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Tratamento para hidradenite supurativa desafia médicos

Tratamento para hidradenite supurativa desafia médicos
Tratamento para hidradenite supurativa desafia médicos

Dolorosa, crônica e ainda cercada de desconhecimento, a hidradenite supurativa (HS) representa um desafio tanto para pacientes quanto para médicos. A doença, marcada por inflamações recorrentes e lesões profundas na pele, costuma ser confundida com infecções simples e leva anos até receber o diagnóstico correto.

Por se manifestar com nódulos dolorosos, abscessos e secreções em áreas de atrito, a HS é frequentemente confundida com foliculite, furúnculo ou acne grave. Wagner Galvão, médico dermatologista especialista no tratamento da hidradenite supurativa no Brasil, explica que essa semelhança leva muitos pacientes a passarem por diferentes especialistas até receberem o diagnóstico correto, o que pode demorar anos.

Agora, um novo passo da ciência reacende a esperança dos portadores da doença: a aprovação de um medicamento inédito no país amplia as possibilidades de tratamento e aliviar o sofrimento de quem convive com essa condição, segundo o dermatologista.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento bimequizumabe para o tratamento de hidradenite supurativa moderada a grave em adultos.

A decisão marca a introdução de uma nova opção terapêutica no Brasil para uma condição inflamatória crônica que afeta milhares de pessoas. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), aproximadamente 850 mil brasileiros (cerca de 0,4% da população) vivem com a doença no país.

Wagner Galvão afirma que a aprovação do bimequizumabe representa um avanço significativo para pacientes que enfrentam dificuldades com terapias convencionais, frequentemente limitadas em eficácia. "Em um cenário com tão poucos medicamentos para o tratamento da hidradenite, a aprovação de novos tratamentos significa a esperança de melhor qualidade de vida aos que sofrem com a doença", ressalta.

Processo de aprovação do medicamento pela Anvisa

A Anvisa aprova novos medicamentos por meio de um processo rigoroso que tem como objetivo garantir qualidade e segurança dos tratamentos. Para isto, considera estudos pré-clínicos em laboratório, seguidos por ensaios clínicos em humanos (fases 1 a 3) para avaliar segurança, dosagem e eficácia. A agência reguladora analisa os dados apresentados, incluindo qualidade e boas práticas de fabricação. Se aprovado, o medicamento recebe registro para comercialização, com monitoramento contínuo via farmacovigilância.

O bimequizumabe já havia sido aprovado pela Anvisa para o tratamento da psoríase em placas, em 2023. Agora, nova aprovação baseou-se nos estudos de fase III BE HEARD I e II, que avaliaram sua eficácia e segurança em pacientes com hidradenite supurativa moderada a grave. Cerca de 50% dos pacientes tratados com o medicamento alcançaram redução de 50% em abscessos e nódulos (HiSCR50) em 16 semanas, com melhora de 75% (HiSCR75) em muitos casos, sustentada até 48 semanas.

Reconhecimento internacional do bimequizumabe

Antes da aprovação no Brasil, o bimequizumabe obteve autorizações de agências regulatórias internacionais para o tratamento de HS. Em abril de 2024, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concedeu a autorização de comercialização para o medicamento na indicação de HS moderada a grave, com base nos mesmos estudos BE HEARD I e II. A aprovação europeia destacou a capacidade do bimequizumabe de oferecer alívio significativo dos sintomas, incluindo redução da dor e do número de lesões, em pacientes que não responderam a terapias convencionais.

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o bimequizumabe para HS em novembro de 2024, tornando-o o primeiro e único inibidor de IL-17A e IL-17F autorizado para essa condição no país. A decisão da FDA foi igualmente fundamentada nos resultados dos ensaios de fase III, que demonstraram melhoras clínicas sustentadas até 48 semanas e um perfil de segurança consistente com estudos anteriores.

"O fato de o bimequizumabe já ter sido avaliado e autorizado por agências internacionais como a FDA e a EMA contribuiu para consolidar a base científica sobre o medicamento, o que certamente influenciou a decisão brasileira", explica o dermatologista Wagner Galvão, especialista que já acompanhou mais de 700 pacientes com hidradenite supurativa.

Importância do bimequizumabe para pacientes com HS

O bimequizumabe se destaca por ser o primeiro medicamento aprovado que inibe simultaneamente IL-17A e IL-17F, duas citocinas envolvidas na inflamação crônica da HS. A IL-17F, em particular, é expressa em níveis elevados na doença, tornando o mecanismo de ação do bimequizumabe especialmente relevante.

Antes da aprovação do bimequizumabe, os tratamentos disponíveis no Brasil para casos avançados da hidradenite supurativa incluíam outros medicamentos imunobiológicos, como adalimumabe e secuquinumabe. Contudo, apenas o adalimumabe tinha aprovação da Anvisa e indicação de cobertura pelos planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em seu Rol de Procedimentos e Eventos para casos graves da doença.

"O rol de procedimentos da ANS é uma referência para cobertura dos planos de saúde, mas o próprio Supremo Tribunal Federal admite que, atendidos os critérios técnicos de reconhecimento científico e diante da ausência de oferta de outro tratamento adequado pela operadora capaz de surtir o mesmo efeito, é possível exigir um tratamento fora do rol", explica o advogado especialista em planos de saúde, Elton Fernandes.

Ele reforça que a aprovação do bimequizumabe pela Anvisa facilita a cobertura do medicamento para o tratamento da hidradenite supurativa pelos planos de saúde. Segundo o especialista em Direito à Saúde, a cobertura é possível, inclusive, mesmo antes da inclusão do bimequizumabe no rol da ANS, como prevê a Lei nº 14.454/2022, que permite a cobertura de tratamentos com respaldo científico.

"A aprovação pela Anvisa é um importante passo e, desde já possibilita que beneficiários, quando obtiverem a indicação médica do tratamento pelo especialista, possam ter cobertura pelo plano de saúde. A evolução gravosa do tratamento, com internação e necessidade cirúrgica, por exemplo, pode ser muito mais cara para a operadora", pondera Elton Fernandes, advogado especialista em Direito da Saúde em São Paulo.



Treino funcional ganha versão premium com foco em resultados

Treino funcional ganha versão premium com foco em resultados
Treino funcional ganha versão premium com foco em resultados

A Cia Athletica está com uma nova proposta de aula, o CrossCia, um treino funcional que mescla intensidade, estilo de vida ativo e inovação. Inspirado nos princípios do treino funcional de alta intensidade, o CrossCia combina exercícios variados, do levantamento de peso ao trabalho cardiovascular, passando por agilidade, coordenação e mobilidade, com uma estrutura pensada para segurança, evolução e adaptação individual.

“Queremos oferecer mais que um treino: uma jornada de evolução consistente, em que cada aluno encontra estímulo, suporte técnico e motivação para superar seus próprios limites com segurança. A modalidade reflete nosso compromisso com excelência e bem-estar completo, do físico ao mental”, explica Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Companhia Athletica.

Mais do que preparo físico, o CrossCia promove bem-estar integral. A prática melhora a mobilidade, a flexibilidade e a saúde mental, estimulando a liberação de endorfina, a motivação e o sentimento de pertencimento a uma comunidade que valoriza a superação de forma saudável.

A modalidade está presente em diversas unidades da rede, facilitando o acesso a essa experiência diferenciada: Brasília (Pier 21 – Asa Sul), Campinas (Galleria Shopping), Recife (RioMar – Pina), Rio de Janeiro (BarraShopping – Barra da Tijuca), São Paulo – Anália Franco e São Paulo – Kansas (Brooklin Novo).

O CrossCia é uma modalidade de treino funcional de alta intensidade que pode ser praticada por adultos com diferentes níveis de condicionamento físico. O programa reúne exercícios voltados ao desenvolvimento de força, resistência, mobilidade e flexibilidade.



Arquitetura sustentável muda padrões da construção civil

Arquitetura sustentável muda padrões da construção civil
Arquitetura sustentável muda padrões da construção civil

A arquitetura sustentável tem transformado os processos de concepção e construção de moradias no Brasil. Baseada em eficiência, funcionalidade e baixo impacto ambiental, essa abordagem propõe soluções que conciliam o uso racional de recursos naturais, a redução de desperdícios e a adoção de materiais adequados ao clima local.

Práticas tradicionais, como a taipa de pilão — técnica que compacta terra crua em fôrmas de madeira — vêm sendo retomadas por profissionais do setor devido ao seu desempenho térmico e ambiental. Paralelamente, métodos como steel-frame, tijolo solo-cimento e madeira engenheirada são aplicados em projetos que demandam agilidade, durabilidade e menor geração de resíduos.

A arquiteta Drika Palermo, da FADP + Arquitetura, afirma que "a arquitetura sustentável envolve mais do que eficiência energética ou técnicas construtivas. A neuroarquitetura demonstra que o ambiente influencia emoções e comportamentos, e que o projeto deve considerar conforto térmico, iluminação natural e uso de materiais responsáveis".

A integração entre estratégias passivas — como ventilação cruzada, sombreamento e iluminação zenital — e tecnologias ativas — como energia solar e captação de água da chuva — tem resultado em edificações com menor custo de operação.

Conforme dados do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), construções planejadas sob esses princípios ganham destaque no cenário nacional. Projetos acadêmicos, como o artigo "Eficiência Energética em Edificações: Estratégias e Tecnologias para Redução do Consumo Energético e Sustentabilidade", de Elias Ferreira Nascimento e Patrick Peres Oliveira, apontam que a adoção de práticas integradas de eficiência energética no setor da construção civil no Brasil é crucial para reduzir impactos ambientais.

O planejamento é apontado como etapa decisiva para o sucesso de um projeto sustentável. A correta orientação solar, o espaço destinado a sistemas de captação e o uso de materiais de baixo impacto devem ser definidos desde a concepção. A empresa i9 Solar, que atua na implantação de soluções integradas em sustentabilidade, participa de projetos residenciais e empresariais com foco em energia fotovoltaica, aquecimento solar e automação. Segundo o CEO Flavio Abreu, "a arquitetura sustentável representa a convergência entre tecnologia, economia e responsabilidade ambiental".

A sustentabilidade também envolve aspectos econômicos e sociais. Um projeto eficiente reduz impactos ambientais, apresenta viabilidade financeira e valoriza a mão de obra local. Para a arquiteta Priscilla Kakazu, do Estúdio Oiti, "a aplicação correta das técnicas depende de planejamento e capacitação de profissionais e fornecedores".

A consolidação da arquitetura sustentável demonstra que a construção civil passa por um processo de transformação. A combinação entre inovação tecnológica e responsabilidade ambiental aponta caminhos para edificações mais eficientes e cidades mais equilibradas.



Holdings patrimoniais ganham espaço na gestão de bens

Holdings patrimoniais ganham espaço na gestão de bens
Holdings patrimoniais ganham espaço na gestão de bens

Estruturas de gestão patrimonial familiar apresentam crescimento acelerado em escala global. De acordo com a Deloitte Private, o número de family offices no mundo deve atingir 9.030 até 2025, representando crescimento de 13%. A projeção aponta para 10.720 até 2030, aumento de 75% em uma década. No Brasil, o fenômeno se manifesta através das holdings patrimoniais, que já somam cerca de 117 mil estruturas registradas, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal.

A holding patrimonial surge como ferramenta capaz de estruturar a transição patrimonial de forma ágil e menos onerosa para famílias e empresários que buscam consolidar seu legado. Diferente de empresas operacionais, seu foco não é produzir bens ou serviços, mas organizar e preservar ativos, reduzir riscos jurídicos e facilitar o planejamento sucessório, explica o advogado Dr. Remo Battaglia, especialista em holdings patrimoniais. Além disso, ela pode ser criada como sociedade limitada (LTDA) ou sociedade anônima fechada (S.A.), modelo que confere maior sigilo às informações.

Planejamento e viabilidade

A criação de uma holding depende da análise do patrimônio, dos objetivos familiares e do impacto tributário. É geralmente recomendada para patrimônios a partir de R$ 1 milhão ou que possuam múltiplos imóveis e participações.

Um aspecto importante é a distribuição de lucros, hoje isenta de imposto. Mesmo diante de eventual tributação futura, nas holdings a renda tende a ser reinvestida no próprio negócio, minimizando impactos. A estrutura também se mostra útil a famílias em fase de acumulação de bens, atuando como gestora de futuras aquisições, destaca o Dr. Remo Battaglia.

O processo envolve o levantamento de ativos, definição de metas, escolha do tipo societário, elaboração do contrato social com cláusulas específicas e a integralização dos bens. Essa transferência pode ocorrer pelo valor contábil ou de mercado, cada qual com diferentes reflexos fiscais.

Proteção patrimonial com planejamento tributário

A holding separa o patrimônio pessoal do empresarial, reduzindo riscos em ações judiciais, dívidas, divórcios ou falências — desde que corretamente estruturada.

Do ponto de vista tributário, pode reduzir a carga sobre aluguéis, ganhos de capital e distribuição de lucros. Exemplo: a tributação sobre aluguéis é menor quando recebidos pela pessoa jurídica, e a venda de imóveis em estoque pode ter imposto reduzido, em torno de 6,73%.

No campo sucessório, os herdeiros passam a receber cotas da empresa, evitando o inventário individualizado de bens e simplifica a transição entre gerações.

Estratégias para evitar conflitos sucessórios

Ao transferir cotas em vez de imóveis, a sucessão se torna mais ágil e controlada. Regras claras no contrato social reduzem disputas e permitem antecipar a sucessão por meio de doações com reserva de usufruto, aproveitando alíquotas vigentes e evitando surpresas fiscais.

Quando utilizar uma holding?

A estrutura é especialmente recomendada para:

  • Famílias com múltiplos imóveis
  • Empresários sujeitos a riscos jurídicos
  • Necessidade de gestão centralizada
  • Planejamentos sucessórios complexos
  • Redução tributária sobre rendimentos e heranças
  • Pessoas em fase de acumulação patrimonial

De acordo com Dr. Remo Battaglia, além da economia fiscal, a holding previne a fragmentação do patrimônio entre herdeiros, preservando a integridade dos bens.

Orientação jurídica especializada

Um erro recorrente é tentar estruturar a holding sem a orientação de um advogado especializado. Cláusulas mal elaboradas comprometem a proteção e podem gerar disputas judiciais e autuações fiscais, alerta o Dr. Remo Battaglia.

O contador atua na manutenção contábil, enquanto o planejamento jurídico demanda experiência técnica. A estruturação vai além da abertura da empresa.

Investimento necessário

Implantação:

  • Honorários advocatícios: elaboração do contrato social, cláusulas sucessórias e planejamento tributário.
  • Taxas de registro: Junta Comercial, CNPJ e certidões.
  • Tributos incidentes: ITBI e ITCMD, cuja correta análise pode reduzir custos ou permitir isenções.

Manutenção:

  • Contabilidade mensal: obrigatória mesmo sem operação — geralmente entre meio e um salário mínimo.
  • Obrigações acessórias: balanços, declarações fiscais e livros contábeis.
  • Consultoria jurídica periódica: revisão contratual e adequação à legislação.
  • Taxas anuais: como TFF e certidões.

Bens, registros e documentos exigidos

São exigidos documentos pessoais dos sócios, certidões de imóveis, escrituras, declarações fiscais e comprovantes de titularidade. Podem ser integralizados imóveis, participações societárias, aplicações financeiras e direitos creditórios.

Novos bens devem ser incorporados formalmente à holding, assegurando clareza sobre a titularidade e evitando questionamentos futuros.

Sucessão planejada e direitos do cônjuge

O cônjuge pode ou não ser herdeiro, conforme o regime de casamento, o contrato social e eventuais testamentos. A holding permite regular esses direitos de forma previsível e segura.

Exemplo: em comunhão parcial de bens, patrimônios adquiridos antes do casamento podem ser protegidos na holding, direcionando a herança conforme a vontade do titular. Com usufruto e testamentos, a estrutura garante previsibilidade e redução de conflitos familiares.

Garantia de segurança e continuidade do patrimônio com planejamento

A holding patrimonial consiste em uma estrutura societária utilizada para administração de patrimônio, envolvendo aspectos de proteção patrimonial, gestão de ativos e planejamento sucessório, com implicações jurídicas e tributárias específicas.

A constituição de holding patrimonial envolve custos operacionais e de manutenção que devem ser avaliados em relação aos potenciais benefícios tributários e organizacionais. As alterações na legislação tributária impactam a estrutura, sendo recomendável análise individualizada de cada caso para verificar a adequação do modelo.

Sobre Remo Battaglia

Advogado sócio-fundador do Battaglia & Pedrosa Advogados, especialista em holdings patrimoniais e planejamento sucessório. Autor do livro Contratos de Permuta Destinado a Empreendimentos Imobiliários, palestrante, mestre em Direito dos Negócios (FGV) e pós-graduado em Direito Tributário (PUC-SP), Societário (FGV-LAW) e Imobiliário. Formado em Negotiation pela Harvard Law School.



Manpower e Trivia contratam: 740 vagas em São Paulo

Manpower e Trivia contratam: 740 vagas em São Paulo
Manpower e Trivia contratam: 740 vagas em São Paulo

A empresa de recursos humanos, ManpowerGroup Brasil, realiza o recrutamento e seleção de grandes empresas no Brasil e, em parceria com a Trivia Trens — concessionária do Grupo Comporte —, está contratando 740 profissionais para atuarem nas Linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade de trens metropolitanos de São Paulo.

Os interessados podem se candidatar para as oportunidades de agente de atendimento e segurança. A empresa apresenta outras opções para banco de talentos, como técnicos(as) de manutenção, centro de controle de operações e agente de atendimento e segurança. As oportunidades também estão abertas a pessoas com deficiência (PcD).

Para se candidatar à posição de agente de atendimento e segurança, é necessário apenas o ensino médio completo. Serão considerados diferenciais estar cursando ou ter concluído ensino superior em Administração ou áreas correlatas e possuir experiência em atendimento ao público ou segurança.

O processo seletivo envolve a candidatura à vaga, entrevista com o RH e o gestor, retorno sobre o processo seletivo e admissão. Além de remuneração compatível com o mercado, os candidatos contratados terão acesso aos benefícios oferecidos pela Trivia Trens.

Os candidatos podem realizar o cadastro até o dia 10 de novembro por meio deste link: https://forms.office.com/r/2A8cjDyzge.

Para acessar outras oportunidades de emprego em todo o Brasil, basta acessar o portal de vagas do Manpower e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/.



Empresas fazem da neurodiversidade um novo pilar da gestão

Empresas fazem da neurodiversidade um novo pilar da gestão
Empresas fazem da neurodiversidade um novo pilar da gestão

A governança corporativa nas empresas brasileiras está evoluindo para um novo patamar, em que a diversidade cognitiva, a tecnologia e os princípios ESG se integram para formar um ecossistema mais ético, inovador e sustentável. A neurodiversidade, antes restrita à pauta de inclusão, passa a ser compreendida como parte essencial do pilar social (S) da agenda ESG, conectando diretamente o potencial humano à estratégia empresarial.

“Falar de neurodiversidade nos conselhos é, na verdade, falar sobre ampliar o horizonte estratégico das organizações. Mentes distintas enxergam ângulos diferentes de um mesmo problema, gerando mais inovação e decisões mais equilibradas. A homogeneidade cognitiva é hoje um dos maiores riscos de governança”, afirma Gillian Borges, presidente da Conselheiros TrendsInnovation.

A pluralidade cognitiva, que inclui diferentes modos de pensar, sentir e resolver problemas, contribui diretamente para o avanço das práticas sociais, promovendo ambientes corporativos mais inclusivos, criativos e empáticos. Ainda segundo a presidente, os conselhos que incorporam a neurodiversidade desenvolvem uma visão mais plural, pois essa mentalidade permeia todo o colegiado. Com uma equipe neurodivergente, o ambiente se torna mais apto a absorver ideias relevantes e a se adaptar às pautas estratégicas do mercado corporativo, desde a transição tecnológica até as questões climáticas e sociais.

De acordo com o estudo Panorama ESG 2024, da Amcham Brasil, 71% das empresas brasileiras já adotam ou iniciaram ações voltadas a meio ambiente, responsabilidade social e governança. E a CNI mostra que 49% das indústrias possuem áreas dedicadas à governança e compliance. Esses dados evidenciam que o S de Social vem ganhando protagonismo, e nele, a neurodiversidade surge como um eixo estratégico, conectando inovação, ética e inclusão.

“Por exemplo, a IA pode até nos ajudar a analisar padrões, mas é o pensamento humano diverso que traz julgamento, empatia e sensibilidade ética”, complementa Gillian Borges. “A governança do futuro é aquela que une diversidade cognitiva, tecnologia e responsabilidade social em um mesmo propósito”, completa.

A Conselheiros TrendsInnovation tem promovido fóruns e estudos sobre o tema, reunindo conselheiros e executivos de diferentes setores para debater o futuro da governança. Ao integrar a neurodiversidade à cultura de tomada de decisão, a entidade reforça a importância de conselhos mais plurais e conscientes, um passo essencial para empresas que desejam prosperar de forma sustentável em um mundo cada vez mais complexo e interconectado.



The Estée Lauder Companies estabelece parceria com a Shopify para reinventar o comércio digital de produtos de beleza e aprimorar as experiências do consumidor

The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE:EL) anunciou hoje uma parceria estratégica com a Shopify Inc., uma plataforma líder em comércio global, para modernizar sua infraestrutura de tecnologia digital e oferecer as melhores experiências omnichannel para o consumidor. Esta colaboração planeja criar uma base para o comércio digital com o objetivo de ampliar o foco no consumidor, fomentar o crescimento sustentável e promover velocidade e eficácia em larga escala em todo o portfólio diversificado de marcas de beleza de prestígio e luxo da The Estée Lauder Companies.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251028480469/pt/

Esta parceria inovadora e sem precedentes no modelo omnichannel faz parte da estratégia “Beauty Reimagined” da The Estée Lauder Companies, que se concentra em alcançar os consumidores de maneira mais inteligente, rápida e personalizada. Juntas, a The Estée Lauder Companies e a Shopify pretendem inovar e desenvolver em conjunto uma experiência de comércio moderna e unificada que aproveita os dados e tecnologias emergentes para melhorar a velocidade de lançamento de produtos no mercado, além de oferecer experiências de marca consistentes que aceleram nossa estratégia de venda “direto para o consumidor” em lojas online e físicas.

“A Shopify é uma das empresas líderes mundiais reconhecidas em comércio eletrônico, com um compromisso comprovado com a inovação contínua. Por meio dessa parceria, estamos preparados para alcançar novos níveis de foco no consumidor e experiências de compra omnichannel”, disse Stéphane de La Faverie, presidente e diretor-executivo, The Estée Lauder Companies. “Isso é a visão “Beauty Reimagined” em ação: aproveitando dados, tecnologia e criatividade para antecipar as necessidades de nossos consumidores e conectar suas experiências com a marca de maneira integrada em todos os canais e pontos de interação. Este é apenas o começo da nossa incrível jornada para colaborar com os melhores parceiros estratégicos e proporcionar as melhores experiências possíveis para nossos clientes”.

“A The Estée Lauder Companies é uma referência no universo da beleza”, afirmou Harley Finkelstein, presidente da Shopify. “Juntas, planejamos moldar a próxima era do varejo, onde marcas icônicas e a tecnologia de ponta redefinem o que é possível.”

A primeira fase da parceria está programada para ser lançada na plataforma Shopify durante o primeiro trimestre do ano civil de 2026.

“Conforme aceleramos a mudança na The Estée Lauder Companies, a Shopify se apresenta como a parceira estratégica perfeita para a criação de experiências diretas para o consumidor inovadoras e impactantes que impulsionarão o nosso crescimento”, disse Brian Franz, diretor de tecnologia, dados e análise da The Estée Lauder Companies. “A Shopify disponibilizará dados em tempo real, percepções e recursos baseados em inteligência artificial, possibilitando-nos ser mais rápidos, atender nossos clientes onde quer que estejam e proporcionar personalização inovadora.”

Nota de advertência relativa às declarações prospectivas

As declarações contidas neste comunicado de imprensa podem constituir declarações prospectivas, nos termos da Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados de 1995. Essas declarações incluem aquelas presentes nas diversas citações. Apesar da ELC acreditar que suas expectativas são baseadas em pressupostos razoáveis, dentro dos limites de sua compreensão sobre seus negócios e operações, os resultados reais podem variar significativamente das projeções da empresa. Os fatores que podem fazer com que os resultados reais difiram das expectativas incluem a capacidade de implementar com sucesso a estratégia da empresa, incluindo o projeto Beauty Reimagined e o plano de recuperação e crescimento de lucros, além de outros fatores descritos nos documentos apresentados pela empresaàComissão de Valores Mobiliários (SEC). A empresa não assume nenhuma responsabilidade de atualizar as declarações prospectivas feitas neste documento ou em qualquer outro lugar.

Sobre a The Estée Lauder Companies Inc.

The Estée Lauder Companies Inc. é uma das principais fabricantes, comercializadoras e vendedoras mundiais de produtos de qualidade para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e cuidados com os cabelos, sendo uma administradora de marcas de luxo e prestígio no mundo inteiro. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios sob nomes de marcas, incluindo: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+, e a família de marcas DECIEM, incluindo The Ordinary e NIOD, além da BALMAIN Beauty.

ELC-C

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Relações com a mídia:

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Relações com Investidores:

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rmancini@estee.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Gestão Integrada será explicada em curso da EvolutaPro

Gestão Integrada será explicada em curso da EvolutaPro
Gestão Integrada será explicada em curso da EvolutaPro

Com o objetivo de demonstrar como se lidera a transformação pela gestão logística integrada, demonstrando de forma clara e prática o potencial de ganhos significativos para as organizações, a EvolutaPro realizará nos dias 12 e 13 de novembro, das 9h às 12h, o treinamento: Gestão Integrada (Demanda, Estoque, Armazenagem e Transporte).

O público-alvo do curso engloba analistas, líderes, supervisores, coordenadores e gestores de logística e de cadeia de abastecimento, e profissionais com responsabilidade na eficiência da cadeia logística.

Conteúdo programático:

Módulo 1: Oportunidades da Gestão Integrada

  • Cenário desconectado e seus custos ocultos (perdas invisíveis);
  • A visão fragmentada com a falta de comunicação e planejamento entre as áreas e seus impactos;
  • As perdas da Gestão Desintegrada (excesso de estoque, má ocupação de espaços, perda de tempo etc.);
  • O impacto da gestão desintegrada no Nível de Serviço (falhas na entrega, falta de produtos etc.);
  • Indicadores para mostrar as oportunidades de otimização com a Gestão Integrada;
  • Dinâmica: Simulando os impactos da gestão integrada na cadeia de suprimentos.


Módulo 2: Integrando a Gestão

  • O Modelo da Gestão Integrada: framework e tecnologia para a integração de controle de estoques, armazenagem e transportes;
  • O papel crucial da informação: desafio da gestão da acuracidade e das informações integradas (ERP, WMS, TMS) para a visibilidade e tomada de decisão;
  • Tecnologias facilitadoras da integração (IoT, Sensores, RFID, APIs – Application Programming Interfaces);
  • Conectando sistemas e permitindo o fluxo de informações em tempo real;
  • Mapeamento dos fluxos de valor em um processo logístico, identificando pontos chaves de integração;
  • Quantificando e demonstrando os ganhos concretos da gestão integrada;
  • Otimização do Nível de Serviço e da produtividade operacional por meio da Gestão Integrada;
  • Métricas integradas para avaliar a performance da cadeia logística;
  • Roadmap para implementar a Gestão Integrada;
  • Liderança e Comunicação na Gestão Integrada (Planejamento e Gestão Colaborativos);
  • Dinâmica: Relacionando os resultados rápidos ($, Q, Segurança, NS…) para sua empresa.

Investimento: R$ 590 (on-line ao vivo) e R$ 1.100 (presencial com coffee break e estacionamento inclusos).


Serviço:

EvolutaPro

11 91705-3016

www.evolutapro.com.br

contato@evolutapro.com.br

Rua Loefgreen, 1304, 7º andar – Sala 72 – Vila Clementino – SP.

 



Guidewire apresenta o PricingCenter, aplicação unificada de precificação e tarifação que acelera a inovação de produtos para seguradoras de P&C

CONFERÊNCIA CONNECTIONS – A Guidewire (NYSE: GWRE) apresentou hoje o PricingCenter, que permite às seguradoras de P&C implementar alterações de preços com rapidez e maior precisão – ajustando tarifas em tempo real, analisando o impacto antes do lançamento e respondendo de forma ágil às mudanças do mercado.

Desenvolvido especialmente para atuários, equipes de precificação e desenvolvedores de TI, o PricingCenter unifica e moderniza todo o ciclo de vida de precificação e tarifação, do design do modeloàimplementação no mercado. Ao conectar a estratégia de precificaçãoàexecução, ajuda as seguradoras a manter agilidade, melhorar a precisão e acelerar o lançamento de novos produtos.

“Com o PricingCenter, as disrupções do mercado se transformam em oportunidades de inovação”, afirmou Mike Rosenbaum, CEO da Guidewire. “Ao unificar precificação e tarifação, as seguradoras de P&C podem modelar, testar e implementar atualizações mais rapidamente, acelerando a inovação de produtos e impulsionando o crescimento rentável com confiança.”

O PricingCenter reduz o tempo de lançamento no mercado, promovendo crescimento rentável ao:

  • Unificar precificação e tarifação em uma única aplicação, eliminando silos entre as equipes de atuária, precificação e TI;

  • Fornecer gestão completa do ciclo de vida – do design e teste do modeloàimplementação rápida e controlada;

  • Possibilitar que atuários e equipes de precificação criem, testem e implementem modelos avançados de precificação com rapidez, por meio de uma interface sem código, com insights assistidos por IA e ferramentas analíticas flexíveis;

  • Suportar recursos avançados de modelagem, incluindo pesquisas, tabelas de tarifação, fórmulas, modelos lineares generalizados/modelos aditivos generalizados (GLM/GAM), aprendizado de máquina (ML) moderno e algoritmos proprietários de otimização de preços;

  • Oferecer conectividade total com o Guidewire PolicyCenter, Advanced Product Designer, Data Studio e HazardHub.

“Seguradoras no mundo todo buscam soluções de precificação mais ágeis, orientadas por dados e escaláveis”, disse Dawid Kopczyk, diretor sênior de Precificação e Tarifação da Guidewire. “Com o PricingCenter, entregamos uma aplicação unificada que permite aos profissionais de negócio implementar alterações de preço com precisão e velocidade, tudo em uma interface intuitiva.”

“Hoje, com o PricingCenter, posso afirmar com segurança que estamos mais ágeis e melhor preparados para o futuro”, declarou Waseem Vally, diretor de Tecnologia e Informação da Bryte Insurance Company Ltd. “O que antes levava meses agora é entregue em semanas. Nossas equipes têm mais tempo para se concentrar em insights e estratégia, em vez de se prender a processos manuais e atualizações de precificação.”

Para mais informações sobre o PricingCenter e como ele acelera o tempo de lançamento no mercado para seguradoras de P&C, acesse o site da Guidewire.

As sessões principais da conferência Connections serão transmitidas ao vivo e disponibilizadas sob demanda. Para assistiràtransmissão e saber mais sobre o PricingCenter, acesse o site do Connections.

Sobre a Guidewire

A Guidewire é a plataforma em que as seguradoras de P&C confiam para se relacionar, inovar e crescer com eficiência. Mais de 570 seguradoras em 43 países – desde novas empresas até as maiores e mais complexas do mundo – utilizam os produtos da Guidewire. Com sistemas centrais que integram dados, análises, soluções digitais e inteligência artificial, a Guidewire define o padrão de excelência em plataformas de nuvem para o setor de P&C.

A empresa se orgulha de seu histórico incomparável de implementações, com mais de 1,7 mil projetos bem-sucedidos, apoiados pela maior equipe de P&D e pela mais ampla rede de parceiros de integração de sistemas do setor. Seu marketplace reúne a maior comunidade de parceiros do mercado de P&C, oferecendo centenas de aplicações que aceleram integração, localização e inovação.

Para mais informações, acesse www.guidewire.com e siga-nos no X e LinkedIn.

OBSERVAÇÃO: para informações adicionais sobre as marcas registradas da Guidewire, acesse https://www.guidewire.com/legal-notices.

Texto de advertência sobre declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém “declarações prospectivas”, conforme o significado das disposições de “porto seguro” da Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Particulares (Private Securities Litigation Reform Act) dos Estados Unidos de 1995, incluindo, entre outras, declarações sobre a disponibilidade geral dos recursos, programas e serviços do PricingCenter. Essas declarações prospectivas foram feitas na data de sua emissão inicial e se baseiam em expectativas, estimativas, previsões e projeções atuais, bem como em crenças e premissas da administração. Palavras como “esperar”, “prever”, “deverá”, “acreditar”, “almejar”, “objetivar”, “estimar”, “potencial”, “poderá”, “pretender” e variações desses termos ou seus opostos, além de expressões semelhantes, têm o objetivo de identificar tais declarações prospectivas. As declarações prospectivas estão sujeitas a diversos riscos e incertezas, muitos dos quais envolvem fatores ou circunstâncias fora do controle da Guidewire. Os resultados reais da Guidewire podem diferir de forma substancial dos expressos ou implícitos nessas declarações, devido a diversos fatores, incluindo, entre outros, os riscos detalhados nos formulários 10-K e 10-Q mais recentes apresentados pela empresaàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), bem como em outros documentos arquivados periodicamente juntoàSEC. Em especial, os seguintes fatores, entre outros, podem causar diferenças materiais em relação aos resultados expressos ou implícitos nessas declarações prospectivas: os resultados operacionais trimestrais e anuais podem variar mais do que o esperado; variações sazonais e outras relacionadas a contratos com clientes e ao reconhecimento de receita podem causar flutuações significativas em nossos resultados operacionais, receita recorrente anual (“ARR”) e fluxo de caixa; nossa dependência de vendas e renovações com um número relativamente pequeno de grandes clientes para parcela substancial de nossa receita e ARR; compromissos de precificação de longo prazo assumidos em contratos com base em informações e estimativas de custos futuros que podem se alterar; capacidade de gerenciar com sucesso nosso modelo de negócios, incluindo a aceitação de mercado de nossos serviços e produtos baseados em nuvem, e os custos relacionados a operações em nuvem, cibersegurança, desenvolvimento de produtos e serviços; cronograma, sucesso e volume de projetos de serviços profissionais, bem como taxas de cobrança e utilização de funcionários e contratados; impacto de eventos globais (como conflitos, inflação, altas taxas de juros, volatilidade econômica, falências bancárias, instabilidade financeira e problemas nas cadeias de suprimentos) sobre nossos funcionários, negócios, clientes, parceiros integradores de sistemas (“SI”) e fornecedores; violações de segurança de dados em nossos serviços e produtos baseados em nuvem ou acessos não autorizados a dados de nossos funcionários ou clientes; mudanças no ambiente competitivo; desafios no desenvolvimento e uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina diante de regulamentações incertas; uso de IA por nossa força de trabalho que possa representar riscos aos negócios; erros ou falhas em nossos produtos ou serviços, interrupções ou falhas de prestadores de serviços terceirizados; menor margem bruta de receita de serviços em comparação com receitas de licenças, assinaturas e suporte; ciclos longos de desenvolvimento e vendas de produtos, sujeitos a fatores fora de nosso controle; impacto de novas leis e regulamentos (incluindo segurança, privacidade, inteligência artificial, tributação e normas contábeis); alegações de terceiros sobre violação de direitos de propriedade intelectual; condições econômicas globais desfavoráveis que possam afetar o setor de seguros de P&C, incluindo o ritmo de investimentos em tecnologia da informação; dependência da qualidade dos serviços profissionais e parceiros SI; risco de perda de funcionários-chave; desafios das operações internacionais, como variações cambiais; entre outros riscos e incertezas. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. As declarações prospectivas incluídas neste comunicado refletem as opiniões da Guidewire na data de sua divulgação. A empresa prevê que eventos e desenvolvimentos futuros possam alterar essas opiniões. A Guidewire não tem a intenção nem assume obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas, seja em decorrência de novas informações, eventos futuros ou outros motivos. Essas declarações não devem ser consideradas representações das opiniões da Guidewire após a data deste comunicado.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



LUZA completa um ano de rebranding global

LUZA completa um ano de rebranding global
LUZA completa um ano de rebranding global

A LUZA completa um ano desde a reestruturação que marcou a mudança de nome e posicionamento da antiga PTC Group. O processo, iniciado em 2024, consolidou um novo modelo de atuação internacional nas áreas de engenharia e tecnologia, com foco em integração operacional e fortalecimento da presença global.

A alteração institucional ocorreu após quase duas décadas de trajetória da companhia no setor industrial. Fundada em Portugal, a empresa expandiu suas operações para o Brasil e outros países, desenvolvendo projetos nas áreas de mobilidade, energia, telecomunicações, mineração, bens de capital e ciências da vida. O novo nome, LUZA, passou a representar essa fase de expansão, adotando uma identidade voltada à atuação multinacional e à consolidação de processos técnicos e corporativos.

Segundo informações da empresa, a mudança teve como objetivo alinhar a identidade e o discurso institucional ao contexto atual da indústria e da transformação digital. O processo envolveu revisão de marca, padronização de comunicação, reorganização de áreas estratégicas e aprimoramento das relações entre as unidades internacionais. A reestruturação também buscou adequar os modelos de trabalho a diferentes mercados e às novas demandas por eficiência e integração tecnológica.

De acordo com a LUZA, o projeto de rebranding foi conduzido ao longo de 2024 e teve como foco principal a coerência institucional e a consistência na mensagem global. O trabalho envolveu o redesenho de processos internos e a adoção de novas diretrizes para comunicação, identidade visual e relacionamento corporativo.

Para o Chief Marketing Officer da companhia, Rumenigue Marchioro, o reposicionamento foi parte de um movimento estratégico de longo prazo. "A mudança de nome e estrutura refletiu um processo de amadurecimento organizacional. Buscou-se representar, de forma mais clara, a presença global e a integração entre engenharia e tecnologia em uma única marca", afirmou.

A transformação institucional também coincidiu com a consolidação de uma nova fase de comunicação corporativa. A empresa lançou, este ano, a campanha "Mover o mundo para transformar o futuro", voltada à divulgação de seu posicionamento e visão de atuação. O projeto buscou reforçar a importância da engenharia e da tecnologia na geração de resultados sustentáveis e na construção de soluções voltadas ao desenvolvimento industrial.

Segundo análise da Associação Brasileira da Indústria 4.0 (ABDI), a adoção de estratégias de integração global e fortalecimento de marca tem sido uma tendência entre empresas de engenharia e tecnologia que buscam ampliar competitividade em mercados internacionais. De acordo com o relatório Indústria 4.0 no Brasil: Desafios e Oportunidades, esse movimento reflete a necessidade de padronização e intercâmbio de conhecimento entre diferentes países — direção seguida pela LUZA em sua estrutura corporativa.

Um ano após o início da nova fase, a companhia mantém presença em diferentes regiões e reforça o processo de consolidação de sua governança global. A empresa segue investindo em metodologias de gestão, estruturação de equipes e no aperfeiçoamento técnico das suas operações, com foco na ampliação de parcerias e no desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas de seus clientes.

A LUZA também tem expandido suas atividades no campo de tecnologia da informação, com projetos voltados à automação, análise de dados e integração digital. Essas iniciativas buscam acompanhar as transformações do mercado e contribuir para o avanço de práticas mais sustentáveis e eficientes no setor produtivo.

De acordo com a empresa, a reestruturação iniciada em 2024 permanece em curso, com novas etapas previstas para 2026. O plano inclui aprimoramento dos processos internos, ampliação de presença regional e reforço da atuação em setores estratégicos. A companhia avalia que os ajustes realizados no último ano criaram bases sólidas para o crescimento em diferentes frentes de engenharia e tecnologia.

Sobre a LUZA

A LUZA é uma empresa que atua nas áreas de engenharia e tecnologia, com presença em diferentes países. A companhia desenvolve projetos em setores como mobilidade, energia, telecomunicações, mineração, bens de capital e ciências da vida, oferecendo serviços técnicos e corporativos em modelos de outsourcing e turnkey.

Mais informações: www.luzagroup.com



SIAD Anuncia Seleção de ASU de 3.500 MTPD para o Projeto Pacifico Mexinol

THE WOODLANDS, Texas, 29 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A SIAD Americas LLC anunciou hoje que foi selecionada para fornecer uma unidade de separação de ar (ASU) para o projeto de metanol de carbono ultrabaixo Pacifico Mexinol em Sinaloa, México. O projeto, liderado pela SIAD Macchine Impianti, utilizará o modelo de execução global da SIAD, com apoio de engenharia dos seus centros em Bergamo, Itália; The Woodlands, Texas; e Hangzhou, China. Os equipamentos serão provenientes dos Estados Unidos, da China e da Europa, com fabricação realizada nas instalações da SIAD em Hangzhou, China, e na nova instalação em Porto Marghera (Veneza), Itália.

A ASU terá uma capacidade de produção de aproximadamente 3.500 toneladas métricas por dia (MTPD) de oxigênio de alta pureza, tornando-se um componente essencial para a produção de metanol de carbono ultrabaixo. Ela fornecerá os grandes volumes de oxigênio necessários para os processos de gaseificação e captura de carbono do projeto.

“Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Transition Industries e de contribuir com a nossa experiência para o que será uma das instalações químicas mais sustentáveis do mundo”, disse Ed Hotard, presidente e CEO da SIAD Americas. “A nossa seleção reflete a força da equipe de engenharia global da SIAD e o nosso compromisso de oferecer um valor excepcional aos clientes.”

Paolo Ferrario, Gerente Geral da SIAD Macchine Impianti, acrescentou: “Ser escolhido para este projeto de referência é um testemunho da capacidade global de engenharia da SIAD e da nossa tecnologia comprovada em separação de ar em grande escala.”

Uma vez operacional em 2029, a Pacifico Mexinol deverá ser a maior instalação autônoma de produção de produtos químicos de carbono ultra baixo do mundo, e um dos maiores produtores mundiais de hidrogênio verde e metanol verde. A Transition Industries está trabalhando no desenvolvimento conjunto da Pacifico Mexinol com a International Finance Corporation (IFC), membro do World Bank Group.

Rommel Gallo, CEO da Transition Industries, disse: “A seleção da SIAD para esta parte essencial da infraestrutura garante que o projeto Pacifico Mexinol seja equipado com uma planta de separação de ar de classe mundial e altamente eficiente. Esta parceria é outro passo fundamental na integração da melhor tecnologia disponível para atender às nossas ambiciosas metas operacionais e de sustentabilidade.”

A ASU será projetada com os mais altos padrões de eficiência e confiabilidade, apoiando os objetivos de emissões líquidas de zero carbono do projeto. O fornecimento estratégico de engenharia e equipamentos da rede global da SIAD deve otimizar o cronograma e o custo de execução do projeto.

Sobre a SIAD Americas LLC e a SIAD Macchine Impianti S.p.A.
A SIAD Americas LLC, com sede em The Woodlands, TX, é a subsidiária operacional da SIAD Macchine Impianti S.p.A. nas Américas, a subsidiária de engenharia do SIAD Group (SIAD S.p.A.). A SIAD é uma empresa familiar de gases industriais e engenharia que opera globalmente, estabelecida em 1927, com sede em Bérgamo, Itália. Com $ 1,1 bilhão em receita anual e 2.278 funcionários, a SIAD é fornecedora líder global de equipamentos de engenharia, incluindo unidades de separação de ar (ASU), unidades de lavagem de nitrogênio, liquefatores de gás natural (GNL) em pequena escala, plantas de captura e liquefação de CO2, sistemas de atualização de biogás, sistemas de combustão e compressores alternativos para gases de processo. A SIAD foi provedora de mais de 500 plantas ASUs, 300 plantas de captura e liquefação de CO2 e mais de 5.000 compressores de gás alternativos para clientes em todo o mundo.

Sobre a Transition Industries
A Transition Industries LLC, com sede em Houston, Texas, é desenvolvedora de projetos de metanol e hidrogênio verde com emissões líquidas de zero carbono em escala mundial na América do Norte para lidar com as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade ambiental e social. Para mais informações sobre a Pacifico Mexinol ou a Transition Industries, envie um e-mail para inquiries@transitionind.com.

Contato: Anica Arena
SIAD Americas LLC
346.380.1268
info@siad-americas.com

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Planos de saúde acumulam alta de quase 400% em uma década

Planos de saúde acumulam alta de quase 400% em uma década
Planos de saúde acumulam alta de quase 400% em uma década

Os planos de saúde coletivos registram aumentos acumulados que superam em quatro vezes a inflação geral nos últimos dez anos. Entre 2015 e 2025, os reajustes nos contratos coletivos por adesão e empresariais alcançaram 383,5%. No mesmo período, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 84%, e os planos individuais variaram 146,48%.

O setor atende 53 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o equivalente a 25% da população brasileira, que atualmente é de 213,4 milhões de habitantes. Essa cobertura se mantém estável em relação a 2015, apesar de adições recentes de cerca de 4 milhões de contratos desde 2020.

Os reajustes elevados afetam diretamente 83% dos beneficiários (44.397.575) por meio de planos coletivos por adesão e empresariais, que não são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). "A maior parte dos contratos comercializados atualmente são os coletivos, cujos reajustes escapam do controle automático da ANS", afirma o advogado especialista em planos de saúde, Elton Fernandes.

Diferença entre os reajustes

Os reajustes dos planos de saúde variam conforme o tipo de contrato. Nos coletivos, o acumulado de 2015 a 2025 atingiu 383,5%. Essa modalidade inclui planos empresariais e por adesão, negociados diretamente com operadoras, sem teto regulado pela ANS.

Os planos por adesão, vinculados a entidades de classe, enfrentam reajustes acima de 25% em média nos últimos anos. Já os planos empresariais de pequenas e médias empresas (PME), que cresceram devido à ausência de oferta individual, também registraram altas de dois dígitos, com projeções de 15% para 2025.

Nos planos individuais e familiares, regulados pela ANS, o cenário é mais controlado. O teto para maio de 2025 a abril de 2026 é de 6,06%, aplicável a 8,6 milhões de beneficiários, ou 16,4% do total. Esse índice resulta da combinação entre a variação de despesas assistenciais (9,35% em 2024) e o IPCA sem subitem de planos (4,83%). Comparado a 2024, quando o limite foi de 6,91%, há uma redução de 0,85 ponto percentual.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) de 2023 mostrou que os reajustes coletivos foram até duas vezes maiores que os individuais entre 2017 e 2022. O advogado especialista em reajuste de plano de saúde, Elton Fernandes, ressalta que essa disparidade decorre da regulação. Enquanto a ANS limita o aumento dos contratos individuais e familiares, os coletivos dependem de negociações diretas com as operadoras.

"Hoje, as famílias contratam planos de saúde para os seus via um CNPJ e, assim, os reajustes praticados não seguem o índice da ANS. É isso o que a Justiça tem revisto, pois, nesses casos, uma das possibilidades é que o reajuste siga a regra dos contratos familiares, com reajustes inferiores", explica Elton Fernandes.

Impactos nas empresas brasileiras

Para empresas, os planos de saúde representam 15,8% da folha em 2025, contra 11,5% em 2015, segundo a consultoria Mercer Marsh, que administra carteira com 5 milhões de usuários. O custo médio subiu 215% em dez anos, indo de R$ 225,23 em 2015 para R$ 709,50 em 2025 por funcionário.

Segundo a consultoria, as empresas passaram a adotar estratégias de contenção de gastos frente ao aumento dos custos com os planos de saúde. Há dez anos, 51% cobravam dos funcionários parte do valor do convênio; em 2021, caiu para 36%, mas subiu para 55% em 2025.

A pesquisa Mercer Marsh de 2025 também mostrou que 66% das empresas redesenharam benefícios, trocando operadoras, enquanto 31% planejam isso em 12 meses. O custo corporativo deve subir 10,5% em 2025, tornando os convênios o segundo maior gasto após salários. "O aumento dos custos de um plano de saúde faz com que, em muitos casos, o valor da mensalidade seja o segundo maior gasto da empresa, logo depois do salário. Isso traz desafios para a gestão do negócio", pondera Elton Fernandes, especialista em Direito da Saúde.

Reajuste do plano de saúde 2025/2026

Um dos indicadores que influenciam os aumentos dos planos de saúde, a inflação médica no Brasil deve continuar acima da média global em 2025. Segundo um levantamento da consultoria Aon com dados de 112 países, o custo médico no país terá alta de 12,9% neste ano, 2,9 pontos percentuais acima da média global, que deve ser de 10%.

Com base nessa projeção, a Aon estimou que os reajustes dos planos empresariais e coletivos ficariam entre duas médias possíveis em 2025: 13,7% e 21,8%, conforme os critérios adotados por cada operadora, enquanto o índice ANS para planos individuais foi de 6,06% para o período de maio de 2025 a abril de 2026.

O advogado Elton Fernandes explica que beneficiários de planos coletivos podem questionar os percentuais aplicados em seus contratos. Uma das maneiras é solicitar à operadora a demonstração técnica detalhada dos critérios aplicados no cálculo do aumento. Caso a justificativa não seja clara ou proporcional, é possível buscar orientação jurídica para entender as medidas legais cabíveis.

Além disso, o advogado especialista em Direito da Saúde em São Paulo afirma que o consumidor pode avaliar a troca de plano de saúde por meio da portabilidade de carências ou realizar um downgrade, que é a mudança para uma categoria inferior de rede credenciada dentro do mesmo contrato. "A portabilidade e a redução de cobertura via downgrade podem implicar mudança de rede credenciada, ao contrário da revisão do reajuste. Contudo, é importante ao consumidor compreender seus direitos para avaliar o que é melhor para si", detalha Elton Fernandes.



Entidade lança curso-game para incentivar educação previdenciária entre jovens

Entidade lança curso-game para incentivar educação previdenciária entre jovens
Entidade lança curso-game para incentivar educação previdenciária entre jovens

A UniAbrapp, Universidade Corporativa da Previdência Complementar, acaba de lançar o curso-game “Futuro em Jogo”, voltado ao público jovem e com conteúdo sobre previdência. A iniciativa reforça o compromisso da entidade em disseminar, para um público cada vez mais amplo, os princípios da educação previdenciária e financeira.

O novo curso foi apresentado durante o 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, evento no qual a UniAbrapp contou com um estande que recebeu mais de 3 mil visitantes. O espaço sediou 17 palestras promovidas pela entidade, entre elas “A revolução da Inteligência Artificial nas EFPC (Entidades Fechadas de Previdência Complementar)” e “Previdência é assunto para toda a família”.

Também foi apresentado no local o “Projeto Poupadores do Futuro”, uma iniciativa do Ministério da Previdência Social em parceria com a UniAbrapp e a Abrapp. O projeto foi detalhado por Narlon Gutierre Nogueira, diretor do Departamento do Regime de Previdência do Ministério, e por Elaine Cristina Cavalcanti Sales, coordenadora de Estudos Técnicos e Educação Financeira e Previdenciária.

“Além de cursos e treinamentos voltados aos profissionais da previdência complementar fechada, nossas ações estão cada vez mais direcionadas ao público em geral”, afirma Jarbas de Biagi, presidente da UniAbrapp. “Já oferecemos, de forma gratuita, trilhas de conhecimento e conteúdos educacionais abertos a todos os interessados. Um exemplo é a plataforma de Educação Financeira e Previdenciária, que já registrou mais de 7 mil acessos.”

Biagi lembra ainda que a UniAbrapp disponibiliza podcasts, séries em vídeo e materiais interativos para ampliar o alcance da educação previdenciária. “Essas iniciativas estão alinhadas aos projetos estratégicos da Abrapp, como ‘Previdência Complementar para Todos’ e ‘Operação Descomplica’”, destaca.

Segundo ele, a previdência complementar tem como principal objetivo cuidar das pessoas e melhorar a qualidade de vida de cada indivíduo que, no futuro, receberá seu benefício por investir nos planos das EFPC. “Por isso, educação financeira e conhecimento previdenciário são fundamentais. O ser humano, por natureza, é previdente. Aprendemos que o que separa o homem racional do animal irracional é justamente a previdência — a capacidade de antever o futuro e os riscos.”

A UniAbrapp é o braço de Educação e Inovação da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar). Desde 2014, a instituição já atraiu mais de 51 mil participantes para seus cursos e treinamentos.

 

Mais informações: www.uniabrapp.org.br



Cirurgias plásticas: segurança do paciente é prioridade

Cirurgias plásticas: segurança do paciente é prioridade
Cirurgias plásticas: segurança do paciente é prioridade

As cirurgias de contorno corporal estão entre as mais buscadas no Brasil, como revelam os dados da ISAPS International Survey on Aesthetic/Cosmetic 2024. No ano passado, foram realizados 2.354.513 procedimentos cirúrgicos no país: os procedimentos de lipoaspiração (289.766) foram os mais buscados, seguidos por aumento de mama (232.593), cirurgia de pálpebras (231.293), abdominoplastia (192.961) e aumento de glúteos (168.272).

Para o cirurgião plástico Dr. Ricardo Gozzano, quando se trata de cirurgias plásticas de contorno corporal, a segurança do paciente deve ser sempre o ponto de partida. “Para escolher um cirurgião plástico com segurança, é preciso confirmar no registro do CRM se o médico possui a especialização em cirurgia plástica (RQE) e se é reconhecido como especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)”, afirma.

Segundo Dr. Ricardo Gozzano, também é preciso verificar se o profissional tem experiência na área desejada e se participa de cursos e congressos voltados, por exemplo, para contorno corporal. “Verifique a infraestrutura e o local onde a cirurgia será realizada. Certifique-se de que será em um hospital com suporte de emergência, incluindo UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, acrescenta.

De acordo com o cirurgião plástico, a avaliação pré-operatória deve ser completa: o cirurgião precisa solicitar exames laboratoriais e avaliações clínicas como o risco anestésico, além de dedicar tempo para entender o histórico médico do paciente, uso de medicamentos, estilo de vida, IMC (Índice de Massa Corporal) e alergias, de modo a reduzir riscos.

“Verifique se o profissional atua com uma equipe multidisciplinar composta por anestesistas experientes, equipe de enfermagem treinada, fisioterapeuta especializada e todo o suporte de pós-operatório”, instrui.

Para Dr. Ricardo Gozzano, a transparência e a comunicação são indispensáveis: o cirurgião deve explicar claramente os benefícios, riscos, possíveis complicações e expectativas reais do procedimento. “Pesquisar a reputação e os resultados do profissional também ajuda. Avalie opiniões de pacientes e fotos de antes e depois (com autorização), lembrando que bons cirurgiões são transparentes sobre revisões ou tratamentos complementares”.

Além disso, acrescenta, o paciente deve se certificar de que haverá acompanhamento pós-operatório com consultas de retorno e orientações para o período de recuperação. “Um cirurgião responsável orienta sobre cuidados domiciliares, drenagens linfáticas, uso de malhas compressivas e sinais de alerta para complicações”, afirma.

Planejamento cirúrgico é fundamental

Segundo o médico, há uma série de pontos que devem ser analisados durante a avaliação para garantir que o procedimento seja seguro e adequado ao perfil de cada paciente:

  • Antes da cirurgia, é essencial realizar uma história clínica detalhada, abordando doenças pré-existentes, uso de medicamentos, alergias e cirurgias anteriores;
  • A avaliação física deve incluir peso, IMC, qualidade da pele e distribuição de gordura para definir a técnica mais adequada ao caso;
  • São fundamentais exames complementares, como laboratoriais, cardiológicos e de imagem quando necessários, para avaliar riscos;
  • O risco anestésico deve ser analisado com base na classificação ASA, permitindo que, junto ao anestesiologista, seja escolhida a anestesia mais segura;
  • É importante alinhar as expectativas, ajustando desejos às possibilidades técnicas e aos resultados reais possíveis;
  • O planejamento do ato cirúrgico deve definir: técnica, local da cirurgia, tempo estimado, profilaxia trombótica, uso de antibióticos, drenos e malhas compressivas.

“Por fim, devem ser dadas orientações pré-operatórias sobre ajustes de medicamentos, suspensão do tabagismo e do consumo de álcool, jejum e toda a logística do pós-operatório”, explica.

Novas técnicas de contorno corporal promovem melhores resultados

Para Dr. Ricardo Gozzano, os avanços recentes nas técnicas de contorno corporal oferecem mais segurança e previsibilidade nos resultados. Ele lista os principais:

  • Tecnologias assistidas por energia, como o VASER® (ultrassom) e o laser lipo, permitem emulsificar a gordura antes da aspiração, diminuindo o trauma mecânico, o sangramento e a dor no pós-operatório;
  • Uso de cânulas e instrumentos de nova geração, mais finos e com desenho otimizado, possibilita uma lipoaspiração uniforme e com menos trauma tecidual, reduzindo seromas e hematomas e preservando estruturas vasculonervosas;
  • Lipoaspiração de alta definição (HD/LAD/4D) combina tecnologias como VASER®, vibroo-lipo e lipoenxertia para esculpir áreas específicas, oferecendo uma técnica precisa para definir contornos naturais com menor risco de irregularidades. Além disso, hoje há tecnologias de radiofrequência (Retraction®️ e Ignite®️) e jato de plasma (Argopalsta®️ e renuvion®️) que também melhoram a qualidade da pele, causando retração na mesma após a cirurgia.
  • A lipoenxertia segura segue protocolos atualizados para uso de gordura purificada, com menos óleo e sangue, e áreas de enxertia mais seguras, como glúteos, conforme recomendações de sociedades internacionais, garantindo maior previsibilidade no volume enxertado e menor risco de embolia gordurosa;
  • Utilização do ultrassom para a realização dos enxertos permite determinar exatamente o local onde a gordura está sendo colocada;
  • O planejamento digital e a marcação avançada usam fotogrametria 3D e softwares para analisar as áreas a serem tratadas, simular resultados e planejar volume e retirada, contribuindo para um planejamento personalizado e resultados mais simétricos e previsíveis;
  • Protocolos perioperatórios modernos incluem profilaxia tromboembólica sistematizada, analgesia multimodal e antibióticos baseados em evidências, reduzindo complicações pós-operatórias e melhorando o conforto do paciente.
  • Cuidados pós-operatórios otimizados envolvem o uso de malhas compressivas modernas, drenagem linfática precoce e protocolos de reabilitação personalizados, favorecendo recuperação rápida e resultados estáveis.

“Por fim, técnicas de estabilização do implante mamário, como dual plane, grip plane, alça de sustentação muscular e sutiã interno, promovem resultados mais harmônicos e duradouros”, finaliza Dr. Ricardo Gozzano.

Para mais informações, basta acessar: https://ricardogozzano.com/ 



MPD Engenharia lança empreendimento na Vila Mariana, em SP

MPD Engenharia lança empreendimento na Vila Mariana, em SP
MPD Engenharia lança empreendimento na Vila Mariana, em SP

A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação, anuncia a abertura de vendas do seu mais novo empreendimento na cidade de São Paulo, o New Time. A ação ocorreu nos dias 11 e 12 de outubro e contou com um evento de lançamento que apostou em uma decoração que remete a esportes.

Localizado na Vila Mariana, a poucos minutos da Avenida Paulista, e com um Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 250 milhões, o New Time tem como conceito mesclar a efervescência de Nova York e o dinamismo da capital paulista em studios compactos de 25 metros quadrados e unidades de um dormitório. O empreendimento é voltado para investidores que buscam alta liquidez e valorização, jovens profissionais em busca de praticidade para o dia a dia e casais que desejam o primeiro imóvel em uma região que está próxima de tudo.

“Com o New Time, queremos levar nossa marca de sofisticação também para empreendimentos com unidades compactas, com a liquidez e o potencial de valorização que o mercado busca”, afirma Débora Bertini, diretora-geral de incorporação e vendas da MPD.

O empreendimento também marca um passo importante para a MPD Engenharia ao ser o primeiro da companhia a incluir unidades enquadradas nas tipologias HIS (Habitação de Interesse Social) e HMP (Habitação de Mercado Popular). Essa iniciativa reforça o compromisso da MPD com o desenvolvimento urbano e inclusão habitacional, democratizando o acesso à moradia em bairros estratégicos de São Paulo.

“Mais do que ampliar nossa presença de mercado, queremos mostrar que é possível contribuir com soluções habitacionais de impacto social, preservando a identidade da MPD. Estamos alinhados às diretrizes do Plano Diretor e seguimos rigorosamente todas as normas para enquadramento dos compradores”, destaca Débora Bertini.

Experiência imersiva com temática esportiva

Para celebrar a abertura de vendas, a empresa apostou em um stand ambientado com a temática inspirada em esportes, em que os visitantes puderam desfrutar de um cardápio especial com hambúrgueres e hot dogs gourmet, enquanto conheciam um pouco mais o projeto e suas oportunidades de investimento.

“A campanha do New Time buscou traduzir a energia de Nova York em movimento, praticidade e conforto, conectando-a à vida paulistana. O grande diferencial está em traduzir toda essa atmosfera no stand de vendas, por meio de ações imersivas que permitem ao cliente vivenciar essa energia na prática”, explica Lígia Machado, head de marketing da MPD.

Localização estratégica e lazer completo

Situado na Vila Mariana, o New Time Smart está a apenas três minutos da estação Santa Cruz do metrô (linhas Azul e Lilás), cercado por hospitais de referência, universidades, empresas, restaurantes e uma intensa vida cultural, além de fácil acesso ao Aeroporto de Congonhas e ao Parque Ibirapuera.

As áreas comuns foram projetadas pelos escritórios Ide Studio (arquitetura), DP Barros (interiores) e Roberta Ventura (paisagismo), pensadas para ampliar a experiência de morar em unidades compactas. Entre os destaques estão coworking, sport bar, minimercado, lavanderia coletiva, piscina, academia, pet place, spa e churrasqueira gourmet, além de segurança com portaria blindada e CFTV.

O estande de vendas está aberto na Av. Senador Casemiro da Rocha, 98, na Vila Mariana, em São Paulo/SP, próximo à estação Santa Cruz do metrô.



Entender riscos e benefícios é o segredo da menopausa

Entender riscos e benefícios é o segredo da menopausa
Entender riscos e benefícios é o segredo da menopausa

Um estudo publicado no American Journal of Obstetrics & Gynecology revelou que o congelamento de tecido ovariano pode adiar a chegada da menopausa por mais de uma década e, em alguns casos, até 30 anos. A técnica, já usada para preservar a fertilidade de mulheres submetidas à quimioterapia, está sendo estudada como alternativa para retardar esse processo natural, que afeta, aproximadamente, 30 milhões de brasileiras, ou 7,9% da população feminina, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Novidades científicas como essa, embora ainda muito recentes e em fase de testes, abrem novas perspectivas para o acompanhamento da menopausa, uma fase ainda cercada de mitos e desinformação. "Não é a solução definitiva, mas o congelamento de tecido ovariano surge como uma ferramenta promissora. A ideia é ampliar o arsenal de intervenções capazes de melhorar a qualidade de vida das mulheres nessa fase", explica o ginecologista Eduardo Motta, do Sírio-Libanês.

A menopausa costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos e não acontece de forma brusca. "A transição ocorre de maneira lenta, à medida que a produção de hormônios diminui até não ser mais suficiente para manter a menstruação", detalha Motta. Esse processo pode trazer desconfortos intensos como ondas de calor, alterações de humor e até zumbido no ouvido, mas também exige atenção para que sinais de outras doenças não passem despercebidos. "Não é porque a mulher tem mais de 40 anos e apresenta insônia ou fraqueza que isso, necessariamente, é menopausa", alerta.

Entre os tratamentos disponíveis, o médico destaca que a reposição hormonal costuma ser eficaz, mas não serve para todas as mulheres, que devem ficar atentas e evitar o uso sem acompanhamento médico. "A reposição hormonal é um excelente tratamento e melhora muito os sintomas, mas tem limitações, contraindicações e deve ser indicada conforme o perfil de cada paciente", afirma o especialista. "É importante esclarecer que nem tudo se resolve com hormônio, mas também não é verdade que ele sempre faz mal. O segredo é entender os riscos e benefícios para cada organismo", explica Eduardo.

Além da terapia hormonal, Motta ressalta que hábitos de vida saudáveis também desempenham papel decisivo nessa jornada. Atividade física regular, alimentação equilibrada, além da redução ou abandono do álcool e do tabaco ajudam a melhorar as condições gerais do organismo, além de preservar massa óssea e muscular. "O hormônio pode ajudar, mas não substitui um estilo de vida saudável", reforça o especialista.

O médico traça, ainda, um paralelo com o uso das canetas emagrecedoras. "Os GLP1s são excelentes exemplos: ajudam no controle de diabetes, hipertensão, gordura no fígado e ainda melhoram a condição física. O problema é quando o uso passa a atender mais uma cobrança social do que uma necessidade individual. A partir desse momento, os efeitos colaterais podem superar os benefícios", pondera.

No caso do congelamento de tecido ovariano, os resultados são animadores e mostram que para uma mulher de 25 anos que congela 25% do tecido, o adiamento médio da menopausa pode variar de 12 a 15 anos. Quando o material é reimplantado em etapas fracionadas, esse atraso pode chegar a até 30 anos.

Não existe, no entanto, uma fórmula única para atravessar essa fase. Cada corpo responde de forma diferente, e a combinação entre orientação médica, cuidados com o estilo de vida e tratamentos personalizados continua sendo o caminho mais seguro.

"A menopausa é uma transição para a serenidade. Não é o fim de um ciclo, mas o início de uma nova fase, em que a mulher pode e deve ter qualidade de vida", conclui o especialista.



Fábrica de Bolo Vó Alzira lança linha de Bolos Cuca

Fábrica de Bolo Vó Alzira lança linha de Bolos Cuca
Fábrica de Bolo Vó Alzira lança linha de Bolos Cuca

A Fábrica de Bolo Vó Alzira anunciou o lançamento de uma nova linha de produtos inspirada em uma das sobremesas mais tradicionais do Sul do Brasil: a cuca. A novidade remete à crocância característica da receita original, resultando em uma releitura que combina tradição e inovação.

O lançamento, batizado de Bolos Cuca, marca mais um passo da empresa na expansão de seu portfólio. O desenvolvimento contou com o apoio da Trinity, inteligência artificial utilizada pela marca para aprimorar processos e identificar preferências de consumo, além da participação direta da fundadora, Dona Alzira Ramos, que aprovou a formulação final do produto.

A linha inicial é composta por quatro variações: Banana com Leite Condensado, Banana com Chocolate, Goiabada e Doce de Leite com Coco. Os novos produtos já estão disponíveis em todas as unidades da rede, e os preços podem ser consultados diretamente nas lojas ou no site oficial.

De acordo com a marca, novos sabores estão em desenvolvimento e devem chegar ao portfólio em breve.



Felipe Cuoco amplia projeto sobre o bioma pantaneiro

Felipe Cuoco amplia projeto sobre o bioma pantaneiro
Felipe Cuoco amplia projeto sobre o bioma pantaneiro

O fotógrafo Felipe Cuoco anunciou uma nova etapa do projeto "O Chamado do Pantanal", que tem como objetivo documentar artisticamente a riqueza natural e a importância ambiental do bioma brasileiro. De acordo com o profissional, a motivação da iniciativa surgiu da paixão que sempre sentiu pelo Pantanal, além do desejo de chamar a atenção, por meio das imagens, para a rápida degradação desse bioma. Segundo dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados pelo g1, houve um aumento de mais de 64,2% nos focos de incêndio no Pantanal durante os dez primeiros meses de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O número registrado é o maior para o período desde 2012, quando foram detectados mais de 88 mil focos. "O Chamado do Pantanal surgiu como um convite à escuta: uma forma de registrar a força silenciosa desse bioma e, ao mesmo tempo, denunciar sua fragilidade. A proposta central é unir arte e consciência ambiental, mostrando a beleza do Pantanal de forma poética, mas também provocar reflexão sobre o impacto humano e a importância da preservação. Cada fotografia é um testemunho visual da vida que resiste entre águas, luz e silêncio", detalha o fotógrafo. O projeto, segundo Felipe, vai além da representação de um bioma e busca evidenciar um sistema interligado essencial para o equilíbrio ambiental global. "O avanço das queimadas, a escassez de chuvas e o desequilíbrio do regime das águas são reflexos diretos das mudanças climáticas. A série fotográfica busca dar rosto a essas consequências — não por meio de denúncia direta, mas pela beleza que resiste. Mostrar o que ainda existe é também uma forma de alertar sobre o que podemos perder", analisa. O artista também reforça o papel da fotografia em despertar emoção no público, criando conexão, empatia e senso de pertencimento. "No caso do Pantanal, acredito que a fotografia é uma das ferramentas mais eficazes para aproximar as pessoas desse universo natural, muitas vezes distante da realidade urbana. A arte tem essa força de comunicar sem ruído, de sensibilizar antes de informar", explica.

Expedições no coração do Pantanal

O projeto vem sendo desenvolvido principalmente no Pantanal Norte, nas regiões do rio Cuiabá, Porto Jofre e Transpantaneira. Durante as expedições, Felipe registrou onças-pintadas (como Ousado, Makala e Jaju), ariranhas, tuiuiús, araras-azuis, biguatingas, gaviões-belos, jacarés e o cervo-do-pantanal. Para o artista, essas espécies representam a biodiversidade e a identidade viva do Pantanal. "Cada fotografia busca contar uma parte dessa história: o olhar atento de uma onça, o voo de uma arara contra o céu em chamas, o reflexo da garça nas águas calmas do amanhecer", enfatiza.

De acordo com o fotógrafo, um dos principais desafios para registrar o bioma de forma autêntica e respeitosa é o próprio tempo, pois "o Pantanal exige paciência". Segundo ele, as condições climáticas mudam em questão de minutos, e os animais só aparecem quando a natureza permite. "Outro ponto é o respeito: estar no habitat desses animais demanda cuidado e limites claros. É preciso observar sem interferir, fotografar sem perturbar. Mas é justamente essa dificuldade que torna o trabalho genuíno. A autenticidade nasce do encontro real, não do cenário montado", detalha. Além disso, a questão logística também é um desafio, já que o acesso é remoto, as temperaturas são altas, os deslocamentos costumam ser feitos por rio e há a necessidade de manter os equipamentos protegidos em ambientes extremos.

Próximos passos

Para o próximo ano, um dos planos de Felipe é o lançamento de um livro de fotografias em grande formato, acompanhado de textos poéticos e reflexivos que traduzam o sentimento por trás de cada imagem. "O livro será estruturado como uma jornada visual, do nascer ao pôr do sol pantaneiro, passando por suas águas, florestas, campos e silêncios. Mais do que um registro, o livro pretende ser uma experiência sensorial: um mergulho nas cores, texturas e atmosferas do Pantanal", conclui. Para conferir as imagens, basta acessar: https://www.instagram.com/felipecuoco.art?igsh=NGdjYm05bGtncXJ5&utm_source=qr



Fenasbac e Coalizão pelo Impacto lançam Next Impact DF

Fenasbac e Coalizão pelo Impacto lançam Next Impact DF
Fenasbac e Coalizão pelo Impacto lançam Next Impact DF

O Next Impact DF, edição especial do programa de aceleração Next e fruto da parceria entre a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) e a Coalizão pelo Impacto Brasília, está com inscrições abertas até 9 de novembro de 2025.

A iniciativa, voltada a startups e empresas de impacto socioambiental para impulsionar negócios inovadores e sustentáveis no Distrito Federal, terá duração de cinco meses. As startups selecionadas poderão apresentar suas soluções no evento de encerramento NEXT Day, previsto para setembro de 2026 em São Paulo.

Danielle Teixeira, líder de inovação aberta na Fenasbac, explica que a edição especial foi criada para desenvolver e implementar soluções inovadoras e de impacto na área ambiental da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF).

“O Next Impact DF tem um foco territorial e temático específico, voltado a soluções ambientais com potencial de impacto na região da RIDE-DF. Essa aceleração busca fortalecer a bancabilidade dessas iniciativas, destacando sustentabilidade, impacto climático, viabilidade regulatória e escalabilidade como eixos centrais”, afirma a especialista.

Conforme esclarece a líder de inovação aberta na Fenasbac, explorar o potencial de bancabilidade das soluções significa ampliar as condições sólidas para acessar investimentos e financiamentos, preparando negócios que ainda não estão estruturados para esse acesso, mas que têm relevância para os desafios socioambientais atuais.

A parceria

A Fenasbac é responsável pela estrutura, seleção, mentorias e conexões do programa, enquanto a Coalizão pelo Impacto Brasília atua como parceira estratégica, ampliando o alcance regional e apoiando o engajamento do ecossistema local de impacto socioambiental.

“A parceria nasce do alinhamento entre a Fenasbac — organizadora do programa Next — e a Coalizão pelo Impacto Brasília, em torno da missão de fortalecer negócios de impacto”, revela Teixeira.

Para a profissional, a colaboração fortalece a capacidade das soluções ambientais da região de se tornarem financiáveis e contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável no DF e entorno. “A cooperação viabiliza o acesso de startups locais a redes de investidores, especialistas e outros atores do sistema financeiro, ao mesmo tempo em que oferece capacitação estruturada”.

A aceleração

Entre os critérios considerados na seleção dos participantes estão a pertinência da solução em relação ao desafio ambiental proposto, a importância do problema que a startup pretende resolver e a capacidade real da solução de enfrentá-lo.

Segundo Teixeira, também são considerados o diferencial competitivo, o potencial de mercado, inovação tecnológica, sustentabilidade, replicabilidade, mensurabilidade de impacto e aderência às dimensões da agenda BC# — plano de transformação institucional do Banco Central do Brasil (BC).

“Em relação à agenda BC# serão considerados o potencial de inclusão, competitividade, transparência, educação, sustentabilidade e excelência. A comissão ainda analisará o perfil do empreendedor quanto à capacidade de execução, comprometimento e disponibilidade”, acrescenta a líder de inovação aberta na Fenasbac.

Durante o programa de aceleração, as startups terão acesso a ciclos de atividades presenciais e online, com ferramentas tecnológicas e conteúdo especializado para aprimorar suas soluções. Os acelerados receberão mentorias individuais e coletivas com especialistas de mercado, além de conexões com empreendedores, investidores, empresas e apoiadores conforme as necessidades de desenvolvimento de cada projeto.

De acordo com a profissional, o programa pretende estimular a transição para baixo carbono, promover resiliência climática, fortalecer a conservação ambiental e criar condições para viabilidade econômica e regulatória, contribuindo para um desenvolvimento sustentável com impactos sociais, ambientais e financeiros na região.

“A expectativa é preparar negócios ambientais com alto potencial de impacto para acessar capital, escalonar soluções e gerar evidências concretas de resultados positivos”, declara Teixeira.

Para mais informações, basta acessar: impact.fenasbac.io/



Abusos na residência médica: profissionais possuem direitos

Abusos na residência médica: profissionais possuem direitos
Abusos na residência médica: profissionais possuem direitos

Humilhações, constrangimentos, isolamento, ameaças, profissionais sobrecarregados. Uma simples pesquisa no Google revela que o assédio moral e jornadas extenuantes na residência médica são um tema bastante presente, existindo até livros específicos sobre o assunto. Denúncias também não faltam: uma matéria de 2022 da BBC Brasil expôs o caso de médicos residentes obrigados a dar plantões de até 40 horas seguidas.

Alguns fatores estruturais e institucionais contribuem para a ocorrência de assédio moral e esgotamento emocional entre médicos residentes no Brasil, afirma o advogado Flávio Silva Pimenta, do escritório Silva Pimenta Advogados.

"Há um caldo estrutural que combina carga horária excessiva, déficit de preceptores, hierarquia tóxica e falhas de governança. Relatórios da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) apontam programas com horas práticas acima do permitido, chegando a extrapolar o teto anual, o que agrava o risco de burnout", diz Pimenta, cujo escritório tem como foco a defesa e proteção dos direitos dos médicos.

O advogado explica que a Lei 6.932/81, com redação dada pela Lei 12.514/2011, garante regime de 60 horas semanais, um dia de folga por semana, 30 dias de descanso anual, e assegura condições de repouso, alimentação e moradia durante toda a residência.

Quando a moradia não é oferecida ao residente, a jurisprudência tem convertido a obrigação em indenização (o chamado auxílio-moradia), frequentemente tomando como referência um determinado percentual da bolsa, pontua Pimenta. Em situações de assédio e violação de direitos, além das medidas administrativas, há possibilidade de reparação por danos morais na via judicial.

"No plano administrativo, o residente pode acionar a Comissão de Residência Médica (COREME), a CNRM e as ouvidorias institucionais. Nos hospitais universitários, há comissões de prevenção e enfrentamento ao assédio. No judiciário, são cabíveis ações para: indenização por moradia não fornecida, por danos morais decorrentes de assédio; tutela para redução de carga horária ao limite legal e para cessação de práticas abusivas", esclarece o advogado.

Segundo Pimenta, cabe às instituições formadoras garantir preceptoria (acompanhamento) adequada, carga horária compatível, moradia, alimentação e protocolos de prevenção ao assédio com canais de denúncia efetivos. À CNRM e ao Ministério da Educação compete normatizar, fiscalizar e recredenciar programas, inclusive cancelando os inativos ou irregulares.

"Compliance educacional e assistencial não é opcional: é requisito para a qualidade da formação do profissional e, consequentemente, a segurança do paciente", ressalta Pimenta.

O advogado explica que, em ambientes onde há a precarização da residência médica, tende a aumentar a judicialização por assédio, moradia não fornecida e extrapolação de jornada, sobrecarregando o sistema de justiça e elevando custos para instituições.

"Socialmente, isso produz evasão de programas, desassistência e piora de desfechos em saúde, pois a formação ocorre sob estresse crônico e exaustão, fatores ligados a erros e queda de qualidade. Em suma: ou qualificamos a governança da residência agora, ou pagaremos a conta em perdas humanas, formativas e financeiras", alerta Silva.

Para saber mais, basta acessar o site do escritório Silva Pimenta Advogados:
https://silvapimenta.com.br/



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