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Empresas devem se adaptar às novas regras de licitação

Com a entrada em vigor do Decreto nº 12.343/2024, em 1º de janeiro de 2025, empresas que participam de licitações públicas precisam se adequar a novos parâmetros definidos pela Lei nº 14.133/2021. A atualização impacta diretamente os limites para contratação direta e redefine os valores que enquadram obras e serviços como de grande vulto, além de alterar critérios de julgamento e dispensa.

Segundo informou o portal do Governo Federal, o valor que caracteriza obras de grande vulto subiu de R$ 200 milhões para R$ 250.902.323,87. Já o limite para dispensa de licitação em obras e serviços de engenharia foi atualizado para R$ 125.451,15, enquanto, para outros serviços e compras, o teto agora é de R$ 62.725,59.

A advogada Gabrielly Lima, pós-graduada em licitações públicas e contratos administrativos, reforça que as mudanças exigem uma atuação mais estratégica e estruturada por parte das empresas. “Com as atualizações nos valores e as exigências da nova lei, é fundamental que as empresas revisem seus processos internos, invistam em capacitação e estejam atentas às oportunidades que surgem com as mudanças”, afirma.

Além da atualização dos valores, outro ponto destacado no documento oficial do governo é o reforço sobre a obrigatoriedade da utilização do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), plataforma que se torna o principal meio de publicidade dos atos relacionados às contratações públicas. A adesão e correta utilização do PNCP passam a ser requisitos imprescindíveis para a validade de licitações realizadas a partir de agora.

A necessidade de adequação se torna ainda mais urgente diante de oportunidades de grande escala, como o Leilão nº 4/2025 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), previsto para 31 de outubro. Segundo informou a Agência, serão licitados 11 lotes de linhas de transmissão em 13 estados, com investimentos estimados em R$ 7,6 bilhões.

“Empresas interessadas em disputar esses contratos — muitos dos quais ultrapassam a casa do bilhão de reais — devem atender também a exigências de compliance. Esses programas devem incluir mecanismos de auditoria, prevenção de irregularidades e canais de denúncia, sob fiscalização da Controladoria-Geral da União”, destaca a advogada Gabrielly Lima, especialista na área de direito público e jurídico de obras de infraestrutura e contratos internacionais. 

Outro ponto de atenção é a qualificação técnica e documental. Gabrielly Lima alerta que inconsistências cadastrais, certidões fiscais vencidas ou a falta de documentação atualizada podem excluir empresas da disputa já na fase de habilitação. “A adaptação às novas normas não é apenas uma obrigação legal, mas um movimento estratégico em um mercado que movimenta bilhões de reais anualmente”, afirma Gabrielly Lima.

De acordo com a advogada, essa consolidação busca aprimorar a transparência, eficiência e segurança jurídica nos processos licitatórios. Em artigo publicado no jornal O Estado do Ceará, Gabrielly Lima enfatiza a importância de mecanismos de controle e integridade para prevenir práticas ilícitas. “A prevenção exige a adoção de boas práticas de governança, como a implementação de sistemas eletrônicos de compras, a ampla publicidade dos certames e a capacitação dos agentes públicos envolvidos no processo licitatório”, afirma.​

A partir de 2025, a Lei nº 14.133/2021 será a única norma em vigor para licitações e contratos administrativos, substituindo as Leis nº 8.666/1993 e nº 10.520/2002. 



Promoções podem influenciar decisão de compra do consumidor

Promoções têm um papel significativo na decisão de compra dos consumidores, principalmente em contextos de incerteza econômica. Segundo pesquisa PoderData divulgada em março de 2025, 65% dos entrevistados perceberam aumento nos preços das compras de supermercado e nas despesas gerais nas semanas anteriores. A preocupação é crescente: em janeiro, esse número era de 61%. Essa percepção cria um ambiente em que o consumidor busca alternativas para manter seus padrões de consumo sem comprometer o orçamento.

Pensando nisso, ações promocionais estratégicas são uma ferramenta para atrair novos consumidores e fidelizar os atuais, reforçando o valor da marca, incentivando a recompra e a aproximação com o cotidiano do cliente. Um exemplo é a promoção “Junta Que o Prêmio Dobra”, que une Veja e Vanish, marcas da Reckitt Comercial.

“A estratégia é integrar o público das duas marcas, gerando conversão cruzada e fortalecendo awareness em um território de uso compartilhado: o cuidado com a casa e com as roupas”, comenta Ana Paula Tintim, Head de Marketing de Vanish.

A cada R$ 20 em compras de Veja ou Vanish, o consumidor concorre a R$ 250 mil ao se cadastrar no site da promoção. Levando as duas marcas na mesma nota, o prêmio se multiplica para R$ 500 mil, além de prêmios instantâneos de até R$ 700. Basta inscrever no site os itens adquiridos para entrar na disputa por uma surpresa.

“A compra de produtos de higiene e limpeza está inserida na rotina e no planejamento das pessoas. É um gasto essencial, e muitos não abrem mão da qualidade nem das marcas favoritas. A promoção busca retribuir a confiança e a preferência do público, oferecendo a chance de ganhar prêmios em dobro”, destaca Ana Beatriz Guerra, Head de Marketing de Veja.

Participação válida para pessoas jurídicas ou físicas, estas últimas maiores de 18 anos, mediante compras e cadastros realizados da 00h01 do dia 15/04/2025 até as 23h59 do dia 30/06/2025 (horário de Brasília), sendo limitada 19 números da sorte por CPF/CNPJ durante o período de participação. Entregue em certificado de ouro. C.A. SPA/MF 04.039685/2025.

Mesmo período, observado o limite de cadastro da modalidade assemelhada a sorteio.



Criação de sites impulsiona negócios digitais no Brasil

A criação de sites em 2025 permanece amplamente influenciada por plataformas de código aberto, que se destacam pela flexibilidade e personalização. Dados da W3 Techs indicam que uma das principais plataformas utilizadas atualmente, o WordPress, alimenta 43,5% de todos os sites na internet, representando 61,2% do mercado de sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Além disso, observa-se um crescente interesse na utilização de inteligência artificial para a criação de sites, uma prática que vem oferecendo soluções práticas e acessíveis tanto para desenvolvedores quanto para usuários com menor experiência técnica.

Criação de sites no empreendedorismo digital

A diversidade de bibliotecas com ampla oferta de plugins e temas contribui significativamente para a popularidade dessas plataformas. A possibilidade de incorporar funcionalidades como comércio eletrônico e otimização para mecanismos de busca atende especialmente às demandas de novos empreendedores. Segundo uma pesquisa da HostGator, 66% dos usuários da plataforma WordPress são empreendedores individuais, o que evidencia a busca por soluções acessíveis e práticas para iniciar a presença digital.

A versatilidade dessas plataformas no contexto do empreendedorismo digital é evidenciada pelo cenário de uso no Brasil. Essas soluções demonstram capacidade de adaptação a diferentes finalidades, consolidando-se como ferramentas estratégicas para negócios. Segundo a mesma pesquisa, cerca de 43% dos usuários possuem um site institucional, 26% mantêm um blog pessoal ou profissional e 10% utilizam a plataforma como portfólio para apresentar seus trabalhos.

Além disso, a integração com ferramentas de comércio eletrônico contribui para que essas plataformas sejam empregadas na criação de lojas virtuais de forma eficiente, oferecendo recursos que auxiliam na gestão de produtos e pagamentos, além de aprimorar a experiência do consumidor. Atualmente, cerca de 7% dos usuários utilizam a plataforma para gerenciar um e-commerce, conforme a mesma pesquisa.

A predominância de plataformas de código aberto na criação de sites em 2025 reflete a combinação entre flexibilidade, evolução constante e diversidade de funcionalidades, fatores que atendem desde usuários iniciantes até desenvolvedores experientes. Esse cenário evidencia o papel dessas ferramentas no fortalecimento do empreendedorismo digital e na adaptação às novas demandas do mercado on-line.



Nimble se junta ao Team ’25 para discutir IA no trabalho

A Nimble Evolution, empresa voltada à consultoria e transformação digital, esteve presente no Team ’25, evento promovido pela Atlassian entre os dias 8 e 10 de abril, em Anaheim, na Califórnia.

Realizado anualmente, o Team ’25 reúne milhares de participantes de todo o mundo para apresentar a visão da Atlassian sobre um novo ecossistema de trabalho orientado por IA e discutir sobre as demandas cada vez mais complexas de empresas de todos os portes.

Principais destaques do evento

Segundo Anderson Barcat, Diretor Comercial da Nimble Evolution, entre os anúncios mais relevantes para o público corporativo, destaca-se a expansão da ferramenta Rovo. Suas funcionalidades de busca, chat e criação de agentes com IA tornam a inteligência artificial parte central dos fluxos de trabalho.

Além disso, de acordo com Barcat, a Atlassian também apresentou novidades voltadas à segurança e compliance, como o Isolated Cloud, um ambiente dedicado e isolado para empresas com alta exigência regulatória, além do programa Gov Cloud EAP, pensado para o setor público.

“Ficou claro no Team ’25 que o uso estratégico da inteligência artificial já é realidade em muitas organizações e está se tornando um diferencial competitivo”, afirma Álvaro D’Alessandro, CEO da Nimble Evolution.

Atlassian Williams Racing 

Álvaro D’Alessandro destaca que a programação trouxe casos práticos que reforçaram o papel das soluções Atlassian na transformação de equipes de alto desempenho. Um exemplo apresentado no evento foi o da Williams Racing, tradicional equipe de Fórmula 1. 

Segundo D’Alessandro, a escuderia tem utilizado as tecnologias da Atlassian para otimizar sua comunicação interna e tornar suas operações mais colaborativas — um fator decisivo em um ambiente no qual decisões rápidas e uma integração precisa entre áreas técnicas e estratégicas fazem toda a diferença. 

A adoção de ferramentas como o Confluence e o Jira pelos pilotos e pelas equipes técnicas ilustra como a tecnologia está sendo aplicada fora dos contextos corporativos tradicionais, impactando diretamente a performance em cenários altamente competitivos.

Nimble Evolution Experience

A NEXP 2025 se apresenta como uma alternativa local para aproximar o público brasileiro das discussões mais atuais sobre tecnologia, inteligência artificial e colaboração no ambiente corporativo — incluindo tendências debatidas no Team ’25 e novidades do ecossistema Atlassian, que está entre os patrocinadores do evento.

O encontro será realizado entre os dias 3 e 5 de setembro, em São Paulo, no Wyndham Ibirapuera, reunindo profissionais de tecnologia, líderes e gestores de empresas de diversos setores. A programação inclui palestras e atividades práticas sobre inteligência artificial, transformação digital, gestão ágil e estratégias para aumentar a eficiência e a inovação nas organizações.

Mais informações estão disponíveis no site: br.nimbleevolution.com/nexp2025.



Dia Mundial da Reciclagem incentiva a destinação adequada dos resíduos sólidos

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estabeleceu que o Dia Mundial da Reciclagem deve ser comemorado em 17 de maio. A data se torna ainda mais relevante diante da crescente geração de lixo. Atualmente, o Brasil enfrenta desafios significativos na gestão de resíduos sólidos, com uma baixa taxa de reciclagem e um volume considerável de materiais sendo destinados a aterros sanitários.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o Brasil é o quinto país que mais gera lixo eletrônico no mundo, produzindo por ano mais de 2,4 milhões de toneladas desses resíduos. Entre as Américas, o país ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

No dia 8 de maio de 2025, o Fórum Nacional de Economia Circular aprovou oficialmente o Plano Nacional de Economia Circular (PNEC), documento estratégico construído com ampla participação social e técnica. A iniciativa é resultado direto do Decreto nº 12.082/2024, que institui a Estratégia Nacional de Economia Circular e criou o próprio fórum responsável pela aprovação do plano.

“A principal consequência da PNEC é o fortalecimento da cadeia de reciclagem, principalmente considerando outras medidas regulatórias que têm sido estabelecidas na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Há uma tendência de aumento na demanda por estes materiais reciclados nas empresas do país, criando novas oportunidades econômicas para os catadores”, enfatiza Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Uma pesquisa conduzida pela Ambipar, empresa especializada em gestão ambiental, indica que a adoção de práticas de economia circular no Brasil tem o potencial de injetar R$ 11 bilhões anuais na economia e gerar aproximadamente 240 mil novos empregos até 2040.

“De uma maneira geral, com a economia circular, promovemos redução da extração de recursos naturais, maior longevidade dos produtos e, no final da vida útil desses produtos, a reciclagem de matérias-primas. Esses são os pontos principais que sustentam o conceito de economia circular”, explica Marcelo Okamura, presidente da Campo Limpo, empresa que produz embalagens recicladas de defensivos agrícolas.

Dados levantados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Centro de Pesquisa em Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP) apontam que 85% da indústria brasileira já faz uso de práticas diárias relacionadas à economia circular.

“A economia circular não é apenas uma tendência, mas uma forma de promover a sustentabilidade. A reutilização de materiais, aliada à redução de resíduos descartados em aterros, contribui diretamente para diminuir a extração de recursos naturais e as emissões, alinhando o Brasil às metas climáticas globais”, conclui Vininha F. Carvalho.



Matrículas no ensino superior à distância crescem 326%

As matrículas em cursos de Ensino Superior à distância cresceram 326% entre 2013 e 2023 e o percentual de alunos com mais de 60 anos cresceu 672% no período. Os números são da 15ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, estudo realizado pelo Instituto Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior), com dados referentes ao ano de 2023.

Os dados do estudo mostram ainda que, no mesmo período, as matrículas de cursos presenciais caíram e que 49,3% do total de matrículas no ensino superior no Brasil são de estudantes na modalidade ensino a distância (EAD). O percentual representa um crescimento de 13,4% em relação a 2022.  

Ruy Astrath, diretor geral da Faculdade Focus, analisa o cenário do ensino superior a distância no país e aponta uma transformação no perfil do estudante brasileiro. “Hoje, quem busca o Ensino Superior não é só o jovem recém-saído do Ensino Médio, são homens e mulheres que trabalham, cuidam da família e decidem investir no futuro. O crescimento da EAD demonstra que a população quer estudar, só precisava de um caminho mais próximo e flexível”

O Mapa do Ensino Superior no Brasil também indicou que o número de alunos matriculados na modalidade EAD é de 4,91 milhões e a rede privada é responsável por 95,9% das matrículas na modalidade. 

O estudo prevê que o próximo Censo da Educação Superior, referente ao ano de 2024, revela que um número de alunos na modalidade EAD ultrapassa os da modalidade presencial. Esta distribuição já é realidade na região Norte, com 51% dos alunos EAD, e na região Sul, com 57,4%. Pelo quarto ano consecutivo, o número total de ingressantes na EAD é maior que o presencial.

“A EAD é uma experiência de aprendizagem que respeita o tempo do aluno, valoriza sua história e aposta em sua capacidade de superação. Por isso, cresce ano após ano. Na minha opinião, os estudantes encontraram na EAD o caminho da transformação”, pontua o diretor da Faculdade Focus.

EAD como principal via de acesso ao Ensino Superior no Brasil

Para Ruy Astrath, o ensino a distância representa uma transformação estrutural e social no acesso ao ensino superior no Brasil. Em sua avaliação, o EAD se estabeleceu como o principal caminho para que um número cada vez maior de brasileiros ingresse na universidade, especialmente para as camadas da população que historicamente foram excluídas do sistema educacional tradicional.

“Mais do que oferecer cursos, o EAD foi a resposta para milhares de alunos que sonhavam com um diploma, mas nunca tiveram a chance. Ele pode abrir portas, construir caminhos e transformar trajetórias. A modalidade é a realidade concreta de quem estuda, trabalha e não abre mão de crescer, e símbolo dessa nova educação, inclusiva, moderna e comprometida com o futuro”, defende o diretor universitário.

A análise do Semesp ainda considerou a maior presença das tecnologias no ensino superior e os valores mais acessíveis das mensalidades nos cursos EAD como os fatores de maior facilidade de ingresso ao Ensino Superior.  

“Os fatores que impulsionaram esse aumento do EAD na última década foram, sem dúvida, o acesso ampliado à tecnologia, permitindo que o aluno estude de onde estiver; o custo reduzido, a flexibilidade de horários, ideal para quem precisa conciliar trabalho, filhos, casa e estudos e o foco no mercado de trabalho, com cursos objetivos”, afirma Astrath

Segundo o especialista, o ensino a distância, regulamentado e avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), oferece uma oportunidade real de formação para quem sempre sonhou com o diploma, mas outros compromissos impediam o acesso à educação superior.

“Estudar no EAD pode ser um ganho para quem busca seu primeiro diploma, visto que é uma modalidade consolidada pelo MEC como alternativa válida e confiável e, acima de tudo, ele pode trazer para perto quem por muito tempo ficou à margem. Com metodologias ativas, acolhimento e apoio constante, o aluno que chega pela primeira vez ao Ensino Superior sente que pode conquistar seu primeiro diploma de ensino superior”, declara o profissional.

Metodologia de ensino nas instituições de ensino a distância

Astrath explica que os cursos da modalidade EAD são pensados para integrar teoria e prática por meio de aulas ao vivo e interativas, que apresentam situações reais do mercado de trabalho. Além disso, laboratórios virtuais e ferramentas digitais avançadas, material didático claro e dinâmico, mentoria ativa e capacitada para conduzir atividades práticas mesmo no ambiente online e parcerias locais permitem a realização de estágios, oficinas e vivências práticas quando necessário.

De acordo com o especialista em educação a distância, nesta modalidade a motivação dos estudantes se cultiva com presença, escuta e propósito, que segundo ele, são praticados por meio do Núcleo de Apoio Intensivo ao Aluno (NAIA) com mentorias individuais e em grupo para orientar o estudante desde o primeiro semestre.

Para o diretor universitário, ações de pertencimento, como eventos, palestras, comunidades virtuais e lives motivacionais e professores comprometidos, que acompanham e desafiam os alunos a evoluírem em um caminho de progressão profissional, mostram que cada módulo vencido é um passo rumo à realização de um sonho.

“Em um cenário onde parte do sistema educacional tenta deslegitimar o ensino a distância, é preciso sair em defesa da educação acessível, transformadora e de qualidade. Educação não é um luxo, é um direito, e o EAD, quando bem conduzido, é a ponte que leva milhares de brasileiros a acessá-lo” declara Astrath.

Para mais informações, basta acessar: faculdadefocus.com.br/



Prêmio Tax Brains valoriza líderes fiscais do Supply Chain

A Dootax, startup brasileira que oferece soluções que visam agilizar os processos fiscais empresariais, anuncia a terceira edição do Prêmio Tax Brains, iniciativa que destaca cases de inovação e estratégia na área fiscal e tributária. Neste ano, o evento premiará líderes e profissionais que atuam no setor de Supply Chain, abrangendo empresas de transporte, logística e cadeia de suprimentos que usam tecnologia e posicionamento estratégico para gerar maior eficiência e conformidade fiscal.

Marcada para acontecer em 14 de agosto, em São Paulo, a premiação terá inscrições abertas entre os dias 26 de maio e 11 de julho. Sua estrutura segue os mesmos moldes das edições anteriores: entre 28 de julho e 8 de agosto, uma comissão julgadora avaliará os cases e votará nos mais relevantes, de acordo com os critérios estabelecidos. Os vencedores da edição serão anunciados em um jantar, que deve reunir participantes e players do setor.

Desde sua primeira edição, o Prêmio Tax Brains tem como objetivo dar voz, palco e reconhecimento aos profissionais e times fiscais que estão inovando o mercado mesmo diante de cenários complexos. A cada edição, um setor é escolhido como foco e, em 2024, os destaques foram o agronegócio e o varejo.

Com curadoria de um comitê formado por especialistas e líderes do setor, os cases são avaliados com base em cinco critérios: inovação, automação, compliance, gestão estratégica e redução de custos.

De acordo com o economista Yvon Gaillard, CEO e cofundador da Dootax, “o prêmio é uma forma de mostrar para o mercado que a área fiscal não é só um centro de custo. Ela é uma área de inteligência e precisa ser incluída nas decisões estratégicas”.

Para Gaillard, o prêmio não apenas celebra os destaques do setor, mas também tem como objetivo incentivar a transformação digital e a inovação na área fiscal e tributária. “O reconhecimento público desses projetos destaca como a inovação pode gerar valor, reduzindo custos, aumentando a eficiência e fortalecendo o departamento fiscal como um setor estratégico dentro das empresas”, afirma.

“Esses profissionais são peças-chave para o crescimento e a competitividade das organizações. Eles enfrentam diariamente a complexidade da nossa legislação e, com criatividade e tecnologia, conseguem não apenas reduzir os impactos da burocracia, mas também gerar valor estratégico para os negócios. É uma contribuição que muitas vezes acontece nos bastidores e que merece ser trazida à luz, celebrada e valorizada”, acrescenta o CEO.

Valorização em tempos de mudança

Em um país que está passando pela maior reforma tributária das últimas décadas, o papel da área fiscal tem se tornado ainda mais estratégico. Com isso, cresce a urgência de reconhecer quem realmente sustenta a saúde fiscal das empresas. 

“A área fiscal será responsável por traduzir essa nova realidade tributária para dentro das organizações. E isso exige preparo técnico, visão estratégica e reconhecimento. O Prêmio Tax Brains nasceu justamente para destacar esses talentos que, até pouco tempo, não tinham visibilidade”, avalia Gaillard.

“Fomentar a inovação nesse cenário é fundamental para transformar desafios em oportunidades, reduzir riscos e tornar os processos mais eficientes. A transformação digital traz mais segurança, agilidade e inteligência para a área fiscal, permitindo que ela assuma um papel ainda mais estratégico. Por isso, incentivar o pensamento inovador é, para nós, uma forma de impulsionar não só a evolução das empresas, mas também de toda a economia”, completa o CEO da Dootax.

Para mais informações sobre o Prêmio Tax Brains e realização de inscrições, basta acessar: https://dootax.com.br/premiotaxbrains/



Transmaas conclui parametrizações para certificação OEA

A Transmaas Logística Internacional, empresa que apoia importadoras e exportadoras de médio e grande porte no transporte rodoviário no Mercosul, anuncia a conclusão de todas as parametrizações necessárias para se tornar um Operador Econômico Autorizado (OEA), com o pedido de protocolo já formalizado junto à Receita Federal.

Em 2024, a Receita Federal celebrou dez anos do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA), que reúne países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. A certificação, reconhecida internacionalmente, posiciona empresas verificadas como parceiros confiáveis no comércio exterior, garantindo maior previsibilidade e agilidade nos fluxos logísticos.

Para obter a certificação OEA, uma empresa precisa cumprir uma série de requisitos determinados pela Receita Federal, entre eles a adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), regularidade fiscal, experiência mínima de 24 meses em comércio exterior, conformidade com normas de segurança, uso da Escrituração Contábil Digital (ECD) e preenchimento do Questionário de Autoavaliação (QAA). As empresas certificadas podem atuar em duas modalidades, sendo a OEA-Segurança (OEA-S), voltada para a proteção da cadeia logística, e OEA-Conformidade (OEA-C), focada na conformidade aduaneira.

De acordo com a CEO da Transmaas, Eliane Maas, o maior desafio foi garantir que todas as exigências do programa fossem implementadas corretamente e de forma rotineira. “Para isso, investimos em infraestrutura, capacitação de pessoas e treinamentos constantes, além de contarmos com o suporte de uma consultoria especializada que orientou cada etapa do processo de adequação aos critérios da Receita Federal”, explica.

Os benefícios da certificação variam conforme a modalidade escolhida. Empresas que optam pela OEA-Segurança (OEA-S) desfrutam de uma maior proteção na cadeia logística, redução de riscos operacionais e reconhecimento internacional como parceiro confiável. Já as certificadas no OEA-Conformidade (OEA-C) usufruem de menos burocracia nos processos aduaneiros, maior facilidade na obtenção de regimes especiais e um melhor relacionamento com órgãos reguladores.

Com o protocolo formalizado, a empresa espera que a certificação seja aprovada em breve, já que atende a todos os pré-requisitos e se considera preparada para a autorização definitiva. “Esperamos poder reverberar os benefícios alcançados a todos os nossos clientes e parceiros, participando como um elo estratégico dentro da logística rodoviária internacional”, destaca a CEO.

Segundo a empresária, a participação no programa demonstra à Receita Federal o que a Transmaas já pratica dentro de sua cultura corporativa há anos. “A empresa vem se desenvolvendo com uma governança sempre alinhada às melhores práticas do mercado e de acordo com as mais exigentes especificações dos nossos clientes, além de um compliance robusto e bem estruturado, e rotinas operacionais e de segurança bem estabelecidas”.

Com foco em crescimento e fortalecimento constante no mercado, Eliane Maas afirma que a empresa já iniciou o processo para obtenção da ISO 9001, com a prerrogativa de aprimorar continuamente seus padrões operacionais e consolidar sua posição como referência no transporte rodoviário pelo Mercosul.

“A busca por certificações reconhecidas internacionalmente reflete a dedicação da empresa em oferecer segurança, confiabilidade e eficiência para seus clientes, alinhando suas operações às melhores práticas do setor logístico”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: http://www.transmaas.com.br



Companhia brasileira iDtrust completa 10 anos

Em 2025, ano em que completa uma década de existência, a iDtrust planeja aumentar o faturamento em 80%, alcançando R$ 90 milhões. A empresa de tecnologia é especializada em soluções para o mercado de crédito, tendo atingido mais de R$ 100 bilhões de operações transacionadas somente em 2024. O portfólio de clientes inclui companhias líderes nos segmentos de petróleo, fintechs, varejo, fertilizantes, mineradoras, agronegócio, entre outros.

Para alcançar a meta de crescer o faturamento em 80%, a iDtrust se apoiará no aumento da rentabilidade dos clientes com estratégias de tesouraria, otimização de fluxo de caixa e operações de crédito, como explica Junior Santos, CEO da iDtrust.

Ele esclarece ainda que a empresa está pondo em prática muitas tendências do mercado. “Com tecnologia preparada para operações com recebíveis, a plataforma da iDtrust visa oferecer segurança contra ameaças cibernéticas, uma preocupação central no mundo em que vivemos hoje. As instituições financeiras precisam garantir que as transações e os dados dos clientes estejam protegidos”, diz.

Santos explica que a alta expectativa de crescimento da empresa está atrelada à experiência e à integração entre o mundo digital e físico no consumo, que vem redefinindo o setor financeiro. O CEO acredita que a revolução do mercado é impulsionada por inovações tecnológicas como inteligência artificial, blockchain e tokenização de ativos. 

“O foco no produto ou serviço mudou para experiências integradas e personalizadas. As empresas precisam atender às expectativas dos consumidores, que hoje esperam interações fluidas, seguras e que agreguem valor real ao seu dia a dia, e isso só é possível com a tecnologia”, exemplifica o executivo.

No caso do blockchain, Santos acredita que se trata de uma solução confiável para esse desafio, oferecendo uma maneira segura e transparente de registrar transações. 

“Além de aumentar a segurança, a tecnologia blockchain impacta também a confiança dos clientes”, diz. “Transações registradas em blockchain são imutáveis e verificáveis, o que elimina muitas das incertezas e riscos associados às operações financeiras tradicionais”, complementa Santos.

A tokenização de ativos é outra inovação que está mudando a forma como os investimentos são gerenciados e comercializados, na visão do CEO. Ao converter ativos financeiros em tokens digitais, as instituições podem oferecer novas oportunidades de investimento que são mais acessíveis e líquidas.

“Com a tokenização, é possível democratizar o acesso a investimentos que antes eram restritos a um pequeno grupo de pessoas. Isso amplia as opções para os investidores e melhora a eficiência do mercado financeiro como um todo”, explica.

Desafio da pandemia de covid-19

Sediada em Ribeirão Preto (SP), a iDtrust viu na pandemia de covid-19 um dos maiores desafios para a sua existência como empresa. O negócio precisou se adaptar rapidamente a fim de enfrentar a crise, diz Santos. Ele afirma que esse processo foi crucial para a iDtrust se tornar o que é hoje.

“Em meio aos desafios, encontrei uma nova oportunidade no mercado de certificação digital e segurança de dados. Mesmo durante o ‘furacão’ da pandemia, conseguimos apostar na diversidade de produtos de crédito para atender as mais diversas empresas. Esse diferencial nos rendeu clientes como a Petrobras e o Mercado Pago, que utilizam nossos serviços até hoje”, lembra.

Uma das primeiras grandes parcerias da iDtrust foi com o Nubank, com a empresa oferecendo soluções avançadas de certificação digital e assinatura eletrônica. Outras fintechs e empresas de tecnologia também se interessaram pelas soluções da iDtrust, ampliando rapidamente a base de clientes da nova empresa.

“A Plataforma Finanfor, por exemplo, conecta fornecedores de grandes empresas com instituições financeiras, facilitando o acesso a crédito e melhorando a gestão de fluxo de caixa. O processo, que vai da solicitação ao financiamento, é totalmente automatizado”, destaca Santos.

O CEO menciona também a plataforma para o varejo, que utiliza tecnologia para ajudar empresas a gerar novas receitas e reduzir os custos operacionais. A solução permite a integração com sistemas de software que centralizam e automatizam os principais processos de negócio (ERPs), oferecendo gestão e conciliação de pagamentos, com o objetivo de facilitar a antecipação de recebíveis.

Para saber mais, basta acessar: https://www.idtrust.com.br/



Emagrecimento saudável é essencial para as mulheres

O emagrecimento vai muito além da busca por um padrão estético. Para as mulheres, alcançar um peso saudável pode ser fundamental para a saúde integral e o bem-estar a longo prazo, é o que afirma a Dra. Juliana Helena Romano, médica especialista em nutrologia, emagrecimento e estética corporal

“Emagrecimento saudável com acompanhamento médico e nutricional tornam o processo sustentável, melhorando a saúde física e psíquica, aumentando autoestima, bem-estar e evitando o reganho de peso e frustração”, afirma a médica.

Segundo uma pesquisa internacional denominada “Dukan e Depois?”, repercutida pelo portal GShow, 75% dos entrevistados que adotam dietas restritivas ganharam de volta o peso que haviam perdido. Além disso, o fracasso da dieta trouxe à tona um sentimento de culpa em 60% do grupo, composto por 4761 voluntários que seguiram diferentes dietas por, pelo menos, dois anos.

Dra. Juliana destaca que o excesso de peso e a obesidade desencadeiam uma série de desequilíbrios no organismo feminino:

  • Desequilíbrios hormonais: aumento nos níveis de estrogênio, com irregularidades menstruais e aumento do risco de doenças como a síndrome dos ovários policísticos. A resistência à insulina pode afetar a fertilidade e aumentar o risco de diabetes tipo 2. A desregulação dos hormônios da fome e saciedade, grelina e leptina, também é comum, intensificando o apetite e a sensação de fome;
  • Inflamação crônica e riscos metabólicos: o cenário hormonal alterado contribui para um ambiente de inflamação crônica no organismo, reduzindo a taxa metabólica e elevando os riscos de síndrome metabólica e outras doenças crônicas, como hipertensão arterial, dislipidemia e certos tipos de câncer, como o de mama;
  • Impactos emocionais: sobrepeso e obesidade podem afetar a autoestima e a percepção corporal, levando a problemas de imagem e a distúrbios alimentares, sendo a compulsão alimentar a mais comum.

Perda de peso saudável

Romano observa que muitas mulheres com sobrepeso tendem a negligenciar o autocuidado e a transferir a responsabilidade por sua condição a fatores externos. “A partir do momento que ela [mulher] decide virar o jogo e perder peso, vencer a obesidade é uma virada: para evoluir em saúde e autoestima”, enfatiza.

Os benefícios do emagrecimento saudável vão além da estética, atuando como um fator de proteção contra diversas doenças. “O emagrecimento saudável controla ou previne doenças cardiovasculares e cerebrovasculares como infarto, angina, hipertensão arterial, dislipidemias, apnéia do sono, derrames, diabetes tipo 2 e Alzheimer”, destaca a médica.

A perda de peso também pode contribuir para a prevenção da síndrome metabólica, doenças musculoesqueléticas, problemas gastrointestinais e tumores malignos. Além disso, tem um impacto na saúde mental, podendo auxiliar no controle da depressão, ansiedade e distúrbios alimentares.

Ainda de acordo com Romano, os tratamentos estéticos também podem ser aliados durante e após o processo de emagrecimento. “A associação de tecnologias, bioestimuladores de colágeno e outras intervenções estéticas pode acelerar a queima de gordura, remodelar o corpo, preservar e até aumentar a massa muscular, além de melhorar a flacidez da pele, proporcionando resultados mais satisfatórios e uma aparência saudável e rejuvenescida”, afirma a especialista.

Abordagem multidisciplinar é opção para resultados duradouros

Romano enfatiza a alternativa de um programa de emagrecimento multidisciplinar em comparação com dietas restritivas e soluções rápidas. “Um programa multidisciplinar oferece um acompanhamento contínuo e personalizado, visando a mudança de hábitos e a sustentabilidade dos resultados. O foco deve ser atingir os objetivos e aprender sobre o processo e a manutenção, para nunca mais reganhar o que perdeu”, exemplifica.

A Dra. Juliana Helena Romano (CRM/SP 138885) é médica desde 2009  e, após a residência médica, concluiu três pós-graduações nas áreas de anestesiologia, nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e Emagrecimento e Sarcopenia pela Faculdade de Administração, Negócios e Saúde de Sergipe (Fanese). Atualmente leciona em 2 pós-graduações: Nutrologia pela Sanar e Ginecologia Hormonal, Funcional e Integrativa pela ABRAGENI.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/drajulianaromano/



Qualidade do ar no Brasil é foco de preocupação

Dados do Painel Vigiar, divulgados pela CNN Brasil, apontam que em quase todas as regiões brasileiras a população está respirando ar com níveis de poluição superiores ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo, que monitora a poluição atmosférica e sua relação com a saúde humana, mostra que a média anual de material particulado fino (MP2,5) no Brasil em 2023 foi de 9,9 microgramas por metro cúbico (µg/m³).

A pesquisa, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, mostra que o índice é quase o dobro do limite de 5 µg/m³ recomendado pela OMS, evidenciando um cenário preocupante para a saúde pública e para o meio ambiente.

O material particulado fino, conhecido como MP2,5, é composto por partículas microscópicas que podem penetrar profundamente no sistema respiratório, causando doenças respiratórias, cardiovasculares e até câncer. A exposição prolongada a esses poluentes representa um risco significativo, especialmente para crianças, idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes.

Segundo Rai Nascimento, diretor de operações da SpeedAir, empresa dedicada à fabricação e comercialização de equipamentos de filtragem de água e ar, a qualidade do ar no Brasil já é considerada alarmante. “A falta de controle adequado da poluição faz com que níveis contaminantes cresçam dia após dia, tornando-se uma ameaça direta à saúde da população e ao meio ambiente”, afirma.

Ele destaca ainda que fatores como emissões industriais, desmatamento, queima de combustíveis fósseis e até sistemas de ventilação inadequados também contribuem para os altos índices de poluição.

“Nesse contexto, os filtros de ar desempenham um papel importante. Em ambientes internos, eles removem partículas nocivas, podendo melhorar a qualidade do ar respirado. Já em espaços industriais e urbanos, os filtros ajudam a reter poluentes antes que sejam liberados na atmosfera, atuando como uma barreira contra a poluição”, ressalta Nascimento.

Já o diretor comercial da SpeedAir, José Lopes, explica que os filtros de ar são capazes de eliminar uma ampla gama de contaminantes, incluindo material particulado (PM10 e PM2,5), gases tóxicos, compostos orgânicos voláteis (VOCs), alérgenos, vírus, bactérias e odores indesejáveis. “Além disso, sistemas de filtragem bem projetados otimizam o consumo energético, reduzindo o esforço de ventiladores e climatizadores, o que diminui a pegada de carbono das operações”.

Além dos filtros de ar, sistemas de ar-condicionado modernos também desempenham um papel importante na melhoria da qualidade do ar. De acordo com Lopes, equipados com tecnologias avançadas ajudam a remover partículas nocivas e gases tóxicos do ambiente interno, proporcionando um ar mais limpo e saudável. 

Filtros HEPA estão mais acessíveis e eficientes, o carvão ativado ganha novos formatos para absorção aprimorada, e ionizadores são combinados com outras tecnologias para potencializar a remoção de poluentes”.

“Modelos com tecnologia inverter, por exemplo, não apenas otimizam o consumo energético, mas também reduzem a pegada de carbono ao operar de forma mais eficiente”, avalia Lopes.

Setor registra crescimento

Dados do governo, noticiados pelo portal G1, apontam que o Brasil se tornou o segundo maior produtor mundial de ar-condicionado, impulsionado pelo aquecimento da economia e pelo aumento das temperaturas. O país ficou atrás apenas da China.

Em 2024, a produção brasileira de ar-condicionado registrou recorde com 5,9 milhões de unidades, um crescimento de 38% em relação a 2023. “Com a alta demanda por produtos de climatização, o futuro está na personalização das soluções para cada ambiente”, conclui o diretor comercial da SpeedAir.

Para saber mais, basta acessar: https://speedair.ind.br/



Grupo Unità busca contribuir com as metas do Marco Legal do Saneamento

Aprovado em 2020, o Novo Marco Legal do Saneamento estabelece um dos maiores desafios de infraestrutura do Brasil: garantir, até 2033, o acesso de 99% da população à água potável e ampliar de 53,2% para 90% a cobertura de coleta e tratamento de esgoto​. Para viabilizar essas metas, estima-se que o país precisará de mais de 27 bilhões de dólares em investimentos.

Nesse cenário, o Grupo Unità vem se preparando para atuar nesse processo por meio da sua Linha Industrial.

“O Grupo Unità vem acompanhando de forma muito próxima os desdobramentos do Novo Marco Legal do Saneamento. Sabemos da dimensão do desafio e acreditamos que podemos ser parte da solução. Por isso, estamos investindo em equipamentos específicos para sistemas de água e esgoto, estações de tratamento (ETA e ETE), e desenvolvendo soluções técnicas personalizadas para atender as diferentes demandas regionais”, afirma Darcio Machado, Gerente Comercial Industrial do Grupo Unità.

Segundo Darcio, a empresa tem focado em ampliar seu portfólio com bombas submersíveis, bipartidas, de eixo vertical de grande porte, misturadores e acessórios de alto desempenho. “São produtos com alta eficiência energética e durabilidade, pensados para aplicações críticas. Queremos garantir não só confiabilidade, mas também economia de energia e redução de custos operacionais para os nossos clientes, o que é essencial em projetos públicos e privados de saneamento”.

Outra frente importante é a construção de parcerias estratégicas. “Estamos atentos aos principais projetos de saneamento em andamento no país e buscamos antecipar as demandas. Além de fornecer equipamentos, queremos estar junto desde a concepção até a operação dos sistemas, construindo relações sólidas e duradouras com clientes e integradores”, pontua.

Embora a linha de pressurização da empresa esteja mais voltada para os setores da construção civil e predial, Darcio destaca que ela também pode ser aplicada em soluções complementares. “Em empreendimentos industriais e comerciais, por exemplo, a estabilidade de pressão no sistema interno de água é essencial. São tecnologias que se conectam à ideia de universalizar o acesso à água de forma eficaz”.

Para suportar essa expansão, o Grupo Unità está se reestruturando em várias áreas. “Estamos reforçando nossa presença nacional por meio de uma rede de revendas regionais, assistência técnica autorizada e estoques locais. Também intensificamos o diálogo com nossa fábrica na China, com foco em desenvolver bombas mais alinhadas às necessidades do mercado brasileiro”, explica o gerente.

A empresa ainda aposta na tecnologia para melhorar a experiência dos seus parceiros. Um exemplo é o lançamento do Leselect, um software próprio de seleção de produtos.

O Grupo Unità também vem promovendo missões técnicas à fábrica na China com parceiros estratégicos do Brasil, o que, segundo Darcio, tem sido essencial para acelerar o desenvolvimento de novos modelos voltados ao saneamento. “Essa troca direta encurta caminhos e possibilita soluções mais personalizadas e rápidas para o mercado nacional”.

Assim, a empresa quer ser reconhecida como parceira estratégica na jornada rumo à universalização do saneamento.

Sobre o Grupo Unità

O Grupo Unità, com centro de distribuição em Itajaí (SC), Jundiaí (SP) e Recife (PE) e sede administrativa na cidade catarinense e paulista, foi fundado em 2018, com o objetivo de suprir a necessidade de empresas chinesas no Brasil no segmento da construção civil.

Desde então, vem crescendo exponencialmente e, atualmente, já conta com diversas marcas em seu portfólio. Neste curto período de atuação, a empresa vem crescendo e abrindo novas unidades em outros locais do mundo, como Uruguai e Paraguai.

Mais informações em: www.grupounita.com.br ou pelo telefone (47) 3515-0880.

Santos Press Comunicação Empresarial

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Mais de dez mil pessoas são flagradas em exercício ilegal da Educação Física

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) divulgou o relatório de fiscalização de 2024. Em todo o país, foram flagradas 10.221 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de Educação Física e 11.724 estabelecimentos funcionando sem registro. As ilegalidades encontradas resultaram em 6.796 processos instaurados, dos quais 2.337 foram encaminhados ao Ministério Público. Tais infrações são identificadas por meio de ações de fiscalização. No total, foram fiscalizadas 55.650 Pessoas Físicas e 54.086 Pessoas Jurídicas. As ações dividem-se entre reativas — quando ocorrem a partir de denúncias — e proativas, realizadas rotineiramente pelos Conselhos Regionais (CREFs).

A participação da sociedade nas denúncias de irregularidades no exercício da Educação Física contribui para a efetividade das ações de fiscalização. Para registrar uma denúncia, o canal indicado é o CREF da respectiva região. Entende-se por exercício ilegal da profissão a atuação sem o devido registro profissional no Conselho, como a elaboração, prescrição e orientação de exercícios físicos ou a ministração de aulas de Educação Física Escolar. Tais atribuições estão previstas na Lei nº 9.696/1998.

A atuação dos fiscais dos CREFs ultrapassa a função operacional do Sistema CONFEF/CREFs. Trata-se de uma medida essencial para a proteção da sociedade, considerando que uma profissão regulamentada visa assegurar que apenas profissionais qualificados estejam legalmente habilitados a exercê-la. Segundo o presidente do CONFEF, Claudio Boschi, “para elaborar o Relatório de Fiscalização, foi desenvolvida uma plataforma internamente. Um exemplo da tecnologia a favor do interesse público, e uma ação no sentido de tornar a atuação do Sistema CONFEF/CREFs ainda mais transparente para a sociedade e para o profissional”.

O Relatório de Fiscalização de 2024 reúne dados fornecidos por todos os CREFs — responsáveis diretos pelas ações em âmbito regional. O documento foi elaborado com base nas orientações técnicas do Tribunal de Contas da União. Para isso, foi desenvolvida uma plataforma nacional alimentada com dados enviados pelos Conselhos Regionais de Educação Física, consolidando um compilado abrangente de informações.



Tecnotree é reconhecida no Gartner® Market Guide como fornecedora de soluções de marketplace digital B2B para CSPs

A Tecnotree, uma plataforma digital global e líder de serviços para tecnologias 5G habilitadas para IA e nativas da nuvem, foi nomeada um fornecedor representativo no 2025 Gartner® Market Guide for CSP B2B Digital Marketplace Solutions.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250519574403/pt/

Tecnotree é reconhecida no Gartner® Market Guide como fornecedora de soluções de marketplace digital B2B para CSPs

Tecnotree é reconhecida no Gartner® Market Guide como fornecedora de soluções de marketplace digital B2B para CSPs

O relatório destaca o papel estratégico dos mercados digitais para ajudar os provedores de serviços de comunicação (CSPs) a diversificar os fluxos de receita, fortalecer os relacionamentos corporativos e liderar a inovação orientada pelo ecossistema.

Segundo o Gartner, “até 2028, 60% dos CSPs de nível 1 utilizarão marketplaces digitais para atender clientes B2B, um aumento significativo em relação aos 25% atuais”. Essa tendência, em nossa visão, reflete a crescente necessidade de os CSPs evoluírem além da conectividade tradicional, passando a oferecer soluções integradas e de alto valor agregado por meio de ecossistemas de parceiros ágeis.

Acreditamos que a inclusão da Tecnotree no relatório destaca sua abordagem centrada em viabilizar modelos de negócios B2B e B2B2X por meio de sua avançada plataforma de marketplace digital. A empresa tem investido estrategicamente em tecnologias baseadas em IA para aprimorar o gerenciamento de parceiros, a descoberta de produtos e a monetização, com o objetivo de posicionar os CSPs na liderança da economia de plataforma.

Visão do marketplace da Tecnotree

A Tecnotree está moldando o futuro dos marketplaces digitais com uma plataforma impulsionada por GenAI, projetada para fluxos de trabalho inteligentes e em tempo real. Ela oferece integração automatizada, recomendações personalizadas e monetização escalável. Desenvolvida com base na Open Digital Architecture do TM Forum, a plataforma suporta interoperabilidade com 59 APIs abertas certificadas, incluindo 9 casos de uso em ambientes reais.

“Acreditamos que nosso reconhecimento no Gartner Market Guide valida o forte impulso por trás de nossa estratégia de marketplace B2B”, afirmou Padma Ravichander, CEO da Tecnotree. “Estamos oferecendo plataformas componíveis e nativas de IA que permitem aos CSPs desbloquear novas fontes de receita, integrar parceiros com mais agilidade e oferecer serviços diferenciados em diversos setores”.

Nativo de IA e pronto para o setor

A plataforma Tecnotree Moments permite que os CSPs cocriem ofertas específicas para setores como saúde, educação, OTT, jogos e serviços financeiros. Com seu design nativo da nuvem e que prioriza a API, ela oferece suporte a modelos avançados como DaaS, inteligência alimentada por GenAI e preços dinâmicos.

Os recursos de IA impulsionam o agrupamento inteligente, a correspondência preditiva de parceiros e os insights em tempo real, ajudando os CSPs a oferecer experiências personalizadas e a gerenciar a complexidade com eficiência.

Principais recursos

A Tecnotree acredita que sua plataforma está alinhada com as principais capacidades de marketplace do relatório da Gartner:

  • Gerenciamento automatizado de parceiros
  • Catálogo flexível e faturamento baseado em assinatura
  • Portais de autoatendimento para usuários corporativos
  • Análises e recomendações orientadas por IA
  • Segurança e conformidade robustas
  • Integração de API aberta para ambientes com múltiplos fornecedores

Inovação impulsionada pelo ecossistema

À medida que os CSPs adotam modelos baseados em plataformas, a Tecnotree possibilita a colaboração com ISVs, hyperscalers, fintechs e provedores de conteúdo. Com integrações pré-construídas, APIs flexíveis e suporte para comarketing, as operadoras podem atender tanto grandes empresas quanto PMEs com velocidade e escala.

Gartner, Market Guide for CSP B2B Digital Marketplace Solutions, Will Rice, Khurram Shahzad, Susan Welsh de Grimaldo, 5 de maio de 2025.

GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou de suas afiliadas nos EUA e internacionalmente, e é utilizada aqui com permissão. Todos os direitos reservados.

A Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço apresentado em suas publicações de pesquisa, nem aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com as classificações mais altas ou outras designações. As publicações de pesquisa da Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. A Gartner isenta-se de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a essa pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comerciabilidade ou adequação a um propósito específico.

Sobre a Tecnotree

A Tecnotree é uma fornecedora de soluções digitais de Sistema de Suporte ao Negócio (BSS), preparada para o 5G e equipada com recursos de IA/ML e suporte a ambientes multinuvem. A empresa é reconhecida como líder em conformidade com as APIs abertas do TM Forum, com 59 APIs certificadas, incluindo 9 aplicadas em casos de uso reais, o que reforça seu compromisso com a excelência e a inovação na entrega de experiências e serviços diferenciados para CSPs e DSPs. Nossa pilha de BSS digital, ágil e baseada em código aberto, cobre de ponta a ponta os processos de negócios – do pedido ao pagamento – e o gerenciamento de assinaturas, atendendo tanto ao setor de telecomunicações quanto a outros serviços digitais, abrindo caminho para oportunidades além da conectividade. Além disso, a Tecnotree oferece um marketplace digital Fintech e B2B2X com experiências multicanal por meio da plataforma Tecnotree Moments, que capacita comunidades digitalmente conectadas em ecossistemas verticais como games, saúde, educação, OTT e outros. A Tecnotree é listada na Nasdaq de Helsinque (TEM1V).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Mídia

Prianca Ravichander, CMO

E-mail: marketing@tecnotree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Tudo Para Brasileiros Hollywood premia destaques brasileiros

Los Angeles, na Califórnia, recebeu no último dia 15 de maio a primeira edição do Prêmio Tudo Para Brasileiros Hollywood, promovendo uma cerimônia voltada ao reconhecimento de brasileiros que se destacam profissionalmente nos Estados Unidos. O evento, com mais de 200 convidados, ocorreu no hotel SLS Luxury, em Beverly Hills, e reuniu nomes atuantes nos setores de empreendedorismo, inovação, cultura e impacto social.

Com idealização do jornalista Géro Bonini, a iniciativa na Califórnia foi realizada após edições anteriores na Flórida. A produção executiva foi da publicitária Thays Bonini, CMO do Tudo Para Brasileiros. O prêmio de Hollywood ainda contou com o apoio da t.PR Agency, liderada pela empresária Thais Eliasen.

O evento teve como objetivo destacar lideranças e profissionais que atuam em diferentes regiões do país. Entre os presentes no Prêmio, que teve o radialista Vitor Junior como mestre de cerimônias, estavam personalidades públicas, influenciadores digitais e representantes da comunidade brasileira nos Estados Unidos, como Zilu Camargo; a influenciadora Karen Kardasha; o diretor de cinema e professor de jiu-jitsu de celebridades em Hollywood, Rigan Machado; o mestre e fundador do Grupo Capoeira Brasil, Beto Simas; além de empresários e profissionais brasileiros de destaque.

Durante a cerimônia, Géro Bonini comentou o alcance do evento: “Reunir brasileiros de diversas regiões dos Estados Unidos em uma noite de reconhecimento demonstra a força da nossa comunidade”, afirmou o jornalista. Ele também mencionou a previsão de novas edições ainda em 2025, para os meses de outubro, em Boston, e dezembro, na Florida, no Hard Rock Café, dentro da Universal Orlando.

Segundo a publicitária e jornalista Thays Bonini, a proposta do prêmio é valorizar esforços individuais e coletivos: “A premiação evidencia o empenho de brasileiros que superam desafios e contribuem com o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridos. Em 2026 teremos a segunda edição em Hollywood”.

A empresária Thais Eliasen, responsável por parte da produção local, destacou a relevância da iniciativa como espaço de articulação e fortalecimento cultural: “A cerimônia atua como instrumento de visibilidade e aproximação entre agentes que representam o Brasil no exterior”.

Mais informações sobre a premiação no Instagram do Tudo Para Brasileiros: @tudoparabrasileiros.



Brasil fortalece exportações de micro e pequenas empresas

A recente escalada das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos — incluindo uma alíquota de 10% sobre todas as exportações brasileiras — tem gerado preocupações no comércio internacional. No entanto, esse cenário também pode representar uma oportunidade para o Brasil. Com produtos de países concorrentes sendo sobretaxados, certas exportações brasileiras tendem a ganhar competitividade no mercado americano, especialmente no setor agroindustrial, segundo análise publicada pelo Brazabank.

Além disso, o Brasil está mais preparado para atender à demanda internacional, com a participação crescente de micro e pequenos negócios. Em 2024, microempresas, MEIs e empresas de pequeno porte somaram 11.432 exportadoras — 40,5% do total registrado, de acordo com o relatório da Secex/MDIC. Ainda que esse grupo tenha movimentado apenas uma fração do valor total exportado, o avanço estrutural e o crescimento constante indicam um movimento de consolidação no setor.

Nos últimos dez anos, o número de pequenos negócios exportadores aumentou 120%, de acordo com o Sebrae. Esse crescimento está ligado à ampliação de programas como os da ApexBrasil, que em 2024 atendeu mais de 700 empresas, promoveu rodadas de negócios com compradores de 63 países e abriu 21 novos mercados, entre eles Tailândia, República Dominicana e Filipinas.

Novas medidas impulsionam exportações

Entre os instrumentos criados para impulsionar as exportações de micro e pequenas empresas está o novo seguro de crédito à exportação. Lançado em 2024, ele oferece proteção contra inadimplência e variações cambiais, facilitando o acesso dessas empresas ao mercado externo. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a iniciativa tem tornado o ambiente exportador mais seguro e acessível.

Os resultados já começam a aparecer. Entre janeiro e julho de 2024, o Brasil exportou US$ 30,9 bilhões, aumento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. No caso das micro e pequenas empresas, os principais destinos foram América do Sul (28,3%), América do Norte (24,6%) e Europa (18,7%), de acordo com o relatório da SECEX/MDIC.

Internacionalização exige atenção jurídica

Apesar das boas perspectivas, a internacionalização requer atenção jurídica especializada desde o início do processo. A advogada Leidy Benthien, conselheira da OAB Blumenau e presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico, trabalha alertando empresários sobre os riscos da falta de planejamento legal na atuação internacional. Segundo Leidy, muitos empresários ainda ignoram aspectos legais essenciais para a atuação no exterior. “O desconhecimento das normas do país de destino pode gerar prejuízos significativos. Cada mercado tem exigências próprias — legais, tributárias, regulatórias e sanitárias — que precisam ser respeitadas para evitar riscos jurídicos e financeiros”, afirma.

Entre os pontos críticos estão a elaboração de contratos internacionais com cláusulas específicas sobre prazos, formas de pagamento e resolução de conflitos; o registro de marcas em território estrangeiro; e a conformidade com normas ambientais e sanitárias. “Não basta adaptar um contrato nacional — ele deve estar em conformidade com a legislação e a cultura jurídica do país com o qual se negocia”, reforça Leidy. “A atuação preventiva de um advogado especializado oferece segurança jurídica e evita litígios futuros.”

Perspectivas para 2025

Aprovado em fevereiro de 2025, o programa Acredita Exportação prevê a devolução de 3% das receitas de exportação para micro e pequenas empresas, inclusive as optantes pelo Simples Nacional. A medida terá impacto orçamentário estimado de R$ 51 milhões neste ano e R$ 58 milhões em 2026, segundo o Governo Federal.

Além disso, o Exporta Mais Brasil, programa da ApexBrasil voltado à promoção comercial, planeja realizar 13 edições ao longo de 2025. Cada uma será dedicada a um setor específico e ocorrerá em um estado diferente. Desde sua criação, em agosto de 2023, o programa já promoveu mais de seis mil rodadas de negócios, conectando 875 empresas brasileiras a 305 compradores internacionais de 65 países.

“Com estrutura de apoio reforçada, diversificação de mercados e orientação jurídica adequada, como a promovida pela Comissão de Empreendedorismo Jurídico, a expectativa é que o número de micro e pequenas empresas exportadoras continue crescendo”, afirma a advogada Leidy Benthien.



Edição 2025 do Breakfast Weekend movimenta Curitiba, São Paulo e Campinas

Acontece até o dia 25 de maio, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Campinas, a edição 2025 do Breakfast Weekend. Durante o evento, os consumidores poderão experimentar receitas exclusivas preparadas pelos estabelecimentos participantes. A lista completa de que participa está no site www.breakfastweekend.com.br

De acordo com Gabriela Ianelli, gerente de Marketing e Trade Marketing da Queensberry, patrocinadora do evento, o café da manhã vai muito além de uma simples refeição — é um momento para quem busca energia e disposição para o dia, de conexão com as pessoas à mesa e de reconexão consigo mesmo. Segundo Ianelli, “ao participar do Breakfast Week, reafirmamos nosso compromisso em valorizar o café da manhã como um momento especial e saboroso. Para nós, essa refeição é uma oportunidade de recarregar as energias, apreciar o momento e estabelecer conexões significativas. Nossas geleias, elaboradas com ingredientes selecionados, oferecem uma ampla gama de sabores que atendem a diferentes paladares e ocasiões, tornando cada café da manhã uma experiência única e deliciosa”, afirma ela.

Segundo Carlos Galvão, um dos idealizadores do Breakfast Week, “o evento é o cenário ideal para marcas que queiram se associar a um momento único de consumo e se conectar de forma autêntica com o universo do café da manhã” 

O Breakfast Weekend reúne cafeterias, padarias, restaurantes e hotéis que oferecem menus completos em quatro faixas de preços promocionais: R$ 39,90, R$ 49,90, R$ 59,90 e R$ 89,90. Os descontos podem ultrapassar 30%, incentivando a experimentação. Embora o foco seja o café da manhã, muitos estabelecimentos têm horários flexíveis, permitindo que os pratos sejam consumidos ao longo do dia.

Com sabores como Amora, Damasco, Framboesa, Frutas Vermelhas, Goiaba, Laranja, Mirtilo (Blueberry) e Morango, a Queensberry aposta em iniciativas que destacam a sofisticação e a diversidade de sua linha Classic.

 

Mais informações de imprensa com:

Communicação Assessoria Empresarial

Graziele do Val

Graziele.val@communicacao.com.br

Bárbara do Val Blanco

barbara@communicacao.com.br

(11) 3285-5410



Sexta edição OPMED 2025 é lançada oficialmente em Ribeirão

A Unimed Nordeste Paulista lançou oficialmente a 6ª edição do OPMED – congresso nacional de órteses, próteses, materiais especiais e medicina especializada, que acontecerá entre os dias 27 a 29 de novembro, no Centro de Eventos do RibeirãoShopping. O happy hour de lançamento reuniu representantes das Unimeds do Estado, médicos, empresários do setor e convidados especiais, marcando o início da contagem regressiva para o encontro, que acontece em novembro.

Durante a apresentação, os organizadores destacaram a relevância do congresso para o mercado nacional e o papel de Ribeirão Preto como polo estratégico para o setor. “Com os novos avanços de tecnologia que vêm ocorrendo, esperamos que o OPMED traga muitas novidades. Nosso objetivo é trazer para a nossa região o que há de mais moderno e inovador na área de OPME”, afirmou o diretor-presidente da Unimed Nordeste Paulista, Eduardo Augusto de Lima Portioli.

Paulo G. S. Cruz Filho, diretor vice-presidente da Unimed Nordeste Paulista, explica que o congresso vai muito além das fronteiras locais.  “É uma oportunidade para divulgar o potencial médico da região, atrair investimentos e promover o intercâmbio de conhecimento entre especialistas de todo o país. Temos muito interesse em divulgar esse potencial para o resto do Brasil, receber as pessoas, negociar e fomentar negócios entre as empresas”, revelou, adiantado um pouco do que a programação irá abordar. “Vamos mostrar o cenário que congrega implantes em ortopedia, neurocirurgia, vascular e muito mais”, adiantou o diretor vice-presidente.

Sobre o OPMED

Promovido pela Unimed Nordeste Paulista – que reúne 17 singulares da macrorregião de Ribeirão Preto, abrangendo 90 cidades e mais de 720 mil beneficiários – o OPMED chega à sua sexta edição neste ano.  Desde sua criação, o evento já movimentou mais de R$ 3 milhões em investimentos, com o apoio de mais de 85 patrocinadores. Nas cinco edições anteriores, reuniu 95% de todas as Unimeds do Brasil, mais de três mil congressistas de diversas regiões do país e mais de 150 palestrantes. Em 2019, o evento movimentou mais de 20 mil itens de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), em um setor que, no mesmo ano, somou mais de R$ 12 bilhões em volume financeiro no país. Todas as edições anteriores também ocorreram em Ribeirão Preto e tiveram a participação de palestrantes como Leandro Karnal, ministro Luís Roberto Barroso, Deltan Dallagnol, ministro Luiz Fux, Clóvis de Barros Filho, entre outros.

Após seis anos, o Congresso OPMED está de volta e marca a retomada de um dos principais eventos do setor. A edição de 2025 será realizada de 27 a 29 de novembro, no Multiplan Hall – Centro de Eventos do RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, com expectativa de reunir mais de 800 congressistas. A programação inclui debates sobre compliance, sustentabilidade, tecnologia, inteligência artificial e legislação, além de uma feira com as principais marcas e soluções do setor. Mais informações estão disponíveis no site: https://www.congressoopmed.com.br.



AHS lança Casa AHS de US$ 750 milhões no Canal Hídrico de Dubai

A AHS Properties, principal incorporadora imobiliária de altíssimo dos EAU, anunciou o lançamento da Casa AHS, um empreendimento históricoàbeira-mar avaliado em US$ 750 milhões (AED 2,75 bilhões). Situado ao longo do prestigiado Canal Hídrico de Dubai, o projeto redefine o estilo de vida urbano de elite com uma coleção selecionada de residências excepcionais.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250520550555/pt/

AHS to Launch $750 Million Casa AHS on Dubai Water Canal (photo: AETOSWire)

AHS to Launch $750 Million Casa AHS on Dubai Water Canal (photo: AETOSWire)

A Casa AHS foi projetada como uma rara mescla de brilhantismo arquitetônico e elegância de marca. O empreendimento é obra do renomado arquiteto Shaun Killa, com interiores da renomada HBA Residential, redefinindo a grandeza com extensas disposições, tetos com pé direito duplo (até 12 m) e vistas deslumbrantes do Canal Hídrico e Parque Safa.

Comentando sobre o lançamento, Abbas Sajwani, Fundador e Diretor Executivo da AHS Properties, disse: “Com a Casa AHS, criamos mais do que apenas casas; estamos criando um estilo de vida profundamente sofisticado, emocionalmente impactante e admirado em todo o mundo. Este lançamento é a continuação de nossa missão de elevar o estilo de vida de luxo em Dubai, e oferecer a nossos clientes imóveis raros e marcantes em localizações privilegiadasàbeira-mar.”

O desenvolvimento irá oferecer 32 residências de altíssimo luxo, incluindo Sky Villas, Sky Mansions e Sky Palaces, com tamanhos que variam de 5.088 a 29.700 pés quadrados. Cada residência possui elevadores privados, que se abrem diretamente para luxuosas salas de estar, piscinas privadas de borda infinita, que se mesclam perfeitamente com as águas serenas do canal, jacuzzis e amplos terraços, tanto para relaxamento tranquilo como para entretenimento refinado.

Os moradores irão desfrutar de uma série de comodidades cinco estrelas, incluindo um salão privativo e espaço de trabalho para moradores, um spa tranquilo e um oásis de bem-estar, além de serviços de portaria 24 horas por dia, 7 dias por semana, acessíveis através de um aplicativo exclusivo para moradores. Outras ofertas incluem acesso exclusivo a uma rede selecionada de altíssimo padrão aquisitivo (Ultra-High-Net-Worth – UHNW), serviços de limusine com motorista e serviço de limpeza 24 horas. Cada residência também conta com garagens privativas totalmente fechadas, estações de recarga para veículos elétricos, bicicletário exclusivo e depósito privativo com segurança.

Sobre aAHS Properties

Fundado em 2017 por Abbas Sajwani, o AHS Group ostenta hoje um impressionante valor patrimonial de US$ 2,7 bilhões e emprega mais de 3.000 pessoas, com planos ambiciosos de se tornar um dos grupos empresariais mais vibrantes da região. Com uma sólida carteira de projetos, a AHS Properties tem como meta alcançar US$ 5 bilhões em valor bruto de desenvolvimento até o fim deste ano, continuando a definir referências no mercado imobiliário de luxo.

A empresa obteve marcos notáveis, incluindo a venda de propriedades de alto valor e o lançamento da Casa Canal com interiores Fendi Casa.

Em 2020, foi lançada a AHS Investments, criando um portfólio diversificado de US$ 150 milhões em ações privadas e públicas. Em 2021, Abbas lançou a AHS Properties, entrando no mercado imobiliário de luxo com projetos em Palm Jumeirah e Emirates Hills, conquistando rapidamente reconhecimento por sua inovação e qualidade.

Novos projetos estão surgindo, prometendo elevar o padrão de vida de luxo. Cada empreendimento é selecionado cuidadosamente para oferecer experiências únicas e expandir o portfólio da AHS, continuando nossa jornada para definir novas referências no mercado imobiliário.

Fonte:AETOSWire

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Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20250520550555/pt/2473706/19/Video_Casa_AHS_main_video_05_16_2025.mp4
Contato:

Sura Hammadin – Diretor de Relações Públicas e Mídia

Sura.Hammadin@ahs-properties.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Milky Moo triplica faturamento com 600 franquias em 5 anos

A Milky Moo, empresa brasileira de milkshakes, expandiu para 606 franquias e triplicou seu faturamento anual em cinco anos desde sua fundação em março de 2020. A empresa implementou mudanças operacionais em parceria com a plataforma de gestão Sankhya, resultando em um crescimento mensal de 25% e no atendimento de 20 milhões de consumidores até 2024.

O crescimento da Milky Moo ocorre em um contexto de expansão do mercado de sorvetes no Brasil. Em 2023, o consumo de sorvetes no país atingiu 155 mil litros, conforme dados da Kantar. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS), o setor “representa uma importante fatia do mercado de alimentação fora do lar e movimenta mais de R$14 bilhões ao ano”.

Lohran Soares, CEO e sócio fundador da Milky Moo, comenta sobre o início da empresa: “Iniciamos em um período que exigiu adaptações e aprendizados constantes. Foi uma fase muito difícil, sem muita margem para erros, mas também de muito aprendizado.”

Gustavo Almeida, Controller da Milky Moo, descreve os desafios enfrentados: “Com o crescimento, nos deparamos com um alto volume de transações financeiras processadas manualmente, falta de centralização de dados críticos e dificuldades no controle de inadimplências. A implementação de um sistema integrado de gestão nos permitiu abordar essas questões.”

Após a implementação do sistema Sankhya, que oferece produtos como ERP, CRM e soluções para RH, a empresa registrou um aumento no volume de notas fiscais processadas, passando de 100 em 20 dias para 1.000 em dez dias. A empresa também reportou uma redução de 20% na taxa de inadimplência.

A expansão da Milky Moo gerou 100 empregos diretos e 3.000 indiretos. Adicionalmente, a empresa implementou medidas que resultaram em redução de 30% nos resíduos e introduziu cintas em braille para clientes com deficiência visual.

Segundo o levantamento Milkshake trends realizado pela Tastewise, o mercado de milkshakes e sorvetes apresenta tendências de sabores como matcha green tea, caramelo salgado, abacate, red velvet e bubble tea com pérolas de tapioca.

A Milky Moo planeja expandir a integração tecnológica, incluindo a implementação de módulos contábil e fiscal. Gustavo Almeida, CFO da Milky Moo, conclui: “A integração de sistemas resultou em mudanças em nossos processos operacionais, permitindo-nos focar em estratégias de crescimento”.



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