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Mais do que máquinas, humanidade é essencial no home care

Com um aumento de 57,4% no número de idosos de 2010 a 2022 – segundo dados do IBGE -, o Brasil tem se mostrado um setor promissor para empresários que desejam investir na economia prateada. Entre os setores que têm ganhado destaque, está o home care para idosos. O último Censo afirma que enquanto a população de idosos aumenta, o total de crianças com até 14 anos recuou de 24,1%, em 2010, para 19,8%, em 2022, o que leva a crer que muitos idosos precisarão de cuidados de terceiros. Nesse sentido entra o home care para idosos. Um dos poucos setores que desafia a substituição humana por robôs.

 A perspectiva, da Organização Mundial da Saúde (OMS),  é de que até 2050 o Brasil tenha quase 90 milhões de idosos. Segundo a Cia Cuidadores, o ideal para os cuidadores do futuro é focar na capacitação profissional.

 

A Cia Cuidadores, rede de cuidadores de idosos, destaca que busca uma aliança tecnológica e, devido a isso, criaram a Cia Prime Care, sistema criado pela Cia Cuidados que possui um banco de dados com informações sobre a rotina do paciente.

“O Brasil caminha para se tornar um país idoso, semelhante ao que aconteceu com outros países, como Portugal e o Japão, por exemplo. Será necessário profissionais habilitados para cuidarem dos idosos do futuro. É isso que visa o home care para idosos. Que ao contrário de outros setores, jamais será substituído pela tecnologia. A tecnologia vem ajudar o home care, com informações úteis e que poderão auxiliar para oferecermos um melhor atendimento aos pacientes, mas a mão de obra humana não será substituída por robôs. Mais do que orientações, um idoso precisa de atenção, ser escutado e amor. Isso, por enquanto, as máquinas estão muito longe de realizar”, comenta Rachel Menezes, fundadora e diretora da Cia Cuidadores, rede de home care para idosos.

Os dados coletados em sistema auxiliam na tomada de decisões, seja da família ou dos próprios cuidadores.

“Não estamos dizendo que o home care para idosos irá continuar sempre igual, pelo contrário, ele irá se modernizar. A tecnologia veio para nos ajudar. O  que estamos dizendo é que, embora tenhamos um futuro cada vez mais tecnológico, o ser humano continuará sendo essencial nos serviços de home care para idosos. Esse é o ponto chave no qual focamos tanto na capacitação profissional dos nossos cuidadores”, conclui a empresária.



Rock-it Cargo adquire SOS Global para criar o maior fornecedor de logística especializada no mercado esportivo e de radiodifusão

Rock-it Cargo, uma empresa da Global Critical Logistics (GCL) e líder mundial em logística completa para eventos ao vivo e bens de alto valor líquido, anunciou hoje a aquisição da SOS Global (SOS), empresa de transporte de carga com sede na Carolina do Norte, do NEP Group. A empresa combinada será a maior fornecedora internacional de logística especializada nos mercados de turnês ao vivo, esportes e transmissão. A aquisição foi concluída em 31 de janeiro de 2024 e os termos não foram revelados.

A liderança central da Rock-it em turnês de música ao vivo foi aperfeiçoada nos últimos anos pela diversificação e crescimento significativo nos setores de esportes e transmissão, produção de filmes e TV e bens de alto valor líquido. A Rock-it e suas empresas irmãs possuem escritórios em 18 países e, em 2023, finalizaram remessas para mais de 115 países. A Rock-it aproveita sua rede e experiência incomparáveis para oferecer soluções completas a seus clientes em todos os mercados com o mesmo toque pessoal e o espírito de “o fracasso não é uma opção” que permeou a Rock-it desde sua fundação em 1978 com os primeiros clientes, Uriah Heep e Led Zeppelin.

A SOS é especializada em serviços de transporte de carga e logística para eventos ao vivo, sobretudo nos setores esportivo e de transmissão. Elas atendem todas as principais emissoras de esportes e notícias dos EUA, as maiores ligas esportivas profissionais dos EUA e muitos dos maiores fornecedores destas empresas. Com sede em New Bern, Carolina do Norte, a SOS prioriza velocidade e controle em suas entregas, com escritórios adicionais nos EUA, Canadá, Alemanha, Reino Unido e EAU.

“Hoje reunimos duas marcas confiáveis com 83 anos de experiência combinados”, disse Daniel Rosenthal, Presidente e Diretor Executivo da GCL. “Há 38 anos, os clientes sabem que podem enviar ‘SOS’ para seus bens mais valiosos por meio de um centro operacional 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. O legado da SOS será intensificado como parte da Rock-it Cargo, com serviços expandidos e acesso internacional mediante nossa rede incomparável. Fiquei feliz em conhecer Ed Reno e a equipe da SOS, e mal posso esperar para fazer crescer nossos negócios e atender melhor a nossos clientes juntos. A amplitude, profundidade e capacidades da Rock-it e da SOS não têm comparação em turnês e eventos esportivos ao vivo a nível mundial.”

A aquisição se alinha aos planos estratégicos da GCL de reforçar a posição global da Rock-it no setor esportivo e de transmissão, bem como aprimorar suas capacidades nacionais nas categorias de turnês ao vivo, eventos, cinema e teatro. Em 2023, mais de 85% da receita da GCL foi obtida com remessas internacionais, enquanto a maior parte da receita da SOS foi obtida no mercado interno.

Ed Reno, Presidente da SOS, que irá permanecer na GCL e se reportar diretamente a Rosenthal, disse: “Nossa equipe está muito animada em unir forças com a Rock-it. A SOS traz uma rede interna robusta e capacidades operacionais criadas para satisfazer as necessidades de nossos clientes esportivos e de transmissão. Fazer parte de um grande líder internacional de logística especializada será ótimo para nossos clientes e nossa equipe.”

A GCL fez várias aquisições recentemente para fortalecer suas capacidades mundiais, atendendo aos setores de turnês ao vivo, esportes, transmissão, produção de filmes e TV, artes plásticas e automóveis clássicos e de alto valor. Esta onda de compras inclui as aquisições da Classic Automotive Relocation Services (CARS), a maior transportadora internacional de automóveis de alto valor, e da Dynamic International, um dos principais fornecedores mundiais de logística para produções cinematográficas e televisivas.

SOBRE A GLOBAL CRITICAL LOGISTICS (GCL)

Com sede em Los Angeles, CA, a Global Critical Logistics (GCL) é líder mundial em logística de entretenimento de eventos ao vivo, bem como logística e frete de alto valor. É a holding de uma família de marcas, incluindo Rock-it Cargo, Dietl, Dynamic International, CARS, SOS, Cosdel, Xtreme e Dell Will.

Tendo foco em serviços de logística e transporte de carga aéreo, marítimo e de superfície de alto contato e missão crítica, a família GCL de marcas de liderança trabalha com clientes em áreas de entretenimento ao vivo, turnês musicais, esportes, esportes motorizados, eventos corporativos, teatro, exposições comerciais, belas artes, produção de filmes e TV, transmissão, automóveis clássicos e sofisticados, além de mercados finais de projetos industriais.

A GCL possui escritórios na América do Norte e do Sul, Europa, Oriente Médio, Oceania e Ásia, complementados por uma rede de agentes parceiros a longo prazo especializados em logística crítica.

As empresas da GCL atendem a milhares de clientes ao ano e oferecem soluções logísticas especializadas e personalizadas para os mais exigentes requisitos de transporte em todos os continentes há mais de 45 anos.

A GCL é respaldada pela ATL Partners, uma importante empresa de capital privado com foco de investimento nos setores aeroespacial, de transporte e logística, tendo sede em Nova York.

Para mais informação, acesse gcl.global.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Laura Allen

laura.allen@rockit.global

310-410-0935

gcl.global

Fonte: BUSINESS WIRE



Benefícios da musculação vão além da definição

Por muitos anos acreditava-se que a musculação era destinada somente para fins estéticos, especialmente para a hipertrofia muscular e definição. No entanto, hoje sabe-se que os benefícios dessa atividade física para a saúde do corpo e da mente são inúmeros.

A musculação é uma modalidade completa, amplamente recomendada para todas as idades, inclusive acima dos 50 anos. Isso porque os músculos envelhecem com o passar do tempo, e com isso o corpo tende a perder força e massa muscular, tornando-se mais frágil e suscetível a doenças e lesões.

“A prática regular de musculação permite o fortalecimento da musculatura, garantindo músculos mais resistentes, preparados para as atividades do dia a dia e menos propensos a lesões”, explica Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

De acordo com a especialista, a musculação ativa o sistema cardiovascular e respiratório, e por isso reduz o risco de doenças do coração e melhora a circulação sanguínea. A prática, especialmente pela manhã, aumenta o gasto energético, ajuda a relaxar os músculos e o corpo de forma geral, o que favorece a melhora da qualidade do sono.

Além dos diversos benefícios da musculação para a saúde física, a modalidade também é indicada para prevenir e melhorar os sintomas de depressão e estresse. A liberação de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, ajuda a reduzir a inflamação do corpo, melhorando a resposta imune, entre outros fatores que estão relacionados a um melhor funcionamento do sistema nervoso central.

Monica explica que é fundamental que os exercícios sejam executados corretamente e com o auxílio de um profissional da área.

 



ABCD anuncia Portal Cessão de Créditos como novo parceiro da associação

Representante das fintechs de crédito, a Associação Brasileira de Crédito Digital – ABCD inicia o ano reforçando o quadro de empresas parceiras com a chegada do Portal Cessão de Créditos, dedicado à venda de carteiras de créditos vencidos ou a vencer. Em operação desde 2020, a plataforma conta com mais de 300 investidores e já negociou 8,5 milhões de contratos, o equivalente a R$ 20 bilhões. 

Por meio da parceria, as fintechs associadas à ABCD têm a partir de agora benefícios exclusivos ao contar com a orientação da empresa em todas as etapas de negociação de carteiras de crédito.  

“Esse processo ainda não é muito difundido no Brasil. E os profissionais do Portal, que possuem mais de 20 anos de experiência neste mercado, atuam como advisor em todos os estágios da transação, auxiliando tanto vendedores quanto compradores”, afirma Maxiuel Cerizza, CEO do Portal Cessão de Créditos. 

Na visão do executivo, o acordo com a ABCD possibilitará à plataforma ampliar seu alcance entre as fintechs. “Estamos totalmente envolvidos com o mercado de crédito, fomentando o segmento e conectando vendedores e compradores de carteira de créditos. A associação é uma entidade renomada e respeitada, por isso estamos muito honrados com essa parceria”, completa Cerizza. 

Claudia Amira, diretora executiva da ABCD, destaca que a ampliação do quadro de parceiros faz parte da estratégia da entidade de possibilitar que as associadas tenham acesso às melhores oportunidades e soluções disponíveis no mercado. “Desta forma, as fintechs de crédito aperfeiçoam suas operações, o que permite a oferta de serviços e produtos cada vez mais inovadores aos clientes”, ressalta.  

A lista completa de parceiros da associação está disponível em https://creditodigital.org.br/parcerias-comerciais/

 



Financiamento facilitado alavanca venda de carros no Brasil

Pesquisa da Fenauto indica que mais de 14 milhões de veículos foram vendidos no Brasil em 2023. Grande parte desses números expressivos se deve à facilidade no acesso a crédito. Apaixonado por motores, o brasileiro desde sempre nutre o sonho de adquirir seu carro ou mesmo moto própria para satisfação própria, para fugir do transporte público lotado e caótico e porque nosso país tem um modal de transporte que prioriza o deslocamento sobre rodas.

Entre os campeões de vendas do ano passado estão os carros usados. Dados da Federação dos Revendedores de Veículos Usados, divulgado em janeiro deste ano, revelam que a venda de carros usados cresceu 9% se comparado com as vendas de 2022.

Para o gerente comercial especialista em financiamento automotivo Thiago Amanti Campos, a facilidade no crédito faz com que diferentes perfis busquem comprar ou trocar de carro por diferentes motivos. “Hoje os perfis que mais buscam o acesso a financiamentos de veículos são famílias querem trocar de carro para obterem mais conforto, seja para utilizar o carro no dia-a-dia ou para viajar, trabalhadores de aplicativo de transporte individual bem como pessoas que utilizam veículo para deslocamento para o trabalho”, explica Amanti.

Com anos de experiência na cessão de créditos, o profissional listou as principais vantagens que as pessoas buscam ao procurar esse estilo de compra:

– Não precisar se descapitalizar;

– Possibilidade trocar o veículo antes de sua integral quitação;

– Possibilidade de antecipação de parcelas e abatimento de juros, diminuindo o tamanho da dívida;

– Antecipação da realização do sonho de possuir um veículo, mesmo sem ter o capital imediato para realizar a compra.

Os brasileiros também serão beneficiados pelo Marco das Garantias, que trará maior possibilidade de obtenção de empréstimos aos brasileiros que puserem seus bens como garantia para o pagamento. Acostumado com a prática de financiar suas compras, no país, 7 em cada 10 pessoas costumam optar pelo parcelado.

As perspectivas para 2024 também são animadoras. Dados de pesquisa da Ernst & Young mostram que 70% dos brasileiros querem comprar um carro nesse ano, percentual acima da taxa global que gira em torno de 44%. “Há uma enorme expectativa de crescimento nos financiamentos de veículos para 2024. Com o aumento das vendas de veículos, especialmente os seminovos, a tendência de crescimento e busca por acesso ao crédito tendem a crescer e, talvez, superar os números vistos recentemente”, finaliza o especialista.



Como a Holanda se tornou o país das bicicletas

Os Países Baixos, chamados coloquialmente de Holanda, ganharam renome internacional não apenas por seus campos de tulipas e moinhos de vento, mas também como o país das bicicletas. O uso disseminado de bicicletas na vida cotidiana dos holandeses tornou-se um fenômeno cultural que impressiona os visitantes. 

Em 2021, estatísticas revelaram que 84% da população holandesa utilizava bicicletas diariamente, um número notável quando comparado aos 7% no Brasil. Em Amsterdam, aproximadamente 63% da população opta pela bicicleta como meio de transporte, demonstrando uma forte preferência pelo veículo. Contrastando esses números, a cidade de São Paulo registrou modestos 0,5% do total de bicicletas sendo usadas diariamente em 2021, apesar de possuir um total de 1,6 milhão de bicicletas.

A história da bicicleta na Holanda remonta ao século XIX, mas foi nas décadas de 1920 e 1930 que as bicicletas atingiram sua “era dourada“. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, o aumento do uso de carros levou a problemas de trânsito e acidentes, levando a iniciativas de planejamento urbano radical.

O plano visionário do planejador urbano americano David Jokinen, na década de 1950, buscava transformar Amsterdam em uma cidade adaptada aos carros. Contrariando essa visão, o movimento anarquista Provo emergiu na década de 1960, propondo restrições ao acesso de carros no centro da cidade e promovendo bicicletas como uma alternativa saudável e sustentável.

O movimento Provo, em sua resistência à crescente presença de carros, introduziu as “bicicletas brancas” como uma iniciativa pioneira. Diante de uma sociedade dominada pelos carros, a proposta de limitar o acesso de carros ao centro de Amsterdam parecia radical.

Em 1970, após mais de 400 mortes de crianças causadas por acidentes automobilísticos, o movimento “STOP DE KINDERMOORD” (PAREM COM O ASSASSINATO DE CRIANÇAS) trouxe ainda mais visibilidade à luta dos Provos. Esse período de protestos e conscientização levou a mudanças significativas na política de mobilidade urbana.

Em 1978, o governo holandês implementou o Plano de Circulação de Tráfego, transformando Amsterdam em uma cidade mais acolhedora para ciclistas. Esse plano reduziu o espaço para veículos motorizados, realocando-o para ciclovias e áreas para pedestres.

A década de 1980 testemunhou medidas mais abrangentes, incluindo novas sinalizações, expansão da rede de ciclovias, limites rigorosos de velocidade e instalação de lombadas. Cidades como Haia e Tilburg inovaram com ciclovias pintadas de vermelho para aumentar a visibilidade, enquanto o Plano Diretor de Bicicletas de 1990 solidificou o compromisso holandês com uma cidade mais sustentável e amigável às bicicletas.

Atualmente, a Holanda é sinônimo de “Woonerf” ou “Ruas Vivas”, refletindo seu compromisso com a coexistência harmoniosa entre diferentes modos de transporte. Essa transformação cultural vai além da legislação, permeando todos os aspectos da vida, incentivando a população a compreender e valorizar uma coexistência equilibrada.

A abordagem holandesa destaca a bicicleta como um componente essencial para uma qualidade de vida urbana aprimorada. A política de mobilidade foca na acessibilidade, segurança e otimização do espaço urbano, reforçando o compromisso do país com uma forma de transporte saudável e sustentável.

Em última análise, a Holanda se tornou o país das bicicletas não apenas por suas ciclovias bem planejadas, mas pela resiliência de movimentos como os Provos e pela disposição do povo em desafiar paradigmas em prol de uma cidade mais equitativa, segura e amigável às bicicletas. Essa jornada de transformação urbana serve como inspiração para outras nações em busca de soluções sustentáveis para o transporte e convivência nas cidades.

Publicação original Caos Planejado.



Setor de embalagens deve crescer em 2024

O setor de embalagens, que engloba a produção e comercialização de materiais que protegem e conservam os mais variados tipos de produtos, está em plena expansão no Brasil. Conforme apontam dados da ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), o segmento deverá alcançar um crescimento de 1,6% até o final de 2024. De modo geral, essa projeção de crescimento se deve principalmente à demanda cada vez maior por embalagens no segmento alimentício.

De acordo com um estudo realizado pela Mordor Intelligence em nível global, o mercado de embalagens de alimentos deverá movimentar US$ 432,04 bilhões até 2028. As mudanças nos estilos de vida e nas preferências alimentares das pessoas, bem como o aumento populacional nos países em desenvolvimento, são os fatores associados ao crescimento desse mercado para os próximos anos.

Segundo Luciana Pellegrino, diretora-executiva da ABRE, a expansão no setor de embalagens se baseia também no desempenho do mercado de inovação. “Os movimentos do mercado estão mudando. A conveniência procura embalagens mais funcionais. Além disso, o consumidor quer evitar o desperdício, prezando pela sustentabilidade”, afirma.

De fato, os brasileiros têm se preocupado cada vez mais com o impacto das embalagens no meio ambiente. Conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box, 56% dos consumidores preferem restaurantes que usam embalagens sustentáveis para enviar alimentos. Além disso, 76% dos entrevistados consideram importante que as embalagens tenham selo de sustentabilidade. 

Felizmente, muitas empresas brasileiras especializadas em embalagens já trabalham com produtos que respeitam o meio ambiente. Exemplo disso é a Dom Plastic, loja localizada em Campinas, que comercializa diversos tipos de embalagens recicláveis incluindo sacolas,  sacos kraft,  caixas de isopor e papelão, canudos biodegradáveis, entre outros itens.

Segundo o diretor da loja, Domingos Souza, a missão da Dom Plastic é fornecer embalagens inovadoras e sustentáveis para estabelecimentos comerciais de vários segmentos. “Estamos em constante evolução e buscamos acompanhar essa tendência de consumo mais consciente, adaptando nosso catálogo às necessidades do mercado. Por isso, trabalhamos com materiais que são amigos do meio ambiente como embalagens recicláveis, biodegradáveis e sacos seletivos”, destaca Domingos.

O exemplo da Dom Plastic demonstra que o setor de embalagens no Brasil está se redefinindo para atender às necessidades dos consumidores e aos princípios sustentáveis que ganham cada vez mais relevância. 

Nesse contexto, a expansão do setor não se resume apenas a números e projeções econômicas, mas também representa uma evolução profunda em direção a práticas mais éticas e ambientalmente responsáveis.

Para saber mais sobre a Dom Plastic, basta acessar: https://domplastic.com.br/.



Frateschi integra seleto grupo de empresas com mais de 50 anos no Brasil

Fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, a Frateschi Trens Elétricos foi fundada em 1967, em Ribeirão Preto, no interior paulista, e, ao longo desse tempo, tem ajudado a preservar a memória ferroviária do país por meio da prática do ferreomodelismo e mostrado resiliência nas crises econômicas, sendo uma das poucas empresas a se manter em atividade por tanto tempo.

Chegar a meio século de atuação ininterrupta é uma árdua tarefa, ainda mais em um país em que a taxa de mortalidade das empresas é alta. Conforme publicação do Sebrae, as MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, tendo 29% deles encerrados após 5 anos de atividade. Em paralelo, uma publicação do Portal Folha de Pernambuco destaca que a pandemia da covid-19 contribuiu para este impacto no mercado.

Atualmente, a Frateschi é comandada pela terceira geração da família, tendo como principal executivo Lucas Frateschi, filho de Celso Frateschi e neto de Galileu Frateschi, o fundador da empresa.  “Temos orgulho de estar no mercado há quase meio século, ininterruptamente, principalmente por gerar emprego e renda para a população e ajudar a levar o nome de Ribeirão Preto para todo o país e também para o exterior”, diz Lucas Frateschi.

Há mais de 50 anos neste mercado, a empresa tem convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática do ferreomodelismo.

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferreomodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.



País deve passar de 2 milhões de cirurgias plásticas em 2023

Dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), levantados em 2018, dão conta que são realizadas no país, em média, 1,5 milhões de cirurgias plásticas por ano. Uma estimativa realizada pela mesma entidade, contudo, aponta que o número deve ser ainda maior ao final deste ano, chegando aos 2 milhões de procedimentos.  

Tais números fazem do Brasil um dos países em que mais pessoas se submetem a procedimentos estéticos em todo o planeta. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês), em 2022, o país ocupou o segundo lugar neste ranking, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Em números proporcionais, os estadunidenses realizaram 22% de todos os procedimentos, seguidos por brasileiros (8,9%) e japoneses (7,3%). O levantamento estima que os Estados Unidos e o Brasil concentrem o maior número de cirurgiões plásticos de todo o globo.

“O Brasil se tornou um centro de referência em cirurgia plástica, não só pelo número de procedimentos, mas também pela qualidade de suas cirurgias”, aponta o cirurgião plástico Dr. Nelson Piccolo, formado pelo Instituto Ivo Pitanguy. 

Dr Nelson Piccolo afirma que as cirurgias mais procuradas atualmente em seu consultório são as de contorno corporal, como lipoaspiração e abdominoplastia, e as cirurgias de mama nas mulheres. Já nos homens, o procedimento com maior busca é a Ginecomastia, correção do aumento excessivo das mamas.

A Lipoaspiração consiste em um procedimento onde o excesso de gordura é retirado por meio de cânulas em locais como flancos, abdômen, braços e parte interna das coxas, podendo utilizar a própria gordura retirada e enxertá-la em áreas como glúteos para melhorar o contorno corporal. Já a abdominoplastia é realizada exclusivamente no abdômen para remodelar a região, retirando o excesso de pele e gordura e reconstituindo a flacidez. Por fim, a cirurgias de mama podem ser classificadas como reconstrução mamária, mamoplastia de aumento, mamoplastia redutora e mastopexia, tendo em cada, uma finalidade específica.

Cirurgias específicas integram o mercado

Além disso, Dr. Nelson Piccolo também destaca que, atualmente, onde atua, há uma alta procura pelo Mommy MakeOver, procedimento realizado 6 meses após a amamentação, que se resume na realização de 3 cirurgias diferentes, em um mesmo ato cirúrgico (cirurgia na mama, abdominoplastia e lipoaspiração). “O procedimento tem o objetivo de reconstruir o formato do corpo da mulher, resgatando o corpo e a autoestima de antes da gravidez”, explica. 

“Hoje, com técnicas, materiais (fios farpados, colas cirúrgicas), manobras e novas tecnologias, apresentamos resultados muito mais expressivos, conseguindo alcançar as expectativas dos pacientes”, revela.

No Brasil, ainda segundo a Pesquisa Global da Isaps, as cirurgias mais procuradas foram, pela ordem, lipoaspiração, com crescimento de 21,1% entre 2021 e 2022. Aumento de mama, cirurgia de pálpebra, abdominoplastia e lifting de mama.

Entre as mulheres, o procedimento mais comum permanece sendo o aumento das mamas, com uma alta de 29% em 2022, totalizando 2,2 milhões de cirurgias do tipo, sendo realizados, em sua maioria, entre mulheres de 18 a 34 anos. Além disso, no total de procedimentos relacionados à mama, houve um crescimento de 25%.  

Alta demanda exige atenção quanto aos profissionais da área

O Dr. Nelson Piccolo alerta para a importância de procurar um profissional qualificado para realizar cada procedimento cirúrgico, que seja portador de título de especialista na área de cirurgia plástica. Nos sites do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina, é possível pesquisar a qualificação de todo profissional registrado nas entidades profissionais. Além disso, ele ressalta a importância de entender que cada caso é único e a indicação correta deve ser feita de forma individualizada.

Segundo a matéria publicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional de Santa Catarina (SBCP-SC), verificar se o médico em questão possui certificação pela SBCP traz uma maior segurança, pois deixa claro que o profissional é formado através de instituições certificadas e rigorosas e trabalha de acordo com o código de ética, realizando os procedimentos somente em locais credenciados e autorizados pela Vigilância Sanitária.

Para saber mais, basta acessar http://www.drnelsonpiccolo.com.br



Após adotar semana de 4 dias de trabalho, Lawtech cresce 70%

Em apenas três anos, desde 2021, com trabalho 100% remoto e jornada semanal reduzida para quatro dias de trabalho, a LDSOFT – empresa brasileira de soluções em Propriedade Intelectual, aumentou seu faturamento em 70% e duplicou o quadro de funcionários. Esses números chamaram a atenção da gigante de softwares, Vela Latam, subsidiária da Constellation Software INC., que já realizou centenas de aquisições de empresas de software de nicho pelo mundo e tem seu portfólio avaliado em US$ 35 bilhões. 

O grupo canadense tem em sua prática adquirir empresas como entidades autônomas, com o intuito de fornecer experiência ao mercado para ajudar no crescimento de forma orgânica. O que levou em 2022, a incorporar a LDSOFT ao Grupo, com o objetivo de ampliar os investimentos da empresa e fortalecer o mercado de lawtechs no Brasil e América Latina, segundo o portal AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.

O crescimento da empresa brasileira se deu, principalmente, pelo lançamento de três novas soluções que resultaram na expansão da área de atuação também para o mercado B2C, além das mudanças institucionais na gestão de pessoas, como a continuidade do trabalho 100% em home office – formato aplicado desde a pandemia, e na adesão ao movimento de jornada semanal reduzida de 4 dias úteis (#4DayWorkWeek); um modelo já aplicado há mais de dois anos na empresa.

O CEO da LDSOFT, Luiz Duffles, afirma que acredita neste novo modelo de trabalho. “Percebemos que quando os colaboradores podem ter mais tempo para o seu lado pessoal, a produtividade no trabalho também tende a aumentar. Vimos que era possível trabalhar melhor ao invés de trabalhar mais”, completa.

Outro dado que se identifica às vantagens da mudança cultural da empresa é o crescimento nos resultados das últimas Pesquisas de Clima realizadas pela consultoria GPTW – Great Place To Work, tendo obtido 89 pontos em 2021, 90 em 2022 e 91 em 2023. A empresa também registrou excelente pontuação no eNPS – employee Net Promoter Score, com 71 pontos, segundo dados da pesquisa interna da Vela Latam. O eNPS é a métrica que mede a satisfação do colaborador, para se ter ideia da importância dessa conquista, a nota do Google é 33 e a nota do Facebook (Meta) é 30, famosas por serem marcas empregadoras cobiçadas pelo mercado de tecnologia. A nota do eNPS vai de “-100 a 100”. Logo, os 71 pontos da LDSOFT colocam a empresa na área mais nobre do método, alcançado apenas por um grupo seleto de empresas.

Em países, como o Japão e Escócia, que já testaram com sucesso a semana de 04 dias de trabalho, os benefícios que corroboram a realidade da LDSOFT já foram observados. Além da produtividade aumentada e a satisfação do colaborador, observou-se a retenção e a atração de talentos, a diminuição de faltas e a redução de casos de doenças relacionadas ao stress e ao burnout. Segundo a empresa, o formato estimulou o comprometimento mútuo e a autonomia dos colaboradores. “Estamos sempre atentos com as inovações do mundo todo. Quando soubemos dessa tendência no exterior trazendo bons resultados, nos perguntamos por que não testar? Está no nosso DNA sermos ousados, por isso traçamos um plano, fizemos a experiência com um grupo focal e tivemos excelentes resultados. Estamos há 2 anos neste formato e ele veio para ficar”, explicou o Head de Negócios da LDSOFT, Pedro Garzon.

Ainda que a Comissão do Senado tenha aprovado recentemente a redução da jornada de trabalho no Brasil, sem corte salarial, e algumas empresas brasileiras estejam testando o formato piloto de trabalho, a LDSOFT já segue apresentando resultados significativos por esta iniciativa de gestão que vem se comprovando na satisfação dos seus colaboradores, na produtividade do setor, e principalmente, pelo impacto no mercado global a favor dos crescentes negócios em propriedade intelectual.



Brasil registrou 160.658 certidões com pai ausente em 2023

Foram registradas em 2023, no Brasil, 160.658 certidões de nascimento em que consta apenas o nome da mãe. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil , disponibilizados on-line e categorizados por data e região do país.

Esse número se refere ao período de 1º de janeiro a 1º de dezembro de 2023 e inclui todas as regiões do Brasil. Esses documentos são chamados de certidões com pai ausente e seu número cresceu de 2022 para 2023: no mesmo período de 2022, foram 150.948 certidões. 

Das 2.358.947 crianças registradas no Brasil até 1º de dezembro, as 160.658 com registro de pai ausente representam 6,32% dos nascimentos. A região com maior percentual de pais ausentes é a Norte, com 10%. 

Andressa Gnann é advogada e sócia fundadora do escritório Gnann e Souza Advogados, expert em Direito de Família para mulheres e aponta que fazer o registro com pai ausente tem impactos não apenas na infância da pessoa, mas também na adolescência e na fase adulta. “A ausência do nome do pai na certidão de nascimento da criança pode afetar o desenvolvimento emocional e comportamental, pois ela pode se sentir incompleta, rejeitada, abandonada ou diferente das outras crianças”, diz. “Isso afeta diretamente na convivência e relacionamento com outras pessoas, isolamento social e baixa autoestima, por exemplo”, destaca ela.

A página “Pais Ausentes” no Portal da Transparência do Registro Civil foi lançada em março deste ano e integra uma plataforma nacional administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Ela reúne dados referentes aos nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 Cartórios de Registro Civil do Brasil.

Gnann explica que existem implicações jurídicas, além das psicológicas, em não registrar o nome do pai. “Sem o reconhecimento paterno, não tem como exigir a pensão alimentícia diretamente. Neste caso, é indispensável que tenha a investigação da paternidade para que seja exigida a pensão alimentícia que é direito da criança. Já em caso de falecimento do genitor, a criança pode ser privada, inicialmente, do seu direito à herança”, exemplifica a advogada.

Em todos os casos, a investigação e reconhecimento da paternidade é essencial para garantir os direitos do filho ou filha, enfatiza a especialista. Segundo a Arpen-Brasil, o procedimento de reconhecimento de paternidade pode ser feito diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil do país desde 2012 e não é necessária decisão judicial nos casos em que todas as partes concordam.

Mas, mesmo em casos de intervenção judicial, “se de acordo com as provas juntadas o juiz acreditar que há evidências suficientes de que é o pai, o juiz pode conceder a pensão alimentícia provisória antes mesmo da investigação ou reconhecimento de paternidade”, informa Gnann.

Nos casos de falecimento do pai, Gnann enfatiza que a falta do nome do genitor na certidão impede, inicialmente, a criança de receber a pensão por morte, o que torna clara a importância de fazer a investigação e reconhecimento da paternidade o quanto antes. 

“Ainda assim, corre-se o risco de a criança sair prejudicada devido à falta de formalização do inventário e da partilha de bens. Isso se aplica a seguros de vida, valores em conta bancária, bens móveis e imóveis e demais bens e direitos”, detalha a especialista.

Para saber mais: http://www.instagram.com/gnannesouza



Negros representam maioria dos empreendedores no Brasil

Um recente estudo divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizado com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do terceiro trimestre de 2023, destacou que empreendedores negros correspondem a 52% dos donos de negócios no Brasil. Do total de 29,3 milhões de empreendedores, os que se autodeclaram pretos e pardos são uma parcela relevante de 15,2 milhões de pessoas. 

Mesmo assim, o levantamento também destacou que esse grupo não necessariamente está faturando mais. Entre pretos e pardos, o faturamento da maioria dos entrevistados gira em torno de até 2 salários mínimos, sendo mais de 77% do total de empreendedores que compõem essa parcela. Quando se fala de escolaridade, os resultados também destacam as diferenças: 45,1% têm somente até o ensino fundamental e apenas 13,2% têm ensino superior (incompleto ou mais).

O publicitário e fundador da agência Groscove, Jonathas Groscove, relata que, em sua trajetória empreendedora, pôde observar o quanto as possibilidades de mercado são menores para pessoas pretas, destacando a importância de dados reais como o apresentado pela pesquisa do Sebrae. “O mercado não está preparado para pessoas pretas, para poder trazer quem trabalha arduamente, quem desenvolve tantas ideias e  versões de si mesmo para conseguir preencher as necessidades do negócio”, afirma.

Como pontuado pelo publicitário, a diversificação dos segmentos de negócio realmente varia entre o grupo. Um estudo mais específico, realizado em 2021 pela RD Station e parceiros,  identificou que o afroempreendedorismo está ligado principalmente aos setores de comércio, comunicação e indústria de cuidados. Além disso, a grande maioria são micro e pequenas empresas com apenas um funcionário que, geralmente, é o próprio empresário.

“Percebo que, geralmente, os empresários são mais reservados. Acredito que é um passo positivo um estudo amplo como esse, ter essas pautas colocadas na linha de frente para que as pessoas pretas que estejam tentando se encaixar no mercado, consigam se sentir mais pertencentes”, afirma Jonathas. 

Representatividade impulsiona a confiança

Por mais que o número de empreendedores negros corresponda a maior parcela destacada pela pesquisa, um fator importante que permeia a presença preta no mercado de trabalho é também a representatividade. Uma publicação da plataforma Globo Gente, que pontua uma série de estudos e dados sobre o assunto, traz uma porcentagem que acentua a autoconfiança dessa população: cerca de 44% dos negros dizem se sentir inseguros em acreditar no seu potencial de trabalho. 

Em consonância, Groscove comenta que a dificuldade maior não foi no momento em que estava especificamente empreendendo por si, mas quando quis trazer pessoas pretas para dentro do seu negócio. “As pessoas tendem a não respeitar muito o profissional que é preto. Quando os coloquei na linha de frente, foi difícil em relação à visão do público, por isso que eu acredito que quando se fala de cargos de alta gestão, geralmente pessoas pretas tendem a suportar um pouco mais o processo”, finaliza. 



A Aramco Digital e a Intel pretendem forjar uma colaboração para estabelecer o primeiro centro de desenvolvimento de Open RAN da Arábia Saudita

A Aramco Digital e a Intel anunciaram sua intenção de estabelecer o primeiro Centro de Desenvolvimento de Open RAN (Rede de Acesso de Rádio Aberta) da Arábia Saudita. A instalação tem o objetivo de impulsionar a inovação, promover avanços tecnológicos e contribuir para o cenário de transformação digital no Reino.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240115736957/pt/

O esforço colaborativo visa acelerar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias Open RAN , ajudando a permitir que o Reino construa uma infraestrutura de telecomunicações robusta e ágil, focada na aceleração da digitalização em diversas indústrias. Essa colaboração busca alinhar-se com a Visão 2030 da Arábia Saudita, que se concentra em avanços tecnológicos e diversificação econômica.

O Open RAN, um paradigma em evolução na arquitetura de redes sem fio, permite maior flexibilidade, interoperabilidade e inovação. A Aramco Digital traz uma compreensão profunda das necessidades e ambições de desenvolvimento do Reino, como também das oportunidades para a implantação de tecnologia Open RAN, juntamente com uma perspectiva única do cenário econômico do país. A Intel, pioneira em tecnologias de computação e comunicação, contribui com sua experiência em tecnologias Open RAN para a colaboração.

Destaques da colaboração:

1. **Centro de inovação:** O Centro de Desenvolvimento de Open RAN tem como objetivo servir como um centro de inovação, promovendo a colaboração entre engenheiros, pesquisadores e especialistas do setor da Aramco Digital e da Intel.

2. **Desenvolvimento de talentos locais:** O Centro visa contribuir para o desenvolvimento de talentos locais, fornecendo treinamento e experiência prática no campo em rápida evolução da tecnologia Open RAN e de computação de edge.

3. **Impacto econômico:** A colaboração visa contribuir para a economia local por meio de iniciativas voltadas para a tecnologia, alinhando-se com os objetivos mais amplos da Visão 2030.

4. **Colaboração global:** Espera-se que a colaboração em Open RAN entre a Aramco Digital e a Intel se estenda além das fronteiras, conectando a Arábia Saudita ao cenário global de desenvolvimento e implantação de Open RAN e Edge.

O CEO da Aramco Digital, Tareq Amin, disse: “Esta colaboração é um testemunho do nosso compromisso em impulsionar a inovação no Reino. O Centro de Desenvolvimento de Open RAN deverá ser um catalisador para a evolução digital, oferecendo uma plataforma para colaboração, desenvolvimento de habilidades e a criação de um ecossistema tecnológico vibrante. No cerne desta colaboração está a criação de um pool vibrante de capacidades locais para tecnologias avançadas 5G e futuras tecnologias 6G.”

“Estamos satisfeitos em colaborar no Open RAN com a Aramco Digital e combinar o conhecimento tecnológico da Intel em redes, computação edge e software com as percepções locais e liderança da Aramco Digital no setor. Juntos, pretendemos acelerar a implantação de soluções Open RAN nativas de edge na Arábia Saudita e além,” disse [Sachin Katti, vice-presidente-sênior da Intel e gerente-geral do Grupo de Rede e Edge].

O Centro de Desenvolvimento de Open RAN está planejado para iniciar suas operações em 2024, marcando um marco na jornada da Arábia Saudita em direção a um futuro impulsionado pela tecnologia.

Sobre a Aramco Digital:

A Aramco Digital é a subsidiária digital e tecnológica da Aramco, uma empresa global integrada de energia e produtos químicos. O objetivo da Aramco Digital é ajudar a impulsionar a transformação digital e a inovação tecnológica em vários setores.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação em computação. A empresa projeta e constrói as tecnologias essenciais que servem de base para os dispositivos de computação do mundo.

*Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Hosam M. Al-Gharib

media.inquires@aramcodigital.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Governo limita direito de compensação dos contribuintes

O Ministério da Fazenda através da Portaria Normativa MF nº 14/2024, publicada em 05/01/24, fixou limites aos contribuintes para compensação de créditos oriundos de decisão judicial transitada em julgado, estabelecida na Medida Provisória nº 1.202/23.

A limitação mensal de compensação prevista na portaria atinge os créditos tributários de valor igual ou superior a R$ 10 milhões, estabelecendo a quantidade mínima de meses que o crédito poderá ser utilizado, indo desde 12 meses para valor entre R$ 10.000.000,00 a R$ 99.999.999,99 até 60 meses para valor igual ou superior a R$ 500.000.000,00.

De acordo com a portaria, o valor a ser compensado mensalmente fica limitado ao valor do crédito atualizado até a data da primeira declaração de compensação, dividido pela quantidade de meses.

Segundo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad esta é uma das medidas necessárias para permitir ao país equilibrar as contas públicas e atingir déficit zero em 2024, vez que as compensações causaram queda de arrecadação de mais de R$ 60 bilhões em 2023. Afirma ainda o ministro que as empresas vão continuar podendo compensar, mas com critérios de previsibilidade.

Para o tributarista Ricardo Vivacqua, sócio-fundador da Vivacqua Advogados, “a restrição da utilização imediata pelo contribuinte dos créditos reconhecidos pelo poder judiciário viola o direito adquirido, o princípio da legalidade e a coisa julgada, além de caracterizar empréstimo compulsório, o qual só pode ser instituído por lei complementar, nos termos do artigo 148 da Constituição Federal.”

“Empréstimo compulsório não pode ser criado por Medida Provisória, ante a vedação expressa do inciso III, do § 1º, do artigo 62, da Constituição Federal, de se tratar por Medida Provisória de assunto de competência exclusiva de lei complementar.”, explica Ricardo.

O Partido Novo ajuizou no STF, em 09 de janeiro de 2024, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7587, que questiona as alterações promovidas pela Medida Provisória nº 1.202/23, inclusive a limitação do direito de compensação.

Alerta Ricardo que “independente do desfecho da ADI, para evitar enorme judicialização, o Governo precisa esclarecer diversos pontos como, quais créditos serão atingidos pela  limitação da compensação, os que já entraram com pedido de compensação junto à Receita Federal, os resultantes de ações ajuizadas antes da MP, mesmo que ainda sem decisões definitivas.”

Segundo Ricardo, “outro ponto que necessita esclarecimento é quanto ao limite mensal de compensação, é por contribuinte ou por ação judicial? O que faz uma grande diferença, pois se for por ação judicial o contribuinte que tiver êxito em 2 ações judiciais terá um limite de compensação mensal duplicado.”



Hospital do interior de SP conquista recuperação judicial

Fundada há 75 anos, a Santa Casa de Fernandópolis enfrentou inúmeros desafios, chegando próximo ao encerramento de suas atividades, colocando em risco a assistência a uma população regional de quase 120 mil habitantes. Até meados de 2019, o complexo hospitalar seguia os princípios assistenciais das Misericórdias, mas por meio de novas estratégias, o hospital não apenas sobreviveu à pandemia global do covid-19, mas, também, incorporou um outro formato de gestão empresarial no setor da saúde.

Com os problemas já existentes, a chegada do covid-19 trouxe empecilhos para a saúde pública e para a economia. A pandemia modificou hábitos, paralisou postos de trabalho e evidenciou a importância do setor da saúde. Hospitais públicos, já sucateados, precisaram se reinventar. No período, as dívidas da Santa Casa chegaram, aproximadamente, a R$ 62 milhões. A contratação de mão de obra, insumos para o tratamento hospitalar e leitos de terapia intensiva são alguns dos responsáveis. Segundo estudo realizado pela Planisa, empresa em soluções de gestão de saúde, em sete hospitais brasileiros de referência para atendimento Covid-19, a média diária de custo de um leito de UTI chegou a R$ 2.234,00, extrapolando o valor pago pelo governo de R$ 1.600,00 (durante a crise) que é destinado às Santas Casas. Confira o estudo completo da Planisa.

Conquista no segmento da saúde

Recentemente, o juiz da 3ª Vara Cível de Fernandópolis, Renato Soares de Melo Filho, homologou o pedido de recuperação judicial realizado pela instituição. “A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica, concluindo-se que, de fato, o instrumento jurídico é adequado à situação da requerente”, despachou o juiz.

A concessão da recuperação judicial ao hospital representa uma decisão importante no âmbito da saúde e filantropia, dado que normalmente essa medida é adotada por empresas privadas que enfrentam desafios financeiros.

De irmandade a complexo empresarial: a nova experiência hospitalar

A transformação foi impulsionada por mudanças gerenciais implementadas pelo atual provedor e gestor, Marcus Chaer, desde dezembro de 2019. A integração de setores como auditoria e financeiro e a implantação de mecanismos de combate à corrupção nas compras e contratações possibilitaram uma redução da dívida de mais de 10 milhões, ou seja, quase 20% do total. Além disso, em 2021, a Santa Casa registrou um superávit de R$ 635 mil, após mais de 12 anos seguidos de déficits financeiros. Confira o balanço patrimonial completo da Santa Casa de Fernandópolis referente a 2021. A profissionalização do processo de recrutamento e a criação do Departamento de Compliance também contribuíram para melhorar a eficiência e transparência da instituição, garantindo contratações baseadas em mérito e a conformidade com leis e regulamentos.

Para Chaer, a Santa Casa enfrentou desafios que pareciam insuperáveis, mas com determinação, inovação e trabalho árduo, transformou sua crise em uma oportunidade de crescimento e renovação. “Em meio a desafios, optamos por prosperar. Com mudanças gerenciais inovadoras, nossa equipe assegurou a continuidade das operações, protegendo empregos e cumprindo a missão de promover assistência à saúde, tornando-se referência para outras instituições”.

Para mais informações, basta acessar: e-SAJ



Ervas e especiarias: fraudes representam riscos à saúde

Estudos conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) em 2020, 2021 e 2023 revelam a presença de matérias estranhas em ervas e especiarias, o que pode representar sérios riscos à saúde da população brasileira. A análise específica da páprica, por exemplo, revelou que 30% das 43 amostras de 16 marcas continham adulterações, com destaque para a adição frequente de amido de milho. Fragmentos de pelo de roedor e de insetos estavam presentes em 91% e 79% delas, respectivamente. Em relação à legislação sanitária, 88% foram consideradas insatisfatórias e 77% apresentaram quantidade de matérias estranhas acima do limite tolerado.

Já em um estudo mais recente, publicado em dezembro de 2023, foram analisadas 48 amostras de cúrcuma moída em pó. As análises revelaram a presença de elementos histológicos de milho em 27% delas, indicando fraude por adição de ingrediente não declarado nos rótulos. Os resultados confirmam a importância de os consumidores estarem atentos à qualidade, principalmente nos estabelecimentos de venda à granel, que muitas vezes escapam dos rígidos controles impostos pelos órgãos reguladores à indústria de alimentos.

Conforme explica Maria Marciano, pesquisadora e diretora técnica do Núcleo de Morfologia e Microscopia do Centro de Alimentos do IAL, embora a ocorrência das matérias estranhas deva ser reduzida ao máximo, algumas são consideradas inevitáveis para determinados alimentos, mesmo com a adoção das melhores práticas disponíveis.

Considerando esse fato, a Resolução RDC nº 623/22 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu limites de tolerância para alguns grupos de alimentos como frutas, produtos de frutas e similares, farinhas, massas, produtos de panificação e outros derivados de cereais, café, chás, especiarias, cacau e derivados, queijos e cogumelos.

“As matérias estranhas toleradas referem-se a algumas sujidades como fragmentos de insetos, fragmentos de pelos de roedor, bárbulas (parte das penas), exceto de pombo e ácaros, em quantidades variáveis de acordo com o produto”, explica.

Para os itens que não foram contemplados com limites de tolerância, mas que tenham alimentos destas categorias em sua composição, os limites devem ser calculados caso a caso, com base na proporção em que estão presentes. Para os alimentos em geral, independentemente da categoria, são tolerados cinco ácaros mortos na alíquota analisada, de acordo com a metodologia analítica preconizada.

A pesquisadora reforça que para a páprica são tolerados até 80 fragmentos de insetos indicativos de falhas das boas práticas em 25 gramas. Para a canela em pó, 100 fragmentos em 50 gramas e, para o orégano, 20 em 10 gramas.

Cúrcuma e noz-moscada apresentam problemas

Em outro estudo, de 2021, o IAL analisou 180 amostras de seis diferentes tipos de especiarias e condimento em pó, sendo 31 de cúrcuma, 25 de gengibre, 29 de noz-moscada, 32 de páprica (doce, picante e picante defumada), 30 de pimenta-do-reino e 33 de colorífico, de marcas distintas com diferentes lotes e prazos de validade. Os resultados das análises microscópicas revelaram que o amido de milho foi o elemento histológico estranho encontrado com maior frequência.

“O colorífico foi o único produto que não apresentou adulterações, porém a grande variação de concentração de bixina (substância química presente no urucum) sugere a necessidade de uma padronização, ou seja, estabelecer valor do teor de bixina nos coloríficos pelos órgãos reguladores. O estudo demonstrou a necessidade da intensificação do monitoramento de adulterações em especiarias para que a comercialização de alimentos confiáveis seja garantida”, sugere Maria Marciano.

Falta inspeção

O Diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Alexandre Novachi, esclarece que existem no Brasil dois órgãos que fiscalizam a produção de alimentos, sendo eles a Anvisa e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O nível de exigência de cada regulamento irá depender da categoria do alimento e, no caso de especiarias e ervas culinárias, a Anvisa atualmente é a responsável pela regulamentação e fiscalização.

Ele reforma que além dos órgãos regulamentadores, há certificações de empresas que atestam a qualidade. A FSSC 22000, por exemplo, contém requisitos de diversas áreas, como gerenciamento de alérgenos, programas de monitoramento ambiental, controle de qualidade, defesa e segurança alimentar, cultura de qualidade e fraude alimentar, garantindo assim uma robustez maior na gestão de segurança. “Mas nem todas as empresas seguem essas normas, por isso é preciso que o consumidor esteja atento”, alerta.

Segundo o executivo, as fraudes ocorrem com maior frequência no mercado informal ou em comércios à granel. “É preciso maior fiscalização e conhecimento da população. Empresas sérias são comprometidas com a segurança do alimento e do consumidor e comercializam produtos 100% puros. Elas conseguem garantir a pureza do produto fornecido a partir da gestão eficiente de qualidade e compra de ingredientes de origem confiável. O mercado informal não sofre qualquer tipo de inspeção”.

Como se precaver?

Sobre a grande quantidade de amostras com amido de milho, Novachi explica que, por se tratar de uma matéria-prima barata e considerada inerte, ou seja, que não agrega cor ou sabor, acaba sendo utilizada para aumentar o volume. Geralmente, afirma, adulterações com milho e amido de milho são consideradas intencionais, pois o grão não está envolvido no processamento da maioria das especiarias.

“A cadeia de suprimentos de ervas e especiarias é extensa, complexa e globalizada, e é exatamente essa complexidade, associada a questões de demanda, que acabam criando oportunidades para a adulteração, muitas vezes por motivos econômicos”.

Novachi alerta para o fato de que, além dos programas oficiais de combate à fraude de alimentos implementados nos estados e a fiscalização de órgãos regulamentadores, os consumidores também devem ser protagonistas nas suas escolhas e adquirir produtos de marcas e empresas confiáveis. “Quando o preço está muito baixo pode-se desconfiar que a especiaria tenha sido adulterada, pois normalmente o produto 100% puro é mais caro, devido a todo o controle que deve ser feito ao longo da cadeia de produção”, finaliza.

 



Índice de expectativa do empresário industrial aponta queda

Relatório Sondagem Indústria da Construção, publicado no site Portal da Indústria em dezembro de 2023, apontou dados sobre o índice de expectativa do empresário, que em relação ao nível de atividade registrou uma queda de 2,9 pontos em comparação a novembro, atingindo 49,9 pontos. Segundo informado no relatório, este recuo aproxima o indicador da linha divisória de 50 pontos, indicando uma transição das expectativas de crescimento para um cenário de estabilidade. O documento aponta ainda que esta mudança reflete a cautela e o ajuste das perspectivas dos empresários em meio a dinâmicas econômicas em constante evolução.

Além do índice de expectativa do empresário dentro da indústria da construção, o relatório ainda apontou dados sobre o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas, mostrando que o resultado informado acompanhou a tendência do índice anteriormente citado, apresentando uma diminuição de 1,5 ponto, chegando a 50,1 pontos.

Com foco em expectativas no setor, o documento ainda apresenta dados sobre o índice de expectativa em relação ao número de empregados, que segundo os dados apontados na publicação, também registrou uma queda de 1,5 ponto, alcançando 50,2 pontos no mesmo período. O estudo acrescenta que ambos os indicadores, ao se aproximarem da linha divisória, sugerem uma mudança de expectativas de alta para estabilidade nas áreas de aquisição de insumos e contratação de mão de obra.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias de locação de equipamentos Franquias Trans Obra afirma que a correlação entre o índice de expectativa do empresário e o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas reforça a coerência das tendências apresentadas no relatório. José Antônio continuou dizendo que a análise conjunta destes indicadores sugere uma adaptação das expectativas de alta para um cenário mais estável, tanto na aquisição de insumos quanto na contratação de mão de obra. “Diante dessas informações, fica evidente que o setor da construção está respondendo de maneira atenta e proativa às mudanças no ambiente econômico”.

Ainda sobre o estudo publicado no Portal da Indústria, que pode ser lido na íntegra através do link informado no início desta matéria, o documento revela dados sobre o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços, que apresentou um leve recuo de 0,1 ponto, mantendo-se em 51,0 pontos em dezembro, conforme apresentado no documento. O relatório ainda aponta que ao permanecer acima de 50 pontos, este indicador mostra que ainda há uma expectativa de crescimento no horizonte, embora o ritmo possa ter desacelerado. Nota-se que essa pequena variação sugere uma visão otimista, embora moderada, em relação ao desenvolvimento de novas iniciativas e serviços.



Hill’s Pet destaca a importância da palatabilidade na alimentação de cães e gatos

A palatabilidade na alimentação de cães e gatos é um elemento essencial, que ultrapassa o mero prazer gustativo. Segundo um estudo publicado no Journal of Veterinary Behavior, cães e gatos têm preferências gustativas específicas que podem influenciar significativamente a escolha de alimentos. Além de satisfazer o apetite, a palatabilidade desempenha um papel vital na aceitação dos alimentos por parte dos pets, impactando diretamente não apenas em suas escolhas alimentares, mas também na sua saúde e qualidade de vida.

A Hill’s Pet, focada em inovação na indústria de alimentos para animais de estimação, reforça seu compromisso com a palatabilidade ao oferecer produtos que atendem às preferências dos pets. Destacando essa dedicação, a empresa apresenta duas tecnologias inovadoras totalmente dedicadas à palatabilidade: EAT (Enhanced Appetite Trigger) e Stew. Ambas com objetivo de estimular o apetite de cães e gatos. 

Flavio Lopes, veterinário especializado em nutrição pet da Hills, explica que a palatabilidade, ou seja, o sabor que os pets sentem ao comer, é essencial para que os mesmos possam ter interesse e ingerir o alimento que vai fornecer todos os nutrientes e calorias necessárias para a sua sobrevivência diária. “Além disso, é uma estratégia crucial na alimentação destinada aos animais doentes, visto que a maioria das doenças culminam em sinais como hiporexia ou anorexia e o alimento atrativo pode fazer a diferença na sobrevivência desse paciente”, ressalta Lopes.

O veterinário lembra que o sabor não está somente na presença dos palatabilizantes, para aumentar o interesse do paciente pelo alimento. “Os fatores como teor de umidade, processamento do alimento, dureza da ração, ingredientes e mastigabilidade são imprescindíveis”, explica.

Segundo Flavio, gatos têm preferência por alimentos mais crocantes, sem que haja finos (migalhas ou pozinhos na ração) e eles têm preferências por determinados formatos cuja a maneira como uma ração quebra quando ela é mordida afeta sua aceitação de um alimento como em disco ou triângulo.
Os cães já preferem um alimento mais macio, mais mastigável e o tamanho também importa, onde normalmente o tamanho do grão é relativo ao tamanho do pet.

 

Tecnologias EAT e Stew

A tecnologia EAT (Enhanced Appetite Trigger) foi desenvolvida pela Hill’s para potencializar o sabor de alimentos destinados a cães e gatos com doença renal crônica (DRC). “Estudos alimentares em pacientes com DRC validam a aceitação e preferência de sabor por Prescription Diet® k/d® Feline e Canine com a nova tecnologia de sabor entre animais de estimação com doença renal”, destaca Lopes.

Um relatório da American Animal Hospital Association aponta que animais com doenças crônicas, como a DRC, podem se beneficiar de dietas especializadas. (Fonte: AAHA).

A tecnologia Stew oferece um alimento úmido e esterilizado, sem conservantes. O Dr. Flavio Lopes destaca a importância da apresentação visual, permitindo que os tutores identifiquem ingredientes frescos, como arroz e cenoura, promovendo uma experiência alimentar próxima à dieta humana.

Lançamento Prescription Diet Kidney Care

Em meados de janeiro a Hill’s Pet Nutrition lançará a Prescription Diet Kidney Care, considerado o único alimento coadjuvante renal com avançada tecnologia E.A.T (Enhanced Appetite Trigger). A E.A.T foi  desenvolvida para ajudar a aumentar o apetite por meio de um processo avançado que analisa as preferências alimentares individuais dos animais (gatos). O alimento apresenta uma maior ingestão calórica em até 34%, em relação às demais dietas renais. A Prescription Diet Kidney Care poderá ser encontrada nas versões seca ou úmida.

 

Sobre a Hill’s Pet Nutrition

A Hill’s Pet Nutrition, parte da Colgate-Palmolive desde 1976, disponibiliza seus alimentos para animais em 86 países. No Centro de Nutrição Animal da Hill’s em Topeka, Kansas, uma equipe de especialistas trabalha no desenvolvimento de rações nutritivas e saborosas, com um hospital veterinário certificado pela AAHA.



Inscrições para o 17º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor da CVM estão abertas

As inscrições para o 17º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor da CVM estão abertas até as 17 horas de 31 de janeiro de 2024. Organizado pelo Comitê Consultivo de Educação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor reconhece o papel fundamental da Imprensa em informar a população sobre conceitos básicos de finanças pessoais, planejamento financeiro e investimentos.

Além disso, ele valoriza reportagens que orientam os investidores, esclarecendo as características, oportunidades e riscos inerentes ao mercado de capitais.

Os critérios de seleção e julgamento incluem: clareza das informações; criatividade; originalidade; e relevância da reportagem, considerando o ponto de vista do leitor.

Os vencedores de cada categoria receberão R$ 3.500,00, um certificado de

reconhecimento e uma placa comemorativa.

Inscrições: As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 17 horas de 31 de janeiro de 2024 no Portal do Investidor.

As inscrições para o 17º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor estão abertas, devendo ser realizadas por meio do link: https://forms.office.com/r/7m0mwKdS64

Membros do Comitê Consultivo de Educação da CVM: Associação Brasileira das

Companhias Abertas (ABRASCA); Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA); Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC Brasil); B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); CVM (Comissão de Valores Mobiliários); Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); e PLANEJAR (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).

Mais informações:

https://www.gov.br/investidor/pt-br/educacional/comite-consultivo-de-educacao-da-cvm/iniciativas/projetos/premio-imprensa-de-educacao-ao-investidor



Capacidade instalada em setor da indústria permanece estável

Em publicação realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) em dezembro de 2023, foram informados os dados do nível de utilização da capacidade instalada na indústria brasileira de máquinas e equipamentos de outubro de 2023. Segundo a publicação, o nível de capacidade instalada no setor da indústria de máquinas e equipamentos permaneceu estável em 75,5%, marcando uma variação negativa de 4,6% em relação ao mesmo período de 2022, quando atingiu 79,2%. 

Ainda sobre a publicação feita pela Abimaq, durante o período, o setor operou, em média, com dois turnos. Ao longo de 2023, a utilização da capacidade instalada foi de 75,8%, apresentando uma queda de 2,9 pontos percentuais em relação ao ano de 2022.

O relatório ainda apresenta dados sobre a carteira média de pedidos para o mês de outubro, que registrou uma queda, atingindo 9,3 semanas de atividade, comparada às 11,2 semanas de outubro de 2022. O declínio, conforme divulgado no estudo, foi influenciado principalmente pela diminuição nas encomendas de máquinas destinadas à indústria de transformação e construção civil. O estudo ainda aponta para um dado positivo para o setor, mostrando que houve uma melhora nas encomendas nos setores de fabricação de máquinas para agricultura, componentes e infraestrutura.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias de locação de equipamentos Franquias Trans Obra afirma que a estabilidade em 75,5% indica uma resiliência significativa, embora a variação negativa de 4,6% em relação a 2022 sinalize desafios em meio a um cenário econômico complexo. José Antônio continuou dizendo que a observação do setor operando em média com dois turnos ao longo do período destaca a busca pela otimização da produção, mesmo em face das adversidades. “Sobre a queda de 2,9 pontos percentuais na utilização da capacidade instalada ao longo de 2023, em comparação com o ano anterior, vejo uma dinâmica de demanda que merece análise mais aprofundada”.

Ainda sobre o documento divulgado pela Abimaq, nota-se dados sobre emprego na indústria de máquinas e equipamentos. Segundo o relatório, o setor manteve estabilidade em outubro, com um aumento marginal de 0,1% no número de pessoas ocupadas diretamente, totalizando 391 mil trabalhadores. Conforme o relatório, que pode ser verificado no link informado no início da matéria, ao longo do ano, foram criados pouco mais de 1.100 postos de trabalho. A publicação afirma que em comparação com setembro de 2022, que registrou um recorde no número de pessoas empregadas no setor, houve uma redução de quase 8 mil trabalhadores.



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