as empresas e instituições para o manuseio seguro de informações pessoais”, conclui.

Em 2018, com a publicação da LGPD, foi criada a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que iniciou suas atividades em 2020. A ANPD é um órgão de administração direta da presidência que tem como objetivo zelar pela proteção dos dados pessoais dos cidadãos brasileiros.

Para isso, a autoridade atua de formas diversas, desde a fiscalização e aplicação de sanções até a colaboração com órgãos de proteção de dados e setores públicos específicos. “As Centrais de Atendimento do Cidadão, por exemplo, desempenham um papel vital na proteção de dados, uma vez que frequentemente lidam com informações pessoais sensíveis”, afirma. “Esses centros precisam garantir que estão em conformidade com as leis de proteção de dados, implementando políticas e práticas rigorosas de segurança da informação”.

Em dezembro do ano passado, a ANPD publicou a revisão da Agenda Regulatória para o Biênio 2023-2024, um instrumento de planejamento que traz as ações regulatórias prioritárias e dá maior segurança jurídica aos agentes regulados. Na agenda atual, são 20 temas prioritários de proteção de dados, como “direitos dos titulares de dados pessoais” e “anonimização e pseudoanonimização”.

Outro tema prioritário definido pela agenda do biênio da ANPD é o “compartilhamento de dados pelo Poder Público”. “A proteção de dados não é apenas uma questão de conformidade legal, mas também um elemento crucial da confiança do cidadão nas instituições públicas e privadas. Portanto, investir em proteção de dados é fundamental para manter a integridade e a confiança nas relações entre cidadãos, empresas e o governo”, explica Alcácio.

Para saber mais, basta acessar https://www.3pbrasil.com.br/



INSS divulga o novo calendário de pagamentos para 2024

A cada virada de ano, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguardam a divulgação do calendário para recebimento de seus benefícios. 

Assim como nos anos anteriores, o “Calendário de pagamento de benefícios 2024”, divulgado em dezembro de 2023 pelo órgão do Ministério da Previdência Social, segue o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que vem logo após o traço.

João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS, destaca que houve especulações de que o calendário de pagamento pudesse ser antecipado. Porém, a antecipação seria complexa, já que se trata de um cronograma anual que impacta milhões de beneficiários.

“O que pode ocorrer é que, pelo quinto ano consecutivo, o governo antecipe o 13º salário, porém não há nada oficial divulgado”, afirma. Segundo um levantamento recente divulgado pelo INSS, há cerca de 39.036.865 benefícios previdenciários. Desse montante, 5.657.745 são benefícios assistenciais, e 33.379.120 previdenciários. De acordo com o órgão, 26.168.062 de brasileiros recebem até um salário mínimo (R$ 1.412), enquanto 12.868.803 de segurados ganham acima do piso nacional.

“Segundo o calendário, os segurados com benefício com dígito final 1 serão os primeiros a receber o pagamento este ano, no dia 25 de janeiro”, reporta Souza. “Para consultar a data exata de pagamento, basta acessar os canais oficiais do INSS com o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador”, reforça.

Para facilitar a compreensão, o proprietário da João Financeira destaca as principais datas do calendário de pagamento de benefícios do INSS de janeiro nos tópicos a seguir:

Até 1 salário mínimo:

  • Final 1: 25 de janeiro;
  • Final 2: 26 de janeiro;
  • Final 3: 29 de janeiro;
  • Final 4: 30 de janeiro;
  • Final 5: 31 de janeiro;
  • Final 6: 1 de fevereiro;
  • Final 7: 2 de fevereiro;
  • Final 8: 5 de fevereiro;
  • Final 9: 6 de fevereiro;
  • Final 0: 7 de fevereiro.

Acima de 1 salário mínimo:

  • Finais 1 e 6: 1 de fevereiro;
  • Finais 2 e 7: 2 de fevereiro;
  • Finais 3 e 8: 5 de fevereiro;
  • Finais 4 e 9: 6 de fevereiro;
  • Finais 5 e 0: 7 de fevereiro.

Souza destaca que é possível acessar todos detalhes sobre o pagamento do benefício por meio do site “Meu INSS” (https://meu.inss.gov.br/). Além disso, os segurados podem baixar o aplicativo “Meu INSS” para smartphones com os sistemas Android e iOS.

“Sabemos que, ainda hoje, nem todos têm acesso à internet ou autonomia para consultar os canais digitais. Por isso, em caso de dúvidas também é possível ligar para a Central 135 de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h”, explica Souza. “Nesse caso, é preciso informar o número do CPF e confirmar uma série de informações cadastrais”, explica.

Para mais informações, basta acessar: 

https://joaofinanceira.com.br/blog-da-joao-financeira-como-acelerar-seu-processo-de-aposentadoria-por-invalidez/



Saem os finalistas de Competição global de empreendedores

Promovida pela Entrepreneurs’ Organization, a “EO”, a GSEA – Global Student Entrepreneur Award (GSEA Brasil 2023-24) é a principal competição global para estudantes empreendedores que possuem e operam um negócio enquanto frequentam a faculdade. As melhores apresentações serão premiadas em até 30 mil reais na etapa nacional e em 200 mil reais na internacional. Os três finalistas brasileiros irão competir na final regional no México. Na sequência, os vencedores dessa etapa irão disputar com estudantes de mais de 40 países na final global, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Estão participando da competição, jovens estudantes de todo o país, de até 30 anos de idade, que estão cursando graduação, pós graduação, mestrado ou MBA e que são donos de um negócio inovador para competir com a sua história empreendedora. Os critérios avaliados pela banca examinadora incluem inovação, estratégia, crescimento e impacto social dos projetos.

Quem são os finalistas brasileiros

No dia 19 de janeiro último foi realizada a primeira etapa da competição simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. Participaram jovens empreendedores de todas as cidades brasileiras. Foram selecionados 9 finalistas, sendo de várias cidades no Brasil, para participar da competição nacional brasileira, que será realizada na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo, no dia 16/02/2024, onde vão disputar o título de melhor estudante empreendedor do país. Os finalistas da etapa brasileira são:

EO Rio de Janeiro: Anadriele Gomes de Andrade; Bruna Wendhausem Enne e Claudio de Souza Rocha Junior.

EO Paraná/ Santa Catarina e São Paulo: Davi Pizelman Rost; João Henrique Araújo Soares e José Castellian.

EO Porto Alegre: Natã Eduardo Ourives de Vargas; Raíssa Assmann Kist e Vinicius Muller Silveira.

Mais informações em:

LinkedIn company GSEA Brasil

Instagram GSEA Brasil

Desses finalistas, a competição nacional elegerá três vencedores que receberão prêmios em dinheiro e benefícios e representarão o Brasil na final regional no México, em 07/03/2024, competindo com representantes da América Latina e Caribe.

Por fim, os vencedores desta etapa irão para a final global que será realizada no mês de maio de 2024 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em local a ser definido.

A GSEA – Global Student Entrepreneur Award (GSEA Brasil 2023-24)  tem como patrocinadores as empresas Fast2Mine, ⁠Benkyou, ⁠Clavis, ⁠Hubner, ⁠Zoli Eventos, ⁠AutoPecas Zahz,  ⁠Mili, ⁠Eniac e a BWT e como apoiadores a Microsoft, ⁠ArcaHuB e a ⁠ACRJ.

Mais informações em: GSEA Brasil

 

Sobre a Entrepreneurs’ Organization (EO)

A EO é uma comunidade para empreendedores que tem o objetivo de ajudar líderes individuais a atingir o seu potencial por meio de conexões e atividades diferenciadas. Fundada em 1987 por um grupo de jovens empreendedores nos Estados Unidos, a EO está presente em mais de 76 países, reunindo mais de 18 mil pessoas no mundo. No Brasil, a EO chegou em 2013 em São Paulo e, posteriormente, se expandiu para o Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Santa Catarina. Em São Paulo, são cerca de 65 membros de diversos setores. No Brasil, este número ultrapassa 260 empreendedores.

Mais informações em: EO Brasil e Entrepreneurs’ Organization



Acelen soma mais de R$ 25 milhões em projetos na Bahia

Com a responsabilidade de estar onde a Bahia precisa, a Acelen, empresa de energia gestora da Refinaria de Mataripe, já soma mais de R$ 25 milhões aplicados em projetos voltados a ações sociais, ambientais, culturais e educacionais no estado da Bahia em dois anos de atuação.  Os investimentos na região são definidos a partir da escuta ativa da comunidade atrelada a diagnósticos consistentes. Logo após chegar à Bahia, a Acelen criou três Conselhos Comunitários Consultivos (CCC), iniciando uma série de encontros com lideranças comunitárias, que incluiu a nomeação de 83 conselheiros. Para estreitar ainda mais o relacionamento, colaboradores e representantes dos CCCs organizaram grupos de WhatsApp, como forma de agilizar a comunicação e estabelecer um melhor fluxo de informações.

“Desde que chegamos à Bahia, adotamos o desenvolvimento socioambiental e econômico da região como uma premissa essencial ao negócio, parte do nosso compromisso com os pilares ESG. A conservação do meio ambiente, o fortalecimento das manifestações culturais e incentivo às ações sociais estão dentro desse contexto, sempre com o propósito de promover o movimento coletivo em prol da sociedade”, destacou o VP de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Acelen, Marcelo Lyra

Entre as realizações, há iniciativas inéditas no setor de refino, como a criação de um programa de Jovem Aprendiz exclusivo para mulheres, que está em andamento e formará gratuitamente 40 técnicas em Petroquímica, em parceria com o SENAI-BA. Também para o público feminino, a empresa realizou mutirões de saúde para aproximadamente 800 mulheres que foram assistidas com consultas humanizadas e exames ginecológicos preventivos, além de ultrassonografias e mamografias.

Espaço Acender é destinado para a realização de dois projetos: o Jornada Jovem e o Acelera OSC.

Inaugurado em agosto de 2023, o Acelen Acender, em Candeias, é uma parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a AVSI Brasil, com investimento conjunto de R$ 4,3 milhões. O programa já qualificou 100 jovens em situação de vulnerabilidade social e 30 organizações da sociedade civil que apoiam as comunidades locais. No mês passado, o local foi palco da formatura da primeira turma do Projeto Jornada Jovem Acelen. A empresa entregou os certificados aos 100 primeiros jovens da comunidade vizinha da Refinaria de Mataripe, que também receberam orientações para ingressar no mercado de trabalho. Outros 100 talentos, de 15 a 29 anos, começarão a nossa jornada de aprendizagem profissional em uma nova turma agora em janeiro.

Da juventude à sociedade civil, o Projeto Acelera OSC tem como foco o processo de legalização e formalização das instituições, além da capacitação para elaboração e implementação de projetos nos municípios próximos à refinaria. Em setembro de 2023, representantes de 30 organizações da região receberam o certificado de conclusão do programa. Logo depois,  em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a AVSI Brasil, foi lançado o Edital Acelera OSC para apoiar 10 iniciativas sociais de organizações locais, com acompanhamento durante a execução dos projetos. Os projetos contemplados receberão investimentos entre R$ 45 mil a R$ 50 mil, cada um deles, totalizando um apoio financeiro de R$ 495 mil. O resultado do Edital Acelera OSC, com o nome das organizações, pode ser conferido no site www.editalacelaraosc.avsibrasil.org.br.

Acelen Incentiva

 O programa Acelen Incentiva foi criado para avaliar os pedidos de doações, patrocínios e Investimento Social Privado (ISP), seguindo os pilares de atuação da companhia e os critérios para a concessão do benefício. O objetivo é estimular projetos voltados para a educação, esportes, preservação da água, segurança alimentar e participação em feiras, eventos ou congressos ligados ao setor de Óleo e Gás e inovação, com foco na transição energética.

Dentre as iniciativas, destaque para a nadadora baiana Luísa Sugimoto, de 14 anos, que por meio do programa de incentivo do Governo da Bahia, o “Faz Atleta”, é patrocinada pela Acelen.  A empresa também apoia o programa Faz Cultura, voltado para manifestações artísticas e culturais. A Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), a 1ª Edição do Recôncavo Instrumental e o “Fronteiras do Pensamento” foram alguns dos eventos incentivados pela Acelen ao longo deste ano. Em 2023, a empresa investiu mais de R$ 2 milhões em projetos incentivados pelo Faz Cultura e Faz Atleta.

Natal Solidário

Para finalizar o ano de 2023, a Acelen distribuiu cerca de 270 presentes para crianças da região no entorno da Refinaria. O Natal Solidário da Acelen é mais uma iniciativa de colaboradores que atuam como voluntários, em uma ação voltada para a adoção afetiva de crianças de 0 a 14 anos durante este período natalino. O projeto percorreu cinco municípios, seis comunidades e sete instituições. “Nosso objetivo é ir além da troca de presentes, direcionando nossos esforços para promover uma ação social de relevância para as comunidades do nosso entorno. Vamos juntos acolher, levar sorrisos alegria, gentileza, sonhos e esperança para um 2024 cheio de amor”, finalizou Ilka Danusa, Coordenadora de Responsabilidade Social da Acelen.



Novo relatório da KnowBe4 mostra aumento significativo nos ataques ao setor público em 2023

A KnowBe4, provedor do maior treinamento de conscientização em segurança e plataforma de simulação de phishing do mundo, divulgou seu relatório sobre os crimes cibernéticos mais populares e prolíficos de 2023, com foco no setor público. O relatório examina tendências, estatísticas e exemplos da vida real em se tratando de criminalidade cibernética em escala mundial, bem como desmembra a mesma por países e regiões específicos, enquanto indica possíveis defesas para proteger contra isto.

O setor público está se convertendo em um alvo cada vez mais atrativo para criminosos cibernéticos ao redor do mundo. Isto não é nenhuma surpresa, uma vez que as agências governamentais e os serviços do setor público retêm dados pessoais da imensa maioria das pessoas, informações que são valiosas aos criminosos cibernéticos.

O relatório está repleto de fatos e estatísticas surpreendentes que ressaltam o forte aumento dos ataques cibernéticos neste sector. Alguns deles incluem:

  • Os ataques cibernéticos contra agências governamentais e serviços do setor público aumentaram 40% no segundo trimestre de 2023 quando comparado com o primeiro

  • Agências governamentais e advocacias jurídicas experimentaram o maior aumento nos ataques de ransomware, com 95% no terceiro trimestre de 2023

  • Os ataques de ransomware a nível mundial aumentaram 95% no terceiro trimestre de 2023 quando comparado com o mesmo período de 2022

  • O custo de uma violação de dados aumentou 15% em três anos

  • A IA generativa está sendo cada vez mais adotada por criminosos cibernéticos para criar ataques sofisticados de engenharia social

Em nossa era digital atual, táticas comuns e constantemente atualizadas de engenharia social, como phishing, vishing, spear phishing e smishing, continuam sendo as táticas mais populares e eficazes utilizadas pelos criminosos cibernéticos para ter acesso a sistemas e iniciar seus ataques. Há uma necessidade crucial de intensificar o aspecto humano da segurança cibernética em organizações por meio de um treinamento abrangente de conscientização para segurança. É um fato inegável que os funcionários, a última linha de defesa, podem inadvertidamente se tornar o elo mais fraco da cadeia de segurança.

“Mediante iniciativas adequadas de treinamento, esta abordagem direta e econômica pode neutralizar com eficácia as táticas de engenharia social”, disse Stu Sjouwerman, Diretor Executivo da KnowBe4. “Contudo,àmedida que cresce a sofisticação dos ataques concebidos para explorar o fator humano, o reforço contínuo de uma intensa cultura de segurança é uma ferramenta indispensável para uma defesa digital duradoura e continuidade operacional.”

Para baixar uma cópia do relatório da KnowBe4 sobre crimes cibernéticos no setor público, clique aqui .

Sobre a KnowBe4

KnowBe4, fornecedora da maior plataforma de treinamento de conscientização em segurança e de phishing simulado do mundo, é usada por mais de 65.000 empresas do mundo inteiro. Fundada pelo especialista em TI e em segurança de dados Stu Sjouwerman, a KnowBe4 ajuda empresas a lidar com o elemento humano da segurança, aumentando a conscientização sobre o ransomware, fraudes de CEOs e outras táticas de engenharia social por meio de uma abordagem nova para o treinamento de conscientização sobre segurança. O falecido Kevin Mitnick, reconhecido internacionalmente como um especialista em segurança cibernética e diretor de hacking da KnowBe4, ajudou a projetar o treinamento da KnowBe4 com base em suas bem documentadas táticas de engenharia social. As empresas confiam na KnowBe4 para mobilizar os seus usuários finais como última linha de defesa e confiam na plataforma KnowBe4 para fortalecer a sua cultura de segurança e reduzir o risco humano.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informação, entre em contato com Kathy Wattman em pr@knowbe4.com | 727-474-9950.

Fonte: BUSINESS WIRE



Clube Sírio realiza doações neste período de férias de 2024

Fundado em 2018, o Sírio do Bem, departamento de filantropia do Esporte Clube Sírio, dirigido por Rita de Cassia Halti, continua prestando solidariedade aos mais necessitados. O departamento promove campanhas, ações sociais e doações para auxiliar crianças, jovens e adultos e pessoas em situação de rua.

São 70 voluntárias associadas e não associadas ao clube, que atuam no projeto que já atendeu a mais de 90 mil pessoas em situação hospitalar, além das campanhas e doações que são feitas em outras instituições. As doações são entregues em hospitais, asilos e casa de apoio à mãe solteira. Outro projeto do Sírio é o Perucas Lúdicas, destinado às crianças em tratamento de câncer.

Neste período de férias, o Sírio do Bem continua com suas atividades e neste janeiro de 2024 fez doações de alimentos, roupas, calçados, móveis e brinquedos para os assistidos da Associação Maria Helen Drexel, Amparo Maternal e Associação de Incentivo ao Núcleo de Trabalhos Especiais Adiante.

“Infelizmente, a escassez é uma necessidade que não tira férias, especialmente durante épocas em que as doações para instituições diminuem consideravelmente. No entanto, é louvável destacar que o Departamento Sírio do Bem não se rende ao descanso e continuou a atender diversas instituições neste período desafiador, oferecendo suporte fundamental àqueles que mais precisam”, frisa a diretora Rita de Cassia.

Voluntariado e Doações:

O Clube Sírio também aceita doações de alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos, que podem ser entregues em sua sede, localizada na Av. Indianópolis, 1192, Moema, São Paulo-SP. Para quem quiser ser um voluntário do Sírio do Bem, basta entrar em contato com a secretaria do Clube Sírio (11) 2189 8500



MG-Inscrição para projetos de empreendedorismo social até 4ª

Como parte do seu compromisso ESG, a A&M (Alvarez e Marsal), consultoria global especializada em gestão de empresas, em parceria com a SOMAS, uma ONG voltada à educação, leva para Minas Gerais o “Desafio de Inovação Social Impulso”, um projeto para estimular o empreendedorismo social.  As inscrições estão abertas e são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco na região de Ouro Preto e adjacências (Mariana, Catas Altas e Antônio Pereira). Considerando o biênio 2023-2024, o projeto, que já passou por São Paulo, soma cerca de R$ 500 mil em investimentos. 

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas. Os interessados em participar precisam se inscrever no site do programa e descrever um desafio social específico que tenha identificado em sua comunidade, propondo um modelo de negócio social inovador para a localidade.

O período de inscrições vai até esta quarta-feira, 24 de janeiro, e as aulas começam no dia 27 do mesmo mês. Já em 23 de março será realizado um encontro presencial em Ouro Preto (Demoday). 

O programa, 100% gratuito, terá três meses de duração, com oficinas online e trilhas de aprendizagem de design thinking, modelagem de negócios, prototipação e storytelling, para aprimorar a aplicabilidade da solução no desafio social apresentado.  Ao final do processo, cinco participantes terão as ideias selecionadas – com base em critérios como impacto social, viabilidade e originalidade – e ganharão três meses de mentorias dos consultores da A&M e SOMAS. Uma das iniciativas escolhidas também receberá uma doação de R$ 3.000 para investimento no desenvolvimento do projeto.

O objetivo do projeto é motivar participantes a identificar situações e desenvolver ideias de negócios destinadas a gerar impacto positivo na região. O conteúdo das aulas é voltado a estimular o desenvolvimento do espírito empreendedor, empoderando as pessoas e preparando-as para atuações colaborativas, organizações de fluxo criativo e de trabalho. Como resultado, espera-se a construção de negócios capazes de promover influência e transformação por meio da educação, gerando impacto positivo na região onde vivem.

Para participar, precisa ser maior de 18 anos, residente no estado de Minas Gerais e com disponibilidade de deslocamento para Ouro Preto. As vagas disponibilizadas serão priorizadas por vulnerabilidade social, tendo como principais critérios: renda familiar, gênero, raça e escolaridade. 



Estudo aponta aumento na produção de aço em dezembro de 2023

Relatório divulgado pelo Instituto Aço Brasil, chamado Produção Siderúrgica Brasileira em dezembro de 2023, apontou que a produção brasileira de aço bruto atingiu a marca de 2,5 milhões de toneladas, marcando um aumento de 0,9% em comparação com o mesmo mês de 2022. A publicação ainda mostra que a produção de laminados também registrou crescimento significativo, totalizando 1,7 milhão de toneladas, um aumento notável de 16,0% em relação a dezembro de 2022. Além disso, os semi-acabados destinados às vendas alcançaram a marca de 827 mil toneladas, representando um aumento de 9,8% em relação ao ano anterior.

O estudo apresenta dados sobre as vendas internas de produtos siderúrgicos, que apresentaram um avanço de 4,0% em dezembro de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando 1,4 milhão de toneladas. O consumo aparente de produtos siderúrgicos, segundo a publicação, também teve um desempenho positivo, atingindo 1,9 milhão de toneladas, marcando um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já sobre os dados de exportações de aço em dezembro de 2023, o relatório aponta que os números chegaram a 842 mil toneladas, representando um declínio de 10,6% em comparação com dezembro de 2022. Em termos de valor, as exportações alcançaram US$ 642 milhões, indicando uma queda de 21,7%, conforme apontado no estudo. No entanto, as importações apresentaram um cenário oposto, com um aumento de 51,2% em volume (511 mil toneladas) e 25,6% em valor (US$ 551 milhões) em comparação com dezembro de 2022, segundo os números divulgados no relatório.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias na construção civil Franquias Trans Obra, afirma que o relatório oferece uma visão abrangente e atualizada do setor siderúrgico no país. José Antônio continuou dizendo que os dados revelam um aumento na produção de aço bruto, que atingiu 2,5 milhões de toneladas, refletindo um crescimento de 0,9% em relação a dezembro de 2022 e que esse incremento sugere uma tendência positiva e sinaliza uma recuperação na indústria. “Esse avanço pode ser interpretado como um indicativo de uma demanda sólida por produtos siderúrgicos, impulsionada por fatores como a retomada econômica e investimentos em setores consumidores de aço”.

Ainda sobre a publicação, que pode ser analisada na íntegra através do link informado no início da matéria, apresentou outros dados para um período maior de referência sobre o setor. Considerando o acumulado de janeiro a dezembro de 2023, a produção brasileira de aço bruto totalizou 31,9 milhões de toneladas, registrando uma queda de 6,5% em relação ao mesmo período de 2022. A produção de laminados, no mesmo intervalo, foi de 21,8 milhões de toneladas, representando uma redução de 7,0%. No entanto, a produção de semi-acabados destinados às vendas aumentou, alcançando 9,6 milhões de toneladas, um incremento de 19,4%.

O relatório aponta ainda que as vendas internas, por sua vez, totalizaram 19,4 milhões de toneladas, indicando uma redução de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, nota-se dados sobre o consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos, que apresentou um aumento de 1,5%, atingindo a marca de 23,9 milhões de toneladas. A publicação oferece também dados no contexto das importações e exportações do setor, mostrando que houve um aumento de 50,0% nas importações, totalizando 5,0 milhões de toneladas, enquanto as exportações alcançaram 11,7 milhões de toneladas, representando uma queda de 1,8% em volume e 9,7% em valor em comparação com o mesmo período de 2022.



Economista revela como a orientação ao cliente impulsiona o processo de vendas

A abordagem de vendas focada na orientação ao cliente tem se mostrado mais eficaz do que métodos tradicionais de venda. Pesquisas indicam que vendedores que adotam essa abordagem tendem a ter mais sucesso em fechar negócios. Um estudo publicado na Journal of Personal Selling & Sales Management ressalta a importância da satisfação do cliente e do desenvolvimento de relacionamentos na venda orientada ao cliente.

Estudos como os publicados na Springer mostram que a orientação ao cliente por parte dos vendedores aumenta o valor criado para os clientes, fomentando negócios mais bem-sucedidos.

Marco Castro, economista e palestrante, observa que muitos vendedores se concentram em volumes e valores, mas poucos se tornam verdadeiros orientadores e consultores para seus clientes. “São muitos os cursos, métodos, treinamentos que ensinam os vendedores a vender, mas poucos são os profissionais que se tornam orientadores e consultores dos seus clientes,” afirma Castro.

Castro exemplifica a importância dessa abordagem com uma experiência pessoal em uma loja de instrumentos musicais. “O vendedor orientador me perguntou para qual finalidade eu estava comprando aquela determinada marca e modelo,” relata ele, destacando como o conhecimento e a orientação do vendedor influenciaram positivamente sua decisão de compra. Ele conclui que um atendimento diferenciado, focado na orientação ao cliente, é o caminho mais curto para a abertura de novos negócios. “Um vendedor que procura atender às necessidades do cliente sem ser invasivo… conquistará o respeito e a admiração do consumidor e certamente se tornará uma referência para novos negócios,” diz o economista.



OSF Digital expande seus serviços de Martech com a aquisição da Digital Business

A OSF Digital, parceira global de serviços de transformação digital, anunciou a aquisição da Digital Business, uma agência de marketing digital sediada no Brasil. Essa ação estratégica representa um marco significativo no compromisso da OSF de fortalecer seus recursos de transformação digital de ponta a ponta e levar o marketing digital um passo adiante. 

Reconhecida por suas credenciais na implementação de Salesforce Marketing Cloud, a aquisição da Digital Business pela OSF permitirá que a empresa ofereça uma gama mais ampla de serviços, incluindo UX/UI, gerenciamento de desempenho e inteligência de dados. Os termos do acordo não foram divulgados.

“Estamos felizes em anunciar a aquisição da Digital Business, marcando um passo significativo no avanço da presença da OSF Digital no cenário de serviços de marketing digital”, disse Gerard (Gerry) Szatvanyi, CEO da OSF Digital. “Essa aquisição nos permitirá oferecer aos nossos clientes uma abordagem holística para suas necessidades de marketing digital. Estamos ansiosos para receber a talentosa equipe da Digital Business e as oportunidades que essa aquisição trará.”

Com base em sua sólida reputação de implementações do sistema Salesforce Marketing Cloud em todo o mundo, a OSF Digital está pronta para elevar ainda mais seus recursos. A aquisição da Digital Business impulsiona a empresa para o fornecimento de serviços mais abrangentes e solidificando sua importância em oferecer serviços de martech.

A Digital Business atua há mais de 15 anos e se consolidou como parceira estratégica de organizações no Brasil e no exterior. É especializada no desenvolvimento e na implementação de estratégias digitais que envolvem tecnologia e comunicação. A empresa atende a vários setores, incluindo finanças, indústria, varejo, comunicação e serviços. Suas soluções incluem otimização de desempenho, desenvolvimento de software, monitoramento e análise de dados, geração de conteúdo e experiência do usuário. Com presença no Brasil e na Europa, a Digital Business conta atualmente com uma equipe de 130 profissionais com diferentes especialidades na área digital. Eles atendem clientes como Gazin, wemobi e Tramontina.

“Estamos contentes por nos unirmos à OSF Digital, e isso representa um marco significativo para a Digital Business e nossos clientes”, disse Ricardo Abel, CEO da Digital Business. “Ao combinar nossa experiência no desenvolvimento e implementação de estratégias digitais com a forte reputação da OSF Digital como parceira global da Salesforce, poderemos oferecer uma gama mais ampla de serviços aos nossos clientes. Estamos empolgados com as oportunidades que essa aquisição traz e esperamos trabalhar juntos para oferecer resultados excepcionais no cenário de serviços de marketing digital”, acrescentou Erick Formaggio, CDO da Digital Business.

A OSF Digital, empresa de transformação digital com mais de 2.700 certificações Salesforce, dedica-se a promover a transformação digital para seus clientes. Com profundo conhecimento do setor, a empresa pode identificar os requisitos exclusivos dos clientes e lançar soluções inovadoras adaptadas a mercados específicos e verticais do setor.

Atualmente, a OSF Digital tem mais de 2.200 funcionários e 49 escritórios em todo o mundo.



Inovação em IA impulsiona trimestre recorde para a Bynder

A Bynder, líder global em gerenciamento de ativos digitais empresariais (DAM), divulgou hoje dados que destacam a importância estratégica do DAM empresarial e do conteúdo para marcas que buscam crescer em meioàincerteza do mercado e ventos econômicos desafiadores.

  • Aumento na demanda de mercado evidenciado por um número recorde de novos logotipos de negócios e expansão de clientes no quarto trimestre de 2023,àmedida que as marcas continuam a ver o conteúdo como um facilitador estratégico.

  • A funcionalidade de IA impulsiona a demanda e está incluída em quase 50% dos novos acordos comerciais no quarto trimestre.

  • Os clientes relatam economia de tempo de 30-40% ao utilizar a IA e têm 2 vezes mais chances de encontrar os ativos de que precisam.

  • Indicadores líderes mostram crescimento significativo no uso e integração do DAM empresarial,àmedida que as empresas buscam melhorar a eficiência e obter um ROI aumentado de seus investimentos em conteúdo.

A necessidade de oferecer aos clientes uma experiência excepcional de conteúdo está levando mais marcas a buscar eficiência, rapidez no valor e um ROI aumentado na criação, gestão e distribuição de conteúdo. Nesse cenário, uma plataforma DAM empresarial se torna essencial,àmedida que as organizações competem por uma parcela no crescente e cada vez mais concorrido mercado digital e de varejo.

Inovações recentes de IA destacaram a liderança de mercado da Bynder, e seu conjunto de recursos de IA e automação levou a um crescimento contínuo de novos negócios, adoção de clientes e uso da plataforma. A mais recente dessas inovações, a AI Search Experience, permite a identificação de ativos e textos semelhantes em imagens, bem como a capacidade de pesquisar usando imagens e identificar ativos duplicados. Esses recursos permitem que as equipes encontrem, reutilizem e forneçam conteúdo mais relevante, de forma mais rápida e eficaz.

Brittany Chase, especialista em projetos da empresa de arquitetura e planejamento HFA, disse: “A AI Search Experience economizaria entre 30% e 40% do tempo por não precisar carregar e marcar ativos que já existem no DAM”. Além disso, uma empresa de saúde com sede nos EUA atribuiu uma economia mínima de 6 horas por semanaànova funcionalidade de IA, permitindo que os membros da equipe se concentrem em iniciativas mais estratégicas.

Como as organizações continuam usando o conteúdo como uma vantagem estratégica, o uso do DAM corporativo permite eficiência em todo o ciclo de vida do conteúdo. Em 2023, a Bynder registrou um crescimento anual de 38% no número de ativos armazenados em sua plataforma e um aumento de 250% na entrega de ativos da plataforma da Bynder para sites. Durante a temporada de férias, a Bynder observou um aumento exponencial nos ativos criados, armazenados e distribuídos,àmedida que as marcas buscavam oferecer experiências de compras digitais excepcionais.

A Bynder hospeda o maior mercado de integrações prontas para uso e, em 2023, esse mercado cresceu 38%. Além disso, a Bynder registrou um aumento de 176% nas chamadas de API para sua plataforma, mostrando a importância de um ecossistema conectado para melhorar as operações de conteúdo.

O CEO da Bynder, Bob Hickey, afirmou: “À medida que o comércio digital continua a acelerar, as marcas precisam oferecer uma experiência de conteúdo contínua aos seus clientes. Nosso crescimento contínuo ano após ano, culminando em um recorde no quarto trimestre de 2023, indica que o investimento em uma plataforma DAM empresarial é vital para aqueles que buscam oferecer experiências de conteúdo, ao mesmo tempo em que obtêm um valor e ROI convincentes de suas operações de conteúdo e investimentos em TI.

“Estamos satisfeitos em ver que nossa inovação contínua e liderança de mercado em IA impulsionaram ainda mais nosso crescimento no quarto trimestre, destacando que a IA se tornou uma ferramenta estratégica para os profissionais de marketing que buscam otimizar as operações de conteúdo e melhorar a experiência do cliente.”

Para obter mais informações sobre a Bynder e seus recursos de IA, acesse https://www.bynder.com/en/solutions/initiatives/ai-automation/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Manisha Mehta

manisha.mehta@bynder.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Prevenção e detecção precoce de doenças são o foco das consultas médicas de rotina

O início do ano é um momento propício para cuidados com a saúde. Segundo dados do IBGE, 70,6% dos brasileiros não realizam exames preventivos. Para iniciar 2024 com tranquilidade, especialistas destacam a importância dos check-ups anuais como aliados essenciais na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, em 2018, revelou que um terço dos brasileiros não têm o hábito de consultar médicos regularmente, ressaltando a necessidade de conscientização sobre a importância dessas práticas preventivas.

Em meio à rotina acelerada, a atenção à saúde muitas vezes é deixada em segundo plano. A prática regular de check-ups emerge como um componente fundamental na prevenção de problemas de saúde e no acesso a um bem-estar geral. Essas avaliações periódicas não apenas identificam precocemente condições médicas, mas também oferecem a oportunidade de adoção de práticas saudáveis.

Para o cardiologista Leandro Alves Garcia, do Hospital Mater Dei Santa Genoveva, o principal benefício dos check-ups para a saúde e para a qualidade de vida é fazer uma abordagem preventiva e permitir um olhar holístico sobre a saúde do paciente. “Então, ao invés de focar no tratamento e cura de doenças, nós vamos focar na prevenção. Vamos reforçar os hábitos de saúde e de ter uma abordagem para que não se adoeça, além de para que tenha-se bem-estar e se promova a saúde. Evidentemente também podemos detectar algumas doenças silenciosas, em estágio inicial, o que vai colaborar para o sucesso do tratamento”, afirma o médico.

Procedimentos simples, como exames de sangue, têm a capacidade de identificar indicativos precoces de condições médicas, possibilitando a administração adequada e a prevenção de complicações futuras. Consultas regulares propiciam um canal de comunicação direta entre os indivíduos e os profissionais de saúde. O diálogo resultante pode abordar aspectos relacionados à dieta, atividade física e gestão do estresse, proporcionando orientações personalizadas para a adoção de hábitos mais saudáveis.

Leandro explica que as doenças mais comuns, que podem ser prevenidas ou detectadas precocemente com check-up, são também as doenças mais prevalentes na população. Como exemplo, temos hipertensão arterial sistêmica, diabetes, mellitus e a dislipidemia, que são um conjunto de patologias que compõem as síndromes metabólicas mais comuns na sociedade atualmente.

“Nós devemos realizar check-up anualmente. Evidentemente que, a depender da idade e das comorbidades, essa periodicidade pode mudar. Pode encurtar em casos que pacientes têm saúde mais frágil, com mais possibilidade de complicações, ou pode alongar, de acordo com a idade e das condições de saúde do paciente”, explica o cardiologista.

Na percepção do médico, ao mudar essa abordagem frente à saúde, ou seja, deixar de valorizar a doença, nós devemos gastar a nossa energia em produzir saúde, prevenir doenças e focar no estilo de vida e no bem-estar global do paciente. “Eu tenho certeza que tudo isso pode advir da mudança de hábito e da forma como as pessoas levam a vida, desde hábitos de exercício físico e alimentares, até em como agir frente às situações emocionalmente desafiadoras. Então, estar bem consigo, feliz e fazendo ações que lhe causam prazer está intimamente ligado à promoção de saúde e à prevenção de doenças”, conclui o Dr. Leandro. 



Estrategista do mercado imobiliário defende Inteligencia Artificial

Desde que a pandemia de Covid-19 começou e passou, muita coisa tem mudado no mundo. No mercado imobiliário esta situação não é diferente. Uma das peripécias mais interessantes e que mais têm gerado discussões é quanto à ação da Inteligência Artificial (IA) neste segmento. A revista Veja tratou, inclusive, esse tema em um editorial recente.

A publicação busca interpretar sobre o impacto das novas tecnologias e do trabalho dos robôs relativo à venda de imóveis das construtoras, sejam os lançamentos ou os empreendimentos já lançados que ainda possuem unidades a venda. O ponto principal foi a dúvida sobre uma única questão: o ofício do corretor de imóveis e o risco de entrar para a lista de profissões em extinção, sendo substituído por um software.

Sem uma justificativa clara, o autor conclui que os corretores devem estar atentos para se antecipar às mudanças, observar as novas tendências do mercado e ver a tecnologia como aliada. Não muito distante deste ponto de vista, mas também com considerações próprias, o estrategista e executor de ações de marketing e vendas para o mercado imobiliário, Marcelo Groppo, também tem um posicionamento.

“É impossível a Inteligência Artificial destronar o corretor imobiliário. Muito pelo contrário, eu acredito que esse recurso deve influenciar de forma positiva o cenário dos profissionais, mas não deve ser usado em excesso. Isso porque um corretor bem articulado, e que sabe aproveitar as oportunidades para desenvolvimento de estratégias, vai também inserir toda essa inovação e reverter em vendas”, contextualiza.

Marcelo ainda destaca que esses novos recursos estão colaborando para que o corretor se torne cada vez mais independente das imobiliárias e atue de maneira solo. “Análises pessoais e estudos internos de caso, que desenvolvi auxiliado pela minha equipe, demostram para mim que ao menos 60% dos profissionais estão trabalhando por conta própria. As construtoras ainda não se voltaram totalmente para esse exército de profissionais que não estão fisicamente em uma um imobiliária, mas estão prospectando clientes em suas casas em home offices e coworkings pelo país. E, ainda, em home office”, destaca.

No fim das contas é como se fosse um trabalho quase que coletivo. “Entendo que somado às Houses, com os recursos da IA, ainda com os serviços das imobiliárias e os esforços dos corretores solo de imóveis, há uma margem de acesso para um número muito maior de imóveis seja possível. Em São Paulo isso é muito comum”, adianta Marcelo.

O fundamento das palavras de Groppo pode refletir os números deste mercado no estado paulista. Um exemplo é o da Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI), que indica um pouco disso. De acordo com os dados coletados pelo departamento de Economia e Estatística da entidade, apenas o estado de São Paulo registrou a comercialização de 6.973 unidades residenciais ao longo do mês de outubro.

“Eu acredito que o principal motivo que faça um imóvel não encontrar um dono é a má formulação de uma estratégia de venda. Entendendo isso, acredito que o corretor não precisa temer a Inteligência Artificial, a tecnologia e nem o preço do imóvel, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19. O que mais importa tanto para o futuro do mercado imobiliário quanto para a carreira de seus profissionais é a fundamentação de uma estratégia, manter o artesanato da venda e a convivência com a tecnologia enquanto aliada eficaz para conectar um cliente ao seu futuro lar”, finaliza Groppo que já vendeu mais de 5 Bilhões de Reais em Imóveis em 109 cidades do país através da estratégia de marketing e vendas.



Setor se une para a redução de gases de efeito estufa (GEE)

Em combate aos efeitos nocivos do meio ambiente e alinhada cada vez mais à sustentabilidade, incorporando conceitos como o Lean Construction em suas obras, grandes construtoras do país entram para a Aliança pela Redução de Gases do Efeito Estufa (GEE). É o caso da MPD Engenharia, que investe em tecnologias para reverter o cenário de poluição do setor, e já conta com dois empreendimentos construídos, certificados por organizações rigorosas que reconhecem o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o Relatório de Status Global de Edificações e Construção, divulgado na COP 27, houve um aumento de 16% nos investimentos em eficiência energética no setor globalmente. Até 2018, o Brasil ocupava o 4º lugar mundial na produção de edifícios verdes, atrás apenas de EUA, China e Emirados Árabes, segundo o USGBC (United States Green Building Council). Atualmente, o país é o segundo do mundo em projetos certificados como Platina pelo LEED, representando 22% do total, atrás da Índia com 26% e à frente da Itália com 20%.

Para a MPD, a sustentabilidade é um aspecto fundamental para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio. Em seus projetos são utilizadas o máximo possível de técnicas, ferramentas e materiais que impactem minimamente o meio ambiente, buscando reduzir o consumo de energia e otimizar a utilização de recursos naturais nos empreendimentos. “Apresentamos soluções sustentáveis, como iluminação em LED nas áreas comuns, instalação de placas solares, reservatórios para reuso de água pluvial e gestão de resíduos nas obras,” ressalta Januário Dolores, Vice-presidente de Operações da MPD.  Além disso, a construtora também utiliza a tecnologia do BIM (Modelagem de Informação da Construção) para calcular com maior facilidade o uso dos materiais, auxiliando no planejamento de obras conscientes, evitando desperdícios e retrabalhos.

Dentre todos os produtos que atingiram certificações sustentáveis, dois se destacam. O Level, em Alphaville, recebeu uma Certificação Preliminar EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) por reduzir o consumo médio de água em 25% e energia em 24%, assim como a emissão total de CO2 anual do empreendimento, que atingiu uma média de 89,3%. Este certificado reconhece projetos e construções verdes capazes de auxiliar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

O Myrá, outro residencial de alto padrão da empresa em Alphaville, obteve o Certificado GBC Condomínio (Green Building Council), que certifica empreendimentos que cumprem e atendem a rígidos critérios de práticas sustentáveis, ambientais e energéticas.  

No caso do Myrá, entregue em 2022, houve uma redução de 20,67% no consumo de energia em comparação com um prédio que segue a norma de eficiência energética do PBE Edifica, etiqueta que determina o nível de eficiência energética de um edifício, desenvolvida em parceria entre o INMETRO e a Eletrobras/Procel Edifica.  

No quesito ambiental, o mesmo empreendimento desviou 91,12% dos resíduos gerados de aterros sanitários, e 50% de toda sua madeira instalada foi certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). “Estamos desenvolvendo um inventário de CO2 em nossos canteiros de obras para determinar com precisão a pegada de carbono da empresa,” destaca Carol Machado, Gerente de Inovação, Qualidade e Meio Ambiente da MPD.  

Além das certificações, a empresa, que faz parte do Cubo Construliving, um espaço dedicado a impulsionar negócios nos setores de construção e habitação, destaca a relevância de ferramentas nacionais que ajudam a orientar o setor em relação à pegada de carbono. Um exemplo é o CECarbon do Sinduscon-SP, que está contribuindo para a avaliação em um dos empreendimentos da MPD em São Paulo, o Most Moema.

A decisão de fazer parte da Aliança GEE reflete a busca do setor em adotar práticas que promovem o desenvolvimento econômico sustentável. A colaboração das construtoras com a Aliança GEE é um passo significativo na direção de práticas mais sustentáveis no setor imobiliário.  

A Aliança GEE é uma iniciativa conjunta da ABRAINC, do Secovi-SP e do SindusCon-SP, que tem como objetivo impulsionar a redução das emissões de GEE, promovendo uma economia de baixo carbono para minimizar os impactos climáticos. 



Consórcios fecham 2023 com recordes em vendas e negócios

O Sistema de Consórcios fechou 2023 registrando novas quebras de recordes em diversos indicadores, confirmando a confiança do brasileiro e reafirmando sua importância na economia nacional. O ano de 2023 foi marcado pela posse dos novos governantes, em âmbito federal e estadual, e naturalmente ocorreram ajustes econômicos e políticos. Mesmo diante dessas mudanças, verificou-se a continuidade do crescimento da modalidade no cenário econômico do país. A consciência da população sobre a importância da educação financeira tem se ampliado, e o consórcio, com sua característica de planejamento, mostra-se um aliado do consumidor.

Presente nos mais diversos segmentos, a modalidade consórcio, alternativa para quem deseja adquirir bens móveis e imóveis e contratar serviços, de forma planejada, proporcionou a concretização de inúmeros objetivos pessoais, profissionais, familiares e empresariais.   

De janeiro a dezembro, o acumulado de vendas atingiu 4,18 milhões de novas cotas, um recorde histórico. Cresceu 6,4% sobre as 3,93 milhões de adesões de 2022.

No total anual das vendas, a distribuição setorial ficou assim: 1,70 milhão de adesões de veículos leves; 1,27 milhão de motocicletas; 779,35 mil de imóveis; 310,37 mil de veículos pesados, 79,29 mil de eletroeletrônicos; e 47,06 mil de serviços. A média mensal de 348,58 mil, anotada nos doze meses, foi 6,4% acima da obtida no mesmo período de 2022, quando chegou a 327,75 mil cotas comercializadas.   

Os negócios acompanharam o avanço e também bateram recorde. Atingiram a marca de R$ 316,70 bilhões, 25,6% acima dos R$ 252,09 bilhões anteriores, no mesmo período.

Um registro especial esteve nos 10,29 milhões de participantes ativos, volume inédito e crescente mês a mês, durante 2023. Encerrou dezembro com 9,4% acima dos 9,41 milhões de consorciados, alcançados no final daquele mesmo mês de 2022.

A participação de cada segmento no total de cotas ativas ficou assim distribuída: 43,4% nos veículos leves; 27,9% nas motocicletas; 16,6% nos imóveis; 7,5% nos veículos pesados; 2,6% nos eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 2,0% nos serviços.

Paralelamente, ainda em 2023, o acumulado de contemplações, momento em que os consorciados podem utilizar seus créditos para a aquisição de bens e contratar serviços, chegou a 1,62 milhão, 6,6% acima das 1,52 milhão de 2022. Os consorciados contemplados tiveram R$ 83,93 bilhões em créditos concedidos, potencialmente injetados na economia, 21,4% superior aos R$ 69,14 bilhões de um ano antes.

No volume de consorciados contemplados de janeiro a dezembro, 1,62 milhão, incluem-se: os 696,92 mil de motocicletas; 636,02 mil de veículos leves; 103,65 mil de imóveis; 80,05 mil de veículos pesados; 57,64 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 47,61 mil de serviços. A média mensal chegou a 135,00 mil, 6,6% acima do atingido no ano passado, com 126,67 mil contemplações.

O tíquete médio de dezembro foi R$ 74,24 mil e pontuou aumento de 24,6% sobre o do mesmo mês de 2022, quando era R$ 59,56 mil. A evolução ratificou o interesse do consumidor por cotas de maior valor, com parcelas acessíveis ao bolso, provocando crescimento dos negócios realizados em 2022.

Ao considerar o comportamento dos tíquetes médios de dezembro nos últimos cinco anos, verificou-se aumento nominal de 38,7%, na evolução dos valores médios registrados. Ao descontar a inflação (IPCA) de 27,3% do período, na relação da diferença de R$ 53,51 mil, em dezembro de 2019, para R$ 74,24 mil, no mesmo mês de 2023, houve valorização real de 9,0%.

“No fechamento do ano, comparado ao anterior, o mecanismo trouxe números extremamente positivos com destaque para os mais de 10,29 milhões de consorciados. Ao considerar em sua essência os fundamentos da educação financeira, o consórcio tem demonstrado, desde 1962, que, com planejamento, é possível aos consorciados evoluir patrimonialmente e melhorar sua qualidade de vida”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. “O Sistema de Consórcios provou estar, cada vez mais, presente na cultura financeira do consumidor. Com mais conhecimento, ele auxilia na gerência das finanças de forma responsável, sem imediatismos, e com equilíbrio significando mais qualidade de vida com constantes conquistas”, completa.

A importância dos consórcios na cadeia produtiva

Após alguns anos, o mecanismo passou a estar presente em mais setores como, por exemplo, o das duas rodas que, nos doze meses de 2023 as contemplações apontaram a potencial aquisição de uma moto a cada duas comercializadas no mercado interno, contribuindo para as boas marcas setoriais. No setor automotivo, a potencial presença esteve em um a cada três veículos leves vendidos no país.

Um outro exemplo de participação pode ser verificado no mercado de veículos pesados, onde a modalidade marcou quase uma a cada três comercializações de caminhões negociados para ampliação ou renovação de frotas do setor de transportes com destaque especial para utilização no agronegócio.

A forte presença dos consórcios na economia brasileira pode ser comprovada pelos totais de créditos concedidos. Nas liberações acumuladas de janeiro a dezembro, o Sistema atingiu 34,6% de potencial presença no setor de automóveis, utilitários e camionetas. No de motocicletas, houve 44,1% de possível participação, e no de veículos pesados, a relação para caminhões foi de 33,9%, no período.

No segmento imobiliário, somente em onze meses do ano passado, as contemplações representaram potenciais 17,5% de participação no total de 547,17 mil imóveis financiados, incluindo recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e os consórcios. Aproximadamente um imóvel a cada seis comercializados.

Ao projetar os negócios para o ano que está iniciando, o presidente da ABAC explicou que “em 2024, acredita-se na possibilidade de obtenção de resultados semelhantes ou até maiores que os alcançados em 2023. As boas perspectivas se apoiam principalmente na crescente conscientização do consumidor sobre o planejamento financeiro, que projetam o Sistema de Consórcios como uma opção criativa, racional e segura para consumidores e investidores.

 



Giro d’Italia Ride Like a Pro Brasil 2024 apresenta novidades para 2024

O Giro d’Italia Ride Like a Pro Brasil de 2024 apresenta inovações importantes para os participantes, destacando-se a criação do Pelotão Elite. Desde 15 de dezembro, os atletas vinculados às federações estaduais ou à Confederação Brasileira de Ciclismo podem inscrever-se nesse grupo exclusivo, concebido para abranger ciclistas de diversas modalidades.

A terceira edição do Giro d’Italia Ride Like a Pro Brasil está marcada para abril, em Campos do Jordão, e promete atrair cerca de 2.500 ciclistas, entre amadores e profissionais. Com três percursos desafiadores de 112km, 63km ou 54km, o evento oferece modalidades para ciclistas de todos os níveis.

A mudança estratégica de transferir automaticamente os ciclistas federados para o Pelotão Elite visa fortalecer a distinção entre as categorias, garantindo uma competição mais justa e equilibrada. Apesar de ser um evento promocional e amador, a inclusão dos federados nesse pelotão proporciona uma oportunidade de competição para ambos os grupos.

Desde o lançamento das inscrições em 15 de dezembro, os ciclistas vinculados às federações estaduais ou registrados na Confederação Brasileira de Ciclismo têm a oportunidade de se destacar no Pelotão Elite. Fábio Oliveira, sócio-diretor do projeto no Brasil, enfatizou o propósito por trás dessa iniciativa: “Estamos comprometidos em evoluir a cada ano, proporcionando uma prova equilibrada para todos os participantes. Queremos dar aos atletas amadores a chance real de conquistar o Giro d’Italia”.

Sobre o Giro d’Italia Ride Like a Pro Brasil

O Giro d’Italia Ride Like a Pro Brasil tem como objetivo oferecer uma combinação única de experiências, refletindo e celebrando os valores centenários do Giro d’Italia, como sacrifício, esforço físico e fair play. Com mais de 100 anos de tradição do rosa, como é conhecido o evento, a competição busca inovar e proporcionar uma experiência única aos participantes. A terceira edição acontecerá na Mantiqueira Paulista, em Campos do Jordão, no dia 28 de abril de 2024.

Mais informações na página oficial da prova.



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