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Venda de carros elétricos cresceu 91% em 2023

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (Abve), foram vendidos 93.927 de carros elétricos no Brasil em 2023, o que representa um aumento de 91% em relação ao ano retrasado.

A participação de veículos elétricos nas vendas anuais do mercado automotivo mundial também está em ascensão, saltando de 4%, em 2020, para 14%, em 2022, segundo dados da Agência Internacional de Energia (AIE).

No país, segundo dados da Abve, de janeiro a agosto de 2023, foram emplacadas 49.052 unidades de automóveis eletrificados. Se comparado ao mesmo período do ano anterior, o volume indica um crescimento de cerca de 76%.

“O mercado de veículos elétricos está bem aquecido, tanto no Brasil quanto no exterior. Fatores como os incentivos governamentais e a crescente preocupação com o meio ambiente justificam esse cenário”, aponta Juliano Rodrigues, engenheiro eletricista da Instel Service, empresa que atua no segmento de prestação de serviços especializados em sistemas elétricos.

Na avaliação de Juliano, a eletrificação de automóveis faz parte de um novo conceito de mobilidade urbana, que visa ser sustentável e colaborar para a redução da emissão de gases de efeito estufa gerados com a queima de combustíveis fósseis no transporte terrestre.

“A mobilidade sustentável é uma das alternativas para que o mundo atinja as metas ambientais propostas pelo Acordo de Paris”, observa o especialista. Atualmente, são consumidos no mundo pouco mais de 100 milhões de barris de petróleo por dia, mas, segundo o levantamento da AIE, a mudança de motores a combustão para motores elétricos pode eliminar o consumo de 5 milhões de barris diários de petróleo até 2030.

“As baterias e os motores elétricos estão ficando cada vez melhores e mais baratos, e a rede de eletropostos [estações de carregamento de veículos elétricos] está em pleno desenvolvimento e ampliação. Com isso, a tendência é que a demanda global por veículos elétricos acelere cada vez mais”, aposta Juliano.

Para saber mais, basta acessar www.instelservice.com.br



Misturar produtos de limpeza aumenta risco de acidentes

A carreira de cleanfluencer, ou criador de conteúdo de limpeza e organização, vem ganhando popularidade nas redes sociais. Mas, além de misturar boas dicas com bom humor, é importante levar em conta o risco que determinadas combinações de produtos químicos podem oferecer. Ao contrário de misturas inofensivas, como álcool e amaciante de roupa, por exemplo, algumas misturas podem causar graves acidentes quando inaladas ou quando entram em contato com os olhos e a pele.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em anos recentes tem aumentado a ocorrência de casos de intoxicação pelo uso indevido de produtos químicos – o que levou a agência a redistribuir regularmente a Nota Técnica (NT) 11/2020 elaborada ainda no início da pandemia de Covid-19, quando houve um aumento de 23,3% nos acidentes com misturas de produtos de limpeza. O documento serve de alerta à população, dando orientações sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes de uso domiciliar, que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção.

Diretor comercial da Katrium Indústrias Químicas, no Rio de Janeiro, João César de Freitas alerta sobre os riscos de combinações aleatórias de produtos de limpeza. “Não raro, a imprensa noticia casos de intoxicação severa causada por misturas inapropriadas e até danos graves à saúde provocados pela ingestão de substâncias corrosivas. Isso sinaliza que muita gente ainda desconhece o perigo não só de manipular determinados produtos sem a devida proteção, bem como o potencial aumentado para a ocorrência de acidentes”.

Freitas recomenda transformar em hábito ler os rótulos dos produtos de limpeza. “Eles geralmente contêm detergentes, agentes que dissolvem a gordura, solventes e desinfetantes, sendo que suas fórmulas podem conter amônia, cloreto de sódio, hipoclorito de sódio e fosfato trissódico, entre outros. Como a maioria das pessoas lê somente as informações em destaque nas embalagens, acontecem inúmeros acidentes que poderiam ser evitados”.

Segundo o executivo da Katrium, embalagens que trazem a informação “cloro ativo”, por exemplo, indicam que o conteúdo é hipoclorito de sódio e que, embora diluído, não deveria ser misturado com nenhuma outra substância. “É o caso da água sanitária. Apesar de conter baixa concentração de hipoclorito de sódio, ainda assim oferece riscos para quem está manipulando o produto sem proteção, não devendo ser misturada. Ela já tem uma ação germicida que cumpre bem o papel da desinfecção de ambientes e objetos como maçanetas, válvulas de vasos sanitários, torneiras etc.”

Freitas afirma que um bom parâmetro de segurança é jamais misturar dois produtos de limpeza de tipos diferentes, especialmente aqueles que contêm amônia e cloro (alvejante). Sendo assim, é desaconselhável misturar água sanitária com como limpa-vidros, agentes multiuso, detergentes, amaciantes e desinfetantes sanitários.   “Devido à toxicidade, o produto resultante pode causar danos à saúde – lembrando da importância de manter o ambiente sempre arejado. A mistura de água sanitária com álcool é outra que deve ser evitada, por serem produtos incompatíveis”.

Outro alerta dado pelo especialista da indústria química é que até mesmo os vapores imperceptíveis dos alvejantes podem irritar pele, olhos, nariz e garganta. Portanto, sob nenhum pretexto, as pessoas devem misturar no mesmo balde qualquer outro produto com a água sanitária.

Freitas destaca outros seis cuidados importantes:

  • Não deixar produtos de limpeza em armários baixos (ao alcance das crianças);
  • Não estocar embalagens vazias (que podem conter restos de produtos perigosos);
  • Não usar produtos de limpeza para higienizar cães, gatos ou qualquer outro animal;
  • Evitar adquirir produtos de pessoas autônomas, que não estão submetidas às regras da vigilância sanitária;
  • Ler os rótulos do verso dos produtos pelo menos uma vez para entender do que se trata;
  • Em caso de emergências toxicológicas, ligar para o Centro de Intoxicações (CIATox) da cidade onde ocorreu o incidente.



Fabricantes do polo de Manaus produzem mais de 35 mil bicicletas em novembro

A Produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus – PIM cresceu 4% em novembro na comparação com outubro, com fabricação de 35.566 de unidades. No mês anterior, 34.204 bicicletas saíram das linhas de montagem. Em relação a novembro do ano passado, houve uma retratação de 33,1% (53.134 bicicletas). No acumulado do ano, o setor registrou queda de 23,1%, passando de 584.464 unidades (2022) para 449.672 bicicletas fabricadas (2023).

A Moutain Bike (MTB) foi a ategoria mais produzida em novembro, com 20.526 unidades e 57,7% do total fabricado. Na sequência do ranque, vieram a Urbana/Lazer (8.658 bicicletas e 24,3% da produção) e a Infantojuvenil (5.273 unidades e 14,8%). 

A região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM em novembro. No total, foram enviadas 16.764 unidades, o que corresponde a 47,1% da fabricação. Em segundo lugar ficou o Nordeste (9.062 unidades e 25,5% da produção), seguido pelo Sul (5.013 bicicletas e 14,1%), Centro-Oeste (3.226 unidades e 9,1% e Norte (1.501 bicicletas e 4,2%).

A liderança no acumulado do ano também é da região Sudeste, com 246.892 unidades e 54,9% do volume produzido. Na sequência, vieram o Sul (77.207 bicicletas e 17,2% da Fabricação), Nordeste (61.840 unidades e 13,8%), Centro-Oeste (38.791 bicicletas e 8,6%) e Norte (24.942 unidades e 5,5%).

Os embarques de bicicletas para o mercado externo totalizaram 3.526 unidades em novembro. O volume é 10,9% inferior ao registrado em outubro (3.957 bicicletas) e 41,9% menor na comparação com o mesmo mês do ano passado (6.067 unidades).

De acordo com levantamento do portal Comex Stat, que apura os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os principais destinos foram o Uruguai (1.305 bicicletas e 37,0% das exportações), Paraguai (1.190 unidades e 33,7%) e China (507 bicicletas e 14,4%).

De janeiro a novembro, foram exportadas 20.297 unidades, o que corresponde a uma queda de 25,4% em relação às 27.206 bicicletas registradas no mesmo período do ano passado.

Os três principais mercados foram os países do MERCOSUL: Paraguai (10.744 unidades e 52,9% do volume embarcado), Uruguai (3.945 bicicletas e 19,4%) e Bolívia (1.718 unidades e 8,5%).



ACG Home Care amplia investimentos em marketing em 2024 em 100%

No cenário competitivo do setor de saúde, onde a confiança, qualidade dos serviços e inovação são bases importantes e determinantes para a consolidação de uma empresa, a ACG Home Care, com sede em Porto Alegre, completa 24 anos de atividades em 2024, com 6 unidades funcionando em 11 cidades e parceria com 19 operadoras de saúde nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para dar continuidade ao crescimento da empresa, a previsão é aumentar os investimentos em marketing e publicidade em torno de R$ 300 mil em 2024, 100% a mais que em 2023, de R$ 150 mil. A previsão de faturamento da empresa para o próximo ano é de R$ 15 milhões, 40% maior que a previsão de 2023, R$ 10 milhões até dezembro.  

Os investimentos serão em mídias sociais, assessoria de imprensa, publicidade em portais, TV, leds de rua e mídias em cinema, principalmente. Uma nova campanha de marketing com foco em segurança do paciente também está sendo desenvolvida, juntamente com a ‘Embaixadora da Marca’, que em 2024 será a cantora e compositora Nalanda, que substituiu a atriz Luiz Tomé, estrela das campanhas da empresa durante 2023. Levar música para os seguidores com foco em saúde e bem-estar será uma das iniciativas nas mídias sociais da ACG Home Care. 

A campanha de Marketing ‘Metas de segurança para o paciente’, busca a excelência dos serviços oferecidos pela empresa especializada no atendimento e internação domiciliar, em todas suas unidades. A estratégia contempla 6 metas que recebe identificação das 6 cores universais, trazendo ao público o objetivo da empresa que é de atingir 99,9% de correção nos seguintes procedimentos: meta 1 (vermelho), identificar corretamente o paciente; meta 2 (amarelo), melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde; meta 3 (azul), melhorar a segurança dos medicamentos; meta 4 (violeta), garantir o procedimento correto; meta 5 (verde) reduzir o risco de infecção associada ao cuidado. Abaixo a arte da campanha, que será veiculada no site e em todo o material de divulgação e contato com o público e beneficiários.

Conforme a diretora de Faturamento da ACG Home Care, Mariah Rosa Pires “o crescimento em faturamento é um trabalho contínuo entre os principais clientes, prospecção de novas frentes e uma gestão eficiente. Tudo isto culmina em um avanço econômico sustentável para a rede”.

“Os processos seguros de atendimento, farmácia e logística são importantes não apenas para os pacientes, mas também para toda a equipe envolvida com o beneficiário, pois quando temos tudo bem definido e alinhado, ganham as duas pontas, tanto em qualidade como segurança”, disse a diretora Assistencial da ACG Home Care, Cristiane Marrone.

Essa iniciativa de excelência dos serviços e padronização em todas as unidades da ACG prevê uma certificação de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, que será formalizada até o final do próximo ano. A ONA tem o objetivo de adequar o atendimento de saúde dentro dos padrões de qualidade e segurança, ao aplicar as melhores práticas e a máxima transparência no processo de governança corporativa.

“Nosso foco sempre foi a segurança do paciente em todos os procedimentos, pois sem ela não há crescimento. Traduzir isto em uma campanha de marketing não tem apenas um cunho mercadológico, mas social, pois evidenciamos às pessoas este tema tão importante. Além disso, temos a acreditação em saúde na pauta para 2024, trazendo ainda mais credibilidade a toda nossa rede”, afirma Alexandre Pires, CEO da ACG Home Care.

 



Evento de contagem regressiva de Ano Novo “HAPPY NEW YEAR TOKYO” foi realizado pela primeira vez no Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio!

Para se despedir de 2023, compartilhar o charme de Tóquio e celebrar a chegada de 2024, o Governo Metropolitano de Tóquio realizou o evento de contagem regressiva de Ano Novo “HAPPY NEW YEAR TOKYO” na Tomin Hiroba (praça dos cidadãos) no Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio, contando com a presença de cerca de 650 pessoas naquela noite, incluindo crianças, adultos e turistas estrangeiros.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231228247299/pt/

The Projection Mapping Show (Photo: Business Wire)

Show de luzes de projeção mapeada (Foto: Business Wire)

O evento teve início com um deslumbrante show de luzes de projeção mapeada, destacando o charme de Tóquio, como seus locais mais famosos e as quatro estações. Em seguida, apresentações especiais incluíram a presença no palco do cantor e compositor Pikotaro e personagens da Sanrio, como a Hello Kitty, criando um espetáculo emocionante. Para encerrar, os convidados, juntamente com a governadora Koike e os participantes, lançaram balões com seus votos para o novo ano e o futuro de Tóquio, seguido por uma fantástica contagem regressiva de Ano Novo.

Evento no palco com a presença de Pikotaro, personagens da Sanrio e a governadora Koike

Pikotaro participou como convidado e apresentou uma versão especial de sua icônica música “PPAP” criada para este evento. Pikotaro comentou: “eu compus a letra com a palavra ‘YO’, que representa ‘você’, e ‘TOK’, que simboliza o movimento do ponteiro do relógio, na palavra ‘TOKYO’, incorporando na canção a mensagem ‘Vamos avançar juntos com Tóquio'”.

Em seguida, os personagens da Sanrio apareceram no palco, começando com a Hello Kitty, para fazer uma adorável apresentação com um show de projeção mapeada.

Após as apresentações dos convidados, a governadora Koike subiu ao palco. Ela escreveu a mensagem “todos iluminam sua Tóquio” em um dos balões e disse: “o charme de Tóquio, renovado a cada dia, é uma criação de todos nós. Isso significa que, quanto mais você brilha, mais faz Tóquio brilhar”. No clímax do evento, um colorido show de projeção mapeada, inspirado nas quatro estações de Tóquio, foi exibido em uma grande parede curva. Em seguida, juntamente com imagens da contagem regressiva, os balões com os votos dos participantes foram lançados ao céu, criando um espetáculo luminoso fantástico.

© 2023 SANRIO CO., LTD. APROVAÇÃO Nº. P151227-2

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Consultas de jornalistas:

Shigeki Yamaguchi

Diretor de vendas municipais da Divisão de Turismo, Departamento de Assuntos Industriais e Laborais, Governo Metropolitano de Tóquio

Shigeki_Yamaguchi@member.metro.tokyo.jp

Fonte: BUSINESS WIRE



Entidade afirma que tratamento dental é direito de todos

O Brasil é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) um dos melhores formadores de cirurgiões-dentistas do mundo, além de liderar o ranking mundial como o país com maior número desses profissionais.

Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 2010 19% dos cirurgiões dentistas do mundo eram brasileiros, o que representa cerca 220 mil profissionais. Após 11 anos, o número cresceu 51%. O país contabiliza 330 mil dentistas formados com aproximadamente 210 mil auxiliares e técnicos de prótese dentária e saúde bucal, de acordo com o levantamento do CFO de agosto de 2021.

“Em um país com tantos profissionais nessa área, é um paradoxo termos tantas pessoas sem acesso à saúde bucal. Pesquisa realizada pelo IBGE em 2019 e divulgada em setembro de 2020 apontou que dos 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 34 milhões perderam 13 dentes ou mais e 14 milhões perderam todos os dentes”, lamenta o cirurgião dentista e professor, Mario Cappellette Jr., presidente da Associação Brasileira de Odontologia de São Paulo – ABO-SP

De acordo com o profissional, parcela significativa da população desconhece que as doenças bucais podem desencadear outros problemas de saúde, incluindo questões cardíacas. “Essa falta de consciência destaca a importância de promover a compreensão sobre a relação entre a saúde bucal e o bem-estar geral, enfatizando a necessidade de cuidados preventivos para preservar não apenas a saúde oral, mas também prevenir complicações em outras áreas do corpo”, alerta Cappellette Jr.

A Associação Brasileira de Odontologia de São Paulo – ABO-SP, que promove cursos de especialização em diversos temas da odontologia, também realiza atendimentos à população que mais necessita praticando preços de custo de material, apenas, indo ao encontro da promoção e disseminação da saúde bucal. “Mas precisamos de uma iniciativa mais ampla como política de Estado”, afirma.

Cappellette Jr ainda alerta para a importância de as gestantes terem acesso ao tratamento odontológico no período pré-natal. “Problemas na boca interferem no bom funcionamento do organismo e podem colocar em risco a gestação. Focos de infecção de origem odontológica, principalmente a periodontite, aumentam as chances de parto prematuro e nascimento de crianças com baixo peso. As doenças periodontais, como por exemplo inflamação ou infecção nas gengivas, devem ser tratadas para não evoluírem”, explica.

O cirurgião-dentista revela que no Brasil, apesar de o país ser líder em número de profissionais no mundo e receber o reconhecimento de um dos melhores na formação, o acesso da maioria da população ao tratamento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é muito restrito. E, quando o cidadão é “contemplado” com o atendimento, o serviço é muito básico.

“Precisamos investir em prevenção, que tem baixo custo e é muito eficiente. Posso afirmar que 90% dos problemas bucais são resolvidos com a boa higiene da boca e orientação. Reforço também a importância dos investimentos em políticas públicas para essa finalidade. A educação das crianças nas escolas, para cuidarem bem dos seus dentes e da boca, de forma geral, é imprescindível. Ter acesso ao atendimento odontológico é tão importante quanto uma consulta médica”, finaliza o presidente da ABO-SP.



Matt Heinz é o novo diretor de Receita da Boomi

Boomi™, líder em automação e conectividade inteligente, anunciou hoje a nomeação de Matt Heinz como diretor de Receita. Ele será responsável por comandar a crescente organização de vendas globais e acelerar o crescimento da empresa.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240105861930/pt/

Seasoned tech sales executive joins Boomi to spearhead global sales organization and fuel rapid growth (Graphic: Business Wire)

Seasoned tech sales executive joins Boomi to spearhead global sales organization and fuel rapid growth (Graphic: Business Wire)

“Na Boomi, estamos moldando o futuro como a principal solução de integração, essencial para o sucesso transformador”, afirmou Steve Lucas, CEO da Boomi. “Nossa experiente equipe executiva, proveniente de empresas de alto nível em crescimento, ressalta nossa liderança em excelência em integração. Com a chegada do Matt, e sua contribuição incomparável na área de vendas globais e sua paixão pelo sucesso do cliente, estamos preparados para dar um impulso na nossa jornada de crescimento e inovação.”

Heinz possui mais de 20 anos de experiência na liderança de empresas em alto crescimento. Mais recentemente, ele foi diretor de Receita da Amplitude, uma plataforma líder de análise digital, onde levou a empresa a um crescimento de receita de mais de 400%, desenvolveu sua função de comercialização e a tornou pública por meio de uma listagem direta em 2021. Antes da Amplitude, Heinz foi oito anos executivo de Vendas da Marketo, onde estabeleceu o negócio de vendas corporativas da empresa. Heinz continuou supervisionando as operações de receita da Marketo na América do Norte após a aquisição da empresa pela Adobe em 2018.

“Estou empolgado por fazer parte da Boomi neste momento tão especial de sua jornada de crescimento”, disse Matt Heinz, novo diretor de Receita da Boomi. “Fiquei impressionado com as soluções inovadoras da empresa, sua equipe talentosa e o compromisso inabalável que ela tem com os clientes. Meu foco será fomentar o crescimento da receita, expandir o alcance de mercado e promover relacionamentos colaborativos para acelerar a liderança de mercado da Boomi. Juntos, desbloquearemos novas oportunidades, criaremos valor para nossos clientes e alcançaremos novos patamares de sucesso.”

Pioneira da plataforma de integração baseada na nuvem como serviço (iPaaS), a Boomi conta com mais de 20 mil clientes internacionais, uma comunidade crescente de mais de 100 mil membros e uma das maiores matrizes de integradores de sistemas globais (GSIs) no espaço iPaaS. A empresa possui uma rede mundial de parceiros e trabalha com os maiores provedores de serviços de nuvem hiperescaladores, incluindo Amazon Web Services, Google e Microsoft, entre outros.

Recursos adicionais

Sobre a Boomi:

A Boomi visa tornar o mundo um lugar melhor, conectando todos a tudo, em qualquer lugar. Pioneira da plataforma de integração baseada na nuvem como serviço (iPaaS) e agora uma empresa global de software como serviço (SaaS) líder da categoria, a Boomi apresenta a maior base de clientes entre os fornecedores de plataformas de integração e uma rede mundial de cerca de 800 parceiros. As organizações internacionais recorremàplataforma premiada da Boomi para descobrir, gerenciar e orquestrar dados, enquanto conecta aplicativos, processos e pessoas para obter resultados melhores e mais rápidos. Para mais informações, acesse boomi.com.

© 2024 Boomi, LP. Boomi, o logotipo “B” e Boomiverse são marcas registradas da Boomi, LP ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

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Contato:

Imprensa:

Kristen Walker

Comunicações Corporativas Globais

kristenwalker@boomi.com

+1-415-613-8320

Fonte: BUSINESS WIRE



Elements adquire Instituto Line, originando Elements Legacy

A Elements, empresa que atua na área de mobiliário corporativo, anuncia a aquisição estratégica da empresa de educação empreendedora, Instituto Line, que visa ampliar as verticais em sua missão de capacitar e inspirar empreendedores. Fundado há 11 anos, o Instituto Line
teve influência significativa na formação de mais de 10 mil empresários, fornecendo ferramentas avançadas de gestão. A fusão com a Elements visa fortalecer o compromisso da empresa em capacitar empreendedores, unindo sua abordagem distinta com o método de governança do Instituto Line, a fim de resultar na formação da Elements Legacy. 

A abordagem da Elements, que é expressa em seu manifesto “Viva Sem Medo”, pode ser aprimorada pela incorporação da metodologia de governança do Instituto Line. Essa união visa ampliar o impacto da Elements, que, ao longo de 2023, expandiu seu tamanho em três vezes. 

De acordo com o CEO da Elements Brasil, Rafael Seifert Dutra, a expansão da empresa em 2023 foi resultado de uma jornada transformadora iniciada em um ano desafiador, o de 2022. “Após enfrentarmos meses consecutivos de prejuízo, decidimos mergulhar em reflexões profundas e tomar decisões difíceis que moldaram nosso futuro”, afirma. “Foi nesse contexto que descobrimos nossos verdadeiros motivos para a ação, uma revelação que inspirou a criação do nosso manifesto de marca: Viva Sem Medo”. 

Segundo Dutra, esse manifesto não apenas se tornou o núcleo da identidade, mas também desencadeou uma conexão com o propósito da instituição: capacitar empreendedores e fornecer tudo o que precisam para impactar o mundo ao seu redor de maneira positiva.  

“Ao articular esse impulso, realizamos um rebranding, reformulamos nossa cultura corporativa, otimizamos nosso portfólio de produtos e ampliamos significativamente nossos canais de tração. Essa abordagem não apenas revitalizou nossa presença de marca, mas também consolidou nossa posição como uma participante relevante no cenário nacional”, disse. 

A empresa formalizou um acordo de variáveis com o Instituto Line, que indica um valor potencial de aquisição que pode ultrapassar a cifra de R$ 23 milhões nos próximos sete anos. Além da aquisição, a Elements anuncia planos para 2024, que inclui a criação de uma incubadora de novas empresas, para reforçar seu papel como impulsionadora do ecossistema empreendedor. 

O CEO da Elements Brasil explica que a primeira loja Elements terá sua estrutura moldada no formato de uma incubadora, para integrar sua cultura e método de gestão e criar um ambiente de alta performance.  

“Ao oferecer suporte prático, os consultores da Elements Legacy estarão profundamente envolvidos nas empresas incubadas, buscando a implementação de métodos em áreas como comercial, marketing, financeira, governança e cultura de alta performance”, esclarece. 

Além disso, conforme relata Dutra, as empresas incubadas podem se beneficiar não apenas da expertise dos consultores, mas também participar de uma rede dinâmica de empresários com propósitos semelhantes. 

A Elements Legacy, está inaugurando sua primeira incubadora, no Pátio Milano, em Florianópolis, Santa Catarina. A escolha estratégica acontece para que o compromisso da Elements possa proporcionar uma experiência única aos empreendedores. A inauguração não é apenas a abertura de uma loja, mas o início de uma jornada onde a Elements se compromete a oferecer um ambiente enriquecedor que catalisa o crescimento e o sucesso dos empreendedores. Para o próximo ano, a empresa também apresentará um “showroom” ao lado de sua incubadora. 

“Este espaço não só abriga todos os produtos físicos da Elements, mas também proporciona uma experiência para arquitetos e clientes”, diz. “A estratégia visa permitir que os clientes, acompanhados por seus arquitetos, visualizem e testemunhem a aplicação prática dos produtos, como cadeiras ergonômicas, mesas eletrônicas, monitores e gaveteiros, dentro da própria incubadora”, ressalta o CEO. 

Em janeiro de 2024, a empresa também terá mudança significativa para uma nova sede em Florianópolis, que segundo Rafael, simboliza o crescimento da empresa. A nova sede não é apenas uma mudança de transição física, mas a realização de um sonho dos sócios Rafael Dutra e Bruna Dias. A mudança reforça o compromisso da Elements com o crescimento e a inovação, preparando a empresa para novos desafios e oportunidades em seu novo ambiente na capital catarinense.



Empresas buscam ferramentas para gestão financeira via WhatsApp

Criado em 2009, o WhatsApp é amplamente usado no dia a dia das pessoas. De acordo com as informações reveladas pelo instituto “We Are Social“, o WhatsApp Messenger é a rede social mais utilizada no território brasileiro. Segundo a sua análise, 93,4% das pessoas no país têm uma conta dentro do mensageiro. Além disso, as estimativas também apontam que este é o aplicativo mais amado entre o público nacional, sendo o primeiro do ranking também no quesito “tempo mensal de uso”.

A rapidez e agilidade geradas pelo aplicativo auxiliaram na consolidação do WhatsApp Business como canal de comunicação corporativo e agora ganha espaço em uma das principais barreiras para os pequenos negócios: o controle financeiro.

Com números que ultrapassaram os 15 milhões de registros, segundo o Sebrae, os Microempreendedores Individuais (MEI) compõem uma modalidade que movimenta, junto às Micro e Pequenas Empresas, mais de um quarto do PIB do país. Diante desse cenário, a gestão de caixa é um dos principais desafios desses pequenos empresários, que, em meio às diversas responsabilidades de tocar um negócio, podem negligenciar uma área vital para a operação.

Em meio à complexidade do universo dos números, contas e projeções, a conhecida planilha no computador está perdendo espaço para o dinamismo oferecido pelo aplicativo, principalmente para quem faz praticamente tudo dentro do próprio negócio: atende clientes, resolve pendências com funcionários, paga fornecedores, cuida de mídias sociais, entre outras responsabilidades.

Plataformas integradas ao WhatsApp têm como objetivo resolver questões indispensáveis às finanças dessas categorias, e isso é possível ao simplificar processos desburocratizando a análise desses números. O uso de chatbots e Inteligência Artificial (IA) com linguagens de programação que buscam reproduzir a comunicação humana de forma natural facilitam a síntese de dados e informações complexas em gráficos e mensagens de fácil entendimento.

O fato de conseguir centralizar a gestão financeira em um único ambiente, já conhecido e com uma comunicação simples, oferece mais praticidade em comparação aos métodos tradicionais que podem exigir outros softwares e conhecimentos específicos.

Outra vantagem é a acessibilidade sem a necessidade de um dispositivo específico para determinado programa, como computadores. Informações como fluxo de caixa e lucros já estão disponíveis de forma rápida no aplicativo de mensagens. O gestor que não tem o hábito de escrever talvez leve um pouco mais de tempo para se adaptar. No entanto, ao usufruir dos benefícios, pode não querer mais retornar ao método tradicional.

Pequenas e médias empresas, assim como os MEIs, frequentemente enfrentam sobrecarga e falta de tempo para lidar com várias questões. Entre tantas tarefas, como gerenciar estoque, marketing e lançamento de produtos, o controle financeiro muitas vezes acaba sendo deixado de lado. No entanto, o uso do WhatsApp pode simplificar essa questão, permitindo que o usuário se concentre em outras prioridades, como melhorar o atendimento ao cliente.

Quanto à segurança, são adotadas as medidas tradicionais do aplicativo. Apenas um número de telefone tem acesso às conversas, que são criptografadas de ponta a ponta. Além disso, é possível configurar barreiras de proteção, como verificação de dispositivo, códigos de segurança e verificação em duas etapas. No entanto, é importante ressaltar que qualquer processo envolvendo tecnologia e informações sigilosas requer cuidados para evitar fraudes e golpes.

“O WhatsApp mudou a forma de comunicação por meio de mensagens diretas e agora pode auxiliar empreendedores em todo o país a superarem as dificuldades da gestão financeira”, analisa Maykow Lenzi, CEO da Lucrefy.

 



Steel Frame viabiliza construção de cidades sustentáveis

Recentemente, a Bright Cities realizou um levantamento sobre quais são as cidades e estados mais sustentáveis do Brasil. O ranking considera aspectos positivos e indica as melhorias para torná-las mais sustentáveis. Neste ponto, destacam-se as construções civis. 

Segundo o estudo, para que uma obra seja considerada sustentável, ela deve cumprir alguns requisitos, como por exemplo, ser projetada para limitar o uso de recursos naturais e combustíveis fósseis, ter utilização desses recursos minimizadas durante todas as etapas e possuir componentes reutilizáveis ou recicláveis no fim do ciclo de vida.

No entanto, nem sempre é fácil cumprir estes requisitos. Sendo assim, a Barbieri do Brasil, que atua na fabricação de perfis de aço galvanizado, aponta a utilização do sistema steel framing como um caminho alternativo para obras sustentáveis e de impacto ambiental menor do que a tradicional construção úmida. Segundo André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da empresa, por ser construída de maneira única, a tecnologia oferece um espaço entre os montantes, que serve para incluir isoladores térmicos, além de evitar aumentar a espessura da parede, os isoladores também diminuem o gasto de energia. “O conceito de cidades sustentáveis se torna mais próximo da realidade com o uso do Steel Frame na construção civil”, complementa. 

Ainda de acordo com Rossi, no Steel Frame, o uso de água é praticamente nulo e o consumo energético ao longo do tempo é baixo. “O que se observa é que esses e outros fatores influenciam para que as obras nesse sistema tenham uma pegada de carbono significativamente menor do que as outras e maior eficiência energética. Dessa forma, a tecnologia tem grande contribuição para o avanço de cidades ou comunidades sustentáveis”, finaliza.

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil nasce em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina, empresa de família fundada em 1953, fabricante de produtos para o mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à produção de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.

 



Golpes digitais aumentaram 35% em 2023 no Brasil

O ano de 2024 já começou, e isso dá a oportunidade de analisar os últimos doze meses em diversos aspectos. Um deles é um dado que, infelizmente, não deve ser celebrado: os golpes digitais aumentaram até 35% entre janeiro e dezembro de 2023.

Segundo informações divulgadas no site TI Inside, os golpes bancários lideraram as ameaças em 2023. Os movimentos mais utilizados incluem furto ou roubo do celular para acessar dados bancários das vítimas via aplicativo. Outra possibilidade é fazer uma ligação telefônica ou usar um link malicioso para obter credenciais, permitindo a realização de transações indevidas.

Para casos de roubo, vale lembrar que o Governo Federal disponibilizou o aplicativo Celular Seguro. Ele interliga diversos sistemas, como bancos e operadoras de telefonia, e caso algo aconteça com o smartphone basta enviar um alerta para notificar todos os sistemas.

Outros casos comuns

Os golpes envolvendo aplicativos de banco não foram unanimidade em 2023. Além dele, uma forma que ainda faz várias vítimas é o do emprego falso, que muitas vezes é aplicado para roubar dados ou exigir pagamento de taxas para serviços inexistentes.

Apesar de ser uma forma recorrente de ataque, Igor de Andrade, especialista em segurança digital da HostGator, não acredita que esse golpe continue existindo por muito tempo.

“Não creio que esse golpe perdure por muito tempo. Devido à pandemia, isso se acentuou bastante por conta do nível de desemprego em que o país se encontra. As formas e tentativas têm um período de validade, então eles precisam se atualizar para conseguir angariar mais vítimas e é normal os formatos serem reciclados”, explicou Andrade.

Por fim, outros dois golpes que entram na lista dos mais usados em 2023 são os de links maliciosos enviados por SMS ou e-mail e maquininha. Enquanto a primeira opção é vista em casos de phishing, a que envolve máquinas é recorrente em lugares com grandes aglomerações por conta do sistema de pagamento por aproximação.

Especialmente nos casos envolvendo links, o especialista em segurança digital da HostGator dá algumas dicas do que se deve fazer.

“É bom ficar de olho, no caso de e-mail, se ele utiliza o domínio válido (no caso do Banco do Brasil, por exemplo, se é @bb.com.br e não @gmail.com), procure por erros gramaticais e veja se aquele número condiz com o WhatsApp da empresa. Para promoções, atente-se ao número 0303, que é exigência da Anatel para telemarketing/promoções”, finaliza Andrade.



Brasil pode se transformar em polo de talentos de TI, apontam estudos do setor

Com mão de obra qualificada e presença de startups e grandes empresas globais de tecnologia, o Brasil tem potencial para se transformar em um polo de talentos de tecnologia. Foi o que apontou estudos e de empresas privadas e associações do setor. Segundo a pesquisa Mercado Brasileiro de Software: panorama e tendências, realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes), o Brasil possui um mercado robusto de TI, avaliado em US$ 45,5 bilhões (R$ 225 bilhões).

O montante movimentado pelo setor posiciona o país como líder do setor na América Latina, seguido por México, Colômbia e Argentina. Esse total é dividido entre os segmentos de hardware (US$ 24,6 bilhões), softwares (US$ 11,6 bilhões) e services (US$ 8,8 bilhões).

O estudo revelou ainda que existem cerca de 33.475 empresas dedicadas ao desenvolvimento e produção de software, distribuição e prestação de serviços no mercado nacional, e mostrou que 64,6% delas têm como atividade principal o desenvolvimento e a produção de software ou prestação de serviços.

Além disso, existem mais de 8 mil empresas somente de desenvolvimento de software, e aproximadamente de 93,6% podem ser classificadas como micro e pequenas empresas. Por outro lado, 65% das gigantes do setor estão localizadas no país, como IBM, Google, Microsoft, Amazon, Meta e Dell.

Já a pesquisa Software Development Outsourcing in Brazil – A Comprehensive Report (Terceirização de Desenvolvimento de Software no Brasil – Um Relatório Abrangente), realizado pela Tecla, empresa norte-americana especializada em recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia, destacou que o Brasil é o maior formador de talentos em tecnologia da América Latina. São mais de 500 mil profissionais participando do desenvolvimento de software offshore.

O país forma cerca de 200 mil profissionais anualmente em institutos de tecnologia. Os números colocam o Brasil como um mercado de talentos emergente para empresas norte-americanas, que buscam terceirizar serviços ou tarefas de tecnologia visando mais eficiência, agilidade e menor custo.

“Trabalho nesse campo há mais de doze anos. Durante esse tempo, presenciei pessoalmente que o número de talentos de tecnologia tem crescido não só no Brasil, mas também em países como Argentina, Colômbia e México. Também vi nossa indústria crescer globalmente. Hoje um dos players que fazem outsourcing de tecnologia global é a Índia, que tem mão de obra qualificada e barata. Mas muitas empresas preferem estar mais próximas e com fuso horário semelhante”, explica Vinicius Aleixo, sócio-diretor da Tordesilhas Capital.

Com 123 institutos nacionais de ciência e 400 incubadoras, o Brasil possui algumas das melhores instituições de TI do mundo, incluindo seis universidades brasileiras entre as 500 mais bem colocados no US News & World Report, tradicional ranking de instituições acadêmicas dos Estados Unidos: Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

“A principal barreira para esses profissionais trabalharem em empresas dos EUA ainda é a língua. Os brasileiros precisam ser capazes de se comunicar em escala global para competir e, portanto, aprender inglês é de extrema importância. No entanto, não há dúvida de que houve uma evolução nos últimos anos”, avalia Aleixo.

Startups e empresas globais de tecnologias

Com experiência em assuntos envolvendo grandes companhias globais de tecnologia e de consultoria para serviços de tecnologia na América Latina e no mundo, Aleixo reforça que o investimento da Globant, consultoria global focada em negócios digitais e de tecnologia, deverá impulsionar a contratação de desenvolvedores no Brasil e países vizinhos.

Criada em 2003, na Argentina, a Globant anunciou recentemente aporte de US$ 1 bilhão na América Latina, visando fortalecer a sua atuação na região. A empresa é uma das principais líderes em transformação digital na região, e possui clientes globais como Google, Electronic Arts e Santander, entre outros. São mais de 27 mil funcionários em 25 países.

O Brasil é reconhecido por uma bem-sucedida comunidade de startups e desenvolvedores. A taxa de inicialização é de 10,2%, ligeiramente inferior à taxa dos Estados Unidos, de 10,7%. O país hospeda cerca de 13 mil empresas iniciantes e 16 unicórnios tecnológicos, incluindo empresas como C6 Bank, Quinto Andar, Loggi e Nuvemshop, dentre outras.

“A comunidade de startups no Brasil é muito próspera e conta com inúmeros parques tecnológicos em várias regiões do país, em cidades como São José dos Campos, Campinas e Ribeirão Preto. Grandes empresas perceberam esse potencial do Brasil e cultura de startups no Brasil continuará a fazer avanços reais no cenário global”, destaca Aleixo.

 



Sourcefit obtém investimento estratégico da 9 Basil, NextGen Ventures e Rocket Equities

A Sourcefit, fornecedora líder internacional de terceirização de processos de negócios (BPO) com centros de operações nas Filipinas, África do Sul, República Dominicana e Armênia, encerrou com sucesso um significativo investimento estratégico, atraindo investimentos de empresas proeminentes como 9 Basil, NextGen Ventures e Rocket Equities. Este marco financeiro representa um momento crucial na trajetória de crescimento da Sourcefit.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231222998141/pt/

A rodada de investimentos estratégicos demonstra um voto decisivo de confiança no modelo de negócios e no potencial da Sourcefit. A Rocket Equities, atuando como consultor financeiro e investidor, ajudou a estruturar o negócio para todas as partes.

Andy Schachtel, CEO da Sourcefit, expressou gratidão pelo apoio, afirmando: “A Sourcefit está entrando em uma fase emocionante de nosso crescimento, e planejamos utilizar a recente rodada de financiamento para expandir nossos premiados serviços de BPO globalmente. Com uma equipe dinâmica de mais de 1.700 funcionários, continuaremos oferecendo soluções abrangentes a uma variedade de clientes em diferentes setores, ajudando-os a reduzir custos e a melhorar significativamente os resultados.”

Além desses planos de expansão, a Sourcefit continuará desenvolvendo sua plataforma de digitalização e engajamento de equipes com IA. Essa plataforma forma a espinha dorsal tecnológica das operações da Sourcefit, facilitando a colaboração e a produtividade contínuas entre equipes remotas e fornecendo uma estrutura para a transformação digital completa das operações da empresa e dos clientes. Essa rodada de financiamento de capital ressalta a ambição da empresa de redefinir os limites das soluções de BPO e estabelecer novos padrões no setor.

Kris Panijpan, sócio-gerente do Grupo 9 Basil, um grupo independente de investimento privado com foco no Sudeste Asiático, acrescentou: “Buscamos alavancar nossa rede, conhecimento em diversos setores e extensa experiência nos mercados de capitais para identificar oportunidades excepcionais de crescimento para a Sourcefit.”

Jimmy Quach, CEO da NextGen Ventures, observou: “A Sourcefit é um BPO centrado no cliente que oferece valor excepcional aos clientes por meio de capacitação tecnológica de ponta; incluindo sua plataforma de IA e digitalização e sua premiada cultura de melhor local de trabalho para alto envolvimento e produtividade dos funcionários. Estamos ansiosos para trabalhar com Andy a fim de atender melhor os clientes da Sourcefit, ajudando com as metas de expansão da Sourcefit e aconselhando sobre o roteiro de tecnologia.”

À medida que a Sourcefit embarca nessa empolgante fase de crescimento, a rodada de investimentos e as parcerias estratégicas ressaltam a resiliência e o potencial da empresa.

Sobre a Sourcefit

A Sourcefit é uma provedora líder internacional de terceirização de processamento de negócios (BPO) com centros de operações nas Filipinas, África do Sul, República Dominicana e Armênia. Com foco no fornecimento de soluções personalizadas de pessoal offshore e nearshore, a empresa atualmente oferece suporte a uma ampla variedade de processos para mais de 200 clientes em vários setores, incluindo TI, finanças, saúde, varejo, comércio eletrônico, jurídico, imobiliário, telecomunicações e publicidade. A empresa tem um histórico de mais de 14 anos e emprega mais de 1.700 profissionais dinâmicos e dedicados.

Sobre o 9 Basil Group

O 9 Basil Group é um grupo independente de investimento privado com foco no Sudeste Asiático. Reconhecido como um parceiro local preferencial e investidor de valor, nos associamos estrategicamente a várias famílias e instituições bem estabelecidas em toda a região do SEA. Nossa reputação distinta é fundamentada na capacidade de fornecer valor imediato, concreto, como um parceiro confiável e discreto. A equipe possui experiências diversas, alavancando conhecimentos acumulados em vários setores, experiência extensiva nos mercados de capitais e profundo entendimento da rede de mercado local.

Sobre a Nextgen Ventures

A Nextgen Ventures é um escritório familiar sediado em Cingapura, com investimentos em empresas em toda a região da Ásia-Pacífico. Nossas raízes empreendedoras e nosso histórico nos permitem fazer parcerias com fundadores e suas equipes de gestão para ampliar os negócios na interseção de marcas, serviços e tecnologia, ao mesmo tempo em que criamos e proporcionamos retornos excepcionais para nossos acionistas e parceiros. Aproveitamos nosso capital humano e financeiro para auxiliar as empresas a construir negócios sustentáveis e alcançar seu máximo potencial.

Sobre a Rocket Equities

A Rocket Equities é uma empresa de consultoria financeira com foco no Sudeste Asiático. Trabalhamos com líderes de mercado para levantar capital por meio dos mercados de dívida e patrimônio, possibilitar a expansão de mercado por meio de fusões e aquisições, e criar uma saída lucrativa para os fundadores, aproveitando nossa rede de mais de 300 investidores profissionais compostos por Capital de Risco, Private Equity, Corporativos e Fundos Soberanos na região da APAC.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia:

Ayele McCarthy

E-mail: ayele@elkordyglobal.com

Matt Santoro

E-mail: matt@elkordyglobal.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Unipac retoma produção de embalagens verdes

A Unipac, empresa que atua na área de transformação de polímeros, produzindo embalagens para o segmento do agronegócio, retoma produção de embalagens verdes rígidas (PEAD I’m green™ bio-based da Braskem). Tais embalagens são produzidas a partir de matéria-prima proveniente do etanol derivado da cana-de-açúcar, que captura CO2 da atmosfera.

O etanol, dessa maneira, substitui, parcial ou integralmente, o petróleo usualmente utilizado na composição das embalagens, contribuindo para a redução da dependência de recursos não renováveis e desempenhando um importante papel na mitigação das mudanças climáticas.

Esta substituição, além disso, permite uma diminuição na “pegada de carbono”, que avalia o impacto ambiental das atividades humanas em relação às mudanças climáticas, ajudando a identificar onde ocorrem as maiores contribuições para as emissões de gases de efeito estufa e possibilitando a adoção de estratégias para reduzi-las.

“Com esta retomada, ampliamos nosso portfólio de produtos com impacto ambiental reduzido, atendendo não apenas ao segmento de agronegócio, mas também aos segmentos automotivo, logístico, alimentício e veículos elétricos”, afirma Mauro Fernandes, Diretor Comercial da Unipac. “Além disso, estamos comprometidos com pesquisa e inovação, prevendo novos produtos verdes em breve, buscando expandir ainda mais nossas opções sustentáveis.”

Outra vantagem ressaltada por Fernandes é o fato de que estas embalagens podem ser produzidas e recicladas na mesma maneira que as embalagens convencionais, encerrando o ciclo de vida de forma ambientalmente sustentável.

“A Unipac está empenhada em fortalecer a cadeia produtiva de maneira mais sustentável, oferecendo soluções que combinem alto desempenho e responsabilidade ambiental. A empresa busca não apenas atender às demandas dos clientes, mas também atuar para mitigar as mudanças climáticas”, ressalta André Silvestre, Gerente de Vendas do Segmento de Embalagem da Unipac.

A Unipac já havia sido pioneira, em 2012, ao produzir embalagens com resina I’m green™ bio-based (PEAD) da Braskem. Em agosto de 2023, a empresa retomou essa jornada, reintroduzindo essas embalagens no mercado.

Com produção de 1 milhão de embalagens em 2023, distribuídas entre 5 e 20 litros, e acordos já firmados que preveem dobrar o volume produzido em 2024, a meta da Unipac é alcançar um papel de destaque no fornecimento dessa embalagem para o segmento de agronegócio.

Para mais informações:

Unipac

Telefone: (14) 3405-2100

www.unipac.com.br

linkedin.com/company/Unipac

facebook.com/unipacpolimeros

instagram.com/unipacpolimeros



Índice Confiança do Empresário Industrial sobe em Dezembro

Segundo os dados divulgados na pesquisa Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), houve um avanço de 0,6 ponto, passando de 50,4 pontos para 51 pontos. Este resultado, segundo o relatório, representa uma retomada após dois meses consecutivos de queda e um mês de estabilidade na confiança dos empresários industriais. O documento divulgado afirma que a variação do índice é acompanhada por uma série histórica que avalia a confiança do empresário, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança, enquanto valores abaixo apontam falta de confiança.

O relatório publicado afirma que a indústria mantém-se confiante em dezembro, uma vez que o índice permanece acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. Ao analisar a publicação, verifica-se que a média histórica do índice é de 54,0 pontos, o que pode indicar que a confiança no setor, por parte dos empresários, é positiva considerando toda série histórica, apresentada no estudo.

A pesquisa do ICEI é conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e envolveu a participação de 1.356 empresas, distribuídas entre pequeno, médio e grande porte. O período de coleta de dados ocorreu entre 1 e 7 de dezembro de 2023, com o documento concluído em 11 de dezembro de 2023. A publicação mensal fornece informações detalhadas sobre os índices de confiança, incluindo componentes como Índice de Condições Atuais e Índice de Expectativas.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos Franquias Trans Obra afirma que o avanço de 0,6 ponto no Índice de Confiança do Empresário Industrial em dezembro é uma notícia encorajadora para o setor. Após dois meses de queda e um de estabilidade, o aumento sinaliza uma possível recuperação do otimismo entre os empresários. “A manutenção do índice acima da linha divisória de 50 pontos reflete a confiança predominante na indústria, respaldada pela média histórica de 54,0 pontos, indicando um cenário historicamente positivo”.

Ainda sobre o relatório divulgado, que pode ser consultado através do link no início desta matéria, foram apontados dados sobre a avaliação do Índice de Condições Atuais e Índice de Expectativas. Sobre o Índice de Condições Atuais, o relatório apontou aumento de 1,1 ponto, atingindo 46,8 pontos. Além disso, o documento aponta que apesar de permanecer abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando uma piora nas condições atuais, os empresários apontam uma melhora em relação ao mês anterior, destacando uma intensidade menos acentuada e disseminada dessa piora. 

Sobre o Índice de Expectativas, o relatório mostrou que o resultado manteve-se próximo da estabilidade, com um aumento de 0,3 ponto para 53,1 pontos. O documento diz que este índice, que permanece acima da linha divisória, continua indicando otimismo da indústria para os próximos seis meses. Na conclusão do relatório, nota-se uma afirmação mais abrangente relacionada a economia brasileira dizendo que o otimismo está concentrado nas expectativas das próprias empresas (índice de 56,5 pontos), enquanto persiste o pessimismo em relação ao futuro da economia brasileira (índice de 46,3 pontos).

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que esses dados reforçam a complexidade do cenário econômico atual, com empresários demonstrando confiança nas perspectivas internas de suas empresas, enquanto mantêm uma postura cautelosa diante das condições macroeconômicas do país.



Supremo Tribunal da Índia resolve caso Hindenburg contra Grupo Adani

O Supremo Tribunal da Índia descartou nesta quarta-feira (03/01/2024) os litígios de interesse público apresentados no ano passado, depois que um vendedor a descoberto de ações publicou um relatório com alegações maliciosas e infundadas contra o Grupo Adani. O conglomerado desprezou o relatório como sendo uma combinação maliciosa de desinformação seletiva e alegações obsoletas, infundadas e desacreditadas.

Gautam Adani, presidente do Grupo Adani, comentou: “A verdade prevaleceu. Sou grato a todas as pessoas que nos apoiaram. Nossa humilde contribuição para a história de crescimento da Índia continuará”.

O Supremo Tribunal instruiu o regulador do mercado e as agências de investigação do país a investigar se a perda sofrida pelos investidores indianos devidoàconduta da Hindenburg Research e de outras entidades ao assumirem posições de venda a descoberto antes da publicação do relatório envolveu uma violação da lei indiana.

A sentença também abordou a consulta de um relatório publicado pela Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP) que faz certas alegações com base em casos já encerrados. O Supremo Tribunal da Índia observou que a confiança depositada pelos peticionários em reportagens de jornais e organizações terceiras, como a OCCRP, para questionar a investigação do regulador dos mercados de capitais da Índia é mal concebida e não inspira confiança.

Apesar dos acontecimentos do último ano, o Grupo Adani continuou sua trajetória de crescimento. Em dezembro, o Grupo anunciou um investimento de US$ 100 bilhões na transição de energia verde durante os próximos 10 anos. Cinco das empresas do seu portfólio estabeleceram uma meta de se tornarem “net zero” até 2050. O portfólio de empresas Adani demonstrou um desempenho financeiro sólido, ao mesmo tempo que melhorou ainda mais o perfil de crédito no primeiro semestre do ano fiscal de 2024. Durante o período, o EBITDA no nível do portfólio se situou em 43,688 bilhões de rupias (US$ 5,3 bilhões), um aumento de 47% em termos homólogos. Esse crescimento superou a trajetória histórica de cinco anos da taxa anual de crescimento composta (CAGR) do portfólio, que era de 26,3%.

O Grupo Adani também recebeu um importante apoio do governo dos EUA, ao receber financiamento de US$ 553 milhões para a construção de um terminal portuário no Sri Lanka. O financiamento da Corporação Financeira dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (DFC) do terminal de contentores oeste de águas profundas em Colombo é o maior investimento em infraestruturas da agência governamental dos EUA na Ásia e um dos maiores a nível mundial. Isso impulsionará o crescimento econômico do Sri Lanka e “sua integração econômica regional, inclusive com a Índia, uma parceira fundamental para ambos os países”, segundo um comunicado da DFC.

Sobre o portfólio de empresas Adani

Com sede em Ahmedabad (Índia), o portfólio Adani é o maior e de mais rápido crescimento de negócios diversificados no país, com interesses em Logística (portos marítimos, aeroportos, logística, transporte marítimo e ferroviário), Recursos, Geração e Distribuição de Energia, Energia Renovável, Gás e Infraestrutura, Agro (commodities, óleo comestível, produtos alimentícios, câmaras frigoríficas e silos de grãos), Imobiliário, Infraestrutura de Transporte Público, Financiamento e Defesa do Consumidor, e outros setores. A Adani deve o seu sucesso e posição de liderançaàsua filosofia central de “Construção da Nação” e “Crescimento com o Bem” – um princípio orientador para o crescimento sustentável. O Grupo está empenhado em proteger o ambiente e melhorar as comunidades por meio dos seus programas de RSC baseados nos princípios da sustentabilidade, diversidade e valores compartilhados. Mais informações em www.adani.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para obter mais informações, entre em contato com: Roy Paul; roy.paul@adani.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Grupo Limber faz aquisição de empresa que automatiza processos de multinacionais

O Grupo Limber Software deu mais um passo em seu projeto de expansão horizontal e concluiu a sua terceira aquisição, assumindo o controle acionário da Wayv Tecnologia. Sediada em Curitiba, capital do Paraná, a Wayv possui soluções para gestão de processos. Na sua carteira de clientes atende grandes nomes, como a DHL, Danone, SBT, Cataratas do Iguaçu e diversas outras organizações nacionais e multinacionais.

A Wayv atua em mais de dez segmentos e possui soluções nas áreas de qualidade, auditoria, logística, segurança do trabalho, ergonomia, manutenção e transporte. A facilidade e dinamismo da plataforma atende diversos níveis da hierarquia das empresas, como diretores, gerentes, coordenadores, técnicos, motoristas, operadores de equipamentos e outros stakeholders envolvidos nos processos de controle, automatizando os processos e integrando com ERPs, sistemas de RH, CRMs e outros sistemas que necessitem de troca de informações nas operações. O aplicativo, inclusive, funciona em locais onde não há sinal de internet.

Integração estratégica

O Grupo Limber também anunciou recentemente a aquisição da Hábil Software. O grupo atua ainda nos segmentos de food service, agronegócio e indústrias, além de se destacar como fornecedor de software para parques e atrativos.

E o interesse em agregar a Wayv no portfólio de soluções é justamente em razão da expertise na produção de um produto complementar e que traz melhorias na gestão de processos. “Neste sentido, a aquisição da Wayv foi um passo importante em nossa estratégia de expansão. Além de ampliar a presença e alcance no mercado, essa integração estratégica reforça nossa posição como um grupo com soluções de alto valor agregado, no ponto de vista do cliente”, diz o diretor comercial do Grupo Limber, Anderson Ruffatto. Ele acrescenta que hoje a Wayv já opera com grandes nomes do mercado como Totvs, SAP e Sênior. “Essa união nos permite oferecer um portfólio ainda mais robusto e gerar sinergia na gestão”.

Eder Gasparin é fundador da Wayv e permanece na empresa. Para ele, a chegada da Wayv no Grupo Limber contribui com a estratégia de expansão da empresa. “A união dos potenciais de cada um vai além da soma de resultados, mas significa a multiplicação de forças para que a Wayv possa alcançar novos níveis no mercado”, aposta Gasparin.

Ele ainda destaca que a plataforma no-code da Wayv foi desenvolvida “do zero” e surgiu como um aplicativo de checklists eletrônicos. Contudo, as necessidades dos clientes estimularam a evolução da plataforma na gestão de processos. Para alcançar esse resultado, a Wayv ouviu operadores de máquinas e equipamentos, motoristas, encarregados e até membros da diretoria para que os recursos e funcionalidades criados trouxessem realmente valor agregado para as empresas e que fossem de simples manuseio.

“As ferramentas permitem anexar fotos aos cadastros e processos, para que quando for escolhido um veículo para uma inspeção, o sistema já apresente a foto dele na tela. Isso serve para EPIs, instalações, equipamentos e diversas outras situações”, explica Eder Gasparin. Em resumo, a proposta da Wayv é a automação de processos, por meio de formulários e checklist, além de contar com dashboards de Business Intelligence.

Informações em tempo real

Rudinei Cristani, diretor operacional do Grupo Limber, explica que as soluções possibilitam trabalhar off-line e depois o sistema sincroniza as informações automaticamente. Além disso, a execução é híbrida. Isto é, o sistema pode ser utilizado em smartphone, tablet e computador. “Trabalhamos no modelo SaaS e nossos clientes são de vários segmentos. Atendemos construção civil, varejo, agronegócio, indústria, saúde, turismo, esporte e comunicação que serão beneficiados com os produtos da Wayv, sobretudo na otimização da gestão”, afirma.

 Case

A Atlas Eletrodomésticos, indústria de fogões da América Latina, conta com duas marcas de produtos: a Atlas e a Dako. Além de possuir destaque nacional, com mais de 15 mil pontos de venda pelo Brasil, a Atlas também atua no exterior, exportando para mais de 20 países. A unidade fabril da companhia conta com 40 mil m² e capacidade de produção de mais de 2 milhões de peças de fogões ao ano.

Cliente da Wayv desde 2018, a indústria implementou a plataforma para melhorar os processos da expedição. Com os bons resultados neste setor, expandiu a utilização para portaria, almoxarifado, engenharia, SESMT, manutenção, produção, qualidade e outras áreas.

O gestor de TI da Atlas, Marcelo da Silva, pontua que a Wayv é uma parceira estratégica e que, antes da implementação da plataforma, a Atlas tinha dificuldade em tomar decisões de maneira correta e em tempo hábil. “Agora, grande parte dos processos administrativos e fabris estão automatizados pela Wayv. Antes da ferramenta, nós tínhamos muitas planilhas, tornando os dados menos confiáveis, além de não serem em tempo real”, declara.

Após a contratação da plataforma da Wayv, a Atlas reduziu em 20.000 o número de impressões de papel em um dos processos da fábrica já no primeiro mês. O objetivo para 2024 é que o uso de papel seja totalmente zerado com a utilização dos recursos da Wayv.

Projeto de expansão

A Wayv Tecnologia é a terceira aquisição do Grupo Limber Software, que planeja novas ações de expansão num curto espaço de tempo. A primeira aquisição foi de um software para atendimento de food service (bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, delivery, panificadora, padaria, pizzaria, fast food, cafeteria), que deu origem ao Limber Chef. Essa solução atende a milhares de clientes em todo o Brasil.

Recentemente, também adquiriu 100% do controle da Hábil Software, um sistema de gestão, que atende MEIs, produtores rurais, prestadores de serviços e redes de negócios. A Hábil é uma empresa já consolidada no mercado, com mais de 30 anos de história e possui mais de um milhão de cópias do software distribuídas no Brasil.

Fernando Fiorentin, CEO do Grupo Limber, frisa que o desejo do Grupo Limber é continuar com o crescimento do mercado de software em todo o país. “As aquisições realizadas estão em sintonia com esse propósito. A união de outras empresas é uma parte essencial da nossa estratégia para evoluir em conjunto com o setor de software, visando expandir e atender às demandas do mercado”, finaliza.



Pagamento por aproximação completa 15 anos no Brasil

Chegou a hora de pagar a conta do restaurante. Ao invés de digitar a senha, o cliente apenas aproxima o cartão da tela da máquina e a operação é feita na mesma hora. Há 15 anos, o Brasil começava a adotar, ainda que de forma incipiente, a tecnologia que hoje é rotina para milhões de pessoas: o pagamento por aproximação.

De 2008 para 2023, esse método foi sendo aprimorado, popularizando e, atualmente, tornou-se a opção favorita dos brasileiros, segundo pesquisa feita pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Entre os consumidores entrevistados, 54% disseram que fazem pagamentos por aproximação no dia a dia. A faixa etária que mais aderiu à tecnologia foi de 18 a 24 anos (77% pagam dessa forma), seguida pelos adultos de 25 a 34 anos (67%).

O principal benefício do pagamento por aproximação, segundo 88% dos entrevistados, é a comodidade e rapidez. Ou seja, a facilidade em poder pagar sem inserir o cartão na máquina, evitando, inclusive, problemas com esquecimento de senhas.

Vantagens para as empresas

Os novos métodos de pagamento representam uma evolução significativa no mundo dos negócios, explica Anderson Pinheiro, especialista em infraestrutura de TI (tecnologia da informação). Ele lembra a existência de outras modalidades que também ganham espaço entre os consumidores.

“A introdução de carteiras digitais, pagamentos por aproximação e outros métodos, reflete a busca por conveniência e agilidade nas transações financeiras”, diz Pinheiro. O especialista afirma que todas as empresas, incluindo as pequenas e médias, podem aproveitar as vantagens das novas tecnologias.

Entre os benefícios citados, estão a possibilidade de atender a preferência dos clientes (que podem decidir entre mais de uma opção de pagamento), a automação de processos financeiros, sistemas integrados conectando vendas, estoque e finanças, a implementação de checkouts (etapa final da venda) velozes e de fácil interação.

“Essa transformação, embora positiva em vários aspectos, também apresenta desafios. A segurança dos dados dos usuários torna-se uma prioridade, exigindo medidas robustas para prevenção de fraudes e proteção à privacidade”, ressalta Pinheiro.

A recomendação do especialista é que os negócios invistam em soluções de segurança para proteger as informações dos clientes, levando sempre em conta a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e outras regulamentações.

Ao fazer isso e adotar estratégias eficientes de marketing, tecnologia e gestão do negócio, “as pequenas e médias empresas podem se posicionar competitivamente em relação às grandes redes, oferecendo experiências de compra aprimoradas e ganhando eficiência operacional”, finaliza Pinheiro.



Idade é sinal de alerta para fratura vertebral, diz estudo

A idade avançada é um dos principais sinais de alerta de fratura vertebral que podem ser observados na triagem de pacientes com queixas de dor lombar, segundo estudo divulgado pela Cochrane Library. O levantamento analisou dados apresentados em 14 estudos diferentes sobre sintomas e condições relacionados aos problemas na coluna vertebral.

O relatório da pesquisa apontou que pessoas com mais de 70 anos com algum quadro de lombalgia são mais suscetíveis a apresentarem fratura vertebral não especificada. O uso de corticosteroides, trauma (causado por queda), contusão ou abrasão (cortes e arranhões) também aparecem como sinais de alerta para este tipo de fratura.

O Censo Demográfico 2022 apontou que o número de brasileiros com 65 anos ou mais aumentou. Em 2010, os idosos representavam 7,4% da população brasileira e o índice de envelhecimento no país era de 30,7 (ou seja, a cada 100 crianças de zero a 14 anos, havia 30,7 pessoas com 65 anos ou mais), ao passo que, em 2022, o número chegou a 10,9% e o índice de envelhecimento foi de 55,2.

Para o neurocirurgião especialista em doenças da coluna, Felipe Figueira, é preciso redobrar a atenção em casos de quedas ou impactos em idosos para se investigar uma possível fratura vertebral e identificar sinais que indiquem a necessidade de acompanhamento médico.

“Se a dor for intensa ao tocar na coluna ou se a pessoa notar uma mudança na postura, como inclinação para frente, principalmente se acompanhada de dor súbita ou persistente nas costas, é importante procurar avaliação médica”, explica o especialista.

Tratamento de fraturas vertebrais em idosos

Figueira aponta que existem diversas abordagens de tratamento de fratura vertebral em idosos e que inicialmente, o tratamento é conservador. “Na maioria dos casos, repouso e analgésicos podem ser recomendados para aliviar a dor. Nesses pacientes, o uso de coletes ou suportes para a coluna ajuda a limitar a movimentação indevida da coluna e auxilia na recuperação”.

Segundo o neurocirurgião, a fisioterapia é frequentemente empregada para fortalecer os músculos ao redor da coluna e melhorar a mobilidade. Além disso, caso haja dificuldade no controle da dor, o médico pode optar por realizar infiltrações com um conjunto de medicações para este fim.

O especialista ressalta que algumas medidas podem reduzir significativamente o risco de quedas e, consequentemente, de fraturas vertebrais em idosos. De acordo com dados do ELSI-Brasil (Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros), cerca de 40% da população com 80 anos ou mais no país sofrem quedas todos os anos. 

O uso de dispositivos auxiliares, como bengalas ou andadores, a atenção ao levantar-se da cama ou de uma cadeira e a prática regular de exercícios, conforme explica Figueira, são maneiras de prevenir acidentes, assim como o uso de calçados apropriados e garantir que os ambientes sejam bem iluminados e livres de obstáculos. 

“É importante avaliar efeitos de medicamentos, atualizar a prescrição de óculos e aparelhos auditivos e fazer revisões médicas regularmente com exames de visão, audição e equilíbrio para evitar quedas e fraturas na coluna vertebral”, aconselha o especialista.

Para saber mais, basta acessar: https://drfelipefigueira.com.br/



Gerentes de TI terão alta demanda em 2024

De acordo com dados do Guia Salarial 2024, feito pela Robert Half, os profissionais permanentes mais demandados na área de tecnologia no ano que vem serão os consultores ERP, os engenheiros de dados, analistas de segurança da informação, desenvolvedores RPA e gerentes de TI. O material reúne perspectivas e tendências em diversas áreas de contratação, desde finanças até marketing e vendas, não se limitando às listas de salários.

O estudo também lista os profissionais não permanentes (demanda por projeto) que serão mais demandados na tecnologia. São estes: analistas de segurança da informação, desenvolvedores back-end e front-end, analista de suporte, analista de infraestrutura e analista de BI/dados. Segundo a pesquisa, 58% dos profissionais contratados por projeto serão parte de uma expansão do mercado.

No caso dos profissionais permanentes, a expansão representa 52%, enquanto 42% serão manutenção de pessoal. As indústrias  que lideram em contratações na tecnologia são, segundo a pesquisa, bancos, seguradores e fintechs; agronegócio; saúde e educação.

Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia, acrescenta que “as profissões na área de tecnologia estão se tornando cada vez mais valorizadas devido à crescente dependência da sociedade e da economia em tecnologias digitais. Essa valorização não é apenas uma tendência passageira, mas sim algo que deve se intensificar no futuro”. Para a especialista, isso também significa uma crescente necessidade de atualização e qualificação dos profissionais na área de tecnologia.

Segundo o Guia Salarial, as habilidades técnicas em tecnologia mais demandadas em 2024 serão ERP, cloud, Python, salesforce e banco de dados. As certificações mais exigidas pelo mercado serão em infraestrutura, redes, cloud, segurança da informação e salesforce.

“Para 2024, antecipamos também que a inteligência artificial (IA) continuará a ser um campo de rápido crescimento, com aplicações cada vez mais sofisticadas em diversas indústrias. Espera-se também um aumento significativo no uso da Internet das Coisas (IoT), à medida que mais dispositivos se conectam e compartilham dados”, informa Boner. 

A combinação dessas tendências pode indicar, segundo Boner, o aumento da necessidade de abordagens éticas e responsáveis em relação à tecnologia, tratando de questões como privacidade de dados, uso ético da IA e inclusão digital. De acordo com a pesquisa da Robert Half, as habilidades comportamentais mais demandadas dos profissionais de tecnologia serão a capacidade de ensinar, a flexibilidade, a resiliência, o trabalho em equipe e a liderança.

“Assim, a formação e o desenvolvimento de profissionais de tecnologia não devem focar apenas em habilidades técnicas, mas também em compreensão ética e social. Além disso, as empresas precisarão se adaptar a um ambiente em constante mudança, o que inclui não só a adoção de novas tecnologias, mas também a transformação de sua cultura e estratégias de negócios para se manterem relevantes e competitivas”, finaliza Boner.

Para mais informações, basta acessar: Cristina Boner | LinkedIn



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