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Mercado imobiliário de alto padrão em SP mostra resiliência

Mercado imobiliário de alto padrão em SP mostra resiliência
Mercado imobiliário de alto padrão em SP mostra resiliência

O mercado de imóveis de alto padrão em São Paulo vive um momento de destaque. Segundo reportagem do portal ABC do ABC, baseada em levantamento da Pilar Consultoria, observou-se crescimento nas vendas e valorização dos empreendimentos localizados em bairros nobres da cidade, como Vila Nova Conceição, Jardim Paulistano, Morumbi e Pinheiros.

Esses resultados podem refletir uma dinâmica particular desse segmento: mesmo diante de taxas de juros elevadas e incertezas macroeconômicas, há demanda para imóveis premium, aliada à escassez de oferta em áreas privilegiadas. A reportagem destaca que o alto padrão continua sendo apontado como porto seguro para parte do capital que busca diversificação.

"O mercado de alto padrão é e continuará sendo promissor, sempre que falarmos de bairros desejados por esse público. O exemplo da Vila Nova Conceição explica perfeitamente essa afirmação. É um bairro que sempre foi objeto de desejo do público de alta renda e, devido à sua pequena área e às suas restrições, tem uma grande carência de espaços para novos empreendimentos. Assim, produtos lançados neste bairro e nos outros com as mesmas características citadas serão rapidamente absorvidos, mesmo em períodos cujas questões macroeconômicas não incentivem tais investimentos", afirma Rafael Machado, CEO da plataforma Meu Imóvel.

A análise indica ainda que o segmento premium apresenta características próprias, com compradores que buscam localização estratégica, segurança patrimonial e liquidez de longo prazo. Além disso, a oferta reduzida de terrenos nessas regiões pode contribuir para a manutenção do valor de mercado dos empreendimentos.

"A compra de unidades nesses bairros se torna, além de uma realização pessoal, um excelente investimento, pois tendem a valorizar muito em função da carência citada e da demanda reprimida. Enquanto os outros segmentos têm suas valorizações extremamente atreladas aos aspectos econômicos e decisões governamentais, o alto padrão se destaca, desde que os produtos sejam desenvolvidos nos bairros certos, como falado antes", complementa Machado.

O segmento de luxo do mercado imobiliário paulistano demonstra capacidade de seguir em expansão mesmo em um momento de alta dos juros, apoiado por fatores que transcendem o ciclo habitual de oferta e demanda: prestígio de localização, qualidade construtiva e percepção de longo prazo. Isso pode reforçar a importância de atores do setor, como corretores, incorporadoras e plataformas especializadas, estarem atentos às tendências e preparados para atender esse perfil de cliente.



Atlas e Comet trazem novidades ao marketing, SEO e GEO com IA

Atlas e Comet trazem novidades ao marketing, SEO e GEO com IA
Atlas e Comet trazem novidades ao marketing, SEO e GEO com IA

A OpenAI e a Perplexity lançaram navegadores impulsionados por inteligência artificial (IA) que estão redefinindo o cenário do marketing digital, do SEO e da otimização para mecanismos generativos. O Atlas, navegador da OpenAI disponibilizado em 21 de outubro de 2025 para MacOS, integra o ChatGPT diretamente às páginas da web, oferecendo recursos como memória de navegação e assistência contextual. O Comet, lançado pela Perplexity em julho de 2025 e tornado gratuito globalmente em outubro, funciona como assistente pessoal capaz de automatizar tarefas, organizar abas e realizar pesquisas inteligentes.

Essas ferramentas refletem uma mudança profunda no comportamento dos consumidores. Dados de 2025 indicam que 37% dos brasileiros já tomaram decisões de compra influenciados por respostas de IA, enquanto 58% dos usuários globalmente substituíram motores de busca tradicionais por sistemas de IA generativa ao procurar recomendações de produtos. Pesquisas apontam que 60% das buscas atualmente não resultam em cliques em websites, fenômeno conhecido como “zero-click search”.

De acordo com Yan Gomes, sócio-diretor da Agência Go Biz, “no marketing digital, os navegadores de IA encurtam o funil de vendas ao priorizar respostas diretas e resumos conversacionais, exigindo que marcas concentrem esforços em personalização e visibilidade em respostas geradas por algoritmos”. Para o SEO, observa-se redução entre 15% e 25% no tráfego orgânico tradicional, com ênfase crescente em dados estruturados e conteúdo autoritativo para citação pelas IAs. O GEO (Otimização Generativa de Mecanismos) emerge como disciplina essencial, focando na otimização de conteúdos para menção em respostas diretas por meio de formatos como FAQs, listas e citações de especialistas.

Estudos demonstram que modificações específicas no conteúdo aumentam significativamente a visibilidade em buscas por IA: inclusão de citações de especialistas gera aumento de 41%, estatísticas claras proporcionam 30% de melhoria, e aprimoramento da legibilidade resulta em ganho de 22%. As empresas enfrentam o desafio de adaptar estratégias para um ecossistema em que as respostas aparecem antes dos cliques, transformando a busca tradicional em interações conversacionais que exigem novas abordagens para manter relevância e competitividade no ambiente digital.



Regras para viagens ao exterior exigem atenção de turistas

Regras para viagens ao exterior exigem atenção de turistas
Regras para viagens ao exterior exigem atenção de turistas

Com a proximidade do final de ano, período tradicionalmente marcado por férias e recessos, é comum que as pessoas tracem planos de viagem, inclusive internacionais. Especialistas orientam que o planejamento comece com meses de antecedência e não se limite a passagens aéreas, hospedagens e pontos turísticos: ele deve abranger também a documentação, já que alguns países exigem condições como vistos, pagamento de taxas e seguro viagem.

Rafael Turra, diretor operacional da empresa especializada em seguro viagem Vital Card, diz que, a cada ano, governos ajustam suas regras de entrada para turistas. Nos últimos meses, houve mudanças que afetam destinos populares entre brasileiros, como Estados Unidos, Argentina e países da Europa, explica ele.

"Na Europa, entrará em vigor o ETIAS [Sistema Europeu de Informação e Autorizaçãode Viagem], uma autorização eletrônica prévia de viagem para cidadãos de países que não precisam de visto, como o Brasil. A partir do último trimestre de 2026, será necessário preencher o cadastro online e obter aprovação antes de embarcar para os países do Espaço Schengen", afirma Turra, reforçando que, por enquanto, a autorização não é exigida. Entre os países que integram o Espaço Schengen, estão Alemanha, Espanha, França, Itália, Grécia, Suíça e Portugal — a lista completa pode ser conferida neste link. O Reino Unido, que não faz parte do Schengen, passou a exigir, em 2025, um documento chamado Autorização Eletrônica de Viagem (ETA). Como explica o site do governo britânico, a ETA custa 16 libras esterlinas (cerca de R$ 114, na cotação atual) e a solicitação deve ser feita online. Em média, a autorização leva um dia para ser emitida e é válida por um limite de dois anos ou até o passaporte do turista expirar. No caso dos Estados Unidos, o visto segue obrigatório, com o processo tendo se tornado mais rigoroso em meio ao endurecimento da política migratória nos últimos meses. Segundo o g1, a partir de 1º de outubro, menores de 14 anos e maiores de 79 anos vão precisar passar por entrevista presencial, o que não era exigido antes.

Havia a expectativa da entrada em vigor de uma nova taxa de US$ 250 (o equivalente R$ 1.341), mas a cobrança foi suspensa e não há previsão de quando começa a valer, conforme repercutido pela Exame.

Seguro viagem

Além de vistos e autorizações para a entrada, o turista deve se atentar também ao seguro viagem, ressalta Turra. É ele quem garante cobertura, por exemplo, para despesas médicas. Caso o viajante fique doente, se machuque, sofra algum acidente ou tenha gastos inesperados com serviços de saúde, terá a assistência médica garantida. "O seguro é obrigatório em destinos como os países do Espaço Schengen e a Argentina. Mesmo onde não há exigência, é altamente recomendado, pois garante cobertura médica, assistência em emergências e proteção financeira contra imprevistos", detalha Turra, mencionando que, no caso argentino, o seguro viagem tornou-se obrigatório neste ano.

O governo da Argentina exige que o seguro viagem tenha cobertura mínima para assistência médica e hospitalar durante toda a estadia no país, diz o diretor operacional da Vital Card. Com isso, o país busca garantir que o turista estrangeiro tenha acesso à rede de saúde privada e não sobrecarregue o sistema público. Segundo Turra, o recomendável é um plano que cubra gastos de até US$ 30 mil (cerca de R$ 160 mil) para despesas médicas na Argentina, incluindo atendimento por acidente ou enfermidade súbita. O valor do seguro viagem varia conforme a corretora escolhida pelo viajante. "Atualizamos constantemente nossas coberturas para atender às normas de cada destino, ampliamos a comunicação sobre exigências específicas e trabalhamos com planos que já contemplam requisitos obrigatórios, como cobertura mínima para a Europa", diz Turra, salientando que as mudanças também levam as empresas a se adaptarem. Ele alerta que a falta de documentos ou de seguro viagem — nos casos em que este é obrigatório — pode fazer com que o turista seja barrado no aeroporto e tenha sua viagem frustrada. "Recomendo pesquisar com antecedência todos os requisitos, preencher corretamente formulários eletrônicos, levar documentos de hospedagem e comprovar recursos financeiros suficientes para a viagem", finaliza Turra.

Para saber mais, basta acessar o site da Vital Card: https://www.vitalcard.com.br/



Omnibees destaca as 30 cidades com maior número de reservas

Omnibees destaca as 30 cidades com maior número de reservas
Omnibees destaca as 30 cidades com maior número de reservas

Dados colhidos pela plataforma de reservas Omnibees destacam as 30 cidades brasileiras mais reservadas no primeiro semestre de 2025: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Gramado, Foz do Iguaçu, Curitiba, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Maceió, Fortaleza, Campinas, Goiânia, Natal, Ipojuca, Porto Seguro, Recife, Florianópolis, Guarulhos, Balneário Camboriú, Ribeirão Preto, João Pessoa, Campos do Jordão, Armação dos Búzios, Vitória, Poços de Caldas, Cuiabá, Aracaju, Maringá e Olímpia.

Em comparação com o mesmo período de 2024, os números de Porto Alegre e Gramado alcançaram alta, mostrando retomada do setor na região Sul do país após as enchentes que acometeram a região em 2024.

A seguir na lista está Porto Seguro com 14,2%, Maringá com 13,8% e Poços de Caldas, 13,0%. As reservas em Fortaleza subiram 10,0% e em Goiânia, 9,9%, enquanto em João Pessoa aumentaram 8,9%, em Campinas, 8,5% e em Foz do Iguaçu, 8,4%. O Rio de Janeiro registrou um crescimento de 7,7%.

Entre as cidades que registraram queda nas reservas em relação ao mesmo período de 2024, Guarulhos lidera com 16,4%, em seguida está Balneário Camboriú, com redução de 13,6% e Florianópolis, com 12,4%. Já Vitória recuou 7,6%, Ribeirão Preto, 6,0% e Recife, 5,1%. Brasília teve queda de 3,7%, São Paulo, de 2,2%, Armação dos Búzios, de 1,8%, enquanto Ipojuca caiu 0,6% e Maceió manteve estabilidade com queda mínima, de 0,2%.

Variações de tarifa, faturamento e diárias vendidas

O levantamento feito pela Omnibees mostra que o Average Daily Rate (ADR, tarifa média cobrada por quarto, em português) apresentou alta em Búzios, de 27,5%, em Florianópolis, de 22,6%, no Rio de Janeiro, de 22,4%, e em Maceió, de 20,7%.

Em Ipojuca, o aumento foi de 19,5%, em Fortaleza, de 17,3% e em Recife, de 15,8%. A queda na tarifa média foi observada em Guarulhos, com redução de 2,8%.

Em relação ao Gross Merchandise Value (GMV, faturamento total gerado pelas reservas, em português), os dados apontam crescimento expressivo no Rio de Janeiro, de 41,6%, em Foz do Iguaçu, de 33,8%, em João Pessoa, de 33,7%, em Porto Seguro, de 31,9%, em Fortaleza, de 32,6%, em Maceió, de 26,2%, e em Campinas, de 27,0%. A queda relevante ocorreu em Guarulhos, com redução de 17,7%.

De acordo com os dados da Omnibees, o número de diárias vendidas aumentou 18,0% em Porto Seguro e 15,6% no Rio de Janeiro. Em Florianópolis as diárias caíram 3,9%, enquanto em São Paulo a redução foi de 1,7%.

"A comparação entre o crescimento das diárias vendidas e o aumento das reservas indica maior duração das estadas no lazer. Nesse segmento, os brasileiros estão viajando mais e ficando mais tempo, enquanto no corporativo há ajustes na frequência das viagens", aponta Rodolfo Delphorno, diretor de vendas da Omnibees.

O executivo aponta que grandes polos turísticos tradicionais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Recife, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Curitiba seguem fortes, com dinâmicas diferentes. Para ele, Maceió se destacou com reservas estáveis, forte aumento na tarifa média e no faturamento, indicando demanda qualificada e gestão eficiente de preços.

"Os dados indicam que a variação de diárias vendidas reflete maior aquecimento do setor, especialmente em destinos de lazer. Em Maceió a presença de turistas internacionais elevou a tarifa média e o faturamento, consolidando o destino como segunda cidade do Nordeste mais reservada", avalia o profissional.

No entanto, o diretor de vendas da Omnibees pontua que também há espaço para novos destinos e indica Aracaju, João Pessoa, Maringá, Poços de Caldas e Goiânia como cidades turísticas emergentes.

A Omnibees projeta que o segmento de lazer deve continuar liderando a demanda no segundo semestre de 2025, com destinos de praia e serras mantendo a tarifa média diária estável e alta ocupação.

Em relação ao turismo corporativo, São Paulo e Guarulhos precisarão equilibrar tarifas e segmentação para manter a receita.

"A gestão de preços e canais será essencial em destinos como Maceió, que mantém rentabilidade mesmo com reservas estáveis", conclui Delphorno.

Para mais informações, basta acessar: omnibees.com/



Fundador da Nexxera aborda colaborativismo no Fintech Trends

Fundador da Nexxera aborda colaborativismo no Fintech Trends
Fundador da Nexxera aborda colaborativismo no Fintech Trends

Edson Silva, fundador e presidente da Nexxera, participará do painel “Alocando Capital na Nova Fronteira Financeira – onde e por que investir nas fintechs de amanhã”, durante a 3ª edição do Fintech Trends, em 30 de outubro. O evento promovido pela Vertical Fintech da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) será em formato híbrido.

O encontro, que reúne especialistas, executivos e representantes de órgãos reguladores para debater tendências do setor financeiro, acontecerá presencialmente no Centro de Inovação Acate Primavera, em Florianópolis e online, com transmissão ao vivo pelos canais da associação.

A programação do evento propõe a discussão sobre o cenário atual do setor, os novos movimentos de investimento e o impacto de soluções como Pix, Embedded Finance, bancarização, Open Finance e sustentabilidade em novos negócios.

O presidente da empresa especialista em soluções para ecossistemas produtivos e colaborativos destaca que as fintechs têm um forte papel colaborativo com o sistema financeiro. “Elas têm o poder de transformar nichos em grandes centros produtivos, fortalecendo diversos setores da economia”.

Para o fundador da Nexxera, em vez de concorrer com o sistema financeiro, as fintechs devem se tornar grandes aliadas e multiplicadoras das oportunidades em um mercado que precisará de especialização em nichos específicos.

Ecossistemas colaborativos

Silva avalia que a integração entre setores financeiros e não financeiros transforma segmentos isolados em cadeias conectadas, o que faz com que toda a cadeia de valor se relacione em um ecossistema financeiro, ajudando empresas a comprar, vender, pagar, receber e negociar.

“O resultado é geração de valor para toda a economia e criação de oportunidades de crescimento conjunto para empresas de diferentes segmentos, seus clientes, fornecedores, registradoras, adquirentes, instituições financeiras e outros parceiros estratégicos”, afirma o empresário.

Segundo o presidente da Nexxera, um dos movimentos mais promissores é o crescimento do mercado de duplicatas escriturais, devido a maior segurança jurídica e transparência, que cria uma base confiável para operações de crédito.

Para o empresário, o avanço do embedded finance, que integra serviços financeiros diretamente aos processos das empresas, e a focalização em nichos produtivos específicos, onde fintechs podem gerar impacto real, completam o cenário de crescimento sustentável.

“Esses movimentos fortalecem cadeias produtivas, permitem inovação em modelos de crédito e ampliam o ecossistema de negócios. Isso abre oportunidades para fintechs atuarem como financiadoras, oferecendo capital de giro para empresas de forma ágil e segura”, declara o profissional.

Silva orienta a adoção de uma abordagem estratégica para integrar tecnologia financeira aos processos, por meio de investimento em uma infraestrutura robusta e segura que conecte fornecedores, clientes, registradoras, financiadores e bancos em um único ecossistema.

“É fundamental revisar fluxos de pagamento e crédito, além de capacitar equipes para operar em ambientes automatizados e regulados. Soluções como embedded finance aumentam a eficiência operacional e criam oportunidades para novos modelos de receita, antecipação de recebíveis e gestão otimizada do capital de giro”, detalha o fundador da Nexxera.

De acordo com o presidente, organizações que se preparam para essa transformação conseguem reduzir custos, ampliar margens e fortalecer seu ecossistema de negócios de forma sustentável.

O fundador da Nexxera pontua que a experiência da empresa, que atua de forma multibancos, multiadquirentes, multiregistradoras e multiCNPJs desde antes do Open Finance, permite antecipar tendências e estruturar soluções que conectam empresas e instituições financeiras de forma ágil e segura.

Para 2025, a Nexxera pretende ampliar sua atuação em embedded finance multibank, automatizando processos como contas a pagar e receber, conciliação, crédito e duplicatas escriturais.

“Essa experiência pode nos dar vantagem para desenvolver ecossistemas centrais, transacionais e comportamentais, oferecendo às empresas ferramentas com o foco em otimizar custos, reduzir riscos e acelerar a transformação digital sem depender exclusivamente de um banco específico, podendo se integrar ao banco de sua opção”, conclui Edson Silva.

Para mais informações, basta acessar: nexxera.com/



Febracis desenvolve treinamentos corporativos personalizados

Febracis desenvolve treinamentos corporativos personalizados
Febracis desenvolve treinamentos corporativos personalizados

A Febracis, uma das maiores escolas de negócio do país, tem trabalhado no desempenho de empresas por meio de treinamentos corporativos personalizados. A iniciativa surge em um panorama em que o Brasil investe uma média de 2,11% sobre a folha de pagamento anual na área de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores. Como referência, os EUA investem 4,62% nesse campo, conforme dados publicados pela Forbes.

Emerson Doblas, diretor da Febracis Rio de Janeiro, destaca que os treinamentos empresariais promovidos pela entidade têm como objetivo impactar a performance de equipes, lideranças e gestores, com programas voltados para inteligência emocional, gestão de pessoas, oratória, finanças, vendas, planejamento estratégico, liderança e crescimento organizacional (growth).

"Essas formações não apenas capacitam tecnicamente, mas também podem promover cultura de alta performance, engajamento e resultados consistentes", articula Doblas.

Segundo ele, a principal característica dos treinamentos empresariais da Febracis, em relação a outras soluções de capacitação no mercado, está na metodologia exclusiva de Coaching Integral Sistêmico (Método CIS), que une técnicas de gestão com inteligência emocional e comportamental.

"Esses temas impactam o desempenho ao aumentar o engajamento, melhorar a comunicação interna, elevar a produtividade e alinhar valores e propósito entre colaborador e empresa. O resultado é uma equipe mais focada, emocionalmente equilibrada e orientada a metas", afirma Doblas.

Estimativas preveem que a demanda por funcionários com alta inteligência emocional deve crescer em 26% até 2030, como indicam estudos da McKinsey e Harvard Business Review compartilhados pela revista Exame. Atualmente, 71% dos empregadores consideram mais importante a inteligência emocional do que habilidades técnicas.

"Enquanto outras soluções focam em conteúdo técnico, a Febracis trabalha na mudança de mindset e comportamento dos colaboradores, promovendo transformações sustentáveis", afirma. "Além disso, oferece ecossistema integrado (formações, mentorias, assessments, coaching corporativo), certificação internacional e abordagem vivencial, que conecta o aprendizado à prática imediata no ambiente de trabalho", explica.

Clima organizacional

De acordo com o diretor da Febracis Rio de Janeiro, os treinamentos em inteligência emocional têm ajudado empresas a melhorar o clima organizacional, reduzir conflitos e aumentar a produtividade.

"Os treinamentos ajudam colaboradores a reconhecer e gerenciar emoções, desenvolvendo autocontrole, empatia e resiliência", diz.

Na visão de Doblas, isso melhora diretamente o clima organizacional, reduz conflitos interpessoais e aumenta a colaboração e produtividade. "Ao aprender a lidar com pressão e frustração, os profissionais tornam-se mais maduros emocionalmente, o que gera ambientes de trabalho mais saudáveis e equipes mais produtivas", afirma.

Formar líderes para lidar com pessoas

"Hoje, o maior desafio das empresas é formar líderes que saibam lidar com pessoas, e não apenas com processos", afirma Doblas, que observa que muitos líderes têm preparo técnico, mas carecem de inteligência emocional e habilidades comportamentais.

"A Febracis atua nesse cenário formando líderes que podem inspirar, comunicar com clareza, delegar com eficiência e gerar engajamento", afirma. Por meio de programas como o Business High Performance, a empresa capacita gestores para transformar a cultura de liderança de dentro para fora.

Febracis desenvolve mentorias e workshops para todos os tipos de negócios

Doblas conta que a Febracis também atua com mentorias e workshops customizados para todos os tipos de negócios, sendo os mais procurados por empresas de médio e grande porte, negócios familiares em profissionalização, startups em expansão e organizações que vivem transição cultural.

"Essas empresas buscam soluções personalizadas para melhorar a performance de líderes, alinhar valores, engajar times e aumentar resultados com equilíbrio emocional", detalha. "Cada projeto é moldado conforme os desafios específicos do cliente", complementa Doblas.

Febracis visa transformar a mentalidade e cultura das organizações

Segundo o profissional, os treinamentos da Febracis têm como foco integrar razão, emoção e execução. Ele destaca que, além de ensinar, a empresa tem como objetivo transformar a mentalidade e cultura das organizações a fim de desenvolver pessoas que governem melhor a si mesmas para governar melhor seus negócios.

"Quando a empresa entende que o comportamento é a base de todo resultado, os treinamentos deixam de ser custo e se tornam investimento estratégico em crescimento sustentável", conclui.

Para mais informações, basta acessar o instagram da empresa e do seu diretor: @febracisriodejaneiro e @emersondoblas



Pessoas com Alzheimer possuem direitos específicos

Pessoas com Alzheimer possuem direitos específicos
Pessoas com Alzheimer possuem direitos específicos

Um estudo revela que cerca de 8,5% da população brasileira a partir de 60 anos convive com alguma demência, sendo a doença de Alzheimer​ a principal causa da condição, responsável por até 70% dos quadros demenciais no país. Dados do “Relatório Nacional sobre a Demência” também apontam que 6,7 milhões de indivíduos devem ser diagnosticados com alguma demência no país até 2050. 

André Beschizza, advogado especialista em direito previdenciário, destaca que estão previstos na lei diversos direitos da pessoa com Alzheimer​.  O portador pode ter acesso a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, BPC/LOAS e isenção de imposto de renda.

Além disso, o cidadão com Alzheimer​ pode ter direito a saque do PIS/PASEP, quitação de financiamento habitacional e medicamentos gratuitos pelo SUS. Apesar disso, poucos brasileiros conhecem esses direitos e como acessá-los.

Beschizza destaca que quem tem Alzheimer pode ter direito à aposentadoria por incapacidade permanente, quando a doença não permite trabalhar de forma permanente em qualquer atividade ou função profissional.

“Para conseguir, é preciso passar pela perícia do INSS, possuir laudo médico que comprove a gravidade e a permanência da condição e ter 12 meses de contribuição ao INSS”, explica.

O advogado esclarece, ainda, que quem recebe aposentadoria por invalidez pode pedir um acréscimo de 25% no valor do benefício para auxiliar nos custos com cuidados especiais.

“Para obter esse acréscimo, é obrigatório passar por uma perícia médica do INSS e apresentar laudos e exames que comprovem a necessidade de assistência permanente de outra pessoa”, pontua.

Quem tem Alzheimer tem direito ao auxílio-doença?

“Pode ter direito ao auxílio-doença caso a doença deixe a pessoa incapaz de trabalhar por um período”, ressalta Beschizza. Para conseguir a aprovação do INSS, é necessário estar contribuindo para o INSS ou ter qualidade de segurado.

Além disso, é necessário ter pelo menos 12 meses de contribuição e comprovar, por perícia médica, a incapacidade temporária para trabalhar devido à doença.

BPC/LOAS

O especialista revela que se o Alzheimer for considerado uma deficiência, ou se o indivíduo tiver 65 anos ou mais, é possível ter direito ao BPC/LOAS, desde que esteja em situação de vulnerabilidade social. 

Além do mais, é preciso cumprir alguns critérios obrigatórios: ter renda familiar por pessoa menor que 1/4 do salário mínimo e passar por avaliação médica e social que comprove a incapacidade causada pelo Alzheimer. Diferentemente dos outros benefícios, não é necessária contribuição ao INSS, pois se trata de um benefício assistencial.

Imposto de renda e saque PIS/PASEP

Além dos benefícios previdenciários e assistenciais, existem outros direitos importantes que o portador de Alzheimer pode ter, como isenção do imposto de renda: quem recebe aposentadoria e tem Alzheimer pode solicitar para não pagar o imposto, desde que apresente laudos médicos e documentos exigidos.

“Também vale destacar o saque PIS/PASEP: o titular da conta, ou seus dependentes, podem sacar o saldo disponível para ajudar nas despesas”, diz Beschizza. “Quitação de financiamento habitacional: se o contrato tiver seguro por invalidez e o diagnóstico atender aos requisitos, é possível pedir a quitação parcial ou total do imóvel”, esclarece o advogado.

Atendimentos pelo SUS

O SUS (Sistema Único de Saúde) pode garantir parte do tratamento para pessoas com Alzheimer. Entre os serviços oferecidos estão: consultas médicas com especialistas, medicamentos, exames necessários para acompanhamento da doença e acompanhamento multidisciplinar, feito por médicos, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

“Em algumas cidades, também existem programas que levam esse atendimento até a casa do paciente, proporcionando mais conforto, qualidade de vida e apoio à família”, acrescenta o advogado.

Beschizza ressalta que o laudo médico para Alzheimer precisa ser claro, objetivo e fácil de entender para quem vai analisar. Ele deve conter:

  • Identificação do paciente: Nome completo, idade, número do cartão do SUS e documentos;
  • Diagnóstico: Escrito de forma correta e detalhada, com o nome “Doença de Alzheimer”, estágio, CID-10 correspondente (geralmente F00) e como foi diagnosticado;
  • Histórico e sintomas: Resumo das alterações de memória, comportamento e atividades diárias, citando exames complementares realizados (ex.: tomografia, ressonância, testes cognitivos);
  • Tratamento indicado: Nome genérico do(s) medicamento(s), dose, forma de uso e tempo previsto de tratamento;
  • Justificativa médica seguindo critérios clínicos;
  • Assinatura e carimbo: com nome do médico, número do CRM e data.

Para concluir, Beschizza explica que quem foi diagnosticado com Alzheimer pode buscar apoio jurídico para solicitar aposentadoria ou outros benefícios.

Para mais informações, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/direitos-da-pessoa-com-alzheimer-quais-sao-e-como-conseguir/



Aplicativos fortalecem a relação entre marcas e consumidores no e-commerce

Aplicativos fortalecem a relação entre marcas e consumidores no e-commerce
Aplicativos fortalecem a relação entre marcas e consumidores no e-commerce

O comércio eletrônico vive um novo ciclo de transformação. Se antes os sites funcionavam apenas como vitrines digitais, hoje as empresas buscam construir ecossistemas completos, nos quais aplicativos móveis assumem papel central na conexão entre marcas e consumidores. Mais do que um canal de vendas, os apps se tornaram extensões do relacionamento, reunindo conveniência, personalização e proximidade em um único ambiente.

Segundo a pesquisa “Brazil Consumer Expectations of Mobile App Security“, feita pela Appdome e a Open Worldwide Application Security Project (OWASP), 84,5% dos brasileiros preferem usar aplicativos móveis para realizar compras, um número 53% superior à média global. O estudo ainda indica que, antes de baixar um aplicativo, 96,7% dos brasileiros buscam informações sobre as medidas de segurança e privacidade adotadas pelas marcas.

De acordo com Guilherme Martins, cofundador da Eitri, plataforma para o desenvolvimento de aplicativos móveis, essa mudança reflete uma nova expectativa por parte dos consumidores.

“O usuário atual não quer apenas comprar, ele quer ser compreendido. O aplicativo permite entender o comportamento, antecipar necessidades e criar experiências que realmente fazem sentido para cada pessoa”, afirma.

A personalização é um dos principais diferenciais desse modelo. Recursos como recomendações inteligentes, notificações contextuais e ofertas baseadas no histórico de uso aumentam a relevância das interações e reforçam o vínculo emocional com a marca. “Quando a tecnologia é aplicada de forma inteligente, ela deixa de ser apenas uma ferramenta e passa a fazer parte da identidade da empresa”, explica Martins.

Os aplicativos também têm se mostrado essenciais para fortalecer a confiança e o engajamento do cliente. O Relatório Expectativas do Consumidor 2024, da Appdome, mostra que o uso diário de aplicativos móveis no Brasil cresceu de forma expressiva, pois 21,5% dos brasileiros utilizam entre 11 e 20 apps por dia, enquanto 13,9% usam mais de 20. Funcionalidades como atendimento em tempo real, programas de fidelidade e integração com carteiras digitais transformam o app em um ponto de contato contínuo com o consumidor. “O aplicativo é mais do que um catálogo digital com checkout. Ele é um espaço vivo, onde o cliente encontra suporte, conteúdo, conveniência e até entretenimento”, observa o cofundador da Eitri.

Essa tendência se intensifica com a expansão dos super apps, plataformas que concentram serviços antes dispersos (como compras, pagamentos, mensagens e suporte) em um único ambiente. A centralização favorece a experiência do consumidor e amplia as oportunidades de cross-selling e fidelização.

“O super app traz para a palma da mão uma jornada completa, conectando diferentes momentos de consumo e tornando a marca parte da rotina do usuário”, destaca Martins.

A análise de dados de navegação e engajamento permite que as empresas ajustem estratégias em tempo real, antecipem tendências e aprimorem a experiência de compra. Esse processo cria um ciclo contínuo de aprendizado e fidelização, que impulsiona tanto o marketing quanto a eficiência operacional.

Segundo Martins, o maior desafio está em manter o equilíbrio entre conveniência e invasão.

“Além de estreitar o relacionamento, os aplicativos fornecem insights valiosos sobre o comportamento do consumidor. Entretanto, notificações em excesso, funções irrelevantes ou falhas de segurança podem comprometer a experiência e afetar a confiança. O sucesso está em oferecer uma jornada fluida, segura e significativa”, reforça.

No cenário atual, os aplicativos deixaram de ser opcionais para se tornarem requisitos estratégicos de competitividade. “A força dos apps está em unir tecnologia e relacionamento. Cada interação é uma oportunidade de gerar valor, fortalecer a marca e criar conexões duradouras com o cliente”, conclui o executivo.



UNIFAMAZ completa 18 anos com mais de 6 mil alunos formados

UNIFAMAZ completa 18 anos com mais de 6 mil alunos formados
UNIFAMAZ completa 18 anos com mais de 6 mil alunos formados

O UNIFAMAZ completa neste mês de outubro 18 anos de atuação, somando 6,4 mil estudantes formados e 3,4 mil alunos ativos. Inaugurado em 2007 e integrante do Grupo Educacional Ceuma, o centro universitário exerce importante papel no desenvolvimento social, educacional e na prestação de serviços à comunidade no Estado do Pará.

Ao longo de quase duas décadas, a instituição vem realizando ensino superior nas áreas da Saúde, Ciências Humanas, Exatas e Gestão e Negócios. Atualmente, o UNIFAMAZ conta com 480 colaboradores, entre professores, preceptores e funcionários administrativos. O corpo docente é composto por 141 mestres, 90 doutores e 42 especialistas.

"Não apenas formamos profissionais qualificados para o mercado de trabalho, mas também contribuímos ativamente para o desenvolvimento da comunidade, especialmente por meio das atividades do Centro de Saúde Escola Reitor Luís Anísio Camarão Chaves", destaca Adriana Gorayeb, reitora do UNIFAMAZ.

Segundo ela, o Centro de Saúde Escola é uma demonstração concreta da integração entre academia e sociedade, permitindo que os alunos desenvolvam competências técnicas e humanas de forma prática e humanizada, ao mesmo tempo em que oferecem serviços gratuitos e essenciais à população.

Inaugurado em 2016, o centro já atendeu 11 mil pacientes em Odontologia, 2 mil em Psicologia e realizou mais de 50 mil consultas médicas. Também aplicou mais de 265 mil doses de vacinas contra a covid-19, em um período de 13 meses, na sua Sala de Vacinação — contribuindo para proteger a população paraense contra as complicações do coronavírus.

Recentemente, o Centro de Saúde Escola do UNIFAMAZ foi habilitado oficialmente para realizar atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), passando a integrar a rede municipal de saúde de Belém. Com isso, passou a receber pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) por meio do sistema de regulação SISREG, ampliando o acesso da população aos serviços públicos de saúde.

"Essa conquista representa um avanço significativo na integração entre ensino, serviço e comunidade — pilares fundamentais da formação em saúde. Por meio desse modelo, o UNIFAMAZ amplia o impacto social de suas ações e proporciona aos seus alunos experiências reais de cuidado, alinhadas aos princípios do SUS", ressalta a reitora.

Com estrutura composta por Laboratório de Análises Clínicas, Clínica-Escola de Odontologia, Clínica-Escola de Psicologia, Ambulatório de Especialidades Médicas e Sala de Vacinação, o Centro de Saúde Escola oferece atendimento integral e multiprofissional à comunidade. Esses serviços asseguram assistência à população e fortalecem o aprendizado prático dos estudantes.

Além das ações na área da saúde, o UNIFAMAZ também mantém o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que presta serviços jurídicos gratuitos à população. No espaço, alunos do curso de Direito, sob supervisão de professores e advogados orientadores, vivenciam a prática profissional e promovem o acesso à Justiça. O NPJ já acumula mais de 7 mil atendimentos jurídicos realizados.

"Essas iniciativas refletem o nosso compromisso com uma formação acadêmica que ultrapassa o domínio técnico, promovendo o desenvolvimento da cidadania, da ética e da responsabilidade social. Assim, reafirmamos nosso papel não apenas como uma instituição de ensino de excelência, mas como uma força transformadora na sociedade amazônica", conclui Adriana Gorayeb.

A pós-graduação do UNIFAMAZ preza pela inovação pedagógica e compromisso com a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado atual. Com uma ampla oferta de cursos de especialização e o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, autorizado pelo Conselho Nacional de Residência Médica, a instituição une teoria e prática em um ambiente de ensino dinâmico e humanizado.

O programa de residência médica, em especial, oferece bolsas integrais financiadas pelo próprio UNIFAMAZ, garantindo dedicação exclusiva dos residentes e uma formação baseada na experiência prática e no uso de tecnologias educacionais avançadas. Além disso, os cursos de pós-graduação valorizam a interdisciplinaridade, a pesquisa e a extensão.

Sobre o UNIFAMAZ
Fundado em 2007, o UNIFAMAZ — Centro Universitário da Amazônia integra o Grupo Educacional Ceuma e oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Com foco na excelência acadêmica, responsabilidade social e inovação, a instituição atua na formação de profissionais preparados para os desafios do mercado e comprometidos com o desenvolvimento da região amazônica.



Mercado imobiliário de São Paulo atrai investidores de todo o país

Mercado imobiliário de São Paulo atrai investidores de todo o país
Mercado imobiliário de São Paulo atrai investidores de todo o país

São Paulo registra neste ano um marco histórico no mercado imobiliário. Segundo levantamento da consultoria Brain Inteligência Estratégica, nos últimos 12 meses foram lançados mais de 130 mil apartamentos na capital paulista, média superior a 350 lançamentos por dia. O número reflete o dinamismo da cidade e a confiança de investidores, que continuam a ver a cidade como um dos mercados mais atrativos do país.

A valorização do imóvel em São Paulo é um dos fatores que explica esse fenômeno. Entre junho de 2024 e junho de 2025, o preço médio do metro quadrado na capital passou de R$ 14.481 para R$ 15.887, um avanço de quase 10% em apenas um ano, de acordo com a Brain. O levantamento aponta ainda a expansão dos apartamentos compactos, com 85,4% do estoque atual sendo formado por unidades de um ou dois dormitórios, e 60,3% com até 39 metros quadrados.

Com atuação no desenvolvimento de apartamentos compactos com foco no público investidor, a incorporadora Vitacon observa de perto essa tendência. Mais da metade dos investidores da companhia que adquirem imóveis na capital paulista vêm de outros estados. Esse perfil reforça a percepção de São Paulo como cidade estratégica para quem busca combinar investimento, mobilidade e oportunidades de moradia temporária.

“O mercado paulistano combina alta liquidez, infraestrutura consolidada, conectividade e diversidade de opções habitacionais, fatores que tornam a cidade extremamente atrativa para investidores de outros estados, com destaque para Bahia (10%), Minas Gerais (10%) e Rio de Janeiro (3%)”, afirma o CEO da Vitacon, Ariel Frankel.

De acordo com a incorporadora, a estratégia de investimento tem se tornado cada vez mais híbrida. Os apartamentos funcionam como base de apoio na cidade, permitindo aos proprietários estabelecerem uma base de apoio na cidade quando necessário, mas, quando ausentes, os imóveis podem ser alugados no modelo short stay, gerando rentabilidade adicional e aproveitamento máximo do ativo.

“O aumento dos lançamentos amplia a oferta de imóveis bem localizados, especialmente próximos a centros comerciais e transporte público, reforçando o potencial de valorização para quem investe. No nosso caso, a procura dos investidores de outros estados é maior para os empreendimentos na região da Avenida Paulista, Jardins e Moema”, acrescenta.

Novas demandas urbanas

O recorde de lançamentos também evidencia a adaptação do mercado às novas demandas urbanas. Com o aumento do trabalho híbrido e preferência por praticidade e mobilidade, apartamentos compactos e versáteis se consolidam como escolha estratégica tanto para investidores quanto para moradores.

“A expectativa é que essa tendência por apartamentos compactos e bem localizados continue ao longo dos próximos anos, mantendo São Paulo no topo da atratividade nacional para investimentos imobiliários”, finaliza o executivo.



UE avalia decisão que poderá simplificar as transferências de dados com o Brasil

UE avalia decisão que poderá simplificar as transferências de dados com o Brasil
UE avalia decisão que poderá simplificar as transferências de dados com o Brasil

A Comissão Europeia publicou a versão preliminar (draft) da decisão de adequação que reconhece o Brasil como país com nível de proteção de dados pessoais equivalente ao previsto na legislação da União Europeia, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). Trata-se de um marco importante para colocar o Brasil em patamar de Privacidade e Proteção de Dados semelhante ao da União Europeia, gerando confiança e facilitação das transferências internacionais de dados entre os dois mercados.

A medida representa estágios finais de um processo conduzido por autoridades europeias e brasileiras e, se aprovada em definitivo, permitirá a livre circulação de dados entre empresas brasileiras e europeias, de modo simplificado. Do lado brasileiro, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) conduz a análise da decisão europeia, com posterior avaliação jurídica e deliberação pelo Conselho Diretor.

De acordo com informações da ANPD, o reconhecimento da adequação se traduzirá em maiores benefícios para cidadãos e empresas, como o “aumento da confiança entre mercados com o mesmo nível de proteção jurídica; o fortalecimento dos direitos dos cidadãos; a simplificação das operações internacionais e o aumento das vantagens competitivas das empresas de ambos os lados perante o mercado global”. 

diretor-presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, destacou ainda que “as negociações são particularmente importantes porque denotam a existência de um interesse recíproco e duradouro em estabelecer sinergias legais e econômicas e em regulamentar, de modo efetivo, a transferência internacional de dados entre o Brasil e a União Europeia”.

A decisão ainda passará por etapas formais na UE, como parecer do European Data Protection Board e a votação de um comitê de representantes dos Estados-membros. Caso seja aprovada, o Brasil se juntará a uma seleta lista de países considerados adequados pela Comissão Europeia, entre eles Japão, Reino Unido, Canadá, Coreia do Sul e, na América Latina, Argentina e Uruguai.

“O reconhecimento da União Europeia consolida o Brasil como um player global em proteção de dados, criando um ambiente favorável para a internacionalização de startups, fortalecimento da confiança em nosso ecossistema e entrada em mercados europeus sem barreiras adicionais. Para empresas brasileiras, isso não é apenas uma chancela regulatória, mas uma vantagem competitiva concreta”, afirma Alexandre Antabi, diretor da Macher Tecnologia.

Adequação e a Resolução CD/ANPD nº 19/2024

A Resolução CD/ANPD nº 19/2024 foi um passo importante para preparar o Brasil ao reconhecimento internacional. O texto regulamenta os mecanismos previstos na LGPD e estabelece procedimentos detalhados para que empresas e organizações possam realizar transferências de forma segura e que garantam os direitos de titulares brasileiros e europeus.

Entre os principais instrumentos previstos estão: cláusulas contratuais-padrão (SCCs) aprovadas pela ANPD, normas corporativas globais (BCRs) e cláusulas específicas sob aprovação prévia. A resolução também impõe prazos e formatos para adequação contratual e reforça a importância da transparência nas relações com titulares e ecossistemas.

Essa estruturação coloca o Brasil em uma nova fase das relações com o continente. Segundo a versão preliminar do documento, a partir de sua aprovação, as operações suportadas pela tecnologia poderão realizar transferências de dados com a UE “sem a necessidade de obter qualquer autorização adicional”, desde que em conformidade com os critérios definidos.

O papel estratégico do DPO

Antabi avalia que a ascensão do Brasil como país adequado também amplia a relevância do papel do DPO (Encarregado pela Proteção de Dados). O especialista destaca que cabe ao DPO coordenar iniciativas capazes de garantir que operações de transferência de dados reflitam corretamente os princípios da LGPD e do GDPR, assegurem os direitos dos titulares e estejam integradas aos sistemas de gestão de riscos e compliance das organizações.

“No caso de multinacionais, em que as transferências de dados ocorrem entre filiais e subsidiárias em diferentes países, o DPO também atua como elo com os responsáveis em outras jurisdições, promovendo uniformidade e compartilhamento de conhecimento e tomada de ações de forma global”, diz.

LGPD versus GDPR: oportunidades para empresas brasileiras

Antabi considera que a decisão representa mais do que uma conquista diplomática, abrindo espaço para novos negócios, novos contratos de prestação de serviços com menor pressão regulatória e maior valorização de empresas brasileiras em processos de fusão, aquisição ou parcerias internacionais.

Além disso, organizações brasileiras passam a contar com um diferencial ao disputar contratos com empresas europeias, que têm a obrigação de realizar avaliações em seus parceiros. “A existência de um regime nacional considerado adequado pela UE pode reduzir custos ao agilizar negociações e permitir maior foco em inovação e expansão”, comenta o diretor da Macher Tecnologia.

Startups brasileiras: novas oportunidades e exigências

A adequação pode representar uma virada estratégica para o ecossistema de startups brasileiras. O executivo acrescenta que, “as startups que operam em setores intensivos em dados — como healthtechs, edtechs, martechs e fintechs — passam a contar com uma rota menos burocrática para prestar serviços a clientes e parceiros europeus, participar de marketplaces internacionais ou concorrer com provedores já existentes no continente. Na prática, isso pode reduzir ciclos de venda, aumentar a segurança em rodadas de investimento e acelerar a entrada em novos mercados”, ressalta.

Por outro lado, o novo cenário impõe responsabilidade. Startups devem estruturar suas práticas de privacidade e proteção de dados, assegurando que estejam em conformidade com os princípios da LGPD e com as decisões da ANPD. Isso inclui mapear e documentar fluxos de dados, aplicar medidas técnicas e organizacionais para proteção de dados, manter procedimentos operacionais atualizados, proteger ambientes e garantir transparência para os titulares.

“A boa notícia é que o compliance em proteção de dados, quando bem estruturado, não representa um custo: é um ativo estratégico, um investimento com ROI mensurável”, finaliza Antabi.



Pense Como um Economista: Webinar de Educação Financeira

OXFORD, Reino Unido, 30 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O EBC Financial Group (EBC) tem o orgulho de anunciar a continuidade da sua colaboração com o Departamento de Economia da University of Oxford com a edição 2025-2025 da aclamada série de webinars “What Economists Really Do” (WERD). O próximo webinar, “Think Like an Economist: Financial Literacy and Economic Understanding in an Age of Complexity” (Pense Como Um Economista: Educação Financeira e Entendimento da Economia em uma Era Complexa) será realizado na terça-feira, 11 de novembro de 2025, às 12h GMT.

Esta terceira colaboração baseia-se nas sessões anteriores que abordaram a evasão fiscal e a economia climática, e contará com o professor Michael McMahon da University of Oxford, David Barrett CEO do EBC Financial Group (UK) Ltd e o moderador Professor Banu Demir Pakel.

Banner promocional do webinar da Oxford University e EBC Financial Group “Pense Como Um Economista: Educação Financeira e Entendimento da Economia

A Importância da Educação Econômica Agora

No cenário econômico complexo de hoje, a compreensão dos princípios financeiros é fundamental para a tomada de decisões informadas. De acordo com o relatório da OCDE, 66% dos adultos nos países membros não têm educação financeira básica. A educação financeira – a capacidade de gerenciar dinheiro, planejar e fazer escolhas informadas – permanece baixa nas economias avançadas. Um estudo revelou que mesmo em economias desenvolvidas como a do Reino Unido, 39% dos adultos não sabem administrar o dinheiro. Esta discussão abordará por que as famílias e os especialistas pensam de forma diferente sobre os sistemas econômicos, quais intervenções de ensino funcionam e como os bancos centrais e os formuladores de políticas podem se comunicar de forma mais eficaz.

A discussão apresentará a estrutura “Três Es” – Explicação, Engajamento e Educação – oferecendo caminhos práticos para um maior entendimento da economia. Combinando a pesquisa de ponta do professor McMahon (em economia comportamental e comunicação com o banco central) com os insights do mundo real de David Barrett de atendimento de clientes em todos os mercados globais, o painel une o rigor acadêmico com a prática do setor.

“O maior desafio da educação financeira atualmente não é a complexidade. E sim a complacência. As pessoas supõem que a IA e os algoritmos resolvem tudo”, disse David Barrett. “Os mercados parecem invulneráveis. Apesar dos choques aleatórios e inesperados deste ano, elas aprenderam a ignorar os tumultos. Mas a maioria dos participantes está confundindo o acesso aos dados com a real compreensão. A negociação baseada em regras remove a tendência pessoal da execução, mas não elimina a necessidade da compreensão econômica. A IA pode gerar uma centena de sinais de negociação, mas sem o entendimento das forças por trás dos impactos tarifários ou dos pivôs do banco central, simplesmente continuaremos seguindo os padrões sem a perspectiva geral. Isso não é educação, é dependência. Nossa parceria com a Oxford aborda isso: levar o pensamento econômico fundamental que transforma a informação em uma real compreensão.”

O professor Michael McMahon observou: “Uma das revelações mais marcantes da nossa pesquisa foi como mesmo as pessoas com alto nível educacional têm dificuldades com os conceitos econômicos básicos que afetam suas decisões financeiras diárias. Não se trata de inteligência. E sim de modelos mentais. Esta discussão explorará maneiras práticas de preencher essa lacuna, desde como os bancos centrais podem se comunicar com mais clareza até como as intervenções informais de ensino, como este webinar, podem aumentar significativamente a compreensão econômica e a capacidade de previsão.”

Sobre os Painelistas

David Barrett é o CEO do EBC Financial Group (UK) Ltd, com quase 40 anos de experiência em câmbio, renda fixa, commodities e CFDs. Sua carreira abrange cargos de liderança na AIG, NatWest, Nomura International e Credit Lyonnais, onde assessorou negociações institucionais, risco de mercado e operações financeiras. Uma voz amplamente respeitada nas finanças globais, os insights de David sobre riscos geopolíticos, política monetária e volatilidade do mercado foram publicados na Reuters, Forbes, Financial News, Associated Press, Yahoo! Finance e em inúmeros meios de comunicação internacionais. Ele é um palestrante constante do WERD, tendo participado do “The Economics of Tax Evasion” na University of Oxford — demonstrando seu compromisso em unir a experiência prática do mercado com o discurso acadêmico sobre questões essenciais.

O Professor Michael McMahon é Professor de Economia da University of Oxford, Pesquisador Sênior do St Hugh’s College e Diretor da Research Policy Network on Central Bank Communication. Ele trabalhou anteriormente na Warwick University e no Bank of England e atua no Conselho Consultivo Fiscal Irlandês. Sua pesquisa sobre macroeconomia, política monetária e comunicação com o banco central foi publicada nas principais revistas, incluindo Quarterly Journal of Economics e Review of Economic Studies.

Detalhes do Evento — Inscreva-se Agora

O que Pense Como Um Economista: Educação Financeira e Entendimento da Economia em uma Era Complexa
Quando Terça-feira, 11 de novembro de 2025, 11h GMT
Formato Webinar online gratuito via Zoom
Painelistas
  1. David Barrett, CEO, EBC Financial Group (UK) Ltd
  2. Prof. Michael McMahon, Department of Economics, University of Oxford
Moderador Prof. Banu Demir Pakel, Department of Economics, University of Oxford

Este webinar foi desenvolvido para estudantes, profissionais de finanças, formuladores de políticas, educadores, traders, investidores e qualquer pessoa que queira entender o pensamento econômico. O webinar inclui perguntas e respostas interativas com ambos os painelistas.

As inscrições são gratuitas e estão abertas agora em https://www.ebc.com/oxford2025. Garanta seu lugar hoje.

Isenção de responsabilidade: Este material é para fins de informação e não é uma recomendação ou conselho do EBC Financial Group e de todas as suas entidades (“EBC”). Trading Forex and Contracts for Difference (CFDs) na margem acarreta um alto nível de risco e pode não ser adequado para todos os investidores. As perdas podem exceder seus depósitos. Antes de negociar, você deve analisar cuidadosamente seus objetivos de negociação, nível de experiência e apetite ao risco, e consultar um consultor financeiro independente, se necessário. Estatísticas ou desempenho de investimento parcial não são uma garantia de desempenho futuro. O EBC não é responsável por quaisquer danos decorrentes da confiança nessas informações.

Sobre o EBC Financial Group  

Fundado em Londres, o EBC Financial Group (EBC) é uma marca global conhecida por sua expertise em corretagem financeira e gestão de ativos. Por meio de suas entidades regulamentadoras localizadas em centros financeiros proeminentes, como Reino Unido, Ilhas Cayman, Mauritius e muitos outros, o EBC viabiliza que investidores de varejo, profissionais e institucionais tenham acesso a oportunidades de mercados e de trading globais, inclusive de moedas, commodities, CFDs e mais.

Com a confiança de investidores de mais de 100 países e premiações globais, incluindo durante vários anos do World Finance, o EBC é amplamente considerado uma das melhores corretoras do mundo, com títulos que incluem Melhor Plataforma de Negociação e Corretora Mais Confiável. Com sua forte posição regulatória e compromisso com a transparência, o EBC também tem sido consistentemente classificado entre as principais corretoras – confiável por sua capacidade de fornecer soluções de negociação seguras, inovadoras e voltadas para o cliente em mercados internacionais competitivos.

As subsidiárias do EBC são licenciadas e regulamentadas nas suas respectivas jurisdições. O EBC Financial Group (UK) Limited é regulado pela Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido, o EBC Financial Group (Cayman) Limited é regulado pela Cayman Islands Monetary Authority (CIMA), o EBC Financial Group (Australia) Pty Ltd e o EBC Asset Management Pty Ltd são regulados pela Australia’s Securities and Investments Commission (ASIC); o EBC Financial (MU) Ltd é autorizado e regulado pela Financial Services Commission Mauritius (FSC).

O EBC conta com uma equipe de veteranos do setor com mais de 40 anos de experiência em grandes instituições financeiras. O grupo tem experiência com os principais ciclos econômicos, desde o Plaza Accord e a crise do franco suíço em 2015 até as convulsões do mercado da pandemia de COVID-19. O EBC defende uma cultura na qual a integridade, o respeito e a segurança dos ativos dos clientes são fundamentais, garantindo que todo o envolvimento dos investidores seja tratado com a máxima seriedade que merece.

O EBC tem orgulho de ser parceiro oficial de câmbio do FC Barcelona e continua a impulsionar parcerias impactantes para capacitar as comunidades – nomeadamente através da iniciativa United to Beat Malaria da Fundação das Nações Unidas, do Departamento de Economia da Universidade de Oxford e de uma gama diversificada de parceiros que defendem iniciativas em saúde, economia, educação e sustentabilidade globais.

https://www.ebc.com/ 

Contato com a Mídia:

Alya Amani
Executiva Global de RP
alya.amani@ebc.com

Aldric Tinker Toyad
Líder Global de RP
aldric.tinker@ebc.com

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/90f49ab8-48b6-4635-b32e-a78781461974/pt


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Errata-DTA Simplificada pode trazer eficiência a operações com certificação OEA

Errata-DTA Simplificada pode trazer eficiência a operações com certificação OEA
Errata-DTA Simplificada pode trazer eficiência a operações com certificação OEA

A matéria enviada anteriormente continha um erro no 2º parágrafo e também foi removido o 6º parágrafo. Segue a versão corrigida:

Texto corrigido

No intuito de oferecer agilidade, previsibilidade e redução de custos, os operadores logísticos podem buscar a adoção de mecanismos mais eficientes no trânsito aduaneiro. Um dos recursos mais promissores nesse cenário é a Declaração de Trânsito Aduaneiro Simplificada (DTA Simplificada), regulamentada pela Receita Federal e disponível para empresas certificadas como OEA – Operador Econômico Autorizado.

Na KENKO, que atua com armazenagem de medicamentos e produtos para saúde, a DTA Simplificada promete ganho operacional. “A certificação OEA permite que a empresa utilize o trânsito simplificado sem a necessidade de lacração e deslacração física por parte da Receita Federal, o que torna o processo muito mais ágil e menos custoso”, explica Tatiane Baccarin, executiva de vendas da KENKO.

Benefícios operacionais do modelo

Ao eliminar etapas como inspeção e lacração na origem e deslacração no destino, o processo pode ser realizado 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Com isso, reduz-se o tempo de permanência das cargas em zonas primárias e os custos com armazenagem, além de evitar gargalos logísticos.

“A DTA Simplificada oferece flexibilidade para programar as movimentações de carga conforme a necessidade do cliente, sem depender do agendamento com a Receita. Isso melhora nosso nível de serviço e amplia a previsibilidade para os importadores do setor de saúde”, destaca Tatiane.

Alinhamento com exigências sanitárias

Além da conformidade aduaneira, a KENKO opera com infraestrutura adequada às exigências da RDC 938/2024 da Anvisa, o que viabiliza que os processos auditáveis, controle de temperatura e rastreabilidade sigam em sinergia com os benefícios da certificação OEA e da DTA Simplificada.



OpenX impulsiona vídeos na América Latina com pacotes curados de CTV e vídeo premium

A OpenX Technologies, Inc., líder global em soluções omnicanal do lado da oferta (Supply-Side Platform), anunciou hoje o lançamento de uma nova e poderosa oferta focada em vídeos, criada para o mercado de publicidade digital da América Latina, que cresce em ritmo acelerado. O portfólio curado permite que os anunciantes ativem campanhas de vídeo de alto desempenho em CTV (Connected TV), OTT (Over-the-Top) e OLV (Online Video) com precisão, transparência e escala.

A forte tradição audiovisual da América Latina tem sido a base para um crescimento acelerado na categoria. Especialmente a CTV vem dominando o público em mercados como o México, onde os serviços de streaming com publicidade estão impulsionando uma alta taxa de adoção e transformando o panorama da mídia. O esporte continua sendo um dos grandes impulsionadores de engajamento: no México, 1 em cada 10 torcedores maiores de 18 anos assiste a esportes ao vivo todos os dias e quase metade acompanha semanalmente, enquanto o Brasil apresenta um engajamento ainda maior, com quase 1 em cada 5 assistindo diariamente.

Com essa oferta especializada, a OpenX ajuda os anunciantes a aproveitar o cenário de vídeo da América Latina, que amadurece rapidamente, por meio de IDs de deals fáceis de ativar e disponíveis nas principais DSPs (Demand-Side Platforms). Projetados para unir escala e performance, os pacotes foram criados para atender a diferentes objetivos de campanha, como reconhecimento de marca, aquisição de clientes e taxas de conclusão de vídeos.

A OpenX firmou parcerias com uma lista crescente de publishers premium na América Latina, incluindo CanelaTV, Sling, Tastemade, Tubi, Univision, Vix e Xumo. Ao trabalhar diretamente com proprietários de mídia regionais de alto nível, a OpenX permite que os anunciantes alcancem resultados com transparência e performance que fazem a diferença.

Com isso, os anunciantes agora podem explorar todo o potencial do ecossistema de vídeos da América Latina usando os recursos avançados de curadoria da OpenX. Com os principais eventos de futebol internacional se aproximando, o cenário está pronto para gerar resultados em grande escala. Essas ferramentas de curadoria permitirão alcançar públicos esportivos na região, e nosso inventário premium de conteúdo pré e pós-jogo conectará os anunciantes aos torcedores no momento certo.

“As soluções de vídeo curadas da OpenX se alinham perfeitamente com o compromisso da Yahoo de entregar conteúdo premium e seguro para as marcas a públicos em todas as telas”, disse Nicole Malitz, diretora de parcerias programáticas da Xumo. “Essa parceria torna mais fácil do que nunca para os anunciantes se conectarem com a emoção dos esportes ao vivo e com histórias culturalmente relevantes em toda a América Latina”.

As soluções dinâmicas de vídeo incluem:

Inventário CTV com qualidade de broadcast: acesse aplicativos e canais seguros para marcas, onde quer que seu público esteja assistindo.

Stream Anywhere (OTT): alcance públicos em qualquer dispositivo, como web, dispositivos móveis ou CTV, com segmentação multiplataforma sem interrupções.

Vídeo premium: amplie suas ações de vídeo com acesso curado a inventário OLV de alta qualidade, incluindo dispositivos móveis.

“A cultura centrada no vídeo da América Latina merece o mesmo nível de inovação, transparência e desempenho que outros mercados”, disse Michelle Feerman, diretora sênior de vendas na América Latina da OpenX. “Estamos reunindo o melhor do vídeo premium e da curadoria de deals focada em performance para ajudar as marcas a alcançar públicos engajados em todas as telas, sem comprometer escala ou resultados”.

Sobre a OpenX

A OpenX é uma plataforma independente omnicanal do lado da oferta (SSP) e líder global em segmentação, transparência e sustentabilidade do lado da oferta. Com seu stack tecnológico 100% baseado na nuvem, a OpenX potencializa a publicidade em CTV, apps, web móvel e desktop, permitindo que os publishers ofereçam aos anunciantes melhor desempenho e soluções dinâmicas preparadas para o futuro. Com um histórico de 17 anos de inovação programática, a OpenX é parceira direta e confiável dos maiores publishers do mundo, trabalhando com mais de 200.000 domínios de publishers premium e mais de 100.000 anunciantes. Como líder de mercado em sustentabilidade, a OpenX foi a primeira empresa de adtech a ser certificada como CarbonNeutral™ e verificada por terceiros por atingir seus objetivos SBTi Net-Zero. Saiba mais em www.openx.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Zoey Larsen

zoey.larsen@openx.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Contact centers brasileiros aceleram transformação digital

As empresas brasileiras estão modernizando as operações de contact center por meio de tecnologias digitais avançadas para melhorar a eficiência e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação do cliente, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA.

O relatório ISG Provider Lens® Contact Center — Customer Experience Services 2025 para o Brasil constata que as organizações estão adotando soluções de nuvem, dados e IA para permitir automação e hiperpersonalização em larga escala, otimizando custos. Elas estão reimaginando seus modelos de engajamento do cliente em canais físicos e digitais para atender às crescentes expectativas dos consumidores por interações mais rápidas, consistentes e personalizadas.

“A inovação digital se tornou a impulsionadora do setor de contact center no Brasil”, diz Wayne Butterfield, sócio da ISG para soluções digitais. “As empresas estão combinando a adoção de tecnologia com novas estratégias de força de trabalho para equilibrar automação e talento humano em cada interação com o cliente.”

O relatório afirma que as empresas brasileiras estão expandindo o uso de plataformas de serviços baseadas em nuvem e ferramentas de IA para escalar com eficiência o atendimento personalizado. À medida que a demanda por experiências omnicanal integradas cresce, as empresas estão utilizando fluxos de trabalho baseados em dados e automação para melhorar a agilidade operacional e reduzir o tempo de atendimento. Esses investimentos permitem que as empresas usem a experiência do cliente (CX) como um diferencial estratégico em setores altamente competitivos.

A evolução do cenário tributário do país está aumentando a urgência da adoção digital, afirma o ISG. Uma ampla iniciativa de reforma tributária, prevista para começar em 2025, pressionará as margens de lucro do setor de contact center, um dos setores com maior geração de empregos no Brasil. Para compensar os altos custos com mão de obra, muitas organizações estão acelerando a automação, implementando plataformas de autoatendimento e adotando IA generativa (GenAI), que permitirá suporte contínuo com menos intervenções manuais, mantendo a qualidade do serviço.

No entanto, a implantação de IA em larga escala continua sendo um desafio, afirma o relatório. Embora muitas empresas tenham melhorado a produtividade e a qualidade dos serviços com o uso de IA, dificuldades envolvendo governança de dados, integração de sistemas e treinamento da força de trabalho continuam a limitar a implementação. O uso responsável da IA ​​está se tornando uma preocupação fundamental, à medida que as empresas buscam garantir precisão e imparcialidade nas respostas automatizadas e preservar a supervisão humana de interações sensíveis.

“Empresas brasileiras que combinam adoção robusta de tecnologia com desenvolvimento direcionado de talentos estão estabelecendo novos padrões de desempenho em CX”, disse Adriana Frantz, lead author do relatório. “O foco agora é criar um engajamento eficiente e empático com o cliente, apoiado por uma infraestrutura digital segura e escalável.”

O relatório também explora outras tendências que moldam o mercado de contact center do Brasil, incluindo maior investimento em medidas de segurança cibernética e proteção de dados e treinamento contínuo da força de trabalho para alinhar as habilidades humanas com fluxos de trabalho baseados em IA.

Para mais informações sobre os desafios relacionados ao contact center enfrentados pelas empresas no Brasil, além dos conselhos da ISG para superá-los, veja o ISG Provider Lens® Focal Points aqui.

O relatório ISG Provider Lens® Contact Center — Customer Experience Services de 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 23 fornecedores em três quadrantes: Digital Operations, Intelligent Agent Experience e Intelligent CX (AI & Analytics).

O relatório aponta AeC, Atento, Concentrix, Foundever, Konecta, Neo Hypeone e TP como líderes em todos os três quadrantes. Algar Tech e Almaviva Experience são líderes em dois quadrantes cada. Stefanini é apontada como líder em um quadrante.

Além disso, Algar Tech, Callink e Stefanini são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis em AeC.

Na área de experiência do cliente, a Konecta foi nomeada ISG CX Star Performer global em 2025 entre os fornecedores de serviços de experiência do cliente em contact center. A Konecta obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, que faz parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

O relatório ISG Provider Lens® Contact Center — Customer Experience Services 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens® Research

A série de pesquisas ISG Provider Lens® Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.

Sobre a ISG

A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA ​​para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.

Contato:
Press Contacts:

Laura Hupprich, ISG

+1 203-517-3100

laura.hupprich@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Contato: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE



AT&T e Thales colaboram para revolucionar implantações de IoT com nova solução eSIM

Com mais de 5,8 bilhões de conexões celulares IoT previstas globalmente até 2030 (GSMA Intelligence), abrangendo desde medidores inteligentes até dispositivos vestíveis de monitoramento de saúde, a necessidade de conectividade segura, escalável e fácil de gerenciar nunca foi tão grande. A AT&T, líder em conectividade e soluções IoT, e a Thales, referência global em tecnologias digitais e de cibersegurança avançadas, anunciam o lançamento de uma nova solução eSIM projetada para ajudar empresas a ativar e gerenciar dispositivos IoT remotamente. Essa solução eSIM, baseada no Thales Adaptive Connect (TAC), integra-seàsolução global de IoT da AT&T, o AT&T Virtual Profile Management for IoT, e pode atender diversos setores em todo o mundo, incluindo automotivo, cidades inteligentes, saúde e serviços essenciais.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251030821967/pt/

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Fonte: 123Ref

Em conformidade com a norma GSMA SGP.321, a nova solução permite que os clientes enviem dispositivos conectados para qualquer lugar do mundo com um único eSIM pré-integrado da Thales, ativando remotamente o perfil de conectividade local correto sem a necessidade de acesso físico. Isso resulta em lançamentos mais rápidos e logística simplificada para implantações globais de IoT. Além disso, possibilita que a AT&T e seus clientes gerenciem facilmente políticas de conectividade, diagnósticos e alterações de assinaturas totalmente over-the-air, por meio de uma interface única e certificada pelo setor.

Esta solução também traz automação avançada para simplificar o gerenciamento remoto de eSIMs em grandes volumes de dispositivos. Ela automatiza tarefas complexas, como a troca de assinaturas ou atualizações de regras de frotas, permitindo que as empresas dediquem menos tempo à logística e às operações, lançando novos produtos e serviços mais rapidamente no mercado.

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1 A norma GSMA SGP.32 é a especificação mais recente da GSM Association para eSIM (SIM embarcado) e Remote SIM Provisioning (RSP), voltado ao gerenciamento remoto de eSIMs em dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e outros tipos de dispositivos móveis.

Com esses recursos avançados, a solução de eSIM da Thales (TAC) oferece às empresas a flexibilidade de localizar dispositivos dentro da rede de parceiros da AT&T ou ajustar assinaturas em grandes frotas sem necessidade de alterações de hardware, otimizando custos, cadeias de suprimento, cobertura e desempenho. O serviço já está disponível para uso comercial e atende clientes em todo o mundo.

“Na AT&T, oferecemos soluções de IoT inteligentes em que você pode confiar, totalmente seguras, completas e escaláveis”, disse Cameron Coursey, vice-presidente da AT&T Connected Solutions. “Nossa abordagem de ponta, combinada com a solução da Thales, ajudará os clientes a reduzir dificuldades e assumir o controle do gerenciamento de seus próprios dispositivos com conectividade confiável.”

“Estamos entrando em uma nova era para o Provisionamento Remoto de eSIM, com a capacidade de conectar bilhões de dispositivos IoT, e temos orgulho de colaborar com a AT&T para oferecer conectividade IoT mais inteligente e segura em todo o mundo”, afirmou Eva Rudin, vice-presidente executiva de soluções de conectividade móvel da Thales. “Com o Thales Adaptive Connect, garantimos que cada dispositivo conectado tenha segurança reforçada, serviço confiável e gerenciamento simplificado, desde a primeira conexão e durante toda sua vida útil.”

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial e Ciber & Digital. Seu portfólio de produtos e serviços inovadores atua em grandes desafios como soberania, segurança, sustentabilidade e inclusão.

O Grupo investe mais de € 4 bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, especialmente para ambientes críticos, como inteligência artificial, cibersegurança, tecnologias quânticas e de nuvem.

A Thales conta com mais de 83.000 colaboradores em 68 países. Em 2024, o Grupo registrou vendas de € 20,6 bilhões.

Sobre a Thales nos EUA

Nos Estados Unidos, a Thales possui mais de 130 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento, manufatura e prestação de serviços. Atualmente, a Thales conta com 40 unidades nos EUA e emprega cerca de 5.000 pessoas. Trabalhando em colaboração com clientes e parceiros locais, a Thales consegue atender aos requisitos mais complexos em qualquer ambiente operacional.

Sobre a AT&T

Ajudamos mais de 100 milhões de famílias, amigos e vizinhos nos EUA, além de quase 2,5 milhões de empresas a se conectarem a novas possibilidades. Desde a primeira ligação telefônica há mais de 140 anos até nossas soluções atuais de internet 5G e de alta velocidade, nós da AT&T inovamos para melhorar vidas. Para mais informações sobre a AT&T Inc. (NYSE:T), acesse about.att.com. Os investidores podem saber mais em investors.att.com.

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Jennifer Tumminio

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Telefone: 214-773-0040

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Avaliação Positiva da Segurança Funcional da Codethink

A Codethink anunciou que alcançou com sucesso uma avaliação completa e positiva de segurança funcional para a Estrutura de Software Confiável (Trustable Software Framework – TSF) Eclipse.

Realizada pela exida, uma autoridade reconhecida em segurança funcional a nível mundial, a avaliação foi conduzida conforme os requisitos da IEC 61508, com especialistas da área garantindo total alinhamento e compatibilidade com a ISO 26262, a norma de segurança funcional da indústria automotiva. Esta avaliação representa um importante marco na missão da Codethink de transformar o modo como o mundo desenvolve, verifica e confia em softwares.

Segundo a avaliação, “considerando os objetivos do processo tanto da IEC 61508 como da ISO 26262, a especificação de Trustable [Trustable Software Framework] e a implementação de referência que mapeia os princípios e afirmações de Trustable aos objetivos na IEC 61508, determinam que Trustable define um enfoque para desenvolver o software que atende e, em muitos casos, excede o rigor e as expectativas estabelecidas para software na IEC 61508 no nível SIL 3.”

O relatório conclui ainda que “as organizações que tentarem implementar a TSF conforme o modelo de referência podem ter a certeza de que estarão aptas a medir seu progresso rumo a uma futura tentativa de certificação, sabendo que os requisitos para uma avaliação bem-sucedida serão cumpridos.”

“Esta avaliação valida que a confiança no software, especialmente no software com código aberto, pode ser mensurável e auditável”, disse Paul Sherwood, Presidente da Codethink. “A segurança funcional deixou de ser um mero requisito a ser cumprido e se tornou um princípio de design. A TSF Eclipse oferece às organizações os meios para demonstrar integridade em todas as etapas do desenvolvimento.”

A TSF Eclipse define seis princípios: Proveniência, Construção, Alterações, Expectativas, Resultados e Confiança, cada um mapeado aos objetivos das normas IEC 61508 e ISO 26262. Esta estrutura permite que as empresas alinhem o desenvolvimento de software com código aberto e proprietário com o rigor exigido para sistemas críticos de segurança, garantindo rastreabilidade e reprodutibilidade desde a concepção até a implementação.

Ao incorporar estes princípios diretamente nos fluxos de trabalho de engenharia do dia a dia, a TSF preenche a lacuna existente entre conformidade e inovação. Ela oferece a reguladores, seguradoras e desenvolvedores uma linguagem comum para avaliar e melhorar a confiabilidade de sistemas de software complexos.

Esta avaliação de segurança funcional segue uma série de marcos da Codethink, incluindo a contribuição da TSF para a Fundação Eclipse, bem como a avaliação bem-sucedida de segurança básica do sistema operacional CTRL usando a TSF.

“Continuamos tendo foco no trabalho real de engenharia de segurança e confiabilidade, e não simplesmente em obter certificados”, acrescentou Sherwood. “Em essência, se trata de confiança de que o software irá se comportar conforme esperado e confiança de que nossos sistemas e medidas de mitigação irão atuar quando for mais necessário.”

Baixe o relatório de avaliação de segurança funcional da TSF em https://www.codethink.co.uk/trustable-software-framework.html.

Sobre a Codethink

A Codethink é uma provedora de projetos e soluções de software cruciais e de alto desempenho a nível mundial para empresas de grande porte em diversos setores, incluindo automotivo, financeiro, médico e IoT. Com sede em Manchester, Reino Unido, a Codethink é pioneira em conceitos de software confiável, trabalhando para melhorar a qualidade da engenharia de software.

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Contato:

Contato com a mídia: press@codethink.co.uk

Fonte: BUSINESS WIRE



Bending Spoons adquirirá a AOL com financiamento de débito de $2,8 bi

A empresa de tecnologia Bending Spoons anunciou hoje que fechou um acordo definitivo para adquirir a AOL, portal da web e provedora de e-mails da Yahoo. Espera-se que a aquisição seja concluída até o final do ano, sujeita às condições costumeiras de fechamento e aprovações regulatórias.

“A AOL é uma empresa icônica e adorada que tem boa saúde, resistiu ao passar do tempo e, acreditamos, tem um potencial não expressado”, afirmou o CEO e cofundador da Bending Spoons, Luca Ferrari. “Pelas nossas estimativas, a AOL é uma das dez principais provedoras de e-mails mais usadas no mundo, com uma alta retenção de clientes, contando com cerca de 8 milhões de usuários ativos diariamente e 30 milhões mensalmente. Pretendemos fazer investimentos significativos para ajudar o produto e o negócio florescerem. A Bending Spoons nunca vendeu um negócio que adquiriu; estamos confiantes de que somos a administradora certa para o longo prazo e esperamos atender a sua grande base de clientes fiéis por muitos anos”.

“A AOL e a Yahoo têm muita história, e nossa nova equipe aproveita a oportunidade de retomar o crescimento da AOL”, afirmou Jim Lanzone, CEO da Yahoo, Inc. “Essa transação nos permitirá focar de forma mais profunda nos planos de ação agressivos que estamos programando para os produtos principais da Yahoo daqui adiante, ao passo que garantimos que a AOL continue prosperando sob a nova posse”.

Reed Rayman, presidente do conselho diretor da Yahoo e sócio da Apollo, afirmou: “Desde que a Apollo Funds adquiriu a Yahoo em 2021, ajudamos a empresa a impulsionar reinvestimento transformacional nos seus ativos de mídia digital e tecnologia do consumidor, produzindo desempenho sólido nas propriedades da Yahoo. Acreditamos que esta transição posiciona bem a AOL para a sua próxima fase, ao passo que a Yahoo acelera o investimento nas suas propriedades principais e experiências alimentadas por IA”.

A AOL seria a mais recente marca global renomada a ser adicionada ao portfólio da Bending Spoons. No mês passado, a Bending Spoons anunciou um acordo definitivo para adquirir a Vimeo, com expectativa de conclusão no quarto trimestre de 2025, sujeito às aprovações e condições de fechamento costumeiras, incluindo a aprovação dos acionistas da Vimeo e o recebimento das aprovações regulatórias necessárias.

Financiamento de débito

Para financiar a aquisição da AOL bem como fusões e aquisições futuras, a Bending Spoons também anunciou a conclusão bem sucedida de um pacote de financiamento de débito de $2,8 bilhões. O pacote inclui empréstimos a prazo A e a prazo B comprometidos, junto com compromissos incrementais de crédito rotativo, fornecidos pelos principais bancos, incluindo o Banco BPM, BNP Paribas, Crédit Agricole CIB, Goldman Sachs, HSBC, Intesa Sanpaolo, J.P. Morgan, Mitsubishi UFJ Financial Group, Mizuho, Société Générale, UniCredit e Wells Fargo. A distribuição do empréstimo de prazo B será liderada pela J.P. Morgan Chase Bank N.A. nos EUA e pela BNP Paribas, Crédit Agricole CIB, J.P. Morgan SE e UniCredit na Europa.

“Apreciamos o suporte dos muitos dos melhores bancos do mundo; vimos isso como um endosso da nossa estratégia, e que se baseia na confiança mútua que estabelecemos com muitas dessas instituições em anos de colaboração”, acrescentou Ferrari. “Esse financiamento fortalece nossa habilidade de continuar adquirindo e transformando os negócios digitais mundialmente com uma visão a longo prazo”.

Consultores

A Greenhill, afiliada da Mizuho, e a Wells Fargo atuaram como consultoras financeiras para a Bending Spoons na aquisição, a Willkie Farr & Gallagher LLP está atuando como sua consultora jurídica, e a EY Advisory SpA e a EY SLT forneceram serviços de devida diligência financeira e fiscal. A Yahoo recebeu a consultoria da J.P. Morgan Securities LLC e da Allen & Company LLC em questões financeiras, e a consultoria jurídica foi prestada pela Latham & Watkins LLP e pela Paul, Weiss, Rifkind, Wharton & Garrison LLP.

Sobre a Bending Spoons

A Bending Spoons adquire e transforma negócios digitais. É dona da Brightcove, Evernote, komoot, Meetup, Remini, StreamYard, WeTransfer e muitas outras empresas. Os produtos da empresa atendem a mais de um bilhão de pessoas, com mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente e 10 milhões de clientes pagantes, incluindo a maioria das empresas na lista Fortune 500.

A Bending Spoons visa deter as empresas para sempre e nunca vendeu um negócio que adquiriu. Após uma aquisição, a empresa geralmente investe, de forma ambiciosa, para reformular a tecnologia, replanejar a interface do usuário, acelerar o lançamento de novos recursos, otimizar marketing e monetização e reestruturar a arquitetura da organização para desempenho a longo prazo.

No cerne da empresa está um foco incansável em obter densidade de talentos e excelência no local de trabalho. A Bending Spoons recebeu mais de 600.000 candidaturas a trabalho somente em 2025, com uma taxa de oferta de emprego de 0,04%, e tirou o primeiro lugar várias vezes na premiação Ótimo Lugar para Trabalhar.

Para mais informações, acesse bendingspoons.com.

Logotipos e fotos da Bending Spoons: https://we.tl/t-NXGPsC6Gtn.

Sobre a Yahoo

Há 30 anos, e continua, a Yahoo atua como um guia confiável para centenas de milhões de pessoas globalmente, ajudando-as a alcançar suas metas online de pequeno e grande porte através do seu portfólio de produtos icônicos. Para os anunciantes, a Yahoo oferece soluções omnicanal e dados poderosos para engajar com as marcas e proporcionar resultados.

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Consultas da mídia:

press@bendingspoons.com

press@yahooinc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



375ai lança camada de dados para o mundo físico na Solana

A 375ai, empresa de inteligência de dados de borda que transforma o mundo físico em insights estruturados e legíveis por máquinas, anunciou hoje o lançamento de sua mainnet na Solana.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251028676152/pt/

375ai Launches Data Layer for the Physical World

375ai lança camada de dados para o mundo físico na Solana

O mundo físico está gerando mais dados do que nunca, mas a maior parte deles permanece invisível. Sistemas de trânsito, plataformas de publicidade e governos ainda dependem de infraestruturas antigas e fontes de dados fragmentadas para entender como pessoas e mercadorias se movimentam pelas cidades. Pipelines de dados centralizados são caros, lentos e frequentemente oferecem apenas informações incompletas ou atrasadas. Ao mesmo tempo, sistemas de IA precisam de contexto do mundo real, e não apenas de dados sintéticos. Sem dados estruturados em tempo real, eles não conseguem alimentar soluções mais inteligentes para mobilidade, logística e segurança.

A 375ai permite a coleta de dados do mundo real, criando uma nova categoria de infraestrutura de IA física. No lançamento, a rede já oferece visibilidade única sobre o fluxo do comércio, com 2 milhões de veículos observados diariamente pelos dispositivos 375edge e mais de 300.000 downloads do aplicativo móvel 375go em mais de 170 países.

Cada dispositivo 375edge vem equipado com câmeras em alta definição, sensores de áudio e ambientais, além de capacidade de processamento local com tecnologia NVIDIA. Em vez de transmitir terabytes de dados não estruturados para a nuvem, esses dispositivos utilizam IA de borda para condensar terabytes de dados brutos em megabytes de insights por dia. Esses insights alimentam aplicações em mobilidade, logística, publicidade, segurança pública e treinamento de modelos de IA.

A 375ai faz parte de uma nova geração de redes de infraestrutura descentralizada, ou DePINs, que estão redefinindo a forma como a infraestrutura física é implementada, operada e monetizada. Com o lançamento de sua mainnet, a empresa vai além da coleta de dados tradicional baseada na nuvem, criando uma rede descentralizada de propriedade dos usuários, na qual os colaboradores são recompensados ao coletar dados do mundo real.

“Cidades, empresas e sistemas de IA precisam de percepção em tempo real do mundo físico”, disse Harry Dewhirst, CEO da 375ai. “O lançamento da nossa mainnet transforma essa visão em realidade, ativando uma rede global onde dados do mundo real são coletados na borda, protegidos por criptografia e disponibilizados em tempo real para quem está construindo o futuro”.

A 375ai é administrada por uma equipe executiva experiente, com décadas de atuação em redes, cibersegurança, telecomunicações, mídia digital e dados. Além do CEO Harry Dewhirst, a liderança inclui o COO Rob Atherton, o CBO Trevor Branon e o Chief AI Officer Chad Partridge. Juntos, eles trazem experiência em empresas como Juniper Networks, Palo Alto Networks, Fortinet, Linksys, Singtel e Telefonica.

Sobre a 375ai

Fundada em 2022, a 375ai transforma fenômenos do mundo real, muitas vezes caóticos e analógicos, em inteligência digital estruturada. Ao utilizar dispositivos de ponta com IA em diferentes cidades, a 375ai torna o mundo legível por máquinas, uma cidade de cada vez. Cada dispositivo 375edge processa grandes fluxos de dados localmente, transformando-os em insights acionáveis que alimentam aplicações em publicidade, logística, segurança pública, previsão econômica e muito mais. Com implantações ativas em Los Angeles e expansões em andamento em Nova York e Miami, a 375ai está construindo a base para a IA do mundo real em escala global.

Para saber mais, acesse: https://375.ai

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Contato:
Contato com a mídia:

Michael Gushansky

Michael@375.ai

Fonte: BUSINESS WIRE



Trump e a nova regra de exportação de SaaS: oportunidade de negócios para o Brasil

por Thiago N. Felippe*

Um trilhão e 251 bilhões de dólares. Esse é o faturamento estimado pela Precedence Research para a indústria de SaaS (Software as a Service) em 2032. O estudo divulgado em maio de 2025 estima que, até dezembro deste ano, essa marca chegará a 408 bilhões de dólares. Nos EUA, 93% das organizações já utilizam ao menos uma plataforma de SaaS. No Brasil, empresas de todos os portes e geografias consomem soluções “as a service” por meio da nuvem para agilizar seus negócios, aumentar a maturidade de seus ambientes digitais e acessar as grandes plataformas de IA generativa. Análise do IDC informa que o modelo SaaS representava, em 2024, mais da metade dos investimentos em software no Brasil, com uma taxa de crescimento anual média de 27,1%.

A nova regulamentação para o mercado SaaS divulgada pelo governo dos EUA em 29 de setembro pode modificar esse quadro.

O US Commerce´s Bureau of Industry and Security determinou que os fornecedores norte-americanos de Software as a Service estejam em conformidade com a nova regra dos 50% sobre exportação de SaaS. A meta é bloquear brechas que, no passado, permitiam que os fornecedores da indústria digital construíssem alianças com empresas de outras nacionalidades que, na visão do governo dos EUA, representam uma ameaça à segurança nacional. A exportação do SaaS muitas vezes acontecia num contexto nebuloso, em que segundas ou terceiras entidades – não as listadas claramente como parceiras ou clientes – não apresentavam as credenciais de segurança, governança e conformidade exigidas pelos EUA.

Lista negra
Quando o “Bureau of Industry and Security” identificar que uma empresa norte-americana de software mantém alianças societárias com entidades estrangeiras com 50% do direito à propriedade intelectual, isso exigirá uma due dilligence para checar se essa organização faz parte da “lista negra” de entidades que representam uma ameaça para a segurança do país. Qualquer parceiro de outra geografia que, direta ou indiretamente, individualmente ou em conjunto, faça parte desta base de dados, fará com que o fornecedor dos EUA sofra restrições de exportação de software. Políticas de licenciamento serão revistas e penalidades serão aplicadas. As oportunidades de negócios serão analisadas e, conforme o caso, ou pesadas taxas de exportação serão aplicadas sobre a venda do SaaS, ou a transação não será autorizada.

Essa nova legislação dos EUA cria ônus regulatórios para empresas SaaS com presença ou clientes na América Latina e no Brasil. No começo de setembro, a empresa de IA Anthropic, antecipando esse novo movimento do governo Trump, rompeu relações com empresas cuja participação acionária seja superior a 50% de capital de investidores chineses. No momento da divulgação desta decisão, porta-vozes da Anthropic ressaltaram que organizações listadas pelo governo dos EUA como uma ameaça à segurança nacional podem usar a plataforma de IA oferecida no modelo SaaS para desenvolver aplicações que colaboram com serviços militares e de inteligência de países adversários.

Freio para o avanço da IA no Brasil
Para fornecedores SaaS, a nova regra implica que determinados módulos, bibliotecas ou recursos (especialmente nos campos de IA e cybersecurity) possam requerer licenças especiais para serem exportados a determinados mercados. A decisão de onde operar uma instância de processamento de dados ou onde hospedar dados precisará considerar perfis de risco regulatório.

Para as empresas usuárias, as preocupações são muitas. Há um temor de que essa mudança possa representar um freio sobre o crescimento da economia digital brasileira, especialmente da crescente cultura de IA, fortemente baseada em SaaS.

Por outro lado, alguns players locais deverão assumir protagonismo neste novo momento. A decisão do governo Trump abre uma grande janela de oportunidade para hubs inteligentes de cybersecurity baseados em valores como governança, compliance, inovação e solidez financeira.

Para isso, é necessário atuar em várias frentes simultaneamente:

1. Custo e flexibilidade operacional para reinventar as arquiteturas técnicas dos fornecedores de SaaS. Aliando domínio técnico e gestão financeira empresas locais podem mitigar o impacto das restrições de exportação de SaaS sobre o mercado brasileiro.

2. Estrutura societária e compliance. Parceiros brasileiros que, de forma transparente, demonstram sua estrutura societária e a força de seus mecanismos de compliance são valiosos neste momento. Contar com selos como ISO 27001, de cybersecurity, e ISO 37001, anti-corrupção, é um diferencial. São players que não correm o risco de entrar para a “lista negra” do governo norte-americano.

3. Escolha de mercado e “go-to-market” mais seletivo. Os desafios trazidos pela nova regra de Trump, para serem bem equacionados, exigem um parceiro com expertise comprovada no foco de mercado onde atuam. Não há espaço para paraquedistas. Por outro lado, alianças entre empresas brasileiras e players de outros países da América Latina ou com domínio em outras áreas de excelência são bem-vindas.

4. Plataforma brasileira de SaaS. Em um mundo onde soberania de dados e confiança são armas geopolíticas, SaaS que dominem compliance local, governança clara e certificações de segurança são atributos desejados pelos CIOs e CISOs. Isso abre espaço para organizações com tradição em cybersecurity oferecerem ao mercado sua própria plataforma SaaS.

Washington DC impõe fronteiras ao software
Foi-se o tempo em que Washington era reconhecida pela promoção de padrões de segurança cibernética de código aberto e normas de inteligência artificial interoperáveis. Vigora hoje uma doutrina transacional que prioriza os interesses de curto prazo dos EUA acima de tudo e uma disposição de pressionar os aliados por meio de tarifas e outros instrumentos políticos contundentes. Estamos vivendo a era em que o macroeconômico e o geopolítico se fundem ao digital de forma intensa. É um campo minado para empresas SaaS que operam internacionalmente. Antes livre das amarras tão presentes às transações de hardware, o software é, agora, objeto de fronteiras invisíveis em todos as frentes: regulatórias, econômicas, diplomáticas.

Para o Brasil, no entanto, o momento pode ser enriquecedor. As organizações locais que anteciparem soluções para essa nova conjuntura serão reconhecidas por CIOs e CISOs como respeitados parceiros de SaaS. Isso vale para a entrega com bom custo-benefício das plataformas globais de SaaS e das soluções próprias da empresa brasileira que domina esse contexto, e segue atuando como um acelerador da nossa economia digital.

*Thiago N. Felippe é CEO da Aiqon



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